edição - 159

16
Estado conclui 10% do Corredor Metropolitano viário Segundo informações do governo do estado, cerca de 10% da primeira etapa das obras do Corredor Metro- politano Itapevi-São Paulo foram concluídas. A notícia é dada depois que o governo venceu os processos de emis- são de posse de imóveis desa- propriados para a passagem do corredor viário. De acordo com a EMTU, o cronograma da obra está mantido e o trecho entre Itapevi e Jandira será concluído até julho deste ano. A obra vai diminuir o tem- po gasto no percurso em 15 minutos, em horário de pico. PÁGINA 10 Osasco 50 anos: avanços em saúde e educação Barueri reforça combate à dengue com mais agentes Cotia terá secretaria para cuidar da infraestrutura ONG quer dobrar produção de sacolas verdes em Osasco projeto> PÁGINA 8 contratação> PÁGINA 10 manutenção> PÁGINA 7 BARUERI SANTANA DE PARNAÍBA ALPHAVILLE | TAMBORÉ ALDEIA DA SERRA COTIA GRANJA VIANA OSASCO SÃO FRANCISCO | ADALGISA VILA YARA | VILA CAMPESINA PARQUE CONTINENTAL ITAPEVI política> PÁGINAS 4, 5 E 6 Falta de renovação marca disputa por prefeituras em 2012 Emidio apoia aliança do PT com Gil Arantes, em Barueri BARUERI SANTANA DE PARNAÍBA ALPHAVILLE | TAMBORÉ ALDEIA DA SERRA COTIA GRANJA VIANA OSASCO SÃO FRANCISCO | ADALGISA VILA YARA | VILA CAMPESINA PARQUE CONTINENTAL ITAPEVI A magia da fotografia noturna ganha exposição na galeria Zipper Drama racial é retratado em “Histórias cruzadas” weekend> PÁGINA 14 cinema> PÁGINA 13 Publisher: Cláudia Azevedo Ano IV - nº 159 Sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012 www. girosa .com.br FOTOS: MICHELA BRíGIDA - GIRO S/A sustentável> PÁGINA 7 WALT DISNEY PICTURES RODRIGO ZEFERINO Estudo aponta aumento no número de afogamentos A Secretaria de Estado da Saúde divulgou o número de pessoas que morreram afogadas em 2010. Na região, os banhistas desrespeitam placas da Defesa Civil e mergulham em lagos públicos. alerta PÁGINA 9 Caco Ciocler estreia peça de Franz Kafka em São Paulo entrevista s/a> PÁGINA 12 Garotos brincam na lagoa do Parque dos Paturis, em Carapicuíba. Quarenta pessoas morreram em 2008

Upload: giro-sa

Post on 31-Jul-2016

230 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Estado conclui 10% do Corredor Metropolitano

viário

Segundo informações do governo do estado, cerca de 10% da primeira etapa das obras do Corredor Metro-politano Itapevi-São Paulo foram concluídas. A notícia é dada depois que o governo venceu os processos de emis-são de posse de imóveis desa-propriados para a passagem do corredor viário. De acordo com a EMTU, o cronograma da obra está mantido e o trecho entre Itapevi e Jandira será concluído até julho deste ano. A obra vai diminuir o tem-po gasto no percurso em 15 minutos, em horário de pico. pÁgina 10

Osasco 50 anos: avanços em saúde e educação

Barueri reforça combate à dengue com mais agentes

Cotia terá secretaria para cuidar da infraestrutura

ONG quer dobrar produção de sacolas verdes em Osasco

projeto> pÁgina 8

contratação> pÁgina 10

manutenção> pÁgina 7

BarueriSantana de ParnaíBa

alPhaville | tamBoréaldeia da Serra

CotiaGranja viana

oSaSCoSão FranCiSCo | adalGiSavila yara | vila CamPeSinaParque Continental

itaPevi

política> pÁginas 4, 5 e 6

Falta de renovação marca

disputa por prefeituras em

2012

emidio apoia aliança do Pt

com Gil arantes, em Barueri

BarueriSantana de ParnaíBa

alPhaville | tamBoréaldeia da Serra

CotiaGranja viana

oSaSCoSão FranCiSCo | adalGiSavila yara | vila CamPeSinaParque Continental

itaPevi

A magia da fotografia noturna ganha exposição na galeria Zipper Drama

racial é retratado em “Histórias cruzadas”

weekend> pÁgina 14

cinema> pÁgina 13

Publisher: Cláudia Azevedo

Ano IV - nº 159Sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

www.girosa.com.br

fO

tO

s: M

iCH

ElA

Br

íGiD

A -

Gir

O s

/A

sustentável> pÁgina 7

wAlt DisNEy piCturEs

rO

Dr

iGO

ZE

fE

riN

O

Estudo aponta aumento no número de afogamentos

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou o número de pessoas que morreram afogadas em 2010. Na região, os banhistas desrespeitam placas da Defesa Civil e mergulham em lagos públicos.

alerta pÁgina 9

Caco Ciocler estreia peça de franz Kafka em são paulo

entrevista s/a> pÁgina 12

Garotos brincam na lagoa do Parque dos Paturis,

em Carapicuíba. Quarenta pessoas morreram em 2008

2Sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

erramos

editorialQuem tem de ir

ao supermercado está descobrindo novas formas para acomadar e transportar suas compras, desde que as sacolas plásticas à base de petróleo foram banidas. Para atender a essa nova demanda, há cinco anos em funcionamento, o Projeto Inovar IAPI, o Centro de Participação e Recreação do Jardim Piratininga, em Osasco, passa por expansão para dobrar a produção e o número de costureiras em fevereiro. As sacolas são feitas com lonas fornecidas por parceiros como a Prefeitura de Osasco e a empresa Jequití. Uma iniciativa interessante, e criativa, em parceria com o poder público municipal, para aumentar a geração de renda de diversas famílias.

Onde encontrar oDistribuição gratuita às sextas-feiras | 30 mil exemplaresNos princípais semáforos, centros empresariais e comerciais de Barueri e Santana de Parnaíba (Alphaville, Tamboré, Aldeia da Serra), Cotia (Granja Viana), Osasco (São Francisco, Parque dos Príncipes, Parque Continental, Vila Yara, Adalgisa, Campesina, Jd. Guadalupe) e Itapevi, além de orgãos públicos, bancas, restaurantes, cafés, padarias, postos de combustível, shoppings centers, escolas, faculdades e outros.

Diretor Executivo: J. C. Rocha | Publisher: Cláudia Azevedo Editora-chefe: Graziela Costa MTB 26268 [[email protected]] | Editor de Arte: Anderson Novais | Departamento Comercial: [email protected] - Rua João Ramalho 512, Osasco - CEP 06230-030 Tel. 4208-3777. | Versão on-line na íntegra a partir da zero hora de sexta-feira. www.girosa.com.br | Impressão: Mar Mar Gráfica e Editora. O Giro S/A é uma publicação semanal da Editora Alphasete & Comunicação Ltda. | Tiragem: 30 mil exemplares.

E-mail da redação: [email protected]

Eleição no Brasil deixou de ser aula de civismo para se transformar em luta encarniçada pelo poder. E a razão ultrapassa a ob-servação de que a política substituiu o escopo aris-totélico de missão a ser-viço do polis pela meta de servir de escada de ascen-são pessoal. O fato é que o acervo da política se esgar-çou na névoa do tempo.

Ademais, a economia é que dá hoje o rumo das coisas, trazendo a políti-ca para sua esfera e, por conseguinte, motivando os representantes do povo a usá-la como investimento. O bem-estar coletivo conti-nua a enfeitar um discurso matizado por meia dúzia de conceitos, entre eles, a inserção das massas à mesa do consumo, o resga-te de direitos individuais, a justa distribuição de ren-da e a maior aproximação entre as classes sociais, situações que incorporam padrões de vida consentâ-neos com a dignidade hu-mana. Esse é o tônus ideo-lógico da atualidade.

Por mais que a pletora de partidos brasileiros - quase 30 - se esforce para expressar especificidades, o sumo que se extrai do liquidificador partidário aponta para esse compos-to, mescla dos ideários da social-democracia e do liberalismo social. Siglas que defendem o socialis-mo nos moldes que ante-cederam a queda do Muro de Berlim o fazem mais por retórica que por con-vicção. Por aqui há forte dose de consenso sobre o que se pode chamar de sistema liberal-capitalista sob controle do Estado. Os admiradores do “capi-talismo à moda chinesa”, com intervenção rigorosa do Estado, não chegam a ameaçar.

entreaspas

Essa é a essência do nos-so discurso político. Que não frequentará o palco eleitoral porque o eleitor não se motiva com abstra-ções. Portanto, veremos uma pregação mais adje-tiva e menos substantiva, uma expressão menos ideológica e mais centrada em perfis. É pouco prová-vel vermos a federalização dos pleitos, a tentativa de puxar a força da admi-nistração federal para o palanque local. No tabu-leiro municipal são mais adequadas as peças da mi-cropolítica, coisas que di-zem respeito ao cotidiano: transporte, educação, saú-de, saneamento, moradia...

Nas capitais e nas gran-des e médias cidades se pode até prever a abor-dagem mais generalista, amplificada pela tuba de ressonância de mídia mais poderosa. Se o País andar tranquilo até as margens eleitorais, ou seja, preser-vando o animus animandi dos contingentes perifé-ricos, a partir de dinheiro no bolso, acesso ao con-sumo, colchões sociais, inflação controlada, etc., os candidatos patrocina-dos pelo rolo compressor governista poderão ser beneficiados. Massas ca-rentes prezam o status quo e demonstram grati-dão escolhendo candida-tos com elas identificados. Há, porém, o outro lado: em Estados como São Pau-lo e Minas Gerais, que têm os dois maiores contingen-tes eleitorais do País e são governados por tucanos, os largos estratos médios tendem a ser mais críticos em relação ao governo fe-deral.

