edição n° 245 - 15/07/2015

8
Farmácias de Plantão Até sexta-feira (17): Farmácia Casofarma e Farmácia Confiança I QUARTA-FEIRA de julho de 2015 facebook.com/folhavaleverde [email protected] 15 EDIÇÃO 245 Nossa Senhora do Carmo Grande público prestigia Festa da Padroeira de Assis EMOÇÃO NA ARENA CONFIRMADOS “RODEIO QUALIFY” E “ESCOLHA DA RAINHA” EM ERCILÂNDIA Final da Taça Sebastião Fantinatti é transferida para dia 19 Lifac PÁG. 3 PÁG. 6 PÁG. 8 Almoço popular foi servido na segunda-feira (13) Assalto com reféns e veículo levado em Nova Aurora Apesar da chuva que caiu no último fim de semana em Assis Chateaubriand, um grande público prestigiou a Festa da Padroeira Nossa Senhora do Carmo. A progra- mação teve início na sexta-feira (10) e se estendeu até a noite de segunda-feira (13) – feriado municipal – com a coroação da Rainha da Festa. “Surpreendi-me em todos os sentidos. O evento foi um sucesso”, disse o pároco André Fatega. Uma família de Nova Aurora passou horas de horror nas mãos de elementos de terça (13) para ontem (14). O fato aconteceu por volta das 23h30 em uma residência próximo a igreja matriz São Roque quando elementos chegaram anunciando o assalto e renderam a família. Nilson Hort PÁG. 9 Valter Tibério, presidente da Lifac Confirmando as previsões, choveu muito no último final de semana em toda a região Oeste do Paraná. Pensando na logística a Lifac transferiu a final do Amador 2015/Taça Sebastião Fantinati que aconteceria no domingo (12) entre ACEC x Anahy no Estádio Manoel de Souza Ramos de Assis Chateaubriand.

Upload: folha-vale-verde

Post on 22-Jul-2016

232 views

Category:

Documents


9 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Edição n° 245 - 15/07/2015

Farmácias de PlantãoAté sexta-feira (17): Farmácia Casofarma e Farmácia Confi ança I

QUARTA-FEIRA de julho de 2015facebook.com/[email protected]

EDIÇÃO

Nº245

Nossa Senhora do Carmo

Grande público prestigia Festa da Padroeira de

Assis

EMOÇÃO NA ARENA

CONFIRMADOS “RODEIO QUALIFY” E “ESCOLHA DA RAINHA” EM ERCILÂNDIA

Final da Taça Sebastião Fantinatti é transferida paradia 19

Lifac

PÁG. 3

PÁG. 6

PÁG. 8

Almoço popular foi servido na segunda-feira (13)

Assalto comreféns e veículo

levado emNova Aurora

Apesar da chuva que caiu no último fi m de semana em Assis Chateaubriand, um grande público prestigiou a Festa da Padroeira Nossa Senhora do Carmo. A progra-mação teve início na sexta-feira (10) e se estendeu até a noite de segunda-feira (13) – feriado municipal – com a coroação da Rainha da Festa. “Surpreendi-me em todos os sentidos. O evento foi um sucesso”, disse o pároco André Fatega.

Uma família de Nova Aurora passou horas de horror nas mãos de elementos de terça (13) para ontem (14). O fato aconteceu por volta das 23h30 em uma residência próximo a igreja matriz São Roque quando elementos chegaram anunciando o assalto e renderam a família.

Nilson Hort

PÁG. 9

Valter Tibério, presidente da Lifac

Confi rmando as previsões, choveu muito no último fi nal de semana em toda a região Oeste do Paraná. Pensando na logística a Lifac transferiu a fi nal do Amador 2015/Taça Sebastião Fantinati que aconteceria no domingo (12) entre ACEC x Anahy no Estádio Manoel de Souza Ramos de Assis Chateaubriand.

Page 2: Edição n° 245 - 15/07/2015

Por Dilceu Sperafico*

As decisões do plenário da Câmara dos Deputados so-bre a maioridade penal podem e devem ser debatidas pe-las autoridades, lideranças e sociedade, mas não é justo classificá-las como contraditórias ou frutos de manobras arbitrárias.

Ambas foram decisões soberanas do Legislativo e pre-tender revogar uma delas no Judiciário é desrespeito ao parlamento, à democracia representativa e à vontade po-pular. Como sabemos, diversas pesquisas de institutos sérios mostram que cerca de 90% da população anseiam pela punição justa de criminosos menores de idade.

Além disso, os cidadãos e muito menos o parlamento querem penalizar ou prejudicar jovens ou adolescentes honestos, estudiosos e bem comportados.

O que se busca é a punição exemplar de assassinos e outros criminosos, de acordo com a gravidade de seus atos.

Afinal, quem mata ou violenta vítimas indefesas, como idosos, mulheres, outros jovens e crianças, não pode ser considerado uma pessoa inexperiente e bem in-tencionada.

Os criminosos devem ser punidos de acordo com a gravidade de seus atos, independentemente da idade.

Alguns alegam que a redução da maioridade penal só irá agravar a situação caótica do sistema penitenciário nacional, mas esse argumento não convence, pois a defi-ciência não é culpa das vítimas dos criminosos.

Se presídios brasileiros estão superlotados, mal es-truturados e não recuperam ninguém, a responsabilida-de é das autoridades federais e estaduais, contando com omissão dos demais poderes, entidades e sociedade or-ganizada.

Sobre essa polêmica vale até lembrar fato noticiado pela imprensa, envolvendo duas mães de adolescentes, ambas paulistas.

Uma delas teria postado nas redes sociais protesto pela transferência de filho menor de idade para centro de recuperação mais distante de sua residência, o que lhe elevou dificuldades e despesas para visitá-lo nos finais de semana.

Outra mãe respondeu, identificando-se como genitora de vítima fatal do menor recolhido, morto com um tiro na cabeça, mesmo depois de haver entregue seu celular ao assaltante, sem qualquer reação.

Acrescentou que também enfrentava problemas para visitar seu filho, sepultado num cemitério distante, além de não ter mais o direito de abraçá-lo, aconselhá-lo a corrigir eventuais distorções e tudo mais que a outra mãe ainda tinha ao seu alcance.

Para completar não custa lembrar as diferenças entre as propostas apreciadas pela Câmara dos Deputados, am-bas em primeira votação.

A proposição rejeitada foi a Proposta de Emenda Constitucional (PEC), número 171/93, em tramitação há 22 anos e prevendo a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos, nos casos da prática de crimes hediondos, como homicídio qualificado, latrocínio, extorsão qualifi-cada pela morte, extorsão mediante seqüestro e na forma qualificada, estupro, estupro de vulnerável e favoreci-mento da prostituição ou de outra forma de exploração sexual de criança ou adolescente ou de vulnerável, bem c o m o homicídio doloso, lesão corporal seguida de

morte, lesão corporal grave, tráfico de drogas e roubo qualificado.

