edição dia 24 de junho de 2011

16
Condor, 24 de junho de 2011 Ano 03 Edição 23 R$ 1,75 www.jornalvilaliberdade.com Climatologista da Unijuí faz os prognósticos para o Inverno que teve início nessa semana Conexão Comunidade 04 Geral 03 Praça de Condor será revitalizada com recurso de emenda do Deputado Pimenta Crianças foram imunizadas contra Pólio e Sarampo Concorra a 5 Hilux e a muitos outros prêmios. 100 mil brindes instantâneos. forcapremiadasicredi.com.br Quanto mais Sicredi você usar, mais chances de ganhar. Participe. CERTIFICADO DE AUTORIZAÇÃO SEAE/MF/Nº 06/0038/2011 e SEAE/MF/Nº 05/0037/2011. Promoção válida para as cooperativas de crédito participantes. Consulte condições de contratação dos produtos participantes, bem como o regulamento completo da promoção em forcapremiadasicredi.com.br ou nas cooperativas de crédito. Produtos e serviços sujeitos à disponibilidade na sua cooperativa de crédito. Para mais informações sobre produtos e serviços, vá a uma de nossas unidades de atendimento ou acesse sicredi.com.br. Imagens meramente ilustrativas. SAC Sicredi - 0800 724 7220 / Deficientes Auditivos ou de Fala - 0800 724 0525. Ouvidoria Sicredi - 0800 646 2519. Produtos participantes: Jogo da Solidariedade entre combinados de Condor e Panambi arrecadou bom número de agasalhos Esportes 12 Católicos mobilizam a comunidade condorense com a realização das Missões Populares Franciscanas Geral 06 No sábado passado, 18, foi realizado o Dia de Mobilização Nacional para a imunização de crianças contra a poliomielite e contra o sarampo. No Rio Grande do Sul mais de 460 mil crianças entre ZERO e cinco anos receberam as gotinhas contra a poliomielite, atingindo cerca de 70% da meta estipulada ao Estado, que é de 660 mil. Já contra o sarampo, que teve sua campanha de imunização iniciada também no sábado, a meta no Rio Grande do Sul será de vacina 800 mil crianças entre 1 e 7 anos. Em Condor, até quarta-feira, 22, das 447 crianças estipuladas pelas metas do Ministério da Saúde, 457 receberam a vacinação contra a poliomielite. Já contra o Sarampo, foram vacinadas 492, faltando ainda 83 para que a meta local seja alcançada. As vacinações seguem agora no Posto de Saúde em horário comercial, até o 27, porém, no dia 2 de julho será realizado mais um dia de mobilização, com funcionamento do Posto durante todo o sábado.

Upload: jornal-vila-liberdade

Post on 08-Mar-2016

257 views

Category:

Documents


28 download

DESCRIPTION

edicao 24065 jvl

TRANSCRIPT

Page 1: Edição dia 24 de junho de 2011

Condor, 24 de junho de 2011

Ano 03 Edição 23 R$ 1,75 www.jornalvilaliberdade.com

Climatologista da Unijuí faz os prognósticos para o Inverno que teve início nessa semana

Conexão Comunidade 04

Geral 03 Praça de Condor será revitalizada com recurso de emenda do Deputado Pimenta

Crianças foram imunizadas contra Pólio e Sarampo

Concorra a 5 Hilux

e a muitos outros prêmios.

100 milbrindes

instantâneos.

forcapremiadasicredi.com.br

Quanto mais Sicredi você usar, mais chances de ganhar. Participe.

CERTIFICADO DE AUTORIZAÇÃO SEAE/MF/Nº 06/0038/2011 e SEAE/MF/Nº 05/0037/2011. Promoção válida para as cooperativas de crédito participantes. Consulte condições de contratação dos produtos participantes, bem como o regulamento completo da promoção em forcapremiadasicredi.com.br ou nas cooperativas de crédito. Produtos e serviços sujeitos à disponibilidade na sua cooperativa de crédito. Para mais informações sobre produtos e serviços, vá a uma de nossas unidades de atendimento ou acesse sicredi.com.br. Imagens meramente ilustrativas. SAC Sicredi - 0800 724 7220 / Defi cientes Auditivos ou de Fala - 0800 724 0525. Ouvidoria Sicredi - 0800 646 2519.

Produtos participantes:

Jogo da Solidariedade entre combinados de Condor e Panambi arrecadou bom número de agasalhos

Esportes 12

Católicos mobilizam a comunidade condorense com a realização das Missões Populares Franciscanas

Geral 06

No sábado passado, 18, foi realizado o Dia de Mobilização Nacional para a imunização de crianças contra a poliomielite e contra o sarampo. No Rio Grande do Sul mais de 460 mil crianças entre ZERO e cinco anos receberam as gotinhas contra a poliomielite, atingindo cerca de 70% da meta estipulada ao Estado, que é de 660 mil. Já contra o sarampo, que teve sua campanha de imunização iniciada também no sábado, a meta no Rio Grande do Sul será de vacina 800 mil crianças entre 1 e 7 anos. Em Condor, até quarta-feira, 22, das 447 crianças estipuladas pelas metas do Ministério da Saúde, 457 receberam a vacinação contra a poliomielite. Já contra o Sarampo, foram vacinadas 492, faltando ainda 83 para que a meta local seja alcançada. As vacinações seguem agora no Posto de Saúde em horário comercial, até o 27, porém, no dia 2 de julho será realizado mais um dia de mobilização, com funcionamento do Posto durante todo o sábado.

Page 2: Edição dia 24 de junho de 2011

fez uma série de reportagens intitu-lada “Cartolas: Jogo Sujo”. Louva-se a cara de pau do Sanches. Nem ver-melho ficou ao afirmar: “Sou amigo da Globo, sou amigo do Ricardo Teixeira, apesar de ser um gângs-ter”. Onde fomos parar? Perdemos o pouco da vergonha na cara que ainda restava. Até parece que gân-gster, no Brasil, virou elogio.

Mansões, restaurantes, fazen-das fazem parte hoje do patrimô-nio de Teixeira, que com um salário de 70 mil por mês conseguiu fazer fortuna maior do que alguém que ganha cinco vezes mais. Serviu de modelo.

Romário, quem diria, é quem teve a coragem de botar a boca no trombone. Diz que não sossega enquanto não derrubar o Teixeira e chega a afirmar que há uma quadri-lha comandando o futebol. A rede BBC, de Londres, chegou ao ponto

Opinião24 de junho de 20112

Torço e até rezo para que as ima-gens na TV, do Pelé e do Lula, abra-çados, vibrando e chorando, por ocasião da escolha do Brasil como sede da Copa de 2014, sejam de-monstrações autênticas. Prefiro até mesmo que sejam ingênuas. Torço e rezo porque se não forem isso, ingênuas e autênticas, estamos per-didos. Porque não se escolhe mais uma sede de Copa do Mundo sem que haja corrupção antes.

A imprensa do mundo todo es-cancarou nos últimos dias a ladroei-ra e a corrupção que campeiam sol-tas na Fifa e na CBF. Desde os tempos em que o Havelange presidia a CBF, e depois a Fifa, que a gatunagem dei-ta e rola. A CBF tornou-se um feudo, um reino vitalício e hereditário da família de Havelange, sendo o seu genro, Ricardo Teixeira o encarrega-

falando nisso por Jorge Luiz Fripp

SÃO PAULO X CONRINTHIANS

Como se já não bastassem os nossos assassinos, passamos a abrigar mais um, esse Cesare Bat-tisti, graças ao arbítrio do então Ministro da Justiça, Tarso Genro e do então Presidente Lula, no apa-gar das luzes(?) de seu governo. O mesmo arbítrio usado no senti-do oposto, para mandar de volta à ditadura castrista dois atletas per-seguidos políticos, que desertaram da delegação cubana nos jogos pan-americanos do Rio. E a Justi-ça brasileira nem passou por perto: os dois foram presos e embarcados num avião venezuelano.

Pois o senhor Battisti, conde-nado em todas as instâncias nos tribunais italianos - no país berço do Ius Romanum, de indispensá-vel estudo das nossas faculdades de Direito. Foragido na Franca, refúgio de perseguidos políticos, foi extraditado, com sentença con-firmada pelo Tribunal Europeu. Qual a saída? Fugir para o Brasil, ora bolas! Entrou aqui com passa-porte falsificado, o que neste país sem princípios não lhe tira o direito de conseguir visto de permanência, por incrível que pareça.

Perdão, italianos

No primeiro julgamento do caso, o Supremo decidiu que esta-va configurada a extradição pedida pelo governo italiano, uma vez que os crimes cometidos por ele foram comuns e não políticos, não cabe-ria, portanto, o título de refugiado que Battisti ganhara do Ministro Tarso Genro. O Supremo, então, desconstituiu o título de refugiado e disse que se ele é cidadão de ou-tro país, foi condenado por crimes comuns, então cabe a extradição. Só que quem decide extradição é o chefe de estado, o Presidente da República. Que negou a extradição nas últimas horas de poder, em 31 de dezembro - certamente isso sig-nifica alguma coisa.

Nada mais eloquente: o Chefe de Estado do Brasil faz uma banana para a democracia italiana, para a Justiça italiana, para o povo italiano, vítima de gente como Battisti. Lula e Genro, ao premiarem Battisti com o título de perseguido político afir-mam que o regime democrático e as instituições e garantias não funcio-nam na Itália. A época de Mussolini acabou em 1945. Querem conven-cer a quem? Scusateci italiani!

Alexandre Garcia

OpiniãoQUEMDISSE

“Com a saída de Palocci, o governo se livrou de um problema”

“A Presidente Dilma e a Fifa disseram que Porto Alegre é uma das cidades mais preparadas para receber as de-legações da Copa”JOSÉ FORTUNATTI,PREFEITO DA CAPITALGAÚCHA

DEPUTADO FEDERAL PAU-LO PEREIRA DA SILVA(PDT), PRESIDENTE DAFORÇA SINDICAL

“Minha idade é o maior prêmio que Deus me deu. Deus nunca foi um pai para mim. Deus é meu amante”;“Por maior que seja o buraco em que você se encontra, pense que, por enquanto, ainda não há terra em cima”DERCY GONÇALVES,ANIVERSARIANTE DA SEMANA*23/06/1907- +2008

A TV Record deu continuidade à série de reportagens con-tra Ricardo Teixeira na noite de segunda-fei-ra, no horário nobre da emissora. Uma ma-téria de dez minutos assinada por Luís Car-los Azenha listou uma série de informações sobre negó-cios nebulosos do presidente da CBF e ainda usou o deputado Ro-mário em depoimento forte contra a alta cartolagem nacional.

