edição do dia 26/03/2011

8
www.oquartopoder.com PODER SÃO LUÍS - MA, SÁBADO, 26 DE MARÇO DE 2011 / ANO 5 / N° 507 / DIRETOR: UDES FILHO - PREÇO R$ 1,00 E-mail: [email protected] Fones: (98) 4141-0891 / 3245-3809 / 8129-3749 Cracolândia continua No dia 30 de maior de 3010, matéria exclusiva publicada no portal de internet e na edição impressa do jornal O Quarto Poder, denunciava um intenso tráfico e consumo de drogas, no retorno do bairro Forquilha, em São Luís. Com o título: São Luís “noiada” – Retorno da Forquilha vira cracolândia, a matéria foi comentada em programas de rádio e televisão locais, causando uma enorme repercussão na cidade. No dia seguinte à publicação da reportagem, o tráfico e o consumo de crack continuavam aos olhos de quem quisesse ver. O resultado da negligência das autoridades, veio logo em seguida, no dia 02 de junho, com a morte de Abigail Lago de Oliveira, 25anos, que foi encontrada no chão do banheiro do quarto da pousada Diniz. Mesmo depois de toda a repercussão, a “cracolândia” da forquilha continua a funcionar. Na madrugada de sexta-feira (25), a 1ª Companhia do 8º Batalhão de Polícia Militar prendeu um homem identificado por Manelzinho com 25 cabeças de crack na região da Forquilha. Segundo informações da polícia, ele teria pego a droga no Barreto e estava indo entregar para ser revendida próximo à Pousada Diniz. PÁGINA 2 NO RETORNO DA FORQUILHA: Carreata e caminhada contra a dengue na Área do Vinhais página 4 Governo nomeia mais 369 professores página 3 A Governadora Roseana Sarney nomeou mais 369 professores aprovados no concurso público realizado em 2009. Os novos docentes da rede estadual de ensino tomarão posse, a partir da próxima terça-feira (30), das 13h às 18h, na sede da Superinten- dência de Administração de Recursos Humanos da Secretaria de Educação (Sarh/Seduc), no bairro Monte Castelo, em São Luís. Adriano vai jogar no Timão página 5 LEIA NOSSOS BLOGS: - Udes Cruz blog.oquartopoder.com/udescruz - Aldir Dantas blog.oquartopoder.com/aldirdantas - Herberth Reis blog.oquartopoder.com/herberthreis Foto: Ilustração

Upload: o-quarto-poder

Post on 01-Mar-2016

263 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jornal O Quarto Poder

TRANSCRIPT

Page 1: Edição do dia 26/03/2011

www.oquartopoder.com

PODERSÃO LUÍS - MA, SÁBADO, 26 DE MARÇO DE 2011 / ANO 5 / N° 507 / DIRETOR: UDES FILHO - PREÇO R$ 1,00

E-mail: [email protected] Fones: (98) 4141-0891 / 3245-3809 / 8129-3749

CracolândiacontinuaNo dia 30 de maior de 3010, matéria exclusiva publicada no portal de internet e na edição impressa do jornal O Quarto Poder, denunciava um

intenso tráfico e consumo de drogas, no retorno do bairro Forquilha, em São Luís. Com o título: São Luís “noiada” – Retorno da Forquilha viracracolândia, a matéria foi comentada em programas de rádio e televisão locais, causando uma enorme repercussão na cidade.No dia seguinte à publicação da reportagem, o tráfico e o consumo de crack continuavam aos olhos de quem quisesse ver. O resultado danegligência das autoridades, veio logo em seguida, no dia 02 de junho, com a morte de Abigail Lago de Oliveira, 25anos, que foi encontrada nochão do banheiro do quarto da pousada Diniz. Mesmo depois de toda a repercussão, a “cracolândia” da forquilha continua a funcionar.Na madrugada de sexta-feira (25), a 1ª Companhia do 8º Batalhão de Políc ia Mi l i tar prendeu um homem ident i f icado porManelzinho com 25 cabeças de crack na região da Forqui lha. Segundo informações da políc ia, ele ter ia pego a droga noBarreto e estava indo entregar para ser revendida próximo à Pousada Diniz. PÁGINA 2

NO RETORNO DA FORQUILHA:

Carreata e caminhadacontra a dengue na

Área do Vinhais

página 4

Governo nomeia mais 369 professores

página 3

A Governadora Roseana Sarney nomeou mais 369 professores aprovados no concurso público realizado em 2009. Os novosdocentes da rede estadual de ensino tomarão posse, a partir da próxima terça-feira (30), das 13h às 18h, na sede da Superinten-dência de Administração de Recursos Humanos da Secretaria de Educação (Sarh/Seduc), no bairro Monte Castelo, em São Luís.

Adriano vai jogar no Timãopágina 5

LEIA NOSSOS BLOGS:- Udes Cruz

blog.oquartopoder.com/udescruz

- Aldir Dantasblog.oquartopoder.com/aldirdantas

- Herberth Reisblog.oquartopoder.com/herberthreis

Foto: Ilustração

Page 2: Edição do dia 26/03/2011

JORNAL O QUARTO PODER

Endereço : Av. Od i lo Cos ta F i lho , N° 55 , Parque. Un ive rs i tá r io – Cep 65059-810 - São Lu ís -MA.

Diretor GeralUdes Cruz Filho

Diretora FinanceiraRosário Azevêdo da Cruz

Diretora AdministrativaTereza Freire

SuperintendenteMarcia Freire

Consultores JurídicosDrª. Saíle Azevêdo da Cruz

DiagramaçãoCris Almeida

U.L. DA CRUZ FILHO - CNPJ: 09.406.142/0001-28 - Telefone: (98) 4141-0891 / 8826-7875 / 8129-3749 E-mail: [email protected]

GERAL2 SÃO LUÍS, SÁBADO, 26 DE MARÇO DE 2011O QUARTO PODER

www.oquartopoder.com

Crack e prostituiçãocontinuam na ForquilhaDa Redação

No dia 30 de maior de3010, matéria exclusiva publi-cada no portal de internet ena edição impressa do jornalO Quarto Poder, denunciavaum intenso tráfico e consu-mo de drogas, no retorno dobairro Forquilha, em SãoLuís. Com o título: São Luís“noiada” – Retorno da Forqui-lha vira cracolândia, a maté-ria foi comentada em progra-mas de rádio e televisão lo-cais, causando uma enormerepercussão na cidade.

“Cracolândia, por deriva-ção de crack - é uma denomi-nação popular para uma regiãono Centro da cidade de SãoPaulo, onde historicamente sedesenvolveu intenso tráfico dedrogas e prostituição. De umlado, uma pousada (espéciede motel barato), do outro, umtrailer que vende bebidas alco-ólicas e cigarros, até altas ho-ras. Este é o território livre, emSão Luís, para o encontro de

traficantes, prostitutas e vicia-dos em crack. A cracolândialudovicense fica a poucos me-tros de uma igreja evangéli-ca, bem próxima ao retornodo bairro Forquilha”, explica-va a matéria na época.

As autoridades policiaisde São Luís se fizeram decegas, surdas e mudas, emrelação à denúncia. No se-guinte à publicação da repor-tagem, o tráfico e o consumode crack continuavam aosolhos de quem quisesse ver.

O resultado da negligên-cia das autoridades, veio logoem seguida, no dia 02 de ju-nho, com a morte de AbigailLago de Oliveira, 25anos, quefoi encontrada no chão do ba-nheiro do quarto da pousadaDiniz, por uma camareira doestabelecimento. De acordocom a polícia, Abigail teria fei-to um programa com um cli-ente não identificado e con-sumido bastante crack, mor-rendo por overdose da droga.

Mas tudo indica que a “cra-

colândia” do retorno da Forqui-lha continua funcionando, semser incomodada pelas viatu-ras de polícia, que frequen-temente transitam no local.

Na madrugada de sexta-feira (25), a 1ª Companhia do8º Batalhão de Polícia Militarprendeu um homem identifi-cado por Manelzinho com 25cabeças de crack na regiãoda Forquilha. A prisão ocorreuapós abordagens feitas pelasviaturas, que notaram Manel-

zinho em atitudes suspeitas.O acusado ao notar a

presença da viatura, aindatentou fugir, mas foi impedi-do pelos policiais. Em revis-ta, a PM encontrou em pos-se de Manelzinho, 25 cabe-ças de crack.

Segundo informações dapolícia, ele teria pego a dro-ga no Barreto e estava indoentregar para ser revendidapróximo à Pousada Diniz,na Forquilha.

ABaeta

DEBASTIDORESRIBAMAR

FRASE“A guerra é feita no momento que se quer. E é terminada quan-

do se pode”. (Maquiável)

DISCUSSÃOO PMDB abriu discussão interna sobre um nome para compor a

chapa de Gil Cutrim em 2012.

POSSE EM RIBAMARO presidente do TJMA, desembargador Jamil Gedeon, empos-

sou a juíza Patrícia Marques Barbosa, na 3ª Vara da comarca deSão José de Ribamar, criada pela Lei Complementar 87/2005.

LEI DESPREZADAA Câmara Municipal de São José de Ribamar aprovou Proje-

to de Lei que insti tui o plantão de atendimento 24 horas, parafarmácias e drogarias no município, mas os proprietários destesestabelecimentos não estão cumprindo com suas obrigações.

PENALIDADESCabe ao Poder Executivo designar órgão competente para a fiscaliza-

ção do cumprimento desta Lei, aplicando aos infratores as penalidades deadvertência, multa, ou até, a suspensão do alvará de funcionamento.

FISCALIZAÇÃOOs cidadãos também poderão exercer o papel fiscalizador, denunci-

ando o descumprimento desta Lei aos órgãos de fiscalização. Cabe ago-ra ao Poder Executivo informar aos proprietários de farmácias e droga-rias, e cobrar a observância da Lei, bem como dar divulgação ao calen-dário de atendimento da farmácia que diariamente ficará de plantão.

