edição especial de o crítico (grandes filósofos)

6
Expediênte: Jesus Rio Dado o primeiro olhar ao mundo, este ser recebe a responsabilidade de pen- sar...observar vagarosamente para que no futuro seja agíl . A carga de con heci mentos que o torna inteligente, criativo e de valores críticos. O Crítico trás nes- ta edição, suportes para a prática da mente, através dos primeiros filósofo gregos. Os explorado- res da mente e absovidores dos conhecimentos. Seu público alvo: aquele que se considera um animal racional. Que pretende ser fílósofo durante a sua vida. “ Para ser fílósofo, basta estar vivo” Reportagem e edição: Jesus Rios ( O Crítico ) O Crítico Jornal

Upload: jesus-rios

Post on 23-Jun-2015

37 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Edição especial de o crítico (grandes filósofos)

Expediênte: Jesus Rio Dado o primeiro olhar ao mundo, este ser recebe a responsabilidade de pen- sar...observar vagarosamente para que no futuro seja agíl . A carga de con heci mentos que o torna inteligente, criativo e de valores críticos. O Crítico trás nes- ta edição, suportes para a prática da mente, através dos primeiros filósofo gregos. Os explorado- res da mente e absovidores dos conhecimentos. Seu público alvo: aquele que se considera um animal racional. Que pretende ser fílósofo durante a sua vida.

“ Para ser fílósofo, basta estar vivo” Reportagem e edição: Jesus Rios (O Crítico)

O CríticoJornal

Page 2: Edição especial de o crítico (grandes filósofos)

Sabe qual foi o primeiro filósofo grego? Tales de Mileto (VI A.C). Considerava a água a origem de tudo. É dela que partiu toda existência singular e onde retor-na. Em sua visão tudo era úmido, do alimento a Terra que está sobre ela. Esta não tem origem, mas cria e dá vida...

Tales de Mileto

“Procure sempre uma ocupação; quan-do o tiver não pense em outra coisa além de procurar fazê-lo bem feito”

Page 3: Edição especial de o crítico (grandes filósofos)

Para ele cada homem, cada livro, tomate é cópia da ideia eterna de homem, livro, to-mate. Estão presos e ligados entre si, por se-rem cópias de uma mesma realidade eterna. Em cada um dos seres concretos existia uma ideia universal, algo universal se realiza em cada ser particular. Suas linhas de pen-samentos foram adotadas também na Idade Média.

“Nós somos aquilo que fazemos repe-tidamente. Excelência, então, não é um modo de agir, mas um hábito”

Aristóteles “discípulo de Platão” (384-322 A.C)

Page 4: Edição especial de o crítico (grandes filósofos)

Junto com Aristóteles, contribuíram filosofica-mente para a construção dos alicerces da civili-zação ocidental. O Cristianismo recebeu várias in-fluências dos pensamentos platônicos ao início de seu surgimento. Grande parte dos seus pensamen-tos foi voltada a Política. Segundo ele, só a classe dos sábios podia governar “A política deve visar ao bem público, geral, que vem a ser algo assim como a média geral do bem e dos interesses parciais”. Foi a Política que levo-o a Filosofia.

Platão “discípulo de Sócrates”

“A coisa mais indispensável a um ho-mem é reconhecer o uso que deve fazer

do seu próprio conhecimento”

Page 5: Edição especial de o crítico (grandes filósofos)

Feio, rechonchudo e usava sempre a mesma túnica, porém, sábio, lúcido ao ponto de pausar os gregos com suas linhas de pensamentos. Fazer perguntas analisando as respostas, até chegar a uma verdade próxima ou a contradição (método de maiêutico ou parto das ideias). O essencial era conhecer a si mesmo. Foi condenado a morte, acusado de cor-romper a juventude e de ateísmo, por encaminhar os jovens a discussões do melhor caminho para o futuro individual e coletivo.

Sócrates “o detetive intelectual” (470-399 A.C)

“Sob a direção de um forte general, não haverá jamais soldados fracos”

Page 6: Edição especial de o crítico (grandes filósofos)

Filosofia

É o homem buscar a racionalidade. A procura da verdade em si mesmo. Processo de racionalização a partir dos conhecimentos empíricos, das observações, transportando os fatos para um trabalho mental, constru-tivo, passando conhecimento comum para a abstração.

Projeto desenvolvido pela turma do 6ºsemestre de jor-nalismo para a diciplina de Editoração Ele-trônica e Planejamento Gráfico II, da Universidade de Franca-Unifran , sob orientaçao do Profº. Fabrício Coelho: Expediente