ed 20 boletim da ace

16
JORNAL BOLETIM - O JORNAL QUE TODO MUNDO LÊ - 2ª QUINZENA DE DEZEMBRO DE 2010 - EDIÇÃO 20 DISTRIBUIÇÃO GRATUITA ENTÃO É NATAL! HÁ BASTANTE TEMPO EXISTE CERTA OPOSIÇÃO A QUE SE ENSINE CRIANÇAS A ACREDITAR EM PAPAI NOEL. ALGUNS CRISTÃOS DIZEM QUE A TRADIÇÃO DE PAPAI NOEL DESVIA DAS ORIGENS RELIGIO- SAS E DO PROPÓSITO VERDADEIRO DO NATAL. PAG 08 CONHEÇA A HISTÓRIA DO PAPAI NOEL

Upload: ace-cajamar

Post on 12-Mar-2016

242 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Cebola entrega brinquedos as crianças. Conheça a história do Papai Noel. Tevez longe do Corinthians

TRANSCRIPT

Page 1: ed 20 BOLETIM DA ACE

JORNAL BOLETIM - O JORNAL QUE TODO MUNDO LÊ - 2ª QUINZENA DE DEZEMBRO DE 2010 - EDIÇÃO 20 DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

ENTÃO É NATAL!

HÁ BASTANTE TEMPO EXISTE CERTA OPOSIÇÃO A QUE SE ENSINE CRIANÇAS A ACREDITAR EM PAPAI NOEL. ALGUNS CRISTÃOS DIZEM QUE A TRADIÇÃO DE PAPAI NOEL DESVIA DAS ORIGENS RELIGIO-

SAS E DO PROPÓSITO VERDADEIRO DO NATAL. PAG 08

CONHEÇA A HISTÓRIA DO PAPAI NOEL

JORNAL BOLETIM - O JORNAL QUE TODO MUNDO LÊ - 2ª QUINZENA DE DEZEMBRO DE 2010 - EDIÇÃO 20 DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

ENTÃO É NATAL!ENTÃO É NATAL!

HÁ BASTANTE TEMPO EXISTE CERTA OPOSIÇÃO A QUE SE ENSINE CRIANÇAS A ACREDITAR EM PAPAI HÁ BASTANTE TEMPO EXISTE CERTA OPOSIÇÃO A QUE SE ENSINE CRIANÇAS A ACREDITAR EM PAPAI NOEL. ALGUNS CRISTÃOS DIZEM QUE A TRADIÇÃO DE PAPAI NOEL DESVIA DAS ORIGENS RELIGIO-NOEL. ALGUNS CRISTÃOS DIZEM QUE A TRADIÇÃO DE PAPAI NOEL DESVIA DAS ORIGENS RELIGIO-

SAS E DO PROPÓSITO VERDADEIRO DO NATAL. PAG 08SAS E DO PROPÓSITO VERDADEIRO DO NATAL. PAG 08

CONHEÇA A HISTÓRIA DO PAPAI NOELCONHEÇA A HISTÓRIA DO PAPAI NOEL

Page 2: ed 20 BOLETIM DA ACE

2 JORNAL BOLETIM - 2ª QUINZENA DE DEZEMBRO DE 2010 - EDIÇÃO 20

Mais um ano está chegando ao fim. Com ele levaremos mais experiência, mais alegria, conquistas e algumas coi-sas deixaremos para trás, sem nunca deixar o ânimo e a auto-estima.

Quero agradecer a todos que estiveram ao meu lado nesse período. Muitas coisas aconteceram de bom, muitas ainda virão e com certeza para nos fazer crescer.

Espero que para cada um de vocês, nesse ano, possa ser lembrado de forma positiva e também com experiên-cias que possam somar.

Esse ano a ACE retomou alguns projetos, refez algu-mas parcerias, estreitou a comunicação com a cidade e buscou sempre valorizar o comércio local.

Sempre digo que ‘seremos maiores e melhores com a ajuda de todos’. É com esse espírito de união e associa-tivismo que venho mais uma vez pedir aos consumidores de Cajamar: valorizem o comércio local. Aos empresários: façam parte da ACE e compartilhem suas idéias. Ao poder público: conte com a ACE como uma entidade forte que contribui para o desenvolvimento econômico de Cajamar, dentro de suas limitações.

E a todos: boas festas e que em 2011 nos encontre-mos.

Abigail Fernandes MeylanPresidente da ACE-Cajamar

(Associação Comercial e Empresarial de Cajamar)

E LÁ SE VAI 2010...

ACE INFORMACHARGE DO BOLETIM

http://s180.photobucket.com/home/formaggiogreen/index

FAB

IAN

O f

orm

ag

gio

Boletim Informativo da ACE Associação Comercial e Empresarial de CajamarEd. 20 - 2ª quinzena dez/10 - Tiragem: 5.000 exemplares

Colaboração: Agnaldo Silva e Kátia Silva / Ilustrações: Fabiano Formaggio Produção Jornalística: Amplitude Comunicação Empresarial Ltda.

Direção: Edgar Brito / Revisão Ortográfica: Andresa BritoComercial: Francisco Matias - Tel: 11 9555-8285

Diagramação e Criação: Kit Mídia Publicidade e Propaganda Ltda.

Kit Mídia Publicidade e Propaganda Ltda.Rua José Domiciano de Lima, 292Polvilho - Cajamar - SPTelefone: 11 4448-2353www.kitmidia.com.br

ACE-Associação Comercial e EmpresarialRua Ver. Mário Marcolongo, 207

Jordanésia - Cajamar - SPTelefone: 11 4447-6476

www.acecajamar.com.br

Page 3: ed 20 BOLETIM DA ACE

3JORNAL BOLETIM - 2ª QUINZENA DE DEZEMBRO DE 2010 - EDIÇÃO 20

QUANTO VALE O SORRISO DE UMA CRIANÇA EM FRENTE AO PAPAI NOEL?

MARCOS ALMEIDA, O “CEBOLA”, CONSEGUIU PELO 18º ANO REALIZAR A AÇÃO ENTRE AMIGOS, QUE PERCORRE OS BAIRROS DA CIDADE DE CAJAMAR E MUNICÍPIOS VIZINHOS DISTRIBUINDO BOLAS, BONECAS, CARRINHOS, DOCES E CARINHO ÀS FAMÍLIAS.

SOLIDARIEDADE

Cebola entregando a bola às crianças

Fila de crianças no bairro do Panorama I - Rua Campos do Jordão

“quero muito agradecer

aos amigos, empresários e

políticos, que sem nenhum interesse pessoal, ajudaram na campanha, e que continuam

colaborando com essa ação entre

amigos”.

Marcos Almeida(Cebola)

Em 2010, as distribuições começaram no dia 18. Devido às fortes chuvas, o trabalho foi interrompido, mas ainda no dia 19 foi foi reiniciado, conforme planejado.

O receio de a campanha não ser como nos anos an-teriores foi recompensado pelo esforço dos amigos, que sempre estiveram juntos, dos empresários e de novos par-

ceiros, que aderiram à ação.Com muita seriedade, a

campanha tomou forma du-rante os últimos meses, sem-pre comandada pelo Marcos Almeida, o Cebola, que há 18 anos faz a ação solidária. “Quero muito agradecer aos amigos, empresários e polí-ticos, que, sem nenhum in-teresse pessoal, ajudaram na campanha, e que continuam

colaborando com essa ação entre amigos”.

Cebola convida a todos que colaboraram com a cam-panha, mas ainda não tiveram oportunidade de participar da distribuição dos brinque-dos.

“Tenho muitos amigos que colaboram, mas não con-seguem participar da distri-buição. Para aqueles que não

tiveram a oportunidade, que-ro convidar para nos ajudar e sentir a sensação que é fazer o bem”, �naliza Cebola.

A entrega

Dia 23 de DezembroHorário: 8h30Saída: Rua Constantino

Fco. de Almeida, 40 - Polvi-lho.

