edição 245

24
Região Metropolitana de Curitiba, 10 a 16 de agosto de 2012 | Ano XV | Nº 245 | Distribuição gratuita Venda de bebida alcoólica pode ser proibida em postos Foto: BlogdaJoice Mastigação correta é fundamental para emagrecer Queda de ligações propositais de operadora gera ações no Paraná “Fechada” no trânsito termina em tragédia “O governo quer que o Brasil retome o crescimento, mas não quer fazer as reformas que o País precisa” Página 10 Página 08 Esportes coletivos podem salvar campanha do Brasil em Londres Página 23 Pupilos de Jorginho buscam comandar reação atleticana na Série B; Paraná encara o CRB na Vila Página 24 Projeto de lei de autoria do Pastor Edson Praczyk(PRB) prevê proibição da venda de bebida alcoólica nos postos de combustíveis para tentar diminuir acidentes com motoristas embriagados. Matéria foi aprovada em primeira votação, recebeu emendas e voltará a ser analisada. Página 03 Não basta evitar os doces, fri- turas, refrigerantes e massas e dar preferência as frutas e verduras, é preciso comer da maneira cor- reta. A boca é a porta de entrada dos alimentos e é nela que o pro- cesso de digestão tem início. O ideal é que o alimento seja masti- gado cerca de 20 a 30 vezes, de acordo com a textura e resistên- cia do que está sendo ingerido. Independente do resultado das ações judiciais em andamen- to, ficou acertada uma nova reu- nião na próxima terça-feira (14), com a participação do Procon, da Ordem dos Advogados do Brasil Justiça recusa pedido de nove candidatos em Fazenda Rio Grande Página 03 Os kits distribuídos nas institui- ções de ensino são compostos por escova, creme e fio dental, os quais têm como objetivo dar continuidade no trabalho de prevenção em higie- ne bucal no município. – Leia artigo do Prof. César Graça Página 20 Quitandinha distribui kits de higiene bucal (OAB-PR) e da Delegacia de De- fesa do Consumidor, quando será discutida a adoção de novas me- didas, abrangendo todas as ope- radoras que atuam no Paraná. Página 20 Página 17

Upload: asemana-news

Post on 19-Mar-2016

306 views

Category:

Documents


25 download

DESCRIPTION

De 10 a 16 a agosto

TRANSCRIPT

Região Metropolitana de Curitiba, 10 a 16 de agosto de 2012 | Ano XV | Nº 245 | Distribuição gratuita

Venda de bebida alcoólica podeser proibida em postos

Foto

: B

logd

aJoi

ce

Mastigação corretaé fundamental

para emagrecer

Queda de ligaçõespropositais de operadora

gera ações no Paraná

“Fechada” no trânsitotermina em tragédia

“O governo querque o Brasil

retome ocrescimento, masnão quer fazer asreformas que oPaís precisa”

Página 10

Página 08

Esportescoletivos podemsalvar campanha

do Brasil emLondres

Página 23

Pupilos deJorginho buscamcomandar reação

atleticana naSérie B; Paranáencara o CRB

na VilaPágina 24

Projeto de lei de autoria do

Pastor Edson Praczyk(PRB)

prevê proibição da venda de

bebida alcoólica nos postos

de combustíveis para tentar

diminuir acidentes com

motoristas embriagados.

Matéria foi aprovada em

primeira votação, recebeu

emendas e voltará a ser

analisada. Página 03

Não basta evitar os doces, fri-turas, refrigerantes e massas e darpreferência as frutas e verduras,é preciso comer da maneira cor-reta. A boca é a porta de entradados alimentos e é nela que o pro-

cesso de digestão tem início. Oideal é que o alimento seja masti-gado cerca de 20 a 30 vezes, deacordo com a textura e resistên-cia do que está sendo ingerido.

Independente do resultadodas ações judiciais em andamen-to, ficou acertada uma nova reu-nião na próxima terça-feira (14),com a participação do Procon, daOrdem dos Advogados do Brasil

Justiça recusapedido de novecandidatos emFazenda Rio

GrandePágina 03

Os kits distribuídos nas institui-ções de ensino são compostos porescova, creme e fio dental, os quaistêm como objetivo dar continuidadeno trabalho de prevenção em higie-ne bucal no município.

– Leia artigo do Prof.César Graça

Página 20

Quitandinhadistribui kits de

higiene bucal

(OAB-PR) e da Delegacia de De-fesa do Consumidor, quando serádiscutida a adoção de novas me-didas, abrangendo todas as ope-radoras que atuam no Paraná.

Página 20Página 17

Brasil de tantas federações e poucos atletas!

02 www.asemananews.com.brA SEMANA News10 a 16 de agosto de 2012

Editorial

Diretor: Sérgio Dal Gallo

Jornalista Responsável: Dimas Rodrigues DRT 3023-PR

Jurídico: Dra. Daniele Silvia de Oliveira - OAB-PR 44453

Diagramação: Tatiana Carla de Souza

Tiragem: 25 mil/mês

Impressão: Editora O Estado do Paraná S/A

Jornal A Semana Ltda ME - CNPJ: 08.707.885/0001-75

Administração: Rua Parintins, 74 - Vila Izabel - CuritibaRedação: Av. Brasil, 1890 - Sob 01 - Eucaliptos - FRGFone: (41) 3627-1997 / [email protected]

www.asemananews.com.br

Os artigos assinados não expressam necessariamente a opinião do jornal,sendo de total responsabilidade de seus autores. O jornal não seresponsabiliza pelo conteúdo publicitário dos anúncios veiculados.

Disse Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida.Ninguém vai ao Pai senão por Mim”.

(João 14:6)

Distribuição: Curitiba e Região Metropolitana

Os atletas brasileiros estãonas mãos de pessoas no ComitêOlímpico Brasileiro que tem comometa apenas encher seus bolsosde dinheiro na participação e re-alização de mega eventos. O atle-ta? Fica em segundo plano.

Quem não se recorda dequando ganhamos a realizaçãodo Pan no Brasil, isto em 2007?Nossos dirigentes no COB e noMinistério prometeram tornar oBrasil uma potência Olímpica.Tínhamos tempo suficiente paraestar colhendo os resultados –5 anos -, porém as sementesnão foram plantadas. Ao invésde investirem nos atletas, o di-nheiro recebido por Federa-ções, Confederações, etc. to-maram outro rumo.

E tal fato se comprova com aatuação da delegação brasileiranos jogos olímpicos 2012, queestão ocorrendo em Londres...

Claro que está muito cedopara dizer ou afirmar algo nacompetição que está aconte-cendo, no entanto, o que ve-

mos é um país que conquistapoucas medalhas porque nãoincentiva a prática esportiva.Desde os primeiros dias deescola no Brasil as nossas cri-anças já deveriam ter contatocom o esporte. Mas o que ocor-re é que sequer temos quadrasesportivas decentes em nossasescolas. São poucas as esco-las que formam e mantêm times,equipes de ginástica olímpica,por exemplo. Muito diferentedos EUA que desde a escolaincentiva seus alunos a fazerparte dos times de basquete,baseboll e futebol americano.Lá existe até bolsa de estudospara alunos que se dedicam emalgum esporte. Já aqui...

Nosso País é do tamanhode um continente e não conse-gue fazer uma grande apre-sentação nas Olimpíadas. É la-mentável! Contudo, somos umpaís cujo povo sofre com a faltade investimento na saúde, edu-cação, segurança, entre outros.Como podemos cobrar de al-

guém que dinheiro seja investi-do em esportes, se nem o básicoé feito? É claro que este tipo deinvestimento poderia até ajudarna resolução de outros proble-mas, como as drogas, uma vezque já foi comprovado que a prá-tica de exercícios ou esportespode ser o maior aliado na lutapelo combate ao vício.

E não é somente na baseque se necessita de maiores in-vestimentos. É fato notório a di-ficuldade dos atletas em nossopaís em conseguir patrocínio.Muitos deles treinam com ospoucos recursos próprios quetem em busca do seu sonho.Outros conseguem um peque-no patrocínio que mal serve parasuprir as suas necessidadesbásicas. Enquanto isso – comojá disse – Confederações, Fe-derações, etc., arrecadam di-nheiro para investir nos espor-tes, dinheiro este que vai pararsabe-se lá onde!

O presidente do COB, o taldo Nuzman, está no cargo há 20

anos e o Brasil não tem renova-ção nas participações de algunsesportes. Veja que não são to-dos os esportes que o nosso paístem representatividade. Com odinheiro que é investido pelaCaixa Econômica Federal, Bran-co do Brasil, Correios, entre ou-tros, daria sim para formar umabase em todos os esportes. Paraque tantas Federações? Por queo dinheiro não é administradosomente por um ente – o Minis-tério dos Esportes, por exemplo– e destinado aos atletas? Seráque é porque tais federaçõesservem mais como cabide deemprego do que para o que de-veria mesmo servir? Nós somosa sexta economia do mundo,nobre leitor, no entanto as nos-sas apresentações no mundoesportivo - salvo algumas exce-ções - ano após ano tem se mos-trado vergonhosa.

Digo que se não houveruma revolução por parte dosnossos atletas na reta final dasOlimpíadas de Londres a nossa

participação, não querendo serpessimista, será uma das pioresem competição internacional. Ea culpa não deve recair sobreos atletas participantes. Repito,tem que haver investimento noesporte e incentivo as novasmodalidades onde o Brasil nãotem tradição. Só que para issoacontecer é necessária uma re-novação já no COB brasileiro.Sangue novo ou vamos passarvergonha em 2016.

É lamentável vermos queos atletas brasileiros que con-seguem bons resultados olím-picos, vencem não apenas osadversários de outros países,mas também a falta de investi-mento nos esportes, até mes-mo a falta de uniformes. É tristevermos eles sendo humilhados,enquanto uma cambada deinúteis aproveita uma boquinhano COB para viajar, satisfazerseu ego participando de umevento de tal monta, sabendoque aquele dinheiro deveriaestar sendo empregado no trei-

Expediente

Datas Comemorativas

Dia 11 de Agosto – Dia da Televisão

QuartaTerça

Nebulosidade variável

Máx. 23º - Mín. 11º

SegundaDomingo

Sábado

Font

e: w

ww

.sim

epar

.br

Sexta

Poucas nuvensPoucas nuvens

Máx. 25º - Mín. 12º Máx. 25º - Mín.11º

Nebulosidade variávelPancadas dechuva isoladas

Máx. 25º - Mín.11º Máx. 23º - Mín. 12º

Parcialmente nublado

Máx. 23º - Mín.12º

Reflexão

Simplesmente Pai!

Datas e Fatos

namento dos atletas.Existe uma diferença gi-

gantesca entre as condiçõesque um atleta é tratado em pa-íses como EUA, Alemanha,Austrália, Japão, Coréia e ascondições de treinamento e in-vestimentos brasileiros.

E se tudo continuar do jeitoque está podemos esqueceruma grande atuação nos jogosolímpicos Rio 2016, pois nãotemos material humano (atleta)para tal evento no Brasil. Ora,se houvesse interesse daque-les que administram o dinheirodestinado aos atletas brasileiroem fazer bonito para o mundo,isto já deveria estar ocorrendo.Já deveríamos estar mostrandonossos futuros atletas, porém...

Torno a repetir que o Bra-sil não tem mais jeito. Só se re-começarmos tudo de novo! Umforte abraço e espero voltar aquina próxima semana dizendo quequeimei a língua em relação anossa participação olímpica. Atélá e fiquem com Deus..

Piadas

No próximo dia 11 comemora-se o dia delaque traz informação e entretenimento as famíli-as brasileiras. Mas você sabe a origem da TVe deste dia? O dia 11 de agosto foi assim esta-belecido por também se homenagear SantaClara, oficialmente reconhecida como padroei-ra da TV, pelo Papa Pio XII, em Roma.

As primeiras transmissões televisivas fo-ram feitas no início do século XX, através de ondas eletromagnéticasenviadas pelas transmissoras de televisão. Mas foi através da inven-ção do russo Vladmir Kosma Zworykin, o iconoscópio, que se che-gou a televisão que conhecemos.

A partir da década de 30 as transmissões televisivas tornaram-seregulares, nos Estados Unidos e Europa. Rapidamente entraram emfuncionamento as redes NBC (National Broadcasting Company) e aCBS (Columbia Broadcasting System), sendo seguidas pela BBC, deLondres. Até então, as transmissões televisivas eram em preto e bran-co, sendo que o modelo a cores passou a funcionar a partir de 1954.

Nos anos 70 a televisão teve o seu ápice, sendo comercializadaem grandes quantidades, tornando-se rapidamente um importanteveículo de comunicação.

A partir dos anos 90, surgiu nos Estados Unidos os canais detelevisão por assinatura, com transmissão a cabo, feita através decódigos que só são liberados com a compra do produto. Esse modelode TV chegou ao Brasil rapidamente, mas popularizou-se somenteapós os anos 2000.

Ao longo de sua história, a televisão foi passando por transfor-mações, estando cada vez mais aperfeiçoada. Hoje em dia podemoscontar com transmissões digitais, sendo os aparelhos desenvolvidoscom tecnologia de cristal líquido, com imagens e sons perfeitos.

Veja outras datas comemoradas na próxima semana:Dia 11 - Dia do AdvogadoDia 11 – Dia do EstudanteDia 12 - Dia dos PaisDia 13 - Dia do EconomistaDia 14 - Dia do CardiologistaDia 15 - Dia da InformáticaDia 15 - Dia dos Solteiros

Pode ser novo, pode ser velho;Pode ser branco, negro ou amarelo; Pode ser rico ou pobre;

Pode ser solteiro, casado, viúvo ou divorciado;Pode ser feliz ou infeliz;

Pode estar aqui ou já ter ido embora;Pode ter tido filhos ou adotado-os;Pode ter casa ou morar na rua;

Pode usar terno ou tanga;Pode ser Deus ou humano;

Pode estar trabalhando ou desempregado;Pode ser tanta coisa ou simplesmente PAI. Mas todos, sem

faltar um sequer fazem parte da Criação. Que não só hoje, masem todos os dias desta vida possas ser lembrado como aqueleque: muitas vezes não dormiu, muitas vezes ficou pensando na

comida para levar para casa, muitas vezes engoliu sapos,muitas vezes chorou escondido, muitas vezes gargalhou, muitas

vezes perdeu a hora, mas nunca deixou de pensar na coisamais importante da sua vida: NÓS!

Feliz dia dos “PAIS”...

A filha volta a casa depois de muito tempo depois ter ido embo-ra. Seu pai mete a maior bronca:

- Onde você estava durante esse tempo todo sua desmiolada?!- Porque nem sequer escreveu uma carta, um email dizendo

como estava? Sem vergonha! Não sabe como a sua mãe temsofrido por sua causa!

A garota, chorando:- Pai, virei prostituta.... buaaaaaaa!- O que!!!!???. Fora daqui, sem vergonha, de hoje em diante

você não é mais minha filha!- Ta bom, papai. Como o Sr. quiser. Eu fiquei rica e somente

voltei aqui para dar a escritura da minha mansão de 15 quartospara minha mãe, uma conta de poupança de 2 milhões para o meuirmaozinho e para ti, paizinho, este Rolex, aquela Ferrari conversí-vel que está na porta e uma linda casa na praia...

- Filhinha, você disse que tinha virado o que, mesmo?- Prostituta. Snif, snif!- Ahhh! Que susto que você me deu. Eu tinha entendido pro-

testante! Dá aqui um abraço no papai meu amor!Amor de pai perdoa tudo...

****

O garoto pergunta ao Pai:- É verdade que os pais sempre sabem mais que os filhos?- É verdade – responde o Pai.- Então me diga quem foi que inventou o avião???- Foi Santos Dumont!!!- Neste caso, então porque não foi o Pai

10/08/1981 - Funcionários demitidos da Mercedes-Benz de SãoBernardo do Campo, em São Paulo, arrombaram a fábrica e fizeramum quebra-quebra.

11/08/1927 - O imperador D. Pedro I instalou os primeiros cur-sos de Direito do Brasil. Foram a Faculdade de Direito de São Paulo(atual Faculdade do Largo de São Francisco, da USP) e a Faculda-de de Direito de Olinda (atual Faculdade de Direito da UFPE). Porcausa disso, a data é conhecida como "Dia do Pindura", em que osalunos de Direito comem em restaurantes e não pagam a conta.

12/08/1984 - O PMDB escolheu Tancredo Neves como candi-dato do partido para disputar as eleições para a presidência daRepública.

13/08/1961 - Escondidos na madrugada, soldados comunistascomeçaram a construção do muro de Berlim. O bloqueio pretendiaevitar a fuga da população para o lado ocidental da cidade, controla-do pelas forças capitalistas americanas.

14/08/1893 - Surgiu, em Paris, a primeira placa de automóvel.15/08/1969 - O festival de Woodstock, que prometia três dias de

música, paz e amor, começou na fazenda Max Yasgur, em Nova York.16/08/1977 - O cantor Elvis Presley, o "Rei do Rock", foi encon-

trado morto no seu quarto. Aos 42 anos e obeso, Elvis sofreu umaarritmia cardíaca.

03A SEMANA News

10 a 16 de agosto de 2012

Venda de bebidasalcoólicas em postos pode acabar

Destaque

www.asemananews.com.br

Projeto de lei que foi aprovado na última terça-feira, recebeu emendas e deverá passar por nova análise

Ainda assim, disputa por umacadeira na Câmara será mais acirrada que em 2008

Os postos de combus-tíveis que nos últimos anospassaram a oferecer muitomais itens do que gasolina eálcool, com a abertura delojas de conveniências, po-dem sofrer uma retração noslucros com um dos produ-tos que mais vendem nes-ses locais: a cerveja. Issoporque tramita na Assem-bleia Legislativa do Paranáum projeto de lei que proíbea venda de bebidas alcoóli-cas nesses estabelecimentos.

Polêmico, o projeto foiaprovado com uma vota-ção apertada na última ter-ça-feira - 19 a 16 - e umdia depois, recebeu emen-das e assim, retorna agorapara a Comissão de Cons-tituição e Justiça(CCJ) paranova análise.

De autoria do deputa-do Pastor Edson Praczyk(PRB), o projeto recebeuseis emendas durante a se-gunda votação em Plenário.Duas emendas são do pró-prio autor, com apoio de di-versos parlamentares. Uma

A disputa por umavaga na Câmara Munici-pal de Fazenda Rio Gran-de neste ano será maisacirrada que nas últimaseleições, em 2008. Na-quele ano, 145 candida-tos lutaram pelas 10 va-gas e agora, por 13 ca-deiras, 217 postulantesestão aptos para o pleito.Outros nove candidatosque também estavam nadisputa, tiveram o pedi-do de candidatura indefe-rido pela Justiça Eleitorale podem entrar com re-

curso para tentar conti-nuar no pleito.

Estão inaptos os se-guintes candidatos: Adel-mir Alves Orano - Per-nambuco - PMDB; Eri-ko Schumacker - PRB;Ivonete Silva dos Santos- PT; Jose Sidirlei Clau-

dino - PSB; Luiz Ruppel- PT; Orlando Bonette -PSC; Roseni de Fátima(Renúncia) - PR; Rodri-go da Silva Souza - PTN(Rodriguinho do Brilhan-te); Santinor Batista deOliveira (Santinor Melan-cia) - PMDB.

Projeto de lei que proíbe venda de bebidas

alcoolicas nos postos recebeu emendas e deve gerar ainda muita polêmica

delas pretende modificar oartigo primeiro do texto ori-ginal que ficaria com a se-guinte redação: É proibida avenda, em postos de com-bustíveis e lojas de conve-niência neles instalados, debebidas com qualquer teoralcoólico em condições deconsumo imediato. A outraemenda apresentada peloPastor Edson Praczyk éaditiva ao artigo 1º e prevêa afixação de cartazes, emlocal visível, nas entradasprincipais de acesso ao pú-blico, informando sobreessa proibição.

Outras emendas foramapresentadas com o objeti-vo de restringir a venda emdeterminados horários e atéde regulamentar uma dis-tância do ponto de vendaem relação a escolas.

Na avaliação do PastorEdson, "a redução de locaisdisponíveis para o consu-mo de bebidas alcoólicas,principalmente aqueles ple-namente vinculados à con-dução de veículos - como

são os postos de combus-tíveis e suas lojas de con-veniências - é imperativopara diminuir os acidentescausados por motoristas al-coolizados ou em estado deembriaguez".

Vale ressaltar que o con-sumo de bebidas alcoólicasnos postos de combustíveisjá é proibido, embora a leinão seja respeitada. Todosos dias, principalmente pró-ximo de escolas e faculda-des é comum a aglomera-ção de jovens em frente aospostos para consumir cer-veja, vodca com energéticoe outras bebidas alcoólicas,algo que se tornou opção delazer ou o início de umanoite de "diversão".

