ecourbis ambiental s.a. demonstraÇÕes … · ecourbis ambiental s.a. demonstrações financeiras...

48
ECOURBIS AMBIENTAL S.A. DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2017 E 2016

Upload: buidan

Post on 07-Nov-2018

219 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: ECOURBIS AMBIENTAL S.A. DEMONSTRAÇÕES … · ECOURBIS AMBIENTAL S.A. Demonstrações Financeiras Em 31 de Dezembro de 2017 e 2016 Conteúdo Relatório da Administração Relatório

ECOURBIS AMBIENTAL S.A.

DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRASEM 31 DE DEZEMBRO DE 2017 E 2016

Page 2: ECOURBIS AMBIENTAL S.A. DEMONSTRAÇÕES … · ECOURBIS AMBIENTAL S.A. Demonstrações Financeiras Em 31 de Dezembro de 2017 e 2016 Conteúdo Relatório da Administração Relatório

ECOURBIS AMBIENTAL S.A.

Demonstrações Financeiras

Em 31 de Dezembro de 2017 e 2016

Conteúdo

Relatório da Administração

Relatório dos Auditores sobre as Demonstrações Financeiras

Demonstrações Financeiras

Notas Explicativas às Demonstrações Financeiras

Parecer do Conselho Fiscal

Page 3: ECOURBIS AMBIENTAL S.A. DEMONSTRAÇÕES … · ECOURBIS AMBIENTAL S.A. Demonstrações Financeiras Em 31 de Dezembro de 2017 e 2016 Conteúdo Relatório da Administração Relatório

RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO

A Administração da EcoUrbis Ambiental S.A., submete à apreciação dos Senhores Acionistasas demonstrações contábeis dos exercícios findos em 31 de dezembro de 2017 e 2016,acompanhadas das Notas Explicativas e do Relatório dos Auditores Independentes.

Relatório da Administração

A EcoUrbis Ambiental S.A., legalmente constituída em 30 de setembro de 2004, tem como objetoespecífico executar o Contrato de Concessão nº 026/SSO/2004 da Prefeitura do Município de SãoPaulo, assinado em 06 de outubro de 2004, que tem como objetivo a concessão de serviçosdivisíveis de limpeza urbana prestados em regime público por 20 (vinte) anos, prorrogáveis por mais20 anos.

Em 2017 a EcoUrbis completou seu décimo-terceiro ano de gestão da concessão, enfrentandodesafios com realizações e inovações. A concessionária é a responsável pela coleta, transporte,tratamento e destinação final dos resíduos domiciliares e de serviços de saúde gerados nas regiõesSul e Leste da cidade, oferecendo serviços de qualidade em gestão de resíduos sólidos econtribuindo para a preservação do meio ambiente da cidade de São Paulo, sendo que ao longo desua trajetória, muitos fatos marcantes se sucederam, tornando-a reconhecida em seu segmento deatuação.

Atendimento à operação

A área de atuação da EcoUrbis abrange as regiões Sul e Leste da cidade, possibilitando oatendimento aos munícipes, distribuídos em 19 (dezenove) Prefeituras Regionais.

Investimentos em infraestruturas

A EcoUrbis mantém em seus programas de investimentos, a continuidade das obras de ampliação doAterro Sanitário CTL, os planos de compensações ambientais, e outros investimentos necessários aoperação.

Central de Captação e Queima do Aterro Sanitário – CTL Investimento na Captação de BIOGÁSfonte de energia renovável

Venda do gás bioquímico – Biogás

A concessionária, faz a exploração econômica do gás bioquímico – Biogás, produzido pelo AterroSanitário Central de Tratamento de Resíduos Leste – CTL.

A EcoUrbis está desenvolvendo uma nova infraestrutura de beneficiamento, para melhor utilização eexploração econômica do gás bioquímico. No final de 2017 obteve a LI (licença de instalação),começará a construção em 2018 e a expectativa é que comece a gerar recursos no exercício de 2018.

Venda dos certificados de crédito de carbono

O processo para a 4ª verificação de certificação de créditos de carbono foi finalizado em dez/2017, ecom isso, obtivemos do Governo da Noruega a intenção de compra. Os certificados de créditos decarbono foram emitidos em fev/2018, e serão comercializados durante o ano de 2018.

Page 4: ECOURBIS AMBIENTAL S.A. DEMONSTRAÇÕES … · ECOURBIS AMBIENTAL S.A. Demonstrações Financeiras Em 31 de Dezembro de 2017 e 2016 Conteúdo Relatório da Administração Relatório

Revisão Ordinária Quinquenal

A Segunda Revisão Ordinária Quinquenal de 2014, conforme previsto no Contrato de Concessão,teve seu processo realizado, no entanto, a formalização da mesma encontra-se suspensa peloTribunal de Contas do Município de São Paulo “TCM”.

Desenvolvimento Social

No que se diz respeito ao desempenho social, a EcoUrbis desenvolve e apoia diversos projetossociais junto a seus públicos de relacionamento. A Administração da EcoUrbis apoiou açõesculturais, sociais e esportivas, por meio de incentivos fiscais oferecidos pela Lei Rouanet, Lei deIncentivo ao Esporte, por fundos específicos e também por incentivos diretos.

Programa de Compliance da EcoUrbis

A Companhia em seu programa de compliance, tem como principal objetivo orientar ocomportamento dos colaboradores e terceiros, internos e externos, no Brasil e/ou no exterior, comoparâmetro de suas ações junto a outros colaboradores, clientes, fornecedores, concorrentes,prestadores de serviços e demais terceiros, a fim de garantir a plena excelência no desenvolvimentode nossos valores, do código de ética e das políticas, garantindo que os nossos negócios sejamrealizados de forma ética e sustentável.

Canais de comunicação: [email protected] e Telefone: 0800 721 1418

Meio Ambiente

A Companhia acredita no uso sustentável do meio ambiente como condição essencial aodesenvolvimento e sucesso de seu negócio, comprometendo-se a protegê-lo e, ainda, a mitigareventuais impactos adversos decorrentes de nossas atividades.

Os riscos ambientais, e respectivos impactos negativos proporcionados pelas atividadesadministrativas e operacionais, são mitigados de acordo com legislação pertinente e/ou exigênciatécnica estabelecida. A EcoUrbis possui atendimento às emergências químicas, envolvendoacidentes com produtos químicos, chorume, resíduos de serviços de saúde dos grupos A e B, quevenham a ser transportados ou armazenados, ou que de alguma forma, tenha qualquerresponsabilidade sobre o mesmo.

Agradecimentos

A Administração agradece aos seus acionistas, funcionários, clientes, fornecedores, instituiçõesfinanceiras e parceiros comerciais pela confiança e pelo relacionamento sempre muito próximo.

São Paulo, 15 de março de 2018.

A Administração.

Page 5: ECOURBIS AMBIENTAL S.A. DEMONSTRAÇÕES … · ECOURBIS AMBIENTAL S.A. Demonstrações Financeiras Em 31 de Dezembro de 2017 e 2016 Conteúdo Relatório da Administração Relatório

RELATÓRIO DOS AUDITORES INDEPENDENTES

AosAcionistas e Diretores daECOURBIS AMBIENTAL S.A.São Paulo – SP.

Opinião sem ressalva

Examinamos as demonstrações financeiras da ECOURBIS AMBIENTAL S.A. (“Companhia”),que compreendem o balanço patrimonial em 31 de dezembro de 2017 e 2016 e as respectivasdemonstrações do resultado, das mutações do patrimônio líquido e dos fluxos de caixa para oexercício findo naquela data, bem como as correspondentes notas explicativas, incluindo o resumodas principais políticas contábeis.

Em nossa opinião, as demonstrações financeiras acima referidas apresentam adequadamente, emtodos os seus aspectos relevantes, a posição patrimonial e financeira da ECOURBIS AMBIENTALS.A., em 31 de dezembro de 2017 e 2016, o desempenho de suas operações e os seus fluxos decaixa para o exercício findo naquela data, de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil.

Base para opinião sem ressalva

Nossa auditoria foi conduzida de acordo com as normas brasileiras e internacionais de auditoria.Nossas responsabilidades, em conformidade com tais normas, estão descritas na seção a seguirintitulada “Responsabilidade do auditor pela auditoria das demonstrações financeiras”. Somosindependentes em relação à Companhia de acordo com os princípios éticos relevantes previstos noCódigo de Ética Profissional do Contador e nas normas profissionais emitidas pelo ConselhoFederal de Contabilidade e cumprimos com as demais responsabilidades éticas de acordo com essasnormas. Acreditamos que a evidência de auditoria obtida é suficiente e apropriada para fundamentarnossa opinião.

Page 6: ECOURBIS AMBIENTAL S.A. DEMONSTRAÇÕES … · ECOURBIS AMBIENTAL S.A. Demonstrações Financeiras Em 31 de Dezembro de 2017 e 2016 Conteúdo Relatório da Administração Relatório

Outros Assuntos

Auditoria dos valores correspondentes do exercício anterior

As demonstrações financeiras da Ecourbis, referentes ao exercício findo 31 de dezembro de 2016,apresentadas para fins de comparação, foram por nós examinadas e sobre elas emitimos relatório dosauditores datado de 28 de março de 2017, contendo parágrafo citando que as demonstraçõesfinanceiras para o exercício findo em 31 de dezembro 2016 são as primeiras demonstrações anuaisapresentadas de acordo com essas normas, as quais apresentam o Balanço de Abertura em CPCCompletos na data de transição de 1º de Janeiro de 2015.

Legabilidade do contrato pelo poder judiciário

A Sociedade foi constituída com o propósito específico de executar, sob o regime de concessão, ematendimento aos dispositivos previstos no Contrato de Concessão nº 26/SSO/04, os serviços delimpeza urbana da cidade de São Paulo, para a região denominada “Agrupamento Sudeste”, sendo aPrefeitura do Município de São Paulo - PMSP sua única cliente. Adicionalmente, o contrato firmadoentre as partes durante o exercício de 2004 terá sua legalidade apreciada e decidida pelo PoderJudiciário.

Outras informações que acompanham as demonstrações financeiras e o relatório dos auditores

A administração da Companhia é responsável por outras informações que compreendem o Relatórioda Administração. Nossa opinião sobre as demonstrações financeiras não abrange o Relatório daAdministração e não expressamos qualquer forma de conclusão de auditoria sobre esse relatório.

Em conexão com a auditoria das demonstrações financeiras, nossa responsabilidade é a de ler oRelatório da Administração e, ao fazê-lo, considerar se esse relatório está de forma relevante,consistente com as demonstrações financeiras ou com nosso conhecimento obtido na auditoria ou,de outra forma, aparenta estar distorcido de forma relevante. Se, com base no trabalho realizado,concluirmos que há distorção relevante no Relatório da Administração somos requeridos acomunicar esse fato. Não temos nada a relatar a este respeito.

Responsabilidade da administração e da governança pelas demonstrações financeiras

A administração da Companhia é responsável pela elaboração e adequada apresentação dasdemonstrações financeiras de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil e pelos controlesinternos que ela determinou como necessários para permitir a elaboração dessas demonstraçõesfinanceiras livres de distorção relevante, independentemente se causada por fraude ou erro.

Page 7: ECOURBIS AMBIENTAL S.A. DEMONSTRAÇÕES … · ECOURBIS AMBIENTAL S.A. Demonstrações Financeiras Em 31 de Dezembro de 2017 e 2016 Conteúdo Relatório da Administração Relatório

Na elaboração das demonstrações financeiras, a administração é responsável pela avaliação dacapacidade de a Companhia continuar operando, divulgando, quando aplicável, os assuntosrelacionados com a sua continuidade operacional e o uso dessa base contábil na elaboração dasdemonstrações financeiras a não ser que a administração pretenda liquidar a Companhia ou cessarsuas operações, ou não tenha nenhuma alternativa realista para evitar o encerramento das operações.

Os responsáveis pela governança da Companhia são aqueles com responsabilidade pela supervisãodo processo de elaboração das demonstrações financeiras.

Responsabilidade dos auditores independentes pela auditoria das demonstrações financeiras

Nossos objetivos são obter segurança razoável de que as demonstrações financeiras, tomadas emconjunto, estejam livres de distorção relevante, independentemente se causada por fraude ou erro, eemitir relatório de auditoria contendo nossa opinião. Segurança razoável é um alto nível desegurança, mas não uma garantia de que a auditoria realizada de acordo com as normas brasileiras einternacionais de auditoria sempre detectam as eventuais distorções relevantes existentes.

As distorções podem ser decorrentes de fraude ou erro e são consideradas relevantes quando,individualmente ou em conjunto, possam influenciar, dentro de uma perspectiva razoável, asdecisões econômicas dos usuários tomadas com base nas referidas demonstrações financeiras.

