edição 9 de setembro

16
Começou na terça-feira, 6, o Campeonato Municipal de Futsal Veteranos 2011. Os atletas, todos com mais de 36 anos de idade (exceto os goleiros) estão fazendo grandes duelos no Ginásio Municipal Deomar Lautert. Somente na primeira rodada, 26 gols foram anotados. Os resultados dessa semana foram os seguintes: Terça-feira, dia 6, Oito de Julho 4 X 3 Nacional; Agrinova 6 X 6 El Condor; SER Grêmio 4 X 3 Tertúlia. Hoje acontecem os seguintes jogos: 19h - El Condor X São José 20h - Tertúlia X Oito de Julho 21h - SER Grêmio X Agrinova Diferentemente do que divulgamos na última edição, os jogos acontecem as terças-feiras e sextas-feiras. Condor, 9 de setembro de 2011 Ano 03 Edição 34 R$ 1,75 www.jornalvilaliberdade.com Capitão Dill detalha projeto de monitoramento de vídeo do Quartel da Brigada Militar de Condor Conexão Comunidade 04 Geral 03 Obras de casas populares estão paralisadas por desacordo entre empresas Cores, Civismo e Cidadania: 07 de Setembro em Condor Aluno da Escola Agostinha Dill está na final estadual do Atletismo dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul Geral 11 Audiência Pública debateu “Direitos Previdenciários” na Câmara de Vereadores Política 05 Começa o Futsal de Veteranos Especial 06, 07 e 08 O CTG Tropeiro da Liberdade de Condor convida a comunidade local para as comemorações da Semana Farroupilha que acontecem de 14 a 20 de setembro na sede social da Entidade. As programações tem início no dia 14 com um jantar promovido pelas invernadas artísticas do CTG. Durante a noite haverá apresentações de danças dos CTGs de Condor, Palmeira das Missões, Panambi e Pejuçara. No dia 16 Cotripal e Sindicato Rural promovem o tradiconal Costelão. Mais detalhes na página 11

Upload: marcelo-fripp

Post on 19-Mar-2016

290 views

Category:

Documents


39 download

DESCRIPTION

09/09/2011 - jornal Vila Liberdade

TRANSCRIPT

Page 1: Edição 9 de setembro

Começou na terça-feira, 6, o Campeonato Municipal de Futsal Veteranos 2011. Os atletas, todos com mais de 36 anos de idade (exceto os goleiros) estão fazendo grandes duelos no Ginásio Municipal Deomar Lautert. Somente na primeira rodada, 26 gols foram anotados. Os resultados dessa semana foram os seguintes:

Terça-feira, dia 6, Oito de Julho 4 X 3 Nacional;Agrinova 6 X 6 El Condor; SER Grêmio 4 X 3 Tertúlia.Hoje acontecem os seguintes jogos:19h - El Condor X São José20h - Tertúlia X Oito de Julho21h - SER Grêmio X AgrinovaDiferentemente do que divulgamos

na última edição, os jogos acontecem as terças-feiras e sextas-feiras.

Condor, 9 de setembro de 2011

Ano 03 Edição 34 R$ 1,75 www.jornalvilaliberdade.com

Capitão Dill detalha projeto de monitoramento de vídeo do Quartel da Brigada Militar de Condor

Conexão Comunidade 04

Geral 03 Obras de casas populares estão paralisadas por desacordo entre empresas

Cores, Civismo e Cidadania:07 de Setembro em Condor

Aluno da Escola Agostinha Dill está na final estadual do Atletismo dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul

Geral 11

Audiência Pública debateu “Direitos Previdenciários” na Câmara de Vereadores

Política 05

Começa o Futsal de VeteranosEspecial 06, 07 e 08

O CTG Tropeiro da Liberdade de Condor convida a comunidade local para as comemorações da Semana Farroupilha que acontecem de 14 a 20 de setembro na sede social da Entidade.

As programações tem início no dia 14 com um jantar promovido pelas invernadas artísticas do CTG. Durante a noite haverá apresentações de danças dos CTGs de Condor, Palmeira das Missões, Panambi e Pejuçara.

No dia 16 Cotripal e Sindicato Rural promovem o tradiconal Costelão.

Mais detalhes na página 11

Page 2: Edição 9 de setembro

ODia da Pátria, o Dia que celebra o aniversário da Independência do Brasil, neste ano de 2011, foi

marcado, em todo o Brasil, por protestos. Em cada Capital, em cada grande centro, puderam ser observados atos de repúdio. E o termo Corrupção foi o maior dos motivos que levaram o povo às ruas para protestar, todos, de alguma forma, pedindo Independência dos políticos corruptos. O ato mais marcan-te se deu em Brasília, onde 40 mil pessoas, inspiradas nos chamados “Caras Pintadas” (que mobilizaram-se nos idos de 1990 contra o então Presidente, Fernando Collor de Mello), marcharam, concomitantemente aos atos oficiais, em protesto contra a corrupção e também em ato simbólico lavaram a rampa do Congresso Nacional com água, sabão e vassouras.

No Rio Grande do Sul, os protestos também foram concentrados na re-jeição a política corrupta, principalmente em Porto Alegre, entretanto, foi a Polícia Militar do Estado, a briosa Brigada Militar, que, por todo o território gaúcho chamou mais a atenção. A cerca de um mês protestos anônimos (ao menos o que se prega) vem reivindicando por melhores condições salariais aos policiais militares do Estado e neste 7 de Setembro não foi diferente, porém, sem pneus queimados e sem faixas ofensivas, mas de forma silen-ciosa, pacífica e mostrando a cara de quem mais sente, a família de cada brigadiano.

Em meio a tudo isso, protestos, repúdios, contrariedades, no município de Condor também se prestou as devidas homenagens a Pátria Amada. Dife-rentemente ao que se observou e alheio a tudo o que aconteceu de “negativo” no resto do País, no Município pode se ver orgulho nos olhos dos que, real-mente, comemoravam o Dia da Independência. Em Condor pode se observar pujança na apresentação de cada educandário, pode se presenciar satisfação aos olhos de cada pai ou familiar que via seu filho passar, pode se perceber alegria, em todos, por serem brasileiros, gaúchos e condorenses.

Se existem problemas no mundo, no Brasil, no Estado e em Condor, não é no dia do aniversário que devem ser expostos, pra isso o calendário tem mais 364 dias. Assim sendo os condorenses estão de parabéns pelo civismo demonstrado. Que se reclame, mas a partir de hoje, desde que, com razão e com motivos e objetivos claros.

Opinião9 de setembro de 20112

falando nisso por Jorge Luiz Fripp

Editorial

Semana passada, 265 re-presentantes do povo julgaram que a deputada federal Jaque-line Roriz não cometeu falta alguma contra o decoro ao re-ceber 50 mil reais de dinheiro clandestino para a campanha que a elegeu. Foram 265 re-presentantes do povo que se aproveitaram do anonimato do voto secreto, tal como seus re-presentados que escrevem na internet e atribuem seus textos a Luiz Fernando Veríssimo, Mário Prata, Millor Fernan-des, Arnaldo Jabor e tantos outros, inclusive eu, por co-vardia de assinarem o próprio desonrado nome que seus pais lhe deram.

É incrível a safada incoe-rência. Os 265 defendem a tese de que se ela cometeu algum crime, foi fora do mandato; portanto, não tem que ser pu-nida. A Lei da Ficha Limpa, que eles aprovaram para pare-cerem bons moços, é impedida de funcionar na prática, pois o objetivo da lei é impedir que tenham mandato os de passado sujo. A incoerência está em que o crime fora do mandato é mo-tivo de absolvição. Mas agora ela é denunciada ao Supremo pelo Procurador-Geral pelo crime de peculato. Na Justiça, ela vai alegar agora que, ten-do mandato, tem direito a foro privilegiado. Ou seja, em qual-quer tempo o mandato é motivo para absolvê-la do crime: antes

Ordem e Progresso

ou durante o mandato.

No domingo, João Ubaldo Ribeiro, em O Globo e O Esta-do de S.Paulo, encontrou uma explicação: Contudo, quando se descobre mais um caso de corrupção, a vida republicana fica bagunçada, as coisas não andam, perde-se trabalho em investigações, gasta-se tempo prendendo e soltando gente e a imprensa, que só serve para atrapalhar, fica cobrando ex-plicações, embora já saibamos que explicações serão: primei-ro desmentidos e em seguida promessas de pronta e cabal investigação, com a conse-quente punição dos culpados. Não acontece nada e perdura essa situação monótona, que às vezes paralisa o País.

Há quem pense que estamos numa epidemia de corrupção. Mas se estudarmos direitinho da História, vamos perceber que este país quase sempre foi assim. Ponho o desconto do quase. Ajude-me aí, caro lei-tor: responda, pensando bem, quando foi que tivemos Or-dem e Progresso neste país? Faço a pergunta aproveitando o 7 de Setembro, que chama a atenção da gente para o que está escrito no centro do nosso símbolo. Sim, já tivemos. Si-nal de que temos capacidade de ter Ordem e Progresso. De-pende de nós, do nosso voto, da nossa ação.

Alexandre Garcia

OpiniãoQUEMDISSE

PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF, FALANDODA CRISE MUNDIAL UM DIAANTES DAS COMEMORAÇÕESDA INDEPENDÊNCIA

“A nossa manifesta-ção é pací� ca em Rio Grande. Essa questão de queima de pneus não passa pela nossa cabeça. Futuramente, não sei, porque a tro-pa está muito revolta-da com o governo”

“Quero deixar bem claro que meu gover-no não irá permitir ataques às nossas in-dústrias e aos nossos empregos”

MIGUEL JANES, BRIGA-DIANO DE RIO GRANDE QUEPROTESTOU SILENCIOSAMENTE

“É tempo. Brasileiros, a nossa divisa hoje em dia será Independência ou morte! Estamos se-parados de Portugal”

DIRETORES

Denise Isabel WuadenMarcelo Fripp

JORNALISTA RESPONSÁVEL

Darci Serafi m RodriguesMTE/RS - 15.063

SUPERVISÃO GERAL

Jorge Luiz FrippEDITOR CHEFE

Marcelo Fripp DIAGRAMAÇÃO

Denise Isabel WuadenMarcelo Fripp

COMERCIAL

(55) 3379.1005 / [email protected]

CIRCULAÇÃO

Semanal/Sexta-FeiraTIRAGEM

500 ExemplaresIMPRESSÃO

ITS Gráfi ca e Editora Jornalística Ltda

www.jornalvilaliberdade.com

FW Editoração LtdaCNPJ 10.643.438/0001-41

Rua Mauricio Cardoso, 26Bairro Centro - Condor

CEP 98290-000

DOM PEDRO I, EM 7 DESETEMBRO DE 1822

Charge DA SEMANA

A minha experiência de vereador, eleito no sé-culo passado, não foi das mais gratificantes. Na edu-cação, na cultura ou nos esportes fazia muito mais, contribuía, colaborava e não recebia nada por isso. Ainda faço. Me parece, pelo menos é o que sinto, que isto é muito mais recompensador. Te dá uma sa-tisfação interior de dever cumprido, o que não con-segui ter quando era Nobre Edil.