O cerne da reportagem do Jornal da Record esteve no envol-vimento entre Teixeira e a Sanud, empresa relacionada a escândalo de propina da Fifa na década de 90. Um dos representantes da firma no Brasil seria o irmão do cartola, Gui-lherme Teixeira.

A matéria apresentou números de vulto de investimentos da socie-dade Teixeira-Sanud no patrimônio do dirigente, incluindo as suas pro-priedades, uma transportadora na cidade de Piraí (RJ) e em um restau-rante no hipódromo do Rio.

Segundo programa exibido pela BBC, citado em material do Domin-go Espetacular no final de semana, Teixeira foi um dos dirigentes da Fifa que embolsou propina da empresa de marketing ISL na década de 90. O brasileiro teria recebido US$ 9,5 mi-lhões, devolvidos após acordo com a Justiça suíça, ainda de acordo com a TV inglesa.

Ricardo Teixeira teria recebido propina por meio da Sanud, em-presa que tem sede no pequeno principado de Lichtenstein, na Eu-ropa, e é sócia da RLJ, com sede no Rio de Janeiro. Segundo a investi-gação da BBC, teriam sido 21 depó-sitos da ISL destinados somente ao cartola brasileiro.

O detalhe é que, segundo uma informação obtida junto ao minis-tério da Fazenda, a Sanud fechou em Liechtenstein há 12 anos, ape-sar de ainda ser apontada pela Junta Comercial do Rio de Janeiro

DIRETORES

Denise Isabel WuadenMarcelo Fripp

JORNALISTA RESPONSÁVEL

Darci Serafi m RodriguesMTE/RS - 15.063

SUPERVISÃO GERAL

Jorge Luiz FrippEDITOR CHEFE

Marcelo Fripp DIAGRAMAÇÃO

Denise Isabel WuadenMarcelo Fripp

COMERCIAL

(55) 3379.1005 / [email protected]

CIRCULAÇÃO

Semanal/Sexta-FeiraTIRAGEM

500 ExemplaresIMPRESSÃO

ITS Gráfi ca e Editora Jornalística Ltda

www.jornalvilaliberdade.com

FW Editoração LtdaCNPJ 10.643.438/0001-41

Rua Mauricio Cardoso, 26Bairro Centro - Condor

CEP 98290-000

de perguntar aos brasileiros: “Como não fazem nada para apagar esta mancha? Como Ricardo Teixeira e João Havelange se mantêm no po-der e não estão na cadeia?”

Agora dá para entender por-que há um ano atrás a CBF excluiu o estádio do Morumbi da Copa de 2014. Agora dá para entender, como diz a direção do São Paulo, o ato de violência injustificada prati-cado não contra o clube, mas con-tra a cidade de São Paulo e contra o Brasil. Sanches e Teixeira já tinham acertado tudo. O novo estádio do Corinthians entra no lugar do Mo-rumbi. Assim, o dinheiro para sua construção foi fácil de arranjar. E o São Paulo F.C., assim como o Grê-mio, o Inter, o Atlético PR, que cons-truíram seus estádios com dinheiro limpo, vão perder sempre para o Timão paulista. Assim, até o Indus-trial faz um estádio para a copa.

do hoje de manter a máfia no poder. Como a maioria dos clubes deve até as calças, qualquer troquinho resol-ve o problema na hora de escolher os novos dirigentes. Faz tempo que nem candidato de oposição tem mais. Quem se opõe, corre sérios ris-cos. Até quem é gremista ficou com raiva e vergonha quando o Inter foi roubado pelo Marcio Rezende, con-tra o Corinthians, que não deu um pênalti claro e ainda expulsou o Tin-ga, dando o título aos paulistas. Isso logo depois do escândalo do caso Edílson, juiz que vendia resultados, que tirou muitos pontos do Inter, favorecendo o Corinthians.

E por que o Corinthians? O Bra-sil e o mundo estão boquiabertos com as recentes declarações do presidente do Timão, Andrés San-ches, dadas a uma rede de TV, que

como detentora de 50% da principal em-presa de Ricardo Tei-xeira no Brasil.

A reportagem da Record ainda apresen-tou uma lista de posses suntuosas em nome de Teixeira e trouxe o de-poimento de Romário,

que, como membro da comissão que fiscaliza as obras da Copa do Mundo, recentemente convocou Teixeira a se apresentar na Câmara dos deputa-dos em Brasília para explicar o cresci-mento dos valores do evento.

“Não vou dizer que é uma máfia. Mas é uma quadrilha, de cartolas que mandam no nosso futebol, em que as coisas não são claras”, afir-mou Romário à Record, em depoi-mento que não cita nominalmente Teixeira ou algum outro dirigente.

A expectativa é de que ofensi-va da Record contra a CBF e suas relações estreitas siga nesta terça, com reportagem sobre supostas irregularidades na parceria entre o Corinthians e a MSI do polêmi-co empresário Kia Joorabchian. O clube paulista e seu presidente Andrés Sanchez se destacaram ulti-mamente como um dos principais alicerces do mandatário da CBF na cena política do futebol nacional.

A aposta editorial da Record em ataques a Teixeira e amigos co-meçou coincidentemente pouco depois da derrota da emissora na batalha pelos direitos de transmis-são do Campeonato Brasileiro en-tre 2012 e 2014. Neste processo, a rival Globo saiu vitoriosa após par-ticipar do racha na relação da elite do futebol nacional em sua união no Clube dos 13.

Nas últimas semanas, além do Jornal da Record e do Domingo Espetacular, a emissora paulista de-bateu o envolvimento de Teixeira em escândalo da Fifa no programa religioso Fala Que Eu Te Escuto e ainda criticou os atrasos nas obras para a Copa de 2014 através do hu-morístico Legendários.

Page 3: Edição dia 24 de junho de 2011

Geral 24 de junho de 20113

ODeputado Federal Paulo Pimenta (PT/RS) enviou esse semana, um comu-

nicado a administração munici-pal condorense, através da presi-dência do PT local, informando a liberação de uma emenda par-lamentar no valor de R$ 200 mil através do Ministério do Turis-mo. “É com satisfação que comu-nico a inclusão desse Município como benefi ciário das Verbas do Orçamento Geral da União - 2011, através de emenda de mi-nha autoria, junto ao Ministério do Turismo”, anunciou o depu-tado Pimenta em e-mail enviado ao presidente do PT de Condor, Gilberto de Moura (Betinho).

Conforme Betinho, mais essa emenda oriunda do Gabinete do Deputado Pimenta, veio através de articulações políticas do PT Am-plo condorense, por nomes como o Presidente Gilberto de Moura, do Secretário de Obras Antônio Paz de Moura, da Coordenadora da Ha-

Pimenta libera emenda para CondorPraça Pedro Gärtner será revitalizada com recurso de emenda do parlamentar gaúcho

Pesquisa recente revela o desinteresse dos jovens pelos partidos políticos, preferindo manifestarem-se através das redes sociais na rede mundial de computadores. Segundo a pesquisa “Os jovens brasileiros enxergam cada vez menos os partidos como uma opção para o engajamen-to político. Ao mesmo tempo, cada vez mais vêem a internet como ferra-menta para esse tipo de mobilização. A conclusão resulta de uma pesquisa que ouviu brasileiros com idades entre 18 e 24 anos, segundo a qual 59% dos entrevistados afi rmaram não ter nenhuma preferência partidária. O dado consta do relatório completo do estudo, realizado em parceria entre a agência Box1824 e o instituto Datafolha. De acordo com a agencia, mas os primeiros dados, revelados pelo jornal Folha de S. Paulo já apontavam que 71% dos entrevistados consideram a web um meio para fazer política. ‘Os jovens estão trocando partidos políticos por outras formas de atuação política. Não apenas uma, mas várias formas ao mesmo tempo. E a inter-net aparece como a principal delas’, diz o pesquisador da Box e sociólogo Gabriel Milanez”. Interessante os partidos observarem os indicativos da pesquisa, sob pena de perderem espaço com este público. Na verdade, penso que os partidos precisam tornarem-se mais atrativos para a ju-ventude, apresentando opções de crescimento dos mesmos, sob pena de ir definhando. Temos visto nas convenções diminuição da presença de filiados e dos jovens ainda mais.

Parece que o ex-Presidente Lula teve conhecimento da pesquisa, pois na semana que passou participou de encontro nacional de Blo-gueiros. No encontro, exaltou o trabalho feito por blogs independentes durante a campanha eleitoral do ano passado. “Vocês evitaram que a so-ciedade brasileira fosse manipulada como durante muito tempo foi. Vocês evitaram que os chamados falsos formadores de opinião pública que, às vezes, não convencem nem quem está em casa assistindo, ditassem regras. Nunca me preocupei com crítica se ela for verdadeira, me preocupo com inverdades, má-fé, más informações, como aquela pedra, aquele meteorito de papel que bateu na cabeça de um candidato no ano passado”, disse. Lula está buscando sintonia com a juventude, utilizando-se das ferra-mentas preferidas pelo segmento. Partidos, dirigentes, ocupantes de cargos públicos, todos devem estar atentos a esta tendência.

PolíticaClaudio Motta [email protected]

bitação Eloá Fritsch Piasetzki, pelo Diretor da Câmara de Vereadores Dirson Wendland e pelo militante Jorge Morais, bloco do Partido dos Trabalhadores também representa-do pelo deputado Paulo Pimenta. “Nosso partido hoje é parte da base que forma a administração condo-rense e estamos sempre buscando apoio dos deputados do PT, tanto estaduais como federais, para tra-zer benefícios à nossa comunida-de. Dessa forma chegamos a essa

segunda emenda do Deputado Pi-menta em pouco mais de dois anos, lembrando que estamos iniciando o processo de licitação para a cons-trução do Pórtico da cidade, tam-bém com recursos destinados pelo parlamentar”, disse Betinho.

A emenda recentemente libera-da será destinada a revitalização da Praça Pedro Gärtner. “A intenção do Prefeito Chico será de investir esses R$ 200 mil em um projeto que prevê a revitalização da Praça. De-veremos ter uma rua do lazer, com um espaço coberto para apresen-tações artísticas e culturais”, deta-lhou Moura. A rua do lazer deve ser construída no espaço entre a Praça e a Escola Agostinha Dill, na Rua Dom Pedro I.

A perspectiva é de que a libe-ração do recurso aconteça ainda em 2011. O projeto, que ainda está em fase de elaboração, deverá pas-sar por análise técnica do Sistema de Convênios do Governo Federal (Siconv).

