jornal académico - 24 de fevereiro 2015

20
ADEUS EXAMES, OLÁ FIESTA! Enterro da Gata ‘15 entrevista Página 04 Página 08 Página 05 Página 07 PáginaS 06 e 07 local campus campus Está lançado o Refood Braga 100% Contagem decrescente para a Gata na Praia 1º ARTISTA CONFIRMADO: VAI SER UMA “CURTIÇÃO”! Já chegaram os novos Erasmus Jornal Oficial da AAUM DIRECTOR: Vasco Leão DISTRIBUIÇÃO GRATUITA 231 / ANO 11 / SÉRIE 6 TERÇA-FEIRA, 24.FEV.15 academico.rum.pt facebook.com/jornal.academico twitter.com/jornalacademico Carlos Videira: o 3º mandato em análise ACADÉMICO EM PDF

Upload: jornal-academico

Post on 08-Apr-2016

219 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

ADEUS EXAMES,OLÁ FIESTA!

Enterro da Gata ‘15entrevista

Página 04 Página 08 Página 05

Página 07PáginaS 06 e 07

local campus campusEstá lançado o Refood Braga 100%

Contagem decrescente para a Gata na Praia

1º ARTISTA CONFIRMADO:

VAI SER UMA “CURTIÇÃO”!

Já chegaram os novos Erasmus

Jornal Oficial da AAUMDIRECTOR: Vasco Leão

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA231 / ANO 11 / SÉRIE 6

TERÇA-FEIRA, 24.FEV.15

academico.rum.pt facebook.com/jornal.academico

twitter.com/jornalacademico

Carlos Videira: o 3º mandato em análise

ACADÉMICO EM PDF

SEMANALMENTE O ACADÉMICO VAI DIVULGAR OS TRABALHOS VENCEDORES.

24.FEV.15 // AC

AD

ÉMIC

O

UM

.zip

SpinUMO Analisador da Distorção Lu-minosa venceu o concurso de ideias de negócio SpinUM. A sessão final do concurso de ideias de negócio aconteceu no passado dia 19 de fevereiro, no AvePark – Parque de Ciência e Tecnologia das Caldas das Taipas, em Guimarães. Sete projetos finalistas disputaram prémios monetários e serviços de apoio à criação de empresas num valor total superior a 20 mil euros.

KEEP SOLUTIONSA Spin-off KEEP SOLUTIONS da Universidade do Minho foi um dos 13 parceiros que a nível eu-ropeu participou no projeto 4C, um projeto colaborativo para clarificar custos da curadoria digital. O projeto, que começou em 2013, terminou neste mês de fevereiro. A KEEP SOLUTIONS tem como missão a prestação de serviços avançados na área da gestão e preservação de in-formação e foi um dos parceiros especialistas deste projeto.

Serenatas ao BerçoAproxima-se mais uma edição das Serenatas ao Berço, o Festival de Tunas Femininas. A organiza-ção é da Tun’obebes que esco-lheu o Brasil como tema central das Serenatas. A concurso vão 4 tunas e ainda os Bomboémia como grupo extra concurso. As Serenatas ao Berço acontecem no dia 7 de março, às 21h00, no Auditório Nobre da Universidade do Minho, em Guimarães. Os bilhetes para es-tudantes custam 2 euros.

PUB.

FICH

A TÉC

NIC

A

TERCEIR

A

PÁG

INA

FICHA TÉCNICA // Jornal Oficial da Associação Académica da Universidade do Minho // quarta-feira, 24 de fevereiro de 2015 / N231 / Ano 11 / Série 6 // DIRECÇÃO: Vasco Leão // EDIÇÃO: Pedro Andrade// REDACÇÃO: Adriana Carvalho, Adriana Couto, Alexandre Rocha , Ana Pinheiro, Ana Rita Carvalho, Bárbara Araújo, Bárbara Martins, Bruno Fernandes, Catarina Hilário, Cátia Silva, César Carvalho, Clara Ferreira, Cláudia Fernandes, Diana Silva, Dinis Gomes, Diogo Pardal, Florbela Caetano, Francisco Gonçalves, Inês Carrola, Inês Neves, Joana Videira, João Araújo, João Pereira, Judite Rodrigues, Maria João, Marta Roda, Norberto Valente, Pedro Ribeiro, Rute Pires, Sara Ferreira, Sara Silva, Tomás Soveral, Virgínia Pinto. // COLABORADORES: Abel Duarte, António Ferreira, Daniel Silva, Elisabete Apresentação, Elsa Moura, Lara Antunes, Paulo Sousa e Sérgio Xavier // CRONISTAS: António Paisana, Joana Arantes, Maria Aldina Marques, Paulo Reis Mourão // GRAFISMO: gen // PAGINAÇÃO: Pedro Andrade // MORADA: Rua Francisco Machado Owen, 4710 Braga // E-MAIL: [email protected] //TIRAGEM: 2000 exemplares // IMPRESSÃO: GráficaAmares // Depósito legal nº 341802/12nº 341802/12

Generosos ou nem por isso?

O projeto Refood chegou a Braga e conta já com quase duas centenas de voluntários. Em dezembro do ano passado soubemos que o Banco Alimengtar Contra a Fome angariou mais de duas mil toneladas de alimen-tos, 160 das quais apenas em Braga. Somos um povo solidário, é verdade. Mesmo em tempo de crise os números deixam qualquer um orgulhoso. Mas não consigo deixar de pensar que este é um orgulho “silencioso” e quase en-vergonhado. Não me levem a mal, toda a ajuda é bem-vinda, mas, para a maioria, é bem mais fá-cil deixar o saco de plástico (que, agora, é taxado) com a embalagem de alimento não-perecível. É fácil e conveniente. Não vemos rostos, não encaramos a dura realidade de quem precisa de ajuda. Mas, ainda assim, sentimo-nos reconfortados com a nossa generosidade. Mas não devíamos. É ingrato. Porquê? Porque percorremos, apenas, uma parte deste caminho.É preciso não esquecer aqueles que, todos os dias, saem do conforto do lar, da alegria da sua própria família, para dar a mão a quem precisa, para encarar os olhos de quem já passou por situações quase inimagináveis. Homens e mulheres com corações que valem muito mais do que todas as toneladas de alimentos que cada um de nós pode e consegue doar ao longo da vida.Voluntários que são cuidadores, psicólogos, amigos, médicos de família mas, acima de tudo, familiares incansáveis e que estão “lá” todos os dias. São estes os grandes heróis que nos deviam deixar reconfortados.

EDITO

RIA

LPED

RO

AN

DR

AD

E // andr.pedro@gm

ail.com

PÁGINA 04 // 24.FEV.14 // ACADÉMICO

LOCALrefood braga 100% já está a recuperar sorrisosCATARINA MARTINS

[email protected]

Já chegou a Braga o projeto Refood. Com sede em Lis-boa, está, neste momento, a espalhar-se por várias cida-des do país. Este projeto so-lidário pretende assegurar a distribuição imediata dos excedentes dos restaurantes àqueles que mais necessi-tam e, em Braga, foram 58 as unidades que já aderi-ram.

Braga é o 11º núcleo a ser implementado a nível nacio-nal e o 3º núcleo a ser imple-mentado fora de Lisboa.

Ao Jornal ACADÉMICO (JA) Micaela Lopes, Gestora da Equipa de Liderança do Projeto Refood Braga, con-tou que este “é um projeto micro local, baseado em tra-balho 100% voluntário, que pretende resgatar a 100% o excedente alimentar, prepa-rado e não vendido”.

