edição 296

28
De 09 a 15 de junho de 2012 maisBOTUCATU 1A www.maisbotucatu.com.br Ed. 296| Ano 6 | 09 a 15 de junho de 2012 CMYK superação Vice de Ielo pode ser definido nesta semana Caso se confirme a coligação do PT com o PMDB, Newton Colenci Júnior deve ser o vice do pré-canditato à prefeito, Antônio Mário Ielo 7A Alunos do Centro de Inclusão para Jovens e Adultos com deficiência (Cieeja) foi destaque no 14º Circuito de Esportes Adaptados 18A meio ambiente Contrato emergencial ‘socorrerá’ o aterro sanitário Empresa fará a operação, manutenção e monitoramento ambiental por tempo determinado 3A emprego Serão disponibilizadas diversas vagas para ensinos Fundamental, Médio e Superior, em várias secretarias 6A Prefeitura publicará edital de concurso nos próximos dias polícia Fato aconteceu em agência da Caixa Econômica Federal, na Vila dos Lavradores; Bandidos foram presos 5A PM apreende “chupa-cabras” em caixas eletrônicos Equipe de Botucatu conquista mais um ouro e atinge índice paulista no atletismo paradesportivo PMB

Upload: leandro-garcia

Post on 13-Mar-2016

266 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

09 a 15 de junho de 2012

TRANSCRIPT

Page 1: Edição 296

De 09 a 15 de junho de 2012maisBOTUCATU

1Awww.maisbotucatu.com.brEd. 296| Ano 6 | 09 a 15 de junho de 2012

CMYK

superação

Vice de Ielo pode ser definido nesta semanaCaso se confirme a coligação do PT com o PMDB, Newton Colenci Júnior deve ser o vice do pré-canditato à prefeito, Antônio Mário Ielo 7A

Alunos do Centro de Inclusão para Jovens e Adultos com deficiência (Cieeja) foi destaque no 14º Circuito de Esportes Adaptados 18A

meio ambiente

Contrato emergencial ‘socorrerá’ o aterro sanitárioEmpresa fará a operação, manutenção e monitoramento ambiental por tempo determinado 3A

emprego

Serão disponibilizadas diversas vagas para ensinos Fundamental, Médio e Superior, em várias secretarias 6A

Prefeitura publicará edital de concurso nos próximos dias

polícia

Fato aconteceu em agência da Caixa Econômica Federal, na Vila dos Lavradores; Bandidos foram presos 5A

PM apreende “chupa-cabras” em caixas eletrônicos

Equipe de Botucatu conquista mais um ouro e atinge índice paulista no atletismo paradesportivo

PMB

Page 2: Edição 296

De 09 a 15 de junho de 2012 maisBOTUCATU

2A www.maisbotucatu.com.bropinião

EXPEDIENTE www.jornalmais.com.br

Diretor administrativoSandro Coltri I [email protected] .br

Diretor comercialEdgar Marcos Paim I [email protected](14) 9761-5555 I 8820-5555

Mercado leitorThais Figueiredo I [email protected]

Redação:Clarissa Athayde - MTb [email protected]

Arte:Leandro Garcia I [email protected]

Empresa do Grupo de Comunicação GrafMais & Revista Botucatu EspecialImpressa e on line

Circulação semanalTiragem 1500 exemplares

Redação e Departamento ComercialRua Prof. Renato da Silva Cardoso, 113Vila dos Médicos I Botucatu - SP I CEP 18603-430Fone: (14) [email protected]

Departamento de Arte e GráficaRua Reverendo Francisco Lotufo, 152Vila Padovan I Botucatu - SP I CEP 18602-090Fone: (14) [email protected]

Assinatura e Comercial:(14) [email protected]

Assinatura semestral 2x R$ 35,00

Siga o jornal no Facebook:jornal mais botucatu

Nosso site:www.maisbotucatu.com.br

O Jornal Mais Botucatu não se responsabiliza por conceitos ou opiniões emitidas em artigos e cartas assinadas. As informações dos anúncios veiculados são de inteira responsabilidade dos anunciantes. O Jornal mantém-se religiosa e politicamente neutro. Todos os colaboradores são voluntários, não mantendo qualquer vínculo empregatício com o Jornal.

reflexão

Beni Falcão

[email protected]

opinião ambiental

Você já percebeu como estão acontecendo constante-mente as coincidências em sua vida? Sim, situações, infor-mações e pessoas estão acontecendo e aparecendo para você. É a sintonia que talvez você esteja captando. É a atração acontecendo simultaneamente, porque você tem atraído para si próprio muitas coisas. E principalmente as pessoas que fazem parte de sua vida.

Coincidência ou não você está aqui e agora e você é o que é! As pessoas e os acontecimentos estão acontecendo! Você tem o que tem porque chegou a isso, construiu isso ao longo da vida.

E agora está sendo chamado para participar de algo novo e bom, mesmo que ainda não tenha a consciência dessas maravilhas todas. O acaso, a sintonia, o sinal. Chame você do jeito que preferir, afinal a decisão é sempre sua. Mas a vida está cuidando de você, quer você queira participar inteira-mente dela ou não. As pessoas são presentes valiosíssimos! Ninguém chega em sua vida sem uma razão. Ninguém sai de sua vida também sem uma razão. As pessoas estão chegando e partindo de sua vida a todo instante das maneiras mais inusitadas. E o que você tem feito com elas? Talvez um dia você olhe para trás e veja como as pessoas chegaram na hora certa, como elas ajudaram na sua caminhada.

Talvez entenda como e porque elas foram colocadas estrategicamente em sua vida. Talvez você perceba que esta aparente eventualidade teve uma razão muito forte e bem definida para ajudá-lo na caminhada. Há sim um plano que vai muito além de sua atual compreensão. Admita que o Universo é absolutamente generoso e justo com você! Ad-mita que você tem exatamente aquilo que merece. Mas que o melhor sempre te espera.

Conheça o melhor de si. Disponibilize o melhor de você! Só assim você estará pronto para amar e ser amado. E se você espera alguém interessante, bonito, inteligente, sensível, encantador e agradável para te acompanhar na jornada, saiba que isso não é tudo. E você? Tem se empenhado a crescer, a melhorar, a evoluir? Você tem dado o melhor do bolo que existe só em você? Exigir o que a vida te dê o melhor é o que você tem feito, certo? Mas olhe para dentro e veja o que tem dado para a vida para merecer o melhor? É preciso merecer para ter, sabia? E você merece ser feliz! Merece ter bons ami-gos, boas pessoas por perto, que vão interferir em sua vida de maneira positiva ou negativa. Esteja receptivo e esperto.

“Não implore pelo amor. Não espere e nem peça por ele. Viva o amor”

É preciso merecer para ter!

Transversalidade & Sustentabilidade

Festa de aniversárioRoque Roberto Pires de CarvalhoE-mail:[email protected]

A força da nossa gente, mais uma vez, aquecerá toda a cidade

Ciro Croce

Recentemente me pergun-taram se a vida das pessoas não estaria desnorteada, correndo para todos os lados sem possibi-lidade de contemplação. Corre, corre para lugar algum!

Aqui vai minha resposta.A vida nos oferece muitas

atividades as quais devemos selecioná-las. Para decisões pessoais, a meditação é funda-mental para focar os objetivos que buscamos para nós para daqui dez anos.

Para decisões coletivas, sociais, econômicas ou mesmo ambientais, devemos nos abrir à transversalidade e à susten-tabilidade.

Na transversalidade po-demos buscar os parceiros e in-tegrantes do projeto de destino. A multidisciplinaridade nesse momento passa ser a chave para abertura e encontro com novas fontes do saber.

A sustentabilidade nos faz projetar o longo prazo, às futu-ras gerações, as preocupações com os processos e a respon-

sabilidade com a comunidade.A transversalidade e sus-

tentabilidade é a resposta para a pergunta levantada no início desse texto: as pessoas não es-tão perdidas correndo atrás do próprio “rabo”?

Eu diria que infelizmente sim. Principalmente àquelas que tratam do coletivo e atuam como sistemas individuais. Afi-nal é coletivo ou é individual?

Anseios individuais de-vem ser tratados com meditação e anseios coletivos devem ser tratados com transversalidade e sustentabilidade.

O evento Rio + 20 nada mais é do que isso, promover a transformação dos dirigentes dos 180 países presente, em membros conscientes e respon-sáveis com o coletivo. A princi-pal função desses dirigentes é levar aos seus países a impor-tância da transversalidade e sus-tentabilidade no planejamento das ações federais, estaduais e municipais, foco da Agenda 21.

EQUALIZA [email protected]

Era uma tarde de sába-do. Nuvens carregadas dei-xavam o céu carrancudo, mas para as crianças que não prestavam atenção às mudanças climáticas tudo era festa, muitas alegrias e muitas festas! Naquele dia e naquela tarde a menina completava seu décimo ani-versário e não existe nada melhor nessa data do que convidar suas amiguinhas e amiguinhos para o tradicio-nal e inesquecível bolo de aniversário. O brinquedo pula-pula não conseguia es-gotar as energias daqueles pequenos convidados.

Na tarde tão cinzenta, as luzes da casa, da varan-

da e do jardim davam um colorido alegre e saudável àquela confraternização com tantas carinhas ino-centes. No canil e com a portinhola aberta, um cão idoso apreciava de longe todo aquele alvoroço. Ele já conhecia esse tipo de fes-ta de outras oportunidades, em que latia alto e forte marcando sua presença.

O bolo de aniversário colocado sobre a mesa, decorada com a família Dino e demais Sauros era o objeto de cobiça da ga-rotada impaciente. Balões coloridos davam aque-le ar gostoso de festa de crianças. Os brinquedos já

existentes e os recebidos naquela tarde eram a fonte de sorrisos para todos os presentes, pais orgulhosos, avós orgulhosos, tios e tias, primos e primas e outras tantas pessoas queridas.

Em observação super-ficial, era possível conferir que após o corte da primei-ra fatia e distribuição do bolo ao som dos “parabéns à você”, meninas comiam aquela gostosura tal qual as senhoras presentes e os meninos discutiam suas travessuras, muitas travessuras como certos políticos da atualidade.

Ao iniciar a penum-bra da noite era possível notar o imenso esforço dos raios do luar em pe-netrar as espessas nuvens

no céu. Com luar e sem chuva havia uma certeza de que a festa teria conti-nuidade.

De repente a dona da festa correu como uma flecha, para os braços da mãe. O silêncio foi geral, com o barulho de cadeiras arrastadas todas as crian-ças dispararam atrás dela, olhando assustadas para as vidraças da grande sala.

Não era nada assus-tador ! Era o cachorro Rhamer, l indo cão da raça Dálmata que apro-ximando da vidraça seu focinho preto e patas enormes, olhava imóvel e feliz a alegre e bonita festa de crianças; afinal e apesar de velho, sentia-se também convidado...

Rubens de Almeida

Que maravilha é poder juntar forças em prol de um mundo melhor, especialmente, dos irmãos injustiçados social-mente e formar uma corrente em que o bem estar alheio é o alvo e o motivo de maior felicidade; cada elo desta corrente criada por pessoas que não se preocupam ape-nas com o próprio umbigo e conseguem desviar a atenção de si próprios culminou com a arrecadação de recursos para a compra de cobertores para aquecer o inverno e os corações de muitos de nos-sos irmãos em situação de desamparo.

Pois bem, na manhã de sexta-feira, 1º de junho, nos estúdios da Rádio Mu-nicipalista de Botucatu, a nossa querida “Rádio do Povo”, como é carinhosa-mente conhecida por todos os seus ouvintes, realizou, em meio à muita emoção, a 11ª campanha “VAMOS AQUECER A CIDADE”. Essa empreitada, já tradi-cional em nosso município, tinha como meta angariar recursos para a compra de 2 mil cobertores.

Tudo foi programado para que essa maiúscula ação benevolente, mais uma vez, alcançasse êxito total, tanto que todo o período destinado ao programa ma-tutino de maior audiência na cidade (A Marreta) foi direcionado exclusivamente à campanha, para que os ouvintes fizessem as suas doações. Não deu outra, em pouco mais de três horas de uma programação bastante festiva, os organizadores do evento comemoraram mais um marco histórico dessa

importante e necessária ta-refa social.

Quis Deus que o pri-meiro ouvinte a participar com uma doação em nome de toda uma comunidade associativa, fosse um amigo de longa data, Djalma San-tos Bovolenta; aliás, esse ferrenho representante da nossa conceituada ASU - Associação dos Servidores da UNESP, ao longo de todo o tempo em que estivemos juntos na direção daquela respeitável instituição de classe trabalhadora, entre outras atribuições, “copiou” muito bem o nosso jeitinho de bem servir ao próximo. Que belo exemplo!

Quis ELE também que ao “apagar das luzes” dessa obra caridosa (que contou com a participação de uma imensidão de empresários, comerciários, profissionais liberais, muitos dos meus amigos da UNESP e até de cidadãos humildes que sequer ganham o suficiente para sobreviver, mas, mesmo assim doaram um pouco de si), um outro amigo especial que, mesmo não residindo em Botucatu, para a nossa alegria, tomou conhecimento do nosso evento e, além de nos cumprimentar pelo sucesso na campanha, também fez uma expressiva doação, o sempre atencioso e solidário botuca-tuense Romeu Correa.

O aspecto mais positivo da campanha é que inde-pendentemente da situação econômica dos participantes, em nossa cidade o hábito solidário, a sensibilidade com o próximo, o gesto de dividir o pão é algo recorrente e en-grandece ainda mais toda a iniciativa.

Outra vez, a parceria

entre um grupo de pessoas voluntárias e sem vocação política alguma (Grupo de Amigos Voluntários) e um veículo de comunicação da respeitabilidade da nossa con-ceituada “Rádio do Povo”, alcançou todos os objetivos.

“Nóis”, que militamos, dia após dia, por todos os cantos periféricos da cidade, principalmente, por onde a mi-séria “mostra a sua cara” com muita intensidade, estamos felizes e realizados. Primeira-mente, porque vamos entre-gar, em nome da população botucatuense, mais de 2.100 cobertores aos que estão des-prevenidos no inverno e, mais ainda, por continuarmos sen-do merecedores da confiança de uma Rádio (Municipalista) que é, sem sombra de dúvidas, a “menina dos olhos” de gran-de parte dos moradores da nossa hospitaleira e solidária “CIDADE DOS BONS ARES E DAS BOAS ESCOLAS”.

Parabéns, queridos ami-gos da Rádio Municipalista (Vanderlei dos Santos, Vini-cius dos Santos, Professor Bahige Fadel, Neder Filho e Marcelinho Gomes), pela bri-lhante audiência que continua tendo, especialmente, com o programa “A Marreta”. O sucesso desta nossa parceria é a maior prova dessa credibili-dade popular.

Parabéns, prezados com-panheiros do Rotary Clube Botucatu Bons Ares, muito especialmente, meu amigo Doutor René Alves de Almei-da, um ilustre rotariano que nos fez companhia nos estú-dios da emissora durante todo o transcorrer do programa.

Parabéns, grandes e aguerridos amigos do Grupo de Amigos Voluntários (José Augusto Celestrim Flores,

Celso Correa, José Francisco Ribeiro de Mello, Eliziana Caetano, Antonio Sanches, Ondina Espanhola e Wagner “Vavá” Rodrigues) por todo empenho demonstrado na execução desse projeto “pra” lá de vitorioso.

É agradável demais po-der exercer com sucesso uma das maiores preciosidades que Deus proporciona aos seus filhos: a SOLIDARIEDADE; ainda mais, quando somos acompanhados nesse exercício do bem, por cidadãos que, com seus gestos de bondade, nos incentivam a continuar trilhando por esse caminho encantador.

Com muita satisfação, abraço todas aquelas pesso-as com as quais, ano após ano, divido todo o orgulho que sinto ao abraçar um ir-mão desamparado que clama por uma vida menos sofrida, muito especialmente, meus inseparáveis amigos Fernando Borgatto, Fernado Blasi, José Geraldo Batista da Silva, Dou-tor Mário Colombelli, Mario Degan e Beto Salomão.

Com a mesma afetivi-dade abraço um dos maiores expoentes desse mundo que prega caminhar de mãos da-das e que, sábado passado (02/06), completou 82 anos de uma vida vivida quase que integralmente, à disposição de alguém, meu amigo, irmão, companheiro e, porque não dizer: meu “paizão” Orlando de Almeida.

Enfim, exatamente como disse no título deste “con-to”: A GENEROSIDADE DA NOSSA GENTE, MAIS UMA VEZ, AQUECERÁ TODA A CIDADE.

Rubens de Almeida - Alemã[email protected]

Page 3: Edição 296

De 09 a 15 de junho de 2012maisBOTUCATU

3Awww.maisbotucatu.com.br cidade

Júnior Quinteiro

Júnior Quinteiro – Diretor de Jornalismo da Criativa FM, faz parte da equipe Botucatu Especial,

é colunista do Jornal Mais Botucatu.

lixo

programas

Clarissa athayde

com assessoria

Com o intuído de dar continuidade às discussões em

torno do Projeto de Lei nº 034/2012, de iniciativa do prefeito João Cury Neto, que trata da obtenção de autorização legislativa para que o Poder Executivo ve-nha a delegar a prestação dos serviços de limpeza urbana e manejo de resí-duos sólidos pelo regime de concessão, foi realizada na noite do último dia 26, uma audiência pública para debater o tema. O evento aconteceu na sede da Câ-mara Municipal.

A proposta, constru-ída com a colaboração de técnicos e ambientalistas, é do conhecimento dos vereadores desde feverei-ro, quando foi realizada a primeira audiência públi-ca para analisá-la. Desde a implantação do aterro sanitário de Botucatu, em meados da década de 1990, a Prefeitura enfrenta difi-culdades para promover o devido tratamento e a desti-nação final apropriada aos resíduos sólidos urbanos coletados.

Ao longo do tempo, a estrutura oferecida pela máquina pública para execução desses serviços revelou-se insuficiente e precária, contribuindo para o surgimento de problemas no aterro sanitário e abre-viação de sua vida útil. Como consequência, em 16 de novembro de 2004, a Cetesb (Companhia Am-biental do Estado de São Paulo) aplicou multa de pouco mais de R$ 140 mil ao município. A alegação é que a operação no ater-ro sanitário acontecia de forma inadequada, “com existência de resíduos do-miciliares a céu aberto e sem o recobrimento diário, vetores nocivos à saúde; com inconvenientes ao bem estar público, prejuí-

zo à segurança e gozo da propriedade, bem como as atividades normais da comunidade”.

Como a situação per-sistiu, o Ministério Público foi acionado e passou a cobrar uma solução para o problema. A atual admi-nistração comprometeu-se através de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), já publicado pelo Jornal Mais Botucatu, em executar uma série de ações para colocar o aterro em condições adequadas.

Projeto - O projeto que se encontra em dis-cussão na Câmara prevê que a empresa vencedora da concorrência pública obtenha a concessão não apenas para a operação do aterro sanitário, mas também para executar uma série de serviços e inves-timentos. Fazem parte da proposta: aquisição de ca-minhões para estender a coleta seletiva para 100% da Cidade; manutenção da unidade de beneficia-mento de entulho; obras para ampliação e operação do aterro sanitário; siste-ma de captação e queima controlada do biogás; im-plantação e operação da

unidade de compostagem; manutenção, melhoria e ampliação da Unidade de Triagem; aquisição e operação do picador de podas móvel; aquisição e instalação de 100 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs); construção de quatro Pos-tos de Descarga de Entulho (Ecopontos) e implantação de 20 “papa cocô” de ani-mais em praças.

A audiência pública serviu para que pontos do projeto pudessem ser discutidos e as principais dúvidas esclarecidas pe-los secretários de Meio Ambiente, Layre Colino Júnior e de Obras, Nivaldo Vizotto. De acordo com o projeto de lei, o prazo de concessão dos referidos serviços será determinado no edital de licitação e no contrato, em função do es-tudo de viabilidade técnica e econômico-financeira da concessão e não excederá o limite máximo de 20 anos, admitida sua prorrogação por igual ou menor perío-do. Ainda não há data para que o projeto seja votado.

“Já ficou comprova-do nos últimos 20 anos que a Prefeitura não tem condições e estrutura para executar a operação ade-quada do aterro. Esta-mos apresentando uma solução definitiva para o caso do lixo e para outros problemas de natureza ambiental. Não seremos omissos. Vamos fazer o enfrentamento de mais esse grave problema, assim como aconteceu com a renovação do contrato da Sabesp, com o transporte coletivo e com o sistema de zona azul”, anunciou

o prefeito João Cury Neto.Por conta dos proble-

mas enfrentados, foi feito um contrato emergencial para que o aterro não in-terrompa suas atividades. Foi publicado no Sema-nário Oficial de Botucatu, no último dia 1º de junho, o nome da empresa con-tratada para realizar a operação, manutenção, monitoramento ambiental e obras de ampliação do aterro sanitário de Botuca-tu. O contrato emergencial foi assinado com a empresa Revita Engenharia S.A., no valor de R$ 480 mil.

Em contato com Co-lino, o secretário do Meio Ambiente explicou à re-portagem do Jornal Mais Botucatu que o contrato emergencial foi feito por tempo determinado, até que se chegue a um acor-do sobre o novo projeto que resolva a situação. “Essa empresa contratada cuidará da operação do aterro, até que a Prefeitu-ra tenha a aprovação da Câmara para abrir con-corrência para contrata-ção de empresa, que além de operar corretamente o aterro, também realize outras ações complemen-tares”, explica. “Não po-díamos deixar a situação como estava, pois Botu-catu corria o risco de não poder armazenar o lixo no município”, relata.