Falando nisso, tive a satisfação de conversar num dia desses com o médico e historiador Dr. Ivo Beuter. Como médico não o conheço, não sou de consultar muito. Como diz o Professor Nelmo: “Eles sempre acabam achando algo”. Mas o historiador e pesquisador Ivo Beuter é uma pessoa de um conhe-cimento tão universal que faria inveja até ao filósofo Kant. Para alegria nossa, suas pesquisas hoje estão voltadas para Panambi, Condor e municípios co-ir-mãos. Do material que o Doutor me passou, para curar um pouco a minha ignorância, destaco alguns artigos, escritos por ele, em que ressalta o exem-plo de idealismo e patriotismo que caracterizou as cinco primeiras legislaturas do novo município de

VEREADORES SEM VENCIMENTOSPanambi. Os vereadores desses cinco mandatos não recebiam salário e deixaram esse exemplo para as futuras gerações. Foi assim de 1955 até 1973. Eles bem que poderiam servir de inspiração hoje para muitas Câmaras Municipais do Brasil.

Dr. Beuter registrou o depoimento de dois desses vereadores da época que, ainda estão co-nosco: Dr. Odilo Zimmermann e o Eng. Otto Willi Knorr. Diz o Dr. Odilo: “Trabalhei gratuita-mente na legislatura de 64 a 69. Fui presidente em quatro oportunidades sempre sem qualquer remu-neração. Se os homens públicos de hoje se dis-pusessem a trabalhar mais pelo interesse de suas comunidades e menos pelos próprios, nosso País teria com certeza melhores representações”. O Eng. Otto é da convicção que a vereança gratuita, em municípios de pequeno e médio porte, não é mais penosa do que ser presidente de entidades fi-lantrópicas ou beneficentes, como igrejas, Rotary, Lions, clubes recreativos, sociedades escolares e associações culturais, as quais são sempre dirigi-das por cidadãos sem usufruir honorários”.

Com esses depoimentos, fiquei imaginan-do o trabalho voluntário de algumas pessoas de nossa comunidade, que além de não terem nenhuma recompensa financeira, ainda são muitas vezes criticados por aquilo que estão fazendo. Não vou abordar aqui o caráter desses críticos, pois seria descer a níveis insuportáveis de mediocridade. Dos exemplos que por ora me ocorrem, fico imaginando o quanto deve-ria receber, pelo menos em forma de gratidão, essas pessoas da Liga de Combate ao Câncer, cujas atividades são de um altruísmo ímpar. Ou então esses presidentes de CPM de escolas pú-blicas do Estado, que não podem nunca dormir sossegados, senão cai um pedaço da escola. Ou presidente e a diretoria do nosso hospital, que vem fazendo um grande trabalho para suprir o mesmo de condições que, às vezes, deveria ser obrigação de outras esferas acudirem. E vários outros exemplos que o espaço não me permite citar. Tudo pelo bem comum e sem receber um tostão sequer do nosso dinheiro público.

Page 3: Edição 9 de setembro

Geral 9 de setembro de 20113

Odesacordo entre a em-presa contratada pela prefeitura para executar

as obras das trinta Unidades Ha-bitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida e a empreitei-ra terceirizada para a realiza-ção das construções está fazen-do com que os serviços estejam momentaneamente paralisados. Pedreiros e benefi ciários ainda reclamam de falta de material. Informações dão conta de que as obras devem ser retomadas a partir da próxima semana.

A empresa Marma Constru-ções, vencedora de licitação e contratada pela Prefeitura de Con-dor para executar as obras de 30 unidades habitacionais a benefi-ciários do Programa Minha Casa Minha Vida, rompeu o contrato com a empreiteira terceirizada SS Comercial e Construtora. Esta segunda empresa se instalou em Condor e contratou os pedreiros para a realização das obras.

Entretanto, a cerca de 15 dias as construções começaram a parar. Segundo pedreiros e beneficiários o principal motivo foi a falta de materiais. Conforme Gilberto de Moura, representante da SS em

Desacordo paralisa obras de casas popularesEmpresas cancelam contrato e pedreiros e benefi ciários aguardam por conclusões

Na semana que passou estive em Brasília, acompanhando a Presi-dente da Câmara de Vereadores de Panambi, em audiências com Depu-tados Federais e nos Ministérios, “garimpando” projetos e recursos para Panambi. Na estada na Capital Federal percebi que o clima de trabalho contrasta com as manchetes dos grandes jornais do centro do País. Dizia para nós o Coordenador Nacional do programa Brasil Alfabetizado que trabalhar em Brasília é do pijama para o terno. Ou seja, tem que chegar muito cedo e sair muito tarde do trabalho, pela grande demanda exis-tente. Dizia o Coordenador Nacional do programa Brasil Alfabetizado, Mauro José da Silva, um Pernambucano de Recife, que deixa sua filha na escola por volta de sete e meia da manhã, deslocando-se diretamente para o prédio do MEC, chegando antes das oito ainda e só sai do trabalho por volta de dez horas da noite, quando encerra sua agenda. Isso quando não viaja, que a rotina fica mais pesada.

Confesso que fiquei impressionado com a narrativa dele. Alguém dirá que ganha muito bem para isso. Deve ganhar, mas senti no Coordenador uma seriedade muito grande, um comprometimento com sua atividade. Assim encontramos outras situações, contrastando com as manchetes, como anteriormente frisei. Talvez não seja a maioria que tem esta rotina, mas presenciamos muitas pessoas no mesmo ritmo de trabalho. Na sede dos CORREIOS, saímos de agenda com o chefe de gabinete do Vice-Pre-sidente nacional da empresa, Pedro Binotte, eram passadas vinte horas da noite. Deve ter ficado mais algum tempo ainda lá encaminhando a rotina do outro dia.

Outro aspecto importante que presenciei lá é a enormidade de pro-gramas que o Governo Federal tem à disposição dos Municípios e dos Estados, sendo algo de fundamental importância os agentes públicos e políticos buscarem os mesmos para implementação em suas comunida-des. São programas os mais variados possíveis, como por exemplo um que conhecemos na Secretaria de Direitos Humanos, da Ministra Maria do Rosário, que busca a ERRADICAÇÄO DO SUB-REGISTRO CIVIL DE NASCIMENTO E ACESSO A DOCUMENTAÇÄO BASICA, con-forme estabelecido pelo Decreto 48.042 de 2011. É um programa de grande importância e que muitos não conhecem, dando a devida impor-tância ao mesmo apenas quando vive a situação da falta de documenta-ção de algum familiar.

Foi uma agenda de dois dias de intensos contatos, conhecendo pro-gramas e buscando recursos, algo que deve ser feito, para a melhoria da qualidade de vida das comunidades.

PolíticaClaudio Motta [email protected]

Condor, “a Marma era a responsá-vel pelo fornecimento do material e como começou a faltar, a SS enten-deu por rescindir o contrato já que não conseguiu mais dar andamento às obras”..

Segundo a coordenadora de Habitação da Secretaria Munici-pal da Ação Social e Cidadania de Condor, Eloá Fritsch Piasetzki, a responsabilidade pelas obras segue sendo da Marma e a previsão de conclusão das obras não será adia-da. “A Marma já está providencian-do a contratação de outra emprei-

teira e em contato com o próprio Prefeito (José Francisco Candido), foi dada a garantia que até quinta-feira da semana que vem (15) as obras deve ser retomadas”, escla-receu Eloá, que ainda acrescentou que “a Marma já está remetendo o restante do material. Também, os mesmos pedreiros contratados pela SS seguem nas suas obras até a con-clusão. Conforme a Coordenadora, como inicialmente previsto, o prazo de entrega das chaves das Unidades Habitacionais segue sendo final de dezembro de 2011.

Teve início nos primeiros dias deste mês a obra de construção do Pórtico da cidade. A obra de pouco mais de 70 metros quadrados será executada pela Empreiteira Dalla-brida, de Ijuí.

O Pórtico está sendo instalado jun-to a Rua do Comércio a cerca de 50 metros do trevo de acesso à BR 158.

A construção do Pórtico está sendo viabilizada através de recur-so do Ministério do Turismo, des-tinado ao município de Condor por Emenda Parlamentar do gabinete do Deputado Paulo Pimenta (PT-RS). A emenda é de R$ 100 mil e a obra deverá ter ainda uma contra partida do Município.

A previsão de conclusão é de 90 dias, ou seja, início do mês de de-

zembro deste ano.Inclusive, as autoridades de trân-

sito do Município alertam para que

Pórtico de Condor começa a ser construído

Obras de casas estão paralisadas, previsão de retomada é na próxima semana

Obras de casas estão paralisadas, previsão de retomada é na próxima semana

os motoristas tenham atenção ao tra-fegarem nas proximidades do trevo da cidade em função das obras.

A Igreja Evangélica Assem-bleia de Deus Unidade Cristã,através do Pastor Jaime Vasconce-los, convida você e sua família para participar do 10º Congresso de Senhoras da Igreja, que acontece nos dias 10 e 11 de setembro no Templo Sede em Rincão dos Pi-nheiros.

A programação será a seguinte:- Dia 10/09, às 19h Culto com a

Missionária Neli de Panambi- Dia 11/09, às 9h Culto com o

Preletor Agostinho Borges de Ijuí.- Após será servido almoço

(bufê com churrasco). O valor do almoço é de R$10 para adultos e R$5 para crianças.

