edição nº 1070

24
Desporto Página 2 Associação da Carapalha comemora 16 anos Página 6 Cebolais de Cima recebeu Feira Maravilhas da Doçaria Páginas 12 e 13 Hortense Martins e Cristina Granada lideram distrital do PS Página 9 Agrupamento de escolas com médias acima da nacional Página 16 Abertas propostas de Orçamento Participativo Proença-a-Nova Eleições Página 7 Orfeão aposta nos jovens Alcains e Sertanense seguem em frente na Taça de Portugal Página 19 PUB PUB Festa do Caracol Organizado por Zé dos Caracóis em Alcains 12 e 13 de Setembro de 2014 Foto: Beira Baixa Tv Edição 1070 Ano XX 9 de setembro de 2014 Semanário Gratuito Sai à 3ª feira Diretor: João Tavares Conceição Fundão

Upload: povo-da-beira

Post on 03-Apr-2016

247 views

Category:

Documents


19 download

DESCRIPTION

Povo da Beira - O seu semanário regional gratuito, disponivel em toda a Beira Baixa.

TRANSCRIPT

Page 1: Edição nº 1070

Edição 1070 • 9 de setembro de 2014 • Povo da Beira · 1·

Desporto

Página 2

Associação da Carapalha comemora 16 anos

Página 6

Cebolais de Cima recebeu Feira Maravilhas da Doçaria

Páginas 12 e 13

Hortense Martins e Cristina Granada lideram distrital do PS

Página 9

Agrupamento de escolas com médias acima

da nacional

Página 16

Abertas propostas de Orçamento Participativo

Proença-a-Nova

Eleições

Página 7Orfeão aposta nos jovens

Alcains e Sertanense seguem em frente na Taça de PortugalPágina 19

PUB

PUB

Festa do CaracolOrganizado por Zé dos Caracóis em Alcains

12 e 13 de Setembro de 2014

Foto

: Bei

ra B

aixa

Tv

Edição 1070 • Ano XX • 9 de setembro de 2014 • Semanário Gratuito • Sai à 3ª feira • Diretor: João Tavares Conceição

Fundão

Page 2: Edição nº 1070

· 2· Povo da Beira • 9 de setembro de 2014 • Edição 1070Destaque

Associação Cultural e Desportiva da Carapalha comemorou 16 primaveras

POR PATRÍCIA CALADO

No passado fim de semana, a Associação Cultural e Desportiva da Carapalha (ACDC) orga-nizou as comemorações do seu 16.º aniversário. No dia 6, sábado, a associação promoveu uma prova de perícia que contou com cerca de 800 participantes.

“Promovemos di-versas atividades para os nossos sócios e amigos da Carapalha. Foram contemplados com uma prova de perícia automó-vel onde tivemos a maior afluência de sempre, com um número elevado de inscritos que beneficia-ram o público com um espetáculo. No domingo, promovemos um passeio de motorizadas antigas, onde os motoqueiros tive-ram a oportunidade de vi-sitar algumas das artérias das Freguesias do conce-lho de Castelo Branco”, disse José Perquilhas, Pre-sidente da ACDC.

Em jeito de balanço destes 16 anos de vida da Associação da Carapalha, José Perquilhas lembrou as medalhas já conquista-das que “levaram o nome da Associação e da cidade de Castelo Branco” além--fronteiras.

“Aqui também já se conquistaram medalhas de ouro. Em 2009, atle-ta da Carapalha, Carma Martins no Open Inter-nacional de Inglaterra, conseguiu a medalha de ouro, em representação de Portugal. Um feito que a nossa casa muito se or-gulha”, recordou.

E afinal de contas, qual a receita para estes 16 anos de vida de uma associação? José Perqui-lhas explicou que “só uma equipa coesa, empenhada e dedicada pode promo-ver o associativismo”.

“Lutamos todos os dias para prestar um ser-viço público a uma co-munidade cada vez mais exigente. Ao longo destes anos, levaram-nos a ser um exemplo de socieda-de. Temos e tivemos es-colas a funcionar como a do acordeão, concerti-na, guitarra e viola que se mantém pelo trabalho desenvolvido pelos pro-fessores e alunos”, acres-centou.

Relembrou ainda que teve “momentos bons e menos bons, pois o asso-ciativismo exige respon-sabilidades, dedicação, solidariedade e muitas horas em prejuízo da vida pessoal e profissional”.

Município presenteia Associação da Cara-palha

José Perquilhas mostrou vontade de ver a zona envol-vente da Associação da Ca-rapalha requalificada. Posto isto, Luís Correia, Presiden-te da Câmara Municipal de Castelo Branco, garantiu que essa “será uma realidade”.

“A zona envolvente vai ser requalificada e bre-vemente vamos conseguir ajudar a fazer os arranjos exteriores para que a asso-ciação dê um salto qualita-tivo e que tenha condições para continuar este magni-fico trabalho que tem feito ao longo dos anos”, revelou o autarca.

Luís Correia, que mar-cou presença nas comemora-ções da ACDC, congratulou a associação e José Perqui-lhas pelo trabalho desenvol-vido em prol do bairro da Carapalha e da cidade de Castelo Branco.

“Esta associação tem sido responsável e parcei-ra no desenvolvimento da nossa cidade. Tem tido um papel preponderante não só neste bairro, mas sobretudo na nossa cidade. Acompa-nhei todas as fases desta associação… recordo-me do nascimento com Antó-nio Pina, recordo-me ter

aparecido este edifício, a sua construção e inaugu-ração. Do melhoramento do mesmo, com a cozinha, e por isso, tenho a certeza que com todas as atividades que a associação tem desen-volvido, merece todas estas melhorias”, comentou Luís Correia.

Para além do presidente do município albicastrense, também Jorge Neves, presi-dente da Junta de Freguesia de Castelo Branco, marcou presença nestes festejos de forma a felicitar a ACDC.

“São 16 anos, o tempo passa muito depressa. Por-ventura 16 anos da vida de uma pessoa talvez não seja muito, mas numa coletivi-dade é uma marca muito importante. Esta associação já nos habituou a um con-junto de iniciativas de gran-de qualidade em que agre-gam tanta gente, não só do bairro, mas da cidade. Não podemos esquecer, António Pina, que deram o melhor de si para que a associação fosse hoje tão conceituada. As associações têm um pa-pel muito importante”, refe-riu o Presidente da Junta de Freguesia.

Jorge Neves garantiu ainda que “a junta estará lá sempre para que a asso-ciação atinja todos os seus objetivos”. ■

Luís Correia com José Perquilhas

Page 3: Edição nº 1070

Edição 1070 • 9 de setembro de 2014 • Povo da Beira · 3·Destaque

EDITORIAL

DIRETOR JOÃO TAVARES CONCEIÇÃO

As Condenações

PUB

PUB

PUBPUB

Carlos CrisóstomoPedro Crisóstomo

Médico Chefe de Serviço de Clínica Geral

Médico Dentista

Apreendida droga no comboio

No passado dia 1 foram apreendidas 4,5 gramas de cannabis pelo Comando Territorial da Guarda Nacional Repu-blicana (GNR), através do Núcleo de Investiga-ção Criminal de Castelo Branco.

O homem, de 33 anos, que transportava a droga é residente em Madrid, Espa-nha, e viajava no comboio intercidades que efetuava

ligação Lisboa-Covilhã. Assim, atendendo ao

regime jurídico aplicável ao tráfico e consumo de estupefacientes e substân-cias psicotrópicas, o indi-víduo foi notificado para comparecer na Comissão para a Dissuasão de Toxi-codependência de Castelo Branco.

Esta ação de fiscali-zação ocorreu no âmbito da Operação “Clean Sta-

tions” que a GNR realizou nos passados dias 1 e 2. Esta operação traduziu-se na execução de um conjun-to de ações de controlo e fiscalização nos comboios, tanto nacionais como in-ternacionais, e nas estações ferroviárias localizadas na sua área de responsabilida-de. Prevenir e combater a criminalidade foi o objeti-vo desta operação “Clean Stations”.■

Nesta primeira semana de se-tembro, tive-

mos conhecimento do processo da Face Ocul-ta e dos resultados elei-torais para as federações socialistas,

Começando pelo úl-timo tema observou-se a primeira contagem ofi-cial das espingardas so-cialistas. E para já a vi-tória parece pender para Costa, algo que seria esperado, mercê das la-cunas, erros e omissões de Seguro. Na realidade a eleição para as euro-peias condicionou, pe-los seus resultados anó-malos para o PS, toda a estratégia socialista, sob a direção de Seguro. Pode-se compreender a sua irritação quando se sente, de alguma forma, atraiçoado por Costa, mas para credibilidade do próprio partido, algo teria de ser feito. Mas a fação forte, que engloba tudo que é barão, está do lado de Costa. O que não deveria ser um facto de peso, pois são estes os que têm grande respon-

sabilidade pela vivência politica pós 25 de abril. Quando Seguro diz que Costa é um mito, se ca-lhar até tem razão. Não existem ideias para um futuro próximo nem de um, nem de outro, pelo que quando, e se, atin-girem o poder vão fazer exatamente o mesmo que os que lá estão. E ainda ficaremos pior do que estávamos. Vamos aguardar pelos frente a frente para assistirmos às sua atuações, saben-do de antemão que di-ficilmente alguém sai incólume desta lavagem de roupa suja.

A outra situação foi uma lança em África, mais pelas penas apli-cadas que pelo exercício de Justiça. Ao serem dados como compro-vados os vários crimes, não restava outra hi-pótese ao Tribunal que não condená-los. Só que este julgamento

valeu pela boa atuação do Ministério Público (considerada uma ex-cecionalidade, quando deveria ser uma nor-malidade), assim como teve nuances distintas: desde a constituição de um corpo de inspetores que aturam em con-junto, longe dos holo-fotes de Lisboa, e que conseguiram manter o segredo até ao fim, um mesmo procurador sem-pre à frente do processo, como a oportunidade de gravar digitalmente todos os documentos relevantes para o pro-cesso. A importância das escutas, algumas das quais até tiveram ordem para ser apaga-das, foi fundamental. No entanto sabemos que o processo não está fechado: vão existir re-cursos, onde o dinheiro vai ser relevante. Ainda teremos de aguardar os finalmente…

Page 4: Edição nº 1070

· 4· Povo da Beira • 9 de setembro de 2014 • Edição 1070Castelo Branco

PROFESSOR JIKINEHTlm.: 969 402 867 - 911 095 838 - 212 450 482

Africano, grande cientista espirutualista, com super magia negra e branca mais forte. Resolve com rapidez no máximo de 4 dias qualquer que seja o seu caso, exemplo:Amor, Negócios, Impotência Sexual, Prender e Desviar, Afasta e Aproxima pessoas

amadas, Exame, Jogo, Espirituais, Alcoolismo, Droga, Maus olhados, Inveja, etc... Lê a sorte, dá previsão da vida e do futuro pelo bom espírito e forte talismã.

CONSIDERADO UM DOS MELHORES PROFISSIONAISNão há problema sem solução - Consultas das 9H às 22H / Segunda a Domingo

PUB

Rua Duarte Pacheco Pereira Nº79, 5º F Damaia de Baixo 2720-213 Amadora

Kiosk Vidal organiza mais uma feira onde tudo é à borlaPOR PATRÍCIA CALADO

Pela terceira vez, o Kiosk Vidal vai organizar a Feira das Borlas. Esta está marcada para o pró-ximo sábado, dia 13, à frente do estabelecimento comercial, com o início marcada para as 9H30.

“Ao longo dos tem-pos vamos tendo alguns stocks que vão ficando por vender, que não têm saída. Decidimos assim oferece-los. Daí cicli-camente, fazemos uma Feira da Borla, onde po-

mos à disposição essas peças que vão ficando”, explicou António Garri-do, sócio gerente do Kiosk Vidal, ao POVO DA BEI-RA.

Nesta III Feira das Borlas, o Kiosk Vidal vai colocar “peças tais como revistas, brindes que as vezes são promocionais de jornais e revistas e que as pessoas não querem le-var”, acabando por ficar no estabelecimento.

“A nós estas peças não nos fazem falta. Por-tanto colocamos à dispo-

sição das pessoas numa pequena exposição, onde podem lá ir buscar o que quiserem, é self-service”, afirmou o sócio gerente ao POVO DA BEIRA.

Esta vai ser a terceira edição e, de acordo com António Garrido, “em hora e meia desaparece quase tudo”. Nas duas passadas edições, houve uma enorme adesão. O fim da III Feira das Bor-las está marcado para as 12H30, contudo pode ter-minar antes, dado que, o stock é limitado. ■

Couto de S. Domingos em Alcains vai animar com Festa do CaracolPOR PATRÍCIA CALADO

Na próxima sexta-feira e sábado, dia 12 e 13, Cou-to de S. Domingos, em Al-cains, vai ser palco da Festa do Caracol. Esta vai contar com muita animação, igua-rias de caracóis, corrida de caracóis e ainda animação musical.

No recinto das insta-

lações do Zé dos Caracóis, os visitantes vão poder de-liciar-se com iguarias, tais como Caracol à Zé dos Ca-racóis, Caracoleta Grelha-da, Feijoada de Caracoleta, Caracol Xau-Xau, Caracol com Caril e Caracol de Ce-bolada.

Esta vai ser já a quar-ta edição, contando assim com uma corrida de cara-

cóis. Os visitantes podem então apostar e aqueles que alcançarem os primeiros lu-gares ganham prémios.

Para divertir ainda mais a IV Festa do Cara-col, a animação musical vai estar a cargo de Virgílio Faleiro, sendo que, a partir das 2 horas, haverá um DJ para dar música à camada mais jovem. ■

PUB

Carro abandonado com droga em Malpica do Tejo

No passado dia 30 de agosto, o Comando Terri-torial da GNR de Castelo Branco, através do Pos-to Territorial de Castelo Branco e com o apoio do Núcleo de Investigação Criminal de Castelo Bran-co, apreendeu 471 selos de LSD, aproximadamen-te 138 gramas de anfeta-minas e uma quantidade

residual de heroína. Estas foram localizadas no inte-rior de um veículo ligeiro de passageiros que se en-contrava abandonado, por motivos ainda não con-cretamente apurados, na freguesia de Malpica do Tejo.

Posteriormente, a GNR conseguiu identi-ficar o proprietário do

automóvel, com o apoio do Centro de Coopera-ção Policial e Aduaneira de Vilar Formoso, por se tratar de um cidadão de nacionalidade estrangei-ra. Estas diligências foram entretanto comunicadas à Autoridade Judiciária competente que tutelará as ulteriores diligências processuais.■

Banda Filarmónica marcou presença na iniciativa Música ao LuarPOR PATRÍCIA CALADO

A Banda Filarmónica Cidade de Castelo Branco, da Associação Cultural e Recreativa “As Palmei-ras”, também teve lugar na iniciativa Música ao Luar, uma iniciativa dinamizada pela Junta de Freguesia de Castelo Branco. Música ao Luar, que teve início no dia 19 julho, tem chamado as atenções dos albicastren-ses que têm aproveitado as noites calorosas para assis-tirem a espetáculos.

Assim, todas as sextas--feiras, a partir das 21H30, o largo frente à Junta de

Freguesia tem sido o pal-co destes espetáculos mu-

sicais ao luar. Na passada sexta-feira foi a vez da

Banda Filarmónica brilhar e encantar a multidão que

lá assistia.Com um espetáculo

dividido em duas partes, a Banda Filarmónica Cidade de Castelo Branco aprovei-tou a iniciativa “Música ao Luar” para dar início aos festejos do 10.º ani-versário da banda. Assim, sob as ordens do maestro Vítor Ávila, as comemora-ções das 10 primaveras da Banda Filarmónica Cidade de Castelo Branco come-çaram da melhor maneira, fazendo as delícias do pú-blico no Largo de S. Sebas-tião. ■

António Garrido, sócio gerente do Kiosk Vidal

Page 5: Edição nº 1070

Edição 1070 • 9 de setembro de 2014 • Povo da Beira · 5·Castelo Branco

Associação Informática angariou dinheiro para duas associações

PUB

Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento dinamizou atividades para o ATL A Vida a Cores

A Amato Lusitano – Associação de Desenvol-vimento, durante os meses de verão dinamizou um conjunto de visitas a insti-tuições locais de interesse lúdico-pedagógico com as crianças e jovens do ATL A Vida a Cores. Este ATL, que dinamiza desde 2010, é composto por cerca de 40 crianças que durante o ano letivo acompanha a nível das competências pedagógicas (apoio ao estudo e nos tra-balhos escolares) e lúdicas (desenvolvimento de um programa de atividades in-terrelacionais).

Estas visitas inseriram--se no programa de ativi-dades de verão do ATL e tiveram como objetivo a ocupação dos tempos livres, o desenvolvimento de com-petências pessoais e sociais nas crianças e jovens, a sua participação ativa na comu-

nidade envolvente e a pre-venção de comportamentos de risco através da aquisição de novos conhecimentos de forma lúdica e pedagógica, participando igualmente nos ateliers disponíveis nas refe-ridas entidades.

Algumas das visitas que foram realizadas tiveram em conta atividades disponi-bilizadas temporariamente pelas entidades, como por exemplo, a exposição “As-tronomy Dome” no Cy-bercentro e a celebração do “Dia Mundial das Biblio-tecas”, em que as crianças e jovens puderam disfrutar de exposições interativas.

A celebração de dias te-máticos específicos também fomentada pelo Projeto “A Vida a Cores” contou com a participação do grupo na comemoração, “Dia Mun-dial dos Avós” com entrega de lembranças aos senio-

res da USALBI e do “Dia Mundial do Voluntariado”, através da organização uma tarde animada com dança e jogos realizados pelas crian-ças junto dos idosos da San-ta Casa da Misericórdia de Castelo Branco, fomentando nos mesmos o exercício da cidadania e solidariedade.

