edição 280

24

Upload: asemana-news

Post on 07-Mar-2016

272 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

De 26 de abril a 02 de maio de 2013

TRANSCRIPT

Page 1: Edição 280
Page 2: Edição 280

02

Jornal A Semana Ltda ME - CNPJ: 08.707.885/0001-75

Administração: Rua Parintins, 74 - Vila Izabel - Curitiba - Redação: Av. Brasil, 1890 - Sob 01 - Eucaliptos - FRG - Fone: (41) 3627-1997 / 9162-6192 - [email protected]: Sérgio Dalgallo - Jornalista Responsável: Dimas Rodrigues DRT 3023-PR - Jurídico: Dra. Daniele Silvia de Oliveira - OAB-PR 44453

Diagramação: Tatiana Carla de Souza - Distribuição: Curitiba e Região MetropolitanaOs artigos assinados não expressam necessariamente a opinião do jornal, sendo de total responsabilidade

de seus autores. O jornal não se responsabiliza pelo conteúdo publicitário dos anúncios veiculados.

www.asemananews.com.br

Disse Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por Mim”. (João 14:6)

A SEMANA26 de abril a 02 de maio de 2013

Expediente

Editorial

Herói sem medalha

Opinião

O trabalhador brasileiro

Nesta edição quero prestarminha singela homenagem aoDia do Trabalhador. E por já terfeito parte desta massa que estáem extinção, o trabalhador ru-ral, norteio a minha escrita base-ado neste sofrido, porém muitoimportante e esquecido obreirotambém conhecido como homemdo campo.

Desde a nossa primeira re-feição, o café da manhã, o ho-mem da roça já se faz presenteem nosso dia a dia, uma vez queé ele o responsável pela produ-ção do café, da farinha para fa-bricação do pão, bem como doleite estar em nossas mesas. Ain-da, eles também são os respon-sáveis pelo couro e o algodãoque seguem ao longo do dia co-nosco em nossa vestimenta.

Herói sem medalha! Exis-tem muitos momentos de alegriana vida de uma pessoa, mas amaior felicidade dela é a coroa-ção ao final de uma conquista.Um atleta, um artista, um solda-do, ou um trabalhador, por maishumilde que seja, tem como suamaior glória o momento em queseu trabalho é reconhecido e ho-menageado.

Sempre vemos na mídia aentrega de medalhas de ouro aosmelhores atletas, a entrega doOscar aos melhores atores e atri-zes, entrega de disco de ouroaos grandes cantores e tambéma entrega de medalhas aos me-lhores soldados pelos seus ges-tos heróicos em benefício da so-ciedade. Mas nem sempre odestino é grato com todos os he-róis brasileiros. E como disseacima, nesta minha participação

quero falar de um herói que viveno anonimato, que luta constan-temente sem muitas vezes rece-ber a gratidão ou a “medalha”merecida: o chamado homem docampo, o agricultor rural, respon-sável pelo alimento presente to-dos os dias na mesa do brasilei-ro. Não me lembro de ter vistoesta criatura das mãos calejadasreconhecida pelo brilhante tra-balho prestado à nação. E digo-lhes mais: o produtor rural, ape-sar das inúmeras dificuldadesque enfrenta no dia a dia, é omaior empregador de mão deobra desqualificada deste país.Enquanto deveria ser abonadopelo governo por este relevanteserviço prestado a nação, é con-denado a pagar multas por ofe-recer serviço temporário sem as-sinar Carteira de Trabalho.

A intenção do governo comtais medidas sem nenhum direitode defesa ao produtor rural, émais arrecadar dinheiro comexageradas multas aplicadas nosproprietários de fazendas do queproteger os trabalhadores ruraisque, na maioria, são analfabetose sem qualificação. Naturalmen-te, quando eles perdem o únicoemprego que sabem fazer, queé o serviço braçal, passam a vi-ver a mercê da sorte, perambu-lando de um lado para outro,passando até fome.

E é justamente por essemotivo que os empregadoresrurais têm sido taxados de coro-néis que escravizam, fazendocom que o povo da roça vá em-bora para a cidade, obrigandoos grandes produtores a trocara mão de obra braçal por má-

quinas agrícolas. Já aqueles quenão podem comprar as suas má-quinas, e nem pagar aluguelpara o vizinho, estão deixandode limpar suas pastagens.

E o pião do trecho, como échamado no campo, sem o úni-co apoio que tinha dos produto-res rurais, depois desta pressãodo Ministério do Trabalho, ficacom apenas uma saída: imigrarpara as periferias das cidades,onde são obrigados a formar aschamadas invasões em áreas derisco das grandes metrópoles,morando debaixo de um pedaçode plástico, sem água tratada, sembanheiro, sem energia, sem dig-nidade e a espera de um milagre.

Mas sobre quem realmentedeveria recair esta culpa? So-bre o fazendeiro, que às vezesemprega sem carteira assinadae não oferece todas as exigênci-as da lei, ou sobre a maioria dosnossos representantes políticos,que cobram uma das maiorestaxas tributárias do mundo parazelar principalmente por essemesmo trabalhador desqualifica-do, mas que gastam grande par-te deste dinheiro com mensalão,com campanhas milionárias, comaplicação em paraísos fiscais...

Por enquanto ainda muitosprodutores da roça, apesar deser um herói discriminado e porser um soldado valente, não de-sistem e lutam contra todos osinimigos da natureza, que nãoescolhem hora nem dia para ata-car a sua produção agrícola.São tantos contratempos no ca-minho dos produtores rurais quedificilmente chegam colher 100%de suas lavouras, e quando a

produção é boa, por ter sido umano bom para todos, o seu pro-duto acaba não tendo o valordevido.

O Brasil é um país grande,tem solução para tudo isso. Noentanto, o governo deve valori-zar o trabalho deste valente sol-dado do campo que luta dia adia, de sol a sol, para levar ali-mento à mesa desde o mais hu-milde ao mais poderoso cidadãobrasileiro. Provavelmente nossaprodução diminuirá nos próxi-mos anos. Assim dizem as esta-tísticas. Esta lamentável situaçãodo produtor agrícola poderáacarretar sérios problemas deabastecimento de alimentos noBrasil e porque não no mundo.

Por fim, quero lembrar da-quele que veio para a cidade,aprendeu uma profissão, traba-lha para o sustento da família queconseguiu construir, mas mesmoassim não está livre das lutas,agora a luta da cidade grandecontra o mundo das drogas, omundo da criminalidade. Aí seencaixa mais um velho ditado:“se correr o bicho pega e se fi-car o bicho come”.

Mas tudo isso nos deixouescrito o nosso Rei Jesus quan-do por aqui esteve em carne eosso, assinalando para o final dostempos. Por isso, lutem pela suasalvação antes mesmo da sobre-vivência, pois está escrito: "Mas,buscai primeiro o Reino de Deus,e a sua justiça, e todas essas coi-sas vos serão acrescentadas"Mt. 6:33!

Um forte abraço e viva oSenhor Jesus e aos trabalhado-res brasileiros...

Olhando o quadro de reces-são que atingiu a Europa e estáse aproximando dos EstadosUnidos, a situação de empregodos trabalhadores brasileiros émelhor. Fazia tempo que a taxade desemprego não atingia pata-mares tão baixos. E a perspecti-va é que as condições de traba-lho melhorem ainda mais.

O problema é que a diferen-ça ainda é muito grande. A rendamédia do brasileiro é um quintodo trabalhador norte-americanoe um sexto do europeu. Essa di-ferença deve diminuir bastantenos próximos anos.

Mas o caminho a percorreré longo. O mais importante é me-lhorar as condições de trabalho.No Brasil existem três classes detrabalhadores: os funcionáriospúblicos, os funcionários privadose os sem carteira de trabalho.

No primeiro grupo estão10% dos brasileiros, são os ma-rajás. Têm uma grande quanti-dade de privilégios. O principal éa aposentadoria integral. No se-gundo grupo estão 40% dos bra-

sileiros. Têm alguns direitos, masbem menos que os do primeirogrupo. A sua aposentadoria temseveras restrições. Sabem quenão vão conseguir viver com elase precisam guardar reservas paraa velhice. Os do terceiro gruposão 50% dos brasileiros. Têmpouco direitos e vivem quase amargem da sociedade, sobrevi-vem das migalhas da bolsa famí-lia. Muitos conseguem a aposen-tadoria de salário mínimo e sus-tentam até os netos.

É evidente que o Brasil pre-cisa unificar os sistemas de em-prego. Que as leis sejam as mes-mas para todos os brasileiros. Nãopodemos continuar com esse sis-tema de castas típico de uma soci-edade aristocrática. É preciso quea democracia chegue às relaçõesde trabalho.

O que dificulta essa transfor-mação é o sistema de arrecada-ção de impostos, que impõe taxaspesadas à contratação de traba-lhadores. No setor privado as ta-xas para as empresas represen-tam mais de 100% do salário

pago. Se um trabalhador recebebruto 1.000 reais, a empresapaga de impostos e taxas de maisde 1.000 reais ao governo, o queencarece muito o custo da con-tratação para as empresas.

Nos países mais desenvol-vidos a taxação recai sobre o lu-cro das empresas e sobre a ri-queza das pessoas. Cobrar altastaxas de impostos sobre os salá-rios mais baixos é antes de tudodesumano. Pior que isso só a es-cravatura. Esse é o estágio dedesenvolvimento social que oBrasil se encontra. Cobra-se mui-to imposto das pessoas mais po-bres e muito pouco das mais ri-cas, que cada vez mais acumu-lam mais riquezas.

O motivo é simples, são aspessoas mais ricas que fazem aleis e elas as fazem para tirar pro-veito para elas mesmas. O traba-lhador não tem consciência dasinjustiças que são cometidas. Fal-ta-lhe conhecimento e culturapara que consiga construir umasociedade mais justa.

Esta é a maior injustiça: a

educação. No Brasil inteiro a edu-cação pública é muito ruim. Antesera muito pior. A educação era sópara elites. E era uma educaçãopública de qualidade. Nos últimosanos a educação foi massificada,o que foi muito bom. Só que asmelhores escolas foram destruí-das. Foi uma ação intencional. Erapreciso oprimir o povo. E um povoeducado é difícil de manobrar. Osatuais líderes políticos teriam mui-ta dificuldade de permaneceremno poder. A solução encontradafoi piorar a educação do povo.

Se o trabalhador brasileiroquiser um melhor futuro para osseus filhos deve lutar para umamelhora da educação dos seus fi-lhos. Isso é fundamental para amelhoria do país. Essa foi uma açãoque ocorreu nos países mais de-senvolvidos ainda no século XIX.Que no Brasil ainda não foi feita.

Educação fundamental debaixa qualidade é um instrumen-to de dominação, de aprisiona-mento. A liberdade se inicia com aeducação de qualidade, principal-mente para as crianças.

Page 3: Edição 280

03Destaque A SEMANA26 de abril a 02 de maio de 2013

Chico Santos cai e presidente daCâmara assume Fazenda Rio Grande

AntenadoLuzes acesas

O que será que aconteceu no Palácio do Jacarandá pra ficaraté tarde da noite da última terça-feira (23) com as luzes acesas? Amovimentação nos corredores e nas salas podia ser facilmentepercebida. Normalmente, deu 17 horas é uma correria pra bater oponto e tchau, mas na terça, muitos ficaram no prédio pelo menosaté às 22 horas. Será que foi reflexo da informação de que a liminarque segurava o prefeito no cargo perdeu o efeito e ele tem quepuxar o carro?

Verdades e mentirasA permanência do prefeito Chico Santos a frente da adminis-

tração de Fazenda Rio Grande, apesar de ter sido cassado já em26 de setembro de 2012, dias antes da eleição, deixou muita genteem dúvida de porque ele demorou tanto para sair do cargo. Umdeles é o morador Roberto Ramos, do bairro Iguaçu que nosabordou durante a distribuição do jornal. A pergunta dele foi a se-guinte:

- Votei no Chico porque disseram que era boato que eleestava cassado e agora, como fica, perdi meu voto, vai ter novaeleição?

Resposta: Caro Roberto, não era mentira que o Chico San-

tos estava com a candidatura cassada como o senhor podeagora comprovar. Era VERDADE. Tentaram "empurrar" para apopulação, através de anúncios em carros de som, dia e noite,durante a campanha eleitoral que ele "estava sendo persegui-do, de que o nome dele apareceria na urna e que era mentira oque diziam sobre ele". O nome dele só apareceu na urnaporque ele recorreu e não havia tempo hábil de mudar todo oprocesso eleitoral. O prefeito Chico Santos só estava no cargoem razão de ele ter conseguido uma liminar, mas esse docu-mento perdeu a validade agora, na última terça-feira (23 de abril),pois o presidente do Tribunal Regional Eleitoral encerrou o as-sunto e determinou que ele saísse imediatamente da Prefeitura.Ainda há uma probabilidade mínima de que o prefeito consigaoutra liminar em Brasília, mas a determinação do TRE já foicumprida e o presidente da Câmara, o vereador Márcio Wozni-ack já assumiu o cargo até que seja realizada uma nova eleição.Esses são os fatos, o resto é boato ou tentativa para ganhar maistempo no poder...

Verdades e mentiras IIPassado seis meses da eleição e de toda loucura da campa-

nha eleitoral em Fazenda Rio Grande, a ficha de muitos começa a

cair. Pregaram uma conversa mole de que eles eram os tais, queeram santinhos, que eles estavam com a verdade. Mas não foibem assim. Agora, já é possível analisar quem realmente falou averdade, porque há muito tempo sabemos que a "mentira temperna curta" e ela pode até caminhar longe, seduzir um e outro,mas não se sustenta. A verdade sempre prevalecerá, mesmo queleve certo tempo...

Escavação autorizadaA Autopista Planalto Sul começou a descascar um dos

"abacaxis" da obra de duplicação da BR-116 nesta semana.Em um dos trechos, existe um oleoduto cortando a rodovia ecomo se sabe, não pode fazer escavações por ali. Depois deencaminhar um projeto especial para a companhia petrolíferae aguardar a liberação, a concessionária, pelo jeito, conse-guiu a autorização para mexer no local, tanto que máquinas,engenheiros, técnicos e operários trabalham desde a últimasegunda-feira no trecho, localizado perto da Eletrobras. Esseera um dos pepinos que estavam atrasando a conclusão daobra e tomara que tudo se resolva, e logo, logo, a rodovia sejafinalmente concluída. A previsão é para fim de maio ou come-ço de junho.

A novela sobre a cas-sação do prefeito de Fazen-da Rio Grande, Chico San-tos (PSDB) terminou. Eteve fim vexatório, masprevisível para o persona-gem principal. O capítulofinal foi determinado pelopresidente do Tribunal Re-gional Eleitoral do Paraná(TRE-PR), o desembarga-dor Rogério Coelho que naúltima terça-feira (23) der-rubou a liminar que manti-nha Chico Santos no poder,exigindo o afastamentoimediato dele da Prefeitu-ra, assim como da vice,Ana Lúcia Pacheco(PSD).Chico, acusado de abusodo poder político e de fa-zer uso indevido dos mei-os de comunicação, ficatambém impedido de dispu-tar eleições nos próximos8(oito) anos.

O município passa aser administrado provisori-amente, até que uma novaeleição seja marcada, pelopresidente da Câmara Mu-nicipal, o vereador MárcioWozniack (PSDB) que as-sumiu o cargo na manhã daúltima quinta-feira. Emnota, o prefeito interino queesteve reunido com o se-cretariado da gestão ChicoSantos durante toda manhãprocurou tranqüilizar a po-pulação em razão nessemomento de transição elei-toral. "Quero tranquilizar apopulação fazendense, es-clarecendo que os projetosde transformação destemunicípio em uma cidadedigna de se viver, uma ci-dade do futuro, haverão deser realizados. Não vou in-terromper nem desviar-me

das ações e projetos de go-verno que tragam melhori-as para nosso povo. Acre-dito ser passageiro essemeu momento e que embreve Fazenda Rio Granderetornará ao comando doescolhido pelo povo paraessa árdua tarefa, enquan-to isso quero dar sequên-cia a administração atual,guiando-me pelos parâme-tros de retidez, honestida-de, ética e de amor ao pró-ximo que herdei de meuspais e avós dando o melhorde mim para o bem do nos-so município, imprimindopara tanto meus princípiose modo particular de admi-nistrar", disse, em trechode uma longa nota de es-clarecimento.

Wozniack também pe-diu apoio da população e deseus pares para administrara cidade. "Conclamo aosmeus colegas vereadores aparticipar dessa empreita-

da, mantendo o entrosa-mento já demonstrado en-quanto exerci a Presidên-cia, para que unidos os po-deres Executivo e Legisla-tivo e, deixando de ladoposições partidárias, possa-mos antecipar o futuro de-sejado para nosso municí-pio", emendou.

A assunção do presi-dente da Câmara de Verea-dores ao cargo de prefeitomarca o desfecho de umprocesso eleitoral conturba-do em Fazenda Rio Gran-de. Relembre os principaisepisódios:

Julho de 2012 - Ape-nas dois candidatos sãoconfirmados para disputaao cargo: o ex-vereadore ex-deputado AlissonWandscheer (PSB) e o pre-feito Chico Santos (PSDB)

Julho - Setembro2012 - A campanha eleito-ral na cidade foi intensa eforam gastos milhões por

parte dos dois candidatos.Além da disputa por espa-ço visual e votos nas ruas,várias ações pipocaram noFórum Eleitoral, em quecada lado tentava apontarirregularidades do adversá-rio. E numa dessas ações,a Coligação Força do Povo,alegou que Chico Santosestava utilizando a estruturada prefeitura(sala, servi-dores, telefone, emails edinheiro público) para pro-dução de dois jornais (Ago-ra Fazenda e Correio Me-tropolitano). Esses veícu-los, com uma massiva ti-ragem, 30 mil em um uni-verso de 60 mil eleitoresera distribuído em todas ascasas, durante mais dedois anos, e traziam repor-tagens que elogiavam asações do prefeito e ataquesa oposição.

26 de setembro de2012 - Após análise do pro-cesso sobre o suposto uso

de dinheiro público e defuncionários para produçãode jornais, prática irregulare que configura abuso depoder político, o Juiz elei-toral Marcos Christo, doFórum Eleitoral de Fazen-da Rio Grande (144ª ZonaEleitoral) determina a cas-sação do registro do can-didato Chico Santos.

26 de setembro - 6 deoutubro - Toda mídia ecarros de som anunciampela cidade, dia e noite airregularidade na candida-tura de Chico Santos queem resposta, também comcaminhões de som, negaque esteja irregular, ado-tando o discurso de que "oadversário o persegue" eque "tudo não passa dementira".

7 de outubro - ChicoSantos é reeleito com 68%dos votos e recorre da de-cisão da cassação.

19 de fevereiro de

2013 - Depois de o pre-feito reeleito assumir e serdiplomado, enquanto oprocesso tramitava, oTRE mantém a decisão deprimeira instância e con-firma a cassação de Chi-co Santos.

06 a 08 de março -Justiça Eleitoral determinaafastamento imediato doprefeito que, aguardandouma liminar para se man-ter no prazo, não é encon-trado durante três dias pe-los oficiais de Justiça e pelaimprensa. O "chá de sumi-ço" termina no sábado,quando, "coincidentemen-te" o prefeito está com aliminar na mão e conseguepostergar sua saída.

23 de abril - Presi-dente do TRE derruba li-minar que mantinha o pre-feito no cargo, nega se-guimento do recurso es-pecial de Chico Santos noTSE e encaminha ao Fó-rum Eleitoral de FazendaRio Grande(144ª zonaeleitoral) determinaçãopara o afastamento ime-diato dele e da vice AnaLúcia do cargo. Chiconovamente não é encon-trado e nem a vice-prefei-ta. O prefeito está em Bra-sília, mas toma ciência doafastamento, tanto queentra novamente com umapetição no Fórum Eleito-ral pedindo a permanênciano cargo até o TSE julgaro processo, recurso quenão é acolhido.

24 de abril - O pre-sidente da Câmara, Mar-cio Wozniack assume ocargo.

Dimas Rodrigues

O vereador Márcio Wozniack, presidente da Câmara Municipal de Fazenda Rio Grande, assumiu o cargo de prefeito

cumprindo determinação da justiça eleitoral que pediu o afastamento imediato de Chico Santos e da vice Ana Lúcia, cassados

Page 4: Edição 280

04 A SEMANA26 de abril a 02 de maio de 2013 RMC

A união faz a força! Overeador de Fazenda RioGrande, Silvestre da DBSem conjunto com os vere-adores Julinho do Pesquee Márcio Wosniack enca-minharam ao plenário daCâmara Municipal um re-querimento para melhoriado atendimento a saúdepara população fazenden-se. O documento pede paraque seja expedido ofícioaos deputados Ney Lepre-vost e Francisco Buhrer,além do Governo Estadualpara que este assuma atra-vés de convênio o atendi-mento ao Hospital NossaSenhora Aparecida. "Faz-senecessário a construção deum hospital regional paraFazenda Rio Grande. Pro-

Vereador Silvestre solicita construçãode hospital regional em FRG

põe-se que o hospital quejá está sendo ampliado sepotencialize e se transfor-me em hospital referênciaem urgência e emergência",traz a proposta.

Para que isso aconte-ça, os vereadores pedem

Após uma série de dis-putas na primeira quinzenade abril, aconteceu na últi-ma sexta-feira (19), a pre-miação de 900 alunos-atle-tas entre os três mil estu-dantes que disputaram osJogos Escolares de Fazen-da Rio Grande e se creden-ciaram para a disputa dosJogos Regionais que acon-tecem de 20 a 26 de maioem Rio Negro (PR).

Segundo o diretor deEsportes, Eduardo Santos,os jogos mostraram umaforte integração entre osvalores esportivos, essen-ciais para os jovens. “Oobjetivo foi alcançado, pu-demos congregar os alunosdas várias instituições deensino da nossa cidade,propiciando os aspectospositivos do esporte, alémdo surgimento de novostalentos, sem perder de vis-ta os valores educacionaisdos jogos”, disse.

