edição 193

16
Ano IV - Número 193 De 16 a 22 de Maio /2013 Distribuição Gratuita Pág. 15 Pág. 5 Divulgação/ Diário da CPTM Guarulhos finalmente terá uma ligação entre o aeroporto com estação no Parque Cecap e a zona leste da capital sobre trilhos. O governador Geraldo Alckmin anunciou o trem da CPTM, que trará a Linha 13 até o município. Págs. 8 e 9 LÁ VEM O TREM MUDOU ELE De sindicalista atuante e combativo no passado, Sebastião Almeida (PT), hoje prefeito, mudou seu modo de pensar em relação aos funcionários públicos de Guarulhos. Antes, quando presidente do Sindicato dos Servidores defendia a recuperação de perdas salariais e aumentos sempre acima da inflação, agora como chefe do Executivo pensa diferente. CARLOS ROBERTO DEFENDE MICROEMPRESAS EM BRASÍLIA Pág. 6

Upload: jornal-folha-do-ponto

Post on 23-Mar-2016

215 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Folha do Ponto

TRANSCRIPT

Ano IV - Número 193De 16 a 22 de Maio /2013

Distribuição Gratuita

Pág. 15 Pág. 5

Divulgação/ Diário da CPTM

Guarulhos finalmente terá uma ligação entre o aeroporto com estação no Parque Cecap e a zona leste da capital sobre trilhos. O governador Geraldo Alckmin anunciou o trem da CPTM, que trará a Linha 13 até o município. Págs. 8 e 9

LÁ VEM O TREM

MUDOUELE

De sindicalista atuante e combativo no passado, Sebastião Almeida (PT), hoje prefeito, mudou seu modo de pensar em relação aos funcionários públicos de Guarulhos. Antes, quando presidente do Sindicato dos Servidores defendia a recuperação de perdas salariais e aumentos sempre acima da inflação, agora como chefe do Executivo pensa diferente.

CARLOS ROBERTO DEFENDE MICROEMPRESAS EM BRASÍLIA

Pág. 6

02 A folha do passageiro

www.folhadoponto.com.br

PONTO DE VISTAGil [email protected](11) 7746.7651

GUARULHOS, DE 16 A 22 DE MAIO DE 2013

Diretor Geral: Sebastião Bispo da SilvaDiretora Administrativa: Marilene Ferreira

Editor: Gil Campos (MTb 33.028) [email protected] de arte:Jéssica Caroline, Leonardo Bergamini, Thaís Arielle

Diagramação: Rafael dos Anjos Candidopublicação da BAMF-Eventos Ltda., CNPJ no 10721005/0001-67,

Av.Silvestre Pires de Freiras, 2311, Jardim Paraiso, CEP 07144-000, Guarulhos, SP.

Tiragem: 20 mil exemplares

Telefone: (11) 2279-2152 - Redação: [email protected]ão: TAIGA - F.: 2409-7926

AGORA, JÁ PODE

[email protected]

PONTO SEM NÓ

Na semana passada, o presidente do PSDC de Guarulhos, ex-vereador Ézio Balbino, fez aniversário e comemorou com amigos em um restaurante na capital paulista. O cardápio principal foi o PT. Segundo fontes que participaram da reunião, lideranças de sete partidos, entre eles PSDC, PSB, PSC, PR, PTN, PSL e PC do B, aproveitaram o encontro para discutir a relação com o governo Almeida e saíram “unidos” do encontro. À mesa estavam dois secretários municipais e três adjuntos. Será que eles vão enfrentar? Acredite se quiser!

FONE: 2279 2152

“EITA, PAPO FURADO!”A Câmara Municipal, diante de tantos

problemas que vive a cidade, passou a semana inteira discutindo nos bastidores um propenso projeto que não existia. Aquele que tirava o poder do presidente Eduardo Soltur (PSD). Será que os vereadores pensam que a população e a classe política são idiotas? Bastam ler a Lei Orgânica do Município que vão saber que vereadores não podem propor projeto desta natureza. E o pior é que alguns órgãos de imprensa caem nessa conversa fiada e divulgam ameaças e pressão de vereador para negociar.

A resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que proíbe cartó-rios de recusar a celebração de ca-samento civil de pessoas do mesmo sexo ou de negar a conversão de união estável de homossexuais em casamento começa a valer a partir desta quinta-feira, dia 16, em todo território nacional.

Agora, qualquer casal gay poderá ir a um cartório de registro civil e se casar civilmente como faz qualquer casal hétero.

A proposta aprovada foi apresen-tada pelo presidente do conselho e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa. A decisão foi baseada no julgamento do STF, que considerou inconstitucional a distinção do tratamento legal às uni-ões estáveis homoafetivas, e ainda na decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que julgou não haver obstáculos legais à celebração de ca-

samento de pessoas do mesmo sexo.Tão logo a decisão do CNJ tornou-

-se pública, grupos organizados da sociedade homofóbica se manifesta-ram em vários pontos do país, princi-palmente na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Esses grupos - hipócritas, por sinal - querem que o país continue vivendo no século passado, e se de-pendesse deles, sequer teríamos saí-do da Idade Média. Nos últimos anos, pelo menos 14 países desgastados e cansados por usarem a “viseira do retrocesso”, aceitaram legalmente o casamento gay. Em 2013, até o mo-mento, foram três - entre eles nosso vizinho Uruguai.

Agora, teremos que respeitar a lei e, mais que nunca, pessoas que têm os mesmos direitos que qual-quer outra, independente da opção sexual.

ESTE MATO É GROSSOAinda faltam 18 meses, mas as discussões

sobre as eleições da futura presidência da Câmara já começam nos bastidores do Legislativo. Nomes de pretensos candidatos já começam a aparecer. E apesar de os petistas já contarem que desta vez vão voltar ao comando, vereadores como Americano (PHS) e Luiz Matogrosso (PR) já começaram a se movimentar. Pela experiência que Matogrosso tem com essa disputa, já que é ligado a um craque desta modalidade, que inclusive dirigiu à Câmara por duas vezes no passado, é melhor não descartá-lo.

