domingo 24/07/2011

16
R$1,00 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM -ES DOMINGO, 24 DE JULHO DE 2011 Nº41072 WWW.FOLHAES.COM.BR SÓ JESUS CRISTO SALVA ! Os canais do terminal pesqueiro de Itaipava-ES começaram a ser abertos Os pescadores de Itapemirim-ES comemoram a decisão judicial e o começo dos trabalhos no terminal de Itaipava pág 05 JUSTIÇA MANDA ABRIR CANAIS EM ITAPEMIRIM No Espírito Santo, depois da entrada do óxi, um tipo de droga acaba de ser apreendido pela primeira vez: a cristal. P ag. 02 Editorial CRISTAL Todas as instituições públicas precisam se inteirar, se comunicarem mais entre si, com atuação eficiente para punir os corruptos P ag. 03 Artigo CORRUPÇÃO A obra do poeta Newton Braga está inspirando a produção de ilustrações, curtas-metragens, contos e poemas em Cachoeiro P ag. 08 Daemon NEWTON O Governo do Estado fez a entrega de 50 armas não letais às polícias civil e militar para o combate a criminalidade. P ag. 14 Segurança NÃO LETAL O segurança Ronilson Thompson de Mendonça, 37, conhecido como “Gugu” foi assassinado a tiros na bairro Village da Luz em Cachoeiro-ES. P ag. 15 Polícia A Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Alegre sediará o 6º Congresso de Missões dos Gideões. P ag. 06 Geral

Upload: folha-do-esanto

Post on 10-Mar-2016

288 views

Category:

Documents


30 download

DESCRIPTION

Edição n° 41072

TRANSCRIPT

Page 1: Domingo 24/07/2011

R$1,00 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM -ES DOMIngO, 24 DE JulHO DE 2011 nº41072 WWW.FOLHAES.COM.BRSÓ JESUS CRISTO SALVA !

Os canais do terminal pesqueiro de Itaipava-ES começaram a ser abertos

Os pescadores de Itapemirim-ES comemoram a decisão judicial e o começo dos trabalhos no terminal de Itaipava

pág 05

JUSTIÇA MANDA ABRIR CANAIS

EM ITAPEMIRIM

no Espírito Santo, depois da entrada do óxi, um tipo de droga acaba de ser apreendido pela primeira vez: a cristal. Pag. 02

EditorialCRISTAL

Todas as instituições públicas precisam se inteirar, se comunicarem mais entre si, com atuação eficiente para punir os corruptos Pag. 03

ArtigoCORRUPÇÃO

A obra do poeta newton Braga está inspirando a produção de ilustrações, curtas-metragens, contos e poemas em Cachoeiro Pag. 08

DaemonNEWTON

O governo do Estado fez a entrega de 50 armas não letais às polícias civil e militar para o combate a criminalidade. Pag. 14

SegurançaNÃO LETAL

O segurança Ronilson Thompson de Mendonça, 37, conhecido

como “gugu” foi assassinado a tiros na bairro Village da luz em

Cachoeiro-ES. Pag. 15

PolíciaA Igreja Evangélica

Assembleia de Deus de Alegre sediará o 6º

Congresso de Missões dos gideões. Pag. 06

Geral

Page 2: Domingo 24/07/2011

02 Folha do E. SantoDomingo, 24 de Julho de 2011 Cachoeiro de Itapemirim (ES) opinião

Feliz o homem que encontrou a sabe-doria, o homem que alcançou o en-tendimento! Pro-vérbios 3,13 // Um ótimo domingo a todos // Desfolhan-do // Coluna de lei-tura obrigatória // Trânsito caótico na Avenida Jones dos Santos Neves // Si-tuação ainda mais complicada no tre-vo do IBC // Ali, o que vale é a lei do mais forte // Ou quem for mais rápido // Conselho de Trânsi-to dormindo em berço esplên-dido // Foi criado há dois anos e até agora nada fez // Resi-dencial Victória Fantinato, no Bairro 90, pronto no prazo fi-cou um belo conjunto habita-cional // Prefeituras de cida-des vizinhas precisam ajudar o HIFA financeiramente, e não apenas encaminhar pa-cientes // Seu Nilo vetera-no funcionário da prefeitura, com seu característico unifor-me caqui // É presença cons-tante no Mercado da Pedra // Um exemplo //O primeiro se-mestre de 2011 registrou o maior índice de inadimplên-cia do consumidor em nove anos // Os dados são da Se-rasa Experian // Os Cartórios Notariais são a prova disso // Nomes de muita “gente boa” está no protesto // Aguar-dando a quitação da dívida // Está feia a coisa // Leitora denunciando situação caóti-ca do cemitério municipal de Cachoeiro // No Coronel Bor-ges // Ela afirma, e é verda-de, que os túmulos estão ra-chados e desabando na parte de baixo // Onde era o campo da Nassau /Serviço de capina no bairro Jardim Itapemirim deixando, e muito, a dese-jar // Moradores reclamando // Com razão // www.folha-es.com.br // Informação com credibilidade // Basta conferir // Vídeos com o que acaba de acontecer na cidade e no sul do estado // Humberto Via-na, da FDCI, gente da melhor qualidade // Projeto Campo Bom de Bola em Cachoeiro // O núcleo será instalado no bairro Village da Luz // O pro-jeto pretende atender a 600 crianças // Acidentes de moto tirando a vida de muita gen-te // Cada dia cresce mais // E a frota desse tipo de veículo só aumenta // Preços baixos e prestações a perder de vis-ta são os atrativos principais // Filipenses, 1:6 - Estou ple-namente certo de que aque-le que começou boa obra em vós há de completá-la até o Dia de Cristo Jesus // A.W

Editorial

“Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justi-ça veio a graça sobre todos os homens para a justificação que dá vida. Porque, como pela desobediência de um só homem muitos se tornaram pecadores, assim também por meio da obediência de

um só muitos se tornarão justos”. Romanos 5:18 e 19

[email protected]

Justificação e mérito

Desfolhando

Charge

Reverendo Dr. Caruso Godinho – Capelão do H.E.C.I.

Espaço Bíblico

Para o apóstolo Paulo a doutrina da jus-tificação é o âmago do Evangelho.

Ele mesmo escreveu: “Pois não me en-vergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego; visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: o justo viverá pela fé”. (Romanos 1:16,17)

Como justificar o culpado? É difícil!Em Deuteronômio 25:1 lemos: “Em ha-

vendo contenda entre alguns, e vierem a juí-zo, os juizes os julgarão, justificando ao justo e condenando ao culpado”.

Todavia a justiça de Deus é diferente, ele age diferente a fim de justificar o culpado.

“Justificação, segundo a Palavra de Deus, é o ato de Deus pelo qual ele perdoa pecadores e os aceita como justos por causa de Cristo. Por esse ato, Deus endireita perma-nentemente o anterior relacionamento aliena-do que os pecadores tinham com ele. Essa sentença justificadora é a concessão de Deus de um status de aceita-ção de pecadores por causa de Jesus Cristo. “Àquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que nele fossemos feitos justiça de Deus”. (2ª Coríntios 5:21)

O juízo justificador de Deus parece es-

tranho, pois declarar justificados os pecado-res parece ser exatamente o tipo de ação in-justa praticado por um juiz, que a própria lei de Deus proíbe (Dt 25:1). Contudo, é um julgamento justo, porque sua base é a justi-ça de Jesus Cristo. Como o último Adão (1ª Co 15:45), agindo em nosso favor, como nos-so Cabeça representativo, Cristo cumpriu a lei que nos prendia e suportou o castigo que merecíamos pela desobediência à lei e, as-sim, “mereceu” a nossa justificação. Assim a nossa justificação tem base justa com a jus-tiça de Cristo creditada em nosso favor. (Ro-manos 5:18 e 19)

Imaginemos que Fernandinho Beira Mar seja tocado pelo poder de Deus e Deus o con-sidere justificado de todos os seus erros, per-doado de tudo em Cristo. O que acontecerá?

Ele começará uma nova vida em Cristo e será uma bênção para a humanidade. Será um instrumento nas mãos do Senhor para gran-des realizações em prol do Reino de Deus e da sociedade.

A justificação implica em transformação radical de vida. Deus quer operar maravilhas ain-da hoje... Amém. Deus o abençoe!

DE SUA OPINIÃO WWW.TWITTER.COM/FOLHAES

[email protected]

Contra as drogas é preciso açãoA falta de políticas sociais para

a classe menos favorecida da popu-lação, a inexistência do Estado em comunidades que vivem abaixo da linha da pobreza e a infiltração de traficantes que procuram um por-to mais um menos seguro em meio à massa trabalhadora. Esses são al-guns dos ingredientes explosivos para a expansão rápida e exagera-da de todos os tipos de drogas que destroçam família em todas as par-tes do Brasil.

Para os traficantes, o quanto mais pobre e desinformado for o

núcleo populacional que vive sob o seu comando, o do medo, melhor. O que pode e o que não pode são ditados por foras da lei que escre-vem suas próprias e sujas regras. As autoridades dormem em berço es-plêndido.

As drogas, por sua vez, ma-nuseadas em laboratórios, viciam cada mais rápido. E matam na mes-ma proporção.

No Espírito Santo, depois da entrada do óxi, um tipo de droga acaba de ser apreendido pela pri-meira vez: a cristal. Segundo os es-

pecialistas em derivados químicos e psiquiatras, ela é um estimulante feito de anfetamina superdopado-ra, que acelera as funções do corpo. O material foi apreendido com dois jovens na última segunda-feira, em Vila Velha.

Dois jovens estavam com a dro-ga e confessaram ter adquirido em Mato Grosso do Sul para a revenda em São Paulo, Rio de Janeiro e Es-pírito Santo, estados onde mais se consome essas “novidades” que en-torpecem e matam.

Os centros de metrópoles como

São Paulo e Rio de Janeiro expõem suas vísceras nas cracolândias que mostram toda a degradação da pes-soa humana que vive em condições de animais irracionais. Hoje, infe-lizmente, as reportagens das tele-visões e matérias de capa dos jor-nais estampam aquilo que se tornou uma rotina sórdida do dia a dia: ho-mens, mulheres, adultos, jovens e crianças caminhando feito zumbis.

Dão voltas desesperadas em torno de si mesmas, mas sem saí-da. Estão vegetando logo abaixo do fundo do poço.

Supremacia do ser sobre o terJoão Baptista Herkenhoff Magistrado aposentado computar e dominar, mas ape-

nas reconhecer.Dentro dessa perspectiva é

que entrei para a Academia Es-pírito-Santense de Letras. Não se tratava de ter: a cadeira, a honra. Mas de ser. Não lutar e morrer pelo mundo das coisas. Não perseguir valores do prag-matismo.

Depois do ingresso na Aca-demia, tive a alegria de constatar que eu me integrava à convivên-cia de pessoas que também vi-vem na dimensão do ser.

É um grupo fraterno, não de competidores, mas de compa-nheiros.

Como é belo que as vitórias de cada um sejam celebradas por todos: cada livro publicado, cada prêmio conquistado, cada viagem pelos caminhos do mun-do, tudo isto é vivido na partilha.

Comparecer às reuniões não é uma obrigação, mas um mo-mento de fraternidade e de paz.

No poema Fraternidade, ao desenhar este sentimento, que é o mais nobre do espírito huma-no, Newton Braga escreveu:

“Esta sensibilidade, que é uma antena delicadíssima,

captando pedaços de todas as dores do mundo,

e que me fará morrer de do-res que não são minhas.”

Só há disputa, dentro da Aca-demia, no momento da escolha de um novo membro: sempre vários candidatos concorrem à vaga que se apresenta.

Mas depois, quando o can-didato derrotado numa eleição é vitorioso na eleição seguinte, o primeiro a saudar o novo con-frade é justamente aquele acadê-mico que foi competidor do que é agora sufragado pela maioria.

Os meios de comunica-ção social vêm-se encarregan-do, com agressividade cada vez maior, de propor o consu-mo como meta de vida. O siste-ma econômico vigente tem, nos mecanismos de mercado com-petitivo, o fundamento de sua organização. O parâmetro de êxito pessoal, imposto pela cul-tura dominante, é possuir e con-sumir.

