edição 120

16
ESPORTES | Pág 14 POLÍTICA | Pág 04 DIRIGIR COM QUALQUER NÍVEL DE ÁLCOOL PODERÁ SER CRIME DOMINGO , 28/08/2011 | DIÁRIO | ANO 1 | N° 120 | CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL R$ 1,00 www.aquies.com.br @folhadocaparao » facebook.com/grupofolhadocaparao » CAMINHADA ORIENTADA COMPLETA 3 MESES FILIPE RODRIGUES CIDADES | Pág 05 CIDADES | Pág 11 VIGILANTE É PRESO POR ESTUPRO DE VULNERÁVEL O EVENTO CONTOU COM UMA PASSEATA » PELA UNIÃO DAS IGREJAS EVANGÉLICAS SEGURANÇA | Pág 13 ELE FOI ABORDADO PELA POLÍCIA DENTRO DE UM VEÍCULO COM TRÊS » MENORES, UMA DE 13 E DUAS DE 14 ANOS, CONSUMINDO BEBIDA ALCOÓLICA, NA LOCALIDADE DO GOMES, EM ITAPEMIRIM SEGURANÇA | Pág 13 ‘AULÃO’ PARA PREPARAR ESTUDANTES PARA INGRESSAR NO IFES Motorista morre em acidente com moto no interior de São José do Calçado PRIMEIRO FEST GOSPEL COM ATRAÇÕES NACIONAIS ARTIGO >> >> WWW.AQUIES.COM.BR >> PÁG 02 FILOSOFIA DE “BUTIQUIM” POR RICARDO LEMOS DIVULGAÇÃO DANIEL BORGES

Upload: jornal-aqui-noticias

Post on 07-Mar-2016

221 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Edição 120 do Jornal Aqui Notícias

TRANSCRIPT

Page 1: Edição 120

ESPORTES | Pág 14

POLÍTICA | Pág 04

DIRIGIR COM QUALQUER NÍVEL DE ÁLCOOL PODERÁ SER CRIME

DOMINGO, 28/08/2011 | DIÁRIO | ANO 1 | N° 120 | CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SULR$ 1,00

www.aquies.com.br @folhadocaparao » facebook.com/grupofolhadocaparao » CAMINHADA ORIENTADA COMPLETA 3 MESES

fili

pe r

odri

gues

CIDADES | Pág 05

CIDADES | Pág 11

VIGILANTE É PRESO POR ESTUPRO DE VULNERÁVEL

O EVENTO CONTOU COM UMA PASSEATA »PELA UNIÃO DAS IGREJAS EVANGÉLICAS

SEGURANÇA | Pág 13

ELE FOI ABORDADO PELA POLÍCIA DENTRO DE UM VEÍCULO COM TRÊS »MENORES, UMA DE 13 E DUAS DE 14 ANOS, CONSUMINDO BEBIDA ALCOÓLICA, NA LOCALIDADE DO GOMES, EM ITAPEMIRIM SEGURANÇA | Pág 13

‘AULÃO’ PARA PREPARAR ESTUDANTES PARA INGRESSAR NO IFES

Motorista morre em acidente com moto no interior

de São José do Calçado

PRIMEIRO FEST GOSPEL COM ATRAÇÕES NACIONAIS

ARTIGO >> >> WWW.AQUIES.COM.BR>> PÁG 02 FILOSOFIA DE “BUTIQUIM”POR RICARDO LEMOS

divu

lgaç

ãoda

nie

l bo

rges

Page 2: Edição 120

EXPEDIENTEDIRETOR GERAL: Elias CarvalhoEDITOR CHEFE: Leandro MoreiraEDITOR DE CRIAÇÃO E ARTE: Luan Ola

REPóRTEREs: Alissandra Mendes, Gustavo Ribeiro, Filipe Rodrigues,Leandro Moreira e Marcos Freire

E-mails: [email protected]@gmail.com; [email protected]@gmail.com

Circulação: Es - Afonso Cláudio, Alegre, Alfredo Chaves, Anchieta, Apiacá, Atílio Vivacqua, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itapemirim, Iúna, Jerônimo

DIAGRAmADORA: Suheley Garcia SuhettDEPARTAmENTO COmERCIAL: Joana Campos (28) 3521 7726COLAbORADOREs: Sérgio Oliveira, Wellington Santiago, José Montoni, Sérgio Garschagen, Luiz Trevisan, Adilson Conti, Antônio Fernando de Souza, Maurílio Carvalho, Gilvan Rodolpho, Sérgio Neves, Wagner Medeiros Junior, Daniel Diirr, Edison ZardiniDPTO. JuRíDICO: JC ASSAD - ADVOCACIADR VICTOR CERQUEIRA ASSAD - OAB/ES 16.776

Monteiro, Marataízes, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Muqui, Piúma, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, São José do Calçado, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante.

Editora e Jornal Sul Capixaba Ltda - ME | CNPJ: 10.916.216.0001-55. Rua Resk Salim Carone, S/N º - Ed. Ibisa - Loja 03 - Bairro Gilberto Machado. Cachoeiro de Itapemirim-ES (Próximo à rodoviária) . Tel: (28) 3521 7726

A questão religiosa está nas manchetes, capas, telinhas e monitores da mídia mundial. Há mais tempo, com mais destaque e mais espaço do que a crise econômica mundial (formalmente iniciada em se-tembro de 2008) e os conflitos bélicos propriamente ditos.

O mapa-múndi contem-porâneo é na realidade um registro cartográfico das fo-gueiras acesas depois da queda do Muro de Berlim. O fogo sagrado inviabiliza o Afega-nistão (Ásia Central), divide a dividida Indonésia, inflama o Irã, sangra o Iraque e todo o Oriente Médio (Israel inclu-sive), espalha-se pelo Magreb, vai ao centro da África, cruza o Mediterrâneo, volta a se ani-nhar no habitat natural da Pe-nínsula Ibérica, infiltra-se em quase toda a Europa, Países-Baixos, Escandinávia (o Mas-sacre de Oslo foi um pogrom religioso), atravessa o Atlânti-co e instala-se no sistema lin-fático dos Estados Unidos. A América Latina não escapa da grande conflagração embora os adversários (católicos e protes-tantes) identifiquem-se como soldados de Cristo.

Não se trata de um enfrenta-mento litúrgico ou teológico, Deus não está em discussão, nem a conquista territorial dos Estados conflagrados como aconteceu na Guerra dos Trin-ta Anos (1618-1648). O ob-jetivo das cruzadas do século 21 é a conquista dos corações e mentes (mais aqueles do que estas) dentro desses Estados.

O que estamos testemu-nhando sem perceber não é o “choque de civilizações” como o previu Samuel P. Hunting-ton, mas uma tentativa de pa-ralisar o processo civilizacional que marca a humanidade há alguns milênios. Gigantesca guerrilha política, a primei-

ra no gênero, verdadeiramente global, disfarçada em conflito confessional com o objetivo de trocar o ser humano pleno, so-berano, em mero adorador de imagens e rituais.

A consagração da sinistra Mi-chele Bachman, a verdadeira feiticeira de Salem, como líder do Tea Party (ou Hate Party, dá no mesmo) liquida o conserva-dorismo político americano e obriga os republicanos – todos os republicanos – a se aproxi-marem de uma forma ou de ou-tra da arcaica Ku-Klux-Klan.

Em Madri, o papa Bento 16 diante da maior concentração religiosa na história do país ad-verte energicamente aos jovens que foram ouvi-lo na Jornada Mundial da Juventude que só existem duas opções de vida: ca-sar-se ou ingressar em conven-tos. Sua Santidade não explicou o que devem fazer aqueles que não querem ou não podem se casar e os que recusam encar-cerar-se numa ordem religiosa. Suicidar-se ou cair na gandaia?

As Organizações Globo decla-ram-se laicas em seus Princípios Editoriais, mas não consegui-ram cobrir – de forma isenta ou engajada – o que se passou na Espanha antes, durante e depois da visita do papa. Apenas a Fo-lha de S.Paulo, nos minguados espaços entre colunas assinadas e anúncios de imóveis, ofereceu uma pálida idéia das manifesta-ções em defesa do Estado secu-lar na Espanha.

Laicismo não é sinônimo de omissão. Jornalismo laico é obrigatoriamente esclarecedor, ponderado, ajuizado. Sobretu-do tolerante. Defender o Esta-do secular não significa investir contra as religiões ou crenças, queimar templos, livros sagra-dos ou desrespeitar devoções. Significa apenas defender o Es-tado de Direito democrático e isonômico.

Depois da Guerra Fria, a Guerra santa

domingo, » 28/08/2011 CACHoEiRo dE iTAPEmRim E REgiÃo SUL

www.AQUiES.com.br02 oPiniÃo

ALbERTo dinES

As matérias assinadas publicadas neste jornal, necessariamente não traduzem a opinião do próprio jornal. A veracidade das informações publicitárias veiculadas é de responsabilidade de quem as patrocina (anunciante). A legislação não impõe ao órgão que veicula o anúncio (jornal) a obrigatoriedade de verificação e comprovação da fidedignidade e correção destes anúncios. Fonte: STJ (Superior Tribunal de Justiça).

Um abonadíssimo cheque árabe, preocupado com a crise habitacional em seu principado, lançou um desafio mundial endereçado aos empreende-dores da construção civil, em busca de uma solução econômica e humana-mente viável para a situação. Desejava custear moradias que fossem seguras, decentes e confortáveis para seu povo, que vivia em situação relativamente precária no deserto, abrigando-se em tendas de pele de camelo e suportan-do as tremendas variações térmicas do local.

