jornal novo ed. 24 / 18 a 24 de junho 2014

20
19 a 25 de Junho de 2014 - ANO I - Nº 24 Corpus Christi em Rio das Ostras terá tapetes de sal, missas e procissões Petrobras registra aumento de produção em seis anos Feriado terá George Israel e Guto Goffi Páginas 9 Empresários aprovam Terminal Portuário em Macaé Cerca de 150 pessoas, entre representantes da in- dústria e do comércio de Ma- caé, empresários brasileiros e estrangeiros de setores como hotelaria, fornecimento de produtos e serviços e indústria de petróleo e gás, bem como gestores públicos municipais, participaram, na terça-feira (10), do Seminário Terminal Portuário de Macaé (Terpor). O Terpor, que pode elevar o Produto Interno Bruto (PIB) de Macaé em até 20%, foi apro- vado pelos empreendedores. O projeto do Terpor, apre- sentado pela Construtora Queiróz Galvão e pela Albar Logística e Meira Lins Logísti- ca, está em fase de licencia- mento. O seminário, organi- zado pelo Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Fumdec), teve como objetivo apresentar as opor- tunidades de negócios que serão geradas pelo empreen- dimento. A Petrobras é a única empresa de petróleo a apresentar aumento de pro- dução nos últimos seis anos, comparada às outras majors (grandes operadoras de petróleo) da indústria mundial, segun- do a conceituada consultoria britânica Evaluate Energy, especializada em pes- quisas e estudos do setor de óleo e gás. Página 13 Página 2 Página 4 Cidades Atividade física no inverno requer cuidados com hidratação, diz especialista Saúde Entra em vigor lei que cria cota de 20% para negros no serviço público Cotidiano 7 passos para conciliar carreira e estudos Carreira “O terminal portuário re- presenta a viabilidade eco- nômica de Macaé. O petróleo é a nossa principal vocação. Temos que assumir essa res- ponsabilidade administrativa. Precisamos do petróleo para reverter situações como as- sentamentos precário e fazer justiça social”, disse o prefeito de Macaé, Dr. Aluízio. O diretor de Portos da Queiroz Galvão, José Rober- to Serra, apresentou o projeto e abordou os temas infraes- trutura, oportunidade de ne- gócios, projeção de ativida- des, arrecadação e emprega- bilidade. O terminal, que terá capacidade para atracar 32 embarcações por dia, poderá gerar 7.400 empregos, que representam 5,2% do total do município, segundo a Queiroz Galvão. Secretaria de Saúde de Casimiro apresenta prestação de contas Cidades Aplicativo Saúde na Copa passa dos 6 mil usuários Tecnologia Página 6 Página 19 Página 19 Página 15 Página 12

Upload: rede-novo

Post on 29-Mar-2016

229 views

Category:

Documents


7 download

DESCRIPTION

Jornal Novo Ed. 24 / 18 a 24 de junho 2014

TRANSCRIPT

19 a 25 de Junho de 2014 - ANO I - Nº 24

Corpus Christi em Rio das Ostras terá tapetes de sal, missas e procissões

Petrobras registra aumento de produção

em seis anos

Feriado terá George Israel e Guto Goffi

Páginas 9

Empresários aprovam Terminal Portuário em MacaéCerca de 150 pessoas,

entre representantes da in-dústria e do comércio de Ma-caé, empresários brasileiros e estrangeiros de setores como hotelaria, fornecimento de produtos e serviços e indústria de petróleo e gás, bem como gestores públicos municipais, participaram, na terça-feira (10), do Seminário Terminal Portuário de Macaé (Terpor). O Terpor, que pode elevar o Produto Interno Bruto (PIB) de Macaé em até 20%, foi apro-vado pelos empreendedores.

O projeto do Terpor, apre-sentado pela Construtora Queiróz Galvão e pela Albar Logística e Meira Lins Logísti-ca, está em fase de licencia-mento. O seminário, organi-zado pelo Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Fumdec), teve como objetivo apresentar as opor-tunidades de negócios que serão geradas pelo empreen-dimento.

A Petrobras é a única empresa de petróleo a apresentar aumento de pro-dução nos últimos seis anos, comparada às outras majors (grandes operadoras de petróleo) da indústria mundial, segun-do a conceituada consultoria britânica Evaluate Energy, especializada em pes-quisas e estudos do setor de óleo e gás.

Página 13

Página 2

Página 4

Cidades

Atividade física no inverno requer cuidados com hidratação, diz especialista

Saúde

Entra em vigor lei que cria cota de 20% para negros no serviço público

Cotidiano

7 passos para conciliar carreira e estudosCarreira

“O terminal portuário re-presenta a viabilidade eco-nômica de Macaé. O petróleo é a nossa principal vocação. Temos que assumir essa res-ponsabilidade administrativa. Precisamos do petróleo para reverter situações como as-sentamentos precário e fazer justiça social”, disse o prefeito de Macaé, Dr. Aluízio.

O diretor de Portos da Queiroz Galvão, José Rober-to Serra, apresentou o projeto e abordou os temas infraes-trutura, oportunidade de ne-gócios, projeção de ativida-des, arrecadação e emprega-bilidade. O terminal, que terá capacidade para atracar 32 embarcações por dia, poderá gerar 7.400 empregos, que representam 5,2% do total do município, segundo a Queiroz Galvão.

Secretaria de Saúde de Casimiro apresenta prestação de contas

Cidades

Aplicativo Saúde na Copa passa dos 6 mil usuários

Tecnologia

Página 6

Página 19

Página 19

Página 15Página 12

|2| Cotidiano 19 a 25 de junho de 2014

Editorial

Estamos vivendo uma semana repleta de ativida-des: Copa do Mundo e ce-lebrações de Corpus Christi. Dois movimentos diferentes, porém populares que unem grupos em objetivos co-muns.

Outra similaridade é a decoração das ruas para as devidas celebrações populares, claro que cada uma da sua forma. Para a Copa, bandeirinhas pendu-radas, bandeiras do Brasil espalhadas por varandas e carros, vestuário típico e ruas ilustradas com imagens dos jogadores e mascote da Competição. Tudo vale para representar a expectativa dos torcedores. Na última edição, mostramos como Rio das Ostras se organizou para a “festa”.

Num caminho similar, esta semana mostramos os preparativos para a celebra-ção do feriado de Corpus Christi, um dos mais espera-dos do ano. Tapetes de sal, missas e procissões fazem parte da programação oficial católica. Na confecção dos tapetes, a mente cria e se liberta, mostrando verdadei-ros talentos dentre os fiéis.

Nesse contexto, o muni-cípio de Rio das Ostras vai além e oferece ao público uma amostra do que virá no Festival de Jazz & Blues que acontece no início de agos-to. No feriado, dois shows levarão ao público música de qualidade e entreteni-mento.

Falando de esportes, e com o início da Copa do Mundo de 2014, nossos co-lunistas dessa área iniciam o conteúdo opinativo sobre os jogos em andamento. Como não poderia faltar no con-teúdo de estreia, a seleção brasileira foi a primeira co-mentada, seguida de Espa-nha e Holanda, outras duas equipes que se destacaram nos últimos dias.

Aproveite a leitura, A Direção.

Ruas decoradas

Honda cria tapete interativo em ação de marketing

A Honda promoveu uma ação diferenciada de marketing para o lançamento do Fit 2015, em abril: “tapetes interativos”. A ação funcionou da seguinte maneira: os clientes baixavam em seus tablets um aplicativo exclusivo para uso de tecnolo-gia de realidade aumentada. Na concessionária, ficavam de fren-te para o “tapete interativo”, com as mesmas medidas do veículo, e apontavam a câmera de seu

dispositivo móvel para o tapete. No tour virtual, os clientes visua-lizavam os detalhes exteriores e interiores do modelo em escala real.

Após o lançamento, a Honda anunciou a venda de 1,5 mil car-ros por meio da ação. Mais de 38 mil pessoas foram às concessio-nárias, com clientes comprando unidades sem que vissem ou to-cassem o veículo pessoalmente durante um mês de campanha. Google deve lançar serviço

relacionado à saúdeO Google entrará em dispu-

ta na área da saúde, de acordo com a revista Forbes. Fontes desse veículo confirmam que a empresa lançará um serviço relacionado ao tema em sua conferência anual para desen-volvedores, nos dias 25 e 26 de junho.