O secretário acredita na aprovação do projeto. “Participei ativamente des-se projeto que prevê diver-sas melhorias e investimen-tos. Espero que possamos abrir logo a concorrência, para resolver o problema”, completa.

Foto: Divulgação

Contratada empresa que atuará nas obras de ampliação do aterro sanitário

Contrato emergencial visa não interomper atividades do aterro

Quando não tem o que escrever Tem muita gente que escreve besteira e asneiras sem

saber propriamente o que estão fazendo. Muitas vezes o espaço de uma coluna deveria ficar em branco. Como venho recebendo elogios pelo que escrevo, desta vez não vou encher o tempo do meu prezado leitor com algo que não sairia legal.

Confesso que hoje eu entraria para time das asneiras, se é que um dia não entrei, pois jornalistas também são seres humanos dotados de problemas, que não devem ser compartilhados com o leitor, que espera algo especial de um colunista.

Então venho aqui apenas desejar um ótimo feriado e um bom final de semana na cidade do trânsito sutil, dos Bons Ares, Boas Escolas, Melhor Saúde da Galáctica e mais segura do mundo. Só tome cuidado para não ser assaltado na porta do Pronto Socorro Regional.

Entre inúmeras ações e programas, a coopera-tiva de saúde prioriza a educação ambiental e o correto descarte do lixo produzido

Dia 05 de junho co-memorado o Dia Mundial do Meio Ambiente e a Unimed de Botucatu preo-cupada com a preservação do planeta possui várias ações e programasde De-senvolvimento Sustentável.

Uma das ações é a Parceria entre o Núcleo de Desenvolvimento Huma-no da Unimed Botucatu - NDH e a Escola Muni-cipal de Meio Ambiente - EMA com o objetivo de disseminar a cultura de preservação ambiental e desenvolvimento susten-tável. Essa parceria já tem 4 anos e atingiu mais de 250 mil pessoas.

Também é possível citar a Coleta Seletiva de Lixo, parceria com a coo-perativa de reciclagem de lixo local “Mão a Mão”, para destinação correta do material gerado e separado nas unidades da Unimed.

O Recicla Lâmpada, é outro Programa susten-tável, com o objetivo de recolher lâmpadas fluo-rescentes queimadas das unidades da Unimed de Botucatu e encaminhá-las para descontaminação e descarte.

O Papa-Pilhas, pro-jeto do Nucleo de Desen-volvimento Humano em parceria com a Associa-ção Mulher Unimed de Botucatu, disponibiliza recipientes adequados para captar pilhas e baterias em

desuso, que posteriormente são encaminhados à Escola de Meio Ambiente- EMA, que promove o descarte correto sem agredir o meio ambiente. Os coletores es-tão na sede administrativa da Unimed de Botucatu e recebem pilhas e baterias de toda a população.

O Óleo Fora D´Água é um programa interno, e nesta fase destinado apenas aos colaboradores. Seu ob-jetivo é incentivar o correto descarte do óleo de coz\inha usado. Os colaborado-res entregarem o óleo utili-zado em casa na Unimed. O óleo recolhido éreciclado e vira sabão na Associação SOS Água - ASOSA.

A Unimed de Botu-catu também desenvolve o programa Colaborador Consciente que prevê evitar desperdícios e utilização correta dos recursos como água, energia elétrica, ma-terial de consumo (papel, copo plástico, etc). TI Ver-de prevê destinação ade-quada aos computadores e equipamentos de informá-tica do Parque tecnológico da empresa em desuso. Quando não podem mais ser aproveitados os equi-pamentos são entregues para a Secretaria Munici-pal do Meio ambiente que promove a destinação final adequada.

A Unimed de Botuca-tu se preocupa ainda com a reciclagem do cartão do beneficiário. Quando vencidos, esses cartões podem ser entregues nos postos de coleta e são encaminhados para a re-ciclagem.

Unimed de Botucatu comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente

Page 4: Edição 296

De 09 a 15 de junho de 2012 maisBOTUCATU

4A www.maisbotucatu.com.brcidadepedido

social

NOTAS DE FALECIMENTO

crédito

O presidente da Câ-mara Municipal de Botu-catu, vereador Curumim (PSDB), utilizou se espaço na última Sessão Ordi-nária do Legislativo local para sugerir ao Executivo a criação do Vale-Educação, além da necessidade de serviços de limpeza pública e implantação de ilumina-ção. Todas as proposituras foram apresentadas em parceria com o vereador Fontão (PSDB).

No requerimento nº 489/2012, o chefe do Le-gislativo propõe à Admi-nistração Municipal a ins-tituição do Vale-Educação. Trata-se de um mecanismo que agilizaria o forneci-mento de materiais esco-lares a preços acessíveis à Prefeitura Municipal e aos pais de alunos sem a ne-cessidade da realização de licitação. A reivindicação é dos proprietários de papela-rias e lojas do gênero, que se reuniram para elaborar um projeto de lei nesse

sentido.Já no requerimento

nº 492/2012, o parlamen-tar solicita à Executivo a possibilidade de adotar medidas para retirar o en-tulho acumulado, entre eles até mesmo um veículo velho, que está impedindo a passagem de pedestres na calçada da Rua Expedicio-nário Almiro Bernardes, nº 438, na Vila Maria.

Por fim, no requeri-mento nº 481/2012, Curu-mim destaca a necessidade de implantação de ilumina-ção na pista de “mountain bike” localizada na Aveni-da Universitária, no Jardim Paraíso II. A medida visa melhorar as condições da prática do esporte.

O Poder Executivo local possui 15 dias regi-mentais para responder às solicitações apresentadas pelo presidente da Câmara Municipal de Botucatu, ve-reador Curumim (PSDB), na última Sessão Ordinária da Casa.

A Receita Federal liberou no último dia 8, a consulta ao primeiro lote regular da restituição do Imposto de Renda Pes-soa Física 2012. Este ano, aproximadamente 25,24 milhões de contribuintes enviaram a declaração. No ano passado, 24,3 milhões de pessoas físicas entrega-ram o documento.

A liberação das resti-tuições no banco começa em 15 de junho e vai até 17 de dezembro, com lotes regulares liberados a cada mês.

Embora a priorida-

de seja para quem tem mais de 60 anos e quem preencheu a declaração corretamente, nada impe-de, segundo o supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, que outros contribuintes se-jam incluídos nos primei-ros lotes de restituição. O prazo para a entrega da declaração terminou no dia 30 de abril.

Para saber se teve a restituição liberada, o con-tribuinte deverá acessar a página da Receita Federal na internet ou ligar para o Receitafone 146.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econô-mico e Social (BNDES) anunciou na terça-feira (5) a redução das taxas de juros para linhas de finan-ciamento de capital de giro das empresas. O anúncio foi feito pelo presidente do banco, Luciano Coutinho.

No âmbito do Pro-

grama BNDES de Apoio ao Fortalecimento da Ca-pacidade de Geração de Emprego e Renda, as taxas de juros foram cortadas de 9,5% ao ano para 6% (para micro e pequenas empre-sas) e de 9,5% para 6,5%, para as de porte médio. Para as grandes empresas, a nova taxa é 8%, ante 10%.

Os empréstimos com as novas taxas podem ser feitos até 31 de dezembro deste ano. Estão disponí-veis R$ 14 bilhões, sendo R$ 3 bilhões para médias e grandes empresas e o restante para as micro e pequenas. O prazo de pa-gamento é 36 meses, com 12 meses de carência.

O corte das taxas de juros é uma das medidas determinadas pela pre-sidenta Dilma Rousseff para estimular a economia e chega depois de o índice que mede o crescimento do país, o Produto Interno Bruto (PIB), crescer 0,2% no primeiro trimestre de 2012.

Alunos e convidados da Academia Vice Versa se reuniram no Areté Eventos na noite do último dia 25, para dançar, se divertir e saborear deliciosos pratos típicos de botquins. O baile, que teve início por volta das 22 horas, contou com exibições de dança apresen-tadas pelos próprios alunos, professores, além de aulas demonstrativas que envol-veram todos os presentes.

O sócio-proprietário da Academia de Dança Vice Versa, Daniel Pimen-ta, ensinou passos de samba para performances a dois e ainda fez uma exibição improvisada que arrancou aplausos dos convidados. Foi uma oportunidade para pessoas de todas as idades aprenderem, relaxarem e aproveitarem o cardápio es-pecialmente preparado pela equipe do Areté. “Nós so-mos uma escola de dança, por isso, quero que vocês se divirtam, independente-mente se sabem dançar ou não”, convidava Pimenta, o anfitrião do baile.

A noite foi animada por uma banda de samba, ao vivo, que embalou os casais na pista até o início da madrugada.

Na manhã de terça--feira (5), no Salão Azul da Secretaria

Municipal de Educação, o Fundo Social de Solida-riedade (FSS) apresentou o relatório final da Cam-panha do Agasalho 2012, que arrecadou 111.419 peças de roupa, cobertores e outros itens, beneficiando diretamente 1.379 famílias, ou seja, aproximadamente 5.500 pessoas em Botucatu.

A campanha deste ano teve como padrinhos os sertanejos “Hugo e Tiago”. As arrecadações nos postos de coletas foram realizadas de 2 a 27 de abril. Mais de cem caixas coletoras foram espalhadas pela Cidade em agências bancárias, super-mercados, escolas e esta-belecimentos comerciais.

Já no dia 5 de maio, foi feita a tradicional ar-recadação a porta a porta com a participação de 250

pessoas, entre voluntários de empresas privadas, fun-cionários municipais, Tiro de Guerra e grupo esco-teiro.

A presidente do Fun-do Social de Solidariedade e primeira dama, Rachel Ferronato Cury, explicou que este ano, a distribuição foi modificada e aconteceu de forma descentralizada nos dias 25, 26 e 27 de maio, nos equipamentos sociais, entidades e as-sociações de moradores instalados em 15 pontos da Cidade. “Esta distribuição facilitou para todas as pes-soas já que elas poderiam escolher o local mais pró-ximo de sua residência”, comenta.

Segundo os dados apresentados apenas no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) da Região Leste foram beneficiadas, com a doa-

ção de roupas, mais de 183 famílias, ou seja, aproxima-damente 928 pessoas.

Como nos anos ante-riores, Rachel Ferronato Cury ainda ressaltou em seu discurso que o papel da campanha não é bater recordes de arrecadações, mas, sim, reduzir o nú-mero de famílias carentes que precisam de roupas e cobertores para enfrentar as baixas temperaturas registradas no inverno que se aproxima.

“Essas números mos-tram que sempre existem pessoas que precisam de uma campanha como esta. Ela só é um sucesso devido a generosidade da população botucatuense tanto na hora de doar quanto na parte dos vo-luntários, que dedicam seu tempo na separação e distribuição das roupas”, enfatizou.

servidoresSamba, alegria e dança marcaram “Baile Botequim”, no Areté

Em Botucatu, campanha do agasalho arrecada 111 mil peças e beneficia 5.500 Pessoas

Presidente Curumim sugere criação de Vale-Educação, limpeza pública e iluminação

economia

Receita abre consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2012

Maria José de Vasconcelos Nogueira, 89 anosSepultamento: 02/06/2012

Ângelo Marques dos Anjos, 26 anosSepultamento: 02/06/2012

Juraci Nunes, 52 anosSepultamento: 03/06/2012

Jose Benedito Avilla, 50 anosSepultamento: 03/06/2012

Tainá Marcela Donini, 09 anosSepultamento: 04/06/2012

Ronei Adilson Alves, 19 anos

Sepultamento: 04/06/2012

Antonio Lucio da Silva, 70 anosSepultamento: 04/06/2012

Jedalva Santos, 55 anosSepultamento: 05/06/2012

Karime Bicudo Volante, 17 anosSepultamento: 06/06/2012

Cleusa Juvencio, 57 anosSepultamento: 06/06/2012

Vera Lucia Gardiolo de Oliveira, 53 anosSepultamento: 07/06/2012

BNDES anuncia redução de juros para financiamento de capital de giro de empresas

Encerramento da Campanha do Agasalho 2012

PMB

Page 5: Edição 296

De 09 a 15 de junho de 2012maisBOTUCATU

5Awww.maisbotucatu.com.br segurança

Texto: Acontece BotucatuEdição: Clarissa Athayde

alerta

preso

preso 2

briga

No último domingo (3), a Guarda Civil Munici-pal (GCM), com o inspetor Iwerton e agente Da Silva efetuou a prisão de Wesley Vanderson Pires, de 23 anos. O fato ocorreu du-rante o patrulhamento nas proximidades do Terminal Rodoviário.

Os GCMs se depara-ram com o indiciado car-regando um computador e um monitor de LCD, e na tentativa da abordagem, o indivíduo empreendeu fuga e adentrou numa área verde. Durante a perse-guição, acabou sendo contido pela guarnição e

durante consulta via sis-tema Informações de Se-gurança (Infoseg) verifi-cou-se que o averiguado estava sendo procurado pela justiça pelo crime de furto, com mandado de prisão a cumprir.

Questionado sobre os produtos, Pires acabou confessando que havia fur tado de uma igreja evangélica na Vila dos Lavradores. Diante dos fatos, foi dada a voz de prisão ao indivíduo e con-duzido ao Plantão Per-manentee posteriomente recolhido à Cadeia Pública de Botucatu.

Durante a noite de sá-bado (2), os agentes Trom-baco, Rezende e Adeilson, que fazem parte da equipe do Grupo de Ações Preven-tivas Especiais (GAPE) efe-tuaram a prisão de Edson Bressan Júnior, 30 anos, em uma operação desenvol-vida na Rua Emílio Cani, região da Cecap, local já co-nhecido como “biqueira” de venda de entorpecentes.

Ao chegarem no local, os agentes visualizaram Bressan, que aos perceber a movimentação da viatura empreendeu fuga, sendo perseguido e contido em matagal. No relatório da GCM consta que ao ser questionado confessou que estaria traficando naquele local, visto que sabe como funcionam os procedimen-

tos legais de sua prisão e processo criminal e que já cumpriu pena pelo mesmo tipo de crime.

Bressan levou os guar-das até o local onde estava e mostrou dois invólucros, sendo um contendo 10 porções de cocaína e outro com 26 pedras de crack, além de estar com um ce-lular e a importância de R$105 em dinheiro, que seria proveniente da venda de entorpecentes.

“O indiciado nos informou que fazia uma semana que chefiava o trá-fico naquela região e teria comprado aquele ponto de venda de drogas pela im-portância de R$ 5 mil, de um indivíduo que não quis declinar o nome”, ressaltou o agente Trombaco.

A Polícia Militar, com o sargento Paulo e soldados Chavari e Mácoris, efetua-ram a prisão em flagrante de três pessoas acusadas de instalar dispositivos conhe-cidos como “chupa-cabras” nos caixas eletrônicos da agência da Caixa Econômi-ca Federal, na Rua Major Matheus, na Vila dos La-vradores. O chupa-cabras é um dispositivo instalado nos caixas com a finalidade de clonar cartões de crédito e senhas, para saques.

Foram presos em fla-grante dois homens e uma mulher, que são de São Paulo e suspeitos de per-tencerem a uma quadrilha organizada que está agindo no interior do Estado lesan-do correntistas.

Os marginais já ha-viam adaptado quatro chupa-cabras em dois dos sete caixas do banco. Com isso, eles poderiam movi-mentar a conta do corren-tista para todo e qualquer serviço bancário. Além da instalação dos dispositivos isolaram os outros cinco caixas eletrônicos. Com isso o cliente que entrasse ao banco teria, necessa-riamente, que usar os dois caixas adaptados com o chupa-cabras.

Para efetuar a prisão a PM foi informada, via 190, que havia pessoas em atitude suspeita dentro do banco. Ao chegar ao local os policiais detiveram a mu-lher que estava na parte ex-terna ao lado de um VW Fox, com placas de São Paulo. “Quando entramos no banco percebemos que os indivíduos estavam no caixa com chupa-cabras, simulando fazer serviços bancários. Eles recebe-ram voz de prisão e não tiveram tempo de reagir”, lembra o soldado Chavari. Também foi apreendida uma caminhonete Dodge Journey, também com placas de São Paulo.

Os três foram condu-zidos ao Plantão Perma-

nente e apresentados ao delegado Celso Olindo que confeccionou o Bole-tim de Ocorrência, enqua-drando o trio em crimes de tentativa de furto qua-

lificado mediante fraude e formação de quadrilha. Os dois homens foram recolhidos para a Cadeia de Botucatu e a mulher ao presídio feminino de

Itatinga. De acordo com o delegado, o trabalho terá sequência para que seja avaliado se eles agi-ram em outros bancos da Cidade.

Na noite de domingo, por volta das 19 horas, a Polícia Militar com o tenente Cagliari, cabos Garcia e Marcelo e soldado Capeluppi, atenderam um caso de crime de assassi-nato gerado por uma dis-cussão nas proximidades de um bar na Rua João Miguel Rafael, região da Vila São Benedito, perto do Recinto do JVC, tendo

como vítima Ronei Adilson Alves, de 19 anos de idade. Embora tivesse parentes em Botucatu, Alves morava na rua e era usuário de drogas.

Menos de uma hora depois, o homicídio estava esclarecido pela PM com a prisão do assassino, em um posto de combustíveis, na saída da Cidade, se prepa-rando para fugir. Seu nome é Ualison de Oliveira Bar-

bosa, de 34 anos de idade.Apurou a polícia que

ambos haviam se desen-tendido na rua e entraram em luta corporal. Ualisom desferiu dois golpes de faca em Ronei que ainda conseguiu caminhar por cerca de 50 metros até cair no acostamento da Rodovia João Hipólyto Martins – Castelinho. Ao seu lado havia uma caixa

de fósforos com uma pedra de crack.

Na viatura policial Ualisom não omitiu a au-toria do crime justificando que sempre era assaltado por Ronei. “Sempre (o Ronei) me assaltava e cada vez levava o pouco dinhei-ro que eu tinha. Tenho meus vícios de bebida e de crack, mas trabalho de servente (de pedreiro) para

me sustentar. Ele é que não gostava de trabalhar e que-ria roubar meu dinheiro”, revela Ualisom.

Com relação ao crime foi taxativo. “Esta noite, quando ele se aproximou de mim querendo me rou-bar, dei uma “zicada” (facada) no peito dele. Ele se virou e dei outra nas costas. Mas ele assim mesmo saiu correndo e

só caiu perto da estrada. Depois, fiquei escondido e vim para o posto porque queria ir embora, mas a polícia me achou e não pude fazer nada”.

De acordo com o te-nente Cagliari, depois de cometer o crime, o homi-cida ficou nas imediações e foi até o posto dar um telefonema para pedir aju-da, com intenção de fugir.

GCM prende procurado pela justiça furtando igreja

Acusado de comandar o tráfico na Cecap é preso

PM apreende “chupa-cabras” em caixas eletrônicos

Morador de Rua é assassinado na Vila São Benedito

Fotos Valéria Cuter

Page 6: Edição 296

De 09 a 15 de junho de 2012 maisBOTUCATU

6A www.maisbotucatu.com.br

emprego

cidade

prefeitura

educação

O chefe da Seção de ISS (Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza), Marcelo da Silva Pessoa, publicou no Semanário Oficial de Botucatu, no último dia 1º, edital com os nomes das pessoas físicas e jurídicas que não foram encontradas para recebe-rem o carnê de ISS 2012. Os cerca de 10 mil carnês começaram a ser entregues no início do ano.

Nos carnês estão in-clusos as taxas de licença e o ISS, conforme a ativida-de da empresa. O valor do imposto é calculado com base na receita de cada contribuinte, podendo a alíquota variar de 2% a 5%. Já as taxas registram uma atualização monetá-ria de 6,51%, baseada na média de inflação do pe-ríodo entre maio de 2010 e abril de 2011, calculada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) através do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Os primeiros venci-mentos do tributo muni-cipal estavam marcados

Clarissa athayde

Segundo informações obtidas pelo Jornal Mais Botucatu, a previsão é que nesta semana seja publica-do edital do concurso públi-co para preenchimento de vagas existentes no quadro de diversas secretarias da Prefeitura Municipal. A empresa contratada para a prestação de serviços técnicos especializados de planejamento, organização e execução do concurso é a Cetro Concursos Públicos, Consultoria e Adminis-tração.

Na manhã da última quarta-feira, 6, foi rea-lizada reunião com re-presentantes da empresa contratada e Prefeitura para definir os detalhes do edital. Serão disponibili-zadas vagas para ensinos Fundamental, Médio e Superior.

Concurso Câmara Municipal - Os resultados dos recursos, gabaritos e resultado provisórios para vagas na Câmara Muni-cipal de Botucatu, podem ser acessados pelo site: http://www.camarabotu-catu.sp.gov.br

A Faculdade de Ci-ências Agronômicas da Unesp, câmpus de Botu-catu, sediou, nos dias 31 de maio e 01 de junho, a 19ª Reunião Técnica do Programa Cooperativo de Proteção Florestal (Protef).

Voltada para enge-nheiros florestais, agrô-nomos, biólogos, técni-cos florestais e agrícolas, professores, estudantes de graduação e pós-graduação e pesquisadores, o even-to teve como objetivo a discussão dos critérios de uso de agroquímicos pela certificação florestal (FSC) e a realidade dos danos e do controle de pragas e doenças em plantações florestais.

A escolha do tema se deve à importância que a questão da certificação vem ganhando no cenário flo-restal brasileiro, afetando diretamente a rentabilidade e a confiança dos produtos florestais frente aos con-sumidores mundiais. O

assunto é complexo e di-vide opiniões. A discussão do problema deve auxiliar na compreensão e aplica-ção de normas e conceitos relativos à obtenção do certificado.