As disputas ocorreramem cinco modalidades: Fut-sal, Basquete, Vôlei, Han-debol e Vôlei de Praia.

“Os jogos tem por

Jogos Escolares de FazendaRio Grande marcam integração

jovem pelo esporte

objetivo promover o des-porto educacional envol-vendo várias modalidadesesportivas, despertando ogosto pela prática dos es-portes, com fins educati-vos e formativos”, disseSantos.

Para o professor Alte-mar Padilha, do ColégioAbílio dos Santos, os jogosforam importantes para to-dos os jovens. “É muito im-portante, pois afasta os jo-vens das drogas, dá umsentido de socialização edesenvolvimento de todoscomo cidadãos”, afirma.

A cerimônia marcou apremiação aos campeões,vices e 3.º colocados dacompetição que receberammedalhas, além disso, oscampeões das 20 categori-as receberam troféu composse definitiva.

As escolas mais pre-miadas foram Jorge Andri-guetto, com cinco troféus;Decio Dossi com quatro;Anita Canet, com três;Dom Bosco, Lucy Requiãoe Cunha Pereira, comdois; além do Abílio dosSantos e Líria Nichele comum troféu.

O deputado estadualToninho Wandscheer(PT), solicitou do Gover-no do Estado, o aumentode efetivo e viaturas doProjeto Patrulha Escolarpara o município de Fa-zenda Rio Grande. O do-cumento foi aprovado emplenário na última quarta-feira, dia 25 de abril e jáfoi encaminhado à Secre-taria de Estado da Segu-rança Pública e ao Coman-do da Patrulha EscolarComunitária.

“O aumento de equi-pes e viaturas, com asconstantes rondas, inibiráeventuais ocorrências re-lacionadas à violência e acriminalidade nas escolas,além de promover açõesde combate às drogas,esse malefício que deixa osfamiliares dos alunos apre-

Toninho pede aumento de efetivoda Patrulha Escolar para FRG

Programa dispõe dois policiais para patrulhar 16 escolas. Atualmente

Fazenda Rio Grande conta com 47 estabelecimentos de ensino

ensivos da forma como seucomércio vem se alastran-do no município”, comentao deputado.

Segundo Toninho, atu-almente, Fazenda Rio Gran-de é atendida por uma equi-pe de dois policiais e apenasuma viatura que faz a rondaem apenas 16 escolas.

“Uma viatura não é su-

Na últimaquarta-feira, 24, foirealizada a primei-ra palestra doACINFAZ CAPA-CITA, programa daAssociação Co-mercial e Industri-al de Fazenda RioGrande (ACIN-FAZ) que temcomo principal objetivo oaperfeiçoamento do conhe-cimento, negócios e servi-ços prestados pelas empre-sas do município e região.

A palestra, intitulada"Conversando Sobre Fi-nanças", ministrada peloconsultor empresarial EronMarchiori, abordou temasrelevantes sobre finançaspara as empresas, como:

ficiente para atender a de-manda, uma vez que omunicípio conta com 12escolas estaduais, 27 mu-nicipais e 08 particulares.É preciso um contingen-te maior de policiais e vi-aturas para atender satis-fatoriamente a segurançados estudantes”, explicouo deputado.

É realizado o primeiro evento do ACINFAZ CAPACITA

custos fixos, custos variá-veis, pró-labore, capital degiro, lucro e inadimplên-cia, entre outros. O even-to reuniu cerca de 50 pes-soas representantes dosmais variados segmentosempresariais e industriaisda região.

A próxima atividade doACINFAZ CAPACITA seráa realização do curso deno-

minado "Organi-zação Financeirae Gestão", tam-bém ministradopor Eron Marchi-ori, do dia 20 aodia 22 de maio,das 19h às 23h.Qualquer pessoainteressada pode-rá participar. O

valor do curso é de R$95,00 e as vagas são limi-tadas.

Para mais informações,o interessado pode entrar emcontato com a ACINFAZatravés do telefone 3627-1958 ou pelo [email protected].

(Departamento deComunicação da

ACINFAZ)

aporte financeiro suficien-te para o devido aparelha-mento do hospital, bemcom da contratação demais especialistas que vi-riam para atender morado-res de toda região sul me-tropolitana.

A cerimônia marcou a premiação aos campeões,

vices e 3.º colocados da competição que receberam medalhas

Vereadores Julinho do Pesque,

Marcio Wozniack e Silvestre da DBS

Deputado estadual Toninho Wandscheer

Page 5: Edição 280

05Paraná A SEMANA26 de abril a 02 de maio de 2013

Grupo Leblon realiza treinamento deBrigada para segurança de funcionários

e melhor prestação de serviços

• Adamo Bazani,jornalista da Rádio CBN,

especializado emtransportes

Prefeitura de Curitibaapresenta dois projetospara resolver dívidas

herdadas da gestão Ducci

Um ambiente de tra-balho que passa seguran-ça para os funcionários sereflete na qualidade dosserviços prestados à po-pulação.

O Grupo LeblonTransporte de Passageirosrealiza constantemente trei-namentos e qualificação deBrigada de Emergênciapara qualificar os trabalha-dores caso precisem atuarem situações que necessi-tem de intervenções rápidase precisas.

E para isso, é necessá-rio que os brigadistas te-nham prática e conheci-mento teórico, sempre comacesso às novas informa-ções sobre os procedimen-tos em caso de emergência.

Nesta semana, 24 pro-fissionais da empresa realiza-ram mais um treinamento.

Foram abordados qua-tro temas centrais:

- Contenção de Com-bustíveis, como em caso dederramamento de óleos oulíquidos inflamáveis (foiusada água na simulação)

- Combate a Incêndioaté a chegada do Corpo deBombeiros, caso haja ne-cessidade

- Primeiros Socorrosàs vítimas de acidentes

- Evacuação emergen-cial da empresa.

Os conceitos de aten-dimento emergencial foramabordados de maneira teó-rica e prática pelas simula-ções.

O conhecimento douso da sirene de emergên-cia foi reforçado. Três si-nais consecutivos é paraque os brigadistas se en-contrem em ponto seguropara começarem a atuar.Um toque contínuo revelaque é hora de esvaziar olocal, com os presentes

sempre seguindo as orien-tações dos brigadistas.

As noções de segu-rança não são aplicadassomente dentro da empre-sa. Os brigadistas se tor-nam multiplicadores e po-dem levar o conhecimen-to para atendimento aopassageiro ou mesmo paraseu dia a dia.

Funcionários do Grupo Leblon fazem mais um treinamento

de Brigada de Emergência. Segurança para os colegas, para os passageiros e para o dia a dia

Foto

: K

arol

ine

Dea

Fal

cão

A Prefeitura de Curi-tiba encaminhou à Câma-ra de Vereadores, na últi-ma quarta-feira (24), duasnovas mensagens destina-das a equacionar dívidasdeixadas pela gestão an-terior. Na primeira men-sagem o prefeito Gusta-vo Fruet pede aos verea-dores a aprovação daabertura de um créditoadicional especial, no va-lor de R$ 114.062.318,94,destinado a pagar parte dadívida total. O segundodocumento dispõe sobreo reconhecimento das dí-vidas com valores acimade RS$ 100 mil, referen-tes a despesas tambémnão empenhadas até 31 dedezembro de 2012.

Outras duas mensa-gens ainda serão enviadasà Câmara nas próximassemanas, desta vez parao tratamento das dívidasdos pequenos credores.Uma delas solicitará umcrédito específico para opagamento de dívidascom valores até R$ 100mil, não empenhadas.Outra tratará da inversãoda ordem de pagamentopara os que têm créditosde até R$ 100 mil comempenho - os chamadosrestos a pagar. O objeti-vo da Prefeitura é saldaras dívidas do menor parao maior valor. A dívidacom pequenos credoreschega a R$ 4,8 milhões erepresenta 68% do totalde fornecedores.

CréditoO crédito adicional de

R$ 114,06 milhões seráutilizado principalmentepara os pagamentos dedespesas da gestão ante-rior referentes à contra-tação de obras e serviços

de saúde. Os recursos se-rão alocados do própriocaixa da Prefeitura, pro-venientes de anulaçõesparciais de dotações orça-mentárias, superávit fi-nanceiro, apurado no ba-lanço patrimonial no exer-cício de 2012, e do exces-so de arrecadação real epor tendência.

A segunda mensa-gem, que trata do reco-nhecimento de dívidascom valores acima de R$100 mil, visa regularizaruma situação que impedea Prefeitura de realizar ospagamentos. Como essasdespesas não foram pre-vistas em orçamento, naprática é como se elas nãoexistissem. A aprovação doprojeto dará respaldo legalpara que a Prefeitura qui-te essas dívidas, que so-mam aproximadamenteR$ 221 milhões.

Com a aprovação daautorização de reconheci-mento da dívida pelo Le-gislativo, a Prefeitura po-derá regularizar as despe-sas e instituir um plano depagamento, mediante aadesão dos interessados,que deverão aceitar a no-vação da dívida (substitui-ção de contrato anteriorpor um novo).

O projeto de lei envia-do à Câmara prevê o par-celamento dos valores emduas categorias. A primei-ra engloba créditos de atéR$ 1 milhão. Este montan-te será pago em 24 parce-las mensais, a partir de ja-neiro de 2014. No segun-do grupo estão os que têmcréditos a receber acima deR$ 1 milhão. Para estes, opagamento será feito 36parcelas mensais, tambéma partir de janeiro de 2014.

Prefeitos e deputados debatemsoluções comuns para problemas da RMC

Foi realizada na noite daúltima quarta-feira (24) maisuma reunião mensal da As-sociação dos Municípios daRegião Metropolitana de Cu-ritiba – Assomec. Participa-ram do evento prefeitos, vice-prefeitos e demais represen-tantes de 20 municípios. Oencontro realizado no Paláciodo Bambu, na capital, serviupara encaminhar importantesprojetos que atenderão as ci-dades da Grande Curitiba.

O prefeito anfitrião,Gustavo Fruet disse quemanter a integração com aMetropolitana é uma de suasprincipais prioridades comogovernante. “Vamos sempreincentivar esta integração,até porque estamos vendoque a Assomec vem se es-forçando muito para que

possamos direcionar solu-ções práticas aos problemasda nossa Grande Região Me-tropolitana”, destacou.

Temas importantes fo-ram discutidos na reunião daAssomec. O presidente daUrbs Roberto Gregório e odiretor de Transportes daComec, Caco Almeida fala-ram sobre o transporte co-letivo, o jornalista José Ma-rinho explanou sobre o Con-gresso de Cidades Digitaisque acontecerá dia 23 demaio, J Camargo da Sedudestacou as linhas de finan-ciamento do Estado com osmunicípios, o superintenden-te da Secretaria de Agricul-tura e Abastecimento de Cu-ritiba, Marcelo Munarettoapresentou projetos na áreade Educação Alimentar e

Abastecimento.Segundo o prefeito de

Pinhais e presidente da As-somec, Luizão Goulart asreuniões vem sendo bastan-te produtivas, contam commuito conteúdo. “Precisa-mos aproveitar bem estesencontros, pois sabemos dadificuldade que os prefeitostem para ajustar suas agen-das e estar presentes nestasocasiões”, comentou. ParaLuizão, o momento é deunião. “Estou muito otimis-ta com os encaminhamen-tos que teremos para asquestões do licenciamentoambiental, transporte coleti-vo, lixo, entre outros assun-tos que estamos conseguin-do avançar. Frutos de um tra-balho conjunto que envolvetodos os municípios”, disse.

Os demais prefeitos des-tacaram o trabalho que aAssomec tem feito para me-lhorar a integração. “Destamaneira vamos crescer jun-tos e de forma integrada”,destacou Menegusso, prefei-to de Campo Magro.

Municípiosque participaram:Curitiba, Pinhais, Adria-

nópolis, Araucária, CampoLargo, Contenda, AlmiranteTamandaré, Campo Magro,Bocaiúva do Sul, Balsa Nova,Mandirituba, Quitandinha,Campo do Tenente, Agudosdo Sul, Tijucas do Sul, SãoJosé dos Pinhais, Piraquara,Tunas do Paraná, Rio Ne-gro, Lapa. Também estive-ram presentes os deputadosestaduais Toninho Wands-cheer e Anibelli Neto.

Treinamentos são constantes e abordaram temasdesde socorros às vitimas de acidentes até derramamento de combustível

Page 6: Edição 280

06 A SEMANA26 de abril a 02 de maio de 2013 Brasil

Obras da CopaComissão do Senadoaprova projeto que unifica

alíquotas do ICMS O tempo passou e ogoverno não conseguiunem fazer as tão faladasobras da Copa do Mundo,que são obras estúpidas edesnecessárias. Tem coisasmuito mais prioritáriascomo estradas e portos,que também não foram fei-tas.

A marca desse gover-no do PT vai ser a incom-petência e o desvio de ver-bas públicas. Hoje o deses-pero é grande. Só queremadiar o cumprimento daspenas. Querem fugir dacadeia. Não querem en-frentar a responsabilidadedos atos cometidos. Estãoimaginando mil tramoiaspara adiar o cumprimentodas penas.

Mas não é só o PT queparticipou desse estado atualdas coisas. Muitos outrospartidos auxiliaram o PTnessa desconstrução. Nãoprecisamos ir muito longepara ver a incompetênciaadministrativa. Curitiba vi-rou uma grande confusão.São milhares de pequenasobras que nunca terminam.E pior, agora não tem maisdata para serem terminadas.A Linha Verde é o melhorexemplo de falta de compe-tência do governo.

A estratégia adotada foide anunciar o inicio de umanova obra, antes que a pre-cedente tivesse sido termi-nada. A construção do me-trô foi um grande exemplodessa política de incompe-tências. Era só a estratégia

de inflar a vaidade das pes-soas. Toda a mídia embar-cou nessa propaganda po-lítica barata.

Quem antes estava elo-giando a construção dometrô, agora está critican-do o atraso das obras daCopa. Esquecendo com-pletamente da sua respon-sabilidade na construçãodesse circo que é a admi-nistração pública brasileira.Se não tivesse o apoio daimprensa esse estado decoisas não tinha chegadoao ponto que chegou.

Agora todos estão fa-lando da falta de infraestru-tura dos portos e das es-tradas para a exportação dagrande safra brasileira. Mashá dois anos estavam elo-giando a administração pú-blica, fazendo o anúncio deobras que nunca acontece-ram. É só folear os jornaisantigos para ver como elesmudaram de opinião tãorapidamente. Agora estãocom medo da opinião pú-blica, que ficou muito in-quieta com o estado atual.

Ficou evidente que o gover-no não trabalhou. Que oúnico setor que construiufoi o setor privado. Produ-ziu e agora não consegueentregar a produção aoscompradores, pois não te-mos infraestrutura.

Vivemos numa socie-dade do engana que eugosto. Quanto mais men-tiras coloridas melhor. Masa dura realidade logo co-bra o seu preço. Vamospassar a maior vergonha.As obras da Copa não fi-carão prontas. O pior é queo custo foi muito maiorque o previsto. O dinheirofoi gasto, as obras não fo-ram concluídas.

Essa é a marca do atu-al governo. Uma grandeincompetência de fazer ascoisas mais simples. É pre-ciso reformar o governo.Ele está muito inchado. Épreciso fazer uma grandedieta. Reduzindo os impos-tos e a quantidade de fun-cionários públicos. Temmuita gente. Esse é o mo-tivo de não conseguir fa-

zer nada. Tem muitos apa-drinhados políticos nas fun-ções chaves. É essa in-competência que trava asações.

É preciso unificar osdireitos e deveres de todosos trabalhadores brasileiros.É preciso reduzir os privi-légios dos funcionários pú-blicos. São esses privilégi-os que sangram o país.

Enquanto o grande atofinal não chega, os ratos queparticipavam do festimabandonam o barco queestá afundando. O que an-tes era um grande exemplode administração públicaagora é criticado fortemen-te. Que posição leviana,como se a impressa só exis-tisse no momento de hoje.É preciso construir uma tra-jetória. Ter a capacidade dereconhecer os erros come-tidos e reformar as opiniões.

Mas a opinião públicaé dura. Está descobrindoessas manobras de engodoe identificando os seus au-tores. Vai ser uma grandevirada. (CG)

O emprego sem car-teira assinada caiu 7,2%em março, na compara-ção com o mesmo mêsdo ano anterior, informouno dia 25 o Instituto Bra-sileiro de Geografia e Es-tatística (IBGE), que di-vulgou a Pesquisa Men-sal do Emprego. Já o em-prego com carteira subiu2,8%, com o aumento de309 mil postos de traba-lho, apesar de ter caído0,5% em relação a feve-reiro de 2013.

Com a variação mos-trada na pesquisa, a parti-cipação dos trabalhadoressem carteira assinada napopulação ocupada caiu de

Emprego sem carteira assinadacai em março, mas o formal cresce

Membros do Ministé-rio Público de todo o paísreuniram-se em Brasília, naúltima quarta-feira (24),para entregar ao presiden-te da Câmara dos Deputa-dos documento com o po-sicionamento do MP brasi-leiro em relação à PEC 37e vasto material sobre asmobilizações realizadas emtodos os estados brasilei-ros com o objetivo de in-formar e sensibilizar a po-pulação sobre os riscos queuma possível aprovação daproposta traria à aplicaçãoda justiça e à democraciano país. A Proposta deEmenda à Constituição quepretende impedir o Minis-tério Público de realizar in-vestigações criminais está

10,7% para 9,8% no perí-odo, enquanto a proporçãode empregos formais subiude 49,2% para 49,9%. Onúmero de trabalhadoressem carteira assinada nasregiões pesquisadas pelo

IBGE totalizou 2,25 mi-lhões em março.

Também houve au-mento no número de pes-soas que trabalham porconta própria, que corres-ponde a 18,1% da popula-

ção, contra 18% no anopassado. Em números ab-solutos, o número de au-tônomos cresceu em 72mil trabalhadores. A taxade pessoas ocupadascomo empregadores au-mentou 0,9%.

Apesar da queda naci-onal, a taxa de ocupaçãosem carteira assinada cres-ceu 5,2% no Recife e 10%em Salvador. Nas regiõesmetropolitanas do Sudeste,houve queda mais acentu-ada: 11,9% em Belo Hori-zonte, 11,4% no Rio de Ja-neiro e 9,9% em São Pau-lo. Em Porto Alegre, a taxaficou praticamente estável,com queda de 0,2%.

Brasília(Abr) – A Co-missão de Assuntos Eco-nômicos (CAE) do Sena-do aprovou dia 24 o tex-to-base do projeto de re-solução que unifica asalíquotas do Impostosobre Circulação de Mer-cadorias e Serviços(ICMS) em operaçõesinterestaduais para pro-dutos industrializados.Acordo entre os mem-bros da comissão trans-feriu para a próxima se-mana a análise das emen-das acatadas e rejeitadaspelo relator DelcídioAmaral (PT-MS).

O parecer de Delcídioprevê alíquotas diferentespara as cinco regiões dopaís e mantém em 12% aalíquota da Zona Francade Manaus e a dos bens

produzidos em áreas de li-vre comércio.

Para os estados dasregiões Norte, Nordeste,Centro-Oeste e para oEspírito Santo, o senadorestabeleceu alíquota de7% de ICMS nas opera-ções de venda de produ-tos industrializados. Coma regra de transição cria-da pela proposta, o per-centual cairia gradual-mente, entre 2014 e2021, de 12% para 7%.

Nos estados das re-giões Sul e Sudeste, ex-ceto o Espírito Santo,cuja alíquota será 7%,haverá redução de 12%para 4% na arrecadaçãode ICMS para produtosindustrializado. A novaalíquota passará a valer apartir de 2021.

Estiagem na regiãodo Semiárido é a pior dos

últimos 50 anosPetrolina (PE) – Mes-

mo com a súplica do ser-tanejo por chuva, a estia-gem na região do Semiá-rido não dá trégua. É apior registrada nos últi-mos 50 anos. De acordocom o governo federal,1.415 municípios sofremcom seca que afeta a vidade quase 22 milhões debrasileiros. A falta de chu-va atinge mais de 90%dos municípios do Semi-árido e ultrapassou a ex-tensão das 1.135 cidadesque o compõem.

A Secretaria Nacionalde Defesa Civil já decre-tou situação de emergên-cia e estado de calamida-de pública em 1.046 mu-nicípios. A área mais atin-gida pela seca, o Semiári-do brasileiro, estende-sepor oito estados da RegiãoNordeste (Alagoas, Bahia,Ceará, Paraíba, Pernam-buco, Piauí, Rio Grandedo Norte e Sergipe), alémdo norte de Minas Gerais,totalizando uma extensãoterritorial de mais de 980quilômetros quadrados.

Ato público em Brasília marca

posição do Ministério Público

brasileiro contra a PEC 37para ser votada na CâmaraFederal.

O Paraná entregou dezvolumes com as informa-ções sobre as manifesta-ções feitas nas diversas ci-dades do Estado, moçõesapresentadas por diversasautoridades e entidades dosmais diversos segmentosda sociedade, além de maisde 43 mil assinaturas co-lhidas em meio físico nomês de abril. A populaçãoparanaense também semanifestou contra a pro-posta pelo site do MP-PR.Foram contabilizados maisde 103 mil acessos somen-te na área de votação ele-trônica contra a PEC 37,no hotsite feito pela Insti-tuição.

Page 7: Edição 280

07Mundo A SEMANA26 de abril a 02 de maio de 2013

Crise na Europa afeta Estados Unidos Economia e seus reflexos

China a locomotiva do mundo

• O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)informou que a taxa de desemprego subiu para 5,7% em março,ante 5,6% em fevereiro, de acordo com dados da PesquisaMensal de Emprego (PME).

• O desemprego verificado em março é o menor para omês desde o início da série histórica, em 2002. O resultado étambém menor que o desemprego de 6,2% da população eco-nomicamente ativa (PEA) registrado em março de 2012.