Como parte de uma auditoria realizada de acordo com as normas brasileiras e internacionais deauditoria, exercemos julgamento profissional, e mantemos ceticismo profissional ao longo daauditoria. Além disso:

Identificamos e avaliamos os riscos de distorção relevante nas demonstrações financeiras,independentemente se causada por fraude ou erro, planejamos e executamos procedimentos deauditoria em resposta a tais riscos, bem como obtemos evidência de auditoria apropriada esuficiente para fundamentar nossa opinião. O risco de não detecção de distorção relevanteresultante de fraude é maior do que o proveniente de erro, já que a fraude pode envolver o atode burlar os controles internos, conluio, falsificação, omissão ou representações falsasintencionais.

Obtivemos entendimento dos controles internos relevantes para a auditoria para planejarmosprocedimentos de auditoria apropriados nas circunstâncias, mas não com o objetivo deexpressarmos opinião sobre a eficácia dos controles internos da Companhia.

Avaliamos a adequação das políticas contábeis utilizadas e a razoabilidade das estimativascontábeis e respectivas divulgações feitas pela administração.

Page 8: ECOURBIS AMBIENTAL S.A. DEMONSTRAÇÕES … · ECOURBIS AMBIENTAL S.A. Demonstrações Financeiras Em 31 de Dezembro de 2017 e 2016 Conteúdo Relatório da Administração Relatório

Concluímos sobre a adequação do uso, pela administração, da base contábil de continuidadeoperacional e, com base nas evidências de auditoria obtidas, se existe uma incertezasignificativa em relação a eventos ou circunstâncias que possa causar dúvida significativa emrelação à capacidade de continuidade operacional da Companhia. Se concluirmos que existeincerteza significativa devemos chamar atenção em nosso relatório de auditoria para asrespectivas divulgações nas demonstrações financeiras ou incluir modificação em nossaopinião, se as divulgações forem inadequadas. Nossas conclusões estão fundamentadas nasevidências de auditoria obtidas até a data de nosso relatório. Todavia, eventos ou condiçõesfuturas podem levar a Companhia a não mais se manter em continuidade operacional.

Avaliamos a apresentação geral, a estrutura e o conteúdo das demonstrações financeiras,inclusive as divulgações e se as demonstrações financeiras representam as correspondentestransações e os eventos de maneira compatível com o objetivo de apresentação adequada.

Comunicamo-nos com os responsáveis pela governança a respeito, entre outros aspectos, do alcanceplanejado, da época da auditoria e das constatações significativas de auditoria, inclusive as eventuaisdeficiências significativas nos controles internos que identificamos durante nossos trabalhos.

Rio de Janeiro, 16 de março de 2018

Mário Vieira Lopes Fernando Luis de BarrosContador CRC-RJ 60.611 Contador CRC-SP 1SP292087/0-3

CRC-RJ-2026-O/5

Page 9: ECOURBIS AMBIENTAL S.A. DEMONSTRAÇÕES … · ECOURBIS AMBIENTAL S.A. Demonstrações Financeiras Em 31 de Dezembro de 2017 e 2016 Conteúdo Relatório da Administração Relatório

ECOURBIS AMBIENTAL S.A.

Balanços PatrimoniaisEm milhares de reais

Nota Nota

ATIVO Explicativa 31/12/2017 31/12/2016 PASSIVO E PATRIMÔNIO LÍQUIDO Explicativa 31/12/2017 31/12/2016

CIRCULANTE CIRCULANTE

Caixa e equivalentes de caixa 4 45.196 45.759 Empréstimos e financiamentosEmpréstimos e financiamentos 10 41.502 76.852

Contas a receber 5 133.078 85.235 FornecedoresFornecedores 11 27.348 27.438

Impostos a recuperar 6 6.818 5.382 Salários e obrigações sociaisSalários e obrigações sociais 12 25.799 26.649

Outros créditos 7 9.299 11.026 Obrigações tributáriasObrigações tributárias 13 1.263 1.806

194.391 147.402 Tributos diferidos PCTributos diferidos 14 13.583 13.455

Ônus da concessãoÔnus da concessão 15 7.743 5.394

Dividendos a pagar PCDividendos a pagar 18 56.774 -

Outras contas a pagarOutras contas a pagar 4.440 2.045

178.452 153.639

NÃO CIRCULANTE NÃO CIRCULANTE

REALIZÁVEL A LONGO PRAZO Empréstimos e financiamentos ELPEmpréstimos e financiamentos 10 70.293 58.380

Contas a receber 5 530.614 522.636 Adiantamentos de clientes ELPAdiantamento de clientes 5 190.290 166.962

Outros créditos 7 9.506 14.260 Dividendos a pagar ELPDividendos a pagar 18 - 52.462

Depósitos judiciais 16 14.646 11.310 Tributos diferidos ELPTributos diferidos 14 39.712 38.840

Créditos com empresas ligadas 17 10 308 Provisão para risco cível, fiscal e trabalhista ELPProvisão para contingências 16 22.266 19.280

554.776 548.514 Salários e obrigações sociais ELPObrigações sociais 12 19.330 17.631

Outras obrigações ELPOutras obrigações 676 3.033

342.567 356.588

PATRIMÔNIO LÍQUIDO

Imobilizado 8 42.557 47.118 Capital social subscritoCapital social subscrito 139.420 139.420

Intangível 9 11 35 (-) Capital a integralizar(-) Capital a integralizar (93.428) (93.428)

42.568 47.153 Capital social realizado 18 45.992 45.992

597.344 595.667 Reversas de lucrosReservas de lucros 135.954 111.046

Ajustes de valores patrimoniaisAjustes de valores patrimoniais 88.770 75.804

Total do patrimônio líquido 270.716 232.842

TOTAL ATIVO 791.735 743.069 TOTAL PASSIVO E PATRIMÔNIO LÍQUIDO 791.735 743.069

As notas explicativas são parte integrante das demonstrações financeiras.

Page 10: ECOURBIS AMBIENTAL S.A. DEMONSTRAÇÕES … · ECOURBIS AMBIENTAL S.A. Demonstrações Financeiras Em 31 de Dezembro de 2017 e 2016 Conteúdo Relatório da Administração Relatório

ECOURBIS AMBIENTAL S.A.

Demonstração do ResultadoEm milhares de reais

Nota

Explicativa 31/12/2017 31/12/2016

Receita operacional líquida 19 501.659 581.727

Custos dos serviços prestados 20 (337.815) (389.046)

Ônus da concessão 15 (26.697) (31.585)

LUCRO BRUTO 137.147 161.096

(DESPESAS) RECEITAS OPERACIONAIS

Administrativas e gerais 20 (22.971) (24.947)

Outras receitas (despesas) operacionais líquidas 21 (987) (310)

(23.958) (25.257)

Resultado Financeiro líquido 22 (19.929) (24.713)

LUCRO ANTES DO IMPOSTO DE RENDA E CONTRIBUIÇÃO SOCIAL 93.260 111.126

Contribuição social 14.b (6.139) (8.550)

Contribuição social diferido 14.b (2.367) (1.233)

Imposto de renda 14.b (15.879) (22.198)

Imposto de renda diferido 14.b (6.573) (3.422)

(30.958) (35.403)

LUCRO LÍQUIDO DO EXERCÍCIO 62.302 75.723

LUCRO LÍQUIDO DO EXERCÍCIO POR AÇÃO 1,35 1,65

As notas explicativas são parte integrante das demonstrações financeiras.

Page 11: ECOURBIS AMBIENTAL S.A. DEMONSTRAÇÕES … · ECOURBIS AMBIENTAL S.A. Demonstrações Financeiras Em 31 de Dezembro de 2017 e 2016 Conteúdo Relatório da Administração Relatório

ECOURBIS AMBIENTAL S.A.

Demonstração das Mutações do Patrimônio LíquidoEm milhares de reais

Subscrito A Integralizar Realizado

Ajustes de

Valores

Patrimoniais

Reserva

Legal

Reserva de

Retenção de Lucros

Lucros

AcumuladosTotal

SALDO EM 31 DE DEZEMBRO DE 2015 139.420 (93.428) 45.992 72.038 6.130 32.959 - 157.119

Lucro líquido do exercício 75.723 75.723

Ajuste para harmonização às novas normas contábeis (ICPC 01) 3.766 (3.766) -

Reserva Legal 3.598 (3.598) -

Reserva de retenção de lucros 68.359 (68.359) -

SALDO EM 31 DE DEZEMBRO DE 2016 139.420 (93.428) 45.992 75.804 9.728 101.318 - 232.842

Distribuição de dividendos conforme RCA (50.659) (50.659)

Lucro líquido do exercício 62.302 62.302

Ajuste para harmonização às novas normas contábeis (ICPC 01) 12.966 (12.966) -

Reserva especial de lucros 26.231 26.231

Reserva de retenção de lucros 49.336 (49.336) -

SALDO EM 31 DE DEZEMBRO DE 2017 139.420 (93.428) 45.992 88.770 9.728 126.226 - 270.716

As notas explicativas são parte integrante das demonstrações financeiras.

Capital Social Reservas de Lucros

Page 12: ECOURBIS AMBIENTAL S.A. DEMONSTRAÇÕES … · ECOURBIS AMBIENTAL S.A. Demonstrações Financeiras Em 31 de Dezembro de 2017 e 2016 Conteúdo Relatório da Administração Relatório

ECOURBIS AMBIENTAL S.A.

Demonstrações dos Fluxos de Caixa – Método IndiretoEm milhares de reais

31/12/2017 31/12/2016

FLUXO DE CAIXA DAS ATIVIDADES OPERACIONAIS

Lucro líquido do exercício 62.302 75.723

Reconciliação do resultado com o caixa obtido nas operações:

Ajuste de hamonização ao IFRS (ICPC01) (12.966) (3.766)

Depreciação e amortização 2.935 5.456

Despesas financeiras 7.937 9.679

Despesas juros 13.929 21.251

Provisão para risco cível, fiscal e trabalhista 3.745 2.127

Resultado na baixa do ativo imobilizado e intangível 2.468 522

80.350 110.992

Aumento (diminuição) de ativos:

Contas a receber (47.843) (50.073)

Tributos e contribuições compensáveis (1.436) 299

Outros ativos 29.075 (23.554)

Aumento (diminuição) de passivos:

Salários e obrigações sociais (850) 2.600

Fornecedores (8.027) (15.082)

Obrigações tributárias (29.115) (28.103)

Imposto de Renda e Contribuição Social 30.958 35.403

Ônus da concessão 2.349 2.310

Outros passivos 2.276 4.087

Pagamento de juros (9.860) (22.482)

Caixa líquido gerado nas atividades Operacionais 47.877 16.397

FLUXO DE CAIXA DAS ATIVIDADES DE INVESTIMENTOS

Aquisição de imobilizado/intangível (819) (506)

Caixa líquido consumido nas atividades de investimento (819) (506)

FLUXO DE CAIXA DAS ATIVIDADES DE FINANCIAMENTOS

Pagamento de empréstimos e financiamentos (30.040) (52.227)

Empréstimos e financiamentos captados 2.534 3.378

Distribuição de dividendos (20.115) -

Caixa líquido consumido nas atividades de financiamentos (47.621) (48.849)

AUMENTO (REDUÇÃO) NO CAIXA E EQUIVALENTES NO EXERCÍCIO (563) (32.958)

Caixa e equivalentes de caixa no início do exercício 45.759 78.717

Caixa e equivalentes de caixa no fim do exercício 45.196 45.759

Variação de caixa e equivalentes de caixa (563) (32.958)

0 0

As notas explicativas são parte integrante das demonstrações financeiras. - -

Page 13: ECOURBIS AMBIENTAL S.A. DEMONSTRAÇÕES … · ECOURBIS AMBIENTAL S.A. Demonstrações Financeiras Em 31 de Dezembro de 2017 e 2016 Conteúdo Relatório da Administração Relatório

ECOURBIS AMBIENTAL S.A.

Notas Explicativas da Administração às Demonstrações Financeiras

Em 31 de Dezembro de 2017

Em milhares de reais, exceto quando indicado de outra forma

1 - Contexto Operacional e Informações Gerais

A EcoUrbis Ambiental S.A., é uma Companhia por ações de capital fechado e de propósitoespecífico. A Companhia foi constituída em 30 de setembro de 2004 com o objetivo único deexecutar e explorar, em regime de concessão, os serviços divisíveis de limpeza urbana prestados emregime público, em conformidade com o Contrato nº 26/SSO/2004 (“Contrato”). O Contratofirmado em 06 de outubro de 2004, com a Prefeitura do Município de São Paulo, torna a Companhiaa concessionária responsável pela coleta, transporte e destinação adequada de resíduos domiciliares,da área de saúde e de materiais recicláveis no Agrupamento Sudeste da cidade de São Paulo,atendendo a 19 Prefeituras Regionais, contendo em seu quadro mais de 3.170 colaboradores.

