Transcript

EDIÇÃO FESTIVAL INVASÃO CULTURAL | DEZ 2014 | DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

FESTIVAL INVASÃO

CULTURAL 2014

Fique por dentro de tudo que aconteceu no evento

MUTIRÃO DE GRAFITE, SHOWS, DANÇA, SARAU

2 | PIRITUBA ACONTECE | www.clickumolhar.com | 2014 | EDIÇÃO ESPECIAL

COPIE E DISTRIBUA, MAS DÊ CRÉDITOS À PIRITUBA ACONTECE.

CLICKERS: ADRIANE TOSCANO, AMANDA SANCHES, ANA LAURA FERRARI, ANDREW MARIOTTO, BEATRIZ XAVIER, CAYAN LIMA, CRIS BIBIANO, DANIEL ANDRADE ERIC RICCI, EVELYN KAZAN, GABRIEL MIRARIM, GIOVANA BREGANTINI, HELENA MASCONALE, INGRID ALVES, JADE ALVES, JULIA CRISTINA, JULIA REIS, LARISSA NAVARRO, LEONARDO LIBERO, LUCAS GABANELLA, MARIANA MAMMOCCIO, MARINA NAGAMINI, MATHEUS JANOTTI, PABLO CASTILHO, ROBERTA CAROLINE, SAMANTHA MOTA, THALITA XAVIER, VANESSA COSCIA, VICTHOR FABIANO, VINÍCIUS ANDRADE, VINICIUS CASTRO R. SILVA, VITÓRIA ROSA E YASMIN OLIVEIRA. RESPONSÁVEL: EVELYN KAZAN.PARA ANUNCIAR, LIGUE: (11) 9.9496.4503 / 3834.7585

SUMÁRIO05. GRAFITECansado de tanto cinza? Mais de 70 gra-fiteiros dão vida no muro do Mercado Municipal de Pirituba.

09. SHOW

13. COLETIVOS

14. PROJETO

Inspiração

FALA, CLICK!

CLICK, UM OLHAR CURIOSO SOBRE O MUNDOWWW.CLICKUMOLHAR.COM

[email protected] /piritubaacontece /clickumolhar

Grupos musicais da nossa região. que agitaram o Mercadão, por 12 horas, com muita música boa.

Dança, teatro, sarau e capoeira enri-queceram esse dia cultural. Conheça alguns dos grupos atuantes na região.

Saiba quais são as lutas e ambições dos jovens do projeto Click (nós da revista PA). E porque fizemos o festival.

O desejo do movimento é brotar arte em lugares antes cinzas, por meio da união das diversas expres-sões artísticas.

Valorizar as expressões que marcam a histó- ria do Brasil e são in-fluências na cultura da periferia.

Acesso à comunicação educativa. Capaz de dar voz e oportunida-des à população, por mais direitos.

O espaço público deve ser ocupado e utilizado para lazer e produção de cultura, como um espa-ço de liberdade e criação para a juventude.

EDIÇÃO ESPECIAL | 2014 | www.clickumolhar.com | PIRITUBA ACONTECE | 3

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

revista click.pdf 1 24/11/2014 19:02:05

4 | PIRITUBA ACONTECE | www.clickumolhar.com | 2014 | EDIÇÃO ESPECIAL

Em meio ao caos do cotidiano e ao cinza, tom que pre-domina os muros, calçadas e faixadas da nossa cidade, algo colorido se destaca e encanta os olhos de quem passa.

O grafite é uma forma de expressão, de intervenção e arte democrática, na qual todos podem ter acesso, é livre, sem distinção de público. Aprecia-o quem olhar e prestar atenção.

O grafiteiro Karlo Eduardo, conhecido como MENC, par-ticipou da organização de mutirões de grafite que coloriram alguns pontos do bairro, como na Estação de Pirituba. O evento foi realizado com mais de 40 grafiteiros que deram cor e vida aos muros da estação.

Em 2013, foi a vez do muro da E.E. Ermano Marchetti ser utilizado por mais de 60 grafiteiros, num evento organizado pelo Projeto Click em parceria com o Menc, nomeado como: Chega de Cinza. Foi um dia repleto de arte, cultura e diver-são. Com apresentações de bandas e grupos de dança no interior da escola durante todo o dia, o evento atraiu público e incentivou moradores que, durante o evento, pediram para que seus muros, assim como os da escola, fossem grafitados.