• O Ministério do Planejamento disse: "o governo federalreafirma que todas as obras essenciais estarão prontas para aCopa do Mundo de 2014". O órgão emitiu dados atualizados dasobras previstas para o mundial e ressaltou que os números queconstam no relatório de abril do Tribunal de Contas da União(TCU), divulgado na segunda-feira, 22 de abril, estão defasados.

• O secretário do Programa de Aceleração do Cresci-

mento (PAC) do Ministério do Planejamento, Maurício Muniz,lembra que há reuniões periódicas com os Estados e municípiosque receberão os jogos da Copa para monitoramento das obras."Fazemos uma avaliação do que está andando. Aquilo que nãoconseguiria sair a tempo é retirado da matriz de responsabilida-des da Copa. Hoje não tem nenhuma previsão de retirada, maspode ocorrer", admite.

• Ilán Goldfajn, economista-chefe do Itaú Unibanco, infor-mou que Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro deve crescer1,2% no primeiro trimestre deste ano, embora a perspectiva éque esse ritmo não será mantido ao longo do ano. Em seminárioorganizado pela instituição em São Paulo ele ressaltou que odesempenho econômico nos três primeiros meses deste ano foimuito influenciado pela safra recorde de grãos.

• Nos próximos trimestres do ano, afirma Goldfajn, é pro-vável que o país volte a mostrar taxas de crescimento trimestralmais perto de 0,7%, condizentes com avanço de 3% do PIB dopaís neste ano.

• Os preços das commodities, embora longe do pico, seestabilizaram em patamar razoavelmente elevado, o que tembeneficiado países como o Peru e o Chile, que devem crescer6% e 5,5% neste ano, respectivamente.

• O Brasil, que também tende a ser beneficiados por preçoselevados de matérias-primas, cresce menos na opinião do eco-nomista, por causa da capacidade de investimento.

• O Peru tem hoje taxa de investimento próxima de 30% doPIB, enquanto no Brasil a taxa de investimento no ano passadofoi de 18,1% do PIB.

• O Banco Central (BC) informou que os gastos dos turis-tas brasileiros no exterior somaram 1,9 bilhão de dólares emmarço. É o maior resultado da série histórica para meses demarço desde 1969.

• Os turistas brasileiros gastaram 6,0 bilhões de dólaresem 2013, o maior valor já registrado, ante US$ 5,380 bilhões noprimeiro trimestre do ano passado.

• Os turistas estrangeiros deixaram no Brasil em março599 milhões de dólares, ante 630 milhões de dólares no mesmomês de 2012. A diferença entre o que gastaram os turistas brasi-leiros no exterior e o que deixaram os estrangeiros no Brasil éuma saída líquida de 1,3 bilhão de dólares em março, ante 997milhões de dólares no mesmo período do ano passado.

• O Banco Central espera uma saída de 16,3 bilhões dedólares na conta de turismo. Em 2012, a conta viagens ficounegativa em 15,9 bilhões de dólares.

• Um estudo do Centro de Pesquisas Pew, feito combase em números do Census Bureau, verificou que a concen-tração de riqueza nos EUA aumentou nos dois primeiros anosde recuperação da economia depois da crise. Entre 2009 e 2011,o patrimônio líquido de 7% das famílias mais ricas nos EUAcresceu 28%, enquanto o das restantes 93% encolheu 4%.

• A fatia da riqueza total abocanhada pelos 7% do topo dapirâmide subiu de 56% em 2009 para 63% em 2011. Os núme-ros reforçam a percepção de aumento da desigualdade na soci-edade americana, um tema muito importante nas eleições presi-denciais do ano passado.

A crise econômica naEuropa já começa a afetar aeconomia dos Estados Uni-dos. Os últimos dadosapontam para uma estagna-ção ou mesmo para umaleve recessão, o que deveafetar a economia brasilei-ra. Os Estados Unidos sãoum importante consumidorpara a nossa indústria. Coma queda nos mercados daEuropa e agora dos EstadosUnidos às dificuldades deexportação da nossa indús-tria deve aumentar aindamais.

A integração dos siste-mas bancários da Europa edos Estados Unidos é o panode fundo dessa crise eco-nômica. Nenhum dos doisfez ainda a faxina no siste-ma bancário. Estão empur-rando com a barriga umaatuação mais profunda. Aestratégia atual é dar tempopara os bancos se adequa-rem às novas regras contá-beis. Só que a saúde dosbancos só continua pioran-do. O volume de crédito derecebimento duvidoso sóaumenta. A velocidade deobtenção de capital novo ébem menor, levando os ban-cos a uma redução do volu-me de crédito, o que impac-ta profundamente a econo-

mia.Em algum momento os

bancos centrais terão queagir. Até lá a economia dospaíses mais ricos só agoni-za e as nossas exportaçõesde produtos industrializadasdespenca. Existe a alterna-tiva do governo brasileiro dedesvalorizar o real para tor-nar mais competitivas asnovas exportações e assimcompetir com a indústriachinesa. Essa é uma alter-nativa que está crescendopor pura necessidade. A nos-sa agricultura precisa demelhores preços para cres-cer mais rapidamente. Como real mais desvalorizado asimportações vão diminuir etambém os gastos dos turis-tas brasileiros no exterior.

As chances de retoma-da do crescimento dos Es-tados Unidos são poucas.Eles já reduziram as taxas dejuros à zero. Estão recom-prando a sua dívida de lon-go prazo e injetando grandesquantidades de dinheiro naeconomia, mas mesmo as-sim a economia não reage.

No entanto, existemsetores na economia norte-americana que vão muitobem. A agricultura está serecuperando de um ano degrandes perdas. Mas por

causa do seguro agrícola osprodutores estão com ple-nas condições de ampliar aprodução de grãos. O climaserá o grande desafio.

A safra não começoubem. As neves foram pou-cas nesse inverno, o quedeixou o solo com poucaumidade. As temperaturascontinuam baixas apesar daprimavera já ter começadoo que tem atrasado o plan-tio. Existe a possibilidade deperda do período mais ade-quado para o plantio da soja,sendo a saída aumentar oplantio deste grão. Nas últi-mas semanas as chuvasvoltaram e chove bastante.O problema é que as tem-peraturas continuam baixas.O cenário atual é bem duvi-doso.

No ano passado a tem-peratura do verão foi bemacima da média. Foi o ve-rão mais quente nos últimos50 anos. E as chuvas forammuito irregulares, provocan-do uma queda da produçãode milho em mais de 100milhões de toneladas. Nes-se início de safra o quadroparece ser totalmente aocontrário. Essas grandesoscilações de temperatura ede chuvas é muito prejudi-cial à agricultura.

Um setor que está ex-plodindo é a produção degás de xisto. O crescimen-to é tão intenso que o preçointerno do gás nas regiõesprodutoras é um terço dopreço internacional, o quetem atraído de volta muitasempresas que tinham idopara a China.

O que está enfrentandodificuldades é a indústria dearmamentos, que vê commuita preocupação a redu-ção de encomendas do go-verno norte-americano. Opior é que os cortes devemaumentar. O governo temque reduzir o seu endivida-mento. O Congresso Nor-te-americano deve imporcortes drásticos, o que vailevar a economia dos Esta-dos Unidos para uma reces-são.

Nesse quadro de incer-tezas e dificuldades do se-tor bancário o consumidorse retrai e com medo deperder o emprego e nãoconseguir pagar as suas dí-vidas as pessoas reduzem assuas compras.

É muito provável que aeconomia dos Estados Uni-dos caia ainda mais antes deretomar o crescimento. Oque não ajuda nada o cres-cimento do Brasil. (CG)

A China virou a loco-motiva econômica do mun-do. A redução do seu cres-cimento de 11% para 7%mudou o ritmo da econo-mia mundial. Muito dessaqueda se deve a crise eco-nômica na Europa e nosEstados Unidos. O merca-do interno chinês é a suasalvação. Como ela temgrandes reservas de capi-tal, poderá manter planos decrescimento independentesdo aumento das exporta-ções.

O Brasil recebeu esseimpacto da redução do rit-mo de crescimento da Chi-na. As exportações de mi-nério de ferro diminuíramo ritmo de crescimento. Oque está salvando a nossaeconomia são as exporta-ções de soja e milho. Pro-dutos que a China precisadesesperadamente.

A China já desistiu deproduzir soja. Hoje ela jáimporta 50 milhões de to-neladas anualmente, o querepresenta 80% do seuconsumo. Com a quebra dasafra norte-americana oBrasil se tornou o maiorprodutor e também o mai-

or exportador mundial desoja.

A novidade é a impor-tação de milho. Até cincoanos atrás a China era au-tossuficiente. Agora já estáimportando. A tendência éque se torne uma grandeimportadora desse cereal.Em função da seca nosEstados Unidos do anopassado, o Brasil amplioumuito as suas exportaçõesde milho, principalmentepara a China, saindo de umfaixa de 10 milhões de to-neladas por ano, para 20milhões.

A demanda chinesa degrãos dá um grande impul-so para o crescimento danossa agricultura. A gran-de restrição é o governoque não amplia a infraes-trutura. Os portos não re-cebem ampliações há mui-to tempo. As ferrovias es-tão patinando e não cres-cem. O que está funcionan-do é porque não dependedo governo.

A estratégia que o go-verno deveria seguir é for-talecer as parcerias com aChina e melhorar a infra-estrutura do país. Isso só

está ocorrendo por causados esforços do setor pri-vado. Desse governo ébom não esperar nada denovo, só discursos vazios.

É preciso uma reformana liderança do país. Osatuais líderes já demonstra-ram a sua incompetência.Não conseguiram fazer oBrasil crescer. A qualidadedos serviços públicos con-tinua muito ruim. Os im-postos aumentaram e a ine-ficiência também.

Para atender as neces-sidades de produtos agrí-colas para a China é preci-so de uma nova infraestru-tura que ainda nem está pla-nejada. O que existe sãoremendos de projetos. Épreciso repensar o Brasilpara os próximos 20 anos.Definir os eixos para o nos-so crescimento e projetaruma nova infraestrutura.

Essa ideia que o Brasiliria crescer por causa daCopa do Mundo e dasOlimpíadas já acabou. Asobras não ficarão prontas.Já passaram mais de seteanos e muito pouca coisafoi feita. E nem precisa irmuito longo. É só ver a

quantidade de obras inaca-badas que Curitiba tem.Ninguém fala da data detérmino da Linha Verde.

No ano passado agrande notícia era a implan-tação do metrô em Curiti-ba. Hoje já se caiu na real.Metrô é uma obra que vailevar pelo menos mais 20anos para acontecer. Im-plantar os corredores deônibus diretos nas linhas dosexpressos já será um gran-de avanço. Mesmo essaobra simples anda a passosde tartaruga.

Tornar o Porto de Pa-ranaguá em um porto efici-ente ninguém fala. Dobrara capacidade de operaçãodo porto é um sonho. Nãoexiste plano nenhum. Só ummontão de desculpas.

Enquanto isso a Chinaquer comprar o produtosbrasileiros e não temos acapacidade de enviá-lospara o exterior. Mudançassó vão ocorrer em 2015com um novo governo queherdará uma infraestrutu-ra à beira do caos. Até lávamos nos arrastando e anossa economia crescen-do muito pouco. (CG)

Page 8: Edição 280

08 A SEMANA26 de abril a 02 de maio de 2013 Política

PSDB realiza convençãopara escolha de novo presidente

O projeto de lei nº 63/13, de autoria do PoderExecutivo, dispensandode pagamento do Impos-to sobre a Propriedade deVeículos Automotores(IPVA) os valores devi-dos e lançados até 31 dedezembro de 2007, quefoi aprovado em segun-da discussão – com 39votos favoráveis e umcontrário – na sessão ple-nária da Assembleia Le-gislativa desta segunda-feira (22), segue agorapara sanção (ou veto) go-vernamental. Isto porqueos deputados tambémvotaram favoravelmenteao requerimento do depu-tado Ademar Traiano(PSDB), líder do Gover-no, dispensando a maté-

O PSDB realiza nestedomingo a nova executivaestadual. O deputado Val-dir Rossoni, atual vice-pre-sidente da legenda, enca-beça a chapa e deverá re-tornar à presidência do par-tido no Paraná, hoje per-tencente ao governadorBeto Richa. O encontroacontece a partir das 9h,na Sociedade Thalia (ruacomendador Araújo, 338,

Centro) em Curitiba.No encontro, serão

eleitos os 60 membros dodiretório estadual, os 24delegados a convençãonacional e 10 membros doconselho de ética e dis-ciplina. Na mesma con-venção serão eleitos anova executiva estadual(seis membros) e o novoconselho fiscal (seismembros).

Assessor de deputadoé preso pela PF acusadode comandar quadrilhaUma operação da Po-

lícia Federal deflagrada naúltima quinta-feira paradesarticular uma quadri-lha de contrabando e ex-ploração de jogos de azarque agia no Paraná, SantaCatarina e Rio Grande doSul prendeu oficiais daPM, agentes da própriaDF e teve como endereçoprincipal o gabinete dodeputado estadual WaldyrPugliesi (PMDB), para adetenção de um assessor,apontado como chefe doesquema. O deputadoconfirmou a operação edisse que ficou surpresocom a prisão de seu as-sessor, Elieuton Mayer.“Estou surpreso. Estavaem casa quando fui avi-sado de que a Polícia Fe-deral precisava entrar em

meu gabinete. Nem sabiado que se tratava. Vimlogo para ninguém dizerque estou fugindo”, dissePugliesi.

A assessoria do depu-tado informou que só sabeda prisão de Elieuton. Jáo delegado responsávelpela operação, José Alber-to de Freitas, disse quedois assessores parlamen-tares estão presos, masnão revelou os nomes.

Elieuton Mayer

Projeto que dispensapagamento de dívidas deIPVA lançadas até 2007

segue para sançãoria de novas votações,por não ter sofrido emen-das no curso de sua tra-mitação.

O Governo do Esta-do informa, na mensagemenviada ao Legislativo,que o percentual deinadimplência total doexercício é de apenas1,1%, correspondendo aR$ 11.289.193,93, e con-sidera 33.480 veículoscom débitos. De acordocom o Executivo, diantedo baixo índice de inadim-plência e do alto custopara a realização da co-brança dos débitos pen-dentes, bem como aten-dendo aos princípios darazoabilidade e da econo-micidade, torna-se viávela remissão proposta.

Projeto apresentadopelo vereador de Curitiba,Pedro Paulo (PT) prevê queconcessionárias, empresasestatais e prestadoras de ser-viços que operem com ca-beamento (rede elétrica, ca-bos telefônicos, TV a caboe assemelhados) devem tor-ná-los subterrâneos. A inici-ativa foi protocolada nestasemana e começa a tramitarna Câmara de Curitiba.

A ideia, segundo PedroPaulo, é “substituir os equi-pamentos urbanos de infra-estrutura aérea por equipa-mentos subterrâneos coma finalidade de ordenar eotimizar a ocupação das

Cabeamento subterrâneo podese tornar obrigatório em Curitiba

vias, assim como preservara paisagem urbana e a se-gurança ambiental”.

“Instalações aéreasoferecem riscos e gastoselevados para sua conser-

vação, mas a substituiçãodestes equipamentos poroutros subterrâneos aten-de, acima de tudo, à pre-servação da segurança dapopulação”, afirmou o par-lamentar. O vereador tam-bém esclareceu que a açãodependerá de estudos a se-rem promovidos por órgãosdo Executivo que levemem consideração situaçõesparticulares.

Pedro Paulo observouque “tendo em vista a ex-trema diversidade de situa-ções e circunstâncias pre-sentes na cidade de Curiti-ba, com a regulamentação,o Executivo definirá as re-

Pedro Paulo apresentou

projeto de lei determinando

que empresas cujo trabalho

envolva cabeamento utilizem

galerias subterrâneas

O vereador de CuritibaTico Kuzma (PSB) apre-sentou, na sessão destaquarta-feira (24), respostasda prefeitura a pedidos deinformações de sua autoria.Um dos ofícios ao Execu-tivo trata de questionamen-tos quanto aos impostos etaxas dos governos muni-cipal e federal que incidemno cálculo da tarifa do trans-porte coletivo na capital.

Os números, na avali-ação do líder do PSB, apon-tam que o valor da tarifapode diminuir ou haver oequilíbrio das contas da

gras e os critérios para aconcretização da medida,que é, sem dúvida, de gran-de significado para a requa-lificação urbanística da Ci-dade”. O projeto prevê umperíodo de 180 dias paraque tais estudos sejam le-vados a efeito e instruam asações das empresas respon-sáveis pelos serviços queenvolvem cabeamentos.

O projeto não acarretagastos para a administraçãopública, nem obriga as em-presas a adotarem um mé-todo específico que orien-te a transferência dos equi-pamentos aéreos para osubsolo.

Tarifa do transporte coletivo poderia baixar, segundo vereadorprefeitura. “Hoje são arre-cadados R$ 71 milhõescom as passagens, mas R$78 milhões são pagos men-salmente às empresas dosegmento”, declarou. Oparlamentar ainda destacoua desoneração do governoestadual sobre o ICMS re-lativo ao óleo diesel.

Segundo o documentodo Executivo municipal, ataxa de Gerenciamento aoFundo de Urbanização deCuritiba, da Urbs, incidesobre a tarifa técnica (R$3,129), e não sobre a tarifacobrada do usuário (R$

2,85). Ela equivale a R$0,12 por passagem.

Dentre outras ques-tões, o documento aindainforma à Casa o valormédio, mensal, de R$ 2,7milhões referente às taxasfederais PIS e Cofins. Já odo ISS, municipal, é de R$1,1 milhão.

O parlamentar concluiuque, se houver maior cola-boração dos governos mu-nicipal, estadual e federalexiste a possibilidade dereduzir o preço da passa-gem de ônibus. “Os impos-tos e a taxa da Urbs pesam

bastante no valor da tarifae os números mostram quehá sim uma margem paradiminuição”, finalizou.

RespostasKuzma também ques-

tionou a prefeitura sobre ocumprimento da lei muni-cipal nº 14.222/2013, queteve origem em projeto delei da Professora Josete(PT). A norma determina apublicação mensal dos da-dos referentes às diáriasutilizadas por servidores,empregados públicos eagentes políticos da admi-nistração direta e indireta.

Page 9: Edição 280

09Geral A SEMANA26 de abril a 02 de maio de 2013

Page 10: Edição 280

10 A SEMANA26 de abril a 02 de maio de 2013 Cidades

Beto Richa anuncia investimentos para Quatro Barras

O governador do Para-ná, Beto Richa liberou naúltima terça-feira (23) R$6,4 milhões para obras nomunicípio de Quatro Bar-ras, na Região Metropoli-tana de Curitiba (RMC). Osrecursos serão aplicados napavimentação de vias urba-nas e rurais, em habitaçãoe saneamento. Além disso,o município aderiu ao Pro-grama Família Paranaense.

O anúncio foi feito pelogovernador durante even-to realizado na CâmaraMunicipal, com a presençado prefeito, Loreno Tolar-do, empresários e lideran-ças locais. No mesmo en-contro, Richa anunciou aimplantação de 29 quilôme-tros da rede de gás naturalda Compagas para atenderColombo, Pinhais, Campi-na Grande do Sul e QuatroBarras.

Do total de recursosliberados, R$ 5,7 milhõessão destinados à pavimen-tação asfáltica em diver-sas vias urbanas e pavi-mentação de estradas ru-rais com pedras irregula-res. O governador anun-ciou, ainda, a construçãode 20 casas na área rural(R$ 570 mil) e obras daSanepar para melhoria nofornecimento de água nosbairros Patrícia e MeninoDeus, com investimentode R$ 110 mil.

O governador liberou R$6,4 milhões de reais para melhorias nomunicípio. Prefeito Loreno Tolardo agradeceu o trabalho em conjunto com o Estado

Além disso, liberou R$64 mil para a prefeitura ad-quirir calcário destinado apequenas propriedades fa-miliares. "Esse é um gover-no municipalista, que apoiaas cidades para melhorar aqualidade de vida das pes-soas. Quero visitar os 399municipios paranaenses,conhecer de perto a reali-dade de cada um, fortale-cer parceria com os prefei-tos", afirmou Richa.

Tolardovaloriza parceria O prefeito de Quatro

Barras, Loreno Tolardo,disse que o Estado já temsido um grande parceirodos municípios e agradeceuos investimentos do gover-no. "São recursos impor-tantes que atendem áreascarentes do nosso municí-pio, como habitação, pavi-

mentação, educação e sa-neamento básico", disse."Nós precisamos e depen-demos do Estado, que temsido um grande parceiro danossa administração", afir-mou.

No encontro com ogovernador, o Tolardo as-sinou a adesão do municí-pio ao Programa FamíliaParanaense. Criado em2012, o programa é coor-denado pela Secretaria daFamília e Desenvolvimen-to Social e reúne 17 secre-tarias estaduais e mais osmunicípios para atenderfamílias que vivem em si-tuação de extrema.

O município identificaas famílias que vivem nes-tas condições e suas vul-nerabilidades. A partir daí,elas passam a receber aten-dimento às suas necessida-

des, seja de saúde, educa-ção, capacitação, moradia,atenção a pessoas com de-ficiência.

Hoje, 130 municípiosparticipam do programa,com atendimento a 30 milfamílias paranaenses. Coma adesão, Quatro Barrascomeça a estruturar suarede de assistência social,

contando, para isso, comsuporte técnico e de plane-jamento do Estado. A par-tir disso, passa a identifi-car e a atuar, junto com ogoverno, no atendimento àsfamílias em condições deextrema vulnerabilidadesocial.

Outra iniciativa na áreasocial foi o repasse paraQuatro Barras de R$ 36 mildo Conselho Estadual dosDireitos da Criança e doAdolescentes. O municípiopossui adolescentes emcumprimento de medidasocioeducativa e o recursoapoiará as famílias dos jo-vens, ajudando-as a se es-truturarem para recebê-loao final do cumprimento damedida.