Page 4: ed 20 BOLETIM DA ACE

4 JORNAL BOLETIM - 2ª QUINZENA DE DEZEMBRO DE 2010 - EDIÇÃO 20

Em novembro do ano passado, tive a infelicidade de presenciar uma das coi-sas mais tristes da minha vida. Estava de plantão no supermercado Ricoy, numa sexta-feira à noite, em frente à porta principal olhando pra rua, quando, de repen-te, numa fração de segundos, um veículo invadiu a contramão e bateu de frente com um ônibus que vinha no sentido contrário. Duas mortes, duas pessoas feridas (das quais socorri uma delas) e uma porção de transtornos, que se seguiram ao acidente. Fiquei dois dias abalado, com medo de dirigir.

No dia seguinte, apareceram os MORALISTAS de plantão esbravejando contra o gerente do supermercado, dizendo que a culpa do acidente era a entrada e saída de veículos do estabelecimento. Outros diziam que a culpa era da prefeitura, que não coloca lombadas, radares, faróis, faixas, etc.

Estou morando na região desde o ano passado e confesso que estou assusta-do com as coisas que vejo na Tenente Marques. Todos os dias vejo acidentes com motos, ambulâncias subindo e descendo a avenida para atender ocorrências de acidentes e todos os tipos de loucuras realizadas pelos motoristas e motociclistas que por ali passam.

Motoqueiros enlouquecidos fazendo malabarismos com as motos, correndo, fechando os carros, empinando as motos e colocando em risco as vidas dos que estão ao redor. Fico com receio de pedir pizza e recebê-la toda misturada, devido às turbulências as quais elas são submetidas. Motoristas sem paciência que não podem esperar um minutinho e cruzam a avenida na frente de caminhões, mo-tos, ônibus e outros carros que passam em alta velocidade, microônibus de linha fazendo loucuras com passageiros assustados dentro, torcendo pra chegarem vivos em casa.

É claro que o poder público é responsável por gerar segurança à população, sinalizando vias e criando dispositivos de segurança, porém vale lembrar que em comunidades civilizadas, não são necessárias lombadas, radares e similares, devi-do ao nível de educação de seus moradores. Não precisa ser sábio para entender a necessidade de respeitar as leis e o espaço do próximo.

A culpa é de quem? Da prefeitura, do supermercado ou dos MORALISTAS que apontam culpados, sendo que eles próprios precisam ser educados por lombadas, eles mesmos não respeitam vagas especiais de idosos e deficientes, se acham melhores que os outros. Posso citar o exemplo de um dono de bar da região, que só porque gasta uma certa quantia por semana no mercado, acha que pode e deve usar a faixa reservada pra deficientes e ainda ameaça quem o avisa, dizendo que usa mesmo a faixa que não é dele e ainda pode mandar tirar as faixas por que ele é o tal.

Triste realidade, num país evoluído como o nosso, termos que conviver com pessoas arrogantes e desrespeitosas, que vivem com pressa, não pra resolver um problema ou situação urgente, mas simplesmente pra mostrar que são mais fortes que as outras. Tenhamos humildade.

@_jonasllemosJonas Lemos

Taxista de Cajamar

AVENIDA DOS ESTÚPIDOS

O OLHO DA RUACOTIDIANO

CIRO GOMES FICA DE FORA DO MINISTÉRIO DILMA

(Reuters) - O deputado Ciro Gomes (PSB) não vai fa-zer parte do ministério da presidente eleita Dilma Rous-seff, informou à Reuters nesta terça-feira o vice-presidente do PSB, Roberto Amaral.

Ciro havia sido convida-do por Dilma para integrar sua equipe e manifestou aos membros do PSB que gosta-ria de ocupar a pasta da Saú-de. Como a presidente optou por nomear o atual ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT), para o posto, Ciro declinou do convite.

“Ele recusou (o convi-te). Ele prefere esperar para uma segunda oportunida-de. Quando o nome dele foi aventado, ele preferia o Mi-nistério da Saúde, mas como esse ministério já estava com-promissado ele preferiu recu-sar o convite”, disse Amaral.

Ciro Gomes, que coman-dou a pasta da Integração Nacional no primeiro manda-to do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pretendia con-correr à Presidência da Repú-blica neste ano, mas foi de-

sestimulado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que priorizou a candidatura de Dilma.

Amaral, ex-ministro de Ciência e Tecnologia de Lula, estará com Dilma nesta tar-de junto com o governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), irmão de Ciro, para tentar fe-char as indicações do partido, que vai �car com as pastas da Integração Nacional e de Por-tos, acrescida de Aeroportos.

Cid já esteve negociando com Dilma e a presidente

eleita também teve conver-sas com Eduardo Campos, presidente do partido e go-vernador de Pernambuco.

“O governador Cid e eu nos reuniremos com a pre-sidente Dilma para bater o martelo sobre os nomes”, contou.

Para a Integração, o mais cotado é o secretário de De-senvolvimento Econômico de Pernambuco, Fernando Bezerra Coelho, indicado por Eduardo Campos.

Para a secretaria de Portos e Aeroportos concorrem o líder do PSB na Câmara, Már-cio França (SP), e o secretário de Turismo do Ceará, Bismar-ck Maia.

O PSB foi um dos partidos que mais cresceu nas últimas eleições e a partir do ano que vem governará seis Estados. A legenda pretendia obter pelo menos três pastas e vai �car com duas, mesma quan-tidade que tem no governo Lula. Dilma já anunciou 30 nomes dos 37 que compõem o ministério. Por Jeferson Ri-beiro

Deputado pelo PSB não fará parte do ministério

CIRO HAVIA SIDO CONVIDADO POR DILMA PARA INTEGRAR SUA EQUIPE E MANIFESTOU AOS MEMBROS DO PSB QUE GOSTARIA DE OCUPAR A PASTA DA SAÚDE.

Page 5: ed 20 BOLETIM DA ACE

5JORNAL BOLETIM - 2ª QUINZENA DE DEZEMBRO DE 2010 - EDIÇÃO 20

Não, isso não é frase de propaganda para banco 24 horas. Isso é o que, de fato, a internet proporciona. Antigamente para você estar dis-ponível precisava apenas de um telefone celular, para fazer e receber chamadas, hoje o “estar disponível” vai além e depende se você está com acesso á internet, se consegue enviar e receber e-mails, e ainda, se consegue acessar à distância a rede da empresa.

Isso é estar presente em todos os lugares e em todos os momentos. Nos dias atuais é inadmissível que alguém esteja indisponível. Um fator que ajudou muito nesse avanço tecnológico foi a ampliação das áreas de cobertura das operadoras de celulares. Lembro-me ainda quando, em Cajamar, para falar ao celular era necessário ir para o meio da rua ou subir na laje. Uma cena um tanto quanto engraçada. Hoje não, o celular funciona até em subsolos, com acesso á internet e tudo.

Com toda essa tecnologia aquelas frases de “fiquei sem acesso aos meus e-mails” ou “o meu celular ficou sem sinal” estão cada vez mais ultrapassadas. A palavra do momento é MOBILIDADE. Os modelos mais baratos de celulares oferecem acesso à internet, Messenger, Orkut, Twitter, Facebook e as operadoras de celulares estão facilitando isso. Tem empresa oferecendo internet a R$ 0,29 centavos para que o clien-te fique o dia inteiro online. É ou não é uma boa proposta?

Para as empresas, apesar de parecer que o funcionário irá ficar 24 horas se divertindo na internet, ela pode aproveitar muito dessa mobilidade. O modelo de trabalho mais comum hoje em dia é o home office (escritório em casa ou trabalho em casa). Acredite, não há melhor incentivo para um colaborador que realizar oito horas de trabalho na própria residência e isso pode render bons frutos. O funcionário pode acessar a internet, checando e-mails o tempo inteiro e se comunicando com pessoas da empresa através de programas de mensagens ou de voz, como é o caso do Skype. Com acesso remoto ele pode entrar na rede computacional da companhia e utilizar algum documento como se estivesse dentro do próprio escritório.

Resumindo: a tecnologia vem unindo o útil ao agradável. Modelos modernos de trabalho transformam as empresas nas melhores do mer-cado. Pense nisso!

@katiasilva_85Kátia Silva - Jornalista - Diretora da:Amplitude Comunicação Empresarial

EM TODOS OS LUGARES E EM TODOS OS MOMENTOS

ECONOMIATECNOLOGIAJÁ ESTÃO EM CIRCULAÇÃO AS

NOVAS NOTAS DO REALAS NOTAS ENTRARAM EM CIRCULAÇÃO NO DIA 13 DE DEZEMBRO.

