ediÇÃo do dia 18/09/2009

8
www.oquartopoder.com PÁGINA 9 PÁGINA 8 PÁGINA 7 SÃO LUÍS - MA, SEXTA-FEIRA, 18 DE SETEMBRO DE 2009 / ANO III / N°382 / DIRETOR: UDES CRUZ FILHO R$ 1,00 O QUARTO PODER Homem filma por baixo da saia de mulher em igreja Cemar abre inscrições para o programa “Trainee Universitário 2010” Sema e Ibama investigam morte de peixes em Ribamar Família do tráfico é presa no João de Deus PÁGINA 8 Nem todas as mulheres co- memoram por ter as madeixas cacheadas e recorrem ao alisa- mento. Reclamam que os cachos deixam os cabelos com frizz, além de quebradiços e opacos. Mas você, mulher de cachinhos, cuida devidamente dos seus cabelos? ... Dicas de Beleza ... “COM 128 PETECAS DE MERLA” Sarney apresenta balanço para negar 'paralisia' no Senado Policiais do Serviço de Inteligência da Policia Militar, sob o comando do coronel Flávio de Jesus, prenderam na tarde desta quinta-feira quatro membros de uma mesma família acusados de estarem comercializando dro- gas na região do João de Deus.Foram presos, o casal Delenaldo Farias, 22 anos e Joelma da Conceição Silva, 26 anos; Joelson da Conceição Silva, 20; Júlia da Conceição Silva, 30 anos, sendo que os últimos três são irmãos e todos foram apresentados na delegacia do São Cristovam. PÁGINA 10 Como ter cabelos cacheados e bonitos Júlia e Delenaldo Joelma e Joelson PÁGINA 3 www.oquartopoder.com/ribamar www.oquartopoder.com/sherlock www.oquartopoder.com/robsonjr www.oquartopoder.com/ananery VISITE NOSSOS BLOGS

Upload: o-quarto-poder

Post on 23-Feb-2016

228 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

O QUARTO PODER

TRANSCRIPT

Page 1: EDIÇÃO DO DIA 18/09/2009

www.oquartopoder.comPÁGINA 9 PÁGINA 8 PÁGINA 7

SÃO LUÍS - MA, SEXTA-FEIRA, 18 DE SETEMBRO DE 2009 / ANO III / N°382 / DIRETOR: UDES CRUZ FILHO R$ 1,00

O QUARTO PODER

Homem filma porbaixo da saia demulher em igreja

Cemar abreinscrições para o

programa “TraineeUniversitário 2010”

Sema e Ibamainvestigam

morte de peixesem Ribamar

Família do tráfico épresa no João de Deus

PÁGINA 8

Nem todas as mulheres co-memoram por ter as madeixascacheadas e recorrem ao alisa-mento. Reclamam que os cachosdeixam os cabelos com frizz, alémde quebradiços e opacos. Masvocê, mulher de cachinhos, cuidadevidamente dos seus cabelos?

... Dicas de Beleza ...

“COM 128 PETECAS DE MERLA”

Sarney apresentabalanço para negar

'paralisia' no Senado

Policiais do Serviço de Inteligência da Policia Militar, sob o comandodo coronel Flávio de Jesus, prenderam na tarde desta quinta-feira quatromembros de uma mesma família acusados de estarem comercializando dro-gas na região do João de Deus.Foram presos, o casal Delenaldo Farias, 22anos e Joelma da Conceição Silva, 26 anos; Joelson da Conceição Silva,20; Júlia da Conceição Silva, 30 anos, sendo que os últimos três são irmãose todos foram apresentados na delegacia do São Cristovam. PÁGINA 10

Como tercabeloscacheadose bonitos

Júlia e Delenaldo

Joelma e Joelson

PÁGINA 3

www.oquartopoder.com/ribamarwww.oquartopoder.com/sherlockwww.oquartopoder.com/robsonjrwww.oquartopoder.com/ananery

VISITE NOSSOS BLOGS

Page 2: EDIÇÃO DO DIA 18/09/2009

JORNAL O QUARTO PODER

E n d e re ç o : P a r q u e U n i v e r s i t á r i o , Tr a v e s s a S o u s â n d r a d e , n ° 1 – Ti r i r i c a l – C e p 6 5 0 5 9 - 8 1 0 - S ã o L u í s - M A .

Diretor GeralUdes Cruz Filho

Diretora FinanceiraRosário Azevêdo da Cruz

Diretora AdministrativaTereza Freire

SuperintendenteMarcia freire

Consultores JurídicosDrª. Saíle Azevêdo da Cruz

DiagramaçãoJimmy Olsen

U.L. DA CRUZ FILHO - CNPJ: 09.406.142/0001-28 - Telefone: (98) 4141-0891 E-mail : [email protected]

2 GERAL SÃO LUÍS, SÃO LUÍS, SÃO LUÍS, SÃO LUÍS, SÃO LUÍS, SEXTA-SEXTA-SEXTA-SEXTA-SEXTA-FEIRA,FEIRA,FEIRA,FEIRA,FEIRA, 18 18 18 18 18 DE DE DE DE DE SETEMBRO SETEMBRO SETEMBRO SETEMBRO SETEMBRO DE 2009DE 2009DE 2009DE 2009DE 2009O QUARTO PODER

www.oquartopoder.com

Lula teve 'visão correta' aofalar que crise era 'marolinha'

O presidente Luiz InácioLula da Silva teve uma visão"bastante correta" ao dizer, noano passado, que a crise noBrasil provocaria apenas uma"marolinha", diz artigo publica-do no jornal francês Le Mon-de nesta quinta-feira (17).

O diário argumenta quea recessão no Brasil durouapenas um semestre, citan-do o aumento de 1,9% doPIB no segundo trimestre de

2009, após queda nos doistrimestres imediatamenteanteriores, além da recupe-ração da Bolsa de Valoresde São Paulo e do real.

"A rápida recuperaçãodo Brasil demonstra a pre-cisão da estratégia adotadapelo governo e concentra-da no apoio do mercado in-terno. As reduções de im-postos a favor das indústri-as de automóveis e de ele-

Braide cobra líderes de oposiçãosobre acordo firmado com o governo

Em pronunciamento nasessão de ontem, o deputa-do Carlos Braide (PDT)cobrou das lideranças deoposição na AssembleiaLegislativa o cumprimentode acordos que são fecha-dos com os líderes do go-verno antes das votações.

Ele tomou como exemploa Medida Provisória de valo-rização do servidor público,apreciada na sessão de on-tem, cuja aprovação teria sidoprecedida de um acordo en-tre as lideranças das duasbancadas. Segundo Braide, alideranças oposicionistas des-cumpriram um acordo quehavia sido feito com os líde-res do governo, deputadosChico Gomes e Carlos Milho-mem, ambos do DEM.

Carlos Braide explicouque a sessão de quarta-fei-ra foi suspensa para quefosse emitido o parecer so-bre a Medida Provisória daPolícia Civil , o mesmo

ocorrendo na reunião daComissão de Constituiçãoe Justiça, suspensa parauma conversa entre lide-ranças do governo, grevis-tas e a oposição, a fim deque fosse possível uma so-lução para o problema.

Informou, ainda, que aslideranças do governo, mes-mo sem consultar a gover-nadora, o chefe da CasaCivil ou qualquer membro

do Executivo, resolveram ban-car o acordo durante a vota-ção do parecer na Comissão,porém, as lideranças da opo-sição descumpriram um acer-to que havia sido feito antescom os deputados Carlos Al-berto Milhomem (DEM) eChico Gomes (DEM).

De acordo com Braide, ointeresse da oposição, ao des-cumprir o acordo, foi desgas-tar os deputados da base go-

Eliziane Gama: CPI daPedofilia, no Maranhão,foi só o primeiro passo

A presidente da Comis-são de Infância, Juventude eIdoso da Assembleia Legis-lativa, deputada ElizianeGama (PPS), utilizou a tribu-na da Assembleia Legislativana manhã desta quinta-feira(17) para falar do resultadodos trabalhos desenvolvidosno Maranhão pela CPI daPedofilia do Senado Federal.

A parlamentar já iniciouo recolhimento de assinatu-ras dos colegas deputadospara a instalação de umaComissão Parlamentar deInquérito que investigue ca-sos de pedofilia e abuso se-xual infantil no estado.

“A CPI da Pedofilia teveum efeito pedagógico e al-cançou resultado formidável,mas foi apenas o primeiropasso. Tenho recebido outrasdenúncias que precisam serapuradas. Acredito que esteé o momento de agilizar asações no Maranhão, e pode-mos fazer isto através destaCPI que estamos requeren-do,” disse a parlamentar.

