domingo 23/01/2011

16
R$1,00 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM -ES DOMINGO, 23 DE JANEIRO DE 2011 Nº40939 WWW.FOLHAES.COM.BR SÓ JESUS CRISTO SALVA ! VERÃO: TODOS OS CAMINHOS LEVAM PARA O LITORAL MAROBÁ EM PRESIDENTE KENNEDY ITAIPAVA EM ITAPEMIRIM PRAIA CENTRAL DE MARATAÍZES VISTA DO MONTE AGHÁ EM PIÚMA VISTA AÉREA DE MARATAÍZES PRAIA DE PIÚMA

Upload: folha-do-esanto

Post on 17-Mar-2016

255 views

Category:

Documents


9 download

DESCRIPTION

edição nº 40939

TRANSCRIPT

Page 1: Domingo 23/01/2011

R$1,00 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM -ES DOMINGO, 23 DE JANEIRO DE 2011 Nº40939 WWW.FOLHAES.COM.BRSÓ JESUS CRISTO SALVA !

VERÃO: TODOS OSCAMINHOS LEVAM PARA

O LITORAL

MAROBÁ EM PRESIDENTE KENNEDY

ITAIPAVA EM ITAPEMIRIM

PRAIA CENTRAL DE MARATAÍZES

VISTA DO MONTE AGHÁ EM PIÚMA

VISTA AÉREA DE MARATAÍZES

PRAIA DE PIÚMA

Page 2: Domingo 23/01/2011

Um ótimo domin-go a todos // Ó Homem! O Se-nhor já te revelou o que estava bem; o que ele exige de ti é que pratiques a justiça, que se-jas fiel e leal e que obedeças humil-demente a Deus Miquéias 6, 8 // Jurandyr na Fede-ral // Sempre de bem com a vida // Entulho e muito lixo em frente à quadra de es-portes do bairro IBC // É de fazer vergonha // Onde está o Serviço de Limpeza Públi-ca // Matagal tomando con-ta da Casa da Memória, no centro de Cachoeiro-ES // O que dizer para o cachoeiren-se e os visitantes // Gilson Leão preparando o retorno do Cineclube Jece Valadão // Por enquanto, só férias // Guidinai só curtindo o lito-ral // Equipe do Hermogênio Volpato de parabéns com as transmissões esportivas // O Estrela do Norte disputa-rá a Segundona ou não? // Cenas dos próximos capítu-los em breve // Está faltando grana // E ouça gente que-rendo ajudar // São os ecos dos problemas do ano pas-sado // Juiz Robson Louza-da trabalhando firme mes-mo em janeiro // Advogado Wilson Marcio Depes es-crevendo nas páginas da Revista Leia e na Folha do Espírito Santo // WWW.fo-lhaes.com.br // WWW.leia-tudo.com // Para o internau-ta seguir as notícias que marcam o nosso dia a dia // Cristiane Feu mandando ver com seu Olhar Fashion // Na Leia // O social com conteú-do // Vale conferir, com cer-teza // A coluna também é reproduzida na Folha do ES // Adilson esperto na distri-buição // Confia os teus cuidados ao Senhor, e ele te susterá; jamais permiti-rá que o justo seja abalado Salmos 55:22 // Desfolhan-do do domingo escrito pelo Interino // Até a próxima

EditorialPolícia para quem precisa

O domingo não será de praia para mais de vinte e seis mil pessoas, entre capixabas e de outros estados brasileiros. Hoje acontecem as provas do processo seletivo para o in-gresso na Polícia Civil do Es-pírito Santo, um dos mais dis-putados dos últimos anos.

Serão mais cento e noven-ta e dois agentes de segurança que irão atuar num dos Estados mais violentos do país onde o índice de criminalidade é altís-

simo e, ao menos por enquan-to, parece fora de controle das autoridades.

No mapa do crime, as agên-cias de notícias de todo o país e do exterior marcam em ver-melho as ocorrências diárias em todo o território capixaba e que não são poucas. Alguns ar-riscam palpites, mas os planos acabam sofrendo a solução de continuidade.

Em Cachoeiro de Itapemirim--ES, apenas nos primeiros vin-

te dias de janeiro, aconteceram cinco assassinatos e, segundo a polícia, quatro deles tiveram como motivação, o tráfico de drogas. A vida já não vale qua-se nada e, num desses crimes, um homem foi morto por cau-sa de uma dívida de trinta re-ais. É a mais pura banalização da pessoa humana.

No sul do Estado do Espíri-to Santo, esses números mais que dobram e a causa é a mes-ma: drogas. Uma inadimplên-

cia com o traficante é motivo para ser executado sem dó ou piedade. Não importa se o usu-ário é chefe de família, tem fi-lhos para criar. Isso é o de me-nos nessa história macabra. Não pagou, morreu.

Os novos policiais civis que sairão do concurso de hoje, certamente terão muito traba-lho pela frente, pois a cada dia crescem os números da violên-cia urbana no estado batizado de Espírito Santo.

“Respondeu-lhe Jesus: não te disse eu que se creres verás a glória de Deus? João 11:40

[email protected]

Vale a pena crer em Jesus Cristo

[email protected]

Desfolhando

opinião

Artigo

Lisboa, Auschwitz, Nova YorkNivaldo Cordeiro

Continuando a reflexão sobre o tema do mal no plano coletivo vale a pena comen-tar três acontecimentos inesquecíveis para o Ocidente. O terremoto de Lisboa, em 1755, foi um marco porque serviu para que ateus, teístas (como Voltaire) e agnósticos refor-çassem seus argumentos contra a tradição cristã, que sempre viu nos grandes acon-tecimentos nefastos a ação do Maligno, e também um serviço aos propósitos divinos. O velho ditado de que não há mal que não traga um bem. A gratuidade de ummal na-tural como o terremoto de Lisboa serviu as-sim aos propósitos de um outro tipo de mal que emergia e que era então desconhecido na história: o mal alavancado pelo Estado moderno. Os intelectuais do Iluminismo

foram os apóstolos do novo Estado moder-no, cuja face hedionda contemplamos coti-dianamente na atualidade.

Essa forma de mal fez seus ensaios des-de o Renascimento, com as guerras reli-giosas, as ditas de libertação e a Revolu-ção Francesa e encontrou seu apogeu nas grandes guerras do século passado. As ra-zões de Estado passaram a se sobrepor aos interesses dos indivíduos e a elite dirigente, munida de maus propósitos, fez do Estado a alavanca para levar a maldade a paroxis-mos indizíveis. Hitler foi um dos exemplos de personificação do mal: a figura faus-tica, que povoava a mente alemã e euro-péia em geral desde os tempos medievais, nele encarnou. Assim, Auschwitz assumiu a forma nefanda de destruir gratuita e me-todicamente, por meios industriais, povos inteiros, especialmente o judeu, sob o falso argumento de perfectibilizar a humanida-de. Aqui a maldade envolvia a sobrevivên-

cia dos seus autores, era meramente ins-trumental. Os funcionários dos campos de concentração cumpriam os seus trabalhos (podemos dizer isso?), bem como os for-necedores dos instrumentos de morte des-ses campos e iam para casa sem qualquer sentimento de culpa.

Bem diferente foi o que houve em 11 de setembro, em Nova York, com a destrui-ção das Torres Gêmeas. Os autores mor-reram junto com suas vítimas. Típica ação do islã em guerra civilizacional contra o Ocidente. Aqui a maldade alcançou o es-tágio da mais pura irracionalidade, deixou de ser instrumento para ser fim em si mes-ma. UmEichmann era um mero funcioná-rio público cumpridor dos seus deveres, um banal, como disse Hannah Arendt. Um Mohamed Atta é um demônio de outra es-tirpe: alegrou-se com a própria morte por saber que estava levando muitos inocentes consigo. Uma covardia indizível. Um sui-cida está além de qualquer justiça terrena.

Contra o mal natural não há defesa efi-ciente, porque está integralmente na vontade de Deus. O mal gestado no interior da civilização ocidental é re-versível, bastando para issodespo-tenciar os mandatários imbuídos do mal, como Hitler e Stalin. O Ocidente desconhece o suicídio instrumental. Contra o mal islâmico, todavia, não há solução. O islã enquanto tal é as-sim o inimigo mais terrível do Oci-dente, pois qualquer dos seus adep-tos pode, de um momento para outro, decidir-se pela Jihad e a própria mor-te será tomada por si como honro-sa e sagrada. Os islâmicos enxergam no Ocidente em geral o seu inimigo. Atravessaram oceanos para derrubar as Torres Gêmeas e seus acólitos co-memoraram o feito criminoso em toda parte. Se tiverem artefatos atô-micos operacionais não hesitarão em matar por matar qualquer um que es-teja na mira. A vida deles não tem ne-nhum valor, menos ainda a dos ini-migos.

Contra todas as formas de mal só há um antídoto: a lei de Deus. A úni-ca força capaz de vencer os islâmicos é a única que lhe tem vencido, des-de sempre: o Cristianismo. A batalha é de fato espiritual.

Charge

Espaço Bíblico

Como é importante ter fé. A fé é uma força sobrenatural, é um dom de Deus. Feliz aque-le que tem fé. Vive melhor, pois tem Deus como amigo e confidente para compartilhar suas alegrias e tristezas e para ajudá-lo na caminhada.

“E Jesus clamou, dizendo: Quem crê em mim crê, não em mim, mas naquele que me enviou. E quem me vê a mim vê aquele que me en-viou. Eu vim como luz para o mundo, a fim de que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas. Se al-guém ouvir as minhas pala-vras e não as guardar, eu não o julgo; porque eu não vim para julgar o mundo, e sim para salvá-lo. Quem me re-jeita e não recebe as minhas

palavras tem quem o julgue; a própria palavra que tenho proferido, essa o julgará no último dia. Porque eu não tenho falado por mim mes-mo, mas o Pai, que me enviou, esse me tem prescrito o que dizer e o que anunciar. E sei que o seu mandamento é a vida eterna. As coi-sas, pois, que eu falo como o Pai mo tem dito, assim falo”.(João 12:44-50). Aqui nós temos uma síntese da mensagem de Jesus. Ele veio ao mundo para ser Salvador do mundo, isto é, de todo aquele que nele crer.

Urge que o recebamos como Salvador e Se-nhor para sermos livres do jugo do pecado em todas as formas que ele se apresenta. Venha para o Reino de luz do Senhor Jesus Cristo. Deus o abençoe.

DE SUA OPINIÃO WWW.TWITTER.COM/FOLHADOES

Contra todas as formas de mal só há um antído-to: a lei de Deus. A única força capaz de vencer os islâmicos é a única que lhe tem vencido, desde sempre: o Cristianismo

Cachoeiro de Itapemirim (ES)02 Folha do E. SantoDomingo, 23 de Janeiro de 2011

Page 3: Domingo 23/01/2011

Panda gigante brinca em árvore do zoológico de Xiuning, na pro-víncia de Anhui, na China. Vários turistas pararam para registrar o momento que lembra sempre da importância e dificuldade de se preservar a espécie.

