edição 369

16
CONDENADO A 19 ANOS DE PRISÃO POR ASSASSINAR EX-VEREADOR DE SÃO JOSÉ DO CALÇADO INGRESSOS PARA JOGO DO ESTRELA COMEÇAM A SER VENDIDOS HOJE 0,50 R$ APENAS MELHOR ATÉ NO PREÇO QUINTA -FEIRA, 05/07/2012 | DIÁRIO | ANO 2 | N° 369 | CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL www.aquies.com.br @folhadocaparao » facebook.com/grupofolhadocaparao » CAMILO COLA DE VOLTA À CÂMARA FEDERAL TONINHO BITTENCOURT É ISENTADO DE DENÚNCIA DO MP CONFIRA O QUADRO ELEITORAL EM IRUPI, ANCHIETA, VARGEM ALTA, SÃO JOSÉ DO CALÇADO E ALEGRE POLÍTICA | Pág 04, 05 e 06 POLÍTICA | Pág 06 POLÍTICA | Pág 05 CIDADES | Pág 12 PACOTE DE OBRAS PARA VARGEM ALTA FILIPE RODRIGUES ARQUIVO DIVULGAÇÃO FERIDAS ABERTAS NO PSB PREFEITURA DE JERÔNIMO MONTEIRO ENTREGA BICICLETAS PARA TRANSPORTE ESCOLAR ELE REASSUME O POSTO NO LUGAR DO DEPUTADO FEDERAL AUDIFAX, QUE SE LICENCIOU PARA DISPUTAR A ELEIÇÃO NA SERRA A JUSTIÇA DEU VITÓRIA AO EX-PREFEITO DE MARATAÍZES SECRETÁRIA DE CULTURA DE CACHOEIRO E MAIS 25 MEMBROS DO PARTIDO SE REBELAM CONTRA APOIO A GLAUBER COELHO SEGURANÇA | Pág 15 ESPORTES | Pág 16 LEANDRO MOREIRA ALISSANDRA MENDES POLÍTICA | Pág 04 CIDADES | Pág 13 DIVULGAÇÃO

Upload: jornal-aqui-noticias

Post on 28-Mar-2016

219 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

jornal Aqui Notícias

TRANSCRIPT

Page 1: Edição 369

CONDENADO A 19 ANOS DE PRISÃO POR ASSASSINAR EX-VEREADOR DE SÃO JOSÉ DO CALÇADO

INGRESSOS PARA JOGO DO ESTRELA COMEÇAM A SER VENDIDOS HOJE

0,50R$

APENAS

MELHOR ATÉ NO PREÇO

QUINTA-FEIRA, 05/07/2012 | DIÁRIO | ANO 2 | N° 369 | CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL

www.aquies.com.br @folhadocaparao » facebook.com/grupofolhadocaparao »

CAMILO COLA DE VOLTA À CÂMARA FEDERAL

TONINHO BITTENCOURT É ISENTADO DE DENÚNCIA DO MP

CONFIRA O QUADRO ELEITORAL EM IRUPI, ANCHIETA, VARGEM ALTA, SÃO JOSÉ DO CALÇADO E ALEGRE

POLÍTICA | Pág 04, 05 e 06

POLÍTICA | Pág 06

POLÍTICA | Pág 05

CIDADES | Pág 12

PACOTE DE OBRAS PARA VARGEM ALTA

FILIPE RODRIGUES

ARQUIVO

DIVULGAÇãO

FERIDAS AbERTAS NO PSb

PREFEITURA DE JERÔNIMO MONTEIRO ENTREGA bICICLETAS PARA TRANSPORTE ESCOLAR

ELE REASSUME O POSTO NO LUGAR DO DEPUTADO FEDERAL AUDIFAX, QUE SE LICENCIOU PARA DISPUTAR A ELEIÇãO NA SERRA

A JUSTIÇA DEU VITÓRIA AO EX-PREFEITO DE MARATAÍZES

SECRETáRIA DE CULTURA DE CACHOEIRO E MAIS 25 MEMBROS DO PARTIDO SE REBELAM CONTRA APOIO A GLAUBER COELHO

SEGURANÇA | Pág 15

ESPORTES | Pág 16

LEANDRO MOREIRA

ALISSANDRA MENDES

POLÍTICA | Pág 04

CIDADES | Pág 13

DIVULGAÇãO

Page 2: Edição 369

quintA-FEiRA, » 05/07/2012 CACHOEiRO DE itAPEMiRiM E REGiÃO SuL

www.AquiES.com.br02 OPiniÃO

EXPEDIENTEDIRETOR GERAL: Elias CarvalhoEDITOR CHEFE: Ilauro OliveiraEDITOR DE CRIAÇÃO E ARTE: Luan Ola REPóRTEREs: Alissandra Mendes, Gustavo Ribeiro, Filipe Rodrigues,Leandro Moreira e Marcos FreireDIAGRAmADOREs: Suheley Garcia Suhett e Carlos Guilherme Gomes

E-mails: [email protected]@gmail.com; [email protected]@gmail.com/ [email protected]ção: Es - Afonso Cláudio, Alegre, Alfredo Chaves, Anchieta, Apiacá, Atílio Vivacqua, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itapemirim, Iúna, Jerônimo

DEPARTAmENTO COmERCIAL: Rafaella Macedo (28) 3521 7726 / 9982 [email protected]: Joana Campos (28) 3521 7726 9921 7914 / 9885 6604 - [email protected]: Sérgio Oliveira, Sérgio Garschagen, Sérgio Neves, Wagner Medeiros Junior, Ruy Guedes, Luciana Fernandes, Ricardo Lemos, Lucas Oliveira, Ramon Barros, Marcelo Soncino, Ewerton M. TréggiaDPTO. JURíDICO: MIGNONE ADVOGADOSDR RICARDO MIGNONE - OAB/ES 12.699

Monteiro, Marataízes, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Muqui, Piúma, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, São José do Calçado, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante.

Editora e Jornal Sul Capixaba Ltda - ME | CNPJ: 10.916.216.0001-55. AV. GOVERNADOR CRISTIANO DIAS LOPES FILHO, 75, bairro GILBERTO MACHADO, CEP 29.303-320, Cachoeiro de Itapemirim-ES.Anexo a GrafBand. Tel: (28) 3521 7726

As matérias assinadas publicadas neste jornal, necessariamente não traduzem a opinião do próprio jornal. A veracidade das informações publicitárias veiculadas é de responsabilidade de quem as patrocina (anunciante). A legislação não impõe ao órgão que veicula o anúncio (jornal) a obrigatoriedade de verificação e comprovação da fidedignidade e correção destes anúncios. Fonte: STJ (Superior Tribunal de Justiça).

ViA VitÓRiALuiZ tREViSAn - [email protected] »

Num dos capítulos da sé-rie global “Gabriela, cravo e canela”, um coronel se nega a financiar jornal diário ale-gando que “político acaba ficando refém de jornalista”. Isso lá na Ilhéus da ficção de Jorge Amado. Curiosamen-te, no dia seguinte os depu-tados da Assembleia Legis-lativa do Espírito Santo pas-saram maior parte da sessão comentando, e execrando, foto publicada num jornal de Vitória em que o plená-rio daquela Casa aparecia praticamente vazio, durante uma sessão.

Tudo o mais foi posto de lado: projetos, debates, trabalhos nas comissões, etc. Todos deputados, num claro e natural movimento corporativo, danaram a ex-por justificativas. Algumas plausíveis, como o fato de que o trabalho no parla-mento não se resume ao plenário, demanda ativida-des externas, reuniões, via-gens e tudo mais.

Contudo, a lição que fi-cou é que até hoje, mesmo com toda modernidade ele-trônica e comunicação on-line, tudo em tempo real, os parlamentares contem-porâneos ainda se parecem com aquele temeroso coro-nel dos tempos do fausto do cacau na Bahia, e seguem a reboque da notícia.

Aliás, ultimamente, depu-tados capixabas andam mais empenhados em repercutir notícias do que se envolver em questões atinentes ao exercício legislativo, como criar e corrigir leis, cobrar iniciativas. Comentam a violência, o problema da mobilidade urbana e casos do cotidiano.

A prisão de um vendedor ambulante, por exemplo, por fiscais da prefeitura, deu margem para que um depu-tado fizesse longa defesa do cidadão, relatando o episó-dio com detalhes, critican-do o ato. Louvável gesto humanitário, mas que não escondia, nas entrelinhas, velada crítica ao prefeito da capital, pois o deputado de-nunciante é pré-candidato a... prefeito da capital.

Como não se pode falar abertamente de eleições, devido regras da legislação, tome mensagem sublimi-nar, subtexto, essas coisas que devem se repetir ainda mais durante o período da campanha eleitoral. E nes-se cenário, sem precisar re-correr à bola de cristal, será inevitável repetição do ve-lho filme: deputados, can-didatos ou não, envolvidos com a campanha, usando o plenário do Legislativo para falar de assuntos diversos e alheios.

E, mais que isso, lutando para manter o quórum em plenário, e a imprensa, cla-ro, cobrando para que eles apareçam, votem leis e não fiquem apenas no blábláblá que, muitas vezes, soa até bem intencionado.