PT “À MILANESA”

“TÔ COM ALENCAR”Na semana passada, o Folha do Ponto publicou

nesta coluna uma pesquisa feita entre fontes petistas que apontou que o suplente de vereador em exercício Laércio Pereira estava indeciso quanto ao apoio ao deputado estadual Alencar Santana, nas próximas eleições. Ao ler a matéria, o parlamentar tratou de desmentir a pesquisa. Ao avistar o colunista, disse: “já decidi. Tô com ele, inclusive vou tomar um café na companhia dele daqui a pouco. Ele me ajudou na campanha para vereador”. Ah, bom!

GUARULHOS, DE 16 A 22 DE MAIO DE 2013 03A folha do passageiro

GUARULHOS, DE 16 A 22 DE MAIO DE 201304 A folha do passageiro

www.folhadoponto.com.br Cidade

Brasil do BNDES é um país distante do Brasil real

*Carlos Roberto

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, esteve na semana passada no Senado Federal para falar sobre o papel do banco público de fomento de investimentos e sua relação com o desenvolvimento do País. Durante mais de três horas, o que se viu foi uma explanação sobre um país das maravilhas, onde o faz de conta prevalece sobre a verdadeira realidade do setor produtivo.

Em vez do debate proposto, o Senado tratou de blindar o presidente do BNDES de forma que prevaleceu o samba de uma nota só, quando apenas Coutinho falou sem permitir que os parlamentares presentes pudessem – ao menos – contrapor suas ideias. Assim, não foi difícil desenhar um cenário em que prevaleceu o céu azul ao fundo, com pessoas felizes e saltitantes, como se tudo fosse apenas sombra e água fresca.

Fosse tudo o mar de rosas alardeado por Coutinho, o Brasil não estaria amargando um dos piores índices de desenvolvimento de sua história, com um pibinho de dar vergonha a quem trabalha incansavelmente por um país melhor. A indústria, principal pilar da produção, não acumularia quedas e mais quedas em seus índices de crescimento e geração de empregos. O Brasil também não estaria às voltas com o descontrole da inflação, que penaliza principalmente o trabalhador.

O presidente do BNDES é um dos responsáveis por deixar de lado o aspecto social do banco, já que até hoje, nestes dez anos de governo do PT, a instituição preferiu investir a maior parte dos recursos da União a juros baixos em grandes conglomerados econômicos, para a formação dos chamados campeões nacionais. Somente agora, depois do leite derramado, quando o BNDES começa a perder fôlego, decide-se mudar o rumo dos investimentos.

Mas Coutinho, em vez de encarar o problema de frente, seguindo a cartilha do partido do poder, foge do debate, apresentando números evasivos que são engolidos pelos senadores aliados, a fim de evitar que a verdade venha à tona. Fica evidente, então, que os belos discursos não encontram lastro na prática vivida neste país. Que a abertura de crédito para os verdadeiros empreendedores, que trabalham pelo bem do país, não passa de pano de fundo para a propaganda institucional.

Por tudo que se assiste neste cenário, cresce a importância de desenvolvermos mecanismos para fiscalizar tanto o BNDES como outras instituições públicas de fomento aos setores produtivos. Desta forma, não economizaremos esforços para envolver o Congresso Nacional neste debate tão importante para o Brasil. Diferente do Senado, que preferiu apenas escutar a versão oficial, precisamos - como verdadeiros representantes da população, em nome dos interesses do setor produtivo, por meio da subcomissão criada dentro da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara Federal – buscar soluções efetivas para que o banco se envolva necessariamente com sua vertente social. Sem demagogia, sem assistencialismo ou politicagem. Mas, acima de tudo, cumprindo seu papel. Que o BNDES desça das nuvens e venha para o Brasil real.

*Carlos Roberto é deputado federal pelo PSDB (SP), presidente da subcomissão de monitoramento dos mecanismos de financiamento dos bancos públicos de fomento, com destaque ao BNDES, e industrial.

MINISTRO NA UNGNa próxima segunda-feira, dia 20,

às 19h30, o ministro do Superior Tri-bunal de Justiça (STJ), Marco Aurélio Gastaldi Buzzi, realizará palestra para estudantes de Direito e profissionais da área jurídica. O magistrado falará sobre métodos alternativos de solu-ção de conflitos. Com entrada franca, o evento acontecerá no Anfiteatro F do Campus Guarulhos-Centro da UnG.

Nascido em Santa Catarina e juiz de carreira, Buzzi ingressou na ma-gistratura catarinense em 1982 e, até 2011, quando foi nomeado pela presidente Dilma Roussef para o Su-perior Tribunal de Justiça, exercia a função de desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Mestre em Ciência Jurídica pela Universida-de do Vale do Itajaí Marco Buzzi já integrou o Comitê do Movimento pela

Conciliação do Conselho Nacional de Justiça.

Foi também conselheiro execu-tivo da Associação dos Magistrados Brasileiros, presidente do Grupo de Câmaras do Tribunal de Justiça de Santa Catarina e presidente da Ter-ceira Câmara de Direito Comercial do Tribunal de Justiçado mesmo es-tado. A organização da palestra é do curso de Direito da UnG.

ServiçoPalestra com o Ministro do Supe-

rior Tribunal de Justiça (STJ), Marco Aurélio Gastaldi Buzzi

Dia 20/05, às 19h30Local: Anfiteatro F do Campus

Guaruhos-Centro da UnG – Praça Te-reza Cristina, 88, Centro, Guarulhos

Entrada franca

Feldman pede apoio para a Rede em Guarulhos

O deputado federal Walter Fel-dman (PSDB) visitou Guarulhos na sexta-feira, dia 10. Recebido pelo ex-presidente e fundador do diretó-rio do PSDB na cidade, José Winter, o parlamentar concedeu entrevista a vários véiculos de comunicação.

O objetivo da visita foi divulgar a formação e apresentar detalhes sobre a Rede de Sustentabilidade, partido político idealizado pela ex-senadora

Marina Silva. A expectativa, segundo Feldman, é coletar 10 mil assinaturas em Guarulhos para a formação da le-genda. Segundo Feldman, a Rede tem como proposta renovar as práticas políticas no país, resgatando a éti-ca onde se priva pela representação dos interesses da sociedade como um todo.