Choveram propostas de todos os cantos do mundo, que foram analisa-das por uma comissão de renomados profissionais e aos poucos a seleção foi se estreitando a algumas poucas idéias. Findo o processo, o cheque (sheik, se preferirem) decidiria pessoalmente en-tre os projetos classificados.

Um, em particular, lhe atraiu a sim-patia: Tratava-se de um projeto rica-mente apresentado por uma empresa brasileira, que se desmanchava em elo-gios à utilização de madeira de reflores-tamento para a construção das unida-des habitacionais pretendidas, listando as inúmeras vantagens nos quesitos segurança, conforto, bem estar, susten-tabilidade e custo.

Era formidável. Logo um sem núme-ro de assessores cuidavam dos detalhes e papelada necessários para que o che-que pudesse visitar a empresa agracia-da com o prêmio e fechar o negócio pessoalmente. Fazia questão de apertar a mão daquele que considerava uma sumidade.

Chegando ao Brasil, tapetes verme-lhos, limusines, restaurantes suntu-osos, iates e noitadas foram a tônica da agenda organizada pela empresa vencedora. Mas o fechamento do ne-gócio, propriamente dito, era sistema-ticamente protelado pelo cheque. No último dia da visita, fizeram uma vi-sita de helicóptero à pequena floresta particular de onde a empresa retiraria a matéria prima para a construção das casas, numa fazenda próxima à cidade. O “passeio” culminou com um rico almoço oferecido pelo empresário bra-

FiLoSoFiA dE “bUTiQUim” RiCARdo LEmoS » - [email protected]

sua casa é seu reinosileiro em sua casa a toda a comitiva árabe. Presentes, naturalmente, políti-cos, colunáveis, socialites e uma série de outros comensais que não tinham nada a ver com o negócio.

Ao fim do banquete, o empresário pede a palavra para agradecer a visita dos ilustres convidados e aproveita para enaltecer mais uma vez as qualidades do seu projeto, destacando mais uma vez as qualidades da madeira brasileira, princi-palmente da sua. O cheque, ao fim do discurso, levanta-se para saudar os an-fitriões, agradecer pela calorosa recep-ção e pela magnífica oportunidade de conhecer um país tão rico e suntuoso, com uma gente tão hospitaleira e feliz. E aproveita para anunciar que decidira modificar os planos, dando o prêmio de melhor projeto a outra empresa.

Um falatório geral instalou-se na imensa sala de jantar.O empresário saiu de fininho e deu um jeito de fazer com que seus assessores trouxessem o cheque a uma sala reservada, para uma reunião de emergência. Aquilo não podia estar acontecendo. Visivelmente transtornado pelo anúncio do visitan-te, faz-lhe todas as perguntas que lhe vieram à cabeça naquele instante.

O cheque responde com grande edu-cação que não vira nada de errado, que lhe causaram grande admiração a em-presa, a floresta, os canteiros de obras, a fazenda. Tudo muito organizado e bem cuidado.

- Eu não consigo entender! – repe-tia o empresário. – Se está tudo certo com a empresa, com a fazenda, com as obras, com tudo, onde está o pro-blema? Será então alguma coisa com a minha casa?!

- Não há nada de errado com sua casa. Ela é magnífica.

- Então?!...- Mas é de tijolos…

Ricardo Lemos é pai, filho, geminia-no, escritor, jornalista, amante do sol e da lua, enfim, um filho de Deus, como você. Atualmente publicando nos blogs Arroubos Literários, Olho Mágico 365 e TAMTA – incubadora de idéias.

Page 3: Edição 120

INTERINO aQUItemEstá rolando na internet sinais de mobilização para

acompanhar a sessão que vai definir o número de vereadores em Cachoeiro. A intenção é lotar a Câmara Municipal de pessoas e mostrar o que o povo acha do aumento de cadeiras na Casa. O dia que será votado ainda não foi definido, mas a galera está acompanhando tudo pela imprensa para não passar despercebido.

O governador Renato Casagrande convidou o mundialmente renomado curador e crítico de arte Paulo Harkenhoff para trabalhar, junto com a Fundação Getúlio Vargas, na curadoria do museu do Cais das Artes, além de organizar a exposição de inauguração do novo espaço da cultura capixaba.

O mercado especulativo político está em alta. Sobram pesquisas de intenções de voto. Mas a população ainda não entrou no ritmo de campanha, ao contrário dos homens públicos com ou sem mandato. Apesar de o período eleitoral começar efetivamente apenas no ano que vem, tem gente plantando para colher no futuro. Faz parte do jogo.

O leitor Andre Gonçalves mandou e-mail parabenizando pela matéria das carnes clandestinas e denunciou mais: “vocês sabiam que o açougue de onde mostram as fotos, o ponto é de propriedade da mãe da prefeita Norma Ayub?”. Vai saber...

Das 8h às 14h, foram oferecidos, na Praça Jerônimo Monteiro, atendimentos voltados prioritariamente ao público masculino, em ação desenvolvida em parceria com hospitais da cidade, secretarias municipais e o Núcleo de Promoção do Voluntariado e da Cidadania (NPVC), coordenado pela primeira-dama do município, Auxiliadora Casteglione.

Deu no site de notícias políticas Século Diário: Embora em posição secundária na hierarquia da direção do PMDB de Cachoeiro de Itapemirim, Roberto Valadão é quem tem o domínio majoritário dentro da legenda. Ele anunciou que o partido já vem sendo procurado por outras lideranças partidárias, a fim de conversações com vistas ao pleito do ano que vem. E lembrou que, embora não falasse em nome de toda a sigla, sua posição descarta uma eventual aliança com o PT do prefeito Carlos Casteglione.

A matéria veiculada na edição de ontem, tratando sobre a possível clandestinidade de abatedouros repercutiu em Itapemirim. No município não se falava em outro assunto. Fica, agora, a cargo das autoridades solucionar, ou não, o problema, que é de saúde pública.

Depois do nada popular aumento de 13 para 19 vereadores em Cachoeiro, agora, a Câmara terá que decidir sobre o salário dos parlamentares. Pela lei, os edis podem receber até 50% dos vencimentos dos deputados estaduais, o que daria algo em torno de R$ 10 mil (dez mil reais). Atualmente, um vereador em Cachoeiro recebe pouco mais de R$ 4 mil (quatro mil reais). Se for votado este ano, o salário só aumenta mesmo na próxima legislatura, 2013/2016. Ou seja, quem votar a favor pode não gozar do aumento, caso não seja reeleito.

mobilização Convite

Pesquisas

mais denúncia

Saúde do homem

PmDB x Pt

Repercutiu

Será?

eSPaÇO POPULaR

DOmINGO, 28/08/2011 CaCHOeIRO De ItaPemRIm e ReGIÃO SUL 03OPINIÃOwww.aQUIeS.com.br

[email protected]

PaRtICIPe: envie sua foto para [email protected], com crédito e informações

LeaNDRO mOReIRa

@moreira238

DIVU

LGaÇ

ÃO

@Tá na NET, tá AQUIParticipe das nossas redes sociais e aparaceça aQUI

@folhadocaparao facebook.com/grupofolhadocaparao

facebook.com/leandromoreira23

COmeNtáRIOS DIVeRSOS Na ReDe SOCIaL

Diego Ardisson

e Eduardo Veridiano

mandando um rap

durante a Conferência

Municipal da

Juventude, que

aconteceu na última

sexta-feira

Page 4: Edição 120

DOMINGO, 28/08/2011 CACHOEIRO DE ITAPEMRIM E REGIÃO SUL

www.AQUIES.com.br04 POLÍTICA

NACIONAL

NACIONAL

Dirigir com qualquer nível de álcool poderá ser crime

O PROjETO fACILITA A PUNIçÃO, já QUE PREvê A COMPROvAçÃO DA EMbRIAGUEz POR OUTROS MEIOS, COMO ExAME CLÍNICO, PERÍCIA, TESTEMUNHAS E IMAGENS »gUILHERME SANTOS

A Comissão de Consti-tuição, Justiça e Cidada-nia (CCJ) deve votar na quarta-feira (31) projeto que torna crime dirigir sob o efeito de qualquer concentração de álcool ou substância psicoativa no

sangue. Atualmente, a lei pune o condutor que diri-ja com mais de 6 decigra-mas por litro de sangue, o que dificulta a punição caso o motorista se recuse a fazer o exame de sangue ou o teste do bafômetro.

Na justificativa do PLS 48/11, o senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) cita entendimento recente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) de que o motorista não pode ser incriminado caso se re-

cuse a fazer o teste do ba-fômetro porque ninguém é obrigado a produzir prova contra si. Assim, mesmo que exame clíni-co aponte a embriaguez, fica impossível medir o teor de álcool no sangue,

Carregar bebida no banco dianteiro do carro vai ter puniçãoA Comissão de Consti-

tuição e Justiça e de Cida-dania aprovou o Projeto de Lei 7050/02, do Senado, que define como infração gravíssima o transporte

de bebidas alcoólicas na cabine de passageiros do veículo. Essa infração é punida com sete pontos na carteira de motorista e multa de R$ 191,44.

A proposta, que tramita em caráter conclusivo, vol-tará para o Senado, por ter sido alterada na Câmara.

Por sugestão do relator, deputado Hugo Leal (PSC-

RJ), a comissão aprovou a retirada de uma terceira pu-nição (além da multa e dos pontos), que era a “retenção do veículo até o saneamento da irregularidade”.