O evento contemplou também os danos significa-tivos causados por doenças e novas pragas exóticas que vem sendo detectada. “A necessidade urgente de formas de controle eficien-tes e de baixo impacto am-biental desafia o setor a criar novos métodos para combater e controlar pra-gas e doenças, atendendo todas as exigências dos órgãos certificadores”, analisa o professor Car-los Frederico Wilcken, que coordena o evento junto com o professor Edson Luiz Furtado (am-bos da FCA/Unesp) e o engenheiro florestal Luís Renato Junqueira, do Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais, órgão responsável pelo Protef.

tributo

Prefeitura deve publicar edital de concurso público nesta semana

PMB/Arquivo

Contribuintes que não receberam o carnê do ISS devem retirá-lo na Prefeitura

para o dia 31 de janeiro. A multa diária por atra-so no pagamento é de 0,33%, e pode chegar ao teto de 20%. O juro é de 1% ao mês ou fração de mês.

Arrecadação em alta - Conforme Orçamento Municipal, a Prefeitura de Botucatu estima arre-cadar pelo menos R$ 13 milhões através do ISS até o final de 2012. No

Carnês devem ser retirados na Prefeitura

entanto, o valor pode ser ainda maior visto o volume arrecadado em 2011, que já se aproxi-ma dos R$ 15 milhões. Em 2010, a arrecadação com o imposto foi de R$ 11.400.00 e no ano ante-rior, R$ 8.248.334,50.

Obrigatoriamente, tal imposto deve ser distribu-ído da seguinte forma nos gastos municipais: 25% são destinados à Educação,

15% para a Saúde, e os 60% restantes o Município custeia a sua manutenção e aplica em obras diversas e contrapartidas de con-vênios com o Estado e a União.

Serviço - Caso não tenha recebido o carnê de ISS até, o contribuinte deve entrar em contato com a Seção de ISS pelos telefones 3811-1467 ou 3811-1474.

FCA/Unesp sedia Reunião Técnica do Protef

O prefeito João Cury Neto recebeu no último dia 1º, em seu gabinete, as estudantes Ana Carolina Pires Fescina e Mayara Guedes de Assis, repre-sentantes do Colégio Tyto Alba e da Escola Estadual “Dom Lúcio Antunes de Souza”, as quais foram eleitas para participar do projeto “Prefeito por um dia”, promovido pelo Orçamento Participativo (OP) Jovem.

Elas puderam acom-panhar o dia do prefeito, incluindo reuniões e de-mais atividades da agen-da. Ana Carolina ressalta a importância de conhe-cer o funcionamento do Poder Público: “Hoje em dia, os jovens não se pre-

ocupam com a política e acabam se distanciando das questões públicas, do interesse coletivo. Acredito que quando temos a opor-tunidade de ver de perto como funciona o Execu-tivo, podemos nos engajar e lutar pelo que é melhor para todos”, comenta.

Mayara de Assis en-

fatiza a necessidade de aprender sobre o trabalho dos governantes para, as-sim, saber como atuar no campo político. “É a pri-meira oportunidade que estamos tendo de adquirir alguma experiência nessa área e, com isso, teremos a chance de mostrar que podemos fazer a diferen-ça ao defender os nossos

direitos e colocar nossas opiniões para serem dis-cutidas”, ressalta.

Neste mês de junho, outros 19 estudantes de escolas públicas e parti-culares, eleitos por seus colegas de OP Jovem terão a oportunidade de acompanhar a rotina diá-ria do Chefe do Executivo Municipal

Acesse

http://esportesembotucatu.blogspot.com/

Acesse

Estudantes do OP jovem viram “prefeitos por um dia”

Mayara e Ana Carolina participaram de reunião na Prefeitura

PMB

Page 7: Edição 296

De 09 a 15 de junho de 2012maisBOTUCATU

7Awww.maisbotucatu.com.br cidadepolíticaperfil

Clarissa athayde

Há duas semanas para a convenção do Par t ido dos

Trabalhadores (PT), que será realizada no próximo dia 23, o cenário político de Botucatu começa a ga-nhar traços. A dúvida sobre quem seria o vice do pré--candidato a prefeito de Bo-tucatu, Antônio Mário Ielo, começa a ser esclarecida.

Ao que tudo indica, baseado no depoimento do presidente do PT em Botucatu, Carlos Ramos, o Carlão, o partido deve seguir a tendência nacional e regional do Partido dos Trabalhadores e apostar na coligação com o PMDB. Caso isso ocorra, é prová-vel que o atual presidente do PMDB, Newton Colen-ci Júnior seja oficializado

como pré-candidato a vice de Ielo.

Neste sábado, 9, será realizada no Sindicato dos Metalúrgicos, Vila dos La-vradores, mais um encon-tro municipal do PT. Na ocasião, de acordo com Carlão, deve ser homolo-gada a pré-candidatura de Ielo à Prefeitura de Botu-catu, além da definição da coligação. “Ao que tudo in-dica, está quase certo de fe-charmos a coligação do PT com seis partidos: PSDC, PRB, PSD, PPL, PTC, além do PMDB. Caso fe-chemos com o PMDB, que é o mais provável, há grandes chances do Júnior Colenci ser o vice do Ielo, uma vez que o Júnior tem sinalizado essa intenção também”, explica Carlão.

Colenci falou à re-portagem do Jornal Mais

Botucatu como militante do PMDB, e disse que é cedo para afirmar que é pré-candidato a vice de Ielo, uma vez que ainda não ficou nada acertado com o PT. “As conversas estão bastante adiantadas, e com certeza se essa for a vontade do partido, eu as-sinarei embaixo”, comenta. “A ideia inicial, era que o PMDB lançasse um candi-dato a prefeito. Porém, com a união de idéias e projetos que houve entre o PMDB e o PT, é bem provável que ocorra a coligação, e consequentemente, a par-ceria como vice do Ielo”, completou.

Por enquanto, ape-nas o PT apresentou pré--candidato para disputar as eleições a prefeito com o também pré-candidato, João Cury Neto, do PSDB.

Estão abertas as ins-crições gratuitas para a participação do concurso e exposição fotográfica da segunda Semana do Bebê de Botucatu. O concurso é uma realização do Fundo Social de Solidariedade (FSS) em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura.

A Semana do Bebê será realizada pela segunda vez no Município entre os dias 23 e 28 de junho e con-tará, além da exposição, com palestras e diversas atividades. O tema deste ano será “Bebê amado e bem alimentado”.

O concurso fotográ-fico tem como objetivo incentivar e revelar atenção e os cuidados necessários

para a saúde dos bebês na idade entre 0 até 3 anos. O tema da semana poderá ser abordado nas fotos dos participantes, porém não é obrigatório.

Cada bebê poderá participar com apenas uma foto, que deverá estar acompanhada da ficha de inscrição com dados do autor, nome da criança e a data da fotografia, ou seja, o ano que em foi clicada.

As inscrições podem ser feitas até dia 21 de ju-nho, na Secretaria de Cul-tura e no Fundo Social, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. Serão váli-das somente as inscrições com fichas devidamente preenchidas, cópia da

certidão de nascimento do bebê e apresentação da fotografia do participante.

O regulamento do concurso está disponível nos sites www.botucatu.sp.gov.br e www.educatu.com.br.

As três fotos mais votadas serão premiadas pela comissão organi-zadora com o incentivo aos cuidados do bebê e a prática da linguagem fotográfica. O primeiro lugar ganhará um book fotográfico da fotógrafa Malu Ornelas. O segun-do e terceiro colocados receberão kits de produtos para a criança.

A votação das fotos acontecerá no dia 23 de junho, na Praça Comen-

dador Emílio Peduti [Bos-que] a partir das 9 horas. Na ocasião, o público poderá votar na melhor fotografia da exposição, considerando a qualidade da foto, o tema abordado e o enquadramento. Serão disponibilizadas 500 cé-dulas numeradas e perso-nalizadas para a votação. Ao término dos cupons a escolha será encerrada.

Em 2011, com 51 vo-tos, a pequena Lyvia Oli-veira D´Azevedo sagrou--se vencedora do concurso e exposição de fotos da primeira Semana do Bebê. Em segundo lugar, com 42 votos, ficou Kauane Bizarro Viriato e na terceira posição Ana Laura de Souza, com 37 votos.

Fotos: Clarissa Athayde/Arquivo JM

PMDB deve confirmar coligação com o PTCaso a parceria aconteça, o atual presidente do partido,

Newton Colenci Júnior, pode ser o pré-candidato a vice de Ielo

Júnior Colenci, provável pré-candidato a vice Ielo

Carlos Ramos, presidente do Partido dos Trabalhadores

semana do bebê

Abertas inscrições para concurso fotográfico

Rita de Cássia FigueiredoIdade: 59 anosProfissão: Auditora da Receita Federal aposentadaCidade natal: ItatingaVive em Botucatu há quanto tempo: 45 anosTem filhos? Quantos? Nomes e idades: Sim; três: Victor: 33; Fábio: 32 e Thais: 30 e

uma neta: Gabriela de 3 anosVocê estudou em quais escolas de Botucatu: Industrial e EECAUma lembrança da infância: as brincadeiras de rua como queimada, pega pega, etc...

coisa rara hoje em diaUm sonho realizado: ser mãeUm sonho a realizar: viajar mais para conhecer outros paísesUma paixão: a pinturaUma saudade: meu paiNa sua opinião, qual é o cartão postal de Botucatu: acho que Botucatu tem vários

cartões postais, mas o mais bonito sem dúvida é a CatedralComida preferida: massaO que gosta de fazer nas horas vagas: pintar, ler e jogar buraco com meus filhosPratica algum esporte: YogaComo você descreveria Botucatu: cidade tranquila de clima agradável “Ignorante não é aquele sem instrução; é aquele que não conhece a si próprio” - Krish-

namurti

Page 8: Edição 296

De 09 a 15 de junho de 2012 maisBOTUCATU

8A www.maisbotucatu.com.brcidade comemoraçãoartigo

O estímulo da RAZÃO é a grande força que nos impele para frente, nesta batalha imperiosa que nossas vidas nos apresentam. É o grande desa-

fio do dia-a-dia, enquanto nos descobrimos como seres dotados de inteligência. Somos, antropologicamente, seres razoáveis, isto é, que possuímos uma coisa a que os entendidos chamam de razão. Sempre que tomamos uma decisão acertada, dizemos que agimos racionalmente. Do contrário, agimos irracionalmente. E nos comparamos com os animais irracionais, supostamente sem razão. Já dizia, porém, o filósofo Descartes, que “o coração tem razões que a própria razão desconhece. Isso para demonstrar que a razão humana não é igual para todos, e tem as suas próprias leis, dependendo da motivação.

O certo é que cada um quer ter sua razão na hora de defender seus interesses, ou de polemizar sobre algum assunto. Cada um toma o partido que mais racional lhe parece. Nas discussões, cada qual quer ter mais razão. Gozado, a palavra RATIO, em latim (razão) tem afinidade com RADIX (raiz) e poderíamos supor que esse negócio de achar que temos razão vem lá do fundo, melhor dizendo, lá de baixo, provém dos nossos ancestrais biológicos, se aceitarmos o fato científico mas ainda não de todo provado, de que não viemos do macaco, mas passamos por ele. Se fizermos um retrospecto de nossa evolução como animais, vamos nos achar lá no barro, de onde fomos formados, conforme a alegoria bíblica. Nesse sentido, já fomos pedra (reino mineral), planta (reino vegetal), bicho (reino animal) e agora somos gente (reino hominal). Para além, “só Deus sabe”, como diz o caipira. E acho que sabe mesmo, porque a evolução não para. Só que não dá para perceber bem, por causa de tantos acidentes de percurso, que é como deveríamos chamar as barbaridades (coitados dos bárba-ros, aqueles povos incultos subjugados pelos romanos, que acabaram levando a fama de ignorantes e brutos) que a espécie humana provoca, quando não segue seu papel de fator transmutável e evolutivo da própria Natureza.

E vai daí, que os filósofos já queimaram pestanas para tentar entender esse entrevero todo, chegando a afirmar, como o mencionado Descartes, que a razão é tudo. Foi criado então um sistema de pensamento chamado “racio-nalismo”, que em poucas palavras significa que tudo tem uma razão de ser, e para entendermos o Universo, temos que ser racionais, provar tudo, enquadrar tudo, só aceitar aquilo que nossa razão nos mostra. Em suma: nada de fé, nada de fantasias, nada de mirabolantes pseudo-teorias científicas, nada de poesia ou arte, nada de nada que não se possa pesar, medir ou averiguar com todos os instrumentos que a percepção técnica conseguiu construir neste milênio que findou, para tentar explicar os mais intrincados segre-dos da Natureza, dentro e fora de nós. Mas o racionalismo científico teve já seus dias contados, por causa de outro tipo de mente científica, aquela que aceita não conseguir entender um treco chamado absoluto. Aquela mente que percebe que não nos basta mais apenas usar o raciocínio intelectivo.

Chegou a hora e a vez da visão intuitiva. Em outras palavras, a aceitação do FANTÁSTICO. Aquele negócio que faz parafusar as cabeças, tipo “o que há para além do infinito, como é o tempo além da eternidade, o que veio primeiro, o ovo ou a galinha”, e assim por diante. Para estes, o relativismo da ciência está fora de moda. A física quântica, ciência defendida por eles, faz tremer nas bases todo cientista ainda conectado com o método científico do passado. Para dar um exemplo: o próprio Einstein chegou a dizer que o materialismo morreu... por falta de matéria! Sim senhores, não existe matéria para sustentar esse tal de materialismo, pela simples razão de que matéria não existe, pois é simplesmente energia congelada, no dizer do grande físico (frozen energy). Então, a própria razão nos mostra que ela não é chegada, e sim indicação para trilharmos caminhos mais longínquos. E daí? O que nós temos a ver com isso? Temos que nossa visão das coisas precisa ser atu-alizada, o poder perceptivo do ser humano está se dilatando cada vez mais, até perceber paradoxalmente um ponto lá dentro de si mesmo, em que conseguimos vislumbrar o fulcro da razão. Os hindus costumam simbolizar esse ponto naquela manchinha vermelha que colocam entre os olhos, já viram? Faz parte de sua cultura religiosa, que ensina que Deus está dentro de cada um de nós, e estabelece um ponto de encontro com ele, no qual mais dia ou menos dia acabamos por percebê-lo, não necessariamente como nos símbolos que nos falam dele, mas por uma intuição feito semente plantada lá atrás, quando ainda éramos barro e ainda não podíamos sequer lutar por nossas tão queridas e defendidas razões.

José Sebastião Pires Mendes (membro da ABL e do CCB) - Aos interessados em conhecer melhor o autor deste artigo, encontra--se à disposição o livro “Fogo, Incenso e Catadupa”, nas livra-rias São Francisco, Dom Lúcio, Alfarrábio e algumas bancas.

Encontro marcado

No domingo (3) foi realizado no Parque Mu-nicipal “Joaquim Amaral Amando de Barros”, em Botucatu, o segundo Do-mingo no Parque de 2012, projeto viabilizado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente. O evento, que foi aberto ao público, reuniu cerca de 600 pessoas e comemorou o Dia Mun-dial do Meio Ambiente (5 de junho).

As atrações tiveram início às 14 horas, na tenda principal, com as apre-sentações dos alunos do 2º e 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fun-damental “Raymundo Cintra”, do Distrito de Vitoriana, as quais envol-veram música, dança e sustentabilidade.

O grupo “Chafariz”, com a peça de teatro infan-til “Mensagem de Garra-fa”, atraiu grande público para a tenda principal. O espetáculo teve o objetivo de explicar a importância do descarte adequado do

lixo. Para fechar, a cantora Teinha tocou e cantou mú-sicas da MPB.

Também foram pro-movidas atividades parale-las, tais como distribuição de materiais educativos, espaço de leitura e pintura,

jogos educativos, exposi-ções, oficina de observação de aves, brinquedos inflá-veis, pintura facial e praça de alimentação com pipoca e algodão doce.

Os “Painéis de Bi-chos” e a “Pescaria do Lixo” eram algumas das brincadeiras que divertiram o público infantil durante a tarde, ensinando a res-ponsabilidade para com o meio ambiente. As crianças participantes foram con-templadas com brindes da Sabesp e da SOS Cuesta de Botucatu.

A APA – Associação de Proteção aos Animais também participou do Do-mingo no Parque, levando para o evento a feira de doação de animais e posse responsável.

lazer

Domingo no Parque atrai público de 600 pessoas

Evento contou com diversas atividades

“Eu dizia que não me en-volveria com par romântico de jeito nenhum”, conta Juliana Alves

Em ensaio especial do Dia dos Namorados para CONTI-GO!, Juliana Alves conta que se apaixonou por Guilherme Duarte nos bastidores da nove-la Duas Caras, em 2007. “Eu via várias meninas dando mole para ele e eu não. Uma amiga em comum botava pilha para ficarmos juntos, mas eu dizia que não me envolveria com par romântico de jeito nenhum. No fim, não teve jeito.”

Para a data especial, Gui-lherme faz suspense sobre o que vem planejando para a amada: “Vou fazer uma pro-posta para ela”.

De cara, achei que ele era lindo, engraçado e inteligen-te”, diz Dani Calabresa sobre o namorado Marcelo Adnet.

Em ensaio especial do Dia dos Namorados para CONTI-GO! Dani Calabresa abriu o coração e foi só declarações ao amado, Marcelo Adnet: “De cara, achei que ele era lindo, engraçado e inteligente. Aí, quando ele começou a cantar, pensei: ‘Vou ter de namorar esse homem’. Foi amor à pri-meira vista”.

Juntos há 5 anos, o casal pretende comemorar esse Dia dos Namorados da maneira que mais gostam: “trocando presentes-surpresa e ficando bem juntinhos. “Vamos ficar embaixo de uma coberta no sofá vendo um filme”, diz Adnet.

Especial Contigo! Namorados

Juliana Alves e Guilherme

Adnet e Dani Calabresa

Divulgação

PMB

Page 9: Edição 296

De 09 a 15 de junho de 2012maisBOTUCATU

9Awww.maisbotucatu.com.br saúdeaula

ABAD informa

alerta

O Diabetes mellitus esta aumentando no mundo de forma assustadora. Mais assustador ainda é o medo das complicações que esta doença pode causar.

Para o tratamento do Diabetes mellitus é necessário melhorar o padrão alimentar, fazer atividade física regu-larmente, tomar medicamentos e, por fim, saber se estas medidas estão sendo eficazes.

Mas, como saber se todo este esforço está sendo efetivo? Pode-se aferir a glicemia no sangue fazendo um exame laboratorial chamado hemoglobina glicada que nos dá a média do açúcar no sangue ao longo de três meses.

O açúcar presente em nosso sangue altera várias vezes ao dia e uma medida de glicemia eventual não irá nos dar os dados desta oscilação.Por isso temos os aparelhos de hemoglicoteste ( Glicosímetro) . São aparelhos portáteis e de fácil manuseio que permitem várias aferições da glicemia ao longo do dia. O exame é o popular “ponta-de--dedo” (no termo medico chama-se dextro). Geralmente o endocrinologista orienta quantas vezes o paciente deve fazer este exame ao longo do dia, que varia de 2 a 6 vezes ao dia. Se o paciente está bem controlado do diabetes e em uso de poucos comprimidos, ele pode fazer a dextro 3 vezes por semana, sendo 2 vezes nestes dias.

Vale lembrar que não adianta fazer a dextro apenas em jejum e no final da tarde. Os horários do teste precisam ser variados para se ter uma visão real do que esta acon-tecendo ao longo do dia. É ideal que o paciente faça as medidas do seguinte modo: 1- ao sentar-se para tomar o café-da-manhã e 2 horas após o café; 2- ao sentar-se para almoçar e 2 horas após o almoço; 3- ao sentar-se para jan-tar e 2 horas após o jantar. Às vezes precisa-se do exame às 3 da madrugada para avaliar se há hipoglicemia (queda da taxa de açúcar) à noite, situação esta que pode ser fatal.

É importante também que além de fazer estas me-didas, o paciente anote os valores num caderno e leve na consulta. Deixar o resultado somente no aparelho atrapalha a avaliação do endocrinologista.

O que fazer com as fitas usadas? Assim como as agulhas e as seringas, a fita utilizada é um material con-siderado contaminado. Jogue-os num recipiente plástico, transparente e com tampa. Quando este recipiente estiver cheio, leve-o à ABAD, que ele será descartado de forma adequada.

Caso você não saiba como utilizar seu aparelho de hemoglicoteste, a ABAD pode auxiliá-lo.

Dra Bibiana Prada de C. ColenciEndocrinologista

Diretora médica da ABAD

ABAD – ASSOCIAÇÃOBOTUCATUENSE DE

ASSISTÊNCIA AO DIABÉTICO

Sempre presente na vida dos diabéticos de Botucatu

Rua General Telles, 171 - centro - Fone 3815 3244

No domingo (3), Bo-tucatu registrou um caso de meningite meningocócica com evolução para óbito em uma criança de 8 anos. A Secretaria Municipal de Saúde foi comunicada por telefone pelo hospital notificador às 8 horas da segunda-feira (04).

Imediatamente, a Vi-gilância Epidemiológica da Secretaria iniciou as medidas preventivas ne-cessárias, que constou de identificação da família; da escola; da sala de aula; dos colegas, professores, outros familiares e amigos.

No mesmo dia, às 17 horas, foi realizada uma reunião na escola com os pais de alunos da sala de aula frequentada pela criança e professores para orientações, prescrição e distribuição do medica-

mento com finalidade pro-filática.

A ação foi focada na sala de aula em que a crian-ça estudava, pois segundo o Ministério da Saúde são considerados “contatos íntimos” e com indicação de profilaxia as pessoas que conviveram com a criança por quatro horas diárias durante sete dias ou mais de oito horas consecutivas em, pelo menos, um dos últimos sete dias que an-tecederam a internação do paciente, bem como todos que moram com o paciente no mesmo domicílio.