Podem ser feitas reservas pelos telefones 9181 0525 com Pr. Jaime e 9118 3148 com Osiel.

ConvitesSua Ajuda é Muito Importante

Neste sábado, 6 de setembro, a população de Condor terá uma oportunidade de demonstrar um gesto de solidariedade, DOANDO SANGUE.

Esta Campanha é desenvolvida pelo Projeto Jecação (da Juventu-de da Igreja Evangélica Congrega-cional de Condor) em parceria com a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Condor e o Hemocen-tro de Cruz Alta.

A Coleta de Sangue será re-alizada no Centro de Convivên-cias de Idosos (Antigo Sicredi) em Condor, no horário de 8h às 16h deste sábado.

Os promotores desde já agra-decem sua colaboração.

A Igreja de Deus de Condor Convida a comunidade para parti-cipar de almoço que será realizado neste domingo, 11, na sede da So-ciedade Sete de Setembro de Atira-dores (Tiro ao Alvo).

A Programação tem início pre-visto para as 10h, quando acontece-rá um Culto Público.

Ao meio dia será servido almo-ço, que será vendido ao custo de R$ 12.

Durante a tarde serão desenvol-vidas mais atividades recreativas e religiosas.

O convite é assinado pelo Pas-tor Alcione.

Page 4: Edição 9 de setembro

9 de setembro de 20114 Conexão Comunidade

Pedro sabia o que ele tinha, quando olhou para o homem aleijado de nascença, que estava a porta. Formosa ao olhar para aquele homem Pedro viu que ele precisava exatamente do que ele “tinha” para oferecer. Aleluia!

Pedro disse: não possuo nem prata nem ouro, mas o que te-nho, isso te dou: em nome de Jesus Cristo, o nazareno anda! Aleluia!

Algumas pessoas mal infor-madas, dizem que os apóstolos tinham poder dar inicio a igreja. Mas quando o ultimo apostolo morreu, isto tudo cessou. Que não é verdade.

O diabo já ludibriou deno-minações inteiras. Satanás, não quer que as pessoas descubram o que esse bom e poderoso nome significa. Louvado seja Deus!

O diabo, tem medo do pode-roso nome de Cristo. Ele gosta de ouvir o nome de Jesus, ele não gosta do nome de Jesus. Ele sabe que o nosso Jesus o ven-ceu. Ele também sabe que Jesus disse: “em meu nome expelirão demônios”. Gloria a Deus!

O diabo, tenta apagar este nome, pois, ele sabe que nes-se nome a igreja tem força, e que exercerão autoridade sobre o diabo e os demônios. Ele sabe disso, ele sabe que é um deus vencido. Mas faz de tudo para que você não saiba. Pense nisso!

O que quero dizer é que, en-quanto você não souber, sata-nás, poderá continuar a dominar você. Sendo assim, ele tem en-

Palavra do PastorPastor Jaime Vasconcelos

Igreja Evangélica Assembléia de Deus Unidade Cristã

Domingo 19h - Culto Condor /1ª Segunda do mês reuniões em Panambi/ 3ª Rincão dos Pinheiros: 15h Tarde da Benção, 19h30 Culto/ 5ª - 15h Tarde da Benção / 19h30 - Culto Condor/6ª Esquina Beck - Campanha da Liber-tação/Sábado - Templo Sede Rincão - Culto de Departamentos/Todos os sábados às 15h45 programa na Rádio 98.5 FM

Em meu nome disse JesusOConselho Municipal do Desenvolvimento (Co-mude) de Condor esteve

reunido nesta semana. Em pauta a apresentação das atividades do Conselho Municipal Pró Seguran-ça Pública (Consepro). O empresá-rio Eduardo Chagas, presidente do Consepro relatou o funcionamento estatutário do órgão, assim como seus objetivos. Ainda, Chagas des-tacou como o Conselho atua em apoio as polícias Civil e Militar em Condor e os projetos previstos para a área de Segurança Pública no Município. Entre as colocações feitas pelo presidente Eduardo, uma foi um projeto que está sen-do feito pela Brigada Militar para customizar o efetivo de servido-res em Condor. A proposta é de se trabalhar, em alguns turnos de menor intensidade de ocorrências, com videomonitoramento através do Quartel de Panambi, para se ter maior números de praças de tra-balho durante os períodos de mais movimentações. A partir da apre-sentação do Presidente do Conse-pro de Condor, a reportagem do Jornal Vila Liberdade buscou in-formações junto a Brigada Militar (BM) de Condor e ao comando da 2ª Companhia da BM de Panambi. Em entrevista, o comandante da BM nos dois municípios, Capitão Jederson Dill, deu detalhes sobre esse projeto e esclareceu questões sobre como deve funcionar o po-liciamento ostensivo de Condor a partir da implantação deste Proje-to. Acompanhe a entrevista:

Jornal Vila Liberdade (JVL) – Capitão, qual é o projeto propos-to pelo Comando da Brigada para o funcionamento do Quartel em Condor?

Capitão Jederson Dill - Esse projeto foi proposto ao Consepro de Condor para se fazer, e que aconte-ceria seria o seguinte, eventualmen-te eu poderia pegar um policial que trabalha sozinho na madrugada em Condor e colocar ele durante o dia para fazer um serviço melhor para a comunidade, já que na madruga-da é mais difícil acontecer alguma coisa em Condor e assim teria um policial a mais durante o dia. Des-sa forma, na madrugada, Panambi daria cobertura através do video-monitoramento e de uma viatura que faria a ronda em Condor. Os finais de semana nunca ficarão de-sassistidos, temos bailes e eventos, então sempre estaremos com dois ou três no policiamento, até porque, nunca trabalha um policial sozinho, de madrugada, durante o final de semana.

JVL – Essa customização de efetivo traria quais benefícios à

“Não existe a possibilidade de fechar”Comandante da BM de Panambi e Condor esclarece sobre projeto de videomonitoramento

comunidade?Capitão – Às vezes um policial

que fica sozinho durante a Madru-gada e não dá toda a assistência à comunidade poderia ser utilizado na saída das escolas durante o dia, até o começo da noite, e de noite ele ser dispensado e nos dar a cobertura através das câmeras de vídeo, então, essa é a minha idéia para melhorar o efetivo. Essa é uma situação interes-sante para a comunidade. Por exem-plo, pegamos uma madrugada de segunda-feira para terça-feira, não cruza nem gato na rua, então pega, bota o videomonitoramento em Condor, fica o controle em Panambi, e manda a viatura para fazer a fisca-lização durante a madrugada. Dessa foram teríamos dois ou três policiais durante o dia para assistirmos a ban-cos, empresas, escolas e até mes-mo para atuarmos com barreiras, e durante a madrugada teríamos uma cobertura visual, inclusive, a viatura viria a Condor durante a madrugada para fazer uma fiscalização ou uma ronda, evitando até que se tenha a impressão de que não tem policia-mento em Condor. Isso é juntar as forças e a tecnologia para melhorar o policiamento.

JVL – E o videomonitoamento não pode acontecer no Quartel de Condor mesmo?

Capitão – Projeto de videomo-nitoramento para ser atendido em Condor é inviável, o Projeto tem que existir para ser cuidado em Panambi e a comunicação tem que acontecer via rádio. Não adianta eu colocar dois policiais de serviço na rua em Condor, pois, no momento em que eles saírem não estarão cuidando as câmeras, e por regra, um sozinho não poderá atender uma ocorrência. E em Panambi eu tenho um servidor específico, fixo no Quartel, só para olhar as câmeras, então ele observa o problema em Condor e informa por rádio para quem estiver na rua, en-tão, tem que ser uma coisa mais tec-nológica, via rádio ou internet que a gente consiga observar em Panambi. Se colocar câmera nas ruas de Con-

dor para monitoramento em Condor será só ilusão, um brigadiano de ma-drugada em Condor, sozinho, cui-dando a Câmera, tendo que atender uma ocorrência, não fica ninguém vendo as imagens, então nossa idéia é de que o videomonitoramento de Condor seja controlado em Panam-bi, até mesmo que, se observada a ocorrência já se manda a viatura de Condor e de Panambi juntas. Quan-to mais Panambi e Condor estiverem unidos na segurança melhor.

JVL – O que é necessário para a implantação desse projeto?

Capitão – Mas isso está a crité-rio do Consepro, da comunidade. Se entender-se que deve ser investido nisso, o custo do videomonitora-mento do quartel está em torno de R$ 5 mil para fazer a transmissão para o Quartel de Panambi. Mas isso é a critério da comunidade, se quiser faremos, se não quiser a gente man-tém da forma como está.

JVL – Existe risco de se fechar o Quartel de Condor com a implan-tação de projetos como este?

Capitão – Não existe nenhum projeto de fechar a Brigada de Con-dor, o que existe é um projeto de aumentar o efetivo pelo Coronel de Cruz Alta (CRPO Alto Jacuí), in-clusive o projeto já está nas mãos do Comandante Geral da Brigada Militar em Porto Alegre. Entretanto, o que eu fiz e que pode ter gerado algum equívoco, foi este projeto de videomonitoramento do Quartel da Brigada de Condor, controlado por Panambi, onde Panambi (BM) esta-ria enxergando o que está acontecen-do no Quartel de Condor. Não existe essa possibilidade, o Quartel de Con-dor existe através de um decreto do Governador do Estado, existe uma Lei do Estado que rege que existe um Quartel da Brigada Militar em Condor, com tantos policiais no efe-tivo. Então, isso, para se fechar não é bem assim, não é por uma decisão de um Capitão ou de um Major que vai fechar o Quartel. Entretanto, o que temos que fazer agora é melho-rar os recursos. E essa foi a ideia que eu dei para melhorar o policiamento em Condor, pois, com o pouco efe-tivo que temos, vamos nos utilizar da tecnologia, e que fique claro, a ideia é de nunca fechar o quartel de Condor, não existe essa ideia de se fechar o quartel de Condor.