Além da coleta de resíduos a EcoUrbis implantou e opera o Aterro Sanitário CTL em linha com asmais avançadas tecnologias, opera duas estações de transbordo, monitora três aterros desativados,presta serviços para mais da metade da população de São Paulo e realiza serviços de interesse socialdefinidos pela Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (AMLURB).

Em decorrência dos termos do contrato, a Companhia assumiu diversos compromissos deinvestimentos e melhorias nas operações a serem executadas ao longo do prazo da concessão.

Bens reversíveis:

Ao final da concessão, retornam ao Poder Concedente todos os direitos, privilégios e bensadquiridos, construídos ou transferidos no âmbito do contrato de concessão, sem direito aindenizações, com exceção aos bens que não fazem parte dos marcos contratuais e que aconcessionária adquiriu para sua operação.

Os veículos adquiridos pela EcoUrbis, compostos por caminhões e vans, estão classificados no ativoimobilizado conforme nota 8, pois não são considerados como bens reversíveis pela administraçãoda Companhia.

Readequações contratuais:

Revisão ordinária da tarifa é um mecanismo contratual disposto na Cláusula 15.14 do Contrato deConcessão nº 26/SSO/04, aplicável a cada cinco anos, para adequar os eventos determinantes derecomposição do equilíbrio econômico-financeiro. Em 26 de dezembro de 2012, foi concluída aprimeira revisão ordinária da tarifa referente ao período de 2004 a 2009.

Page 14: ECOURBIS AMBIENTAL S.A. DEMONSTRAÇÕES … · ECOURBIS AMBIENTAL S.A. Demonstrações Financeiras Em 31 de Dezembro de 2017 e 2016 Conteúdo Relatório da Administração Relatório

.2.

ECOURBIS AMBIENTAL S.A.

Notas Explicativas da Administração às Demonstrações Financeiras

Entretanto, vale ressaltar que o contrato foi apenas parcialmente reequilibrado em 2012, existindoainda eventos da primeira revisão tarifária que constam como pendentes, e aguardando uma decisãodo Poder Concedente pois, conforme descrito no próprio Termo de Compromisso Ambientalassinado, o Poder Concedente reconheceu e validou alguns eventos ocorridos desde 2009, comofatores de desequilíbrio na relação contratual.

Estes pontos foram tratados na segunda Revisão Ordinária Quinquenal de outubro de 2014. AAMLURB contratou o Consórcio “PWC-GEOTECH” que, dentro do escopo de trabalhos, realizouos cálculos que serviram como base para a Segunda Revisão Ordinária Quinquenal, como tambémos impactos financeiros dos eventos evocados no reequilíbrio de 2014.

A Concessionária dispõe do relatório provisório da tarifa reequilibrada a outubro de 2014, comotambém os impactos financeiros dos eventos evocados no reequilíbrio de 2014, sendo que, nesterelatório a receita proveniente de reequilíbrio deveria contemplar uma majoração na ordem de40,24%, em sua tarifa básica, porém, o Tribunal de Contas do Município de São Paulo “TCM”,solicitou a Administração Municipal da “AMLURB”, a suspender a formalização do atoadministrativo da Revisão Tarifária de 2014, até que seja concluída a revisão por este Tribunal.

Todavia, a Administração da EcoUrbis decidiu registrar em suas demonstrações financeiras umaReceita de Reivindicações, por entender ser de direito, estar muito bem mensurada, ser necessáriopara que ocorra a recomposição parcial dos eventos que vem acontecendo desde 2009, e por teratingido um estágio avançado na negociação onde a Administração Municipal “AMLURB”, emmaio de 2016, autorizou a Concessionária a incluir em sua tarifa básica mensal, um adicional de12,32%, decorrente de eventos que foram reconhecidos e validados pela Prefeitura do Município deSão Paulo, por serem fatores de desequilíbrio da relação contratual e que já deveriam estarcontemplados na tarifa a partir de outubro de 2014.

2 - Resumo das Principais Políticas Contábeis

As principais políticas contábeis aplicadas na preparação destas demonstrações financeiras estãodefinidas a seguir. Essas políticas vêm sendo aplicadas de modo consistente em todos os exercíciosapresentados, salvo disposição em contrário.

Page 15: ECOURBIS AMBIENTAL S.A. DEMONSTRAÇÕES … · ECOURBIS AMBIENTAL S.A. Demonstrações Financeiras Em 31 de Dezembro de 2017 e 2016 Conteúdo Relatório da Administração Relatório

.3.

ECOURBIS AMBIENTAL S.A.

Notas Explicativas da Administração às Demonstrações Financeiras

2.1 Base de Preparação

As demonstrações financeiras foram preparadas de acordo com as práticas contábeis adotas noBrasil, compreendem aquelas incluídas na legislação societária brasileira e ospronunciamentos, as orientações e as interpretações emitidas pelo CPC e aprovados pelo CFC,utilizando o custo histórico como base de valor e os ativos financeiros disponíveis para vendae ativos e passivos financeiros (inclusive instrumentos derivativos) mensurados ao valor justocontra o resultado do exercício.

A preparação das demonstrações financeiras requer o uso de certas estimativas contábeiscríticas e também o exercício de julgamento por parte da administração da EcoUrbis noprocesso de aplicação das políticas contábeis da Companhia. Aquelas áreas que requeremmaior nível de julgamento e possuem maior complexidade estão divulgadas na Nota 3.

A Companhia não possui outros resultados abrangentes em 31 de dezembro de 2017 e 2016além dos lucros dos exercícios. Dessa forma, a Demonstração do Resultado Abrangente nãoestá sendo apresentada nesta data.

As demonstrações financeiras foram aprovadas pela administração da EcoUrbis em 15 demarço de 2018.

2.2 Moeda funcional e moeda de apresentação

Estas demonstrações financeiras estão apresentadas em Real, que é a moeda funcional daEcoUrbis. Todos os saldos foram arredondados para o milhar mais próximo, exceto quandoindicado de outra forma.

2.3 Caixa e equivalentes de caixa

Compreendem os saldos de caixa, depósitos bancários à vista e aplicações financeiras. Essasaplicações financeiras estão demonstradas ao custo, acrescido dos rendimentos auferidos até adata de encerramento do exercício, e possuem vencimentos inferiores a 90 dias ou sem prazosfixados de resgates, com liquidez imediata, e estão sujeitas a um insignificante risco demudança de valor sendo utilizados no gerenciamento de seus compromissos de curto prazo.

Page 16: ECOURBIS AMBIENTAL S.A. DEMONSTRAÇÕES … · ECOURBIS AMBIENTAL S.A. Demonstrações Financeiras Em 31 de Dezembro de 2017 e 2016 Conteúdo Relatório da Administração Relatório

.4.

ECOURBIS AMBIENTAL S.A.

Notas Explicativas da Administração às Demonstrações Financeiras

2.4 Instrumentos financeiros

Os instrumentos financeiros são reconhecidos apenas a partir do momento em que aCompanhia se torna parte das disposições contratuais do instrumento. Quando um ativo oupassivo financeiro é inicialmente reconhecido, é registrado pelo seu valor justo, acrescido doscustos de transação que sejam diretamente atribuíveis à aquisição ou emissão do ativo oupassivo financeiro. No caso de ativos e passivos financeiros classificados na categoria ao valorjusto por meio do resultado, os custos de transação são diretamente lançados no resultado doperíodo.

2.5 Contas a receber de clientes

As contas a receber de clientes correspondem aos serviços prestados de acordo com o Contratode Concessão no decurso normal das atividades da Companhia. Se o prazo de recebimento éequivalente a um ano ou menos (ou outro que atenda o ciclo normal de operações daCompanhia), as contas a receber de clientes são classificadas no ativo circulante, casocontrário, são apresentadas no ativo não circulante.

As contas a receber de clientes são inicialmente reconhecidas pelo valor justo, esubsequentemente, mensuradas pelo custo amortizado com o uso do método da taxa de jurosefetiva menos a provisão para impairment. Normalmente, na prática, são reconhecidas aovalor faturado, ajustado pela provisão para impairment, se necessária.

2.6 Estoques

Os estoques são demonstrados ao custo ou ao valor líquido de realização, dos dois o menor.Os custos dos estoques incluem gastos incorridos nas aquisições, transporte e armazenagemdos estoques. As provisões para estoques de baixa rotatividade ou obsoletos são constituídasquando consideradas necessárias pela administração ao seu valor recuperável.

2.7 Imobilizado

O imobilizado é mensurado pelo seu custo histórico, menos depreciação acumulada. O custohistórico inclui os gastos diretamente atribuíveis à aquisição dos itens, e também inclui oscustos de financiamento relacionados com a aquisição de ativos qualificadores.

Os custos subsequentes são incluídos no valor contábil do ativo ou reconhecidos como umativo separado, conforme apropriado, somente quando for provável que fluam benefícioseconômicos futuros associados ao item e que o custo do item possa ser mensurado comsegurança. O valor contábil de itens ou peças substituídas é baixado. Todos os outros reparos emanutenções são lançados em contrapartida ao resultado do exercício, quando incorridos.

Page 17: ECOURBIS AMBIENTAL S.A. DEMONSTRAÇÕES … · ECOURBIS AMBIENTAL S.A. Demonstrações Financeiras Em 31 de Dezembro de 2017 e 2016 Conteúdo Relatório da Administração Relatório

.5.

ECOURBIS AMBIENTAL S.A.

Notas Explicativas da Administração às Demonstrações Financeiras

Os terrenos não são depreciados tendo em vista que a sua vida útil é indefinida. A depreciaçãode outros ativos é calculada usando o método linear para alocar seus custos aos seus valoresresiduais durante a vida útil estimada e/ou o prazo de concessão, dos dois o menor, comosegue:

AnosEdificações 25Máquinas e Equipamentos 10Móveis e Utensílios 10Veículos 5Equipamentos de Informática 5Equipamentos de Comunicação 10Benfeitorias em Bens de Terceiros 10Outros 10

Os valores residuais e a vida útil dos ativos são revisados e ajustados, se apropriado, ao finalde cada exercício.

O valor contábil de um ativo é imediatamente baixado para seu valor recuperável se o valorcontábil do ativo for maior do que seu valor recuperável estimado (Nota 2.10).

Os ganhos e as perdas de alienações são determinados pela comparação dos resultados com ovalor contábil e são reconhecidos em "Outras receitas (despesas) operacionais líquidas" nademonstração do resultado.

A infraestrutura disponibilizada pela Prefeitura do Município de São Paulo para a concessãodo Contrato de Concessão não é registrada como ativo imobilizado da EcoUrbis porque ocontrato de concessão prevê apenas a cessão de posse desses bens para a prestação de serviçospúblicos, sendo eles revertidos ao Poder Concedente após o encerramento do respectivocontrato. A EcoUrbis tem acesso para construir e/ou operar a infraestrutura para a prestaçãodos serviços públicos em nome da concedente, nas condições previstas no contrato, mas nãodetém qualquer risco ou controle sobre eles.

2.8 Intangíveis

Os ativos intangíveis compreendem os ativos adquiridos pela Companhia, registrados pelocusto de aquisição, deduzidos da amortização que é computada pelo método linear, às taxasconsideradas compatíveis com a vida útil econômica e/ou o prazo de concessão, dos dois omenor.

Page 18: ECOURBIS AMBIENTAL S.A. DEMONSTRAÇÕES … · ECOURBIS AMBIENTAL S.A. Demonstrações Financeiras Em 31 de Dezembro de 2017 e 2016 Conteúdo Relatório da Administração Relatório

.6.

ECOURBIS AMBIENTAL S.A.

Notas Explicativas da Administração às Demonstrações Financeiras

2.9 Demais ativos

Os demais ativos são apresentados pelo valor de custo ou de realização, incluindo, quandoaplicável, os rendimentos e as variações monetárias auferidas até a data do balanço. Se o prazode realização é igual a um ano ou menos os demais ativos são classificados no ativo circulante,do contrário são classificados no ativo não circulante.

2.10 Redução ao valor recuperável dos ativos (impairment)

a) Ativos financeiros

Um ativo financeiro não mensurado pelo valor justo por meio do resultado é avaliado acada data de apresentação para apurar se há evidência objetiva de que tenha ocorridoperda no seu valor recuperável. Um ativo tem perda no seu valor recuperável se umaevidência objetiva indica que um evento de perda ocorreu após o reconhecimento inicialdo ativo, e que aquele evento de perda teve um efeito negativo nos fluxos de caixa futurosprojetados que podem ser estimados de uma maneira confiável.