Dito isto, convém arre-matar: o pleito de outubro juntará grupos contrários e aproximará clássicos contendores. No palanque

do blá-blá-blá assemelha-do subirão candidatos de alianças exóticas jamais vistas por estas plagas. Traduzindo: o partido A apoia o governo federal, é contrário ao governo esta-dual, mas se unirá na elei-ção municipal ao partido B, que é contrário à adminis-tração federal; este partido B, em outros municípios, poderá trocar de samba do crioulo doido, fazendo parcerias com candidatos de outras siglas, algumas contra, outras a favor dos governos federal e estadu-al; já o partido C terá apeti-te para comer metade des-sa salada mista, fechando com o A de um jeito, com o B de outro e até reci-clando a mistura com o D, ao qual caberá inverter os papéis de acordo com suas conveniências. Em suma, o País verá uma campa-nha de conveniências. Os entes partidários farão ex-traordinário esforço para turbinar suas máquinas, preparando-as para a de-colagem de 2014, que será emblemática: concessão de um ciclo de 16 anos de mando petista, retomada do poder pelos tucanos ou ascensão de um terceiro ator ao pódio.

Essa operação, todavia, não depende apenas de sua vontade. O PMDB, o

“Acho que essa prioridade sempre foi nossa, desde a época da liderança e agora com esse novo desafio que Deus nos designou, deputado aguinaldo RibeiRo (pp), na quinta-feiRa (2), apóS SeR indicado como novo miniStRo daS cidadeS no lugaR de máRio negRomonte que pediu demiSSão

“Fiz o que foi possível, dentro do quadro de restrição financeira e de disputa política, que tornaram ainda mais difícil o já exigente exercício da gestão pública federal. [...]. Todos os projetos que a senhora nos delegou, ao nos confiar a pasta das cidades, foram desenvolvidos [...] seguindo o ritmo permitido pela liberação orçamentária do governo federal”, ex-miniStRo daS cidadeS, máRio negRomonte, na quinta-feiRa (2), em caRta de demiSSão entRegue à pReSidente dilma RouSSeff

cenário urbano

artigogaudêncio torquato

No sábado (4), às 20h, o Centro de Convivência da Terceira Idade de Santana de Parnaíba realiza o Baile de Carnaval, no Clube Atlético Sant’Anna (C.A.S.A). Convite R$ 20. Informações 4154-4687

Termina nesta sexta-feira (3), o prazo para inscrições no Cursinho Popular de Jandira. Mais informações pelo telefone 4707-7669.

No sábado (4), termina o prazo de inscrições para o concurso Rainha e Princesas do Carnaval 2012 de Santana de Parnaíba. Podem se inscrever mulheres com idade entre 18 e 30 anos. Premiação em dinheiro. Informações 4154-1874.

No dia 13, às 20h, acontece o Culto de Ação de Graças pelos 50 Anos de Emancipação de Osasco, no Centro de Eventos Pedro Bortolosso. Avenida Visconde Nova Granada 513, km 18.

Neste sábado (4), a partir das 19h, Paulo Maradei, apresenta repertório de MPB, Jazz e Bossa Nova, na Alameda Gourmet do Shopping Tamboré.

Estão abertas as inscrições para a oficina de alimentação viva, no Parque Chico Mendes, com o médico Alberto Peribanez Gonzalez, que acontece no dia 11. Informações 3591-1828.

agendas/a

opinião

alianças cruzadas

aliado principal, não abdi-ca da condição de maior partido brasileiro, o que lhe permitiria ser o fiador do situacionismo. Mas não descarta a hipótese de can-didatura própria em 2014. Um olho no norte, outro no sul. O PSB, por sua vez, so-nha alto e abre três alter-nativas: candidatura pró-pria em 2014, continuação da aliança com o PT (rei-vindicando pedaço maior do bolo) e união com o PSDB de Aécio Neves. O go-vernador Eduardo Campos (PE), que preside a sigla, já confessou o sonho de reunir o grupo pós-64 no comando do País. Ele e Aé-cio, juntos, liderariam essa

estratégia. Já o PSDB ali-menta o sonho de retomar o cetro, mas faltam-lhe dis-curso e bases populares. E o PSD de Gilberto Kassab, ao formar uma bancada expressiva na Câmara dos Deputados, deverá ser um núcleo de aglutinação de contrariados em outros grupamentos. Uma coisa parece certa: os atores sai-rão do ensaio de outubro sem muitos aplausos das plateias. A política a cada dia perde vigor.

A EMPRESA Abelardo Enrique Bernal Vidal, lo-calizada à Rua Adoniran Barbosa, 1426 – Bloco 01 Apto. 25, Parque Imperial, Barueri – SP CEP 0646-2000, CPF 212.790.628-43, sob Inscrição

Municipal 4.28928, extraviou os talões de notas fiscais preenchidas 1 a 600 da Prefeitura Mu-

nicipal de Barueri.

EXTRAVIO

Gaudêncio Torquato, jornalista, é professor titular da USP e consultor políticoe de comunicação. Twitter: @GaudTorquato

Diferentemente do publicado na edição nº 157 do Giro S/A, o PSD deve se aliar ao deputado Gil Arantes (DEM) na disputa à Prefeitura de Barueri e não ao governista Carlos Zicardi (PMDB). A atriz Rooney Mara não ganhou o Globo de Ouro pelo filme "Millennium - os homens que não amavam as mulheres", como publicado na edição nº 158. A atriz Meryl Streep levou o prêmio por sua interpretação em “A Dama de Ferro”.

nacional cenário urbano

Novo ministro das Cidades, Aguinal-do Ribeiro, indica-

do nesta quinta-feira (2) para substituir o ex-titular da pasta, Mário Negro-monte, disse que agilizar os programas ha-bitacio-nais, como o Minha Casa, Minha Vida, foi primeira recomendação que rece-beu da presidenta Dilma Rousseff.

Em entrevista coleti-va no Palácio do Planal-to, Ribeiro admitiu que a pasta é “complexa”, com desafios em áreas muito diferentes, que vão desde programas habitacionais a questões de saneamen-to e trânsito.

Da reDaçã[email protected]

com agência Brasil

3Sexta-feira,

3 de fevereiro de 2012

pedido Programas habitacionais como o Minha Casa, Minha Vida foram recomendados pela presidenta

O julgamento no Supremo Tribunal Federal que decide sobre o poder do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para investigar e punir juízes e servidores do Judiciário chegou ao placar de 6 a 5 a favor do CNJ às 20h desta quinta-feira (2)

joSé Cruz / aBr

Dilma pede a novo ministro das Cidadesagilidade nos programas de habitação

aguinalDo riBeiro Saída de negromonte não causou constrangimento interno no PP

A posse de Ribeiro está marcada para a pró-xima segunda-feira (6) à tarde. O ministro decla-rou ainda que não defi-niu nomes para compor sua equipe, mas que deve começar a pensar nas indicações nos pró-ximos dias. Perguntado sobre a possibilidade da atual Secretária Nacio-nal de Habitação, Inês Magalhães, assumir a secretaria executiva, o ministro disse que ainda não avaliou a indicação, mas que “tem referên-cias muito boas” sobre a secretária.

Ribeiro negou que a saída de Negromonte e sua posterior indicação para a vaga no ministério tenham provocado algum constrangimento interno

“Vamos ter este fim de semana para nos in-teirarmos de todas essas questões e apresentar-mos o que a presidenta realmente quer, que são

resultados efetivos des-sas ações do ministério. A recomendação é sobre-tudo de corrermos para vencer alguns entraves, por exemplo no Minha

Casa, Minha Vida. Temos uma relação com a Caixa que precisamos dinami-zar ainda mais para dar agilidade a todos esses programas”, disse.

no PP, partido a que são filiados. “O que nos mo-tivou sempre com as mu-danças foi a melhoria e o fortalecimento do par-tido. Sempre buscamos a unidade todo o tempo, e acredito que foi isso também o que possibili-tou que tenhamos agora esse caminho da unidade a alcançar em um futuro muito próximo”.

Sobre denúncias de irregularidades quan-do ocupava a Secreta-ria de Agricultura da Paraíba, Ribeiro disse que as acusações foram esclarecidas pelo Tribu-nal de Contas da União e pelo Tribunal Regional Federal. “É um assunto vencido, os próprios ca-nais da Justiça já haviam se manifestado”.

nelSon jr. / STF

políticacenário urbano

4Sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

ReiS e RibeiRo Governo do estado pode ser a solução

O PSDB teve suas contas desaprovadas pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, referente ao exercício de 2009. Com a decisão, está suspenso, pelo prazo de um ano, o direito do partido ao repasse de cotas do fundo partidário. O relator do processo Mathias Coltro (foto) disse que foram detectadas irregularidades na aplicação da verba e recursos de origem não identificada, no valor de cerca de R$ 56 mil

P ara evitar que Carapicuíba tenha desfecho seme-

lhante ao que aconteceu em São José dos Campos há quase duas semanas, no caso que ficou conhe-cido como Pinheirinho, o deputado estadual Isac Reis e o prefeito da cida-de Sergio Ribeiro, ambos do PT, buscam alterna-tivas para que o terreno de propriedade da Savoy Imobiliária e Construto-ra, onde hoje vivem cerca de 700 famílias, seja ad-quirido pelo poder públi-co. Reis quer evitar uma reintegração de posse, já marcada para aconte-cer no próximo dia 6 de março. “Carapicuíba não vai se tornar um Pinheiri-nho”, afirmou o deputado.

Para isso, as apostas são em tratativas com o governo estadual. Na quinta-feira (26), Reis se reuniu com o governador Geraldo Alckmin (PSDB) e, na terça-feira (31), acompanhado do prefei-to Sergio Ribeiro, com o secretário de Habitação, Silvio Torres. Na ocasião,

savoy isac Reis e o prefeito Sergio Ribeiro tentam acordo para evitar reintegração de posse

DivulGação

Deputado quer evitar efeito Pinheirinho em Carapicuíba

Cassundé diz que PDT está fora dos Municipalistascarapicuíba

luíSa [email protected]

os petistas apresentaram algumas propostas.