Nasci numa casa modesta, em Cachoeiro de Itapemirim. Pais pobres, pobreza escolhida e assumida. Respirei a simplici-dade no viver como atmosfera da infância. Ter apenas o essen-cial, naquela casa em que nasci, era tão espontâneo, que nunca me senti privado do supérfluo.

Foi preciso crescer, ler, re-

fletir, encontrar Gabriel Marcel para compreender a dimensão ética daquele não ter.

Segundo Marcel, o ter é uma fonte de alheamento. Aquilo que possuímos ameaça de nos tragar. Os homens que vivem na zona do ter são almas cati-vas que sofrem uma deficiência ontológica com a perda do ser. Tais homens são indiferentes ao outro. Não estão à disposição. Fogem no momento de perigo. Para o homem que vive na di-mensão do ter, todas as coisas são problemas; para o que entra em seu próprio ser, convertem--se em mistério.

O ser, já por si, é um mis-tério: não se pode comprovar,

O ser, já por si, é um mistério: não se pode comprovar, computar e do-

minar, mas apenas reconhecer

Page 3: Domingo 24/07/2011

03Folha do E. SantoDomingo, 24 de Julho de 2011Cachoeiro de Itapemirim (ES)

“Cada vez que uma barata surge na sua frente, Dilma Rousseff não pestaneja – dá-lhe logo uma chinelada mor-tal. Assim, o colunista Fernando de Barros e Silva começa um artigo no jornal Folha de São Paulo, de 17 de julho últi-mo, em referência às exonerações de funcionários do Depar-tamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, após a enxurrada de denúncias de corrupção.

Matar as baratas é necessário, o mínimo que a presidente ou qualquer gestor público deve fazer; mas não é suficiente. A presidente deve ter sido educada como a maioria das crianças de família de valo-res deste país. Se um dia ela

chegou com um brinquedo de uma amiga em casa, além de ter de explicar de que for-

ma conseguiu, foi repreendida por não ter consultado seus pais antes, além de ser obrigada a devolver, se a forma de aquisição não foi correta do ponto de vista de seus pais.

O maior problema da corrupção no Brasil é que ela é ins-titucionalizada, tolerada na administração pública em geral. Pode até haver exceção, mas de tão rara, nem chega ao co-nhecimento nem é percebida pela sociedade. Nenhuma me-dida de combate existe, se não divulgação na mídia. As pro-vidências limitam-se às reprimendas públicas, muitas vezes somente para dar satisfação à opinião pública. É do conheci-mento de todos como e por que ela ocorre, com fingimento de desconhecer seus métodos e sua prática generalizada. Até o ministro Paulo Bernardo afirmou ser impossível adminis-trar apenas parte de dinheiro do DNIT sem que escorra para o ralo. Nada mais desolador; prova inconteste da rendição do Estado.

A falta de punição rigorosa já é por demais comentada e já virou clichê, prato cheio para manter a cadeia da cor-rupção. Outro incentivo é não retirar o patrimônio adquiri-do que, também, já se tornou mais um clichê. Alega-se sem-pre que há o lado do corruptor privado. É fato que um sem o outro não existe, mas quem tem o dever de zelar e quebrar a corrente é quem exerce função pública. Seria importante

que os jornais criassem um espaço, uma seção, um caderno só para acompanhar o desenrolar dos casos de corrupção e o Estado brasileiro crie as punições rigorosas e os mecanismos para desestimular a corrupção institucionalizada. Se elas não são criadas é porque muitos se beneficiam direta ou indireta-mente, ainda que finjam contrariedade.

Ninguém sabe se há alguma investigação sobre o enrique-cimento de Agaciel Maia, ex diretor geral da Câmara dos Deputados; do ex deputado federal Edmar Moreira, que pos-suía um castelo avaliado em 25 milhoes de reais; sobre as prefeituras de Dourados/MS, Campinas, Taubaté e Taboão da Serra, em São Paulo, apenas casos que repercutiram na imprensa. Todos estão a rir do povo brasileiro, com o carim-

bo da certeza de que a corrupção vale à pena; nem se fala mais nada do Midas mor, Antonio Palocci.

A presidenta Dilma Rousseff não era inocente quando entregou o galinheiro, o Ministério dos Transportes e seu DNIT, para a raposa tomar conta, o Partido da República; que tem a cara de Waldemar Costa neto; que reflete a cor-rupção na sua inteireza. O ponto positivo é que a presiden-ta tem agido como deve, exceção ao caso do ex Midas, e afastado as pessoas envolvidas. Mas se o dinheiro da cor-rupção não voltar aos cofres públicos, o resultado final no governo de Dilma Rousseff se torna igual aos demais ca-sos de corrupção.

Todas as instituições públicas precisam se inteirar, se co-municarem mais entre si, com atuação eficiente para punir severamente os corruptos, sem importar o lado. Seria preci-so criar um espírito geral de tolerância zero com a corrup-ção. Por enquanto, há mesmo muita tolerância, conivência e fingimento em todas as instituições públicas.

Todas as estratégias criadas para combater a corrupção seriam relevantes se abortassem no nascedouro. O proble-ma é que só aparecem quando os envolvidos já possuem mansões, jatinhos, ou quando, no mínimo, já multiplicaram o patrimônio por 20. Só com gritos e cara feia a presidenta não tem amainado a gana da corrupção. Mais do que matar, é preciso evitar o surgimento das baratas.

Dilma entre baratas e ratos

PEDRO CARDOSO DA COSTA –BEL. DIREITOhttp://luizcarlosamorim.blogspot.com

artigo

Todas as instituições públicas precisam se inteirar, se comunicarem mais entre si, com atuação eficiente para punir severamente os corruptos

Page 4: Domingo 24/07/2011

04 Folha do E. SantoDomingo, 24 de Julho de 2011 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

VA R G E M A LTA

Nos dias 22, 23 e 24 de Julho acontecerá em Vargem Alta o 6º Caipirão nas Montanhas. O evento deste ano terá como destaque a Feira Regional de Agroturismo dos Municípios da Região das Montanhas Ca-pixabas, reunindo os empre-endedores do agroturismo e agronegócio com a finalidade de apresentar as potencialida-des e promover e divulgar os produtos e serviços dos muni-cípios que fazem parte da re-gião serrana capixaba.

6º CAIPIRÃO

EleiçãoO Presidente do Conselho Mu-nicipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Vargem Alta CONVOCA A ELEIÇÃO DOS MEMBROS DO CONSELHO TUTELAR MUNICIPAL, a ser realizada no dia 27 de agosto de 2011, no horário de 08h00min às 13h00min, na sede da Câma-ra Municipal de Vargem Alta. São cinco vagas para titulares e cinco para suplentes, com ven-cimentos de R$ 920,48, a ins-trução mínima exigível é o ensino médio completo. O Conselheiro Tutelar trabalha-rá 44 horas semanais.

ProjetoO Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes - Campus de Ale-gre, com o apoio da Coopera-tiva dos Alunos do Ifes (CO-OPA-Ifes) Reunião com os servidorescomemorou a Se-mana do Meio Ambiente opor-tunizando aos seus alunos(as) e servidores(as) muito mais do que palestras de sensibili-zação para as causas ambien-tais: implementou o Projeto “Preciclar para não reciclar”, visando reduzir a produção de lixo no Campus de Alegre, substituindo a utilização dos mais de 200 mil copos descar-táveis/ano por canecas durá-veis individuais.

+Neste fem de semana aconte-cerá em Vargem Alta o 6° Cai-pirão nas Montanhas.+Nos dias 28, 29, 30 e 31 de Ju-lho o Sítio Histórico de São Pe-dro de Itabapoana vai sediar a 14ª edição do Festival de Inverno+A Secretaria Municipal de

Arte e Cultura de Presiden-te Kennedy realiza no próxi-mo dia 23 (7) o I FESTIVAL DE QUADRILHAS. Será a partir das 19h00 na Praça da Bíblia (Sede).++ Projeto Feijoada conti-nua “bombando” nas promoções e cada vez mais atraindo público.

Curta Metragem

“MAN OF STEEL”Há muito tempo que o próxi-mo filme do Superman esta-va programado para estrear em dezembro de 2012, sem um dia específico. Em um anúncio fei-to hoje (21), a Warner resolveu determinar um dia para a es-treia, mas seis meses depois do previsto. Agora “Man of Steel” deve ser lançado em 14 de ju-nho de 2013. As informações são da revista Variety. Com isso, as salas de cinema ficarão sem o Homem de Aço por sete anos, já que "Superman - O Re-torno" foi lançado em 2006. A distribuidora não deu explica-ções em relação às razões que motivaram a empresa por adiar o lançamento.

C I N E M A

Newton BragaPor Emerson [email protected]

FestivalA Secretaria Municipal de Arte e Cultura de Presidente Kennedy rea-liza no próximo dia 23 (7) o I FES-TIVAL DE QUADRILHAS. Será a partir das 19h00 na Praça da Bíblia (Sede). Participam deste evento cin-co grupos de quadrilhas tradicionais, sendo dois do próprio município e que passam a representar oficial-mente o povo kennedense em festi-vais e concursos.O objetivo é o resgate cultural de uma manifestação antiga dentro do município que retrata a herança das famílias matriarcas que realizavam suas festas nas comunidades nos meses de junho e julho, onde eram organizadas apresentações de gru-pos de quadrilhas.

opinião

Responsável Distribuição e Entrega:Representante responsável: Adilson Santos

JL Editora Ltda CNPJ: 01.846.837/0001-19

Rua: Dr. Deolindo, n°129 - BaiminasCEP: 29300-000

Cachoeiro de Itapemirim-ES

Responsável Impresso e Online:Jornalista responsável: Jackson Rangel

Editora Leia Tudo Ltda CNPJ: 05.234.994/0001-24

Rua: ludário Fonseca, n°54 - ArariguabaCEP: 29305-520

Cachoeiro de Itapemirim-ES

www.folhaes.com.br - [email protected]

ATENÇÃO: As cartas devem ser enviadas com nome, bairro onde mora, e poderão ser resumidas. A Folha se reserva o direito de selecioná-las para publicação. E-mail sem identificação completa será desconsiderado

[email protected]

Espaço Cidadão

I TA B A P O A N AFESTIVAL DE INVERNO

Nos dias 28, 29, 30 e 31 de julho de 2011 o Sítio His-tórico de São Pedro do Ita-bapoana vai sediar a 14ª edição do Festival de In-verno de Sanfona e Viola, evento reconhecido nacio-nalmente e de grande pú-blico. Durante o Festival já passaram grandes feras da sanfona, da viola e MPB, como Dominguinhos, Si-vuca, Renato Teixeira, Ge-raldo Azevedo, Zé Rama-lho, Almir Sater, Sérgio Reis, entre outros.

Recomeçar

Fidel Jaime Jorge - [email protected]

Ponho-me a escrever sobre mimE não escrevo nada.O vazio apossou-se de minha almaE sempre que me bus-conão me encontroSe amenos encontras-se feridasAquelas que o passa-do causouSe encontrasse ape-nas uma noite tristeOu um sol quebradoSe pudesse amenos encontrar algoDe que minha espe-rança e desesperan-çaSe pudessem agar-rar,Talvez assim eu teria um euuma imagem para poder descreverPois, nada se pode dizerDaquilo que não é, nem talvez seráA minha existênciaÉ tudo o que restouE agora, tudo me pa-

rece distanteMas nada está mais distante de mimDo que meu próprio

serPodeis todos vos pi-sar no meu não serEste não ser enclausu-rado nas armadilhas do amorEste não ser que can-sou-se de serMas agora, tentando serVê-se aprisionado no caosE ao seu lado, átomos faltando-lhe com res-peitoMas enfim,Continuarei procuran-do por mim mesmoQuem sabe algum dia eu me encontre!Pois, se as coisas vie-ram do nadaÉ porque o nada é também alguma coi-sa.

