domingo, 17 de janeiro de 2016 ano 50 ediÇÃo nº 03 … · domingo, 17 de janeiro de 2016 ano 50...

24
DOMINGO, 17 DE JANEIRO DE 2016 ANO 50 EDIÇÃO Nº 03 IGREJA BATISTA DA LAGOINHA O Interteen 2016 está chegando » Evento acontecerá entre os dias 5 e 9 de fevereiro, no Templo. Página 9 Você sabia que nossa igreja possui um Ministério em Inglês? O culto acontece aos domingos, às 17 horas, no Salão CEU. Participe! Liberalidade: o dom de repartir » Página 17 » Saiba como ser um bom mordomo dos bens que o Senhor lhe confiou. Página 7 A alegria da oração respondida “Até agora nada tendes pedido em meu nome", essa afirmação foi feita por Jesus aos seus discípulos em meio ao anúncio de tempos de adver- sidade e perseguição. Duran- te esses tempos difíceis, Jesus orientou que eles deveriam pe- dir (leia também: Lucas 11.9). Mas a quem pedir? Em nome de quem pedir? Com qual obje- tivo pedir? Jesus traz um claro ensino para produzir alegria no coração do seu povo. Em primeiro lugar, o pedido deve ser feito ao Pai (“se pedirdes alguma coisa ao Pai”) A oração de Jesus sempre foi feita ao Pai. Quando ensinou a conhecida oração do Pai nosso (Mateus 6.9), começou orientando: “Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a por- ta, orarás a teu Pai, que está em secreto” (Mateus 6.6). Ao Pai ele agradeceu (Mateus 11.25), intercedeu (João 17.11) e abriu seu coração no momento mais difícil de sua vida (Mateus 26.39). Dirigir-se ao Pai exige muita confiança, razoável in- timidade, total dependência e completa humildade. Assim deve ser toda oração que faze- mos. » Página 5 Participe do próximo Culto da Família » Dia 21/1, às 20 horas, no Tabernáculo, com o tema: Como ficar livre das dívidas. Página 13 ENGLISH ministry L a g o i n h a B a p t i s t C h u r c h Página 15

Upload: voliem

Post on 02-Feb-2019

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

DOMINGO, 17 DE JANEIRO DE 2016 ANO 50 EDIÇÃO Nº 03 IGREJA BATISTA DA LAGOINHA

O Interteen 2016 está chegando

» Evento acontecerá entre os dias 5 e 9 de fevereiro, no Templo. Página 9

Você sabia que nossa igreja possui um Ministério em Inglês?O culto acontece aos domingos, às 17 horas, no Salão CEU. Participe!

Liberalidade: o dom de repartir

» Página 17

» Saiba como ser um bom mordomo dos bens que o Senhor lhe confiou. Página 7

A alegria da oração respondida

“Até agora nada tendes pedido em meu nome", essa afirmação foi feita por Jesus aos seus discípulos em meio ao anúncio de tempos de adver-sidade e perseguição. Duran-te esses tempos difíceis, Jesus orientou que eles deveriam pe-dir (leia também: Lucas 11.9). Mas a quem pedir? Em nome de quem pedir? Com qual obje-tivo pedir? Jesus traz um claro ensino para produzir alegria

no coração do seu povo. Em primeiro lugar, o pedido deve ser feito ao Pai (“se pedirdes alguma coisa ao Pai”) A oração de Jesus sempre foi feita ao Pai. Quando ensinou a conhecida oração do Pai nosso (Mateus 6.9), começou orientando: “Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a por-ta, orarás a teu Pai, que está em secreto” (Mateus 6.6). Ao Pai ele agradeceu (Mateus 11.25),

intercedeu (João 17.11) e abriu seu coração no momento mais difícil de sua vida (Mateus 26.39). Dirigir-se ao Pai exige muita confiança, razoável in-timidade, total dependência e completa humildade. Assim deve ser toda oração que faze-mos.