"Muitas vezes, o quese presencia nos postos decombustíveis são verdadei-ras festas com direito amúsica alta e outros abu-sos cometidos durante amadrugada, com a aglome-ração de jovens que, horasapós se embebedarem, ar-rancam seus carros emgrandes avenidas, partici-pando de 'rachas', em fla-grante comportamento deinfração aos ditames da lei",sublinhou o deputado Pas-tor Edson Praczik, em suajustificativa do projeto.

CouvertDe iniciativa do depu-

tado Bernardo Ribas Carli(PSDB) foi aprovada tam-bém em segunda discussãoa proposição de nº 745/11,dispondo sobre a oferta de"couvert" por restaurantes,lanchonetes, bares e de-mais estabelecimentos dogênero. (DR)

Deputado estadual Pastor

Edson Praczyk autor do projeto que divide opiniões

Justiça Eleitoral barra nove candidatosa vereador em Fazenda Rio Grande

Orlando Bonette pedido negado

04 www.asemananews.com.brA SEMANA News10 a 16 de agosto de 2012

Espaço do leitor. Participe: [email protected]

Antenado○

Fazenda Rio Grande

Investimento em DelegaciaCidadã será de R$7milhões Obras no domingo

Muitas obras que atrapalham o fluxo já lento ao longo da BR-116, principalmente no trecho entre Curitiba e Fazenda Rio Grandepoderiam ser feitas no domingo. Por exemplo, qual a razão de reca-pear o asfalto na segunda-feira, a partir das 8 horas da manhã,quando todos estão em direção ao trabalho? A pergunta, sem res-posta lógica dos responsáveis, se deve aos serviços que foramexecutados no trecho entre o Ceasa e a Pluma nesta semana e quegerou fila de mais de 6 km de Fazenda Rio Grande em direção aCuritiba. Absurdo a falta de respeito com os motoristas que precisamusar esse trecho diariamente!

Obras no domingo IIAposto que tem muita gente procurando uma oportunidade e

disposta a trabalhar no domingo nas obras, desde que sejam remu-nerados para a função e tenha um plantão justo na escala de traba-lho. Executadas aos fins de semana, essas obras não atrasariamtanto a vida dos motoristas e sem dúvida, facilitariam para que elasfossem entregues dentro do prazo de entrega. Vale lembrar que oprazo para a duplicação da BR-116 é fevereiro de 2013. Faltam sóseis meses...

Tráfego pesadoCom os serviços de pavimentação e outras intervenções sendo

feitas na BR-116, a rua Nicola Pelanda está sendo usada comodesvio. Porém, o asfalto dela, bem como da continuação da AvenidaBrasil não foi feito para receber esse tráfego pesado e intenso decaminhões e carretas. Será que até fevereiro o asfalto agüenta?Logo os buracos que já começam a surgir estarão maiores e apare-cendo a todo momento. Atenção autoridades!

Vendem-se espaçosA reunião da Câmara de Vereadores de Fazenda Rio Grande

na última quarta-feira foi marcada pela acusação de que candidatosestão oferecendo espaços para colocação de placas. Pelo menoscinco vereadores afirmaram este tipo de prática, mas ninguém citounome. Outra denúncia é que candidatos oferecem irrisórios litros degasolina para veiculação de adesivos e perfuraids em carros. Im-portante lembrar que isso, pela legislação eleitoral, se caracterizacompra de votos e no caso de comprovação, o candidato é impug-nado, além de ter que pagar uma multa pesada.

Proibido muroO Dr. Marcos Christo, juiz do Cartório Eleitoral de Fazenda

Rio Grande proibiu a veiculação de propaganda em praças, ár-vores e principalmente na rotatória ao lado do terminal. Aliás, estelocal, estava sendo invadido pela propaganda e diante de algu-mas reclamações de parte da população, o magistrado decidiuproibir propaganda no local. Isso é bom para a cidade, que ficadespoluída da propaganda eleitoral. Ah, muros também estãoproibidos de pinturas.

Co

ntr

atad

o: C

NP

J: 0

8.70

7.88

5/00

01-7

5 R

$ 50

0,00

Começa a tomar formaa obra da Delegacia Cida-dã, projeto do governo es-tadual que une diversos ser-viços da Justiça, com va-lor aproximado de R$ 7milhões e que deve ser ini-ciada nas próximas sema-nas.

A ideia da delegacia ci-dadã é de prestar um aten-dimento de qualidade utili-zando inclusive salas indi-viduais para atendimento amulher, com presença depsicólogos, assistentes so-ciais e acessibilidade aosdeficientes.

A construção de umanova delegacia faz parte do

de que, juntamente com achegada de reforços, Fa-zenda Rio Grande acompa-nhe a tendência de reduçãode criminalidade na RegiãoMetropolitana de Curitibaque caiu 24% no último tri-mestre.

A Associação Comerci-al e Industrial de FazendaRio Grande (ACINFAZ) ini-ciou trabalhos para próximacampanha de incentivo àsvendas no período que an-tecede o Natal, a mesmasorteará um automóvel 0kme 4 televisores. A campanhatem a finalidade de incre-mentar as vendas e impul-sionar o desenvolvimentocomercial no município,através sorteio de prêmiosaos clientes das empresasparticipantes da promoção.

O início da campanha

ACINFAZ prepara campanhade vendas para o Natal

está previsto para o dia 1º denovembro, com sorteio em10 de janeiro de 2013, queserá realizado da sede daACINFAZ. Durante o perí-odo da campanha, os clien-

tes que efetuarem comprasou solicitarem serviços, re-ceberão cupons que deverãoser preenchidos e deposita-dos nas urnas instaladas naslojas participantes.

Segundo Giulianno Go-mes, gerente da ACINFAZ,"a novidade esse ano é a re-alização de palestras sobreatendimento e vendas paralojistas e vendedores, poiso objetivo da campanhatambém é capacitar e assim,aumentar a competitividadedas empresas participantes".

O empresário quedeseja aderir a campa-nha, deve entrar em con-tato com a ACINFAZatravés do telefone (41)3627-1958 ou [email protected].

Vários projetos de au-toria do Poder Executivo deFazenda Rio Grande foramanalisados e aprovados pe-los vereadores durante asessão da quarta-feira (8),na Câmara de Vereadoreslocal. Na pauta projetosque permitem ao Executi-vo a abertura de crédito adi-cional para a realização deobras, como pavimentaçãoe recape de ruas, constru-ção de praças, reformas emprédios públicos, entre ou-tros serviços

Vereadores aprovam quaseR$ 10 milhões para obras em FRG

Ao todo foram aprova-dos cinco projetos autori-zando crédito adicional,sendo um no valor de R$

5.060.000,00 para pavi-mentação de ruas como aJoão Quirino Leal, ligandoa BR-116 com o Jardim

Veneza, Rua Jaguariaíva ea Avenida das Indústrias.Outros R$ 3.202.000,00são para a área de saúde,mais especificamente paraa reforma do hospitalNossa Senhora Aparecidae do Pronto Atendimento.Para a construção de cre-ches (CMEIs), a edilida-de aprovou projeto no va-lor de R$ 1.320.000,00 eR$ 319 mil para o recapeda Avenida Paraguai, alémde R$ 264 mil para cons-trução de praças.

Ao todo foram aprovados cinco projetos autorizando crédito adicional

plano administrativo domunicípio que tem realiza-do reuniões com represen-tantes da área de seguran-ça do governo estadual.

Já a construção danova sede da Polícia Mili-tar em Fazenda Rio Gran-

de, no bairro Europa come-ça a virar realidade. Já estáem andamento a apresen-tação do projeto que ante-cipa a licitação das obras.A previsão é de 180 dias.

Com a construção danova sede a expectativa é

Delegacia vai prestar atendimento de qualidade com presença de psicológos e assistentes sociais

05www.asemananews.com.brA SEMANA News

10 a 16 de agosto de 2012

Corredores de ônibus foram responsáveis pelasreduções mais significativas da poluição, diz UITP

RMC

Órgão Internacional cobra mais reconhecimento ao setorde transportes por conta da economia que proporciona ao poder público

http://www.uitp.org/Adamo Bazani, jornalista da

Rádio CBN, especializado emtransportes

O que já era de conhe-cimento de especialistas eda população em geral,agora foi traduzido em nú-meros de forma inéditapara a América Latina.

A UITP (União Interna-cional dos Transportes Pú-blicos, traduzindo para oportuguês) divulgou umrelatório no qual destaca aredução de emissão de gáscarbônico (CO2) nas diver-sas cidades latinas que in-vestiram em sistemas detransportes, principalmen-te em corredores exclusi-vos de ônibus, os BRTs -Bus Rapid Transit.

O relatório aponta quenos últimos cinco anos, acidade de Santiago, no Chi-le, teve uma redução deemissão de 400 mil tonela-das de gás carbônico porano, apenas por conta daampliação dos serviços deônibus. Na cidade, circulao Transantiago, um moder-no sistema de corredoresque comportam veículos degrande capacidade, comoarticulados que além de re-duzirem o número de car-ros de passeio nas ruas,também podem diminuir aquantidade de ônibus semcomprometer o atendimen-to aos passageiros.

Na cidade do Méxicoque conta com uma malhade metrô significativa inte-grada com ônibus, os

transportes coletivos foramresponsáveis diretos poruma redução de 200 miltoneladas de gás carbôni-co anualmente, levando emconsideração a média dosúltimos cinco anos.

O Rio de Janeiro sedestacou. Ao criar exigên-cias e condições para asempresas de ônibus reno-varem suas frotas e reade-quar parte das linhas, a ci-dade do Rio de Janeiro pos-sibilitou com os transpor-tes públicos a redução mé-dia anual de emissão de gáscarbônico que atingiu asimpressionantes 900 mil to-neladas.

E o relatório apontapara uma tendência de maisreduções de poluentes noRio de Janeiro pelo fato deo poder público investir emsistemas integrados de ôni-bus em corredores exclu-sivos do estilo BRT, que nãosão apenas espaços delimi-tados para os transportespúblicos mas que compre-endem a prestação de ser-viços mais adequada pen-sando desde o momentoque o passageiro sai de suacasa para ir até a estação, aacessibilidade, o confortono ônibus até a hora que opassageiro sai da estaçãoque desejaria embarcar.Maior reconhecimento

O relatório da UITP éclaro ao mencionar os ga-

nhos sociais, ambientais eeconômicos dos transpor-tes públicos.

Do ponto de vista so-cial, o acesso aos serviçosessenciais que o cidadãotem direito e a geração deempregos diretos e indire-tos proporcionada pelostransportes se destacam.

O ganho ambiental nãose limita a reduzir as emis-sões de gás carbônico. Adiminuição da frota de car-ros de passeio circulandono mesmo horário reduzoutros tipos de poluentesno ar, além de melhor apro-veitar o espaço urbano. Umcorredor de ônibus trans-porta mais pessoas que cin-co faixas de uma pista quesegue no mesmo sentido,

que só recebe carros depasseio.

Se em vez de constru-írem tantas avenidas largaspara comportar o númerocrescente de carros de pas-seio, os poderes públicosinvestissem vias para trans-porte coletivo, "sobrariamais espaço" para a cons-trução de praças e cantei-ros ajardinados.

Em Curitiba, referên-cia mundial de transportespor conta dos pioneiroscorredores de ônibus, a pre-feitura tem revitalizado osespaços. O novo sistema decorredor, a Linha Verde in-corpora áreas com jardinse ciclovias, que podem in-tegrar ônibus e bicicletas.A Linha Verde já corta boa

parte da cidade e é projeta-da para atender municípi-os vizinhos, como Fazen-da Rio Grande.

Sobre os ganhos eco-nômicos proporcionadospelos corredores de ônibus,a UITP relaciona diversosaspectos, como a diminui-ção dos gastos de saúdegerados pela poluição e pe-los acidentes, menor custopara o gerenciamento dotrânsito, além de proporci-onar mais produtividade equalidade de vida para ostrabalhadores.

Com os corredores deônibus e uma malha ferro-viária bem planejada, as vi-agens se tornam mais rápi-das e o trabalhador chegamenos cansado e estressa-

do no serviço.Diante de todas estas

vantagens proporcionadaspelos transportes coletivos,a UITP pede em seu rela-tório "maior reconheci-mento dos benefícios tra-zidos pelo setor".

O órgão internacionalcobra mais recursos parao transporte público, masnão só isso: a inclusão dosetor como prioridade parapolíticas públicas de curto,médio e longo prazos.

A necessidade de am-pliação e qualificação dostransportes coletivos é paraagora e também para evitarmais transtornos no futuro.

Em 2050, o planeta de-ver ter 9 bilhões de habitan-tes. O crescimento urbanoterá destaque e várias áreasdedicadas à agricultura de-vem ceder mais espaço paraas configurações urbanas.

Esse crescimento nonúmero de habitantes re-presenta cerca de 1 milhãode pessoas progressiva-mente a mais no Planetapor semana. Se for levadaa média mais baixa das pes-soas que usam os transpor-tes públicos, são 500 milpessoas a mais nos siste-mas de ônibus, trem e me-trô. O desafio é grande.

06 www.asemananews.com.brA SEMANA News10 a 16 de agosto de 2012

Agricultores deMandirituba recebem

mudas frutíferas

Associação dos Agentes Ambientais deMandirituba está em clima de otimismo

RMC

A secretaria municipalde Agricultura de Mandi-rituba esteve durante essasemana fazendo a distri-buição de mudas de caqui,uva, pêssego, pêra, kiwi,laranja, nectarina, limão,figo, maçã, ameixa e tan-gerina, encomendadas nomês de maio, junho e ju-lho pelos agricultores dacidade.

As 1200 mudas vindasde um viveiro em Farrou-pilha, Rio Grande do Sul,foram vendidas à preço decusto aos 60 agricultoresque cultivam as frutas eencomendaram previamen-te na secretaria.

Periodicamente, a se-cretaria de Agricultura re-cebe encomendas desse e

A Associação dosAgentes Ambientais deMandirituba está em ritmoacelerado. Após a instala-ção da prensa para materi-ais reaproveitáveis, os agen-tes ambientais estão otimis-tas com os resultados al-cançados.

Na última semana en-trou em operação a prensaadquirida pela prefeitura deMandirituba destinada aAssociação dos AgentesAmbientais, com a finali-dade de auxiliar nos traba-lhos de seleção e compac-tação dos materiais reci-cláveis que são coletadosno município através doprograma MandiritubaMais Limpa. Além da pren-sa, a Associação contatambém com um caminhãoque faz a coleta dos mate-riais periodicamente nomunicípio, incluindo áreaurbana e rural.

Segundo a coordena-dora da Associação, Tere-za Samila Safanelli, comesta prensa cedida pelaprefeitura e o trabalho re-alizado pelo caminhão re-cém reformado, a quanti-

dade de materiais prepara-dos para a venda mensalvai triplicar, sendo que atu-almente são encaminha-dos 16.255 Kg.

O diretor do departa-mento de Meio Ambiente

de Mandirituba, DouglasLourenço, comentou daimportância deste trabalhorealizado pela Associaçãoonde contribui para a ren-da das famílias daquelesque lá trabalham.

Com a prensa e o caminhão reformado a quantidade de materiais preparados vai triplicar

Municípios da Amsulep finalizam projetopara implantação da Usina de Leite

Na manhã desta quin-ta-feira (9), os represen-tantes dos municípios deMandirituba, Quitandinha,Agudos do Sul, Tijucasdo Sul, Piên e FazendaRio Grande estiveram reu-nidos em Mandirituba parafinalizar o projeto de im-plantação da Usina de Lei-

te, que será encaminhadopara a Secretaria de Esta-do da Agricultura e Abas-tecimento - SEAB/PR.

Uma das razões paraimplantação da Usina deleite apresentada nos pro-jetos é o desenvolvimen-to socioeconômico, bemcomo alternativa de ren-

da para os pequenos pro-dutores rurais. Buscandoprincipalmente a adesãopor parte dos fumiculto-res, que cada vez maisvem apresentando proble-mas de saúde provocadospelo uso de agrotóxicosnas lavouras de fumo, ecomo alternativa aos avi-

cultores que atualmenteestão com dificuldades naintegração com grandesempresas.

Nós próximos dias osmunicípios envolvidos te-rão uma resposta do Go-verno do Estado em rela-ção ao trabalho apresen-tado.

de outros gêneros, na in-tenção de diminuir os gas-tos que os agricultores têmantes do plantio, incenti-vando e valorizando a pro-dução agrícola no municí-pio.

Para fazer encomendase receber informações, asecretaria de Agriculturafica à disposição da popu-lação em horário comerci-al pelo telefone 3626-1401.

As mudas foram vendidas a

preço de custo aos agricultures

Representantes de Mandirituba, Quitandinha, Agudos do Sul, Tijucas do Sul,

Piên e Fazenda Rio Grande se reuniram para finalizar o projeto da Usina

Minha Casaespera chegar a 2 milhõesO Programa Minha

Casa, Minha Vida já resul-tou na contratação de 799mil moradias. Consideran-do as moradias contatadasna segunda etapa do Pro-grama de Aceleração doCrescimento (PAC 2), onúmero sobe para 1,8 mi-lhão, entre apartamentos ecasas já contratadas. Des-se total, 53% já foram con-cluídas. Até o final de 2014,o total de contratações pre-visto é de 2 milhões demoradias.Tendo por baseesses números, a ministrado Planejamento, Orça-mento e Gestão, MiriamBelchior, justificou os be-nefícios que o governo temdestinado à construção ci-vil. “Esse tipo de financia-mento é muito importante

Ligue para a Casa Fácil

e verifique como você pode

participar da segunda fase

do programa Minha Casa

Minha Vida. Contato: 3627-

7800 ou 3627-5656.

porque alavanca um setorque tem uma participaçãoentre 3% e 5% do ProdutoInterno Bruto[PIB, soma detodos os bens e serviçosproduzidos no país]”, dis-se a ministra.

Miriam Belchior res-saltou que, além disso, aconstrução civil é um dossetores mais sensíveis àcontratatação de mão deobra. "Portanto, esta é umadas virtudes do nosso pro-cesso.”

CO

NT

RA

TA

DO

: C

NP

J:

08

.70

7.8

85

/00

01

-75

R$

20

0,0

0

07www.asemananews.com.brA SEMANA News

10 a 16 de agosto de 2012

RMC

Bombeiro Comunitário realiza maisde cem atendimentos desde janeiro

em Quatro Barras e Campina

Meu “PET”Pássaros precisam de

cuidados especiaisdurante o inverno

Inverno – época mais fria do ano – exige cuidados especi-ais com os bichos de estimação e com os pássaros os procedi-mentos não são diferentes. O dono deve cuidar atentamente doaquecimento das aves, que devem ser mantidas fora de corren-tes de vento, em ambientes aquecidos e longe do frio.

Aqueles que são acostumados a deixar os pássaros dolado de fora da casa, durante o inverno, este hábito deve mudar eas aves devem ser colocadas dentro de casa, principalmente noperíodo noturno.

É importante que o pássaro fique no sol durante o períodomais quente do dia, para que a ave possa se aquecer natural-mente com a luz do sol, mas isso deve ser feito apenas porcurtos espaços de tempo, para que o animal não pegue friageme desenvolva doenças respiratórias. Mas como saber se o seupássaro está com uma doença respiratória? Basta analisar ossinais emitidos pelo bicho. Doente, o pássaro fica ‘amuado’, quie-tinho na gaiola, sem comer, abrindo o bico freqüentemente, devi-do à dificuldade de respirar.

Se o seu passarinho apresenta estes sintomas, não se pre-ocupe, siga nossas orientações e saiba como curar o seu bichi-nho de estimação. É natural que no inverno, os passarinhosfiquem mais quietos e desanimados, mas para dar mais força evitalidade às aves é importante acrescentar à alimentação delasalguma vitamina, como a farinha de ovo. Ela fortalece as penas eevita a queda, muito comum nessa época do ano.

Confira as doenças mais comuns que ocorrem no inverno:ASMA

Causas: Poeira, friagem, alimentos condimentados, gaiolassujas, mudanças no clima e mal ventilação do criadouro.

Sintomas: Respiração difícil acesso asmático freqüente eofegante. Em casos muito graves imobilidade, olhos entreaber-tos, penas soltas, respiração acelerada intermitente com emis-são de pequenos gemidos.

Tratamento: Eliminar frio, vento, poeira, úmida, colocar aave em gaiola com temperatura de 30ºC, na hora da crise admi-nistrar gotas de adrenalina a 1./10.000, antibióticos e tânicos.

BRONQUITE OU TRANQUEITE

Causas: Correntes de ar, aves em local de ar não renovado,bruscas mudanças de temperaturas.

Sintomas: A ave perde o apetite, narinas obstruídas, bicoaberto, rouquidão e catarro, a ave não canta e fica agitada.

Tratamento: Colocar a ave separada numa temperatura de30ºC e administrar antibióticos e vitaminas A e D e aviobitina naágua de beber.

CORIZA

Causas: Bruscas mudanças climáticas, aves em locais úmi-dos, aves mal alimentadas, falta de vitamina C.

