boletim anoreg/rj - ed. 07

6
ANOREG/RJ Associação dos Notários e Registradores do Estado do Rio de Janeiro Ano I . Edição 07 . Dezembro 2011 www.anoregrj.com.br Selo eletrônico em processo de IMPLEMENTAÇÃO ANOREG fecha 2011 com METAS cumpridas PLANO estratégico para 2012 INOVAÇÃO: CURSO DE ATUALIZAÇÃO E FORMAÇÃO DE PREPOSTOS EQUIPE ANOREG: PROFISSIONALISMO E DEDICAÇÃO

Upload: anoregrj

Post on 04-Mar-2016

241 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Boletim ANOREG/RJ - Ed. 07

TRANSCRIPT

ANOREG/RJAssociação dos Notários e Registradores do Estado do Rio de Janeiro

Ano I . Edição 07 . Dezembro 2011

www.anoregrj.com.br

Selo eletrônico em processo de IMPLEMENTAÇÃO

ANOREG fecha 2011 com METAS cumpridas

PLANO estratégico para 2012

INOVAÇÃO: CURSO DE ATUALIZAÇÃO E FORMAÇÃO DE PREPOSTOS

EQUIPE ANOREG:PROFISSIONALISMO

E DEDICAÇÃO

02

ANOREG/RJ

BOLETIMANOREG / RJAno I . Edição 07 . Dezembro 2011

Escrevo o último editorial do ano com o sentimento de dever cumprido e muitas e boas expectativas para o ano de 2012.

Durante a campanha, tomamos o cuidado de pontuar todas as nossas propostas. O objetivo foi dar transparência e legitimidade ao nosso mandato. Um dos tópicos mais importantes foi a definição de um modelo de gestão contábil e jurídica realizada dentro de padrões pautados pela ética, seriedade e com as devidas prestações de contas. Entendemos que os valores apurados pela ANOREG/RJ pertencem aos Associados e todos aqueles que representamos. Por esta única razão, os recursos devem ter a sua utilização feita de forma organizada e no atendimento ao pleito da maioria.No que tange aos esforços de representatividade, a ANOREG fecha o ano de 2011 com uma nova imagem perante o Judiciário e as várias entidades e instituições com as quais se relaciona como, por exemplo a ABADI, SECOVI RIO, FIRJAN, OAB, TRT, ABAMI, FGV, IBMEC, dentre outras. Esta construção de uma nova imagem é o resultado do esforço constante da nossa equipe e de contratados no sentido de estabelecer novas parcerias, convênios e criar canais de relacionamento com os inúmeros públicos de nosso interesse.

Outra conquista que muito nos orgulha foi poder receber todas as demandas, independente se oriundas de cartórios do interior ou da capital, e encaminhá-las de forma rápida, ágil e visando o interesse do solicitante ou do grupo representado. Também criamos comissões específicas, com o apoio de colegas, a fim de estabelecer grupos de estudo e de relacionamento com os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Houve ainda empenho na busca do ressarcimento integral dos atos gratuitos, na recomposição da tabela de emolumentos, exame acurado do seguro obrigatório de responsabilidade civil, negociação com as seguradoras e, principalmente, a divulgação do ônus que as gratuidades representam e os aspectos sociais correlatos.

Criamos na sede da ANOREG uma sala para uso de Associados do interior quando na capital. Queremos que todos sintam-se à vontade tanto para trabalhar no local como para nos encaminhar questões de interesse.

Na área de atendimento, colocamos em ação, numa parceria com o TJRJ, o projeto de erradicação do sub-registro percorrendo regiões nas quais existe a deficiência. Estabelecemos ainda inúmeros convênios com outras associações e empresas para troca de tecnologia (sistemas/software) assim como para a negociação do fornecimento de produtos e serviços para os Associados, em especial, aqueles que se encontram no interior do Rio.