A deputada ElizianeGama afirmou que vai en-caminhar requerimento paraque seja renovado o convê-nio que permite as vítimas etestemunhas incluídas noPrograma de Proteção (Pro-vita-MA) tenham a oportu-

nidade de rever a família.“Estamos enviando um

requerimento para a Secre-taria Estadual de DireitosHumanos, pois estas pesso-as que só vêem a famíliauma vez por ano, não pôdefazer isto este ano. São mãesque choram copiosamentepor não terem visto seus fi-lhos que tiveram a identida-de mudada,” afirmou.

A parlamentar disse ain-da que os resultados efetivosdos trabalhos da CPI da Pe-dofilia no Maranhão devem-se a atuação indispensável doMinistério Público, através daProcuradora Geral do Esta-do, Dra. Fátima Travassos,dos promotores da infância eda Delegada Igliana Freitas(DPCA) e de todos que de-ram assistência à Comissão.

As audiências da CPI doSenado Federal realizadas nosdias 14 e 15, no Plenarinho daAssembleia Legislativa, ondemais de 15 pessoas incluindovitimas e acusados foram ou-vidas e três foram presas.“Quero registrar o esforço ea insistência da deputada Eli-ziane para que estivéssemosaqui e pelo seu envolvimentocom esta causa”, disse o se-nador Magno Malta (PR/ES),durante os agradecimentos nanoite de terça-feira (15).

trodomésticos mantiveram asvendas nestes nestes dois se-tores cruciais", afirma o jornal,lembrando ainda que a confi-ança do consumidor brasileirojamais chegou a ser abalada.

No artigo, intitulado "A re-tomada do crescimento mun-dial se baseia nos Brics", o LeMonde traça o panorama eco-nômico dos países do grupo -Brasil, Rússia, Índia e China -um ano após a queda do ban-

co Lehman Brothers, con-siderada o marco da atualcrise financeira global.

Outros países"É para os grandes paí-

ses emergentes que se dire-ciona hoje a esperança deque a fase de recuperação donível de vida vai se acelerar.E que seus modelos de cres-cimento, até hoje essencial-mente baseados nas exporta-ções, vão progressivamentedar lugar a um novo modelode desenvolvimento, garantin-do mais importância à de-manda interna", diz o jornal.

Sobre a China, o Le Mon-de afirma que a previsão decrescimento de 8% para oPIB de 2009 deve ser atingi-da, mas ressalta que o mo-delo econômico do país fa-vorece o investimento emdetrimento do consumo.

O diário francês lembraque a Índia conseguiu man-ter um crescimento sustenta-do, principalmente nos seto-res de indústria e serviços.

Já a Rússia, tida como opaís mais atingido dos Bricspela crise, também pareceestar se recuperando, deacordo com o Le Monde,com um aumento do PIBnos últimos meses.

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva

DIZ 'LE MONDE'

vernista e o próprio governo,apresentando emendas com-pletamente inviáveis e quenão tinham a menor condiçãode ser cumpridas.

“Com certeza, a governa-dora vetaria todas aquelasemendas apresentadas. Abancada do governo, paraque isso não acontecesse,resolveu se submeter àque-le desgaste todo de ontem,rejeitando as emendas umaa uma”, esclareceu.

Carlos Braide garantiuque se estivesse na condiçãode líder do governo teria vota-do a Medida Provisória emsua forma original. “Eu acre-dito que daqui para frente vaihaver mais acordos e matéri-as em que nós vamos ter queconversar e nos entender.Mas vamos cumprir tudo o foiacordado para que não tenha-mos problemas ou desgastese para que não ocorram coi-sas diferentes do que é acer-tado previamente”, informou.

Deputado Carlos Braide (PDT)

Acesse nosso blog de notícias: www.oquartopoder.com

Deputada Eliziane Gama (PPS)

Page 3: EDIÇÃO DO DIA 18/09/2009

O secretário de Estadodo Planejamento e Orça-mento, Gastão Vieira, exigiuda diretoria da empresa detelefone OI melhoria dos ser-viços de telefonia prestadosao Governo do Estado doMaranhão. Em reunião rea-lizada na Seplan, Gastão Vi-eira disse que como cidadãoe secretário de estado nãopode aceitar a qualidade dosserviços que hoje são pres-tados pela empresa tanto aoestado como para a popula-ção do Maranhão.

“Não conseguimos noscomunicar com a agilidadenecessária para equacionar-mos os entraves que depa-ramos no dia a dia”, disse osecretário Gastão Vieira aoenfatizar que há uma dificul-dade imensa no sinal da em-presa, linhas comumenteobstruídas, o que dificulda-de a comunicação entre osmembros da equipe de go-

verno e a busca de soluçõeseficazes, eficientes e ágeispara os trabalhos do estadoe, consequentemente, aprestação de serviços dequalidade pela máquina ad-ministrativa estadual.

O secretário ressaltoutambém que pesquisas reali-

Gastão Vieira exigequalidade da operadora OI

zadas pela Secretaria-Adjun-ta de Tecnologia da Informa-ção e Integração (Seati) apon-taram que os preços cobradospela OI ao Governo do Mara-nhão são bem superiores aospreços cobrados em outrosestados, como por exemplo, oserviço de transmissão de da-

STF suspende restriçõesaos empréstimos entre a União e o Maranhão

3GERALSÃO LUÍS, SÃO LUÍS, SÃO LUÍS, SÃO LUÍS, SÃO LUÍS, SEXTASEXTASEXTASEXTASEXTA-FEIRA,-FEIRA,-FEIRA,-FEIRA,-FEIRA, 18 DE SETEMBRO 18 DE SETEMBRO 18 DE SETEMBRO 18 DE SETEMBRO 18 DE SETEMBRO DE 2009 DE 2009 DE 2009 DE 2009 DE 2009O QUARTO PODERwww.oquartopoder.com

dos que, em Pernambuco é500% mais barato que o pre-ço praticado no Maranhão.“O Estado nunca realizouuma licitação para a presta-ção de serviços de telefonia.Não temos contrato com em-presa nenhuma”, lamentou.

Gastão Vieira disse ain-da que desde que assumiua Seplan tem feito um tra-balho minucioso de renego-ciação de todos os contra-tos celebrados pela Secre-taria do Planejamento. “Va-mos pagar um preço justoexigir a qualidade de todosos serviços prestados. Tra-balhamos com metas. Te-mos que ter agilidade e efi-ciência em todos os nossosprogramas e ações paraque a população seja a mai-or beneficiária e todas nos-sas medidas signifiquem emreais melhorias para a nos-sa população”, enfatizou osecretário do Planejamento.

AVISO DE LICITAÇÃO

PREGÃO PRESENCIAL Nº 027/2009

A Casa Civil do Governo do Estado - CC, através da Pregoeira eEquipe de Apoio torna, público que realizará às 14:30hs do dia 01 deoutubro de 2009, à Av. Jerônimo de Albuquerque, s/n, Palácio Henrique deLa Roque, 2º andar, nesta Capital, licitação na modalidade Pregão Presen-cial, tipo Menor Preço Global, para a contratação de empresa especi-alizada em fornecimento de materiais/equipamentos de uso doméstico,para Residência de Veraneio do Governo do Estado, em conformidadecom as especificações contidas nos Anexos I e II deste Edital, con-forme o D.E. nº 24.629/08 e da Lei nº10.520, de 17 de julho de 2002 esubsidiariamente na Lei nº 8.666/93, de 21 de junho de 1993. Este Edital eseus anexos estão à disposição dos interessados no endereço supra,de 2ª a 6ª feira, no horário das 13:00 às 18:00 horas, onde poderão serobtidos e consultados gratuitamente. Esclarecimentos adicionais, no mes-mo endereço e pelos telefones (98) 3214-1768, Fax 3214-1769.

São Luís, 17 de setembro de 2009.

Leonice Maria Barros AmorimPregoeira

ESTADO DO MARANHÃOCASA CIVIL

COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO

Gastão Vieira preside reunião em que se decidiu exigirmelhorias nos serviços oferecidos pela operadora OI

Sarney apresenta balanço paranegar 'paralisia' no Senado

O presidente do Sena-do, José Sarney (PMDB-AP), apresentou nestaquinta-feira (17) um le-vantamento para negarque haja “paralisia” na

Casa. O balanço de Sarneysoma projetos aprovadosem plenário com propostasavaliadas em caráter ter-minativo por comissões,nas quais sua participação

não é direta. A comparaçãoé entre o resultado do pri-meiro semestre deste anocom igual período de 2008.