O Capitão Dill ainda falou sobre recursos vindos à Brigada Militar de Condor originados a partir da Consulta Popular:

Capitão – Veio para Condor, desti-nados através da Consulta Popular, seis pistolas e seis coletes (a prova de tiros), inclusive, agora Condor é a única cida-de aqui da Região que todos os servido-res da Brigada Militar tem pistolas.

ganado a igreja toda.O diabo não se importa até

que ponto você se torna religioso. Ele sabe que enquanto você não tiver poder, você não será ameaça para ele.

O diabo sabe que o Senhor Jesus é nome de vitória. E sabe também que a igreja que confia nesse nome, pode vencê-lo. Por ele (satanás) quanto mais você for religioso não será uma amea-ça. Por isso é, muitos estão sendo vencidos.

Há, aqueles que crêem no novo nascimento, que crêem no batismo em águas, crêem na oração, outros sabem que a Bíblia fala no batis-mo com o Espírito Santo, mas sa-bem buscá-lo. Que triste!

O melhor é deixar se guiar pelo Espírito Santo, pois, há idéias de todos os tipos. Há os que dizem, “ora, o Senhor pode curar se ele quiser, mas nem sempre é da sua vontade”. Sendo que o Senhor sempre estará pronto a curá-los.

Há outros que dizem, vamos orar pedindo o poder. “cantam belos hinos, Senhor, manda o seu poder agora mesmo”. Sendo que o poder esta ali o tempo todo, en-quanto cantavam os hinos.

Se o Senhor olha por cima das nuvens do céu diria a para o anjo Gabriel: “o que estão fazen-do ai em baixo ?” o Anjo diria, “ pensam que estão realizando um culto,mas, como crianças de 2 ou 3 anos de idade, estão apenas brin-cando de igreja ”

Que pena acabou o espaço, continua na próxima edição. Fi-que, com Deus. Amém!

Capitão Jederson Dill

Page 5: Edição 9 de setembro

Política 9 de setembro de 20115Direitos Previdenciários em pautaAudiência Pública promovida pela Câmara de Vereadores tratou do assunto “aposentadorias”

Foi aprovado pela Câmara de Vereadores de Condor o Projeto de Lei que autoriza

o Prefeito, o Vice-Prefeito, Secre-tários e Servidores efetivos ou Co-missionados a conduzirem os veí-culos ofi ciais. A partir da sanção dessa Lei, não é mais necessário que os servidores do Município, ao se deslocarem com os carros da Prefeitura, seja acompanhados de um motorista.

Antes dessa nova Lei, para qual-quer deslocamento, fosse de longa distância ou para o interior do Mu-nicípio, um secretário, por exemplo, precisava necessariamente de um servidor específico para a função de motorista, o que gerava um consi-derável ônus, além de deslocar um motorista de outras atividades, como o transporte de pacientes aos centros médicos da Região.

Também, foi aprovado o Proje-to de Lei 068/2011, que “autoriza o Município a alienar mediante li-citação pública imóveis de sua pro-priedade”. Essa alienação da conta de terrenos que serão vendidos em função de incentivos concedidos a empresas de Condor.

Mas a Sessão Ordinária de se-

O Partido dos Trabalhadores (PT) de Condor estará realizando amanhã, a partir das 9h sua con-venção quando serão eleitos o Pre-sidente do Partido e o Diretório Municipal.

A partir dessa reunião o PT con-dorense estará oficializado, nova-mente, com efetividade, deixando o caráter de Comissão Provisória, como esteve nos últimos anos.

Num segundo momento, que também deve ser realizado neste

Encontro do PT de Condor vai efetivar diretório

PROJETOSProjeto de Lei Municipal n°. 069/2011, que “Autoriza o Município abrir Crédito Adicional no Exercício Econômico-Financeiro de 2011 e dá outras providências”. Baixado para análise

e parecer das Comissões Permanentes.

PROPOSIÇÕESRequerimento Indicação nº. 058/2011, (Ver. Lauri), INDICA ao Poder Executivo, ao setor competente, chefe de obras, que verifique a situação que se encontra a estrada na propriedade

de Nelson Pott na Colônia Cash que é a estrada de travessia para a geral.Sendo que a atual administração já foi feita pela 3º vez, sendo que 2 a 3 meses fica regular, o restante do tempo fica com cabeças de pedra no leito da estrada danificando os proprietários

dos carros que ali circulam todos os dias. Deferida e encaminhada ao destinatário.Requerimento nº. 035/2011, (Ver. José), REQUER seja encaminhado oficio ao Poder Executivo, a Secretaria Municipal de Saúde de Condor, e ao Presidente do Hospital de Condor, soli-

citando informações da possibilidade ou não de viabilização da realização de exames de Raio X a partir do equipamento instalado junto ao citado hospital. Solicitar ainda, que sejam prestadas informações a esta casa da existência ou não de projeto contendo a relação de recursos materiais e humanos necessários ao efetivo funcionamento do respectivo equipamento e ou de quais razões que fazem com que este equipamento não esteja ainda sendo utilizado em atendimento as necessidades da comunidade condorense. Aprovado por unanimidade.

PARECERES DAS COMISSÕESProjeto de Lei Municipal n°. 060/2011, que “Autoriza o Prefeito, o Vice-Prefeito, Secretários e Servidores efetivos ou Comissionados a conduzirem veículos oficiais e dá outras providên-

cias”. Aprovado por unanimidade com os pareceres favoráveis e emenda aditiva ao Art. 1º.Projeto de Lei Municipal n°. 068/2011, que “Autoriza o Município a alienar mediante licitação pública imóveis de sua propriedade e dá outras providências”. Aprovado por unanimidade

com os pareceres favoráveis.EDITAL Nº. 007/2011 – Convocação para Audiência Pública. Por nada mais constar na ordem do dia, deu-se por encerrada a presente Sessão, fi cando convocados todos os Vereadores (a) para a Sessão Ordinária, a realizar-se dia 12.09.2011 (segun-

da-feira), com início às 18:30 horas, na sede da Câmara Municipal de Vereadores. Dirson Wendland – Diretor Legislativo.

Poder Legislativo Municipal de CondorRua do Comércio, nº 1190 - Condor, RS

Telefone 3379 1322 / email: [email protected] / site: www.camaracondor.rs.gov.br

Da Síntese das Matérias Apresentadas na Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Condor/RS, realizada em 5 de setembro de 2011:

- A Secretaria de Assistência Social juntamente com a Emater ASCAR convida a comunidade em geral para o 11º Encontrão dos Clube de Mães do Município a realizar-se no próximo dia 10 de Setembro de 2011 no pavilhão da Comunidade Católica Santa Terezinha de Condor com inicio ás 9h, almoço às 12h e término 17h.ROTEIRO DE TRANSPORTE PARA O ENCONTRÃO. Linha 1: saída ás 8h de Esquina Beck, passando por Pontão dos Buenos – no Pavilhão da comunidade Católica às 8h30 - na Escola Getulio Vargas às 8h45 - vindo até a cidade. Linha 2: saída da Escola Castelo Branco da Mambuca ás 8h. Passa pelo Centro Comunitário de Linha Emden às 8h30h, Passa por Linha Ramada e vindo até a cidade. Linha 3: saída da Serraria dos Braun ás 8h, passando pela Esco-la Caramuru às 8h30, dali segue para Capão da Chave às 9h, deslocando até a cidade no local do encontrão. Desde agradecemos o compareci-mento de todos.

- A Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente comunica aos produtores Rurais do Município que possuem contratos vencidos, inscrições antigas ou pendências com devolução de blocos, deverão comparecer junto a Secretaria da Agricultura para regulari-zação do cadastro até o dia 30/09/2011, sob pena de baixa automática da inscrição e autuação da Receita Estadual. Lembrando que para a regularização deverão trazer certidão atualizada da área ou contrato vigente. Para maiores informações junto a Secretaria da Agricultura setor de Talões de Produtor Rural.

- A Prefeitura Municipal de Condor comunica que esta sendo realizada a “Campanha de Recolhimento de Equipamentos de Informáti-ca e Telefonia Pós-consumo”, promovida pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, com o objetivo de dar o destino adequado a esses materiais, estão sendo recolhidos os seguintes equipamentos: celulares, baterias, carregadores, telefones sem fio, cabos terminais, PCUs, monitores, te-clados, mouse, impressoras, notebooks, estabelizadores, no break, cen-trais telefônicas, placa de rede, placa mãe, placa de vídeo, placa de som, placa de fax modem, decodificador. A Campanha será realizada até o dia 15 de setembro, tendo como posto de recolhimento o Parque de Máqui-nas da Prefeitura Municipal de Condor, desde já contamos com a cola-boração da população para darmos o destino certo a estes equipamentos que contêm metais pesados que são considerados altamente prejudiciais à saúde e ao meio ambiente. - A Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente de Condor comunica aos Agricultores que fi zeram reserva de semente de milho pelo Programa Troca-Troca, que as mesmas podem ser retiradas junto à Secretaria da Municipal da Agricultura, até o dia 16 de setembro do corrente ano, após esse prazo as mesmas serão repassadas a outros produtores interessados.

Avisos

Advogada Maria Machini promoveu debate sobre Direitos Previdenciários

gunda-feira, 5, teve como pauta principal a Audiência Pública, com o tema “Direitos Previdenciários”, promovida a partir de requerimento apresentado pelo vereador José Dias dos Santos (PP) no final do mês de abril. A Audiência contou com a presença da advogada Maria Man-chini que explanou sobre questões relacionadas a área da previdência social, “visando proporcionar es-clarecimento de questões quanto as possibilidades de encaminhamento de aposentadorias de pessoas com

vínculos rurais e ou urbanos, em atendimento a atual legislação vigen-te no País”, ressaltou o presidente da Mesa Diretora da Câmara, vereador Waldir Land (PP).

O Presidente legislativo ainda repassou às mãos da Advogada um via do Estatuto dos Servidores Mu-nicipais de Condor. “A doutora Ma-ria Machini atende um considerável parcela dos nossos servidores então repassamos esse documento para que esteja sempre inteirada do nosso pla-no previdenciário”, disse Land.

final de semana, o diretório eleito deverá definir os nomes que irão compor a Comissão Executiva Mu-nicipal do Partido.

O presidente da atual Comis-são Provisória, Gilberto de Moura, deverá ser reconduzido ao cargo, tendo como vice Dilon Araújo, re-soluções que já foram previamente definidas pela cúpula do PT condo-rense.