Podia ser diferente. Mas, se serve de consolo, talvez seja melhor do que naquele tempo do coronel baiano, quando, excetuando o cra-vo e a canela da fogosa Ga-briela, costumava se con-denar o mensageiro. Era comum até matar o men-sageiro para evitar notícia ruim. Pensando bem, ainda é um pouco assim, só que por outros meios, metas e mensagens.

mensagem e mensageiro

“Eles me idolatravam, tudo bem, tudo bem que me jogaram no poço de lava fervente, mas eles me idolatravam”. (Sid, a pregui-ça, em a Era do Gelo).

Estamos em julho, férias escolares das crianças e dos grandões das fa-culdades, é hora de dar um pause pra começar de novo a outra metade do ano, que em minha opinião passa ain-da mais rápido que a primeira. Mesmo quem não tira o mês de férias costuma programar uma semaninha pra curtir, com ou sem as crianças.

Os lançamentos empresarias, de produtos e serviços, devem levar em conta esta fase do ano, que não chega a ser um em janeiro (férias de pleno verão), mas é uma época para se pla-nejar as ações mais atentamente. Por exemplo, eu tenho uma ação de um cliente que visa os alunos de faculdades que estão de férias e outro que planeja um evento e, para ter certeza da pre-sença do seu público alvo, vai aguardar o fim do mês.

Com essa deliciosa época de inver-no vem às opções de turismo na região Serrana e os lançamentos do cinema pensando nas férias. Falando em cine-ma a grade aposta é o lançamento do filme “A Era do Gelo 4” da Twentieth Century Fox Animation e Blue Sky Studios, apesar de ser o quarto filme da franquia ainda não parece ter perdido a fórmula que o fez ser um sucesso. E qual é mesmo? A preguiça Sid, o ma-mute Manny e o tigre Diego formam o bando mais esquisito que se tem notícia. São estranhos e sua união é deveras improvável, exatamente como pode acontecer com qualquer um de nós. A solidão, o desejo de amizade e um objetivo em comum os unem.

Todos eles têm defeitos, são proble-máticos, carregam traumas de família,

tem históricos de complicações. O ma-mute é rabugento e mal-humorado, a preguiça é extremamente desastrada e chata e o terceiro, o tigre dente-de-sabre, tem fama de mau, mas tem um ótimo coração. Exatamente como nós. Creio que é por isso que faz tanto su-cesso, é fácil sentir empatia por eles.

Agora olha para seu lado e veja seus amigos, aqueles poucos amigos que levaria ao seu lado em uma lon-ga jornada, formam junto a você um pequeno bando improvável e cheio de complicações e defeitos? Para-béns! Você com certeza, apesar de todos os pesares, sabe e sente o que é amizade de verdade. Se não procu-re o seu bando. Ele deve estar por aí em algum lugar. Mas é preciso rele-var umas coisas deles pra ter outras suas aceitas.

Ah sim, não podia deixar de falar dele, o esquilo Scrat e sua noz (que rouba todos os filmes), é de uma per-sistência admirável. Queria eu ter 1/10 dela, o jeito desastrado dele eu já te-nho.

Agora corre pro cinema e depois me conta.

A coluna de hoje é dedicada a minha filha Laura e a todos os que guardam o lado infantil e se sentam pra curtir uma boa ani-mação no cinema.

Luciana é publicitária, blogueira, de-signer, mãe da Laura, artista plástica, ar-tesã, metida à escritora e ama de montão filmes ditos infantis e animações.

historiasdepublicitaria.blogspot.com (Blog)

[email protected] (E-mail)

@lucianaF_es (Twitter)Lucianafernandes.es (Facebook)

Férias de julho, A Era do Gelo 4 e mais um monte de coisas

LuCiAnA [email protected] »

Page 3: Edição 369

ESPAÇO POPULAR

qUintA-FEiRA, 05/07/2012 CACHOEiRO DE itAPEMiRiM E REGiÃO SUL 03OPiniÃOwww.AqUiES.com.br

PARtiCiPE: envie sua foto para [email protected], com crédito e informações

@Tá na NET, tá AQUIParticipe das nossas redes sociais e aparaceça AqUi

@folhadocaparao facebook.com/grupofolhadocaparao

COMEntáRiOS DivERSOS nA REDE SOCiAL

DIV

ULG

ÃO

Em Atílio Vivácqua, o presidente da Câmara, Claudio Bernardes (PSD), segue confiante de que o prefeito José Luiz (DEM) não terá sucesso no momento do registro de candidatura. A esperança é devido a reprovação de suas contas, em 2009, pelo legislativo municipal, que seguiu a orientação do Tribunal de Contas (TC). No início deste ano, Zé Luiz disse a este colunista ter recorrido e que o TC pediu a revisão das contas, cujo pedido já foi encaminhado.

Em Cachoeiro, o prefeito Casteglione ainda aguarda a certeza de composição com o PDT e PSDB. Acontece que esses dois partidos podem ter de obedecer direcionamentos de suas executivas estaduais. O PDT tem forte ligação com o senador Magno Malta (PR); e o PSDB recebe o apoio do PMDB em Vitória. Ao que tudo indica, o PSC teria se posicionado com independência diante do senador Magno e poderá ficar com o PT no município.

Com a simpatia que os candidatos a vereador do PSB apresentavam pelo projeto de reeleição de Casteglione, a ‘tristeza’ imperou, em parte, no ninho socialista após o partido preferir uma composição com Glauber, inclusive indicando o vice. E a dor pode até não sair no jornal, mas no Diário Oficial é certo.

inelegibilidade

Sem definição

Dor socialista

Num olhar macro, é possível perceber que Cachoeiro de Itapemirim passa por uma transição política. Com a desistência do deputado Theodorico Ferraço (DEM), até esta quarta, de participar das eleições, inicia-se a disputa das novas lideranças cachoeirenses; considerando que também ficam de fora das urnas os ex-prefeitos José Tasso e Roberto Valadão, ambos do PMDB. Cada um desses deu a sua parcela de contribuição à cidade; agora os mais jovens darão continuidade aos seus trabalhos. Por isso, vejo como legítima a disputa entre o prefeito Carlos Casteglione (PT) e o deputado Glauber Coelho (PR).

Assim como em São José do Calçado, nunca na história de Jerônimo Monteiro um prefeito conseguiu a reeleição. Francisco Rosseto (PSDB) sofreu uma baixa nos últimos dias, no que diz respeito a parcerias partidárias, muitas siglas que caminharam com ele até agora resolveram pular do barco. Ainda assim, Rosseto segue confiante na vitória. O mesmo sentimento tem o prefeito de Calçado, José Carlos de Almeida (PSD).

transiçãoParadigma

Quem comemora hoje mais um aniversário é Delcinéia Rodrigues. Na foto, com seu marido Abdala Gomes, durante culto na Primeira Igreja Batista de Cachoeiro. A ela, os votos de saúde, paz e sucesso.

[email protected]

PARtiCiPE

@folhadocaparaofacebook.com/[email protected]

POR LEAnDRO MOREiRA

CACHOEiRO DE itAPEMiRiM vARGEM ALtA AnCHiEtAMARAtAízES GUAÇUí iBAtiBA31ºC 26ºC 28ºC28ºC 24ºC 25ºC15ºC 12ºC 18ºC17ºC 11ºC 13ºC

DóLAR COMERCiAL (EM R$) >> COMPRA 2,03 >> vEnDA 2,03COTAÇÃO DO CAFÉ ARáBiCA tiPO 6, BEBiDA DURA R$ 357,00 | ARáBiCA tiPO 7, BEBiDA RiO R$ 304,00 | COniLOn tiPO 8 R$ 252,00

BRuNA MARQues

“Talvez eu deva ser forte, pedir ao mar por mais sorte e aprender a navegar”

(comentário via Facebook)

ANDRÉ sARTóRIO

“Nada pode ser obtido sem uma espécie de sacrifício. É preciso oferecer algo em troca de valor equivalente.”

(comentário via Facebook)

BelA lIMA

“Não fale, não conte detalhes, não satisfaça a curiosidade alheia. A imaginação dos outros já é difamatória que chegue.” (Martha Medeiros)

(comentário via Facebook)

* Corredores- Pelo visto, o grupo que elegeu Djalma santos

(PMDB) em Alegre abandonou o prefeito José Guilherme (PsB), que era o vice do primeiro;

- Páreo duro em São José do Calçado. O PSB reuniu grupo forte contra a reeleição de José Carlos (PSD);

- em Conceição do Castelo, o candidato saulinho vai ter de confiar somente no seu capital político e na saúde; como o número de candidatos a vereador é reduzido, terá que andar bastante;

- Diários Oficiais vão estampar muitas demissões até sexta, principalmente em Cachoeiro e Jerônimo Monteiro.

Page 4: Edição 369

quintA-FEiRA, 05/07/2012 CACHOEiRO DE itAPEMiRiM E REGiÃO SuL

www.AquiES.com.br04 POLítiCA

“Podem me punir, mas não vou negociar princípios”, diz secretária de Cultura

CRiStiAnE PARiS CHutA O bALDE COntRA APOiO DO PSb A GLAubER COELHO E DEFEnDE GOvERnO CAStEGLiOnE »ilauro oliveira

[email protected]

filipe [email protected]

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

vARgEM AlTA

Filiada ao PSB desde 2007, a secretária muni-cipal de Cultura de Ca-choeiro, Cristiane Paris, tornou público o que já se sabia em conversas reser-vadas: o seu partido não vai estar 100% na candi-datura a prefeito de Glau-ber Coelho (PR). A divi-são interna foi explicitada à direção estadual através de documento protocola-do na executiva e recebido por Valésia Perosin, repre-sentante da direção.