Deputado Paulo Pimenta

O chefe do Cartório Eleitoral, Maciel Gaspar Klock, informou nesta semana, sobre a possibi-lidade da inclusão da 115ª Zona Eleitoral, que abrange os municí-pios de Condor, Panambi, Santa Bárbara do Sul e Saldanha Mari-nho, no sistema de cadastro bio-métrico dos eleitores.

Em contato com os prefeitos dos municípios da abrangência da 115ª Zona Eleitoral (ZE), Klo-ck informou que esta foi uma das onze regionais selecionadas no Rio Grande do Sul a receberem, já no próximo processo eleitoral (eleições municipais de 2012), o chamado voto biométrico. “Ain-da não temos a informação ofi-cial, apenas fizemos o contato com os prefeitos para informar dessa possibilidade, deveremos ter mais detalhes e informações mais concretas a partir do próxi-mo mês”, alertou Klock.

Segundo Gaspar, os mais de 43 mil eleitores cadastrados na 115ª ZE deverão passar pelo re-cadastramento digital. “É um processo que deveria acontecer de qualquer forma e que agora irá acontecer para o cadastro bio-métrico. Porém, alertamos que isso deverá acontecer mais tarde, ainda não adianta procurar o Car-tório Eleitoral porque não temos nada oficializado”, alertou. Con-

115ª Zona Eleitoral deve ter voto biométrico em 2012

Voto biométrico já aconteceu em 15 municípios do Brasil na eleição de 2010

forme o Chefe do Cartório com sede em Panambi, a expectativa é de que o processo tenha início a partir do mês de setembro e que bases do Cartório deverão ser instaladas em cada um dos muni-cípios da 115ª ZE.

A oficialização do processo deve acontecer ainda no mês de julho. “Estamos buscando um agendamento para 20 de julho, quando técnicos do Tribunal Re-gional Eleitoral estarão fazendo uma visita aos nossos municípios e ao nosso Cartório para avalia-rem a estrutura que temos aqui e apontarem quais são as neces-sidades para a implantação do

novo sistema”, explicou.Voto Biométrico – é a leitu-

ra biométrica digital do eleitor, o que, segundo o Tribunal Superior Eleitoral, exclui a possibilidade de um eleitor votar no lugar de outro, além de agilizar o proces-so de identificação no momento da votação. O voto biométrico começou a ser utilizado no Bra-sil na eleição de 2010, quando 15 municípios do País testaram o processo. Agora, além de Canoas (pioneiro do Estado), o Rio Gran-de do Sul terá voto biométrico em outras onze zonas eleitorais, o que corresponde a cerca de 350 mil eleitores.

Page 4: Edição dia 24 de junho de 2011

24 de junho de 20114 Conexão Comunidade

Nunca conseguiremos uma fé “firme” par a cura do corpo sem primeiro ficarmos livres de todas as “incertezas” quanto à vontade de Deus em nos “curar”. Louvado seja Deus!

Antes de tentarmos exercer a nossa fé pela cura, devemos saber o que as escrituras ensinam cla-ramente: que é vontade de Deus curar tanto o corpo como é sua vontade de curar a alma; curar sua vida social, sua vida financeira e sua família. Aleluia!

Somente conhecendo que Deus “promete aquilo que esta-mos buscando”, podemos ficar livres de toda a “incerteza” e ter uma fé firme.

É bom lembrar que, cada pro-messa de Deus é uma revelação do que ele “anela” fazer por nós. Em primeiro lugar, até que sai-bamos disso não há nada em que possamos basear nossa fé.

“A palavra de Deus é a semen-te”. É a semente da vida divina. Se procurarmos a cura antes de termos plena certeza da palavra de Deus, de que ele quer nos curar, não vamos receber o que estamos procurando, pois nos falta conhe-cimento.

É como tentar colher fruto de um campo não semeado. Seria impossível um lavrador ter fé par ceifar antes de ter “certeza” de que a semente foi selecionada, o campo preparado e então seme-ada, em terra bem adubada. Ale-luia!

Em (Jo 8.32) disse Jesus, e conhecereis a verdade e a verda-de, vos libertará. Não é vontade

Palavra do PastorPastor Jaime Vasconcelos

Igreja Evangélica Assembléia de Deus Unidade Cristã

Domingo 19h - Culto Condor /1ª Segunda do mês reuniões em Panam-bi/ 3ª Rincão dos Pinheiros: 15h Tarde da Benção, 19h30 Culto/ 5ª - 15h Tarde da Benção / 19h30 - Culto Condor/6ª Esquina Beck - Campanha da Libertação/Sábado - Templo Sede Rincão - Culto de Departamentos/To-dos os sábados às 15h45 programa na Rádio 98.5 FM

O Cristo que curaComeçou na terça-feira, 21,

a estação mais fria do ano. Conforme explica a pro-

fessora de climatologia do curso de Agronomia da Unijuí, Cleusa Bianchi Krüger, o inverno deste ano deve ser de constates tempe-raturas baixas, ao contrário do ano passado, quando os dias frios foram concentrados em períodos. Também, a professora Cleusa des-taca que as precipitações devem ser a baixo das médias históricas, girando em torno de 130 milíme-tros em cada um dos três meses do inverno, o que, segundo a clima-tologistas, não deve ser de efeitos mais críticos para as culturas de inverno, já que não dependem de grandes volumes de chuva e sim de temperaturas mais amenas e até frias. Confi ra, a partir de agora, os detalhes da entrevista da Pro-fessora Cleusa:

Jornal Vila Liberdade (JVL) – Professora, como deve ser o inverno que está tendo início nessa semana?

Professora Cleusa Bianchi Krü-ger – O inverno agora está começan-do, as perspectivas para esta estação e que neste ano terá como principais características temperaturas máxi-mas e mínimas um pouco a baixo da normal, principalmente para os meses de julho e agosto. Em rela-ção às chuvas, esse cenário também vai continuar, com chuvas a baixo do padrão aqui para a nossa Região (Região Noroeste Colonial, Gran-de Ijuí), lembrando que o normal, a média, gira em torno de 130 a 138 milímetros, em cada um desses dois meses (julho e agosto), então a gente tem uma perspectiva de chuvas um pouco a baixo da média, talvez re-fletindo um pouco o grande volume de chuvas que tivemos no início do ano e agora vamos ter essa condição um pouco a baixo da média, mas isso não preocupa tanto em função das culturas de inverno, já que elas não necessitam de tanta chuva, mais é q quantidade de frio que é importante.

JVL – Este inverno, então, de-verá ser bastante rigoroso?

Professora Cleusa – Os meses de julho e agosto, a idéia é de que se tenha temperaturas a baixo da média, mas com aqueles picos, al-guns dias com temperaturas bastan-te negativas, quando da ocorrência de geadas, e depois quando a tem-peratura vem um pouco a baixo da média, que é 10° a 11° Celsius para esses dois meses. Então, nesse pe-ríodo será um pouco frio, mais frio que o normal. Já para setembro, a previsão é de que já seja um pou-co próximo do normal, girando em torno dos 11° Celsius, que é a tem-peratura média aqui da Região, vale

Inverno terá maior constância de frioEstação deste ano deve ter três meses de temperaturas baixas e pouca chuva

lembrar que esses 11° é um valor médio e não que teremos dias com temperaturas em constantes mais baixas que isso. Só para lembrar, no ano passado tivemos uma con-dição de bastante frio no mês de agosto, com tem-peraturas bastante negativas, com um sequência de

dias com temperaturas a baixo de zero, entre zero a -2°C.

JVL – Os meteorologistas afi r-mam que as baixas médias de chu-vas, previstas para o verão em função do fenômeno La Niña, o que acabou não se confi rmando, devem se confi r-mar no inverno. Isso é verdade?

Professora Cleusa – Ainda nós temos La Niña, os efeitos para nós aqui no Estado do Rio Grande do Sul se confirmam, são bem característi-cos do fenômeno, nos períodos de ou-tono e primavera, então, se fala nessa questão, por termos tido um verão chuvoso, o que não é característico da nossa Região, mas que na condição de La Niña não temos essa relação bastante forte do que no verão, então, essa relação é forte no outono e na primavera. O que se espera, realmen-te, é que essas condições de La Niña, que foram bem características nos

meses de outono, com chuvas a baixo da média e temperaturas baixas, e que no inverno não se reflita muito como característica da La Niña, o que nos traz a idéia de que o inverno esteja próximo das condições normais. En-tão, esse efeito retardado de La Niña, na verdade ele não acontece porque a La Niña ela tem as características nos meses de outono e primavera, e inverno e verão, a corelação que os meteorologistas ela é um pouco me-nor em relação a La Niña e o El Niño também.

JVL – E já podemos fazer prog-nósticos para o verão, principal-mente no que diz respeito a volumes de chuvas?

Professora Cleusa – As pre-visões, geralmente, se trabalham de três meses, então, temos até se-tembro a previsão de La Niña, com enfraquecimento. O que os meteo-rologistas falam, mais para frente, lembrando que é complicado dar essa previsão em função dos índi-ces de acerto, mas que se espera que a gente caminhe para uma neu-tralidade, no final de El Niño e La Niña. Essa neutralidade quer dizer um ano normal pra nós. No verão o que é um ano normal? São aquelas chuvas esparsas, a baixo da média, às vezes chove num canto da pro-priedade mas as vezes no outro não, então, é isso que se espera, porém é muito difícil ou é muito incorreto a gente fazer essa previsão para um longo prazo.

Professora Cleusa Bianchi Krüger

de Deus que haja colheita sem a sementeira ter sido semeada. A li-bertação da enfermidade vem pelo conhecimento da verdade. É bom lembrar que Deus não faz nada sem a sua palavra. A falta de conheci-mento tem levado muitas famílias ao fracasso, tem levado o adiamento dos sonhos e atrasado a vida de mui-ta gente. A palavra de Deus é a cura para o mundo.

Veja o que diz o (Salmo 107.20). Enviou a sua palavra, e os sarou, e os livrou da sua destruição. São as pala-vras do Espírito Santo de Deus. Toda a obra de Deus é feita com “fidelida-de” às suas promessas. Aleluia!

O que eu estou dizendo que é importante “saber” que é a vontade de Deus curar-nos quando estamos enfermos é a “semente” que deve estar semeada no coração de todos que sofrem.

Esta semente não pode ser seme-ada antes de ser conhecida, aceita e acreditada. Nem um pecador pode tornar-se cristão antes de “saber” que é a vontade de Deus salvá-lo. Louvado seja Deus!

É só semear a palavra de Deus, regar e acreditar com firmeza que ela irá curar tanto a alma, o corpo, seu casamento, seu trabalho e sua vida financeira. A grande verdade é que a “semente” tem de permanecer plantada e ser regada antes que pos-sa produzir os frutos. Aleluia!