A DISTRIBUIÇÃO SERÁ REALIZADA PELOS BANCOS E CAIXAS ELETRÔNICOSAs novas notas do Real te-

rão medidas diferentes: as de 100 reais medem 15,6cm x 7,0cm; e a de 50 reais, 14,9cm x 7,0cm.

Segundo o Banco Central, o custo por milheiro de cada nota é de R$ 238,27 para a de 100 e R$ 247,51 para a de 50, cada nota teve uma variação de + 32,0% e 37,1% respecti-vamente.

Segundo o BC, as notas

tem a mesma duração das anteriores.

As notas antigas continu-arão valendo e serão substi-

tuídas aos poucos, à medida que forem sofrendo o seu desgaste natural.

Page 6: ed 20 BOLETIM DA ACE

6 JORNAL BOLETIM - 2ª QUINZENA DE DEZEMBRO DE 2010 - EDIÇÃO 20

Após o vereador João Missé - PMDB assumir a pre-sidência por dois mandatos consecutivos, o também pe-emedebista Carlinhos da Pa-daria (o vereador mais novo da casa), em seu primeiro mandato, assumirá em 2011.

Com 34 anos, Carlinhos se diz surpreso pela decisão. “De todos os nomes, eu era o menos comentado. Estou no meu primeiro mandato e além de tudo sou o mais novo da casa. A con�ança dos vereadores, do prefeito e meu compromisso com o grupo fez com que eu fosse eleito por unanimidade”.

Carlinhos comenta que o principal objetivo do seu mandato é buscar melhorias para a cidade e analisar os projetos que chegarem a câ-mara.

“É muito importante que o legislativo e o executivo an-dem de mãos dadas. Iremos �scalizar sempre as ações, mas precisamos pensar no bem da população”, enfatizou Carlinhos.

Com a eleição, o PMDB continua na presidência da câmara e ao �nal desse man-dato, completará 6 anos inin-terruptos no comando da casa de leis de Cajamar.

ACE 30 ANOSA Emenda Constitucional nº 66/2010 facilitou a vida dos ex-ca-

sais, que antes deveriam esperar 01 ano após a separação judicial ou 02 após a separação de fato para requerer o divórcio.

Neste ano passou a vigorar mais uma inovação no Direito de Família, que promete diminuir a quantidade de processos cíveis nos Fóruns do país. Isso porque os casais que desejam o divórcio podem o requerer “direto”, sem precisar se separar judicialmente e ainda ficar um ano esperando para dar entrada no processo de divórcio.

Assim, ao invés de dois processos, apenas um é suficiente para por fim ao casamento, evitando uma série de situações embaraço-sas e discussões intermináveis sobre a culpa pela separação, que antes dispunha de duas oportunidades para levar à tona as más lembranças.

Com a mudança, ainda, as ações de separação que foram ajui-zadas antes da criação da EC 66/10 também podem ser convertidas em divórcio, independentemente do período.

Essa novidade jurídica divide opiniões entre os juristas, pois há quem concorde com a celeridade e diminuição de custos que ela proporciona e há quem entenda que dá margem a muitas dúvidas, uma delas é se continua ou não existindo a separação judicial.

Antes havia duas etapas justamente para que os casais tivessem a oportunidade de retomarem o casamento, refletirem por um ano, o que não é possível com o divórcio, pois este extingue de vez o matrimônio. Todavia, como raramente se reconciliavam, a separação prévia perdeu a razão de ser.

Não é mais necessária, inclusive, a apresentação de testemu-nhas, sendo condição para esta ação apenas “estar casado (a)”.

Como toda mudança jurídica, no começo haverá dúvidas, que se solucionarão com o tempo.

O ideal seria que os casamentos fossem pra sempre, com muito entendimento e amor. Mas como não é sempre assim, infelizmente este tema faz parte do cotidiano de nós, operadores do Direito.

FALANDO DE DIREITO

@alfbritoAndresa L. Ferreira de Brito

Advogada, pós-graduada em Direito do Trabalho

A NOVA LEI DO DIVÓRCIO

POLÍTICA

A CÂMARA DOS VEREADORES CONTINUA SOB O COMANDO DO PMDB

Foto: Divulgação

PRESIDENTECarlinhos da Padaria

Orivaldo Carlos Meira - PMDB

Foto: Divulgação Foto: Divulgação Foto: Divulgação

VICE-PRESIDENTEFátima Lima

Fátima Apª de Lima - PSDB

1º SECRETÁRIONeizão

Claudinei Lucio Rodrigues - PSB

2º SECRETÁRIOTonho

Antonio Pedro Martins - PSDB

ELEITO NO ÚLTIMO DIA 15 DE DEZEMBRO O ATUAL VEREADOR CARLINHOS DA PADARIA ASSUMIRÁ A PRESIDÊNCIA DA CÂMARA A PARTIR DE 2011

Page 7: ed 20 BOLETIM DA ACE

7JORNAL BOLETIM - 2ª QUINZENA DE DEZEMBRO DE 2010 - EDIÇÃO 20

ACE 30 ANOSCONSUMIDOR

CELSORUSSOMANO,53,

É DEPUTADO FEDERAL,JORNALISTA E

BACHARELEM DIREITO SAIBA COMO ECONOMIZAR NAS

COMPRAS DE NATALAo se dirigir à loja, peça ao

vendedor para anotar o preço do produto no pedido. Diga-lhe que irá compará-lo com outros esta-belecimentos, para saber quem tem o melhor preço. Geralmente, o vendedor afirma cobrir a me-lhor oferta. Então, após consultar outras lojas, volte àquela que ob-teve o melhor desconto, e, ain-da assim, negocie mais alguma vantagem. Não se preocupe em retornar, várias vezes, às lojas, pois dessa forma você poderá garantir um preço ainda melhor. Recorra também, depois que o vendedor lhe der o desconto, ao gerente, pois ele tem o poder de dar a última cartada. Como refe-rência, saiba que as margens de desconto vão de 5 a 30%.

Importante lembrar que para as compras à vista, os estabe-lecimentos comerciais podem proporcionar um desconto ainda maior. E quem ganha é você Con-sumidor !

Lembre-se: resistir à ansie-dade e adiar as compras para

• imprima e guarde im-presso todos os dados da com-pra: nome do site, produto(s) pedido(s), valor pago, forma de pagamento, prazo de entrega, e o aviso de confirmação desta compra.

Importante: é seu direito ar-repender-se da compra. Você tem o prazo máximo de sete dias para cancelamento de compras efetuadas fora do estabelecimen-to comercial, como na internet ou telefone, a partir de sua assina-tura ou do ato de recebimento do produto, sem qualquer ônus. O produto deve ser devolvido e o consumidor restituído integral-mente dos valores eventualmente pagos. Avise por escrito, através de telegrama com cópia confir-mada, que você está tomando esta medida, amparado pelo arti-go 49, do CPDC.

Pela internet, evite comprar com cartão de crédito num úni-co pagamento, pois, se tiver que cancelar o pedido ou a compra, terá muita dificuldade para rece-ber seu dinheiro de volta. Fique atento em até quantas vezes você poderá pagar sem juros.

Boas comnpras e Feliz Natal!

AINDA VAI FAZER COMPRAS DE NATAL? PESQUISE OS PREÇOS, COMPARANDO AS CONDIÇÕES DE PAGAMENTO, A MELHOR GARANTIA E A REDE DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA.

depois do Natal pode lhe trazer uma grande economia. Uma su-gestão é presentear com um vale presente. Desta maneira, você poderá aproveitar as liquidações de janeiro, que variam de 60% a 70% de desconto. Muitas lojas colocam os produtos com preços menores, em razão de precisa-rem acabar com o que sobrou do estoque do ano anterior.

