edição nº 1054

24
Edição 1054 Ano XX 20 de maio de 2014 Semanário Gratuito Sai à 3ª feira Diretor: João Tavares Conceição Siga-nos no Clínica Geral e Medicina Dentária Av. General Humberto Delgado, 59 - 1º Castelo Branco Tel.:272 342 082 | 272 327 380 Acordos: ADSE, ADMG, C.G.D., EDP, PT-ACS, Advancecare, Médis, Multicare, Cheque Dentista Carlos Crisóstomo Pedro Crisóstomo Médico Chefe de Serviço de Clínica Geral Médico Dentista PUB Página 4 Sindicatos preocupados com futuro das maternidades Página 6 PSD diz que Beira Baixa vai receber mais fundos comunitários Página 9 Penamacor prepara plano estratégico para Quadro Comunitário Página 2 CDU contra a desigualdade de género Página 18 Boa Esperança sobe à 2ª Divisão Nacional Futsal Oleiros recebe Iº Congresso de Turismo Rural Página 2 Lar de Malpica já conta com a primeira pedra Página 13 Luís Correia vence Enduro Castelo Branco Página 12

Upload: povo-da-beira

Post on 29-Mar-2016

290 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Povo da Beira - O seu semanário regional gratuito, disponivel em toda a Beira Baixa.

TRANSCRIPT

Edição 1054 • 20 de maio de 2014 • Povo da Beira · 1·

Edição 1054 • Ano XX • 20 de maio de 2014 • Semanário Gratuito • Sai à 3ª feira • Diretor: João Tavares Conceição • Siga-nos no

Clínica Geral e Medicina Dentária

Av. General Humberto Delgado, 59 - 1º Castelo Branco

Tel.:272 342 082 | 272 327 380

Acordos:ADSE, ADMG, C.G.D.,

EDP, PT-ACS, Advancecare, Médis, Multicare, Cheque Dentista

Carlos CrisóstomoPedro Crisóstomo

Médico Chefe de Serviço de Clínica Geral

Médico Dentista

PUB

Página 4

Sindicatos preocupados

com futuro das

maternidadesPágina 6

PSD diz que Beira

Baixa vai receber mais fundos comunitários

Página 9

Penamacor prepara plano

estratégico para Quadro Comunitário

Página 2

CDU contra

a desigualdade de género

Página 18

Boa Esperança sobe

à 2ª Divisão Nacional

Futsal

Oleiros recebe Iº Congresso de Turismo Rural Página 2

Lar de Malpica já conta com

a primeira pedra

Página 13

Luís Correia vence Enduro Castelo Branco

Página 12

· 2· Povo da Beira • 20 de maio de 2014 • Edição 1054Destaque

I Congresso Nacional de Turismo Rural reúne sector em Oleiros

O I Congresso Nacio-nal de Turismo Rural, de-dicado ao tema “Turismo, Território e Património”, vai realizar-se nos dias 20 e 21 de junho, no Hotel Santa Margarida, em Oleiros.

A apresentação ofi-cial do evento teve lugar na passada terça-feira em Coimbra, nas instalações da Associação Nacional de Municípios Portugueses, onde esteve representada a organização composta pela Federação Portuguesa de Turismo Rural (FPTR), a Entidade Regional de Tu-rismo do Centro, a Naturte-jo E.I.M. e o Município de Oleiros.

Na dupla qualidade de representante da FPTR e da Naturtejo, Armindo Jacinto defendeu que este congres-so acontece num momento decisivo na definição das linhas orientadoras de Por-tugal para o turismo, em ge-ral, e para o turismo rural, em particular.

Contrastando a rea-lidade nacional com a de outros países europeus, Ar-mindo Jacinto lembrou que enquanto Portugal não va-loriza o turismo rural, este

segmento gera anualmente milhões de euros em países como França, Alemanha, Áustria, Holanda e Espa-nha.

No entender da organi-zação, o turismo rural pode atuar como complemento ao segmento “sol e mar”, que tem estado na base da promoção externa portu-guesa, ao mesmo tempo que promove o desenvol-vimento de territórios de baixa densidade popula-

cional, contribuindo para combater o esvaziamento daquelas regiões e para a sustentabilidade do país.

No concelho de Olei-ros, representado na apre-sentação do congresso pelo presidente do Município, Fernando Jorge, serão de-batidos os constrangimen-tos e os desafios do turismo rural. Mas o evento vai so-bretudo apontar políticas e estratégias de afirmação de um sector que, segundo

a Organização Mundial de Turismo, apresenta sinais de crescimento a um ritmo de 6% ao ano.

Esta tendência foi des-tacada pelo presidente da Turismo do Centro. Pedro Machado enalteceu, nes-te sentido, a qualidade da oferta nacional de turismo no espaço rural, fruto do forte investimento que se tem verificado no sector.

O primeiro dia do con-gresso irá contar com a par-

ticipação de representantes das entidades nacionais e regionais de turismo; com representantes das agên-cias regionais de promoção turística; com empresários de sucesso em turismo no espaço rural; com represen-tantes do meio académico e com uma comunicação sobre o impacto do turis-mo na coesão económica e social pelo antigo Ministro da Economia Augusto Ma-teus.

O segundo dia será de-dicado a uma visita temáti-ca no concelho de Oleiros, onde os participantes irão usufruir de produtos turísti-cos característicos do meio rural.

Para preparar o I Con-gresso Nacional de Tu-rismo Rural, a Federação Portuguesa de Turismo tem ainda agendados encontros regionais, no sentido de identificar desafios e cons-trangimentos. O primeiro decorreu no dia 15 de maio no Castelo de Santiago de Barra, em Viana do Cas-telo, e o segundo aconte-ce no dia 22 de maio na Fundação Manuel Viegas Guerreiro, em Querença (Loulé).

Esta iniciativa é uma organização conjunta da Federação Portuguesa de Turismo Rural, Entidade Regional de Turismo do Centro, Naturtejo E.I.M. e Município de Oleiros, pro-movida pelo PROVERE –iNature e co-financiada pelo QREN, no âmbito do Programa Mais Centro e da União Europeia através do Fundo Europeu de Desen-volvimento Regional.■

Europeias

Inês Zuber na luta pela igualdade de géneroPOR PATRÍCIA CALADO

“Há muitas pessoas

que vão votar na CDU pela primeira vez, mas também há muitos que se vão abs-ter de forma a demonstrar o seu descontentamento”, disse Inês Zuber, candidata às Europeias.

Em visita ao distrito de Castelo Branco, a candi-data luta pela igualdade de género no trabalho e acre-dita que é fulcral “mudar as mentalidades”.

“Somos todos mais ou menos a favor de tudo, como por exemplo a favor da igualdade de género e até votam todos favoravel-mente. No entanto, quan-do vamos à Comissão da Economia, votam tudo ao contrário… Ou seja, é im-possível colocar em práti-ca essa mesma igualdade”, enfatizou.

Nesta luta pela igual-dade entre homens e mu-

lheres, Inês Zuber assegura que é necessário alterar a desigualdade salarial exis-tente. Apesar de esta ter diminuído, não foi pelas “melhores razões”.

“Existe uma desigual-dade salarial entre homem e mulher que, no caso de Portugal é de 15%. Atual-

mente esta desigualdade diminuiu, mas porque houve uma redução sala-rial no caso dos homens”, explicou.

Durante a sessão com mulheres apoiantes da CDU, na passada terça--feira, Inês Zuber fez-se acompanhar com Mónica

Ramôa, candidata distrital, Mário Quintas, mandatá-rio distrital e Ana Maria Leitão. Mónica Ramôa retratou o estado do distri-to de Castelo Branco, sa-lientando que a região tem “assistido a um retrocesso civilizacional”.

“Temos uma taxa de

desemprego acima da mé-dia nacional, grande parte das mulheres encontram--se novamente em casa. Só em março, 19 empresas encerraram ou entraram em processo de insolvên-cia. Já para não falar dos salários… No distrito re-cebemos menos 202 euros

da média nacional”, eluci-dou Mónica Ramôa.

A candidata distrital ainda abordou o tema do envelhecimento da popu-lação no distrito de Castelo Branco.

“Temos uma taxa de natalidade de 5,1% e a de Portugal é de 8,1%. Em 2011, por cada 100 jovens até aos 14 anos, havia 188 idosos. Ou seja, quase o dobro. Estima-se que de 2012 a 2018, a Cova da Beira perca cerca de três mil alunos”, rematou.

Com uma previsão de taxa de abstenção elevada nas próximas eleições euro-peias, dia 25 de maio, Mó-nica Ramôa acredita que o facto de haver portagens nas autoestradas, muitas pessoas não tem possibi-lidades económicas para se deslocarem para o local onde estão recenseadas devido ao custo das mes-mas.■

Pedro Machado, Fernando Jorge e Armindo Jacinto apresentaram Congresso em Coimbra

Mónica Ramôa, Mário Quintas, Inês Zuber e Ana Maria Leitão durante a sessão com mulheres da CDU

Edição 1054 • 20 de maio de 2014 • Povo da Beira · 3·Destaque

PUB

PUB

PUB

Dr.ª Mª José Pimenta - Consultas Clínica Geral

Dr.ª Andréa Martins - Consultas Médicina Dentária

Av. Nuno Álvares, 8F R/C Dto Castelo Branco272 082 684 - 963 331 170

EDITORIAL

DIRETOR JOÃO TAVARES CONCEIÇÃO

O Adeus à Troika

PUB

PUB

Floresta Segura já começou

A GNR de Castelo Branco ativou na quinta--feira a rede primária de postos de vigia no distrito, para os quais foram con-tratadas 20 pessoas, dando início à operação "Flores-ta Segura 2014", anunciou a corporação em comuni-cado.

"Nesta fase, que coincide com o início da fase bravo prevista na di-

retiva operacional nacio-nal relativa ao dispositi-vo especial de combate a incêndios florestais, en-tram em funcionamento 10 postos de vigia da rede primária para os quais foram contratadas 20 pes-soas", refere o documen-to.

Além da ativação dos postos de vigia, entrou também em funcionamen-

to a Equipa de Manuten-ção e Exploração de In-formação Florestal, dando início no distrito à opera-ção da GNR "Floresta Se-gura 2014", que se estende até 31 de outubro.

Segundo o comunica-do, o ano passado, os vigi-lantes dos postos de vigia "foram responsáveis por uma taxa superior a 17% de primeiras deteções". ■

Terminaram os três anos de interven-ção da troika. Há

festas, críticas e comemo-rações. Infelizmente não percebemos o porquê de tanto barulho.

Senão nos tivessem emprestado dinheiro, te-ríamos entrado em incum-primento e andaríamos a receber os ordenados em títulos do tesouro, que te-riam de servir de moeda de troca, ao não haver outra. Este Governo conseguiu cumprir com o que o PS assinou, quando solicitou ajuda. Temos os nossos emprestadores contentes, porque cumprimos. Então todos deveríamos estar contentes.

Só que o país está indiscutivelmente mais pobre. Foram reduzidos ordenados, congeladas carreiras, diminuídas as pensões e aumentados os impostos. O Estado teve de gastar menos, de deixar de se financiar externa-mente, mesmo assim au-mentando para números loucos a dívida pública. O desemprego aumen-tou e pouco ainda se fez para criar novos postos de trabalho. Os números

da estatística, quanto às taxas de desemprego, são necessariamente trabalha-dos para obedecer a uma lógica superior.

A Europa, para a qual vamos votar no próximo fim-de-semana, continua com um problema de fundo enorme. A união politica entre os países da moeda única não evitou a crise do euro. Os meca-nismos da União não se mostraram à altura para resolver uma situação que foi despoletada pelos Es-tados Unidos, com a crise dos “subprime”. A própria separação da dívida dos Estados da dívida dos ban-cos ainda vai demorar al-guns anos a ser realidade.

Entretanto tivemos a saída do programa de aju-da que os nossos empres-tadores quiseram. Limpa ou não limpa, a opção não foi nossa, e o risco que comporta é muito maior do que ter um programa de apoio, bem mais con-dicionado. E a situação é

tão bem mais grave com as declarações do PS na Convenção Novo Rumo. Propõem-se acabar com a TSU dos pensionistas, revogar o complemento de solidariedade aos idosos, combater a fraude fiscal (já se devem ter esqueci-do dos problemas do seu consulado), fazer desapa-recer a sobretaxa do IRS, e muitas outras medidas, entre as quais, a reforma do Estado sem fazer cor-tes. Tal como acontece com a restante esquerda, não se discute política ou politicas para o futuro, não se encarna a ideia de política como poder, de-cisão ou escolha, mas sim proclama-se o seu fim pela redução aos direitos eco-nómicos absolutos para todos.

Parece que discu-tir política é dar ou tirar dinheiro. Pensar ou im-plementar medidas con-sistentes para o futuro é pouco importante. O pró-ximo futuro nos dirá.

· 4· Povo da Beira • 20 de maio de 2014 • Edição 1054Castelo Branco

I Encontro de Grupos Folclóricos deliciou Cineteatro Avenida

POR PATRÍCIA CALADO O Cineteatro Avenida

recebeu na passada quarta--feira, dia 14 de maio, o I En-contro de Grupos Folclóricos Sénior de Castelo Branco.

O Rancho Folclórico da USALBI – Universidade Sénior Albicastrense fez as honras do palco ao dançar várias cantigas da região. Arnaldo Brás, Presidente da USALBI e Vereador da Câ-mara Municipal de Castelo Branco, não poupou elogios ao trabalho dos alunos.

“Na USALBI são 600 alunos e 50 professores vo-

luntários. São uns estudan-tes bastante entusiastas e sempre motivados. Temos também uma Tuna, mas o Folclore transporta-nos para a cultura tradicional e para o património his-tórico-cultural”, disse Ar-naldo Brás.

O Grupo Folclórico da UNISSeixal, o Grupo Fol-clórico da Universidade Sé-nior de Alenquer e o Grupo Folclórico da Universidade

Sénior de Almeirim também protagonizaram imensas cantigas delician-do uma casa praticamente cheia. ■

Alunas da ESE angariam bens para famílias carenciadasPOR PATRÍCIA CALADO

Três alunas da Esco-

la Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco estão a promover uma recolha de brinquedos e de bens de primeira necessidade para as famílias carenciadas da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Cas-telo Branco (CPCJ).

“Estamos a estagiar na CPCJ e reparámos que a maioria das famí-lias, acompanhadas pela instituição, é carenciada. Especialmente a nível de produtos para as crianças como as papas, os cremes, as fraldas e brinquedos. Às vezes os miúdos vão com os pais às entrevistas e nota-se que quando vêm

um brinquedo, a reação deles é diferente das ou-tras crianças”, contou Ali-ce Jorge, uma das alunas, ao POVO DA BEIRA.

“Ajudar é Partilhar” dá nome a este projeto que conta com a recolha, em Castelo Branco, Alcains e Tinalhas, onde se encon-tram diversas caixas de recolha, devidamente iden-tificadas, onde poderão ser feitas as doações. Para além disto, ainda vai ser realizado um teatro de soli-dariedade com a colabora-ção da Universidade Sénior Albicastrense (USALBI) e do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), cuja cobrança de entrada será efetuada pela doação dos referidos bens e brinquedos.

As alunas revelaram ao POVO DA BEIRA que o “teatro de solidariedade é constituído por um con-junto de sketches virados para o lado da comédia”. Este vai ter lugar no audi-tório do IPDJ no próximo dia 26 de maio, pelas 21 horas.

De acordo com as es-tudantes promotoras do projeto “Ajudar é Parti-lhar”, a CPCJ já conta com cerca de 50 processos só do presente ano.

“Algumas famílias têm três ou quatro filhos e não conseguem dar res-posta às necessidades de-les. Realmente a comissão está mesmo a precisar e é importante que muita gen-te ajude. Claro que temos a noção que alguns produ-

tos são caros, mas um bem ou brinquedo pode ajudar imenso uma família”, dis-seram ao POVO DA BEI-RA.

As caixas de recolha encontram-se em quase todas as farmácias de Cas-telo Branco, na Casa Santa Maria, no Conservatório Regional, no Centro Social Padres Redentoristas e na Igreja da Sé. Em Tinalhas, pode encontrar uma caixa no Minimercado na rua principal. E em Alcains no Salão de Cabeleireiro “Vi-cente”, na Farmácia Na-cional e na Mercearia.

O projeto “Ajudar é Partilhar” é no âmbito da Prática Pré-Profissional integrado no 3.º ano da Licenciatura de Serviço Social. ■

Sindicatos preocupados com futuro das maternidadesPOR CRISTINA VALENTE

A União de Sindicatos de Castelo Branco ( USCB) promoveu, no passado dia 15, uma ação junto ao Hospital Amato Lusitano em defesa das maternida-des da Beira Interior.

Para Cristina Hipólito, dirigente da USCB, a por-taria nº 82/2014 de 10 de abril, é porta aberta à saí-da de diversos serviços da região.

“As maternidades na Beira Interior estão desde há muito na mira dos sucessivos governos” afirmou a sindicalista adiantando que a portaria, publicada “à má fila, à so-capa e de forma cobarde” coloca os dois hospitais da região, Pero da Covilhã e Amato Lusitano no grupo 1 e este grupo entre outras deixa de ter a valência que dá suporte às maternida-des.

A dirigente sublinha ainda o facto de perante "esta monstruosidade" e perante a denúncia públi-ca que foi feita, "alguns responsáveis de saúde dos dois hospitais, que sabiam da situação mas que se ca-laram, vieram à pressa di-zer que tinham a garantia do ministério de que ne-

nhuma maternidade iria encerrar".

Palavras que não con-vencem a União de Sindi-catos, que considera ainda que a saída de serviços poderá no futuro vir a beneficiar investimentos privados.“Não podemos ir na conversa mole dos serventuários do Governo e dos interesses privados na saúde", afirma Cristina Hipólito.