Depois desta primeira fase, quase em simultâneo, o objetivo é “proporcionar ali-mento a 100% das pessoas com necessidades alimenta-res, dentro da área de atua-ção micro local”, acrescenta.

Trabalho de equipa

Diariamente estão no terre-no 3 equipas de voluntários distintas: “os que percorrem as rotas e recolhem os ex-cedentes alimentares pelas diversas fontes de alimentos parceiras do projeto, os que armazenam e empacotam a comida excedentária em refeições e os voluntários que fazem a distribuição de refeições pelas famílias be-neficiárias do projeto”, diz

refood braga 100% em (alguns) números:

- 3 equipas de voluntários - 181 voluntários no terreno - trabalho das 18h00 às 00h00 - 7 dias por semana

Micaela Oliveira. Ao JA, a gestora explica o funcionamento do trabalho de toda a equipa: “o projeto funciona das 18h às 00h, 7 dias por semana; são ne-cessários 24 voluntários por dia; no total temos 27 gesto-res voluntários (que dão 7 a 10 horas por semana) e 181 voluntários no terreno (dão 2 horas por semana)”.

Todos são bem-vindos

Um projeto que vive da compaixão e boa vontade de todos os voluntários.

Por isso, Micaela Oliveira garante que “todos estão convidados a participar”, já que o Refood “pretende en-volver toda a comunidade”, acrescenta.

Todos são bem-vindos e re-cebidos de sorriso aberto. Afinal esse é um dos “requi-sitos” necessários para cola-borar no Refood.

Para Micaela Oliveira é fácil objetivar o projeto: “alimen-tar quem mais precisa e re-cuperar sorrisos”.

Todas as informações so-bre o Refood Braga 100% estão disponíveis nas redes sociais. O site oficial irá estar disponível em breve.

“Alimentar quem mais precisa e recuperar sorrisos”

PÁGINA 05 // 24.FEV.15 // ACADÉMICO

RuTe pIReS

[email protected]

Novo semestre é sinónimo de novos alunos Erasmus na Universidade do Minho. Como já é habitual, a Eras-mus Student Network (ESN) Minho acolhe os novos estu-dantes desde o primeiro dia. Na passada segunda-feira, dia 16 de fevereiro, no Cam-pus de Gualtar, em Braga, pelas 10h00, realizou-se a

cerimónia oficial de receção aos estudantes do 2º semes-tre. Durante esta sessão to-dos os novos alunos recebe-ram o Welcome Kit da ESN com todas as informações úteis e necessárias para os próximos meses. Este se-mestre a Universidade do Minho conta com cerca de 150 novos alunos de pro-gramas de intercâmbio. Os países de onde provêm com maior afluência são o Brasil e a Polónia e os respetivos

cursos que estudam são muito variados, passando pela Música e Engenharia Biológica.

Welcome everyone!

Para receber os alunos da melhor maneira, a ESN programou a Erasmus We-lcome Week, uma semana de festas e atividades em diversos espaços da cidade de Braga e Guimarães, que decorreu entre os dias 16 e

já chegou a nova vaga de alunos ERASMUS

filosofia e um café na UM

19 de fevereiro. Mariana Pi-nheiro Lagos, responsável pelo Departamento Recre-ativo da ESN Minho, consi-dera que a semana correu da melhor forma e que os estudantes aderiram em peso, sendo o balanço “ex-tremamente positivo”. Em retrospetiva, Ana Cristina Garcia Pinto, vice-presiden-te da ESN Minho, conside-ra que o semestre passado, tendo em conta o período de transição da nova direção e

a renovação da equipa com cerca de 40 novos membros, “foi um semestre espetacu-lar e maravilhoso”. “Penso que se fez tudo para que os alunos de Erasmus tenham vivido uma experiência única e inesquecível. Orga-nizamos viagens, festas, ati-vidades culturais e sociais”, afirma. Para os próximos meses, Ana Cristina espe-ra que o 2º semestre “corra ainda melhor com o sangue novo que temos na equipa”.

PUB.

CAMPUS

INêS pINheIRo

[email protected]

Realizou-se no passado dia 18 de fevereiro mais uma sessão do ciclo “CINEfi-lum – Cinema Filosófico”, organizado pelo Núcleo de Estudantes de Filosofia da Universidade do Minho (NEFILUM). A sessão ci-nematográfica, de entrada livre, teve lugar no auditó-rio do Instituto de Letras e Ciências Humanas (ILCH)

da Universidade do Minho. Nesta sessão foi exibido o documentário “My Kid Could Paint That” de Amir Bar-Lev. Mais uma tarde em que a sétima arte e a filoso-fia se cruzaram na Univer-sidade do Minho (UM) à conta do NEFILUM. Uma tarde de interação e partilha de ideias entre to-dos os participantes acerca dos assuntos relevantes re-lacionados com a película exibida, bem como a res-posta às questões filosóficas levantadas ao mesmo tempo que o aroma do café se es-

palhava pelo auditório. Para o NEFILUM a afluência tem sido bastante positiva, sendo que as duas sessões realizadas este ano tiveram bastante adesão por parte do público.

Filmes e filosofia

As próximas sessões come-çam, agora, a ser pensadas e os temas já começam a sur-gir. Ainda sem datas defini-das, o NEFILUM pretende abordar em edições futuras a Bioética ou Biotecnologia do CINEfilum.

ENTREVISTAPÁGINA 06 // 24.FEV.15 // ACADÉMICO

ENTREVISTACARLOS VIDEIRA:

“hÁ FALTA DE ESTRATéGIA DO GOVERNO PARA O

ENSINO SUPERIOR”No arranque do terceiro mandato na condução da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), Carlos

Videira faz o balanço do mandato anterior, adianta os objetivos para os próximos meses e garante que 2015 é o derradeiro e último ano à frente dos destinos da AAUM

dANIel SIlvA

[email protected] [email protected]

Início de terceiro man-dato quer dizer, natural-mente, o assumir de uma linha de continuidade dos anos anteriores. há mui-to por cumprir neste ano? Sim, obviamente. As linhas orientadoras foram expres-sas na campanha eleitoral, com enfoque particular para as questões de âmbito social que continuam a afetar os estudantes da UMinho. Aí já conseguimos o compromisso por parte da Secretaria de Es-tado do Ensino Superior para a constituição de uma comis-são de revisão do regulamen-to de atribuição de bolsas para o próximo ano lectivo. Essa comissão deverá pro-duzir conteúdos até ao mês de maio. Na Universidade do Minho continuamos a apos-tar no reforço do Fundo So-cial de Emrgência. Queremos ver introduzidas algumas mudanças, nomeadamente nos prazos de candidatura que queremos ver alargados a todo o ano. Há também outras preocupações onde

saliento o combate ao aban-dono e insucesso escolar.Temos ainda a questão da insegurança nas zonas envol-ventes aos campi. Queremos acabar com a mesma e essa é outra das nossas prioridades. Para além disso há dois pro-jetos estruturantes a marcar este mandato e importan-tes para o futuro da AAUM: A mundança de instalações da RUM para o edifício GN-Ration, que esperemos que ainda se concretize no âm-bito das celebrações dos 25 anos da RUM, e o proces-so da nova sede da AAUM, tendo como base o projeto da antiga Fábrica Confiança. Avançar para um ter-ceiro mandato não é,

por norma, usual no passado recente da AAUM. Porquê avançar para este novo ciclo? Tive a felicicade de ser presi-dente da AAUM quando era mais jovem, tinha apenas 21 anos e uma licenciatura feita. Agora surge a possibilidade de fazer um terceiro man-dato porque os estudantes depositaram a confiança em nós. Agora, temos uma equi-pa muito renovada – esta é a equipa mais renovada dos meus três mandatos – e há uma série de projetos que fo-ram iniciados em mandatos anteriores e agora queremos consolidar e concretizar. Sin-to por isso que ainda posso dar um contributo nesse as-

peto. Falo de uma maior liga-ção entre Braga e Guimarães. Estamos agora em condições de criar o passe social que será muito importante para a AAUM e para os estudantes. Poderemos esperar o passe para quando?