Mas, existem cuidados que se deve ter:

• exija a Nota Fiscal: é a sua garantia de uma compra segura. Nela deverão constar a identificação completa da em-presa vendedora, e do produto adquirido. Constitui crime contra a ordem tributária não fornecer Nota Fiscal (Amparo Legal: artigo 1º, inciso V, da Lei n.º 8.137, de 27/12/1990 – Pena: reclusão, de dois a cinco anos, e multa);

• exija a garantia do pro-duto, que deve ser preenchida no

momento exato da compra. Deixar de entregá-la é crime, de acordo com o artigo 74, do Código de Proteção e Defesa do Consumi-dor – CPDC – Pena: detenção de um a seis meses ou multa. Junto dessa garantia também deve ser entregue o manual de instruções do produto, assegurando infor-mações corretas, claras, precisas e em língua portuguesa (Amparo Legal: artigo 31, do CPDC);

• guarde o material de publicidade do produto, como o folheto impresso, o anúncio na TV, ou a gravação no rádio. Ele integra o contrato, assegurando o seu direito de exigir o cumpri-mento do que está sendo prome-tido (Amparo Legal: artigo 30, do CPDC);

Atenção: não se esqueça de perguntar se a loja aceita fazer troca do presente, e em quais condições, para o caso de presentear alguém e este pre-

cisar trocar o produto. Peça, por escrito, atrás do cartão de visita da loja, a confirmação de que será aceita a troca. Somente, as-sim, você estará amparado pelo artigo 66, do CPDC, no caso de precisar entrar com uma ação na Justiça.

Se comprar pela internet, veja também:

• se o site não é falso: existe uma chave ou um cadeado fechado do lado direito inferior da tela do computador;

• como o site é um ende-reço virtual, anote as informa-ções que permitam identificar e localizar a sede do fornecedor, como endereço físico, telefone fixo, CNPJ, e Inscrição Estadual, caso seja necessário obter es-clarecimentos ou registrar re-clamações. Verifique também se existem reclamações no Procon. Em São Paulo, acesse o site www.procon.sp.gov.br;

Page 8: ed 20 BOLETIM DA ACE

8 JORNAL BOLETIM - 2ª QUINZENA DE DEZEMBRO DE 2010 - EDIÇÃO 20SEGURANÇA

CONHEÇA A HISTÓRIA DO PAPAI NOEL

Pai Natal (português eu-ropeu) ou Papai Noel (por-tuguês brasileiro) (“Noël” é natal em francês) é uma �-gura lendária que, em muitas culturas ocidentais, traz pre-sentes aos lares de crianças bem-comportadas na noite da Véspera de Natal, o dia 24 de dezembro, ou no Dia de São Nicolau (6 de dezembro). A lenda pode ter se baseado em parte em contos hagio-grá�cos sobre a �gura históri-ca de São Nicolau. Uma histó-ria quase idêntica é atribuída no folclore grego e bizantino a Basílio de Cesareia. O Dia de São Basílio, 1º de janeiro, é considerado a época de troca de presentes na Grécia.

Enquanto São Nicolau era originalmente retratado com trajes de bispo, atualmente Papai Noel é geralmente re-tratado como um homem re-chonchudo, alegre e de barba branca trajando um casaco vermelho com gola e punho de manga brancos, calças

vermelhas de bainha bran-ca, e cinto e botas de couro preto. Essa imagem se tornou popular nos EUA e Canadá no século XIX devido à in�uência do caricaturista e cartunista político Thomas Nast. Essa imagem tem se mantido e re-forçado por meio da música, rádio, televisão e �lmes.

Conforme a lenda, Papai Noel mora no extremo nor-te, numa terra de neve eter-na. Na versão americana, ele mora em sua casa no Polo Norte, enquanto na versão britânica frequentemente se diz que ele reside nas monta-nhas de Korvatunturi na La-pônia, Finlândia. Papai Noel vive com sua esposa Mamãe Noel, incontáveis elfos mági-cos e oito ou nove renas vo-adoras. Outra lenda popular diz que ele faz uma lista de crianças ao redor do mundo, classi�cando-as de acordo com seu comportamento, e que entrega presentes, como brinquedos ou doces, a todos

Papai Noel em seu ritual de ler todas as cartas das crianças

OUTRA LENDA POPULAR DIZ QUE ELE FAZ UMA LISTA DE CRIANÇAS AO REDOR DO MUNDO, CLASSIFICANDO-AS DE ACORDO COM SEU COMPORTAMENTO

os garotos e garotas bem-comportados no mundo, e às vezes carvão às crianças malcomportadas, na noite da véspera de Natal. Papai Noel consegue esse feito anual com o auxílio de elfos, que fazem os brinquedos na o�-cina, e das renas que puxam o trenó.

O personagem foi inspi-rado em São Nicolau Tauma-turgo, arcebispo de Mira na Turquia, no século IV. Nicolau costumava ajudar, anonima-mente, quem estivesse em di�culdades �nanceiras. Co-locava o saco com moedas de ouro a ser ofertado na chaminé das casas. Foi decla-rado santo depois que mui-tos milagres lhe foram atribu-ídos. Sua transformação em símbolo natalino aconteceu na Alemanha e daí correu o mundo inteiro.

Há bastante tempo existe certa oposição a que se en-sine crianças a acreditar em Papai Noel. Alguns cristãos dizem que a tradição de Pa-pai Noel desvia das origens religiosas e do propósito ver-dadeiro do Natal. Outros crí-ticos sentem que Papai Noel é uma mentira elaborada e que é eticamente incorreto que os pais ensinem os �lhos a crer em sua existência. Ain-da outros se opõem a Papai Noel como um símbolo da comercialização do Natal, ou como uma intrusão em suas próprias tradições nacionais. Outros apontam a tradi-ção de Noel como um bom exemplo de como as crianças podem aprender que podem ser deliberadamente engana-das pelos mais velhos, o que ajudaria a ensiná-las a ser cui-dadosas em aceitar qualquer outra superstição ou crença infundada.

Fonte: Wikipédia

QUE DIA NASCEU O MENINO JESUS? Hoje, a data aceita

mundialmente para as fes-tividades natalinas, é 25 de dezembro. Mas nem sempre foi assim.

Nem mesmo os auto-res dos Evangelhos bíblicos estavam muito certos da data do nascimento de Jesus. Por exemplo, das declarações no Evangelho de São Mateus en-contramos escrito que Jesus nasceu nos tempos do Rei Herodes, enquanto no Evan-gelho de São Lucas consta que Ele nascera quando Cirê-nio era governador da Síria, ou mais tarde. Estas duas de-clarações nos oferecem tema para discussão, pois o reina-do de Herodes terminou em 4 a.C. e as autoridades bíbli-cas declaram que o governo de Cirênio foi de 4 a.C. a 1 a.C. e, posteriormente, a 6 A.D.. Outro ponto controverso é a diferença em relação às da-tas em que se teria realizado o recenseamento de popula-ção realizado pelo Imperador romano Augusto, cujo ano é comumente aceito como o do nascimento de Jesus.

Portanto, seria muito difícil para qualquer pessoa elaborar um calendário capaz de dar a data certa do nasci-mento de Jesus. Até mesmo os Santos Patriarcas da Igreja bem como eminentes autori-dades eclesiásticas, por mui-tos séculos, não conseguiram

�xar com exatidão a data de seu nascimento. Os cristãos primitivos celebravam a Na-tividade com um grande fes-tival em maio, ou, por vezes, em abril e, em outras oca-siões, em janeiro. Algumas das mais antigas tradições da Igreja �xavam, em de�nitivo, o 20 de maio como a data certa, enquanto outras insis-tiam em �xá-la a 19 ou 20 de abril.

Hoje, nós já temos o apoio da Ciência para a con-�rmação dos dados apresen-tados. O astrônomo britânico Colin Humprey, professor da Universidade de Cambridge, a�rmou em 1991 que a co-nhecida Estrela de Belém, re-gistrada com absoluta preci-são pelos antigos astrônomos chineses, teria sido um come-ta. Baseando-se nos seus cál-culos, o cometa teria passado pela órbita da Terra 5 anos antes do início da Era Cristã. Apoiando-se nos relatos bí-blicos, Humprey concluiu que o nascimento de Jesus ocor-reu em abril, provavelmente entre os dias 13 e 27.

É certo que, mesmo que seja comprovada a data exa-ta de Seu nascimento, o 25 de dezembro deve continuar como a data o�cial.

