jornal bom dia 245

16
SABADO, 23 DE ABRIL 2011-ANO 6-EDIÇÃO 245-www.santaisabelonline.com.br PREFEITO CONVOCA IMPRENSA E DIZ QUE VAI MUDAR PREFEITURA Vereadores mantêm decreto polêmico por 5 X 3 Semáforos já apresentam defeito Violência aflige Santa Isabel Prefeitura recusa fornecimento de água a consumidor Tribunal dá prazo de três meses no caso dos esgotos Leia na página 06 Leia na página 04 Leia na página 07 Pág. 04 Pág. 13 Pág. 07

Upload: santa-isabel

Post on 25-Mar-2016

242 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Jornal Bom Dia 245

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Bom Dia 245

SABADO, 23 DE ABRIL 2011-ANO 6-EDIÇÃO 245-www.santaisabelonline.com.br

PREFEITO CONVOCA IMPRENSA E DIZ QUE

VAI MUDAR PREFEITURA

Vereadores mantêm decretopolêmico por 5 X 3

Semáforos jáapresentam

defeitoViolência

aflige SantaIsabel Prefeitura

recusafornecimento

de água aconsumidor

Tribunal dáprazo de três

meses nocaso dosesgotos

Leia napágina 06

Leia na página 04

Leia na página 07Pág. 04 Pág. 13 Pág. 07

Page 2: Jornal Bom Dia 245

PAGINA 2 JORNAL BOM DIA 23 DE ABRIL 2011

Praça da Juventude à vista: obrasdevem iniciar na próxima semana

Está previsto para a próxi-ma semana o início da cons-trução da Praça da Juventude,em Arujá. A contratação daconstrutora Suzuki Engenhariafoi oficializada na última ter-ça-feira, 19, pela Prefeitura domunicípio. O prazo para aconstrução do complexo, queserá destinado ao esporte, cul-tura e lazer, é de um ano.

A Praça da Juventude seráconstruída na Estrada doKondo, em área municipal lo-calizada na divisa entre JardimPinheiro e Mirante. O espaçoterá três quadras - uma

poliesportiva coberta, outra defutebol society e a terceira devôlei de areia. No local tambémhaverá aparelhos de ginástica aoar livre e pistas para caminha-da, salto e skate. O projeto pre-vê ainda um teatro de arena.Para o secretário de Esportes,Leandro Larini, trata-se do mai-or projeto esportivo de Arujá: “APraça vai proporcionar um aces-

so muito grande ao esporte e àcultura e atenderá não apenasaos moradores daquela região,mas toda a cidade”.

A obra custará R$ 1,6 mi-lhão, sendo que R$ 1,5 milhãovêm do Orçamento Geral daUnião (OGU). O restante do va-lor, bem como a cessão do es-paço, é a contrapartida da pre-feitura.

OS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS JOÃO VANI, CIRO DOI E LEANDRO LARINI E O

RESPONSÁVEL PELA CONSTRUTORA, JORGE WATARO SUZUKI, EM OFICIALIZAÇÃO

DO CONTRATO PARA A EXECUÇÃO DO PROJETO

ILUSTRAÇÃO: O ESPAÇO ABRIGARÁ

TRÊS QUADRAS, TRÊS PISTAS,

APARELHOS DE GINÁSTICA AO AR LIVRE

E UM TEATRO DE ARENA

Arujá se mantém vicelíder no Circuito Paulista

O atleta Edenilson Santos,do Programa Municipal de Es-portes (Promesp) de Arujá, semanteve na vice-liderançaem mais uma fase do Circui-to Paulista de Travessias Aqu-áticas, na categoria prova cur-ta (500 metros). Na terceiraetapa do torneio, realizada emSão Roque, o arujaense aindaconquistou o 3º lugar na pro-va longa (3 km).

Ao todo, 630 nadadores, re-

presentando os mais diversosmunicípios do Estado, participa-ram da disputa. Na prova cur-ta, o primeiro colocado na com-petição pertence ao Clube SírioLibanês. Já na categoria de 3km, o nadador da agremiaçãoHebraika ficou em 1º lugar e deSão Paulo, em 2º.

A próxima etapa do Circui-to acontece no dia 15 demaio, na represa do r ioJundiaí, em Mogi das Cruzes.

Page 3: Jornal Bom Dia 245

PAGINA 3JORNAL BOM DIA23 DE ABRIL 2011

OLHAR Odilon Morais Fernandes

SÃO PAULO – O PSDB perdeu cin-co vereadores em São Paulo. Elesanunciaram nesta segunda-feira, 18,a sua saída do partido. Há ainda ou-tros dois em dúvida se vão tomar omesmo caminho. A movimentação quefortaleceu o prefeito Gilberto Kassab,ao mesmo tempo agravou a crise den-tro do grupo político, liderado na ca-pital paulista pelo governador Geral-do Alckmin (PSDB). Os tucanos dei-xaram de ter a maior bancada na Câ-mara Municipal pela primeira vez des-de 2001. Kassab, além de planejarbem, pretende fazer seu sucessor anoque vem, e depois disputar o gover-no do Estado em 2014.

BURITIZEIRO - Uma inusitada his-tória, envolvendo política e magia ne-gra, tem deixado boquiaberta a po-pulação da pequena Buritizeiro, cida-de no norte de Minas, com apenas 27mil habitantes. Na calada da noite, al-guém tem colocado nas dependênci-as da prefeitura sapos com a boca cos-turada ou colada. Dentro dos animais,haveria papéis com o nome do pre-feito, o padre Salvador RaimundoFernandes (PT), que anda em pé deguerra com a oposição. Um dos sa-pos apareceu pela primeira vez anopassado, poucos dias antes de o pre-feito ser afastado do cargo por deci-são de uma comissão processante daCâmara Municipal. Por decisão do Tri-bunal de Justiça de Minas Gerais, noentanto, ele retornou ao cargo.

BURITIZEIRO 2 – O último sapocom a boca colada apareceu na se-mana passada, em cima da geladeirada cozinha da prefeitura, usada pelosfuncionários para fazer refeições. Al-guém abriu o basculante da janela ecolocou o animal ali em cima. O sapo,de pele escura e porte médio, estavacom a boca colada. Outros três apare-ceram em situação semelhante. Doisestavam nos fundos da sede da prefei-tura, onde há uma horta, e outro foiencontrado dentro de uma creche. Umdeles tinha a boca costurada.

BURITIZEIRO 3 - Para evitar amorte dos animais, a prefeitura pediua ajuda de Mauro Fernandes da Silva,de 57 anos, que, além de guarda mu-nicipal, é um dos fundadores do ter-reiro de candomblé Nossa Senhora daImaculada Conceição, que existe hámuitos anos na cidade. “Sou espírita emédium desde pequeno”, conta Mauro.Ele nega que o ritual de costurar a bocados animais tenha origem na sua reli-gião. “Isso é magia negra, é covardia.A gente não faz uma maldade dessetipo com nenhum animal”, defendeMauro.

BURITIZEIRO 4 - O prefeito dis-

se ter certeza de que o feiti-ço é endereçado a ele, masgarante não temer, a não serpelos sapos. “É uma tentati-va de me intimidar, mas nãovão conseguir. Não acreditonisso, não faz parte da mi-

nha crendice. Mas acaba prejudican-do a população, que fica um pouco as-sustada. Também é um crime contraa ecologia. Acho que quem faz issonão tem sensibilidade. O máximo queposso fazer é rezar para essas pes-soas”.

PESQUISA – Costurar a boca desapo é uma prática conhecida comoebó (oferenda), pouco comum. Dizemser prática do Candomblé, e herançadeixada por colonizadores. Reza a len-da que se o sapo morre, o feitiço seconcretiza. Ela também diz que, quan-to mais o sapo sofre com a boca cos-turada, mais energia negativa ele sol-ta contra a pessoa que teve o nomecolocado dentro da sua boca. “Não que-remos fazer nenhuma crítica a qual-quer tipo de religião, mas que dá dódos animais isso dá”, diz o professorEduardo Piva. Segundo ele, costurara boca do sapo é um costume muitoantigo, de origem européia e não afri-cana, como muitos creem. “Não acre-dito que tenha algo com o quilomboantigo, mas é muito mais provável quese trate de costume popular europeuque no Brasil e nas Américas acabousendo incorporado por outros grupossociais, tais como índios, negros, cri-oulos e mestiços”. Para ele, essa in-corporação desses rituais de uma cul-tura pela outra é uma coisa comumna cultura brasileira. “O mais interes-sante mesmo é identificar como es-sas práticas de feitiçaria antigas per-manecem depois de tantos séculos;como elas estão mais presentes emalgumas regiões do que em outras; ecomo, posteriormente, esses proce-dimentos passam a ser associados anegros, antigos escravos, ao tempoda escravidão, a quilombos, isto é, aoque seria pretensamente mais popu-lar, menos culto e civilizado.” Segun-do ele, essa leitura equivocada pare-ce ser o caso dos sapos com a bocacosturada de Buritizeiro, práticajustificada pela colonização da regiãopor baianos e descendentes de escra-vos.