Estamos numa fase de testes e, no máximo dos máximos, temos o passe em funciona-mento no início do próximo ano letivo.

Fala em consolidação de projetos... E a nível finan-ceiro, há essa consolida-ção patente nas contas da AAUM?

A nível financeiro há um re-

ajustamento constante das atividades da AAUM. Obvia-mente que a AAUM não é imune ao que aconteceu no nosso país.

Mas tem sabido a AAUM adaptar-se a esta conje-tura?

A AAUM teve de adaptar-se, reduziu despesa, renegociou contratos com fornecedores e tem conseguido manter a estabilidade a nível financeiro, mantendo também os saldos positivos de ano para ano. Há, por isso, uma situação estável mas que necessita um reajustamento constante.

Estamos a falar de que valores globais no orça-mento da AAUM?

Falamos de um orçamento a rondar os 4 milhões e meio de euros.

Em relação ao Regula-mento de Atribuição de Bolsas de Estudo. O que falta para que este sejam mais justo para os estu-dantes?

Falta sobretudo que este te-nha como base a justiça e não o dinheiro que se quer gastar em Acção Social. O processo de atribuição de

PÁGINA 07 // 24.FEV.15 // ACADÉMICO

bolsas teve um retrocesso enorme em 2010, daí para cá existiram melhorias sistemá-ticas, mas melhorias muito tímidas. Agora falta mudar o sistema na contabilização dos rendimentos e as ques-tões relativas ao aproveita-mento escolar.

Era evitável ter que exis-tir um Fundo Social de Emergência assegurado pela AAUM e Universida-de do Minho? Achas que se cumpre uma função que devia ser da respon-sabilidade do Estado?

Estamos na fronteira do pa-pel que deveria caber ao pró-prio Estado. Neste momento face à insuficiência do siste-ma de Acção Social nacional, as universidades tiveram que criar estes fundos e estão na fronteira de uma missão que apenas cabe ao Estado. Isto é muito perigoso e exige uma reflexão por parte da tutela.

Com o regime fundacio-nal em discussão, as uni-versidades têm aqui uma oportunidade de “virar a página”?

O ministério abre oportu-nidades que nunca deveria ter fechado pois foi este mi-nistério que que quis tornar as universidades fundação com autonomia reforçada, que propôs uma revisão do RGIES que acabou por ficar na gaveta e esperemos que este processo esteja concluí-do até ao final da legislatura.

Um dos objetivos da AAUM é continuar o tra-balho para resolver a questão de segurança,

nomeadamente no cam-pus de Azurém. O que está a ser feito?

A este nível há várias formas de atuação e com diversos atores. No que diz respeito à requalificação de algumas áreas, em Azurém, vai ser feita uma intervenção na área nascente do campus e junto às residências universitárias, uma obra que irá começar entre março e abril deste ano e que, finalmente, foi consa-grada no orçamento da câ-mara de Guimarães com uma verba de 1 milhão de euros e que vai resolver um proble-ma que dura há muitos anos. Aqui, na Praceta de Vilar, há falta de ordenamento de trânsito e é necessária uma requalificação. Estamos a co-laborar com a EDP e com as autarquias no reforço da ilu-minação pública dos espaços próximos da Universidade e, em parceria com a Polícia de Segurança Pública, estamos a trabalhar nas questões de segurança. Muito em breve vamos, então, avançar com um protocolo que vai ser trabalhado em 3 áreas muito concretas: na implementação de um sistema de reforço de policiamento de proximidade nos campi, na promoção de ações de sensibilização junto da população académica no sentido de se evitarem com-portamentos de risco, com especial enfoque nos novos alunos, e na realização de es-tudos anuais sobre perceção de segurança junto da popu-lação académica para, assim, identificarmos áreas de inter-venção prioritárias.

Quando vai ser assinado esse protocolo?

Estamos a trabalhar na ver-são final e esperamos que o mesmo seja assinado no mês de março.

Para avançar quando?

Para avançar já mas com grande enfoque em setem-bro, início do próximo ano letivo.

Na semana passada o Bar Académico reabriu com gestão da própria AAUM. O que se pode esperar do BA nos próximos meses?

Vimo-nos obrigados a avan-çar com uma rescisão con-tratual por motivos de incum-primento. Isso aconteceu em janeiro e, para levarmos a cabo um processo de con-curso público, não teríamos tempo de abrir o BA no iní-cio do segunda semestre. E por isso decidimos avançar com gestão própria até para percebermos o que é que o BA representa e para redina-mizar o BA de acordo com a nossa filosofia.

Qual o balanço destas primeiras experiências em gestão própria?

Apesar de todos os procedi-mentos que têm de ser ado-tados para que tudo aconte-ça de forma legal, que é um trabalho bastante complexo, o balanço, destes primeiros dias, tem sido bastante po-sitivo.

Em tempo de festas, já começamos a pensar no Enterro da Gata. 1 ano depois da tragédia, como olha para a decisão da AAUM em não realizar a

edição do Enterro da Gata de 2014?Com a convicção de que foi a única decisão que podíamos ter tomado naquele momen-to. Sabiamos que nenhuma decisão seria consensual mas, enquanto associação académica, sabíamos que tudo aquilo merecia uma reflexão. E percebemos que não podíamos seguir para uma festa como se nada ti-vesse acontecido. Não há nada que substitua o valor das perdas humanas mas há também um sentido de responsabilidade e de soli-dariedade com tudo o que aconteceu. É verdade que a vida continua mas é certo que a vida também não se cinge apenas ao Enterro da Gata. Perdeu-se uma sema-na única mas houve pessoas que perderam muito mais do que isso. A alegria quando é partilhada é maior e a dor quando é partilhada é menor e, portanto, aquele era um momento de partilhar a dor.

E este ano já estamos a poucas semanas da nova edição. Alguma novida-de?

O empenho que colocamos na realização do Enterro da Gata é o mesmo. Estamos a trabalhar com muito dedica-ção para construir um cartaz que agrada a toda a acade-mia, estamos a apostar em bandas locais, queremos um evento com as máximas con-dições de segurança e confor-to aos estudantes e é isso que vamos fazer até ao Enterro da Gata. Vamos manter o forma-to habitual entre os dias 9 e 15 de maio e com as restantes atividades paralelas.

Outro momento que po-derá marcar este terceiro mandato é a inauguração da nova sede na Fábrica Confiança. Um processo atribulado…

A perspetiva inicial seria ficar junto à entrada de Gualtar, junto ao Prometeu. Depois somos surpreendidos com um projeto que nos remete para junto do Pavilhão Des-portivo. O que nós sentimos é que nunca houve um ver-dadeiro empenho dos agen-tes com quem estávamos a trabalhar naquela solução. Como não podemos continu-ar a adiar as nossas necessi-dades surgiu esta hipótese, que não sendo a ideal, é a mais realista que podemos assumir: traz mais proximi-dade ao campus e mais área disponível.

Terceiro mandato signifi-ca último mandato?

Sim, certamente que sim. Foi essa promessa que fiz à minha família. Acredito que as associações académicas vivem de rotatividade e de renovação. Sei que existe um conjunto de dirigentes de-vidamente preparados para levar mais longe a associação académica em 2016.