Bibliogra�a O Globo (01/11/1991); A Vida Mística de Jesus, Bi-

blioteca Rosacruz I – Editora

Page 9: ed 20 BOLETIM DA ACE

9JORNAL BOLETIM - 2ª QUINZENA DE DEZEMBRO DE 2010 - EDIÇÃO 20 TECONOLOGIA

NOTA FISCAL ELETRÔNICA: QUATRO PASSOS PARA SE REGULARIZAR

NFE DO BRASIL, EMPRESA ESPECIALISTA EM INTELIGÊNCIA FISCAL ELETRÔNICA, DÁ DICAS DE COMO SE PREPARAR PARA EMITIR O DOCUMENTO FISCAL

a Secretaria da Fazenda do Estado em que está situada e consulte a lista de CNAEs (Classi�cação Nacional de Atividades Econômicas). Nela será possível saber se o seg-mento econômico em que a empresa atua já está obriga-da a emitir NF-e.

2 – Após constatar que deve passar a emitir a nota �scal eletrônica, a empresa deve então solicitar no site da mesma SEFAZ a autorização de emissão. Algumas empre-sas são credenciadas automa-ticamente pela Secretaria, po-rém, para a grande maioria, o credenciamento deverá ser feito pela própria companhia. Após esse processo, a autori-zação é dada e a companhia já pode emitir o documento digital.

3 – Paralelamente, a em-presa deve providenciar o certi�cado digital, que irá dar validade jurídica a nota �scal eletrônica que ela emitir. Sem ele não é possível emitir a NF-e, o certi�cado é a garantia

de autenticidade do arquivo eletrônico e a prova de que foi realmente a empresa que realizou o envio da nota para aprovação da Secretaria da Fazenda.

É valido lembrar que o certi�cado digital deve ser adquirido em uma autorida-de certi�cadora credenciada pela ICP Brasil. A pessoa ha-bilitada a fazer essa aquisição é o representante legal da empresa, que deve procurar a certi�cadora com toda a documentação necessária. O processo leva de dois a três dias.

4 - Para emitir a nota �scal eletrônica é necessário esco-lher uma solução inteligente no mercado que permita toda a gestão da nota �scal eletrô-nica e garanta a sua vida útil. É necessário ter os arquivos digitais organizados e em dia para caso a Receita Federal venha auditar a empresa.

A NFe do Brasil, por exem-plo, disponibiliza a solução de NF-e que funciona como uma

espécie Internet Banking. Por meio de um usuário e senha a empresa emite, gerencia e armazena as notas �scais ele-trônicas pelo prazo de 5 anos mais o ano corrente, confor-me a legislação obriga. Nes-te modelo a empresa paga somente por notas emitidas e tem acesso a uma tecnolo-gia de ponta, utilizada pelas maiores empresas do merca-do. “Com o conceito de com-putação na nuvem a solução funciona 100% online, não ocupa espaço em HD e pode ser acessado com segurança de qualquer computador com acesso à internet” comenta Francisco Lobianco, diretor comercial da companhia.

A SEFAZ também dispo-nibiliza uma solução de NF-e para donwload em seu site. No entanto, é necessário �-car atento, a ferramenta não realiza o gerenciamento e o armazenamento dos arqui-vos �scais eletrônicos, sem isso a empresa �ca sob risco de multas.

Por: Kátia SilvaA obrigatoriedade da

emissão da nota �scal eletrô-nica já chegou para todas as empresas, mas a falta de co-nhecimento sobre o projeto SPED e a legislação, faz com que algumas corram riscos de multas, emitindo notas ainda no modelo antigo. Para essas, a autuação é de R$ 50% em cima de cada operação de

venda, valor que pode preju-dicar o andamento dos negó-cios.

Diante desse quadro, a NFe do Brasil preparou algu-mas dicas para que as em-presas possam se regularizar e começar a emissão da nota �scal eletrônica, �cando aten-tas aos riscos com a Receita Federal.

1 – Entre em contato com

Francisco Lobianco, diretor comercial da companhia.

Page 10: ed 20 BOLETIM DA ACE

10 JORNAL BOLETIM - 2ª QUINZENA DE DEZEMBRO DE 2010 - EDIÇÃO 20

NOVA EMPRESA DE TECNOLOGIA DÁ OPORTUNIDADE PARA PEQUENAS E MÉDIAS

ADQUIRIREM TECNOLOGIA DE PONTAGLOBALWEB NASCE COM 450 COLABORADORES, ESCRITÓRIOS EM TRÊS

CIDADES BRASILEIRAS E PRESENÇA INTERNACIONAL

Claudio Pecorari, presidente da GobalWeb

a primeira companhia brasi-leira de peso a surgir basea-da no conceito de ‘compu-tação em nuvem’, ou cloud computing. Todos os progra-mas e softwares rodam na internet, ao invés de ser ins-talados nos computadores dentro dos clientes. O fun-cionamento e a entrega de resultados são assegurados por um rigoroso contrato de nível de serviço (SLA, da si-gla em inglês).

Dessa forma, a Glo-balWeb oferecerá às peque-nas empresas serviços de tecnologia da informação (TI) e governança com alto nível de excelência que atu-almente são privilégio das grandes corporações. “Já as companhias de maior por-te terão uma opção segura de melhorar a administra-ção de sua área de TI, trans-ferindo para a GlobalWeb sistemas que hoje são ad-ministrados internamente e garantindo a disponibilida-de por contrato” comenta Claudio Pecorari, presiden-te da empresa. O leque de produtos e serviços que po-dem ser contratados da Glo-balWeb inclui hospedagem de serviços, terceirização de TI, e-mail e colaboração, consolidação de servidores, armazenamento e backup,

nota �scal eletrônica, service desk, consultoria de imple-mentação para data center e segurança da informação, dentre outros.

Outro diferencial da Glo-balWeb é a ampla oferta de software como serviço (SaaS), modalidade em que os clientes contratam o uso de programas de computa-dor como um aluguel men-sal e pagam de acordo com o uso. Dessa forma, �cam livres de passar por compli-cados - e caros -processos de instalação e de ter de se preocupar com atualiza-ções constantes, pois todo upgrade ocorre automati-camente, sem custos. A Glo-balWeb �rmou acordos com provedores das melhores soluções de SaaS, tais como Symantec, Hitachi e Sales-Force.com. No Brasil, a Glo-balWeb estabeleceu aliança com o UOL Host, que possui o data center mais moderno da América Latina. As ofer-tas incluem aplicações de CRM, ERP, mensageria e se-gurança, dentre outras.

A empresa já conta com revendas pelo Brasil. Interes-sados em conhecer as solu-ções ou tornar-se parceiros da GlobalWeb pode entrar em contato através do site www.globalweb.com.br.

TECNOLOGIA

Por: Kátia SilvaDemocratizar o acesso

aos recursos tecnológicos mais avançados para com-panhias de todos os portes e segmentos de atuação. Essa é a missão da GlobalWeb,

que nasce com mais de 450 colaboradores, atuação in-ternacional e perspectiva de alcançar um faturamento anual de R$ 170 milhões no prazo de cinco anos. A em-presa inicia suas operações

com mais de R$ 30 milhões em contratos já fechados e atendendo clientes por meio de seus escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e nos Esta-dos Unidos. A GlobalWeb é

Page 11: ed 20 BOLETIM DA ACE

11JORNAL BOLETIM - 2ª QUINZENA DE DEZEMBRO DE 2010 - EDIÇÃO 20

RABANADAS COM LEITE CONDENSADO

ESTA RECEITA DE NATAL NÃO PODERIA SER ENVIADA POR NINGUÉM MELHOR QUE ELE

Ingredientes

Corte os pães em fatias e reserve.Coloque o leite e o leite condensa-do numa tigela e mexa com uma colher.Reserve.Coloque os ovos numa outra tigela e bata com um garfo até ficar ho-mogêneoColoque o óleo numa panela média, leve ao fogo alto para esquentar.Coloque algumas fatias de pão dentro da tigela com leite e deixe encharcar por 1 minuto de cada lado.Retire os pães do leite e coloque sobre uma peneira para pingar o excesso de líquido.Retire as fatias da peneira, passe

pelo ovo batido e frite imediata-mente.Frite as fatias por 2 minutos de cada lado, ou até que comecem a dourar.Repita a operação com cada fatia.Retire os pães com uma escuma-deira e coloque sobre papel absor-vente.Reserve.Se o óleo começar a ficar muito sujo, passe por uma peneira for-rada com um pano limpo ou com algodão.Coloque o açúcar e a canela num prato e misture.Envolva cada fatia pela mistura.Sirva a seguir.