Minha amigaTenho uma amiga inimi-ga das amigas minhasTão velha, tão grosseira, um verdadeiro broncoMora em mim, não a con-videi e é proprietáriaDe meu ser tomou posse e sem ela não vivo!Quando na cama me deito, com aquelas cari-nhasVem a desgraçada no meu leito feito tronco!Transforma o meu eu em mulher solitária

Consome a mim e a noite no meu quarto cativoMe vira a cabeça, meu corpo reboliça Desassossego de horas, refém dos desejosMe esfrego no lençol meus eternos pecadosAos poucos me entrego toda submissaMe abandona depois no leito como lampejosDesmaio de prazer num quarto todo bagunça-do…

Ademar Oliveira de Lima - [email protected]

O vazio apossou-se de minha alma E sempre

que me busco

Page 5: Domingo 24/07/2011

05Folha do E. SantoDomingo, 24 de Julho de 2011Cachoeiro de Itapemirim (ES) 05

Em Itapemirim-ES, a situação do as-soreamento no lo-cal de onde parte e chegam barcos tra-

zendo do mar uma das maio-res fontes de renda da região, o atum e o dourado, começou a ser resolvida. Ontem, segundo a prefeita Norma Ayub, a Jus-tiça determinou a abertura dos canais do terminal pesqueiro de Itaipava e a operação de re-tirada das pedras do terminal, o que possibilitará o desassorea-

mento da área. “Graças à justiça, conse-

guimos a liberação para abrir os canais. A obra foi reconhe-cida como emergencial tam-bém pelo judiciário”, destacou a prefeita. “Ressalto que a obra de construção dos dois píers foi de responsabilidade do Gover-no do Estado, mas realizamos nossa parte em caráter emer-gencial, porem não poderemos assumir o que é de competên-cia do Estado,” finalizou Nor-ma.

políticamai

s

Governo inaugura Bom de Bola

Ordem judicial para abrir canais em Itapemirim-ES

política

A obra foi reconhecida como emergencial também pelo judiciário

PESQUISA Em Itapemirim-ES, a situação do assoreamento no local de onde parte e chegam os barcos está sendo resolvida

governo do Espírito Santo inaugurou ontem , em go-vernador lindenberg, a 22ª unidade do Campo Bom de Bola. A solenidade conta-rá com a presença do gover-nador em exercício givaldo Vieira e do secretário de Es-tado de Esportes e lazer Van-dinho leite. Durante o evento também serão entregues ma-teriais esportivos e uniformes de reposição aos alunos do projeto Campeões de Futuro. A cerimônia de entrega dos novos equipamentos será no bairro Bela Vista, onde a uni-dade do Campo Bom de Bola foi construída com investimen-tos de R$ 239.093,83, prove-nientes da Sesport.

Ao todo serão construídas, por todo o Espírito Santo, 80 unidades do Campo Bom de Bola. Já recebe-ram as unidades os muni-cípios de Iconha, Mantenó-polis, Marilândia, Pancas, Atílio Vivácqua, Santa Te-resa, Vargem Alta, Iba-tiba, Montanha, São Mateus, Ponto Belo, Soo-retama, Águia Branca, Ja-guaré, laranja da Terra, Vila Pavão, São José do Calçado, Vila Velha, Ibiti-rama e Itaguaçu.

Bom de Bola no Estado

O governo do Espírito San-to, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), assi-nou convênio com a Prefeitura de Viana ontem, para o repas-se de R$ 732.431,00. O recur-so será usado para mobiliar e equipar totalmente o Pronto--Atendimento do Bairro Arlindo Villaschi, em Viana. A cerimônia contará com a participação do governador em exercício gival-do Vieira e do secretário de Es-tado da Saúde, Tadeu Marino. Entre mobiliário e equipamentos, a unidade deverá contar com maca hidráulica, televisão, apa-relho de ar-condicionado, mesa, cadeira estofada, biombo, cama hospitalar, foco cirúrgico móvel, estetoscópio, cardiover-sor, monitor cardíaco, oxímetro de pulso, além de outros itens.

Viana equipa pronto atendimento

Quem também apro-veitou para atestar a qualidade dos serviços prestados nesta área foi Elieser Pedrosa, presi-dente do Conselho Mu-nicipal de Assistência

Social. “Aqui o social acontece de verdade, desde o atendimento bá-sico até os benefícios ofertados ao povo. Tudo com qualidade, carinho e principalmente com cri-

tério, chegando a quem realmente precisa”.

A Conferência Mu-nicipal foi uma realiza-ção do Conselho Munici-pal de Assistência Social e da Secretaria Munici-

pal de Assistência So-cial. Vereadores locais e demais autoridades tam-bém prestigiaram o even-to. Na ocasião foram elei-tos os delegados à VIII Conferência Estadual.

O caso

A Juventude Progressis-ta de Cachoeiro de Itapemi-rim-ES está preparando uma série de atividades no senti-do de divulgar suas bandei-ras de lutas que possibilitem a inserção do jovem na polí-tica e atividades correlatas. O presidente da ala progres-

sista do Diretório do Partido Progressista no município, Gutenberg Guedes adianta que vai reunir 15 segmen-tos de jovens de Cachoeiro, na sede da União Geral dos Trabalhadores, na Rua 25 de março, edifício Jorge Mi-guel, para discutir uma am-pla pauta.

Entre os assuntos está o extermínio de jovens – o Es-pírito Santo ocupa o segun-do lugar em assassinato de jovens e adolescentes no Brasil ficando apenas atrás de Alagoas – e a falta de po-líticas públicas para quem começa sua inserção na par-

cela produtiva da sociedade.No próximo dia 27 de

agosto, a Juventude Progres-sista de Cachoeiro realiza uma marcha que terá como tema “Preparem as ruas e as avenidas que a Juventude quer e vai passar”. O movi-mento será um grito de aler-ta para a necessidade de o jovem buscar seu espaço po-lítico. A passeata sairá da Consolação e terá concen-tração na Praça Jerônimo Monteiro onde acontecerá show com a banda Café do Diego e o grupo Evangeliza-ção Católica.

Ainda segundo Guten-

berg, em Cachoeiro nunca existiu uma preocupação com a juventude e nenhuma voz, na Câmara de Vereado-res, levantou essa bandeira. “Precisamos quebrar esse paradigma e termos repre-sentantes que falem a nossa língua”, afirma. “Em Cacho-eiro, 52% da população é jo-vem e 37% influi na econo-mia do município”, disse

“Queremos lutar por mais emprego, saúde e segurança que são os pilares mestres da sociedade. Discutir a gra-videz na adolescência, o jo-vem e as drogas e qualifica-ção profissional”, conclui

PP vai mobilizar a juventude de Cachoeiro OPINE VOCÊ TAMBÉM WWW.TWITTER.COM/FOLHADOES

Page 6: Domingo 24/07/2011

06 Folha do E. SantoDomingo, 24 de Julho de 2011 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

PESQUISA

geralA Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Alegre sediará o 6º Congresso de Missões dos GMUH-Extensão do município

notaTom

e

Governo investe na produçãoO Plano Safra 2011/2012, lançado recentemente pelo governo Federal, apresen-ta metas e ações que con-firmam e reforçam a vo-cação da produção rural brasileira. Esse é um ponto positivo, e que traz benefí-cios para os agricultores ca-pixabas, pois o crédito é o principal vetor para o de-senvolvimento e a inclusão social no campo, e faz com que o setor ganhe cada vez mais força no aumento e na qualidade da produção agrícola”. A afirmação é do secretário de Estado da Agricultura, Abastecimen-to, Aquicultura e Pesca, Enio Bergoli, durante o even-to promovido pelo Banco do Brasil, que abordou so-bre as linhas de crédito ru-ral para produtores da Re-gião Serrana capixaba.

ES sedia jogos internacionaisPara o público, um aque-cimento do que a ginásti-ca rítmica do Brasil prepa-ra para o Pan-Americano de guadalajara, em outu-bro. Para as brasileiras, a reta final na disputa para saber quem irá aos Jogos do México. Assim será o 2º Meeting Internacional, no ginásio Dom Bosco, em Vitória. A competição reu-nirá, além do Brasil, equi-pes de Espanha, Argen-tina, Venezuela e Chile. O Meeting não é seleti-vo para o Pan-Americano. Mas servirá de observa-ção. Por isso cada ginasta não lutará apenas por um lugar no pódio. Mas tam-bém para sensibilizar as comissões técnicas de que têm condições de repre-sentar o Brasil no México.

Alegre-ES realiza o sextoCongresso de Gideões

A Igreja Evangé-lica Assembleia de Deus de Ale-gre sediará o 6º Congresso de

Missões entre os dias 27 a 31 deste mês, na sede da Igreja, das 18h30 às 22h.

O GMHU - Gideões Mis-sionários da Última Hora tem por objetivo principal, a divul-gação do evangelho de Cris-to no Brasil e no mundo. Para tanto, prepara e envia missio-nários em busca das almas.

O projeto já está com apro-ximadamente 1300 famílias sendo sustentadas no cam-po missionário, o que equiva-le a mais de três mil pessoas trabalhando em prol do Rei-no de Deus. O trabalho dos Gideões também se preocu-

pa com a ajuda humanitária para as pessoas carentes das comunidades atendidas pe-los missionários, como, por exemplo, as 22 embarcações mantidas na região amazôni-ca, com destaque para o bar-co clínica-odontológica Gi-deão VI.

Também foram construí-dos abrigos para crianças no Nordeste, escolas primárias no Haiti e Peru, poços em re-giões desérticas da África e do nordeste brasileiro. Um ambulatório médico é man-tido na base, que dispõe de cardiologista, odontologis-ta e clínico-geral, além de en-fermeiras e ambulância, tudo com recursos próprios para atendimento gratuito à parce-la carente da comunidade. O PROJETO já está com aproximadamente 1300 famílias

O Governo do Estado, em parceria com o Banco do Brasil, está promovendo vários encon-tros entre produtores capixa-bas no sentido de oferecer li-nhas de crédito. O secretário de Estado da Agricultura, Abaste-cimento, Aquicultura e Pesca, Enio Bergoli, durante o evento com a presença de produtores da Região Serrana capixaba, em Venda Nova do Imigrante.

Também estiveram presen-tes no evento o prefeito, Dalton Perim, o gerente de Agronegó-cio do Banco do Brasil, Volga-no da Rocha Júnior, e produto-res da região

Segundo Enio “O Plano Sa-fra 2011/2012, lançado recen-temente pelo Governo Federal, apresenta metas e ações que confirmam e reforçam a voca-ção da produção rural brasilei-ra” “Esse é um ponto positivo, e que traz benefícios para os agri-cultores capixabas, pois o cré-dito é o principal vetor para o desenvolvimento e a inclusão social no campo, e faz com que o setor ganhe cada vez mais for-ça no aumento e na qualidade da produção agrícola”, afirmou.

Para todo o País, estarão disponíveis R$ 107 bilhões para agricultura não familiar e ou-

tros R$ 16 bilhões de crédito ru-ral destinados à agricultura fa-miliar. No último ano-safra, de julho de 2010 a junho de 2011, cerca de R$ 1,4 bilhão foram aplicados em crédito rural no Espírito Santo, por meio de ope-rações realizadas pelo Banes-tes, Bandes, Banco do Nordes-te, Banco do Brasil e Sicoob-ES.

A Secretaria de Estado da Agricultura, em conjunto com os agentes que operam crédito no Estado, pretende lançar ainda em agosto des-se ano, as principais metas e prioridades de aplicação de crédito em terras capixabas

para o ano-safra que está co-meçando. “Na última safra, já batemos o recorde em vo-lume de aplicações de cré-dito no Espírito Santo, ago-ra estamos integrando as ações dos agentes financei-ros e do Governo do Estado para, além de ampliar os re-cursos, qualificar ainda mais os investimentos no campo, priorizando áreas e produto-res que mais necessitam de incrementos tecnológicos para ganharam competitivi-dade na condução de suas atividades agrícolas”, afirma Bergoli.

Governo expande recursos aos produtores

Page 7: Domingo 24/07/2011

07Folha do E. SantoDomingo, 24 de Julho de 2011Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Conheça um pouco mais sobre as Óticas DinizAs ÓTICAS DINIZ trabalham incansavelmente para agregar as suas qualidades técnicas e o melhor atendimento disponível no mercadoótico, com diferenciais que somente quem é líder pode oferecer. Visi-te as ÓTICAS DINIZ na Rua 25 de Março, nº 02, no centro da cidade.