Os pais foram orien-tados a ficarem vigilantes sobre os sintomas que por ventura possam aparecer nos seus filhos e imedia-tamente procurarem os serviços de saúde.

Os casos de meningite

ocorrem de forma isolada e esporádica. Em Botucatu, nos últimos cinco anos, ocorreram 144 casos con-firmados com três óbitos, sendo em média 28 casos por ano e percentual de 2,08% de óbitos.

A Secretaria de Saú-de mantém em vigilância constante todos os casos de doenças infectocontagiosas e lamenta profundamente a fatalidade do ocorrido com esta criança e sua família.

Sobre a meningite - A meningite é uma doença que consiste na inflamação das meninges – membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Ela pode ser causada, principalmen-te, por vírus ou bactérias.

O quadro das meningi-tes virais é mais leve e seus sintomas se assemelham aos da gripe e resfriados.

O cirurgião plástico e professor da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB), Fausto Vi-terbo, participou, em maio, do 6th International Con-gress of the World Federa-tion of Skull Base Societies e 10th European Skull Base Society Congress, reali-zados na Universidade de Brighton, no Reino Unido. Além da atualização cien-tífica, o especialista ainda obteve como resultados da viagem importantes contatos internacionais que poderão render projetos em parceria com a Unesp.

No evento, que reuniu otorrinoloaringologistas, oncologistas e neurocirur-giões do mundo todo fo-ram discutidos temas que envolvem pacientes com problemas na base do crâ-nio. Viterbo ministrou uma palestra sobre correção de

paralisia facial através da neurorrafial término-lateral - método desenvolvido por ele, na FMB/Unesp de Botucatu. Ele participou de uma mesa-redonda.

A “Neurorrafia térmi-no-lateral” foi tema da tese de doutorado de Viterbo, defendida em 1992 e orien-tada pelo professor emérito da FMB, José Carlos de Souza Trindade. A técnica, que consiste na ligação de nervos, está restabelecendo o movimento e sensibili-dade em casos graves de lesões no ombro, mãos e face. Pacientes paraplégi-cos podem se beneficiar com a prevenção do apa-recimento de úlceras de decúbito (feridas).

“Descobrimos que os nervos seccionados por uma lesão ou doença po-dem ser ligados lateralmen-te a outro nervo (doador), e

Você faz o exame de ponta de dedo para controlar o açúcar de seu sangue?

Professor da Medicina/Unesp ministra aula sobre paralisia facial no Reino Unido

Entretanto, a bacteriana – causada principalmen-te pelos meningococos, pneumococos ou hemófilos – é altamente contagiosa e geralmente grave, sendo a doença meningocócica a mais séria.

Os sintomas são: febre alta, fortes dores de cabeça, vômitos em jato, rigidez no pescoço, moleza, irri-tação, fraqueza e manchas vermelhas na pele (que são inicialmente semelhantes a picadas de mosquitos, mas rapidamente aumentam de número e de tamanho, sendo indício de que há uma grande quantidade de bactérias circulando pelo sangue).

A doença meningocó-cica tem início repentino e evolução rápida, podendo levar ao óbito em menos de 24 a 48 horas.

Secretaria de Saúde emite nota oficial sobre caso de Meningite

com isso, recuperar a sensi-bilidade e o movimento em alguns casos”, esclarece Vi-terbo. “A grande vantagem é que qualquer nervo pode ser usado como doador, sem causar-lhe prejuízo”, explica Viterbo.

Mas além de dissemi-nar essa descoberta obtida por meio de pesquisas re-alizadas na FMB/Unesp, o cirurgião salienta que só teve a oportunidade de ministrar aula no con-gresso no Reino Unido, graças ao intermédio de um colega que realizou intercâmbio em Botucatu. de apresentar uma outra aula no Groupe Hospita-lier Pitié-Salpêtrière, em París - França.

“Foi muito interes-sante, pois tudo aconteceu graças ao contato com um antigo colega, o Bernoit Ayestaray. Em 2010, ele

passou dois meses na FMB conhecendo nossa estrutura de pesquisa. Ele veio para Botucatu após ter sido premiado com uma bolsa em dinheiro, por um estudo que de-senvolveu, e com a qual poderia passar dois meses em qualquer instituição do mundo para realizar um aprimoramento na área da cirurgia plástica. E, por conhecer nossa tradi-ção nessa áera, optou pela FMB”, contou, orgulhoso, o professor.

Após participar do evento em Brighton, Viter-bo viajou para a França, onde esteve no Groupe Hospitalier Pitié-Salpêtriè-re, em Paris. Nessa institui-ção, fez uma apresentação mais completa sobre sua técnica para correção de paralisia facial utilizando a neurorrafia termino-lateral.

Page 10: Edição 296

De 09 a 15 de junho de 2012 maisBOTUCATU

10A www.maisbotucatu.com.br10ACMYK

Aniversário de Ricardo

Ferreira Antunes

Nice e Jeferson Capeletti

Ricardo Ferreira AntunesLetícia Cláudia e Ricardo Ferreira Antunes Nelide, Ricardo, Ivo e Letícia Antunes

Ricardo, Ivo e Marcelo Ferreira Antunes Sidney Trovão Edgar Paim e Elizeu de Lima Erick Facioli e Jeferson Capeletti

Júlia e Érica FrançaLaura Botejara, Edna Mazur e Felipe Marostica

Marcelo Ferreira Antunes, Fábio Gilmar dos Santos e Ivo Nicolielo Antunes

Bruno Costa, Nivaldo Ceará e Neilton Costa

Elizabete e Disnei Gonçalez

Elizeu de Lima, Júnior Quinteiro, Anderson França e Edgar Paim

Maria Beatriz e José Alexandre Loyola

Erick Facioli e Josy Scavroni

Maria Marta e Marcelo Fernandes

Amanda Manço, Patrícia Costa, Josy Scavroni, Lohane Costa e Valéria Franco

Emerson e Geisa Marostica

Pedro, Paula e Laura Botejara

Page 11: Edição 296

De 09 a 15 de junho de 2012maisBOTUCATU

11Awww.maisbotucatu.com.br

CMYK

11A

XVI CONFERÊNCIADISTRITAL DO DISTRITO 4310

“A CONFERÊNCIA DA FAMÍLIA”

Marco Colenci e Ana Luiza Di Creddo Colenci

Antônio Ribeiro, Júnior Colenci, Edgar Paim.

Minoru Sakate e Michiko Sakate

Mariangela Gonçalves, Geraldo I. da Silva Filho, Edgar Paim, Esta Colunista, Wagner A. Da Silva, Karina Sun, Danyella P. P. Ribeiro e Antônio Ribeiro

João Candeias, Leila Candeias com Edgar Paim e esta Colunista

Newton Colenci e Renato Protetti

Graziela e Emílio Cassano

Junior Colenci e Marcelo

Reinaldo Ayres e Maria José

Marlene Colenci e Helena Protetti

Page 12: Edição 296

De 09 a 15 de junho de 2012 maisBOTUCATU

12A www.maisbotucatu.com.br

nivermaissocial

Victória Simões 12-06Suelen Cordeiro 11-06

Regina Santos 13-06Pedro Alberto 10-06Mayara Mazzoni 14-06

Marcus Barros 12-06.Léo Carvalho 12-06

Júnior Quinteiro 11-06Jorge Júnior 15-06Jessica Oliveira 10-06Fabiana Abdallah 15-06Kethilyn July 5-6Cida Kuster 10-06

Bruna Tedesco Cortelini 1-06

Bianca Gêa 11-06Anna Paula Bertola 11-06

Anna Beatriz Deleo - 10-06

Anita Rachel Saavedra Nogueira 16-06

Amanda Cristina Moura 11-06

Juliana N. Fernandes 8-06

Page 13: Edição 296

De 09 a 15 de junho de 2012maisBOTUCATU

13Awww.maisbotucatu.com.br social

LionscLubebotucatucentro Antônio José Figueira

No Lions Clube de Itatinga, aconteceu a visita oficial do governador, Artur Antoônio Chierigatto e sua esposa Sandra, no clube daquela cidade. Dezenas de associados do Lions de vários clubes da região estiveram presentes ao acon-tecimento.

O Lions clube de Botucatu esteve representado pelo EGD. Antônio José

Governador empossa quatro novos associados em Itatinga

Figueira e pelos associados Maria Odette, Rita Figueiredo, Antonio Zuliani, Angella, Cezar, Glenda, Tieghi e Ana.

Durante a reunião, o Lions Clube de Itatinga empossou quatro novos associa-dos, numa demonstração de pujança em nossa região. Tomaram posse: Antonio Pádua, Gustavo, Beatriz e Iracema. Nas fotos alguns registros da festiva.

Inês, Irene, Mauro e Euclides Iracema e Quessada José Ribeiro, Rute, João Bosco, Prefeito Ailton Faria e Wanderlei

Rita, Tieghi e Ana Silvana, Beatriz, Angélica e Lúcia Wanderley e Gustavo Zuliani, Angella, Glenda e Cezar

Sandra e BeatrizMesa diretiva dos trabalhosMaria Odette, Tânia e SandraMaria Dolores, Antônio Pádua e Lázaro de Oliveira

Page 14: Edição 296

De 09 a 15 de junho de 2012 maisBOTUCATU

14A www.maisbotucatu.com.br

Campeonato Botucatuense de Futebol Sub-13esporte

Maury torres

Registramos no último final de semana, no Estádio Sete de Setembro, o futebol Sub-13. No sábado a equi-pe do Monte Mor venceu a equipe do Toque de Letra/Bofete no segundo jogo a equipe da S.E. Beira Rio venceu por 3 x 0 manten-do a liderança invicta da competição no terceiro jogo a equipe da Ferroviá-ria sofreu uma goleada da equipe do Paraná.

No domingo, a equipe da Ferroviária voltou a jogar contra a equipe da P.M. de Anhembi, onde sofreu mais uma derrota em 6 x 2, com esse resul-tado, não tem chance de classificação.

Resultados dos jogosSexta rodada:Data 02 de junho

sábado, Estádio Sete de Setembro.

9h00 - TOQUE DE LETRA/BOFETE 1 X 4 MONTE MOR F.C.

Os gols para Toque de Letra: Ezequiel (1), para Monte Mor: João Gabriel (2), Fabio (1), Egel Junior (1).

TO QU E D E L E -TRA/BOFETE goleiro: Rodrigo, Luis Henrique,

Lucas, João Pedro, Gusta-vo, Gabriel, Wesley, Jose Henrique, Alan, Heves, Ezequiel. Técnico: Adal-berto.

M O N T E M O R F.C.goleiro: Higor, Lucas Dias, Mateus, Gabriel, Egel Junior, Gustavo, Washington, Vinicius, João Gabriel, João Vitor, Willian, Giovani, Micka-el, Diego, Fabio. Técnico: Bita.

Arbitragem: Silvio, Bigodinho, Claudinei, Erik.

No mesmo campo:1 0 h 3 0 - P . M .

ANHEMBI 0 X 3 S.E. BEIRA RIO.

Os gols para Beira Rio: Jaime (1), Rafael (1), Maradoninha (1).

P.M. ANHEMBI go-leiro: Lucas Gabriel, João Marcos, Kauan, João Vi-tor, Luis Gabriel, Neto, Murilo, César Augusto, Renan, Cláudio, Kauan Oliveira, Alex, Gabriel, Gabriel Henrique, Wan-do, Igor, Vilson. Técnico: Benedito.

S.E. BEIRA RIO goleiro: João Pedro, Vi-cente, Guilherme, Willy, Vinicius, Marcelo Junior, João Vitor, Guilherme To-folli, Jaime, Rafael, Lucas Oliveira, Peterson, Leo-nardo, Lucas Eduardo, Mateus Gabriel, Rafael Cardoso, Iuri, Maradoni-nha, Henrique. Técnico: Marcio Cardoso.

Arbitragem: Clau-dinei, Erik, Bigodinho, Silvio.

No mesmo campo:

EQUIPES CL PG J V E D GP GC SG

S.E. BEIRA RIO 1º 13 05 04 01 00 30 04 27

PARANÁ F.C. 2º 10 05 03 01 01 21 06 15

P.M. ANHEMBI 3º 08 05 02 02 01 17 09 08

C.A. PARANAENSE 4º 07 05 02 01 02 07 09 -02

MONTE MOR F.C. 5º 06 05 01 03 01 07 05 02

TOQUE DE LETRA/BOFETE 6º 06 06 02 00 04 10 26 -16

A.A.FERROVIÁRIA 7º 00 05 00 00 05 07 42 -35

CLASSIFICAÇÃO DO SUB-13 até a quinta rodada

A.A.Ferroviária no estádio Sete de SetembroAlessandro autor do gol de honra para Ferroviária

Monte Mor-B F.C.

O quarteto do Paraná que fez os gols, Guilherme, 5, Caique, 4, Leandro, 2, Vinícius, 1 P.M. Anhembi

Paraná F.C.

S.E. Beira Rio

Os meninos que fizeram os gols Maradoninha, Jaime e Rafinha para Beira Rio do Sub 13

13h - A.A. FER-ROV I Á R I A 1 X 1 2 PARANÁF.C.

Os gols para Ferrovi-ária: Alessandro (1), para Paraná: Guilherme (5), Caíque (4), Leandro (2), Vinicius (1).

Arbitragem: Silvio, Bi-godinho, Erik, Claudinei.

Data 03 de junho, do-mingo, estádio Sete de Setembro.

13h - A.A. FER-

ROVIÁRIA 2 X 6 P.M. ANHEMBI

Os gols para Ferrovi-ária: Alessandro (2), para Anhembi: César Augusto (4), Gabriel Henrique (1), Murilo (1).

ARTILHEIROS: S.E. BEIRA RIO: Rafael com 12 gols, Lucas de Oliveira com 5 gols. P.M. ANHEM-BI: Kauan com 05 gols. C.A.PARANAENSE: Fe-lipe Gomes com 03 gols.

AssociaçãoAtlética

FerroviáriaInício de obras setembro/2012

Construção de mais 400 m²

Lançado projeto de ampliação da academia

Entrada independente pela Av. Vital Brazil

Catracas eletrônicas

Mais segurança

Novos e modernos equipamentos

Mais conforto

Venha fazer parte desse clube

Agende uma visita. Mais informações 3815-3072www.aafbotucatu.com.br

Fotos: Maury Torres

Page 15: Edição 296

De 09 a 15 de junho de 2012maisBOTUCATU

15Awww.maisbotucatu.com.br esporte

EQUIPE DA SÉRIE A CL PG J V E D GP GC SG CA CVSERRA NEGRA F.C. 1º 06 02 02 00 00 08 00 08 06 00MONTE MOR F.C. 2º 06 02 02 00 00 10 03 07 05 00UNIÃO DA VILA F.C 3º 06 02 02 00 00 08 04 04 04 00DINAMITE F.C. 4º 04 02 01 01 00 03 02 01 08 01ÚLTIMO GOLE F/S 5º 03 02 01 00 01 08 02 06 12 00S.E. PAULISTANO 6º 03 02 01 00 01 05 04 01 02 00VILA REAL/ITATINGA 7º 03 02 01 00 01 04 05 -01 04 00AMÉRICA F.C 8º 01 02 00 01 01 03 05 -02 07 00CAIXA D’ÁGUA F.C. 9º 01 02 00 01 01 04 06 -02 03 00ESTOPIM DA FIEL 10º 01 02 00 01 01 02 06 -04 03 00A. CRRUZEIRO AZUL R. JR. 11º 00 02 00 00 02 00 07 -07 03 00C.R.E.B.A.BAIRRO ALTO 12º 00 02 00 00 02 03 14 -11 09 01

CLASSIFICAÇÃO GERAL DO FUTEBOL DA SÉRIE BEQUIPES DO GRUPO A CL PG J V E D GP GC SG CA CV

JARDIM PARAÍSO F.C. 1º 07 03 02 01 00 10 02 08 02 00

CRS DECORAÇÕES 2º 05 03 01 02 00 04 02 02 04 00

JOENVILE F.C. 3º 04 03 01 01 01 06 07 -01 05 00

E.C.BEIRA RIO 4º 00 03 00 00 03 04 13 -09 03 00

EQUIPES DO GRUPO B CL PG J V E D GP GC SG CA CV

PARANÁ F.C. 1º 09 03 03 00 00 15 01 14 03 00

COMBINADOS STA ELIZA 2º 06 03 02 00 01 09 03 06 02 00

UNESP-BOTUCATU 3º 03 03 01 00 02 06 08 -02 02 02

NEW MASTER 4º 00 03 00 00 03 00 18 -18 02 00

EQUIPES DO GRUPO C CL PG J V E D GP GC SG CA CV

COMERCIÁRIOS III- F.C. 1º 09 03 03 00 00 10 02 08 08 00

VILA REAL F.C. 2º 06 03 02 00 01 08 08 00 06 01

FUNÇÃO DA VILA F.C. 3º 03 03 01 00 02 06 09 -03 07 01

COHAB-VI-F. C. 4º 00 03 00 00 03 06 10 -04 05 00

EQUIPES DO GRUPO D CL PG J V E D GP GC SG CA CV

E.C. VITORIANA 1º 06 03 02 00 01 07 04 03 04 00

SERRA NEGRA-B- F.C. 2º 06 03 02 00 01 05 03 02 07 00

CRUZEIRO STA. MARIA 3º 06 03 02 00 01 04 04 00 05 01

UNIDOS DE BOTUCATU 4º 00 03 00 00 03 02 07 -05 06 01

EQUIPES DO GRUPO E CL PG J V E D GP GC SG CA CV

AMIGOS DO GRILO 1º 06 03 02 00 01 06 03 03 02 01

COHAB I F.C. 2º 06 02 02 00 00 04 01 03 05 00

E.C. UNIÃO 3º 00 02 00 00 02 01 05 -04 05 05

VILA ASSUNÇÃO F.C. 4º 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00

EQUIPES DO GRUPO F CL PG J V E D GP GC SG CA CV

JARDIM BRASIL F.C. 1º 09 03 03 00 00 11 04 07 03 00

GRUPO SEGREDOS F.C. 2º 06 03 02 00 01 07 04 03 06 01

AMBI (AMIGOS DO BIRO) 3º 00 02 00 00 02 02 06 -04 03 01

PARQUE DOS PINHEIROS 4º 00 02 00 00 02 01 07 -06 01 00

EQUIPES DO GRUPO G CL PG J V E D GP GC SG CA CV

E.C. COMERCIÁRIOS 1º 07 03 02 01 00 08 04 04 03 00

MARAJOARA F.C 2º 06 03 02 00 00 08 05 03 02 00

CRUZEIRO AZUL F.C. 3º 01 03 00 01 02 03 08 -05 03 00

MONTE MOR–B F.C. 4º 02 03 00 02 01 05 07 -02 04 00

EQUIPES DO GRUPO H CL PG J V E D GP GC SG CA CV

ESTOPIM DA FIEL-B 2º 07 03 02 01 00 11 04 07 03 00

ATREVIDOS F.C. 1º 07 03 02 01 00 16 03 13 01 00

CLUBE DA VILA 3º 03 03 01 00 02 06 05 01 02 00

SÃO GABRIEL F.C. 4º 00 03 00 00 03 02 23 -21 06 00

Maury torres

Tivemos no último domingo, no campo da Fazenda Lageado, três partidas do campeonato do futebol da Série A. Foram marcados 14 gols, sendo uma média de 4,66 gols por partida, com o trio de arbitragem administrado por: Alex, Mauro, Biro e a mesária Paula.

Resultados dos jogos Data 03 de junho, domingo, cam-

po Fazenda Lageado.10h30 - S.C. PAULISTANO 2 X

4 UNIÃO DA VILA F.C.Os gols para Paulistano: Eliabo

(1), Claudinei (1), para União da Vila:

Murilo (1), Kleber (1), Romeu (1), Le-andro (1). Arbitragem: Mauro, Silvio, Biro, Paula.

13h30 - SERRA NEGRA F.C. 4 X 0 A. CRUZEIRO RUBIÃO JR.

Os gols para Serra Negra: Juliano (1), André (1), Lelo (1), Dú Soares (1).

Arbitragem: Biro, Alex, Mauro, Paula.

15h30 - ESTOPIM DA FIEL 2 X 2 CAIXA D’ÁGUA F.C.

Os gols para Estopim: Felipe (1), Alan (1), para Caixa D’água: Thiago (1), Leandro (1).

Arbitragem: Mauro, Biro, Alex, Paula.

Campeonato botucatuense de futebol varzeano Série A

No último dia 3, foi definida a classificação geral para a segunda fase do Cam-peonato da Serie B, no estádio Sete de Setembro. A equipe do Monte Mor-B F.C. ficou no empate em 2 x 2, com esse resultado fica fora da compe-tição, enquanto a equipe do E.C. Comerciários segue em frente. No campo do Lageado, a equipe do Atrevidos goleou a equipe do São Gabriel em 12 x 1, com esse resultado o Atrevidos F.C. passa para a segunda fase da competição e São Gabriel fica fora.

No campo da Vila Ma-ria, no primeiro jogo a equipe Estopim da Fiel-B com a vi-tória em 2 x 1 contra o Clube da Vila está classificada para a segunda fase e o Clube da Vila está fora. No segundo jogo a equipe Cohab I venceu em 2 x 0 a equipe Amigos do Grilo, com esse resultado, as duas equipes estão classificadas. No terceiro jogo o Jardim Brasil venceu por 3 x 2 a equipe Grupo Segredos, as duas estão classificadas. No quarto jogo a equipe do Marajoara venceu por 4 x 0 o Cruzeiro Azul, com esse resultado a equipe do Marajoara está classificada para a segunda fase e a equipe do Cruzeiro Azul esta fora.