Segundo Sarney, foramaprovadas no primeiro semes-tre deste ano 327 matérias. Deacordo com o levantamento,no ano passado foram apro-vadas 226 matérias no mes-mo período. Ele destacou queforam deixadas de fora do le-vantamento matérias rejeita-das e requerimentos aprova-dos. Somando os projetosaprovados nesta semana, onúmero chegaria a 434.

“São números irrespondí-veis porque mostra o quantonós temos trabalhado e quenão é verdadeira a informa-ção da paralisia da nossa Casapelo que nós estamos vivendoaqui”, disse Sarney.

O presidente do Senadodestacou a redução no núme-

ro de Medidas Provisóriasanalisadas. Foram 15 nesteano contra 27 em 2008. Esteteria sido um dos motivos da“melhora” que ele divulga. Onúmero de projetos de lei su-biu de 114 para 188, sempreem dados relativos ao primei-ro semestre do ano passado.

Ele enfatizou o cresci-mento na aprovação de pro-jetos ligados a economia, queforam de 11 para 57. Na áreasocial, o trabalho foi equiva-lente: 52 neste ano contra 54em 2008. O número de ma-térias administrativas subiude 16 para 32 e o de temasjurídicos subiu de 24 para29. Entre os projetos apro-vados, Sarney destacou areforma eleitoral, a regula-mentação do sequestro re-lâmpago, a isenção de Im-posto de Renda para apo-sentadorias, entre outros.

Presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP)

NOTA DE REPÚDIO

A direção do Partido Comunista do Brasil/São Luís manifesta seuveemente repúdio à atitude truculenta da Prefeitura Municipal, através dogerente do Terminal de Integração da Praia Grande, que requereu forçapolicial para reprimir uma democrática manifestação de estudantes pelotranscurso do 30º aniversário da histórica conquista da meia passagem.

A covarde agressão aos estudantes ocorreu exatamentequando eles distribuíam panfletos lembrando a luta travada em1979 contra a repressão comandada pelo então governador JoãoCastelo, hoje prefeito de São Luís. Novamente a repressão e aagressão aos estudantes sob o comando de João Castelo.

O PCdoB manifesta total solidariedade aos estudantes Pau-lo Tote, Henrique Carneiro e Anderson Feitosa, agredidos e ar-bitrariamente conduzidos à Delegacia, ao tempo em que conde-na a atitude da administração municipal de querer transformar aGuarda Municipal, de elevada importância para a nossa cidade,em aparato repressivo, o que com certeza contraria frontal-mente a missão da Guarda e dos seus valorosos integrantes.

São Luís, em 17 de setembro de 2009

Márcio Jerry Saraiva BarrosoPresidente do Comitê Municipal do PCdoB/São Luís

PARTIDO COMUNISTA DO BRASILCOMITÊ MUNICIPAL DE SÃO LUÍS

TCE recomenda medidas corretivas emprograma de formação de professores

O Tribunal de Contas doEstado (TCE-MA) deveráreceber, nos próximos trintadias, da Secretaria de Esta-do da Educação (SEDUC)o plano de ajustamento àsrecomendações do órgãoem relação ao programa“Formação Continuada deProfessores do EnsinoFundamental - Séries Ini-ciais”. As recomendaçõessão resultantes de Audito-ria Operacional realizadapelo TCE maranhense.

A Auditoria foi realiza-da entre os meses de abril eoutubro de 2008, com o ob-jetivo de avaliar a gestão da

SEDUC nas ações de for-mação continuada de pro-fessores do ensino funda-mental. O período abrangi-do corresponde a 2004/2007e o público-alvo analisadoforam os professores doensino fundamental – séri-es iniciais (1ª a 4ª séries).

Auditoria teve seu rela-tório aprovado em março des-te ano pelo Pleno do TCE,sob a relatoria do conselhei-ro Edmar Cutrim. O docu-mento contém as falhas de-tectadas no desenvolvimen-to do programa e as orien-tações para corrigi-las.

As medidas corretivas a

serem adotadas pela SEDUCcom base nas recomendaçõesdo Tribunal deverão estar con-tidas em um Plano de Ação,cujo desenvolvimento serámonitorado pelo Tribunal. Onão atendimento da decisãodo TCE poderá resultar emsanções legais, entre elas opagamento de multa.

Apesar de não ser res-ponsável pelo período objetoda auditoria, o atual secretá-rio de Educação, César Pires,foi notificado pelo TCE por setratar de programa de nature-za continuada. O gestor ante-rior, Lourenço José TavaresVieira da Silva, também che-

gou a ser notificado pelo Tri-bunal, mas foi impossibilitadode tomar as medidas cabíveisem função da mudança degoverno ocorrida em meadosde abril deste ano.

Diante disso, o Pleno doTCE, de acordo com parecerdo Ministério Público de Con-tas, decidiu conceder mais 30dias ao novo gestor para aapresentação do Plano deAção. “Somente a extinçãodo programa poderia eximiro gestor da de adotar as me-didas necessárias à corre-ção das distorções, explicao relator do processo, con-selheiro Edmar Cutrim.

O Supremo Tribunal Fe-deral (STF) referendou, nes-ta quarta-feira (16), decisãoliminar do ministro Celso deMello que, no dia O2 de se-tembro, liberou a realizaçãode operações de crédito en-tre Ministérios e Secretari-as do Executivo federal e oEstado do Maranhão.

As operações poderãoser feitas com relação aoPrograma Emergencial deFinanciamento aos Estadose o Distrito Federal (PEF),ao Projeto de Moderniza-ção da Administração dasReceitas e da Gestão Fis-cal, Financeira e Patrimo-nial das Administrações Es-taduais (PMAE) e ao Pro-jeto de Fortalecimento daGestão Fiscal (Profis).

A determinação do mi-nistro foi tomada na AçãoCautelar Originária (ACO)1431, de autoria do Gover-no do Maranhão contradeterminação do TesouroNacional, que havia impe-dido a realização de ope-rações de crédito sob o ar-gumento de descumpri-mento da Lei de Respon-sabilidade Fiscal (LRF).

O Tesouro determinouo arquivamento de trêspleitos do governo mara-nhense alegando descum-

primento dos limites dedespesa com pessoal naAssembléia Legislativa eno Ministério Público doEstado. O governo argu-menta que “não tem ins-trumentos para determi-nar que outros Poderes sesubmetam à LRF”.

Segundo o ministroCelso de Mello, “em casosrigorosamente idênticos aode que ora se cuida”, oSTF deferiu liminares emfavor de estados-membros.Ele citou decisão liminar dopresidente do STF, minis-tro Gilmar Mendes, segun-do a qual “a despeito dofato de o Ministério Públi-co e os Poderes Executi-vo, Legislativo e Judiciá-rio não possuírem perso-nalidade jurídica distintada do ente federativo doqual fazem parte, a Cons-tituição os dotou de auto-nomia administrativa, fi-nanceira e orçamentária”.

Diante desse fato, ar-gumentou Mendes na de-cisão, “não poderia o Po-der Executivo intervir naesfera administrativa dosdemais Poderes e do Mi-nistério Público, compelin-do-os a cumprir as dispo-sições presentes na Lei deResponsabilidade Fiscal”.

Page 4: EDIÇÃO DO DIA 18/09/2009

Chico César lançará livro de poemasna 3ª Feira do Livro de São Luís

Numa promoção da Pre-feitura de São Luís, por meioda Fundação Municipal de Cul-tura (Func), a cidade dos poe-tas e escritores se prepara paraa 3ª Feira do Livro, que acon-tecerá no período de 09 a 18de outubro, na Praça MariaAragão. Este ano, o tema é“A diversidade literária naCapital Brasileira da Cultura”e tem como patrono o poetae escritor Ferreira Gullar.

A organização agendoua presença de ilustres convi-dados, entre os quais, a docompositor e cantor ChicoCésar, que participará de umsarau no encerramento dafeira, dia 18 de outubro. Na

oportunidade, ele aproveitarápara lançar seu áudio-livro“Cantáteis (Cantos Elegía-cos de Amozade)”, elabora-do com uma linguagem típi-ca da literatura de cordel.

Em sua obra, Chico Cé-sar revela-se um poeta ca-paz de dialogar, com vigor eoriginalidade, com os cantosdo sertão e da Divina Comé-dia, com o pop, com o moder-nismo latino-americano, coma poesia brasileira e, é claro,com a música popular.

Cantáteis, nas palavras doautor, é “um canto de amor eamizade a uma mulher” e foiescrito impulsionado “por essesentimento híbrido (amozade)

e que muitas vezes julgamosformado por partes que senegam: o amor e a amizade”.A musa, mais além da mulherreal que existiu na vida dopoeta, é “uma representaçãode um tipo de mulher de SãoPaulo. Urbana, letrada,combativa, independente,freqüentadora dos círculosintelectuais alternativos,das rodas artísticas”.