A principal delas, que tem tido maior atenção por parte do governo do estado, propõe que o De-partamento de Águas e Energia do Estado (DAEE) compre a área da Savoy, avaliada em cerca de R$ 6 milhões. Com a compra do terreno, o órgão estaria solucionando não apenas o problema habitacional dos moradores da Savoy, mas também das famílias que residem no entorno da lagoa.

Um compromisso fir-mado com a prefeitura permite o depósito de de-tritos do assoreamento dos rios da região oeste na Lagoa de Carapicuí-

ba. Em contrapartida, o DAEE se responsabiliza-ria por dar uma solução para as famílias que resi-dem no entorno. Segun-do Reis, o acordo não tem sido cumprido. “Seria uma espécie de compen-sação para o município. O DAEE economiza cer-ca de R$ 200 milhões ao depositar os detritos em Carapicuíba”, afirmou. Se-gundo ele, a proposta tem chances de dar certo. “Eles acharam interes-sante porque resolve o problema deles e a ques-tão habitacional da lagoa e da Savoy”, justificou.

Entre outros mecanis-mos apresentados, está a antecipação do repasse dos recursos do Fume-

fi (Fundo Metropolitano de Financiamento e In-vestimento), transferido à cidade anualmente, no valor de R$ 21 milhões, e a apresentação de emen-das parlamentares, no valor de R$ 300 mil, pelos deputados da bancada na Assembleia Legislativa.

Caso nenhuma das propostas se efetive, a prefeitura irá assumir o caso. “Isso é ponto de hon-ra para nós. Eu e o Sergio temos esse entendimento de que, se toda essa in-vestida não der certo, a gente levante todos os pa-gamentos da prefeitura e, em última hipótese, pague essa área”, disparou. “Não dá para deixar 700 famí-lias na rua”, finalizou.

O PDT (Partido Democrático Trabalhista) de Carapicuíba lançou oficialmente, na quinta-feira (1), o nome de Tadeu Moraes como o pré-candidato a prefeito pelo partido na cidade. No entanto, a confirmação do nome de Tadeu acabou por gerar mal estar den-tro do grupo dos Municipalistas,

que trabalha em torno do nome do secretário de Serviços Munici-pais, Elias Cassundé (PDMB) para disputar o pleito. O movimento conhecido como Municipalistas é formado por integrantes do PMDB, PPS, PRTB, PTC e PR, além de associações da sociedade civil e sindicatos.

“Quando ele se coloca com a candidatura própria, ele está sain-do do grupo”, afirmou Cassundé. Segundo o secretário, ao ter feito o convite para que o PDT integras-se o grupo, já haviam sido colo-cadas as condições de que eles definiriam os nomes de prefeito e vice. “Ele já sabia das propostas e

concordou”, disse. Pelo outro lado, Tadeu diz que

não saiu do grupo e afirmou que apenas segue a orientação de seu partido de lançar nome próprio. “Eu sou partidário e sigo orienta-ção partidária. Quando eu entrei no grupo, falei que ia ter candida-tura própria e não ia estar a serviço

de ninguém”, disse. “Ele pode até comungar ideias municipalistas, mas não está seguindo as normas do grupo”, rebateu Cassundé.

Apesar do embate, Tadeu disse que não muda sua decisão. “Espero que o grupo me apoie, mas se isto não ocorrer, continuo candidato”, afirmou.{lb}

wil

lia

M C

aM

aR

Go

- a

Rq

uiv

o G

iRo

S/a

MiC

he

la b

RíG

iDa

- G

iRo

S/a

política cenário urbano 5Sexta-feira,

3 de fevereiro de 2012

PRefeita Críticas aos vereadores do Pt

Silvinho, giglio, gil e CaRamez todos com passagem pelo executivo

O deputado estadual Marcos Neves se reuniu, na terça-feira (31), com o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Ivan Ricardo Garisio Sartori. O objetivo foi pedir celeridade na construção de um novo Fórum para Carapicuíba,

solicitado ao governador Geraldo Alckimin em agosto do ano passado

fo

to

S: m

iCh

ela

bR

ígid

a -

giR

o S

/a

Ro

mil

do

jo

Sé -

aR

qu

ivo

giR

o S

/a

Ro

mil

do

jo

Sé -

aR

qu

ivo

giR

o S

/a

an

de

RSo

n a

lve

S - a

Rq

uiv

o g

iRo

S/a

an

de

RSo

n a

lve

S - a

Rq

uiv

o g

iRo

S/a

Após enfrentar uma série de denún-cias investigadas

por uma comissão pro-cessante da Câmara de Jandira, a prefeita Anabel Sabatine (PSDB) afirmou manter a disposição de disputar a reeleição e comemorou a decisão do legislativo de absolvê-la. “Eles foram conscientes. Pegaram exatamente a trama que estava sendo formada”, afirmou a pre-feita, que acredita ter sido vítima de persegui-ção política. “A oposição trabalha com uma políti-ca de eliminação que visa me exterminar”.

Segundo Anabel, o processo de cassação te-

jandira Prefeita afirmou que vai disputar eleições mesmo após desgaste político

miChela bRígida - giRo S/a

anabel critica oposição e acena com simpatia para pré-candidatos

falta de renovação marca disputa por prefeituras em 2012

corrida eleitoral

Das sete principais cidades da região oeste, quatro terão prefeitos disputando a reeleição neste ano: Santana do Parnaíba, de Silvinho Pecciolli (DEM), Cotia, de Carlão Ca-margo (PSDB), Jandira, de Anabel Sabatine (PSDB) e Sergio Ribeiro (PT), de Carapicuíba.

O município de Barueri, por sua vez, terá o deputado Gil Aran-tes (DEM), que já foi prefeito, como candidato. Em Itapevi, o deputado João Caramez (PSDB), que tam-bém já comandou a cidade, é o provável concorrente tucano.

Já em Osasco, o ex-prefeito e também deputado Celso Giglio (PSDB) é um dos cotados para dis-putar o pleito no mês de outubro.

“A falta de renovação é uma característica da política no Brasil”, diz o cientista político José Paulo Martins, professor da Universidade

Federal do Estado do Rio de Janei-ro (UniRio). “Existe uma descon-fiança dos brasileiros com relação à política que impede uma maior participação popular”, afirma.

Manter o poderOs candidatos à reeleição tem

ainda o trunfo de ter a seu dispor a máquina pública na hora de dis-putar o pleito. “Ele teve quatro anos para realizar obras e ações durante o mandato; se você observar, ao longo da campanha os índices de avaliação do prefeito tendem a crescer”.

“A própria máquina da prefei-tura continua na mão do candidato à reeleição: cargos de confiança, indicações, todos vão atuar como cabo eleitoral do prefeito para se manter no poder”, diz o especialista. {diego salmen}

ria sido articulado pela oposição, com o objetivo de tomar o poder. “Eles usariam a máquina para eleger o candidato do PT que eles querem”, acusou. Ela defendeu a posição do vereador Geraldo Teotô-nio, o Gê (PV), que votou

contra a cassação. “O Gê é uma pessoa extremamen-te perspicaz”, elogiou. A prefeita também evitou criticas ao pré-candidato do PMDB à prefeitura, Dr. Sato (leia mais no box). “Gosto do Sato e gosto do Gê, tenho simpatia pelos

dois”, disse.De acordo com a pre-

feita, as conversas para a construção de alianças em torno de seu nome ainda estão sendo feitas. Ela sairá candidata sem se desligar de seu cargo no executivo.

luíSa [email protected] Ao Giro S/A, o médico Henri Hajime Sato, o

Dr. Sato (foto à esquerda), confirmou que será o pré-candidato a prefeito pelo PMDB em Jandira e descartou alianças tanto com o PSDB como com o PT. “O PMDB terá candidatura própria. Isso é certeza”, afirmou.

Contudo, apesar de contar com a simpatia da prefeita, o médico tenta descolar sua imagem dos outros pré-candidatos. “Eu não tenho cargo, não faço parte da administração. Sou light, com-pletamente livre e solto”, disse. Ele minimizou o envolvimento da prefeita nas últimas denúncias. “Eu a critico, mas não que seja oposição ferrenha, como alguns partidos fazem”, disse. {lb}

bastidores

Giglio x João PauloO deputado estadual Celso Giglio (PSDB) rebateu as afirmações do deputado federal João Paulo Cunha (PT), de que a matéria publicada pela Revista IstoÉ no começo desse ano, que acusa o petista de ilegalidade na firmação de contratos, se trataria de “um jogo eleitoral a favor do PSDB de Osasco”. “Isso é um pensamento absurdo. Imagine só uma revista do porte da IstoÉ fazendo campanha em município da grande São Paulo”, disparou. Apesar de evitar afirmar ser o pré-candidato de seu partido à Prefeitura de Osasco, não descartou a possibilidade. “Estamos pensando”, disse.

BarueriEm encontro que acontece anualmente em Barueri, o prefeito Rubens Furlan (PMDB) reuniu os professores da rede municipal de ensino, na quinta-feira (2), para agradecer o trabalho por eles realizados e anunciar algumas obras e ações na área da Educação. Acompanhado do vice-prefeito Carlos Zicardi (PMDB) e da deputada federal Bruna Furlan (PSDB), o prefeito evitou dar o tom de campanha ao encontro, apesar de criticar adversários políticos sem citar nomes, afirmando que sempre solicita que sua equipe grave seus pronunciamentos, “por que senão eles gravam o que eles querem e mandam para o juiz eleitoral para processar a gente”, disse. {lb}

políticacenário urbano6Sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

expediente emidio não irá se afastar do cargo para fazer campanha

O pré-candidato a prefeito de Barueri, Carlos Zicardi (PMDB), anunciou na quinta-feira (2) que já assinou sua exoneração do cargo de secretário de Esporte. Ele disse que contará com a ajuda o marqueteiro João Miras na

organização de sua campanha, que deve ir para as ruas no mês março

Mic

he

la b

ríg

ida

- g

iro

S/a

Em entrevista ex-clusiva ao Giro S/A, o prefeito de

Osasco, Emidio de Souza (PT), mostrou-se favorá-vel à aliança do PT com o deputado Gil Arantes (DEM) na disputa pela prefeitura do município vizinho de Barueri neste ano. “A primeira preocu-pação do PT deve ser des-bloquear a política de Ba-rueri. E desbloquear para mim é garantir a vitória do Gil Arantes”, declarou o prefeito, que terá o de-putado João Paulo Cunha (PT), também entusiasta da aliança, como seu can-didato à sucessão.