Chamado Google Fit, o ser-viço coletará e agregará dados dos principais aplicativos sobre saúde, usando APIs abertas. Ele deve ser compatível com o

sistema operacional para dispo-sitivos vestíveis da companhia, mas a Forbes garante que na apresentação o Google falará de parcerias que já fechou com fabricantes do setor.

Com isso, o Google concor-rerá com a Apple, que anunciou o HealthKit, app que virá junto com o iOS 8; e com a Samsung, que tem o Sami. Em todos, a ideia é coletar e analisar dados sobre a saúde dos usuários para ajudá-los a ficar mais saudáveis.

Alterações no transporte público em Rio das Ostras

A Secretaria de Transporte Pú-blico, Acessibilidade e Mobilidade Urbana de Rio das Ostras realizou uma pequena alteração, removen-do a Linha 5 (Recanto x Jardim Belavista) e transferindo seu itine-rário para as Linhas 2 e 8.

A antiga linha 5 contava com apenas 18 carros, o que resultava uma espera dos usuários de até dez minutos nos pontos da cida-de, com essa mudança os veícu-los foram redistribuídos e agora

são 42 Vans na linha 2 (amarela) e 40 na linha 8 (vermelha), fazen-do com que a espera dos usuários diminua significativamente.

Outro motivo dessa mudança é a demanda crescente para a Zona Especial de Negócios, aten-dida também pela linha 2. Com o alto número de trabalhadores uti-lizando essa linha, o aumento de veículos atendendo essa deman-da resulta em uma menor espera dos usuários. Cetep oferece 510 vagas para

cursos profissionalizantesA Secretaria de Trabalho e

Renda e o Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep) estão com inscrições abertas para diversos cursos. As aulas serão ministradas em diversos pontos da cidade a partir de julho. A carga ho-rária é de 160 a 344 horas. Todo o material necessário para a forma-ção é oferecido pela prefeitura.

Para conhecer os cursos ofe-recidos, os locais das aulas ou es-

clarecimentos, os interessados de-vem procurar a sede do Cetep, das 8h às 21h, na Rua Alfredo Backer, 363, Centro, pelos telefones (22) 2770-0828, (22) 2762-4025 ou pelo site http://cetepmacae.rj.gov.br. Os documentos necessários são có-pia do RG, CPF, comprovantes de escolaridade e de residência, além de uma foto 3x4. À medida que as vagas forem preenchidas, as ins-crições serão encerradas.

Secretaria de Saúde de Casimiro apresenta prestação de contasNo último dia 9, foi apresenta-

da na Câmara Municipal de Ca-simiro de Abreu, a prestação de contas da Secretaria Municipal de Saúde, referente ao 1º quadri-mestre de 2014. Entre as ações realizadas neste período, foi des-tacada a ampliação do quadro de profissionais de Saúde que atuam nas 11 unidades de Es-tratégia de Saúde da Família, no Hospital Municipal e na Policlíni-ca de Barra de São João. No to-tal, Casimiro possui 73 médicos atendendo 21 especialidades, 25 dentistas e 19 fisioterapeutas.

Para os próximos meses, o secretário municipal de Saúde,

Edson Mangefesti, anunciou uma série de ações a serem im-plantadas no município, como a aquisição de dez novos veículos para atuarem nos serviços ad-ministrativos e no transporte de pacientes; o credenciamento de duas clínicas de fisioterapia para realizar atendimentos pelo SUS; a entrega do Centro de Atendi-mento Psicossocial (CAPS); a retomada da reforma da ESF de Peixe Dourado em Barra de São João e a construção de três no-vas unidades de Saúde. Todas serão construídas dentro dos moldes exigidos pelo Ministério da Saúde.

Pescado será incluído na merenda escolar de Rio das Ostras

A Prefeitura de Rio das Ostras promoveu uma reunião com os pescadores da cidade com o ob-jetivo de incluir o pescado na ali-mentação escolar, segundo prevê o acordo de cooperação técnica do Fundo Nacional de Desenvolvi-mento da Educação (FNDE) com o Ministério da Pesca e Aquicultura. Durante o encontro, foram apre-sentados os critérios de compra de pescado estabelecidos pelo Pro-grama Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

O prefeito Alcebíades Sabino participou da reunião e falou sobre a qualidade do pescado da cidade.

“A pesca é uma atividade importan-te e tradicional em nossa cidade. Priorizando a compra de pescado para merenda escolar diretamente dos pescadores locais, garantire-mos uma alimentação saudável e o incremento da renda dos traba-lhadores da cidade que vivem da pesca”, afirmou.

Estiveram presentes o diretor do Departamento de Pesca e Aqui-cultura da Secretaria de Ambien-te, Sustentabilidade, Agricultura e Pesca, Ronaldo Paes Leme, e o presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura, Cosme dos Santos, além de equipe técnica.

|3| Cidades15 a 21 de maio de 2014

|4| Saúde 19 a 25 de junho de 2014

Atividade física no inverno requer cuidados com hidratação, diz especialista

Foto: Divulgação

Werutsky: outras bebidas podem ajudar a manter o organismo hidratado

Com as temperatu-ras mais baixas, o inverno exige cui-dados redobrados

com a hidratação já que o clima frio gera a falsa sen-sação de que o corpo preci-sa ingerir menos líquido. De acordo com especialistas, essa preocupação deve ser redobrada para aque-les que fazem exercício fí-sico intenso, resultando no maior consumo líquido, in-clusive durante a atividade.

Segundo o nutrólogo Carlos Alberto Werutsky, diretor da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), além da tempera-tura ambiente, que no in-verno é mais amena, a in-tensidade do exercício é o que determina a quantida-de necessária de reposição de água. Werutsky lembra que “o consumo diário de líquido deve ser em média 2,7 litros para mulheres e 3,7 litros para homens, de acordo com a Recommen-ded Dietary Allowances (RDAs), referência utili-zada mundialmente para o consumo de água e nu-trientes”.

Uma dica para os que não têm muita sede é apos-tar no consumo variado de bebidas, como chás, sucos e refrigerantes. “Além da água, podemos consumir outras bebidas que nos aju-dem a manter o organismo hidratado, sem depender do mecanismo da sede”, sugere Werutsky.

De acordo com o espe-cialista, os treinos com mais de uma hora requerem cui-dado maior com a hidrata-ção.” Nesses casos, além de líquido, é necessário repor sais minerais, princi-palmente o sódio, que atua na regulação dos fluidos, retendo a água no corpo e mantendo-o hidratado”, re-força Werutsky. É o caso dos jogadores de futebol: entre eles, a hidratação con-tínua é fundamental para o rendimento em campo.

“Embora os jogadores tenham mais resistência fí-sica, eles também precisam reforçar a hidratação antes, durante e depois do jogo, inclusive com o consumo de bebidas esportivas, princi-palmente aqueles de países de baixas temperaturas que

Dieta e cuidados na alimentação da gestante

vão jogar em cidades brasi-leiras mais quentes”, afirma o nutrólogo.

“A dificuldade de se adaptar ao clima local pode determinar uma necessida-de de hidratação mais con-tínua desses jogadores, que devem ingerir cerca de 300 ml de líquidos a cada 15 mi-nutos de jogo”, ressalta We-rutsky.

Ele alerta que, nesses casos, apenas a água não resolve. “Dependendo da taxa de suor durante o jogo, só água não vai reidratar. Tem que repor o sódio. Caso contrário, podem ter

câimbras, além de apresen-tar queda no desempenho e perda de explosão muscu-lar”, explica.

O nutrólogo também alerta para o uso inadequa-do de roupas para malhar no inverno, que podem con-tribuir para a desidratação. “É importante utilizar roupas permeáveis que permitam a troca de calor do corpo com o ambiente. O indicado é utilizar roupas de algodão e tirar o casaco quando co-meçar a suar. E, claro, se hidratar porque o suor já in-dica perda de líquido”, acon-selha.

Durante a gestação é muito importante ressaltar os hábitos alimentares sau-dáveis e ter muita cautela na quantidade e tipo de alimento a ser ingerido.