O deputado considera a medida “injurídica e ilógica”. Ele questiona: “Se a infração constitui-se tão somente no trans-porte de bebidas alcoó-

licas na cabina de passa-geiros, basta tirá-las dali e não restará mais nada de errado com o veículo que justifique a reten-ção.”

que é um elemento essen-cial do crime.

Estendendo a punição a todos os condutores que dirigem sob efeito do álcool, o projeto fa-cilita a punição, já que prevê a comprovação da embriaguez por outros meios, como exame clíni-co, perícia, testemunhas e imagens. Para o relator da proposta, senador Vi-tal do Rêgo (PMDB-PB), ao corrigir a distorção, o projeto garantirá a efi-cácia plena da Lei Seca. O parecer do senador é favorável à aprovação do projeto sem emendas.

O texto prevê, ainda, au-mento na pena quando o motorista embriagado não for habilitado ou estiver com a carteira de habilita-ção suspensa; dirigir perto de escolas, hospitais e locais de grande movimentação ou concentração de pesso-as; transportar menor, ido-so, gestante ou pessoa com discernimento reduzido;

conduzir profissionalmen-te veículo de transporte de passageiros ou cargas; e di-rigir em rodovias.

A proposição será apre-ciada em decisão termina-tivaÉ aquela tomada por uma comissão, com valor de uma decisão do Sena-do. Quando tramita ter-minativamente, o projeto não vai a Plenário: depen-dendo do tipo de matéria e do resultado da votação, ele é enviado diretamente à Câmara dos Deputados, encaminhado à sanção, promulgado ou arquiva-do. Ele somente será vo-tado pelo Plenário do Se-nado se recurso com esse objetivo, assinado por pelo menos nove senadores, for apresentado à Mesa. Após a votação do parecer da comissão, o prazo para a interposição de recurso para a apreciação da maté-ria no Plenário do Senado é de cinco dias úteis e, se aprovada, seguirá para a Câmara dos Deputados.

Page 5: Edição 120

Começaram ontem, na escola Valdy Freitas, no bair-ro Paraíso, em Cachoeiro, as aulas preparatórias para alunos das escolas públicas municipais que desejam in-gressar no Instituto Federal de Ensino (Ifes). A iniciati-va prefeitura de Cachoeiro, através da secretaria munici-pal de educação.

Todas as aulas vão acon-tecer aos sábados, a partir das 8h, em quatro polos escolhidos por suas posições estratégicas e facilidades de acesso. Dentre as quais estão a Anacleto Ramos (Ferroviá-

rios), Galdino Theodoro da Silva (Jardim Itapemirim), Athayr Cagnin (Abelardo Machado) e Pedro Estellita Herkenhoff (BNH).

A expectativa é que elas comecem em setembro e durem até o mês de novem-bro. Ao todo, foram dispo-nibilizadas cerca de 400 va-gas para todas as escolas da rede municipal de educação, que estão sendo preenchi-das conforme o interesse dos alunos matriculados no nono ano que poderão se inscrever nas secretarias das escolas em que estudam.

A aula inaugural ontem começou às 8h00, na escola Valdy Freitas. Várias autori-

dades estiveram presentes e falaram da importância de uma iniciativa como essa. “Sabemos que a educação é a principal ferramenta de mudança da sociedade. In-vestindo em nossos jovens estamos garantindo um futuro melhor para nosso povo”, comentou o vereador Professor Léo, que represen-tou a Câmara durante a aula inaugural e é presidente da Comissão de Educação da Casa.

Estiveram presentes tam-bém o prefeito Carlos Cas-teglione, a secretária Maria Deuceny, o subsecretário Ewerton, e o diretor do Ifes, professor Mário.

DOMINGO, 28/08/2011 CACHOEIRO DE ITAPEMRIM E REGIÃO SUL 05CIDADESwww.AQUIES.com.br

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

ESTADUAL

“Aulão” vai preparar estudantes para ingressar no Ifes ALUNOS MATRICULADOS NOS NONOS ANOS »

DAS ESCOLAS MUNICIPAIS PODEM PARTICIPAR

filipe [email protected]

filipe rodrigues

Governo assina convênio para o Projeto ‘TRE na Escola’Na última, o Governo do

Espírito Santo assinou um convênio com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/ES) para a implantação da segunda fase do Programa de Ética e Transparência Eleitoral (Prete), que será aplicado com cerca de 110 mil alunos das escolas da rede estadual. O evento contou com a presença do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewan-

dowski, do presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES), Pedro Valls Feu Rosa, e o governador Rena-to Casagrande.

A principal ação do Prete, nesse momento, é o projeto ‘TRE na Escola’, que tem por objetivo a formação de um eleitor consciente, além de informar acerca da im-portância, finalidade e con-sequências do exercício do voto. “Precisamos estar per-manentemente vigilantes e

fazer com que a juventude tome gosto pelo debate po-lítico”, afirmou o governa-dor Renato Casagrande.

Com o projeto, os alu-nos poderão discutir temas relacionados à ética e trans-parência e aprender noções sobre o funcionamento da justiça eleitoral. Uma car-tilha foi elaborada para ser distribuída durante as pales-tras nas escolas.

“Nossa escola não é so-mente lugar de conheci-

mento, é lugar de conheci-mento e cidadania. Dessa força jovem sairá o futuro muito próximo do Estado”, destacou o secretário da Educação, Klinger Barbosa Alves.

O presidente do TRE, Pedro Valls Feu Rosa, destacou as ações que se-rão realizadas na segunda fase do programa. “Essa é uma ideia que passa a ter rosto, equipe e cronogra-ma”, frisou.

O Programa de Ética e Transparência Eleitoral (Prete) teve início em abril de 2010, pensando nas elei-ções do mesmo ano. Na pri-meira fase, formou-se uma rede de parceiros, com seg-mentos da sociedade civil organizada, para disseminar valores da importância ética da transparência, coibir a prática criminosa da com-pra de votos e outros des-vios de conduta durante o processo eleitoral.

A segunda fase será marcada pelas ações do Programa nas Escolas es-taduais, com o projeto ‘TRE na Escola’. A pro-posta é debater com jo-vens que estão próximos ao primeiro voto, temas relacionados à ética e transparência eleitoral, importância do voto livre, consciente e comprometi-do, além de noções sobre o funcionamento da justi-ça eleitoral.

Page 6: Edição 120

O Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itape-mirim (HECI) lança pelo terceiro ano consecutivo, o Edital para o processo seletivo 2012 do Concur-so de Residência Médica. Como anos anteriores, estão sendo oferecidas seis vagas para a área de clínica médica. O curso tem duração de dois anos e começa em janeiro do próximo ano.

O período de inscri-ções é de 26 de setembro a 21 de outubro de 2011,

das 08h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00, de segun-da à sexta-feira, na Sala do Estar Médico, e as provas serão aplicadas no dia 02 de novembro, com início às 08h00 e a discursiva às 13h00.

As inscrições podem ser feitas pelos Correios, por Sedex com aviso de rece-bimento. O interessado pode acessar o site www.heci.com.br para o preen-chimento da ficha de ins-crição impressa, preenchi-da e enviada ao HECI.

Junto deve ser enviada também a guia original do depósito bancário e a cópia autenticada dos do-cumentos necessários. O valor da taxa de inscrição é de R$ 200,00 e deve ser depositada no Banco do Brasil, Agência 0083-3, conta corrente 5063-6.

CredenCiamentoO hospital teve o creden-

ciamento aprovado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), porque comprovou que atende às

DOMINGO, 28/08/2011 CACHOEIRO DE ITAPEMRIM E REGIÃO SUL

www.AQUIES.com.br06 GERAL

CaCHoeiro de itaPemirim

HECI abre vagas para concurso de Residência Médica

AS INSCRIçõES SERÃO fEITAS DE 26 DE SETEMbRO A 21 DE OUTUbRO »

a turma de residentes que se formou no início deste ano

divulgação

condições obrigatórias re-ferentes à infra-estrutura e material humano para atender aos médicos resi-dentes. Na época do cre-denciamento, o hospital

recebeu uma equipe de auditoria, por intermédio do Governo do Estado que caracterizou o hospital como apto a desenvolver o programa. Hoje, o HECI

conta com seis médicos residentes que atuam sob a coordenação do médico Marlus Thompson, chefe da unidade de Terapia In-tensiva Geral.

Page 7: Edição 120

Um dos grupos que tem feito grande suces-so no sul do Estado é a banda Furrupaê. Eles tem um estilo que vai de encontro com o gosto de grande parte da popula-ção do interior do estado, o forró. Porém o grupo tem um estilo único, pois misturam forró com axé. Confira a entrevista do grupo

De onde surgiu a ideia

de montar a banda?Maior parte dos inte-

grantes que formam a da banda hoje trabalhava junto em outras bandas, mas tínhamos o nosso projeto, e num final de semana nos reunimos e resolvemos colocá-lo em prática. Foi em um bar na cidade de Castelo, e até hoje estamos trabalhan-do. Isso já faz 5 anos. É um caminho cheio de al-

Contos do Saci Pererê de São José do Calçado, mitos e lendas. Em um universo folclórico esses e outros as-suntos foram vividos pelos alunos do Manoel Franco, no evento alusivo à Sema-na do Folclore.