PREOCUPAÇÃOAs dezenas de indicações postas em plenário por Neilson Ferreira

Coêlho, mais conhecido em São José de Ribamar como Negão, reve-lam a preocupação do legislador com os problemas sociais ainda exis-tentes na cidade balneária.

DIA DA ÁGUAPara comemorar o Dia Mundial da Água, a administração do

prefeito Gil Cutrim (PMDB) promoveu, terça-feira (22), uma vastaprogramação educativa nas dependências do Parque Botânico daCidade, importante espaço de lazer e entretenimento localizado naSede do município de São José de Ribamar.

PALESTRASTécnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) profe-

riram palestras sobre a importância da Água e distribuíram material infor-mativo sobre o tema. A programação foi prestigiada por vários visitantes epor dezenas de alunos da rede municipal de ensino.

ABRIGOSNa última sessão ordinária, o vereador Djalma Ribeiro reiterou ao Go-

verno do Estado pedido de instalação de paradas de ônibus ao logo da MA-201. O parlamentar pediu rapidez no trâmite da reivindicação e disse que amedida atende a solicitações de diversos usuários, dentre eles, portadores denecessidades especiais. Ele argumentou que, em determinadas ocasiões, es-tas pessoas acabam ficando expostos a chuva e as intempéries climáticas.

EM FESTAOs moradores do Parque Jair, um dos bairros mais populosos

de São José de Ribamar, estão em festa. Em solenidade realizadarecentemente, foi lançado no bairro o projeto Caminhão da Juventu-de, ação pioneira no Estado, criada pela administração do prefeitoGil Cutrim (PMDB), que funciona como uma escola itinerante profis-sionalizante gratuita, promovedora da inclusão digital, e que visacapacitar os jovens da cidade para inseri-los, de forma mais rápidae eficiente, no concorrido mercado de trabalho.

PRÉVIA...Sobre a possibilidade de ser apresentado como provável candidato

a vice na chapa de Gil Cutrim(PMDB) em 2012, o presidente da Câmarade São José de Ribamar, Beto das Vilas (PMDB), afirmou em entrevista àcoluna Cena Política, que não descarta essa possibilidade, se essa for avontade de seu grupo político e da maioria dos vereadores.

...ELEITORALBeto informou que é um soldado do grupo e está à disposição

para qualquer combate. “Se essa for uma vontade dos vereadores,do prefeito Gil Cutrim e do grupo, não tenho porque não aceitar, disseBeto afirmando que as opiniões são legítimas, mas a decisão tem queser tomada a partir de uma análise muito profunda do cenário político.

CRIMINALIDADEVera Lúcia da Silva, moradora da Comunidade São José dos Índi-

os, afirma que a criminalidade na comunidade cresceu assustadora-mente nos últimos anos e que além dos constantes assaltos a comérci-os e, principalmente às pessoas nas ruas, a droga está presente namaioria dos lares da comunidade. "Precisamos encontrar mecanis-mos que possam inserir pais e filhos na sociedade e, com isso,termos a garantia de dias melhores, com maior segurança", diz.

FALE CONOSCOA Coluna Cena Política destina-se aos leitores de São José de Riba-

mar, em suas demandas nas áreas social, de lazer, educação, transporte,meio ambiente, saúde, entre outras. As reclamações ou reivindicaçõespodem ser enviadas à redação, por e-mail: [email protected].

Abigail Lago de Oliveira, morta na Pousada Diniz

Mega operação da Polícia Civil apreendecigarros comercializados irregularmente

Em uma mega ação inti-tulada “Operação FumaçaVeneno”, a Superintendênciade Polícia Civil da Capital(SPCC) e o 18º Distrito Poli-cial apreenderam mais dequatro mil carteiras de cigar-ros irregulares na Região Me-tropolitana de São Luís.

Os trabalhos foram exe-cutados em duas etapas, naquinta-feira (24) e nesta sex-ta-feira (25). Além das equi-pes operacionais da SPCCe 18º DP (Cidade Olímpica),também participaram daoperação, representantes daAssociação Brasileira deCombate a Falsificação noBrasil (ABCF). O diretorFábio Kielberman, veio aSão Luís, designado por jun-ta corporativa da ABCF, paraacompanhar o desdobra-mento da “Fumaça Veneno”na capital maranhense.

Nos dois dias, 35 locaisforam inspecionados, abran-gendo as áreas do João Pau-lo, Cidade Olímpica e Coroadi-nho. Desse total, 29 destes es-tabelecimentos comerciais atu-avam de forma ilícita no comér-cio da capital. De acordo coma delegada Bernadeth Teodo-ro, titular do 18º DP e coorde-nadora da operação, a negligên-cia é caracterizada pela falta denotas fiscais que comprovem

a origem do produto. “Além doprazo de validade vencido doproduto, os policias apreende-ram muitas carteiras de cigar-ros falsificados, que estavamsendo vendidos normalmentenestes pontos”, ressaltou.

Desencadeada pela pri-meira vez na capital maranhen-se, a “Operação Fumaça Ve-neno” é deflagrada a nível naci-onal, e surgiu a partir da articu-lação da ABCF juntamente comórgãos públicos, como siste-mas de Segurança, Saúde, Vi-gilância Sanitária, entre outros.

A parceria tem como ob-jetivo identificar e coibir as prá-ticas de crimes de ordem tri-

butária, contra a saúde públi-ca, estelionato e formação dequadrilhas. “O intuito da açãoé combater, juntamente comautoridades públicas organiza-cionais, estas práticas fraudu-lentas que vem assolando osistema tributário do país e asaúde, contribuindo para aproliferação das práticas cri-minais, como o roubo de car-gas”, informou o diretor daABCF, Fabio Kielman.

“As negligências não afe-tam somente o sistema tribu-tário do país, afetam tambéma saúde, tendo em vista quemuitas vezes os cigarros fal-sificados são originados de

substâncias alheias à fabrica-ção legal, como patas de in-setos. Além deste fator, é pre-ocupante a origem desta mer-cadoria, que pode ser oriun-da de contrabando ou mesmoreceptação de carga roubada,em razão de muitas ocorrên-cias de assaltos a veículosque transportam este tipo decarga”, explicou Fábio.

Segundo o superintenden-te de Polícia Civil da Capital,Sebastião Uchoa, o inquéritoserá instaurado na DelegaciaFazendária (Defaz), que teráresponsabilidade de investigara procedência dos produtosapreendidos. Todos os proprie-tários de pontos comerciaisidentificados com algum tipo deirregularidade devem prestardepoimento na Defaz, assimcomo os entregadores, ondeserá apurado o grau de envolvi-mento de cada um. “A opera-ção foi um sucesso, e desper-tou na gestão da SPCC, a ini-ciativa de ampliar as ações emtoda grande São Luís com a fi-nalidade de combater este tipode delito, que está ligado aocrime organizado”, relatou odelegado Sebastião Uchoa.

Toda a mercadoria apre-endida será encaminhadapara Defaz, para que sejamfeitos todos os procedimentosde análise do produto.

Cigarros apreendidos pelos policiais da “Operação Fumaça Veneno”

Anuncie de graça e venda mais!classificados.oquartopoder.com

Page 3: Edição do dia 26/03/2011

Ministro da Saúde demonstraentusiasmo com Programa

A governadora RoseanaSarney e o secretário de Es-tado de Saúde, Ricardo Mu-rad, se reuniram com o minis-tro da Saúde, Alexandre Pa-dilha, na noite desta quinta-feira (24), em Brasília. Na oca-sião, eles trataram sobre aconsolidação das parcerias,por meio de convênios e pro-gramas do governo federal, eapresentaram um balanço doandamento das ações do Pro-grama “Saúde é Vida”.

Roseana Sarney informouao ministro que, das 72 uni-dades que integram o progra-

ma, 68 serão hospitais muni-cipais (32 deles já com obraem fase final em processo derecebimento pela SES e 36serão concluídos até o finaldeste ano) e quatro de 50 lei-tos (já construídos em Barrei-rinhas, Alto Alegre do Mara-nhão, Peritoró e Grajaú). Es-tes últimos comporão a redeestadual para o atendimentode urgência e emergência demédia complexidade.

Além destes, os hospitaisregionais de Coroatá e Timoncompletarão a rede de urgên-cia/emergência de média e

3GERALSÃO LUÍS, SÁBADO, 26 DE MARÇO DE 2011O QUARTO PODERwww.oquartopoder.com

alta complexidade, e o Hos-pital Carlos Macieira (antigoIpem), onde três andares jáforam totalmente reformados,será referência na rede esta-dual para o atendimento deurgência e emergência de altacomplexidade.

No caso das Unidadesde Pronto Atendimento(UPAs), Roseana Sarney es-clareceu que uma está emfuncionamento (no Itaqui-Ba-canga), seis estão prontas euma está em fase de conclu-são. A governadora destacouainda que o programa com-preende as áreas de atençãoprimária, assistência médicade média e alta complexida-de, rede de urgência e emer-gência, rede interestadual(PI, TO e PA), novos leitos deUTI e hemocentros.

Após ouvir atentamentea governadora Roseana so-bre o programa lançado emmeados de 2009, o ministroPadilha demonstrou entusi-asmo com a ação, que visareestruturar o sistema desaúde no estado. “Estou im-pressionado. Trata-se de umgrande projeto coordenado

pelo Governo do Maranhão evamos verificar como essasunidades hospitalares se en-caixam nas políticas de saú-de do governo”, destacouAlexandre Padilha.

