ed-homem-e-sociedade-8.docx

Upload: rubemfb

Post on 06-Jul-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • 8/17/2019 ed-homem-e-sociedade-8.docx

    1/11

    Trabalho de Homem e Sociedade

    O etnocentrismo, que pode ser defnido como umaincapacidade de compreender o “dierente”, é consideradopela Antropologia: A Uma forma correta de analisarmos as diferenças culturais, poisnão podemos abrir mão da superioridade de nossa cultura frente àsoutras.B Uma forma distorcida de enfrentarmos as diferenças, uma vez quedeveríamos agir sempre de acordo com a razão dos outros.C Uma forma correta para qualquer cultura se defender das mudançasculturais.

    Uma forma distorcida de considerarmos as diferenças culturais,uma vez que a globalização imp!e a diversidade cultural.

    " Uma forma distorcida de considerarmos as diferençasculturais, pois cada cultura possui uma l#gica pr#pria demundo.

    Assinale a alternati!a correta"#onorme $araia, “a cultura interere no plano biol%gico”" Ouse&a, a cultura n'o é apenas algo “e(terno” que aprendemos,mas sim, a cultura é incorporada como se osse o nossopr%prio corpo" Assim, a cultura é mediadora de nossae(peri)ncia com o corpo" *ortanto podemos afrmar que ée!idente que a cultura interere no plano biol%gico, quando:

    A Uma cultura conquista domínio sobre as e$plicaç!es cientí%cas arespeito da origem e da evolução &umana.

    " + 'corre a cura de doenças em função de rituais que fazemparte dos &(bitos e tradiç!es de uma cultura, sem uso demedicação ou cirurgias.

    C 's indivíduos de um grupo social conseguem evoluir para par)metrosmais avançados do organismo &umano. *m cada cultura o ser &umano disp!e de um plano biol#gico distinto,assim não podemos comparar o organismo de algu+m da cultura (rabe comoutros da cultura ocidental, por e$emplo.* 'corre o adoecimento de um indivíduo devido a crenças al&eias a suapr#pria cultura e que ele não compartil&a.

  • 8/17/2019 ed-homem-e-sociedade-8.docx

    2/11

    Toda cultura muda com o passar do tempo, pois uma dascaractersticas dela é a -./01.#A" As mudan2as em um grupocultural podem acontecer em un2'o das in3u)ncias:

    A Apenas internas, que acontecem principalmente quando os indivíduosdesse grupo percebem que precisam se diferenciar das geraç!es anteriores,sobretudo pais e av#s.

    " + nternas, que acontecem quando as soluç!es da &erançacultural -( não satisfazem os indivíduos ou quando &( uma grandedescoberta e e$ternas, quando o contato com outros povos traznovas formas de comportamento e soluç!es de mundo.

    C nternas, que acontecem apenas quando o con&ecimentoacumulado + su%ciente para uma revolução tecnol#gica ou decomportamento e e$ternas, que acontecem quando uma guerraatinge a população de outro país /vizin&o, ou com a mesma

    cultura0tradiç!es1 modi%cando assim seu comportamento. Apenas e$ternas, que podem acontecer tanto em função da inclusãode indivíduos de outro grupo cultural /imigraç!es1.* a necessidade de modernizar, pois toda sociedade tende aabandonar soluç!es muito tradicionais, uma vez que os indivíduospreferem as 2novidades3.

    4 muito comum ou!irmos a narrati!a de pessoas que se mudam de

    regi'o ou de pas e que n'o conseguem se adaptar aos h5bitoslocais ou ao no!o con!!io social" A e(plica2'o da Antropologia paraeste ato pode ser assinalada corretamente como segue:

    A A cultura interfere no plano biol#gico, por isso os indivíduos nãoaceitam &(bitos diferentes daqueles que -( adquiriram.B A cultura + din)mica, e os costumes mudam tanto de uma região e deum país para outro que os indivíduos não conseguem ter tempo para seadaptar.