Modo de Preparo

3 pães franceses dormidos2 xícaras de chá de leite

1/2 xícara de chá de açúcar1/2 lata de leite condensado

Óleo ( quanto necessário para fritar)

2 colheres de sopa de canela em pó

3 ovos

A rabanada é um doce de origem portuguesa, que costumava ser-servido na ceia de Natal. O prato recebe nomes diferentes em outros estados do Brasil. É da região do Minho, em Portugal, onde cada local tem sua receita própria - rabanada dourada, rabanadas do convento, rabanadas fidalgas, rabanadas de vinho.

Prato obrigatório em todas as mesas, a receita chegou ao Brasil na época da colonização. Passamos a chamá-la de “Fatia de Parida” - ou, mais simplesmente, “Fatia-parida”. Porque dá sustança à mulher, depois do parto. Tudo como registrado por Gilberto Freyre (Açúcar). Na Bahia, segundo Jorge Amado, a receita foi alterada, trocando-se leite de vaca por leite de côco.

DIA DE REISGLOBALWEB NASCE COM 450 COLABORADORES, ESCRITÓRIOS EM TRÊS CI-

DADES BRASILEIRAS E PRESENÇA INTERNACIONAL

O “Dia de Reis” é o dia em que Jesus Cristo se manifesta para outros povos. Diz a tra-dição que foi nesse dia que os Reis Magos viram a Estrela de Belém no céu e foram ao encontro de Jesus que havia nascido há pouco. Neste dia, portanto, comemora-se a visita destes, que vieram do Oriente, para adorar a “Epi-fania do Senhor”, ou seja, o nascimento de Jesus, o Filho por Deus enviado, para a sal-vação da humanidade.

Os reis magos, depois de adorar Jesus, entregaram os presentes: ouro, incenso e mirra. O ouro signi� ca a rea-leza de Jesus; o incenso, sua essência divina; e a mirra, sua essência humana. No retor-no, espalharam a notícia de que havia nascido o � lho de Deus.

Uma das festas tradicio-nais mais singelas celebrada, por exemplo, na igreja orto-doxa, tanto católica quanto russa. Em certos lugares da Europa, o dia é mais solene que até mesmo o Natal.

Tanto é verdade, que em determinados países você ganha presentes no dia 6 de janeiro. Na Espanha, a data é

chamada de Festa de Reis. Na Itália, eles chamam a festa da “Befana”, que é uma velha bruxinha boa que dá presen-te para as crianças. Essa tra-dição é seguida até hoje. Na Itália, ninguém recebe pre-sente no dia 25 de dezembro e, sim, no dia 6 de janeiro. Na Europa inteira é feriado no Dia de Reis. Nesses países, o período do Natal vai até o batismo de Jesus.

Existem determinados presépios espalhados pela Europa, nos quais os Magos são colocados apenas no dia 6 de janeiro, representando a real chegada à manjedou-ra. E o menino Jesus, ao invés de estar deitado, é trocado

por uma imagem de menino maior que está sentado no colo da mãe.

No Brasil, não tem mais o mesmo signi� cado religioso. Apesar da maioria dos bra-sileiros não estar tão ligada quanto os europeus à Festa de Reis, inúmeras comunida-des, principalmente no inte-rior do Brasil, promovem os chamados Reisados ou Folias de Reis. São festas folclóricas que receberam a in� uência das origens européias da ce-lebração, mas que adotaram formas, cores e signi� cados locais próprios de nosso povo, na expressão que virou parte de nossa cultura.

Page 12: ed 20 BOLETIM DA ACE

12 JORNAL BOLETIM - 2ª QUINZENA DE DEZEMBRO DE 2010 - EDIÇÃO 20ESPORTES

TEVEZ LONGE DO CORINTHIANSPODE SER O FIM DO SONHO CORINTHIANO EM TER O JOGADOR DISPUTANDO A LIBERTADORES DE 2011

MANCHESTER, Inglater-ra (Reuters) - O atacante do Manchester City Carlos Tevez desistiu de seu pedido de transferência, disse o clube inglês nesta segunda-feira.

O argentino enviou um pedido de transferência por escrito na semana passada, dizendo que seu relaciona-mento com alguns dirigentes do time tinha se deteriorado.

O City informou em seu site (www.mcfc.co.uk) que manteve conversas que dei-xaram tudo claro entre as partes e que Tevez expressou seu “compromisso absoluto” com o clube.

“Carlos é um jogador de nível internacional cuja con-tribuição desde que se jun-tou ao clube tem sido ines-timável”, disse o técnico do City, Roberto Mancini, em um comunicado.

“Estou satisfeito que pos-samos agora nos concentrar em assuntos somente do fu-tebol e que possamos olhar adiante para Carlos continu-ar a desempenhar um papel signi�cativo na evolução do clube.”

O Manchester City assumi-rá a liderança do Campeona-to Inglês se vencer o Everton ainda nesta segunda-feira.

CIELO É O 1º NADADOR NA HISTÓRIA A UNIFICAR O TÍTULO DOS 100M LIVRE EM MUNDIAIS

CIELO VENCE, UNIFICA OURO DOS 100M EM MUNDIAIS E FAZ HISTÓRIA EM DUBAI

César Cielo provou mais uma vez neste domingo, em Dubai, ser o principal nadador de velocidade da atualidade. O brasileiro não só conquistou a medalha de ouro nos 100m livre, como cravou ainda mais seu nome na história da nata-ção. E não foi por ter melho-

rado ainda mais o recorde da prova no campeonato, agora de 45s74 - o antigo, que já era seu, era de 46s01.

Desta vez, ao tocar a bor-da da piscina nos Emirados Árabes na frente de todos os adversários, o que tem sido comum, Cielo tornou-se o

primeiro nadador a uni�car os títulos mundiais de piscina tradicional (50 metros) e curta (25 metros). Na sexta, já havia feito o mesmo nos 50m livre. O francês Fabien Gilot foi o segundo, com 45s97, e o rus-so Nikita Lobintsev, o terceiro, com 46s35. Fonte: Terra

Page 13: ed 20 BOLETIM DA ACE
Page 14: ed 20 BOLETIM DA ACE

14 JORNAL BOLETIM - 2ª QUINZENA DE DEZEMBRO DE 2010 - EDIÇÃO 20

http

://s1

80.p

hoto

buck

et.c

om/h

ome/

form

aggi

ogre

en/in

dex

CajamarildoCENAS DA CIDADE

JOAQUIM PEREIRA BARBOSA - Desrespeito: a avenida é muito movimentada por ser a principal rota do bairro. Um carro estacionado em local proibido pode prejudicar o fluxo. Na foto acima, o veículo de transporte de valores teve sua vaga utilizada por um veículo comum. ERRADO.

PERD

E TE

MPO

OUTDOORPOLÍCIAMILITARZEZINHOCAJAMARILDOCOMÉRCIONATALDOLARIMOBILIÁRIASEGURANÇATECNOLOGIADOMINGOSCORRIDACLASSIFICADOSENTRETENIMENTO

EM

ENTRETENIMENTO

nha Júnior apresentou, então, asseguintes propostas:- Projeto de Lei n. 1/60, sobre o can-

celamento de impostos e taxas devidos pelos contribuintes de Cajamar, escritu-rados no município de Santana de Par-naíba em 1959.

- Projeto de Lei n. 2/60, sobre a de-nominação de Rua Raimundo Antonio Ro-cha ao beco situado em Cajamar entre os números 50 e 62 da Rua Rui Barbosa.

- Requerimento n. 1/60, solicitando ao prefeito informações referentes à si-tuação política e financeira do município. Concluindo seu pedido de informações, argumentava:

“Solicito estas informações ao Exmo. Sr. Prefeito, para assim poder estar cien-te da situação política e financeira deste Município recém instalado, que mere-ce de cada um dos nobres vereadores todo o carinho, esforço e dedicação no desempenho deste mandato outorgado pelo povo cajamarense, portanto aguar-do dentro das normas estabelecidas por Lei as informações solicitadas.”