“O ministro Padilha ve-rificou que temos um proje-to forte, que está em anda-mento e em grade parte jáexecutado”, declarou a go-vernadora. Ricardo Muradressaltou que o ministro foibastante receptivo ao pro-grama. “Ele nos garantiuque participará das inaugu-rações e que o Ministérioserá parceiro do Maranhãono financiamento do custeiodeste fantástico empreendi-mento voltado o bem-estarda população”, disse o se-cretário estadual de Saúde.

No encontro, RoseanaSarney e Ricardo Murad apre-sentaram também solicita-ções do governo estadual àUnião. Além da parceria visan-do o pleno funcionamento darede de hospitais do “Saúde éVida”, foram tratadas a inten-sificação e a implantação deprogramas do Governo Fede-ral em benefício do estado.

Governo mantém abertocanal de negociaçãocom Sinproesemma

O Governo do Estado, pormeio da Secretaria de Esta-do de Educação (Seduc), re-afirma que mantém aberto ocanal de diálogo para nego-ciação com o Sindicato dosTrabalhadores em EducaçãoPública do Maranhão (Sin-proesemma). Esclarece ain-da que espera o retorno omais breve possível dos pro-fessores que ainda estãofora da sala de aula, garan-tindo a normalidade na redeestadual de ensino.

A Seduc lembra que o Tri-bunal de Justiça (TJ) decre-tou a ilegalidade da greve. Adecisão do desembargadorMarcelo Carvalho Silva, data-da do dia 16 de março, deter-mina que o Sindicato suspen-da o movimento grevista, sobpena de pagamento de multadiária de R$ 50 mil e de des-conto dos dias parados em

Governo nomeia mais 369 professoresA Governadora Roseana

Sarney nomeou mais 369 pro-fessores aprovados no con-curso público realizado em2009. Os novos docentes darede estadual de ensino to-marão posse, a partir da pró-xima terça-feira (30), das 13hàs 18h, na sede da Superin-tendência de Administraçãode Recursos Humanos daSecretaria de Educação(Sarh/Seduc), no bairro Mon-te Castelo, em São Luís.

A medida integra a políti-ca de valorização dos profis-sionais do Magistério da Edu-

Vice-governadoria, DPE e Cedimadiscutem a retomada da implantação do CIC

A coordenadora do Cen-tro Integrado de Apoio e Pre-venção à Violência contra o Ido-so (Ciapvi) da Defensoria Pú-blica do Estado (DPE/MA), Isa-bel Lopizic, e o presidente doConselho Estadual dos Direi-tos do Idoso (Cedima), MarcosPassinho, se reuniram com ovice-governador WashingtonLuís Oliveira. O objetivo foi dis-cutir a retomada da implanta-ção do Centro Intergeracionalde Convivência Comunitária eCidadania (CIC), no CentroSocial Urbano (CSU), no bairroda Cohab, em São Luís.

A intenção dos órgãos dedefesa dos direitos dos ido-sos é que o Núcleo Estadualde Atenção à Pessoa Idoso(Neapi) funcione no CSU, reu-nindo todas as ações desti-

nadas aos maiores de 60anos, oferecidas por institui-ções e órgãos como a DPE/MA, setores de Segurança ePromotoria de Justiça.

A ideia ganhou força de-pois que o Governo do Esta-do anunciou a realização deobras de revitalização no Cen-tro da Cohab, que já estão emfase adiantada.

O espaço integrado deatendimento ao idoso é umsonho antigo. “Quando soube-mos da revitalização do CSU,sugerimos que o Núcleo fun-cionasse no local”, esclareceuMarcos Passinho.

Segundo Isabel Lopizic,que também é vice-presidentedo Conselho do Idoso, a DPEjá mantinha uma sala do Ciapvina Cohab, cujo atendimento foi

suspenso e deve ser retomadoem breve. A intenção, agora, éfortalecer e ampliar as ações,alcançando os moradores dosmunicípios de São José de Ri-bamar, Paço do Lumiar e Ra-posa, na Região Metropolitanade São Luís, além de reforçaras ações na capital.

“O vice-governador mostroubastante interesse em atenderao nosso pleito. Aproveitamosa oportunidade para tratar comele sobre a aplicação de outraspolíticas públicas para os ido-sos”, informou Isabel Lopizic.

Importante passo já foidado pela Defensoria com acelebração do convênio entrea Secretaria Especial dos Di-reitos Humanos da Presidên-cia da República (SEDH) e aDPE/MA. Como parte do con-

cação Básica do Estado doMaranhão. Este ano, o Gover-no já contemplou cerca de1.100 aprovados no concursocom o aproveitamento de ex-cedentes, por meio de ato le-gal de remanejamento de va-gas de municípios onde nãohouve aprovados para aquelesque têm excedentes e déficitde professores.

De acordo com a Seduc,é intuito do Governo continu-ar adotando essa práticacomo processo contínuo denomeação para o aproveita-mento do restante das vagas

do concurso público.A secretária de Educa-

ção, Olga Simão, destacaque os recém-nomeados parao cargo de professor de nívelsuperior passarão a recebera remuneração mensal novalor de R$ 1.631,00 parauma jornada de trabalho de20 horas semanais. Os pro-fessores que possuem duasnomeações (40 horas) irãoreceber remuneração no va-lor de R$ 3.262,00 – um dosmelhores salários dentre osestados brasileiros que prati-cam a mesma jornada.

vênio, foi lançado edital paracontratação de profissionaisdas áreas de assistência so-cial, psicologia, terapia ocu-pacional e gerontologia. Elestrabalharão no desenvolvimen-to de seminários, palestras,feiras culturais, além da ela-boração e distribuição dematerial informativo sobre di-reitos humanos, envelheci-mento, violência e na realiza-ção de ações que promovamesclarecimento e erradicaçãoda violência contra o idoso.

O CIC está contempladono Programa de ConvivênciaComunitária e Cidadania, queestá sendo preparado pela Se-cretaria de Estado da Adminis-tração e Previdência Social (Se-aps) e funcionará com o envol-vimento de órgãos parceiros.

Coordenadores participam de reunião sobreinserção de tecnologia nas escolas da rede pública

folha de pagamento.De acordo com a decisão

do TJ, a categoria decretougreve por tempo indetermina-do sem atender aos preceitoslegais: deflagração da greveno início do processo de ne-gociação prévia com o Gover-no do Estado e ausência decomunicação prévia sobre agreve, que deveria ocorrer com48 horas de antecedência, deacordo com a Lei 7.783/1998.

Na última quarta-feira(23), a secretária de Educa-ção, Olga Simão, em entre-vista à Rádio Timbira, convi-dou os professores da redeestadual de ensino para o re-torno às atividades o mais bre-ve possível, a fim de suspen-der perdas que a paralisaçãovem causando aos alunos darede pública de ensino, bemcomo às suas famílias e àsociedade maranhense.

Maranhense busca segundamedalha no Circuito

Europeu de Judô

O judoca maranhenseLeonardo Diniz vai voltar aotatame em busca de maisuma medalha no Circuito Eu-ropeu de Judô. Neste sába-do (26), o atleta, que é pa-trocinado pelo Governo doEstado por meio da Secre-taria de Esporte e Lazer (Se-del), e por empresários ma-ranhenses, disputa a segun-da etapa da competição in-ternacional. Desta vez, o tor-neio será realizado na cida-de de Coimbra, em Portugal.

No último fim de semana(dias 19 e 20), Leonardo Di-niz, que tem 15 anos, con-quistou a medalha de prata nacategoria 73kg na primeiraetapa do Circuito Europeu,realizada em Bremen, na Ale-manha. Para chegar ao pódio,o judoca maranhense venceu,por ippon, cinco das seis lu-tas que realizou.

Após o excelente de-sempenho de Leonardo Di-

niz na Alemanha, o presiden-te da Federação Maranhen-se de Judô, Francisco Neto,acredita que o jovem lutadorpode conquistar mais meda-lhas no Circuito Europeu.Para Neto, Leonardo Dinizestá se aperfeiçoando mui-to na seleção brasileira.

“Conversei com os técni-cos da seleção brasileira eeles me disseram que de to-dos os atletas que se apresen-taram na seleção, o Leonardofoi muito bem trabalhado téc-nica e mentalmente. Eles fi-caram satisfeitos. Tenho cer-teza de que este treinamentocom a seleção irá melhorar seudesempenho. Acredito em ou-tros excelentes resultadosdele no Circuito Europeu”, de-clarou Francisco Neto.

Em São Luís, LeonardoDiniz é treinado pelo profes-sor José Emílio Santos Mo-reira, no Centro de Treinamen-to Emílio Moreira.

Leonardo Diniz, judoca maranhense patrocinado pela Sedel

esporte

Biaman Prado

4141-0891 / 3245-3809

ANUNCIEANUNCIEANUNCIEANUNCIEANUNCIEAAAAAQQQQQU IU IU IU IU I

POSSE - Ao assinaremos termos de posse, os pro-fessores nomeados deverãose apresentar nos municípiossedes das Unidades Regio-nais de Educação (UREs)para serem lotados nas esco-las da rede estadual.

A relação dos professoresnomeados que tomarão pos-se a partir do dia 30, está dis-ponível no endereço eletrôni-co do Diário Oficial(www.diariooficial.ma.gov.br).Basta acessar a edição de 21de março de 2011, nas pági-nas de numeração 02 a 22.

Saúde é Vida

Sérgio Ferreira

Page 4: Edição do dia 26/03/2011

BÊBABO LISO

Um homem entra num bar e pede três doses de uísque. Ogarçom serve, o homem toma tudo de um gole e volta a pedirmais três doses. Novamente, o garçom atende o pedido e,novamente, o freguês bebe tudo e torna a pedir mais três. Sur-preso, o garçom olha para o cliente e lhe diz:

- O senhor sabe que isso não faz bem!- Eu sei - responde o homem - especialmente com o que eu tenho...- E o que é que o senhor tem? - pergunta o garçom, curioso.- Só um Real...