Faltaram cinco votos para sua aprovação, em sessão realizada em 23 de junho.

A proposta aprovada no dia seguinte aglutina outras PECs da mesma época e estabelece que será o juiz de direito quem irá de-cidir se o réu menor de 18 anos de idade será julgado como adulto

ou não. A emancipação ocorreria

no caso de crimes hediondos, excluído o tráfico de drogas.

*O autor é deputado federal pelo Paraná

E-mail: [email protected]

QUARTA-FEIRA, 15 de julho de 20152Página

O OESTE EM UM GRANDE JORNALOpiniãoEditorial

FESTA DA PADROEIRADE ASSIS É SUCESSO

AGRANGENTES OU AÇAMBARCANTES?

A MAIORIDADE PENAL E AS VÍTIMAS DA CRIMINALIDADE E DA IMPUNIDADE

drogas e roubo qualificado. Faltaram cinco votos para sua

aprovação, em sessão realizada em 23 de junho.

A proposta aprovada no dia seguinte aglutina outras PECs da mesma época e estabelece que será o juiz de direito quem irá de-cidir se o réu menor de 18 anos de idade será julgado como adulto

ou não. A emancipação ocorreria

no caso de crimes hediondos, excluído o tráfico de drogas.

*O autor é deputado federal pelo Paraná

Quando passo por Roma, já o disse nesse mesmo livro, gosto de ver aquelas colunas abrangentes, mas não açambarcantes da Praça São Pe-dro. Gosto também de imaginar que a Igreja deveria ser assim na sua teologia: abrangente, porque acolhedora e aberta a mais aprendizado, não açambarcante porque não se fecha. Parecem braços sempre aber-tos. Embaixo passam os que desejam ser santos e em cima daquelas colunas estão imagens dos que conseguiram viver em Cristo, com Cristo e por Cristo.

Penso que a cristologia tem aquele perfi l. Não se fecha nunca. Está sempre aberta. Defi niu o básico, mas há novas contribuições que po-dem passar pela abertura que desemboca na praça da fé, onde os fi éis vão ouvir a palavra do novo papa e as refl exões da sua Igreja.

Do Jesus “é assim” ao “Jesus foi, é e pode ser assim” há um abismo que nossa cabeça não consegue transpor. É que Jesus não cabe apenas numa cabeça, nem numa só Igreja, nem numa só época da História. Foram os autores do Evangelho de São João quem lembrou logo nos inícios o que é uma verdadeira cristologia:

Jesus, pois, operou também em presença de seus discípulos muitos outros sinais, que não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome. (Jo 20,30-31)

Há, porém, ainda muitas outras coisas que Jesus fez; e se cada uma das quais fosse escrita, cuido que nem ainda o mundo todo poderia con-ter os livros que se escrevessem. Amém. (Jô 21, 25)

Paulo arremata:A mim, o mínimo de todos os santos, me foi dada esta graça de

anunciar entre os gentios, por meio do evangelho, as riquezas incom-preensíveis de Cristo, e demonstrar a todos qual seja a dispensação do mistério, que desde os séculos esteve oculto em Deus, que tudo criou por meio de Jesus Cristo; para que agora, pela igreja, a multiforme sa-bedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus,

Para que Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fi m de, estando arraigados e fundados em amor, poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo, que excede todo o enten-dimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus. (Ef 3,8-19)

Permaneço no que disse a respeito da cristologia exposta em livros ou na internet. Há os serenos e há os agitados, açambarcadores, excludentes, presunçosos, donos de um saber impossível, mas teimosamente decididos a mostrar ao mundo que a sua imagem do Cristo é a única possível. Jesus é daquele jeito e o um verdadeiro cristão ora pensa como eles!

Descobrirão ainda em vida, se forem realmente sinceros, que o bri-lho do dia dentro de nossas casas não é questão de luz lá fora e sim de cortinas e portas abertas de dentro para fora. Sem ouvir os outros nem sequer saberemos quando será a próxima reunião da nossa comunida-de… Nunca adivinharemos tudo. Nunca descobriremos tudo. Não está tudo na Bíblia. Não está tudo nos documentos nem nos livros de teolo-gia. A cristologia tem ontem, tem hoje e tem amanha, mas há que haver uma linha mestra que nos revele o Cristo ontem hoje e sempre…

Pregações açambarcantes lembram o estádio que se fechou e nin-guém entre nele a não ser em dias de jogos. Prefi ro a Praça São Pedro na qual se pode entrar até mesmo quando não há funções. Lá não se ouve tudo e nãos e aprende tudo, mas a abertura sugere que lá se pode aprender cada dia mais sobre Jesus e os que os seguiram e seguem…

Já passei pelo Real Madrid, pelo Pacaembu, pelo Giants e pelo Ma-racanã e não pude entrar. Não era dia de visitas. Na Praça São Pedro que não tem portões eu sempre entrei. Bastava aquela experiência para me sentir dentro do abraço da minha Igreja. Quero aquelas colunas sempre abertas. Quero também esse tipo de cristologia, com defi nições bem claras e espaço para novos aprendizados! Faço parte dos discípu-los aprendizes que sabem que a teologia não se esgota nos livros que já lemos!