Para fazer a adesão, basta entrar no site www.brasilemrede.com.br.

O deputado federal Walter Feldman está apoiando a criação da Rede de Sustentabilidade

ANUNCIE: 2279 2152

Ivanildo Porto/Guarulhos Hoje

GUARULHOS, DE 16 A 22 DE MAIO DE 2013 05A folha do passageiro

www.folhadoponto.com.brPolítica

Nos tempos de Elói Pie-tá (PT) como prefeito de Guarulhos, os servidores municipais amargaram mo-mentos difíceis. O reajuste salarial, durante anos se-guidos, foi de apenas 1%, não importando a inflação acumulada. Quando Sebas-tião Almeida (PT), um sindi-calista de carreira, que foi até presidente do Stap (Sin-dicato dos Trabalhadores na Administração Pública de Guarulhos) e que sempre reivindicou aumentos para os servidores bem acima da inflação chegou ao poder, em 2009, a categoria acre-ditou que, enfim, consegui-ria sair do sufoco.

Mas isso não aconteceu.Nos cinco anos em que

está à frente da Prefeitu-ra, Almeida jamais cumpriu a promessa de campanha de recompor as perdas sa-lariais, e passou a pensar como os antigos governan-tes, não mais como sindica-

lista. O máximo que fez foi repor a inflação do período passado. Mas neste ano, o prefeito – com o aval do Sindicato – foi além. Esco-lheu o menor índice de in-flação para apresentar uma proposta de reajuste, que foi – como sempre – aprova-do pela maioria dos verea-dores, que rezam a cartilha governista na Câmara.

Desta forma, em vez de usar o ICV- ieese como re-ferência, o índice predileto utilizado pelas prefeituras do PT, Almeida - para pagar menos para os servidores que realmente trabalham - preferiu o IPC-Fipe, que teve variação de 5,37% en-tre maio de 2012 e abril de 2013. Assim, o funcionalis-mo público municipal ficou com 5,57% de reajuste sala-rial. Só que esta reposição não se aplicará a toda ca-tegoria.

Conforme a lei municipal 7125, publicada no Diário

Oficial de terça-feira, dia 14, “os salários, vencimen-tos, proventos de aposenta-dorias, subsídios e pensões, devidos em abril de 2013, até R$ 2.200,00 a aplicação do índice dar-se-á de forma integral com vigência a par-tir de 1º de maio de 2013”. Já quem ganhar mais que esse valor, terá em seu ho-lerite deste mês apenas 3% de reajuste. Os outros 2,57% serão aplicados ape-nas a partir de agosto. Ou seja, mesmo que fosse acei-tável o índice do IPC-Fipe, grande parte dos trabalha-dores ficarão quatro meses sem a reposição salarial.

O prefeito Sebastião Almeida mudou, e muito, com a classe trabalhadora

MUDANÇA DE REGRAQuando sindicalista, Sebastião Almeida sempre reivindicou aumentos para os servidores

bem acima da inflação; hoje, prefeito, passou a pensar como os antigos governantes

O vereador Gilvan Pas-sos (PSDB), durante as duas sessões extraordiná-rias realizadas na semana passada para aprovar a to-que de caixa o reajuste de Almeida, se levantou con-tra as perdas dos servido-res. Mas, de novo, foi voto vencido. Uma emenda ao projeto original, que pe-dia 1% a mais de reajuste para toda a categoria ime-diatamente, foi rejeitada pela maioria governista.

A alegação dos vere-adores que integram a base do governo na Câ-mara para não conceder

um reajuste maior para os servidores é que qual-quer índice a mais pode-ria comprometer a saúde financeira do município. Ou seja, mais uma vez os servidores vão pagar pelos problemas da atual administração. Nenhum parlamentar, entretanto, fez qualquer menção ao fato de Almeida gastar todo ano cerca de R$ 200 milhões com funcionários comissionados, aqueles que são indicados pelo próprio PT e também pe-los partidos que mantém a base governista. O vereador tucano Gilvan Passos

Reajuste é menor que outras cidades do Estado

Guarulhos, apesar de sua grandeza e de seu Orçamen-to Anual que supera os R$ 3 bilhões, é um dos poucos mu-nicípios com reajuste abaixo dos 6%. Até outras prefeitu-ras administradas pelo PT ti-veram mais bom senso e re-passaram índices que varia-ram entre 6,5% e 7,5%. Santo André, do petista Carlos Gra-na, repassou 6,7% sobre os salários e até 19% de reajuste para o piso da categoria. Em São Bernardo do Campo, ad-ministrada pelo companheiro de Almeida, Luiz Marinho, deu 6,77%. Ribeirão Pires, co-mandada pelo peemedebista

Saulo Benevides, concedeu 6,7% também.

Cidades do interior paulis-ta foram mais benevolentes e justas com os servidores municipais. Em Limeira, eles devem receber um aumento de 12,01% até o fim do ano, sendo que 6,1% já havia sido aplicado em março. Em San-to Antônio de Posse e Con-chal já houve um aumento de 6,20% e 8,50%, respecti-vamente. Em Jaguariúna, o percentual ficou em torno de 6%, e 6,20%, em Artur No-gueira. Itapira negociava algo em torno de 10% e Campinas não menos do que 6,8%.

