edição 206

24

Upload: asemana-news

Post on 17-Mar-2016

275 views

Category:

Documents


28 download

DESCRIPTION

De 28 de outubro a 3 de novembro

TRANSCRIPT

Page 1: Edição 206
Page 2: Edição 206

28 de outubro a 03 de novembro de 20112 - /GERAL

Diretor: Sérgio Dal GalloJornalista Responsável: Dimas Rodrigues DRT 3023-PR

Departamento Jurídico: Dra. Daniele Silvia de Oliveira - OAB-PR 44453

Jornal A SEMANA

Administração: Rua Parintins, 74 - Vila Izabel - Curitiba

Redação: Av. Brasil, 1890 - Sob 01 - Eucaliptos - FRG

Fone: (41) 3627-1997 / 9162-6192

[email protected]

www.asemananews.com.br

Os artigos assinados não expressam necessariamente a opinião do jornal, sendo de total responsabilidade de seus autores.O jornal não se responsabiliza pelo conteúdo publicitário dos anúncios veiculados.

Fonte: www.simepar.br

Jornal A SEMANA LtdaCNPJ: 08.707.885/0001-75

Tiragem: 25 mil/mêsImpressão: Editora O Estado do Paraná S/A

O jornal é distribuído na RMC

Disse Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por Mim”. (João 14:6)

Sexta Sábado Domingo Segunda Terça

Fazenda Rio Grande, Curitiba, Araucária, São José dos Pinhais,Piraquara, Pinhais, Quatro Barras, Mandirituba, Quitandinha, Campo do

Tenente, Agudos do Sul, Piên, Tijucas do Sul, Campo Largo, CampoMagro, Rio Branco do Sul, Itaperuçu, Almirante Tamandaré e Colombo

DATAS

EXPEDIENTE

www.asemananews.com.br

Muitas nuvens

Máx.26º - Mín. 11º

O cão e o pregoREFLEXÃO

Participe desta página, enviando sua piada ou meditação

para o e-mail: [email protected]

A dois meses do final!EDITORIAL

FATOSMunicípio de Campo do Tenente

completa 50 anos com programaçãoespecial de aniversário

Parcialmente nublado comchuvas e trovoadasMáx.25º - Mín. 14º

Pancadas de chuva

Máx.21º - Mín. 15º

Chuva ocasional

Máx.20º - Mín. 11º

Chuva ocasional

Máx.21º - Mín. 12º

PIADAS

28/10/1886 - Foi inaugurada a Estátua da Liberdade, em NovaYork. O monumento, um presente da França para os EstadosUnidos, tem 45,3 metros de altura.

29/10/2004 - O saudita Osama Bin Laden assumiu pela pri-meira vez a responsabilidade pelos atentados às Torres Gêmeas.Em vídeo dirigido ao povo norte-americano, Bin Laden disse: "As-sim como vocês atentam contra nossa segurança, nós atentamoscontra a de vocês".

30/10/1969 - O general Médici tomou posse da presidênciada República, iniciando o período mais duro da ditadura brasileira.

31/10/ - O teólogo alemão Martinho Lutero pendurou nasportas do palácio de Wittenberg suas 95 teses, consideradas omarco do início da reforma protestante na Europa.

01/11/1512 - Os afrescos de Michelangelo no teto da CapelaSistina foram abertos ao público pela primeira vez. O Juízo Final,no entanto, só ficou pronto em 1534.

02/11/2008 - O corredor brasileiro Carlos José Gomes mor-reu depois de completar a famosa Maratona de Nova York em2008. Logo depois de cruzar a linha de chegada, o brasileiro de 58anos disse não estar se sentindo bem. Ele foi levado para umhospital de Manhattan, onde morreu em seguida. A maratona foivencida pelo brasileiro Marílson Gomes dos Santos.

03/11/1997 - Dez estados brasileiros foram obrigados a raci-onar energia elétrica nas regiões Centro-Oeste, sul e Sudeste. Odéficit foi causado pela queda de dez torres no Paraná.

Um rapaz estava dirigindo há horas em um deserto. De re-pente, ele se depara com um posto de gasolina bem simples, comuma bomba de gasolina e apenas um senhor de aproximadamen-te uns 70 anos de idade, sentado em uma cadeira de balançoantiga e ao seu lado estava um cachorro.

O rapaz olha para o carro e diz:- Senhor, por favor, encha o tanque para mim.O senhor levantou e começou a encher o tanque.Enquanto fazia isso, eis que o jovem motorista avistava a

reação do cachorro que chorava e parava, chorava e parava.O motorista agoniado com o fato, pergunta ao senhor:- Esse cachorro é do senhor?- Sim – respondeu o senhor.- Então me responda por que ele chora e para, chora e para?O senhor responde:- É porque ele está sentado em um prego.- Então por que ele não levanta e sai dali? – indaga o rapaz.- É porque, aparentemente, não está doendo tanto – responde

o senhor.Às vezes estamos reclamando da vida, da situação, das pes-

soas, porém continuamos a ficar sentado no prego.Para você ter sucesso é preciso ter atitudes vitoriosas, é pre-

ciso ir à luta. Sucesso é isso, um resultado e uma conclusão!“Ser nocauteado não é o que importa, mas sim o tempo que

você leva para se levantar. O sucesso pertence aos que crêem nabeleza dos seus sonhos. Não se detenha!”

Um brasileiro, um italiano e um português trabalhavam numaconstrução de um prédio.

Certo dia o brasileiro disse:-Não agüento mais, nessa minha marmita só vem arroz e

feijão todo dia. Da próxima vez que a minha mulher mandar arroze feijão eu me jogo desse prédio!

O italiano disse:-Eu também não agüento mais! Todo dia é macarronada, se

amanhã for macarronada de novo me jogo junto com você!O português:-Também não agüento mais, é todo dia bacalhau, bacalhau e

bacalhau! Eu também vou me jogar se amanhã vier bacalhau demarmita!

No dia seguinte veio a mesma coisa para os três trabalhado-res e então, como prometido, eles se jogaram do prédio.

No velório, a mulher do brasileiro disse:-Mas meu marido nunca reclamou da comida!A mulher do italiano fez o mesmo comentário que a brasileira

e a mulher do português disse:-Eu não estou entendendo, Manuel sempre fez a sua

marmita!***

Um famoso advogado é acusado de matar a mulher e resolvefazer sua própria defesa. O juiz diz:

- Conte-me a sua versão dos fatos.- Pois foi assim: Estava eu na cozinha com a faca de cortar

presunto. Nesse momento entrou a minha mulher, tropeça, caisobre a faca e esta espeta-a no peito.

- Sim. - Diz o juiz - Continue. . .- Pois foi assim. . . Sete vezes!

Estamos a dois meses do final de mais um ano. Por incrí-vel que pareça 2011 está indo embora e logo cantaremos aquelaconhecida canção: “adeus ano velho...” Mas e você somou oudiminuiu na sua vida neste último ano? Em se tratando de anosvividos com certeza não há nem o que se questionar, pois acada dia ou até mesmo a cada segundo que se passa dasnossas vidas vamos envelhecendo e não há como parar estetempo ou fazer algo contra isso. Aliás, o tempo é algo quedefinitivamente não se consegue parar. Você pode até parar orelógio ou o cronômetro, contudo o tempo real estará correndo.

Um dia ouvi palavras pronunciadas por um daqueles quepodemos chamar de atalaia de Deus, que ao término de umaoração dizia: “vivamos a cada dia como se Jesus fosse voltaramanhã”. Acredito que o nosso Criador usou aquele homempara deixar a mensagem para aqueles que estavam ouvindode que se deve viver a cada instante da vida com toda suaintensidade e não pensando em deixar para depois aquilo quepode ser resolvido com um pouco mais de força...

Os nossos políticos, por exemplo, administram os seusdias politicamente falando e agindo. Tudo aquilo que poderia serfeito para sanar os problemas dos seus eleitores em dias, elesdividem parte para resolver ao longo do seu mandato, deixandouma boa fatia para ser realizada no último ano, isto com um únicointuito: o de dar uma falsa sensação de que cumpriu o seu deverpara, posteriormente, conquistar o seu voto na próxima eleição.Medite e reflita sobre isto e verá que tenho razão!!!

Vejamos. Estamos chegando ao término do terceiro anode mandato daqueles que venceram as eleições seja para ocargo de prefeito ou vereador. Agora pense: aquele a quemvocê deu o seu precioso voto já fez tudo o que prometeu? Nascidades em que este periódico circula, por estarmos constan-temente em contato, sabemos de prefeitos e vereadores queaté então nem sequer saíram do lugar desde o momento daposse garantida por meio do voto dos enganados eleitores.Mas será que no próximo ano – que, diga-se de passagem,será de eleição – estes que pretendem ficar mais uns aninhosno poder cumprirão todas as malditas promessas de campa-nha para que mordamos a língua?

Existem também aqueles que se preocuparam demasia-damente em falar mal do alheio e se esqueceram de apresen-tar ao menos um requerimento para troca de lâmpada na ruaonde moram. É isso! Uns não fazem nada e outros fazemcoisas que em nada se aproveita. E o povo penando...

No ano vindouro buscaremos e apresentaremos aos es-timados leitores e eleitores de Fazenda Rio Grande e dos de-mais municípios parceiros do jornal A SEMANA, a ação des-tes que se dizem “seu vereador”, ou melhor, representante dolegislativo do seu município. Quero ter o prazer de escancararnas páginas deste que foi criado para ser o seu jornal tudo depositivo e de negativo que o seu político, vereador ou prefeito,realizou para fazer jus ao montante que recebera ao longo dosúltimos anos de suas vidas. Vamos lutar para aquilo que fomosinspirados desde a primeira edição do jornal A SEMANA pelonosso Senhor Jesus, vale dizer, ser o seu sentinela.

E digo-lhe mais nobre e fiel leitor de todas as semanas,não espere mais para ver os seus sonhos conquistados; nãoseja piolho, não vá pela cabeça alheia muito menos por cabeçade idéias ou promessas políticas, pois chegou a hora do troco.Muitos já foram os anos de promessas e balelas vindas daboca de políticos e seus marqueteiros! Busque a direção so-mente nAquele que lhe criou e diariamente lhe dá o ar pararespirar. Digo-lhes ainda: não deixe o tempo passar iludidocom tais balelas, pois Deus lhe criou já com capacidade parabuscar a realização dos seus sonhos. Coloque toda a suaforça em tudo que vieres a fazer deixando sempre Deus nocomando que tudo se dará da forma que um dia sonhou.

Chegou a hora de darmos um basta nas juras políticas.Devemos continuar sim dando o nosso voto aquele que aolongo da sua história provou que é capaz. Não é difícil, pois acada eleição observamos que existem em meio aos políticosdemagogos pessoas do bem, empresários sérios e honestosque querem lutar pelo povo e não para o seu próprio povo. Oque ocorre na maioria das vezes é que acabamos escolhendoaquele que tem uma boa oratória, o qual não passa de um loboque se esconde em pele de cordeiro. Abra o olho e opte sem-pre pelo melhor.

Mais uma vez eu lhe digo: deixe Deus no comando quetudo dará certo. Um forte abraço e viva o único digno de todaglória e adoração: o Nosso Senhor Jesus.

O município de Cam-po do Tenente completa50 anos com grande fes-ta. Numa parceria entre aatual Administração Mu-nicipal e as empresas lo-cais, as festividades deAniversário de 50 anos domunicípio contarão comatrações estaduais e coma participação de diversosgrupos musicais e artis-tas da região, além deapresentações artístico - cultu-rais e a valorização dos talen-tos prata da casa.

A programação tem iníciosábado com desfile municipal,passeio ciclístico, apresentaçãode bandas, show de metais epercussão, festival de bandase de danças, show com o gru-po Marca Tropeira (RN), Ban-da Damessi (Lapa), BandaExpresso M4 (Quitandinha). Anoite será realizado um baile –show no Ginásio AlbertoWenski, com o grupo Caudi-

lhos, iniciando às 23 horas, comsorteio de um fusca com 300latas de cervejas.

No domingo será celebra-da Missa de Ação de Graçasàs 10 horas e encontro regionalde Bandas e Corais e às 15horas show com bandas lo-cais. A partir das 19 horas te-rão início shows com ThauanaPrestes, Banda Itaquitá (20 ho-ras), João Flávio e Gabriel(21h30min), encerrando as 23horas com o Mega Show comgrupo KANOA (Canoinhas).

Page 3: Edição 206

28 de outubro a 03 de novembro de 2011 DESTAQUE / - 3www.asemananews.com.br

Curitibanos trocam capital pela RMC

Dimas RodriguesO ritmo de crescimento da

Região Metrolitana de Curitibacontinua acelerado. Dados doúltimo Censo divulgado no fimdo ano passado pelo IBGEmostraram que a população deCuritiba e RMC chegou a3.198.980 habitantes, sendoque das dez cidades que maiscresceram no Paraná, quatrofazem parte da região metropo-litana: Fazenda Rio Grande,São José dos Pinhais, Piraqua-ra e Tunas do Paraná. Fazen-da Rio Grande aparece com81.687 habitantes, o que repre-senta um aumento de 29,92%nos últimos 10 anos. E se con-siderar a grande quantidade decasas e sobrados novos na ci-dade, a tendência é que em cin-co anos o número de habitan-tes seja o dobro.

E qual o perfil desses no-vos moradores? Se no come-ço da década de 80, quandosurgiu a RMC, a populaçãopassou a ser formada por pes-soas vindas do interior do Pa-raná, agora observa-se que asnovas casas, de uma maneirageral, estão sendo habitadas porpessoas que viviam em Curiti-ba, pagavam aluguel e com oprograma Minha Casa, Minha

Vida, conseguiram adquirir umimóvel próprio na região, prin-cipalmente em municípios comoAraucária, Campo Largo e Fa-zenda Rio Grande que possu-em áreas disponíveis e compoucas restrições ambientaispara a habitação.

"É isso mesmo, dá paraconsiderar que mais de 80%das vendas são para pessoasque vieram de Curitiba, comrenda de até três salários míni-mos que encaixa dentro do Mi-nha Casa, Minha Vida que ofe-rece subsídios para a comprada casa própria", atestou LuizVicentini, gestor da MMD Incor-porações e Participações Ltda,empresa que comercializa ter-renos em Fazenda Rio Grandee Campo Largo.

É o caso do eletricista Cel-so Santos, 40 anos que há umano se mudou do bairro SãoBraz, em Curitiba para morarem um residencial com casaspopulares em um condomíniofechado no bairro Nações, emFazenda Rio Grande. "O preçodo imóvel é 60% mais baratoque em Curitiba. E o financia-mento facilita, a gente deu umaentrada e vai pagar a longo pra-zo. É bom morar aqui, o que éruim que não tem rede de es-

goto ainda", comentou Santos.De acordo com o gestor

da MMD Incorporações, a pro-cura por um imóvel é tão gran-de que a oferta de casas é me-nor que a demanda. "Se eu ti-vesse mais 300 terrenos nãodemoraria um mês para ven-der", afirmou Vicentin.

Os lotes da incorporadorae as casas de várias imobiliári-as que se instalaram na cidadenos últimos 12 meses são ven-didos para novos casais, mastambém para pessoas quebuscam investir. Além disso,em Curitiba só existe a ofertade apartamentos dentro do pro-grama Minha Casa, MinhaVida. "Tem muita gente quecomprou terreno conosco quemorava em Curitiba, geral-mente em uma faixa etária de20 a 28 anos, casais novosque estavam namorando ounoivos que moravam com ospais e fizeram esse investi-mento para morar aqui, poisem Curitiba só tem aparta-mento com os subsídios daCaixa", disse Vicentin.

A opção de morar em umacasa e não em apartamento le-vou o casal Rogério e VanessaGonçalves, ambos com 22anos a procurar um imóvel em

Fazenda Rio Grande. Os doiscasaram há pouco mais de umano e já estão adaptados com odia a dia na nova cidade. "Eunão gosto de apartamento, casaé melhor e encontramos aquium cantinho. Fico com o bebêem casa e ele vai trabalhar láem Curitiba. Está bom aqui, e acidade está crescendo muito",disse Vanessa.

Novos comércios

E na medida que são er-guidas novas construções po-pulares - e outras de alto pa-drão como os prédios residen-ciais em áreas mais centrais -começam a surgir novos co-mércios. No Santarém, nasproximidades de um grandeconjunto residencial, abriu umapadaria para atender a vizinhan-

Milhares de casas foram construídas na cidadeque deve ter o dobro dos atuais 81 mil moradores, em cinco anos

Jardim Veneza é um dos lugares que mais cresceu nos últimos dois anos

O eletricista Celso Santos morava em Curitibae atraído pelo preço dos imóveis comprou a casa própria em Fazenda Rio Grande

ça. "Fazenda é um dos lugaresque mais está crescendo na re-gião e resolvemos abrir nossoprimeiro negócio aqui", disse ocuritibano Felipe Ferreira, jovemproprietário da Mister Pão.

São sinais de que em bre-ve, a previsão de que FazendaRio Grande se torne uma dasdez maiores cidades do Para-ná vire realidade.

Tratamento de esgoto é essencial para a preservação do meio ambiente

Fernando Camargo - VicePresidente do Partido Verde de

Fazenda Rio Grande/Pr.

Esgoto é a palavra usadapara caracterizar os despejosoriginados para os mais varia-dos usos de água, como o do-miciliar, o industrial, o comerci-al, o agrícola entre outros.

Causa repulsa o esgoto?Deveria causar mais medo doque repulsa, pois mata e matamuito. Os Romanos já sabi-am disso, pois lançavamseus esgotos a longas distân-cias das propriedades. Osdespejos líquidos formadospelos esgotos domésticos e in-

dústrias alimentícias são cha-mados de esgotos sanitários.Por quê?

Os esgotos domésticos,que são a maior parte dos es-gotos sanitários, originados dosaparelhos sanitários, cozinhas,lavanderias, variam em funçãodas condições econômicas dapopulação. Resultantes do usoda água pelo homem em fun-ção dos seus hábitos higiênicose necessidades fisiológicas, osesgotos domésticos compõem-se, basicamente, das águas de

banho, urina, fezes, sabões erestos de comida.