Durante a mesma ação a União de Sindica-tos alertou também para a falta de médicos na re-gião e de profissionais nos centros de saúde, médicos, enfermeiros, pessoal admi-nistrativo e auxiliares.

"Diminuiu em cerca de 13% na última déca-da. Além da redução do

pessoal administrativo e auxiliar, também o nume-ro de médicos diminuiu cerca de 17%, entre 2001 e 2011”.

"Em certos conce-lhos, a situação chega a ser muito grave, uma vez que a saída de profissionais, sem que fossem substituí-dos, fez com que ficasse um número residual de trabalhadores para conce-lhos inteiros. É o caso de Oleiros, onde em 2011 só restavam dois médicos, ou Vila de Rei e Vila Velha de Ródão, onde trabalham apenas três” disse Cristina Hipólito.

Nos últimos 10 anos, o distrito perdeu seis exten-sões de saúde, com o en-cerramento de três exten-sões em Vila de Rei, duas

na Sertã e outra em Caste-lo Branco, e os horários de funcionamento de muitos serviços foram reduzidos. "Além destes encerra-mentos, em 2012, a Ad-ministração Regional de Saúde do Centro (ARSC) fechou mais quatro exten-sões na Sertã, o serviço de urgência do centro de saú-de de Idanha-a-Nova e o serviço noturno do centro de saúde de Penamacor", recordou a sindicalista.

A USCB deixou um apelo às populações em geral no sentido de defen-derem o direito à saúde e acrescentou que "só a fir-me oposição das popula-ções e dos utentes podem voltar a impedir o encer-ramento das maternida-des".■

Luís Garra e Cristina Hipólito defendem a maternidade do HAL

II Mostra de Arte Reciclada: o desperdício transformado em peças

POR PATRÍCIA CALADO Peças únicas com pro-

dutos recicláveis estiveram em exposição na II Mostra de Arte Reciclada, no pas-sado sábado, dia 17.

Organizado pela VAL-NOR, este ano o evento contou com 28 exposito-res, mais 11 do que o ano passado, sendo que o local também não foi o mesmo.

“O ano passado foi no parque da cidade, mas este ano entendemos, com a Câmara Municipal de Castelo Branco, que a Avenida Nuno Álvares seria mais adequado. Esta é uma zona mais central,

onde existem mais servi-ços. Também é uma zona de passagem, o que faci-lita muito a divulgação”, disse Fernando Nunes, pertencente à VALNOR, ao POVO DA BEIRA.

Para o ano há mais e, de acordo com Fernando Nunes, também será no terceiro sábado de maio. A II Mostra de Arte Reci-clada resulta de uma par-ceria entre a VALNOR, a Câmara Municipal de Castelo Branco, a LUPA e ADRACES. Também contou com o apoio da Europe Direct, da ETEPA e do Restaurante English Salvoy. ■

Edição 1054 • 20 de maio de 2014 • Povo da Beira · 5·Castelo Branco

Centro de Cultura Contemporânea com Código QRO Centro de Cultura

Contemporânea de Castelo Branco disponibiliza, des-de domingo, Dia Interna-cional dos Museus, infor-mação em formato Código QR, apta para qualquer ta-blet ou smartphone.

O objetivo é proporcio-nar a melhor experiência a todos os visitantes, assim qualquer visitante poderá agora optar por uma visita guiada, sem qualquer custo adicional, ou por Informa-ção complementar disponi-bilizada nas Folhas de Sala ou também nos Códigos QR, uma solução do agra-do particular dos aprecia-dores de novas tecnologias.

Recorde-se que o Cen-tro de Cultura Contem-porânea já disponibiliza, desde o início do mês de abril, visitas guiadas regu-lares sem necessidade de

marcação prévia, todas as quartas-feiras às 15 horas, e aos sábados e domingos às 11 horas e às 15 horas.

Para os que preferem efetuar uma visita indivi-dualizada à exposição de Arte Latino Americana da Coleção Berardo estão tam-bém disponíveis Folhas de Sala, em Português, Inglês e Castelhano, onde podem encontrar uma breve intro-dução aos principais Movi-mentos e/ou Correntes da Arte Contemporânea, bem com informação relevante sobre os artistas e as obras expostas.

Para a leitura dos Có-digos QR, os portadores de smartphones ou tablet devem ter instalada uma aplicação que permita a lei-tura destes códigos através da câmara fotográfica dos dispositivos. ■

O que é o Código QR

O código foi chama-do de "Quick Respon-se" (resposta rápida), por causa de sua facilidade e velocidade para ser de-codificado, é um tipo de código de barras bidi-mensional (ou código de matriz datamatrix), na forma de pictogramas constituídos de pixels em

preto sobre fundo branco quadrado.

A leitura deste códi-go fornece informações decifradas por leitores específicos. O QR é foto-grafado pela câmara do dispositivo que o descodi-fica, graças a um aplicati-vo pré-instalado ou a ser instalado. ■

Interjovem luta contra o desemprego jovem do distritoPOR PATRÍCIA CALADO

“Não aceitaremos

mais de 40% dos jovens desempregados, cerca de 55% a viverem em casa dos pais, mais de 38% que querem estudar mas não têm como pagar os custos com a Educação”, disse Marisa Tavares, do Inter-jovem de Castelo Branco, durante a Conferência de Imprensa no passado dia 12 de maio.

Nesta sessão em que o tema principal era a aná-lise da juventude no dis-trito de Castelo Branco, a Interjovem luta contra o desemprego jovem e a emigração. Apesar de ter havido um decréscimo do desemprego jovem, uma análise mais detalha mos-tra que isto acontece devi-do à emigração.

Em fevereiro, o distri-to apresentava 15.287 jo-vens desempregados e ape-nas 284 ofertas, em que a Covilhã é o concelho com o maior número.

“Isto é dramático para o país e, em particu-

lar, para o distrito. É de-vastador ver todos os dias os jovens a partirem. Es-tamos a ser atirados para fora do país. É um drama especial para a região de-vido ao envelhecimento da população e a deserti-

ficação do território”, ex-plicou Marisa Tavares.

A Interjovem exige que se cumpra a Consti-tuição e, portanto, apela a todos os jovens que se “mobilizem para as mani-festações dos dias 14 e 21

de junho, no Porto e em Lisboa”.

“Exigimos que um posto de trabalho perma-nente corresponda um vínculo de trabalho efeti-vo, passando os CEIS aos quadros. Também exigi-

mos aumento dos salários e aumento imediato do salário mínimo nacional para 515 euros”, concluiu.

Nesta conferência também foi abordado o encerramento de várias entidades públicas que são criadores de emprego em vastas regiões.

“Tem havido um au-mento do desemprego dos professores. Entre a se-mana passada e esta tem havido reuniões sobre a nova rede de escolas. Este ano querem encer-rar escolas e jardins-de--infância”, referiu Marta Amoroso, oradora e per-tencente também ao Inter-jovem.

Assim, a Interjovem apela aos jovens para vo-tarem no próximo dia 25 maio, já que, “votar é um direito de abril”. ■

PUBPUB

Prof. DRAMEAstrólogo - Grande Médium Vidente

Espiritualista de todos os trabalhos ocultos, resultados rápidos em apenas 3 dias. Você têm um problema? Venha consultar-me, 15 anos de experiência graças ao seu dom he-reditário ele resolve todos os seus problemas mesmo os casos mais desesperados: amor, protecção, fidelidade absoluta entre casais, retorno imediato ao contacto com a pessoa que ama, impotência sexual, concursos, exames, cura de doenças desconhecidas, facilidade de pagamento ou pagamento depois do resultado, dependente da sua possibilidade.

ESPIRITUALISTA CIENTISTA INTERNACIONAL

Rua Santa Maria nº17 r/c - 6000-178 Castelo BrancoTLM.: 926 222 365

Marta Amoroso, Marisa Tavares e Hugo Gonçalves realizaram uma análise dos jovens do distrito

· 6· Povo da Beira • 20 de maio de 2014 • Edição 1054Castelo Branco

Jovens aprendem condução defensiva

A Câmara Municipal de Castelo Branco apoia a reali-zação do Dia dos Motinhas, uma iniciativa promovida pelo Moto Clube de Caste-lo Branco (Tuku-Tuku), no dia 24 de maio, na Escola de Trânsito localizada no Par-que Urbano da cidade.

O objetivo central do Tuku-Tuku é sensibilizar os jovens sobre os comporta-mentos de risco, encorajan-do-os em práticas seguras, razão pela qual, para além de animação musical e de um almoço motard, o dia será dedicado à realização de um curso de condução defensiva.

O Instituto Português do Desporto e da Juventude participará também nesta iniciativa, com a apresenta-ção de campanhas de pre-venção da SIDA e de comba-te ao alcoolismo.

O Dia dos Motinhas destina-se a jovens entre os 14 e os 18 anos, estudantes de qualquer dos estabeleci-mentos de ensino integrados nos agrupamentos de escolas de Castelo Branco, onde po-dem inscrever-se.

O custo da participação, 2€ por pessoa, reverterá a favor de uma associação ou instituição privada de solida-riedade social do Concelho.■

Antigos estudantes regressam às origens nos dias 6, 7 e 8 de JunhoXIX Romagem de Saudade volta a animar Castelo BrancoA Serenata marcará o arranque deste encontro, mas do programa fazem ainda parte a vista às requalificações feitas na Zona Medieval da cidade e ao Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

A Associação dos An-tigos Estudantes de Castelo Branco está a organizar a XIX Romagem de Saudade, que irá decorrer nos dias 6, 7 e 8 de junho.

A recepção aos partici-pantes tem início na sexta--feira, dia 6 de junho, no Au-ditório do Posto de Turismo de Castelo Branco, a partir das 18 horas.

Um dos momentos al-tos do encontro dos antigos estudantes, decorre logo nesta noite, denominada Noite de Reencontro, com a Serenata, que vai decor-rer pelas 22 horas, na Praça Académica. De realçar que a Serenata é aberta a toda a população.

As actuações vão estar a cargo da Real Tuna Aca-démica da Escola Superior Dr. Lopes Dias (TUSALD) e do grupo Torre D´Anto, que interpretará fados de Coimbra.

No sábado, dia 7 de ju-nho, às 10 horas, continuará a recepção e boas vindas aos

antigos estudantes, com um beberete, no Jardim do Pos-to de Turismo de Castelo Branco. Sendo que pelas 11 horas, será celebrada a Mis-sa, na Sé Catedral de Caste-lo Branco.

Pelas 12h30, terá lugar a apresentação de cumpri-mentos, na Câmara Munici-pal de Castelo Branco.

O almoço buffet vai ser servido no restaurante Do-mus, pelas 13 horas.

Ainda no mesmo dia, o mote será a requalifica-

ção da Zona Medieval, com uma visita guiada, marcada para as 16 horas.

A Discoteca República foi o local escolhido para o jantar dançante, com início às 20h30. O transporte será assegurado, pela organiza-ção, para efectuar esta des-locação.

No último dia da XIX Romagem de Saudade, domingo, os participantes vão ter a oportunidade de visitar o Centro de Cultura Contemporânea de Castelo

Branco (CCCCB), a partir das 11 horas.

Neste dia, o almoço é livre, de modo a poder ser aproveitado para reunir an-tigas turmas, anos ou gru-pos.

De salientar que a ins-crição é obrigatória e tem que ser concretizada até ao dia 31 de maio, através do endereço eletrónico: [email protected], ou atra-vés dos seguintes contactos: 272 330 339; 962703929; 967 238909; 962360650. ■

Fado de Coimbra vai ouvir-se na Serenata, dia 6, na Praça Académica

Beira Baixa vai obter um aumento de 25% de fundos comunitáriosPOR PATRÍCIA CALADO

Portugal 2020, nome dado ao Quadro Comu-nitário 2014-2020, vai fa-cultar mais recursos finan-ceiros às várias regiões do país.

“Há um aumento muito importante nesta região, um aumento de 25% de fundos. Neste qua-dro comunitário, os pro-gramas regionais, em vez de terminarem, são forte-mente reforçados”, disse Manuel Castro Almeida, Secretário de Estado do Desenvolvimento Rural.

Antes da sessão do PSD no IPDJ na passada sexta-feira, dia 16, Castro Almeida explicou quais as prioridades do Governo em relação ao novo Quadro Comunitário. Competitivi-dade e internacionalização, capital humano, inclusão social e emprego, e eficiên-cia no uso dos recursos são

os eixos temáticos do pro-grama Portugal 2020.

“A nossa principal preocupação vai ser colo-car mais dinheiro no bolso das pessoas através do au-mento da competitividade das nossas empresas. Te-mos de estar ao lado das empresas para criarem

mais riqueza e mais em-prego. Não vamos apostar nas grandes obras públi-cas, isto é, não vamos fa-zer mais autoestradas nem novos aeroportos”, expli-cou.

De acordo com o Se-cretário de Estado do De-senvolvimento Rural, “os

autarcas devem definir as prioridades de cada comu-nidade”, havendo então uma “recuperação trans-fronteiriça”. Assim, cada município define o que é primordial para cada um.

“Queremos dar uma prioridade maior aos in-vestimentos supramuni-

cipal e dar prioridade às comunidades. Claro que haverá sempre uma escas-sez de recursos, contudo os autarcas já estão ha-bituados a trabalhar com esta escassez. Mas penso que os municípios vão dar prioridade aos investimen-tos que tenham compar-

ticipação comunitária. E agora vai ser possível ob-ter 80% de compartição”, elucidou.

Castro Almeida deixou um desafio aos autarcas: “cada região tem os seus recursos, portanto devem aproveitar esses mesmos recursos e são as pessoas, que localmente, devem encontrar as melhores so-luções”.

Segundo o Secretário de Estado do Desenvolvi-mento Rural, o sucesso do “Portugal 2020” vai-se re-fletir daqui a sete anos.

“O nosso objetivo é que ainda este ano haja já movimentos financeiros. Esperamos que daqui a sete anos, os portugueses vivam melhor e com mais rendimento. Para isso, é preciso que haja mais em-prego e aumentar os salá-rios. Se isto acontecer, os fundos correram bem”, concluiu. ■

António Carvalho, Carlos Almeida e Manuel Castro Almeida, Secretário de Estado do Desenvolvimento Rural na sessão do PSD no IPDJ

Edição 1054 • 20 de maio de 2014 • Povo da Beira · 7·Vila Velha de Rodão

Exposição de pintura “Triunfo da Parábola” de Luis Athouguia

A Casa de Artes e Cultura do Tejo vai rece-ber a exposição de pintura “Triunfo da Parábola” de Luis Athouguia, até ao dia 12 de junho.

Na Obra de Luís Athouguia, a aproximação à dimensão infinita da cria-ção, desperta os sentidos e

apela à nossa cumplicida-de. Lugar de todos os ri-tuais, na pintura de Athou-guia as figurações dos seres e das coisas oferecem-se a leituras múltiplas e sobre elas pende a luz ácida da angústia de toda a criação, da agonia do destino e do supremo mistério. ■

Biblioteca com muita animação e cultura no mês de maio

A Biblioteca Munici-pal José Baptista Martins de Vila Velha de Ródão promove, no mês de maio, um vasto e diversificado conjunto de atividades promotoras do desenvol-vimento individual e ter-ritorial.

No dia 4, realizou--se mais um passeio foto-gráfico, dinamizado pelo excelente fotógrafo de na-tureza Pedro Martins, que percorreu lugares de gran-de valor patrimonial do concelho como as Portas

de Ródão e as Portas do Almourão.

Seguiram-se, no dia 10, dois workshops fo-mentadores de novos sabe-res: um de motivação para a prática do geocaching e outro de elaboração de cosmética natural. Para o público juvenil e infantil, está a decorrer em maio a oficina «Pensar a escri-ta, escrever o pensamen-to», um clube de leitura de contos populares, um workshop de dança criati-va e o concurso de soletra-

ção «De letra em letra».No dia 21 de maio a

Biblioteca Municipal de Ródão organiza, de tarde, um programa, de entrada livre, que comemorará, através de olhares, sons e sabores da diáspora, o Dia Mundial da Diversidade Cultural. Nesse dia, pelas 17 horas, será apresenta-do o livro «Migrantes: integração e intercâmbio cultural?» pela sua autora Lurdes Cardoso, atividade que encerrará o programa comemorativo. ■

Azeite de Ródão continua a somar prémios

Depois de ter sido reco-nhecido no 2º melhor concur-so do mundo com a medalha de Bronze verificando-se nes-se concurso o melhor azeite português, que decorreu em Beja, o azeite de Ródão foi novamente distinguido com duas medalhas de ouro, nas categorias de Azeite da Beira Interior DOP e Virgem Gale-ga na Feira Nacional de Oli-vicultura que decorreu a 8 de maio em Moura.

O executivo munici-pal de Ródão, que apoia a promoção dos produtores e agentes locais, reconhece o sucesso dos produtos locais de excelência e vai continuar a apostar, a par de outras ações, numa estratégia de de-senvolvimento rural e no re-forço da competitividade das atividades mais tradicionais do concelho e da valorização da qualidade e da imagem dos produtos da região. ■

Realizou-se no fim-de--semana de 10 e 11 de maio com o apoio do Município de Vila Velha de Ródão, um “Encontro” no Vale do Tejo. Esta iniciativa surge no seguimento de um tra-balho de investigação, em curso, no âmbito do Dou-toramento em Arquitetura da Universidade de Évora.

O encontro permitiu refletir in “loco” diversas leituras da paisagem, com objetivo de fomentar opor-tunidades de explorar de forma integrada os valores naturais e culturais da re-gião.

Sobre a égide do Dr. António Martinho Bap-tista (Fundação Foz Côa) foram visitadas as estações arqueológicas de S. Simão, Cachão de Algarve, Fratel e a recentemente interven-cionada Calçada da Telha-

da. A Associação de Estu-dos do Alto Tejo, aceitando o convite, contribui com o seu vasto conhecimento so-bre o território.