STJ - A escolha doadvogado Sebastião Alves dos Reis Jr.criou uma situação embaraçosa noSuperior Tribunal de Justiça. Casotome posse, ele será oprimeiro ministro do STJ a responderpor “patrocínio simultâneo” – ou seja,atuar como advogado de duas partescontrárias no mesmo processo. Issoé crime. Está previsto no Código Pe-nal e pode render de seis meses a trêsanos de prisão, além de multa. O ad-vogado disse se tratar de um erro deseu escritório, mas o processo conti-nua. O nome de Sebast ião setornou favorito a uma das vagas doSTJ na última semana. Filho de um ex-ministro do STJ, ele entrou por último

na lista, mas ganhou força. Detalhesna revista Veja.

PRESIDENTE – O presidente daCâmara Municipal, vereador SilvioAdriano, clamou na última terça-fei-ra, 19, durante sessão ordinária: “Aprefeitura não toma conta nem daspraças, como vai cuidar da área dapedreira Basalto”. A PSI (PedreiraSanta Isabel) manda no seu entorno,ninguém pode fazer nada nas imedi-ações. Será que eles tem medo daconcorrência?

MORDOMIA – Paulinho Mordomia,então, respondeu ao vereador SilvioAdriano: “A pedreira PSI (PedreiraSanta Isabel) pode funcionar porquea lei permite. A Basalto não pode por-que o Plano Diretor não permite. Osvizinhos da Basalto também não acei-tam o seu funcionamento”.

SIBIPIRUNAS – A vereadora Pa-trícia Simão quer saber sobre o laudotécnico que teria autorizado o cortedas “sibipirunas”, árvores trigenáriasplantadas na Praça dos Expedicioná-rios, realizado no último dia 30 demarço. Vereadora, não pergunte, se-não o secretário Pacobello corta maisárvores!

PACOBELO – Com vinda do secre-tário Pacobello, a Secretaria de Obrase Planejamento da administração He-lio Buscarioli não melhorou nada. Ali-ás, continua faltando planejamento.

SOLENE – A Câmara isabelensese reunirá em sessão solene dia 26,próxima terça-feira, para homenage-ar Daisaku Ikeda, presidente da SOKAGAKKAI internacional. O título de “Ci-dadão Isabelense” foi proposto pelavereadora Patrícia Simão. Parabénsao homenageado! “A grandiosa Revo-lução Humana de uma única pessoairá um dia impulsionar a mudança to-tal do destino de um país e, além dis-so, será capaz de transformar o des-tino de toda a humanidade”. Maioresinformações no site www.bsgi.org.br.

GOLPE - Cuidado com o golpe dobotijão! Duas moças entram na suacasa se identificando como “do Corpode Bombeiros” e mostram ser peritasem registro. Dizem que o seu estávazando e que não vale nada. Depois,tentam vender outro registro por R$120 reais. Caso você não compre, elasdeixam o seu vazando. Cuidado! Elas

podem chegar até a provocar umfogareu na sua casa.

PALAVRAS – “Participantes deBBB têm inteligência inferior a umaameba. Que a ameba me perdoe!”(Pasquale Cipro Neto, o professorPasquale).

ESQUENTA - O clima começa aesquentar na Câmara Municipal deSanta Isabel. E a tendência é esquen-tar ainda mais, com a proximidade daseleições do ano que vem. Vereado-res procuram ocupar espaços namídia para facilitar suas reeleições.Ou para alçar voos políticos mais al-tos. É natural.

VOCÊ É ANTIGO(A)? – Leu gibisou assistiu a desenhos animados doTintin? 2) Assistia Hawaii Five-0 ?3)Comeu doce batata roxa da mulherdo Bedeto?

IRIA FACILITAR - Pessoas quetem cumprido seu dever como cida-dãos e feito o reconhecimento demarginais em delegacias tem comen-tado e eu repercuto aqui: “A Delega-cia de Santa Isabel precisa de um vi-dro espelhado, que modo que os ban-didos não vejam o cidadão que o estáreconhecendo”.

IRIA FACILITAR 2 - Está certoque o Governo do Estado absurda-mente não fornece tal v idroespelhado. Então será que algumempresário local não poderia fazer taldoação? Com certeza, muito maisgente deixaria de ter medo e iria iden-tificar os meliantes. Estes, quando nãoidentificados, tem muito mais chancesde saírem impunes, pela porta dafrente da Delegacia.

BASALTO – A Prefeitura informouao Condema (Conselho Municipal deMeio Ambiente) que não deu alvará àPedreira Basalto. Mas a empresa pa-rece estar trabalhando. Alguém men-te. A OAB foi informada de que nãohouve expedição de alvará. Vai darconfusão das bravas.

REAL PARQUE – Me disseram queo parecer emitido pela OAB de SantaIsabel foi desfavorável ao empreen-dimento Real Park. A lei parece sercasuística. Houve favorecimento epossível burla dos princípios consti-tucionais, no popular “Lei com dire-ção certa”. Vai dar um rolo grande.

A Petrobras vendeu ontem, a pri-meira carga de petróleo do pré-sal. Ovolume de 1 milhão de barris, extraí-do do campo de Lula, no pré-sal daBacia de Santos, foi vendido para aestatal chilena Empresa Nacional dePetróleo (Enap). O embarque deveacontecer em maio e a carga petrolí-fera será entregue em Quintero e San

PAÍS VENDE A 1ª CARGADE PETRÓLEO DO PRÉ-SAL

Vicente, no Chile. Apesar de o valorda negociação não ter sido reveladopela Petrobras, o diretor de Abasteci-mento e Refino da companhia PauloRoberto Costa, disse que o preço ob-tido foi fator preponderante na deci-são de venda, além de o fato do par-que de refino nacional ter atingido seulimite de capacidade.

Page 4: Jornal Bom Dia 245

PAGINA 4 JORNAL BOM DIA 23 DE ABRIL 2011Pe. João Baptista Motta

Páscoa: Amor pelavida!

Quanta dificuldade para falar de vidaem tempo de morte. Olhando o mundode hoje parece que não vejo maisesperança, a impressão que me dá éque estamos indo para o fundo doabismo, para a escuridão e a treva. Porisso a celebração da Páscoa de JesusCristo toma um significado todoespecial neste nosso tempo. Passadostantos anos da paixão morte eressurreição de Jesus, hoje fazer amemória destes acontecimentos setorna uma necessidade, um ponto deesperança, num mundo tão marcadopela desesperança e pela falta de amora vida. Páscoa significa passagem, edesde o princípio esta festa nos lembraque Deus passou, e a passagem deDeus é libertadora, restauradora ou nosentido mais amplo e profundo éSalvadora. Deus no meio do povo! UmDeus que protege, ilumina e dá vida,refaz nossa coragem de viver e lutarpor um mundo melhor, mais justo, maishumano e com muitos sinais do divinopresente e atuante em nosso meio.Jesus quando passou por tantosofrimento e tanta dor, aceitou tudoresignado porque sabia que seu Reinonão é deste mundo (cf. Jo 18,36), suaentrega tem um significado bastantealto para todos nós, se Jesus não tivessepassado por este mundo, nós nãoteríamos a chance de passar para o seuReino. Portanto todo seu passamentonão foi em vão, mesmo nos tempoatuais seu sofrimento tem umsignificado profundo e grande, ou seja,dar a todos nós o seu reino. Ele sofre,morre e ressuscita fazendo com quesua Páscoa não seja apenas sua, mas

sim de todos nós, também nós pela féque recebemos de nossos pais e daIgreja, sabemos que vamos passardesta vida mortal para uma vidaimortal, graça recebida de Deus atravésda Páscoa de Jesus. Neste sentido avida toma um significado novo, nãovivemos para este mundo, mas para oPai, para a glória, para a ressurreição,diz-nos São Paulo aos Efésios (8, 4-11):“Pelo Batismo fomos, pois, sepultadoscom Ele na morte, para que, tal comoCristo foi ressuscitado de entre osmortos pela glória do Pai, também nóscaminhemos numa vida nova. De fato,se estamos integrados nele por umamorte idêntica à sua, também oestaremos pela sua ressurreição. É istoo que devemos saber: o homem velhoque havia em nós foi crucificado comEle, para que fosse destruído o corpopertencente ao pecado; e assim nãosomos mais escravos do pecado. É quequem está morto está justificado dopecado. Mas, se morremos com Cristo,acreditamos que também com Eleviveremos. Sabemos que Cristo,ressuscitado de entre os mortos, já nãomorrerá; a morte não tem mais domíniosobre Ele. Pois, na morte que teve,morreu para o pecado de uma vez parasempre; e, na vida que tem, vive paraDeus. Assim vós também: considerai-vos mortos para o pecado, mas vivospara Deus, em Cristo Jesus”. Mesmo emtempos de morte, nos sentimos alegrese cheios de esperança Cristo me fazamar sempre mais a vida e ver que aescuridão não é a última palavra, estapassa, o sofrimento passa, no finalpermanece a Deus com sua paz, seuamor, a esperança é que triunfa. Aressurreição mostra-nos um Deusvencedor e quem seguir neste caminhovencerá com Ele. Vamos terminar comas Palavras da Liturgia Bizantina:

Dia da Ressurreição, resplandeçamos,ó povos! Páscoa do Senhor! Páscoa!Cristo Deus nos fez passarda morte àvida, da terra ao céu, entoando o hinode sua vitória! Purifiquemos ossentidos e veremos a Luz inacessívelda Ressurreição a Cristoresplandecenteque diz: Alegrai-vos!Exultem os céus e a terra.Exulte ouniverso inteiro, visível e invisível:

Cristo ressuscitou. Alegria eterna!

Exultem os céus e exulte a terra,

faça festa todo o universo visível einvisível.

