ed 813

32
Desde 1998 levando informação até você. www.gazetadacidade.com Ano 16 - Edição 813 - De 24 a 30 de maio de 2014 Camanducaia fará campanha de doação de sangue >>Saúde. Campanha “Compartilhe vida, doe sangue” acontecerá na próxima sexta, dia 30, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Emídio Moreira Filho (pág. 04). Projeto do CRIE completa 8 anos >>Extrema. Inclusão profis- sional já inseriru 27 alunos no mercado de trabalho (pág. 09). >>Sala de Imprensa. A vontade e missão de ajudar o próximo move a vida do extremense Deusdedit Alves Cardoso (pág. 14). Homem que ampara os necessitados Lançada campanha para Copa >>Extrema. Jogos do Brasil na Copa do Mundo serão transmi- tidos na praça central (pág. 26). Hoje tem 12ª Corrida de Rua >>Cambuí. Evento faz parte das comemoração de aniver- sário da cidade (pág. 13). Maior número de medalhas nos JEMG >>Extrema. Cidade conquis- tou 16 medalhas na Etapa Mi- crorregional Sul (pág. 12). Festa de Santa Rita termina amanhã >>Extrema. Últimos dias con- tarão com show musical, lei- lão de gados e teatro (pág. 07).

Upload: gazeta-da-cidade

Post on 23-Mar-2016

230 views

Category:

Documents


12 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Ed 813

Desde 1998 levando informação até você.

www.gazetadacidade.com Ano 16 - Edição 813 - De 24 a 30 de maio de 2014

Camanducaia fará campanha de doação de sangue>>Saúde. Campanha “Compartilhe vida, doe sangue” acontecerá na próxima sexta, dia 30, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Emídio Moreira Filho (pág. 04).

Projeto do CRIE completa 8 anos

>>Extrema. Inclusão profis-sional já inseriru 27 alunos no mercado de trabalho (pág. 09).

>>Sala de Imprensa. A vontade e missão de ajudar o próximo move a vida do extremense Deusdedit Alves Cardoso (pág. 14).

Homem que ampara os necessitadosLançada campanha para Copa

>>Extrema. Jogos do Brasil na Copa do Mundo serão transmi-tidos na praça central (pág. 26).

Hoje tem 12ª Corrida de Rua

>>Cambuí. Evento faz parte das comemoração de aniver-sário da cidade (pág. 13).

Maior número de medalhas nos JEMG

>>Extrema. Cidade conquis-tou 16 medalhas na Etapa Mi-crorregional Sul (pág. 12).

Festa de Santa Rita termina amanhã

>>Extrema. Últimos dias con-tarão com show musical, lei-lão de gados e teatro (pág. 07).

Page 2: Ed 813

2 www.gazetadacidade.com - De 24 a 30 de maio de 2014Opinião

Frases da semana

Deixe sua opinião: www.facebook.com/gazetadacidademg

Diretor ResponsávelOsmar Paulino de JesusMTB-JP: 13414-MG

Departamento JurídicoDr. Maurício Ahualli

ReportagemCarolina LemesMTB: 0076293/SP

Designer GráficoPhelipe Santos

SecretariaCilcéia Alcover

ComercialNeide Guerra (35) 8876-3063Silvana Morato (11) 9 6478-1244

Procure o setor comercialpara anunciar na Gazeta da Cidade

Telefax: (35) 3435-2081Site: www.gazetadacidade.comE-mail: [email protected]ço: Rua Benjamin Constant, 354 - Sala 02 - Centro Extrema/MG, CEP: 37640-000

Circulação: Extrema/MG, Itapeva/MG, Camanducaia/MG, Cambuí/MG, Estiva/MG, Toledo/MG e Vargem/SPTiragem desta Edição: 7.000 exemplares

Esta é uma publicação da Empresa Jornalística Cidade Ltda., CNPJ 03.102.764/0001-86, Registro no Livro de Im-prensa Nº 12, 110 v.o, do Livro B de Registros de Jornais, em Extrema, Minas Gerais, a Rua Nenê, 32, Centro.Filiado ao SINDIJORI (Sindicato dos Proprietários de Jor-nais do Estado de Minas Gerais)

Editorial Carolina [email protected]

O gigante é o último que morre

“Ela [a médica] relatou que a mãe, usuária de drogas, disse que antes de amamentar fez uso de cocaína”

(Guarda municipal Dener Wesley, sobre a morte de um bebê de 1 ano)

“Eles querem que eu emagreça mais uns 30 quilos”

(André Marques, ao brincar sobre falta de guloseimas em seu camarim do programa “SuperStar”)

Lembro-me bem de quando fi-quei feliz e esperançosa pensando que o gigante realmente havia acordado e que o povo finalmen-te iria lutar por seus direitos, seus sonhos. Recordo-me melhor ain-da das primeiras passeatas do ano passado (quando tudo começou) com milhares de pessoas e mi-lhões de participantes espalhados por todo o país, cheios de ideais, ideias e reivindicações, pelo me-nos, a maioria. Época em que ape-nas algumas depredações foram registradas, afinal, nada é perfeito e sempre existe aquele que destoa dos outros. Porém, era o Brasil praticamente pacífico acordando e indo à luta com objetivo de se tornar um lugar melhor para se vi-ver. Exatamente, era.

Tristemente, eu vi (e, aposto que você também) toda a espe-rança e possibilidade irem por água abaixo. Com o passar do tempo, o vandalismo e a violên-cia só aumentaram, chegando ao ponto de manifestações não ter-minarem "apenas" com prisões, destruição de bens públicos e privados, intervenções mais que duras da polícia e lojas saquea-das, mas também com mortes.

O foco foi perdido. Tudo bem que no início alguns aderissem aos movimentos por acharem a iniciativa bonita, diferente ou por quererem colaborar, mas depois a maioria dos manifestantes não sabia mais o porquê de estar ali.

Saúde, educação, fim da cor-rupção não eram mais os objeti-

vos. E, agora, tudo virou motivo de protestos. Até ouvi falar (fon-tes e autoridades suspeitavam) que uma grande manifestação ocorreu devido à prisão de um tra-ficante de drogas. Quando a gente pensa que o Brasil ainda tem jeito, nos deparamos com isso!

Não sou contra as manifesta-ções. Como eu disse no início do texto - só que com outras palavras - meus olhos até che-garam a brilhar quando os pro-testos tiveram início no ano pas-sado. Afinal, realmente parecia que aquilo que tanto ouvimos desde crianças no hino nacional finalmente estava acontecendo. Refiro-me a frases interpretadas avulsamente, como, por exem-plo, “De um povo heroico o brado retumbante”, “Brasil, um sonho intenso, um raio vívido”, “És belo, és forte, impávido colosso”, ou mesmo a parte do “Verás que um filho teu não foge à luta” - lembrando que o Hino Nacional é composto da música de Francisco Manoel da Silva e do poema de Joaquim Osório Duque Estrada, conforme dis-põem os Decretos nº. 171, de 20 de janeiro de 1890, e nº 15.671, de 6 de setembro de 1922.

As manifestações tiveram iní-cio para protestar contra os au-mentos nas tarifas dos ônibus, principalmente nas principais capitais do país. Nós pudemos acompanhar, participando ativa-mente, cobrindo o evento, ven-do pela TV, internet ou ouvindo

comentários, as maiores mobili-zações do Brasil desde os movi-mentos pelo impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello, em 1992. O governo che-gou a anunciar várias medidas que atendiam às reivindicações dos manifestantes. A presidente Dilma Rousseff se pronunciou oficialmente sobre os protestos e divulgou os cinco pactos nacio-nais também como resposta aos protestos. O valor da passagem do transporte público não so-freu alteração em muitos locais. Ou seja, houve resultado. Não do jeito que muitos esperavam, mas já foi um começo.

Uma pena as manifestações terem tomado outro rumo, regis-trando um número bem menor de manifestantes, muita violên-cia, saques, sem foco e com gru-pos de black bloc, mascarados e vestidos de preto, inspirados pelo anarquismo e que partici-pam de protestos para atacar e depredar símbolos do poder e do capitalismo.

Atualmente, o Brasil está re-gistrando manifestações do Mo-vimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), de vigilantes, dos servidores do Instituto Médico Legal (IML), contra a Copa do Mundo no Brasil, por moradia, de estudantes pelo passe livre, profes-sores, e tantos outros movimentos alavancados pela grande iniciativa dos primeiros grandes protestos de 2013. Então, quem sabe um dia o gigante realmente acorde?

Page 3: Ed 813

3Brasilwww.gazetadacidade.com - De 24 a 30 de maio de 2014

~

Definida equipe do Brasil para Olimpíada Internacional de Matemática

>>Educação. Foi definida nes-ta segunda-feira, dia 19, a lista dos seis estudantes que representarão o Brasil na 55ª Olimpíada Interna-cional de Matemática (IMO – sigla

em inglês), que ocorrerá na Cidade do Cabo, na África do Sul, entre os dias 3 e 13 de julho, com aproxi-madamente 600 jovens de mais de 100 países.

O time brasileiro é formado por Rodrigo Sanches Ângelo (SP), Murilo Corato Zanarella (SP), Alessandro de Oliveira Paca-nowski (RJ), Victor Oliveira Reis (PE), Daniel Lima Braga (CE) e Alexandre Perozim de Faveri (SP). A equipe será acompanhada pelos professores Onofre Campos da Silva Farias (CE) e Samuel Bar-bosa Feitosa (BA).

Os estudantes foram selecio-nados entre os vencedores da 35ª Olimpíada Brasileira de Matemá-tica do ano passado. Para fazer parte da equipe, os jovens passa-ram por um processo de seleção que incluiu uma bateria de provas e listas de exercícios que foram resolvidas ao longo de seis meses, além de considerar a pontuação conquistada na disputa nacional.

Antes da viagem para a África do Sul, o time brasileiro enfrentará um período de treinamento inten-sivo, entre os dias 9 e 27 de junho, em São José do Rio Preto (SP).

A Olimpíada Internacional de Matemática é considerada o maior concurso de resolução de cálculos para estudantes do ensino médio do mundo. Promovida anualmente desde 1959 e durante o mês de ju-lho, sempre em um país diferente, a competição envolve a participa-ção de estudantes que possuem de 14 a 19 anos, os quais resolvem provas de matemática em dois dias seguidos.

Romênia foi a primeira sede da competição, realizada em 1959. A partir desta data, com exceção de 1980, o evento é realizado todos os anos com participantes que não

estão cursando nenhuma universi-dade. Os objetivos da olimpíada são: descobrir, estimular e desafiar jovens talentos da área, fomentar relações internacionais de amiza-de e criar uma oportunidade para o intercâmbio e informação entre os países.

O Brasil participa da competi-ção desde 1979 e neste período já conquistou 105 medalhas, sendo nove de ouro, 30 de prata e 66 de bronze, o que o torna o país latino-americano com maior número de premiações na IMO.

Em 2013, o país conseguiu qua-tro medalhas na 54ª Olimpíada Internacional de Matemática, em Santa Marta, na Colômbia, e ficou em 28º lugar na classificação geral. O evento reuniu 528 estudantes de nível médio de 97 países.

Jovens que representaram o país na 54ª OlimpíadaInternacional de Matemática, realizada em 2013, na Colômbia

Foto: Elza Fiúza/ Agência Brasília

Page 4: Ed 813

Saúde

4 www.gazetadacidade.com - De 24 a 30 de maio de 2014Cidades

A vacinação contra febre af-tosa em Minas Gerais começou no dia 1º de maio e segue até o final do mês. O Instituto Minei-ro de Agropecuária (IMA) es-pera imunizar 353 mil proprie-dades pecuárias, distribuídas nos 853 municípios mineiros, com vacinação de 24,15 mi-lhões de bovinos e bubalinos. A expectativa é alcançar 100% de imunização nos rebanhos.

A doença é altamente conta-giosa e se espalha rapidamen-te. Os animais contaminados apresentam, além de febre, os seguintes sintomas: aftas na boca, nas tetas e entre as unhas, se isolam dos outros, babam, mancam, arrepiam o pelo e pa-ram de comer e beber.

Bovinos, búfalos, caprinos, ovinos, suínos e animais silves-tres que possuem casco fendido (duas unhas) podem ser afeta-dos pela doença, que está pre-sente na saliva, no líquido das aftas, no leite e nas fezes dos

animais doentes. Qualquer ob-jeto ou pessoa que tenha conta-to com essas fontes de infecção se torna um meio de transmis-são para outros rebanhos.

A transmissão para humanos é raríssima. A doença pode ser fatal em animais jovens. Os ani-mais afetados não conseguem se alimentar e enfraquecem muito, com perda severa de produção de leite e carne. O principal efeito da doença é comercial.

Caso a pessoa verifique os sintomas nos animais, um ser-viço veterinário deve ser ime-diatamente comunicado, sendo que a vacinação é fundamental na erradicação e prevenção da febre aftosa. Se confirmada a doença, a principal forma de controle é o isolamento e sacri-fício de animais doentes, e eli-minação de fontes de infecção. Quanto mais rápido for detec-tada a doença, mais rápida será a contenção e menores os pre-juízos.

Na próxima sexta-feira, dia 30, a Prefeitura de Camanducaia realizará a Campanha “Compar-tilhe vida, doe sangue”, na Uni-dade Básica de Saúde (UBS) “Emídio Moreira Filho”, na Rua Genésio Vargas, 222, das 7h às 11h30 e das 13h às 17h.

As condições básicas para ser um doador são as seguintes: sentir-se bem, com saúde; pesar acima de 50 kg; ter entre 16 e 67 anos, sendo que os doadores menores de idade deverão estar acompanhados do responsável legal; estar alimentado; não ter feito tatuagem no último ano; e apresentar documento oficial com foto, como RG, carteira de motorista, de identidade fun-cional ou carteira de trabalho, passaporte ou certificado de re-servista.

O prefeito de Camanducaia, Edmar Dias, alerta que a pes-soa nunca deve doar sangue de jejum e dá outras recomenda-ções. “O doador deve ter dor-mido bem na noite anterior e não ter tomado bebida alcoóli-ca nas últimas 12 horas. Tam-

bém é importante evitar fumar por, pelo menos, duas horas antes da doação, bem como evitar alimentos gordurosos”, explicou.

Há ainda pessoas que não podem doar sangue. É o caso de quem teve diagnóstico de HIV, hepatite B ou C, sífilis ou doença de Chagas. Mulhe-res grávidas ou que estejam amamentando também não são potenciais doadoras de sangue.

Depois de realizada a doa-

ção, todo sangue doado é sepa-rado em diferentes componen-tes (como hemácias, plaquetas, plasma e outros), e assim po-derá beneficiar várias pessoas com apenas uma doação. De acordo com o prefeito Edmar, os componentes ficarão no He-mocentro de Pouso Alegre à disposição dos hospitais para atender pessoas em emergên-cia, com doenças hematoló-gicas e pacientes internados. Para mais informações ligue para (35) 3433-1034.

Vacinação contra febre aftosa segue até o fim do mês em Minas Gerais

Camanducaia realizará campanha de doação de sangue

Prefeito Edmar Dias explicou que as doações serãodestinadas ao Hemocentro de Pouso Alegre

Page 5: Ed 813
Page 6: Ed 813

6 www.gazetadacidade.com - De 24 a 30 de maio de 2014Cidades

Itapeva amplia serviço de combate à dengue

>>Saúde. A Secretaria Mu-nicipal de Saúde de Itapeva am-pliou de um para dois o número de agentes de endemias munici-pais com objetivo de adequar o serviço e melhorar a qualidade da saúde da população.

O trabalho do agente de en-demias é essencial para a pre-venção e o controle de doenças diversas, como, por exemplo, a dengue, que continua sendo motivo de preocupação em todo o país. Assim, a proposta da se-cretaria é intensificar a vigilân-cia do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença.