Sintomas: Corrimento nasal, tosse, respiração difícil, muco-sa congestionada, falta de vivacidade, aneroxia.

Tratamento: Limpar as narinas com cotonete impregnadoem solução de permanganato de potássio, com 1./1.000. Admi-nistrar antibióticos com penicilina mais estreptomicina, clorofeni-col na água de beber, vitaminas, aviobitina e Neo Sulmetina SM.

Fonte: Paulline Carrilho - do Blog Aves e Notícias

http://avesenoticias.spaces.live.com/

O Posto de BombeiroComunitário de CampinaGrande do Sul e QuatroBarras atendeu 300 ocor-rências de janeiro a julhodeste ano. Em Quatro Bar-ras, foram mais de cematendimentos à população,nos casos mais variados deemergências, desde incên-dios ambientais a acidentesem meios de transporte.Este último foi um dos maisexpressivos no período -foram ao todo 37 ocorrên-cias, envolvendo automó-veis e motocicletas na suamaioria. Segundo informa-ções do Sistema Digital deDados Operacionais doCorpo de Bombeiros, quecontabiliza mensalmente asocorrências atendidas peloBombeiro Comunitário, fo-ram ainda 14 atendimentospré-hospitalares (como fe-rimentos e quedas), 19 ca-sos de incêndios (ambien-tais, em edificações e mei-os de transporte), e 28 ser-

viços prestados para pre-venção e auxílio (captura ouremoção de animais, corteou podas de árvores emiminência de queda, vaza-mento de gás e proteção aeventos públicos).

O boletim ainda regis-trou no período 5 casos desalvamento, entre eles, ata-que de animais, busca depessoas, desabamento, des-lizamento e queda de obje-tos. A diversidade das ope-rações realizadas pelo Bom-

beiro faz parte do dia a diadas equipes, conformeconta o comandante doPosto e supervisor de De-fesa Civil, sargento Moy-ses Ferreira. "Nossa equi-pe está preparada para asdiversas situações e o prin-cipal: gosta do que faz",disse.

O Posto conta hojecom 11 bombeiros queatendem as duas cidades,trabalhando em escalas de24 por 48 horas. Mesmo

quando estão em casa, osbombeiros podem ser cha-mados a qualquer momen-to, principalmente diante degrandes incêndios ambien-tais.

RecomendaçõesEm especial nesta épo-

ca do ano, os bombeirosfazem um alerta para pre-venir incêndios. Com achegada do inverno e apóso período das chuvas, avegetação passa a ficarmais seca e mais propíciaà propagação do fogo. Osbombeiros orientam a po-pulação a não soltar balõesneste período, nem descar-tar bitucas de cigarro namata, e principalmente evi-tar as queimadas. Para en-trar em contato com o Pos-to, o cidadão pode ir pes-soalmente ao quartel, ou li-gar para o telefone: (41)3679-5277 ou ainda para o193 (a Central do Corpo deBombeiros).

Só neste semestre foram 300 ocorrências nos dois municípios

Com uma proposta di-ferenciada e também bas-tante atrativa, o Restauran-te Villa da Serra entra ofi-cialmente no Roteiro Tu-rístico Caminhos Históri-cos da Serra, em QuatroBarras. Localizado às mar-gens da histórica Estradada Graciosa, o restaurantereúne qualidades que agra-dam facilmente qualquervisitante: o aconchego danatureza, um ambiente rús-tico e pratos requintadosque combinam diferentessabores, em eventos sobmedida para atender todosos gostos e públicos.

O espaço conta comum salão para 50 pessoas(na área interna) e área ex-terna para pelo menos ou-tras 20 pessoas, próximoao bosque. Os pratos sãopreparados pelo chef Mar-celo Empinotti, que traz aexperiência profissionalda culinária italiana e oaprendizado da EscolaSuperior de Gastronomiade Florença. Recém che-gado da Itália, o chef con-ta como funciona a casae suas propostas temáti-cas, que se adéquam aogosto do visitante.

Restaurante com pratos requintadosentra no roteiro turístico de Quatro Barras

"Sugerimos algumaspropostas de 'viagens' gas-tronômicas, como uma vi-agem à Toscana, Piemonteou combinações portugue-sas e espanholas, que vãodesde à entrada ao pratoprincipal, incluindo doces,sobremesas e vinhos", con-ta. Os pratos temáticos se-guem o princípio do Kmzero para a elaboração dosmenus, e valorizam produ-tos da época e também pro-duzidos na chácara”.

Para isso, o espaçoconta com plantio orgâni-co de frutas, como moran-go, amoras e frutas verme-lhas, e abriga a tradicionalSalumeria Monte Bello, quehá mais de 10 anos produzembutidos artesanais com

grande aceitação no merca-do. No leque de opçõesproduzidas estão receitasexclusivas com tendênciasalemãs e italianas, comosalsichas (Bockwurst,Weisswurst, Debreziner eWiener Würstchen), pre-suntos (Fiochetto, Culate-llo e Speck), copas, sala-mes, patês e linguiças, alémdos tradicionais Kassler(carré defumado) e Eisbein(joelho de porco).

"Procuramos utilizarprodutos da chácara, colhi-dos no jardim, retirados dahorta. Este é um dos dife-renciais que oferecemos eque caracteriza a verdadei-ra cozinha regional", diz. Oespaço atende eventos es-peciais como aniversários,

datas comemorativas, ce-rimônias e também confra-ternizações informais, tan-to para almoço como caféda tarde.

Para aproveitar as áre-as de bosque e o contatocom a natureza, a chácarafunciona somente duranteo dia, sempre com agenda-mento. Outra opção é lo-car a churrasqueira parauma confraternização entreamigos, com espaço parapreparo da tradicional cos-tela de chão. A Chácara Villada Serra é de propriedadede Airton Luiz Empinotti,que gerencia o espaço jun-tamente com o filho Mar-celo.

Como chegarAo chegar a Quatro

Barras, o visitante deveacessar a Rua Nilo Fávaroe virar a segunda rua à es-querda, seguindo pela ave-nida Dom Pedro II até en-trar no novo portal deacesso à Estrada da Graci-osa, na rotatória do Flores-tal. Do portal até a chácaraserão aproximadamente 7,6quilômetros. Mais infor-mações e reservas: (41)3554-1492 ou (41) 9152-0209.

Restaurante é mais uma opção na rota de turismo de Quatro Barras

08 www.asemananews.com.brA SEMANA News10 a 16 de agosto de 2012

Pinhais supera meta doprograma Bolsa Família

RMC

Prefeitura de Quitandinharestaura calçamentos

ACESSE: www.asemananews.com.br

A Prefeitura de Quitan-dinha, por meio da Secre-taria de DesenvolvimentoUrbano e Obras, segue re-alizando os trabalhos de pin-turas dos meios fios e coma restauração das calçadasna sede do município.

De acordo com o se-cretário de Desenvolvimen-to Urbano e Obras, Cristi-ano Prado, a reforma nascalçadas é necessária paragarantirem um visual me-lhor do município e, prin-cipalmente para a seguran-ça dos pedestres.

Nesta semana, porexemplo, a equipe deobras concentrou os ser-viços na área central dacidade. Na terça-feira (7),o calçamento que fica emfrente ao Posto de Saúderecebeu melhorias. "Aque-le local tem uma grandecirculação de pessoas,principalmente por teruma Unidade de Saúde e

A Prefeitura de Quitan-dinha, por meio da Secre-taria de Saúde, realizou naúltima semana a distribui-ção de 2.000 kits de higie-ne bucal para os estudan-tes das escolas municipais.O investimento faz parte doPrograma Gerando Sorriso,que é coordenado pelo den-tista Luiz Henrique Lemos.

Os kits distribuídosnas instituições de ensinosão compostos por esco-va, creme e fio dental, osquais têm como objetivodar continuidade no traba-lho de prevenção em higie-ne bucal no município.

De acordo com o se-cretário de Saúde de Qui-tandinha, Daniel Andrade, adistribuição dos materiaisde higiene bucal no muni-cípio vem sendo realizan-do desde o início do ano.

Além disto, segundo osecretário, as equipes

Quitandinha distribui kits de higiene bucal

odontológicas do municípioainda realizam palestraspara os estudantes duranteas visitas as escolas, fazema aplicação de flúor e tam-bém a triagem para o aten-

vários comércios nestasaproximações. Por isso énecessário manter o cal-çamento em boas condi-ções", justificou o Secre-tário Cristiano Prado.

Além de investir comas melhorias das calçadas,a Prefeitura de Quitandi-nha ainda realizou a pintu-ra da ponte sobre o Rio daVárzea, que liga o centro

com o Bairro Bom Jesus edemais localidades. Esseserviço contribui com amelhor visualização dospedestres e motoristas domunicípio.

A equipe de obras concentrou os serviços na área central da cidade

dimento nas Unidades deSaúde de Quitandinha.

"A Secretaria de Saúdetem atuado constantemen-te com a higiene bucal dapopulação de todas as ida-

des, tanto que esse, comooutros investimentos feitospelo município tem sidouma das prioridades da atu-al administração", finalizouAndrade.

A distribuição dos materiais de higiene bucal no município vem sendo realizando desde o início do ano

Com mais de duas milvisitas realizadas nos pri-meiros seis meses de 2012,as Unidades de Saúde daFamília de Pinhais conse-guiram ultrapassar a metade atendimentos estabeleci-da pelo programa BolsaFamília, do governo fede-ral. Um levantamento re-cente da Secretaria Muni-cipal de Saúde mostrou queo volume total de famíliasacompanhadas pelo setor jáatingiu 82,16% do total debeneficiários cadastradosna cidade - número quesupera o limite mínimo exi-gido para este ano (79%)em mais de três pontospercentuais. Além de ga-rantir a continuidade doprograma no município, oresultado também colocaPinhais entre as localidadesbrasileiras com o melhordesempenho na gestão dosrecursos repassados peloMinistério do Desenvolvi-mento Social e Combate àFome (MDS).

Realizado pela Secreta-ria Nacional de Renda e Ci-dadania (Senarc), o cálcu-lo da meta leva em consi-deração as taxas de cadas-tro válido, de atualização dedados, de acompanhamen-to de educação e de saúde.Quanto mais altos os per-centuais desses índices,maior é o volume de recur-sos que o município rece-be do governo federal. Nú-meros abaixo dos 55% - naescala que varia de 0 a100% - ou abaixo dos 20%em cada um dos quatro in-dicadores, acarretam nasuspensão do repasse.

Segundo a secretáriade Saúde de Pinhais, VilmaSerra, as famílias benefici-

adas pelo Bolsa Família nacidade são acompanhadaspor grupos de profissionaisda Estratégia Saúde da Fa-mília. "Os atendimentos sãorealizados através de umaação conjunta do NúcleoTécnico de Nutrição e daAtenção Primária à Saúdenas nove Unidades de Saú-de da Família da cidade",explica. "O trabalho é de-senvolvido pelas equipes deenfermagem, mas princi-palmente pelos agentes desaúde, que são os respon-sáveis pelas abordagensaos assistidos e pelas con-vocações periódicas", lem-bra.

Dentre as atividadesexecutadas por esse grupode profissionais, segundo asecretária, estão o acompa-nhamento das mulheres emidade fértil (entre 14 e 45anos) e das crianças de 0 a7 anos das famílias benefi-ciadas pelo programa. "Sãoatendimentos de pré-natal,vacinação e acompanha-mento do crescimento edesenvolvimento de crian-ças, além da promoção deatividades educativas paramães e filhos", conclui.

Para a agente de saúdeJanete Baptistello, que tra-balha na Unidade de Saúdedo bairro Vargem Grande,superar a meta do progra-ma é uma grande alegria,principalmente porque setraduz em mais saúde paraa população. "Com o tem-po, a gente se apega às pes-soas e elas a nós. Então écomo numa família mes-mo, onde todos querem omelhor uns para os outros",explica. "É realmente mui-to bom poder ajudar o pró-ximo", completa.

Resultado

coloca Pinhais

entre as cidades

com o melhor

desempenho na

gestão dos

recursos

repassados pelo

Ministério do

Desenvolvimento

Social e

Combate à Fome

OPINIÃO

09www.asemananews.com.brA SEMANA News

10 a 16 de agosto de 2012

MEIO AMBIENTE

O que é Sustentabilidade?Fernando Camargo

Secretário Municipal de Meio

Ambiente de Fazenda Rio Grande

Lixo que nãoé lixo pode virar riqueza

Preservação do meio ambiente, inserção social, geraçãode riquezas. Estes são os principais benefícios encontradosem duas soluções simples e eficientes: a coleta seletiva e areciclagem de materiais reaproveitáveis.

A reciclagem ou lixo que não é lixo são papéis e papelão,vidros e metais, óleo vegetal, lixo eletrônico (celular, computa-dor, eletrodomésticos). Diferente do lixo comum(restos de co-mida e produtos usados de higiene pessoal) e do lixo hospitalar:seringas e materiais hospitalares.

A campanha ̀ `lixo que não é lixo`` foi bem interessante.Tratava-se de um movimento histórico que despertou nas pes-soas a consciência para a preservação do meio ambiente.

Um dos grandes problemas que nos vêem a tona é de quea população não tem o incentivo por via do poder público quan-do o assunto é lixo. Um grande exemplo disso são os celula-res, carregadores, pilhas e baterias, materiais que não devemser descartados no lixo comum, porém a população por não terconhecimento acaba fazendo.

Assim como lixo eletrônico, outros materiais tóxicos po-dem ser reaproveitados. Um bom exemplo disso é o óleo decozinha. Se for reciclado, pode se transformar em produtos delimpeza como sabão, do contrário se ele for descartado semcuidado, vai entupir tubulações e, se cair na rede pluvial, conta-minará a água.

A exceção é do lixo hospitalar que necessita de uma sériede cuidados, coleta diferenciada e vai para aterros especiais.

O Paraná aplica há sete anos a responsabilidade solidária,segundo a Lei 6938/81, que significa que toda a empresa cujalogomarca da embalagem está presente num determinado pro-duto é responsável pelo destino final do mesmo.

Fazenda Rio Grande deve caminhar nesse sentido emdar soluções adequadas ao lixo que aqui chega todos os dias.

Em alguns parques e prédios com sistema de coletaseletiva, existem aquelas lixeiras coloridas nas quais deve-mos separar os diferentes resíduos. Porém, devido à falta dehábito, fica difícil saber só pela cor em qual lixeira devemosdescartar cada material. Segue uma foto com as principaislixeiras coletoras para você decorar e não esquecer maisem qual colocar o lixo:

Verde: É própria para vidro.Azul: Para materiais como papel, papelão, cartolina.Amarelo: Cor simbólica para materiais como metal,

alumínio, aço.Vermelho: Materiais de plástico, isopor.

Fique atento!Fique atento!Fique atento!Fique atento!Fique atento!

Sustentabilidade é ahabilidade de sustentar ousuportar uma ou maiscondições, exibida poralgo ou alguém. É umacaracterística ou condi-ção de um processo oude um sistema que per-mite a sua permanência,em certo nível, por umdeterminado prazo. É umconceito sistêmico, rela-cionado com a continui-dade dos aspectos eco-nômicos, sociais, cultu-rais e ambientais da soci-edade humana.

Ultimamente esteconceito, tornou-se umprincípio, segundo o qualo uso dos recursos naci-onais para a satisfação denecessidades presentesnão pode comprometer asatisfação das necessida-des das gerações futuras,o que requereu a vincu-lação da sustentabilidadeno longo prazo, um "lon-go prazo" de termo inde-finido, em princípio.

Propõe-se a ser ummeio de configurar a ci-vilização e atividade hu-

Muita gente ouve falar sobresustentabilidade, mas nem todos sabem o seu real significado

manas, de tal forma que asociedade, os seus mem-bros e as suas economiaspossam preencher as suasnecessidades e expressaro seu maior potencial nopresente, e ao mesmo tem-po preservar a biodiversi-dade e os ecossistemas na-turais, planejando e agin-do de forma a atingir pró-eficiência na manutençãoindefinida desses ideais.

O princípio da susten-tabilidade aplica-se a umúnico empreendimento, auma pequena comunidade(a exemplo das ecovilas),

até o planeta inteiro. Paraque um empreendimentohumano seja consideradosustentável, é preciso queseja:

• ecologicamente cor-reto;

• economicamente vi-ável;

• socialmente justo;• culturalmente diver-

so.Colocando em termos

simples, a sustentabilidadeé prover o melhor para aspessoas e para o ambientetanto agora como para umfuturo indefinido. Segun-

do o Relatório de Brund-tland (1987), sustentabili-dade é: "suprir as necessi-dades da geração presentesem afetar a habilidade dasgerações futuras de supriras suas". Isso é muito pa-recido com a filosofia dosnativos dos Estados Uni-dos, que diziam que osseus líderes deviam sem-pre considerar os efeitosdas suas ações nos seus de-pendentes após sete gera-ções futuras.

O termo original foi"desenvolvimento susten-tável," um termo adapta-do pela Agenda 21, pro-grama das Nações Uni-das. Algumas pessoashoje se referem ao termo"desenvolvimento susten-tável" como um termoamplo, pois implica emdesenvolvimento continu-ado, e insistem que eledeve ser reservado somen-te para as atividades dedesenvolvimento. "Susten-tabilidade", então, é hojeem dia usado como umtermo amplo para todas asatividades humanas.

Para ajudar com a lutacontínua contra os mosquitosda dengue e a dengue hemor-rágica, uma idéia é trazê-lospara uma armadilha que podematar muitos deles.

O que se

precisa é basicamente:

- 200 ml de água, 50 gra-mas de açúcar mascavo, 1grama de levedura (fermentobiológico de pão, encontra emqualquer supermercado ) euma garrafa plástica de 2 litros.

Como fazer:

Corte uma garrafa deplástico (tipo PET) ao meio.

Armadilha para pernilingo ecologicamente corretaServe para qualquer pernilongo,

mesmo o da dengue, mosquitos e insetos voadores:

Guardar a parte do gargalo.Misture o açúcar mascavocom água quente. Deixe esfri-ar. Depois de frio despejar nametade inferior da garrafa.

Acrescente a Levedura.Não há necessidade de mistu-rar, pois ela criará dióxido decarbono. Coloque a parte do fu-nil, virada para baixo, dentro da

outra metade da garrafa.Enrole a garrafa com algo

preto, menos a parte de cima, ecoloque em algum canto de suacasa.

Em duas semanas vocêvai ver a quantidade de perni-longos e mosquitos que morre-ram dentro da garrafa.

Além da limpeza de sua

casa, locais de reprodução depernilongos e mosquitos, pode-mos utilizar este método muitoútil em escolas, creches, hospi-tais, residências, sítios, cháca-ras, fazendas, floriculturas, etc.

Não se esqueça da Den-gue nos próximos meses: estepernilongo pode matar umapessoa!

10 www.asemananews.com.brA SEMANA News10 a 16 de agosto de 2012

Segurança○

Grupo armadoexplode caixa eletrônico

na Leão Junior

Homem que estuprou meninaem FRG vai até a DH e acaba presoAntonio Rivelino de

Melo, 37 anos, foi preso porpoliciais da Delegacia deHomicídio, na noite do úl-timo domingo (5), quandofoi até a unidade da PolíciaCivil no centro de Curitiba.Melo foi até a DH agilizar adocumentação para quefossem feitos os trâmiteslegais da morte de seu so-brinho, Charlen Lucas deMelo, 18 anos, mas foi sur-preendido quando teve vozde prisão dada contra si.Após rápida checagem nadocumentação do homem,

Rivelino é

acusado de

estuprar

menina de

apenas 6

anos

contra si uma pena de 9 anosem regime fechado para sercumprida", explicou o dele-gado. Melo teria estupradouma menina de 6 anos hátrês anos, mas sua conde-nação definitiva ocorreu so-mente em janeiro, por issoele talvez nem soubesse queestava sendo procuradopela Polícia Civil. A mortedo sobrinho, que acabouatraindo o homem até a DH,também foi violenta, já queele foi assassinado no Tatu-quara, na capital, e tevemãos e pés cortados.

A Delegacia de Fa-zenda Rio Grande passa-rá a atender nos próxi-mos dias em novo ende-reço. A sede administra-tiva funcionará em imó-vel locado na Rua Mace-dônia, ao lado da RMImóveis. O contrato delocação entre o proprie-tário e a Secretaria de Se-gurança do Paraná já foiassinado. A mudança émotivada pela demoliçãodo prédio. A Secretaria deEstado da Segurança Pú-blica vai construir no lo-cal a Delegacia Cidadã.Entretanto, a demoliçãosó acontecerá depois deque todos os presos se-jam transferidos para ou-tras unidades do Estado.