Resultados dos jogos Data 03 de junho, do-

mingo, estádio Sete de Se-tembro.

Grupo G14h30 - MONTE MOR

–B –F.C. 2 X 2 E.C. COMER-CIARIOS

Os gols para Monte Mor: Rafael Henrique (1), Baiano (1), para Comerciários: Thie-

ghi (1), Gregory (1).MONTE MOR–B F.C.

goleiro: Douglas, Thiago, Ga-lego, Baiano, George, Alisson, Fernando, Paulo Vitor, Lin-dolfo, Renan, Rafael Henri-que, Itany, Gilberto. Técnico: Ivanildo.

E.C. COMERCIÁRIOS goleiro: Gabriel, Fabinho, Rodrigo, Adalto, Junior, Gre-gory, Raphael, Luan, Lucas Masquetti, Thieghi, Lucas Luciano, Edinilson, Ricardo, Lucas Almeida, Miranda, Willian, Alessandro. Técnico e jogador: Fabio.

Arbitragem: Vivian, Sil-vano, Erik, Wellington.

Data 03 de junho, do-mingo, campo do Lageado.

Grupo H8h30 - SÃO GABRIEL

F.C. 0 X 12 ATREVIDOS F.C.Os gols para Atrevidos:

Vinicius (6), Diego (1), Cris-tiano (2), Dioni (1), Maycon (1), Anderson (1).

Arbitragem: Silvio, Biro,

Mauro, Paula. Data, 03 de junho, do-

mingo, campo Vila Maria.Grupo H8h30 - ESTOPIM DA

FIEL-B 2 X 1 CLUBE DA VILA

Os gols para Estopim: Cássio (1), Paulo Henrique (1), para Clube da Vila: Rei-naldo (1).

Arbitragem: Claudinei, Ângelo, Paulinho, Tote.

Grupo E10h30 - AMIGOS DO

GRILO/ITATINGA 0 X 2 COHAB I F.C.

Os gols para Cohab I: Weber (2).

Arbitragem: Ângelo, Paulinho, Claudinei, Tote.

Grupo F13h30 - JARDIM BRA-

SIL F.C. 3 X 2 GRUPO SE-GREDOS F.C.

Os gols para Jardim Bra-sil: Fernando (1), Julio (1), André Luis (1), para Grupo Segredos: Marcelo (1), José Carlos (1).

Arbitragem: Paulinho, Claudinei, Ângelo, Tote.

Grupo G15h30 - CRUZEIRO

AZUL F.C. 0 X 4 MARAJO-ARA F.C.

Os gols para Marajoara: Pesão (2), Renato (1), Cris-tiano (1).

Arbitragem: Silvio, Pau-linho, Cleone, Tote.

Campeonato Botucatuense de Futebol Varzeano Série B

Thieghi e Gregory autores dos gols no empate em 2 x 2 na Série B

E.C. COMERCIÁRIOS

Cristiano, Pesão, Renato, fizeram os gols na vitória em 4 x 0 para o Marajoara

Thiago e Leandro autores dos gols no empate 2 x 2 no Lageado Caixa D´Água F.C. Série A

fotos Maury Torres

Page 16: Edição 296

De 09 a 15 de junho de 2012 maisBOTUCATU

16A www.maisbotucatu.com.bresporte

Na manhã do último domingo, dia 03 de junho o Grupo

de Amigos do Maury e Serginho acima de 35 anos, realizaram partidas amistosas de futebol so-ciety. Cinco partidas fo-ram praticadas no campo sintético da Ferroviária. Participaram dos jogos: Leiva (goleiro), Batis-ta, Rogério, Claudinho, Zé, Fabio, Pedro, Fabio, Vinicius (goleiro), Ló, João Chavari, Daniel, Ferrari, Devanir, Ale-mão, Xandy, Gi l son , Luciano, Fred, Rilton, Nivaldo, Maury, Fabio (goleiro), Barbosa, Ge-túlio, Índio, Nei, Odo-rico, Gerson, Serginho, Adriano, Geléia, Italia-no, Devanir.

Pe lo regulamento do jogo será considerado o campeão do amistoso o vencedor de duas par-tidas.

1º jogo: - Equipe BA-TISTA 4 x 0 Equipe DE-VANIR

Os gols para Batista: Pedro (1), Zé (1), Fabio (1), André (1).

Equipe BATISTA go-

leiro: Leiva, Batista, Pedro, Rogério, Claudinho, Zé, Fabio, André.

Equipe DEVANIR goleiro: Vinicius, Ló, Da-niel, João Chavari, Ferrari, Xandy, Devanir, Alemão.

2ºjogo: Equipe BA-TISTA 4 x 0 Equipe GIL-SON

Os gols para equipe do Batista: Zé (2), Claudinho (2).

Equipe BATISTA go-leiro: Leiva, Batista, Pedro, Rogério, Claudinho, Zé, Fabio, André.

Equipe GILSON go-leiro: Vinicius, Luciano, Fred, Gilson, Rilton, Leiva, Nivaldo, Maury.

3º jogo: Equipe RIL-

TON 3 X 1 Equipe GER-SON

Os gols para Rilton: Maury (1), Fred (1), Gilson (1), para Gerson: Nei (1).

Equipe RILTON go-leiro: Vinicius, Luciano, Fred, Rilton, Leiva, Nival-do, Maury.

Equipe GERSON go-leiro: Fabio, Barbosa, Ge-tulio, Índio, Nei, Odorico, Serginho, Gerson.

4º jogo: Equipe RIL-TON 1 x 2 Equipe FER-RARI

Os gols para Rilton: Getulio (1), para Ferrari: Xandy (2).

Equipe RILTON go-leiro: Fabio, Luciano, Fred, Rilton, Leiva, Nivaldo, Maury.

Equipe FERRARI goleiro: Vinicius, Geléia, Adriano, Ferrari, Italiano, João Chavari, Devanir, Xandy.

5º jogo: Equipe FER-RARI 0 X 3 EQUIPE NIL-TÃO

Os gols para Niltão:

Rogério (1), Niltão (2).Equipe FERRARI

goleiro: Vinicius, Geléia, Adriano, Ferrari, Italiano, João Chavari, Devanir, Xandy.

Equipe NILTÃO go-leiro: Nei, Alemão, Batista, Rogério, Niltão, Daniel, Fabio, Japão.

O grande campeão do domingo, 03 de junho, é a equipe do BATISTA e o artilheiro é o jogador Zé, com 3 gols em 2 par-tidas.

Equipe BATISTA go-leiro: Leiva, Batista, Pe-dro, Rogério, Claudinho, Zé, Fabio, André.

Futebol Society da Ferroviária amigos do Serginho e do Maury

Amigos do Serginho e do Maury no Society da Ferroviária

No último final de semana, 2, registramos seis partidas amistosas de fute-bol no campo da ADPM/ 24 de maio, estádio Dr. Acrísio Paes Cruz, no cam-po da Fazenda Lageado e Hidroplas. Marcaram 23 gols, sendo uma média de 3,83 gols por partida.

Resultados dos jogosData, 02 de junho,

sábado, campo ADPM/ 24 de maio.

15h - VET. ADPM 4 X 2 ATREVIDOS F.C.

Os gols para Vet. ADPM: Renan (2), Carlos Alberto (1), Buiu (1), para Atrevidos: Alex (2).

17h - A .D.P.M./

MARCOLA 3 X 1 AMI-GOS DO GORDO

Os gols para ADPM: Luizinho (1), Willian Dar-ros (2), para Amigos do Gordo: Denilson (1).

A.D.P.M./MARCO-

LA goleiro: Juninho Xa-nel, Bruno, Xuxa Juliano, Alemão, Barbosa, Willian Darros, Luizinho, Mané, Veloso, Vander. Técnico: Zé Roberto.

AMIGOS DO GOR-DO goleiro: Bozo, Caveira, Tico, Xandy, Alex, Erik, Adélio, Ariel, Gordo, De-nilson, Ricardinho, Zé Ha-roldo, Maycon, Vaguinho, Maradona, Kleber, Alex. Técnico e jogador Gordo.

Árbitro Biro.

Data 02 de junho, sá-bado, estádio Dr. Acrísio Paes Cruz.

14h30 - SÓCIOS A.A.F. 2 x 2 ÚLTIMO GOLE FUTEBOL SAM-BA

Os gols para Sócios A.A.F., Ebúrneo (1), Lucas Masquetti (1), para Último Gole: Juliano (1), Diego (1).

SÓCIOS A.A.F. go-leiro: Diego, Marquinhos,

Gustavo, Danilo, Lincoln, Zé Galinha, Diogo, Paulo, Lucas Masquetti, Robson, Lucas Luciano, Jair Mas-quetti, Ebúrneo, Caco, Alesio, Orfeu. Técnico e jogador: Zé Galinha.

ULTIMO GOLE FU-TEBOL SAMBA goleiro: Wellington, Kanu, Tiago, Wilson, Guilherme, Carlos, Jô, Juliano, Cesar, Vagner Bessa, Paulo Mioni, Diego, Alexandre, Dedé, Luciano. Técnico: Fernando.

Árbitro Vartão.

16h - VET. A.A.F. 1 X 1 TERCEIRO TEMPO F.C.

Os gols para Vet. A.A.F.: Antony (1), para Terceiro Tempo: Paulinho (1).

VET. A.A.F. goleiro: Bartoli, João Galinha, Tur-co, Marcelo, Claudinho, Zinho, Pulga, Jéferson, Taxinha, Cabeção, Antony, Vagner, Zé Ito, Macarrão,

Ricardo Acerra. Técnico: Valter Acerra.

TERCEIRO TEM-PO F.C. goleiro: Tafarel, Mateus, Peta, Tiago, Dito, Michel, Pelé, Bruninho, Edson, Murilo, Banana, Paulinho, Juruna, Wilians, Tonho, Luizinho, Beto, mascote: Lucas (filho do Tafarel). Técnico e jogador Dito.

Árbitro: Macarrão.

Data 02 de junho, sábado, campo Fazenda Lageado.

16h30 - SINDICATO

FERROVIÁRIOS 3 X 1 COMERCIÁRIOS III

Os gols para Sindica-to: Souza (1), Diego (1), Rafael (1), Bruno (1), para Comerciários: Diego (1).

SINDICATO FER-ROVIARIOS goleiro: Zé Maria, Zanetti, Pedro Paulo, Pelares, Carlinhos, Mocó, Erick, Marcos Sa-

lomão, Cláudio, Souza, Diego, Rafael, Jabá. Téc-nico e jogador: Hélio Masquetti.

COMERCIÁRIOS III goleiro: Antonio, Sor-riso, Luciano, Sidney, Roberto, Bruno, Tiago, Leonardo, Marquinhos, Diego, André, Fabinho, Marcelo, Reginaldo. Téc-nico: Márcio.

Data 02 de junho,

sábado, campo Hidroplas.16h - APACHE F.C.

1 X 2 E.C. TURBINA-DOS

Os gols para Apache:

Romeu (1), para Turbina-dos: Silvio (1), Felipe (1).

APACHE F.C. go-leiro: Marcelo, Sandro, Fogão, Juninho, Barduco, Kassama, Adriano, Feli-pe, Felipe Souza, Alex, Alexandre, Edgar, Sergio. Técnico e jogador: Fogão.

E . C. T U R B I NA -DOS go le i ro : Br uno, Urso, Nei, Renato, Fa-binho, Genialdo, Fer-nandinho, Gê, Felipe, Dani lo, Marqu inhos, Silvio, Cabra, Zuza, Fer-nando, Wellington, Rob-son. Técnico: Luciano.

Árbitro: Milton.

Jogos amistosos do Futebol Varzeano de Botucatu

VET. FERROVIÁRIAÚLTIMO GOLE FUTEBOL SAMBATERCEIRO TEMPO F.C.

SOCIOS A.A.FERROVIÁRIA

Fotos Maury Torres

Page 17: Edição 296

De 09 a 15 de junho de 2012maisBOTUCATU

17Awww.maisbotucatu.com.br esporte

Neste domingo (10) acontece a final do Cam-peonato Botucatuense Veterano A-35, ent re ADPM e YBYTU. Além da final, também aconte-ce a disputa pelo terceiro lugar do torneio.

As par t idas serão disputadas no Campo da Ferroviária. Às 13 horas, a Ferroviária encara a Sabesp, pe lo te rce i ro lugar. E às 15 horas, tem início a grande f inal , entre ADPM e YBYTU.

A equipe da ADPM, atual campeã da compe-tição, joga sua sétima final consecutiva, e vem em busca do bicampeo-nato. O artilheiro do tor-neio é Marcos Aparecido Delomo, da Ferroviária,

com 13 gols marcados.Semifinais - No últi-

mo domingo (3) aconte-ceu a segunda semifinal do Veterano A-35, en-tre ADPM e União da

Vila. No tempo normal o jogo acabou 1 a 1, e nos pênaltis, a equipe da ADPM garantiu vaga na final, ganhando por 4 a 1.

A p a r t i d a q u e j á h av i a s i d o r e a l i z a d a no dia 27, e terminou empatada em 2 a 2, foi d i sputada novamente em v i r tude da pouca

iluminação natural ao final do primeiro jogo. O time do YBYTU, ou-tro finalista, venceu a Sabesp por 4 a 2 na ou-tra semifinal.

Serviço: Campo da Associação Atlética Fer-roviária - Endereço: Ave-nida Manoel Silva s/n, Vila São Lúcio - Telefone: 3815-3072

ADPM e YBYTU disputam títuloVeterano A-35, neste domingo (10)

PMB

No último domingo, 3, a equipe de futebol femi-nino da ABD/AAF entrou em campo contra a forte equipe da Ferroviária de Araraquara, em jogo reali-zado no Estádio Dr. Acrí-sio Paes Cruz. A partida foi válida pela quinta rodada do campeonato Paulista e também estava em jogo a liderança do grupo 1.

A equipe visitante abriu o placar aos 16 mi-nutos do primeiro tempo, mas isso não abalou as me-ninas da ABD/AAF que continuaram lutando. Aos 21 minutos, Rafa empatou

o placar e aos 23, Grace aproveitou um rebote e virou o jogo.

Antes de fechar o pri-meiro tempo, aos 42 minu-tos, as visitantes igualaram o placar. No segundo tempo, Botucatu voltou mais deter-minada ainda e fechou o placar em 4×2, com um gol aos 33 da atacante Tika, e aos 42, da lateral Bruninha.

Com esse grande jogo, e placar vitorioso, a ABD/AAF soma 13 pontos, abre 5 pontos do segundo co-locado e permanece na liderança do grupo invicta na competição.

líder

alerta

O tenista da Associação Atlética Ferro-viária (AAF), Octávio Castro (12), sagrou-se vice-campeão na ca t egor i a “ I n i c i a n t e ” no 1º Torneio Hiroki Acade-mia de Tênis de Botucatu. A competição foi válida pela Liga Regional de Tê-nis e reuniu mais de 100 tenistas, em várias cate-gorias. O atleta é orientado pela professora da AAF, Caroline Arruda (Guga).

Na última seletiva para o Campeonato Pau-lista de Kung Fu realizada dias 2 e 3 de junho, a Aca-demia Shaolin Botucatu garantiu a participação de mais dois atletas na mais importante competição do Estado da modalida-de, que reuniu mais de 400 atletas na cidade de Valinhos.

Oito atletas, a delega-ção botucatuense obteve vagas na categoria juvenil/mãos livres, com Matheus Moura e Nicolas Ricardi, que conquistaram o quarto e quinto lugar, respecti-vamente, na seletiva. A Shaolin Botucatu já havia garantido seis atletas para o Paulista ainda na pri-meira classificatória para o torneio, realizada dias 31 de março e 1º de abril, em Limeira.

Já o técnico da equipe, Ronaldo Fogueral, ainda

conquistou a medalha de ouro na categoria Xing Yi adulto (estilo similar ao Tai Chi Chuan, concentrando--se nos movimentos rápidos e fortes). Para ele, a classi-ficação mostra a evolução dos atletas da academia. “O nível técnico, tanto da Shaolin quanto das demais academias participantes, esteve muito competitivo, pois as classificações con-quistadas por nossos alunos foram disputadas ponto a ponto”, ressalta.

O Campeonato Pau-lista de Kung Fu, ocorre a partir de julho, em Ba-rueri e a agremiação local iniciou a preparação dos atletas classificados. “São Paulo é o berço do kung fu nacional e nossa equipe tem iniciado uma rotina intensa de preparação. A disciplina e concentração são fatores cruciais para o sucesso dos atletas. Essa

será a primeira vez que muitos irão disputar um campeonato de grande porte como o Paulista”, conclui Fogueral.

Sobre a Shaolin Botu-catu - A Academia Shaolin Botucatu de Kung Fu conta atualmente com mais de 60 atletas nas mais diversas categorias. Também ofere-ce aulas de Boxe Chinês e aulas de Tai Chi Chuan e Kung Fu Kids (para crian-ças a partir de cinco anos).

A agremiação está localizada na Rua Manoel Rodrigues Antunes, nº 104, na Vila dos Lavradores. Contatos podem ser feitos pelo fone (14) 3354-4001 ou pelo email [email protected]. In-formações sobre treinos, torneios e novidades da academia, acesse também o blog oficial: www.shao-linbotucatu.blogspot.com.

ABD/A.A.Ferroviária vence e confirma liderança no Paulista

tênis

Atleta de Botucatu é vice-campeão em Torneio de Tênis

artes marciais

Shaolin Botucatu classifica mais dois atletas para o Paulista de Kung Fu

ABD/AAF lidera a competição

Divulgação

Page 18: Edição 296

De 09 a 15 de junho de 2012 maisBOTUCATU

18A www.maisbotucatu.com.bresportelazer

destaque

No domingo (3), a Prefeitura de Bo-tucatu fez a en-

trega do Clube de Malha e Bocha da Cohab 1, na re-gião Sul da Cidade. A obra foi viabilizada pela parceria entre as Secretarias de Es-porte e Planejamento. O investimento no espaço foi de pouco mais de R$ 50 mil. O local, totalmente coberto e com sanitários, possui uma cancha para a prática da malha de apro-ximadamente 40 metros de extensão e outra, de 18 metros, voltada às partidas de bocha.

O Clube de Malha e

Bocha, por indicação da própria comunidade, re-ceberá o nome de Dirceu Justino da Silva. O proje-to de lei de iniciativa do prefeito João Cury Neto deu entrada na Câmara e deverá ser apreciado pelos vereadores nas próximas sessões. Na cerimônia de entrega do espaço, além de autoridades públicas e da própria comunidade, esteve presente a filha de Dirceu, Fernanda Correa da Silva, que agradeceu à homenagem. “Ele era um excelente pai e avô, e ado-rava estar com seus amigos de bocha. Certamente, se

ele estivesse entre nós hoje iria adorar o que foi feito com este espaço”, diz.

Claudio Pavan, pre-sidente do clube, diz que no local existia apenas um campo improvisado de ma-lha, cercado por tela, mas que há pelo menos 20 anos era utilizado pelos adeptos da modalidade. “Agora o atrativo será maior. O clube será aberto a todos, não ape-nas para quem é da Cohab. Pensamos até em promover campeonatos para interagir com outros atletas. O bom é que com isso você faz exer-cício e troca ideias com os amigos”, comenta.

A equipe paradespor-tiva do Centro de Inclusão para Jovens e Adultos com deficiência (Cieeja) par-ticipou no último dia 30 de maio, do 14º Circuito de Esportes Adaptados da Federação das Associa-ções de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes), em Lençóis Paulista.

A delegação do Ciee-ja, coordenada por Fábio Martisson, é composta por 32 atletas, que competem em diferentes modalida-des como atletismo, tênis de mesa, bocha adaptada, dama e xadrez.

Na oportunidade, o botucatuense Luiz Roberto Perguer Júnior conquistou a medalha de ouro na prova de salto em distância com a marca de 3,45 metros. A atleta Janaína Cassol, além de garantir o bronze no arremesso de peso, conse-guiu ultrapassar a marca da equipe estadual com 6,20 metros e está muito pró-xima do índice da equipe brasileira da modalidade.

Patrícia Kruppa Villa-

ni Ghellardi, coordenadora do Cieeja, conta que outro destaque de Botucatu na competição foi o cadeirante Fernando Augusto Pereira de Lima que conseguiu traduzir, na pista de atle-tismo, o verdadeiro papel do esporte na inclusão das pessoas com deficiência: a superação de limites.

“Foi muito emocio-

nante o momento em que ele entrou na pista de corri-da para competir com atle-tas andantes e conquistou o primeiro lugar. O esporte é um grande instrumento de inclusão social, à medida que permite a transforma-ção de fatores limitantes em potencialidades, agora reconhecidos socialmen-te”, ressalta.

Os judocas Ana Flávia Marcondes do Amaral e Rafael Henrique Stringuet-ta, formados pela parceria Sesi/Mata Sugizaki, re-presentaram Botucatu no Campeonato Estadual do Interior Sub-20, organiza-do pela Federação Paulista de Judô (FPJ) no ginásio da Associação Atlética Botu-catuense (AAB), no sábado passado, dia 2.

Ambos ficaram com a terceira colocação e estão classificados para o Cam-peonato Paulista Sub-20, que será realizado na cida-de de Registro, no próximo dia 23 de junho. Ana Flávia luta pelo peso ligeiro e Stringuetta no peso pesado. Os dois atletas voltam a competir por Botucatu nos Jogos Abertos da Juventu-de marcado para o dia 15 de junho, em Presidente Prudente. Os “Joguinhos da Juventude” são voltados a atletas de 15 a 18 anos.