Com o nome de Decla-ração de Vontade Político-Partidária, o documento tem 25 assinaturas de mi-litantes, filiados e simpati-zantes do PSB de Cacho-eiro que não concordam com o apoio do partido à

candidatura de Glauber, uma vez que os socialistas ainda hoje estão fazendo parte do primeiro, segun-do e terceiro escalões da administração Carlos Cas-teglione (PT) e a aliança com o PR não representa o projeto de continuidade de reconstrução da cidade. Estima-se que 80 mem-bros da sigla façam parte do governo.

Quem encabeçou o mo-vimento foi a secretária de Cultura de Cachoeiro Cristiane Paris que está no governo Casteglione desde o processo de tran-sição ainda em 2oo8, após o período eleitoral. Sem temer represálias do PSB, ela diz que está chateada com o caminho que foi tomado porque acredita no projeto que o governo tem para a cidade:

“É um projeto novo, de mudança na forma de governar. Hoje a gen-te vê a cidade com ares diferente. Podem me punir, mas não vou ne-gociar princípios”, co-

O prazo vai terminando e as definições eleitorais começam a acontecer. Em Vargem Alta, os candida-tos a prefeito Bosquinho (PSB) e Alex Robles (PP) anunciaram seus vices: Cláudio Pazzetto (PR) e Sansão (PTB), respecti-vamente. Falta, ainda, a definição do também can-didato a prefeito, Uilder Ferreira (PDT).

“Somos candidato, in-dependentemente da con-juntura. Fomos convida-dos para conversar com outros partidos, mas isso não altera nosso posicio-namento. Vamos para a

disputa, porque essa é a vontade do PDT de Var-gem Alta. Nessa quinta-feira anunciaremos o nos-so vice, mas tudo indica que será Kaki, do PRP”, disse Uilder.

“Foi uma escolha de consenso entre os parti-dos da coligação. Cláu-dio vai dar mais sustenta-ção a nossa candidatura, porque tem experiência e bom trâmite com a ju-ventude. além disso, seu nome aparecia bem nas pesquisas de consumo in-terno. Foi um bom nome para compor conosco. Estamos muito satisfei-tos”, comentou Bosqui-nho, sobre a escolha de Cláudio Pazzetto como

vice em sua chapa.Já Alex Robles anunciou

ontem que o candidato a vice em sua coligação será Sansão. O vice pos-sui farmácia no centro de Vargem Alta e também é músico. Ontem, ele disse que está empolgado. “Fe-chamos com Alex e vamos para a disputa. Será um pleito bom, com bons no-mes, qualificando o deba-te”, disse.

Nos bastidores, a infor-mação é que Uilder até chegou a conversar com Bosquinho, no intuito de retirar sua candidatura, mas ele preferiu manter e anuncia hoje, segundo ele, quem será o vice em sua coligação.

entendemos que muitos colocaram seu nome por acreditarem no entusiasmo da nossa militância e na nossa vontade de trabalhar por Cachoeiro de Itapemirim;

2) Nós, filiados, militantes e simpatizantes abaixo assinados, registramos aqui, a nossa indignação e o nosso descompromisso com a chapa majoritária, que por uma avaliação geopolítica não ouviu a base em nenhum momento da sua construção, por isso declaramos o nosso desconforto e o grande paradoxo, não podemos trabalhar contra um projeto que acreditamos e ajudamos a construir junto com o Prefeito Carlos Casteglione.

Diante do exposto, assinamos a presente declaração, cientes de que eleição se ganha no voto consciente de todos aqueles que acreditam que é preciso continuar avançando sem alianças que fragilizem os ideais históricos defendidos por esse partido ao longo de toda a sua brilhante trajetória.

Vitória, 03 de julho de 2012.

O Partido Socialista Brasileiro( PSB), deliberou sem consultar a sua base/militância, a coligação majoritária com o Partido Republicano (PR) nas eleições de 2012 em Cachoeiro de Itapemirim, numa aliança que na nossa compreensão não representa o projeto de continuidade de reconstrução de uma cidade que nos últimos 04 anos tem respirado ares socialistas que se traduzem na luta incansável do Prefeito Carlos Casteglione e de toda a sua equipe que, inclusive conta com inúmeros companheiros do PSB de Cachoeiro, diante disso, nós filiados, declaramos nossa indignação diante de atitude isolada de um grupo que, sem consultar a base, decidiu tomar outros caminhos. Por isso, declaramos que:

1) Nós, filiados, militantes e simpatizantes abaixo assinados, vamos acompanhar o PSB no pleito para a chapa proporcional de vereadores, porque

DECLARAçÃO DE vOntADE POLítiCO-PARtiDáRiA

Candidatos à vice são definidos e disputa fica entre três nomes

municou. Pelo exposto em documento, o grupo diz que apoiará os vere-adores do partido, mas não acompanharão a decisão no que tange a chapa majoritária.

O músico e comerciante Sansão foi definido ontem como vice de Alex Robles

filipe rodrigues

ArQuiVo

Page 5: Edição 369

quintA-FEiRA, 05/07/2012 CACHOEiRO DE itAPEMiRiM E REGiÃO SuL 05POLítiCAwww.AquiES.com.br

O empresário Carlos Henrique Storck (PSB) é o candidato que conta com o apoio do atual prefeito de Irupi e seu primo, Gerseley Storck (DEM). Confir-mado pela convenção de seu partido, o PSB, a sua coligação também conta com o PSC, PDT, DEM, PP, PTN e PT – até agora na proporcional (vereadores).

Carlos Henrique diz que quer mudar a forma de fazer política em Irupi, na tentativa de unir todo o município, buscando o desenvolvi-mento. “Precisamos fugir do jogo de interesses”, afirma. Por isso diz que não pretende fazer acordos que pos-sam prejudicar o bom andamento de

Carlos Henrique Storck é o candidato do prefeito

MARCOS [email protected]

divulgação

divulgação

divulgação

Adel Schuab do PMDB encabeça a oposição

O EMPRESáRiO FOi COnFiRMADO PELO PMDB PARA EnFREntAR, »nAS uRnAS, O CAnDiDAtO APOiADO PELA ADMiniStRAçÃO MuniCiPAL

irupi

anchieta marataízes

O empresário Adel Schuab sempre participou da política dando apoio a candidatos a prefeito e vereador de Irupi. Mas de-pois da desistência da ex-vice-prefeita Conceição, de ser candidata à prefeita, por motivos de saúde, foi pego de surpresa pela in-dicação de seu nome pelo PMDB para ser o candi-dato a prefeito. O partido também lançou o nome do empresário Edmilson Meireles, para vice-pre-feito, por uma coligação que tem a participação do PTB, PSDB, PR, PPS,

PSD e PV, além de alguns correligionários do PT.

Adel – que é tio do se-cretário de Estado de As-sistência Social, Rodrigo Coelho – conta que tem se surpreendido com o apoio que vem recebendo de membros da comunidade, principalmente na zona ru-ral. “Tenho sido bem aco-lhido pelas pessoas, tanto na sede como nos distritos de Santa Cruz, São José e na Vila”, afirma. Além disso, ele também destaca o apoio dos deputados federais Cé-sar Colnago (PSDB) e Lelo Coimbra (PMDB) e dos deputados estaduais José Es-meraldo (PR) e Sérgio Bor-ges (PDMB). Tem ainda o

apoio de cinco vereadores de Irupi: os três do PMDB, Darci Camilo Gonçalves, Davi Afonso da Silva e Luiz Lourenço da Silva – Luiz Leite, além de Air Bento da Silva (PPS) e Herivelto Luiz Terra (PSD).

Apesar de admitir que vencer uma eleição, prin-cipalmente, contra o can-didato apoiado pela admi-nistração municipal, não é fácil, Adel Schuab diz que está confiante em conse-guir a vitória nas urnas. “Vencer uma eleição não é fácil para ninguém, mas estamos trabalhando para isso”, conclui. adel schuab é o candidato da oposição em irupi

uma futura administração municipal.Carlos Henrique é do mesmo

partido do governador Renato Casa-grande e acredita que terá seu apoio, apesar de Casagrande ter decidido que não irá subir em palanques. Quanto ao futuro, conta que já tem articu-lado possíveis projetos, para Irupi.

socialista tem apoio de governo aprovado

ex-prefeito toninho é isentado de denúncia do ministério público

O ex-secretário de Infraes-trutura, Renato Lorenci, é o candidato a prefeito em An-chieta, apoiado pelo prefei-to Edival Petri (PSDB). De acordo com pesquisas reali-zadas recentemente, o atual prefeito recebeu a aprovação de 95% da população local, o que é bem provável que Re-nato seja beneficiado com o apoio de Petri.

Como vice de Renato foi escolhida a atual vice-prefeita Paula Louzada (PMDB). Ela, que também foi pré-candidata, chefiou a Secreta-ria de Educação. Até a con-venção partidária, o grupo do prefeito Edival tinha seis pré-candidatos aguardando o anúncio de apoio.

Mesmo com as definições do candidato e vice, não hou-ve racha no grupo. Até quem

ameaçou ingressar sozinho na disputa, como foi o caso do PV, recuou da decisão e aderiu ao projeto governista.