EM FOCO

Crianças muçulmanas xiitas participam de ritual de auto-

flagelação enquanto caminham de Bagdá para Karbala, no Iraque, para participar do

festival religioso de Arbeen, que marca o 40º dia após a celebra-

ção da Ashura, que comemora 700 anos da morte do profeta

Maomé

Se fosse feito um índice da liberdade

de imprensa no país, as posições mais elevadas seriam

encontradas em São Paulo e no Rio,

Política e mídia na Paraíba

A dez dias da eleição da As-sembleia, os encontros entre o governador Renato Casagran-de e os deputados estaduais já resultaram em fumaça branca. Os acordos foram favoráveis ao Executivo. Com a saída de Theodorico Ferraço (DEM) da disputa, o governador conse-guiu costurar uma candidatu-ra de consenso e Sérgio Bor-ges ficará com a presidência da Casa pelos próximos dois anos. Também foram fechados acordos para outros cargos da Mesa e para as comissões. Os últimos detalhes serão fecha-dos em reunião na tarde desta sexta-feira (21) entre o gover-nador e os deputados. A Pri-meira Secretaria ficará com o PT. Internamente, o partido discute se quem ocupará o car-go será Lucia Dornelas ou Ge-nivaldo Lievori, mas é qua-se certo que a deputada eleita ocupe a vaga.

Manguinhas de foraNessa quinta (20), duran-te reunião com empresários do setor de rochas e granitos, Casagrande começou a bo-tar as manguinhas de fora ao comentar a sucessão da Mesa Diretora. Entre outras coisas, disse que não poderia dor-mir o sono dos justos se co-gitasse que havia forças tra-mando contra o seu governo. Disse também que prestigia-ria os deputados que estives-sem do seu lado, dando a en-tender que aquele que divergir do governo passariam para o “lado de lá”.

No bico do revólverO promotor Paulo Panaro, que coordena a “força-tarefa” do Ministério Público Estadu-al (MPE) e da Polícia Civil , disse, em entrevista nesta sex-ta-feira (21) a uma emissora de TV, que parte da violência no Estado pode ser explicada pela cultura do capixaba. “Se olharmos para a história do Espírito Santo, perceberemos que em alguns municípios as coisas ainda são resolvidas no bico do revólver”.

Borges presideAssembléia ES

O r e s u l t a d o mais nefas-to do corone-lismo eletrô-nico, assunto

que voltou à tona com de-clarações do ministro das Comunicações, Paulo Ber-nardo (ver, neste Obseva-tório, “Ministro contra po-líticos na radiodifusão”, “Ministro admite derrota antes do jogo” e “Um tiro no coronelismo eletrôni-co”), é a limitação que o domínio da mídia por de-tentores de mandatos im-põe à liberdade de impren-sa e, portanto, às liberdades democráticas.Se fosse feito um índice

da liberdade de imprensa no país, as posições mais elevadas seriam encontra-das em São Paulo e no Rio, e provavelmente a esca-la seria descendente con-forme a avaliação se mo-

vesse sucessivamente para outras grandes capitais, ou-tras grandes cidades, as de-mais capitais, cidades mé-dias e cidades pequenas. Com as exceções que toda regra comporta.Em outubro de 2010,

este OI registrou a mor-te dos jornalistas Wander-ley dos Reis, em Ibitinga, São Paulo, e Francisco Go-mes, em Caicó, Rio Gran-de do Norte (ver “Dois jor-nalistas assassinados em três dias”). Como casos extremos, apareceram no noticiário. Intimidações e

ameaças que não se con-vertem em violência aber-ta, muitíssimo mais nume-rosas, raramente ganham a mídia. Para não falar de compra de consciências e outras práticas característi-cas dos redutos dominados por coronéis eletrônicos. Emissoras de rádio e tele-visão são entendidas pela Constituição como serviço público, e a tradição ins-titucional brasileira torna incompatível com o exer-cício de mandatos a con-dição de beneficiários de concessões públicas.

Casagrande tentou con-vencer a opinião pública de que o seu governo, diferen-temente do anterior, estava disposto a reatar com a de-mocracia. O primeiro teste seria a eleição da Mesa Di-retora da Assembleia. Du-rante todo o processo o go-vernador tornou público que buscaria o consenso pelo di-álogo e que respeitaria a au-tonomia dos poderes. Na reta final, porém, o governa-dor se descuidou e mostrou o que de fato estava por trás daquela generosa camada de verniz democrático. Na ver-dade, desde o início, Casa-grande estava, a exemplo de Hartung – mas com ou-tros métodos -, manipulando todo o processo.

Que história é essa?Notícia publicada nesta sex-ta-feira (21) pelo jornal de Luzilândia (www. jornalde-luzilandia.com.br), de Te-resina, Piauí, informa que o governador Renato Casa-grande está disposto a acei-tar um acordo em torno da divisão dos royalties en-tre os estados não-produto-res. Diz a matéria que Casa-grande procurou na última quarta-feira (19) o líder do PMDB na Câmara, Henri-que Eduardo Alves (RN), para tratar do assunto.

Campeão de não resolvidosPara muitos capixabas, é uma surpresa descobrir que o Es-pírito Santo é o recordista disparado de homicídios sem solução. Para o ex-secretário de Segurança Rodney Miran-da (DEM), a surpresa deve ter sido ainda maior. Ele afir-mou, orgulhoso, diversas ve-zes à imprensa que o Espírito Santo possuía uma das me-lhores médias de resolução de homicídios do Brasil.

Parece que é mas não é

opinião Cachoeiro de Itapemirim (ES) 03Folha do E. SantoDomingo, 23 de Janeiro de 2011

DE SUA OPINIÃO WWW.TWITTER.COM/FOLHADOES

Page 4: Domingo 23/01/2011

Dúvidas

Marcelo Harger – [email protected]

Antigamente, as possibilidades de esco-lha eram menores. A profissão a ser se-guida quando o filho fosse homem era a do pai. As mulheres seriam donas de casa. Casar era uma obrigação, e a esco-lha do parceiro ideal era feita pela famí-lia. Havendo uma única opção, o sofrimen-to causado pela dúvida inexistia. Inexistia também a culpa por escolher errado e a responsabilidade pelos próprios atos.

O mundo moderno trouxe uma maior li-berdade para o ser humano. A quantida-de de opções que temos em nossa vida torna o ato de decidir cada vez mais difí-cil. São tantas as opções que muitas vezes estacamos diante das escolhas mais bási-cas. Até mesmo comprar uma calça jeans pode tornar-se um sacrifício diante de tan-tas marcas e modelos.

A quantidade de opções ocorre tam-bém em relação às coisas mais sérias. Que profissão seguir? Casar, permanecer solteiro ou em união estável? É muito di-fícil que alguém tenha completa certeza quando faz escolhas desse tipo, e o exces-so de opções causa angústias.

É natural que isso ocorra, pois como en-sinava Baltazar Gracián em “Arte da Pru-dência”, é perigoso fazer algo de que a própria prudência duvida. Indagava, ain-da, como poderia dar certo aquilo que

logo depois de pensado já desperta re-ceios? E concluía afirmando que o mais se-guro seria nada fazer, porque os maus prognósticos normalmente se confirmam.

Embora esses conselhos devam ser res-peitados, jamais poderão ser aceitos como uma verdade inatacável em todas as situações. Ser prudente não é o mesmo que ser omisso.

É necessário ter em mente que as dúvi-das são inerentes aos seres humanos. Não há quem nunca tenha hesitado diante de uma decisão importante a ser tomada. Não é possível saber de antemão o re-sultado de cada escolha. É possível, no en-tanto, utilizar uma regra básica da filoso-fia chinesa para nos ajudar a escolher.

Espaço Cidadã[email protected]

Será um ano bomDiversos fatores positivos como,

por exemplo, a maior estabilidade da economia, os baixos juros, a con-fiança que os outros países têm tido para investir no Brasil, e ainda a fa-cilidade de se conseguir créditos em bancos, estão contribuindo para o boom imobiliário no país. Em razão desse movimento, é possível verificar um aumento do número de empre-sas que atuam no mercado de com-pra, venda e aluguel de imóveis no-vos, semi-novos e usados. E não só. Muitos grupos, nacionais e interna-cionais, têm optado por promover a sua expansão por meio do sistema de franquias.

Atualmente, mais de 10 empresas franqueadoras estão associadas à Associação Brasileira de Franchising (ABF) no segmento de construção e imobiliária. Dentre estas é possível citar as redes americanas Century 21 e Re/Max, e ainda as redes bra-sileiras Pronto!, Rede Morar e Apo-

lar Imóveis. E por que esse mercado está cres-

cendo? Por que o empresário tem optado por ingressar em uma rede de franquia, ao invés de tentar a sorte em um negócio próprio?

Isso ocorre porque os empresá-rios buscam negócios testados, es-pecialmente de marcas reconhecidas no mercado e que tenham uma boa reputação e aceitação pelo público consumidor, e ainda todo o suporte e know-how que as empresas franque-adoras podem oferecer, tais como indicação de planos de negócios.

A implantação de uma franquia imobiliária pode ocorrer por meio da conversão de imobiliárias locais já existentes no mercado ou pela ins-talação de uma unidade nova. Em qualquer um dos casos, é importante que a lei de franquia seja cumprida pelo franqueador, que deverá en-tregar a Circular de Oferta de Fran-quia ao candidato a franqueado.

José de Assis Costa – [email protected]

O mundo moderno trouxe uma maior li-

berdade para o ser humano. A quan-tidade de opções

que temos em nos-sa vida torna o ato

de decidir cada vez mais difícil.

BlitzNa noite da última quarta policiais mi-litares realizaram blitz em três ponto da região na região litorânea. Na en-trada de Campo Acima, em Itapemi-rim, em Marataízes, e no balneário da Barra. As equipes da PM são do CPO--SUL e estavam equipados com um carro do tipo utilitário onde as mul-tas já eram emitidas e a documentação das motos apreendidas eram checa-das. Com esse procedimento das nove motos detidas em Itapemirim, duas ti-nham as “placas frias”.

KennedyHoje a banda Artsamba estará no Pal-co da Neves e às 13hs, no Palco Maro-bá, a Banda Mosaico promete muita di-versão para os turistas e kennedenses. “Queremos um verão descontraído e animado para toda a família kenneden-se e para os turistas que estão e chega-rão por aqui. Por isso, colocamos músi-ca e esportes, sem esquecer a segurança e tranqüilidade de todos. Nossos salva--vidas estão na praia todos os dias para tranquilidade de todos.”, afirma o pre-feito Reginaldo Quinta.

