edição 24

44
Ano II - Edição 24 - Abril/2013 VIDA Cuidados com a pele no inverno sob a ótica da renomada dermatologista, Adriana Vilarinho CASA O que os designers esperam do Isaloni O criativo Guilherme Torres fala sobre sua arquitetura minimalista ESTILO Editorial de moda apresenta as tendências maculinas mais badaladas para esbanjar elegância no inverno 2013

Upload: jornal-design

Post on 05-Mar-2016

223 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Um jornal diferente.

TRANSCRIPT

Page 1: Edição 24

Ano II - Edição 24 - Abril/2013

VIDA

Cuidados com a pele no inverno sob aótica da renomada dermatologista, Adriana Vilarinho CASA

O que os designers esperam do IsaloniO criativo Guilherme Torres fala sobre sua arquitetura minimalistaESTILO

Editorial de moda apresenta as tendênciasmaculinas mais badaladas para esbanjar elegância no inverno 2013

Page 2: Edição 24

vida

Two years later...Este número merece um editorial

comemorativo por dois motivos: completamos dois anos de publicação e alcançamos, em 2013, a meta de colocar nas mãos do público leitor um design inovador, organizado pela nossa qualificada equipe, além de manter nossa missão - disseminar ideias e conceitos com qualidade de imagem e informação.

Sempre com foco na inovação, preparamos uma produção inédita de capa masculina, acompanhada por um editorial de moda, pensado e desenvolvido pelo stylist Rodrigo Britzke que, na oportunidade, destacou as tendências mais badaladas do inverno 2013.

A busca pela perfeição nos leva a criar uma nova simbologia, a fim de diferenciar os segmentos, bem como nossos queridos colaboradores. Um projeto gráfico reformulado onde a ousadia e o design renovam o layout, sem perder a identidade.

Bem, nós realmente esperamos que a leitura seja agradável e produtiva para o público em geral e para todos que, de modo particular, compartilham a torcida pela apreciação positiva tão almejada em termos de reconhecimento do nosso trabalho.

Silvana AibelSilvia Perusso

Começa a temporada mais elegante do ano, aquela que promete atrair olhares e arrancar suspiros.

Estrelando o lançamento da coleção outono/inverno da loja Blue Flag Fashion For Men, os modelos Juliano De Rossi e Ronan Pasini abusaram das lentes da fotógrafa Debora Zandonai, enquanto desfilavam seus looks.

Com make de Marília Borges, produção do stylist Rodrigo Britzke e coordenação da Vértice Comunicação, o resultado não poderia ser diferente: simplesmente deslumbrante.

Realização: S&S Editora LtdaCoordenação: Silvia Perusso | Silvana AibelEquipe: Dirce Heuser | Camila Cervieri | Rosângela MasuttiJornalista Responsável: Marlove dos Santos | REG. 6668/28/57Abrangência: Bento Gonçalves | Caxias do Sul |Carlos Barbosa | GaribaldiCirculação Dirigida: Vida | Casa | EstiloContato: 54 2621 3134 [email protected]

O Jornal Design | Serra não seresponsabiliza por artigos assinados.

Expediente

Capa

Editorial

Foto

s D

ébor

a Za

ndon

ai

Page 3: Edição 24

Jornal Design | Serra 3 vida

Jornal Design | Quais os principais cui-dados para manter a pele hidratada no inverno? Adriana Vilarinho | Beber muita água, usar cremes mais hidratantes e adequa-dos para a sua pele.

JD | Existe alguma receita caseira que você considera eficaz para cuidar da pele? AV | Existe sim, é uma máscara de hidra-tação que você faz com: duas colheres de aveia em flocos; uma clara de ovo batida; algumas gotas de lavanda e fo-lhas de hortelã. O modo de preparo é simples: bata os condimentos até formar uma pasta; aplique na pele limpa e deixar agir por 20 minutos; lave com água bem gelada.  

JD | Quais as principais tendências em tratamentos para a pele?AV | Lasers, ultrassom e cremes com substâncias tensoras.

JD | Você é dermatologista de tops como Isalini Fontana e Caroline Trenti-ni. Como é ter essa responsabilidade? AV | Trato todos meus pacientes  como

top models, afinal amo que faço e hoje em dia devemos deixar a aparência sempre   em ordem, tanto em homens como em mulheres.

JD | Para o tratamento de estrias. Qual o tratamento mais eficaz na sua opi-nião e qual a melhor estação para se tratar? AV | Active deep ou active scars - melho-ra em até 70%, apresentando excelen-tes resultados, e também recomendo o Co2 fraccionado.

JD | A boa alimentação é um grande fa-cilitador para seu trabalho? AV | Sempre, em todas as áreas.

JD | Para quem tem pele oleosa, quais as soluções? AV | Existem várias, as principais são cremes adequados para controle de oleosidade e lasers para reduzir os po-ros.

JD | E para manchas na pele? AV | Cremes clareadores associados à laser, na minha opinião associação fra-xel dual(1927) com spectra, excelentes

resultados.

JD | Qual é a principal “reclamação” das pessoas que vão ao seu consultó-rio? AV | A maioria busca uma aparência saudável, sem rugas.

JD | Já existe uma cura para a tão temi-da celulite? AV | Cura não, mas hoje temos máqui-nas excelentes que melhoram muito.

Imag

ens

Div

ulga

ção

Como ter uma pele de Barbie

Com exclusividade para o Jornal Design, a dermatologista membro das academias Brasileira e Americana de Dermatologia, e a preferida das celebridades Gisele Bunchen, Isabeli Fontana e Adriane Galisteu, a profissional Adriana Vilarinho nos orienta sobre os tratamentos atu-ais para deixar sua pele perfeita como a de uma Barbie!

Receita caseira de máscara de hidrataçãoIngredientes: duas colheres de aveia em flocos; uma clara de ovo batida, algumas

gotas de lavanda e folhas de hortelã. Modo de preparo: bater os condimentos até formar uma pasta; aplicar na pele limpa

e deixar agir por 20 minutos; lavar com água bem gelada.  

Page 4: Edição 24

4 Jornal Design | Serra vida

Quantas vezes você já foi a uma loja de cosméticos e gastou uma fortuna em produtos que nunca usou? Alguma vendedora ou especialista em cosméticos já vendeu para você uma linha de produtos que “faz mi-lagre na pele”, mas que não funciona em você? Já teve alguma alergia ou irritação com algum produto sem entender o motivo? Sua melhor amiga jura usar um produto que deixa a pele dela maravilhosa, mas que deixa a sua pele terrível?

Você deveria ou não usar sabonete? Você detesta a sensação de um protetor solar, apesar de saber que você deve usá-lo? Os peelings químicos faciais, são in-dicados para a sua pele? Você deveria utilizar um áci-do retinóico? Se você tem a pele seca e sensível, por que insistir em aplicar hidratantes, desengordurantes e produtos cosméticos que são mais adequados para pessoas com a pele oleosa e resistente? O motivo? Você não sabe qual é o seu tipo de pele, então não sabe como cuidar dela. Enquanto muitas pessoas tem um conhecimento geral sobre a sua pele, a maioria

conta com um conhecimento impreciso, com defini-ções não-científicas que não promovem um quadro verdadeiro e completo.

Conhecer o seu tipo de pele é um passo fundamen-tal para encontrar o caminho para você se beneficiar de produtos e tratamentos – ter uma pele bonita. Por isso, é necessário fazer uma avaliação com um profissional e ter um acompanhamento com o mesmo. Existem vá-rios tratamentos: peelings, luz pulsada, esfoliação, car-boxiterapia, accent, limpeza de pele, hidratação, laser, entre outras.

Para obter o tratamento correto, é necessário que você procure uma clínica de confiança, que possua profissionais qualificados, com formação acadêmica em medicina e fisioterapia(com especialização em der-mato- funcional), acompanhado por um médico.

Sob a coordenação da Dra. Andressa F. Pauletto, mé-dica, membro da Sociedade Brasileira de Medicia Es-tética, e o auxílio da Fisioterapeuta Lilian R. da Silva, a Clínica Visualittè reuniu o que existe de mais moderno em medicina e estética especialmente para você.

Cuidados com a pele

Foto

Div

ulga

ção

Page 5: Edição 24

Jornal Design | Serra 5 vida

O método Pilates traz inúmeras van-tagens, principalmente para aquelas pessoas que estão cansadas das tradi-cionais ginásticas, onde os exercícios realizados são diferentes porque não utiliza pesos adicionais, sendo empre-gada somente a própria força do corpo.

Vantagens do método: estimula a circulação, melhora o condicionamento físico, a flexibilidade, o alongamento e o alinhamento postural. Pode melhorar os níveis de consciência corporal e a co-ordenação motora. Tais benefícios aju-dam a prevenir lesões e proporcionam um alívio de dores crônicas.

Busca-se promover o alongamento ou relaxamento de músculos encurta-dos ou tensionados demasiadamente e o fortalecimento ou aumento do tônus daqueles que estão estirados ou enfra-quecidos.

O Pilates e a GestaçãoO método Pilates é exercício ideal

para trazer mais conforto à gravidez e ao parto, com foco na estabilidade da musculatura postural, do assoalho pél-vico, no fortalecimento e alongamento suaves dos músculos. Melhora a con-centração e permite desenvolvimento do relacionamento com seu corpo ao exercitar-se, o que é de suma impor-tância durante a gestação. O Pilates não apenas ajuda a melhorar a força postu-ral, mas também seu equilíbrio, coorde-nação e a qualidade de seus movimen-tos, sem, sobrecarregar as articulações.

Com ênfase no desenvolvimento de uma boa postura, que pode ser facil-mente prejudicada durante a gravidez, o método auxiliará a prevenir dores lombares, ombros caídos e tensão no

Aprender é um processo natural, mas que envolve uma complexa atividade mental em que estão envolvidos outros processos como atenção, percepção, memória, motricidade, emoção, conhe-cimento prévios, entre outros fatores. A dificuldade de aprendizagem pode ser qualquer entrave em um desses proces-sos ou etapas que retarde ou torne mais difícil a aprendizagem.

Diante destas dificuldades é preciso intervir o mais precocemente possível, evitando que afete outras áreas do co-nhecimento, bem como a autoestima do aluno. O encaminhamento para pro-fissionais da área saúde e da educação é o primeiro passo para investigar as causas do déficit.

A psicopedagogia e a fonoaudio-logia são duas áreas distintas, porém complementares e muito importante no diagnóstico.

A fonoaudiologia tem o objetivo de avaliar as funções da audição e lingua-gem, tanto oral como escrita. Isto quer dizer que todo o processamento da

pescoço.Benefícios do Pilates durante a Ges-

tação:- É um programa de exercícios ex-

tremamente seguro e eficaz, que pode ser utilizado durante a gravidez. Ao concentrar-se nos músculos essenciais para a postura, melhora a estabilidade da musculatura postural e a resistência dos músculos do assoalho pélvico, o que ajudará permanecer sem deformi-dades posturais e evitar dores lomba-res.

- A prática do Pilates durante a gra-videz proporciona excelente força dos músculos abdominais, proporcionando maior apoio das vísceras abdominais e permitindo melhor mobilidade e esta-bilidade da coluna.

- Melhora a circulação, todos os movimentos são iniciados a partir dos músculos abdominais, melhorando a circulação no abdômen, o que é benéfi-co para o bebê.

- O aumento no relaxamento e os efeitos calmantes oferecidos pela téc-nica de exercícios podem transmitir alguns benefícios a saúde do bebê em desenvolvimento.

- A prática regular dos exercícios do método Pilates durante e após a gesta-ção promove uma boa recuperação do trabalho de parto e do parto propria-mente dito, dando-lhe a base para rea-dquirir suas formas anteriores.

O mais indicado para gestantes que antes de engravidar não praticavam Pilates, é iniciar após o quarto mês de gestação, sempre com acompanhamen-to do seu médico.

“Não interessa o que você faz e sim, como você faz”. Joseph Pilates

Método pilates e a gestação

linguagem deve ser avaliado com seus devidos componentes, como por exem-plo o acesso ao léxico mental, memória fonológica de trabalho e consciência fonológica. Já a avaliação psicopedagó-gica tem como objeto de estudo o de-senvolvimento da aprendizagem e sua relação com a escola, metodologia de ensino, e outros fatores fundamentais ao ensino, observando o paciente num todo.

O trabalho destas duas áreas promo-vem olhares e atuações a partir de óti-cas diferentes e complementares, mais integradas ou mais contextualizadas, possibilitando uma maior vinculação, uma maior clareza das necessidades do aluno e suas singularidades.

A união do trabalho psicopedagógi-co com o fonoaudiológico certamente possibilita um diagnóstico mais preciso e, consequentemente, uma intervenção mais abrangente e adequada. As profis-sionais da Clínica Jeito de Ser oferecem este diferencial para seus pacientes, contate-nos.

O trabalho fonoaudiológico e psicopedagógico nas dificuldades

de aprendizagem

Foto

Div

ulga

ção

por Fernanda Zatt | RPG e Pilates

por Letícia Casonatto e Érica Cimadon Psicopedagoga e Fonoaudióloga

Page 6: Edição 24

6 Jornal Design | Serra vida

O inverno está chegando e, para muitos, é um período difícil de manter o peso conquistado para o verão. A difi-culdade geralmente citada é um aumen-to do apetite por carboidratos(massas, pães e outros do gênero).

A sensação de mais fome é fisiológi-ca, já que o organismo gasta mais ener-gia para manter a temperatura corporal nos dias frios. Além disso, muitas pes-soas não gostam do inverno fazendo o hormônio do bem estar(serotonina) bai-xar seus níveis, ocasionando uma fuga para a sensação de fome, causando uma ideia de prazer.