Já no sábado da próxima sema-na, o PT de Condor estará reunido

mais uma vez, porém, em caráter de confraternização. Com a presen-ça de deputados estaduais e fede-rais e lideranças políticas locais e regionais, os petistas participarão de um jantar no Clube de Condor. Na ocasião, serão efetivadas as fichas de novos filiados. Já estão confirmadas as presenças do De-putado Federal Paulo Pimenta e do Coordenador Regional da Secreta-ria Estadual do Planejamento Paulo Sérgio Rodrigues.

Page 6: Edição 9 de setembro

9 de setembro de 20116 Especial

Caminha Cívica se estendeu pela Rua do Comércio no centro de Condor

As homenagens ao aniver-sário de 189 anos da Inde-pendência do Brasil, em

Condor, foram cheias de cores e alegria. A Caminhada Cívica pro-movida pela Secretaria Munici-pal de Educação e Cultura (Smec) levou milhares de pessoas à Rua do Comércio no feriado de 7 de Setembro. Escolas e entidades do Município apresentaram ao público presente suas atividades e potencialidades. O Jornal Vila Liberdade acompanhou o desfi le e apresenta agora, nas páginas 6, 7 e 8 desta edição os principais momentos da Caminha Cívica, acompanhe:

Condor celebra a Independência do BrasilComemorações de Sete de Setembro são marcadas por Caminhada Cívica

Setembro será de disputas no futsal veteranos

Daremos continuidade e chegaremos, a conclusão de nosso estudo no dia de hoje. Começamos com: “o que o cristão verdadeiro deve esperar do mundo”?

7º) O que o Cristão verdadeiro deve esperar do mundo?O que se pode esperar do mundo, aquele que procura uma paz justa e

santa? A Bíblia responde claramente o que esperar:- Problemas Jo. 16:33- Ódio Jo. 15:19- Perseguição Mt. 5:10; Jo. 16:2; At. 7:52- Sofrimento Rm. 8:18,22 ; I Pd. 2:19,21Nota: Com tudo isso e muito mais, satanás fará e está fazendo, um

grande e incessante esforço, para destruir a vida de Deus nos Cristãos. II Co. 11:3; I Ts. 3:5; I Pd. 5:8.

8º) O mundo é passageiro e Deus o destruirá.II Pedro 3:10 “Porém o Dia do Senhor chegará como um ladrão. Naquele dia os céus

vão desaparecer com um barulho espantoso, e tudo o que há no Universo será queimado. A terra e tudo o que existe nela vão sumir”..

II Ts. 1:7-10“e a vós outros, que sois atribulados, alívio juntamente conosco, quan-

do do céu se manifestar o Senhor Jesus com os anjos do seu poder, em chama de fogo, tomando vingança contra os que não conhecem a Deus e contra os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus. Estes sofrerão penalidade de eterna destruição, banidos da face do Senhor e da glória do seu poder, quando vier para ser glorificado nos seus santos e ser admirado em todos os que creram, naquele dia (porquanto foi crido entre vós o nosso testemunho)”.

O mundo é passageiro ou não?Deus destruirá o mundo ou não?O dia do Senhor começa quando?Em meu ponto de vista, o dia do Senhor, começa com o arrebatamento

da Igreja e termina com a destruição do céu e da terra. Surgindo novo céu e nova terra, a nova Jerusalém. Apocalipse 21 - 22.5

CONCLUSÃO:Somente duas pergunta:1º - Que relação possui os Cristãos com o mundo?2º - Se Jesus voltar hoje, subiremos ou não?A Bíblia diz em Ap. 3:11, 13.Venho sem demora, guarda o que tens, para que ninguém tome a

tua coroa.

IGREJA BATISTA CONSERVADORA SALÉM

“Há 50 anos anunciando à Cristo”

A RELAÇÃO DO CRISTÃO COM O MUNDO

Jubileu de Ouro50 anos (1961 - 2011)

Rua Getúlio Vargas nº 248 – Condor/RS - Fone 9999 – 5516 Pr. Moisés Moreira Rodrigues

E-mail: [email protected]

Banda Marcial da Escola Bruno Laux, recentemente for-mada, abriu e fechou o Des-fi le. Com uma bela apresen-tação, arrancou aplausos por todo o trajeto da Caminhada. A Banda conta com cerca de 40 componentes, todos alunos das Escola Bruno Laux e é regida pelo professor Wilmar Bueno Ardenghi, o professor Nito, que já havia trabalha-do em Condor com a Banda Municipal.

Page 7: Edição 9 de setembro

Especial 9 de setembro de 20117Padre e Jornalista Darci Rodrigues

De olho na [email protected]

BEM AVENTURADOS OS PUROS NO AGIR E NO PENSAR

Pois é isso que nos pede o sexto e o nono mandamento. Enquanto o primeiro nos solicita a sermos casto quanto à sexualidade fora do matri-mônio o outro nos exorta a não pecarmos por pensamento. Na verdade estes dois mandamentos tem uma afinidade grande. Pois os dois proíbem todo e qualquer pecado do sexo, por ações ou pensamentos fora do estado de vida que a pessoa se encontra.

E Deus ao criar o ser humano, homem e mulher, concedeu dignidade pessoal de uma maneira igual a um e outro. Cada um, homem e mulher, devem chegar a reconhecer e aceitar sua identidade sexual. E a diferença e a complementaridade físicas, morais e espirituais estão orientadas para o bem do casamento e para o desabrochar da vida familiar. E, portanto fora desta realidade é uma transgressão da lei do Senhor. E quanto a essas possíveis transgressões Jesus adverte. “Ouvistes o que foi dito: “Não co-meterás adultério”. Eu, porém, vos digo: todo aquele que olhar para uma mulher com desejo libidinoso já cometeu adultério com ela em seu cora-ção (cf. Mt. 5,27-28). Por isso é importante termos sempre reta intenção no agir, no falar e no pensar evitando duplicidade em nossas ações.

Pois todo o cristão “se vestiu de Cristo”, modelo de toda castidade. Todos os fiéis de Cristo são chamados a levar uma vida casta segundo seu específico estado de vida. E é, pois a partir do recebimento do Batismo, o fiel se compromete a viver sua afetividade na castidade. (cf. catrecismo da Igreja católico, §2348. Ed. Paulinas. S. Paulo. 1993)....

Pois com certeza no passado estes Mandamentos da Lei divina eram mais respeitados também pelas leis terrenas, era até considerado crime certos atos. Só que os tempos vão mudando de acordo com o crescimento das transgressões. E com isto a humanidade vai se afastando dos preceitos morais. Mesmo assim para o bom seguidor do Senhor a Lei divina conti-nua existindo.

Hoje até mesmo muitos dos “fiéis” se perderam no caminho do adul-tério. Pois muitas pessoas deste nosso mundo moderno deixaram-se levar pelos caprichos pessoais e mundanos e esqueceram as leis de Deus nosso Pai. Tudo isto por conta da liberalidade, da vida fácil e sem comprometi-mento com o sexo.

Enquanto isso lembramos que Deus implantou no homem e na mulher a capacidade e a responsabilidade do amor e da comunhão. “Crescei e multiplicai-vos” (cf. Gn. 1,28); No dia em que Deus criou o Homem, Ele o fez à sua semelhança e imagem, Também com a capacidade de amar no sentido físico e espiritual. Cada um deve aceitar e reconhecer desta forma sua condição e opção de vida.

A castidade apregoada nestes dois mandamentos consiste em apren-der, a dominar a si mesmo, sendo uma alternativa bem clara, ou o ser humano comanda suas paixões e obtém a paz, ou se deixa dominar por elas e se torna infeliz.

Assim, enquanto o 6º Mandamento veda atos, olhares e palavras ofen-sivas da modéstia cristã, o 9º atalha o mal na própria fonte, e condena o simples pensamento impuro, o simples desejo desonesto: de um lado, pois, os atos exteriores, e do outro, os atos interiores, como sendo, estes, causa daqueles.

E para superarmos esses males é preciso buscar instrumentos que nos possam ajudar nessa luta contra o mal, aí podemos a oração, os sacra-mentos, a escuta da palavra de Deus, a devoção à Santíssima Virgem. E também a modéstia e a guarda dos sentidos e ainda a fuga das ocasiões de pecar, como conversas, olhares, leituras, amizades e espetáculos deso-nestos. Alguém poderia dizer é difícil? Sim na verdade é difícil, mas mui-tos conseguiram, vamos nós também nos esforçarmos para cumprir esses mandamentos de Deus nosso Pai para que sejamos felizes de verdade.

Caminhada Cívica, melhores momentos

AVISOS DA PARÓQUIA SANTA TEREZINHADia 10 de setembro às 19h missa na Igreja MatrizDia 11 curso para noivos no salão paroquial em CondorDia 17 MISSA CRIOULA NA IGREJA MATRIZ 19HFESTAS NAS COMUNIDADESDia 02 de outubro na Igreja Matriz Santa Terezinha - CondorDia 12 de outubro na capela Nossa Senhora Aparecida – Pontão dos Buenos

Participação do Programa Primeira Infância Melhor (PIM) Grupo de Teatro de Condor destacou “Eu Faço Teatro”

Idosos e Grupo Viva a Vida mostram vitalidade Grupo de Bolão Raios de Sol também se fez presente

Motogrupo Garras do Condor trouxe suas motos Banco do Brasil foi representado por seus servidores

Liga de Combate ao Câncer foi a homenageada deste ano Grupo germânico Sternenglanz convidou para a 12ª Oktoberfet

Greminho destacou sua diversidade de atletas Cavalarianos representaram as tradições gaúchas

Page 8: Edição 9 de setembro

9 de setembro de 20118 EspecialCaminhada Cívica, melhores momentos

Palanque O� cial, Solenidade de Abertura Escola bruno Laux, que apresentou a Banda Marcial, destacou o tema a “A Cor da Diversidade”

Emei Sonho Feliz, com o tema “Sinal Verde para o lúdico: aprender brincando” trouxe crianças e pais

A Escola Caramuru trouxe a comunidade de Colônia Cash com o tema “Nossa Escola, Nossa Identidade”

Com o tema “Escola e Família: juntos pela educação”, escola Venceslau Pinheiro fez seu des� le

Escola Castelo Branco destacou “Saúde e bem estar, compro-misso de todos” com grande diversidade

Com o tema “Ética e Cidadania Reconstruindo Valores”, Escola Professor Malaquias Pinheiro e Pecmec

apresentaram projetosA “Escola do Campo” foi destaque da Escola Getúlio Vargas de

Pontão dos Buenos

Apresentando seus projetos desenvolvidos, a Escola Levino Lautert destacou seus alunos e

atividadesEscola Agostinha Dill apresentou projetos de todas as

turmas sob o tema “A Saúde está em nossas mãos”

Page 9: Edição 9 de setembro

Social 9 de setembro de 20119

09/09 Vair Zilmer09/09 Solange Strucker09/09 Nelza Rodrigues Martins09/09 Vanderlei dos S. Teixeira11/09 Ana Lúcia Dias dos Santos12/09 Sônia Prager12/09 Andrey Brum da Silva13/09 Bruno L. V. de Oliveira15/09 Mário A. Glonvezynski15/09 Cristina Bairros

Aniversari-antes

da Semana

Parabéns!