NOSSA GENTEPor Gilmar Bosquette

SEVERINOMOTA DA

SILVA

Há 52 anos atrás chegava em Assis Chateaubriand, o senhor Severino Mota da Silva. Naquele tempo o povoado tinha o nome de Tupãssi e era distrito de Toledo, pois a emancipação do município só aconteceu em 20 de agosto de 1966. Nascido na cidade de Ourinhos, estado de São Paulo, ele ainda era muito jovem quando a família veio mo-rar no estado do Paraná. Quando morava em Nova Lon-drina o pai do senhor Severino fi cou sabendo que as terras aqui do Oeste eram muito produtivas e que a região era muito promissora. Foi quando o pai dele e um dos irmãos vieram conhecer a região e acabaram comprando um lote no Ramal 110, nas proximidades do distrito de Encantado D´Oeste, que na verdade ainda nem existia era um mato só. O senhor Severino veio para cá em 1963 quando tinha 28 anos de idade e já era casado com a senhora Joana Correia da Silva (falecida há dois anos). Ele foi um dos fundadores do distrito de Encantado D´Oeste. “Quando a gente chegou lá era tudo mato e nós tivemos que construir um rancho para morar na propriedade, o distrito só tinhas poucas ca-sas e algumas vendas e armazéns cerealistas, depois come-çou a chegar gente de todo lado e o distrito chegou a ter mais de 20 mil pessoas, pois naquele tempo a plantação de hortelã dava trabalho pra muita gente”, lembra ele. A família de Severino plantava hortelã, arroz , feijão e milho, depois com a mecanização passaram a plantar soja e mi-lho. Quando o distrito começou a crescer, a família adqui-riu algumas casas e alugava para quem precisava. “Lá no Encantado eu ajudei a arrecadar fundos para a construção da capela. Eu e outros companheiros íamos visitar os ami-gos e agricultores e cada um doava um pouco de produto ou dinheiro para construção. Eu fui presidente da capela no início ali, no fi nal da década de 60”, recorda. Segundo o pioneiro naquela época tinha alguns confl itos de terras, principalmente na região do cinco mil, ele disse ter ouvido muitos causos dessa natureza, mas quem comprava a terra legalizada da colonizadora não tinha problema. “Naquele época havia muita fartura de caça e pesca. No rio Barreiro a gente armava uma rede e quando tirava dava pra encher um saco de peixe. No sítio a gente tinha galinha e porco pra mistura e sempre fartura de alimentos, era uma época muito boa, só era um pouco mais difícil as estradas que não tinham asfalto. Quando alguém fi cava doente tinham dois médicos em Assis, o doutor Adelmo e o doutor Luiz que atendia aqui e se precisasse encaminhava pra Toledo. Ou-tra coisa interessante é que naquela época tudo mundo se virava e ninguém pedia nada pra ninguém. Pelo contrário todo mundo se ajudava e festavam muito, eu tive uma ven-da e a cada 15 dias fazia uma festa e lotava de gente”, lem-bra Severino. Depois de morar muitos anos no Encantado o pioneiro mudou para a sede do município para facilitar os estudos dos fi lhos. Ele mudou no Jardim Araçá e hoje mora na rua Piratininga. Depois que sua esposa faleceu, ele mora sozinho, próximo a duas fi lhas. Pai de 8 fi lhos, todos já cria-dos e casados, “seo” Severino tem vários netos e até bisne-tos que sempre vão visitá-lo e levar alegria ao lar. Hoje aos 79 anos de idade ele está aposentado e tem um lote de terra arrendado que complementa sua renda. O pioneiro disse que gosta muito de Assis Chateaubriand e que não preten-de ir pra outra cidade e que quer passar seus últimos dias aqui na cidade Morada Amiga. O senhor Severino é um dos pioneiros que orgulham Nossa Gente chateaubriandense.

[email protected] o per� l da Folha Vale Verdewww.facebook.com/folhavaleverde

Diretora Geral: Helena Miura da CostaReportagem geral: Nilson Hort (MTB/PR: 10293)Editor(a) chefe: Isabella BessegattoEsporte: Benedito Leal da SilvaDiagramação: Bruno CavalherImpressão: Correio do Cidadão - Campo Mourão - PR

Folha Vale Verde Ltda CNPJ: 09.198.622/0001-40

Folha Vale Verde

Rua Goiânia, 92 | AltosAssis Chateaubriand -PR

Expediente

(44) 3528-2919Entre em contato com a redação:

A festa na matriz Nossa Senhora do Carmo no fi-nal de semana, de 10 a 13 de julho, organizado pelos membros da Diretoria, pá-roco e vigário, com a co-laboração das pastorais e movimentos, demonstrou que existe uma grande união na comunidade ca-tólica chateaubriandense. Capelas e comércio recebe-ram a visita da imagem da Padroeira em preparação à

festa. A novena em home-nagem a Padroeira é a for-ma que a comunidade da matriz e capelas encontrou para dar o seu testemunho de fé e carinho, é a partici-pação ativa de quem reza antes de festejar. Os chate-aubriandenses que saíram às ruas para participar da procissão ou para receber a bênção dos carros mostra-ram ser devotos de Nossa Senhora.

De um modo geral, ape-sar das chuvas, há grande satisfação por parte dos padres e dos organizado-res pela participação da comunidade durante toda a programação religiosa e festiva em homenagem a Nossa Senhora do Carmo. Mas, o maior sucesso pode estar na união e na dispo-nibilidade dos membros da comunidade. Candidatas a Rainha da Festa e fami-

liares sempre na busca de dinheiro para somar ao re-sultado financeiro da festa realizaram diversas pro-moções com muita criati-vidade.

Felizmente, em Assis Chateaubriand, a comuni-dade arregaça as mangas e trabalha em prol da igreja. Quando se valoriza o reli-gioso e o espiritual, todo trabalho é levado a sério e abençoado.

Page 3: Edição n° 245 - 15/07/2015

CotidianoFolhaO OESTE EM UM GRANDE JORNAL

QUARTA-FEIRA, 15 de julho de 2015 3Página

Câmpus de Assis

Professores do IFPR cogitam entrar em greve no fim do mêsDa EDitoriaNilsoN Hort

Cerca de 80% dos servido-res técnicos administrativos do Instituto Federal do Paraná (IFPR) – câmpus de Assis Chate-aubriand – estão em greve há 18 dias letivos, mantendo somente os serviços essenciais à institui-ção. A nova categoria que pode aderir à paralisação é a dos pro-fessores. Os docentes optaram por encerrar o primeiro semes-tre, mas se as negociações não avançarem, não vão voltar às ati-vidades na segunda etapa do ano letivo, com início previsto para dia 28 de julho. Com isso, as au-las do segundo semestre estarão comprometidas.

De acordo com o diretor ju-rídico do Sindicato dos Traba-lhadores da Educação Básica, Técnica e Tecnológica do Es-tado do Paraná (Sindiedutec), Marcelo Mazzetto, a principal pauta de reivindicações dos ser-vidores, tanto do IFPR, quanto dos outros órgãos federais, é a reposição salarial de 27,3%. “A pauta na Educação é sempre muito longa. Lutamos por me-

lhores condições de trabalho, a realização dos novos concursos públicos e a aprovação dos 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a Educação. A principal rei-vindicação, enquanto servidor, é a reposição inflacionária. Esta-mos desde 2011 com perdas que se aproximam de 30%. Lutamos por essa melhoria salarial”, deta-lha Mazzetto.

Segundo o diretor jurídico do Sindiedutec, as negociações com o governo federal estão longe do fim. Conforme Mazzetto, dos 25 câmpus do IFPR, 13 já aderiram à paralisação e o número deve crescer nos próximos dias. “Tive-mos uma primeira reunião com o Governo Federal no dia 25 de junho, onde fez uma proposta de parcelamento para ser paga em quatro anos. Avaliamos de forma negativa, pois não corresponde nem à inflação do período. No dia 27 também do mês passado tivemos outra reunião, mas tam-bém não avançamos. A próxima negociação será dia 21 próximo. Esperamos chegar a um acordo. Sabemos que houve um corte no orçamento do Ministério da Educação. O governo diz que não

Servidores técnicos administrativos em greve da região se reúnem em Assis

Nilson Hort

tem recurso para arcar com o re-ajuste, mas esperamos rever pelo menos uma parte da inflação do período. Sabemos que será uma negociação dura e complicada, no entanto, não podemos pagar a conta dos erros do governo”, assegura Mazzetto.

Na sexta-feira (10), um café da manhã no Câmpus do IFPR de Assis Chateaubriand reuniu

servidores em greve de Umuara-ma, Goioerê e locais. “O período de greve é sempre muito tenso. Ficamos desmotivados porque as coisas não avançam. O obje-tivo desse encontro é para dar uma força para os servidores de Assis e mostrar que o movimen-to é no Paraná todo. Um mo-mento para trocar experiências”, finaliza Mazzetto.