Mas não podemos nos enganar co-mendo além do necessário, pois este comportamento acarretará em um au-mento de células de gordura localiza-das, principalmente no abdômen.

Já que tantas sensações nos acome-tem no inverno, devemos nos cercar de ideias para manter o corpo aquecido com poucas calorias. Uma ideia é utili-zar os vegetais de uma forma diferente da tradicional – vamos aquecê-los!

Brincar é uma atividade natural na infância, que gera muitas oportunida-des para a criança aprender e se de-senvolver física, mental e socialmente, oferecendo conhecimento acerca de seu mundo e sobre como lidar com am-bientes, objetos, tempo, espaço, estru-tura e pessoas. Brincar é o “trabalho” das crianças e os brinquedos são suas ferramentas. Assim, brinquedos apro-priados podem ajudar as crianças em seu “trabalho”.

O brincar compartilhado pode ser uma ótima forma de estimular a brin-cadeira pois proporciona a criança uma maior variedade de brinquedos. Brincar compartilhado significa empréstimo, troca ou aluguel de brinquedos pois muitas vezes as crianças exploram seus brinquedos e acabam deixando de lado. Com o passar do tempo a casa fica cheia de brinquedos que não são mais utiliza-dos e estes podem ser doados, trocados e partilhados.

Em países como França, Estados Uni-dos, Índia, África do Sul, Nova Zelândia, Cingapura e recentemente no Brasil, consumidores encontram no aluguel de brinquedos uma alternativa para esti-mular a brincadeira sem acumular brin-quedos nas prateleiras. Nesta modali-dade de consumo compartilhado, além da economia proporcionada à família, outros conceitos também são trabalha-dos tais como a valorização de reapro-veitamento de um bem e a necessidade

Fazer um refogado de legumes é uma excelente ideia, já que é muito rico em vitaminas, minerais, fibras e pouquíssi-ma gordura – inclua brócolis, couve-flor, cenoura, chuchu, abobrinha e cebola – use sua criatividade. Após refogado, já no prato, pode-se agregar um fio de azeite de oliva, deixando o prato mais anti-inflamatório.

Também pode ser feita uma sopa ou creme de legumes com os mesmos in-gredientes e acrescentando abóbora, o que deixa este prato rico em betacaro-teno, com a função de fortificar o siste-ma imunológico.

Com certeza virão os dias em que o consumo de produtos mais gordurosos e adoçados acontecerá – um final de se-mana com chocolate quente e fondue, porém não torne isto rotina.

Lembre-se: o inverno é longo e co-mer em excesso pode causar muitos prejuízos para o seu corpo.

Faça diferente, aproveite o período para mudar seus hábitos e se preparar para o verão.

Inverno light

O brincar compartilhado

de conservá-lo.Para brincar não precisa ser dono

de nada, o importante é a brincadeira. Quando a brincadeira acaba, o brinque-do volta para a locadora para divertir outra criança, sendo também uma for-ma de exercer a solidariedade.

Pensando nestes conceitos o Espa-ço Equiliibrium resolveu implantar a brincadeira compartilhada. Para você participar, algumas regrinhas são fun-damentais:

REGRAS PARA O ALUGUEL DE BRIN-QUEDOS1) Preencher uma ficha com os dados dos pais e da criança bem como termo de responsabilidade sobre o brinque-do.2) Quem realizar a doação terá direito a locações sem custo conforme a quanti-dade de brinquedos.3) Quando sua locação completar 30 dias você tem o direito de trocar os brinquedos por outros diferentes.4) O valor do aluguel varia conforme o brinquedo a ser locado.5) A Espaço Equiliibrium tem o intuito de, com os valores arrecadados, com-prar mais brinquedos para proporcio-nar uma oferta maior de aquisições.6) O Aluguel pode ser efetuado na se-cretaria da clínica e sua devolução tam-bém. O brinquedos serão postados no Facebook da clínica para apreciação.

Foto

Div

ulga

ção

por Letícia Bettinelli | Nutricionista

por Equipe Equilibrium

Page 7: Edição 24

Jornal Design | Serra 7 vida

A quiropraxia é uma profissão am-plamente reconhecida nos países de-senvolvidos como um método alta-mente eficiente e natural de cuidar da coluna e saúde do corpo em geral. Atra-vés do “ajuste vertebral” o quiropraxis-ta proporciona um melhor alinhamento da coluna, o que beneficia na questão de dores em geral da coluna, problemas como hérnia de disco, desgastes causa-dos por movimentos repetidos ou má postura, tensão causada por estresse, entre outros. Atualmente participei de uma especialização na técnica Flexio Distraction com o Dc. Leander, essa técnica é reconhecida mundialmente e utilizada principalmente nos EUA para tratamento de dores. No Brasil, encon-tra-se em crescimento e é altamente indicada e eficaz para o tratamento de patologias da coluna vertebral.

A técnica Flexion Distraction tem a capacidade de realinhar a coluna ver-

Após as férias, o excesso de sol e piscina, a insatisfação com a pele e com o corpo começa a reaparecer, a corrida para a academia e o retorno à dieta são inevitáveis.

O que muitos já perceberam é que nem sempre a combinação entre aca-demia e dieta equilibrada são suficien-tes para eliminar a celulite ou mesmo aquele “pneuzinho” persistente. Apesar desta dupla ser a aliada perfeita para deixar o corpo em forma e usar aquele look tão desejado, a espera pelo corpo perfeito pode ser um pouco longa.

Graças ao avanço da medicina es-tética, é possível conquistar aquela barriguinha sarada e uma pele lisinha e tonificada. O que está em evidência são as tecnologias não invasivas, ou seja, tecnologias que não interferem nas atividades diárias, sem cortes, sem pós operatório, sem dor e sem danos à pele. É o caso da radiofrequência e do ultrassom H.I.F.U., capaz de destruir os adipócitos(células de gordura) reduzin-do medidas em diversas áreas do corpo. Tecnologia diferente dos demais ultras-sons existentes. Trata-se de um proce-dimento biotecnológico, não-doloroso.

Em cada sessão do procedimento

tebral através da sua movimentação normal, neutralizando os efeitos da gra-vidade, que é capaz de separar suave-mente as articulações da coluna e mo-vê-las sem agravar o seu estado. Esta técnica tem como objetivo melhorar a circulação e diminuir a pressão sobre os discos vertebrais, que tem a função de amortecer o impacto causado pela movimentação normal do nosso corpo e alongar musculatura. Toda a técnica é realizada através da movimentação automatizada da maca, que faz a movi-mentação de flexão e distração da co-luna, isso tudo juntamente com o reali-nhamento da coluna é possível ter uma sensação agradável e surpreendente de relaxamento e diminuição de dores já na primeira sessão.

Conheça esse novo método de trata-mento e surpreenda-se com os efeitos proporcionados através do relaxamento da coluna e do corpo no geral.

Quiropraxia e o método de flexion distraction:

Cuidar do corpo também é saúde interna!

Está comprovado que cuidados com o corpo e a beleza trazem benefícios à saúde e à auto estima

perde-se em torno de 3000 calorias, equivalente a 300mg de gordura pura. Mas não confunda com o mesmo re-sultado de uma lipoaspiração cirúrgica onde o resultado é imediato. Isso não acontece com esse método. A elimina-ção dos adipócitos é progressiva. Além da redução de medidas, ajuda no as-pecto da celulite na área tratada, pois geralmente a celulite está associada à gordura depositada no local. Quan-to aos resultados, há organismos que respondem mais rapidamente, com re-sultados mais visíveis, e há organismos mais lentos, que precisam de um núme-ro maior de sessões ou associações de outros métodos. Para isso, é necessária uma avaliação mais precisa na clínica.

Além desses tratamentos corporais, existem tratamentos faciais para recu-perar a pele dos efeitos do calor como uma limpeza de pele profunda, hidrata-ção tropical, peeling, lifting e fotorreju-venecimento ideal para esta época do ano, além da fotodepilação, indolor e unissex.

A clínica Lightshape é especializada em estética e oferece estas tecnologias, aliadas à uma equipe de profissionais qualificados.

Foto

Div

ulga

ção

Foto

Div

ulga

ção

por Equipe Equilibrium

por Carla Parisotto | Quiropraxista por Clínica Light Shape

Uma maneira diferente e inovadora de cuidar da saúde da sua coluna

Page 8: Edição 24

8 Jornal Design | Serra casa

A experimentação de cores, materiais e texturas é a marca registrada dos projetos criados pelo profissional.

Com estilo contemporâneo que foge dos padrões básicos da arquitetura e decoração, o arquiteto Gui-lherme Torres se destaca entre os principais nomes do mercado. Em Londrina onde, na adolescência, iniciou sua trajetória como desenhista de um escritório de engenharia, o arquiteto ganhou o mundo e, em apro-ximadamente seis anos, sua carreira tomou rumos ir-reversíveis.

Formado em Arquitetura e Urbanismo, pelo Centro de Estudos Superiores de Londrina – UNIFIL e pós--graduado em MBA Gestão Empresarial pela Fundação Getulio Vargas – FGV, Guilherme possui um considerá-vel número de premiações e tem visto suas criações conquistarem espaços em publicações especializadas em todo o globo. Imagens de seus projetos já foram vistos em revistas e sites de decoração na Sérvia, Ucrâ-nia, China, EUA, Grécia, Turquia, Espanha, Suíça, Itália, Alemanha, Hungria e Londres, entre outros.

Volumes suspensos e linhas delgadas, com mar-cantes linhas são a marca registrada do arquiteto, que procura investigar os limites dos materiais com que trabalha. O equilíbrio é o ponto focal de suas experi-

Branco total. Branco é a cor do novo, asso-ciado ao futurismo. Este é um projeto total-mente autoral, uma viagem às referências da juventude do arquiteto, dos soldados imperiais impecavelmente brancos de Star Wars e da Fortaleza da Solidão do Super Ho-mem – um castelo todo de cristais no meio do pólo norte – ao seu ícone máximo: 2001 Uma Odisséia no Espaço. Estas referências foram misturadas para o conceito dessa loja de sapatos em Londrina, Paraná, Brasil.

formas limpas e minimalistas

Foto

s D

eníls

on M

acha

do

Page 9: Edição 24

Jornal Design | Serra 9 casa

www.masutticopat.com.br

O Boteco Kery é uma filial de uma conhecida rede de restaurantes da cidade, que preten-dia estabelecer ali uma proposta diferente de cardápio. Toda a cozinha foi forrada ex-ternamente em madeira de demolição, com retalhos e réguas irregulares, gerando um rico contraste com o inox, que forra todo o interior da cozinha. O piso externo é em ladrilho hidráulico, proveniente de estoque não aproveitado de fornecedores, criando um mosaico bastante inusitado no piso. O projeto foi pensado para priorizar a recicla-gem de materiais e evitar o desperdício.

Jornal Design | Quem foram e/ou são suas inspirações e referências para a construção desse seu estilo ino-vador?Guilherme Torres | Minhas inspirações vem sempre do imaginário que coletei durante minha infância e ado-lescência. Uso a memória afetiva que guardo de filmes, principalmente. Projetos comerciais permitem que eu use um lado mais ficcional. Gosto de cenários mais fan-tásticos.

“Minhas inspirações vem sempre do imaginário que coletei durante minha in-fância e adolescente. Uso a memória afetiva que guardo de filmes, principal-mente. Projetos comerciais permitem que eu use um lado mais ficcional. Gosto de cenários mais fantásticos.”

JD | Qual o principal desafio que você considera na hora de projetar algo comercial?GT | Escolher a linha criativa, porque o design de uma loja é intrinsecamente ligado ao DNA da marca.

JD | Estar sempre inovando, para você é um dever?GT | É algo normal, preciso ser constantemente desa-fiado.

JD | Como se dá seu processo criativo?GT | 5% de inspiração e 95% de transpiração.

JD | Quais arquitetos brasileiros você considera pro-missores em projetos comerciais?GT | A arquitetura comercial nossa é muito tímida. Se fizermos um paralelo, veremos que é raríssimo um bom projeto, mas admiro vários trabalhos, como a Livraria da Villa, do Isay Weinfeld e o Espaço de Cinema Itau de Cinema, da Metro Arquitetos.

JD | Todos os seus projetos são cheios de inovação, como você se “abastece” do novo?GT | Da vida. Acredito que as experiências do dia a dia são as que nos nutrem. Tenho várias referências das paisagens que me cercam, das coisas que eu vejo no cotidiano. Passar sempre por obras, por exemplo, me serviu de inspiração no projeto do meu novo escritório. Fiz tudo aparente, usei materiais normalmente usados em tapumes. Gosto de estabelecer linguagens não convencionais mas de fácil identificação.

Foto

s D

eníls

on M

acha

do

mentações proje-tuais, com a presença de elementos rústicos em residências, branco absoluto em algumas obras comerciais.

Outro lado de seu trabalho é o design de uma linha própria de mobiliários. Entre suas criações estão sofás e mesas, como o modelo Fifties, vendida em uma das principais lojas de design em São Paulo. Suas peças também já conquistaram modernos até do outro lado do hemisfério, como a M.I.A., cantora pop. A artista ad-quiriu a icônica mesa Jet, com puro DNA Guilherme Torres, quando a viu durante uma pesquisa na internet. Colorida, suas peças são a certeza de sua versatilidade, à prova de monotonia ou lugar comum.

Ainda para este ano, o arquiteto prepara uma nova linha de objetos a ser lançada nos EUA e Europa.

Com exclusividade para o Jornal Design, Guilherme fala sobre seu estilo, seu processo criativo e sobre pro-jetos comerciais.

Page 10: Edição 24

casa10 Jornal Design | Serra

JD | Qual a tendência que você percebe nos projetos comerciais?GT | Em sua maioria, são todos um pouco tediosos. Tem coisas que não aguento mais ver.