Mais uma vez, a Ama-to Lusitano – Associação de Desenvolvimento, através do Projeto “A Vida a Cores” e assinalando a importante contribuição de todas as en-tidades e técnicos envolvi-dos, possibilitou às crianças e jovens maioritariamente oriundos de famílias caren-ciadas do concelho, um con-junto de oportunidades de crescimento pessoal e social para a construção do seu percurso de vida e desenvol-vimento, que em muito po-derão contribuir para a sua inclusão social.■

POR PATRÍCIA CALADO

No passado domingo, dia 7, a Associação Infor-mática de Castelo Branco organizou uma iniciativa solidária que consistiu em angariar dinheiro para a Associação Portuguesa de Esclerose Lateral Amio-trófica (APELA) e para a Associação Nacional de Doentes com Artrite Reu-matóide (ANDAR).

As Docas foram palco desta iniciativa que consis-tiu no tão famoso banho gelado (Ice Bucket Chal-lenge). Cada participante levou um balde e cinco eu-ros a reverter para as duas associações anteriormente mencionadas.

Para além deste desa-

fio, ainda foi feito uma ho-menagem à Nonô, a meni-na que faleceu na passada quarta-feira, dia 3, vítima de cancro. A Associação Mães Especiais (AME) fez questão de marcar presen-ça para honrar a pequena

Nonô com o lançamento de balões cor-de-rosa.

Assim, a Associação Informática de Castelo Branco recolheu 50 euros para a APELA e ANDAR. Carlos Campos, responsá-vel pela iniciativa, salientou

a importância de organizar eventos de cariz solidário.

“Verificámos, através das redes sociais, que há vários desafios solidários e chegamos à conclusão que na nossa região, além de existirem pessoas que

têm problemas de esclero-se, o grande problema da nossa região sempre foi a artrite reumatoide. Daí pensámos que também podíamos participar nessa onda de solidariedade e fa-zer o ice bucket challenge, o desafio do banho gela-do”, explicou Carlos Cam-pos ao POVO DA BEIRA.

De acordo com Carlos Campos, a Associação de Informática está sempre aberta a iniciativas solidá-rias, até porque esta não foi a primeira atividade orga-nizada pela associação.

“Apoiamos projetos que vemos que tenham al-guma validade. Por exem-plo, apoiamos um projeto documentário de recons-trução 3D do porto roma-

no de Lisboa. Qualquer projeto que seja válido e que apoie quer a comuni-dade local quer a comuni-dade nacional, apoiamos com fundos da associação ou com fundos que possa-mos recolher. Inclusiva-mente também já enviá-mos material informático para Moçambique”, subli-nhou.

Carlos Campos adian-tou ainda que a Associação Informática está a “desen-volver a implementação de uma rede wi-fi numa lo-calidade próxima de Cas-telo Branco”. Sem querer revelar ainda a localidade em questão, esta imple-mentação de rede wi-fi vai estar “concluída dentro de alguns meses”. ■

Pastelaria S. Cristóvão com nova gerênciaPOR JOSÉ MANUEL R. ALVES

A Pastelaria S. Cristó-vão situada na Avenida Ge-neral Humberto Delgado (Edifício S. Cristóvão) abriu as suas portas, com nova ge-rência de Marta Assunção & Jesus Martins, Lda.

Apresentando um novo conceito de atendimento personalizado, mas man-tendo a mesma decoração, a gerência garante que este espaço emblemático da cidade, situado geografi-camente numa zona bas-tante movimentada, será uma mais-valia para os seus clientes.

Para além de café/pas-telaria, a sua clientela pode-rá usufruir de uma refeição rápida com qualidade, para além de um espaço mais intimista que permite por exemplo a realização de eventos culturais. ■

PUB

Cartomante - VidenteAlmeirim e Sertã

Trinta anos de experiência feita com sinceridade e acredite, olhando bem fun-do e apenas nos seus olhos, leio toda a carta da sua vida se preciso for e ajudo a re-solver todos os vossos problemas de negocios, amor, inveja, mau olhado, desactiva-ção de magía negra, aconselhamentos e outros problemas de difícil solução, para que tenha a vida que sempre sonhou! Honestidade, sigilo e caracter são outro dom que fa-

zem a verdade da minha vida!

Telem.: 918 283 485

Page 6: Edição nº 1070

· 6· Povo da Beira • 9 de setembro de 2014 • Edição 1070Castelo Branco

Alegro vai animar tardes de domingo dos mais pequenos

O centro comercial Alegro vai animar as tar-des de domingos dos mais pequenos. Entre as 16 e as 17 horas, o Alegro vai pro-porcionar um conjunto de iniciativas pensadas exclu-sivamente para as crianças.

No próximo domin-go, dia 14, “Colares com trapilho e botões”, um workshop através do qual os jovens participantes podem surpreender a mãe, tia, avó ou irmã com um presente personalizado.

No dia 21, os miúdos têm a oportunidade de des-cobrir os segredos da “Mo-delagem de balões”, numa oficina onde podem dar

asas à imaginação e criar flores, animais e um sem fim de formas.

No último domingo do mês, “A moda das pulseiras de elásticos” invade o Ale-gro da cidade albicastrense com um workshop que en-sina originais técnicas de construção das tão famosas pulseiras que tanto agradam a raparigas e rapazes.

A iniciativa Miúdos Alegro continua em outu-bro, com os ateliês “Cobri-nhas coloridas e simpáti-cas” (dia 5), “Espetadas de Gomas” (dia 12), “A arte com folhas secas” (dia 19) e “Submarino na garrafa” (dia 26). ■

Biblioteca Municipal vai ser palco do colóquio “Convergência na ação face à doença de Alzheimer”

No próximo domin-go, dia 13, o Auditório da Biblioteca Municipal vai receber um colóquio da Associação de Apoio e Estudo às Psicognosis na Raia Central (ASPSI) com a denominação “Con-vergência na ação face à doença de Alzheimer”.

A abertura, marcada

para as 10 horas, vai con-tar com a presença de João Silveira Carvalho, Presi-dente da ASPSI, Óscar González Benito, Diretor–Gerente de la Fundación General de la Universidad de Salamanca e por Luís Correia, Presidente da Câ-mara Municipal de Caste-lo Branco.

Por volta das 10H15 tem início o primeiro tema: “Abordagem hu-mana do envelhecimento e a demência” apresenta-do por António Lourenço Marques. “Memória e estimulação” é a segun-da abordagem que vai ser feita no colóquio, tendo António Leuschner como

orador.Neste simpósio tam-

bém vai ser feita a apresen-tação do Centro Virtual sobre o Envelhecimento. O último tema, “A situa-ção atual das demências em Portugal: Epidemiolo-gia e estratégias”, vai ser apresentado por Álvaro Carvalho. ■

Escuteiros com inscrições abertas a partir de sábado

No próximo sábado abrem as inscrições para os Escuteiros para crianças e jovens. Assim, todos os sá-bados até ao dia 4 de outu-bro das 14H30 às 18 horas, basta ir à sede do Agrupa-mento 160, que se situa no Largo do Matadouro, pro-ceder à inscrição.

Por este Agrupamen-to já passaram centenas de jovens que quiseram fazer algo diferente no tempo li-vre ao mesmo tempo que aprendiam coisas novas e se divertiam.

No Agrupamento 160 há atividades para crianças e jovens entre os seis e os

22 anos, adaptadas a cada escalão etário bem como aos gostos e motivações de

cada um. Assim desde jogos de pistas, raid’s, Ikes, cami-nhadas, acampamentos, a desportos radicais é possível fazer tudo desde que seja essa a vontade dos jovens.

No decorrer do ano cada um tem a possibili-dade de participar e enri-quecer diversas atividades, tendo cada atividade o seu Lema e o seu Tema, todas elas com o objetivo tanto do desenvolvimento pessoal como do Bando, Patrulha ou Equipa onde cada jovem está inserido. ■

Angry Birds no Alegro

O Centro Comercial Alegro recebe já esta terça--feira, dia 9, até ao dia 21, os pássaros mais loucos de sempre, os Angry Birds. O bando de pássaros enfure-cidos promete não dar des-canso aos porcos malvados que ousaram roubar os seus ovos.

Videojogos, tazos, pi-râmide de pontaria, mode-lagem de personagens em plasticina, decoração (e de-

voração) de deliciosas bo-lachas com motivos Angry Birds, entre outras ativida-des e muita animação, não irão faltar no playground do Alegro Castelo Branco.

Assim, de segunda-fei-ra a sexta-feira, o horário é das 15 às 18 horas. Durante o fim de semana, os mais pequenos podem usufruir das 11 às 13 horas e das 15 às 18 horas. Esta é uma ini-ciativa gratuita. ■

Feira Maravilhas da Doçaria foi um sucessoPOR JOSÉ MANUEL R. ALVES

A IV Feira Maravi-lhas da Doçaria que, de-correu nos dias 6 e 7 de setembro, na Freguesia de Cebolais de Cima e Retaxo foi um sucesso, registando a presença de inúmeros visitantes.

Miguel Vaz, presi-dente da autarquia, real-çou a importância do certame, que tem sido um sucesso, e um teste-munho importante dos laços que unem as duas freguesias vizinhas, en-dereçando os agradeci-mentos a todos aqueles que estiveram presentes com os seus expositores, para além da população

que apesar das condições meteorológicas adversas, aderiu em massa ao even-

to. “O nosso objetivo é engrandecer cada vez mais esta feira, proje-

tando as nossas terras e contribuindo para o seu desenvolvimento”, afir-

mou o autarca.Presente na inaugu-

ração do certame, Luís

Correia, presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, enal-teceu a realização da terceira edição da Feira Maravilhas da Doçaria, que como vem sendo tra-dição deste a sua primei-ra realização, consegue demonstrar tudo aquilo que de melhor se faz na doçaria em Cebolais de Cima e Retaxo. “A au-tarquia estará sempre ao lado destas iniciativas, sendo esta feira bastan-te importante para a união das duas fregue-sias, que para também tem a oportunidade de demonstrar o artesana-to, e a degustação da boa gastronomia”. ■

Rotary Club com atividades durante este mêsO Rotary Club de

Castelo Branco vai orga-nizar um conjunto de ati-vidades que vão decorrer durante o mês de setem-bro. Assim, já na próxima terça-feira, dia 16, ativi-

dade será uma palestra in-titulada “Gerontologia” no Hotel Rainha D. Amé-lia, pelas 21 horas.

No dia 23, o auditó-rio da biblioteca muni-cipal também receberá

uma palestra e uma visi-ta guiada realizada por José Martins. Já no dia 30 deste mês, o Rotary Club organiza um jantar solidário com a participa-ção da Casa da Amizade

e convidados. “Noite de Fado” dá nome a esta úl-tima atividade do mês de setembro que tem como intuito angariação de fun-dos para projetos humani-tários. ■

Page 7: Edição nº 1070

Edição 1070 • 9 de setembro de 2014 • Povo da Beira · 7·

POR PATRÍCIA CALADO

No passado dia 1, o Orfeão de Castelo Branco anunciou que vai apostar na formação doa jovens que queiram enveredar pelo ramo da música. Assim vai ser criado o Orfeão Júnior de Castelo Branco dirigido às crianças e jovens com ida-des compreendidas entre os oito e os 18 anos.

“Vamos dar oportuni-dades aos jovens para que cantem aquilo que mais gostam. Este vai ser um coro para crianças e jovens, rapazes e raparigas. Vamos ter no máximo, 50 inscri-tos”, explicou Daniel Mar-tins, Presidente do Orfeão, em conferência de imprensa.

De acordo com Daniel Martins, o objetivo passa por “oferecer formação aos jovens no âmbito coral”.

“Mostrar as capacida-des dos mais jovens, numa área onde ainda há precon-ceitos. Todas as músicas

atuais, rock, pop, comer-ciais vão ser adaptadas a coro”.

O orfeão que come-mora já 58 anos de vida vai agora apresentar outra gera-ção, que mais tarde na idade adulta, pode vir a incorporar o Orfeão.

“Queremos mais parti-cipação e mais dinamismo na cidade de Castelo Bran-co. Esta vai ser uma opor-tunidade para os jovens de cantarem aquilo que mais gostam e ainda poderem a vir renovar o orfeão”, acres-centou.

Tal como o orfeão, este para jovens vai ser gratuito e os ensaios vão ser no mesmo local, todas as quartas-feiras, com Manuela Costa a lide-rar o coro.

“Cada estilo musi-cal tem especificidades. Vamos, por isso, adaptar todo este tipo de músi-ca às suas vozes. Castelo Branco tinha esta lacuna a preencher, pois na música

clássica, a cidade está bem preenchida. Era necessária esta diversidade na apren-dizagem”, explicou Manue-la Costa.

Em termos financeiros, Daniel Martins sente que o “orfeão pode suportar estes custos, mantendo os apoios, apesar não de ser fácil”.

Uma opinião partilha-da por Rui Barata, maestro, que, convicto, afirmou que este é um projeto com per-nas para andar, acrescentan-do ainda que o orfeão neces-

sitava de “ter pessoas mais jovens”.

“Fui eu que lancei este projeto. Se queremos que o orfeão chegue aos 100 anos, então temos de trazer gente nova. Temos de viver por nós próprios. Se criar-mos um grupo diferente, surgem convites, podendo então cobrar cachet. E aí podemos não viver apenas do apoio da Câmara Muni-cipal. O orfeão é um inves-timento e quem ganha com isto tudo é a cidade”, expli-cou Rui Barata.

Rock Academy

Para além do projeto do Orfeão Júnior, durante a conferência de imprensa foi ainda divulgado o lançamen-to de outra escola, Rock Aca-demy.

“Esta é uma nova es-cola de música e de talentos dedicada principalmente ao rock, pop, jazz, folk e ele-trónica. Sendo igualmente direcionada para as novas tecnologias e artes de espetá-culo”, esclareceu Rui Barata.

Rock Academy já apre-senta inscrições abertas e é uma escola que pretender “complementar as restantes ofertas da cidade”. Esta esco-la tem também como objetivo formar conjuntos musicais e bandas direcionadas para os géneros musicais atuais.

Carlos Santos, que acompanha Rui Barata na orientação do Rock Acade-my, referiu que vão também promover workshops e ativi-dades extracurriculares, de

forma a “orientar na prática para palcos”.

De acordo com Carlos Santos, “educar, treinar e desenvolver artistas” é, por-tanto, um objetivo a cumprir pela Rock Academy. Para os mais pequenos, dos seis aos nove anos, também vai haver oportunidades na Rocky Aca-demy for Kids.

Luís Correia, Presiden-te da Câmara Municipal de Castelo Branco, felicitou o Orfeão pelos dois projetos que “vão reforçar a cidade na formação musical”.

“Rocky Academy vem suprir uma área muito atra-tiva para os jovens. Com estes projetos haverá mais qualidade na formação de jovens”, disse o autarca.

O presidente da autar-quia albicastrense acrescen-tou ainda que o município apresenta “uma estratégia cultural”, sendo que, “em termos culturais, o nosso concelho é forte e continua-rá a ser”. ■

Castelo Branco

PUB

Orfeão de Castelo Branco aposta na formação dos mais jovens

Alegro recebeu Feira de ArtesanatoPOR PATRÍCIA CALADO

O Centro Comercial Alegro recebeu no fim de semana passado uma Feira de Artesanato no parque

de estacionamento coberto. Esta iniciativa, promovida pelo centro comercial, con-tou com mais de duas deze-nas de artesãos que aprovei-taram para vender as suas

peças únicas feitas à mão. O POVO DA BEIRA falou com alguns vendedores que agarraram esta oportunida-de para darem a conhecer os seus trabalhos. ■

Ana Hormigo, 26 anos Estou desempre-

gada, por isso agarrei esta oportunidade para tentar vender al-gumas coisinhas. Foi uma alternativa que arranjei para ganhar dinheiro. Vendo pe-ças feitas em cortiça, é artesanato feito por mim. ■

Beatriz Dinis, 27 anosEsta foi uma oportu-

nidade de expor as peças e, portanto, decidi aceitar. Vendo peças mais infantis, como estojos para lápis, e para senhoras, como car-teiras, necessaires, capas para livros, agendas, esto-jo para maquilhagem. É tudo feito por mim.

Esta é a minha única ocupação, portanto há que pegar naquilo que faze-

mos fazer e agarrar opor-tunidades como esta. ■

Ana Paula, 45 anosFaço artesanato jun-

tamente com a minha filha, convidaram-me e aqui estou eu. Aproveitar para ganhar algumas moe-dinhas fazendo aquilo que se gosta.

A minha especialida-de é caça-sonhos, também tenho espanta-espíritos, bijutaria como pulseiras,

colares, e também faço bolsinhas, porta-moedas. Faço imensas coisas tri-bais. ■

Maria Silva Jorge, 55 anos

Também estive na Bienal do Azei-te e convidaram-me para vir até esta feira. Aqui vendo tudo o que é feito em linho e em trapos. São peças feitas por mim e pela minha irmã. ■

Page 8: Edição nº 1070

· 8· Povo da Beira • 9 de setembro de 2014 • Edição 1070Regional

PenamacorAssociação Solidariedade Sem Fronteiras promoveu Noite de Fados Solidária

No passado dia 30 de agosto, a Associação Soli-dariedade Sem Fronteiras promoveu uma noite dife-rente, uma noite que ligou os fados com a Solidarie-dade. Esta noite contou com a presença dos fadis-tas Luís Mendes, Valéria Gonçalves e Bárbara Bicho e pelos guitarristas João Salcedas e José Luís Cleto.

