Transcript
Page 1: Jornal do Cariri - 18 a 24 de fevereiro de 2014

CULTURA

Festa relembra antigos carnavais no Cratoepa | pág. 7

CÂMARA DO CRATOPresidente quer extinção de benefício da diária rural política| pág. 4

metropolitana | pág. 5

metropolitana | pág. 6

metropolitana | pág. 5 metropolitana | pág. 6

AçUDe do Sítio Chico, em Várzea Alegre, que teve a parede arrombada pela força da água

chuva

De 18 a 24 De Fevereiro De 2014 ano 15 número 2627 Preço: r$1,50

www.jornaldocariri.com.brO periódico do Cariri independente

Ministério Público coloca20 vereadores no paredão

Açudes começam a

sangrar no Cariri

depoimentos em Juazeiro

Os 20 vereadores convocados a prestar depoimentos ao Ministério Público, em Juazeiro do Norte, passaram por um verdadeiro paredão durante as oitivas com os promotores Lucas Azevedo e Silderlânio do Nascimento. Numa espécie de acareação, os parlamentares foram confrontados com fotos e áudios que comprovam o confinamento e

ratificam a denúncia de favorecimentos para a eleição da mesa diretora. Mesmo sob pressão, a maioria dos vereadores negou a existência de aliciamento, compra ou favorecimento. Contatado, o promotor Lucas Azevedo preferiu não se pronunciar sobre as oitivas, segundo ele, para não atrapalhar o andamento das investigações. política | pág. 3

eSPORTeAcademias e foliões no ritmo do Carnaval

apito | pág. 8

Marcos Rommel

recolhimentoS atraSaDoS

BarBalha Sem SaúDe

SoliDarieDaDe

As chuvas nas últimas semanas foram suficientes para que alguns açudes do Cariri transbordassem. Várzea Alegre e Farias Brito foram os primeiros municípios a registrarem ocorrência de sangramento, o que possibilita a renovação hídrica dos reservatórios e dá esperanças aos agricultores e comunidades afetadas pela seca.

Dívida do INSS gera impasse entre gestores

Moradores do Riacho do Meio sofrem com descaso

Pedinte com sonda há três anos precisa de cirurgia

MORADOReS renomearam placa que continha erros de informação

A população do Riacho do Meio cobra providências em saú-de para a comunidade. Segundo os moradores, há dois meses a unidade básica está sem médico, funcionando apenas com enfermeira chefe e não dispõe dos equipamentos necessários para o atendimento odontológico. Além disso, os moradores chamam atenção para os erros nas placas de sinalização no acesso à localidade.

O prefeito de Caririaçu, João Marcos, anunciou uma dívida de R$ 7 milhões deixada pela administração anterior, sobre aos recolhimentos de previdência social dos servidores públicos. O Município encaminha denúncia de improbidade administrati-va, junto ao Ministério Público, contra o ex-prefeito Edmilson Leite. Ele garante que os depósitos foram feitos corretamente.

Com uma sonda há três anos e sem documentação necessária para realização de cirurgia pelo Sistema Único de Saúde, um morador de rua de Barbalha aguarda apoio dos poderes públi-cos e a solidaridade da população. O rapaz, vindo de Milagres, recebe apoio de algumas pessoas da cidade, que planejam um abaixo-assinado para acelerar o procedimento cirúrgico.

Samylla Alves

Page 2: Jornal do Cariri - 18 a 24 de fevereiro de 2014

Região do caRiRi, de 18 a 24 de FeVeReiRo de 20142

Já PeDi, e peço de novo, que o Ministério Público comece por mim, pra ver se limpa essa lama que tem aqui dentro. essa Câmara é uma lama. Darlan loBo, vereaDor De juazeiro “ “

Opinião

CARTASe um governo municipal começa a fazer uma obra, mas demora para concluí-la, é claro que o material ‘abandonado’, sem ninguém para fiscalizar, fica suscetível aos saqueadores. O que acaba prejudicando a sua finalização, já que terá que gastar ainda mais para repor os materiais. Gostei da matéria do Jornal do Cariri que divulgou descasos desta natureza em Barbalha, na última edição.

DanúBia melo, Sítio FloreS, em BarBalha.

SeXTiLHASE “PROBLEMAS” APARECEMO REMÉDIO É “ORAÇÃO”REVOLTA NÃO ADIANTACOMPLICA A SITUAÇÃOA FÉ BALSAMIZA A DORE DÁ RESIGNAÇÃO...!

Welington coSta

Diretor-presidente: Donizete ArrudaDiretora de Redação: Jaqueline FreitasDiretoria Jurídica: Vicente AquinoDiagramação: Evando F. MatiasFotos: Serena Morais

Fundada em 5 de setembro de 1997O Jornal do Cariri é uma publicação da Editora e Gráfica Cearacom LtdaCNPJ: 15.915.244/0001-71

Conselho EditorialGeraldo Menezes Barbosa, Francisco Huberto Esmeraldo Cabral, Napoleão Tavares Neves e Monsenhor Gonçalo Farias Filho.

Administração e RedaçãoRua Pio X, 448 - Bairro SalesianosCEP: 63050-020 - Juazeiro do Norte Ceará - Fone 88 3511.2457

Departamento Comercial | [email protected] Redação | [email protected]

Sucursal Fortaleza: Rua Coronel Alves Teixeira, 1905 - sala 05 - Fone: 85 3462.2600Sucursal Brasília: Edifício Empire CenterSetor Comercial Sul - sala 307 -Brasília - DF.

Os artigos assinados são de responsabilidade dos seus autores.

Fale conosco

Palavra de FéPR. JeceR goeS

Na língua portuguesa, anarquia tem seu significado de: “Negação do princí-pio da autoridade”. A anarquia produz o ‘anárquico’, aquele que comete o caótico, a desordenação e considera o governo ou a dominação como um mal.

No grego, a origem da palavra anarquia é formada pelo prefixo An (sem) e o sufixo arkê (soberania, reino magistratura), ou autoridade; uma filosofia política que defende a eliminação total de todas as formas de governo, contra toda or-dem hierárquica, “que não seja livremente aceita”.

Anarquia significa de forma bem prática, ‘ausência de coercitividade’.Não significa de forma alguma ausência de ordem, ou bagunça generalizada.A televisão brasileira mostrou cenas impressionantes de uma multidão por-

tando bandeiras, marchando sobre as instalações do congresso e do Supremo Tribunal Federal, a suprema corte do País, sem esquecermo-nos das manifesta-ções que até o momento não deram trégua.

Podemos afirmar que são organizações criadas com o objetivo de lutar por melhorias dos sem-terra, sem-teto, sem nada. Agora, transformam-se em milí-cias para confrontar os poderes constituídos.

Não podemos fazer vista grossa a esses episódios. Também não se pode es-conder que as manifestações de rua tem se tornado um terreno de livre acesso para ‘indivíduos’ infiltrados através de instruções para quebrar, destruir e gerar o “quanto pior melhor”.

A pergunta que até agora não cala, após a morte desse inocente trabalhador que com sua câmara registrava a manifestação é: “o ca

da que dá suporte racional a cada individuo que participa como figurante deste espetáculo?

De onde vem o respaldo à quebra da noção de ordem e respeito aos poderes constituídos?

Certamente, a certeza que não existe ordem, nem credibilidade nestas insti-tuições que estão sendo atacadas e que, sobretudo, haverá impunidade aos atos cometidos fora da lei sob o manto do anonimato coletivo, motiva os meliantes, os fora da lei, cometerem todo tipo de atos ilícitos.

Os valores morais que inspiram a ordem social estão sendo corroídos conti-nuamente e, estamos nos tornando um povo “sem história, sem memória, sem passado e sem futuro”, estamos sim, nos tornando ‘uma coisa, cristalizados, in-sensíveis, inúteis, crápulas, sem amor, sem limites, sem respeito, sem Deus, sem pátria, sem família. Vive-se a cada dia o resultado do relativismo dos conceitos.

Será que precisamos reaprender, nos reisignificar para de novo entendermos que o ser Humano, de forma atávica depende da ordem e não do caos para que as melhores oportunidades e os melhores anseios completem a todos nós?

Certamente, indivíduos que conhecendo as brechas morais que existem, nos que exercem temporariamente os poderes, mobilizam gente em torno de pseu-dos ideais libertários, reivindicações e interesses pessoais, de modo que sob o pretexto de luta por melhores condições coletivas sejam promovidas a bagunça, a desordem, o caos social.

Agora, uma pergunta que deve ser feita é: Em quem nossos jovens e socie-dade estão a se espelhar? Que heróis têm hoje no país para que venhamos con-vergir nosso olhar?

Com tristeza vemos nossos líderes e gestores se digladiarem entre si, mos-trando à sociedade a ausência de respeito, limite e total desprezo a hierarquia. É obvio que o povo fará o mesmo.