DoaçõesA Prefeitura de Cachoeiro visitou os quatorze bairros e distritos mais atingi-dos pela enchente do fim do ano passa-do. As equipes percorreram as regiões, realizando a segunda etapa de ajuda às famílias mais prejudicadas pelas chu-vas no município. A ação começou na terça e terminou na sexta-feira. Ao todo mais de 600 famílias foram atendidas. Elas receberam cestas básicas, colchão, cobertor, travesseiro, leite, sapato, fral-das, kits de limpeza e higiene, mosque-teiros, roupas de cama e calçados.

ITAPEMIRIM

AT R A Ç Õ E SAndré Lellis, Calistones, Rose Nascimeno, Cantora Jake e muito mais nesse fim de semana em Ita-pemirim. Grandes atrações fazem de Itapemirim uma das melhores opções para o seu fim de sema-na. Shows nacionais e para todos os públicos. Desde o melhor do Axé às atrações gospel e católi-cas. Itaoca e Itaipava esperam por você. Confira a programação des-te domingo: 08:00 – Lambaeróbi-ca – Itaoca 14:00 – Jesus no Litoral “Banda Ciros” - Itaoca 15:30 – Jesus no Litoral “Can-tora Jake” - Itaoca 16:00 - Desafio de voleibol feminino adulto – Arena de Itaipava - 16:00 - Allan – Itaoca - 23:00 – Astral – Itaipava. Ainda dá tempo de você curtir o fim de semana.

P R A I A D A

B A R R A

A obra da praia da Barra, em Marataízes,entrou em ritmo acelerado, segundo Adolfo Luiz Leite, proprietário da Patamar empresa que está desenvolvendo a recuperação paisagística do balneário. O engenheiro responsável, afirmou que o prazo oficial para a realização de toda a obra é d quatro meses, mas a empresa está envidando esforços no sentido de entregar tudo pronto até dia 20 de fevereiro, caso não aconteça nenhum imprevisto.

+Você sabia que Alegre já tem internet de graça no in-terior e breve terá em todo município?+ E aqui em Cachoeiro nem sinal dessa iniciativa+ Outro detalhe para você que tem Velox, os preços cairam, mas pouca gente sabe disso e continua pa-gando caro... Dá uma ligadinha pra lá e reajusta isso...+ Nesse Domingão eu curto ouvir Dire Straits

Newton BragaPor Wellington [email protected]

Curta Metragem

C I N E M A

AS AVENTURAS DE SAMMYEstréia próximo dia 28. A história de uma tartaruga marinha, desde o seu nas-cimento em 1959 até a sua maturidade em 2009. Em uma épica jornada, ele via-ja pelos oceanos do mun-do inteiro e testemunha as consequências do aqueci-mento global, assim como as principais alterações que a presença do homem está causando em nosso plane-ta. Animação com consci-ência ecológica é uma nova tendência para educar nos-sas crianças.

JL Editora Ltda / CNPJ: 01.846.837/0001-19Rua: Dr. Deolindo, n°129 - Baiminas

CEP: 29300-000 - Cachoeiro de Itapemirim-ESTelefone (28)3521-8044 / e-mail: [email protected]

Site: www.folhaes.com.br

ATENÇÃO: As cartas devem ser enviadas com nome, bairro onde mora, e poderão ser resumidas. A Folha se reserva o direito de selecioná-las para publicação.

E-mail sem identificação completa será desconsiderado

opiniãoCachoeiro de Itapemirim (ES)04 Folha do E. SantoDomingo, 23 de Janeiro de 2011

Page 5: Domingo 23/01/2011

PESQUISA Os quatro principais balneários do sul do ES recebem milhares de pessoas

Os caminhos do litoral do Espírito SantoA costa do Espí-

rito Santo tem uma extensão de 436 km, des-de Itaúnas, di-

visa com a Bahia, até Presi-dente Kennedy, na fronteira com o estado do Rio de Ja-neiro, e as mais belas praias do país. Os balneários, prin-cipalmente no sul do estado, são locais de descanso obri-gatório para os turistas vin-dos de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

O verão de 2011 é uma re-

petição dos anos anteriores e faz a festa do comércio lojista e prestação de ser-viços. Os hotéis e pousa-das, em sua maioria, estão com lotação esgotada des-de o mês de dezembro do ano passado.

Na região sul, o municí-pio de Presidente Kenne-dy, além da produção de petróleo, é um dos desta-ques da temporada e pro-move várias atividades para os turistas.

Neste final de semana, o

município preparou sua pro-gramação de verão que co-meçou na última sexta-feira. Hoje tem a banda Artsamba, no Palco da Neves e banda Mosaico, no Palco Marobá, começando às 13h. O res-tante das atividades fica por conta de esportes e muita tranqüilidade.

Em Marataízes, a princi-pal atração é a presença do projeto ‘Vida Urgente’ com música e muita gente bonita em todas as praias da orla do município. O

destaque é para a Praia Central

Em Itapemirim, acontece a lambaeróbica, na praia de Itaoca, às 8h; às 14h Je-sus no Litoral “Banda Ci-ros”, também em Itaoca e às 15h30 tem o Jesus no Litoral “Cantora Jake” em Itaoca.

O desafio de voleibol fe-minino adulto na Arena de Itaipava começa às 16h e a banda Astral toca às 23h ainda em Itaipava fechan-do a noite de domingo.

políticamai

s

A internet abriu espaço para empresas menores no mundo dos games, se-gundo Luciana Yumi Abe. Ela e Heloisa Yoshioka falaram sobre desen-volvimento de games na Campus Party. As duas trabalham na empresa de games Catavento. Para Abe, os grandes in-vestimentos da indústria dos games estão indo so-mente para “história que [os executivos] sabem que vai dar certo”. Os grande estúdios apenas lançam novas edições de jogos já consagrados, se-gundo ela. Neste contexto, a internet criou uma abertura para os menores, diz. Outro fator que colabora para as pequenas empresas no mundo dos games é a indústria de jogos para celulares. “A gente aca-ba desenvolvendo jogos menores para bancar parte dos maiores”, dis-se Heloísa.

Internet de portas abertas

O brasileiro Eduardo Sa-verin, co-fundador do Fa-cebook e um dos persona-gens retratados no filme “A Rede Social”, vai financiar mais uma vez um novo pro-jeto na internet, de acor-do com o jornal “The New York Times”. A Qwiki, espécie de en-ciclopédia interativa que está sendo desenvolvida nos Estados Unidos, anun-ciou que Saverin foi o prin-cipal investidor em uma in-jeção de capital de US$ 8 milhões a ser recebida pelo projeto. “Estou em uma situação hoje em que posso fazer o que amo, que é ajudar outros empreendedores”, afirmou Saverin em entre-vista ao jornal no início da semana. “O Facebook tem sido grande e será gran-de.

O brasileiro do Facebook

regional

Em Piúma vários palcos e tendas foram montados em todos os 8 km de orla, apresentando várias atra-ções artísticas nacionais e regionais. Uma tenda foi

montada para oficinas de artesanato, jogos, teatro e contação de histórias.

Os esportes estarão em alta. Uma grande are-na esportiva será monta-

da para as competições de Futevôlei, Handebol e Vôlei.

O sul do estado contri-bui com essas quatro be-las praias para tornar o

verão mais agradável, tranqüilo e gerando em-pregos temporários para os moradores dos municí-pios banhados pelo ocea-no Atlântico.

No município de Piuma

O litoral capixaba se destaca pela sua beleza incon-fundível e pelo povo receptivo que sabe como agra-dar aos turistas que escolhem o Espírito Santo.Cabe as administrações desses municípios cuidar cada vez mais e melhor de suas praias para que,

não apenas no verão, os moradores e visitantes te-nham bons motivos para voltar.Praia limpa e comércio que não explora o freguês é sinônimo de retorno do turistas nas temporadas se-guintes.

Opinião da Folha OPINE VOCÊ TAMBÉM WWW.TWITTER.COM/FOLHADOES

Piúma, com seu monumento natural, o Monte Aghá, é destino certo de turistas de todos os estados brasileiros, com destaque para os mineiros

Cachoeiro de Itapemirim (ES) 05Folha do E. SantoDomingo, 23 de Janeiro de 2011

Page 6: Domingo 23/01/2011

Cachoeiro de Itapemirim (ES)06 Folha do E. SantoDomingo, 23 de Janeiro de 2011

PESQUISA A programação da festa começa no dia 4 de março, na Linha Vermelha

Cachoeiro define o Carnaval 2011

O carnaval de Cachoeiro de Itapemirim-ES começa apenas no dia 4 de março, mas a programação já está definida pela Secretaria Municipal de Arte e Cul-tura. A folia será a base de rock, pagode, axé, forró.

Serão cinco dias de mui-ta animação com 24 atra-ções musicais. Gratuitas, as atividades da progra-mação preparada pela pre-feitura vão se concentrar na região central da cida-de.

Os músicos vão se apre-sentar em dois locais e o palco principal, que será montado na Linha Ver-melha, próximo à antiga Estação Ferroviária, vai receber artistas como Fla-vinha Mendonça, Beto Kauê, as bandas Badalla-dos, MC6, Bloco Bleque e até a escola de samba Uni-dos do Jucutuquara, de Vi-tória. Todas as apresenta-ções começam às 20h.

Uma tenda será instala-da na Praça Pedro Cuevas Junior, a “Praça do Rei”, e será a vitrine dos talentos da cidade. O guitarrista Aroldo Sampaio, a canto-ra Duda Fellipe e o grupo Fascinasamba são algu-mas das atrações no local.

A programação oferece opções também para os foliões que preferem um carnaval mais tradicional. Apresentações de charan-

Youtube no carnavalO YouTube escolheu o Brasil para avançar em sua estratégia de trans-missão de vídeos ao vivo em 2011. O portal fará a transmissão global e em tempo real dos desfiles dos trios elétricos do Car-naval de Salvador em 24 idiomas. A ideia é apro-veitar o interesse crescen-te por vídeos on-line, que atraem 1,6 bilhão de usu-ários. “A ideia dos víde-os on-line é levar paixão para onde o usuário está. O Carnaval hoje tem mais procura nas ferramentas de buscas do que a Copa do Mundo”, diz Flavia Si-mon, gerente de marke-ting de produtos de consu-mo do YouTube no Brasil.