    " # A cultura condiciona a visão de mundo do &omem, por issomuitos indivíduos enfrentam di%culdades de adaptação a uma novaforma de relação com o mundo.

    's indivíduos participam diferentemente de sua cultura, por isso deuma região para outra os &(bitos podem ser muito diferentes e provocaressa di%culdade.* A cultura tem uma l#gica pr#pria, o que gera indivíduos incapazes dese adaptar a uma nova l#gica.

    A cultura de um grupo social é uma matri6 de reer)ncia decomportamento a todos os indi!duos" 4 poss!el obser!armoscerto padr'o de !alores e h5bitos que caracteri6a cada grupohumano tomado como um todo"

  • 8/17/2019 ed-homem-e-sociedade-8.docx

    3/11

     ntretanto, a Antropologia afrma que dentro de uma mesmacultura os indi!duos participam de orma dierenciada" Aponte a alternati!a com e(emplos corretos que confrmemas rases acima"

    A 's indivíduos t4m formas diferentes de participar de sua cultura emconsequ4ncia de sua &erança gen+tica que pode favorecer certos tipos decomportamento ou mesmo di%cult(5los.

    " + *ssa diferenciação ocorre pois cada grupo cria mecanismos dediferenciação que podem se basear na classe social, na idade ou nose$o isso se deve à impossibilidade de todos receberem a totalidadedas informaç!es do con-unto de sua cultura.

    C 6em sempre essa diferenciação se baseia nos mesmos elementoscada cultura distingue seus indivíduos a partir de traços que sãodeterminados atrav+s do meio ambiente ou mesmo a partir da biologia que

    pode favorecer alguns indivíduos e desfavorecer outros. 's indivíduos se diferenciam dentro de uma cultura sempre que avisão de mundo interfere no plano biol#gico isso ocorre porque a cultura +din)mica.* Apesar de a%rmar que os indivíduos se diferenciam dentro de umacultura, a Antropologia ainda não conseguiu saber porque isso ocorre.

    *raticar o preconceito étnico é comum e tem sido

    determinantemente combatida e desacreditadaprincipalmente pelas ci)ncias humanas, como orma decon!i!)ncia no mundo contempor7neo"8 *9T.#A -O #O1+AT AO *9#O/#.TO dentro das ci)nciashumanas podemos associar corretamente os conceitos de:

    A multiculturalismo e identidade racialB intoler)ncia +tnica e diversidade culturalC intoler)ncia inter+tnica etnocentrismo estere#tipo

    " -  relativismo cultural e respeito à diversidade +tnicatoler)ncia inter+tnica

    * identidade contrastiva e identidade relacional.

    $eia os trechos abai(o e responda conorme o que segue"

    “Os dados científcos de que dispomos atualmente nãoconfrmam a teoria segundo a qual as dierenças genéticas

    hereditárias constituiriam um ator de importância primordialentre as causas das dierenças que se maniestam entre as

  • 8/17/2019 ed-homem-e-sociedade-8.docx

    4/11

    culturas e as obras das civilizaçes dos diversos povos ougrupos étnicos! "les nos inormam# pelo contrário# que essasdierenças se e$plicam antes de tudo pela hist%ria cultural decada grupo! Os atores que tiveram um papel preponderantena evolução do homem são a sua aculdade de aprender e a

    sua plasticidade! "sta dupla aptidão é o apanágio de todos osseres humanos! "la constitui# de ato# uma das característicasespecífcas do &omo 'apiens(!;-eclara2'o redigida por !5rios cientistas em ?, no p%s@na6ismo, no encontro da nesco em *arisB “)ada# no estado atual da ci*ncia# permite afrmar asuperioridade ou a inerioridade intelectual de uma raça emrelação + outra(!#laude $é!i@Strauss, “9a2a e cultura” Os dois pensamentos citados acima t)m como ob&eti!o:

    A con%rmar as teses que atribuíram características e aptid!es raciaisinatas.B a%rmar que as diferenças do ambiente físico condicionam adiversidade cultural.C negar a grande diversidade cultural da esp+cie &umana. legitimar a &ierarquia de raças.