BalançoRicha fez uma presta-

ção de contas das ações degoverno no encontro comlideranças de Quatro Bar-

Prefeito de Quatro Barras, Loreno Tolardo, governador Beto Richa e o deputado estadual Francisco Buhrer

ras. Ele ressaltou o reforçona área da segurança, coma contratação de 3.127 po-liciais, e o cumprimento daEmenda 29, que determinaque o Estado aplique 12%do orçamento na área dasaúde. Isso representa R$1,5 bilhão a mais de recur-sos para a área de saúde emquatro anos.

Na educação, o go-vernador citou a contra-tação de 17 mil professo-res e o aumento de 35%no salário dos profissio-nais do magistério. O go-vernador ressaltou, tam-bém, o Programa de Apoioaos Municípios (PAM),lançado há 15 dias, quedestina, a fundo perdido,R$ 150 milhões para ci-dades com menos de 50mil habitantes investiremem projetos que impactemna melhoria de vida dapopulação.

Quatro municípios da RMC passama contar com rede de gás natural

O governador BetoRicha anunciou nesta ter-ça-feira (23/04) o início deconstrução de 29 quilôme-tros de rede de distribuiçãode gás natural da Compa-gas para atender quatromunicípios da Região Me-tropolitana de Curitiba(RMC). O ramal sai dobairro Atuba, na regiãoNorte da capital, e passarápor Colombo, Pinhais,Campina Grande do Sul eQuatro Barras. O investi-mento é de R$ 32,8 mi-lhões.

Richa disse que quan-do assumiu o governo aCompagas tinha fraca atu-ação e hoje desenvolve umprograma de investimentosde R$ 290 milhões. "De-mos um novo papel para aempresa, tornando o Esta-

do mais competitivo e facili-tando a atração de investi-mentos produtivos", disse ogovernador.

O anúncio do início daobra do gasoduto foi emQuatro Barras, durante umencontro com o prefeitoLoreno Tolardo, vereadores,empresários, lideranças emoradores da cidade. Richaanunciou recursos para in-vestimentos em diversas áre-as do município. "O gás na-tural é fundamental para ga-rantir o crescimento econô-mico das nossas cidades euma industrialização homo-gênea do Estado", afirmou.

O presidente da Com-pagas, Luciano Pizzatto,disse que o governo esta-dual ampliará em 40% arede de distribuição de gásno Paraná, com a constru-

ção de 150 quilômetrosde gasoduto em quatroanos. "Estamos desenvol-vendo um grande volumede obras para levar gásnatural a várias regiões etornar o Paraná maiscompetitivo", afirmouPizzatto.

Atualmente, cerca de130 indústrias e 350 esta-belecimentos comerciaisutilizam o gás natural for-necido pela Compagas. OParaná conta com 610quilômetros de rede dedistribuição e atende a 13municípios: Curitiba, Pon-ta Grossa, Palmeira, Cam-po Largo, São José dosPinhais, Balsa Nova, Arau-cária, Colombo, Parana-guá, Pinhais, São Mateusdo Sul, Quatro Barras eLondrina.

Page 11: Edição 280

11Cidades A SEMANA26 de abril a 02 de maio de 2013

Da redaçãoÀs vésperas do Dia do

Trabalho, índices apontamum cenário favorável emrelação ao aquecimento domercado e a novas oportu-nidades. O Paraná teve oquarto melhor desempenhodo país na geração de em-pregos com carteira assina-da no mês de março. O Es-tado teve um saldo de17.488 empregos, equiva-lente ao crescimento de0,67% em relação ao esto-que de assalariados comcarteira assinada do mêsanterior, segundo dados di-vulgados durante essa se-mana pelo Cadastro Geral deEmpregados e Desempre-gados (Caged), do Ministé-rio do Trabalho. Curitiba li-dera o ranking da evoluçãoformal de empregos no Es-tado, com geração de 3403vagas. Destaque tambémpara São José dos Pinhais

São José dos Pinhais é destaque na geração de empregosPrefeito Setim comemora o momento favorável e a inauguração de novas empresas no município

que ficou entre os quatroprimeiros municípios daRMC que mais geraramempregos, em março.

A inauguração de gran-des e médias empresas emSão José dos Pinhais nasúltimas semanas, como oCentro Tecnológico da JSA-TC-JTEKT (fornecedora demontadoras como Toyota,Volkswagen, Renault/Nis-san) que já emprega 530profissionais, e a Empaluxque investiu R$20 milhõesde reais no novo complexo,na Colônia Murici, deixaanimado o prefeito Luiz Car-los Setim com a perspecti-va de aumento do númerode vagas ofertadas ao tra-balhador. “Em pouco maisde 100 dias já inauguramosalgumas empresas no mu-nicípio, e é com essa von-tade que São José dos Pi-nhais cresce. Elas chegamgerando mais empregos e

renda, e é isso que precisa-mos, cada vez crescermais”, exaltou o prefeito.

Com o objetivo de am-pliar a oferta de trabalho ecolocação de trabalhadoresem vagas no município aSecretaria de Trabalho, Em-prego e Economia Solidáriade São José dos Pinhais reu-niu representantes da área derecursos humanos de em-presas são-joseenses de di-versos segmentos paraapresentar os projetos do

município, bem como osserviços voltados aos traba-lhadores e empregadores.

O secretário da pasta,Miguel de Paula, lembrou docenário econômico em queo município se encontra, res-saltando que parte desta con-quista foi proveniente do es-forço político iniciado no pas-sado, ainda na primeira ges-tão do prefeito Setim, quan-do os deputados FranciscoBührer, Leopoldo Meyer,eram vereadores, e “muito

contribuíram para o desen-volvimento do Município”.

O prefeito Setim co-mentou sobre a oferta devagas provenientes da in-dustrialização e desenvolvi-mento econômico do mu-nicípio lembrando o primei-ro momento em que foi pre-feito, no ano de 1997, e ago-ra. “Temos hoje, com ogoverno Beto Richa, umaretomada do senso de in-dustrialização no Paraná, eSão José dos Pinhais estáinserida neste contexto. AAgência do Trabalhador deSão José dos Pinhais é asegunda no Paraná no aten-dimento e colocação de va-gas de trabalho, e continuasemeando, através da qua-lificação da mão de obra,cumprindo a legislação aten-dendo a necessidade domunicípio”, disse Setim

LeiDurante o evento o

prefeito Setim e o secre-tário Miguel de Paula as-sinaram o documentoque sancionou a Lei2.149 de 19 de abril de2013, que cria a SemanaMunicipal de Segurançae Saúde do Trabalhador,que será realizada sem-pre na última semana domês de maio, a partir de2014, com o objetivo depromover ações que ori-entem e previnam o tra-balhador.Agência do Trabalhador

A Agência do Traba-lhador funciona junto à Se-cretaria de Trabalho, Em-prego e Economia Solidá-ria, e oferece os serviçosde intermediação de mãode obra. Desde janeiro de2013 já prestou 23.500atendimentos, com a efe-tivação de 1.560 trabalha-dores contratados em va-gas da agência.

A cidade de Mandi-rituba vai ser a pioneirana utilização do sistemade TV Câmara na re-gião. O novo aparatotecnológico que come-çou a ser instalado estasemana vai permitir queas sessões realizadas naCâmara Municipal de Ve-readores sejam gravadase transmitidas em tem-po real pela internet,possibilitando que qual-quer cidadão que tenhaacesso a rede mundial decomputadores possaacompanhar os trabalhosdo legislativo municipal.

Os equipamentosadquiridos no ano passa-do pela administração doentão presidente da casa,o vereador José Luiz deOliveira não tinha sido

Câmara de Mandiritubaserá pioneira em transmitir

sessões ao vivoinstalado devido a algunsimpedimentos estruturaisno prédio do legislativo,após alguns estudos reali-zados pela equipe do pre-sidente Celso Batata foidecidido que atualmente osequipamentos podem serinstalados e entrar em ope-ração.

O sistema da TV Câ-mara consiste em duas câ-meras de vídeo com tec-nologia digital e padrão dealta definição, um suportearticulado que permite ope-rar a câmera a distância,além do projeto acústicoque esta sendo implantan-do com novas caixasacústicas e mesa de som.

O inicio das transmis-sões esta previsto para opróximo mês, logo após operíodo de testes e o trei-

namento dos funcionári-os que vão operar osequipamentos.

Segundo o presiden-te da Câmara de Verea-dores, Celso Batata,“essa é mais uma açãoque faz parte do plano ad-ministrativo, que temcomo prioridade a trans-parência nos atos públi-cos, a valorização dosfuncionários com treina-mentos e capacitação,além do objetivo maiorque é o de trabalhar sem-pre em busca do que émelhor para o cidadão,possibilitando com essenovo sistema que maispessoas possam fiscali-zar e acompanhar os tra-balhos realizados pelosnossos vereadores”,completou o presidente.

Que Pinhais é uma dascidades contempladas como projeto de instalação dasDelegacias Cidadãs muitagente já sabe. Que esse éum novo modelo de aten-dimento no Paraná, comespaços específicos e re-servados para separar víti-mas de agressores e a pos-sibilidade de auxílio de téc-nico imediato, também.

Pois bem. A novidadeé que foi formalizada, naúltima quarta-feira (24) demanhã, a doação ao Esta-do do Paraná do terrenoonde o prédio para ofere-cer toda essa estrutura àcomunidade será erguido.Em cerimônia realizada nasede do executivo munici-pal, e na presença de váriasautoridades locais, o Pre-feito Luizão Goulart proce-deu à assinatura e entregada escritura pública da área

Pinhais cede área no Centro paraconstrução de Delegacia Cidadã

à Secretária de Estado daAdministração e Previdência,Dinorah Nogara. Ao todo,cerca de 100 pessoas acom-panharam a solenidade.

Com isso, Pinhais seaproxima ainda mais do mo-mento em que poderá con-tar com esse novo espaço,voltado a um conceito iné-dito de segurança pública,com foco na agilidade dosatendimentos e na eficiência.E, felizmente, também dasolução para uma necessida-de nítida de investimentospor que passa a Polícia Civilem Pinhais, instalada em umprédio com mais de 30 anosde uso.

Para o Procurador Ge-ral do Município, EdsonGaldino, a doação do ter-reno para a efetivação doprojeto consolida umagrande aspiração da cidadecomo um todo. Segundo o

projeto, a Delegacia Cida-dã de Pinhais terá 1.200metros quadrados, distri-buídos em ambientes in-ternos destinados ao Ins-tituto de Identificação,salas especiais, celas mo-dulares e demais detalhesestruturais. Quanto ao ter-reno doado pelo municí-pio, trata-se de um espa-ço com dois mil metrosquadrados de área, locali-zado na rua Europa, noCentro - mesma regiãoonde está instalada a atualsede da Polícia Civil nomunicípio. Mais ainda, oimóvel ficará próximo aoPosto Integrado dos Bom-beiros e a cerca de 100metros do destacamentoda Polícia Militar e Guar-da Municipal, compondo,assim, um polo de integra-ção entre as forças de se-gurança da cidade.

Prefeito Setim inaugura o Centro Tecnológico da JSATC-JTEKT

Page 12: Edição 280

12 A SEMANA26 de abril a 02 de maio de 2013 Saúde

PPPPPAPO SÉRIOAPO SÉRIOAPO SÉRIOAPO SÉRIOAPO SÉRIOCom: Daniela Bispo

Cref: 013091G/PR

Campanha alerta para os perigos da hipertensão

Acabe com aretenção de líquido

Dicasde saúde:

Ruídos dentro de casapodem prejudicar a saúde

No Dia Nacional dePrevenção e Combate à Hi-pertensão Arterial, celebra-do nesta sexta-feira, 26 deabril, o Ministério da Saú-de prevê uma série de açõesde educação e conscienti-zação da sociedade a res-peito da doença silenciosaque atinge mais de 30 mi-lhões de pessoas no Brasil.

A Sociedade Brasileirade Cardiologia (SBC) lan-çou a campanha "Eu sou 12por 8", com o objetivo deconscientizar a populaçãosobre os benefícios demanter a pressão arterial emníveis adequados e tambéma respeito dos riscos da hi-pertensão. Pessoas físicase jurídicas podem partici-par da campanha, divulgan-do e conscientizando omaior número de pessoasque conseguir.

Em Curitiba, a Rede deFarmácias Nissei convida acomunidade a passar emuma das lojas e aferir gra-tuitamente a pressão. Du-rante toda a sexta-feira, aNissei promove ações edu-cativas e de conscientiza-ção. "O objetivo é que aspessoas saibam como andaa sua pressão arterial, queé o primeiro passo para ocontrole", afirma o presi-dente da Rede, Sergio Ma-

eoka. "Atualmente, mais de15 milhões de pessoas so-frem de hipertensão e nãocontrolam por não saber dasua condição", alerta. Da-dos da SBC estimam queapenas 10% dos hiperten-sos façam o controle ade-quado da hipertensão.

A pressão alta não con-trolada é a principal causadas duas doenças que maismatam no Brasil: o AVC(Acidente Vascular Cere-bral) e o infarto do miocár-dio. A cada ano, 300 milbrasileiros são vitimadospelas doenças cardiovascu-lares, principalmente cau-sadas pela hipertensão.

Considerada a principalcausa de mortalidade car-diovascular, a hipertensãoacontece quando a pressãosanguínea permanece ele-vada, ou seja, superior a 12X 8. Esses valores indicama pressão que o sangueexerce nas paredes do co-ração durante o período decontração e relaxamento.

A pressão sanguíneavaria durante o dia, depen-dendo da atividade realiza-da - aumenta quando a pes-soa se exercita ou quandoestá excitada e diminuiquando está relaxada oudormindo. Até mesmo apostura - sentada ou em pé

- influencia a pressão arte-rial. As elevações ocasionaisda pressão podem ocorrercom exercícios físicos,nervosismo, preocupações,drogas, alimentos, fumo,álcool e café.

Quando a pressão san-guínea está acima do nor-mal, pode ocorrer o rom-pimento dos vasos, o quemuitas vezes é fatal. A hi-pertensão, também conhe-cida como "pressão alta",é uma doença perigosa,porque geralmente nãoapresenta sintomas, maspode levar a pessoa a so-frer um ataque cardíaco(infarto) ou um derramecerebral (AVC).

Dados da OrganizaçãoMundial de Saúde (OMS)apontam que um hiperten-so, mesmo com discretaselevações da pressão, senão tratado, pode ter a ex-pectativa de vida reduzidaem até 16,5 anos. Além dis-so, o hipertenso não con-trolado tem maior chancede sofrer insuficiência re-nal, impotência sexual e atédemência cerebral, entreoutras complicações nemsempre fatais, mas que po-dem alterar significativa-mente a qualidade de vida.

O hipertenso deve fa-zer uma série de adequa-

A enxaqueca é uma dasdores de cabeça mais co-muns e recorrentes no mun-do. Acomete mais de 10%da população mundial e éconsiderada pela Organiza-ção Mundial de Saúde(OMS) como a 19ª doençano ranking de patologias in-capacitantes. Informaçãoimportante a se ter conheci-mento sobre o assunto, éque a enxaqueca, ou migrâ-nea, é uma dor que aconte-ce na forma de crises queduram de quatro a 72 horase que podem se repetir al-gumas vezes no mês. Porém,quando a dor passa a sermais frequente, o diagnós-tico deve ser modificadopara Migrânea Crônica e otratamento segue uma orien-tação diferente.

ções no estilo de vida, comatenção redobrada à redu-ção no consumo de sal,abandono do sedentarismo,realização de atividades fí-sicas programadas, buscapelo peso ideal e uma ali-mentação equilibrada. "Di-etas baseadas em maiorconsumo de vegetais e ri-cas em potássio, magnésioe cálcio não são difíceis deserem seguidas e podemreduzir significativamente apressão", afirma a coorde-nadora do curso de Nutri-ção da UniBrasil, CynthiaPassoni.Medicamentos gratuitos

Medicamentos paracontrolar a hipertensão po-dem ser adquiridos gratui-tamente em farmácias pri-vadas, conveniadas ao pro-grama Aqui Tem FarmáciaPopular, e nas farmáciaspopulares. Quem precisarde medicamentos para hi-pertensão deve procuraruma farmácia filiada aoprograma, munido de CPF,documentação com foto ereceita médica. A receitadeve conter o princípio ati-vo liberado pelo programae estar dentro do prazo devalidade (120 dias). O me-dicamento é retirado gra-tuitamente, mediante a umcadastro feito na hora.

Na prática, os especia-listas consideram como en-xaqueca crônica qualquercefaléia crônica diária, ouseja, com mais de 15 dias dedor nos últimos três meses,tendo ou não história deabuso de medicamentos eque tenham atualmente ouno passado episódios típi-cos de enxaqueca.

É constatado que cercade 2% da população brasi-leira sofre com essa forma deenxaqueca crônica, e sãonesses casos que, desde ju-lho de 2011, a Agência Na-cional de Vigilância Sanitá-ria (ANVISA) aprovou aaplicação da toxina botulí-nica tipo A,o Botox, comoforma de exterminar a fortedor de cabeça. Para essespacientes, o tratamento

deve ser bem discutido e osrecursos terapêuticos utili-zados os mais avançados.

Adepto da técnica daaplicação da toxina botulí-nica para tratamento de en-xaqueca, o Dr. Alexandre E.S. Cercal, otorrinolaringolo-gista e membro da Associa-ção Brasileira de Otorrinola-ringologia e Cirurgia Cervi-co-Facial, explica que a toxi-na, aplicada com uma ampo-la em várias partes da cabe-ça e pescoço por um médi-co especialista, pode subs-tituir ou reduzir o medica-mento preventivo da enxa-queca. "Este é um avançoda medicina rumo ao mane-jo adequado de uma condi-ção que acomete uma par-cela significativa da popu-lação mundial, causando

acentuada piora da qualida-de de vida," comenta Cer-cal.

Segundo o doutor, essanova função médica da toxi-na promete relaxar os mús-culos e aliviar a pressão eas fortes dores sentidas pe-los pacientes. Ele ainda lem-bra que desde o começo dotratamento o paciente deveconversar com o médico so-bre as suas expectativas eprestar atenção nas contra-indicações e possíveis efei-tos adversos. "A toxina bo-tulínica não deve ser utiliza-da para outros tipos de do-res de cabeça que não a mi-grânea crônica, pois aindanão existem estudos quecomprovem sua eficácia esegurança" alerta o médicode Curitiba - PR.

Retenção de líquidos é o nome popular que descreve o incha-ço no corpo ou em parte dele, e até certo ponto é comum às pesso-as sentirem que estão retendo líquidos. As pernas inchadas no finaldo dia, com marcas de pressão das meias ou dos sapatos, são umexemplo de inchaço. O inchaço é o resultado do extravasamentode um líquido (pobre em proteínas do sangue) que sai dos vasossanguíneos e vai para o tecido subcutâneo. Esse líquido confere oaspecto inchado e brilhante da pele, muitas vezes compressível poracessórios da roupa ou mesmo com a pressão dos nossos dedossobre a pele, deixando uma marca.

Vamos, então, às dicas para tentar minimizar e até mesmoeliminar essa retenção:

1) PARE de consumir alimentos ricos em sódio, como enlata-dos, embutidos, fast food, conservas, carnes salgadas etc. O sódiofaz o corpo reter líquido;

2) REDUZA o consumo de sal, opte por temperos naturais esal LIGHT.

3) BEBA mais água. Acredite ou não, a ingestão maior delíquidos ajuda a eliminar o sódio e o inchaço;

4) EVITE carboidrato simples (como pão branco, massa bran-ca, bolachas, doces, batata frita, etc). Carboidratos são transforma-dos em glicose e armazenados no organismo sob a forma de glico-gênio para geração de energia. Para ser retida no corpo, umamolécula de água deve ligar-se a glicose. Quanto mais carboidra-tos armazenados você tiver, mais pesada e inchada vai se sentir;

5) MEXA-SE. Os exercícios ajudam a eliminar o excesso deágua por meio da respiração e aceleram a digestão. Quando vocêse exercita, estimula os músculos a moverem mais rápido o alimentoe a água pelo seu organismo. Acabe com a constipação fazendoalguma atividade de sua preferência pelo menos 30 minutos por diapara promover a passagem dos alimentos pelo sistema digestivo.Suar também libera líquidos;

6) CONSUMA suplementos ou alimentos ricos em cálcio emagnésio (vegetais verdes escuros, nozes, abacate, queijo cotta-ge, iogurte desnatado, cereais integrais, oleaginosas). Ambos com-petem com o sódio pela absorção no organismo; por isso, se vocêconsumir quantidades adequadas de ambos, seu corpo será força-do a eliminar o sal que não foi efetivamente absorvido;

7) EVITE refrigerantes. A cafeína dos refrigerantes causa de-sidratação, e o fósforo, um aditivo comum desse tipo de bebida,pode provocar inflamação na parede do intestino, aumentando ain-da mais a sensação de inchaço;

8) COMA legumes e verduras variadas, estas ajudam a elimi-nar água do corpo;

10) A MAIORIA dos adoçantes contribuem para o inchaço,assim como a cafeína, álcool e até mesmo a nicotina são fatores.Prefira os adoçantes naturais como STEVIA e SUCRALOSE.

11) EVITE também laticínios que contenham lactose, eles agra-vam a retenção.

12) AUMENTE o consumo de alimentos ricos em proteínas,eles tem um efeito diurético no corpo.

13) AUMENTE o consumo de chás 100% naturais, tambémajudam bastante .

De maneira geral, a prática de atividade física regular, a ado-ção de hábitos alimentares saudáveis e o consumo médio de 2 litrosde água por dia, além de contribuir com a boa forma, são aliadospara combater a retenção de líquidos.

Academia SculptorDeixe seu corpo falar bem de você!