Os agentes de endemias vi-sitam as casas dos moradores de Itapeva, estabelecimentos e quaisquer outros tipos de imó-veis, como edificação abando-nadas e terrenos baldios, para identificar e eliminar focos e possíveis criadouros do mos-quito, além de levar orientações sobre os cuidados necessários para a prevenção da dengue.

Eles realizam ainda estudos periódicos de pontos estra-

tégicos e instalação e pesquisa de armadilhas que servem para detectar larvas de mosquitos e, entre elas, as larvas do Aedes Aegypti, com a finalidade de descobrir se há ou não a presen-ça do mosquito no município.

Larvas do Aedes Aegypti fo-ram encontradas neste ano em pontos estratégicos de Itapeva, e, embora estes mosquitos não estejam contaminados com o vírus causador da dengue, eles são capazes de picar um indiví-duo doente e, assim, transmitir a doença a outras pessoas.

A população deve estar cien-te de que só se evita a dengue eliminando os possíveis focos do mosquito, que são todos aqueles locais e reservatórios de água parada. Esses reserva-tórios podem se referir a uma caixa d’água com muitos litros

de água até uma t a m p i n h a de garra-

fa com uma quantidade muito pequena de água parada.

Por isso, a Secretaria de Saúde de Itapeva orienta que a popula-ção receba os agentes de endemias em sua casa e siga as orientações oferecidas por eles para impedir a reprodução do mosquito e dimi-nuir o risco da doença na cidade.

Para mais informações ou denúncias sobre locais que pos-sam servir de reprodução para o mosquito a pessoa deve se diri-gir à Unidade Básica de Saúde (UBS) Ápio Cardoso ou ligar para o telefone (35) 3434-1882.

Já em caso de sintomas de dengue, procure as equipes do Programa Saúde da Família (PSF) e não se automedique, pois alguns medicamentos po-dem piorar o quadro da doen-ça. Os principais sintomas são: febre, dor de cabeça, mal-estar que pode surgir em período de dois até 10 dias após a picada do mosquito, prostração, dores musculares, nas juntas, atrás dos olhos, vermelhidão no corpo (exantema) e coceiras.

Raffael Mascarenhas e Patrícia Rainho, agentes de endemias

Polícia

Traficante é preso com 40 papelotes de cocaína

>>Extrema. No início da noite de 20 de maio, última terça-feira, a Polícia Militar prendeu um homem de 24 anos por tráfico de drogas, na Rua Tchecoslováquia, na Vila Es-perança. Devido a denúncias, a PM já tinha conhecimento de que no local funcionava um ponto de venda de entorpecen-tes.

Durante patrulhamento pela rua, os policiais viram uma moto se aproximando e decidi-ram abordá-la. Neste momento, três homens que estavam na porta da casa conhecida como ponto de tráfico entraram no imóvel e dois deles consegui-ram fugir, pulando o muro, e o terceiro foi dominado pela polícia, que ainda deteve o mo-tociclista.

No bolso do homem preso

dentro da residência foi encon-trado um papelote de cocaína. Ele alegou ser usuário de dro-gas e ainda disse aos policiais que frequentava o local para comprar entorpecentes, indi-cando o motociclista preso como “olheiro”, pois vigiava o local e avisava quando a polícia aparecia.

O homem informou aos po-liciais que a embalagem e a distribuição da droga eram re-alizadas naquela casa, onde a PM apreendeu quarenta pape-lotes de cocaína, que estavam escondidos na estrutura de uma janela, além de ter localizado bastante dinheiro.

A moto também foi apreen-dida e encaminhada ao pátio conveniado. Já a droga e os suspeitos presos foram levados à Delegacia de Polícia Civil.

Foto: PM Extrema

Page 7: Ed 813

7Cidadeswww.gazetadacidade.com - De 24 a 30 de maio de 2014

>>Extrema. Últimos dias de festa contarão com show musical, leilão de gados e teatro

As festividades em louvor à padroeira de Extrema, Santa Rita de Cássia, cujo dia foi comemo-rado na última quinta-feira, fe-riado municipal, dia 22 de maio, continuam em Extrema neste fim de semana, na Praça Presidente Vargas, no Centro, onde está lo-calizado o Santuário.

Hoje, dia 24, Tiago Marques e Leonardo Araújo se apresenta-rão no evento. Amanhã, dia 25, último dia de festa, será realiza-do um leilão de gados, no Extre-ma F.C, a partir das 12h, e terá ainda apresentação teatral Canto das Írias após a celebração das 19h30. Vale lembrar que barra-cas de comidas, roupas, imagens de santos, entre outros, seguem funcionando na praça.

A festa em louvor à santa começou no último dia 10 de maio, sábado, com a 4ª Roma-

ria Paroquial para Aparecida do Norte (SP), na parte da manhã. Neste mesmo dia, a Paróquia Santa Rita de Extrema comple-tou seis anos de sua elevação da Igreja Matriz à dignidade de Santuário. Uma novena foi rea-lizada do dia 13 (terça-feira) a 21 (quarta-feira) de maio, com Terço Luminoso, no Extrema F.C., além de realizada home-

nagem à Santa Rita. Já dia 22, quinta, teve missa durante o dia.

Na semana, na parte musical da festa, ocorreram apresenta-ções da Orquestra Extremamen-te Caipira, Jaya e Banda, Big Uai Band e Gabriel Hudson. Teve ainda o 22º Encontro de Bandas, que homenageou Sebastião José Simões (grande fomentador da música no muni-cípio) e contou com a apresen-tação de bandas de 10 cidades de Minas Gerais, no último domingo, dia 18.

Para mais deta-lhes sobre a Festa de Santa Rita, ligue: (35) 3435-1066.

PolíciaFesta em louvor à Santa Rita termina neste fim de semana

22º Encontro de Bandas aconteceu no último domingo (18)

>>Extrema. Na tarde do úl-timo dia 20 de maio, terça-feira, a Polícia Militar de Minas Ge-rais identificou um grupo de es-trangeiros que, de acordo com a própria PM, pode estar envolvi-do em furtos a residências na ci-dade. Os bandidos arrombavam as casas quando não havia mo-radores e furtavam eletrônicos, entre outros objetos de valor.

O grupo suspeito foi visto em um Palio, cinza, no Bairro Pon-te Alta, por volta das 12h, e, ao avistar a viatura, fugiu em dire-ção à Rodovia Fernão Dias, mas a polícia perseguiu o veículo e abordou seus três ocupantes.

Os policiais encontraram vá-rias ferramentas no Palio, que, provavelmente, segundo a PM, seriam utilizadas para arrombar portas e cadeados. Dos três abor-dados, dois homens são perua-nos e uma mulher é argentina.

O Palio foi apreendido, pois o motorista não portava documen-tação que comprovava sua habili-tação para dirigir no país e, na de-

legacia, foi verificado pela Polícia Civil que o documento de identi-dade de um dos homens era falso.

A polícia entrou em contato com uma vítima que teve a casa invadida por ladrões e chegou a vê-los dentro de sua casa, no último dia 5, segunda-feira, e a mesma reconheceu um dos ho-mens, o mesmo que apresentou documento falso, como um dos criminosos que levaram seu notebook.

O homem identificado como Luiz A. L. M., de 44 anos, foi de-tido por ter utilizado documento de identidade falso. Os outros dois suspeitos foram liberados por falta de provas. As ferramen-tas e o veículo foram apreendi-dos e entregues à Polícia Civil.

A Polícia Militar informou que continuará com as opera-ções “Proteja seu bairro”, em Extrema, para evitar que novos furtos aconteçam e também para localizar os possíveis au-tores dos crimes ocorridos re-centemente no município.

PM detém suspeito de envolvimentoem furtos

Foto: PM Extrema

Page 8: Ed 813

8 www.gazetadacidade.com - De 24 a 30 de maio de 2014Cidades

Prefeito Edmar Dias fala sobre saúde, educação e cultura

>>Camanducaia. O prefeito municipal Edmar Dias conver-sou com a Gazeta da Cidade sobre algumas áreas importantes da administração municipal, co-meçando pela saúde. Segundo ele, foi realizado em janeiro um convênio com o hospital da As-sociação Beneficente de Monte Verde (ABMV) e a prefeitura. “Está é uma ação que estava na nossa pauta. Fizemos o convênio e o Pronto Atendimento do muni-cípio que funcionava em uma uni-dade própria passou para o prédio da ABMV, um hospital particular, construído pela Associação Bene-ficente de Monte Verde”.

“O hospital da ABMV possui uma infraestrutura como poucas unidades têm na nossa região e a saúde teve um ganho consi-derável com essa parceria, pois, além da estrutura de saúde do município, a ABMV também tem um investimento que é fei-to com recurso do Governo do Estado e com isso não há mais falta de médico”, explicou.

Vale lembrar que Camanducaia recebeu no último dia 7 de maio, quarta-feira, um prêmio de ges-tão em saúde pela AMM. “Cria-

mos o Centro de Regulação para oferecer mais comodidade aos pacientes que precisam de agen-damento de consultas, exames e transportes relacionados à saúde. Uma atenção especial para com a saúde, agilizando os atendimen-tos, que são feitos com humani-dade e carinho dos que trabalham no Centro de Regulação. Gostaria de parabenizar a toda a equipe da Secretaria Municipal de Saúde envolvida no Centro de Regula-ção, este prêmio é mérito de todos e que ele sirva para que possamos sempre trabalhar com muita garra em prol do nosso município, bus-cando sempre o aperfeiçoamento

e excelência no que fazemos” co-memorou o prefeito Edmar.

“Temos também melhorado muito nossa parceria com a San-ta Casa. Com os aumentos de repasses que destinamos para lá, já foi possível sentir uma melho-ria nos atendimentos e, o melhor de tudo, ampliar o quadro médi-co, pois foram contratados dois novos especialistas, um obstetra que atenderá todas as terças e um anestesista”, explicou.

O prefeito falou ainda sobre o médico que está atuando em São Mateus, vindo através do Programa Mais Médicos. “Pen-samos em ampliar esse atendi-

mento para o Programa Saúde da Família (PSF) que cuida principalmente da prevenção”. Edmar dias também disse que está programada para 2014 uma inovação na saúde do município. “Estamos organizando o orça-mento para fazer um investimen-to maior com objetivo de ofere-cer um amplo atendimento no posto de saúde Emídio de Morei-ra Filho, mais médicos, mais pa-cientes atendidos e atendimentos dignos para toda a população”.

Em janeiro também entrou em funcionamento no município o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), que cuida de pessoas que têm proble-mas psiquiátricos e dependência química. “Uma ação nova e que vem tendo uma aceitação muita boa pela comunidade”, ressaltou o prefeito Edmar. Atualmente o local atende cerca de 65 pacien-tes, sendo que o objetivo não é apenas medicar, mas reinserir es-sas pessoas no convívio social.

EducaçãoSegundo o prefeito, a creche

Gentil Faria Dias foi inaugurada na cidade. “Estamos atendendo a quase 100% da nossa demanda

por vaga, desde 2013 trabalha-mos na organização das escolas e creches, o que possibilitou um significativo aumento no nu-mero de crianças matriculadas, além de estarmos correndo atrás de novos recursos para continu-amente ampliarmos a educação no município, porque a gente sabe da necessidade dos pais, principalmente das mães, de deixarem seus filhos na creche recebendo educação de qualida-de para poderem trabalhar”.

CulturaEdmar Dias contou à Gazeta

que o antigo prédio da Câmara Municipal, que já abriga a Esco-la Municipal de Música e Artes Carlito Martins, se transformará no Centro Cultural da cidade. “A Escola de Música e Artes está fun-cionando no prédio, mas a nossa intenção é fazer daquele espaço um centro cultural, com apresenta-ções aos finais de semana, sessões de cinema, feiras culturais, enfim, diversificar a cultura utilizando o amplo espaço do prédio. A parte externa ainda receberá obras de paisagismo, o que deixará o local muito mais bonito e agradável”, falou o prefeito Edmar Dias.

O município de Vargem deu início ao “Programa Tabagis-mo – Minha Vida Sem Tabaco”, realizado pela Prefeitura Muni-cipal, através do Departamento de Saúde. O projeto visa ajudar os participantes a pararem de fumar, fornecendo-lhes infor-

mações e estratégias necessárias para direcionar seus próprios es-forços em busca do objetivo.

O programa conta com uma abordagem ativa e pragmática, em que os participantes são incentiva-dos a deixar de fumar e a relatar aos novos participantes o incenti-

vo, bem como suas determinações. O público-alvo do “Programa

Tabagismo – Minha Vida Sem Ta-baco” é a população em geral, tra-balhadores da saúde, entre outros profissionais. No total, o projeto conta com quatro sessões, realiza-das toda terça-feira, e com duração

média de uma hora, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Os participantes foram divididos em três grupos, nos se-guintes horários: das 9h às 10h, das 14h às 15h e das 19h às 20h.

Após o término das sessões, se-rão realizados encontros de manu-

tenção, de acordo com as necessi-dades dos envolvidos.

A coordenação do programa é feita pelo médico generalista Dr. Giovani Tamburus e pela enfermeira Rosana Gois, ambos da Unidade de Saúde da Família (USF) de Vargem.

Edmar Dias, Prefeito de Camanducaia

Vargem dá início a programa de antitabagismo

Page 9: Ed 813

9Cidadeswww.gazetadacidade.com - De 24 a 30 de maio de 2014

Cambuí

>>Extrema. O Centro de Integração Especial (CRIE) de Extrema é uma instituição sem fins lucrativos, criada em abril de 1991, para oferecer atendi-mento clínico e pedagógico a crianças com deficiência inte-lectual, física e múltipla. São oferecidas intervenções no âm-bito pedagógico, clínico e so-cial, bem como oficinas terapêu-ticas. Atualmente, a instituição atende cerca de 100 crianças,

adolescentes e adultos. Para dar continuidade ao progresso dos alunos e considerando o desen-volvimento das capacidades de todos os atendidos, foi criado um programa para incluí-los no mercado de trabalho. Este pro-jeto completou neste ano oito anos de atividades.

A primeira inclusão realizada pelo CRIE ocorreu em maio de 2006, na Pandurata Alimentos, e o aluno incluso trabalha até hoje na empresa. No total, são 27 alu-nos inseridos no mercado de tra-balho por meio do projeto. Eles atuam em empresas parceiras da cidade. “Podemos afirmar, com muito orgulho, que obtivemos sucesso nesta inclusão na grande maioria dos casos”, ressaltou a psicóloga Clara Olivotti, respon-sável pela inclusão profissional.

A Bauducco foi a primeira empresa de Extrema a realizar a contratação de uma pessoa com deficiência intelectual encami-nhada pelo CRIE. “O resultado tem sido muito bom. A partir da acolhida pelos colegas, eles se tornam altamente comprometi-dos com o trabalho e cumprem

suas tarefas com dedicação. Vejo que a inclusão fortalece o espíri-to de equipe no ambiente de tra-balho, pois os colegas se sensibi-lizam e os ajudam a superar suas dificuldades, e todos aprendem com o exemplo de esforço e su-peração que eles mostram a cada dia”, avaliou o gerente de Recur-sos Humanos (RH) da Bauduc-co, Paulo Henrique Patudo.

O projeto de inserção no mer-cado de trabalho surgiu conforme os alunos foram atingindo a maio-ridade e passaram a necessitar de novas rotinas e responsabilidades, para formalizar a chegada da vida adulta. “Além disso, nossa luta esteve sempre presente no que tange à inclusão social, almejando sempre o direito de que as pesso-as aqui atendidas fossem aceitas e respeitadas. E no ambiente de tra-balho eles são funcionários pro-dutivos tanto quanto os outros”, disse a psicóloga.