Alegria eterna, porque Cristoressuscitou!

Dia da Ressurreição, resplandeçamos,ó povos:Cristo ressuscitou dentre osmortos, ferindo com sua morte a própriamortee dando a vida aos mortos em seustúmulos.

Ressurgindo do túmulo, como haviapreditoJesus nos deu a vida eterna e agrande misericórdia!

Este é o Dia que o Senhor fez:

seja ele nossa alegria e nosso gozo!

Páscoa dulcíssima,Páscoa do Senhor,Páscoa! Uma Páscoa santíssima nosamanheceu.Páscoa! Plenos de gozo,

abracemo-nos todos! Ó Páscoa, quedissipas toda tristeza! É o Dia daRessurreição!Irradiemos alegria por talFesta,abracemo-nos mutuamente

e chamemos de irmãos até àqueles quenos odeiam;perdoemos-lhes tudo

por causa da Ressurreição,

e gritemos sem cessar dizendo:

Cristo ressuscitou dentre os mortos,

ferindo a morte com a sua morte

e dando a vida aos mortos em seustúmulos!

Na última sessão da Câmara Muni-cipal de Santa Isabel, os vereadoresdiscutiram a legalidade do decreto emque o prefeito Helio Buscarioli concedeautorização provisória à PedreirasBasalto para explorar a área, no bairroGerê Muniz, antes utilizada pela Pedrei-ra Mendes Júnior. O decreto entra emconflito com o Plano Diretor, o que fezcom que o vereador Paulinho Investi-gador entrasse com um projeto de cas-sação do decreto.

O documento se conflita com as leisdo município, segundo Paulinho, porqueapós a saída da Pedreira Mendes Júniordo local, ali se tornou uma área de re-cuperação ambiental. “O prefeito sópoderia conceder essa autorização me-diante mudança no Plano Diretor, queteria que ser feito perante audiênciaspúblicas e autorização da Câmara”, sa-lientou.

O vereador ainda disse: “Não soucontra a vinda da Basalto para a cida-de. Só defendo que a autorização sejafeita conforme a lei estabelece”. Ele tam-bém questionou a licença expedida pelaCetesb em nome da Mendes Júnior enão da Basalto. “Esta licença aqui nãodiz nada com nada. Juridicamente estedocumento não tem segurança nenhu-ma”.

O vereador José Elói subiu à Tribu-na para defender os empregos a se-rem criados pelo empreendimento:“Penso nos mais de 100 empregos quea Basalto vai gerar para a população”.Foi então que Berto respondeu que, nalicença, a Cetesb autoriza o funciona-mento da Pedreira com 38 funcionári-os, oito na administração e 30 nooperacional. José Elói, mesmo assim,continuou defendendo a criação deempregos, assim como Jesuína Mendes,que afirmou: “Que sejam dez ou 15empregos. Serão 15 famílias que terãoa felicidade de obter um emprego comcarteira assinada”.

O vereador Jamir Varallo também foienfático em defender a pedreira. “OEstado não dá nada para a cidade, pro-mete e não cumpre. Temos que defen-der a criação de empregos, pois dare-mos dignidade ao isabelense, por issosou contra a cassação”. Já Patrícia Si-mão se manifestou contra o decreto.“Até quando vamos deixar a prefeitura

VEREADORES MANTÊMDECRETO POLEMICO

tomar decisões sem consultar a Câ-mara? Numa cidade em que o prefeitonão respeita nem os vereadores, comovamos acreditar que ele vá respeitaros munícipes?”, indagou.

O presidente da Câmara, vereadorSilvio Adriano, interessou-se em de-fender a Basalto e enfatizou que a bu-rocracia não pode “atravancar o de-senvolvimento” da cidade. Ele tambémcriticou o suposto tratamento privile-giado que outras pedreiras têm nomunicípio. “Se estão preocupados comos moradores ao redor da MendesJúnior, por que não se preocupam tam-bém com os moradores da Vila Gui-lherme que sentem suas casas treme-rem todos os dias às 17h?”, questio-nou.

No fim da discussão, Paulinho ain-da tentou a aprovação de seu projetoquestionando qual a segurança que umcidadão ou até mesmo um empreen-dedor terão se o prefeito sempre mo-dificar leis por decreto. “Sou a favorde muito mais empregos, mas com pla-nejamento sustentável”, bradou. SilvioAdriano ainda afirmou que acredibil idade da Cetesb éinquestionável, e que uma nova licen-ça aumentando o número de empre-gos será expedida no começo de 2012,quando a vigente expirar. “Somente dearrecadação de impostos, a pedreiravai pagar cerca de R$ 2 milhões anu-ais aos cofres da prefeitura. É desen-volvimento para a cidade”, disse.

Por cinco votos a três, o projeto decassação foi rejeitado. Apenas o autordo projeto, Paulinho Investigador e asvereadoras Patrícia Simão e Dra.Vivian Vidal votaram a favor da cas-sação.

Page 5: Jornal Bom Dia 245

PAGINA 5JORNAL BOM DIA23 DE ABRIL 2011

[email protected]

Ouça e participe do programa radiofônico.Toda sexta, às 12:00 horas, na rádio Singão FM.

Esse é o resultado do recurso feito pelaprefeitura contra a decisão da juíza dasegunda vara local que haviadeterminado, em novembro do anopassado, um prazo de três meses paraque o município de Santa Isabelinterrompesse o despejo de esgotos “innatura” nos ribeirões que cortam a

cidade. O Tribunal de Justiça entendeuque a decisão da magistrada de SantaIsabel não tem possibilidade de sercumprida pelo escasso tempo e pelo fatode ser inviável a intromissão judicial emquestões afetas a outro poder, no casoo executivo, quando se trata derealização de obras, especialmente de

TRIBUNAL DÁ TRÊS MESES PARA PREFEITURA MARCAR DATAPARA INÍCIO E TÉRMINO DE OBRA DE TRATAMENTO DOS

ESGOTOS EM SANTA ISABEL

GRUPO ESCOTEIRO

JAGUARI SANTA ISABEL

PARTICIPA DE ROMARIA

NACIONAL

No evento o Cardeal Dom Raymundo Damasceno Assispresta compromisso escoteiro e cria fato inédito no País.

A romaria para Aparecida do Norteaconteceu no dia 17 de abril e foipromovida pela União Nacional dosEscoteiros do Brasil em sua 8ª edição

anual. Milhares de escoteirosparticiparam da celebração de Domingode Ramos na Catedral de Aparecida. OGrupo Escoteiro Jaguari Santa Isabel330/SP participou do evento que seiniciou com uma missa às 7h30conduzida pelo Cardeal Dom RaymundoDamasceno Assis. Em seguida, naTribuna Papa Bento XVI, localizada naEsplanada João Paulo II, ocorreu umahomenagem ao Cardeal que foipresenteado com um lenço escoteiro euma estola com os símbolos domovimento e da ConferênciaInternacional Católica de Escotismo.Dom Damasceno, na ocasião, fez suaPromessa Escoteira, “proclamando que

participará ainda mais do movimento apartir dessa data”. Segundo os líderesdo movimento escoteiro, o fato éhistórico, pois Dom Raymundo é o

primeiro CardealBrasileiro a fazer apromessa escoteira ereceber estahomenagem, pois, temacompanhado osescoteiros desde a 1ªRomaria. Durante o ano,os escoteiros recebemem seus gruposregionais a ImagemPeregrina de NossaSenhora Aparecida. Esteano a perigrinaçãocomeça pelo municípiode Santos que foisorteado.

grande vulto, como é uma estação detratamento de esgotos. Ocorre que orelator do processo, DesembargadorJoão Negrini Filho, que foi acompanhadopelos demais julgadores, entendeu serpossível obrigar o município aapresentar um cronograma completo deimplementação da obra da captação eestação ou estações de tratamento deesgotos, com expressa menção à datade seu início ou, por outra forma,procedimento administrativoenvolvendo estudos para concessão dosserviços de coleta e tratamento deesgoto, com previsão satisfatória desolução do problema que está colocadona justiça pelo Minsitério Público de

Santa Isabel. O relator Negrini Filhoassevera que “a atuação até agorademonstrada é insuficiente para oequacionamento do problema, o qualnão pode se prolongar por tempoindefinido, sob pena de violar os

interesses da população sob o aspecto

ambiental.” Diz, ainda, que a revogaçãoda decisão dada pela primeira instância

não pode representar uma completa

desobrigação do Município no tocante ànecessidade de realização da obra que

visa solucionar a questão do esgoto.

Cabe recurso da decisão que foipublicada na última quarta-feira, dia 20.

Continuaremos a acompanhar o caso.

FELICIDADES E SUCESSO PARAVOCÊ INGRID. TE AMAMOS MUITO.

APAGANDO VELINHAS

Page 6: Jornal Bom Dia 245

PAGINA 6 JORNAL BOM DIA 23 DE ABRIL 2011

Com a decisão do governadorAlckmin em não fornecer um AME paraSanta Isabel, o prefeito Hel ioBuscarioli divulgou que o paço muni-cipal será transferido para aquele pré-dio. O prefeito de Santa Isabel, HelioBuscarioli, divulgou na tarde de quar-ta-feira, 20, por meio de uma coleti-va de imprensa, que o paço munici-pal será transferido para o prédio doque seria o Ambulatório Médico deEspecialidades (AME), na rua SantaCruz. O motivo, segundo ele, é que ogovernador Gerlado Alckmin (PSDB)determinou que os serviços não se-rão disponibilizados em Santa Isabel,mas em Mogi das Cruzes.