Reunião com presidentes de partidosOs presidentes de partidos políticos dos municípiosde Atílio Vivacqua, Cachoeiro e Vargem Alta, foram convidados pela Juíza Eleitoral da 2ª Zona, KELLY KIEFER, a participarem da reunião no próximo dia 28 de julho, às 14h, no Salão do Júri do Fórum De-sembargador Horta de Araújo, que abordará ins-truções sobre a utilização do sistema Filiaweb, bem como orientações referentes às eleições em 2012.

Entenda o FiliawebO Filiaweb é aplicação desenvolvida pela Justiça E-leitoral para que os partidos e o cidadão possaminteragir de forma on-line com o Sistema de Filia-ção Partidária. Para utilização do Filiaweb, o usuário deverá estar habilitado perante a Justiça Eleitoral, mediante obtenção de senha, de acordo com a Lei.

VITRINE e s s a t o d o m u n d o v ê

CVC Viagens: passagens aéreas em até 10x sem jurosAproveite já as melhores ofertas de passagens aéreas nacionaise internacionais do mercado, com parcelamento em até 10x semjuros no boleto bancário. Só na CVC VIAGENS você tem parcela-mento imbatível, sem comprometer seu limite no cartão de crédito.

Destaque

LEONÍDIO ARRUDA, diretorda Universidade Paulista - UNIP Interativa, Pólo Cachoeiro, é odestaque especial de domingo.

Foto: AGG

Foto: AGG

O empresário JOSÉ TEIXEIRA PIRES, o ZEZÉ, ho-mem forte da Devassa, em todo o Sul do Estado.

Foto: AGG

Entre “Aspas”“Quando acordar, a primeira coi-sa é agradecer a Deus pela exis-tência; por mais um dia. Depois

é abrir o sorriso e dar a todos um“bom dia”. Seu dia certamente será muito melhor e mais feliz!”WAGNER MEDEIROS JÚNIOR,

superintendente do HospitalEvangélico de Cachoeiro - HECI.

PT do B de Cachoeiro nos bastidoresO PT do B de Cachoeiro está acompanhando as no-vidades do mercado político nos bastidores. Não dá as caras. Trabalha em silêncio! Poderá surpreender!

O ex-governadordo Estado, PAULO

HARTUNG, emvisita ao Hospital

Evangélico deCachoeiro - HECI,

posou para fotocom a prestativa

funcionária daSuperintendência

Regional de Saúde do Sul do Estado,

MARLENE ARAÚJO.

28 3511-2029

O vereadorlicenciadotenenteMOULON,ao renovarsua carteirade motoristano CentroMédico ePsicológicode Cachoeiro- CMPC, foimuito bematendidopor um dostitularesda clínica,o médicoMARCOSVINÍCIUSPINHEIRO.

Adquira no quiosque da NELSAT, no primeiro piso do Shopping Cachoeiro, ou ligue para 28

3521-9991, a sua SKY Livre, a parabólica digital da SKY, sem mensalidade e com 43 canais.

Sky Livre é na Nelsat

Nosso bom dia especial de hoje para GERALDO BALARINI, em-presário de sucesso da BAREZY.

Bom dia especial

Page 8: Domingo 24/07/2011

08 Folha do E. SantoDomingo, 24 de Julho de 2011 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

40 Graus

+ Edson Baense gra-va seu novo DVD ao vivo durante show na fes-ta de Cachoeirinha+ Maurício Dias retornando às noites cachoeirenses com seu violão de sete cordas+ Festa de Alegre se apro-ximando e a coordena-ção anunciando a pre-sença da banda Skank+ Teatro municipal Rubem Braga com extensa pro-gramação para este mês

+ Lei João Inácio con-templando vários atores do folclore de Cachoeiro+ Hoje é dia de MotoCross na cidade, no campo de aviação, bairro Aeroporto+ Arildo do violão má-gico encantando o clu-be da seresta de Cachoeiro+ Grupo Gota, Pó e Poei-ra preparando nova mon-tagem para o próximo mês+ Caminhadas de Burara-

ma atraindo cada vez mais adeptos da vida ao ar livre+ Conceição do Caste-lo prepara sua mega-fes-ta para o próximo mês com variadas atrações+ Associação Asteca de te-atro movimentando dire-tores e atores de Cacho-eiro em vários eventos+ Grupo 522, originário de Cachoeiro, é o suces-so nas rodas de samba da região da Grande Vitória

Oficinas II Arte - A oficina é gratuita. Aproximadamente 25 estu-dantes devem participar da ca-pacitação que será ministra-da por Gil Mendes, professor da Escola de Teatro, Dança e Música Fafi, diretor da Cia de Dança In Pares e diretor artís-tico do Grupo de Dança Afro Negraô. Informações na Se-cretaria de Cultura de Caste-lo com Denivam – (28)3542-8532.

CristovãoFesta - Em Conceição do Castelo a comunidade de São Cristovão, BR 262, km 120 está convidando a to-dos os motoristas e o povo em geral para louvarem à São Cristovão pe-los XLIX anos (1962 à 201 1). A festa acontecerá hoje a partir das 09h horas. São Cristóvão é o protetor dos motoris-tas e dos viajantes. Sua memória é comemorada no dia 25 de julho. “Cris-tóvão” significa “Aquele que carrega Cristo” ou “porta-Cristo.

Cultura - A obra do poeta Newton Braga está inspiran-do a produção de ilustrações, curtas-metragens, contos e po-emas em Cachoeiro de Itape-mirim. Estudantes de es-colas municipais e estaduais e tam-bém de turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) de unidades prisionais do municí-pio têm a chance de participar de um concurso cultural com trabalhos nessas categorias. As inscrições estão abertas e vão até o fim de julho. A iniciativa é da Prefeitura de Cachoeiro e faz parte das comemorações do centenário de nascimento do escritor.

Newton

Arte – Em Castelo, já estão abertas as inscrições para a oficina de capacitação em dança com o tema ‘Com-posição Coreográfica’. As aulas acontecem entre os dias 29 e 31 de julho, no Teatro Municipal de Caste-lo, e são direcionadas aos alunos das escolas públi-cas e privadas do municí-pio que já são iniciados na dança. Os interessados de-vem procurar às suas res-pectivas escolas..

Oficinas

Inverno Lazer - Durante dez dias, Do-mingos Martins volta a ter a música presente nas ruas do Centro. Até o dia 31 de ju-lho, acontece o XVIII Festi-val de Inverno do município, com o objetivo de valorizar a música clássica e popular, pro-pondo um evento singular no Estado do Espírito Santo, o único do gênero. Sob a con-sultoria artística do maestro Helder Trefzger, regente titu-lar da Orquestra Filarmônica do Espírito Santo (Ofes), a 18ª edição do evento, cujo tema é "Passeando por Franz Liszt e Nelson Cavaquinho".

Homenagem Cultura – No dia 13 de se-tembro, dentro da programa-ção dos cem anos de Newton Braga acontece o lançamen-to das reedições de "Liris-mo Perdido", de 1945, "His-tórias de Cachoeiro", de 1947, e "Cidade do Interior", de 1959, e do título inédi-to “Uma Voz da Província”, com artigos de crítica literá-ria do escritor. O local esco-lhido foi às dependências do Centro Operário e de Prote-ção Mútua.

O vice governador GIVALDO VIEIRA (E) e o presidente da Câmara, JÚLIO FERRARI, participaram do evento Bom de Bola, no bairro Villa-ge da Luz, em Cachoeiro de Itapemirim-ES

Os empresários POLONI e KEILA LEITE, da Oficina do Corpo Academia, participaram da Rio Sports Show 2011, feira que reúne os principais fabricantes e importadores de equipamentos de musculação e acessórios de ginástica.

Alimentação Festa – Os bares e restaurantes de Cachoeiro de Itapemirim vão participar de um giro gastronô-mico durante a feira internacio-nal do mármore e granito, a Ca-choeiro Stone Fair 2011, que será realizada entre os dias 23 e 26 de agosto. A ideia é que, nes-se período, os estabelecimentos batizem seus pratos com os no-mes dados às variações e tipos de rochas ornamentais produ-zidos no município. O circuito será coordenado pela prefeitura, por meio da subsecretaria de Tu-rismo. Os interessados em par-ticipar da reunião devem entrar em contato com a subsecretária de Turismo pelo telefone 3155-5110.

Lei Cultura – Além de recebe-rem um prêmio especial da Secult, os mestres Adeval-mira Adão Felipe - mestra do grupo de caxambu San-ta Cruz, de Monte Alegre (Pacotuba); José Paulino da Silva (Zé Palhaço) – pa-lhaço da folia de reis San-ta Ana, do bairro Zumbi; Hyldo Caetano – mestre do caxambu Alegria de Viver, de Vargem Alegre (São Vi-cente); e Izaías Quirino da Silva - mestre dos grupos de bate flechas e da charo-la de São Sebastião de Alto Paulista (Burarama) foram contemplados pela lei cul-tural Mestre João Inácio

Page 9: Domingo 24/07/2011

O norte-americano William B. Wright, de 55 anos anos, foi condenado a 45 dias de cadeia em St. Petersburg, no estado da Fló-rida (EUA), por filmar por baixo das saias de mulheres, segundo reportagem da emisso-ra de TV "WTSP".

Mesmo com sua filha recém-nascida, Harper Seven, e seu clube, o Los Angeles Galaxy, ain-da estar em pré-temporada, David Beckham não deixou de trabalhar e fez uma partici-pação especial em um episódio do desenho animado Take Two With Phineas and Ferb. O jogador de futebol se mostrou muito sim-pático e entrou na brincadeira dos persona-gens, onde interpretou diferentes situações ao lado do menino Phineas, que é um entre-vistador de talk-show.

“A única sequela é a emocional.”, Diz Dinho Ouro Preto sobre acidente que sofreu em 2009.

Rainha do Bumbum Aos 52 anos e incontáveis plásticas depois ("Aca-bei de fazer uma troca de prótese de busto, afi-nal, uma mulher da minha idade não tem mais essa coisa de rigidez na pele, uma hora a gente tem que se cuidar mesmo,

né?"), Gretchen é aponta-da por muita gente como precursora de dançarinas do axé ou das mulheres--fruta do funk, que sur-giram também abusan-do das generosas curvas como um dos artifícios para chamar a atenção.

JRC O L U N A

Fiorella Mattheis marcou presença no terceiro dia de desfiles do Vitória Moda Show, no Centro de

Convenções de Vitória, no Espírito Santo, na noite de sexta-feira (22).

Publicado na internet

Estudantes batem recorde Cinco estudantes domini-canos entraram na quar-ta-feira (20) para o Guin-ness, livro dos recordes, ao lerem em voz alta uma obra do ex-presidente Juan Bosch por 300 horas seguidas em Santo Do-mingo, na República Do-minicana. Com a marca, Carlos Jose Reyes, Cristian Rodriguez, Martha Esther Madera, Randolfo Jime-nez e Jose Manuel Bue-no superaram o antigo recorde de 240 horas es-tipulado em 2009.

Falsa bombaO norte-america-no Jeffrey Bore-man, de 37 anos, foi preso na cida-de de Largo, no estado da Flórida (EUA), acusado de colocar uma fal-sa bomba em seu próprio carro, se-gundo reportagem do jornal "St. Pe-tersburg Times".

Tubarão salmão de 1,2 mUm filhote de tuba-rão salmão de 1,2 me-tro foi flagrado na ma-nhã de quarta-feira (20) em uma praia de Lagu-na Beach, no estado da Califórnia (EUA). Espe-cialistas acreditam que o tubarão pode ter se ferido em uma rocha ou ter sido atingido por um golfinho, por-que ele tinha uma lesão na região do estôma-go, segundo reporta-gem da emissora de TV "KTLA".

Presa após casamentoApós ser presa no sába-do (16) logo após seu casamento em Jack-son (EUA), a america-na Tammy Lee Hinton, de 53 anos, foi deti-da novamente na se-gunda-feira (18) após não comperecer a uma audiência no tribu-nal marcada para esse dia, segundo a emisso-ra "NBC No sábado, a polícia prendeu a mu-lher após cumprir um

mandado de prisão que havia sido expe-dido há três anos con-tra ela. Tammy pagou fiança e depois voltou para sua festa de casa-mento. No entanto ela deveria compareceu à audiência no tribu-nal na segunda-feira. A fiança de Tammy foi fixada em US$ 100 mil. Conforme a "NBC", seu marido está pensando em pedir o divórcio.