Que moral esses líderes tem para normatizar essa sociedade. A quem real-mente o povo deve acatar ordens? Aos políticos? - Ao judiciário? - Ao executivo?

Estamos a deriva, precisamos com urgência de um porto seguro.Socorra-nos Deus! Deus abençoe!

CHARGE

“Quando os trogloditas desse fu-tebol retornarem às cavernas, brota-rão asfódelos no Jardim de Adônis”. Esforço-me, mas não consigo aplicar a premissa nietzcheana “vontade de poder” ao nosso futebol. O querer é poder do filósofo me transporta a um amálgama sincrético utópico em face dos versos do poeta: “Há um provér-bio que diz, e nele há muita verdade, que o sonho de ser feliz é a própria fe-licidade”. Tenho sustentado intransi-gentemente a orientação paradigmá-tica do futebol, segundo os cânones filosóficos. É, contudo, na questão da superação da razão pela vontade - em termos futebolísticos- que se impõe restrições ao dito do filósofo e consistência aos versos do poeta. Alimentar infinitamente um sonho traduz-se como felicidade, sim. É insensatez ignorar que dormita no peito do torcedor de cada um dos clubes, que disputam o campeonato cearense, gritar “é campeão”. Quan-do ausentei-me de Juazeiro do Norte para uma viagem histórico-cultural-

-religiosa ao Egito e Israel, o campe-onato (o sonho) estava apenas come-çando. Nem o encantamento com as pirâmides de Gizé, a tumba do faraó Tutankamon, no Egito, o passeio no mar da Galileia, o batismo simbólico no rio Jordão, no mesmo local onde João Batista batizou Jesus, a visita ao local onde nasceu o filho de Deus, em Belém, me fez olvidar as maze-las do nosso futebol, haja vista fato-res diversos entre os quais viça uma cancerígena cegueira gestora, onde pululam: dirigentes ruins, jogadores ruins, estádios ruins, péssimas ren-das, jogos ruins, árbitros ruins, par-cos patrocinadores, péssimos regula-mentos e falta de bom senso para não aprovar tabelas como a do presente campeonato e, ao depois, cinicamen-te, proclamá-la inexequível.

A competição apresenta, ainda, a seguinte excrescência: enquanto nove equipes desbravam o agreste, de ônibus, sem descanso, sem conforto algum, sem tempo para treinar, para jogar às terças, quintas, sábados e do-mingos, com jogadores contundin-do-se em face do cansaço, tudo em nome de uma classificação para a se-gunda fase da contenda (o Crato que-dou-se), duas equipes – Ceará e Gua-rani de Sobral – que participam de outra competição com tabela frouxa, entram no certame já classificados.

Desnecessita-se de contemplação elucubrativa para constatar os equí-vocos cometidos pelos gestores desse sofrido futebol, onde a mediocridade grassa e acaba a graça. Alvitre-se, por oportuno, que os erros de agora são repetições de erros pretéritos o que nos leva a pensar que a intenção dos “cartolas”, a quem parece interessar tais anomalias, é demonstrar para o torcedor que o bom é ficar em casa e assistir aos jogos pela televisão, sem risco de ser assaltado e pagar ingres-so. Talvez, por isso, seja tão caro o preço dos ingressos. Talvez, por isso, não se coloque transporte público à disposição do torcedor no final dos jogos, se elabore uma tabela estúpida com jogos quatro vezes por semana, malgrado o futebol de discutível ní-vel técnico praticado hodiernamente, salvo raras exceções. Está-se provo-cando uma sangria nas combalidas finanças do torcedor, tirando-lhe o direito ao lazer constitucionalmente garantido e a oportunidade de entre-tenimento barato fora de quatro pa-redes. Priva-se o cidadão da sociabi-lidade desejável através do encontro com os amigos, da oportunidade da resenha após os jogos, da vibração, da vaia, do grito de gol, tão próprios nos campos de futebol e que tanto contribuem para diminuir o estresse causado pela azáfama do dia a dia.

FUTEBOL SEM GRASSA PERDE A GRAÇAJosival da Silva

eDitorial

Nas ruas de Juazeiro do Norte, nas casas e nos restaurantes, nos clubes e nas faculdades, o assunto que ocupa todas as atenções é a gangrena moral da Câmara de Vereadores. Como uma ferida pustulenta, o Poder Legislativo não para de exalar o mau cheiro e a matéria putrefata que só um organismo doente consegue produzir. O Ministério Público do Estado do Ceará resolveu tomar providências em relação a essas ondas sucessivas de escândalos e está submetendo 2 0 ve r e a d o r e s a u m a s é r i e de interrogatór ios sobre as c a b e l u d a s d e n ú n c i a s q u e maculam a imagem da Casa do Povo.

A experiência dos bons ad-vogados criminalistas ensina que não se deve autocriminar. O silêncio é ouro em depoimentos,

acareações e oitivas de testemu-nha. Cada palavra pronunciada pode representar a confirmação de um indício ou o robustecimen-to de uma prova. É bem provável que os vereadores, devidamente assessorados por criminalistas, assumam essa estratégia. No entanto, agora, é tudo muito diferente. O Ministério Público dispõe de fotografias, vídeos e gravações, nas quais muitos vere-adores saem profundamente im-plicados em atividades suspeitas.

Há conf issões de que se recebeu dinheiro para se votar no presidente eleito da Câmara dos Vereadores, Capitão Vieira. Não há muito como se fugir de uma gravação. E os vereadores sabem disso. Eles pretendem, todavia, buscar a descaracterização e a desqualificação dos diálogos. Seu objetivo será provar que

as conversas gravadas não representavam a prát ica de a t o s i l í c i t o s , m a s s i m p l e s gabâncias e exageros verbais dos interlocutores.

Ninguém em Juazeiro do Norte dá a esses vereadores o benefício da dúvida. As versões por e les apresentadas mais parecem histórias da carochinha. O temor da população é que as investigações, como tantas outras no município, não deem em nada. Os poderosos, essa é a triste lição aprendida no Cariri, seguem impunes. E não somente os políticos, mas empresários e religiosos! As esperanças de uma limpeza moral na Câmara de Vereadores são muito reduzidas. Por agora, só resta apoiar a coragem dos promotores de Justiça e esperar que a história escrita e reescrita da impunidade

não continue a ter o mesmo desfecho de tantas outras.

Nunca o Poder Legislativo de Juazeiro encontrou-se em nível tão baixo de respeitabi-lidade e de credibilidade so-cial. Poucas pessoas realmente acreditam na seriedade da ins-tituição. Os juazeirenses vivem entre o desejo de esquecer que possuem uma câmara munici-pal e a náusea com tantas e tão desmoralizantes notícias diá-rias a respeito dos escândalos envolvendo seus vereadores. Jamais e em tempo algum um número tão expressivo de mem-bros da Câmara de Vereadores esteve sob suspeita coletiva, de seus pares e da Justiça.

Qual será o destino desses 20 vereadores de Juazeiro? Ninguém em sã consciência pode responder a essa triste pergunta .

VEREADORES E UM DESTINONão há muito como se fugir de uma gravação.

e os vereadores sabem disso. eles pretendem buscar

descaracterização e desqualificação dos diálogos. O objetivo será provar que não

representavam prática de atos ilícitos, mas simples gabâncias e exageros verbais dos

interlocutores.

juriSTA, POETA E FilóSOFO

ANARQUiA

20

Page 3: Jornal do Cariri - 18 a 24 de fevereiro de 2014

Região do caRiRi, de 18 a 24 de FeVeReiRo de 2014 3

PolíticaCâmara depõe sobre eleição de presidente

mp conFronta 20 vereaDoreS

Madson Vagner

Depois de muita po-lêmica, revelações bombásticas e graves

denúncias de aliciamento e compra de vereadores para a eleição da mesa diretora da Câmara de Juazeiro, o Mi-nistério Público do Estado (MP-CE) convocou 20 dos 21 parlamentares para pres-tarem esclarecimentos em oitivas iniciadas na última sexta-feira (14).

Parte dos vereadores ou-vidos pelos promotores Lu-cas Azevedo e Silderlanio do Nascimento disse ter passado por constrangidos durante os depoimentos. Aos parlamen-tares foram apresentadas fo-tos, suas e de outros colegas,

no chamado retiro que ante-cedeu a votação na Câmara.

Os promotores teriam apresentado, ainda, gravações com conversas de bastidores, que comprometem pelo menos oito vereadores. Nas gravações, vereadores admitem ter rece-bido vantagens para votar no candidato eleito Capitão Viei-ra (PTN). Os depoentes foram perguntados se reconheciam as vozes e o teor da conversa.

Mesmo com a apresenta-ção das provas, a maioria dos vereadores reconheceu as vo-zes, mas desconheceu a práti-ca de compra ou favorecimen-to durante o processo eleitoral. Segundo informações, por várias vezes, o advogado pro-curador da Câmara, Róseo Augusto Jacome Alves, se pro-

nunciou contrário aos critérios do depoimento, por entender que os parlamentares estavam sendo constrangidos.