O prédio foi concluído há dois anose, desde então, alimentou a expecta-tiva da população, que esperava terum centro de especialidades que fos-se referência para toda a região. Como passar dos tempos e o prédio fe-chado, essa expectativa se transfor-mou em revolta e depois em resigna-ção, pois R$ 1,5 milhão da prefeiturahavia sido gasto e nenhum retorno ti-nha tido a população.

Até o início deste ano, os profissi-onais da Secretaria Municipal de Saú-de ainda diziam esperar os equipa-mentos para iniciar os serviços. En-tretanto, já fazia algum tempo quemuitas pessoas já comentavam queali viraria a “nova prefeitura”. Até oprefeito admitiu: “Eu já sabia, há mui-to tempo, que a AME não viria paranossa cidade. E até gostei, pois seriadifícil sustentá-lo”. Ele contou que aSecretaria da Saúde também serátransferida para o prédio.

Segundo o prefeito, a prefeiturapaga R$ 15 mil de aluguel para semanter no prédio atual, por isso, amudança traria economia aos cofresmunicipais. “Também teremos a van-tagem de ter um estacionamento mai-or e elevador”, acrescentou.

Buscarioli disse também que visi-tou o local na última terça-feira, e queo prédio passará por mais algumasadaptações, para melhor acomodar a

Prédio do AME abrigaráa Prefeitura

prefeitura e a Secretaria de Saú-de. A mudança está prevista paradaqui a um mês e meio.

Por motivo da AME, o prédiohavia sido doado ao Estado, masvoltará a pertencer ao poder muni-cipal. O prefeito disse que já resol-veu essa questão. Disse tambémque Alckmin prometeu ajudar asaúde do município com a comprade equipamentos, mas não infor-mou quais e quando isto poderáacontecer.

NÚMEROSO prefeito fez um breve balan-

ço dos números da prefeitura. Dis-se que a arrecadação de 2010 foide R$ 85 milhões, sendo que, des-te montante, 25% foram aplicadosna Saúde, 26% na Educação, 42%

ficaram com a folha de pagamento e6% repassados para a Câmara Muni-cipal. Deste total, apenas 1% foi usa-do em investimentos no município.

Buscarioli comentou que Santa Isa-bel arrecada, por cada habitante, maisque algumas cidades do Alto Tietê.Cada munícipe contribui com cerca deR$ 1.600,00 em impostos. EmItaquaquecetuba este numero caipara R$ 1.200,00 em média para cadahabitante.

COLETIVADesde a prisão dos secretários, em

março de 2008, esta foi a primeiravez em que Buscarioli dá uma coleti-va de imprensa, organizada pela as-sessoria de imprensa da prefeitura.

Cancelamento do envio do holerite.

O Centro do Professorado Paulista de Santa Isabelinforma a seus associados (aposentados epensionistas), funcionário público que a partir do mês

de Maio o holerite não irá mais para o banco Brasil, somente poderáser retirado pela internet.Sendo assim os professores teram acesso a seu holerite atravésdo site https://www.fazenda.sp.gov.br/folha/nova_folha/Os professores que tiverem dúvida no acesso podem estar vindoaté a sede do CPP de Santa Isabel para a criação de seu cadastroe impressão de seu holerite.

Uma senhora me telefonou nestaquarta-feira e me pediu para que euescrevesse sobre os buracos que háem várias calçadas da cidade. Fuitrabalhar. No final da tarde, eu esta-va na avenida João Pires Filho (Mar-ginal) e tropecei em um desses bu-racos. Quase caí. Foi nesse momen-to que eu me lembrei da senhora queme ligou. Ela me dizia que já tinhacaído duas vezes em buracos e ma-chucado uma das pernas e o rosto.

Logo após o meu tropeção que,felizmente, não resultou em queda,comecei a observar as irregularida-des na calçada, buracos e tambémmontinhos de cimento acumuladosde alguma reforma que possivel-mente já acabou faz tempo. Penseina senhora que me falou que nãoestá pensando só nela, mas nas pes-soas de mais idade e naquelas quecaminham de bengala e muleta.

Já li no jornal, após várias recla-mações, a justificativa da Prefeituraé de que os proprietários das casase das lojas são responsáveis pormanter as calçadas em ordem. Masé preciso que o poder público tomeuma atitude para que isso se resol-va. Até quando caminharemos nocentro da cidade calculando os pas-sos para não levar um tombo? E ou-tra: é feio demais, demonstra des-leixo.

Em algumas cidades, comoArujá, o Centro está sendo recupe-rado, com calçadas repaginadas. Nãohá calçadas esburacadas nos impe-dindo de um ir e vir tranquilo, sem

maiores sobressaltos.Recebi um e-mail ontem de um

leitor inconformado com o corte dassibipirunas na Praça da delegacia. Eleafirma: “Ando sonhando que assibipirunas ainda estão vivas e quea exterminação seria ‘na segunda-feira’. Acordo e fico nervoso. O cri-me dessas árvores foi o de crescere dar sombra, atrapalhando o pro-jeto paisagístico da referida obra. Sevocê puder escrever alguma coisano sábado sobre isso, agradeço”. Oque eu tenho percebido é que oscortes vem sendo feitos de maneiraaleatória, causando reclamação depessoas que observam que o verdeaqui está cada vez mais escasso.Precisamos ter um curso de ecolo-gia e merecemos um projetopaisagístico que nos contemple commais verde. Tenho ouvido e lido re-clamações de quem não se confor-ma com tantos cortes de árvores.Cidadãos atentos demonstram apre-ço pela cidade em que vivem. Pedircalçadas em bom estado, ruas bempavimentadas e sinalizadas e maisárea verde é o mínimo que se rei-vindica de uma administração. A res-posta deve vir em forma de açãorápida.

É fácil perceber quando a cidadeestá sendo bem tratada. Não pare-ce esse ser o caso. E essa opiniãonão é só minha. Muita gente tem meprocurado pedindo para escreversobre isso. E com toda razão. Bomsábado, evitando os buracos na cal-çada e no asfalto.

EDITORIAL Cidadãos atentos

AUDIÊNCIA PÚBLICA

A Prefeitura Municipal de Igaratá convida

a população a participarem da Audiência

Pública para apresentação do Projeto de Lei de

Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2.012,

das 09hs00 às 10hs00, que se realizará no dia 28/

04/2011, no Plenário da Câmara Municipal de

Igaratá.

Igaratá, 20 de abril de 2.012.

Page 7: Jornal Bom Dia 245

PAGINA 7JORNAL BOM DIA23 DE ABRIL 2011

Os semáforos foram implantadoshá pouco mais de um mês e já divi-dem a opinião dos isabelenses. A mai-oria concorda que o aumento constan-te do número de veículos no municípiotornou fundamental que mais cruza-mentos fossem regulados com semá-foros. Nove cruzamentos agora estãocom o equipamento, a maioria do tipo“temporizador” (com contagem regres-siva). O modelo, que facilita os cálcu-los tanto do condutor como do pedes-tre, também deixou nítido que há faltade sincronia em alguns trechos, comum tempo de espera que chega a serquestionável, já que tem causado con-gestionamentos e estresses desneces-sários.

Em relação ao cruzamento da ave-nida João Pires Filho (Marginal) comrua Monte Serrat, o motorista Robertodisse que o equipamento ainda é insu-ficiente para garantir a segurança dosusuários. “Eu acho que precisa de ummelhor estudo, porque ainda podemocorrer acidentes ali”, opina.

Já quanto ao semáforo da rua Novede Junho, próximo ao bairro Treze deMaio, todos os entrevistados foramunânimes em dizer que o equipamen-to era desnecessário. “A conversão àesquerda, pelo menos, deveria ser li-berada”, diziam. Para eles, o equipa-mento se tornou mais um transtornodo que um benefício, por causar pe-quenos congestionamentos desneces-

NOVOS SEMÁFOROSDIVIDEM OPINIÕESNesta semana, a reportagem do jornal saiu às ruas para saber se a populaçãorealmente aprovou a implantação dos novos semáforos na cidade

sários.Na rua Ver. Sebastião Claudiano,

ao ver de motoristas e pedestres, osemáforo foi colocado em um pontoimpróprio e, principalmente, confuso.Para o usuário Marcelo, faltou plane-jamento, já que outras questões de-vem ser consideradas, como o senti-do do tráfego.

Especialmente em três cruzamen-tos (avenida República com a SantaCruz e, mais adiante, com a rua Con-selheiro Rodrigues Alves; além do cru-zamento do Cruzeiro), as autoridadesse esqueceram dos pedestres. Há inú-meros equipamentos, mas o semáfo-ro do pedestre sempre está verme-lho. Assim, a travessia se tornou muitoperigosa, porque sempre haverá veí-culos esperando pela abertura do seusinal. Segundo o usuário Rodrigo, aquestão dos semáforos deve ser es-tudada por engenheiros de trânsito.“Só assim se resolveria o problema”,diz.