IGP-M - 7,30%IPCA (IBGE) - 6,49%IPC Fipe - 5,37%

IGP – DI - 6,83%ICV – Dieese – 6,68%

INFLAÇÃO ENTRE MAIO DE 2012 E ABRIL DE 2013

OPOSIÇÃO PROPÕE UM AUMENTO MAIOR

GUARULHOS, DE 16 A 22 DE MAIO DE 201306 A folha do passageiro

www.folhadoponto.com.br Cidade

A defesa da livre iniciativa, do em-preendedorismo e a independência político-partidária da Associação Co-mercial e Empresarial de Guarulhos (ACE) foram defendidas pelo empre-sário Jorge Taiar (foto), que ocorreu nesta quarta-feira, 15 de maio, na Casa do Empreendedor, em solenida-de que marcou sua posse para o se-gundo mandato à frente da entidade. Em discurso para uma plateia com

Durante a audiência pública rea-lizada nesta terça-feira, 14, na Co-missão de Desenvolvimento Econômi-co e Social, da Câmara, o deputado federal e presidente da subcomissão de monitoramento das políticas de investimento dos bancos públicos de fomento, defendeu que o Banco Na-cional de Desenvolvimento Econômi-co e Social (BNDES) dirija seu foco à micro, pequenas e médias empresas, empreendedoras por vocação. Para ele, esta postura é determinante para que a classe produtiva possa ter re-sultados mais significativos e assim contribua para o crescimento econô-mico do País. De acordo com Carlos Roberto há uma corrente de opinião que sugere um possível desvio de foco por parte do banco de fomento. “Isto porque o BNDES tem deixado de lado os investimentos nas micro, pequenas e médias empresas para privilegiar os chamados grandes campões nacionais e até internacionais. A subcomissão tem exatamente o papel de fazer uma análise do mercado e diagnosticar as necessidades de investimento no que deveria ser o foco da instituição. A partir deste esclarecimento teremos uma visão clara sobre o potencial de

JORGE TAIAR TOMA POSSE FOCANDO NOVOS DESAFIOS

CARLOS ROBERTO DEFENDE MICROEMPRESAS EM BRASÍLIA

O fornecimento de água será interrompido nesta sexta-feira, dia 17, entre 8h e 18h, no bair-ro Jardim Lenize e parcialmente nos bairros Jardim São João (par-te alta), Cidade Seródio (parte alta) e Jardim Santa Terezinha (parte alta). O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Gua-rulhos vai executar obras de in-terligações de redes na Avenida Florianópolis, no São João.

Os moradores das áreas cita-das deverão utilizar racionalmen-te a água armazenada nas caixas residenciais. Após a conclusão dos serviços, a recuperação do abas-tecimento ocorrerá de forma gra-dual em até 12 horas, de acordo com o sistema preestabelecido para cada bairro.

Os casos de emergência se-rão atendidos pela Central de Atendimento Telefônico do Saae de Guarulhos, que funciona 24 horas. O número é 0800-101042. A ligação é gratuita.

A Secretaria do Trabalho realizará o cadastramento das pessoas interessadas em participar do programa Bolsa Traba-lho durante duas semanas, entre os dias 13 e 17, e entre os dias 27 e 29 de maio, das 9h às 16h. O atendimento será feito nos bairros do Taboão, Pimentas, Cum-bica e Ponte Alta. A previsão é de que a adesão dos bolsistas ocorra no início do mês de julho.

O Bolsa Trabalho oferece formação profissional para quem está desempre-gado há mais de um ano. Os bolsistas também podem complementar a esco-laridade durante o período de duração do programa, além de desenvolver ativi-dades voltadas à comunidade nas várias secretarias da Prefeitura.

Para participar é necessário morar em Guarulhos. O programa prioriza as mulheres, que são chefes de famílias. Os participantes têm direito à bolsa-auxí-lio, cartão alimentação, vale-transporte e seguro de vida.

INSCRIÇÃO - No ato da inscrição, os

interessados precisam apresentar RG, CPF, PIS, CNH, Carteira de Trabalho, comprovante de endereço, certidão de casamento ou documento do companhei-ro com foto e certidão de nascimento dos filhos menores. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 2475-9716 e 2475-9718 ou na Secretaria do Trabalho (avenida Salgado Filho, 427 - Centro).

Locais de atendimento- Região do Taboão I: Telecidadania do

Jardim Marilena - rua São Sebastião da Boa Vista, 1.053 - Telefone: 2403-2959. - Região do Taboão II: Associação Amigos do Campo da Paz - rua Jaime Tavares, s/nº Telefone: 2406-0159.

- CIET Pimentas: Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, 2.760 - Telefone: 2085-1829/ 2085-1830.

- CIET Cumbica:Rua Capitão Walter Ribeiro, 359 - Telefone: 2411-1737 / 2411-1738.

Quatro bairros de Guarulhos sem água nesta sexta-feira

BOLSA TRABALHO TEM CADASTRAMENTOAMPLIADO EM QUATRO BAIRROS DA CIDADE

mais de 100 convidados, entre autori-dades e empresários, Taiar enfatizou que os próximos dois anos serão de muito trabalho em prol dos associa-dos. Para tanto, convidou os empre-endedores guarulhenses que desejam colaborar para a construção de uma entidade forte. Taiar aproveitou para garantir que a entidade não é rival da administração pública, ao contrário, quer ser parceiro em ações que bene-ficiem a sociedade. “Nossa preocupa-ção é em apoiar a administração, seja ela de qual partido for, especialmente por meio de ações que sejam em prol da cidade”, disse. O presidente ree-leito enumerou algumas das principais causas que tiveram o apoio da enti-dade, tais como: a criação da Lei das Pequenas e Médias Empresa (Simples), o fim da CPMF, a criação do movimen-to “De olho no Imposto”, a criação do microempreendedor individual, en-tre outras. Diretoria - A missão em continuar a construção de uma ACE--Guarulhos mais forte contará com a ajuda de 27 empresários que aceita-ram o convite do presidente reeleito Jorge Taiar. Entre os dirigentes, novos nomes para compor o quadro da dire-toria executiva.

investimentos”, explicou o deputado.Para o tucano, a ausência do pre-

sidente do BNDES, Luciano Coutinho, na audiência prejudicou o debate e deixou os deputados com muitas dú-vidas sobre a política de investimen-to do banco. “Embora sejamos gratos pela participação do superintendente da Área de Planejamento do BNDES (Cláudio Leal), ficou evidente que ele não estava preparado para os ques-tionamentos, oferecendo respostas evasivas aos parlamentares”, afirmou Carlos Roberto.

GUARULHOS, DE 16 A 22 DE MAIO DE 2013 07A folha do passageiro

www.folhadoponto.com.brGeral

DICAS PARA ENFRENTAR O TEMPO SECOA umidade relativa deve cair no-

vamente, chegando a apenas 30%. A consequência do chamado tempo seco para a saúde vai desde ardên-cia e irritação nos olhos e garganta, tosse seca ou “cheia” e boca seca, podendo ser evoluir para casos mais graves em pessoas que já tenham al-guma doença crônica, como asma, causando crises de tosse e o agrava-mento da doença.