Ainda segundo Clara Olivotti, a intenção é promover a inde-pendência, maturidade e a auto-nomia dos alunos nas atividades da vida diária. “Como conseguir se alimentar sozinho num local

diferente, exercitar hábitos de higiene pessoal, utilizar trans-porte coletivo, respeitar regras, horários e rotinas de trabalho. O resultado individual obtido com esta decisão é um fator determi-nante para que continuemos vol-tados para a finalidade de for-marmos jovens independentes, responsáveis e, principalmente, integrados à sociedade de ma-neira igualitária”.

A psicóloga responsável pela inclusão profissional explicou que nem todos os alunos do CRIE são encaminhados para o mercado de trabalho, pois existe um critério de avaliação para inseri-los em um emprego. Para poder traba-lhar, a pessoa precisa ser maior de idade, adaptada à noção de regras e normas, ser independente nos hábitos de higiene e alimentação, apresentar capacidade de comu-nicação para conseguir expressar seus anseios, insatisfações e, espe-cialmente, compreender o que lhe é falado, para que consiga realizar suas tarefas. A família do aluno também precisa estar sempre pre-sente e atuante, participando ativa-mente do processo de inclusão.

“Sempre é a família que decide se eles devem ou não trabalhar, mas nós incentivamos e enfati-zamos que o trabalho formal é a melhor ferramenta para aquisi-ção de novas habilidades e pre-servação de outras habilidades anteriormente adquiridas. Assim como ocorre com as pessoas que não têm deficiência, é necessário manter-se ativo para a manuten-ção do equilíbrio emocional. É bastante comum que o indivíduo ocioso desenvolva doenças men-tais, como transtornos depressi-vos ou ansiosos – por exemplo, e isto também ocorre com a pessoa com deficiência. Desta forma, o trabalho e o cumprimento de uma rotina diária de atividades atuam diretamente na promoção da saúde mental dos sujeitos en-volvidos”, frisou.

O CRIE é uma instituição mantida por doações e carece de patrocínio para todos os seus pro-jetos. Caso esteja interessado em conhecer os programas ou reali-zar doações, o telefone para con-tato é o (35) 8423-5789. O crie fica na Rua Véu da Noiva, 62, Bairro Ponte Nova, em Extrema.

Projeto do CRIE de inclusão no mercado de trabalho completa 8 anos

Foto: Osmar Paulino

Aniversário da cidade será comemoradono Rodeio

Bauducco doa cobertores paraentidades da cidade

A tradicional Festa do Peão de Cambuí, realizada desde 1983, começou ontem, dia 23, no Par-que de Eventos do município, com show de Michel Teló. Hoje, dia 24, Jads e Jadson se apresen-tarão. E amanhã, dia 25, Otávio Augusto e Gabriel encerrarão o rodeio, com entrada franca, em comemoração ao aniversário da cidade (112 anos).

Além dos shows, os dias de festa, a partir das 20h, contarão com Rodeio em Touro, apresen-

tação de cavalo adestrado, Bailão do Peão, sendo que amanhã a programação terá ainda show pirotécnico.

Os ingressos e camarotes para a Festa do Peão de Cambuí podem ser adqui-ridos no próprio l o c a l do ro-deio.

>>Extrema. Doação foi re-cebida na Prefeitura Municipal e entregue pelo prefeito Dr. Luiz e vice-prefeito João Batista

A Bauducco compareceu à Prefeitura Municipal de Ex-trema para doar 70 cobertores, destinados a quatro entidades assistenciais da cidade, sendo

10 doações para a Casa Lar São Menino, 11 para o Asilo São Vicente de Paulo, 19 coberto-res para a Casa do Caminho de Ananias e 30 para a Comuni-dade Terapêutica Resgate para Cristo.

O prefeito de Extrema Dr. Luiz Carlos Bergamin e o vi-

ce-prefeito João Batista da Silva receberam as doações e agradeceram a Bauducco por manter essa parceria e ajudar o cidadão extremense, seja com emprego e renda ou doações, que trazem benefícios para as entidades assistenciais do mu-nicípio.

Fotos: Ascom Pref. Extrema

Psicóloga Clara Olivotti, responsável pela

inclusão profissional

Page 10: Ed 813

Just Fontaine, ovelho fuzil

O Fenômeno dos Gols

O francês Just Fontaine foi o maior artilheiro de uma única copa, com nada menos de 13 gols marca-dos durante o mundial que aconteceu na Suécia, em 1958. Aquele foi o único Mundial disputado pelo ex atacante do Reims, que, cheio de bom humor, ad-mite considerar o seu mar-co histórico como uma “majestosa piada”.

Ao longo do torneio, Fontaine colecionou gols: três na goleada de 7 a 3 sobre o Paraguai; dois na

derrota de 3 a 2 para a Iu-goslávia; um na vitória de 2 a 1 sobre a Escócia; dois nos 4 a 0 frente à Ir-landa do Norte; um contra o Brasil e quatro contra a Alemanha na partida que decidiu o terceiro lugar, vencida pelos franceses por 6 a 3.

Mas Fontaine não esta-va pensando em recordes, e ainda teve de amargar a decepção da semifinal perdida para o Brasil. Ele fez 13gols: sete de direita, cinco de canhota e um de

cabeça. Como recompensa pelas façanhas, um jornal sueco entregou um fuzil a Fontaine, simbolizando o título de artilheiro.

Entre a estreia, no dia 17 de dezembro de 1953 — três gols contra Lu-xemburgo —, e a despe-dida, em 11 de dezembro de 1960, contra a Bulgá-ria, Fontaine marcou 30 gols em apenas 21 jogos com a camisa da seleção, alcançando a impressio-nante média de 1,43 por partida.

Ronaldo é o maior artilhei-ro de todas as Copas, com 15 gols. O ex-jogador re-cebeu a primeira chance na Seleção em março de 1994, às vésperas do Mundial dos Estados Unidos, onde foi campeão sem jogar.

A Copa da França, em 1998, prometia ser a sua consagração. O craque, que foi ao torneio como duas vezes o melhor joga-dor do planeta pela FIFA, marcou quatro vezes e foi o artilheiro da Seleção no torneio. Porém, o título não veio.

Em 2002, na Coreia do Sul e no Japão, o Fenômeno deu a volta por cima. De-pois de sofrer com lesões, o ex atacante anotou oito gols e foi fundamental na conquista do quinto título mundial da Seleção. O bom desempenho rendeu ao ex camisa 9 o seu terceiro prê-mio de melhor jogador da temporada pela FIFA.

Quatro anos depois, na Alemanha, Ronaldo ba-lançou as redes três vezes e se tornou o maior golea-dor da história das Copas do Mundo.

Just Fontaine fez 13 gols na Copa de 1958.

Ronaldo Luís Nazário de Lima é o maior artilheiro de todas as Copas do Mundo

Page 11: Ed 813
Page 12: Ed 813

Fotos: Ascom Pref. Extrema

Extrema conquista maior número de medalhas em etapa dos JEMG>>Competição. Município conquistou 16 medalhas na Etapa Microrregional Sul e se classificou para a etapa regional nas modalidades futsal e xadrez

Extrema foi a cidade que con-quistou o maior número de me-dalhas na Etapa Microrregional Sul dos Jogos Escolares de Mi-nas Gerais (JEMG), que aconte-ceu entre os dias 13 (terça-feira) a 17 (sábado) de maio, no Giná-sio Poliesportivo, na quadra da Vila Esperança e na Escola Mu-nicipal de Educação em Tempo Integral (EMETI) “Prof. Celso Luis Ferreira Pó”. Pela primeira vez, Extrema foi sede da com-petição e conquistou, no total, 16 medalhas, sendo três de ouro, quatro de prata e nove medalhas de bronze, nas cinco modali-dades disputadas (futsal, vôlei, basquete, handebol e xadrez).

Outras 16 cidades de Minas

Gerais participaram da competi-ção. Santa Rita do Sapucaí ficou em segundo lugar e levou 12 medalhas; Cachoeira de Minas conquistou o terceiro lugar com quatro medalhas: duas de ouro e duas de prata. Já Itapeva, em terceiro lugar, conseguiu quatro medalhas, sendo duas de ouro e duas de bronze.

Inconfidentes ficou com três medalhas. As cidades de Bueno Brandão, Silvianópolis, Pouso Alegre e Camanducaia con-quistaram duas medalhas. E os municípios de Senador Amaral, São João da Mata, Careaçu e São João da Bela Vista levaram uma medalha cada. Já Cambuí, Córrego do Bom Jesus, Espírito

Santo do Dourado e Toledo não conquistaram nenhuma meda-lha.

Com as 16 medalhas e o pri-meiro lugar na Etapa Microrre-gional Sul dos JEMG, Extrema recebeu 31,4% das medalhas disputadas, enquanto Santa Rita do Sapucaí conquistou 23,5%. As demais cidades juntas con-quistaram 45,1%, enquanto apenas Extrema e Santa Rita alcançaram 54,9% do total de medalhas disputadas.

Na etapa regional, nos espor-tes coletivos, Extrema classifi-cou-se para: futsal masculino módulo I, com a vitória da Es-cola Municipal Evandro Brito da Cunha; futsal masculino mó-

dulo II, através da Escola Mu-nicipal Alfredo Olivotti. Já no esporte individual, cinco atletas de escolas particulares seguirão para a próxima etapa, no xadrez masculino módulo I e II.

A classificação completa para a próxima etapa está disponível no link: http://jogosescolares.esportes.mg.gov.br/wp-content/uploads/2013/01/Classificados-para-a-Etapa-Regional.pdf. Já os resultados da Etapa Micror-regional Sul podem ser confe-ridos em: http://jogosescolares.esportes.mg.gov.br/wp-content/uploads/2013/01/Boletim-6-Ex-trema.pdf.

Vale ressaltar que a Prefeitura de Extrema disponibiliza espor-

tes coletivos gratuitos com au-las, professores especializados e uma estrutura composta por 14 quadras poliesportivas e 12 campos de futebol. Segundo o vice-prefeito de Extrema, João Batista da Silva, “a cidade tem se estruturado cada dia mais para o esporte e, com eventos e competições de qualidade, Ex-trema está criando o hábito da vida esportiva e saudável”.

Para conhecer os esportes que a prefeitura, por meio da Gerência de Esporte e Lazer, disponibiliza gratuitamente, acesse: http://extrema.mg.gov.br/noticias/esporte-lazer-turis-mo-e-cultura/esporte/modalida-des-esportivas-gratuitas.

12 www.gazetadacidade.com - De 24 a 30 de maio de 2014Esporte

Page 13: Ed 813

Atletas são destaques em campeonato de muay thai

>>Extrema. No último domin-go, dia 18, Extrema conquistou três vitórias no III Campeonato de Muay Thai, realizado em Bragan-ça Paulista (SP), onde foi represen-tada por sete atletas pertencentes ao projeto “Tatame para Todos”, desenvolvido e executado pelo Centro de Referência de Assistên-cia Social (CRAS) da Secretaria de Ação Social de Extrema.

Mais uma vez, os alunos do projeto foram eleitos como a me-lhor equipe do campeonato, re-petindo e garantindo o resultado obtido também no 2º Campeona-to de Muay Thai Lions Fight.

Uma das vitórias foi conquis-tada por nocaute, através de Bruno Carvalho (Arcanjo), que recebeu o título de atleta desta-que do campeonato e um con-vite para lutar pelo cinturão em

um grande evento, na cidade de Socorro (SP), em julho.

Os outros vencedores foram: Damião (Blayde), Jhonatan (Jhoninha), Priscila e Evelyn. Já Nilson Régio e Célio Silva con-sagraram-se vice-campeões.

Projeto Tatame para TodosTrata-se de um projeto social

e gratuito oferecido pela Pre-feitura de Extrema, por meio

do CRAS, em que a prática es-portiva é apoiada e incentivada, visando que os alunos aprendam que são capazes de superar os desafios através da dedicação, e ainda que são tratados como seres únicos e importantes para a vida, desenvolvendo valores morais e éticos e criando ami-zades positivas, afastando-os da marginalidade e das drogas.

Dia do Desafio

Foto: Divulgação

Extrema competirá com localidade da Argentina

Hoje acontece a 12ª Corrida de Rua - “Parabéns Cambuí”

>>Esporte. Neste ano, o Dia do Desafio, criado em 1980, no Canadá, acontecerá no próximo dia 28 de maio, quarta-feira. A data tem o objetivo de estimular a prática de atividades físicas visan-do bem-estar, saúde e melhoria da qualidade de vida. Várias cida-des competem entre si no Dia do Desafio e ganha quem fizer mais exercícios, isto é, o local que tiver maior participação da população.

A localidade adversária de Extrema será Benito Juarez, lo-

calizada próxima a Buenos Ai-res, na Argentina. Para ajudar a cidade a conquistar a terceira vitória no Dia do Desafio, basta participar de qualquer ativida-de física por apenas 15 minu-tos. Trata-se de uma competi-ção amigável entre cidades do mesmo porte, tendo como base de cálculo o número oficial de habitantes do município.

Para mais detalhes, acesse: http://ww2.sescsp.org.br/dia-dodesafio.

>>Esporte. A 12ª Corrida de Rua - “Parabéns Cambuí” acontece hoje, dia 24 de maio, às 16h, com largada em frente ao Paço Municipal, que fica na Praça Coronel Justiniano, 164, Centro. A entrega do kit de corrida acontecerá no mesmo local e dia, às 13h. O evento faz parte das comemorações do 112º aniversário da cidade e é gratuito.

A idade mínima dos partici-

pantes é de 16 anos, de ambos os sexos. O percurso será de 11 km e premiará os três primeiros colocados masculinos e femini-nos das categorias Geral e Atle-tas de Cambuí.

Na classificação geral, o primeiro colocado ganhará R$ 350,00 e troféu; R$ 250,00 e mais troféu, o segundo colo-cado; e R$ 150,00 e troféu, o terceiro colocado. Os ganha-dores da categoria Atletas de

Cambuí receberão R$ 250,00 (1º lugar - mais medalha de ouro), R$ 150,00 (2º coloca-do – com medalha de prata) e R$ 100,00 (3º lugar – mais medalha de bronze). Já os três primeiros vencedores de cada faixa etária ganharão meda-lhas.

A realização do evento é da Prefeitura Municipal de Cambuí. Mais informações podem ser obti-das pelo telefone (35) 3431-6240.

Foto: Ilustrativa

Foto: Ilustrativa

13Esportewww.gazetadacidade.com - De 24 a 30 de maio de 2014

Page 14: Ed 813

w

SALA DE imprEnSA

Entrevistado: Deusdedit Alves CardosoFunção: vicentino tesoureiro do Asilo de Extrema

O homemque ampara osnecessitados

www.gazetadacidade.com - De 24 a 30 de maio de 2014

A vontade e missão de ajudar o próximo move a vida de um extremense de 65 anos. Deus-dedit Alves Cardoso é empre-sário/comerciante há 30 anos, já trabalhou como motorista de caminhão e desde o ano 2000 faz parte da administração do Lar São Vicente de Paulo, em Extrema, tendo sido presidente do asilo por quatro anos. Hoje, Deusdedit é tesoureiro. “Mas mesmo assim eu sigo ajudan-do”, afirmou contente o pai de família, casado, com três filhos e cinco netos.

“Quando eu entrei aqui, a gente começou uma reforma muito grande, porque o pré-dio estava deteriorado, a rede de esgoto estava ruim. Dentro do meu mandato eu fiz 13 ca-sinhas, com instalação nova e banheiro dentro, além de re-feitório, cozinha, salão e agora estou terminando a lavanderia. Então, o asilo está praticamente completo”, contou.

Ao falar sobre a cozinha e o refeitório, Deusdedit explicou, com orgulho, que são oferecidos aos idosos: café da manhã, almo-ço, café da tarde, jantar e cafezi-nho à noite. O local conta ainda com cozinheiras, enfermeiras e cuidadoras. Médicos do Sistema

Único de Saúde (SUS) também visitam os idosos no Lar.

