edição n° 218: 04/04/2015

12
Farmácias de Plantão Até sexta-feira (10): Farmácia América e Farmácia Farma Prata. SÁBADO de abril de 2015 facebook.com/folhavaleverde [email protected] 4 EDIÇÃO 218 MORADOR DE ASSIS MORRE APÓS ACIDENTE EM SÃO PAULO • Pág. 7 • Pág. 5 • Pág. 6 Assis Prefeitura faz melhoria em estradas rurais com pedra brita A Prefeitura de Assis Chateaubriand colo- cou na última semana pedra brita em três ramais, todos na região da Vila Nice. A ação, faz parte de um intenso trabalho que a Secre- taria de Agricultura, através do vice prefeito e secretário, João Apa- recido Pegoraro, está desenvolvendo. Ramais Ninho, Nilo e Nelore receberam melhorias Assessoria Ataque de percevejos aumenta custos do milho safrinha Folha Rural Cristãos celebram a Páscoa neste domingo Depois de uma semana de oração e reflexão, os cristãos vão celebrar amanhã a prin- cipal data do calendário religioso. Segundo o padre Antônio Carlos (Toninho), a Páscoa vai muito além do chocolate. “O sentido comercial deve nos aproximar do espiritual. O equilíbrio é fundamental. A Páscoa é aquilo que Jesus prometeu durante toda a sua caminhada: todo aquele que Nele crê, ressuscitará!”, destaca. • Pág. 3 Sábado será de correria para a compra dos ovos de Páscoa Uma infestação de percevejos como poucas vezes se viu no Paraná. Um número de insetos tão alto por metro quadrado que obrigou alguns produtores a fazer quatro aplicações de inseticidas na fase inicial, nos primeiros 30 dias após a germinação. Uma necessidade que eleva bastante os custos de produção. Veja como enfrentar o problema Assessoria Nilson Hort

Upload: folha-vale-verde

Post on 21-Jul-2016

234 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Edição n° 218: 04/04/2015

Farmácias de PlantãoAté sexta-feira (10): Farmácia América e Farmácia Farma Prata.

SÁBADO de abril de 2015facebook.com/[email protected]

EDIÇÃO

Nº218

MORADOR DE ASSIS MORRE APÓS ACIDENTE EM SÃO PAULO • Pág. 7

• Pág. 5

• Pág. 6

Assis

Prefeitura faz melhoria em estradas rurais com pedra brita

A Prefeitura de Assis Chateaubriand colo-cou na última semana pedra brita em três ramais, todos na região da Vila Nice. A ação, faz parte de um intenso trabalho que a Secre-taria de Agricultura, através do vice prefeito e secretário, João Apa-recido Pegoraro, está desenvolvendo.

Ramais Ninho, Nilo e Nelore receberam melhorias

Assessoria

Ataque de percevejos aumenta custos do milho safrinha

Folha Rural

Cristãos celebram a Páscoa neste domingo

Depois de uma semana de oração e refl exão, os cristãos vão celebrar amanhã a prin-cipal data do calendário religioso. Segundo o padre Antônio Carlos (Toninho), a Páscoa vai muito além do chocolate. “O sentido comercial deve nos aproximar do espiritual. O equilíbrio é fundamental. A Páscoa é aquilo que Jesus prometeu durante toda a sua caminhada: todo aquele que Nele crê, ressuscitará!”, destaca. • Pág. 3

Sábado será de correria para a compra dos ovos de Páscoa

Uma infestação de percevejos como poucas vezes se viu no Paraná. Um número de insetos tão alto por metro quadrado que

obrigou alguns produtores a fazer quatro aplicações de inseticidas na fase inicial, nos primeiros 30 dias após a germinação. Uma

necessidade que eleva bastante os custos de produção.

Veja como enfrentar o problema

Assessoria

Nilson Hort

Page 2: Edição n° 218: 04/04/2015

SÁBADO, 4 de abril de 20152Página

O OESTE EM UM GRANDE JORNALOpinião

[email protected] o per� l da Folha Vale Verdewww.facebook.com/folhavaleverde

Diretor Geral: José Costa Diretora Financeira: Helena Miura da Costa

Reportagem policial: Léo SilvaReportagem geral: Nilson Hort (MTB/PR: 10293)

Esporte: Dito SilvaDiagramação: Bruno CavalherImpressão: Correio do Cidadão - Campo Mourão - PR

Folha Vale Verde Ltda CNPJ: 09.198.622/0001-40

Folha Vale Verde

Rua Goiânia, 92 | AltosAssis Chateaubriand -PR

Expediente

Editorial(44) 3528-2919

Entre em contato com a redação:

O SENHOR RESSUSCITADO ABRE PARA NÓS AS PORTAS DA ETERNIDADE

MILHARES DE PORQUÊS

É PÁSCOA DO SENHOR!

QUAL É O CORRETO?( ) Aonde o narrador esportivo da Vale Verde vai todo

domingo?( ) Onde o narrador esportivo da Vale Verde vai todo

domingo? Na Língua Portuguesa a palavra “aonde” indica movi-

mento para algum lugar e “onde” indica o lugar em que se está, indica permanência. O narrador esportivo da Vale Verde vai todo domingo ao estádio de futebol, exprime movimento. Nesse caso o correto é usar a palavra aonde: “Aonde o narrador esportivo da Vale Verde vai todo do-mingo?” Ele sai para narrar o jogo, ele se movimenta até chegar ao estádio de futebol.

É MÚSICA OU INSULTO?

O Domingo de Páscoa é dia de grande alegria por-que Jesus ressuscitou, é dia de festa. A ressurreição de Jesus é o centro da fé cris-tã, é o maior acontecimento do mistério cristão. Segun-do o evangelho, São Pedro e São João são chamados bem cedo, no domingo, por Maria Madalena para cor-rerem ao túmulo de Jesus Cristo, que se encontrava vazio. Jesus venceu a mor-

te. Isso nos dá a certeza que a vida não termina aqui na terra, mas continua, por-que se Jesus venceu a mor-te, nós também vamos res-suscitar. Isso valida nossa fé na vida eterna que o Fi-lho de Deus prometeu a to-dos aqueles que crerem no Reino Eterno.

No Domingo de Páscoa, não era possível duvidar que Jesus estava vivo por-que além do sepulcro va-

zio e dos panos que envol-viam o corpo, tudo falava que Jesus ressuscitou. No entanto, o evangelista São João relata que os discípulos demoraram a crer na ressur-reição de Jesus. Os apósto-los precisaram da visita de Jesus ressuscitado para que de fato acreditassem. São Tomé, mais que qualquer outro discípulo, necessitou de “ver para crer” para ter certeza. Vale ressaltar que

as mulheres se tornaram as primeiras a acreditar e a tes-temunhar a ressurreição.

Só ter conhecimento que o Domingo de Páscoa é a certeza da nossa própria ressurreição não basta. É preciso testemunhar a ale-gria de ser cristão pondo em prática a proposta do evangelho de Jesus, que é a partilha fraterna, solida-riedade e justiça. Feliz Pás-coa a todos!

Jesus Cristo ressuscitou! Este fato singular, maravilho-so, rompe todos os esquemas humanos e racionais; não há nada lógico que possa explicar este acontecimento! O único modo de experimentar a ressurreição é a fé e dela nasce à vida cristã. A vida humana tem um novo sentido a partir da ressurreição do Senhor.

São Paulo proclama, com muita sabedoria: Jesus Cristo é “nossa vida”. Os homens buscam tantas coisas que con-sideram necessárias para dar sentido à vida e Jesus nos diz que uma só coisa é necessária: é sentar-se aos pés do Senhor e ouvir a sua palavra de vida eterna. “A alegria do evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus. Quantos se deixam salvar por Ele são libertados do pecado, da tristeza, do vazio interior, do isolamento. Com Jesus Cristo, renasce sem cessar a alegria” (Papa Francisco). A Páscoa é anúncio de que podemos ver-dadeiramente dizer: “Já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim” (Gálatas 2, 20).

Hoje a Igreja celebra o dia mais importante de sua his-tória, porque com a ressurreição de Cristo uma nova histó-ria começa uma nova esperança para toda a humanidade. A Páscoa antecipa o nosso destino final e renova nossa espe-rança e confiança: somos amados por Deus e Ele acompa-nha nossos passos e revela que a última palavra não vem do mal e da morte, mas da salvação.

“A Ressurreição é uma grande experiência filial, por as-sim dizer, usando um conceito bem atual de cuidado e de ternura. Assim como a mãe cuida do seu filho pequenino e cria uma condição básica de confiança, saber que o Senhor Jesus, que nos amou e se entregou por nós, venceu a morte e todos os males nos dá uma confiança muito profunda, de que também nós, com a força dele, temos condições de ir vencendo e trabalhando contra o mal que impera na socie-dade (Pe. Libânio).

O texto do evangelho deste domingo nos propõe acompa-nhar Maria Madalena ao sepulcro, que é o símbolo da morte e do silêncio definitivo. De repente ela descobre que Jesus não está ali. Maria Madalena se depara com a ressurreição, mas ainda não pode compreendê-la. Ela precisa da ajuda da comunidade. Neste instante, entram em cena Pedro e o dis-cípulo amado. Eles correm para conferir o que disse Maria Madalena e constatam que é verdade, encontram somente as faixas de linho que envolviam o corpo do Senhor. Pedro não acredita porque ainda está ainda muito preso ao passa-do e ao sofrimento da morte de Jesus na cruz. O discípulo amado vê e acredita porque vê com os olhos do coração que vão além da realidade física e se abrem para o mistério. É preciso abrir os olhos, ver de modo diferente; ver com os olhos da fé para experimentar o milagre da ressurreição.

A partir deste momento, ele se torna testemunha da res-surreição e pode ajudar os outros a fazer a mesma experi-ência.

O encontro com Cristo Ressuscitado produz o efeito pri-meiro de encher o cristão de imensa alegria, entusiasmo e gratidão, com o consequente desejo de segui-lo. Do segui-mento decorre a vontade de comunicar aos outros a beleza de tal experiência. Nasce a vocação de discípulo missionário.

A Eucaristia é o momento solene e único de confessar a nossa fé em Jesus Cristo vivo, ressuscitado, realmente presente na comunidade cristã. Esta presença é a razão da nossa alegria, a segurança da vida que nos espera, simples-mente porque Jesus Cristo venceu a morte. Jesus Cristo ressuscitou, ressuscitou verdadeiramente. Aleluia. Feliz Páscoa a todos!

Acredito num aqui nascido de um porquê, com ponto fi nal rodeado e cercado de milhares de porquês exclamati-vos interrogativos. Não consigo imaginar a vida sem esses porquês.

Considero a vida uma aventura funcional. Havia, hou-ve, há e haverá um porquê para cada vida neste mundo, mas de todas as vidas, entendo que a humana é a mais fun-cional. Deveria ser!