A denúncia, feita dias an-tes da eleição, pelo então pre-sidente Darlan Lôbo (PMDB), revelou nomes, valores e ou-tros benefícios oferecidos aos edis. Todo o material en-tregue ao MP foi anexado de gravações, fotos e documen-tos, além do áudio e da ata da sessão, contendo os debates aonde vereadores chegam a admitir a negociação.

Além das fotos, gravações de áudio e a ata da sessão, o MP deve estar de posse de material sobre as ameaças reveladas por Darlan, na ses-são do último dia 11. O vere-ador chegou a dizer que não

se intimidaria e que não ti-nha medo de morrer. Entre outras, Darlan revelou um esquema de distribuição de empregos na administração, para deixar vereadores reféns em votações e assinaturas de CPIs. “Já pedi, e peço de novo, que o Ministério Públi-co comece por mim, pra ver se limpa essa lama que tem aqui dentro. Essa Câmara é uma lama”, esbravejou Darlan.

Sobre a investigação, ten-tamos ouvir o promotor Lucas Azevedo, que disse não poder se pronunciar, pois a investi-gação corre em sigilo e qual-quer pronunciamento pode atrapalhar o andamento dos trabalhos. Não foi revelado, sequer, o tempo para a conclu-são das investigações.

UM MOViMeNTO ainda incipiente, sem que haja responsável direto pela ideia, merece reflexão de toda a classe política. A tese é simples: um espaço para o Cariri na chapa majoritária, tanto de Cid quanto da oposição, que, supostamente, hoje, seria comandada pelo senador eunício

RebateDonizete ARRuDAVEREADORES E UM DESTINO

VeReADOReS foram ouvidos pelo Ministério Público nas últimas sexta-feira (14) e segunda-feira (17)

Leia rápidoO prefeito Raimundo Macedo encaminhou ao Sindicato dos Professores proposta de reajuste salarial. Nela, o gestor propõe aumento de 3,8% para 5% e o pagamento da gratificação de 10%. raimundão diz que a folha mensal dos professores, que gira em torno de r$ 5 milhões, passará para r$ 6,2 milhões.

A desembargadora Vera Lúcia Correia Lima, do Tribunal de justiça do Estado do Ceará (TjCE) manteve a decisão do juiz da 2ª Vara Cível do Crato, Flávio Bezerra, que determinou o afastamento de cinco vereadores da Câmara Municipal daquele município, por 30 dias. A liminar impetrada pela defesa dos vereadores foi julgada na última semana.

Ao todo, oito encontros serão promovidos pela Assembleia legislativa para mobilizar a sociedade no interior do Estado sobre a prevenção e combate aos entorpecentes no Ceará. A Campanha Ceará sem Drogas acontece no próximo dia 21, no Crato, e contará com a presença do ex-jogador, Walter Casagrande. Além da região do Cariri, já estão confirmadas visitas a Sobral e limoeiro do Norte.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Farias Brito, João Frutuoso, deu explicações sobre o programa Garantia Safra aos vereadores durante a última sessão ordinária da Câmara. De acordo com os edis, erros da Secretaria Municipal causaram prejuízos aos agricultores locais, que ficaram sem o benefício.

Serena Morais

Denúncia

Cláudio Luz pode enfrentar Comissão Processante

O vereador Cláudio Luz (PT) pode, em breve, enfrentar uma Comissão Processante, motivada por denúncia de infração po-lítico-administrativa, que tenta ligar seu mandato à compra irregular de ven-tiladores, feita pela ex-se-cretária de Educação Sonia Luz, mãe do vereador, na administração do prefeito Manoel Santana (PT).

O pedido, assinado pelo ex-candidato a vereador, Gilvan Luis, foi recebido pela mesa diretora da Câmara de Juazeiro do Norte, durante a sessão do último dia 13. O documento foi encaminhado para análise da Comissão de Ética.

Após a leitura no plenário da Câmara, o pedido foi criticado por vários vereadores, por usar palavras consideradas inadequadas e desproporcionais, contra a ex-secretária de educação e mãe do vereador, e contra o próprio Cláudio Luz, para justificar o pedido.

Depois de discussões so-bre a maneira como se refe-riu e qualificou o vereador e a ex-secretária, o presidente Capitão Vieira, atendendo

a solicitação do vereador Sargento Nivaldo (DEM), autorizou a retirada das pa-lavras que denigrem a ex-se-cretária e o vereador, da ata e gravação da sessão.

O vereador Cláudio Luz afirmou não se surpreender com o pedido, já que, segun-do mencionou, o autor está sendo incentivado por um grupo que tem o interesse de calar a voz da oposição. Cláudio ressaltou que vai se defender de todas as acusa-ções na forma da lei. “Como disse o vereador Darlan

Lobo, em Juazeiro, a ideia é punir quem não compactua com a corrupção”, avaliou Cláudio.

Cláudio Luz é acusado por Gilvan Luiz de ser be-neficiado com o dinheiro da venda dos ventiladores, se-gundo a denúncia no valor de R$ 171 mil, para uso na sua campanha vitoriosa de 2012. A empresa acusada de vender e não entregar 2 mil ventiladores é a “S da S de Sousa – ME”, investigada pelo próprio Cláudio Luz na CPI do Ar-condicionado.

Câmara afunda sempre maisQuando a sociedade do Crato acredita que a lama atingiu o patamar máximo na Câmara de Vereadores, vem a surpresa: um novo escândalo estoura. isso tem se repetido semana após semana. E a democracia perde. A mais nova denúncia foi feita pelo vereador jales Veloso, que acusa a gestão passada da Mesa Diretora da Câmara do Crato de ter desviado mais de r$ 2 milhões. Cobra a instalação de uma CPi para investigar esse desvio e quem se locupletou. Há suspeitas sobre vários vereadores beneficiados. Ocorre que jales não é apenas denunciante, também é denunciado. Sofre a acusação de ter se beneficiado indevidamente do pagamento de diárias rurais, que foram criadas pela Câmara há anos atrás para os vereadores supostamente residentes em distritos longe da sede. O parlamentar afirma estar aberto também à uma investigação sobre suas diárias.

Moralização que se impõe jáNão precisa ser inteligente ou esperto demais para saber que na maioria das câmaras municipais brasileiras os seus presidentes usaram como método de dividir o dinheiro que sobrava do duodécimo repassado pelas prefeituras o pagamento indevido de diárias aos vereadores. A Câmara do Crato está com sua imagem suja. Cinco vereadores afastados pela justiça e mais quatro sob ameaça. Agora, vem a denúncia do desvio de r$ 2 milhões e o caso das diárias. O Ministério Público precisa abrir apuração sobre os dois escândalos. Porém, antes disso ocorrer, o atual presidente luiz Carlos pode mostrar um gesto de boa vontade: extinguir imediatamente o pagamento dessas diárias rurais. Está claro que esses pagamentos podem ser legais, mas são imorais.

Cariri mostra as garrasO surgimento de um movimento ainda incipiente, sem que haja um responsável direto pela ideia, merece uma reflexão de toda a classe política do Cariri. A tese a ser defendida é simples: um espaço para a região na chapa majoritária, tanto do governador Cid Gomes quanto no lado da oposição, que, supostamente, hoje, seria comandada pelo senador Eunício Oliveira. Essa defesa de espaço para a região, em breve, deve ganhar a adesão pública de prefeitos que assumirão a necessidade do sul cearense ter representantes no Poder Executivo.

Representação do CaririEntre os cinco pré-candidatos do PrOS ao Governo do Ceará, nenhum faz política diretamente no Cariri. Para compensar isso, o governador Cid tem trazido, com muita frequência e sempre ao seu lado em visitas e inaugurações à obras, o presidente da Assembleia, deputado Zezinho Albuquerque. Mas, o candidato ao Senado na chapa de Cid, o deputado josé Guimarães é considerado um nome do Cariri, apesar de ter nascido em Quixeramobim. Guimarães faz política na região e é figura conhecida, pois não há um mês em que não esteja presente por mais de um município, em reuniões, encontros, liberando recursos e defendendo os interesses do Cariri em Brasília e junto ao Abolição.

Discurso de ser filho do CaririNascido em lavras da Mangabeira, Eunício vai utilizar fartamente em sua campanha o fato de ter nascido no Cariri. Não estranhem se um de seus slogans localizados ser o “governador do Cariri”, pois a região sente a au-sência de um governador nascido no sul do Estado desde 1978, quando tomou posse no Palácio Abolição o coronel Adauto Bezerra. Exatamente há 36 anos, o povo caririense aguarda um filho da região chegar ao mais alto posto do Poder Executivo do Ceará.