Na sexta-feira (26), com a finalidade de resgatar a cultura folclórica do Brasil - de norte a sul, o folclore que é um gênero cultural transmitido de geração em geração, professores e alu-nos da E.M.E.F Manoel Franco, em São José do Calçado, no sul do estado, realizaram uma bela festa em comemoração ao Dia do Folclore, que é come-morado em 22 de agosto.

tos e baixos, mas estamos aí “na luta”.

Qual a formação atu-

al do grupo?Bateria: Inho; Percus-

são: Wallace (Stuart); Teclado: Leandro (Pin-guim); Contra-Baixo: Matheus Silva; Gui-tarra: Jhonatas Pires; Acordeom: Rodrigo (Moleza); Vocal: Abel Emanuell; Produção: Lucas Carvalho e Ma-xwel Burguês.

Quais são as in-

fluencias musicais da banda?

Bonde do forró, Avi-ões do forró, duplas sertanejas, entre outras. Essas bandas nos ajuda-ram por vários motivos. É até difícil descrever! Recentemente fizemos uma parceria com Bon-de do Forró, na canção, “Melô da Saveiro” que nós esperamos ser o hit do Verão 2012.

De onde surgiu o nome da banda?

Surgiu devido o signi-ficado do próprio nome, “Furrupaê”, ou seja, fes-ta, farra e etc.

A Banda tem composi-ções próprias?

Sim. Várias compo-sições. Se tudo correr como planejado, até final do ano, iremos lançar o CD vol.4 só com músicas inéditas da banda.

Como surgem essas

composições?Momentos, alguma

paisagem, coisas que acontece no dia-a-dia da banda, alguma piadinha sem graça que a galera faz. Estamos pra lançar uma nova dança pro Ve-rão 2012. Aguardem “No Passinho do Batera” .

Como é ser uma ban-

da do interior? Complicado porque,

como diz o velho ditado:

santo de casa não faz mi-lagre.

Qual foi o show mais inusitado que a banda já fez?

Foi no carnaval em An-chieta! Estávamos no palco, maior som, e do nada o pal-co começa a afundar! Foi loucura! O mais marcante

na nossa carreira ainda está por vir.

O que a banda vai pre-parar de novidades esse ano?

O nosso público pode es-perar para a festa de 5 anos da Banda Furrupaê! Uma mega estrutura e um mega evento que vai ficar para a história!

Quem desejar saber e conhecer mais sobre a banda como deve pro-ceder?

Orkut: Furrupaê Ofi-cial

Msn Vocalista: [email protected]

Msn: [email protected]

www.furrupae.com

Gustavo [email protected]

séRGio [email protected]

domingo, 28/08/2011 diÁRio| Ano 1 | n° 120

Cachoeiro de itapemirim e Região Sul

Grupo Furrupaê: uma mistura de estilo A bAndA hÁ 5 AnoS vem SACudindo o inteRioR do eStAdo »

www.aquies.com.br @folhadocaparao » facebook.com/grupofolhadocaparao »

séRgio oliveiRa

divulgação

Semana do Folclore é comemorada no ‘Manoel Franco’Os participantes da

festa folclórica tiveram a oportunidade de recordar as brincadeiras do passa-do e contemplar uma va-riedade de manifestações culturais, como a capoei-ra, boi-pintadinho, dança de roda, declamação de poesia e cantar músicas folclóricas da região e ou-tros estados.

Conforme disse a Su-pervisora do Educandário, Fabiana Salles Schwlench, o evento veio com o pro-pósito de resgatar a cul-tura folclórica riquíssima que temos em nosso país, principalmente na região norte, como a Lenda do Boto (tradição junina do porco da Amazônia), len-da do Curupira e muitas outras.

“A cultura do municí-pio de São José do Cal-çado é rica. Entre elas, temos a lenda do Saci Pe-rerê de São José do Cal-çado, que foi contada em um dos livros de Carlos Drummond de Andrade, que era amigo do escri-tor, jornalista e tradutor calçadense, Geir Cam-pos”, afirmou.

DoceS a ‘Go Go’Com diversos estandes

de Comidas típicas de todas as regiões do Bra-sil, as crianças e adultos puderam experimentar dezenas de variedades de doces, comidas e be-bidas que ficaram expos-tos nos estantes. Os do-ces mais curiosos foram da região centro-oeste,

como Japutupé, Melin-dres, casulo dourado e Berém. Alguns experi-mentaram o chimarrão, bebida típica da região sul, e apreciaram o sabor da bebida.

Alunos do grupo de Capoeira Cultuart, co-mandados pelo profes-sor de capoeira, André da Silva Oliveira fizeram uma bonita demonstra-ção da arte da capoeira.

A diretora E.M.E.F Manoel Franco, Creuza Maria dos S. Lopes, ava-liou o evento dizendo que o folclore é uma cha-ma viva em nossos dias, uma riqueza que temos que nos orgulhar, pois representa um pedaço de cada minuto de nossa história.

Page 8: Edição 120

02 DOMINGO, » 28/08/2011

www.AQUIES.com.br

Grifes Mais Mais »Para se ter uma idéia do mix

de marcas luxo total que a loja irá comercializar eu listo uma por uma. Pólo Ralph Lauren, Lacoste, Aramis, Diesel, John John Denin, Tommy Hilfiger, e a linha de camisaria feminina desejo de consumo da Dudalina. As coleções estarão na nova loja a cada temporada.

Garota Propaganda »E quem estrela tanto o catálogo

quanto a campanha publicitária da nova loja Barezy voltada para o público feminino, é a linda e estonteante, Tanara Ruppenthal, que eu conheci pessoalmente na época em que namorava com Diego Perin Lobato e posso afirmar que além de belíssima é uma gentileza de pessoa. Tem carreira internacional.

Campanha Publicitária »À frente da criação de toda a

comunicação da Barezy está a Agência Conteúdo, dos meus amigos Serginho Grillo e Carol Vargas, que há três meses trabalham junto com o Diretor de Marketing da Barezy, Éder Oza, nas peças que logo estarão em todos os veículos de comunicação da região. Promete.

Coquetel Badalado »Para abrir com chave de ouro a

nova loja, a família Balarini prepara um coquetel que irá sacudir o Shopping Sul na próxima quinta-feira. Os convites estão sendo enviados por mala direta para um universo de sete mil nomes, selecionados entre clientes, dentistas, médicas e empresárias.

Nova Loja BarezyNos próximos dias a inauguração da nova loja Ba-

rezy no Shopping Sul, será assunto recorrente nesta coluna, pois é simplesmente espetacular o projeto do novo espaço dedicado a moda feminina e que em hipótese alguma irá concorrer com as demais lojas, pois o púbico alvo é outro e a proposta vai além de simplesmente vestir a mulher. Nós estamos falando de um empreendimento bacanérrimo voltado para o novo perfil de mulher que a contemporaneidade está construindo. Uma mulher executiva, produtiva e que cada vez mais conquista o seu espaço no mercado de trabalho e em outros importantes setores da econo-mia. Vale citar que o fato de nossa presidenta Dilma Rouseff ter sido eleita pela Forbes como a terceira mu-lher mais influente do mundo, atesta a nossa pauta. A loja abre as portas na próxima quinta.

Foto José Carlos oliveira

Esta dupla jovem e talentosa é a responsável pela campanha publicitária da Barezy e prometem surpreender na próxima semana na inauguração da nova loja. São eles meus amigos queridos e parceiros imprescindíveis SERGINHO GRILLO e CAROL VARGAS.

Esta turma bacanérrima é a grande responsável pelo sucesso da BAREZY que eu tanto gosto e conheço de perto cada capítulo da história de sucesso. Na próxima semana um novo desafio será lançado e junto com CONTEÚDO alcançado através de um trabalho

primoroso.

Page 9: Edição 120

03domingo »28/08/2011

www.AQUiES.com.br

Exemplo de Vida »Mede-se a importância de um homem não

pelas riquezas que ele acumula, e sim pela sabedoria que distribui por onde passa. E meu amigo querido Cloves de Barros não só distribuiu todo o vasto conhecimento que possui como nunca deixou de dividir e compartilhar com quem estivesse por perto.

Caráter e Honestidade »Além de sábio, Cloves de Barros

escreveu vários capítulos na sua vida política, contribuindo com prefeitos, vereadores, deputados e governadores com sua experiência. Ao mesmo tempo o seu caráter ilibado e sua honestidade nunca sofreram um único aranhão. Poucos como ele passaram pela política de forma soberana e lícita.

Família Querida »Nunca me esqueço de Leandro Gava

se referindo ao pai como um dos homens mais sábios e inteligentes que já conheceu. Letícia e Patrícia nem se falam, sabem do orgulho de ter Cloves de Barros como pai. Ao lado deste valoroso está a nossa queridíssima Nêga Gava, que se posiciona no mesmo patamar que o marido, sempre.

Desejo de Coração »Meu amigo Cloves de Barros, daqui

distante o que posso lhe desejar é muita saúde para que viva por anos a fio com qualidade de vida. Queria muito tê-lo por perto para aprender sempre com você, mas uma hora a gente divide um tempo para prosear. Quero que receba um carinho especial e saibas que te admiro profundamente. Parabéns.

Um Nobre HomemÉ com muito carinho e imenso orgulho

de tê-lo na minha coluna de hoje, que eu parabenizo Cloves de Barros pelos seus 80 anos de vida. Não caberia aqui a lista de contribuições que este homem nobre e exemplar nos deu ao longo de sua bri-lhante carreira profissional. Só nos resta reverenciar.