Fui criado por alguma razão e por alguma razão nasci da família de onde vim nesse tempo nessa era nessa hora por alguma razão vivi ate agora aos 70 anos e por alguma razão morrerei, não sei quando, acho que meu aqui e agora é funcional. Deus o criador em que eu acredito queria de mim um resultado ao me por nesse planeta sei que não cor-respondi a todas as expectativas do meu Criador, mais fui, sou e serei feliz todas as vezes que eu conseguir ser funcio-nal, isto é, quando a minha vida deu, da e der certo em fa-vor dos outros, disso tenho certeza fui posto nesse mundo por causa dos outros, nasci de dois outros, cresci no meio de inúmeros outros, vivo no meio de milhões de outros, falo a milhões de outros, motivo milhões de outros e certa-mente quando fi car enfermo precisarei de alguns outros, e alguns outros me levaram ao túmulo quando morrer disso eu não tenho dúvida, fui criado em função dos outros. O mesmo acontece com todos outros seres humanos que vie-ram a este mundo, por isso uma das coisas mais ridícula e sinal de loucura é alguém gastar milhões consigo mesmo. Erguer palácios para o próprio deleite, fazer Templos para o Senhor e casas mais ricas para si mesmo. Uma forma de loucura criar para si cem ou mil vezes mais conforto do que para aqueles que nos ajudam a manter vivos e ganhar a vida, é uma forma de loucura puxar para si fama, honra, glória, dinheiro é a desfuncionabilidade levada aos disper-sores. O ser humano funcional fi ca feliz com pouco, reparte do seu excesso e raramente tem excesso que vai repartindo a maneira que recebe, descobriu o bastante e o sufi ciente e sente se pleno a apesar de todos os seus limites a partir do fato que está ajudando outras vidas , árvores que mesmo não dando tantos frutos como dava continua dando som-bra, e a árvore que mesmo estéril não se sente inútil.

Comprei esses dias um relógio que parou de funcionar no terceiro dia, se é relógio e não cumpriu sua funciona-lidade não houve conexão com o mecanismo e a pilha, a energia não chegou a ele, mesmo com nova bateria ele não funcionou, alguma coisa emperrava o seu mecanismo, en-tão eu disse a Deus, Senhor eu não quero ser como esse relógio, mecanismo eu já tenho concede-me sem cessar a sua graça e sua energia e então eu funcionarei a contento. Como acredito em Deus acho que ele me ouviu.

Por padre Fábio de Melo, scj

Eu ando meio inconformado com algumas coisas. É que a modernidade tem trazido mudanças para o comportamento humano que eu creio merecer reflexão. Veja bem você, que uma das principais delas está muito ligada ao mundo da linguagem. Prova disso é o fato de seus pais não entenderem grande parte das expressões que são cotidianas e corriqueiras pra você.

Em outros tempos, quando os poetas e compositores que-riam enaltecer as virtudes femininas eles cantavam assim: “Tu és divina e graciosa, estátua majestosa, do amor por Deus escul-turada”.

Bela forma de se fazer um elogio a uma mulher, não é mes-mo? Pois bem, nos dias de hoje as coisas andam mudadas. Para se falar das mulheres, os compositores que ganham a mídia es-tão recorrendo ao mundo animal. Cachorra foi o termo que pre-valeceu no ano passado. E agora, neste ano viraram éguas. Isto mesmo. Esta é a metáfora que se canta e que se escuta por aí.

Vale a pena pensar!Eu não sei o que você pensa sobre isso, mas gostaria que você

me desse um minuto para eu tentar lhe dizer um pouco do quan-to eu tenho ficado indignado com tudo isso. É que na verdade, este lixo musical, que andam vomitando em nossos ouvidos, acaba se configurando como uma afronta ao nosso bom gosto.

Não importa qual seja o seu gosto musical, não se trata disso, mas sim da intenção que esse produto tem ao ser entregue para o consumo.

Numa época em que as mulheres comemoram tantas vitó-rias, nascidas de corajosas lutas contras as estruturas machistas em que o mundo está solidificado, aparece esta contra-cultura que insiste em banalizar a dignidade humana feminina, com-parando-a e rebaixando-a a condição de um animal irracional. É a declarada objetificação do corpo, que reduz a mulher a um bichinho de estimação que está sempre disposto a satisfazer as vontades de seus donos.

Eu não sei o que deveria envergonhar-nos mais, o compo-sitor que oferece-nos considerável pérola, ou o consumidor que prestigia tal iniciativa.

Eu sei que você está absorvido pelas novidades desse tempo. E é bom que esteja. Existem muitas riquezas por aí, mas eu creio que valeria à pena você ficar de olhos bem abertos quando você notar que a cultura oferecida a você estiver subestimando a sua inteligência, ou desconsiderando o seu valor como ser humano.

Ninguém merece ser chamado assim! Não é possível que você seja capaz de trocar os versos com que comecei esta conver-sa, por estas expressões chulas, tais como: “Minha cadelinha ou minha eguinha pocotó!”.

O que queremos é beleza!Creio que valeria à pena pensar o por quê deste estilo musical

crescer tanto nos dias de hoje. Será que perdemos o referencial do bom gosto e do bom senso? Não podemos negar: o Brasil pro-duz a melhor música do mundo, mas também produz a pior. Os grandes compositores e intérpretes ainda amargam o dissabor de não terem espaço na mídia e de não serem tocados nas rádios. A conseqüência disto é o processo de total desconhecimento de uma fina produção musical que o Brasil tem e que jamais po-derá conhecer. Basta andar por este país e verão as riquezas re-gionais que jamais ganharam espaço no cenário nacional. Quem sai perdendo é a cultura, é a sensibilidade humana que deixa de provar belezas raras que nunca serão descobertas porque estão massacradas pelo poder das patas das éguas e pelos latidos das cachorras.

Mas você pode ajudar a mudar este quadro. Esta péssima produção musical cresce justamente porque existem milhões de consumidores ávidos por este tipo de contra cultura. Não comprar, não ouvir e não divulgar é uma forma de exigir respeito à nossa inteli-gência e ao nosso desejo sin-cero de beleza.

Você merece respeito. É só exigir!

* O padre Fábio de Melo é cantor, compositor e escri-tor (www.fabiodemelo.com.br)

Page 3: Edição n° 218: 04/04/2015

Folha CotidianoSÁBADO, 4 de abril de 2015 3Página

ChoColate

Venda de ovos de Páscoa se intensifica neste sábado

Da EDitoriaNilsoN Hort

Como acontece em todos os anos, os consumidores deixaram para a última hora a compra de Páscoa. Des-de quarta-feira (1º), lojas de chocolate registram um gran-de volume nas vendas. Em uma empresa no centro de Assis Chateaubriand, filas se formaram e, aos poucos, as pessoas entravam à loja para fazer as suas compras. Hoje, a procura por artigos de cho-colate deve se in-tensificar. Quem deixa para a últi-ma hora, não tem muitas opções de escolha.

Alguns empre-sários estão con-fiantes em relação às vendas deste período, assegu-rando um aumento de 20% em relação a 2014. Já outros adiantam que a comerciali-zação de produtos de choco-late deve manter o mesmo percentual do ano passado devido à crise econômica pela qual o país passa. Em relação aos preços, os lojistas dizem que houve aumento nos va-

lores de 10% a 15%. “Como em todos os setores da eco-nomia, na comercialização da Páscoa não está sendo di-ferente. A venda será a mes-ma do ano passado. Nós nos preparamos com o mesmo volume de 2014. Queremos ‘zerar’ todo o estoque hoje (4) à tarde, com muita correria. A venda aqueceu na quarta-feira, na quinta-feira aumen-tou e hoje, nem se fala, será a loucura da véspera de Pás-coa mesmo. Sempre é assim, deixam para a última hora e

o último minuto”, explica o gerente do Supermercado C.Vale de Assis Chateaubriand, Giovani Braz de Lima.

O operador de máquinas, Hosana Vieira dos Santos, disse que comprou

menos ovos de Páscoa que no ano passado. “Doce mesmo só o chocolate, porque o preço está salgado. Já comprei para as crianças da família, mas em menor quantidade devi-do ao preço. Tenho bastan-te neto. Se comprar do mais caro, não tem como adquirir para todos. Com isso, tive que

Procura de última hora forma fila em frente à loja de chocolate

Nilson Hort

Sábado será de correria para comprar os ovos de Páscoa

comprar oito ovos dos meno-res, porque dos grandes não dá. E a data não pode passar em branco. Eles pedem e tem que presentear”, justifica Ho-sana.

Já o autônomo Gercilio Paulo disse que neste ano não será possível comprar ovo de Páscoa devido ao alto preço. “Vamos ter de comprar bom-bons por que a quantidade de criança em casa é grande. A solução que encontrei para presentear os afilhados, so-brinhos e outros parentes foi comprar uma caixa de bom-bom. Agrada e todos ficam satisfeitos”, explica o autô-nomo.

Outra saída para eco-nomizar é produzir ovos de Páscoa em casa. De acordo com a doméstica Vera Lúcia dos Santos, a economia pas-sa de 50%. “A agora, a moda é ovo trufado para comer de colher. Na loja e em outros lugares, o preço desse tipo de ovo é muito caro. Em casa, a gente faz o recheio do nosso gosto e ainda economiza”, afirma Vera.

Ovos de PáscoaOs dois símbolos mais po-

pulares da Páscoa são o co-elho e o ovo. O primeiro re-mete à fertilidade, à enorme capacidade dessa espécie em gerar grandes ninhadas. Uma lenda trazida para a América pelos imigrantes alemães, no século 18, conta que o coe-lhinho da Páscoa visitava as crianças, escondendo ovos coloridos para que elas os encontrassem na manhã de domingo. O segundo signifi-ca o surgimento de uma nova vida.

Os cristãos primitivos da Mesopotâmia foram os primeiros a enfeitar a cas-ca dos ovos para a Páscoa.

Páscoa: a grandefesta dos cristãos

Segundo o padre Antônio Carlos (Toninho), da Paróquia São Francisco de Assis, a Páscoa vai mui-to além do chocolate, que é para adoçar a data. “O sentido comercial deve nos aproximar do sentido espiritual. O equilíbrio é fundamental. A Páscoa é a ressurreição e a volta à vida. Aquilo que Jesus pro-meteu durante toda a sua caminhada: todo aquele que nele crê, ressuscitará! Ele dá o exemplo para que não ficássemos só na expectativa, mas que tenhamos a certeza. Todo aquele que Nele crê, experimentará a ressureição, que é uma vida nova, o que se busca quem pratica o bem e segue o exemplo de Jesus. Mais uma vez, celebrar esse dia, que não é uma lembrança, mas uma oportunidade para nos tornar melhor uma pessoa melhor. Celebrar o Domingo da Ressurreição é, em primeiro lugar, um agradecimento a Deus por ter ressuscitado e pela oportunidade que nos de nos preparar para celebrar a Páscoa definitiva, a vida eterna”, finaliza padre Toninho.