O (Sl 126.5) diz “os que semeiam em lágrimas segara (colheram) com alegria. Deixe a boa semente ser plantada, crescer e dar frutos. O seu coração está precisando de Deus é agora ou amanhã será tarde demais. Amém e Amém.

Frios deste inverno devem chegar com mais intensidade que no ano passado

Page 5: Edição dia 24 de junho de 2011

Geral 24 de junho de 20115

PROJETOSProjeto de Lei Municipal n°. 050/2011, em regime de urgência urgentíssima, o qual “Autoriza o Município contratar em caráter temporário servidores para o cargo de Professor, nas áreas

que menciona e dá outras providências”. Baixado para análise e parecer das comissões Permanentes.

PROPOSIÇÕESIndicação n°. 047/2011, (Ver. Francisco), INDICA ao Poder Executivo efetuar o patrolamento da estrada de acesso a residência do senhor Cláudio Malheiros, na localidade de Esquina

Hollas, no trecho que passa pela Igreja Congregacional até a ponte do rio Divisa, pois o referido trecho da via pública esta em difícil acesso, necessitando de melhorias com a máxima urgência. Deferida e encaminhado ao Executivo.

Indicação n°. 048/2011, (Ver. Marcelo e Ver. Valdir), INDICAM ao Poder Executivo realizar obras de encascalhamento da estrada geral que passa defronte a propriedade do Sr. Flávio Fischer até a propriedade do Sr. Curt Brust, na localidade de Barra do Barbosa. Deferida e encaminhado ao Executivo.

Requerimento n°. 025/2011, (Bancada do PP), REQUEREM seja enviado oficio a Fundação John Deere, solicitando informações da possibilidade de inclusão do Município de Condor no Programa Mostra Itinerante de Filmes Nacionais John Deere. Aprovado por unanimidade.

Moção n°. 012/2011, “MOÇÃO DE PARABÉNS” a Professora Eunice Cristina Pereira Martins, que pela 5° vez ganhou o concurso Agrinho no ano de 2010.Parabenizar esta Professora, pois com sua dedicação tem levado e exaltado o nome e a educação do nosso Município por toda região e Estado. No ano de 2010 o tema do concurso Agrinho era Trabalho e Consumo, onde a Professora elaborou o seu trabalho com os alunos da Escola Municipal Caramuru, em Linha Colônia Cash,

e teve como título Cada um Vive como Pode. E assim, com o referido trabalho, classificou-se em 1° lugar na região da produção, que é composta por 62 municípios, e alcançou o 2° lugar no Estado do Rio Grande do Sul, sendo classificada em meio a 5.229 trabalhos inscritos.

Assim, queremos dizer a Professora Eunice, que para a nossa comunidade condorense, ter a oportunidade de ter seu trabalho na rede municipal de ensino, é um orgulho muito grande; que seu empenho e dedicação com certeza estão sendo absorvidos pelos alunos e crianças que vivem e convivem em seu meio.

Portanto, é justa a singela homenagem que este Poder Legislativo ora estende a Professora Eunice Cistina Pereira Martins, através da presente Moção de Parabéns, para também deixar registrado o reconhecimento e o agradecimento desta Câmara de Vereadores, pois com esta premiação recebida, quem ganha é toda a comunidade escolar do Município de Condor. Aprovada por unanimidade.

Moção n°. 011/2011, “MOÇÃO DE PARABÉNS” ao Clube de Mães Primavera, da Linha Mambuca.Parabenizar esta entidade pela passagem dos seus 22 anos de atividades, ocorrida no ultimo dia 11 de junho do corrente, nas dependências da Igreja Católica da Linha Mambuca.Dessa forma, queremos prestar este reconhecimento a este Clube de Mães, o qual ao longo desses anos vem prestando um importante trabalho na comunidade de Linha Mambuca.Assim sendo, solicitamos que seja dado conhecimento desta a Presidente, Sra. Wilma Moresco, e extensiva a todas as demais membras da entidade. Aprovada por unanimidade.

PARECERES DAS COMISSÕESProjeto de Lei Municipal n°. 050/2011, o qual “Autoriza o Município contratar em caráter temporário servidores para o cargo de Professor, nas áreas que menciona e dá outras providên-

cias”. Aprovado por unanimidade com os pareceres favoráveis.

Por nada mais constar na ordem do dia, deu-se por encerrada a presente Sessão, fi cando convocados todos os Vereadores (a) para a Sessão Ordinária, dia 27.06.2011, (segunda-feira) com início às 18:30 horas, na sede da Câmara Municipal de Vereadores. Anelise Wegner Haerter – Técnica Legislativa.

Poder Legislativo Municipal de CondorRua do Comércio, nº 1190 - Condor, RS

Telefone 3379 1322 / email: [email protected] / site: www.camaracondor.rs.gov.br

Da Síntese das Matérias Apresentadas na Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Condor/RS, realizada em 20 de junho de 2011:

Governo trabalha Orçamento ParticipativoCoordenador regional esteve em Condor nessa semana para apresentar processo

As 23 áreas incluídas no Processo de Participação Popular e Cidadã

A Câmara Municipal de Vereadores, o Conselho Municipal do Desenvol-

vimento (Comude) e a Secreta-ria da Ação Social e Cidadania de Condor receberam a visita, na segunda-feira, 20, do Co-ordenador Regional do PPA Participativo, Paulo Sérgio Ro-drigues, que convocou as lide-ranças locais para participarem das discussões que defi nirão, na forma de participação popular, o Orçamento 2012 e o Plano Plurianual do Estado.

O Coordenador Paulo Sérgio apresentou à comunidade condorenses a forma em que será definido o Orçamento 2012. Conforme esclareci-do, já na próxima terça-feira, 28, acontece em Ijuí a assembleia Regional, quando será definido, entre 66 programas distribuídos em 23 áreas (quadro ao lado) (como saúde, educação, desenvolvimento, etc), dez que serão aplicados aqui na abrangência do Corede Noro-este Colonial. Ainda, após isso, os municípios estarão mobilizados em assembleias locais, no dia 5 de julho, para, entre os projetos regionais, escolherem três pro-jetos a serem desenvolvidos e receberem recursos do governo do Estado em suas localidades. “A proposta é para que a população defina o destino do Orçamento do Estado e não somente de uma parcela destinada ao que tinhamos antes, que era a consulta popular”, salientou Paulo Sérgio.

O “Processo de Participação Popular e Cidadã para

Coordenador Paulo Sérgio Rodrigues apresentou PPA Participativo na Câmara

o Orçamento 2012”, assim denominado pelo governo estadual, terá como base os eixos apontados no PPA. “O PPA, que ainda não foi aprovado na Assembleia Le-gislativa foi bastante debatido entre as lideranças dos Coredes e pelos técnicos do Estado. Foi uma fase bas-tante importante, já que o orçamento participativo parte do que está previsto no PPA”, lembrou Paulo Sérgio.

Dentro desse processo serão organizadas as peças orçamentárias do Rio Grande do Sul, que resultarão nas definições dos investimentos dos recursos no Estado. Para isso, o processo terá três fases: Definição dos ob-jetivos estratégicos, as diretrizes do Governo tarso Gen-ro; definição do Plano Plurianual com o apontamento dos Programas e Ações (esses dois primeiros estágios já aconteceram); e, por fim, o Processo de Participação Popular e Cidadã, que irá apontar as prioridades para o Orçamento de cada ano.

1 - DESENVOLVIMENTO E PROMOÇÃO DO INVESTIMENTO

2 - FAZENDA

3 - CIÊNCIA, INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO

4 - AGRICULTURA, PECUÁRIA E AGRONEGÓCIO

5 - DESENVOLVIMENTO RURAL, PESCA E COOPERATIVISMO

6 - MICRO E PEQUENAS EMPRESAS E ECONOMIA SOLIDÁRIA

7 - TURISMO

8 - INFRAESTRUTURA E LOGÍSTICA

9 - MEIO AMBIENTE

10 - EDUCAÇÃO

11 - CULTURA

12 - SAÚDE

13 - OBRAS PÚBLICAS, IRRIGAÇÃO E DESENVOLVIMENTO URBANO

14 - ESPORTE E LAZER

15 - HABITAÇÃO E SANEAMENTO

16 - COMUNICAÇÃO SOCIAL E INCLUSÃO DIGITAL

17 - SEGURANÇA PÚBLICA

18 - TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL

19 - POLÍTICA PARA MULHERES

20 - JUSTIÇA E DIREITOS HUMANOS

21 - ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS (DETRAN) EGABINETE DO VICE

22 - CASA MILITAR (DEFESA CIVIL)23 - PARTICIPAÇÃO CIDADÃ, GOVERNADORIA

Page 6: Edição dia 24 de junho de 2011

24 de junho de 20116 Geral

Missões mobilizaram comunidade em Esquina Beck

A SMS de Condor solicita que as mu-lheres que agendaram o exame de mamo-

grafia que as mesmas compareçam, na data e horário marcado, pois o não comparecimento acaba prejudicando o andamento dos exames e tirando a oportunidade de mulheres que necessitam realizar a mamografia anual. Caso não possam comparecer na data agendada, favor comunicar 48 horas antes, para substituir a marcação par outra pessoa. Fone de Contato 3379-1379 falar com a Enfª. Rosangela.

Mamografi as

Durante esta semana al-gumas comunidades que fazem parte da Paróquia

Santa Terezinha, Igreja Católica, do município de Condor, viven-ciaram as Santa Missões Popu-lares Franciscana, que reuniram famílias de todas as comunidades do interior e de todos os crédulos religiosos para uma mobilização de Fé e espiritualidade. Confor-me o pároco católico de Condor, Padre Darci Serafi n Rodrigues, “houve uma participação expres-siva de famílias nos momentos de celebrações e palestras, inclusive de pessoas de outros credos”.

Missões Populares mobilizam CondorFreis Capuchinhos e missionários levam Fé às famílias de todo o Município

A semana inicial das Missões Populares em Condor mobilizou as comunidade Nossa Senhora da Luz de Esquina Beck, Nossa Senhora Aparecida de Pontão dos Buenos, Senhora de Lourdes da Linha Mam-buca, Capela Cristo Rei de Capão da Chave e Nossa Senhora de Fátima do bairro Bom Jesus na cidade. Segun-do as lideranças destas comunidades as “missões está sendo uma ação motivadora para uma maior união na família e uma melhor participa-ção na comunidade. É uma bênção de Deus”, relatou o Padre Darci.