Ele lembrou que quando chegou ao asilo, o local possuía aproxima-damente sete casas para abrigar os poucos idosos, que, segundo ele, encontravam-se em situação precária. Atualmente o Lar atende 12 pessoas. “Eu fico tão contente de ver que hoje as pessoas idosas podem ser amparadas com zelo. Isso pra mim é uma gratificação enorme, é muito importante”.

Deusdedit Cardoso enxergou nos vicentinos, membros da So-ciedade São Vicente de Paulo (SSVP – uma organização e mo-vimento católico), da qual faz par-te, um de seus objetivos de vida. “Sempre ajudei o próximo e a mis-são dos vicentinos é exatamente a de amparar pessoas carentes, ne-cessitadas e doentes”. Juntamen-te com as Conferências de Santa Rita e São Cristóvão, que também fazem parte da SSPV, ele visita, quinzenalmente, cerca de 30 casas de famílias carentes, para oferecer auxílio e alimentos. “A gente leva a palavra de Deus e segue com as visitas até que a família consiga se reestabelecer”.

O Asilo de Extrema, que é administrado pela Sociedade São Vicente de Paulo, promove dois eventos (Almoço e Ajude)

com a finalidade de arrecadar verba para o funcionamento do mesmo. Quem quiser colaborar pode ligar para o telefone (35) 3435-5351, das 7h às 17h. O Lar tem entrada pelas Ruas Ti-radentes, 165, e Coronel Teófilo Cardoso Pinto, Centro.

“Eu agradeço o apoio da Prefei-tura de Extrema e da Câmara Mu-nicipal, que sempre nos ajudaram, bem como empresas da cidade”.

Deusdedit disse ainda que já há um plano para o futuro também em relação ao asi-lo. “Pretendo construir mais 16 casinhas”, falou.

Vale ressaltar que os administradores do asilo são voluntários, inclusive, Deusdedit. Eles não re-cebem salário e realizam suas atividades com fé, amor e dedicação.

Fotos: Carolina Lemes

Salão com arrecadações de roupas

Refeitório Casas que abrigam os idosos

Cozinha

Lavanderia em construção

Page 15: Ed 813

Casamento ao ar livre

www.gazetadacidade.com - De 24 a 30 de maio de 2014

Casamento ao ar livre se trans-formou em uma forte tendência no Brasil, principalmente devi-do a nossa natureza exuberante. Aproveitando para utilizá-la no grande dia, saiba como casar de um modo personalizado. Jardins e espaços arborizados, integra-dos com a natureza são ótimas escolhas para que a cerimônia fique encantadora. Porém, o lo-cal deve ser escolhido de acor-do com o gosto do casal. Então, a celebração pode ser feita na praia, num jardim bem bonito,

entre tantas outras opções de lo-cais ao ar livre.

Se o casamento realizado em lugares tradicionais já exige muita preparação, organização e cuidados, a cerimônia ao ar livre pede mais atenção ainda, sendo que algumas medidas são essen-ciais para garantir o conforto dos convidados e um momento único e especial aos noivos.

A principal preocupação é a possibilidade de chuva. Já pen-sando nisso, os pombinhos e organizadores da cerimônia pre-

cisam ter o plano A e B, ou seja, com chuva e sem chuva, afinal, imprevistos podem ocorrer e não vale confiar cegamente na previsão do tempo, até mesmo porque o casamento é preparado com antecedência. Neste caso, o gerador e as coberturas são im-prescindíveis.

Ofereça sombrinhas charmo-sas aos convidados para prote-gê-los do sol, caso o casamen-to seja de manhã ou à tarde. Para celebrações à noite, so-fistique o rústico com um can-

delabro de velas suspenso nas árvores. As madrinhas podem segurar lanternas ao entardecer enquanto seguem para o altar. Outra boa dica é disponibilizar pashminas (lenços, echarpes ou xales) para aconchegar os convidados.

Fogos de artifício podem ser usados para encerrar a cele-bração em grande estilo. Para pais que levaram seus filhos pequenos, seria interessante criar um cantinho com giz de cera, papéis e almofadas. Es-

banje criatividade com bebidas servidas em pequenos barcos e barris cheios de gelo. Uma mesa grande pode servir para reunir todos os convidados, e ainda deixa o casamento com estilo italiano.

Lembrando que casamentos ao ar livre nos remetem aos ro-mances de filmes de Hollywood, envoltos por uma aura de des-contração e final feliz. Casais que optam por esse tipo de cele-bração deixam o momento com ar despojado e elegante.

Page 16: Ed 813

Se alguém souber de algum impedimento, oponha-se na forma da lei. Lavro o presente, para ser afixado no Ofício de Registro Civil e publicado na imprensa local. Angelo Junqueira Guersoni – Oficial Registrador

ELE:- MAURO MILONI, brasileiro, guarda patrimonial, estado civil solteiro, com 32 anos de idade, natural de Extrema, MG; nascido no dia 11/02/1982 (onze de Fevereiro de Mil Nove-centos e Oitenta e Dois), Filho de BENEDITO MILONI e dona MARIA DE LOURDES DOS SANTOS MILONI. ELA:- JÉSSICA DAIANE DE SOUZA, Brasileira, lavradora, solteira, com

23 anos de idade, natural de Guaranésia, MG; nascida no dia 26/06/1990 (Vinte e Seis de Ju-nho de Mil Novecentos e Noventa), FILHA de JOSÉ RUBENS DE SOUZA e dona MARIA APARECIDA GONZAGA DE SOUZA. O Casamento será realizado no dia 12 de Julho de 2014, às 11:00h, neste Cartório de Registro Civil, nesta cidade de Extrema, MG.

ELE:- JULIANO IGNACIO BARBOSA, bra-sileiro, Operador de Máquinas, estado civil solteiro, com 31 anos de idade, natural de Osasco, SP; nas-cido no dia 12/12/1982 (Doze de Dezembro de Mil Novecentos e Oitenta e Dois), Filho de CLAUDI-NEI BARBOSA e dona VERA LUCIA IGNACIO BARBOSA; ELA:- TELMA CRISTINA DA COS-TA MARTINS, brasileira, Gestora de Produção, es-

tado Civil divorciada de David Larios de Almeida, com 31 anos de idade, natural de Ermelindo Matara-zzo, SP; nascida no dia 02/07/1982 (Dois de Julho de Mil Novecentos e Oitenta e Dois), FILHA de IVAN DIAS MARTINS e dona ELIANA CRISTINA DA COSTA MARTINS. O Casamento será realizado no dia 28 de Junho de 2014, às 10:30h, neste Cartório de Registro Civil, nesta cidade de Extrema, MG.

ELE:- MARCOS JUNIOR DA COSTA, bra-sileiro, Auxiliar de Logística, estado civil solteiro, com 25 anos de idade, natural de Joanópolis, SP – Registrado em Extrema, MG; nascido no dia 21/06/1988 (Vinte e Um de Junho de Mil Novecen-tos e Oitenta e Oito), Filho de JOÃO RIBEIRO DA COSTA e dona MARIA BENEDITA DE SOUZA COSTA. ELA:- TAÍS ROSA, brasileira, Autôno-

mo, estado Civil solteira, com 18 anos de idade, natural de Jundiaí, SP; nascida no dia 25/02/1996 (Vinte e Cinco de Fevereiro de Mil Novecentos e Noventa e Seis), FILHA de GERALDO SAN-TOS ROSA e dona IVONETE BATISTA JORGE ROSA. O Casamento será realizado no dia 14 de Junho de 2014, às 10:45h, neste Cartório de Regis-tro Civil, nesta cidade de Extrema, MG.

ELE:- ALMIRO CHAGAS DA SILVA, brasi-leiro, Montador, estado civil Solteiro, com 45 anos de idade, natural de Rio de Contas, BA; nascido no dia 12/03/1969 (Doze de Março de Mil Novecentos e Sessenta e Nove), Filho de RAIMUNDO CHA-GAS DA SILVA e dona EVA ROSA CHAGAS DA SILVA. ELA:- ROSILDA MARIA DE SOUZA, brasileira, Bombeira Civil, estado Civil Divorciada

de Aparecido José da Silva, com 43 anos de idade, natural de Santa Maria da Vitória, BA; nascida no dia 02/05/1971 (Dois de Maio de Mil Novecentos e Setenta e Um), FILHA de DOMINGOS JOA-QUIM DE SOUZA e dona AURLINA MARIA DE JESUS. O Casamento será realizado no dia 14 de Junho de 2014, às 10:15h, neste Cartório de Regis-tro Civil, nesta cidade de Extrema, MG.

ELE:- MICHAEL HENRIQUE DO PRADO, brasileiro, Operador de Máquina, estado civil Sol-teiro, com 25 anos de idade, natural de Bom Re-pouso, MG; nascido no dia 17/01/1989 (Dezessete de Janeiro de Mil Novecentos e Oitenta e Nove), Filho de APARECIDO DO PRADO e dona MA-RIA CONCEIÇÃO DO PRADO. ELA:- FRAN-SISLAINE SEMEÃO COIMBRA, brasileira,

Auxiliar de Produção, estado Civil Solteira, com 22 anos de idade, natural de Extrema, MG; nascida no dia 01/06/1991 (Um de Junho de Mil Novecentos e Noventa e Um), FILHA de JOSÉ APARECIDO COIMBRA e dona MARIA DAS GRAÇAS SE-MEÃO COIMBRA. O Casamento será realizado no dia 26 de Julho de 2014, às 11:00h, neste Cartó-rio de Registro Civil, nesta cidade de Extrema, MG.

ELE:- WESLEY DE JESUS FERREIRA MELO, brasileiro, Pedreiro, estado civil Solteiro, com 17 anos de idade, natural de Bom Repou-so, MG; nascido no dia 18/12/1996 (Dezoito de Dezembro de Mil Novecentos e Noventa e Seis), Filho de GERALDO FERREIRA DE MELO e dona MARIA DE LOURDES DE JESUS SOU-ZA. ELA:- ERICA DA CUNHA SILVERIO DA

ROSA, brasileira, Do lar, estado Civil Solteira, com 17 anos de idade, natural de Vargem, SP; nascida no dia 03/12/1996 (Três de Dezembro de Mil Nove-centos e Noventa e Seis), FILHA de BENEDITO SILVEIRO ROSA FILHO e dona LEONICE BUE-NO DA CUNHA. O Casamento será realizado no dia 19 de Julho de 2014, às 09:30h, neste Cartório de Registro Civil, nesta cidade de Extrema, MG.

ELE:- JOÃO BATISTA RIBEIRO ROSA FI-LHO, brasileiro, Encarregado de Serralheria, esta-do civil Divorciado de Flávia Archanjo Leal, com 34 anos de idade, natural de Jundiaí, SP; nascido no dia 25/10/1979 (Vinte e Cinco de Outubro de Mil Novecentos e Setenta e Nove), Filho de JOÃO BATISTA RIBEIRO ROSA e dona BENEDITA APARECIDA DOS SANTOS ROSA. ELA:- JA-QUELINE DE SOUZA MARTINS, brasileira,

Do lar, estado Civil Solteira, com 26 anos de idade, natural de Caieiras, SP; nascida no dia 15/03/1988 (Quinze de Março de Mil Novecentos e Oitenta e Oito), FILHA de IVONEI LOURENÇO MAR-TINS e dona SONIA JOSÉ DE SOUZA MAR-TINS. O Casamento será realizado no dia 28 de Junho de 2014, às 16:00h, Pousada Lago Dourado, n Estrada do Barreiro, S/nº, Bairro do Rodeio, nes-ta cidade de Extrema, MG.

Proclamas de Casamento

www.gazetadacidade.com - De 24 a 30 de maio de 2014

CARTÓRIO DE REGISTRO CIVIL DE EXTREMA/MGRua Sete de Setembro, 260 - Centro – (35) 3435-2520

Faço saber que os seguintes pretendentes apresentaram os documentos exigidos pelo artigo 1525 do Código Civil Brasileiro e desejam se casar:

GonçalvesNa última edição de “A Hora

do Sim”, nós falamos sobre Monte Verde (MG), distrito de Camanducaia, e seu Festival Gastronômico, bem como suas baixas temperaturas registradas nesta época do ano, o que torna o lugar perfeito para casais que gostam de curtir o clima frio. Mas Minas Gerais possui vá-rias outras cidades românticas e tranquilas para os apaixonados passarem a lua de mel. Por isso, vamos descrever várias delas no decorrer das edições deste ca-derno.

Desta vez vamos falar sobre Gonçalves. O município, que fica na Serra da Mantiqueira e faz parte do Circuito Serras Verdes do Sul de Minas, con-ta com diversas nascentes que dão origem a riachos e cacho-eiras com água cristalina. O local tem ainda muita ve-getação natural preser-vada com montanhas que proporcionam um inverno de-

licioso, para os apaixonados pelo frio aconchegante. As temperaturas no verão variam de 18 a 32 graus e no inverno podem atingir 7 graus negati-vos.

Gonçalves também é conhe-cida pelos esportes radicais (sendo as corredeiras do Rio Capivari um ótimo lugar para a prática), pelo artesanato e boa comida. É uma cidade tranqui-la e encantadora, que apresenta noites estreladas, acompanha-das de lareiras e bons vinhos.

O município oferece uma grande infraestrutura em pou-sadas, bares e restauran-tes. Outro dife-rencial da cidade

são as manifestações culturais preservadas de diversas tra-dições, como, por exemplo, o desfile de carros de boi e con-gadas.

Os principais pontos tu-rísticos de Gonçalves são os seguintes: Cachoeira das An-dorinhas, Cachoeira do Cru-zeiro, Cachoeira do Funil, Cachoeira do Simão, entre outros. Porém, a cidade não é feita só de cachoeiras. Os pombinhos também podem aproveitar para visitar o Mi-rante do Cruzeiro, Pedra Bo-nita, Pedra do Forno, Pico do Campestre, Serra da Balança

e demais pontos tu-rísticos.

Page 17: Ed 813

Foto e vídeo

www.gazetadacidade.com - De 24 a 30 de maio de 2014

Organizando oChá de Cozinha

Guarde momentos dogrande dia para sempre

As fotografias de casamento são essenciais para capturar os instantes preciosos da celebra-ção. Elas imortalizam as emo-ções e são reflexo da felicida-de do casal e dos convidados, e não podem faltar. Entretanto, não possuem som e nem mo-vimento. Para compensar a falta destes itens fundamen-tais, muitos casais também decidem realizar filmagens da cerimônia. Prova disso são os milhares de vídeos de casa-mento espalhados pelo Youtu-be e outros sites. Sem contar que atualmente as técnicas di-gitais registram com perfeição cada momento do seu grande dia.

É imprescindível que a cele-bração seja fotografada. Hoje

em dia, os fotógrafos ofere-cem as fotos em álbum ou em CD e o orçamento pode ser feito apenas em relação às fo-tografias ou incluindo a filma-gem em vídeo, dependendo do profissional contratado para o trabalho.

Então, para guardar as re-cordações do seu casamento opte pela filmagem e fotogra-fia, assim, você não corre o risco de perder nada especial e a data estará muito bem arqui-vada. Um diferencial dos ví-deos é a captação das músicas da cerimônia, que envolvem a todos, emocionam e alegram. Ambas as formas de registro são memórias do seu dia e tão diferentes uma da outra que não dá para substituir.

A ideia de fazer o Chá de Cozinha para a noiva antes do casamento se popularizou em 1960 e continua mais atual do que nunca. Também conhecido como Chá de Panela, é o evento mais divertido realizado antes do grande dia e ajuda a noiva a montar a cozinha de casada. Esta tradicional reunião entre mulheres deve ser organizada por amigas, madrinhas, colegas de trabalho ou parentes, como primas e irmãs, faltando pelo menos um mês para a celebra-ção.