Os esgotos industriais sãoaqueles resultantes das ativida-des das indústrias. Cada tipo deindústria, produz um tipo de es-goto que só pode ser despeja-do na rede pública, ou em len-çóis de água, ou no solo, quan-do devidamente tratado e se-guindo às normas ambientaisque tratam do assunto, compequenas variações de um es-tado para outro.

É muito importante conhe-

cermos os esgotos sanitários eevitar que não sejam lançadosno solo sem a devida correção.

A preservação do meioambiente é outra importantíssi-ma razão para tratamento ade-quado dos esgotos sanitários,ela por si só seria motivo para ocorreto cuidado deles. Em nos-so país ainda se usa o sistemade sumidouro ou de fossa deconcreto que, como a experi-ência vem mostrando são cor-roídos pelos gases que se for-mam nesses locais, vazando

e contaminando solo e lençóisfreáticos.

A matéria orgânica despe-jada em excesso e sem trata-mento pode provocar a exaus-tão do oxigênio dissolvido, pro-vocando a morte dos seres vi-vos aquáticos, causando odo-res desagradáveis e escure-cendo a água.

Lembre-se: Esgoto é Vida.Você está tratando seus esgo-tos corretamente? Ou não estánem aí para esse problema detamanha gravidade?

Page 4: Edição 206

28 de outubro a 03 de novembro de 2011www.asemananews.com.br4 - / FAZENDA RIO GRANDE

A volta do "pão da vovó" ANTENADOEspaço do leitor. Participe: [email protected]

Feriado adiapróxima sessão na Câmara

O pãozinho nosso de cadadia é um alimento indispensá-vel, certo? Imagina se fosse fei-to com ingredientes naturais,sem conservantes. Seria per-feito. Pois agora, em FazendaRio Grande, já é possível en-contrar esses pães. A Empo-rium Especialidades que nestemês completa dois anos e sedestaca por ser uma padariadiferenciada das demais, reno-va sua linha de produtos procu-rando oferecer a seus clientesalimentos mais saudáveis e damelhor qualidade.

Na produção são usadoselementos básicos da culináriacomo a farinha, o leite e os ovos,sem a utilização de pré-misturausada na maioria das padari-as. "É um processo tradicional,

Emporium Especialidades fabrica pães sem conservantes, resgatando o sabor e o aroma de antigamente

não se usa conservantes, éuma fermentação natural abase de trigo, deixando o pãomais saudável, resgatando afigura do genuíno pão de anti-gamente, artesanal, que nosremetem ao tão desejado "pãoda vovó", de sabor e aromabem gostosos", disse IzabeleSteff, sócia-proprietária da Em-porium.

Tal método de preparo dei-xa o pãozinho mais macio e elenão "estufa" ao saboreá-lo."Além da pessoa não ficar es-tufada com o pão, causandomal-estar muitas vezes, nãotem química que deixa o pãocom gosto característico. Esseprocesso natural de fabricaçãoé uma tendência e várias pani-ficadoras no Rio de Janeiro, em

São Paulo e fora do Brasil jáadotam há muito tempo e nos-sa meta é também oferecerprodutos mais saudáveis. Equem está conhecendo, estáaprovando a novidade", emen-dou Izabele.

É o resgate na arte de fa-zer pães, mas não de uma for-ma convencional, em grandeescala, mas sim fazendo arte-sanalmente, como antigamen-te, onde o processo de elabo-ração demora em torno de cin-co horas. Isso dá ao produtouma personalidade única.

Na Emporium Especiali-dades se encontra desde osclássicos pães doces ou sal-gados, aos enriquecidos comoutros grãos e amêndoas, ouaromatizados com especiarias.

São pães que valorizam o arte-sanal, feitos e tratados comoobras de arte. Num jogo har-mônico e equilibrado de ingre-dientes nobres, frescos e natu-rais, texturas, cores, formas eriqueza de estilos e sabores."Nossos pães não tem gordu-ra, açúcar, nem aditivos quími-cos ou agentes de conserva-ção", explicou a proprietária.

Se você procura produtode qualidade, com ingredientesnobres e sem pesar no bolso,o lugar certo é a Emporium.

Serviço:

Emporium Especialidades.Rua França, 321 - Nações -

Fazenda Rio GrandeTelefone: 3060-1774

Os pães são feitos sem aditivos químicos e são naturalmente mais frescos e saudáveis. A Emporium Especialidadesresgata a arte de fazer pães artesanais. A padaria oferece desde os clássicos pães doces ou salgados, aos enriquecidos com outros grãos

Sem sentidoO vereador Ariel da Agricultura apresentou requerimento

nessa semana sugerindo a implantação de campanha paraque o setor de materiais de construção civil valorize e priorizea aquisição de materiais fabricados em nossa cidade. Com anet, é possível promover pesquisas e com certeza, se asempresas do setor, estabelecidas na cidade, oferecerem bonspreços, nem precisa de campanha nesse sentido.

Voltando atrásValeu o puxão de orelhas da coluna. Depois de cancelar

reuniões ordinárias que caíram em feriados na quarta-feira, diade sessão na Câmara de Fazenda Rio Grande, e ser questio-nada do porque não antecipar ou transferir as sessões, dessavez Ana Miranda marcou a reunião da próxima semana paraquinta-feira, dia 3.

Mudando de canalUm narrador da Rede Record, que mente ao falar que a

TV está transmitindo ao vivo os Jogos Panamericanos noMéxico, vive dando furadas. Na disputa dos 100 metros rasosfeminino, duas brasileiras disputaram a prova. "As brasileirasestão ficando para trás", lamentava o rapaz. Que nada, quemlevou o ouro, foi uma brasileira: Rosangela Santos, que o apre-sentador dizia que estava ficando para trás. Em Tempo: a pro-va dos 100 metros rasos é concluída em torno de 10 segun-dos. Rápida demais!

Quer dizer...E o duble de comentarista Romário, que praticamente aban-

donou a Câmara de Deputados para participar das transmis-sões do futebol do Pan, é outro furão. Jogo entre Brasil x CostaRica pela fase semifinal. A seleção brasileira perdia de 1x0 e obaixinho insistia em afirmar que acreditava no time brasileiro.Os costariquenhos fizeram 2x0 e Romário insistia em afirmarque acreditava no time de Nei Franco. Resultado final: CostaRixa 3x1 Brasil e o time brasileiro eliminado. Daí Romário pas-sou a criticar a CBF em ter levado um time medíocre. Nessesentido, Romário acertou! O duro é ver Romário mudar deopinião repentinamente na transmissão.

Globo ignora PanSe a Record mostra falhas na cobertura dos Jogos, a

Globo, por ter perdido o direito de transmissão a principal con-corrente, mostra soberba e descaso com os telespectadoresao não mostrar imagens das conquistas dos brasileiros noMéxico. Tudo para não por na própria tela o crédito das ima-gens da Record. As informações se restringem a atualizaçãodo quadro de medalhas nos telejornais e entrevistas curtascom os atletas brasileiros.

Em função do feriado deFinados, no próximo dia 2, quar-ta-feira, a presidente da Câma-ra de Vereadores de FazendaRio Grande, Ana Miranda,transferiu a reunião para a quin-ta-feira, dia 3, no horário das17h30. Em função de que nãoforam realizadas sessões nosdias 7 de setembro e 12 de ou-tubro, cujas datas caíram numaquarta-feira e a imprensa ques-tionou porque as sessões nãoforam antecipadas ou adiadas,dessa vez, a presidente deci-diu promover a sessão, imedi-atamente após o feriado.

Na reunião dessa sema-na, a Mesa Diretora promoveua leitura de seis projetos de Leis,alguns do Executivo e a vere-

ança discutiu alguns requeri-mentos. Os vereadores Ricar-do Miranda(PT) e LiraniFranco(PT), que participavamde seminários fora de FazendaRio Grande justificaram suasausências. O mesmo aconte-ceu com o vereador MárcioWozniack(PSDB), que teveque ficar ausente da reunião,em função de que a esposa foiinternada para uma cirurgia.

Entre os requerimentosapresentados, um acabou sen-do rejeitado, de autoria do verea-dor Caio Szadkoski(PMDB) quedesejava que o coordenador ge-ral de controle interno de Fazen-da Rio Grande forneça cópia dospareceres referente aos pregõesentre outras informações.

O vereador de FazendaRio Grande, Ricardo Miranda(PT) participou de uma reuniãocom a ministra-chefe da CasaCivil, Gleisi Hoffmann, com osdeputados federal Dr. Rosinhae estadual Toninho Wandsche-er, no último sábado, em Curiti-ba para traçar as diretrizes dopartido visando as próximaseleições na RMC e no litoral.Em Fazenda Rio Grande, opartido estuda duas situações:ou lança como candidato a pre-feito, o deputado ToninhoWandscheer ou fecha uma ali-ança com o PSB que tem noex-deputado Alisson Wandsche-er um dos nomes fortes paraconcorrer a prefeito da cidade.

Caso acerte uma coliga-ção com o PSB, o Partidodos Trabalhadores indicariaum nome para vice-prefeito.

Ricardo Miranda participa de eventodo PT com ministra Gleisi Hoffmann

Miranda adiantou que irá dis-putar a reeleição a vereador edisse que o partido irá avaliarcom calma as duas propos-tas. "São dois excelentes no-mes para Fazenda Rio Gran-de e ficamos felizes em tergrandes opções dentro dogrupo", comentou.

A ministra Gleisi Hoffmannafirmou que os pré-candidatosdevem tomar como base aspolíticas federais, que resultam

em desenvolvimento social eeconômico do Brasil, para odebate nos municípios. Gleisiafirmou que muitas prefeiturastêm desenvolvido programasque complementam os proje-tos do governo federal.

"Se conseguirmos repro-duzir nas administrações mu-nicipais o modelo de desenvol-vimento do governo federal, nãotenho dúvida que iremos con-seguir fazer com muito mais

celeridade as transformaçõesque queremos."

Sobre o desempenho doPT e dos partidos aliados naseleições municipais de 2012,Gleisi disse que está confiante.A ministra destacou a organi-zação do PT na Região Metro-politana e litoral e também nointeiror do Paraná.

"Teremos candidaturascompetitivas em muitos muni-cípios, como Maringá, Londri-na, Ponta Grossa e Foz doIguaçu, além de alianças comcondições de serem vencedo-ras em outras cidades. Vejo queestá se formando aqui no Para-ná um campo alinhado com asvisões do governo federal, dedesenvolvimento sustentável einclusivo", complementou a se-nadora e ministra.

MinistraGleisiHoffmann eo vereadorde FazendaRio Grande,RicardoMiranda

Page 5: Edição 206

28 de outubro a 03 de novembro de 2011 www.asemananews.com.br RMC / - 5

Ciclofaixa da Marechalfará conexão metropolitana

Metrô vai fazer tarifa de ônibussuperar os R$ 3 em Curitiba

A nova ciclofaixa da aveni-da Marechal Floriano Peixoto,que terá o início das obras emnovembro, vai possibilitar a li-gação de três municípios daRegião Metropolitana: São Josédos Pinhais, Almirante Taman-daré e Fazenda Rio Grande,passando pelo Centro e peloextremo Sul de Curitiba.

A ciclofaixa da MarechalFloriano terá 8 quilômetros (4km de cada lado da Avenida),desde o viaduto da Linha Ver-de até a divisa com São Josédos Pinhais. Na primeira eta-pa de obras a ciclofaixa fará aligação da Linha Verde até oTerminal Carmo.

Para fazer a integraçãocom municípios vizinhos, par-tindo do Boqueirão, próximo dolimite com São José dos Pi-nhais, quem usar a ciclofaixasentido Centro, por exemplo,poderá acessar também a ci-clovia compartilhada da RuaAluizio Finzetto, seguindo pelasruas João Negrão, Conselhei-ro Laurindo, Mariano Torrespara chegar ao Centro.

Seguindo adiante, o ciclis-ta poderá ir até a Barreirinhapelas ciclovias já existentes, echegar à divisa de AlmiranteTamandaré. É um trajeto de18,3 km de extensão.

Ciclofaixa até

Fazenda Rio Grande

No sentido sul, a partir doterminal do Carmo, pela ciclo-faixa, o ciclista poderá utilizar ascalçadas compartilhadas daWaldemar Loureiro de Campose da Francisco Derosso em di-reção à nova ciclovia da Eduar-do Pinto da Rocha. Lá chegará

às calçadas compartilhadas daNicola Pelanda, no Umbará,podendo fazer a conexão coma estrada municipal FazendaRio Grande até a divisa com omunicípio vizinho no extremosul, num percurso de 15,5 km.

A ciclofaixa será toda pin-tada em vermelho, terá sinali-zação especial e vai separarciclistas dos motoristas. A outraetapa será feita com recursosdo Programa de Aceleração doCrescimento (PAC) a Copa,com previsão de ser licitadaainda em outubro.

Capilaridade

Dentro dos limites de Curi-tiba, os 120 quilômetros de ma-lha cicloviária conectam a cida-de de ponta a ponta. São liga-ções que vão do bairro Cacho-eira, no extremo Norte ao Pi-nheirinho, no Sul, ou do Capãoda Imbuia, no Leste ao Orleans,no Oeste.

A malha cicloviária curiti-bana é maior que a soma dasciclovias de três grandes capi-tais brasileiras: Porto Alegre,São Paulo e Belo Horizonte.Na infraestrutura para o trânsitode bicicletas, a capital parana-ense está à frente de São Pau-lo, que tem 47,2 km de ciclovi-as, Belo Horizonte com seus30 km e Porto Alegre, com 7,8quilômetros.

Para chegar a um núme-ro equivalente à quilometragemde pistas para bicicletas implan-tadas em Curitiba é necessáriosomar as malhas cicloviáriasde Porto Alegre, São Paulo eBelo Horizonte e incluir na con-ta os 36,9 quilômetros existen-tes em Florianópolis.

Serão 120 quilômetros de malhacicloviária que interligam a cidade de ponta a ponta.

As famílias com renda en-tre R$ 1,6 mil e R$ 3,1 mil ins-critas no cadastro da Compa-nhia de Habitação Popular deCuritiba (Cohab) estão sendoconvocadas para adquirir apar-tamentos no Residencial Cedro,empreendimento com 624 uni-dades que será construído nobairro Santa Cândida com re-cursos do programa MinhaCasa Minha Vida.

"São mais centenas de fa-mílias curitibanas que realizarãoo sonho da casa própria e vãopoder sair do aluguel ou entãoda casa de parentes. Habitaçãoestá entre as prioridades de nos-sa gestão. Estamos construin-do milhares de apartamentos,casas e sobrados para atendera demanda por moradia", afir-ma o prefeito Luciano Ducci.

As famílias convocadasparticipam de reuniões informa-tivas sobre o empreendimentoe as condições de financiamen-to. A comercialização das uni-dades está sendo feita "na plan-ta", ou seja, antes do início das

Cohab oferece 624 apartamentos a famílias com renda entre R$1,6 mil até R$ 3,1 mil

obras. Após a reunião, os inte-ressados em adquirir um apar-tamento devem encaminhar adocumentação para aprovar ofinanciamento junto à CaixaEconômica Federal.

O empreendimento

O condomínio será dotadode área de estacionamento e derecreação, além de salão defestas com churrasqueira. Osapartamentos, com dois quar-tos, terão área útil de 42 metrosquadrados. "É uma região bematendida por equipamentos pú-blicos como escola, creche eunidade de saúde", ressalta o

secretário municipal de Habita-ção, Osmar Bertoldi.

A construção significaráum investimento de R$ 43,6 mi-lhões. O valor das unidades éde R$ 72 mil para os aparta-mentos térreos e R$ 75 mil osdemais. A aquisição pelas fa-mílias interessadas poderá serfinanciada em até 25 anos e,conforme a faixa de renda fami-liar, poderá incluir subsídio (des-conto de até R$ 17 mil no preçofinal do imóvel). Quanto menora renda maior é o subsídio.

O financiamento terá jurosde 5% a 6 % ao ano, valor abai-

xo das taxas praticadas nomercado. Quem tem FGTS oupoupança poderá utilizar esterecurso para abater no financi-amento e reduzir a prestaçãomensal, que também é variá-vel de acordo com cada orça-mento. Uma família com rendade R$ 1,6 mil vai pagar umaparcela de aproximadamenteR$ 430.

Fim do aluguel

A primeira reunião acon-teceu nesta quarta-feira (26) econtou com 80 participantes,como a agente administrativaSimone Rodrigues Pereira, 38anos. Ela é mãe da pequenaJúlia, de apenas sete meses.

Atualmente ela paga R$900 de aluguel em um aparta-mento no Jardim Botânico. "Es-tou muito feliz com esta oportu-nidade de comprar meu próprioimóvel. A região é ótima, asprestações acessíveis. Com arenda que vai me sobrar voupoder quitar minhas dívidas eainda decorar o novo aparta-mento", destaca.

Reunião de convocação dos futuros moradoresde Curitiba dentro do programa Minha Casa, Minha Vida

De acordo com especialista, apesar de servir auma parte da população, todos os usuários do

sistema de transportes vão pagar mais caro porcausa do Metrô proposto pela Prefeitura

A implantação do Metrôem Curitiba vai ter um impac-to no bolso de todos os pas-sageiros do sistema de trans-portes na cidade, inclusive dequem não vai usar o metrô.

Como os ônibus serãointegrados ao sistema metro-ferroviário, o passageiro doônibus, vai bancar parte dossubsídios necessários para ofuncionamento dos trens, quepossui alto custo de operação.

A tarifa de ônibus pas-saria dos atuais R$ 2,50 paraR$ 3,00 ou um pouco maisde acordo com cálculos daUrbs (Urbanização de Curi-tiba S.A.) e do IPPUC (Insti-tuto de Pesquisa e Planeja-mento Urbano de Curitiba).