ARnOlD SCHWARZEnEggER

Os últimos tempos de Arnold Schwarzenegger não são dos melhores. Além do divórcio com sua ex-mulher Maria Shriver, onde deverá dividir cerca de US$ 400 milhões (R$

622 milhões), seu filho Christopher sofreu um acidente grave, enquanto surfava em Malibu, na Califórnia. Porém,

por meio de um comunicado, Schwarzenegger e sua ex-mulher agradeceram a todos as pessoas envolvidas no resgate de seu filho de apenas 13 anos. “Em nome

de nossa família, queremos agradecer os paramédicos e salva-vidas que responderam com tanta rapidez , assim

como os médicos, enfermeiras, o pronto-socorro e os fun-cionários do hospital que cuidaram do nosso filho.

SElEnA gOMEZ >>Selena Gomez sempre é a doce e boazinha nos fil-mes ou séries dos quais participa, porém ela não descartou a possibilidade de aparecer em um filme dramático."Provavelmente farei isso com o tempo. Sou aber-ta a todas as possibili-dades de fazer coisas, mas não no momento", disse a namorada de Justin Bieber.

Danielle Winits está aproveitando o tempo disponível para curtir ao lado de seu filho mais novo, Guy, fruto de seu casamento relâmpago

com Jonatas Faro. A atriz foi clicada na noite de sexta-feira (22) em um shopping da Zona Sul do Rio de Janeiro, com o pe-queno no colo.

Filho mais novo

Desenho animadoDi

ficul

dade

s co

m m

ulhe

res

Reynaldo Gianecchini, que está em cartaz com o espetáculo Cruel, em São Paulo, brincou com a lenda criada em volta de seu nome em entre-vista à rádio Trip FM, realizada na noite de sex-ta-feira (22). Quando questionado se o fato de saber que poderia conseguir qualquer mulher do país mexia com a sua cabeça, ele riu e disse que as coisas não são bem assim. Para a surpre-sa de todos, o galã revelou que enfrente várias dificuldades com as mulheres e que não é nem de longe tão pegador quanto todo mundo ima-gina, mesmo com a fama e a pinta de bonitão.

Carcaça de bodeQuirguizes disputaram na quinta-feira (21) em uma região a cerca de 400 km

da capital Bishkek, no Quirguistão, uma com-

petição de Kok-boru, na qual os participantes ten-tam levar até o gol adver-sário, usando a força dos braços, a carcaça de um

bode. O Kok-boru é con-siderado um esporte na-

cional no Quirguistão.

co luna j r@fo lhaes .com.br

Page 10: Domingo 24/07/2011

10 Folha do E. SantoDomingo, 24 de Julho de 2011 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Vendo sítio na Tijuca com telefo-ne, urgência. 2 Alqueires. Entrar em contato 3517-4609.

Vendo terreno 600m2, escritura-do, com muro de arrimo e muros de divisa prontos. Alto Vila Rica, tra-tar fone (28) 8801 6290. Valor R$ 250.000,00.

Vende-se um lote no bairro Gilberto Machado próximo ao Jaraguá. Dina - 9956 5151

Vende-se / troca-se por uma casa no litoral. Uma casa no Bairro Zum-bi. 100m2 , rua José Félix Cheim Nº 32. Tel. 9884-1671, falar com Ilario Ribeiro.

Vende-se um terreno, na rodovia Cachoeiro x Muqui em Santa Fé de Baixo. 4.600 m² a 8 Km de Cacho-eiro. Terreno com água. Tel 3522-8455 - 9956-7735. em frente ao as-falto.

Vende-se uam Casa na rua Cardo-so nº 300, Próximo ao Condomínio da Polícia Federal. Em Itaóca Praia - 3511-5094 / 9991-4242 - Luciano

Vende-se casa no bairro Gilson Ca-roni, Valor R$ 20 mil. tel 9921-6932 - Josué ou 9978-8177 Edson.

Vende-se uma casa no Alto Village com 140 m² quadrados de área, e uma sobra de terreno nos fundos que pode ser feita outra casa. Toda murada com excelente localização em uma esquina que liga Rua Wa-lace de Castro Barbosa com a rua Papa Pio XII. Próximo Cólegio, su-permercado, posto milica, creche e praça de laser. 2 quartos, sala, co-zinha, 2 banheiros, copa, garagem para 2 carros, terraço. Preço R$ 95.000,00. troca-se por casa peque-na em Marataízes com volta em di-nheiro. 9885-6333 e 9905-9409

VENDO APARTAMENTO, com Es-critura, no Conj. Residencial Áttila Vivacqua, BL. D2B, Ap. 203, Bairro Independência, com 03 quartos, 02 banheiros, 01 quarto de empregada com área de serviço, cozinha, copa e sala de estar. Reformado com ar-mários embutidos, piso de mármo-re e granito. Valor: R$ 210.000,00 – À VISTA. Tratar com Fabrício – (28) 9955-1197.

Vende-se um apartamnento todo re-formado na Rua Raimundo Andrade Edifício Paulo Sul, Apartamento 403 - IBC - Tel 9925-0930 e 3521-4485 , Audicéia

Vende-se 2 casas no bairro Gil-

son Carone. Uma no valor de R$ 70.000,00 e a outra no valor de R$20.000,00. Contato 9921-6932. Vende-se apartamento em cons-trução com previsão de término em Dezembro/2011. Ed. Mikonos - 3º andar - aptº 303 - Bairro: Gil-berto Machado - 3 quartos, lindo, área de lazer comum com pisci-1na na cobertura. Telefone: 3522-5609 / 9883-1663. Falar com Lu-ciana.

Vende-se casa com 80m² de cons-trução e área total de 300m². Rua principal Corinto Barbosa, Village da Luz. Interessados tratar pelo tel: (28)9881-3055. Tratar com Leandro. Preço a combinar.

Vende-se, casa de 100 m² na Rua Alfredo Levy Ramos nº 62, bair-ro: Novo Parque em frente a praça, mais ônibus na porta. Tratar direto com o proprietário - França : 9939-0031

Vende-se três casas na rua Papa João Paulo I nº 21 - Vila Rica - Próx. ao Clube do tiro. R$ 280.000,00 tel 3517-0324

Vende-se um sítio, no Retiro com 3 alqueires, no valor de R$ 320 mil. Telefone para contato: (28)9984-2009. Tratar com Zé Mauro.

Vende-se uma casa com 80m² com quintal para construção de uma casa de 60m², 3 quartos, 2 varan-das, sala, copa, cozinha, 1 banheiro, garagem, resistência para 2 casas em cima, terraço, escritura. Loca-lizada no bairro Alto Novo parque. Falar com João Lourenço. Tel(28) 3517-1824 / 92534339 ou Sandra Silva (28)9901-4592. Valor: R$60 a 65 mil ou preço a combinar.

Vende-se um sítio, em Sã Simão, distrito de Tijuca, com 1,5 alquei-re, com casa, água e luz. Valor: de 150 mil. Telefone: 9984-2009. Tratar com Zé Mauro.

Passa-se um ponto de loja na Rua Eugênio Amorim, nº 18, sala 102. Em frente ao Móveis Rafael. Telefo-ne (28)3521-7247 ou (28)92585048. Falar com Rose. Preço a combinar.

LOJA TRADICIONAL DE MODA FEMININA - GLÓRIA–V.VELHA • Rua de maior movimento comer-cial • Toda montada • Estoque • Es-trutura fiscal em dia • Funcionários treinados • Certidões negativas de todas as esferas • Faturamento ga-rantido. 20 anos de mercado - Car-teira de 10.000 Clientes TRATAR DIRETO COM O PROPRIETÁRIO, SEM INTERMEDIÁRIOS.TEL: (27) 3229-6393/ 9252-9286/ 9961-6530

Vende-se um terreno na rua Elias dos Santos, Bairro Basiléia medin-do 200 m² - Contato: Ronaldo (27) 9243-9110VENDO TERRENO, Bairro Gilber-to Machado, excelente localização, 400m², c/21 metros de frente, R$ 78.000,00. Fone - (28) 9985 2341

Aluga-se ponto comercial de 2m² ide-al para chaveiros, no Edificio Franklin( Térreo ) tratar no tel 3522 1660, ou no local procurar Erick ou Simone

Alugo apartamento terreo (temporada) em Marataízes Cidade Nova, c/ 3 quar-tos, varanda e garágem (interna) p/ 2 automóveis. Contato: (28) 9985-7080.

Alugo no Bairro Gilberto Machado, com 4 quartos, com 4 vagas de garagem. 2

LEILÕES JUDICIAIS SERRANO, Imóvel indl. c/ 02 Galpões e escri-tório 1,640 m², 2,15 ha a.t., Cacho-eiro de Itapemirim / ES. Inicial R$ 257,741,00 . www.leiloesjudiciais.com.br 0800-707-9272

Vende-se 2 apartamentos - 2º e 3º andar, com 154 m² semi acabado (faltando acabamento interno), com 3 quartos (1suite), com ampla área projetada para bar e churrasqueira e garagem - KM 90 ótima localiza-ção. Falar com Elimário - 9252-7404 e 3511-3886

Um galpão, 500m² em Marataízes, excelente localização, 9945-4646. Vilceir

Vende-se dois andares de casa com terreno de fundo, no bairro Paraíso, ótima visinhança. Falar com Jorge. Tel:3517-5104 / 9969-4325

Vende-se um terreno de 190m2, no bairro Paraíso, rua Gonçalvez co-elho, nº11, pr´poximo ao Bar do Fabrício, Valor R$35.000,00. Tel: 92510287, falar com Ezequiel

Vende-se uma casa no bairro Gil-son Carone, urgente. Valor R$ 25.000,00 aberto a negociações. Tratar com: (28) 9921-6932 / (28) 9968-1376

Vende-se uma casa no bairro Gilson Carone, Valor R$ 20mil, com urgên-cia, tel 9921-6932.

Vendo terreno situado no Alto Vila Rica ótima localização, valor R$ 45.000,00 aceito troca por au-tomóvel.Tel:9884-3458.

Vende-se ou troca-se por uma casa na praia. 100 m² . Av. Linha Verme-lha, José Felix Cheim Nº 32 - Bair-ro Zumbi - Tel: 9884-1671 - Ilário Ri-beiro

Vendo loja de papelaria, xerox, bou-tique e etc, toda montada em perfei-to estado, em funcionamento, com firma registrada a 21 anos, no mes-mo local, endereço Av. Monte Cas-telo, Independência, sem nenhum protesto. Boas condições de paga-mento. Motivo: Mudança de cidade. Telefones de contato, 9901-7350 e 9255-9631.

Vende-se um lote. 390 m², bair-ro Gilberto Machado. Excelente localização, contatos pelo tel 28 3511-6249 - 9956-5151. Falar com Dina

Ford Fiesta Hatch 1.6 (flex) - 2010/2011 - Preto – 18.000 km - Completo, único dono, revisado, - IPVA pago, ainda na garantia e com cheiro de novo. Tratar 9916-3443

Vende-se Palio quatro portas, preto, comple-to, unica dona. R$ 3.000,00 de entrada e mais 49 x de R$ 672,00 - 9925-0001 ou 3036-4201

Astra Elegance Sedan ano 2004/5 – 2.0 – Flex – Completo. contato: [email protected]. Telefones: (27) 8116-6362 ou (27) 3019-4343

Vende-se um Gol geração 4 preto 4 portas 2006/2007, básico com alarme e trava, único dono. Tel 9271-8032.

Vendo ou troco Citroen C3 Completo 1.4, 2010/2011. Falar com Márcia 3522-7892 / 9938-2254

Pálio Branco 2 portas 1.0 fire 2003/2003 bá-sico R$ 14.000,00 ou R$ 6.500,00 entrada +27 x 364,16 - Ana Cláudia 28 9983-0001

Fiesta Hatth.0 2005 1.0, motor zettech-rocam, trava e alarme, cor prata, superconservado R$17.500,00 - 9923-5777 Vende-se D20 ano 89, cor vermelha, di-reção Hidráulica, 2 portas - 9975-0268 / 3511-6563 ou 9955-3966

F4000 ano 87 carroceria dobrada Filé, Ven-do ou troco por casa na praia tel: 9905-0970 -Nando

Vende-se GOL 96 (quadrado), nota 1000, 1.0 gasolina, IPVA 2010 pago. Branco, duas por-tas R$ 9,000,00 Tel: 9985-8849 e 3511-6133.Vende-se Fiat Strada, vermelho, 2001, mo-

Passa-se Farmacia montada. Para re-ais interessados entrar em contato - 28 9918 6044.