A Anac (Agência Nacio-nal de Aviação Civil) divul-gou um balanço da opera-ção fim de ano, realizada em 11 aeroportos do país na virada do ano para evi-tar os problemas mais re-correntes entre passagei-ros e companhias aéreas. Ao todo, foram aplicados R$ 2,3 milhões em multas entre 17 de dezembro e 7 de janeiro. As multas fo-ram aplicadas em 329 au-tos de infração abertos pe-las equipes de fiscalização da agência. Destes, 244 au-tos foram para as empre-sas TAM, Webjet e Gol. As companhias Azul, Avianca e Trip não tiveram nenhuma irregularidade comprovada até o momento. O restante das infrações foram cometi-das por companhias

Multas nas alturas para agências

geral

O carnaval de Cachoeiro de Itapemirim-ES terá uma mistura de ritmos que vai do rock ao axé

A Beija-Flor de Nilópolis, escola de sam-ba carioca que este ano vai homenagear o cantor cachoeirense Roberto Carlos, faz um ensaio aberto na Linha Vermelha, no dia 11 de fevereiro. A apresentação, mar-cada para 20h30, vai contar com a parti-cipação do intérprete da agremiação, Ne-guinho da Beija-Flor, além de mestre-sala, porta-bandeira e músicos e integrantes da

bateria da escola. É uma boa oportunidade para os cacho-

eirenses conhecerem o samba-enredo “A Simplicidade de um Rei”, que a Beija-Flor vai apresentar no desfile na Sapucaí, no dia 7 de março. O ensaio da escola será an-tecedido por apresentações de baterias, mestres-salas e porta-bandeiras de agre-miações locais.

Parque da Cachoeira OPINE VOCÊ TAMBÉM WWW.TWITTER.COM/FOLHADOES

notatom

e

ga, com um repertório de marchinhas clássicas, e também de grupos de Boi Pintadinho, da cidade vi-zinha de Muqui, são um prato cheio para esse pú-

blico. O desfile das agremia-

ções carnavalescas das comunidades de Cacho-eiro será na Linha Verme-lha, no sábado, dia 5. Em

2010 elas receberam capa-citações e apoio da prefei-tura para desenvolver um carnaval mais profissional e ainda mais organizado este ano.

Page 7: Domingo 23/01/2011

Folha do E. SantoDomingo, 22 de Janeiro de 2011Cachoeiro de Itapemirim (ES) 07

Localizado em um dos bairros que mais valorizam em Cachoeiro, pró-ximo ao Shopping Sul e ao Jaraguá Tênis Clube, o Residencial Toronto oferece lazer, entretenimento e a certeza de estar no melhor lugar pa-ra viver. Outras informações: Imobiliária Multi Imóveis: 28 3511-2020.

No carro abre-alas da colunaa nossa querida amigaANDRÉA BENINCÁ. E que venha o verão!

Radar Metereológico para o Espírito SantoO governador do Espírito Santo, RENATO CASAGRANDE esteve, emBrasília, com o Ministro de Ciência e Tecnologia, ALOÍSIO MERCA-DANTE, para pedir a inclusão do ES no sistema de alerta e preven-ções. Atendendo a exigência do MCT, o governador assumiu o compro-misso de comprar um radar metereológico, no valor de R$ 2,5 milhões.

Consultoria em Gestão EmpresarialPlanejamento Fiscal e Tributário

Advocacia Civil, Trabalhista e TributáriaContabilidade em Geral

Auditoria Contábil

Fone/fax: 28 2101-6950

VITRINE e s s a t o d o m u n d o v ê

Praça São João, n.º 05 - Em frente à Telemar

28 3521-9991

Imobiliária Multi Imóveis

Simpatia

As irmãs HADDADREZENDE,MARÍLIA eLETÍCIA deixaram de lado o corre-corre e se esbaldamem muita águade côco, sol e mar.Os dias livressão merecidos!

LETÍCIA JACOMELI: tem maneira melhor de começar o domingo?

Chapéus de verão: a bola da vezCom todo esse calor, para proteger a cabecinha, na-da mais elegante que um belo chapéu. E já nem é tão mais difícil encontrar esse acessório pelas ruas. Ele é sinônimo de ousadia e a estrela da temporada! É capaz de dar aquela levantada na sua produção ou ainda ser um aliado e tanto para os bad days hair. O hit dessa estação é o chapéu Panamá, que apareceu como tendência nos desfiles e está na cabeça das celebridades mais antenadas! Modelos com rendas, flores e fitas coloridas transformam o visual! Os cha-péus vem de várias maneiras e estilos. Você pode usar tanto na rua, quanto na praia. Afinal, moramos em um país tropical, onde o nível de radiação solar é altíssimo e a temperatura ambiente chega a 40º C.

PORTAS - JANELAS - BÁSCULAS - MAX-AR - BOX - BALCÕESDIVISÓRIAS - VITRINES - GUARDA-CORPO - ARMÁRIOS

VIDROS - GRADES - CORRIMÃO - GAVETEIROS E ETC

Rua: Costa Pereira, nº 153 - Centro Cachoeiro de Itapemirim - ES

28 3521-7480

Concessionária

Curtindo tudo de bem que o verão pode oferecer: PAULA COELHO FRANCISCHETTO MIRINHA e sua lindinha, a filha MARIANA.

HighlightsO médico PAULO MENEZES está curtindo o agitado balneário de Guarapari. ////////// Os farmacêuticos bioquímicos WILMAR PINHEIRO JÚNIOR e ULAN BASTOS, do Laboratório Biodiagnóstico, eram um dos mais animados na Confraternização Anual dosFarmacêuticos. ////////// Nutricionista GINA LAEN-DER festeja hoje nova idade. ////////// Um bom dia para KEILA LEITE, da Oficina do Corpo Academia.

28 3522-1778

RUA JOAQUIM VIEIRA, GUANDU(NA RUA DO TEATRO)

28 3521-7420

Rua Antônio Penedo,Gilberto Machado

28 3522-4700

Page 8: Domingo 23/01/2011

Música – A Faculda-de de Música do Espí-rito Santo (Fames) lan-ça, no próximo dia 25, o livro “Notas sobre a Fames: a história da primeira instituição mu-sical do Espírito Santo”. A obra, que conta a rica história da instituição, será distribuída gratui-tamente durante o even-to, que será realizado na Sala de Concerto Alceu Camargo, na sede da es-cola, em Vitória. A obra reúne vasta documenta-ção, fotos e depoimen-tos de expoentes da mú-sica do Espírito Santo que passaram pela Fa-mes e contribuíram com a trajetória da instituição

Faculdade

Folclore – Hoje tem encontro de grupos de Bate-Flechas de vários municípios do sul do estado e de Minas Ge-rais, no distrito de Bura-rama. A partir das 10h, na localidade de Alto Paulista, o folclore vol-ta a ser destaque em Ca-choeiro de Itapemirim. As comemorações são para São Sebastião, ce-lebrado na última quin-ta-feira (20).

Burarama

Cachoeiro de Itapemirim (ES)08 Folha do E. SantoDomingo, 23 de Janeiro de 2011

40 Graus+ Musical ‘Os Prateados’ animando o verão no lito-ral do sul do estado + Em Itapemirim, o beach soc-cer é o destaque do domin-go em várias categorias + Hoje tem Luan Santana em Anchieta com seus su-cessos e carisma + Ansel-mo Scandiani, amanhã, de volta com o seu Moda de Viola + Banda Aço Doce

radicada na região do Ca-paraó e com agenda lota-da + Inscrições para Rei Momo e Rainha do Car-naval de Cachoeiro já es-tão abertas + Beija-Flor vem a Cachoeiro para uma apresentação que servirá de aperitivo para o Carna-val 2011 + Amanda Garru-th preparando seu segundo CD com o fino da MPB +

Projeto Nossa Criança não para e várias ações estão sendo desenvolvidas + Mu-sical Nuvem Cigana lan-çando o primeiro CD com sucessos do passado + Aril-do com seu violão é pre-sença obrigatória nas noi-tes cachoeirenses + Trio “Os Apaixonados de Bura-rama” curtindo o sucesso do primeiro CD

As damas da Casa da Amizade, ELISA DARÓS e CINTHIA GASPARINI

Em Gramado, o empresário JOÃO LUIZ TRAVAGLIA e sua esposa SABRINA CARLETTI

Arte – O V Salão de Artes Levino Fanzeres prossegue até o dia 31 de janeiro, das 8h às 18h, no Palácio Ber-nardino Monteiro. A exposição reúne traba-lhos de artistas capixa-bas que se inscreveram para projeto. Ao final da exposição, a coor-denação do salão vai anunciar os prêmios.

Levino

Lazer – Com a lide-rança do município de Conceição do Caste-lo-ES, a Rota do Im-perador é o mais novo ‘point’ do sul do es-tado. Vários municí-pios da região serrana sul fazem partem des-sa iniciativa que mis-tura o turismo à pre-servação ambiental da região. Passeios e o tradicional cama e café’ são alguns dos atrativos da Rota

Imperador

Raça – Tomou posse ontem, os membros do Conselho Municipal de Promoção da Igual-dade Racial (Compir). O conselho, composto por 12 membros e seus suplentes, é formado por representantes do governo e da socieda-de civil. Ele tem como finalidade monitorar, fiscalizar e avaliar as políticas públicas que visem a pro-moção da igualdade racial em Cachoeiro.

Direitos

Folclore – As inscrições para entidades folclóricas e grupos culturais na Lei Mestre João Inácio vão até o dia 25 de fevereiro. Os interessados devem procurar a Secretaria Mu-nicipal de Fa-zenda e pre-encher suas propostas. O mestre João Inácio foi um dos foliões mais conheci-dos no Espírito Santo por sua dedicação ao folguedo de Folias de Reis

Inácio

Esporte - Cerca de 400 alunos já estão utilizan-do a Academia Popular instalada na Praça Nos-sa Senhora de Fátima, na Avenida Beira Rio, Cen-tro de Cachoeiro de Ita-pemirim. O espaço dis-põe de aparelhos ao ar livre para a prática de exercício, com acompa-nha-mento de um profes-sor de Educação Física. Segundo levantamen-to da Secretaria Munici-pal de Esporte e Lazer o nú-mero de pessoas que participam das ativida-des na Academia Popu-lar mais que dobrou em relação ao ano passado.

Academia

Page 9: Domingo 23/01/2011

Um macaco montou em um touro durante um evento de touradas realizado no festival do El Señor de Esquipulas, na cidade Ti-pitapa, cerca de 26 quilômetros da capital Manágua, na Nicarágua. Cena ocorreu no último dia 16 de janeiro.

“Os representantes de Justin Bieber estão preocupa-dos com o comportamento de alguns fãs do cantor.Isso porque eles descobriram que duas fotos publi-cadas recentemente na Internet, onde supostamente Justin aparece beijando Selena Gomez, e em outra, uma fã, foram forjadas pelos seus próprios fãs. De acordo com o canal E!, em nenhuma das fotos o ga-roto que aparece é Justin Bieber, e sim um sósia dele.

Adoraria ter mais filhos, mas não neste momento. Adotar é uma con-versa que teria que ter com meu marido, mas adoraria, disse Gisele

Bündchen"

Distância um do outroSegundo o jornal New York Post, Nicole Kid-man cruzou com o ex--marido Tom Cruise, numa festa pós Globo de Ouro, e os dois nem

se cumprimentaram. Uma fonte disse ao di-ário que ‘eles guarda-ram uma boa distância um do outro’, depois dessa saia justa.