    " negar as teses deterministas biol#gicas, lutando contra opreconceito racista e todas as tentativas de discriminação e de

    e$ploração.

    $eia o trecho de uma entre!ista publicada pela CO$HA - SDO*A$O abai(o, e responda conorme o que se pede a seguir" “,olha - . senhora leu as declaraçes do presidente da/niversidade &arvard# 0a1rence 'ummers# que sugeriu quedierenças biol%gicas inatas entre homens e mulheres

     poderiam e$plicar a e$ist*ncia de um n2mero menor de pesquisadoras nas ci*ncias e$atas34ollin @ le disse issoE,olha - 5isse!4ollin @ 4 um coment5rio estFpido" .sso me lembra de umcoment5rio de um &ornalista que disse que o n!el dasuni!ersidades rancesas tinha cado por causa do nFmerogrande de mulheres que esta!am estudando"le oi processado e, no processo, !5rias mulheres le!aramli!ros de sua autoria para a mesa do &ui6" las encheram amesa com li!ros e ganharam o processo",olha - )o entanto# testes ofciais aplicados em estudantes no6rasil e em outros países do mundo mostram que meninos

  • 8/17/2019 ed-homem-e-sociedade-8.docx

    5/11

    t*m# em média# melhor desempenho em matemática#enquanto meninas t*m notas melhores em portugu*s ou emsua língua materna! )egar essas dierenças não pre7udica oentendimento dessa questão34ollin @ 1esmo se essas estatsticas que !oc) citou orem

    realmente corretas, elas t)m que ser analisadas a partir doconte(to cultural" Se or realmente !erdade, e n'o estoudi6endo que é, isso n'o permite di6er que essas dieren2asocorrem por ra6Ges naturais" ma menina que recebeu menosincenti!o da amlia do que um garoto poder5 ter desempenhopior, mesmo se estudar na mesma classe" ssas dieren2as,caso e(istam, s'o muito sens!eis ao conte(to cultural"” ;ornal Colha de S'o *aulo, Segunda@eira, I de maio de I??>,“/T9J.STA -A IK” com C9A/LO.S #O$$./, por A/TM/.ONO.SB -e acordo com a posi2'o que Cran2oise #ollin assume nestaentre!ista, qual das afrma2Ges abai(o é ./#O99TA :

    " A a constituição gen+tica feminina + o que determina o piordesempen&o das mul&eres em matem(tica.

    B &omens e mul&eres agem diferentemente sobretudo por teremsempre recebido um aprendizado diferenciado.C + falso que as diferenças de comportamento e$istentes entre pessoasde se$o diferentes se-am determinadas geneticamente.

    uma menina que recebeu menos incentivo de seu grupo cultural paragostar de matem(tica tender( a ter um desempen&o mais fraco do que o deum menino que ten&a sido estimulado a gostar das ci4ncias e$atas.

    * as diferentes aptid!es de &omens e mul&eres não se devem a causasnaturais.

    A hist%ria de um po!o pode intererir de muitas ormas em suacultura" *odemos perceber isso principalmente atra!és do que

    segue:A A &ist#ria precisa ser con&ecida pelos indivíduos de um grupo, docontr(rio eles não podem ser in7uenciados por ela.

    " + 8 atrav+s da relação com a &ist#ria atrav+s de uma &erançacultural, que não se d( de forma consciente, que os indivíduos atuamem uma sociedade.

    C Apesar de percebermos a in7u4ncia da &ist#ria em nossa cultura, nãoe$iste qualquer tipo de pesquisa cienti%ca que comprove isso. 's mesmos fen9menos &ist#ricos afetam de forma id4ntica culturasque são diferentes.* 8 principalmente atrav+s da cultura material que percebemos ain7u4ncia da &ist#ria em nossa cultura, pois a cultura imaterial não nosin7uencia tanto.