Andreia Martins, pre-sidente da Associação, re-feriu ainda que “o lucro desta Noite de Fados vai reverter a favor desta as-

sociação” que muito tem feito pelo concelho no que

toca à solidariedade so-cial.■

CovilhãMais de 50 de idosos foram até à Praia Fluvial de Unhais da Serra

Cerca de 51 Idosos da Mutualista Covilhanense, deslocaram-se no dia 27 de agosto, à freguesia de Unhais da Serra. A Praia Fluvial foi o local escolhido para a visita envolta num ambiente natural com uma beleza verdadeiramente deslumbrante.

Um dia intenso, reple-to de atividades, de encon-

tros, reencontros de confra-ternização marcado pela

alegria refletida no rosto de cada idoso. ■

CovilhãLAPA contemplada com apoio financeiro para material escolar e desportivo

A Liga dos Amigos do Bairro dos Penedos Altos (LAPA), IPSS, tem vindo a desenvolver vários projetos com o intuito de minimizar e colmatar a pobreza exclusão social na Covilhã.

Nesse sentido e no âmbito do projeto Bebida Solidária, promovida pela SIC Esperança em articu-lação com a água Vitalis, a LAPA submeteu 17 can-

didaturas com o intuito de obter apoio financeiro para aquisição de material escolar e desportivo.

Os resultados já foram conhecidos e a LAPA foi contemplada com quatro candidaturas aprovadas. Um bom resultado para a instituição da Covilhã, tendo em conta que ao nível nacional foram sub-metidas 1552 candidaturas com 810 aprovadas. ■

PUB

CARTÓRIO NOTARIAL DA SERTÃ DE TERESA VALENTINA SANTOS

JUSTIFICAÇÃO Certifico que por escritura de vinte e sete de Agosto de dois mil e catorze, no Cartório Notarial da

Sertã de Teresa Valentina Cristóvão Santos, lavrada de folhas trinta e uma a folhas trinta e três, do livro de notas para escrituras diversas número cento e setenta e nove - F, compareceu:

MARIA CARDOSO PIRES viúva, natural da freguesia de Fratel, concelho de Vila Velha de Ródão, onde reside habitualmente na Rua da Estalagem, número 12, no lugar de Vilar do Boi, E DECLAROU:

Que é dona e legítima possuidora, com exclusão de outrem, dos seguintes prédios: UM - PRÉDIO RÚSTICO, sito em Cortes, freguesia de Fratel, concelho de Vila Velha de Ró-

dão, composto de cultura arvense, com a área de três mil trezentos e sessenta metros quadrados; a confrontar do norte e nascente com Rogério Cardoso Mendes, Nuno Manuel C. Mendes e Mónica Alexandra C. Mendes, sul com Rogério Cardoso Mendes, Nuno Manuel C. Mendes e Mónica Ale-xandra C. Mendes e estrada e poente com a estrada, inscrito na matriz sob o artigo 1 da secção X.

DOIS - PRÉDIO RÚSTICO, sito em Cavadeira freguesia de Fratel, concelho de Vila Velha de Ródão, composto de construção rural, mato, cultura arvense, figueiras e oliveiras, com a área de vinte e um mil cento e quarenta metros quadrados, a confrontar do norte com a estrada, sul com herdeiros de Manuel Rafael Mendes, nascente com Manuel Pires Carepo e Maria Cardoso Mendes e poente com Maria do Rosário Pires Morgado, inscrito na matriz sob o artigo 112 da secção X.

TRÊS - PRÉDIO RÚSTICO, sito em corga, freguesia de Fratel, concelho de Vila Velha de Ródão, composto de mato, figueiras, olival e cultura arvense em olival, com a área de dez mil oitocentos e oitenta metros quadrados, a confrontar do norte e nascente com herdeiros de Maria da Conceição Cardoso, sul com João Mendes Esteves e poente com João Carmona Morgado, inscrito na matriz sob o artigo 82 da secção V.

QUATRO - METADE DO PRÉDIO RÚSTICO, sito em Corga, freguesia de Fratel, concelho de Vila Velha de Ródão, composto de pinhal, cultura arvense; citrinos, figueiras, pastagem ou pasto, oliveiras e eucaliptal, com a área de trinta mil trezentos e oitenta metros quadrados, a confrontar do norte com o ribeiro, sul com herdeiros de António Mendes Alves, nascente com José Martins e poente com João Carmona Morgado, inscrito na matriz sob o artigo 30 da secção X.

CINCO - METADE DO PRÉDIO RÚSTICO, sito em Tapada do Mato, freguesia de Fratel, concelho de Vila Velha de Ródão, composto de cultura arvense e sobreiros, com a área de três mil e seiscentos metros quadrados, a confrontar do norte e nascente com herdeiros de Leonel Pires Belo, sul com o caminho e poente com Maria Cardoso Mendes, inscrito na matriz sob o artigo 83 da secção AD -

Todos os prédios se encontram omissos na Conservatória do Registo Predial de Vila Velha de Ródão.

Em relação aos prédios indicados sob os números quatro e cinco, é comproprietária com Manuel Pires Gonçalves casado com Maria Alice Mendes Marçal Gonçalves, residente habitualmente na Travessa do Táxi; número 3, freguesia de Envendos, concelho de Mação, titular da outra metade a qual ainda não se encontra registada na referida Conservatória do Registo Predial, tendo possuído essa fracção com ânimo de compropriedade, na proporção que detém, verificando-se a existência de uma situação de composse.

Que ela justificante possui em nome próprio os referidos prédios, desde mil novecentos e noventa e três, possuído essa fracção com que detém, verificando-se a próprio os referidos prédios, já no estado de viúva, por partilha meramente verbal de sua mãe, Hermínia Cardoso, viúva de João Pires Gonçal-ves, residente que foi na Rua da Estalagem, número 12 Vilar do Boi, freguesia de Fratel concelho de Vila Velha de Ródão, cujo título não dispõe.

Cartório Notarial da Sertã, 27 de Agosto de 2014

A COLABORADORA (Isabel Maria da Conceição Fernandes, colaboradora nº 322/6 do Cartório Notarial da Sertã, no uso das competências conferidas peta Notária Teresa Valentina Cristóvão Santos, através de autorização publicitada em 28/02/2013 no sitio da Ordem dos Notários.)

Idanha-a-Nova

Autarquia continua a lutar pelo Complexo Escolar de Monsanto

Na continuidade da providência cautelar que a Câmara Municipal apresen-tou no passado mês de julho contra o encerramento da Escola EB1 da Relva, Mon-santo, foi entregue, no final do mês de agosto, mais um requerimento ao Tribunal Administrativo e Fiscal de Castelo Branco.

Este novo requerimento foi instaurado em resposta à Resolução Fundamentada de Interesse Público proferi-da pelo Ministério da Edu-cação e Ciência e assim que a autarquia tomou conheci-mento da não distribuição de horários para o funcio-namento das Atividades Extra Curriculares na refe-rida escola. Assim, no novo requerimento foi solicitado ao Tribunal que qualquer ato de execução relativo ao encerramento da referida escola fosse considerado in-devido.

Para a Câmara Munici-pal, o Complexo Escolar de Monsanto continua aberto até que seja conhecida a de-cisão judicial.

“A autarquia aguarda por essa decisão, prevendo até à data os transportes e as refeições para a referi-da escola, conforme o ano anterior. Mantemos a expe-tativa que a decisão que ve-

nha a ser tomada judicial-mente vá ao encontro do interesse da autarquia e dos próprios pais das crianças, que é manter a escola aber-ta”, referiu Armindo Jacin-to, presidente do município.

O Complexo Escolar de Monsanto regista para o novo ano letivo um aumen-to do número de matrículas, somando atualmente mais

inscrições nas valências de Jardim de Infância e 1.º Ci-clo, num total de 28 alunos. Este estabelecimento de ensino reúne condições de excelência, na sequência de um trabalho realizado em estreita colaboração com o Agrupamento de Esco-las e com os professores. O edifício foi alvo de obras de requalificação recentes, inauguradas em junho des-te ano, que proporcionam às crianças salas equipadas com material pedagógico--didático de última geração, um amplo parque infantil, refeitório, casas de banho e outras comodidades.

Este complexo esco-lar serve atualmente três localidades: Monsanto, Idanha-a-Velha e Medelim, obrigando no caso das duas últimas a uma deslocação já por si significativa e que será maior caso a escola seja en-cerrada.■

Page 9: Edição nº 1070

Edição 1070 • 9 de setembro de 2014 • Povo da Beira · 9·Fundão

PUB

Agrupamento alcançou médias acima da nacionalCOM RÁDIO COVA DA BEIRA

O Agrupamento de escolas do Fundão teve médias superiores à mé-dia nacional em todos os ciclos de ensino no último ano letivo. O agrupamen-to vai iniciar o novo ano com 1.500 alunos, sendo que mais de metade usu-frui de apoios sociais.

Um número que se-gundo o diretor do agru-pamento, Armando Ana-cleto, aumentou 10% nos últimos dois anos.

“Há dois anos tí-nhamos cerca de 40%, e agora são mais de 50%. Estamos a falar de apoios de várias naturezas, como transporte, apoio à alimentação, e depois

há alunos que não tendo direito aos apoios insti-tucionais têm o apoio da escola. Temos crianças que todas as refeições que fazem durante o dia são na escola: pequeno--almoço, almoço e lan-che”, referiu o diretor do agrupamento.

Armando Anacle-to, em entrevista à RCB,

mostrou-se satisfeito com os resultados dos exames nacionais no final do últi-mo ano letivo.

“Em todos os ciclos tivemos valores superio-res à média nacional e no primeiro ciclo superamos em muito esses valores, inclusivamente fomos bonificados com 10 horas para apoio pedagógico

devido a esses valores. No segundo ciclo temos que melhorar mais um bocadinho, a nível do ter-ceiro ciclo e secundário também tivemos acima da média nacional”.

No primeiro ciclo a média do agrupamento foi 68,1 a português (62,2 média nacional), a mate-mática a média do agru-

pamento foi de 63,5 (56,1 foi a média nacional). Já no ensino secundário a média do agrupamento a português foi de 124 con-tra os 116 no país, 108 a matemática quando a média nacional foi 92. Ar-mando Anacleto destacou ainda História onde a mé-dia do agrupamento foi de 124 e a nacional de 99. ■

Academia de Música e Dança abre curso de Teatro MusicalA Academia de Músi-

ca e Dança (AMDF) inicia este ano letivo o novo cur-so de Teatro Musical. A aposta formativa destina--se a alunos a partir dos 12 anos e tem coordenação artística da professora Tâ-mara Antontseva.

A combinação da mú-sica, canto, dança e repre-sentação estão na génese de um género artístico gerador de grandes musi-cais. Numa escola onde

a música e a dança criam grandes projetos, como o Perdido na Cidade que foi apresentado no final do úl-timo ano letivo, faz todo o sentido a abertura de um curso livre que privilegie a formação específica no do-mínio do Teatro Musical.

Orientado pelos pro-fessores Bruno Martins e Sílvia Tourais, o curso vai iniciar-se no decurso do mês de outubro estando setembro reservado para

audições com vista à se-leção dos alunos que pre-tendam integrar o projeto.

A frequência no curso vai traduzir-se no desenvol-vimento de novas compe-

tências na interpretação de texto, técnica vocal, formação musical, dança e projeto.

Sílvia Tourais, profes-sora de dança, justifica a nova aposta curricular da AMDF com a necessida-de de transportar a escola para novos desafios que conciliem a música, can-to e dança. “As três áreas permitirão desenvolver um projeto de Teatro Mu-sical que haverá de criar

um novo ciclo de apren-dizagem que servirá de base para a oficialização do curso”.

Bruno Martins, li-cenciado em canto e pós graduado em ópera e es-tudos músico teatrais, está otimista quanto à adesão das pessoas à nova oferta formativa da AMDF pois “na representação através da música, dança e teatro há um novo mundo para descobrir”. ■

Page 10: Edição nº 1070

· 10· Povo da Beira • 9 de setembro de 2014 • Edição 1070Fundão

10.ª edição do TeatroAgosto bateu record absoluto de público

A 10.ª edição do Tea-troAgosto – Festival Inter-nacional de Teatro ao Ar Livre terminou no passa-do dia 31 de agosto, tendo sido estabelecido um re-cord absoluto de público, com a presença de 2963 pessoas nos 16 espetáculos programados nos dez dias do Festival.

Entre todos os espetá-culos, o público escolheu “Caja de Musica”, da One Woman Company, apre-sentado no dia 23 de agos-

to, no Largo da Igreja, para receber o Prémio Público 2014 do TeatroAgosto.

O TeatroAgosto 2014, organizado pela Estação Teatral com o apoio do Município, teve como pal-co central o espaço ao ar livre da Moagem, mas, no âmbito do 2.º Ciclo de Tea-tro e Animação de Rua, apresentou ainda espetá-culos na zona histórica da cidade, na Soalheira, no Souto da Casa e em Sil-vares.■

Alteração do dia de mercado devido ao feriado concelhio

Devido ao feriado concelhio de Santa Luzia, o mercado semanal vai ter lugar no dia seguinte, dia 16, terça-feira.

Por este motivo, tam-bém a Praça Municipal

vai estar encerrada na se-gunda-feira, dia 15. Posto isto, os produtores locais vão marcar presença, ex-cecionalmente, na Praça Municipal, na terça-feira, dia 16. ■

Antiga escola industrial já comemora as bodas de ouroCOM RÁDIO COVA DA BEIRA

O Agrupamento de es-colas comemora ao longo deste ano letivo os 50 anos da antiga escola industrial. Para comemorar esta im-portante data, a direção do agrupamento pretende abrir os campos de jogos da escola à comunidade, li-gando o espaço ao parque verde da cidade.

“A semana passada

já recebemos da Câmara municipal a planta para as obras que são necessá-rias para abrir os campos de desporto que temos na sede ao agrupamen-to, à comunidade. Gos-taríamos que estas obras culminassem com os 50 anos da escola, seria bom para todos, em especial para a comunidade que pode utilizar este espaço durante os fins de sema-

na”, explica o diretor do agrupamento, Armando Anacleto.

De acordo com Ana Raposo, subdiretora do agrupamento, para assina-lar as bodas de ouro “está previsto um fórum com diferentes temas relacio-nados com a educação, o primeiro será precisamen-te sobre a abertura da es-cola no Fundão, o que foi feito e as dificuldades que

existiram para avançar com o projeto”.

“Estamos também a trabalhar numa revis-ta comemorativa dos 50 anos com testemunhos de antigos alunos, professo-res, e depois temos várias atividades culturais como concertos com antigos alunos, e dentro da escola cada departamento vai or-ganizar uma exposição”, acrescentou. ■

Piscinas Municipais Cobertas reabrem ao público no dia 1 de outubro

Já estão abertas as ins-crições para a Escola Mu-nicipal de Natação. Estas podem ser realizadas nas instalações das Piscinas Municipais Cobertas, das 9 às 20 horas.

O período de aulas vai ter início no dia 1 de outu-bro, dia que coincide com

a reabertura das Piscinas Municipais Cobertas ao público. Os utentes vão ter ao seu dispor diversas ativi-dades, como natação para bebes, adaptação ao meio aquático, natação pura e hidroginástica, sendo igual-mente possível fazer nata-ção livre. ■

Ano letivo arranca já esta sexta-feiraCOM RÁDIO COVA DA BEIRA

Mais de dois mil alu-nos regressam às aulas esta sexta-feira nos dois agrupa-mentos de escolas do con-celho.

No agrupamento Gar-dunha e Xisto são 1.360 as crianças e jovens que ini-ciam o ano letivo. No dia 12, pais e alunos vão ser re-cebidos em todas as escolas deste agrupamento, com uma receção e primeiras reuniões. No dia 16, terça--feira, todos os alunos já vão ter aulas, dado que no dia 15 é feriado municipal.

Este ano o agrupamen-to de escolas Gardunha e Xisto não viu nenhuma das escolas do primeiro ci-

clo encerradas, apesar de inicialmente estarem três sinalizadas.

“Janeiro de Cima que tem uma situação mui-to específica, não é fácil transferir para lado ne-nhum, Alcaide, mas aí nós temos o número necessá-rio para funcionar, temos 20 alunos, e o Telhado que apesar de ter menos alu-nos é uma escola integra-da (13 alunos no primeiro ciclo e 6 no pré-escolar) e tem tido um tipo de traba-lho que justifica manter-se aberta, mas também é pre-ciso dizer que nós nos úl-timos anos já encerrámos algumas escolas e neste momento as escolas mais problemáticas acabam por

já estar encerradas”, expli-cou Cândida Brito, diretora do agrupamento.

O mesmo não acon-teceu com o agrupamento de escolas do Fundão que, este ano, viu encerrar a es-cola de Enxames.

“A escola de Enxames já era uma sala da escola da Fatela, já no ano passa-do era para encerrar e con-seguimos mantê-la, este ano, devido ao decréscimo do número de alunos, hou-ve imposição do ministé-rio do seu encerramento, devo dizer que o jardim--de-infância dos Enxames continua aberto”, referiu Armando Anacleto, diretor do agrupamento.

O ano letivo no agru-

pamento de escolas do Fundão começa também esta sexta-feira com mais de 1500 alunos, um nú-mero idêntico a anos ante-riores. Segundo Armando Anacleto este ano registou--se uma grande procura nos cursos profissionais, sendo que, uma das novidades é a abertura de um novo curso, Técnico de Desenho Digi-tal 3D.