Uma redução do valor recuperável com relação a um ativo financeiro medido pelo custoamortizado é calculada como a diferença entre o valor contábil e o valor presente dosfluxos de caixa futuros estimados, descontados à taxa de juros efetiva original do ativo.As perdas e suas reversões são reconhecidas no resultado e refletidas em uma conta deprovisão contra recebíveis.

b) Ativos não financeiros

Os ativos que têm uma vida útil indefinida, como o ágio, não estão sujeitos à amortizaçãoe são testados anualmente para a verificação de impairment. Os ativos que estão sujeitos àdepreciação ou amortização são revisados para a verificação de impairment sempre queeventos ou mudanças nas circunstâncias indicarem que o valor contábil pode não serrecuperável. Uma perda por impairment é reconhecida quando o valor contábil do ativoexceder o seu valor recuperável. Este último é o valor mais alto entre o valor justo de umativo menos os custos de venda e o valor em uso.

Para fins de avaliação do impairment, os ativos são agrupados nos níveis mais baixos paraos quais existem fluxos de caixa identificáveis separadamente (Unidades Geradoras deCaixa - UGC). Os ativos não financeiros, exceto o ágio, que tenham sofrido impairment,são revisados para a análise de uma possível reversão do impairment na data deapresentação das demonstrações financeiras anuais.

Page 19: ECOURBIS AMBIENTAL S.A. DEMONSTRAÇÕES … · ECOURBIS AMBIENTAL S.A. Demonstrações Financeiras Em 31 de Dezembro de 2017 e 2016 Conteúdo Relatório da Administração Relatório

.7.

ECOURBIS AMBIENTAL S.A.

Notas Explicativas da Administração às Demonstrações Financeiras

2.11 Empréstimos e financiamentos

Os empréstimos e financiamentos são reconhecidos, inicialmente, pelo valor justo, líquido doscustos da transação incorridos e são, subsequentemente, demonstrados pelo custo amortizado.Qualquer diferença entre os valores captados (líquidos dos custos da transação) e o valoratualizado é reconhecida na demonstração do resultado durante o período em que osempréstimos e financiamentos estejam em andamento, utilizando o método da taxa de jurosefetiva.

Os empréstimos e financiamentos são classificados como passivo circulante, a menos que aCompanhia tenha um direito incondicional de diferir a liquidação do passivo por, pelo menos,12 meses após a data do balanço.

2.12 Fornecedores

Os fornecedores são obrigações a pagar por bens ou serviços que foram adquiridos defornecedores no curso normal dos negócios, sendo classificadas como passivos circulantes seo pagamento for devido no período de até um ano (ou no ciclo operacional normal dosnegócios, ainda que mais longo). Caso contrário, as contas a pagar são apresentadas comopassivo não circulante.

Elas são, inicialmente, reconhecidas pelo valor justo e, subsequentemente, mensuradas pelocusto amortizado com o uso do método de taxa de juros efetiva. Na prática, são normalmentereconhecidas ao valor da fatura correspondente.

2.13 Provisões

As provisões para ações judiciais (trabalhista, civil e impostos indiretos) são reconhecidasquando: a Companhia tem uma obrigação presente ou não formalizada (constructiveobligation) como resultado de eventos passados; é provável que uma saída de recursos sejanecessária para liquidar a obrigação; e o valor foi estimado com segurança. As provisões nãosão reconhecidas com relação às perdas operacionais futuras.

Quando houver uma série de obrigações similares, a probabilidade de a Companhia liquidá-lasé determinada, levando-se em consideração a classe de obrigações como um todo. Umaprovisão é reconhecida mesmo que a probabilidade de liquidação relacionada com qualqueritem individual incluído na mesma classe de obrigações seja pequena.

Page 20: ECOURBIS AMBIENTAL S.A. DEMONSTRAÇÕES … · ECOURBIS AMBIENTAL S.A. Demonstrações Financeiras Em 31 de Dezembro de 2017 e 2016 Conteúdo Relatório da Administração Relatório

.8.

ECOURBIS AMBIENTAL S.A.

Notas Explicativas da Administração às Demonstrações Financeiras

As provisões são mensuradas pelo valor presente dos gastos que devem ser necessários paraliquidar a obrigação, usando uma taxa antes do imposto, a qual reflete as avaliações atuais domercado do valor temporal do dinheiro e dos riscos específicos da obrigação. O aumento daobrigação em decorrência da passagem do tempo é reconhecido como despesa financeira.

2.14 Demais passivos

São demonstrados por valores conhecidos ou calculáveis, acrescidos, quando aplicável, doscorrespondentes encargos e variações monetárias incorridas até a data do balanço. Quandorequerido, os elementos do passivo decorrentes de operações de longo prazo são ajustados avalor presente, sendo os demais ajustados quando há efeitos relevantes.

2.15 Imposto de renda e Contribuição social corrente e diferido

As despesas de imposto de renda e contribuição social do período compreendem os impostoscorrente e diferido. Os impostos sobre a renda são reconhecidos na demonstração do resultado,exceto na proporção em que estiverem relacionados com itens reconhecidos diretamente nopatrimônio líquido ou no resultado abrangente. Nesse caso, o imposto também é reconhecidono patrimônio líquido ou no resultado abrangente.

O encargo de imposto de renda e contribuição social corrente é calculado com base nas leistributárias promulgadas, ou substancialmente promulgadas, na data do balanço. Aadministração avalia, periodicamente, as posições assumidas pela Companhia nas declaraçõesde imposto de renda com relação às situações em que a regulamentação fiscal aplicável dámargem a interpretações. Estabelece provisões, quando apropriado, com base nos valoresestimados de pagamento às autoridades fiscais.

O imposto de renda e contribuição social diferidos são reconhecidos usando-se o método dopassivo sobre as diferenças temporárias decorrentes de diferenças entre as bases fiscais dosativos e passivos e seus valores contábeis nas demonstrações financeiras. Entretanto, oimposto de renda e contribuição social diferidos não são contabilizados se resultar doreconhecimento inicial de um ativo ou passivo em uma operação que não seja umacombinação de negócios, a qual, na época da transação, não afeta o resultado contábil, nem olucro tributável (prejuízo fiscal).

O imposto de renda e contribuição social diferidos são determinados, usando alíquotas deimposto (e leis fiscais) promulgadas, ou substancialmente promulgadas, na data do balanço, eque devem ser aplicadas quando o respectivo imposto diferido ativo for realizado ou quando oimposto diferido passivo for liquidado.

Page 21: ECOURBIS AMBIENTAL S.A. DEMONSTRAÇÕES … · ECOURBIS AMBIENTAL S.A. Demonstrações Financeiras Em 31 de Dezembro de 2017 e 2016 Conteúdo Relatório da Administração Relatório

.9.

ECOURBIS AMBIENTAL S.A.

Notas Explicativas da Administração às Demonstrações Financeiras

O imposto de renda e contribuição social diferidos ativos são reconhecidos somente naproporção da probabilidade de que lucro tributável futuro esteja disponível e contra o qual asdiferenças temporárias possam ser usadas. Os impostos de renda diferidos ativos e passivossão compensados quando há um direito exequível legalmente de compensar os ativos fiscaiscorrentes contra os passivos fiscais correntes e quando os impostos de renda diferidos ativos epassivos se relacionam com os impostos de renda incidentes pela mesma autoridade tributávelsobre a entidade tributária ou diferentes entidades tributáveis onde há intenção de liquidar ossaldos numa base líquida.

2.16 Receita operacional

a) Receita de serviços

A receita operacional, a receita acessória e as demais receitas são reconhecidas porocasião da efetiva prestação de serviços, quando incorridas e auferidas, respectivamente.Uma receita não é reconhecida se há incerteza significativa na sua realização.

b) Receitas de construção:

A receita relacionada aos serviços de Construção ou Melhoria sobre o Contrato deConcessão é determinada e reconhecida de acordo com o Pronunciamento Técnico ICPC01 (R1) do CPC – Contratos de Concessão, segundo o método de porcentagem deconclusão (POC). Essa receita é reconhecida juntamente com os respectivos tributosdiferidos e custos de construção na demonstração do resultado de sua competência e estádiretamente relacionada ao respectivo instrumento financeiro.

c) Receita de reivindicações:

São os custos não previstos no contrato que a concessionária procura cobrar do PoderConcedente para reembolso dos custos não incluídos no preço originalmente contratado.A reivindicação pode surgir, por exemplo, de atrasos causados pelo Poder Concedente, deerros nas especificações ou na concepção e de variações discutidas nos trabalhos objetodo Contrato de Concessão.

A mensuração da quantia da receita proveniente de reivindicações está sujeita a um altonível de incerteza e depende muitas vezes do desfecho das negociações. Por isso, asreivindicações somente são reconhecidas como receitas quando:

a) As negociações tiverem atingido um estágio avançado tal, que é provável que ocontratante (cliente) aceitará a reivindicação; e

b) A quantia que provavelmente será aceita pelo cliente puder ser mensurada comconfiabilidade.

Page 22: ECOURBIS AMBIENTAL S.A. DEMONSTRAÇÕES … · ECOURBIS AMBIENTAL S.A. Demonstrações Financeiras Em 31 de Dezembro de 2017 e 2016 Conteúdo Relatório da Administração Relatório

.10.

ECOURBIS AMBIENTAL S.A.

Notas Explicativas da Administração às Demonstrações Financeiras

3 - Estimativas e Julgamentos Críticos

As estimativas e os julgamentos contábeis são continuamente avaliados e baseiam-se na experiênciahistórica e em outros fatores, incluindo expectativas de eventos futuros, consideradas razoáveis paraas circunstâncias.

Com base em premissas, a Companhia faz estimativas com relação ao futuro. Por definição, asestimativas contábeis resultantes raramente serão iguais aos respectivos resultados reais. Asestimativas e premissas que apresentam um risco significativo, com probabilidade de causar umajuste relevante nos valores contábeis de ativos e passivos para o próximo exercício social são osseguintes:

a) Perdas por impairment

Anualmente a Companhia verifica se há evidências de que algum ativo ou grupo de ativos tenhase deteriorado. Um ativo ou grupo de ativos está deteriorado e os prejuízos de impairment sãoincorridos somente se há evidência objetivo de impairment como resultado de um ou maiseventos ocorridos após o reconhecimento inicial dos ativos e aquele evento (ou eventos) de perdatem impacto nos fluxos de caixa futuros estimados do ativo ou grupo de ativo que pode serestimado de maneira confiável (Nota 2.10).

Para os exercícios findos em 31 de dezembro de 2017 e 2016, não foram identificadas pelaAdministração, evidências objetivas que pudessem justificar o registro de perdas por impairment.

b) Reconhecimento e mensuração de provisões para contingências

A avaliação da probabilidade de perdas com ações judiciais e outros riscos fiscais e trabalhistas,bem como a apuração dos montantes envolvidos, foi realizada considerando o pedido dosreclamantes, os riscos associados, a posição jurisprudencial acerca das matérias e a opinião dosconsultores jurídicos da Companhia (Nota 16).

4 - Caixa e Equivalentes de Caixa

Circulante 31/12/2017 31/12/2016

Caixa 37 38

Bancos conta movimento 856 153

Aplicações de liquidez imediata 44.303 45.568

45.196 45.759

Page 23: ECOURBIS AMBIENTAL S.A. DEMONSTRAÇÕES … · ECOURBIS AMBIENTAL S.A. Demonstrações Financeiras Em 31 de Dezembro de 2017 e 2016 Conteúdo Relatório da Administração Relatório

.11.

ECOURBIS AMBIENTAL S.A.

Notas Explicativas da Administração às Demonstrações Financeiras

As aplicações financeiras estão substancialmente concentradas em ativos de renda fixa, comremuneração atrelada à variação do Certificado de Depósito Interbancário (CDI). Essas aplicaçõespodem ser resgatadas a qualquer momento, sem perda significativa do seu valor.

5 - Contas a Receber de Clientes

Ativo Circulante 31/12/2017 31/12/2016

Saldos vincendos 92.747 79.836

Saldo vencidos há mais de 180 dias 47.136 12.204

139.883 92.040

Provisão para créditos em discussão (a) (6.805) (6.805)

Total líquido 133.078 85.235

- -

Ativo Não Circulante 31/12/2017 31/12/2016

Valores conforme Contrato de concessão (b) 141.993 178.626

Valores conforme Receita de reivindicações (c) 388.621 344.010

530.614 522.636

ADIANTAMENTO DE CLIENTES

Passivo Não Circulante 31/12/2017 31/12/2016

Valores conforme Contrato de concessão (b) 190.290 166.962

Os saldos vincendos estão representados pelos valores das tarifas a receber junto ao PoderConcedente em 31 de dezembro de 2017, no montante total de R$ 92.747 (noventa e dois milhões,setecentos e quarenta e sete mil reais) e, R$ 79.836 (setenta e nove milhões, oitocentos e trinta e seismil reais) em 31 de dezembro de 2016.