O Chá de Cozinha pode ser feito em qualquer lugar com um pouco de espaço que comporte todas as convidadas. Ou seja, na casa dos pais da noiva, de uma das amigas, em um salão de fes-tas, entre outros locais. As be-bidas da festa, incluindo o chá, devem ficar por conta da orga-nizadora.

Cada uma das mulheres deve levar um prato de doce ou sal-gado e um item de uma lista que deverá ser feita com vá-rios objetos simples necessá-rios para a cozinha, já que os produtos mais caros podem ser pedidos na lista de presentes do casamento. Acompanhe alguns exemplos do que pedir: corta-

dor de pizza, leiteira, bacias de plástico, escorredor de arroz, de macarrão e de talheres, coador de suco, espremedor de alho, rodinho de pia, ralador, tábua de frios, suporte para sabão e detergente, luva para culinária, entre várias outras opções de presentes que possam colaborar e facilitar a montagem da cozi-nha do casal.

Este dia também deve ser repleto de brincadeiras típi-cas. Uma delas pode ser a Batata Quente, em que a orga-nizadora do Chá de Panela se-para diversos itens baratinhos e engraçados, como touca de banho, máscaras e anéis. De-ve-se colocar uma música e,

escondida das demais convi-dadas, ela tem que esconder algo em uma caixa, que pas-sará de mão em mão numa roda formada pelas convida-das. Quando a organizadora parar a música, a pessoa que estiver com a caixa deverá abri-la e vestir ou usar o que estiver dentro. No fim da festa a mulherada poderá levar seus “presentes” para casa.

É bom ressaltar que todas as convidadas para o Chá de Cozi-nha também têm que receber o convite do casamento. Por isso, a organizadora da festa deve avisar a noiva sobre os nomes que compõem a lista do Chá de Panela.

Fotografia e filmagem são memórias do grande dia e tãodiferentes uma da outra que é melhor optar pelas duas

Foto: Divulgação

Foto: Ilustrativa

Page 18: Ed 813

Plantas em aPartamentos

morar bem

morar Bemwww.gazetadacidade.com - De 24 a 30 de maio de 2014

Quem mora em apartamento deve saber que nem toda planta pode ficar dentro de um imóvel, já que várias espécies necessi-tam de muita luminosidade para sobreviver. No entanto, há aque-las que precisam de pouca luz, como é o caso da lança de são jorge e da zamioculca. Regue-as de dez em dez dias.

Para ambientes que possuem alguma luminosidade, como áreas próximas às janelas, por

exemplo, as seguintes espécies são indicadas: palmeira-leque, pinanga e camedórea-bambu. Já lírio da paz, maria sem vergonha e prímula não precisam ficar ex-postas ao sol. As suculentas e os cactos exigem poucos cuidados e caem bem em qualquer am-biente.

Vale ressaltar ainda que o cul-tivo de plantas em vasos é ideal para apartamentos, além de pos-sibilitar um infinito número de

composições e arranjos. Entre-tanto, prefira as mais resistentes para evitar problemas de adapta-ção. Lembrando que o tamanho do vaso deve ser compatível com o da planta, favorecendo seu crescimento.

Na hora de plantar, coloque uma camada de argila expandi-da, com o objetivo de facilitar o escoamento da água. Logo em seguida, deposite uma camada de terra preta. Depois, insira a

planta com cuidado, para não danificar as raízes. Coloque uma nova camada de terra e vá assentando a mesma suavemen-te com a palma da mão. E não se esqueça da adubação.

Plantas colocadas em terraços de apartamentos tendem a en-frentar grande perda de umidade e precisam de irrigações diárias para conservar o substrato sem-pre úmido. Verifique também se o local é muito ventilado, pois

o vento é o vilão de muitos

jardins. As seguin-tes plantas podem ser

mantidas neste local:

azaleia, buganvília, calêndula e gerânio.

Page 19: Ed 813

Portas

Morar Bemwww.gazetadacidade.com - De 24 a 30 de maio de 2014

>>Variedade. Conheça os diversos tipos de materiais usados na fabricação de janelas, bem como seus pontos altos e baixos

Descubra a janela ideal para a sua casa Faça a escolha certa

Está em dúvida se coloca ja-nelas de alumínio, ferro, madei-ra, vidro ou PVC na sua casa? Nesta matéria você acompanha-rá algumas informações destas cinco opções, são detalhes que podem ajudá-lo a fazer a esco-lha certa para o imóvel, já que a janela, além de ser fundamental para permitir a entrada de luz e ar no ambiente, também não deixa de ser um objeto decora-tivo e um fator de segurança e proteção.

Janelas podem ser feitas com diversos materiais e, consequen-temente, encontramos peças mais bonitas e resistentes, que

pesam mais no bolso, e outros modelos mais baratos, porém, nem tão bonitos e protetivos. Por isso, a janela varia de acor-do com a necessidade de cada casa. Confira:

FerroUma das janelas mais utiliza-

das no país devido ao seu preço mais em conta quando compara-do a outros materiais. Elas têm qualidade, mas é preciso um bom profissional. Janelas feitas de ferro pedem bastante manu-tenção para evitar o enferruja-mento.

MadeiraEste tipo varia bastante e de-

pende da espécie usada na fa-bricação, como, por exemplo, feijó, grapuia, itaúba e jatobá. O preço é um pouco salgado e exi-ge muita manutenção. Os pon-tos fortes são estéticos. O mate-rial também produz isolamento acústico e térmico.

AlumínioUma das mais leves e baratas

do mercado, contudo, são produ-tos bem resistentes. O material permite uma grande variedade de acabamentos, sendo mais co-mum no estilo veneziana. O alu-mínio é uma opção para imóveis que ficam à beira-mar, pois não enferrujam.

VidroJanelas produzidas com vi-

dro possuem alto custo, mas apresentam durabilidade, iso-lamento, necessitam de pouca manutenção e proporcionam transparência ao ambiente. Para dar mais segurança, elas podem ser reforçadas com metal, por exemplo.

PVCPVC vem do inglês “poly-

vinyl chloride” e no Brasil tem significado de policloreto de polivinila ou de vinil. Esse tipo de janela é mais cara do que a de alumínio. Ela é atérmica, isto é, não esquenta e nem es-fria. Ainda considerado novo no mercado brasileiro, o modelo é bem resistente, bonito e fácil de limpar.

Para você que está construin-do ou reformando a sua casa, acompanhe as principais vanta-gens de cada modelo de porta, que podem ser feitas de PVC, de madeira (compensadas e ma-ciças) ou alumínio, com ou sem vidro.

As portas simples são as mais comuns, com apenas uma folha, nos mais variados materiais. Esse tipo é ideal para ambientes internos.

O modelo balcão geralmen-te possui quatro folhas, sendo que duas delas abrem para fora, lembrando algumas janelas. A madeira é o material mais co-mum dessa porta, indicada para entradas principais ou varandas.

Portas de correr podem ter de duas a cinco folhas (dependen-do da necessidade do local), que abrem de acordo com a prefe-rência do próprio morador. Elas são produzidas com madeira ou

alumínio e utilizadas em qualquer ambiente, externo ou interno.

O tipo pivotante economiza es-paço e proporciona uma abertura bem diferente das outras portas, pois possui um eixo deslocado que permite abertura de até 180 graus. O material mais comum é a madeira e ela deve ser colocada nas entradas principais.

Já a porta sanfonada (geral-mente feita de PVC) é perfeita para ambientes pequenos, como banheiros e lavanderias de apar-tamentos. É aquela que enrola quando é puxada e, portanto, não precisa ser aberta para fora ou para dentro.

Porta articulada ou porta-ca-marão também é indicada para locais pequenos. Porém, seu dife-rencial em relação à sanfonada é o tipo de material com que ela é produzida, que pode ser até mes-mo madeira com vidro, tornando-se uma opção elegante e prática.

Foto: Ilustrativa

Porta pivotante, sendo que há diversos outros tipos, feitos com vários materiais e utilizados em diferentes ambientes

Page 20: Ed 813
Page 21: Ed 813
Page 22: Ed 813

Cidades22 www.gazetadacidade.com - De 24 a 30 de maio de 2014

Aciex realiza reunião mensalNesta quarta-feira, dia 21, a

Associação Comercial de Ex-trema (Aciex) realizou mais uma de suas reuniões mensais para prestação de contas do mês junto aos associados, em sua sede, na Rua João Mendes, 165. Na ocasião, foi feito um balanço patrimonial, divulga-do e publicado nesta edição da Gazeta, na página 26, bem como o demonstrativo de re-sultado. “E informado que nós temos um saldo em torno de R$ 12 mil”, disse o presiden-te da Aciex, Valdemir Grespan (Alemão).

Durante a reunião foi fala-do ainda sobre a campanha “Natal Premiado em Extrema

2014”, que, segundo o pre-sidente da entidade, está em pleno vapor e já conta com 59 aderentes. O sorteio da promoção está marcado para dia 28 de dezembro, na Praça Presidente Vargas, quando os seguintes prêmios serão sor-teados: tabletes, bicicletas, microondas, celulares, televi-sores, notebooks, uma moto 0 km (Honda Fan – CG 125) e um carro 0 km (Gol City 1.0), um total de 30 prêmios.

A Campanha do Agasalho 2014 também fez parte da pauta deste encontro. “Será uma das maiores da região, pois estamos com muitas caixas lotadas”, re-velou Alemão. A triagem das

doações será realizada no pró-ximo dia 31 de maio, sábado, em um galpão na Estrada Pedro Rosa Silva.

“Quem quiser ser voluntá-rio será muito bem-vindo. E as entidades que quiserem parti-cipar para receberem parte dos agasalhos devem fazer a solici-tação junto à Polícia Militar de Extrema”, explicou Valdemir Grespan. Várias entidades da ci-dade serão beneficiadas, como, por exemplo, o Lar São Vicente de Paulo.

Mais de 100 caixas foram dis-tribuídas em vários pontos do município, sendo que a Gazeta da Cidade, na Rua Benjamin Constant, 354 - sala 2, é um dos

pontos de coleta.Ainda segundo o presiden-

te da Aciex, a reunião também tratou das atividades já reali-

zadas pela Associação Comer-cial e sobre o primeiro baile da Aciex, marcado para o dia 28 de junho.

Valdemir Grespan (Alemão), presidente da Aciex

Foto: Divulgação

Page 23: Ed 813

CLASSIFICADOS

Balcão de anúncios: Rua Benjamin Constant, 354 - sala 02 - Extrema/MG

Para informações:(35) 3435-2081

Classificadosa partir de R$10,00

Recebemos os classificados até quinta-feira às 18h00. Veiculação no sábado

Construção Civil

www.gazetadacidade.com - De 24 a 30 de maio de 2014

Automotivo

Oportunidade

Anuncie nos classi-ficados da Gazeta da

Cidade.(35) 3435-2081

Veículos

STRADA WORKING 1.5 GASOLINAAno 2000 – Prata - Valor R$ 13.500,00, ou aceito troca por fiori-

no baú mais nova. Fabiano - (35) 3435-2318 | 9114-3967

Alimentação

Rodas. Aro 18.Pneus novos. Teto so-lar. Lindo carro! Todo revisado. R$ 15.900.

(35) 3435-1298 /9196-0376

AsTRA sedAn2001 comPLeTo

foRd fiesTA fLex

Vendem-se

2013. Cor preta. 1.0. Doc. ok. R$ 25mil.Falar com Marcio:

(35) 9139-2468

Gol Special Azul, ano 99 1.0 8v

R$9.000,00.Strada 1.5 8v branca,

DH, Airbag 2001 Fone: (11) 99850-4644

A empresa Empreendimentos Higino Saes Peres Ltda, por determinação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental – CODEMA, tor-na público que solicitou, através do Processo 019/2013/001/2013 Licença para instalação de Loteamento do solo urbano para fins exclusiva ou predominantemente residenciais, localizada na Avenida Delegado Waldemar Gomes Pinto, s/nº, Ponte Nova, Extrema, MG.

Vendo 20 beLichesNa caixa. R$ 199 cada.

À vista. Tratar:(11) 4034-4741 /

9 6498-8600

Vendo skyAntena + receptor Sky,

lacrado, na caixa, com nota fiscal. Só R$ 350.(35) 9214-2477

Page 24: Ed 813

Anuncie nos classificados daGazeta da Cidade

Ligue: (35) 3435-2081

Classificados24 www.gazetadacidade.com - De 24 a 30 de maio de 2014

EDITAL DE CONVOCAÇÃOProcesso Seletivo Simplificado nº 07/2014

CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE ORIENTADORA DE TELECURSO ETÉCNICA DE ENFERMAGEM- ESF

O Prefeito Municipal de Estiva, MG, João Marques Ferreira, no uso de suas atribuições legais, com base na Lei Municipal nº 1.022/03, com a redação dada pela Lei nº 1.036/04, art. 3º, inciso VI, através da Secretaria Municipal de Educação, considerando:

I – A necessidade imperiosa de contratação temporária de 01 orientadora de telecurso tendo em vista o vencimento do contrato de Danuza de Alvarenga Pereira; A necessidade de contratação de 01 técnico de enfermagem para atuar na ESF ( Estratégia de Saúde da Família).

II – A necessidade de garantir o atendimento aos jovens e adultos; e a urgência da seleção de pro-fissional capacitado e com perfil compatível com as atribuições inerentes a cada cargo, visando à con-tinuidade dos serviços públicos.

RESOLVE, com base na necessidade temporária de excepcional interesse público, expedir o presen-te edital para contratação temporária de pessoal nos termos e condições seguintes:

1)- Orientadora de Telecurso para carga horária de 15 horas semanais e com remuneração de R$ 813,00 ( Oitocentos e Treze Reais);

2)- Técnico de enfermagem para atuar na ESF ( Estratégia de Saúde da Família) com carga horária de 40 horas semanais e remuneração de R$ 964,19 ( Novecentos e Sessenta e Quatro Reais e Deze-nove Centavos).

1 – DO REGIME DA CONTRATAÇÃOO regime de contratação é especial, em caráter temporário, com descontos previdenciários em favor

do INSS, nos termos da Lei Municipal supracitada, sem depósitos para o FGTS. Os salários serão pagos dentro dos seguintes patamares com a sua respectiva carga horária:

2 – DO PERÍODO DE CONTRATOO Contrato em caráter temporário será a rigor do que estabelece a Lei Municipal nº 1.022/03 com a

redação dada pela Lei nº 1.036/04, art. 3º, incisos VI, com duração de 06 meses, podendo ser prorroga-do por igual período mediante celebração de termo aditivo.

3 – DAS INSCRIÇÕES

A- Para o Cargo de Orientador de Telecurso:Os interessados deverão se inscrever das 11h às 17h, entre os dias 26 e 28 de maio de 2014, na

Prefeitura Municipal de Estiva, situada na Av. Prefeito Gabriel Rosa, 177, oportunidade que deverão comprovar os seguintes requisitos:

1 – possuir formação superior na área de educação, com licenciatura;2 – ser brasileiro nato ou naturalizado;3 – Ter no mínimo 18 (dezoito) anos completos;4 – Estar quites com a Justiça Eleitoral e Serviço Militar;5 – Apresentar original e xerox do CPF e identidade;6– Apresentar curriculum vitae com anexos que comprovem as informações nele contidas;

B- Para o Cargo de Técnico de Enfermagem – ESF:Os interessados deverão se inscrever das 11h00 às 16h00, dos dias 26 e 27 de Maio de 2014, na

Secretaria Municipal de Saúde, situada na Rua Geraldo Moreira Leite, Centro – Estiva/MG, devendo apresentar os seguintes documentos:

1 - Original e cópia de carteira de identidade e CPF;2 - Comprovante de escolaridade; 3 - Comprovantes de quitação com a Justiça Eleitoral e o Serviço Militar;4 - Curriculum Vitae, acompanhado dos comprovantes das informações nele contidas, para a reali-

zação da classificação de que trata o item V deste edital;

IV – DAS CONDIÇÕES EXIGIDAS PARA O SERVIÇO1 – Ser brasileiro nato ou naturalizado;2 – Ter 18 ( dezoito) anos completos;3 – Disponibilidade de horário manifestado pelo candidato para executar serviços no período que for

determinado pela Administração, com cumprimento de uma carga horária supradescrita.4 – Declaração que não possui vínculo empregatício que contrarie o art. 37, inciso XVI, da Constitui-

ção Federal.