O que é que o deixaria concretizado no final des-te mandato?

Fechar o processo da nova sede seria marcante para este meu mandato.

ENTERRO DA GATA ‘15 PRIMEIRA CONFIRMAÇÃOVai ser com os ritmos bem quentes de Angola que o Enterro da Gata volta a Braga. é Anselmo Ralph o protag0nista da primeira noite da maior festa da academia minhota. Para ver, ouvir, dançar e cantar alto e bom som sucessos como “Curtição” e “Agora não Me Toca” no sábado, dia 9 de maio.

PÁGINA 08 // 24.FEV.15 //ACADÉMICO

a gata vai a banhos

UMplugged e DJ@UM de regresso

SARA SIlvA

[email protected]

A Gata está volta à Praia (e a Portimão) já entre os pró-ximos dias 28 de março e 2 de abril. Dirigida aos sócios da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) e da Associação de Antigos Estudantes da Universidade do Minho (AAEUM), este evento conta com atividades desportivas e jogos tradicionais duran-te o dia e festas temáticas à noite. Os interessados em participar na Gata na Praia devem formar equipas mis-tas (quatro rapazes e quatro raparigas) e inscrever-se no

dia 3 de março. O preço da atividade é de 150 euros por pessoa e inclui a estadia no Tivoli Marina Portimão, o brunch diário e o transpor-te. Segundo o presidente da AAUM, Carlos Videira, esta é uma iniciativa que tenta

oferecer aos participantes uma semana marcada por diversão e “um espírito competitivo saudável”. “Este é um evento em que conse-guimos deslocar centenas de estudantes para o Algar-ve durante as férias da Pás-

coa para que eles possam ter aqui um momento de convívio, de desporto, que acaba também por marcar um pouco o seu ano letivo”, Relativamente a esta XIV edição, Carlos Videira tem boas expectativas. “Nós es-

peramos um número de participantes superior ao da última edição, portan-to um número superior às 400 pessoas”, diz-nos. No entanto, dois dos dias desta edição coincidem com dias de aulas. Apesar disso, o presidente da AAUM espera que tal não afete o número de inscritos. “Felizmente, nos últimos anos, a ativida-de nunca teve dias de aulas a decorrer em paralelo, mas no passado isso acontecia. São dois dias de uma sema-na e espero que também não haja momentos de avaliação para que não condicione os estudantes a participar nes-ta atividade”, remata.

CAMPUSDR

pedRo ANdRAde

[email protected]

Chegou o momento de glória para todos os alu-nos da Universidade do Minho (UM). Pelo me-nos para todos os que vi-

vem e respiram música. É verdade, os concursos de bandas de garagem e de DJ’s da UM estão de volta. Organizados pela Associa-ção de Estudantes da Univer-sidade do Minho (AAUM), estes concursos pretendem “dar palco a todo o talento da academia”, como garante Diogo Arezes, do departa-mento cultural da AAUM.

Os interessados devem en-

viar, até ao próximo dia 4 de março, uma maquete dos trabalhos para as sedes da AAUM, para os Gabi-netes de Apoio ao Aluno ou, então, por via eletróni-ca através do e-mail [email protected].

As eliminatórias para o concurso UMplugged acontecem dia 17 e 24 do mês de março, sendo que a final será dia 7 de abril. No que diz respeito ao con-

curso DJ@UM as elimina-tórias serão nos dias 18 e 25 também do mês de mar-ço e a final dia 8 de abril.

Ao Jornal Académico (JA), Diogo Arezes garante que “todos os alunos são bem--vindos” em todas as fa-ses da eliminatória: seja para atuar ou, apenas, para assistir às atuações.

A banda vencedora tem di-reito à atuação numa das

noites das Festas do Enter-ro da Gata’15, assim como a gravação de um dos seus temas com a produtora do evento.

O DJ vencedor terá também uma atuação numa das gran-des noites das Monumentais festas do Enterro da Gata’15. O regulamento de ambos os concursos podem ser con-sultados no site da AAUM.

está na hora de recarregar energias

PÁGINA 09 // 24.FEV.15 // ACADÉMICO

NoRBeRTo vAleNTe

[email protected]

Já começou a Semana da Euforia. Com a lembrança dos exames do primeiro se-mestre lá ao longe, os próxi-mos dias são de celebração.

As festas vão continuar pe-los bares que circundam a Universidade do Minho até quinta-feira, dia 26 de feve-reiro.

O cartaz garante quatro dias de euforia pelas cidades de Braga e Guimarães. O vice--presidente do departamen-to recreativo da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), Hugo Teixeira, confessou ao Jornal Académico (JA) que o objeti-vo da AAUM é que “toda a comunidade estudantil faça parte desta semana verda-deiramente eufórica”.

Uma semana em que cafés e bares focam as suas aten-

ções nos alunos da acade-mia minhota. A vontade é a mesma: proporcionar bons momentos aos estudantes neste início de segundo se-mestre.

Festas para todos os gos-tos

Já se costuma dizer: “não podemos agradar a gregos e a troianos”. Mas pela Sema-na da Euforia ninguém fica de fora.

Ao longo dos próximos dias (mas principalmente noites) estão preparadas diversas festas temáticas: algumas dedicadas aos alunos Eras-mus ou outras, ainda, com a participação dos Grupos Culturais.

Hugo Teixeira garante que depois dos exames do primeiro semestre, “nada melhor do que carregar energias para este segundo semestre (que já começou) com uma semana de festa, onde os estudantes podem divertir-se de forma descon-traída com os seus amigos e

colegas de curso”. Na cidade dos Arcebispos, ontem, as festividades co-meçaram no Bar Académi-co (BA) com o Royal Casino, organizado pela Opum Dei.

Antes disso, houve tempo para o warm-up desta festa no Stephane Bar.

No centro da cidade, a fes-ta fez-se no Insólito, com a Party Animal – 20 Horas Barbecue. Já por Guima-rães, a noite foi “azeiteira” no Café Universidade e no BA. No Double, os estudantes puderam contar com a Fes-ta da Cerveja.

Mas hoje, terça-feira, há mais para fazer, afinal de contas é o tão aguardado dia do Rally das Tascas.

Segundo Hugo Teixeira, esta é já uma “tradição da Associação Académica”, considerando-a assim, o “ponto alto da semana”. Logo a seguir ao Rally, em Braga, acontece a Super Fes-ta Extraordinária da Super

Bock, na Praceta do Vilar, junto aos bares de cima.

Tal como Hugo explicou ao JA, esta festa acontece depois de um concurso rea-lizado o ano passado, onde as três universidades mais votadas acabariam por re-ceber esta iniciativa com o apoio da Super Bock. Sendo a Universidade do Minho a terceira mais votada, as ins-tituições fizeram com que a data desta festa coincidisse com a Semana da Euforia, fazendo assim parte do pro-grama oficial deste ano. Mais tarde, a festa continua no BA com a Erasmus Flag Party.

Uma agenda recheada mas que continua pela cidade vimaranense, já que hoje é noite de fazer subir a tem-peratura com a Festa Eróti-ca no BA e ainda mais duas festas no Double Café e no MOB Rock Bar.

Amanhã, quarta-feira, ha-verá o Arraial 25 anos da TUM com participação es-pecial do Jaimão no Largo

dos Peões. Mas é preciso lembrar que o típico Arraial Minhoto também decorrerá amanhã, quarta-feira, no BA.

Já a discoteca Sardinha Biba apresentará o Extreme Bon-dage.