Em maio de 2016, a AMLURB, autorizou a concessionária a incluir em sua tarifa básica mensal, umadicional na tarifa em 12,32%, decorrente da revisão extraordinária do TCA de 2012, eventos queforam reconhecidos e validados pela Prefeitura do Município de São Paulo como fatores dedesequilíbrio da relação contratual e que já deveriam estar contemplados na tarifa a partir de outubrode 2014. Em junho de 2016, o Tribunal de Contas do Município de São Paulo “TCM” solicitou aAdministração Municipal da “AMLURB”, a suspenção dos pagamentos conforme detalhado norelatório da administração.

Page 24: ECOURBIS AMBIENTAL S.A. DEMONSTRAÇÕES … · ECOURBIS AMBIENTAL S.A. Demonstrações Financeiras Em 31 de Dezembro de 2017 e 2016 Conteúdo Relatório da Administração Relatório

.12.

ECOURBIS AMBIENTAL S.A.

Notas Explicativas da Administração às Demonstrações Financeiras

Os valores referentes a esta tarifa provisória que reconhecidos contabilmente correspondem aomontante de R$ 54.700 (cinquenta e quatro milhões e setecentos mil reais).

Os valores em aberto aguardando aprovação do TCM estão registrados em clientes a receber e estãolíquidos dos impostos retidos, assim compostos:

NF. Serviços Emissão Valor Bruto Impostos Valor Líquido

200 31/05/2016 5.399 (500) 4.899

201 30/06/2016 5.399 (479) 4.920

202 31/07/2016 5.399 (499) 4.900

204 31/08/2016 5.399 (497) 4.902

205 30/09/2016 5.399 (500) 4.899

206 31/10/2016 5.399 (476) 4.923

211 30/11/2016 5.754 (275) 5.479

212 31/12/2016 5.754 (345) 5.409

43.902 (3.571) 40.331

Os saldos vencidos há mais de 180 dias estão representados pelas receitas acessórias dos serviços decoleta, transportes e destinação final de resíduos de serviços de varrição e destinação final deresíduos de serviços indivisíveis de limpeza urbana prestados no período, os quais a Administraçãoconstituiu provisão para créditos em discussão.

a) NF. Serviços Emissão Valor Bruto Impostos Valor Líquido

19 10/05/2007 3.114 (287) 2.827

20 10/05/2007 4.383 (405) 3.978

7.497 (692) 6.805

b) Direito contratual de receber aportes públicos do Poder Concedente, classificado no ativo nãocirculante, como parte da remuneração de implantação de infraestrutura, que conforme o contratode concessão será realizado ao longo dos 20 anos, e os valores são registrados a valor presente ecalculados à medida da evolução física das melhorias realizadas.

Os adiantamentos de clientes classificados no passivo não circulante, são os aportes públicos doPoder Concedente e recebidos antecipadamente para as futuras implantações de infraestruturas,que conforme o contrato de concessão serão realizados ao longo dos 20 anos, os valores sãoregistrados a valor presente e calculados à medida da evolução física das melhorias realizadas;

Page 25: ECOURBIS AMBIENTAL S.A. DEMONSTRAÇÕES … · ECOURBIS AMBIENTAL S.A. Demonstrações Financeiras Em 31 de Dezembro de 2017 e 2016 Conteúdo Relatório da Administração Relatório

.13.

ECOURBIS AMBIENTAL S.A.

Notas Explicativas da Administração às Demonstrações Financeiras

c) Direito contratual de receber aportes públicos do Poder Concedente, como parte da remuneraçãoproveniente receitas de reivindicações. A AMLURB contratou o Consórcio “PWC-GEOTECH”que, dentro do escopo de trabalhos, realizou os cálculos que serviram como base para a SegundaRevisão Ordinária Quinquenal, conforme previsto no Contrato de Concessão. A Administraçãodispõe do relatório provisório da tarifa reequilibrada a outubro de 2014, como também dosimpactos financeiros dos eventos evocados no reequilíbrio de 2014, sendo que, neste relatório areceita proveniente de reequilíbrio está na ordem de 40,24% sobre a tarifa básica.

Todavia, a Administração julgou pertinente não registrar a totalidade da receita auferida norelatório da Revisão Ordinária Quinquenal de outubro de 2014, e sim apenas, uma Receita deReivindicações no montante de R$ 388.621 (trezentos e oitenta e oito milhões e seiscentos e vintee um mil reais), onde, a AMLURB, autoriza a concessionária a incluir em sua tarifa básicamensal, um adicional da tarifa em 12,32%, decorrente da revisão extraordinária do TCA de 2012,fato ocorrido a partir de março de 2016. A AMLURB, entendeu ser necessário a recomposiçãoparcial dos eventos ocorridos desde 2009.

6 - Impostos a Recuperar

Circulante 31/12/2017 31/12/2016

Créditos de Pis e Cofins não cumulativos 4.324 4.402

IRRF sobre faturamento 928 927

Antecipação de imposto de renda e contribuição social 1.566 53

6.818 5.382

Page 26: ECOURBIS AMBIENTAL S.A. DEMONSTRAÇÕES … · ECOURBIS AMBIENTAL S.A. Demonstrações Financeiras Em 31 de Dezembro de 2017 e 2016 Conteúdo Relatório da Administração Relatório

.14.

ECOURBIS AMBIENTAL S.A.

Notas Explicativas da Administração às Demonstrações Financeiras

7 - Outros Créditos

Circulante 31/12/2017 31/12/2016

Adiantamento a empregados 129 291

Adiantamento a prestadores de serviços 573 977

Notas promissórias a receber (a) 1.333 1.187

Materiais em almoxarifado improdutivo 5.208 6.749

Outros 2.056 1.822

9.299 11.026

Não Circulante 31/12/2017 31/12/2016

Notas promissórias a receber (a) 1.666 6.430

Aplicações financeiras (b) 7.739 7.728

Outros 101 102

9.506 14.260

a) em 2016 foi firmado um acordo com a São João Energia Ambiental S.A., para parcelamento dosrecebíveis em aberto, acrescidos de encargos e divididos em 80 (oitenta) parcelas mensais quesofrem atualizações mensais pelo indexador CDI. Em 2017 ocorreram antecipações de recebíveis,restando 27 (vinte e sete) parcelas em aberto.

b) Conforme contrato de financiamento do BNDES nº 003150004010700, Cláusula 15 - Garantia doFinanciamento, esta aplicação não poderá ser disponibilizada à EcoUrbis antes do término docontrato em 2021. Esta aplicação financeira está substancialmente concentrada em ativos derenda fixa, com remuneração atrelada à variação do CDI.

Page 27: ECOURBIS AMBIENTAL S.A. DEMONSTRAÇÕES … · ECOURBIS AMBIENTAL S.A. Demonstrações Financeiras Em 31 de Dezembro de 2017 e 2016 Conteúdo Relatório da Administração Relatório

.15.

ECOURBIS AMBIENTAL S.A.

Notas Explicativas da Administração às Demonstrações Financeiras

8 - Imobilizado

a) Composição:

31/12/2017 31/12/2016

Descrição

Taxas Anuais de

Depreciação e

Amortização (%) Custo

(-) Depreciação

e Amortização

Acumuladas Líquido Líquido

Terrenos - 7.894 - 7.894 7.894

Edificações 4,0 4.017 (1.975) 2.042 2.343

Máquinas e equipamentos 10,0 727 (456) 271 213

Móveis e utensílios 10,0 2.215 (1.541) 674 739

Veículos 20,0 68.679 (38.742) 29.937 34.047

Equipamentos de informática 20,0 2.062 (1.504) 558 728

Equipamentos de comunicação 10,0 361 (320) 41 50

Benfeitorias em bens de terceiros 10,0 5.622 (4.939) 683 715

Outros 10,0 1.020 (563) 457 389

92.597 (50.040) 42.557 47.118

A administração da EcoUrbis optou por não adotar o custo atribuído na avaliação inicial de seus ativos como definido pelaInterpretação Técnica ICPC 10. Essa definição se baseou no fato de que a administração revisou as taxas de depreciação empregadaspara o ativo imobilizado, e não foram identificadas variações significativas em relação ao valor contábil depreciado.

Page 28: ECOURBIS AMBIENTAL S.A. DEMONSTRAÇÕES … · ECOURBIS AMBIENTAL S.A. Demonstrações Financeiras Em 31 de Dezembro de 2017 e 2016 Conteúdo Relatório da Administração Relatório

.16.

ECOURBIS AMBIENTAL S.A.

Notas Explicativas da Administração às Demonstrações Financeiras

b) Síntese da Movimentação – Parte A:

DescriçãoTerrenos Edificações

Máquinas e

equipamentos

Móveis e

utensíliosVeículos

6 8 10 4 7

Saldo líquido em 31/12/2016 7.894 2.343 213 739 34.047

Adições - - 95 91 261

Baixas - - (6) (38) (6.014)

Transferências - - 6 - -

(+) Baixas de depreciação/Amortizações - - 4 23 3.576

(-) Depreciações/Amortizações - (301) (42) (141) (1.933)

Saldo líquido em 31/12/2017 7.894 2.042 270 674 29.937

Saldo líquido em 31/12/2015 7.894 2.492 180 768 38.989

Adições - - 79 113 -

Baixas - - (44) (39) (1.486)

Transferências 149

(+) Baixas de depreciação/Amortizações - - 43 39 979

(-) Depreciações/Amortizações - (298) (45) (142) (4.435)

Saldo líquido em 31/12/2016 7.894 2.343 213 739 34.047

Page 29: ECOURBIS AMBIENTAL S.A. DEMONSTRAÇÕES … · ECOURBIS AMBIENTAL S.A. Demonstrações Financeiras Em 31 de Dezembro de 2017 e 2016 Conteúdo Relatório da Administração Relatório

.17.

ECOURBIS AMBIENTAL S.A.

Notas Explicativas da Administração às Demonstrações Financeiras

c) Síntese da Movimentação – Parte B:

Descrição

Equipamentos

de informática

Equipamentos de

comunicação

Benfeitorias em

bens de terceirosOutros Total

1 5 3 2

Saldo líquido em 31/12/2016 728 50 715 389 47.118

Adições 92 3 225 52 819

Baixas (36) (16) - (3) (6.113)

Transferências - - (160) 154 -

(+) Baixas de depreciação/Amortizações 28 13 - 1 3.645

(-) Depreciações/Amortizações (254) (8) (95) (137) (2.911)

Saldo líquido em 31/12/2017 558 42 685 456 42.558

Saldo líquido em 31/12/2015 818 62 976 372 52.551

Adições 61 - 128 125 506

Baixas (39) (6) - (1.614)

Transferências 134 (283) -

(+) Baixas de depreciação/Amortizações 27 4 - - 1.092

(-) Depreciações/Amortizações (273) (10) (106) (108) (5.417)

Saldo líquido em 31/12/2016 728 50 715 389 47.118

Page 30: ECOURBIS AMBIENTAL S.A. DEMONSTRAÇÕES … · ECOURBIS AMBIENTAL S.A. Demonstrações Financeiras Em 31 de Dezembro de 2017 e 2016 Conteúdo Relatório da Administração Relatório

.18.

ECOURBIS AMBIENTAL S.A.

Notas Explicativas da Administração às Demonstrações Financeiras

9 - Intangível

31/12/2017 31/12/2016

Descrição

Taxas Anuais de

Depreciação e

Amortização (%) Custo

(-) Depreciação

e Amortização

Acumuladas Líquido Líquido

Direito de uso de software 20,0 1.335 (1.324) 11 35

1.335 (1.324) 11 35

10 - Empréstimos e Financiamentos

31/12/2017 31/12/2016 31/12/2017 31/12/2016 31/12/2017 31/12/2016

Finame ( a ) 3.465 4.932 1.908 3.280 5.373 8.212

Finem - CTL ( b ) 13.601 13.656 32.423 45.839 46.024 59.495

Capital de Giro ( c ) 22.190 55.938 32.810 3.889 55.000 59.827

Leasing Financeiro ( d ) - 69 - - - 69

Projeto Biogás (e ) 2.246 2.257 3.152 5.372 5.398 7.629

41.502 76.852 70.293 58.380 111.795 135.232

Circulante Não Circulante Total

(a) atualizado pela variação da Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP), acrescido de spread bancário,utilizando como garantia da operação os próprios bens e avais proporcionais dos Acionistas.