A partir de hoje, as Missões se-guem em mais uma etapa de ativida-

des no Município, mobilizando ou-tras comunidades, inclusive a Matriz Santa Terezinha da cidade. Nesta sexta-feira, 24, a partir das 19h30 te-rão missões as seguintes comunida-des: Menino Jesus na Linha Divisa, São José na Barra do Barbosa, Nos-sa Senhora da Paz na Colônia Casch, além da Matriz Santa Terezinha na cidade de Condor.

As Missões Populares Francis-cana, com o tema “UNIDOS EM CRISTO PELA FAMILIA – IDE E EVANGELIZAI”, seguem em Con-dor até o próximo dia 3 de julho. Toda a comunidade é convidada a participar.

Lei Municipal nº 1.957/2011:“AUTORIZA O MUNICÍPIO CONTRATAR EM CARÁTER TEMPORÁRIO SERVIDORES PARA O

CARGO DE PROFESSOR, NAS ÁREAS QUE MENCIONA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.

Gabinete do Prefeito Municipal Em 22 de Junho de 2.011

José Francisco Candido Prefeito Municipal

PUBLICAÇÕES LEGAIS

Estado do Rio Grande do SulPREFEITURA MUNICIPAL DE CONDOR

Rua Ipiranga, 22 / Fone 55 3379 -1133 / Fax 55 3379 -1121

Missionários realizam celebração na Linha Mambuca

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura, juntamente com as demais Se-

cretarias está lançando novamente a Campanha de Arrecadação de garra-fas Pet, limpas de preferência, para o Projeto de Confecção de ornamentos natalinos para o nosso município. Para tanto, pedimos a Comunidade con-dorense que nos auxilie nessa Campanha, entregando as garrafas no eco ponto de arrecadação: antiga COTICOL. Também Comunica a Secretaria Municipal da Educação que estão abertas as inscrições para voluntárias que queiram participar do Projeto. As interessadas deverão contatar com a coordenadora do Projeto Marlene Keller, pela manhã na SMEC e à tarde na sede do PIM.

Garrafas Pet

A Secretaria Municipal da Assis-tência Social comunica que estão aber-

tas as inscrições para o curso de Tricô que será realizado no inicio do mês de julho, as interessadas em fazer o curso deverão fazer a sua inscrição junto a Secretaria da Assistência Social.

Curso de Tricô

A Prefeitura Municipal de Condor através da Secretaria

Municipal de Desenvolvimento Econômico comunica que inicia no mês de julho, no Estado, o Processo de Participação Popular e Cidadã para o Or-çamento 2012. A Participação Popular e Cidadã é um mecanismo valioso, na qual, os cidadãos têm oportunidade manifestar suas necessidades por meio de um processo democrático e participativo. A Assembléia Pública Municipal de Condor será realizada no dia 05.07.2011 às 19h, no Plenário da Câmara Municipal. Convidamos a todos cidadãos do Município para participar do processo de escolha das demandas, lembrando que os mes-mos deverão estar munidos do título de eleitor. A votação das Prioridades será realizada no dia 10/08/2011. Traga seu título de Eleitor e Participe!

Consulta Popular

A Secre-taria Munici-pal de Saúde de Condor solicita enca-

recidamente a todos os usuários do Sistema único de Saúde, SUS, espe-cialmente aqueles que necessitam, de realização de consulta , exames e de transporte para se deslocarem para outros centros, que os mesmos deverão estar sempre munidos dos documentos pessoais, Carteira de Identidade e do Cartão SUS. Aqueles que não possuem seu documento de identidade deverão portar a Certidão de nascimento ou casamento. É obrigatório possuir os referidos documentos para a realização dos exames e consultas, e também para o uso do transporte em virtude de norma insti-

Comunicado da Secretaria Municipal da Saúde

Avisos da Prefeitura

A Secretaria Mu-nicipal de Obras e

Serviços Urbanos comunica que, em virtude do Feriado de Corpus Christi, no dia de ontem não houve recolhimento de lixo, sendo o trabalho retoma-do amanhã, sábado, dia 25.

Recolhimento de Lixo

Em nota publicada na tarde de ontem, a Prefeitura Municipal de Condor através da Secretaria Municipal da Fazenda, Planejamento e Recursos Humanos, comunicou que nesta quarta-feira dia 22 de junho foi efetivado o pagamento antecipando da 1ª parcela do DécimoTerceiro Salário aos servidores do Executivo Municipal e dos Aposentados e Pensionistas do FUNPREV.

Administração adianta parcela do 13º dos servidores

Page 7: Edição dia 24 de junho de 2011

Geral 24 de junho de 20117

Professores defi nem fórmula para Jergs localOs professores da área de Educação

Física, que atuam nas escolas do municí-pio de Condor estiveram reunidos no dia 21 de junho.

Na pauta do encontro a elaboração da fórmula de disputa e a confecção dos car-nês da fase local dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (Jergs).

De acordo com as tabelas elabora-das, as disputas entre os alunos atletas do município de Condor acontece durante quarta-feira e quinta-feira, da semana que vem, dias 29 e 30 de junho.

Os campeões de cada modalidade na fase local estarão habilitados a participa-rem da fase regional, que acontece duran-te o mês de julho e tem abrangência nos municípios da 36ª Coordenadoria Regio-nal de Educação.

Padre e Jornalista Darci RodriguesDe olho na Realidade

[email protected]

A EUCARISTIA É FONTE DA MISSÃOPara os católicos a Eucaristia não é apenas um sacramento, mas é o

maior de todos. Pois além de conter a graça do Senhor possui nela o pró-prio autor da graça. E foi na quinta-feira santa que Jesus instituiu a Eu-caristia para permanecer visível no meio de seus fieis. (cf. Mt. 26,26-29) “Enquanto comiam, Jesus tomou um pão e, tendo-o abençoado, partiu-o e distribuiu-o aos discípulos, e disse: Tomai e comei, isto é o meu corpo. Depois tomou o cálice e, dando graças, deu-lhes dizendo: bebei dele todos, isto é o meu sangue, o sangue da aliança, que é derramado por muitos para a remissão dos pecados. Fazei isso em memória de mim”.

E assim Jesus institui o sacramento da Eucaristia que é fonte da vida cristã. E é o mistério da fé, o dom por excelência, o maior tesouro espi-ritual da igreja. Pois a Eucaristia é Jesus Cristo vivo e ressuscitado na forma de pão e vinho e após a consagração na santa missa se tornam o seu corpo e seu sangue.

Mas somente pela fé vamos entender esse mistério, mas ao mesmo tempo é um mistério que torna realidade quando comungamos com Je-sus e comungamos com as pessoas. Uma não é possível sem a outra. E é desta união que nasce o comprometimento pelo reino de Deus. Ou seja de sermos missionários levando a boa notícia do evangelho ao povo de Deus. E essa missão pode iniciar em nossas famílias, alimentados pela Eucaristia que nos sustenta espiritual, mas ao mesmo tempo nos dá co-ragem para superar as adversidades do mundo. E foi isso que aconteceu com os apóstolos e ao longo da historia da igreja para muitos discípulos do Senhor.

E isso é para nós a certeza quando Jesus disse: “Eu sou o pão da vida: aquele que vem a mim não terá fome, e aquele que crê em mim jamais terá sede” cf. Jo 6, 35). Quem recebe o Cristo, com a convicção que realmente Jesus está presente na Hóstia Consagrada, tem a benção de estar sempre saciado de graças vindas Dele. E assim o cristão que celebra e comunga verdadeiramente do Corpo de Cristo não fica parado, inerte, mas sai de si mesmo para anunciar o Senhor e suas maravilhas é o que estamos percebendo nas missões populares em nossa paróquia.

E essa sede missionária é a certeza de que com a Eucaristia celebra-da e recebida tem nos animado para termos um espírito evangelizador. E isso nos permite a não enterrar os talentos que recebemos, mas colocar-mos a serviço do Senhor.

Então aproveitamos para celebrar a Eucaristia nesta sexta-feira dia 24 de junho às 19h30min na Igreja Matriz Santa Terezinha quando te-remos o inicio das missões populares na comunidade matriz. Vamos então marcar esse encontro com Jesus o Senhor de nossa vida e com os nossos irmãos na fé.

Gestores do setor de educação do Município estiveram reunidos

Do dia 13 a 21 de junho ocorreram as reuniões pedagógicas coordena-

das pelo Setor Pedagógico da Secretaria Municipal de Edu-cação e Cultura. Nesta etapa objetivou elevar a refl exão so-bre o Planejamento, pois a ne-cessidade do planejar faz parte da história do ser humano, no dia-a-dia sempre está se enfren-tando situações que necessitam planejamento.

O planejamento escolar, plano de ensino e planejamento de aula, do geral ao particular, todos estão relacionados e são fundamentais para que o currículo aconteça, pois o planejamento é um meio para se programar as ações, mas é também um momento de pesquisa e de reflexão.

Todas as modalidades de en-sino da Educação Infantil, Anos Iniciais e Séries Finais do ensino Fundamental tiveram oportunida-de de discussão e sugestões. Pois

Smec promoveu semana pedagógicaMomentos foram de refl exão e planejamento das atividades paras as escolas do Município

a partir dessa troca de experiências a Secretaria Municipal de Educa-ção tem como objetivo elaborar juntamente com os professores da rede uma Proposta Municipal para o Ensino Fundamental de Nove Anos. Neste primeiro momento já se realizou coleta de dados para Proposta de Alfabetização e Le-

tramento para Educação Infantil e Anos Iniciais. Sendo que no mês de Julho ocorrerá a formação con-tinuada e no segundo semestre do corrente ano será dado mais emba-samento, e estudo na elaboração dessa proposta, relatou a Secretá-ria Municipal de Educação e Cul-tura Sandra de Bairros.

CRAS e Smec promovem trabalho intersetorialNo dia 16 de junho estiveram

reunidos em um trabalho de inte-gração intersetorial na SMEC as psicólogas do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), Cristiane Breitenbach e Marli Kau-ffmamn, a Assistente Social Ieda Vergara, Secretária Municipal de Educação e Cultura professora San-dra de Bairros diretores das Escolas Municipais. O encontro proporcio-nou esclarecimentos sobre a atua-ção do CRAS no município e tam-bém a disponibilidade deste serviço

Reunião de� niu tabelas para a disputa da fase local do Jergs

para com as Escolas. Os alunos que necessitarem de orientação, terão encaminhamento juntamente com

suas famílias nos atendimentos gru-pais com as psicólogas na sede do CRAS.