Se São Paulo, comodisse outro poeta, é comoo mundo todo, Cantáteis éuma experiência de lingua-gem que ultrapassa as fron-teiras dos idiomas, das cul-turas, do nacional, do popu-lar, do erudito, dos gêneros,

das identidades, da língua.Ao mesclar elementos da

sua própria experiência, davida cotidiana, com referên-cias eruditas, da filosofia àpolítica, e da cultura popular,do cinema, do pop, da co-municação de massas e dobrega, entre outras, Cantá-teis dialoga com uma ricavertente da literatura e dapoesia contemporâneas.

Mais além, na própriaestrutura, por sua propostacênica, musical (encontra-seem parte musicado) e midiá-tica, o poema se insere noregistro multimídia, caracte-rística marcante da criaçãopoética a partir do século XX.

Justiça condena município de SãoLuís por asfaltamento de área tombada

O município de São Luísfoi condenado a restaurar ocalçamento original de vá-rias ruas do centro de SãoLuís. A decisão atinge, alémda rua do Machado e doBeco da Baronesa, que fo-ram alvo de uma Ação Ci-vil Pública proposta pelaPromotoria de Justiça deProteção ao Meio Ambien-te, Urbanismo e PatrimônioCultural, todas as outrasruas da área que foram as-faltadas depois de 1986.

O motivo da Ação Ci-vil Pública foi o asfalta-mento irregular da rua do

Machado e do Beco da Ba-ronesa, realizado pela pre-feitura de São Luís em ju-lho de 2002. Após uma sé-rie de protestos, o asfaltofoi retirado do Beco da Ba-ronesa, mas mantido na ruado Machado, o que repre-senta um grave dano ao pa-trimônio cultural da cidade.

O promotor de JustiçaLuís Fernando Cabral Barre-to Júnior afirma na ação quea obra constitui descaracteri-zação do conjunto arquitetô-nico e cultural do Estado.Além disso, mesmo que fos-se uma obra lícita, depende-

ria de prévia autorização doDepartamento de PatrimônioHistórico, Artistico e Paisa-gístico do Maranhão. Alémda restauração do calça-mento original das ruas, oMinistério Público pediu acondenação do município aindenizar o dano causado àsociedade ludovicense.

Em sua sentença, o juizCarlos Henrique RodriguesVeloso, da 2ª Vara da Fazen-da Pública, condenou o mu-nicípio a restaurar as duasruas citadas na Ação CivilPública e todas as outras daárea tombada de São Luís

que foram asfaltadas depoisda edição do Decreto Esta-dual 10.089/86, que tratou dotombamento do centro histó-rico de São Luís. O prazopara a regularização do pro-blema é de quatro anos. Emcaso de descumprimento, aprefeitura deverá pagar umamulta diária de mil Reais.

O município foi conde-nado, ainda, a indenizar osdanos coletivos causados,tendo que pagar uma mul-ta de pouco mais de R$ 3,5mil, cujo valor deverá serrevertido ao Fundo Fede-ral de Direitos Difusos.

GERAL4 SÃO LUÍS, SEXTA-FEIRA, 18 SÃO LUÍS, SEXTA-FEIRA, 18 SÃO LUÍS, SEXTA-FEIRA, 18 SÃO LUÍS, SEXTA-FEIRA, 18 SÃO LUÍS, SEXTA-FEIRA, 18 DE DE DE DE DE SETEMBROSETEMBROSETEMBROSETEMBROSETEMBRO DE 2009DE 2009DE 2009DE 2009DE 2009O QUARTO PODER

www.oquartopoder.com

AVISO DE LICITAÇÃO

PREGÃO PRESENCIAL Nº 028/2009

A Casa Civil do Governo do Estado - CC, através da Pregoeira eEquipe de Apoio torna, público que realizará às 14:30hs do dia 05 deoutubro de 2009, à Av. Jerônimo de Albuquerque, s/n, Palácio Henriquede La Roque, 2º andar, nesta Capital, licitação na modalidade PregãoPresencial, tipo Menor Valor Global, para aquisição de bandeirasoficiais do Brasil e do Maranhão, para atender as necessidades doGabinete Militar da Governadora, para o uso diário no Palácio Henriquede La Roque e Palácio dos Leões, em conformidade com as especifi-cações contidas nos Anexos I e II deste Edital, conforme o D.E. nº24.629/08 e da Lei nº10.520, de 17 de julho de 2002 e subsidiariamen-te na Lei nº 8.666/93, de 21 de junho de 1993. Este Edital e seusanexos estão à disposição dos interessados no endereço supra, de2ª a 6ª feira, no horário das 13:00 às 18:00 horas, onde poderão serobtidos e consultados gratuitamente. Esclarecimentos adicionais, nomesmo endereço e pelos telefones (98) 3214-1768, Fax 3214-1769.

São Luís, 17 de setembro de 2009.

Leonice Maria Barros AmorimPregoeira

ESTADO DO MARANHÃOCASA CIVIL

COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO

Prefeitura realiza mutirão no DiaMundial de Limpeza de Praias e Rios

A Prefeitura de SãoLuís, em parceria com a Re-nosa e Coca-Cola Brasil noMaranhão, participa da mo-bilização pelo Dia Mundialde Limpeza de Rios e Prai-as, que acontece neste sá-bado (19), a partir das 8h30,nas praias do Calhau eOlho D’água. As açõesserão executadas pelassecretarias municipais deMeio Ambiente (Sem-mam) e de Obras e Ser-viços Públicos (Semosp).

A programação deverámobilizar voluntários naorla marítima para realizar

limpeza das praias em doislocais. Na praia do Calhau,a concentração será próxi-ma ao parquinho da Litorâ-nea, e no Olho D’água, jun-to à Pousada da Praia.

A estratégia da açãovisa coletar o maior númeropossível de embalagens re-cicláveis como garrafas petse de vidro, latinhas, sacos,sacolas, tampas metálicas eplásticas, aro plástico, la-cres, copos, canudos, emba-lagens de produtos de limpe-za e de bronzeador, brinque-dos, isopor, bóias, redes depesca, entre outros.

Para incentivar a mobi-lização, a Coca-cola vai re-alizar uma promoção. Cadadez garrafas de pets vale-rão um brinde para banhis-tas ou donos de barracas,sejam recolhidas no local outrazidas de casa ou do barpara os postos de coleta.

Todo o material coleta-do será destinado à Asca-mar – Associação de Cata-dores de Material Reciclá-vel do Maranhão, que faráa reutilização do material.

O Dia Mundial de Lim-peza das Praias espera nãosó a adesão voluntária da po-

pulação, como também des-pertará nos frequentadoresda orla marítima uma maiorconscientização e motivaçãopara a preservação do nossomaior e melhor local demo-crático de lazer, a praia.

Criado desde 1986 pelaONG internacional “TheOcean Conservacy”, o Diade Limpeza das Praias e Riosacontece mundialmente nasegunda semana de setem-bro em todo o planeta.

Participam também des-ta ação a Brigada Verde Am-biental e o Comitê Gestor daPraia do Olho Dágua.

Governo começa a pagar Bolsa Famíliacom reajuste de 10% nesta quinta

O reajuste de 10% dobenefício do Bolsa Famíliacomeçou a ser pago nestaquinta-feira (17). Os valo-res corrigidos significam R$99,1 milhões a mais em re-lação ao pagamento deagosto, segundo o Ministé-rio de Desenvolvimento So-cial e Combate à Fome(MDS). De acordo com oministério, serão transferi-

dos até o final de setembromais de R$ 1,1 bilhão a cer-ca de 11,9 milhões de famíli-as atendidas pelo programa.

O decreto do governo fe-deral que reajustou o benefí-cio do Bolsa Família foi publi-cado no Diário Oficial em ju-lho deste ano. Com a medida,o limite máximo do benefíciopor família passou de R$ 182para R$ 200. Já o valor míni-

mo passou de R$ 62 para R$68. O valor médio passu deR$ 86 para R$ 95.

Por sua vez, o benefíciovariável subiu de R$ 20 paraR$ 22 por filho, sendo o pa-gamento limitado a três filhospor casal. O benefício vincu-lado aos adolescentes comidade de 16 a 17 anos matri-culados em estabelecimentosde ensino, que era de R$ 30,

passou para R$ 33, até o li-mite de R$ 66 por família.