No novo endereço,haverá apenas expedien-

Polícia Civil muda de endereçoem Fazenda Rio Grande

Presos continuamsendo transferidos

de Fazenda RioGrande

Polícia Civil vai atender em imóvel alugado na Praça Brasil

te administrativo. "Nonovo endereço vamos tra-balhar normalmente, in-clusive na confecção deboletins de ocorrências.No prédio atual, vão fi-car carcereiros e outrosservidores, que terão aincumbência de cuidar dopresos e da limpeza dolocal", disse o delegadoMarcelo Lemos. Nos úl-

timos dias foram transfe-ridos perto de 20 presose a expectativa é fazer aremoção de todos paraunidades de Curitiba.Como a delegacia estácom lotação acima danormal, cuja capacidadeé de 24 presos, o juizMarcos Vinicius Cristo,da Comarca de FazendaRio Grande determinou o

esvaziamento do local. Adelegacia está interditadadesde o ano de 2010, masmesmo assim recebia no-vos presos.

A Polícia Militar, queatende ao lado da PolíciaCivil, terá um novo quar-tel nas imediações dasMoradias Jardim Europa,na Avenida Brasil.

Uma briga de trânsitopode ter sido o motivo damorte de um trabalhador noinício da madrugada de do-mingo (5) nas imediaçõesda passarela sobre a BR-116, em Fazenda Rio Gran-de. Fábio Thiago Dallagra-na Carvalho Martins, 31anos trafegava pelo trechourbano da BR-116, em Fa-zenda Rio Grande quando,segundo relato da esposaaos policiais, foi baleado porum grupo de pessoas quepassou por eles em um ve-ículo Ômega. De acordocom a esposa de Fábio, oÔmega teria fechado o Audi

Briga de trânsito pode ter causado mortede trabalhador em Fazenda Rio Grande

A3, placa KFA-3313 ondeela e o marido trafegavam.Fábio teria revidado, toman-do a mesma atitude, masisso não foi confirmado.

A polícia investiga ocaso e os primeiros levan-tamentos dão conta de queos ocupantes do Ômegaultrapassaram o carro diri-

gido por Thiago, que porsua vez acelerou. Isso cau-sou um atrito entre os mo-toristas. Próximo da passa-rela, um dos ocupantes doveículo ocupado pelo as-sassino disparou vários ti-ros, sendo que Fábio foiatingido mortalmente. De-pois dos tiros, os rapazesfugiram em direção a Curi-tiba. O veículo Audi foiapreendido e encaminhadoao pátio da delegacia local.Quem tiver informaçõessobre o Ômega pode aju-dar a polícia com denúnci-as anônimas através do te-lefone (41) 3627-1402.

Briga de trânsito pode ter sido o motivo da morte

constatou-se que ele eraforagido da Justiça e temcontra si um mandado deprisão por estupro de vul-nerável, registrado em Fa-zenda Rio Grande.

Conforme o delegadotitular da DH, Rubens Re-calcatti, ele foi preso imedi-atamente. "Agora vai serencaminhado para o Centrode Triagem II, já que tem

Um grupo armado in-vadiu a portaria da fábri-ca Leão Junior em Fa-zenda Rio Grande na ma-drugada da última segun-da-feira (6) e explodiu umdos caixas eletrônicos doBanco Santander. Os vi-gilantes foram rendidos ea ação durou poucos mi-nutos. A importância rou-bada pela quadrilha nãofoi revelada, embora a di-reção da empresa, pormeio de nota, tenha ga-rantido de que nenhumvalor foi levado. A empre-sa que faz a segurança

impediu a imprensa deregistrar o roubo. "Aquininguém entra e as fotosestão proibidas", amea-çou um vigilante.

De acordo com o bo-letim de ocorrência da Po-lícia Militar, o grupo, for-temente armado e enca-puzado, chegou ao localperto das 3h30 e rendeuos seguranças, em segui-da entrou na empresa eexplodiu um dos caixas.Após a ação, a quadrilhafugiu em direção a Curiti-ba. A polícia investiga ocaso.

Uma motociclista foiatropelada na Rua Jaca-randá, em frente a prefei-tura de Fazenda RioGrande, perto das 15 ho-ras da quarta-feira (8). Omotorista atropeladorevadiu-se sem prestarsocorro à vítima, mascomo no local onde ocor-reu o acidente é de gran-de circulação de pessoas,a placa do veículo foianotada e repassada à po-lícia. De acordo com Lu-ciana dos Santos, quetestemunhou o acidente,a vítima estava com suamoto, quando foi atrope-

Motorista atropelamotociclista mas

testemunha anota placalada pelo Fiat, modeloPálio, placa AMZ-0741."Ele bateu na moto e fu-giu do local", comentoua testemunha.

A motocicleta marcaSuzuki, modelo Burgman,placa AQC-5820 era pilo-tada por Ana Lima Pinto,44 anos, que ao ser arre-messada ao solo, sofreuferimentos consideradosgraves. A ambulância doSIATE transportou a mu-lher ao Hospital do Tra-balhador, onde ficou inter-nada. De posse da placa,a polícia procura o pro-prietário do Pálio.

Quatro rapazes foramdetidos pela Polícia Militarno bairro Pineville, apóspraticar roubo arma defogo de brinquedo. Porvolta das 14h30 a PM foisolicitada através de umadenúncia informando quequatro homens armadosem um veículo Gol, placasIHV-5413, estavam prati-cando roubos a transeun-tes. Em uma das aborda-gens, os rapazes tentaramroubar um veículo Peuge-ot, apontando a arma paraa motorista do carro, quenão acatou a ordem dosindivíduos e reagiu, arran-cando o veículo e saindodo local em seguida.

Diante das informa-ções, as viaturas se mo-bilizaram para localizar oveículo, que foi encontra-do no bairro VargemGrande. Houve uma ten-tativa de abordagem sem

Quarteto é preso pela PM emPinhais após praticar roubo

com arma de brinquedoêxito, pois o condutor docarro empreendeu fugapor várias ruas do bairro.Após o cerco, os ocupan-tes do Gol foram paradose abordados, e foi locali-zado de posse de Charlesdos Santos Padro, vulgo"Neguinho" de 35 anos,um simulacro de pistola.Os outros três foramidentificados como sendoRichard Osmário Ribeiroda Luz (vulgo "Sapo") eMaurício Moreira de Qua-dros, ambos de 21 anos.O quarto ocupante do ve-ículo era um adolescentede 17 anos.

Após o reconheci-mento por parte de umadas vítimas, os quatro fo-ram conduzidos, junta-mente com o veículo uti-lizado por eles e o simula-cro de pistola, a Delega-cia de Polícia Civil para ostrâmites legais.

Classificados 11www.asemananews.com.brA SEMANA News

10 a 16 de agosto de 2012

PALIO 1997, vidro elet., arquente, limpador e desembaçador,placa A. Confira! R$ 7.800,00 ouEntrada R$ 1.000,00 + 35X de R$381,00. Rotta 8 Veículos. Fone: 3608-1000. rotta8veiculos.com.br

PALIO Celebration 4 portas,vidros e travas elétricas, ar qte, lim-pador desembaçador traseiro, ano2008, cor preta. Parc. R$ 729,00 fi-xas sem nada de entrada. EliautoVeículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br

PALIO EX Fire 00/01 4p, corverde, ar qte, ldt, Insulfilme, vte, 4P,calotas, espelho cortesia para passa-geiro e motorista, parachoque perso-nalizado, protetor de cárter. Entrada +48x. Fone 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

PALIO EX fire 1.0, 01/02, corvermelha, Alarme, ar qte, ldt, In-sulfilme, vte, 4P, calotas, espelhocortesia para passageiro e moto-rista, parachoque personalizado,protetor de cárter. Entrada + 60x.Fone 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

PALIO fire 2002, ar quente,limp/desemb, rodas ll, ótimo estadode conservação. Ent. + parc. de R$434,00. Rotta 8 Veículos. Fone: 3608-1000. rotta8veiculos.com.br

PALIO fire 2002, verde, aq limp/e des/, placa A, excelente estado.Entrada + parcelas de R$ 469,00.Rotta 8 Veículos. Fone: 3608- 1000.rotta8veiculos.com.br

PALIO Fire Economy 10/11,cor preta, Flex, DH, Insulfilme, Ca-lotas, Espelho cortesia para passa-geiro e motorista, Pára-choque per-sonalizado, apenas 18mil km roda-dos, manual. Entrada + 60 parcelasde R$ 499,00. Fone: 3604-2428 Ria-le. www.rialeveiculos.com.br

PALIO Fire, 2006, gas., cor pra-ta, 4 portas. R$ 16.900,00. Fone:3604-6258 - Fazenda Automóveis.

PALIO flex, travas elétricas, lim-pa. e desemb. traseiro, isulfilme, ano2011 na cor prata. Ent.+ parc. R$ 419,00fixas. Eliauto Veículos. Fone 3627-3643. www.eliautoveiculos.com.br

PALIO Weekend ELX 1.4, flex,completa, rodas de liga, isulfilme, ano2009 na cor prata. Ent.+ parc. R$ 450,00fixas. Eliauto Veículos. Fone 3627-3643. www.eliautoveiculos.com.br

SIENA 1998 1.5 8v, aq, de-semb, placa A, vidro elet., manual,chave reserva. Peq. Ent. + parcelasde R$ 499,00. Rotta 8 Veículos. Fone:3608- 1000. rotta8veiculos.com.br

SIENA fire 2004, azul, rodade liga, desembaçador. Confira! Fi-nancio em ate 60x. Rotta 8 Veícu-los. Fone: 3608- 1000.rotta8veiculos.com.br

UNO Mille fire 2006 branco flex,placa A, excelente estado, carro comprocedência. Entrada + parcelas R$423,00. Rotta 8 Veículos. Fone: 3608-1000. rotta8veiculos.com.br

UNO Mille Fire flex, 2008, corvermelha. R$ 15.000,00. Fone:3604-6258 - Fazenda Automóveis.

UNO Mille Fire, 2003, gas., corbranca. R$ 11.000,00. Fone: 3604-6258 - Fazenda Automóveis.

UNO Mille fire, placa A, 2004,cor azul. Sem entrada R$ 459,00 fi-xas. Eliauto Veículos. Fone 3627-3643. www.eliautoveiculos.com.br

UNO Mille, 2001, 4 portas, corbranca. Entrada R$ 4.500,00 + 27XR$ 370,00. Fone: 3604-6258 - Fa-zenda Automóveis.

UNO Mille, 2001, gas., 4 por-tas, cor prata. R$ 10.500,00. Fone:3604-6258 - Fazenda Automóveis.

ECOSPORT XLS 1.6, cor cin-za, 03/04, ac, ar qte, vidros e travaselétricas nas 4 portas, alarme comlevantamento dos vidros, pneus emótimo estado, estepe novo, documen-tos 2012 tudo pago. Entrada + 60x.Fone 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

ESCORT 1.0 Hobby verme-lho 95/96, ar qte, ldt, Insulfilme, veí-culo lacrado, pneus em ótimo estado,som, 72 mil km originais. Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

FIESTA Hatch, dh, alarme, vi-dros e travas elétricas, ano 2006, corbege. Ent.+parc. R$ 399,00 fixas.Eliauto Veículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br

FOCUS GLX 1.6 flex, 11/12,cor preta, placa A, único dono, 23mil Km, completo, alarme, ac, arqte, ldt dh, Insulfilme, rll, vte, 4P,Air bag, Cd player, manual. Entra-da + 60x. Fone 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

CLASSIFICADOS DE LINHA NO BALCÃO DO JORNAL. Avenida Brasil, 1890 - Sobrado 01 - Eucaliptos - FRG - Próx. ao Caic.

ASTRA GL, 1.8, completo, corpreta. R$ 16.000,00. Fone: 3604-6258- Fazenda Automóveis.

ASTRA SS 2.0 8V, 07/08, corvermelha, completo, alarme, ac digi-tal, ar qte, ldt, dh, insulfilme, rll, vte, 4P,abs, Air bag duplo, Cd player, Com-putador de bordo, Retrovisor elétrico,Teto solar. Entrada + 60x fone: 3604-2428 Riale. www.rialeveiculos.com.br

CELTA FlexPower, 4 portas,ar quente, limp. e desemb. traseiro,isulfilme, friso lateral, ano 2009, corpreta. Ent. + parc. R$ 498,00 fixas.Eliauto Veículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br

CELTA 1.0 Flex Power, ano2010, cor Prata. Ent.+ parc. R$ 489,00fixas. Eliauto Veículos. Fone 3627-3643. www.eliautoveiculos.com.br

CELTA 2008, ar cond., ar quen-te, limpador e desembaçador, para-choque personalizado. Super oferta!Rotta 8 Veículos. Fone: 3608- 1000.rotta8veiculos.com.br

CELTA 4p vhc 2004, verme-lho, ar quente, limpador, desembaça-dor. Confira! Peq. Ent. + parcelas deR$ 550,00. Rotta 8 Veículos. Fone:3608- 1000. rotta8veiculos.com.br

CELTA Spirit 1.0 VHC E, 2ptas 10/11, cor vermelho, ar qte, alar-me e travas elétricas, ldt, manual,chave cópia, documentos 2012 tudopago. S/ Entrada + 60 x de R$599,00. Fone 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

CELTA spirit 2007 prata 4p,direção hid., ar qte, limpador, de-semb., doc 2012 quitado. Excelen-te estado. Financia em até 60x. Rotta8 Veículos. Fone: 3608- 1000.rotta8veiculos.com.br

CELTA vhc 2004, preto, ar quen-te, desembaçador. Confira! Financiaem até 60x. Rotta 8 Veículos. Fone:3608- 1000. rotta8veiculos.com.br

CELTA VHC-e 2009, Verme-lho, ar qte, limpador, desembaçador,carro impecável. Confira peq. Entra-da + parcelas de R$ 599,00. Rotta 8Veículos. Fone: 3608- 1000.rotta8veiculos.com.br

CHEVETTE SL, 1.6, 93, gas.,cor prata. R$ 6.500,00. Fone: 3604-6258 - Fazenda Automóveis.

CLASSIC 2003, branco, placaA, ar quente e desembaçador, exce-lente estado. Ent. + parc. de R$469,00. Rotta 8 Veículos. Fone: 3608-1000. rotta8veiculos.com.br

CLASSIC 2004, excelente es-tado, ar quente, desembaçador, placaA. Confira! Financia em até 60x. Rotta8 Veículos. Fone: 3608- 1000.rotta8veiculos.com.br

CORSA Hatch 1.8, 04/05, Flex,cor azul, alarme, A qte, ldt, Insulfilme,te, calotas, Espelho cortesia para pas-sageiro, e motorista, Parachoque per-sonalizado, Protetor de cárter. Entra-da + 60 parcelas. Fone: 3604-2428Riale. www.rialeveiculos.com.br

CORSA hatch joy 2006, arquente, limpador, desembaçador.Carro conservado. Aceito troca -va-lor e financio. Rotta 8 Veículos. Fone:3608- 1000. rotta8veiculos.com.br

CORSA Hatch, 1.4 PremiumEconoFlex, dH, alarme, vidros e tra-vas elet., ar qte. limp/desemb., pára-choque personalizado, ano 2009, corprata. Ent.+ parc. R$ 498,00 fixas.Eliauto Veículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br

CORSA Sedan Millenium,2001, gas., 4 portas, cor cinza. R$14.000,00. Fone: 3604-6258 - Fazen-da Automóveis.

CORSA sedan VHC, placa A,ano 2002, cor prata. Ent.+ parc. R$339,00 fixas. Eliauto Veículos. Fone 3627-3643. www.eliautoveiculos.com.br

KADET SL, EFI, 1.8, 93, álco-ol, cor verde, pneus novos, toda pro-

va. R$ 8.000,00. Fone: 3604-6258 -Fazenda Automóveis.

MONZA GL, 94, gas., 4 portas,completo, cor preta. R$ 8.000,00.Fone: 3604-6258 - Fazenda Automó-veis.

PRISMA Joy 1.4, 09/10, 4 ptas,flex, cor prata, alarme, ar qte, desem-baçador traseiro, Insulfilme, te, calo-tas, Cd player, chave cópia, Manual,Parachoque personalizado. Entrada +60x. Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

TORRO MONZA GL, 1.8, 93,álcool, 2 portas, cor azul, roda LL. R$6.500,00. Fone: 3604-6258 - Fazen-da Automóveis.

VECTRA 2007, completo, ro-das 17, som, carro impecável de bai-xo km. Confira oferta da semana. Fi-nancio até 60x. Rotta 8 Veículos. Fone:3608- 1000. rotta8veiculos.com.br

VECTRA elegance 2.0, flex,completo, ar Digital, roda de liga 16,air bag duplo, ABS, sensor chuva,pilotoautom., comp. bordo, ano 2009na cor prata. Ent.+ parcelas R$ 698,00fixas. Eliauto Veículos. Fone 3627-3643. www.eliautoveiculos.com.br

VECTRA Elite 2.4, 06/06, corprata, completo, ac digital, ar qte, dt,dh, Insulfilme, rll, vte, 4P, ABS, Airbag, alarme, banco de couro, Cdplayer, Manual, MP3 Player, NotaFiscal, Teto solar. Veículo em ótimoestado de conservação, 37 mil kmrodados. Entrada + 60x. Fone 3604-2428 Riale. www.rialeveiculos.com.br

VECTRA Elite, completo,teto solar, automático, bancos decouro, computador de bordo, ABS,Rodas de liga, cd play, ano 2010na cor preta. Financia em 60x fi-xas. Sem nada de entrada. EliautoVeículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br

VECTRA GL, 99, gas., cor pra-ta. R$ 13.900,00. Fone: 3604-6258 -Fazenda Automóveis.

VECTRA GLS 2.2 8V, 98/98, cor preta, completo + bancosem couro, rodas de liga. Entrada +48x. Fone 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

ZAFIRA elegance flex, 8V,completa + air bag. duplo, rodas de

ELIAUTO VEÍCULOS ESTÁCOMPRANDO.

PAGAMENTO À VISTA.

PROMOÇÃO DEPARABRISA

Várias marcas, a

partir de R$ 199,00,

colocado.

Auto Peças Nações.

Fone: 3627-5218

Classificados12 www.asemananews.com.brA SEMANA News10 a 16 de agosto de 2012

liga + cd play, (7 lugares), 2007, pre-ta, placaA. Financia em 60x fixas.Eliauto Veículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br

ZAFIRA Elegance, 2.0, 06/07,cor preta, completo, alarme, ac digi-tal, ar qte, ldt, dh, Insulfilme, rll, vte,4P, 7 lugares, Air bag, chave cópia.Entrada + 60x. Fone: 3604-2428 Ria-le. www.rialeveiculos.com.br

GOL G4 2008 travas elet., arqte, limp/desemb., isulfilm., cor bran-ca. 48X R$ 679,00 sem entrada. EliautoVeículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br

GOL 1.0, MI, 98, gas., rodaLL. R$ 9.500,00. Fone: 3604-6258 -Fazenda Automóveis.

GOL 1999, 8v, 4 portas, ar con-dicionado, ar qte, limp., desemb.,Rodas de liga, alarme, trava elet.,pneus novos. Confira! R$ 10.800,00ou entrada de R$ 1.500,00 + 36x deR$ 476,00. Rotta 8 Veículos. Fone:3608- 1000. rotta8veiculos.com.br

GOL 2001 8v, cinza, gasolina,super oferta. Peq. Ent. + 36x de R$594,00. Rotta 8 Veículos. Fone: 3608-1000. rotta8veiculos.com.br

GOL 2005, ar quente, limpador,desembaçador. Peq. Ent. + parc. deR$ 426,00. Rotta 8 Veículos. Fone:3608- 1000. rotta8veiculos.com.br

GOL bola 1995, 1.0 8v, pára-choque personalizado. Oferta imper-dível! R$ 5900,00 ou s/ ent. + 35x deR$ 338,00. Rotta 8 Veículos. Fone:3608- 1000. rotta8veiculos.com.br

GOL bola 1996, pára-choquepersonalizado,insulfilme. Confira! Àvista R$ 6.800,00 ou s/ ent. + 35X deR$ 381,00. Rotta 8 Veículos. Fone:3608- 1000. rotta8veiculos.com.br

GOL CL 1.6, ano 1994 na corbranca. Super Oferta R$ 8.500,00 àvista. Eliauto Veículos. Fone 3627-3643. www.eliautoveiculos.com.br

GOL G3, 1.0, 2004, ar qte, lim-pador traseiro. R$ 14.500,00. Fone:3604-6258 - Fazenda Automóveis.

GOL GIV 1.0 4P, 06/07, corvermelha, flex, Alarme, ldt, Insulfil-me, vte, Calotas, Manual, placa A.Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

GOL Power, 2003, gas., 4 por-tas, DE, vidro e trava. Entrada + 48XR$ 420,00. Fone: 3604-6258 - Fazen-da Automóveis.

GOL special 2004, branco, ex-

celente estado, carro de procedência.Entrada + parcelas R$ 480,00. Rotta8 Veículos. Fone: 3608- 1000.rotta8veiculos.com.br

GOL Special, 2001, gas./GNV,trio elétrico, cor vermelha. R$11.500,00. Fone: 3604-6258 - Fazen-da Automóveis.