Do outro lado, fazendo o

contraponto, está o vereador Marcus Assad (PTB), que tem até hoje para definir seu vice. O nome cotado era o do médico José Carlos.

Os dois têm o forte apoio do prefeito edval petri

toninho feliz da vida com a decisão

O ex-prefeito Antonio Bitencourt, de Marataízes, foi isentado da acusação de cometer atos de improbida-de administrativa através da publicação de uma revista, em 2006, e de um jornal, em 2008, por conta do erá-rio, nos quais ele aparece em fotos junto a obras públicas e pessoas.

Na sentença prolata-da nos autos do processo 069110005910, o juiz Le-onardo Augusto de Oliveira Rangel, da Vara dos Feitos da Fazenda Pública Municipal e Estadual da Comarca de Ma-rataízes, julgou improceden-te a pretensão do Ministério Público Estadual de conde-nar o ex-chefe do Executivo nos rigores da Lei 8429/92 (Lei das Improbidades Ad-ministrativas). A demanda do MP surgiu a partir de um Recurso Eleitoral, em 2008,

sobre o mesmo motivo. Mas o próprio julgamento desse recurso, considerado im-procedente pelo colegiado, a partir do voto do relator, Marcelo Abelha Rodrigues, foi utilizado como defesa pelo prefeito.

“No caso presente, não há como extrair, da mera divul-gação de fotos de eventos em que, em alguns, o então prefeito municipal aparece na publicidade, pois não é possível dessumir vinculação dolosa e abusiva de imagem a causar prejuízos ao erário ou desígnio malicioso de enaltecimento pessoal”, diz o juiz em sua sentença.

A partir do depoimento da própria jornalista, que na época prestava assessoria de imprensa à Prefeitura e assi-nou responsabilidade sobre as publicações, o magistrado não viu dolo na aparição do

prefeito em algumas fotos da revista e do jornal. “A prova produzida, ao contrário das assertivas ministeriais, reve-lam que o demandado não contribuiu, conscientemen-te, para a publicação de sua imagem no material impres-so”, salienta a sentença.

Page 6: Edição 369

quintA-FEiRA, 05/07/2012 CACHOEiRO DE itAPEMiRiM E REGiÃO SuL

www.AquiES.com.br06 POLítiCA

LEANDRO [email protected]

LEANDRO [email protected]

divulgação

divulgação

divulgação

Registro define três ou duas candidaturas

A DECiSÃO SObRE O núMERO DE CAnDiDAtOS SERá HOjE, úLtiMO DiA PARA REGiStRO DE CAnDiDAtuRAS »

são josé do calçado

alegre cachoeiro de itapemirim

Em São José do Calçado, a indefinição ainda impera. Por ser hoje o fim do prazo para o registro das candi-daturas, a população local saberá neste dia se have-rá dois ou três candidatos

concorrendo a prefeitura.O prefeito José Carlos de

Almeida (PSD) está certo para tentar a reeleição. De acordo com informações, o seu vice é o ex-vereador Marcola (PDT). Além dos pedetistas, apoia o projeto do prefeito o PSDC.

Pelo PSB, Liliane é a

candidata a prefeita. Ela é esposa do ex-prefeito Je-fferson Spadarott Bullus (PSB), o Jefinho, e já foi secretária de Ação Social do atual governo. Junto ao seu projeto aderiram o PMN, PV, DEM, PR e PSDB.

A informação é que mais dois partidos possam seguir

juntos com os socialistas. O vice escolhido na chapa de Liliane é Antero Antenor de Abreu, este já foi prefeito em 1996 e vice em 2005. O PT também articula para consolidar a candidatura do atual vice-prefeito Benti-nho, que segue em parceria com o PPS. o prefeito josé carlos de almeida (psd) vai tentar a reeleição

paulo lemos reúne grupo extenso de partidos

camilo cola retorna à câmara dos deputados

O ex-prefeito de Ibiti-rama, Paulo Lemos, é o candidato a prefeito de Alegre. Até o registro das candidaturas, ele pode ter como adversário Rubens Tanure (PSD) e o prefei-to José Guilherme (PSB), que vai tentar a reeleição.

O socialista fazia parte de um grupo forte, o qual o elegeu na condição de vice-prefeito; o chefe do exe-cutivo era Djalma Santos

(PMDB). Após um racha na base, o PV saiu do grupo e fez composição com Paulo Lemos, indicando o verea-dor Newrod como vice.

A informação é de que junto com Newrod ou-tras lideranças do grupo abraçaram a candidatura de Lemos. “Newrod é res-peitado no município e tem boa conduta. Pelo seu prestígio, ele somou à nos-sa candidatura, e trouxe

um grupo de fundamental importância”, disse Paulo Lemos.

Newrod contou que o grupo partidário é forma-do por PMDB, PV, DEM, PR, PT do B, PTN, PPL, PPS e pode entrar mais uma sigla. Lemos se mos-trou confiante, mas acre-dita que será uma disputa acirrada contra o atual pre-feito. As demais definições serão conhecidas hoje.

o ex-prefeito de ibitirama paulo lemos enfrentará a forte candidatura do prefeito Zé guilherme

O ex-deputado federal Camilo Cola (PMDB) vai retornar à Câmara dos Deputados. Na con-dição de suplente, ele irá assumir na vaga deixada pelo colega de plenário Audifax Barcelos (PSB), que pediu licença prova-velmente para cuidar de sua campanha política para prefeito de Serra.

De acordo com a asses-

soria do deputado, Cami-lo recebeu o telegrama do presidente da Casa de Leis, Marco Maia (PT), fazendo a convocação. A resposta positiva será encaminhada hoje, quando Cola já po-derá se considerar deputa-do novamente.

Na próxima terça-feira, o peemedebista estará em Brasília para levar os docu-mentos originais exigidos e já poderá iniciar os traba-lhos. Camilo Cola é o único deputado federal que repre-

senta a região sul capixaba.

eleiçõesCamilo foi eleito em Brasília

em 2006, porém não obteve o mesmo sucesso nas eleições seguintes. Ele chegou a assu-mir o cargo em 2011, quando a deputada Iriny Lopes (PT) se licenciou para assumir mi-nistério no governo de Dilma Rousseff (PT). Neste ano, Iriny retornou à Câmara sob a justificativa de trabalhar sua então pré-candidatura a pre-feita de Vitória.

Page 7: Edição 369

A cantora Paula Fernandes se apresenta pela primeira vez em Venda Nova do Imigran-te. Segundo a organização da festa já foram vendidos aproxidamente oito mil in-gressos. “Estamos perto de oito mil ingressos vendidos antecipamente.” comentou Altair Campos.

Para aqueles que ainda não compraram o seu ingresso, o segundo lote no valor de R$30,00 se esgotou ontem, onde os organizadores vão manter o preço por mais

cinco lotes. E quem optar por uma melhor localização para assistir ao show, o even-to terá a pista premium open bar, que custa o mesmo va-lor da inteira R$60,00 nesta haverá cerveja, refrigerante e água liberados. Os pontos de venda além do site www.aloingressos.com.br, contará com 11 postos na região, en-tre eles a Kalahary Surf, em Cachoeiro.

Os portões do Polentão serão abertos às 21h00, com show de abertura da banda Vitrolas, que fazem um show de pop rock de primeira qua-lidade, encerrando com Mar-

celinho Rodrigues, destaque do sertanejo no Vale do Aço.

Segundo Altair Campos a expectativa da organiza-ção quanto ao show já foi superada. “Além da surpresa quanto a ótima recepção do povo de Venda Nova. Fi-camos deslumbrados com a educação e simpatia de todos, além das belezas da região” disse Altair.

O evento conta ainda com algumas novidades: a entrada do público ao “Po-lentão” será feita através de passadores eletrônicos que identificam o código de bar-ras do ingresso, para facilitar

olívia [email protected]

Paula Fernandes em Venda noVa do ImIgrante neste FIm de semana

A cAntorA de sertAnejo romântico PAulA FernAndes FArá show no centro de eventos »PAdre cleto cAlimAn o “Polentão” em vendA novA do imigrAnte no Próximo diA 07 de julho.

www.aquies.com.br @folhadocaparao » facebook.com/grupofolhadocaparao »

o acesso ao local do evento. Toda a praça de alimentação foi terceirizada, com os resultados financeiros sendo doados ao hos-pital público de Venda Nova. O público pode aguardar o novo show da Paula Fernandes, com uma superprodução de palco e luz, diferente do apresentado em Ale-gre, com lançamento do novo CD da cantora, mais dançante, que já chegou a marca de 500 mil cópias em menos de um mês de lançamento.

Page 8: Edição 369

quintA-FEiRA, 05/07/2012 CACHOEiRO DE itAPEMiRiM E REGiÃO SuL02 www.aquies.com.br

O Parque de exposições de Piaçu ficou completamente lotado, cerca de 10 mil pesso-as prestigiaram os shows que foram embalados pelos ritmos sertanejo e universitário, duran-te os dias de festa.

Segundo um dos organi-zadores do evento Christian Garcia, esse ano a festa foi marcada pela organização e qualidade da estrutura, prin-cipalmente do rodeio. “A festa de Piaçu esse ano foi uma das melhores, o apoio da Polícia Militar foi muito importante, para tornar a festa mais segura e organiza-

da. A qualidade da estrutura física do rodeio também su-perou todas as expectativas” comentou Christian.