Do fim-de-semana

de reflexão, resultou um conjunto de iniciativas e propostas de intervenção a aprofundar. E uma inten-ção de criar um protocolo entre a Universidade de

Évora e a Autarquia, com objetivo de desenvolver ações conjuntas de reinter-pretação identitária deste singular património, por vezes esquecido. ■

Durante as Comemo-rações dos 40 anos do 25 de abril, em Vila Velha de Ródão, foram entregues os prémios aos vencedo-res do Concurso «40 anos de abril».

Os objetivos da inicia-tiva, que foi promovida pela Junta de Freguesia de Vila Velha de Ródão e que teve o apoio da Bi-blioteca Municipal, do Agrupamento de Escolas de Vila Velha de Ródão e da Associação de Pais, foram plenamente alcan-çados. Participaram nesta

ação 14 jovens do conce-lho que foram co-autores de um livro sobre a Revo-lução dos Cravos.

O vencedor do con-

curso foi o João Baratei-ro, em 2ªlugar classifi-cou-se Rita Pereira e em 3ºlugar verificou-se um empate entre Patrícia

Afonso e Diogo Dias. Dada a elevada qualidade dos trabalhos foram ain-da atribuídas 6 menções honrosas. ■

Prémios do Concurso Literário e Artístico 40 anos de abril

Ao "Encontro" da Paisagem do Vale do TejoAnimado grupo participou no passeio fotográfico

· 8· Povo da Beira • 20 de maio de 2014 • Edição 1054Fundão

II Feira do Enchido e do Presunto na Atalaia do Campo

De 23 a 25 de maio, o recinto de festas na Atalaia do Campo vai receber a II Feira do Enchido e do Pre-sunto.

Nesta feira salientam--se a demonstração da preparação e produção do enchido tradicional, os con-

certos, a animação de rua, as tasquinhas, a gastrono-mia e o artesanato.

A II Feira do Enchido e do Presunto, organizada pela Comissão de Festas da Atalaia do Campo, vai con-tar com o apoio da Câmara Municipal do Fundão. ■

Torneio de Malha em Silvares

Integrado nos Jogos Concelhios do Fundão, vai realizar-se, no dia 25 de maio, no Campo do Cruzeiro, em Silvares, um Torneio de Malha, numa coorganização da Câmara Municipal do Fundão e do Grupo Desportivo e Cultu-ral de Silvares.

Este torneio pretende fomentar o associativis-mo, a prática de jogos tra-

dicionais e o intercâmbio desportivo e cultural nas freguesias do concelho. O primeiro prémio será de 100 euros, o segundo de 75 euros e o terceiro de 50 euros.

As inscrições são gra-tuitas e podem ser feitas no Grupo Desportivo e Cul-tural de Silvares ou através dos contactos 969 527 521 e 275 662 779. ■

Apresentação do livro “O Chamador” de Álvaro Laborinho Lúcio

Irá realizar-se, no dia 23 de maio, sexta-feira, às 18.30h, no Casino Fun-danense, no Fundão, a apresentação do livro “O Chamador”, de Álvaro La-borinho Lúcio.

“Num diálogo entre a imaginação e a memória, entre a fantasia e a reali-dade, um homem do teatro vai desfiando a trama da

sua vida passada. Das pra-ças e dos becos por onde andou, ergue o cenário de uma terra de que se apro-pria como sua. Da gente, esquecida ou marginaliza-da, constrói uma alfabeto de nomes e escolhe as per-sonagens que chama para o acompanhar no caminho que conduz a uma possibi-lidade de verdade”. ■

EPF recebe workshop sobre eficiência energética e sustentabilidade ambiental nas empresas

A RNAE - Associação das Agências de Energia e Ambiente (Rede Nacio-nal), numa parceria com a ENERAREA - Agência Regional de Energia e Am-biente do Interior e a EPF - Escola Profissional do Fundão, promovem, no dia 27 de maio pelas 14 horas, na sede da EPF no Fundão, um workshop dedicado ao tema ‘Eficiência Energéti-ca e Sustentabilidade Am-biental nas Empresas’, que tem por objetivo sensibili-zar o Sector Empresarial para a implementação de medidas de eficiência e sus-tentabilidade energéticas e ambientais.

O Fundão é a quarta cidade portuguesa a re-ceber esta iniciativa, que contará com a presença de representantes da RNAE, da ENERAREA, da EPF, da CCDRC e da APESE na promoção e sensibiliza-ção das Pequenas e Médias Empresas da região através de uma reflexão sobre as vantagens económicas e financeiras da adoção de boas práticas no domínio

da Eficiência Energética e Ambiental.

Com um montante de investimento superior a 290 mil euros, o ‘Plano de Dinamização e Disse-minação de Boas Práticas - Eficiência Energética no Setor Empresarial’ tem como objetivo estratégico a sensibilização do tecido empresarial português para a adoção de práticas de efi-ciência, diversificação ener-gética e sustentabilidade ambiental, demonstrando

a sua importância no refor-ço da competitividade das empresas. Foi financiado pelo QREN, no âmbito do Programa Operacional Fa-tores de Competitividade, no montante de 294.754,67 euros, dos quais 235.803,74 euros são provenientes do Fundo Europeu de Desen-volvimento Regional.

A organização pro-move, com esta ação de mobilização nacional, um debate que visa a sensibi-lização dos empresários e

PME’s, para uma gestão in-tegrada, racional e eficiente dos recursos energéticos e ambientais no desenvolvi-mento das suas atividades, visando a adoção de práti-cas de gestão que têm im-pactos relevantes no âmbi-to da inovação e resiliência das empresas, em defesa dos interesses do ambiente, da economia, da sociedade e da região. A entrada no workshop é livre, mas sujei-ta a inscrição prévia até 25 de maio. ■

Crianças da Misericórdia preparam Concerto Solidário

A iniciativa consta do programa do Dia da Ir-mandade que vai assinalar--se no dia 7 de junho.

A realização de um concerto solidário é uma das iniciativas que resulta do projeto de empreende-dorismo que a Santa Casa da Misericórdia do Fun-dão está a desenvolver com as crianças que frequentam o Jardim de Infância e o Centro de Atividades de Tempos Livres (CATL) da instituição.

“Ter ideias para mu-dar o mundo” é o título da iniciativa iniciada no pre-sente ano letivo e que nas-ceu a partir de uma parce-ria entre a Misericórdia do Fundão e o Centro Educa-tivo Alice Nabeiro. Para Jorge Gaspar, Provedor da Instituição, “trata-se de um projeto de particular relevância para o desen-volvimento intelectual das crianças a formatação dos três aos doze anos,

apelando à sua criativi-dade e empreendedoris-mo, despertando-os desde cedo para a construção de projetos inovadores; é algo de diferenciador, que valoriza o projeto educati-vo do jardim-de-infância e do CATL”.

Desde o início do presente ano letivo foram constituídas quatro ofi-cinas que já permitiram a recolha de brinquedos

para entregar ao Abrigo de São José, bem como a sementeira, plantação e co-lheita de ervas aromáticas. Alguns desses produtos foram apresentados à co-munidade na última Quin-ta-feira dia de 15 de maio. A Praça do Município do Fundão ganhou, então, um colorido enorme com as crianças do Jardim de In-fância da Misericórdia do Fundão a demonstrarem

as várias ideias que resul-tam do trabalho desenvol-vido nas oficinas “Doces da Avó, Horta Pedagógi-ca, Sopa de Letras e Bate o Pé”.

E foi ver os empreen-dedores de palmo e meio a distribuir ervas aromáti-cas, bolinhos e doces! Foi uma manhã muito diverti-da com espaço para jogos, brincadeiras e dramatiza-ção da história do Capu-chinho Vermelho.

Aos transeuntes as crianças distribuíram um convite para o Concerto Solidário que vai realizar--se nas imediações da Igre-ja Matriz do Fundão no Dia da Irmandade. “A sete de Junho, vamos angariar ténis, toalhas de banho, produtos de higiene e ne-cessaires para os meninos do Abrigo”, explicaram as educadoras, que apelam à participação de todos aqueles que queiram asso-ciar-se a esta iniciativa. ■

Edição 1054 • 20 de maio de 2014 • Povo da Beira · 9·Regional

Associação A Raia/La Raya e Rede Animar dão as mãos

A associação A Raia/La Raya formalizou uma revisão estatutária que abre portas à sua inscrição como Organização Não Governamental (ONG) e resulta ainda na adesão à rede de desenvolvimento local Animar que, por sua vez, passa a integrar aquela associação transfronteiriça.

O processo permite a ambas as associações re-forçar a cooperação ibérica e alargar a esfera de ação a projetos transnacionais com países de África e América Latina.

A parceria foi forma-lizada em Olivença, na passada quarta-feira, numa reunião dinamizada pelo Centro Municipal de Cul-tura e Desenvolvimento de Idanha-a-Nova (CMCD).

O CMCD é um dos

mais de 100 associados da rede Animar e era até ago-ra o único membro portu-guês da A Raia/La Raya, que tem sede em Espanha e passa a ser composta por nove associações de desen-volvimento local (sete espa-nholas mais o CMCD e a Animar).

Para o presidente do

CMCD, João Carlos Sou-sa, o processo representa “um alargar de horizon-tes” para a Animar e para a A Raia/La Raya. A as-sociação transfronteiriça poderá agora inscrever-se como ONG e, desse modo, promover o desenvolvi-mento de projetos mais ambiciosos e mais abran-

gentes.O presidente da Ani-

mar, Eduardo Figueira, destacou as potencialida-des que advêm da coope-ração com a associação A Raia/La Raya, no sentido da realização de projetos de desenvolvimento local nas regiões fronteiriças de Portugal e Espanha.■

PUB

Penamacor

Autarquia lança "Estratégia Penamacor 2025" A autarquia de Pena-

macor, reconhecendo a im-portância e oportunidade do Quadro Comunitário 2014-2020, decidiu apos-tar no desenvolvimento de um plano estratégico que intitulou de “Estratégia Penamacor 2025”.

Um plano que permita definir quais as principais opções estratégicas para o concelho na próxima dé-cada e a identificação dos projetos chave.

Segundo o Presidente da Câmara Municipal de Penamacor, António Luís Beites Soares, “o desen-volvimento deste projeto acontece na sequência do compromisso assumido pelo atual executivo no desenvolvimento econó-

mico do concelho de Pe-namacor, sendo que du-rante os próximos meses a população de Penamacor será chamada a manifes-tar a sua opinião acerca do futuro do concelho”.

Para a concretização deste projeto, será criado um grupo de trabalho que fará todo o acompanha-mento desde o início do processo até ao seu fecho. Este grupo será constituído por 3 elementos da Câmara Municipal de Penamacor e pela equipa de consultores MODO / MTD.

A participação da au-tarquia no gabinete garante o seu envolvimento e res-ponsabilização enquanto “acionista” fundamental do processo e transmite

ao gabinete a autoridade e a competência para im-plementação das ações do plano. Garante ainda a continuidade do processo quando a CMP desenvol-

ver a experiência suficiente para ser autónoma no tra-tamento destas questões e possa prosseguir o desen-volvimento deste processo sem auxílio de agentes ex-

ternos.A Estratégia Europeia

2020, nomeadamente a componente que se refere ao desenvolvimento regio-nal, que se inicia este ano,

constitui ao mesmo tempo uma oportunidade e um desafio para as regiões e municípios portugueses.

Por um lado, o lança-mento do Quadro Comu-nitário 2014-2020 constitui uma base de apoio finan-ceiro importante para o desenvolvimento de proje-tos que permitam aos mu-nicípios tornarem-se mais competitivos e fazerem frente aos desafios que lhes são colocados.

Por outro lado, a inte-gração nas suas políticas de desenvolvimento regio-nal e local dos objetivos e prioridades estabelecidas pela União Europeia é uma oportunidade vital para o futuro dos municí-pios. ■

O geólogo alemão Adolf Seilacher, falecido no passado dia 26 de abril, aos 89 anos, é justamente reconhecido como um dos nomes maiores da ciên-cia contemporânea. A sua obra gerou novos contribu-tos para o conhecimento da evolução da vida e divul-gou a Paleontologia como uma das mais importantes

ferramentas para a sua in-vestigação.

Idanha-a-Nova e o país muito lhe devem. Os seus saberes profundos fizeram com que revolucionasse vá-rias áreas da Paleontologia e foram decisivos no estudo e valorização do patrimó-nio geológico português.

O Município de Ida-nha-a-Nova fica-lhe espe-

cialmente reconhecido pelo seu trabalho na inventaria-ção e promoção do patri-mónio deste concelho.

Através da sua obra científica e de valorização patrimonial, o Professor Adolf Seilacher deixa um legado fundamental em Idanha-a-Nova. Contribuiu para a internacionalização do Parque Icnológico de

Penha Garcia e foi decisivo na candidatura do Geopark Naturtejo da Meseta Meri-dional à rede da UNESCO.

A todos os que com ele tiveram a honra de co-laborar, resta-nos a deter-minação em valorizar o seu legado e em aproveitar da melhor maneira tudo o que nos ensinou. ■

Município sensibilizado com a perda de Adolf SeilacherIdanha-a-Nova

· 10· Povo da Beira • 20 de maio de 2014 • Edição 1054Europa

Simplificar as regras para aparelhos a gás criando mais segurança

A Comissão Europeia apresentou uma proposta para substituir a Di-retiva relativa aos aparelhos a gás que rege a segurança dos aparelhos a gás e a respetiva segurança, regulamenta e controla os aparelhos através da aplicação direta de regulamentação.

Tal significa que as 28 regulamentações nacionais de transposição da diretiva em vigor serão substituídas por um único ato legislativo, que estará disponível em todas as línguas oficiais da União Europeia.

Font

e: E

urop

e di

rect

Bei

ra In

terio

r Sul

A Europa e Nós

Estados-Membros devem continuar a reforçar o cumprimento dos direitos

dos passageiros dos transportes aéreosA Comissão Europeia publicou um estudo sobre o tratamento das recla-

mações e o cumprimento dos direitos dos passageiros do setor do transporte aéreo europeu no período de 2010 a 2012.

O estudo mostra que as reclamações apresentadas junto das autoridades nacionais no que respeita a indemnizações e assistência voltaram a registar níveis inferiores ao do ano atípico de 2010 (nuvem de cinzas vulcânicas, per-turbações ligadas a quedas de neve).

Novas medidas relativamente ao destacamento de trabalhadoresna União Europeia e nos países terceiros

A nova diretiva respeitante à execução da legislação da União Europeia relativa ao destacamento de trabalhadores vai garantir o respeito pelos direitos dos trabalhadores destacados, na prática, e vai reforçar o quadro jurídico aplicável à prestação de serviços. Assim, os Estados-Membros têm de aplicar a nova diretiva respeitante à execução no âmbito da sua legislação nacional, o mais tardar, dois anos e vinte dias após a sua publicação no Jornal Oficial da União Europeia.

Esta diretiva pretende, sobretudo, aumentar a sensibilização dos trabalhadores e das empresas sobre os seus direitos e deveres no que respeita às condições de emprego. Clarifica a definição de destacamento, a fim de reforçar a segurança jurídica dos trabalhadores destacados e dos prestadores de serviços. Também melhora a garantia do res-peito pelos direitos e a tramitação de queixas, ao impor aos Estados-Membros de acolhimento e de origem a obrigação de garantir aos trabalhadores destacados, com apoio dos sindicatos e de outras partes interessadas, a possibilidade de apresentar queixas.

Comissão concede 750 milhões de euros para projetos de

infraestruturasEuropeia em LisboaEstá a decorrer o primeiro convite à apresentação de propostas no âmbito do Me-

canismo Interligar a Europa, cujo objetivo é contribuir para o financiamento de impor-tantes projetos de infraestruturas transeuropeias no setor da energia.

Vão ser disponibilizados 750 milhões de euros para projetos de primeira prioridade, principalmente nos setores do gás e da eletricidade. Estes projetos, que incidirão em questões relacionadas com a segurança de aprovisionamento, pretendem pôr fim ao isolamento energético de alguns Estados-Membros.

Emprego

Energia

U-Multirank: a nova classificação internacional das universidades

Já foi lançado um novo sistema de classificação internacional das uni-versidades, financiado pela União Europeia no montante de 2 milhões de euros.

U-Multirank, que avalia os resultados de mais de 850 instituições de ensino superior em todo o mundo, é inovador no sentido em que permite classificações multidimensionais, baseadas numa gama muito mais alarga-da de fatores do que as classificações internacionais existentes.

UE pretende dinamizar o papel do setor privado

A Comissão adotou uma comunicação que define o papel do setor privado na vanguarda do desenvolvimento internacional.

O setor privado assegura cerca de 90% de postos de trabalho nos países em desenvolvimento e é, portanto, um parceiro essencial na luta contra a pobreza. A comunicação apresenta um novo quadro estratégico, a fim de assegurar que as operações no setor privado nos países em desenvolvimento têm um impacto posi-tivo na sociedade, em especial, as mulheres, os jovens e os pobres.

Edição 1054 • 20 de maio de 2014 • Povo da Beira · 11·Educação

Alunos dos Redentoristas com resultados brilhantes no Cálculo Mental e no Inglês

A participação na Fi-nal Internacional do 8.º Campeonato Supertma-tik de Cálculo Mental e na Final Nacional do 7.º Campeonato Supertmatik de Inglês contou, uma vez mais, com a participação dos alunos da Escola Bási-ca do 1.º Ciclo do Centro Social Padres Redentoris-tas. Os resultados obtidos pelos alunos desta Escola voltaram a superar as ex-pectativas de todos os en-volvidos.