JD | Existe algum projeto que faz você pensar: “como eu queria ter feito esse projeto”?GT | Zilhões. Que tal todos os projetos do OMA para a Prada? Nao sei dizer qual é melhor.

JD | O projeto do Queens Shoes é muito conceitual. Qual foi o briefing passado para você?GT | Uma loja de sapatos diferente.

JD | Qualquer projeto comercial, independente do setor, sempre pode ser inovador?GT | Atitudes inovadoras nos tiram do tédio e do ma-rasmo.

JD | Na sua opinião, como deve ser a relação funcio-nalidade x design em um projeto comercial?GT | A discussão sobre funcionalidade já deveria ter se encerrado há um século. Tudo tem que ser funcional, antes mesmo de agregar certas características. Se não é funcional, é um erro de projeto e o design não é uma ferramenta embelezadora. Atributos estéticos são mui-to subjetivos e sujeitos a várias interpretações.Quando se fala de design, deve-se pensar em produto, em escala, em série. O design é uma linguagem, e você pode gostar dela ou não. Há várias!

Tudo tem que ser funcional, antes mesmo de agregar certas características. Se não é funcional, é um erro de projeto e o design não é uma ferramenta embe-lezadora. Atributos estéticos são muito subjetivos e sujeitos a várias interpre-tações. Quando se fala de design, deve-se pensar em produto, em escala, em série. O design é uma linguagem, e você pode gostar dela ou não.

O projeto de uma grife de moda jovem tem ares futuristas, onde vários cubos surgem ora suspensos, ora nascendo dos pisos, formando bancadas, nichos e expositores. Todas as estruturas da loja foram executas em estrutura metálica e forradas em gesso acartonado e pintadas em epoxi.

Foto

s D

eníls

on M

acha

do

Page 11: Edição 24

Jornal Design | Serra 11 casa

Foto

s D

ivul

gaçã

o

A Exporevestir é considerada a “Fashion Week” da arquitetura e construção, onde se faz o comparativo que o corpo veste a roupa, a casa veste o revestimento.

Na sua 11ª edição, a feira traz o que existe de mais atual em soluções e acabamentos para a construção civil. Na exposição são apresentados inovação, concei-to e a tecnologia para os produtos, como: laminados, cimentícios, madeiras, mosaicos e também louças e metais sanitários, além de outros complementos.

Muitas novidades e tendências foram apresentadas pelos expositores tanto nacionais como internacionais. Entre os lançamentos, os pontos altos foram muitos materiais com texturas naturais; pedras naturais, ci-mentícios, e também azulejos e ladrilhos hidráulicos e cerâmicos. Materiais que se encaixam muito dentro da tendência de mercado do “rústico chic”; onde os materiais misturam o rústico com a facilidade e a pra-ticidade de limpeza, manutenção e aplicação, aliados à texturas modernas e sofisticadas. Muitos materiais imi-tam a textura da madeira e concreto, e fidelizam muito a realidade do toque e das cores.

A grande tendência relacionada aos porcelanatos tem sido o tamanho da apresentação das peças, que

vêm cada vez maiores, como por exemplo, 1,50x1,50m ou 1,50x3,00m, podendo inclusive utilizar juntas se-cas. Há também muita variedade de peças slim, com espessura muito fina, que podem ser utilizadas em re-formas assentadas sobre outras peças, ou mesmo para revestir móveis e paredes.

O grande encantamento da feira foram as varieda-des de pastilhas, onde encontramos muitas marcas utilizando metalizados e coloridos, e ainda formatos diferenciados, algumas vezes irregulares. Estes mate-riais podem ser compostos harmonicamente como de-talhes junto aos materiais de texturas naturais. Muitas louças e metais com design diferenciado e tecnologia avançada também estarão presentes no mercado. Mis-turadores e Monocomandos que controlam a tempera-tura da água através do toque ou até mesmo mais de um ponto no mesmo comando.

A Exporevestir é um importante meio de informação para que possamos nos manter atualizados e dentro das tendências mundiais no que se refere aos acaba-mentos e soluções para a construção. A experiência foi maravilhosa e estamos cheias de ideias para tornar e realizar projetos ainda mais criativos.

Tendências

Exporevestir 2013por Fabiana Ruaro e Juliana Pereira | Arquitetura

Page 12: Edição 24

12 Jornal Design | Serra casa

O Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves(Sindmóveis) percebe o design como uma importante ferramenta de competitividade e diferen-ciação no mercado global de móveis. Por isso, a criati-vidade brasileira é valorizada em todas as suas ações. Através do projeto Orchestra Brasil de incentivo às ex-portações, o Sindmóveis e a Agência Brasileira de Pro-moção de Exportações e Investimentos(Apex-Brasil) estão viabilizando a participação de 15 estúdios de design no lounge Brazil S/A, evento paralelo ao Salão Internacional do Móvel de Milão, de 9 a 14 de abril.

Os produtos que estarão expostos no Palazzo Giu-resconsulti, região central de Milão, foram selecio-nados pela curadoria da Casa Brasil 2013. Seguindo o tema “Reflexos”, que norteia a segunda edição da mostra de design, os móveis propõem uma experiên-cia multissensorial que envolva tanto o público quanto os expositores em um contexto narrativo de referência cultural e emocional brasileira.

A presidente do Sindmóveis, Cátia Scarton, destaca o sucesso do projeto Orchestra Brasil na promoção do design brasileiro no exterior. A inclusão desse segmen-to a partir de 2012 é inédita, pois até então o projeto não promovia ações para a área de serviços. Atualmen-te, a iniciativa conta com 95 empresas de insumos, componentes, tecnologias e design para o setor mo-veleiro. “O Sindmóveis, com apoio da Apex-Brasil, vem investindo maciçamente em iniciativas de fortaleci-mento da imagem do design brasileiro. Acreditamos no potencial criativo de nossos profissionais e no grau de inovação do mobiliário por eles concebido”, destaca.

1

2

3

4

5

6

7

8

Foto

s D

ivul

gaçã

o

Sindmóveis leva criações brasileiras à capital mundial do design

Page 13: Edição 24

casa13 Jornal Design | Serra

1. Bancada Newvintage | Studio B 2. Mesa Lateral Aparas | Alessandra Delgado 3. Mesas Natur | Regis Padilha 4. Mesinha Lateral Bolota | EM2 Design 5. Cabideiro Totem Tribal | Quadrante Design 6. Mesa MM | Projeto 3 7. Cabideiro Clau | Llussá Marcenaria 8. Mesa Lateral Einstein | Bernardo Senna 9. Vaso Juntinhos | Luiz Pedrazzi 10. Cadeira Tolix | Zanini de Zanine 11. Banqueta Tarjada | Luiz Pedrazzi 12. Mesa Chipre | Estudi-obola 13. Mesa Espelho | Camila Fix e Flávia Pagotti Silva 14. Poltrona MIRAH | Jader Almeida 15. Banco Circle - banquinho e/ou mesinha | Gallina & Visentini 16. Conexo | UNT Design.

9

10

11

12

13

14

15

16

Foto

s D

ivul

gaçã

o

Sindmóveis leva criações brasileiras à capital mundial do design

Page 14: Edição 24

14 Jornal Design | Serra casa

Em busca de tramas e estampas em Milão

Na vanguarda, há 10 anos, o mês de abril inspira nossos trabalhos. Cosmopolita, Milão mostra para o mundo em todos os setores industriais o que será con-sumido, seja no mobiliário, moda ou automóveis.

Este ano, estaremos com uma missão especial, em busca de tramas e estampas.

Estamos preparando as malas para desenvolver, em terras italianas, uma coleção de tecidos para a Branyl, de São Paulo.

Compilando tendências da feira da Alemanha IMM e do Isaloni em Milão, traduzindo em cores, texturas e estampas para o setor moveleiro e de decoração.

O design de superfície nunca esteve tão em voga, afinal a era dos tablets faz uma relação perfeita com o mobiliário atual, onde precisamos passar os dedos para sentir o valor do design contemporâneo.

O design de superfície nunca esteve tão em voga, afinal a era dos tablets faz uma relação perfeita com o mobiliário atual, onde precisamos passar os dedos para sentir o valor do design contemporâneo.

Desta forma, o design sensorial persevera. Prova disto é a volta dos veludos e suedes confortáveis ou algodão e linho rústicos que estão no mercado com toda a força.

Floral, geométrico, étnico? Qual será o resultado deste trabalho? Em breve, com certeza estará estam-pando vitrines das lojas de móveis e decoração pelo Brasil afora.

Foto

s D

ivul

gaçã

o

por Marta Manente | Designer

Page 15: Edição 24

Jornal Design | Serra 15 casa

*Promoção válida para compras efetuadas a partir do dia 01/04/2013 até 30/11/2013. Válido somente para compra de lareiras de alto rendimento da marca Cheminées Philippe. Promoção não cumulativa.

R. Barão do Rio Branco, 381 | Centro | Bento Gonçalves | RS | 54 2621.6060 www.servlarbg.com.br

Compre uma lareira de alto rendimento na Servlar e

ganhe R$300 de bônus

VOCÊ VAI TER MAIS UMA DESCULPA ALÉM DO FRIO PARA

FICAR AO LADO DA LAREIRA NESSE INVERNO.

para usar como quiser na servlaronline.com.br. Com essa oferta, não vai ter ninguém passando frio nesse inverno.

*

Decorativo ou funcional? Banco ou mesinha? Utilizando conceitos de  fle-xibilidade de uso com o toque estético ousado que vem marcando o nosso tra-balho, criamos o Circle.

Com dimensões de 89cm x 72cm x 42cm, estrutura de laminado flexível e acabamento em pinus, a peça ainda vem com assento estofado com courís-simo.

A história do Circle teve início há 10 anos. Nascido de um modelo semelhante feito por mim para um concurso acadê-mico, foi “descober-to” por Visentini anos depois. “Um dia o Visentini viu o mode-lo em escala em um canto do escritório e perguntou o que era “aquilo”. Desde então, retomamos a concepção do produto.

E não é para menos, Milão novamen-te nos abraça. O Circle estará exposto no Brazil S/A que é um lounge montado para que os visitantes possam conferir criações de grandes nomes do design nacional, durante o Salão Internacio-nal do Móvel. O espaço, neste ano, se traduz em termos de arquitetura e ce-nografia em forma de uma experiência multi-sensorial que envolve tanto o público quanto os expositores em um contexto narrativo de referência cultu-

Abril será o mês do grande encontro de fabricantes de luminárias em Milão, quando acontece uma das maiores fei-ras do setor de iluminação, a Euroluce, que serve de vitrine para as grandes marcas e designer mostrarem as ten-dências mundiais.

Entre estas tendências, está a simpli-cidade e movimento dos formatos des-tas peças aliado à tecnologia aplicada.

As luminárias decorativas estão cada vez mais inusitadas, modelos, tama-nhos, cores e materiais diversos que ajudam na hora de diferenciar um am-biente além de criar um clima aconche-gante.

ral e emocional brasileira. O “reflexo” se instrumentaliza na cenografia como es-tratégia de projeto em transformar a ar-quitetura existente num novo ambiente perceptivo e narrativo para elevar os produtos dos expositores e criar uma interação sensorial do público com os mesmos. Esta ação faz parte do projeto Orchestra Brasil voltada à promoção do serviço de design brasileiro no exterior. Parceria entre o Sindmóveis e a Agência

Brasileira de Promo-ção de Exportações e Investimentos(Apex--Brasil).

Esta capacidade de transformar e ino-var, de ver o mundo contemporâneo atra-vés de diferentes pontos de vista, de criar experiências co-

letivas e sensoriais, de refletir o natural no cultural, o artesanal no industrial e vice versa, são umas das prerrogativas fundamentais do design atual brasilei-ro.

E, por isso, o Circle foi uma das peças escolhidas para externar o reflexo des-tas experiências multi-sensoriais, uma vez que ele pode assumir duas funções diferentes ao mesmo tempo: Banco e/ou Mesa. Além disso, as peças que o compõem são o reflexo uma da outra, o que vai de encontro ao tema da ex-posição.

Milão 2013

Design da luz

Estas luminárias com “lâmpadas” que parecem líquidas é uma criação do artista e designer holandês Pieke Berg-mans que criou uma coleção de maior sucesso na Europa.

Diversidade de formas simplistas e inovadoras

As luminárias que parecem ser liqui-das, são fabricadas em cristal e que re-metem a linha “retrô”, utilizam a última tecnologia em iluminação, que são as lâmpadas LEDs.

Design + Inovação é a tendência mundial em iluminação.

Um abraço iluminado!

Foto

Eve

rton

Vis

entin

i

Foto

Div

ulga

ção

por Cristiano Gallina | Designer

por Giovani Carlet | Luminotécnico

Page 16: Edição 24

16 Jornal Design | Serra casa

Em tempos que integrar os ambientes tem sido uma constante nas construções, otimizar os espaços é a ideia que per-meia os projetos.

A nova Cortina Parametre é um convite irresistível à ousadia e às formas. Exclusividade da Luxaflex® e única no Brasil, ela apresenta um olhar diferente sobre as maneiras de criar um novo ambiente. Permite a pas-sagem da luz e garante uma separação elegante entre dois ambientes distintos de uma residência ou de um ambiente corporativo.

A Parametre traz múltiplos conceitos em sua es-sência: a versatilidade de uma cortina como elemento decorativo para dividir espaços, a personalidade da criação de ambientes arrojados e o estilo de desenhos variados e cores atrativas. Esta diversidade inspira a criação de projetos altamente customizados.