Para o mandatário pe-

regional para o prefeito de osasco, lógica municipal favorece aliança entre as duas siglas

divulgação

emidio apoia aliança do pt com gil arantes, em barueridiego [email protected]

tista, a coligação com o partido é plenamente jus-tificável, já que o DEM vai apoiar o PT em Osasco e em Carapicuíba. Uma re-solução do PT Nacional proíbe a coligação nos municípios com o DEM, o PSDB e o PPS, partidos que fazem oposição ao go-verno da presidente Dilma Rousseff (PT). “Não ha-veria problema nenhum, pela lógica regional”, pon-derou Emidio.

CampanhaQuestionado sobre

seu engajamento na cam-panha eleitoral petista em Osasco, o prefeito dis-

se que não irá se licenciar do cargo. “Não tenho por-que fazer isto. Vou seguir normalmente”, garantiu. “Minha tarefa é ser pre-feito. Eu não vou abrir mão desta que é a minha maior obrigação até o dia 31 de dezembro de 2012”, afirmou.

Emidio fez uma res-salva: “fora do meu ho-rário de expediente, eu já estou me dedicando à questão da articulação política desde o ano pas-sado”. Ele não quis opinar sobre uma eventual apro-ximação do PSD com o PT, em Osasco, à semelhança do que vem acontecendo na cidade de São Paulo. “Deixa eu me reservar ao direito de não falar so-bre este tema”, finalizou. {com Vânia Alves}

bastidoresNovas verbasA cidade de Embu das Artes irá receber cerca de R$ 10 milhões devido a um convênio firmado na terça-feira (30), entre a prefeitura da cidade e a Caixa Econômica Federal. Viabilizado por emendas apresentadas pelos deputados federais João Paulo Cunha (PT), Carlos Zarattini (PT), Cândido Vaccarezza (PT), Aldo Rebelo (PCdoB) - deputado à época - Otoniel Lima (PRB), Arnaldo Jardim (PPS) e Arlindo Chignalia (PT), os recursos serão destinados à reforma, implantação e modernização do Centro Cultural Mestre Assis e de equipamentos esportivos , além do recapeamento e implantação de ruas. A prefeitura irá entrar com uma contrapartida no valor de aproximadamente R$ 900 mil. {luísa bittencourt}

metrópole cenário urbano

Para cuidar da ma-nutenção, limpeza de galerias e buei-

ros, reformas de praças, recuperação viária entre outras intervenções na infraestrutura urbana de Cotia, o prefeito Carlão Camargo criou um Projeto de Lei, que será enviado à Câmara Municipal, que institui a Secretaria Muni-cipal de Serviços Urbanos. “Dado o tamanho territo-rial da cidade e o cresci-mento dos últimos anos, a Secretaria de Obras tem tido dificuldade de aten-der toda a demanda de in-fraestrutura. Por isto, va-mos criar uma secretaria para cuidar especifica-mente destas particulari-dades”, justificou Carlão.

Vânia [email protected]

7sexta-feira,

3 de fevereiro de 2012

nova secretaria vai cuidar da manutenção da cidade

cotia secretaria de Obras será dividida. ex-titular da saúde, antonio Melo, foi confirmado para a pasta

atribuiçãO Entre os deveres da nova pasta está a recuperação do viário do município

OnG quer dobrar a produção de sacolas nos próximos meses

folia

sustentável

fO

tO

s: M

ich

ela

br

íGid

a -

Gir

O s

/a

MárciO Martinelli

Nesta sexta-feira (3), a Prefeitura de Santana de Parnaíba deve concluir as obras de recuperação asfáltica na avenida Yojiro Takaoka, entre o Shopping Service e o Banco Bradesco

leiamais

Parnaíba traz novidades para o carnaval

Há cinco anos em funciona-mento, e há doze meses confec-cionando sacolas reutilizáveis, por meio do Projeto Inovar IAPI, o Centro de Participação e Recreação do Jardim Piratininga passa por ex-pansão para dobrar a produção e o número de costureiras em fevereiro.

Com o fim do fornecimento das sacolas plásticas pelos supermerca-dos há uma semana, a presidente da ONG, Maristela Lemare, vê no projeto a chance de aumentar a ge-ração de renda de diversas famílias. “Em 15 dias de trabalho, as costu-reiras conseguem receber quase R$ 300. Quanto mais vendemos, mais elas ganham”, disse Maristela.

As sacolas são feitas com lo-nas fornecidas por parceiros como a Prefeitura de Osasco e a empresa Jequití. “Como estamos expandin-

Região Oeste deve ganhar primeira miniusina de biodiselAté o final de 2012, a Secretaria de Meio Ambiente de Osasco quer colocar em funcionamento uma miniusina de biodiesel. Se o projeto sair do papel, esta será a primeira usina da região oeste. A intenção ganhou força com a regulamentação da lei 4483/2011, por meio do decreto 10659/2012, que versa sobre o Programa Municipal de Coleta, Armazenamento, Tratamento e Reciclagem do Óleo, o chamado Projeto Biodiesel. A secretaria ganhou também o apoio do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro).A partir de março, o projeto vai expandir o trabalho de coleta de óleo de cozinha em comércios, restaurantes e pastelarias. Com a produção do biodiesel, veículos da frota da prefeitura serão abastecidos com este combustível que, além de evitar que o óleo polua rios e córregos, é menos poluente do que outras fontes de energia. {va}

banos), que será coman-dada pelo ex-secretário de Saúde, Antonio Melo, cuidará do visual urbano. Segundo o prefeito, não haverá novas contrata-ções, já que as equipes de manutenção, tapa--buraco e recapeamento serão apenas remaneja-das de comando, o que vai garantir a manutenção do orçamento municipal. “Vamos contratar apenas um reforço para a opera-ção tapa-buraco, porque nesta época de chuva há grande estrago no viário”, sinalizou Carlão. Ainda este ano a nova secreta-ria já estará em funciona-mento.

A nova secretaria será desmembrada da Secre-taria de Obras, que está sob o comando de Bene-

dito Simões. Para Obras, caberá a parte estrutural, novas obras, enquanto a nova pasta (Serviços Ur-

Na edição 2012 do Carnaval em Santana de Parnaíba, o tema escolhido para o evento será “O melhor do Carnaval é estar aqui”. Embalados por esta temática, três escolas já estão confirmadas para a folia que neste ano terá diversas novidades. Entre elas, o Grito do Horror, que acontecerá no Cine Teatro Coronel Raymundo, na sexta-

feira (17), a partir das 19h. O local terá decoração de terror e receberá pessoas em grupos de dez para conferir atrações mantidas sob sigilo.

Na segunda-feira (20), apenas bandas e marchinhas, sem trios elétricos. O objetivo é proporcionar ao menos um dia de folia mais tranquila com as pessoas percorrendo as ruas do Centro Histórico. No mesmo dia, a

Praça 14 de Novembro será palco de uma matinê para crianças, a partir das 14h. O Bloco Vai Quem Quer e a Banda Santo Antônio, de Osasco, estão confirmados. O samba de bumbo terá espaço exclusivo na rua André Fernandes, que será decorada para receber apresentações de grupos como o Grito da Noite, Sufrutoverdeus e Cururuquara. {va}

do a produção, precisamos de mais lonas. Empresários e comerciantes podem nos ajudar”, salientou Ma-ristela. Atualmente, o local conta com parceiros que custeiam o aluguel do imóvel e despesas com água, luz e internet.

“Trabalhamos para sermos autossuficientes”, completou Ma-

ristela. As sacolas são vendidas pelas próprias funcionárias, mas a Secretaria de Meio Ambiente estu-da um espaço para comercializar o material. Cada sacola custa R$ 10. O projeto produz 37 sacolas por dia. Com a expansão, até fevereiro, se-rão mais de 70. Projeto Inovar IAPI – Telefone: 3686-7060. {va}

À frente Dioneide de Jesus está na ONG há quatro meses confeccionando sacolas

metrópolecenário urbano

São nove eixos e uma centena de metas. Este é o Projeto

Osasco 50 Anos, criado em 2007, com a partici-pação da sociedade civil estabelecendo metas de curto, médio, longo e lon-guíssimo prazo. No próxi-mo dia 4, os organizado-res do projeto realizam o 4º Seminário Público. O evento abre as comemo-rações do cinquentenário da cidade [19 de feverei-ro] e será mais uma opor-tunidade para a socie-dade participar, opinar e cobrar o cumprimento das metas. O evento será das 8h às 13h30, no Au-

Vânia [email protected]

8sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Projeto supera algumas metas, mas fica longe de cumprir outras

Marginal da Castello Branco tem velocidade reduzida

osasco Cidade comemora cinquentenário e elabora metas para as próximas cinco décadas

região Central Obras de reformulação incluem melhorias e ampliação da estação da CPTM de Osasco

segurança barueri

gilMara Brasil

Está em fase final a confecção do busto da antropóloga Rurh Cardoso, patrona do Espaço Mulher de Barueri. A peça está pronta para ser

fundida ao cobre e leva assinatura do artista Murilo Sá Toledo

leiamais

Conforme adiantado pelo Giro S/A em janei-ro de 2010 (edição 76), a marginal da Rodovia Castello Branco, entre os quilômetros 13 e 23, em ambos os sentidos, teve a velocidade máxima permitida reduzida de 120km/h para 100km/h para veículos leves de passeio. No caso de ca-minhões e ônibus, a ve-locidade máxima ficou mantida em 90km/h. A nova velocidade entrou em vigor no sábado (28 de janeiro) e foi justifi-cada como medida de se-gurança, já que no trecho existem acessos para o viário urbano, pontos de parada de ônibus e aces-sos para o Rodoanel Má-rio Covas.