De acordo com a Secre-taria Nacional de Renda deCidadania do MDS, o reajus-te poderá contribuir com aredução do Índice de Gini,que indica a desigualdade derenda entre a população, em2,37% e com 30% da quedano número de famílias extre-mamente pobres.

II etapa de vacinaçãocontra pólio será

neste sábadoA segunda etapa da Cam-

panha Nacional de Vacinaçãocontra a Poliomielite aconte-ce, neste sábado (19), das 8hàs 17h. A meta é imunizar665.828 mil crianças com me-nos de cinco anos, o que re-presenta 95% do público-alvo.A ação envolverá os 217 mu-nicípios maranhenses, sob acoordenação do Governo doEstado, por meio da Secreta-ria de Estado da Saúde (SES).

Dados da SES mostramque na primeira etapa, realiza-da no dia 20 de junho, 100%das crianças de 0 a 4 anos fo-ram vacinadas; em menoresde 1 ano, a cobertura foi de108,59% e crianças de 1 a 4anos, a cobertura foi de97,98% em todo Maranhão.A campanha de vacinação,que tem como tema "Não dápra vacilar. Mais uma vez,tem que vacinar", ocorreráem 115 mil postos de vacina-ção espalhados pelo Brasil.

Os postos de vacinaçãofuncionarão das 8h às 17h,com o envolvimento decentenas de profissionaisde saúde em todo o Mara-nhão . Somen te em São

Luís, são 376 postos.A chefe do Departa-

mento de Controle de Do-enças Imunopreveníveis daSES, Mildes Mendes Perei-ra, pediu a colaboração dospais que ao levarem as cri-anças aos postos não es-queçam da caderneta devacinação, pois além da va-cinação contra paralisia,estarão disponíveis vacinascomo a tetravalente (con-tra difteria, tétano, coque-luche), tríplice viral (contrasarampo, caxumba e rubé-ola) e contra hepatite.

Em todo o país são 14,7milhões de crianças a seremvacinadas com o envolvi-mento de 350 mil profissio-nais de saúde em cerca 115mil postos de vacinação.

De acordo com a Orga-nização Mundial de Saúde(OMS), não há circulação dovírus da poliomielite no Bra-sil e em toda a América La-tina. Esse resultado é umaconsequência das campa-nhas de vacinação realiza-das desde a década de 1980.Mesmo assim, é importantevacinar as crianças.

Arrecadação soma R$52 bilhões em agosto ecai pelo 10º mês seguido

A arrecadação de im-postos e contribuições fede-rais, além das “demais re-ceitas” (concessões e royal-ties, entre outros), totalizouR$ 52 bilhões em agostodeste ano, o que representauma queda real (com valo-res corrigidos pelo IPCA) de7,49% frente ao mesmo mêsdo ano passado, informounesta quinta-feira (17) a Se-cretaria da Receita Federal.Os valores incluem as recei-tas previdenciárias.

Segundo o órgão, esse éo décimo mês consecutivo derecuo da arrecadação fede-ral na comparação com omesmo mês do ano anterior.A comparação com o mesmo

período do ano passado éconsiderada mais apropria-da por especialistas.

“Não dá para saberquando a arrecadação vaideixar de cair. Não sei setem, neste ano, possibili-dade de voltar ao azul.Entramos em uma fase derecuperação em paralelocom indicadores específi-cos, como a produção in-dustrial, mas não quer di-zer que vai voltar a subir.O que existe é uma esta-bilidade”, disse o coorde-nador-substituto de Estu-dos, Previsão e Análise,Raimundo Elói de Carva-lho, a jornalistas.

Page 5: EDIÇÃO DO DIA 18/09/2009

7ESTADOSÃO LUÍS, SÃO LUÍS, SÃO LUÍS, SÃO LUÍS, SÃO LUÍS, SEXTA-FEIRA, 18 DE SETEMBROSEXTA-FEIRA, 18 DE SETEMBROSEXTA-FEIRA, 18 DE SETEMBROSEXTA-FEIRA, 18 DE SETEMBROSEXTA-FEIRA, 18 DE SETEMBRO DE 2009 DE 2009 DE 2009 DE 2009 DE 2009O QUARTO PODERwww.oquartopoder.com

TJMA realiza segunda etapa deconcurso no sábado e domingo

O Tribunal de Justiça doMaranhão realiza nos dias 19e 20 – sábado à tarde e do-mingo pela manhã – a segun-da etapa do concurso parao preenchimento de 227 va-gas para cargos efetivos ecadastro de reserva.

Para consultar o localde prova basta digitar oCPF no campo “Consul-ta”, no site do concurso:www.servidor.tjma.ieses-sc.org.br.

O presidente do TJMA,desembargador RaimundoFreire Cutrim, informa que1.980 candidatos classifica-

dos na primeira etapa parti-ciparão desta fase.

No sábado, 19, haveráprovas discursivas para car-gos de nível médio (técnicosjudiciários), em todas as espe-cialidades, e oficial de justiça.

Conforme o edital do con-curso, a prova discursiva terácinco questões teóricas epráticas, que consistirão ematos próprios do cargo e daespecialidade. Cada umadeverá ser respondida soba forma de dissertação.

Para os cargos em que aescolaridade mínima é o ní-vel fundamental, a prova

O Departamento Esta-dual de Trânsito do Mara-nhão (Detran-MA) iniciouas atividades da SemanaNacional do Trânsito comuma exposição de carrosbatidos em pontos estra-tégicos de São Luís, comgrande tráfego de veícu-los. Os locais escolhidosforam as áreas do Bequi-mão, Jaracati, Renascen-ça e Aven ida Be i r a -Mar, nas proximidadesda ponte José Sarney.

A meta da campanha échamar a atenção de con-dutores e pedestres sobreos riscos do trânsito. Osveículos foram gentilmen-te cedidos por uma segu-radora. A iniciativa faz par-te da programação que oDetran-MA está organi-zando por meio da Coor-denadoria de Educaçãopara o Trânsito para sensi-bilizar e conscientizar osmaranhenses sobre o tema“Educação no Trânsito”.

O tema da campanha,este ano, é “A educação dotrânsito não tem idade”. Aintenção é promover a edu-cação pela disseminação devalores como respeito,gentileza, cordialidade, ami-zade e a boa conduta notrânsito entre pessoas detodas as faixas etárias.

Para o diretor-geral doDetran-MA, Flávio Trinda-de Jerônimo, todo cidadão,pedestre ou condutor, ne-cessita manter uma postu-ra educada e gentil no trân-sito, com juízo de coletivi-dade e respeito ao próximo.“As pessoas hoje em diapassam horas em seus car-ros estressadas com os ine-vitáveis engarrafamentos.Isso influencia na qualida-de de vida e gera riscos deacidentes. Com a campa-nha queremos fazer as pes-soas reflitam sobre seu com-portamento no trânsito”.

Campanha do Detran-MAsensibiliza população

BACABEIRA

Histórico de acidentes De acordo com dados do

Departamento Nacional deTrânsito (Denatran), aconte-cem aproximadamente 35 milmortes em acidentes de trânsi-to, por ano, em todo o Brasil.

Em São Luís, em 2008, fo-ram registrados 8.279 aci-dentes com veículos envolvi-dos o que ocasionou 31 mor-tos e mais de 800 vítimas. Sóem 2009 já foram registradosmais de três mil acidentes nacapital, com 41 mortos.

O Detran-MA, de acordocom Flávio Trindade, tem ori-entado as pessoas sobre com-portamento no trânsito, tendosempre como diminuir o núme-ro de acidentes. “Durante ostrês meses na atual gestão, in-tensificamos as ações educati-vas com palestras em escolase blitz educativas. Os aciden-tes não acontecem por aca-so. Sabe-se que 90% delespodem ser evitados a partir domomento em que os compor-tamentos no trânsito voltamao bem comum”, enfatiza odiretor geral do Detran-MA.

Semana do trânsito As demais ações da Sema-

na Nacional de Trânsito doDetran-MA terão início, nestasexta-feira (18), com blitzeducativas em diversos pon-tos da cidade, inclusive sen-sibilizando os motoristas paraa combinação álcool e dire-ção com o uso alusivo do ba-fômetro, palestras para diver-sos públicos como : idosos,adultos, jovens e crianças.

Para o diretor-geral do de-partamento, “a meta é estimu-lar na sociedade um trânsitosadio, seguro, onde os condu-tores e pedestres possam tra-fegar com tranquilidade, de-monstrando uma verdadeiralição de educação no trân-sito”, finaliza Flávio, desta-cando que as ações aconte-ceram paralelamente na ca-pital e nas 15 Ciretrans es-palhadas pelo Estado.

constará de uma redação(no mínimo 20 linhas), deduas questões de organiza-ção judiciária estadual euma questão de matemáti-ca e raciocínio lógico.