  • 8/17/2019 ed-homem-e-sociedade-8.docx

    6/11

    m nossa sociedade os meios de comunica2'o de massa

    a6em parte da paisagem social moderna" sta afrma2'opode ser considerada correta se associada s seguintesobser!a2Ges:

    A 6ossa sociedade estabelece uma &ierarquia de status atrav+sda imposição de uma mesma cultura para todos os indivíduos. A essaimposição denominamos cultura de massa.B 6ão podemos saber e$atamente que tipo de in7u4ncia culturalcada indivíduo recebeu em nossa sociedade, pois as culturas erudita,popular e de massa são muito semel&antes entre si.C A &ist#ria cultural recente de nossa sociedade revela que osindivíduos -( não se relacionam mais com seu passado como era ocostume nas geraç!es anteriores. As pessoas não são in7uenciadaspela &ist#ria de sua cultura.

    " - *sses meios estão presentes em todas as esferas de nossa vidasocial tais como a religião, a pro%ssão, o lazer, a educação ou apolítica eles difundem formas de comportamento e estilos de vida.

    * Apesar da in7u4ncia da cultura de massa no gosto de grandeparcela da população, os indivíduos que fazem parte da massa não sedei$am in7uenciar em termos de

    *odemos afrmar que a massa é um enPmeno ao mesmo tempoquantitati!o e psicol%gico" ssa coloca2'o est5:

    A *rrada, pois a massa signi%ca apenas uma grande quantidade depessoas, não atingindo a afetividade dos indivíduos.

    " + Correta, pois a massa + ao mesmo tempo um fen9menodemogr(%co de concentração urbana, e psicol#gico, uma vezque os indivíduos são in7uenci(veis pelos produtos dessacultura.

    C Correta, pois ao mesmo tempo em que falar em massa signi%cafalar em um grande n:mero de pessoas, elas são afetadaspsicologicamente, pois resistem às possíveis in7u4ncias dos meios decomunicação de massa, o que as torna estressadas. *rrada, pois não + possível perceber como o fen9menoassociado à e$ist4ncia de uma massa de pessoas pode afetarpsicologicamente os indivíduos.* Correta em termos, pois ao mesmo tempo em que podemos perceberque fazer parte da massa signi%ca que &( muitas pessoas envolvidas emprocessos semel&antes, não &( evid4ncias de que isso possa afetarpsicologicamente os indivíduos.

  • 8/17/2019 ed-homem-e-sociedade-8.docx

    7/11

    Quando pensamos a cultura de um grupo social, é poss!elressaltar dierentes aspectos que a caracteri6am" 4 muitocomum associarmos essa cultura a modos de ser e sentir que

    s'o caractersticos desse grupo, que s'o seu patrimPnio" *ssa 4nfase da cultura como patrim9nio de um povo est( associado aque tipo de cultura;

    A cultura erudita.B cultura de classe.

    " # cultura popular. cultura de massa.* cultura patrimonial.

    Algumas pessoas acreditam que a cultura n'o tem qualquerrela2'o com a economia ou com a poltica" Assinale aalternati!a correta:

    A 6ão + possível a%rmar que o domínio econ9mico por uma classesocial ou por um país possa interferir na cultura de uma sociedade, oude diferentes sociedades.

    B A economia interfere na cultura, e isto pode ser percebidoatrav+s dos desempregados, que não t4m din&eiro para fazer cursos,ou mesmo ir ao cinema mas a política não tem capacidade deinterferir na cultura.C A política pode interferir na cultura, e isto pode ser percebido pelanecessidade do *stado investir em educação, por e$emplo mas a economianão tem capacidade de interferir na cultura.

  • 8/17/2019 ed-homem-e-sociedade-8.docx

    8/11

    capitalismo necessita uma constante transformação, por isso oscentros de poder se preocupam com a cultura.

    B =ara o capitalismo, a :nica import)ncia que tem a cultura +como um fen9meno que permite compreender as crenças e &(bitosde um povo, para produzir teses a esse respeito.

    C 6a sociedade capitalista, a cultura + utilizada como uma formade manter a sociedade sem grandes transformaç!es, para que aordem social sempre permaneça a mesma. =ara o capitalismo, o aspecto que mais interessa da cultura + aprodução de tecnologia e todos os saberes t+cnicos a arte, a ci4ncia e adiversão não são de grande interesse.* 6o processo de desenvolvimento capitalista, a cultura setransformou em uma forma de compreender a diversidade, por issonão &( muita preocupação com aspectos culturais de nossasociedade.

    (iste um termo bastante utili6ado ho&e em dia para a6erreer)ncia rela2'o entre poltica, economia e cultura, que éo de “democrati6a2'o da cultura”" A esse respeito, assinale aalternati!a correta:

    A =ara democratizar a cultura + necess(rio que as classes compouco poder aquisitivo ten&am acesso aos produtos da culturaerudita.

    " + Uma verdadeira política de democratização cultural deveassegurar que todas as formas de manifestação culturalpossam circular em toda a sociedade, garantindo a todos oacesso tanto à cultura erudita, como à cultura popular.

    C 6ão &( como democratizar verdadeiramente a cultura, poisapenas com muito investimento econ9mico se consegue uma culturade qualidade, e a cultura popular, por e$emplo, mesmo cominvestimento não consegue qualidade. emocratizar a cultura signi%ca levar a cultura popular para asclasses sociais mais privilegiadas, pois essas não conseguem ter acesso àsverdadeiras manifestaç!es de seu povo.

    * A cultura erudita não precisa de políticas de democratizaçãocultural, pois -( e$iste um grande investimento voltado para ela -( acultura popular depende apenas do *stado, e não do mercado, porisso &( a necessidade de planos de democratização para essa cultura.

    Além da di!ersidade cultural e(iste a desigualdade cultural"Sobre isso assinale a afrmati!a correta:

    A esigualdade cultural deve ser um termo utilizado para o fato de queem todos os lugares, cada povo produz seu pr#prio modo de vida, e

  • 8/17/2019 ed-homem-e-sociedade-8.docx

    9/11

    diversidade cultural deve ser utilizado para o fato de que cada grupo social,dependendo de sua posição econ9mica, pode ter mais acesso aos bens deuma cultura, como educação, artes e lazer.B A diversidade cultural e$iste apenas de uma sociedade para asoutras, enquanto a desigualdade cultural + um fen9meno que s# pode serpercebido dentro de cada cultura.

    " # A diversidade cultural se refere aos diferentes modos devida, saberes, tradiç!es e &(bitos de um povo -( adesigualdade cultural se refere às desigualdades econ9micasque fazem com que os grupos dominantes economicamenteten&am mais privil+gios à produção cultural como a educação,as artes, o lazer e assim por diante.

     >anto a diversidade como a desigualdade cultural fazem parte apenasdas culturas mais evoluídas no capitalismo atualmente.* A diversidade cultural e$iste em todas as culturas, mas adesigualdade cultural e$iste apenas em sociedades pouco evoluídas no

    capitalismo, que ainda não conseguiram muito progresso t+cnico.

    ma caracterstica marcante das identidades culturais nomundo globali6ado contempor7neo é a que segue:

    A a imposição de um :nico modelo referencial para a constituiçãodas identidades, anulando a possibilidade da diversidade culturalB tem predominado a consci4ncia sobre a necessidade derespeitar a diversidade cultural, por isso e$iste uma intensa troca dee$peri4ncias culturais para de%nir todas as identidades atualmenteC as identidades nacionais passam a ser mais importantes que asidentidades globalizadas e desenraizadas

    " - dei$a de e$istir um :nico modelo de refer4nciassimb#licas para a construção das identidades, surgindo umn:mero imenso de identidades grupais dentro de uma mesmasociedade

    * e$iste uma maior 7e$ibilidade para que cada sociedade escol&a qualcultura quer adotar como modelo esse processo + portanto unicamente decar(ter político, pois pressup!e que uma sociedade se posicionecriticamente em relação ao multiculturalismo presente na mundializaçãocultural.

    Ao nos depararmos com a dieren2a, e(iste uma tend)ncia acriarmos o que se chama de “estere%tipo”" A esse respeito,assinale a alternati!a #O99TA:

    A Criar estere#tipo + equivalente a rotular uma pessoa ou umgrupo, ou se-a, identi%car as características mais importantes para

    de%nir sua identidade.

  • 8/17/2019 ed-homem-e-sociedade-8.docx

    10/11

    B *stereotipar as pessoas + uma forma imparcial e legítima no contatocom a diferença, uma vez que + um recurso que determina relaç!es dereciprocidade.C Ao de%nirmos as características essenciais de um grupo,devemos respeitar suas características pr#prias atrav+s do

    estere#tipo. ' fato de estereotipamos pessoas ou grupos demonstra queidentidades culturais não podem ser conte:do de disputas políticas,pois identidades fazem parte de de%niç!es pessoais e não do -ogosocial.

    " ?uando distorcemos a identidade do outro, inferiorizando5o por causa de algum traço marcante de sua identidade.

    O preconceito além de ser um mecanismo etnoc)ntrico deprote2'o das identidades sociais e culturais também podeuncionar como uma !enda que impede os su&eitos de !er omundo"

    A sim, a a%rmativa est( correta, pois o preconceito e oetnocentrismo são as :nicas pr(ticas possíveis para que as diferençasculturais e valorativas dos su-eitos possam ser preservadas gerandouma visão que adapta o su-eito à sua pr#pria cultura.

    " + sim, a a%rmativa est( correta, pois o preconceito + uma

    forma e$acerbada de etnocentrismo e isso impede os su-eitosde atingirem uma e$peri4ncia social mais pr#$ima da totalidadeque pode ocorrer quando incluímos o outro.

    C não, a a%rmativa est( errada, pois o preconceito não + ummecanismo etnoc4ntrico e sim uma forma de intoler)ncia com adiferença. não, a a%rmativa est( errada, pois a visão de mundo dossu-eitos não pode ser pode ser limitada pelo preconceito, e sim pelos%ltros simb#licos da realidade.* tudo + relativo, e muitas vezes o preconceito pode a-udar a apro$imaras pessoas.

    A import7ncia da pesquisa de campo na obser!a2'oantropol%gica do outro, pode ser corretamente associadacom:

    A pelo fato de terem oportunidade de conviver com o 2outro3, osantrop#logos podem compreender mel&or e desenvolver planos de açãomais vi(veis para as culturas estudadas, interferindo naquela realidade.

  • 8/17/2019 ed-homem-e-sociedade-8.docx

    11/11

    B o antrop#logo necessita apoio (udio5visual de uma equipeespecializada, pois a perman4ncia em campo e$ige o registroimediato de todas as situaç!es vividas.C a antropologia aconsel&a aos pesquisadores que não abrammão de seus pr#prios valores, não se dei$ando in7uenciar pelo

    2outro3 na e$peri4ncia da observação participante." - esse tipo de pesquisa e$ige uma mudança de valores por partedo pesquisador, para que se-a possível compreender o 2outro3 a partirde sua pr#pria visão de mundo.

    * o ob-etivo da pesquisa de observação participante + dar voz ao2outro3 ao dar oportunidade do outro se posicionar, o antrop#logopode permanecer imparcial, sem se dei$ar in7uenciar pelas opini!esde seus entrevistados.