CÂMARA De JUAzeiRO eM SUSPeNSeO trabalho do Ministério Público na investigação das fraudes na Câmara de juazeiro

avança a passos rápidos. As provas existem. As denúncias formuladas pelo ex-presidente interino Darlan lobo deram substância suficiente para a comprovação de crimes cometidos no legislativo juazeirense e, como consequência, não se sabe ao certo, quantos dos atuais vereadores serão afastados de seus cargos e perderão seus mandatos. No entanto, a atual composição não se manterá com o término da apuração dos promotores. A dúvida é se a tomada de depoimentos já foi suficiente, inclusive, para pedir não apenas os afastamentos, mas também a prisão de alguns

dos legisladores de juazeiro. E, tudo investigado, ainda há risco de que a administração raimundo Macedo seja atingida.

O petista Cláudio Luz está sendo acusado de desvios públicos durante sua passagem pelo Executivo na administração passada.

Foi dada entrada em pedido de seu impeachment na Câmara de juazeiro. Se depender do novo presidente Capitão Vieira, Claudio luz terá seu mandato cassado.

Nas redes sociais, o ex-prefeito Manoel Santana publicou que Cláudio luz é o único vereador honesto da Câmara de juazeiro.

Como o ex-presidente lula disse que o deputado josé Guimarães só será candidato ao Senado se houver união do governador Cid com o senador Eunício, o PT terá que discutir outro nome.

Deputado Camilo Santana sonha em ser o plano B do PT para concorrer ao Senado na chapa do governador Cid.

Tem a simpatia de Cid e é do grupo do deputado josé Guimarães.

Guimarães pensa diferente de lula e quer entrar na briga pelo Senado em qualquer situação. lula e a presidente Dilma preferem que ele se reeleja deputado federal para ser o futuro presidente da Câmara no lugar do peemedebista Henrique Alves.

Desculpe a ignorância, até quando os vereadores do Crato e de juazeiro vão sujar a imagem de suas cidades?

DiSSe Me DiSSe

Divulgação

VeReADOR enfrenta denúncia de compra irregular de ventiladores

Page 4: Jornal do Cariri - 18 a 24 de fevereiro de 2014

Região do caRiRi, de 18 a 24 de FeVeReiRo de 20144

Política PReFeiTO de Caririaçu ingressa com ação na Justiça por causa de débito antigo, no valor de R$ 7 milhões, junto ao iNSS

Leia rápidoNa Câmara de Barbalha, foram outorgados dois Títulos de Cidadão, conforme as proposições dos vereadores rildo Teles e Aurino Saraiva. O motorista josé luiz de Sousa, mais conhecido como Zé Cigarro, e o eletricista/encanador josé Orly Barros Fernandes receberam as honrarias durante sessão ordinária, na última semana.

O prefeito Ronaldo Gomes de Mattos participou da solenidade de entrega do 13º Prêmio Contribuintes do ano de 2013. Além dele, o deputado estadual Camilo Santana, o secretário de saúde do Estado, Ciro Gomes, o prefeito de juazeiro, raimundo Macedo, o de Barbalha, josé leite, e os deputados federais Manoel Salviano e Arnon Bezerra também compareceram.

Os detentos da colônia agrícola Padre josé Arnaldo Esmeraldo de Melo, em Santana do Cariri, denunciam estado de abandono no local. Segundo eles, as instalações elétricas e hidráulicas do presídio estão comprometidas e a rodovia que dá acesso ao equipamento está intrafegável. Além disso, os presos reclamam da sobrecarga de trabalho na lavoura sem o recebimento dos auxílios de r$ 380 pelo governo do Estado.

Raimundo Macedo (PMDB) e Mauro Macedo se reuniram, no município de Milagres, com lideranças políticas locais e o deputado estadual Wellington landim (Pros) com a finalidade de debater o futuro da oposição ao prefeito Hellosman Sampaio (PMDB), nas eleições de 2014.

caririaÇu

Débito no INSS gera polêmica entre gestoresAmanda Salustiano

A gestão do atual prefeito Caririaçu está ingressando na Justiça com uma Ação Civil Pública por Ato de Im-probidade Administrativa contra Edmilson Leite, que ficou à frente da administra-ção pública por oito anos. De acordo com o prefeito João Marcos, o ex-gestor não pa-gou corretamente o recolhi-mento integral de contribui-ções sociais à Previdência Social, referente aos salários dos servidores do município. O Órgão afirma, ainda, que a inadimplência do ex-prefeito provocou uma nova dívida de mais de R$ 7 milhões aos co-fres municipais.

De acordo com a asses-soria da Prefeitura, em 2013, quando assumiu a máquina pública, João Marcos her-dou um saldo devedor de um pouco mais de R$ 6 milhões do governo de Edmilson Lei-te, também, inerentes aos depósitos salariais dos fun-cionários. “À época, o Mu-nicípio ficou impossibilitado de receber os recursos fede-rais, até ser realizada uma negociação com a Secretaria da Receita Federal. A partir disso, tudo parecia estar bem com o parcelamento quan-do, mais uma vez, a prefei-tura de Caririaçu foi penali-zada com outra dívida de R$ 7.380.387,45 deixados junto

ao INSS, referentes ao perí-odo de 2010/2011/2012”, diz a assessoria.

Ainda conforme a asses-soria, João Marcos, além de fazer um novo parcelamento da dívida para poder rece-ber os recursos federais, está acionando o Ministério Públi-co para investigação do caso. Para o órgão, o não pagamen-to dos débitos municipais en-quadra o ex-gestor nos crimes de sonegação fiscal, apro-priação indébita, omissão de informações e improbidade administrativa. “O dinhei-ro que poderia ir para obras sociais, para construir casas populares e outros benefí-cios vai ter que retornar para o governo federal para cobrir esse déficit deixado pela ges-tão anterior”, lamenta.

Segundo o ex-prefeito Edimilson, a negociação da dívida é um procedimento obrigatório para o recebi-mento de recursos federais em qualquer município e ele, ao assumir a Prefeitu-ra, em 2005, passou pelo mesmo processo com uma dívida de R$ 5 milhões her-dada por administrações anteriores. “Ele disse que não foi informado a Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previ-dência Social (GFIP) com regularidade, o que gera in-formações insuficientes dos servidores públicos junto ao INSS, podendo atrapalhar no processo de aposentado-ria. Mas eu afirmo que todos os servidores estão com seus repasses corretos”, garante.

Luis Carlos pretende acabar com diária rural

câmara Do crato

Depois de muita po-lêmica envolven-do a concessão de

diárias rurais pela Câmara do Crato, o presidente Luis Carlos (PSL) defende a ex-tinção do benefício, que é disponibilizado aos parla-mentares com residência fora da sede do Município.

Na última semana, dois parlamentares quase entra-ram em confronto corporal ao debater sobre a legalidade de quem recebe as diárias. A discussão entre os vereado-res Pedro Alagoano (PSB) e Jales Veloso (PTN) motivou o encerramento precoce da sessão. Na semana anterior, Jales foi acusado de receber a diária rural residindo na sede do Crato.

Luis Carlos revelou seu desejo de extinguir o benefí-cio, mas, segundo ele, encon-tra resistência na maioria dos colegas. “Queria acabar com a polêmica diária, o que ainda não foi possível por-que a maioria dos vereadores é resistente a medida”, disse Luis Carlos, ressaltando que já foi pior. “Pelo menos, bai-xamos de R$ 100 para R$ 60,00 o valor recebido”, dis-se o presidente.

Segundo informações da própria Câmara, a diária foi criada em 2001, por meio de resolução do então pre-sidente da Casa, Francisco Tavares de Oliveira. Para a comprovação da residência na zona rural, era necessá-ria apenas a apresentação de um documento que compro-

ve a moradia, como conta de luz, água ou telefone.

Segundo Luis Carlos, no início da sua gestão, em mar-ço de 2013, também moti-vado por várias denúncias, a resolução foi modificada. “Passamos a listar cinco do-cumentos exigindo a apresen-tação de dois. Na lista estão ITR, conta de luz, conta de água e domicilio eleitoral. O

vereador vai à secretaria da Casa, apresenta dois desses documentos da lista e tem direito ao benefício para as sessões que comparecer”, fala.

Atualmente, os vereado-res Fernando Brasil (PSB), Jales Veloso (PTN), Guri (PV), Henrique Leite (PV), Nando Bezerra (PTB), Lu-ciano Saraiva (PSL) e Dárcio Luis (PSDB) recebem o be-

nefício. Dos sete parlamen-tares, apenas Jales Velos têm seu domicílio eleitoral na sede do município.

Mesmo sendo o vereador Jales Veloso, domiciliado no centro do Crato, o presi-dente Luis Carlos, sustenta a legalidade da concessão do benefício a todos os par-lamentares, o que obriga a Câmara a pagar.