BÊBADO NA IGREJA

O bêbado acompanhava o pastor em sua oração:- Se vocês orarem com fé, Jesus entra em suas vidas e

permanecerá dentro de suas almas. Deixe que Jesus entre!!!Nesse momento, o bêbado que estava ajoelhado orando,

tão concentrado, nem percebeu quando um cachorro lambeuseu traseiro. Ele então falou:

- Por aí não, Senhor! Por aí, não!

GERAL4 SÃO LUÍS, SÁBADO, 26 DE MARÇO DE 2011O QUARTO PODER

www.oquartopoder.com

Ingred ientes: 280 gramas debacon cortado em cubos, 2 dentes dealho picados, 4 xícaras (chá) de ar-roz branco cozido, 3 ovos cozidos epicados, 1 xícara (chá) de cebolinhapicada, sal a gosto, Pimenta-do-reinopreta a gosto moída na hora, 2 xíca-ras (chá) de batata palha.

Modo de Preparo: Numa pa-nela, frite os cubos de bacon em fogomédio, mexendo sempre até ficaremdourados e crocantes. Acrescente oalho e frite até dourar. Adicione oarroz e, em seguida, os ovos. Des-ligue o fogo e misture a cebolinha.Acerte o sal e a pimenta-do-reino.

SERVI PORTOFERRY BOATS

São Luís/Cajupe08:0012:3015:0017:00

Cajupe/São Luís 10:20 14:30 17:05 19:20

Telefones: (98)3232.5590/ (98) 3231.2216

ARROZ DE CHURRASCO

Carreata e caminhada contraa dengue na Área do Vinhais

A primeira semana doMutirão de Ações Emergen-ciais contra a Dengue emSão Luís - desenvolvido peloGoverno do Estado, em par-ceria com o Exército, Cor-po de Bombeiros, DefesaCivil e Prefeitura de SãoLuís, foi encerrada, nestasexta-feira (25), com umacaminhada pelas ruas do Vi-nhais e da Vila Vinhais.

Agentes de endemias,técnicos da Vigilância Epide-miológica do estado e alunosda rede municipal de ensinodistribuíram panfletos e cha-maram a atenção da popula-ção para o risco de uma epi-demia da doença.

A concentração aconte-ceu em frente à sede da As-sociação dos Moradores daVila Vinhas, de onde partiua caminhada seguida porcarros de som, da Vigilân-cia Epidemiológica (estaduale municipal) e Funasa. Notrajeto foram recolhidosutensílios não mais utiliza-

dos por moradores, e quesão potenciais criadouros domosquito Aedes aegypti.

Segundo informou o se-cretário adjunto de Vigilânciaem Saúde da Secretaria deEstado da Saúde (SES), Al-berto Carneiro, a ação serviupara conclamar a populaçãopara a importância de ser com-bater ao mosquito. "Nessa luta

MA pode voltara ser um grandepólo produtor

de algodão

Caminhada de ação contra a dengue na área do Vinhais

uma arma tão importantequanto a união do Estado coma Prefeitura é o papel da so-ciedade civil, somando-se aosagentes de endemias que vi-sitam casa a casa, à procurade focos e eliminando os cri-adouros do mosquito", lem-brou Alberto Carneiro.

A postura preventiva foiincentivada por meio de con-

versas com moradores a cadavisita feita pelos agentes deendemias, por homens doCorpo de Bombeiros e Exér-cito, nos quatro dias de açãointensiva no bairro e adjacên-cias. Uma didática reforçadapela distribuição de folders eo apoio de 10 carros de somque divulgaram mensagenseducativas sobre prevenção ecombate à dengue.

De acordo com o coorde-nador do Programa de Com-bate a Dengue de São Luís,Pedro Tavares, até terça-fei-ra (29), serão contabilizadosos domicílios visitados na-quela área. Ele acredita quea meta de cada agente visi-tar 35 domicílios por dia, es-tipulada pelo Governo do Es-tado, tenha sido atingida.

A segunda etapa do muti-rão contra a dengue em SãoLuis terá início dia 2 de abrilna Cidade Olímpica, área in-dicada pela prefeitura devidoao alto índice de incidência decasos da doença.

Considerado, nos séculosXVIII e XIX o principal pólo pro-dutor de algodão do país, oMaranhão deve voltar a ter des-taque na produção da fibra nospróximos anos, especialmen-te no Município de Balsas eregião de Gerais de Balsas. Deacordo com o LevantamentoSistemático da Produção Agrí-cola, elaborado pelo InstitutoBrasileiro de Geografia e Esta-tística (IBGE), o Maranhão pro-duziu em ano passado, 42.859toneladas de algodão, e para2011, a expectativa é de secolher 47.870 toneladas.

“Vivemos um momentoespecial para a agricultura e ocultivo do algodão tem grandesperspectivas”, acredita o ge-rente de Operações e Finan-ceiro da Weisul Agrícola, PauloCristiano Kovalski. A empresamantém duas fazendas na re-gião dos Gerais de Balsas,somando 2.200 ha dedicadosà lavoura do algodão.

Segundo Paulo Cristiano,a perspectiva para a lavourada fibra é muito boa. “Ano quevem devemos aumentar em20% nossa área plantada des-sa cultura. Temos capacida-de para elevar nossa áreaplantada de algodão para até4 mil hectares", afirmou. Aempresa já exporta a fibrapara o mercado internacionalvia Porto do Itaqui. “Para omercado interno vendemos ocaroço para produção de óleoe ração animal”, completou.

Outra empresa agrícola ins-talada na região, a SLC Agrí-cola, mantém 84.794 hectaresplantados de algodão em oitoestados brasileiros, dentre osquais o Maranhão se destaca.

Correios abrem inscrições para844 vagas de nível médio e superior

Os Correios abriram nes-ta sexta-feira (25) as inscri-ções do concurso para 844vagas e formação de cadas-tro de reserva em cargos denível médio e superior - 20%das vagas são destinadas aportadores de deficiência. Ossalários vão de R$ 1.003,57a R$ 3.211,58.

Este é o segundo editalque a ECT lança esta sema-na. Na terça-feira (22) foi lan-çada seleção para 8.346 va-gas de nível médio.

As inscrições começamàs 10h desta sexta-feira (25)e vão até as 23h59 de 5 deabril pelo sitewww.cespe.unb.br/concur-sos/correios2011. As taxassão de R$ 32 para nível mé-dio, R$ 37 para nível médio-técnico e de R$ 63 para nível

superior. O pagamento dataxa de inscrição deverá serefetuado até o dia 13 de abril.

Os cargos de nível médiototalizam 15 vagas: 6 paraauxiliar de enfermagem do tra-balho e 9 para técnico emsegurança do trabalho, queexigem certificado de con-clusão em cursos específi-co da área. O salário-baseoferecido para auxiliar de en-fermagem é de R$ 1.003,57e para o de técnico em se-gurança é de R$ 1.494,46,acrescidos de benefícios.

Os cargos de nível supe-rior totalizam 829 vagas. Osalário-base é de R$3.211,58, mais benefícios. Ospostos são em sua maioriapara o cargo de analista decorreios, com oportunidadesem diferentes áreas: adminis-

tração, direto, arquitetura, ser-viço social, biblioteconomia,ciências contábeis, economia,engenharia de diversas espe-cialidades, estatística, infor-mática ou área equivalente,museologia, pedagogia, psico-logia, arquivologia, comércioexterior ou relações internaci-onais, desenho industrial, de-signer gráfico, história, letras,jornalismo, relações públicas,publicidade e propaganda.

Há ainda vagas para car-gos de analista de saúde nasáreas de medicina, da especi-alidade clínica geral, e odonto-logia. E há cargos específicospara enfermeiro do trabalho,médico do trabalho e engenhei-ro de segurança do trabalho.

A prova objetiva será apli-cada na data provável de 15de maio.

Quina - 2554 - 24/03/201103 62 63 66 69

Nestor Bezerra

Governo inicia campanha deerradicação da tuberculoseA campanha de erradica-

ção da tuberculose dentro dospresídios maranhenses foi de-flagrada, nesta sexta-feira (25),no Complexo de Pedrinhas,pelo Governo do Estado e peloComitê Metropolitano de Tu-berculose (formado por repre-sentantes da Prefeitura de SãoLuís e da sociedade civil). Aação faz parte da programa-ção desenvolvida até o final domês em todas as sete unida-des prisionais estaduais.

A coordenadora do Pro-grama Estadual de Tubercu-

lose, Rosany Leandra SouzaCarvalho, explicou que peloambiente insalubre e de con-finamento os encarceradostêm 25 vezes mais possibili-dade de desenvolver a doen-ça que a população que viveem sociedade. "Esta campa-nha tem como finalidade in-formar a comunidade carce-rária sobre os sintomas, pre-venção e diagnóstico da do-ença", informou ela.

Os internos da Penitenci-ária de Pedrinhas assistirama palestras e receberam ma-

terial informativo para que pos-sam atuar como multiplicado-res das informações. A tuber-culose é uma doença causa-da por uma bactéria que ata-ca, principalmente, os pul-mões, mas pode tambématingir outras partes do corpohumano, como ossos, rins emeninges. É transmitida depessoa para pessoa. Ao es-pirrar ou tossir, o doente ex-pele as bactérias nas peque-nas gotas de saliva, que po-dem ser aspiradas por outrapessoa, contaminando-a.

nos presídios maranhenses

LotoFácil - 0620 - 24/03/201101 05 06 07 10 11 1214 15 16 18 19 20 21 22

Page 5: Edição do dia 26/03/2011

Adriano vai jogar no Timão

5ESPORTESSÃO LUÍS, SÁBADO, 26 DE MARÇO D E 2011O QUARTO PODERwww.oquartopoder.com

Adriano vai jogar no Co-rinthians. O atacante aceitouo contrato oferecido pelo Ti-mão e disse "sim" para de-fender o Alvinegro até o fim de2012. O reforço deve ser apre-sentado na próxima terça-fei-ra em um grande evento nacapital paulista - mesmo diada chegada de Luis Fabianoao São Paulo. As informaçõessão do comentarista WagnerVilaron, do SporTV. Oficial-mente, o clube ainda não di-vulga a contratação.