GOL trend G4, flex, 4 portas,completo, ano 2009 na cor prata. Ent.+parc. R$ 398,00 fixas. Eliauto Veícu-los. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br

PARATI Surf, 1.8 94/95 azul,ar qte, ldt, vte, dh, rll. S/ entrada +48x R$ 399,00. Fone: 3604-2428 Ri-ale. www.rialeveiculos.com.br

SPACEFOX, route, 1.6 Flex,completa, rodas de liga, ano 2010.pre-ta. Financia em 60x fixas. EliautoVeículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br

AUDI A4 Avant 1.8 Turbo 02/02,cor prata, completo, alarme, ac digital,ar qte, ldt, dh, insulfilme, rll, vte, 4P,Airbag, automático, Banco em couro, Cdplayer, Controle de tração, Freio a dis-co, Manual, Nota Fiscal, Protetor decárter. Entrada + 60x. Fone 3604-2428Riale. www.rialeveiculos.com.br

BMW 320I EV11, 04/05,cor preta, completo, alarme, ac, ar qte,dt, dh, insulfilme, rll, vte, 4P, Air bag (6),Automático, Bancos de couro, Cd player,Tip-Tronic. Entrada + 60x. Fone: 3604-2428 Riale. www.rialeveiculos.com.br

CHRYSLER Pt Cruizer C, 08/08, cor preto, completo, alarme, ac, arqte, ldt, dh, Insulfilme, rll, vte, 4P, Airbag (4), automático, Bancos de couro,Cd player, Computador de bordo, Tip-Tronic. Entrada + 60x. fone:3604-2428Riale. www.rialeveiculos.com.br

MEGANE GRAND TOUR, 1.6,07/08, cor preta, completo, alarme comacionamento dos vidros, ac, ar qte, ldt,insulfilme, rll aro 19, com 4 pneus no-vos, vte, 4P, Air bag duplo, Cd player,Computador de bordo, Direção Elétri-ca. Entrada + 60x fone: 3604-2428Riale. www.rialeveiculos.com.br

MEGANE SEDAN 1.6 flex, ma-nual, 07/08, cor preta, ac, direção elétri-ca, vidros e travas elétricas, alarme comlevantamento dos vidros, rodas de ligaaro 17 com 04 pneus novos. IPVA 2012pago. Entrada + 60x. Fone 3604-2428Riale. www.rialeveiculos.com.br

PEUGEOT 206 sensation 1.4 flex06/06, cor prata, completo, alarme, ac,ar qte, ldt, dh, Insulfilme, vte, 2P, Para-choque personalizado, Volante esca-moteavel. Entrada + 60x fone: 3604-2428 Riale. www.rialeveiculos.com.br

PEUGEOT 307 sedan, 1.6, flex,08/08, cor prata, completo, com ro-das de liga e teto solar. Entrada + 60x.Fone 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br.

SANDERO autentic 2010, pra-ta, direção, ar cond., ar qte,limp.,desemb., carro bem conserva-do, estado de 0km. Aceito troca -valore financio. Rotta 8 Veículos. Fone:3608- 1000. rotta8veiculos.com.br

BLAZER 2.4 Advantage 05/05,cor preta, gas., completa, rLL, aro 16,05 pneus novos, alarme, tve, placaA, baixo km, toda revisada. Em óti-mo estado de conservação. Entrada

+ 60x. Fone 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

MONTANA conquest 1.8 06/07cor prata ac, ar qte, dh, Insulfilme,Rodas LL aro 15 , capota marítima,documento 2012 tudo pago. Entrada+ 60x. Fone 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

MONTANA conquest 2007,completa, placa A, excelente estadode conservação, sensor de ré. Aceitotroca -valor e financio. Rotta 8 Veícu-los. Fone: 3608- 1000.rotta8veiculos.com.br

SAVEIRO G5, 1.6 ,flex, alar-me, vidro e trava elétrica, ar quente,janela basculante, protetor de caçam-ba, capota marítima, isulfilme e cdplayer, placa A, ano 2011. Financia60x. Eliauto Veículos. Fone 3627-3643. www.eliautoveiculos.com.br

SILVERADO DLX, MWM 6cc,turbo diesel interculer, completa, ano1998, cor preta. Financia em 48x fi-xas. Eliauto Veículos. Fone 3627-3643. www.eliautoveiculos.com.br

TOYOTA Bandeirantes, 78,motor de 608, 4X4, reduzida, com car-roceria de madeira, ótimo estado. R$23.000,00. Fone: 3604-6258 - Fazen-da Automóveis.

TOYOTA Hilux 2008, srv, d4-d, 3.0 automática, preta, completa, di-

Servente – salário R$ 4,04 por horaCarpinteiro – salário R$ 5,68 por horaPedreiro – salário R$ 5,68 por horaBeneficios: VT, refeição no local( café da manhã e almo-

ço), seguro de vida, Vale-compras de R$ 235,00 por mês,plano de saúde e odontológico

Oportunidades para trabalhar ao lado do terminal do Por-tão e CIC em Curitiba

Interessados devem entrar em contato por telefone:(41) 3075-1253 ou no endereço Rua João Alencar

Guimarães 182 – Santa Quitéria – Curitiba/PR das 08hàs 11h30 e das 14h às 17h30 de segunda a sexta-feira.

esel. Aceito troca -valor e financio.Rotta 8 Veículos. Fone: 3608- 1000.rotta8veiculos.com.br

TRATOR Massey Ferguson,95X, ano 85, pneus regular com guin-cho 50 toneladas, em bom estado.R$ 26.000,00. Fone: 3604-6258 -Fazenda Automóveis.

CBX 250 twister, 2006, partidaelet., freios a disco, placa A, cor ver-melha. R$ 6.500,000 à vista. EliautoVeículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br

CG 125 cc, 2007, cor verme-lha. R$ 3.400,00. Fone: 3604-6258 -Fazenda Automóveis.

TWISTER, 2006, cor preta. R$5.300,00. Fone: 3604-6258 - Fazen-da Automóveis.

YAMAHA XTZ 250X, 2009, pa-inel digital, placa A, único dono, km5.000. Entrada + parcelas R$ 299,00fixas. Eliauto Veículos. Fone 3627-3643. www.eliautoveiculos.com.br

YAMAHA YB, 2003, cor azul.R$ 2.500,00. Fone: 3604-6258 - Fa-zenda Automóveis.

Interessados comparecer na Agência do Trabalhador de FRG -Rua Cedro, 343 das 8h as 12h - 13h as 17h munidos de documentos

VAGA CÓDIGO SEXOAJUDANTE DE CARGA E DESCARGA 994302 MASAJUDANTE DE ELETRICISTA 931825 MASAJUDANTE DE MOTORISTA 908874 MASARMADOR DE FERRO 923168 MASARMADOR DE FERRO 954106 MASASSISTENTE ADMINISTRATIVO 954935 MASASSISTENTE ADMINISTRATIVO 997778 MASAUXILIAR DE ESCRITÓRIO 913865 MASAUXILIAR DE MANUTENÇÃO PREDIAL 950658 MASAUXILIAR DE PRODUÇÃO 913508 MASAUXILIAR DE PRODUÇÃO 931712 MASAUXILIAR DE PRODUÇÃO 985226 MASAUXILIAR DE PRODUÇÃO 988122 MASAUXILIAR DE PRODUÇÃO 992593 MASCARPINTEIRO 935141 MASCARPINTEIRO 954368 MASENCANADOR 843241 MASFRESADOR UNIVERSAL 932524 MASLABORATORISTA 954477 MASLAVADOR DE VEÍCULOS 949242 MASMARCENEIRO 932410 MASMARCENEIRO 967703 MASMECÂNICO DE MANUTENÇÃO HIDRÁULICA954901 MASMECÂNICO MONTADOR 928792 MASMONTADOR INSTALADOR 938788 MASMONTADOR SOLDADOR 916415 MASMOTOBOY 992505 MASOFICIAL DE SERVIÇOS GERAIS 911594 MASOFICIAL DE SERVIÇOS GERAIS 938121 MASOFICIAL DE SERVIÇOS GERAIS 945626 MASOFICIAL DE SERVIÇOS GERAIS 954049 MASOPERADOR DE ESCAVADEIRA 954523 MASOPERADOR DE FURADEIRA 922585 MASPEDREIRO 941702 MASPEDREIRO 989351 MASPEDREIRO 995225 MASPORTEIRO 910915 MASSERRALHEIRO 974777 MASSERVENTE DE OBRA 941973 MASSERVENTE DE OBRA 995196 MASSERVENTE DE PEDREIRO 989419 MASTECNICO ANALISTA DE PCP 922474 MASVENDEDOR INTERNO 949392 MASVENDEDOR PRECISTA 932226 MASATENDENTE DE BALCÃO 911976 FEMATENDENTE DE BALCÃO 936702 FEMATENDENTE DE BALCÃO 983502 FEMAUXILIAR ADMINISTRATIVO 930973 FEMAUXILIAR ADMINISTRATIVO 963509 FEMAUXILIAR DE ADM DE PESSOAL 928038 FEMCAIXA 994866 FEMCOZINHEIRO 950539 FEMOFICIAL DE SERVIÇOS GERAIS 938603 FEMOPERADOR DE TELEMARKETING 931297 FEMPROFESSOR DE INGLÊS 939639 FEMRECEPCIONISTA ATENDENTE 963898 FEMVENDEDOR INTERNO 931120 FEM

ZELADORA 936654 FEMCONFERENTE DE MERCADORIAS 914891 INDFASSISTENTE ADMINISTRATIVO 962519 INDFATENDENTE DE BALCÃO 974357 INDFAUXILIAR ADMINISTRATIVO 948683 INDFAUXILIAR DE LIMPEZA 941063 INDFAUXILIAR DE PRODUÇÃO 997066 INDFCAIXA 933098 INDFCAIXA 942081 INDFCAIXA (DIVERSAS) 989569 INDFCHEFE DE LIMPEZA 941200 INDFEMPACOTADOR 990384 INDFOPERADOR DE TELEMARKETING 940419 INDFTECNICO EM MANUTENÇÃO DE INFORMÁTICA 993672INDFVENDEDOR 924168 INDFVENDEDOR DE SERVIÇOS 938670 INDFVENDEDOR PRECISTA 939210 INDFZELADOR 990272 INDF

LAVITTA ENGENHARIACIVIL contrata:

ANUNCIE 3627-1997

Interessados encaminhar currículo para [email protected] ou levarcurrículo pessoalmente a rua Cesar Carelli, 90 - Edifício Cordilheira,

Bairro Pioneiros - Fazenda Rio Grande/PR - Fone: (41) 3627-4759

VAGA CÓDIGO SEXO

CONFERENTE DE MERCADORIAS 914891 INDFASSISTENTE ADMINISTRATIVO 962519 INDFATENDENTE DE BALCÃO 974357 INDFAUXILIAR ADMINISTRATIVO 948683 INDFAUXILIAR DE LIMPEZA 941063 INDFAUXILIAR DE PRODUÇÃO 997066 INDFCAIXA 933098 INDFCAIXA 942081 INDFCAIXA (DIVERSAS) 989569 INDFCHEFE DE LIMPEZA 941200 INDFEMPACOTADOR 990384 INDFOPERADOR DE TELEMARKETING 940419 INDFTECNICO EM MANUTENÇÃO DE INF 993672 INDFVENDEDOR 924168 INDFVENDEDOR DE SERVIÇOS 938670 INDFVENDEDOR PRECISTA 939210 INDFZELADOR 990272 INDF

Classificados 11www.asemananews.com.brA SEMANA News

17 a 23 de fevereiro de 2012Classificados 13www.asemananews.com.brA SEMANA News

25 de janeiro a 02 de fevereiro de 2012

Classificados14 www.asemananews.com.brA SEMANA News10 a 16 de agosto de 2012

SINAL DE NEGÓCIO R$ 500,00

Classificados 15www.asemananews.com.brA SEMANA News

10 a 16 de agosto de 2012

VEIS - www.awimoveis.com.br.Fone (41) 3608-1160

Rua Rio Itararé, n° 190sob 02 - Bairro Iguaçu - 110 m²,02 dorm, 1 suíte, sala, cozinha,banheiro, lavabo, lavanderia egaragem. - Valor do Aluguel: R$800,00. Creci J - 747. AW IMÓ-VEIS - www.awimoveis.com.br.Fone (41) 3608-1160

Rua Rio Itararé, n° 190sob 03 - Bairro Iguaçu - 110 m².02 dorm, 1 suíte, sala, cozinha,banheiro, lavabo, lavanderia egaragem. Valor do Aluguel: R$800,00.Creci J - 747. AW IMÓ-VEIS - www.awimoveis.com.br.Fone (41) 3608-1160

CASA de 140m2, com 03quartos sendo uma suíte, sala,cozinha, área de serviço, gara-gem em um amplo terreno. R$800,00 mais taxa. IMOBILIÁ-RIA PANAKOL LTDA - creci1564 - J. Fone 3627-1002.www.panakol.com.br

Residencial ou Comer-cial - Sobrado com 65,23m2,contendo 03 quartos, 01 ba-

IMÓVEL RESIDENCIAL

CASA de alvenaria nobairro pioneiros, rua rio da vár-zea, sendo 1 suite, 2 banhei-ros, 3 quartos, sala grande, co-zinha, lavanderia, salão de fes-ta c/churrasqueira. Valor R$700,00. Imobiliária Fazenda RioGrande. www.imobiliariafazendargrande.com.br. Fone(41) 3627-1699, 8423-3778 ou8869-7735.

CASA no bairro Estados,com 44 m², sendo 2 quartos e1 vaga de garagem. Casa novaem condomínio fechado semtaxa. Valor R$ 450,00. Imobiliá-ria Fazenda Rio Grande.w w w . i m o b i l i a r i afazendargrande.com.br. Fone8423.3778 ou 8869.7735.

Rua Jequitiba, n° 391 -Bairro Eucaliptos - 70 m², emalv, 02 dorm, sala, cozinha, ba-nheiro, área de serviço e gara-gem. Valor do Aluguel: R$550,00. Creci J - 747. AW IMÓ-

nheiro, 01 lavabo, sala e cozi-nha. Com ótima localização naAv. Portugal, 1638, GralhaAzul. Valor R$ 700,00. IMO-VÉIS CONSULT Creci J4721.Fone: 3604-7878/8826-4618www.imoveisconsult.com.br

CASA com 54m2. Na Av.São Paulo, próximo ao ParqueVerde. Contendo 02 quartos,sala, cozinha, banheiro e lavan-deria. R$ 480,00. IMÓVEISCONSULT Creci J4721. Fone:3 6 0 4 - 7 8 7 8 / 8 8 2 6 - 4 6 1 8www.imoveisconsult.com.br

CASA nova com50,57m2. Na R. Suécia, 523 -Nações. Condomínio Fechado.Próximo ao CADI. Contendo 02quartos, sala, cozinha, banhei-ro e lavanderia. R$ 450,00.IMÓVEIS CONSULT CreciJ4721. Fone: 3604-7878.www.imoveisconsult.com.br

CASA usada com50,00m2. Na R. Rio Amazonas,3747 – Estados. Próximo aoColégio Santa Helena. Conten-do 04 quartos, sala, cozinha,

banheiro e lavanderia. Comamplo Terreno. R$ 500,00.IMÓVEIS CONSULT CreciJ4721. Fone: 3604-7878.www.imoveisconsult.com.br

IMÓVEL COMERCIAL

Rua Cesar Carelli, n° 320- Sala 02 - Bairro: Pioneiros -50 m² - Em Frente ao Correio.Sala pavimento superior con-tendo 01 banheiro. Valor do Alu-guel: R$ 600,00. Creci J - 747.AW IMÓVEIS -www.awimoveis.com.br. Fone(41) 3608-1160

Rua Cesar Carelli, n°320 - Sala 03 - Bairro: Pionei-ros - 50 m² - Em Frente aoCorreio. Sala pavimento supe-rior contendo 01 banheiro. Va-lor do Aluguel: R$ 600,00. CreciJ - 747. AW IMÓVEIS -www.awimoveis.com.br. Fone(41) 3608-1160

Rua Cesar Carelli, n° 320- Sala 04 - Bairro: Pioneiros -50 m² - Em Frente ao Correio.Sala pavimento superior con-

tendo 01 banheiro. Valor do Alu-guel: R$ 600,00. Creci J - 747.AW IMÓVEIS -www.awimoveis.com.br. Fone(41) 3608-1160

Rua Cesar Carelli, n° 320- Sala 08 - Bairro: Pioneiros -50 m² - Em Frente ao Correio.Sala pavimento superior con-tendo 01 banheiro. Valor do Alu-guel: R$ 600,00. Creci J - 747.AW IMÓVEIS -www.awimoveis.com.br. Fone(41) 3608-1160

Avenida Paraguai, n° 511- Loja - Bairro: Nações - 80 m².Contendo 02 banheiros. Valor doAluguel: R$ 700,00. Creci J -747. AW IMÓVEIS -www.awimoveis.com.br. Fone(41) 3608-1160

SALA Comercial com óti-ma localização na Rua Mace-dônia, 137, 68,00m2. Próximoa prefeitura. R$ 680,00. IMÓ-VEIS CONSULT Creci J4721.Fone 3604-7878.www.imoveisconsult.com.br

SALA Comercial com óti-ma localização na Av. Portugal.Esquina com SupermercadoBoza. Com 63,64m2. R$1.420,00. IMÓVEIS CONSULTCreci J4721. Fone 3604-7878.www.imoveisconsult.com.br

PAPELARIA, armarinhose acessórios,com grande es-toque e clientela formada nobairro Eucaliptos. Aceita trocapor imóveis ou carros. Imobili-ária Fazenda Rio Grande.w w w . i m o b i l i a r i afazendargrande.com.br. Fone8423.3778 ou 8869.7735.