Neste ano, o Chega de Cinza teve sua segunda edição,

dessa vez no muro do estacionamento do Mercado Munici-pal de Pirituba, na rua Comendador Gabriel Cotti, 224.

O time composto para cumprir a missão de tirar todo o cinza do Mercadão foi formado por mais de 70 grafiteiros. O evento durou o dia todo e fez parte do Festival Invasão Cul-tural, que reuniu diversos coletivos de arte cultura da região, contando com um repertório musical eclético, com: Rock, Rap, Reggae e outros ritmos que atraíram a comunidade.

O muro do Mercado Municipal de Pirituba agora traz mensagens de diversos artistas que se juntaram por um úni-co objetivo: a busca de espaços de cultura para a nossa re-gião, e trata dos mais diversos assuntos, fazendo referencia também aos shows e apresentações que ocorreram no palco do festival. Já foi dito por Titãs e, no último 15 de novembro, o bairro de Pirituba mostrou que “a gente não quer só comi-da, a gente quer comida, diversão e arte.”

Com música, sarau, teatro e muita arte,Piritubanos (ou não) começaram a enxergar ali, no Mercadão, um espaço que, futu-ramente, poderá ser utilizado como um centro cultural, já que este pode ser citado numa lista de carências da nossa região.

GRAFITE

EDIÇÃO ESPECIAL | 2014 | www.clickumolhar.com | PIRITUBA ACONTECE | 5

Muro da E.E.Ermano Marchetti após o evento Chega de Cinza, realizado em 2013. Na segunda edição do evento, o mutirão de grafite colere e da vida ao Mercado Municipal de Pirituba.

CINZACHEGA DE

O graffiti está na minha vida há 14 anos. É a minha terapia e levo isso como algo muito importante. Quando estou pintando, esqueço dos problemas, então me faz esse bem. A importância de eventos como este é fazer com que a cultura chegue em toda a comunidade. Principalmente nas crianças, para que elas possam ter uma influência,

pois sabemos que o bairro é bem carente de atividades do tipo. O gra-ffiti está sendo aceito porque o “povão” é alienado. Se a mídia aceita, o povo aceita, se ela condena, o povo condena também. A diferença entre grafite e pichação é apenas a estética, porque a ideologia é a mesma. Além de ser uma manifestação artística, é protesto.

Falas do grafiteiro MENC

“É fazer com que a cultura no geral chegue em toda comunidade e principal-mente nas crianças, pois

sabemos que o bairro é bem carente de atividades do tipo

Iniciei nesse estilo de vida através da pichação, mas escolhi evoluir e começar a fazer graffiti. Hoje vivo e respiro essa arte. Virei autônomo, trabalho com isso no mo-mento e posso dizer que o graffiti resolveu a minha vida. A importância desses even-tos, para mim, é conhecer pessoas e fazer amizades. Acho muito bacana que pessoas

escrevam projetos como este. Isso tem que acontecer com mais frequ-ência, afinal isso é cultura. É o que falta para nossas periferias.

Falas do grafiteiro ECTOPLASMA (FB.com/ectoplasma)

Sempre admirei e apreciei muito a arte de forma geral. Me lembro que na época do ensino fundamental eu já me aventurava em ir para a rua pintar com os amigos. Meu sonho era um dia estar nas ruas e fazer mi-nhas próprias criações.

Comecei a riscar nas ruas bem cedo, mas sem muito compromisso. Quando tinha uns

15 anos, comecei a fazer trabalho social com dois amigos. A partir daí percebi minha vocação para ser educador, e o graffiti me mostrava ou-tros caminhos e possibilidades, como a de ingressar numa universidade, conhecer várias quebradas, outras cidades e até outros países.

O graffiti possui uma essência muito mágica e me dá uma sensação de bem estar muito grande. Às vezes me pergunto se eu sigo o graffiti ou se ele me segue.

