edição nº 25 junho - vitrinesuldeminas.com.brvitrinesuldeminas.com.br/edicoes/25.pdf · saÚde...

25
Balão adaptado é um dos maiores do Brasil TURISMO MODA CARIOCA INVADE O SUL DE MINAS Dicas para presentear e comemorar a data ESPECIAL DIA DOS NAMORADOS Jantar Beneficente celebra 60 anos da APAESL EM VITRINE EDIÇÃO Nº 25 JUNHO

Upload: vodung

Post on 08-Nov-2018

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: EDIçãO Nº 25 JUNHO - vitrinesuldeminas.com.brvitrinesuldeminas.com.br/edicoes/25.pdf · SAÚDE ALIADOS EFICAZES CONTRA O ENVELHECIMENTO O envelhecimento da pele é inevitável,

Balão adaptado é um dos maiores do Brasil

TURISMO

MODA CARIOCAINVADE O SUL DE MINAS

Dicas para presentear e comemorar a data

ESPECIAL DIA DOS NAMORADOS

Jantar Beneficente celebra 60 anos da APAESL

EM VITRINE

EDIçãO Nº 25 JUNHO

Page 2: EDIçãO Nº 25 JUNHO - vitrinesuldeminas.com.brvitrinesuldeminas.com.br/edicoes/25.pdf · SAÚDE ALIADOS EFICAZES CONTRA O ENVELHECIMENTO O envelhecimento da pele é inevitável,

32

Page 3: EDIçãO Nº 25 JUNHO - vitrinesuldeminas.com.brvitrinesuldeminas.com.br/edicoes/25.pdf · SAÚDE ALIADOS EFICAZES CONTRA O ENVELHECIMENTO O envelhecimento da pele é inevitável,

5

Trabalhamos incansavelmente nos últi mos meses para fechar esta edição. Foi um prazer montar cada uma des-tas páginas, aplicar os anúncios, revisar minuciosamente cada linha dos textos com todo o cuidado e atenção às regras gramati cais.

Damos o nosso melhor em cada revista que montamos e nos enchemos de orgulho com cada retorno positi vo de leitores e anunciantes. Enfrentamos muitas difi culdades, como todos os empreendedores brasileiros neste mo-mento, mas estamos de pé, olhando o copo meio cheio, e procurando sempre parceiros que busquem o mesmo cuidado, que tenham a mesma preocupação e entendam a importância do que fazemos: contamos histórias sobre pessoas, marcas, contamos a história da nossa região e isso é algo de muita responsabilidade.

Esperamos que nossos leitores possam senti r nestas pá-ginas a paixão que nos move a manter a Revista Vitrine em circulação.

Boa Leitura.

EDITORIAL ÍNDICEEXPEDIENTEJornalista Responsável: Mônica Fernandes - GO 000916JP Projeto Gráfi co e Diagramação: Agência RauzeCapa e Diagramação: Felipe MancilhaTiragem: 4.000 exemplaresImpressão: Gráfi ca ExcelsiorDistribuição: São Lourenço, Caxambu, Baependi, Passa Quatro, Itanhandu, Lambari e Cruzília.

ANUNCIE

MATÉRIA DE CAPAEDITORIAL DE MODA

Fundada em 1989, a AFGHAN cresceu no varejo do Rio de Janeiro com diversos pontos de venda nos principais shoppings e ruas da cidade. Através de uma parceria chega a São Lourenço com sua coleção Outono Inverno 2016.

24

Todas as matérias dessa edição impressa encontram-se na íntegra no site www.vitrinesuldeminas.com.br e no Facebook: vitrinesuldeminas - Acompanhe!

/vitrinesuldeminas

[email protected](35) 3331.3042A Revista Vitrine é uma publicação distribuída gratuitamente na cidade de São Lourenço e região. Todos os direitos reservados. É proibida sua reprodução total ou parcial, sem autorização prévia. As matérias assinadas são de responsabilidade de seus autores. Venda Proibida.

/vitrine_sm

ARQUITETURA & CONSTRUçãO32Detalhes que fazem toda a diferença

SUSTENTABILIDADE34Como o seu lixo alimenta as plantas e salca o paneta

EM VITRINE3660 anos APAE São Lourenço

COMPORTAMENTO38O que é Coaching de Vida?

SAÚDE40Zumbido no Ouvido

GASTRONOMIA42Receitas de Caldos e Dicas

EMPREENDEDORISMO447 Dicas para abrir um negócio

CALENDÁRIO DE EVENTOS46

06 TURISMOBalão Adaptado

SAÚDE12Má Postura

SAÚDE08Envelecimento

ATIVIDADE FÍSICA10Box Funcional

COLUNISTA CONVIDADO16Valorize a Experiência

EM VITRINE20Especial Dia dos Namorados

NEGÓCIOS22Franquia de Acessórios

ESPECIAL NAMORADOS18Dicas para Presentear e Comemorar

EDUCAçãO28Cuidados Infantis na era tecnológica

SELVA BIZARRIAFotógrafa

TELEFONE (35) 9133-6680Facebook.com/Selva.Bizarria

CARLOS FREDERICO [email protected]

Facebook.com/Fred Habel

COLABORADORES DESTA EDIÇÃO

Page 4: EDIçãO Nº 25 JUNHO - vitrinesuldeminas.com.brvitrinesuldeminas.com.br/edicoes/25.pdf · SAÚDE ALIADOS EFICAZES CONTRA O ENVELHECIMENTO O envelhecimento da pele é inevitável,

76

TURI

SMO

BALÃO ADAPTADO É UM DOS MAIORES DO BRASILFederação Mineira de Balonismo cria plataforma para balão que pode levar cadeirantes.

Desde 2009, quando iniciou a prática do balo-nismo em São Lourenço, Flamarion Barreto já idealizava a possibilidade de adaptar um balão para pessoas com cadeira de rodas. Hoje o balão adaptado é uma realidade. Um pouco maior que os tradicionais, possui cesto com plataforma para manter a cadeira fixa durante toda a via-gem que pode chegar a 400 metros de altitude.

Flamarion é carioca mas escolheu São Lourenço para viver e participa de vários projetos com foco na divulgação da cidade como destino turístico. Através desse trabalho, São Lourenço tornou-se sede da Federação Mineira de Balonis-mo e atraiu os olhos da imprensa nacional com o voo inaugural do novo balão, que aconteceu dia 21 de abril. Entre outros convidados para o evento, estava Rafael Augusto, cadeirante que perdeu o movimento das pernas há oito anos.

Mídias de todo o país divulgaram a ação coorde-nada por Flamarion e seu filho Alan, que contam com uma grande equipe de resgate. O novo balão é o segundo maior do país e o maior de Minas Gerais.

Esperamos que neste ano tão importante para a questão da acessibilidade no Brasil, esta conquista seja apenas o início de muitas outras atividades adaptadas em nossa cidade.

Fotos: Celso Silvério

Contatos FlatBalonismo: (35) 99187-1609 [email protected]

Turis

mo

B

alã

o a

da

pta

do

é u

m d

os

ma

iore

s d

o B

rasil

Page 5: EDIçãO Nº 25 JUNHO - vitrinesuldeminas.com.brvitrinesuldeminas.com.br/edicoes/25.pdf · SAÚDE ALIADOS EFICAZES CONTRA O ENVELHECIMENTO O envelhecimento da pele é inevitável,

98

SAÚ

DE

ALIADOS EFICAZES CONTRA OENVELHECIMENTOO envelhecimento da pele é inevitável, por isso devemos sempre ter em mente a importância da prevenção.

O uso do protetor solar é imprescindível, com FPS de, no mínimo, 30 e PPD que deve ser 1/3 do valor do FPS. Deve ser aplicado a cada duas ou três horas ou após longos períodos na água ou transpiração excessiva.

Os tratamentos a base de cremes são diver-sos, mas os principais ati vos são os reti nóides, vitamina C e os alfahidroxiacidos, que esti mulam o colágeno, melhoram a hidratação e ajudam a harmonizar a tonalidade da pele.

Além dos tratamentos tópicos, podemos associar as cápsulas com anti oxidantes como vitamina C, vitamina E, betacaroteno, selênio, licopeno, luteína, resveratrol, etc. Essas são substâncias que combatem os radicais livres, que são alguns dos principais responsáveis pelo processo de envelhecimento cutâneo.

Os peelings químicos são outros recursos válidos para melhorar a qualidade da pele. Atualmen-te os mais indicados, por serem mais seguros, são os peelings superfi ciais. O ideal é se fazer de forma seriada, a cada 15-21 dias. De uma forma geral, os peelings superfi ciais melhoram a qualidade da pele, amenizando manchas mais superfi ciais (ex: melasma epidérmico), tratando lesões de acne e podendo até amenizar rugas fi nas. Os peelings superfi ciais podem ser asso-ciados a microdermoabrasão para potencializar seus resultados.

Desejando resultados mais profundos se comparados aos peelings superfi ciais temos: o microagulhamento e laser ablati vo, que estão entre os procedimentos mais procurados com essa fi nalidade. O microagulhamento consiste no agulhamento de toda a face, através de instru-mentos chamados Roller (existem várias marcas no mercado). E o estí mulo de colágeno será maior ou menor dependendo da quanti dade e do tamanho das agulhas.

O laser ablati vo é uma tecnologia mais moderna com a mesma fi nalidade do procedimento acima citado, porém quando aplicado por pessoa ex-periente pode ser mais efi caz do que a técnica de microagulhamento, principalmente quando a indicação é cicatriz de acne ou rugas mais profundas em peles mais espessas.

Outro produto que está sendo muito uti lizado por ser efi caz e apresentar resultado natural é o ácido poli láti co. É um bioesti mulador, que esti -

mula a produção de colágeno. Pode ser aplicado na face, pescoço, colo e corpo.

Outro procedimento estéti co, talvez o mais procurado no consultório, é a toxina botulínica (“botox”) e independentemente de se associar ou não a técnicas ablati vas, esse procedimen-to traz muita sati sfação aos pacientes quando aplicado com técnica correta, por profi ssional capacitado. Ela está indicada para melhorar ru-gas dinâmicas (rugas que surgem quando nos ex-pressamos: sorriso, preocupação ou ansiedade). Apresenta também ação preventi va, evitando o surgimento das rugas fi xas. E é claro que com a associação da toxina com lasers ablati vos al-cançaremos resultados melhores. Os preenche-dores também são muito requisitados. Eles são usados para repor volumes que são perdidos e preencher sulcos que se tornam mais profundos, ambos decorrentes da perda de gordura e de fi bras elásti cas/colágenas da face, que ocorrem com o processo de envelhecimento.

Existem outras opções terapêuti cas não abla-ti vas, que ajudam na produção de colágeno a longo prazo, dentre elas: luz intensa pulsada radiofrequência, fototerapia, carboxiterapia, etc.

Toda essa diversidade de tratamentos estéti -cos vem sendo cada vez mais procurada, pois a melhora da pele está inti mamente ligada a auto esti ma. Porém, seja cauteloso e procure profi s-sionais habilitados, objeti vando menores riscos.

E o mais importante é você estar bem com você mesmo e ser feliz!

Foto: Arquivo Pessoal

DR RENATA FONSECACRM 55251. Dermatologia, Alergia e Imunologia

Clínica São Lourenço - (35) 3332-1000Centro Méd. Pouso Alegre - (35) 3449-2582

/dra.renatafonseca /dra.renatafonseca

Page 6: EDIçãO Nº 25 JUNHO - vitrinesuldeminas.com.brvitrinesuldeminas.com.br/edicoes/25.pdf · SAÚDE ALIADOS EFICAZES CONTRA O ENVELHECIMENTO O envelhecimento da pele é inevitável,

1110

BOX FUNCIONALMovimentos funcionais, constantemente variados, realizados em alta intensidade são os pilares certos para sustentar um

programa de condicionamento físico com foco nos resultados.

A busca por uma vida saudável tem se tornado cada vez mais comum. Esse fator é resultado da dura tarefa de manter uma alimentação saudá-vel em uma roti na atribulada. As pessoas estão refl eti ndo mais sobre os padrões de vida e obje-ti vando uma melhor resistência para superarem as difi culdades diárias de forma positi va.

O Box Funcional proporciona aulas em grupos com constante orientação individual e você não precisa estar “em forma” para começar.

Os movimentos, as repeti ções e os pesos são sempre ajustados para um treino seguro e efi ciente.

O foco desta nova modalidade e febre no Brasil está no MMT (Mixed Modaliti es Training), que é um esporte originado da mistura de diversas modalidades e diferentes programas de treina-mento. Pode ser prati cado por qualquer pessoa independentemente da idade, condicionamento � sico e possíveis limitações.

Embora o termo MMT seja novo, esportes com característi cas similares são milenares.

Atualmente se popularizou através das compe-

ti ções. Entre elas, a que mais contribuiu para a popularização do esporte foi o CrossFit Games, um campeonato anual que acontece na Califór-nia desde 2010. A popularidade do campeonato é tanta que se usa o termo CrossFit para retratar o esporte.

Esse programa de exercícios de alta intensida-de conta com ati vidades intervaladas, feitas ao longo de cerca de 30 minutos de esforço � sico intenso que leva a um elevado gasto calórico. Em São Lourenço, um espaço que se fortalece nessa práti ca é a TR Fisio - Box Funcional do educador � sico Alexandre Furtado.

É como um circuito convencional, mas ele vem com a proposta de ser mais intenso e estrutura-do, com a intenção de gastar mais calorias. Os exercícios funcionais do MMT proporcionam um metabolismo mais ati vo e aceleram a queima de gorduras.

Por ele ser prati cado em turmas, o espírito de equipe se torna um diferencial para as supera-ções. A práti ca do Crossfi t emagrece em pouco tempo, se conciliado com uma dieta saudável e nutriti va.

10

ALEXANDRE NÉRI FURTADOCREF 021803G/MG

Treinamento Funcional e Individualizado, Avaliação Física, Treinamentos, Core360, Black Card Spinnig

Entrada do Vale dos Pinheiros São Lourenço/[email protected] TRFISIOTREINAMENTOS

OBJETIVOS DO BOX FUNCIONAL TR FISIO

O Objeti vo do nosso trabalho é a melhora do condicionamento � sico alcançando níveis adequados de força, resistência e mobilidade para as tarefas do dia a dia. Para isso, uti lizamos uma mistura de exercícios como o levanta-mento de peso olímpico, levantamento de peso básico, ginásti ca olímpica, atleti smo, entre outros. Os movimentos são prescritos pelo instrutor usando diversos protocolos de treinamento e periodização intervalando intensidade, resistência, força e potência.

De maneira geral, a cada dia o treino é diferente do anterior visando desen-volver as capacidades � sicas como um todo e não apenas em uma especilali-dade. As aulas são diverti das e o aluno nota a evolução do corpo em pouco tempo. Venha conhecer!

TRFISIOTREINAMENTOS

Ativ

ida

de

Físic

a

Bo

x Fu

ncio

nal

Page 7: EDIçãO Nº 25 JUNHO - vitrinesuldeminas.com.brvitrinesuldeminas.com.br/edicoes/25.pdf · SAÚDE ALIADOS EFICAZES CONTRA O ENVELHECIMENTO O envelhecimento da pele é inevitável,

1312

SAÚ

DE

OS QUERIDINHOS SMARTPHONES E A MÁ POSTURA

Que atire a primeira pedra quem não passa alguns minutos do seu dia entretido com seu aparelho celular, checando as últimas postagens no Facebook, Twitter, Instagram e outras redes sociais. O smartphone é quase um companheiro inseparável, visto por muitos como um bem es-sencial do dia a dia – mas o que muitas pessoas não sabem é que o uso excessivo deles pode causar danos ao corpo humano.

Estima-se que uma pessoa gaste de 2 a 4 horas ao dia olhando para o celular, usualmente assu-mindo uma postura inadequada. Isso pode re-presentar um risco maior de desenvolver lesões e dor na coluna cervical ou pescoço.

A especialista em coluna, Dra. Ludmila Dias de Castro, diretora clínica do ITC Vertebral de São Lourenço, afirma que são cada vez mais comuns os casos de “text neck” – “pescoço de texto” em tradução livre - dores na cabeça ligadas a tensões na nuca e no pescoço causadas pelo tempo inclinado em uma posição indevida para visualizar a tela do celular.

Um estudo recente realizado nos Estados Unidos avaliou a sobrecarga exercida na região cervical à medida em que deslocamos o pescoço para frente: O peso da cabeça transmitido ao pescoço é de aproximadamente 5Kg, quando alinhamos as orelhas com os ombros. Esse valor vai sendo aumentado quando inclinamos a cabeça e o pescoço para frente. Por exemplo, com 15 graus de inclinação, essa sobrecarga é aumentada para 12Kg; com 30 graus de inclinação, aumentada para 18 Kg. Finalmente, com 60 graus de inclina-ção, a sobrecarga chega aos alarmantes 27 Kg. Isso é como segurar uma criança de oito anos no pescoço enquanto você está de pé lendo suas mensagens.

Como é de se esperar, mover a cabeça para fren-te não é bom para a saúde. A má notícia é que o ser humano gasta em torno de quatro horas por dia nesta posição. Essa postura inadequada

sobrecarrega a coluna vertebral e pode levar a um desgaste precoce. Espera-se, em um futuro próximo, uma “epidemia” de dores cervicais devido a esses problemas posturais.

“O que estamos vendo são cefaleias cervicogê-nicas”, afirmou Ludmila. Ela diz que o problema vem de tanto inclinar a cabeça para ver a tela do celular, e isso cria uma pressão intensa nas partes frontais e traseiras do pescoço.

Esse problema pode se agravar e, em alguns ca-sos, pode levar a uma condição conhecida como nevralgia occipital. É uma condição neurológica em que os nervos occipitais – que vão do topo da medula espinhal até o couro cabeludo – ficam inflamados ou lesionados. Ela pode ser confun-dida com dores de cabeça ou enxaqueca.

O ITC Vertebral oferece um tratamento que inclui correção de postura, com técnicas espe-cificas de fisioterapia manual, orientação do uso correto dos smartphones e exercícios para estabilizar a musculatura profunda do pescoço.

Foto: Arquivo Pessoal

LUDIMILA DIAS DE CASTROFisioterapêuta - CREFITO: 24.676-F(35) [email protected]

Vejam algumas dicas importantes, orienta-das pela Dra. Ludmila Dias de Castro:

- O ideal é realizar pausas a cada 30 ou 40 minutos para relaxar a postura, dedos e punhos.

- Acessar o celular na altura dos olhos, sen-do que os braços devem estar apoiados nas laterais do tronco dando, assim, o devido suporte, evitando sobrecarga à musculatura dos ombros e cervical;

- Evite usar tablet no colo, pois essa ação faz com que você fique olhando para baixo. Coloque-o em um local que fique a altura dos olhos, se não for possível, coloque-o em cima de uma almofada para reduzir a inclinação da cabeça e manter a coluna mais alinhada. Fazendo isso diariamente você pode ter certeza que vai prevenir futuros problemas.

Page 8: EDIçãO Nº 25 JUNHO - vitrinesuldeminas.com.brvitrinesuldeminas.com.br/edicoes/25.pdf · SAÚDE ALIADOS EFICAZES CONTRA O ENVELHECIMENTO O envelhecimento da pele é inevitável,

1514

Page 9: EDIçãO Nº 25 JUNHO - vitrinesuldeminas.com.brvitrinesuldeminas.com.br/edicoes/25.pdf · SAÚDE ALIADOS EFICAZES CONTRA O ENVELHECIMENTO O envelhecimento da pele é inevitável,

1716

CO

LUN

ISTA

CO

NV

IDA

DO

EM TEMPOS DE CRISE, VALORIZE A EXPERIÊNCIA

Em tempos de crise não basta oferecer o me-lhor produto ou serviço ao cliente. É necessá-rio buscar uma solução criativa que permita à empresa uma vantagem sustentável em longo prazo. Esta vantagem pode vir de uma inova-ção em um produto ou serviço, uma melhor gestão de custos ou foco.

Porém, uma das mais significativas mudanças que vem ocorrendo no mercado é a busca de novas experiências com produtos e serviços, proporcionadas por empresas que veem na experiência uma nova forma de interação com o cliente e a criação de laços de relaciona-mento longos e duradouros. Além disso, estas experiências reforçam a marca ao consumi-dor, criando o que chamamos de marcadores somáticos, ou seja, momentos especiais onde o cliente vai sempre associar a marca e a ex-periência ao consumo.

Várias empresas estão optando por oferecer a seus clientes mais do que atributos de procura, ou seja, forma, cor, tamanho, design. Elas estão proporcionando o contato com o

intangível e os valores que a marca represen-ta. Através de ações criativas de marketing de experiência, eventos, promoções e uma série de outras atividades, entregam emoção, en-volvimento, percepção sensorial e atividades esportivas.

Valorizar o cliente interno das organizações é também fundamental para as estratégias de marketing nas organizações, uma vez que eles são o primeiro público da empresa. Uma cul-tura voltada para a valorização do colaborador e uma orientação para o cliente é forte aliada para os momentos de crise. Saber entregar valor é fundamental para criar a diferença, e esta começa dentro da empresa.

É bom lembrar que as estratégias de marke-ting devem refletir o dinamismo do merca-do. Estruturas mais flexíveis e adaptadas ao momento terão muito mais chance de passar com sucesso por este momento de crise. Fazer uso das estratégias de marketing tradicionais, denominadas outbound, aliadas às estraté-gias de marketing em meio digital, inbound, é

Vivemos em um momento de recessão econômica, onde os números mostram que nossa economia está atravessando a pior crise da his-tória do país. Some-se a este fato, nos dois últimos anos o fechamen-to de 1,8 milhões de empresas. Em uma economia em crise, onde fica o papel do marketing frente a concorrência?

fator importante para o relacionamento com o cliente. Nosso consumidor hoje é muito mais informado e fonte de informação através das mídias sociais. Ele tem o poder de valorizar ou destruir a sua marca. Criar uma estratégia envolvente, que valorize os meios digitais tirando proveito de seu alcance e baixo custo, passou a ser quase que um mantra para as empresas. É preciso estar atento ao conteúdo e criar ações que levem o consumidor e os não consumidores a se interessarem pela sua marca, se informarem sobre ela, comprarem seu produto e serem multiplicadores nas re-des sociais se tornando seus defensores.

Outro fator que não pode ser ignorado é o preço. Guerra de preços é extremamente arriscada em um momento de crise. É neces-sário estar atento à concorrência, avaliando sua precificação e sua capacidade de resposta e adaptação. Deve-se levar em consideração também que não é só o preço que conta. É o valor que está agregado ao seu produto ou serviço que pesa em um momento de deci-são. Se você consegue tangibilizar este valor e torná-lo perceptível, seu cliente tem uma grande chance de optar por você na hora da escolha.

CARLOS FREDERICO HABEL

Publicitário, pós graduado em Marketing pela Una Ciências Gerenciais e Concordia University – Wisconsin. Atua há mais de 25 anos no mercado desenvolvendo planejamento estratégico de marketing de produtos, serviços e marketing hospitalar. Palestrante e Professor de Administração Mercadológica em BH no curso de

Administração da Faculdade IBS/FGV

Foto: Arquivo Pessoal

[email protected] /Fred Habel

Marketing é flexível. Marketing é criativo. Sa-ber equilibrar a promessa do que você oferece e uma entrega coerente com o que você se propôs é fundamental para uma gestão de sucesso em tempos de crise. Na crise, tire o “S” e você verá que o sucesso é CRIE.

Co

luni

sta

Co

nvid

ad

o

Em

tem

po

s d

e cr

ise v

alo

rize

a e

xpe

riênc

ia

Page 10: EDIçãO Nº 25 JUNHO - vitrinesuldeminas.com.brvitrinesuldeminas.com.br/edicoes/25.pdf · SAÚDE ALIADOS EFICAZES CONTRA O ENVELHECIMENTO O envelhecimento da pele é inevitável,

1918

A data mais romântica do ano está aí e não podemos deixar passar em branco. Pre-senteie, saia para comemorar, celebre a paixão. E no resto do ano não esqueça: mi-mos, presentes, jantares são sempre jeitos de demonstrar carinho e manter a relação alegre, além claro de respeito e amor!

Se sua namorada se liga em moda fitness, a Ousadia oferece marcas exclusivas e diferenciadas, além de lin-geries e pijamas. Presenteie com Ousadia e aproveite os preços especiais para o Dia dos Namorados.

Av. Dom Pedro II, 436 - CentroSão Lço - (35) 3331-2709 /OusadiaSL

CONCORRAA UMA SESSÃO FOTOGRÁFICACOM SEU AMORCompre em qualquer um dos estabelecimentos aqui anunciados, preencha o cupom e concorra a uma Mini Sessão Fotográfica com 10 fotos impressas com a fotógrafa Selva Bizarria.

No Dia dos Namorados dê a quem você ama um mo-mento repleto de bem-estar e relaxamento. O banho de ofurô com blend de óleos essenciais do Balneário do Parque das Águas é um belo presente.

Al. João Lage, 161 Parque das Águas São Lourenço(35) 3332-3066

Namorando com Donna Xica: Surpreenda e recheie a vida de quem você ama com deliciosos corações de chocolate belga recheado com o brigadeiro mais ama-do do pedaço. Encomende o seu!

Ministro Edgard Romero, 431São Lço - (35) 99925-7559 /DonnaXicaDelicatessen

Para não errar no jantar da noite dos namorados a dica é o Restaurante Paladar Mineiro. Acolhedor e com excelente atendimento a comemoração vai ser inesquecível. Dia 12 música ao vivo com Fábio Rosa.

R. Wenceslau Braz, 168 - CentroSão Lço - (35) 3331-1787 /restaurantepaladarmineiro

A loja Degrau é a queridinha dos descolados. Com uma pegada jovem e antenada, aqui estão as melhores opções para presentear no Dia dos Namorados. Você vai encontrar roupas, acessórios, bolsas e lindos casacos de inverno das melhores marcas da moda masculina e feminina: Y.EXX, Petite Jolie, Coca-Cola Clothing, Authoria, Fruto, Calvin Klein entre outras.

Av. Dom Pedro II, 533/2 - Centro São Lço - (35) 3332-1191 /degrau.online

Para os casais tecnológicos a Realtech possui grande linha de acessórios para celulares e tablets. Capas originais para Iphone com garantia. Ótimo presente.

Rua Dr. Olavo Gomes Pinto, 160 Quiosque Shopping Antônio Dutra (35) 3332-2344 /realtechcelulares

Para inovar no presente, temos o que toda mulher gostaria de ganhar: um Dia de Beleza! Pacotes com ca-belo, maquiagem, unha, massagem, hidromassagem e outros mimos com preços especiais para presentear.

Av. Dom Pedro II, 135 - GaleriaMichel Haidar - Lj. 25 e 26(35) 3332-4763 /spadabelezasl

Válido para compras de 01 a 11 de junho. As fotos serão impressas no tama-nho 15x21cm e deverão ser feitas com o casal ganhador em São Lourenço, de acordo com a disponibilidade da agenda da fotógrafa. O ganhador será anun-ciado na página do Facebook: www.facebook.com/vitrinesuldeminas

Page 11: EDIçãO Nº 25 JUNHO - vitrinesuldeminas.com.brvitrinesuldeminas.com.br/edicoes/25.pdf · SAÚDE ALIADOS EFICAZES CONTRA O ENVELHECIMENTO O envelhecimento da pele é inevitável,

2120

ESPECIAL

DIA DOS NAMORADOSMuitos corações invadiram nossa redação com estas fotos lindas. A fotógrafa Selva Bizarria registrou o amor de 9 casais que estampam estas páginas. Não importa a idade nem o tempo de relacionamento. O amor é lindo e sempre será!EM

VIT

RIN

E

Foto

s: S

elva

Biza

rria

Bruna & Bruno

Bruno & Bruna

Luciana & Alexandre

Wesley & Bárbara

Júlio & Roberta

Renan & Elaine Andreia & Antonio

Eduardo & Claudia

Willker & Layra

Nhaaman & Byara

Em V

itrin

e E

spe

cia

l Dia

do

s N

am

ora

do

s

Page 12: EDIçãO Nº 25 JUNHO - vitrinesuldeminas.com.brvitrinesuldeminas.com.br/edicoes/25.pdf · SAÚDE ALIADOS EFICAZES CONTRA O ENVELHECIMENTO O envelhecimento da pele é inevitável,

2322

NEG

ÓC

IOS FRANQUIA DE ACESSÓRIOS É

REFERÊNCIA NACIONAL

A “Morana Acessórios” é uma marca repre-sentada pelo Grupo Ornatus que é o respon-sável pela gestão integral da franquia que já é referência em acessórios femininos e está presente em todos os estados do Brasil. Com um ambicioso programa de crescimento, tanto nacional como internacional, conta hoje com mais de 300 pontos de venda no país e já se encontra em Portugal, Estados Unidos e Espanha.

As lojas Morana obedecem a diversos padrões de qualidade, desde a arquitetura até estrutu-ra de marketing e propaganda. Uma atmosfera de beleza e fantasia satisfaz sonhos e desejos do universo feminino, em peças que vão do básico às mais sofisticadas.

Qualidade, diversidade, atendimento e mo-dernidade são os pontos fortes e o diferencial da maior Rede de Acessórios femininos do Brasil.

Suas coleções são inspiradas e muitas vezes desenvolvidas em polos internacionais, ofere-cendo aos seus consumidores novidades toda semana. Além disso, a Rede Morana mantém sintonia com a mídia, lançando em primei-ra mão todas as suas novidades, que estão sempre presentes em novelas e editoriais de moda.

A sofisticação, qualidade e sintonia com a mu-lher moderna, e suas peças exclusivas, estão

presentes nos pontos de venda, ambientados para privilegiar a experiência de compra e dei-xar as consumidoras à vontade para escolher, experimentar e vivenciar momentos únicos.

É também uma das opções mais lembradas em datas especiais para presentear com classe e bom gosto. Mesmo antes de abrir o presen-te, a embalagem com a marca já é motivo de alegria e glamour.

Suas peças possuem estilos diversos e entram em sintonia num mix de culturas: maxi com minimal, high com low, clássico com moderno. A partir desse movimento, a MORANA cons-truiu uma coleção para o Inverno 2016 rica em referências, explorando ora o lado mais exuberante, ora o mais clean. Dividida em três macrotendências, a coleção apresenta dife-rentes inspirações, resultando em um visual sofisticado, moderno e atemporal.

Foi pensando nisso que os empresários Alan e Flávia optaram pela franquia e escolheram São Lourenço para a instalação da marca, para que pudessem trazer um novo conceito em aces-sórios finos às mulheres da cidade e região.

Venha conhecer a loja e aproveite para já escolher o presente do Dia dos Namorados ou outra data especial.

A loja fica no Calçadão 1, centro turístico de São Lourenço.

Page 13: EDIçãO Nº 25 JUNHO - vitrinesuldeminas.com.brvitrinesuldeminas.com.br/edicoes/25.pdf · SAÚDE ALIADOS EFICAZES CONTRA O ENVELHECIMENTO O envelhecimento da pele é inevitável,

2524

EDIT

ORI

AL

DE

MO

DA

MODA CARIOCA INVADE O SUL DE MINASFundada em 1989, a AFGHAN cresceu no varejo do Rio de Janeiro com diversos pontos de venda nos principais shoppings e ruas da cidade. Através de uma parceria chega a São Lourenço com sua coleção Outono Inverno 2016.

A Modelo Ana Guerra, foi clicada por Pedro Ferreira com make de Rafael Senna no Aterro do Flamengo, Rio de Janei-ro, paisagem que inspirou a nossa coleção Outono|Inverno 2016.

Apaixonante como um quadro, o parque transformou-se em expressões homenageadas pela Afghan.

Para tornar a grandiosa obra possível, três personalidades acreditaram no potencial do Rio de Janeiro, contribuindo para a sua construção: Carlota de Macedo Soares, a “Lota”, Burle Marx e o arquiteto Aff onso Reidy. Juntos, acrescenta-ram mais beleza à cidade maravilhosa e ajudaram a tornar o Parque do Flamengo um patrimônio do Rio de Janeiro, com paisagens urbanas e naturais inigualáveis.

A coleção, chamada de “Quadros Urbanos”, fala da força e beleza das mulheres da nossa cidade, somadas à geometria de Reidy e ao paisagismo delicado e incrível de Burle Marx.

Elaboramos uma coleção ecléti ca, envolvente e autoral, com estamparia exclusiva que vai do geométrico ao orgânico, desenhadas de acordo com o DNA da marca. Algumas das matérias-primas que regem a coleção são a viscose, renda, jacquards, tricô e couro. Estas se trans-formam em macacões, calças fl are, skynnies, croppeds, chemises, saias midi e vesti dos, complementados por transparências, fendas, zíperes e recortes, que trazem a sensualidade da mulher Afghan com um toque esporti vo que permeia toda a coleção.

As peças da coleção de Outono/Inverno da Afghan 2016 nos levam a década de 1960, época em que aconteceu à construção do Parque do Flamengo.

Hoje, nossa marca ganha o Sul de Minas “através de uma parceria com a loja As Marias Atelier” em São Lourenço.

Recém inaugurada, a loja das empresárias Gabriela Bueno e Aline Almeida te espera com essa coleção incrível.

Page 14: EDIçãO Nº 25 JUNHO - vitrinesuldeminas.com.brvitrinesuldeminas.com.br/edicoes/25.pdf · SAÚDE ALIADOS EFICAZES CONTRA O ENVELHECIMENTO O envelhecimento da pele é inevitável,

2726

Av. Dom Pedro II, 523São Lourenço/MG

(35) 3332-8445asmariasatelier

Page 15: EDIçãO Nº 25 JUNHO - vitrinesuldeminas.com.brvitrinesuldeminas.com.br/edicoes/25.pdf · SAÚDE ALIADOS EFICAZES CONTRA O ENVELHECIMENTO O envelhecimento da pele é inevitável,

2928

EDU

CA

ÇÃ

O OS CUIDADOS INFANTIS DA ERA TECNOLÓGICAEm um passado não tão distante, cerca de 30 anos atrás, os presentes ideais para se dar a uma criança consistiam em bolas, bonecas, bicicletas, jogos de montar, etc. Atualmente, tais agrados já não são suficientes, ao passo que smartphones, tablets e demais tecnolo-gias despertam maiores interesses às meninas e meninos de idades inferiores a 11 anos.

No ano de 2010 especialistas debateram esta relação no Seminário “Criança e Internet” no Itamaraty, em Brasília. A criança brasileira é uma das maiores usuárias da rede no mundo – no país, 14% dos internautas são crianças de 3 a 11 anos, segundo pesquisa do ibope Nielsen online Netview. Em 2015 o índice de internautas nesta idade ultrapassou os 48% e, em junho, mais de 23 milhões de crianças e adolescentes utilizaram o computador de casa para acessar a internet.

O uso abusivo destes aparatos cria uma certa dependência nessas crianças e, consequen-temente, provoca uma redução paulatina de seu contato com o mundo real, provocando emoções desfavoráveis – mau humor, raiva, tristeza – e inibindo suas vontades recreativas. Dentro deste contexto, cabe à escola reverter esta situação tirando os pequenos jovens da inércia do universo virtual e estimulando o pensamento e o contato dentro de atividades lógicas e reflexivas.

Muitas vezes, esses aparelhos são usados equivocadamente até mesmo pelos pais em relação aos seus filhos. Quando a criança está inquieta ou demanda atenção, acaba sendo entretida com jogos advindos de tablets e smartphones para não “incomodar” os pais. Num primeiro momento, é a partir daí que o uso abusivo pode ser interpretado como algo NATURAL pelos filhos. Isso expressa um cará-ter negativo visto que, de maneira inconscien-te a criança é impedida de manter uma troca afetiva com a família por conta do comporta-mento dos pais.

Infância é brincar, correr, desenvolver, apren-der, discutir, dividir, etc; ou seja, CRESCER DE FORMA SAUDÁVEL!

Contudo, não se faz necessária uma repreen-são drástica deste uso se, de forma conjunta à escola, os pais agirem policiando seus filhos

nas atividades que estes praticam utilizando essas tecnologias, em especial no que tange a apropriar-se de redes sociais que, na sua essência não estabelecem diferenças ou bar-reiras para a entrada de usuários menores de idade e que ainda não selecionam o conteú-do ali exposto. O acesso a qualquer tipo de conteúdo, o perecimento da esfera privada e a convivência dentro de um cenário que permita a propagação de opiniões de cunho machista, racista, homofóbico e intolerante, como vivenciamos atualmente, pode gerar diversas complicações na formação intelectual da criança.

O uso de tecnologias por crianças com idade entre 3 e 11 anos deve ser praticado de forma aliada ao conhecimento e monitorada para que não se ultrapasse os limites do real, e caia-se num plano de superficialidades.

Que nada, mas nada mesmo, tire o prazer da criança de crescer de forma saudável e feliz, respeitando o que o tempo futuro lhe reser-va: tornar-se adulto no tempo certo!

“Nunca esqueci os dias da minha infância em que costumávamos juntar-nos à roda dos mais velhos da comunidade para escutar o tesouro da sua sabedoria e experiência.” Nelson Mandela

Foto: Arquivo Pessoal

CRISTIANE DELFIM S. FORTUNATO

Coordenadora Pedagógica do Colégio Laser Solar dos Lagos.

Alameda Vinicius de Moraes, 185Solar dos Lagos - São Lourenço/MG

(35) 3332-2699www.colegiolasersolar.com.br

Page 16: EDIçãO Nº 25 JUNHO - vitrinesuldeminas.com.brvitrinesuldeminas.com.br/edicoes/25.pdf · SAÚDE ALIADOS EFICAZES CONTRA O ENVELHECIMENTO O envelhecimento da pele é inevitável,

3130

Page 17: EDIçãO Nº 25 JUNHO - vitrinesuldeminas.com.brvitrinesuldeminas.com.br/edicoes/25.pdf · SAÚDE ALIADOS EFICAZES CONTRA O ENVELHECIMENTO O envelhecimento da pele é inevitável,

3332

DETALHES QUE FAZEM TODA A DIFERENçA

A casa dos seus sonhos começa a tomar forma e chega a hora de escolher os acabamentos. Atenção, é este também o momento em que um turbilhão de senti mentos acontece: sati sfação e alívio por ter cumprido a primeira fase da obra, ou indecisão e preocupação por avançar para a etapa que será decisiva para o resultado fi nal. Afi nal, são muitos os detalhes para pensar e escolher, que podem fazer toda a diferença.

O acompanhamento de profi ssionais quali-fi cados, com conhecimento sobre técnicas e especifi dade dos produtos, são peças-chave para chegar ao fi m da obra sati sfeito. Mais do que isso, são fundamentais para que, duran-te os anos em que irá desfrutar da casa, não se arrependa de suas escolhas. Esta matéria sobre pisos e revesti mentos tem o objeti vo de te ajudar nesta tarefa.

ACABAMENTO, A ESCOLHA DOS RE-VESTIMENTOS

Quando se chega ao acabamento, chega-se ao momento especial em que os proprietários da obra são levados por emoções. Ao ver os revesti mentos aplicados nas paredes e pisos, cobrindo a alvenaria ou ti jolos, e conferindo uma aparência próxima à da casa acabada, é isso o que os enche de expectati vas. A obra perde o aspecto “base” e começa a fi car clara,

ARQ

UIT

ETU

RA &

CO

NST

RUÇ

ÃO

dando a impressão de estar chegando ao fi nal. É o momento da escolha dos acabamentos, especialmente os revesti mentos.

CERÂMICAS E PORCELANATOS

Os revesti mentos, sejam de parede ou chão, requerem critérios e cuidados de acordo com cada espaço e ambientação desejada, pois na hora de escolher, nos encantam as cores, texturas e até os tamanhos das placas. Nesta hora, um aconselhamento técnico e atendi-mento profi ssional podem evitar desagradá-veis resultados.

É bom identi fi car também se o revesti mento que escolheu é uma cerâmica ou um porcela-nato, porque há dicas específi cas para a ins-talação de cada um. Ao defi nir, leve em conta também o tamanho do ambiente, pois placas muito grandes são mal aproveitadas em cô-modos pequenos e o instalador teria que fazer muitos recortes. Se a escolha é para área mo-lhada, especialmente banheiros, opte por um piso de fácil limpeza e no boxe preocupe-se com a segurança, talvez aí um produto anti --deslizante seja a solução. Nas cozinhas onde há mais trânsito, recomenda-se produtos com um PEI (resistência ao tráfego) maior. Deixe as referências lisas para as áreas secas, tais como salas e quartos.

Ao optar por porcelanato, confi ra se o produto escolhido é de qualidade e se atende a todas as normas técnicas indicadas na eti queta ou nas caixas do produto. Todas as informações são importantes e devem ser observadas com atenção, pois somente com a aplicação corre-ta o consumidor terá a garanti a do fabricante.

Cerâmicas são ofertadas com classifi cação de qualidade que vem de fábrica e são destaca-das nas embalagens. Se for optar por cerâmi-cas ti po “A” ou de primeira linha, as peças não apresentam defeitos, já as cerâmicas do ti po “B ou C”, chamadas de segunda linha, têm de-feitos visíveis. Porém, geralmente a peça é tão resistente quanto a do ti po A, mas não tem a garanti a das indústrias. Importante ressaltar que revesti mentos de parede nunca devem ser aplicados no piso, pois não oferecem a resistência ao tráfego.

Todos temos sonhos na construção, e hoje, algumas opções oferecidas tornam esses sonhos realizáveis. Revesti mentos reti fi cados nas paredes e pisos com cortes certi nhos pro-porcionam juntas mínimas no assentamento e com isto, ambientes mais bonitos. Os produ-tos de borda plana, com juntas maiores, são ideais para aplicação em áreas externas.

MãO DE OBRA É ESSENCIAL

Confi ra se o pedreiro-instalador tem experiên-cia, principalmente se a opção for por porcela-nato e se deseja juntas secas. Peça referências e cheque a qualidade do trabalho. Deixe claro o desenho que você quer que o piso forme, escolhendo se fi cará na diagonal, se as placas serão retas e alinhadas ou se deseja colocar detalhes menores (chamados tozetos) entre as placas. Respeitando sempre as normas citadas na embalagem.

Indique também em qual canto do cômodo a instalação deverá começar ou onde estará mais visível, lembrando que as últi mas peças a serem instaladas provavelmente terão os tais recortes. Explique como você espera que seja o rejunte: a cor, espessura, enfi m, parti cipe de

forma colaborati va nas decisões que serão tomadas.

O SETOR E AS TENDÊNCIAS

Nos últi mos 15 anos o Brasil multi plicou por cinco sua produ-ção de revesti mentos cerâmicos e hoje é o segundo maior fabrican-te mundial desses produtos. Com 986 milhões de metros quadra-dos (m²) produzidos em 2015, o país só perde para a China e já superou concorrentes tradi-cionais, como Espanha e Itália, que até anos atrás dominavam o segmento. Destacam-se como tendências o desenvolvimento dos padrões amadeirados e os grandes formatos para aplicação em diversos ambientes e áreas de circulação, garanti ndo as sensações de requinte, glamour, suntuosidade e até aconchego, ainda que num detalhamento de paredes ou no preenchimento adequado aos espaços.

Teka 52x52 Reti fi cado

Fatrora 53x53

San Tomé 53x53

Porto 52x52 Reti fi cado

Page 18: EDIçãO Nº 25 JUNHO - vitrinesuldeminas.com.brvitrinesuldeminas.com.br/edicoes/25.pdf · SAÚDE ALIADOS EFICAZES CONTRA O ENVELHECIMENTO O envelhecimento da pele é inevitável,

3534

COMO O SEU LIXO ALIMENTA AS PLANTAS E SALVA O PLANETACriada em 2010, a Políti ca Nacional de Resí-duos Sólidos (PNRS), que entrou em vigor em dezembro do mesmo ano, deveria ter resol-vido o problema das cidades e dos cidadãos brasileiros em relação a tudo que diz respeito ao lixo. Mas lei criada nem sempre é lei cum-prida e algumas difi culdades de implantação das medidas e iniciati vas constantes na Lei acabam por adiar a resolução dos problemas, enquanto cidadãos, empresários e governan-tes tentam viabilizar as ações necessárias.

Mas um bom exemplo de iniciati va privada aqui da região vem mostrando que é possível cumprir a lei, benefi ciando a população e os próprios governos municipais.

A Verde Renova, empresa com matriz na cidade de Caxambu-MG, trabalha com coleta de lixo e gerenciamento de resíduos sólidos desde 2008, atendendo indústrias e alguns municípios da região, municípios estes que se preocupam em acatar o descrito na Políti ca Nacional de Resíduos Sólidos de acordo com a Lei 12.305/2010. Estas empresas e municípios tratam 100% do seu lixo, através dos serviços prestados pela Verde Renova.

No que diz respeito aos municípios, a Verde Renova realiza a coleta convencional (lixo comum) e seleti va (recicláveis). Os resíduos da coleta seleti va passam por processo de triagem/qualifi cação, prensagem e desti nação fi nal a grandes empresas recicladoras. Em relação à coleta convencional, é reti rado todo resíduo orgânico e este segue para o proces-so de compostagem, onde sua maturação se dá em um período de 90 a 120 dias. Neste

SUST

ENTA

BILI

DA

DE

processo é estritamente necessário o acom-panhamento de um responsável técnico, que deve realizar reviradas semanais nas leiras e acompanhamento da temperatura, pois esta não pode exceder 65°C, o que ocasionaria “morte” das bactérias que fazem o processo de decomposição.

Falando de maneira cientí fi ca sobre composto, ele é o resultado da degradação biológica da matéria orgânica, na presença de oxigênio do ar, sob condições controladas pelo homem. Os produtos do processo de decomposição são: gás carbônico, calor, água e a matéria orgânica “compostada”. O composto possui nutrien-tes minerais tais como nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio e enxofre, que são assimilados em maior quanti dade pelas raízes, além de ferro, zinco, cobre, manganês, boro e outros, que são absorvidos em quanti dades menores e, por isto, denominados micronu-trientes.

Quanto mais diversifi cados os materiais com os quais o composto é feito, maior será a

variedade de nutrientes. Os nutrientes do composto, ao contrário do que ocorre com os adubos sintéti cos, são liberados lentamente, realizando a tão desejada “adubação de dis-ponibilidade controlada”. Em outras palavras, fornecer composto orgânico às plantas é permiti r que elas absorvam os nutrientes de acordo com suas necessidades, tendo maior disponibilidade de tempo para a correta ab-sorção, ao contrário do que acontece quando adubadas por ferti lizantes sintéti cos e alta-mente solúveis, que são facilmente arrastados pelas águas das chuvas.

Outra importante contribuição do composto é que ele melhora a “saúde” do solo. A matéria orgânica “compostada” se liga às partí culas de areia, limo e argila, formando pequenos grânulos que ajudam na retenção e drenagem da água e melhoram a aeração. Além disso, a

presença de matéria orgânica no solo aumen-ta o número de minhocas, insetos e micro-or-ganismos desejáveis, o que reduz a incidência de doenças nas plantas.

O serviço prestado pela Verde Renova, além de atender à legislação ambiental vigente, tem um grande valor agregado, pois preserva o meio ambiente, reduz o impacto ambiental, contribui para a limpeza urbana, gera lucros ao município pelo aumento da verba recebida através do ICMS Ecológico e reduz drasti ca-mente a quanti dade de lixo enviada a aterros sanitários e até mesmo aos lixões que vemos em nossa região.

Como exemplo, podemos citar os municípios de São Vicente de Minas e Dores de Campos, onde a Verde Renova presta serviço desde 2014.

“Após um trabalho de conscienti zação, con-seguimos ati ngir 100% da população com a coleta convencional e seleti va e atualmente a Verde Renova trata 100% do lixo gerado pelos munícipes” afi rma Roberto, responsável pela empresa.

Sempre atenta às inovações, a Verde Renova tem a grata missão de conscienti zar os cida-dãos de que somos todos responsáveis pelo desti no correto de nosso lixo, desenvolvendo a consciência ecológica da população e assim tornando o mundo cada dia melhor.

INFORMAÇÕES:Rodovia BR 354, 2261 - KM 706

Bairro Campo do Meio - Caxambu/MGTelefone (35) 3341-3739

www.verderenova.com.br /Verde-Renova

Renovando a Vida!

Sust

ent

ab

ilida

de

Co

mo

o s

eu

lixo

alim

ent

a a

s p

lant

as

e sa

lva

o p

lane

ta

Page 19: EDIçãO Nº 25 JUNHO - vitrinesuldeminas.com.brvitrinesuldeminas.com.br/edicoes/25.pdf · SAÚDE ALIADOS EFICAZES CONTRA O ENVELHECIMENTO O envelhecimento da pele é inevitável,

3736

EM V

ITRI

NE

JANTAR BENEFICENTE 60 ANOS APAESL Fo

tos:

Sel

va B

izarr

ia

JANTAR BENEFICENTE JANTAR BENEFICENTE JANTAR BENEFICENTE

No dia 28 de abril foi realizado o primeiro evento em comemoração aos 60 anos da APAE São Lourenço. Em uma noite alegre, os convidados ti veram a oportunidade de conhecer o novo Espaço HSM, salão de eventos do Country Club. Logo na entrada foram recepcionados com um painel com a imagem da primeira ata da APAE, assinada em 1956 por mais de 100 pessoas da cidade, que contribuiram efeti vamente para a criação da enti dade. Muitas famílias sanlourencianas estavam representadas ali. A noite contou com delicioso jantar da WR Buff et e show da cantora Mariana Fagundes. Entre as comemorações a APAE SL teve a honra de ter seu selo comemorati vo obliterado (carimbado) pelos Correios, em uma cerimônia que tornou essa data mais que especial para todos os envolvidos com a associação e com a história de São Lourenço.

Foto

s: S

elva

Biza

rria

Em V

itrin

e Ja

nta

r be

nefi c

ent

e 60

ano

s A

PAE

SL

Page 20: EDIçãO Nº 25 JUNHO - vitrinesuldeminas.com.brvitrinesuldeminas.com.br/edicoes/25.pdf · SAÚDE ALIADOS EFICAZES CONTRA O ENVELHECIMENTO O envelhecimento da pele é inevitável,

3938

CO

MPO

RTA

MEN

TO O QUE É COACHING DE VIDA?

Nada melhor que começarmos pela origem da palavra: Coach vem do inglês e significa técnico. Ao buscarmos o significado da pala-vra, constatamos que ela remete à expertise, à técnica, versado numa arte ou ciência. No mundo dos esportes, onde essa palavra é largamente utilizada, ela define o especialista encarregado de treinar e orientar taticamente um conjunto esportivo.

Em meados da década de 1960, nos Estados Unidos, o modelo do coaching esportivo passou a ser usado no mundo dos negócios. Nesse contexto, o método apresentou gran-de eficácia, maximizando o desempenho de pessoas e organizações.

Esse processo empresarial passou por uma grande evolução nas últimas décadas. Utilizan-do da psicologia e da educação, se tornou co-nhecido como coaching executivo. Os resulta-dos positivos abriram caminho para uma nova demanda: pessoas começaram a procurar coaches para que as treinassem e as orientas-sem em diversas situações do cotidiano. Assim surge o life coaching, ou coaching de vida, que trabalha com orientação e planejamento. Da mesma forma que um técnico esportivo treina seus atletas para se aperfeiçoarem e se torna-rem melhores competidores, o profissional de life coaching propõe uma aliança estratégica com seu cliente, o coachee, voltada ao cum-primento de objetivos. Se você quiser trocar de carro ou emagrecer alguns quilos, o coach será um parceiro durante esse processo de mudança. O coach é um personal trainer men-tal, um estimulador que gera condições para o surgimento de novas cognições e estratégias comportamentais.

Se alguém não tem um objetivo claro em de-terminado momento, isso não quer dizer que ele não queira mais de sua vida. Vamos falar, por exemplo, de um indivíduo que trabalhou muito, que conseguiu realizar os mais variados desejos, mas continua sentindo falta de algo que faça a sua vida valer a pena. O coaching vai auxiliá-lo nessa descoberta. O mesmo vale para um jovem indeciso sobre o curso para o qual vai prestar o vestibular. Com orientação especializada, a decisão acontecerá de forma mais assertiva.

Coaching está relacionado a manifestar seu melhor desempenho por meio da assistência individual e privada, ministrado por alguém que irá desafiá-lo, estimulá-lo e orientá-lo a continuar crescendo. O coach, primeiro, ajuda a definir as metas e, depois, apoia o coachee para que ele possa alcançá-las, implementan-do uma estratégia e assistindo-o para que se mantenha dentro dela. O processo de coa-ching ajuda a equilibrar trabalho, vida familiar e obrigações sociais, como o lazer e as práticas espirituais.

Qualquer pessoa acima de dezesseis anos pode acionar um coach e investir no sucesso de suas decisões e movimentos de vida.

O coach é um personal trainer mental, um estimulador que gera condições para o surgimento de novas cognições e estratégias comportamentais.

Foto: Arquivo Pessoal

STEPHAN RANGELPsicólogo / Coach - CRP 04/41201(35) 99930-7559Rua Melo Viana, 91 - Sala 405São Lourenço/MG

Page 21: EDIçãO Nº 25 JUNHO - vitrinesuldeminas.com.brvitrinesuldeminas.com.br/edicoes/25.pdf · SAÚDE ALIADOS EFICAZES CONTRA O ENVELHECIMENTO O envelhecimento da pele é inevitável,

4140

ZUMBIDO NO OUVIDOSA

ÚD

E

Rua Cel José Justino, 688 Sala 21 Shopping Bavária - Centro - São Lourenço/MG

(35) 3339-2350 0800 200 5478/audiosonicequipamentos

[email protected]

Existem várias causas para que o sintoma Zumbido esteja presente (postural, metabóli-ca, emocional), mas o que vamos tratar aqui é o causado por danos nas células ciliadas que se localizam dentro da cóclea (responsável pela audição). Essas células funcionam levan-do o impulso elétrico, captado por vibrações sonoras, pelo nervo auditi vo até o cérebro.

Quando as células ciliadas estão danifi cadas, elas conti nuam enviando, por engano, algu-mas informações auditi vas ao cérebro, ou seja, na presença do zumbido essas células estão em constante funcionamento.

O que pode causar esse ti po de zumbido são trauma acústi co, infecções de ouvidos, alguns medicamentos, perfuração do tí mpano, pressão alta, diabetes, envelhecimento, entre outros.

Como 90% dos casos estão relacionados a alguma perda auditi va (mesmo que seja míni-ma), o uso de um aparelho auditi vo adequado ao caso atuará esti mulando essas células ci-liadas danifi cadas, “enganando”, mascarando essa presença dos estí mulos sonoros produzi-dos de forma inadequada.

O uso do aparelho auditi vo realizará então o tratamento do zumbido de forma regular e diária.

Relatos de portadores de zumbido garantem que, mesmo à noite, ao deitar no silêncio, após o uso durante o dia do aparelho, o zum-bido começa a se tornar menos perceptí vel e mais suportável.

O procedimento realiza exame de Audiometria e Imitanciometria para reconhecer como está a audição. O tratamento com aparelho poderá ser iniciado tão logo seja feito o diagnósti co do zumbido.

Fonoaudióloga responsável especialista em audiologia: Daniele Plombon Peres CRFa 8253 - MG

Zumbido (acúfeno ou tinittus): como o aparelho auditivo pode ajudar no tratamento.

Page 22: EDIçãO Nº 25 JUNHO - vitrinesuldeminas.com.brvitrinesuldeminas.com.br/edicoes/25.pdf · SAÚDE ALIADOS EFICAZES CONTRA O ENVELHECIMENTO O envelhecimento da pele é inevitável,

4342

Escolhemos 3 receitas deliciosas de caldos para esquentar os dias frios que estão chegando. O Sacolão Rio Verde ajudou na escolha dos ingredientes e garante que, com uma pitada de carinho ninguém vai resistir.

CALDO DE ABÓBORA

CALDO DE LEGUMES E FRANGO

Ingredientes:1 kg de abóbora1 cebola grande picada300 g de carne seca desfiada (dessalgada)Cebolinha verde picadaQueijo minas ralado grosseiramenteSal e pimenta a gosto

Modo de preparo:Cozinhe a abóbora normalmente (com os devidos temperos, cebola).Bata no liquidificador e reserve.Em outra panela, prepare (frite) a carne seca com cebola, sal e pimenta.Quando estiver sem “umidade” acrescente a abóbora batida.Espere levantar fervura, acrescente água se preferir um caldo mais líquido, acerte os temperos e sirva quente.Uma dica maravilhosa coloque o queijo minas ralado no prato, o caldo por cima do queijo e por último a cebolinha verde.É muito bom!

Ingredientes:1 peito de frango desossado e sem pele2 batatas, 2 cenouras, 1 chuchu, 1 cebola, 1 talo de salsão, 2 xícaras (chá) de repolho em tiras finas, 2 colh. (sopa) de molho de tomate, 1 colh. (sopa) de salsinha picada2 colh. (sopa) de manteiga e 2 colh. (sopa) de azeite de oliva extravirgem2 tabletes de caldo de galinhaSal e pimenta a gosto

Modo de preparo:Corte o peito de frango em pedaços pequenos, tempere com sal e pimenta.Descasque os legumes e corte todos em cubinhos, exceto o repolho.Aqueça o azeite com a manteiga em uma panela, acrescente o frango e deixe dourar. Acrescente o molho de tomate e os legumes picados. Refogue por uns 5 minutos. Acrescente 1 1/2 litro de água quente e os tabletes de caldo de galinha e deixe cozinhar até que o frango e os legumes fiquem macios. Ajuste o sal e sirva com uma pitada de pimenta do reino e salsinha.

DICAS GASTRONÔMICASA época mais fria do ano já começou e entre os queridinhos da estação estão as sopas e caldos. Se preparados com ingredientes frescos e corretos são perfeitos para proteger o corpo, ganhar energia e curtir as baixas temperaturas que estão chegando.Os caldos são ideais para o inverno. Para equilibrá-los adicione às verduras e legumes das receitas alimentos fonte de carboidratos como arroz, macarrão e pães e outros ricos em proteínas como frango ou carne. Assim a refeição fica completa!

CALDO BATATA BAROAIngredientes:1 kg de batata baroa (mandioquinha)1/2 caixa de creme de leiteCerca de 2 calabresas picadinhas1 cebola pequena picada4 dentes de alho picadosCheiro verde a gosto2 tabletes de costelaQueijo parmesão ralado a gosto

Modo de preparo:Coloque a batata baroa para cozinhar, cubra com dois dedos de água, depois de cozida, bata no liquidificador com água e tudo e reserve.Em uma panela frite a calabresa e acrescente a cebola, o alho, o cheiro verde, refogue e acrescente os tabletes de costela. Acrescente a mistura do liquidificador, o creme de leite e espere ferver mexendo por cerca de 5 minutos.Se necessário, acerte o sal.Sirva polvilhado com queijo parmesão e torradinhas.