JRC O L U N A

Famosos como Caetano Veloso, Fernanda Torres, Mariana Ximenes, Cynthia Howlett e Letícia Spiller se mobilizaram para ajudar às vítimas das enchentes na Região Serrana do Rio e gravaram depoimentos para uma

campanha, segundo a coluna de Mônica Ber-gamo, da “Folha de São Paulo”.

Macaco faz sucesso

US$ 1 milhãoUm humorista ameri-cano que postou vídeos online pedindo a algum bilionário para que lhe desse US$ 1 milhão afir-mou que conseguiu um “benfeitor misterioso”. Craig Rowin, do site de humor “The Onion”, disse, no vídeo, que não tinha planos para o que fazer com o dinheiro, mas que seria sensacio-nal ganhar.

» PITTSBURG

Casa errada

Uma empresa demoliu uma casa errada em Pitts-burg, no estado da Pensil-vânia (EUA). O dono da residência, Andre Hall, disse que havia realizado várias melhorias na casa que estava desocupada, mas, quando chegou na segunda-feira para conti-nuar a reforma, a encon-trou demolida, segundo reportagem da emissora de TV “WTAE”.

Clube stripUm casal foi preso na terça-feira depois que gastou mais de US$ 5 mil em um clube de strip-tease em Dallas, no es-tado do Texas (EUA), mas não tinha dinhei-ro para pagar a con-ta, segundo reportagem do jornal “Dallas Mor-ning News”. Micah Les-

ter Boswell, de 43 anos, e Elizabeth Ann Stewar-dson, de 39, consumi-ram quatro garrafas de champanhe no valor to-tal de US$ 1.460 e gas-taram US$ 3,6 mil com strippers. O casal per-maneceu no clube das 20h15 de segunda-feira à 0h15 de terça.

SANDRA BULLOCK

Sandra Bullock já negou que está de roman-ce com o ator Ryan Reynolds, ex-marido de Scarlett Johansson, e embora a imprensa americana assegure que os dois estão ten-tando manter o namoro sob total discrição, ela quis esclarecer as coisas com Johansson, quando encontrou com ela numa festa pós--Globo de Ouro, domingo passado.

CÉLULAS-TRONCO Letícia Spiller foi mais

uma das celebrida-des que aderiu à prática

de guardar as células--tronco retiradas do cor-

dão umbilical dos be-bês. Pensando no futuro de Stella, a atriz e o na-morado, Lucas Lourei-ro, optaram por coletar as células do cordão e

congelá-las.

De férias da tevê, após in-terpretar Fred, um dos vilões da novela Passio-ne, da Globo, Reynaldo Gianecchini descansa-rá pouco do trabalho e já tem projeto para esse se-

mestre. “Estou ensaiando a peça Cruel, que tem estreia prevista para esse semes-tre, com direção de Elias Andreatto. Farei um vilão também”, disse o ator

Gianecchini faz outro vilão

Justin BieberM

usica

l infa

ntil

O cantor Marcelo D2 está todo orgulhoso! Sua filha Lourdes Peixoto, 11 anos, estreia no mundo das ar-tes com a comédia musical infantil “Férias no Acam-pamento Gato Preto”. Com texto e direção do humo-rista Anderson Oliveira (autor do sucesso Até Que a Sogra Nos Separe), o musical tem estreia marcada para sanado (22 ), às 17h, no Centro Cultural Anglo Americano, na Barra da Tijuca, no Rio.

Nua dentro de carro A americana Amber Dittrich, de 21 anos,

foi processada após ser achada nua dentro de

seu carro depois de ter perdido o controle dele e batido em um prédio.

Com o tornozelo ma-chucado em decorrência

do acidente, ela foi le-vada ao hospital. Lá, fez

um teste de urina, que comprovou que ela ti-nha fumado maconha.

co luna j r@fo lhaes .com.br

» CELULAR

Ataque de lobos

Um garoto norue-guês de 13 anos afir-ma ter conseguido es-pantar uma alcateia de lobos tocando mú-sica em seu telefo-ne celular, informou a imprensa local. O inci-dente ocorreu na cida-de Rakkestad. Walter Acre estava indo para a escola quando foi cer-cado por quatro lobos.

Page 10: Domingo 23/01/2011

2º Grau completo, conceitos básicos de infor-mática, residente no município e experiência na área. Benefícios: Ticket Refeição, vale transporte, comissão e plano saúde (após o término de con-trato de experiência). Enviar Currículos: e-mail: [email protected]: Rua Resk Salin Carone, 22 – Bairro Gilberto Machado (atrás da Rodoviária)

CONTRATA-SE VENDEDOR EXTERNO Vende-se / troca-se por uma casa no litoral. Uma casa no Bairro Zumbi. 100m2 , rua José Félix Cheim Nº 32. Tel. 9884-1671, falar com Ilario Ri-beiro.

Vende-se 2 casas no bairro Gilson Carone. Uma no valor de R$ 70.000,00 e a outra no valor de R$20.000,00. Contato 9921-6932.

Vende-se apartamento em construção com previsão de término em Dezembro/2011. Ed. Mikonos - 3º andar - aptº 303 - Bairro: Gilber-to Machado - 3 quartos, lindo, área de lazer comum com pisci1na na cobertura. Telefo-ne: 3522-5609 / 9883-1663. Falar com Luciana.

Vende-se casa com 80m² de construção e área total de 300m². Rua principal Corinto Barbo-sa, Village da Luz. Interessados tratar pelo tel: (28)9881-3055. Tratar com Leandro. Preço a combinar.

Vende-se, casa de 100 m² na Rua Alfredo Levy Ramos nº 62, bairro: Novo Parque em frente a praça, mais ônibus na porta. Tratar direto com o proprietário - França : 9939-0031

Passa-se uma loja “Cosy” no Shop 1º piso Ca-choeiro com todos os móveis e estoque. Tra-tar com Estela e Janine 3521-8034 / 8804-3112 e 9916-7070

Vendo ou troco uma área de 1.520 m2, área no-bre com uma casa de 115 m2, em Itaoca praia, valor: R$120.000,00. Tratar Dirceu (28) 9904-1412.

Vendo uma fazenda de 200 Alqueires em Itupi-ranga Para 50 KM de Marabá negocio por ou-tros imóveis ou carro, tratar com Dirceu (028) 9904-1412.

Vendo um terreno em praia das neves, 2 quadras da praia ou troco por carro. Tratar Dirceu. Conta-to: (028) 99041412.

Vende-se um sítio, no Retiro com 3 alqueires, no valor de R$ 320 mil. Telefone para contato: (28)9984-2009. Tratar com Zé Mauro.

Vende-se uma casa com 80m² com quintal para construção de uma casa de 60m², 3 quartos, 2 varandas, sala, copa, cozinha, 1 banheiro, gara-gem, resistência para 2 casas em cima, terraço, escritura. Localizada no bairro Alto Novo parque. Falar com João Lourenço. Tel(28) 3517-1824 / 92534339 ou Sandra Silva (28)9901-4592. Valor: R$60 a 65 mil ou preço a combinar.

Vende-se um sítio, em Sã Simão, distrito de Tiju-ca, com 1,5 alqueire, com casa, água e luz. Va-lor: de 150 mil. Telefone: 9984-2009. Tratar com Zé Mauro.

Passa-se um ponto de loja na Rua Eugênio Amo-rim, nº 18, sala 102. Em frente ao Móveis Rafael. Telefone (28)3521-7247 ou (28)92585048. Falar com Rose. Preço a combinar.

LOJA TRADICIONAL DE MODA FEMININA - GLÓRIA–V.VELHA • Rua de maior movimento comercial • Toda montada • Estoque • Estrutura fiscal em dia • Funcionários treinados • Certi-dões negativas de todas as esferas • Faturamen-to garantido. 20 anos de mercado - Carteira de 10.000 Clientes TRATAR DIRETO COM O PRO-PRIETÁRIO, SEM INTERMEDIÁRIOS.TEL: (27) 3229-6393/ 9252-9286/ 9961-6530

Vende-se um terreno na rua Elias dos Santos, Bairro Basiléia medindo 200 m² - Contato: Ronal-do (27) 9243-9110

VENDO TERRENO, Bairro Gilberto Machado, excelente localização, 400m², c/21 metros de frente, R$ 78.000,00. Fone - (28) 9985 2341

Vendo ou alugo uma casa no bairro Novo Par-que, na rua principal. 3 quartos, sala. Cozinha, 2 banheiros, garagem para 2 carros, terraço cober-to. Contato: (28)3522-8778 ou (28)9986-4744. Tratar com Ronaldo.

LEILÕES JUDICIAIS SERRANO, Imóvel indl. c/ 02 Galpões e escritório 1,640 m², 2,15 ha a.t., Ca-choeiro de Itapemirim / ES. Inicial R$ 257,741,00 . www.leiloesjudiciais.com.br 0800-707-9272

Vende-se 2 apartamentos - 2º e 3º andar, com 154 m² semi acabado (faltando acabamento in-terno), com 3 quartos (1suite), com ampla área projetada para bar e churrasqueira e garagem - KM 90 ótima localização. Falar com Elimário - 9252-7404 e 3511-3886

Um galpão, 500m² em Marataízes, excelente localiza-ção, 9945-4646. Vilceir

Vende-se um terreno em Córredo do Ubá, 6 km de São José de Fruteiras - Vargem Alta -ES, Próximo a área de Lazer e Pesque e pague Giore e a rampa de Vôo Livre de Ubá, 1 km para cada lado, 100 m da estrada Prin-cipal. Area com um alquere e meio de terra, uma casa com Palmeiras, frutas e tudo gramado, barracões, dois terreiros 13.000 pés de café. Melhor lugar da comunida-de, ótima paisagem. Valor do imóvel R$ 170.000,00 con-tato. 9971-2981 ou 9945-9501

Passa-se uma loja montada, na rua Pedro Dias. Valor do aluguel: R$600,00 / Valor da loja R$7.000,00. Tel. 3522-5592 / 9882-0668.

Vende-se dois andares de casa com terreno de fundo, no bairro Paraíso, ótima visinhança. Falar com Jorge. Tel:3517-5104 / 9969-4325

Vende-se um terreno de 190m2, no bairro Paraíso, rua Gonçalvez coelho, nº11, pr´poximo ao Bar do Fabrício, Valor R$35.000,00. Tel: 92510287, falar com Ezequiel

Vende-se um terreno no bairro Vila Rica, próximo a casa das meninas. Valor R$15.000,00. Tratar com Deuclésio. Tel. (28)3511-2369.

Vende-se uma casa no bairro Gilson Carone, urgente. Valor R$ 25.000,00 aberto a negociações. Tratar com: (28) 9921-6932 / (28) 9968-1376

Vende-se uma casa no bairro Gilson Carone, Valor R$ 20mil, com urgência, tel 9921-6932.