Page 13: Edição 280

13A SEMANA26 de abril a 02 de maio de 2013

Alcance seus objetivos físicose de saúde de forma mais eficiente,

consulte um Personal Trainer!Academia SCULPTOR, Rua Itália 156 –

Nações – Tel (41) 3627-2501

Homenagem da semana

Elineu, empresário do ramo automobilístico de Fazenda Rio

Grande, diretor da Eliauto Veículos estará comemorando idade nova

neste dia 30 e recebe um mimo todo especial de seus familiares e

funcionários. Parabéns de toda equipe do jornal A SEMANA!

Parabéns ao amigo Marcos Lemos, que no último dia 25 de abril

comemorou mais um aniversário. Sucesso!

O empresário e que traz o dom da fotografia

consigo Milton Boeira, neste dia 27 de abril estará completando

mais um ano de vida. Parabéns!

Parabéns a Rosangela

Fleck, proprietária da

Boutique Crepúsculo

que neste dia 28 de

abril estará

completando idade

nova. Recebe a

homenagem do seu

esposo Gerri, das filhas

e funcionárias.

Felicidades!

Page 14: Edição 280

Sexta Sábado Domingo Segunda

Reflexão

14 A SEMANA26 de abril a 02 de maio de 2013 Diversão

Uma ostra quenão foi ferida não produz pérolas

Datas comemorativas

Piadas

Simepar

Máx. 24ºCMín. 12ºC

Máx.25ºCMín. 16ºC

Nebulosidade

variável

Dia 7 de Abril,Dia do Jornalista

Datas e Fatos

Máx. 23ºCMín. 11ºC

Muitas

nuvens

Máx. 26ºCMín.15 09ºC

Poucas

nuvens

Nebulosidade

variável

Dia 1° de Maio: Dia do Trabalhador

Veja outras datas comemoradas na próxima semana:

Pérolas são produtos da dor, resultadosda entrada de uma substância estranha ou in-desejável no interior da ostra, como um parasi-ta ou grão de areia.

Na parte interna da concha é encontradauma substância lustrosa chamada nácar. Quan-do um grão de areia penetra nela, as células donácar começam a trabalhar e cobrem o grãode areia com camadas e mais camadas paraproteger o corpo indefeso da ostra.

Como resultado, uma linda pérola vai seformando.

Uma ostra que não foi ferida, de modo al-gum produz pérolas, pois a pérola é uma feridacicatrizada.

O mesmo pode acontecer conosco.Você já se sentiu ferido pelas palavras ru-

des de alguém?Já foi acusado de ter dito coisas que não

disse?

Suas ideias já foram rejeitadas ou mal in-terpretadas?

Você já sofreu o duro golpe do preconceito?Já recebeu o troco da indiferença?Então, produza uma pérola!Cubra suas mágoas com várias cama-

das de AMOR.Infelizmente, são poucas as pessoas que

se interessam por esse tipo de movimento. Amaioria aprende apenas a cultivar ressentimen-tos e mágoas, deixando as feridas abertas ealimentando-as com vários tipos de sentimen-tos pequenos e, portanto, não permitindo quecicatrizem.

Assim, na prática, o que vemos são muitas"Ostras Vazias", não porque não tenham sidoferidas, mas porque não souberam perdoar,compreender e transformar a dor em amor.

Um sorriso, um olhar, um gesto, na maio-ria das vezes, vale mais do que mil palavras!

O Dia do Trabalho é comemorado em 1º de

maio. No Brasil e em vários países do mundo é um

feriado nacional, dedicado a festas, manifestações,

passeatas, exposições e eventos reivindicatórios.

A História do Dia do Trabalho remonta o ano

de 1886 na industrializada cidade de Chicago (Esta-

dos Unidos). No dia 1º de maio deste ano, milhares

de trabalhadores foram às ruas reivindicar melho-

res condições de trabalho, entre elas, a redução da

jornada de trabalho de treze para oito horas diárias.

Neste mesmo dia ocorreu nos Estados Unidos uma

grande greve geral dos trabalhadores.

Dois dias após os acontecimentos, um conflito

envolvendo policiais e trabalhadores provocou a

morte de alguns manifestantes. Este fato gerou re-

volta nos trabalhadores, provocando outros enfren-

tamentos com policiais. No dia 4 de maio, num con-

flito de rua, manifestantes atiraram uma bomba nos

policiais, provocando a morte de sete deles. Foi o

estopim para que os policiais começassem a atirar

no grupo de manifestantes. O resultado foi a morte

de doze protestantes e dezenas de pessoas feridas.

Foram dias marcantes na história da luta dos

trabalhadores por melhores condições de trabalho.

Para homenagear aqueles que morreram nos con-

flitos, a Segunda Internacional Socialista, ocorrida

na capital francesa em 20 de junho de 1889, criou o

Dia Mundial do Trabalho, que seria comemorado

em 1º de maio de cada ano.

Aqui no Brasil existem relatos de que a data é

comemorada desde o ano de 1895. Porém, foi

somente em setembro de 1925 que esta data tor-

nou-se oficial, após a criação de um decreto do

então presidente Artur Bernardes.

Fatos importantes relacionados ao 1º de maio

no Brasil:

- Em 1º de maio de 1940, o presidente Getúlio

Vargas instituiu o salário mínimo. Este deveria suprir

as necessidades básicas de uma família (moradia,

alimentação, saúde, vestuário, educação e lazer)

- Em 1º de maio de 1941 foi criada a Justiça

do Trabalho, destinada a resolver questões judici-

ais relacionadas, especificamente, as relações de

trabalho e aos direitos dos trabalhadores.

Dia 26 - Dia do GoleiroDia 26 - Dia da 1ª Missa no BrasilDia 27 - Dia da Empregada DomésticaDia 27 - Dia do SacerdoteDia 28 - Dia da Educação

Dia 28 -· Dia da SograDia 30 - Dia do FerroviárioDia 02 - Dia Nacional do Ex-combatenteDia 02 - Dia do Taquígrafo

26/04/1986 - Uma explosão na usina nuclear de Chernobyl, na Ucrânia, provocou a morte de 300mil pessoas ao longo de 10 anos.

27/04/1997 - Paulo Alvarenga, ex-soldado da Polícia Militar, foi condenado a 449 anos e oitomeses de prisão por ter participado da chacina de Vigário Geral.

28/04/1945 - O ditador italiano Benito Mussolini e sua mulher Claretta Petrucci foram mortos porativistas do país.

29/04/1938 - Getúlio Vargas criou o Conselho Nacional do Petróleo, precursor da Petrobras,para que o governo pudesse controlar o produto.

30/04/1981 - Uma bomba explodiu dentro de um carro ocupado por militares, no Riocentro, noRio de Janeiro.

01/05/1994 - O piloto Ayrton Senna morreu na curva Tamburello, no circuito de Ímola, na Itália.

02/05/1974 - Depois de 120 dias de filmagens, ficou pronto o filme Tubarão, de Steven Spielberg.

A loira estava chegando em sua casa,parou com o carro do outro lado da rua, deixouo carro e foi atravessar para abrir o portão,quando retornou para o carro um ladrão apa-rece e diz:

- Sai do carro!A loira toda assustada sai do carro e entra

correndo em casa:- Pai, Pai, roubaram meu carro!- Calma minha filha vou chamar a polícia.- Não se preocupe pai, eu anotei a placa do

carro!. ******

Dois sujeitos conversando num bar:

- A minha sogra é uma tremenda de umajararaca! Quando ela morrer vou enterrá-la debruços.

- De bruços !? - espanta-se o outro. - Praquê?

- Não quero correr o risco de ela acordar etentar sair cavando.

******Havia dois amigos conversando. E um de-

les diz:- Finalmente o Zé está tranqüilo e em paz.E o outro pergunta:- Por que ele morreu?- Não, a sogra dele.

Page 15: Edição 280

Estreia

ÁriesFaça do seu ambiente

profissional um lugar tão agra-dável quanto o seu lar e seuserviço vai render mais que ohabitual. Em casa, faça o queestiver ao seu alcance paraevitar momentos de tensão eevite criticar seus entes queri-dos. No amor, pense antes defalar e agir para não se arre-pender depois.

TouroNo trabalho, procure pri-

orizar as tarefas que conside-ra mais importantes sua sema-na será produtiva. Em seu lar,demonstre mais o seu carinhopara o pessoal. Boa fase parase aproximar de amigos e gen-te querida. A dois, busque seaproximar mais de quem ama.Romance recente pode se tor-nar sério agora.

Gêmeosme diante da complexida-

de de suas tarefas: concentre-se e verá que não é tão difícilquanto parece. Conflitos nãoestão descartados no cenáriofamiliar, então mostre maturida-de e conseguirá compreendermelhor os problemas. Na pai-xão, evite pressionar o par oupoderá se arrepender depois.

CâncerAproveite as boas vibra-

ções desta semana e siga embusca de seus objetivos pro-fissionais, principalmente osque já estão em andamento.Há boas energias também noseu universo familiar: curta acompanhia e participe doseventos. No campo sentimen-tal, aproxime-se de quem amae tudo será delicioso.

Leãose em suas ambições pro-

fissionais e siga em busca dosseus objetivos, pois tudo indi-ca que conseguirá conquistarseu espaço. Os momentos emfamília devem exigir mais doseu tempo do que você gosta-ria, mas serão períodos pro-veitosos. Não faltará sensuali-dade no seu relacionamentoafetivo.

VirgemConfie na sua intuição

quando o assunto for traba-lho. Seu poder de iniciativaestará invejável e você po-derá obter ótimos resultadosse agir delicadamente. Am-biente agitado em seu lar, sónão permita interferênciasna sua vida sentimental.Mostre sua ousadia com opar, mas sem se esquecerda realidade.

“A Entrevista” com Priscila Fantin e Herson Capri

15Agenda Cultural A SEMANA26 de abril a 02 de maio de 2013

Cinema

Cinemark Shopping São José

Oblivion (Dub) – sala 1 - 12:00 – 15:00 – 21:55Meu Pé de Laranja Lima – sala 1 – 17:35 – 19:45Os Croods (Dub) – sala 2 - 11:30 - 13:50 – 16:20 – 18:50Gi Joe – A Retaliação (Dub) – sala 2 - 21:20 – 23:50Homem de Ferro 3 (Dub) – sala 3 – 11:20 – 14:10 – 17:10 – 20:10– 23:10Homem de Ferro 3 (Leg) – sala 4 – 13:00 – 16:00 – 19:00 – 22:00Homem de Ferro 3 3D (Dub) – sala 5 – 12:10 – 15:10 – 18:10 –21:10 – 00:10Cinesystem – Shopping Curitiba

A Morte do Demônio (Leg) – sala 3 – 14:00 – 15:55 – 17:50 – 19:50– 21:50Homem de Ferro 3 – (Dub) sala 1 – 13:30 – 16:05 – 18:40 – 21:15– (Leg) sala 2 – 13:40 – 16:20 – 19:00 – 21:35Homem de Ferro 3 3D – sala 6 (Dub) 14:00 – 16:40 – (Leg) 19:20– 22:00 – sala 5 (Dub) 13:45 – 16:25 – 19:05 – (Leg) 21:45Oblivion (Leg) – Sala 4 - 16:30Os Croods (Dub) – Sala 4 – 14:20Um Porto Seguro (Leg) – sala 4 – 21:30Vai que dá Certo – sala 4 – 14:30 – 19:30Cinesystem – Shopping Total

Homem de Ferro 3 (Dub) – sala 3 – 13:30 – 16:10 – 18:50 – 21:30Homem de Ferro 3 3D – (Dub) sala 2 – 14:00 – 16:40 – 19:20 –22:00Gi Joe 2 – A Retaliação 3 D – sala 4 (Dub) 19:30 – 21:50 – sala 4(Dub) 13:45 – 16:25 – 19:05 – (Leg) 21:45Jack: O Caçador de Gigantes (Dub) – sala 1 – 14:30O Acordo (Dub) – sala 5 – 16:20 – 21:20Oblivion (Dub) – sala 1 – 19:00Os Croods (Dub) – Sala 5 – 14:10 – 19:10Vai que dá Certo – sala 1 – 19:40 – 21:40

HoróscopoLibraDedique-se com afinco às

suas responsabilidades profis-sionais e colherá bons frutos.Em casa, tensões não estãodescartadas, mas você terá ojogo de cintura necessáriopara amenizar a situação. Oclima de sensualidade estaráem alta no campo afetivo: apro-veite ao máximo os momentoscom quem ama.

EscorpiãoNesta semana, você con-

seguirá enxergar suas própriaslimitações e saberá o que fazerpara superá-las sem prejuízos.O ambiente familiar conta comboas vibrações e tudo indica quea fase será superpositiva. Noamor, tente equilibrar razão eemoção e tudo sairá bem. Nacama, mostre toda a sua inspira-ção!

SagitárioDesafios podem surgir

nesta semana: mostre seu jei-to aventureiro e encare-oscom alegria e disposição. Nosmomentos de folga, prefira serefugiar em seu lar e relaxarcurtindo a presença de pes-soas queridas. Nos assuntosafetivos, convém baixar ex-pectativas, mas não deixe dese aproximar de quem ama.

CapricórnioFique de olho nas opor-

tunidades que surgirem nosetor profissional e mostre todaa sua determinação ao desen-volver suas tarefas. No cená-rio familiar, não desanime nembrigue por qualquer coisa. Oamor está no ar e sua sensu-alidade vai dar as cartas estasemana. Mas cuidado comdesilusões neste período.

AquárioPrefira trabalhar sem de-

pender dos colegas neste pe-ríodo e verá como suas ativi-dades vão fluir melhor. Emcasa, evite brigas. Ouça a opi-nião dos mais experientes eaprenda lições de vida comeles. No campo sentimental,mantenha o pensamento po-sitivo e tudo deverá entrar emequilíbrio e harmonia.

PeixesDemonstre que tem inici-

ativa no trabalho e não espe-re a ajuda dos demais paracumprir o que é de sua res-ponsabilidade. Comece aprestar mais atenção nos seusfamiliares e valorize todo oapoio que eles dão a você.Na paixão, evite pressionar oucobrar quem ama. Busquemomentos de alegria a dois.

Em Homem de Ferro 3, o industrial, arrogante, porém brilhan-te, Tony Stark/Homem de Ferro luta contra um inimigo cujo alcan-ce não tem limites.

Quando Stark vê seu mundo pessoal destruído pelas mãosde seu inimigo, ele embarca em uma angustiante jornada paraencontrar os responsáveis. Uma jornada que a cada reviravoltaseus brios serão testados. Pressionado, Stark terá que sobreviverlançando mão de seus próprios dispositivos, contando com suaengenhosidade e instintos para proteger aqueles que lhe são maispróximos. Em sua luta para retornar, Stark descobre a respostapara a pergunta que o atormenta em segredo: o homem faz o trajeou é o traje que faz o homem?

Estreia nesta sexta-feira noscinemas Homem de Ferro 3

Foto

: N

ana

Mor

aes

O estereótipo em tornodas celebridades, o assédioda mídia, o público que con-some um jornalismo quevive de fofocas: todas estasquestões traz a peça “A En-trevista”, estrelada por Pris-cila Fantin e Herson Capri,que chega pela primeira veza Curitiba. Com realização daPrime, a curta temporadaacontece nos próximos dias03 e 04 de maio no TeatroPositivo Pequeno Auditório(R: Pedro Viriato Parigot deSouza, 5.300) às 21horas.Com direção de Daniel Filhoe Susana Garcia, a monta-gem é baseada no filme ho-mônimo de Theo Van Gogh,produzido em 2003. O textoé de Theodor Holam, tradu-zido e adaptado por Eucly-des Marinho.

“A Entrevista” é umacomédia sobre o envolvimen-to entre uma linda e famosa

atriz de novelas,a grande es-trela do momento, Mariah, eum conceituado jornalistapolítico que foi designadopara entrevistá-la, Pedro Pi-erre. Ele é especialista empolítica internacional, já foicorrespondente de guerra eé influente em Brasília, masestá em decadência. Acostu-mado com o mundo da polí-tica mundial, ele tem de lidarcom uma pessoa mais co-nhecida pelas fofocas nostablóides do que pelo talento,fato que o deixou ofendido.Ela é exuberante, tem um belocorpo e é conhecida pela

enorme lista de homens quejá namorou. Nesse choquede dois mundos, no entanto,os dois encontram uma co-nexão mais profunda.

Durante o espetáculofica evidente a atração entreeles e o que parecia ser ape-nas mais uma entrevista navida dos dois, como tantasoutras, acaba se tornando umsofisticado jogo de sedução.

Real e como as celebri-dades e a mídia usam unsaos outros em função de seusinteresses. No final dos anos90 ocorreu no Brasil umboom na cobertura jornalís-tica dos famosos, que ga-nhou mais espaço nas mídi-as. A vida das celebridades,principalmente a privada, éconsiderada como ideal pelamaioria das pessoas, pois seacredita que contém todos oscomponentes necessários àfelicidade: fama, dinheiro,

beleza, carisma, etc. Essanecessidade do público anô-nimo de consumir a vida dosfamosos permite que os ve-ículos focados exclusiva-mente na intimidade de pes-soas públicas surjam indis-criminadamente.

Em virtude de toda essa“sociedade do espetáculo”,ou seja, uma cultura que giraem torno das celebridades ede suas vidas particulares, otexto de Theodor Holam, tra-duzido e adaptado por Eu-clydes Marinho, vem paraexpor essa relação entre amídia e a celebridade. Mos-trar ao público que nuncaserá possível saber se o queambos revelam é verdade ounão, que nem sempre o queé mostrado é real e como ascelebridades e a mídia usamuns aos outros em função deseus interesses. Os ingres-sos já estão a venda.

Page 16: Edição 280

16 A SEMANA26 de abril a 02 de maio de 2013 Segurança

Ocorrências da SemanaRicha inaugura Companhia daPM em Campina Grande do Sul

O governador Beto Ri-cha entregou na última ter-ça-feira (23/04) a sede da4ª Companhia do 22º Bata-lhão da Polícia Militar, emCampina Grande do Sul. Aunidade, que tem um efeti-vo de 60 homens, atenderáBocaiúva do Sul, Adrianó-polis e Tunas do Paraná, naRegião Metropolitana deCuritiba.

“Reforçar o policia-mento e garantir a seguran-ça é uma prioridade dosparanaenses. Então, é pri-oridade do governo do Es-tado, também”, afirmouRicha, em solenidade queteve a participação do pre-feito Luiz Carlos Assunçãoe lideranças da região.“Atendemos uma grandereivindicação dos municí-pios”, completou o gover-nador.

“O novo batalhão daPM em Colombo, inaugu-rado recentemente, garan-tiu a redução de 20% noshomicídios na região”, in-formou Richa. Ele ressal-tou, ainda, a construção,junto com o governo fede-

ral, de 14 presídios paradesafogar as cadeias, e aretomada dos módulos po-liciais, garantindo sensaçãode segurança às pessoas.

No mesmo encontro,Richa entregou uma viatu-ra policial para CampinaGrande do Sul e anuncioua construção de mais trêsUnidades da Saúde da Fa-mília - uma na cidade eduas na área rural do mu-nicípio. O investimento é demais de R$ 1 milhão. Fo-ram entregues equipamen-tos para o Hospital Angeli-na Caron e anunciadosmais R$ 1,22 milhão para

obras de pavimentação e derecape asfáltico.

SegurançaA instalação da sede da

4ª Cia da PM é uma parce-ria com o município, quedoou o terreno e fez a obra,e o Governo do Estado, queentra com o efetivo, arma-mento, equipamentos, mo-biliário e viaturas.

O comandante da uni-dade, capitão José Micru-te, disse que o aumento doefetivo e o melhor apare-lhamento da polícia sãoconquistas dos municípiose atende uma grande neces-

sidade. “Vamos iniciar di-versas operações policiaispara combater a criminali-dade”, afirmou o capitão.

Vilson Zhettie, 44 anos,morador do Jardim Paulis-ta, disse que com a criaçãoda Companhia da PM apopulação terá mais segu-rança. “Com o aumento doefetivo policial e de viatu-ras teremos mais sensaçãode segurança, vamos ver otrabalho da polícia na rua,que é o mais importante”,disse ele.

O governador Beto Ri-cha ressaltou que o Estadoestá investindo para darmelhores condições para ospoliciais na missão de pro-teger o cidadão. “O gover-no tem construído bata-lhões, adquirido equipa-mentos e ampliado o efeti-vo”, disse ele. O Paranárealizou o maior concursoda sua história para contra-tação de 3.120 novos poli-ciais militares e já abriunovo concurso, para con-tratação de mais 5.400 po-liciais. Além disso, adqui-riu 1.500 viaturas.

O governador Beto Richa entrega ao lado do prefeito LuizAssunção e do secretário de Segurança Pública, Cid Vasques, a

sede da 4ª Companhia do 22º Batalhão da Polícia Militar

Deivid de Lima, 27 anos, foi morto com pelo menos cincotiros por volta das 23 horas da última terça-feira (23) na RuaAngola, Bairro Nações, em Fazenda Rio Grande. Uma testemu-nha contou que ele foi perseguido por um grupo de rapazes.Encurralado, o jovem acabou recebendo os tiros e morreu nolocal. A polícia de Fazenda Rio Grande apura o crime.

Três pessoas ficaram feridas e tiveram que ser levadas aoHospital do Trabalhador em Curitiba pelo SIATE de Fazenda RioGrande. As vítimas são J. M. C. de 16 anos que sofreu ferimen-tos leves, Adelino Garcia da Silva, 55 anos com ferimentos con-siderados graves sem risco à vida e Alisson Felipe Nadalin de 19anos, também com ferimentos graves. Alisson pilotava a moto-cicleta CG-150, placa AQB-4984, pela Rua Paraguai, no BairroNações quando perdeu o controle do veículo e atropelou os pe-destres. O acidente foi no final da tarde do domingo, dia 21.

As 19h45 do sábado, dia 20, duas pessoas ficaram feridas eforam levadas ao Hospital do Trabalhador. Gilson Marcelino Inácio,48 anos e Cleodete Holovati de 40 anos eram ocupantes da motoci-cleta MX-350, placa AHU-1302 de Curitiba, que ficou desgovernadae jogou o casal ao solo, que sofreu ferimentos generalizados.