Locais das provasEm São Luís, os locais de

prova para os cargos de nívelmédio serão o Colégio Mili-tar Tiradentes (Cema-De-tran) e o Colégio Militar 2 deJulho (Polivalente). Os por-tões serão fechados às 14h.

No interior, os testes serãoaplicados no Centro de Estu-dos Thales Ribeiro Gonçalvesde Caxias e no Centro de Es-

tudos Superiores de Imperatriz.Os aprovados para auxi-

liar e comissário, em São Luís,farão prova no Colégio Mili-tar 2 de Julho (Polivalente).

Em Caxias e Imperatriz, noCentro de Estudos Thales Ribei-ro Gonçalves e Centro de Estu-dos Superiores de Imperatriz.

Para nível superior, oscandidatos da capital farãoprova no Colégio Militar Ti-radentes (Cema-Detran);Caxias - Centro de EstudosThales Ribeiro Gonçalves. EmImperatriz, no Centro de Estu-dos Superiores de Imperatriz.Os portões fecharão às 8h.

Sinc e Defensoria Públicase reúnem com famílias

Representantes da Se-cretaria de Estado da Indús-tria e Comércio (Sinc), daempresa de consultoria Ela-bore, responsável pelo Pro-grama de RemanejamentoFamiliar para a Implantaçãoda Refinaria, e da Defenso-ria Pública do Maranhão reu-niram-se, na quarta-feira(16), no município de Baca-beira, com a comunidade deposseiros residentes naárea onde será implantadoa Refinaria Premium, da Pe-

trobras. A reunião, realiza-da na casa da moradoraMaria da Graça Botetuit,teve como objetivo detalhare esclarecer as dúvidas so-bre o processo de remoção.

O defensor público, Al-berto Tavares, que atua noNúcleo de Moradia e De-fesa Fundiária da Defen-soria Pública, abriu a reu-nião com explicação sobreo que significa uma desa-propriação e quais são osdireitos dos moradores.

Em seguida, técnicosda Sinc informaram comofoi feito o cadastro dos mo-radores. Na ocasião, a re-presentante da Elabore,Keylah Tavares, explicou,de forma detalhada, comoé realizada a marcação daregião onde será feita a re-moção e porque a área dosposseiros foi escolhida.

Durante a reunião, ostécnicos esclareceramcomo será realizada a in-denização dos posseiros.

Além de indenização equi-valente ao valor do imóvel,os posseiros vão receberuma casa nova; indeniza-ção da área de cultivo eum auxílio desemprego porum período de seis meses.

Ao término da reunião,a moradora Marly PereiraFerreira disse que todas asdúvidas foram esclarecidase que os posseiros estavamtranquilizados. “Agora fi-cou claro que teremos anossa casa”, afirmou.

Sema e Ibama investigammorte de peixes em Ribamar

A Secretaria de Estadode Meio Ambiente (Sema),por meio do Batalhão de Po-lícia Ambiental, juntamentecom a Secretaria Municipalde Meio Ambiente de Riba-mar, realizam, nesta quinta-feira (17), o trabalho de bus-ca dos indícios materiais paraconsolidação do processo deinvestigação das causas damorte de peixes e crustáce-os que apareceram no lito-ral do município de São Joséde Ribamar, localizado naIlha de São Luís. Foram re-colhidos para análise obje-tos como redes de pescautilizadas por supostos en-volvidos na mortandade.

Na última terça feira (15)cerca de 40 toneladas de pei-xes e crustáceos mortos fo-ram encontrados cobrindoparte da orla marítima deSão José de Ribamar, dis-tante 30 km de São Luís.

O desastre ambientalteria sido provocado pelapesca realizada com redesde tapagem inadequadas eum veneno extraído de umaraiz conhecida como timbó,onde os peixes ficam entor-pecidos, começam a boiare podem ser facilmenteapanhados à mão.

O Instituto Brasileiro doMeio Ambiente e dos Recur-sos Naturais do Maranhão

(Ibama-MA) coletou amos-tras da água e de alguns pei-xes, e encaminhou para aná-lise no Laboratório de Ocea-nografia da Universidade Fe-deral do Maranhão (Ufma).

O laudo deve ficar pron-to até o final desta semana.Somente depois do resultado,os pescadores suspeitos deterem provocado o desastreambiental serão investigados.Se forem considerados cul-pados, poderão pegar atéquatro anos de detenção.

Segundo alguns pesca-dores, por volta das 2h damadrugada, com a vazante damaré, os peixes mortos come-çaram a descer para o alto

mar, porém muitos ficaramencalhados na areia. Popula-res informaram que o odordas sardinhas já podia sersentido nas proximidadesdo centro da cidade. A mai-or quantidade de sardinhasestava na praia de banho eno porto do Vieira.

A morte das sardinhasprejudica a cadeia alimentardas inúmeras outras espéci-es de peixes que depen-dem delas para alimenta-ção. A maioria das famíli-as de São José de Riba-mar vive da pesca. Os pes-cadores temem prejuízosmaiores, pois camarão esiris já aparecem mortos.

São Luís amanheceu com carros batidos para alertar sobre perigos no trânsito

ACESSE OS BLOGS DE O QUARTO PODERO QUARTO PODERO QUARTO PODERO QUARTO PODERO QUARTO PODER

www.oquartopoder.com/ribamarwww.oquartopoder.com/cantanhedewww.oquartopoder.com/robsonjrwww.oquartopoder.com/ananery

www.oquartopoder.comredacao@oquartopoder

Maracanto 2009 termina nesta sextaA Universidade Federal

do Maranhão promove nestasexta-feira, a partir das 19h, asolenidade de premiação dosvencedores da 13ª MostraMaranhense de Canto Lírico(Maracanto), no Teatro Ar-thur Azevedo, em São Luís. 32cantores e cantoras líricas de13 estados e Distri Federaldisputam a premiação de R$

18 mil reais. Neste ano o Fes-tival teve a maior premiaçãoe foi totalmente patrocina-do pela própria UFMA.

A 13ª Mostra Maranhen-se de Canto Lírico é uma pro-moção da Universidade Fede-ral do Maranhão, por meio doseu Departamento de Assun-tos Culturais da Proex/Pró-Reitoria de Extensão, com

apoio da Pró-GF/Pró-Reitoriade Gestão e Finanças, Funda-ção Sousândrade de Apoio àUFMA, Teatro Arthur Azeve-do, Escola de Música do Ma-ranhão, Gráfica Universitáriae Rádio Universidade FM.

A solenidade oficial depremiação e de encerramen-to deste 13ª Maracanto vaiacontecer nesta sexta-feira,

às 19 horas, no Teatro ArthurAzevedo, tendo como atraçãoprincipal o concerto “A Mú-sica dos Pianistas de Salva-dor”, apresentado mpelo pi-anista Saulo Gama, de Sal-vador, Bahia. Ele interpre-tará os maiores sucessos degrandes pianistas da Bahia,que conquistaram espaço namúsica clássica nacional.

Page 6: EDIÇÃO DO DIA 18/09/2009

ParabénsParabéns

SÃO LUÍS, SEXTA-FEIRA, 18 DE SETEMBROSÃO LUÍS, SEXTA-FEIRA, 18 DE SETEMBROSÃO LUÍS, SEXTA-FEIRA, 18 DE SETEMBROSÃO LUÍS, SEXTA-FEIRA, 18 DE SETEMBROSÃO LUÍS, SEXTA-FEIRA, 18 DE SETEMBRO DE 2009DE 2009DE 2009DE 2009DE 20098GERAL O QUARTO PODER

www.oquartopoder.com

Dicas e cuidadospara ter cabeloscacheados bonitos

Nem todas as mulhe-res comemoram por teras madeixas cacheadase recorrem ao alisamen-to. Reclamam que oscachos deixam os cabe-los com frizz, além dequebradiços e opacos.

Mas você, mulher decachinhos, cuida devida-mente dos seus cabelos?

Exis tem cabeloscacheados perfei tose não é nenhum bichode sete cabeças man-tê-los assim. O segre-do é menos preguiçae maiscuidados!

Qual o segredo paraobter cachos perfeitos?

Para começar, nun-ca esqueça que limpezaé essencial! O shampooé ideal para dar umavida natural aos seuscachos e tirar toda a su-jeira, portanto, indispen-sável antes do condicio-nador! Pode lavar diari-amente, mas use o sham-poo adequado para oseu tipo de cabelo.

Massageie o corocabeludo durante alavagem, essa s im-ples ação, estimula aprodução de seboprotetor nos cabelos.