PReSiDeNTe Luis Carlos pretende extinguir diárias rurais, mas precisa do apoio dos demais vereadores

ChapadaMADSON VAGNEr

Fogo amigo em MilagresAinda repercute em Milagres, a declaração de apoio do prefeito de juazeiro do Norte, raimundo Macedo, ao grupo de oposição à administração de Hellosman Sampaio. O que tem de mais nisso? Ambos os prefeitos são filiados ao PMDB. Na semana passada, raimundão esteve na cidade participando de encontro com os dirigentes do PT, PSB, PTB, PrOS, PDT, PC do B e PP. O prefeito de juazeiro disse que Milagres precisava melhorar para todos. Na verdade, raimundão queria o apoio de Hellosman para o filho, Mauro Macedo (Maurinho), candidato a deputa-do federal. Com a negativa, Hellosman acabou acendendo o fogo amigo. O difícil será a montagem do palanque, caso haja o rompimento do PMDB com o PrOS no Estado. É esperar para ver o que acontece!

Protesto silencioso na CâmaraA oposição de Milagres, se não tem conseguido emplacar críticas e algumas de suas propostas, pelo menos, não pode ser acusada por falta de criatividade. Na última se-mana, durante uma sessão ordinária, os parlamentares se mantiveram em silêncio. Durante toda a sessão, a única palavra vinda do grupo foi um “sim”. O protesto foi mo-tivado por um desabafo do presidente da Câmara, vereador Antônio Ede, o Edinho, que acusou a oposição de não saber fazer outra coisa a não ser criticar. Edinho é da base do prefeito e parece ter perdido a paciência com os opositores. O presidente pre-cisa lembrar que isso faz parte do jogo democrático. Cabe a ele e ao líder do prefeito responder às críticas. O silêncio constrangeu toda a Casa.

Mauriti otimista com a transposiçãoQuem está muito otimista com a Transposição do rio São Francisco é o municí-pio de Mauriti. Em conversa com este colunista, o prefeito Evanildo Simão (PT) disse que a conclusão da transposição significa, em primeiro lugar, segurança hídrica para o consumo humano. O prefeito pontuou, ainda, a ampliação da área irrigada, o que proporcionará aumento da oferta de empregos e a dimi-nuição do êxodo rural. Esse último ponto foi considerado uma grande proble-mática do nordeste brasileiro. Evanildo é nascido na zona rural, o que justifica a preocupação com o êxodo. Na verdade, a transposição é estratégica para o desenvolvimento e crescimento de vários municípios do Cariri. Mauriti acerta quando se prepara para recebê-la.

Washington mostra forçaDepois da primeira tentativa da Câmara de Missão Velha para votar as contas do ex-prefeito, Washington Fechine, ainda em janeiro, que acabou sendo suspensa pela justiça, ninguém podia imaginar a repetição do filme. Na última semana, a Câmara se preparou para votar as contas de Washington e... isso mesmo. O ex-pre-feito conseguiu nova liminar e suspendeu, mais uma vez, a votação. O presidente do legislativo, vereador Cícero Cagece, terá que começar tudo de novo e reverter mais essa decisão. Nos bastidores, Washington acusa a atual administração de fazer for-ça para torná-lo inelegível. O ex-gestor teve parecer do TCM pela desaprovação e precisa de dois terços dos vereadores, mas ainda não tem os votos necessários. O ex-prefeito ganha mais tempo para continuar respirando.

Prefeito de Altaneira pede desculpasDepois de atrasar o envio dos balancetes mensais à Câmara Municipal e ser dura-mente criticado por vereadores da oposição, o prefeito de Altaneira, Delvamberto Soares, usou as redes sociais para pedir desculpas aos parlamentares, garantindo que o episódio não voltaria acontecer. O prefeito reconheceu o erro e ordenou aos secretários que enviem os balancetes até o dia 20 de cada mês subsequente. Os balancetes devem ser enviados até o dia 30. As prestações de contas se referem à aplicação dos recursos recebidos e arrecadados pelo Município. Com a atitude, o prefeito Delvamberto mostra respeito ao poder legislativo. Na cidade, comenta--se que o exemplo é bom.

enquanto isso no Cariri...... Cresce entre os prefeitos do Cariri o movimento que pede um candidato da região para disputar o Governo do Estado. O movimento se organiza em silêncio, mas já conta com 10 prefeitos e deve ter sua primeira reunião em março deste ano. A decisão é política e pode se tornar uma avalanche entre os gestores.

... as chuvas que caíram nos últimos dias no Cariri foram comemoradas por todos, menos pelos moradores do Sítio Chico, zona rural de Várzea Alegre. É que a parede do açude da comunidade acabou rompendo com a quantidade de água e causando transtornos aos moradores. Pessoas e animais foram retirados com urgência. Ficaram os prejuízos.

... a Câmara de Caririaçu, uma das últimas do Cariri a iniciar o período legislativo de 2014, voltou os trabalhos na sexta-feira (14). Com uma sessão morna, o legislativo se restringiu a discussões sem interesse popular. O Palácio Clemente Araújo Borges precisa de mais motivação.

... o município de santana do Cariri sediou, na última semana, uma oficina sobre coleta seletiva. O evento, realizado no auditório do Pólo de Convivência, foi ministrado pela doutoranda Vanda lúcia, professora do curso de Geografia da universidade Estadual Paulista (uNESP). Participaram professores, comerciantes, catadores e outros. Boa iniciativa!

AçãO eMeRGeNCiALeM CARiRiAçU

O município de Caririaçu enfrenta muitas dificuldades no abastecimento d’água. É que o único reservatório está secando. Diante da crise, a Prefei-tura e a Defesa Civil encontraram uma alternativa para o racionamento.

A estratégia é espalhar 37 caixas d’água pelo Município, abastecidas por carros-pipa vindos do açude Manoel Balbino. As caixas funcionarão

como chafarizes, onde a população poderá se abastecer para o uso doméstico. A decisão de parar a distribuição pelo sistema já existente é

para evitar o uso da água para outros fins, como lavagem de automóveis e construção civil. A medida pode até gerar polêmica, mas é acertada

quando restringe o uso da água além do consumo humano.

PReFeiTO João Marcos diz que inadimplência gerou dívida de R$ 7 milhões

Serena Morais

Serena Morais

Page 5: Jornal do Cariri - 18 a 24 de fevereiro de 2014

Região do caRiRi, de 18 a 24 de FeVeReiRo de 2014 5

Serena Morais

Sangria de açudes leva esperança a agricultores

INSS cortará benefício de segurados desatualizados

Seminário discute rumos da Universidade Regional do Cariri

inverno no cariri

juazeiro

r$ 10 milhõeS em inveStimentoS

BeNeFiCiáRiOS do iNSS devem atualizar seus cadastros até o dia 28 de fevereiroMetropolitana

Samylla Alves – especial Jc

Apesar do nível dos açudes no Cea-rá ser de apenas

29,6% da capacidade, em alguns municípios onde o índice de chuvas é maior, muitos reservatórios tem atingido a capacidade e sangrado. Em algumas lo-calidades, a força da água tem sido tão forte que vem rompendo paredes e inun-dando plantações.

Em Várzea Alegre, o vo-lume de chuvas nas primei-ras semanas de fevereiro foi cinco vezes maior do que o registrado no mesmo perío-do do ano passado. A água foi responsável pelo arrom-bamento da parede do Açu-de dos Fiuza, no Sítio Chico. De médio porte, o reserva-tório armazenava água que mantinha o lençol freático com água fluente durante todo período de estiagem e era utilizada para irrigação do pasto e abastecimento

humano e animal.Apesar do arrombamen-

to ter arrastado cercas e inundado plantações, a po-pulação ficou feliz ao ver os açudes cheios. De acordo com a secretaria municipal de agricultura de Várzea Alegre, outros localizados na zona rural também correm o risco de ter suas paredes ar-rombadas. Segundo o assis-tente executivo da Secreta-ria, Cícero Izidório, equipes têm visitado as comunidades para orientar a população sobre os riscos de enchentes.

Em Farias Brito, o maior açude do município, loca-lizado próximo a Vila de Lamaju, também sangrou no final da última semana. O reservatório construído em 1950 tem capacidade de acumulação de 2 milhões e 600 mil m³ de água. A pre-visão é de que, com as próxi-mas chuvas, reservatórios de outros municípios atinjam a capacidade, diminuindo os efeitos da estiagem. FORçA da água rompeu parede de açude do Sítio Chico, em Várzea Alegre

Luis Carlos pretende acabar com diária rural

nefício. Dos sete parlamen-tares, apenas Jales Velos têm seu domicílio eleitoral na sede do município.

Mesmo sendo o vereador Jales Veloso, domiciliado no centro do Crato, o presi-dente Luis Carlos, sustenta a legalidade da concessão do benefício a todos os par-lamentares, o que obriga a Câmara a pagar.