No polo de Azurém, há Noi-te Académica no BA e Festa do Balde no MOB Rock Bar.

Mas é no último dia desta Semana da Euforia que os alunos Erasmus são acolhi-dos de forma bem festiva: em Braga, no Stephane e Insólito Bar, em Guima-rães, no BA.

Mas também é na última noite de festa que o BA de Braga dedicará a festa aos Grupos Culturais, enquan-to o Café Universidade de Guimarães receberá uma festa Afro.

Com a agenda devidamente preparada, esta é a semana em que os estudantes re-carregam baterias. Prepara-dos? Vamos a isso.

DR

PÁGINA 11 // 24.FEV.15 //ACADÉMICO

UNIVERSITÁRIOestá a ser desenvolvido um novo kit para diagnóstico rápido de fungos patogénicospedRo de SouSA

[email protected]

No passado dia 17 de feve-reiro uma equipa de inves-tigadores da Universidade de Coimbra (UC) anunciou que tem em fase de protóti-po um sistema para a rápida identificação e distinção de fungos patogénicos respon-sáveis por uma elevada per-centagem de infeções fúngi-cas em ambiente hospitalar. A academia conimbricense

declara que está a ser desen-volvido em fase de protótipo um “kit” descartável para o diagnóstico rápido das três espécies de leveduras do grupo “parapsilosis, capazes de induzir o aparecimento de doenças.

São denominadas “pato-génicas oportunistas”, isto é, infetam pessoas muito debilitadas, nomeadamen-te internados em unidades de cuidados intensivos ou imunodeprimidos, causan-do infeções sistémicas (que afetam todo o organismo). Consideradas verdadeira-mente prejudiciais, são res-ponsáveis “por cerca de 25%

das infeções fúngicas gene-ralizadas em doentes imu-nodeprimidos, com uma elevada taxa de mortalidade associada”, referem os in-vestigadores em comunica-do. Até agora, identificar e discriminar estes agentes de doença implicava um longo processo de estudo de ADN.

Segundo Teresa Gonçalves, investigadora da Faculdade de Medicina e do Centro de Neurociências e Biologia Celular da UC, o fabrico do mecanismo é essencial para a análise clínica e para o controlo das infeções hos-pitalares, porque “a rápida

e correta identificação de espécies envolvidas na in-feção fúngica são muito importantes para auxiliar o médico na prescrição do tra-tamento mais eficaz”.

O “Kit Psilochrome”, desen-volvido pela equipa liderada por Teresa Gonçalves, em resultado de uma investiga-ção realizada ao longo dos últimos dois anos, distin-gue-se precisamente pela rapidez e pelo rigor da in-formação fornecida. É cons-tituído por dois meios dife-renciadores, um dos quais cromogénico (indicador de cor), que através de um al-goritmo simples permite

determinar a espécie de le-vedura infetante, no tempo máximo de 72 horas. Se a indústria revelar interesse, a tecnologia, de custo mui-to reduzido, estará pronta a entrar no circuito comercial dentro de seis meses.

A investigação foi finan-ciada pela ProtoTransfer - iniciativa desenvolvida no âmbito do projeto trans-fronteiriço INESPO II, um programa dirigido à comu-nidade académica que apos-ta em atividades promotoras de conhecimento, mediante a materialização e desenvol-vimento de protótipos, para a obtenção de produtos.

PUB.

GRUPOS CULTURAISPÁGINA 13 // 24.AFEV.15 // ACADÉMICO

Joana MeiraGRUPOS CULTURAIS

25 anos de tuna universitária do minhoTuM

[email protected]

No próximo dia 25 de feve-reiro realiza-se o Arraial 25 Anos Tuna Universitária do

Minho.

Inserido nas celebrações da Semana de Euforia, or-ganizada pela AAUM, este arraial serve como ponto de partida para as Celebrações dos 25 anos da Tuna Univer-sitária do Minho (TUM).

O arraial terá início por vol-ta das 16h00, com várias competições e atividades destinadas aos estudantes.

a “nova vida” do GFUMTuM

[email protected]

O Grupo Folclórico da Universidade do Minho (GFUM) comemorou no passado dia 18 de fevereiro um ano desde que levou a cabo uma reestruturação do seu grupo.

O GFUM desafiou a aca-demia minhota a conhecer as suas raízes e começou a despertar o interesse da co-munidade académica para a cultura popular do Baixo Minho.

2014 foi um ano importante para o GFUM, tendo conse-guido recuperar a notorie-dade e o interesse da comu-nidade académica.

Desde o início desta nova fase, foram várias as etapas conquistadas. A organiza-ção do XVIII Festival Uni-versitário de Música Popu-lar (FUMP), em conjunto com os restantes grupos da Associação Recreativa e Cultural da Universidade do Minho (ARCUM), foi um marco importante neste ano desafiador.

Também neste último ano o GFUM pisou o palco do Theatro Circo na Récita do 1º de dezembro. Nestas atuações o grupo tem pro-curado mostrar os modos de vida popular dos séculos XIX-XX recorrendo a recria-ções que costumam animar a audiência.

Não podendo esquecer o regresso da participação do GFUM nas festas Sanjoani-nas da cidade (que em 1993 viram este grupo nascer), as festas de S. João são de par-ticular relevância, não só na

cidade como também para o GFUM, pois é uma forma do grupo mostrar, não só à academia como também à cidade de Braga, aquilo que um grupo de jovens interes-sados e defensores da cultu-ra popular pode fazer com o legado que lhes foi deixado.

Os objetivos futuros do gru-po passam pela realização de várias atividades com vista à promoção da cultura portuguesa aos mais varia-dos níveis.

Os ensaios do GFUM acon-tecem às Terças-feiras, pelas 21h30, nas salas de ensaio por baixo do Bar Académico (BA).

O GFUM deixa o convite à comunidade académica para os seus ensaios de for-ma a conhecer, em primeira mão, as suas raízes popu-lares e sejam parte ativa na sua preservação.

À noite, contará com as atuações dos Bomboémia, do Grupo de Folclore da Universidade do Minho, da Tun’ao Minho, da banda pimba TUMba, do DJ RI-VIERA MARTINEZ, dos organizadores - a Tuna Uni-versitária do Minho, e do grande convidado, JAIMÃO.

O arraial irá decorrer no lar-go da Rua dos Peões, perto do Campus de Gualtar da Universidade do Minho.

DR

PREPARA O TEU FUTUROOfertas de emprego

[email protected]

Empregabilidade

www.aaum.pt/gip

Gabinete-de-Inserção-Profissional-da-AAUM

Administrativo de Con-tabilidade Fluente em Francês/Espanhol | Bra-ga| M/F

- Licenciatura na área de Cont-abilidade, Economia, Adminis-tração Pública ou Gestão;- Excelentes conhecimentos de Espanhol ou Francês- Bons conhecimentos de In-glês;- Experiência em sector/depar-tamento de contabilidade entre 1 a 5 anos;- Bom domínio de ferramentas informáticas do Windows, par-

ticularmente Excel;- Conhecimentos de SAP - preferencial

Programador WEB - Braga (M/F)

- Profissional Multidisciplinar, com forte capacidade autodi-data e autonomia de trabalho;- Experiência e formação na área das TIC;- Experiência com platafor-mas open source: WordPress, Joomla, Drupal, Magento;- Desenvolvimento web em HTML5 e CSS3; JavaScript,

jQuery;- Noções de estratégias SEO, E-mail Marketing, Google Ad-words, e Google Analytics;- Conhecimento das Ferra-mentas Adobe (Dreamweaver, Photoshop, Illustrator, Flash).