- Ele vai jogar no Corin-thians. Falta pouco paraanunciarmos - diz uma pes-soa ligada ao presidente An-

drés Sanches.O contrato chegou às

mãos do advogado do atacan-te na noite de quinta-feira. Odocumento foi analisado eaprovado. Nesta sexta, An-drés e o diretor Duílio Montei-ro Alves se encontraram comAdriano no Rio de Janeiro.

O Imperador Adriano émais um galáctico a fazerparte do “bando de loucos”.Depois do drama do rebaixa-mento à Série B em 2007 eda volta por cima em grandeestilo do time comandado porMano Menezes, a diretoriapassou a apostar suas fichasem contratações bombásti-

cas – primeiro Ronaldo e de-pois Roberto Carlos. Deu cer-to. O Fenômeno foi o desta-que dos títulos paulista e daCopa do Brasil em 2009, eRoberto Carlos foi eleito omelhor lateral-esquerdo ematividade no Brasil no anopassado. Eles “só” falharamno maior objetivo, que era aconquista da Libertadores.Acabaram deixando o clubeapós a eliminação frente aoTolima, da Colômbia, aindana primeira fase da compe-tição deste ano – Ronaldopendurou as chuteiras e Ro-berto Carlos foi jogar no An-zhi, da Rússia.

Adriano chega, portanto,a um grupo acostumado a li-dar com grandes estrelas.Na quinta-feira, por exemplo,o atacante Jorge Henrique,que mal conhece o Impera-dor, já deu declarações emdefesa do ex-jogador de Fla-mengo e Roma, dizendo tercerteza de que ele não setornaria uma “laranja podre”no elenco corintiano.

Contratações galácticascomo a de Adriano tambémtendem a gerar aumento dasreceitas do clube. “Bombado”pelas ações de marketing

Sedel e coordenadores demodalidades definemdetalhes do JEMs 2011

A realização da edição de2011 dos Jogos EscolaresMaranhenses (JEMs) foi otema de duas reuniões envol-vendo a Secretaria de Estadode Esporte e Lazer (Sedel) eos coordenadores das moda-lidades coletivas e individuaisque serão disputadas na com-petição deste ano. Os encon-tros ocorreram na sede daSedel, nas terça (22) e quin-ta-feiras (24).

De acordo com o secre-tário-adjunto da Sedel, AlimMaluf Neto, estas reuniõesservem para discutir questõesfundamentais para a realiza-ção de uma competição per-feita. “Precisamos falar a mes-ma linguagem para fazermosum JEMs sem erros. Temosde trocar experiências e, porisso, estamos nos reunindocom gestores municipais e deescolas, federações e coorde-nadores”, explicou.

Questões como as taxasde arbitragem, o funciona-mento do trabalho dos coor-denadores durante a compe-tição, os modelos das súmu-las e as praças esportivas queserão utilizadas foram algunsdos assuntos tratados duran-te a reunião.

Para a coordenadora dehandebol, Rosângela Diniz,também é importante discutira parte burocrática dos JEMs.“Reuniões deste tipo são pro-veitosas para que os jogos

com Ronaldo, o Timão tevereceita recorde de R$ 212,6milhões em 2010, uma evolu-ção de 17% em relação a 2009e 81% em comparação com2008. Hoje, o clube é muitomenos dependente da nego-ciação de jogadores , já queparece ter aprendido a se sus-tentar com ações de marke-ting e venda de produtos licen-ciados. Daí o interesse daagência do próprio Ronaldo,a 9ine, em intermediar a con-tratação de Adriano.

Adriano Leite Ribeiro fez29 anos no último dia 17 defevereiro. Começou a carrei-ra no Flamengo, em 2000, elogo chegou à Seleção Bra-sileira, levado por EmersonLeão. Foi vendido para o In-ter de Milão, que, de cara, orepassou por empréstimopara o Fiorentina e depoispara o Parma. Só em 2004começou a brilhar pelo Interde Milão. Na Seleção, bri-lhou nas conquistas da CopaAmérica de 2004 e da Copadas Confederações em 2005.Fez parte do “Quarteto Fantás-tico” com Kaká, RonaldinhoGaúcho e Ronaldo na Copa de2006, mas, fora de forma, nãoconseguiu render bem.

Determinado a jogar fora, Ganso nãoouve a opinião de seus familiares

O meia Paulo HenriqueGanso está tão determinado

a deixar o Santos que nãoouviu sequer a opinião deseus familiares. Os pais dojogador, Júlio e Maria CreuzaLima, presentes à reunião daúltima terça-feira, em que ojogador reiterou aos dirigentesseu desejo de ir jogar na Eu-ropa ainda neste ano, sugeri-ram ao filho, por diversas ve-zes, que aceitasse a propos-ta do Santos. Em vão.

A família de Ganso foiconvidada pela diretoria san-tista a participar da reunião.O presidente do clube, LuisAlvaro de Oliveira Ribeiro,acreditava que os pais pode-riam fazer o atleta mudar deideia. Se dependesse do jo-gador, o encontro teria ape-nas a participação dele, dosdirigentes santistas e dos

representantes da DIS, em-presa que detém 45% dosseus direitos econômicos,pois as divergências entreseus familiares e membros daDIS são frequentes.

A última oferta santistaincluía um reajuste salarial,de R$ 130 mil para R$ 450 mil,mas sem diminuição da mul-ta rescisória, estipulada em €50 milhões (R$ 117 milhões).O clube já havia tentado com-prar, por R$ 7 milhões, os10% dos direitos que perten-cem ao jogador. Tudo isso nacondição de que o camisa 10aceitasse permanecer pormais uma temporada na VilaBelmiro. Os familiares deGanso consideraram a ofertaboa, mas o jogador, não. Cra-que e DIS querem a diminui-

ção da multa. Nem fazemquestão do aumento salarial,deixando clara a vontade deviabilizar uma transferência.

A proposta financeira éalta. Aliás, foi o próprio Gan-so quem, há cerca de trêsmeses, colocou à venda suafatia e determinou o preço.No entanto, agora o jogadorjá não tem mais interesse emnegociar. Ele se sente des-respeitado pelo clube e, porisso, está irredutível. Acredi-ta que um acordo já teriaacontecido se ele não tives-se se machucado. A amigose representantes, reclamaque ficou esquecido no de-partamento médico duranteos sete meses que passouse recuperando de uma le-são no joelho esquerdo.

aconteçam da melhor formapossível. Temos que trabalharpara aumentar cada vez maisa participação das equipes dointerior do Estado”, avaliou.

Liane Bezerra Melo, coor-denadora da modalidade gi-nástica rítmica, acredita quea discussão de todos os de-talhes dos JEMs mostra apreocupação da Sedel com omaior evento esportivo desti-nado aos estudantes no Ma-ranhão. “Esse intercâmbioproporcionado pela Secretariavaloriza o evento, as federa-ções de esporte amador, osatletas. Esse é o começo paraque tenhamos uma excelen-te competição”, disse.

As reuniões entre a Se-del e os coordenadores repre-sentaram, ainda, a possibili-dade de atrair mais jovenspara participar da edição des-te ano dos Jogos Escolares.Segundo a coordenadora damodalidade tênis, Adyna Tha-ís Martins, os JEMs 2011 vaimostrar que o tênis é um es-porte voltado para todas asclasses sociais.

“Vamos conseguir abrirgrandes portas de divulgaçãodo tênis no Maranhão. Acre-dito que, a partir dessas reu-niões, podemos trazer maisjovens para praticar o espor-te. Por isso, estamos na ex-pectativa pelo apoio das es-colas nesta competição”, afir-mou Adyna.

ESTADO DO MARANHÃOSECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA

AVISO DE LICITAÇÃO.

PREGÃO Nº 008 / 2011.Processo Administrativo nº 105/2011.

A Secretaria de Estado da Cultura, torna público que realizará às14:30 horas do dia 08 de abril de 2011, na Rua Portugal, 303 - PraiaGrande - Centro, nesta capital, na sala da Comissão de Licitação -SECMA, telefone (98) 3266-1315 - PREGÃO PRESENCIAL, tipo "me-nor preço", visando a contratação de empresa especializada no FOR-NECIMENTO DE MATERIAL DE CONSUMO NA ÁREA DE INFOR-MÁTICA, conforme o edital e seus anexos que estão à disposição dosinteressados no endereço acima, de 2ª a 6ª feira, no horário das13:30 às 18:00 horas, onde poderão ser consultados gratuitamente,ou copiados mediante a entrega de mídia CD-R ou pendrive.

São Luís (MA), 24 de março de 2011.

SILVIA BATISTA FERNANDESPresidente da CSL/SECMA.

Adriano aceitou a proposta do Corinthians

Proposta financeira doSantos não convence o meia

Thiago Neves diz que Flamengotem obrigação de vencer o Madureira

Thiago Neves alerta: oFlamengo tem que vencer oMadureira, domingo, emMacaé, para subir na tabe-la e buscar a classificaçãopara a semifinal da TaçaRio. Atualmente, o time ocu-pa a terceira colocação doGrupo A, com oito pontos,atrás de Boavista e Vasco,ambos com nove. O timecruz-maltino é líder pois temmelhor saldo de gols.