Os dados foram revela-dos por Lubomir Ficinski, ex-diretor de Transporte doIPPUC e urbanista especi-alizado na área, em entre-vista à programação local daRádio CBN, de Curitiba.

Ficinski deixa claro quenão é contra o modal mete-roferroviário, mas sim à for-ma como o Metrô de Curitibafoi proposto, em uma áreaonde já há atendimento detransporte por corredores deônibus exclusivos e de gran-de capacidade (BRT - BusRapid Transit), que, se me-lhorados, trariam os mesmosbenefícios do Metrô porémpor custos bem menores.

O projeto da prefeituraprevê que o Metrô sirva exa-tamente onde já há corredo-res de ônibus, do CIC (Cen-tro Industrial de Curitiba), nazona Sul da cidade, até aSanta Cândida, na zona Nor-te, num total de 22 km de ex-tensão, sendo 14,2 km naprimeira fase. No lugar docorredor, que seria desativa-do, a proposta é de colocarcalçadões e áreas de lazer.Lubomir Ficinski disse que ometrô traria um custo injustopara o sistema, da maneiracomo tem sido proposto hoje.

"Como é um sistema in-tegrado, ele vai fazer parte dosistema total. Esse custo deoperação (do metrô) terá queser diluído no sistema total deCuritiba. O cálculo disso hoje- e não é calculo meu, é cál-culo da URBS, do IPPUC - atarifa subiria R$ 0,47. Vocêque toma (ônibus) lá em San-ta Cândida, vai ter que pagarpelo sujeito que toma no Pi-nheirinho", esclareceu em en-trevista à CBN de Curitiba.

Para que a tarifa não ul-trapassasse hoje os R$ 3,00,se o Metrô for feito de acordocom o projeto da Prefeitura,o poder público deveria apli-car no mínimo R$ 12 milhões

de subsídios por impostos, pormês. "Dinheiro que seria sufici-ente para melhor e muito ostransportes atuais e ser aplica-do em outras áreas, como saú-de educação e moradia".

Lubomir Ficinski afirmouque o desalinhamento das esta-ções dos corredores poderiareduzir em até 40 minutos o tem-po de viagem e aumentar a ofer-ta de transportes, gastando me-nos dinheiro da população.

"A prefeitura está substitu-indo um sistema que está tra-balhando e pode ser melhora-do com um custo muito menor.Apenas R$ 50 milhões para fa-zer o desalinhamento. O Pi-nheirinho, justamente, tem 36transposições. Isso tudo podeser ajeitado. Como foi feito noBoqueirão, que se ganhou 20minutos. O meu cálculo (com odesalinhamento das estações)de Santa Cândida ao Pinheiri-nho é 40 minutos (a menos)",contou à CBN Curitiba.

Ele acredita que a propos-ta do Metrô tem um cunho políti-co, com o objetivo de chamar aatenção para a imagem da ad-ministração público, afinal, tudoque é novidade, desperta inte-resse da população. Mas nemsempre a novidade, segundoFicinski é o mais adequado paraa comunidade em geral.

"Muitas vezes, a melhora deum sistema que já funciona, é bemmais indicada e custa muito me-nos. É questão de respeito aodinheiro público", complementou.

O Metrô e algumas pro-postas em relação aos trans-portes teriam sido os motivospara o especialista se desligardo IPPUC. Ele atuou na equi-pe de Jaime Lerner que elabo-rou um conceito de transportee de cidade, trazendo o BRT(Bus Rapid Transit) para omundo e colocando Curitibacomo um dos modelos de sus-tentabilidade, de transportes ede qualidade de vida, reconhe-cida mundialmente.

Com os mais de R$ 1,75bilhão que deve custar o Metrô,o especialista disse que poderi-am ser feitas várias obras emelhorias que Curitiba e regiãonecessitam há muito tempo.

O urbanista seria favorá-vel ao metrô se ele não pesas-se no bolso do contribuinte eservisse onde realmente aindahá necessidade de ampliaçãoda oferta de transportes.

A Prefeitura diz que o Metrôvai aumentar a capacidade deatendimento e a velocidade ope-racional entre Santa Cândida e CICSul. A previsão, de acordo com osite que o poder público criou paraapresentar o metrô, é de transpor-tar 500 mil pessoas por dia.

Adamo Bazani - CBN

Page 6: Edição 206

28 de outubro a 03 de novembro de 2011www.asemananews.com.br6 - / PARANÁ

Governador anunciainvestimentos para moradias

populares na RMC

Beto Richa e Chico Santos firmamconvênio para cosnstrução de moradias

O prefeito Chico Santosrecebeu na tarde desta últimaquarta-feira (26), o governadorBeto Richa. O encontro aconte-ceu no Teatro Municipal, ondeo governador firmou um con-vênio de ordem de serviço paraa construção de 53 novas mo-radias para as famílias fazen-denses.

Além do investimento emhabitação, Beto Richa tambémanunciou a recuperação ambi-ental e a execução dos servi-ços de pavimentação do Jar-dim 1º de Maio, no Bairro Gra-lha Azul, investimento esse quebeneficiará outras 211 famíliasdo município. No total, os in-vestimentos chegam à R$3.541.740,19.

De acordo com o prefeitoChico Santos, dos R$3.541.740,19 a União repassa-rá R$ 2.500.000,00, enquanto oGoverno do Estado dará umacontrapartida de R$ 949.358,40.Já a contrapartida do municípioserá de R$ 92.381,79, investi-mento esse que possibilitaráatender no total 264 famílias. Aobra deverá estar concluída em10 meses.

Durante o encontro, ChicoSantos destacou a importânciadeste investimento em habita-ção. "Nossa administraçãoconstrói neste momento mais

de 500 casas no Jardim Euro-pa e essas 53 novas moradiaschegam para somar e ampliara qualidade de vida dos fazen-denses", frisou o prefeito deFazenda Rio Grande.

Já o governador enalteceua importância deste investimen-to para a população. "Na áreade Ação Social a habitação é aque mais me comove. Ver umafamília recebendo as chaves dacasa própria, sabendo que aliela terá dignidade, é o que nosemociona", disse Beto Richadurante sua primeira visita ofici-al como governador ao municí-pio. E ele voltou a assumir ocompromisso com o prefeito deFazenda Rio Grande. "O Chicoé meu parceiro, meu compa-nheiro e estamos trabalhandojuntos por essa cidade que te-

nho um carinho muito peculiare especial", garantiu ele.

Segundo o prefeito ChicoSantos, as 53 novas moradiasserão destinadas para as famí-lias que serão remanejadas daVila Aquários, também no Bair-ro Gralha Azul. "Estamos tra-balhando com a reorganizaçãoda nossa cidade e retirando dasáreas de riscos as famílias quemais precisam", concluiu o pre-feito que em menos de três anosde administração já regularizoumais de 800 moradias.

Mais empresas

Durante visita à FazendaRio Grande, Beto Richa tam-bém assinou o protocolo de in-tenções para a instalação daPlastilit, quarta maior empresado Brasil no ramo de fabrica-ção de tubos, conexões e

acessórios.Richa falou sobre o esfor-

ço que o Estado está fazendopara atrair novos empreendi-mentos, que abram novos pos-tos de trabalho, produzam ri-queza e gerem impostos noParaná. Como fruto desse es-forço, o governo assinou umprotocolo de intenções com afabricante de pneus japonesaSumitomo, que já está realizan-do obras para instalar uma uni-dade em Fazenda Rio Grande.

"Estamos reorganizando aadministração, recuperando asfinanças e a capacidade de in-vestimento. E principalmente,estamos abertos ao diálogocom toda a sociedade. E esta-mos buscando investidorespara mostrar esse novo mo-mento do Paraná, que logo vol-tará a ser referência no cenárionacional", disse Richa.

A Plastilit já adquiriu as ins-talações da empresa Wood-grain, localizada na marginal daBR-116 para a implantação dafábrica. As obras devem seriniciadas em dezembro e atéabril de 2012 deve ser iniciadaa produção. De acordo com oprefeito Chico Santos, a empre-sa deve investir em FazendaRio Grande aproximadamenteR$ 25 milhões e irá gerar cercade 550 empregos diretos.

O governador Beto Ri-cha assinou nesta quarta-fei-ra (26) ordens de serviçopara a construção de mora-dias populares para famíliasdos municípios de AlmiranteTamandaré e Fazenda RioGrande. O investimento totalé de R$ 6,8 milhões, divididoentre o Estado, o governofederal, por meio do Progra-ma de Aceleração do Cres-cimento, e os municípios.

Em Almirante Taman-daré, 69 moradias vão aten-der 46 famílias que viviamem uma área de preserva-ção ambiental junto ao Par-que Estadual Aníbal Khoury,e outras 23 de uma área derisco na Vila União, que so-friam com alagamentosconstantes. As novas mora-dias serão construídas noJardim Cachoeira.

O investimento é de R$3,3 milhões, sendo R$ 1,9milhão do Governo do Es-tado, por meio da Compa-nhia de Habitação do Para-

ná (Cohapar), e R$ 986 mildo governo federal, por meiodo Programa de Aceleraçãodo Crescimento (PAC)/ Fun-do Nacional de Habitação deInteresse Social, e o restantede responsabilidade do mu-nicípio.

O governador lembrouas parcerias que fez com aCaixa Econômica Federalpara construção de milharesde moradias em Curitiba, du-rante os cinco anos em que foiprefeito da capital. Disse tambémque o governo não irá mediresforços para investir na áreade habitação e que para issoconta com a parceria dos muni-cípios e do governo federal.

"Temos um grande pro-grama habitacional em anda-mento, o Morar Bem Paraná,que estamos desenvolvendoem parceria com centenas demunicípios, e que vai realizaro sonho de muitos paranaen-ses de uma habitação de qua-lidade, para viver com digni-dade", disse Richa.

GovernadorBeto Richaassina ordem deserviço para aconstrução demoradias emAlmiranteTamandaré

Prefeito Chico Santos e o governador Beto Richaassinaram convênio para construção de 53 novas moradias

Page 7: Edição 206

28 de outubro a 03 de novembro de 2011 www.asemananews.com.br QUATRO BARRAS / - 7

Quatro Barras vai completar 50 anos Contribuintes podemcolocar seus débitos em dia

através do RefisFesta histórica vai comemorar o cinquentenário entre os dias 3 e 9.

Serão 7 dias de programação com shows, desfile, apresentações de

dança e teatro, estandes gastronômicos e uma série de atrações para

atender todos os públicos e idades

Prestes a completar seus50 anos de emancipação políti-ca, Quatro Barras configuracomo uma das cidades maisbem estruturadas nos serviçosessenciais, desenvolvida eco-nomicamente e socialmente,receptiva para investir, visitar eprincipalmente viver.

Diante da trajetória que aolongo dos anos marcou uma li-nha de conquistas, a cidadeagora se prepara para come-morar seu cinquentenário juntocom a população, que faz partedesta história. Nos últimos me-ses, a Prefeitura vem progra-mando a maior festa de toda ahistória, para fazer jus ao cin-quentenário e reunir a popula-ção em um grande evento,onde todos estão convidados.

"É uma grande satisfaçãopoder comemorar os 50 anosde Quatro Barras com umagrande festa, que vai marcar afase próspera que o municípiovive e sinalizar, ao mesmo tem-po, a contribuição de todas aspessoas que ajudaram a escre-ver sua história", disse o prefei-to Loreno Tolardo.

Uma grande festa

Serão 7 dias de festa aotodo. A programação começa

na próxima quinta-feira (3), às14h, com o Baile da Melhor Ida-de e show com Tony e Mathi-as, no salão paroquial. Na sex-ta-feira (4), já na parte da ma-nhã, às 8h, haverá a largada daUltramaratona Internacional deQuatro Barras, no Parque daCiência. A abertura oficial doevento está marcada para às17h30 na Câmara Municipal,onde haverá sessão solene elançamento do Livro QuatroBarras - 50 anos.

O Parque de Eventos - umnovo espaço criado pela Pre-feitura para centralizar os showse apresentações artísticas -abre as portas ao público às 20h,com show dos Nativos às 22he Baile do Grupo Legião às23h30. No sábado (5), as ativi-dades começam com o DesfileCívico pela Avenida Dom Pe-

dro II às 9h. No decorrer do diahaverá jogos de futebol, apre-sentações de teatro do ProjetoAtleta do Futuro e da AcademiaQuebra Nozes. Às 22h o Par-que de Eventos recebe a duplaEric e Matheus e às 23h30 obaile do Grupo Festerê.

A Missa Campal abre aprogramação do parque no do-mingo (6), e é seguida pelo al-moço com Frango Caipira Gra-ciosa, no salão paroquial, comapresentação da Orquestra Vi-ola e Cantoria. Às 12h tambémestá marcada a chegada dosatletas que disputam a Ultrama-ratona. Às 15h começa a tardegospel com Mattos Nascimen-to, no Parque de Eventos, e afinal da Copa Cinquentenário noEstádio Osni Antônio da Silva.

Às 20h haverá show coma dupla Willian e Renan, às 21h

a apresentação da Cia de Dan-ça 8 Segundos e às 22h showcom o Grupo Kanoa. Na se-gunda-feira (7), a programaçãoinicia já no fim tarde. Artistas re-gionais se apresentam entre 16he 18h. Às 19h haverá apresen-tação de Dança do Projeto Atle-ta do Futuro, às 20h a BandaBlindagem, e às 22h a dupla La-luna e Vinicius. Na terça-feira (8),artistas regionais e a dupla Oswal-dir e Carlos Magrão estão na pro-gramação à partir das 21h.

No dia 9 de novembro -data de aniversário de QuatroBarras - a cidade comemoracom um evento especial: ainauguração da Estrada daGraciosa. A cerimônia estámarcada para às 11h na Cape-la de São Pedro, no Rio doMeio, com presença confirma-da do governador Beto Richa. Aprogramação segue às 16h coma apresentação de artistas regi-onais, às 17h com apresenta-ção de dança do Projeto Atletado Futuro e às 18h com rodasde capoeira do Grupo Raízes.Às 21h Ali e Rhuan abrem a noi-te e às 22h acontece o grandeshow com Marcos e Belutti. Oevento encerra às 23h30 comum belo show pirotécnico.

Municípiovaicomemorarseucinquentenáriocom umagrandeprogramaçãoque começana próximaquinta-feira

A Prefeitura de QuatroBarras abriu nesta terça-fei-ra (25) o Programa de Re-cuperação Fiscal (Refis)para o parcelamento de dí-vidas. Contribuintes que tive-rem débitos em aberto coma Prefeitura podem procuraro Departamento de Tributa-ção e aderir ao programa. Oobjetivo é regularizar débitosde pessoas físicas e jurídicas,inscritas ou não em dívida ati-va, e débitos deste exercício,exceto o IPTU 2011.

As dívidas podem serparceladas em até 60 me-ses, mas as quitações emmenor prazo apresentammais vantagens. Débitosparcelados em até dez ve-zes ou quitados à vista nãoterão juros, nem multa. Ovalor do desconto varia con-forme o número de parce-las. Para pessoas físicas, ovalor mínimo da parceladeve ser de R$30 e parapessoas jurídicas de R$50.Estão enquadrados no pro-grama débitos como o Im-posto Predial e Territorial Ur-

bano (IPTU), Imposto sobreServiços (ISS), Taxas de Al-vará, entre outros impostos.

"Esta é uma oportunida-de para o contribuinte colocarem dia seus tributos, com op-ções de parcelamento quepodem facilitar a quitação dosimpostos, lembrando que estaarrecadação será revertidaem obras e investimentos paraa cidade", disse o prefeito Lo-reno Tolardo.

Como aderirOs contribuintes devem

procurar o Departamento deTributação, portando cópias doRG e CPF (para pessoas físi-cas) e cópias do Contrato So-cial, e RG e CPF do repre-sentante legal da empresa,para pessoas jurídicas. O pra-zo de inscrição no Refis vaiaté o dia 9 de dezembro. Ocontribuinte que aderir ao pro-grama deve manter o paga-mento em dia. Em caso deatrasos superiores a 60 dias,o parcelamento é cancelado.Mais informações podem serobtidas pelos telefones: (41)3671-8835 ou (41) 3671-8837.

Oportunidade deparcelamento jáestá aberta:adesão vai até odia 9 de dezembro

Page 8: Edição 206

28 de outubro a 03 de novembro de 2011www.asemananews.com.br8 - / SJP

SJP sediará centro dedistribuição de fábrica de cosméticos

Prefeitura incentiva cultivode cogumelos comestíveis

A Prefeitura de SãoJosé dos Pinhais em par-ceria com a Emater ofereceaos agricultores a oportunida-de de aprender sobre o culti-vo de cogumelos comestí-veis. Diversos produtoresrurais do município participa-ram do curso básico de Ca-pacitação para Produção deCogumelos, que teve início naquarta-feira (26).

De acordo com o pa-lestrante Benners Berens,produtor de composto paracultivo de cogumelos, cadasaca de 15 kg de compostopossibilita três ciclos de co-lheita. Ele ressalta que o pe-ríodo desde a incubação atéa última colheita é de novesemanas. “Os segredospara a produção são a cli-matização e o manejo ade-quado”, destaca Berens.

O clima mais favorá-vel à produção varia entre16 e 18 graus. “A nossa re-gião é privilegiada quanto aisso”, destaca o represen-

tante da Emater, Palmiro No-gueira. Cada saca pode pro-duzir cerca de 3 a 4 kg dechampignons.

Marli Negosseki partici-pa do curso ao lado do espo-so e do filho e diz que semprefoi atraída pelo assunto. “Leioreportagens com frequência etenho interesse de produzir”,disse ela, que reside na Cam-pina do Taquaral e mantémvacas leiteiras, enquanto oesposo Atayde produz verdu-ras. Marli destaca que o casalestá com grande expectativade iniciar a produção. “Se dercerto, vamos cultivar o cogu-melo e continuar o que já faze-mos”, destaca.