Nesta fase há um aumen-to na demanda de calorias e nutrientes, pois para forma-ção fetal é necessário a in-gestão correta de alimentos que são indispensáveis nes-te primeiro trimestre. Como consequência desta primeira fase, a sensação de fome também se mantém maior.

Os alimentos que devem estar presentes nesta primei-ra fase são aqueles importan-tes para ajudar na saciedade e controle do peso da futura mamãe. Os carboidratos complexos, mais conhecidos como carboidratos integrais, fazem parte deste grupo de alimentos, tais como, o arroz integral,macarrão integral e os pães integrais. Além disso, as raízes, como a batata doce

e o inhame, também tem lu-gar especial neste grupo ali-mentício.

Outro alimento indis-pensável nessa fase são as carnes. Fontes de proteína, elasdevem se manter no car-dápio e o ideal é variar entre frango,peixe e carne e evitar que o consumo destas seja como”frituras”.

As frutas de modo geral devem ser consumidas dia-riamente nos intervalos das refeiçõese são boas fontes de vitaminas e minerais.

Os nutrientes indispen-sáveis para uma boa forma-ção do sistema nervoso do bebê são: ferro, ácido fólico, magnésio, vitamina D e cál-cio.

Portanto, para uma boa alimentação, capriche no cardápio e não deixe faltar esses alimentos. Lembre-se também de manter uma boa hidratação e ingerir no míni-mo dois litros de água por dia.

|6| Cotidiano 19 a 25 de junho de 2014

Entra em vigor lei que cria cota de 20% para negros no serviço público

N a terça-feira, dia 10, passou a va-ler a lei que re-serva 20% das

vagas nos concursos pú-blicos da União para can-didatos negros. A lei foi publicada no “Diário Ofi-cial da União” desta ter-ça, com efeito imediato e vigência pelo prazo de 10 anos.A presidente Dilma Rousseff havia sanciona-do a lei na segunda-feira (9), no Palácio do Planal-to, em evento que contou com a presença de perso-nalidades negras.

A reserva de vagas va-lerá para concursos desti-nados à administração pú-blica federal, a autarquias, fundações públicas, em-presas públicas e socie-dades de economia mista controladas pela União, como Petrobras, Correios, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.O tex-to não estende as cotas ao Legislativo, Judiciário nem a órgãos públicos es-taduais ou municipais. O Senado, no entanto, de-cidiu instituir cota de 20% para negros e pardos nos concursos públicos e con-tratos de terceirização da Casa.

AutodeclaraçãoO texto da lei determi-

na que, no ato de inscri-ção no concurso público, o candidato que queira concorrer pelo sistema de cotas deve se decla-rar de cor preta ou parda, de acordo com o quesito de cor e raça usado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O candidato que se declarar negro concorrerá simultaneamente tanto às vagas destinadas à ampla concorrência quanto às cotas. Se o interessado for aprovado dentro do núme-

ro de vagas oferecido para a ampla concorrência, sua vaga não será computada para preencher a reserva das cotas.

A nova regra prevê reserva somente em con-cursos públicos que ofe-reçam três ou mais vagas e não se aplicará a certa-mes cujos editais tenham sido publicados antes da vigência da lei.O texto também determina que os editais terão de informar de forma “expressa” o to-tal de vagas correspon-dentes à cota para cada cargo ou emprego público oferecido.

Declaração falsaA lei prevê que, caso

constatado que a decla-ração de negro ou pardo seja falsa, o candidato será eliminado do con-curso e, se já tiver sido nomeado, poderá ter sua admissão anulada e res-

ponder a um procedimen-to administrativo.

Após a cerimônia de sanção, a ministra da Igualdade Racial, Luiza Bairros, afirmou que não haverá comissão especí-fica para apurar se a de-claração do candidato é falsa. Segundo ela, o go-verno trabalha com a hi-pótese de que denúncias serão feitas por cidadãos e apuradas pelo Ministério Público, como ocorre atu-almente quando alguém denuncia uma suposta de-claração falsa de cota nas universidades.

Segundo a ministra, o governo estuda a elabora-ção de um parecer jurídico

que deverá servir de base para que as denúncias se-jam apuradas da mesma maneira. Luiza disse que a lei para concursos pú-blicos está embasada na aplicação da lei de cotas universitárias. “Os negros não estão tomando o lu-gar dos brancos. O que nós estamos fazendo é seguindo o entendimento que muitos especialistas, magistrados, inclusive nas cortes superiores, têm no Brasil, de que, para você construir a igualdade, você não pode tratar os desiguais da mesma for-ma. Simplesmente é isso que está sendo feito”, destacou a ministra.

Questionada sobre se há “contrassenso” por parte do governo fede-ral ao sancionar a lei e ter somente um dos 39 ministros de Estado ne-gro – ela própria –, Luiza afirmou que a lei poderá

contribuir para ter mais negros indicados a car-gos do chamado”primeiro escalão”. “Na medida em que nós tenhamos uma presença maior de negros no serviço público, com um conjunto de possibili-dades, teremos a chance de ter prováveis indicados para cargos mais altos, como secretários-execu-tivos e ministros, mais do que temos hoje”, declara.

Indicação ao STFO diretor-executivo do

movimento Educação e Cidadania de Afrodescen-dentes e Carentes (Edu-cafro), Frei David Santos, revelou que, após a ceri-

mônia, entregou à presi-dente Dilma uma lista com nove nomes de negros para substituir o atual pre-sidente do Supremo Tribu-nal Federal (STF), minis-tro Joaquim Barbosa, que se aposentará. Segundo Santos, uma indicação as-sim seria “coerente”.

“Para subsidiar a pre-sidente na escolha do substituto, estamos lhe entregando uma primeira lista de candidatos ne-gros, com notório saber jurídico, à vaga no STF. (...) Para que a presiden-te seja coerente com todo o esforço que tem apre-sentado em seu governo, incluindo a política de co-tas, ela tem de indicar um negro para o lugar do mi-nistro Joaquim Barbosa”, disse.

‘Contra a discriminação’Durante a cerimônia

de sanção no Planalto, da qual participaram líderes de movimentos negros, parlamentares, ministros e o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB--AL), Dilma afirmou que a lei representa uma vitória sobre a “luta travada con-tra a discriminação racial” no país.

A presidente comparou a lei que institui as cotas no serviço público a uma lei semelhante para reser-va de vagas nas univer-sidades públicas. “Estou certa de que podemos, em um curto espaço de tem-po, fazer a mesma ava-liação positiva da lei de cotas no serviço público. As duas [leis de cotas no serviço público e nas uni-versidades] expressam escolhas políticas inequí-vocas de um governo de-terminado a defender a igualdade racial como um valor maior na nossa so-ciedade”, conclui.

Personalidades negras e Dilma Rousseff juntos em evento que marcou início da validade da nova lei

Nova regra vale para administração federal e empresas ligadas à União

Reynaldo Barros

O valor do projetoA pretexto de acele-

rar e simplificar o rito da contratação de obras e outros serviços de enge-nharia, a Medida Provi-sória nº 630, que cria o Regime Diferenciado de Contratações – RDC, re-cebeu emenda parlamen-tar que, no mínimo, fere de morte a melhor técni-ca e a cultura do projeto. Mas se por um lado a en-genharia perde qualidade e valor, por outro perde toda a sociedade, na me-dida em que o texto subs-titutivo ao projeto original enviado pelo Executivo-prevê a chamada “con-tratação integrada” para todas as esferas de go-verno e qualquer tipo de obra.

Na prática o novo texto pretendia transfe-rir para as empreiteiras o projeto, testes e ope-ração das obras em um só pacote. É uma falsa solução de celeridade e simplificação que põe em risco a transparência, a qualidade e a melhor concorrência no setor.

A inciativa sepultaria também todo o trabalho em curso de debates so-bre a revisão da Leide Licitações Públicas nº 8666/93, que vem rece-bendo há anos diversas contribuições das entida-des da engenharia e ar-quitetura e da sociedade.