Seu design permite a entrada da luminosidade e lembra os painéis em treliças de madeira criados pelos árabes, os muxarabis. Mas, como seu tecido é 100% poliéster com uma trama diferenciada, o tecido tem um toque sintético que lembra o de papel, o que re-

mete aos origamis.Em tempos que integrar os ambientes tem sido

uma constante nas construções, otimizar os espaços é a ideia que permeia os projetos. A Parametre é uma solução que garante tornar seu ambiente diferenciado: delimita os espaços criados, oferecendo privacidade, e permite a passagem da luz entre eles.

Torne sua decoração ainda mais interessante: explo-re as formas harmoniosas da Parametre em seu proje-to, gerando efeitos de luz e sombras ou utilize placas coloridas aplicadas à peça em cor neutra.

Altamente sofisticada, a cortina Luxaflex® está dis-ponível em três linhas(Hexa, Mega e Quad) e oito cores atrativas para ambientes residenciais ou comerciais.

Um toque cheio de design e pronto: seu ambiente estará lindo, esperando por elogios.

Um novo olhar com novas perspectivas - Studio Marta Manente & Artelana. Aguarde!

Foto

Div

ulga

ção

Beleza exclusivapor Luísa Damasio | Empresária

Page 17: Edição 24

Jornal Design | Serra 17 casa

Espaços ambientados com produtos Benvenutti Móveis e Decorações e projetados pelo Studio Ale Nicolini Arquitetura

Focado para o lazer de uma família que vive parte do ano na China e parte do ano no Brasil, este ambiente buscou mesclar a cultura do contemporâneo brasileiro com o desejo dos proprietários em acrescentar peças da cultura chinesa.

O projeto priorizou instalações e acomodações para que os proprietários desfrutassem com conforto à ses-sões de cinema.

Na Benvenutti Móveis e Decorações encontrei os produtos que precisava para que esta união pudesse acontecer. Peças importadas e peças de indústrias na-cionais, com design mais robuscado se aliaram ao mó-vel, que abriga o sistema de home theater e que possui linhas contemporâneas.

Nele temos acabamentos em lâminas naturais fen-di e preto, além do vidro preto, mesclando brilhante e fosco.

As instalações e os equipamentos para o home fi-cam ocultas nos móveis sob medida e no forro.

O piso em porcelanato e o forro claro formam a base neutra para que os demais elementos fiquem valoriza-dos. É o caso do papel de parede, em tons de dourados e desenhos brocados, que fica ainda mais destacado com a luz que surge do painel do móvel no home the-ater. A iluminação fica completa com a valorização do centro do living, levando o olhar em direção à tela.

As poltronas, as peças chinesas com marchetaria e detalhes dourados e o puff central quebram a rigidez das formas contemporâneas e trazem um ar clássico ao ambiente. Os estofados em tecidos de toque acetina-do recebem confortavelmente seus usuários.

No conjunto temos um living de cores brandas, for-mas agradáveis e aconchego para que o destaque seja o cinema.

Foto

s W

agne

r Men

eguz

zi

Contemporaneidade e cultura chinesapor Studio Alenicolini Arquitetura

Page 18: Edição 24

casa18 Jornal Design | Serra

A Praddo Collection foi concebida com o objetivo de atender ao público feminino em um espaço exclusivo, assim como todas as peças comercializadas. A loja sur-ge com um atendimento diferenciado prestando uma espécie de consultoria de estilo, atendendo aos mais variados gostos com moda casual, festa ou executiva. Com as melhores tendências da moda, leva a você a delicadeza da marca Angel, com looks despojados e modernos sempre acompanhando as passarelas com seu estilo e personalidade. Toda a versatilidade e ou-sadia da Kodifik presente nas novelas e no dia a dia das atrizes mais exigentes. A elegância e imponência da li-nha social feminina da Docthos, leva aos seus clientes um corte italiano com padrão inigualável. Ainda, a exu-berância incontestável da marca Afghan, presente nos tapetes vermelhos dos melhores desfiles de moda do país e do mundo. Além de outras marcas de acessórios para complementar sua beleza e elegância. Conheça a Praddo Collection e surpreenda-se!

Rua 13 de maio,977, Sala 01, São Bento, Fone (54) 3701-4700.

DesignerConvidada a projetar e executar a montagem de

uma loja de roupas femininas em Bento Gonçalves, mi-nha primeira atitude foi buscar classificar o estilo da

Feminilidade e romantismo na decoração

proprietária, o que demandou várias reuniões e tam-bém encontros informais para entendê-la e aliar seu gosto pessoal às aplicações de técnicas que exteriori-zassem o caráter pretendido para o empreendimento: feminino romântico.

O pé direito de sete metros, que parecia um grande desafio a ser superado, com rebaixamento em gesso e utilização de luminárias, foi explorado de forma a de-terminar o caráter romântico da loja, com utilização de cortinas de cores claras que permitem o aproveitamen-to da luz natural, tendo sua continuidade quebrada com a utilização de revestimento das vigas em madeira que lembra o rústico e acolhe suavemente a utilização de uma antiga porta de armário, que foi garimpada em um depósito de antiguidades e estrategicamente co-locada na vitrine ao lado de arabescos em ferro, cujas linhas curvas e ângulos arredondados são elementos bastante característicos do estilo proposto.

A mesa com tampo em madeira de demolição tem os pés clássicos torneados e pintados em Laca branca para emprestar maior requinte ao centro da loja.

Para alcançar o objetivo buscado, a parceria com profissionais comprometidos com a qualidade e pon-tualidade, pois o prazo era reduzidíssimo, foi funda-mental. Devo ressaltar o comprometimento da marce-naria escolhida, que, como de costume, seguiu à risca os projetos que apresentei.

Praddo Collection: Graciosa, elegante e aconchegante

Foto

And

erso

n Pa

gani

por Nilceia Hinckel | Designer de inteiores

Page 19: Edição 24

Jornal Design | Serra 19 casa

A transição do uso de ferramentas tradicionais, como o lápis e o papel, para softwares de alta perfor-mance revelou uma verdadeira revolução para o seg-mento de arquitetura de interiores.

No Brasil, essa história tem menos de duas décadas e a protagonista da mudança foi uma empresa da Ser-ra Gaúcha. A Promob Software Solutions iniciou suas atividades em 1994 e rapidamente tornou-se líder brasileira no desenvolvimento de softwares para am-bientação virtual.

A receptividade do mercado para a aplicação de fer-ramentas virtuais foi tão positiva que a empresa pas-sou a desenvolver uma ampla diversidade de softwa-res, que hoje contemplam as diversas etapas do móvel, desde o projeto, fabricação até a gestão das vendas, oferecendo um conjunto de soluções verticais que atendem necessidades de arquitetos, decoradores, in-dústrias, marcenarias e lojistas. A marca passou a estar presente nas principais grifes brasileiras de móveis planejados e é utilizada por mais de 12 mil profissio-nais do ramo de arquitetura e marcenaria, com cerca de 63 mil licenças distribuídas em mais de 30 países.

O Promob Arch é especialmente dedicado à arqui-tetos e designers de interiores. Fácil de usar e muito flexível, confere agilidade e qualidade às diferentes etapas de elaboração de um projeto. Permite também fazer a documentação técnica, renderizar e gerar ani-mações que simulam uma caminhada pelo ambiente projetado.

Para a arquiteta Eliane Bigolin, que passou a utilizar o Promob há menos de um ano, os ganhos transcen-dem a qualidade dos projetos. “Antes de utilizar este 

Ambientes projetados com o software Promob Arch pelas arquitetas Eliane Bigolin e Alessandra Mosna, do escritório

Alessandra Mosna Arquitetura.

programa, eu precisava de dois softwares para fazer um projeto. Agora, eu consigo fazer tudo no Promob. O programa  ainda me  proporciona muita flexibilidade na escolha de materiais, além da  possibilidade de per-sonalizar os ambientes projetados, com luz, sombras e demais efeitos. Tudo isto contribui  para os clientes terem uma noção mais apurada do espaço e se imagi-narem dentro dele”, observa a arquiteta.

O software também se destaca no mercado por in-corporar as ferramentas especiais, como Cotagem do Ambiente em 3D, capaz de fornecer as dimensões dos móveis em eixos como altura, largura e profundidade, além de calcular a distância entre os móveis no espaço. A Importação de itens em 3D possibilita a manipulação de objetos em três dimensões, criados em programas específicos de modelagem. Também permite exportar todo o projeto ou somente itens selecionados para um software CAD.

A Biblioteca Decore, presente no software, permite ao profissional alternativas de itens de eletrodomésti-cos, de decoração, de luminárias e de revestimentos, entre eles, texturas de madeiras, pisos e acabamentos das principais marcas do mercado.

A empresaA Promob Software Solutions tem sede em Caxias

do Sul - RS e filiais em importantes cidades brasileiras, como Curitiba, São Paulo, Florianópolis, Belo Horizonte e Salvador, além de revendas autorizadas em todo o país. No mercado externo, conta com unidades no Mé-xico, Argentina, Estados Unidos, Colômbia e revendas autorizadas na Espanha e Portugal.

Imagen Eliane Bigolin e Alessandra Mosna

Promob Arch facilita o trabalho de arquitetos

Page 20: Edição 24

20 Jornal Design | Serra casa

Foto

s D

ivul

gaçã

o

Na edição anterior vimos que a cor eleita para 2013 é o “Violeta Inspira-do”. A cor apontada, não é uma simples questão de opinião ou achismo”. Para chegar a esse resultado, o Centro de Es-tética Global da empresa, na Holanda, faz um estudo de nove meses, todos os anos. A equipe de consultores especia-listas se reúne para discutir as tendên-cias gerais de comportamento no mun-do e “traduzi-las” em cores.

Enquanto 2012 teve como tema “Possibilidades”, para 2013 a Coral en-xerga a comunidade, os indivíduos e a vida moderna centrada em “Conexões”. Na visão dos consultores, a palavra “co-nexões” define o anseio deste ano. Para os pesquisadores, as pessoas estão se unindo mais em mídias sociais para de-fender seus interesses; ao mesmo tem-po buscam espaços para se desconec-tar do mundo e se recompor.

Além da cor do ano são cinco concei-tos que inspiram a paleta de cor para serem trabalhadas em 2013: ”Paixão Coletiva”, ”Desconectando”, ”Arte da Compreensão”, ”Feito em Casa” e ”Con-forto Visual”.

Todas as pesquisas, inspirações, de-nominações e resultados você encontra no Colour FuturesTM, que já está na sua 10ª edição.

Este volume está disponível para

pesquisa em nossa loja, na Pró-Cor Tin-tas.

Os temas de 2013Paixão ColetivaCamadas sutis de tons pastel inti-

mamente conectados ou nuances mais intensas criam uma aparência delicada de estilo livre. Aqui a paleta de cores precipita-se de uma nuvem de cor para a outra, com distintos grupos de cores, fluindo em conjunto. O grupo formado por cores fluorescentes e cores pastel expressa energia, criatividade, alegria e propósito.

DesconectadoA alegria de fazer nada. Tons deli-

cados e esfumaçados se transformam em contrastes sofisticados com o jogo de interação entre opacidade e brilho. Tons harmônicos cor de vinho e pretos com um toque de azul criam um espaço repousante e tranquilo para que possa-mos desacelerar.

Arte da CompreensãoA mensagem desta tendência possui

uma forte ligação com nossa atual ob-sessão pelos anos cinquenta, uma dé-cada que, em retrospectiva, parece tão ordenada e perfeita. Destaque áreas chave e as funções de um espaço com

tons de sorvete para simplificar o que é complexo e alcançar a satisfação a par-tir da ordem. Combine essas cores de tons de bala – próprias de um passado elegante – com neutros descontraídos e marrom para um resultado cheio de estilo.

Feito em CasaCrie você mesmo. Autonomia e utili-

zação do artesanato, de repente volta-ram a ser consideradas bacanas. Essa fascinação atual com produção caseira é uma tendência que define este tema. Com isso, as cores dessa paleta são ins-piradas nos pigmentos da natureza. São cores saturadas, porém simples e, no entanto, ricas e autênticas. Há verme-lhos provenientes da beterraba e das frutas do bosque.

Conforto VisualNeste tema, a busca das pessoas pelo

conforto visual na arte e na natureza é o principal retrato. Os tons frágeis das pinturas impressionistas ganham novo frescor quando combinados com bran-co puro, com detalhes na cor de violeta intenso. Entram nessa família também os tons de malva e de rosas florais, com matizes dourados e bronzes, bem como tons naturais de linho e juta. A impres-são geral é calmante, suave e feminina.

Paixão Coletiva

Arte da Compreensão

Feito em Casa

Conforto Visual

Desconectando

Paleta 2013: Conexõespor Mauri Demarchi | Empresário

Page 21: Edição 24

Jornal Design | Serra 21 casa

Page 22: Edição 24

22 Jornal Design | Serra casa

Naturalmente perfeito para você

A Emporio Arredo surgiu no ano de 2009 com o grande objetivo de tornar-se destaque na fabricação de móveis em madeira maciça no Brasil. Consciente, desde o princípio, da questão ecológica em que se encontra nosso planeta e da im-portância de adotar medidas sustentáveis em seus processos, a empresa produz peças diferenciadas e com detalhes singu-lares. Mais do que isso, transforma história em móvel de forma natural.

As matérias-primas utilizadas, além de ecologicamente corretas por serem provenientes do manejo sustentável e reuso, possuem um ingrediente especial em sua composição. Possuem história. História que agora, está eternizada e trans-formada em móvel.

Boa parte da madeira utilizada é proveniente de antigas vi-nícolas localizadas na Serra Gaúcha – região onde se encontra a empresa – e, principalmente, de pipas onde era armazena-do o vinho produzido pelas famílias do interior. Araucárias de grande qualidade e resistência guardam, com sabedoria, as marcas do tempo. Uma memória particular – quase um tesou-ro – que a empresa preserva no momento em que proporciona um destino tão nobre a madeiras centenárias.