O secretário de Agricultu-ra, Pedro Persegona, ressaltaque já existem diversos produ-tores de cogumelos no municí-pio, mas que ainda existe umnicho de mercado. “Queremosoferecer aos agricultores a pos-sibilidade de cada vez mais tor-narem suas propriedades eco-nomicamente sustentáveis”.

Curso básicodecapacitaçãoparaprodução decogumelos

São José dos Pinhaiscontinua atraindo novos investi-mentos. Nesta terça-feira (25),o prefeito Ivan Rodrigues acom-panhou a inauguração do pri-meiro Centro de Distribuição daNatura no Paraná, localizado noContorno Leste - BR-116. SãoJosé dos Pinhais foi a cidadeescolhida pela fábrica de cos-méticos para abrigar a novaunidade que fornecerá suporteao crescimento das vendas naRegião Sul, porque possui lo-calização estratégica e vemcrescendo cada vez mais noâmbito econômico.

“Quero destacar o orgulhoque sentimos em constatar quea cada ano que passa maisempresas e investimentos sãoatraídos para São José dos Pi-nhais. Isso enaltece o trabalhodos cidadãos e o próprio muni-cípio. A atração de empresaspara a geração de empregos emelhorias para a população, éum dever do poder público”, afir-ma o prefeito Ivan Rodrigues.

O novo Centro de Distribui-ção, operacionalizado e desen-volvido em parceria com aPenske Logistics, atenderá osmercados do Paraná e SantaCatarina. “Esse processo é umdesafio porque queremos cres-cer e ao mesmo tempo reduzirnosso impacto ambiental, fazen-do isso em conjunto com os for-

necedores”, destaca o vice-presidente de operações e lo-gística da Natura, João PauloFerreira.

O evento contou com apresença do governador doEstado, Beto Richa, da secre-tária estadual da Família e De-senvolvimento Social Fernan-da Richa, do secretário estadu-al da Fazenda, Luiz Carlos Hau-ly e dos secretários municipaisde Indústria, Comércio e Turis-mo, Christian Bundt e de MeioAmbiente, Edilaine Vieira.

“O nosso Estado é atra-ente à instalação de empre-sas, pois ocupa o quinto lugarna composição do PIB nacio-nal, passando assim, segu-rança e garantia de sucessoa quem tiver interesse de in-vestir dentro do Paraná”, en-

fatiza o governador do esta-do, Beto Richa.

O Centro de Distribuiçãotem 10.700 metros quadradose vai permitir a entrega dos pro-dutos com mais rapidez. Comuma capacidade de processa-mento de pedidos de 9,5 milvolume/dia e a de armazena-mento de 3,7 mil pallets, o tem-po estimado de entrega dosprodutos para o canal de ven-das – após o processamentodo pedido – é de até um dia útilpara Curitiba e Região Metro-politana e de dois a três diasúteis para o interior do Estadoe Santa Catarina.

“São José dos Pinhais sótem a ganhar com a instalaçãodo Centro de Distribuição deuma empresa como a Natura.Isso comprova que a cidade

está pronta para receber váriossegmentos do mercado”, diz osecretário municipal de Indús-tria, Comércio e Turismo Chris-tian Bundt.

Mais investimentos

No início do mês de outu-bro, foi anunciada em Brasília aampliação da Renault pelo pre-sidente mundial da montadorafrancesa, Carlos Ghosn, à pre-sidente Dilma Roussef, em reu-nião da qual participaram o go-vernador Beto Richa e o prefei-to Ivan Rodrigues. Com isso, aRenault tem o objetivo de do-brar sua produção de automó-veis. O município será benefici-ado pelo aumento na tributaçãoe, principalmente, pela geraçãode um grande volume de em-pregos diretos e indiretos.

O prefeitoIvanRodrigueze ogovernadorBeto Richavisitaram ocentro dedistribuição

Page 9: Edição 206

Nesta quarta-feira (26)a nova unidade do Armazémda Família em Areia Brancados Assis, que foi inaugura-da na semana passada, ini-ciou o atendimento ao públi-co. O prefeito Machadinhoesteve visitando o estabele-cimento acompanhado doPadre João Maria Stech queabençoou o local.

O primeiro dia de aten-dimento já contou com umgrande número de famílias

Prefeitura de Mandirituba realizaobra para construção de marginal

28 de outubro a 03 de novembro de 2011 www.asemananews.com.br MANDIRITUBA / - 9

A prefeitura de Mandiritu-ba iniciou na semana passadaa obra que irá garantir melhoracesso aos moradores da re-gião de Colônia Matos, VilaMandirituba e Campestrinho.Trata-se da marginal da BR 116que será construída com apro-ximadamente 500 metros devia, com camada de rachão ematerial fresado de asfalto, dre-nagem, guias e sarjetas.

A iniciativa tem o objetivode implantar pavimentação as-

fáltica e oferecer acessibilidadepara as pessoas em seus bair-ros. A obra executada pela pre-feitura de Mandirituba teve aautorização da Autopista Planal-to Sul e agora aguarda uma li-beração da Agencia Nacional deTransportes Terrestre - ANTTpara concluir o serviço.

Para o prefeito Machadinho,o principal ganho com a constru-ção da marginal é relativo à mo-bilidade urbana, facilitando o aces-so dos moradores aos bairros.

A obra irá garantir melhor acesso aos moradoresda região de Colônia Matos, Vila Mandirituba e Campestrinho

Prefeitura oferecetreinamento aos servidores

Essa semana a prefei-tura de Mandirituba realizouum treinamento para todosos servidores sobre atendi-mento cidadão, eficiência ebom humor. Mais de 400funcionários participaram docurso ministrado pelo pro-fessor Maurício Souza, que

parabenizou o prefeito Macha-dinho pela iniciativa em inves-tir no capital humano e enfati-zou que para uma instituiçãoser reconhecida como pres-tadora de bom atendimento,todos têm que estar prepara-dos, envolvidos e comprome-tidos com o trabalho.

Nova unidade do Armazém daFamília inicia atendimento

fazendo as compras, sendoque o cadastro do programaé único, o cartão do usuáriopode ser utilizado em ambasas unidades, em Mandirituba(Unidade Central) e Areia Bran-ca dos Assis, ficando a dispo-sição do usuário a sua melhoropção para as compras.

Com a abertura da novaunidade mais de 2.500 famíliasserão beneficiadas, a somar comos 4.000 cadastros já efetivadosna unidade central da cidade.

ProfessorMaurícioSouzaparabenizou oprefeito pelainiciativa eminvestir nocapital humano

PrefeitoMachadinhovisitou o novoArmazém

Page 10: Edição 206

PINHAIS

Loteamento Dewille terá água encanada

TIJUCAS DO SUL

28 de outubro a 03 de novembro de 2011www.asemananews.com.br10 - / RMC

O loteamento Dewille estárecebendo manilhas em todaárea para implantação de águaencanada da Sanepar. As má-quinas da Prefeitura de Tijucasdo Sul estão abrindo valetas e

O vice-prefeito de Tijucasdo Sul, Hélio Marcos Oliveira eo presidente da Câmara Muni-cipal, Claudemir Rocha estive-ram presentes na reunião doPartido dos Trabalhadores emCuritiba, no último sábado. Areunião realizada no salão do

Lideranças de Tijucas do Sul participamde encontro do partidário em Curitiba

Partido dos Trabalhadores fez reunião para

pré-candidaturas na região

Hotel Petras contou com a ilus-tre presença da senadora eministra-chefe da Casa Civil,Gleisi Hoffmann e do coorde-nador dos pré-candidatos dopartido na Região Metropolita-na de Curitiba, Roberto Androu-kovitch.

Vice-prefeito,Helio Marcos,coordenadordo PT na RMC,Roberto do PT,ministra-chefeGleisiHoffmann,deputadoToninhoWandscheerentre outrasautoridades

colocando as tubulações. Se-gundo os moradores do local,o serviço irá melhorar as con-dições do local e a saúde detodos. "Meus filhos já tiveramdoenças da água do poço, pois

não era tratada e graças a ad-ministração atual vamos beberágua pura e de boa qualidade",disse Maria Emidia de Jesus,moradora do local há três anos.

O prefeito Gringo afirma

que a obra era uma reivindi-cação dos moradores e coma parceria da Prefeitura coma Sanepar, está sendo cum-prido mais um compromissocom a comunidade.

A Praça Central está re-cebendo novas flores e umnovo gramado. Tudo em har-monia e cheio de cores paraque a cidade fique capricho-samente preparada para agrande festa de aniversárioque acontece no próximo dia13 de novembro. Será o 60ºaniversário de Tijucas do Sulque terá diversas atrações. Aprogramação será divulgadaa partir da próxima semana.

Praça Central está colorida

Avenida Ayrton Sennarecebe novo calçamento

A Prefeitura de Pinhais,por meio da Secretária deObras, deu início à revitali-zação do calçamento daAvenida Ayrton Senna daSilva, na região central domunicípio. As obras custa-rão ao todo 547.811 mil re-ais, sendo que 394.200 milreais são oriundos de umaemenda parlamentar e orestante, mais de 153 milreais, será financiado pelogoverno municipal.

A revitalização englobaos dois lados da via de cal-çadas que percorrem a ca-

naleta do transporte coletivo, oque totaliza 2 quilômetros e 225metros. Na primeira etapa doprojeto, será construído o cal-çamento do trecho entre a pon-te do Rio Atuba e a Rua Argé-lia, no bairro Pineville.

Além da preocupaçãocom a segurança dos pedes-tres, o calçamento será feitopensando também na acessi-bilidade dos cidadãos. Paraisso, a construção utilizará lajo-tas especiais que facilitam otrânsito de portadores de defici-ência visual, além de rampasdestinadas aos cadeirantes.

Arevitalizaçãoengloba osdois lados daavenida, quepossui umgrandetrafego depedestres

Com a proximidade doverão, as altas temperatu-ras e chuvas constantestornam o ambiente perfeitopara o aumento na prolife-ração do mosquito trans-missor da dengue, o AedesAegypti. Para evitar possí-

Cidade reforça prevenção contra dengueveis surtos da doença emPinhais, a Secretaria Munici-pal de Saúde, por meio doDepartamento de Vigilânciaem Saúde, desenvolve du-rante todo o ano ações pre-ventivas junto à população eo comércio.

Page 11: Edição 206

28 de outubro a 03 de novembro de 2011 www.asemananews.com.br CLASSI / - 11

PALIO 2008 1.4, Attractive, 4ptmodelo novo, completo, ar/dh, vidro/trava rodas, placa A, branco, exce-lente. R$ 26.200,00 ou FINANCIO100%. Fone: 3329-6601 - Automó-veis Curitiba.

PALIO ED, 1997, azul. R$9.500,00. Fone: 3604-6258 - Fazen-da Automóveis.

PALIO ED, 1997, verde, gas.R$ 9.500,00. Fone: 3604-6258 - Fa-zenda Automóveis.

AUTOMÓVEIS PIONEIROSAGORA TAMBÉM TODA LINHAFIAT ZERO KM FONE 3627-2627.

PALIO EDX, 1997, gas. Ver-melho. R$ 10.000,00. Fone: 3604-6258- Fazenda Automóveis.

PALIO ELX 1.4, flex, preto,2007, completo - ar condicionado,estado de zero, excelente estado.Financia até 60x sem entrada. Fone:3608- 1000 Rotta 8 Veículos.

PALIO ELX, 2000, gas. Com-pleto. R$ 13.500,00. Fone: 3604-6258- Fazenda Automóveis.

PALIO EX fire 4 portas 2002,Placa A, pint. Met., dir. hid. 60 X s/ent.Em exc. estado de conservação. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

PALIO EX fire, 2002, 4 portas,gas, vidro, trava, ar quente, desem-baçador traseiro. R$ 14.800,00. Fone:3604-6258 - Fazenda Automóveis.

PALIO fire 2003 4 portas, Dir.hid., vd. El., limp., des., rodas.Em exc. estado de conservação.41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

PALIO Fire 2003, azul, 2 por-

tas, rodas de liga, vidro e trava elétri-ca. R$ 14.900,00. Fone 3627-2627Automóveis Pioneiros.

PALIO fire 2004, branco, esta-do de zero. Financia até 60x sementrada. Fone: 3608- 1000 Rotta 8Veículos.

PALIO fire 2006, Placa A, preto.60 X s/ent. Em exc. estado de conser-vação. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

PALIO FIRE 2009 prata, arcondicionado, direção hidráulica, vi-dro e trava elétrica. R$ 22.900,00.Fone 3627-2627 Automóveis Pionei-ros.

PALIO fire, 2004, 4 portas, mo-delo novo. R$ 19.700,00. Fone: 3604-6258 - Fazenda Automóveis.

PALIO weekend 2000, PlacaA, pint. Met., dir. Hid., vd. El., tr. El.Em exc. estado de conservação. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

PALIO weekend, 99, 1.6,Sport, completo com teto e rodas deliga leve. Sem entrada + 60X. Fone:3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

SIENA 2003, prata, gasolina,vidros elétricos, carro em excelenteestado. Financia ate 60x, sem entra-da. Confira! Fone: 3608- 1000 Rotta8 Veículos.

SIENA ELX 1.3 fire 2000, Pla-ca A, pint. Met., dir. hid., vd. El. Emexc. estado de conservação. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

SIENA EX 2002, vidro, trava,desembaçador traseiro e ar quente.

Entrada + 60X. Fone: 3604-2428 Ri-ale. www.rialeveiculos.com.br

UNO 2008 Flex, prata, KITGNV. R$ 15.900,00 ou 60 X R$499,00 sem entrada. Fone 3627-2627Automóveis Pioneiros.

UNO Economy Way 4 portas2009, Doc. 2011 pago. R$19.900,00.60Xs/ent. Em exc. estado de con-servação. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

UNO fire 2006 verde flex, pla-ca A, ar quente, limpador e desem-baçador, alarme, excelente estado.Financiamos até 60x sem entrada.Confira! Fone: 3608- 1000 Rotta 8Veículos.

UNO fire 2008, vermelho, pla-ca A, baixo km em estado de zero.Financia até 60x sem entrada. Fone:3608- 1000 Rotta 8 Veículos.

UNO fire, 2003, branco. Sementrada + 60X. Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

UNO fire, 2003, prata. Entrada+ R$ 392,00 mensais. Fone: 3604-2428 Riale. www.rialeveiculos.com.br

UNO Mille, 2003, álcool. R$11.800,00. Fone: 3604-6258 - Fazen-da Automóveis.

UNO sx 1998 4p azul, carro emexcelente estado, e super promoção,financiamos até 48x. Fone: 3608- 1000Rotta 8 Veículos.

UNO way 4 portas 2006 flex,Limp., des. 60X s/ent. Em exc. estadode conservação. 41-3079-8866 /3014-8867 www.vancarmultimarcas.com.br

ESCORT Ghia 1993, Direção hi-dráulica. R$ 4.900,00. 41-3079-8866 /3014-8867 www.vancarmultimarcas.com.br

ESCORT GL 1.8, 93, 1.8, ál-cool, cinza, motor AP. R$ 6.600,00.Fone 3627-2627 Automóveis Pionei-ros.

ESCORT GL 1997 4 portas,Placa A, pint. Met., dir. hid. R$9.900,00. Em exc. estado de con-servação. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

ESCORT GLX 1996, Pint.Met. Em exc. estado de conserva-ção. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

ESCORT SW Gl 1998, Dir.hid., MP3. R$7.990,00. Em exce-lente estado de conservação. 41-3 0 7 9 - 8 8 6 6 / 3 0 1 4 - 8 8 6 7 ,www.vancarmultimarcas.com.br

FIESTA 2002, preto, 4 portas, tra-va, alarme, ar quente, limpador desem-baçador traseiro. Sem entrada + 60X.Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

FIESTA 2009 prata, único dono,4 portas, vidro e trava elétrica, lim-pador e desembaçador. R$24.900,00. Fone 3627-2627 Automó-

CLASSIFICADOS DE LINHA NO BALCÃO DO JORNAL. Avenida Brasil, 1890 - Sobrado 01 - Eucaliptos - FRG - Próx. ao Caic.veis Pioneiros.

FIESTA 4 portas 2002, PlacaA, prata, ar cond. 60 X s/ent. Emexc. estado de conservação. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

FIESTA 4 portas 2003, PlacaA, pint. Met., 60 X s/ent. Em exc.estado de conservação. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

KA 2009, branco, placa A, vi-dros elétricos, ar quente, limpador edesembaçador. Financia até 60x sementrada. Fone: 3608- 1000 Rotta 8Veículos.

KA GL 2000, Pint. Met., ro-das. Em exc. estado de conserva-ção. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

KA Gl 2005, prata, ar quente,desembaçador e limpador, placa A,excelente estado. Confira financia-mento até 60 x sem entrada. Fone:3608- 1000 Rotta 8 Veículos.

KA Image 2001, Placa A, pint.Met., dir. hid., vd. El., limp., des. 60X s/ent. Em excelente estado de con-servação. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

ASTRA hatch, GL, 1.8, 1999,gas. completo. R$ 17.500,00. Fone:3604-6258 - Fazenda Automóveis.

ASTRA sedan advantage2009, Prata, ar cond., dir. hid., vd.El., TR. El., AL., CD. R$32.900,00.60Xs/ent.Em exc. estado de conser-vação. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

ASTRA sedan confort 2005flex, Pint. Met., rodas, ar cond.,dir. hid., vd. El., pára-choque pers.R$27.900,00. 60Xs/ent. Em exce-lente estado de conservação. 41-3 0 7 9 - 8 8 6 6 / 3 0 1 4 - 8 8 6 7 ,www.vancarmultimarcas.com.br

ASTRA sedan GL 2000,Placa A, dir. hid., vd. El., rodas.Em exc. estado de conservação.41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

AUTOMÓVEIS PIONEIROSAGORA TAMBÉM TODA LINHACHEVROLET ZERO KM FONE3627-2627.

CELTA 2001, gas, prata. R$14.500,00. Fone: 3604-6258 - Fazen-da Automóveis.