“Doce mesmo só o chocolate, porque o

preço está salgado”

Anos depois o costume foi adaptado em outros países. Os ingleses costumavam es-crever mensagens carinho-sas para familiares e amigos

e colocar dentro das cascas ocas. Já na Alemanha, os ovos eram entregues junto com ou-tros presentes. Os húngaros, em geral, retiravam a gema e a

clara para colocar docinhos no interior das cascas, que depois eram pintadas e embrulhadas em papel laminado. (Fonte: www.clicfilhos.com.br)

Alunos da Rede Municipal de Ensino recebem a visita do Coelho da PáscoaDa assEssoria

Os alunos da rede muni-cipal de Ensino de Iracema do Oeste receberam na quar-ta-feira (1), a visita muito especial e tão aguardada do coelhinho da Páscoa, que pre-senteou as crianças com cho-colate. A visita trouxe muita alegria às crianças da escola municipal, do Cmei (Centro municipal de educação infan-til) e também da Apae, que estavam muito ansiosas com a chegada do coelhinho.

No evento, a diretora da Escola Municipal, Maria Au-xiliadora de Fáveri, aprovei-tou para desejar a todos os alunos e seus familiares, uma feliz e abençoada Páscoa, e enfatizou sobre o verdadeiro sentido dessa data, e em um momento de reflexão realizou uma oração com as crianças.

De acordo com o secretá-rio de Educação, Roberto da Costa Pereira, é muito gratifi-

Entrega do chocolate no Cmei

cante poder proporcionar aos alunos momentos como esse. “Embora a Apae não seja vin-culada a Rede Municipal, não poderíamos deixar a institui-

ção de fora, porque nós temos um carinho enorme pala es-cola e em especial pelos alu-nos”, afirmou Roberto, que aproveitou o momento para

agradecer ao prefeito, Doni-zete Lemos pelo total apoio que vem dando a educação no município.

Momento da visita na escola municipal

Brasilândia do suliraCema do oeste

Alunos da rede municipal e

creches ganham ovos de páscoa

Da assEssoria

O prefeito de Brasilândia do Sul, Marcio Marcolino acompanhado da primeira dama e secretária de Saúde Lucélia Gimenes Marcolino e representantes da Educação estiveram nas escolas e creches do município nesta sema-na entregando aos alunos ovo de Páscoa. As autoridades estiveram nas escolas Alice Zanella (sede) e Nair do Santos (Ercilândia), além do CMEI Irmão Menor, CMEI Criança Feliz,CMEI Pequeno Príncipe. Também ganharam ovos de páscoa os alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos do Município). De acordo com o prefeito Marcio, a ação visa dar mais alegria e direito de todas as crianças ganha-rem um ovo de páscoa. “Sabemos que apesar de ser um pequeno gesto a gente percebe o quanto é gratificante esse sorriso estampado no rosto de cada criança”, lembrou o Prefeito.

CRAS Além dos alunos da rede municipal, também recebe-

ram ovos de chocolate, mais de 50 alunos do CRAS - Cen-tro de Referencia de Assistência Social de Brasilândia do Sul. A felicidade de cada aluno também era visível diante da lembrança que simboliza a Páscoa.

Assessoria

Padre Toninho convida a todos para a Mis-sa de Páscoa, às 6h30, na matriz São Fran-cisco de Assis

Page 4: Edição n° 218: 04/04/2015

Folha Cotidiano SÁBADO, 4 de abril de 20154Página

Assis ChAteAubriAnd

Ruas Recife, Belo Horizonte e Avenida Tupãssi recebem nova iluminaçãoDa assessoria

Seguindo o cronograma

pré-estabelecido pela Se-cretaria de Obras Públicas e Serviços Urbanos de Assis Chateaubriand, estão sendo substituídas as lâmpadas das Ruas Recife e Belo Ho-rizonte e ainda na Avenida Tupãssi, saída para Toledo. A ação iniciada ainda em 2013, já passou por colégios e praças. Nestes locais, as lâmpadas de vapor de só-dio, que emitem luz alaran-jada estão sendo substitu-ídas por lâmpadas a vapor metálico (brancas) que são mais modernas e propor-cionam mais luminosidade. Estes locais estão receben-do luminárias especiais, com braços de três metros, e lâmpadas com fator de po-tência de 400 Watts.

A administração munici-pal pretende trocar grande parte das luzes do municí-pio para garantir mais co-

Assessoria

modidade e segurança aos munícipes. “Desde que as-sumimos o Paço Municipal, juntamente com o prefeito Marcel, estamos concen-trado nos esforços para me-lhorar a segurança do mu-nicípio. Já fizemos alguns trechos do município e aos poucos vamos fazer todos que necessitam”, afirmou o secretário, Juan Carlos Alves.

Agropar repassa verbas para a AciacRecursos serão utilizados em atividades da associação

Marcou presença na assembleia Geral Ordinária que ocorreu no último dia 30 de março, o gerente da Agro-par – Everton Dutra que fez oficialmente a entrega de um cheque no valor de R$ 6.000,00 para a Aciac utili-zar em atividades que desenvolve. A presidente da Aciac – Sueli Barbiéri agradece a Agropar pela viabilidade do recurso.

nr10Segurança em instalações e serviços em eletricidade

O treinamento será desenvolvido através de aulas expositivas e exercícios práticos, conforme o progra-ma apresentado, coordenado por instrutores capaci-tados, contando com a participação efetiva dos trei-nados. Será desenvolvida uma turma. O número de participantes da turma será de 40 alunos.

Pré-requisitos:- Ter no mínimo 18 anos completos e Ensino Fun-

damental completo;- Interagir direta ou indiretamente em instalações

elétricas e serviços com eletricidade na empresa em que atua;

O programa terá duração de 40 (quarenta) horas, de acordo com a programação a seguir:

- Introdução à segurança com eletricidade; - Riscos em instalações e serviços com eletricidade

(o choque elétrico, mecanismos e efeitos; arcos elé-tricos, queimaduras e quedas; campos eletromagné-ticos);

- Técnicas de análise de risco; - Medidas de controle de risco elétrico (desener-

gização); aterramento funcional (TN / TT / IT), de proteção, temporário; equipotencialização; seccio-namento automático da alimentação; dispositivos a corrente de fuga; extra baixa tensão; barreiras e in-vólucros; bloqueios e impedimentos; obstáculos e an-teparos; isolamento das partes vivas; isolação dupla ou reforçada; colocação fora de alcance; (separação elétrica);

- Normas técnicas brasileiras - NBR da ABNT: NBR-5410, NBR 14039 e outras;

- Regulamentação do TEM (NR’s; NR-10 Seguran-ça em instalações e serviços com eletricidade; qualifi-cação, habilitação, capacitação e autorização);

- Equipamentos de proteção coletiva; - Equipamentos de proteção individual; - Rotinas de trabalho - procedimentos (instalações

desenergizadas; liberação para serviços; sinalização;- Inspeção de áreas, (serviços, ferramental e equi-

pamentos);- Documentação de instalações elétricas; - Riscos adicionais (altura; ambientes confinados;

áreas classificadas; umidade; condições atmosféri-cas);

- Proteção e combate a incêndios (noções básicas; medidas preventivas; métodos de extinção; prática);

- Acidentes de origem elétrica (causas diretas e in-diretas; discussão de casos);

- Primeiros socorros (noções sobre lesões; priori-zação do atendimento; aplicação de respiração arti-ficial; massagem cardíaca; técnicas para remoção e transporte de acidentados; práticas).

- Período a definir.- Interessados entrar em contato pelo fone 44 3528

3000 com Graciele.

JesuítAsEscola Caminhos do Saber recebe profissionais do Programa Saúde na EscolaDa assessoria

Na terça-feira (31), o grupo de trabalho intersetorial da Se-cretaria Municipal de Saúde de Jesuítas, realizou na Escola Caminhos do Saber atividades do Programa Saúde na Escola (PSE). Durante o dia, foram desenvolvidas diversas ações com os alunos, como aplicação de flúor e orientações da saúde bu-cal, medidas antropométricas, orientações quanto ao progra-ma e confecção e renovação do Cartão Nacional do SUS dos alunos da Escola.

O PSE acontece simultaneamente em todas as escolas do município e consiste em ações de atendimento em saúde à classe estudantil durante todo o ano. O Programa contribui ainda para a formação integral dos estudantes por meio de atividades de promoção da saúde, prevenção de doenças e de agravos à saúde, visando o enfrentamento das vulnerabilida-des que comprometem o pleno desenvolvimento das crianças.

Na avaliação do secretário de saúde Francis Douglas Ro-drigues, dar continuidade a esse programa é um compromisso com a saúde dos alunos. “É muito importante unir saúde e educação dentro da escola, como forma de transformar a rea-lidade do nosso município”, destaca.

Orientações de saúde bucal e avaliações foram realizadas com os alunos

Maripá prepara programação

diversificada em comemoração ao

25º aniversárioDa assessoria

O município de Maripá completa no dia 17 deste mês o seu 25º aniversário de emancipação político ad-ministrativa. Em comemoração a administração muni-cipal está preparando uma programação diversificada para a população, visando agradar a todos os públicos.

Os atrativos vão desde a música sertaneja até a mú-sica clássica, buscando através de uma programação eclética, fazer com que toda a comunidade comemore juntos esta data histórica da conquista dos munícipes maripaenses. A programação inicia no dia 9 de abril e segue até o dia 19 do mesmo mês.

Dando largada às atrações, durante os dias 9 a 12 será realizada a VIII Oficinas de Música de instrumen-tos de madeira, metal e percussão, no Centro Comuni-tário. No dia 15, será o Culto Ecumênico em Ação de Graças pelo 25º aniversário do município, na Comuni-dade Evangélica.

No dia 16 acontece o grande show com a dupla Ce-zar e Paulinho. Com quase 40 anos de carreira e 26 CDs lançados mais dois DVDs, a dupla já entrou para a história da música sertaneja. Os irmãos, com certeza, são hoje um dos grandes nomes do segmento. O show será realizado na Praça das Orquídeas e terá início às 22h, sendo uma atração gratuita para a comunidade.

A programação segue no dia 17, aniversário do mu-nicípio, com diversas atividades na Praça das Orquí-deas. O dia começa com as Arrancadas de Bicicleta e o Passeio Ciclístico, às 8h30. Para a alegria da criança-da, às 13h30 poderão se divertir com os brinquedos do Departamento de Esportes e às 17h, será a distribuição do bolo para a comunidade. Logo após, será realizada a inauguração de obras.

De acordo com a secretária de Educação, Cultura e Desportos “preparamos esta programação diversi-ficada para agradar a todos os públicos e para que a comunidade comemore junta esta grande conquista do nosso município e aproveite ao máximo cada atração”, comenta.

Encerrando as atrações de jubileu de prata do mu-nicípio, durante os dias 18 e 19 de abril será realizada a Feira de Flores Blumenstrauss, no Centro de Even-tos – Amarelão, com início às 8h e término às 20h. Na oportunidade, haverá comercialização de flores, plan-tas ornamentais e afins.