Na quinta-feira (28), primeiro dia do evento, o prefeito munici-pal, Delson Oliveira, o presiden-te da comissão de festas, Edilson Oaks de Araújo, e demais autori-dades municipais estiveram pre-sentes no Parque de Exposições de Piaçu para a abertura oficial da 1ª Festa do Café. Zé Lopes e Banda esquentaram o frio da noi-te com o tradicional forró.

Sexta-feira (29) foi o dia da banda Beijo Apimentado, de Carangola-MG, que trouxe sucessos do momento e mui-ta sensualidade para a festa. Fechando a noite, que ainda

teve o primeiro dia do rodeio, a dupla capixaba de sertanejo universitário Evandro & Ra-niery. Teve também o Encon-tro de Cafeicultores de Piaçu, que aconteceu no ginásio de Esportes da Escola Arquimimo Matos e contou com a partici-pação de diversos agricultores, alunos e agrônomos e produto-res de outras cidades. A entrada foi gratuita com café da manhã oferecido aos presentes.

O maior público registrado foi no sábado (30), com o show nacional da dupla DJ Maluco & Alladin, atraindo aproxima-damente seis mil pessoas. Desde o início da noite estava difícil estacionar o carro em qualquer lugar do distrito de Piaçu. Com

Sucesso de público na FeSta do CaFé, em Piaçu

AS AtRAÇÕES DJ MALuCO & ALLADin, »FORRÓ BEiJO APiMEntADO E nEW PLACE

BAnD, COntAGiARAM O PÚBLiCO DuRAntE

OS quAtRO DiAS DE FEStA E FiZERAM DA 1º

FEStA DO CAFÉ uM SuCESSO DE PÚBLiCO.

OLÍVIA [email protected]

HOJE NA TV

Sinopse: Rosie (Michelle Pfeiffer), produtora de TV e mãe de uma adolescente, é uma quarentona que se vê apaixona por um ator bem mais jovem. Insegura, ela se mostra cheia de dúvidas quanto ao novo relacionamento.

Rede Globo. Sessão da Tarde, 16h00

NuNca é TaRde paRa amaR

RodRigo e Mi-RiaM encontRaM claRa. Bruno e Tati chamam Gil para ajudá-los a conversar com Jáqui. William tenta confortar Marlene. Clara tem uma nova visão de sua vida passada e descobre que Ro-drigo se chamava Salvador.

as eMpReguetes ganhaM público de chayene. Chayene e Socorro conseguem conven-cer as Empreguetes de que estão brigadas. Sandro se mostra para Eloy e Penha fica constrangida. As Empreguetes ganham o público de Chaye-ne e deixam a cantora irritada.

o sequestRadoR cobRaR o dinhei-Ro de binho. Diego e Miguel batem nos bandidos e aproveitam para fugir. Miguel entra no carro com as rebeldes enquanto Diego distrai os bandidos. Jonas fica muito irritado com a rapidez com que a notícia se espalhou.

otávio decide assuMiR que não é MaRtiM salles. Novais dá um tiro na fechadura para que Eliza consiga entrar no quarto. Otávio decide assu-mir que não é Martim Salles. Ele começa a contar sua his-tória e Eliza se descontrola.

Max confessa paRceRia coM caR-Minha paRa nina. MIvana implora para Max ficar, mas ele está irredutível. Paloma faz um escândalo na igreja e impede o casa-mento de Alexia e Cadinho. Iran não consegue acalmar Jorginho e liga para Débora. Max avisa a todos que deixará a mansão. Cadinho discute com Paloma. Leleco e Tufão torcem para que Ivana se divorcie de Max. Carminha comenta com Nina que Rita pode estar por trás da partida de Max. Olenka cuida de Silas e Darkson. Roni conta para Diógenes que vai se casar com Suelen. Darkson dá um presente para Tessália. Max liga para Nina e lhe passa seu novo endereço.

amOR eTeRNO amOR Rebelde

mÁScaRaS

aVeNIda bRaSIl

cHeIaS de cHaRme

Globo, 18h00 Record, 19h00

Record, 22h15

Globo, 21h00

Globo, 19h15

sucessos como “Zuar e Beber” e “Motel Disfarçado”, o público interagiu muito com a dupla. Encerrando a noite, a New Pla-

ce Band, de Guarapari, trouxe a música pop e o axé para a festa.

No último dia, domingo (01), a festa de Piaçu en-

cerrou suas atividades com show de prêmios e apresen-tação da banda Luana Souza de Muniz Freire.

BRUNO ALMEIDA

Page 9: Edição 369

QUINTA-FEIRA, 05/07/2012CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL 03www.aquies.com.br

Áries

Libra Escorpião Sagitário Capricórnio Aquário Peixes

Touro Gêmeos Câncer Leão Virgem20/0320/04

23/0922/10

23/1021/11

22/1121/12

22/1221/01

21/0118/02

19/0219/03

21/0420/05

21/0520/06

21/0621/07

22/0722/08

23/0822/09

Acontece hoje, no seu signo, a Lua minguante - e que inicia a épo-ca das revisões, pra que você bus-que e encontre o que é verdadeiro ainda e o mantenha. O que não for mais, descarte, ou se programe pra fazer isto nos próximos dias.

Marte, planeta da luta pela vida e da guerra, começa hoje seu tran-sito por seu signo, elevando sua impulsividade. Mais suscetível, impulsivo, sensível a criticas, você tende a atrair problemas. Seja mais seguro, firme e objetivo.

A novidade de hoje é a entrada de Marte - seu regente - no signo anterior ao seu, pedindo um tem-po de descanso, para que possa finalizar tarefas, tanto concretas quanto pagar dívidas emocionais e resgatar a paz psíquica. Discrição.

Clima astral variado e variável para você - boas noticias do parcei-ro, as coisas andam bem com ele e dele so noticias boas. Já no traba-lho, pendências não resolvidas co-meçam a atrapalhar seu desenvolvi-mento profissional, cuide disso.

Se tudo andava um tanto pa-rado demais para o seu gosto na área profissional, prepare-se para enfrentar contendas e rivalidades. Marte vem chegando em Libra, e seu autocontrole será testado com chefes e autoridades em geral.

Vênus e Júpiter em Gêmeos enviam ótimas vibrações de amor e afetividade pra você curtir bem a área amorosa, viajar e ser feliz com quem ama. Cursos e estudos estão em primeiro plano! Boas conversas. Noticias animadoras.

Certa irritação vaga e problemas de saúde nestes primeiros dias do transito de Marte em Libra. Você não está acertando o passo entre idealismo e ação - é preciso conju-gar tudo isso com calma! O amor precisa de mais atenção e carinho.

A mudança astral de hoje fica por conta do planeta da combatividade e da luta pela vida. Em Libra, signo de diplomacia, o planeta aponta o paradoxo de ser um impulso de luta num signo de paz. Movimentará sua área de saúde e trabalho.

Os astros estão se movimentan-do em nova direção agora. Para você, a maioria deles assinala um período de criatividade maior, ins-pirações claras. A saúde poderá exi-gir mais cuidados. Amigos estarão ao seu lado dando força agora.

Marte em Libra começa a di-namizar a área familiar a partir de agora. Conte com alguns percalços, devido a pessoas que postergam, enrolam, tudo para não entrar em confronto, que é necessário e saudá-vel. Altos e baixos na intimidade.

Clima astral variável, bom pra engatar projetos de cunho social, idealistas e ligados a grupos huma-nos. Está neutro para os assuntos familiares e pessoais. Faça menos es-forço para obter o que deseja. Pense bem antes de ser impaciente.

Com Marte entrando no seu se-tor financeiro a partir de hoje a pro-messa é de problemas nesta área se você enrolar decisões que precisam ser tomadas com urgência, em re-lação a sócios e parceiros. É melhor abrir o conflito do que adia-lo.

Fabiana Schunk, atriz e coreógrafa do humorístico “Zorra Total”, mostra seu corpaço de biquíni na capa da edição de julho da revista “Tua Dieta”. A morena tam-bém revelou que não descuida da alimentação e faz exer-cícios físicos quase todos os dias para manter a boa forma.

Mr. Catra deu uma divertida entrevista para a edição de julho da revista “Kzuka”. Na conversa, o funkeiro - que tem três mulhe-res oficiais e 20 filhos - afirmou que não pretende aumentar a lista de esposas. “Hoje em dia eu não quero mulher. Eu quero é ajuda (risos)”, brincou.

O inverno carioca está com cara de verão. Isis Valverde curtiu mais um dia de praia. A Suelen de “Avenida Bra-sil” foi com a amiga Bárbara Borges à praia do Pepê, na Zona Oeste da cidade. As atrizes pegaram um solzinho e conversaram na areia. Isis, que estava com um vestidi-nho de crochê, não tirou o modelito para se bronzear.

A cinebiografia da cantora Elis Regina foi confirmada. O filme será dirigido por Hugo Prata e roteiriza-da por Nelson Motta. João Marcelo Bôsco-li, filho da cantora, disse ao jornal que gostaria de ver uma atriz desconhecida no papel da mãe. “Eu gosta-ria que fosse interpretada por alguma atriz nova, com frescor. E Mateus Solano é um Bôscoli perfeito”, comentou.