CELTA 2008, Placa A. 60 X s/ent. Em exc. estado de conserva-ção. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

CELTA 2009 GNV, Ar cond.60 X s/ent. Em exc. estado de con-servação. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

CELTA 4 p 2003, Prata, vd.El., para choque pers. 60X s/ent.

Em exc. estado de conservação.41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

CELTA 4 p 2009, Prata,pára-choque pers. 60X s/ent.Em exc. estado de conserva-ção. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

CELTA prata 2004, Prata,ar q., l imp. des. 60 X s/ent.Em exc. estado de conserva-ção. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

CELTA spirit 2007 prata 2p, arquente, desembaçador e limpador,veículo de procedência. Financia até60x sem entrada. Fone: 3608- 1000Rotta 8 Veículos.

CELTA VHC 2005, prata, arquente, desembaçador e limpador,baixo km. Financia até 60 x sementrada. Fone: 3608- 1000 Rotta 8Veículos.

CELTA VHCE 2009, Placa A,ar cond. 60 X s/ent. Em exc. estado deconservação. 41-3079-8866 /3014-8867 www.vancarmultimarcas.com.br

CELTA, 2003, 4 portas, gas.R$ 16.500,00. Fone: 3604-6258 - Fa-zenda Automóveis.

CORSA 1.8. joy, 04/05, 4 por-tas, azul, FLEX, aq, ldt, alarme e te.Entrada + 60X. Fone: 3604-2428 Ri-ale. www.rialeveiculos.com.br

CORSA 2001, 1.0, prata, ldt,aq, trava, dh. Sem entrada + 60X.Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

CORSA Classic 2004, Placa A,pára-choque pers. Em exc. estado deconservação. 41-3079-8866 /3014-8867 www.vancarmultimarcas.com.br

CORSA hatch, 1998, GL, 1.6,4 portas, prata, alarme, ar quente eldt, trava, rll co 4 pneus novos. En-trada + 48X. Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

CORSA sedan 2002, Pint. Met.,ar cond., dir. hid., vd. El., para choquepers. 60 X s/ent. Em exc. estado deconservação. 41-3079-8866 /3014-8867 www.vancarmultimarcas.com.br

CORSA sedan 2003, branco,placa A, excelente estado. Financiaaté 60x sem entrada. Confira! Fone:3608- 1000 Rotta 8 Veículos.

CORSA sedan classic 1.6 su-per 2005, Ar cond., dir. hid., vd. El.60X s/ent., Em exc. estado de conser-vação. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

CORSA Sedan Classic, 1.0,2004/2004, prata, revisado, rodas deliga leve, dt, aq. Sem entrada + 60X.Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

CORSA sedan super 1998, PlacaA, para choque pers. Em exc. estado deconservação. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

CORSA sedan, flex, 2010, 4portas, preto. R$ 24.000,00. Fone:3604-6258 - Fazenda Automóveis.

CORSA wagon, 1999, GL,1.6, azul, completo. Entrada + 48X.Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

CORSA Wind, hatch, 2001, 4portas, gas. R$ 14.800,00. Fone:3604-6258 - Fazenda Automóveis.

MERIVA 2003, Placa A, prata,ar cond., dir. hid., vd. El., TR. El.,pára-choque pers., CD, 60Xs/ent.Em excelente estado de conserva-ção. 41-3079-8866/3014-8867,www.vancarmultimarcas.com.br

MONZA GLS, 1994, comple-to, vermelho. R$ 9.500,00. Fone:3604-6258 - Fazenda Automóveis.

OMEGA CD 4.1, 1995, azul,completo. R$ 15.800,00. Fone 3627-2627 Automóveis Pioneiros.

PRISMA joy 1.4 econoflex,vermelho, placa A, trio elétrico, arquente e desembaçador, estado dezero. Super oferta R$ 25.800,00. Fi-nancia até 60 x sem entrada. Fone:3608- 1000 Rotta 8 Veículos.

PRISMA MAXX, 2010, 4 por-tas, completo, único dono. R$27.500,00. Fone: 3604-6258 - Fazen-da Automóveis.

ZAFIRA elegance 2008, com-pleta, airbag, automática, excelenteestado, top de linha. Financia até 60x.Fone: 3608- 1000 Rotta 8 Veículos.

FOX 1.6, Plus, 08, prata, 4pt,placa A, completo, ar/dh, trio elétri-co, air bag duplo, alarme, excelente.R$ 27.900,00 ou FINANCIO 100%.Fone: 3329-6601 - Automóveis Curi-tiba.

AUTOMÓVEIS PIONEIROSAGORA TAMBÉM TODA LINHAVOLKSWAGEM ZERO KM FONE3627-2627.

GOL 1.0 2002, Placa A, prata,60 X s/ent. Em exc. estado de con-servação. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

GOL 1.6 4p confor t l ine2001, Placa A, dir. hid., limp.,des., pára-choque pers. 60X s/ent. Em exc. estado de conser-vação. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

GOL 1.6 power 2003, cinza, 4portas, direção hidráulica, ar condici-onado. R$ 19.900,00. Fone 3627-2627 Automóveis Pioneiros.

GOL 1.6 power 2008, branco,4 portas, direção hidráulica, ar condi-cionado. R$ 22.900,00. Fone 3627-2627 Automóveis Pioneiros.

GOL 2001 2p, ar quente limpa-dor e desembaçador, placa A. Finan-cia sem entrada. Confira! Fone:3608- 1000 Rotta 8 Veículos.

ANUNCIE 3627-1997

Page 12: Edição 206

Motor paraautomóvel váriasmarcas, a partir deR$ 1.000,00, com

garantia de 3 mesese km livre. AutoPeças Nações.

Fone: 3627-5218

28 de outubro a 03 de novembro de 2011www.asemananews.com.br12 - /CLASSI

ATENÇÃOQuem recebe ou recebeu Auxílio Doença do

INSS pode ter dinheiro a receber.Nos procure: (41) 3022-4503

AÇOUGUEIRO MASAJUDANTE DE CARGA E DESCARGA MASAUXILIAR DE ESTOQUE MASAUXILIAR DE PRODUÇÃO MASAUXILIAR DE PRODUÇÃO MASAUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS MASCARPINTEIRO MASCARPINTEIRO DE FORMA MASCOBRADOR DE ÔNIBUS MASCOPEIRO MASENCARREGADO DE MONTAGEM MASESTOQUISTA MASFISCAL DE LOJA MASFUNILEIRO DE AUTOMÓVEIS MASJATEADOR MASMECANICO DE ISTALAÇÃO DE FREIOSMASMOTORISTA DE CAMINHÃO – HAB (D)MASMOTORISTA HABILITAÇÃO C MASOFICIAL DE SERVIÇOS GERAIS MASOPERADOR DE ESCAVADEIRA MASOPERADOR DE MÁQUINA TEXTIL MASOPERADOR DE MAQUINAS MASOPERADOR DE MOTO NIVELADORA MASOPERADOR DE RETRO ESCAVADEIRAMASOPERADOR DE ROLO COMPACTADORMASOPERADOR DE TRATOR ESTEIRA MASPADEIRO MASPEDREIRO MASPINTOR DE VEÍCULOS MASPORTEIRO MASPORTEIRO FOLGUISTA MASPREPARADOR DE TINTAS MASPROGRAMADOR DE MAQUINA CNC MASSERRALHEIRO MASSERVIÇOS GERAIS MASSERVIÇOS GERAIS MASSOLDADOR MIG/MAG E ELÉTRICA MASTORNEIRO MECÂNICO MASVENDEDOR INTERNO MASVIGIA MASVIGIA MASZELADOR MASAJUDANTE DE COZINHA FEMAUXILIAR DE COZINHA FEMAUXILIAR DE COZINHA FEMBALCONISTA FEMCABELEIREIRO UNISEX FEMCAIXA FEMCAIXA FEMCAIXA FEMCAIXA FEMCAMAREIRA FEMMANICURE FEMOFICIAL DE SERVIÇOS GERAIS FEMRECEPCIONISTA ATENDENTE FEMRECEPCIONISTA ATENDENTE FEMRECEPCIONISTA ATENDENTE FEMREPOSITOR DE MERCADORIAS FEMSALGADEIRA FEMSERVIÇOS GERAIS FEMVENDEDOR INTERNO FEMATENDENTE DE BALCÃO INDFATENDENTE DE FARMÁCIA INDFAUXILIAR DE PADEIRO INDFAUXILIAR DE PRODUÇÃO INDFAVALIADOR FÍSICO INDFCABELEIREIRO UNISEX INDFCONSULTOR DE SERVIÇOS INDFCOZINHEIRA INDFCOZINHEIRO GERAL INDFFARMACÊUTICO INDFOPERADOR DE CNC INDFOPERADOR DE TELEMARKETING INDFSECRETÁRIO INDFVIDRACEIRO INDF

Interessados comparecer naAgência do Trabalhador de FRG -Rua Cedro, 343 das 8h as 12h - 13has 17h munidos de documentos

GOL 2010 flex, branco, pla-ca A. Único dono. Super oferta.Confira! Fone: 3608- 1000 Rotta 8Veículos.

G O L C L I 1 . 6 1 9 9 6 ,P in t . Met . , d i r. H id . Em exc .es tado de conservação. 41-3 0 7 9 - 8 8 6 6 / 3 0 1 4 - 8 8 6 7www.vancarmultimarcas.com.br

GOL G3 4 portas 2001,Pint. Met., limp., des. 60X s/ent.Em exc. estado de conserva-ção. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

GOL G3 4 portas 2002,Placa A, prata, pára-choquepers. 60 X s/ent. Em exc. es-t a d o d e c o n s e r v a ç ã o . 4 1 -3 0 7 9 - 8 8 6 6 / 3 0 1 4 - 8 8 6 7www.vancarmultimarcas.com.br

GOL G3, 2002, gas. R$14.500,00. Fone: 3604-6258 - Fazen-da Automóveis.

GOL G4 2006, Placa A,60 X s/ent. Em exc. estado de conservação.41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

GOL G4 2007, Placa A. 60Xs/ent.Em excelente estado de conservação.4 1 - 3 0 7 9 - 8 8 6 6 / 3 0 1 4 - 8 8 6 7 ,www.vancarmultimarcas.com.br

GOL G4 4p 2006, branco, car-ro em excelente estado. Financia até60x sem entrada. Confira! Fone:3608- 1000 Rotta 8 Veículos.

GOL GIV 09, 4pt, prata, arcondicionado, vidro/trava limp/des,placa A. R$ 21.600,00 ou Financio100%. Fone: 3329-6601 - Automó-veis Curitiba.

GOL GIV 1.0 Flex 2008, bran-co, 4 portas, vidro e trava elétrica.R$ 19.500,00. Fone 3627-2627 Au-tomóveis Pioneiros.

GOL GIV 1.0 Flex 2009 bran-co, 4 portas. R$ 21.500,00. Fone3627-2627 Automóveis Pioneiros.

GOL MI 1998, Placa A, ro-das. Em exc. estado de conser-vação. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

GOL trend 2008, Prata, pára-choque pers. TR. El. 60 X s/ent.Em exc. estado de conservação.41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

PARATI G3 2000, Placa A,branco perola, pára-choque persona-lizado. Em excelente estado de con-servação. 41-3079-8866/3014-8867,www.vancarmultimarcas.com.br

PARATI G3, 1.0, 2001,preta, completa + rodas de ligal e ve . Sem en t rada + 60X .F o n e : 3 6 0 4 - 2 4 2 8 R i a l e .www.r ialeveiculos.com.br

POINTER GTI 1994, Direção hi-dráulica. R$ 4.900,00. 41-3079-8866 /3014-8867 www.vancarmultimarcas.com.br

QUANTUM CLI 1.8, gasolina,1996/1996, prata, aq, dlt, dh, tve, Trioelétrico, 4P, Farol de neblina, Manual,Parachoque personalizado, Retrovi-sor elétrico. Entrada 48X. Fone: 3604-2428 Riale. www.rialeveiculos.com.br

SANTANA GL, 2.0, 1991,gas., cinza. R$ 8.000,00. Fone: 3604-6258 - Fazenda Automóveis.

BMW 540 V8 Touring 1995, Pint.Met., dir. Hid., vd. El., V8, rodas, ma-nual, chave copia. Em exc. estado deconservação. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

CLIO 2007, bege, hiflex, placaA, conjunto elétrico, ar quente, de-sembaçador e limpador, estado dezero km, super oferta. Confira! Fi-

nanciamos até 60x sem entrada.Fone: 3608- 1000 Rotta 8 Veículos.

CLIO 4 portas 2001, Placa A,vermelho, ar cond., pára-choque pers.60 X s/ent. Em exc. estado de con-servação. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

CLIO 4 portas 2004, Placa A,pint. Met., ar cond., des., pára-choquepers. 60 X s/ent. Em exc. estado deconservação. 41-3079-8866 /3014-8867 www.vancarmultimarcas.com.br

CLIO EXP. 1.6, 16v, 2005,Hatch, 4 portas, preto, ar cond. Dir.hidráulica, vidro e trava R$19.900,00. Fone 3627-2627 Automó-veis Pioneiros.

CLIO RL 1.6 1998 4 por-tas, Placa A, dir. hid., manual.Em exc. estado de conserva-ção. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

HONDA CIVIC EX, 97/98, pre-to, completo, dh, vidro, trava, alar-me, rodas de liga leve. Entrada +48X. Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

IBIZA 2001, Pint. Met., dir.hid., vd. El. 60 X s/ent. Emexcelente estado de conserva-ção. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

MERCEDES C230K 1997blindado, Pint. Met., ar cond., vd.El., tr. El., rodas, manual, chavecopia. Em exc. estado de conser-vação. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

PEUGEOT 206 1.6 4 portaspresence, Pint. Met., ar cond., dir.hid., vd. El., tr. El. R$ 14.900,00.41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

PEUGEOT 206 2001, Pla-ca A, pint. Met., 60 x s/ent.,Em exc. estado de conserva-ção, 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

P E U G E O T 2 0 6 2 0 0 3 ,P l a c a A , l i m p . , d e s . , v d .E l . 60 X s /en t . Em excelenteestado de conservação. 41-3 0 7 9 - 8 8 6 6 / 3 0 1 4 - 8 8 6 7www.vancarmultimarcas.com.br

PEUGEOT 206 4por tas2004, Preto, ar q., l imp., des.60Xs/ent. Em excelente esta-do de conservação. 41-3079-8 8 6 6 / 3 0 1 4 - 8 8 6 7 ,www.vancarmultimarcas.com.br

PEUGEOT 206 sensation 1.42008 flex, placa A, excelente esta-do, financia até 60x sem estrada. Até60x. Fone: 3608- 1000 Rotta 8 Veí-culos.

PEUGEOT 306 soleil, 2000/2001, verde, dh, ve, te, rodas 17,bancos em couro, farol de milha, ldt,Entrada + 60X. Fone: 3604-2428 Ri-ale. www.rialeveiculos.com.br

TWINGO 1999, Placa A,limp. des., p. ch. Pers. 60X s/ent.Em exc. estado de conservação.41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

BLAZER, vermelha, 4.3, DLX,97/97, completa + GNV. Entrada +48X. Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

CORSA Pick-up 1.6 97, cin-za, capota marítima. Ótima. R$10.400,00. Fone 3627-2627 Automó-veis Pioneiros.

DOBLO HLX 09, 7 lugares,branca, ar/dh vidro/trava, placa A,excelente. R$ 38.900,00 ou Finan-cio 100%. Fone: 3329-6601 - Auto-móveis Curitiba.

ECOSPORT, 2004/2004, 1.6,vermelha, completa, com rodas 17 e4 pneus novos. Entrada + 60X. Fone:3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

F1000 1988, dupla, vermelha.MWM turbo. R$ 23.900,00. Fone3627-2627 Automóveis Pioneiros.

FIORINO 2002, Placa A.R$15.900,00. 60X s/ent. Em exc. estadode conservação. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

FIORINO 2007 furgão, bran-ca, Fire flex. R$ 21.500,00. Fone3627-2627 Automóveis Pioneiros.

FIORINO 2009, Fire flex,furgão, amarela. R$ 23.900,00.Fone 3627-2627 AutomóveisPioneiros.

FIORINO Furgão, 06, branca,placa A, ótima IPVA/11 pago. R$19.500,00 a vista ou FINANCIO100%. Fone: 3329-6601 - Automó-veis Curitiba.

KOMBI 09, envidraçada, combancos, placa A, excelente estado.R$ 27.500,00 ou FINANCIO 100%.Fone: 3329-6601 - Automóveis Curi-tiba.

KOMBI 09, Furgão, branca,placa A, excelente. R$ 23.500,00 ouFINANCIO 100%. Fone: 3329-6601- Automóveis Curitiba.

KOMBI 2008, 1.4, flex, furgão,amarela. R$23.500,00. Fone 3627-2627 Automóveis Pioneiros.

PICK-UP CORSA 2002, PlacaA, rodas. 60X s/ent. Em exc. estadode conservação. 41-3079-8866 /3014-8867 www.vancarmultimarcas.com.br

RANGER, 1999, cabine dupla,gas., completa. R$ 26.500,00. Fone:3604-6258 - Fazenda Automóveis.

S-10 01, prata, dupla, gasoli-na, ar cond/dh vidro/trava, rodas, stoAntonio, capota, protetor, estribo late-ral, excelente. R$ 29.900,00 ou FI-NANCIO. Fone: 3329-6601 - Auto-móveis Curitiba.

S10 1998 GNV, Ar cond., dir. hid.,vd. El. R$17.900,00. 41-3079-8866/3014-8867, www.vancarmultimarcas.com.br

SAVEIRO 09, 1.6, branca, pla-ca A, IPVA/Lic. 2011 pagos, prote-tor. R$ 21.900,00 ou FINANCIO100%. Fone: 3329-6601 - Automó-veis Curitiba.

SAVEIRO 1.6 FLEX 2008 bran-ca, protetor de caçamba. R$20.900,00. Fone 3627-2627 Automó-veis Pioneiros.