Para evitar ou minimizar a ocor-rência de problemas de saúde em decorrência do tempo seco, a Se-cretaria de Estado da Saúde indica alguns cuidados importantes.

Durante este período também é

comum o aumento da incidência de coriza e febre por tempo limitado, tendo, em alguns casos, complica-ções como crises de chiado, pneu-monias e, em situações extremas, insuficiência respiratória com ne-cessidade de internação hospitalar. As internações aumentam cerca de 30% nessa época. A maior parte das internações são de crianças de 0 a 14 anos, seguida por homens e de-pois mulheres.

“Para aliviar os sintomas é neces-sário beber bastante líquido, lavar o nariz e os olhos com soro fisioló-gico, evitar exercícios físicos ao ar livre, principalmente entre 10h e

17h nos dias com baixa umidade do ar e evitar lugares fechados e de grande aglomeração”, recomenda o pneumologista Fábio Muchão, do AME (Ambulatório Médico de Espe-cialidades).

O especialista destaca, ainda, que é válido umidificar ambientes com baldes de água ou umidifica-dores, lavar sempre as mãos, tossir e espirrar em lenços descartáveis e higienizar as mãos na sequencia. Crianças, idosos e pessoas que já possuem histórico de problema res-piratório são os grupos mais vulne-ráveis às doenças neste período e precisam redobrar os cuidados.

• Ingerir bastante líquido (a não ser em caso de alguma restrição);• Não faça exercícios físicos entre as 10h e 17h quando a umidade do ar estiver baixa;• Deixe um recipiente com água ou um pano molhado no quarto antes de dormir;• Não use o umidificador elétri-co por muitas horas seguidas. O ambiente pode ficar muito úmido e causar mofo e bolor;• Lave as narinas com soro fi-siológico e/ou faça inalações com o mesmo produto;• Mantenha os ambientes areja-dos e livres de tabaco e poeira;• Evite frequentar lugares fechados em que haja gran-de concentração de pessoas, como shoppings-centers, su-permercados e cinemas.

ORIENTAÇÕES

A Secretaria de Saúde do Estado prorrogou até sexta-feira, 17, a cam-panha de vacinação con-tra a gripe. Idosos, crian-ças de 6 meses a 2 anos, gestantes, puérperas (mulheres que acabaram de dar à luz), indígenas, profissionais de saúde e doentes crônicos devem ser imunizados. Desde o início da campanha, em 15 de abril, 6,4 milhões de pessoas foram vaci-nadas.

Além de imunizar a população contra a gri-pe A H1N1, tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009, a campanha também vai proteger a população

contra outros dois ti-pos do vírus influenza: A H3N2 e B. Os postos de saúde abrem das 8h às 17h.

“É muito importan-te que as pessoas não deixem para se vacinar na última hora. O poder de imunização só está completo quinze dias após a vacinação”, ex-plica a diretora de Imu-nização da Secretaria da Saúde, Helena Sato. “A vacina não provoca, de maneira nenhuma, gripe em quem tomar a dose, pois é feita de pequenos fragmentos do vírus que são incapa-zes de causar qualquer infecção”, esclarece.

VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE É PRORROGADA ATÉ SEXTA-FEIRA

A Secretaria do Trabalho realizará a 1ª Feira e Mostra do Trabalho e Oportunidades em Destaques no próximo dia 26, no Adamastor/Pimentas. A previsão é de que cerca de 60 barracas sejam montadas para

o evento. O objetivo é apre-sentar os trabalhos dos empre-endedores formados ou que re-cebem assessoria da Secretaria por meio da Divisão de Geração de Renda.

A Feira tem início marcado

Trabalho realizará feira para pequenos empreendedores

para as 8h e término às 16h. Neste período, além da ex-posição e comercialização de produtos, também serão reali-zadas três oficinas: Elaboração de currículo e comportamento em entrevistas de emprego; Autoconhecimento e planeja-mento para os próximos cinco anos; e Plano de Negócios.

ARTESANATO - Adriana Mylonas é presidente da Asso-ciação de Artesãos de Guaru-lhos e será uma das expositoras da Feira no Adamastor/Pimen-tas. Segundo ela, a associação foi montada há pouco mais de um mês, com a intenção de fortalecer o trabalho dos ar-tesãos locais e transformar o município também em um polo cultural e turístico, mediante a criação da Casa do Artesão e com a realização permanente de pontos de exposição.O evento irá reunir vários empreendedores no Adamastor Pimentas

GUARULHOS, DE 16 A 22 DE MAIO DE 201308 A folha do passageiro

Especial

GUARULHOS, DE 16 A 22 DE MAIO DE 2013 09Especial

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) decidiu priorizar o trem que ligará a a capital a Guaru-lhos. Na semana passada, ele cancelou o proje-to Expresso Aeroporto, que interligaria o Aero-porto Internacional de São Paulo/Guarulhos, em Cumbica, ao Centro de São Paulo. A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) vai es-ticar por mais três quilômetros a futura Linha 13 - Jade para atender passageiros do terminal. O Expresso Guarulhos, serviço voltado principal-mente aos passageiros das companhias aéreas, seria uma concessão pública administrada pela iniciativa privada, que ganharia cerca de R$ 30 por passageiro transportado. De acordo com o governo paulista, os investidores perderam o in-teresse no negócio diante do projeto do governo federal de implementar o Trem de Alta Veloci-dade (TAV), que prevê conexão com os aeropor-tos de Guarulhos, Viracopos, em Campinas, e no Campo de Marte, na zona norte da capital. Quando estiver concluída, a Linha 13-Jade da

Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), vai reduzir quase pela metade o tempo de viagem entre o Tatuapé e o Aeroporto Internacional André Franco Montoro (Cumbica), em Guarulhos. Dos 55 minutos atuais, considerando a incerteza do trânsi-to, o trajeto levará 28 minutos quando a Linha 13 estiver concluída.