Valdinei de Jesus, de 29 anos recebeu disparos de armade fogo quando estava na Rua Germano Czek, no município deQuitandinha, perto das 20 horas do domingo dia 21. Os socorris-tas levaram a vítima ao Pronto Socorro do Rocio. O autor dosdisparos permanecia sem identificação, mas a vítima terá quecomparecer a delegacia da cidade para prestar esclarecimentossobre a motivação da tentativa de homicídio.

Uma colisão entre uma motocicleta e um automóvel as05h40 da quarta-feira (24), deixou uma pessoa gravemente feri-do e que precisou ser conduzida ao Hospital Evangélico emCuritiba. A batida aconteceu na Rua Islândia cruzamento com aRua Polônia, no Bairro Nações e envolveu a motocicleta Honda,placa APY-9912, de Fazenda Rio Grande conduzida por MironKozechen e a Ducato, placa APY-9912 de Fazenda Rio Grande,transportada por Anderson Alves França. Miro foi levado a casahospitalar pela viatura do SIATE.

O motociclista Diego Douglas Batista, 24 anos, ficou grave-mente ferido ao bater a moto que pilotava Honda, modelo Biz, placaAUG 9657 de Fazenda Rio Grande com o veículo Santana Quan-tum, placa LYA 0841 de Curitiba , dirigido por Marco Antonio Bonfim.O motoqueiro foi levado pelo SIATE ao Hospital do Trabalhador. Oacidente ocorreu por volta das 7 horas desta quinta-feira, dia 25.

Um acidente de traba-lho no Jardim Independên-cia, em São José dos Pi-nhais, terminou com umfuncionário de uma empre-sa terceirizada que prestaserviços para a Saneparmorto e outro gravementeferido, no final da manhã dasegunda-feira (22). Deacordo com o Corpo deBombeiros, máquinas traba-lhavam em uma obra na redede esgoto, quando aconte-ceu um desmoronamento,por volta das 11h30.

A vítima encontrada já

Desmoronamento trágicoem São José dos Pinhais

em óbito estava em umburaco de 2m70 de profun-didade e foi soterrada pe-los escombros. Ele foi iden-tificado, não oficialmente,como Vanderlei dos Santos.

Já o trabalhador ferido,identificado apenas comoValdecir, foi resgatado pe-los bombeiros e encaminha-do em estado grave ao Hos-pital São José.

Um trabalhador morreu na hora e outro foi resgatado com vida

O tenente Freire, doCorpo de Bombeiros, apon-tou falhas na obra. "Fize-mos um relatório e foi ve-rificado que, por exemplo,não havia uma proteção queé obrigatória nas paredes.Vamos entregar o relatórioao Ministério do Trabalho,que apura o caso", desta-cou. Um morador em fren-te à obra, que não quis seidentificar, falou sobre ocaso. "Infelizmente aconte-ceu isto. Uma tragédia, opessoal aqui está bem cho-cado", descreveu.

Traficante preso porpoliciais civis de Pinhais

No início da tarde daúltima terça-feira (23), po-liciais do Setor de Investi-gações da Delegacia de Pi-nhais, em cumprimento aum mandado de busca eapreensão expedido peloJuízo local, prenderam emflagrante delito KhaoanClaudino Pereira, 21 anos.Com o mesmo, foi encon-trada uma pistola calibre765, marca Taurus, supos-tamente utilizada em dois

homicídios ocorridos nomunicípio, em 22 de feve-reiro deste ano, que acaba-ram vitimando Maxuel Al-berto Cianfa e Aleffer JeanRodrigues Coelho.

Além do armamento,na residência de Pereira,localizada no Guatupe, SãoJosé dos Pinhais, os poli-ciais encontraram trintagramas de maconha, doisgramas de cocaína e umabalança de precisão.

Page 17: Edição 280

BRAVA HGT 1.8 00/01,cor vermelha, dh, Insulfilme,4P, l impador traseiro, vte.Sem entrada 48x R$ 399,00.Fone 3604-2428 Ria le .www.rialeveiculos.com.br

MAREA 1998 completa, re-visada, em ótimo estado. R$9.900,00. www.goldcarros.com.br.Fone 3627 1677

PALIO Economy Flex,2010, travas elétricas limpa-dor e desemb. Financia ematé 60X fixas com a melhortaxa do mercado. Eliauto Ve-ícu los. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br

PALIO f i re 2003, ver-melho, ar condicionado, arquente, l impador e desem-

CLASSIFICADOS DE LINHA NO BALCÃO DO JORNAL. Avenida Brasil, 1890 - Sobrado 01 - Eucaliptos - FRG - Próx. ao Caic.

PUNTO 2008 preta impe-cável, 1.4, flex, completo +couro. R$ 24.900,00.www.goldcarros.com.br fone3627 1677

PUNTO HLX 2008, ver-melho, impecável, comple-to , som cont ro le vo lan te ,ba ixo km, a r quen te , de-sembaçador. Aceito troca de-va lor e f inanc io . Rot ta 8Veículos. Fone: 3608-1000.rotta8veiculos.com.br

SIENA 99/00 cor cinza,gasolina, ar qte, dt, Insulfil-me, 4P, veícu lo rev isado,vale a pena conferir. Entrada+ 48x. Fone 3604-2428 Ria-le. www.rialeveiculos.com.br

UNO Fire, 2003, gas.,cor azu l . R$ 11.800,00.Fone: 3604-6258 - FazendaAutomóveis.

UNO Mi l l e Economy,2010, branco, básico, placaA. Financia com a melhortaxa do mercado. E l iau toVeículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br

UNO Mil le F i re 2004,vermelho, ar quente, limpa-dor, desemb, p laca A.R$10.900,00 a vista. EliautoVeículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br

ECOSPORT XLT 2007,prata, completa, impecável,som, rodas. Confira em ate48x. Aceito troca - valor. Rot-ta 8 Veículos. Fone: 3608-1000. rotta8veiculos.com.br

FIESTA HATCH 1.6Flex, (modelo novo) 2011, com-pleto alarme. IPVA 2013 PAGO.Eliauto Veículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br

baçador. F inancia em até4 8 X f i x a s c o m a m e l h o rtaxa do mercado. E l iau toVeículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br

PALIO f i re economy2010, prata, carro impecável,pára-choque personalizado.Confira pequena entrata +48x de R$ 620,00. Rotta 8Veículos. Fone: 3608- 1000.rotta8veiculos.com.br

PALIO f i re economy2010, prata, carro impecável,pára-choque personalizados.Confira pequena entrada +48x de R$ 620,00. Rotta 8Veículos. Fone: 3608- 1000.rotta8veiculos.com.br

PALIO Weekend 1.5,gas., 98/99, cor cinza, alar-me, ar qte, ldt, dh, rll, vte,Controle interno do espelho,Parachoque personalizado.Entrada + 60x. Fone 3604-2428 Ria le veícu loswww.rialeveiculos.com.br

PALIO Young Fire 02/02cor azul, Alarme, ar qte, ldt,Trava elétrica, 2P. Entrada +48x. Fone 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

STILO 1.8 8v 04/05 corprata, Completo, ac, ar qte,ldt, dh, Insulfilme, rll, vte, 4P,Bancos de couro, Paracho-que personalizado, Volanteescamoteavel . Ent rada +48x. Fone 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

UNO economy 2010, bran-co, com ar quente R$ 15.900,00.www.goldcarros.com.br fone3627 1677

UNO Eletronic, 94, gas.,cor vermelha. R$ 7.800,00.Fone: 3604-6258 - FazendaAutomóveis.

UNO EX 1998, cinza, arquente, l impador, desemb.Oferta de R$ 8.500,00 por R$6.500,00 ou 36x R$ 354,00s/ entrada. Rotta 8 Veículos.Fone: 3608- 1000.rotta8veiculos.com.br

U N O f i r e 2 P 0 7 / 0 8f lex, ldt , Insul f i lme. Docu-m e n t o s 2 0 1 3 t u d opago.Entrada + 60x. Fone3604-2428 Ria le veícu loswww.r ia leve icu los .com.br

17Classificados A SEMANA26 de abril a 02 de maio de 2013

ELIAUTO VEÍCULOS ESTÁCOMPRANDO.

PAGAMENTO À VISTA.

Page 18: Edição 280

18 A SEMANA26 de abril a 02 de maio de 2013 Classificados

FIESTA h a t c h , 1 . 0 ,f l ex , 4P, 10 /10 , co r, ve r -melha, Completo, Alarme,ac, ar qte, ldt, dh, Insulf i l -me, vte, Cd player, Chavecópia, Parachoque perso-na l i zado . En t rada + 48x .F o n e 3 6 0 4 - 2 4 2 8 R i a l e .www.r ia leveicu los.com.br

FIESTA Street 1.0, 2003,preto, limpador e desemba-çador, placa A. Financia ematé 48X fixas com a melhortaxa do mercado. Eliauto Ve-ícu los. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br

FOCUS sedan GLX,2011, prata, completo, baixokm, carro impecável, estepe0km. Confira em ate 48x eaceito troca de - valor. Rotta8 Veícu los. Fone: 3608-1000. rotta8veiculos.com.br

FUSION 2006, p ra ta ,completo, alarme, insulfilme,carro impecável. Confira! Fi-nancio em ate 48x. Aceitotroca - valor. Rotta 8 Veícu-los . Fone: 3608-1000.rotta8veiculos.com.br

FUSION AWD 3.0,2011, cor preta, completo, topde l inha. R$ 75.000,00.Fone: 3604-6258 - FazendaAutomóveis.

KA GL 1.0 06/07 Gasoli-na cor preta, Ar Quente, ldt,Insulf i lme,2P. Documentos2013 tudo pago.Entrada +48x. Fone 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

KA Rocan 2003 prata,ótimo estado. R$ 9.900.00.w w w. g o l d c a r r o s . c o m . b r .Fone 3627 1677

R O YA L E G L 1 9 9 4 ,prata. Conf i ra! A v ista R$2.800,00 ou s/ ent. 36x deR$ 195,00. Rotta 8 Veícu-l o s . F o n e : 3 6 0 8 - 1 0 0 0 .rotta8veiculos.com.br

AGILE LT 20011 1 .4 ,f lex , ve rme lho , DH, a la r -m e v i d r o s e t r a v a s , a rquente, l impador e desem-baçador. Acei to seu carrona t roca. El iauto Veículos.F o n e 3 6 2 7 - 3 6 4 3 .www.eliautoveiculos.com.br

ASTRA Confo r t 2006flexpower, prata, completo(+ 4 pneus novos). Supero f e r t a R $ 2 2 . 9 0 0 , 0 0w w w. g o l d c a r r o s . c o m . b r .Fone 3627 1677

ASTRA HB Advantage2007 prata completo + rodas+ cd play placa A. Financiaem até 60X fixas com a me-lhor taxa do mercado. Eliau-to Veículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br

CELTA life 2009, cinza,4 portas, ar quente, limpa-dor, desembaçador. Confiraem ate 48x. Rotta 8 Veícu-l os . Fone : 3608 -1000 .rotta8veiculos.com.br

C E LTA LT 2 0 1 2 v e r -melho 4 por tas, completo(+a r, dh , t r avas , vd rs ) im -pecável . Promoção imper-d í v e l R $ 2 3 . 9 0 0 , 0 0w w w. g o l d c a r r o s . c o m . b r .Fone 3627 1677

CLASSIC LS, 2011, cin-za, a l a r m e , t r a v a s , a rq u e n t e , d e s e m b a ç a d o r ,p laca A. F inanc ia em até6 0 X f i x a s c o m a m e l h o rtaxa do mercado. E l iau toVeículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br

CORSA c lass ic 1 .0 ,2003, álcool, 4 ptas, cor bran-co. R$ 15.800,00. Fone:3604-6258 - Fazenda Auto-móveis.

CORSA hatch 1.4 2011,verme lho , d i recao , v id ro ,trava elet, ar quente, baixokm, l impador, desembaça-dor. Confira! Aceito troca -valor e financio. Rotta 8 Ve-ícu los . Fone : 3608-1000 .rotta8veiculos.com.br

CORSA Sedan Classic1.6, 04/04 cor prata, dt, dh,Insulfilme, Calotas, Veículo re-visado, motor. Entrada + 48x.Fone 3604-2428 Ria le .www.rialeveiculos.com.br

C O R S A S e d a n P r e -m i u m 1 . 4 , p r e t o , 2 0 0 9 ,d h , a l a r m e , v i d r o s , t r a -v a s , a r q u e n t e , d e s e m -b a ç a d o r, p l a c a A . E n t r a -d a + p a r c e l a s R $ 5 5 4 , 0 0f i x a s . E l i a u t o Ve í c u l o s .F o n e 3 6 2 7 - 3 6 4 3 .www.eliautoveiculos.com.br

CORSA sedan VHC 1.003/04, cor prata, Completo,Alarme, ac, ar qte, dt, dh,Insulf i lme, rl l , vte, espelhocortesia para passageiro emotorista, parachoque per-sonalizado. Entrada + 48x.Fone 3604 -2428 R ia le .www.rialeveiculos.com.br

KADETT GLS 1998 pre-to completo (-ar). Promoçãoda semana R$ 7.900,00.www.goldcarros.com.br fone3627 1677

MERIVA CD, 1.8, f lex,2004, cor cinza, toda prova.R$ 23.800,00. Fone: 3604-6258 - Fazenda Automóveis.

MERIVA Joy, 1.8, flex +GNV, 2007, cor branca. R$26.800,00. Fone: 3604-6258- Fazenda Automóveis.

M E R I VA p r e m i u m2009, preta, completa, im-p e c á v e l . C o n f i r a ! A c e i t otroca de - valor. Rotta 8 Ve-ícu los . Fone : 3608-1000 .rot ta8veiculos.com.br

ZAFIRA elite 2.0 04/05cor preta Completa, Alarme,AC digi tal , ar qte, ldt , dh,insulf i lme, r l l , vte, 4P, 7 lu-g a r e s , A B S , A u t o m á t i c o ,B a n c o s d e c o u r o , C dp l a y e r, C o n t r o l e d e S o mn o Vo l a n t e , R e g u l a g e melétr ica dos faróis, Sensord e e s t a c i o n a m e n t o , Te t osolar, Volante escamotea-vel . Entrada + 60x. Fone3 6 0 4 - 2 4 2 8 R i a l e .www.rialeveiculos.com.br

FUSCA 1.300 78/78 corMarrom, veiculo em ótimo es-tado de conservação, vale apena confer ir. Fone 3604-2428 Ria le veícu loswww.rialeveiculos.com.br

FUSCA 1969 rosa alar-me, couro, cd player, Ro-das de liga placa A. A vistaR$ 10.900,00. Eliauto Veí-c u l o s . F o n e 3 6 2 7 - 3 6 4 3 .www.eliautoveiculos.com.br

GOL 1.0 special 2p 01/01 cor branca, Alarme, Rodasde liga leve, farol de neblina,veiculo revisado. Entrada +48x. Fone 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

GOL 1.0, 16V, 2000,gas, 4 ptas, cor cinza. R$13.800,00. Fone: 3604-6258- Fazenda Automóveis.

GOL 1000i 1996 (bola),prata, ar quente. Oferta de R$8.800,00 por R$ 5.800,00 àvista ou financio 36x de R$345,00 s/ entrada. Rotta 8Veículos. Fone: 3608- 1000.rotta8veiculos.com.br

GOL CL, 94, gas, corbranca. R$ 7.500,00. Fone:3604-6258 - Fazenda Auto-móveis.

GOL G4 2011, prata, bai-xo km. Confira carro impecável.Peq. Ent. + 48x de R$ 590,00.Rotta 8 Veículos. Fone: 3608-1000. rotta8veiculos.com.br

GOL G5 2010, cinza, lim-pador, desembaçador, arquente, carro impecável. DeR$ 25.800,00 por R$22.800,00 à vista ou financio.Rotta 8 Veículos. Fone: 3608-1000. rotta8veiculos.com.br

GOL GIV 1.0 Flex, ver-melho, 2006, ar quente, lim-pador, desemb, placa A. Acei-to seu carro na troca. EliautoVeículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br

GOL GIV 2011 prata, ex-celente estado. R$ 19.900,00.www.goldcarros.com.br fone3627 1677

GOL GV trend 1.0 flex,4P, 08/09, cor vermelha, alar-me, ar qte, ldt, dh, insulfilme,vte, Cd player, Controle in-terno do espelho, Espelhocortesia para passageiro emotorista, Parachoque perso-nal izado. Ent rada + 60x.Fone 3604-2428 Riale veícu-los www.rialeveiculos.com.br

GOL MI 1997 (bo la) ,verde, ar quente, desemba-çador, impecável. Confira deR$ 9.500,00 por R$ 6.800,00à vista ou financio 36x de R$354,00 s/ ent. Rotta 8 Veícu-los. Fone: 3608- 1000.rotta8veiculos.com.br

GOL Ttrend, 1.6, f lex,2011, 4 ptas, cor prata, com-pleto menos ar. R$

26.800,00. Fone: 3604-6258- Fazenda Automóveis.

GOLF 1.6 00/01, corbranca, completo, ac, ar qte,ldt, dh, insulfilme, rll, vte, Es-pelho cortesia para passagei-ro e motorista, MP3 Player,Parachoque personalizado.Entrada + 60x. Fone 3604-2428 Ria le veícu loswww.rialeveiculos.com.br

GOLF 2001 prata, únicodono, completo, impecável.Oferta imperdível R$ 19.900,00.www.goldcarros.com.br fone3627 1677

GOLF Flash 1.6, flex, 06/06, cor preta, completo, alar-me, ac, ar qte, ldt, dh, Insulfil-me, rLL aro 18, vte, 4P, ABS,Bancos de couro, Break light,Câmbio Manual, Engate, Pa-rachoque personalizado, vi-dros elétricos nas 4P. Entra-da + 60x. Fone 3604-2428Riale. www.rialeveiculos.com.

GOLF GL, 2001, gas, 4ptas, cor branca. R$22.000,00. Fone: 3604-6258- Fazenda Automóveis.

JETTA 2.5 , 08 /09 corazul, Completo, alarme comacionamento dos vidros, ACdigital, ar qte, dt, dh, insulfil-me, rll, vte, 4P, ABS, Air bagcortina e lateral, Aquecimen-to dos bancos, Automático,Banco elétrico e de couro,Cd player, Computador debordo, Controle de Som noVo lan te , Cont ro le in te rnodo espelho, Farol de nebli-na, Manual, Película, Pilotoautomático, Regulagem elé-trica dos faróis, Retrovisorelétr ico, Sensor de chuva,de estacionamento e de ilu-minação, Tip-Tronic, Volan-te escamoteavel. Entrada +60x. Fone 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

PARATI CL/I 1.8 1996(bola), branca, direção, vidroelét., Trava elét., ar quente.Fipe R$ 11.500,00 por R$8.500,00 à vista ou financio36x de R$ 483,00. Rotta 8Veículos. Fone: 3608- 1000.rotta8veiculos.com.br

SPACEFOX confortl ine,1.6 07/08 cor prata, com-pleto, alarme, ac, ar qte, ldt,dh, Insulf i lme, r l l , vte, 4P,Câmbio Manual, Chave có-pia, Controle interno do es-pe lho , MP3 P layer, Para-choque personal izado, v i -dro elétrico nas 4P, Volanteescamoteave l . En t rada +48x. Fone 3604-2428 Ria-le. www.rialeveiculos.com.br

S PA C E F O X r o u t e2009 pre ta , completa +ro-das de l iga leve, ent radaU S B . R $ 2 7 . 9 0 0 , 0 0 .w w w . g o l d c a r r o s . c o m . b rfone 3627 1677

VOYAGE 1.6 2010, pra-ta, completo, carro impecável.Confira em até 48x. Rotta 8

Veículos. Fone: 3608- 1000.rotta8veiculos.com.br

VOYAGE 1.8 turbo lega-lizado todo revisado imperdí-ve l . R$14.500,00.w w w. g o l d c a r r o s . c o m . b r .Fone 3627 1677

AUDI A3 1.8 02/03, corprata, completo, alarme comacionamento dos vidros, acdigital, ar qte, ldt, dh, Insulfil-me, rodas LL, vte, 4P, Air bagduplo, Banco bi-partido, Câm-bio Manual, Cd player, Cha-ve cópia, Computador debordo, Controle interno doespelho, Manual, Paracho-que personalizado, volanteescamoteavel. Entrada + 48x.Fone 3604-2428 Ria le .www.rialeveiculos.com.

AUDI A3 turbo 1.8 2002,carro impecável, prata, 4por-tas, placa A, 2 dono, manu-al, chave res., estepe 0km,te to , couro , rodas 19, k i tmulti midia, pneus okm, re-visado. Confira! Troco porcarro de maior valor. Rotta8 Ve ícu los . Fone : 3608 -1000. rotta8veiculos.com.br

AUDI A3, 1.6, 2000, im-pecável, rodas LL e som. R$21.500,00. Fone: 3604-6258- Fazenda Automóveis.

BMW 330I 2003 pratacompleta + couro + rodas del iga leve. Financia em até48X fixas com a melhor taxado mercado. Eliauto Veícu-l os . Fone 3627 -3643 .www.eliautoveiculos.com.br

BMW , 318 I Cupe, 93,rar idade, cor preta. R$16.800,00. Fone: 3604-6258- Fazenda Automóveis.