» Página 5

Participe do próximo Culto da Família

» Dia 21/1, às 20 horas, no Tabernáculo, com o tema: Como ficar livre das dívidas. Página 13

ENGLISHministryL a g o i n h a B a p t i s t C h u r c h

Página 15

NÚCLEO DE TEATRO (NOVO) IDADE DIA E HORÁRIO

Teatro Kids 8 a 12 anos Quinta-feira, das 19h às 22h

Teatro Teens 13 a 17 anos Quinta-feira, das 19h às 22h

Iniciação Teatral 18 anos Segunda e Quarta-feira, das 19h às 20h30

Teatro Básico 18 anos Segunda e Quarta-feira, das 19h às 20h30

Teatro para Tímidos 18 anos Terça-feira, das 19h às 22h

NÚCLEO DE CANTO

SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, A PARTIR DAS 18H

Canto básico+Percepção Musical+Teclado

NÚCLEO DE INSTRUMENTOS ADULTO

SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, A PARTIR DAS 17H

Baixo+Percepção Musical

Bateria+Percepção Musical

Guitarra+Percepção Musical

Teclado+Percepção Musical

Violão+Percepção Musical

Violão Prático-s/ Percepção Musical-somente aos sábados na parte da manhã

NÚCLEO DE MUSICALIZAÇÃO E INSTRUMENTOS

TURMAS MANHÃ E TARDE

Piano+Musicalização

Violão+Musicalização

Novo-Iniciação Musical c/ Instrumento - Piano (5 anos)

Iniciação Musical (3 e 4 anos) - somente na 3ª feira-18h

NÚCLEO CORDAS

TURMAS MANHÃ E TARDE

Contrabaixo+Musicalização+Orquestra

Viola+Musicalização+Orquestra

Novo-Iniciação Musical c/Instrumento –Violino (5 anos)-só na 2ª feira

Violoncelo+Musicalização+Orquestra

NÚCLEO DE DANÇA IDADE DIA E HORÁRIO

Baby Class2 e meio a 3

anosTerça e Quinta-feira, às 9h40

Baby Class 4 a 5 anos Terça e Quinta-feira, às 8h40

Baby Class 4 a 5 anos Quarta e Sexta-feira, às 18h

Clássico I 14 anos Terça e Quinta-feira, às 18h30

Clássico II 14 anos Terça e Quinta-feira, às 20h30

Contemporâneo I 14 anos Terça e Quinta-feira, às 19h

Dança Infanto Juvenil com Hip Hop Dance Hall

6 a 13 anos Mais informações: (31) 3478-2300

Dança Criativa 14 anos Sábado às 10h30

Hip Hop Dance (meninos e adultos) 14 anos Terça e Quinta-feira, às 20h30

Jazz 14 anos Segunda e Quarta-feira, às 19h

Street Jazz 14 anos Sexta-feira, às 19h

B-Boy 5 a 12 anos Quarta-feira, às 17h30

Dança Aeróbica - Segunda e quarta feira, às 10h

Contemporâneo II - Quarta e sexta-feira, às 19h

NÚCLEO SOPROS(CRIANÇAS) S/ ORQUESTRA

QUINTA-FEIRA, A PARTIR DAS 15H

Clarineta s/orquestra

Flauta Transversal s/orquestra

Oboé s/orquestra

Saxofone s/orquestra

Trombones s/orquestra

Trompa s/orquestra

Trompete s/orquestra

A MATRÍCULA PODERÁ SER FEITA A PARTIR DO DIA 21 DE JANEIRO, À RUA FORMIGA, 450, SÃO CRISTÓVÃO, BELO

HORIZONTE – MG, DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8 ÀS 18 HORAS. MAIS INFORMAÇÕES: (31) 3478-2300

MATRÍCULAS ABERTAS1º SEMESTRE DE 2016

Domingo, 17 de janeiro de 2016 ATOS HOJE 3

Estamos no início do ano e de um caminho chamado 2016. Inunde seu coração de alegria e certeza de que este pode e será o melhor ano da sua vida. E isso por quê? Porque não conseguimos mais viver o ontem, mas o dia de hoje sim. A Palavra de Deus diz no Salmo 118, verso 24 “este é o dia que o Senhor fez; regozijemo-nos, e alegre-mo-nos nele”. Então, alegre-se!

Agora é tempo de avançar e viver as promessas que estão na Palavra do Senhor. Tenho orado para que você não seja apenas um expectador em 2016, mas para que também receba a vida abundante que Deus tem para lhe oferecer.

Porém, para que você tome posse dessa vida plena e cami-nhe bem neste ano é preciso que esteja firmado na Palavra de Deus. A pessoa que mais deseja que 2016 seja o melhor ano da sua vida não é seu pa-rente nem seu amigo(a). Essa pessoa é Deus. Ele deseja fazer com que 2016 seja o ano no qual você experimente uma alegria jamais imaginada. Ainda que seus olhos estejam vendo nos noticiários tantas si-tuações conflituosas, sombrias e de desgraça, o Senhor anseia vê-lo(a) com uma alegria trans-bordante.