RAINHA DA 12ª OKTOBERFESTAcontece no próximo dia 6 de agosto o Baile de Escolha da Rai-nha e das Princesas da 12ª Okto-berfest de Condor. O Baile será realizado no Pavilhão da Igreja Evangélica e terá animação da Banda Stúdio da cidade de Laje-ado. A Comissão Organizadora ainda está recebendo inscrições das candidatas que concorrerão a coroa de Rainha da edição 2011 da Oktoberfest condorense.

Page 8: Edição dia 24 de junho de 2011

24 de junho de 20118 EspecialUm Centenário de vida

Maria da Glória e seus netos

Maria da Glória Mafalda dos Santos Teixeira

Maria da Glória Mafalda dos Santos Teixeira, ca-rinhosamente conheci-

da como vovó Glória, completou cem anos de vida no dia nove de junho de dois mil e onze.

Nascida e criada em Cruz Alta, ca-sou-se com Alexandre Teixeira, com quem teve oito filhos. Em meados de mil novecentos e sessenta e oito, Maria da Glória e seu esposo Alexan-dre mudaram-se para o Mato Grosso, onde ela reside até hoje na companhia de três filhos, netos e bisnetos.

Seu Centenário foi marcado com uma linda e emocionante fes-ta no dia onze de junho em Itiquira – MT. Seus filhos, netos, bisnetos e amigos uniram-se para comemorar a trajetória de alegria, paz e amor de Maria da Glória. Uma caravana de condorenses, descendentes de Vovó Glória, deslocou-se até lá para feste-

jar seu centenário.Recentemente Maria da Gló-

ria foi agraciada com seu primeiro tataraneto, que é

condorense, hoje com oito meses de vida.

Maria da Glória, suas fi lhas e bisnetos

Page 9: Edição dia 24 de junho de 2011

Social 24 de junho de 20119

KauãUm momento espe-cial, merece atenção especial.Nasceu dia 1º de junho de 2011 Kauã Ruhan Barce-los Schmidt, para a felici-dade dos pais Dilson e Vivia-ne e das ma-nas Kathleen e Keithy.Te amamos Kauã!

24/06 Iris Wechwert24/06 Lili Veiverberg24/06 Luis Henrique Lindner24/06 Natascha Sthalhofer25/06 Cristiane Horst 25/06 Miriam Burgel26/06 Gessi da Rosa Teixeira26/06 Patrícia Trentin27/06 Katiane P. Pereira27/06 Moisés Herminio Cechella

Aniversariantes da Semana

Parabéns!

Francisco e Mariana“Que suas vi-das sejam sem-pre de muitas e muitas conquis-tas e realiza-ções”.Feliz aniver-sário Mariana no dia 12/06 e Francisco no dia 18/06. Uma homena-gem da vó Sa-lete e demais familiares.

28/06 Osiel Oliveira da Silva28/06 Augusto Barzotto28/06 Angela Alves28/06 Odelmo Breitenbach29/06 Ana Júlia Dalabrida29/06 Andressa Amaral29/06 Cléber Oliveira Brizola29/06 Taciane T. Mafalda30/06 Eunice Pereira Martins30/06 Dari Fritsh

Gabrieli Gabrieli, dia 28 de junho é o seu aniversário, uma data especial para você, e que também nos deixa muito alegre por saber que você esta feliz, colhendo mais uma rosa do seu jar-dim. Você nos demonstra toda sua viva-cidade e sua luta para realizar os seus ideais, nós desejamos que esse incentivo esteja sempre presente em sua vida para que possa conquistar mais e mais todos os seus sonhos.

E que seu jardim produza muitas ou-tras rosas para você colher muitos e muitos anos, seja feliz hoje, amanhã e sempre.

Te amamos Muito.com carinho seus pais: Juarez e Gla-cir, da Mana Berti, e do Noivo Jonas.

Page 10: Edição dia 24 de junho de 2011

24 de junho de 201110

No dia 17 de junho as turmas do Ensino Fundamental e Médio reali-zaram suas festas Juninas. No turno da manhã foi a partir das 10h00min havendo tendinhas para compra de produtos típicos e também as danças.

No turno da tarde, além dos pratos típicos das festas juninas e da pesca-ria, foi encena-do o tradicional casamento cai-pira pela turma 82, sob orien-tação da Profª Lucinéia Renata Martins Zboro-wskí. Após as crianças pude-ram se divertir com as músicas e danças.

As turmas das séries iniciais do Ensino Fundamental realizaram uma divertida gincana, sob orientação dos alunos estagiários Alesson Kette-nhuber e Denise Des-sbesell da Unicruz. Além dos mesmos, as professoras das res-pectivas séries tam-bém auxiliaram no decorrer da atividade. Foram realizadas ati-vidades recreativas e esportivas.

Escolas

MEIO AMBIENTE Tema desenvolvido na disciplina de Filosofi a

sob orientação da Profª Vanise Dahmer – Turma 202 – Ensino Médio

1- É importante ter consciência da imensidão e da importância que representa a Amazônia?

Fernanda: Sim, pois ela é importante para a nossa sobrevivência.

Andréia: Sim, pois a Amazônia tem uma imensidão incrível, além da sua importância mundial, por ter a maior biodiversidade do mun-do. No entanto o clima e a estabilidade climática do planeta dependem dela, aumentando sua im-portância para nós.

2- Quer dizer que a fl oresta tem relação dire-ta com nossa vida?

Fernanda: Sim, porque existem várias coisas da Amazônia em nosso redor.

Andréia: Com certeza, o calor por exemplo, tem aumentado cada vez mais, tudo isso tem haver com o desmata-mento da Amazônia. Devemos nos preocupar e tentar salvar o que pouco resta da floresta Amazônica.

3- E o desmatamento?Fernanda: O desmatamento está relacionado com nosso dia-a-dia, fazendo com que nossas florestas acabem.Andréia: O desmatamento deve ser uma preocupação redobrada, pois é o ponto de partida para outras destruições

que podem ocorrer com a Amazônia, fazendo assim que ela acabe por irresponsabilidade do homem.4- O que nós podemos fazer para ajudar a salvar a Amazônia?Fernanda: Podemos nos informar de tudo o que compramos relacionados à Amazônia, para saber se é legaliza-

do.Andréia: Podemos sim ajudar a salvar a Amazônia, mas não depende só de algumas pessoas, mas sim de todos.

Começando, por consumir madeira legal, que seja sustentável de forma que a floresta fique em pé e não consumir madeira ilegal, que esteja sendo explorada de forma incorreta e prejudicial.

5- O trabalho missionário também ajuda no combate à exploração da madeira e à destruição ambiental?Fernanda: Sim, pois é fundamental conscientizar as pessoas sobre a importância da Amazônia.Andréia: Sim, pois a igreja tem um papel importante na conscientização mundial da necessidade de ajuda que a

Amazônia necessita, ajudando-nos a denunciar e mostrar onde existe exploração de madeira ilegal.6- Para o jovem defender o meio ambiente, ele não precisa um pouco de loucura, de idealismo?Fernanda: Não, pois cada um de nós sabe nosso papel na sociedade.Andréia: Sim, pois com idealismo, ajudamos a lembrar de que nosso dever de preservar e cuidar não é um favor

na sociedade, mas sim um dever que deve ser cumprido.7- E quem vai tomar a iniciativa?Fernanda: Todos nós.Andréia: Todos nós da sociedade, que queiram um mundo melhor.

MATEMÁTICA E MÚSICA A turma 82 sob orientação da Profª Daniela F. Kettermann realizaram

um trabalho diferenciado. Produziram e apresentaram canções relacionadas aos conteúdos da disciplina de matemática.

FESTA JUNINA

GINCANA ESPORTIVA DO ENSINO FUNDAMENTAL SÉRIES INICIAIS

A Festa Junina da Escola Levino Lautert aconteceu quarta-feira, dia 22/06 em dois momentos. No turno da manhã envolveu os alunos do 4º ano à 8ª série e de tarde do 1º ao 3º ano. O ponto alto da programação foram as apresentações da meninada e a avaliação das tarefas da Gincana Junina. Foi muito bonito, divertido e mostrou a capacidade de organização dos alunos e professoras, que conseguiram ensaiar diversas apresentações A festa foi emocionante e despertou o interesse da garotada na pesquisa do porquê da festa Junina, com isso resgatando e valorizando as manifestações culturais do homem do campo.

A Equipe “Arraia de São João” foi a vencedora da Gincana Junina, com o total de 265,5 pontos. Valeu pela criatividade e dedicação de todos os participantes.

Com muita satisfação os professores e Equipe diretiva parabenizam todos os participantes que se esforçaram pra fazer esse momento divertido, alegre e especial.

Confira momentos da festa junina comprometida com a aprendizagem dos alunos:

Festa Junina na Escola

Desfi le do casal caipira

Versos em rima falando dos santos juninos

Interpretação da música junina

Grito de Guerra Equipe vencedora “Arriá de São João”

Page 11: Edição dia 24 de junho de 2011

Geral 24 de junho de 201111PREVISÃO DO TEMPO

por Carolina Breunig

Fonte: Tempo Agora

Produtoras Rurais discu-tem o uso da internet

A Comissão das Pro-dutoras Rurais da Far-sul realizaram no início desta semana a 35ª Eta-pa do Fórum Permanen-te do Agronegócio, no auditório da Federação, em Porto Alegre. O tema abordado foi “Co-municação: O Poder de Vencer Barreiras”. Zê-

Farsul avalia Plano Safra Empresarial 2011-2012O presidente do Sistema Far-

sul, Carlos Sperotto, participou, na sexta-feira passada, 17/06, em Ribeirão Preto, da cerimônia de anúncio do Plano Safra da Agri-cultura Empresarial 2011-2012 que terá um total de R$ 107,2 bilhões. Para ele, alguns pontos merecem destaque. Entre eles, as novas condições de financia-mento e aumento do crédito para o médio produtor rural. Serão R$ 80,2 bilhões destinados a custeio e comercialização da safra, 6% a mais que o direcionado no ciclo 2010/2011. Desse valor, R$ 64,1 bilhões poderão ser contratados a juros controlados, com taxas fixas de 6,75% ao ano. O Progra-ma Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp) terá 48,2% mais recursos que o estipu-lado na safra 2010/2011. No ciclo 2011/2012, o Pronamp coloca à disposição dos produtores R$ 8,3 bilhões para crédito de custeio e investimento, com taxas de juros de 6,25% e até oito anos para pa-gamento, no caso de operações de investimento. Para Sperotto, outra alteração importante foi o aumen-to do limite de renda bruta anual para enquadramento no programa que passa de R$ 500 mil para R$ 700 mil. Além disso, os limites de

VAGA DE EMPREGO

Precisa-se de casal para tra-balhar em granja com conheci-mento em todos os serviços. In-teressados deixar currículo com referência no Sindicato Rural de Condor.