Outro que levou o nome de Botucatu em mais uma competição da FPJ foi Pedro Paulo Benyunes Vieira.

Também no último sábado, desta vez no gi-násio do Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo, o judoca da Mata Sugizaki conquistou o segundo lugar no peso pesado na Copa Ci-dade de São Paulo. Com o resultado, ele garantiu vaga no Campeonato Paulista Sênior, que será disputado em setembro, ainda sem local definido. Pedro Viei-ra é atual campeão de sua

categoria nos Jogos Regio-nais (Barra Bonita-2011) e no ano passado ficou com a quinta colocação no Paulista.

O próximo desafio do judô Sugizaki será no sábado, dia 9, em Amparo. Na oportunidade, o atleta Marcelo Costa Camargo, pelo peso meio médio, sobe nos tatames para disputar o Campeonato Paulista Master.

Cohab 1 ganha campo de Malha e Bocha

superação

Equipe do CIEEJA ganha mais um ouro e atinge índice paulista

Mauro Basseto

Judocas de Botucatu se classificam para o Paulista Sub-20 e Sênior

O investimento foi de mais de R$ 50 mil

PMB

PMB

Equipe se destacou na competiçãoÀ esquerda, Rafael Henrique Stringuetta

Page 19: Edição 296

De 09 a 15 de junho de 2012maisBOTUCATU

19Awww.maisbotucatu.com.br

Nosso e-mail [email protected]

+ esporte

=CAMPINHO DA SANTANA=

=EPÍLOGO=

regional

clube

“SAIBA SEMPRE QUE MUITAS VEZES A FELICIDADE DE QUEM ESTÁ AO SEU LADO DEPENDE DA SUA FELICIDADE”

Décadas dos anos 40/50 e bem ali no Centro da Cidade, defronte a antiga Casa de Saúde, hoje SAMU, ocupando o quarteirão todo formado pelas Av. Santana, Rua Sete de Setembro, Silva Jardim e Costa Leite, havia um imenso terreno, popularmente denominado como o “campinho da Santana”, onde nós, a criançada da região, batía-mos nossa bolinha, empinávamos pipa, jogávamos bolinha de gude e betis (hoje coisa rara) e ainda, eventualmente ali eram montados circos e parques que nos visitavam.

Na foto acima, ainda garotos, os velhos “habitueis” diários do campinho, assim alinhados:

Em pé: PENOSO; WANDERLEY PIZIGATTI; SILAS MOLINA; JOÃO VELO; TONINHO SAN-TANA; JOÃO e LUIZ BATISTA; NATA GABRIEL e o NHÔ.

Agachados: ANSELMO; MANECO; BEIVE PIZIGATTI e ORLANDO GUERREIRO.

Sentados: os fraldinhas da época ZÉ CARLOS PAVÃO; CHUMBÃO; BIGUITA e o RENÊ ALVES.

Alguns já nos deixaram e descansam em paz.

=NOSSO ESPORTE – NOSSA GENTE=Dizem os entendidos que o pai do futebol

brasileiro é CHARLES MILLER, um brasileiro que foi estudar na Inglaterra e quando retornou em 1894 trouxe duas bolas da marca SHOOT, um livro de regras e sua experiência como jogador que lá adquiriu.

Entretanto, apregoam outros que antes de Char-les, o futebol já havia sido jogado em terras nacionais pois tripulantes de navios europeus costumavam bater bola sempre que desembarcavam no litoral brasileiro, porém essa prática não vingou definitivamente porque quando eles partiam, levavam a bola embora.

=GENTE QUE É GENTE= Nossa vizinha e amiga

de longa data que posa na foto ao lado, comemorou no dia 8 mais um ano de feliz existên-cia, pelo que a cumprimenta-

mos efusivamente e desejamos enfatizar que por tudo de bom

que realiza nesta vida a pre-zada Profa MARIA AMÉLIA BLASI TOLEDO PIZA é por

nós considerada gente QUE É GENTE...

Aconteceu no domin-go (3), na cidade de Jaú, a oitava rodada do Cam-peonato da Associação Regional de Handebol. A equipe masculina de Botucatu venceu o time de Pratânia pelo placar de 38 a 25. O destaque da partida foi o jogador Pablo, do time de Botucatu, com nove gols marcados.

Com a vitória, a equi-pe botucatuense chegou aos 16 pontos na compe-tição, com cinco vitórias e uma derrota, em seis partidas disputadas. O time da Cidade está na quarta posição do torneio, com

dois jogos a menos que os demais adversários.

A próxima partida de Botucatu será contra Dois Córregos, no próximo domingo (10), na cidade de Jaú.

A equipe de handebol da cidade de Botucatu é formada por atletas vindos dos projetos sociais desen-volvidos pela Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, com par-ceria técnica da Associação Botucatuense de Handebol e convênio com o Sesi, no Programa Esporte do Fu-turo (PAF).

Apesar de já responder desde o dia 1º de junho pela administração da Associa-ção Atlética Botucatuense (AAB), a nova diretoria do clube, eleita no último dia 27, tomou posse no domin-go, dia 3.

Confira os integrantes da nova Diretoria

- Presidente: Jânio Gonçalves

- Vice-presidente de Esportes: Ché Fioreto

- Vice-presidente So-cial: Claudio Herbst (Di-nho)

- Presidente do Con-selho Deliberativo: Nelson Lara

- Vice-presidente do Conselho Deliberativo: Dr. Otávio Barros

- Presidente do Conse-lho Fiscal: Marcos Aurélio Alves dos Santos

- Membros do Conse-lho Fiscal: Nelson Augusto Manoel Izeppe e Sergio Maschetti

- Suplentes Conselho Fiscal: Roberto Benedito Desan, Genésio Daltio e Albino Ribeiro

As empresas CPFL, Sabesp e Rádio Criativa FM foram as grandes ven-cedoras da rodada do final de semana dos Jogos do SESI 2012. Além do xadrez rápido, futebol de mesa e pebolim individual que tiveram seus campeões definidos, foram realizados jogos de tênis de campo, futsal e futebol society.

No sábado, dia 2, foi realizada a modalidade de xadrez rápido, uma versão onde cada competidor tem apenas 21 minutos para jogar. Roberto Aparecido dos Santos (CPFL) foi o vencedor. A medalha de prata ficou com Douglas Manoel Menti (Duratex) foi o segundo e Jonatas Marcílio Roma (Duratex) foi terceiro.

O futebol de mesa, ou botão, como popularmente é conhecido, foi disputado no domingo, dia 3, pela manhã e teve como cam-

peão Nivaldo Ceará (Rádio Criativa FM). O atleta buscava o título há vários anos, mas sempre “batia na trave”. As medalhas de prata e bronze ficaram com a Duratex, respectivamente com Fernando de Oliviera Castro e Felipe Colpás Garcia da Silva.

No domingo, à tar-de, foi a vez do pebolim individual. Com 12 par-ticipantes, a modalidade teve como vencedor Fá-brio Henrique de Moura Bis (Sabesp). Na final, ele derrotou Diogo Ricardo Costa (Duratex).

Pebolim Individual1º Lugar - Fábio Hen-

rique de Moura Bis - Sa-besp

2º Lugar - Diogo Ri-cardo Costa - Duratex

3º Lugar - Paulo Ro-berto Scarpelini Sobrinho - Duratex

Handebol masculino botucatuense vence mais uma pelo campeonato regional

Nova diretoria toma posse na AAB

sesi

CPFL, Sabesp e Rádio Criativa são as campeãs da rodada

Page 20: Edição 296

De 09 a 15 de junho de 2012 maisBOTUCATU

20A www.maisbotucatu.com.br

CMYK

especial

Page 21: Edição 296

www.maisbotucatu.com.br 09 a 15 de junho de 2012

CadernoCMYK

3B

Clarissa Athayde com assessoria

A Prefeitura de Botucatu, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou na manhã

de segunda-feira (4), na Sala de Tele-confêrncia da Secretaria de Educação, o lançamento do programa “Eco Botu-catu”. O evento contou com a presença do prefeito João Cury Neto; presidente da Câmara Municipal, André Rogério Barbosa; secretário de Meio Ambiente, Layre Colino Júnior; professora da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA), Denise Laschi; presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Samir Zacharias; gerente da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), Carlos Augusto Mendes; e o diretor da empresa Eletrolixo, Ricardo Mazafera. Além da participação de outras autoridades, representantes de empresas locais, funcionários da Secretaria de Meio Ambiente e educadores.

O programa construído ao longo dos últimos meses pela equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente recebeu contribuições valiosas de parceiros exter-nos, como Organizações Não Governa-mentais (ONGs), associações de classe e entidades, além de ser um exemplo prá-tico da importância da transversalidade entre as diversas secretarias municipais. Na oportunidade o secretário de Meio Ambiente, Layre Colino Júnior, apresen-tou ao público presente em detalhes todos os 11 projetos que compõem o programa.

As ações são voltadas a moderniza-ção da legislação, desenvolvimento de campanhas educativas, investimentos em arborização e execução de obras. São elas: Projeto de Recuperação Am-biental, Plano Municipal de Arborização Urbana, Código de Arborização Urbana, Campanha Botucatu “Ar mais Puro”, Reciclagem de Pneus, Campanha “Botu-catu Livre da Fumaça Preta”, Campanha Contra Queimadas, Censo de Economia Verde, Campanha de Mutirão do Lixo Eletrônico, Projeto do Parque Municipal Joaquim Amaral Amando de Barros e

ECO Botucatu terá mais de dez ações em prol do Meio Ambiente

Projeto do Parque Natural Municipal Cachoeira da Marta.

O projeto do Parque Municipal, loca-lizado no Jardim Paraíso, visa adequar estruturalmente o espaço por meio da construção de: portaria com vigilância; área de lanchonete; centro recepti-vo com anfiteatro e salão de eventos com sanitários; esplanada para eventos com concha acústi-ca; lago artificial; pergolado; trilha de interpretação ambiental; praça poliesportiva para atendimento de crianças, jovens e adultos; brinquedo-teca; e edifício desti-nado ao “Poupatempo Ambiental”, onde deve-rão ser instaladas a Secreta-ria Municipal de Meio Ambiente, Cetesb, Instituto Florestal, Fundação Florestal e Guarda Civil Municipal Ambiental. O projeto está orçado em R$ 2.800.000,00.

Já o projeto da Cachoeira da Marta também propõe adequar a estrutura do parque, com a construção de um centro de educação ambiental equipado com sala audiovisual para atender o programa de educação e interpretação ambiental desenvolvido por meio de visitação monitorada, proporcionando o reconhe-cimento e respeito da área como uma unidade de conservação pela população como um todo. Haverá ainda a reforma e construção de trilhas, construção de um posto de apoio para caseiro, segurança, administração e estacionamento. O projeto está orçado em R$ 1.550.000,00 cujos recursos deverão ser provenientes do Fundo de Interesses Difusos (FID) da Secretaria Estadual de Justiça e da Defesa da Cidadania, por meio de convênio.

Segundo o Layre Colino Júnior, a expectativa é que as duas obras tenham início no segundo semestre deste ano. O secretário, ainda em seu discurso, ressal-tou que o programa Eco Botucatu tem

como objetivo principal o bem estar da comu-nidade.

Termo de Com-promisso de Recupe-ração Ambiental - Na

ocasião o prefeito João Cury Neto e o gerente da

Cetesb de Botucatu, Carlos Augusto Mendes, também as-

sinaram o termo de repactuação dos Termos de Compromisso de Recu-

peração Ambiental (TCRAs) que prevê o plantio de 30 mil mudas no período de três anos no Município.

PROGRAMA “ECO BOTUCATU”

Projeto de Recuperação AmbientalO projeto prevê a recuperação am-

biental em decorrência da realização de obras e serviços, tais como: construção de galerias de águas pluviais, pontes, estradas rurais, desassoreamentos de corpos d’água, estabilização de talu-des, conjuntos habitacionais, dentre outras consideradas de interesse social, utilidade pública e/ou baixo impacto ambiental, conforme previsto pela Resolução nº 369/2006, do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) as quais interferiram em áreas de pre-servação permanente ou na supressão de vegetação.

Plano Municipal de Arborização UrbanaO Plano Municipal de Arborização

Urbana tem como objetivo a preserva-ção e ordenamento do verde urbano e está sendo realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente em par-ceria com a Unesp - FCA, Fatec e parti-cipação das ONGs. O Plano conta com dois importantes projetos: rearborização urbana da Avenida Prof. Raphael Lau-rindo, no Jardim Paraiso, que é projeto piloto para o Plano Municipal e servirá de modelo para os demais projetos de rearborização a serem implantados a médio e longo prazo no Município; e a revitalização de avenidas, visando recompor a vegetação para embeleza-mento local, devendo ao mesmo tempo facilitar a visão de motoristas.

Código de Arborização UrbanaO Código busca uma boa arbori-

zação, essencial à qualidade de vida. Cientes da necessidade de estabelecer uma nova legislação ambiental sobre arborização para o município, a Se-cretaria Municipal de Meio Ambiente juntamente com ONGs, Unesp e Guarda Municipal Ambiental estão

desenvolvendo um processo de revisão do Código Municipal de Arborização, o qual é o principal instrumento de regulação das normas de manutenção e preservação de árvores no perímetro urbano de Botucatu.

Campanha “Botucatu Ar Mais Puro”A Campanha Botucatu Ar Mais

Puro é uma parceria entre Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Secre-taria Municipal de Transporte, que visa conscientizar a população sobre a im-portância da qualidade do ar em nossas vidas. Entre outras ações, o programa conta com inspeções veiculares gratuitas abertas à comunidade.

Reciclagem de PneusA Secretaria Municipal de Meio

Ambiente, juntamente com a Secretaria Municipal de Obras, apoiam o programa de reciclagem de pneus no Município. Os pneus descartados pela população ou pelas empresas são recebidos em um galpão de armazenamento tempo-rário, de responsabilidade da Prefeitura de Botucatu, onde são devidamente acondicionados, para posteriormente serem enviados à empresa Reciclanip, responsável pela destinação ambiental-mente correta dos mesmos. Assim, os pneus não afetam o ambiente e podem ser reutilizados na fabricação de postes.

Campanha “Botucatu Livre da Fumaça Preta”

A Campanha “Botucatu Livre da Fumaça Preta”, realizada pela Secre-taria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria Municipal de Transporte, prevê a realização de ins-peções semestrais nos veículos a diesel utilizados pela Prefeitura, tanto da frota própria quanto da frota terceirizada. A fumaça preta, formada por partículas muito finas de carbono, resultado da queima incompleta do diesel, além de danificarem a vegetação e as constru-ções, penetram no nosso pulmão colo-cando em risco nossa saúde.

Censo de Economia VerdeO Censo de Economia Verde permite

o acesso da população a informações so-bre produtos e serviços ambientalmente responsáveis no município, através de uma plataforma única online. O cadas-tro de cada empresa, ONG ou cidadão é gratuito. Cada indivíduo ou empresa cria seu próprio site dentro da rede, podendo disponibilizar conteúdo em forma de texto, contatos, fotos, vídeo ou apresentações para download do consumidor ou outro interessado.Lançamento Eco Botucatu

Secretário apresentou os projetos

Foto: Andréia Seullner

Foto: Andréia Seullner

Reforma e ampliação do Espaço Cultural custará, mas de R$ 1,5 milhão

Page 22: Edição 296

09 a 15 de junho de 20122Bwww.maisbotucatu.com.br

Jairo Pires de CamposColuna do Jairo

Jesumina Domene Dal Farra(Professora e escritora)

Crônicas da cidade

Ariovaldo Di Creddo

Cinema

Antônio Carlos dos SantosMáximas e Mínimas

- PROGRESSO GARCIA -parte 6 ( final )

Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus.

Se o Evangelho nos pro-põe essa mensagem, deduzi-mos que há duas espécies de pão: o que alimenta a vida e o que alimenta a alma.

Nada é mais importante para a sobrevivência huma-na do que o pão. Um pedaço de pão é tudo o que a fome deseja para ser saciada.

O homem luta, trabalha, dá o suor do rosto para trazer o pão com fartura para sua mesa.

A alma também encon-tra no pão eucarístico seu ali-mento de salvação, porque é dentro dele que o mistério divino se esconde. Ele foi tra-zido do céu por uma simples criança nascida em Belém. Essa criança, querendo viver nossa humanidade, partici-pou da família de Nazaré onde aprendeu, com seu pai adotivo, a carpintaria da cruz que foi fazendo com o sofrimento, a dor e a incom-preensão que experimentou.

Erguida nessa madeira, deixou na última ceia seu

corpo e seu sangue como memorial de sua paixão, morte e ressurreição. Da sua missão, a fraternidade deixou como lembrete de seus ensinamentos: “amai--vos uns aos outros como eu vos amei”.

Esse homem chamado Jesus traçou entre o céu e a terra o sinal da Cruz como marca da cristandade que existe. Um túmulo vazio encheu-se de redenção que ficou como prova da ressur-reição.

E hoje é o Cristo ressus-

citado que volta aos altares, oferecendo sua carne e seu sangue como alimento de vida eterna. É o banquete dos eleitos que o pincel de Leonardo da Vinci reprodu-ziu sobre a tela para tornar--se famoso como a última ceia.

A folhinha, na sua arte de pintar números, também celebra tão inédito aconteci-mento com um dia chamado “Corpus Christis”.

1. O que os olhos não vêem a mente imagina de um jeito três vezes pior.

2. Depois da tempestade vem a gripe.

3. A mulher deve sempre sonhar com um marido fiel e obediente, desde que não pretenda transformar isso em realidade.

4. Quem ama o feio... é cego.

ComédiaApelando para situações de humor do tipo pastelão,

“Faça-me Feliz!” (França, 2009) não chega a ser uma grande comédia. Com direção de Emmanuel Mouret, o roteiro parte de uma situação inusitada: o casamento de Ariane e Jean-Jacques não está muito bem. O que ela faz? Para reacender a chama da paixão e do casal, ela arruma uma amante para o marido (sem ele saber). Acontece que o marido não é lá muito charmoso e a amante, vejam só, é a filha do presidente da França. Exibido na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em 2009, essa comédia além de não ser levada a sério, também não provoca risos espontâneos. Poderia ser melhor. No elenco, Frédérique Bel (como Ariane) e Emmanuel Mourte (como Jean-Jacques).

EspionagemJohn Lê Carré (1931) trabalhou durante dezesseis anos

no Serviço de Inteligência do Ministério das Relações Exteriores da Inglaterra, e durante muito tempo negou que fosse espião. Dessa experiência, surgiu o mestre do romance de espionagem. Seu livro de maior sucesso editorial é “O Espião Que Saiu do Frio” (1963). Depois vieram outros como, “O Gerente Noturno”, “A Casa da Rússia”, “O Alfaiate do Panamá” e, em 2001, o autor volta a surpreender com “O Jardineiro Fiel” (levado ao cinema por Fernando Meirelles), tendo como vilã a indús-tria farmacêutica internacional. John Lê Carré é um dos autores que soube explorar com maestria a espionagem durante a Guerra Fria.

O diretor sueco Tomas Alfredson (de, Deixa Ela Entrar) leva para as telas a adaptação de “O Espião Que Saiu do Frio” (2011), uma investigação sigilosa dentro da elite do serviço secreto britânico, conhecido como o Circo, onde existe a possibilidade de uma agente duplo soviético ter se infiltrado. Na trama ambientada em 1973, o agente George Smiley é designado para uma tarefa árdua: descobrir, entre seus colegas do serviço de inteligência secreto, quem seria um espião a serviço dos soviéticos. Destaque no elenco para os competentes Colin Firth (de O Discurso do Rei, que ganhou o Oscar como melhor ator) e o veterano John Hurt, além de Gary Oldman, vivendo o veterano espião George Smiley (indicado ao Oscar por esta interpretação). É um suspense de espionagem que merece ser visto: pelo elenco e autor.

Pão Eucarístico

“LAMBE-LAMBE” (JAIRO)

11/11/1945 – TIMBRE DE ENVELOPE DE ENTREGA DE FOTOS 3 X 4 E 6 X 9(IMAGEM AMPLIADA)

NOTA – CLOVIS BEVILÁCQUA FOI A NOVA DENOMINAÇÃO ATRIBUÍDA À RUA CURUZU EM 1945 E QUE RESISTIU APENAS POR TRÊS ANOS APROXIMADAMENTE. EM DECORRÊNCIA DA IMPORTANTE, FORTE E IRRESISTÍVEL PRESSÃO

CONTRÁRIA À MUDANÇA, EXERCIDA PRINCI-PALMENTE PELOS ORGULHOSOS MORADORES DA HISTÓRICA RUA DO CURUZU, A GLORIOSA DENOMINAÇÃO FOI COM JUSTIÇA RESTABELE-CIDA EM 1948.

- PROPAGANDA INSERIDA NO GUIA DA E.F.S. DE 1950 -

Lembro-me de que o Progresso, como outros, usava

máquina que requeria que o fotógrafo cobrisse a cabe-

ça com pano preto para direcionar e ajustar o foco, e

ainda disparar acima da cabeça através de gatilho, um

dispositivo alimentado com magnésio, substância quí-

mica que se inflamava e produzia instantânea, intensa e

clara luminosidade (“flash” da época) que no ambiente

interno permitia a fotografia em negativo de chapa de

vidro. Para mim, esta máquina do uso do Progresso, era

uma antiga máquina fotográfica apelidada de “lambe-

-lambe”, nada tendo a ver com a peça questionada.

Progresso Garcia faleceu em 02 de março de 1992 aos 79 anos. Está sepultado no Cemitério Municipal Portal das Cruzes.