A nível do Cálculo Mental, em que participa-ram 256 mil alunos de 61

nacionalidades, a Escola fez-se representar no Top 10 da categoria 3, referen-

te ao terceiro ano de esco-laridade, com um aluno que alcançou o título de

Campeão Internacional de Cálculo Mental e um outro que se posicionou no quin-

to lugar. Também na cate-goria 4, correspondente ao quarto ano de escolarida-de, o décimo lugar do Top 10 pertenceu a esta Escola. Os restantes alunos parti-cipantes neste campeona-to alcançaram igualmente resultados muito satisfató-rios.

A competição de In-glês envolveu quatro alu-nas desta Escola, num total de 42.705 participantes a nível nacional, e assumiu--se como a melhor partici-pação de sempre. Na cate-goria 3, as duas alunas que representaram a Escola

sagraram-se, respetivamen-te, Campeã e Vice-Campeã Nacionais de Inglês. As restantes duas alunas desta Escola, a frequentar o 4.º ano de escolaridade (cate-goria 4), posicionaram-se na primeira e na terceira posições do Top10, arreca-dando mais um meritório título Nacional para a Es-cola.

Os docentes reafir-maram a sua intenção de continuar a apostar nestas competições, pela motiva-ção e pela diferenciação didática que conferem em contexto de sala de aula. ■

O Agrupamento de Escolas Nuno Álvares, de Castelo Branco disputou, no passado dia 3 de maio, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra a fase Nacional das Olimpíadas de Química Júnior.

Após terem alcançado os dois primeiros lugares do pódio, na fase distrital realizada na Universidade da Beira Interior, a equipa constituída por António Carvalhinho, Inês Faustino e Rita Rodrigues e a equi-pa formada por Cristiano Barata, Guilherme Alves e Raúl Monteiro prestaram provas de química teóricas e práticas na Universidade de Coimbra, sob a orientação

científica e pedagógica da professora Célia Peixinho.

Na competição par-ticiparam 14 equipas pro-venientes de todo o país, tendo saído vencedora a equipa de Cristiano Bara-ta, Guilherme Alves e Raúl

Monteiro, que irá represen-tar Portugal nas Olimpíadas Europeias de Ciência, no próximo ano letivo, na Áus-tria.

Os alunos do Agrupa-mento Nuno Álvares parti-cipantes nestas Olimpíadas

de 2014 consideram este tipo de eventos estimulante, pois contribui para a pro-moção do saber, o enrique-cimento científico na área da Química e promove o intercâmbio com colegas de outras escolas. ■

Agrupamento de Escolas Nuno Álvares

Campeão Nacional de Química Júnior

O Peddy Paper das Famílias Redentoristas

A Escola Básica do 1º Ciclo do Centro Social Pa-dres Redentoristas realizou, no dia 15, uma atividade para comemorar o Dia In-ternacional da Família. Esta atividade consistiu em realizar o 1º Peddy Paper dos Redentoristas, reunindo Encarregados de Educação, alunos e colaboradores do Centro.

Por equipas, partiram da Instituição, passaram por diversas ruas e terminaram no Parque da Cidade. Du-rante o percurso, as equipas tiveram de seguir pistas, responder a questões sobre

alguns aspetos curiosos e lo-cais da nossa cidade e ainda realizar jogos tradicionais em pontos referenciados.

A celebração desta ati-vidade teve como objetivo uma chamada de atenção, por parte da Instituição, para a importância da Família como núcleo vital da socie-dade. Os docentes da Insti-tuição partilham da opinião que os participantes mos-traram-se muito motivados e empenhados nesta inicia-tiva. A interação que houve entre todos foi muito impor-tante para partilharem bons e diferentes momentos. ■

Cristiano Barata, Guilherme Alves e RaúlMonteiro, representam Portugal na Áustria

PUBPUB

EUROPEIAS2014 | 25 DE MAIO

CASTELO BRANCODia 22 De Maio no Pavilhão do NERCAB pelas 19.30

Comício do Partido Socialista

Com a presença de Francisco Assis, António José Seguro, Maria José Batista, António Vitorino, Joaquim Morão e Luís Correia

· 12· Povo da Beira • 20 de maio de 2014 • Edição 1054Destaque

AJUPCurso de fotografia termina com passeio à beira Tejo

Aliar uma boa cami-nhada a uma excelente aula na natureza e ainda ter a possibilidade de fotografar paisagens deslumbrantes só pode ter tido como re-sultado um dia muito bem passado à beira Tejo e uma ótima forma de encerrar o curso de fotografia promo-vido pela AJUP, Associa-ção Juvenil os Perdigotos com a importante colabora-ção da AEAT, Associação de Estudos do Alto Tejo.

A anteceder a cami-nhada os participantes ti-veram oportunidade de vi-sitar o Núcleo Museológico de Perais onde tomaram contacto com uma prática corrente nos anos que se seguiram à segunda guerra mundial, o contrabando.

Seguiu-se a descida ao tejo pelo Caminho da Te-lhada. Este, estrutura-se à volta de uma importante e ancestral via que atravessa-

va o rio Tejo e ligava a Bar-reira da Barca, Perais e a Lomba da Barca, no conce-lho de Nisa. Na margem di-reita do Tejo, este caminho subia a íngreme Barreira da Barca até ao planalto do Canto do Ferreiro, passa-va pela Eira dos Ratinhos onde, segundo a tradição oral, os ranchos de homens e mulheres que se dirigiam para as ceifas no Alentejo se reuniam antes de passar o rio. A antiga via ligava este ponto do Tejo a Caste-lo Branco e passava nos lu-gares de Cebolais, Vale de Pousadas, Vidigueira e Cas-telinhos (povoado da idade do ferro, romanizado).

Dado o êxito da ini-ciativa e o pleno agrado de todos os que tiveram o pri-vilégio de nela participar, ficou já a ideia de futuras iniciativas a organizar em conjunto pelas duas asso-ciações, AJUP e AEAT.■

Lançada primeira pedra do Lar de Malpica do Tejo

Orfeão ensaia com crianças

POR JOSÉ MANUEL R. ALVES

O Orfeão de Castelo Branco recebeu, na passa-da quinta-feira, a visita das crianças dos infantários da Santa Casa da Misericór-dia da cidade, que tiveram a oportunidade de assistir com as suas famílias, ao en-saio do Orfeão, chegando

mesmo a participar nalguns temas.

"Este evento poderá ser desenvolvido no fu-turo, dado ser importan-te darmos a conhecer às crianças como funciona a nossa instituição", consi-dera Rui Barata, maestro do Orfeão de Castelo Bran-co. ■

“O Corpo na Sociedade Contemporânea” debatido na ESEPOR PATRÍCIA CALADO

“O corpo na socieda-de contemporânea” foi o tema da conferência, inte-grada no ciclo de colóquios “Políticas e Práticas Edu-cativas no século XXI”, na passada quarta-feira, dia 14 de maio, no auditório da Escola Superior de Educa-ção.

Valter Lemos, coor-denador deste ciclo de colóquios, salientou a im-portância desta temática, apesar de “nem sempre ser lembrada”. Assim, a co-missão organizadora con-vidou dois oradores Reiner Hildebrandt-Stramann e Nicolás Bores Calle para debaterem com os alunos.

Reiner Hildebrandt--Stramann fez as honras, tendo sido o primeiro a elaborar a sua abordagem acerca deste tema. Assim, segundo o docente alemão, o pensar e o fazer estão interligados, já que “o fa-

zer sem pensar é cego e o pensar sem fazer é vazio”. Pegando neste pensamen-to, o orador fez uma breve abordagem sobre a relação pensar-fazer no processo de ensino de aprendizagem. De acordo com Reiner Hildebrandt-Stramann, “é necessário reforçar o fazer nos processos de ensino e o pensar nas disciplinas de fazer”.

Muitos alunos, depois de uma prova, esquecem--se da matéria lecionada até então. Contudo, Rei-ner Hildebrandt-Stramann

apresentou uma explica-ção.

“Os conteúdos das matérias que são prepa-rados nunca estão ligados à vida quotidiana. Aliás, muitas vezes os alunos perguntam que sentido tem para a vida certas ma-térias que aprendem”.

Estas opiniões também foram partilhadas pelo se-gundo orador da conferên-cia, Nicolás Bores Calle. O docente espanhol defende que a atenção dos alunos pode ser trabalhada através de atividades.

Para demonstrar, Ni-colás Bores Calle nomeou três alunos para decorarem os lugares onde a plateia estava sentada. Após 40 segundos, os três estudan-tes saíram do auditório e o público trocou de lugar. O desafio passava por lem-brar onde estavam sentados anteriormente. Uma tarefa nada fácil, porém exerci-ta a mente dos estudantes de modo a trabalharem a atenção. “Estas atividades também relaxam o corpo e estabelecem a relação pen-sar-fazer”, afirmou. ■

POR PATRÍCIA CALADO

A primeira pedra do Lar de Malpica do Tejo já foi lançada, no passado sábado, dia 16 de maio. A obra foi a concurso público sendo concedida à empresa JC Bartolomeu por 409 mil euros e comparticipada pelo PRODER em 200 mil eu-ros. A infraestrutura, que já começou a ser construída e até ao final do presente ano estará concluída, também contou com o apoio finan-ceiro da Câmara Municipal de Castelo Branco.

“Graças ao município, temos a verba necessária para a construção do Lar. Contudo, falta-nos apoio financeiro para o equipa-mento. Já existe um com-promisso da Segurança Social, mas certamente não será o valor de tudo o que necessitaremos”, disse José Manuel Galvão, Presiden-te da Junta de Freguesia de Malpica do Tejo e do Centro de Dia.

No entanto, para ajudar a equipar o Lar de Malpica do Tejo, José Maria Gonçal-ves, poeta malpiqueiro, vai

lançar um livro intitulado “Malpica, que minhas sau-dades tens”. O autor garan-tiu que todos os lucros pro-venientes das vendas será oferecido ao Lar de Malpi-ca. Este mesmo livro vai ser posto à venda brevemente e contou com o apoio da Câ-mara Municipal de Castelo Branco para ser editado e financiado.

Luís Correia, presiden-te da Câmara Municipal de Castelo Branco, teve uma calorosa receção no Centro de Dia de Malpica do Tejo, inclusivamente a utente de mais idade, 96 anos, rece-beu Luís Correia com um

ramo de flores. O Presidente do município albicastrense referiu-se ao Lar como a “grande ambição de Mal-pica do Tejo” salientando a determinação dos malpi-queiros para a construção da infraestrutura.

“Fez-se o projeto, par-cerias com várias institui-ções e pessoas e, finalmen-te estamos a construir o lar. Não podemos esquecer a importância de investir na obra… Só as pessoas que aqui vivem é que sabem o quão importante vai ser o lar. Todos sabemos a quantidade de pessoas que tiveram de sair de Malpica

do Tejo, porque aqui não havia condições para se manterem. Com esta obra podemos dar condições de vida a estas pessoas e, quem sabe, às pessoas das aldeias vizinhas que também po-dem vir a usufruir do lar”, declarou Luís Correia.

O Presidente albicas-trense denominou Malpica do Tejo como uma “fregue-sia dinâmica”, relembran-do a iniciativa do dia 1 de maio, em que homenagea-ram o músico Zeca Afonso com a inauguração de um busto.

Salientou ainda o es-forço da Câmara Municipal para dar uma melhor qua-lidade de vida às freguesias rurais, apostando no social e apoiando as pessoas que têm carências e necessida-des.

“Sabemos que muitas vezes apostamos na criação de emprego na nossa cida-de de Castelo Branco, mas também temos feito um esforço enormíssimo para criarmos condições nas freguesias rurais, para que possam permanecer nas mesmas”, concluiu. ■

Nicolás Bores Calle e Reiner Hildebrandt-Stramann salientaram a importância da relação pensar-fazer

Edição 1054 • 20 de maio de 2014 • Povo da Beira · 13·

POR CRISTINA VALENTE

Luís Correia, piloto oficial do construtor ita-liano Beta, triunfou no 2º Enduro Alegro de Castelo Branco, 4ª etapa do Cam-peonato Nacional, soman-do assim o terceiro triunfo consecutivo em provas dis-putadas em Portugal.

O piloto ribatejano, que tem estado em desta-que no Mundial de Endu-ro, dominou por completo a prova organizada pela Escuderia Castelo Branco onde teve como principal adversário o espanhol Lo-renzo Santolino Sanchez, piloto oficial da Sherco e que terminou a corrida com uma desvantagem de 59,15s. Gonçalo Reis terminou na 3ª posição a 1m17,77s de Luís Correia.

Embora se tenha apre-sentado a recuperar da que-da sofrida no segundo dia do GP da Grécia, Luís Cor-reia superou bem todas as dificuldades da prova beirã.

“Entrei bem na pro-va, ganhei a Extreme que foi a primeira especial dis-putada e consegui alguma vantagem na primeira vol-ta. A segunda volta não me correu tão bem, mas afinei melhor a motos e

consegui alargar a vanta-gem nas duas voltas finais. Foi uma boa corrida, onde deu para evidenciar os progressos que temos feito com vista ao Mundial, que é o nosso grande objeti-vo”, salientou Luís Correia no final da corrida.

As próxima prova de Luís Correia será disputada em Itália para o campeona-to local antes de rumar à

Finlândia onde irá disputar a 4º etapa do Campeonato do Mundo de Enduro.

Escuderia satisfeita com organização

A Escuderia Castelo Branco, está satisfeita com a realização da prova, e com o número de partici-pantes, “tivemos uma lista de inscritos muito boa, foi mesmo considerada uma das melhores listas deste

campeonato” afirmou Hel-der Esteves.

O clube de Castelo Branco, que tem esta prova candidata ao Campeonato Europeu, realizou algumas alterações nas especiais , “os pilotos gostaram, o feedback foi muito positi-vo. Mais uma vez a Extre-me do Barrocal foi consi-derada uma das melhores do país”.

A par da prova do campeonato Nacional de Enduro, a Escuderia tinha anunciado a realização da primeira prova do Troféu Vintage, prova que acabou por ser cancelada, “os pi-lotos não concordaram com a regulamentação da federação, nomeadamente a aplicação de uma licen-ça, com um valor que os pilotos consideram muito alto” explica Helder Este-ves.

Nos próximos dias vai ter lugar uma reunião, en-tre os 3 clubes organizado-res do trofeu e a federação, para se decidir de o troféu avança ou não. A Escude-ria já garantiu à Federação, que caso as outras duas provas se realizem, o clu-be vai organizar a prova de Castelo Branco, mais para o final do ano. ■

Destaque

Hospitais da Beira Interior não perdem nenhuma valência POR PATRÍCIA CALADO

“Podem ficar descan-sados, claramente que ne-nhum serviço vai fechar”, garantiu na passada quin-ta-feira, dia 16 de maio, Carlos São Martinho, de-putado do PSD eleito pelo distrito de Castelo Branco.

Acompanhado por Costa Neves e por Carlos Almeida, que integra a lis-ta da Aliança Portugal para as Europeias, Carlos São Martinho quis tranquilizar o povo da beira interior. Mesmo com a portaria n.º 82/2014 que reclassifica os hospitais, de acordo com os deputados do PSD, o distrito de Castelo Branco vai continuar com os mes-mos serviços hospitalares.

“Os três hospitais podem trabalhar em con-

junto, portanto é de apro-veitar. Agora é reforçar a qualidade que cada um tem”, acrescentou Carlos São Martinho.

Costa Neves também salientou a importância de manter todas as valências dos três hospitais da re-

gião, sendo mais cómodo para os utentes, dado que, não necessitam de se deslo-carem para fora da região.

“Cerca de 400 mil pessoas são abrangidas pelos três hospitais, por-tanto é mais importante serem atendidas nestes

hospitais do que fora da sua área de residência. E isso está a ser conseguido. Temos por garantido que não há nenhum recuo às valências existentes”, ex-plicou Costa Neves.

Após as visitas ao Ins-tituto Politécnico de Cas-

telo Branco, à Unidade Local de Saúde de Castelo Branco e ao Instituto de Emprego e Formação Pro-fissional, Carlos Almeida fez um balanço das mes-mas. Para o candidato, a densidade populacional continua a ser um proble-

ma e nesta luta contra a desertificação do interior, o deputado da Aliança Por-tugal acredita que “tem de haver um conjunto de me-didas discriminatórias que permitam fixar pessoas no interior”.

“Uma das vantagens da campanha eleitoral é trazer na ordem do dia al-gumas partes de reflexão. O quadro comunitário 2014-2020 é claramente um desafio para nós, por-que a Aliança Portugal está se a bater claramente para que o investimento seja feito sobretudo na área do capital humano. E nessa perspetiva, estas instituições que visitámos são fundamentais para alavancar esse investi-mento”, concluiu Carlos Almeida.■

Luís Correia com terceira vitória consecutiva

Deputados eleitos pelo PSD e Carlos Almeida reuniram com responsáveis de várias instiuições do distrito

Campeonato Nacional de Enduro / 2º Enduro Alegro de Castelo Branco

· 14· Povo da Beira • 20 de maio de 2014 • Edição 1054

Durante a semana de 5 a 9 de maio, as crianças do ATL – Componente de Apoio à Família (CAF) realizaram diversas ativi-dades relacionadas com o Dia Mundial do Trânsito e o Dia da Europa.

Com o objetivo de sensibilizar para o correto comportamento enquan-to peões de forma a evitar acidentes (Dia Mundial do Trânsito) e de favorecer a aproximação dos cidadãos Europeus (Dia da Europa), as crianças realizaram dife-rentes jogos de lógica com sinais de trânsito e elabo-raram uma maquete com

todos os países da União Europeia.

O ATL – CAF funcio-na de segunda a sexta-feira,

das 07h30 às 09 horas e das 16 horas às 19 horas, e proporciona às crianças um ambiente calmo e aco-

lhedor onde estas desenvol-vem diversas atividades de carácter lúdico e pedagó-gico, antes e após as suas aulas. Os objetivos desta iniciativa passam ainda pela promoção do sucesso escolar, através de apoio aos jovens na realização dos seus trabalhos de casa.