- Indicação n. 1/60, solicitando do Poder Executivo o serviço de iluminação pública.

- Indicação n. 2/60, solicitando a reti-rada das placas indicativas para Cajamar na altura do km 33 da Via Anhangüera.

Você Sabia ?QUAIS FORAM AS PRIMEIRAS INICIATIVAS DA CÂMARA DOS VEREADORES EM SUA PRIMEIRA SESSÃO DA HISTÓRIA?

Gino Rezaghi (vereador/presidente), Islon Francisco Toledo (vereador), Antonio Garrido (prefeito), João Cardoso (vereador), Joaquim Alves de Castro (vereador) e Tobias Nogueira (funcionário)

A primeira sessão ordinária foi re-alizada no dia 11 de janeiro de 1960, e teve como pauta inicial as seguintes questões:

- Formação das Comissões;- Local para o funcionamento da Câ-

mara;- Outros assuntos concernentes à

instalação da Câmara.Além dos trabalhos das comissões,

cada vereador também podia apresentar suas próprias iniciativas, e estas podiam ser encaminhadas ao presidente da Câ-mara na forma de indicações, projetos e requerimentos.

O vereador Antonio da Silva Esparri-

CLIMA DE NATAL

Fonte: Livro: Trajetória e lutas

Page 15: ed 20 BOLETIM DA ACE

15JORNAL BOLETIM - 2ª QUINZENA DE DEZEMBRO DE 2010 - EDIÇÃO 20

CLASSIFICADOS

APTO POLVILHO 1 Dorm, Sala, Cozinha, Banheiro,

Lavanderia, 1 Vaga. Lazer: Playground, Piscina Adulto e

Infantil, Sauna, Quadra. Portaria 24hs

Financia pela Caixa. R$ 67.000,0011 4408-5914

ALPES DE CAJAMAR2 dormitórios, 1 sala c/ varanda, cozinha azulejada, 1 banheiro, 1 vaga p/ carro, R$ 90.000,00

(aceita financiamento)(11) 4447-4282 (11) 7459-8118

APTO JORDANÉSIA2 Dorm, Sala, Cozinha, Banheiro, Lavanderia, 1 Vaga. 60m2. Lazer: Churrasqueira, Playground, Piscina

Adulto e Infantil. Financia pela Caixa.

R$ 135.000,0011 4408-5914

POLVILHO 2 Dorm, Sala, Cozinha, Banheiro,

Lavanderia, 1 Vaga. 58m2. Lazer: Playground, Piscina Adulto

e Infantil, Sauna, Quadra.Portaria 24hs

Financia pela Caixa. R$ 97.000,0011 4408-5914

JARDIM PRIMAVERA125 m²

R$95.000,00

MOTO HONDAXR 200 moto de trilha,

nota fiscal - R$ 2.950,00 F. 7880-3298

A-3 aspirado gasolina 2002 prata 1.8

4p completo 28.900,00Tel: 4408-5562 / 4448-4568

BERLINGO GLX gasolina 2001 cinza 1.8 4p

completo 17.900,00Tel: 4408-5562 / 4448-4568

C-3 glx gasolina 2006 preto 1.4 4p

completo 25.500,00 Tel: 4408-5562 / 4448-4568

CELTA LIFE flex 2008 vermelho 1.0 2p

19.900,00 Tel: 4408-5562 / 4448-4568

CORSA SEDAN gasolina 2002 verde 1.0 4p lt.

16.500,00Tel: 4408-5562 / 4448-4568

KADETT GL gasolina 1996 branco 2.0 2p

9.500,00 Tel: 4408-5562 / 4448-4568

MERIVA MAXX flex 2006 vermelha 1.8 4p

completa 32.900,00Tel: 4408-5562 / 4448-4568

VECTRA GL gasolina 1997 vermelho 2.0 4p

dh. ve. te. al. 15.900,00 Tel: 4408-5562 / 4448-4568

S-10 ADVANTAGE flex 2009 preta 2.4 4p completa

52.000,00 Tel: 4408-5562 / 4448-4568

S-10 cab simp gasolina/gnv 2001 preta

2.4 2p dh. al. te 25.000,00 Tel: 4408-5562 / 4448-4568

DOBLO FIRE gasolina 2002 verde 1.3 4p dh.ve.

te 24.500,00 Tel: 4408-5562 / 4448-4568

PALIO HLX flex 2006 vermelho 1.8 4p

completo 25.900,00 Tel: 4408-5562 / 4448-4568

PALIO EX gasolina 2000 verde 1.0 2p ve. al.

te. lt. dt. 12.000,00 Tel: 4408-5562 / 4448-4568

PALIO 16V gasolina 1996 azul 1.6 4p dh. ve.

te. al. 11.500,00 Tel: 4408-5562 / 4448-4568

PALIO EDX gasolina 1997 verde 1.0 4p ve. te.

lt. dt 10.900,00 Tel: 4408-5562 / 4448-4568

SIENA CELEBRATION fire gasolina 2010 vermelho 1.0

4p completo 28.900,00 Tel: 4408-5562 / 4448-4568

STILO SCHUMACHER gasolina 2006 preto 1.8 4p completo + teto 39.000,00

Tel: 4408-5562 / 4448-4568

STILO CONECT flex 2007 preto 1.8 4p completo

34.900,00 Tel: 4408-5562 / 4448-4568

STRADA TREKKING flex 2010 prata 1.4 2p dh. ve. al.

te. 35.900,00 Tel: 4408-5562 / 4448-4568

STRADA ADVENTURE flex 2006 preta 1.8 2p completa

28.500,00 Tel: 4408-5562 / 4448-4568

UNO MILLE SX gasolina 1997 azul 1.0 4p ve. lt.

dt 9.500,00 Tel: 4408-5562 / 4448-4568

UNO MILLE FIRE flex 2008 prata 1.0 2p lt. dt

19.900,00 Tel: 4408-5562 / 4448-4568

ECOSPORT XLS flex 2007 cinza 1.6 4p completa

35.900,00 Tel: 4408-5562 / 4448-4568

F 1000 cab simp diesel 1990 preta 3.9 2p

dh.al. 30.000,00 Tel: 4408-5562 / 4448-4568

CARGO 815E diesel 2006 branco 2p dh.

69.900,00 Tel: 4408-5562 / 4448-4568

CIVIC EX aut gasolina/gnv 1999 branco 1.6

4p completo 16.900,00 Tel: 4408-5562 / 4448-4568

SPRINTER CDI 313 turbo diesel 2005 branca 2.8 4p

dh. ve. 49.900,00 Tel: 4408-5562 / 4448-4568

PAJERO IO 4X4 gasolina 2000 prata 2.0 4p

completa 28.900,00Tel: 4408-5562 / 4448-4568

206 HATCH

gasolina 2000 prata 1.6 4p completo 16.500,00

Tel: 4408-5562 / 4448-4568

206 HATCH gasolina 2002 prata 1.0 2p dh. te.

al. lt. dt 16.900,00 Tel: 4408-5562 / 4448-4568

CLIO RN gasolina 2000 azul 1.0 4p ve. te.

lt. dt 13.900,00Tel: 4408-5562 / 4448-4568

FLEX 2009 prata 1.6 4p completo 41.000,00

Tel: 4408-5562 / 4448-4568

GOL CLI

gasolina 1995 azul 1.6 2p al. te. 10.500,00

Tel: 4408-5562 / 4448-4568

GOL 16V gasolina 1999 vermelho 1.0 4p lt.

dt 12.900,00 Tel: 4408-5562 / 4448-4568

GOL G4 flex 2006 preto 1.6 4p completo

25.500,00 Tel: 4408-5562 / 4448-4568

Tel: 4408-5562 / 4448-4568

COLINAS DA ANHANGUERA

04 dorms / sala / cozinha / copalavanderia / salão

R$160.000,00Tel: 4408-5562 / 4448-4568

JORDANÉSIA2 dormitórios, sala, cozinha,

banheiro, Garagem 2 carros + 3 cômodos com lavanderia R$

140.000,00 (aceita financiamento)(11) 4447-4282 (11) 7459-8118

CONDOMÍNIO RENASCER3 dormitórios (1 Suite), sala,

cozinha, banheiro, área de lazer, Garagem 2 carros R$ 185.000,00

(aceita financiamento)(11) 4447-4282 (11) 7459-8118

JORDANÉSIA - CENTRO3 dormitórios, sala, cozinha, banheiro, lavanderia, quintal,

jardim, vaga p/ carros, R$ 580.000,00 (aceita financiamento)

(11) 4447-4282 (11) 7459-8118

PORTAL DOS IPÊSSobrado, 3 Dorm, sendo 1 suíte, Banheiro Social, Hall, Sala Estar / Jantar, Cozinha, Lavabo, Área

de Serviço, Garagem p/ 2 carros, Quintal gramado, Piscina, Portão Automático. Aceita Financiamento

Bancário. R$ 230.000,0011 4408-5914

PONUNDUVA1.000m2 com energia e fossa. 2 cômodos sem acabamento.