Entretanto, os mesmos usuáriosconcordam que são pequenos proble-mas que podem ser corrigidos facil-mente, além de serem pontuais, emapenas alguns dos semáforos coloca-dos. O diretor municipal de Trânsito,Valdevino Coutinho, afirmou que as

PREFEITURA SE NEGA A FORNECERÁGUA A CONSUMIDOR

O munícipe Isaac Mahmoud de Sou-za, morador do Lanifício, Santa Isa-bel, tenta há uma semana reativar oabastecimento de água em sua resi-dência, que havia sido desativado porfalta de pagamento há algum tempo.Contudo, está enfrentando dificulda-des com o poder público municipal.Apesar de já ter solucionado ainadimplência com a prefeitura, entreas parcelas não pagas e a taxa dereligamento, o fornecimento de águalhe foi expressamente negado.

O caso toma outras proporções,porque há suspeitas de envolvimentodo prefeito municipal, Helio Buscarioli.Ele teria, segundo Isaac, determina-do que os funcionários do setor nãoreligassem o abastecimento. O moti-vo seria o fato de sua residência per-tencer ao imóvel comprado há quasedois anos pelo prefeito, ou por suaempresa, Eletro Buscarioli, no bairroLanifício.

Isaac contou que mora no local hámais de 20 anos e que ali fixou domi-cílio para trabalhar na função de vigiaou caseiro do antigo dono do prédio.“Crio meus filhos aqui”, disse. Ele con-ta que, no momento da aquisição, afamília do prefeito assegurou que elecontinuaria prestando o serviço de vi-

O PREJUDICADO, CASEIRO HÁ DÉCADAS DO PRÉDIO ADQUIRIDO PELO PREFEITO HELIO

BUSCARIOLI HÁ DOIS ANOS, DIZ QUE ESTE TEM LIGAÇÃO DIRETA COM O CASO

gia e, em troca, continuaria morandono local.

A casa de Isaac possuía, além daligação de água da rua (desativada háanos), uma ligação de água direta-mente do galpão, que foi cortada porordem do novo proprietário. Issac con-ta, ainda, que tanto ele como sua fa-míl ia, estão sendo pressionadospara deixar o local e que tais intimi-dações teriam sido feitas por umadvogado da prefeitura e pelo pró-prio filho do prefeito.

Tais fatos, segundo seu relato,seriam a origem das dificuldadesque está encontrando para religar aágua em sua casa e acrescenta, ain-da, estar em posse de uma grava-ção na qual o funcionário público res-ponsável pelo religamento da águadiz: “O senhor pagou a conta, maso che fe deu o rdens para nãoreligarmos o abastecimento”. Quan-do Isaac perguntou quem era “o che-fe”, o funcionário respondeu: “O pre-feito Helio”.

O caso será registrado em um bo-letim de ocorrência e Isaac buscaráauxílio jurídico junto à OAB de SantaIsabel, que nomeará um advogadopara ajuizar as ações competentespara defender os direitos de Isaac.

Page 8: Jornal Bom Dia 245

PAGINA 8 JORNAL BOM DIA 23 DE ABRIL 2011

Vendo casa no condomínioem Santa Isabel 4 suites de

Alto padrãoNovinha em folha- Preço

R$ 600.000,00Telefone 7200.8742

ALUGA-SESALÃO PARA CONFECÇÃO

OTIMO PREÇO

FONE : 4657.4435

Prefeito de Igaratá entregaovos de páscoa nas escolas

Foi com os olhares animadosdos alunos da rede municipal e es-tadual de Igaratá, que o prefeitoElzo Elias de Oliveira Souza (PR)foi recebido na manhã de quarta-fe i ra , 20. E lzo fez questão deacompanhar a entrega dos ovos depáscoa, visitando as instituições deensino e felicitando os alunos peladata comemorativa.

Ao lado da secretária municipalde Educação, Fátima de Sá, o pre-feito retribuiu toda a atenção e ca-rinho que recebeu dos alunos, quefizeram questão de cumprimentare tirar fotos ao lado da autorida-de.

Além de todas as escolas darede municipal e estadual de ensi-

De acordo com a assistente socialElimar Ferreira de Souza, o progra-ma Ação Jovem atende atualmente 30estudantes do município. Esse núme-ro foi elevado na manhã de quarta-feira, 20, quando mais 15 estudantesfizeram seu cadastro no Centro deReferência da Assistência Social -CRAS de Igaratá.

Programa Ação Jovem atendemais 15 estudantes em Igaratá

no, os ovos de chocolates foramdistribuídos também na creche. Nototal foram entregues 2.700 ovosadquiridos pela prefeitura.

Cada escola preparou uma de-coração especial com motivos depáscoa. As crianças não esconde-ram a alegria ao receber o presente– uma tradição mantida pela ad-ministração municipal.

Para o prefeito, é sempre im-portante valor izar o sentido daPáscoa nas crianças. “Muitos tal-vez não t ivessem condições deganhar um ovo de chocolate. Porisso, faço questão de acompanhara en t r ega e o l ha r pa r a c adarostinho, que retribuem com umsorriso”, salientou.

O programa do Governo do Esta-do de São Paulo estimula a conclusãoda escolaridade básica, possibilitan-do os jovens beneficiários a continu-ar o aprendizado para seu desenvol-vimento pessoal, além de sua inser-ção no mercado de trabalho e fomen-tar sua preparação para o efetivoexercício da cidadania.

Page 9: Jornal Bom Dia 245

PAGINA 9JORNAL BOM DIA23 DE ABRIL 2011

Page 10: Jornal Bom Dia 245

PAGINA 10 JORNAL BOM DIA 23 DE ABRIL 2011

Page 11: Jornal Bom Dia 245

PAGINA 11JORNAL BOM DIA23 DE ABRIL 2011

OLHAR DE IGARATÁ

Alugo casa em condomínio 4 suites

Novinha em folha - Aluguel

R$ 2.000,00- telefone FONE 7200.8742

SEM HABILITAÇÃO – O senador Aécio Ne-ves (PSDB), de Minas Gerais, foi multado emR$ 191,54 na madrugada de domingo, 17. Opolítico foi parado em uma blitz na avenidaBartolomeu Mitre, bairro do Leblon, Rio deJaneiro, e teve a carteira de habilitação apre-endida. O documento estava vencido.

RECUSA – O ex-governador também foi mul-tado em R$ 957,69 por ter se recusado a fa-zer o teste do bafômetro (infração gravíssimacom sete pontos na Carteira). Como apresen-tou um motorista habilitado para assumir acondução, foi liberado pelos policiais. Aéciotem 15 dias para contestar a multa por recu-sar teste do bafômetro.

IMEDIATO – Na semana passada, muito sefalou de algumas irregularidades cometidaspor um funcionário da Prefeitura de Igaratá.O prefeito Elzo, ao tomar conhecimento, teveo cuidado de averiguar o que realmente acon-teceu, para depois tomar as devidas provi-dências. O funcionário foi exonerado do car-go.

IMEDIATO 2 – Lógico que fizeram um “circo”sobre o assunto. Mas o Prefeito Elzo deixoubem claro que as decisões não foram toma-das pelo que se falou ou foi publicado na ci-dade, mas sim, pela apuração dos dados, atra-vés de um processo administrativo. É impos-sível considerar que “informações da mídia”sejam suficientes para decidir qualquer pro-cesso interno na Prefeitura de Igaratá.

IMEDIATO 3 – Que ninguém pense que o pre-feito Elzo e seus secretários tomam qualquerdecisão através de “diz-que-me-diz” que cor-re na cidade. Aliás, nenhum administradorpúblico que se preze deve se pautar com oque “dizem”. Somente com o que provar. Sehá prejuízo político? Pode ser, mas é muitomelhor ficar do lado da verdade. Sempre!

LENGA-LENGA – Conversando com o prefei-to Elzo e com o vice Arizinho, demos boasrisadas com as notícias que foram publicadasna semana passada, a respeito de uma pos-sível “briga política” entre os dois. Acharam anotinha dada pelo Jornal O Ouvidor uma pia-da engraçada, mas sem nexo.

LENGA-LENGA 2 – Os dois políticos lembraramque desde o início da gestão, em 2009, a oposi-ção sempre veio com esta história de briga, aoque definiram como “lenga-lenga de desocupa-do”. “Querem desestruturar a administração comeste tipo de fofoca sem sentido, e podemos afir-mar que seguiremos nossa vida política juntos,sem atritos e com muito trabalho”. Palavras doprefeito Elzo e seu vice Arizinho.

LENGA-LENGA 3 – Se pelo menos tivessemcomparado o interior da Prefeitura com um“cérebro”, que domina todos os departamen-tos da sua estrutura, tudo bem. Mas como

preferiram denominar como “intestino”, ouseja, um órgão que pode sofrer uma diarréiaa qualquer momento, se isso porventura acon-tecer, todos que procuram, de uma ou de ou-tra forma, prejudicar a administração do pre-feito Elzo, poderão escorregar e tomar um belobanho de dejetos evacuados!

DIVERGÊNCIAS – Fica a dúvida: ou o res-ponsável pela notinha está tendo um pesade-lo acordado, ou alucinações. Sempre citan-do fatos inexistentes como conhecedores dos“intestinos” da Prefeitura (a Prefeitura agoraé um corpo humano) sem nunca citar nomes.Nem o prefeito Elzo, nem seu vice Arizinho seabalaram com essa nota. Esse é um “sonho”dos seus adversários que jamais se realiza-rá. Parem de sonhar!

ÉPOCA CERTA – Não seria uma boa acabarde uma vez por todas com estas fofocas queenvolvem a administração de Igaratá, e unirforças para o bem da população? Não seriamuito melhor deixar o debate político e, válá, as fofocas, tão somente para o períodoeleitoral? Tenho certeza que isto seria muitomais proveitoso e mais benéfico para todacomunidade. Pensem nisso!