Professor de História e Geografia - Braga - (M/F)

Centro de Estudos em Gui-marães, necessita de profes-sor de Historia e Geografia desde o básico ao secundário em regime de parte time (sábado).

Dá- se preferência a professo-res residentes no concelho de Guimarães ou arredores.

Progamador - Guimarães - (M/F)

- Recém-licenciado ou ainda a frequentar o curso de Engen-haria Informática ou equiva-lente;- Experiência em programação C# e FrameWork.net;- Part-Time flexível, de 16 ou 24 horas por semana, com possi-bilidade de trabalhar em casa.

GIP nos campiNo arranque deste semestre o Gabinete de Inserção Pro-fissional (GIP) da AAUM lança a iniciativa GIP nos Campi. Esta iniciativa tem como objetivo fomentar uma maior proximidade com os estudantes e para isso a partir do dia 3 de Março a Técnica do GIP es-tará na universidade para te ajudar. O GIP presta um serviço gratuito de apoio personali-zado a estudantes, licencia-dos e outros utentes, na (re) inserção profissional.Este será um espaço desti-nado ao atendimento indi-vidualizado onde poderás tirar todas as dúvidas relati-vamente a questões de em-

prego, estágios, formações, CV’s, entrevistas e cartas de apresentação. Poderás ain-da esclarecer todas as tuas questões relacionadas com a inserção no mercado de trabalho e com as técnicas de procura ativa de empre-go. O atendimento será feito nas Pirâmides, junto ao Liftoff, no Campus de Gualtar, todas as terças--feiras entre as 14h30 e as 18h00. O atendimento em Guimarães será disponibili-zado mediante a tua solicita-ção. Este apoio é totalmente GRATUITO. Aparece!

Para qualquer esclareci-mento adicional envia um e-mail para [email protected].

BICMINhO Training ProgramGIP

atendimento geralÉs finalista e procuras uma oportunidade para entrar no mercado de trabalho? O BICMINHO tem um de-safio para ti, o BICMINHO TRAINING PROGRAM, um programa de estágios não remunerados, que per-mite aos finalistas universi-tários entre os 20 e 25 anos trabalhar durante quatro meses no BICMINHO, em regime part-time. As candidaturas estão aber-tas até 28 de fevereiro, e abrangem as seguintes áre-as: - Gestão e Economia;

- Contabilidade e Fiscalida-de; - Educação e Recursos Hu-manos; - Marketing e Comunicação; - Negócios Internacionais.

INSCREVE-TE JÁ!

Envia o teu CV para [email protected], e agarra esta oportunidade para dar o salto na tua carreira profis-

sional! Mais informações: Eduardo Gonçalves // 938 799 450 // [email protected]; BIC-MINHO // 253 204 040 // [email protected]

Mantém-se o normal fun-cionamento de atendimento do GIP nas instalações da Sede da AAUM.

Horário:

De segunda a sexta-feira das 09h30 às 12h30 e das 14h00 às 18h00 (exceto terça-feira no período da tarde)

Contatos: Telefone: 253 273 359E-mail: [email protected]

Programa de Estágios Profissionais na Administração Local (PEPAL) - 5ª edição

No âmbito das políticas ativas de emprego, o Governo criou o PEPAL que se define como um programa de Estágios na Administração Local com a duração de 12 meses, visando promover a integração dos jovens estagiários com qualificação superior no mercado de trabalho.

Se preencheres os seguintes requisitos, podes candidatar-te - Desempregados inscritos nos serviços de emprego e que se encontrem numa das seguintes situações:

- Jovens com idade até aos 29 anos;

- Jovens que possuam uma qualificação correspondente, pelo menos, ao nível 6 (licenciatu-ra) da estrutura do Quadro Nacional de Qualificações;

- Jovens NEET (not in employment, education or training).

Para mais informações: www.portalautarquico.pt www.bep.gov.pt

PREPARA O TEU FUTUROEmpreendedorismo

xes de te inscrever.

http://liftoff.aaum.pt/facebook.com/aaum.liftoff

Decorre a 28 de fevereiro o programa Inteligência Emo-cional cuja organização está a cargo do LIFTOFF.Duran-te esta viagem, vão falar-se de temas que irão propor-cionar um conhecimento mais profundo sobre as nos-sas emoções e de que forma elas interagem potencian-do ou limitando os nossos comportamentos. No final terás ferramentas para de-senvolver a tua Inteligência Emocional e criar relações positivas e potenciadoras.Se queres saber o que é a Inteligência Emocional, as suas dimensões e impor-tância no contexto atual, se pretendes desenvolver ferra-mentas de trabalhos sobre as competências pessoais e sócias e se achas que preci-sas de melhorar a gestão de relações e empatia não dei-

Inteligência Emocional

> 25 FEVEREIRO ‘15Programa Inteligência Emocional

>

IEMINhO

Tertúlia Negócios sem gravata

Já conheces o IES – Challenge? Trata-se de um concurso de ideias vocacionado para a sensibilização e promoção do empreendedorismo tecnológico e da inovação empresarial considerados como fatores críticos de sucesso para o aumento da competitividade das regi-ões e do país. Se tens uma ideia ou um projeto original, inovador e de caráter tecnológico não deixes de te candidatar. Para selecionar as melhores ideias de negócio, o IEMinho vai disponibilizar uma plataforma digital www.ieschallenge.pt, que servirá de suporte ao Con-curso de Ideias e a todas atividades a desenvolver. Numa primeira fase, e durante o mês de março, serão feitas as pré-inscrições de ideias das quais serão pré-selecionadas até 10 ideias (cinco Start-ups e cinco Spin-offs). Estes primeiros vencedores serão premiados com um computador portátil e ganham o acesso à segunda fase do concurso. Sabe mais sobre o pro-grama na sessão de esclarecimento que decorre a 18 de março na Universidade do Minho. Queres saber mais? Contacta-nos através do endereço [email protected].

> 25 FEVEREIRO ‘15Workshop E-commerce

> 04 MARÇO ‘15Tertúlia Negócios sem gravata

> 11 MARÇO ‘15Seminário O Capital da Juventude

GIP atendimento geral

Decorre a 4 de março a se-gunda tertúlia 2SHARE de 2015 direcionada ao tema “Negócios sem gravata”.

A tertúlia, com foco no em-preendedorismo feminino, pretende analisar a promo-ção desta vertente do empre-endedorismo como forma de combate à desigualdade e de desenvolvimento de um potencial económico por ex-plorar, debater os problemas e obstáculos com que as em-preendedoras se defrontam e apontar formas de aumen-tar a influência, presença e liderança feminina no mun-

do empresarial.

Para disseminar as boas práticas teremos presentes Rita Trindade (fundadora da Earth Essences), Sara Dinis Santos (criadora do projeto Escola da Terra do qual é gestora pedagógica) e Paulo Silva (coordenador de proje-tos de formação e desenvol-vimento organizacional na TecMinho).

A participação é gratuita, não deixes de te inscrever em liftoff.aaum.pt.