Evite cremes em ex-cesso. O cabelo cache-ado já tem tendência aser oleoso, por issoprocure utilizar cre-mes somente no com-primento e nas pontas.

Procure hidratarseus cachos uma vez

por mês. Se o seu cabe-lo estiver muito neces-sitado, hidrate a cada15 dias. Mas não exa-gere, hidratação de-mais pode quebrarseus fios.

Os hidratantes têmo objetivo de repor osnutrientes que dão bri-lho, elasticidade, formae maciez nos cabelos.Nos hidratantes deveconter, fortalecedores,ceramidas, proteínasdo leite e da seda, gér-men de trigo, soja, ex-tratos vegetais, quera-tina e silicone, que im-pede a saída da água,desarmando os fios edefinindo os cachos.

O melhor métodocontra o volume dos ca-belos além da hidrata-ção são os produtossem enxágüe. Evite pen-tear os cachos quandoestiverem secos. Utilizepentes de madeira comdentes grossos e de-sembarace com cuida-do, iniciando sempredas pontas até a raiz.

Para finalizar, amelhor opção de cortepara cabelos cachea-dos é o repicado em ca-madas. Cortar os cabe-los periodicamente aju-da e evitar o resseca-mento dos fios, contro-lando os cachos.

Seguindo as dicas,garanto que logo vocêvai adquirir os cachosdos seus sonhos!

ACESSE OS BLOGS DE O QUARTO PODERO QUARTO PODERO QUARTO PODERO QUARTO PODERO QUARTO PODER

www.oquartopoder.com/ribamarwww.oquartopoder.com/cantanhede

www.oquartopoder.com/robsonjrwww.oquartopoder.com/ananery

Por: Karen Gomes

Programa VipSL imperdível

Um dos mais dinâmicos programas da televisão mara-nhense atualmente, o Programa Vip SL da apresentadoraVivianny Lima está recheando de atrações essa semana...

Na próxima edição do Vip SL nesse sábado, às 10h30 nocala 8, você confere a inauguração da nova loja Lazuli no SãoLuis Shopping, as dicas de moda feminina, masculina e daDaslu Casa na Elle Jolie, além do quadro Florense & Você,com dicas sobre decoração de apartamentos e uma entrevis-ta com a designer Adriana Tavares, entre outras novidades.

E para quem quer combater a gordura localizada e entrar emforma rapidinho, as dicas da Magrass e o tratamento Manthus.

O Programa Vip SL tem reprises no domingo às 15H, dedomingo para segunda à 01H00 e de segunda para terça às00h30. Confira e fique por dentro de tudo que é VIP na cidade.

TraineeUniversitárioCemar 2010

A CEMAR, empresa do grupo Equatorial Energia, abriuinscrições para o Programa Trainee Universitário 2010, vi-sando captar e desenvolver jovens talentos para se tornaremfuturos líderes em um dos 100 maiores grupos empresariaisdo país. As inscrições vão até o dia 4 de outubro de 2009 epodem ser feitas através do site www.cemar116.com.br

A oportunidade é para graduados entre Janeiro de 2007 aDezembro de 2009 nas áreas de Engenharia da Computação,Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica,Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Adminis-tração de Empresas, Economia e Ciências da Computação.Além disso, para ser um Trainee CEMAR é preciso apre-sentar excelente desempenho escolar e inglês avançado.

Os programas de trainees são adotados por diversas em-presas e servem para dar oportunidade de desenvolvimentoprofissional aos recém-formados, que mesmo sem possuir ex-periência prévia, podem ser contratados ao final do programa.

Existem no atual quadro de colaboradores da CEMARdiversos ex-trainees, profissionais que se destacaram du-rante o programa e que acabaram sendo efetivados pelaCompanhia, chegando a ocupar cargos de liderança.

O programa já é sucesso entre os universitários de todoo país e ano passado obteve um total de 3.460 inscriçõesem apenas 20 dias de campanha. Segundo a Diretora deGente da CEMAR, Patricia Pugas: “Esse programa é umaexcelente oportunidade para jovens que tenham comometa o desenvolvimento de uma carreira promissora ebuscam lugar de destaque no mercado de trabalho”.

II jogos interclassesda escola Anna

Adelaide Belo do SesiAté o próximo dia 10 de outubro estarão sendo disputa-

das todos os sábados, no SESI Clube Araçagy, as provas defutsal e voleybal do II Jogos Interclasses da Escola AnnaAdelaide Bello, do SESI. Cerca de 150 atletas estão partici-pando da disputa que reúne 15 turmas, do 6º ao 9º ano.

O evento é mais que esportivo, tem também uma forteproposta pedagógica. Segundo o professor Paulo Orlando Leão,coordenador do evento “o SESI operacionaliza o ensino regu-lar a crianças, jovens e adolescentes com uma proposta edu-cacional que suplanta o modelo escolar convencional, voltan-do-se para a formação geral básica e para a preparação doaluno para o exercício pleno de sua cidadania, onde o esportetem forte papel formador e disciplinador”, explicou ele.

A abertura dos II Jogos Interclasses Ana Adelai-de Bello aconteceu no último sábado (12.09) e após asolenidade com desfile das turmas concorrentes jáforam realizadas as primeiras partidas dos jogos, comtrês disputas de futsal e três de voleybal. Neste sába-do, dia 19.09 as partidas prosseguem no SESI Clube Araçagy,com entrada aberta ao público, sempre à partir das 08:30h.

O Voleybal abriu as disputas do II Jogos Interclasses daEscola Anna Adelaide Bello do SESI

A animada turma do voleybal do 8º Ano B

A pequena Nadja de Jesus Ferreira, netado repórter fotográfico do jornal Atos e Fa-tos. Edílson Julião e sua esposa Terezinha,completa seu primeiro ano de vida ama-nhã, sábado (19). Filha do jogador de fu-tebol Thiago Alves e da Jovem Joice Fer-reira, Nadja terá sua festa de aniversáriona residência dos avós. Parabéns Nadja!

ParabénsParabéns

Page 7: EDIÇÃO DO DIA 18/09/2009

Homem filma por baixo dasaia de mulher em igreja

Chris Brown come-çou a cumprir seus 180dias de pena, prestandoserviço à comunidade,segundo informou o site“TMZ”. Durante a sema-na, ele acompanhará a

polícia nas rondas realiza-das para deixar as mar-gens das rodovias limpas.

O rapper, de 20 anos,foi julgado e condenado,depois de espancar sua en-tão namorada, Rihanna. Ele

Sagitário22/11 a 21/12Convém dosar os seus in-

teresses para não acabar pri-orizando uns e prejudicandooutros. Você estará maisconsciente de suas limitações.A atração física será funda-mental na vida a dois.

Capricórnio22/12 a 20/1Bom dia para viajar e divul-

gar suas idéias. Porém, não sedescuide da concorrência, prin-cipalmente, no ambiente de tra-balho. Seu entusiasmo falarámais alto no campo sentimental.

Aquário21/1 a 19/2Cuidado com altos e baixos

nas finanças. Convém adiar umaviagem para evitar contratempos.O seu senso crítico está maior:pegue leve! No amor, relaçõesestáveis estão favorecidas.

Peixes20/2 a 20/3Trabalhar em equipe será

gratificante, desde que cadaum preserve a sua indepen-dência. Poderá se decepcio-nar com pessoa muito próxi-ma. Na paixão, terá sorte emuma nova conquista.

HoroscopoHoroscopoHoroscopoHoroscopoHoroscopoÁries21/3 a 20/4Trabalho que exija iso-

lamento recebe o incentivodas estrelas, fazendo comque se sinta mais confortá-vel sem se expor. Mostremais interesse pelo que faz.

Touro21/4 a 20/5Talvez, sinta necessidade de

aperfeiçoar seus conhecimen-tos, tendo a chance de unir o útilao agradável. Ótimo astral nosassuntos do coração. Não dei-xe de tomar a iniciativa no amor.

Gêmeos21/5 a 20/6Ótimo dia para buscar

um pouco mais de autonomia.Tudo indica que obrigaçõescom a família podem pare-cer um fardo, mas trate decumpri-las. A vida íntima econjugal será favorecida.

Câncer21/6 a 21/7Os seus anseios mais ín-

timos podem se chocar como que os outros esperam devocê. O trabalho vai absor-ver grande parte do seu tem-po. Na vida a dois, o astralé de boa sintonia.

Leão22/7 a 22/8Hoje, é um ótimo dia

para transformar suas idéi-as. Tenha cuidado com mal-entendidos e atrasos. Agar-re a chance de organizar assuas finanças. Surpreenderseu amor será delicioso!