Quando o Estado transfere para as em-preiteiras a competên-cia de elaborar o projeto da obrajá contratada, ele passa a tutelar sua já combalida capacida-de técnica, colocando o lucro daobra acima do conhecimento técnico que deveria nortear os investimentos públicos. Se no setor privado os investimentos são fei-tos sobre apropriações orçamentárias precisas, obtidas exclusivamen-te por meio de projetos executivos, a proposta que tramita a passos lar-gos no Congresso faculta às empreiteiras a tarefa de elaborá-los como se fossem um mero item de despesa de obra, atribuindo-lhes menor valor. Como cita o enge-

nheiro Paulo Vilela Dias, presidente do Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos em seus tra-balhos sobre a matéria, a precisão do orçamento é diretamente proporcional ao aprofundamento do projeto. Segundo Dias, a margem de variação do orçamento pode reduzir de trinta para cinco por cento quando se chega ao projeto executivo.

É fato que os tortu-osos labirintos da Lei de Licitações acaba por inviabilizar o andamen-todas contratações de obras públicas em todo o país, o que torna sua reforma tarefa urgente. Mas passar por cima da técnica projetual e da transparência para aten-der a prefeitos e governa-dores de todo o país, que no lugar de investirem em qualificação técnica da máquina pública, prefe-rem entregar às emprei-teiras o papel de projetar cidades, equipamentos einfraestrutura, não trará a celeridade necessária. Ao contrário, será mais um passo na direção de obras de má qualidade, superfaturadas e intermi-náveis que colocam em xeque o papel social da engenharia.

Nas últimas sema-nas, uma esperança de revisão da proposta foi encaminhada ao Sena-do, abortando a votação da MP para que, em seu lugar, dê seguimento ao debate e reforma da Lei de Licitações. Entretanto, a tese do RDC generali-zado parece ainda resis-tir no propósito de sua autora, a senadora Gleisi Hoffman, que pretende retomá-la no fórum com-petente.

Faço coro com as en-tidades de engenharia e arquitetura que repudiam o RDC e espero que pre-valeça o bom senso e a boa técnica a serviço da sociedade.

Reynaldo BarrosTécnico em Eletrotécnica, Enge-nheiro Eletricisita e de Seguran-ça do TrabalhoEx-presidente do Crea-RJ

Foto: Divulgação Urbanidade

|7| Cidades15 a 21 de maio de 2014

|8| Cidades 19 a 25 de junho de 2014

Rio das OstrasAtletas da cidade são convocados para seleção brasileira da Special Olympics

Em meio ao clima de Copa, visível na decoração nas ruas da cidade,

Rio das Ostras comemo-ra a convocação de qua-tro atletas do Paraesporte para fazer parte da Sele-ção Brasileira que disputa a I Copa de Futebol Unifi-cado da Special Olympics. Clayton Oliveira, Deyvid Oliveira, Jonathan Paiva, Lucas Lima foram convo-

cados para o Mundial da Malásia, de 29 de outubro a 10 de novembro.

O modelo desta Copa é de esporte unificado, ou seja, as equipes são com-postas por atletas com e sem deficiência intelectual. A delegação brasileira será composta por nove atletas regulares, oito parceiros (sem deficiência) e quatro integrantes da comissão técnica.

“É uma felicidade muito grande para o Município a convocação desses atle-tas. Todos os profissionais que participam do projeto de Paraesporte se sentem um pouco convocados tam-bém. Com apenas um ano, já temos atletas fazendo parte de uma seleção bra-sileira, em uma competição internacional”, destacou Alberto Jorge, secretário de Esporte e Lazer.

Para o coordenador do Paraesporte, Fábio Co-boski, a convocação dos atletas riostrenses repre-senta um salto de quali-dade para o projeto. “Con-fiamos no trabalho que vem sendo desenvolvido e acreditamos que, muito em breve, teremos atletas em seleções de natação e atletismo, além do futebol, levando o nome de Rio das Ostras para outros luga-res do Brasil e do Mundo”, destacou Fábio.

Atletas do programa Paraesporte viajam para a Malásia em Outubro

Prefeitura estuda realização de novo concurso público

A Prefeitura de Rio das Ostras começou os estudos para elaboração do edital que determinará a data inscrição e o calen-dário de provas do novo concurso público para atender as necessidades da Administração Munici-pal. A previsão é de que o cronograma seja libera-do no segundo semestre deste ano.

A princípio, o concur-so atenderá as deman-das nas áreas de Saúde e Educação. Para as de-mais áreas e cargos, es-tão sendo estudados as reais necessidades de cada Secretaria. Estima--se que o concurso públi-co seja realizado no pri-meiro semestre de 2015.

Procuradores na espera

O município de Rio das Ostras obteve deci-são favorável junto ao desembargador Ferdinal-do do Nascimento, que havia decidido dar posse

a um grupo de concur-sandos aprovados para o cargo de procurador. Ana-lisando o recurso, o de-sembargador modificou sua decisão, afirmando a impossibilidade de dar posse a qualquer candi-dato, mantendo coerência com a decisão anterior do Tribunal, por meio da desembargadora Norma Sueli, que reconheceu a legitimidade do Decreto de anulação do VI Con-curso Público.

Cronograma será apresentado no início do segundo semestre

CompetiçãoA Special Olympics é

um movimento fundado na década de 60, nos Es-tados, pela irmã do então presidente Kennedy, com o objetivo de promover a inclusão das pessoas com deficiência intelectual por meio do esporte.

Entre os embaixadores da Special Olympics no Brasil estão Zico, Romá-rio, Ricardo Rocha, Rob-son Caetano, Lars Grael, entre outros. Em fevereiro deste ano, a Prefeitura fe-chou uma parceria com a entidade para a capacita-ção dos profissionais que desenvolvem o projeto de Paraesporte do município.

Foto: Divulgação

A Special Olympics promove a inclusão de pessoas com deficiência intelectual por meio do esporte

|9| Cidades19 a 25 de junho de 2014

Celebração de Corpus Christi terá tapetes de sal, missas e procissões

Na próxima quinta-feira, dia 19, a Igreja Católica em todo o mundo celebra o dia de Corpus Christi, que em latim significa “Corpo de Cristo”. No Brasil, os fiéis confeccionam tapetes de sal para as procissões, que acontecem logo após a missa. Em Rio das Os-tras, as paróquias Nossa Senhora da Conceição e São Benedito farão o ritual

em dois pontos da cidade: na Avenida Amazonas, no Centro, e na Avenida Go-vernador Roberto Silveira, em Costazul.

Ainda na madrugada, os voluntários começam a construir a “passarela co-lorida” de sal nas vias pú-blicas. Uma oportunidade de apreciar, também, obras de artistas da região que se empenham para cons-

truir gravuras sobre temas diversos.

Na Paróquia de São Be-nedito a missa está previs-ta para as 15h, na Área de Eventos de Costazul, e no Centro, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, às 16h.

A confecção dos tapetes tem o apoio da Prefeitura de Rio das Ostras por meio da Secretaria de Turismo.

Fiéis confeccionam tapetes de sal, uma das principais ações populares para celebração de Corpus Christi

Feriado terá George Israel e Guto Goffi

A Prefeitura de Rio das Ostras pro-moverá uma edi-ção do Projeto

Rio das Ostras Instrumen-tal no feriado de Corpus Christi. Dois expoentes da música brasileira, Ge-orge Israel e Guto Goffi, apresentam-se na Concha Acústica na Praça São Pe-dro, nos dias 20 e 21 de junho, às 19h.

“O feriado de Corpus Christi é uma ótima oportu-nidade para divulgar nosso Festival [Jazz & Blues] aos turistas que nos visitam e ainda proporcionar aos moradores da cidade mo-mentos de boa música. Va-mos receber dois grandes instrumentistas brasileiros, conhecidos do público”, explica Carla Ennes, se-cretária de Turismo de Rio das Ostras.

Na sexta, 20, quem se apresenta é o saxofonista George Israel. Com dois discos solos, “Distorções do meu jardim” e “Quatro

letras”, o músico já com-pôs canções ao lado de ar-tistas como Cazuza. Com a cantora Paula Toller, voca-lista da banda Kid Abelha, pôde gravar mais de 80 canções como “Amanhã é 23”, “Grand’ Hotel” e “Nada Sei”. O show está previsto para as 19h.