Eventos como esse são de extrema importância para todo e qualquer lugar, principalmente na comunidade, e ainda mais feito pelas pessoas da comunidade. Isso só ressalta o potencial existente na região e mostra quão importante é ter um espaço para ver e apreciar a arte e ainda para que os artistas possam socializar seus trabalhos.

Vivo da Arte, ela é minha fonte de renda, mas é, principalmente, mi-nha fonte de inspiração. Nada mais justo que compartilhar aquilo que amo com as pessoas, especialmente por ser na região onde vivo. Acredi-to muito na lei do universo, onde tudo o que fazemos retorna para nós, por isso devemos praticar o bem.

Falas do grafiteiro DINAS (www.dinasmiguel.com)

8 | PIRITUBA ACONTECE | www.clickumolhar.com | 2014 | EDIÇÃO ESPECIAL

SHOW

EDIÇÃO ESPECIAL | 2014 | www.clickumolhar.com | PIRITUBA ACONTECE | 9

“ A importância desse acesso cultural é muito grande, sabe para que? Para ocupar o

tempo dos nossos jovens, para dar uma for-mação cultural, para que eles desenvolvam o intelecto, para que conheçam o universo

cultural e busquem informação. Temos que ter uma casa de cultura em Pirituba, é muito

importante. Temos que ter esses polos culturais nas periferias para garantir o

acesso à cultura para que a gente descentralize esse acesso

Mestre Magrão, Grupo de capoeira Moleque Atrevido

10 | PIRITUBA ACONTECE | www.clickumolhar.com | 2014 | EDIÇÃO ESPECIAL

BOTECO 28

Com inspiração no Show de Talentos de Pirituba realiza-do em 2013, as apresentações musicais foram convida-das e selecionadas durante toda a preparação do even-to para garantir atrações da melhor qualidade. Durante as 12 horas de evento, o Festival contou com diversos esti-los musicais como rap, rock, reggae da região, além de um show da banda Pollo com todo seu estilo de “Piritubacity”INVASÃO

AS VOZES DA

Formada em um colégio por Franciele Guerato, Iris Barbosa, Rafaela Aguilar e Felipe Patriota, a Boteco 28 é uma banda cover que segue um estilo que está em ascendência no momento, o Indie Rock (o mesmo de Arctic Monkeys, Lana Del Rey, Gotye, The Strokes, entre outros). Em seu repertório, a banda traz canções de Mallu Magalhães e Banda do Mar.

TIÃORapper morador de Pirituba que começou com a música ainda criança, mas

apenas encarou como carreira em 2006. Lançou o álbum Tião – Início Poderoso, com músicas que, além de abordar temas diversos como o amor e o cotidiano, fa-lam muito dos problemas periféricos. Sua atividade mais recente foi o lançamento do clipe da música “Meu Lugar”. Facebook: http://migre.me/n4TaS

SAM RAITERUma banda que começou no colégio,mas não vingou; seu único remanescente,

Victor (guitarra e vocal) não desistiu de seus sonhos e buscou várias alternativas, en-contrando Rogério (bateria), Samuel (contrabaixo) e Matheus (teclado). Depois de mudar de formação e nome por algumas vezes, eis que surge um grupo cover que traz em seu repertório grandes sucessos de Guns ‘n Roses, Steppenwolf, entre outros.

FAMILIA DFUm convite de Dom Flávio ao MC Formiga, com o DJ Asinha chegando para

completar o time. Time não, a Família D.F, formada há um ano, é um grupo de rap que já roda o Brasil com apresentações junto com um projeto social desenvolvido por eles, “A música do Pipa”, para incentivar a brincadeira entre as crianças.

Facebook: http://migre.me/n5BVn

NETO TRINDADE E O BANDO DA LUANeto começou na música em 1987 passando por várias bandas com artistas

renomados do rock nacional, como Mingau (atual Ultraje a Rigor), viajando o Brasil inteiro em turnês e até alguns países da América Latina. Começa a misturar o punk com forró, MPB e reggae e em 2000 lança seu CD solo já como Neto Trindade e o Bando da Lua, vendendo mais de 20 mil cópias. Facebook: http://migre.me/n5xG1

EDIÇÃO ESPECIAL | 2014 | www.clickumolhar.com | PIRITUBA ACONTECE | 11

THE CHAZ MC’sA dupla de rap que vem crescendo em Pirituba. Formada por CadChaz e Fbr,

iniciou a carreira musical em 2011. Os meninos têm influências de uma outra dupla que começou aqui do bairro e já conhecida nacionalmente, a banda Pollo. Seu lançamento mais recente foi o webclipe da música Hey Nega.