Giovanna Antonelli foi à praia da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, com o marido, o diretor Leonardo Nogueira, as filhas gême-as do casal, Sofia e Antônia, e com Pietro, do relacionamento com o ator Murilo Benício. A família deu sorte e encontrou um visitante ilus-tre durante o mergulho no mar: um pinguim.

FAbiAnA SChunk, do ‘ZorrA ToTAL’,

moSTrA CorPão dE

biquíni

Cheio de mulheres, mr. Catra diz a revista que não quer mais ESPoSAS

iSiS VALVErdE vai à praia Com BárBara Borges

elis regina vai ganhar CinEbioGrAFiA

GioVAnnA AnTonELLi vê pinguim em dia de praia Com a família: ‘foi lindo!’

horÓsCopo

Page 10: Edição 369

DE ANTHONY ROBBINS “-CuIDE DE pARA quE TODO O SEu fOCO NA vIDA ESTEjA NAS SOluçõES, NãO NOS pROBlEmAS”.

www.AQUIES.com.brQUINTA-FEIRA, 05/07/2012 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL04

Diretor Executivo Jócelys Brito entregando homenagem a Prefeita Municipal de Itapemirim Norma Ayub Alves durante concorrido evento no Litoral Sul Capixaba.

Destaque para a Jornalista Bruna Hemerly e o Diretor de Mídia Nilton Janjon, durante festa no litoral sul capixaba que reuniu a sociedade.

PRÉ-CANDIDATOS a vereador se movimentan-do sem rumo neste inicio . Os mais experientes es-tão guardando munição para a hora certa .

RECORD NEWS em Cachoeiro no canal 4: not ícias 24 horas na TV Aberta .

AGORA TAMBÉM em digital pelo 4.1 s intonize seu receptor e veja em alta definição.

HUMILDADE é essencial para se chegar ao sucesso: abre portas e faz com que as pessoas tenham uma imagem positiva junto à sociedade.

Ramon BaRRos @ramonbarros

www.facebook.com/ramonbarros.tv

[email protected](28) 9882 8981

PASTORAL da criança precisa de ajuda de voluntários para au-mentar o atendimento às crian-ças carentes.

INFORMAÇÕES de como aju-dar basta ligar para 3521-1997.

MILTON NASCIMENTO como trilha sonora da Coluna, hoje: “Meu Mestre Coração”.

Destaque da Coluna para a Confraternização da Loja Maçônica Monasterio do Sinai, em reunião conjunta no condominio Coramara.

Page 11: Edição 369

quintA-FEiRA, 05/07/2012 CACHOEiRO DE itAPEMiRiM E REGiÃO SuL 11COMuniDADESwww.AquiES.com.br

Novidade da Foz no Cachoeiro Família Cidadã PROjEtO SOCiAL APROxiMA FAMíLiAS DE nOvOS SERviçOS »

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

Famílias com ligações de água irregulares ganharam uma nova oportunidade de quitar seus débitos e vol-tar a contar regularmente com os serviços oferecidos pela Foz em Cachoeiro de Itapemirim (ES). Elas o fa-zem por meio do Programa Oportunidade para Todos, novidade da Foz - unidade Cachoeiro de Itapemirim.

As famílias podem pro-curar o atendimento direta-mente junto à Foz e, desde junho, também dentro do Cachoeiro Família Cidadã, programa da Prefeitura Mu-nicipal de Cachoeiro de Ita-pemirim mais parceiros que, desde 2009, levam um con-junto de serviços gratuitos a uma comunidade carente por mês.

“Com o Programa Opor-tunidade para Todos, essas famílias passam a ter acesso também a outros programas sociais do município, como o Tarifa Social, que isenta o pagamento de tarifas pelas famílias comprovadamente carentes”, explica a respon-sável pela Comunicação da Foz - unidade Cachoeiro de Itapemirim, Rosa Malena Gomes Carvalho.

Desde a primeira edição do Cachoeiro Família Cidadã, a concessionária apoia não ape-nas na divulgação do evento, como também oferece aos cidadãos orientações sobre consumo adequado de água, além de tirar dúvidas.

Agora, o cidadão conta com mais essa facilidade para ter acesso aos serviços de qua-

lidade oferecidos pela Foz em Cachoeiro de Itapemirim: abastecimento regular e segu-ro de água tratada; agilidade, pontualidade e organização nos atendimentos de deman-das; e serviço de esgotamento sanitário completo.

Para saber mais sobre o Programa Oportunidade para Todos, são canais de comuni-cação da Foz em Cachoeiro: o telefone para ligações gratui-tas 0800 771 0001 (que fun-ciona 24h00 por dia inclusive em feriados); o e-mail [email protected]; o site www.fozdobrasil.com.br; e o área de atendimento presencial, o Atendimento ao Cliente, que funciona na sede da Foz (na Ilha da Luz), de se-gunda a sexta-feira, das 8h00 às 16h00 (exceto feriados).

divulgação

Page 12: Edição 369

quintA-FEiRA, 05/07/2012 CACHOEiRO DE itAPEMiRiM E REGiÃO SuL

www.AquiES.com.br12 CiDADES

filipe [email protected]

Governador anuncia pacotão de obras: R$ 6 milhões SEGunDO CASAGRAnDE, ESSE FOi O MAiOR vOLuME »

DE ObRAS já RECEbiDO POR vARGEM ALtA

VARGEM ALTA

O governador Renato Casagrande (PSB) esteve ontem em Vargem Alta para

por vota das 10h00, onde participou de ordem de ser-viço em Fruteiras, distrito da cidade, depois comandou solenidade próximo ao Par-que de Exposição e, por fim, entregou a nova agência do Banestes, que funciona ao lado da rodoviária.

Segundo o governador, os investimentos fazem parte de sua política pública de trabalho. “Nossa intenção é descentralizar os investimen-tos e levar mais qualidade de vida para o povo do interior capixaba. É isso que temos feito e vamos continuar fa-zendo, ainda que existam algumas ameaças de reduzir a arrecadação”, comentou Casagrande.

Por meio dos convênios, as obras serão realizadas na Avenida Beira Rio, com área de 10.333,06 m², a Rua Projetada na localidade de Piraí, além do distrito de Jaciguá, com a reforma da praça local. Os recursos para execução dos serviços são do Governo do Estado, e somam R$ 999.465,13, R$ 60.379,14 e R$ 86,944,54, 31, respectivamente.

A primeira solenidade foi na escola de ensino fundamental “Pedro Mila-neze Altoé”, em São João

de Fruteiras, autorizando a ampliação daquela institui-ção de Ensino. Ainda na es-cola, Casagrande também assinou ordens de serviço para construção da quadra da EMEB “Castelinho”; construção de alambrado e vestiário no campo da co-munidade de Taquarussu; e construção de um vestiário no campo da comunidade de Vila Maria.

O governador também entregou quatro lâminas dianteiras de trator, sendo duas para a comunidade de Capivara e outras duas lâmi-nas para a comunidade de Pombal, além da entrega de um despolpador e desmulci-ficador de café para comuni-dade de Taquarussu.

A solenidade seguinte foi de inauguração do CRAS, próximo ao Parque de Ex-posições, onde também fo-ram assinadas as ordens de serviço para pavimentação da avenida Beira Rio; início da iluminação do Estádio Municipal; construção da EMEB “Alzira Gomes”; re-forma da Praça de Jaciguá; e entrega de um veículo para o CAPS I.

“No total, o governo está investindo R$ 6 milhões em Vargem Alta. Isso demons-

tra o nosso compromisso em levar mais qualidade de vida para o povo capixaba. Não adianta investir apenas em indústria, é preciso cui-dar das pessoas”, comentou Casagrande.

O prefeito de Vargem Alta, Elieser Rabello (PMDB),

agradeceu os investimentos. “Desde que Renato Casa-grande era deputado fede-ral ele tem atendido nossos pedidos. Só temos que agra-decer e dizer que continuare-mos a aplicar os recursos da maneira mais transparente e responsável”, disse Elieser.

anunciar uma série de in-vestimentos que serão feitos no município, envolvendo diversas áreas, como saúde, assistencial social e infraes-trutura. Casagrande chegou

Durante sua passagem por Vargem Alta, o governador Renato Casagrande preferiu não falar de política eleitoral. Perguntado se ele iria manter seu posicionamento de não interferir nas coligações a serem feitas nos municípios capixabas, ele foi categórico: “o que os diretórios regionais decidirem, terão o meu apoio”.

Ele justificou esse posicionamento. “Todos os candidatos são meus apoiadores. Não posso me posicionar dessa forma, inclusive, em Cachoeiro. Está tudo nas mãos dos dirigentes do partido. Vou continuar com minha função de administrar o estado”, enfatizou.

“nÃO vOu intERFERiR nAS ELEiçõES”

FOTOS: Filipe rOdrigueS

AVISO DE PREGÃO PRESENCIAL Nº. 08/2012Reedição

Pregão Presencial nº. 08/2012A Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim/ES torna público a realização de licitação na

modalidade Pregão Presencial, com o seguinte objeto:

Contratação de Empresa para Locação de Sistema para Administração de Recursos Humanos, Administração Orçamentária e Financeira e Materiais, Compras e Patrimônio.