CERATO EX 1.6 2010,prata, completo, carro impe-cável, 1° dono, aceito troca -valor e financio. Rotta 8 Veí-cu los. Fone: 3608- 1000.rotta8veiculos.com.br

C i v i c L X S F L E X 2 . 02009 cinza completo + ro-das de l iga + cd player +couro placa A. Acei to seucarro na troca. El iauto Ve-í c u l o s . F o n e 3 6 2 7 - 3 6 4 3 .www.eliautoveiculos.com.br

C L I O R N 4 p t a s ,2 0 0 0 , p r a t a , a r q u e n t e ,l impador e desembaçadort r a s e i r o . R $ 9 . 9 0 0 , 0 0 .w w w . g o l d c a r r o s . c o m . b rfone 3627 1677

LOGAN aut 1.0 2008,vermelho, ar quente, desem-baçador, carro impecável .Confira! Financia em até 48x.Rotta 8 Veículos. Fone: 3608-1000. rotta8veiculos.com.br

M E G A N E G r a n t o u r2 0 0 8 , a u t o m á t i c a , c o m -p l e t a , a i r - b a g d u p l o , i m -p e r d í v e l . S u p e r p r o m o -ç ã o R $ 2 9 . 9 0 0 , 0 0 .w w w . g o l d c a r r o s . c o m . b rf one 3627 1677

PEUGEOT 307 1.6 pre-sence 2009, prata, comple-to, banco de couro, exce-lente estado. Carro de pro-cedência. Aceito troca - va-lor e financio. Rotta 8 Veí-cu los . Fone : 3608 -1000 .rotta8veiculos.com.br

PICASSO exc. 2008,completa, alarme, carro impe-cável. Confira! Aceito troca -valor e financio. Rotta 8 Veí-cu los. Fone: 3608- 1000.rotta8veiculos.com.br

SANDERO aut 2009,vermelho, v idro e le t . , arquente, limpador, desembaça-dor, placa A, carro impecável.Confira! Financia em ate 48x.Aceito troca - valor. Rotta 8Veículos. Fone: 3608- 1000.rotta8veiculos.com.br

SANDERO Expression1.0, 2010, prata, único dono,DH, Alarme, vidros, travas,ar quente, l impador e de-sembaçador. F inanc ia ematé 60X fixas com a melhortaxa do mercado. E l iau toVeículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br

SENTRA 2012, comple-to , automát ico, preto . R$46.900,00. Super promoção.www.goldcarros.com.br Fone3627 1677

BESTA GS, 98, diesel,12 lugares, cor bege. R$23.800,00. Fone: 3604-6258- Fazenda Automóveis.

BLAZER Executive 4.399/99 gas. e GNV, cor azulalarme, ar qte, ldt, dh, insulfil-me, rll, vte, 4P, Acendedor deCigarro, Bancos de couro, fa-rol de neblina, Parachoquepersonalizado. Entrada + 60x.Fone 3604-2428 Riale veícu-los www.rialeveiculos.com.br

FIORINO fire, 1.3, flex,2011, furgão, cor branca. R$26.000,00. Fone: 3604-6258- Fazenda Automóveis.

FORD TRANSIT 2010branca, completa +a i rbag+ abs . Opo r t un idade im -p e r d í v e l R $ 5 9 . 9 0 0 , 0 0w w w . g o l d c a r r o s . c o m . b rfone 3627 1677

PAJERO SPORT , 3 .0,99, gasolina, cor bege. R$31.000,00. Fone: 3604-6258- Fazenda Automóveis.

COMPROCOMPROCOMPROCOMPROCOMPROconsórcio mesmo com parcelas

atrasadas. Pago à vista.Tel 9937-4143 / 8531-0394

7811-2926 / 3604-6258

Page 19: Edição 280

19Empregos A SEMANA26 de abril a 02 de maio de 2013

Interessados encaminhar currículo [email protected] ou levar currículo pessoalmente

a rua Cesar Carelli, 90 - Edifício Cordilheira, Bairro PioneirosFazenda Rio Grande/PR - Fone: (41) 3627-4759

Adesivador Líder (masc) – Fazenda Rio GrandeAssistente de Departamento Pessoal (masc) – Pinheirinho/CuritibaAuxiliar Contábil (masc/fem) – Fazenda Rio GrandeAuxiliar de Cozinha (fem) – Campo do Santana/CuritibaAuxiliar de Cozinha (fem) – Fazenda Rio GrandeAuxiliar de Eletricista (masc) – Fazenda Rio GrandeAuxiliar de Expedição (masc) - Pinheirinho/CuritibaAuxiliar Industrial (fem) – Pinheirinho/CuritibaAuxiliar de Logística (masc) – Fazenda Rio GrandeAjudante de Motorista (masc) – Tatuquara/CuritibaAuxiliar de Produção (masc) – Tatuquara/CuritibaAuxiliar de RH (fem) – Fazenda Rio GrandeAuxiliar de Serviços Gerais/Zelador (fem/masc) - PinheirinhoEletromecânico de Manutenção (masc) – Fazenda Rio GrandeEletricista Industrial (masc) - MandiritubaEncarregado de Injetora (masc) - MandiritubaEletromecânico de Manutenção (masc) – Fazenda Rio GrandeFrentista (masc) – Campo do SantanaLubrificador Diesel (masc) – Campo do SantanaGerente de Manutenção Industrial (masc) – PinheirinhoLavador de Veículo (masc) – Fazenda Rio GrandeLubrificador Diesel (masc) – Campo do Santana/CuritibaMotorista/Carga e descarga (masc) Fazenda Rio GrandePedreiro (masc) – Fazenda Rio GrandePessoa Portadora de Deficiência Física (fem/masc) – Faz. Rio GrandePessoa Portadora de Deficiência Física (fem) – Tatuquara/Curitiba

SINE FAZENDA RIO GRANDE

VAGA SEXO

AJUDANTE DE CARGA E DESCARGA 1618721 MASAJUDANTE DE CARGA E DESCARGA 1643082 MASAJUDANTE DE MOTORISTA 1651491 MASAJUDANTE DE PINTOR INDUSTRIAL 1608932 MASANALISTA DE RECURSOS HUMANOS JR 1601111 MASARMADOR DE FERRAGENS 1593065 MASAUXILIAR DE DEPÓSITO 1642879 MASAUXILIAR DE DEPÓSITO 1651440 MASAUXILIAR DE JARDINAGEM 1611286 MASAUXILIAR DE MECÂNICO AUTOMOTIVO 1592684 MASAUXILIAR DE PRODUÇAO 1647850 MASAUXILIAR DE PRODUÇÃO 1609586 MASAUXILIAR DE PRODUÇÃO 1608894 MASAUXILIAR DE PRODUÇÃO 1611735 MASAUXILIAR DE PRODUÇÃO 1631316 MASAUXILIAR DE PRODUÇÃO 1632484 MASAUXILIAR DE PRODUÇÃO 1655887 MASAUXILIAR DE PRODUÇÃO 1659830 MASAUXILIAR DE PRODUÇÃO 1661011 MASAUXILIAR DE PRODUÇÃO 1661188 MASAUXILIAR DE PRODUÇÃO 1661393 MASBORRACHEIRO 1665149 MASCARPINTEIRO 1593134 MAS

RANGER 2.3 08/08 corbranca, ar qte, dh, 2P, Câm-bio Manual, Veículo revisado,04 pneus goodyear em bomestado, estribo, santo anto-nio, capota marí t ima tudonovo. Em ótimo estado deconservação. Entrada + 48x.Fone 3604-2428 Ria le .www.rialeveiculos.com.br

S-10, 2.5, 4X4 CD, 1999,d iese l , cor branca. R$32.000,00. Fone: 3604-6258- Fazenda Automóveis.

SAVEIRO 1.6 2010,branca, capota marítima, 18milkm, ar quente. A vista ou fi-nancio. Venha conferir essaoferta. Carro impecável. Rot-ta 8 Veículos. Fone: 3608-1000. rotta8veiculos.com.br

SAVEIRO Glll 1.8 2001,dh, ar quente, cap. marítima,rodas de liga farol de milha,placa A, prata. Financia ematé 48X fixas com a melhortaxa do mercado. Eliauto Ve-ícu los. Fone 3627-3643.

Interessados comparecer na Agência do Trabalhador de FRGRua Cedro, 343 das 8h as 12h - 13h as 17h

Munidos de documentos

CARPINTEIRO 1597697 MASCARPINTEIRO 1614826 MASCARPINTEIRO 1588276 MASCHEFE DE SERVIÇO DE LIMPEZA 1625296 MASCHURRASQUEIRO 1602097 MASENCARREGADO DE OBRA 1614148 MASFERRAMENTEIRO 1647117 MASFUNILEIRO MONTADOR 1663764 MASLAVADOR DE VEÍCULOS 1611630 MASMECÂNICO DE APARELHOS DOMÉSTICOS 1599577 MASMECÂNICO DE LAVADORAS E SECADORAS 1599244 MASMECÂNICO DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL 1645975 MASMECÂNICO DE MOTOSSERAS E ROÇADEIRAS 1599204 MASMECÂNICO DIESEL 1599926 MASMECÂNICO DIESEL 1665019 MASMOTOBOY 1631226 MASOFICIAL DE SERVIÇOS GERAIS 1592964 MASOFICIAL DE SERVIÇOS GERAIS 1633055 MASPEDREIRO 1593196 MASPEDREIRO 1597682 MASPEDREIRO 1599692 MASPEDREIRO 1614818 MASPEDREIRO 1634964 MASPEDREIRO AZULEJISTA 1651068 MASPORTEIRO DE EDIFÍCIO 1624915 MASPROGRAMADOR CNC 1608522 MASSERVENTE DE OBRAS 1593024 MASSERVENTE DE OBRAS 1651038 MASSERVENTE DE PEDREIRO 1614850 MASTÉCNICO QUÍMICO INDUSTRIAL 1646060 MASTORNEIRO 1647272 MASVENDEDOR INTERNO 1599142 MASVENDEDOR INTERNO 1606901 MASATENDENTE DE BALCÃO 1608281 FEMAUXILIAR DE LIMPEZA 1632594 FEMCAIXA DE LOJA 1623098 FEMCAIXA NO COMÉRCIO 1627115 FEMCAMAREIRA 1608137 FEMCAMAREIRA 1623623 FEMGARÇONETE 1592161 FEMMONITOR INFANTIL 1625088 FEMOPERADOR DE TELEMARKETING A/R 1613947 FEMSERVENTE DE LIMPEZA 1609487 FEMVENDEDOR INTERNO 1665781 FEMASSISTENTE ADMINISTRATIVO 1663542 INDFASSISTENTE ADMINISTRATIVO 1664805 INDFATENDENTE DE BALCÃO 1631269 INDFAUXILIAR CONTÁBIL 1633012 INDFAUXILIAR DE COZINHA 1665504 INDFAUXILIAR DE ESCRITÓRIO 1643144 INDFAUXILIAR DE PRODUÇÃO 1624756 INDFAUXILIAR DE PRODUÇÃO 1663713 INDFCONFEITEIRO 1622657 INDFCOZINHEIRO GERAL 1649708 INDFFARMACÊUTICO 1627790 INDFGARÇOM 1601934 INDFINSTRUTOR DE AUTOESCOLA 1626514 INDFOPERADOR DE CAIXA 1635550 INDFOPERADOR DE CAIXA 1637366 INDFOPERADOR DE MÁQUINA FIXA 1663601 INDFRECEPCIONISTA 1590912 INDFVENDEDOR DE MERCADORIAS 1631828 INDF

www.eliautoveiculos.com.br

SAVEIRO , 1 .8 , 2001,gasolina + GNV, cor doura-da. R$ 18.000,00. Fone:3604-6258 - Fazenda Auto-móveis.

STRADA 1.4, 2008, flex,cabine simples, cor cinza. R$21.500,00. Fone: 3604-6258- Fazenda Automóveis.

STRADA Treking CE 1.4Flex vermelha 2007 dh alar-me travas ar quente capota

marítima, protetor caçamba.Financia em até 60X fixas coma melhor taxa do mercado.Eliauto Veículos. Fone 3627-3 6 4 3 .www.eliautoveiculos.com.br

YAMAHA fazer ys 25009/10 cor preta, com apenas4.800 km. Entrada + 48X.Fone 3604-2428 Ria le .www.rialeveiculos.com.br.

A Secretaria de Trabalho da Prefeitura de São Josédos Pinhais divulga nessa semana o boletim informativode vagas para o final de abril.

São aproximadamente 790 postos de emprego. Paracandidatar-se às vagas de trabalho ou se inscrever noscursos é necessário estar de posse dos documentos pes-soais, comprovante de residência, e dirigir-se à Agênciado Trabalhador (SINE) – Agência São José dos Pinhais,que fica na Avenida Rui Barbosa, nº 9244 – Centro.

Área de Comércio e Serviços:Redes de Supermercados: 130 vagasComércios / Lojas: 140 vagasServiços em geral: 160 vagasRestaurantes: 90 vagasVendedores externos: 50 vagasTransporte e Logística: 40 vagasÁrea Industrial: 120 vagasConstrução Civil: 60 vagasEspecial: Vagas UrgentesEmpresa de grande porte contrata através do SINE

São José. PCD (Pessoas com Deficiência)50 vagas (Auxiliar de Produção) para Curitiba, região

da Cidade Industrial

Empresa de grande porte na área de Cosméticos naregião do Afonso Pena contrata:

30 vagas para Servente de Limpeza:Seguro Desemprego: AgendamentoO trabalhador pode agendar o seu seguro pela

internet.www.trabalhopr.gov.br

RAFAEL AMADEU VANDOSKI, com sede naRUA SAO BARTOLOMEU, 70 STA TEREZINHA, nomunicípio de FAZENDA RIO GRANDE, devidamen-te inscrito no CNPJ/MF sob n°13.691.188/0001-03,solicita o comparecimento do funcionário WILLIANMENDES CAITANO, portador da CTPS n° 7647945série 0010 PR, no prazo de 2 dias, no intuito de justi-ficar suas faltas que vem ocorrendo desde 25/02/2013sob pena de caracterização de abandono de emprego,ensejando a justa causa do seu contrato de trabalho,conforme dispõe o art. 485, letra l, da CLT.

Secretaria deTrabalho divulga

boletim informativode vagas para o fim

deste mês

Page 20: Edição 280

20 A SEMANA26 de abril a 02 de maio de 2013 Classificados

Rua Itália, 156 - Nações - FRG - 3627-2501

Transforme seus objetivosem metas e os tornem reais!

Page 21: Edição 280

21Caderno imobiliário A SEMANA26 de abril a 02 de maio de 2013

Page 22: Edição 280

22 A SEMANA26 de abril a 02 de maio de 2013 Caderno imobiliário

RUA TUIUIU, 2001, CS 01R$ 115.000,00 - 02 quartos.CRECI J-04483.www.imobiliariarm.com. Tel.:3627-2444.

APARTAMENTO com ele-vador R$ 180.000,00 - 02 quar-tos - Centro - FRG - última uni-dade. CRECI J-04483.www.imobiliariarm.com. Tel.:3627-2444.

APARTAMENTOS 02 quar-tos, a partir de R$ 104.000,00 -Av. Paraná. CRECI J-04483.www.imobiliariarm.com. Tel.:3627-2444.

AVENIDA POLONIA, 708,CS 04 R$ 118.000,00. CRECIJ-04483. www.imobiliariarm.com.Tel.: 3627-2444.

CASA R$ 125.000,00 - 02quartos, sala, cozinha, bwc e la-vanderia - Av. Estados Unidos,157. CRECI J-04483.www.imobiliariarm.com. Tel.:3627-2444.

CASA R$ 125.000,00 - 02quartos - Esquina - Rua Rio Ne-gro - Iguaçu. CRECI J-04483.www.imobiliariarm.com. Tel.:3627-2444.

CASA RUA Etiopia, CS 01E 02 R$ 120.000,00 terreno com180m². CRECI J-04483.www.imobiliariarm.com. Tel.:3627-2444.

RUA GUARA, sobrado 02Quartos - Esquina R$150.000,00. CRECI J-04483.www.imobiliariarm.com. Tel.:3627-2444.

RUA PARÁ, casa 01 (es-quina) R$ 125.000,00 - 03 quar-tos. CRECI J-04483.www.imobiliariarm.com. Tel.:3627-2444.

RUA PARÁ, , CS 02, 03 E04 - R$ 115.000,00 - 03 quar-tos. CRECI J-04483.www.imobiliariarm.com. Tel.:3627-2444.

SOBRADO 04, rua RioAmazonas R$ 120.000,00 - 02quartos - última unidade. CRECIJ-04483. www.imobiliariarm.com.Tel.: 3627-2444.

RUA RIO NUNES - R$130,000,00 - 62,00m² 02 quar-tos, sala, cozinha, bwc, lavabo egaragem. CRECI J-04483.www.imobiliariarm.com. Tel.:3627-2444.

IGUAÇU - Rua Rio Peque-no, cs 04 R$ 105.000,00 - 02quartos - CRECI J-04483.www.imobiliariarm.com. Tel.:3627-2444.

CONDOMÍNIO CENTRALPARK, bairro Nações, casascom 38m², sendo 02 dorm,sala,coz., bwc,área de serviço.Projeto Minha Casa Minha Vidaa partir de R$ 82.000,00, sinalR$ 500,00. Faça sua reserva,disponibilidade limitada. MMDInc.Part.Ltda. Fone 3627-2037.creci J 0158.

FRG – Vendo ½ terreno7,5X20, bairro Santa Terezinha,contendo casa mista 90m2, sen-do 3 qtos, sala, coz e bwc, ótimalocalização, ao lado do ginásioGurizão, R$ 65.000,00, tratarcom Kleverson. Tel. 3604-6258/9937-4143/ 9800-1690.

FRG – Vendo ½ terreno7,5X30, Av. Condor bairro Gra-lha Azul, contendo casa de alve-naria de 60m2, com 2 qtos, sala,coz, bwc e garagem, R$80.000,00, tratar com Kleverson.Tel. 3604-6258/9937-4143/9800-1690.

FRG – Vendo terreno7x16, Na Av. Uruguai BairroNações, ao lado do Colégio Lin-damir, R$ 80.000,00, tratar comKleverson. Tel. 3604-6258/9937-4143/ 9800-1690.

FRG TORRO - terreno10x20 av. Mandagascar, Na-ções II - contendo casa de ma-deira 55m² R$ 45.000,00, tratarcom Kleverson. Tel. 3604-6258/9937-4143/ 9800-1690.

FRG – “TORRO”, terreno9X20, Bairro Gralha Azul, áreaplana, pronto para construir, R$45.000,00, tratar com Kleverson.Tel. 3604-6258/9937-4143/9800-1690.

FRG – Vendo barracão360m2 com 2 pisos, Bairro Gra-lha Azul, R$ 360,000,00, aceito

troca, tratar com Kleverson. Tel.3604-6258/9937-4143/ 9800-1690.

TERRENO 12x30 otimo p/aptos Rua Oiapoque, proximo,colégio bayard, R$140.000,00.Imobiliária Fazenda Rio Grande.w w w . i m o b i l i a r i afazendargrande.com.br. Fone8423-3778, 8869-7735 e 9652-6821.

TERRRENO 12x30 otimop/aptos Rua Jau,linha ônibusR$110.000,00. Imobiliária Fa-zenda Rio Grande.

w w w . i m o b i l i a r i afazendargrande.com.br. Fone8423-3778, 8869-7735 e 9652-6821.

SOBRADO c/67mts 3 quar-tos, 2bwc, Av. N. S. Aparecida,R$135.000,00 financia minhacasa minha vida. Imobiliária Fa-zenda Rio Grande.w w w . i m o b i l i a r i afazendargrande.com.br. Fone8423-3778, 8869-7735 e 9652-6821.

SOBRADO c/64mts 2quartos,1bwc,1 lavabo, sala ecozinha. Rua Andorinhas a100mts da BR-116, R$125.000,00. Imobiliária FazendaRio Grande. www.imobiliariafazendargrande.com.br. Fone8423-3778, 8869-7735 e 9652-6821.

SOBRADO Gralha AzulFRG, c/67mts c/3quartos,2 bwc,sala, cozinha, Av.Portugal, JdmPalmeiras, R$150.000,00. Imo-biliária Fazenda Rio Grande.w w w . i m o b i l i a r i afazendargrande.com.br. Fone8423-3778, 8869-7735 e 9652-6821.

SOBRADO - EucaliptosFRG, c/67mts, 3quartos, 2bwc,casinha, sala, copa, terreno comótimo espaço atras,em condomi-nio fechado,R$180.000,00. Imo-biliária Fazenda Rio Grande.w w w . i m o b i l i a r i afazendargrande.com.br. Fone8423-3778, 8869-7735 e 9652-6821.

CASA alvenaria mais edi-cula, terreno 12x30,a duas qua-dras do terminal novo da fazen-da, R$ 230.000,00. mobiliáriaFazenda Rio Grande.w w w . i m o b i l i a r i afazendargrande.com.br. Fone8423-3778, 8869-7735 e 9652-6821.

FRG - 1/2 terreno de es-quina. Excelente localização naRua Uruguai esquina com RuaArgentina. Bairro Nações. Pró-ximo a Cancha do Pereira. R$110.000,00. Tratar com Klever-son. Tel 3604-6258 / 9937-4143/ 9800-1690.

GRALHA AZUL ao ladoBOZA; área c/6021mts c/36 lo-tes p/sobrados, com projetoaprovado,Alvará e incluso todainfraestrutura asfalto etc. R$1.800.000,00. www.imobiliariafazendargrande.com.br. Fone8423-3778, 8869-7735 e 9652-6821.

EUCALIPTOS frente APAE;área c/1.600mts ótimo p/centrocomercial, R$ 1.300.000,00.w w w . i m o b i l i a r i afazendargrande.com.br. Fone8423-3778, 8869-7735 e 9652-6821.

SANTA TEREZINHA aolado cemitério área c/30.610mtsmetade limpa, ótima p/condomí-nio. R$2.000.000,00.w w w . i m o b i l i a r i afazendargrande.com.br. Fone8423-3778, 8869-7735 e 9652-6821.

EMPREENDEDOR - Exce-lente terreno em Fazenda RioGrande na Rua Quero Quero,próximo ao supermercado e emfrente Paróquia Nossa Senhorada Luz. Rua asfaltada, com fácilacesso a BR, Rua Portugal e

Nicola Pelanda.Faço parceriapara construção ou empreendi-mento. Interessados entrar emcontato no tel 9980-9103 [email protected] sua proposta.