SAVEIRO MI, 1.6, 2002, ver-melha, gas. R$ 17.500,00. Fone:3604-6258 - Fazenda Automóveis.

STRADA 08, branca, fire, flex,placa A, IPVA/11 pago. R$ 19.900,00a vista ou 60x565,00 S/ ENTRA-DA. Fone: 3329-6601 - AutomóveisCuritiba.

STRADA ADV Locker 2010,Vermelha, ar cond., vd. El., dir. hid.,rodas. 60 X s/ent. Em exc. estado deconservação. 41-3079-8866 /3014-8867 www.vancarmultimarcas.com.br

STRADA CE trecking 2009,Pint. Met., dir. Hid. 60X s/ent.Em exc. estado de conservação.41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

STRADA working 1999,Placa A. Em excelente estadode conservação. Confira! 41-3 0 7 9 - 8 8 6 6 / 3 0 1 4 - 8 8 6 7www.vancarmultimarcas.com.br

CBX 200, ano 01, preta. R$3.700,00. Naza Moto Fone 3627-6868.

DT 200 - para trilha, preta. R$2.500,00 - Fone 9907-5409, falar comMarco.

Atenção Maiorde 65 anos

Se você ainda nãose aposentou(Mesmo semcontribuição).

Nos procure: (41)3022-4503

RP Auto Center

CONTRATAcontrata mecânico

geometrista com

experiência.

Ligar 3604-0757, falar

com Valter

Interessados comparecer naAgência do Trabalhador de FRG -Rua Cedro, 343 das 8h as 12h - 13has 17h munidos de documentos

EDUTEO – PINTURAS ELETROSTÁTICAS LTDA, torna públi-co que requereu ao IAP, a Licença de Operação de Regularização,para as atividades de Serviços De Usinagem, Tornearia e Solda eServiços De Tratamento E Revestimento Em Metais, situada a RuaIrlanda, 206 – Bairro Nações – Fazenda Rio Grande – PR.

SÚMULA DE REQUERIMENTODA LICENÇA DE OPERAÇÃO

AVISO DE LICITAÇÃOPregão Presencial n° 002/2011

Processo Administrativo nº. 218/2011OBJETO: Desenvolvimento e Manutenção de SITE.DATA DE ABERTURA: 11/11/2011 às 10:00 horasLOCAL DE ABERTURA: Sala de Reuniões da Câmara Municipal de

MandiritubaINFORMAÇÕES COMPLEMENTARES: Poderão ser obtidas dire-

tamente na Câmara Municipal de Mandirituba, sito à Av. Brasil, 320 - Centro- Mandirituba/PR, no horário comercial ou pelo telefone 41-3626-1575.

Mandirituba(PR), 28 de outubro de 2011

Page 13: Edição 206

02 a 08 de setembro de 2011 www.asemananews.com.br CLASSI / - 11

Page 14: Edição 206

28 de outubro a 03 de novembro de 2011www.asemananews.com.br14 - /CLASSI

Page 15: Edição 206

CASAS EM ALVENARIA- 02 Quartos, - á partir de40,00m2 - Bairro JD CANAÃ -"AVERBADAS", COM LAJE,ótimo acabamento, próximo aoCONDOR, a poucos metros daBR. Á partir de R$ 100.000,00Quitada ou Ent. + Financ. CAI-XA (Use seu FGTS). "MINHACASA, MINHA VIDA". IMÓ-VEIS CONSULT - 3604-7878/ 9686-4699 Creci 13.363www.imoveisconsult.com.br

CASAS EM ALVENARIA -02 Quartos - 46,00m2 - BairroGRALHA AZUL (Jardim Palmei-ra) - "AVERBADA". R$85.000,00 Quitada ou Ent. + Fi-nanc. CAIXA (Use seu FGTS)."MINHA CASA, MINHA VIDA".IMÓVEIS CONSULT - 3604-7878 / 9986-4699 Creci 13.363www.imoveisconsult.com.br

CASAS EM ALVENARIA- 02 Quartos, imóvel de ESQUI-NA - 51,00m2 - Bairro IGUA-ÇÚ - "AVERBADA", próximo aoSUPERMERCADO ASSIS. Ápartir de R$ 96.000,00 Quita-da ou Ent. + Financ. CAIXA(Use seu FGTS). "MINHACASA, MINHA VIDA". IMÓ-VEIS CONSULT - 3604-7878/ 9686-4699 Creci 13.363www.imoveisconsult.com.br

CASAS EM ALVENARIA -02 Quartos - 51,00m2 - BairroNAÇÕES - "AVERBADA", pró-ximo ao Supermercado BOZA.R$ 93.000,00 Quitada ou Ent. +Financ. CAIXA (Use seu FGTS)."MINHA CASA, MINHA VIDA".IMÓVEIS CONSULT - 3604-7878 / 9686-4699 Creci 13.363www.imoveisconsult.com.br

CASAS EM ALVENARIA -02 e 03 Quartos - á partir de43,00m2 - Bairro GRALHAAZUL - "AVERBADAS", Av. Al-batroz, ônibus na frente. Á partirde R$ 80.000,00 Quitadas, ES-QUINA p/ R$ 99.000,00 Quitada

NAÇÕES - Sobrado con-tendo 230,00m² - 4 quartos sen-do 1 suite - localizada na RuaVenezuela - R$290.000,00 - JJAIMÓVEIS - creci 16.499 - Fone:3608-0347 -www.imobiliariajja.com.br

SANTA TEREZINHA- Áreade 3.600,00 m2,(residencial/co-mercial) em uma região nobre,com asfalto, calçada, já com es-tudo de frações R$380.000,00 –IMOBILIÁRIA PANAKOL LTDA -CRECI- 1564-J FONE: 3627-1002 – 8417-7720 -www.panakol.com.br

GRALHA AZUL - Casascom 52,00m2, 02 dormitorios,sala,coz + dep excelente locali-zação, pequena entrada, utilizeseu FGTS - PLANO MINHACASA MINHA VIDA - Casas apartir de R$85.000,00. IMOBI-LIARIA PANAKOL LTDA - CRE-CI-1564-J - Fone: 3627-1002 -www.panakol.com.br-

RESIDENCIAL GRALHAAZUL - Casa com 50 m², 2 dorm.,sala, coz, bwc, área de serviçoe garagem, próx. Supermerca-dos Boza. Utilize se FGTS-PLA-NO MINHA CASA MINHA VIDA.Casas a partir de R$90.000,00.Imobiliária Panakol LTDA - CRE-CI 1564-J- FONE: 3627-1002 -www.panakol.com.br

NAÇÕES - RESIDENCIALNOVA ERA - Casa com50,00,00m2, 02 dormitorios,sala,coz + área de serviço ex-terna, BWC, excelente localiza-ção. Pequena entrada, utilize seuFGTS - PLANO MINHA CASAMINHA VIDA - R$90.000,00.IMOBILIARIA PANAKOL LTDA -CRECI-1564-J - Fone: 3627-1002 - www.panakol.com.br-

SANTA TEREZINHA -RESIDENCIAL TALINE - Casascom 63,00,00m2, com laje, 03dormitorios, sala,coz + área deserviço externa excelente locali-

zação, asfalto, colegio, utilize seuFGTS - PLANO MINHA CASAMINHA VIDA - R$110.000,00IMOBILIARIA PANAKOL LTDA -CRECI-1564-J - Fone: 3627-1002 - www.panakol.com.br-

MMD INCORP. E PAR-TICIPAÇÕES LTDA, CRECIJ 0158, convida você clien-te em situação de inadim-plência ref. ao lote situadono Jd. Santarém I e Santa-rém II, a comparecer emnosso escritório sito a ruaJacarandá, 208, sl 04, paratratarmos sobre a regulari-zação do mesmo. Não po-nha em risco o seu patrimô-nio. Tel: 3627-2037 liguepara agendar um horário.

CASAS EM ALVENARIA- 03 Quartos - 55,00m2 - Bair-ro IGUAÇÚ - "AVERBADA",próximo a RAIA e ótimo es-paço de terreno nos fundos.R$ 108.000,00 Quitada ouEnt. + Financ. CAIXA (Useseu FGTS). IMÓVEIS CON-SULT - 3604-7878 / 9686-4699 Crec i 13.363www.imoveisconsult.com.br

CASAS EM ALVENARIA -02 Quartos - 48,00m2 - BairroESTADOS - "AVERBADA", pró-ximo a BR 116, linhas de ônibus,Supermercado. R$ 85.000,00Quitada ou Ent. + Financ. CAIXA(Use seu FGTS). IMÓVEISCONSULT - 3604-7878 / 9986-4699 Creci 13.363www.imoveisconsult.com.br

CASAS EM ALVENARIA,com laje - 02 Quartos -46,00m2 - Bairro SANTA TE-REZINHA - "AVERBADAS",próximo ao Posto MIME e Co-légio CUNHA PEREIRA. R$97.000,00 Quitada ou Ent. + Fi-nanc. CAIXA (Use seu FGTS)."MINHA CASA, MINHA VIDA".IMÓVEIS CONSULT - 3604-7878 / 9686-4699 Creci 13.363www.imoveisconsult.com.br

BR 116 - Excelente áreacomercial contendo18.858,00m², localizada na bei-ra da BR 116 centro de Fazen-da Rio Grande - JJA IMÓVEIS -creci 16.499 - Fone: 3608-0347- www.imobiliariajja.com.br

BR 116 - Área localizadaao lado do shopping de Fazen-da Rio Grande, contendo 12 lo-tes, metragem: 4.320,00m² - JJAIMÓVEIS - creci 16.499 - Fone:3608-0347 -www.imobiliariajja.com.br

SANTA TEREZINHA -Área contendo 7.000,00m² pró-pria para construção de condo-minio - JJA IMÓVEIS - creci16.499 - Fone: 3608-0347 -www.imobiliariajja.com.br

PIONEIROS - Residênciacontendo 130,00m² e terreno12x40 - R$ 150.000,00 - JJAIMÓVEIS - creci 16.499 - Fone:3608-0347 -www.imobiliariajja.com.br

GRALHA AZUL - Exce-lente residência contendo300,00m² e terreno com3.313,00m², localizado na Ave-nida Portugal - Condominio dosNobres - R$ 450.000,00 - JJAIMÓVEIS - creci 16.499 - Fone:3608-0347 -www.imobiliariajja.com.br

PIONEIROS - Terrenocontendo 307,00m² localizado naRua xingu, 260 - Condominio fe-chado MARIA RAQUEL -R$78.000,00 - JJA IMÓVEIS -creci 16.499 - Fone: 3608-0347- www.imobiliariajja.com.br

EUCALIPTOS - Vendemosáreas comerciais e industriais lo-calizadas na Avenida Araucáriacentro de Fazenda Rio Grande- JJA IMÓVEIS - creci 16.499 -Fone: 3608-0347 -www.imobiliariajja.com.br

28 de outubro a 03 de novembro de 2011 www.asemananews.com.br CLASSI / - 15

ou Ent. + Financ. CAIXA (Useseu FGTS). "MINHA CASA, MI-NHA VIDA". IMÓVEIS CON-SULT - 3604-7878 / 9686-4699Creci 13.363www.imoveisconsult.com.br

CASAS EM ALVENARIA- 02 Quartos - 45,00m2 - Bair-ro SANTA TEREZINHA -"AVERBADAS", próximo aoPosto MIME e Colégio CUNHAPEREIRA. R$ 88.000,00 Qui-tada ou Ent. + Financ. CAIXA(Use seu FGTS). "MINHACASA, MINHA VIDA". IMÓ-VEIS CONSULT - 3604-7878/ 9686-4699 Creci 13.363www.imoveisconsult.com.br

CENTRO/EUCALIPTOS -FAZENDA RIO GRANDE linda

Minha Casa Minha Vida 2 -Faixa de Renda

Ao anunciar a segundafase do Minha Casa, MinhaVida, em junho deste ano, ogoverno federal informou quea meta seria de contratar, ematé quatro anos, dois milhõesde unidades habitacionais.Esta fase do programa habi-tacional terá R$ 125,7 bilhõesdivididos entre subsídios e fi-nanciamentos.

Segundo informações doMinistério das Cidades, 60%das unidades habitacionaisdeverão ser destinadas a fa-mílias com renda mensal deaté R$ 1,6 mil por mês, naárea urbana, e de até R$ 15mil anuais para a área rural.

Espera-se que estas famíliasde baixa renda concentrem1,2 milhão de moradias doMinha Casa, Minha Vida 2.

Para as famílias com ren-da mensal de até R$ 3,1 milpor mês na área urbana, in-formou o governo federal, e deR$ 30 mil por ano na área ru-ral, serão 600 mil habitações,o que representa 30% do in-vestimento.

Ligue para a Casa Fácil

e verifique como você pode

participar da segunda fase

do programa Minha Casa

Minha Vida. Contato: 3627-

7800 ou 3627-5656.

casa 2qts, averbada, condom.fechado sem taxa, semi-nova,estacionamento, rua tranqüila,asfaltada, ótimo p/ investir. Fi-nancia. R$75mil. 3248-3030www.varnierimoveis.com.brc15442.

IMPERDÍVEL: Vendocasa em Fazenda Rio Gran-de, excelente localização,próximo a escola, supermer-cado, posto de saúde e linhade ônibus. Rua Peru, 697,casa 1, a 800 metros da pre-feitura. Valor R$ 100.000,00.Liberada para financiamentopela Caixa Econômica Fede-ral. Tratar com Alysson nostelefones: 41- 3627–0423 ouno cel: 41-9601-8298.

Page 16: Edição 206

28 de outubro a 03 de novembro de 2011www.asemananews.com.br16 - / SEGURANÇA

Um morto e outrobaleado em pescaria noRio Mauricio em FRG

Na noite da segunda-feira (24) uma pescaria en-tre amigos terminou comum homem morto e outroferido. O crime aconteceuna zona rural de FazendaRio Grande, na divisa comMandirituba.

Segundo informaçõesda Polícia Militar, dois as-saltantes chegaram e seidentificaram como polici-ais na tentativa de roubar

um veículo Astra, de propri-edade de Paulo FernandoDuarte, que reagiu e foi ba-leado.

Outro amigo, Adriano Oli-arski de Almeida, foi baleadoe morreu no local. O crimeaconteceu perto das 20 horasna ribanceira do Rio Maurício,proximidades da BR 116, nasimediações do pedágio. Apolícia de Fazenda Rio Gran-de investiga o caso.

O Serviço de Investigaçãode Crianças Desaparecidas(Sicride) divulgou o retrato fala-do de um suspeito de ter se-questrado uma menina de seisanos no domingo, no PasseioPúblico, em Curitiba. A criança,moradora de Fazenda RioGrande, estava com a mãe eos irmãos pequenos e, numdescuido, desapareceu. A famí-lia procurou a polícia e o casofoi divulgado em toda a impren-sa. A menina foi encontrada nasegunda-feira, dia 24, em frentea uma escola em Pinhais. Paraa polícia, a mãe contou que foi

Fazendense sequestrada emCuritiba é achada em Pinhais

Menina de 6 anos estava com a família passeando em Curitiba quando desapareceu

Mais um jovem é executado eabandonado em cavas no Bairro Iguaçu

A polícia de Fazenda RioGrande continua investigando oassassinato do jovem JonathanVitorino de Lima 18 anos, exe-cutado com tiros na cabeça. Ocorpo foi encontrado por pes-cadores no final da tarde da quin-ta-feira, dia 21, nas imediaçõesde uma cava na Rua Palmital,no bairro Iguaçu.

A polícia fazendense traba-lha com a hipótese de vingan-

ça, mas vem ouvindo familia-res e amigos de Jonathan como objetivo de descobrir o dia adia do jovem. Tudo indica queo rapaz foi morto na madruga-da e o corpo encontrado ape-nas no final da tarde, pois esta-va em uma região de difícilacesso. Investigadores e pe-ritos tiveram dificuldades emchegar ao local, pois o terrenoé tomado por lama.

Jonathan foi executado com tirosna cabeça e o corpo abandonado em área de dificil acesso

Retratos do homem que teriasequestrado a fazendense em parque de Curitiba

atrás de um dos filhos no par-que e quando voltou, não en-controu mais a menina.

Ao ser encontrada, a me-

nina contou que um homemdisse que iria mostrar para elaa Xuxa, que se apresentavaem um outro parque de Curiti-

ba. Eles teriam passeado porvários parques de Curitiba,sempre de ônibus. A meninacontou ainda que dormiu nacasa de uma pessoa que elanão conhece.

Com base no depoimentoda criança, o Sicride fez umretrato falado do suspeito. A cri-ança passou pelo Hospital Pe-queno Príncipe onde realizouexames que vão apontar sehouve ou não violência sexual.Quem tiver alguma informaçãoque ajude a polícia a localizar osuspeito, pode ligar para o tele-fone 3224-6822.

O juiz Rodrigo Morillos, dacomarca de Rio Negro, expe-diu em 20 de outubro desteano, mandato de prisão pelafalta de pagamento de pensãoalimentícia por parte do verea-dor Aurimar José Steff Rogo-vski (foto), da cidade de Qui-

Vereador de Quintandinha acertacom a justiça e se livra de ser preso

tandinha. O mandado 151768já estava em poder da polícialocal, mas Aurimar se apre-sentou na tarde da última se-gunda-feira (24) e fez acerto li-vrando-se de ser preso.

Aurimar, segundo um fun-cionário da Câmara de Quitan-

dinha, já paga pensão alimentí-cia para outro filho, mas nãosoube detalhar para qual devia."Ele tem três filhos, com mu-lheres diferentes e sinceramentenão sei para quem devia", re-sumiu o servidor, que pediu paranão ser identificado.