Virgem23/8 a 22/9Não exija demais dos

outros ou enfrentará confli-tos. Tente controlar os seusimpulsos consumistas oupoderá ficar em apuros.Seu coração está livre?

Libra23/9 a 22/10Trabalho que exija con-

centração vai corresponderaos seus desejos. Conflitosem casa poderão trazer al-guns aborrecimentos paravocê. No romance, faça tudocom a suavidade de sempre.

Escorpião23/10 a 21/11Agarre o privilégio de unir o

útil ao agradável no campo pro-fissional. Não é hora de buscaratalhos, mas de dar duro parachegar aonde quer. No amor, seuentusiasmo será contagiante.

Esportes

Um homem é acusadode colocar uma câmera devídeo dentro de uma mo-chila para filmar por bai-xo da saia de uma mulherdurante um culto em umaigreja na cidade de Char-lotte, no estado da Caro-lina do Norte (EUA), se-gundo repor tagem daemissora de "WSOC TV".

De acordo com a po-

lícia, um indivíduo queestava sentado atrás dohomem e da vítima viu oque estava acontecendo.

O sargento Brian De-cker destacou que a teste-munha conseguiu agarrar ohomem que estava filman-do. No entanto o suspeitoconseguiu alcançar a mo-chila e apagar o vídeo.

Decker disse acredi-

tar que os peritos devemser capazes de recupe-ra r as imagens apaga-das . A pol íc ia tambémfoi até a casa do homeme apreendeu alguns com-putadores e pen drives.

O sargento af i rmouainda que está aguardan-do para ver se as imagenssão encontradas antes deprender o suspeito.

se declarou culpado e pediudesculpas em um vídeo pu-blicado em seu site oficial.

O juiz decidiu que Browncumpriria sua pena remo-vendo grafites pixados pelasruas e limpando estradas.

Estarei 100% no Mineirão,avisa o confiante Obina

O atacante Obina foi anovidade no treino técnico-tático da manhã desta quin-ta-feira do Palmeiras naAcademia de Futebol. O jo-gador está retornando às ati-

vidades de forma gradativa,já que iniciou a semana nodepartamento médico.

No revés sofrido dian-te do Vitória, em Salvador,Obina foi substituído na

Chris Brown cumpre penalimpando beira de estrada

9DIVERSÃOO QUARTO PODERwww.oquartopoder.com SÃO LUÍS, SEXTA-FEIRA, 18 SÃO LUÍS, SEXTA-FEIRA, 18 SÃO LUÍS, SEXTA-FEIRA, 18 SÃO LUÍS, SEXTA-FEIRA, 18 SÃO LUÍS, SEXTA-FEIRA, 18 DE DE DE DE DE SETEMBRO SETEMBRO SETEMBRO SETEMBRO SETEMBRO DE 2009DE 2009DE 2009DE 2009DE 2009

etapa inicial por causa deuma pancada no tornoze-lo. Ainda na capital baia-na, o jogador já estava con-fiante na recuperação.

Todavia, Obina reco-nhece que tem um pequenodesconforto na região lesi-onada. Ainda assim, restammais seis dias até o Verdãoentrar em campo diante doCruzeiro, no Mineirão. "Atéo jogo contra o Cruzeiro es-tarei 100%", avisou o cen-troavante, em contato coma reportagem da GE.Net.

Fica a expectativa so-bre a permanência de Obi-na entre os titulares. Seusubstituto contra o Vitória,o veloz Robert, marcouduas vezes no Barradão ejá sonha com uma chancena equipe principal.

Em compensação, Obi-na tem ao seu favor o fatode ocupar a artilharia doPalmeiras no CampeonatoBrasileiro. O jogador ba-lançou as redes adversári-as em nove oportunidades.

Atacante do Palmeiras Obina

Page 8: EDIÇÃO DO DIA 18/09/2009

Serviço de Inteligência da PM prende4 com merla no João de Deus

POLÍCIA SÃO LUÍS, SEXTA-FEIRA, 18 DE SETEMBRO DE 2009O QUARTO PODER

www.oquartopoder.com10

NO VENENONO VENENONO VENENONO VENENONO VENENO

Policiais do Serviço deInteligência da Policia Militar,sob o comando do coronelFlávio de Jesus, prenderamna tarde desta quinta-feiraquatro membros de uma mes-ma família acusados de esta-rem comercializando drogasna região do João de Deus.

Foram presos, o casalDelenaldo Farias, 22 anos eJoelma da Conceição Silva,26 anos; Joelson da Concei-ção Silva, 20; Júlia da Con-ceição Silva, 30 anos, sendoque os últimos três são irmãose todos foram apresentadosna delegacia do São Cristo-vam.

Segundo a delegada Iris-mar Cantanhêde, o quartetofoi preso na Travesa 1° deMaio, e com os mesmos fo-ram encontradas 128 (centoe vinte e oito) petecas demerla prontas para a venda;01 (uma) pedra de crack; R$129 reais; três celulares; 06anéis; uma máquina fotográ-fica e um chuço.

Ainda segundo a delega-da, todos foram autuados emflagrante pelo crime de tráfi-co de entorpecentes e deve-rão ser encaminhados para oCentro de Triagem de Pedri-nhas onde permanecerão àdisposição da justiça.

Policiais do 6º Batalhãoda Policia Militar prenderamna tarde de hoje dois jovensno Bairro da Cidade Operá-ria, após os mesmos teremsido encontrados com um re-vólver calibre 32.

Trata-se de Leandro Ho-norato Serejo Lopes, 18 anose o menor que foram abor-dados em frente ao MotelArco-íris em atitude suspei-ta, quando os mesmos esta-vam pilotando uma moto Hon-da, modelo Broz, sem placas.

Segundo o delegado An-tonio de Lima Paulino, osmesmos foram conduzidospela PM até o 11º DP, no SãoCristovam onde foram autu-ados em flagrante.

O delegado ainda disse,que a prisão ocorreu sem re-

Dupla é presa com arma na C.O.sistência, mas chamou aten-ção o fato dos mesmos esta-rem em uma moto que não enova, mas estava sem placas,o que é característico dequem comete assaltos e nãoquer deixar pistas para suaidentificação.

A própria irmão do menor,que estava no local, disse nun-ca ter tido confirmação de queo irmão participa de crimescomo assaltos, mas confirmaque o mesmo sempre andacom pessoas mal encaradas ede índole duvidosa.

O delegado ainda afirmouque Leandro, que completou18 anos anteontem, foi autua-do em flagrante, mas tem umatenuante em seu favor, queé o fato da arma não ter sidoencontrada com munição.

OPERAÇÃO LANTERNA

PF prende assaltanteque agia no PI e MAA Polícia Federal do Piauí

(PF) prendeu anteontem (16),na Avenida Petrônio Portela,na zona Leste de Teresina,um assaltante e traficantepertencente a uma quadrilhaque agia nos estados do Piauíe Maranhão.

Evaldo Costa de Almeidaé o último membro preso daquadrilha desbarata em junhodeste ano durante a OperaçãoLanterna. Durante a prisão,Evaldo acabou oferecendoresistência e fugindo, fazendocom que os agentes da PF fos-sem obrigados a iniciar umaperseguição.

A Operação Lanternafoi deflagrada no último dia30 de junho, nos estados doPiauí e Maranhão.

O acusado EVALDOCOSTA DE ALMEIDAconstitui indivíduo responsá-vel por inumeros crimes deroubo, porte ilegal de arma(de uso restrito), trafico deentorpecentes, e formação dequadrilha. Ao dia 06.08.09 oacusado EVALDO juntamen-te com outros quatro homens

vieram a perpetrar o roubo deR$ 60.000,00 em dinheiro deuma vitima em frente a agen-cia bancaria do Banco doBrasil sito em Timon. Duran-te as diligencias a policia civilde Timon capturara o acusa-do ISAIAS DE ARAUJORABELO FILHO (o qualcontinua preso em Timon) ede varios veiculos usados du-rante o assalto, sendo que atéa data de 16.09.09 EVALDOcontinuava foragido.

Durante a tarde do pre-sente dia (17.09.09) EVAL-DO será interrogado poresta Autoridade Policial epela promotora da 1a. pro-motoria publica de Timon(Dra. ELDA MARIA MO-REIRA) na sede da PoliciaFederal em Teresina-PI afim de fornecer detalhes deoutros roubos cometidos nes-te estado do Maranhão.

O referido acusado conti-nuará preso na carceragem daPF em Teresina-PI haja vistaque o mesmo possui manda-dos de prisão expedidos pelajustiça do estado do Piaui.