CASA alv.c/52 mts, 2quartos com laje, rua mara-bu esquina c/av.condor. Fi-nancia minha casa minhavida. Valor R$ 100.000,00.Imobi l iár ia Fazenda RioGrande. www.imobil iariafazendargrande.com.br. Fone(41) 3627-1699, 8423-3778 ou8869-7735

Casas em alvenaria - 02

16A SEMANA News10 a 16 de agosto de 2012 Classificadoswww.asemananews.com.br

Quartos - 42,65m2 - Bairro ES-TADOS - "AVERBADA", pró-ximo a BR 116, linhas de ôni-bus, Supermercado. R$85.000,00 Quitada ou Ent. + Fi-nanc. CAIXA (Use seu FGTS).IMÓVEIS CONSULT - 3604-7878 / 9986-4699 Creci J4721www.imoveisconsult.com.br

Casas em alvenaria, comlaje - 02 Quartos - 50,00m2 -Bairro IGUAÇÚ - "AVERBA-DAS", próximo ao Supermer-cado MAY. R$ 99.000,00 Qui-tada ou Ent. + Financ. CAIXA(Use seu FGTS). "MINHACASA, MINHA VIDA". IMÓ-VEIS CONSULT - 3604-7878 /9686-4699 Creci J4721www.imoveisconsult.com.br

Casas em alvenaria - 02Quartos - Bairro GRALHAAZUL - "AVERBADA". Próxi-mo ao Super Mercado Estrelae ao radar da Av. Portugal. 01casa de frente 48,00m2 R$130.000,00. 03 casas nos fun-dos 43,00m2 R$ 110.000,00cada. Quitada ou Ent. + Financ.CAIXA (Use seu FGTS). IMÓ-VEIS CONSULT - 3604-7878 /9681-7842 Creci J4721www.imoveisconsult.com.br

Casas em alvenaria -Bairro ESTADOS, "AVERBA-DA". Próximo a balança de ca-minhões, rua asfaltada a meiaquadra da BR 116. Casas com02 quartos R$ 105.000,00 e com03 quartos R$ 115.000,00. Qui-

tada ou Ent. + Financ. CAIXA(Use seu FGTS). IMÓVEISCONSULT - 3604-7878 / 9681-7842 Creci J4721www.imoveisconsult.com.br

Casas em alvenaria -Bairro ESTADOS, "AVER-BADA". Próximo a balança decaminhões. 03 quartos, sala,cozinha, 02 banheiros e la-vanderia. 85.00m2. Excelen-te acabamento e peças am-plas. R$ 130.000,00. Quitadaou Ent. + Financ. CAIXA (Useseu FGTS). IMÓVEIS CON-SULT - 3604-7878 / 9681-7842 Creci J4721www.imoveisconsult.com.br

Casas em alvenaria - 02quartos - 52,00m2. Bairro NA-ÇÔES, "AVERBADA". Próxi-mo a escolas e comércios. Ex-celente acabamento e peçasamplas. R$ 115.000,00. Quita-da ou Ent. + Financ. CAIXA(Use seu FGTS). IMÓVEISCONSULT - 3604-7878 / 9681-7842Creci J4721www.imoveisconsult.com.br

Casas em alvenaria - 02quartos - 43,00m2. Bairro ES-TADOS, "AVERBADA". Con-domínio Residencial VillageAmazonas. Próximo a escolas,linha de ônibus e comércios emgeral. A partir de R$ 85.000,00.Quitada ou Ent. + Financ. CAI-XA (Use seu FGTS). IMÓVEISCONSULT - 3604-7878 / 9681-7842 Creci J4721

www.imoveisconsult.com.br

Casa usada. 50,00m2.Bairro SANTA TEREZINHA."NÂO AVERBADA". Próximoao ponto final do ônibus SantaTerezinha. R$ 80.000,00 semfinanciamento bancário. IMÓ-VEIS CONSULT - 3604-7878 /9681-7842 Creci J4721www.imoveisconsult.com.br

Casa em alvenaria - 03quartos - 90,00m2. BairroEUCALIPTOS "AVERBA-DA". Próximo ao CAIC. R$260.000,00. Quitada ou Ent.+ Financ. CAIXA (Use seuFGTS). IMÓVEIS CON-SULT - 3604-7878 / 9681-7842 Creci J4721www.imoveisconsult.com.br

Casa de 01 quarto 50m noIguaçu 2, próximo a Fortefar-ma, Rua Rio Paranapanemacom a Rio Piquiri. R$85.000,00. IMOBILIÁRIA PA-NAKOL LTDA - Creci 1564 - J.Fone 3627-1002.www.panakol.com.br

Casa de 56m, com 2quartos, na Rua Rio Piquiri aolado da Fortefarma. R$100.000,00. IMOBILIÁRIAPANAKOL LTDA - creci 1564- J. Fone 3627-1002.www.panakol.com.br

Casa na Rua Rio Amazo-nas no Iguaçu, com 56m, sen-do 2 quartos. Próximo a Panifi-cadora Cantinho do Pão. R$90.000,00. IMOBILIÁRIA PA-

NAKOL LTDA - creci 1564 - J.Fone 3627-1002.www.panakol.com.br

Casa com 55m, sendo 2quartos, na Rua Polonia, bairroNações 2. R$ 110.000,00. IMO-BILIÁRIA PANAKOL LTDA -creci 1564 - J. Fone 3627-1002.www.panakol.com.br

RESIDENCIAL GRA-LHA AZUL - Casa com 50m², 2 dorm. , sa la , coz,bwc, área de serviço e ga-ragem, próx. Supermerca-dos Boza. Utilize se FGTS-PLANO MINHA CASA MI-NHA VIDA. Casas a partirde R$90.000,00. ImobiliáriaPanakol LTDA - CRECI1564-J- FONE: 3627-1002-www.panakol.com.br

NAÇÕES - RESIDEN-CIAL NOVA ERA - Casacom 50,00,00m2, 02 dormi-torios, sala,coz + área deserviço externa, BWC, ex-celente localização. Peque-na en t rada, u t i l i ze seuFGTS - PLANO MINHACASA MINHA VIDA -R$90.000,00. IMOBILIARIAPANAKOL LTDA - CRECI-1564-J - Fone: 3627-1002 -www.panakol.com.brJ 0158

FRG: Vendo casa já fi-nanciada, sendo mista, 2quartos, sala, cozinha, ba-nheiro, área serviço, terre-no, 360m2. R$ 40.000,00 +parcelas R$ 250,00. Aceito

carro no valor. Tratar fone3604-6258.

CONDOMÍNIO CEN-TRAL PARK, bairro Nações,casas com 38m2 sendo 02dorm, sala,coz., bwc,áreade serv. ProjetoMinha CasaMinha Vida a partir de82.000,00, sinal 500,00. Façasua Reserva, disponibilida-de limitada. MMD Inc.Part.Ltda. Fone 3627-2037.creci

CASA alvenaria no bair-ro Eucalipto0s com 100 / 40m², sendo 3 quartos, 1 suíte,edícula c/1quarto, wc, lavan-deria, salão festa c/churras-queira e pia. Linha de ôni-bus em frente e a1.200 me-tros do terminal Quitada.Valor R$ 150.000,00. Imo-biliária Fazenda Rio Grande.w w w . i m o b i l i a r i afazendargrande.com.br. Fone8423.3778 ou 8869.7735.

TERRENO de alto pa-drão em condomínio fechado,bairro Pioneiros, com 307 m²,quitado. Valor R$ 120.000,00.Imobiliária Fazenda RioGrande. www.imobiliariafazendargrande.com.br. Fone8423.3778 ou 8869.7735.

CASA em construção nobairro Estados, com 50 m²sendo 3quartos, com laje e sa-patas e 1 vaga de garagem.Financiamento pelo MinhaCasa Minha Vida. R$

105.000,00. Imobiliária Fazen-da Rio Grande. www.imobiliariafazendargrande.com.br. Fone8423.3778 ou 8869.7735.

CASA no bairro NaçõesII, com 44 m², sendo 2 quartos,2 wc, 2 cozinha, terreno 12x30.Valor R$ 40.000,00 + prestação.Imobiliária Fazenda Rio Grande.w w w . i m o b i l i a r i afazendargrande.com.br. Fone(41) 3627-1699, 8423-3778 ou8869-7735

APARTAMENTO

Apartamento financiadono bairro Nações II, com 56m², sendo 2 quartos sala, co-zinha, banheiro, sacada c/churrasqueira, interfone, por-tão eletrônico e 1 vaga de ga-ragem. Valor R$ 110.000,00.Imobiliária Fazenda RioGrande. www.imobiliariafazendargrande.com.br. Fone(41) 3627-1699, 8423-3778 ou8869-7735

CHÁCARA

CHÁCARA em AreiaBranca dos Assis, 42.000 m²,com casa madeira, 2canil, ga-linheiro, toda cercada, arvo-res frutíferas, 2 tanques depeixe, ótima para lazer, à 1.700metros do asfalto com 3 nas-centes. Valor R$ 180.000,00.Imobiliária Fazenda RioGrande. www.imobiliariafazendargrande.com.br. Fone(41) 3627-1699, 8423-3778 ou8869-7735

17www.asemananews.com.brA SEMANA News

10 a 16 de agosto de 2012

PAPO SÉRIOCom: Daniela Bispo

Cref: 013091G/PR

Atividade Físicafaça você também!

Saúde

O segredo para se manter magro○

Mastigação correta é fundamental para emagrecer e manter o corpo em forma

Emagrecer é umameta para quem está aci-ma do peso e também éum tormento. Dificulda-des para manter a dietaequilibrada, gastar maiscalorias do que se comee praticar exercícios físi-cos são fatores que faci-litam a desistência. "Per-der peso nunca foi fácil enunca será, pois é preci-so esforço e persistência.As regras são simples, oproblema é que as pesso-as não têm paciência eacabam desistindo antesdos resultados aparece-rem", ressalta GersonKöhler, especialista emOrtodontia e OrtopediaFacial da Clínica KöhlerOrtofacial. Segundo Ger-son, tão importante quan-to cuidar com 'o que secome', é a maneira 'comose come'. Não basta evi-tar os doces, frituras, re-frigerantes e massas e darpreferência as frutas everduras, é preciso co-mer da maneira correta.A boca é a porta de en-trada dos alimentos e énela que o processo de di-gestão tem início. "Osdentes trituram a comida,deixando-a na textura ade-quada para chegar ao es-tômago e ser completa-

mente digerida", explicaGerson.

O ideal é que o alimen-to seja mastigado cerca de20 a 30 vezes, de acordocom a textura e resistênciado que está sendo ingeri-do. A mastigação provocao envio de estímulos aocérebro para que o centroda saciedade se manifestee avise ao organismo omomento certo de encer-rar a refeição.

Gerson destaca que acorreta mastigação é o me-lhor medidor para a quan-tidade de comida que deveser ingerida para suprir asnecessidades energéticasdo corpo sem excesso. Océrebro recebe estímulosgradativos para assimilar aingestão de alimentos e po-der enviar o aviso de saci-edade. "O sinal da sacie-

dade surge a partir de umcomando da córtex cere-bral. Ao comer muito rá-pido e mastigar pouco oponto de satisfação se daráde modo errado, sobrecar-regando e dilatando o es-tômago, além da comidanão ficar bem triturada, di-ficultando a digestão", es-clarece.

A correta mastigaçãoajuda a emagrecer e a man-ter o novo peso devido amenor ingestão de alimen-tos e melhor digestão. "Areeducação mastigatóriatem seu foco no ato demastigar e não no que apessoa deve comer. Porisso o tratamento é multi-disciplinar, com a atuaçãode profissionais comomédicos endocrinologis-tas, nutrólogos, metabo-logistas e nutricionistas,

que orientam sobre a ali-mentação, e com a pre-sença de especialistas daOdontologia, que ensi-nam a 'como comer' re-orientando o aprendiza-do da correta mastiga-ção", afirma Juarez.

O tempo de mastiga-ção depende do alimento- um pedaço de carneexige mais mastigadas doque um bocado de arrozou macarrão, por exem-plo. O importante é queo alimento seja engolidosomente quando estivertotalmente triturado eensalivado. "As enzimaspresentes na saliva já fa-zem parte do processode digestão, principal-mente com relação aoscarboidratos. É necessá-rio ainda mastigar de for-ma alternada, um poucocom o lado esquerdo eum pouco com o ladodireito antes de engolir obolo alimentar", orientaJuarez.

Entre cada bocadomastigado e engolido énecessário fazer umapequena pausa para darinício à nova mastigação.Uma dica é colocar o garfoe faca no prato entre cadagarfada para desaceleraro ritmo da refeição.

O mamão é uma fru-ta excelente para a saúde.Em geral, ela é conhecidaapenas por sua capacida-de de ser benéfica para ointestino. Mas não é sóisso não! Veja porque omamão deve ser incluídoem sua alimentação comfreqüência.

- Bom para o intesti-no: possui enzimas quedigerem proteínas úni-cas, o que facilita a diges-tão, além de conter fi-bras.

- Alivia os sintomas dasinusite: um estudo ale-mão mostrou que o ma-mão possui uma enzimachamada bromelina queajuda reduzir o muco e ainflamação.

Não basta evitar os doces, frituras, refrigerantes e massas e darpreferência as frutas e verduras, é preciso comer da maneira correta

Dicasde

saúde:Benefícios do Mamão

- Bom para reduzir ocolesterol: é uma excelen-te fonte de fibras e se forassociado a uma alimenta-ção saudável e com a prá-tica de exercícios podecontribuir para a reduçãodo colesterol.

- Melhora a saúdeóssea: devido ao fato deter ácido fólico (deriva-do da vitamina B) ajudaa prevenir fratura de os-sos e osteoporose rela-cionada.

- Contra doenças car-díacas: é rico em antioxi-dantes, que são nutrientesque previnem a oxidaçãodo colesterol, evitando as-sim que se formem placasnas paredes dos vasos san-guíneos, o que pode cau-

sar ataques de coração ederrames.

- Bom para os joelhos:segundo estudos, a vitami-na C presente no mamãopode proteger os joelhos eas estruturas de apoio.

- Saboroso e versátil.Pode comê-lo puro, colo-cá-lo no meio de saladas,

sucos, vitaminas e, atémesmo, fazer máscaraspara a pele. Quem não selembra das famosas más-caras de mamão para orosto feitas pelas vovós?

Frutinha poderosa! Viusó? O mamão serve paramuito mais coisas quevocê nem imaginava.

Se você faz parte do grupo que quer inaugurar uma novaetapa de vida e resolveu praticar uma atividade física, PARA-BÉNS!! Além de eliminar as gordurinhas, exercitar-se faz muitobem para o corpo e proporciona um enorme bem-estar.

Praticar exercícios físicos é saudável e isso vocês vão can-sar de ler por aqui porque eu sempre estarei batendo na mesmatecla, tentando convencer pessoas que ainda resistam a essebem enorme. Contudo, a prática sem nenhuma orientação podetrazer problemas de saúde. O ideal é sempre ter o acompanha-mento de um profissional de Educação Física. Sendo assim, omelhor lugar para se praticar exercícios físicos é em uma acade-mia que tenha profissionais qualificados que saberão orientar ofreqüentador da academia para que tire o proveito necessário daatividade física sem prejudicar a saúde. Seja para aquela pessoaque busca perder peso, ter contornos mais definidos ou simples-mente manter a boa forma.

Os resultados não vêm de uma hora para outra é preciso terpaciência e persistentência, o que eu sempre digo aos meusalunos " Foco e Determinação" são as palavras chaves. Nãobasta a prática de exercícios físicos alguns dias por semana, apessoa precisa mudar seus hábitos, sua rotina e alimentação,tem que ter disciplina e regra. Aí sim os resultados começam aaparecer, e quando começar parabéns! Você vai obter tantosbenefícios que nunca mais vai querer parar de praticar.

Ao procurar uma academia, a pessoa tem que ter em men-te que o menor preço nem sempre é a melhor opção. É funda-mental que ela mantenha em seu quadro de funcionários profes-sores formados em Educação Física, e é preciso estar atento,atividade física sem orientação adequada pode resultar em pro-blemas para a saúde. E não é o que queremos para você!

Academia SculptorDeixe seu corpo falar bem de você!

Fácil de fazer, a receita leva açúcar mascavo e cocoqueimado.

Ingredientes2 xíc. (chá) de açúcar mascavo½ xíc. (chá) de água200 gr de coco ralado queimadoModo de preparoColoque o açúcar mascavo e a água em uma pane-

la e aqueça até começar a ferver. Adicione o coco rala-do. Mexa sempre até dar liga. Retire do fogo e formeas cocadas com o auxílio de uma colher. Coloque-asem um recipiente untado e deixe esfriar.

Rendimento: 20 cocadas

Cocada integralRECEITA DA SEMANA

18 www.asemananews.com.brA SEMANA News10 a 16 de agosto de 2012

ÁriesA pressa pode fazer com que cometa enganos, então, tenha

mais calma e seja paciente com as pessoas. Procure fazer as contase não gastar mais do que ganha, pode se ver em apuros com dinhei-ro. No trabalho, demonstre seriedade e comprometimento em suasações. Em família, o diálogo está favorecido.

TouroNo trabalho, faça suas coisas sem fazer muito alarde, a sema-

na pede discrição. Aproveite para finalizar pequenos trabalhos queestavam parados. Vitalidade e disposição não vão faltar para re-solver os problemas do dia a dia, inclusive os de casa. Saia mais,poderá conhecer pessoas interessantes, que podem acrescentaralgo à sua vida.

GêmeosNo trabalho, responsabilidades e importantesdesafios podem

surgir à suafrente. Fazer alianças ou parcerias poderá ajudar vocêa superá-los mais facilmente. Atividades em equipe renderão bonsresultados. Semana indicada para começar uma dieta alimentar etambém para cuidar melhor do seu dinheiro.

CâncerPrepare-se para uma semana cheia de surpresas e imprevis-

tos, portanto, não se incomode se perder o controle da situação emalguns momentos. No trabalho, encare os desafios como oportunida-des de crescimento e reconhecimento. Olho aberto com pessoasoportunistas. Organize seu orçamento e corte despesas se precisar.

LeãoFamiliares podem exigir mais atenção de sua parte. Ouça, con-

verse com eles e não vai se arrepender. No serviço, o momento éfavorável para quem deseja uma promoção, mas terá que mostrarseu desempenho e provar seu valor. Cuidado com falsos amigos oupessoas oportunistas, selecione suas amizades.

VirgemMantenha-sefirme em seus compromisso e tente não se irritar

com os contratempos que terá nesta semana. No trabalho, mostreque sabe trabalhar em equipe e compartilhar tarefas com os colegas.Assim conseguirá resultados mais rápidos e eficientes. Nada de seisolar em casa, saia para se divertir com os amigos.

LibraSemana indicada para aperfeiçoar seus conhecimentos, fazer

cursos, participar de palestras. No trabalho, mantenha o foco. Suacapacidade de adaptação e flexibilidade pode ser colocada à prova.Agite suavida social, abra-se às novas amizades e poderá conhecerpessoas interessantes e influentes.

EscorpiãoMuito cuidado esta semana, poderá se envolver em conflitos com

chefes ou superiores. Mantenha a calma e tudo dará certo. As atividadesfeitas individualmente são as mais indicadas. Procure fazer uma atividadefísica, aproveite para fazer uma caminhada e colocar seus pensamentosem ordem.

SagitárioProcure trabalhar com mais determinação se quiser ver seus

esforços reconhecidos. Poderá contar com a colaboração de cole-gas para superar obstáculos e dificuldades. Não se esqueça de suasobrigações domésticas ou poderá receber cobranças do pessoal decasa. Dê atenção à sua saúde e à sua alimentação.

CapricórnioO momento é de pensar grande. Vá atrás do que deseja, prin-

cipalmente no trabalho. Procure manter o foco e realizar suas tarefascom perfeição. Semana ideal para cuidar da sua saúde, começandopela alimentação. Reúna-se com os amigos e coloque o papo em diapara inteirar-se das novidades.

AquárioPara dar conta de suas atividades, estabeleça prioridades e estu-

de parcerias e associações. O ambiente familiar conta com boas vibra-ções. Mantenha a discrição ou poderá se envolver em fofocas. Nãopermita que terceiros interfiram no seu convívio familiar. Mudanças nolar estão favorecidas.

PeixesFase boa para aumentar seus rendimentos, suas finanças me-

recem uma atenção especial. Poderá enfrentar algumas dificuldadesno trabalho, evite agir por impulso e tomar atitudes precipitadas. Seprecisar de apoio, converse com pessoas experientes. O contatocom pessoas distantes está favorecido.

Estreia nesta sexta-feira o mais novo filme deBreno Silveira (o diretor de 2 Filhos de

Francisco) A Beira do Caminho

Cinesystem – Shopping São JoséA Beira do Caminho – Sala 1 – 11:40 – 14:00 – 16:20 – 18:40 –21:00 – 23:20Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge – Sala 2 – 18:30 – 21:50Xingu – Sala 2 – 11:30 - 13:50 – 16:10Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (Dub) – Sala 3 – 13:30– 17:20 – 20:45A Era do Gelo 4 (Dub) – Sala 4 – 13:10 – 15:30 – 18:00 – 20:30 - 22:50Valente DIG (Dub) – Sala 5 – 17:05 – 19:15 – 21:30 – 23:5031 Minutos – Sala 1 – 12:50 – 15:00

Cinesystem – Shopping CuritibaA Beira do Caminho – Sala 3 – 14:20 – 16:40 – 19:00 – 21:20A Era do Gelo 4 (Dub) – Sala 2 – 13:30 – 15:30 – 17:30Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge – (Dub) Sala 5 – 14:30 –17:45 – 21:00 – (Leg) – Sala 1 – 15:10 - 18:25 - 21:40Katy Perry – Part of me – 3D (Leg) – 21:45Lola (Leg) – Sala 4 – 14:20 – 17:00 – 19:10 – 21:20O que esperar quando você está esperando (Leg) – Sala 2 – 19:20 – 21:30Os Vingadores 3d (Dub) – Sala 6 – 19:00Outback – Uma Galera Animal 3d (Dub) – Sala 6 – 16:45Valente 3D (Dub) – Sala 6 – 14:30

Cinesystem – Shopping TotalA Era do Gelo 4 (Dub) – Sala 3 – 16:15 – 18:05 – 20:00 – 21:50 - Sala 5 – 13:30A Tentação (Leg) – Sala 1 – 17:00 – 19:20 – 21:45Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (Dub) –Sala 4 – 14:00– 17:15 – 20:30 – Sala 5 – 15:20 – 18:30 - 21:40O Espetacular Homem Aranha (Dub) - Sala 3 – 13:30Os Vingadores 3D (Dub) – Sala 2 – 19:00 – 21:50Outback – Uma Galera Animal 3D (Dub) – Sala 2 – 16:35Valente (Dub) – Sala 2 – 16:35Valente 3D (Dub) – Sala 2 – 14:10

Horóscopo

Cinema

Agenda Cultural

“Mais que dilmais” do humoristaGustavo Mendes chega a Curitiba

“Ator do Casseta & Planeta faz curta temporada na cidade

neste final de semana, dias 11 e 12 de agosto, no Teatro Regina Vogue. No palco,

imitações da presidente Dilma Rousseff, que lhe rendeu fama nacional, e é sucesso

no youtube com 12 milhões de acessos”

Gustavo Mendes, 23anos, é a mais recente re-velação do humor brasilei-ro. Em seu monólogo dehumor Mais Que Dilmais,o comediante apresentasua versão caricata da pre-sidente Dilma Rousseff -personagem que lhe rendeufama nacional, com mais de12 milhões de visualizaçõesno YouTube; e o levou paraa TV Globo, no novo pro-grama do Casseta e Plane-ta. A imitação já recebeuelogios do escritor LuizFernando Veríssimo e dohumorista Cláudio Manoel"Casseta" e da própria pre-sidente Dilma Rousseff. Oespetáculo, que já percor-reu cidades de várias regi-

ões brasileiras e foi desta-que no Risorama deste ano,chega a Curitiba neste finalde semana, dias 11 e 12 de

agosto, para curta tempo-rada no Teatro Regina Vo-gue (Av. Sete de Setembro,2775). Com produção e

realização do ator Fábio Sil-vestre, as apresentaçõesacontecem às 21 horas.