Este ano pode até ser de crise, mas quando estamos em Cristo não há crise, porque Ele é maior do que todas as crises. Em Isaías 40.28-31 está descri-ta uma promessa que o Senhor tem para você neste início de ano, diz assim: “Será que você não sabe? Nunca ouviu falar? O Senhor é o Deus eterno, o Criador de toda a terra. Ele não se cansa nem fica exaus-to, sua sabedoria é insondável. Ele fortalece ao cansado e dá grande vigor ao que está sem forças. Até os jovens se cansam e ficam exaustos, e os moços tropeçam e caem; mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam bem alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam”.

Oro ao Senhor para que desde já você possa se ali-mentar dessa mensagem e fazer dela um marco em sua história. Vejo essa passagem bíblica como se fosse uma

escadaria com 366 degraus chamada 2016 (366 porque estamos em um ano bissexto). Uma escada que em todos os degraus essa verdade esteja gravada.

Querido(a), Deus não se cansa, conforme está regis-trado na Bíblia: “Ele não se cansa nem fica exausto”. Deus é Deus. Ele não cansa de lhe amar, de abençoar sua vida e de fortalecê-lo(a) para que possa viver o melhor ano da sua história.

Sendo assim, comece este ano bem, colocando Jesus em 1º lugar na sua vida e tomando posse dessa promes-sa. Talvez você tenha terminado 2015 se arrastando, can-sado, cabisbaixo e agora sente-se sem força e pensando

que não conseguirá alcançar os seus objetivos, mas anime-se e veja o que está escrito para você: “Ele fortalece ao cansado e dá grande vigor ao que está sem forças”.

Peço a Deus que a força Dele venha sobre seu coração e que se levante para viver essa verdade. Peço, também, que você tenha Jesus como alvo e pare de olhar para seu passa-do. Olhe para frente. Caminhe. O Senhor está com você e torce por você. Tudo o que você pre-cisa fazer é apenas estender suas mãos e segurar firme nas mãos amorosas de Deus.

Além disso, espere em Deus, pois Sua Palavra nos re-vela que “aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças”. Não importa a veloci-dade da sua espera, se é andan-do ou correndo, mas se você espera em Deus, realmente verá todas as promessas Dele se cumprindo em sua vida. As

promessas do Senhor foram feitas para você. Tome posse delas e viva a aventura mais fascinante da sua vida. Em 2016, dia após a dia, caminhe subindo os degraus dessa escada e viva para a glória Dele.

Deus abençoe!

� Pr. Márcio Valadão [email protected]

■ PALAVRA DO PASTOR

O Jornal ATOS HOJE é uma publicação da Igreja Batista da LagoinhaPRESIDENTE: Pr. Márcio ValadãoDIRETOR DE COMUNICAÇÃO:Charles CamposJORNALISTA:Priscilla Vieira e Cristiane SoaresPRODUTORA EDITORIAL:Renata GioriDIAGRAMADOR:Junio AmaroREVISORA:Adriana SantosCOLABORADORES:Leonardo Veiga, Eduardo Queiroz, Emerson

Caetano, Leandro Martins, Carol Malta, Pr.

Richarde Guerra, Dayane Nascimento, Ultimato,

Rodolfo Garcia Montosa, Regina Maria Nobre,

Ronaldo Amaral Campos Junior, Haroldo

Oliveira e Aluízio Antônio.

IMPRESSÃO:Sempre Editora LTDA.TIRAGEM: 20.000 exemplaresCONTATO COM A REDAÇÃO:[email protected] COMERCIAL:[email protected]

Os anúncios contidos, nesta edição, são de única e exclusiva responsabilidade dos anunciantes, não tendo a Igreja Batista da Lagoinha qualquer responsabilidade sobre o conteúdo e veracidade de tais anúncios, inclusive pelo fato de que os espaços para tais são abertos a terceiros, empresários e/ou prestadores de serviços com os quais a igreja não tem relacionamento de qualquer espécie, e sobre os quais a igreja não tem nenhuma condição de exercer fiscalização e muito menos garantir a efetividade dos produtos ou serviços anunciados. As páginas 8 e 9 são produzidas, revisadas e de inteira responsabilidade da Mocidade Lagoinha. Fica também a critério da Igreja Batista da Lagoinha selecionar os anúncios que serão veiculados de modo que sejam apenas anúncios que não firam ou contrariem a moral e os costumes cristãos ou os dizeres contidos na Bíblia Sagrada. Reprodução permitida mediante citação da fonte.

