edemas-resumo

2
EDEMAS Acumulo de líquidos nos tecidos do organismo. Esse excesso de liquido pode ocorrer tanto no compartimento intracelular quanto no compartimento extracelular; - Inflamação que altera a permeabilidade da membrana; - Hipoperfusão que impede o funcionamento adequado das bombas iônicas celulares. Esse processo pode fazer com que uma perna isquêmica aumente sem volume por duas vezes ou mais. - EDEMA INTRACELULAR: Ocorre no acumulo de sódio no interior da célula que por osmose leva a agua consigo. Ocorre por 2 mecanismo: Aumento da permeabilidade capilar; - Aumento da pressão hidrostática intracelular - Retenção renal de sódio e agua - Diminuição do retorno linfático - EDEMA EXTRACELULAR: mais comum que pode resultar de : EDEMAS DE ORIGEM SISTEMICA: Edema de origem cardíaca - Edema de origem Renal - Edema de origem Tireoidiana - Edema por desnutrição - Edema por Paralisia de origem neurológica - Edema causado pelo uso de alguns medicamentos por uso prolongado(AINES, Corticoides, Bloqueadores dos canais de Cálcio e Antiparkinsonismo) - EDEMA DE ORIGEM VASCULAR: Lipedema: Decorre do aumento do volume das pernas promovido por um deposito anormal de gordura subcutâneo associado ao edema. Incidência quase exclusiva no sexo feminino - Apresentação bilateral e simétrica - Edema pouco depressível - Sensibilidade e dor à palpação da face medial das pernas - Presença frequentes de hematomas - Aumento persistente do volume dos membros independentemente da drenagem postural ou perda de peso. - Os principais critérios clínicos para seu dx: Fleboedema: Edema relacionado ao comprometimento do retorno venoso. Diagnostico é de queixa de dor sensação de peso e cansaço nas pernas. Os sintomas tendem a piorar se o pct assumir a posição sentada imóvel ou parado em pé por longo tempo. O edema é depressível e desaparece em horas se o pct elevar os mmii's. Edema crônico ao nível arteriocapilar, interfere nas trocas metabólicas teciduais promovendo acidose tecidual e levando a dermatofibrose e eczema de pele (dermatite ocre) Pode ser unilateral ou bilateral assimétrico, indolor não depressível difuso no membro. Sinal de Stemmer positivo. Pode apresentar dermatofibrose e verrucose linfastatica. Não melhora com elevação do membro. Linfedema: Redução da capacidade de transportar líquidos pelo sistema linfático (seja por causa primaria ou secundaria) resultando em acumulo de liquido e ptn no subcutâneo. Página 1 de CIRURGIA VASCULAR

Upload: julio-sandovaljr

Post on 22-Mar-2016

218 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Resum do livro bases clinicas e tecnicas da cirurgia vascular

TRANSCRIPT

Page 1: Edemas-resumo

EDEMAS

Acumulo de líquidos nos tecidos do organismo. Esse excesso de liquido pode ocorrer tanto no compartimento intracelular quanto no compartimento extracelular;

-

Inflamação que altera a permeabilidade da membrana;-

Hipoperfusão que impede o funcionamento adequado das bombas iônicas celulares. Esse processo pode fazer com que uma perna isquêmica aumente sem volume por duas vezes ou mais.

-

EDEMA INTRACELULAR: Ocorre no acumulo de sódio no interior da célula que por osmose leva a agua consigo. Ocorre por 2 mecanismo:

Aumento da permeabilidade capilar;-

Aumento da pressão hidrostática intracelular-

Retenção renal de sódio e agua-

Diminuição do retorno linfático-

EDEMA EXTRACELULAR: mais comum que pode resultar de :

EDEMAS DE ORIGEM SISTEMICA:

Edema de origem cardíaca-

Edema de origem Renal-

Edema de origem Tireoidiana-

Edema por desnutrição-

Edema por Paralisia de origem neurológica-

Edema causado pelo uso de alguns medicamentos por uso prolongado(AINES, Corticoides, Bloqueadores dos canais de Cálcio e Antiparkinsonismo)

-

EDEMA DE ORIGEM VASCULAR:

Lipedema: Decorre do aumento do volume das pernas promovido por um deposito anormal de gordura subcutâneo associado ao edema.

Incidência quase exclusiva no sexo feminino -

Apresentação bilateral e simétrica-

Edema pouco depressível-

Sensibilidade e dor à palpação da face medial das pernas-

Presença frequentes de hematomas-

Aumento persistente do volume dos membros independentemente da drenagem postural ou perda de peso.

-

Os principais critérios clínicos para seu dx:

Fleboedema: Edema relacionado ao comprometimento do retorno venoso. Diagnostico é de queixa de dor sensação de peso e cansaço nas pernas. Os sintomas tendem a piorar se o pct assumir a posição sentada imóvel ou parado em pé por longo tempo. O edema é depressível e desaparece em horas se o pct elevar os mmii's. Edema crônico ao nível arteriocapilar, interfere nas trocas metabólicas teciduais promovendo acidose tecidual e levando a dermatofibrose e eczema de pele (dermatite ocre)

Pode ser unilateral ou bilateral assimétrico, indolor não depressível difuso no membro. Sinal de Stemmer positivo. Pode apresentar dermatofibrose e verrucose linfastatica. Não melhora com elevação do membro.

Linfedema: Redução da capacidade de transportar líquidos pelo sistema linfático (seja por causa primaria ou secundaria) resultando em acumulo de liquido e ptn no subcutâneo.

Página 1 de CIRURGIA VASCULAR

Page 2: Edemas-resumo

Recorte de tela efetuado: 30/9/2012 13:13

Página 2 de CIRURGIA VASCULAR