Page 23: Edição 296

09 a 15 de junho de 2012www.maisbotucatu.com.br

3B

Clarissa Athaydecom assessoria

A empresa Darga Pavi-mentação e Terraplenagem LTDA será responsável pela readequação do Espaço Cultural “Dr. Antônio Ga-briel Marão”, que funciona na Avenida Dom Lúcio, no Centro. A obra está orçada em R$ 1.586.586, 22.

De acordo com a Se-cretaria Municipal de Co-municação, a maior parte dos recursos virá de um convênio que o prefeito João Cury Neto assinou com a Secretaria de Estado de Cultura. O prazo para conclusão das obras é de 12 meses.

Atualmente, o Espaço Cultural abriga, com al-gumas limitações em suas instalações, programas, equipamentos e a sede ad-ministrativa da Secreta-

Com promoção do Cen-tro Acadêmico Pirajá da Silva (CAPS)- entidade re-presentativa dos estudantes da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB)-, ocorre dias 13 e 14 de junho, a partir das 20 horas, a 17ª edição do CAPS Acústico, mostra de música universitária. A participação é aberta a todos os interessados, não sendo necessário vínculo com a Unesp.

CAPS Acústico promove arte universitária com a comunidade

O CAPS Acústico ocorre novamente no Teatro Muni-cipal “Camillo Fernandez Dinucci”, em Botucatu. Po-derão se inscrever bandas, formações ou cantores, in-dependentemente de estilo musical e tipo de instrumen-to utilizado.

Os artistas inscritos de-verão viabilizar os próprios instrumentos para a apre-sentação. A organização irá dispor apenas o sistema de

som completo, iluminação, bateria (sem pratos e pedal de bumbo), dez pedestais, dez microfones de voz e sete microfones de bateria.

As inscrições para os artistas interessados vão até 9 de junho (havendo vagas, o período pode ser prorrogado) e será feita exclusivamente pela internet, através do site www.cultural.capsunesp.com. No formulário dispo-nível, poderá ser escolhido o

Reforma e ampliação do Espaço Cultural custará mais de R$ 1,5 milhão

Foto: divulgaçãoria Municipal de Cultura. Construído em 1967, o conjunto de prédios seguiu conceitos avançados e tinha como principal finalidade a instalação de uma escola de educação infantil nos mol-des das “escolas parque” implantadas por Mário de Andrade, em São Paulo.

O projeto original, ela-borado em 1966, é assinado pelo arquiteto Nadir Meze-rani, mas nunca chegou a ser concluído. “As obras não foram finalizadas por oca-sião de mudança de governo e desde então os prédios são utilizados sem a ideal conclusão proposta. Fico feliz em saber que, mesmo tanto tempo depois, nosso projeto será completado”, afirma Mezerani.

Além de proporcionar o acabamento adequado dos prédios já em utilização, o projeto prevê a revitalização do espaço e a instalação

de novos equipamen-tos públicos vinculados à Secretaria Municipal de Cultura, mantendo ainda área livre para a realização de eventos.

As edificações já exis-tentes receberão imperme-abilização, restauro do piso, novas instalações elétricas e pintura. Haverá constru-ção de novos conjuntos

de sanitários. O projeto prevê a di-visão do novo complexo em seis grandes blocos que abrigarão o Museu de Arte Contemporânea (MAC) “Itajahy Martins”, área

de convivência do MAC, Museu Histórico e Pedagó-gico “Dr. Francisco Blasi”, Biblioteca Municipal “Dr. Emílio Peduti”, Espaço On line, Centro de Formação Cultural e Artística para o

Projeto Guri e Oficinas. “A concentração de

diversos equipamentos cul-turais em um único espaço, facilita a gestão e o acesso da população para sua uti-lização. Será a consolidação da identidade cultural de um espaço privilegiado, no Centro da Cidade”, diz o prefeito João Cury.

dia e horário de preferência para a apresentação, que terá limite de dez minutos.

Será cobrada a taxa de R$ 3 por cada participante (seja cantor ou integrante de conjunto ou banda). A entrada para o público será um quilo de alimento não--perecível. Informações po-dem ser obtidas através do telefone (14) 3811-6020 ou pelo email: [email protected].

Page 24: Edição 296

09 a 15 de junho de 20124Bwww.maisbotucatu.com.br

Animais2 filhotes de pinscher - macho tamanho nº 0 R$ 350,00 - Fêmea tamanho nº1 R$ 450,00 - 3815-6729 - Daiana

Filhotes de gato persa na cor creme com caramelo. Macho: 300,00, fêmea: 400,00. F: 97581397 - Gisele

Mini Fox Paulistinha - 2 meses e meio - 3882-2386

Mini pincher - 2 meses e meio - 3882-2386

Shitzu macho e fêmea vacinados - pedigri 9128-0939 | Lilian ou Carlos

Filhotes de gato persa. R$ 300,00 (macho) e R$ 350,00 (fêmea), cores red, creme e branco. F: 97581397 - Gisele

DiversosFaqueiro tramontina com 91 peças, novo. R$ 175,00 (facilito). F: 81533354 - Rosane

Sala de jantar (12peças), com 1 mesa, 8 cadeiras, 1 aparador, 1 cristaleira e 1 bar em madeira marfim. R$ 7.500,00 F: 38824641 - José

Jogo de cristal com 5 duzias. R$ 1.200,00 F: 38824641 - José

2 relógios de parede, americanos. R$ 1.000,00 F: 38824641 - José

Máquina de costura Singer - várias funções - R$270,00 - 3882-4786

Cadeira de alimentação Galzerano - R$ 120,00 9614-0161 | Daiana

Barbeador elétrico novo (masculino) $ 150,00 -fone 38823246

Tanquinho Colormaq. R$ 110,00 F: 3882-2014 - André

Estante/Mesa para computador - R$ 80,00 - 3882-5737 - Maraci

Motor de máquina de tricô+lã-$ 1.500,00 - 3882-3246

Toldo modelo túnel, 3x2m, marrom. R$ 250,00 F: 96745001 - Val

5 cornetas para carro. R$ 60,00 cada 3815-3455 | Livaldo

Módolo automotivo Buster - seminovo - R$ 380,00 3815-3455 - Livaldo

Alto falantes de 12 R$ 250,00 e R$ 150,00 3815-3455 | Livaldo

Bicicleta azul - 18 marchas - R$ 100,00 3815-3455 |

Livaldo

Eletro domésticoFrezzer 230L consul, novo R$ 200,00 F: 38825012 / 97234353 - Vicente

Geladeira Consul R$ 300,00 F: 38825012 / 97234353 - Vicente

Tanquinho Colormaq. R$ 110,00 F:3882-2014 - Edna

Fritadeira elétrica 18 litros - industrial água e óleo R$ 600,00 9758-2777

Geladeira branca R$ 150,00 F: 9725-9092 - Gisele

Geladeira Frost Free - bege Brastemp - R$ 200,00 9713-7743

Lavadora Brastemp 6kg - semi-nova - R$ 300,00 9782-8205

Troco ou vendo geladeira seminova por um freezer R$120,00 3815-6729 | Adalgisa

EletrônicoHD externo - Novo - 1 terabyte - R$ 250,00 - 9646-2555 - Jimi

Tv LG tela plana - 29 polegadas 6 anos de uso - perfeito estado R$ 500,00 9615-7423 | Tina

2 TV’s, as duas por R$ 150,00. F: 9725-9092 - Gisele

Computador com mesa e cadeira - R$190,00 8151-6330 | Eduardo

Televisores de 20 e 16 polegadas Sharp colorida, com controle R$ 260,00 cada - 3882-2014

TV Philips tela plana - 21” em ótimo estado - R$ 200,00 3882-5157 | Ana

Projetor LG 2700 Lumens novo na caixa - R$ 1.000,00 9739-9947 | José Roberto

EmpregosPrecisa-se de funcionário do sexo masculino acima de 16 anos, que tenha experiência em corel draw. Interessados

mandar curriculum para [email protected]

Contrata-se corretor de imóveis 9798-0655 | Eduardo

Entregador moto 300cc - qualquer região 9692-8077 | Leandro

Precisa-se de manicure com experiência 3814-4729 | Célia

Curso de manicure e corte de cabelo, com 10 vagas para cada curso. F: 38820247 - Elza

Escola de idiomaFranquia Escola de Inglês no Centro R$300.000 9735-0065

GamesNintendo 64 + 1 controle + 1 jogo R$ 100,00 9731-5630 | Rafael

Compro cartuchos do Nitendo 64 3815-9712 | Bruno

JardinagemMáquina de cortar grama motor 2 tempos - 5.0 9762-5353

Móveis10 cadeiras de madeira com ferro - R$ 20,00 cada 9777-1123 | Narlene

Cômoda Marfim 10 gavetas R$ 50,00 97014634 | Denise

Guarda roupa solteiro, mogno, 5 portas e 2 gavetas. R$ 150,00 - F: 9611-1430 - Tiago

Hack de madeira marca Casa Verde semi-novo - R$ 150,00 F: 38825157 - Ana

Cama com auxiliar em mogno - R$ 200,00 97014634 | Denise

Berço cor marfim - colchão mosquiteiro - R$ 100,00 9614-0161 | Daiana

MúsicaViolão Thomaz - Preto com fundo vermelho - Afinação automática - com capa - R$ 420,00 - 9671-6051 - Bianca

Teclado Roland Juno D semi novo R$ 1900 9766-0642 | Alander

VeículosChevrolet

Pick-up Corsa - 01 - Preta - Standart - Pneus novos - R$ 16.500,00 - 9663-9993

Pick-up Corsa - 00 - R$ 15.000,00 - 3814-2089 - Carla

Monza SLE 2.0 - ano 92 - 4 portas azul - R$ 8.000,00 3813-3135 | Vanessa

Prisma 2007, prata, completo. R$ 24.000,00 (ou R$ 1.000,00 + prestações) F: 9611-1430 - Tiago

Montana Sport preta - 2007 - flex - completa 9798-2149 | Silvio

Fiat

Tempra - 4 portas - 97 - branco - 2° dono - R$9.000,00 - 3814-2537 - Paulo

Pálio - 4 portas - 96 - vinho - 1.6 - R$ 11.000,00 97667774 | José

Vendo carro ou troco carro por carro mais novo (assumo dívida) Uno bege 2 portas a álcool, 88 - 9725-9092

Fiat Elba azul, 4 portas, ano 94, 1.6, gasolina. R$ 9.500,00 F: 38147439 - Edvaldo

Uno Fire - 2004 - prata - 4 portas - modelo 5 - R$ 14.500,00 - 8116-7267 | Roberto

Tempra - 93 - completo aceito troca/carro - R$5.800,00 - 9748-5502 | Marcos

Tipo 1.6 preto - completo ano 97 - R$ 7.000,00 9769-5556 | Oscar

Ipanema 90 - gasolina - bege R$ 5.000,00 9193-7995 | Roberto

Uno Mille Fire 2005 - 4 portas prata - R$ 14,500.00 8116-7207 | Roberto

Pálio Adventure 2003 - 1.8 - completa verde escuro R$ 24.000,00 9141-7610 | Vado

Uno - 92 - cinza - 2 portas - gasolina - alarme - R$ 6.500,00 - 3882-7760 | Edenelson

Ford

Ford Corrier 98 - vermelha R$ 11.000,00 9671-3000

Del Rey - 1.8 - 1988 - Álcool Dir. Hidraulica Vidro Elétrico R$5.000,00 - Aceita troca 9708-3939 | Cássio

Escort SW 97 - azul - completo R$ 11.000,00 9723-7571 | Everton

Fiesta Sedan 1.0 - 2005 - Gasolina 57.000km - Prata 9669-0353 | Silvio

Escort 89/90 - cinza chumbo álcool - ótimo estado doc. ok. - R$ 5.000,00 3815-6623 | Paula

Volkswagen

Fusca - Azul - 71 - ótimo estado - R$ 3.500,00 - 9760-4980 - Julviner

Fusca - 79 - Bege - R$ 4.000,00 - 9829-0354

Parati 2000, preta. R$ 14.000,00 F: 9754-2018 - Tatiane

Gol G3, 2001, prata, 4 portas, completo (menos ar). R$ 14.700,00 F: 9741-9900 - Gustavo

Gol G3, 2002, chumbo, 4 portas, completo. R$ 16.800,00 F: 9741-9900 - Gustavo

Pointer 95, GLI 1.8, grafite, VE, TE, AL, DT, rádio CD, 4 portas, farol de milha, em ótimo estado. F: 38159903 - Ana Paula ou Amaury

Gol CLMI 1.8 - 97 - vermelho - 2 portas ar cond. - pneus novos - vidro elétrico - flex - R$ 15.000,00 9798-0655 | Eduardo

Golf - 95 - vermelho - 4 portas - R$12.200,00 - 9697-3614 - Guilherme

Outras Marcas

Siena - Cinza - R$20.000,00 - 2008 - 3814-9319 - Jacira

Renault Senic - 2008 - R$ 31.000,00 - 9735-1485

Citroen - Xsara Picasso - EXS 2004 - completo 3815-3680

Honda Fit 2011/2012, cinza, completo, com 4.000km. R$ 54.800,00 F:96686452 - Pedro

Renault Logan 2008/2009 - azul - 1.0 R$ 11.000,00 + 55x R$319,00 91971416 | Antônio

Van Master Renault 16 lugares - 2006 - prata - R$58.000,00 - Tr. Roberto 9783-7889

MotosFOST 1998, cereja, doc Ok. R$ 100,00 F: 81210702 - Nelson

Yamaha YBR 125 - 06/07 - verde - R$2.900,00 - 9706-

8550 - Valéria

Compro painel para moto Fazer 2006 - 9701-3187 - Marcos

CBR 450 azul - ano 90 - R$ 10.000,00 9604-8000 | Edmilson

CG Titan - 98 - Azul - R$ 2.000,00 - 3813-0257 - Eliseu

Yamaha Cripton, ano 99, vermelha, único dono. R$ 1.500,00 F: 38149535 - Silvana (após as 18h)

Imóveis

TerrenosVendem-se

Jardim Ipê - 10x25 - R$65.000,00 - 9735-1454

Ninho Verde II 450m2 - R$14.000,00 (11) 9815-9198 | Cláudia

Vila Maria 10x15 - positivo 9787-6512 | Marcos

Ninho Verde 408,87 m² - (baixo da serra) R$ 5.000,00 9715-7673 | Aparecida

Altos do Paraíso 2 terrenos - 250m² (cada) Plano - R$ 85.000,00 (cada) 8165-2024 | Tereza

Rua Cardoso De Almeida 10X45 - R$ 130.000,00 8122-0050 | 7834-0830

Rua. Curuzu de esquina - 1020m² R$ 250.000,00 para fins comercias 8122-0050 | 7834-0830

CasasAluga-se

Com edícula, 2 quartos sendo 1 suite, cozinha, portão eletronico, cerca eletrica e garagem para 2 carros. R$ 800,00 - 3882-5012 - Vicente

Casa na Vila Aparecida, 2 quartos, 2 salas, R$ 550,00 Tr. 9791-7113

Recanto Azul, 2 dormitorios, 1 suíte, cerca elétrica, portão eletrônico, lavanderia e edícula no fundo. R$ 800,00 F: 38825012 - Vicente

Kitnet mobiliada para moça, próximo a Vital Brasil, com 1 vaga na garagem. R$ 680,00 F: 3882-2014 - Edna

24 de maio Rua Rubens Tonini, 1178 3 quartos - Sala - Cozinha Garagem

- R$600,00 9776-0124 | Tereza

Vendem-se

São Manuel-SP, com 4 banheiros - 10 metros de copa e cozinha - garagem para 2 ou 3 carros, 3 quartos(sendo dois suites), um apartamento com quarto e banheiro, lavanderia, piscina e quintal.

R$250.000,00 F: 38412-744 - Celi

Jd. Itamaraty - 2 dorm. - Garagem 2carros - 1suite - churrasqueira - edicula - R$195.000,00 - 9655-7448 - Erique

Vila Maria - 2dormi. - garagem 2 carros - 2 banheiros - 1 sala - R$ 145.000,00 - Erique - 9655-7448

R. Domingos Cariolla 2 quartos - sala - copa - cozinha garagem - R$90.000,00 3882-0708 | 3882-6587

ApartamentosVendem-se

Próximo ao Centro 3 dormitórios R$210.000,00 3882-3010 | Joseli

Jd. Paraíso 2 quartos - R$ 140.000,00 9798-0077 | 3882-0777

Aluga-se

Vila Maria 2 dormitórios - sala - cozinha banheiro - garagem para 2 carros - quarto de despejo nos fundos - R$ 700,00

3013-1404

Kitnet mobiliada para moça. Próximo a Vital Brasil R$ 650,00 - 3882-2014

Comerciaisvendem-se

Trailler com pia, chapa e geladeira - 9745-3045 - José Roberto

Oficina mecânica fechada - vendo varias ferramentas - 9663-9993

Trailler de lanche completo - R$12.000,00 - 9628-7745 - Alexandra

aluga-se

Trailler com pia, chapa e geladeira - 9745-3045 - José Roberto

Shopping Galeria - Rua Amando de Barros, 350 - Salas comerciais - 3815-8483

Box Galeria Central Rua Amando de Barros, 1283 3813-5522 | Pimentel Imóveis

Sala comercial (n°21) na Galeria Central Shopping, piso superior, com 2 banheiros. R$ 450,00 F: 38158483

2 salas Galeria Central Shopping Rua Amando de Barros, 350 3815-8483 | Ricardo

Chácaravendem-se

Vendo ou troco chacara em Avaré de 1 alquere, com nascente, pomar, casa pequena. R$ 100.000,00 F. 38828916 - Ileida

Califórnia I 1118 mt² - quitada R$ 22.000,00 9660-1956 | Adilson

RanchoAlugam-se

Mina/Nova 4 quartos - Piscina Churrasqueira Diária R$200,00 3882-7029 | Odete

AULAS PARTICULARES PARA CONCURSO PÚBLICO

Segunda - feira | Terça - feira | Quarta - feira

Professor Roque Carvalho

Turmas: 5 alunos(as) Horário: 19 às 22 horas

3882-0568 | 9761-0954 | [email protected]

Rua Jorge Tibiriçá, 260

Restauração de fotografia(14) 3882-0382

Page 25: Edição 296

09 a 15 de junho de 2012www.maisbotucatu.com.br

5B

LiteráriaMaria Olga de O. Lima

Botucatu Antigamente

A qualquer simples destrato,Você não deixa barato.

Vai emboraLarga tudo, até o prato.

Segue em linha reta.

Simplesmente, você me seca.Deixa-me atônita...

Pensativa...

Por que não nos dialogamos??Será que pedir um pouco mais

É sentir tudo se acabar??

Deixe de ser assim!Você bem sabe

Que é a flor mais queridaDo meu jardim.

E por que não dizerMeu anjinho,

Meu mais fofinho querubim??

Vamos, Meu Bem,Cultivar tudo de bom,

Que entre nós existe.E desisteDe me tratar assim, como inseto.

Aja... do jeito correto.

Trate-me com mais amor.Talvez, como a mais

delicada FlorDo seu jardim!!...

É tudo o que mais queroÉ tudo que mais desejo.

Por isso, neste “Dia dos Namorados”

Envio, além deste recado,O meu carinhoso abraço,

Botões de rosas...Milhões de beijos.

Dia dos Namorados

Congresso Eucarístico - Catedral Velha

Ataque de Risos

Toda sexta, às 20horas, um cara chegava em um bar e pedia três cervejas

ao mesmo tempo. Tomava uma, a outra, a terceira,

pagava a conta, levantava e ia embora. Uma bela sexta, o garçom já intrigado com

aquilo, perguntou para o homem: ‘Desculpe minha

curiosidade, mas por que o Sr. toma três cervejas toda

sexta no mesmo horário?’ E o homem respondeu: ‘Porque tenho dois irmãos, e cada um

de nós mora longe. Assim, toda sexta, às 20horas, cada

um de nos entra em um bar e pede três cervejas. Tomamos

uma por cada um de nós. E o nosso modo de manter

contato e pensarmos um nos outros...’ Noutra sexta,

o homem entra no bar e o garçom pergunta: ‘três

cervejas, como sempre?’ E o homem diz: ‘Não. Apenas duas.’ O garçom gela. Um

dos irmãos dele morreu, pensa. Meio sem jeito, traz

duas cervejas e pergunta para o homem: ‘Desculpe-me

amigo, mas... que sempre são três cervejas... Aconteceu

alguma coisa com algum irmão seu, algum...’ E o

bebado: ‘Não, estão todos bem...

É que eu parei de beber!’

Page 26: Edição 296

09 a 15 de junho de 20126Bwww.maisbotucatu.com.br

SEGUNDA - Alexia diz a Bea-triz que o término do namoro com Gabriel é definitivo. Nelson orienta Aparecida a entregar Moisés à polícia. Timtim consola Kiko pela perda do papel de protagonista do seriado. Jefferson ouve Isabela e Filipe comentando sobre Débora e Bernardo. Beatriz conver-sa com Laura sobre Alexia. Moisés convoca Carcará e Sabiá para trabalhar para ele novamente. Rose fica nervosa com a conversa sobre o assalto. Jefferson decide procurar Moisés.

TERÇA - Kiko pede para fazer o papel de vilão no seriado e aceita que Gabriel seja o protagonista. Jefferson afirma que não quer mais saber de Débora. Todos se preocupam com o estado depressivo de Carmem. Kiko conta para Timtim que interpretará o vilão do seriado. Guido fala com Natália que precisa divulgar a inauguração de seu quiosque. Bertoni insiste que Maria faça uma visita para Kiko no hospital. Natália se irrita com o interesse de Cristal na vida de Alexia. Janjão pede perdão a Gabriel e ele desconfia. Jefferson sente ciúmes de Débora e Bernardo juntos. Natália fala com Alexia e Cristal ouve a conversa.