No sábado, 21, Guto Goffi mostra seu trabalho autoral. Dos bateristas que despontaram no cenário do

Cidade antecipa clima do Festival com shows especiais no feriado prolongado

rock nos anos 80, Guto, foi um deles, com a banda Ba-rão Vermelho, de Cazuza. O artista também se apre-senta às 19h, e ambos os shows terão entrada fran-ca.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

George Israel: sucessos ao lado de Cazuza e da banda Kid Abelha

|10| Tabela da Copa 19 a 25 de junho de 2014

3 11 0

0312

0312

0421

|11| Tabela da Copa19 a 25 de junho de 2014

3511

3121

1200

12

|12| Cidades 19 a 25 de junho de 2014

‘Efeito Casimiro’ é premiado em festival internacional de cinema

O curta-metragem “Efeito Casimiro” foi o vencedor em sua catego-ria no Circuito Inffinito de Festivais – 5º Cine Fest Brasil Buenos Aires, na Argntina. O evento foi re-alizado entre os dias 5 e 11 de junho, oferecendo ao público a chance de ver as mais recentes pro-duções do Brasil.

O filme da diretora Clarice Saliby, relembra o maior evento ufológi-co do país, que foi re-gistrado em Casimiro de Abreu. Neste dia, mais de dez mil pessoas fo-ram atraídas para o mu-nicípio, entre os curiosos estavam os repórteres da mídia nacional e interna-cional.

A produção competiu com outros dez curtas brasileiros e foi eleito por meio do voto popular. “Estamos muito felizes com a repercussão mun-

dial do ‘Efeito Casimiro’. É algo bem positivo para o nosso município que, além de relembrar uma história marcante, tam-bém tem o seu nome di-vulgado em todo o mun-do”, disse o presidente da Fundação Cultural de Casimiro de Abreu, Gus-tavo Marchiori.

“Efeito Casimiro” já foi selecionado em festivais de diversas partes do Brasil. Ele já passou tam-bém por outros países como Estados Unidos, Índia, Chile e Irlanda.

Produção foi eleita a melhor em sua categoria por meio do voto popular

Centro de Memória da Fundação Cultural resgata história de Casimiro de Abreu

O Centro de Me-mória de Casi-miro de Abreu, instalado na

Sala de Cinema Humberto Mauro,revela aos pesquisa-dores todas as informações da história do município. No local, estão jornais, fotos, revistas, livros, manuscri-tos do poeta que dá nome a

cidade e outras peças his-tóricas.

De acordo com o res-ponsável pelo espaço, Lucas Jorge da Silva, aos poucos o centro está fi-cando cada vez mais co-nhecido. “Já tivemos aqui alguns pesquisadores da Holanda que vieram le-vantar dados sobre um

quilombo que aqui já exis-tiu”, afirma.

Entre as informações mais procuradas por quem passa pelo local estão fatos como a mudança de nome do município de Indaiaçu para Casimiro de Abreu, em 1925; bem como a trans-formação de Barra de São João em Vila, que aconte-ceu por determinação da lei em 1846, mas a instalação só se concretizou em 1859. Outro fato histórico que cha-ma a curiosidade das pes-soas é o de 1839, data de nascimento do poeta Casi-miro de Abreu.

Os interessados em ter acesso ao material devem fazer uma ficha de solicita-ção. A liberação do material requerido pode levar até cin-co dias úteis para ser defe-rida. “O centro é de extrema importância cultural, pois, é uma maneira que os mora-dores locais e, também, os pesquisadores do Brasil e do

mundo possuem para co-nhecerem os fatos mais re-levantes que aqui acontece-ram”, disse o presidente da Fundação Cultural, Gustavo Marchiori.

O Centro de Memória de Casimiro de Abreu está aberto ao público de se-gunda a sexta-feira, das 9 às 21h. Ele fica localizado a Rua Miguel Jorge, nº 100, no Centro. Doações

Segundo Lucas Jorge, quem tiver alguma peça antiga com valor histórico e que queira doar para o acer-vo do Centro de Memória deve acionar os profissio-nais do local pelo telefone: (22) 2778-5461. “Certa vez, encontramos o livro de regis-tro de batismo de escravos sendo usado como apoio para bebedouro”, disse ao relembrar da importância de se preocupar com a preser-vação da história local.

Jornais, fotos, revistas, livros e manuscritos do poeta fazem parte do acervo

Foto: Juliana Guzzo

|13| Cidades19 a 25 de junho de 2014

Empresários aprovam Terminal Portuário em Macaé

Cerca de 150 pesso-as, entre represen-tantes da indústria e do comércio de Ma-

caé, empresários brasileiros e estrangeiros de setores como hotelaria, fornecimento de pro-dutos e serviços e indústria de petróleo e gás, bem como gestores públicos municipais, participaram, na terça-feira (10), do Seminário Terminal Portuário de Macaé (Terpor). O Terpor, que pode elevar o Produto Interno Bruto (PIB) de

Macaé em até 20%, foi apro-vado pelos empreendedores.

O projeto do Terpor, apre-sentado pela Construtora Queiróz Galvão e pela Albar Logística e Meira Lins Logís-tica, está em fase de licencia-mento. O seminário, organi-zado pelo Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Fumdec), teve como objetivo apresentar as opor-tunidades de negócios que serão geradas pelo empreen-dimento.

“O terminal portuário re-presenta a viabilidade eco-nômica de Macaé. O petróleo é a nossa principal vocação. Temos que assumir essa res-ponsabilidade administrativa. Precisamos do petróleo para reverter situações como as-sentamentos precário e fazer justiça social”, disse o prefeito de Macaé, Dr. Aluízio.

O diretor de Portos da Queiroz Galvão, José Rober-to Serra, apresentou o projeto e abordou os temas infraes-

trutura, oportunidade de ne-gócios, projeção de ativida-des, arrecadação e emprega-bilidade. O terminal, que terá capacidade para atracar 32 embarcações por dia, poderá gerar 7.400 empregos, que representam 5,2% do total do município, segundo a Quei-roz Galvão. Desta forma, os estudos apontam para o cres-cimento do PIB do município de até 20%. A previsão é que, somente com a arrecadação de ISS, Macaé alcance um acréscimo de R$ 30 milhões.

Entre as estratégias apre-sentadas para promover a inclusão social com o Terpor, está a criação do Instituto Porto Cidadão (IPC), no bair-ro Lagomar, que terá como meta a capacitação de mil jovens, entre 10 e 24 anos. O protocolo de intenções da Queiróz Galvão com a prefei-tura para criação do IPC já foi assinado.

O diretor da Queiroz Gal-vão enfatizou que o Terpor Macaé concorre com outros municípios como base de apoio da cadeia petrolífera, desde o CPVV, em Vitória,

capital do Espírito Santo, aos terminais de Santos e Guaru-já, em São Paulo. Porém, de acordo com Serra, os estudos mostram que o Terpor é o mais competitivo, em termos logísticos, por causa de sua interligação ao Parque de Tu-bos, ao Terminal de Cabiúnas e à Usina Termoelétrica Mário Lago, além de estar localiza-do no centro da área do pré--sal.

O diretor da RioSil Consul-toria, Alfredo Renault, ressal-tou a necessidade de aumento da frota de barcos de apoio. A estimativa é que cerca de 700 novos barcos sejam necessá-rios até 2020, pois até essa data já serão 107 unidades produtoras de pós e pré-sal nas bacias de Santos e de Campos. Esse crescimento provocará a expansão de todo o setor de bens de capital.

“O Terpor consolidará a posição de Macaé no epicen-tro das atividade portuárias na região. O custo de extração do pré-sal vem caindo dras-ticamente, em especial pela alta produtividade dos poços”, disse Renault.

Macaé

Para o secretário Execu-tivo da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Petróleo (ABESPetro), Gil-son Freitas Coelho, o Terpor é uma importante ferramenta para a cidade. “Esse empre-endimento é fundamental para as empresas instaladas aqui e para a fixação de no-vas indústrias. Parabeniza-mos o esforço da prefeitura para trazer o terminal portuá-rio para Macaé”, disse.

O presidente da Fede-ração das Indústrias do Rio de Janeiro de Macaé (Firjan--Macaé), Marcelo Reid, elo-giou o projeto. “O Terpor é necessário para que o muni-cípio se consolide como polo da cadeia do petróleo e gás”, frisou.

Já o vice-presidente da Associação Comercial e In-dustrial de Macaé, Evandro Capistrano Cunha, destacou a repercussão do Terpor será em todos os setores. “Um co-mércio forte no município de-pende da cadeia de petróleo e gás e o terminal portuário vem fortalecer essa cadeia de serviços”, pontuou.