Os ingressos já estão àvenda e custam R$50,00(inteira) e R$25,00 (meia-entrada). A meia-entrada éválida para estudantes, pes-soas acima de 65 anos e do-adores de sangue. Os in-gressos podem ser adquiri-dos através da bilheteria doteatro (Segunda e terça, das14h às 18h, de quarta a sá-bado, das 14h às 21h45 edomingo, das 14h às 20h).É obrigatória a apresentaçãodo documento previsto emlei que comprove a condi-ção do beneficiário, na com-pra do ingresso e na entra-da do teatro.

A emocionante história de João, um homem que encontra naestrada uma saída para esquecer os dramas de seu passado. Poracaso ou sorte, seu caminho se cruza com o de um menino embusca do pai que nunca conheceu. A partir desse encontro, nasceuma bela relação que movimentará o delicado equilíbrio construídopor João para enfrentar seus fantasmas.

19www.asemananews.com.brA SEMANA News

10 a 16 de agosto de 2012

Coluna Social

Leda Polli Pelanda neste dia 13 estará completando mais um anode vida e recebe um carinho todo especial dos filhos e do esposo

Gabriel Pelanda. Sucesso!

O jornal A SEMANA presta homenagem em dose dupla ao Prefeito de FRG Chico Santos e ao DeputadoFrancisco Buhrer pela comemoração de mais um aniversário. Parabéns de toda equipe!

A pequenaGabriela HuttnerFurmann noultima dia 05 deagostocomemorou 10aninhos erecebeu o mimoda mamãe KatiaHuttner .Parabéns esucesso!

O bem sucedido empresário Evalzio Jr, diretor da Auto EscolaMilênio, estará comemorando idade nova neste final de semana e

recebe o carinho de toda sua família e amigos. Parabéns!

Paulo Calmon leitor assíduo do jornal A SEMANA em Curitiba,neste dia 12 de agosto estará apagando um montão de velinhas

pela passagem de mais um aniversário. Parabéns!

Conexão

20 www.asemananews.com.brA SEMANA News10 a 16 de agosto de 2012

As calmariasProfessor César Graça

Política

Deputado e promotor de Defesa do Consumidordefinem novas ações na telefonia móvel

Quando a travessia do Atlântico era feita com navios à vela, eramuito comum eles enfrentarem, no meio do oceano, um período semnenhum vento. Eram as calmarias. Tudo ficava parado durante dias.O navio era levado pelas correntezas, mas dentro do navio a impres-são era de que tudo estava parado. Eram dias e dias que os passa-geiros enfrentavam o calor dos trópicos sem nada poderem fazer.

Esse momento de transição fazia parte da viagem da Europapara a América do Sul. Até que num certo momento, os ventos volta-vam e o navio começava a avançar retomando o impulso dos ventos.

O Brasil está fazendo uma grande travessia, de um país emdesenvolvimento para uma das grandes economias do planeta. Paraquem está vivendo no país parece que ele está parado. O cresci-mento parou. A inflação começa a subir, mas de uma forma aindalenta. O poder aquisitivo da população ainda está alto, quando com-paramos com o passado recente, mas parou de crescer. Tudo pare-ce estar parado.

Os economistas não sabem em que direção o país vai. O gover-no quer que o Brasil retome o crescimento, mas não quer fazer asreformas que o país precisa. Tenta recuperar o crescimento retoman-do velhas fórmulas. Por exemplo, tentando aumentar o consumo,facilitando o crédito.

No cenário mundial, uma grande seca atinge os Estados Unidosderrubando de uma forma drástica a sua produção de grãos. Ospreços do milho, do trigo e da soja aumentaram bastante. O Brasil éo único país no mundo com condições de aumentar bastante e rapi-damente a sua produção agrícola para contrabalançar, em parte, asperdas norte-americanas.

O Brasil até pode aumentar a produção, e vai fazê-lo, mas terámuita dificuldade em colocar essa safra nos navios. A infraestrutura dotransporte e os portos não têm capacidade de suportar esse cresci-mento, pois o governo não fez investimentos significativos na infraes-trutura nos últimos 25 anos.

A Petrobras anuncia um grande prejuízo no segundo trimestre,fruto da sua incapacidade administrativa e dos controles de preçosdos combustíveis feito pelo governo. A Petrobras tem que importaraproximadamente 20% dos combustíveis que o Brasil consome erevendê-los abaixo do preço de compra. É um segundo ponto des-favorável ao governo atual do PT.

E para piorar ainda mais o sentimento de perplexidade, o Su-premo Tribunal Federal começou a jugar o Mensalão do PT, queenvolve profundamente o governo do ex-presidente Lula e boaparte do Congresso Nacional. Mostrando de forma nua a maneira doPT conseguir o apoio dos seus aliados.

Esses fatores formam um quadro que o povo brasileiro estácomeçando a montar. Todas essas indefinições terão tomado umrumo nos próximos três meses. A nova safra de verão já estaráplantada. O prognóstico é que o aumento vai surpreender todo omundo. Principalmente o governo brasileiro, que sempre anda areboque do crescimento do setor agrícola.

O mais provável é que o governo anuncie mais um plano demelhoria das infraestruturas, que todo o mundo sabe que não seráfeito. A credibilidade do governo atual é muito baixa. O índice deentrega dos projetos anunciados é zero.

O julgamento do Mensalão já terá terminado. Um novo padrãode comportamento dos políticos brasileiros se instalou. O processo decompra de votos de forma direta e acintosa será uma página danossa história. O julgamento do Mensalão tão perto das eleiçõesmunicipais foi fatal para o PT e os seus aliados.

Um novo equilíbrio de forças políticas vai nascer dessas elei-ções. Os partidos tradicionais PMDB, PSDB e PT terão perdido muitoda sua força. Novos partidos terão ocupado espaços. Os poderpolítico estará muito diluído. Novas composições serão feitas.

A Bolsa de Valores estará subindo de forma surpreendente.Ninguém teria previsto tal retomada dos investimentos estrangeirosno Brasil. A crise na Europa e nos Estados Unidos se intensifica. Apossiblidade de troca de presidente nos Estados Unidos aumenta. Ea crise dos bancos alemães envolve diretamente a primeira ministraAngela Merkel num plano de salvamento do euro. A sua reeleiçãoestará severamente ameaçada.

O final de ano promete ser de grandes emoções. É o final doperíodo das calmarias. O Brasil retoma o seu crescimento e o mundodesenvolvido à sua crise interminável.

O presidente da Co-missão de Defesa do Con-sumidor da Assembleia Le-gislativa, deputado Leonal-do Paranhos (PSC), e opromotor do Centro deApoio Operacional das Pro-motorias de Justiça de De-fesa do Consumidor doMinistério Público do Pa-raná (MPPR), MaximilianoDeliberador, estiveram reu-nidos no início da tardedesta quarta-feira (8) como objetivo de acertar as pró-ximas ações em conjuntona área da telefonia móvelno Paraná.

Independente do resul-tado das ações judiciais emandamento, ficou acertadauma nova reunião na pró-xima terça-feira (14), com

Telefonia Móvel continua nocentro das atenções

a participação do Procon,da Ordem dos Advogadosdo Brasil (OAB-PR) e daDelegacia de Defesa doConsumidor, quando serádiscutida a adoção de no-vas medidas, abrangendotodas as operadoras queatuam no Paraná. "A pro-

posta é dar sequência a essetrabalho de parceria visan-do garantir aos consumido-res um serviço de telefoniade qualidade no menortempo possível", comentaParanhos.

Durante o encontro nasede do Ministério Público,os dois fizeram uma avali-ação das ações judiciais pro-postas nesta semana e quejá culminaram com muitosdesdobramentos, inclusivecom a divulgação de umrelatório pela Anatel, segun-do o qual a operadora TIM(alvo das ações) teria pro-vocado a interrupção inten-cional de dois milhões deligações no Paraná e maisde oito milhões no país.

O deputado Paranhos

acredita que seja possívelavançar inclusive na legis-lação, no sentido de agili-zar o processo de instala-ção de novas antenas, jáque esse tem sido um dosargumentos utilizados pelasoperadoras para justificar opéssimo serviço que é ofe-recido atualmente. "A faltade qualidade é injustificá-vel, já que as empresas ti-veram mais de uma déca-da para ampliar sua infra-estrutura de rede e não ofizeram. Mesmo assim,vamos discutir a possibili-dade de uma legislação queregulamente em todo o es-tado a instalação de ante-nas, equalizando normasque hoje são diferentes emcada município", explica.

Foto

: Sa

ndro

Nas

cim

ento

A série Diários Secre-tos, publicado pela Gazetado Povo que revelou a par-tir de março de 2010 umesquema grandioso de des-vio de dinheiro público naAssembleia Legislativa tevenesta semana mais uma re-percussão positiva. Basea-do nas denúncias e poste-riormente, na investigação

Desvio na Assembleialeva ex-funcionário a 15 anos de cadeia

do Ministério Público doParaná, a Justiça condenoua 15 anos e 6 meses de pri-são o ex-funcionário daCasa Daor Afonso Marinsde Oliveira pelos crimes delavagem de dinheiro, for-mação de quadrilha e des-vio de quase R$1,4 milhãode reais dos cofres do Le-gislativo. A sentença é de

primeira instância, cabe re-curso ao Tribunal de Justi-ça do Paraná (TJ).

Daor foi julgado pornomear familiares e usardocumentos deles para queos mesmos fossem contra-tados e recebessem salári-os na Assembleia Legislati-va. Em depoimento à Jus-tiça, segundo reportagem

da Gazeta do Povo, entreos parentes de Daor esta-vam a esposa, filha e irmãque declararam nunca tertrabalhado na Assembleia.Contudo, a soma dos salá-rios destinados aos 10 pa-rentes do ex-funcionárioque foi desviado, segundoa denúncia, chegou a 13,2milhões de reais. (DR)

Encontro Sul Brasileirode Engenheiros Agrônomos- Agrosul 2012 - teve pros-seguimento com o iníciodos debates técnicos, nestaquinta-feira (9), no Plenárioda Assembleia Legislativa,com a presença de represen-tantes dos estados do Para-ná, Santa Catarina, RioGrande do Sul e EspiritoSanto, para debater o usodos defensivos agrícolas ea produção de alimentos deforma saudável, tanto paraos produtores como para oconsumidor. O presidenteda Federação dos Engenhei-ros Agrônomos do Paraná,professor Luiz Corrêa Luc-chesi, lembrou a responsa-

Engenheiros agrônomosdebatem na Assembleia o uso

dos agrotóxicosbilidade dos agrônomos naaplicação dos agrotóxicos,mas defendeu que a catego-ria necessita de mais auto-ridade para exigir que osprodutores agrícolas cum-pram as determinações téc-nicas. "Nós precisamos re-formular esse arcabouço le-gal para estimular essa de-fesa sanitária vegetal, sem-pre de maneira a acompa-nhar a evolução tecnológi-ca do Brasil e do mundo",disse. O deputado RascaRodrigues (PV) destacou aimportância do evento, "porreunir profissionais dos es-tados que respondem pormais de 50% dos alimentosproduzidos no País".

21www.asemananews.com.brA SEMANA News

10 a 16 de agosto de 2012

Brasil

Julgamento do mensalão do PTFinalmente o Mensa-

lão do PT (Partido dos Tra-balhadores) começou a serjulgado pelo Supremo Tri-bunal Federal, depois desete anos das denúncias dodeputado federal RobertoJefferson, que também éréu no processo. O queestá sendo julgado é o pro-cesso de compra de votosno Congresso Nacional.

A denúncia aponta queo Chefe da Casa Civil dogoverno do Lula, José Dir-ceu, seu braço direito,comprava votos no Con-gresso com o dinheiro pú-blico. A principal fonte erao Banco do Brasil. O di-nheiro era dado a umaempresa de Marcos Valé-rio a título de campanhaspublicitárias, que na reali-dade nunca foram realiza-das. Com o auxílio do Ban-co Rural, os recursoseram entregues aos políti-cos em dinheiro vivo parafugir do controle do Ban-co Central. Mas os valo-res envolvidos eram mui-to grandes. Muitas vezesera necessário o uso decarros fortes para trans-portar esses valores. Todaessa movimentação deixagrandes rastros no siste-ma bancário.

O nome mensalão nãoé muito adequado, poisnão era uma quantia dadotodo o mês. O dinheiro eradistribuído quando haviauma votação de uma lei oudispositivo legal que o go-verno do Lula queria quefosse aprovado. Algumasvezes essa frequência eramais de uma por mês, ou-

tras nem tanto. O paga-mento dependia das prio-ridades do governo.

Os deputados e sena-dores se comportavamcomo prostitutas que fazi-am favores em troca de di-nheiro. A cada votação eranegociado um valor dife-rente. O governo Lula secomportava com uma pes-soa que para fazer sexoprecisa pagar cada encon-tro. O Congresso Nacio-nal era um bordel.

Esse comportamentodos políticos é muito maisgeral do que se imagina.Em Curitiba o comporta-mento na Câmara de Vere-adores era o mesmo. Paradar apoio ao prefeito nassuas propostas a sua basede sustentação reclamavaverbas de comunicação. Aação de exigir dinheiro paravotar a favor do prefeitoera comum, muitos vere-adores vieram a públicodefender esse direito dedesviar o dinheiro públicopara os seus interesses.São as prostitutas recla-mando o seu direito de pe-dir dinheiro pelos seus fa-vores.

O julgamento do

Mensalão do PT será ummarco na política brasi-leira. Após ele o Brasilnão será o mesmo. Esseenvolvimento de paga-mentos para votar os pro-jetos de interesse do Exe-cutivo vai reduzir muito,pois o risco de ser pegocometendo esse crimeserá bem maior. Os ou-tros tribunais se sentirãoincentivados a fazer omesmo, controlar o usodo dinheiro público paracomprar favores políti-cos. A quantidade de pro-cessos Brasil a fora serámuito grande.

O Supremo TribunalFederal, a mais alta cortedo país, também está emjulgamento, pois durantemuito tempo foi coniven-te com esses desvios dapolítica brasileira. Agorapor pressão popular estáassumindo a responsabi-lidade de julgar o com-portamento dos políticosbrasileiros. O foro privi-legiado que alguns políti-cos brasileiros têm é umaforma de cometer atos ilí-citos e nunca serem al-cançados pela lei. Nessejulgamento serão tratados

como cidadãos comuns,terão direito de defesa,mas terão que responderpor seus atos.

A bem da verdade nãosó o PT que está em jul-gamento. Vários outrospartidos também estão nobanco dos réus, pois essedinheiro do suborno tam-bém ia para as liderançasde outros partidos como oPTB (Partido TrabalhistaBrasileiro), que redistri-buía o dinheiro.

A imprensa brasileira emundial vai acompanharesse julgamento. Mais de500 jornalistas estão emBrasília credenciados paradivulgar o andamento dojulgamento, que muito pro-vavelmente vai durar maisde um mês.

O julgamento envolve38 réus. O Procurador Ge-ral da República pediu acondenação de 36 e ino-centou dois por falta deprovas. Todos os acusa-dos têm advogados. Cadaum vai apresentar a suadefesa. Todo o julgamen-to está sendo televisiona-do pelo canal TV Justiça,que está disponível nasredes a cabo e UHF. Oscanais abertos só passarãoparte desse julgamento.Mas o Brasil irá acompa-nhá-lo bem de perto, pas-so a passo.

O mundo vai assistirtambém a esse julgamento.A democracia brasileira sai-rá fortalecida. Muitos polí-ticos dos outros países tam-bém ficarão preocupadoscom o exemplo brasileiro.(CG)

A inflação medida pelo Índice de Preços ao ConsumidorAmplo (IPCA) subiu para 0,43% em julho, após alta de 0,08% emjunho, informou quarta-feira, 8 de agosto, o Instituto Brasileiro deGeografia e Estatística (IBGE). Em igual mês do ano passado, oíndice foi de 0,16%. No acumulado do ano, o indicador oficial deinflação avançou 2,76%. Em igual período do ano passado, ainflação medida pelo IPCA havia ficado em 4,04%.

Ben Bernanke, presidente do Federal Reserve (Fed, o ban-co central americano), disse que a crise de dívida da Europa estáreduzindo o ritmo de crescimento da economia dos Estados Uni-dos ao enfraquecer o mercado para as exportações americanase afastar os investidores.

O desemprego na Grécia atingiu um novo recorde em maio,a taxa de desemprego do país subiu em maio 23%, a mais alta dahistória, de 22,6% em abril. Em maio do ano passado, a taxa erade 16,8%.A taxa de desemprego da Grécia é a segunda mais altana zona do euro depois da espanhola.

A Itália afunda na recessão e caminha para queda de 2,5%do Produto Interno Bruto (PIB). Houve enorme queda de vendas

no varejo e o sentimento dos consumidores está em nível negativorecorde, indicando que os gastos das famílias podem ter declinadomais 1%. Os empréstimos dos bancos para empresas tambémdiminuíram, e os investimentos também.

Na Alemanha o volume de comércio exterior caiu e a produ-ção industrial enfraqueceu mais do que o esperado em junho, numduplo indício de que a deterioração da crise de dívida da zona doeuro estaria pesando sobre a balança e a indústria do país, doispilares tradicionalmente robustos de sua economia.

A inflação na China recuou em julho para menor taxa dosúltimos 30 meses, dando espaço para o banco central do paísafrouxar ainda mais a política monetária.

A Toyota anunciou nesta quarta-feira a construção de umafábrica de motores na cidade de Porto Feliz, interior de São Paulo,com investimento de cerca de 1 bilhão de reais e previsão deconclusão no segundo semestre de 2015.

A montadora japonesa também informou que destinou 600milhões de dólares à nova fábrica de veículos em Sorocaba (SP),que foi inaugurada na última quinta-feira, 9 de agosto.

Economia e seus reflexos

Resumo da Semana

A presidenta Dilma Rousseff vai adiar os cortes de impos-tos das empresas para atingir a meta de superávit fiscal. O motivosão as incertezas com relação ao comportamento da arrecada-ção de impostos que mostra declínio.

A presidenta deve optar por esperar mais tempo antes dedar o sinal verde à equipe econômica para novos cortes de tribu-tos. O que está garantido, no momento, é o abatimento de impostospara reduzir a conta de luz.

O julgamento do Mensalão do PT será um marco na política brasileira

Com a Palavra

22 www.asemananews.com.brA SEMANA News10 a 16 de agosto de 2012

Família e Escola naConstrução da Educação

Crise europeiaMundoMundo

Professora Andreia Aparecida Rodrigues de Lima,

diretora pedagógica da unidade de educação infantil Do Colégio

Dom Bosco Fazenda Rio Grande (Dom Bosco Kids)

Atualmente, a es-cola de Educação In-fantil assume diferentesmissões, dentre elas, odesafio de recebercada vez mais cedo epor mais tempo asnossas crianças, devi-do ao contexto socialvigente que está inse-rida a família brasileira. Os pais precisam trabalhar e se capacitarpara um mercado profissional cada vez mais competitivo e nãodevem se sentir culpados por ter que deixar seus filhos na esco-la. Essa é a realidade da nossa sociedade e tanto a família quantoa escola devem se reestruturar para atender e entender essanecessidade.

Os tempos são outros, os avanços tecnológicos e a globaliza-ção que tanto facilitaram a nossa vida, também nos trouxeram umredirecionamento no modo de viver e temos que nos adaptar aessa "correria do dia-a-dia". Portanto, em parceria com a família, aescola de Educação Infantil precisa de pressupostos que possibi-litem novas ações, mais integradas ao momento histórico social emais comprometidas com essas características. Afinal, se tudomuda a educação também deve se adequar às transformações eao ritmo das mudanças.

O papel da família é indispensável e insubstituível na formaçãoda criança, assim como a função e a importância da escola naprimeira infância é igualmente imprescindível. Deste modo, a famí-lia tem responsabilidades diante da tarefa educativa que se entrela-çam com as da escola, mas que se diferenciam em sua metodo-logia ao mesmo tempo em que devem ter um objetivo comum.

É na convivência com a família que os princípios de honesti-dade, respeito e solidariedade são vivenciados e interiorizados, osvalores éticos e morais são aprimorados e a base da formação docaráter do indivíduo é fundamentada. A família humaniza a criança.Enquanto que na escola e na convivência com outras crianças ecom outros adultos que as regras são mais intensamente vivenci-adas e essas primeiras experiências sociais são fundamentaispara formação integral. A escola ensina as regras sociais e oconhecimento sistematizado socializando a criança e lhe forne-cendo ferramentas para compreender o mundo e saber lidar comdiferentes situações, ela sai do núcleo familiar e passa a ser inse-rida em um grupo mais amplo e mais heterogêneo ao qual precisase adaptar e aprender a exercer sua cidadania.