V – DA SELEÇÃO DOS CANDIDATOS

A- Para o Cargo de Orientador de TelecursoCritérios de avaliação:1 – Cursos na área de educação com mínimo de 16h em instituição reconhecida pelo MEC – 05

pontos por curso;2 – Formação Acadêmica: 10 pontos para especialização na área; 15 pontos para mestrado na área;

20 pontos para doutorado na área;3 – Experiência Profissional – 0,5 ponto por mês de experiência na área da educação;

B- Para o Cargo de Técnico de Enfermagem – ESF A seleção dos candidatos inscritos será processada através de análise de curriculum, sendo classi-

ficados de acordo com a somatória da pontuação que será auferida por meio dos seguintes critérios:1) 10 pontos pela conclusão de Ensino Superior;2) 1 ponto por mês pelo tempo de serviço prestado na área de Saúde pública; 3) 1 ponto por hora de curso na área de saúde da família;

VI – DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATEA seleção de classificação dos candidatos seguirá a seguinte ordem de desempate:

A- Para o Cargo de Orientador de Telecurso1 - Candidato com maior escolaridade;2 – Candidato com mais experiência na área;3 – Candidato com maior idade;

B- Para o Cargo de Técnico de Enfermagem ESF:1 – Maior tempo de atividade profissional na área de Saúde Pública;2 – Maior escolaridade;3 – Candidato de maior idade;4 – Candidato casado;5 – Candidato com maior número de filhos.

VII – DO RESULTADO DA CLASSIFICAÇÃO DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO

A- Para o Cargo de Orientador de TelecursoA divulgação da relação dos candidatos classificados será feita no dia 30/05/2014, na Sede da Secre-

taria na Prefeitura Municipal de Estiva.

B- Para o Cargo de Técnico de Enfermagem – ESF:A divulgação da relação dos candidatos classificados para a vaga de técnico de enfermagem – PSF

será feita no dia 28/05/2014, a partir das 16 horas, no quadro de avisos da Secretaria Municipal de Saúde e da Prefeitura Municipal de Estiva.

PUBLIQUE-SE NO JORNAL LOCAL E AFIXE NO QUADRO DE AVISOS.

Estiva, 23 de maio de 2014.

João Marques Ferreira – Prefeito Municipal

AVISO DE TOMADA DE PREÇOS: 01/14, PRC Nº 56/14-Dia:09/06/14, às 14:00h.Tipo: Empreitada por preço Global. Visita: 04/06/14 às 10:00hs. Obj: Cont.de emp. p/ execução de pavimentação c/ blo-quetes sextavados.

AVISO DE LICITAÇÃO-PREGÃO: 27/14 - PRC: 90/14- Dia: 04/06//14, às 14:00Hs. Tipo:Menor preço por item. Obj.: Cont. de emp. espec. em serviços de cronometragem de corridas de rua e mountain bike. Pregão: 28/14 - PRC: 97/14 - Registro de Preço nº11/14 - Dia: 10/06/14, às 08:00hs. Tipo: Menor preço por item. Obj.: Cont. de emp. p/ forn. de materiais diversos p/ manutenção dos prédios pú-blicos e serviços municipais. PREGÃO: 29/14 - PRC: 86/14 - Dia:12/06/14, às 14:00Hs. Tipo: Menor preço por item. Obj.: Cont. de Professor de Música. PREGÃO: 30/14 - PRC: 79/14- Dia:13/06//14, às 14:00Hs. Tipo: Menor preço por item. Obj.: Cont. da diárias em pousada no município de Estiva. Info: www.estiva.mg.gov.br. fone: 035 34621222.

AVISO DE ABERTURA DE PROCESSO LICITATÓRIOA Prefeitura Municipal de Extrema, através da Comissão Permanente de Licitação, torna

público que fará realizar às 09:00 horas do dia 10/06/2014, em sua sede, Av. Delegado Wal-demar Gomes Pinto, nº 1.624 – centro, a habilitação para o Processo Licitatório nº 077/2014, Tomada de Preços nº 002/2014, referente à contratação de empresa para reforma e am-pliação de escola. Os editais estão à disposição dos interessados no local acima menciona-do. Maiores informações, através do e-mail: [email protected] ou pelo telefone (035) 3435–4504, das 13:00 às 17:00 horas. Extrema, 23 de maio de 2014.

PREFEITURAMUNICIPAL DE EXTREMA

Aviso de Publicação: Prc. 132/14 – Pregão Presencial – nº 067/14 Tipo: Menor Preço por Item - Objeto: Aquisição de 01 Módulo para Transporte de Passageiros. Entrega dos Envelopes de Habilitação e Abertura dia 04/06/2014 às 09h00. Obs.: Informações e Retirada da íntegra do Edital na Prefeitura”; horário co-mercial no setor de Licitações ou email: licitaçã[email protected].

Aviso de Publicação: Prc. 133/14 (Reg. Preços) – Pregão Presencial – nº 068/14 Tipo: Menor Preço por Item - Objeto: Eventual e futura Prestação Aquisição de Equipamentos de EPI e EPC. Entrega dos Envelopes de Habilitação e Abertura dia 05/06/2014 às 09h00. Obs.: Informações e Retirada da íntegra do Edital na Prefeitura”; horário comercial no setor de Licitações ou email: licitaçã[email protected].

Aviso de Publicação: Prc. 134/14 – Pregão Presencial – nº 069/14 Tipo: Menor Preço Global - Objeto:. Contratação de empresa especializada para prestação de serviços de execução de eventos Denominado “Ca-manducaia Country Festa 2014” período de 17 a 20 de julho de 2014. Com fornecimento de infra-estrutura, equipamentos, Mão de Obra e todo material necessário à execução do evento, contratação no mínimo de 04 shows. Visita Técnica dia 02/06/14 ou agendar com a Secretaria de Obras. Entrega dos Envelopes de Habilitação e Abertura dia 06/06/2014 às 09h00. Obs.: Informações e Retirada da íntegra do Edital na Prefeitura”; horário comercial no setor de Licitações ou e-mail: licitaçã[email protected].

Aviso de Publicação: Prc. 135/14 – Pregão Presencial – nº 070/14 Tipo: Menor Preço por Item - Objeto: Aquisição de 01 Filtro para Piscina com Motobomba. Entrega dos Envelopes de Habilitação e Abertura dia 04/06/2014 às 14h00. Obs.: Informações e Retirada da íntegra do Edital na Prefeitura”; horário comercial no setor de Licitações ou email: licitaçã[email protected].

Aviso de Publicação: Prc. 109/14 – Pregão Presencial – nº 056/14 Tipo: Menor Preço Global - Objeto: Aquisição de 01 modulo para transporte de passageiros. LICITAÇÃO DESERTA.

Aviso de Publicação: Prc. 116/14 – Pregão Presencial – nº 059/14 Tipo: Menor Preço Global - Objeto: Contratação de empresa especializada para prestação de serviços de execução de eventos Denominado “Ca-manducaia Country Festa 2014” período de 17 a 20 de julho de 2014. Com fornecimento de infra-estrutura, equipamentos, Mão de Obra e todo material necessário à execução do evento, contratação no mínimo de 04 shows. LICITAÇÃO FRUSTRADA/REVOGADA.

Aviso de Publicação: Prc. 114/14 – Pregão Presencial – nº 058/14 Tipo: Menor Preço por Item: Aquisição de Equipamentos de EPI e EPC. LICITAÇÃO FRUSTRADA/REVOGADA.

Extrato/homologação Proc. 081/14 (Reg. Preços) – Modalidade: Pregão Presencial n.º 043/14. Tipo: Me-nor Preço Global. Objeto: Eventual e futura Prestação de Serviços de Mecânica em Veículos Leves. Abertura 08/05/14 - Homologado dia 08/05/14. Adjudicados: CELINHO CENTRO AUTOMOTIVO LTDA – Ata n.° 039/14 - valor R$ 48.505,00 (quarenta e oito mil e quinhentos e cinco reais)– Contratante o Município de Camanducaia – Prefeito Municipal: Edmar Cassalho Moreira Dias - Vigência de 08/05/14 à 08/05/15.

Extrato de Contrato: Proc. 021/14 – (Adesão à Ata de Registro de Preços nº 066/2013 do Pregão Eletrô-nico nº 32/2012/FNDE/MEC). Objeto: Aquisição de Brinquedos. Adjudicados: EKIPSUL COMÉRCIO DE PRODUTOS E EQUIPAMENTOS LTDA EPP Contrato n.° 071/14 - valor R$ 429,68 (quatrocen-tos e vinte nove reais e sessenta e oito centavos). Processo Homologado dia 21/05/14. Contratante o Município de Camanducaia – Prefeito Municipal: Edmar Cassalho Moreira Dias - Vigência de 21/05/14 à 20/05/15.

Extrato de Contrato: Proc. 130/14 – ((Adesão à Ata de Registro de Preços nº 067/2013 do Pregão Eletrôni-co nº 32/2012/FNDE/MEC). Objeto: Aquisição de Brinquedos. Adjudicado: EDULAB - COMÉRCIO DE PRODUTOS E EQUIPAMENTOS LTDA. Contrato n.° 072/14 - valor R$ 1.290,00 (Um mil e duzentos e noventa reais). Processo Homologado dia 21/05/14. Contratante o Município de Camanducaia – Prefeito Municipal: Edmar Cassalho Moreira Dias - Vigência de 21/05/14 à 20/05/15.

Extrato de Contrato: Proc. 131/14 – (Adesão à Ata de Registro de Preços nº 067/2013 do Pregão Eletrô-nico nº 32/2012/FNDE/MEC). Objeto: Aquisição de Brinquedos. Adjudicados: EDULAB-COMERCIO DE PRODUTOS E EQUIPAMENTOS LTDA. Contrato n.° 073/14 - valor R$ 3.323,92(três mil e tre-zentos e vinte e três reais e noventa e dois centavos). Processo Homologado dia 21/05/14. Contratante o Município de Camanducaia – Prefeito Municipal: Edmar Cassalho Moreira Dias - Vigência de 21/05/14 à 20/05/15.

Page 25: Ed 813
Page 26: Ed 813

Classificados26 www.gazetadacidade.com - De 24 a 30 de maio de 2014

PRC 537/14 – PREGÃO Nº. 040/14 – HOMOLOGAÇÃO: 25/04/14. OBJETO: Aquisição de camisetas, para demanda das atividades da secretaria de Saúde. Contrato: 129/2014 Valor: R$ 1.590,00, Adjudicado: NATURE SURF LTDA – ME. Contrato: 130/2014 Valor: R$ 2.781,00, Adju-dicado: FELIPE FERREIRA SANTOS – ME. Rosilene de Lima Machado – Secretária de Adminis-tração e Fazenda.

PRC 493/14 – PREGÃO Nº. 039/14 – HOMOLOGAÇÃO: 28/04/14. OBJETO: Aquisição de gêneros alimentícios para demanda das atividades das secretarias de Obras e Saúde. Contrato: 131/2014 Valor: R$ 30.298,50, Adjudicado: CHIU YEU LI MONTUENGA – ME. Rosilene de Lima Machado – Secretária de Administração e Fazenda.

PRC 548/14 – PREGÃO Nº. 041/14 – HOMOLOGAÇÃO: 28/04/14. OBJETO: Aquisição de madei-ras, para demanda das atividades da secretaria de Obras. Contrato: 132/2014 Valor: R$ 7.825,50, Adjudicado: VALDIR RODRIGUES GOMES-ME/MADEMINAS COMÉRCIO DE MADEIRAS. Ros-ilene de Lima Machado – Secretária de Administração e Fazenda.

PRC 433/14 – CONC Nº. 003/14 – HOMOLOGAÇÃO: 06/05/14. OBJETO: Execução de obra de engenharia com vistas à conclusão do Poliesportivo, localizado no Bairro Colinas do Itaim. Contrato: 135/2014 Valor: R$ 445.133,75, Adjudicado: GR PAIVA CONSTRUÇÕES E SERVIÇOS LTDA-ME. Rosilene de Lima Machado – Secretária de Administração e Fazenda.

PRC 565/14 – PREGÃO Nº. 042/14 – HOMOLOGAÇÃO: 06/05/14. OBJETO: Aquisição de artef-atos de cimento, para demanda das atividades da secretaria de Obras. Contrato: 136/2014 Valor: R$ 2.000,00, Adjudicado: CARLOS HENRIQUE DOS SANTOS – ME. Contrato: 137/2014 Valor: R$ 42.400,00, Adjudicado: JONATHAN PEREIRA CRABI LTDA - EPP. Rosilene de Lima Machado – Secretária de Administração e Fazenda.

PRC 424/14 – CREDENCIAMENTO Nº. 005/14 INEX Nº 010/14 – HOMOLOGAÇÃO: 08/05/14. OBJETO: Credenciamento de Clinicas especializadas, para execução de exames e emissão de laudos ECG (Eletrocardiograma Computadorizado). Contrato: 139/2014 Valor: R$ 18.540,00, Ad-judicado: MED DIGITAL LTDA – ME. Contrato: 140/2014 Valor: R$ 18.540,00, Adjudicado: TELEV-IDA CENTRO ESPECIALIZADO DE TELEDIAGNÓSTICOS LTDA - EPP. Rosilene de Lima Mach-ado – Secretária de Administração e Fazenda.

PRC 485/14 – CREDENCIAMENTO Nº. 004/14 INEX Nº 006/14 – HOMOLOGAÇÃO: 08/05/14. OBJETO: Credenciamento de Clinicas especializadas, para confecção de próteses dentárias, para os pacientes da Rede Pública de Saúde. Contrato: 141/2014 Valor: R$ 16.200,00, Adjudica-do: ELSON GONÇALVES DIAS DA SILVA – MEI. Contrato: 142/2014 Valor: R$ 16.200,00, Adju-dicado: LABOMINAS LABORATÓRIO DE PRÓTESES DENTÁRIA LTDA - ME. Rosilene de Lima Machado – Secretária de Administração e Fazenda.

Destaque

Jogos do Brasil na Copa serão transmitidos na praça central

>>Extrema. A Copa do Mundo começa no próximo dia 12 de junho, quinta-feira, no Brasil, e, por isso, a Gerência de Cultura da Prefeitura Mu-nicipal de Extrema lan-çou uma campanha que tem a finalidade de con-vidar toda a população para participar da “Tor-cida Extremamente Bra-sileira”, com objetivo de estimular a concentração

dos torcedores do muni-cípio, na Praça Presidente Vargas, Centro, onde os jogos da seleção brasilei-ra serão exibidos em um telão, com a mais moder-na tecnologia.

Durante o mês de ju-nho, na primeira fase do Mundial, o Brasil jogará na abertura da Copa, dia 12, quinta, às 17h; dia 17, terça-feira, às 16h; e no dia 23, segunda-feira, às

17h. Os jogos serão trans-mitidos gratuitamente e ao vivo, com apresentações musicais.

Caso o Brasil avance para a próxima fase da competição, a prefeitura, por meio da Gerência de Cultura, dará continuida-de à transmissão dos jo-gos.

Para mais detalhes ligue na Gerência de Cultura: (35) 3435-6066.

Foto: Ilustrativa

Page 27: Ed 813

Classificados 27

Rua Sebastião Othelo, 115, atrás

do Posto de Saúde.(35) 3435-2718 /

9177-7911

vendo sobrado comercial

Imóveis

www.gazetadacidade.com - De 24 a 30 de maio de 2014

OPORTUNIDADETERRENO 1663mts

Todo plano com excelente topografia, ótima localização a 700mts da rodoviária

de Extrema; grande investimento para construir casas, vender ou locação.