Vende-se apartamento ed. Mikonos - 3º andar - 303. 3 quartos, lindo, em construção. Previsão de término dez/2011. Tel: 3522 5609 - Luciana

Alugo apartamento terreo (temporada) em Marataízes Cidade Nova, c/ 3 quartos, varanda e garágem (interna) p/ 2 automó-veis. Contato: (28) 9985-7080.

AlUGO APARTAMENTO, bairro Monte Cristo, 2 quartos, sala, cozinha, varanda, banheiro, área de Serviço e garagem. Pré-dio novo, local tranquilo. Tratar: Jair 9985-2341

Galpão comercial, com 286m², portão de ferro, escritório e banheiro, na rua Nelson Borelli 71, otton marins. Falar com Miro -- 9956-7735.

Alugo casa 3 quartos, 2 banheiros sala, copa, cozinha, área de serviço e garagem, no bairro Alto Novo Parque, próximo ao Supermercado Polonini. Tratar com Marga-rida (28)3511-6541.

Aluga-se um ponto comercial na Av. Jones dos Santos neves. Fundos com Linha Vermelha . 8.60 mt fundos, e 3,50 . 30 . 100 mt. Valor: R$ 300,00.Tel.9883 - 8291 ou 9918 - 4445 , falar com Ademir ou Mario dos Anjos.

Praia de Itaoca - Casa - Aluguel de casa para tempora-da.Ótima localização, capacidade para 12 pessoas. Pa-cote especial para o reveillon. Contato: (28) 3529-2043 / (28) 8805-6499, falar com Beth.

Aluga-se apartamento com 3 quartos no bairro Coronel Borges, falar com Antônio 3521-2100.

Aluga-se 2 casas no centro de Piúma para temporada de verão ou fixo. Tel: (28) 3522-3777 falar com Elizeu Ramos

Aluga-se uma casa para temporada de verão, em cidade nova, com 3 suites, 2 quartos, 2 banheiros, churrasqueira, garágem ampla a 50 metros da praia. Tratar: (28)9222-2700.

Aluga-se uma casa de praia em Maarataízes com 3 quartos, sala, cozinha, banheiro, área de serviço, garágem para car-ro. Tel: (28)9902-6600 ou (31) 3411-9198. Falar com Arlete Farias. Rua Sebastião Cortez Nº 23 Mara-taízes.

Aluga-se uma casa com 2 quartos (suite), piscina, garagem com vaga para 2 carros, churrasqueira. Rua Tapajós Nº101, esquina da praça Elísio Imperial. Contato: (28)9956-2913 (Fátima), (28)3522-5695 / (28) 9884-7009 / (28)8119-6584 (Terza Colli).

Vende-se um Corsa Wind ano 95, 02 portas, tra-va + vidro elétrico. Contato: (28) 3522-7892 / 9938-2254, falar com Márcia.

Vende-se gol 1000 branco, ano 2000, 4 portas, direção, ar, trava, alarme, 16v. R$ 14.000,00 - 3518-1350 / 9989-6640. Vera Tá no vermelho? Dinheiro na mão, Financio seu

Transforme seu imóvel em dinheiro sem sair dele, baixas taxas, valores até R$ 400 mil 28 9984-7272 / 28 3518-2844, capital de giro em apenas uma prestação mensal.

Vende-se em Atílio Vivacqua, uma TV simples de 14 polegadas, marca Semp, valor R$ 170,00. Ven-de-se uma geladeira duplex 410l, marrom, mar-ca Brastemp. Valor R$ 430,00 Tratar com Quênia - 9917-0910

Vende-se duas mesas, sendo uma mesa giratória em granito e outra com base de mármore e tam-po de vidro com 2,20 m e seis cadeiras. Valor: R$ 1.000,00 cada (o valo r pode ser dividido em até 5x), tel 3521-5334 e 9298-5208 - Creuza

Vende-se Empresa atuante no ramo de pó de café desde 1985. Documentação toda em dia, 1 torra-dor com capacidade de 240 kg por torrada com res-friador da marca J.Araújo, 1 painel semi-automáti-co com comando, 1 elevador para café, 1 exaustor para café torrada, 1 ciclo com capacidade para 5 toneladas de café torrada, 1 moinho a martelo, ca-pacidade de moer 600 kg/h da marca Incapé, 01 empacetadeira semi automática com elevador da marca Jocam. 20 mil reais em embalagens, 25 mil em caixas de papelão, 02 marcas de café registra-das. OBS: Só no mercado de café de Cachoeiro esta empresa vende 4 toneladas de café por mês. Valor R$ 200.000,00. Gustavo 3528-4273 / 9975-0743.

Vende-se um volante Joystick universal, com carre-gador e pilha. Valor: R$300,00. Contato: (28)3522-1159 / (28)3515-0435 / (28)9955-1357. Falar com João ou Igor.

Pedal de guitarra behringer gdi 21, preço 140.00 reais celular 28- 9885-1366 /9981-2583.

Computador simples, porém completo e rápido, ideal para pesquisas escolares, internet, orkut e msn. R$ 250,00. 3518-7396 ou 9974-3752, fa-lar c/ Rody.

carro, casa, caminhão 28 9984-7272 / 3518-2844

Corsa Sedan Milenium, 2002, Trava, Alarme, Fa-rol de Milha, reboque, 4 pneus novos e documen-tos 2010 pago Super econômico em execelente estado de conservação R$ 14.000,00 Diego 9923 5777Vende-se Toyota Corolla, automático, prata, 2001, motor 1,8 gasolina, 4 portas, IPVA 2010 pago, completo. R$ 20.000,00 Tel: 9985-8849 e 3511-6133.Vende-se GOL 96 (quadrado), nota 1000, 1.0 ga-solina, IPVA 2010 pago. Branco, duas portas R$ 9,000,00 Tel: 9985-8849 e 3511-6133.

Vende-se Fiat Strada, vermelho, 2001, motor 1,6, completo, IPVA 2010 pago, R$ 19,000,00 Tel: 9985-8849 e 3511-6133.

Vende-se Fiat Palo, azul, 2004/05, motor 1,0, ar condicionado, 2 portas, IPVA 2010 R$ 18.500,00 Tel: 9985-8849 e 3511-6133.Caminhão 1113 ano 71, toco, caçamba boa, mo-tor com 25.000 km, turbo, hidráulico, único dono, todo bom 9946-1208

Chevette ano 93, álcool, pintura nova, azul me-tálico, estofamento novo, trava e alarme. 9945-4646 Vilceir

Vende-se Honda CBX 200 Strada Ano 98 e uma HAO BAO - HB 110cc, partida elétrica ano 2008. Leonardo 9885-5626

Vende-se um Gol G3, série ouro, ano 2000, 8 vál-vulas completo IPVA 2010 pago. Falar com Márcia 35212-7892 e 9938-2254

Fiorino Furgão Ano 2006 - 1.3 FIRE54.000 KMS Original (Semi-Novo). Vendo melhor oferta. Fone: (28)8804-5940.

Aulas de redaçãoPara aprimoramento pessoal, vestibulares e concur-sos. Aulas personalizadas, com melhora expressi-va na interpretação e desenvolvimento de textos.(28) 9905 1903.

OPORTUNIDADE DE EMPREGOA Embratel chegou em Cachoeiro, e está ca-dastrando vendedores para o Livre, o melhor telefone fixo do Brasil. Seja um vendedor do Livre: entregue ainda HOJE o seu curriculum com foto no ponto de vendas da Embratel, no Shopping Cachoeiro, 2º piso. Esta é uma exce-lente oportunidade de ganhos permanentes."

Auxiliar de Serviços Gerais. Mulher, tratar com Luciana (28) 3522 5609.

Cachoeiro de Itapemirim (ES)10 Folha do E. SantoDomingo, 23 de Janeiro de 2011

Page 11: Domingo 23/01/2011

Cachoeiro de Itapemirim (ES) 11Folha do E. SantoDomingo, 23 de Janeiro de 2011

PESQUISA Por enquanto o projeto atinge apenas o interior, mas toda a região será beneficiada

Internet de graça chega a Alegre-ESA sede do mu-

nicípio de Alegre será contemplada com o pro-

jeto de internet gratuita e inclusão digital elaborado pelo núcleo de tecnologia da informação (NTI) da prefeitura. O bairro Clé-rio Moulin vai passar pe-los primeiros testes em breve.

O programa foi criado em 2007 e, numa primei-ra etapa, foi desenvolvi-do nos distritos de Celina e Rive.

Atualmente, os mora-dores de Café, Anutiba e Santa Angélica, além das comunidades de Placa e outras da zona rural do município também con-tam com conexão de alta velocidade e os custos são bancados pela muni-cipalidade.

Alegre foi o primei-ro município do estado a levar o serviço de inter-net gratuita (via wireless) para a zona rural e mais de 800 famílias estão in-tegradas a essa ação de cidadania e qualidade de vida. Para ser beneficia-do pelo projeto, o cidadão tem que estar em dia com seus impostos

Depois de completamen-te implantando, o sistema permitirá, por exemplo, a utilização de serviços como VoIP – Voz Sobre IP (uso da internet para fazer ligações telefônicas).

A cada dia ao menos uma pessoa é condena-da por infringir direi-tos autorais no Brasil, em média. É o que revelam dados da APCM (Asso-ciação Antipirataria de Cinema e Música). Se-gundo o levantamento, 2010 registrou 534 con-denações por pirataria (artigo 184 do código penal), um aumento de 110% na comparação com 2009. São Paulo é o Estado

brasileiro com mais con-denações (172), seguido por Rio Grande do Sul (121) e Santa Catarina (59). No Brasil, é consi-derada pirataria a utili-zação de obras (escritas, musicais ou audiovisuais) protegidas por direitos autorais sem autoriza-ção.

Pirataria a 110% ao ano

importante da econo-mia dos Estados Unidos e da União Europeia: o de flores e de plantas ornamentais. Nos Esta-dos Unidos, o setor mo-vimentava até US$ 40 bilhões por ano, mas já não apresenta o mes-mo vigor. Mas, no Brasil, onde a atividade já mo-vimenta US$ 1,1 bilhão por ano, o setor regis-tra evolução anual con-tínua. Os setores imobiliário e de construção, prin-cipais redutores da de-manda de flores e de plantas ornamentais em países como os Estados Unidos, aquecem a de-manda por plantas no Brasil.

Mercado de flores em alta

regional

Bairro Clério Moulin deverá ser o primeiro a ser atendido na sede do município

Para fazer parte do programa é preciso solicitar o termo de adesão, preenchê-lo e protocolar na pre-feitura. O processo será analisado e se aprovado, li-berado para a instalação.