Foto divulgação

Foto ws

Neste registro bacana na Cachoeiro Stone Fair estão quatro dos grandes nomes que fazem parte de um dos momentos mais bem sucedidos do nosso Estado. Estou falando de Drº OZÓRIO BARBOSA e Drº PEDRO SCARPI da Unimed Sul Capixaba, do nosso Governador RENATO CASAGRANDE e do ex-Presidente do Findes, LUCAS IZOTON.

A coluna de hoje reverencia e saúda os 80 anos de vida de nosso querido CLOVES DE BARROS, nesta foto linda ao lado

de sua NEGA GAVA. Ele que é um dos grandes notáveis do nosso Estado irá

comemorar cercado da família.

Page 10: Edição 120

VIVAaVIDA DOMINGO, 28/08/2011 DIÁRIO| Ano 1 | n° 120

Cachoeiro de Itapemirim e Região Sul

www.AQUIES.com.br

A importância de uma alimentação sAudáVel ilustração

Conheça um pouco Uma alimentação, quando adequada e va-

riada, previne deficiências nutricionais, e pro-tege contra doenças infecciosas, porque é rica em nutrientes que podem melhorar as defe-sas do organismo. Nutrientes são compostos químicos encontrados nos alimentos que têm funções específicas, funcionam associadamen-te, e se dividem em:

CARBOIDRATOSDe uma forma geral, todos os grupos de

alimentos exceto as carnes, os óleos, as gor-duras e o sal, possuem carboidratos. Estes podem ser:

Simples: como os açúcares e o mel: Os açúcares simples não são necessários ao orga-nismo humano, pois apesar de ser fonte de energia, esta pode ser adquirida por meio dos carboidratos complexos. Sendo assim, é im-portante diminuir as quantidades de açúcares simples adicionados aos alimentos.

Complexos: presentes principalmente nos cereais (arroz, pão, milho), tubérculos (bata-ta, beterraba) e raízes (mandioca, inhame), os quais representam a mais importante fonte de energia e, por esta razão, recomenda-se o consumo de seis porções diárias desse tipo de alimento, o que representa em torno de 60% do total de calorias ingeridas.

FIBRASUma alimentação saudável deve incluir os

carboidratos complexos e fibras alimentares em maior quantidade do que os carboidratos simples. Na sua forma integral, a maioria dos alimentos vegetais como grãos, tubérculos e raízes, as frutas, verduras e legumes contêm fibras, as quais são benéficas para a função in-testinal, reduzem o risco de doenças cardíacas, entre outros diversos benefícios.

PROTEÍNASOrigem vegetal: leguminosas como feijão,

soja, grão-de-bico, lentilha, são alimentos fundamentais para saúde, por serem um dos alimentos vegetais mais ricos em proteínas. Entretanto, estas proteínas são consideradas incompletas, ao contrário das proteínas de origem animal, necessitando então, de com-binações de alimentos que completem entre si os aminoácidos, tornando-se combinações de alto valor protéico como, por exemplo, a combinação de duas partes de arroz para uma parte de feijão.

Origem animal: carnes, leite e derivados, aves, peixes e ovos são proteínas completas, ou seja, contêm todos os aminoácidos de que os seres humanos necessitam para o crescimento e manutenção do corpo.

FERRO E CÁLCIOAs carnes em geral, principalmente os

miúdos e vísceras, possuem alta biodisponi-bilidade de ferro, ou seja, a quantidade de ferro ingerida que será efetivamente utilizada pelo organismo é significativamente grande. O leite e seus derivados, além de fonte de proteínas e vitaminas, são as principais fon-tes de cálcio da alimentação. Este nutriente é fundamental para a formação e manutenção óssea ao longo da vida, prevenindo futuras complicações como a osteoporose.

GORDURASLipídeos: As gorduras são de diferentes ti-

pos, e podem ou não ser prejudiciais à saúde, dependendo do tipo de alimento. A gordura saturada está presente em alimentos de ori-gem animal, e seu consumo deve ser mode-rado. As gorduras trans que são obtidas pelo processo de industrialização dos alimentos, a partir da hidrogenação de óleos vegetais, são prejudiciais à saúde. O consumo excessivo deste tipo de alimento pode acarretar doen-ças cardiovasculares, excesso de peso, obesi-dade, entre outras. As gorduras insaturadas, presentes nos óleos vegetais, não causam pro-blemas de saúde, exceto se forem consumidas exageradamente. São fontes de ácidos graxos essenciais, ou seja, podem ser produzidos

pelo organismo, sendo assim necessárias para a manutenção da saúde.

Colesterol: O colesterol é uma gordura que está presente apenas em alimentos de origem animal, e é componente estrutural de algumas partes do organismo humano, sendo ele capaz de sintetizar o suficiente para cobrir as necessi-dades metabólicas, não sendo indicado o con-sumo desse composto. O alto consumo deste pode acarretar doenças cardiovasculares.

Fonte ABCsaúde.

Do dia 23 ao dia 26 deste mês será realizada a Feira Internacional do Mármore e Granito. E, durante os dias da Feira, alguns restaurantes da cidade prepararão cardápios especiais com nome de pedras de mármores e granito. Confira o que cada um deles irá oferecer.

BEER ChICkENPrato: “Lapidus” - Galeto

na pedra acompanhado de fritas.

Endereço: Avenida Beira Rio, s/nº - Guandu. Telefone: (28) 3522-9677 (28) 3522-9677

ChURRASCARIA RIO GRANDEPrato: “Madrepérola” -

Salmão grelhado ao molho de alcaparras, acompanhado de purê de batatas e arroz branco.

Endereço: Avenida Beira Rio, 24. Telefones: (28) 3521-1980 3526-0666.

CIA. DAS MASSASPrato: “Vermelho Xangô”

- Salmão assado com ervas,cebola, aspargo no

azeite extra virgem, acompanhado de arroz com ervas.

Endereço: Rua Maurílio Coelho, 78 – Ilha da Luz. Telefone: (28) 3522-9515

DOwNTOwN VÍDEO BARPrato: “Delicatus” - Combinado com

4 sashimis de salmão, 4 sashimis de atum, 2 sushis de salmão, 2 sushis de atum, 2 sushis de peixe branco, 4 Califórnia e 4 Filadélfia roll.

Endereço: Rua Capitão Deslandes, nº1 - Centro. Telefones: (28) 2101-6777 (28) 2101-6777

kIkO’S PIzzARIAPrato: “Catão Bahia” - Truta ao

molho baiano.Endereço: Avenida Beira Rio, s/nº

- Guandu. Telefone: (28) 3511-8290 (28) 3511-8290

PIzzARIA VENETAPrato: “Meteorus” - Fetutine

(massa caseira) à base de azeite extra virgem, com molho especial de berinjela com azeitonas roxas, gratinado ao queijo. Endereço: Rua 25 de Março, Shopping Cachoeiro – Centro. Telefones: (28) 3200-5688 3511-1870.

MOURAD´S RESTAURANTEPrato: “Aquarela do Brasil” -

Moqueca capixaba.Endereço: Praça Jerônimo

Monteiro – Centro. Telefone: (28) 3522-9823

OLIVIER BAR E RESTAURANTEPrato: “Candelarius” - Lascas de

bacalhau do Porto, purê de batatas com maionese, queijo parmesão, cebolas, alho, azeite e azeitonas pretas.

Endereço: Rua Capitão Deslandes, nº1 - Centro. Telefone: (28) 2101-6775

PARkIN PIzzA GRILLPrato: “Crema Bordeaux” -

Medalhões de filé-mignon sobre creme de mandioquinha e legumes salteados na manteiga, acompanhados de arroz branco.

Endereço: Praça Benjamin Silva, 27 – Independência. Telefone: (28) 3521-6833

RESTAURANTE BISTRôPrato: “Amêndoa Light” - Filé-

mignon grelhado acompanhado de molho de shitake, arroz de amêndoas e batatas soutê.

Endereço: Avenida Cristiano Dias Lopes, 9 - Gilberto Machado. Telefone: (28) 3522-1102

RESTAURANTE BON APETITPrato: “Fusion” - Filé-mignon

com fritas e pão de alho. Endereço: Rua 25 de março

(Shopping Cachoeiro, 2º piso) – Centro. Telefone: (28) 3521-7298

DIENERS BAR E RESTAURANTEPrato: “Infinity” - Feijão tropeiro

acompanhado de costelinha suína.

Endereço: Rua Dom Fernando, 103 - Independência. Telefone: (28) 3522-9796

RESTAURANTE DOM TONICOPrato: “Ouro Brasil” - Filé-mignon

ao molho de uvas acompanhado de arroz de ervas.

Endereço: Rua Braz Antônio Lofego, 14 - Gilberto Machado. Telefone: (28) 3522-4644.

RESTAURANTE kELLyPrato: “Cristalo” - Peito de frango

com molho branco, requeijão

cremoso, ervas aromáticas e batata palha.

Endereço: Avenida Beira Rio, 141 – Guandu. Telefone: (28) 3522-1768

RESTAURANTE MOLINA’S GOURMET

Prato: “Branco Ceará” - Bacalhau regado ao azeite, azeitonas pretas, palmito fidalgo, creme de batata, cobertura de catupiry, claras em neve, decorado com rodelas de cebolas e azeitonas.

Endereço: Sest/Senat – BNH. Telefone: (28) 3517-6940.

MUNIz ChURRASCARIA E RESTAURANTEPrato: “Marrom Imperador” -

Filé-mignon ao molho madeira e champignon acompanhado de arroz a piamontese.

Endereço: Rodovia Cachoeiro X Alegre (482-ES), s/n°. Telefone: 3517-7464.