CABEM 10 CASAS NO TERRENO

(35)3435-1298 ou 9196-0376Tratar direto com o proprietário [email protected]

TERRENO 1612mts Dentro do condomínio a 2 km da cidade -

plano, água a vontade, com rio e portaria 24 hrs(terreno com 20mts de frente). Aceito car-ros na troca! Tratar direto com proprietário

LINDO LUGAR! ÓTIMO PREÇO!

Vendo Casa na RoseiRa

Vendo teRReno em extRema

Terreno com 230 mts² com 2 edificações próximo da Kopenhagem - Casa com 2 quartos, sala, cozinha e banheiro e a outra com 1 quarto, cozinha, banheiro,

lavanderia. ApenasR$ 139 mil documentos com escritura na mão!

Serve para moradia ime-diata ou locação. (35) 3435 1298(35) 9196 0376

496M², plano, ótimo preço.

Bairro Ponte Alta próximo ao Centro

Aceito carro no negócio.

(35) 3435-1298 / 9196-0376

vendo terreno 460m²Com infra estrutura e pronto p/

construir. À 12 min. de Extrema, Lo-team. Jdim Pinhais II. R$ 35mil. Ac. carro. (35) 8411-9116 / 9899-1701.

Alugamos para fins de semana, temporada, aniversário, casamentos

e eventos em geral.Chácara com piscina, campo de

futebol, salão de jogos, churrasquei-ra, local amplo e com linda vista as

montanhas.Venha fazer sua festa em nosso

espaço - R$ 450,00 para festa até 50 pessoas - Estamos próximo a FAEX -

(35)3435-2503

cHÁcara boa vista

facebook.com/chacaraboavistamg

vendo cHacrinHa 570m²

Água, luz e casa. Ou 250M². C/ escritura. Divisa SP/MG, Estr. João

Rezende, 293, Pires, Extrema. (35) 8439-6629 / (11) 9 7325-7015

vende-se em extremaCasa 3 dormit. (1 suíte), sala,

coz, banh, a.s, garagem. Finan-cia. Troco por casa em Bragança

R$ 260mil. (35) 9214-2477

vendo em extremaCasa 3 qtos (1 suíte), sala, coz,

banh, a.s. coberta, quintal, cerca elétr, port. autom, 4 vagas cob. Tro-co casa Bragança. (35) 9214-2477

terreno 20mil m²Ótima localização.

Topografia mista. R$ 80mil.(35) 9871-1327

Casa de 2 dormitórios, sala, cozinha, banheiro, toda avarandada, chur-rasqueira, piscina, linda vista panorâmica, ótima localização. R$ 230mil.

(35) 9871-1327

cHÁcara 1900m²

Page 28: Ed 813

Classificados28 www.gazetadacidade.com - De 24 a 30 de maio de 2014

Anuncie nos

classificados da

Gazeta da Cidade

Ligue:

(35) 3435-2081

Empregos

O HIPER TETRASUPERMERCADOS

CONTRATA:Portadores de Necessidades Especiais (PNE), maiores de

16 anos para diversas vagas. Interessados comparecer à Rua

Benjamin Constant, 175,de 2ª à 6ª, horário comercial

Pessoas com Deficiência (PCD), maiores de 16 anos para diver-sas vagas. Por gentileza, enviar

currículo para:[email protected] ou entregar

em nosso endereço na Estrada Municipal Remígio Olivotti,

1145 - Barreiro - Extrema/MG

DEllO CONTRATAREvENDEDORAS SEMI-jóIASPeças folheadas a ouro e prata.

ÓTIMA COMISSÃO!Acesse: [email protected] (35) 8402-7777

APONTADOR DE PRODUÇÃO EXPERIÊNCIA DE 01 ANO NA FUNÇÃO. FORMAÇÃO EM ADM DE EMPRESAS/LOGISTICA;TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO EXPERIÊNCIA COM-PROVADA EM CTPS. ATUAR NA CIDADE DE CAMANDUCAIA;ELETRICISTA DE MANUTENÇÃO EXECUTAR A MANUTENÇÃO ELÉTRICA PREVENTIVA E CORRETIVA EM MOTORES;ANALISTA DE COMPRAS EXPERIÊNCIA COMPROVADA EM CTPS;ASSISTENTE DE RH EXPERIÊNCIA DESEJÁVEL NA FUNÇÃO. RESIDIR EM CAMBUÍ;ASSISTENTE ADMINISTRATIVO DIPONIBILIDADE PARA TRA-BALHAR EM CAMANDUCAIA E ATUAR EM ESCALA DE TURNOS. FORMAÇÃO SUPERIOR EM ADM DE EMPRESAS;

LÍDER DE MANUTENÇÃO EXECUTAR SERVIÇOS DE MANUTEN-ÇÃO MECÂNICOS E ELETROELETRÔNICOS. DISPONIBILIDADE PARA ATUAR EM TURNOS;FACILITADOR DE ALMOXARIFADO POSSUIR CONHECIMENTO NA ÁREA DE SUPRIMENTOS E ALMOXARIFADOS. SUPERIOR EM LOGISTICA OU ADM DE EMPRESAS;SUPERVISOR DE PRODUÇÃO SUPERIOR EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. EXPERIENCIA COMPROVADA EM CTPS;ENGENHEIRO DE PROJETOS FORMAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA;ANALISTA DE PROJETOS FORMAÇÃO EM ENGENHARIA MECÃNI-CA E ELÉTRICA. EXPERIÊNCIA EM DEFINIÇÃO DE ESCOPO E RISCOS;ANALISTA DE PCP

TÉCNICO EM ELETRÔNICO EXECUTAR MANUTENÇÃO CORRETI-VA E PREVENTIVA EM PAINÉIS ELÉTRICOS;ANALISTA DE PRODUÇÃO SUPERIOR EM ADMINISTRAÇÃO OU ENGENHARIA. AUXILIAR OS COORDENADORES E GERENTE NA GESTÃO DA PRODUÇÃO;ASSISTENTE DE LOGÍSTICA DESEJÁVEL EXPERIÊNCIA EM ATENDI-MENTO AO CLIENTE E CONHECIMENTO EM EXCEL INTERMEDIÁRIO;SUPERVISOR DE ALMOXARIFADO DESEJÁVEL EXPERIÊNCIA EM CTPS. FORMAÇÃO EM LOGISTICA OU ADM DE EMPRESAS;AUXILIAR DE PRODUÇÃO KOPENHAGEN BAUDUCCOAUXILIAR DE CONSTRUÇÃO CIVIL DISPONIBILIDADE PARA TRABALHAR EM CAMANDUCAIA

Serviços

BENEFÍCIO DO INSSURBANO E RURAl

•Aposentadoria •Pensão •Contagem de tempo •Amparo ao idoso •Deficiente

•Recursos •Revisão •Marcação de perícia •Orientação em geral

Av. Antonio Pires Pimentel, 1140Centro - Bragança Paulista/SP - CEP

12914-001 - [email protected]

(11) 4033-3047

ESCRITóRIO DE SERvIçOS•Maria Lúcia Pauxis - Previdenciária

Aposentada •Maria do Carmo Pauxis - Bancária Aposentada

TAPEçARIA CAETANO

Reformamos seu sofá pelo menor preço!

Solicite um orçamen-to gratuito pelo

telefone:

(35) 3435-1795

Chaves Codificadas e Serviços de Chaveiro

em Geral 24 horas (35)3435-2511

9961-0200.Rua BenjaminConstant, 306

- Terraplenagem: Serviços com Retroescavadeira e Caminhão

Caçamba, aterro, desaterro, limpeza de lotes, etc.

- Locação de máquinas: Betoneiras, andaimes, compactador, vibrador,

martelete.(35) 3435-4922 / 9951-8067 /

9942-2590

lOC FáCIl lOCAçãO DE Má-qUINAS E TERRAPlENAgEM

CHAvEIRO SERRA lEOA

Caminhão Baú Sider - Temos Ajudantes e Montado-

res de Móveis- Orçamento sem Compro-

misso(35) 3435-3669 (Fixo) / 9962-

6232 (Vivo) / 8455-5898 (Claro) 9173-2683 (Tim)

DIRCEU - FRETES EMUDANçAS DIARISTA

COM REFERêNCIA (35) 3435-2322

Anuncie nos classificados da Gazeta da Cidade.

Ligue:(35) 3435-2081

• Biomédico (01 vaga): Formação Acadêmica em Ciências Biomédicas, desejável experiência em Laboratório e Análises Clinica. Conhecimento em Informática.Atribuições: Realizar atividades técnicas em laboratório, através da análise de exames e ava-liação crítica dos resultados e manutenção de equipamentos. Realizar coleta e análise de ma-teriais específicos de laboratório, sempre que ne-cessário, atendendo aos procedimentos de boas práticas, normas de qualidade e biossegurança.

• Tec. em Laboratório (01 vaga): Curso Técnico em Patologia ou Analise Clinica, desejável experiência em La-boratório e Análises Clinica. Conhecimento em Informática.Atribuições: Atuar com rotina laboratorial, coleta e processamento de amostras. Experi-ência desejada relacionada ao desenvolvimen-to da rotina técnica laboratorial.

• Tec. em Enfermagem (01 vaga): Curso Técnico em Enfermagem, desejável experiência em Laboratório e Aná-lises Clinica. Conhecimento em Informática.Atribuições: Realizar coleta de material/amostras biológicas, provas funcionais, atra-vés da realização de punção venosa ou coleta de amostras; realizar aplicação de Vacinas de acordo com a solicitação; digitar e inspecionar exames realizados pela coleta.

• Atendente (02 vagas): Desejável cursando ensino superior e experiência com atendimento ao publico ou secretaria. Conhe-cimento em Informática.Atribuições: Atender os clientes, efetuando as rotinas conforme a demanda apresentada, visando agilidade e satisfação dos clientes.

• Coordenador Administrativo (01 vaga): Superior completo, desejável especialização, experiência mínima de 5 anos como gestor e disponibilidade para viagens.Atribuições: Coordenar as áreas de Compras, Recursos Humanos, Almoxarifado, Serviços Gerais, assegurando e disponibilizando os recursos necessários ao desenvolvimento das atividades através da definição de metas, vi-sando o atingimento dos resultados organiza-cionais estabelecidos.

PENSOU EM CONSTRUIROU REFORMAR?

Fale com Antonio(35) 8439-2232 /

9885-9884

Page 29: Ed 813

Soul [email protected] (35) 8848-8437 (35) 8848-8478

Vacinação

Maiara [email protected]

A síndrome do coitadismo

29Opinião

Adote um animal!!

www.gazetadacidade.com - De 24 a 30 de maio de 2014

As pessoas ao adquirirem um cão/gato não sabem, ou não ligam para o esquema sério de vacinação pelo qual seus filhotes devem pas-sar. Não importa se eles têm raça ou se são vi-ra-latas, todos eles adoecem igual e precisam do mesmo cuidado.

Todos os filhotes de cães devem ser imu-nizados com 3 doses de vacina múltipla (V8 ou V10), sendo a primeira aplicada com 45 dias de vida e depois com intervalo de 30 dias entre cada uma. Essa vacina protege o animal contra várias doenças que são al-tamente letais em filhotes; destacando uma maior importância na cinomose (doença po-pularmente conhecida como “caída das ca-deiras”), onde o índice de morte é alto, pois a maioria dos animais infectados não con-segue combater o vírus e acaba morrendo, e a parvovirose onde o filhote é acometido por diarreia intensa com sangue e de odor muito mal cheiroso; causando desidratação severa e se o filhote não for encaminhado ao médico veterinário rapidamente pode mor-rer de desidratação e infecção generalizada em 3 dias.

Feito esse esquema de vacinação no cão filhote, quando eles ficarem adultos deverão fazer o reforço da vacina múltipla (V8 ou V10) todos os anos, até o final de suas vidas. Nos idosos é tão importante quanto nos filho-tes, pois a imunidade tende a ficar baixa por conta da idade deixando-os mais susceptíveis a essas infecções.

Muitos proprietários não o fazem por se-rem desinformados, ou porque acham que não é necessário, ou então porque consideram a vacina cara demais. Nesse último caso, por acharem elevado o custo, acabam procurando

em pet shops, agriculturas e agropecuárias a mesma vacina por ser muito mais barata. Es-sas vacinas aplicadas pelo balconista da loja de pets são vacinas nacionais e não propor-cionam imunidade efetiva ao animal; ou seja, mesmo você aplicando as 3 doses no filhote ele pode adoecer. Isso é muito comum na ro-tina da clinica, animais com parvovirose ou cinomose aparecem e quando conferimos a carteira de vacinação observamos essas vaci-nas de qualidade duvidosa.

Portanto a vacinação dos cães e gatos é algo muito mais complexo do que simples-mente aplicar uma injeção, e somente o Mé-dico Veterinário é capaz de avaliar a condição clínica do animal.

O animal passa por uma consulta para vermos se ele não está debilitado e se tem condições de receber a imunização. Quando seu animal adoece mesmo tendo a vacina de agropecuária, o que você economizou não o levando ao médico veterinário perderá, pois o custo do tratamento acaba saindo muito mais caro e o pior preço a se pagar é a morte do seu animal.

Em gatos a vacinação é um pouco diferen-te, porém precisam do reforço anualmente assim como os cães. Devemos lembrar que as duas espécies também precisam receber a dose da vacina de raiva todos os anos.

Procure SEMPRE um médico veterinário, é o único profissional apto a examinar e re-alizar todos os procedimentos relacionados à saúde do pet.

Dra Andréia A. Pasternak de OliveiraDiretora técnica ONG SOUL [email protected]

É natural, quando crianças, vivermos sob as asas e os cuidados de nossos pais. Con-forme o tempo passa, a escola da vida e até mesmo nossos melhores mentores (nossos próprios pais) vão nos mostrando que, para escrevermos nossa própria história, é neces-sário deixarmos de ser coadjuvantes e pas-sarmos a protagonistas das nossas próprias decisões.

Há pouco tempo, por um descuido, me acidentei. Passei por uma cirurgia no pu-nho esquerdo e nesse conturbado momento de minha vida, ao ouvir do próprio médico que ficariam sequelas (perderia alguns im-portantes movimentos), um filme me veio à mente e uma reflexão profunda sobre tudo aquilo que algum dia vivi tomou conta do meu cerne e da minha própria alma.

Lembro como se fosse ontem. Sentado na beira da cama tentando colocar sozinho uma simples camiseta. Levei cerca de 10 minutos para conseguir a tal proeza. Os olhos se en-cheram de lágrimas enquanto o coração en-chia-se de orgulho. Nos primeiros dias, logo depois do acidente, voltei a viver sob as asas de minha mãe, como um pássaro vive seus primeiros dias antes do seu primeiro voo.

Como um pequeno descuido (acidente) pode mudar uma vida?

Passei meses dependendo da ajuda de ter-ceiros, mesmo sabendo que já tinha forças suficientes para andar novamente sozinho. Era cômodo para meu cérebro evitar mo-vimentos e poupar energia quando se pode terceirizar certas tarefas. Porém, meu core business (núcleo de negócio) também esta-va terceirizado e muito por isso minha vida (negócio) estava estagnada. A síndrome do coitadismo já havia tomado conta, estava dependendo dos outros para andar com mi-nhas próprias pernas.

O coitadismo é o veneno mais mortal para aqueles que querem escrever sua pró-pria história. Existem inúmeras pessoas que vivem reclamando da vida, se fazem de coitadas para atrair a atenção e os cuidados alheios. A síndrome do coitadismo acomete boa parte da população, é um veneno nocivo que dilacera corações e destrói vidas.