A necessidade da mu-dança foi apontada por um estudo realizado pelo Departamento de Estrada

Barueri registra queda de roubo de veículosSegundo dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP), as ocorrências de furtos e roubos de veículos em Barueri caíram 48,7% nos últimos dez anos. As estatísticas mostram, que em 2001, foram anotadas 889 ocorrências do tipo, enquanto em 2011, foram 433. Num comparativo entre 2011 e 2010, a queda de roubos de veículos foi de 17,57% entre os anos. Já os furtos caíram 14,89% no período. Os números indicam também, queda nos casos de furtos entre 2011 e 2010. Segundo os dados da SSP, o delito caiu 15,02%; já os casos de roubos caíram 11,15% entre os anos. {va}

Fo

to

s: M

iCh

ela

Br

ígid

a –

gir

o s

/a ditório da Fac-Fito, no Jardim das Flores.

Nos últimos quatro anos, a prefeitura tem re-alizado seminários para definir o modelo ideal de investimentos, projetos e serviços que a cidade deve oferecer. Diversas metas começam a ter o prazo expirado, como é o caso do combate ao anal-fabetismo.

“Em 2007, estava em 9%. A meta era reduzir para 6%, em 2012. Va-mos chegar ao final deste ano com, no máximo, 3% de analfabetismo entre as crianças que estão na faixa etária de alfabeti-zação”, disse Roberto Es-pinosa, coordenador do Projeto Osasco 50 Anos.

Se por um lado a cida-de superou em mais do que o dobro o problema na educação, por outro, passa a largo no que diz respeito a alternativas rápidas e eficientes de transporte. A expectativa era de que, até 2012, a cidade tivesse um plano

completo de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), com duas linhas na Zona Norte e duas na Zona Sul. Mas o projeto ainda não existe. Questionado sobre o as-sunto, Espinosa afirmou que existem estudos jurí-dicos que envolvem desa-propriações. “Dependeria de conversações com o DAEE [Departamento de Águas e Energia Elétrica], dependeria de completar o serviço de limpeza de córregos. Estamos pre-vendo até 2014 concluir o plano que pode ser exe-cutado em 15 ou 20 anos”, afirmou.

No eixo da saúde, ape-sar de reconhecer que ainda há muito a ser feito, Espinosa afirma que uma importante meta será al-cançada em 2012. “Uma delas era instalar uma Unidade Básica de Saú-de (UBS) a, no máximo, um quilômetro de cada morador. Com as inau-gurações previstas até o final do ano, vamos con-seguir”, salientou.

De acordo com a Secre-taria da Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP), Barueri atingiu no ano passado a taxa de 9,86 assassinatos para cada 100 mil habitantes. O índice está abaixo dos 10 casos – número considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como epidemia de violência. A série histórica aponta que na cidade, o índice já foi 77,53% maior em 2003 quando a cidade registrou 103 homicídios dolosos, em 2011, foram 24 ocorrências do tipo.

Para o secretário dos Assuntos de Segurança de Barueri, Edson Santos da Silva, o resultado é reflexo de trabalho de prevenção primária realizada na cidade como políticas de inclusão social em saúde, educação, moradia, emprego e outros. O secretário enaltece também programas desenvolvidos com jovens que levam educação e cultura como alternativa ao crime e à -violência, entre eles Jovens Construindo a Cidadania, Música Instrumen-tal no seu Bairro. {va}

dados indicam que violência está abaixo do epidêmico

de Rodagem (DER), CCR ViaOeste, Polícia Militar Rodoviária e Agência Re-guladora dos Transportes do Estado de São Paulo (Artesp). A fiscalização no trecho é feita por radares e câmeras monitorados pelos policiais rodoviá-rios.

Em vias que cortam Osasco, o Departamen-to Municipal de Trânsito reforçou a fiscalização. Nos últimos anos, a pre-

feitura implantou diver-sos radares que multam motoristas que excedem os 60 km/h em vias como Maria Campos e Autono-mistas. Em Barueri, ape-sar de ser comum moto-ristas trafegarem acima de 40km/h em vias como Alameda Mamoré, e aci-ma de 50km/h na Ave-nida Dr. Dib Sauaia Neto (Via Parque), em Alpha-ville, não há radares no local. {va}

metrópole cenário urbano 9Sexta-feira,

3 de fevereiro de 2012

São Paulo registra aumento em número de mortes por afogamento

alerta Dados da Secretaria de Estado da Saúde indicam que 931 pessoas morreram em 2010

PErigo Na lagoa do Parque dos Paturis, 40 pessoas morreram em 2008

Divulgação

Cotia confirmou a XV Festa do Peão. Artistas como Michel Teló (foto), Luan Santana e Paula Fernandes participam da festa. O evento acontece entre os dias 29 de março e 1 de abril, no Recinto Municipal

Mic

hE

la B

ríg

iDa

– g

iro

S/a

leiamaisJuizado itineranteEntre os dias 6 e 10, das 10h às 16h, o Continental Shopping recebe o Juizado Itinerante, um trailler do Tribunal de Justiça de São Paulo que oferece atendimento gratuito à população. O objetivo é resolver com agilidade problemas relacionados a pequenas causas, direito do consumidor, entre outros. Informações 3769-3769.

Ataque à caixaNa manhã desta quarta-feira (31/1), uma quadrilha explodiu um quiosque de caixa eletrônico do banco Itaú, em Granja Viana, Cotia. Segundo a Polícia Militar, os criminosos conseguiram fugir. O equipamento contava com o dispositivo anti-furto que mancha as cédulas. Não se sabe os criminosos conseguiram subtrair dinheiro do local. {va}

Nesta semana, a Se-cretaria de Estado da Saúde divul-

gou o número de pessoas que morreram afogadas em 2010. Segundo a pas-ta, 931 pessoas foram a óbito por afogamento; no ano anterior, foram 922 mortes. A secretaria não divulga dados por muni-cípio; mas, somente na região metropolitana e na capital paulista, 360 pes-soas morreram afogadas.

Na região oeste, a De-fesa Civil de Carapicuíba trabalha para reduzir o número de afogamentos nas lagoas do Parque dos Paturis e Parque da Al-

vânia [email protected]

cial 4, em Alphaville e no Parque Ecológico do Tam-boré, onde um serviço de segurança do governo do Estado inibe a entrada de pessoas na lagoa.

A secretaria alerta ainda sobre a importân-cia do socorro correto. A vítima deve ser removida por braços e pernas, não deve haver compressão do abdômen. Deve ficar deitada de lado, roupa molhada removida e ser aquecida até que o so-corro chegue. Segundo a pasta, a maioria dos acidentes com crianças acontecem em piscinas em residências. Já entre os adultos, a combinação confiança e bebida alcoó-lica é o agravante.

deia. Frequentadas por muitas crianças, as lago-as foram palco de 40 e 18 mortes, respectivamente, em 2008. Desde então, o órgão lançou campanha de conscientização e ins-talou placas sinalizado-ras pelos parques.

Em Itapevi, segundo a Defesa Civil, uma jovem morreu afogada em uma represa particular na Chácara Monte Serrat em 2010. Para evitar afoga-mentos, a Defesa Civil de Barueri interditou uma lagoa atrás do Residen-

metrópolecenário urbano10Sexta-feira, 3 defevereiro de 2012

Estado vence processos e segue com obras no Corredor Oeste

Barueri vai reforçar equipe de combate à dengue

Prefeitura cria programa social para famílias carentes

viário Até julho, obras no trecho entre Itapevi e Jandira estarão concluídas

COrrEdOr EMTU informou que 10% do trabalho do primeiro trecho já está concluído

MutIrõES Ao longo do ano, estão previstas varreduras em toda a cidade

Durante a primeira reunião do Conselho Mu-nicipal de Saúde de Ba-rueri em 2012, ficou de-finido que a Secretaria de Saúde vai reforçar o com-bate à dengue. Segundo o secretário da pasta, Maurício Tundisi, agen-tes de saúde estão sendo convocados por concur-so público para reforçar o combate à doença. Os novos agentes vão atuar em mutirões, que devem acontecer em vários pon-

tos da cidade, com o obje-tivo de acabar com focos do mosquito Aedes ae-gypti em 100% dos imó-veis do município.

O secretário anun-ciou ainda que, em 2012, a cidade ganhará uma nova central de material esterilizado no Pronto Atendimento Adulto; e reforçou que a cidade também ganhará duas policlínicas com atendi-mento de diversas espe-cialidades médicas.{va}

saúde

2012cotia

MárCIO PInhEIrO

A Prefeitura de Osasco preparou eventos especiais de aniversário de 50 anos (19). Entre as atrações Fernando e

Sorocaba. Programação completa em www.osasco.sp.gov.br

MIC

hE

lA B

ríg

IdA

CA

rlO

S B

Ar

rE

ttA

– A

rq

uIv

O g

IrO

S/A

leiamaisNovo ItapeviPrevNa quarta-feira (1º), a Prefeitura de Itapevi entregou o novo setor de atendimento do ItapeviPrev – órgão responsável pelo sistema previdenciário dos servidores municipais – na avenida Presidente Vargas 405. O local vai oferecer mais qualidade no atendimento aos 305 servidores inativos e 84 pensionistas da administração municipal.

Office BethavilleCom cerca de 50% de unidades vendidas, o Office Betahaville, lançado pela MPD Engenharia no final de outubro passado, está atraindo empresas e profissionais liberais de São Paulo, Jundiaí, Sorocaba e Campinas. A localização do empreendimento, Rodovia Castello Branco, é um dos pontos fortes do polo Bethaville. O valor do metro quadrado, a partir de R$ 5758, é outro grande diferencial na região.

Viver com diabetesEm 2011, o programa Viver melhor com diabetes, da Prefeitura de Barueri, atendeu mais de 117 crianças e adolescentes com idade entre zero e 20 anos, portadoras de diabetes tipo 1. Por meio do programa, os pacientes e familiares têm acesso a informações sobre a doença e utilização correta dos medicamentos prescritos. {va}

Nesta semana, a assessoria de im- prensa da Empresa

Metropolitana de Trans-portes Urbanos (EMTU) informou que a empresa já tem posse de 66 dos 96 processos de imissão de posse de imóveis de-sapropriados para pas-sagem do Corredor Me-tropolitano Itapevi-São Paulo. Para outros 21, já foi deferida a imissão de posse e outros nove pro-cessos ainda não foram julgados. Mas a previsão é de que, em 90 dias, es-tes casos sejam vencidos na Justiça: sete em Itape-vi e dois em Jandira.