Page 5: Edição n° 218: 04/04/2015

Folha Cotidiano SÁBADO, 4 de abril de 20155Página

Assis ChAteAubriAnd

Município realiza colocação de pedras britas no interiorDa assessoria

O município de Assis Cha-

teaubriand, através da secre-taria de Agricultura, realizou na última semana colocação de pedra brita em três ramais do município: Ramal Ninho, Nilo e Nelore, todos na re-gião da Vila Nice. A ação, faz parte de um intenso trabalho que a Secretaria de Agricul-tura, através do vice prefeito e secretário, João Aparecido Pegoraro, está desenvolven-do. “Nós estamos fazendo um trabalho intenso na área

Assessoria

rural do município, graças ao empenho da administra-ção municipal, do prefeito Marcel Micheletto, que não tem medido esforços para a melhoria da área rural, já que nossas riquezas, saem do campo. Nosso agradecimen-to ao prefeito pela colabora-ção e ainda aos moradores que estão nos ajudando, nos falando dos pontos críticos”, afirmou o secretário Pegora-ro.Ramais Ninho, Nilo e Nelore receberam melhorias

Maripá incentiva formação superior e

técnica através de convênio com

estudantesDa assessoria

O município de Maripá firmou recentemente o convênio com a Associação dos Universitários do Município de Maripá (Assuma) que garante o repas-se de recursos que auxiliam no transporte dos uni-versitários e alunos dos cursos técnicos que estudam em cidades vizinhas.

O convênio foi firmado após a eleição da nova di-retoria seguindo os trâmites de regularização, tendo como novo presidente o estudante, Jocelino Pinhei-ro Donato. O repasse foi pleiteado pela Assuma jun-to a Secretaria de Educação, Cultura e Desportos no dia 19 de março, sendo então, realizada a formaliza-ção no dia 27 de março.

De acordo com a secretária de Educação, Cultura e Desportos, Janaína Müller,o repasse acontecerá a partir deste mês. “O incentivo à formação superior e técnica é de grande interesse da administração. Ter uma população com maior formação acadêmica tra-rá frutos positivos ao município”, afirma. A secretá-ria ainda acrescenta que o repasse é corrigido anual-mente. “Neste ano o reajuste foi de 11% em relação ao repasse de 2014”.

Assinatura Convênio Assuma

Assessoria

tupãssi

Vovôs acompanham apresentações culturais durante celebração de Páscoa Da assessoria

Foi realizada nesta terça-feira (31) a tradicional come-moração de Páscoa no Clube do Vovô em Tupãssi. O even-to contou com a presença da secretária de Ação Social, Renata Acco Mariussi, presi-dente do Clube, Agemir Vida-letti, padre Luiz Carlos Fran-zener, pastor Everton Harms (Igreja Luterana), presidente da Câmara, José Vanderlei dos Santos, vereadores Apa-recido Espiacci e João de Brito Malheiros, entre outras Secretária de Ação Social fala ao público presente no evento

autoridades municipais.A celebração teve uma

presença expressiva dos inte-grantes do clube, que acom-panharam um teatro, filme sobre a Paixão de Cristo e apresentações do coral do clube. Todos os participan-tes receberam um presente de Páscoa. Na ocasião, tam-bém foi apresentado o novo professor de teatro que vai começar a atuar no local a partir desta semana.Vovôs acompanharam teatro e apresentações culturais durante o evento

Prefeitura de Maripá convida

comunidade para Audiência

PúblicaDa assessoria

A administração municipal de Maripá convida toda a comunidade maripaense a participar de audiência públi-ca para apresentação do Programa de Habitação Popular da Cohapar. A audiência será realizada pela equipe téc-nica da Cohapar no dia 8 de abril, no Centro de Eventos - Amarelão, às 19h.

O secretário de Governo, Jonis Spagnol, ressalta que esta reunião é para apresentação e esclarecimentos quanto ao programa a ser implantado, não se tratando de inscrição para as casas populares. Após a realização da audiência pública, a Cohapar realizará o treinamen-to para alguns servidores públicos que serão designados para realização das inscrições. Somente após esta data será programado o período de inscrições, com previsão para ocorrer no fim do mês de abril.

Detran orienta sobre o pagamento do IPVA, DPVAT e Licenciamento

Curitiba (AEN) - O Depar-tamento de Trânsito do Paraná (Detran) orienta os proprietá-rios de veículos para o paga-mento de três taxas anuais. As duas primeiras são referentes ao Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) e o Seguro Obrigatório (DPVAT), que devem ser realizados a par-tir de 6 de abril. Já no segundo semestre, ocorre à cobrança do Licenciamento Anual de Veícu-lo.

IPVADe competência da Secre-

taria de Estado da Fazenda, o IPVA tem 50% dos recursos destinados aos municípios, de acordo com o número de veícu-los licenciados na localidade.

O proprietário pode pagar à vista com desconto de 3%, en-tre os dias 6 e 17 de abril, e os vencimentos variam de acordo com a placa. É possível consul-tar a data através do Renavam no site www.fazenda.pr.gov.br. Há, ainda, a opção do par-

celamento em três vezes (abril, maio e junho) em valores iguais. Se não for quitado no período, o imposto só poderá ser pago de forma integral.

Veículos novos não po-dem ter o IPVA parcelado, de acordo com a Lei Estadual 14.260/2003, Art. 11, II. Quem possui o veículo zero quilôme-tro deve realizar o pagamento em até 30 dias da emissão da nota fiscal. No caso de veículos isentos de IPVA, o vencimento do DPVAT será junto com o Li-cenciamento.

A taxa pode ser paga direta-mente no caixa de atendimen-to, com o número do Renavam, ou nas instituições bancárias credenciadas ao Governo do Paraná: Banco do Brasil, Bra-desco, Itaú e Sicredi. Ou, tam-bém, por boleto bancário que deve ser impresso no endereço eletrônico da secretaria.

DPVAT O Seguro de Danos Pesso-

ais Causados por Veículos Au-

tomotores de Vias Terrestres (DPVAT) é administrado pela Seguradora Líder – designada pelo Governo Federal. O se-guro foi criado para indenizar vítimas de acidentes de trânsi-to em todo país. O valor pago pelos proprietários, 50% são destinados, diretamente pela rede bancária, ao Ministério da Saúde (45%) e ao Departamen-to Nacional de Trânsito (5%). A outra parte é direcionada à Se-guradora para o pagamento das indenizações das vítimas.

O vencimento ocorre junto com o IPVA e é destinado àque-les que sofrem acidentes de trânsito, seja motorista, passa-geiro ou pedestre.

Motos, ônibus, micro-ôni-bus e vans, desde que sejam usados, podem parcelar em três vezes o valor junto com o IPVA. A guia de recolhimento deve ser retirada no site www.dpvatsegurodotransito.com.br/pagamento e paga no Banco do Brasil, Sicredi, Bancoob e Ren-dimento. As taxas variam de

R$105,65 a R$ 396,49 depen-dendo de cada tipo de veículo.

LicenciamentoA cobrança do Licenciamen-

to Anual de Veículo ocorre no segundo semestre do ano e é de competência do Detran. A data de vencimento varia de acordo com o dígito final do veículo e pode ser consultada junto ao site www.detran.pr.gov.br.

Para veículos com dígito fi-nal 1 e 2 o vencimento ocorre em agosto. Já para final 3, 4 e 5 os proprietários devem efetuar o pagamento em setembro. Ve-ículos que terminam com 6, 7 e 8 o vencimento é em outubro e, por fim, 9 e 0 em novembro.

A taxa deve ser paga no Banco do Brasil ou no Sicredi e, em seguida, o documento será encaminhado pelos Correios para o endereço cadastrado junto ao órgão - que deve estar atualizado.

“O Detran busca aprimorar as formas de recebimento da guia através de convênios para

dar mais amplitude ao usuário, sempre mantendo a segurança e integridade do processo”, ga-rante o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

O documento de Certifica-do de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) é de porte obrigatório, na forma original, e só é emitido após a quitação do Licenciamento e de todos os

demais débitos, como multas e IPVA.

O motorista flagrado circu-lando com veículo não licencia-do comete uma infração gra-víssima. O art. 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê aplicação de multa de R$ 191,54, sete pontos na Car-teira Nacional de Habilitação (CNH), e apreensão do veículo.

Nilson Hort

Page 6: Edição n° 218: 04/04/2015

Folha CotidianoSÁBADO, 4 de abril de 2015 6Página

A arte de ensinar músicaDa EDitoriaNilsoN Hort

Há 14 anos, Johnny Clay-ton Mosquete fundava a úni-ca escola de música que so-breviveu ao passar do tempo em Assis Chateaubriand, a Oficina Impaktu’s. Naquela época, o município só conta-va com conservatórios, onde se focava na área clássica. “Tivemos a ideia de criar uma escola para contemplar a mú-sica popular, trabalhar mais com os jovens e abranger vá-rios públicos. Com a parceria com o José Dilton Almeida, montamos a Impaktu’s e na quarta-feira (1º) completa-mos 14 anos de existência”, conta Johnny. Nesse período, cerca de 1.500 alunos passa-ram pela escola.

De lá para cá, o caminho não foi fácil. De acordo com o músico, o perfil dos inte-ressados em aprender a tocar um instrumento musical mu-

dou muito. “Antigamente, os alunos tinham mais vontade mesmo de aprender, alguns por se tratar de coisa nova. Eles entravam e não saiam com menos de quatro ou cin-co anos de estudo. Se matri-culavam mesmo para apren-der. Hoje, não sei se é mais um modismo ou por curiosi-dade; ficam de um a três me-ses e já param. Procuramos incentivar, mas eles vêm com pouca vontade. Claro que tem aqueles que ficam mais tempo, mas antigamente, os alunos ficavam até oito anos com nós”, destaca o músico.

Hoje, além de ensinar, o professor tem de desper-tar o interesse do aluno em aprender, fazê-lo gostar do que está sendo ensinado, deixá-lo curioso e criar nele expectativas para o que virá nas próximas aulas. “O in-centivo dos pais ainda é pou-co, acham que a mensalidade é cara, mas aqui temos um

Johnny Clayton ensina música há 14 anos

Nilson Hort

preço bem em conta”, afirma Johnny, lembrando que na cidade existem bons músicos, mas que para ser um profes-sor tem de ter mais que alta habilidade musical. “A pessoa tem de ter muita paciência e dom. E fazer tudo com muito amor”, complementa.

Apesar dos desafios, o pro-fessor diz ver um futuro pro-missor para a música. “Ainda está chegando um projeto de música nas escolas. Com isso, vai despertar mais interesse nos alunos. E quem gostar, vai procurar uma escola para se aperfeiçoar e fazer aula particular com o instrumen-to que mais gosta”, acredita o músico.

Segundo Johnny, os cur-sos mais procurados são de bateria e violão. “A bateria é porque chama muita aten-ção, é um instrumento gran-de, bonito e ‘enche os olhos’.

O violão é popular, instru-mento leve, não precisa de caixa de som pode-se carre-gar para qualquer lugar com facilidade. O que exige mais empenho é o violino, que tem um processo mais de-morado para aprender, exi-gindo muita paciência e de-dicação”, revela o professor, dizendo que está realizado nessa profissão. “Também trabalho com música em outras duas cidades. Muitos alunos nossos são imperati-vos, e nada os controlavam antes. Começaram a fazer música e se disciplinaram. A gente também organiza recitais onde os alunos se apresentam à comunidade. Os pais se encantam e se emocionam com os resulta-dos, reconhecendo o nosso trabalho. É um orgulho ver alunos nossos tocando em bandas, duplas, igrejas, fa-

zendo shows por aí, sendo reconhecidos; é o fruto nos-so”, comemora o músico.