O terminal terá capacidade para atracar 32 embarcações por dia e poderá gerar 7.400 empregos

Foto: Divulgação

|14| Cultura 12 a 18 de junho de 2014

|15| Tecnologia 19 a 25 de junho de 2014

A Copa do Mundo mal começou e o aplicativo Saúde na Copa já está nas mãos de mais de 6 mil tor-cedores. A ferramenta, lan-çada dia 27 de maio pelo Ministério da Saúde, mos-tra a localização de hospi-tais e farmácias mais próxi-mas, além de permitir que brasileiros e estrangeiros acionem a vigilância sani-tária e epidemiológica em casos de doenças.

O aplicativo funciona assim: o usuário que se sentir mal poderá informar quais sintomas ele tem de uma lista com dez sinais, como náuseas, vômitos, dor de cabeça e febre. Caso muitos usuários de um mesmo local informem sintomas parecidos, as equipes de vigilância são acionadas para realizarem ações de controle e pre-venção, caso haja algum surto. Isso permite anteci-par ações de controle de endemias durante a Copa do Mundo.

O monitoramento da situação de saúde e capa-cidade de atendimento é feito pelo Centro Integra-do de Operações Conjun-tas de Saúde (CIOCS), do Ministério da Saúde, que acompanha e analisa as informações inseridas no aplicativo. Até o momen-to, os usuários que mani-festarem sinais isolados já indicaram melhora no seu quadro de saúde. Desta forma, a análise dos dados não demonstrou nenhuma situação de alerta.

Além dessas funcio-nalidades, a ferramenta também disponibiliza in-formações sobre cuidados de saúde e prevenção de doenças, com acesso dire-to ao Twitter do Ministério da Saúde e direcionamen-to para o Portal Saúde do Viajante, que contém di-cas práticas e informações essenciais que ajudam os turistas nacionais e es-trangeiros a proteger a sua saúde durante a viagem.

O torcedor também po-derá conhecer mais sobre as arenas e acompanhar o calendário dos jogos e locais de suas partidas e ainda terá a disposição telefones e endereços de consulados no Brasil.

O aplicativo Saúde na Copa, disponível em por-tuguês, inglês e espanhol, pode ser baixado gratuita-mente nas lojas Play Sto-re (Android), Apple Store (IOS) e também nos com-putadores pelo site.

Fonte: Blog da Saúde

Aplicativo Saúde na Copa passa dos 6 mil usuários

Drone: o novo queridinho dos apaixonados por tecnologia

O s drones aca-bam de passar da página das matérias espe-

ciais ou das páginas so-bre guerras de fronteiras para as páginas de moda e de comportamento. Se você entrar nos sites de qualquer varejão ou mes-mo em sites populares de compra, encontrará ofer-tas inacreditáveis.

Um drone está mais barato do que um smar-tphone, do que uma TV de última geração ou de uma geladeira de duas portas. Se você tiver R$ 1.900 para o aparelho, R$ 180,00 para a câmera e R$ 15,00 para os pa-rafusos da câmera, você já é um feliz proprietário da mais nova engenhoca do mercado. No crédito, são dez parcelas de R$ 220,00. As instruções de uso são banais, mais fá-ceis do que a absorção de todas as regras do An-droid ou do iOS.

Esta é uma das razões que levam economistas a sugerirem que em 2014, possivelmente, você vai ganhar um drone (ou Vant, nome pelo qual o aparelho é conhecido no Brasil, Veículo Aéreo Não Tripulado) de presente.

Ou, quem sabe, é você quem vai dar um drone de presente. Mais ainda: está na hora de você pen-sar em sua nova startup: uma empresa voadora.

Alvo das em-presas

A l g u m a s e m p r e s a s brasileiras já es-tão

usando drones para fa-zer entregas, algo que a Amazon deseja fazer nos Estados Unidos. É a franquia de padarias Pão To Go, especializada na fabricação de pães fran-ceses “para viagem”. Os testes estão sendo reali-zados na unidade de São Carlos, em São Paulo, onde entregas com até 1 km de distância são feitas com o equipamento.

Durante uma entrevis-ta, Tom Ricetti, fundador da rede, explicou que o drone tem capacidade de carga de 3,5 kg e custa cerca de R$ 6 mil. “Acre-dito que em um futuro próximo, o uso do dro-ne será tão comum que,

quem não o tiver, não terá espaço no mercado”, co-mentou.

Nos EUA, a Amazon está preparando-se para

f a -

z e r e n t r e -

gas em 30 minutos nos grandes cen-tros urbanos recorrendo a drones, anunciou o pre-sidente da empresa du-rante uma entrevista ao programa de televisão da CBS “60 Minutos”.

“São realmente dro-nes, mas não há razão para que não possam ser usado como veículos de distribuição dos produtos que o popular site norte--americano vende”, disse Jeff Bezos durante a en-trevista, na qual explicou que esta ideia pioneira tem algumas limitações.

Segurança aéreaA Amazon precisará ter

uma autorização do regu-lador da aviação norte--americano, as encomen-das não podem ter mais de

2,3 quilos, o que co-bre 86% das en-

comendas, e o raio de dis-t ânc ia e n t r e

o ponto de partida e de entrega do

drone não pode passar dos 16 quiló-

metros, o que não é par-ticularmente preocupante, dado que cobre a grande maioria das zonas urba-nas.

A autorização para es-tas e outras operações com drones não deverá estar dis-ponível nos próximos quatro ou cinco anos, até porque a utilização de drones tem es-tado sob grande debate nos Estados Unidos, preocupa-dos com as implicações a nível de segurança e de pri-vacidade dos cidadãos.

Câmeras de drones militares suíços enfrentam teste do gol

A tecnologia, testada na Copa das Confederações, enfrenta agora seu maior desafio: a Copa do Mundo. A Fifa está apostando em câmeras extremamente ve-lozes e em sensores utiliza-dos em drones de vigilância para supervisionar a linha do gol na Copa do Mundo, o maior teste já enfrentado por essa tecnologia.

Os pedidos para a Copa do Mundo foram adi-cionados aos de fábricas e ferrovias, onde as câmeras são utilizadas para inspe-ções e vigilância, de acordo com Marcel Krist, CEO da fabricante Photonfocus.

As câmeras, testadas na Copa das Confedera-ções, poderiam ser imple-mentadas em tempo inte-gral se tiverem sucesso. “2013 foi um ótimo ano; 2014 será uma loucura”, disse o CEO da empresa com sede em Lachen, Suí-ça, fundada em 2001.

O investimento da Fifa em câmeras de alta veloci-dade foi projetado para evi-tar erros significativos. Há quatro anos, na África do Sul, um gol do meio-cam-

po inglês Frank Lampard foi anulado num momento crucial do jogo, embora as repetições televisivas mos-trassem que seu ataque contra a Alemanha tinha cruzado a linha. “Nossos sensores são rápidos, é preciso de velocidade para detectar essas situações de gol”, disse Krist.

As câmeras da Photon-focus estão instaladas em cada um dos 12 estádios da Copa do Mundo, geral-mente sob o teto, e sete câ-maras enfocam cada trave. Os aparelhos podem gravar até 500 imagens por segun-do e, junto com o algoritmo de rastreamento da bola da Goal Control, calculam se a bola cruzou a linha do gol, com uma precisão dentro dos 5 milímetros. O resul-tado é transmitido em um segundo ao árbitro.

A Copa contribuirá com uma pequena parte do crescimento de 20 por cento previsto para a recei-ta deste ano, de 4 milhões de francos a 5 milhões de francos (US$ 5,6 milhões), na empresa de dez funcio-nários, disse Krist.

A ferramenta, lan-çada pelo Ministério da Saúde, mostra a localização de hospi-tais e farmácias mais próximas

|16| Petróleo 19 a 25 de junho de 2014

E-mail: [email protected]

Três peneirasEssa história é conheci-

da, mas talvez você ainda não tenha tido acesso a ela e neste dia queremos compartilhá-la com você. Depois de lê-la, pense, re-pense, faça uma autoanáli-se e o que precisar conser-tar, faça-o.