A empresa afirma que o cronograma da obra está mantido. E até julho deste ano, o trecho de 5km de viário estará con-cluído. Cerca de 10% do

trecho já está pronto. No momento, 20% das obras do Terminal Itapevi e da Estação de Transferência Jandira já foram execu-

tadas. Os locais contarão com cobertura metálica, sinalização tátil e rampas de acessibilidade. Com a conclusão deste primeiro

trecho (Itapevi-Jandira), o percurso que hoje o motorista gasta cerca de 25 minutos para percor-rer, em horário de pico,

vânIA [email protected]

A Prefeitura de Cotia, por meio da lei 1703 de 2011, instituiu o progra-ma Cotia Cidadã. Um si-milar do já criado Bolsa Família, do governo fe-deral, que pretende dis-tribuir, pelo período de 24 meses, podendo ser prorrogado por mais 24, o equivalente a R$ 120. O benefício será concedido a famílias carentes, com filhos regularmente ma-triculados e frequentan-do escolas da rede muni-cipal. “Estamos fazendo a triagem das famílias que atendem aos pré-requisi-tos da lei para, em breve, começarmos a distribui-ção do benefício”, disse o prefeito Carlão Camargo.

Na região oeste, Cotia é a segunda cidade a lan-çar um programa do tipo. Em 2010, Santana de Parnaíba criou o progra-ma Bolsa Educação, que funciona mais ou menos como o de Cotia: famílias carentes, com filhos ma-

será cortado para dez. Segundo informações

do governo estadual, o Corredor Metropolitano de Itapevi-São Paulo, pas-sando por Jandira, Barue-ri, Carapicuíba e Osasco, está estimado em R$ 320 milhões. No primeiro trecho, serão investidos cerca de R$ 47,3 milhões. A previsão é de que, até 2014, as obras tenham chegado à divisa de Ca-rapicuíba com Osasco, no Km 21.

O Corredor Metropolitano vai contar com faixas exclusivas para ônibus, o que garante agilidade no deslocamento de quem depende de transporte público. Todos os ônibus terão paradas nas estações da CPTM. Ciclovia, passeio e construção de passarelas sobre a via férrea também estão previstos no projeto.

triculados na rede públi-ca, podem se candidatar ao benefício. No entanto, até o momento, nenhuma família foi contemplada. Segundo a prefeitura, a Secretaria de Assistência Social está cadastrando as famílias que têm direi-to ao benefício.

Segundo o prefeito de Cotia, parte do valor que será gasto com o paga-mento do benefício já está previsto no orçamento da

Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social. “Em 2011, tivemos um aumento no orçamento de 16,2%”, disse o prefei-to sobre a tranquilidade para implantar o progra-ma. O Cotia Cidadã deve beneficiar 3 mil famílias que atenderem requisitos, como morar na cidade há pelo menos dois anos e renda familiar bruta per capita mensal inferior a R$ 200. {va}

AJudA Programa, que deve conceder benefício de R$ 120 às famílias, é similar ao Bolsa Família

Programa federal vai trazer mais médicos para Parnaíba

Nesta semana, o Ministério da Saúde divulgou a relação dos municípios que já confirmaram a participação no Programa de Valorização dos Profissionais na Atenção Básica (Provab). Na região, apenas Santana de Parnaíba já está confirmada para receber incentivo para implantação e manutenção do Telessaúde. O governo federal financiará a operação dos Núcleos de Telessaúde das unidades onde estarão atuando os profissionais, além de cursos de especialização em Saúde da Família. Já a contratação dos profissionais será feita pela Secretarias Municipal de Saúde, com as quais será estabelecido o vínculo empregatício.

Os municípios que ainda não aderiram ao programa têm até o dia 7 para se inscrever. O Provab também está com as inscrições abertas para profissionais de saúde que queiram trabalhar nas equipes de saúde da família e em estratégias de atenção básica. São 3,7 mil vagas em todo o país para médicos, enfermeiros e cirurgiões dentistas. Mais informações em www.saude.gov.br. {va}

dIv

ulg

ãO

metrópole cenário urbano

Em 30 dias, entra em vigor a restri-ção de veículos

pesados nas principais ruas e avenidas de Osas-co. As restrições estão previstas no Programa de Melhoria da Fluidez do Trânsito de Osasco, criado pela Secretaria de Trans-portes e Mobilidade Ur-bana. Segundo o titular da pasta, Waldyr Ribeiro, as medidas devem melhorar a fluidez do trânsito na or-dem dos 25% em horário de pico. “A ideia é dar mais fluidez ao trânsito e não simplesmente restringir”, disse Ribeiro.

Diante disto, prefei-

Vânia [email protected]

11sexta-feira,

3 de fevereiro de 2012

Osasco normatiza a circulação de caminhões na cidade

rigor Para reduzir os índices de congestionamento na cidade, prefeitura vai restringir circulação de veículos

Mic

he

la b

ríg

ida

- g

irO

s/a

Julie caMPanhOli - arquiVO girO s/a

A partir das 23h30, de sexta-feira (3), duas faixas da pista Marginal da Castello Branco, sentido capital, no km 13,7, serão interditadas por oito dias para obras emergenciais da AES Eletropaulo

horário de permissão de circulação de caminhões [confira abaixo].

O decreto prevê passa-gem liberada apenas para Veículo Urbano de Carga

(VUC), caminhões que prestam serviço de ur-gência, socorro mecânico de emergência, cobertura jornalística, obras e servi-ços de emergência.

Multa Motoristas que desrespeitarem as regras serão autuados em R$ 85,13

tura dividiu a cidade em Zona de Máxima Res-

trição; Vias de Máxima Restrição de Circulação

e Vias Estruturais Restri-tas. Cada trecho tem o seu

Restrições: locais e horárioZona de Máxima RestriçãoSegunda a sexta-feira, das 5h às 21h; sábados, das 10h às 14h:Avenidas Fuad Auada; Maria Campos; Bussocaba; Santo Antônio; Sport Club Corinthians; Nova Granada / Ruas Armando Binoti; Alfredo Sturlini / Viaduto Tancredo Neves

Vias de Máxima > RestriçãoSegunda a sexta-feira, das 5h às 24h; sábados, das 10h às 14h. Avenidas Hilário Pereira de Souza; Franz Voegeli; dos Autonimistas (divisa de São Paulo até avenida Domingos Odália Filho); Domingos Odália Filho / Rua Manoel Pedro Pimentel

Vias Estruturais > RestritasSegunda a sexta-feira, das 5h às 21h; sábado, das 10h às 14h. Avenidas dos Autonomistas (Trecho entre Vd. Tancredo Neves e o Rodoanel); Getúlio Vargas; Costa e Silva; Presidente Médice (parcial); João Ventura dos Santos; dos Remédios; Luiz Rink; Onix / Corredor Edmundo do Amaral

classeA12Sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

FotoS: michela brígida - giro S/a

Desde a indicação de seu analista para que lesse “A construção” (1923) até a adaptação do conto homônimo de Franz Kafka para o teatro, foram alguns anos. Mas o ator Caco Ciocler viu na leitura a resposta para questões pessoais profundas. “O texto é uma prescrição médica no sentido de que finalmente posso dar voz a um universo que me é muito caro, não porque seja meu, mas porque me interessa: o das relações. Mas ele não encontra reverberação só em mim. Tem muito a ver comigo e com todos nós na mesma medida”, explicou o ator.

Uma das últimas obras escritas por Kafka - que morreu tuberculoso sem terminá-la, aos 41 anos -, o espetáculo estreia no dia 10 de fevereiro, às 21h, no Sesc Pompeia. E marca a segunda parceria artística entre Ciocler e o diretor Roberto Alvim. Eles trabalha-ram juntos no monólogo “45 minutos”.

A peça retrata o exato momento em que Kafka escreve “A construção”, quando já estava doente, ciente da proximidade da morte. Vestindo um pija-ma, lápis à mão, Ciocler está sentado em uma cadeira em frente a uma escrivaninha. “É a personificação do autor atormentado, introspectivo, fechado em seu mundo interior. Já o outro personagem, que não tem texto, representa a imagem pública do escritor, como as pessoas o viam em sua máscara social”, comentou o ator.

Kafka vivia trancado em casa, pouco saindo do bairro ao longo da vida inteira, exceto para ir traba-lhar na firma de seguros de acidente de trabalho, onde passava a maior parte do tempo preenchendo relatórios burocráticos. “No texto, uma criatura, espé-cie de toupeira, vive embaixo da terra, cavando uma construção para se proteger do que seria o mundo lá fora. Trata-se de uma metáfora do bloqueio de Kafka com o mundo exterior e com as pessoas”, afirmou o diretor.

Ciocler alterna tons de vozes mais suaves e mais graves, em um jogo que remete a um processo de metamorfose pelas palavras. “Kafka criou um uni-verso de metamorfoses, de bichos, talvez para lidar com sua dificuldade de se relacionar com as pessoas. Eu reconheci o quanto o território para mim era importante, o quanto eu abria e não abria para quem quisesse entrar. Mas entendo ser esta uma doença que atinge todos nós. A questão do outro é sempre universal”, explicou Ciocler.

entrevistas/a

encarna Franz Kafka

como prescrição

médica

Caco Ciocler

encarna Franz Kafka

como prescrição

médica

Caco Ciocler

Por Graziela [email protected]

Serviço “A construção” - Sextas e sábados, às 21h; domingo, às 19h. Ingressos: R$ 16. Rua Clelia 93 – Pompeia – São Paulo. Telefone 3871-7700.