- Tivemos complicaçõesnos últimos jogos. Nossaobrigação é vencer o Madu-reira para conseguirmos su-

bir na tabela. São dois jogossem vencer e sem fazer gols(contra Fluminense e Cabo-friense). Mas domingo fare-mos uma boa partida – afir-mou Thiago Neves, que vol-ta ao time depois de tercumprido suspensão contrao Cabofriense.

O camisa 7 pede apoio datorcida para o time reencon-trar o caminho das vitórias.

- É importante que o tor-cedor compareça e nos in-centive.

O Flamengo duela com oMadureira, às 16h (de Brasília).

O secretário-adjunto da Sedel, Alim Maluf Neto, em reuniãocom os coordenadores de modalidades esportivas

Page 6: Edição do dia 26/03/2011

AtiAtiAtiAtiAtividade física:vidade física:vidade física:vidade física:vidade física:Como prComo prComo prComo prComo praticá-laticá-laticá-laticá-laticá-laaaaacorrcorrcorrcorrcorretaetaetaetaetamentementementementemente

Quem nunca ouviu alguma pessoa próxima comentando que está malhando com frequência eao invés de perder peso está engordando? Ou

ainda que está se ‘matando’ para fazer abdominais e a so-nhada barriga tanquinho não chega de jeito nenhum? Esses sãoapenas alguns dos muitos mitos que rondam os corredores dasacademias de ginástica e, sem dúvida, esclarecê-los ajudarámuito nos resultados da malhação. Abaixo, o educador físico ecoordenador técnico do Levitas, Jairo Diogenes, lista os princi-pais mitos e verdades sobre a prática da atividade física.

Estou malhando com frequência e me alimentandobem, mas continuo engordando.

Mito. Quando uma pessoa pratica exercícios com regu-laridade, ela ganha peso magro e diminui sua gordura cor-poral. Na balança, essa inversão muitas vezes não é perce-bida, mas, sem dúvidas, é notada quando a pessoa vestesuas roupas, pois há diminuição nas medidas.

Para ter uma barriga tanquinho é preciso fazer abdo-minais todos os dias.

Mito. Os músculos da barriga não são diferentes dos demaise assim como os outros grupos musculares, precisam de 24 a 48horas de descanso para ficarem fortes e enrijecidos. Além disso,não adianta fazer intermináveis séries de abdominais se a pessoatem muita gordura na barriga. O exercício abdominal enrijecerá omúsculo, mas ele ficará escondido atrás da gordura. Sem exercí-cio aeróbico a gordura continuará no mesmo lugar.

É preciso malhar todos os dias para ganhar múscu-los rapidamente.

Mito. Os músculos precisam descansar de 24 a 48 horaspara se recomporem. Ao malhar todos os dias, a possibilidadede ocorrer uma contusão ou outro problema muscular é muitomaior. O ideal é alternar musculação com exercícios aeróbicos.

Quanto maior a dor após o treino, melhor o resultado.Mentira. Sentir dor pode ser sinônimo de trabalho mus-

cular excessivo ou realizado de maneira errada. O segredopara um programa de musculação eficaz é o aumento cons-tante dos desafios, que pode ser feito por meio da variaçãodo volume dos exercícios (número de repetições ou séries)ou da sua intensidade (aumento dos pesos ou cargas).

Ao realizar as atividades corretamente, o indivíduo po-derá aproveitar o que a prática da atividade física tem demelhor. Sensação de bem-estar, melhora na auto-estima eestresse, bem como o auxílio no controle de diversas doen-ças e sua contribuição para garantir ossos, articulações emúsculos sadios serão as consequências. Aproveite!

VARIEDADES6 SÃO LUÍS, SÁBADO, 26 DE MARÇO DE 2011

O QUARTO PODERwww.oquartopoder.com

Tecnologia de pontaTecnologia de pontaTecnologia de pontaTecnologia de pontaTecnologia de pontano Hospital Guarásno Hospital Guarásno Hospital Guarásno Hospital Guarásno Hospital Guarás

do Hapvidado Hapvidado Hapvidado Hapvidado HapvidaO Hospital Guarás, da rede preferencial do Hapvida

Saúde no Maranhão localizado no bairro de Fátima, aca-ba de receber um novo equipamento de alta tecnologiaque vai auxiliar os médicos nos procedimentos cirúrgi-cos da unidade.

Trata-se de um intensificador de imagem, mais co-nhecido como Arco Cirúrgico; equipamento que propor-ciona, em tempo real, a visualização de áreas do corpo,antes vistas apenas com o encaminhamento do pacien-te até a sala de raio-X; o que demandava desperdício detempo e desconforto e demora para o paciente.

O aparelho funciona como se fosse um scanner docorpo humano aumentando a precisão do ato cirúrgico etambém a rapidez do mesmo. É perfeito para todos ostipos de cirurgias, e o melhor, o aparelho é minimamenteinvasivo ao paciente e muito seguro.

“O Arco Cirúrgico permite uma visualização amplade áreas do corpo durante o ato cirúrgico, com uma qua-lidade de imagem mais nítida, diminuindo os riscos e tor-nando a recuperação do paciente mais rápida e confor-tável” explica Cristiano Lima, Diretor Administrativo doHospital Guarás.

Desde que foi inaugurado em 2010, o Hospital Gua-rás não pára de receber investimentos do Hapvida Saúde, que atualmente está consolidado como o maior plano desaúde do Norte e Nordeste e o terceiro maior do país, e que conta para 2011 com um agressivo plano de investimen-tos contínuos em tecnologia de ponta para todas as unidades de sua rede preferencial, para garantir um atendimen-to ainda melhor e mais ágil a todos os seus usuários nos 11 Estados nos quais atua.

Tecnologia de pontaTecnologia de pontaTecnologia de pontaTecnologia de pontaTecnologia de pontano Hospital Guarásno Hospital Guarásno Hospital Guarásno Hospital Guarásno Hospital Guarás

do Hapvidado Hapvidado Hapvidado Hapvidado Hapvida

O Diretor Administrativo do Hospital Guarás Cristiano Limamostra o mais novo equipamento com tecnologia de pontado Hospital Guarás do Hapvida, o Arco Cirúrgico, que vaiaumentar a precisão de procedimentos relevantes para

usuários do Hapvida Saúde no Maranhão.

Taguatur Veículos realiza palestra no Dia da ÁguaTaguatur Veículos realiza palestra no Dia da ÁguaTaguatur Veículos realiza palestra no Dia da ÁguaTaguatur Veículos realiza palestra no Dia da ÁguaTaguatur Veículos realiza palestra no Dia da Água

Falar sobre a importância da água, mostrar como énecessária a conservação de um dos bens naturais mais preciosos da vida. Assim foi a palestra

organizada pela Taguatur Veículos para todos os seus fun-cionários e colaboradores nesta terça-feira (22) em quese comemora o dia da Água. A palestra foi ministradapela professora da Universidade Estadual do Maranhão,Rossane Cardoso Carvalho, que falou sobre como ma-nejar racionalmente a água de forma que possa garantira sua produção contínua, aumentando a consciênciapública sobre a importância de conservação, preservaçãoe proteção da água, fontes e suprimentos de água potável.

Depilação diferenciada By Depyl ActionDepilação diferenciada By Depyl ActionDepilação diferenciada By Depyl ActionDepilação diferenciada By Depyl ActionDepilação diferenciada By Depyl Action

A estação mais quente do ano é também sinônimo de pernas de fora, biquínis e blusinhas sem manga,mini saias e vestidos mais curtos e leves.... Portanto para aproveitar o melhor da moda atual, semmanchas e com a pele lisinha a dica é apostar em técnicas confiáveis e eficientes de depilação.

Em todo o país e até presente já no exterior também, a rede de depilação feminina Depyl Action oferece serviçosexclusivos com diversos produtos naturais desenvolvidos com cera de abelha, patenteados e exclusivos da rede Depyl.

Líder de mercado em São Luís e comandada pela franqueada Graça Cavalcante, a marca prima pelo bem-estar da clientela, oferecendo conforto, segurança e agilidade às clientes, nas quatro lojas instaladas nos bairrosSão Francisco, Calhau, Cohajap e Cohatrac. E o melhor, com menos dor também, graças aos produtos natu-rais e exclusivos à base de cera de abelha.

A Coordenadora de Planejamento e Gestão do GrupoTaguatur Messiane Melo, junto com Lúcia Miranda-

Gerente de Vendas, Amanda Moraes- Ass. Planejamentoe Gestão, Potira Machado,- Gerente de RH, Waldemira de

Jesus- Gerente Comercial da Taguatur Veículos, e aprofessora da UEMA, Rossane Cardoso

Page 7: Edição do dia 26/03/2011

7TELEVISÃOO QUARTO PODERwww.oquartopoder.com SÃO LUÍS, SÁBADO, 26 DE MARÇO DE 2011

Áries21/3 a 20/4Hoje, o dia promete conquistas! Então, é horade mergulhar em seu trabalho. No amor, sur-gem grandes expectativas e a atração físicavai ter papel de destaque.

Touro21/4 a 20/5O trabalho em equipe pode expandir seus ho-rizontes hoje. Tudo de bom na vida a dois.Quem ainda não tem par pode arrumar umaboa companhia.

Gêmeos21/5 a 20/6Hoje, você estará em busca de novos conheci-mentos a fim de melhorar o seu trabalho. Noamor, os relacionamentos desgastados corremriscos de terminar.

Câncer21/6 a 21/7No trabalho, é tempo de se dedicar a uma ativi-dade prazerosa, esse será seu trunfo. No ro-mance, tudo estará do jeito que você sempresonhou. Aproveite!

Leão22/7 a 22/8O dia é favorável para quem trabalha em casaou por conta própria. O dia promete ser produti-vo, mas pode exigir sacrifícios da vida amorosa.