DESFILIAÇÃO – Conforme noticiado no sitedo UOL no dia 18 deste mês, sete vereadoresdo PSDB de São Paulo deixaram o partido,afirmando que foram “alijados” do comandomunicipal da sigla. São eles: Adolfo Quintas,Dalton Silvano, Gilberto Natalini, José PoliceNeto, Juscelino Gadelha, Ricardo Teixeira eSouza Santos. Parece que não é só em Igaratáque tem vereador e filiados descontentes como Diretório do PSDB.

OBRAS – Com este título, não sabemos quala intenção do Jornal O Ouvidor ter citado quea empresa contratada para a pavimentaçãodas ruas Rodolfo Pasqualim, Abrahão AntonioBenedito e Benedito Alves Filho é a mesmaque está construindo a creche no Jardim RosaHelena e a Prefeitura.

OBRAS 2 – O Edital da Tomada de Preços nº001/2011, foi publicado no dia 16 de marçode 2011. A publicação no Diário Oficial doEstado de São Paulo foi efetuada em 17 demarço de 2011. A abertura dos envelopes sedeu no dia 07 de abril de 2011. Já que ocolunista do Jornal O Ouvidor se omitiuem mencionar a fonte de informações e deonde obteve os dados mencionados em suacoluna, o Departamento de Licitações da Pre-feitura de Igaratá informou que está à dis-posição de qualquer cidadão, para análise everificação do processo licitatório vencido pelareferida empresa.

Quer saber mais sobre Igaratá, acesse o blogvarleiaperes.blogspot.comEntre em contato comigo através do e-mail [email protected]

Começa a Campanha deVacinação contra a Gripe

EQUIPE 1Posto de Saúde ...................................... 08:00 às 16:30

EQUIPE 2Parque das Palmeiras ............................. 08:00 às 09:00Água branca .......................................... 09:30 às 10:30Boa Vista .............................................. 11:00 às 12:30Jardim Rosa Helena ................................ 14:15 às 15:40

EQUIPE 3Faustinos ............................................... 08:00 às 09:00Bonsucesso ........................................... 09:30 às 11:30Parque Alpina ........................................ 13:30 às 14:30Porto Alpina........................................... 14:40 às 15:40

EQUIPE 4Fazenda São Pedro ................................. 08:00 às 09:00Águas de Igaratá ................................... 09:30 às 10:30Portal de Igaratá ................................... 11:00 às 12:00Paraíso de Igaratá ................................. 12:10 às 12:40Camargo Imóveis ................................. 14:30 às 15:40

Começa amanhã, 25, aCampanha Nacional de Vaci-nação Contra a Gripe. As do-ses serão aplicadas até o dia13 de maio. O Dia “D” será opróximo sábado, 30. Haverápostos de vacinação móveisem alguns pontos de SantaIsabel e Igaratá. A única ex-ceção são os bairros Harmo-nia e Cruz Branca, emIgaratá, que terão o seu Dia“D” posteriormente.

Neste ano, a Campanhanão contemplará apenas osidosos, com idade superior a60 anos. Também serão va-cinados os profissionais desaúde (de unidades básicas,hospitais públicos ou priva-dos), gestantes e crianças

que tenham entre seis mesese um ano e 11 meses. No en-tanto, pessoas com deficiên-cia na produção de anticorposdevem consultar o médicoantes de tomar a dose. Jáquem tem alergia à proteínado ovo não deve ser vacina-do.

Além disso, neste ano avacina é trivalente, protegen-do contra os três principaisvírus do Hemisfério Sul, en-tre eles o Influenza A (H1N1).

Nos dias da Campanha,com exceção do Dia “D”, avacina será disponibilizadaem todas as Unidades Bási-cas de Saúde em Santa Isa-bel. Em Igaratá, será segui-da a programação abaixo:

Jogos Regionais:inscrições nesta quinta-feiraEstá marcado para esta

quinta-feira, 28, o dia em queos atletas isabelenses deve-rão se inscrever para os Jo-gos Regionais do Estado deSão Paulo. Os interessadosem representar o municípioneste importante evento es-portivo, que acontecerá en-tre os dias 6 e 15 de julhoem Pindamonhangaba, de-

vem se apresentar na Câma-ra Municipal de Santa Isabelàs 19h.

Na ocasião, serão forma-das as equipes das váriasmodalidades esportivas etambém será esclarecidocomo será a concessão dotransporte, alojamento, uni-forme e equipamentos ne-cessários às competições.

Page 12: Jornal Bom Dia 245

PAGINA 12 JORNAL BOM DIA 23 DE ABRIL 2011

PREFEITURA MUNICIPAL IGARATÁ

A Vigilância Sanitária do município de Igaratá comunica a todos os

donos de estabelecimentos que se encontram em situação irregular

perante as normas sanitárias federais, estaduais e municipais que

procurem este órgão público no prazo máximo de 60 (trinta) dias

para regularização. O não cumprimento no prazo acima estabeleci-

do acarretará na não expedição do alvará de funcionamento e apli-

cação de multa.

Atenciosamente,

Diane Monteiro de Lima

Diretora da Vigilância Sanitária de Igaratá

COMUNICADO

No último final de semana, representantesdo ICE (Instituto de Cidadania Empresarial)se reuniram com o poder público, privado ecom a população em geral, com um objetivo:iniciar a construção de um plano comunitáriopara Santa Isabel.

Na oficina, denominada “Visão do Futuro”,os participantes destacaram pontos a seremtrabalhados nos próximos cinco anos pela co-munidade. Educação, Cidadania, Saúde, Ha-bitação e Meio Ambiente estão entre as pau-tas levantadas. No entanto, ainda será defini-do o que, exatamente, eles querem dessessetores. “De modo geral, os presentes de-monstraram que querem uma Santa Isabelque seja exemplo para outros municípios”,observa o coordenador de programas do ICE,Felipe Brito.

Nos próximos meses, o grupo irá dissemi-nar essa ideia a outras pessoas, para que essa“visão do futuro” esteja cada vez mais clara edefinida. Então, em julho, haverá uma novaoficina, com o objetivo de realizar ummapeamento da realidade atual do município,para então estudar o que terá que ser feito arespeito. Por fim, em outubro, um terceiro en-contro será realizado para a apresentaçãodessas informações que, junto à visão do fu-turo que eles estabeleceram, resultará naconstrução do Plano de Desenvolvimento Co-munitário, que deve ser colocado em práticanos próximos anos.

MONTE SERRATO grupo foi o responsável pela revitalização

População esboça metas para Santa Isabel

do mirante do Monte Serrat, em novembro doano passado. Desde então, algumas visitasforam feitas pelo grupo, bem como algumasmudanças. O parquinho foi retirado por ques-tão de segurança e as salas comerciais, fe-chadas pela prefeitura.

O coordenador Felipe reconhece que o mi-rante ainda precisa ser trabalhado pela popu-lação, com novos projetos de manutenção emelhorias. Ainda assim, considera que a obrarealizada rendeu frutos. “A deterioração pon-tual que ocorreu não se deve à ação de vân-dalos, mas ao próprio tempo. Por isso, nósficamos felizes. Por saber que não teve al-guém que teve a intenção de destruir o quefizemos”, afirma.

Existem possíveis novas revisões para quem se apo-

sentou até o ano de 1998, como também aqueles

que se aposentaram depois de julho de 2001.

As revisões podem ser requeridas por aqueles que

já entraram com outras ações anteriormente.

BENEFÍCIOS NEGADOS OU CANCELADOS PELOINSS

Quem teve seu pedido de auxilio doença – loas –

auxilio acidente - pensão ou aposentadoria injus-

tamente negado ou cancelado pelo INSS, pode ter

direito a sua implantação.

DEVOLUÇÃO DO IMPOSTO DE RENDAQuem teve que pagar imposto de renda quando

recebeu os valores atrasados do INSS, pode pedir

seu dinheiro de volta

AAPSIRua Monteiro Lobato, 57, parque São Benedito,

santa Isabel/SP – fone 11-4657.1677

Os atendimentos são quinzenais as 4ºs feiras( próximos atendimentos - 27/04/2011 -

11/05/2011 – 25/05/2011 )

NOVAS REVISÕESPARA APOSENTADOS

E PENSIONISTAS

Page 13: Jornal Bom Dia 245

PAGINA 13JORNAL BOM DIA23 DE ABRIL 2011

EQUIPE DE ORTOPEDIA DEIXAA SANTA CASA DE SANTA ISABEL

A atual equipe de ortopedia da Santa Casade Misericórdia de Santa Isabel, comandadapelo médico Pedro Bisnamut, deixará de aten-der no próximo dia 25 abril. A decisão de en-cerrar o contrato partiu da tesouraria da uni-dade, segundo apurou a reportagem. O te-soureiro Benedito Aparecido Machado foi ca-tegórico ao telefone quando disse: “O serviçoestava muito caro. Vamos colocar outra equi-pe pela metade do preço”, e ainda salientou:“Os repasses à Santa Casa tendem a ser cadavez menores, por conta da breve inaugura-ção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA)e do corte de repasses da plena do sistema”.