Em “Poder sem limites” (Chronicle/2011), três adolescentes são expostos a uma misteriosa substância e começam a desenvolver superpoderes. Os jovens usam inicialmente seus poderes para fazer pequenas brincadeiras, até que um deles decide usar o seu poder de maneira perigosa. Elenco: Michael B. Jordan, Dane DeHaan, Alex Russell e Michael Kelly. Direção: Josh Trank. Estreia prevista para sexta-feira (3). {gc}

Drama racial dá o tom de “Histórias cruzadas”

classeA Programação válida de 3 a 9/2

emcartaz

Filme mostra adolescentes que ganham superpoderes

Baseado no livro “A resposta”, de Kathryn Stockett, “Histórias cruzadas” (The Help/2011) tem como ce-nário o estado do Mississipi no início dos anos 1960. O filme, indicado ao Oscar de melhor atriz, com Viola Davis, e de melhor atriz coadjuvante, com Octavia Spencer e Jessica Chastain, narra a história de Euge-nia Skeeter Phelan (Emma Stone ), uma garota que acaba de terminar a faculdade e pretende se tornar escritora. Ela começa trabalhando em um jornal local e decide contar como é o relacionamento de empre-gadas domésticas negras com suas patroas brancas, marcado pela segregação. Para isso, ela contará com a ajuda de Aibeleen e Minny (Spencer e Chastain), duas empregadas da região. Direção: Tate Taylor. Estreia prevista para sexta-feira (3). {graziela costa}

13Sexta-feira,

3 de fevereiro de 2012

Walt DiSney PictureS

Fo

x F

ilm

Do

Br

aSi

l

Par

am

ou

nt

Pic

tu

re

S

Shopping Tamboré www.cinemark.com.brBarueri | Avenida Piracema, 669 | Tel: 4193-1839. Ingressos R$ 12 a R$ 25

Sala 1 FIlha Do Mal - 16 Anos 12h00 E - 14h20 - 16h25 - 18h50 - 21h00 - 23h10 B Sala 2 aS aventuraS De tIntIM 3D (Dub) - 10 Anos 17h35 - 22h25 | aS aven-turaS De tIntIM (Dub) - 10 Anos 12h40 - 15h15 - 20h00 Sala 3 vIageM 2: a Ilha MISterIoSa 3D - 10 Anos 21h50 | vIageM 2: a Ilha MISterIoSa 3D (Dub) - 10 Anos 13h00 - 15h10 - 17h20 - 19h30 - 00h00 B Sala 4 oS DeScenDenteS - 12 Anos 13h30 - 17h05 - 19h35 - 22h05 Sala 5 alvIn e oS eSquIloS 3 (Dub) - Livre 11h00 C - 13h20 - 15h20 | oS hoMenS que não aMavaM aS MulhereS (Dub) - 16 Anos 17h40 - 21h20 Sala 7 Sherlock holMeS 2 (Dub) - 14 Anos 17h25 - 22h30 | 2 coelhoS - 16 Anos 12h30 - 15h00 - 20h10 I | o artISta - 12 Anos 20h10 M Sala 8 a BeIra Do aBISMo - 12 Anos 11h30 E - 13h50 - 16h10 - 18h30 - 21h10 Sala 9 aS aventuraS De tIntIM 3D - 10 Anos 19h40 - 22h10 | a Bela e a Fera 3D (Dub) - Livre 12h45 - 14h55 - 17h30 Legendas B Esta sessão será exibida SOMENTE Sábado (04/02). C Esta sessão será exibida SOMENTE Sexta-feira (03/02) e Sábado (04/02) E Esta sessão será exibida SOMENTE Sábado (04/02) e Domingo (05/02). I Esta sessão NÃO será exibida Terça-feira (07/02). M Esta sessão será exibida SOMENTE Terça-feira (07/02).

Shopping Villa-loboS www.cinemark.com.br São Paulo | Avenida das Nações Unidas 4.777 | Alto de Pinheiros | Tel.: 3024-3705 | Ingressos R$14 a R$ 27

Sala 1 aS aventuraS De tIntIM 3D - 10 Anos 18h00 | aS aventuraS De tIn-tIM 3D (Dub) - 10 Anos 12h50 - 15h30 - 20h30 P - 23h10 C | a DaMa De Ferro - 12 Anos 20h40 B Sala 2 alvIn e oS eSquIloS 3 (Dub) - Livre 12h40 E - 15h00 - 20h00 | J. eDgar - 10 Anos 17h05 - 22h10 Sala 3 hIStórIaS cruzaDaS - 12 Anos 12h00 E - 15h10 - 18h10 - 21h20 Sala 4 vIageM 2: a Ilha MISterIoSa 3D - 10 Anos 21h30 - 23h50 C | vIageM 2: a Ilha MISterIoSa 3D (Dub) - 10 Anos 12h10 E - 14h30 - 16h50 - 19h10 Sala 5 oS hoMenS que não aMavaM aS Mu-lhereS - 16 Anos 11h20 E - 14h50 - 18h20 - 21h40 | SeSSão traIler cIneMark - 14 Anos 13h00 S - 13h30 S Sala 6 FIlha Do Mal - 16 Anos 13h05 - 15h20 - 17h30 - 19h40 - 21h50 - 00h00 C Sala 7 a BeIra Do aBISMo - 12 Anos 13h40 - 16h10 - 18h40 - 21h10 - 23h40 C | PrecISaMoS Falar SoBre o kevIn - 16 Anos 11h00 ELegendas B Esta sessão será exibida SOMENTE Sábado (04/02). C Esta sessão será exibida SOMENTE Sexta-feira (03/02) e Sábado (04/02) E Esta sessão será exibida SOMENTE Sábado (04/02) e Domingo (05/02). P Esta sessão NÃO será exibida Sá-bado (04/02). S Esta sessão NÃO será exibida Sábado (04/02) e Domingo (05/02).

Super Shopping oSaScowww.kinoplex.com.brOsasco | Av. dos Autonomistas, 1.828. | Tel: 3131-2004. Ingressos R$ 10 a R$ 22

Sala 1 À BeIra Do aBISMo (dub) – 12 anos – 14h10 – 16h30 – 18h50 – 21h10 Sala 2 aS aventuraS De agaMenon, o rePórter (Nac) – 14 anos – 14h – 15h50 | MIllenIun – oS hoMenS que não aMavaM aS MulhereS (dub) – 17h40 – 20h50 Sala 3 Sherlock holMeS – o Jogo DaS SoMBraS (dub) – 14 anos – 16h – 18h30 – 21h10 – sab/dom: 13h20 – 16h – 18h30 – 21h10 Sala 4 alvIn e oS eSquIloS 3 (dub) – livre – 14h20 – 16h20 – 18h20 | oS DeScenDenteS (leg) – 12 anos – 20h30 Sala 5 vIageM 2: a Ilha MISterIoSa 3D (dub) – livre – 14h30 – 16h40 – 18h50 – 21h Sala 6 a Bela e a Fera 3D (dub) - 15h10 – 17h10 – livre | aS aventuraS De tIntIM 3D (dub) – 10 anos – 19h10 – 21h30 Sala 7 FIlha Do Mal (leg) – 14 anos – 15h20 – 17h20 – 19h20 – 21h20

Shopping união de oSaSco www.cinemark.com.brOsasco | Avenida dos Autonomistas | Ingressos R$ 12 a R$ 28

Sala 1 Sherlock holMeS 2 (Dub) - 14 Anos 13h00 - 16h00 - 19h00 - 22h00 Sala 2 alvIn e oS eSquIloS 3 (Dub) - Livre 11h10 E - 13h30 - 15h40 | oS DeS-cenDenteS - 12 Anos 18h10 - 20h50 - 23h40 C Sala 3 oS hoMenS que não aMavaM aS MulhereS (Dub) - 16 Anos 13h10 - 16h40 - 20h10 - 23h30 C Sala 4 a BeIra Do aBISMo (Dub) - 12 Anos 11h50 E - 14h20 - 16h50 - 19h20 - 21h50 - 00h20 C Sala 5 FIlha Do Mal - 16 Anos 12h50 - 15h20 - 17h40 - 20h00 - 22h20 - 00h10 C Sala 6 hIStórIaS cruzaDaS - 12 Anos 12h00 - 15h10 - 18h20 - 21h40 Sala 7 IMortaIS (Dub) - 16 Anos 12h20 - 15h00 - 20h30 | 2 coelhoS - 16 Anos 17h50 - 23h10 C Sala 8 aS aventuraS De tIntIM (Dub) - 10 Anos 22h10 | a Bela e a Fera 3D (Dub) - Livre 12h30 - 14h50 - 17h10 - 19h30 Sala 9 aS aventu-raS De tIntIM 3D (Dub) - 10 Anos 11h00 E - 13h20 - 16h10 - 18h50 - 21h20 - 00h00 C Sala 10 vIageM 2: a Ilha MISterIoSa 3D (Dub) - 10 Anos 11h40 E - 14h00 - 16h20 - 18h40 - 21h00 - 23h20 C Legendas C Esta sessão será exibida SOMENTE Sexta-feira (03/02) e Sábado (04/02) E Esta sessão será exibida SOMENTE Sábado (04/02) e Domingo (05/02).