Virgem23/8 a 22/9Ótimo astral para quem trabalha com crianças,educação ou comunicação. Com diálogo, vocêresolverá qualquer impasse. Há chance de vivernova paixão.

Libra23/9 a 22/10Hoje, há chances de multiplicar seus ganhosfinanceiros e também os afetivos. Aproveitepara aumentar o grau de intimidade com o par.

Escorpião23/10 a 21/11Atividades que envolvam vendas, ensino e divul-gação contam com boas vibrações. Com a almagêmea, aproveite para expressar seus senti-mentos.

Sagitário22/11 a 21/12Neste momento, é necessário manter sigilosobre seus planos profissionais. Nas coisasdo coração, siga sua intuição e não vai se ar-repender.

Capricórnio22/12 a 20/1Com garra e determinação, você conseguiráconquistar os resultados que deseja no setorprofissional. No romance, a cumplicidade serámarcante.

Aquário21/1 a 19/2É o momento de se concentrar em suas metasprofissionais e traçar prioridades. No amor, oastral é de intensidade, mas cuidado com ro-mance clandestino.

Peixes20/2 a 20/3No trabalho, contato com pessoas distantesestão favorecidos. A dois, o momento é de es-treitar laços afetivos com sua alma gêmea.

Insensato Coração

AraguaiaYvete diz que não sabe onde está Vitor.Rudy se insinua para Manuela. Yvete vaicom Padre Emílio procurar Geraldo e Glo-rinha na estalagem. Veloso compra co-mida no armazém e Nancy e Pimpinelaresolvem segui-lo para descobrir o es-conderijo de Max. Manuela encontramais documentos comprometedores so-bre a explosão da mina de cristal. Cirsose diverte com Pérola e suas filhas. Necaavisa que Nancy e Pimpinela foram atrásde Max e Geraldo se preocupa com asegurança dos dois. Rudy pede permis-são a Solano para ficar com Manuela.Vitor decide denunciar Max. Manuelamostra os documentos que encontroupara Solano. Max reconhece o carro deNancy e consegue fugir. Solano tem ci-úmes de Rudy com Manuela e Estelasugere que ele fale o que sente. Max seesconde próximo à estância.

Raul e Wanda leem a carta de despe-dida deixada por Léo. Andrade seques-tra Léo. Roni percebe que Cortez estámentindo para Natalie. Cortez pede paraWagner acompanhar Natalie na boate.Norma conta sua história para Jandirae diz que precisa da ajuda de Araci paraencontrar Armando. Amedrontado, Léopropõe a Andrade que eles formem umadupla para aplicar golpes. Wanda sedesespera e implora para que Raul en-contre o filho mais velho. Marina comen-ta com Carol e Alice que vai viajar paratentar esquecer Pedro. Daisy e Gabinoconversam sobre o problema de Kléber,sem perceber que Olívia está ouvindotudo. Rafa pensa em Cecília. Wagnerchega à boate e se aproxima de Nata-lie, Roni e Nelson. Irene atende o celu-lar de Pedro e ele a repreende. Nenémfaz companhia para Wanda. André in-centiva Beto a se aproximar de Nata-lie. Wagner deixa Natalie em casa. Ali-ce conversa com Eduardo sobre Viní-cius. Gisela surpreende Teodoro ao che-gar em sua casa. Léo consegue se li-vrar de Andrade e vai para Porto Alegrea procura de Pedro. Gregório vai ao pré-dio de André para falar com ele.

Hortência diz a Raquel que Celeste si-mulou uma doença para tentar ficar comAbner. Abner propõe a Júlia que paremde brigar. Augusta controla a alimenta-ção dos hóspedes do Spa Preciosa eDuda fica horrorizada. Marcos contapara Natália que Luan Santana fará umshow no café.Virgínia beija Josué. Júliae Abner não conseguem chegar a umacordo. Oséas comenta com Fernandoque vai a São Paulo buscar sua noiva.Tiago revela ao irmão que está apaixo-nado por Júlia. Efraim acorda Duda parafazer exercícios. Guilherme perguntasobre Alice e Dulce aconselha o filho ase afastar da filha do prefeito. Marcosrecebe Luan Santana no café e Natáliafica encantada. Dulce leva Guilhermepara conhecer seus amigos no hotel eMárcia demonstra interesse por ele.Abner planeja assustar Júlia e colocauma cobra no barranco. Pimentel e Xa-vier chegam ao hotel para fazer a es-colta de Júlia. Tieko encontra uma pre-tendente para Akira na internet. Ícaroapresenta Naomi para Palmira. Tonicadiz para Celeste que Hortência nãoquer que ela se case com Abner.

MalhaçãoA emissora não exibe capítulo neste dia.

Na noite de quarta, 23, Thaila Ayala disse ao EGO que posar nua está fora decogitação, seria um estupro. "Não é da minha natureza. Seria um estupro para oque eu quero pra mim", disse a atriz. Mas a verdade é que Thaila não era assimtão contra o nu quando posou para a "Trip", em outubro de 2006. Claro que oensaio era light, sem poses frontais, mas ainda assim era pelada ou apenas de

calcinha. As fotos estão disponíveis na internet, em diversos sites como o reprodu-zido abaixo. Além da "Trip", Thaila tirou a blusa também para o badalado

fotógrafo Terry Richardson, no livro "Rio, Cidade Maravilhosa". Na publicação,ela apareceu sem blusa dando um mordida em outro modelo.

Thaila Ayala diz queThaila Ayala diz queThaila Ayala diz queThaila Ayala diz queThaila Ayala diz queposar nua seria 'estupro'posar nua seria 'estupro'posar nua seria 'estupro'posar nua seria 'estupro'posar nua seria 'estupro'

Morde e Assopra

Ana Lima mostra ocorpão em capa de revista

Ana Lima estácom um corpãode dar inveja.

Mas se enganaquem pensa que

para ter abarriga sequi-nha assim elapassa fome:"“Não façoregime, nem

nunca sofri coma balança, masconheço muito

bem o meucorpo. Não soulargada. Pelocontrário, soumuito cuidado-sa. Sempre fuiativa e dancei

desde pequena”,explica.

Cinco meses após dar à luz, FláviaAlessandra quer ser mãe novamente

Hebe dá menosaudiência naRede TV! doque no SBT

Se no SBT o ibope de Hebedeixava a desejar, na Rede TV! a

situação piorou um pouco.Ela estreou com 4 pontos, na

semana passada, mas caiu quasepela metade nesta terça (22).

A segunda exibição do programade Hebe Camargo registrou

média de 2,4 pontos, segundo aprévia do Ibope.

Apesar de o BBB não ter mais amesma audiência de antes, é

sacanagem colocar a Hebe no arbem em cima do paredão.

'Carreguei essa cruz duranteanos', diz Luana Piovanisobre traição a Santoro

Em entrevista ao fotógrafo J.RDuran para a versão brasilei-

ra da revista "GQ", LuanaPiovani soltou o verbo e falousobre seus relacionamentos,

inclusive a respeito da traiçãoa Rodrigo Santoro, em 2000.

"Eu me arrependo de teracontecido como aconteceu. Carreguei essa cruz durante

anos, mas a culpa já não existe mais", disse.A atriz também comparou as características de seus ex: "Eu aprecio

o belo. E, às vezes, isso me trai. Estou vendo se eu tiro o belo ecoloco isso como prioridade: inteligência e humor", explicou.

Luana afirmou ainda que não pretende posar nua. "Nãoquero dar o que todo mundo está querendo", disse ela, quejá anda em nova companhia: o surfista Pedro Viana, mais

conhecido entre os amigos como Scooby.

Cinco meses após dar à luz Olívia , Flávia Alessandraquer ser mãe novamente. Em entrevista à revista “Conti-

go!”, a atriz falou sobre o momento que vive.“Estou feliz e muito satisfeita financeiramente, pessoal-mente e amorosamente. Agora basta dar valor ao que

tenho e viver. E quero ter outro filho logo, estou prontapara a próxima”, disse Flávia.

A atriz falou ainda do apoio do marido, o ator OtavianoCosta. “Otaviano é um pai totalmente babão. Todo diame pergunta se eu acho que Olívia ainda está parecida

com ele (risos). Ela também é louca por ele: quandoouve a voz do pai, já sorri. Ele dá banho, troca fralda.”Otaviano também elogia as curvas da esposa: “Aindaestou meio boazuda. Estou usando manequim 40, o 38ainda aperta. E o peito está gigante! Otaviano é um

problema, porque, por ele, eu ficava boazuda”.

Thaila Ayala diz queThaila Ayala diz queThaila Ayala diz queThaila Ayala diz queThaila Ayala diz queposar nua seria 'estupro'posar nua seria 'estupro'posar nua seria 'estupro'posar nua seria 'estupro'posar nua seria 'estupro'

Page 8: Edição do dia 26/03/2011

oquartopoder.com/rosario - oquartopoder.com/ribamar

SÃO LUÍS, SÁBADO, 26 DE MARÇO DE 20118ÚLTIMAS www.oquartopoder.com

O QUARTO PODER

Maranhão reúne operadorasde turismo durante Encontro

Dentro da 35ª edição doEncontro Comercial Braztoa,foi realizado, nesta sexta-fei-ra (25), no Centro de Conven-ções Frei Caneca, em SãoPaulo, o Encontro de Negó-cios direcionado, exclusiva-mente, para os expositores.

Preso estuprador emSanta Luzia do ParuáO delegado Ricardo Pin-

to, titular da Delegacia deGovernador Nunes Freire,acompanhado de uma equi-pe de Investigadores, deucumprimento a um mandadode prisão preventiva em des-favor de Luis França Martins.