Facebook: http://migre.me/n4UhI

TROPPA URBANAA banda de rock ‘n blues é formada por Walter Billy (vocal), Douglas (guitar-

ra), Eduardo (guitarra), Marco Alemão (contrabaixo) e Lú (bateria). Os integrantes contam que a música sempre foi muito importante na vida de cada um, marcando vários momentos nesses quase trinta anos de carreira.

Facebook: http://migre.me/n4UUH

SINCE 95Acabou de completar um ano de existência. Em sua formação estão, Lucas (vo-

cal), Viny (guitarra), Lorenzo (contrabaixo), Dante (guitarra) e Pepeu (bateria). A banda sofre influências de grupos como Nx Zero, Capital Inicial e Jota Quest. No momento, estão em gravação do seu primeiro clipe, da música Mesmo Assim.

Facebook: http://migre.me/n4V8w

LUANA HANSENEla é produtora musical, DJ e rapper; já foi até jogadora de futebol, atuando fora

do país. Luana Hansen traz em suas rimas mensagens contra machismo e lesbofo-bia, entre outros. Em 2012, assumiu o nome de origem alemã, Hansen, e decidiu tirar seus projetos da gaveta, produzindo seu primeiro álbum.

Facebook: http://migre.me/n4VdK

B.O.S.PKleber B (vocal), Marcelo Locerma (vocal), Fabiano Gordo (guitarra), Bruno Lo-

pesca (contrabaixo) e Rafael Cabelo (bateria) formam a banda B.O.S.P. O grupo tem uma temática política e social, com intenção de provocar a reflexão nos jovens e sofre influências em Chico Science, Charlie Bron Jr, Rage Against the Machine e Cypress Hill. Facebook: http://migre.me/n4Vl3

PG29A banda PG29, nascida em 2011 e já com mudanças em sua formação, conta

hoje com Gustavo no vocal e contrabaixo, André na guitarra e Renan na bateria. Lançou seu primeiro álbum autoral, “Tudo Começa Agora” em 2012 e tem seu repertório feito com misturas de rock, reggae e pop/rock, formando assim, seu próprio estilo. Facebook: http://migre.me/n4TUq

12 | PIRITUBA ACONTECE | www.clickumolhar.com | 2014 | EDIÇÃO ESPECIAL

COLETIVOS

Criado no ano de 2011, sob o nome de “Grupo NussCorre”, o atual Reduto do Rap se apre-sentava no Trindade Bar, que é localizado em Pirituba e visou sempre o acesso à cultura.

O grupo realiza atrações rela-cionadas ao Hip Hop possibilita que os jovens da região tenham a oportunidade de acompanhar o movimento cultural de quali-dade na sua própria “quebrada”.

REDUTO DO RAP

Consolidado no final de 2011, o grupo Mulhe-res do Pêra surgiu a partir do Programa Vocacional Dança no CEU Pêra Marmelo. Por meio da dança, o coletivo busca sempre mostrar às mulheres ser possível ter uma vida alegre, com leveza e felicida-de. Contam com integrantes de faixa etária diversa que trazem suas experiências para as pesquisas e reflexões do grupo.

MULHERES DO PÊRA

A região de Pirituba é repleta de cultura. Como peça chave desse movimento, os co-letivos de cultura do bairro e região realiza-ram belas apresentações e interagiram com o público mostrando que a arte vem de todos os lados e de todas as formas, o que não falta em Pirituba é talento. Mulheres, homens, jovens e idosos unidos deram movimento ao festival.