(b) atualizado pela variação da TJLP, acrescido de spread bancário, utilizando como garantia daoperação fiança bancária, penhor de ações, cessão fiduciária, constituição da conta reserva eavais proporcionais dos Acionistas.

(c) atualizado pela variação do CDI acrescido de spread bancário, utilizando como garantia avaisproporcionais dos Acionistas.

(d) atualizado pelo produto Leasing Financeiro Santander, utilizando como garantia o próprio bem.

(e) atualizado pela variação da TJLP e Unidade Monetária - BNDES, acrescido de spread bancário,utilizando como garantia avais proporcionais dos Acionistas.

Page 31: ECOURBIS AMBIENTAL S.A. DEMONSTRAÇÕES … · ECOURBIS AMBIENTAL S.A. Demonstrações Financeiras Em 31 de Dezembro de 2017 e 2016 Conteúdo Relatório da Administração Relatório

.19.

ECOURBIS AMBIENTAL S.A.

Notas Explicativas da Administração às Demonstrações Financeiras

Movimentação dos Empréstimos e financiamentos é a seguinte:

31/12/2017 31/12/2016

Saldo 135.232 185.312

Captações 2.534 3.378

Juros e atualizações 13.929 21.251

(-) Pagamento do principal (30.040) (52.227)

(-) Pagamento de juros (9.860) (22.482)

Saldo 111.795 135.232

O saldo do principal dos financiamentos registrados no passivo não circulante em 31 de dezembrode 2017 e 2016, tem seus vencimentos assim programados:

31/12/2017 31/12/2016

2018 - 22.399

2019 30.666 16.042

2020 28.974 14.349

2021 10.653 5.590

70.293 58.380

A EcoUrbis está obrigada, devido ao financiamento com o BNDES e Agentes Financeiros, aobservar determinados índices associados ao balanço e à demonstração do resultado do exercício, osquais foram adequadamente cumpridos em 31 de dezembro de 2017 e 2016.

11 - Fornecedores

31/12/2017 31/12/2016

Fornecedores nacionais 19.672 16.991

Empresas ligadas 7.676 10.447

27.348 27.438

Os serviços prestados por empresas ligadas referem-se à assessoria técnica, consultoria,gerenciamento, locações de veículos, e custos com avais, conforme mencionado na Nota 17.

Page 32: ECOURBIS AMBIENTAL S.A. DEMONSTRAÇÕES … · ECOURBIS AMBIENTAL S.A. Demonstrações Financeiras Em 31 de Dezembro de 2017 e 2016 Conteúdo Relatório da Administração Relatório

.20.

ECOURBIS AMBIENTAL S.A.

Notas Explicativas da Administração às Demonstrações Financeiras

12 - Salários e Obrigações Sociais

Circulante 31/12/2017 31/12/2016

Salários a pagar 5.968 5.415Provisão de férias e encargos 13.484 13.619Provisão para participação nos resultados 3.932 5.219Encargos sociais a recolher 2.415 2.396

25.799 26.649

Não Circulante 31/12/2017 31/12/2016

Provisão de encargos sociais 19.330 17.631

19.330 17.631

Em 2017 a EcoUrbis completou seu décimo-terceiro ano de concessão, para um total de 20 anos.Considerando o tempo de contrato cumprido, a Administração tem constituído no não circulante,uma provisão de encargos sociais a seus colaboradores, que servirá para uma eventual necessidadede indenizações ao término de contrato em 2024, caso o mesmo não seja renovado.

13 - Obrigações Tributárias

Circulante 31/12/2017 31/12/2016

Pis e Cofins 249 270IRRF a recolher 605 589Imposto de renda e contribuição social sobre o lucro 40 637INSS a recolher 182 155ICMS a recolher 116 100ISS a recolher 71 55

1.263 1.806

14 - Tributos Diferidos e Despesas de IRPJ e CSLL

a) Imposto de Renda e Contribuição Social Diferidos

Ativos e passivos fiscais diferidos sobre diferenças temporais serão realizados, quando daocorrência dos correspondentes fatos geradores. Com base nas projeções de resultadoelaboradas pela Administração da Companhia, a expectativa de realização dos referidoscréditos tributários ocorrerá no exercício de 2018.

Page 33: ECOURBIS AMBIENTAL S.A. DEMONSTRAÇÕES … · ECOURBIS AMBIENTAL S.A. Demonstrações Financeiras Em 31 de Dezembro de 2017 e 2016 Conteúdo Relatório da Administração Relatório

.21.

ECOURBIS AMBIENTAL S.A.

Notas Explicativas da Administração às Demonstrações Financeiras

O Passivo fiscal diferido (IR, CSLL, PIS, COFINS e ISS) está relacionado aos lucros nãorealizados e são decorrentes de valores a receber da Prefeitura do Município de São Paulo,com base na legislação fiscal vigente.

31/12/2017 31/12/2016

No passivo circulante

Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social - COFINS 11.160 11.055

Programa de Integração Social - PIS 2.423 2.400

Total dos Tributos Diferidos do Passivo 13.583 13.455

No passivo não circulante

Impostos decorrentes da aplicação do ICPC 01 (IFRIC 12) 39.712 38.840

Total dos Tributos Diferidos do Passivo 39.712 38.840

b) Conciliação da Despesa de Imposto de Renda e Contribuição Social

31/12/2017 31/12/2016

Lucro antes do Imposto de Renda e da Contribuição Social 93.260 111.126

Alíquota - % 34% 34%

(31.708) (37.783)

Efeito do Imposto de Renda e Contribuição Social sobre:

Adições/Exclusões permanentes 751 2.381

Adições temporárias 458 (1.859)

Efeito sobre o reconhecimento do imposto de renda diferido, ativo e passivo 1.801 4.573

Efeito sobre o reconhecimento do imposto de renda diferido, harmonização ao ICPC01 6.680 1.940

Despesa de Imposto de Renda e Contribuição Social - correntes (22.018) (30.748)

Débito de Imposto de Renda e Contribuição Social - diferidos (8.940) (4.655)

Despesa de Imposto de Renda e Contribuição Social efetivos (30.958) (35.403)

15 - Ônus da Concessão

No Passivo Circulante

O Termo de Compromisso Ambiental, firmado em 26 de outubro de 2007, prevê o pagamentomensal à Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (AMLURB), mediante retenção na faturamensal, de ônus decorrente da concessão, que corresponde a 5% da receita bruta mensal auferidapela Companhia. Esse pagamento ocorre mediante retenção na fatura de serviços. Sobre as demaisreceitas operacionais, também ocorre incidência de 5% de ônus, que são calculados durante oexercício e o seu pagamento ocorre o último dia de março do exercício seguinte.

Page 34: ECOURBIS AMBIENTAL S.A. DEMONSTRAÇÕES … · ECOURBIS AMBIENTAL S.A. Demonstrações Financeiras Em 31 de Dezembro de 2017 e 2016 Conteúdo Relatório da Administração Relatório

.22.

ECOURBIS AMBIENTAL S.A.

Notas Explicativas da Administração às Demonstrações Financeiras

No Resultado

31/12/2017 31/12/2016

(-) ônus da Concessão sobre as receitas (29.695) (30.896)

(+) ônus da Concessão sobre receita de construção 2.998 (689)

(26.697) (31.585)

O valor de R$ 2.998 (dois milhões, novecentos e noventa e oito mil reais), referem-se ao ônus sobreos aportes públicos do Poder Concedente a serem faturados, que conforme o contrato de concessãoserá realizado ao longo dos 20 anos, e seus valores são registrados a valor presente, calculados àmedida da evolução física das melhorias realizadas.

16 - Provisão para Contingências

31/12/2017 31/12/2016Depósitos Provisão Depósitos Provisãojudiciais Provisão líquida judiciais Provisão líquida

Trabalhistas 2.410 7.184 4.774 1.764 7.267 5.503

Cíveis 1.045 2.571 1.526 640 2.544 1.904

Outras (a) 11.191 12.511 1.320 8.906 9.469 563

14.646 22.266 7.620 11.310 19.280 7.970

(a) A EcoUrbis desde setembro de 2012 tem realizado depósitos referentes ao processo nº 0016428-51.2012.4.03.6100, na ação de consignação em pagamento, para que seja identificado o credor dascontribuições e questionar o adicional Senai que nos tem sido exigido. A EcoUrbis na qualidade deempresa prestadora de serviço público está obrigada a recolher as contribuições sociais gerais aoServiço Social do Comercio - SESC e ao Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial.

A Companhia, no curso normal de suas atividades, está sujeita a processos judiciais de naturezatributária, trabalhista e cível. A Administração, apoiada na opinião de seus assessores legais e,quando aplicável, fundamentada em pareceres específicos emitidos por especialistas, avalia aexpectativa do desfecho dos processos em andamento e determina a necessidade ou não deconstituição de provisão para contingências.

No decorrer do período encerrado em 31 de dezembro de 2017, os assessores jurídicos daCompanhia atualizaram seu julgamento perante os processos que estão sob sua custódia. Diantedisso, classificaram processos com probabilidade de perda provável no montante de R$ 22.266(vinte e dois milhões, duzentos e sessenta e seis mil reais), valores estes devidamente contabilizadose com a adequada cobertura dos valores depositados em juízo até que seja proferido a decisão.Foram ainda classificados como perdas possíveis processos no montante de R$ 10.459 (dez milhões,quatrocentos e cinquenta e nove mil reais). Portanto, os processos com essa classificação nãopossuem necessidade de provisão.

Page 35: ECOURBIS AMBIENTAL S.A. DEMONSTRAÇÕES … · ECOURBIS AMBIENTAL S.A. Demonstrações Financeiras Em 31 de Dezembro de 2017 e 2016 Conteúdo Relatório da Administração Relatório

.23.

ECOURBIS AMBIENTAL S.A.

Notas Explicativas da Administração às Demonstrações Financeiras

17 - Transações com Partes Relacionadas

Ativo Passivo

31/12/2017 31/12/2016 31/12/2017 31/12/2016

Créditos a serem reembolsados

Vital Engenharia Ambiental S.A. - 304

ECOBAN Ambiental S/A 10 4

10 308

Fornecedores

Construtora Marquise S/A 2.524 1.369

Vital Engenharia Ambiental S.A. 2.306 5.855

Arendal RJ Locadora Ltda. 1.813 1.565

MMDC Locações 359 248

ECOBAN Ambiental S/A 537 948

Stone Participações S/A 69 87

S.A. Paulista de Construções e Comércio 68 375

7.676 10.447

31/12/2017 31/12/2016

Vital Engenharia Ambiental S.A. 26.679 17.197

Arendal RJ Locadora Ltda. 18.179 5.214

ECOBAN Ambiental S/A 6.336 4.460

Construtora Marquise S/A 4.328 4.322

MMDC Locações 3.795 248

Stone Participações S/A 928 1.132

S.A. Paulista de Construções e Comércio 904 1.103

61.149 33.676

Custos/Despesas

Operacionais

Page 36: ECOURBIS AMBIENTAL S.A. DEMONSTRAÇÕES … · ECOURBIS AMBIENTAL S.A. Demonstrações Financeiras Em 31 de Dezembro de 2017 e 2016 Conteúdo Relatório da Administração Relatório

.24.

ECOURBIS AMBIENTAL S.A.

Notas Explicativas da Administração às Demonstrações Financeiras

18 - Patrimônio Líquido

a) Capital Social

O capital social integralizado é de R$ 45.992 (quarenta e cinco milhões, novecentos e noventae dois mil reais), representado por 45.992.000 (quarenta e cinco milhões, novecentas e noventae duas mil) ações ordinárias nominativas todas sem valor nominal.

b) Reservas e Distribuição de Lucros e Dividendos

A reserva legal será de 5% (cinco por cento) e será aplicada, compulsoriamente, até que atinja20% (vinte por cento) do capital social.

Conforme previsto em Estatuto Social da Companhia, artigo 24, os acionistas têm direito a50% (cinquenta por cento) do lucro líquido do exercício, após a dedução da reserva legal,como dividendo mínimo obrigatório.

Os acionistas, em virtude de cláusulas contratuais de financiamento junto ao Banco do Brasil,que estabelecem restrições financeiras à distribuição de dividendos condicionando a distribuiro mínimo obrigatório de acordo com o estatuto, deliberaram que o saldo de dividendos de2014 disponibilizado e não pago no montante de R$ 26.231 (vinte e seis milhões duzentos etrinta e um mil reais) recomponha o patrimônio líquido em uma reserva especial de lucros.