Credenciamento: das 10h000 às 10h30 do dia 19 de julho de 2012Início da sessão: 10h30 do dia 19 de julho de 2012

O Edital poderá ser obtido na Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim/ES, de segunda a sexta-feira, das 08h00 as 18h00, na rua Barão de Itapemirim, nº 05, Centro, Cachoeiro de Itapemirim, ou no SITE: www.cmci.es.gov.br.

Cachoeiro de Itapemirim, 04 de julho de 2012.

MARCOS ANTONIO DE OLIVEIRA LACERDAPregoeiro Oficial

Page 13: Edição 369

quintA-FEiRA, 05/07/2012 CACHOEiRO DE itAPEMiRiM E REGiÃO SuL 13CiDADESwww.AquiES.com.br

LEANDRO [email protected]

LEANDRO MOREIRA

Prefeitura entrega bicicletas para o transporte escolar

AS 95 biCiCLEtAS FAzEM PARtE DO PROGRAMA CAMinHOS DA ESCOLA DO GOvERnO FEDERAL »

jerônimo monteiro

O prefeito de Jerônimo Monteiro, Francisco Ros-seto (PSDB), entregou aos alunos da rede municipal e estadual de ensino 95 bicicletas e capacetes para o transporte escolar. Os veículos são para as crian-ças da zona rural e servem para o acesso até o ponto de ônibus mais próximo

ou até à escola. Trata-se do programa Caminhos da Escola, do governo fe-deral.

O secretário munici-pal de Educação, Vilmar Lugão de Brito, explicou que, em situações isoladas, alunos chegam a caminhar por uma hora até chegar ao ponto de ônibus mais pró-ximo de sua residência.

“Um dos critérios do programa é a criança resi-

dir entre três e quinze qui-lômetros do ponto mais perto ou da escola. Como os pontos de ônibus fi-cam em locais referenciais, as bicicletas poderão ser guardadas em residências ou em outro local próxi-mo”, disse o secretário.

O prefeito informou que ao todo serão 200 bi-cicletas e que os educan-dários do município são os responsáveis pela sele-ção dos estudantes a se-rem contemplados. “Para os alunos da rede estadual entregamos 60 bicicletas. Tudo isso reforça os meios para que as nossas crianças estejam na escola”, falou Rosseto.

Ele falou ainda que não houve contrapartida por parte da prefeitura e que ocorrerá uma doação condi-cionada das bicicletas: após dois anos de uso, o veículo fica com o aluno. Além de Jerônimo Monteiro, Iba-tiba e Brejetuba também foram beneficiadas com o programa federal.

Page 14: Edição 369

quintA-FEiRA, 05/07/2012 CACHOEiRO DE itAPEMiRiM E REGiÃO SuL

www.AquiES.com.br14 ECOnOMiA

divulgação

divulgação

Cachoeiro Stone Fair 2012 com novidades

MiCRO E PEquEnAS APRESEntAM nOviDADES EM ROCHAS, bEnS DE »CAPitAL E tECnOLOGiA DA inFORMAçÃO nA CACHOEiRO StOnE FAiR 2012

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

nACIOnAl

Com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Mi-cro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae-ES), 16 empresas dos segmentos de mármore e granito, bens de capital, meio ambiente e Tecnologia de Informação estarão presentes na Cacho-eiro Stone Fair 2012, feira do setor de rochas ornamentais, que será realizada de 28 a 31 de agosto, em Cachoeiro de Itapemirim.

Em uma área total de 436 metros quadrados, essas empresas irão expor diversos produtos e servi-

ços voltados para a cadeia produtiva do segmento, que vão desde chapas de rochas ornamentais, pedras esculpidas, artesanato de granito, projetos voltados ao tratamento de resíduos, máquinas até softwares cus-tomizados, entre outros.

O gerente da Unidade de Atendimento Coletivo à In-dústria do Sebrae-ES, Edu-ardo Rodrigo Simoes, desta-cou que o apoio tem como principal objetivo criar um ambiente favorável a geração de novos negócios para todo o setor de rochas ornamen-

tais do Espírito Santo. “As parcerias estratégicas

são de extrema relevância para a consolidação do mer-cado nacional e internacio-nal, assim como a busca pela competitividade e sustenta-bilidade”, reforçou. O en-contro para debater a partici-pação das empresas no even-to contou com a presença de Simoes, de representantes da Milanez & Milaneze e dos empresários do setor.

O gerente ainda lembrou que a Cachoeiro Stone Fair 2012 será um espaço que permitirá aos empresários capixabas mostrar as po-

nOTA DE ESClARECIMEnTO AOS PROFESSORES ASSOCIADOS AO SInPRO/ES – BASE REGIÃO SUl (SUBSEDE CACHOEIRO)

Os professores associados ao Sindicato dos Professores no Estado do Espírito Santo, atendidos especificamente pela subsede regional sul, vêm através desta nota esclarecer que:

1) O Sinpro/ES convocou Assembleia Geral que aconteceu em 22 de junho de 2012 na subsede, localizada no Guandu Center, 3° andar, com primeira chamada às 17h e segunda chamada às 17h30, com o objetivo de: 1) Fundação do Sindicato dos Professores da Rede Particular de Ensino da Região Sul do Estado do Espírito Santo; 2) Aprovação do Estatuto Social; 3) Eleição da Diretoria Provisória;

2) Os professores associados presentes a essa Assembleia vêm a público esclarecer que, em nenhum momento, foram ou são contrários à Fundação do Sindicato da Rede Particular de Ensino da Região Sul do Estado do ES, pois entendemos que a categoria estará dando um passo importante para o fortalecimento da nossa luta, uma vez que desde 2002, com muito esforço, consolidamos a subsede Cachoeiro de Itapemirim;

3) Os professores associados não têm nenhum tipo de restrição ou animosidade com a direção da subsede Cachoeiro e, muito menos, com os nossos representantes do Sinpro/ES. O que discutimos não são, necessariamente, as pessoas e, sim, a forma como o processo foi conduzido;

4) Os professores associados que participaram da Assembleia do dia 22 de junho de 2012 manifestaram o desejo por aclamação para que, naquele momento e naquela condição, a Assembleia fosse cancelada, uma vez que a base, ou seja, nós, professores e professoras que construímos juntos a História do Sinpro/ES em Cachoeiro e nos demais Municípios da Região Sul, não tínhamos informação necessária que nos permitisse endossar, através do nosso voto, a abertura de um Sindicato em Cachoeiro;

5) Por isso, num movimento democrático, transparente e de forte mobilização, consideramos que se faz necessário um novo encontro para que possamos entender melhor e com tranquilidade a construção do nosso Sindicato de Professores no Sul do Estado;

6) Assim, convidamos a todos os professores e professoras que participaram da Assembleia do dia 22 de junho de 2012 e demais associados que participem de um novo encontro, no DIA 10 DE JULHO DE 2012, no AUDITÓRIO DO SINDMÁRMORE (em frente à Campanha), às 18h, para que, juntos, possamos compreender melhor a condução do processo de Fundação do Sinpro Sul e, ainda, encaminhar solicitação para que nova Assembleia seja convocada pela Diretoria do Sinpro/ES.

Diante do exposto, também convidamos a Diretoria do Sinpro/ES e a diretora responsável pela subsede Cachoeiro de Itapemirim para junto conosco participarem desse encontro.

Assinam essa nota: Os Professores e Professoras que se manifestaram na Assembleia

Geral do dia 22 de junho.

tencialidades e a estrutura empresarial já existente no Estado, contribuindo para ampliar as relações com o

mercado nacional e interna-cional, propiciando a efetiva-ção de negócios, aproximan-do clientes e fornecedores de

diversas partes do mundo e ainda contribuindo para o equilíbrio da balança comer-cial brasileira.

Senado aprova seguro-desemprego para quem ficar sem trabalho após a safra

Brasília - O Senado apro-vou ontem o pagamento de seguro-desemprego ao tra-balhador rural contratado em períodos de safra que, depois da colheita, perde o emprego. Pelo projeto aprovado na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) em caráter terminativo, o benefício no valor de um salário mínimo poderá ser pago pelo prazo de três meses, a cada dois anos.

A matéria ainda preci-sa ser votada na Câmara dos Deputados. Segundo o texto aprovado na CAS, caberá ao Conselho Deli-berativo do Fundo de Am-paro ao Trabalhador (Co-defat) estabelecer as apli-cações das regras impostas ao trabalhador rural.

O projeto estabelece que o trabalhador terá que pre-encher uma série de requi-sitos para receber o benefí-

cio. Um deles é comprovar comprovar que foi contra-tado para trabalhar apenas no período de safra, por um prazo total mínimo de oito meses, durante os úl-timos dois anos.

Será exigido ainda que o trabalhador rural não tenha exercido, durante o período contratado para

a colheita, qualquer outra atividade remunerada fora do âmbito rural. O interes-sado deve estar desempre-gado e não pode receber qualquer outro benefício continuado pago pela Pre-vidência Social.

Além disso, para ter direito ao benefício, o trabalhador rural não

pode ter renda própria de qualquer natureza que seja suficiente à sua manutenção e da família. Pelo projeto, o pagamen-to do seguro-desemprego será cancelado no caso de início de atividade remunerada, de recebi-mento de qualquer outro salário ou benefício.