E, para finalizar, o início de 2012 terá algumas novidades como a intranet, um plano de vantagens e serviços para os Associados, inclusive aqueles que ingressarem nos nossos quadros, uma extensa agenda de cursos e palestras na ENOREG e o Curso de Atualização e Formação de Prepostos com a cerificação da FGV, disponível para leitura nesta edição.

Chamo a atenção de todos para o projeto de lei 1.132/11 apresentado pelo SINOREG, sem o conhecimento da ANOREG, reivindicando parte da verba gerada pelos atos de notas e registros públicos como a exemplo do que é feito com as caixas de assistência aos Magistrados do Rio, do Ministério Público, dos Procuradores do Estado, da Defensoria Pública e da própria ANOREG. Este fato mostra a verdadeira intenção do SINOREG e que diverge, completamente, dos propósitos de uma entidade que diz representar a nossa categoria em conjunto com a ANOREG/RJ.

Em nome dos diretores e funcionários da ANOREG desejo a todos um ótimo fim de ano. Muita paz e harmonia.

Cordialmente,

Renaldo BussièrePresidente da ANOREG/RJ

Prezados

leitores,Renaldo

Bussière

03

ANOREG/RJ

BOLETIMANOREG / RJAno I . Edição 07 . Dezembro 2011

Entre as aulas realizadas na sede da ANOREG,

debates sobre a importância dos registros dos

contratos de locação de imóveis. Estiveram

presentes personalidades ilustres como os

desembargadores Fernando Cerqueira Chagas e

Sylvio Capanema

O Dia do Notário

e do Registrador, 18 de

novembro, foi

comemorado no evento "A

Sociedade faz Justiça",

realizado na

Maison Cascade,

em Niterói

fecha o ano com metas cumpridas e plano estratégico para 2012

ANOREG

s t e a n o re p re s e n t o u p a ra a A N O R E G / R J , s e u s d i r e t o r e s , associados e funcionários um período de adequação à novos valores e procedimentos de gestão. Além da

organização da agenda orçamentária que resultou numa melhor utilização dos recursos financeiros em áreas cruciais na estrutura da entidade como assessoria jurídica, contábil e sistemas, aconteceu ainda o incremento das atividades da ENOREG. Uma das metas da diretoria que tomou posse em fevereiro de 2011 foi equilibrar e sanear o orçamento da instituição.

As aulas realizadas na sede da Entidade contaram com a participação de p e r s o n a l i d a d e s i l u s t r e s c o m o o s desembargadores Fernando Cerqueira Chagas e Sylvio Capanema num debate sobre a importância dos registros dos contratos de locação de imóveis. Outro encontro que teve a presença de Associados, advogados e alunos da Escola foi a palestra sobre alienação fiduciária de imóveis com o advogado Melhim Namem Chalhub que, na ocasião, foi homenageado pelo diretor da Escola, José Antônio Marcondes.

As ações de parceria também foram desenvolvidas pela presidência e diretores. Uma delas merece registro pois vai ao encontro dos esforços feitos pelo CNJ-Conselho Nacional de Justiça, através da Comissão Especial para Gestão Documental Extrajudicial, criada para reorganizar e sistematizar os documentos cartoriais. Durante uma solenidade foi assinado um termo de parceria com a ARISP - Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo para a cessão do sistema, já em operação no estado de São Paulo, de registro e divulgação das transações imobiliárias nos cartórios do estado. Este evento teve a presença dos juízes do CNJ Antônio Carlos Alves Braga e Marcelo Martins Berthe.

ENo campo das ações sociais, representantes da ANOREG estiveram presentes no evento de entrega dos primeiros títulos de propriedade no Cantagalo, uma das primeiras comunidades escolhidas pelo Governo do Estado para fazer parte do programa de regularização fundiária urbana inserido na Lei Minha Casa Minha Vida.

O tabelião José Mauro Cavalcante realizou o primeiro casamento civil entre pessoas do mesmo sexo em agosto deste ano num reflexo do reconhecimento pelo STF das uniões homoafetivas.