“É o único da região e, por isso mesmo, colocá-mos todo o nosso empenho não só neste mas também no psico-social que já tem grandes tradições nesta es-cola, o curso de técnico de computadores e o curso de técnico de análises labora-toriais”, concluiu. ■

Parque do Convento recebe Encontro Regional de Misericórdias do distrito

No próximo sábado, dia 13, o Parque do Con-vento vai ser palco do En-contro Regional de Funcio-nários e Órgãos Sociais das Misericórdias do distrito.

O programa vai contar com diversas atividades. O encontro vai ter início às 10H30 com uma receção, meia hora depois dá-se iní-cio à conferência “Agir: Motivando para a vida”.

Depois de um almoço partilhado, por volta das 14H30 vai haver um lote grande de atividades de convívio e lazer, tais como BTT, arvorismo, escalada, caminhadas e ainda alguns momentos musicais. ■

Inscrições abertas para a Academia Sénior

Já se encontram aber-tas as inscrições para o novo ano letivo da Acade-mia Sénior. Todas as ins-crições feitas até ao dia 22 deste mês vão beneficiar de 50% de desconto.

A instituição possui uma vasta oferta formativa e cultural. Assim, para ocu-par o tempo livre, a Acade-mia Sénior oferece ativida-des tais como Fotografia, Escrita Criativa, Danças, Música e Sons, Zumba Sé-nior, Saúde e Bem-estar, Artes, (RE)descobrir o

Fundão, Terapias Alterna-tivas, Ginástica da Mente, Bailes, Clubes Temáticos, Visitas Culturais, entre ou-tras. ■

Page 11: Edição nº 1070

Edição 1070 • 9 de setembro de 2014 • Povo da Beira · 11·Educação

Violinistas da ESART integraram formações nacionais e internacionaisSete alunos da instituição participaram no Estágio Gulbenkian para Orquestra, dois rumaram até Espanha e Alemanha por via da Jovem Orquestra Portuguesa.

Se para a maioria dos estudantes julho e agosto são sinónimos de férias, para os alunos da varian-te de Instrumento na li-cenciatura em Música da Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART) do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), estes dois meses serviram para pôr à prova os conhe-cimentos adquiridos du-rante o ano letivo ou para reforçar a formação técni-ca e musical.

Que o digam os sete violinistas da classe de Augusto e Alexandra Trin-dade que, entre 20 e 28 de julho, participaram na se-gunda edição do Estágio Gulbenkian para Orques-tra (EGO), o qual decorreu na Universidade de Aveiro. Berta Sequeira, Catarina Bastos, Gisela Santos e Ri-

cardo Vieira, junto com os mestrandos Ana Margari-da Silva, Nuno Vasconce-los e Vasken Fermanian, são alguns dos cerca de 80 jovens selecionados nas es-colas superiores de música na temporada 2013/14. A iniciativa culminou com

três concertos na Póvoa de Varzim, Coimbra e Aveiro, estando previsto um outro no âmbito do Festival Jo-vens Músicos, a ter lugar a 25 de setembro no gran-de auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

Por seu turno, entre 23 de julho e 9 de agosto, esta terça-feira, Oksana Kurtash, aluna do pri-meiro ano do mestrado em Ensino de Música da ESART, rumou até ao país vizinho para integrar a Jo-vem Orquestra Nacional

de Espanha (JONE), por via da Federação Europeia de Orquestras Juvenis Na-cionais (FEOJN), da qual a Jovem Orquestra Por-tuguesa (JOP) faz parte. No seu estágio de verão, a JOP recebeu quatro mú-sicos espanhóis e enviou

a violinista ao encontro da formação congénere, sendo Oksana o segun-do elemento da orquestra lusa a fazê-lo ao abrigo do programa de intercâmbio MusXchange.

Já Tiago Afonso, estu-dante do 2.º ano do mes-mo mestrado, e enquanto professor tutor, acompa-nhou a JOP na sua digres-são à Alemanha, onde a formação teve a sua estreia internacional no Festival de Kassel, depois de um concerto prévio na Esco-la Superior de Música de Lisboa. Forma de preparar a participação desta em agosto de 2015 no Festi-val Young Euro Classic da capital alemã, um dos mais importantes eventos de música e juventude do mundo, com um concerto na Konzerthaus Berlin.■

MedUBI cria plataforma para ajudar estudantes na procura de alojamento

O MedUBI – Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade da Beira Interior (UBI) lançou o Banco de Habitação, desti-nado a todos os estudantes.

O principal objecti-vo desta plataforma, to-talmente gratuita, passa por congregar uma oferta abrangente de casas e ou

quartos para os alunos que irão ingressar na UBI e também para aqueles que já estudam no estabeleci-mento de Ensino Superior.

Qualquer pessoa pode anunciar quartos para ar-rendar, “responsabilizan-do-se pela veracidade dos dados submetidos”, como explicou o Núcleo de Estu-

dantes. A plataforma dis-põe de diversas ferramentas de filtragem de conteúdo e ainda de um mapa com a localização das casas e adi-ção de fotografias.

Para adicionarem quartos/casas para arren-dar, “basta entrar no site e clicar em Novo anúncio”. A informação “pode ser

editada ou eliminada sem-pre que entenderem”.

“Entendemos que esta ferramenta poderá tam-bém ser bastante útil para ajudar os novos estudantes e encontrarem casa, por-tanto todos que tenham ou conheçam quartos dis-poníveis devem anunciar aqui”, referiu o MedUBI.■

Filmes realizados na UBI podem ser vistos na internet

São mais de uma cen-tena os filmes “made in UBI” que podem agora ser vistos na Internet, num site criado propositadamen-te para o efeito. “Filmes UBI” está online desde o final do último ano letivo e constitui-se como a sala onde se apresentam os trabalhos realizados pelos alunos, nomeadamente os seus projetos de final de li-cenciatura e/ou mestrado.

Esta é uma plataforma alimentada por uma base de dados destinada a servir de repositório a estas obras,

mas também a mostrar o que se faz na UBI ao nível da sétima arte.

“São sobretudo fic-ção. Ainda há poucos alu-nos a fazer documentário.

Alguns são mais experi-mentais, há alunos que nós vemos que vão gostar de trabalhar na realização de videoclips ou em filmes para a internet”, descreveu

Ana Catarina Pereira, do-cente de Cinema na UBI, acrescentando que a am-plitude de temas reflete a abrangência da experiência encontrada na academia. ■

Licenciados em Desporto pela UBI reconhecidos como treinadores de grau I e II

Os licenciados em Ciências do Desporto pela Universidade da Beira In-terior (UBI) vão no futuro ter reconhecimento de trei-nador de Grau I nas moda-lidades de futebol, futsal e natação. O 1.º Ciclo tam-bém serve para conferir o Grau II da componente geral para todas as modali-dades desportivas.

No que diz respeito ao Grau I, aqueles que fizerem especialização naquelas modalidades estão, assim, dispensados de frequenta-rem os cursos das respetivas federações que conferem esse certificado. O certifica-do habilita assim a orientar equipas até ao último ano

de juniores e desempenhar funções de assistente ou in-tegrar equipas técnicas do escalão sénior.

O reconhecimento pode ser pedido direta-mente no site do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), entida-de que atribui o reconhe-cimento das licenciaturas, sob proposta das federa-ções. Para obter o primeiro Grau são necessárias 80 ho-ras de formação e 550 ho-ras de estágio. A obtenção do Grau II está dependente de 120 horas de formação e 800 de estágio. Etapas de que estão dispensados os licenciados em Ciências do Desporto. ■

Page 12: Edição nº 1070

· 12· Povo da Beira • 9 de setembro de 2014 • Edição 1070Destaque

Hortense Martins eleita Presidente da Distrital do PS de Castelo Branco A deputada socialista,

Hortense Martins, venceu no passado sábado, dia 6, as eleições para a Federa-ção Distrital do PS de Cas-telo Branco. Com 57% dos votos, a candidata reuniu 604 votos.

Hortense Martins, que na apresentação da sua moção de orientação polí-tica deixou bem claro que a sua causa passa por lutar pelo desenvolvimento do interior, não escondeu a sa-tisfação pela vitória obtida.

“Esta eleição signifi-ca uma vitória expressiva e o reconhecimento de um projeto que apresentámos aos militantes. De forma significativa, os militantes disseram que pretendiam um Partido Socialista forte, que defenda todo o distrito, um PS solidário”, disse Hortense Martins ao POVO DA BEIRA.

A deputada socialista acredita que esta vitória traduz-se num reconheci-mento por parte dos mili-tantes socialistas acerca do trabalho que tem vindo a

desenvolver dentro do par-tido.

“Considero também a afirmação do desenvol-vimento de uma continui-dade. E igualmente o re-conhecimento do trabalho que venho desenvolvendo ao nível da defesa do dis-trito de Castelo Branco e em todos os concelhos do nosso distrito. Assim, posso dize-lo com satis-

fação que os militantes reconheceram o trabalho que venho fazendo ao lon-go destes anos no partido, dentro do PS e na defesa do desenvolvimento do nosso distrito”, acrescen-tou.

Num universo de 1073 votantes, a abstenção foi mínima. Um facto que Hortense Martins quis sa-lientar, pois acredita que

ilustra a vivacidade do par-tido no distrito de Castelo Branco.

“Foi uma boa afluên-cia. É uma característica importante que se deve realçar, até porque há mais de 20 anos que não havia duas candidaturas e a afluência às urnas foi muito expressiva. E este é um facto que reforça esta eleição e mostra que o Par-

tido Socialista do distrito de Castelo Branco é um PS vivo, onde os militantes se exprimiram de forma cla-ra. Mostraram que querem que o PS continue a ser um partido, a nível do nosso distrito, como um partido de referência e que respon-da aos problemas das pes-soas”, enfatizou ao POVO DA BEIRA.

Cristina Granada, que

também saiu vencedora na noite das eleições mas pelo departamento das mulhe-res socialistas, considerou que Hortense Martins é “uma mais-valia” para o distrito.

“Pertencendo sem-pre à lista do partido à Assembleia Municipal e pertencendo à lista de de-putados à Assembleia da República, Hortense Mar-tins tem mantido a sua li-gação forte ao distrito e a todas as concelhias, é uma mais-valia para a nossa região mais despovoada e mais desertificada”, re-feriu Cristina Granada ao POVO DA BEIRA.

De acordo com Cris-tina Granada, Hortense Martins “tem feito um percurso político exem-plar, completamente en-volvida no partido”.

“Desde as estrutu-ras mais locais, concre-tamente a Federação, até às estruturas nacionais, porque também pertence à Comissão Política Nacio-nal”, concluiu. ■

POR PATRÍCIA CALADO

João Paulo Catarino conquistou 454 votos

Novos líderes na distrital do Partido Socialista

Com 454 votos, João Paulo Catarino não con-quistou a presidência da Federação Distrital de Castelo Branco do Partido Socialista contra os 604 a favor de Hortense Mar-tins. Em jeito de balanço, o Presidente da Câmara Municipal de Proença--a-Nova realçou a boa afluência às urnas.

“Faço um balanço extremamente positivo, votaram mais de um mi-lhar de militantes. Há muitos anos que tal não acontecia. É um sinal de dinamismo e quero dar os parabéns aos militantes que votaram, em particu-lar àqueles que acredita-ram no meu projeto. Em termos distritais, o parti-do saiu mais fortalecido nestas eleições”, contou o candidato.

De acordo com João

Paulo Catarino, estas elei-ções revelaram que “o projeto protagonizado por Hortense Martins era o que melhor respon-dia às necessidades do distrito e aquele onde a maioria dos militantes se revia”.

O candidato apro-veitou para congratular a candidatura adversária,

salientando que há que “respeitar o resultado”.

“Quero dar os para-béns ao mandatário Joa-quim Morão e à Hortense Martins por esta vitória. E, obviamente, que o par-tido também fica bem re-presentado. Se a maioria dos militantes entendeu que devia ser ela, então só temos de respeitar o

resultado”, afirmou. João Paulo Catarino

aproveitou também para declarar que vai estar dis-ponível para prestar apoio à candidatura vencedora.

“Como militante, claro que vou estar sem-pre disponível para tra-balhar com a candidatu-ra vencedora em prol do partido”, concluiu. ■

Hortense Martins

João Paulo Catarino

Belmonte 31 17Castelo Branco 299 77Covilhã 37 173São Jorge da Beira 7 17Teixoso 91 28Cortes do Meio 35 11Verdelhos 7 5Fundão 9 13Idanha-a-Nova 27 21Penamacor 7 20Proença-a-Nova 1 18Sertã 24 28Vila de Rei 8 5Vila Velha de Ródão 11 6Área da Saúde 1 13Área da Educação 9 12Total 604 454

Resultados registados nas secções

Page 13: Edição nº 1070

Edição 1070 • 9 de setembro de 2014 • Povo da Beira · 13·Destaque

Cristina Granada lidera Mulheres SocialistasCristina Granada foi

eleita Presidente do De-partamento Federativo das Mulheres Socialistas do Distrito de Castelo Branco, no passado sába-do, dia 6. Assim, com 220 votos, a Presidente da Jun-ta de Freguesia de Alcains alcançou a vitória contra os 130 votos obtidos por Paula Lisboa.

“Este novo cargo é uma grande responsabi-lidade. A vitória signi-fica um seguimento de um projeto dentro do espírito daquilo que tem sido feito no distrito e do próprio Departamento Federativo das Mulheres Socialistas”, afirmou em declarações ao POVO DA BEIRA.

Continuar o trabalho desenvolvido pelo Depar-tamento das Mulheres Socialistas do distrito é o objetivo de Cristina Gra-nada, já que se identifica com o que tem sido traba-lhado.

“Os objetivos estão a começar a ser atingi-dos. A prova é a existên-cia de duas listas nestas eleições. Explicámos e convencemos as nossas

camaradas que devemos participar e intervir ati-vamente na vida política. Neste momento elas já não têm receio de apa-recer com diversas alter-nativas e, claro que isso é muito positivo”, expli-cou.

Cristina Granada sa-lientou que desde o início que pertence às mulheres

socialistas, desde a altura da primeira presidente, Maria José Baptista, man-datária da sua candidatu-ra.

“Estive com ela no Secretariado e na Comis-são Política. Depois veio a Hortense Martins e continuei no Secretariado e na Comissão Política. Portanto, neste momen-

to sinto-me identificada com uma linha de traba-lho que tem dado efei-tos”, sublinhou Cristina Granada.

A líder das mulhe-res socialistas do distrito acrescentou ainda que o “próprio facto de Horten-se Martins avançar para a liderança da Federação, também é uma constru-

ção e um reflexo” de que o Departamento das Mulheres Socialistas do distrito “capacitou toda a gente de que as mulheres e os homens são iguais no processo de cidadania”.

“A eleição de Hor-tense Martins para a Fe-deração é a prova de que o nosso Departamento Federativo está realmente

num bom caminho. Con-seguimos fazer com que mulheres e homens sen-tissem o pé de igualdade na política”, contou.

Cristina Granada sucede então Hortense Martins neste cargo nas mulheres socialistas. A antecessora de Cristina Granada felicitou-a, mos-trando-se satisfeita pelos resultados das eleições.

“Fiquei muito sa-tisfeita que a Cristina Granada tivesse ganho a Presidência do Depar-tamento das Mulheres Socialistas do distrito de Castelo Branco. Fez parte da minha equipa ao longo destes anos todos, onde estive também à frente das mulheres socialistas do distrito, fez parte do meu secretariado. Está no espírito, digamos, de todas as nossas causas e só a posso congratular desejando as melhores felicidades, sabendo que irá defender as causas das mulheres, da maior par-ticipação das mulheres, com todo o empenho”, declarou Hortense Mar-tins ao POVO DA BEI-RA.■

Novos líderes na distrital do Partido Socialista

Paula Lisboa com menos 90 votos A candidata às Mu-

lheres Socialistas do distri-to, Paula Lisboa, alcançou menos 90 votos do que a candidatura adversária, Cristina Granada.

Porém, no rescaldo das eleições que decorrem no passado sábado, dia 6, Paula Lisboa fez um ba-lanço positivo, destacando que esta “não foi uma der-rota muito significativa”.

“Apesar de tudo, no universo dos votantes, tivemos uma derrota que não foi muito significa-tiva. Foi bom para a de-mocracia e para o Partido Socialista, este foi um processo que abriu diálo-go. Há 20 anos que não

tínhamos duas listas em eleição. Foi importante”,

declarou ao POVO DA BEIRA.

Paula Lisboa aprovei-tou para congratular Cris-

tina Granada, mostrando--se disposta a trabalhar com a candidatura vence-dora.

“Quero felicitar a Cristina Granada e dizer que estou disposta a tra-balhar com ela. É uma pessoa dócil e com quem se trabalha bem. Quero dar os meus parabéns, ninguém saiu com gran-des vitórias ou derrotas. É importante para os par-tidos haver estes tipos de debates que foram renhi-dos. Também agradeço às mulheres que fizeram parte da minha lista e pela forma como acreditaram em mim”, afirmou.

Em relação à candi-

datura de João Paulo Ca-tarino à federação, Paula Lisboa fez questão de agradecer aos delegados a ajuda cedida, facilitando assim todo o processo.