GustavoNeste dia 12 de setembro

está completando um ani-nho GUSTAVO BARZOTTO DA ROSA.

“Que Deus sempre te abençoe com saúde e ale-gria”.

Te amamos!Uma homenagem da ma-

mãe Vanessa, do papai Everton, dos tios, avós e todos os familiares.

...Todo mundo ama um dia,Todo mundo choraUm dia a gente chegaE no outro vai emboraCada um de nós compõe a sua HistóriaCada ser em siCarrega o dom de ser capazE ser feliz... ( Almir Sater)

AMIGOS, AMIGAS...Hoje é um dia especial, pois através desse veículo de comuni-cação queremos agradecer...Agradecer primeiramente a Deus por ter nos dado a oportuni-dade de termos vivido aqui, entre Vocês , pessoas Acolhedoras, Receptivas, Alegres, Amigas...Vivemos aqui em Condor, momentos inesquecíveis que fi carão registrados em nossas memórias... Muito Obrigado por TUDO, Amigos, Amigas. Obrigado por faze-rem parte de nossa HISTÓRIA!!!Estamos indo morar em outro município e iremos levar em nos-sos corações um pouquinho de cada um de Vocês.Não queremos nos despedir, e sim dizer um até breve, pois nos veremos com certeza! FELICIDADES A TODOS VOCÊS QUE FAZEM PARTE DESTE CANTI-NHO DO BRASIL QUE TEM UM CORAÇÃO DO TAMANHO DO MUN-DO!!!ABRAÇOS... Com carinho:Amauri, Elisângela, João Vithor e Anna Laura

Hoje 9 de se-tembro é o Dia do Veterinário e a família Oliveira comemora junto a passagem dessa data.

Parabéns ao Veterinário Bento Oliveira e a seus fi -lhos Luciano e Ma-rília por exercerem essa tão valorosa profi ssão.

Uma homenagem da esposa e mãe Marlene Elizete.

Dia do Veterinário

Page 10: Edição 9 de setembro

9 de setembro de 201110 Escolas

TEMA DE 7 DE SETEMBRO DE 2011:

“Comemorar a nossa indepen-dência é comemorar também nos-sas conquistas”.

Denomina-se independência do Brasil o processo que culminou com a emancipação política desse país do Reino Unido de Portugal, Brasil e Al-garves, no início do século XIX. Ofi-cialmente, a data comemorada é a de 7 de setembro de 1822, em que ocorreu o chamado “Grito do Ipiranga”.As mar-gens do riacho Ipiranga (atual cidade de Sao Paulo), o Principe –regente D. Pedro de Alcântara bradou perante sua comitiva: Independencia ou Morte!

INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

INTERSÉRIES NA ESCOLA Nos dias 24 e 25 do mês de agosto, o Grêmio Estudantil promoveu os jo-

gos de interséries. Nos jogos masculinos a equipe vencedora foi à turma 102. E em 2° lugar, a equipe OS FARPADOS, da turma 201. No dia 25, a equipe vencedora dos jogos foi a turma 102 e em segundo lugar, a turma 201.

O turno da tarde também realizou jogos de interséries. A equipe masculi-na vencedora foi a turma 81 e a segunda colocada foi a turma 82, já a equipe feminina vencedora foi a turma 71 e a segunda colocada foi a turma 81.

O Grêmio Estudantil agradece os professores Claudio, Andrea e Alisson, os quais ajudaram e cederam o espaço no Ginásio Municipal. Agradecem ainda, a todos que colaboraram para a realização dos jogos.

A Independência do Brasil é um

Elisangela!Este é um momento especialÉ hora de olhar para trás E ver por tudo que passou.Ainda que distante tenha certeza

não a esqueceremos.Você é muito especial.A sua dedicação, o seu trabalho, o

seu carinho,Jamais serão esquecidos,Ficarão plantados em nossos co-

rações.E um dia com certeza iremos nos

encontrar por esses caminhos.Lembraremos dos momentos vi-

vidos, do trabalho dividido.Ilumine Deus esse novo caminho,

boa sorte e muito sucesso.A saudade vai ficar, mas a certe-

za da sua felicidade é o nosso maior prazer.

EEEF Levino Lautert

Homenagem a Pro-fessora Elisangela

PROFESSORA ELENI-CE RUMO A PARISA nossa escola está de parabéns

por ter em seu quadro de professores uma das educadoras destaque no Rio Grande do Sul. Trata-se da professora Elenice Costa Beber Fritsch, que será premiada pelo fato de alcançar o suces-so de alfabetizar 100% de seus alunos de 1º ano até agosto deste ano. Junta-mente com mais cinco educadoras do projeto GEEMPA estará viajando para Paris em janeiro de 2012, como prê-mio pelo mérito alcançado.

dos fatos históricos mais importantes de nosso País, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Como forma de ho-menagear nossa Pátria a EMEF Levino Lautert participou da Caminhada Cí-vica de 7 de Setembro, retratando os projetos desenvolvidos no de-correr do ano: Projeto de dança; Projeto de xadrez; Jornal Estu-dantil, Jornal + Você; Boa Tarde; Momento Poético; Biblioteca Mário Quintana; Hora da Leitura; Paulo Boc-ca na Escola; Folclo-re:

Confira esses mo-mentos:

CONVITEpara alunos da

escolaI NOITADA FAR-

ROUPILHAData: 19 de setembroLocal: Ginásio da Escola Agosti-

nha DillValor da entrada e janta: R$ 7,00Horário: 19 horasPromoção: Grêmio Estudantil e

Turma 303

NOSSA CIDADE Durante o mês de agosto, os

alunos do Ensino Médio da Escola Agostinha Dill, realizaram visitas a alguns pontos do comércio de Condor, entrevistando a sociedade para descobrir os pontos positi-vos e negativos da cidade. Temos como primeira referência positiva, a academia da praça, sendo esta, uma realização da Prefeitura Mu-nicipal, onde todos podem usufruir dos equipamentos.

Muitos pontos positivos foram encontrados na cidade, dentre eles, o respeito dos motoristas pelos pe-destres; as boas empresas e meta-lúrgicas; a organização da cidade, assim como o recolhimento do lixo e o respeito da população com a natureza.

Encontramos também muitos pontos negativos, como a falta de calçamento nas ruas e a pouca si-nalização, o que muitas vezes pode causar acidentes. Temos também o comércio, que é pouco valorizado na nossa cidade pelos cidadãos, que deixam, às vezes, de comprar no nosso município para ir com-prar em outras cidades.

Podemos ainda mencionar, a falta de respeito dos fumantes de

fumarem em lugares fechados, e também a falta de consciência das pessoas com o mundo em relação à falta de água.

Vale salientar ainda que a falta de emprego é muito grande, mas muitas vezes o desinteresse em pro-curar é maior.

Assim, com as visitas ao comér-cio, conhecemos melhor os pontos positivos e negativos, nos quais tentaremos transformar, tornando-os positivos, beneficiando assim, a população condorense.

Turma 103 - Disciplina Sociolo-gia - Profª Vanise B. Dahmer

Ajude-nos na luta a favor do Meio Ambiente

Participe da campanha de re-colhimento de garrafas pet, papel (menos papelão) e óleo de cozinha usado.

Data: 12 a 16 de setembroPosto de recolhimento: Escola

E.E.M Agostinha Dill

Projeto turmas do turno da noite

APOIE ESSA IDEIA!

Page 11: Edição 9 de setembro

Geral 9 de setembro de 201111PREVISÃO DO TEMPO

por Carolina Breunig

Fonte: Tempo Agora

Produtores brasileiros estão preparados para produzir mais alimentos de forma sustentávelO presidente da Comissão

Nacional de Meio Ambiente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), As-suero Doca Veronez, afirmou nesta terça-feira (6/9) que os produtores rurais brasileiros têm todas as condições de enfrentar o desafio de produzir mais ali-mentos para abastecer o merca-do interno e suprir a demanda para exportação. “A responsa-bilidade do Brasil, atribuída até mesmo pela FAO (Organização das Nações Unidas para Agri-cultura e Alimentação), de ali-mentar o mundo é muito grande. Temos esse desafio e todas as condições de enfrentá-lo, dan-do as respostas que a sociedade mundial espera de nós”, afirmou durante encerramento do Fórum Internacional de Estudos Estra-tégicos para Desenvolvimen-to Agropecuário e Respeito ao Clima - FEED 2011, promovido pela CNA, no Centro de Con-venções da FECOMERCIO, em

Oaluno Eliseu Strücker Júnior de 14 anos, após 3 fases (uma mu-

nicipal e duas regionais) cre-denciou-se como finalista nos JERGS 2011 na prova de 75m no atletismo.

Ele disputará dia 21 e 22 de outubro em São Leopoldo a re-ferida final.

Os JERGS são disputados por mais de 400 municípios e em torno de 5000 escolas.