Em 2017, a administração disponibilizou aos seus acionistas 50% (cinquenta por cento) dosdividendos que estavam em retenções de lucros referente aos anos de 2015 e 2016, no valor deR$ 50.659 (cinquenta milhões, seiscentos e cinquenta e nove mil reais), a serem pagosconforme disponibilidade de caixa.

O lucro líquido do exercício permanecerá em reserva de retenção de lucros para futuradistribuição.

O ajuste de valores patrimoniais mantido em patrimônio líquido, contém registros dos ajustesà harmonização às novas normas contábeis (ICPC 01), por conter valores a se realizarem.

Page 37: ECOURBIS AMBIENTAL S.A. DEMONSTRAÇÕES … · ECOURBIS AMBIENTAL S.A. Demonstrações Financeiras Em 31 de Dezembro de 2017 e 2016 Conteúdo Relatório da Administração Relatório

.25.

ECOURBIS AMBIENTAL S.A.

Notas Explicativas da Administração às Demonstrações Financeiras

19 - Receita Operacional Líquida

31/12/2017 31/12/2016

Receita bruta :

Serviços Faturados - Poder Concedente 589.102 612.426

Transferência para Receita bruta de construção (ICPC 01) (74.280) (70.313)

Receita bruta de serviços prestados 514.822 542.113

Receita bruta de construção (ICPC 01) 14.320 84.087

Receita de reivindicações 44.611 40.496

Receita bruta de vendas 4.806 5.496

Total receita bruta 578.559 672.192- -

Deduções da receita bruta

(-) ISS (26.444) (31.309)

(-) PIS (8.897) (10.435)

(-) COFINS (40.982) (48.062)

(-) ICMS (577) (659)

Impostos sobre faturamento (76.900) (90.465)

Receita operacional líquida 501.659 581.727

Page 38: ECOURBIS AMBIENTAL S.A. DEMONSTRAÇÕES … · ECOURBIS AMBIENTAL S.A. Demonstrações Financeiras Em 31 de Dezembro de 2017 e 2016 Conteúdo Relatório da Administração Relatório

.26.

ECOURBIS AMBIENTAL S.A.

Notas Explicativas da Administração às Demonstrações Financeiras

a) Composição da Receita e Custo de Construção – ICPC 01

31/12/2017 31/12/2016

% de realização dos custos de construção 49,7% 49,3%

Custos com construção (ICPC 01) Valor Valor

incorridos acumulados até o exercício 460.071 451.129

a incorrer até o termino da concessão 464.755 463.101

Custo total de construção acumulado 924.826 914.230

Custo total incorrido no exercício 8.942 60.386

Receita bruta de construção (ICPC 01)

Receita faturada Contratual Contratual

faturada acumulada até o exercício 633.814 559.533

a faturar até 2024 513.564 575.119

Total 1.147.378 1.134.652

Receita auferida Contratual Contratual

Receita auferida acumulada até o exercício 585.517 571.197

Receita auferida acumulada exercício anterior (571.197) (487.110)

Receita auferida apropriada no exercício 14.320 84.087

20 - Custo dos Serviços Prestados e Despesas Operacionais

31/12/2017 31/12/2016 31/12/2017 31/12/2016

Pessoal (180.209) (188.342) (11.522) (12.765)

Serviços de terceiros (44.495) (54.860) (8.691) (9.211)

Custos com construção (ICPC 01) (8.942) (60.386) - -

Depreciações/Amortizações (2.593) (5.086) (342) (370)

Aluguéis (36.049) (21.827) (180) (182)

Outros (65.527) (58.545) (2.236) (2.419)

(337.815) (389.046) (22.971) (24.947)

Custo Despesas

Os custos de captação e remessa de gás são considerados como custo dos serviços prestados, emfunção de que eles são incorridos necessariamente para uma adequada operação de Aterro SanitárioCTL.

Page 39: ECOURBIS AMBIENTAL S.A. DEMONSTRAÇÕES … · ECOURBIS AMBIENTAL S.A. Demonstrações Financeiras Em 31 de Dezembro de 2017 e 2016 Conteúdo Relatório da Administração Relatório

.27.

ECOURBIS AMBIENTAL S.A.

Notas Explicativas da Administração às Demonstrações Financeiras

21 - Outras Receitas (Despesas) Operacionais

31/12/2017 31/12/2016

Outras Receitas

Outras 188 282

Total 188 282

Outras Despesas

Perda com venda de ativos imobilizados (1.144) (521)

Ônus sobre outras receitas (9) (15)

Impostos sobre outras receitas (20) (56)

Outras (2) -

Total (1.175) (592)

Outras Receitas (Despesas) Líquidas (987) (310)

22 - Receitas e Despesas Financeiras

31/12/2017 31/12/2016

Receitas financeiras

Ganhos com aplicações financeiras 4.333 7.711

Variações monetárias 761 726

Outras 15 944

5.109 9.381

Despesas Financeiras

Encargos de empréstimos e financiamentos (13.929) (21.251)

Custos com Avais (7.937) (9.679)

Ônus sobre a receita financeira (255) (468)

Pis e Cofins sobre receitas Financeiras (238) (435)

Imposto sobre Operações Financeiras - IOF (45) (435)

Outras (2.634) (1.826)

(25.038) (34.094)

Resultado Financeiro Líquido (19.929) (24.713)

Page 40: ECOURBIS AMBIENTAL S.A. DEMONSTRAÇÕES … · ECOURBIS AMBIENTAL S.A. Demonstrações Financeiras Em 31 de Dezembro de 2017 e 2016 Conteúdo Relatório da Administração Relatório

.28.

ECOURBIS AMBIENTAL S.A.

Notas Explicativas da Administração às Demonstrações Financeiras

23 - Instrumentos Financeiros

A Companhia contrata operações financeiras envolvendo instrumentos financeiros, todos registradosem contas patrimoniais, que se destinam a atender às suas necessidades operacionais e financeiras.São contratadas principalmente aplicações financeiras e empréstimos e financiamentos. Aadministração e gestão desses instrumentos financeiros são realizadas por meio de políticas,definição de estratégias e estabelecimento de sistemas de controle, devidamente monitorados pelaAdministração da Companhia.

Aplicações financeiras:

A “política de aplicações financeiras” estabelecida pela Administração da Companhia prevê acontratação, em sua maioria, de aplicações financeiras em renda fixa com instituições financeiras de1ª linha.

Empréstimos e financiamentos:

As operações estão registradas de acordo com os dispositivos previstos nos contratos celebradoscom as instituições financeiras, levando-se em consideração principalmente se as taxas de jurosforam pactuadas dentro do que se espera da prática de mercado, conforme descrito na Nota 10.

Risco de crédito:

Conforme mencionado anteriormente, a Companhia possui como clientes a Prefeitura do Municípiode São Paulo, o que reduz sensivelmente seu risco de crédito e a São João Energia Ambiental quepossui capacidades de crédito e tem garantias suficientes, como meio de mitigar o risco de perdafinanceira por motivo de inadimplência.

Risco de juros:

A Companhia adota políticas conservadoras de aplicação e captação de recursos financeiros e deminimização do custo de capital. As aplicações financeiras da Companhia são realizadas cominstituições financeiras de 1ª linha, mantidas substancialmente em operações vinculadas aos juros doCertificado de Depósito Interbancário (CDI). As captações para empréstimos e financiamentos sãorealizadas dentro do padrão de taxa de juros estabelecido pelo mercado.

24 - Aspectos Ambientais

A Companhia considera que suas instalações e atividades estão sujeitas a regulamentaçõesambientais. A EcoUrbis diminui os riscos associados com assuntos ambientais por meio deprocedimentos operacionais, equipamentos de controle de poluição e sistemas de monitoramentocom a contratação de empresas de prestação de serviços especializadas. A administração daCompanhia acredita que nenhuma provisão para perdas relacionadas a assuntos ambientais érequerida atualmente, baseada nas atuais leis e regulamentos em vigor.

Page 41: ECOURBIS AMBIENTAL S.A. DEMONSTRAÇÕES … · ECOURBIS AMBIENTAL S.A. Demonstrações Financeiras Em 31 de Dezembro de 2017 e 2016 Conteúdo Relatório da Administração Relatório

.29.

ECOURBIS AMBIENTAL S.A.

Notas Explicativas da Administração às Demonstrações Financeiras

25 - Seguros

Durante o período de concessão, compete à concessionária manter as seguintes coberturas deseguros, conforme prazos previstos: seguro de danos materiais para danos relativos à propriedade,que cobre todos os bens que integram a concessão e seguro de responsabilidade civil, cobrindo aconcessionária e o Poder Concedente pelos montantes que possam ser responsabilizados a título dedanos, indenizações, custas processuais e outros resultantes do desenvolvimento das atividadespertinentes à concessão.

A Administração entende que o montante segurado é suficiente para garantir a integridadepatrimonial e continuidade operacional, bem como o cumprimento das regras estabelecidas noContrato de Concessão. Os principais ativos em serviço da Companhia estão segurados conformesegue:

2017

Datas de Importâncias Prêmios

Riscos Vigência Seguradas Líquidos

Seguro-garantia - Contrato de concessão 29/11/17 à 29/11/2018 42.699 149

Responsabilidade civil facultativa de veículos 1º risco 29/11/17 à 29/11/2018 65.400 997

Responsabilidade civil facultativa de veículos 2º risco 29/11/17 à 29/11/2018 400 94

Responsabilidade civil facultativa de veículos 3º risco 29/11/17 à 29/11/2018 2.000 121

Responsabilidade civil facultativa de veículos - (Furgão, Van casco) 29/11/17 à 29/11/2018 10.201 80

Responsabilidade civil facultativa de veículos - (Caminhões comboio) 29/11/17 à 29/11/2018 2.286 19

Responsabilidade civil facultativa de veículos - Agilix casco 29/11/17 à 29/11/2018 8.702 120

Seguro empresarial (Central Mecanizada de Triagem - CMT) 29/11/17 à 29/11/2018 32.165 61

Seguro empresarial (Usina de Tratamento - UTRSS) 29/11/17 à 29/11/2018 16.300 52

Seguro empresarial 29/11/17 à 29/11/2018 4.500 53

Responsabilidade civil geral 29/11/17 à 29/11/2018 16.014 121

Page 42: ECOURBIS AMBIENTAL S.A. DEMONSTRAÇÕES … · ECOURBIS AMBIENTAL S.A. Demonstrações Financeiras Em 31 de Dezembro de 2017 e 2016 Conteúdo Relatório da Administração Relatório

Conciliação BR GAAP - CPC Completos

Contas Item

ATIVO

CIRCULANTE

Caixa e equivalentes de caixa 45.196 45.196 45.759 45.759

Contas a receber 133.078 133.078 85.235 85.235

Impostos a recuperar 6.818 6.818 5.382 5.382

Outros créditos 9.299 9.299 11.026 11.026

194.391 - 194.391 147.402 - 147.402

NÃO CIRCULANTE

REALIZÁVEL A LONGO PRAZO

Contas a receber (a) - 530.614 530.614 - 522.636 522.636

Outros créditos 9.506 - 9.506 14.260 14.260

Depósitos judiciais 14.646 14.646 11.310 11.310

Créditos com empresas ligadas 10 10 308 308

24.162 530.614 554.776 25.878 522.636 548.514

Imobilizado (b) 238.903 (196.346) 42.557 267.966 (220.848) 47.118

Intangível (c) 4.734 (4.723) 11 5.887 (5.852) 35

243.637 (201.069) 42.568 273.853 (226.700) 47.153

267.799 329.545 597.344 299.731 295.936 595.667

TOTAL ATIVO 462.190 329.545 791.735 447.133 295.936 743.069

Em 31 de dezembro de 2017 Em 31 de dezembro de 2016

BR GAAPEfeito da

aplicação

CPC

COMPLETOSBR GAAP

Efeito da

aplicação

CPC

COMPLETOS

.30.

ECOURBIS AMBIENTAL S.A.

Notas Explicativas da Administração às Demonstrações Financeiras

26 - Conciliação entre as novas práticas contábeis (CPC Completos) e as práticas contábeis anteriores (BR-GAAP)Na preparação das demonstrações financeiras, a administração apresenta o efeito da aplicação com uma conciliaçãoentre as novas práticas contábeis aplicando o ICPC – 01 (Contratos de Concessão), com as práticas anteriores.