A Emporio utiliza material maciço para produzir seus mó-veis e oferece um toque especial em cada um deles. Afinal, as

peças são únicas e personalizadas de acordo com o desejo de cliente. O que diferencia a Emporio Arredo é o cuidado e o ca-pricho para atender consumidores extremamente exigentes. Além do mais, a empresa mistura os elementos clássicos da madeira com a contemporaneidade de materiais como o inox, o vidro, o alumínio e a pintura em laca.

Justamente por isso, sua produção é completamente arte-sanal. A serra corta um pedaço de madeira por vez. As mãos lixam e a poeira vai embora com um assopro para deixar à mostra a beleza do móvel. Para tanto, a empresa trabalha com mão de obra qualificada e técnicas exclusivas, respeitando o valor e capacidade de seus funcionários. É importante reco-nhecer que o produto da Emporio é fruto da sensibilidade e habilidade de pessoas que trabalham para o bem estar dos clientes.

A Emporio Arredo é uma empresa que não produz apenas móveis. Gera satisfação. Entrega a seus clientes um produto exclusivo, contemporâneo, versátil e sustentável. O ano de 2013 já iniciou em novas e modernas instalações e a empresa quer contribuir ainda mais para a felicidade na vida das pes-soas dentro de suas casas, estando preparada, sempre, com soluções personalizadas para suprir o desejo de seus clientes. Muitas novidades estão chegando para este ano.

Emporio Arredo, compartilhando conquistas!

Foto

s Fa

bian

o m

azzo

ti

Page 23: Edição 24

Jornal Design | Serra 23 casa

Continuando com a idéia de novos projetos de decoração com material re-ciclado, na edição de abril você confere ideias bem bacanas de decoração para aproveitar caixotes de madeira na sua casa.

Decorar com caixotes já não é ne-nhuma novidade, não é mesmo? Mesmo assim as idéias de decoração com esse material são sempre muito atraentes e diferenciadas pois cada um pode criar e utilizar da maneira que quiser.

A partir de velhas caixas de madei-ra se pode montar muita coisa bacana. Sem contar que através dessas iniciati-vas estamos ajudando o meio ambien-te. Reciclar é preciso e faz bem para a alma.

Caixas de frutas se transformam em móveis decorativos de todos os tipos. Espero que, com este post, eu consiga

Quem trabalha pela preservação do meio ambiente sabe que um dos maio-res desafios a serem vencidos é promo-ver a mudança de hábitos em favor da sustentabilidade. Separar o lixo, eco-nomizar energia, evitar o desperdício de água, consumir de forma responsá-vel e outras atitudes sustentáveis que precisam ser incorporadas ao cotidiano de todos os cidadãos muitas vezes im-plicam novas rotinas e novos compor-tamentos.

Entretanto, o ser humano tende a oferecer uma natural resistência às mu-danças, mesmo aquelas benéficas, já que mudar exige esforço, disciplina e permanente vigilância para que velhas práticas sejam definitivamente substi-tuídas por novas atitudes.

Nesse sentido, a educação ambien-tal, principalmente no âmbito da es-cola, é fundamental. Se adultos costu-mam ser mais resistentes às mudanças, crianças e adolescentes, ainda em pro-cesso de formação de caráter, tendem a ser mais receptivos a novas formas de pensar e agir. Desse modo, o papel dos educadores na formação de uma consciência ambiental e no incentivo a comportamentos sustentáveis entre os jovens é decisivo. E, para que os profes-sores possam desempenhar esse papel de forma produtiva, é necessário que o poder público, a direção das escolas, as famílias de estudantes e as comunida-des como um todo priorizem a educa-ção ambiental.

Em 2010, tivemos a oportunidade de apoiar e participar de um projeto exemplar, batizado de “Vida Verde”,

Reciclar e Criar

junto à Escola Municipal Alfredo Ave-line, em Bento Gonçalves. O projeto consistiu na reestruturação e conser-vação do bosque da escola, que abri-ga flora nativa da mata Atlântica, uma nascente e grande variedade de aves e outras espécies da fauna local. Com o envolvimento dos alunos e professo-res, que trabalharam numa abordagem interdisciplinar, as plantas e a fauna do bosque foram identificadas, tornando o local um centro de aprendizagem sobre ecologia para estudantes de toda rede municipal. Além de realizarem estudos no bosque, através de visitas guiadas e da observação das plantas e dos ani-mais, os alunos da escola também se envolvem em processos de reciclagem de papel, elaboração de produtos al-ternativos para limpeza de ambientes, reaproveitamento da água, criação de horta sustentável e outras ações am-bientalmente responsáveis.

Projetos como este, que resultou de uma parceria entre escola, empresas e comunidade, devem ser multiplicados por todo país, pois fomentam o apren-dizado e, ao mesmo tempo, contribuem para transformar aspectos culturais em benefício das novas gerações. Jovens que têm a chance de saber mais sobre o meio ambiente passam a compreen-der a importância de suas atitudes na preservação do planeta e, consequen-temente, tornam-se agentes de mudan-ças, influenciando até mesmo o com-portamento de seus familiares adultos. É por isso que, na defesa de um ensino qualificado, a educação ambiental deve ser tratada como prioridade.

Educação ambiental: uma prioridade

tirar a ideia de que as caixas de madei-ra servem apenas para carregar frutas. Reciclando, usando sua criatividade, dedicação e com muito bom gosto você pode sim, fazer peças incriveis, muito baratas e originais.

O processo de confecção é bastante simples, assim como conseguir esses caixotes, os próprios feirantes ou ate mesmo nos mercados, na maioria das vezes , simplesmente dão se você pe-dir, pois geralmente eles vão para o lixo.

Caixotes dão graça e estilo ao am-biente, mas não duram por muito tem-po. Prefira utilizá-los para coisas mais leves como por exemplo uma mesinha de centro.

Pintar, colar e inventar, use sua ima-ginação e mãos a obra.

Nas fotos, uma variedade de idéias pra você abusar da criatividade!

Foto

s D

ivul

gaçã

o

Imag

em D

ivul

gaçã

o

por Marinete de Carli | Eng. Química

por Kelly Stefenon | Acad. Designer de Interiores

Page 24: Edição 24

24 Jornal Design | Serra casa

TOP Decor promoveu brunch de luxo para associados e convidados no Jockey Clube

A Associação de Arquitetura e Decoração Top Decor, promoveu no dia 23 de março, no Jockey Clube de Caxias do Sul, brunch para entrega da premiação Top Vintage, Programa de Relacionamento 2012/2013, Lançamento da 5ª Edição Top Lifestyle e a troca de di-retoria.

Os anfitriões e convidados foram a agraciados com um lindo dia e contaram com a excelente culinária Oli-vie Catering e a Culinária oriental Umai-yoo, além de drinks especiais embalados pelo Dj Jamur Betoni.

A Top Decor é a unificação de quinze lojas do se-tor de decoração e arquitetura, que agregam valor, compromisso e excelência. São elas: Arte Quadros, Art Rarus, Ateliê do Mármore, Casa Serra, Decor Window, Eco Design, Florense, Forma & Estilo, Home & Tech, Li-sot Jour, Marli Trentin, Rubinettos, Saccaro, Todeschini e VillaFranca. Cada qual em seu segmento, sendo as mesmas selecionadas por sua destacada atuação no mercado e por seu conceito perante os profissionais – arquitetos, decoradores e designers de interiores da Serra Gaúcha.

Com mais de 500 profissionais cadastrados, a Top Decor realiza promoções mensais e prêmios no final de cada campanha para incentivar e premiar quem mais se destaca no mercado.

Este ano, com recorde de 35 premiamos com via-gens, macbooks, televisores e ipods, todos os premia-dos receberam um troféu especial, desenvolvido pelo renomado escultor Bez Batti.

Foto

s Lu

iz C

have

s e

Andr

eia

Capi

ni

Foto

s D

irce

Heu

ser

Page 25: Edição 24

Jornal Design | Serra 25 casa

Prateleira Porta Bolsas

Cada vez mais temos muitos e muitos pares de sa-patos que combinam com outro número de bolsas, surgindo assim a dificuldade em organizar esses ob-jetos no armário. Sob esse requisito projetual é que a Intervento Design projetou para a Masutti Copat a Pra-teleira Porta Bolsas, vencedora do Prêmio Inovação, da Fimma 2013, na categoria profissional.

O Prêmio Inovação chega a sua quinta edição reve-lando a vanguarda do segmento. Os maiores expoen-tes em inovação para a cadeia produtiva de madeira e móveis concentram-se naquela que é uma das mais aguardadas promoções do setor moveleiro nacional: o Prêmio Inovação. O Prêmio é realizado durante a FIM-MA Brasil, reconhecida como a quinta maior feira do setor em âmbito global. Empresários da cadeia produ-tiva de madeira e móveis comparecem à FIMMA Brasil em busca do que há de mais moderno e inovador em soluções para a indústria – entre elas, as novidades do Prêmio Inovação.

Partindo desse contexto a Intervento Design lan-çou-se a campo em busca de informações para trazer ao mercado moveleiro ideias criativas, inusitadas e inovadoras. Pesquisando junto às indústrias movelei-ras, lojas de móveis modulados e planejados e consu-midores finais, observando as pessoas nas dificulda-des corriqueiras da casa, concluindo, de forma clara, que a abordagem é a necessidade de organização nos armários.

Dentre os tantos objetos a serem organizados, as bolsas merecem destaque, pela dificuldade em tipo-logias, materiais, estruturas, etc. Partindo desses pres-supostos apresenta-se a Prateleira Porta Bolsas que dispõe de ganchos na parte inferior para que as bolsas sejam penduradas pela alça e para as bolsas menores, delicadas, estilo bolsa de festa, que não possuem alça, podem ser acomodadas sobre a prateleira, a qual tam-bém pode comportar outros itens que se deseja orga-nizar.

A Prateleira Porta Bolsas é extraível, o que garante a visualização dos artefatos organizados sem preci-sar acessar o interior do dormitório. O tecido na parte superior, assim como o acabamento do produto, em cor Cappuccino garante uma analogia cromática aos padrões amadeirados dos móveis. O tecido presente no tapete superior e nos ganchos garante uma super-fície de contato mais delicada para receber as peles e metais presentes nas bolsas, ele também é extraível e lavável.

O mercado hoje não oferta essa tipologia de pro-duto. O que assegura a este projeto, endossado pelas inserções de cores e materiais, uma inovação, assegu-rada pelo resultado do Prêmio Inovação Fimma 2013.

Para saber mais acesse: www.interventodesign.com.br ou

www.masutticopat.com.brFo

to S

erra

Nos

sa

Foto

Mor

esco

Foto

Ser

ra N

ossa

por Juliana Desconsi | Designer

245x160.indd 2 28/03/2013 15:40:28

Page 26: Edição 24

26 Jornal Design | Serra casa

Entre os lançamentos da empresa, o destaque fica por conta da Linha Flat, composta por aramados e acessó-rios para móveis. A linha possui uma gama completa de peças que contemplam todo tipo de ambiente, desde a cozinha, passando pela área de serviço e sala, até chegar ao dormitório. A linha possui chapas de aço inox ou alumínio, conforme o interesse do cliente, que dão um toque requintado às peças, e um acabamento que lembra a estética da madeira. Isso porque as peças recebem a inovadora pintura antimicrobiana, tecnologia que inibe a proliferação de bactérias e fungos na superfície pintada e garante um alto nível de higiene, evitando a presença de microorganismos nocivos à saúde. 

Além de ser uma das patrocinadoras do evento, a Promob marcou presença em dois espaços próprios, ambos equipados com a tecnologia Kinect, um sensor que capta o movimento do corpo e o reproduz no ambiente que

está na tela, propondo uma nova experiência com as máquinas e no caso da Promob, com os projetos.A empresa aproveitou a oportunidade e realizou uma pesquisa qualitativa entre visitantes que interagiram com o dispositivo. O objetivo foi identificar como as pessoas se relacionaram com a novidade para uma possível imple-

mentação do Kinect em softwares Promob.

Sempre inovando, a empresa lançou o sistema eletromagnético E-drive, que é utilizado em conjunto com o Sistema de Gavetas Metálicas TEN e proporciona abertura automática das gavetas pelo toque. O diferencial está na abertura muito confortável combinada ao fechamento com amortecedor Slowmotion. O produto pode ser adaptado para pessoas com mobilidade reduzida e também proporciona segurança para crianças, pois cada motor da gaveta pode ser ativado ou desativado individualmente.O produto é um sistema eletrônico, que funciona através de fonte de energia com bateria e suporte. Segue todas as características de segurança e conforto necessárias para utilização duradoura, sem intervenção.

A Prateleira Porta Bolsas, criada pela Intervento Design para Masutti Copat, recebeu o prêmio Inovação FIMMA Brasil 2013. O produto dispõe de ganchos na parte inferior para que as bolsas sejam penduradas pela alça e

para as bolsas menores, delicadas, estilo bolsa de festa, que não possuem alça, podem ser acomodadas sobre a prateleira, a qual também pode comportar outros itens que se deseja organizar.

A prateleira Porta Bolsas é extraível, o que garante a visualização dos artefatos organizados sem precisar acessar o interior do dormitório. O tecido na parte superior, assim como o acabamento do produto, em cor Cappuccino

garante uma analogia cromática aos padrões amadeirados dos móveis.