A música e as criançasPara os especialistas,

a música não tem idade. O professor Johnny, por exemplo, tem alunos de 6 a 75 anos. Mas para as crian-ças, a música tem um papel fundamental em sua forma-ção, explica a coordenado-ra pedagógica da Casa da Cultura de Assis Chateau-briand, Rosanne Marcante Vaz (Anne). “Essa arte é um dos estímulos mais potentes para os circuitos do cérebro. Além de ajudar no raciocínio lógico, contribui também para a formação de hábitos, atitudes e comportamentos. Quando proporcionamos às crianças oportunidades de vivenciarem experiências envolvendo a música, elas a

utilizarão como uma forma de linguagem, como um ins-trumento de comunicação e, com certeza, isso facilitará a sua aprendizagem”, explica Anne .

Assis é referênciaO município chateau-

briandense possui uma grande variedade no meio musical, sendo referên-cia em descobrir talentos. “Temos em nossa cidade grupos que representam vários estilos, como o rock, sertanejo, gospel, pagode e popular. Todos, inclusive, representam o município em várias regiões do Esta-do. Resgatamos nesta nova administração os festivais da canção, e neste ano terá a segunda edição do Festi-val de Musica Morada Ami-ga (Festimma)”, finaliza a coordenadora pedagógica.

Coordenadora pedagógica Anne Marcante destaca os benefícios no en-sino da música para crianças

Toledo

Anac autoriza aeroporto a receber aeronaves de grande porteDa assEssoria/PrEfEitura

Após diversas ações de es-truturação e esforços do Go-verno Municipal, o Aeropor-to Municipal Luiz Dalcanelle Filho pode receber agora ae-ronaves de maior porte. Na terça-feira (31) foi homologa-da pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a Por-taria N° 618/SIA, publicada no Diário Oficial da União, que reclassifica o Número de Classificação de Pavimento (PCN) da pista do aeroporto. O número passa de oito para 33. Toledo também está in-clusa nos investimentos do Governo Federal nos aero-portos do Brasil.

O PCN indica a resistência de um pavimento e constitui o principal requisito para que o aeroporto receba aeronaves maiores, como o Jato Em-braer 175 e ATR-72. Segun-do o prefeito Beto Lunitti, a novidade é mais uma con-quista para o aeroporto mu-nicipal. “Nossa pista já tem um valor importante pela posição favorável e condições climáticas. Agora, com essa reclassificação poderemos avançar ainda mais no ob-jetivo de que tenhamos aqui vôos regulares. A princípio poderemos atuar como uma alternativa de pouso para as situações em que o aeroporto de Cascavel e Foz do Iguaçu estiverem fechados”.

Para o comandante Clair-ton Hammer, a alteração do PCN coloca Toledo um passo a frente dos demais municí-pios e dá mais condições para os investimentos da Secretá-

ria da Aviação Civil da Presi-dência da República (SAC). “Isso permite a operação de aeronaves maiores, garante operacionalidade melhor e determina uma mudança im-portante para o futuro do ae-roporto”. Hammer salientou que Toledo deverá receber em breve vôos alternados de empresas aéreas. “Podere-mos agora ter um vôo da Azul com Embraer 195, por exem-plo. Além disso, garantimos aeronaves de porte maior não só comercial como executi-va”.

O comandante comentou ainda, que a pista atual deve ser aproveitada no projeto da SAC. “Toledo vai receber uma nova pista, um novo pátio, novo terminal de passagei-ros para a aviação comercial, mas essa pista, por toda a sua capacidade não será descar-tada, e sim, se tornará uma futura pista auxiliar para os

vôos comerciais e uma pista exclusiva para os vôos exe-cutivos, ou seja, o município poderá atender a uma impor-tante demanda”.

Outras açõesO prefeito Beto Lunitti

lembrou que as ações reali-zadas nos últimos anos no aeroporto municipal têm por objetivo fortalecer a presença dos investimentos do Gover-no Federal. “Já realizamos formação de brigadistas, de bombeiros aeronáuticos e estamos dotando o aeropor-to da segurança necessária com o caminhão do Corpo de Bombeiros, estruturando toda uma cultura aeroviá-ria em Toledo, entre outras ações”.

Investimentos FederaisAs obras nos aeroportos

do Brasil têm a garantia de recursos por meio de um fun-

do de R$ 7 bilhões destinados para a execução. O recurso inclui a obra no aeropor-to regional de Toledo, onde se estima um investimento de aproximadamente R$ 45 milhões. “Já estamos traba-lhando para vencer o próxi-mo passo, com relação à am-pliação da área do aeroporto, para que tenhamos em breve mais uma ferramenta de de-senvolvimento para a região metropolitana de Toledo”, comentou o prefeito Beto Lu-nitti.

De acordo com ele, o aero-porto de Toledo deverá ter a classificação 3CIFR que pos-sibilita pouso de aeronaves maiores como a A319. “O es-tudo foi acolhido pela SAC e o ministro Padilha nos confir-mou a nova classificação que permitirá que futuramente tenhamos vôos comerciais no município”, finalizou. (Fonte: Prefeitura de Toledo)

ConheCimenToBiblioteca

Cidadã de Maripá oferece três cursos via

internetDa assEssoria

A Biblioteca Cidadã de Maripá, em parceria coma Se-cretaria Especial para Assuntos Estratégicose SENAC, está oferecendo a população três cursos de capacitação à distância totalmente gratuitos, sendo eles: Contabilidade Básica, Excelência em Vendas e Informática.

Os cursos são oferecidos para os Telecentros (Espaço Cidadão) de todo o território estadual, sendo as vagas li-mitadas em cada curso. Os interessados devem compa-recer na Biblioteca Cidadã até a próxima quinta-feira, 9, para garantir a vaga.

Os cursos dão direito a certificado com horas e conte-údo programático. Cada curso possui os seguintes requi-sitos:

- Contabilidade Básica: duração de 40 horas, idade mí-nima de 17 anos e ensino médio concluído.

- Excelência em Vendas: duração de 40 horas, idade mínima de 18 anos e ensino médio concluído.

- Informática Básica com Internet e Mídias Sociais: duração de 160 horas, idade mínima 14 anos e ensino fundamental.

A profissionalização faz parte do Programa SENAC de Gratuidade (PSG), um incentivo à qualificação profissio-nal para pessoas de baixa renda, ampliando as possibili-dades de inserção e permanência no mercado de trabalho.

Para se inscrever, o candidato deve ter renda de até dois salários mínimos. Os interessados podem entrar em contato com a Biblioteca Cidadã através do telefone (44) 3687-1304 ou pelo email: [email protected].

Biblioteca Cidadã oferece cursos à distância

Page 7: Edição n° 218: 04/04/2015

SÁBADO, 4 de abril de 2015 7Página

Morador de Assis Chateaubriand morre após acidente em São Paulo

Um morador de Assis Chateaubriand e outra pes-soa morreram em um gra-ve acidente por volta das 6h da quarta-feira (1°), no Km 119 da Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-255), em Trabiju, resultando também em outros quatro feridos. De acordo com a Polícia Civil de Boa Espe-rança do Sul, um GM Astra, prata, placas de Assis Cha-teaubriand, seguia sentido Jaú no interior de São Paulo quando bateu de frente com um Siena Preto de Botucatu, que seguia para Araraquara. Por conta da violência da ba-tida, os dois motoristas, Nil-son Vieira dos Santos, de 55 anos, condutor do Astra, e Antonio Gilverto Avanco, 64, morreram no local. No Siena estava um menino de 9 anos, filho do motorista, que foi so-corrido por equipes do Cor-po de Bombeiros, em estado grave, para a Santa Casa de Araraquara. Ele teve trauma-tismo torácico e passou por cirurgia. No carro com placas de Assis Chateaubriand, além do condutor, Nilson Vieira dos Santos de 55 anos, esta-vam sua esposa, Jorgina da

Fernanda Câmara/EPTV

Silva Santos, o irmão, Marcos José dos Santos e a cunhada, Eliane Mendonça Calixto, que tiveram ferimentos mé-dios e foram encaminhadas através do Serviço de Aten-dimento Móvel de Urgência (Samu), sendo internados no hospital de Boa Esperan-ça do Sul - SP, em observa-ção. Os laudos das causas do

acidente e das mortes serão emitidos em 30 dias pela perícia e Instituto Médico Legal (IML). Nilson Vieira dos Santos, trabalhou por 35 anos na Cooperativa C.Vale de Assis Chateaubriand e havia saído de férias para o Recife, voltou para São Pau-lo onde tinha deixado o ve-ículo e retornava para Assis

Chateaubriand, pois voltaria ao trabalho no próximo dia 15. Nilson era morador no Jardim Progresso e é sobri-nho do vereador Donisete da Pavuna. O corpo de Nilson foi transladado de São Paulo para Assis Chateaubriand e sepultado na quinta-feira (2) no Cemintério Jardim da Paz de Assis.

Carro que Nilson conduzia

Arquivo da Família

PRE de Assis Chateaubriand

recupera carreta roubada

na regiãoPatrulheiros do Posto da Polícia Rodoviária Es-

tadual de Assis Chateaubriand recuperaram por volta das 18h da quarta-feira (1°), uma carreta com alerta de roubo, ocorrido em Terra Roxa no mês passado. Segundo informações da polícia, uma de-núncia anônima levou os policiais ao fundo de um posto de combustíveis, na PR 239, trecho Assis Chateaubriand a Toledo, onde localizaram a car-reta Volvo N10 Intercooler II, placas ACJ 5832 de Tapejara. Ao puxar a placa, constatou-se que o ve-ículo estava com alerta de roubo. Boletim de ocor-rência de 24/03/2015, relatava que a pessoa de ‘P. N’., e mais dois homens armados com pistolas, se aproximaram e disseram que levariam a carreta. O proprietário de uma borracharia do tentou impedir o roubo, mas ‘P. N’., com arma em punho levou o mesmo. Diante do fato, o veículo foi guinchado por haver problemas mecânicos e entregue na Delega-cia de Polícia Civil de Assis Chateaubriand, onde tudo será esclarecido pela unidade policial.