QUARTA - Cristal ouve Natália contar para Alexia que estão prestes a encontrar uma prova contra Moisés. Gabriel aceita o papel de Kiko no seriado. Alexia torce para que Gabriel a perdoe um dia. Maria diz para Bertoni que tem medo de ver como está o rosto do Kiko. Tamtam recebe uma mensagem de um admirador secreto. Débora conta para Isabela como é a casa de Bernardo. Gabriel quer conversar com Janjão, mas ele arranja uma desculpa. Beatriz tenta descobrir por que Alexia terminou o namoro com Gabriel.

QUINTA - Gabriel avisa a Carcará que denunciará Moisés. Natália implora que Gabriel não conte para Moisés que sabe que o assalto foi forjado por ele. Timtim incentiva Maria a voltar com Betão. Laura ajuda Fabiano a escolher sua roupa para a coletiva de imprensa. Nelson desaprova a atitude de Natália de ter contado para Gabriel sobre a prova contra Moisés. Filipe repreende Betão por não aceitar o casamento do pai com Natália. Laura ronca e Fabiano decide dormir no sofá. Beatriz motiva o neto a esquecer Alexia e se concentrar no trabalho.

SEXTA - Moisés decide ir para o Canadá atrás de Alexia. Kiko posa para fotos ao lado de Timtim. Aparecida estimula Carmem a se arrumar para receber Laura. Bertoni pede para Betão dar uma aula de kung fu sem saber que Maria é a aluna. Moisés exige que Fôjo descubra quem quer denunciá-lo na comunidade. Carmem garante a Laura que encontrará Luís Avelar. Tamtam afirma a Timtim que descobrirá a identidade de seu admirador secreto. Jefferson aconselha Dieguinho a não mentir para Tamtam. Bertoni e Fabiano elogiam a eficiência de Filipe.

SEGUNDA - Fernando é res-gatado do acidente. Regina briga com Michele e ameaça mandá-la para fora da cida-de. Valdirene se arrepende de ter contado à ex-nora que a colocou na Justiça. Dimas recebe um telefonema avisando sobre o acidente do filho. Fernando pede para Melissa avisar a Miriam. Fernando tem uma experiência espiritual durante sua operação. Verbena influencia Miriam para que reze pelo ex-noivo. Gabriel conta para Miriam sobre o estado de Fer-nando. Tati lamenta ter ajudado no rompimento de Jáqui e Kléber. Rodrigo sonha que está perseguindo Elisa.

TERÇA- Carmem repreende Valéria por ter discutido com Elisa. Jacira reclama por Tobias não deixá-la fazer as fotos para a revista. Gil conversa com Kléber sobre sua separação. Gabi conta para Tati que gostou de cantar no palco e de ficar com Bruno. Melissa e Dimas ofendem Rodrigo e Elisa. Laura pensa em ligar para Dimas. Priscila conta para Marlene que conheceu Laís e Julinho em um show de rock. Miriam, Henrique e Pedro discutem sobre o tema da próxima edição da revista. Bruno procura Kléber. Valdirene não se conforma com o sofrimento de Jáqui.

QUARTA - Fernando se agita com a figura de Zenóbio e co-meça a passar mal. Dimas reza pela saúde do filho. Regina tenta saber notícias de Fernando. Kléber pede autorização a Valdirene para conversar com a ex-nora sobre Michele.

Miriam desconfia da reação de Priscila ao saber da separação de Kléber. Laura se preocupa com Dimas. Melissa humilha Regina. Jair confessa a Ribamar que quebrou a imagem de São Jorge. Miriam hostiliza Rodrigo. Kléber pede para Regina ir a seu escritório.

QUINTA - Miriam tranquiliza Fernando com sua visita. Car-mem, Jacira e Gracinha finalizam os últimos preparativos para a festa de casamento de Valéria. Miriam avisa a Melissa e Dimas que está disposta a ajudar Fernando. Rodrigo es-tranha a forma com que Clara trata Elisa. Marlene desiste de brigar com Laís ao ver que ela está doente. Cris ameaça morar com o pai para que Beatriz não se case com Gabriel. Uilha ajuda Marlene a cuidar de Laís. Clara vê uma sombra atrás de Elisa e Rodrigo e implora que Miriam o salve. Me-lissa ironiza Dimas quando o marido fala que eles podiam ajudar Fernando a reconquistar a ex-noiva. Elisa ouve Clara afirmar que Rodrigo e Miriam nasceram um para o outro.

SEXTA - Elisa se aproxima de Rodrigo e Miriam se afasta. To-dos no edifício São Jorge ajudam a organizar o casamento de Josué e Valéria. Gabriel discute com Beatriz por causa de Cris. Melissa sonha com Zenóbio e implora pela vida de Fernando. Clara conta para Rodrigo o sonho que teve com ele. Rodrigo volta a sentir dores na nuca. Elisa sonha com a caixinha de música que apavora Clara. Flavinha entrega a Laís o dinheiro que conseguiram com a rifa. Gabriel conta para Miriam que se desentendeu com Beatriz. Fernando confessa a Dimas que tentou matar Rodrigo. Cris pede perdão a Kléber. Jacira é abordada por um fotógrafo no shopping.

SÁBADO - Gracinha se surpreende quando Rodrigo conta que Elisa vai morar com ele. Dimas contraria as decisões de Ro-drigo na empresa. Cris culpa Beatriz pelas ofensas que ouviu de Kléber. Rodrigo pede para Priscila levar um presente seu para Valéria e Josué. Teresa estranha quando Elisa chega à mansão com suas malas. Carmem se emociona com Valéria vestida de noiva. Solange diz a Rodrigo que não aceita que Elisa more com ele antes do casamento. Kléber aconselha Regina a fazer um acordo com Valdirene para não arcar com os custos de uma ação judicial.

SEGUNDA - Samuel admite que pichou a loja de Seu Messias para a mãe. Chaye-ne suspeita que Tom esteja conspirando contra ela. Inácio briga com Rosário por ciúme de Fabian. Dinha diz a Penha que ama Inácio. Sônia avisa a Sidney que não quer as Empreguetes no casamento das filhas. Seu Messias retira a queixa contra Samuel. Cida encontra uma foto dos pais e se comove. Samuel afirma que Liara o entregou para a polícia para livrar Rodinei e Lygia briga com a irmã. Sarmento sugere que Conrado foi responsável pelas demissões de Lygia e Ticiane, e Elano ouve. Chayene pede que Socorro viaje a Sobradinho para lhe trazer uma encomenda.

TERÇA - Inácio termina a reforma de seu quartinho e o enfeita para Rosário. Liara faz as pazes com Rodinei. Dinha se in-sinua para Inácio. Valda demonstra confusão mental e Cida se preocupa. Socorro pede a Naldo para viajar com ela para Sobradinho. Lygia se queixa de dor no abdome. Liara mostra a arte de Rodinei para Emília, e a jornalista se encanta. Isa-dora seleciona suas fotos para o slide show do casamento e Cida troca os envelopes. Em Sobradinho, Naldo pede à mãe um tempero especial para conquistar Chayene, enquanto Socorro foge ao ser reconhecida no mercado.

QUARTA - Rosário se emociona com o quartinho feito por Iná-cio. Chega o dia do show das Empreguetes. Em entrevista ao rádio, Tom diz que foi ele quem descobriu as Empreguetes. Chayene afasta Laércio de casa para armar sua vingança con-tra Rosário com a ajuda de Socorro. Lygia tenta se entender com Samuel. Otto fica sabendo que Lygia saiu do escritório de Sarmento e fica decepcionado. Conrado planeja ir ao show das Empreguetes escondido de Isadora.

QUINTA - Socorro avisa a Chayene que o plano deu certo. Bru-nessa provoca Rodinei e Liara. Brunessa envia uma foto de Conrado e Humberto no show para Isadora. Cida, Penha e Rosário tomam chá antes de entrar no palco. As Empregue-tes cantam normalmente e Socorro se desespera. Chayene nota que está sem voz e conclui que Socorro trocou os chás.

Rosário dedica uma música a Inácio e ele se emociona. So-corro toma também o chá errado para provar sua fidelidade a Chayene. Fabian sobe ao palco e faz uma homenagem a Rosário. Inácio fica com ciúmes e vai para cima de Fabian. Isadora e Ariela vão atrás de Conrado e Humberto no show.

SEXTA - Inácio impõe que Rosário se afaste de Fabian. Sentindo fortes dores na barriga, Lygia vai ao hospital e, ao tentar avi-sar a Samuel, descobre que ele não dormiu em casa. Laércio pressiona Chayene a contar qual era a missão de Socorro no show das Empreguetes. Fabian pensa em Rosário. Rosário anuncia que vai sair do bufê e se propõe a treinar Dinha para ficar em seu lugar. Penha procura Lygia e descobre que ela foi para o hospital. A médica avisa a Lygia que ela será operada. Tom propõe a Rosário uma parceria com Fabian e ela recusa.

SÁBADO - Lygia conta para Penha que está sem empregada e ela se oferece para ajudá-la. Rosário cozinha para Inácio. Penha recebe um convite de Gentil para jantar. Cida vai à boate com Elano e encontra Isadora e Conrado. Rodinei diz a Liara que não pensa mais na ex-namorada. Cida é homenageada na boate e Isadora se irrita. Conrado faz uma declaração de amor à noiva em público e Cida fica arrasada. Penha incen-tiva Elano a não desistir de Cida. Tom visita Chayene e cai em uma cilada. Penha chega para arrumar a casa de Lygia e Alejandro pede para conversar com ela.

SEGUNDA - Carminha conta para Tufão que foi criada no depósito de lixo. Muricy acredita que Tessália esteja traindo Leleco. Monalisa e Silas têm sua noite de núpcias. Carminha inventa uma história para explicar a Tufão por que abandonou Jorginho. Oséas garante que Silas não está doente. Nina comenta com Betânia que Carminha conseguirá enganar o marido de novo. Tufão obriga a esposa a contar a verdade para a família. Débora diz a Jorginho que Tomás é seu meio-irmão.

TERÇA - Carminha sustenta a história que contou para Tufão e todos ficam chocados. Monalisa abandona Silas no posto mé-dico. Ágata compara Nina a uma irmã. Muricy desconfia de que haja uma cumplicidade entre Carminha e Max. Jorginho expulsa Carminha de sua casa. Leleco sugere que Darkson dê aula de natação para Tessália. Carminha se preocupa com o desprezo de Tufão. Monalisa vai embora do hotel e Silas fica desolado. Cadinho vai atrás de Alexia. Tomás e Débora apartam uma discussão entre Noêmia e Verônica. Leleco avisa a Tessália que Darkson irá ensiná-la a nadar.

QUARTA - Carminha se desespera com a decisão de Tufão. Olenka defende Silas e Monalisa fica chateada. Darkson consola o pai. Tufão avisa à família que vai morar com Le-leco. Max se insinua para Nina, que se esquiva. Carminha culpa Rita por tudo o que acontece à sua família e Nina tenta animá-la. Darkson se sente atraído por Tessália. Carminha ameaça Lucinda e as duas discutem. Monalisa conta para todos que estão trabalhando no bar que Silas mentiu sobre sua doença.

QUINTA - Monalisa aceita sair com Tufão. Carminha diz a Max que continuará manipulando a família de seu marido. Iran e Suelen criticam as atitudes de Monalisa. Carminha se faz de vítima diante de Muricy e Ivana. Tufão aconselha Jorginho a ir atrás de seu amor. Alexia não consegue resistir a Cadinho. Nina se preocupa ao ver o estado em que Carminha deixou Lucinda. Verônica e Noêmia procuram o marido na empresa. Alexia decide deixar Cadinho tentar conquistá-la e Paloma fica radiante. Muricy perdoa Carminha. Dolores pede para trabalhar no salão de Monalisa. Carminha procura Tufão na casa de Leleco. Lúcio vê Monalisa entrar no carro de Tufão e conta para Silas.

SEXTA - Monalisa e Tufão decidem não falar sobre Silas e Carminha. Leleco não conta para Carminha que Tufão saiu com Monalisa. Nina mente para afastar Jorginho, que sofre. Max tenta convencer Carminha a abandonar o marido. Iran reclama da mãe para Olenka. Tufão conta para Leleco que ele e Monalisa se beijaram. Cadinho explica como Jimmy poderá botar Verônica contra Noêmia. Alexia se surpreende com os galanteios de Cadinho. Jorginho pressiona Nina para saber quem é seu suposto namorado, mas ela não lhe revela nada. Monalisa e Tufão vão à praia.

SÁBADO - Suelen diz a Olenka que o filho que supostamente está esperando pode não ser de Iran. Tufão e Monalisa combinam de se encontrar novamente. Carminha fica com Max em seu quarto. Nina garante a Betânia que Carminha ainda não está derrotada. Olenka repreende Monalisa por abandonar Silas por causa de Tufão. Débora estranha o comportamento de Jorginho. Leleco convence Darkson a continuar trabalhando para ele. Suelen vê Olenka e Silas se beijando. Verônica e Noêmia desconfiam de que Cadinho esteja com Alexia.

Sinopse dos capítulos da semana

Page 27: Edição 296

09 a 15 de junho de 2012www.maisbotucatu.com.br

7B

Festas Juninas

Beleza

Receita da semana

Mensagem

HoróscopoPrevisão Semanal

Começará a semana com mais confiança no parceiro e com planos ousados para o futuro. Quarta e quinta trarão resultados excelentes no trabalho, aumente sua liderança na posição atual ou impulsione um novo empreendimento.

Notícias vindas de longe serão animadoras. Viagem de estudos, contatos com pessoas de fora e perspectivas de desenvolvimen-to pessoal criarão um clima de otimismo no início da semana. De terça a quinta, as exigências no trabalho serão grandes, mas os re-sultados compensarão seus esforços.

Boas perspectivas na área financeira inaugurarão a se-mana com clima animado. Aproveite este período para desenvolver ideias e inovar sua atuação no trabalho. Alteração de rotinas permitirá mais agilidade nas ativi-dades cotidianas.

Seriedade, dignidade e brilhantismo marcarão sua presença nos encontros da semana. O novo ciclo que começará a partir do seu aniversário promete maior poder pessoal e expansão. Fortes emoções e sentimentos profundos, na segunda, au-mentarão a confiança na relação íntima.

Novos projetos e encontros entusiasmados, na segunda, prometem uma semana movimentada, alegre e produ-tiva. Aproveite o período de terça a quinta para decidir investimentos na carreira e no conforto da família.

Objetivos pessoais ficarão mais definidos a partir da entrada de Mercúrio em seu signo, nesta semana, que também trará mais empolgação no trabalho e conquistas gostosas na vida íntima. As comunicações estarão aceleradas.

Esta semana será de muito trabalho e de conquistas financei-ras. Mas evite descontrolar o orçamento com gastos impulsi-vos. O período entre segunda e quinta cobrará flexibilidade nas rotinas e maior poder de organização para aumentar sua produtividade.

Período de sucesso, de prestígio e de novas conquistas, descubra o poder que você tem! A semana trará mais ex-posição, prazer, autoconfiança e perspectivas financeiras positivas. No amor, a quinta e a sexta reservam encontros especiais e momentos mágicos, regados por muita sensu-alidade.

Família, casa e lembranças do passado roubarão sua aten-ção no início da semana. O prazo para resolver assuntos da vida pessoal irá até a manhã de quinta. Amor em alta na terça e no fim de semana, mas não espere grandes mani-festações de romantismo.

Planos para o futuro motivarão a semana que já co-meçará com iniciativas para a evolução da carreira. Aproveite o período de terça a quinta para fazer novas amizades. Se estiver em busca do amor, um encontro especial na quarta balançará suas estruturas.

ÁRIES

LIBRA

ESCORPIÃO

TOURO

GÊMEOS

SAGITÁRIO

CÂNCER

Sonhos e ambições inspirarão a semana que só vai ser mais pro-dutiva a partir de terça. Mudanças no projeto de vida tornarão o cotidiano mais gostoso. Aproveite esta fase para organizar suas coisas e conversar com o parceiro sobre os planos em comum.

CAPRICÓRNIO

LEÃO

AQUÁRIO

VIRGEM

PEIXES

Mudanças no estilo de vida beneficiarão o prazer, a saúde e o equilíbrio financeiro. Aproveite o início da semana para se desapegar de antigas crenças e eliminar preconceitos. Uma viagem decidida na quarta será divertida e trará chances para o amor.

Acesse

http://botucatu.com.br

http:www.ticketcoletivo.com.br

Acesse

Salmae você“Cada ser humano tem sua personalidade própria, com qualidades e defeitos. Não se pode querer que todos sejam iguais ou que reajam da mesma maneira. Se quisermos viver bem com todos, temos que respeitar cada um assim como ele é. Todavia, de uma coisa estejamos certos: As pessoas melhoram depois que começamos a tratá-las com amor.”

Dicas e TruquesQUE FACILITAM NOSSA VIDA:

• Pararetirarapeledopimentãocomfaci-lidade, espete-o com um garfo e vire-o na chama do fogão até queimar. Depois, basta esfregar a pele com as mãos. Ela sairá completamente.

• Paramanterascebolinhaseostemperosque vêm com as raízes, guarde-os na geladeira em um copo com água, assim durarão mais.

• Coloqueosdentesdealhodescascadosdentro de um vidro com óleo. Assim, eles não ficarão ressecados e o óleo pode ser usado depois para temperar saladas.

Escola de Dança do Ventre e do Folclore Árabe

“Salm Báraka”informa que as matrículas estão abertas para turmas:

Juvenil- Adultos -3ª idade

Informações pelos telefones 3814-3133 ou 9116-6916

Inscreva-se, participe, conheça e aproveite os benefí-cios que esta dança milenar traz ao corpo e mente.

CANJICA DIET

INGREDIENTES100g de milho branco para canjica1 1/3 xícara (chá) de água2 xícaras (chá) de leite desnatado16 cravos32 gotas de adoçante líquidoCanela em pó

MODO DE FAZERUm dia antes do preparo, coloque o milho branco de molho na água. Escorra. Leve ao fogo, em uma panela, o milho com a água. Depois de cozido, junte metade do leite e metade dos cravos. Deixe apurar um pouco. Adicione o resto do leite e dos cravos. Ferva, retire do fogo e acrescente o adoçante. Espere esfriar, polvilhe a canela em pó e sirva.

Saude

• Quemtemcabelossecosdeve lavá-losde uma a duas vezes por semana, no máximo, caso contrário ficarão mais secos ainda.• Os cabelos normais pedem condicio-

nadores apenas nas pontas, para evitar que os cabelos fiquem pesados e com restos de creme. As lavagens podem ser de duas a três vezes por semana.• Quemtemcabelosoleososdevelavá-los

diariamente. Use xampu para cabelos normais. Assim os fios permanecem mais leves e soltos.

********

Faça seu próprio perfume

Ingredientes:1 concentrado de essência - escolha a que

mais lhe agradar1 litro de álcool de cereal

Modo de fazer:Misture 1 colher (sopa) de essência em 1

copo médio de álcool. Se preferir um aroma mais forte, acrescente mais 1 colher (chá) de essência. Misture os dois ingredientes, coloque--os em um frasco bem fechado e guarde-o em local fresco. Reserve por duas semanas e use.

Num dia você está bem, mas no dia seguinte nem bem acorda e já sente o nariz escorrer, a garganta arder e os olhos lacrimejarem. Levanta da cama com dificul-dade e é surpreendida por uma crise de espirros. Em seguida, o nariz entope e um desanimo toma conta de você... É resfriado!!!

Um resfriado não ocorre apenas por mudanças de temperatura ou como resultado de uma semana mais pu-xada. Os médicos advertem que antes de tomar remédio o que precisa-se fazer é descobrir o que está causando esse incomodo ao seu corpo e tentar curá-lo.

De qualquer forma quando o organismo está debili-tado a pessoa torna-se mais propensa a ficar doente. Por-tando, o importante é manter-se sempre saudável e bem disposta, para isso a prevenção é importante. Como?

• Fazerumadietaricaemvitaminasevariada.Mas não exagere na quantidade

• Dormiréumsantoremédio.Porissorespeitesuas horas de sono.

• Nãosepreocupedemaiscomoquenãopoderesolver e não dê importância aos detalhes. Isso só desgasta seu corpo, deixando-o fragilizado, propenso a doenças

• Descanse por algunsmomentos em seudia.Priorize o lazer e os fins de semana

• Deixedeladoopessimismoeobaixo-astral.Pense positivo e acredite que haverá sempre uma solução para os problemas.

Lembre-se: não tome remédio por conta própria. Procure um médico...Comemorar o mês de junho é um hábito antigo em

várias partes do mundo. Nos países católicos da Europa, as festas juninas são uma tradição desde o século 4º.

O primeiro nome que receberam ”joaninas” foi em ho-menagem a São João e acabou sendo modificado ao longo dos anos. Os santos Antonio e Pedro também são festeja-dos em junho, mas São João sempre teve mais devotos no continente europeu. Por isso, a festa recebeu o nome dele. O costume chegou ao Brasil junto com os colonizadores portugueses e acabou recebendo influencias culturais de cada região. São vários os modos de comemorar as festas juninas de norte a sul

Festa junina é sinônimo de alegria!!! Não pode faltar: comidas e bebidas típicas (pipoca, quentão...) correio elegante, musicas típicas (forró, quadrilha ou sertaneja)

Page 28: Edição 296

09 a 15 de junho de 20128Bwww.maisbotucatu.com.br19 a 26 de maio de 20128Bwww.maisbotucatu.com.br

CMYK

apresenta: