ed. fÍsica: xote & baião

9

Click here to load reader

Upload: blogsjuniinho

Post on 29-Jun-2015

11.808 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

.

TRANSCRIPT

Page 1: ED. FÍSICA: Xote & Baião

EDUCAÇÃO FÍSICA

DANÇAS POPULARES

Page 2: ED. FÍSICA: Xote & Baião

Foi na década de 1940 que o baião tornou-se popular, através dos músicos Luiz Gonzaga (conhecido como o “rei do baião”) e Humberto Teixeira (“o doutor do baião”).

O baião utiliza os seguintes instrumentos musicais: viola caipira, sanfona, triangulo, flauta doce e acordeom. Os sons destes instrumentos são intercalados ao canto.

BAIÃO

Page 3: ED. FÍSICA: Xote & Baião

BAIÃO

A temática do baião é o cotidiano dos nordestinos e as dificuldades da vida. A dança ocorre em pares (homem e mulher) com movimentos parecidos com o do forró (dança com corpos colados). O baião recebeu, na sua origem, influência das modas de viola, música caipira e também de danças indígenas.

Page 4: ED. FÍSICA: Xote & Baião

Xote (também escrito xótis, chóte ou chótis) é um ritmo musical binário ou quaternário é uma dança de salão de origem centroeuropeu.

De origem alemã, a palavra “xote” é corruptela de “schottisch”, uma palavra alemã que significa “escocesa”.

XOTE

Page 5: ED. FÍSICA: Xote & Baião

XOTE

É uma dança muito versátil e pode ser encontrada, com variações rítmicas, desde o extremo sul do Brasil (o xote gaúcho), até no nordeste do país, nos forrós nordestinos. Hoje em dia, o xote é um dos ritmos mais tocados e dançados em todo o Brasil.

Page 6: ED. FÍSICA: Xote & Baião

ESTILOS DA DANÇA

Alguns estilos de xote:

* Xote- carreirinho * Xote-duas-damas * Xote-bragantino

Page 7: ED. FÍSICA: Xote & Baião

XOTE-BRAGANTINO

Em 1798 quando em Bragança, os escravos fundaram a Irmandade de São Benedito, a Marujada, o xote foi magnificamente aproveitado pelos escravos, tornando-se a mais representativa dança do povo Bragantino.

Page 8: ED. FÍSICA: Xote & Baião

XOTE-BRAGANTINO

Utilizando os mesmos instrumentos típicos das demais danças folclóricas paraenses, o “xote” tem, obrigatoriamente, solos de violino (rabeca) e o canto, puxado por um dos integrantes do conjunto musical.

Tanto as damas quanto os cavalheiros apresentam-se com trajes festivos, já bastante modernizados, o que comprova que o “xote” atual está muito longe da forma primitiva.

Page 9: ED. FÍSICA: Xote & Baião

EREM PROFESSOR TRAJANO DE MENDONÇA

Recife, de 30 agosto de 2012

Elza KellyneIngrid Monalisa

Janaina ReisJosevânia da SilvaSérgio Francisco