Léo Silva

Carreta roubada

PRE recuperando a carreta

PRE realiza Operação Páscoa 2015

PRF realiza fiscalização educativa de cinto de segurança em ônibus

Menor é apreendido pela PM com 13 pedras de crack em JesuítasO Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual do Paraná ini-

ciou ontem (2) a Operação Páscoa 2015, com previsão de tér-mino na segunda-feira (6), às 12h, sendo realizado também pelo posto rodoviário de Assis Chateaubriand. Durante os cinco dias, serão intensificadas as ações de policiamento ostensivo nas principais rodovias estaduais que pertencem ao posto, como a PR 239, 317, 486, 364 e 581, por meio de ações de fiscalização de veículos e condutores, controle de velocidade com a utilização do equipamento Radar Foto-gráfico, combate à embriaguez ao volante com a utilização dos equipamentos de Etilômetro (Bafômetro), fiscalização de ultrapassagens proibidas, entre outras ações. A preocu-pação da PRE é quanto à questão de chuva na região. Os motoristas devem ser alertados a verificar sempre a borra-cha do limpador de para-brisa, faróis, entre outros acessó-rios obrigatórios no veículo, bem como documentação an-tes de pegar estrada. Qualquer situação de emergência, os usuários das rodovias estaduais, devem entrar em contato com o telefone 198 ou (44) 3528 5011.

Durante patrulhamento de rotina nas proximidades da Aercol em Jesuítas na (31), policiais militares avistaram um rapaz que ao ver a viatura dispensou um invólucro de plástico no chão. Ao ser abordado, o menor de 15 anos ti-nha assumiu que as 13 pedras de crack eram dele e que iria vender por R$ 10,00 cada e que teria adquirido em Assis Chateaubriand a quantia de 5 gramas para revenda em Jesuítas. Diante do fato foi deslocado até a residência do menor e no meio dos pertences do rapaz, foi localizada uma toca tipo ninja de cor preta e uma corda de naylon junto no mesmo embrulho. Não havendo mais droga no local o menor foi encaminhado à Delegacia para procedi-mentos judiciários.

Polícia Militar

Após fugir de local de acidente

condutor bate novamente o carro

em JesuítasA Polícia Rodoviária Estadual Posto de Assis Chateau-

briand, foi informada na tarde de quarta-feira, (1°), de um acidente na rodovia PR 317 na saída de Jesuítas para For-mosa do Oeste e que o condutor da Montana, placas AZH 3817 de Jesuítas havia se evadido do local. O outro veículo envolvido foi um Gol, placas DEJ 3596 de Lobato Paraná, que tinha como condutor o jovem J.B , 29 anos, morador em Formosa do Oeste. O condutor do Gol esteve no Posto da Polícia Rodoviária para dar mais detalhes e registrar o fato, já motorista da Montana, um senhor de 68 anos de idade na sequência seguia para o Carajá, e sofreu ferimen-tos, quando perdeu o controle da direção e bateu contra um barranco em outro acidente.

Visando o feriado da Semana Santa a Delegacia da Polícia Rodoviária Federal de Cascavel realizou na tarde de quarta-feira (1°) uma fiscalização educativa de cinto de segurança em ônibus na frente do Posto da PRF e próximo ao Viaduto Tan-credo Neves. Durante o comando educativo foram fiscalizados seis ônibus e 82 passageiros sendo que 54% deles encontra-vam-se sem cinto. Um dos principais objetivos da fiscalização é conscientizar os passageiros dos ônibus sobre a importância do uso do cinto de segurança. Em caso de acidentes o cinto é pri-mordial para a segurança dos ocupantes do veículo, evitando que sejam arremessados contra as partes internas do veículo ou mes-mo para o lado de fora.

Rádio Vale Verde FM Rádio Vale Verde FM

Rádio Vale Verde FM, encantando ouvintes e conquistando anunciantes!

Rádio Vale Verde FM, encantando ouvintes e conquistando anunciantes!

Nilson trabalhou durante 35 anos na Cooperativa C.Vale

Page 8: Edição n° 218: 04/04/2015

Entre em contato!Mande sua foto, recado, dica ou sugestão para [email protected]

SÁBADO, 4 de abril de 2015 8Página

Sábado de AleluiaO Sábado de Aleluia é o Sábado da Semana Santa, o primeiro dia de-

pois da crucificação de Jesus Cristo e o dia que antecede o Domingo de Páscoa, que é a Ressurreição de Cristo. Hoje (4) também é o último dia da quaresma. Dia que se acende o Círio Pascal, uma vela que simboliza a Luz de Cristo, e nela está escrito: “Alfa e Ômega”, que quer dizer “Deus é o prin-cípio e o fim de tudo”. As celebrações da santa missa seguem da seguinte forma:

Matriz Nossa Senhora do Carmo- Hoje (4), celebração da Vigília Pascal às 19h30.- Domingo (5), celebração da Páscoa às 6h. A igreja pede que os fiéis

levem algo para o café da manhã partilhado. Ainda no domingo, missa às 19h30.

Matriz São Francisco de Assis- Hoje (4), celebração da Vigília Pascal às 20h.- Domingo (5), celebração da Páscoa às 6h30. Após a celebração, tem o

café partilhado, então pede-se que os fiéis levem algo para partilhar.

Feliz Páscoa!Não deixemos que o verdadeiro sentido da Páscoa seja esquecido.

Amanhã celebramos a Ressurreição do Cristo salvador do mundo. Dia que muitos lembram apenas dos chocolates e esquecem da oração e agradeci-mento ao que morreu por todos. Desejo a todos uma feliz e Santa Páscoa.

Paradise Music - PalotinaA Paradise Music de Palotina realiza mais um grande evento. Hoje (4),

quem vai agitar a noite é a dupla Jota & Rodrigo. Mulheres não pagam para entrar até à 1h da manhã. Mais informações e reservas, com Alifer no tele-fone (44) 9814 1768.

Clube Olímpico - ToledoHoje (4) no Clube no Olímpico de Toledo, tem o Baile de Aleluia com a

animação de “Ari Correia & Grupo Alma da Querência”. Pra quem estiver presente no baile, tem o sorteio de 05 Kit Churrasco. Ingressos antecipados nos tradicionais pontos de venda. Mais informações: (45) 3378 1441.

Social

Enzo Gabriel, fi lho de Sandra e Nelson, visitando o cenário de Páscoa do Foto Assis

Nessa quarta-fei-ra (1°) o prefeito de Tupãssi, José Car-los Mariussi, “Cal”, comemorou mais um ano de vida. Ele foi recepcionado na Prefeitura Municipal com um café da ma-nhã. Cal já se fi rmou como um dos maio-res líderes da histó-ria do município e re-cebeu durante o dia todo o carinho dos moradores

No último dia 28, Aline e Fabiano uniram-se pelos laços do ma-trimônio. Na lente de Valdecir Alchapar

Registro do 1º Aninho de Maria Hellena, comemorado no dia 15 de março – Foto Studio

Quem completou idade nova no último dia 30 foi Ana Bosquette, com os parabéns de familiares e amigos

A promoter Ivete Bilk, assessora de Imprensa da Aciac e proprietária da Estilo Cerimonial & Assesso-ria, sempre presente nos maiores eventos

Edmilson da Cepain comemora amanhã dia 05-04 mais um ano de vida, recebe os parabéns da esposa Suely e fi lhos

Rodrigo e Joceley disseram o sim no último dia 28 na Igreja Matriz de Bragantina Felicidades ao casal (Valdecir Alchapar)

Pre-wedding Adriele e Diego Cafelândia (Digital Photo)

Page 9: Edição n° 218: 04/04/2015

SÁBADO, 4 de abril de 2015 9Página

Ataque de percevejos aumenta custos do milho safrinha

DA ASSESSORIA/C.VALE

Uma infestação de perce-vejos como poucas vezes se viu no Paraná. Um número de insetos tão alto por metro quadrado que obrigou alguns produtores a fazer quatro aplicações de inseticidas na fase inicial, nos primeiros 30 dias após a germinação. Uma necessidade que eleva bas-tante os custos de produção. A gravidade do ataque mo-tivou um questionamento: por que tantos percevejos? A principal explicação está na seleção natural de pragas, processo em que, com o pas-sar dos anos, os insetos mais fortes vão criando tolerância ou resistência aos produ-tos químicos. O supervisor agronômico da C.Vale, Enoir Pellizzaro, explica que a in-festação de percevejos é um problema típico de regiões em que o cultivo se estende praticamente pelo ano todo. É a chamada ponte verde, ou

seja, o cultivo contínuo, com pouco ou nenhum intervalo entre uma safra e outra. “O percevejo encontra alimento e abrigo o ano todo e aí vai passando da soja para o mi-lho ou se utilizando de ervas daninhas”, detalha. “Assim, ao longo de um ano aconte-cem de oito a dez seleções na-turais de percevejos. Aqueles que resistem aos inseticidas dão início a gerações cada vez mais tolerantes ou resistentes aos produtos químicos”, ensi-na o engenheiro agrônomo.

Como enfrentar o problema

O tratamento de sementes de milho é a tecnologia que mais ajuda no controle do percevejo, porém, com o au-mento do nível de infestação passou a ser necessário um complemento com aplicações em pós-emergência para re-duzir o número de insetos para um nível aceitável. “É o manejo da praga em seu mo-mento mais sensível”, alerta

Pellizzaro, Segundo ele, há necessidade de uma rede de informações regionais que disponibilize dados sobre a presença da praga e do seu nível populacional. “Essa es-

tratégica nos permite a ante-cipação das ações para agir no início da infestação, con-trolando a praga de maneira mais efi ciente e reduzindo os danos”, afi rma.

Desvalorização da mandioca gera protestos e desabastecimentoProduto rende lucro de R$ 7 mil por hectare no Paraná este ano

Além de comprimir a ren-tabilidade dos produtores, a queda livre nos preços da mandioca começa a afetar a operação das indústrias. Le-vantamento divulgado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Ce-pea), da Esalq/USP, indica que o processamento das fecu-larias caiu pela metade na se-mana passada. Os técnicos da entidade explicam que mes-mo com ampla disponibilida-de do produto no campo os agricultores estão retardando a colheita e retendo parte da produção nas fazendas. A es-tratégia tenta forçar uma alta nas cotações do alimento, que já atingiu o preço mínimo de R$ 170 por tonelada em algu-mas regiões do Paraná.

A baixa está ligada ao forte aumento na oferta na-cional do produto em todo o país. A insatisfação com os preços de venda também tem motivado protestos no Norte e Noroeste do Paraná. Ontem algumas rodovias que dão acesso as indústrias na região de Paranavaí foram bloquea-das, o que acabou motivando uma reunião entre as empre-sas e os agricultores.

Com custos de produção próximos a R$ 237 por tone-lada, o setor pede revisão nos valores mínimos. A medida já motivou uma intervenção da Secretaria Estadual da Agri-cultura e do Abastecimento

(Seab), que encaminhou ao Governo Federal uma soli-citação de medidas urgentes para socorrer o setor.

Tombo64% foi a queda média nos

preços da mandioca entre ja-neiro de 2014 (R$ 500 por to-nelada) e março de 2015 (R$ 185/ton). Desvalorização tem inviabilizado atividade no campo, dizem os produtores. (Fonte: Gazeta do Povo)

Osmar Nunes/Gazeta do Povo

MÁQUINAS AGRÍCOLAS SÃO

DISPENSADAS DE EMPLACAMENTO

DA ASSESSORIA/DETRAN/PR

Tratores e máquinas agrícolas produzidos a partir de janeiro de 2016 continuam isentos de emplacamento e licenciamento. A Medida Provisória nº 673, publicada no Diário Oficial da União de quarta-feira (1º), altera o artigo 115 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e deter-mina apenas o registro único do veículo no órgão estadual de trânsito.