CULTURA

AleXANdRA CAMpoS

[email protected]

Com a celebração do 20º aniversário da morte de Miguel Torga (pseudónimo do médico Adolfo Rocha), a Biblioteca Pública de Braga (BPB) expõe uma centena de publicações de um dos autores mais aclamados de Portugal. Obras como “Diá-rio”, “Novos Contos da Mon-tanha” ou “Bichos”, são, ape-nas, uma amostra do legado do escritor que está disponí-vel ao longo deste mês. A exposição encontra-se no átrio da Biblioteca, situada na Praça do Município, em frente à Câmara Municipal de Braga, tendo entrada li-vre todos os dias úteis no horário de abertura da BPB ao público (9h – 13h e das 14h – 18h). Nascido em S. Martinho da Anta, no distrito de Vila Real, em 1907, Miguel Tor-ga faleceu em 1995, em Coimbra, cidade onde pu-

blicou o seu primeiro livro de poemas, “Ansiedade”. Devido à sua obra, consi-derada um marco na Lite-ratura Portuguesa durante o século XX, foi proposto duas vezes para o prémio Nobel da Literatura, tendo recebido, entre outros, os prémios Camões, Montag-na, Personalidade do Ano e

miguel torga em destaque na biblioteca pública de braga

Vida Literária. A sua obra é reconhecida internacional-mente, tendo sido traduzida em 12 línguas. Miguel Tor-ga destacou-se como poeta, cronista e ensaísta, sendo a sua produção intelectual composta por poesia, en-saios, romances e teatro. Uma obra versátil da qual se destaca o seu lado de-

mocrático, irónico e huma-nista. Paralelamente ao seu percurso literário, colaborou com as revistas “Manifesto”, “Sinal” e “Presença”, tendo sido esta revista fundada por um grupo de modernis-tas. A obra de Miguel Torga traduz a sua rebeldia contra as injustiças sociais e o seu inconformismo relativo aos

abusos do poder, tendo sido preso pela PIDE devido às descrições relativas às dita-duras europeias na sua obra O quarto Dia. Um ano após a sua morte, 85 poetas con-temporâneos publicaram a obra Cântico em honra de Miguel Torga, sendo esta uma homenagem nacional ao escritor.

pedRo ANdRAde

[email protected]

Está a chegar o primeiro festival internacional de cinema do Minho.

Sob o mote “Ao Encontro do Outro”, o FlumenFest vai convidar todos os espe-

ctadores a reflectirem sobre a cultura do encontro e da hospitalidade.

Segundo o padre Marc Ro-drigues, da Arquidiocese, esta primeira edição do FlumenFest surge num desafio de apresentar uma programação “alternativa” onde o espectador é con-vidado a “olhar o mundo de uma forma singular, promovendo a reflexão so-bre a cultura do encontro e da hospitalidade através do cinema de excelência e in-dependente”.

Entre os dias 3 e 8 de março, o Auditório Vita, em Braga, vai receber esta primeira edição do FlumenFest que conta com 6 longas-metra-gens e 20 curtas.

Trabalhos que “chegam de várias partes do Mundo.”, como garante Inês Gil, pro-gramadora do certame.

O Minho em destaque

Mas nem só de cinema vive o FlumenFest.

Ao longo de todo o festival a região minhota vai ser dada a conhecer através da sua gastronomia.

Mas o padre Marc Ro-drigues garante que tam-bém há música, com dois concertos de rock no espaço TOCA, debates e ainda 3 instalações de vídeo para serem apreciadas.

Lídia Dias, vereadora da cultura da Câmara de Bra-ga, garante que este fes-tival vai servir para levar

uma “nova consciência aos mais novos, já que todas as películas vão ser levadas a várias escolas de Braga”.

O FlumenFest tem ainda as-sociados 5 prémios que vão ser atribuídos aos melhores filmes em competição.

O primeiro festival de cine-ma internacional do Minho acontece entre os dias 3 e 8 de março no Auditório Vita, em Braga. A entrada para todas as ses-sões é livre.

DR

está a chegar a braga um novo festival de cinema

RUM BOXTOP RUM - 7/ 201520 FEV

1 - ARIEL PINK - Put your number in my phone

2 - JOSÉ GONZÁLEZ - Leaf off the cave

3 - KEVIN DREW - Good sex

4 - WAR ON DRUGS, THE - Red eyes

5 - B FACHADA - Já o tempo se habitua

6 - JUNGLE - Time

7 - ALL WE ARE - Keep me alive

8 - BAXTER DURY - Palm trees

BRAGA

MÚSICA

Keep Razors Sharp + Paraguaii27 de Fevereiro – 22h30Convento do Carmo

Cimorelli28 de fevereiro - 18h00Theatro Circo

Tó Trips + Weyes Blood28 de fevereiro - 22h30GNRation

TEATRO

“Um Picasso”Companhia de Teatro de Braga03 e 04 de março - 15h00 (dia 4) e 21h30Theatro Circo

GUIMARÃES

MÚSICA

Gala Drop27 de Fevereiro – 24h00CCVF

TEATRO

“Teorema”John Romão28 de fevereiro - 22h00CCVF

FAMALICÃO

MÚSICA

Wim Mertens Duo28 de Fevereiro – 21h30Casa das Artes

BARCELOS

MÚSICA

Draft Park28 de Fevereiro – 22h00Teatro Gil Vicente

ARCOS DE VALDEVEZ

MÚSICA

Salto + The Dirty Coal Train27 de Fevereiro – 23h00Casa das Artes

AGENDA CULTURAL

CD RUM

elISABeTe ApReSeNTAÇÃo

[email protected]

LEITURA EM DIA“Vestiges & Claw”: o regresso de José González

9 - VIET CONG - Bunker buster

10 - CADEIRA ELÉCTRICA - O teu fim

11 - CHET FAKER - Talk is cheap

12 - FRANKIE CHAVEZ - Fight

13 - ISAURA - Useless

14 - SLIM TWIG - All this wanting

15 - XINOBI - Mom and dad

16 - LO-FANG - Light year

17 - OCTA PUSH - Please, please, please

18 - REAL ESTATE - Talking backwards

19 - TRASH KIT - Medicine

20 - TY SEGALL - Feel

meiro single “Every Age”, e mais recentemente “Leaf Off/The Cave”. Entretanto José González já iniciou a sua digressão de apresen-tação deste novo trabalho, que já passou por Portugal na passada quinta-feira, no CCB, com lotação esgotada. Para mais informações so-bre o músico ou este novo disco podem visitar as pá-ginas www.facebook.com/josegonzalezmusic ou jose--gonzalez.com.

Tem nome hispânico mas é sueco. Cresceu a ouvir música folk latina, tendo co-mocantor preferido o cuba-no Silvio Rodriguez. José González está de regresso aos discos quase 8 anos depois de “In Our Nature”. “Vestiges & Claws” acaba de chegar às lojas e é o des-taque esta semana do cd rum. Pelo caminho ainda passou por Hollywood e foi convidado por Ben Stiller juntamente com Theodo-re Shapiro para compor a banda sonora do “remake” do filme “The Secret Life of Walter Mitty”. González

23/2 - O Paraíso são os Outros - Valter Hugo Mãe, ilus.Esgar Acelerado(ed.Porto Editora) ; Mais uma incursão à literatura infantil de um dos nomes mais importantes da moderna escrita nacional. Apoiando - se num dos ve-lhos aforismos sarteanos, e subvertendo - o, o inferno são os outros, o autor apresenta um hino ao amor;

24/2 - Má Luz - Carlos Castán(ed.Teorema) ; Um contista, e dos bons, faz aqui a sua primeira abordagem ao romance recriando e relendo a velha questão do Eu e do seu Duplo, no fundo, a ques-tão do bem e do mal. Admi-rável, pela concisão e lirismo. 25/2 - Vidadupla - Sérgio Godinho(ed.Quetzal) ; O cantautor e poeta, Os Sobre-viventes e O Sangue por um Dia, obras maiores e inspira-das, chega agora à ficção, dita narrativa curta. O Lençol e O Circo de Três Pistas, contos aqui presentes, são o exem-

é também conhecido como membro dos Junip junta-mente com o companheiro de adolescência Tobias Win-terkorn. “Vestiges & Claws” foi gravado pelo cantautor entre a sua casa em Gotem-burgo e o estúdio Svenska Grammofonstudion e, se-gundo o próprio, inspira-se na música de Shuggie Otis ou Simon & Garfunkel. Ainda antes do lançamento deste álbum, foram apre-sentados dois vídeos, o pri-

Para ouvir de segunda a sexta (9h30/14h30/17h45) na RUM ou em podcast: podcast.rum.pt

Um espaço de António Ferreira e Sérgio Xavier.