ACiACAmanhã começa Workshop de Controles Financeiros

Duas noites (8h) com certificado.No Workshop Pratique - Controles Financeiros, você passa a

entender melhor os registros de movimentações financeiras da sua empresa e aprende, através da análise e estudos de caso, a gerenciar e tomar decisões a partir do fluxo de caixa.

Investimento de R$50,00Data: 16 e 17 de julho de 2015Local: Aciac (Associação Comercial e Industrial de Assis Cha-

teaubriand)Horário: Das 19h15 às 23h15 Ingressos na Aciac, pelos Telefones (44) 3528-3500 ou (44)

3528-3000

diA dos pAisComércio preparado para a data

Comerciantes de Assis Chateaubriand já estão animados com as vendas para o Dia dos Pais, comemorado no próximo dia 9 de agosto. A Aciac espera um crescimento de vendas neste ano.

Apesar de a data ser considerada a quarta melhor para o co-mércio no calendário, as expectativas de vendas são grandes, até porque, o cliente que compra no comércio chateaubriandense concorre a prêmios.

Para incentivar, a Aciac realiza a promoção Dia dos Pais que segue até o dia 08 de agosto, quando acontecerá o sorteio de prê-mios, às 15h30 na Praça dos Pioneiros.

Confira os prêmios: 10 bônus compras no valor de R$ 300,00 e mais uma moto Broz zero km.

emoção nA ArenA

Confirmados “Rodeio Qualify” e “Escolha da Rainha” em Ercilândia

Ctesop realiza a campanha “Aqueça seu coração e Alimente a Solidariedade”

Evento será nos dias 31 de julho e 1º de agostoO chão vai tremer nova-

mente. A emoção do rodeio está de volta em Brasilândia do Sul. E como já é tradicio-nal, o início das atividades do mundo dos peões será nos dias 31 de julho e 1º de Agosto, com o Rodeio Qua-lify que será realizado em Ercilândia. Os três melhores peões classificados no Dis-trito terão vagas assegura-das na Expo Brasilândia que acontece em setembro deste ano. A organização do evento está acertando os últimos de-talhes e na próxima semana será divulgada a programa-ção completa em Ercilândia. Por enquanto está confirma-

As candidatas à Rainha da Expo já começaram os ensaios nesta semana

O Ctesop, através de atividade desenvolvida como Proje-to Social da IES, fez a doação de mantimentos e agasalhos às famílias do Auxílio Fraterno das Paróquias Nossa Senhora do Carmo, São Francisco de Assis e da capela Cristo Rei de Assis Chateaubriand e ao Centro de Apoio, Recuperação e Terapia ao Dependente Químico (CARTA), de Palotina.

“Ficamos felizes com a adesão dos nossos acadêmicos, pro-fessores e funcionários que abraçaram a causa e trouxeram suas doações para aquecer e alimentar essas famílias. Muito importante colaborarmos com a sociedade, exercendo a cidada-nia, onde pequenas ações podem contribuir com as mudanças sociais. Estamos, sempre que possível, colaborando com nossa comunidade através de atividades desenvolvidas pelos cursos do Ctesop, envolvendo e incentivando nossos alunos à práti-ca social através de campanhas, palestras, cursos e atividades totalmente voltados à comunidade local e regional”, ressalta a professora Fabiany Politi Begosso Alves, diretora do Ctesop.

do o grande desfile da beleza brasilandense, quando dez lindas meninas estarão na

passarela para disputar o tí-tulo de Rainha da Expo Bra-silândia 2015. A apresentação

individual das garotas na mí-dia deve ocorrer também na próxima semana.

Festa do Agricultor de Tupãssi terá exposição e apresentações culturaisDa assEssoria

A 3ª Festa do Agricultor, promovida pelo Rotary Club de Tupãssi, ocorre neste fim de semana na cidade. O even-to será realizado no salão da igreja matriz e começa no sá-bado (18), com apresentação de moda de viola com a du-pla Celso Luiz e Jhonatan. O evento também terá pipoca e quentão de graça para os par-ticipantes.

No domingo a festa con-tinua com diversas atrações, entre elas, exposição de má-quinas agrícolas, apresen-tações culturais, parque de

diversões, almoço e bingo. A animação será por conta da Banda Entre Amigos e da du-pla Alex e Fabiano. Um grupo de Chula – dança tradicional gaúcha, também vai se apre-sentar durante o evento.

O ingresso para o almoço custa apenas R$ 15 e pode ser adquirido com os integrantes do Rotary Tupãssi e na As-sociação Comercial (Aciatu). Parte do lucro obtido com a festa será revertida para a Pastoral da Criança.

“A Festa do Agricultor já está no calendário oficial e queremos que ela seja tradi-cional no município. Por isso

este ano preparamos diversas atrações e não temos dúvidas de que o evento vai crescer

cada vez mais”, afirma o pre-sidente do Rotary, Christian Kohler.

Page 4: Edição n° 245 - 15/07/2015

Social Entre em contato!Por

Gilmar Bosquette

Mande sua foto, recado, dica ou sugestão para [email protected]

4PáginaQUARTA-FEIRA, 15 de julho de 2015

Encontro Nacional da Juventude MarianaAcontecerá de 16 a 19 de julho em Maringá, o encontro

nacional da juventude Mariana. Esse encontro contará com a participação de aproximadamente 200 jovens de todo o Brasil. Jam (Juventude de Ação Mariana) é o setor jovem do movimento Mariano que foi fundado em Roma em 1563. De Assis Chateaubriand são 10 representantes que em união com os jovens de Toledo e Jesuítas formarão a caravana da Diocese de Toledo. Ótimo encontro a todos, Salve Maria!

BullyingHoje trataremos do bullying contra pessoas que usam

óculos. Todos sabemos que o uso de tal objeto se dá como medida de corrigir alguma alteração na visão do indivíduo. Apelidos como “cegueta” “quatro olhos” são apenas alguns entre vários que diariamente escutamos. Parece até normal para quem disfere tais xingamentos porém a vítima, muitas vezes, se incomoda e sofre calado. Isso é bullying.

Rotaract ClubO Rotaract Club é um clube de serviço que visa o cresci-

mento pessoal e profi ssional dos membros e promove proje-tos que contribui com a sociedade.

Abraços:Abraço para todos os organizadores da Festa da Padroeira

Nossa Senhora do Carmo.Abraço ao Sandro (Sandro Farma) que orientou os traba-

lhos dos garçons (Grupo Jam) no almoço de domingo (12).

Esta linda menina é Amábile Pavanelo da Silva que completou 2 aninhos no último dia 10. Recebe os desejos de muita saúde, alegrias e brincadeiras, da mamãe Simone, dos avós e familiares

Os pais Lenir e Sebastião, e o irmão Douglas parabeni-zam o Everton Bucala, de Formosa do Oeste, que on-tem (14) completou mais um ano de vida

Quem completou idade nova, ontem (14), foi primeira dama de Assis Chateaubriand, Franciane Michelleto. Recebe os parabéns do esposo Marcel (prefeito de Assis), de familiares e amigos.