PReSiDeNTe Luis Carlos pretende extinguir diárias rurais, mas precisa do apoio dos demais vereadores

Para combater fraudes e pagamentos indevidos a segurados já falecidos, o Instituto Nacional de Se-guro Social (INSS) está exigindo que todos os apo-sentados e pensionistas de Juazeiro procurem a agên-cia bancária, onde recebe o benefício para fazer uma atualização de cadastro. Quem não fizer o processo de prova de vida e renova-ção de senha, até o dia 28 de fevereiro, corre o risco de ter o pagamento inter-rompido pela Previdência Social.

De acordo com alguns assessores do INSS de Ju-azeiro, a necessidade de

atualização – de compro-vação de vida e renovação de senha - é válida para todos os beneficiários que recebem por meio de con-ta-corrente, poupança ou cartão magnético algum benefício previdenciário. Para finalizar o recadas-tramento, o segurado deve ir até a agência bancária levando um documento de identificação oficial com foto, como Carteira de Identidade, de Trabalho ou de Habilitação.

Ainda, segundo eles, todo o processo será reali-zado por funcionários das instituições financeiras, onde os segurados sacam

seus benefícios. Além de manter o cadastro atuali-zado, o objetivo da medida é combater os pagamentos indevidos a segurados já falecidos, evitado, assim, fraudes e desperdícios do dinheiro público.

“Nos casos em que o se-gurado não puder compa-recer ao censo, por motivos de doença ou dificuldade de locomoção, entre outras situações, o procurador indicado pode procurar a agência para informar o caso ao INSS. E, depen-dendo do caso, o Instituto enviará um servidor à re-sidência do segurado”, de-claram. BASTA levar os documentos até uma agência bancária para atualizar os dados junto à Previdência Social

Amanda Salustiano

Após ouvir as demandas dos docentes, discentes e servidores da Universidade Regional do Cariri (Urca), durante realização do se-minário “O papel das uni-versidades estaduais frente ao desenvolvimento do Es-tado do Ceará”, o governa-dor Cid Gomes acenou para a realização de um concur-so público ainda para 2014. Na ocasião, ele também anunciou um investimento na ordem de R$10 milhões para melhorias na estrutu-ra do prédio.

O governador avaliou que ainda não é possível garantir que o governo atenda todas às reivindi-cações apresentadas ao Estado cearense. Mas, destinará cerca de R$ 10 milhões para melhorias na

estrutura de prédio. Segun-do ele, com o crescimento dos investimentos federais para o desenvolvimento do ensino superior no Ceará, outros níveis educacionais passaram a exigir maior atenção por parte da gestão estadual. “Nós assumimos esse papel até o momento em que o governo federal começou a investir forte-mente na educação em ní-vel superior. Desta forma, agora, há a necessidade de melhorias naquilo que é de responsabilidade do Esta-do, que é a educação de ní-vel médio”, disse.

Ele também ressaltou dois pontos prioritários para a construção de um modelo mais eficaz de ensi-no. “É preciso que se cum-pra o compromisso da rea-lização do concurso público para professores e servido-

res, que, hoje, representa uma carência superior a 200 vagas.. O governo pre-cisa entender que não há educação de qualidade sem maiores investimentos”, observou.

Na avaliação dos pro-fessores que integram Sin-dicato dos Docentes da Universidade Regional do Cariri (Sindurca), a pre-sença do governador pode estabelecer melhorias à universidade. Durante o evento, grupos de trabalho discutiram os temas rela-cionados ao financiamento e autonomia universitária; formas de acesso à univer-sidade, políticas de apoio e assistência estudantil; in-fraestrutura, consolidação e expansão da Urca; polí-ticas de pessoal técnico-ad-ministrativo; políticas de pessoal docente; unidades

descentralizadas. Ao final do Seminário, um docu-

mento contendo o resulta-do das discussões foi elabo-

rado para ser encaminhado ao Governo do Estado.

URCA deverá realizar concurso público ainda em 2014, de acordo com o governador Cid Gomes

Marcos Rommel

Serena Morais

Page 6: Jornal do Cariri - 18 a 24 de fevereiro de 2014

Região do caRiRi, de 18 a 24 de FeVeReiRo de 20146

Metropolitana POPULAçãO se mobiliza para ajudar pedinte a conseguir cirurgia

Samylla Alves

Moradores da co-munidade Ria-cho do Meio, em

Barbalha, reclamam do atendimento que recebem na Unidade Básica de Aten-dimento. A unidade, res-ponsável pelo atendimento do Sítio Flores, Coco, Água Fria Betânia, São Joaquim, Formiga e Pinheiro I e II, está sem médico há apro-ximadamente dois meses. Sobre os problemas de saú-de encontrados na comuni-dade, a Secretaria de Saúde do Município preferiu não se pronunciar.

Francisco Marcílio Izi-dório, vice-presidente da associação de moradores do Riacho do Meio diz que a situação é crítica. “Há mais de dois meses estamos sem médico. A unidade funcio-na com uma enfermeira chefe. Não temos os medi-camentos que precisamos

e falta equipamento para os serviços odontológicos. Quem vem de outras loca-lidades, em busca de aten-dimento, muitas vezes volta sem atendimento”, desaba-fa Francisco.

TrânsitoAlém dos problemas no

atendimento médico, a comu-nidade reclama da falta de um redutor de velocidade e das placas de sinalização. Segundo

Francisco Marcilio, a comuni-dade fica localizada próximo a uma CE muito movimentada e o trânsito de veículos é cons-tante, comprometendo a segu-rança da população. Ainda de acordo com o morador, a placa

que localiza a comunidade foi escrita de forma errada.

Sobre os problemas cita-dos, o Detran informou que vai enviar, nesta semana, uma equipe até o local para fazer a instalação de taxões no as-

falto, que forçará o condu-tor a reduzir a velocidade do veículo, quando atravessar o trecho. E vai também mudar a placa de Riacho Fundo para Riacho do Meio, na rodovia CE entre Barbalha e Jardim.

Riacho do Meio está sem médicos, dentista e remédio há dois meses

BarBalha

COMUNiDADe do Riacho do Meio está sem o atendimento adequado na Unidade Básica de Saúde

SaúDe

Pedinte aguarda documentação para cirurgiaJoaquim Júnior

Sem moradia, ocupação e sem documentação necessá-ria para realizar uma cirurgia. É esta a situação do morador de rua, José Pedro, conhecido por Dinho, que carrega, há cerca de três anos, uma son-da junto a si, ocasionada por problemas na uretra. Na bus-ca de solucionar o problema do pedinte, um grupo de mo-radores se uniu e corre contra o tempo para conseguir auto-rização para que o ato cirúrgi-co seja realizado.

Conforme explicou a en-fermeira Sephora Grangeiro, a falta de documentos impede que o rapaz dê entrada na so-licitação de um procedimento cirúrgico ou, até mesmo, no requerimento de remédios. Para que uma nova certidão seja criada, é necessário que

haja autorização de um juiz, mas, para tanto, é preciso que ocorra a iniciativa da Se-cretaria Municipal de Saúde junto a órgãos como o Centro de Referência de Assistência Social (Cras). “A gente, como cidadão, tem que se comover. Estamos fazendo isso por um ato de humanização, ressalta.

Segundo Marinete Fir-mino, coordenadora do Cras Santo Antônio, o caso é acompanhado tanto pela instituição quanto pelo Cen-tro de Referência Especia-lizado de Assistência Social (Creas). Ela explicou que, antes de falar com o juiz, o Cras procurará algum pa-rente de Dinho em Milagres, sua cidade natal, para que se certifiquem sobre sua docu-mentação e situação junto aos familiares. Procurada, a Secretaria de Saúde de Bar-

balha não quis se pronunciar sobre o caso.

“A maior dificuldade é que sofro demais com essa sonda. Já passei do tempo de tirar e eu preciso dessa cirur-gia. Eu não tenho condições de nada”, desabafa o mora-dor de rua, que sente fortes dores com frequência e se utiliza dos serviços dos hospi-tais de onde fica acomodado, na Rua 07 de Setembro. En-quanto aguarda uma solução definitiva, a população segue ajudando dentro de seus li-mites. “Às vezes, a gente faz uma cotinha, compra um re-médio para ele tomar”, expli-ca Ana Lúcia, funcionária de uma farmácia de Barbalha. “A gente espera que o Gover-no e o pessoal dos hospitais tomem alguma providência, porque ele é um ser humano igual a nós”, finaliza. SEM DoCUMEntoS E CoM A SAúDE debilitada, Dinho usa uma sonda há cerca de três anos e espera por procedimento cirúrgico

juazeiro Do norte

“Reza e trabalha”. Este é o lema seguido pelas monjas beneditinas que, por meio do trabalho manual e das preces diárias, dão continuidade às suas vidas dedicadas ao amor em Cristo. Residindo em Ju-azeiro do Norte há mais de dez anos, quando na insta-lação do Mosteiro de Nossa Senhora da Vitória, as irmãs receberam, apenas na última semana, um reconhecimento vindo da Congregação para os Institutos de Vida Consa-grada, órgão do Vaticano, no qual o Mosteiro é elevado à Abadia. Agora, a primeira de todo o Ceará.