O cooktop não é mais o mesmo. O que antes se resumia ao pretinho básico, presente apenas nos lares mais sofisticados, se transformou em peça de decoração, colorida, com grafismos, com dezenas de possibilidades de composição e o melhor de tudo: com preço acessível para todos os públicos. Em apenas dois anos os cooktops “coloridinhos” da Casavitra, de Farroupilha (RS), caíram no gosto do consumidor e começam a descontrair e trans-formar a cozinha.

Giro do Design na Fimma Brasil 2013Piva

Promob

FGVTN

Tecnovidro

Masutti Copat

Foto

s D

ivul

gaçã

o

Page 27: Edição 24

Jornal Design | Serra 27 casa

Page 28: Edição 24

28 Jornal Design | Serra nossa obra

valorizando o conhecimento, unindo profissionais nossa obra

A cadeia produtiva de madeira e móveis que par-ticipa da FIMMA Brasil 2013 teve a oportunidade de ampliar sua visão atual sobre o desenvolvimento de produtos e sua inserção no mercado global. Na tarde da quarta-feira, 20, um encontro com o designer Chris-tian Ullmann e o arquiteto Juan Francisco Monroy per-mitiu que mais de cem profissionais pudessem expan-dir seus horizontes a partir do relato das experiências internacionais dos palestrantes.

Desenvolvida com o apoio da Associação dos Enge-nheiros e Arquitetos da Região dos Vinhedos(Aearv), a ação permitiu aproximar o público especificador dos lançamentos e tendências apresentados na FIMMA Brasil. Na pauta dos painéis, debate sobre alternativas criativas para provocar a competitividade sustentável nos negócios.

O designer Christian Ullmann, que é especialista em design para a sustentabilidade e consultor de desen-volvimento de produtos com responsabilidade sócio--ambiental nos concedeu, em entrevista exclusiva, al-gumas de suas particularidades.

diferentes, perceber as necessidades do mercado, es-tar atento às peculiaridades locais que podem ser o diferencial para o meu produto.

JD | Quais as tendências que você percebe no de-sign sustentável?

Christian Ullmann | A tendência que se percebe é que o design deixou de ficar apenas sentado na pran-cheta e ter como função apenas desenvolver produtos. Hoje em dia existe a preocupação durante todo ciclo da criação deste produto, desde a escolha de seu ma-terial, como será extraído este material, quem fará a mão-de-obra e quais serão as consequências quando este produto for “jogado fora”. 

JD | Qual o maior desafio na hora de desenvolver projetos sustentáveis?

Christian Ullmann | O maior desafio é perceber as necessidades do mercado. Quantos carros já foram fei-tos? Mas quantos vem com uma bicleta elétrica dobrá-vel e um lugar específico para ela no porta mala? Este projeto da BMW percebeu uma mudança de comporta-mento. Quantas vezes estacionamos nosso carro muito distante de nosso destino? Então porque não criar uma bicicleta elétrica para completarmos o resto de nosso destino?  O que para algumas marcas e designers pode ser uma crise, para outros pode ser uma oportunidade. Sempre precisamos ficar atentos para identificar ten-dências.

JD | Você acha que a sociedade brasileira já está com hábitos mais sustentáveis? 

Christian Ullmann | A sociedade brasileira foi muito

Palestra internacional reúne mais de cemprofissionais de arquitetura e design durante a FIMMA Brasil

Sustentabilidade

Jornal Design |  Como você acredita que o design melhora as interfaces sentre cultura, criatividade e economia? 

Christian Ullmann | Essa é uma questão relativa-mente nova, o design não fazia isso, apenas cuidava do desenvolvimento de produtos para resolver pro-blemas. Nos últimos 15, 20 anos isso ficou pequeno e simples para nossa vida complexa. Hoje é necessá-rio que o design se envolva em muito mais questões. Aqueles que acreditavam que com a globalização to-dos eram iguais, viram que não era o caminho certo, somos muito parecidos, mas não iguais. Essa questão das interfaces está muito relacionada com a cultura, com a tecnologia, com a forma de viver de cada região do mundo, de cada cidade, até de cada bairro que tem uma característica particular ou alguma distinção que se pode tirar proveito disso. E é aí que o designer deve estar atento para perceber essas peculiaridades locais que podem ser o diferencial para o seu produto.

O design não tinha essa preocupação. Aos poucos a minha geração e os mais novos perceberam que ficar só na prancheta era perder oportunidades. Hoje o meu diferencial está na mão de obra e matéria prima que eu utilizo. É preciso conhecer o que eu tenho para colocar no mercado, quais são as possibilidades, quais são as limitações, quais as características que esses materiais tem. São essas as interfaces que nós temos que conhe-cer mais para dar novas respostas.

JD | Como é o processo na hora da criação de novos projetos?

Christian Ullmann | Como o meu foco é sempre pro-dutos inovadores, é preciso também buscar caminhos

Foto

Silv

ana

Aibe

l

Page 29: Edição 24

nossa obra Jornal Design | Serra 29

valorizando o conhecimento, unindo profissionaisnossa obra

AEARV | Associação de Engenheiros e Arquitetos da Região dos Vinhedos e ASCON Vinhedos | As-sociação das empresas de Construção Civil, pro-moveram um encontro de profissionais com o Cor-po de Bombeiros de Bento Gonçalves. A palestra ministrada pelo capitão Sandro Carlos Gonçalves da Silva teve como tema esclarecimentos sobre a lei e projetos de PPCI, normas e procedimentos na vistoria de obras. Importantes informações foram passadas pensando sempre no bem estar da comu-nidade e sua segurança.

Foto

s D

ivul

gaçã

o

bombardeada com essa palavra através dos meios de comunicação em que algumas marcas pregaram esta palavra. Porém muito se fala, mas muita gente não en-tende claramente o que significa. Por exemplo, bancos que se dizem sustentáveis desperdiçam diariamente papeis com extratos e outros serviços. O próprio ser humano não é sustentável.

O arquiteto italiano Juan Francisco Monroy, que atua no escritório Iosa Ghini Associati, em Bologna, na Itália, compartilhou com o público alguns projetos já desenvolvidos. Transparência, leveza e movimento são os elementos que caracterizam o trabalho da empresa, que possui clientes renomados em todo mundo, como, por exemplo, a Ferrari.

Na oportunidade, abordamos algumas questões com o arquiteto, a fim de entendermos o segredo do sucesso de Monroy.

Jornal Design | Seu design é bastante curvilíneo e futurista, como foi construído esse seu estilo?

Francisco Monroy | Como inspiração tenho Massi-mo Iosa Ghini, arquiteto famoso da Itália, que vem da vanguarda chamada Bolidismo, que tem a ver com o movimento dos carros, dos bólidos, com velocidade e curvas. Por essa razão seu desenho é muito fluído e tem muitas curvas e também leve, sem se apoiar no chão, tudo geralmente no ar.

Palestra internacional reúne mais de cemprofissionais de arquitetura e design durante a FIMMA Brasil

JD | Que arquitetos tem chamado sua atenção por seus trabalhos?

FM | Admiro muito o trabalho de Ettore Sottsass, fa-moso na Itália pelo movimento Memphis e outros que se ligam à vanguarda.

JD | Quais as tendências que você vê na arquitetura mundial?

FM | A principal tendência agora é a sustentabili-dade, mesmo que seja tão falado não se entende logo o que seria, ainda é um tema em discussão. A susten-tabilidade pode ser um produto que vai durar muito tempo, por exemplo, e não só o fato de usar material reciclável ou natural.

JD | Qual a sua opinião sobre a arquitetura brasi-leira?

FM | Não conheço muito bem a arquitetura brasi-leira, mas sei que é uma arquitetura muito bem feita, e provavelmente muito ligada ao movimento naciona-lista.

JD | Aonde você busca referências na hora de criar um novo projeto?

FM | Como minha arquitetura é focada no movimen-to, os objetos vão se transformando enquanto dese-nhados. A função de cada objeto deve ser respeitada, mas sua forma pode variar mais, por isso muito de nos-sos produtos são fluídos.

JD | No Brasil, o design comercial ousado e inespe-rado ainda está engatinhado, quais as dicas que você daria para os arquitetos inovarem na hora de criar projetos comerciais?

FM | Não ser conformista. Não seguir uma linha já existente, além disso, fazer muita investigação mesmo quando se tem que produzir um objeto muito comum. E não pensar somente na função, mas ir além.

Transparência, movimento e leveza

Foto

Silv

ana

Aibe

l

Page 30: Edição 24

30 Jornal Design | Serra estilo

Foto

s D

ivul

gaçã

o Nesta edição não falarei das últimas tendências da moda, mas sim, de algo que muito tem influencia-do no dia a dia dos segui-

dores de moda, - os blogs.Com o surgimento das redes sociais,

a união de pessoas com gostos em co-mum começaram a ganhar relevância dentro no mundo.

Nesse contexto, os blogs se torna-ram um bom meio de comunicação, onde pessoas “comuns” apresentam suas idéias e conceitos.

Os blogs de moda em especial, ga-nharam muita visibilidade nos últimos anos. O assunto tem sido um dos fenô-menos mais influentes na civilização, pois está relacionada com a linguagem, corpo, arte e consumo. O surgimen-to desses blogs, criou uma verdadeira “conversa” mundo afora em que as ten-dências, os estilistas, as formas de con-sumo, enfim, tudo o que está relaciona-do à área, são os assuntos em pauta.

O que antes era limitado à um grupo seleto de pessoas e marcas, dotados de poder econômico e social, passou a ser acessível aos olhos de todos, através destes destaques.

Com o aumento da cobertura de moda na imprensa e da quantidade de informações disponíveis, o assunto ga-nhou um cunho mais acessível e demo-cratizou a passarela.

Hoje é possível acompanhar, por exemplo, um desfile de alta costura de uma grande marca internacional, em tempo real. Os blogs de moda são sim, fonte de informação e inspiração, para quem gosta.

Muitas destas blogueiras e bloguei-

Garance Doré

Scott – The Sartorialist

Mariano Di Vaio

Lala Rudge

Chiara Ferragni

Thassia Naves

Eleonora Sebastiani

Jennifer Grace

Helena Bordon

Blogs de Modaros se tornaram personalidades no mundo fashion, e tem milhões de se-guidores em suas páginas sociais. Elas estão sentadas na fila A dos grandes shows de moda e vestem as melhores marcas, viajam o mundo divulgando seu estilo. E vivem disso, são patrocina-das por grandes grifes.

Mas uma coisa é certo, duvido que alguma blogueira vista uma roupa de que não goste só porque estão pagan-do.

Elas escolhem marcas de que gos-tam e as marcas as escolhem. Isso mostra o “poder” dessas pessoas.

Como vivemos em um mundo onde a moda está presente em tudo: no que vestimos, no mobili-ário, nos lugares, enfim, cercados pela moda por todos os lados, cabe ao meu papel, salientar que esses blogs, devem servir de inspiração, mas jamais devemos copiar, pois eles advêm de consequências como o consumismo, a massificação das culturas e a perse-guição da beleza.

Lembre-se: seguimos a moda por uma escolha nossa, a de aceitar, às ve-zes inconscientemente, essa influência por medo de sermos excluídos ou não aceitos na sociedade e para expressar a nossa individualidade.

Não estamos presos à moda e sim sofrendo as conseqüências da nossa escolha.

Nas imagens, alguns blogueiros dos quais acompanho.

Garance Doré / Scott – The Sarto-rialist / Mariano Di Vaio / Lala Rudge / Chiara Ferragni / Thassia Naves / Eleo-nora Sebastiani / Jennifer Grace / He-lena Bordon.

por Ricardo Rambo | Consultor de Moda

Page 31: Edição 24

Jornal Design | Serra 31 estilo

O século XVII trouxe para a humanidade a Revo-lução Científica, e a tentativa de conhecer os segredos da natureza fez do ser humano um

grande observador. Este é chamado Período Barroco, e é baseado neste século que a Mel de Assis Acessó-rios buscou inspiração para sua nova coleção outono/inverno. O entendimento, a elevação e a reverência do patrimônio artístico deixado pelo periodo é o que está por trás da coleção Barroca 2013.

Muito drama, exageros e adornos foram traduzidos para a nova coleção, mas ao mesmo tempo a delicade-za e o romantismo estão presentes, com um trabalho artesanal e único, regado de toques atuais.

A nova linha traz as cores austeras da época, como o preto e o dourado, encontrado em muitas igrejas bar-rocas; vermelho e o azul, cores utilizadas na indumen-tária espanhola e inglesa; as pérolas, que eram extre-mamente utilizadas como acessório e, por fim, a cor do ano: esmeralda.

As peças foram elaboradas para todos os estilos de mulher: da clássica à extravagante, mulheres que bus-cam estar na moda e ao mesmo tempo conhecendo a história da moda.

As peças já estão disponíveis para que você receba a estação mais charmosa do ano com muito charme e elegância. Venha se encantar com muito brilho e deli-ciar-se de muito luxo.

Brincos Mel de Assis

Jennifer Grace

O luxoestá em alta

Foto

Déb

ora

Zand

onai

Foto

Déb

ora

Zand

onai

Page 32: Edição 24

32 Jornal Design | Serra estilo

“O inverno esse ano vai ser quente!” Foi o que pensei quando fui convidado para produzir a capa e o editorial desta edição para a loja masculina Blue Flag, aliás, parabéns Jornal Design Serra pe-los dois anos!

Para os looks desta produção, re-solvi selecionar peças essenciais em todo guarda-roupa masculino. Peças versáteis, fáceis de combinar e que per-mitem transitar sem erro em qualquer compromisso. Na capa, o destaque vai para a alfaiataria da Spirito Santo, que vem com modelagens repaginadas, tan-to nos ternos de abotoamento duplo (transpassado), que agora estão total-mente modernizados com o corte slim

Inverno 40°fit, como nos clássicos ternos de dois botões, também mais ajustados. Sem-pre em duas versões: escuro para even-tos noturnos e xadrez com nuances de cinza claro para ser usado durante o dia.