Registro especial do casamento de Jabes e Edcarla ocorrido no último dia 11 de julho. Felicidades ao casal. (foto Valdecir Alchapar).

Ensaio da princesinha Sofi a, 1º aninho, fi lha de Joziane e Marcelo (Sandro Generally)

Quem completa idade nova hoje (15) é o professor de artes marciais Luiz Evangelista. Parabéns e felicidades

Amanhã (16) Vinicio de Castro completa mais um ano de vida. Recebe os parabéns de familiares e amigos

Page 5: Edição n° 245 - 15/07/2015

QUARTA-FEIRA, 15 de julho de 2015 5Página

Assis

Grande público prestigia Festa da Padroeira Nossa Senhora do Carmo

Da EditoriaNilson Hort

Apesar da chuva que caiu no último fim de semana em Assis Chateaubriand, um grande público prestigiou a Festa da Padroeira Nossa Se-nhora do Carmo. A progra-mação teve início na noite de sexta-feira (10) com um jantar musical e sorteio de prêmios. O evento seguiu no sábado (11) com a Noite do Pastel e com apresentações culturais. Já no domingo (12) teve almoço com chur-rasco e comidas diversas, em seguida com matibaile. No último dia de festa, na se-gunda-feira (13) – feriado mu-nicipal – uma ampla progra-mação, com carreata e bênção de carros, celebração da nove-na, almoço popular e coroação da Rainha da Festa. A anima-ção do evento ficou por conta

do Grupo Vale Verde de Co-municação, sob o comando do radialista Gilmar Bosquette.

Para o pároco André Fa-tega, a festa superou todas as expectativas dos orga-nizadores. “Surpreendi-me em todos os sentidos. Pri-meiramente, pelo tempo. A previsão era bastante desa-nimadora. No entanto, nos momentos cruciais, o tem-po favoreceu para que a fes-ta acontecesse. Houve uma grande participação da co-munidade em todos os dias. A dimensão religiosa da festa está sendo muito bem valori-zada por todos desde o início, com a visita da imagem no comércio, nas comunidades, novenas nas capelas e nas celebrações na matriz. Tenho muito a agradecer a todos, primeiramente a Deus. Peço a Nossa Senhora do Carmo que interceda por aqueles que

colaboraram diretamente ou indiretamente para a realiza-ção desse evento”, destaca o padre André, lembrando que o balanço financeiro da festa ainda está sendo feito. “Com o lucro, vamos quitar os dé-bitos restantes das obras do ano passado e deixar uma re-serva para os investimentos que ainda serão definidos”, finaliza o sarcedote.

Já a parte religiosa teve início no dia três de julho, com a novena pelas capelas, estendendo-se até hoje (15), com encerramento na Matriz, às 20h. Amanhã (16) – Dia de Nossa Senhora do Carmo -, também no mesmo horário, celebração com coroação de Nossa Senhora e consagração dos fiéis na Matriz.

Rainha da FestaNa noite de segunda-fei-

ra (13) foi revelada o nome

Almoço popular foi servido na segunda-feira

Nilson Hort

Padre André Fatega com a rainha (de rosa) e as princesas da festa Último dia da novena será na noite de hoje (15) Carreata pelas principais avenidas de Assis

Alex Gonçalves

da Rainha da Festa da Pa-droeira 2015. O título ficou com Mariana Ramos da Cruz Denig. Já a posição de 1ª

princesa foi conquistada por Eduarda Prieto Pinheiro da Silva, seguida por Lívia Biasi Silva Beduli (2ª princesa) e

Bianca Paganini de Oliveira Borges (3ª princesa). O total arrecadado com o concurso foi de R$ 61.108,80.

Page 6: Edição n° 245 - 15/07/2015

QUARTA-FEIRA, 15 de julho de 2015 6Página

Assalto com reféns e veículo levado em Nova Aurora

Uma família de Nova Aurora passou horas de horror nas mãos de elementos de terça (13) para ontem (14). O fato aconteceu por volta das 23h30 em uma residên-cia próximo a igreja matriz São

Roque quando elementos chega-ram anunciando o assalto e ren-deram a família. Rapidamente eles pegaram um veículo e fica-ram rodando com as vítimas até às 5h30 da madrugada de ontem.

Felizmente os reféns foram libe-rados sem ferimentos próximo a ponte do Rio Piquiri, conse-guiram chegar a um restaurante e avisaram a Polícia Militar que iniciou os trabalhos alertando

toda a região. Até agora os mar-ginais não foram localizados e nem mesmo a caminhonete Nis-san Frontier preta, placas ABL-1621 de Nova Aurora. As investi-gações continuam.

Mais de R$7.500,00 levados de

empresa em AssisNa sexta-feira (10), foi registrado um furto qualificado

na Rua General Osório em Assis Chateaubriand. A vítima informou que foram levados cerca de R$7.500,00 em che-ques e dinheiro que estavam dentro do caminhão de uma empresa.

Buracos na pista exigem atenção de

motoristas

Motorista tomba caminhão na PR 364 em Palotina

Prefeito de Ibema foi preso pelo

Gaeco acusado de participar

de esquema na compra de

medicamentos

A situação da pista de rolamento da 239 já não era boa e com as fortes chuvas registradas nos últimos dias ficou ainda pior. Os motoristas devem ter atenção redobrada ao transitar pela estra-da principalmente entre Jesuítas a Nova Aurora e Assis Chate-aubriand a Toledo. Vários acidentes foram registrados no último final de semana. Só na conhecida curva do Santa Rita pelo me-nos 13 veículos tiveram pneus estourados em razão dos buracos.

Acidente envolve carro e caminhão na PR 317Várias equipes de emergências foram chamadas no local

Um carro e uma carreta en-volveram-se em um acidente de trânsito na PR 317, trecho que liga Bragantina a Toledo em Assis Chateaubriand por volta das 15h50 de domingo (12). Os veículos transitavam em senti-do contrário quando aconteceu a colisão. O condutor do VW Fox, placas ANO 4840 de Assis Cha-teaubriand, Benedito Ribeiro dos Santos saiu com ferimentos mé-dios, sendo socorrido pela equipe do Siate Corpo de Bombeiros e encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), de Toledo.

Já o condutor Hilário João Cozer da carreta Mercedes Benz LS 1935, placas BDY 0550 de Medianeira não sofreu ferimen-to. A equipe da Polícia Rodovi-ária Estadual e o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Ur-gência) foram acionados para atender a ocorrência, além de duas viaturas do Corpo de Bom-beiros de Toledo. Os veículos fo-ram encaminhados para o posto da PRE de Assis Chateaubriand. Motorista do Fox sofreu ferimentos médios

Léo Silva

Patrulheiros do Posto da Polícia Rodoviária Estadual de Palotina foram acionados por volta das 9h do sábado (11), para atender um acidente de trânsito do tipo tombamento na rodo-via PR-364, entre Palotina a Assis Chateaubriand em Palotina. O condutor do caminhão VW Constellation, placas AYM 1157 de Palotina, perdeu a direção, saiu da pista e tombou, deixando a pista interditada. O caminhão era utilizado para o transporte de ração, estava carregado e parte da carga ficou espalhada so-bre uma plantação de milho.