O edital de pré-qualificação da futura linha que ligará São Paulo a Guarulhos foi lançado pelo gover-nador Geraldo Alckmin. “É uma grande alegria estar-mos lançando um projeto de grande benefício para Guarulhos , para a região, para São Paulo e para o Brasil. Esse é o maior aeroporto do país. Queremos todos os aeroportos de São Paulo ligados ao sistema metroferroviário”

Alckmin reiterou o pedido à concessionária que administra o aeroporto internacional de uma garan-tia de people mover, exigindo o transporte gratuito entre a estação e o local de embarque e desembar-que dos passageiros. Ele se refere à alteração do lo-cal da futura estação Aeroporto da CPTM, imposta pela concessionária, para 2 km de distância do ter-minal.

A Companhia prevê a conclusão do processo li-citatório nos próximos meses, com expectativa de começar as obras no segundo semestre de 2013 e concluí-las no fim de 2014,

REDUÇÃO DO TEMPO DEVIAGEM PELA METADE

O governador Geraldo Alckmin anunciou o projeto

Fotos: divulgação

Tarifa a R$ 3 reaisA assessoria da CPTM afirma que diante do

desinteresse pelo expresso Aeroporto, decidiu estender por mais três quilômetros a futura li-nha 13- Jade, que também ligará São Paulo a Guarulhos. Desta forma, conseguirá atender também aos passageiros do Aeroporto de Gua-rulhos. Na futura Linha 13, a tarifa será igual à da CPTM, atualmente de R$ 3 e terá acesso ao terminal de ônibus do Parque Cecap.

LINHA 13 - A futura linha 13 sairá da atual estação Engenheiro Goulart, da Linha 12- Safi-ra (Brás-Calmon Viana) da CPTM em direção a Guarulhos. Terá 11 quilômetros de extensão e terminará no Aeroporto Internacional de Guaru-lhos. Os investimentos são de R$ 1,2 bilhão, in-cluindo toda infraestrutura de operação e trens.

Em dezembro, a CPTM lançou o edital de pré--qualificação dos consórcios interessados na exe-cução das obras civis da Linha 13. A CPTM está na fase final de análise dos recursos administrativos apresentados para dar prosseguimento ao pro-cesso licitatório. Carlos Roberto e Alckmin: parceria positiva para a cidade de Guarulhos

CARLOS ROBERTO APOIA A DECISÃO DO GOVERNADOR

O deputado federal Carlos Roberto (PSDB) esteve na última semana no Palácio do Governo para parabenizar pesolmente o Governador do Estado Geraldo Alckmin, e esclareceu que a decisão do Governo do Estado de extinguir o projeto Expresso Aeroporto, conforme foi divulgado pela mídia, não envolve o Trem de Guarulhos, que ligará a estação Engenheiro Goulart, em São Paulo, ao Aeroporto com uma estação no Cecap, em Guarulhos. “O trem para Guarulhos está mantido. Inclusive a suspensão do Expresso ocorre justamente porque ele não beneficiaria em nada a população de nossa cidade”, explicou o parlamentar.

Governo do Estado decide priorizar o trem da futura Linha 13-Jade que ligará o cidade de Guarulhos a São Paulo

GUARULHOS, DE 16 A 22 DE MAIO DE 201308 A folha do passageiro

Especial

GUARULHOS, DE 16 A 22 DE MAIO DE 2013 09Especial

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) decidiu priorizar o trem que ligará a a capital a Guaru-lhos. Na semana passada, ele cancelou o proje-to Expresso Aeroporto, que interligaria o Aero-porto Internacional de São Paulo/Guarulhos, em Cumbica, ao Centro de São Paulo. A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) vai es-ticar por mais três quilômetros a futura Linha 13 - Jade para atender passageiros do terminal. O Expresso Guarulhos, serviço voltado principal-mente aos passageiros das companhias aéreas, seria uma concessão pública administrada pela iniciativa privada, que ganharia cerca de R$ 30 por passageiro transportado. De acordo com o governo paulista, os investidores perderam o in-teresse no negócio diante do projeto do governo federal de implementar o Trem de Alta Veloci-dade (TAV), que prevê conexão com os aeropor-tos de Guarulhos, Viracopos, em Campinas, e no Campo de Marte, na zona norte da capital. Quando estiver concluída, a Linha 13-Jade da

Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), vai reduzir quase pela metade o tempo de viagem entre o Tatuapé e o Aeroporto Internacional André Franco Montoro (Cumbica), em Guarulhos. Dos 55 minutos atuais, considerando a incerteza do trânsi-to, o trajeto levará 28 minutos quando a Linha 13 estiver concluída.

O edital de pré-qualificação da futura linha que ligará São Paulo a Guarulhos foi lançado pelo gover-nador Geraldo Alckmin. “É uma grande alegria estar-mos lançando um projeto de grande benefício para Guarulhos , para a região, para São Paulo e para o Brasil. Esse é o maior aeroporto do país. Queremos todos os aeroportos de São Paulo ligados ao sistema metroferroviário”

Alckmin reiterou o pedido à concessionária que administra o aeroporto internacional de uma garan-tia de people mover, exigindo o transporte gratuito entre a estação e o local de embarque e desembar-que dos passageiros. Ele se refere à alteração do lo-cal da futura estação Aeroporto da CPTM, imposta pela concessionária, para 2 km de distância do ter-minal.

A Companhia prevê a conclusão do processo li-citatório nos próximos meses, com expectativa de começar as obras no segundo semestre de 2013 e concluí-las no fim de 2014,

REDUÇÃO DO TEMPO DEVIAGEM PELA METADE

O governador Geraldo Alckmin anunciou o projeto

Fotos: divulgação

Tarifa a R$ 3 reaisA assessoria da CPTM afirma que diante do

desinteresse pelo expresso Aeroporto, decidiu estender por mais três quilômetros a futura li-nha 13- Jade, que também ligará São Paulo a Guarulhos. Desta forma, conseguirá atender também aos passageiros do Aeroporto de Gua-rulhos. Na futura Linha 13, a tarifa será igual à da CPTM, atualmente de R$ 3 e terá acesso ao terminal de ônibus do Parque Cecap.