Shopping granja Vianna www.cinemark.com.br Cotia | Rodovia Raposo Tavares km 23 - Granja Viana | Ingressos R$ 11 a R$ 23

Sala 1 aS aventuraS De tIntIM 3D (Dub) - 10 Anos 12h10 - 14h40 - 17h25 - 19h50 - 22h15 Sala 2 vIageM 2: a Ilha MISterIoSa 3D (Dub) - 10 Anos 12h00 - 14h10 - 16h30 - 18h40 - 21h00 - 23h10 C Sala 3 a BeIra Do aBISMo - 12 Anos 13h30 - 16h00 - 18h20 - 20h40 - 23h00 C Sala 4 alvIn e oS eSquIloS 3 (Dub) - Livre 13h00 - 15h10 - 17h15 | oS DeScenDenteS - 12 Anos 19h30 - 22h00 Sala 5 oS hoMenS que não aMavaM aS MulhereS - 16 Anos 15h00 - 18h15 - 21h30 Legendas C Esta sessão será exibida SOMENTE Sexta-feira (03/02) e Sábado (04/02)

Shopping iguaTemi alphaVillewww.cinepolis.com.brBarueri | Alameda Rio Negro 111 | Tel: 2078-8000. | Ingressos R$ 17,50 a R$ 29,50 – VIP R$ 38 a R$ 52

Sala 1 alvIn e oS eSquIloS 3 (dub) – livre - 11hA 13h10 | MIllennIuM - oS hoMenS que não aMavaM aS MulhereS (leg) – 16 anos - 15h10 18h30 21h45 Sala 2 hIStórIaS cruzaDaS (leg) – 12 anos - 11h30A 14h35 17h40 20h45 Sala 3 oS DeScenDenteS (leg) – 12 anos - 11h115A 13h45 16h15 18h55 21h35 Sala 4 FIlha Do Mal (leg) – 14 anos - 12h55 15h 17h05 19h10 21h15 23h15B Sala 5 aS aventuraS De tIntIM (leg) – 10 anos - 22h | aS aventuraS De tIntIM (dub) – 10 anos - 12hA 14h20 16h50 19h30 Sala 6 vIageM 2: a Ilha MISterIoSa (dub) – livre - 11h20A 13h30 15h45 18h 20h15 22h30C | a DaMa De Ferro (leg) – 12 anos - 22h30E (Pré-estreia) Sala 7 J. eDgar (leg) – 12 anos - 16h10 | Sherlock Hol-mes - O Jogo de Sombras (leg) – 14 anos - 13h 19h 21h55 Sala 8 a Bela e a Fera (dub) – livre - 11h05A 13h25 15h40 18h05 | J. Edgar (leg) – 12 anos - 21h10 Sala 9 À BeIra Do aBISMo (leg) – 12 anos - 12h15A 14h55 17h25 20h 22h35B Legendas A - Somente sábado (04/02) e domingo (05/02) B - Somente sexta (03/02) e sábado (04/02) C - Exceto sexta (03/02) E - Somente sexta (03/02)

A brasileira Fernanda Andrade, do seriado “Fallen – anjos caídos”, é a protagonista do longa “Filha do mal” (The Devil Inside/2011) que estreia nesta sexta-feira (3). Sua perso-nagem investiga as circunstâncias em que sua mãe, Maria Rossi (Suzan Crowley), matou brutalmente três pessoas, 20 anos antes. A pesquisa inclui uma viagem ao Hospital Cen-trino para Criminosos Insanos na Itália, onde sua mãe foi detida. Acompanhada de dois jovens exorcistas, ela quer saber se a mãe é doente mental ou se está, ou foi, possuída pelo demônio. Direção: William Brent Bell. Estreia prevista para sexta-feira (3). {gc}

Produção é estrelada pela atriz brasileiraFernanda andrade

cine

ma

DIV

ULG

ÃO

jAc

ke

LIn

e n

IGr

I

Fevereiro de funk

14Sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

weekend Fundada por Carlos Gradim e Yara de Novaes, a premiada Odeon Companhia Teatral estreou o espetáculo “Olá, pessoa” na quinta-feira (2), às 21h, no Teatro Studio 184, na Praça Roosevelt. Livre adaptação do dramaturgo e ficcionista Edmundo de Novaes Gomes para o livro “E ninguém tinha nada com isso”, de Marcelo Garcia, o monólogo é estrelado por Alexandre Cioletti e dirigido por Carlos Gradim. Mais uma vez, o diretor mineiro aborda a homossexualidade em seu trabalho. A peça fica em cartaz somente até 12 de fevereiro. Quinta a sábado, às 21h; domingos, às 19h. Ingressos: R$ 20 e R$ 30. {gc}

“nise da Silveira - senhora das imagens” estreia no Teatro eva HerzProdução carioca, com Daniel Lobo na dramaturgia, e dire-ção e atuação de Mariana Terra, “NIse da Silveira – senhora das imagens”, que estreou esta se-mana no Teatro Eva Herz, tem coreografias de Ana Botafogo e trilha sonora de João Carlos Assis Brasil. O nome do espetáculo faz referência à psicóloga, que usou do psicodrama para libertar seus pacientes. A luta de Nise por tra-tamentos mais humanos, fazen-do das tintas instrumento para a catarse de seus pacientes-artistas, na década de 40, virou mote para o espetáculo multimídia, que faz temporada até 29 de março. Ingressos: R$ 50. Quarta e quinta, às 21h. Conjunto Nacional - Avenida Paulista 2.073, Bela Vista - São Paulo. Telefone: 3170-4059. {gc}

As canções do recém-lançado “A cura pelo som” integram o repertório da série de shows que o Funk Como Le Gusta fará no Bourbon Street no mês de fevereiro. A banda vai explorar o samba e a música latina em um total de quatro apresentações (dias 2, 9, 16 e 23), todas as quintas-feiras, às 22h30. Ingressos: R$ 50, com consumação à parte. Rua dos Chanés 127, Moema. Telefone: 5095-6100. {gc}

classeA

rodrigo Zeferino expõe a série “Terra cortada” na Zipper GaleriaO artista mineiro Rodrigo Zeferino expõe a série “Terra cortada” na Zipper Galeria. São 14 fotos que evi-denciam a intervenção do homem sobre a natureza. As imagens da série mostram relevos e barrancos das regiões montanhosas de Minas Gerais, literalmente cortados para a realização de obras de engenharia, estradas em sua maioria. O diferencial fica por conta do uso da técnica de fotografia noturna, que traz à tona luzes e cores praticamente invisíveis ao olho humano. Entrada gratuita. Segunda a sexta, das 10h às 19h; sábado, das 11h às 17h. Rua Estados Unidos 1494, São Paulo. Telefone: 4306-4306. {graziela costa}

Depois de expor em Paris, Berlim e Nova York, a artista plástica e arquite-ta paulistana Taisa Nasser apresenta a mostra “A aparência e os vestígios do enigma” no Espaço Cultural Citi, a partir de 13 de fevereiro. São 20 telas abstratas com dimensões variadas, em que a artista utiliza diversas técnicas e texturas, tendo como traço marcante os contrastes cromáticos. Com curadoria do crítico de arte Jacob Klintowitz, a exposição poderá ser vista até o dia 13 de abril. Entrada gratuita. Segunda a sexta, das 9h às 19h; aos sábados, domingos e feriados, das 10 às 17h. Avenida Paulista 1111, térreo. Telefone: 4009-3000. {gc}

Depois de Paris e nova York, Taisa nasser apresenta mostra em São Paulo

companhia mineira traz a São Paulo “Olá, pessoa”

FO

TO

S: D

IVU

LGA

ÇÃ

O

rO

Dr

IGO

Ze

Fe

rIn

O

classeA autos 15Sexta-feira,

3 de fevereiro de 2012

Luiz

Hu

mb

er

to

mo

nt

eir

o P

er

eir

a /

Car

ta z

no

tíC

iaSa

S

Quando as marcas premium alemãs resolveram entrar no segmento de utilitários esporti-

vos de luxo, a estratégia foi ir de “cima para baixo”. Todas começaram com modelos maiores, de grande porte, para depois diversificar mais a linha e atingir um público maior com modelos mais compactos e práticos. Com a Audi, não foi diferente. A marca das quatro argolas começou em 2005 com o Q7, passou pelo Q5, em 2008, e lançou no ano passado o Q3, modelo que chega agora ao Brasil. Por aqui, ele terá duas calibragens de motor diferentes e a missão de fazer os utilitários esporti-vos da fabricante alemã – controlada pelo Grupo Volkswagen – finalmente ganharem uma vendagem interessante em solo brasileiro.

O Q3 já está em exibição nas con-cessionárias da Audi como uma forma de pré-apresentação e pré-venda para os clientes antes da chegada oficial, que acontece apenas em maio. Mundial-mente, ele foi apresentado no Salão de Xangai, em abril, e começou a ser vendi-do na Europa em junho do ano passado. No Brasil, os preços ainda não foram confirmados. Mas a Audi adianta que a versão de entrada Attraction custará menos que o Land Rover Evoque mais barato – o modelo inglês começa em R$ 164.900, na versão Pure. O Q3 topo de linha deve chegar perto dos R$ 200 mil. Isso significa dizer que, na configuração de entrada, ele terá como rivais – além da versão mais básica do Evoque – , BMW X1 sDrive 18i, Volvo XC60 e até o

Volkswagen Tiguan, quando equipado com todos os seus opcionais. Na versão “top” Ambition, a briga direta será com os também “top” BMW X1 sDrive 28i e Range Rover Evoque Dynamic. Interna-mente, enfrentará ainda o próprio Audi Q5, que começa em R$ 205 mil.

Visualmente, o Q3 não surpreende – adota basicamente a identidade visual comum aos utilitários da Audi, apenas em uma escala reduzida. Na dianteira, estão os faróis bem retos com leds e a generosa grade trapezoidal com frisos cromados. De lado, se destaca a área envidraçada que termina com um belo corte reto na coluna traseira e as caixas de roda com detalhes em preto que ajudam a dar um aspecto mais robusto ao carro. A traseira é inclinada e reúne as lanternas em formato de seta, também com os indefectíveis leds dos Audi atuais.

Além do desenho elegante e moder-no, a marca alemã aposta bastante na tecnologia embarcada em seu utilitário compacto. Até porque, no que diz respei-to a plataforma e trem de força, não são tantas novidades. Nos equipamentos, no entanto, algumas novidades interessan-tes aparecem – embora a Audi não tenha definido ainda quais dos sistemas dispo-níveis no Q3 europeu serão oferecidos no Brasil. De série na versão Ambition, o Audi Drive Select, sistema que altera diversos parâmetros do carro – suspen-são, permissividade da direção, giro das trocas de marchas e até funcionamento do ar-condicionado – ao toque de um bo-tão, agora conta com a opção Efficiency, que ajuda a economizar combustível.

Reduzir para crescer

Audi traz o Q3 para o Brasil para ganhar

representatividade entre os utilitários

esportivos premium

por Rodrigo Machado - Auto Press