Vende-se um Refrigerador Eletrolux 37 ano 2004 R$ 500,00 - 1 Fogão Daki 2003 R$ 200,00 e um Depurador Suggar R$ 100,00 . Tel 3511-4648. Falar com Hélio ou Ana Maria

vendo 01 carregadeira Caterpillar 988a ano 1976, funcionando em per-feito estado. 04 pneus em bom es-tado. Tudo funcionando. Aceitamos troca em granito. Valor R$ 70.000,00. Contato: 21- 7817-9727 aloisio.

Vendo loja de papelaria, xerox, artigos de presente, boutique e etc. Toda monta-da, funcionando em perfeitas condições na Avenida Monte Castelo, 53, bairro In-dependência, firma registrada com mais de 10 anos de funcionamento, motivo da venda: Mudança de cidade. Telefones de contato, 28 9901 7350 e 28 9255 9631, boas condições de pagamento.

Aluga-se Loja 35m² com mezanino ex-cel. Localização no 2º piso do shop-ping Cachoeiro. Aluguel a combinar. (28) 9968-3145

VENDE-SEJazida de Mármore Branco

em Prosperidade com 44 ha. Tel (27) 9846-6217

VENDE-SE

VENDE-SE

2 BALCÕES BRANCOS 1,40X40X1,14

C/ DIVISÕES DE VIDRO E PORTASBALCÃO BRANCO 1,10X1,10X1,00

C/ DIVISÕES DE VIDRO CONTATO:9985-1506

1 amassadeira 25 Kg (Gepanix)2 armários de Pão de Sal

1 Vitrine Vasorâmica Gelopar 2m1 divisória

1 Vitrine polar 1,80 m1 Caixa Polar1 Cafeteira

1 forno a Gás de 8 telas1forno de Lenha de 5 telas

9925-1398Wellington

tor 1,6, completo, IPVA 2010 pago, R$ 19,000,00 Tel: 9985-8849 e 3511-6133.

Vende-se Fiat Palio, azul, 2004/05, mo-tor 1,0, ar condicionado, 2 portas, IPVA 2010 R$ 18.500,00 Tel: 9985-8849 e 3511-6133.

Chevette ano 93, álcool, pintura nova, azul metálico, estofamento novo, trava e alarme. 9945-4646 Vilceir

Fiorino Furgão Ano 2006 - 1.3 FIRE 54.000 KMS Original (Semi-Novo). Vendo melhor oferta. Fone: (28)8804-5940.

Honda Fit 2005/2005 completo auto-mático. Prata. 3521-6854 / 9975-1026

Fiorino 94, carroceria estendida. R$ 10.200,00 - 9945-4646 (Vilceir)

Vespa 76. Preta - R$ 1.500,00. Vilceir 9945-4646

Capota estrada de fibra, semi-nova. Vilceir 9945-4646

suites,salas de estar e de jantar,cozinha, área de serviço, depêndencia de serviçoexcelente area de lazer. Dina 9956 5151

Vendo e alugo casas e apartamentos para carnaval e temporada de verão. Rua sete de setembro nº 220 - Marataízes (28) 3532-5250 - (28) 9962-3130

ALUGO SALA COM ESCRITORIO MO-BILIADO EM CACHOEIRO. BAIRRO IBI-TIQUARA. ACESSO À INTERNET BAN-DA LARGA, RECEPÇÃO, LUZ, ÁGUA, IPTU INCLUSO NA MENSALIDADE. R$ 500,00. TEL. (28)3517.2351

Praia de Itaoca - Casa - Aluguel de casa para temporada.Ótima localização, capa-cidade para 12 pessoas. (28) 3529-2043 / (28) 8805-6499, falar com Beth.

Itaóca Praia - Aluguel para temporada casa ampla e arejada - 2 quartos, 2 ba-nheiros, garagem, 3 quadras da praia - Ótima Localização. Beth (28) 3529-2043 - 8805-6499.

Aluga-se ponto comercial no Edificio Franklin no centro da cidade de cacho-eiro de Itapemirim próximo ao Posto Oa-sis. sala com 2m² ideal para chaveiro, tel 35221660 ou tratar no proprio Edificio.

Aluga-se apartamentos e salas comer-ciais no Edificio franklin, no centro da ci-dade de cachoeiro de itapemirim TEl 3522 1660Aluga-se uma casa na Rua Padre José de Anchieta, Ilha da Luz. Com 2 quartos, sala x copa, cozinha, suite, terraço e cobertu-ra - 3511-5094 / 9991-4242 - Luciano

Aluga-se um apartamento com 2 quartos, sala , cozinha e banheiro. Rua Nilton Pra-do nº 04 - Bairro Ibitiquara. Próximo ao Tiro de Guerra. Falar com Edna: Tel 3511-5644 ou 9976-2070.

Page 11: Domingo 24/07/2011

11Folha do E. SantoDomingo, 24 de Julho de 2011Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Vende-se um volante Joystick universal, com carregador e pi-lha. Valor: R$300,00. Contato: (28)3522-1159 / (28)3515-0435 / (28)9955-1357. Falar com João ou Igor.

Máquina de recarga de cartucho semi-nova, com pressurizador e alguns ml de tinta- barato - 9955-3120 ou 3517-8437

Computador Processador In-tel P4 2.26 Ghz. 1Gb de RAM, HD 40 Gb gravador de CD - Monitor 17” CRT LG - Tecla-do - Mouse Ótico - Conjun-to branco. WinXPSP3 - Office 2010 - PhotoShop CS5 - MSN 2011. etc. R$ 400,00. Única dona e com 3 meses de ga-rantia, Falar com Wellington - 9974-3827 - 3518-7396

Serviços de informática em geral, manutenção, redes, roteamento de modem, com-partilhamento de internet. Orçamento gratuito em do-micílio - 9882-6613 - Ander-son Castro.

REPRESENTANTE COMERCIAL.Procura representada para Curiti-ba e região metropolitana. Como re-presentante ou preposto. Tratar 041-9969-2155 emial [email protected]. Mande a c/c que deposito o valor. Att.Pedro.

OPORTUNIDADE DE EMPREGOA Embratel chegou em Cachoeiro, e está cadastrando vendedores para o Livre, o melhor telefone fixo do Brasil. Seja um vendedor do Livre: entregue ainda HOJE o seu curriculum com foto no ponto de vendas da Embratel, no Shopping Ca-choeiro, 2º piso. Esta é uma excelente oportunidade de ganhos permanentes.”

INSTRUTORES DE INFORMÁTICAExperiência no ensino de informá-tica, boa verbalização, boa didática. Ambos os Sexos, disponibilidade de horários. Empresa sólida no merca-do a vários anos assina carteira e dá toda estrutura ao candidato. Contatos 3511-1990.

Procuro emprego como balconista, Auxiliar de Cozinha ou recepcionista. 9925-6429 - Claudia

Precisa-se estoquista de auto peças, preencher currículo pelo site www.pe-gab.como.br

VAGA DE EMPREGOAmbos os sexos, nível universitário.

Curriculum através do site:www.empregar.xpg.com.br

EXCURSÃO VASCO

X

BOTAFOGO

LOCAL DO JOGO ENGENHÃO OU SÃO JANUARIO.

DIA 07/08/2011,SAIDA 06/08/2011 AS 00 HS BAR DO CLAUDINHO NA

VILA RICA,PASSEIO NO RIO DE JANEIRO.CONTATO VALTINHO.

vivo(028)9925 4535. tim (028) 8122 4699.

*ONIBUS EXECUTIVO*

2º. Grau completo (Minino) - conhecimento em Sistemas Operacionais ( Linux, Windows) - conhecimento em Redes TCP/IP - noção de manuten-ção de hardware - Disponibilidade - conhecimentos em rede HFC.

Enviar Currículos:e-mail: [email protected]: Rua Resk Salin Carone, 22 – Bairro Gilberto Machado (atrás da Rodoviária)

CONTRATA-SE ANALISTA SUPORTE JR

2º Grau completo, conceitos básicos de informática, residente no mu-nicípio e experiência na área. Benefícios: Ticket Refeição, vale transporte, comissão e plano saúde (após o término de contrato de experiência).

Enviar Currículos:e-mail: [email protected]: Rua Resk Salin Carone, 22 – Bairro Gilberto Machado (atrás da Rodoviária)

CONTRATA-SE VENDEDOR EXTERNO

Vende-se restaurante com excelente localiza-ção. Todos os registros, tributos e encargos em dia, estrutura completa para atender a

necessidade da grande clientela que já é fixa e regular, tanto de pessoas físicas quanto jurídi-cas, inclusive com contratos em vigência. No mercado a quase 20 anos. Excelente média de faturamento mensal. Informações pelo fone:

3522-0495. Falar com Célia ou Nathália.

VENDE-SE RESTAURANTE

Page 12: Domingo 24/07/2011

12 Folha do E. SantoDomingo, 24 de Julho de 2011 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Fonte: Agência do Trabalhador de AnchietaEndereço: Rodovia do Sol, 162, Km 27,5 – Vila Residencial SamarcoGinásio de Esportes – Anchieta/ ES -Telefones: (28) 3536-3488 / 3536-3662 / Fax: 3536-3662 - E-mail: [email protected]

Com a intenção capacitar o empreendedor em busca de sucesso e do aprendizado para atender o próprio negócio foi feita a programa-ção anual de capacitação dos tomadores de crédito do NossoCrédito em Piúma.

Os cursos oferecidos estão abertos para to-dos os empreendedores locais e ao todo estão sendo oferecidas 50 vagas por curso, sendo que a maioria delas devem ser preenchidas com clientes NossoCrédito, de acordo com as normas do Sebrae.

A qualificação vai acontecer no Ifes Piúma nos dias 04, 05, 11, 12, 18 e 19 de agosto a par-tir das 17h30min. As inscrições estão abertas e deverão ser feitas no NossoCrédito, que fun-ciona dentro da Prefeitura Municipal de Piúma,

com a agente de crédito Kétila Bayer.“O sucesso da primeira rodada de cursos

nos motivou a realizá-los novamente, pois os empreendedores que participaram acabaram sendo propagadores das idéias disseminadas e os demais empresários locais não param de nos procurar querendo ser qualificados”, Marco Xavier, Secretário Municipal de Administração e Atendimento ao Cidadão.

O Sebrae divide os empresários em: micro empresário individual, micro empresário e em-presa de pequeno porte.

Depois de devidamente classificados, o Se-brae não apenas empresta o dinheiro para os pequenos empreendedores como também os ensina como trabalhar com o dinheiro para ob-

ter bons resultados em seus empreendimentos.Esta será a segunda vez que esses cur-

sos do Sebrae serão realizados no município de Piúma e para a realização dos mesmos a Secretaria Municipal de Administração e Aten-dimento ao Cidadão promoveu os cursos em parceria com o Sebrae que enviou os pales-trantes.