“Agradeço às pes-soas que fizeram parte da lista dos delegados de João Paulo Catarino. Foi muito difícil fazer a lista na concelhia de Castelo Branco, mas consegui-mos. E assim teremos alguma representação no congresso, agradecer às pessoas que assinaram. Foi um processo muito complicado, mas conse-guimos e assim há mais espaço de oportunidade de diálogo”, concluiu. ■

Page 14: Edição nº 1070

· 14· Povo da Beira • 9 de setembro de 2014 • Edição 1070Vila de Rei

PSD põe em causa atuação da DGESTE

O PSD de Vila de Rei tem procedido a todas as diligências possíveis no sentido de que a Direção Geral dos Estabelecimen-tos Escolares (DGESTE) viabilize uma turma de 10.º ano na Escola Básica e Secundária do Centro de Portugal, permitindo desta forma que os alunos vilar-regenses prossigam os seus estudos no seu concelho, em particular aqueles cuja opção se incidia sobre o curso pretendido para Vila de Rei.

Com efeito, estava previsto a inscrição de 22 alunos para o curso em questão, Científico-Huma-nísticos de Ciências e Tec-nologia, Línguas e Huma-nidades, que funcionaria em regime de turma mista, contudo a transferência au-torizada pela DGEST de seis alunos para a Escola Secundária da Sertã pra-ticamente inviabilizou as pretensões vilarregenses.

Assim, o PSD de Vila

de Rei considera que este foi o primeiro erro a ser co-metido, dado que, a autori-zação da transferência para a Sertã destes alunos veio retirar parte dos argumen-tos que o PSD tinha dado.

“Contudo, não nos tira o direito de afirmar que não se pode continuar a pensar desenvolver o interior por uma questão de números. Com efeito, a realização do curso em Vila de Rei estava asse-gurada pelos professores que já se encontram a tra-balhar no nosso concelho, não envolvendo qualquer verba suplementar, facto que não ocorre, com a pre-sente transferência de es-tudantes”, afirmaram em nota de imprensa.

Acrescentaram ainda que “terão de ser consi-derados ainda custos de transporte, assim como, a obrigatoriedade dos es-tudantes ficarem muitas mais horas longe de casa e do seio”. ■

I Encontro entre Associações junta mais de 300 pessoas

A Praia Fluvial de Fernandaires recebeu, no passado dia 30 de agosto, o I Encontro entre Asso-ciações vilarregenses.

Ao longo do evento, os mais de 300 participan-tes puderam participar nas diversas atividades desen-volvidas durante todo o dia, como jogos tradicio-nais, chinquilho, passeio pedestre, tiro ao arco, ca-noagem ou prova de méis.

A iniciativa contou ainda com uma exposi-ção de veículos por parte da Associação 4.Clube.Portugal e das atuações do Grupo de Concertinas da Casa do Benfica de Vila de Rei e da Villa d’el Rei Tuna.

A animação esteve as-

sim garantida ao longo de todo o evento, com os par-ticipantes das várias asso-ciações a demonstrarem a sua satisfação com a sua organização.

O sucesso da ini-ciativa, organizada pelo CLDS+ com o apoio da autarquia, ficou marcado

pela presença de repre-sentantes de uma grande maioria das coletividades do concelho.

Presente no even-to, o Vice-Presidente do município, Paulo César, aproveitou para “congra-tular a iniciativa e o tra-balho desenvolvido pelo

CLDS+, que, ao juntar mais de 300 pessoas neste Encontro, contribuiu de forma importante para o convívio e troca de ideias entre as Associações Vi-larregenses, cujo trabalho é de relevante importân-cia para o desenvolvimen-to do nosso concelho”. ■

Inscrições abertas para o novo ano letivo do ATL

Encontram-se já aber-tas as inscrições para o novo ano letivo das Ati-vidades de Tempos Livres – Componente de Apoio à Família (ATL – CAF).

A iniciativa destina--se aos alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclo do Ensino Básico e pretende proporcionar um ambiente calmo e aco-lhedor onde as crianças e jovens podem desenvolver diversas atividades de ca-ráter lúdico e pedagógico, antes e/ou após as suas aulas.

O ATL – CAF vai fun-

cionar nas instalações da Escola Fixa de Trânsito, de segunda a sexta-feira, das 7H30 às 9 horas e das 15 às 19 horas, e vai ter como principal objetivo a promoção do sucesso escolar, através do apoio prestado aos alunos na realização dos seus traba-lhos de casa.

As inscrições para o ATL – CAF podem ser realizadas na Receção da Câmara Municipal ou na secretaria do Agrupamen-to de Escolas de Vila de Rei. ■

Município mantém carga fiscal para 2015 nos valores do ano anterior

O executivo Camará-rio aprovou no passado dia 2, em Reunião Ordi-nária, os valores de IRS, IMI, Derrama e Taxa Mu-nicipal de Direitos de Pas-sagem a apresentar à As-sembleia Municipal para aprovação para o ano de 2015.

Os valores propos-tos mantêm-se iguais aos praticados em 2014, pre-tendendo contrariar o pa-norama nacional de crise financeira e tentando ga-rantir melhores condições de vida aos munícipes, ao mesmo tempo que se ten-

ta implementar políticas de incentivo à fixação de população e de empresas.

A participação variá-vel de IRS foi, uma vez mais, estabelecida nos 2,5%, o que significa um desconto de igual valor na colecta dos contribuintes com domicílio em Vila de Rei. Para o ano de 2015, o executivo camarário volta a propor a isenção da taxa de Derrama para as empresas com volume de negócio inferior a 150 mil euros. A medida tem o objetivo de estimular a criação e desenvolvimen-

to das micro e pequenas empresas, dando uma resposta de confiança e incentivo aos empresários e investidores de modo a promover a sua fixação no concelho.

O valor do IMI foi no-vamente estabelecido pelo valor mínimo previsto por lei para os prédios urba-nos. A medida pretende, deste modo, aliviar a car-ga fiscal dos vilarregenses que tem contribuído para a diminuição do seu poder de compra. Do mesmo modo, a autarquia delibe-rou a isenção total da Taxa

Municipal de Direitos de Passagem, alusiva ao serviço de comunicações electrónicas. Pretendendo assim, com esta medida, aliviar a carga fiscal das famílias e empresas.

“Julgamos que estas medidas são de extrema importância para que consigamos fixar empre-sas e população no nos-so concelho, ajudando igualmente as famílias Vilarregenses na gestão do seu orçamento fami-liar”, afirmou Ricardo Aires, Presidente da Câ-mara Municipal. ■

Autarquia e Instituto Superior de Agronomia assinam Protocolo de Colaboração

No passado dia 2, o Executivo Municipal aprovou, em Reunião Camarária,a assinatura de um Protocolo de Cola-boração entre a Autarquia e o Instituto Superior de Agronomia, de Lisboa, com vista a desenvolver o Ecoturismo como ativida-de económica no conce-lho.

Os estudantes da dis-

ciplina de Ecoturismo e Valorização dos Recursos Naturais, do curso de mes-trado de Gestão e Con-servação dos Recursos Naturais, vão poder assim aplicar os conhecimentos obtidos, desenvolvendo o trabalho final da disci-plina com uma análise e propostas de atividades económicas, como forma de conservação e valoriza-

ção dos recursos naturais existentes no território vi-larregense.

No âmbito do Proto-colo, fica definido que os alunos vão realizar duas visitas de estudo ao con-celho, onde, na primeira, vão realizar um reconhe-cimento territorial, social e económico do mesmo e, na segunda visita, vão apresentar em conferência

pública os resultados dos seus trabalhos e propostas de negócio.

Com a assinatura deste protocolo, os estu-dantes poderão desenvol-ver, no seu trabalho final, propostas de atividades ou negócios, públicos ou privados, para o concelho, possibilitando uma maior potenciação do território vilarregense. ■

Page 15: Edição nº 1070

Edição 1070 • 9 de setembro de 2014 • Povo da Beira · 15·Oleiros

Pinhal Total afirma-se mundialmente em prova difícil e seletiva

Três atletas da Asso-ciação Pinhal Total, Filipe Domingues, Nuno Gomes e Pedro Gonçalves, parti-ciparam na Courmayeur Champex Chamonix, a 29 de agosto, uma das mais seletivas e difíceis provas de ultra-trail do mundo, tendo superado este enor-me desafio com sucesso.

Os atletas concluíram os 101 km do Ultra Trail do Monte Branco. Pedro Gonçalves chegou a Cha-monix em 157.º lugar da classificação geral e em 92.º lugar dos seniores masculinos. Nuno Gomes terminou em 197.º lugar e em 53.º lugar dos Vetera-nos I masculinos. Já Fili-pe Domingues alcançou a meta em 270.º lugar e em 156.º lugar dos seniores masculinos.

Os atletas fizeram par-te dos 1900 participantes e a prova passou por Itália,

Suíça e França, num total de 101 quilómetros em tor-no do Mont-Blanc, a mais alta montanha dos Alpes e da União Europeia.

Recorde-se que só podiam participar nesta aventura atletas com expe-riência em ultra distância de montanha, sendo ne-

cessário ter a pontuação exigida que resultou de provas reconhecidas pela organização da prova. A procura por um lugar no maior evento mundial de trail é maior do que a ofer-ta, pelo que foi ainda pos-teriormente realizado um sorteio.

A equipa da Associa-ção Pinhal Total – Olei-ros Aventura foi assim selecionada para se juntar aos apenas 37 orgulhosos portugueses que partiram nesta aventura e revelou estar à altura deste enorme desafio que levou bem alto o nome de Oleiros. ■

Abertas as inscrições para a 7.ª Concentração de Motorizadas

Realiza-se no próximo dia 21 a 7.ª Concentração de Motorizadas organizada pela Associação Pinhal To-tal – Oleiros Aventura. Sob o lema “Elas não se me-dem aos palmos”, a con-centração está prevista para as 8 horas junto ao Jardim

Municipal de Oleiros, sen-do o almoço no Estreito.

A inscrição, de 15 eu-ros, pode ser efetuada atra-vés dos números de telefo-ne 965 444 928 e 927 411 440 e inclui pequeno-almo-ço, almoço, lanche e muita animação. ■

Saudação de despedida ao Reverendo Cónego Martinho

Os Paroquianos olei-renses vão realizar no próximo domingo, dia 14, uma saudação de despedi-da ao Reverendo Cónego

Martinho Cardoso Perei-ra, o qual esteve 34 anos ao serviço daquela Paró-quia.

O evento terá lugar

pelas 13 horas no restau-rante Maria Pinha e para participar será necessário fazer uma inscrição, até esta quarta-feira, na Casa

das Irmãs, na Papelaria Jardim, no Restaurante Maria Pinha ou por tele-móvel, através do número 965 129 441. ■

Criado ponto de água junto à Ponte Grande da Torna

Foi criado na Ribeira de Oleiros, junto à Ponte Grande da Torna, um pon-to de água que irá fazer face às exigências no âm-bito da Defesa da Flores-ta Contra Incêndios. Esta benfeitoria é conseguida através da construção de um açude com comportas, a jusante da centenária ponte, o qual para além de garantir eficazmente o abastecimento de água no combate a incêndios, vem potenciar a criação de um espelho de água.

Esta operação con-templa a sustentação de terras através da recupera-ção/construção de mure-tes de pedra, a limpeza da galeria rupícola, a regu-larização das margens da ribeira, a beneficiação de

uma ponte pedonal exis-tente a meio do percurso, a colocação de painéis in-terpretativos, bancos e pa-

peleiras e a manutenção do caminho pré-existente, em perfeita harmonia com o ecossistema das mar-

gens da ribeira. Pretende--se, acima de tudo, apro-ximar as pessoas daquele local. ■

Via Ferrata avança a bom ritmo

Um dos pontos de atração mais emblemáticos do único Trilho Português dos Apalaches, situado no concelho, a Grande Rota Muradal Pangeia, está a ser implementado a bom ritmo. Trata-se de uma via ferrata e será uma das duas até agora existentes em Portugal. O seu nome re-sulta do italiano, caminho de ferro, sendo um itinerá-rio preparado, normalmen-te nas paredes rochosas das montanhas, com escadas, pontes, cavilhas, agrafos de forma a facilitar a progres-são e proporcionar alguma segurança a quem os per-corre.

Esta infraestrutura, à

qual se juntam as 15 vias de escalada da escarpa do Zebro, que integram esta Grande Rota, irá represen-tar um atrativo turístico importante devido ao cres-cente número de pessoas que anseiam por uma apro-ximação ao mundo verti-cal, mas não querem ou desejam aprender as técni-cas relativamente comple-xas da escalada e aceitar o grau de compromisso que esta implica, sobretudo em alta montanha.

Este é um projeto pio-neiro em Portugal e enqua-dra-se no conceito Rota das Montanhas, uma es-tratégia turística municipal diferenciadora. ■

Page 16: Edição nº 1070

· 16· Povo da Beira • 9 de setembro de 2014 • Edição 1070

COM RÁDIO CONDESTÁVEL

O incêndio industrial que deflagrou, no passado dia 1, na empresa Linha Ambiente, sedeada no Par-que Empresarial terá co-meçado numa máquina de embalamento, no exterior da empresa, num logradou-ro com material reciclável já valorizado, nomeada-mente plástico e cartão. Alguns colaboradores da empresa ainda tentaram combater as primeiras cha-mas, contudo a velocidade com que as mesmas se pro-pagaram impediu que tal acontecesse.

Em pouco mais de uma

hora, as chamas foram ex-tintas por 101 operacionais, apoiados por 34 veículos e dois helicópteros. Para evi-tar que o fogo se estendesse às instalações da unidade fabril ou mesmo à floresta, “foi preciso movimentar muito mais meios”, confir-mou no local Rui Esteves, Comandante Distrital de Operações de Socorro de Castelo Branco.

“Os meios foram co-locados estrategicamente para proteger a fábrica, os combustíveis e a floresta e para que ficasse circuns-crito a este espaço”, ates-tou o comandante.

Este incêndio consu-

miu essencialmente cartão e plástico reciclado já en-fardado e pronto para se-guir para unidades de valo-rização deste material. De registar ainda a destruição da referida máquina de em-balamento.

A perda foi lamenta-da por João Paulo Catari-no, presidente da câmara municipal, sendo esta si-tuação, para esta empresa jovem e de jovens, “um revés significativo”, sentiu o autarca, confiante que, precisamente por se estar a lidar com jovens. O autarca elogiou ainda a “respos-ta eficiente e pronta” dos bombeiros.■

Proença-a-Nova

Incêndio na empresa Linha Ambiente consumiu material reciclado

Abertas propostas para Orçamento Participativo

Até dia 30 decorre a entrega de sugestões de obras, atividades ou pe-quenas manutenções no âmbito do Orçamento Participativo. Assim, para participar, os munícipes podem preencher o ques-tionário disponível no site, nos serviços da Câmara, juntas de freguesia e Biblio-móvel, ou participar nas sessões públicas a realizar nas sedes de freguesia.

Está destinada uma verba global de 150 mil eu-ros para o orçamento parti-cipativo, mas cada propos-

ta não deverá exceder os 30 mil. O regulamento prevê outras limitações, não sen-do admitidas sugestões que configurem pedidos de apoio ou venda de serviços, que não sejam tecnicamen-te exequíveis ou que sejam incompatíveis com planos ou projetos municipais.

Deverão ainda ser pas-síveis de concretização num prazo máximo estimado de 18 meses. Podem partici-par todos os cidadãos que tenham 16 ou mais anos e além de residentes todos os que se relacionem com

o Município, sejam traba-lhadores, empresários com atividade a nível local ou representantes de associa-ções e outras organizações da sociedade civil. A par da descrição poderão ser apresentados anexos, como fotografias e mapas, que sirvam de apoio à análise das propostas.

As assembleias parti-cipativas nas sedes de fre-guesia visam promover a participação das pessoas com menos acesso a meios de comunicação digitais e facilitar o esclarecimento

sobre o processo, não sen-do necessária qualquer ins-crição prévia.

Uma vez entregues as propostas, a análise téc-nica vai decorrer entre 1 e 10 de outubro, estando prevista a divulgação de re-sultados a 13 daquele mês. Os cidadãos serão depois convidados a avaliar o or-çamento participativo, atra-vés do preenchimento de um questionário. No final do processo será elaborado um relatório de avaliação global, que será divulgado publicamente. ■

Quintais do Pinhal vão até à capital

O projeto intermuni-cipal “Os Quintais nas Praças do Pinhal”, tutela-do pela Associação Pinhal Maior, vai apresentar-se em Lisboa, no Largo do Intendente, no próximo sá-bado, dia 13, das 10 às 18 horas.

Para além dos produ-tos mais frescos dos quin-tais da Zona do Pinhal e do mais genuíno artesana-to da região, vão desfilar por aquele Largo grupos

de animação oriundos dos cinco concelhos que inte-gram este projeto: Mação, Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã e Vila de Rei.

Devido à realização deste evento em Lisboa, o mercado mensal de setem-bro agendado para o con-celho de Proença-a-Nova e inicialmente previsto para o dia 14 de setembro, passa para o dia 21 de setembro e terá lugar na localidade de Sobreira Formosa. ■

Transporte gratuito funcionou entre junho e final de agosto

Cerca de 400 pessoas recorreram ao transporte gratuito para as praias flu-viais, durante os meses de verão. No total, foram 398 os participantes na carreira de praia, com o mês de ju-lho a destacar-se no número de passageiros: 222, número que em agosto baixou para 114. Em junho foram efe-tuadas apenas três viagens, com um total de 62 pessoas. A carreira percorreu alter-nadamente as praias de Al-deia Ruiva, Fróia e Malha-dal, tendo igualmente sido feito um percurso ocasional para a piscina de São Pedro do Esteval.

Este ano foram, pela primeira vez, preenchidas as seis vagas de nadadores salvadores para assegurar a

vigilância nas áreas geridas pelo município. A par das habituais mostras de arte-sanato, decorreu também um programa variado de animação, que incluiu des-de artes plásticas a música, passando por jogos de água e zumba. Outra novidade foi a disponibilização de um serviço de massagens.