Os interessados em aderir ao ATL – CAF po-derão realizar a sua ins-crição, ou solicitar mais informações, na secretaria do Agrupamento de Es-colas de Vila de Rei ou no Gabinete de Educação da Câmara Municipal de Vila de Rei. ■

Vila de Rei

Torneio de Snooker em Vale da Urra

A Associação Cultural, Desportiva e Recreativa do Vale da Urra vai organizar um Torneio de Snooker no próximo dia 25 de maio, a partir das 14 horas, na sede da associação.

As inscrições apresen-tam um custo de cinco eu-ros, podendo ser realizadas no dia e local da prova. Para os primeiros quatro

classificados, os prémios são uma garrafa de whisky para o primeiro lugar, um bacalhau para o segun-do, uma garrafa de vinho de Porto para o terceiro melhor e uma taça para o quarto lugar.

O Torneio de Snooker em Vale da Urra vai contar com o apoio da Câmara Municipal de Vila de Rei.■

XII Maio a Cantar assinala novo sucessoO Grupo de Cantares

A Bela Serrana organizou a 12.ª edição do Encontro de Cantares Maio a Cantar na passada noite de 10 de maio.

A iniciativa contou com as atuações do Gru-po Modas Ródão, de Vila Velha de Ródão, do Gru-po Moinho de Maré, de Corroios, e dos anfitriães Grupo de Cantares A Bela Serrana.

O evento repetiu o sucesso dos últimos anos, com cerca de 150 pessoas

a assistir ao espetáculo que teve lugar no Auditório Municipal de Vila de Rei.

Jorge Tavares, Verea-dor do Pelouro da Cultu-ra do Município de Vila de Rei, esteve presente no

evento e salientou que “o sucesso deste XII Maio a Cantar vem confirmar a importe marca dos even-tos organizados pelas As-sociações do Concelho na programação cultural de

Vila de Rei, estando ‘A Bela Serrana’, uma vez mais, de parabéns”.

O XII Maio a Cantar contou com o apoio da Câ-mara Municipal de Vila de Rei.■

Campanha “Laço Azul” assinalada no Agrupamento de Escolas

A Comissão de Prote-ção de Crianças e Jovens (CPCJVR), em parceria com o Agrupamento de Escolas de Vila de Rei, assinalaram, no dia 8 de maio, a Cam-panha “Laço Azul”, numa iniciativa que pretendeu consciencializar para a im-portância da prevenção dos maus tratos a crianças e jo-vens em risco.

Estiveram presentes nas atividades cinco membros da Comissão Restrita da CP-CJVR que distribuíram um lacinho azul a cada um dos alunos do 1º Ciclo do Ensi-no Básico, com o intuito de

chamar a atenção da comu-nidade escolar para o tema, fazendo jus à génese e à fi-losofia da campanha do laço azul.

Com base na exploração da história real de Bonnie W. Finney (E.U.A.) e pesquisas realizadas pelos alunos sobre a temática dos maus tratos, as turmas elaboraram tra-balhos alusivos ao tema, se-guindo o repto lançado à Es-cola pela CPCJVR, visando a prevenção da problemática.

Os trabalhos realizados serão agora expostos na Bi-blioteca Municipal José Car-doso Pires. ■

Crianças do ATL celebram Dia Mundial do Trânsito e Dia da Europa

Dia da Mãe celebrado na Piscina Coberta de Aprendizagem

O Complexo de Pisci-nas de Vila de Rei juntou--se, nos dias 7 e 9 de maio, às celebrações do Dia da Mãe, com iniciativas con-juntas entre estas e as suas crianças.

As crianças do Jardim--de-Infância do Centro Es-colar e das aulas de Nata-ção para Bebés e Natação para Crianças, no dia 7, e da Creche Municipal e Cre-

che e Jardim-de-Infância da Santa Casa da Misericórdia de Vila de Rei, no dia 9, convidaram as suas mães a participar nas suas aulas.

Entre diversas brinca-deiras e jogos aquáticos, mães e crianças puderam celebrar este dia em con-junto, numa iniciativa que voltou a cumprir o seu obje-tivo de fortalecer estes laços familiares. ■

Museu do Fogo e da Resina lança Catálogo de Apresentação

O Museu do Fogo e da Resina, em Vila de Rei, lan-çou no passado domingo, o seu catálogo de apresen-tação, numa ação promovi-da pela Câmara Municipal de Vila de Rei e pela Glory-box.

A iniciativa, inserida nas comemorações do Dia Internacional dos Museus, contou com a presença do Vice-Presidente da Autar-quia, Paulo César Luís, e de Paulo Monteiro, da em-presa Glorybox.

O Museu do Fogo e da

Resina, inaugurado a 19 de setembro de 2013, recebeu já milhares de visitantes e vêm-se assumindo como um importante espaço no panorama museológico da zona Centro do País.

Os interessados em visitar o Museu do Fogo e da Resina podem fazê-lo de terça-feira a domingo, das 09h30 às 12h30 e das 14 horas às 17h30 e acom-panhar todas as novidades relativas ao Museu através da sua página oficial do Fa-cebook. ■

Segunda edição da Mega Aula de Hidrosénior No próximo dia 20 de

maio, a Piscina Coberta de Aprendizagem vai receber a segunda edição da Mega Aula de Hidrosénior para maiores de 50 anos.

A iniciativa, de entrada livre, tem início às 9H15 e vai contar com alunos das duas turmas regulares de Hidrosénior. Os interessa-dos em participar podem fa-

zer a sua inscrição, ou soli-citar mais informações, nas instalações do Complexo de Piscinas de Vila de Rei.

Depois da aula, vai de-correr um almoço convívio

partilhado entre todos os participantes. O evento foi organizado pela Câmara Municipal de Vila de Rei, com o apoio do Instituto Vaz Serra. ■

Edição 1054 • 20 de maio de 2014 • Povo da Beira · 15·Oleiros

Passeios dos Idosos 2014 estão de voltaPOR PAULO JORGE MARQUES

Os Passeios dos Idosos promovidos anualmente pelo Município de Oleiros estão de volta. A iniciativa está agendada para os me-ses de maio e junho, perío-do no qual cada freguesia deverá marcar a data e o

destino da viagem no Gabi-nete de Ação Social.

Podem participar todas as pessoas com mais de 60 anos, residentes no conce-lho de Oleiros, as quais se podem dirigir à Junta de Freguesia da sua área de re-sidência a fim de efetuarem a sua inscrição. ■

Quintais do Pinhal voltaram ao Jardim de Oleiros

O décimo nono merca-do d´Os Quintais nas Praças do Pinhal, o qual teve lugar no passado 11 de maio no Jardim Municipal de Olei-ros, trouxe até àquela vila as mais frescas novidades das hortas e pomares da região. Dos 43 produtores que marcaram presença no evento, 29 eram horto-fruti-cultores e transformadores, sendo 11 destes oriundos do concelho de Oleiros.

Em plena celebração do Ano Internacional da Agricultura Familiar, o mercado de Oleiros voltou a superar as expetativas, sendo o mais animado de sempre, satisfazendo um público diverso, num acon-tecimento que começa a

atrair pessoas oriundas dos centros urbanos.

Paralelamente à reali-zação do mercado, houve ainda lugar para uma va-riada animação (garantida pelo acordeonista Zé Ma-ria, do concelho de Proen-ça a Nova e pelo Grupo de Danças e Cantares do GAIO, do Orvalho- Olei-ros), a exibição de artesa-nato regional, a apelativa exposição de espantalhos “Trajes do Mundo Rural” e a novidade desta edição: a mostra gastronómica que exibiu o melhor d´ “Os Quintais nos Pratos” de sete restaurantes aderentes (Callum, Caniçal, Carteiro, Casa Peixoto, Ideal, Maria Pinha e Regional). ■

Atelier de artes plásticasPOR PAULO JORGE MARQUES

A Casa da Cultura de Oleiros/Biblioteca Munici-pal, realiza, nos dias 24 e 31 de maio (aos sábados), mais um atelier de artes plásticas. Desta vez designado “Can-tinho do Artesão: Talentos Primaveris”, o atelier desti-na-se a todas as crianças e

jovens do Concelho, dos 6 aos 13 anos de idade. Nesse sentido, foi enviado um to-tal de 100 convites dirigidos aos encarregados de educa-ção, de forma que mediante o preenchimento de uma ficha de inscrição, até ao dia 16 de maio, a criança tenha autorização para par-ticipar.■

Caminhadas

POR PAULO JORGE MARQUES

O setor de Desporto do Município de Oleiros leva a efeito neste mês de maio, durante três sextas--feiras, o já habitual Ciclo de Caminhadas. A con-

centração será sempre pe-las 21 horas, em frente ao Jardim Municipal de Olei-ros e a segunda caminha-da será na próxima sexta--feira (dia 16 de maio) e a seguinte no dia 30 do mes-mo mês. ■

Boletim cultural e informativo da CardosaPOR PAULO JORGE MARQUES

A Associação Recreati-va Os Amigos da Cardosa (ARAC) acaba de boletim cultural e informativo lan-çar o n.º 6 do seu boletim cultural e informativo, com edição e coordenação de Leonel Azevedo. O lan-çamento, integrado na 5.ª edição do Festival Pés, Ca-beça e Estômago, decorreu naquela localidade da fre-guesia de Sarnadas de S. Simão.

A publicação deste bo-letim informativo e cultural

tem o apoio da Câmara Municipal de Oleiros e nele podem ler-se diversos arti-gos, fruto de um valoroso trabalho de investigação. Neste número, os artigos em destaque têm uma am-pla abrangência e referem--se a diversos temas, tais como: “A ponte grande sobre a ribeira de Olei-ros”, da autoria de Leonel Azevedo; “Aves da Beira Baixa – o Ninho de Olei-ros”, de Joaquim Antunes e “Foral Manuelino de Álvaro”, de Leonel Aze-vedo.■

Arrancam novas obras em Oleiros

Após o arranque da obra de requalificação da Circular Externa de Olei-ros, há três semanas atrás, iniciaram-se esta semana os trabalhos de requalifica-ção do Jardim Municipal, os quais vêm dar continui-dade à estratégia de bene-ficiação de todo o Largo do Município. Este local passará assim a ter uma leitura paisagística unifor-me em todo o seu espaço, harmonizando-o e dando seguimento à requalifica-ção recentemente efetuada na envolvente dos Paços do Concelho. Segundo o projeto, no final da sua exe-cução, aquele espaço verde terá “um aspeto contem-porâneo, de linhas simples e sóbrias, concordantes com a linguagem de toda a envolvente”. A ideia pas-sa assim por conferir uma identidade visual comum a todo o espaço, tornando--o mais harmonioso, fun-cional, seguro, cómodo e agradável para quem dele vai usufruir.

A empreitada foi adju-dicada à empresa António Saraiva & Filhos, Lda., com o valor de 263.500

euros, acrescido de IVA à taxa em vigor. Esta valori-zação irá assim beneficiar um dos elementos mais emblemáticos da Zona En-volvente dos Paços Conce-lho, o Jardim Municipal e contempla: a introdução de material urbano, a requali-ficação do coberto vegetal (com canteiros abertos e biodiversos), a beneficiação das construções existentes (como é o caso do coreto e do lago), a substituição do pavimento atual (por outro mais seguro e confortável),

a substituição da ilumina-ção existente (por outra mais eficiente do ponto de vista energético) e a intro-dução de uma infraestru-tura de apoio com espaços destinados ao pleno usufru-to pelos seus utilizadores.

Já no que se refere à requalificação do troço da E.N. 238, entre os quilóme-tros 68,1 e 70 (correspon-dentes à Circular Externa de Oleiros) os trabalhos também estão já a decor-rer e pretendem: melhorar as condições de circulação

viária no troço em causa, aumentar a mobilidade e a segurança de piões e ci-clistas e valorizar as condi-ções de fruição do espaço público (introduzindo-lhe uma componente de em-belezamento paisagístico e funcionalidade, garantin-do o bem-estar da popula-ção). Recorde-se que esta empreitada foi adjudicada à empresa João de Sousa Baltasar, S.A., com o valor de 643.545,17 euros, acres-cido de IVA à taxa em vi-gor. ■

· 16· Povo da Beira • 20 de maio de 2014 • Edição 1054Proença-a-Nova

POR PAULO JORGE MARQUES Ecos de Proença em exposição até final de junho

Uma seleção de ima-gens e documentos do pe-ríodo compreendido entre 1900 e 1980, resultante das recolhas efetuadas no âmbito do projeto Ecos de Proença, está até final de junho patente na galeria municipal.

A mostra pretende divulgar alguns dos mate-riais recolhidos e partilhar memórias coletivas, com registos de eventos com impacto na vida local – como foi o caso da inau-guração do antigo colégio diocesano ou da central elétrica – mas também de vivências do quotidiano e de pormenores que, à dis-tância de décadas, teste-munham a história local.

Na inauguração da exposição, o vereador da Cultura, João Manso, re-cordou que “este é um

projeto de todos”, já que promove a preservação da identidade local e resulta da participação da comu-nidade. Tradições, lendas, fotografias e documentos diversos, quadras popula-res e todo o vasto patrimó-nio imaterial que foi sendo transmitido de geração em geração cabem neste arqui-

vo coletivo, em que todos os materiais recolhidos são registados com uma ficha própria.

A página de Face-book do projeto Ecos de Proença, lançada há cerca de um ano, é a primeira plataforma agregadora de informação e facilitadora da partilha e divulgação

de memórias, estando em construção um site que futuramente irá disponibi-lizar todo o material.

Os interessados em partilhar registos, sejam fotografias, vídeos ou tes-temunhos de vida, pode-rão obter informações atra-vés do e-mail: [email protected]. ■

Taxa Zero em serviços para empresas

Município reduz custos e adere a plataforma de atendimento presencialPOR PAULO JORGE MARQUES

Os empresários do concelho de Proença-a-No-va que pretendam comuni-car ou alterar os horários de funcionamento e que procedam à instalação, mo-dificação ou encerramento de estabelecimentos comer-ciais passam a estar dis-pensados do pagamento de taxas. O Município aplica, a partir de hoje, Taxa Zero

para estes procedimentos, contribuindo para reduzir custos para a atividade em-presarial.

Os referidos procedi-mentos foram igualmente simplificados graças à en-trada em funcionamento de uma nova plataforma de atendimento presencial, no âmbito do programa de simplificação Licencia-mento Zero. A plataforma, que abrange também os

pedidos relacionados com a afixação de publicidade e ocupação de espaço pú-blico, é de utilização exclu-siva pelo Balcão Único de Atendimento, que presta este apoio aos munícipes no cumprimento das for-malidades.

Na região, Proença-a--Nova e Fundão são os úni-cos concelhos que dispõem desta ferramenta. Devido ao carácter inovador da

plataforma, os serviços da Agência para a Moderniza-ção Administrativa (AMA) deslocaram-se ao Municí-pio e prestaram apoio na entrada em funcionamento. É mais um passo dado nas medidas de simplificação e desmaterialização que têm vindo a ser promovidas nos serviços municipais, com impacto no tempo despen-dido e custos para os cida-dãos.■

Lixo vira roupa

Desfile de trajes feitos com materiais recicladosPOR PAULO JORGE MARQUES

Aconteceu no Museu de Fortes e Baterias de Sobreira Formosa, con-tando com o desfile de 36 pessoas, representando associações, o Instituto Santiago ou a título indi-vidual. Plástico, jornais, cartão e garrafas, entre outros materiais, viraram sais e calças. Mariana Dias, Vanessa Salomé e Maria João Bairrada ocu-param o primeiro, segun-do e terceiro lugar, respe-

tivamente.No fundo, este even-

to serviu para sensibilizar miúdos e graúdos para a importância de aproveitar e reciclar, como atestou o vídeo exibido sobre o fun-cionamento da empresa Valnor, que recolhe e trata os resíduos sólidos urba-nos na nossa região.

Pais, amigos e pro-fessores dos modelos que desfilaram marcaram pre-senças, num evento muito colorido, com muita cria-tividade.■

Cerejas com boa vendaFestival da Cereja de Montes da Senhora

Evento já 7ª edição, com organização primorosa da Liga de Amigos de Mon-tes da Senhora. Produtores a vender as deliciosas cerejas, artesanato e filhós confecio-nados ao vivo, doce de ce-reja, licores, pão e bolos ca-seiros e animação musical, marcaram o primeiro dia do evento, sábado. No domin-go realizou-se o encontro de ranchos e uma prova de atletismo muito concorrida, com atletas vindos dos clu-

bes das Donas, Pereiros e CCD da Sertã, entre outros.

António Cardoso, ces-teiro e Vasco Dominguez (casinhas de xisto), foram as grandes atrações do festival, laborando ao vivo.

Receção aos grupos, desfile até ao local de festas, almoço convívio e atuação propriamente dita marca-ram o dia de domingo.

Muita gente visitou o festival, adquirindo as sabo-rosas cerejas. ■

2ª prova do Proença Championship Tour

Desta vez aconteceu o Open Óptica Jacinto, com a participação de 15 tenistas, divididos por quatro gru-pos. Muito calor, mas boas prestações de atletas vindos de diversas partes do país.