“Um rapaz procurou o grande filósofo Sócrates e disse que precisava lhe contar algo. Ele estava com muita vontade de falar, de contar. Sócrates ergueu os olhos do livro que estava lendo e perguntou ao ra-paz:

- O que você está lendo já passou pelas três penei-ras?

- Três peneiras?, res-pondeu o rapaz.

- Sim. A primeira penei-ra é a verdade. O que você quer contar dos outros é um fato? É real? Caso te-nha ouvido alguém contar, a situação deve morrer dentro de você. Mas supo-

nhamos que seja verdade. Então, deve passar pela segunda peneira: bonda-de. O que você vai contar é coisa boa? Ajuda a cons-truir ou destruir o caminho, a fama do próximo? Se o que você quer contar é ver-dade e é coisa boa, deverá, então, passar pela terceira peneira: necessidade. Há realmente necessidade a situação ser contada para outras pessoas? Vai resol-ver alguma coisa? Vai mu-dar alguma situação? Se o que você for falar, disse Sócrates, passar pelas três peneiras, conte. Pois todos nós iremos nos beneficiar. Caso contrário, esqueça e enterre tudo. Será um ve-neno a menos que será jo-gado ao nosso redor”.

Se pensássemos desta maneira, poderíamos evitar muitas situações e cons-trangimentos.

Uma semana extraordi-nária. Deus te abençoe.

Petrobras registra aumento de produção de petróleo em seis anos

Foto: Divulgação

Foto: Agência Petrobras

A Petrobras é a única empresa de petróleo a apresentar au-

mento de produção nos últi-mos seis anos, comparada às outras majors (grandes operadoras de petróleo) da indústria mundial, segundo a conceituada consultoria britânica Evaluate Energy, especializada em pesqui-sas e estudos do setor de óleo e gás.

A produção de petró-leo da companhia brasi-leira cresceu da média de 1 milhão 918 mil barris de petróleo por dia (bpd), em 2007, para 2 milhões e 59 mil bpd, em 2013, um au-mento de cerca de 140 mil barris por dia, consideran-do os campos operados no Brasil e no exterior. A previ-são é que a Petrobras che-gue ao final de 2014 com um crescimento de 7,5 % em relação a 2013, com margem de tolerância de 1 ponto percentual para mais ou para menos.

Produção no pré-salNo último dia 9 de ju-

nho, a produção de petró-leo nessa província ultra-passou o patamar de 480 mil bpd nos campos ope-rados pela companhia nas Bacias de Campos e San-tos, o que representa um novo recorde de produção diária. Esse patamar de produção foi atingido ape-nas oito anos após a des-coberta do primeiro cam-po na camada pré-sal, em 2006, com a contribuição de apenas 24 poços pro-dutores, dos quais nove na Bacia de Santos e os de-mais na Bacia de Campos.

O novo recorde se deve à entrada em operação do poço CRT-49, interligado à plataforma P-48, no campo de Caratinga, na Bacia de Campos. Trata-se do se-gundo poço do pré-sal co-

nectado a essa plataforma, que foi concebida e insta-lada originalmente para produzir apenas a partir de acumulações do pós-sal.

A performance do poço CRT-49, cuja produção no dia do recorde foi de 19 mil barris diários, comprova a produtividade dos reserva-tórios do pré-sal localiza-dos nas áreas que já con-tam com plataformas ini-cialmente instaladas para a extração de petróleo dos reservatórios do pós-sal da Bacia de Campos.

A expectativa da Petro-bras é ultrapassar a marca de meio milhão de barris diários de produção na ca-mada pré-sal em algumas semanas, com a entrada em operação de novos po-ços localizados na Bacia de Santos.

Novas plataformasEm 2013, a Petrobras

concluiu a construção de oito novas Unidades Es-tacionárias de Produção (UEPs), além da platafor-ma de apoio à perfuração Tender Assisted Drilling (TAD) para o campo de Papa-Terra. Dessas unida-

des de produção, cinco ini-ciaram as operações ainda em 2013: o FPSO Cidade de São Paulo, no campo de Sapinhoá; e o FPSO Cidade de Paraty, no cam-po de Lula, ambas no pré--sal da Bacia de Santos; o FPSO-Cidade de Itajaí, no campo de Baúna, no pós--sal da Bacia de Santos; e as plataformas P-63, no campo de Papa-Terra, e P-55, no campo de Ronca-dor, ambas no pós-sal da Bacia de Campos.

No começo de 2014, já foram postas em operação as plataformas P-58, no chamado Parque das Ba-leias; e P-62, no campo de Roncador, ambas na Bacia de Campos. No terceiro tri-mestre deste ano será ins-talada a P-61, associada à TAD, no campo de Papa--Terra. Ainda no segundo semestre, serão instala-dos, também, os FPSOs Cidade de Mangaratiba, no campo Lula/Iracema, e Ci-dade de Ilhabela, no cam-po de Sapinhoá, no pré-sal da Bacia de Santos.

Com a entrada em ope-ração dessas onze uni-dades a Petrobras acres-

centará à sua capacidade instalada de produção 1 milhão e 300 mil barris de óleo por dia – dos quais a parcela de 1 milhão e 4 mil bpd é própria da Petrobras e 296 mil bpd, de seus par-ceiros.

Fonte: Agência Petrobras

Petrobras atribui os recordes sucessivos nos últimos meses de produção no pré-sal ao acerto da estratégia de investimentos

A plataforma P-63, no campo de Papa-Terra, foi uma das que iniciaram operações em 2013

|17| Esporte19 a 25 de junho de 2014

Léo Presidente e Lucas Dantas

Esporte

A bola rolou! Durante oito edições sequenciais, tivemos a oportunida-

de de escrever sobre cada uma das 32 equipes envolvidas na competição, trazendo curiosidades sobre os países, in-formações ligadas à sua história futebolística e uma proje-ção de sua participação na 20ª Copa do Mundo. Tudo isso feito pensando em você, aquecendo o clima para a Copa do Mundo de 2014, no Brasil, considerado o “país do futebol”, após 64 anos de sua 1ª e única sede. Continuaremos falan-do sobre Copa, afinal, quem resiste a uma das competições mais repercutidas do planeta?

Estreia brasileiraA expectativa é de minimizar uma das mais tristes histó-

rias do nosso futebol, quando Ghiggia calou um Maracanã lotado e transformou o goleiro Barbosa em um injustiçado vilão. A oportunidade de escrever mais um capítulo de nossa vitoriosa tradição iniciou-se no dia 12/06, diante da Croácia. Apesar de algunsproblemas, típicos de um jogo de estreia, sobretudo contra uma boa seleção, o Brasil mostrou que está concentrado para conquistar seu 6º caneco, vencendo, de virada, por 3x1. Destaque para Oscar e Neymar, os dois mais criativos e agudos de nossa seleção e preocupação com Fred, muito isolado na frente, mas que demonstrou es-perteza ao cavar um importante pênalti no 2º tempo.

Será o novo carrossel holandês?O jogo entre Espanha x Holanda era um dos mais con-

frontos mais aguardados da 1ª fase. Tanto pelo encontro de duas potências do futebol europeu, como pela reedição da última final, vencida pela Espanha, por 1x0, na prorrogação. Após um empolgante 1º tempo, o jogo rumava ao equilíbrio e fortes emoções na 2ª etapa. Mas quem voltou para do intervalo não foi somente a seleção holandesa e sim uma reencarnação do carrossel holandês que encantou o mundo na Copa de 1974, de Cruyff e companhia. Dessa vez, Rob-ben assumiu a posição do antigo craque holandês, liderando uma atuação fantástica de sua equipe, além de Van Persie, com seu faro de artilheiro e roubando uma bola na falha de Casillas. Resultado? 5x1 para a Holanda, revivendo uma noite digna de Laranja Mecânica e sucumbindo o seu algoz de quatro anos anterior.

Panini ‘atualiza’ 71 figurinhas no álbum da Copa

A Panini anunciou o lançamento de novos cromos, substituindo jo-

gadores ficaram de fora da lista final de convocados de cada seleção. Na sele-ção brasileira, apenas uma mudança, com Robinho perdendo seu espaço no

álbum para a figurinha de Jô. Outro que havia ficado de fora da primeira edição dos cromos, Diego Costa ganhou vaga nas páginas da Espanha, tirando Álvaro Negredo, preterido por Vi-cente Del Bosque.