De acordo com a MP, “tratores e demais aparelhos automotores destinados a puxar ou a arrastar maquinaria agrícola ou a executar tra-balhos agrícolas são sujeitos ao registro único em cadastro específico da repartição competente, dispensado o licenciamento e o emplacamento”.

Uma das principais dúvidas dos produtores está na sequência do texto que diz: “Aparelhos automotores destinados a puxar ou arrastar maquinaria qualquer natureza ou a executar trabalhos de construção ou de pavimentação são sujeitos, se transitarem em via pública, ao registro e ao licenciamento da repartição competente”.

Procurado para esclarecer se as máquinas agrícolas que trafeguem em vias públicas estão realmente dispensadas de emplacamento, o Con-selho Nacional de Trânsito (Contran) informou que irá revisar os efeitos das resoluções que tratam do assunto e fazer as adequações necessárias.

Solução

Para o presidente da Associação Nacional dos Detrans e diretor-ge-ral do Detran Paraná, Marcos Traad, ainda que existam dúvidas, a MP é um avanço importante para o agronegócio brasileiro. “Desde que o CTB foi promulgado, os agricultores estavam inseguros e confusos com as normas para o maquinário agrícola, que eram divergentes e se contra-diziam”, lembrou.

Em nota, a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, declarou que a redução de custos e de procedimentos burocráti-cos foram os principais motivos que levaram a presidente Dilma Rou-sseff a sancionar a Medida. “A lei deve ser formulada de acordo com a realidade do país. A grande maioria das máquinas agrícola, sequer saem da propriedade”, afirma o texto.

Trâmites

A Medida Provisória tem força de Lei desde a edição e vigora por 60 dias, prorrogáveis por mais 60. Quando chega ao Congresso, é analisada por uma comissão mista, que pode alterá-la. Se isso acontecer, passa a tramitar como projeto de lei de conversão.

Depois de deixar a comissão mista, ela precisa ser votada pelos ple-nários da Câmara e do Senado. Se aprovado, o texto é enviado à presi-dente, que pode sancionar ou vetar total ou parcialmente, caso discorde das alterações.

Após 45 dias de sua edição, a medida provisória passa a trancar a pauta do plenário, se já tiver passado pela comissão mista. Passados 120 dias, ela perde a vigência e é arquivada.

Assessoria

Page 10: Edição n° 218: 04/04/2015

ClassificadosFolhaSÁBADO, 4 de abril de 201510Página

O OESTE EM UM GRANDE JORNAL

Veículos

Imóveis

Empregos

Fipal•AssisChateaubriand

•AvenidaBrasil,nº521,telefone:(44)3528-3376.

Interlagos •AssisChateaubriand

•AvenidaTupãssi,nº4105,telefone:(44)3528-8500.

Castro Imóveis •AssisChateaubriand

•RuaMarechalCasteloBranco,637•telefone:(44)3528-7975

Brasil Car Veículos•Toledo

•RuaSãoJoão,1362-Centro•(45)3278-3024

•AstraAdvantage4P,2006-2007-prata,completo.Valor:R$25.000,00

•ClassicLS2008,preto,VE-TRV-AL.Valor:R$15.000,00

•Palio,1997,vermelho,básico.Valor:R$9.000,00

•S-10Executive4x2,2011-prata-diesel,completa.Valor:R$66.0000,00

•VectraColection,2005-2005-cinza,com-pleto.Valor:R$24.000,00

VENDA SOBRADOS

R$440.000,00-JARDIMAMÉRICA-SOBRADO-RuaVenezuela,1suítec/closet+2quartos,copa,cozinha,1sala,1WC,c/185,52m²,laje,eedículac/75m²,c/lavan-deriafechada,despensa,1WC,garagem,echurrasqueira,terrenoc/300,00m².

CASASR$350.000,00-JARDIMAMÉRICA-RuaCanadá,1suíte+2quartos,sala,copa,co-zinha,1WC,edículacomlavanderia,1WC,despensa,garagem,180m²delaje,terrenoc/

600,00m².

R$280.000,00-JARDIMEUROPA-RuaPolônia,1suíte,2quartos,cozinha,copa,sala,WC,garagem,edículacomlavanderia,despensaechurrasqueira,áreatotalconstru-

ída,240m²,laje,terrenoc/600m².

R$265.000,00-JARDIMEUROPA-RuaVaticano,1suíte,2quartos,cozinhamo-biliada,sala,WC,garagem,edículacomlavanderiaedespensa,áreaconstruídaemlaje90m²,edículacom30m²,terrenocom

600m².

R$250.000,00-JARDIMAMÉRICA-RuaPeru,1suíte+2quartos,sala,cozinha,1WC,lavanderia,despensa,120m²,gessoepvc,

terrenoc/570,00m².

R$190.000,00–JARDIMAMÉRICA–RuaVenezuela,3quartos,sala,cozinha,garagem,

100m²,terrenoc/300m².

R$180.000,00-JARDIMPARANÁ-RuaToledo,3quartos,cozinha,sala,WC,100m²,

forro,terrenoc/600m².

R$175.000,00–CENTRO–RuadoBosque,2quartos,1suíte,sala,cozinha,lavanderia,

despensa,130m²,terrenoc/300m².

R$168.000,00-JARDIMPARANÁ-RuaPontaGrossa,4quartos,cozinha,sala,WC,garagem,edícula,130m²,forro,terrenoc/

200m².

R$125.000,00-JARDIMARAÇÁ-RuaPiratininga,3quartos,cozinha,sala,WC,despensa,garagem,90m²deforroeterreno

c/390,00m².

R$110.000,00-JARDIMAMÉRICA-RuaChile,casamista70m²,terrenoc/214,20m².

R$90.000,00-JARDIMPANORAMA-RuadasMagnólias,casamista90m²,terrenoc/

390,00m².

BARRACÃOR$700.000,00-JARDIMPARANÁ-RO-DOVIA,Av.Londrina,construçãoemalvenaria

c/600,00m²,terrenoc/1.200m².

R$420.000,00-JARDIMPARANA-Av.RadialSul,construçãoemalvenariac/300,00m²,

JardimParaná,frentecom40mx30m,terrenoc/1.750m².

TERRENO COMERCIAL R$175.000,00-CENTRO-AvenidadoBosque,ESQUINA,asfalto,frentecom40metros,terreno

murado,390m².

R$150.000,00-JARDIMPARANÁ-AvenidaTupassi,asfalto,7,5(frente)x40m,300m².

TERRENOSR$115.000,00-JARDIMEUROPA-RuaÁus-

tria,asfalto,600m².

R$90.000,00-JARDIMEUROPA-AvenidaRadialSul,asfalto,366,00m².

R$80.000,00–DISTRITODEBRAGANTINA–AvenidaParaná,ESQUINA,asfalto,322,00m².

R$70.000,00-JARDIMEUROPA-RuaÁus-tria,asfalto,09(frente)x40m,360,00m².

R$70.000,00-JARDIMPANORAMA-RuaRosas,13(frente)x30m,390,00m².

R$68.000,00-JARDIMEUROPA-TravessaVarsovia,290m².

R$56.500,00-JARDIMPARANÁ-TravessaFlorindoDiasdeCastro,asfalto,10(frente)x25m,

250,00m².

R$54.900,00–JARDIMPARANÁ–RuaPontaGrossa,esquina,15(frente)x20m,300,00m².

R$51.900,00-JARDIMPARANÁ-TravessaAnterodaSilvaPires,asfalto,10(frente)x25m,

250,00m².

R$47.900,00–JARDIMPARANÁ–Rua”S”,10(frente)x31m,310,00m².

R$45.900,00–JARDIMPARANÁ-RuaPal-mas,10(frente)x30m,300,00m².

R$44.900,00–JARDIMPARANÁ-RuaRon-don,10(frente)x30m,300,00m².

R$40.900,00–JARDIMPARANÁ–Av.RadialSul,10(frente)x29m,272,48m².

R$35.900,00-MINIPARQUE-RuaAnto-nioSiloti,8(frente)x30m,240,00m².

LOCAçÃOCASAS

-R$1.200,00–CENTRO:RuaPresidenteCostaeSilva,8quartos,2WC,sala,2cozi-

nhas,garagem,lavanderia;

-R$800,00–JARDIMCAROLINA:RuaGraceKelly,3quartos,WC,sala,cozinha,garagem.Edícula:2suítes,churrasqueira,

lavanderia,garagem;

-R$700,00–JARDIMAMERICA:RuaEquador,3quartos,2WC,sala,cozinha,Áreadeserviçolavanderia,despensa,01

quarto,garagem;

-R$550,00–JARDIMPARANÁ:Av.RadialSul,3quartos,WC,sala,cozinha,lavanderia;

-R$450,00–JARDIMEUROPA:RuaVielaBistrol,1suíte,01quarto,Wc,sala,cozinha;

SALÃO COMERCIAL-R$2.500,00–JARDIMPARANÁ:Aveni-daLondrina,salãocomaproximadamente

600m²;

-R$1.600,00–JARDIMPARANÁ:Aveni-daRadialSul,salãocomaproximadamente300m²,eterrenocomaproximadamente

1.750m²,2WC,antigoCTG.

-R$600,00–JARDIMAMÉRICA:AvenidaTupãssi,salacomercialcomaproximada-

mente50m²,WC.

-R$500,00–CENTRO:RuaCostaeSilva,salacomercialcomaproximadamente25m²,

WC.

•PalioFireEconomy2011-2012-4portas-vermelho-flex-DH.OFERTA

•PalioFireEconomy2013-2014-2P-bran-co-flex-básico.OFERTA

•Polo2.0Sportline,2011-2012-prata-flex-completo.OFERTA

•SienaEL2010-prata-flex-DH.OFERTA

•UnoMilleEconomy2009-2010,4P-bran-co-flex-básico.OFERTA

•Astrasedan2007Advantage2.0flex-completoporR$25.900

•Estradatrekking2009-1.4flex-DHporR$26.990

•Golg3power2003-1.6comDHporR$16.900

•Paliofire2007-1.0flex-4p-completoporR$19.800

•Palioweekend2003-1.88vcompletoporR$16.500

Page 11: Edição n° 218: 04/04/2015

SÁBADO, 4 de abril de 2015 11PáginaO OESTE EM UM GRANDE JORNAL

Assis e Cascavel jogam hoje pela Copa Assis

A 16ª Copa Assis de Fute-bol promovida pela Secreta-ria de Esportes de Assis Cha-teaubriand teve quinze jogos realizados no último sábado (28) e outras três partidas na segunda-feira (30). O Certa-me segue hoje (4), com mais três confrontos entre Assis Chateaubriand x SER/São Cristóvão/Cascavel come-çando às 13h45 pelo mirim, depois infantil e juvenil.