A família e a escola, principalmente na educação infantil, exer-cem papéis distintos e complementares, uma não substitui a outra,por isso a importância de fortalecer os vínculos e estreitar laçosatravés da confiança mútua, do constante diálogo e do respeitofrente à distinção de papéis. Cada parte respeitando as limitaçõesuma da outra, cultivando assim, uma relação franca, aberta e decumplicidade para que o desenvolvimento das crianças obtenhamos melhores resultados tanto nos aspectos sociais, cognitivos eemocionais. O apoio da família ao trabalho desenvolvido pela es-cola é um fator fundamental no processo educacional e quandoambas estão dispostas a enfrentar a desafiadora missão de edu-car, os resultados são transformadores.

A crise econômica naEuropa continua sem umaperspectiva de solução. Deimpasse em impasse ela vaicrescendo. Ela começou naGrécia, passou para a Irlan-da, Portugal, Espanha e ago-ra chegou à Itália.

Enquanto ela estava nospaíses menores da Comuni-dade Econômica Europeia elaassustava, mas os riscoseram pequenos. Agora coma Espanha e a Itália, que sãopaíses bem maiores, ela tomauma forma que pode destruirtoda a comunidade. O siste-ma de integração entre ospaíses europeus está numasituação que pode levar auma grande ruptura, colo-cando em risco todo o siste-ma bancário mundial.

Os Estados Unidos es-tão muito preocupados pordois motivos: a quebra de di-versos bancos norte-ameri-canos e a redução ainda mai-or do seu crescimento. Issoocorrendo em um ano de elei-ção é fatal para as preten-sões de reeleição do atualpresidente Obama.

O início da crise foi nosEstados Unidos em 2007,com a dificuldade de váriosbancos honrarem os seuscompromissos. Ela foi au-

mentando até a quebra oLehman Brothers em 2008,que levou o pânico ao siste-ma bancário mundial. A res-posta norte-americana foidecisiva, injetou uma gran-de quantidade de dinheirosnos bancos e resgatou vári-as empresas norte-america-nas em dificuldade.

O resultado foi o aumen-to do endividamento do go-verno norte-americano. Mascomo as suas dívidas são emdólar, ele pode emitir maismoeda quando quiser. Comrelação à Europa os norte-americanos foram bastanteegoístas. Tentaram reduzirao mínimo as interdependên-cias entre os dois sistemasfinanceiros, deixando a Eu-ropa sozinha para resolver osseus problemas.

O problema é que asduas economias estão muitorelacionadas. Uma recessãona Europa reduz o crescimen-to nos Estados Unidos. Umaquebradeira nos bancos eu-ropeus vai de novo colocarem crise o sistema bancáriosinternacional, inclusive osbancos norte-americanos.

Para saírem da crise aEuropa e os Estados Unidosprecisaram se unir. E hojenenhum desses polos quer

fazer isso. A atitude de cadaum é bastante egoísta. Mui-to discurso, mas na práticapoucas sugestões constru-tivas.

A atual liderança da Eu-ropa e dos Estados Unidosestá muito desgastada. Seránecessária uma renovaçãopara que um consenso come-ce a se formar. Para que essarenovação política possaocorrer é necessário que acrise econômica aumenteainda mais.

Esse é o sentido da cri-se bancária dos países ricos.Ela vai se intensificar nospróximos meses. Logo tere-mos uma grande quebradei-ra de bancos na Europa. De-pois o mesmo vai ocorrer nosEstados Unidos. Só nesseponto é que a crise financei-ra vai começar a ser resolvi-da. Até lá o desemprego e osofrimento nos países ricosvai aumentar.

Crise financeira mundialvai atingir a todos. O Brasiltambém vai ser atingido, poisprecisa de recursos estran-geiros para financiar o seucrescimento. Apesar de anossa dívida externa ser me-nor que as nossas reservasem moedas estrangeiras, arenovação dos nossos em-

préstimos é fundamentalpara o nosso sistema bancá-rio.

É provável que nos pri-meiros momentos da crise osbancos europeus e norte-americanos se retraiam e re-duzam as suas operaçõescom o Brasil, o que deve abrirespaço para os bancos chi-neses. Nesse momento dequebra da safra norte-ameri-cana a estabilidade políticachinesa passa importação dequantidade de comida. E oBrasil é a fonte alternativa aosEstados Unidos. E como asreservas chinesas são mons-truosas, acima de três trilhõesde dólares, o mercado finan-ceiro brasileiro irá sentir umimpacto menor.

Com a maior estabilida-de financeira brasileira, logoos bancos europeus e norte-americanos voltarão para oBrasil tentando recuperar oespaço perdido.

A estabilidade financei-ra do Brasil está relacionadaà sua capacidade de produzire exportar alimentos para omundo. O aumento da produ-ção será mais imediato, a difi-culdade maior está em aumen-tar a infraestrutura por causada incompetência do gover-no brasileiro na área. (CG)

A quebra da safra norte-americana entra numa fasedecisiva: o impacto na redu-ção na produção de soja. Elaestá no ponto de floresci-mento e enchimento dosgrãos. As próximas duas se-manas são cruciais.

Já a safra de milho nãotem mais jeito. As perdas sãoenormes. As previsões maispessimistas falam em perdasde 50% e em 25%, as maisotimistas. O problema é queos Estados Unidos são omaior produtor de milho domundo. A previsão da safrade milho, antes da seca, erade 370 milhões de toneladas.Hoje essa previsão está en-tre 185 e 280 milhões de to-neladas. A média das perdasestá em 140 milhões de tone-ladas. Que é mais do que odobro da produção brasilei-ra de milho.

O consumo norte-ameri-cano está no patamar de 280milhões de toneladas e osseu estoques estão muitobaixos. O que significa queos Estados Unidos deverãoimportar milho ou reduzir oseu consumo. O mais prová-vel é que ele faça as duascoisas. A intensidade da im-portação e o tamanho dos

Seca nos Estados Unidoscortes dependem da defini-ção do tamanho das perdas.E isso só deve ocorrer no fimde setembro, após boa parteda área plantada a ser colhi-da. Até lá veremos várias es-peculações das ações que osEstados Unidos deverão to-mar. Uma das especulaçõesé dos Estados Unidos redu-zirem a sua produção de ál-cool. Hoje eles usam quase100 milhões de toneladaspara produzir álcool combus-tível. Se essa redução ocor-rer, abre um grande espaçopara o Brasil voltar a expor-tar álcool combustível paraos Estados Unidos. Ou seja,a seca norte-americana podeter impacto no aumento danossa área plantada de cana-de-açúcar.

Com relação à soja asperdas estimadas são meno-res - de 15 a 30% da safra,que era estimada em 90 mi-lhões de toneladas, o que dáuma perda média de 20 mi-lhões de toneladas. A soja foiplantada um pouco mais tar-de que o milho, e a própriaestrutura da planta, com raí-zes mais profundas, lhe dáuma maior resistência à seca.Na última semana voltou achover no cinturão agrícola,

mas os índices de precipita-ção foram baixos, nada quepudesse mudar o quadro deseca de forma significativa.A previsão do tempo para aspróximas duas semanas émuito ruim para a agricultu-ra. As temperaturas deverãoaumentar e as chuvas fica-rão ainda mais ralas.

No final de setembrotambém teremos uma boadefinição das perdas na soja.Até lá fica essa oscilação dasprevisões das perdas e, emconsequência, dos preços.No Brasil os preços da soja edo milho aumentaram bas-tante. A soja estava sendonegociada a 65 reais a saca,foi para 85. O milho estavaem 25 foi para 35 reais a saca,preços no Porto de Parana-guá. A tendência é que emsetembro esses preços au-mentem ainda mais.

Com esses preços o es-tímulo ao aumento da produ-ção na próxima safra serámuito grande. As primeirasprevisões falam de uma sa-fra de 82 milhões de tonela-das de soja e 70 milhões demilho. O mais provável é queesses números sejam ultra-passados.

Com preços e volumes

em alta o resultado financeiropara os agricultores será mui-to grande. A ponto de influ-enciar profundamente a eco-nomia brasileira. No segundosemestre já teremos uma vol-ta ao crescimento. Mas o mai-or impacto será no primeirosemestre do ano que vem.

Para o mundo o resulta-do será o inverso. O aumen-to do preço do milho, da sojae também do trigo vai reduzira capacidade de consumodas pessoas. Nos paísesmais pobres os impactos se-rão devastadores. Vai au-mentar a fome e também osdistúrbios sociais.

A crise da agricultura vaise somar à crise financeirados países mais ricos. O quedeve aumentar a instabilida-de no mundo no próximoano, assim como as guerrase as trocas de poder em vári-os países do mundo.

Para o Brasil o efeito dacrise vai na direção oposta,um aumento do crescimentoe da renda nacional. Nos des-tacaremos ainda mais na li-derança mundial. Essa mu-dança já vinha ocorrendonos últimos anos. Mas noinício do ano que vem, ela vaise acentuar. (CG)

23www.asemananews.com.brA SEMANA News

10 a 16 de agosto de 2012

London - 2012

Esportes coletivos podem salvarcampanha do Brasil em LondresDepois de frustrações

individuais, os esportescoletivos deverão salvar acampanha do Brasil nos úl-timos dias dos Jogos Olím-picos de Londres que ter-minam no próximo dia 12de agosto. A esperança deque o Brasil possa fechar aparticipação nestas Olimpí-adas com 5 medalhas deouro - o que empataria omelhor desempenho obtidoem Atenas em 2004 - pas-sa por vitórias nas finais dofutebol, voleibol feminino -que venceu o Japão na úl-tima quinta-feira na semi-final e ainda, o vôlei mas-culino.

A expectativa do Comi-tê Olímpico Brasileiro(COB) era de que a delega-ção brasileira tivesse repre-sentantes em 20 pódios,porém, a má performanceda equipe de atletismo ar-refeceu os ânimos da co-mitiva e da torcida. Consi-derada favorita no salto adistância, Maurren Maggiterminou em 13º. Pior foioutra candidata ao ouro,

Fabiana Murer que depoisde perder a vara em Pe-quim, desta vez alegou queo vento a atrapalhou, masnem sequer tentou entrarem ação. Fiasco e vergo-nha.

O jornal inglês The In-dependent também não ali-viou em relação ao decep-cionante desempenho dosmedalhões brasileiros. Ojornal relatou o fracasso deMurer, de Maggi e até Cé-sar Cielo, campeão olímpi-co nos 50 m livre na Olim-píada de Pequim, em 2008,e bronze nos 100 m livre,no mesmo evento, mas queem Londres, segundo operiódico "teve de se con-tentar com o bronze nos 50

m livre e terminou apenasem sexto nos 100 m livre".

A dupla de vôlei Alisone Emanuel que chegoucomo favorita a medalhadourada, cumpriu com ex-celência a jornada até a fi-nal, porém, no jogo decisi-vo, na última quinta-feira,perdeu em uma partidaemocionante por 2 a 1, notie-break e ficou com a pra-ta - a segunda do Brasil emLondres e a 11ª no geral.

Quem sabe o futebolpossa lavar a alma do tor-cedor que nunca comemo-rou tal conquista, emborao Brasil seja conhecidocomo a "pátria de chutei-ras" por ser o único penta-campeão mundial. (DR)

Meninas dovoleichegaram asegunda finalolímpicaconsecutivae jágarantiram aprata

Fonte e fotos: Site Terra

24 www.asemananews.com.brA SEMANA News10 a 16 de agosto de 2012

Recursos para obras da Arenasão liberados pelo BNDES

Esporte

Fórmula 1:Com futuro incerto, Massa interrompe férias por treino na Copa FiatFelipe Massa tem um mês de férias na Fórmula 1, mas decidiu usar o tempo

livre para treinar em outra categoria do automobilismo. O brasileiro da Ferraridecidiu participar dos treinos livres da quarta rodada dupla da Copa Fiat, marcadapara os próximos dias 18 e 19 em Interlagos. Massa vai andar no carro número 19da Pater Racing, equipe que vem sendo defendida nesta temporada pelos pilotos André Bragantini eGiuliano Losacco. O brasileiro só volta a competir na Fórmula 1, no dia 2 de setembro, quando disputa oGP da Bélgica. "(O treino na Copa Fiat) será bom não ficar parado o mês inteiro de agosto", lembrou.

Button descarta pilotar ao lado de Alonso e lamenta por MassaEspeculado como um dos favoritos à vaga de Felipe Massa na Ferrari, o

inglês Jenson Button defendeu o brasileiro das críticas e desmentiu os rumores,descartando pilotar ao lado de Fernando Alonso, pois acredita que a Ferrari já estáenvolvida em trabalhar apenas pelo espanhol - ele inclusive lamenta por Felipe

Massa, que atualmente tem o desafio de superar essa dificuldade.Chefe da Mercedes deixa dúvidas sobre renovação de SchumacherA vitoriosa parceria entre Ross Brawn e Michael Schumacher segue com futuro

incerto. Em entrevista divulgada pelo site oficial da Fórmula 1 na última quarta-feira, ochefe da Mercedes afirmou que não há definição sobre a renovação de contrato deSchumacher, cujo vínculo com a escuderia alemã vai até o final deste ano. "Eu acho que essa é umadecisão muito importante para todas as pessoas envolvidas", disse. "Não seremos apressados paratomar essa decisão. Quando for o momento certo, anunciaremos o que vamos fazer.

London 2012:Com hipotermia, Poliana Okimoto abandona maratona aquática

A nadadora brasileira Poliana Okimoto acabou abandonando a prova dos 10km da maratona aquática dos Jogos Olímpicos de Londres, na manhã da últimaquinta-feira. A atleta brasileira teve uma hipotermia por conta da baixa temperatura daágua, foi retirada da água e colocada em um barco de apoio. Logo depois, a brasi-

leira foi enrolada em cobertores para minimizar a baixa temperatura. Em uma maca, Okimoto foiretirada do barco e colocada em uma cadeira de rodas. Já em terra firme, a brasileira recebeucuidados médicos no centro especializado da prova. "Ela ficou tonta, em estado de pré-desmaio. Ochefe da delegação afirmou ainda que Okimoto está muito triste, já que a brasileira tinha esperanças deum pódio na Olimpíada de Londres. "Ela está está bastante chateada, mas passa bem. Está repondooxigênio". Poliana foi campeã da Copa do Mundo de maratona aquática em Londres. em 2009. Alémdisso, ela conquistou a prata nos Jogos Pan-Americanos do Rio em 2007 e Guadalajara 2011. NosJogos Olímpicos de Pequim, em 2008, a brasileira ficou na sétima colocação.

Futebol Internacional:Após reunião, Galliani diz que Kaká no Milan é "quase impossível"O Milan já considera quase impossível conseguir acertar a contratação de

Kaká, junto ao Real Madrid. A constatação se deu depois de um encontro entreas duas diretorias na última quarta-feira, em Nova York, onde os clubes seenfrentaram em amistoso que acabou com vitória do Real por 5 a 1. A impressão é do executivo-chefedo clube italiano, Adriano Galliani, em declarações dadas à emissora Sky Sport24, na qual afirmouainda negociar, mas disse não querer criar falsas esperanças à torcida do Milan. "A operação Kakáé muito difícil porque os custos são elevados e o salário é altíssimo.

Na 3ª divisão, Ortega confirma aposentadoria aos 38 anosTrês Copas do Mundo, um título de Copa Libertadores, passagens por gran-

des clubes da Europa e da América do Sul e uma biografia cheia de polêmicas.Ariel Ortega, aos 38 anos, confirmou que deixa o futebol. Eleito sucessor de DiegoMaradona pelos argentinos, o "Burrito" jogava na terceira divisão com o Defenso-

res de Belgrano. Revelado pelo River Plate, Ortega já era esperança de sucesso dos argentinos naCopa de 94 e partiu para a Europa. Por lá, defendeu Valencia, Parma, Sampdoria e Fenerbahce. NaArgentina, também jogou pelo Newell's Old Boys e pelos modestos All Boys e Independiente Rivada-via. Ortega, já no retorno ao futebol argentino, sofreu com o alcoolismo e chegou a tentar suicídio. Aotodo, ele disputou três Copas do Mundo (94, 98 e 2002) e fez 17 gols pela seleção de seu país.

Brasil 2014:Seleção cai mais duas posições em ranking e chega à sua pior marcaMais um ranking da Fifa é divulgado e mais uma queda da Seleção Brasileira

anunciada. Na última quarta-feira, a entidade internacional mostrou a nova lista dasprincipais seleções do mundo e o Brasil perdeu duas posições, chegando à 13º colocação, sua piorem todos os tempos. No último ranking divulgado, a Seleção comandada por Mano Menezes já seencontrava fora do top-10, pela primeira vez na história, em 11º. Na edição de agosto da lista, mais umaqueda. Desta vez, as modestas Rússia e Grécia ultrapassaram o Brasil, que caiu para 13º.

O Banco Nacional deDesenvolvimento Econô-mico e Social (BNDES)aprovou na última quarta-feira (08/08) um financia-mento de R$ 131 milhõespara a reforma e ampliaçãoda Arena da Baixada, emCuritiba, que receberá osjogos da Copa do Mundode 2014.

O recurso será libera-do por meio do programaBNDES ProCopa Arenas.Para viabilizar a operaçãohaverá dois contratos de fi-nanciamento. O primeirocontrato será entre o ban-co nacional e o Estado doParaná. Quando liberado,

todo o recurso será imedi-atamente aportado no Fun-do de DesenvolvimentoEconômico (FDE), admi-nistrado pela Fomento Pa-raná.

A seguir, a FomentoParaná assinará um contra-to com a CAP S/A - socie-dade de propósito específi-co criada pelo Clube Atléti-co Paranaense para gerir asobras do estádio - que re-ceberá o valor integral dis-ponibilizado pelo BNDES.

Os valores envolvidosna operação correspondema 71% do investimento to-tal orçado para as obras daArena, que chega a R$

184,6 milhões. O financi-amento será liberado emcinco parcelas. A primeiradelas deve ocorrer 30 diasdepois da assinatura doscontratos. O prazo de pa-gamento será de 15 anos,com dois de carência.

ObrasAs obras estão em an-

damento desde o final de2011 e a conclusão estáprevista para julho de 2013.O projeto abrange aproxi-madamente 124 mil metrosquadrados de área cons-truída, sendo 50 mil me-tros quadrados reformas e74 mil metros quadradosde novas áreas.

A vitória convincentedo Atlético sobre o Améri-ca/RN fora de casa, na úl-tima terça-feira pode até tersurpreendido muitos torce-dores, depois de uma apre-sentação pífia na derrotapor 1 a 0 contra o São Cae-tano na rodada anterior.Porém, a chegada de refor-ços indicada pelo ex-técni-co Jorginho, principalmen-te o trio Henrique, Elias eMarcão deram um resulta-

Paraná acerta pontaria para se aproximar do G4Em meio a rumores de

salários atrasados, falta deum matador, além de pro-blemas de contusões de jo-gadores da zaga, o ParanáClube enfrenta neste sába-do, o CRB-AL, às 16h20 naVila Capanema por uma vi-tória afirmativa de quempretende superar tudo paraterminar bem o primeiroturno e pelo acesso no fimdo ano.

Durante a semana, otécnico Ricardinho quenão poderá contar com o

zagueiro Alex Alves, umdos melhores da equipe,além do volante RicardoConceição, insistiu nostreinamentos de finalizaçãodurante a semana em ra-zão das várias chancesdesperdiçadas pelo timenos últimos jogos. "Temosuma limitação, até na par-te financeira, mas esse é ogrupo. Estamos procuran-do dar confiança. Umahora o gol vai sair", disseesperançoso o treinador.

Outra preocupação

do treinador é orientaros jogadores a cuidarcom os cartões, pois seisestão pendurados e po-dem comprometer noencerramento do primei-ro turno. O goleiro LuisCarlos, com uma luxa-ção na mão será reavali-ado e caso não jogue,Thiago Rodrigues será osubstituto. O Paraná estácom 22 pontos na 10ªposição, sete atrás doSão Caetano que abre oG4.

Atlético tenta deixar maré de problemas para trásdo imediato e previsto porquem os trouxe, mas quenão teve tempo de vê-losem ação.

O jovem meiaHenrique(ex-Portuguesa)deu uma nova dinâmicapelo lado direito, principal-mente na saída rápida dadefesa para o ataque, en-quanto o habilidoso Eliastem as virtudes de um bomcamisa 10, diferente deMarcão que compensa a

pouca habilidade, com for-te presença na área e farode gol. O Atlético, inde-pendente de quem irá co-mandá-lo deu sinais de queestá vivo.

ReforçoO zagueiro Naldo, 22

anos é o novo reforço do clu-be e depois de passagens porVitória da Conquista e VoltaRedonda chega ao Atléticoindicado pelo treinador inte-rino Ricardo Drubski.