RESTAURANTE SABOR DE CASAPrato: “Branco Siena” - Caldo

de feijão branco, com bacon, paio e calabresinha, coberto com cheiro verde e torresmo, servido dentro de um pão italiano.

Endereço: Rua Rubens Rangel, 1 - Km 90. Telefone: (28) 3521-0794

RESTAURANTE SABOREPrato: “Revolution” - Massas

com seis acompanhamentos e um molho.

Endereço: Rua 25 de março (Shopping Cachoeiro, 2º piso) – Centro. Telefone: (28) 3511-1865.

RESTAURANTE E PIzzARIA zARDOSPrato: “Vermelho Brasília” -

Mistura fina.Endereço: Rua Estrela Norte,

31 – Sumaré. Telefone: (28) 3522-4594

SITIO MOITãOPrato: “Forest Green” -

Filé de tilápia na chapa acompanhada de molho de alcaparras.

Endereço: Localidade de Moitãozinho, na rodovia Cachoeiro x Atílio Vivacqua. Telefone: (28) 3522-4799

ThE CESAR - CULINÁRIA CONTEMPORâNEAPrato: “Golden Fantasy”

- Bife chorizzo ao trio de cogumelos guarnecido com risoto siciliano e molho rôte. Endereço: Rua Clarice Toledo Carvalho, 96 - Gilberto Machado.

Telefone: (28) 3036-2016

Page 11: Edição 120

No ontem, pela manhã, as igrejas evangélicas de Gua-çuí se uniram na realização de uma passeata pela união das igrejas. Em parceria com a Câmara dos vereadores e a Prefeitura Municipal, através da secretaria de Cultura, Es-porte e Lazer.

A saída foi em frente à Pre-feitura, passando pelo centro, com desfecho no bairro Tan-credo Neves. O evento que foi realizado pelo Conselho dos Pastores e Líderes evan-gélicos de Guaçuí, teve seu dia antecipado para 27 desse mês (que tradicionalmente é

no dia 28 de setembro), em consenso com a Prefeitura, devido à muitos feriados no mês de setembro.

Na sexta-feira, houve o festival no parque de ex-posições da cidade, com cerca de 15 apresentações, onde os grupos e cantores (as) da cidade concorre-ram aos prêmios. Entre os vencedores: 1º lugar – empatados, Jocemar e Eze-quiel; 2º Razão de Viver e Êxodo – também empa-tados; 3º lugar, a cantora Fernanda. Outro destaque a fazer, é das visitas de in-tegrantes de igrejas de ou-tras cidades: Alegre, Bom Jesus do Norte, Ibitirama,

Itaperuna-RJ, Cachoeiro do Itapemirim e Espera Feliz-MG.

O vice-presidente do Conselho dos Pastores, José Roberto, falou sobre a im-portância desse evento na ci-dade: “Nos proporciona um crescimento do evangelho e temos o objetivo de união entre as igrejas. Parabenizo os pastores pelo envolvi-mento com o projeto, foram fundamentais na realização”, frisou.

Para o fechamento do Fest Gospel, estiveram presentes atrações nacionais: Nívea Soares e Banda; Daniel e Sa-muel; Além de mais apresen-tações de grupos locais.

DOMINGO, 28/08/2011 CACHOEIRO DE ITAPEMRIM E REGIÃO SUL 11CIDADESwww.AQUIES.com.br

Daniel [email protected]

Daniel [email protected]

GUAÇUÍ

GUAÇUÍ

1º Fest Gospel é encerrado com atrações nacionais

EvENTO TAMbéM CONTOU »COM UMA PASSEATA

ONDE TODAS AS IGREjAS

EvANGéLICAS fORAM

ENvOLvIDAS

As igrejas evangélicas de Guaçuí se uniram na realização de uma passeata pela união das igrejas

Daniel Borges

Defensoria Pública Estadual presta serviço a população

Na sexta-feira, a Prefei-tura Municipal de Gua-çuí, através da Secretaria de Ação Social, em par-ceria com o poder judi-ciário municipal e apoio do Deputado Estadual Glauber Coelho, realizou o “Defensoria Pública na Comunidade”. O objetivo da ação é poder oferecer serviços gratuitos a toda

população. O secretário de Ação Social, João Fernan-do de Faria, falou sobre a importância desse aconte-cimento: “A essência des-ses serviços é de atender todos, entretanto, damos preferência aos mais ne-cessitados, que não tem condições de pagar um advogado, portanto, é ex-celente oportunidade e pa-rabenizo todos os envolvi-dos por essa mobilização”, ressaltou.

A equipe da Defenso-ria Pública Estadual que prestou serviço á cidade, é composta por: Dr. Gusta-vo Costa Lopes, Dr. Saulo Alvim Couto, Dr. Ber-naury Luiz Vasconcelos e assistente Bruna Dias. O trabalho faz parte de um projeto que o deputado estadual Glauber Coelho tem realizado em toda região sul e recentemente esteve em Divino de São Lourenço.

Page 12: Edição 120

O Governo do Espírito Santo, através da Secreta-ria de Agricultura, Abas-tecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) participou de dois eventos importantes para o município de Ca-choeiro de Itapemirim, na sexta-feira. A primeira ati-vidade foi a inauguração da Feira Livre da Agricultura Familiar, e a segunda, foi a assinatura de Ordem de Serviço para a construção de uma agroindústria na comunidade quilombola de Monte Alegre.

Participaram das ativi-dades o secretário de Es-tado da Agricultura, Enio Bergoli, o gerente estadual da Agricultura Orgânica, Decimar Schultz, o pre-feito Carlos Casteglione, dentre outras autoridades.

Criada com o objetivo estimular a produção in natura, ou seja, sem pro-dutos químicos, que pre-judicam a saúde, a Feira Livre da Agricultura Fa-miliar foi inaugurada na sexta-feira, no Pavilhão de Eventos Ilha da Luz, em Cachoeiro de Itapemirim. Para ajudar na realização da feira a Seag adquiriu, por meio de convênio, bancas e barracas, feitas com fibra

de vidro, armação de ferro e lona, que são materiais mais higiênicos que as tra-dicionais madeiras.

No total foram 120 bar-racas e bancas, em um in-vestimento de R$ 110 mil, que vão ajudar, além dos produtores que expõem seus produtos no bairro Ilha da Luz, as feiras de Nova Brasília e Indepen-dência.

“Por orientação do pla-nejamento e determina-ção do governador Renato Casagrande, as ações da

agricultura estão com o foco em quem mais preci-sa que é o nosso pequeno agricultor. Essas barracas estão dignificando o traba-lho dessas pessoas e dando mais uma oportunida-de de melhorar a renda”, afirmou o secretário Enio Bergoli.

De acordo com o ge-rente de Agricultura Or-gânica, Decimar Schultz, “A feira é um local pro-pício para os comercian-tes terem contato com os consumidores. Essa troca

DOMINGO, 28/08/2011 CACHOEIRO DE ITAPEMRIM E REGIÃO SUL

www.AQUIES.com.br12 GERAL

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

Agricultura familiar: governo viabiliza infraestrutura para produtores

AS NOvAS bANCAS E bARRACAS SÃO fAbRICADAS COM MATERIAIS MAIS HIGIêNICOS QUE AS TRADICIONAIS MADEIRAS »

O prefeito Carlos Casteglione esteve presente na entrega da feira orgânica

No total foram 120 barracas e bancas, em um investimento de R$ 110 mil

AssessoriA de ComuniCAção/seAg

é importante, pois quem consome os produtos or-gânicos, passam a cobrar mais e se importar com a origem dos alimentos”, apontou.

“Essa estrutura novinha é uma forma de valorizar a agricultura familiar do município, proporcio-nando aos feirantes um ambiente agradável para a comercialização de seus produtos. É também uma estratégia para atrair os consumidores, pois todos gostamos de um ambiente limpo e organizado”, disse o prefeito Carlos Caste-glione.

“Antes eu não participa-va de feiras, pois não tinha oportunidade, hoje com esse incentivo do Governo temos perspectiva de me-lhorar nossa renda e nossa vida no campo”, afirmou o produtor Marcos Souza.

Essa é a oitava feira agroecológica do Estado, quatro estão na Grande Vitória; em Vila Velha, Vitória, Cariacica e Ser-ra; e as outras três estão em São Mateus, Aracruz e Guaraná, que é distrito de Aracruz.

AgROINDúsTRIAA comunidade quilom-

bola de Monte Alegre vai receber obra para uma agroindústria. Na sexta-feira também foi dada a Ordem de serviço para a construção do prédio, que ocupará um espaço de 166 metros quadrados e será destinado à produção de doces, bolos e biscoitos que possam ser vendidos para o mercado local, em feiras livres e para a ali-mentação escolar.

Nas obras e equipamen-tos serão investidos R$ 210 mil, sendo R$ 200 mil recursos da Seag, ofe-recidos por meio do pro-grama Pronaf Capixaba, já os outros R$ 10 mil são contrapartida da prefeitu-

ra. Com esse investimento serão beneficiadas cerca de 20 famílias que vão utili-zar a agroindústria, onde a maior parte da mão de obra utilizada será com-posta por mulheres e os valores obtidos por elas poderão complementar a renda familiar.

“Com esse apoio do Governo do Espírito San-to vamos ter um local ade-quado para produzir e va-mos ter a oportunidade de oferecer um produto com melhor qualidade” come-morou a presidente da comunidade quilombola de Monte Alegre, Fabiana Batista dos Santos.