A Agência Nacional de Ener-gia Elétrica (ANEEL) apro-vou na terça-feira, 21, em

reunião pública de diretoria, os reajustes tarifários de três conces-sionárias que atendem o interior do Rio Grande do Sul. São elas: Mu-xfeldt, Marin e Companhia Ltda. (Mux Energia), Centrais Elétricas de Carazinho S/A (Eletrocar) e Hidroelétrica Panambi S/A (Hidro-pan). As novas tarifas entrarão em vigor no dia 29 de junho de 2011.

Ao calcular os índices de reajus-te, a Agência considera a variação de custos que a empresa teve no decorrer do período de referência. A fórmula de cálculo inclui custos típicos da ati-vidade de distribuição, sobre os quais incide o IGP-M e o Fator X, e outros custos que não acompanham necessa-riamente o índice inflacionário, como energia comprada de geradoras, en-cargos de transmissão e encargos se-toriais.

Reajuste para três distribuidoras do RS entram em vigor no próximo dia 29

As concessionárias encaminham informações econômicas e um índi-ce com o reajuste pleiteado. Os da-dos são usados como referência para análise da área técnica da Agência,

Confira os índiCes a serem apliCados às Contas de energia.

que sinaliza o reajuste a ser sub-metido à aprovação da diretoria, em reunião pública. Os pleitos das empresas são divulgados no sítio da ANEEL. Consulte aqui o pleito das distribuidoras.

A aplicação do reajuste anual e da revisão tarifária está prevista nos contratos de concessão assinados entre as empresas e o Governo fe-deral, por meio da ANEEL. Os índi-ces homologados pela Agência são os limites a serem praticados pelas empresas.

custeio e de investimento/benefi-ciário foram ampliados, respec-tivamente, para R$ 400 mil e R$ 300 mil. Para investimento, serão R$ 20,5 bilhões e R$ 6,5 bilhões em linhas especiais (PSI e apoio ao setor sucroalcooleiro). Sperot-to acrescentou a atenção especial dedicada à pecuária que está rece-bendo incentivos para renovação das pastagens e retenção de matri-zes. “Essas práticas comuns no RS estão sendo estendidas para o res-tante do país, com benefício para a atividade”, ressaltou. O volume de recursos com limite de R$ 750 mil por produtor poderá ser aplicado na recuperação dos pastos, na re-tenção e compra de matrizes e re-produtores. Sperotto lamentou que a situação do arroz não tenha sido contemplada no Plano Safra. “O arroz continua na espera de avan-ços para frear a queda nos preços. É lamentável que no momento em que se ressalta a grandiosidade da agropecuária nacional, um produ-to tão importante como o arroz fi-que só nas promessas. Esperamos que na próxima semana ocorram avanços por parte da Conab, Mi-nistério da Agricultura e Banco do Brasil”, ressaltou Sperotto. O assessor técnico da Farsul, Fer-nando Adauto Loureiro de Souza,

destacou que a pecuária gaúcha pode se beneficiar com o Progra-ma Agricultura de Baixo Carbono que dará ao produtor condições de financiamento com taxas de juros de 5,5% ao ano, mais baixas que o fixado para a maioria das linhas de crédito para agricultura (6,75%). Segundo ele, a pecuária gaúcha sustentável em campo nativo que é praticada no bioma Pampa e nos Campos de Cima da Serra se enquadra nas condições de finan-ciamento do programa que tem recursos para pecuária e recupe-ração de campos degradados. No total, os programas de investimen-to voltados a atividades agropecu-árias que permitem a mitigação da emissão de gases de efeito estufa terão R$ 3,15 bilhões e poderão ser contratados com condições mais facilitadas.

Fonte: Sistema Farsul

nia Aranha da Silveira, coordenadora da Co-missão, ressaltou que o objetivo foi incentivar o uso das redes sociais como ferramentas de divulgação e aperfei-çoamento da atividade, atendendo a demanda apontada pelas produ-toras.

Unidades ConsUmidoras e os mUniCípios atendidos pelas ConCessionárias

Page 12: Edição dia 24 de junho de 2011

24 de junho de 201112 Esportes

Combinado condorense

Foi realizado na tarde de do-mingo, dia 19, no campo do Grêmio Condor, Estádio

Wilibaldo Schmidt, o 1º Jogo da Solidariedade, promovido pelos poderes Executivo e Legislativo e CMD de Condor.

Como atração principal do evento, o enfrentamento em parti-da de futebol entre combinados de atletas de Panambi e Condor, po-rém, o objetivo maior da tarde era aumentar os estoques da campanha

Entre Condor e Panambi, venceu a solidariedadeJogo entre combinados condorense e panambiense arrecadou bom número de agasalhos

do agasalho, sendo que o ingresso para assistir a partida de futebol era um agasalho. E, na segunda-feira, dia 20, a entrega dos agasalhos ar-recadados, pelo CMD, à Secretaria da Ação Social e Cidadania de Con-dor, confirmou o sucesso da iniciati-va proposta pelo vereador José Dias dos Santos (PP). Mais de uma cen-tena de peças de roupas, entre ca-sacos, calças e camisas e camisetas foram arrecadados, principalmente através do público e dos atletas de

Panambi que prestigiaram o evento em Condor.

Como resultado da partida, o combinado panambiense venceu a partida pelo placar de 4 a zero, gols de Eber, Emerson Ávila, Marco So-vaco e Cristian.

Um jogo de volto esta agenda-do para acontecer no próximo dia 3 de julho, no Estádio João Marimon Júnior (Piratini) em Panambi, junta-mente com a final do Campeonato Municipal de Juniores de Panambi.

Confi rmada para a próxima segunda o início do Municipal de Futsal

Está confirmada para a próxima segunda-feira, 27, o início do Cam-peonato Municipal de Futebol de Salão, categoria principal masculi-no. 17 equipes disputam, até o dia 5 de agosto o título condorense do Futsal. As rodadas serão disputadas em três dias da semana (segunda-feira, quarta-feiras e sexta-feira) no Ginásio Municipal Deomar Lautert. Na página 13 da edição de hoje do Jornal Vila Liberdade a tabela com-pleta do Campeonato Municipal de Futsal, acompanhe:

- Adiada em função da chuva forte que atingiu a região na sex-ta-feira passada, a rodada inicial do torneio de Futebol Sete da Fase Local da Olímpíada do Sesi, que aconteceria em Condor no final de semana passado, irá acontecer no

próximo dia 2 de julho, também no Campo do Grêmio Condor, com os seguintes jogos: 13h45 - Kepler Weber X Bruning; 14h45 - Joscil X Saur “A”. Outras duas equipes par-ticipam do torneio (Saur “B” e Fo-ckink) que terá os demais jogos no Sesi em Panambi.

- Estão confirmados pelo CMD de Condor, para acontecerem a partir do mês de setembro os campeonatos municipais de futsal Feminino e Vete-ranos. Também deve ser realizados a partir de setembro o Campeonato Mu-nicipal de Futsal do Interior, o qual, o CMD passa a estudar a possibilidade de realizá-lo nas quadras do interior do Município, como Mambuca, Pon-tão e Esquina Beck. Ainda, já se traba-lha a organização do campeonato de Futsete.

Igreja Batista Emanuel tem posse de novo Pastor nesse sábado

A Igreja Batista Emanuel de Condor promove amanhã, 25, a posse do seu novo pastor.

Assume a congregação condo-rense o Pastor Odemar Rehfeld, que anteriormente atuava na ci-dade de Ajuricaba, onde também trabalhou como professor da rede pública estadual. Rehfeld seguirá o trabalho a frente da Igreja Ba-tista Emanuel de Condor no lugar do Pastor Maurício Zimmermann,

que deixou o Município no início deste ano.

A Posse do Pastor Odemar Rehfeld acontecerá no templo sede da igreja em Condor, na Rua Du-que de Caxias (em frente a Escola Agostinha Dill), a partir das 19h30 deste sábado. O culto de posse terá como orador o Pastor Oswal-do Mancebo Reis e será presidido pelos pastores Wolfgang Reinke e Ederson Malheiros Menezes.

Combinado panambiense

Page 13: Edição dia 24 de junho de 2011

Tabela Municipal de Futsal 24 de junho de 201113Tabela Municipal de Futsal

Page 14: Edição dia 24 de junho de 2011

Eu ví...

ClassiVila

24 de junho de 201114

VENDO Moto CG Titan, ano 95. Tratar 9123-7511.

ALUGO Sala Comercial na Ga-leria Prager. Tratar 3379 1303.

VENDO casa de madeira na Rua Herbert Schmidt, c/ 190m², terreno de 878m². Tratar 9169 0032 ou 9109 4700.

- Uma vez já fi z um gritedo aqui pelo mesmo fato

do CMD).Quem gosta um pouco de futebol

em Condor e tem data de nascimen-to posterior aos anos de 1965, tenho a absoluta certeza que quase morre de inveja e de curiosidade daqueles que puderam viver nessa época e as-sistiram o Grêmio Condor em suas empreitadas regionais e estaduais, principalmente do confrontos com os times de Panambi do Piratini e do Grêmio Panambi.

E quando surgiu esse prano de fazê esse jogo entre Condor e Pa-nambi, foi a primeira coisa que me veio às ideia: jogo no Campo do Grêmio, as fotos dos jogos do Grê-mio Condor cercado por centenas

de pessoas, Cincas, Maveriques e Variants... é de dá arrépio...

Pois é, mas o sentido esse só foi meu e de pouquíssimos condorense que foram no campo domingo pas-sado.

Mas como que posso falá do pu-blico se nem os atletas convocados compareceram (claro que alguns estavam sem condições físicas, mas teve os que não deram a mínima pra situação).

Todavia, ainda tenho a espe-rança de ver o Campo do Grêmio lotado para uma grande partida do time da Vila contra seja lá quem for, pra que um dia eu também possa ter bons causos pra contar...

Que Barbaridade! por Marcelo Fripp

fi z um gritedo aqui pelo mesmo fato

que vô gritá e esperniá ago-ra: virô mania, vício, cultura de boa parte do povo condorense de reclamá que “em Condor nunca tem nada”. Pois é, só que, quando tem, ninguém prestigia, e não me venha com essa de que foi pouco divulgado, que nin-guém, sabia, que ninguém contô, porque deu na rádio duas semanas seguidas, saiu nos dois jornais da Vila, em jornal de Panambi e até nas rádia do além Palmeira.