Cursos oferecidosControles FinanceirosPlano de Cadastro, Crédito e CobrançaCampanhas PromocionaisPlano de ComercioPlano de MarketingPlano de Vendas

http://www.es.gov.br

EDITAIS DE PROCLAMAS Saibam que pretendem se casar os noivos MAYCON

VINICIUS PEREIRA e TALITA DA SILVA PEREIRA. Ele é brasileiro, com 20 anos de idade, solteiro , filho de MIQUÉAS ROZA PEREIRA e MADALENA PEREIRA. Ela é brasileira, com 19 anos de idade, solteira , filha de EDMAR ALVES PEREIRA e REGINA MARTA DA SIL-VA PEREIRA. Se alguém souber de algum impedimento legal acuse-o para os fins de direito neste Cartório. Dou fé. Cachoeiro de Itapemirim-ES, 12 de julho de 2011 . Oficial: Bel. Fernando Brandão Coelho Vieira

Saibam que pretendem se casar os noivos NIVALDO CORDEIRO e MARIA PATRICIA RODRIGUES DA SIL-VA. Ele é brasileiro, com 31 anos de idade, solteiro , filho de NILTON CORDEIRO e CENIRA FARIA CORDEIRO. Ela é brasileira, com 28 anos de idade, solteira , filha de JOSE ROBERTO RODRIGUES DA SILVA e MARIA DA GLORIA SILVA. Se alguém souber de algum impedimento legal acuse-o para os fins de direito neste Cartório. Dou fé. Cachoeiro de Itapemirim-ES, 08 de julho de 2011 . Oficial: Bel. Fernando Brandão Coelho Vieira

Saibam que pretendem se casar os noivos LUCAS ATHAYDE VIANA e EMANUELLE FRANÇA ERVAT-TI. Ele é brasileiro, com 30 anos de idade, solteiro , filho de CAMILO LUIZ VIANA e MARIA HELENA ATHAYDE VIANA. Ela é brasileira, com 30 anos de idade, solteira , filha de JOSE CARLOS CYPRIANO ERVATTI e ANTO-NIA MÁRA FRANÇA ERVATTI. Se alguém souber de al-gum impedimento legal acuse-o para os fins de direito neste Cartório. Dou fé. Cachoeiro de Itapemirim-ES, 15 de julho de 2011 . Oficial: Bel. Fernando Brandão Coelho Vieira

Saibam que pretendem se casar os noivos LORENZO CARLO OLIVEIRA MOULIN e GELIANE FIM PIMEN-TA. Ele é brasileiro, com 36 anos de idade, solteiro , filho de OSMAR ROURE MOULIN e GLAUCIA MARIA DE

OLIVEIRA MOULIN. Ela é brasileira, com 30 anos de ida-de, solteira , filha de ANIZIO RODRIGUES PIMENTA e RITA FIM PIMENTA. Se alguém souber de algum impe-dimento legal acuse-o para os fins de direito neste Cartório. Dou fé. Cachoeiro de Itapemirim-ES, 15 de julho de 2011 . Oficial: Bel. Fernando Brandão Coelho Vieira

Saibam que pretendem se casar os noivos BRUNO HIPÓLITO CARDOSO DOS SANTOS e LAÍS DA SIL-VA FERREIRA. Ele é brasileiro, com 34 anos de idade, divorciado , filho de IVAIR HIPÓLITO DOS SANTOS e WALDETE CARDOSO DOS SANTOS. Ela é brasileira, com 21 anos de idade, solteira , filha de ANTONIO GON-ÇALVES FERREIRA e ADRIANA DA SILVA. Se alguém souber de algum impedimento legal acuse-o para os fins de direito neste Cartório. Dou fé. Cachoeiro de Itapemirim-ES, 08 de julho de 2011 . Oficial: Bel. Fernando Brandão Coelho Vieira

Saibam que pretendem se casar os noivos LUCAS RAI-LANDER DA SILVA RIBEIRO COSTA e JAQUELINE GOMES FERREIRA. Ele é brasileiro, com 18 anos de ida-de, solteiro , filho de ALBERTO MAGNO COSTA e CRIS-TINA DA SILVA RIBEIRO COSTA. Ela é brasileira, com 23 anos de idade, solteira , filha de ANTONIO JOSÉ FER-REIRA e MARIA JOSÉ GOMES. Se alguém souber de al-gum impedimento legal acuse-o para os fins de direito neste Cartório. Dou fé. Cachoeiro de Itapemirim-ES, 13 de julho de 2011 . Oficial: Bel. Fernando Brandão Coelho Vieira

Saibam que pretendem se casar os noivos STENIO MAGNAGO PARAHYBA e JAMYLE DE OLIVEIRA TORRES. Ele é brasileiro, com 27 anos de idade, solteiro , filho de ANGELO GAVA PARAHYBA e CLARINDA MAGNAGO PARAHYBA. Ela é brasileira, com 26 anos de idade, solteira , filha de JOSÉ VERLI TORRES e THEL-MA DE OLIVEIRA TORRES. Se alguém souber de algum

impedimento legal acuse-o para os fins de direito neste Car-tório. Dou fé. Cachoeiro de Itapemirim-ES, 13 de julho de 2011 . Oficial: Bel. Fernando Brandão Coelho Vieira

Saibam que pretendem se casar os noivos AMÓSEO CARVALHO DA SILVA e CAMILA VIEIRA GOMES. Ele é brasileiro, com 27 anos de idade, divorciado , filho de EDENILDO EMILIA DA SILVA e LAURECÍ CARVA-LHO DA SILVA. Ela é brasileira, com 21 anos de idade, solteira , filha de JOSÉ THEREZA GOMES e MARLUCIA VIEIRA GOMES. Se alguém souber de algum impedimen-to legal acuse-o para os fins de direito neste Cartório. Dou fé. Cachoeiro de Itapemirim-ES, 11 de julho de 2011 . Ofi-cial: Bel. Fernando Brandão Coelho Vieira

Saibam que pretendem se casar os noivos JOÃO BATIS-TA DE OLIVEIRA e CREONER MOREIRA DA SILVA MORAES. Ele é brasileiro, com 44 anos de idade, solteiro , filho de MARIA DEOLINDA OLIVEIRA DA SILVA. Ela é brasileira, com 40 anos de idade, viúva , filha de CALDE-CIO CAETANO DA SILVA e LUCIA MOREIRA DA SIL-VA. Se alguém souber de algum impedimento legal acuse-o para os fins de direito neste Cartório. Dou fé. Cachoeiro de Itapemirim-ES, 05 de julho de 2011 . Oficial: Bel. Fernando Brandão Coelho Vieira

Saibam que pretendem se casar os noivos MARCOS JONAS SILVA XAVIER e ROSILANE HENRIQUE DA CRUZ. Ele é brasileiro, com 23 anos de idade, solteiro , fi-lho de REINALDO BERNARDO XAVIER e MARIA MA-DALENA DA SILVA XAVIER. Ela é brasileira, com 21 anos de idade, solteira , filha de JORGE JERÔNIMO DA CRUZ e MARIA APARECIDA HENRIQUE DA CRUZ. Se alguém souber de algum impedimento legal acuse-o para os fins de direito neste Cartório. Dou fé. Cachoeiro de Itapemirim-ES, 12 de julho de 2011 . Oficial: Bel. Fernando Brandão Coelho Vieira

REGISTRO CIVIL PRIMEIRO OFÍCIO CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM-ESCARTÓRIO FERNANDO VIEIRA

Abertas inscrições para cursos de qualificação para empreendedor em Piúma-ES

Page 13: Domingo 24/07/2011

13Folha do E. SantoDomingo, 24 de Julho de 2011Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Pesquisado Por Joaquim Neiva - [email protected]!!! Encontrei no Tuitter o @OFARISEU. Fiquei surpreso com o humor fino de seu autor. André Botelho é Pastor presbiteriano e, com seu personagem, “O Fariseu”, segundo ele próprio, “busca ser apenas um humilde fariseu tentando viver sua hipocrisia com sin-ceridade!” É claro que as frases devem ser mais engra-çadas para alguém que “viva” o Movimento Evangélico, o que não é o meu caso, mas achei bem interessante e trouxe um pouco para você, meu amaaaadoooo leitor!!! Desfrute aí abaixo, varão!!! Hihihihihihi!!!

@OFARISEU: O HUMOR EVANGÉLICO

-Dê-me a castidade e o domínio próprio, mas não ainda” Agostinho-Nunca fui homofóbico, na verdade sou homoalérgico!-Finjo, logo existo !-A vaidade que motiva a fazer o bem é mais perigosa que a fraqueza de desejar o mal.-Debaixo de uma capa de altruísmo cos-tuma se esconder um coração egoísta em busca de elogios.-A maior barreira entre um religioso e Deus não são seus pecados, mas o orgulho da ausência deles.-Enquanto a igreja for uma fogueira de vaidades, no lugar de discípulos teremos só carvão. -No atual mercado religioso o fiel é a lenha que alimenta a fogueira de vaidades.-É sempre bom esclarecer que a “paixão de Cristo” não era chocolate.É realmente um alívio um “dia da men-tira” pra quem finge dizer a verdade to-dos os dias.-Nada como uma tragédia nova e distante para aliviar a minha indiferença com o so-frimento do meu próximo.-Se as igrejas desfilassem no carnaval ... o pastor poderia usar aquele tão sonhado terno com lantejoulas-Se as Igrejas desfilassem no carnaval ... muita gente não iria precisar gastar com mascaras !-Enquanto uns pedem chuva sobre os foli-ões na Sapucaí, outros pedem sol em seus retiros por aí, a quem o @ocriador vai ou-vir?-Amar o “próximo” é fácil, quero ver amar o “atual” !!-O problema do amor ao próximo é justa-mente a proximidade.-Não amo a Deus por estar muito distan-te e não amo o próximo por estar perto de-mais!-Tenho muito medo do que pode acon-tecer se esta moda de derrubar ditadores chegar às igrejas!-Quem comete o pecado da gula não entra no céu... e não entra na calça, não entra na camiseta... (via @DanielF_PA)-Como corvos nos amontoamos em torno do cadáver da graça barata, entorpecidos pelo veneno do evangelho sem cruz (Bon-hoeffer adapt.)-Ainda na expectativa para saber se a minha fantasia de “cristão engajado” também se queimou no incêndio do bar-racão.-Será que o fato de não conseguir engolir estes pregadores de televisão significa que sofro de “bulimía religiosa”?-Como cristão oro sempre pelo meu próxi-mo... , meu próximo Iphone, meu próximo carro, meu ... ( @JuliooCesar91 )-CSI Teológico - Pretensos teólogos que

ganham a vida discutin-do como Deus morreu e quem o matou.-Tem-se prega-do muito por aí o evangelho estilo “miojo light”: É rápi-do, fácil e sem sal.-"Senhor, se eu não aman-hecer vivo, que o Senhor limpe meu histórico de naveg-ação". A oração do @OFariseu. ( via @SantoHumor )-A compaixão é como pimenta em conser-va, bonito de se ver, difícil de experimen-tar.-Já Irritado, perguntei ao mendigo se ele dava recibo, ao que ele prontamente re-spondeu: CPF na nota, senhor?-A esmola é a melhor maneira de tirar o miserável do nosso caminho.-Prefiro que Deus more nos templos, as-sim não corro o risco de encontrá-lo quan-do eu estiver desprevenido.-Pegar fila ainda é a melhor evidencia de que não nos achamos mais importantes do que os outros.-A hipocrisia exige muitos anos de prep-aro, não tente imitar os políticos em casa sem o devido treinamento.-Qual será a fronteira entre a indignação moral e a simples inveja dos imorais?-O fariseu é aquele que usa anabolisante religioso para malhar os fracos na fé com o peso do legalismo. ( via @Jairoo_Filhoo )-Sobre a culpa, eu diria que pouco adianta afugentar os urubus se não fizermos nada com a carniça.-Bullying religioso - É o fardo que os fari-seus impõem sobre os mais fracos.-O poder religioso é sempre proporcional ao fardo que se impõe sobre os fiéis.-Para um novo ano: Uma promessa de transformação // Uma prece por provisão // e uma fezinha na acumulada, por que não?-Neste Natal, enquanto todos vocês es-tiverem comendo peru, estarei jejuan-do pelas criancinhas que passam fome no mundo.-O único bom velhinho que faz a alegria do natal continua sendo o bom e velho cartão de crédito.-O fariseu condena aqueles que vão à igre-ja só no natal para limpar a consciência. Mas ele vai todos os domingos pela mes-ma razão. ( @danielguanaes )-Neste Natal, seja um fariseu solidário, dê um brinquedinho de plástico para uma

criança fa-minta!- Q u a n d o a espiritu-alidade é um teatro, a platéia se torna a úni-ca motiva-ção.-História da Teologia - A teologia foi produzida na Europa,

deturpada nos Estados Unidos e consum-ida no Brasil. -A Igreja em Roma virou uma instituição, na Europa uma cultura, na América vir-ou Business e chegou ao Brasil e virou um evento.-Prefiro um Deus que me imponha leis, do que um Deus que me peça discernimento.-1% de dúvida ou 99% certeza significam a mesma coisa: nenhuma convicção. -Convicção é como um download, ou você tem 100% ou você não tem nada.-O Templo é casa de Deus; não porque as pessoas querem saber onde encontrá-lo, mas porque elas querem saber como evi-tá-lo.-Fariseus acham cisco até nos olhos de Deus!-Há líderes, que se passam por santos e convencem santos a se passarem por demônios. #timjones (via @ariovaldo)-Sinergia farisaica - a hipocrisia coletiva é mais poderosa do que a soma da capacid-ade dos hipócritas.-Dizem que devo primeiro aprender a me amar para depois amar o meu próximo. Resolvi me concentrar na primeira parte.-Sou totalmente a favor da paz, mas não venham invadir o meu “complexo”!-No legalismo religioso se venera a letra em desprezo ao verdadeiro legislador.-Precisamos orar mais. Precisamos orar mais. Precisamos orar mais. Precisamos orar mais... (oração de um fariseu) via @mitdietrich-Aos fariseus de plantão: “Se colocar no lugar do outro” não significa “arrancar o outro do seu lugar”.-Para fariseus santidade e reputação são sinônimos.-A aprovação de Deus nunca será o sufici-ente para quem vive de aplausos.-Deus é para nós como um “airbag”, cre-mos que ele pode nos salvar, mas espera-mos nunca precisar dele.-Quem sempre canta em “MÍ” é porque afina seu instrumento somente em “Si” #diadomusico-Respostinha de fariseu artista: “meu de-feito é ser sincero”