LINHA 13 - A futura linha 13 sairá da atual estação Engenheiro Goulart, da Linha 12- Safi-ra (Brás-Calmon Viana) da CPTM em direção a Guarulhos. Terá 11 quilômetros de extensão e terminará no Aeroporto Internacional de Guaru-lhos. Os investimentos são de R$ 1,2 bilhão, in-cluindo toda infraestrutura de operação e trens.

Em dezembro, a CPTM lançou o edital de pré--qualificação dos consórcios interessados na exe-cução das obras civis da Linha 13. A CPTM está na fase final de análise dos recursos administrativos apresentados para dar prosseguimento ao pro-cesso licitatório. Carlos Roberto e Alckmin: parceria positiva para a cidade de Guarulhos

CARLOS ROBERTO APOIA A DECISÃO DO GOVERNADOR

O deputado federal Carlos Roberto (PSDB) esteve na última semana no Palácio do Governo para parabenizar pesolmente o Governador do Estado Geraldo Alckmin, e esclareceu que a decisão do Governo do Estado de extinguir o projeto Expresso Aeroporto, conforme foi divulgado pela mídia, não envolve o Trem de Guarulhos, que ligará a estação Engenheiro Goulart, em São Paulo, ao Aeroporto com uma estação no Cecap, em Guarulhos. “O trem para Guarulhos está mantido. Inclusive a suspensão do Expresso ocorre justamente porque ele não beneficiaria em nada a população de nossa cidade”, explicou o parlamentar.

Governo do Estado decide priorizar o trem da futura Linha 13-Jade que ligará o cidade de Guarulhos a São Paulo

GUARULHOS, DE 16 A 22 DE MAIO DE 201310 A folha do passageiro

Cultura

proguaruwww.proguaru.com.br

FAÇA A SUA PARTE:NÃO JOGUE LIXO NAS RUAS.

Seu Salomão é funcionário da PROGUARU desde 2007. Nestes anos, faça sol ou chuva, ele tem trabalhado muito para manter as nossas ruas limpas. Hoje, ele comemora com os colegas mais um dia do gari e aproveita para pedir uma coisa: “Gente, nós precisamos da sua ajuda para deixar Guarulhos bonita todos os dias. É muito simples: jogue o lixo nas lixeiras e não despeje entulho nas calçadas e terrenos baldios.” Seja um aliado do seu Salomão e deste verdadeiro batalhão de trabalhadores, que passam o dia cuidando da nossa cidade para reduzir os riscos de enchentes e proteger a saúde da população.

Homenagem ao Dia do Gari

GUARULHOS, DE 16 A 22 DE MAIO DE 2013 11A folha do passageiro

GUARULHOS, DE 16 A 22 DE MAIO DE 201312 A folha do passageiro

www.folhadoponto.com.br Esporte

OLIMPÍADA DA MELHOR IDADE

Inscrições para a 10ª OMIG vão até o próximo dia 24A 10ª Olimpíada da Melhor

Idade de Guarulhos (OMIG) já está com as inscrições abertas, que poderão ser feitas median-te entrega de formulário im-presso e das informações gra-vadas em pen drive (dispositivo eletrônico de armazenamento de dados) até o próximo dia 24.

Para participar, é necessá-rio que o atleta tenha a par-tir de 50 anos completos ou a completar em 2013. A OMIG será realizada entre 8 e 16 de junho e terá 14 modalidades: natação, bocha, malha, truco, buraco, dominó, boliche, bas-quete e voleibol adaptados, tênis de campo e de mesa, da-mas, xadrez e atletismo.

Durante o período de inscri-ção, o regulamento da compe-tição e os formulários estarão disponíveis no site da Prefeitu-ra: www.guarulhos.sp.gov.br. Já o pen drive deverá ser re-tirado na Secretaria de Espor-te, Recreação e Lazer (rua dr. Gastão Vidigal,120), de segun-da a sexta-feira, das 8h às 20h.

PULO - A abertura da Olim-píada está marcada para acon-tecer às 9h do dia 8 de junho no Ginásio João do Pulo, no Jardim Divinolândia. No dia 9 a equipe de natação cai na água, tam-bém no João do Pulo. Entre os dias 10 e 14 acontece a disputa de bocha e malha, no Clube de Bocha e Malha da Vila Barros.

Truco, dominó e buraco acontecem no Nosso Clube Vila Galvão, nos dias 10, 12 e 13. Também no Nosso Clube serão realizadas as provas de vôlei adaptado. No dia 11 será a vez do boliche, no Neo Geo do In-ternacional Shopping. Basque-te acontece no dia 13. Já as competições de tênis de cam-po, tênis de mesa, damas e xa-drez serão no dia 13 na União Cultural e Esportiva Guaru-lhense (Uceg), no Cocaia.

As provas de atletismo acontecem no Sesi Cocaia, e encerrando a Olimpíada, no dia 16, o Nosso Clube sediará as competições de dança de salão.

GUARULHOS, DE 16 A 22 DE MAIO DE 2013 13A folha do passageiro

GUARULHOS, DE 16 A 22 DE MAIO DE 201314 A folha do passageiro

Socialwww.folhadoponto.com.br

O Folha do Ponto, seu companheiro in-separável nas baladas de Guarulhos, foi clicar algumas mamães, afinal elas mere-cem!

Se a Balada for Boaa gente vai lá

Conferir!

CLICK’S DAS MELHORES BALADAS

Por Edgar Guilherme

www.oruspix.com.br

Família Souza

CURTA FOLHA DO PONTO

facebook.com/DoPontocomunicacao

Estela/ Centro Amazilde/ Bom Clima Ana Paula/ Centro Darci/ Cecap

Natalia/ GopouvaLuzia/ CecapLilian/ CecapEunice/ Cecap

Maria/ Centro Priscila/ Centro Vanessa/ Gopouva Fatima/ Centro

GUARULHOS, DE 16 A 22 DE MAIO DE 2013 15A folha do passageiro

www.folhadoponto.com.brTÁ N O P O N T O !