Atleta da Agostinha Dill está entre os melhores do Estado

São Paulo.A produção sustentável de

grãos e carnes para alimentar nove bilhões de pessoas foi o tema central das discussões da segunda edição do fórum, que reuniu, durante dois dias, es-pecialistas brasileiros e estran-geiros, além de autoridades. No encerramento do fórum, o presi-dente da comissão da CNA e da Federação da Agricultura e Pecu-ária do Estado do Acre (FAEAC) lembrou que a maior parte do território nacional está preser-vada com florestas nativas, con-dição que não é encontrada em nenhum outro país. “O Brasil, nesses 500 anos, ocupou apenas 27% de seu território com agri-cultura e pecuária. Temos mais 6% ocupados com cidades, es-tradas e rios. E 61% do território nacional totalmente preservado com sua vegetação nativa. Ne-nhum país do mundo tem isso”, afirmou aos participantes.

Mesmo com essa condição

“No Brasil, a mão que produz é a mesma que preserva o meio ambiente”. Com esse tema

CNA lança 3º concurso fotográficoEstão abertas as inscrições, de

05 de setembro a 23 de outubro de 2011, para o 3º CONCURSO FOTOGRÁFICO DO SISTEMA CNA/SENAR. Os participantes deverão utilizar a linguagem fo-tográfica para retratar o seguin-te tema: “NO BRASIL, A MÃO QUE PRODUZ É A MESMA QUE PRESERVA O MEIO AM-BIENTE”. Serão escolhidas 24 fotos, divididas em dois tipos de premiações diferentes. As 12 me-lhores fotos ilustrarão o Calendá-rio 2012 do Sistema CNA / SENAR e r e c e b e r ã o premiação em dinheiro, no valor de R$ 2.000 (dois mil reais). As outras 12 fo-tos escolhidas serão incluí-das no Banco de Imagens do

diferenciada, o País é alvo de muitas cobranças, lembrou Vero-nez. “Embora sejamos cobrados, devemos menos do que aqueles que nos cobram. Aqueles que de-vem mais, precisam fazer mais”, afirmou, ao lembrar que, mesmo assim, os produtores rurais farão sua parte. Para o presidente da comissão da CNA, o aumento da produção se dará por meio do aumento da produtividade e de investimentos em tecnologia, considerando, também, a redu-ção das emissões de carbono, um dos temas discutidos duran-te os dois dias do FEED 2011. “Os produtores brasileiros, por sua capacidade empreendedora, já deram demonstrações de que são capazes de fazer. Não é fácil fazer. Não é fácil enfrentar esse problema, mas nós saberemos fazer”, afirmou. Durante dois dias, mais de 370 pessoas parti-ciparam de seis painéis do FEED 2011.

Fonte: Comunicação CNA

Sistema CNA / SENAR e seus au-tores receberão Menção Honrosa pela participação. As fotos serão exibidas no site www.canaldopro-dutor.com.br, com todos os direitos de uso para o SISTEMA CNA/SE-NAR. Podem participar fotógrafos profissionais ou amadores maiores de 18 anos. A inscrição no concur-so é totalmente gratuita e pode ser feita por meio do preenchimento do formulário no site http://www.canaldoprodutor.com.br/concurso-fotografico-2011 apenas 2.

Semana FarroupilhaO CTG Tropeiro da Liberdade

juntamente com entidades dos mu-nicípio promove entre os dias 14 e 20 de setembro uma ampla progra-mação para comemorar a Semana Farroupilha em Condor.

Algumas atividades já estão confirmadas e outras devem ser de-finidas na noite de hoje. Confira a programação já oficializada:

Dia 14/09 - Abertura Oficial Se-mana Farroupilha, com Jantar das Invernadas Artisticas com apresen-tações das Invernadas de Condor, Panambi, Palmeiras das Missões e Pejuçara.

Dia 16/09 - Jantar Cotripal e Sindicato - Tradicional Costelão.

Dia 18/09 - Evento da Assem-bléia de Deus no CTG

Dia 19/09 - Durante o dia, have-rá evento da escola Bruno Laux

Page 12: Edição 9 de setembro

9 de setembro de 201112 Geral

Muitas vezes ouvimos essa expressão: “é de tirar o chapéu!” Na maio-ria das vezes ela está relacionada a algum grande feito ou uma habilidade especial de alguma pessoa em alguma área profissional ou pessoal. Mas ainda não ouvi, talvez, pela minha ignorância, essa expressão sendo dita para expressar a grandiosidade da criação divina. Quando falo em “cria-ção divina”, refiro-me a tudo o que existe. Ao que não foi criado pelos seres humanos. Falo da natureza, dos ciclos naturais, dos detalhes em tudo que temos ao nosso redor e dos seres humanos. Esses últimos, no qual estamos todos incluídos, que exploram o Planeta Terra, à exaustão, mas que fazem descobertas fascinantes no dia a dia.

Se nos detivéssemos para observar uma folha, uma formiga, um pe-queno fragmento de rocha, ou ainda, o amanhecer, o entardecer, o fun-cionamento do nosso corpo, uma criança em desenvolvimento, um idoso em frente a um fogão à lenha... Veremos a perfeição em todos os sistemas vivos e não vivos. Ao pensarmos nas rochas que vão se decompondo e formando o solo onde cultivarmos algum produto; os riachos e os ocea-nos que contém uma infinidade de vida; as sementes que contém a vida latente esperando a germinação, do crescimento à produção de frutos e novas sementes; o funcionamento de nosso corpo, nos vários sistemas que o compõem: nervoso, digestório, respiratório, circulatório, ósseo, endócrino, etc. É incrível como poucos se permitem observar quão per-feitos são todos esses elementos que fazem parte da vida. Em relação ao Universo, uma vastidão de possibilidades e descobertas, às quais temos dificuldades em conceber nos números que o caracterizam, nos conheci-mentos até então construídos, encontramos mais e mais mistérios.

É de tirar o chapéu para quem valoriza e busca harmonizar-se com toda essa vastidão de possibilidades e de descobertas a cada inspiração e expiração que fazemos. O nosso corpo é tão perfeito que não precisamos nos preocupar com a respiração, com a circulação e com os processos vitais que ocorrem voluntariamente, sem o nosso controle. Até nos es-quecemos em ajudar nesses processos ao nos alimentarmos com certo regramentoi, ao não exercitarmos uma respiração consciente, ao não dar-mos tempo para o nosso organismo se recuperar dos desgastes diários e poder trabalhar com mais eficiência. O que ocorre, muitas vezes, ou quase sempre, é que nos intoxicamos e sobrecarregamos o nosso corpo e a nossa mente. Chegamos ao estresse e à depressão ao desequilibrarmos o que é perfeito. Comemos além do necessário, bebemos além do necessá-rio, dormimos pouco e cultivamos toxinas mentais terríveis para a saúde psicológica/emocional.

Não foi para vivermos assim que nascemos. Nossas escolhas, nossos impulsos, nossas limitações nos amarram e nos fazem doentes.

Sabedoria, livre-arbítrio, conhecimento de vida e afetividade podem ser caminhos para melhorarmos, evoluirmos e melhor aproveitarmos a energia criativa e amorosa à nossa disposição.

Ao lembrarmos que estamos ligados a tudo o que existe, à natureza, às pessoas que amamos e também àquelas que ainda nos incomodam por motivos vários, ao Universo, poderemos exercitar a vivência de senti-mentos mais elevados, como os de preservação e de manutenção do equi-líbrio em todos os espaços por onde circularmos. As respostas para tudo o que buscamos estão ao nosso alcance, basta dedicarmos um tempo maior para agradecermos e “tirarmos o chapéu” à perfeição do Criador.

É DE TIRAR O CHAPÉU!Claírton Elsenbach

[email protected]

É DE TIRAR O CHAPÉU!É DE TIRAR O CHAPÉU!

Alguns registros do Desfi le Cívico de 7 de Setembro:

Page 13: Edição 9 de setembro

Geral 9 de setembro de 201113

N os dias 30 e 31 de agosto e 1º de setem-bro, os supermer-

cados Cotripal de Condor, Panambi e Santa Bárbara do Sul realizaram curso de culinária, em parceria com a marca PanFácil e o moi-nho Estrela. As aulas foram ministradas pela culinarista Regina Pellizzoni, com pre-sença de mais de 150 pesso-as, nos três dias.

O objetivo dos encontros foi apresentar as variedades de farinhas existentes e suas utilidades. Para isso, foram

Cotripal realiza curso de culinária em Condor, Panam-

bi e Santa Bárbara do Sulpreparadas cinco receitas, sen-do elas bolo queijadinha, torta cachorro-quente, pizza doce de banana, bolo invertido de manga e torta de brócolis com queijo.

Lembrando ainda que, nos dias 13 e 14 de setembro, Con-dor e Panambi recebem o cur-so de culinária Orquídea e, nos dias 22 e 23 de setembro, Pa-nambi e Santa Bárbara do Sul realizarão o curso de culinária Garoto. As inscrições podem ser feitas nos Supermercados supermercados Cotripal das três cidades.

JOSE FRANCISCO CANDIDO, Prefeito Municipal de Condor, Estado do Rio Grande do Sul, no uso das atribuições legais, faz saber aos candidatos habilitados no concurso público, que a homologação final encontra-se no mural de publicações da Prefeitura e no site www.condor.famurs.com.br, a disposição dos interessados.

Gabinete do Prefeito Municipal Em 5 de Setembro de 2.011

Jose Francisco Candido Prefeito Municipal

Registre-se e Publique-se.

EDITAL Nº021/2011

Estado do Rio Grande do SulPREFEITURA MUNICIPAL DE CONDOR

Rua Ipiranga, 22 / Fone 55 3379 -1133 / Fax 55 3379 -1121

Lei Municipal nº 1.973/2011:“AUTORIZA O MUNICÍPIO CONTRATAR EM CARÁTER TEMPORÁRIO SERVIDOR PARA O

CARGO DE PROFESSOR E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”;

Lei Municipal nº 1.974/2011:‘AUTORIZA O PREFEITO, O VICE-PREFEITO, SECRETÁRIOS, CONSELHEIROS TUTELARES E

SERVIDORES EFETIVOS OU COMISSIONADOS A CONDUZIREM VEÍCULOS OFICIAIS E DÁ OU-TRAS PROVIDÊNCIAS”;

Lei Municipal nº 1.975/2011:“AUTORIZA O MUNICÍPIO A ALIENAR MEDIANTE LICITAÇÃO PÚBLICA, IMÓVEIS DE SUA

PROPRIEDADE E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.