Pois é, to falando do Jogo da Solidariedade (baita ideia do vere-ador José Dias e baita organização

Cruzadinha

VENDO Royale 93 – DH, Ar, Bor-dô. R$ 7.500,00. Fone: 9155.4420

DESPACHO POUCO COMUMA Escola Nacional de Magistratura incluiu em seu

banco de sentenças, o despacho pouco comum do juiz Rafael Gonçalves de Paula, da 3ª Vara Criminal da Co-marca de Palmas, em Tocantins. A entidade considerou de bom senso a decisão de seu associado, mandando sol-tar Saul Rodrigues Rocha e Hagamenon Rodrigues Ro-cha, detidos sob acusação de furtarem duas melancias:

DESPACHO JUDICIAL. DECISÃO PROFERIDA PELO JUIZ RAFAEL GONÇALVES DE PAULA NOS AUTOS DO PROC Nº. 124/03 - 3ª Vara Criminal da Comarca de Palmas/TO:

DECISÃOTrata-se de auto de prisão em fl agrante de Saul

Rodrigues Rocha e Hagamenon Rodrigues Rocha, que foram detidos em virtude do suposto furto de duas (2) melancias. Instado a se manifestar, o Sr. Promotor de Justiça opinou pela manutenção dos indiciados na pri-são.

Para conceder a liberdade aos indiciados, eu po-deria invocar inúmeros fundamentos: os ensinamentos de Jesus Cristo, Buda e Ghandi, o Direito Natural, o princípio da insignifi cância ou bagatela, o princípio da intervenção mínima, os princípios do chamado Direi-to alternativo, o furto famélico, a injustiça da prisão de um lavrador e de um auxiliar de serviços gerais em contraposição à liberdade dos engravatados e dos polí-ticos do mensalão deste governo, que sonegam milhões

Na Net... (colaboração Paulo Lauer - [email protected])

DESPACHO INUSITADO DE UM JUIZ EM UMA SENTENÇA JUDICIAL ENVOLVENDO 2 POBRES COITADOS QUE FURTARAM 2 MELANCIAS.

VENDO Chácara na Colônia Cash c/ 9,5 hectares. Tratar 9164 6691.

PRECISO de casal p/ trabalhar em granja c/ conhecimento em todos os serviços. Contato deixar currículo no Sindicato Rural de Condor c/ referência.

VENDO Casa de Alvenaria c/ 85 m², terreno c/ 382m², construção recente, junto a Rua Oscar Sauer, 11, centro de Condor. Valor R$ 78.000,00. Tratar 9175 3519.

COMPRO terreno na cidade de Condor. Tratar com Eloi.

VENDO casa de alvenaria c/ 110m², Rua Castelo Branco, esquina com a Rua 15 de Novembro. Tratar 9153 9267.

Resposta anterior

dos cofres públicos, o risco de se colocar os indiciados na Universidade do Crime (o sistema penitenciário na-cional)...

Poderia sustentar que duas melancias não enrique-cem nem empobrecem ninguém. Poderia aproveitar para fazer um discurso contra a situação econômica brasilei-ra, que mantém 95% da população sobrevivendo com o mínimo necessário apesar da promessa deste presidente que muito fala, nada sabe e pouco faz.

Poderia brandir minha ira contra os neo-liberais, o consenso de Washington, a cartilha demagógica da esquerda, a utopia do socialismo, a colonização euro-péia....

Poderia dizer que George Bush joga bilhões de dó-lares em bombas na cabeça dos iraquianos, enquanto bilhões de seres humanos passam fome pela Terra - e aí, cadê a Justiça nesse mundo?

Poderia mesmo admitir minha mediocridade por não saber argumentar diante de tamanha obviedade.

Tantas são as possibilidades que ousarei agir em total desprezo às normas técnicas: não vou apontar ne-nhum desses fundamentos como razão de decidir.

Simplesmente mandarei soltar os indiciados. Quem quiser que escolha o motivo.

Expeçam-se os alvarás.Intimem-se.Rafael Gonçalves de Paula

Juiz de DireitoEle com certeza desabafou por todos nós!

Page 15: Edição dia 24 de junho de 2011

Lazer 24 de junho de 2011 15

SAGITÁRIO - A fase é car-regada de mudanças emocio-nais profundas e necessárias.

Algo ou alguém deve ser deixado para trás neste período. Intimidade e sensualidade em alta para sagitarianos comprometidos. Amor em fase de mudanças.

CAPRICÓRNIO - O sol en-tra em câncer e se une a mer-cúrio promovendo as mudan-

ças necessárias ao prosseguimento de seus planos e projetos. O trabalho segue razo-avelmente tranqüilo com novos projetos e mudanças positivas.

AQUÁRIO - O sol en-tra em câncer e se une a mercúrio pressionado por

poderosos planetas. Neste período é possível que você enfrente alguns problemas no trabalho ou na saúde. Projetos podem ser adiados.

PEIXES - O sol en-tra em câncer e mobi-liza seus romances e

amores. A fase é ótima para rever questões que ainda incomodam no setor. Caso esteja só, esta é um óti-mo momento para sair, se divertir e conhecer alguém interessante.

LEÃO - O sol entra em câncer e sua saúde pode ressentir, pois sua energia

é derrubada neste período. Procure manter uma alimentação equilibrada e pratique exercícios moderados. O mo-mento pede cuidados.

VIRGEM - O sol entra em câncer e se une a seu regen-te, que já está pressionado

por planetas poderosos. A fase é tensa e carregada de mudanças importantes. cui-de de suas finanças e não se envolva em investimentos inseguros.

LIBRA - O sol entra em câncer e se une a mercúrio que é pressionado por po-

derosos planetas. Algumas mudanças serão inevitáveis neste período, espe-cialmente no setor familiar e em sua carreira. Deixe o controle de lado.

ESCORPIÃO - Projetos de viagens podem ser adia-dos neste período, no en-

tanto você não deve se preocupar, pois a fase mais tensa é passageira. Cuide bem de seu dia a dia especialmente no trabalho que pode ter alguns problemas nesta fase.

ÁRIES - O sol entra em câncer, se une a mercúrio e mobiliza assuntos de família

e relacionamentos familiares. Vida domes-tica passa a ser o mote principal de suas investidas e preocupações. Carreira e fi-nanças continuam em um bom momento.

TOURO - O sol se une a mercúrio em câncer e pro-move mudanças e transfor-

mações importantes em suas amizades e trabalhos em equipe. Este pode ser um pe-ríodo tenso, carregado e situações difíceis. Não assine nenhum acordo nesta fase.

GÊMEOS - O sol entra em câncer e se une a seu regente mobilizando assuntos rela-

cionados às suas finanças. Mantenha seus investimentos e seus gastos sob rígido con-trole neste período e não assine contratos por alguns dias.

CÂNCER O sol entra em seu signo e se une a mercúrio promovendo

mais mudanças em vários setores de sua vida, especialmente nos rela-cionamentos familiares e pessoais. Carreira também passa por mais al-gumas mudanças.

Sudoku, é um quebra-cabeça baseado na colocação lógica de núme-ros. O objetivo é a colocação de números de 1 a 9 em cada uma das células vazias numa grade, constituída por 3×3 subgrades chamadas regiões. O quebra-cabeça contém algumas pistas iniciais. Cada co-luna, linha e região só pode ter um número de cada um dos 1 a 9. Resolver o problema requer apenas raciocínio lógico e algum tempo.

Sudoku GastronomiaRECEITA para o � nal de semana

Ingredientes3 colheres (sopa) de chocolate em pó 2 colheres (sopa) de manteiga2 colheres (sopa) de açúcar ½ xícara (chá) de chocolate ao leite picado ½ xícara de (chá) de creme de leite Óleo para untar Coco ralado para polvilhar Creme branco:1 lata de leite condensado 2 xícaras (chá) de leite 3 colheres (sopa) 300g de chocolate branco picado ½ lata de creme de leite Creme escuro: 1 lata de leite condensado 2 xícaras (chá) de leite 3 colheres (sopa) de maisena 300g de chocolate picado ½ lata de creme de leite

Modo de PreparoPara o creme branco, bata no liquidificador o

Pudim Bicolor

Solu

ção A

nter

ior

Horóscopo da semana

Amistosos de Futebol

Sábado 25/06Campo do Grêmio13h30 - São José x Fla-mengo

Assemco14h30 - 8 de Julho x Veterano do Ases

PanambiCampo do Vila Nova14h30 - Austral x Vet. Vila Nova

PREFEITURA MUNICIPAL DE CORONEL BICACO-RS42 vagas vagas, nível, Superior remu-neração de até R$ 1.890,16 .As inscri-ções podem ser feitas até o dia 28/06, maiores informações e inscrições no site www.plconsultorias.com.br

PREFEITURA MUNICIPAL DE BOA VISTA DO INCRA RS42 vagas para vários cargos, ní-vel 1º, 2º e 3º grau, remuneração de até R$ 6.276,05. As inscrições podem feitas até o dia 28/06, pelo site www.objetivas.com.br.

PREFEITURA MUNICIPAL DE GRAVATAI - RS136 vagas, nível 2° grau, remunera-ção de até R$ 4.425,69 .As inscri-ções podem ser feitas até o dia 13/07, maiores informações e inscrições no site www.pontuaconcursos.com.br.

PREFEITURA MUNICIPAL DE IBI-RUBÁ - RS114 vagas para vários cargos, nível 1º, 2º e 3º grau, remuneração de até R$ 5.406,95. As inscrições podem ser fei-tas até o dia 06/07, no site www.con-cursosfmp.com.br

Concursos

leite condensado, o leite, a maisena e o chocolate. Coloque em uma panela e leve ao fogo médio, me-xendo até engrossar. Retire do fogo, misture o creme de leite, cubra com filme plástico e deixe amornar. Despeje em uma forma de buraco no meio de 22 cm de diâmetro levemente untada com óleo. Leve a ge-ladeira por 1 hora. Em outra panela, leve ao fogo médio os ingredientes do creme escuro, menos o cre-me de leite, mexendo até engrossar. Retire do fogo e misture o creme de leite. Espere amornar coberto com filme plástico e despeje sobre o creme branco na forma.

Leve a geladeira por mais 1 hora. Em uma pane-la, leve ao fogo baixo o chocolate em pó, a manteiga e o açúcar por 5 minutos ou até formar uma calda. Retire do fogo, acrescente o chocolate picado, o cre-me de leite e misture até derreter o chocolate. Desen-forme o pudim e regue com essa calda. Polvilhe com coco ralado e sirva.

tas nos palitos, no caso das maçãs em palitos de sorvete e os morangos e uvas em palitos de chur-rasco. Somente após as frutas estarem espetadas que devem ser passadas na calda.

Page 16: Edição dia 24 de junho de 2011

24 de junho de 2011