Outro caminhão da mesma empresa foi acionado e realizou a transferência da carga. Apesar do susto o motorista não se feriu.

Tombamento na 364

Léo Silva

Força policial no Paraná cresceu menos que a populaçãoGazeta do Povo

O efetivo policial do Paraná avançou, nos últimos 14 anos, em um ritmo menor do que o crescimento da população do estado. Enquanto o quadro da Polícia Civil e da Polícia Militar aumentou 8,5%, para 24,8 mil agentes, a população paranaen-se avançou quase o dobro: 16%, ou em quase 1,5 milhão de pes-soas. Isso significa que o estado tem, proporcionalmente, menos policiais nas ruas, seja para pre-venir ou para investigar crimes. Paralelamente, o Paraná viu as estatísticas de criminalida-de explodirem, aumentando a sensação de que a violência está mais próxima. Em período se-melhante, de 2001 a 2013, dados da Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública) apontam que o índice de homicídios bateu a casa dos 2.572 casos no Paraná (aumento de 32,5%). O número de roubos dobrou (fazendo 67,3 mil vítimas) e o de roubo de veí-culos avançou 146% (7,6 mil car-ros levados por criminosos).

Por si só, o déficit de efetivo não explica a evolução das esta-tísticas, mas ajuda a entender a dinâmica complexa da seguran-ça pública. A Gazeta do Povo ouviu cinco delegados de dife-rentes regiões do Paraná e três policiais militares. Todos rela-tam que, diariamente, precisam fazer uma escolha difícil: que casos vão atender.

“A gente não consegue estar em mais de um lugar ao mes-mo tempo. Então escolhemos que ocorrência vamos atender. É ruim falar isso, mas está tudo largado”, disse um sargento, lo-tado em uma cidade da região Noroeste. Lá, uma equipe por dia se reveza no policiamento de dois municípios vizinhos. “Se saio para atender, o posto policial fica fechado. É que o pessoal já sabe, senão daria com a cara na porta se fosse procurar atendi-mento no local”, completou.

Polícia CivilA situação parece ser ainda

pior na Polícia Civil. O Paraná é o estado que tem menos delega-dos em relação à própria popula-ção. Nos últimos cinco anos, 155 deles se aposentaram ou foram exonerados e apenas 63 foram

Paraná é o estado que tem menos delegados em relação à própria população

contratados. Pelo menos 285 delegacias estão sem delegado titular. Além disso, 16 comarcas paranaenses não têm um dele-gado sequer.

Os reflexos são sentidos de forma mais incisiva no interior do estado. Lá, delegados acu-mulam distritos em cidades di-ferentes e vivem uma rotina em que os atendimentos chegam a ser feitos por telefone. A sensa-ção é de que vivem em plantões permanentes. “Se a PM faz uma prisão na outra cidade, não dá tempo de eu ir até lá para lavrar o flagrante. Eu passo as orienta-ções por telefone, depois vou lá só para assinar”, disse um dele-gado.

“Eu atendo quatro cidades de duas comarcas diferentes e ainda entro na escala de plan-tão na subdivisão (sede policial que congrega comarcas de uma microrregião). Meu telefone não para. A sensação que eu tenho é de estar em um sobreaviso per-manente, sem receber um centa-vo a mais por isso. Minha escala é de 24 horas, sete dias por sema-na”, apontou outro delegado.

Na capital, há tendência de queda nos homicídios

Apesar da alta das estatísti-cas criminais em relação a 2001 no estado, o índice de homicídios em Curitiba vem em tendência de queda. Matéria do repórter Diego Ribeiro, publicada pela Gazeta do

Gazeta do Povo

Catve CasCavel

O prefeito de Ibema, Antônio Borges Rabel, foi preso na manhã da segunda-feira (13) pelo Gaeco (Grupo de Atuação de Combate ao Crime Organizado). Policiais cumpriram manda-dos de busca e apreensão na residência e no gabinete de Rabel investigado de participar de um esquema de fraude na compra de medicamentos. A ação desencadeada nesta manhã é con-tinuidade da Operação Pananceia realizada no mês passado quando foram detidos os secretários municipais de Adminis-tração, Valdir Roberto Scheifer, e de Saúde, Eunice Vieira de Lara, uma assessora e três empresários de Cascavel. De acordo com as investigações do Ministério Público, o grupo desviou mais de R$ 1 milhão com os contratos fraudulentos, entregan-do medicamentos vencidos e menos do que era adquiridos. No momento da prisão, o prefeito disse que se sentia envergonha-do. De acordo com o delegado Thiago Nóbrega, provas colhi-das e a destruição de documentos realizada pelo prefeito, de-monstrou que ele estava prejudicando as investigações, sendo assim autorizada a prisão preventiva pelo Tribunal de Justiça. “Ele recebia valores de propinas mensais das empresas dis-tribuidoras de medicamentos. Ele tinha valor fixo mensal ele recebia conforme a necessidade dele particular, chegando a 20 mil reais por mês”, afirmou o delegado. Ainda de acordo com o delegado, servidores públicos disseram que os documentos eram destruídos a pedido do prefeito. Agora, o Gaeco vai apro-fundar as investigações em 20 prefeituras do Estado que tam-bém adquiriam medicamento com as mesmas distribuidoras.

Prisão foi realizada pelo Gaeco (Grupo de Atuação de Combate ao Crime Organizado)

catve cascavel

Povo no início de julho, mostrou que o número de assassinatos re-cuou na capital nos últimos seis meses, mês a mês, em comparação com 2014. No primeiro semestre, a cidade registrou 219 homicídios, 28,2% menos em relação ao pri-

meiro semestre de 2014.Ainda assim, o índice de homi-

cídios em Curitiba no ano passa-do foi de 30,5 para cada 100 mil habitantes – mais que duas vezes acima do tolerável pela OMS (Or-ganização Mundial de Saúde).

Page 7: Edição n° 245 - 15/07/2015

FolhaO OESTE EM UM GRANDE JORNAL

QUARTA-FEIRA, 15 de julho de 2015 7Página

Esporte

Copa Integração

Formosa do Oeste tem bom desempenho em ToledoSilmar ramoS de olivei-ra SrCom - ServiçoS Jorna-líStiCoS

O voleibol feminino de Formosa do Oeste teve mais um bom desempenho na Copa Integração da catego-ria 98, disputada no último fim de semana, em Toledo. A equipe comandada pelo téc-nico Antonio Franco termi-nou em sexto lugar, mas se manteve entre as melhores equipes que vão brigar pelo título geral nesta temporada.