Três peças “preciso ter” - blazer de veludo, jaqueta jeans e jaqueta de cou-ro - é o que apresenta a linha masculina da Carlos Miele, novidade da Blue Flag nesta coleção de inverno, além das cal-ças de veludo e camisas de colarinho curto.

Cardigãs, suéteres e blusões volta-ram de décadas passadas para estam-par o “new vintage” com padronagens diferenciadas, como o buclê, canelado e o ponto grosso. Peças da Iódice, Carlos

Miele e Spirito Santo.As calças jeans da Iódice que já são

conhecidas pela qualidade e confor-to, têm modelagens que vestem muito bem, sejam elas com pernas retas ou skinny com elastano, já fundamental para o jeans masculino. A calça jeans resinada continua entre as mais desco-ladas.

Na camisaria estamos no momento da versatilidade, onde você pode usar a mesma camisa do terno com um je-ans combinado com blazer ou jaqueta, desde que sejam monocromáticas de colarinho curto. As camisas casuais apa-recem com micro estampas, em tecidos como o jeans, flanela e as clássicas ca-

misas xadrez.Vivemos em um tempo onde somos

diariamente bombardeados de infor-mações sobre moda e comportamento. Alguns homens transitam pelas lojas descoladas enquanto outros não co-nhecem a fundo os códigos do bem--vestir. Seja você um iniciante ou co-nhecedor no assunto, deve ter notado que o estilo masculino está em cons-tante evolução, então fica a dica, visite a fan page da loja Blue Flag e confira uma serie dicas super úteis para você se vestir bem. Ah, mais um toque, não deixe para a última hora, aproveite os lançamentos e garanta as peças refe-rências do outono inverno 2013!

Foto

s D

ébor

a Za

ndon

ai

moda para

homenssocial / casual WEAR

Rua Xingu, 865 . Bento Gonçalves (54) 3454.5359 . LojaBlueFlag

CARLOS MIELE

VILA ROMANA

por Rodrigo Britzke | Personal Stylist

Page 33: Edição 24

Jornal Design | Serra 33 estilo

Foto

s D

ébor

a Za

ndon

ai

moda para

homenssocial / casual WEAR

Rua Xingu, 865 . Bento Gonçalves (54) 3454.5359 . LojaBlueFlag

CARLOS MIELE

VILA ROMANA

Page 34: Edição 24

34 Jornal Design | Serra estilo

A principal característica da moda atual é a sazonalidade, ou seja, a rapidez com que

tudo acontece: a cada estação, uma nova tendência; a cada nova tendência um novo produto; e a cada novo produ-to, mais e mais consumidores querendo novidades.

Para entender a moda contemporâ-nea, sua sazonalidade e características, é necessário compreender um pouco sobre a história dessa arte, que se ins-pira tanto no passado para poder criar o novo.

Por isso, segue abaixo um pequeno guia de estudo da moda, década por década, com suas devidas tendências e criadores, tudo isso para conhecer e entender ainda mais o mundo fashion.

ANOS 20:- Tendências: melindrosa, cabelo Cha-nel, tornozelos a mostra, cintura baixa.- Nomes e criações: Coco Chanel e o pretinho básico; Jean Lanvin e os bor-dados; Jean Patou e a linha esportiva feminina; Paul Poiret e o movimento contra espartilho.

ANOS 30:- Tendências: feminilidade e glamour, vestido frente única, meia-calça de nylon.

- Nomes e criações: Madeleine Vionnet e o corpete; Elsa Schiaparelli e o rosa shocking; Madame Grès e o drapeado.

ANOS 40:- Tendências: vestido para o dia, blusas com detalhes de laço, looks militares.- Nomes e criações: Christian Dior e o “new look” cintura fina e saias volumo-sas); Bonnie Cashin e a bota

ANOS 50:- Tendências: salto alto, saia reta, forma e volume.- Nomes e criações: Cristóbal Balen-ciaga e o vestido balão; Givenchy e a parceria com a atriz Audrey Hepburn, que tornou famoso o pretinho básico; Chanel e o retorno da marca com tail-leur e bolsa acolchoada com corrente dourada.

ANOS 60:- Tendências: diversão, saia curta, es-tampa psicodélica, cores fortes, vinil, metal, vestido baby-doll.- Nomes e criações: Pierre Cardin e o prêt-à-porter; Mary Quant e a minissai; Emilio Pucci e as estampas psicodélicas.

ANOS 70:- Tendências: era disco, étnica, boca de sino, minissaia, plataforma.

- Nomes e criações: Vivianne Westwood e o punk; Norma Kamali e o biquíni de lacinho; Elio Fiorucci e as botas coloridas de borracha.

ANOS 80:- Tendências: cor, tailleaurs, invasão japonesa.- Nomes e criações: Tommy Hilfiger e o visual almofadinha; Christian Lacroix e a saia balonê; Manolo Blahnik e a consolidação do sapa-to; Jean Paul Gautier e a lingerie a mostra.

ANOS 90:- Tendências: minimalismo, simplicida-de, grunge.- Nomes e criações: Dolce & Gabbana e a sensualidade feminina; Roberto Ca-valli e a animal print; Marc Jacobs e o grunge na passarela.

ANOS 2000:- Tendências: nascem as supermarcas, bolsa é imprescindível. - Nomes e criações: Chloé e o visual me-nina; John Galiano e a ousadia; Oscar de la Renta e a alta costura; Christian Lou-boutin e o sapato com solado vermelho.

uma viagem pela história da moda

Túnel do tempo:

Foto

s D

ivul

gaçã

o

por Gabriela Francio | Assessora de moda

Page 35: Edição 24

Jornal Design | Serra 35 estilo

Cursos para crianças e adolescentes

Aprendendo e brincando

“Tudo o que a criança vê ou sente, disse Whitman, se torna parte dela: lilazes da primavera, plantas aquáti-cas, a linha do horizonte...Tudo o que ela toca ou com que brinca ou explora se torna parte de quem ela vai ser”.

Kay Redfield Jamison

É consenso que os pequenos têm maior facilidade para aprender algo novo, inclusive uma nova língua. Porém, para que essa aprendizagem seja efetiva, é essencial que ela ocorra de forma natural, por meio de ativida-des lúdicas, prazerosas e interativas.

Benefícios de começar cedo

- No período de 0 a 8 anos, o cérebro desenvolve de maneira rapidíssima uma série de capacidades, propi-ciando também a aprendizagem da pronúncia como a de um falante nativo;

- Ao promover ocasiões de aprendizagens acompanha-das pela diversão, pelo interesse e por um ambiente idôneo, pode-se obter um aumento da concentração, do esforço e da motivação, características que contri-

buem para o crescimento intelectual, físico e emocio-nal;

- Crianças não têm medo de errar;

- Elas reconhecem e reproduzem mais facilmente as particularidades de cada idioma;- Quanto mais cedo a pessoa começa a aprender um novo idioma, mais fácil é o processo de aquisição, e mais cedo os benefícios começarão a aparecer. Leitu-ras, filmes, pesquisas, tudo se torna mais acessível e mais agradável;

Razões para seu filho estudar idiomas na Actúa!

- Ensinamos de maneira natural, como os nativos ad-quirem a sua língua mãe(escuta contínua, absorção, imitação, pronúncia e compreensão).

- Colocamos a criança e as suas necessidades no centro de cada aula, através de uma atmosfe-ra de confiança(que desenvolve a autoestima), de socialização(pequenos grupos) e de diversão.

- Os alunos não veem a hora de voltar para a aula. Es-pecialmente no ensino da língua inglesa, o material

guia é originário da Inglaterra, com personagens que as crianças adoram, além dos materiais e atividades complementares por nós preparados.

- Para crianças e adolescentes, utilizamos os materiais Hippo and Friends, Kid’s Box e English in Mind, da nos-sa parceira Cambridge University Press.

- Os professores constantemente participam de treina-mentos específicos para trabalhar com crianças e ado-lescentes fornecido pelo departamento pedagógico da Cambridge University Press, que prima pela QUALIDA-DE NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA.

Forneça ao seu filho a oportunidade de estudar ou-tros idiomas o mais cedo possível para se beneficiar na vida pessoal e profissional desde jovem! Cada nova geração deve ser estimulada e guiada na dire-ção das novas oportunidades que existem. Leve-o para um futuro que o veja protagonista, preparado e confiante nele mesmo!

Oferecemos também reforço escolar, contate-nos para maiores esclarecimentos.

Ainda dá tempo de se matricular nos cursos de nível básico que iniciam em abril!Aproveite a promoção de inauguração da nova sede!Inglês: segundas das 20:00 às 22:00 ou sábados das 10:00 às 12:00Espanhol: quartas das 20:00 às 22:00Italiano: terças das 20:00 às 22:00Alemão: sábados das 10:00 às 12:00Francês: terças das 20:00 às 22:00Chinês-mandarim básico: sextas das 18:30 às 19:30

Para mais informações sobre a promoção, sobre os cursos e outros horários, entre em contato! Será um prazer tê-lo como nosso aluno!

Venha para a actúa idiomas. Agora localizada em um ponto estratégico da cidade, de fácil acesso, com tudo o que você e sua família precisam: ensino de qualidade, conforto, segurança, estaciona-mento e muito mais!No L’américa Shopping, 5º andar - salas 317, 318 e 319(próximo à praça de alimentação).

Imag

em R

afae

l Fro

zi

por Carolina Carraro | Empresária

Page 36: Edição 24

36 Jornal Design | Serra estilo

Foto

s Ar

quiv

o Pe

ssoa

l

Decidi ir para a Turquia depois que fiz amizade com uma menina turca que conheci durante a universidade na Espanha. Mantivemos o contato e então morei em Istambul por dois meses, de outubro à dezembro de 2012. Estudei o básico da língua turca por conta pró-pria, porque geralmente as pessoas só falam inglês em lugares turísticos. Quando pegava ônibus, por exem-plo, era bem complicada a comunicação por ser uma língua difícil de aprender.

A cidade é sensacional, Antiga Constantinopla, a ci-dade é histórica mas super moderna ao mesmo tempo.

Apesar de não estar no top cinco dos turistas, como o bairro de Sultanahmet em geral, a Mesquita Azul, o Topkapi Palace, a mesquita Santa Sofia, o Mercado das Espécies, entre outros, o ponto turístico que mais gostei foi a Cisterna Yerebatan ou Cisterna da Basílica. Trata-se de uma cisterna construída em 532 que arma-zenava água para a cidade em caso de guerra e para abastecer a família do imperador. São passarelas entre colunas iluminadas e duas delas tem como base a ca-beça da medusa da mitologia grega. Dizem que elas foram colocadas de cabeça para baixo e de lado para não petrificar os turistas, conforme conta a mitologia.

É um lugar lindo e a entrada é consideravelmente mais barata que as outras, algo em torno de 10TL.

Eu costumava caminhar no Estreito de Bósforo, que é o estreito que divide o lado europeu do asiático e junta o Mar Negro ao Mar Mármara. Neste local sempre ficam pescadores e pessoas locais passeando. Tem al-guns restaurantes e cafés na parte européia beirando o estreito, e uma boa opção é fazer um passeio de bar-co, que partem do porto da Ponte de Gálata. A Ponte de Gálata é parada obrigatória, pois atravessa o Corno de Ouro, onde ficava o principal porto da Constanti-nopla, e une as duas partes europeias de Istambul. A ponte tem dois níveis: o de baixo tem uma sequência de restaurantes que oferecem como prato típico peixe no pão. Na parte de cima está sempre cheia de pesca-dores, dia ou noite, mesmo com chuva. Continuando o passeio pelo bairro, vale dar uma caminhada e su-bir na Torre de Gálata. Em alta temporada geralmente tem uma fila enorme para entrar. Como às vezes não temos tempo de conhecer tudo, sugiro um restaurante/café pertinho da torre, chamado Konak Coffee. De lá se tem uma vista incrível da parte européia e asiática de Istambul, inclusive de várias mesquitas iluminadas à noite e navios no Corno de Ouro.

Do Corno de Ouro pode-se tomar um funicular cha-mado Tünel(segundo Subway mais antigo do mundo, atrás do de Londres) para o bairro Taksim, um dos principais centros de compras moderno de Istambul. Ele conta com uma das principais ruas de da cidade, a Istiklal, repleta de lojas, pubs e restaurantes, também com a estação central de metrô. Nas redondezas reco-mendo o pub Kafepi Asmalimescit, que tem uma saca-da pra rua, é super aconchegante e famoso por seus coquetéis.

Já no principal centro de compras tradicional, o Grand Bazaar, encontramos jóias, sedas, tapetes, por-celanas, cerâmicas e tudo que pode enlouquecer uma mulher. Não é por nada que é considerado o “shopping” mais antigo do mundo. Lá qualquer compra tem de ser

Cisterna Yerebatan ou Cisterna da Basílica. Trata-se de uma cisterna construída em 532 que armazenava água para a cidade em caso de guerra e para abastecer a família do imperador.

#curiosidades• A sexta-feira é o dia sagrado para os muçulmanos.

Neste dia é comum ver na rua grupos de homens des-calços rezando quando anunciam a reza, cinco vezes ao dia.

• Se tiver a oportunidade, programe sua viagem para outubro. A temperatura ainda é amena e no dia 29 há a comemoração do dia da república turca, uma festa linda que o país todo participa, principalmente a cida-de de Istambul. Esse ano será comemorado 90 anos de república, então é esperado uma festa ainda maior.

• A gastronomia é louca, mas ótima. Geralmente os pratos são à base de carne, vegetais ou arroz. Para fugir do clichê kebab, sugiro provar um prato típico chama-do iskender.