O vereador de Fazen-da Rio Grande, MarcioWozniack levou um gran-de susto na tarde da últimaquarta-feira depois de ocarro em que ele estava,junto com sua filha, se en-volver em um acidente. Umveículo Peugeot, com pla-cas de Curitiba, cortou apreferencial da Rua Anto-nio Baldan, no bairro Pio-neiros, por volta das 14horas e acertou em cheioo veículo Sportage que ele

Vereador se envolve emacidente, mas sai ileso

dirigia. Com o impacto, o car-ro do vereador capotou, masfelizmente, ninguém saiu fe-rido com gravidade. Os veí-culos envolvidos ficaram to-talmente destruídos. "Tive sóuns arranhões na perna, masgraças a Deus, minha meni-na não se feriu e nem a moto-rista do outro carro que veiocruzando todas as preferen-ciais, alegando que não co-nhecia o trânsito na cidade. Foium grande susto ver o carrode lado", disse Wozniack.

Page 17: Edição 206

28 de outubro a 03 de novembro de 2011 www.asemananews.com.br - 17

Page 18: Edição 206

ÁriesNo campo profissional, as

alianças e parcerias serão bem-vindas. Preste mais atenção emsuas finanças, assim não perde-rá o controle da situação. Estarcom familiares neste período deveser mais prazeroso. No campoafetivo, cuidado com rivalidades.

TouroNo trabalho, período favo-

rável para investir em novas fren-tes. Mas cuidado com gastosdesnecessários. Lembranças dainfância podem vir à tona, é horade refletir sobre eles para tentarmelhorar o convívio familiar. Adois, conflitos não estão descar-tados.

GêmeosÉ tempo de divulgar seu tra-

balho! Dedique sua energia àsatividades cotidianas e poderáaumentar seus rendimentos. Emcasa, conte com o apoio de to-dos em seus projetos. Assim,também fortalece os vínculos afe-tivos. O amor pode ficar em se-gundo plano.

CâncerO segredo do sucesso

está em fazer o que gosta. Teráenergia de sobra se dedican-do a algo que traga mais pra-zer para a sua vida. Cuidadonão deixar problemas externosinterferirem na convivência fa-miliar. Sua vida afetiva precisade mais diálogo.

LeãoPara não se sentir

sobrecarregado(a), finalize aspendências antes de assumir no-vas responsabilidades. Esta se-mana, há uma tendência maiora programas mais caseiros –curta a companhia dos familia-res. O romance conta com boasvibrações.

VirgemConseguirá convencer os

colegas com facilidade. Se de-seja ser valorizado(a) por suastarefas, deve aprender a dar ovalor no trabalho dos outros. Ocontato com irmãos será impor-tante neste período, conversemais. No campo afetivo, invistano diálogo.

CINEMA

Titãs seapresentam dia29 no Curitiba

Master Hall

Cinemark Shopping São José

Os Três Mosqueteiros (Dub) – Sala 1 – 20:40 – 23:30Gigantes de Aço (Dub) – Sala 2 – 12:10 – 15:00 – 18:00 – 21:00 –23:50O Palhaço – Sala 3 – 12:40 – 14:50 – 17:05 – 19:15 – 21:30 –23:40Atividade Paranormal 3 – Sala 4 – 11:15 – 13:20 - 15:30 – 17:40 –19:45 – 22:00 – 00:00Amizade Colorida (Dub) – Sala 5 – 19:10Palavra Cantada 3D – Sala 5 – 11:20 – 13:00 – 14:40Os Três Mosqueteiros 3D (Dub) – Sala 5 – 16:20 – 21:40

Cinesystem – Shopping Curitiba

Amizade Colorida (Leg) – Sala 2 – 19:10 – 21:40Atividade Paranormal 3 (Leg) – Sala 1 – 14:00 – 16:00 – 18:00 –20:00 – 22:00Contágio (Leg) – Sala 4 – 14:10 – 16:40 – 19:10 – 21:40

Gigantes de Aço (Dub) – Sala 5 – 14:15 – 16:45 – 19:15 – 21:45O Palhaço – Sala 6 – 13:30 – 15:30 – 17:30 – 19:30 – 21:30O Retorno de Johnny English (Dub) – Sala 3 – 14:20 – 16:5019:20 – 21:50O Zelador Animal (Dub) – Sala 2 – 14:10 – 16:400

Cinesystem – Shopping Total

Amizade Colorida (Dub) – Sala 5 – 19:15 – 21:45Gigantes de Aço (Dub) - Sala 4 – 14:10 – 16:40 – 19:10 – 21:40Não Tenha Medo do Escuro (Leg) – Sala 3 – 21:20O Retorno de Johnny English (Dub) – Sala 1 – 14:30 – 17:00 –19:20 – 21:50O Zelador Animal (Dub) – Sala 3 – 14:20 – 16:50 – 19:10Os Três Mosqueteiros 3D (Dub) – Sala 2 – 14:00 – 16:30 – 19:00– 21:30Winter, O Golfinho (Dub) – Sala 5 – 14:15 – 16:45(Os horários podem ser alterados sem aviso prévio)

LibraOs trabalhos em grupo são

os mais indicados. Momento ide-al para colocar as finanças emordem. Converse mais com osfamiliares e saiba sobre a vidadeles. A dois, receberá o apoioque precisa de sua cara-meta-de. Se está só, pode conheceralguém interessante.

EscorpiãoNão convém tentar impor

seus pensamentos aos demaisno trabalho. Em seu lar, suas ati-tudes delicadas farão toda a di-ferença no convívio entre os en-tes queridos. No amor, vai pre-ferir manter sua individualidadee pode se afastar de sua cara-metade.

SagitárioAtividades ligadas à educa-

ção e à justiça são as mais favo-recidas nesta semana. Há chan-ces de progredir financeiramen-te. Atritos em família não estãodescartados, faça a sua partepara que tudo acabe bem. Nocampo afetivo, a necessidade deficar só pode falar mais alto.

CapricórnioDemonstre sua capacidade

de liderança e a sua produtivi-dade aos superiores. Poderáreceber o merecido reconheci-mento profissional. Agite sua vidasocial e vai se aproximar daspessoas com as quais convive.A cumplicidade exercerá papelfundamental em sua vida afetiva.

AquárioÓtimos ventos sopram em

direção à sua carreira. Tudo in-dica que conquistará sucesso epopularidade em sua profissão.Mas tenha mais atenção com seudinheiro, poderá gastar com fa-cilidade. Em família, não adiedecisões importantes. Seu amormerece mais atenção.

PeixesNo campo profissional, é

melhor rever seus planos. Tal-vez seja necessário traçar no-vas metas e manter o foco nelas.Nos assuntos do coração, a faseé excelente para planejar umaviagem romântica. Só não alimen-te pequenos conflitos com o par.

HORÓSCOPO

28 de outubro a 03 de novembro de 2011www.asemananews.com.br18 - / DIVERSÃO

Contágio narra a disseminação veloz de um vírustransmissível pelo ar que mata em poucos dias. Enquanto a

epidemia se espalha cada vez mais rapidamente, médicos detodo o mundo correm contra o tempo para encontrar a cura e

controlar o pânico que se espalha mais rápido do que o própriovírus. Ao mesmo tempo, pessoas comuns lutam parasobreviver diante do desmoronamento da sociedade.

Contágio estreiasexta-feira nos cinemas

Vivendo um momento deextrema excitação estética, osTITÃS se preparam para asapresentações no Rock in Rio- em que abrirão o evento numshow com os Paralamas doSucesso e tocarão na últimanoite com o grupo portuguêsXutos e Pontapés - e esquen-tam as turbinas para as co-

memorações dos 30 anos decarreira a ser celebrados em2012.

Inspirados por uma estra-tégia já utilizada em outros mo-mentos da carreira, os TITÃSdecidiram montar um shownovo e transitório, Futuras Ins-talações, em que apresenta-rão, junto com hits e clássicos

da vida toda, algumas das mú-sicas novas em caráter expe-rimental, ao mesmo tempo emque estas estão sendo traba-lhadas e criadas em estúdio.

Futuras Instalações tem o

objetivo de apresentar e testaras músicas novas em públi-co, estimular a criatividade e asatisfação dos TITÃS e reafir-mar sua vocação para a ex-perimentação.

w w w . a s e m a n a n e w s . c o m . b r

Page 19: Edição 206

"O tempo é o único bem totalmente irrecuperável.Recupera-se uma posição, um exército e até um

país, mas o tempo perdido, jamais."Napoleão Bonaparte

28 de outubro a 03 de novembro de 2011 www.asemananews.com.br SOCIAL / - 19

Aniversariantes da semanaColégio DOM BOSCO FRG

Alunos Data

Marcela Harumi Figueiredo Guedes ..... 24

Nathielly dos Santos Fagundes ............ 26

Melissa Margis Gomes da Silva .......... 27

João Luiz Manfredini Cesário Pereira ... 28

Gabriel Amorim Tarifa ........................... 29

Parabéns aos aniversariantes da redesocial Orkut do jornal A SEMANA

w w w . a s e m a n a n e w s . c o m . b rA C E S S E

A homenagem do jornal A SEMANA vai para a Alessandraque ao lado da sua família comemora idade nova neste dia 30 de

outubro. Parabéns e sucesso Alessandra, que já fezparte da equipe deste periódico!

HomenagemHomenagemHomenagemHomenagemHomenagem

Ane Caroline - 30 de outubro Cassia Molina - 01 de novembro Andressa Fragoso - 02 de novembro

Page 20: Edição 206

Deputado sugere que hospitaisprivados disponibilizem estacionamento

gratuito aos pacientes do SUS

28 de outubro a 03 de novembro de 2011www.asemananews.com.br20 - / POLÍTICA

ECONOMIA ESEUS REFLEXOS

Através de indicação,apresentada no dia 17 de ou-tubro, durante sessão na As-sembleia Legislativa, o depu-tado estadual Toninho Wands-cheer (PT), sugeriu ao Gover-no do Estado e ao secretáriode Estado da Saúde, MicheleCaputo Neto, que implantemmedidas para que hospitaisprivados que mantenham con-vênio com o SUS viabilizemvagas de estacionamento gra-tuito a pacientes e acompa-nhantes.

O deputado justificou opedido informando que atual-mente o veículo que transporta

Deputado Toninho Wandscheer

paciente do SUS e é estacio-nado no pátio de um estabele-cimento privado, é obrigado apagar pela utilização da vaga

ocupada.Toninho comentou ainda

que os pacientes que utilizamo sistema SUS são de baixa

renda. "Chegou ao nosso co-nhecimento que uma pacientefaz quimioterapia num hospitalprivado e mesmo sem condi-ções financeiras, é obrigada apagar pelo estacionamento,enquanto está em atendimentopelo SUS", disse.

Para o deputado, o Go-verno deveria exigir dos hos-pitais, em favor dos pacientesdo SUS, a gratuidade pela utili-zação do estacionamento. "OGoverno já paga as instituiçõesprivadas pelos serviços forne-cidos e o preço pelo uso dosestacionamentos deveria estarincluso neste pacote", finalizou.

A vereadora de Curitiba,Renata Bueno (PPS) (foto) cu-tucou os seus pares ao nãoconseguir abonar suas faltasna Câmara Municipal de Curi-tiba. Irritada por não ter tido ajustificativa aceita, em decor-rência de estar cursando dou-torado na Itália, Renata chamouos vereadores de "gentalha" ede "mafiosos", emendando que

Vereadores de Curitiba reagem ao seremchamados de "gentalha" por companheira

a produção dela fora da Câ-mara é muito maior do quequando fica no plenário "aguen-tando essa gentalha". Os ve-readores que se sentiram ofen-didos pedem retratação e pu-nição dela junto ao Conselhode Ética da Casa.

RepúdioA Associação dos Servi-

dores da Casa, em nome de

seus associados, entregou,durante a sessão da últimaquarta-feira, nota de repúdio àmanifestação da vereadoraRenato Bueno (PPS). De acor-do com o documento formula-do pela associação, "de formaindireta, inclui em tal qualifica-ção os servidores, que contri-buem para o desempenho dasatividades legislativas".

A Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)prevê que a economia brasileira deverá crescer 3,6% nesteano, 3,5% em 2012 e 4% em 2013, ou seja, o desempenhoestá bem abaixo da taxa potencial de 4,5% ao ano.

A OCDE prevê ainda que a inflação brasileira poderá sereduzir progressivamente, em2011 ela será de 6,5%.

O Instituto de Estudos para o Desenvolvimento In-dustrial (Iedi) informou que o déficit comercial dos bens típicosda indústria de transformação brasileira cresceu 37,1% esteano, de 25,7 bilhões de dólares, no acumulado de janeiro asetembro de 2010, para 35,3 bilhões de dólares. É o pior resul-tado para o período na série histórica.

O saldo negativo na balança comercial da indústria épuxado pela categoria de bens de média-alta tecnologia, for-mado por setores dinâmicos como bens de capital, automó-veis e produtos químicos, cujo déficit atingiu o recorde de 38,3bilhões de dólares, no acumulado do ano.

Segundo o Iedi, mantida a tendência atual, o déficit co-mercial dos produtos típicos da indústria de transformação ca-minha para fechar 2011 em 48 bilhões de dólares. O númerorepresenta crescimento de quase 40% em relação ao resulta-do negativo de 34,8 bilhões de dólares, do ano passado.

Os líderes da Zona do Euro pretendem reforçar o Fun-do Europeu de Estabilização Financeira (FEEF) para perto de1 trilhão de euros (2,5 trilhões de reais).

O fundo atual, no valor de 440 bilhões de euros (1,1trilhões de reais), ainda tem disponível entre 250 bilhões deeuros (650 bilhões de reais) e 275 bilhões euros (700 bilhõesde reais), depois de já ter financiado os planos de ajuda àGrécia, Irlanda e Portugal, e também após contribuir para arecapitalização do setor bancário europeu.

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, AloizioMercadante, disse quarta-feira, 26 de outubro, que o governobrasileiro deve ajudar empresas nacionais a comprar compa-nhias estatais europeias.

Com a crise, países europeus terão que vender parte deseu patrimônio e o Brasil pode aproveitar a oportunidade paraaumentar sua presença internacional.

O governo brasileiro já monitora oportunidades de ne-gócios em países europeus em crise. Segundo Mercadante,Portugal, Espanha e Itália, já anunciaram que vão vender partede suas estatais: empresas de energia, correios e aviação.

Page 21: Edição 206

Aldo Rebelo é o novoministro do Esporte

28 de outubro a 03 de novembro de 2011 www.asemananews.com.br BRASIL / - 21

Oportunidade perdida

ECONOMIACésar Graça - Economista

Há três semanas o Ban-co Central (BACEN) reduziua taxa Selic de 12,0% ao anopara 11,5%. A Selic é a taxaque o governo paga para fi-nanciar a sua dívida. A inflaçãoatual está ao redor de 7% aoano, em consequência a taxareal ficou em 4,5% ao ano, oque é a maior taxa de juros domundo. Os países desenvol-vidos, que estão numa sériacrise, estão pagando taxas re-ais por volta de zero.

O Brasil já tem condiçõesde praticar uma taxa de juros realpróxima de zero, então por queo Banco Central não reduziu maisdrasticamente a taxa de juros?

Os argumentos para ocorte pequeno são vários. Omais utilizado é o medo da infla-ção. A meta do governo é umainflação de 4,5% ao ano, comuma margem de 2%, para cimae para baixo. Logo o teto paraa inflação seria de 6.5%. Comoa inflação está em 7%, por esseargumento se justificaria umapolítica muito conservadora, nocorte da taxa de juros.

Mas existem outros argu-mentos que dizem ao contrário,que os cortes deveriam ser mai-ores, para reduzir o impacto dacrise internacional na economiabrasileira. O crescimento da nos-sa economia já caiu bastante. Noinício do ano, estava no patamarde 6% ao ano. Agora está muito

próxima de zero. A média anual vaificar por volta de 3%.

Uma característica da taxa dejuros é que ela leva tempo parainfluenciar o crescimento ou a que-da da economia. Geralmente o efei-to começa a acontecer depois de6 meses da medida ser tomada.Considerando esse comportamen-to é prudente avaliar qual será ocenário para a economia mundiale brasileira daqui a 6 meses.

Esse cenário não parecenada promissor. A crise europeiavai se agravar. Vários bancosestão em estado pré-falimentar.A única salvação é a estatização.O que levará a um cenário depouco crescimento na Europanos próximos anos. É provávelque a Europa leve mais de dezanos para se reerguer.

Nos Estados a crise econô-mica ainda não está resolvida. Osbancos continuam com problemasnos seus balanços. O governo fin-ge não ver, acreditando que a re-tomada da economia concerte na-turalmente o problema. Mas a eco-nomia está crescendo muito deva-gar. A taxa de desemprego estáalta e não existe perspectiva demelhora nos próximos anos.

É só a crise dos bancos eu-ropeus ser resolvida, para osbancos norte-americanos seremcolocados contra a parede. Omercado financeiro é impiedoso,ataca as instituições fracas comouma alcatéia. Vão escolhendo

sempre os mais fracos para se-rem destroçados por primeiro.

A economia brasileira vaibem, sustentada pelas expor-tações do setor agrícola e deminério de ferro. O superávit dabalança comercial deve chegaraté 32 bilhões de dólares, 60%maior que o do ano passado.

A indústria é que está pas-sando maiores dificuldades, nãoconsegue crescer por causa daconcorrência com os produtosimportados. O dólar barato e acrise internacional empurram osprodutos industriais para o mer-cado brasileiro. Mas, mesmo as-sim, grandes investimentos estãosendo anunciados na indústria.

Uma redução mais drásti-ca da Selic elevaria o valor dodólar e tornaria os novos inves-timentos mais atrativos, o quefacilitaria a vida dos industriaisbrasileiros. O problema é que aqueda da Selic desagrada o se-tor bancário,que está vendo acrise internacional à distância.Uma redução da Selic traria cor-tes drásticos para a receita dosbancos. Essa foi a principal cau-sa do Banco Central ter cortadosó meio por cento a taxa Selic,ele agradou o setor financeiro emdetrimento do Brasil inteiro.

Essa decisão precisa ser re-considerada, pois a economia brasi-leira precisa voltar a crescer de for-ma mais vigorosa, para gerar maisempregos e estabilidade social.