Na decisão do quinto lu-gar, a cidade acabou perden-do por 2 sets a 1 para Santa Izabel do Oeste nas parciais de 12x25, 25x12 e 12x15. Ainda na primeira fase, a equipe venceu Palotina (13/25-25/21-15/12) e Céu Azul (25/11-28/30-15/5) e perdeu para Foz do Iguaçu (17/25-20/25).

Segundo o técnico Anto-nio Franco foi um resultado importante, uma vez que as demais equipes estavam bem montadas. “Erramos em al-guns momentos que não po-díamos e consequentemente

Formosa se manteve na briga pelo título

perdemos a chance de termi-nar entre as quatro melhores equipes da etapa”, disse o técnico que conta com apoio da Prefeitura Municipal e do Departamento de Esportes

de Formosa para disputar a competição.

A aposta Gabriela Carli foi eleita a melhor jogadora da equipe na competição e rece-beu dos técnicos o troféu de

atleta destaque. A Copa In-tegração 2015 terá ainda três etapas neste ano. A próxima acontece no período de 28 a 30 de agosto em Campo Mou-rão.

Silmar Ramos

Campeonatos de futsal

masculino e feminino iniciam em Nova Aurora

da aSSeSSoriaFoi realizada quarta-feira (8), na quadra poliesportiva

João Dal Rovere, no distrito Palmitópolis, o início da 3ª Copa Conjove de Futsal Masculino e a 1º Campeonato de Futsal Feminino de Nova Aurora. Estiveram presentes na abertura dos campeonatos o vice-prefeito José Geraldo Berta, o secretário de Esporte e Lazer Maycon Eduardo Ambrózio, além da população em geral.

Todos os jogos serão realizados na quadra poliesporti-va de Palmitópolis. Na primeira fase serão realizados três jogos por noite com início às 19h30. No masculino estão participando doze equipes, divididas em três grupos com quatro equipes cada. Para a segunda fase irão classificar os dois primeiros colocados de cada grupo e mais dois por índice técnico.

Este é o terceiro ano que acontece a Copa Conjove de Futsal, sendo uma parceria de grande importância entre Conjove e a Secretaria de Esporte.

Para este ano também está sendo realizado o 1º Cam-peonato Feminino, com a participação de quatro equipes. A competição será de chave única, já para segunda fase as duas melhores equipes realizarão a final do campeonato.

Segundo o secretário de Esporte e Lazer, Maycon Edu-ardo Ambrózio, o objetivo é promover a integração entre os munícipes, oferecendo uma competição como forma de lazer e descontração. Além de desenvolver e incentivar o espírito esportivo.

“Quero agradecer e desejar boa sorte a todas as equi-pes que estão disputando as competições em especial ao Conjove de Nova Aurora por mais essa parceria. Fico feliz em lançar mais duas competições em nosso município. Estamos investindo no esporte, pois sabemos da impor-tância do mesmo” finalizou Maycon.

Abertura para as disputas do feminino

Largada da disputa do masculino

Toledo vence e é vice-líder do

ParanaenseSub-23

Jogando em casa na manhã do domingo (12) o Toledo venceu o Andraus de virada por 3x2 após es-tar perdendo por 2x0 e agora é vice-líder do Para-naense Sub-23. Foi a primeira vitória no certame já que na estreia havia empatado com o Coritiba fora de casa e hoje atuou no 14 de Dezembro. No próximo sábado (18), às 11h, faz amistoso em casa diante do Urso do Mato Grosso do Sul por folgar no Estadual. Próximo compromisso pelo Paranaense Sub-23 será no dia 26, às 11h, em seu campo diante do Paraná Clube. A liderança do certame é do Atlético que ven-ceu seus dois compromissos.

Toledo 3x2 Andraus

Assessoria

MarIpá

Final do Municipal de Futebol Amador é transferida para dia 19 da aSSeSSoria

Devido ao mau tempo deste final de semana a ro-dada final do Campeonato

Municipal de Futebol Ama-dor foi adiada para o próximo domingo (19). A última roda-da inicia às 13h30, no Campo de Maripá com Associação de

5 de Outubro

Aquafest Candeia

Bairros e Cerro Porteño que irão brigar pela terceira colo-cação.

Logo após acontece a grande final entre as equi-pes 5 de Outubro e Aqua-

fest/Candeia e, em seguida, a entrega das premiações. O Departamento de Esportes convida a todos a prestigia-rem a rodada final do certa-me.

Copa Integração

Terceiro em Toledo, Palotina se mantém na vice-liderançaSilmar ramoS de olivei-ra SrCom - ServiçoS Jorna-líStiCoS

O voleibol feminino da Pa-lotina/Associação Pró-Espor-te garantiu um bom resultado neste fim de semana atuando em Toledo pela terceira etapa da Copa Integração da cate-goria 98. No domingo (12) a equipe comandada pelos téc-nicos Marcio Braga e Oscar Beron, terminou em terceiro lugar ficando atrás apenas de Toledo e Medianeira, campeã e vice na etapa.

Na decisão do terceiro lugar, as palotinenses vence-ram Foz do Iguaçu em 2 sets a 0 nas parciais de 25x20 e 25x13, devolvendo a derro-ta da primeira fase, quan-do também venceram Céu Azul (25/12-25/17) e perde-ram para Formosa do Oeste (25/13-21/25-11/15) e Foz do Iguaçu (18/25-25/18-8/15). Na semifinal, a equipe per-

deu para as donas da casa (24/26-17/25).

O resultado em Toledo mantém Palotina na briga pelo título da temporada. A equipe se manteve na vice-li-derança, mas a diferença que antes era de oito pontos agora aumentou para 13 sobre Tole-do (26 a 39). A competição terá ainda três etapas neste ano. A próxima acontece de 28 a 30 de agosto, em Campo Mourão.

O time que atuou nesta etapa teve as atletas Leticia Grosbelli, Ana Clara Luckner, Evelyn Bisesk, Erica Braz, Bruna Bonemmam Costa, Ju-lia Costa, Isabela Laurindo, Isadora Souza, Eloa Mainar-di, Julia Cantu Hendges e Ca-mila Medin Tome. A ponteira Tamara de Cezaro foi eleita na votação dos técnicos como a atleta destaque da equipe.

ClassificaçãoApós três etapas, a clas-

sificação geral da Copa Inte-gração está assim: 1º) Toledo

Técnico e equipe do voleibol feminino de Palotina

Silmar Ramos de Oliveira

39 pontos; 2º) Palotina/As-sociação Pró Esporte 26 pon-tos; 3º) Prefeitura de Media-neira 23 pontos; 4º) Aivec/Prefeitura de Foz do Iguaçu 21 pontos; 5º) Prefeitura de

Formosa do Oeste 14 pontos; 6º) Santa Izabel do Oeste 13 pontos; 7º) Integrado/Fe-cam/Campo Mourão 9 pon-tos e 8º) Prefeitura de Céu Azul 7 pontos.