Meu roteiro de viagemIstambul por Bárbara Chies

bem negociada, pois os preços são caros mas eles po-dem chegar até a metade do valor inicial do produto.

A parte asiática também é linda, porém não tem tan-tos pontos turísticos quanto a européia. Sugiro cruzar a ponte e conhecer uma pequena torre ilhada chamada Kiz Kulesi(Torre da Donzela). Hoje a torre é usada como farol e é a residência dos oficiais navais aposentados. Pode-se visitar, menos em dias de chuva pois os barcos pra lá são cancelados devido à maré. Para quem não quer fazer o passeio, bem em frente há um café para to-mar um chá turco e apreciar a vista. Pode-se sentar em mesas ou se esparramar na arquibancada de concreto forrada de almofadas.

Page 37: Edição 24

Jornal Design | Serra 37 estilo

A temporada de ski, snow no Colorado, Estados Uni-dos se dá entre início de dezembro e final de março. A temperatura é muito baixa, chegando a -20ºC. As ci-dade de Aspen possuem diversas formas de entreteni-mento, além das montanhas, como hotéis-spa, galerias de arte, lojas, restaurantes e baladas.

Aspen, Snowmass são cidades vizinhas, que contam com diversas montanhas para a prática do esporte, as pistas são divididas em quatro: verdes para iniciantes, azuis, pretas e “double black” para os mais experientes. Aspen Mountain e Aspen Highlands dispõem de pistas somente para veteranos nos esportes. Buttermilk so-mente para iniciantes, com pistas verdes e Snowmass conta com todos os tipos de pista. Todas as montanhas dispõem de instrutores, o interessante é contratar um para conhecer as pistas ou contratar um professor para fazer aulas. Nas montanhas, é difícil encontrar bons restaurantes, porém encontramos restaurantes com comida típica americana.

Você pode escolher entre hotéis nas montanhas ou no “centro da cidade”. 

Hotéis:St. Regis: hotel no centro, conta com um  spa

maravilhoso(Reméde SPA), os quartos tem vista para a Aspen Mountain, na frente do hotel fica a loja Aspen Sports, para alugar ou comprar suas roupas de ski e contam com transporte próprio para as montanhas.

Aspen Meawdows: fica distante do centro, perto das montanhas e os apartamentos são estilo Villas.

Muitas pessoas alugam apartamentos na cidade, por serem mais confortáveis e ter mais privacidade.

Restaurantes: A maioria dos bons restaurantes es-tão localizados no centro da cidade de Aspen, e reque-rem reserva durante a alta temporada.

Cache cache: restaurante típico francês, minha es-colha foram escargots de entrada e cordeiro de prato principal, sempre acompanhado de um bom vinho,

perfeito para o frio da época.Campo di Fiori: restaurante bada-

lado de comida italiana, experimen-tei várias entradas e todas são deli-ciosas, de prato principal a escolha foi risoto de cogumelos com trufa, depois de uma hora começam a au-mentar o som e o restaurante vira balada. Para encer-rar, eles servem um limoncello feito por lá mesmo, licor de limão siciliano.

Kenechi: um dos poucos restaurantes japoneses na cidade.

Matsushisa: restaurante japonês do mesmo dono do Nobu, é preciso reservar algumas semanas antes, nos-sa escolha foi o menu degustação, e eles tem um gar-çom responsável pelo sake, ele indica e explica tudo sobre a bebida. Já a foto do prato, se chama Tratar de Salmão, do restaurante Matsushisa.

Dining at St. Regis: restaurante dentro do hotel, res-taurante francês, minha escolha foi lagosta e dos meus amigos, um risoto de foie gras com ovo frito, jantar acompanhado de um bom vinho tinto, pois o dia es-tava muito frio.

Sneaky’s: foi o restaurante escolhido para os almo-ços na montanha, Snowmass, serve comida americana e tem um fondue de queijo muito bom, além de vários pratos para beliscar e dividir.

LojasAspen Sports: loja onde você encontra roupas de

neve e para prática dos esportes, além de oferecer o aluguel dos equipamentos.

Moncler: loja onde são vendidas as roupas mais bo-nitas de frio, neve, e uma das mais caras também, vale a pena somente uma visita.

The North Face: roupas de neve e para a prática dos esportes, os preços são mais acessíveis.

Conta também com galerias de arte e lojas de mar-cas famosas.

Foto

s Ar

quiv

o Pe

ssoa

l

Restaurante Dining’

Tratar de salmão

ASPEN por Heloísa Bernardes

Page 38: Edição 24

38 Jornal Design | Serra estilo

Transformando ambientes e criando formas inovadoras de alto impacto visual

[email protected] | 54 9153.5388 | 54 8143.8060Bento Gonçalves | RS

festas temáticas infláveis lycras. .

festas eventos feiras formaturas 15 anos . . . .

O Tempo passa depressa demais....Os bons momentos, também!

Neste dia das Mães, celebre-os intensamente!O Retratu’s Ateliê Fotográfico

ajuda você a torná-los eternos!

Mãe, doce Mãe...

Foto

Ret

ratu

’s A

teliê

Fot

ográ

fico

Foto

Zét

o Te

loke

n

Foto

Zét

o Te

loke

n

ZZ

Page 39: Edição 24

Jornal Design | Serra 39 estilo

No fim de dezembro de 2012, o Gru-po Laghetto Hotéis comemorou cresci-mento de 43% na ocupação do Hotel Laghetto Viverone Bento, de Bento Gonçalves. Para 2013, a previsão é cres-cer mais de 20%.

O grupo Laghetto Hotéis assumiu em dezembro de 2011 a administração do Laghetto Viverone Hotel Bento. Em ope-ração desde dezembro de 2010, o hotel conta com 121 apartamentos, além de um centro de eventos com capacidade para 200 pessoas.

O gerente comercial do Grupo La-ghetto Hotéis, Carlos Blödorn, comemo-ra os eventos corporativos que o Hotel Laghetto Viverone Bento tem sediado. Ainda de acordo com Blödorn, o turis-mo de negócios também tem gerado re-sultados excelentes com clientes como SCA, Todeschini, Tramontina e ACBF.

Festas de 15 anos sempre foram associadas aos contos de fadas, onde a debutante deixa para trás os sonhos de menina e entra na fase em que as descobertas de mulher acontecem. Por isso, as festividades, assim como as ani-versariantes, eram em clima lúdico, mis-turando infância com adolescência.

Hoje, esse tempo parece estar ter-minando. Cada vez mais determinadas a serem, aos 15 anos, mulheres seguras no decorrer da vida, as debutantes que-rem que o rito de passagem seja tam-bém lembrado pela beleza e principal-mente pela riqueza de detalhes.

Profissionais da fotografia são peças--chave nos registros desses momentos e não são só as festas que devem ser fotografadas. Como em uma vida gla-mourosa, a debutante quer ter seus passos registrados por lentes. Para isso, lançam mão de diversos cenários, como ruas de cidades grandes, praias, paisa-gens, enfim, algo que faça referência ao estilo de vida de cada uma: suas rotinas e seus gostos.

Cumprir essa tarefa com maestria é especialidade da fotógrafa Debora Zandonai. Com seis anos de experiên-

Ocupação do Viverone Bento cresce 43% após mudança de administração

Constituído pelo Hotel Laghetto, Ho-tel Laghetto Toscana, Hotel Laghetto Sie-na, Hotel Laghetto Premium(todos em Gramado) e pelo Hotel Laghetto Vivero-ne Bento, o grupo Laghetto Hotéis co-manda atualmente cinco operações, to-talizando 581 unidades(apartamentos). Mas o número deve aumentar já a partir de 2013, quando o Grupo Laghetto Ho-téis assumirá a administração de outras quatro operações.

Destaque fica por conta do Laghetto Viverone Moinhos de Vento, em Por-to Alegre, que deve abrir em junho de 2013, e do hotel Laghetto Viale, em Gramado, que deve começar a operar em 2014. A maior rede de hotéis da Serra Gaúcha, o Grupo Laghetto Ho-téis está em operação desde 1988. Em 2007 ingressou no segmento de admi-nistração de hotéis.

cia na área, Debora é responsável pelos registros de inúmeras festas de 15 em sua carreira, sempre contando com a experiência de quem capta com talen-to e profissionalismo os momentos de emoção daquelas que são o centro das atenções em suas comemorações de 15 anos.

Trabalhando principalmente com o objetivo de acompanhar aquele que será o grande dia de suas debutantes, Debora Zandonai registra toda a rotina da dona da festa, incluindo aqueles re-toques finais na produção, bem como os momentos de emoção de pais, fami-liares e amigos que acompanham a des-pedida da infância para a adolescência de suas princesas.

O resultado é um trabalho de extre-ma qualidade, com registros carregados de lembranças que acompanharão as meninas pelo resto de suas vidas.

Debora Zandonai FotografiaRua Elisa Tramontina, 11, Sala 106,

Centro | Carlos BarbosaContato: 54 | 3461.4343

[email protected]

A dona da festa…

Foto

s D

ébor

a Za

ndon

ai

Page 40: Edição 24

40 Jornal Design | Serra estilo

Rua Luiz Milan, 80 | Bairro Vila Novawww.pomzan.com.br

Sua casa. O melhor lugar do mundo.Sua casa. O melhor lugar do mundo.

Uma noite especial, o chocolate como tema, ideal para comemorar a Páscoa e confraternizar com amigos, clientes e fornecedores. Foi nesse clima que Laércio e Valéria Pompermayer receberam à todos na nova

loja de fábrica da Móveis Pomzan. Ao som da harpa de Roberto Naviliat, delícias de chocolate da Sapore e Piacere, espumante para brindar, a noite foi muito agradável, em total harmonia!

Equipe Pomzan

Foto

s W

agne

r Men

eguz

zi

Page 41: Edição 24

Jornal Design | Serra 41 estilo

Salmão com pimenta rosa

 INGREDIENTES4 postas de salmão com 150g cada;

Sal e pimenta do reino moída a gosto;Suco de 1 limão;

 MOLHO

2 tomates sem pele e sem sementes;1 cebola pequena;

200g creme de leite ;1 colher(sopa) de pimenta rosa;

Sal a gosto;

 MODO DE PREPAROTempere cada posta de salmão com sal, limão

e pimenta-do-reino e reserve;Em uma chapa grelhe as postas de salmão por

cerca de 3 minutos de cada lado;Mantenha as postas em local aquecido;

 MOLHONuma frigideira coloque os tomates e a cebo-

la e leve ao fogo médio;Misture bem até a começar a desmanchar;

Em seguida, peneire o molho, volte à frigidei-ra, adicione o creme de leite, a pimenta rosa e

sal a gosto e leve ao fogo por 3 minutos;Coloque em cada prato, uma posta de peixe e

regue com molho de pimenta rosa;

Rende: 2 porçõesRua Luiz Milan, 80 | Bairro Vila Novawww.pomzan.com.br

Foto Arquivo Pessoal

Page 42: Edição 24

42 Jornal Design | Serra estilo

Simone e Cris no dia da mulher, no Café ViveroneBia e Rose Valduga brindando ao Dia da Mulher,na Carmen Steffens

Especificadores Luxaflex premiados com livros de arquitetura e decoração

Eneida Tremea, Carmem Guindani, Iara Panizzi e Emira Tremea Dendena comemorando seu dia, no Café

Viverone

Verônica Provensi e Kelly Araldi provando as delícias do Café Viverone

Juliana Fitarelli e Marlon Gasperin, prestigiando o evento da Carmen Steffens

Márcia Di Bernardo esbajando simpatia durante o jantar para as mulheres, no Café Viverone

Happy Hour com Carlos Ferreirinha, na Artelana, reuniu profissionais do mercado de luxo

As elegantes Simone Faggion e Jerusa Vanni, anfitriãs do jantar em homenagens às mulheres

Foto

s D

ivul

gaçã

o

Foto

Lei

la P

ompe

rmay

er

Foto

Lei

la P

ompe

rmay

erFo

to L

eila

Pom

perm

ayer

Social

Page 43: Edição 24

Jornal Design | Serra 43 estilo

Vanius Pompermayer com Laércio e Valéria em noite de festa

Marco De Bastiani e Carlos Pegorini, apreciando o belo estande da Tecnovidro, na Fimma Brasil 2013

Laércio e Valéria recepcionando Raquel Fracalossi e o casal, Susana e Clacir

Mirna Romagna e Valéria Pompermayer

O presidente da Fimma, Cacildo Tarso e o presidente da Aearv, Ricardo Cobalchini recepcionando os pales-

trantes

Tiago e Gabriela Becker, da Sole Aquecimento, prestigiando a nova loja Pomzan

Diretoria FIMMA e autoridades na solenidade de aber-tura da décima primeira edição da feira

Laércio e Valério com Cloé e Sérgio Scopel

Rodrigo Copat e José Inglesias, gerente de vendas da Grass Áustria, comemorando a parceria Masutti Copat

e Grass Áustria na Fimma Brasil 2013

Silvia Spiller, Eliana Volpato, Larissa Zanete Casagranda curtindo as gostosuras na Móveis Pomzan

Diretoria da Piva Utilidades, satisfeitos com a apresen-tação de mais de 70 lançamentos durante a feira

Valéria e Laércio Pompermayer, anfitriões da loja Móveis Pomzan

Foto

Luc

inar

a M

asie

ro

Foto

Wag

ner M

eneg

uzzi

Foto

Wag

ner M

eneg

uzzi

Foto

Wag

ner M

eneg

uzzi

Foto

Wag

ner M

eneg

uzzi

Foto

Wag

ner M

eneg

uzzi

Page 44: Edição 24

estilo