As atividades de Relações Públicas também estiveram na pauta. O Dia do Registrador Civil foi comemorado num encontro com a participação de registradores de todo o estado e do Deputado Estadual Wagner Montes, autor da lei que criou o Dia do Registrador Civil, comemorado em 13 de julho. O Dia do Notário e do Registrador, 18 de novembro, foi comemorado no evento "A Sociedade faz Justiça", realizado no dia 10 de novembro, na Maison Cascade, em Niterói. Representantes da ANOREG e tabeliães do estado foram homenageados durante o evento que teve, na solenidade de abertura, um discurso proferido pela desembargadora Norma Quintes no qual define a atuação destes profissionais como "a garantia de atos e negócios dotados de publicidade, lisura, transparência, e que são juridicamente eficazes e seguros, sendo que, embora realizados em caráter privado, também o são a título público, de maneira a consistirem em segura âncora do barco".

O p lane jamento de 2012 fo i desenvolvido de forma a dar continuidade às ações deste ano e, principalmente, concluir as propostas apresentadas na campanha pela presidência da casa.

Um dos projetos de maior relevância é a criação do Curso de Atualização e Formação de Prepostos.

Governo do Estado e a ANOREG

iniciaram o projeto de regularização

fundiária no Cantagalo

04

ANOREG/RJ

BOLETIMANOREG / RJAno I . Edição 07 . Dezembro 2011

O Juiz da vara de Registros

Públicos, Fernando

Cerqueira Chagas,

empossado

desembargador pelo

Órgão Especial do Tribunal

de Justiça do Rio, dia 30

de maio

O Sr. Adauto Amorin, de 73 anos, um dos

moradores mais antigos do Cantagalo,

recebe seu título de propriedade do

presidente da ANOREG, Renaldo Bussière

O primeiro casamento civil entre pessoas do

mesmo sexo aconteceu em agosto num reflexo

do reconhecimento pelo STF das uniões homoafetivas

Os juízes do CNJ Antônio Carlos Alves Braga e Marcelo Martins

Berthe com Renaldo Bussière em solenidade quando foi assinado

termo de parceria com a ARISP - Associação dos Registradores

Imobiliários de São Paulo

No dia 23 de agosto, Dr. Melhim

Namem Chalhub foi

homenageado pelo diretor da

ENOREG, José Antônio Marcondes,

após ministrar palestra sobre

alienação fiduciária de imóveis

O Deputado Estadual Wagner Montes, autor

da lei que criou o Dia do Registrador Civil,

comemorado em 13 de julho, participou de

solenidade na ANOREG/RJ e reafirmou

compromisso com a categoria

Flauzilino Araújo dos Santos e Renaldo Bussière firmaram o acordo que prevê o uso de novas tecnologias na modernização dos serviços cartoriais

Inauguração da Sala do Associado

em 4 de abril de 2011

05

ANOREG/RJ

BOLETIMANOREG / RJAno I . Edição 07 . Dezembro 2011

Curso de atualizaçãoANOREG/RJ inicia, em março de 2012, um curso voltado para a atualização dos funcionários que já atuam nos vários segmentos cartorários e,

principalmente, para a formação de futuros prepostos. A especialização exigida dos profissionais deste mercado é cada vez maior e caminha, paralelamente, ao aumento da demanda por mão de obra graduada.

Serão 30 módulos de 25 minutos cada gravados em alta definição e com o uso de recursos audiovisuais e ferramentas de interatividade. O objetivo é disponibilizar o conteúdo para um público composto por funcionários de cartórios de todo o país, advogados, estudantes de Direito e interessados em seguir a carreira.

A certificação oferecida pela ANOREG e Fundação Getulio Vargas irá encerrar o curso com provas presenciais num dos 53 postos da Instituição em todo o Brasil.