CASA contrato de gavetano Jardim Palmeiras de 52m² emterreno de 6x25, 2quartos, salaconjugada com cozinha, banhei-ro com box de vidro, portão ele-trônico, janelas de blindex comgrades. R$ 38 mil e assume 278parcelas decrescentes de R$829,00 faltando R$ 69 mil praquitar. Aceito carro. (41)9829-4369 / (41)8814-3181

TERRENO no Santa Tere-zinha, em condomínio sem taxade condomínio 8x18, R$ 17 mil eassume 116 parcelas de R$617,00 (41)9829-4369. /(41)8814-3181 ac. Carro.

TERRENO plaino prontopra construir de 15,71x30 noGralha Azul, sem asfalto, comrede de esgoto a 100 metros docolégio e creche baldam e doponto de ônibus, R$ 40 mil e as-sume 169 parcelas de R$ 250,00ac. carro.(41)9829-4369 /(41)8814-3181

CASA em condomínio fecha-do no Sta Terezinha, Av. N. S.Aparecida, com 2quartos, 1bwc,sala e cozinha conjugada, R$603,00. Imobiliária Fazenda RioGrande. www.imobiliariafazendargrande.com.br. Fone8423-3778, 8869-7735 e 9652-6821.

FAZENDA RIO GRANDE- Aluga-se sala comercial, com32m2, otima localização, na RuaRio Xingú, proximo a Materni-dade Nossa Senhora Apareci-da. Valor a combinar. Interessa-dos tratar tel 9626-5095 ou 9787-7516.

Page 23: Edição 280

23Meio Ambiente A SEMANA26 de abril a 02 de maio de 2013

Paraná vai incinerar 400 toneladasde agrotóxicos proibidos

O secretário estadualdo Meio Ambiente e Recur-sos Hídricos, Luiz EduardoCheida, entregou para inci-neração, no último dia 19,em Contenda, 400 tonela-das de agrotóxicos proibi-dos que foram recolhidosem duas mil propriedadesrurais no Paraná, por meiodo Projeto de Obsoletos (derecolhimento de agrotóxi-cos). O projeto, inédito noBrasil, é uma parceria entrea Secretaria de Estado doMeio Ambiente e o InstitutoNacional de Processamen-to de Embalagens Vazias(Inpev), entidade sem finslucrativos criada para gerira destinação final de emba-lagens vazias de agrotóxi-cos no país.

Com esta nova carga deagrotóxicos, o Paraná to-taliza a retirada de 1,2 miltoneladas do produto domeio ambiente desde 2009- apenas na primeira fasedo Programa. Entre osmais conhecidos está o He-

xaclorobenzeno (BHC),usado por muitos anos naslavouras de café e algodãodo Paraná e proibido em1985 por causar câncer econtaminar o solo e os len-çóis d'água.

Os agrotóxicos reco-lhidos serão transportadospara incineradoras industri-ais licenciadas, localizadasem São Paulo.

"Não é possível falarem sustentabilidade da pro-priedade rural diante do pe-rigo da contaminação doBHC para a saúde humanae para o meio ambiente. OGoverno do Estado de-monstra preocupação comos agricultores e suas fu-turas gerações", afirmou osecretário.

Para ele, o sucesso dasações se deve a uma gran-de parceria que vai desde aidentificação, localização,recolhimento, transporteaté a incineração dos agro-tóxicos obsoletos. O pro-grama compreende ações

do Instituto das Águas doParaná - autarquia da Secre-taria do Meio Ambiente; aSecretaria da Agricultura,Emater, Ocepar e Federa-ção da Agricultura do Esta-do do Paraná (Faep).

LegislaçãoCom a identificação da

existência de produtos, foiaprovada a Lei Estadual7953\09 estabelecendo quepessoas físicas e jurídicaspossam declarar - sem ris-co de multa - ao Instituto

das Águas a guarda de agro-tóxicos proibidos pela legis-lação brasileira. O secretá-rio Cheida é o autor da LeiEstadual (como deputado).

Amparados pela lei, osagricultores declararam quemantinham esses venenos,informando o local e a quan-tidade. À Secretaria coubeo papel de recolhê-los. A in-cineração do material é fi-nanciada pelo Inpev. "Que-remos acabar com essepassivo ambiental sem pro-

blemas na manipulação etransporte dos agrotóxicospelos agricultores", enfati-zou o presidente do Inpev,João Cesar Meneguel Ran-do.

Ele disse que o Institu-to comemora o encerra-mento deste primeiro ciclode um Programa pioneiro eque será usado como mo-delo no Brasil. "O Paraná foio primeiro estado onde rea-lizamos esta ação que po-derá ser replicada no Bra-sil", afirmou Rando. O pre-sidente do Inpev conta queos resultados não são cons-tatados apenas no campo,mas também na maturida-de dos agricultores em re-lação à questão ambiental.

"Os agricultores para-naenses atingiram um nívelde conscientização que nospermite solucionar um pro-blema de saúde pública e depreservação ambiental.Sem dúvida o projeto émodelo para país", disseJoão Rando.

Foto

: G

usta

vo S

ilva

/SEM

A

O secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz

Eduardo Cheida, entregou para incineração agrotóxicos proibidos

que foram recolhidos em propriedades rurais no Paraná

Nova faseA partir desta segunda-

feira (22), o "Projeto deObsoletos" entrou em novafase. O objetivo é dar maisuma chance aos agriculto-res que ainda mantêm pro-dutos armazenados em suaspropriedades. O prazo paraa declaração e localizaçãodos agrotóxicos vai atéagosto deste ano.

Após a declaração, osagricultores cadastradosreceberão orientações e kitsde segurança personaliza-dos contendo sacos deacondicionamento, folhe-tos explicativos sobre osprocedimentos da operaçãoe informações sobre os lo-cais para a devolução. Seráfornecida no ato da devo-lução, nos armazéns tem-porários, uma certidãoatestando que os produtosforam devidamente entre-gues ao Governo do Esta-do e que os envolvidos es-tão isentos de responsabi-lidades.

O jacaré que foi cap-turado no Parque Barigüi elevado ao Zoológico deCuritiba, em novembro doano passado, será trans-portado em breve para oCentro de Recepção deAnimais Selvagens deMato Grosso do Sul. Atransferência acaba de serautorizada pela superinten-dência do Instituto Brasi-leiro do Meio Ambiente edos Recursos NaturaisRenováveis (Ibama-PR).Ele deverá ser solto no Pan-tanal sul matogrossence,de onde é nativo.

Durante os cinco últi-mos meses, o Zoológicode Curitiba atuou comofiel depositário do animal,abrigando-o provisoria-mente. O jacaré não per-tence ao acervo do Zoo efoi mantido no local até quefosse encontrada uma al-ternativa melhor de desti-no para o animal.

"Os outros dois jaca-rés que vivem no Zoo tam-bém são machos, portan-to, ele não pode ser colo-cado no mesmo recinto denenhum deles", informa achefe de divisão de zooló-gico da Secretaria Munici-pal do Meio Ambiente, bi-

Jacaré do Zoo irá para o Pantanal

óloga Tereza Cristina Cas-tellano Margarido. Se ficas-sem no mesmo local, porserem de espécies diferen-tes e machos, os animaispoderiam brigar e até sematar. A solução foi acomo-dar o jacaré capturado noParque Barigüi num recin-to que estava vago, onde háum pequeno lago.

No Parque, o animal vi-via em condições muito pró-ximas à natural. Ele foi reti-rado do local por colocar emrisco a rotina do parque. Abióloga explica que os jaca-rés encontrados no lago doParque Barigüi provavel-mente foram deixados aliquando ainda eram filhotes.

"Eles devem ter sidoabandonados por pessoasque os trouxeram a Curiti-

ba com a intenção de criá-los, mas desistiram diantedas dificuldades encontra-das", diz Tereza.

O jacaré que serátransferido para o MatoGrosso do Sul é da espécieCaiman yacare ou jacaré-do-pantanal. No Zoo, atu-almente, existem dois jaca-rés-de-papo-amarelo (Cai-man latirostris) machos."Um veio transferido deoutro zoológico, em 1998,e outro foi retirado do Par-que Barigüi, em junho de2008", informa Tereza.

Haveria mais um jaca-ré, de pequeno a médioporte, no lago do ParqueBarigüi. O local é constan-temente monitorado portécnicos da Secretaria Mu-nicipal do Meio Ambiente.

O jacaré que foi capturado no Parque Barigüi e levado ao

Zoológico de Curitiba, em novembro do ano passado, será

transportado em breve para o Centro de Recepção de Animais

Selvagens de Mato Grosso do Sul

Uma plataforma multis-setorial com o objetivo deapresentar as novidades daindústria, tendências, ino-vação, ideias e atração deinvestimentos para o mer-cado brasileiro e latino deenergias renováveis. Este éo objetivo da RENEX SOU-TH AMERICA, feira inter-nacional que terá sua pri-meira edição em Porto Ale-gre (RS), de 27 a 29 denovembro, reunindo seg-mentos de energia eólica,fotovoltaica, solar térmica,biocombustíveis e biomas-sa. A feira é promovida pelaHannover Fairs Sulaméricacom o apoio da AGDI(Agência Gaúcha de Desen-volvimento e Promoção doInvestimento) e ABEeólica

Foto

: A

lexa

nder

Bio

ndo

Região Sul receberá primeira edição defeira internacional de energias renováveis

(Associação Brasileira deEnergia Eólica).

"Vamos reunir empresasnacionais e internacionaispara fazer negócios e gerarconhecimento sobre estemercado. Teremos um pa-vilhão internacional e empre-sas alemãs já estão confir-madas", destaca Constanti-no Bäumle, diretor da Han-nover Fairs Sulamérica. Alémda área de exposição, a RE-NEX contará com Conferên-cia Internacional sobre otema e visitas técnicas.

A RENEX tem origem nosetor de energias renováveisda feira Industrial de Hanno-ver, na Alemanha, e já possuiduas edições de sucesso naEurásia. Devido ao grandepotencial de uso de energia re-

novável na América do Sul,especialmente no Brasil, aDeutsche Messe AG, mai-or promotora de feiras domundo, está apostando nes-ta primeira edição da RE-NEX South America, am-pliando seu portfólio de ne-gócios e expandindo o en-gajamento em feiras naAmérica do Sul.

Contribuíram para avinda da feira ao Brasil ogrande potencial do paísem energias renováveis eos planos do governo bra-sileiro de investimento decerca de U$S 63 bilhõespara a expansão de ener-gias renováveis até 2020,aumentando a demandapor produtos internacio-nais e know-how.

Energia eólica é destaque noBrasil e Rio Grande do Sul é promissorO crescimento mundial

de energia eólica e o poten-cial eólico brasileiro (143GW para ventos acima de7m/s e altura de 50m) têmtrazido grandes perspecti-vas para o setor. A energiaeólica tem crescido de for-ma acelerada em todo omundo e a América Latinaé considerada região pro-missora, onde o Brasil se

coloca de forma privilegiada,tanto para a geração comopara o desenvolvimento dacadeia produtiva industrial.

Segundo dados de re-latório da AGDI, a energiaeólica se destaca como umadas opções mais importan-tes do ponto de vista ambi-ental por sua competitivida-de em relação a outras fon-tes de energia e o RS ofere-

ce condições naturais paraa sua viabilização e desen-volvimento da cadeia pro-dutiva industrial.

A escolha do RioGrande do Sul para a reali-zação da feira também é es-tratégica por ficar em re-gião de fronteira e próxi-mo à Santa Catarina, quetem grande polo de biogásna região oeste e de serra.

Page 24: Edição 280

Fonte e fotos: Site Terra

24 A SEMANA26 de abril a 02 de maio de 2013 Esporte

Atlético encara mais umadecisão antes da final

Fórmula 1:Catar pode ser sede de teste na pré-temporada da Fórmula 1 em 2014Com mudanças previstas para o próximo ano na Fórmula 1, a

tendência é que seja realizado mais um teste de pré-temporada para queas equipes fiquem melhores preparadas para as competições. Nesteano, uma etapa foi feita em Jerez de la Frontera e duas em Barcelona, naEspanha. Para o próximo ano, a idéia é que seja utilizada uma pista quetenha condições climáticas parecidas com as primeiras provas do ca-lendário - e o Circuito de Losail, no Catar, é um dos mais indicados para isso. Com a idéia de ter comosede um país do Oriente Médio, que apresenta temperaturas elevadas, assim como as primeirasprovas, os circuitos de Marina de Yas, em Abu Dhabi, e Sakhir, no Barhein, também são apontadoscomo candidatos, como aponta a revista britânicaAutosport. "Estamos muito otimistas sobre isso. Con-versamos a respeito disso no Barhein com algumas das equipes e também com Bernie Ecclestone. Naesteira de tudo o que conversamos mais cedo, nós poderemos testar em melhores condições. Isso vaipermitir às equipes terem uma compreensão mais clara do que é preciso fazer para começar atemporada. Ficaríamos felizes em Abu Dhabi, Bahrein ou Catar", declarou Paul Hembery, diretor-esportivo da Pirelli. Ainda segundo a publicação da revista, o assunto sobre o novo teste voltará serdiscutido entre os dias 10 e 12 de maio, no final de semana do Grande Prêmio da Espanha.

Brasil 2014:Governo teme elitização de estádios e afastamento de público após Copa

O governo brasileiro teme que a modernização de estádios para aCopa do Mundo de 2014 resulte em um legado indesejado: a elitização dastorcidas. O Brasil está construindo ou reformando 12 estádios para recebera Copa. Frequentar arenas modernas, com assentos individuais, seráuma experiência nova para muitos torcedores brasileiros, acostumados aestádios dilapidados, lanchonetes suspeitas e banheiros entupidos. Mas otemor é que os ingressos fiquem mais caros, e que torcedores mais popu-

lares - responsáveis por todo o clima que cerca as grandes partidas - não tenham mais condiçõesfinanceiras de frequentar os estádios. "Ter estádios socialmente excludentes como resultado dosinvestimentos na Copa do Mundo não é o legado que queremos", disse o secretário-executivo doMinistério do Esporte, Luis Fernandes. "O governo está muito preocupado com essa questão, e elaprecisa ser tratada muito seriamente. Acho que podemos ter uma elitização dos estádios", afirmou ele."Alguns administradores de estádios são bastante explícitos em dizer que, para serem economicamenteviáveis, eles teriam de elevar o tipo de frequentador dos jogos." Para Fernandes, "isso seria mudar (deum público) onde o que predominam são as chamadas classes D e E, para um que tenha uma fortepredominância do que chamam de espectadores A e B, que irão não só comprar ingressos, mastambém consumir no estádio". "Mas se você quiser mudar a origem social dos espectadores para tergente que tenha condições de comprar outras mercadorias e alimentos além dos ingressos, esse podeser um efeito colateral negativo." Fenômeno semelhante já aconteceu na Inglaterra, onde os estádiosmelhoraram muito nos últimos 20 anos, mas os torcedores mais populares acabaram substituídospela classe média.

Copa das Confederações:Brasil fará operação em fronteira por segurança na C. das ConfederaçõesA presidente Dilma Rousseff disse na última terça-feira que uma grande

operação militar será feita em maio ao longo dos 16 mil quilômetros de frontei-ra terrestre do país. Segundo Dilma, a operação visa a reforçar a segurançapara a Copa das Confederações, que ocorrerá entre 15 e 30 de junho. "Asegurança pública é uma responsabilidade constitucional dos estados, mas ogoverno federal tem o dever de participar na sua área de atuação, e é o queestamos fazendo", destacou Dilma, na coluna semanal Conversa com aPresidenta. Ela respondeu à pergunta do servidor público Francisco Carlos Oliveira, do DistritoFederal, sobre a atuação das Forças Armadas no combate à entrada de drogas pela fronteira. Dilmadisse que as Forças Armadas e as polícias federais e estaduais trabalham de forma coordenada paracombater os crimes (principalmente o tráfico de drogas) nas fronteiras do país desde 2011, quando foilançado o Plano Estratégico de Fronteiras. A presidente explicou que a ação integrada é feita periodi-camente por meio da Operação Ágata, liderada pelo Ministério da Defesa, e pela Operação Sentinela,do Ministério da Justiça. "Juntas, (as duas operações) já desarticularam 65 organizações crimino-sas, apreenderam 360 toneladas de drogas, 8 mil carros e embarcações e inspecionaram 148 pistasde pouso", disse a presidente.

Tabela da Copa das Confederações

Na primeira fase

GRUPO A

15 de junho - 16h - Brasília - Estádio Nacional

Brasil x Japão16 de junho - 16h - Rio de Janeiro - Maracanã

México x Itália19 de junho - 16h - Fortaleza - Castelão

Brasil x Méxio19 de junho - 19h - Recife - Arena Pernambuco

Itália x Japão22 de junho - 16h - Belo Horizonte - Mineirão

Japão x México22 de junho - 16h - Salvador - Arena Fonte NovaItália x Brasil

Na primeira fase

GRUPO B

16 de junho - 19h - Recife - Arena Pernambuco

Espanha x Uruguai17 de junho - 16h - Belo Horizonte - Mineirão

Taiti x Nigéria20 de junho - 16h - Rio de Janeiro - Maracanã

Espanha x Taiti20 de junho - 19h - Salvador - Arena Fonte Nova

Nigéria x Uruguai23 de junho - 16h - Fortaleza - Castelão

Nigéria x Espanha23 de junho - 16h - Recife - Arena Pernambuco

Uruguai x Taiti

A Confederação Brasi-leira de Futebol confirmoua partida de estreia do Cori-tiba na Copa do Brasil paraa próxima quarta-feira,(01),dia do Trabalho, em Sousa,interior da Paraíba. Localque a equipe alviverde co-nhece, mas não estreou de-

Faltam poucos diaspara a "nova final" do timeSub-23 do Atlético Parana-ense contra o Operário noCampeonato Estadual.Após vencer, com mérito,o favorito Coritiba no últi-mo domingo (21) e depen-der apenas de si para a con-quista do turno, o time doFuracão vem treinandoforte para encarar a equi-pe de Ponta Grossa, é oque garante o zagueiro Ra-fael Zuchi.

"Depois que o Atletibaterminou, todos já estavamfocados na partida contrao Operário. Queremos sercampeões do segundo tur-no de maneira invicta parachegar com ainda maismoral na final", diz o joga-dor de 18 anos, formadonas categorias do CAP, eque cobra a mesma postu-ra do último domingo. "Te-mos que jogar da mesmaforma, pois será um jogodifícil e precisamos termuita atenção".

Para Zuchi, o jogo deencerramento do turnoserá uma final devido aosobjetivos dos dois times."Além da nossa meta, oOperário joga para conse-guir uma vaga na Série Ddo Brasileiro, então esta-mos trabalhando forte paraa partida".

O zagueiro destaca ospontos fortes do adversá-

rio, mas também contacomo é feito o trabalho deprevenção aos riscos. "Otime deles tem uma zagamuito boa, tanto em bolasofensivas como defensi-vas", disse o jogador."Sempre procuramos aca-tar as decisões do [técni-co] Arthur Bernardes paramelhorarmos mais. Eleconversa muito e sempre dáconselhos para nós", emen-dou.

ReforçoRômulo, do Bahia de

Feira de Santana, artilheirodo Campeonato Baianocom 13 gols está na mirada diretoria do Atlético epode reforçar o clube. Ojogador, de 23 anos, temcontrato até 2016, mas nosbastidores comenta-se queo clube já teria feito umaproposta de R$1 milhão dereais por 70% dos direitosfederativos do atleta.

DívidasA diretoria atleticana

veio a público esclarecer osprocessos movidos pelosex-jogadores Netinho eMárcio Azevedo que teri-am direito a receber umaindenização de R$1 milhãode reais. “Até o momentonão houve decisão sobre osvalores de condenação, osquais somente serão co-nhecidos após o julgamen-to de todos os recursoscabíveis. Ou seja, a infor-mação de que o clube foicondenado a indenizar maisde R$ 1 milhão aos atletasé inverídica. De qualquermaneira, nos dois casos, asdecisões provisórias, ven-cidas parcialmente, deter-minam o valor de conde-nação, em última instância,em no máximo 20% dovalor divulgado pela im-prensa”, traz publicação dosite oficial.

Três nomes pintam para substituiro técnico Toninho Cecílio

A derrota para o São Ber-nardo em casa por 3 a 2 naúltima quarta-feira que elimi-nou o Paraná da Copa do Bra-sil logo na primeira fase cus-tou o emprego do técnicoToninho Cecílio. O treinador,segundo site oficial, teria en-trado em comum acordocom a diretoria e pediu paradeixar o comando técnicoparanista na última quinta-

feira (25). Sandro Former,Nedo Xavier e Dado Caval-canti são os nomes ventila-dos para assumir a equipe.O anúncio pode ocorrer ain-da nesta sexta-feira.

Toninho que não conse-guiu dar um padrão ao timeparanista guardará como úl-tima lembrança as vaias daarquibancada do Ecoestá-dio, após a eliminação da

Copa do Brasil. O treinadorficou cerca de 7 meses afrente da equipe e no Para-naense obteve nove vitóri-as, nove empates e três der-rotas. O próximo compro-misso da equipe é neste do-mingo contra o Paranavaí,às 15h, no Felipão, em jogoválido pela última rodada doreturno, com comando doauxiliar Ednelson.

Coxa estreia naCopa do Brasil no dia 1º de maio

vido a uma liminar da justi-ça paraibana que canceloua partida que estava previs-ta para o dia 18 de abril.

A confirmação foi dadaatravés de oficio recebidopelo clube alviverde no iní-cio da tarde desta quarta-feira (24). E que fará o

Coxa percorrer quase 12mil quilômetros para poderefetivamente realizar suaestreia no torneio nacional,já que na semana passadao Coxa esteve presente nosertão paraibano para a re-alização do jogo que aca-bou não acontecendo.

Zagueiro Rafael Zuchi, 18 anos, busca a primeira final