Promover o ténis e dar uso aos campos de ténis são objetivos deste evento. As três provas restantes, com apoios também das empre-sas locais, realizam-se até final do ano. ■

Encontro de antigos seminaristas dos seminários da Diocese

Decorreu em Proen-ça e juntou mais de cem pessoas. Receção no au-ditório, momento musical com o Coral de Proença, almoço na Estalagem das

Amoras e passeio guiado pelo concelho foram os momentos altos. Promo-ver o convívio e rever ve-lhos amigos foram os ob-jetivos. ■

Visita Guiada pelo Concelho de Proença

Dezenas de pessoas participaram nesta visita, com paragem em vários locais como o museu dos Fortes e Baterias da So-breira, um pomar de cere-jeiras nos Vales, passagem pelo Festival da Cereja de

Montes da Senhora, visita à Igreja Matriz dos Mon-tes e almoço no Sobral Fernando. O momento marcante foi a visita com degustação das deliciosas cerejas de Amaro Martins dos Vales. ■

Edição 1054 • 20 de maio de 2014 • Povo da Beira · 17·Sertã

Vila palco da partida e da chegada do II Rali Histórico

Foi com mais de se-tenta inscritos, que o Clu-be de Automóveis Antigos de Castelo Branco colo-cou na estrada a segunda edição do Rali Histórico Vila da Sertã, a pontuar para a edição 2014 da Classic Cup.

A prova foi dividida em duas secções sendo a primeira entre Sertã e Cas-telo Branco e a segunda de regresso à Sertã.

A cerimónia de parti-da contou com o Manuel Mello Breyner, Presidente da FPAK, que saudou os concorrentes. Esta primei-ra secção teve como domi-nadora a dupla Gonçalo

Figueira/João Marques que, no entanto, chegou ao final apenas com um segundo de vantagem so-bre a dupla Ana Valente/Magda Ferreira.

A secção da tarde co-meçou com uma super-es-pecial em Castelo Branco, mas depressa entrou para as florestas da Beira Baixa, onde se foram disputando vários tipos de especiais de regularidade, que fizeram passar pelo comando vá-rias equipas, mas o desta-que vai para a equipa Ana Valente/Magda Ferreira que entrou para a última especial com 13 segundos de vantagem sobre a dupla

Bruno Vasconcelos/An-tónio Caldeira. Os quase quarenta quilómetros des-ta especial de regularida-de, não foram favoráveis à equipa feminina, que baixou para sétimo posto, consagrando assim como grandes vencedores Bru-no Vasconcelos/António Caldeira em VW Golf GTI. Os outros lugares do pódio foram para os, muito regulares, Paulo Marques/João Martins, no segundo lugar, e os campeões em título, João Mexia/Nuno Machado que ocuparam o ultimo es-calão. De destacar as vitó-rias de José Grosso/João

Sismeiro na categoria sem aparelhos e José Oli-veira/João Pereira, como melhores da UNO CUP. De entre a forte armada espanhola, foram os ma-drilenos Carlos Kremers/Marcos Kremers em Pors-che 914, os seus melhores representantes com um brilhante 5º posto.

Com esta classificação é a dupla Paulo Marques/João Martins quem mais lucra nas contas da Clas-sic Cup, saindo da Sertã a comandar, com quarenta pontos, sendo o segundo lugar para a equipa Ana Valente/Magda Ferreira com vinte e seis. ■

Piscinas Municipais palco do III Encontro de Natação Adaptada

No passado dia 7 de maio, as Piscinas Munici-pais da Sertã receberam o III Encontro de Natação Adaptada da Sertã.

O evento contou com a participação de uma centena de nadadores que representaram várias insti-tuições, escolas, clubes e a comunidade em geral. Nes-ta 3.ª edição, o Encontro de Natação Adaptada contou ainda com a presença de en-tidades de outros distritos.

Os objetivos deste even-to passaram pela criação e fortalecimento de relações de camaradagem e amizade entre todos os intervenien-

tes e, sobretudo, contribuir para que os participantes sentissem que a atividade física constitui uma expe-riência positiva.

O III Encontro de Na-tação Adaptada foi orga-nizado pela APPACDM (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental) da Sertã em parceria com o Instituto Vaz Serra, Câmara Muni-cipal da Sertã e Bombei-ros Voluntários. Contando ainda com a colaboração da ANDDI (Associação Nacional de Desporto para a Deficiência Intelectual), entre outros. ■

Bruno Vasconcelos/António Caldeira alcançaram o 1.º lugar

Paulo Marques/João Martins no 2.º lugar do pódio

Sessão de esclarecimento sobre apoios a empresas do Turismo

Na próxima 4.ª feira, dia 21 de maio, a Turismo Centro de Portugal, a Co-munidade Intermunicipal do Médio Tejo e o municí-pio da Sertã vão organizar uma Sessão de esclareci-mento sobre os principais instrumentos financeiros disponíveis para as empre-sas do sector do Turismo, enquanto não são conhe-cidas as medidas do pró-ximo quadro comunitário.

Nesta sessão serão abordadas, por exemplo, a Linha de Qualificação da Oferta ou a Linha de Apoio ao Empreende-

dorismo, estas últimas recentemente lançadas pelo Turismo de Portu-gal, ou uma apresentação sobre os Centro Business Angels, que nos é trazida pelo Presidente da CEC/CCIC, Dr. José Couto.

A sessão decorre-rá no Convento da Ser-tã Hotel, a partir das 15 horas. As inscrições são gratuitas, condicionadas aos lugares disponíveis, e devem ser formaliza-das através do seguinte endereço eletrónico: gon-c a l o. g o m e s @ t u r i s m odocentro.pt ■

Atletismo

CCD Sertã estreou-se em provasO recém-formado clu-

be de atletismo do CCD Sertã já se estreou nas corridas, nomeadamente nas provas “Corrida da Li-berdade” em Alcains e na “Corrida 1º de Maio” na Covilhã, realizadas a 25 de abril e 1 de maio.

Em Alcains, o CCD Sertã apresentou 19 atletas (5 Benjamins, 3 Infantis, 4 Iniciados, 5 Juvenis, 1 Jú-nior e 1 Veterano) e con-quistou três primeiros lu-gares (Rodrigo Henriques - Infantil, Andreia Marçal – Juvenil e Ana Farinha – Júnior), três segundos lugares (Tomás Pereira – Benjamim, Roberta Pereira – Juvenil, Tiago Rodrigues – Juvenil) e um terceiro lu-gar (Ana Cardoso – Benja-mim). Com os resultados de todos atletas, o CCD Sertã arrecadou a nível co-letivo o primeiro lugar de

Juvenis Femininos, segun-do lugar de Infantis Mas-culinos e segundo lugar de Iniciados Femininos. Nesta prova estiveram presentes 8 equipas.

Na prova da Covilhã a equipa sertaginense partici-pou com 18 atletas (4 Ben-jamins, 2 Infantis, 4 Inicia-dos, 6 Juvenis, 1 Júnior e 1 Veterano) e conquistou um primeiro lugar (Andreia Marçal – Juvenil), cinco segundos lugares (Tomás

Pereira – Benjamim, Ro-drigo Henriques – Infantil, Catarina Silva – Iniciada, Ana Cardoso – Juvenil e Tiago Rodrigues – Juve-nil), três terceiros lugares (João Tavares – Iniciado, Roberta Pereira – Juvenil, Ana Farinha – Júnior). A nível coletivo, o CCD Sertã conseguiu o segundo lugar de Benjamins Masculinos, primeiro lugar de Juvenis Femininos e primeiro lugar Juvenis Masculinos.

É de salientar que os atletas do CCD Sertã trei-nam apenas há dois meses. Ao conseguirem já estes motivantes resultados, mostram que têm um futu-ro risonho pela frente e que irão conseguir dinamizar e projetar o Atletismo na nossa região. Contam com o apoio do Município da Sertã, do Agrupamento de Escolas da Sertã e da empresa Nunes & Nunes, Lda. ■

· 18· Povo da Beira • 20 de maio de 2014 • Edição 1054

Associação de Cicloturismo de Castelo Branco assinala 20º aniversário

Desporto

POR JOSÉ MANUEL R. ALVES

A equipa da Boa Es-perança subiu à 2ª Di-visão do Campeonato Nacional de Futsal. Bene-ficiando do empate entre as equipas do Eléctrico da Ponte Sor e o Olho Ma-rinho (3-3), a turma de Castelo Branco conseguiu mais um feito histórico

na vida da colectividade. "Estou muito feliz por conseguirmos alcançar a subida de divisão. Dedi-co esta conquista aos jo-gadores, sócios e adeptos do Clube, tudo fruto de um trabalho e humilda-de que norteou a nossa equipa", afirmou Antó-nio Amaral, treinador da Boa Esperança. ■

Boa Esperança na 2ª Divisão Nacional

Portistas realizam jantar de convívio

Um grupo de adeptos do Futebol Clube do Porto do distrito de Castelo Bran-co, tem nos últimos anos rea-lizado um jantar de convívio, que acontece independente-mente dos resultados obtidos pela equipa azul e branca.

Este ano o convívio, vai ter lugar dia 31 no restauran-te a Nave, no Salgueiro do Campo.

As inscrições decor-rem até dia 24, através dos telefones 927206084 e 926565993.■

POR JOSÉ MANUEL R. ALVES

A Associação de Ci-cloturismo de Castelo Branco comemorou, no passado dia 11 de maio, o seu 20º aniversário, com a realização de um pas-seio por vários locais, e a realização de um almoço entre os associados, que decorreu, na sede da cole-tividade.

Bernardo Nave Go-mes, destacou a importân-cia do cicloturismo para a saúde e a qualidade de vida daqueles que usufruem da bicicleta. "Trata-se de um desporto saudável que fe-lizmente na cidade, tem inúmeros aderentes, com tendência a subir por-

que estes passeios de ci-cloturismo são bastante apreciados", considera o

dirigente, manifestando a sua enorme felicidade por mais um aniversário da

Associação de Cicloturis-mo de Castelo Branco.

Corpos Sociais da As-

sociação de Cicloturismo de Castelo Branco:

Assembleia Geral: Presidente: Francisco Al-veirinho, Vice-Presidente: Carlos Vilela, Secretário: Aníbal Duarte e Suplente: Manuel Martins.

Direção: Presidente: Bernardo Nave Gomes, Vice-Presidente: Francisco Soares, Secretário: Sérgio Santos, Tesoureiro: Luís Martins, Vogal: João Ma-ria Alves, Suplentes: Rui Carvalho e Daniel Olivei-ra.

Conselho Fiscal: Pre-sidente: Armindo Louren-ço, Vice-Presidente: Carlos Roque, Secretário: João Cravo e Suplente: Luís Caio.■

Distritais de Futsal

CarienseC.Benf.Oleiros C.Benf.Belmonte Ladoeiro AlcariaC.P.Ferro Carvalhal Formoso ADC Proença Penamacorense

161616161616161616

Jgs Pts45322827231915153

Nacional de Futsal1ªDivisão

Benfica Sporting SC Braga Leões Porto Salvo AD FundãoRio Ave Boavista Belenenses Modicus Cascais Póvoa Futsal SL Olivais Académica Vila Verde

2626262626262626262626262626

Jgs Pts6868615440383530292624211514

123456789

1011121314

Nacional de Futsal3ªDivisão-Série C 13/14

Olho MarinhoMTBABairro Boa Esperança Eléctrico Alhadense Retaxo Quiaios GR Vilaverdense CaldasOs PatosGARECUSSão Bento Belhó

23232323232222232324232323

Jgs Pts5352524938382926252519183

25ª Jornada - 17/5/2014

123456789

10111213

123456789

Belhó 7-3 RetaxoMTBA 5-1 Alhadense

Caldas 3-7 GR VilaverdenseGARECUS 1-1 São Bento

Eléctrico 3-3 Olho MarinhoOs Patos 6-4 Quiaios

POR JOSÉ MANUEL R. ALVES

Cerca de 130 pessoas participaram no passa-do dia 11 de maio, na 1ª Caminhada Farmácia Ferrer, uma iniciativa que teve como objetivos principais: Caminhar pela

saúde e apelar à solidarie-dade.

A caminhada teve iní-cio no parque da cidade, em direção ao castelo, ser-ra da cardosa e terminou no jardim da Farmácia Ferrer, num total de oito quilómetros.

No final da caminha-da, foi oferecido um chá frio e realizado o sorteio de um aparelho de tensão entre os participantes.

Neste evento foram recolhidos 150 kg de ali-mentos já entregues à Cá-ritas de Castelo Branco. ■

Caminhada Farmácia Ferrer

Alhadense- BelhóGR Vilaverdense-MTBA

São Bento- CaldasOlho Marinho - GARECUS

Quiaios - Eléctrico Retaxo - Bairro Boa Esperança

Play-Off 2º Jogo Quartos de Finais Leões Porto Salvo 3-4 AD Fundão

Sporting 1-7 Boavista Benfica 0-10 Belenenses

SC Braga 7-1 Rio Ave

Play-Off 2º Jogo Meias Finais Cariense 7-4 Ladoeiro

CB Oleiros 4-1 CB Belmonte Jogo de desempate

Meias Finais CB Oleiros 1-4 CB Belmonte

Play-Off Final - 1ºJogo

Cariense - CB Belmonte 24/05/2014

26ª Jornada - 24/5/2014

Play-OffJogo de desempate

Leões Porto Salvo 4-6 AD FundãoSC Braga 2-1 Rio Ave

A pé pelos caminhos do xisto das Sarzedas

Realizou-se no passado 1º de maio, dia do trabalha-dor, o VI passeio pedestre de Sarzedas, Organizado pela Junta de Freguesia das Sarzedas em parceria com a Magarefa – Associação de produtores florestais.

Esta iniciativa juntou cerca de 140 pessoas de to-das as faixas etárias que, par-tindo das Sarzedas, rumou para uma caminhada de 14,8 km, através de um per-curso do xisto, PR3 CTB, de-vidamente homologado. ■

CB Belmonte 3-4 Cariense

Play-OffFinal - 1ºJogo

Play-OffMeias Finais

AD Fundão - BenficaSC Braga - Sporting

Edição 1054 • 20 de maio de 2014 • Povo da Beira · 19·Desporto

Siga o nosso jornal

2020202020202020202020

Jgs Pts504636323127202019187

Campeonato Distrital

Vit. SernacheAlcains Proença-a-Nova ARC Oleiros Atalaia do Campo AD Estação Vila Velha de RódãoAc. FundãoBelmonteTeixosensePedrogão

123456789

1011

CAMPEÃOLIGA COVIFIL

2013/2014

Campeonato Nacional Seniores - Série E

Pampilhosa Sourense Tourizense Águias do Moradal AD Nogueirense Naval CarapinheirenseManteigas

3937323029272112

Jgs Pts1313131313131313

14ª Jornada - 25/5/2014AD Nogueirense -Tourizense

Sourense - Águias do MoradalPampilhosa-Carapinheirense

Naval - Manteigas

12345678

Campeonato Nacional Seniores - Série E - Zona Sul

Oriental Benfica C.BrancoU. Leiria Sertanense Ferreiras Mafra Pinhalnovense Loures

1313131313131313

Jgs Pts2623212019161110

12345678

14ª Jornada - 25/5/2014

Ferreiras - OrientalMafra - U. Leiria

Loures - SertanenseBenfica C.Branco -Pinhalnovense

POR JOSÉ MANUEL R. ALVES

A Associação Juvenil Ribeiro das Perdizes promo-veu, no passado domingo, o IV Passeio Pedestre - Rota de S. Martinho, com a presença de cerca de uma centena de caminheiros. Para este ano, a tema´tica escolhida foi "Mo-vimento Contra o Discurso do Ódio", campanha promo-vida em parceria com o Ins-tituto Português do Desporto e da Juventude, esta acção foi simbolizada através de uma largada de balões no Monte de S. Martinho.

O propósito de apelar a um estilo de vida saudável, de dar a conhecer a zona do Monte de S. Martinho e de estimular a população para um salutar convívio tem vindo cada vez mais a ser concretizado na Associação Juvenil Ribeiro das Perdizes, o que estimula os seus órgãos sociais para a continuidade desta atividade tentando ano após ano promover diferentes ações, como tem sido o caso. Os participantes demonstra-ram o seu agrado para com a organização e esta conside-rou a mesma um sucesso. ■

13ª Jornada - 11/5/2014

U. Leiria 1-0 Benfica C.BrancoPinhalnovense 2-3 Ferreiras

Sertanense 2-1 MafraOriental 4-2 Loures

13ª Jornada - 11/5/2014Tourizense 0-2 Naval

Ág. do Moradal 2-1 AD Nogueirense Carapinheirense 0-3 Sourense

Manteigas 1-2 Pampilhosa

FutsalPlay-off do Campeonato Nacional 1ª Divisão

Leões de Porto Salvo 4 A.D. Fundão 6

POR JOSÉ MANUEL R. ALVES

No terceiro jogo com os Leões de Porto Salvo a equipa da AD Fundão venceu por 4-6, num en-contro emocionante, e

com a incerteza no resul-tado até final. Com esta vitória a turma do Fun-dão qualificou-se para as meias-finais, jogando com o SL Benfica, com o primeiro jogo a realizar-

-se no Pavilhão Municipal do Fundão. No outro jogo desta fase, o Sporting de Braga defronta o Sporting Clube de Portugal, partida que terá lugar no dia 24 de maio.■

POR JOSÉ MANUEL R. ALVES

Abel Louro, a repre-sentar a Escola de Judo Ana Hormigo, participou no Campeonato Nacio-nal de Veteranos que de-correu no passado dia 17 de maio no Pavilhão dos Desportos da Anadia.

O judoca albicastren-se a competir na cate-goria -81 kg M2 (35 aos 39 anos), realizou três combates no seu grupo, no qual venceu dois pela pontuação máxima (ip-pon) e cedeu um no ponto

de ouro com o atleta do Judo Clube do Algarve. Na meia final tornou a vencer por ippon o adver-sário do Judo Clube de Coimbra que lhe garantiu o acesso à final. No últi-mo combate acabou por ceder novamente para o atleta do Algarve, garan-tindo o 2º lugar.

Esta medalha de pra-ta vem juntar ao seu pal-marés dos anos anteriores onde alcançou três títulos nacionais e uma medalha de bronze, nessas edições na categoria -90 kg M1. ■

Abel Louro é Vice--Campeão Nacional de Veteranos 2014

Retaxo vence Taça AFCB Juniores Futsal

POR JOSÉ MANUEL R. ALVES

Com uma moldura hu-mana bastante composta, a equipa da ADR Retaxo recebia no seu reduto os vi-zinhos do CD Alcains para definir-se o vencedor desta competição. Com uma des-vantagem de um golo (1-2) os retaxenses viam-se obri-gados a marcar pelo menos mais um golo que o seu ad-versário para empatarem a contenda.

O jogo não podia ter começado da melhor ma-neira para os homens da

casa, que na primeira joga-da do desafio marcaram o golo que empatava a elimi-natória. Galvanizados com a vantagem conseguida bastante cedo, a primeira metade da partida acabou por ser completamente do-minada pelos “azuis” que chegaram ao intervalo já com uma das mãos no tro-féu, dado que o marcador registava quatro tentos sem resposta.

A segunda metade co-meça com a tentativa de recuperação dos “canari-nhos” que reduziram para

1-4 e tiveram um curto período em que puseram de sobressalto a defesa re-taxense. No entanto depois de recomposta deste susto inicial, a equipa da casa geriu o encontro e aos pou-cos foi aumentando a con-tenda, perante o desânimo do adversário que nunca deixou de dar alguma ré-plica, embora sem gran-des resultados práticos. O Resultado final de 7 a 1 é totalmente justo e espelha bem a diferença do fute-bol apresentado pelos dois conjuntos. ■

Passeio Pedestre da Associação Ribeiro das Perdizes

22ª Jornada 11/5/2014Vit. Sernache 1-1 At. do Campo

AD Estação 2-2 Teixosense Pedrogão 1-2 Belmonte

Vila V. de Ródão 3-1 Ac. FundãoAlcains 3-5 ARC Oleiros

Vitória de Sernache

· 20· Povo da Beira • 20 de maio de 2014 • Edição 1054Cultura

Sugestões de Cristina Valente

Castelo Branco – Cine-Teatro AvenidaDia 24 às 21:30

O Grupo de Música Contemporânea de Lisboa (GMCL) foi fundado na Primavera de 1970 por Jorge Peixinho com colaboração de alguns músicos portu-gueses, entre eles, Clotilde Rosa, Carlos Franco e An-tónio Oliveira e Silva, que desde há algum tempo tra-

balhavam em conjunto para a realização de uma série de concertos na Fundação Ca-louste Gulbenkian.

A sua primeira apresen-tação pública teve lugar no Festival de Sintra desse mes-mo ano, mantendo desde en-tão uma constante regulari-dade nas suas apresentações

no Paísassim como a realiza-

ção de diversas gravações para a Radiodifusão Portu-guesa e RTP. Logo em 1972 teve a sua primeira desloca-ção ao Estrangeiro, partici-pando no Festival de Arte Contemporânea de Royan. Tendo como objetivo princi-

pal divulgar obras de autoresportugueses contempo-

râneos, com incidência na obra de Jorge Peixinho, o GMCL, apoiado pelo Mi-nistério da Cultura, desen-volve desde 2000 um proje-to de encomendas de obras a compositores e respetiva apresentação e divulgação.

Grupo de música contemporânea Lisboa

Livros & Leituras

Maus

Género: Banda DesenhadaTradutor: Joana NevesN.º de páginas: 296PVP: 17,70€

Maus - A História de um Sobrevivente é um ro-mance gráfico escrito e dese-nhado pelo norte-americano Art Spiegelman que narra a luta do pai, um judeu pola-co, para sobreviver ao Holo-causto. O livro foi publicado «originalmente» em duas partes, e mais tarde reeditado num só volume. Nas tiras, os judeus são ratos (maus em alemão), os alemães, gatos; os polacos porcos e os ame-ricanos cães. O uso de antropomorfismo reflete espírito do livro: um relato incisivo e perturbador, que evidencia a bru-talidade da catástrofe do Holocausto.

«Maus é o registo das memórias do pai de Art Spiegelman, Vladek, durante o Holocausto. Acom-panha a sua história, vinheta a vinheta, desde a sua juventude e o seu casamento na Polónia, antes da guerra, até à deportação para Auschwitz. A História de Um Sobrevivente criada por Spiegelman é uma narrativa crua e sem embelezamentos. Uma das afir-mações mais repetidas acerca do Holocausto é de que é impossível imaginá-lo; tal como a guerra nuclear, o seu horror estaria para lá do alcance da imaginação artística. Spiegelman prova que essa afirmação está errada.», Independent

«Um relato intensamente pessoal da sobrevivên-cia de uma família, que lida de um modo sensível e expressivo com experiências e emoções que muitos fa-riam de tudo para esquecer. Uma narrativa que revela como, quando a vida é reduzida ao nível da mera sub-sistência, a confiança e a traição assumem dimensões inauditas. Na tradição de Esopo e de Orwell, tem um efeito chocante e confere uma ressonância poderosa a um assunto que, na verdade, se encontra já bastante documentado. E a arte é tão poderosa e comovente, e de uma excelência tal, sem nunca recorrer a qualquer sentimentalismo, que, simplesmente, funciona.», Time Out

Art SpiegelmanFoi um dos editores da revista The New Yorker e é

cofundador e editor da Raw, a famosa revista de BD e artes gráficas de vanguarda. As suas ilustrações e gravuras foram expostas em galerias e museus de todo o mundo. Maus foi distinguido (entre outros) com o Prémio Pulitzer, o prémio Eisner, o prémio Harvey e o prémio do Festival Internacio-nal de Comics de Angoulême, e foi finalista do prémio do National Book Critics Circle.

As sinopses publicadas são da inteira responsabilidade das editoras

Castelo Branco – Auditório do Centro de Cultura ContemporâneaDia 20 às 21:30

Concerto e masterclass de viola da gamba e cravo qua-tro compositores, todos figu-ras-chave da viola da gamba do Barroco Europeia. Giovanna Tardino, viola da gamba Chiara Tiboni, cravo apresentam peças de Jean--Baptiste Forqueray, menino prodígio que quando tocou com apenas cinco anos para o Rei Luís XIV toda a Corte se admirou da sua prodigio-sa técnica. Arcangelo Corelli, um dos mais famosos compositores de sempre. A difusão da sua música é testemunhada pelas numerosas edições e transcrições coevas. A so-nata para viola da gamba a apresentar é um exemplo disso, cujo manuscrito se guarda na Biblioteca Nacio-nal de Paris. Carl Philipp Emanuel Bach,

celebrado já no concerto anterior da SIMA 2014, foi nomeado em 1740 cravista da Capela do Rei Frederi-co II da Prússia e foi neste período que o compositor compôs a sonata para viola da gamba.Marin Marais e J. B. A. For-queray foram os expoentes máximos da viola da gam-ba, contudo apenas Marais viu praticamente publicada praticamente toda a sua obra para viola.

A viola da gamba na Euro-pa do Barroco

Castelo Branco – Cine-Teatro AvenidaDia 21 às 21:30

Filme de estreia de um jovem cineasta ca-zaque de 29 anos, Emir Baigazin,”Harmony Les-sons” centra-se no quotidia-no de Aslan, um solitário rapaz de 13 anos que vive com a avó nos arredores de uma pequena localidade do país.

Humilhado em fren-te aos colegas durante um exame médico escolar, é de-pois ostracizado e vítima de bullying.

O episódio provoca no

rapaz uma desordem de per-sonalidade de tal ordem que ele começa a desenvolver uma obsessão pela limpeza e pela perfeição, procuran-do controlar tudo o que o rodeia. Mais tarde, decide elaborar um diabólico plano de vingança contra os

seus agressores, tom-bando numa espiral de vio-lência que vai pôr a socie-dade em xeque. “Harmony Lessons” competiu (e foi premiado) na última edição do Festival de Berlim.

Lições de harmoniaCastelo Branco – Conservatório Regional Dia 23 às 21:30

O EnSEMBLE João Roiz convidou para este con-certo Miguel Carvalhinho, na

Guitarra. O EnSEMBLE é cons-

tituído por João Mendes e Vasken Fermanien, nos vio-linos, João Pedro Delgado, na viola, Ricardo Mota, no violoncelo e Pedro Ladeira, no clarinete.

No concerto, com entra-da gratuita, o grupo vai in-

terpretar obras de Luigi Boc-cherini, Camargo Guarnieri e Johannes Brahms.

EnSEMBLE João Roiz

Castelo Branco – Museu Francisco Tavares Proença Júnior14:30 – Museu / 15:30 – Saída para o Barrocal

Mais do que um simples modelado de quartzo, mica e feldspato, o sítio do Barrocal é um hino pétreo à roda do tempo longo que, durante milénios, se imprimiu no ho-rizonte vivencial da comuni-dade albicastrense.

Manual aberto de geo--morfologia, o Barrocal ma-terializa também uma face da geo-identidade mais enraiza-da na nossa cultura local: o de, tal como o granito, ser-mos “bem rijos e morenos”.

O complexo paisagístico do Barrocal é um interstício onde se congregam e avivam as imagens plurais da iden-tidade coletiva de Castelo Branco. É no topo deste fan-tástico manto granítico, junto do marco geodésico, onde confluem os perfis dos nossos imaginários mais entranhá-veis e belos: a este o lendário monte de S. Martinho

engloba as estirpes mi-lenares das origens, a oeste o castelo, branco, da Cardosa corporiza o devir da vontade da urbe em atingir o futuro.

Numa área de expansão da cidade, o Barrocal pode vir a assumir-se como o primeiro parque geológico urbano do Interior que, duma pedreira histórica que foi , passe a de-sempenhar uma nova função como pedreira de sentires, como um local que, através de algumas intervenções de arte contemporânea, religue o eterno diálogo entre a cria-ção e a Natureza.

Orientada por uma equipa de estudiosos (orien-tada pelo historiador Pedro Salvado), a ação “O Barrocal é nosso. Pedras com identida-de” propõe uma visitação-re-flecção- sobre o porvir desta peri-urbanidade fronteiriça. Um devir que, para além da geologia, faça também emer-gir um renovado desígnio para o Barrocal como um original viveiro-abrigo de re-generação de fauna, de flora e de usufruto contemplativo para a cidade.

Inscrição até 23 de Maio para o endereço [email protected]

O Barrocal é nosso. Pedras com identidade!

Edição 1054 • 20 de maio de 2014 • Povo da Beira · 21·Lazer

Povo da Beira O seu jornal às Terças. Perto de si, sempre! Siga-nos em facebook.com

ArÁg

uaTe

rraFo

go

Carneiro

Carta Dominante: A Papisa, que significa Estabilida-de, Estudo e Mistério.Amor: As suas obrigações profissionais podem não lhe permitir estar tanto tempo com a pessoa amada, por isso, aproveite de uma forma especial todos os mo-mentos a dois. Viva alegre e otimista!Saúde: Procure ter uma alimentação equilibrada.Dinheiro: Poderão surgir novas perspetivas nesta fase, mas não se deixe levar pelos impulsos.Números da Sorte: 8, 17, 11, 4, 2, 3Pensamento positivo:Oiço a voz da minha intuição.

21/3 a 20/4Aquário

Carta Dominante: A Força, que significa Força, Domínio.Amor: Procure não esconder segredos ao seu me-lhor amigo. Que a luz da sua alma ilumine todos os que você ama!Saúde: Evite adotar posturas incorretas.Dinheiro: É possível que não consiga cumprir um pagamento.Números da Sorte: 2, 19, 26, 34, 42, 54Pensamento positivo:Sei que tenho uma grande força interior.

21/1 a 19/2Carta Dominante: O Julgamento, que significa Novo Ciclo de Vida.Amor: Sentirá necessidade de conhecer pessoas diferentes. Viva o presente com confiança!Saúde: Probabilidade de ocorrência de peque-nos acidentes domésticos.Dinheiro: Altura de fazer contenção de despe-sas.Números da Sorte: 17, 23, 44, 13, 26, 1Pensamento positivo:Aceito as mudanças na minha vida com otimismo.

20/2 a 20/3Touro21/4 a 21/5

Carta Dominante: O 9 de Paus, que significa Força na Adversidade.Amor: Seja mais carinhoso com o seu parcei-ro. Procure intensamente sentimentos sólidos e duradouros, espalhando em seu redor alegria e bem-estar!Saúde: Opte por refeições ligeiras.Dinheiro: Poderá realizar investimentos a tí-tulo individual.Números da Sorte: 8, 10, 24, 30, 32, 43Pensamento positivo:Acredito em mim mes-mo nos momentos difíceis!

Gémeos22/5 a 21/6

Caranguejo22/6 a 23/7

Carta Dominante: A Morte, que significa Renovação.Amor: Poderá ter de enfrentar uma forte dis-cussão com alguém da sua família. Que a sua Estrela-Guia brilhe eternamente!Saúde: O cansaço poderá invadi-lo, tente re-laxar.Dinheiro: A sua conta bancária anda um pouco em baixo, seja prudente nos gastos.Números da Sorte: 1, 16, 15, 24, 27, 31Pensamento positivo:Estou sempre a tempo de começar de novo!

Carta Dominante: Cavaleiro de Paus, que sig-nifica Viagem longa, Partida Inesperada.Amor: A sua vida afetiva poderá ganhar um novo rumo. Dê tempo ao tempo e acredite que é possível ser feliz.Saúde: Cuide melhor da sua pele, está a neces-sitar de uma limpeza facial.Dinheiro: Sentir-se-á preparado para realizar os projetos a que se propõe.Números da Sorte: 7, 8, 47, 41, 45, 3Pensamento positivo:A vida é uma caminha-da cheia de surpresas boas.

Leão24/7 a 23/8

Virgem24/8 a 23/9

Carta Dominante: 3 de Paus, que significa Ini-ciativa.Amor: O seu cansaço pode prejudicar a sua relação amorosa. Procure estar calmo. Não se canse vivendo agitado!Saúde: Procure não andar tão atarefado.Dinheiro: Poderá ter problemas com a sua en-tidade patronal. Seja audaz.Números da Sorte: 1, 8, 4, 10, 11, 6Pensamento positivo:Tenho espírito de inicia-tiva para avançar com os meus projetos.

Carta Dominante: 4 de Copas, que significa Desgosto.Amor: Uma pessoa próxima de si poderá mos-trar uma faceta menos agradável. O seu bem--estar depende da forma como encara os pro-blemas.Saúde: Poderá sentir dores musculares.Dinheiro: Seja justo numa decisão que poderá ter que tomar.Números da Sorte: 8, 1, 14, 11, 17, 22Pensamento positivo:Eu venço os desgostos através da confiança em mim próprio.

Peixes

Balança24/9 a 22/10

Carta Dominante: 10 de Espadas, que significa Dor, Depressão, Escuridão.Amor: Tente pensar um pouco na sua relação, e re-flita bem se esta o faz feliz. É tempo de meditação. Ela é uma energia da alma. Explore-a!Saúde: O stress e o excesso de trabalho poderão trazer-lhe alguns problemas de saúde.Dinheiro: Poderá haver um crescimento inespera-do do seu poder material.Números da Sorte: 2, 11, 14, 17, 27, 39Pensamento positivo:A luz da minha fé ilumina todos os desafios.

Escorpião23/10 a 22/11

Sagitário23/11 a 21/12

Capricórnio22/12 a 20/1

Carta Dominante: 9 de Ouros, que significa Prudência.Amor: Rejeite pensamentos pessimistas e der-rotistas. Pratique o pensamento positivo e as ações construtivas agora!Saúde: Liberte-se da pressão do dia a dia atra-vés da boa disposição.Dinheiro: Apesar das divergências de opi-niões no seu ambiente de trabalho, não desista dos seus objetivos.Números da Sorte: 10, 20, 30, 4, 5, 9Pensamento positivo:Sou prudente nas mi-nhas ações para evitar erros.

Carta Dominante: 6 de Espadas, que signifi-ca Viagem Inesperada. Amor: Um convite inesperado alegrará o seu dia. Que os seus desejos se realizem!Saúde: Mantenha o otimismo e procure man-ter a sua energia habitual.Dinheiro: Investigue as oportunidades de emprego em empresas recentes.Números da Sorte: 16, 25, 33, 42, 50, 61Pensamento positivo:Estou disponível para embarcar em novas viagens.

Carta Dominante: Ás de Copas, que significa Princípio do Amor, Grande Alegria.Amor: O convívio com a pessoa amada estará favorecido nesta fase. Aproveite estes momentos e esqueça todos os seus receios. Mantenha-se alegre e recetivo. A Vida espera por si. Viva-a!Saúde: Fase estável, mas esteja sempre alerta. Dinheiro: Os seus problemas poderão ser re-solvidos, embora com lentidão.Números da Sorte: 7, 10, 5, 22, 41, 1Pensamento positivo:O amor traz alegria ao meu coração.

PUB

PUB

Cartomante - VidenteAlmeirim e Sertã

Trinta anos de experiência feita com sinceridade e acredite, olhando bem fun-do e apenas nos seus olhos, leio toda a carta da sua vida se preciso for e ajudo a re-solver todos os vossos problemas de negocios, amor, inveja, mau olhado, desactiva-ção de magía negra, aconselhamentos e outros problemas de difícil solução, para que tenha a vida que sempre sonhou! Honestidade, sigilo e caracter são outro dom que fa-

zem a verdade da minha vida!

Telem.: 918 283 485

www.ipma.pt/pt/

MeteorologiaTerça-Feira Dia 20

Quarta-Feira Dia 21 Quinta-Feira Dia 22 Sexta-Feira Dia 23

Domingo Dia 25 Segunda-Feira Dia 26

Dia 17ºC

Noite7ºC

Sábado Dia 24

Dia 14ºC

Noite8ºC

Dia 17ºC

Noite8ºC

Dia 17ºC

Noite9ºC

Dia 22ºC

Noite9ºC

Dia 20ºC

Noite7ºC

Dia 18ºC

Noite7ºC

PUB

Rua Poeta João Ruiz, 12 6000-260 Castelo Branco PORTUGALT (+351) 272 326 642 F (+351) 272 326 642 M (+351) 963 676 725E [email protected]

SEGUROS

NELSON ABRANTESAGENTE LOJA

Gru

po M

onte

pio

Nova loja em Castelo Branco

· 22· Povo da Beira • 20 de maio de 2014 • Edição 1054Lazer

Diretor: João Tavares Conceição

Coordenação: Cristina Valente (CP2370)([email protected])

Redação:José Manuel R. Alves (CP8361)Patricia Calado

Colaborador Permanente:Paulo Jorge Marques

Colaboradores:Álvaro BaptistaAna Paula AtanásioArmando SoaresCarlos ValeCésar AmaroClementina LeiteCristina GranadaEduardo BastosFernando JorgeFilipe AntunesGuilherme AlmeidaJoão Carlos NunesLuís MalatoMário MarinhoNuno FiguinhaPatrícia AndréPedro PittéRicardo Portugal

Conceção gráfica:Leticia Ramos Pina([email protected])

Publicidade:Gustavo Teixeira([email protected])

Secretária de Administração:Florinda Cruz([email protected])

Sede:Press IbéricaComunicação Social, LdaRua Nova Conselheiro Albuquerque BL 3, Lj.76000- 252 CASTELO BRANCONIF: 506 583 023Tel: 272 324 432Telem: 962 221 308

Impressão:Coraze - Oliveira de AzeméisTelf.: 256040526 / 910253116 / [email protected] no ICS: 117 501Depósito Legal: 74145/94Empresa Jornalística: 218 326Tiragem Semanal: 10.000 exemplaresDistribuição gratuitaEste jornal escreve segundo o novo Acordo OrtográficoTodos os artigos de opi-nião e assinados pelos respetivos autores, são da sua inteira responsabili-dade não podendo em circunstância alguma o Povo da Beira ser respon-sabilizado pelo conteúdo dos mesmos. Reservamo--nos no direito de não publicar, caso os artigos enviados não respeitem a legislação em vigor e o Estatuto Editorial do jornal.

Povo da Beira

ADIVINHAS1 - Tenho dez amigos certos, com quem muito bem me dou. Eles vêm procurar-me. Eu procurá-los não vou. O que é?

1 - Os dedos das mãos

2 - Tem coroa e não é rei, tem escamas e não é peixe?

2 - O ananás

3 - É uma caixinha, de bem-querer, não há carpinteiro, que a saiba fazer?

3 - A noz

CLASSIFICADOSPUB

PUBPUB

Tel: 927138620 - 965802491Tel: 272344314

Email: [email protected] Dr. Beirão lote 4, Castelo Branco lj 18 sala G

PUB

Castelo Branco

http://www.facebook.com/Informaticareis| Email: [email protected]

PUB

Procura trabalho como ajudante de cozinha ou copa em empresas ou restaurantes

Telf.: 272 654 517 / 964 576 771

PUB

ALUGAM-SE 2 QUARTOS

961 807 077- 272 083 271

Mobilados e com serventia de cozinha completamente equipada

Quinta Pires Marques(Junto ao CALL CENTER/ ESCOLA AGRÁRIA)

A RAPAZES OU RAPARIGAS

Senhor 35 anos com muita necessidade de trabalhar

Inscrito no Centro de Emprego

Modo de preparação:

Tira-se a casca ao abacaxi e corta-se em pedaços

pequenos, leva-se ao lume com a água e o açúcar,

cerca de 40 minutos, até que fique uma calda grossa.

Deixa-se arrefecer, tiram-se os pedaços de ananás da

calda e trituram-se. Num recipiente junta-se a calda

anterior com o abacaxi desfeito e os restantes ingre-

dientes e mistura-se tudo muito bem. Leva-se ao fri-

gorífico até à hora de servir. Uma excelente entrada

para servir com pão torrado ou bolachinhas.

Ingredientes:½ Abacaxi

½ Chávena de açúcar

½ Chávena de água

300g.de queijo creme

200g.de maionese

100g.de natas

1/5 C. (sopa) de

mostarda

1 Cebola ralada

1 Pitada de piripiri

1 Pitada de pimenta

e de sal

3 Alhos bem picadi-

nhos

POR MÁRIO MARINHO - chef

Patê de abacaxi

Preencha usando os números de 1 a 9. Grau de dificuldade: Fácil

3 6 9 1

2 1 8 9

3 1 2 5

6 7 2 5

8 6 7 59 7 1 2

8 5 4 3

9 7 6 4

1 8 2 7

PASSATEMPOS SOLUÇÕESSudoku

397652814145879362826413795578961423439528671612734589981346257253187946764295138

Sopa de letras

Encontre as palavras nas duas sopas de letras

Edição 1054 • 20 de maio de 2014 • Povo da Beira · 23·Opinião* P

or d

ecis

ão p

esso

al, o

aut

or d

o te

xto

não

escr

eve

segu

ndo

o N

ovo

Aco

rdo

Ort

ográ

fico

POR CÉSAR AMARO *

Falar claroTudo continua mais na mesma

POR NUNO DUARTE M. FIGUINHA

Anti-Histamínicos Para a Realidade

POR CARLOS VALE *

Não podemos esquecer

A EDP cortou, no ano passado, o abasteci-mento de electricida-

de a mais de 285 mil famílias que não pagaram a conta da luz. Ou seja, cerca de 5% do total de clientes. Também au-mentaram os acordos de pa-gamento faseado de dívidas de clientes à EDP em cerca de 25%, atingindo um total de 100 mil acordos no últi-mo ano. Apesar desta triste realidade, há muito menos famílias a usufruírem da tarifa social, o que é algo contradi-tório. Em termos do preço da energia, a EDP pratica o 4º preço mais caro da Europa. Mais um conjunto de situa-ções a juntar a tantas outras que nos mostra o estado de depauperamento económico de milhões de cidadãos por-tugueses. Entretanto, a EDP, cuja liquidez aumentou, pre-para-se para distribuir pelos accionistas 1005 milhões de euros de dividendos. Curiosa-mente, ou talvez não, a EDP pagou menos impostos. Pre-cisamente o contrário do que aconteceu à grande maioria da população. Também, a EDP-Renováveis aumentou os seus lucros. Para melhor constatarmos as injustiças e contradições existentes na distribuição da riqueza na so-ciedade portuguesa, vejam-se os valores salariais do presi-dente da EDP, divulgados por toda a imprensa nacional, que atingem 3,1 milhões de euros anuais. Um autêntico escân-dalo.

Com mais ou menos “saída limpa”, outras infor-mações dizem-nos que Por-tugal ficará no grupo dos 16 piores países do mundo em termos de desemprego nos próximos 5 anos, pelo menos.

Por isso, bem podem an-dar por aí a cantar loas dos seus “feitos”, que a maioria do povo já não vai em canti-gas. Por mais que tentem dis-farçar, a farsa vai ter de con-frontar-se com a vida real. Por mais mentiras que inventem, por mais tentativas que façam para encobrir os verdadeiros mentores e mandantes do enorme caderno de encargos do grande capital, dos especu-ladores e de todos os que co-lheram vultosos lucros à custa do nosso povo, há muito que é possível ver para quem es-tiveram ao serviço, e porque conceberam este sádico plano de exploração e de empobre-cimento. Um marco negro, uma saída suja, que ficará re-gistada na nossa história.

Temos a maior reces-são desde o final da Segunda Guerra Mundial; o agrava-mento brutal do desemprego, nomeadamente do desem-prego jovem, do desemprego qualificado; emigração força-da como nos piores tempos do fascismo; cortes selvagens dos salários, das reformas, das pensões, dos apoios sociais da saúde, da educação e cultura, dos serviços públicos; degra-dação do poder de compra, dos direitos laborais, da segu-rança no emprego. Uma enor-me lista negra.

O País está mais pobre, mais dependente, mais fra-gilizado e mais endividado. Alienaram parte fundamental do nosso património empre-sarial, centros de comando da vida nacional ficaram à mercê de entidades estrangei-ras comprometendo o futuro, ainda mais. Anos e anos, de mais exploração, de perda de direitos, de cortes nos salários e nas reformas. Mais despe-

dimentos, mais portugueses a saírem para o estrangeiro. Mais impostos, ou seja, mais cortes nos salários e nas pen-sões. Mais empresas a encer-rar, mais desemprego, mais fome, mais miséria. Que é afi-nal, o que eles já começaram a fazer no momento que pas-sa, ao mesmo tempo que fa-lam de novos entendimentos, sem que do outro lado venha uma recusa clara e frontal. Só não vê quem não quer. Para a grande maioria do povo, é profundamente claro, quem foram e são os responsáveis pelas políticas de direita e de desastre económico e social, que vivemos e vamos conti-nuar a viver. Todos sabemos, quem foram e continuam a ser, os responsáveis por 38 anos de políticas altamente lesivas para a maioria do nos-so povo. É certo que há quem tente passar pelos intervalos da chuva sem se molhar. Mas, quem anda à chuva, molha--se sempre. Também há quem diga que são só Eleições para o Parlamento Europeu, é ób-vio que são, mas nem por isso são menos importantes. Bem pelo contrário, trata-se de uma boa oportunidade, que não devemos desperdiçar, não só, elegendo os que melhor podem defender os interes-ses do povo português, como também dar um sinal claro de condenação às políticas pra-ticadas. No dia das Eleições, ficar em casa é perder uma excelente ocasião para con-denar as políticas europeias, também as políticas nacio-nais, infligindo, ao mesmo tempo, uma severa derrota aos grandes responsáveis pela crise profunda e violenta que nos assola. É urgente correr com eles.

Aproxima-se a data das Eleições Eu-ropeias, as quais

terão lugar no próximo dia 25 de Maio. Os Repre-sentantes dos Partidos Po-líticos concorrentes, têm visitado alguns pontos do País, porventura a título de “passeio”, registando-se de modo acentuado o puco in-teresse por parte da maioria dos Portugueses, na medida em que pouco ligam às habi-tuais lengalengas, cheias de ambiguidades, carregadas de frases feitas, que culminam sempre nas promessas falsas. Por um lado os Candidatos da coligação PSD/CDS, in-cluindo também o PS, em tempo de “campanha”, mais que não têm feito do que trocar acusações e insultos políticos, quais deles os mais irrisórios, ao invocarem a

célebre frase; a defesa dos interesses dos Portugueses. Todos nós sabemos a que classe de Portugueses está a ser referida; porquanto, eles mesmo fazem parte dela, como é óbvio. No mínimo, e até por uma questão de coerência conceda-se-lhe o benefício da dúvida. Por outro lado, os restantes Par-tidos Políticos da esquerda, vão marcando a sua envol-vência, pois lhes interessa fazer parte do aglomerado, utilizando a cassete, já gasta, inclusive do PCP, contra os Partidos da direita, não dei-xando também de acusar o PS. Referem que tudo está a ser feito contra os legítimos interesses da maioria dos Portugueses; a verdade é que também não apresentam quaisquer soluções para de-belar os problemas do País,

que no dia-a-dia se vão avo-lumando, particularmente para os mais débeis. Registe--se com algum desplante como os Governantes deste País se referem à chamada “saída” fictícia da Troika, a partir do dia 17 de Maio cor-rente. Dá a impressão que já acabaram os problemas que atormentam Portugal e a maioria dos Portugueses. Certamente que a Troika poderá ter ido embora, mas volta, para dar continuidade a mais austeridade.

Refira-se a prepósito o comentário do ex-líder do PSD Luís Marques Mendes na sua palestra, bem orques-trada, de 17 do corrente. Por um lado teceu apontamentos negativos pela má governa-ção PSD/CDS. Por outro lado fez-lhe os mais rasga-dos elogios; ou seja, acabou

por apresentar um saldo “positivo”; não fosse ele um membro da família política PSD. Acrescentou ainda um elogio a Maria Luís Albu-querque pelo seu elevado es-tatuto político e do seu êxito com Ministra das Finanças, o que certamente lhe dará todas as condições para vir a liderar o PSD. Lá diz o velho ditado – quem não é por mim, é contra mim. En-fim é a rota da política, que torna bem evidente o jogo dos interesses daqueles que optaram ser políticos profis-sionais.

Aguarda-se com algu-

ma expectativa o resultado das Eleições Europeias, no sentido de, após os seus re-sultados, como vai caminhar o País, até porque tendo che-gado ao fim a euforia, des-medida, em relação ao fute-bol de primeira grandeza, se possa refletir melhor perante os problemas que a maioria dos Portugueses vai vivendo. É evidente que o Governo tem sempre a opção, penali-zadora, de reduzir os salários aos trabalhadores do Estado; fazer cortes nas reformas da CGA, e aumentando impos-tos, ignorando a solidarieda-de e a Justiça Social. Porém,

em contrapartida os salários dos Políticos aumentaram, ultimamente, em 2,3%, ape-sar da Ministra das Finanças Maria Luís Albuquerque lhe ter dado outra interpretação, confirmando no entanto o aumento de 1,3%. São as re-gras da matemática.

O Governo está mais preocupado com a imagem do País perante os Credores externos, o que não deixa de ser bom, esquecendo-se todavia dos problemas inter-nos. É como a casa das pom-bas - muito bonita por fora, mas bastante “suja” por den-tro. É o País que temos.

Os anti-histamínicos são remédios antia-lérgicos, aos quais

muitas pessoas são “obriga-das” a recorrer aquando de elevadas quantidades de po-len no ar. Porém, nos últimos dias, tem-se assistido a muitas pessoas com alergia, não só aos pólens, como também à realidade!

Nos E.U.A, por exemplo, ficou-se recentemente a saber que o Pentágono tem um plano de ação para respon-der militarmente na eventua-lidade de o país ser invadido por “zombies”! Sim…por mortos-vivos! E afirmaram que "não é uma brincadeira"! Alergia à realidade? Quiçá… Mas nós por cá, também te-mos mentes “alérgicas” ao mundo real! Por exemplo, o Bloco de Esquerda, através da eurodeputada Marisa Ma-tias, que esteve em Peniche na praia dos “Supertubos”, defendeu que o ensino de surf deve ser integrado no currí-culo das escolas! Em Castelo Branco, por exemplo, já estou a imaginar as aulas de surf da-das na barragem da Marate-ca… Enfim, gostava de saber por que tipo de “supertubos” Marisa Matias terá passado!

Mas os grandes peritos nacionais em irrealidades e com uma completa e quiçá patogénica alergia à realidade dos factos encontram-se no Partido Socialista! E já nem falo do novo cartaz de cam-panha para as “europeias” (haja dinheiro para esbanjar em tantos), onde consegui-ram “contornar a realidade”, ao usarem Photoshop, para colocar na “selfie” rosa (auto--retrato coletivo) pessoas que nem sequer estavam presen-

tes… Estou sim a falar nas no-vas e mirabolantes ideias com que se saiu António Seguro ao elencar promessas claramente “sonhadoras” (digamos as-sim), em desespero de causa para ganhar votos, numa altu-ra em que a “troika” sai e o governo está em “alta”. Ora perante tal cenário, Seguro não está com meias medi-das e toca de logo “disparar” que em caso de um dia ser governo, ele promete “extin-guir impostos”! Qual baixa de impostos qual quê? Isso é para meninos… Para Seguro, a ter que prometer coisas que sabe que nunca irá cumprir, promete-se logo à grande!

Especificando, ele diz que vai acabar com a TSU dos pensionistas, revogará o corte no complemento de solidariedade dos idosos, eli-minando a contribuição de sustentabilidade de pensões-…e abrindo um buraco na receita! Ele diz então que compensará por três vias: maiores impostos aplicados aos fundos de investimento imobiliário, venda de patri-mónio do Estado e aplicação de uma taxa de transacções financeiras! Ou seja, diz que baixa de um lado e aumenta impostos no outro…mas diz que "não aumentará a carga fiscal”? Então isso chama-se o quê? A realidade é trama-da… O elenco de promessas, inclui ainda coisas “credíveis” como “um novo plano de industrialização, denomina-do 4.0 (???) por estarmos a viver a quarta revolução in-dustrial”(???)! Ou ainda uma utópica redução para metade da taxa de abandono escolar no espaço de uma legislatura (como?), uma “reforma do

Estado, sem fazer cortes” (por intervenção divina, será?) ou até “uma estação oceânica in-ternacional nos Açores” (não na Madeira, que essa terra é “laranja”!). Curioso é que com tantos aumentos de des-pesa que ele promete e com tantos cortes que quer acabar, ele promete também “Conso-lidação das contas públicas, cumprindo o Tratado Orça-mental”! Qual messias qual quê? António José Seguro é o verdadeiro santo milagreiro! Proponham-no para canoni-zação, já!

Para terminar, ele propõe ainda “Uma nova Agenda para a Europa”! E terá mes-mo que ser nova, porque Mar-tin Schulz, o candidato socia-lista à Comissão Europeia, defende ideias diametralmen-te opostas às que os socialistas portugueses, candidatos ao Parlamento Europeu têm an-dado a defender! E, também ao contrário destes, Martin Schulz considera que é um “progresso” os países que fo-ram alvo de resgate, já não es-tarem num programa de ajus-tamento, numa clara alusão à saída limpa de Portugal, do resgate financeiro! Parece que até nisto, a realidade “trama” a vida a Seguro…

Assim, ele prefere an-dar a publicitar um suposto programa de Governo, com ideias claramente irrealistas e que mais não é que um re-gresso ao despesismo des-mesurado do passado, mais parecendo que a despesa é o anti-histamínico do PS para a alergia à realidade! Se assim é, que venham os espirros e o “muco” em abundância, que não serão tão nefastos para todos nós…

· 24· Povo da Beira • 20 de maio de 2014 • Edição 1054ÚltimaPUB