As seleções com mais “erros” no álbum, pelo novo

lote de figurinhas, são a Austrália e Rússia, com cin-co trocas em cada. Entre as grandes seleções, Itália e Inglaterra ganharam quatro novos cromos cada, incluin-do nomes como o do expe-riente Antonio Cassano.

Segundo anunciou a Panini, as 71 novas figu-

rinhas serão vendidas em um kit único, com ‘valor promocional’ de R$ 10,50. No verso de cada cromo, será sinalizado para o co-lecionador o local do álbum onde ele deverá ser coloca-do. O produto deve chegar às bancas a partir do dia 18 de junho.

Veja quem são as 71 novas figurinhas do álbum da Copa:

Alemanha - Benedikt Höwedes e Kevin GrosskreutzArgélia - Rafik Halliche e Nabil BentalebArgentina - Enzo PérezAustrália - Alex Wilkinson, James Troisi, Ryan McGowan, James Holland e Adam TaggartBélgica - Adnan JanuzajBósnia e Herzegovina - Muhamed BešićBrasil - JôChile - Felipe Gutiérrez, Miiko Albornoz e Carlos CarmonaColômbia - Éder Balanta, Santiago Arias, Adrián Ramos e Juan QuinteroCoreia do Sul - Yun Suk-YoungCosta do Marfim - Didier Ya Konan, Constant Djakpa, Max Gradel e Giovanni SioCosta Rica - Marco Ureña e Óscar DuarteCroácia - Danijel Pranjić e SammirEquador - Oswaldo MindaEspanha - Santi Cazorla, César Azpilicueta e Diego CostaEstados Unidos - Timmy Chandler, Kyle Beckerman, Alejandro Bedoya e Chris WondolowskiFrança - Antoine Griez-mann, Bacary Sagna e Rio MavubaGrécia - Loukas Vyntra e

Giannis FetfatzidisHonduras - Osman ChávezInglaterra - Chris Smalling, Adam Lallana, Luke Shaw e Ross BarkleyIrã - Steven Beitashour, Mehrdad Pooladi e Alireza Jahan-bakhshItália - Alberto Aquilani, Ciro Immobile, Marco Verratti e Anto-nio CassanoMéxico - Carlos Salcido, Javier Aquino e Marco FabiánNigéria - Kunle Odunlami, Reuben Gabriel, Peter Odemwin-gie e Uche NwoforPortugal - André Almeida e Rúben AmorimRússia - Andrei Eschenko, Vladimir Granat, Georgi Schenni-kov, Yuri Zhirkov e Oleg ShatovHolanda - Leroy Fer e Jonathan de GuzmánSuíça - Josip Drmić

|18| Classificados 19 a 25 de junho de 2014

Vendo casa com dois qtos, com

suítes, garagem, financiamento

pela CEF, direto com o

proprietário, Jd. Marilea, Valor

R$ 290 mil

Tel.:

(22) 99884-3755

|19| Carreira19 a 25 de junho de 2014

7 passos para conciliar carreira e estudos

De um lado, metas para bater, reuniões para fazer e ao me-nos oito horas de

trabalho duro para preencher. De outro, trabalhos, provas e a presença obrigatória nas au-las. Quem estuda e trabalha sabe que a rotina malabarista para conciliar os dois papeis (sem contar as questões pes-soais) não é fácil.

Nelson Barth, hoje pro-fessor da Escola de Adminis-tração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP), viveu isso na pele: ao mesmo tem-po foi pai de uma filha peque-na, empresário e doutorando. “Quando eu olho para trás, às

vezes, me pergunto como fiz tudo isso”, diz. A resposta está em uma postura estratégica diante do triplo desafio, no caso.

A base para isso é enten-der que o tempo, assim como o dinheiro, é um recurso limita-do. Usá-lo com inteligência é a base para o sucesso em todas as funções com as quais você compartilha suas energias.Veja um passo a passo para conseguir este feito:

1-Antes de tudo, defina seus objetivos

Pensar em estratégias de administração do tempo é fundamental para quem está nesta fase da vida. “Mas antes

da questão do controle, você precisa saber o que quer”, diz Armando Dal Colletto, diretor acadêmico da Business Scho-ol São Paulo, que também já teve que conciliar a vida aca-dêmica com a realidade do mercado de trabalho. Ou seja, não dá para se inscrever em um curso de especialização ou um MBA só porque todo mundo faz isso.

Ao assumir este com-promisso, você deve saber quais são os seus objetivos de carreira e as razões que justifiquem os estudos neste contexto. O mesmo vale para quem ainda não terminou a primeira graduação e já está no mercado de trabalho.

Em ambos casos, questio-ne: quais são seus projetos de carreira? Que espaço os estu-dos terão (ou têm) em sua lista de prioridades? Eles realmen-tesão importantes para você?

2-Conheça a si mesmo e te-nha consciência

Ao mesmo tempo em que responde “para onde quer ir” (ou seja, define seus objetivos de vida), você terá que definir com clareza quem você é – de fato. Além de ajudar no dese-nho de rumos mais precisos, o autoconhecimento é crucial

para quem precisa assumir a dupla função (ou tripla, depen-dendo das suas outras res-ponsabilidades sociais).

Uma análise SWOT (Si-gla que em inglês significa: Strengths, Weaknesses, Op-portunities and Threats) pode ser muito útil neste processo. Investigue: Quais são suas forças? E as fraquezas? Quais as oportunidades e ameaças neste contexto?

“Você consegue dormir pouco ou precisa dormir dez horas? Consegue fazer mais de uma coisa por vez? Prefe-re estudar em grupo ou sozi-nho?”, diz Coleto, adaptando o conceito para o cenário em questão. É com base no resul-tado desta análise que você deve esboçar as estratégias para dar conta do recado.

Depois, tenha consciên-cia. Você já parou para pen-sar em como usa o tempo ao longo do dia? Quanto gasta no Facebook, em reuniões, com a família, vendo TV ou fa-zendo nada? “A gente faz um monte de coisas e não temos consciência”, diz Barth.

Por isso, uma dica é ano-tar todas as atividades que preenchem o seu dia e o tem-po dedicado para cada uma delas. A lógica é parecida com

uma das estratégias para eco-nomizar dinheiro ou consumir menos calorias para quem está de dieta: anotam-se to-dos os gastos ou alimentos ingeridos para poder controlar as finanças e/ou o peso de uma maneira estratégica.

3-Próximo passo: Lime o que não agrega

Com este mapeamento em mãos é hora de cortar (ou reduzir o espaço na agen-da) de tudo aquilo que não contribui para seus objetivos. “Por exemplo, todo dia eu leio jornal. Preciso? Não, não pre-ciso. Hoje, eu faço porque te-nho tempo”, exemplifica Barth. Com isso, a agenda fica mais limpa e sobra mais espaço para alocar, com sabedoria, as atividades coerentes com sua visão de futuro.

4-Com isso, defina priorida-des

Neste processo, é essen-cial definir quais as tarefas merecem etiqueta de impor-tância e onde você deve focar suas energias. “Você tem que se voltar para as suas priori-dades. Se não entender isso, vai estourar seu orçamento de horas”, diz Dal Colletto. A “dívida” pode se materializar

em noites mal dormidas, ín-dices elevados de estresse e um péssimo desempenho em todos os papeis, por exemplo.

5-NegocieDo seu chefe até a família:

todos devem estar cientes do seu novo desafio e dos limites que esta nova condição pres-supõe. “Se seu emprego de-manda que você esteja 100% disponível, então, deve voltar para os primeiros passos e re-ver seus objetivos”, diz Barth.

6-Regra prática: Assuma o compromisso

Uma dica para ter suas responsabilidades em dia é colocar tudo na agenda – até as pequenas atividades que precisam ser feitas para que uma tarefa maior saia do pa-pel.

7-Por fim, dedique-se por inteiro

Não adianta estar no tra-balho com a cabeça na pós ou na aula com a cabeça em tudo que deveria ter feito duran-te o expediente. Foco, neste ponto, é fundamental. “Quem interrompe muito acaba não tendo muita clareza se vai ter-minar uma tarefa ou não”, diz Dal Colletto.

Foto: Divulgação

Organizar horários e traçar metas facilitam o desempenho na jornada dupla