A afirmação do tesoureiro se refere ao fatode a Secretaria da Saúde ter determinado,no mês passado, que o hospital não receberámais a plena, no valor de R$ 490 mil. O re-curso é enviado mensalmente pelo SUS (Sis-tema Único de Saúde) para compra de servi-ços. Porém, o secretário de Saúde, João deDeus de Vasconcellos, não quis mais repas-sar o valor total, pois o hospital não estaria“produzindo o suficiente” e estaria com sobrade caixa.

Contudo, o problema entre a administra-ção do hospital e a equipe de DR. Bisnamutteve também outra origem: apurou-se que háaproximadamente dois meses, os médicosdeixaram de realizar cirurgias de média-com-plexidade por falta de um arco-cirúrgico quefuncionasse adequadamente. O equipamentoestava com defeito e comprometeria as ci-rurgias. Por precaução, o médico parou deoperar e esperou o conserto, que até hoje nãoocorreu. “Passamos, então, a transferir ospacientes para outros hospitais, especialmentea Santa Casa de Mogi das Cruzes”, contou dr.

Na próxima terça-feira,26, o professor João FernandoMarcolan, da Unifesp (Univer-sidade Federal de São Paulo),irá ministrar uma palestrasobre drogas em Santa Isa-bel. O evento, organizadopelo Conselho Municipal dosDireitos da Criança e do Ado-lescente (CMDCA) do muni-cípio, está marcado para às14h, na Câmara Municipal, eé direcionado à toda a popu-lação.

O palestrante convidado aabordar o tema “A atualidadedas drogas na vida em socie-dade” é responsável pelas

Palestra esclarece dúvidasem relação às drogas

disciplinas Enfermagem Psi-quiátrica e Enfermagem deSaúde Mental na Unifesp,além de ser coordenador docurso de especialização nes-sa área. Ele atua há 27 anosna área de saúde mental edependência química.

A palestra será uma for-ma de esclarecer dúvidas so-bre o assunto, para posteriorimplantação de políticas pú-blicas de prevenção e trata-mento ao uso de drogas nomunicípio, contou o presiden-te do CMDCA, dr. AntônioBarreto de Siqueira, à repor-tagem do jornal Bom Dia.

“O IPTU (Imposto Prediale Territorial Urbano) chegoumais caro e, neste ano, incluiaposentados. Somos obriga-dos a conviver com a cidadeabandonada e com o matoinvadindo calçadas”. A decla-ração da dona de casaFrancisca Lopez, moradora doJardim Portugal, resume aindignação de contribuintesde pelo menos dez locais per-corridos pelo jornal Bom Diana manhã de ontem.

Francisca reside no jardimPortugal, em frente a um ter-reno que pertence à prefeitu-ra. No local, tudo está tomadopelo mato. “Já encontrei cobra,escorpião e rato. Só quem con-vive com isso tem noção dagravidade”, reclama.

O problema se repete nooutro lado da cidade. Há al-guns meses, na rua Primeirode Maio, Brotas, o cano deáguas pluviais infectou a re-sidência de uma senhora. A

IPTU começa ser pago,mas cidade continua

abandonadaprefeitura foi ao local, masnão solucionou o problema.Em outro bairro, o aposenta-do José Maria relatou que re-centemente caiu em um bu-raco no jardim Novo Éden. Elediz: “O prefeito Hel ioBuscarioli esqueceu da gen-te”.

O ajudante geral AndersonCarlos cita que no bairro NovaSanta Isabel, próximo à Tor-re, a iluminação é precária.Além disso, o risco de umacriança ser picada por umacobra ou escorpião é perma-nente. “É um abandono total.Eu trabalho, minha mãe éaposentada. E agora, graçasa alguns vereadores, chegouo carnê do IPTU também emnome dela. Nós somos po-bres. Nas próximas eleiçõesdaremos o troco”, promete.

Se seu bairro está aban-donado, ligue para o jornal edenuncie. Tel: (11) 4656-4365.

A eleição da nova mesado Comtur (Conselho Munici-pal de Turismo), agendadapara o último dia 14, foi adi-ada a próxima quinta-feira,28. O motivo, contado pelo di-retor de Turismo, Netto Maia,foi o fato de não ter, em nú-mero suficiente, representan-tes da iniciativa privada. “Se-riam necessários pelo menosseis empresários, e nós sótemos três”, lamenta. Nettoacredita que, até o dia 28,esses representantes apare-cerão para formar o quadro.

O fato demonstra o desin-teresse, como um todo, do

Eleição adiada por faltade interessados

setor em relação ao turismo.Tudo tende a ser melhorado,segundo o diretor, com a for-mação de um Plano Municipalde Desenvolvimento. “Até ju-lho, com o auxílio de alunose professores da Universida-de Anhembi Morumbi, quevão desenvolver um inventá-rio turístico de Santa Isabel,nós vamos formar esse do-cumento. Então, nas reuniõesseguintes, não vamos maisdiscutir o pode ou não ser fei-to, mas vamos determinar oque será de fato realizado eas estratégias para alcançaresse objetivo”, garante.

Bisnamut. Logo após isso, a rescisão do con-trato foi proposta ao médico.

Ao que tudo indica, a decisão em encerraro contrato foi isolada, já que outros membrosda mesa administrativa da Santa Casa disse-ram não saber do caso e que também nãoforam consultados a respeito. Entretanto,quem tomou a decisão não informou se a equi-pe que está por vir, que custará a metade dovalor pago à atual, terá a mesma qualidadeno atendimento ao público. Isso porque háregistros de que, no último ano, desaparece-ram as indenizações por imperícia médica; osusuários estão satisfeitos com o atendimentoagendado, bem como no Pronto Socorro.

O secretário João de Deus foi procuradonesta semana pela reportagem, mas não aten-deu nem retornou as ligações.

Assassinato na Praça Fernando Lopes

O jovem Wilson, 21, mo-rador do bairro Eldorado, San-ta Isabel, conhecido como“Risadinha”, levou cinco tirosà queima roupa na madruga-da do último domingo, 17, naPraça Fernando Lopes, Cen-tro do munic ípio. Trêsdisparos atingiram o peito, uma perna e outro na barriga.

O autor dos tiros chegouao local mascarado, por vol-ta das 1h10, e foi imediata-mente na direção de Wilson

NA MADRUGADA DE SÁBADO PARA DOMINGO, 17, UM CRIME COMETIDO NA PRAÇA FERNANDO LOPES,

CENTRO DE SANTA ISABEL, ASSUSTOU A QUEM ESTAVA NAS IMEDIAÇÕES

e deflagrou. Mas, no calor domomento, outro jovem tam-bém acabou sendo baleado.A.D.B., 18, foi acertado no bra-ço esquerdo. As vítimas che-garam a ser socorridas aoPronto Socorro da Santa Casa,mas só A.D.B. sobreviveu.

Suspeita–se que o motivoda execução seja uma guer-ra entre “gangues”. Porém,ainda não se sabe qual o mo-tivo particular da execução.Por outro lado, Wilson é co-

nhecido por ter diversas pas-sagens na Polícia.

A reportagem esteve nolocal no domingo de madru-gada e ouviu a jovem Mariada Dores, que estava na en-trada de um estabelecimentopróximo dali. “Foi tudo muitorápido. Eu agachei e comeceia rezar”, conta. No restauran-te em frente, os frequen-tadores foram parar debaixodas mesas. Em poucos segun-do o assassino sumiu.

A equipe de futebol SIEC/Isabelense precisa de ape-nas um empate para se clas-sificar para as 8ªs de finaisda Copa Zito. Após vencer aequipe de Potim no últimodomingo, 17, por 7x1, osatletas estão praticamenteclassificados para a próximafase. Para tanto, só preci-sam empatar no jogo deamanhã, 24, que será reali-zado às 15h em Cachoeira

SIEC se garante na Copa ZitoPaulista.

A Copa Zito é um torneioque surgiu em 1994 e reú-ne, todos os anos, diversas

equipes do Litoral Norte,Vale do Paraíba e Serra daMantiqueira. A competiçãosurgiu em 1994.

Page 14: Jornal Bom Dia 245

PAGINA 14 JORNAL BOM DIA 23 DE ABRIL 2011

EVANGELIZANDO Por Anderson Almeida

A CIDADE EM REVISTA Luis Antonio Murta

ANDANDO NO ESPÍRITOComo fazer para não deixar de an-dar no Espírito - “Tomai sobre vós omeu jugo e aprendei de mim que soumanso e humilde”... Mt.11:29-30

VIDA NO ESPÍRITO É ALGO QUE SERENOVA A CADA MANHÃ. INFELIZ-MENTE, HOJE EXISTEM PESSOASSOBRECARREGADAS E ATÉ MESMODENTRO DA IGREJA.SOBRECARREGADAS POR: CIR-CUNSTÂNCIAS, PROBLEMAS E ETC...DEUS QUER NOS LIBERAR DE TODACARGA ATRAVÉS DESTA VIDA NOESPÍRITO. (GAL.5:25-26)COMO FAZER PARA NÃO DEIXAR DEANDAR NO ESPÍRITO?

SENDO FERVOROSO NO ESPÍRITO –Rm 12:11 – SERVINDO AO SENHOR.Ser fervoroso no Espírito é ser apai-xonado pelo Senhor e o seu propósi-to.• Infelizmente, hoje a Igreja tem per-dido esta paixão.

COMO A IGREJA TEM PERDIDO ESTAPAIXÃO?