Brasília(ABr) - A Presidên-cia da República acaba de con-firmar o deputado Aldo Rebelocomo novo ministro do Esporteno lugar de Orlando Silva. Aministra Helena Chagas, daSecretaria de ComunicaçãoSocial da Presidência da Re-pública, disse que a escolha édefinitiva e que o nome de Aldoserá publicado no Diário Oficialdesta sexta-feira.

Ao se reunir com AldoRebelo - que será a sexta trocade ministro em 10 meses doatual governo - a presidenta Dil-ma Rousseff pediu a ele queconduza o ministério com oobjetivo de enfrentar "todos osdesafios da Copa do Mundo edas Olimpíadas".

Aldo Rebelo assume o Ministério do Esporte

A torcida é que a troca deOrlando Silva por Aldo Rebelosignifique um ponto final nas de-núncias de corrupção no Mi-nistério do Esporte justamenteàs vésperas de o País sediaras duas maiores competições

esportivas do mundo. E mais.De que as denúncias de desviode recursos do programa Se-gundo Tempo contra OrlandoSilva sejam apuradas e, casohaja provas suficientes, que eleseja punido.

Brasília(ABr) - O Ministé-rio da Educação (MEC) confir-mou na última quinta-feira que 14questões que estavam em apos-tila distribuída a alunos de umColégio Christus de Fortalezaforam copiadas de dois dos 32cadernos de pré-teste do Exa-me Nacional do Ensino Médio(Enem) aplicado no ano passa-do na mesma escola. Essasmesmas questões foram cobra-das na prova do Enem ocorrida

Alunos do Ceará devem fazer novoEnem após questões copiadas de teste

no último fim de semana. Oscandidatos da instituição terãoque refazer a prova por determi-nação do MEC.

Segundo dados levantadospelo Instituto Nacional de Estu-dos e Pesquisas Educacionais(Inep), 91 estudantes da institui-ção participaram, em outubro doano passado, da fase de pré-tes-te do Enem. O pré-teste dos itensé feito pelo Inep para avaliar se asquestões em análise são válidas

e qual é o grau de dificuldade.Depois de aprovadas, elas sãoincluídas em um banco de itensutilizado para montar a prova. Deacordo com o MEC, nenhum doscadernos aplicados aos alunosdo Christus foi extraviado, masos técnicos do Inep constataramque as questões contidas nasapostilas são cópias do materialaplicado em 2010. O MEC, en-tretanto, ainda não esclareceucomo o material foi copiado.

Page 22: Edição 206

28 de outubro a 03 de novembro de 2011www.asemananews.com.br22 - / MUNDO

A redução da dívida da Grécia Turquia já contabilizamais de 500 mortos

após terremotoFinalmente a Comunida-

de Econômica Europeia co-meçou a agir. O terceiro planode salvação da economia gre-ga está em gestação. Os ante-riores fracassaram e deixaramo sistema bancário europeuem sérias dificuldades.

Parece que a estratégiana Europa é só fazer algo noúltimo minuto antes do pânico.E fazer o mínimo possível,para adiar as decisões difíceiso máximo possível. Aqui, nósconhecemos essa estratégiade ir empurrando com a barri-ga, até onde der.

Agora já não dá mais. Osbancos europeus estavam emsérios apuros, com as suasnotas de risco caindo de formaacelerada. Então, a Comuni-dade Econômica Europeia,diga-se a bem da verdade aAlemanha e a França, come-çou a ensaiar uma soluçãopara a crise grega.

A solução será durapara todos os lados. Os gre-gos perderam a sua liberda-de econômica. Agora passa-rão a ser tutelados pela Co-munidade Econômica Euro-peia. Os bancos perderamboa parte do dinheiro em-prestado, algo em torno de60%. E os outros países dacomunidade terão de arcarcom um fundo de resgate. Ou

seja, a parte principal do em-préstimo virá da Alemanha eda França, mas os outros pa-íses da Comunidade tambémdeverão contribuir.

O resultado final será umareceita de socorro, que deve-rá servir para os outros paí-ses que também descumpri-rem as regras da Comunida-de. É bastante provável quePortugal e Irlanda sejam ospróximos da lista. Eles luta-rão bastante, mas finalmentevão sucumbir ao peso dasua dívida. Devido à dificulda-de de continuar refinancian-do-a no mercado financeirointernacional.

É possível que o nível doperdão para essas dívidas sejamenor que 60%, mas mesmoassim, será algo muito maissignificativo para o mercado fi-nanceiro, pois o valor da dívi-da de Portugal e Irlanda soma-dos é bem maior que a dívidagrega. Será um novo golpenos bancos europeus.

O problema assumiráoutras proporções quandochegar à vez da Espanha eda Itália, pois são economiasmuito maiores. E o tamanhodo socorro também será.Nesse ponto a crise atingirá oseu auge. E vários bancosvão sucumbir. Todos os ajus-

tes anteriores se mostrarãoinsuficientes.

Para chegar a esse pontotalvez leve meses, ou quemsabe anos, mas um dia virá. Aeconomia europeia está muitofragilizada. O crescimento vaiser muito pequeno nos próxi-mos anos. Nos países que estáno centro da crise, haverá umacontração da sua economia, oque vai agravar ainda mais otamanho da dívida. A cada re-negociação toda a Comunida-de se fragiliza ainda mais.

O que está acontecendocom a Grécia é uma preliminar, ogrande jogo ainda está por vir.Vamos aguardar o jogo principal.

www.asemananews.com.br

Brasília(ABr) - Qua-tro dias depois de enfrentarum terremoto de 7,2 grausna escala Richter, a Tur-quia foi atingida na últimaquinta-feira por tremores deterra - de magnitude 5,4graus. Os tremores afeta-ram o Sudeste do país, nasáreas de Yuksekova eHakkari, na fronteira com oIraque e o Irã. Não há infor-mações sobre vítimas edanos.

No último domingo(23), a região de Van, naTurquia, foi atingida por tre-mores de terra e até hojeas autoridades buscam ví-timas. Pelo último balanço,

523 morreram e 1.650 fica-ram feridas, segundo a Agên-cia de Desastres e Gestãode Emergências do país.

Autoridades e especialis-tas têm dificuldades nas bus-cas por causa das baixastemperaturas que afetam aTurquia. Muitas pessoas per-deram suas casas e estãoem abrigos provisórios e bar-racas, nas ruas.

A Turquia é bastante vul-nerável a terremotos porquefica sobre uma grande falhageológica. Em 1999, dois ter-remotos de magnitude maiorque 7 mataram quase 20 milpessoas em partes do noro-este do país.

A Turquia é bastante vulnerável a

terremotos porque fica sobre uma grande falha geológica

Page 23: Edição 206

Curitibanos ouro no Pantêm apoio da Prefeitura

28 de outubro a 03 de novembro de 2011 www.asemananews.com.br ESPORTE / - 23

Os curitibanos medalhistasde ouro nos Jogos Pan-Ameri-canos de Guadalajara, Henri-que Rodrigues, da natação, eDayane Amaral, da ginástica rít-mica, estiveram na tarde destaterça-feira (25) na Prefeitura deCuritiba. Os dois atletas sãobeneficiários da Lei Municipal deIncentivo ao Esporte.

"Curitiba é ouro nas Amé-ricas por mérito e esforço des-ses atletas. Nossa cidade temmuito a comemorar por essaconquista que valoriza aindamais o investimento no esportee no talento curitibano", afirma oprefeito Luciano Ducci.

O secretário municipal doEsporte, Lazer e Juventude,Marcello Richa enalteceu o de-sempenho dos atletas nos jo-

gos disputados no México."A conquista destes atletas

é um grande orgulho para a ci-dade e serve de exemplo paramuitos jovens que estão come-çando no esporte", disse Mar-cello Richa, que também des-tacou que estas vitórias no Pan-Americano ajudaram a impul-sionar o número de atletas inte-ressados em apresentar proje-to para a Lei Municipal de In-centivo ao Esporte.

Uma das grandes pro-messas da natação brasileira,Henrique Rodrigues conquistouo ouro na modalidade 4x100 eo bronze nos 200m medley. Oatleta, que tinha acabado de serecuperar de uma lesão noombro antes da competição,afirmou que voltar do Pan-Ame-

ricano com duas medalhas éuma sensação incrível.

RecordeGuadalajara que entrou na

história do esporte nacional porter sido cidade sede na con-quista do Tricampeonato mun-dial de futebol em 1970, nova-mente mostra que traz sorte aoBrasil. Os atletas brasileiros jábateram o recorde de medalhasde ouro em Panamericanos,em uma competição fora decasa. Até quarta-feira já haviamsido conquistadas 33 medalhasde ouro, quatro a mais que oantigo recorde, de Santo Domin-go 2003. E até domingo quan-do a competição termina, essenúmero deve aumentar muitomais.

Medalhistas

curitibanos,

Henrique

Rodrigues e

Dayane

Amaral junto

ao secretário

municipal de

Esporte e

Lazer,

Marcello

Richa

O departamento de Es-portes da prefeitura de Mandi-rituba realizou um campeona-to de futebol de areia, em co-memoração ao dia das crian-ças. Foi no último domingo, dia23, no Centro Poli-Esportivo domunicípio, participaram dez ti-mes da modalidade divididosem quatro categorias.

Na categoria 00 - 04 aequipe dos Meninos Alviver-des foi campeã, já na catego-

Campeonato Infantil de Futebol de Areia

ria 98 - 99 a equipe dos SóCanelas Jr levou a melhor econquistou o título, pela cate-goria 96 - 97 quem ficou com o

título foi a equipe Só canelasFC, e na categoria 94 - 95quem ganhou foi a equipeFacero´s.

Participaram dez times divididos em quatro modalidades

Page 24: Edição 206

28 de outubro a 03 de novembro de 2011www.asemananews.com.br24 - / ESPORTE

Fonte e fotos: Site Terra

Atlético faz mais uma finalpara se manter vivo na Série A

Fórmula 1:Com vendas de ingresso abaixo do previsto, GP da Índia faz promoçõesA organização do Grande Prêmio da Índia, que será realizado neste fim de semana, deve receber

cerca de 80 mil espectadores no recém-inaugurado circuito de Buddh. No entanto, as vendas dasentradas foram mais baixas do que o esperado, visto que o local tem capacidade para 120 mil pessoas.Já os pilotos reclamam das leis do País sede da etapa de F1 deste domingo. Heikki Kovalaianen, nãopoupou críticas à burocracia para se entrar no país. Os pilotos tiveram problemas para conseguirvistos. "Tive que preencher cerca de 70 páginas de documentação. É irreal", criticou.

17 Etapa da temporada:Circuito: JaypeeLocal: ÍndiaPrimeiro GP de F1Capacidade: 120 mil pessoasDistância de volta: 5.137 kmVoltas: 60Pole 2010: Não houve corrida Calendário do GP28/10 Treino livre28/10 Treino livre29/10 Treino livre29/10 Classificação30/10 CorridaFutebol:Gremistas planejam "Campanha do Pilantra" para receber Ronaldinho

A torcida gremista promete uma grande manifestação contra o meiaRonaldinho, que no inicio deste ano esteve próximo de retornar para o estádioOlímpico como grande reforço para a Libertadores de 2011 e também pararesgatar a imagem que ficou muito ruim junto aos gremistas após a sua saídano ano de 2000. Na época, baseado em uma brecha da lei Pelé acabou indo

atuar no PSG, da França, com o clube gaúcho recebendo um valor muito abaixo do estipulado paravenda. Aproximadamente 5 mil faixas com a palavra pilantra estão sendo comercializadas viainternet por um grupo de torcedores do Grêmio, no valor de R$ 5, para serem utilizadas na hora dojogo. Segundo o torcedor Luiz Bira a ideia é realizar a maior manifestação contra um jogador que ofutebol brasileiro já viu. "A Campanha do Pilantra. É assim que nós estamos chamando esta mani-festação que vamos realizar contra o Ronaldinho Gaúcho.

Futebol Internacional:Milan pode pagar até R$ 73 milhões por volante brasileiroDe acordo com o jornal português A Bola, o Milan pode investir pesado

na contratação do volante brasileiro Fernando, campeão nacional e da LigaEuropa com o Porto na última temporada. Revelado pelo Vila Nova-GO, elefoi campeão Sul-Americano Sub-20 em 2007 e logo se mudou para Portugal.

Tevez deve processar técnico do Manchester CityO argentino Carlos Tevez está incomodado de ser o vilão da história de seu

imbróglio com o Manchester City. Após receber carta do clube, dizendo que ele erao culpado por sua situação, o atacante está, segundo informa o jornal inglês The Sun,pronto para processar o técnico do clube, Roberto Mancini, sob a acusação dedifamação. O treinador da equipe inglesa disse que o jogador recusou uma instruçãopara se aquecer durante a partida do City contra o Bayern, em Munique, e que

posteriormente não quis entrar em campo no duelo, válido pela Liga dos Campeões.Brasil 2014:PF convoca Teixeira para explicações sobre suborno e lavagem de dinheiroA Polícia Federal do Rio de Janeiro aguarda depoimento do presidente da Confe-

deração Brasileira de Futebol (CBF) até o fim desta semana para explicações sobrecrime de suborno e lavagem de dinheiro da empresa Sanud, dirigida pelos irmãosTeixeira, Ricardo e Guilherme. Em contato com o Terra, a entidade governamentalconfirmou a investigação, aberta após um pedido de Marcelo Freire, procurador daRepública da vara criminal, que suspeita da evolução patrimonial da família. Informa-ções específicas sobre o andamento do caso, no entanto, serão mantidas em sigilo até a conclusão doprocesso. A Sanud seria uma porta de entrada para dinheiro remetido ilegalmente ao Brasil.

O meia Kaká que voltou afazer boas apresentações des-de que se recuperou de uma ci-rurgia, voltou a ser chamadopara a Seleção Brasileira. O jo-gador tem sido um dos desta-ques do Real Madrid no Cam-peonato Espanhol e foi uma dasnovidades na relação do técnicoMano Menezes para os amis-tosos do Brasil contra o Gabão,dia 10 de novembro, em Libre-ville e Egito, no dia 14, em Doha.Kaká não defende a equipe des-de a Copa do Mundo de 2010.

"Um retorno em função doque aconteceu nos últimos me-

Time rubro-negro encara o Santos confiante por um bom resultado

O Atlético deve ter uma pos-tura ofensiva para tentar não serpresa fácil do Peixe, neste sába-do, às 18 horas, na Vila Belmiro.Em situação agonizante na zonade rebaixamento, o time do téc-nico Antonio Lopes trabalhoudurante toda a semana umamarcação especial, no campodo adversário para tentar surpre-ender o Santos que terá o retor-no do meia Paulo Henrique Gan-so, já com vistas para a disputa

do Mundial no Japão, em no-vembro.

Lopes não quer ver um timeacuado em campo e pede ou-sadia em um momento que aequipe precisa mais do que nun-ca de pontos dentro e fora decasa para escapar da degola.Pelas contas do treinador rubro-negro, o time precisa de 100%de aproveitamento em casa emais uma vitória, dos três jogosque tem fora para se garantir na

elite no ano que vem. E nadamelhor que vencer o jogo destesábado para diminuir o sufoconas rodadas finais. Com os trêspontos conquistados na últimarodada frente ao Ceará, o Fura-cão é o clube que mais pontuounas últimas dez rodadas entreos sete candidatos ao descen-so, e neste sábado, a meta dotime é continuar com esse apro-veitamento para sair de vez, dazona de risco o quanto antes.

Paraná espera aproveitarvacilo do pelotão de frente

Equipe paranista encara o São Caetano

para diminuir de sete para quatro pontos a distância para o G4

O torcedor paranista ain-da se apega à matemática paracontinuar sonhando com o re-torno do Tricolor para a SérieA neste ano. A equipe não podepensar nem no empate diantedo São Caetano, neste sába-do, às 16h20, na Vila Capane-ma se quiser colar no G4 aofim desta rodada. A oportuni-dade desta aproximação veiodepois do empate em casa do

Americana que deixou o Tri-color a sete pontos do pelotãoda frente, diferença que podeser reduzida para quatro, casoo time faça o dever de casacontra o Azulão.

"Nosso grupo está bastantefocado. Os jogos de terça fo-ram muito positivos e, se ga-nharmos no sábado, ficamosainda mais próximos. Portanto,é de suma importância esses

três pontos", comentou o zaguei-ro Brinner.

Depois do jogo de sábado,o Paraná enfrenta Grêmio Ba-rueri e ABC, ambos fora decasa. Brinner falou sobre a pos-tura que, para ele, a equipe pre-cisa apresentar: "Temos que irpara cima de todos os adver-sários, já que nosso objetivo deencostar no G4 fica cada vezperto", emendou.

Em boa fase no Real Madrid, Kakátem nova chance com Mano Menezes

ses. Sempre disse que quan-do o Kaká voltasse a ter boaprodutividade e atuações destenível, ele voltaria para a sele-ção", afirmou Mano. O meiaBruno César, ex-Corinthians eatualmente no Benfica é outranovidade na lista que conta ape-nas com jogadores que atuamfora do Brasil, pois o treinadornão quis desfalcar nenhum timedo Brasileirão nesta reta final.

Confira a lista:Goleiros - Neto (Fiorenti-

na) e Diego Alves (Valencia);Laterais - Alex Sandro (Porto),Marcelo (Real Madrid), Daniel

Alves (Barcelona), Adriano(Barcelona) e Fábio (Manches-ter United); Zagueiros - ThiagoSilva (Milan), David Luiz (Chel-sea) e Luisão (Benfica); Volan-tes - Lucas Leiva (Liverpool),Luiz Gustavo (Bayern de Mu-nique), Sandro (Tottenham),Fernandinho (Shakhtar Do-netsk) e Elias (Atlético de Ma-drid); Meias - Bruno César(Benfica), Hernanes (Lazio),Kaká (Real Madrid), Willian(Shakhtar Donetsk) e Dudu(Dínamo de Kiev) e Atacan-tes - Hulk (Porto), Jonas (Valen-cia) e Kléber (Porto).