Se para muitos o verão é sinónimo lazer, as férias escolares deixam muitas aldeias do concelho sem autocarros e foi igualmen-te assegurada uma rede de transporte gratuito, que funcionou às quintas-fei-ras. Foram definidos três circuitos e para cada um realizaram-se duas viagens, uma em julho e outra em agosto. ■

Foto

in: p

alhe

iroda

font

e.co

m

Escavações revelam anta de grande dimensãoAs escavações arqueo-

lógicas na mamoa do Ca-beço da Anta poderão tra-zer novidades quanto ao método construtivo. O se-gundo ano consecutivo de trabalhos no local trouxe à equipa de arqueólogos a convicção de que a sepul-tura poderá vir a revelar--se “um dos mais em-blemáticos monumentos megalíticos da Beira Bai-xa”, como explica João Caninas, coordenador do II Campo Arqueológico Internacional. Para 2015 está já projetada a conti-nuidade dos trabalhos.

Realizado durante o mês de agosto, com dois grupos de 20 participantes, o campo contemplou este

ano duas áreas de traba-lho. Pela dimensão e com-plexidade, a escavação no Cabeço da Anta iniciou-se em 2013 e irá ainda exigir mais algum tempo, tendo paralelamente sido escava-da a anta de Vale do Alvi-

to. Integrada no percurso pedestre PR1, esta última ficou com a intervenção praticamente concluída, estando prevista a poste-rior valorização para visita de todos os interessados.

Mário Monteiro, ar-

queólogo que coordenou a escavação no Cabeço da Anta, explica que os traba-lhos deste verão permiti-ram “atingir uma couraça pétrea que define o sistema construtivo”. No próximo ano será feito um corte para perceber as várias ca-madas da construção.

“É como um bolo com vários sabores dis-postos em camadas. Quando cortamos uma fatia, conseguimos apa-nhar todos os sabores. É isso que pretendemos fa-zer”.

Para já, percebeu-se que se trata de uma anta com nove esteios – o sis-tema clássico contempla sete.■

Page 17: Edição nº 1070

Edição 1070 • 9 de setembro de 2014 • Povo da Beira · 17·

A Estação de Arte Rupestre da Lageira, na Serra do Cabeço Rainho, a Estação de Arte Rupes-tre da Fechadura, na Serra do Figueiredo, e a Igreja da Misericórdia foram re-centemente classificadas como sítios e monumento de interesse público, res-petivamente. As referidas classificações foram publi-cadas este mês, em Diário da República.

Situada na Serra do Cabeço Rainho, União das Freguesias de Ermida e Fi-gueiredo, a Estação de Arte Rupestre da Lageira data do período entre o Neolíti-co final e a Idade do Bron-ze. É constituída por uma rocha de xisto insculturada, com motivos insculturados. No conjunto das gravuras destacam-se as formas em espiral, composições circu-lares e linhas meândricas. A sua localização permite considera-la uma das esta-ções mais meridionais do nosso território no interior do círculo da arte galaico--portuguesa.

A Estação de Arte Ru-pestre da Fechadura, situa--se na Serra do Figueiredo, na União das Freguesias de Ermida e Figueiredo, data

do período entre o Bronze Médio e a Idade do Ferro. É composta por uma laje de xisto com diversas gravuras, com eventuais acrescentos medievais. Esta estação é especialmente importante pelo facto de ser uma das poucas que apresenta aque-le tipo de gravuras.

A Igreja da Misericór-dia da Sertã data da segun-da metade do século XVI, tendo sido edificada no centro. A estrutura do tem-plo corresponde ao modelo de “igreja -tipo” das mise-ricórdias, com nave única e capela-mor sobrelevada e integrada na planta, de-finindo um espaço unitário articulado com a sacristia e

dependências. As classificações atri-

buídas recentemente refle-tem os critérios constantes em legislação própria, re-lativos ao caráter matricial do bem, ao seu interesse como testemunho simbóli-co ou religioso, ao seu valor estético, técnico e material intrínseco, e à sua conceção arquitetónica e urbanística.

Centro Interpretativo em fase de criação

Atualmente, encontra--se em fase de criação o Centro Interpretativo das Estações de Arte Rupestre da Fechadura e da Lajeira, que funcionará no edifício da antiga escola primária do Figueiredo, na União de

Freguesias da Ermida e Fi-gueiredo. Aquela nova va-lência tem como objetivos dar conhecer aos munícipes e aos visitantes a importân-cia e o valor cultural que as insculturas representam na sociedade, assim como aler-tar para a sua preservação e conservação, garantindo assim, que as gerações futu-ras possam privilegiar deste conhecimento ao ar livre.

Numa fase inicial, aquele centro possuirá vá-rios painéis informativos alusivos às duas estações de Arte Rupestre, onde poderão ser visualizadas algumas insculturas acom-panhadas por textos infor-mativos.■

Sertã

Projeto Sertã Saúde Mais continua a percorrer freguesias durante este mês

Tem continuidade o projeto Sertã Saúde Mais, que resulta de uma parceria entre o Município da Sertã, Bombeiros Voluntários da Sertã e Bombeiros Voluntá-rios de Cernache do Bonjar-dim.

O principal objetivo prende-se com a mobiliza-ção dos munícipes para a realização de rastreios médi-cos regulares, onde são regis-tados diversos parâmetros, nomeadamente o peso, a pressão arterial, a pulsação, a glicemia e a saturação de oxigénio, não sendo necessá-

rio estar em jejum. Refira-se que este projeto teve início a 6 de novembro de 2011.

Atendendo à necessida-de de alocação dos recursos humanos para o Dispositivo Especial de Combate a In-cêndios Florestais, os Bom-beiros Voluntários de Cer-nache do Bonjardim não poderão realizar os rastreios nos dias e locais habituais no mês de setembro. Os Bom-beiros Voluntários da Sertã irão dar continuidade aos rastreios, exceto em caso de atividade operacional exce-cional.■

Mais uma edição do passeio de homenagem às mulheresCOM RÁDIO CONDESTÁVEL

Vai decorrer, no próxi-mo dia 14, o 13.º passeio de homenagem às mulheres, organizado pela Associa-ção “Os Tambores” de Ca-sal da Madalena, de Cerna-che do Bonjardim.

A concentração está marcada para as 8H30, na sede da associação, sendo que o almoço terá lugar a partir das 13 horas. A tarde será preenchida com des-porto e animação a cargo

de Fábio Bastinho e do gru-po de tambores da localida-de, a partir das 15 horas.

As inscrições, limita-das a 200 participantes, estão abertas e podem ser feitas até ao próximo sába-do, dia 13, para os números 934 133 610, 966 050 541 ou 964 856 748.

Os lucros desta iniciati-va reverterão a favor da As-sociação Laço para apoio à prevenção, diagnóstico e tratamento do cancro da mama. ■Estação de Arte Rupestre da Fechadura

Património classificado como interesse público

Crianças que participaram no “Verão feito à mão” com trabalhos expostos

Até dia 13, próximo sábado, estarão expostos na Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, os traba-lhos desenvolvidos nos me-ses de julho e agosto, duran-te o programa de atividades “Verão feito à mão... com a poesia no coração”. Quase

duas centenas de crianças, distribuídas por 15 ativida-des, elaboraram trabalhos diversificados: desde a cos-tura à culinária, confecção de gomas e compotas, não esquecendo pinturas e tra-balhos manuais.

A adesão foi positiva,

tendo esgotado as inscri-ções em todas as ativida-des. “Vem fazer rodilhas com as avós” foi uma das atividades desenvolvidas que contou com o apoio do Centro de Dia da Cumea-da.

Este programa de ativi-

dades terminou no passado dia 28 de agosto, com a ati-vidade “Cozinhar e sabo-rear o almoço em festa!”. Grande parte das crianças que participaram nas ativi-dades cozinhou o almoço e fizeram um piquenique na Alameda da Carvalha. ■

Academia Sénior com inscrições até ao dia 15 deste mês

Encontram-se abertas as matrículas para alunos na Academia Sénior nas disciplinas Atividade Física, História Local e património Cultural do Concelho, Artes Decorativas, Informática (ní-veis I a IV), Espanhol, Músi-ca, Cozinhar com Emoção, Conversas à Segunda-feira, História das Religiões, Pri-meiros Socorros, Inglês (ní-veis I a IV), História Univer-

sal, Alimentos Funcionais, Teatro, Design de Moda, Ioga, Turismo Cultural, Dança e Francês.

Todas as pessoas a partir dos 50 anos podem matricu-lar-se, desde que saibam ler e escrever. Não existe limite de disciplinas e o valor mensal é de 10 euros, independen-temente do número de disci-plinas em que se matricular.

As aulas da Academia

Sénior da Sertã decorrem no Banco de Recursos da Sertã, antiga Escola Primária de Santo António, no Pavilhão Desportivo e nas Piscinas Municipais. O início das au-las está marcado para o dia 1 de outubro.

Assim, até 15 de setem-bro, próxima terça-feira, po-dem ser feitas as inscrições. Estas são realizadas junto do Sector de Ação Social da

Câmara Municipal da Sertã. Para mais informações, os interessados devem contac-tar o referido sector pessoal-mente ou pelo telefone 274 600 300.

Criada em 2010, a Aca-demia Sénior da Sertã é o resultado de uma parceria entre o município e o CCD – Centro de Cultura e Des-porto do Pessoal da Câmara Municipal. ■

Prolongado prazo de inscrições para bolsas de estudo

Foi prolongado para a próxima sexta-feira, dia 12 de setembro, o prazo de inscrições para bolsas de estudo a atribuir pela autarquia. Dirigem-se a estudantes com com-provadas carências eco-nómicas e com mérito escolar, que frequentem ou venham a frequentar os estabelecimentos de ensino superior públicos, que confiram o grau aca-démico de licenciatura/mestrado.

O valor total da bolsa a atribuir será de 3 mil eu-ros, distribuídos por três anos, mediante apresen-tação de comprovativos de despesas de educação. A candidatura poderá ser

apresentada por qualquer aluno, até sexta-feira, no Setor de Ação Social da Câmara Municipal.

Para mais informa-ções, os interessados deve-rão consultar as Normas de Atribuição de Bolsas de Estudo, disponíveis em www.cm-serta.pt.

O município preten-de, assim, promover o sucesso escolar e garantir o prosseguimento de estu-dos dos seus munícipes, independentemente das suas condições financei-ras, através de atribuição de apoios que preencham não apenas requisitos de natureza socioeconómi-ca, mas também critérios de mérito escolar.■

Page 18: Edição nº 1070

· 18· Povo da Beira • 9 de setembro de 2014 • Edição 1070DesportoIdanha-a-Nova

Secretário de Estado do Desporto e Juventude e Presidente da FPAK juntos na Baja

Emídio Guerreiro, Secretário de Estado do Desporto e Juventude, e Manuel de Mello Breyner, Presidente da Federação Portuguesa de Automo-bilismo e Karting, vão participar na Baja TT Ida-nha-a-Nova a realizar nos próximos dias 12 e 13.

A participação na competição surge na se-quência do convite do

Presidente da Federação Portuguesa de Automobi-lismo e Karting, Manuel de Mello Breyner, que será o piloto da equipa.

“Decidi aceitar o amável convite do Presi-dente da Federação Portu-guesa de Automobilismo e Karting para participar numa modalidade que gosto muito e não escon-do algum entusiasmo por

competir numa prova onde estão todos os me-lhores pilotos do Todo o Terreno Nacional”, disse Emídio Guerreiro.

A máquina escolhida será uma Nissan Navara, inscrita em T2 e, aprovei-tando a oportunidade, irá ser decorada com publici-dade ao Plano Nacional de Ética no Desporto e à campanha do Instituto

Português do Sangue e da Transplantação para doar sangue e para se registar como dador de medula ós-sea.

É assim um aconte-cimento único para a Es-cuderia Castelo Branco, como comentou o seu Pre-sidente, António Sequeira.

“Para além da hon-ra que temos em os rece-ber, significa também um

acréscimo de responsabi-lidades para toda a orga-nização, que saberá estar à altura acontecimentos. A Baja TT Idanha, é uma das duas provas de TT organizadas pela Escude-ria Castelo Branco, neste ano em que cumprimos 50 anos de existência como clube dedicado aos des-portos motorizados. Já no início das comemorações

do nosso aniversário, pu-demos contar com a pre-sença de Emídio Guerrei-ro e é com muito orgulho que o recebemos de novo, agora como participante, ao lado do Presidente da FPAK, Manuel de Mello Breyner, que curiosamen-te venceu a primeira prova de Todo-o-Terreno orga-nizada pelo nosso clube no ano 2000” referiu. ■

Valongo testa Atalaia do Campo

Na passada quarta--feira a equipa júnior do B. Valongo foi até à Atalaia Campo para mais uma par-tida de pré-época contra os

seniores locais. O encontro terminou com a vitória dos atalaienses por uma bola a zero, com o golo a ser obti-do já nos instantes finais. ■

POR JOSÉ MANUEL R. ALVES

Este sábado a ARB Boa Esperança apresentou oficialmente a sua equi-pa sénior para a época de 2014/2015. Para tal reali-zou uma partida frente à UD Cariense, vencedores do campeonato e taça dis-trital da Associação Fute-bol de Castelo Branco.

Numa partida bastan-te disputada os carienses adiantaram-se em dois go-los, mas a maior experiên-cia dos “laranjas” levou a que o jogo chegasse ao intervalo já na condição de empatado. Até final o equi-líbrio foi nota dominante e não houve mais mexidas no marcador, no que aca-bou por ser um excelente teste para os dois conjun-tos. ■

Boa Esperança apresenta equipa

Foto

: Fac

eboo

k da

Boa

Esp

eran

ça Fu

tsal

Pré-temporada definidaCampeonato Distrital de Seniores

A equipa sénior do Aca-démico do Fundão, que co-meçou a treinar no passado dia 19 de agosto, já definiu os jogos de preparação a realizar até ao início do Campeonato Distrital.

O primeiro jogo oficial do Académico será no dia 5 de outubro, uma vez que fol-ga na 1.ª jornada da Taça de Honra “José Farromba” e, até lá, tem os seguintes encon-tros particulares:07.09.2014 | 17:00 | ADRC Pedrógão SP – CA Fundão

10.09.2014 | 20:30 | CD Al-cains – CA Fundão14.09.2014 | 17:00 | CA Fun-dão – R Pedroguense (Jogo de Apresentação)18.09.2014 | 20:30 | Guarda Unida SC – CA Fundão21.09.2014 | 17:00 | CA Fun-dão – ADRC Pedrógão SP25.09.2014 | 20:30 | CA Fundão – SC Celoricense (a confirmar)28.09.2014 | 17:00 | CA Fundão – CD Alcains (se o Alcains for eliminado da Taça de Portugal) ■

Page 19: Edição nº 1070

Edição 1070 • 9 de setembro de 2014 • Povo da Beira · 19·Desporto

Campeonato Nacional Seniores - Série E

PampilhosaOliv. Hospital Benfica C.B. AD Nogueirense Sp. PombalSourense TourizenseNavalVit. Sernache Mortágua

2222222222

Jgs Pts6444331110

2ª Jornada - 31/8/2014AD Nogueirense 2-1Tourizense Sp. Pombal 2-1 Vit. SernacheMortágua 0-1 Pampilhosa

Benfica C.Branco 1-0 SourenseNaval 0-1 Oliv. Hospital

3ª Jornada - 14/9/2014AD Nogueirense - Sp. Pombal

Vit. Sernache - MortáguaPampilhosa - Benfica C.Branco

Sourense - Naval Tourizense - Oliv. Hospital

123456789

10

Campeonato Nacional Seniores - Série F

MafraEléctricoAlcanenense Sertanense U. Leiria Caldas Fátima TorreenseAtl. OurienseAt. Riachense

2221221222

Jgs Pts6443321100

2ª Jornada - 31/8/2014Torreense 0-0 Fátima

Mafra 3-1 U. LeiriaEléctrico 4-0 At. Riachense Alcanenense 2-2 Caldas

Sertanense 4-2 Atl. Ouriense

3ª Jornada - 14/9/2014

Atl. Ouriense - TorreenseCaldas - Sertanense

Mafra - EléctricoAt. Riachense - Alcanenense

U. Leiria- Fátima

123456789

10

Torneio Quadrangular Futsal Feminino do Bairro do Cansado

POR JOSÉ MANUEL R. ALVES

A equipa do Sport Lisboa e Benfica venceu, no passado sábado, o III Torneio Quadrangular de Futsal Feminino Freguesia de Castelo Branco, vencen-do todos os jogos disputa-dos. O segundo lugar foi

alcançado pelo Núcleo de Proença-a-Nova. Em ter-ceiro, ficou a turma de S. João de Coimbra, e em úl-timo lugar a Associação do Bairro do Cansado.

Os jogos que tiveram lugar no Pavilhão Munici-pal da cidade albicastren-se, tiveram a presença de

bastante público que mais uma vez pode assistir a bons momentos de futsal, nomeadamente praticados pelas atletas do SL Benfica, cartaz deste torneio.

Jorge Neves, presiden-te da Junta de Freguesia destacou a importância do evento, manifestando a sua

satisfação pela organiza-ção do mesmo, deixando também a garantia da sua continuidade.

Também presente na cerimónia de entrega dos prémios, João Carvalhi-nho, vereador do Muni-cípio, congratulou-se por mais esta edição do tor-

neio, que vem prestigiar a cidade.

André Carvalho, pre-sidente da Associação do Bairro do Cansado, organi-zadora do evento, agrade-ceu a todas s equipas pre-sentes, enaltecendo o apoio prestado pela autarquia na realização do torneio. ■

Alcains alcança 2.ª eliminatóriaPOR JOSÉ MANUEL R. ALVES

Foi com uma casa bem composta que o CD Alcains recebeu os alente-janos do Piense Sporting Clube, que curiosamente também disputa o campeo-nato distrital, embora da Associação de Futebol de Beja.

No primeiro teste a sério dos “canarinhos” e tendo em conta a equiva-lência do adversário em sorte, esperava-se uma entrada aguerrida dos co-mandados de João Natá-rio, no entanto acabaram por ser surpreendidos pe-los homens de Pias, que pegaram no jogo como se fossem eles os donos do

terreno.Assim não surpreen-

deu que o marcador fosse aberto pelos “alvi-negros” à passagem do minuto 20, na marcação de um livre directo a uns bons 30 me-

tros da baliza. O golo ser-viu para despertar a apatia dos alcainenses, que chega-riam ao empate no minuto 40 através da marcação de uma grande penalidade, convertida por Kaby.

A segunda parte do en-contro começa com novo golo dos forasteiros, tam-bém através da marcação de uma grande penalidade, por mão na bola. Na con-versão Bruno permitiu a

defesa de Oleh mas à se-gunda marcou mesmo.

O jogo corria de acor-do com o pretendido pelos pienses que várias vezes se mostravam dominadores, até que ao minuto 77 a ex-

pulsão do seu camisola 5 levou a que a equipa ficas-se reduzida a 10 elementos. Daí em diante o Desporti-vo empertigou-se e logrou empatar ao minuto 90, também através de um li-vre directo superiormente cobrado ao ângulo supe-rior direito, por Rui Paulo.

No prolongamento não houve alterações no placard e a contenda teve de decidir-se através da marcação de grandes pe-nalidades. Foi então que brilhou o guardião Oleh, conseguindo parar dois remates dos alentejanos e contribuindo assim para a vitória do CDA por 4x2, apurando-se para a 2ª Ron-da.■

Sertanense segue em frente na taça de PortugalNesta 1ª eliminatória

da Taça de Portugal, a equi-pa do Sertanense tinha uma difícil deslocação ao terreno do Pampilhosa, equipa que tem encontrado nos últimos anos mas para o Campeona-to Nacional.

Esperava-se por isso um encontro muito dividido, o que assim aconteceu, onde o equilíbrio foi a tónica. Numa tentativa de resolver cedo a questão os sertaginenses entraram muito fortes e lo-graram marcar à passagem do minuto 9 por Viafara, que se tem revelado uma exce-

lente aquisição, sendo o seu segundo golo em dois jogos oficiais.

A segunda metade do encontro decorreu com bas-tante intensidade e os con-tactos físicos foram uma constante, o que se traduziu em sete cartões amarelos e dois vermelhos. Foi já a jo-gar contra 9 elementos que o Sertanense marcou aos 87m, por intermédio de Zé Miguel, o tento que arru-mava a questão e assegurava a passagem à 2ª ronda dos comandados de Sérgio Ga-minha. ■Fo

to: F

aceb

ook

FC P

ampi

lhos

a

Taça de Portugal

Page 20: Edição nº 1070

· 20· Povo da Beira • 9 de setembro de 2014 • Edição 1070Cultura

Livros & Leituras

Fome de Fogo

Género: ThrillerTradutor: Agneta Öhrström B.N.º de páginas: 416PVP: 17,70€

Jeanette Kihlberg continua a tentar solucionar os casos dos meninos mortos, mas os seus esforços são interrompidos quando um homem de negócios é assassinado em Estocolmo, naquilo que parece ser uma morte ritualística. Entretanto, continua também à procura da desaparecida Victoria Bergman e as suas investigações conduzem-na a um colégio interno de elite, assim como à Dinamarca e a acontecimentos do seu próprio passado.

Por seu turno, a psicoterapeuta Sofia Zetterlund mergulha cada vez mais profundamente no seu pas-sado e revive episódios marcantes e dolorosos. Sofia tenta desesperadamente encontrar o seu verdadeiro «eu» na complexidade da sua pessoa.

E entretanto uma mulher enigmática e letal per-corre a cidade de Estocolmo espalhando terror e mor-te à sua passagem.

Erik Axl SundErik Axl Sund é o pseudónimo do duo de autores

suecos Jerker Eriksson e Håkan Axlander Sundquist.Håkan nasceu em 1965 e é engenheiro de som, mú-

sico e artista. Jerker, nascido em 1974, foi produtor da banda eletropunk de Håkan, iloveyoubaby!, e atualmen-te dedica-se a tempo inteiro à escrita. Os livros viciantes e negros, que fazem parte da trilogia As Faces de Vic-toria Bergman, tornaram-se um êxito imediato, tanto a nível comercial como da crítica.

A trilogia é o mais recente fenómeno na literatura criminal da Suécia, ocupando o primeiro ligar do top sueco mais de seis meses consecutivos. Esteve no top 10 da maior parte dos países em que já foi publicado e os direitos estão vendidos para mais de 35 países.

As sinopses publicadas são da inteira responsabilidade das editoras

Castelo Branco - Cine-Teatro AvenidaCinema, dia 9 às 21:30

Polónia, 1962. Anna é uma bonita jovem de 18 anos que irá em breve ce-lebrar os votos definitivos para se tornar freira no con-vento onde vive enquanto órfã desde criança. A madre obriga-a, no entanto, a co-nhecer antes a única familiar viva, a tia Wanda. Juntas, as duas mulheres embarcam numa viagem à descoberta de si próprias e do passado que têm em comum. Anna descobre que é judia e que o seu verdadeiro nome é Ida. Esta revelação leva-a a dar início a uma jornada para desvendar as suas raízes e confrontar a verdade sobre a sua família. Ida terá de esco-lher entre a sua identidade biológica e a religião que a

salvou dos massacres provo-cados pela ocupação Nazi na Polónia. E Wanda terá de confrontar as decisões que tomou durante a guerra quando optou por colocar a lealdade à causa, à frente da sua família.

IDA

O ano em que se es-treou com um disco que depois de ter sido entusias-ticamente recebido pela crí-tica, especializada e não só, foi considerado o melhor álbum nacional do ano por publicações de referência como a Blitz, o Expresso, o Público, a Time Out ou o site musical Cotonete, tendo atingido vendas que já lhe valeram um Disco de Ouro.

Hoje, em 2014, depois de ter começado o ano a es-gotar a Casa da Música e o Centro Cultural de Belém, já ninguém duvida que este primeiro disco de Gisela João revela uma fadista de exceção e que é um marco na História do Fado con-temporâneo.

Nascida em Barcelos, Gisela viveu seis anos no Porto para, finalmente, o canto impor a sua vontade e a levar para Lisboa. Numa pequena casa “emprestada” na Mouraria debateu-se com o peso imenso da soli-dão, pensou várias vezes em desistir, mas resistiu. Con-quistou primeiro meia Lis-

boa e depois Lisboa inteira, das Casas de Fado à mítica discoteca Lux e do Pequeno Auditório do Centro Cultu-ral de Belém ao Teatro São Luiz.

Faltava gravar um dis-co, esse grande desafio. Encontrou em Frederico Pereira o cúmplice ideal e iniciaram as gravações.

O disco saiu a 01 de Ju-lho de 2013, duas semanas depois alcançou o primei-ro lugar no Top de vendas nacional e foi considerado pela grande maioria dos críticos nacionais o mais importante disco de estreia de um artista português no século XXI, valendo-lhe o prémio revelação Amália, com quem o seu talento já foi comparado várias vezes.

Gisela João em concerto

Castelo Branco - Cine-Teatro AvenidaMúsica, dia 12 às 21:30

Sugestões de Cristina Valente

A Galeria de Exposi-ções Tinturaria, localizada no Rossio do Rato, recebe até 8 de Outubro, a expo-sição "Oliveira Marco / 70x100".

De Terça-feira a Do-mingo, das 10:00 às 18:00 horas, é possível observar di-versos trabalhos em pintura acrílica, formato cartaz de 70x100cm, realizados entre as cidades do Rio de Janei-ro e do Porto pelo designer Marco Oliveira.

A inauguração da mos-tra de pintura decorre na Terça-feira, 2 de Setembro, pelas 17:30 horas, com a presença do artista que fará uma visita guiada.

Marco Oliveira é mú-sico, designer gráfico e ar-tista plástico. Residente na

cidade do Porto, transfere a exposição "70x100" para a galeria de exposições Tin-turaria. A primeira destas mostras ocorreu no antigo Talho 16 do Mercado do Bolhão, entre Dezembro de 2013 e Janeiro de 2014.

O sucesso desta cata-pultou a exposição para a "Essência do Vinho 2014", em Março deste ano. Maio foi passado no "main floor" do Hard Club, no histórico Mercado Ferreira Borges e agora mostra-se pela última vez na cidade da Covilhã. São trabalhos em formato cartaz de 70x100cm, em acrílico sobre papel, realiza-dos entre o Rio de Janeiro e o Porto, tudo numa versão muito caseira do que é isto do ser popular.

Marco António expõe em tamanho 70x100

Covilhã - Galeria de Exposições TinturariaExposição até 8 outubro

Castelo Branco - CybercentroLaboratório das 14 às 18 horas

Este laboratório pre-tende oferecer uma mini formação na área da banda desenhada para todos aque-les que desejam explorar este potencial criativo. Com base no programa informá-tico de banda desenhada “Comic Life”, e exploran-do imagens e texto, os par-ticipantes são convidados, apelando às suas memó-rias, a contar histórias reais ou imaginadas que incluam locais, pessoas, tradições, lendas, entre outros, crian-do desta forma histórias aos

quadradinhos. Público-alvo são jo-

vens e adultos, a pré inscri-ção é obrigatória via email - [email protected] . Limite de Inscrições: 20.

Lupa faz laboratório de banda desenhada

Vencedor do prémio especial da Academia Sueca de Escritores de Crime, Fome de

Fogo é o segundo volume de uma trilogia explosiva

e visceral que explora os recantos

mais negros da mente humana.

Page 21: Edição nº 1070

Edição 1070 • 9 de setembro de 2014 • Povo da Beira · 21·LazerAr

Água

Terra

Fogo

Carneiro

Carta Dominante: Ás de Copas, que significa Princípio do Amor, Grande Alegria.Amor: Não seja egoísta, pense nos sentimen-tos das outras pessoas. Proteja as suas emo-ções tornando-se cada dia que passa num ser humano mais forte e então sim, será feliz!Saúde: Tente relaxar um pouco mais, anda com os nervos à flor da pele.Dinheiro: Seja prudente na forma como gere as suas finanças.Pensamento positivo: Começo o dia com um sorriso no rosto. Números da Sorte: 9, 11, 17, 22, 28, 29

21/3 a 20/4Aquário

Carta Dominante: 6 de Espadas, que signifi-ca Viagem InesperadaAmor: Para que a sua relação permaneça es-tável, confie mais no seu amor. Saúde: Evite comer tantos doces para não prejudicar o seu organismo. Dinheiro: Poderá investir mais seriamente num projeto, se for esse o seu desejo. Pensamento positivo: Encaro cada novo de-safio como uma viagem que me traz novos ensinamentos. Números da Sorte: 2, 17, 19, 36, 38, 44

21/1 a 19/2Carta Dominante: Ás de Ouros, que significa Harmonia e ProsperidadeAmor: Não sofra por antecipação, porque assim não viverá as alegrias e felicidades de cada mo-mento que passa. Dedique algum do seu tempo à vida familiar e social. Saúde: Consulte o seu médico para que faça um check-up ao seu organismo.Dinheiro: Não gaste em demasia, poderá precisar de algum dinheiro mais tarde. Pensamento positivo: Procuro manter-me sereno e ouvir a voz de Deus!Números da Sorte: 25, 33, 39, 41, 42, 48.

20/2 a 20/3Touro21/4 a 21/5

Carta Dominante: Cavaleiro de Ouros, que signifi-ca Pessoa Útil, Maturidade.Amor: A pessoa com quem sonhava há algum tem-po poderá surgir inesperadamente. Aprenda a escre-ver novas páginas no livro da sua vida!Saúde: O seu nível de cansaço encontra-se elevado, deve descansar e dormir mais horas. Dinheiro: Período favorável para novos negócios, poderá surgir uma proposta há muito aguardada. Pensamento positivo: Procuro ser uma pessoa útil àqueles que me rodeiam. Números da Sorte: 1, 5, 7, 11, 33, 39

Gémeos22/5 a 21/6

Caranguejo22/6 a 23/7

Carta Dominante: 8 de Espadas, que signifi-ca Crueldade.Amor: Todos os conflitos se resolverão com muita calma e compreensão. Saúde: Momento estável, aproveite para des-cansar. A Vida espera por si. Viva-a!Dinheiro: Período pouco propício para inves-timentos em grandes proporções. Pensamento positivo: Protejo o meu coração pensando no Bem!Números da Sorte: 2, 9, 17, 28, 29, 47

Carta Dominante: o Mágico, que significa Ha-bilidade.Amor: Os seus filhos sentem a sua falta, dê-lhes mais atenção. Seja um bom professor, eduque para que os mais jovens tenham uma profissão, mas, sobretudo, eduque-os para a vida.Saúde: Poderá sentir alguns problemas de ou-vidos. Dinheiro: Fase equilibrada, sem alterações de maior. Pensamento positivo: tenho pensamentos posi-tivos, para atrair coisas positivas para a minha vida.Números da Sorte: 9, 18, 27, 31, 39, 42

Leão24/7 a 23/8

Virgem24/8 a 23/9

Carta Dominante: 6 de Ouros, que significa GenerosidadeAmor: A sua vida afetiva beneficiará desta sua fase mais sentimental. A força e a humildade caminham de mãos dadas!Saúde: Nada o preocupará. Dinheiro: Não gaste as suas finanças em bens desnecessários. Pensamento positivo: Sou generoso para com os outros e comigo mesmo.Números da Sorte: 6, 14, 36, 41, 45, 48

Carta Dominante: O Carro, que significa Su-cesso.Amor: Cuidado com as atitudes que toma, revelarão falta de maturidade sentimental. Perdoe-se a si próprio!Saúde: Não se medique, procure um médico.Dinheiro: Se quiser entrar num novo negócio, esta será a melhor altura. Pensamento positivo: O sucesso espera por mim, porque eu mereço! Números da Sorte: 4, 9, 18, 22, 32, 38

Peixes

Balança24/9 a 22/10

Carta Dominante: Rainha de Paus, que significa Poder Material e que pode ser Amorosa ou Fria.Amor: Não fique desatento ao que se passa à sua volta. A força do Bem transforma a vida!Saúde: Sentir-se-á em forma e sem preocupações. Dinheiro: Poderão surgir algumas dificuldades. Pensamento positivo: Alcanço o poder material começando por ter poder sobre os meus pensa-mentos.Números da Sorte: 7, 22, 29, 33, 45, 48

Escorpião23/10 a 22/11

Sagitário23/11 a 21/12

Capricórnio22/12 a 20/1

Carta Dominante: 2 de Copas, que significa Amor.Amor: Não deixe que o ciúme estrague a sua relação, quem sabe proteger-se das emoções ne-gativas aprende a construir um futuro risonho!Saúde: Não cometa grandes excessos alimen-tares. Dinheiro: Não está numa boa altura para con-trair empréstimos.Pensamento positivo: O Amor vence todas as barreiras.Números da Sorte: 1, 3, 7, 18, 22, 30

Carta Dominante: O Mundo, que significa Fertilidade.Amor: Esclareça as situações conflituosas recorrendo ao diálogo. Uma personalidade forte sabe ser suave e leve como uma pena!Saúde: Cuidado para que possa evitar gripes e constipações. Dinheiro: Neste campo nada o afetará. Pensamento positivo: As minhas ideias dão bons frutos, porque eu acredito nelas!Números da Sorte: 8, 17, 22, 24, 39, 42

Carta Dominante: O Imperador, que signifi-ca Concretização.Amor: Aproveite este momento de boas ener-gias para estar com o seu companheiro.Saúde: Nada de preocupante nesta área. Dinheiro: A este nível nada o perturbará. Ar-risque! O sucesso espera por si!Pensamento positivo: Sou capaz de concre-tizar os meus objetivos, porque acredito em mim.Números da Sorte: 3, 7, 11, 18, 22, 25

PUB

ANTÓNIO GOMES FILIPE

ESPOSA, FILHOS, NORA, GENRO, NETOS e DEMAIS FAMILIA

Natural de – S.VICENTE DA BEIRASepultado no cemitéro do – FUNDÃO

Idade – 79 Anos

Funerária Gonzalopes, lda.Fundão - 275753838

Modo de preparação:Pica-se a cebola, lavam-se os pimentos, livrando-os das sementes e

cortando-os em tiras finas. Laminam-se os champignons. Pica-se o alho e a salsa, pica-se o tomate, cortam-se as salsichas em cubos e reserva--se. Numa frigideira com um pouquito de azeite salteia-se as salsichas e reserva-se. Na mesma frigideira, colocamos a cebola e os pimentos e deixa-se puxar, por cerca de 7-8 minutos em lume brando. Juntam-se os champignons e deixa-se cozinhar cerca de 5 minutos, sempre em lume brando. Junta-se o alho e a salsa, mexe-se e cozinha mais dois minutos e junta-se o tomate picado, deixa-se reduzir cerca de dois minutos e retifica--se o sal. Adiciona-se o vinho branco e as salsichas reservadas, sobe-se um pouquinho o lume até começar a ferver e está pronto.