EDIÇÃO ESPECIAL | 2014 | www.clickumolhar.com | PIRITUBA ACONTECE | 13

Fundado em 2011, o co-letivo Cravo Branco sempre batalhou para trazer ao pú-blico cultura de qualidade e, por meio de seu sarau mensal, traz ao foco a difusão cultu-ral e o incentivo à leitura por meio do “Escambo Cultural”, atividade em que se faz a tro-ca de livros, poesias, etc. O coletivo acredita que a cultu-ra “potencializa o desenvolvi-mento humano”.

O coletivo de dança surgiu por meio de uma atividade comum na vida escolar de qualquer pes-soa: um trabalho em grupo. Após a apresentação na escola, todos os integrantes descobriram que o amor pela dança era forte então decidiram continuar com os en-saios, melhorar ainda mais suas habilidades e apresentar-se para o público. ”

Grupo de apoio e incenti-vo à cultura Hip Hop, o grupo Rebento MC’s tem diversos ar-quivos de mídia na web desde o ano de 2010. Em sua formação conta com Amarildo, Jefferson, Willian e Camila. Atuante na região de Pirituba e Jaraguá, o grupo faz várias parcerias em suas apresentações como Mano Merenda e CZO.

Nascido em 2008, na região do Tucu-ruvi, o Teatro Silva faz um trabalho de incentivo à cultura. Atuante no bairro de Pirituba desde 2010 por causa de difi-culdades referentes ao local em que se reunia, o grupo tem feito trabalhos que envolvem a comunidade e tem ajudado a muitos jovens na região, principalmen-te na E. E. Ermano Marchetti, sua atual sede.

TEATRO SILVA

REBENTO MCs

CRAVO BRANCO

FLAWLESS

14 | PIRITUBA ACONTECE | www.clickumolhar.com | 2014 | EDIÇÃO ESPECIAL

#VocêTemSedeDeQuê?

Não basta sonhar, acreditar, alcançar é fruto direto da luta e da perseverança. O “Festival Invasão Cultural” é uma ação do projeto, em conjunto com a Subprefeitura Pirituba/Jaraguá e demais coletivos da região, para que a luta não seja apenas de sonhos e palavras, mas de ações. A juventude e a região merecem e é com todos estes agentes que contamos para alcançar mais cultura.

SOMOS NECESSITAMOS

ALCANÇAR

# #

#

Um desejo de transformação, movido por comu-nicação, arte e cultura. O projeto “Click, um olhar curioso sobre o mundo” é a nascente da revista Pi-rituba Acontece e da Rádio Marchetti, promotores de novos meios comunicativos e de transmissão das mais variadas notícias. Integralmente feito por jovens, busca a juventude como alicerce principal para a execução, para fazer acontecer, de uma co-municação democrática e educativa.

A cultura estabelece uma ponte entre o ser huma-no e sua expressão artística, altamente ligada à sua intimidade, à razão de ser cidadão. Neste sentido, enquanto periferia desprovida de aparelhos públi-cos de cultura para a população (especialmente para a juventude), defendemos a necessidade de termos uma Casa de Cultura, um espaço para que todos possam ter acesso a um ambiente de criação e apreciação cultural.

EDIÇÃO ESPECIAL | 2014 | www.clickumolhar.com | PIRITUBA ACONTECE | 15

Conquiste seu diploma e contribua com o Natal de muita gente.

Inscreva-se já > www.vestibulares.br

No Vestibular Solidário Anhanguera, você doa 1kg de alimento não perecível, garante a isenção da inscrição e ainda ajuda muitas famílias.

Bruna Lira,aluna de ComunicaçãoProva 6/DezProva 6/Dez

Kapyttal Assessoria e Consultoria Contábil LTDA

http://[email protected] (11) 3973-7800

Invista no seu Futuro* aulas individuais* certificado nacional* encaminhamento profissional* mensalidades que cabem no seu bolso

Av: Paula Ferreira, 2871 – Pirituba – São Paulo/SPFone: 2924-7389 www.prepara.com.br/sp-pirituba

16 | PIRITUBA ACONTECE | www.clickumolhar.com | 2014 | EDIÇÃO ESPECIAL

CLICK, UM OLHAR CURIOSO SOBRE O MUNDOWWW.CLICKUMOLHAR.COM

[email protected] /piritubaacontece /clickumolhar


Top Related