Conforme explicou a Prio-reza Conventual Maria Apa-recida, para que um mosteiro seja fundado em alguma loca-lidade é necessário que haja, primeiramente, o pedido do bispo, assim como do povo. Quando o mosteiro conta

com 12 professas de votos perpétuos e vocações, possui condições de se tornar uma abadia. Segundo a irmã, a de-cisão da elevação surgiu após uma visitação canônica, que ocorre a cada três anos.

Ao observar as ações de-senvolvidas e a afluência de fi-éis e romeiros ao local, o Aba-de Presidente e a Abadessa, que também coordena a As-sembleia das Monjas, viram o quanto o Mosteiro já esta-va enraizado em Juazeiro do Norte. Após sugerirem que o local se tornasse uma abadia e as monjas se reunirem para se pronunciar contra ou a fa-vor da mudança, a ideia foi aceita. A votação para a pri-meira abadessa será realizada em meados de março.

“O Abade Presidente en-caminhou o pedido à Roma, juntamente com um teste-munho de Dom Fernando

sobre o Mosteiro de Nossa Senhora da Vitória”, explica a Prioreza, que se considera como uma mãe para a fa-mília composta pelas irmãs. Apesar de o mosteiro ter se tornado abadia desde 09 de novembro do ano passado, somente na última semana, o Abade Presidente notificou o feito. A solenidade litúrgica ocorrerá dentro das come-morações do Centenário da Diocese de Crato.

HistóricoInstalado em Juazeiro do

Norte desde 2003, o Mostei-ro das irmãs beneditinas vive do trabalho manual realiza-do por elas, assim como de doações. No local, uma loji-nha com produtos diversos, artigos religiosos e biscoitos caseiros atrai os visitantes. Há, ainda, uma hospedaria que, em épocas de romaria,

abrigam pessoas de todo o Brasil. Com ajuda de doações de países como Alemanha, França e Holanda, o Mos-teiro foi construído e abriga, hoje, além da loja e hospeda-ria, os dormitórios das irmãs,

refeitório e capela, por exem-plo. Por conta do alto núme-ro de fiéis às missas domini-cais, uma Igreja está sendo construída no local, mas, por limitações financeiras, ainda não foi finalizada.

Serviço:Telefone: (88) 3572-0272Conta bancária:Banco do Brasil | Agência 5989-7 | C/c: 119.980-3

Mosteiro de irmãs beneditinas é elevado à Abadia

EM FASE DE ConCLUSão, a igreja do Mosteiro de Nossa Senhora da Vitória vai abrigar um maior número de fiéis

Samylla Alves

Joaquim Júnior

Joaquim Júnior

Page 7: Jornal do Cariri - 18 a 24 de fevereiro de 2014

Região do caRiRi, de 18 a 24 de FeVeReiRo de 2014 7

CRATO TêNiS CLUBe

Festa cratense relembra

carnavais antigos na Região

Carnaval da Saudade revive tradição musical

(1)eMPReSA PReMiADAA Full Vision Cliente Oculto ficou em Primeiro lugar como Empreendedora do

Ano. O prêmio foi entregue pela universidade de Fortaleza (unifor). Na foto,

o empresário e colaborador do jC, Douglas Feitosa.

(4)iNAUGURAçãOAs irmãs e empresárias renata, Fernanda e rebeca Araújo vão inaugurar a loja

Blanche, no Cariri Garden Shopping.

(2)ARQUiTeTOSOs arquitetos André luiz, Valdo Figueiredo, Valdemar Arraes, Yllara Brasil e

Milana Drumond trocando experiências com o renomado Fausto Nilo, que

ministrou palestra para os profissionais de juazeiro.

(6)MeLHOR VeNDeDOR Melquíades Hagaby foi o melhor vendedor da loja Colcci, do Cariri Garden

Shopping, em 2013. Parabéns pela desenvoltura!

(5)É FÉRiAS!Vera lúcia e luiz Carlos Albano fizeram uma viagem inesquecível pela Europa.

Descanso merecido!

(3)CASAL 20Michel Fernandes e Karlene Feitosa curtindo a noite caririense.

êxpoWAlESKA [email protected]

21

5 6

3 4

Joaquim Júnior

Reviver uma época onde as marchinhas e os frevos cantados

pelas ruas marcavam os car-navais Brasil afora e atraíam multidões, com suas músi-cas entoadas em coro sob o brilho de confetes e serpen-tinas. É esta a intenção do Carnaval da Saudade, festa realizada em Crato, no pró-ximo dia 22, que conta com participação de músicos lo-cais e convidados.

Segundo o produtor de eventos Kaika Luiz, a festa é um modo de se reviver mo-mentos característicos do autêntico carnaval, que teve sua origem dentro de alguns ritmos, muitas vezes modifi-cados e adaptados através do tempo. “A gente procura con-tinuar esse tipo de trabalho, como é feito em outras loca-lidades. Ele tem um pouco de

saudosismo. As pessoas têm saudade daquilo e de como era bacana”, enfatiza.

Em sua oitava edição, dois artistas locais serão

homenageados na festa, que, apesar do pouco tem-po de existência, já se tor-nou tradicional na Região. O primeiro, Abidoral Ja-

macaru, tem uma de suas músicas como inspiração para o tema do Carnaval da Saudade deste ano: “São lembranças do Carnaval

que passou”. Já o segundo, Zé Maia, autor do “bloco do eu sozinho”, foi um conhe-cido brincante carnavalesco cratense, que serviu como tema de música de Abido-ral, e também fazia referên-cia ao carnavalesco carioca Zé Pereira.

De acordo com Kaika, duas orquestras levarão ao público as lembranças de épocas passadas, a orques-tra caririense Prisma e a Super Oara, vinda de Olin-da. “Entre um intervalo de uma e outra, haverá uma bandinha de rua no meio do público, no salão”, afirma. Como de costume, logo após o encerramento da festa, os foliões sairão em desfile pe-las ruas do Crato até chegar à Praça Siqueira Campos.

Serviços:Carnaval da Saudade, dia 22 de fevereiro / Crato Tênis Clube: 3523-3793

conFeteS e SerpentinaS

expoSiÇão

PROFiSSiONAL

Fausto Nilo troca idéias

com arquitetos do Cariri

Leia rápidoNa noite deste dia 18, às 19h, será apresentado o espetáculo “Gonzagão – A lenda”, no Centro Cultural do Araripe, no largo da rFFSA, em Crato. Com mais de um ano em cartaz, o musical foi vencedor de inúmeros prêmios, dos quais figuram o Prêmio Shell de Teatro de 2012 de Melhor Música e o Prêmio FiTA 2013 nas categorias Melhor Espetáculo (júri Popular), Melhor Direção e Melhor Figurino.

Até esta quarta-feira (19), a unidade do Sesc Crato recebe propostas para a Semana de Artes Cênicas, que presta homenagem ao Dia Mundial do Teatro, comemorado em 27 de março. Os interessados devem fazer inscrição online através do e-mail [email protected] ou pessoalmente. na ocasião, haverá apresentações de teatro, dança e circo.

Durante esta semana, a biblioteca do Sesc juazeiro realiza a Oficina de Contação de Estórias – interpretação e habilidade cênica. A inscrição é realizada por meio da doação de 2 kg de alimentos. Com certificado de 20 horas, a oficina será ministrada por Françoi Alcântara, atriz e contadora de histórias.

Para os amantes do cinema, no próximo final de semana, o Cine Café exibirá o filme “Magnólia”, do diretor e roteirista Paul Thomas Anderson. A história acompanha um dia na vida de nove pessoas, que se cruzam, graças às coincidências do destino. O filme será exibido dia 22, às 17h30, no Centro Cultural Banco do Nordeste.

falto, que forçará o condu-tor a reduzir a velocidade do veículo, quando atravessar o trecho. E vai também mudar a placa de Riacho Fundo para Riacho do Meio, na rodovia CE entre Barbalha e Jardim.

Vítor Batista expõe “Cores Vetores” no CasarãoAtravés da relação de for-

mas e cores, que revelam o movimento constante, a expo-sição Cores Vetores, do artista plástico Vitor Batista, se pro-põe a representar, de forma abstrata, visões surrealistas de estados da alma humana. Em exposição na galeria do Casa-rão Boteco, em Crato, a Cores Vetores segue aberta para vi-sitação ao público até o dia 23.

Natural de Barbalha, Vi-tor é arquiteto e atua como artista visual desde 1998. Em seu mais recente traba-lho, onde são expostas 12 obras, utilizou técnicas de guache, aquarela e lápis, fi-nalizadas digitalmente. Suas formas fazem referências às experimentações visuais dos abstracionistas e as co-res remetem a um fauvismo

vanguardista do século XIX, atualizadas pela vetorização dos seus traços.