De acordo com o dele-gado Ricardo, Luis foi indici-ado pelo crime de estuprocontra vulnerável, ao qual te-ria mantido relações sexuaiscom uma garota de 12 anos,que em virtude do abuso se-xual acabou engravidando.

O fato ocorreu no municí-pio de Governador Nunes Frei-re. Segundo a menor, os doismantinham um relacionamen-

O evento teve como objetivopropiciar uma oportunidadepara fornecedores e parcei-ros se conhecerem e fecha-rem negócios.

O Maranhão reuniu, du-rante o Encontro de Negóci-os, importantes operadoras de

neira na comercialização doMaranhão e, inclusive, teveo destino Lençóis Maranhen-ses como destaque no seuestande. "O Maranhão pos-sui vários destinos incríveis,um deles é o Lençóis Mara-nhenses que vendemos por-que acreditamos ser um dosmais belos produtos naturaisdo mundo" ressaltou Caroli-na Teixeira, executiva decontas da operadora.

ENCERRAMENTO - Bra-ztoaDe acordo com o presi-dente da Braztoa, JoséEduardo Barbosa, o encon-tro deste ano bateu recordesde presença tanto de expo-sitores quanto de profissio-nais da área. Foram mais de330 expositores e a partici-pação de quase sete mil pro-fissionais, o que representaum acréscimo de 60% emrelação ao ano passado.

turismo do Brasil, como Fre-eway, Visual, Intercontinental,MGM operadora, CLM opera-dora, Intermundi, Flot, Lands-cape, e Litoral Verde.

De acordo com o secre-tário de Estado de Turismo,Tadeu Palácio, a oportunida-de de vender, pessoalmente,o produto para os profissionaisdo setor, possibilita um enten-dimento maior por parte dequem compra o destino. "Pre-cisamos ter um contato maiorcom quem vende o nosso pro-duto, e intensificar a procurapor aqueles que não comerci-alizam o nosso destino porquenão conhecem nossos poten-ciais naturais, culturais e pa-trimoniais", explicou.

Das operadoras que par-ticiparam do Encontro deNegócios com o Maranhão,a Freeway, com 28 anos deecoturismo no Brasil, é pio-

Polícia Civil prende traficante em CoroatáInvestigadores da Polícia

Civil de Coroatá, sob o coman-do do Delegado Reno Caval-cante de Farias, prenderam, nanoite da última quinta-feira (24),em flagrante delito pelo crimede tráfico de entorpecentes,Charles de Sousa da Mota,natural do Município de ZéDoca. O indiciado foi detidocom várias pedras de crack,além de documentos que per-tenciam a usuários, deixadoscomo forma de garantia do pa-gamento posterior das drogas.

Charles de Sousa já vinhasendo monitorado pela Polí-cia Civil há cerca de um mês.O delegado Reno Cavalcantedisse que começou a investi-gar o elemento, a partir de

monitoramentos e diante dafreqüente movimentação depessoas no local, conseguin-do prendê-lo e apreender assubstâncias e o dinheiro tro-cado oriundo da comercializa-ção dos entorpecentes.

Em depoimento, segundoinformações policiais, Charlesconfirmou que trouxe 50 gra-mas de crack da cidade Para-gominas no Estado do Pará, oque rende aproximadamente600 cabeças de crack, que fo-ram vendidas em 20 dias, cadauma custando R$10,00.

O delegado Reno Caval-cante, titular do Distrito deCoroatá ressaltou que a Po-lícia Civil vai continuar asações contra o tráfico de dro-

to amoroso, onde ela acabouengravidando. Ao tomar conhe-cimento da gravidez da meni-na, o rapaz resolveu fugir.

O caso foi denunciado nadelegacia pela mãe da garo-ta, ao perceber a gravidez dafilha. Após a denúncia, apolícia representou perante ajustiça o pedido da prisãopreventiva de Luis França,que foi localizado em umaoficina mecânica em SantaLuzia do Paruá, onde pres-tava serviço de mecânicos.

Em seguida, Luis foi en-caminhado para a delegaciade Governador Nunes Freire,onde permanecerá à dispo-sição da justiça.

Polícia Militar prendedupla de assaltantesno Anjo da Guarda

Uma guarnição da PoliciaMilitar prendeu, na noite da úl-tima quinta-feira (24), um rapaze deteve um menor por assal-to na capital. Jhon Max LeitePereira, de 19 anos, foi presona companhia de um menor de16 anos por assaltar uma se-nhora em uma via pública naVila São Luís nas proximida-des do Anjo da Guarda.

A vítima contou em rela-tos à polícia que estava emandando em via publica daVila São Luis, quando foiabordada por dois rapazesque estavam em uma bicicle-ta. A senhora contou que foi

ameaçada pela dupla comuma faca. Na ação criminal,os bandidos levaram um apa-relho celular, uma bolsa con-tendo seu material de traba-lho e documentos pessoais.

A vítima acionou uma via-tura da PM que iniciou bus-cas e conseguiram prender osacusados, algumas horas de-pois. Ambos foram levado ao5º DP no Anjo da Guarda, ondeo delegado Gustavo Machadolavrou o flagrante. Logo depois,o Jhon foi levado ao Centro deTriagem (CT) em Pedrinhas.Já o menor para a Delegaciado Adolescente Infrator (DAI).

Preso acusado de agredir esposaInvestigadores da Dele-

gacia Especial da CidadeOperária (Decop), com baseem informações repassadaspelo Disque Denúncia (32235800, capital e 0300 3135800, interior), em cumpri-mento a um mandado de pri-são preventiva prenderam,quinta-feira (24), Márcio Lo-pes dos Reis, 31 anos. Eleé acusado de agredir fisica-mente sua esposa Maria daConceição Marques.

A prisão ocorreu na resi-dência do casal, localizada naCidade Olímpica. De acordocom a delegada adjunta daDECOP, Hirana Cláudia, oacusado já teria sido intima-do por diversas vezes a com-parecer na Delegacia, sendoque nunca se apresentou.

Mediante a sua desobe-diência perante a lei e ao re-gistro de vários boletins deocorrência contra o mesmo,que costumava agredir a es-

Material apreendido pela polícia civil

gas em toda região, e que aprisão de mais um traficanteé resultado de um plano es-tratégico estabelecido desdeo inicio do ano pela PolíciaCivil da Cidade.

Desde o começo do ano,

conforme informou o delegadoReno, já foram apreendidasaproximadamente 250 cabe-ças de crack, com cinco trafi-cantes presos em flagrante,além de quatro prisões preven-tivas de indiciados foragidos.

posa, a Justiça oficializouum pedido de prisão preven-tiva do acusado.

Segundo informações po-liciais, Marcio Lopes é usuá-rio de drogas e, na noite daúltima quarta-feira (23), que-brou vários objetos da casa,e em seguida espancou a es-posa. Após prestar depoimen-to, Márcio foi encaminhadopara o Centro de Triagem dePedrinhas, onde aguardará opronunciamento da Justiça.

Preso homemacusado de

estuproA Delegacia de Proteção à

Criança e ao Adolescente(DPCA), por meio da equipe ope-racional prendeu, na quinta-feira(24), no Bairro Novo Angelim,Wilame Marcelo Lopes 40 anos,suspeito de estuprar sua vizinha,uma adolescente de 16 anos.

De acordo com a delega-da Titular da DPCA, Igliana deFreitas, a garota relatou que ohomem entrou em sua residên-cia e a obrigou a ir para o quar-to, onde ele praticou atos libi-dinosos, mas não chegou àconjunção carnal. Em seguidaa garota avisou a mãe, que ime-diatamente acionou a DPCA.

Em depoimento, o acusa-do nega as acusações, entre-tanto o laudo pericial o apon-ta como suspeito.

Polícia Civil cumpremandado de prisão

preventiva na CapitalInvestigadores de Polícia

Civil do 7º DP (Turu) deramcumprimento a um mandadode prisão preventiva em des-favor de Reginaldo Cardoso Pi-res, sentenciado há três anose quinze dias pelo crime deporte ilegal de arma de fogo.

De acordo com a polí-cia, o homem foi preso den-tro da própria Delegacia, en-quanto tentava prestar umaocorrência contra sua ex-companheira Lindacir da Sil-

va Santos, que também re-gistrou um boletim de ocor-rência alegando agressão fí-sica por parte de ex-marido.

Segundo a Delegada Mô-nica Queiroz, titular do 7º DP,na ocasião, a equipe operaci-onal da Delegacia identificouum mandado de prisão emaberto dirigido a Reginaldo.Diante dos fatos, o homem foipreso e encaminhado a Peni-tenciaria de Pedrinhas, ondedeverá cumprir pena.

www.oquartopoder.comwww.oquartopoder.comwww.oquartopoder.comwww.oquartopoder.comwww.oquartopoder.comE Fique por dentro

de todas as notícias!

Acesse nossoAcesse nossoAcesse nossoAcesse nossoAcesse nosso PORTALPORTALPORTALPORTALPORTALPORTALPORTALPORTALPORTALPORTAL

Sedihc prestará informaçõeseducacionais a Travestis

A Secretaria de Estadode Direitos Humanos e Cida-dania (Sedihc), em parceriacom a Associação de Traves-tis do Maranhão (Atrama),Grupo Gayvota e Grupo Soli-dário Lilás, realizará, nestasexta-feira (25), a partir das21h, uma atividade de orien-tação, conscientização e

educação ao trabalho das Tra-vestis Profissionais do Sexo.

O objetivo é combater arepressão contra as Traves-tis. Uma equipe formada porum representante de cadaentidade parceira na ativida-de fará o trabalho corpo-a-corpo com as Travestis pe-las Avenidas de São Luís.

negócios

Secretaria de Estado de Turismo participa deEncontro de Negócios durante a Feira da Braztoa