O solicitante recebe a visita do técnico para confir-mar endereço e para liberar o Usuário e a Senha de acesso. Os critérios para solicitar o termo de ade-são são: estar em dia com IPTU e ter viabilidade téc-nica (condição de receber o sinal).

Caso o imóvel não esteja cadastrado na Prefeitu-ra, uma equipe do Cadastro Imobiliário providência o registro. Será liberado apenas um ponto de aces-so por imóvel. “Com a chegada da internet gratuita

houve um aumento significativo no número de no-vos cadastros de contribuintes na prefeitura e um aumento no pagamento do IPTU”, destaca o Se-cretário Municipal de Finanças, Wilson Ferreira da Fonseca.

O próximo distrito a ser atendido pelo projeto será Araraí, que só não foi ainda devido a problemas no local para a instalação da torre. Para o escritor Mi-guel Arcanjo de Lima, do distrito de Celina, “o servi-ço de rede ofertado pelo governo municipal trouxe benefícios muito grandes para nós. É uma internet de alta qualidade, sem custos e que nos ajuda mui-to” conta.

Como participar OPINE VOCÊ TAMBÉM WWW.TWITTER.COM/FOLHADOES

notatom

e

Page 12: Domingo 23/01/2011

saúde

Tel: 9883-1999 / 3521-3393

12 Folha do E. SantoDomingo, 23 de Janeiro de 2011 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

O a l c o o l i s -mo faz com que as pes-soas demo-rem mais

para casar e se separem mais cedo, segundo novo estudo da Universidade de Indiana, que será publicado em abril em periódico sobre alcoolis-mo. Além disso, os cientis-tas também concluíram que influências genéticas contri-buem para o vício, tanto em homens quanto em mulhe-res.

De acordo com a pesqui-sa, mulheres alcoólatras têm 23% menos chances de se casar, já os homens viciados casam 36% menos após os 29 anos. A probabilidade de haver separação é duas vezes maior e ocorre mais cedo.

Como os pesquisadores usaram gêmeos fraternos e idênticos nos testes, eles pu-deram constatar que há in-fluência genética na depen-dência ao álcool. Entretanto, destacam que estudos adi-cionais são necessários para entender o papel dos genes e sua interação com o ambien-te.

A pesquisa recrutou mais de 5 mil gêmeos australianos no início da década de 80, e os acompanhou identifican-do a dependência do álcool e marcando o ano do primeiro casamento e separação das pessoas entre 28 e 92 anos.

saúdemai

s

Trocar os curativos de feri-mentos é um processo ne-cessário, mas complicado e muitas vezes arriscado. Quando o corte é profun-do, demora mais tempo para cicatrizar e, duran-te este período, o paciente corre o risco de ter seu fe-rimento infeccionado. Uma das formas de evitar uma infecção é fazer um cura-tivo no local machucado, mas durante as trocas de bandagens é possível que um germe ou bactéria en-tre em contato com a pele. Cientistas de uma institui-ção alemã, a Fraunhofer em Munique, desenvolve-ram uma bandagem que muda de cor quando há uma infecção no ferimen-to. Ao identificar mudanças patológicas na pele do pa-ciente, a bandagem muda de amarelo para roxo.

As universidades Concórdia e Provence, no Canadá e França, respectivamente, fizeram um es-tudo analisando as habilidades cognitivas de crianças bilíngües de até dois anos de idade.63 crianças foram divididas en-tre dois grupos – bilíngües e crianças que falavam apenas uma língua. Para definir os níveis de habilidade lingüística das crianças, os pais realizaram en-trevistas expondo-as a vocabu-lário nas duas línguas. As crian-ças também fizeram cinco testes básicos de língua e cognição.Em algumas tarefas, os bilíngües tiveram um melhor desempenho. Eles conseguiram se manter con-centrados enquanto o restante das crianças se distraiu. De acor-do com uma das pesquisadoras, essa vantagem se desenvolve a partir do esforço que as crian-ças precisam fazer para enten-der os pais quando eles utilizam duas línguas em um diálogo.

influências genéticas contribuem para o vício, tanto em homens quanto em mulheres.

O alcoólismo faz jovens casarem mais tarde

O alcoolismo faz com que as pessoas demorem mais para casar e se separem mais cedo.

Crianças bilíngües

Bandagem enfermeira

PESQUISA

Page 13: Domingo 23/01/2011

O a r g e n -tino faz f a l t a . E não é para

menos. Ele atuou nas 38 rodadas do Campeonato Brasileiro de 2010. Na-turalmente, o time do Fluminense se acostu-mou a jogar com Darío Conca no meio-campo. Mas o jogador está fora, ainda recuperando a for-ma física após artrosco-pia no joelho esquerdo. Na primeira partida sem o camisa 11, vitória por 1 a 0 sobre o Bangu, na estreia da Taça Guana-bara. Apesar do triunfo, a ausência do camisa 11 foi sentida.

- Temos jogadores que podem decidir par-tidas. Assim como o Conca, o Deco tem ca-racterísticas para po-der decidir o jogo de uma forma diferencia-

da. Mas o time não está acostumado a jogar sem ele (Conca). O Mu-ricy também armava um time para jogar para ele. Agora é uma questão de adaptação – constatou o apoiador Marquinho.

Enquanto não conta com o baixinho argen-tino, que pode voltar no início de fevereiro, se-gue a briga por posição no meio de campo tri-color. Marquinho tem grandes chances de ter a oportunidade de ini-ciar a partida contra o Olaria, domingo, no En-genhão, pela segunda rodada da Taça Guana-bra, já que Souza está suspenso. Se for titu-lar, Marquinho acha que não terá problema de jo-gar com o número 11 de Conca.

- Como amigo, acho que ele deixa usar – brincou.

Na derrota para o Resen-de por 1 a 0, na última quar-ta-feira, na estreia no Campeo-nato Carioca, a nova dupla de ataque do Vasco não funcio-nou como todos imaginavam. Ainda fora das melhores con-dições, Eder Luis e Marcel não conseguiram superar os mar-cadores adversários. O camisa 7, no entanto, aposta que este cenário irá mudar em breve.

Ele acredita que, quando estiverem em melhor forma e com um pouco mais de entro-samento, poderão dar alegrias aos torcedores vascaínos.

- Acho que vou crescer com os jogos. Agora tenho ao meu lado um jogador diferente do ano passado. Temos que es-perar um pouco mais de tem-

po para ganharmos entrosa-mento. Assim, as jogadas vão sair com mais naturalidade. A adaptação não é difícil porque o Marcel tem muita qualidade, e os jogadores que vêm de trás também. Ele está fora de for-ma ainda e precisará de tempo, mas é um goleador.

Eder Luis comentou a rea-ção hostil dos torcedores, que vaiaram muito os jogadores após a derrota para o Resende. O atacante acredita que a me-lhor forma de reconciliação é com vitórias.

Sabemos que o torcedor fi-cou um pouco distante. Eles não estiveram conosco quan-do precisávamos. Agora é tra-balhar para vencer este jogo e mudar isso.

Ele atende pelo apelido de Homem de Gelo. Mas, no Botafogo, o segredo do super-herói não está na identidade, e sim na inti-midade. Jefferson, um dos maiores ídolos do clube na atualidade, é uma pessoa reservada e tímida por opção. O goleiro decidiu deixar de lado o clima de brincadeira no trabalho e reservá-lo exclusivamente para os momentos em que está sem o disfarce, ou me-lhor, sem o uniforme alvine-gro.Nos treinos e jogos, é qua-se impossível ver Jefferson sorrir. Ele admite encarar o trabalho como um lugar onde a brincadeira não tem vez. E leva esse pre-ceito tão a sério que aca-ba por viver situações inu-sitadas, que, aí sim, depois provocam risadas.

A condição física de Ro-naldo não é motivo para preocupação no Corin-thians. Pelo menos, é isso que o técnico Tite ten-ta passar para impren-sa e torcida a menos de uma semana da estreia na pré Libertadores, con-tra o Deportes Tolima--COL. Depois de escalar o Fenômeno para enfrentar o Noroeste, domingo, às 17h, no Pacaembu, pelo Paulistão, o treinador ga-rante que o ídolo não atu-ará desgastado diante dos colombianos. - Quando planejamos e colocamos que é impor-tante ter força máxima, também avaliamos essas 72h para o jogo subse-quente – afirmou.

PESQUISA Apoiador destaca ainda a participação de Deco no time das Laranjeiras

Flu precisa se adaptar a jogar sem Conca

Entrosamento

esporteCachoeiro de Itapemirim (ES) 13Folha do E. Santo

Domingo, 23 de Janeiro de 2011

Marquinho em boas chances de ser titular contra o Olaria

Eder Luis aposta em sucesso ao lado de Marcel

Repetição da equipe

Homem de Gelo

Page 14: Domingo 23/01/2011

Cachoeiro de Itapemirim (ES)14 Folha do E. SantoDomingo, 23 de Janeiro de 2011

Pesquisado Por Joaquim Neiva - [email protected] atacado, as energias convencionais (hidroelétrica, diesel, carvão etc) cus-tam entre US$ 0,06 e US$ 0,12 centavos de dólar por kilowatt/hora. A Ener-gia Solar custa hoje em torno de US$ 0,28, ou seja, custa de 2,3 a 4,6 vezes mais. Já foi pior. A evolução da tecnologia solar é extraordinária. Presume-se que com a produção em escala, no final da próxima década, a Energia Solar chegue ao preço competitivo de US$ 0,08 centavos de dólar por kilowatt/hora. É bem animador para quem se interessa por energia verde, pois a eco-nomia em “meio ambiente” e “qualidade de vida” é incalculável. No varejo, mas nem tanto, todas as casas do programa “Minha Casa, Minha Vida” serão equipadas com painéis solares para aquecer a água do chuveiro.

ENERGIA SOLARA PRESIDENTA DILMA E A ENER-GIA SOLARA Presidenta Dilma reiterou o que ha-via decidido no ano passado: entre 300 mil e 400 mil casas da segunda fase do programa Minha Casa, Minha Vida serão equipadas com painéis solares para aquecer a água do chuveiro. To-dos os novos empreendimentos do pro-grama voltados a famílias com renda de, no máximo, três salários mínimos nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste têm de vir equipados, obrigatoriamente, com sistema de captação de energia so-lar. O objetivo do aquecimento solar é, além da preservação da energia, tam-bém contribuir para a sustentabilidade econômica, barateando o custo da ener-gia, aliado a um processo de educação dessas famílias, que devem fazer um uso racional da água e da energia.O programa, que na etapa do Lula en-tregará um total de 1 (um) milhão de ca-sas, entregará no mínimo 2 (dois) mil-hões de residências na atual etapa da Dilma., no máximo, três salários mínimos.O QUE É ENERGIA SOLARA Energia solar é a designação dada a qualquer tipo de captação de energia luminosa (e, em certo sentido, da ener-gia térmica) proveniente do sol, e poste-rior transformação dessa energia cap-tada em alguma forma utilizável pelo homem, seja diretamente para aquec-imento de água ou ainda como energia elétrica ou mecânica.No seu movimento de translação ao re-dor do Sol, a Terra recebe 1 410 W/m² de energia, medição feita numa superfí-cie normal (em ângulo reto) com o Sol. Disso, aproximadamente 19% é absor-vido pela atmosfera e 35% é refletido pelas nuvens. Ao passar pela atmosfera terrestre, a maior parte da energia so-lar está na forma de luz visível e luz ul-travioleta.