Page 15: Edição 369

quintA-FEiRA, 05/07/2012 CACHOEiRO DE itAPEMiRiM E REGiÃO SuL 15SEGuRAnçAwww.AquiES.com.br

ALISSANDRA [email protected]

alissandra mendes

arquivo pessoal

Homem é condenado a 19 anos por assassinato de vereador

O CRiME ACOntECEu EM SÃO jOSé DO CALçADO, MAS O juLGAMEntO FOi »REALizADO nO FóRuM DE CACHOEiRO

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM guAçuí

Na noite de terça-feira, a Justiça condenou a 19 anos de prisão, Fernando Mau-rício de Souza, acusado de assassinar o vereador War-ley Lobo Teixeira, no dia 21 de fevereiro de 2010, em São José do Calçado. O julgamento, que aconteceu no Fórum Desembargador Horta de Araújo, em Cacho-eiro, teve início às 09h00 e foi encerrado às 22h30.

Durante o júri, familiares e amigos do vereador fize-ram protestos com cartazes e pediram por justiça. Ao fim do julgamento, eles ficaram satisfeitos com o resultado e agora aguardam o julga-mento do ex-prefeito Alce-mar Pimentel, apontando como o mandante, e Enéas Borges, apontado como o intermediário do crime.

Warley foi assassinado a ti-ros no dia 21 de fevereiro de

2010, quando chegava à sua residência. O crime ocorreu por volta das 22h00, quando o vereador conversava com um casal.

O vereador caiu no chão com o primeiro disparo e o assassino se aproximou e efetuou os outros dois ti-ros. Mesmo ferido, Warley pediu por socorro. Ao lado da casa do vereador, fica lo-calizado um bar que estava com clientes no momento do crime.

O autor dos disparos saiu tranquilamente do local. O acusado andou até uma moto e fugiu em seguida. A moto foi encontrada em uma estrada que dá acesso ao distrito de Divino Espíri-to Santo.

Warley foi socorrido por dois amigos e encaminhado ao Hospital de São José do Calçado e foi levado direto para a UTI, onde faleceu vinte minutos após ser inter-nado. Os tiros que mataram

o vereador foram disparados de uma beretta 6,35 mm.

O vereador Warley era muito atuante e exercia a função pelo terceiro manda-to – na última eleição, foi o segundo vereador mais vota-do na cidade. Era conside-rado polêmico e sempre fez questão denunciar colegas de política. Antes na oposi-ção, atualmente era líder do governo do atual prefeito, José Carlos de Almeida.

EnvOlvIMEnTOO ex-prefeito de São José

do Calçado, Alcemar Lopes Pimentel, 57 anos, foi preso na noite do dia 28 de feve-reiro, no município de Bicas, em Minas Gerais, acusado de ser o mandante do assas-sinato do vereador Warley.

Alcemar já estava sendo investigado pelo serviço de inteligência da polícia e na hora da prisão estava es-condido em uma fazenda. O ex-prefeito teve a prisão

Fernando Maurício de Souza foi condenado a 19 anos de prisão pela morte do vereador Warley lobo Teixeira

decretada pela Justiça. Ele teria pagado R$ 30 mil pela morte de Warley.

Os próprios envolvidos, Fernando Maurício de Souza, executor dos disparos, e Enéas Borges, responsável pela fuga, confirmaram a participação do ex-prefeito. O crime teria sido encomendado durante o carnaval, no município de Bom Jesus do Norte.

Alcemar foi eleito prefeito de São José do Calçado em 2004 e saiu sete meses antes de encerrar seu mandato. Warley foi o responsável pe-las principais denúncias que afastaram o ex-prefeito e di-versos vereadores, entre eles o atual presidente da Câma-ra Municipal, Manuel Paulo Pimentel, o Beline.

Em fevereiro de 2009, o

secretário de Obras, Silas de Aguiar Filho, e o motorista do gabinete do então pre-feito, Paulo Emerenciano, foram presos pela Polícia Federal acusados de desvio de verbas da construção de casas populares. Em maio do mesmo ano, Alcemar foi acusado de ser mentor do es-quema de desvio de verba na habitação.

Morre mulher que ateou fogo no próprio corpoNo fim de tarde de ter-

ça-feira, faleceu a dona de casa Vânia Vapor Gomes, 32 anos, que residia no bairro Baiminas. Ela esta-va internada no Hospital Dório Silva, em Vitória, desde o dia 29 de junho, após atear fogo no próprio corpo. Ela teve 85% do corpo queimado.

De acordo com informa-ções policiais, o fato acon-teceu na rua Ângelo Bres-san, na residência de Vânia. Ela teria discutido com o companheiro, depois se despedir da filha de apenas três meses e em seguida ateou fogo no corpo.

Ela começou a gritar por

causa das queimaduras e foi socorrida por vizinhos e levada ao Pronto Aten-dimento Paulo Pereira Gomes, onde foi encami-nhada para a Santa Casa de Misericórdia de Ca-choeiro, e de lá transferida para o Hospital Dório Sil-va, devido à gravidade do ferimento.

Na terça-feira, ela não re-sistiu aos ferimentos e fale-ceu. Vânia deixou uma filha de apenas três meses e dois filhos, de 11 e 14 anos.

O corpo foi encaminha-do ao Departamento Mé-dico Legal (DML) de Vi-tória, e sepultado na tarde de ontem, em Cachoeiro. vânia vapor gomes ateou fogo contra o próprio corpo

lavrador morre em acidente motociclístico

O lavrador Welling-ton Roberto Vieira, 39 anos, morreu na noite de terça-feira, após um grave acidente registra-do na Rodovia que liga os municípios de Dores do Rio Preto a Guaçuí. O acidente aconteceu por volta das 20h00, na localidade de Serra do Furtado.

Segundo informa-ções da Polícia Militar, Wellington conduzia uma moto, que era de seu patrão, no sentido

Guaçuí, quando perdeu o controle do veículo, saiu da pista e bateu em uma cerca.

A vítima chegou a ser socorrida e encaminhada até a Santa Casa de Mi-sericórdia de Cachoeiro, mas não resistiu aos feri-mentos e faleceu minu-tos depois de dar entrada no hospital.

O corpo de Welling-ton foi encaminhado ao Serviço Médico Legal (SML) de Cachoeiro de Itapemirim.

Page 16: Edição 369

esportes quintA-FeirA, 05/07/2012 CACHoeiro De itApeMiriM e reGiÃo suL

www.Aquies.com.br16

ALISSANDRA [email protected]

alissandra mendes

Estrela x Vilavelhense: ingressos começam a ser vendidos hoje

o ALvineGro CACHoeirense poDe Até perDer por uM GoL De DiFerençA, que estArá »CLAssiFiCADo pArA A FinAL e AutoMAtiCAMente nA priMeirA DivisÃo no próxiMo Ano

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

ATílIO VIVáCquA

Os ingressos para o se-gundo confronto da fase semifinal da Série B do Campeonato Capixaba de 2012, entre Estrela do Norte e Vilavelhense começam a ser vendidos na tarde de hoje. O jogo acontece no sábado, às 15h30, no estádio Mário Monteiro, o Sumaré.

De acordo com o pre-sidente do clube, Adilson

Conti, a partir das 14h00, a bilheteria estará aberta para atender o público. Estarão à venda 5.000 in-gressos. “Vamos disponi-bilizar 2.000 ingressos que serão vendidos no valor de R$ 10,00. Os 3.000 res-tantes serão vendidos a R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia), para estudantes com car-teirinhas”, contou.

Adilson contou que aguarda um público apro-ximado de 4.000 pessoas. “Esse é um jogo decisivo

para o Estrela e podemos voltar à Série A e por isso, acreditamos que um gran-de público vai prestigiar o time. Nossa expectativa é muito boa”, completou Adilson.

Enquanto isso, os joga-dores seguem com os trei-namentos para o grande jogo. A equipe que entrará em campo só será definida na sexta-feira pelo técnico Paulo Ferreira. Os atletas têm treinado pela manhã e tarde.

Os atletas Valdenir Salu-ci Bitencourt e Tálita San-tos Gomes foram destaque na 35ª Corrida de São Pe-dro, realizada em Cacho-eiro de Itapemirim. Eles representaram o municí-pio de Atílio Vivácqua na competição. Essa foi a pri-meira competição oficial dos dois participantes.

Valdenir, que é acostu-mado a correr 20km, par-ticipou da prova masculina dos 10km e terminou na 36ª colocação com o tem-

po de 42’06”281, mas fi-cou feliz com a colocação. Segundo ele, o seu peso o impediu de ficar entre os primeiros colocados. “Se tivesse conseguido baixar o tempo em dois minutos, ganharia pelo menos 10 posições”, disse.

Já Tálita participou da prova feminina dos 5km e terminou com tempo de 30’53”640 e na 5ª coloca-ção. Ela disse que se sou-besse que estava entre os primeiros colocados teria

se esforçado para subir no pódio, pois a diferença dela pra a terceira colocada era de apenas 36 segundos.

Os dois atletas agora vão se preparar para as pró-ximas competições para alcançar melhores coloca-ções. O sonho de Valdenir é viajar para São Paulo par-ticipar da Corrida de São Silvestre: “Se Deus quiser eu vou correr a São Silves-tre, nem que seja apenas para participar”, comple-tou o competidor.

O jogo entre Estrela do Norte e Vilavelhense acontece no sábado, às 15h00, no Sumaré

Atletas são destaque na 35ª Corrida de São Pedro