Em sua fala o secretário Enio Bergoli apontou os benefícios do investimen-to, que é por meio do Pro-naf Capixaba. “O progra-ma destina recursos para infraestrutura de comuni-dades de agricultores fami-liares e tem como objetivo melhorar a qualidade de vida e aumentar a renda das famílias envolvidas. Temos convicção que essa agroindústria vai fomentar a produção de novos pro-dutos além de gerar novas possibilidades de emprego e renda aqui nessa comu-nidade quilombola, além de garantir a segurança ali-mentar”, disse.

Page 13: Edição 120

O vigilante Claudinei Alpoim da Cruz, 38 anos, residente em Piúma, foi preso na madrugada de on-tem, acusado de estupro de vulnerável. Ele estava em um veículo com três adoles-centes consumindo bebidas alcoólicas. As menores con-taram que foram beijadas e acariciadas pelo vigilante.

De acordo com delegada Ancila Zanol, duas das ado-lescentes são gêmeas de 14 anos, e contaram que saíram de casa por volta das 19h00 de sexta-feira para dar uma volta, quando foram abor-dadas pelo vigilante que ofe-receu carona de volta para casa. Ele contou a adolescen-tes que conhecia um parente e elas, acompanhada de uma amiga de 13 anos, entraram no veículo.

O motorista Marcelo da Silva Bernardes, 42 anos, que residia em São José do Calçado, morreu na madrugada de ontem, vítima de acidente mo-tociclístico. O acidente aconteceu por volta das 02h00 na Rodovia 484, próximo à Fazenda Piri-neus, zona rural do mu-nicípio.

DOMINGO, 28/08/2011 CACHOEIRO DE ITAPEMRIM E REGIÃO SUL 13SEGURANÇAwww.AQUIES.com.br

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM SÃO JOSÉ DO CALÇADO

Homem é preso acusado de estupro de vulnerável

ELE ESTAvA EM »UM vEíCULO COM

TRêS ADOLESCENTES

CONSUMINDO bEbIDA

ALCOóLICA NA LOCALIDADE

DE GOMES, EM ITAPEMIRIM

Claudinei foi autuado em flagrante por estupro de vulnerável pela delegada Ancila Zanol

ALISSANDRA [email protected]

alissandra mendes

alissandra mendes

VEnDE-SE Uma chácara com pomar, energia, água e casa. Com mais ou menos 15.000 m². Localiza-se a 1 km da sede do Município de Atílio Vivacqua.Valor: R$ 130.000,00Telefone para contato:Márcio - (28) 9968 1411

Motorista morre em acidente motociclístico

Segundo informações policiais, Marcelo con-duzia uma moto CG Titan, quando perdeu o controle do veículo em uma curva e capotou. Ele estava sozinho no veícu-lo e morreu no local.

O corpo de Marcelo foi encaminhado ao Serviço Médico Legal (SML) de Cachoeiro de Itapemirim.

Elas contaram que Clau-dinei foi até Anchieta pas-seando e depois seguiu para a localidade do Gomes, em Itapemirim, onde parou o veículo e ofereceu cerveja para as menores. Ele passou a mão pela perna e na vagi-na sobre a bermuda de duas adolescentes.

Policiais militares que passa-vam pela local em preventivo, avistaram o veículo, um Fiesta, de cor preta, placa MSF 3387, parado às margens da estrada e ao abordar o condutor, encon-traram as adolescentes e várias

latas de cerveja no interior do veículo.

Claudinei, que é casado e pai de uma filha de 14 anos, foi preso e encaminhado ao Departamento de Polícia Ju-diciária (DPJ) de Cachoeiro de Itapemirim. Na delegacia, ele contou que saiu de An-chieta por volta das 23h30, onde estava com a esposa, e seguiu sozinho para Piúma. No caminho encontrou as adolescentes que pediam ca-rona às margens da estrada.

Em depoimento à polícia, ele disse que não conhecia

as adolescentes, mas que beijou duas e fez as carícias. Quanto ao consumo de be-bida alcoólica, ele ressaltou que ofereceu e as menores aceitaram

Claudinei foi autuado em flagrante por estupro de vul-nerável por três vezes. A pena para esse tipo de crime é de oito a 15 anos de prisão. E também por fornecer bebida alcoólica a menor de idade. Ele está preso no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Cachoeiro de Itapemirim à disposição da Justiça.

Page 14: Edição 120

O projeto ‘Caminhada Saudável’, promovido pela Secretaria Municipal de Es-portes e Lazer de Cachoeiro de Itapemirim, em parceria com a Secretaria Munici-pal de Saúde completa três meses e tem agradado os amantes da caminhada da Avenida Beira. O projeto, implantado em 06 de ju-nho, é acompanhado por três professores de educa-ção física.

Após a disputa de 30 jo-gos e 202 gols marcados, o IV Campeonato do Sindi-comerciários teve duas equi-pes em destaque no fim da primeira fase: Eletrocity e Estrelas Negras. As equipes estão invictas na competição e são as grandes favoritas ao título.

O campeonato conta com 12 equipes classificadas para as oitavas de final e três re-baixadas para a seletiva do próximo ano: Samadisa, Sup. Moinhos e Casagrande Horto.

“Sabemos que o nível do campeonato esta muito bom

O trabalho é pioneiro no estado e de acordo com o professor Wallace Marvila Fernandes, coordenador da caminhada orientada, já fo-ram realizados 685 atendi-mentos nesse período. “Na quarta-feira, estaremos rea-lizando 40 hemogramas no local para os participantes do projeto”, disse.

Segundo ele, o projeto tem como objetivo proporcionar a prática de atividade física reduzindo o índice de seden-tarismo e as doenças decor-rentes da falta de exercícios.

“O projeto ‘Caminhada Saudável’ oportuniza que as pessoas vivenciem, atra-vés da prática da caminhada orientada especializada, vá-rios benefícios de atividade física como a contribuição para a melhoria da condição física”, disse.

A caminhada traz bene-fícios como a redução do estresse, tensão e ansiedade, ajuda a melhorar a auto-estima, reduz as chances de depressão, além de melhorar a circulação sanguínea e for-talecer o músculo cardíaco.

DOMINGO, 28/08/2011 CACHOEIRO DE ITAPEMRIM E REGIÃO SUL

www.AQUIES.com.br14 ESPORTES

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

Caminhada orientada completa três meses

O PROjETO, DESENvOLvIDO PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE ESPORTE E LAzER, TEvE INíCIO NO MêS DE jUNHO »

O projeto ‘Caminhada Saudável’ é realizado na Beira Rio, onde muitas pessoas praticam o exercício

ALISSANDRA [email protected]

divulgação

Estrelas Negras x Cola PneusSup. Perim x Hortifruti

PRóxIMOS jOGOS – OITAvAS DE fINAL - HOjE

Começa hoje a segunda fase do Sindicomerciários

e a partir de agora começa a fase eliminatória. Esperamos jogos emocionantes”, disse o diretor do Sindicomerciá-rios, Agnaldo Reis, o Sassá.

O artilheiro da compe-tição é Everton (Polonini) com nove gols, Valci (Itapuã Loja) com sete gols, Rogério

“Temos como objetivo orientar essas pessoas para a prática saudável para obter a redução do nível de estresse, controle e prevenção de várias doenças, hipertensão arterial, diabetes, obesidade, coleste-rol alto dentre outras, além da melhoria da qualidade de vida e a promoção da saúde”, continuou o professor.

A ‘Caminhada Saudável’ conta com a orientação de professores de educação fí-sica, técnicos em enferma-gem e nutricionistas, sendo eles: Wallace Marvila (pro-

fessor), Saulo Belonia (pro-fessor), Helena Luiza da Rocha Lopes (Nutricionis-ta), Adilson Cardeira (esta-giário), Adalto (estagiário), Ramon Ramos (estagiário), Rodolfo Blunck (estagiário)

e Sandra Gomes de Aguiar (estagiária).

O projeto é realizado às segundas, quartas e sextas-feiras das 06h00 às 09h30 e das 18h00 às 21h30. O atendimento é gratuito.

e Geovani (Estrelas Negras) e Alex Lima (Sup. Perim) com seis gols cada, e Bruno (Ita-puã Loja) com cinco gols.

Hoje, o Estrela Negras en-frenta a Cola Pneus e o Su-permercados Perim enfrenta o Hortifruti de olho na vaga para as quartas de final.

Page 15: Edição 120

Flamengo e Vasco voltam a protagonizar hoje, mais um grande clássico e com disputa pelas primeiras colo-cações do Campeonato Bra-sileiro. Pelo lado Rubro-Ne-gro, Thiago Neves não terá condições de jogo devido a uma lesão na coxa direita. O volante Airton permanece fora, recuperando-se de uma lesão no joelho esquerdo. Luiz Antonio está mantido na equipe titular e o argen-tino Bottinelli é o provável substituto de Thiago.

O ténico Vanderlei Lu-xemburgo minimizou a importância do clássico, ressaltando que há muito campeonato pela frente. “O campeonato não termina no domingo. Se o flamengo perder, a vida continua na segunda-feira. Ainda vai ter o segundo turno inteiro. É importante ter esse amadu-recimento, mas tudo pode acontecer neste clássico”, destacou Luxa.

Para o clássico, o Vasco poderá ter o retorno de Ju-ninho e da dupla de ataque Eder Luis e Alecsandro. Ape-sar de o técnico Ricardo Go-mes não confirmar, a equipe cruz-maltina poderá contar também com a volta do za-gueiro Anderson Martins e do lateral-esquerdo Julinho.