Quando nós deixamos as coisas pre-ciosas se tornarem coisas comuns.• Hoje em dia o diabo tem tirado ovalor de tudo o que tem valor paraDeus – Jo.10:10• O povo de Deus sempre foi conheci-do pela sua alegria em toda história.• A igreja perdeu o fervor nahumanização

Quando começamos a depender dascoisas externas, de fora, e não dofluir verdadeiro de Deus – Jo.4:23-24• Para os filhos de Deus a base detudo tem que vir de DEUS, Ele é aúnica fonte dentro de nós• Somos o seu templo, e temos queviver como tal• A cada manhã temos que acordarcheios do Espírito VIVEMOS EM UM MUNDO APÁTICORm 12:1-2

• A apatia vem sobrenós quando nós nos con-formamos com a situação.• Temos que tomar muito cuidado comos nossos filhos A IGREJA TEM PERDIDO A VISÃO DOPROPÓSITO DE DEUS, ELA PERDEU OALVO.

• Uma Igreja que vê o propósito deDeus com clareza é uma Igreja fer-vorosa – (Num.13 - 14)• Os que perdem o alvo morrem nodeserto.• O alvo de Deus deve estar estam-pado em nós.• Hoje em dia a Igreja tem se voltado maispara a estrutura do que para as vidas.

PORQUE O FERVOR ÉTÃO IMPORTANTE?

Porque ele é primordial na vida daIgreja, é uma prioridade.Líderes, pastores, músicos, cada ser-viço deve ser realizado com paixão aDeus. Amor e paixão pelos irmãos –(Jo.13:34-35)• Não podemos fazer a obra de Deussem paixão!• Deve ser uma prioridade na minha vidao que eu amo. Temos que observar navida dos discípulos o que é prioridade.• O que queima por dentro deve fa-zer diferença por fora• O que queima por dentro você sen-te o cheiro por fora, e o cheiro deveser o cheiro de Cristo.• Eu sei o quanto custou o preço daminha vida para Jesus.• Eu não devo ficar preocupado emser o melhor, mas em dar o melhorpara Deus, o melhor para o Senhorda minha vida.• Ser apaixonado por tudo aquilo queDeus ama.

Que a paz de nosso senhor Jesus Cristoseja com todo o seu povo, não somen-te hoje más para todo o sempre amém.Pastor Anderson Almeida é dirigentelocal da igreja Assembleia de Deus -madureira , na Av.Brasil n, 925 bair-ro do cruzeiro em Santa isabel .

Atos de violência explícitaSanta Isabel, Paraíso da Grande

São Paulo! Este tem sido o “slogam”da cidade nos últimos anos. Quan-do surgiu na mídia local, achei umdespropósito, af inal a cidade hámuito perdeu o charme de cidadeinteriorana, aquelas de pracinhabem cuidada e banda de música aosdomingos, após a missa. Sequer ci-nema tem mais, e a fonte da praça,literalmente secou. Mudaram o jar-dim, até aí, compreensível, afinal detempos em tempos há que se daruma repaginada nos logradourospúblicos mais importantes. Porém –e não sei de quem a idéia de girico– fecharam as ruas do entorno daPraça, matando o trânsito no locale pior ainda, construindo quiosquesde gosto duvidoso bem em frente àfachada principal do prédio do anti-go Grande Hotel. Agora reformaramesse prédio e fico pensando cá, commeus botões, como fazer para even-tuais hóspedes estacionarem na en-trada se esse importante marco dahospitalidade isabelense voltar afuncionar. Aliás, cidade que se dizter vocação para turismo – comoafirmam e reafirmam nossos políti-cos em campanha ou quando lá, naPrefeitura e Câmara, chegam – nãopode, em hipótese nenhuma, abrirmão de um espaço de hospedagemtão bem alocado como esse investi-mento do saudoso prefeito GabrielCianflone – que o construiu com re-cursos próprios pensando no desen-volvimento do município. Esse pré-dio é do final da década de 1960 eteve apogeu na década seguinte.Agora a família o restaurou e certa-mente pretende torná-lo viável, cer-tamente através de sua locação.Pois bem, a reforma da praça temlá os seus méritos, porém e comodizia minha avó Aninha Dias, o dia-bo de tanto enfeitar o filho acabouvazando os olhos. É que, suprimin-do a rua ao lado do prédio do anti-go hotel, construíram os quiosquesde espaço diminuto – sem banheiropúblico, registre-se -, ao que pare-ce em cima das “bocas de lobo” querecolhiam as águas de chuva. Esteano tivemos sorte, pouca chuva, masano passado os vizinhos do lado dofórum que o digam, o prejuízo era acada pequena chuva e grandeenxurrada,portas à dentro.

Do lado dos bancos, tornarammais acessível aos transeuntes eprincipalmente aos que ficam ali, napraça, perambulando e esperandoo momento de praticar a tal “saidi-nha”. Aliás, problema em todas asagências bancárias da cidade e comoperguntar não ofende: cadê as taiscâmeras de monitoramente exter-no exigidas por lei municipal, se nãome engano de autoria do então ve-reador Butterby. Agora, estamostestemunhando uma onda de violên-cia explícita, com assassinatos quasea luz do dia, na área central da ci-dade. Só nos últimos dias foramtrês. Um deles aconteceu na Praça

Fernando Lopes, na madrugada de do-mingo passado; ontem, terça-feira, no-tícia de outro próximo ao Semar e dia13 p.p., próximo do Conjunto Aquáticodo Santa Isabel Esporte Clube. Não va-mos criticar a policia, faz o que pode eàs vezes até mais do que pode. Porissomerece todo o nosso crédito e apoio in-condicional. Os assaltos estão ocorren-do à solta; principalmente na área cen-tral e no fim da madrugada, quando ocidadão tem que sair de casa para bus-car trabalho fora, pois aqui não tem. Enada é feito pra melhorar a falta deemprego, a não ser as contumazes pro-messas e promessas estampadas nosjornais da cidade, principalmente oscontrolados pelos responsáveis pela ad-ministração. É, vivendo e aprendendo.O problema vem se agigantando e estána hora da sociedade civil buscar juntoaos governos do município e do estadoprovidências imediatas para se por umfim a esse perigoso estado de coisas.Acho não, tenho certeza que omonitoramente das praças e ruas prin-cipais poderá auxil iar no combate acriminalidade; há que se colocar vigi-lante o serviço de inteligência da polí-cia civil e militar para apurar de ondeparte tanta violência e, principalmente,aumentar o contingente do policiamen-to ostensivo. A força tática móvel devefazer parte do nosso dia a dia, princi-palmente nas madrugadas. E o cida-dão, vítima, deve procurar a polícia,seja civil ou militar, registrando o B.O.(boletim de ocorrência) para que e nofinal de cada ano, possam as autorida-des ter uma radiograf ia dacriminalidade. É importantíssimo parase preparar os planos de segurança dasociedade. E a administração municipalpode ajudar e em muito, criando umaguarda municipal, que além de patru-lhar os próprios municipais, tambémajude a população e as forças policiaisda cidade no combate ao crime. Mirem-se no exemplo de Arujá. A denúncia docidadão comum pode ajudar também,para isso existe um telefone próprio eo denunciante tem a identidade preser-vada. Os meios de comunicação podemfazer a sua parte e campanhas contí-nuas nas escolas prevenindo o uso dedroga ilícita e afins, bem como atitudesde segurança, devem ajudar a criar umanova mentalidade entre os alunos. Cam-panha contra drogas deve ser ato dasociedade e não bandeira política paraalguns políticos de plantão. Existemoutras medidas, mas as que enumero,por óbvio não acabam com acriminalidade, mas quem sabe não aconf ina e permite o controle emonitoramento pelos serviços de inte-ligência das polícias. Afinal, Santa Isa-bel não é o Paraíso da Grande São Pau-lo? Como já disse outra vez, por en-quanto está mais para Purgatório. Cre-do em cruz! Dias melhores, Santa Isa-bel. E-mail: [email protected]

Toda terça-feira, das 18 às 19 horasé dia de Rádio OAB, Cidadania no Ar,na Rádio Singão, 87.5. Prestigie e par-ticipe: fone 4656-6262.

Page 15: Jornal Bom Dia 245

PAGINA 15JORNAL BOM DIA23 DE ABRIL 2011

Convido você a ouvir meuprograma “HORA D”, que vaiao ar todos os sábados das13h00 as 15h00, na rádioSingão FM 87,5. Muito rocke pop rock. Para participarvocê pode ligar no 4656-6262. ou acessar o sitewww.radioetvsingao.com.br. Te espero lá!

Esta semana tambémcompleta mais um anode vida; CláudiaGobato, que recebe osparabéns de seus ami-gos e em especial de suafilha Giovana

Muita comemoração no aniversário deNathalia takahashi, ao lado de amigosa jovem Brinda mais um ano devida.Parabéns!

Parabéns Rosana por mais este ano,te amamos muito. De seu maridoGiliarde e sua filha Nicolly

Rafael, você também faz partedas riquezas de minha vida, hojeé um dia muito especial, pois vocÊinaugura mais um ano de sua vidae assim lhe desejo todo amor esucesso do mundo.Te amo! suaMãe Luciene

Renãn, o seu aniversário passou, masgostaria que soubesse que o presen-te sempre foi meu, e continua sendoa cada ano de vida que você come-mora. Desejo tudo de melhor paravocê. te amo Muito filhão! sua mãeLuciene.

Page 16: Jornal Bom Dia 245

PAGINA 16 JORNAL BOM DIA 23 DE ABRIL 2011