Quero que você, me

nesse inverno!

ESTAMOS COM A LOJA AMPLIADA E ESTACIONAMENTO PRÓPRIO

Rua Batista Luzardo 415 CentroSão Lourenço/MG

DISK ENTREGA 3332-6154

FRUTAS, VERDURAS E LEGUMES FRESCOS TODOS OS DIAS

Page 23: EDIçãO Nº 25 JUNHO - vitrinesuldeminas.com.brvitrinesuldeminas.com.br/edicoes/25.pdf · SAÚDE ALIADOS EFICAZES CONTRA O ENVELHECIMENTO O envelhecimento da pele é inevitável,

4544

EMPR

EEN

DED

ORI

SMO

7 DICAS PARA ABRIR UM NEGÓCIO

Saber o que deve ser feito e evitado antes de iniciar uma empresa é importante para o alcance de resultados bem-sucedidos

A retração da economia em 2015 impactou o volume de abertura de micro e pequenas empresas (MPEs), que caiu 7,1% na comparação ao mesmo período em 2014. De acordo com o balanço da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg), 39 mil novos empreendimentos foram registrados no estado em 2015, contra aproximadamente 42 mil, no ano anterior. Em 2016, os ajustes da economia e a busca por no-vos caminhos para o desenvolvimento irão ditar o ritmo econômico. Neste cenário, os potenciais empreendedores devem planejar seus negócios com cuidado, obter mais informações e delimi-tar melhor seu foco de atuação e/ou nicho de mercado.

Quem quer abrir o seu próprio negócio e deseja obter retorno do investi mento em curto prazo, é necessário conhecimento e gestão para tornar o negócio viável e bem-sucedido. Confi ra sete importantes dicas para o desenvolvimento de um novo empreendimento:

DICA 1 - BUSQUE O EQUILÍBRIO ENTRE EMOÇÃO X RAZÃO : A imagem de uma empresa bem--sucedida é bastante sedutora para os novos empreendedores, porém, é necessário pondera-ção. Busque análises estruturadas que facilitem e orientem a tomada de decisões.

DICA 2 - TENHA CONHECIMENTO NO RAMO DE ATIVIDADE: A falta de conhecimento sobre a ati vi-dade na qual se deseja investi r induz a erros pre-visíveis durante a criação de uma nova empresa, como a localização incorreta, mix de produtos não adequados ao público, preços distorcidos em relação ao mercado e posicionamento estra-tégico não alinhado ao ramo de atuação.

DICA 3 - PESQUISE O LOCAL DE INSTALAÇÃO: Para escolher o local, analise o processo de logísti ca e venda do produto e serviço, facilidade de acesso dos clientes ao local, estacionamento, distância entre rodovias, sistema bancário, bem como todos os custos fi xos envolvidos no imóvel para a instalação do empreendimento.

DICA 4 - CONHEÇA A LEGISLAÇÃO: Informe-se sobre os impostos para a abertura do negócio, a legislação trabalhista e tributária e os procedi-mentos específi cos para a liberação do alvará de licença. A formalidade abre novos mercados liga-dos ao setor público e facilita o acesso às linhas de crédito específi cas e com juros reduzidos.

DICA 5 - CONHEÇA O MERCADO: Antes de colo-car um novo produto ou serviço no mercado e

ASSESSORIA DE IMPRENSA SEBRAE MINAS(31) 3379-9271

www.sebrae.com.br/minasgerais

Regional Sul/Sede – Varginha: (35) 3690-5100 Regional Sul/Microrregião de São Lourenço:

(35) 3332-4998

investi r recursos, é importante conhecer quem são seus concorrentes e fornecedores, tendên-cias e novos nichos de clientes.

DICA 6 - CUIDE DAS FINANÇAS: Faça um plano de investi mentos que inclua a previsão de fatu-ramento, cálculo dos custos fi xos e variáveis e previsão de resultados (lucros e prejuízos). Isso é importante para garanti r reservas fi nanceiras, evitar grandes dívidas e ter equilíbrio nos dois primeiros anos de mercado, período em que a mortalidade das micro e pequenas empresas é maior.

DICA 7 - IDENTIFIQUE QUAL SEU PERFIL DE EMPREENDEDOR: O perfi l do empreendedor é baseado em um conjunto de fatores de com-portamentos e ati tudes que contribuem para o sucesso do negócio. A identi fi cação do perfi l é necessária para que se possa aprender a agir, adotando comportamentos e ati tudes adequa-das. Quanto maior esse conhecimento, aliado às experiências vividas pelo empreendedor na área ou em ati vidades similares, maiores serão as chances de ser bem sucedido.

CONHECIMENTO ESTRATÉGICO

O Sebrae Canvas é uma ferramenta que permite a qualquer empreendedor desenvolver sua empresa ou, até mesmo, repensar um modelo de negócio já

existente. Após testar a viabilidade de sua ideia, é criado um planejamento detalhado, chamado Plano

de Negócios, que auxilia a construção do empreendi-mento, considerando os pontos essenciais que devem ser observados e registrados em fi nanças, marketi ng,

pessoas, mercado, entre outras áreas de gestão.

Disponível para download www.sebraecanvas.com

Emp

ree

nde

do

rism

o

7 D

ica

s p

ara

ab

rir u

m n

eg

óci

o

Page 24: EDIçãO Nº 25 JUNHO - vitrinesuldeminas.com.brvitrinesuldeminas.com.br/edicoes/25.pdf · SAÚDE ALIADOS EFICAZES CONTRA O ENVELHECIMENTO O envelhecimento da pele é inevitável,

4746

CALENDÁRIO DE EVENTOSDia 11 - Circuito Ravelli de Mountain BikeLambariInformações: www.gpravelli.com.br

Dias 22 e 26 - 24ª edição do BikeFestTiradentesInformações: www.redecomunicacao.com

Dia 11 - Aniversário APAE São LourençoPraça Brasil - São LourençoInformações: Facebook.com/apaesaolourencooficial

JUNHO

De 30 de Junho à 3 de Julho - Workshop BiográficoSão Lourenço - Pousada Montanhas do SolInformações: (35) 98801-7787 - (35) 98879-5719

De 1 a 3 - Ultra Runner – Maratona dos Anjos Passa QuatroInformações: www.ultrarunnereventos.net

Dias 9 e 10 - Ovo de Avião – O Musical São LourençoInformações: (35) 99134-1258

Dia 8 às 17h - Gunner Convention Praça XVI de Setembro - CaxambuInformações: Faceboo.com/Marcos.Loesch

De 21 a 23 - Festival Jazz & Blues São Lourenço Calçadão 2 - São Lourenço Informações: www.saolourencocvb.com.br

De 22 a 31 - XLª Exposição Agropecuária e Artesanal de Passa Quatro Dia 28 - Diego & DiogoDia 29 - LoubetDia 30 - Thaeme & Thiago

Passa QuatroInformações: Kadu Eventos (35) 99757-0433

Dias 25 e 26 - La Mision Race – Corrida na Serra da Mantiqueira Passa QuatroInformações: [email protected]

Dia 25 - Oficina In Concert Inverno 2016São LourençoInformações: Oficina de Música Erich Mathias (35) 3331-4608

Dias 29 e 30 - 46º Festival Nacional da CançãoSão LourençoInformações: FENAC (35) 3221-1020

Dia 4 - Country Rock FestMorro Velho Espaço Gourmet - CaxambuInformações: (35) 3341-4407

De 29 a 31 - 35º Festival de Música Popular BrasileiraCruzíliaInformações: Prefeitura Municipal de Cruzília

JULHO

De 01 a 10 - Festa de Agosto de São LourençoIlha Antônio DutraDia 05 - Sorriso MarotoDia 06 - Jads & JadsonDia 09 - Luan SantanaDia 10 - César Menotti & FabianoInformações: www.kadueventos.com.br

De 18 a 21 - 16ª Canta Brasil Festival Nacional de CoraisCaxambu e Baependi Informações: (35) 98816-8613 - (35) 3332-5041

De 19 a 21 - Festa de AgostoSão Thomé das LetrasInformações: Prefeitura Mun. de São Thomé das Letras

AGOSTO

EVEN

TOS

Page 25: EDIçãO Nº 25 JUNHO - vitrinesuldeminas.com.brvitrinesuldeminas.com.br/edicoes/25.pdf · SAÚDE ALIADOS EFICAZES CONTRA O ENVELHECIMENTO O envelhecimento da pele é inevitável,

48