Page 8: Edição n° 245 - 15/07/2015

EsporteFolhaQUARTA-FEIRA, 15 de julho de 20158Página

O OESTE EM UM GRANDE JORNAL

• Lifac ofi cializa hoje (15) data para fi nal do Amador/Taça Sebastião Fantinati entre ACEC x Anahy. A festa es-tava marcada para o último domingo, mas foi transferida devido as chuvas e provavelmente acontecerá no próximo domingo (19) no Souza Ramos com a mesma programa-ção.

• Tudo certo para a festa fi nal da Copa Coamo de Coopera-

dos 2015 marcada para dia 1º de agosto em Campo Mourão. Nesta semana aconteceu o congresso técnico que defi niu os grupos. A disputa vai envolver 33 campeões regionais.

• A posição conquistada em Toledo deixou o vôlei feminino de Formosa do Oeste na briga pelo título da Copa Integração. Próxima etapa de 28 a 30 de agosto em Campo Mourão.

• Em Nova Aurora bola rolando para mais duas competi-

ções. Disputa para a 3ª Copa Conjove Masculino e a 1º Muni-cipal Feminino.

• Com muita garra o Toledo virou para 3x2 após estar per-

dendo por 2x0 e venceu o Andraus domingo (12) no 14 de De-zembro pelo Paranaense Sub-23. Tricolor é vice-líder, folga na próxima rodada e dia 26 recebe o Paraná Clube.

• Rodada amanhã no São Silvestre para o futsal de Jesuí-tas. Dois jogos movimentarão a 3ª Copa Planeta Mix Livre e a 1ª Copa Gráfi ca Jesuítas Quarentão.

• Quarta de Copa do Brasil com os grandes Vasco, Palmei-

ras, Bahia e Flamengo em ação. Hoje também o Internacional é o Brasil na Libertadores jogando às 22h em casa contra o Tigres do México.

LIFAC

Final da Taça Sebastião Fantinatti é transferida para dia 19

Confi rmando as previsões choveu muito no último fi nal de semana em toda a região Oeste do Paraná. Pensando na logística a Lifac decidiu então transferir a fi nal do Amador 2015/Taça Sebas-tião Fantinati entre ACEC x Anahy no Estádio Manoel de Souza Ramos de Assis Cha-teaubriand para o próximo domingo (19). Para tomar decisão a entidade levou em consideração tudo que envol-via a programação. Mesmo não tendo chovido no perío-do da tarde os organizadores entenderam que a transfe-rência foi correta.

“Tínhamos muitas coisa em jogo: situação do grama-do mesmo com a boa drena-gem que tem, apresentações, trabalho da imprensa, obras em suas paralelas que dão

acesso ao Souza Ramos, tra-balho da imprensa etc. Foi

tudo bem até agora e não se-ria na decisão que iríamos es-

tragar tudo”, explicou o presi-dente Valter Tibério.

Valter Tibério, presidente da Lifac

Defi nidos os grupos da fase fi nal da Copa Coamo 2015As 33 equipes estão distribuídas em 11 chaves e o primeiro colocado de cada seguirá na 2ª fase.

ILIVALDO DUARTE ASSESSOR IMPRENSA CO-AMO

Com a participação de

dirigentes das equipes fi-nalistas, aconteceu na tarde desta segunda-feira (13) em Campo Mourão, o congresso técnico da Copa Coamo de Cooperados – Futebol Suíço 2015. Foram conhecidos os 11 grupos da primeira fase da final que terá um total de 40 jogos e o tempo de 15x15 nos cinco campos da Arcam.

Na primeira fase, as equipes jogarão dentro de cada grupo, classificando somente o primeiro coloca-do à segunda fase do evento. A festa de abertura será no ginásio de esportes da Ar-cam, a partir das 8h15, do dia 1º de agosto, com várias atrações, mantidas em sigi-lo pela coordenação geral. “Parabenizamos todos os 33 campeões, vitoriosos em suas regionais e os aguar-damos no dia 1º de agosto para celebrarmos esta gran-de festa do cooperativis-mo promovida pela Copa Coamo, que é um grande e importante projeto de lazer idealizado pela diretoria em 1993. Ao longo dos 22 anos a Copa Coamo vem sendo um evento de grande su-cesso”, afirma José Varago, superintendente Técnico da Coamo, representante da diretoria da Coamo no con-gresso técnico realizado na administração central em

Sorteio

Congresso técnico da grande fi nal realizado em Campo Mourão

Campo Mourão.

Confi ra os grupos da 1ª fase

Chave - A

Comunidade Boa Esperança x Corumbatai do Sul

Vista Alegre - GoioximSão Cristovão - Boa Ventura

Chave - B

E.C. Amigos da Costela x São João do Ivai

São Roque x JurandaOs Caipiras x Aral Moreira

Chave - C

Bela Manhã x PalmitalPalmital 43 A x Roncador

Custódião x Peabiru

Chave - D

Rio do Meio x PitangaLinha Lageado x Vila Nova

Vila Nova - A x Manoel Ribas

Chave - E

Nova Arvorezinha x São Domingos

Sambatti - A x Campo Mou-rão

Araucária - A x Manguei-rinha

Chave - F G.O. Dez x Toledo

Laguna x Laguna CarapãTrês Linhas x Abelardo Luz

Chave - G

Lageadinho de Palmitolân-dia x Tupãssi

Honório Serpa I x Honório

SerpaLagoinha x Iretama

Chave - H

Placa América x MamborêRio Novo - A x Candói

Amigos do Darce x Cândido de Abreu

Chave - I

Três Estrelas x FênixGarrincha x Altamira Pr

Vira Copos x Boa Esperança

Chave - J Jamaica x Moreira SalesSítio Rio Claro x Araruna

Água Palmital x Engenhei-ro Beltrão

Chave - K

Vera Cruz do Oeste - I x São Pedro Iguaçu

Baixada Santista “A” x Ivai-porã

Clube Atlético Borrazópolis x Faxinal

Programação dos

Primeiros Jogos da 1ª Fase

10h30: Vista Alegre/Goioxim x São Cristovão/Boa Ventura

10h30: Palmital 43 A/Ronca-dor x Custódião/Peabiru

10h30: Sambatti/Campo Mourão x Araucária/ Man-

gueirinha

10h30: Honório Serpa I/Honório Serpa x Lagoinha/

Iretama10h30: Garrincha/Altamira

Pr x Vira Copos/Boa Espe-rança

11h20: Linha Lageado/Vila Nova x Vila Nova/ Manoel

Ribas

11h20: Laguna/Laguna Carapã x Três Linhas/Abe-

lardo Luz

11h20: Rio Novo/Candói x Amigos do Darce/Cândido

de Abreu

11h20: Sitio Rio Claro/Araruna x Água Palmital/

Engenheiro Beltrão

11h20: Baixada Santista/Ivaiporã x Atlético Borrazó-

polis/Cruzmaltina