Escritura definitivaR$ 35.000,0011 4408-5914

JD PRIMAVERA5 X 26= 131m2 / Quitado. Plano.

R$ 32.000,0011 4408-5914

LOTE INDUSTRIAL NO POLVILHO

7.700m2. R$ 300,00/m2Plano, frente para a avenida.

11 4408-5914

PORTAL DOS IPÊS II187m2, 9,30m X 20m

R$ 69.000,00 + 52 parcelas R$ 440,00

11 4408-5914

PORTAL DOS IPÊS II197m2, 10,30 de frente. R$

45.000,00 + 88 parcelas de R$ 472,00

11 4408-5914

JARDIM PANORAMATerrenos para venda parcelado

com pequena entrada!!Tel: 4408-5562 / 4448-4568

POLVILHO - CAJAMAR5.000m² - R$ 300,00 por m²

Topografia: Plano Terraplenado,(11) 4447-4282 (11) 7459-8118

JORDANÉSIA - CAJAMAR17.000m² - Valor total R$

2.500.000,00Topografia: Plano, suave declive

para rua(11) 4447-4282 (11) 7459-8118

VÁRZEA PAULISTA25.000m² - R$ 80,00 por m²

Topografia: Plano, suave aclive para rua

(11) 4447-4282 (11) 7459-8118

TERRENO PARCELADOEntrada R$ 20.000,00 e parcelas a partir de R$ 785,00 sem juros.

370m2. Plano.11 4408-5914

VÁRZEA PAULISTA2.500m² - R$ 60,00 o m²

Topografia: suave aclive para rua(11) 4447-4282 (11) 7459-8118

VÁRZEA PAULISTA2.000m² - R$ 80,00 o m²

Topografia: Plano, Terraplenado(11) 4447-4282 (11) 7459-8118

JORDANÉSIA - CAJAMAR175.000m² - R$ 80,00 o m²

Topografia: Plano, suave aclive / declive para rua (11) 4447-4282 (11) 7459-8118

FAZENDINHA768m² de construção, area administrativa, refeitório,

vestiários, área nos fundos, local de fácil acesso R$ 9.216,00

(mensal)(11) 4447-4282 (11) 7459-8118

FAZENDINHA1.000 m²

R$10,00 o m²Tel: 4408-5562 / 4448-4568

FAZENDINHA330 m²

R$ 3.500,00Tel: 4408-5562 / 4448-4568

FAZENDINHA2.400 m²

R$ 10,00 m²Tel: 4408-5562 / 4448-4568

JORDANÉSIA1100m² de área util, topografia (plano), Km 39 Anhanguera R$

5.000,00 (mensal)(11) 4447-4282 (11) 7459-8118

POLVILHO432m² de área util, topografia

(plano), Av. Tenente Marques R$ 1.500,00 (mensal)(11) 4447-4282 (11) 7459-8118

POLVILHO1000m² de área util, topografia (plano), Av. Tenente Marques R$

3.000,00 (mensal)(11) 4447-4282 (11) 7459-8118

POLVILHO com amplo estacionamento

R$ 700,00Tel: 4408-5562 / 4448-4568

GOL COPA G4 flex 2006 amarelo 1.6 4p dh.lt.

dt.roda som 25.500,00 Tel: 4408-5562 / 4448-4568

GOLF FLASH flex 2006 preto 1.6 4p completo

32.900,00 Tel: 4408-5562 / 4448-4568

POLO HATCH flex 2007 prata 1.6 4p completo

32.900,00 Tel: 4408-5562 / 4448-4568

SANTANA MI gasolina 1999 vermelho 2.0 4p al.

te. lt. dt 17.500,00Tel: 4408-5562 / 4448-4568

Page 16: ed 20 BOLETIM DA ACE

16 JORNAL BOLETIM - 2ª QUINZENA DE DEZEMBRO DE 2010 - EDIÇÃO 20

@lucianopiresLuciano Pires

www.portalcafebrasil.com.br

LIMUSINE

- Meu caro, onde você disse “valor”, quis dizer “preço”.

Em seguida dei-lhe uma aula:

“Valor e preço são coisas diferentes, quer ver? Após uma viagem acidentada e cansativa você chega ao aeroporto de Cumbica. Seu carro, é claro, está no aeroporto de Congo-nhas. Você tem algumas esco-lhas: pode, por exemplo, tomar um ônibus circular até o Tatua-pé, de onde pegará outro para Congonhas. O preço é cerca de R$ 7,00 e o deslocamento leva-rá no mínimo uma hora e meia. Você também pode optar pelo Airport Bus Service, direto de Cumbica para Congonhas. Gas-tará uns R$ 40,00 e levará 50 minutos. Se preferir um taxi, pa-gará no mínimo R$ 120,00 e le-vará uns 45 minutos. Mas você poderia alugar uma limusine pagando R$ 1.000,00. Levaria um pouco mais de tempo que o taxi, mas que conforto!

Resumindo, dá pra fazer Cumbica - Congonhas gastando R$ 7,00, R$ 40,00, R$ 120,00 ou R$ 1.000, 00.

Levar você de onde você não quer estar para onde você

LUCIANO PIRESÉ PALESTRANTE,

ESCRITOR ERADIALISTA

“Tenho proposta de outro palestrante por um terço do valor que você pediu!” Era o comprador de uma grande empresa durante concorrência para uma série de palestras que eles queriam contratar. Eu já havia esgotado meus argumentos lógicos e o que fiz foi corrigir o sujeito:

OPINIÃO

quer estar é a corrida, qualquer um faz, só varia o preço. E cá entre nós, uma corrida entre Cumbica e Congonhas não vale R$ 120,00, muito menos R$ 1.000,00. Mas você não está comprando só ‘uma corrida’. É o quanto de rapidez, conforto e segurança você deseja que determinará o valor da corrida. Para um mochileiro com pouco dinheiro, enfrentar várias para-das, ônibus sem conforto, car-regar a bagagem e sujeitar-se a atrasos gastando apenas R$ 7,00 é um ótimo negócio. Mas para um empresário buscando rapidez, conforto e segurança, não. Dependendo das circuns-tâncias, R$ 120 ou até mesmo os R$ 1.000,00 podem ser aceitáveis.

Quem compra uma palestra apenas para preencher uma ja-nela num evento ou entreter as pessoas enquanto não chega a

hora do jantar, está comprando “uma corrida”, um serviço co-mum, sujeito a leilões. Dá para escolher o mais baratinho. E aí eu fico caro, pois não vendo pa-lestras.

O que eu vendo é a habili-dade de transformar 17 anos de educação formal, 30 anos de experiência profissional, 54 anos de experiência de vida, centenas de livros lidos, cinco livros escritos, muitos sucessos e muitas quebradas de cara, viagens inusitadas e milhares de reuniões e reflexões, numa argumentação capaz de encan-tar a platéia e levá-la a agir de forma a atender aos objetivos de quem me contratou, trazen-do resultados para seu negó-cio. A palestra é apenas o pro-cesso de entrega. Uma corrida.Se você quer preço, experimen-te o ônibus comum. Se quer um pouco mais de conforto, expe-rimente o Airport Bus Service. Mas se você busca algo criativo, excepcional, único e sensorial, que marque definitivamente, não tem jeito: tem que ser de limusine. E essa experiência eu vendo.”

Não ganhei a concorrência. O comprador só conseguia en-tender preço.

Foi de ônibus.