Ingredientes:6 Salsichas400g.de champignons1 Pimentos verdes1 Pimento vermelho1 Cebola 2 Tomates maduros5 Dentes de alho1 Raminho de salsa200ml.de vinho brancoAzeiteSal e pimenta

POR MÁRIO MARINHO - chef

Salsichas em molho de champignons

www.ipma.pt/pt/

MeteorologiaTerça-Feira Dia 9

Quarta-Feira Dia 10 Quinta-Feira Dia 11 Sexta-Feira Dia 12

Domingo Dia 14 Segunda-Feira Dia 15

Dia 28ºC

Noite16ºC

Sábado Dia 13

Dia 27ºC

Noite15ºC

Dia 26ºC

Noite17ºC

Dia 27ºC

Noite16ºC

Dia 25ºC

Noite15ºC

Dia 25ºC

Noite15ºC

Dia 26ºC

Noite16ºC

N: 27-01-1935F: 08-09-2014

Page 22: Edição nº 1070

· 22· Povo da Beira • 9 de setembro de 2014 • Edição 1070Lazer

Diretor: João Tavares Conceição

Coordenação: Cristina Valente (CP2370)([email protected])

Redação:José Manuel R. Alves (CP8361)Patricia Calado

Colaboradores:Paulo Jorge MarquesÁlvaro BaptistaAna Paula AtanásioArmando SoaresCarlos ValeCésar AmaroClementina LeiteCristina GranadaEduardo BastosFernando JorgeFilipe AntunesGuilherme AlmeidaJoão Carlos NunesLuís MalatoMário MarinhoNuno FiguinhaPatrícia AndréPedro PittéRicardo PortugalJoão TeixeiraCarlos AlmeidaFrancisco Pombo Lopes

Conceção gráfica:Leticia Ramos Pina([email protected])

Publicidade:Gustavo Teixeira([email protected])

Secretária de Administração:Florinda Cruz([email protected])

Sede:Press IbéricaComunicação Social, LdaRua Nova ConselheiroAlbuquerque BL 3, Lj.76000- 252 CASTELO BRANCONIF: 506 583 023Tel: 272 324 432Telem: 962 221 308

Impressão:Coraze - Oliveira de AzeméisTelf.: 256040526 / 910253116 / [email protected] no ICS: 117 501Depósito Legal: 74145/94Empresa Jornalística: 218 326Tiragem Semanal: 10.000 exemplaresDistribuição gratuitaEste jornal escreve segundo o novo Acordo OrtográficoTodos os artigos de opi-nião e assinados pelos respetivos autores, são da sua inteira responsabili-dade não podendo em circunstância alguma o Povo da Beira ser respon-sabilizado pelo conteúdo dos mesmos. Reservamo--nos no direito de não publicar, caso os artigos enviados não respeitem a legislação em vigor e o Estatuto Editorial do jornal.

Povo da Beira

PUB

ALUGA-SE QUARTOSEM CASTELO BRANCO

Telmóvel: 964 697 287

CLASSIFICADOSPUB

SUSANA LOURO SOLICITADORA

Praceta Ruivo Godinho lote 3 R/C Dto 6000-126 Castelo Branco

Mail: [email protected]: 968 667 047

PUB

CARTOMANTE C. BRANCO

Telm.: 272 324 330/962 149 826

Com dom hereditário ajuda a resolver os seus piores problemas, amorosos, emprego, carta de condução e outros

Atende também aos sábedos das 10h às 20hPor marcação

PUB

Preço de venda: 43.000€

VENDE-SE REMODELADOSimpático apartamento T1 em prédio com elevador, no centro

da vila da Sertã, com vistas para a Ribeira, para o Castelo e para a Igreja Matriz, remodelado. Composto por hall de entrada

e corredor com revestimentos de 1ª qualidade, um quarto com pavimento flutuante, uma instalação sanitária com todas

as peças sanitárias novas, bem como revestimento das paredes, cozinha com revestimentos e móveis novos e sala com pavimento

em mosaico. Tem ainda um amplo terraço panorâmico, com vistas sobre a vila onde poderá usufruir das refeições ao ar livre.

92 704 85 27

PUB

272 654 517 / 960 206 268

Jovem 35 anosProcura trabalho qualquer ramo

Carta ligeiros e pesadosOleiros / Sertã / C. Branco

PASSATEMPOSPreencha usando os números de 1 a 9. Grau de dificuldade: Fácil

SOLU

ÇÕES

Sudo

ku

Sopa de Letras

ANEDOTASUm casal lisboeta atravessava, de carro, o interior alentejano, quando se alcançam uma pequena povoação com vários idosos sentados nuns pequenos bancos, à porta de uma tasca.

Depois de saudar os alentejanos, o turista atira para o ar uma pergunta:- Esta povoação tem posto médico?

Responde um dos locais:- Nã sinhori! Nã têmos posto nêm médico.

Pergunta o homem:- Mas, então,como é que se arranjam quando estão doentes?!

Responde outro:- Ora, morrêmos de morti naturali…So

pa d

e le

tras

ACTIAAGROTIDE

ALCISARANHAOARMILARIACIGARRADISDERA

DORIFORAEGOSSOMO

ESCOLITOEUDEMIS

HIDROPOROLAGARIALIBELINHA

LICTOLONGITARSO

MALTODOMOSCA

NEPA CENDRADANOTIOFILOPARNASSIO

PIRALIDEREDUVIOSILVANOSINOECASIRICTO

TAFRODEROTAPEINA

XILOCAMPOZABRO

64

38

75

91

27

12

93

64

85

98

51

24

36

73

29

61

75

48

85

63

42

79

14

71

59

82

36

29

74

81

65

35

38

26

91

74

16

47

53

82

9

PUB

Senhora na casa dos 50 anos gostaria de fazer amizade c/ cavalheiro dos 50 aos 65 Zona de Castelo Branco ou Fundão

Tel: 967 399 698

PUB

ALUGAM-SE 2 QUARTOS

961 807 077- 272 083 271

Mobilados e com serventia de cozinha completamente equipada

Quinta Pires Marques(Junto ao CALL CENTER/ ESCOLA AGRÁRIA)

A RAPAZES OU RAPARIGAS

PUB

ARRENDA-SE 3 assoalhadas na Cruz de Montalvão, em Castelo Branco - Recentemente

remodelada - Renda mensal 180,00 € Informa: 272 343 493 - 933 302 088

Casa de habitação (1º Andar)

ARRENDA-SE Devidamente remodelado e legalizado à beira

da estrada nacional nº18, na Cruz de Montalvão em Castelo Branco, com entrada (portão) automatizada, com bom acesso e amplo parque de estacionamento

privado - Renda mensal 500,00€Informa: 272 343 493 - 933 302 088

Armazém com 500m2 (25x10)

PUB

6 4 7 91 2 9 6

1 3 6 73 2 9 8

5 4 7 15 9 8 24 1 5 3

5 8 6 71 4 3 2

Page 23: Edição nº 1070

Edição 1070 • 9 de setembro de 2014 • Povo da Beira · 23·Opinião

Siga o nosso jornal em recortes.pt

* Por

dec

isão

pes

soal

, o a

utor

do

text

o nã

o es

crev

e se

gund

o o

Nov

o A

cord

o O

rtog

ráfic

o

POR JOÃO DE SOUSA TEIXEIRA

No princípioPOR NUNO DUARTE M. FIGUINHA

“Meet”s de Neurónios

POR FRANCISCO POMBO LOPES

O Apagão InicialNo dia 1 de Se-tembro de 2014, entrou em vigor

a Lei n.º 62/2013, de 26 de agosto que estabelece o regime aplicável à orga-nização e funcionamento dos tribunais judiciais e o Decreto-Lei n.º 49/2014, de 27 de março, que proce-de à sua regulamentação.

O Governo, através da ministra da Justiça, considerou que a mesma se trata de uma reforma "tranquila", referindo além do mais que "há 200 anos que não se fazia uma re-forma" destas na Justiça e

sublinhou que o novo de-senho judiciário, com 23 comarcas e novos modelos de gestão com objetivos, sob "escrutínio público", foi muito "pensado e dis-cutido".

Contudo, o primeiro dia revelou alguns dos pro-blemas, já anteriormente apontados , desta reforma. Desde logo a plataforma informática Citius que ser-ve magistrados, advogados e funcionários judiciais, deixou de funcionar na es-magadora maioria dos tri-bunais, impedindo nomea-damente a pratica de atos

nos processos e a informa-ção sobre os mesmos, im-plicando a necessidade de entregar peças processuais em papel, o uso de correio, em suma, verificou-se um apagão inicial coincidente com a entrada em vigor da reforma tão aclamada pelo Governo. Mas, os proble-mas deste inicio infeliz e inoperacional não ficaram por aqui, e tudo indica que não fiquem. È que na re-forma que também encer-rou tribunais, dificultando o acesso à Justiça a mais de 400 mil portugueses, cumpriu-se o calendário da

entrada em vigor, mas sem que, os problemas estru-turais tivessem sido solu-cionados, assim os proble-mas na Justiça podem vir a prolongar-se por vários meses, com consequências negativas para todos. Não se trata de um problema meramente informático e temporário, nem tampou-co de uma experiência re-versível de acordo com os

resultados mais ou menos positivos que venham a ser alcançados, trata-se de um apagão numa das funções essenciais do Estado. Os cidadãos vêem mais uma vez os seus direitos serem sacrificados por mais uma reforma guiada pelos nú-meros, em linha com o já conhecido "custe o que custar". Certamente que os benefícios desta refor-

ma irão ficar muito abai-xo dos elevados prejuízos sociais que esta causa. Os portugueses não podem continuar a suportar um Governo que tudo lhes tira, e pouco ou nada se importa quanto aos seus direitos. No próximo ano de 2015, os portugueses vão eleger um novo Go-verno, esperemos que se faça Justiça!

Recentemente, no Centro Comercial Vasco da Gama,

um suposto “encontro” de jovens, convocado através das redes sociais e conheci-do no meio como “meet” (encontro), registou cenas de violência dentro e fora daquele espaço, terminando com agentes da autoridade feridos e quatro jovens deti-dos. Perante os desacatos de alguns jovens, que demons-traram não sentir qualquer tipo de respeito por ou pelo que quer que seja, a PSP agiu em conformidade e de forma que até se poderia considerar branda face aos aconteci-mentos.

Fiquei perplexo foi quando, a SOS Racismo re-solveu dar o ar da sua graça (quiçá para se saber que ain-da existe) e criticar a actua-ção policial! Mas porquê? Por ter feito o seu trabalho? Seria bom a SOS Racismo, da próxima vez que quiser mostrar que ainda “respi-ra”, fazer um “meet” mas de neurónios, para não di-zer alarvidades… Mas não serão só eles a precisar de um “meet” neuronal… A “espectacular” imprensa portuguesa, resolveu empo-lar ao máximo a história dos “meets” (cheiro a notícias fá-ceis?) e rumaram em massa ao próximo, marcado para o Centro Comercial Colom-bo! Anunciavam algo como fim do mundo! Resultado? O “meet” do Colombo foi de...polícias e jornalistas! O “karma” é tramado e os jornalistas ficaram a olhar uns para os outros, à espera de um acontecimento que apenas eles empolaram mas que não conseguiram criar! A parte mais honesta partiu

de um agente que disse, em tom de brincadeira: - "Para nós [PSP] é bom, para vocês [jornalistas] é mau pois não têm notícia"! Ora bem!

Mas mudando de tema nos “meet”s, quem também precisa fazer um de neuró-nios e ideias, são os candida-tos (a candidatos) socialistas a primeiro-ministro! Porquê? Recentemente foram divul-gados dados que, permitem aferir que Portugal foi dos países da União Europeia com maior queda na taxa de desemprego, que as taxas de juro estão a níveis histori-camente baixos e foi anun-ciado que o salário mínimo finalmente terá condições para ser aumentado. Ou seja, confirma-se que os sacrifí-cios afinal valeram a pena e o país está a melhorar! E os candidatos do partido, que levou o país à ruína e que nunca deu o menor contri-buto para de lá o tirar, o que têm a dizer disto? Pouco ou nada! António Costa, ain-da tentou “salvar as honras da casa”, relembrando que já desde 2011 haveria um compromisso assumido pelo ainda governo socialista, de aumentar o salário mínimo. Tudo bem. Acontece é que foi esse mesmo governo socialista a inviabilizar tal “compromisso”, ao chamar a “troika” por ter levado o país perto da bancarrota! Convinha contar a história toda, não? Já António Se-guro, tem provado consecu-tivamente ter menos adesão num “meet” de neurónios que o “meet” do Colombo-…e limitou-se a falar bana-lidades do caso “BES”, tipo “espero que tudo se esclare-ça…bla…bla…”. Para quem passou os últimos anos a ser

contra TUDO o que o gover-no fizesse, sem nunca apre-sentar a mínima alternativa, pedindo insistentemente, por tudo e por nada, a demissão do governo e anunciando o “inferno” caso o governo continuasse em funções…deve agora dar uma azia “dos diabos”, engolir os dados positivos que agora aparecem! "Quem quer fa-zer bem tem que tomar a iniciativa. Não pode ficar à espera que os outros façam mal para depois se limitar a criticar aquilo que os outros fizeram", disse o seu opositor António Costa. Pois… Pena isso aplicar-se a ambos!

Por fim, foi publicado no Correio da Manhã, de 30 de Agosto, que nas primárias do PS não são só os “mor-tos que pretendem fazer um “meet” a votar, mas também os reclusos! Sim, foi noticia-do que há um crescente nú-mero de reclusos a quererem exercer o seu direito de voto nas eleições primárias do PS. O que é que isso augura? Nem vou comentar… Cada um que tire as suas devidas ilações… Passado cerca de uma semana, lá foi noticiado que a comissão eleitoral do PS concluiu "não ser possível assegurar o exercício do di-reito de voto dos cidadãos re-clusos". Falta agora saber se, à luz das notícias recentes, como votará, por exemplo, o socialista Armando Vara…

Espero é que depois de tudo isto, aquando das elei-ções legislativas, todos faça-mos um “meet”, mas à cons-ciência e saibamos distinguir quem realmente oferece con-fiança e condições para fazer o quê, quando e como, para não voltarmos a passar pelo mesmo!

No princípio das coisas, encontrei, por acaso, um

velho magro e rabugento, que me disse ser deus e pre-tendia criar o universo. O velho tinha os cabelos eri-çados e, apesar de brancos, de asseio duvidoso. Tinha vestes compridas, igual-mente brancas e trazia consigo alguns sacos com terra, um balde cheio de água e uma embalagem de argila, que guardava ciosa-mente. Fui eu quem lhe su-geriu que obtivesse alguns garrafões de hélio, pois seriam necessários para o sol e restantes estrelas. Ele ainda não tinha pensado nisso. Mas como era sua intenção fazer-se pagar, e bem, por tamanha emprei-tada, também, no meu en-tender, não seria má ideia aquecer (pelo menos) as al-mas de forma permanente ou eterna, como ele gosta-va de sublinhar.

Não sei se foi ele o au-tor da nomenclatura dos astros. Sei que a este cha-mou Terra porque foi esse o material utilizado. Isso me disse, por estar cansa-do e sem disposição para inventar um nome menos chão. Um dia mostrou-me uma serpente – soube mais depois, pela leitura das escrituras, que a serpente haveria de ser protagonista

da sua trama – que me ga-rantiu ser-lhe fiel e também obra da sua criação.

Fez assim o que tinha para fazer. Moldou com ar-gila o homem, semelhante a si, e a mulher, que dele retirou através duma coste-la. Estes, como o previsto, caíram na esparrela da ma-cieira e, de então para cá, é o que se sabe.

Construiu um planeta enorme, com uma só mas-sa de terra e chamou-lhe pangeu. Felizmente não teve a peregrina ideia de criar Israel nessa altura. Se assim tivesse acontecido, hoje teríamos o mundo in-teiro com esse nome, com excepção duma pequena faixa, talvez na Antárti-da, povoada de pinguins radicais, especializados em arremeço de pedras de gelo contra o mundo. Mais tarde inventou a teoria das placas tectónicas, que ras-garam a teoria original e, não obstante, Fernando Pessoa dizia “Deus quis que a terra fosse toda uma, que o mar se unisse…” Quis mas deixou de que-rer quando viu muita coi-sa junta. Pessoa não tinha ainda nascido e não pôde aperceber-se.

Era analfabeto. Isto é, naquele tempo não se co-locava essa questão porque não havia com quem con-

frontar ideias ou mandar recados escritos. Contudo, vivia a angústia de deixar legado escrito de tudo o que criou. Ele era pai de si mesmo. Falava muito de uma pomba capaz de mil e uma patifarias. Era o prin-cípio da corrupção. Tinha já tudo planeado, mormen-te uma virgem escolhida a dedo, que o haveria de ser eternamente, apesar de mãe.

Com a excepção dos garrafões de hélio, nunca quis aceitar as minhas opi-niões. Sabia de tudo e não admitia ideias que não fos-sem da sua lavra. Chegou mesmo a criar um inimi-go de estimação, deu-lhe cor vermelha, para dele se aproveitar nos falhanços da sua obra. Fazia planos também. Planos para milé-nios e uma confiança sem limites no espírito santo.

Depois deixei de o ver. Disseram-me que só o po-dia enxergar quem tivesse fé e eu não tinha.

Acredito que haja pessoas capazes de levar a sério a história que acabo de contar, tendo em conta que, apesar da larga maio-ria dos cidadãos sofrer com construção deste paraíso para ricos, corruptos e ou-tros malfeitores, continua a apostar em olímpicas cria-turas de má conduta.

Page 24: Edição nº 1070

· 24· Povo da Beira • 9 de setembro de 2014 • Edição 1070ÚltimaPUB