DR

plo do que é a boa escrita. Uma revelação.

26/2 - Xerazade - Manue-la Gonzaga(ed.Bertrand) ; Uma paródia literária, sim da teoria, à volta das narrativas complexas e em aberto das Mil e Uma Noites. Xerazade cria e recria um pungente, delicado e poético hino ao Amor.

27/2 - O homem do Puzzle - Fausta Cardoso Pereira(ed.Planeta) ; O primeiro trabalho literário de uma autora a ter muito em conta; a banaliza-ção da vida, o descartar dos trabalhadores excedentários, e a ganância da nova econo-mia e dos fundos financeiros. Uma revelação e um roman-ce perfeito.

PÁGINA 18 // 24.FEV.15 // ACADÉMICO

Joana Barroso é aluno do 2º ano de Ciências da Comuni-cação e costuma participar nas atividades da Semana da Euforia. Apesar do Rally das Tas-cas ser a sua atividade de eleição, a aluna da acade-mia minhota garante que o evento “é um bocado agressivo porque há sempre muita quantidade de álcool à mistura e é complicado para recuperar”. Para Joana Barroso esta se-mana ganha especial im-portância para os caloiros da UM já que é uma forma de “estreitarem laços com alunos de outros cursos da UM”, declara.

Sara Nogueira já participou na Semana da Euforia vá-rias vezes. A aluna do 1º ano de Mes-trado em Marketing e Estra-tégi, acredita este género de eventos é essencial para to-das as academias. “É impor-tante porque é uma semana mais relaxada,até porque os alunos ainda estão a voltar ao ritmo frenético das aulas e não têm muito trabalho. Como ainda não têm muito que estudar é bom para co-meçar o segundo semestre em grande”. Sara Nogueira destaca de todo o programa do Arraial da TUM porque “é divertido, participam imensas pessoas e é ao ar livre”.

Miguel Carvalho partici-pou, no ano passado, em apenas alguns eventos: “aqueles em que a malta se diverte a beber”, confessa. O aluno do 2º ano de Enge-nharia e Gestão Industrial reconhece a importância da Semana da Euforia já que “é essencial para que os alu-nos possam restabelecer o normal funcionamento do fígado depois dos exames”, afirma entre risos. Miguel refere também que eventos como a festa da Su-per Bock são muito impor-tantes, “porque mostram que a nossa comunidade académica é dinâmica”, acrescenta.

Jorge Ferreira, estudante do 3º ano de Engenharia Infor-mática, fez uma confissão ao Jornal Académico: só tem participado nas ativida-des noturnas da Semana da Euforia. “São as mais inte-ressantes”, acrescenta. Com especial carinho pelo Rally das Tascas, Jorge Ferreira garante que se organizasse a Semana da Euforia, “faria um pacto com o Sardinha e o Keimódromo para não haver consumo obrigató-rio”. Mas o aluno de LEI deixa um aviso à organiza-ção: “era importante que a Semana da Euforia tivesse sido na primeira semana de aulas e não na segunda”.

MIGUEL CARVALHO2º ANO //

ENGENHARIA E GESTÃO INDUSTRIAL

JORGE FERREIRA3º ANO //

ENGENHARIA INFORMÁTICA

INQUéRITO

JOANA BARROSO2º ANO //

CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO

costumas participar nos eventos da semana da euforia?

SARA NOGUEIRA1º ANO //

MESTRADO MARKETING E ESTRATÉGIA

RuTe pIReS

[email protected]

Todos os anos o segun-do semestre começa da melhor forma com a tão esperada Semana da Eu-foria. Este ano o evento vai acontecer entre os dias 23 e 26 de fevereiro e promete festas durante todos os dias da semana, na cidade de Braga e na cidade de Guimarães.

Depois dos exames do primeiro semestre os alu-nos têm, então, a opor-tunidade de recarregar baterias ao lado de todos os colegas da academia minhota.

O Jornal Académico saiu da redação e foi tentar perceber de que forma os alunos da Universidade do Minho (UM) vivem (ou não) a semana da Euforia.

PUB.

PÁGINA 19 // 24.FEV.15 // ACADÉMICO

BITS & BITES

DR

PUB.

gon 810, 3GB de RAM, 4G cat.6, bateria de 2840 mAh e a última versão do Android 5.0 Lollipop com o Sense 7.0.

Sony vai lançar os primei-ros óculos inteligentes

Vão ser apelidados de Smar-tEyeGlass e vão estar à venda a partir de março. Os SmartEyeGlass foram

pedRo ANdRAde

[email protected]

Novo hTC One apresen-tado em março

Está a chegar o novo HTC One. Ainda que não se saiba o nome oficial do novo dispo-sitivo da HTC sabe-se que a apresentação oficial ao mun-do acontece no próximo dia 1 de março, na MWC 2015 em Barcelona. Assim, além do novo topo de gama da HTC, também deveremos conhe-cer o Galaxy S6. O novo HTC One M9, nome--código Hima, terá um ecrã de 5 polegadas com resolução Full HD, câmara de 20,7MP, frontal de 13MP ou ultrapixel 4MP, processador Snapdra-

apresentados em 2014 e, ape-sar deste primeiro protótipo ainda estar em desenvolvi-mento, já mostrou grande potencial pelas característi-cas que apresenta: os óculos inteligentes da Sony têm GPS, SMS e chamadas atra-vés do smartphone, câmara, um giroscópio, uma bússola, um acelerómetro, ligações Bluetooth e Wi-Fi. Os primeiros protótipos co-meçaram a surgir no ano passado, com um vídeo pu-blicado pela Sony onde de-monstravam as funcionalida-des dos óculos. Coincidência ou não, a Google anunciou, no início do ano , que os Google Glasses iriam sair do mercado. Uma excelente oportunidade para a Sony agarrar com unhas e dentes o mercado. A Sony oficiali-zou o lançamento dos Smar-tEyeGlass para o próximo dia

10 de março, mas esta versão é destinada aos criadores de aplicações informáticas.Os óculos estarão à venda no Japão, EUA, França, Itália, Espanha, Bélgica, Holanda, Suécia e Reino Unido por 670 euros (mais taxas).

Adeus Google Talk

É verdade. A ferramenta de chat do Gmail que permitia

o acesso independente às conversas online foi desconti-nuada. Este serviço ganhou, na altura, bastantes adeptos por ser um serviço baseado nos mais normais protocolos XMPP o que tornava simples a comunicação apenas com acesso ao e-mail dos destina-tários. O Google Talk já tinha sido anteriormente substituí-do no Gmail pelo novo servi-ço Hangouts que agora fun-ciona em “modo desktop” graças a uma extensão do Chrome. O fim de vida do Google Talk aconteceu on-tem, segunda-feira, dia 23 de fevereiro. Para o futuro, a Google pretende que os seus utilizadores passem a utilizar a ferramenta Hangouts. Será que esta estratégia de uni-formização de serviços vai chegar a bom porto? A ver vamos Google, a ver vamos...

DR

DR

DR

DR