Conheço inúmeros relacionamentos que vivem sob a sombra do coitadismo. Algu-mas pessoas são capazes de prender sua própria felicidade por medo de destruírem o coração alheio. Essa fraqueza chamada

“coitadismo” é capaz de prender vidas. Ho-mens e mulheres são capazes de usar essa síndrome para prender o coração do cônju-ge. Será que você é uma dessas pessoas?

As mazelas sentimentais, as dores das dificuldades que a vida nos impõe servem como aprendizado. Além disso, servem também como força motriz ou choque men-tal para mudarmos o rumo de nossa própria jornada. Feliz aquele que sabe extrair das suas piores dores motivos suficientes para não desistir da luta.

Nossas desculpas são como muletas. Em vez de nos ajudarem, só atrapalham. Quan-tas pessoas prenderam seu sorriso por medo de fazerem alguém sofrer? Ou melhor, quantos de nós usamos as velhas desculpas ou mesmo terceirizou tarefas de suma im-portância (core business) para o futuro de nossos empreendimentos? Quem vive sob a sombra alheia é porque não tem luz suficien-te para iluminar seu próprio caminho.

O que é melhor para você: deixar sua vida no piloto automático (deixar que outras pes-soas tomem decisões por você) ou assumir de vez o controle sobre sua própria vida e escrever sua própria história?

Para refletir: existia uma linda garota (de-via ter seus 25 anos), durante boa parte de sua vida (sem perceber, ou ao menos dar-se conta do piloto automático que deixou liga-do durante anos) passou anos importantes no fundo de uma cama, sob os cuidados de sua mãe. Um belo dia, por ironia do destino, sua amada progenitora veio a falecer e, sem perceber, ela levantou-se da cama (mesmo depois ter se afundado em lágrimas), colo-cou um sorriso no rosto e passou a andar com suas próprias pernas (viver).

Existem funções em nossa empresa ou vida que não podem (nem devem) ser ter-ceirizadas, pois as mesmas dependem única e exclusivamente de nós mesmos.

Não deixe que as cortinas da vida se fe-chem ou que você veja sua história passar diante de seus próprios olhos antes mesmo de você dar seu próprio show.

E vale a reflexão: “Aquele que vive sob as asas dos outros dificilmente conseguirá alçar seus próprios voos”.

Uma ótima semana, amigos leitores!

Texto extraído do site Portal dos Adminis-tradores, escrito por Leonardo Posich.

Page 30: Ed 813

Lazer30

18h - Meu Pedacinho de Chão

Jonas chama Verônica para escrever um perfil completo sobre ele

19h - Geração Brasil

Clara sente ciúme após elogio de Cadu a Silvia

21h - Em família

Novelas

Jojô chega para entrevistar Davi, e Rita fica apreensiva quando ele fala sobre a Plugar. Manuela faz o seu vídeo para o concurso na sede

da Marra Internacional. Jonas chama Verônica para escrever um perfil completo sobre ele. Dorothy leva Evangelina para falar com

Brian. Manuela recebe uma liga-ção de Fred. Herval assiste à entre-vista do dono da Marra Brasil com uma expressão sombria.

Shirley pede ajuda a Rafaela para separar Luiza e Laerte. Feli-pe descobre que Silvia e Gabriel não estão mais noivos e resolve comemorar se dedicando às reu-niões do Alcoolicos Anônimos. Neidinha se preocupa com a se-gurança de Alice, que insiste em servir de isca para os bandidos. Selma não se conforma ao saber do casamento de Laerte e Luiza e culpa Chica e Helena. Virgílio desabafa com Nando e Cadu, di-zendo que seu casamento com Helena está por um fio. Flavinha fica desconfortável quando Va-

nessa garante que ela será uma fotógrafa mais requi-sitada do que Marina. Cadu elogia Silvia para Cla-ra, que sente uma pon-tada de ciúme.

Palavras Cruzadas

Ferdinando beija Gina à força e diz que a ama

www.gazetadacidade.com - De 24 a 30 de maio de 2014

Ferdinando deixa claro para o pai que não quer se candidatar. Viramundo beija Milita e afirma que irá buscá-la assim que for-

mar sua banda. Ferdinando bei-ja Gina à força e diz que a ama. Juliana chora nos braços de Re-nato quando seus alunos da noite

revelam que não poderão assistir às aulas. Milita ameaça sair de casa se Giácomo não parar de maldizer Viramundo.

Estrogonofe de CamarãoReceita

Mande sua receita: [email protected]

Ingredientes:500 gramas de camarões mé-dios limposUma cebola picadaQuatro colheres (sopa) de man-teigaMeia xícara de purê de tomateDuas colheres (sopa) de suco de limãoUma colher (sopa) de mostardaUma colher (sopa) de molho inglêsUma colher (sopa) de amido de milho Maisena

Uma xícara de creme de leiteMeia xícara de cogumelos cor-tados em fatias1/4 de xícara de conhaqueSal a gosto

Modo de preparo:Tempere os camarões com sal e suco de limão. Reserve. Frite a cebola na manteiga até começar a dourar. Junte o purê de tomate e cozinhe, em fogo baixo, por cerca de qua-tro minutos. Adicione molho

inglês e mostarda. Misture bem. Acrescente os camarões já temperados e cozinhe em fogo alto por três minutos. Deligue.Aqueça uma concha com o co-nhaque, acenda a bebida com um fósforo e despeje sobre os camarões para flambá-los. Jun-te o amido de milho Maisena dissolvida no creme de leite e os cogumelos. Leve de volta ao fogo e mexa até engrossar, mas não deixe ferver.

Page 31: Ed 813

Áries Fará sucesso na hora da conquista. No romance, terá a segurança que tanto sonhou. Profissionalmente, o desejo de ser valorizada tende a crescer. Tome ini-ciativas. É hora de agir de modo prático com relação a dinheiro. Compromissos familiares vão exigir grande parte da sua atenção. Se pretende iniciar uma refor-ma ou fazer reparos no lar, vá em frente!

TouroA vida amorosa recebe uma nova inje-ção de ânimo, mas evite idealizar quem ama. Construa seu romance em bases sólidas. Relações superficiais não terão vez. Bom momento para lançar ideias e iniciar os projetos que tem em mente. Seu tino comercial está aguçado e há boas chances de faturar. Procure dar mais atenção à sua família.

GêmeosÉ forte o desejo de estar junto de quem ama. Um pouco de mistério pode surtir efeito, mas evite segredos sobre os seus sentimentos. A tendên-cia é fugir de qualquer tarefa pesada. Em compensação, poderá se destacar nas profissões com as quais se iden-tifica. Há sinal de melhora nas finan-ças. O astral indica que os vínculos familiares têm tudo para se estreitar.

CâncerA dois, o clima é de comprometi-mento. Não tenha medo de abrir seu coração. Se está sozinha, aguarde sur-presas com um encontro ocasional. Trabalho que exija energia mental vai fluir com facilidade. Encare o futuro com otimismo e invista melhor no longo prazo. Haverá tempo disponí-vel para se aproximar dos familiares.

LeãoRomance com colega de trabalho ou pessoa de destaque social recebe boas energias. No romance, o companhei-rismo vai marcar a relação. Estará mais receptiva às pessoas com quem trabalha. Desenvolva a alegria de produzir em parceria. A paz que vai sentir vai refletir na convivência em família.

VirgemO desejo de liberdade pode falar mais alto. Experimente quebrar a rotina. A paixão vai dar o tempero que estava fal-tando à intimidade a dois. No trabalho, é hora de unir a fé ao senso prático. Fase boa para tentar receber o que lhe devem. Procure curtir mais os parentes e os ami-gos mais chegados. O seu lado protetor vai ganhar espaço nesse período.

LibraVida amorosa instável. Não tente escon-der as suas verdadeiras intenções. Apos-te na sensualidade e tornará essa fase inesquecível. No trabalho, é preciso ser prática neste período. Mudanças na sua rotina podem ser favoráveis. Não deixe que as questões materiais afetem as suas relações. Vai bater forte a necessidade de falar de suas emoções com familiares.

EscorpiãoA dois, estará mais inclinada a quebrar regras. Convém ter cuidado com sua inconstância. Aproveite a energia sexu-al em alta a seu favor. Saberá ajustar-se às pessoas com quem convive com fa-cilidade. Ideal para quem trabalha com o público ou precisa da colaboração de terceiros. Zelar pelos relacionamentos familiares será de extrema importância.

SagitárioIntensifique os contatos com quem ama, principalmente se namora cole-ga de trabalho. Interesses em comum vão fortalecer a relação. No trabalho, há chance de conquistar um pou-co mais de autonomia. Quanto mais liberdade de ação você tiver, mais produtivo será o seu serviço. Estará prestativa com o seu pessoal.

CapricórnioA dois, o desejo de liberdade vai falar mais alto. Se está solteira, paquera com colega de trabalho promete dar alegria. A paixão de fazer o que gosta vai se so-bressair. Dedique-se a uma atividade que lhe dê prazer e veja como tudo melhora. Bom momento de apostar na sorte! Se tem crianças em casa, reserve mais tem-po para brincar.

AquárioNotícias de um amor antigo. Se é ca-sada, ficar em casa com seu par vai se revelar extremamente prazeroso. Crie um clima aconchegante e arrase no sexo! Há chance de descobrir maneiras alternativas de ganhar dinheiro. Traba-lhar em casa ou por conta própria pode ser vantajoso. É um bom momento para mexer com a decoração do seu lar.

PeixesSintonia na relação a dois, mas evite segredos. Romance do passado tem boas chances de ser retomado. Não deixe de explorar suas ideias: mostre do que é capaz. Prosperidade, princi-palmente pra quem trabalha por con-ta. Reconhecer o bem que lhe faz a presença das pessoas queridas é um bom sinal para nutrir esses laços.

horóSCoPo *por João Bidu

Lazer 31

De 26/05 a 01/06/2014

21/03 a 20/04

21/04 a 20/05

21/06 a 21/07

22/07 a 22/08

23/08 a 22/09

23/09 a 22/10

23/10 a 21/11

22/11 a 21/12

22/12 a 20/01

21/01 a 19/02

20/02 a 20/0321/05 a 20/06

“JOÃO, não sei mais o que fa-zer, acho que o meu marido está ficando com a minha mãe. Ele age de maneira estranha quando ela está por perto, fica mandan-do beijinhos como se fosse em código! O que eu faço? Acho que estou ficando louca!”

– Se eles estão mesmo aprontan-do alguma, Rosevania, não deve ser difícil descobrir. Comece a seguir o seu marido, apareça em horários diferentes, visite sua mãe de surpresa... Enfim, depois que existe a suspeita, é muito mais fácil desmascarar um trai-dor! Agora, se ele estiver mesmo tendo um caso com a sua mãe, prepare-se para enfrentar uma enorme barra, porque ele pode ser colocado para fora da sua vida rapidinho, mas ela não vai deixar de ser sua mãe e, por mais que esforce, vão acabar se esbar-rando de vez em quando, valeu?

Papo com João Bidu

Acho que me trai com minha mãe

Fale com o João Bidu: www.joaobidu.com.br

www.gazetadacidade.com - De 24 a 30 de maio de 2014

rodrigo [email protected]

Sobre o 18 de maioNo dia 18 de maio foi come-

morado no Brasil o Dia da Luta Antimanicomial. A luta ou movi-mento antimanicomial é um mo-vimento de oposição aos antigos manicômios , que já ocorre há um certo tempo e representa uma constante luta pelos direitos das pessoas em sofrimento mental.

Antigamente essas pessoas eram internadas em hospitais , excluídas da sociedade e sujeitas a tratamentos desumanos e hu-

milhantes. A luta antimanicomial no Brasil, surge como resposta a esses tratamentos a partir, princi-palmente, da experiência de de-sinstitucionalização da psiquia-tria feita por Franco Basaglia na Itália nos anos 60.

Como resultado desse movi-mento temos a reforma psiquiá-trica definida pela Lei 10216 de 2001. Essa lei tem como diretriz a reformulação do modelo de atenção em saúde mental, subs-

tituindo o tratamento que antes ocorria apenas dentro de um hos-pital fechado, sem possibilidade de saída para uma rede de aten-ção psicossocial estruturada em unidades de serviços comunitá-rios e abertos, como o CAPS , Centro de Atenção Psicossocial.

Contudo, por mais que mudan-ças e avanços tenham ocorrido, a luta continua para que não se perca de vista essa necessidade de zelar por um tratamento mais humano e

mais digno, que valorize as poten-cialidades e possibilidades dessas pessoas, pois ainda hoje existe, o preconceito e a exclusão.

Enfim creio que entender essa

luta seja importante para que possamos melhor entender as pessoas em sofrimento mental. Mandem suas dúvidas para o email da coluna, até a próxima.

Page 32: Ed 813

O AssuntO é...

DiversiDADe culturAl

www.gazetadacidade.com - De 24 a 30 maio de 2014

No último dia 21 de maio, quarta-feira, comemorou-se o Dia Mundial da Diversida-de Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, proclamado pela Assembléia Geral da Or-ganização das Nações Unidas (ONU), em dezembro de 2002. Antes, em novembro de 2001, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) já havia adota-do a Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural, reco-nhecendo, pela primeira vez, a diversidade cultural como “he-rança comum da humanidade”, após considerar sua salvaguarda como um imperativo concreto e ético inseparável do respeito à dignidade humana.

A data tem o objetivo de cons-cientizar a população sobre a riqueza das diversas culturas do mundo, além de aprofundar as reflexões a respeito das opor-tunidades que essa diversidade

cultural pode trazer às socieda-des. Possui ainda a finalidade de mobilizar governos, organi-zações e comunidades para pro-mover a cultura na sua diversi-dade e em todas as suas formas.

A diversidade cultural é essen-cial para o desenvolvimento mun-dial. Ela refere-se aos diferentes costumes de uma sociedade, como, por exemplo, linguagem, culinária, vestimenta, manifesta-ções religiosas, danças, tradições, entre vários outros aspectos.

A diretora geral da Unesco, Irina Bokova, já havia destacado que “no Dia Mundial da Diver-sidade Cultural para o Diálogo e Desenvolvimento, devemos refletir sobre as formas de parti-cipar, humana e concretamente, da construção da tolerância para com as diversas manifestações culturais de todos os países”.

O Brasil, por apresentar uma grande dimensão territorial, re-gistra uma vasta diversidade

cultural, sendo que os principais disseminadores da cultura do país são os colonizadores euro-peus, a população indígena e os escravos africanos. Depois, os imigrantes italianos, japoneses, alemães, poloneses, árabes, en-tre outros, contribuíram para a pluralidade cultural do Brasil.

As regiões brasileiras apre-sentam diferentes peculiarida-

des culturais. No Nordeste, uma das representações da cultura é a dança, como bumba meu boi, maracatu e frevo. A cultura do Centro-Oeste é representada pe-las cavalhadas e procissão do fo-garéu, em Goiás, e pelo cururu, em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Já no Norte do Brasil destacam-se as festas populares, com o maior evento do boi-bum-

bá do país. No Sudeste, as festas populares são de cunho religioso e celebram santos padroeiros, têm congadas, carnaval e peão de boiadeiro. Aspectos culturais de imigrantes portugueses, espa-nhóis, alemães e italianos podem ser encontrados no Sul, onde são celebradas as tradições dos ante-passados em festas típicas, como, por exemplo, a festa da uva.

O Brasil possui ainda grande diversidade culinária espalhada por todas as regiões, sendo que no Nordeste as comidas típicas são representadas pela bucha-da de bode e tapioca. Os pratos principais do Centro-Oeste são os seguintes: galinhada e angu. No Norte, a culinária apresenta uma grande herança indígena, baseada na mandioca e em pei-xes. Já a gastronomia do Sudes-te é muito diversificada, com pão de queijo e feijoada. E o Sul é conhecido pelos churrascos e chimarrão.

Foto: Divulgação