-Meu único vício é a abstinência.-Não te incomodes com a incredulidade dos ateus, preocupa-te com a increduli-dade dos teólogos.-Hoje sonhei que eu era o bom samaritano e acordei atrasado para o trabalho. A sol-idariedade não compensa nem em sonho.-Se evito algumas pessoas na rua é só por prudência, mas se as pessoas me evitam é puro preconceito.-Espiritualidade de fariseu é como “des-canso de tela”, basta um esbarrão e ela de-saparece.-"Prefiro ler um ateu sincero que um teólogo que me faça suspeitar de Deus." Ziel Machado-Errar é humano, esconder o erro é um ví-cio, mas colocar a culpa nos outros é uma arte farisaica.-Fariseus confundem providência de Deus com atendimento preferencial.-A diferença entre o fariseu e o íntegro é que um se ofende com a ilegalidade e o outro com a injustiça.-Quando somos os “favoritos de Deus”, pensamos que o nosso barraco nunca descerá com a enxurrada.-Mascaras são para amadores, o mun-do exige que você realmente tenha duas caras!-O fariseu tem sempre duas caras, uma geralmente é pública e a outra geralmente é real.-Feliz dia do “sepulcro caiado” para todos os fariseus do Brasil #FinadosDay-Agradeço a todos que me enviaram suas congratulações nesta data! #DiadeTodo-sosSantos-Os dias quentes são na verdade um casti-go para quem veste pele de ovelha.-Não existe consciência limpa, somente consciência vazia!-Não sou dono da verdade, apenas o ger-ente administrativo.-Quem se importa com a verdade, eu só quero é ter razão!-Em matéria de feriados católicos somos todos ecumênicos.-Nada mais irritante do que a franqueza, como dizia o poeta, “mentiras sinceras me interessam”.-O poder não corrompe, ele apenas des-perta o corrupto.-Numa ilha deserta até o diabo se passa por santo. O mau se revela no encontro com o outro.-Escondi a Tua palavra no meu coração ... e nunca mais consegui achar!!-A mentira tem perna curta ... mas corre que é uma desgraça!-Eu sou apenas uma voz que reCLAMA no deserto ... ( via @gospelprime )-Para que as ovelhas não fujam do apris-co, o pastor não precisa construir cercas, mas oferecer bom pasto.

Page 14: Domingo 24/07/2011

14 Folha do E. SantoDomingo, 24 de Julho de 2011 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

PESQUISA

segurançaO Governo do Estado fez a entrega de 50 armas não letais às polícias civil e militar para o combate a criminalidade

notaTom

e

Leilão FundapO 134º leilão do Fun-do de Desenvolvimen-to das Atividades Portu-árias (Fundap), realizado em julho, arrecadou R$ 12.109.510,35. O evento foi promovido pelo Banco de Desenvolvimento do Es-pírito Santo (Bandes), ins-tituição gestora do Fundo, e é uma alternativa para antecipar o pagamen-to dos contratos de finan-ciamento com um descon-to de 90%. Esses contratos têm um prazo de 25 anos de amortização. no en-tanto, podem ser quitados antecipadamente em lei-lões, seguindo as regras da lei 8.666/93, tanto pelas empresas fundape-anas contratantes quanto por outras instituições ou até por pessoa física.

Polícias Civil e Militar do ES usarão armas especiaisO Governo do Estado

fez a entrega de 50 ar-mas não letais às po-lícias civil e militar para o combate a cri-

minalidade. As armas emitem im-pulsos elétricos na forma de ondas que agem diretamente sobre o sis-tema nervoso e vão auxiliar no tra-balho de prevenção e redução da criminalidade, de acordo com a proposta do Programa Estado Pre-sente, do Governo do Estado.

O secretário de Segurança Pú-blica e Defesa Social, Henrique Herkenhoff, entregou os equipa-mentos que serão distribuídos da seguinte forma: 20 armas para se-rem utilizadas pela Patrulha Es-colar da Polícia Militar, 20 unida-des para a Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e 10 para o Núcleo de Operações de Ge-renciamento de Operações Táticas e Instrução (Nugoti), ambas uni-dades da Polícia Civil. Na ocasião também foram entregues 10 rádios digitais portáteis para o Nugoti.

Participaram da cerimônia de entrega o secretário Estadual de Educação, Klinger Barbosa Alves; o chefe de Polícia Civil, delegado

Joel Lyrio; o comandante geral da Polícia Militar, coronel Anselmo Lima, dentre outras autoridades.

Para o secretário de Segurança Pública, o investimento em tecno-logia se faz necessário para que nas ocasiões onde o confronto é inevi-tável a intensidade deste confron-to seja diminuída. “Nós não pode-mos esquecer que a pessoa que está agindo contra a lei é um ser huma-no”, ressaltou Herkenhoff.

“Esse tipo de armamento tec-nologicamente mais avançado é extremamente importante pois de-monstra também um avanço ins-titucional de respeito aos direitos humanos”, reiterou o secretário de Educação, Klinger Barbosa Alves.

Os equipamentos não letais, chamados de taser, são pistolas que emitem impulsos elétricos na forma de ondas que agem direta-mente sobre o sistema nervoso. As armas não letais são capazes de pa-ralisar e derrubar um suspeito até que o policial consiga imobilizá-lo e conseguem atingir uma distância de até 10,5 metros.

O comandante geral da PM, co-ronel Anselmo Lima, explicou que equipamentos como o taser permi-

OS equipamentos não letais, chamados de taser, emitem pulsos elétricos

Sefaz alerta contribuinteA Receita Estadual infor-ma que as notas Fiscais Eletrônicas (nF-e) já po-dem ser canceladas ou inutilizadas normalmen-te. Empresas que autori-zaram notas a partir da última segunda-feira (18) e tentaram cancelá-las ou inutilizá-las não obtiveram êxito, mas o erro já foi corrigido. Os contribuin-tes devem estar atentos ao fato de que o cance-lamento deve ser realiza-do em um prazo de 168 horas – no caso das notas autorizadas no dia 18, esse prazo vence na pró-xima segunda-feira, dia 25, conforme previsto no artigo 543-M, do RICMS e no ato Cotepe 33/08. A inutilização tem um pra-zo maior, que é até o dia 10 do mês subseqüente à quebra de numeração existente, conforme artigo 543-O do RICMS.

O Programa Es-tado Presente é a ação do Governo do Estado para a pre-venção e redução da criminalidade, principalmente ho-micídios, e diminui-ção dos fatores de vulnerabilidade so-cial presentes em 30 aglomerados de

bairros em todo o Espírito Santo. Para que as ações te-nham sucesso, o Programa Estado Presente conta com estratégia integra-da entre iniciativas das secretarias es-taduais e a atuação das prefeituras dos locais mapeados.

O Programa

tem que a dignidade da pessoa seja preservada, de acordo com o pro-pósito da polícia cidadã. “Mesmo que a situação exija o uso da for-ça, que seja a menor possível”, en-fatizou.

As armas não letais foram doa-das à Sesp pelo Ministério da Jus-

tiça, por meio da Secretaria Nacio-nal de Segurança Pública (Senasp). O convênio foi assinado no dia 16 de junho, durante o lançamen-to oficial da Campanha Nacional do Desarmamento, em Vitória. Ao todo, foram investidos aproxima-damente R$ 162 mil.

Page 15: Domingo 24/07/2011

15Folha do E. SantoDomingo, 24 de Julho de 2011Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Empresário morre em acidente

Eduardo Pena Nu-nes, 26, foi morto a ti-ros na noite da última sexta-feira, no bairro Alto Bela Vista, em Ca-choeiro-ES. No momen-

to do crime o irmão da vitima, que não teve seu nome informado, também foi alvejado e socorrido para a Santa Casa.

Eduardo , que já teve passagem pela policia, chegou a ser socorri-do para o pronto aten-dimento Paulo Pereira Gomes, mas já chegou

morto. O nome de uma pessoa foi apontado como o autor dos dis-paros. A Delegacia de Crimes contra a Vida investiga o caso.

OPINE VOCÊ TAMBÉM WWW.TWITTER.COM/FOLHAES

A v . P i n h e i r o J u n i o r , n ° 1 7 1 , I n d e p e n d ê n c i a

políciapolíciam

ais

PESQUISA

Segurança é morto a tiros no bairro Village da Luz

O segurança Ronilson Thompson de Mendonça, 37, conhecido como “Gugu” foi assassinado a tiros na Rua Walace de Castro Barbosa

Menor é apreendido por tráficoA policia militar re-alizava um patrulha-mento na Avenida Theodorico de As-sis Ferraço, no bairro Village da luz, quan-do se deparou com uma mulher que já cansada de ver seu filho envolvido com o trafico o denunciou.Ela disse aos policiais que o rapaz, que é menor de idade, es-taria com uma saco-la contendo maconha dentro de sua casa. A PM apreendeu 14 buchas de maconha e materiais para em-balar as drogas. O menor foi conduzido com as drogas para o DPJ.

O segurança Ro-nilson Thomp-son de Men-donça, 37, c o n h e c i d o

como “Gugu” foi assassinado a tiros na Rua Walace de Cas-tro Barbosa, no bairro Village da Luz. O crime aconteceu no inicio da madrugada de on-tem em frente um bar no mes-mo bairro e segundo as infor-mações, Ronilson estava em frente ao comércio quando foi alvejado por seis disparos: três nas costas, um no braço esquerdo, um no pescoço e outro na cabeça.

Segundo testemunhas, os autores do crime chega-ram em duas motos escuras e trajando blusa de frio tam-bém escura e capacetes, e não foram identificados. A víti-ma trabalhava como segu-rança e era muito conhecido no desempenhar de sua fun-ção. Ele era irmão do secre-tário de Segurança e Trânsito de Cachoeiro-ES, Guilherme Thompson de Mendonça e do policial militar Fabio Thomp-som para que ele trabalhava.

por Ronaldo Índio Brasil

SEGUNDO testemunhas, os autores do crime chegaram em duas motos escuras e não foram identificados

GM recupera veiculo A guarda Munici-pal de Cachoeiro conseguiu recupe-rar o veiculo Fiat uno, placa gKR 7366, cor preta. O veiculo havia sido roubado a cerca de um ano em Cas-telo e já havia sido vendido para mais de uma pessoa. Duas pessoas que estavam de pos-se do carro afirma-ram que não tinham mais contato com o primeiro vendedor. Elas foram encami-nhadas até o DPJ onde ficaram a dis-posição da Justiça.

Page 16: Domingo 24/07/2011

16 Folha do E. SantoDomingo, 24 de Julho de 2011 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Leia,05 de Fevereiro de 201114 > > 15 05 de Fevereiro de 2011, Leia

Cristiane FeuContato: 28 9258 9389leiatudo.com/olharfashiontwitter @olharfashion

Notíc ias sobre Moda, Beleza, Decoração e Saúde

Ilumine-se com Ágatha Jóias