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL 2013

saudáveisMente e corpo

www.coquetel.com.br

NAS BANCAS e livrAriAS

BANCO 44

AGGENCONTRAR

ARTILHEIROREPOMPOM

CONDEEEEAMARDEDU

EALEGREDAMASEBIACASCA

ICEPERFILOSCARRE

TAININEMATCAEI

ESCORREDORTAOUTONO

(?) do baú:casamen-

to pordinheiro

Arma-ção dabase dopandeiro

O amadode Julieta

(Lit.)

Título denobreza

do Drácu-la (Lit.)

Editores(abrev.)

DeborahEvelyn,

atriz bra-sileira

Antônimode "subir"

(?) Lobo, composi-

tor daMPB

Gostarmuito dealguém

Porto (?),capitalgaúcha

Navio utili-zado paraa pesca

de baleiasPar do

cavalheirona dança

(pl.)

Ao (?)livre: forade recintofechado

101, em algarismosromanos

Gelo, eminglês

Voltar à(?) zero:reiniciar

Maior prê-mio doCinema

americano

Desinência verbal do infinitivo

Gás deanúnciosluminosos

Nove,em inglês

As trêsprimeiras

vogais

Utensílio onde ficamos pratoslavados

Estaçãoanteriorao in-verno

Doenças comuns quecongestionam o nariz

Senhor(bras.) Receia

A parabólica recebesinais do satélite

Uma das causas demorte de pacientesAchar

Goleadorcomo Ro-mário (fut.)

A maisexata dasciências(abrev.)

Que nãofoi cozidoSílaba de"couro"

Recolho

Um dosdados do

Orkut

Progenitor

A parteexterna

da laranja

Tragédia

Aplicadorde pó de

arroz

Está aí (red.)

Movimento dos Sem-Terra (sigla)

3/ice. 4/cato — nine. 5/conde. 6/pompom. 8/baleeiro.

Marilene Ferreira

[email protected]

CURTAS“Constrangida”

“Climão”

Capricórnio - 22/12 a 20/01

Aquário - 21/01 a 19/02

Sagitário - 22/11 a 21/12

Peixes - 20/02 a 20/03

Libra - 23/09 a 22/10

Escorpião - 23/10 a 21/11

Leão - 22/07 a 22/08

Virgem - 23/08 a 22/09

Câncer - 21/06 a 21/07

Áries - 21/03 a 19/04

Touro - 21/04 a 20/05

Gêmeos - 21/05 a 20/06

Não fique na defensiva diante de mudanças, afinal elas são necessá-rias para seu crescimento.

Dê valor aos sentimentos verdadei-ros, olhe ao redor e retribua o amor sincero.

Esqueça o passado e viva o momen-to, seu futuro pode ser surpreende-dor.

Evite entrar em atrito com seus su-periores, procure demostrar sereni-dade.

Seja superior, não se deixe atingir por conversas alheias, tenha orgulho e amor próprio.

Viva intensamente o momento, siga seus desejos. Acredite nos seus so-nhos e procure realiza-los.

Horóscopo Geremy Batins

Flor do Caribe – 18h, Globo

“Minha Novela” Próximas emoções...

Paulo Monteiro - Paravente

Chico se emociona ao saber que a homenagem que Cassiano lhe prestou foi divulgada no jornal. Ester pergunta a Cassiano se ele confia em Cristal.

Narcisa atacou de DJ em um aniversário que aconteceu sábado (11) numa conhecida boate de SP. Ela não sabia tocar direito e fingiu o tempo todo. A festa não ficou lotada, deixando a “mulher rica” meio constrangida e envergonhada, pois ela adora ser o centro das atenções...

O ex-marido da atriz, Tande, deu um prazo curtíssimo para que Lisandra deixe a cobertura em que mora com os dois filhos do casal. o ex-jogador vai continuar pagando a pensão das crianças, mas quer que os três encontrem outro lugar para viver.

Fabinho vai embora sem contar a Plínio por que o estava seguindo. Os cabelos de Brenda começam a cair e Rosemere é demitida. Perácio se emociona ao falar do filho para Eliseu. Lara e Amora se hostilizam na entrada do teatro.

O segredo de Lívia vem à tona por Riva que é, na verdade, uma agente da Interpol disfarçada. A delegada Helô irá se casar novamente com Stênio. Zyah e Ayla passam a viver em lua de mel, esperando o primeiro filho do casal Morena e Théo resgatam a filha e são felizes ao lado de Junior.

Sangue Bom -19h, Globo

Salve Jorge-21h, Globo

O português chega a uma casa de pros-tituição e pergunta:

- Quanto custa para levar pra cama uma de suas “moças”?

- Depende do tempo - responde pronta-mente a mulher.

O Manuel pensa um pouquinho e diz:- Suponhamos que chova...

facebook.com/marileneferreira

Anitta não gostou nem um pouco dos rumores publicados na im-prensa de que teria se trancado com o jogador Neymar, após um show em uma boate de São Paulo na semana passada. Em seu Twitter, a funkeira desabafou sobre o assunto: “Neymar se fecha em camarim com Anitta? Qual é a próxima asneira ?!

Mc. AnittaNega que tenha se trancado em camarim com Neymar

Não se envolva em assuntos que não tem nada a ver com você. Pro-cure ficar longe de conflitos.

Provavelmente você terá que lidar com pessoas controladoras e man-donas cuide do seu lado emocional.

Não se deixe dominar pelos outros e entenda suas fraquezas para não se cobrar demais.

Invista em seu fortalecimento in-terno e guarde seus sentimentos. Aguarde o momento de agir.

Prefira o recolhimento e procure poupar energias. Tenha mais aten-ção com sua saude.

Não perca o foco em suas respon-sabilidades, mesmo que exija alguns sacrifícios.

ANUNCIE: 2279 2152

Será que está faltando paparazzi pra galera publicar verdade e aí elas in-ventam umas mentirinhas pra ganhar um Ibope ?”, comentou.Neymar não esconde de ninguém que é fã de Anitta e que a acha sensual. A moça que nos desculpe, mas o papo que rola é que o jogador e a funkeira ficaram um bom tempo no camarim dela.

GUARULHOS, DE 16 A 22 DE MAIO DE 201316 A folha do passageiro

DE 16 A 19 DE MAIO DE 2013