DOMINGO, 28/08/2011 CACHOEIRO DE ITAPEMRIM E REGIÃO SUL 15ESPORTE NACIONALwww.AQUIES.com.br

FLAMENGO X VASCO VASCO

FLAMENGO

Hoje tem promessa de mais um grande clássico

CARIOCAS SE ENfRENTAM EM bUSCA DO TOPO DA TAbELA DO CAMPEONATO bRASILEIRO »

Flamengo x Vasco: quem vence o clássico de hoje?

REDAÇÃ[email protected]

Ambos estavam entregues ao departamento médico, mas treinaram normalmente na sexta-feira e não acusaram dores.

Ricardo Gomes lembrou que o empate no último clássico do Vasco, contra o Fluminense, não foi ruim e ressaltou que um triunfo so-bre o rival rubro-negro pode elevar o moral dos jogadores para o restante do Campeo-nato Brasileiro.

“O que interessa é a vitó-ria. Ninguém pode falar que o empate com o Fluminense foi ruim, mas bom mesmo é sempre a vitória. Mas se

não acontecer, o importante é pontuar. Não é o ultimo jogo. Tem muita água para rolar. Uma vitória no clássico vai deixar o time fortalecido para o restante da competi-ção”, disse.

Ex-zagueiro, o treinador vascaíno avisou que marca-ção individual não é uma característica do time, mas recordou que um jogador como Ronaldinho Gaúcho não poderá ter espaços para jogar:

“Jogador como Ronaldi-nho não pode ter espaço. Não é característica do nosso time uma marcação indivi-

dual, mas vamos arrumar o melhor jeito para isso”.

Apesar de ser apenas a últi-ma partida do primeiro tur-no, o goleiro Fernando Prass garante que a vitória sobre o Flamengo, adversário direto pelo título, é o famoso jogo de seis pontos.

“É um jogo importante. Além de ser um clássico, é um adversário direto por uma colocação melhor. O campeonato não vai se de-cidir nesta partida, mas se tratando de um adversário que está próximo na tabela, esse jogo pode fazer muita diferença”, afirmou.

Entre as várias brinca-deiras sobre Dedé que circulam na internet, em uma delas o zaguei-ro é comparado ao Ex-terminador do Futuro. A exemplo do filme, que tem o ator Arnold Schwarzenegger inter-pretando uma máquina vinda do futuro com al-vos a serem eliminados, o vascaíno também teria uma lista parecida, mas que ainda está incom-pleta. Falta um alvo, ou melhor, um jogador a ser parado: Ronaldinho Gaúcho.

Dedé, neste Brasi-leirão, já teve missões complicadas, como, por exemplo, parar Neymar, principal jóia do fute-bol brasileiro. Mas, logo após a partida contra o Santos, que teve o Vas-co como vitorioso (2 a 0, em São Januário), o próximo alvo, Ronaldi-nho, já aparecia na lista, mostrando que a disputa com o meia do Fla era até mais aguardada do que a com o craque santista.

Neste ano, já houve um encontro entre Dedé e Ronaldinho. Na decisão da Taça Rio, o zagueiro teve boa atuação e con-seguiu bons desarmes contra o flamenguista. O jogo terminou 0 a 0,

O ano ainda não termi-nou, a vaga na Libertadores de 2012 não foi assegurada, mas uma missão já foi cum-prida no Flamengo.

Pelo menos na visão de Patricia Amorim, o clube conseguiu, em agosto, con-templar o objetivo da prin-cipal contratação em 2011.

Ronaldinho: o próximo alvo do ‘Exterminador’ Dedé

Patricia Amorim: ‘Fla cumpriu a missão e Ronaldinho voltou à Seleção’

mas, nas penalidades, deu o Rubro-Negro.

De lá para cá, muita coisa mudou. A começar pela parte técnica. Dedé, preciso na marcação, su-biu ainda mais de pro-dução, ajudando o time a conquistar o título da Copa do Brasil. Já Ronal-dinho, inspirado, voltou a ter atuações de encher os olhos e é um dos princi-pais responsáveis pela boa campanha do Flamengo na temporada. Não à toa, ambos foram chamados por Mano Menezes para a Seleção Brasileira.

Ciente da dificuldade que será enfrentar Ronal-dinho, Ricardo Gomes conta com sua força de-fensiva, comandada por Dedé, mas garante que não haverá marcação in-dividual no clássico de amanhã. “Jogador como Ronaldinho não pode ter espaço. Mas não é característica do nosso time uma marcação in-dividual”, disse Ricardo Gomes.

Resta esperar para ver se o clássico de hoje terá o mesmo enredo do filme, que fez sucesso nas déca-das de 1980 e 1990, como o Exterminador Dedé soltando a célebre frase “Hasta la vista, Baby”, ao derrotar o rival.

“Quando Ronaldinho chegou, o projeto era que ele voltasse à Seleção. E isso aconteceu por méritos do jogador. O Flamengo ajudou a recuperar esse grande jogador, mas não é o responsável. Ronaldinho é o craque, faz a diferença. Nós cumprimos a nossa

missão e ele voltou à Sele-ção”, comemorou.

No dia 18 de agosto, quando o camisa 10 rubro-negro foi convocado por Mano Menezes, a man-datária fez questão de dar os parabéns e trabalhar nos bastidores para que a ausência do atacante não

prejudicasse o time no Bra-sileirão.

“Eu liguei para ele. E o desdobramento foi mais legal. Ele foi convocado e conseguimos na CBF adiar o jogo. Assim, ele disputará a rodada do dia 31. Até escre-vi uma mensagem, dizendo para Ronaldinho ir tranquilo

porque o Brasil o estava espe-rando. Ele não está sozinho”, contou.

Satisfeita com a resposta de Ronaldinho dentro e fora de campo, Patricia Amorim re-velou que nesta semana o ca-misa 10 colaborou para um momento ímpar da presiden-te em seu mandato no Fla:

“A maior alegria que tive desde que entrei, em relação ao futebol, foi quando Negueba e Ro-naldinho comemoraram juntos. Aquilo represen-tou o presente projetan-do o futuro, resgatando a tradição do Fla”, com-pletou.

Page 16: Edição 120

DOMINGO, 28/08/2011 CACHOEIRO DE ITAPEMRIM E REGIÃO SUL

www.AQUIES.com.br16 CIDADES

Produtores de laranja e técnicos do Instituto Ca-pixaba de Pesquisa, Assis-tência Técnica e Extensão Rural (Incaper) de Jerô-nimo Monteiro irão par-

ticipar, na terça, dia 30 e quarta-feira, dia 31, de uma excursão técnica aos municípios de Sooretama e Linhares. As visitas têm como objetivo difundir as

novas tecnologias voltadas ao desenvolvimento e revi-talização da citricultura em Jerônimo Monteiro.

O grupo é composto por 22 participantes, entre agricultores, profissionais do Instituto e estudantes do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Espírito Santo (CCA-Ufes), do município de Alegre.

No primeiro dia, o gru-po vai acompanhar, pela manhã, o trabalho realiza-do no Banco Ativo de Ger-moplasta (BAG) de Citrus instalado na Fazenda Ex-perimental do Incaper em Sooretama. O BAG foi implantado em janeiro de 2006 e é um conjunto de

JERÔNIMO MONTEIRO

Incaper promove excursão técnica com citricultores

OS PARTICIPANTES DA »ExCURSÃO TAMbéM IRÃO

vISITAR O vIvEIRO DE MUDAS

CRíTICAS DA EMPRESA FRUCAFé

Produtores de laranja e técnicos do Instituto vão visitar os municípios de Sooretama e Linhares

AssessoriA de ComuniCAção/ inCAper

plantas mantidas em cole-ção, de forma que as culti-vares e os clones represen-tativos das 154 espécies do gênero Citrus e de gêneros próximos sejam preserva-dos e estudados. Já na par-te da tarde, os participantes da excursão também irão visitar o viveiro de mudas críticas da empresa Frucafé, na Comunidade Canivete, em Linhares.

O grupo ainda irá conhe-cer, no dia seguinte, o po-mar de laranjas da Fazenda Santa Luzia, da família Bozi, no distrito de Jacu-pemba, também em Linha-res. A propriedade está há mais de 60 anos envolvida na produção de laranja e é referência nesta cultura. De

acordo com o extensionista do Incaper, Luiz Henrique Caiado, a oportunidade vai permitir que os citriculto-res observem o sistema de manejo dos equipamentos utilizados para a aplicação de nutrientes e para o con-trole de pragas e doenças, além do manejo adotado para controlar o crescimen-to da vegetação dentro do pomar.

“As práticas de colheita e beneficiamento empre-gadas nessa propriedade servirão como exemplo a ser adotado para o bom desenvolvimento das la-vouras em Jerônimo Mon-teiro. Os produtores serão orientados, ainda, desde a classificação e embalagem

das frutas até o preparo da carga para transporte, visu-alizando na prática como essas etapas são realizadas em uma propriedade refe-rência no cultivo de laran-ja”, comenta.

A citricultura no muni-cípio produz cerca de seis milhões de laranjas por ano e ocupa uma área de 80 hectares já em fase de pro-dução. Entre plantas adul-tas e as ainda em formação, esta área aumenta para 150 hectares, a expectativa que esse total possa estar produ-zindo dentro dos próximos quatro anos, fazendo com que a produção anual do fruto em Jerônimo Mon-teiro, cresça de forma ex-ponencial.