VÔLEI

Iracema do Oeste mostra força na Copa AmizadePOR MARCO ANTÔNIO LE-MES

Jogando de igual pra igual com grandes centros como Cascavel, Palotina e Assis Chateaubriand, a equipe de voleibol feminino da cate-goria 98 representou muito bem o município de Iracema do Oeste na 1ª etapa da com-petição realizada no último fi m de semana em Assis Cha-teaubriand.

Na primeira fase, as me-ninas de Iracema do Oeste venceram seus dois com-promissos diante de Ca-felândia e Assis Chateau-briand. Contra Cafelândia venceram por 2 sets a 0, já diante das donas da casa, a vitória foi mais apertada, por 2 sets a 1.

Com os dois triunfos, Ira-cema garantiu o primeiro lugar do grupo B se classifi -cando para as semifi nais. No domingo (29) pela manhã o compromisso foi diante da forte equipe da Ipiguá Logís-tica/São Cristóvão/Cascavel e mesmo com uma boa atua-

ção em quadra, Iracema per-deu por 2 sets a 0. Fechando a participação na tarde tam-bém do domingo, as irace-menses enfrentaram Juranda na decisão de 3º lugar e em jogo muito equilibrado per-

deram no tie-break por 2 sets a 1. Larissa Girotto foi a atleta destaque da equipe.

“ Esta campanha nos faz acreditar que estamos no caminho certo. Tivemos ad-versários muito qualifi cados

pela frente e não nos intimi-damos. Mesmo sendo em ou-tra categoria, tenho certeza que só temos a melhorar para as próximas etapas “, comen-tou o técnico da equipe, Le-andro Carvalho.

FUTSALJESUÍTAS 3ª COPA

SUAVE VENENO REGIONAL

FEMININO NA TERÇA

Começa na próxima terça-feira (7), a 3ª Copa Suave Veneno de Futsal Regional Feminino de Jesuítas. A pro-moção é do Departamento Municipal de Esportes com apoio do Governo Municipal e patrocínio da empresa Sua-ve Veneno. Certame reúne oito equipes divididas em dois grupos com jogos todas as terças e quintas no Ginásio São Silvestre.

No Chave A estão Cafelândia, Jesuítas, Assis Chateau-briand e Goioerê. Na Chave B Nova Aurora, Brasilândia do Sul, Formosa do Oeste e Alto Piquiri.

Programação 07/04/1520h Nova Aurora x Alto Piquiri21h Cafelândia x Projeto Viva a Vila/Copacol

Programação 09/04/1520h Alpha/Brasilândia do Sul x Amiga FM/Ponto For-

te21h Jesuítas x Secretaria de Esportes de Assis Chate-

aubriand

Prefeito Osvaldinho parceiro com organizadores e patrocinador Arildo Pasti

TOLEDO JOGA EM GUARAPUAVA PELA DIVISÃO DE

ACESSOMais tranquilo depois de vencer o Cianorte no último

domingo (29) em casa o Toledo viaja para atuar neste do-mingo pela quinta rodada da Divisão de Acesso. Com sete pontos na quarta posição o objetivo é voltar de Guara-puava onde enfrenta o Batel com pelo menos um ponto. Depois terá responsabilidade de vitória no dia 12 em casa diante do PSTC do chateaubriandense João Carlos Fone-si Carvalho que é o preparador físico da equipe.

5ª Rodada 05/04/15, às 15h30Pato Branco x CianortePSTC x Portuguesa LondrinenseBatel x ToledoAndraus x Francisco BeltrãoAraponguense x ACP

A semana foi de muito trabalho

ACEC, NICE E AROEIRA DIVULGAM PROGRAMAÇÃO DE ABRIL

PREFEITOS SE MOBILIZAM PARA

A REALIZAÇÃO DOS JOGOS OFICIAIS DO

PARANÁAs tradicionais equipes de máster da região que reali-

zam amistosos terão mais um mês de intensa atividade. ACEC, Nice e Aroeira divulgaram nesta semana os com-promissos de abril dentro e fora de casa.

ACEC05/04/15 Mariluz x ACEC11/04/15 ACEC x Alvorada18 e 19/04/15: promoção25/04/15: Sucan x ACEC

Nice05/04/15 Nice x Bairro União11/04/15 Nice x Linha Catarinense18/04/15 Aliança x Nice25/04/15 Francisco Alves x NiceAroeira 11/04/15 Encantado x Aroeira 18/04/15 Aroeira x Asfuca 26/04/15 Aroeira x UmuaramaAté agora realizou seis amistosos em 2014 sendo qua-

tro em casa e dois como visitante. Foram quatro vitórias, um empate e uma derrota. Marcou 20 gols e sofreu 7 com saldo de 13.

MUNICIPAL DE FUTSAL DE ASSIS

Programação 08/04/15 no GETAN19h45 Assema x Palotina Esportes20h45 Terra Nova x JP Futsal/Suplast/China Ramal

Bonito

O secretário do Esporte e do Turismo, Douglas Fabrício, partici-pou de audiências, nesta semana, com lideranças políticas estaduais e municipais para falar sobre as competições do calendário ofi cial do Estado: os jogos Escolares, da Juventude, Abertos e Universitários.

O secretário recebeu o prefeito de Foz do Iguaçu, Reni Pereira, que destacou a importância dos Jogos da Juventude para o municí-pio. “É um campeonato que reúne a nata do esporte paranaense. Foz do Iguaçu deve participar”, disse Reni.

Douglas Fabrício garantiu ao prefeito de Foz a realização da fi nal dos Jogos da Juventude e destacou a presença de quatro mil parti-cipantes na última edição do evento. “Queremos fazer com que os jogos ofi ciais dinamizem o turismo dos municípios. A realização destas competições aquece a economia”, disse Douglas.

Na Secretaria do Desenvolvimento Urbano, Douglas conversou com o secretário Ratinho Júnior e os prefeitos de Apucarana, Beto Preto, e de Jandaia do Sul, Djair Valério. “Fazemos questão de sediar os Jogos Universitários. É um evento que traz muitos benefícios”, argumentou Beto.

Em Jandaia do Sul serão realizados os Jogos Abertos do Vale do Ivaí, faltando somente alguns detalhes para viabilizar o evento.

O município de São Mateus do Sul também tem interesse em ser uma das sedes dos Jogos Abertos e da Juventude. “Nossa cidade tem um grande movimento quando temos estes eventos. O comér-cio melhora e as pessoas consomem mais”, disse o secretário mu-nicipal do esporte, Arthur Roscoche, que estava acompanhado do vereador Bira e do secretário de Meio Ambiente, José Ewerling.

Secretário Douglas Fabrício - Agência Estadual de Notícias

Jornal do Oeste

Assessoria

Arquivo Folha

AEN

Page 12: Edição n° 218: 04/04/2015

SÁBADO, 4 de abril de 2015 12PáginaO OESTE EM UM GRANDE JORNAL

A missão é difícil, mas no futebol tudo é possível. Casca-vel recebe o Coritiba amanhã às 16h no Olímpico pelo mata-mata do Paranaense e sabe do tamanho do problema. Mais importante é saber que continua na elite e terá um ano para se preparar bem visando a próxima temporada. Sonhar não custa e a Série D também é um objetivo. Ouça pela Vale Verde FM 96,5.

Excelente notícia da semana o título do garoto Léo com a camisa da Ponte Preta. É um ótimo jogador e tem tudo para se dar bem se continuar com a mesma pagada.

Assis Chateaubriand e SER/São Cristóvão/Cascavel jo-

gam hoje (4) a partir das 13h45 pela Copa Assis nas catego-rias mirim, infantil e juvenil.

Começa na terça-feira (7) no Ginásio São Silvestre a III Taça Suave Veneno de Futsal de Jesuítas com a participa-ção de oito equipes divididas em duas chaves e jogos todas as terças e quintas.

Toledo joga neste domingo (5), às 15h30 em Guarapua-va contra o Batel pela Divisão de Acesso. Objetivo é voltar com pelo menos um ponto para continuar na ponta da tabe-la.

Amistosos amanhã tem Mariluz x ACEC e Nice x Bairro

União. Aroeira folga, mas no próximo sábado (11), tem clás-sico contra Encantado D´Oeste.

Domingo de Páscoa com clássicos no futebol brasileiro.

No Paulista às 16h jogam Corinthians x Santos e no Carioca às 18h30 tem Flamengo x Fluminense.

Cascavel recebe Coritiba pelo mata-mata do Paranaense

Depois de atingir seu ob-jetivo de continuar na elite do futebol do Paraná na pró-xima temporada o Futebol Clube Cascavel tem um difícil compromisso neste domingo (5), no Olímpico Regional. Às 16h enfrenta o líder Coritiba pelo mata-mata do certame com transmissão da equipe Líder da Vale Verde FM. A expectativa do técnico Pau-lo Foiani é manter o time invicto em casa e para isso espera contar com peças importantes como os late-rais Alex e Marquinhos e o volante Cleber. A expecta-tiva é que o jogo atraia um grande público. O octogonal começa hoje às 18h30 com Paraná x Operário e ama-nhã além de Cascavel x Coxa jogam Londrina x Maringá e Foz do Iguaçu x J. Malucelli também às 16h.

Classifi cam-se para a ter-ceira fase os quatro clubes que somarem o maior nú-mero de pontos em cada um dos grupos. Caso haja, ao término da segunda partida, igualdade de pontos ganhos, o primeiro critério de desem-pate será o saldo de gols e, persistindo o empate, serão cobrados pênaltis.

Torneio da Morte Começa amanhã também

o Torneio da Morte entre Na-cional, Atlético, Rio Branco e Prudentópolis. Os dois últimos descenderão à Segunda Divisão do Campeonato Paranaense.

1º Turno primeira rodada domingo 05/04/15

Rio Branco x Nacional –

Olímpico deve receber grande público

16h Atlético Paranaense x

Prudentópolis – 18h30

Futebol 2015 na Vale Verde FM e Folha Vale

VerdeOferecimento:

C.Vale, Probar Distribui-dora de Bebidas de Cascavel, Panifi cadora e Mini-Mer-cado Varela de Toledo, Ra-dial Pneus de Assis Chate-aubriand, Lanchonete Sede Zero de Toledo, Terraplana-gem Eifl er de Toledo, Sin-trascoop/Fetracoop, Lojas Mais, Consultec Contabilida-de, Consultório Odontológico, Dr. Rangel Pitol e Dr. Juliano Martins, Prefeitura de Nova Aurora, AMOP e Folha Vale Verde.

LÉO É CAMPEÃO COM A CAMISA DA PONTE PRETA

A semana foi de muita alegria para o garoto Vinícius Leonar-do “Léo”, que atua na Ponte Preta de Campinas. Disputando a fi nal da Copa Brasil/Japão Sub-15 na terça-feira (31), em Itu seu time goleou a Desportiva Brasil por 4x1 e garantiu o bicampeo-nato. Um dos gols foi de Léo, cobrando falta. Ele vem a cada dia crescendo na Macaca e conquistando seu espaço com humildade e determinação. Seu time também está disputando a Copa Ouro e já garantiu classifi cação. Agora atenções voltadas para o Pau-lista Sub-14/15.

Léo (terceiro entre os agachados da esquerda para direita)