POTENCIAL DA ENERGIA SOLARAs plantas utilizam diretamente essa en-ergia no processo de fotossíntese. Nós usamos essa energia quando queimam-os lenha ou combustíveis minerais. Ex-istem técnicas experimentais para criar combustível a partir da absorção da luz solar em uma reação química de modo similar à fotossíntese vegetal - mas sem a presença destes organismos.A radiação solar, juntamente com out-ros recursos secundários de alimenta-ção, tal como a energia eólica (do ven-to) e das ondas, hidroeletricidade (água) e biomassa (bagaço da cana ou bagaço da laranja), são responsáveis por grande parte da energia renovável disponível na terra. Apenas uma minúscula fração da

energia solar disponív-el é utilizada.A Terra recebe 174 pet-awatts (GT) de radi-ação solar (insolação) na zona superior da at-mosfera. Dessa radia-ção, cerca de 30% é re-fletida para o espaço, enquanto o restante é absorvido pelas nu-vens, mares e massas terrestres. O espe-ctro da luz solar na superfície da Terra é mais difundida em toda a gama visível e infravermelho e uma pequena gama de radiação ultravioleta.

O SOL É A FONTE DE TODA ENER-GIA DO MUNDOA superfície terrestre, os oceanos e at-mosfera absorvem a radiação solar, e isso aumenta sua temperatura. O ar quente que contém a água evaporada dos oceanos sobe, provocando a circu-lação e convecção atmosférica. Quan-do o ar atinge uma altitude elevada, onde a temperatura é baixa, o vapor de água condensa-se, formando nuvens, que posteriormente provocam precipi-tação (chuva) sobre a superfície da Ter-ra, completando o ciclo da água. O calor latente de condensação de água aumen-ta a convecção, produzindo fenômenos atmosféricos, como o vento, ciclones e anti-ciclones. A luz solar absorvida pe-los oceanos e as massas de terra man-tém a superfície a uma temperatura mé-dia de 14 ° C. A fotossíntese das plantas verdes converte a energia solar em en-ergia química, que produz alimentos, madeira e biomassa a partir do qual os combustíveis fósseis (petróleo, carvão etc) são derivados.

O PAINEL SOLAROs métodos de captura da energia solar classificam-se em diretos ou indiretos:DIRETO: significa que há apenas uma transformação para fazer da energia so-lar em um tipo de energia utilizável pelo homem. Exemplos:-A energia solar atinge uma célula fo-tovoltaica criando eletricidade. (A con-versão a partir de células fotovoltaicas é classificada como direta, apesar de que a energia elétrica gerada precisará de nova conversão - em energia luminosa ou mecânica, por exemplo - para se faz-er útil).-A energia solar atinge uma superfície escura e é transformada em calor, que aquecerá uma quantidade de água, por exemplo - esse princípio é muito utiliza-do em aquecedores solares.INDIRETO: significa que precisará ha-ver mais de uma transformação para

que surja energia uti-lizável. Exemplo: -Sistemas que con-trolam automatica-mente cortinas, de acordo com a disponibi-lidade de luz do Sol.Também se classificam em passivos e ativos:-Sistemas PASSIVOS são geralmente dire-

tos, apesar de envolverem (algumas vezes) fluxos em convecção, que é tec-nicamente uma conversão de calor em energia mecânica.-Sistemas ATIVOS são sistemas que apelam ao auxílio de dispositivos elé-tricos, mecânicos ou químicos para au-mentar a efetividade da coleta. Sistemas indiretos são quase sempre também ati-vos.

VANTAGENS DA ENERGIA SOLAR-A energia solar não polui durante seu uso. A poluição decorrente da fabrica-ção dos equipamentos necessários para a construção dos painéis solares é total-mente controlável utilizando as formas de controles existentes atualmente.-As centrais necessitam de manutenção mínima.-Os painéis solares são a cada dia mais potentes ao mesmo tempo que seu custo vem decaindo. Isso torna cada vez mais a energia solar uma solução economica-mente viável.-A energia solar é excelente em lugares remotos ou de difícil acesso, pois sua in-stalação em pequena escala não obriga a enormes investimentos em linhas de transmissão.-Em países tropicais, como o Brasil, a utilização da energia solar é viável em praticamente todo o território, e, em lo-cais longe dos centros de produção en-ergética, sua utilização ajuda a di-minuir a demanda energética nestes e consequentemente a perda de energia que ocorreria na transmissão.

DESVANTAGENS DA ENERGIA SO-LAR-Um painel solar consome uma quanti-dade enorme de energia para ser fabri-cado. A energia para a fabricação de um painel solar pode ser maior do que a en-ergia gerada por ele.-Os preços são muito elevados em rela-ção aos outros meios de energia.-Existe variação nas quantidades pro-duzidas de acordo com a situação at-mosférica (chuvas, neve), além de que durante a noite não existe produção al-guma, o que obriga a que existam meios de armazenamento da energia produzi-da durante o dia em locais onde os pai-

néis solares não estejam ligados à rede de transmissão de energia.-Locais em latitudes médias e altas (Ex: Finlândia, Islândia, Nova Zelândia e Sul da Argentina e Chile) sofrem quedas br-uscas de produção durante os meses de inverno devido à menor disponibilidade diária de energia solar. Locais com fre-quente cobertura de nuvens (Curitiba, Londres), tendem a ter variações diárias de produção de acordo com o grau de nebulosidade.-As formas de armazenamento da en-ergia solar são pouco eficientes quan-do comparadas, por exemplo, aos com-bustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás), a energia hidroelétrica (água) e a bio-massa.

EVOLUÇÃO DA ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICAA primeira geração fotovoltaica con-siste numa camada única e de grande superfície p-n díodo de junção, capaz de gerar energia elétrica utilizável a partir de fontes de luz com os com-primentos de onda da luz solar. Es-tas células são normalmente feitas uti-lizando placas de silício. A primeira geração de células constituem a tec-nologia dominante na sua produção comercial, representando mais de 86% do mercado.A segunda geração de materiais fo-tovoltaicos está baseada no uso de películas finas de depósitos de semi-condutores. A vantagem de utilizar es-tas películas é a de reduzir a quanti-dade de materiais necessários para as produzir, bem como de custos. Atual-mente (2006), existem diferentes tecno-logias e materiais semicondutores em investigação ou em produção de mas-sa, como o silício amorfo, silício poli-cristalino ou micro-cristalino, telúri-co de cádmio, copper indium selenide/sulfide. Tipicamente, as eficiências das células solares de películas são baixas quando comparadas com as de silício compacto, mas os custos de manufatu-ra são também mais baixos, pelo que se pode atingir um preço mais reduz-ido por watt. Outra vantagem da re-duzida massa é o menor suporte que é necessário quando se colocam os pai-néis nos telhados e permite arrumá-los e dispô-los em materiais flexíveis, como os têxteis.A terceira geração fotovoltaica é mui-to diferente das duas anteriores, defin-ida por utilizar semicondutores que dependam da junção p-n para sepa-rar partículas carregadas por fotoges-tão. Estes novos dispositivos incluem células fotoeletroquímicas e células de nanocristais.

Page 15: Domingo 23/01/2011

O acidente foi na rodovia que liga Conduru ao munícipio de Castelo

Os acidentes nas rodovias do interior do Espírito Santo se

tornaram comuns e nem sem-pre o abuso do motorista é o

causador da tragédia.As estradas em péssimo esta-do de conservação, com mato invadindo a pista e falta de si-nalização contribuem para es-ses casos com vítimas fatais

Opinião da Folha

OPINE VOCÊ TAMBÉMWWW.TWITTER.COM/FOLHADOES

O acidente provocou a morte do médico veterinário Lúcio Mauro e a noiva dele, Joice Stoffel

PESQUISA

Acidente mata veterinário no sul do estado

Um gra-ve aci-d e n t e , na ma-d r u g a -

da de ontem na rodovia ES 166, que liga Cacho-eiro a Castelo, resultou na morte do medico ve-terinário Lucio Mauro de Almeida, 26, que re-sidia em Governador Va-ladares- MG. O aciden-te aconteceu em uma das curvas da estrada na lo-calidade de Conduru, quando Lúcio conduzia uma caminhonete pick--up Strada, placa GWQ 3666, que bateu de fren-te com um caminhão baú 13-180 VW carregado com legumes. Com o impacto da ba-

tida, o caminhão tombou na pista deixando o tran-sito interditado. O mo-torista do caminhão foi socorrido e encaminha-do para a Santa Casa de Cachoeiro de Itapemi-rim-ES com ferimentos leves. No momento do aci-

dente, o médico esta-va acompanhado de sua namorada, Joice Esto-fel, 26, com quem fi-caria noivo hoje. O ca-sal seguia de Conduru para Castelo e ambos morreram no local.Lucio havia se for-

mado em 23 de de-

zembro do ano passa-do e pretendia exercer sua profissão, “ele era uma pessoa tranqüi-la nós éramos amigos ele também dava aula e praticava capoeira com a gente . afirmou um amigo“Nós nem sabíamos

que ele havia chega-do e só tivemos conhe-cimento depois de ter acontecido o acidente.Ele veio de Governador Valadares para Castelo para ficar noivo e pre-tendia se casar” disse um irmão de Lúcio.

políciamai

s

Um grave acidente na rodovia BR 393, que liga Cachoeiro a Muqui--ES, na madrugada de ontem, pro-vocou ferimentos graves em Ricardo Siqueira que dirigia um carro. Se-gundo a Policia Rodoviária Federal,

o veiculo invadiu a contra mão e ba-teu de frente em um caminhão. O motorista foi levado para a San-ta Casa de Cachoeiro e até o fecha-mento desta edição ele continuava internado.

Bandidos arrombaram na ma-

drugada de ontem a marmo-

raria Pamagran localizada em

São Joaquim. Segundo o dono

da empresa, os criminosos fize-

ram um buraco na parede e en-

traram.

Do local foram levadas 13 pe-

ças de diamantados, num prejuí-

zo estimado R$ 13.500.

Acidente na BR 393

Empresa de mármore é arrombada

polícia

OPINE VOCÊ TAMBÉMWWW.TWITTER.COM/FOLHADOES

Cachoeiro de Itapemirim (ES) 15Folha do E. SantoDomingo, 23 de Janeiro de 2011

Page 16: Domingo 23/01/2011