Segundo Renaldo Bussière, presidente da ANOREG/RJ, "Este curso é um compromisso de campanha. Uma das grandes dificuldades do tabelião é localizar e selecionar recursos humanos para o dia a dia dos cartórios. É uma atividade de extrema responsabilidade e requer pessoal altamente qualificado. É importante frisar também que o curso, com a consequente certificação pela FGV, irá criar uma seleção prévia no mercado".

Além do curso, a ANOREG/RJ irá criar um Banco de Talentos a ser disponibilizado online para todo o segmento. Neste banco de

A

dados, os contratantes terão acesso aos currículos dos candidatos que tiverem concluído o curso e o grau obtido na certificação.

O corpo docente será formado pelos mais experientes profissionais e que conjugam atuação prática à experiência acadêmica.

"O curso é uma novidade neste segmento. Optamos por um formato diferenciado do que é oferecido pelos cursos online além de privilegiar o uso de recursos de áudio e vídeo que irá tornar a proposta muito mais interessante", completa Bussière.

e formação de prepostos para cartórios

Banco de TalentosANOREG

06

ANOREG/RJ

BOLETIMANOREG / RJAno I . Edição 07 . Dezembro 2011

recursos da informática, isto torna-se

projeto, o juiz auxiliar da

praticamente impossível na nossa atividade. Porém, não podemos negligenciar que estes processos demandam um alto investimento e recursos, não somente financeiros como de logística e humanos. Sendo assim, a ANOREG/RJ, dentro de suas possibilidades e respeitando a urgência que o assunto requer, vêm envidando todos os esforços para implementar, em parceria com o Tribunal de Justiça do Rio, o uso do selo eletrônico, bem como o sistema que a ARISP/SP disponibilizou graciosamente para todos os RGIs do nosso Estado". Responsável pelo parecer que deu origem ao

corregedoria-geral de justiça Dr. Sérgio Ricardo de Arruda Fernandes, "O selo digital irá trazer modernidade aos atos notariais e de registro". Na transcrição do parecer o juiz reafirma que "Trata-se de projeto estratégico no âmbito do Poder Judiciário fluminense, cujo resultado trará imenso avanço no controle do recolhimento das verbas destinadas ao FETJ, assim como contribuirá decisivamente para otimizar a rotina de trabalho das serventias extrajudiciais, trazendo mais celeridade e menor onerosidade para todo o sistema em benefício de todos". A ANOREG/RJ participa do projeto com pessoal especializado em programação.

com Tribunal de Justiça para a implementação do selo eletrônico

Expediente:

ASSOCIAÇÃO DOS NOTÁRIOS E REGISTRADORES DO ESTADO DO RIO DE JANEIROPresidente Renaldo Bussière - 1º Vice-Presidente Carlos Alberto Firmo Oliveira2º Vice-Presidente Alan do Nascimento Oliveira - Diretor Enoreg José Antônio MarcondesJornalista responsável Claudia Carvalho (MTB 22432) - Designer Gráfico Simon MeloANOREG / RJ - Rua da Ajuda - nº 35 - 4º andar - Centro - Rio de Janeiro/RJ - CEP: 20040-000Tel/Fax: 21 3262-1200 - www.anoregrj.com.br - BOLETIM ANOREG / RJ - Ano I . Edição 07 - Dezembro 2011

ANOREG firma parceria

Foi assinado, no dia 12 de dezembro, decisão favorável do corregedor-geral de justiça desembargador Antonio José Azevedo Pinto sobre parceria da

ANOREG/RJ e o Tribunal de Justiça do Estado para a implementação do selo eletrônico. O projeto prevê a substituição do selo físico pelo selo eletrônico (arquivo digital) com o objetivo de transformar todas os atos de serventias extrajudiciais em atos eletrônicos. Segundo Renaldo Bussière, presidente da ANOREG/RJ "Sentimos que o mercado exige, cada vez mais, que os serviços sejam prestados com rapidez e eficiência. Também sabemos que, sem os

Harmonia e paz em 2012. São os desejos de todos da ANOREG/RJ