Page 43: ECOURBIS AMBIENTAL S.A. DEMONSTRAÇÕES … · ECOURBIS AMBIENTAL S.A. Demonstrações Financeiras Em 31 de Dezembro de 2017 e 2016 Conteúdo Relatório da Administração Relatório

Conciliação BR GAAP - CPC Completos

Contas Item

PASSIVO E PATRIMÔNIO LÍQUIDO

CIRCULANTE

Empréstimos e financiamentos 41.502 41.502 76.852 76.852

Fornecedores 27.348 27.348 27.438 27.438

Salários e obrigações sociais 25.799 25.799 26.649 26.649

Obrigações tributárias 1.263 1.263 1.806 1.806

Tributos diferidos 13.583 13.583 13.455 13.455

Ônus da concessão 7.743 7.743 5.394 5.394

Dividendos a pagar 56.774 56.774 - -

Outras contas a pagar 4.440 4.440 2.045 2.045

178.452 - 178.452 153.639 - 153.639

NÃO CIRCULANTE

Empréstimos e financiamentos 70.293 70.293 58.380 58.380

Adiantamento de clientes (a) - 190.290 190.290 - 166.962 166.962

Dividendos a pagar - - 52.462 52.462

Tributos diferidos (e) 1.795 37.917 39.712 (463) 39.303 38.840

Provisão para contingências (f) 22.266 22.266 19.280 19.280

Obrigações sociais (d) - 19.330 19.330 - 17.631 17.631

Outras obrigações 7.438 (6.762) 676 6.797 (3.764) 3.033

101.792 240.775 342.567 136.456 220.132 356.588

PATRIMÔNIO LÍQUIDO

Capital social subscrito 139.420 139.420 139.420 139.420

(-) Capital a integralizar (93.428) (93.428) (93.428) (93.428)

Capital social realizado 45.992 - 45.992 45.992 - 45.992

Reservas de lucros 135.954 135.954 111.046 111.046

Ajustes de valores patrimoniais (g) - 88.770 88.770 - 75.804 75.804

Total do patrimônio líquido 181.946 88.770 270.716 157.038 75.804 232.842

TOTAL PASSIVO E PATRIMÔNIO LÍQUIDO 462.190 329.545 791.735 447.133 295.936 743.069

Em 31 de dezembro de 2017 Em 31 de dezembro de 2016

BR GAAPEfeito da

aplicação

CPC

COMPLETOSBR GAAP

Efeito da

aplicação

CPC

COMPLETOS

.31.

ECOURBIS AMBIENTAL S.A.

Notas Explicativas da Administração às Demonstrações Financeiras

Page 44: ECOURBIS AMBIENTAL S.A. DEMONSTRAÇÕES … · ECOURBIS AMBIENTAL S.A. Demonstrações Financeiras Em 31 de Dezembro de 2017 e 2016 Conteúdo Relatório da Administração Relatório

.32.

ECOURBIS AMBIENTAL S.A.

Notas Explicativas da Administração às Demonstrações Financeiras

Conciliação BR GAAP - CPC Completos

Contas

DEMONSTRAÇÃO DOS RESULTADOS

Receita bruta de serviços prestados 589.102 (74.280) 514.822 612.426 (70.313) 542.113

Receita Bruta de construção (ICPC 01) - 14.320 14.320 - 84.087 84.087

Receita bruta de Reinvidicações - 44.611 44.611 - 40.496 40.496

Receita bruta de vendas 4.806 4.806 5.496 5.496

Receita bruta total 593.908 (15.349) 578.559 617.922 54.270 672.192

Deduções da receita bruta

Impostos sobre faturamento (84.968) 8.068 (76.900) (88.626) (1.839) (90.465)

Receita operacional líquida 508.940 (7.281) 501.659 529.296 52.431 581.727

Custos dos serviços prestados (366.668) 28.853 (337.815) (345.355) (43.691) (389.046)

Ônus da concessão (29.694) 2.997 (26.697) (30.896) (689) (31.585)

LUCRO BRUTO 112.578 24.569 137.147 153.045 8.051 161.096

(DESPESAS) RECEITAS OPERACIONAIS

Administrativas e gerais (22.821) (150) (22.971) (23.194) (1.753) (24.947)

Outras receitas (despesas) operacionais líquidas 3.785 (4.772) (987) 280 (590) (310)

(19.036) (4.922) (23.958) (22.914) (2.343) (25.257)

Resultado Financeiro líquido (19.929) (19.929) (24.713) (24.713)

LUCRO ANTES DO IMPOSTO DE RENDA E

CONTRIBUIÇÃO SOCIAL73.613 19.647 93.260 105.418 5.708 111.126

Contribuição social (6.139) (6.139) (8.550) (8.550)

Contribuição social diferido (598) (1.769) (2.367) (718) (515) (1.233)

Imposto de renda (15.879) (15.879) (22.198) (22.198)

Imposto de renda diferido (1.661) (4.912) (6.573) (1.995) (1.427) (3.422)

(24.277) (6.681) (30.958) (33.461) (1.942) (35.403)

LUCRO LÍQUIDO DO EXERCÍCIO 49.336 12.966 62.302 71.957 3.766 75.723

LUCRO LÍQUIDO POR AÇÃO 1,07 1,35 1,56 1,65

Em 31 de dezembro de 2017 Em 31 de dezembro de 2016

BR GAAPEfeito da

aplicação

CPC

COMPLETO

S

BR GAAPEfeito da

aplicação

CPC

COMPLETO

S

Page 45: ECOURBIS AMBIENTAL S.A. DEMONSTRAÇÕES … · ECOURBIS AMBIENTAL S.A. Demonstrações Financeiras Em 31 de Dezembro de 2017 e 2016 Conteúdo Relatório da Administração Relatório

.33.

ECOURBIS AMBIENTAL S.A.

Notas Explicativas da Administração às Demonstrações Financeiras

Conciliação BR GAAP - CPC Completos

Contas

DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA

FLUXO DE CAIXA DAS ATIVIDADES OPERACIONAIS

Lucro líquido do exercício 49.336 12.966 62.302 71.957 3.766 75.723

Reconciliação do resultado com o caixa obtido nas operações:

Ajuste ao padrão IFRS (ICPC01) - (12.966) (12.966) - (3.766) (3.766)

Depreciação e amortização 42.280 (39.345) 2.935 37.961 (32.505) 5.456

Despesas financeiras 7.937 7.937 9.679 9.679

Despesas juros 13.929 13.929 21.251 21.251

Provisão para risco cível, fiscal e trabalhista - 3.745 3.745 2.127 2.127

Provisão para perda no ativo imobilizado (2.374) 2.374 - - -

Resultado na baixa do ativo imobilizado e intangível 87 2.381 2.468 341 181 522

111.195 (30.845) 80.350 143.316 (32.324) 110.992

(Aumento) diminuição de ativos:

Contas a receber (47.843) (47.843) (50.073) (50.073)

Tributos e contribuições compensáveis (1.436) (1.436) 299 299

Outros ativos 3.443 25.632 29.075 4.851 (28.405) (23.554)

Aumento (diminuição) de passivos:

Salários e obrigações sociais (850) (850) 2.600 2.600

Fornecedores (8.027) (8.027) (15.082) (15.082)

Obrigações tributárias (22.431) (6.684) (29.115) (26.161) (28.103)

Imposto de Renda e Contribuição Social 24.277 6.681 30.958 33.461 35.403

Ônus da concessão 2.349 2.349 2.310 2.310

Outros passivos 6.018 (3.742) 2.276 4.087 4.087

Pagamento de juros (9.860) (9.860) (22.482) (22.482)

Caixa líquido gerado nas atividades Operacionais 56.835 (8.958) 47.877 77.126 (60.729) 16.397

FLUXO DE CAIXA DAS ATIVIDADES DE INVESTIMENTOS

Aquisição de imobilizado/intangível (9.777) 8.958 (819) (61.235) 60.729 (506)

Caixa líquido consumido nas atividades de investimento (9.777) 8.958 (819) (61.235) 60.729 (506)

FLUXO DE CAIXA DAS ATIVIDADES DE FINANCIAMENTO

Pagamento de empréstimos e financiamentos (30.040) (30.040) (52.227) (52.227)

Empréstimos e financiamentos captados 2.534 2.534 3.378 3.378

Distribuição de dividendos (20.115) (20.115) - -

Caixa líquido consumido nas atividades de financiamento (47.621) - (47.621) (48.849) - (48.849)

REDUÇÃO NO CAIXA E EQUIVALENTES NO

EXERCÍCIO(563) - (563) (32.958) - (32.958)

Caixa e equivalentes de caixa no inicio do exercício 45.759 - 45.759 78.717 - 78.717

Caixa e equivalentes de caixa no fim do exercício 45.196 - 45.196 45.759 - 45.759

Variação de caixa e equivalentes de caixa (563) - (563) (32.958) - (32.958)

Em 31 de dezembro de 2017 Em 31 de dezembro de 2016

BR GAAPEfeito da

aplicação

CPC

COMPLETOSBR GAAP

Efeito da

aplicação

CPC

COMPLETOS

Page 46: ECOURBIS AMBIENTAL S.A. DEMONSTRAÇÕES … · ECOURBIS AMBIENTAL S.A. Demonstrações Financeiras Em 31 de Dezembro de 2017 e 2016 Conteúdo Relatório da Administração Relatório

.34.

ECOURBIS AMBIENTAL S.A.

Notas Explicativas da Administração às Demonstrações Financeiras

a) Reclassificação de Receitas de Serviços e Instrumentos Financeiros correspondentes, bem comoo Ônus sobre a concessão, nos termos da ICPC 01 – Contratos de Concessão, correspondente àIFRIC 12.

b) Reclassificação de Imobilizado e Custos dos Serviços Prestados, nos termos da ICPC 01.

c) Reclassificação de Intangíveis nos termos da ICPC 01.

d) Reconhecimento dos gastos de rescisão de pessoal de acordo com o princípio da competência,nos termos do Pronunciamento Conceitual Básico – CPC 00.

e) Reclassificação de tributos diferidos em função da mudança de critério contábil para oreconhecimento e mensuração das receitas e custos do contrato de concessão, nos termos daICPC 01.

f) Reconhecimento de contingência de acordo com o princípio da competência, nos termos doCPC 00.

g) Nos termos do CPC 37 a conta de “Ajustes de valores patrimoniais” recebeu a contrapartida doslançamentos contábeis de ajustes para harmonização às novas normas contábeis (ICPC 01).

Page 47: ECOURBIS AMBIENTAL S.A. DEMONSTRAÇÕES … · ECOURBIS AMBIENTAL S.A. Demonstrações Financeiras Em 31 de Dezembro de 2017 e 2016 Conteúdo Relatório da Administração Relatório

.35.

ECOURBIS AMBIENTAL S.A.

Notas Explicativas da Administração às Demonstrações Financeiras

PARECER DO CONSELHO FISCAL

O Conselho Fiscal da ECOURBIS AMBIENTAL S/A, representado pelos membros que estassubscrevem, no uso de suas atribuições legais, examinaram as Demonstrações Financeiras daEmpresa que compreendem o Balanço Patrimonial encerrado em 31 de dezembro de 2017 e asrespectivas Demonstrações do Resultado, das Mutações do Patrimônio Líquido e dos Fluxos deCaixa, complementadas por Notas Explicativas e Relatório dos Auditores Independentes.

Considerando que a documentação examinada está em perfeita ordem e regularidade e, de acordocom os esclarecimentos prestados pela Administração, opinam que os mesmos estão em plenascondições de serem submetidos à apreciação dos Senhores Acionistas.

São Paulo, 19 de março de 2018.

Edivaldo Mendonça

Carlos André Bastos Lopes

Maurício Mugnol

Page 48: ECOURBIS AMBIENTAL S.A. DEMONSTRAÇÕES … · ECOURBIS AMBIENTAL S.A. Demonstrações Financeiras Em 31 de Dezembro de 2017 e 2016 Conteúdo Relatório da Administração Relatório

.36.

ECOURBIS AMBIENTAL S.A.

Notas Explicativas da Administração às Demonstrações Financeiras

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Antonio Carlos Ferrari Salmeron......................Presidente

Bruno Amorim Florêncio Pereira ....................Conselheiro

Castriciano Coelho Neto...................................Conselheiro

Ervino Nitz Filho..............................................Conselheiro

Hudson Bonno..................................................Conselheiro

José Eduardo Sampaio ....................................Conselheiro

José Erivaldo Arraes.........................................Conselheiro

Marcelo Helou da Fonseca...............................Conselheiro

Ricardo Mota de Farias....................................Conselheiro

DIRETORIA EXECUTIVA

Nelson Domingues Pinto Junior

Diretor Presidente

CPF. 026.288.228-06

Renato Alcantara Gusmão

Gerente de Contabilidade

CRC-CT. 1SP133123/O-1

Rel076

César Roberto Urien

Diretor Administrativo Financeiro

CPF. 219.078.408-50