Através desse emaranha-do de referências, o artista explora a relação existente entre a dimensão digital e a realidade analógica, expon-do semelhanças e diferenças em seu fazer artístico, ao mesmo tempo ancestral e contemporâneo.

Pedinte aguarda documentação para cirurgia

Serviço:Telefone: (88) 3572-0272Conta bancária:Banco do Brasil | Agência 5989-7 | C/c: 119.980-3

Mosteiro de irmãs beneditinas é elevado à Abadia

EM FASE DE ConCLUSão, a igreja do Mosteiro de Nossa Senhora da Vitória vai abrigar um maior número de fiéis

COReS, músicas e fantasias marcam o Carnaval da Saudade, no Crato tênis Clube

Divulgação

Page 8: Jornal do Cariri - 18 a 24 de fevereiro de 2014

Região do caRiRi, de 18 a 24 de FeVeReiRo de 20148

Toquede PrimeiracíceRo nicáSSio

PeRFiLQuem não planeja, tende ao fracasso. É o caso do time cra-tense, que foi rebaixado para a Segundona do Cearense. No ano passado, o Azulão não caiu, mas escapou com um pé no desfiladeiro. Aquilo foi um aviso. Os dirigentes cratenses, no entanto, não entenderam a mensagem. Entre eles, tem sem-pre algum que prefere encontrar justificativas para explicar o fracasso ao invés de assumir a falha e arquitetar o sucesso. Nos dois últimos anos, esse foi o perfil da diretoria do Crato Esporte Clube.

POSSiBiLiDADeA diretoria do icasa deu um tiro no pé ao convocar toda a imprensa para uma coletiva cujo assunto ficou escondido embaixo de sete chaves, gerando uma expectativa desneces-sária. As especulações giraram entorno de que seria a contra-tação de um craque do futebol brasileiro. Talvez, uma parceria com um grande clube europeu. Ou, ainda, o retorno do inves-tidor Artur Boim. Mas, não era nada disso. A notícia bombás-tica foi a possibilidade de o Verdão disputar a Série A, já que o Figueirense, que subiu, teria colocado o atleta luan em jogo pela segunda rodada, contra o América-MG. O Departamento jurídico do Verdão afirmou, com todas as letras, que o atleta do time catarinense atuou de forma irregular.

n SEGURANÇA ELETRÔNICA

n PORTARIA

n ZELADORIA

n TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS

Travessa Slino Duda, 59 - Bairro Santa Teresa - Juazeiro do Norte - CE

Peça já seu orçamento sem compromisso

Foliões superlotam academias do CaririSamylla Alves – especial Jc

Caririenses procuram academias com a in-tenção de aprender a

dançar os ritmos mais po-pulares durante o carnaval e não fazer feio durante a folia. Apesar da festa, que está cada vez mais próxi-ma, profissionais apontam que ainda tem tempo para aprender alguns passos e trabalhar a resistência física para os dias de folia.

A estudante Juliana Dan-tas está animada. “É a minha segunda aula. Eu já consigo acompanhar alguns passos. Estou adorando perder ca-lorias dançando os ritmos da Bahia. É muito divertido e eu adoro”, diz Juliana.

Para quem pretende pu-lar bastante durante os dias de Carnaval, o treino é fun-damental. Kelly Miranda, educadora física, deixa al-gumas dicas. “É importante

treinar para adquirir prepa-ro físico, treinar a respiração, deixar o corpo bem hidrata-do e encontrar o ritmo da música. Cada um tem o seu tempo. É só encaixar na bati-da da música”, explica Kelly.

De acordo com Kelly Mi-randa, todos os anos, antes do carnaval, é realizada uma pesquisa para saber quais os ritmos que vão dominar a festa, para preparar as coreo-grafias. Este ano, os sucessos “Lepo Lepo”, “Claudinha ba-gunceira” e “Beijinho no om-bro” são alguns dos hits que prometem fazer a folia de Carnaval ser bem animada.

A comerciante Rose Sou-sa Batista diz que está com o pique todo. “Os passos já estão memorizados, estou treinando bastante e não vou fazer feio durante o carnaval. Já estou é pensando como vai ser quando terminar o carnaval. Vou sentir sauda-des dessa alegria”, conclui.

ritmo De carnaval

ALUNAS perdem, em média, 500 calorias por aula de dança

STARGeSSO iNDUSTRiAL LTDA

torna público que requereu à Superintendência Estadual de meio ambiente – SEMACE a Licença de operação para transpor-te de cargas perigosas, produtos perigosos ou inflamáveis, loca-lizada no município de nova olinda-CE, na Rodovia CE 255, Km 036, S/n, Centro.

Foi determinado o cumprimento das exigências contidas nas normas e Instruções de licenciamento da SEMACE.

OPORTUNiDADe De eMPReGO

Brasel transportes e Locações de Veículos LtDA, abre vaga

para contratação de motoristas habilitados com categoria D,

para prestar serviço de condutor na região do Cariri-Ce. Contato:

85-3046.3355.

iBOVALe iNDÚSTRiA De BORRACHA DO VALe LTDA – MeCNPJ: 01.575.155/0001-19

torna público que requereu à Autarquia de Meio Ambiente de Juazeiro do norte - AMAJU a Regularização a Licença de ope-ração para Fabricação de Artefatos de Borracha, Rua Professora Maria Pedrina nº 473, Bairro: Salesianos, na cidade de Juazeiro do norte - CE.

Foi determinado o cumprimento das exigências contidas nas normas e Instruções de Licenciamento da AMAJU.

eDiTAL De LOTeAMeNTO URBANO

JOSÉ LEITE CABRAL FILHO, Oficial do Registro de Imóveis da Comarca de Barro – CE, na forma da Lei.

FAZ PúBLICo, para ciência dos interessados, em cumprimentos ao dispos-to do Art. 2º c/c com o Art. 19 da Lei 6.766/79 que pela empresa proprietária HM EMPREEnDIMEntoS, CoMERCIo E EDIFICAÇÕESLtDA, com CnPJ/MF nº 15.352.504/0001-48, sediada na Rua Deputado Junior nº 775, bairro Aeropor-to, na cidade de Juazeiro do norte FoI DEPoSItADo neste Cartório sob proto-colo nº 4.783, requerimento, memorial, planta e os documentos necessários exigidos pelo Art. 18 da já citada Lei 6.766/79 para o Registro do Loteamento referente ao imóvel urbano composto de dois terrenos formando um só corpo, situado no sitio Gangorra, neste município, com área total de 122.101,24m2, li-mitado ao leste, com terreno pertencente a José nilton Alves de Sousa e sua Mulher Maria Ivone Pereira de Sousa; ao oeste, com terrenos pertencentes aos herdeiros de Aurilio Cardoso de Lima; ao norte, com terrenos pertencentes aos herdeiros de Aurilio Cardoso de Lima e ao Sul, com a estrada do poço da pe-dra, conforme matricula nº 2.198 do livro 2-8-A, com a denominação “LotE-AMEnto GRAnVILLE RESIDEnCIAL”, situado no sitio Gangorra, nesta cidade e comarca de Barro – CE, com uma área 122.101,24M2, dividida em 17 quadras designadas pelas letras A, B, C, D, E, F, G, H, I, J, L, M, n, o, P, Q e R, subdivididas em 557 lotes, de dimensões várias, para uso residencial e comercial e com área de vias e praça públicas. O referido loteamento foi aprovado e verificado pela Prefeitura Municipal local e pelas demais repartições competentes. As impug-nações daqueles que se julgarem prejudicados quantos ao domínio do referido imóvel deverão ser apresentadas dentro do prazo de 15 dias, contados da data da terceira e última publicação do presente EDItAL, que será publicado por três dias consecutivos e não havendo reclamação será feito o registro, ficando os documentos á disposição dos interessados neste cartório em horário de expe-diente público. Dado e passado nesta cidade de Barro – CE ao 31 dias do mês de Janeiro de 2014. JOSÉ LEITE CABRAL FILHO – Oficial do Registro de Imóveis.

eDiTAL De CONVOCAçãO

o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Crato-CDL, o Sr. Francisco Lopes Parente, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, vem por meio deste convocar seus sócios para participarem de Assembléia Geral a se realizar no dia 25 de Fevereiro de 2014, às 8:00h, em primeira convocação, e às 8:30h em segunda, na sede de entidade, situada na Rua teopisto Abath nº 481, Cen-tro, Crato-Ceará, para tratar da seguinte oRDEM Do DIA – discussão, votação e aprovação da criação do “PARAGRAFo únICo” no Art. 53 do Capitulo IX do Estatuto Social da CDL de Crato-Ceará.

Crato – CE, 18 de Fevereiro de 2014.

Samylla Alves


Top Related