Gabinete do Prefeito Municipal Em 5 de Setembro de 2.011

Jose Francisco Candido Prefeito Municipal

PUBLICAÇÕES LEGAIS DO MUNICÍPIO

Estado do Rio Grande do SulPREFEITURA MUNICIPAL DE CONDOR

Rua Ipiranga, 22 / Fone 55 3379 -1133 / Fax 55 3379 -1121

Page 14: Edição 9 de setembro

Eu ví...

ClassiVila

9 de setembro de 201114

VENDO terreno do lado da pis-cina dos professores municipais.Tratar 9121 5223.VENDO Fogão a Lenha nº 0, se-

minovo, cor caramelo, com tampa. TRATAR 9994 4707 ou 3379 1340

VENDO casa na Rua Vicente Dutra, 80. Tratar na Assemco com Ireno ou pelo fone 9137 5741 / 9153 4470.

- Máxima da Semana: “Escre-veu não leu, o pau

jogos é vê alguma deslealdade...Segundo, pois vendo os já vete-

rano jogarem me perguntei pra mim mesmo (cruiz credo, que sentença): Será que tô muito véio ou os veteria-no tão muito novo?, pois uns quantos daqueles que lá jogam de veterano hoje, esses dias atrás tavam jogando bolita comigo nos pátio da escola...

Terceiro, tem coisa que só o tem-po cura, inclusive a saudade de vê alguns aposentados (do futebolis-mo) de volta a prática (não vô cita nenhum pra não fi carem convenci-dos demais).

- Por questões climáticas, em 2010 não pude vê o a Caminhada Cívica de Condor, mas este ano lá estava eu e minha máquina de batê retrato...

Fiquei maravilhado. Não só com o desfi le em si, com aquilo que pela Rua do Comércio passava, mas com o contexto todo, com tudo que foi conta-to durante a homenagem à pátria.

Quanta côsa buena e de funda-mento tá se fazendo nas escolas de Condor. O extraclasse está sendo revigorante não apenas aos educan-dários, mas para cada comunidade em que estão inseridos.

O desfi le foi tão empolgante, que mesmo com a ameaça de chuva, o público não foi embora, apenas se esquivou dos pingos...

- Atenção para os próximos fi -nais de semana, importantes resolu-ções políticas estarão acontecendo na Vila, quem sabe até sobre a inlei-çã do ano que vem...

Que Barbaridade! por Marcelo Fripp

Semana: “Escre-veu não leu, o pau

comeu! Se tem uma coisa que é fácil de aprender nesse mundo é isso, nada vai goela abaixo, não é só eu querê que os otro tudo tem que querê também, até pode sê bão pra mim, mas será que pode sê bão pros otro tudo também?

- Tchê, pois como vocês leram aí no Jornal, essa semana começô o futebolismo dos “veteriano” (como dizia o Tio Plínio) lá no Ginasião. Vendo os jogo lá, me passou um monte de coisa nos pensamento...

Primeiro, quanto é bom vê os mais véio praticando o futebolismo neh... jogam muito mais por diversão do que por resultado... o difícil nesses

Cruzadinha

VENDO 2 casas na Rua do Co-mércio, 319. Tratar 3379 1509

VENDO Casa de Alvenaria c/ 85 m², terreno c/ 382m², construção recente, junto a Rua Oscar Sauer, 11, centro de Condor. Valor R$ 78.000,00. Tratar 9175 3519.

COMPRO terreno na cidade de Condor. Tratar com Eloi.

VENDO casa de alvenaria c/ 110m², Rua Castelo Branco, esquina com a Rua 15 de Novembro. Tratar 9153 9267.

Resposta anterior

VENDO Máquina de Lavar Rou-pas, Consul, 7Kg. Tratar 9157 8176.

Page 15: Edição 9 de setembro

Lazer 9 de setembro de 2011 15

ÁRIES - É um momen-to muito interessante para fazer uma auto-

análise, uma avaliação de suas atitudes, mudando também hábi-tos, visando melhorias na saúde e no trabalho.

TOURO - Você vive agora uma excelente oportunidade de mudar os padrões emocionais e

ser mais feliz afetivamente, identificando o que é preciso mudar em suas atitudes. É um momento que favorece o aprimoramento, a percepção dos seus talentos e a questão vocacional.

GÊMEOS - .Este é um mo-mento que prioriza as ques-tões internas, a subjetividade,

a percepção de suas dificuldades, a origem delas e a capacidade de melhorar e de curar muitas questões que formam a base de sua vida, geminiano.

CÂNCER Você tem nes-te momento uma grande oportunidade de perceber

os antigos padrões mentais e emocio-nais que é preciso agora eliminar, can-ceriano. É um momento interessante para contatos, atividades e interesses ligados à vida profissional.

Sudoku, é um quebra-cabeça baseado na colocação lógica de núme-ros. O objetivo é a colocação de números de 1 a 9 em cada uma das células vazias numa grade, constituída por 3×3 subgrades chamadas regiões. O quebra-cabeça contém algumas pistas iniciais. Cada co-luna, linha e região só pode ter um número de cada um dos 1 a 9. Resolver o problema requer apenas raciocínio lógico e algum tempo.

Sudoku GastronomiaRECEITAS para o � nal de semana

Ingredientes100g de margarina / 6 ovos1 1/2 xícara de açúcar / 1/2 xícara de leite1/2 xícara de achocolatado em pó1 1/2 xícara de farinha de trigo1 colher de sopa de fermento em pó1 lata de leite condensado1 lata de leite (use a lata de leite condensado como

medida)Modo de PreparoBoloBater bem 3 gemas com o açúcar e a margarina.Em seguida acrescente o trigo, o achocolatado em pó,

a 1/2 xícara de leite e por último o fermento. Bata as claras em neve. Derreta açúcar numa panela e utilize para cara-melizar uma forma de pudim. Coloque a massa do bolo na forma.

PudimBata no liquidificador 3 ovos, o leite condensado e

acrescente a mesma medida de leite. Coloque esta mistura bem devagar sobre a massa do bolo na forma de pudim.

Leve ao forno em banho maria por cerca de 1 hora.Dica: Cobrir o pudim com brigadeiro mole.

Arroz Especial

Solu

ção A

nter

ior

Horóscopo da semana

Amistosos de FutebolSábado 10/09

Assemco14h30 - Tertúlia x Independente

PanambiCampo da Associação Atlética15h - União x UniversidadeCampo do Flamengo15h - 8 de Julho x Inimigos da BolaCampo do Vila Nova15h30 - Austral x Vila Nova

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAJAÍ - SC566 vagas para vários cargos, nível 2º e 3º grau, remuneração de até R$ 1.852,30. As inscrições podem ser feitas até o dia 23/09, no site www.univali.br/concurso

TRE - SC11 vagas para técnico e analista judiciário, nível 2º e 3º grau, re-muneração de até R$ 6.551,52. As inscrições podem feitas até o dia 24/09, no site www.pontua-concursos.com.br

PREFEITURA MUNICIPAL DE AMETISTA DO SUL - RS71 vagas para vários cargos, nível 1º, 2º e 3° grau, remuneração de até R$ 6.238,04. As inscrições podem ser feitas até o dia 20/09, na Prefei-tura Municipal

PREFEITURA MUNICIPAL DE DOIS IRMÃOS DAS MISSÕES - RS17 vagas para vários cargos, nível 1º, 2º e 3º grau, remuneração de até R$ 4.992,83. As inscrições podem ser fei-tas até o dia 21/09, no site www.preci-saoconcursos.co.br

Concursos

Ingredientes

1 peito de frando em cubos;4 colheres de sopa de óleo;1 xicara e meia de arroz;1 vidro de palmito picado, meia lata de molho de

tomate;2 tabletes de caldo de galinha ;3 xicaras água quente.

Modo de Preparo

Frite o peito de frango, frite o arroz e refogue aí junto o palmito o molho de tomate e os caldos de galinha dis-solvido em água quente.

Coloque a água quente e feche a panela de pressão, ferver por 3 min., sirva enfeitado com salsa picada.

Obs:. Pode - se colocar cebola e bacon.

Pudim Surpresa

LEÃO - O discernimento,

a objetividade e a humildade

são características importan-

tes no atual ciclo astrológico. uma excelente

oportunidade de aprimorarem seus talentos e

com isso perceberem melhorias nas questões

financeiras, profissionais e de saúde.

VIRGEM - É um momen-

to de dar um basta nisso,

de limpar o terreno e de

ter um tipo de atitude mais con-

dizente com a sua necessidade de

aprimoramento, cura e evolução,

virginiano.

LIBRA - É um momento mais

contemplativo e introspectivo,

onde você percebe o que está co-

lhendo e que é resultado de antigas atitudes e que

foram semeadas desde o seu último aniversário.

É hora de se afastar um pouco das questões ex-

ternas e de se voltar para o seu interior, libriano.

ESCORPIÃO - O senso de

estratégia, de objetividade e de

disciplina é muito importante

neste momento aos escorpianos e indica a

possibilidade de realizar junto a outras pessoas

os seus objetivos. Esta é a fase que promove

uma espécie de limpeza em várias questões. É

a separação do joio e do trigo.

SAGITÁRIO - Este é um

excelente período para

você focar a energia nos

objetivos profissionais. Mas para

você ter essa disposição é necessá-

rio que se sinta saudável, que tenha

qualidade de vida.

CAPRICÓRNIO - É a hora

de separar o joio do tri-

go, de refletir sobre os

seus conceitos e paradigmas e de

que modo eles podem facilitar ou

dificultar a realização dos seus ob-

jetivos.

AQUÁRIO - É o momento

de você perceber tudo o que

está dificultando a entrega a

este processo de evolução e de transformação.

Não resista a estas mudanças, pois elas lhe au-

xiliarão a ter mais qualidade de vida e a estar

mais consciente de suas emoções, aquariano.

PEIXES - O grande de-

safio atual, que é também a

grande possibilidade de reali-

zação está vinculada aos relacionamentos

piscianos. É o momento de refletir sobre a

qualidade dos seus vínculos e não de apon-

tar nas outras pessoas as dificuldades que

você teme admitir em si mesmo.

Page 16: Edição 9 de setembro

9 de setembro de 2011