JORNAL ATOS HOJERua Manoel Macedo, 360, São Cristóvão . CEP 31110-440 | Belo Horizonte - MG

SIGA@lagoinha_com

FACEBOOKwww.facebook.com/igrejabatistalagoinha

� EXPEDIENTE

Foto

: Jea

n As

sis

Tudo o que você precisa fazer é apenas estender suas mãos e

segurar firme nas mãos amorosas de Deus.

Além disso, espere em Deus, pois Sua Palavra nos revela que “aqueles que esperam no Senhor

renovam as suas forças”

Faça de 2016 o melhor ano da sua vida

Peça oração para seu filho (a)

Ligue para o “Disque Débora”

(31) 98793-7878

4 ATOS HOJE Domingo, 17 de janeiro de 2016

■ Felipe Antônio da Cruz e Michele Cristine de Oliveira Sou-za, 23 de janeiro (sábado), 21h, Salão CEU – Lagoinha.

Hoje somos: ovelhas na Lagoinha.

Foto

s: J

ean

Assi

s

Foto

: Jos

é Ar

aújo

■ CASAMENTO

Alisson Augusto Costa Silva, Amanda Gomes de Oliveira, Ana Clara Ribeiro, Ana Laura Martins, An-tônio Carlos Ramos, Camila de Sales Hardke, Carlos Eduardo Alves, Cláudia Alves, Diego Lucas de Assis Coelho, Emanuelle Carolina Silvestre Gomes, Estér Emanuela Moreira Oliveira, Gabriel Matias Lopes Vieira, Gabriela Aparecida dos Santos, Izabela Ca-rolina Alves Mapa, Jeane Salomão Rios, José André Ventura de Lima, José Ramalho Pereira de Jesus, Larissa Cristina Alves da Silva, Larissa Gomes de Oliveira, Letícia Kelen Santos Silva, Letícia Sousa Moreira, Lucimar Aiala Bragança, Maicon Gomes Paulo, Maria Neide Ribeiro dos Santos, Matheus Luiz Dias Machado, Milene Cristina de Oliveira, Os-valdo Mariano Júnior, Pablo Silva Martins, Priscila Raspante Vieira, Renata Cristina Anselmo, Rúbia Carolina Silvestre de Assis, Ryan de Paula Vitori-no, Ryan James Silvestre Oliveira, Valquíria Cristi-na Ventura de Lima, Walmyr Silva Paula e Ythalo Henrike Alves de Almeida

Data Hora Local

17 de janeiro(domingo)

13h e 15h Templo

17h Salão CEU

24 de janeiro(domingo)

13h e 20:30 Templo

"Que alegria receber você em nossa igreja. Seja bem-vindo à família de Deus!"

» PARA RECEBER A CEIA DO SENHOR EM SUA CASA, LIGUE: (31) 98793-2232.

Aleluia! 67.191

Abi-Ackel Ferrari da Silva, Andréia Araújo Luges Marques, Arielle Sâmara dos Santos D. Cardoso, Cícero Elias dos Santos, Cristiana Rodrigues Costa Guimarães, Fabiana Conceição Santana Nunes, Glasiane Eliza Martins da Silva, Heider Maurílio de Mene-zes, Jairo Florentino Guimarães, Juliana Esteves Moreira da Silva, Larissa Cristina Silva Lopes, Lisandra Estrada Rodrigues, Maria Neide Santana Laurentino, Marlon Henrique Fernandes, Marly Laurindo Evangelista, Michael Douglas Santana Laurentino, Mi-riam Letícia de Faria Santana, Pâmela Fernandes Torres, Paulo Sérgio da Silva Ferreira, Rachel Rodrigues Santana Carneiro, Ro-milda Goudinho Paula, Rosemary Martins, Tadeu Almeida Sousa, Talita Resende Craviée da Costa Moreira, Vagner da Silva Moreira, Victor Damásio de Souza e Wender Marques da Silva

TELEFONES ÚTEIS

Não saia da visão10% de Belo Horizonte

■ INTEGRAÇÃO

■ FALECIMENTOS

CEIA DO SENHOR

■ Para se transferir para a nossa igreja: (31) 3429-

9450 / 98489-2685 / 98489-2625

■ Atualizar seus dados: (31) 3429-9450 ou secre-

[email protected]

■ Para se batizar: (31) 3429-1500 / 1350

■ Para anunciar nascimento de filho, casamen-

to ou falecimento de parente: (31) 3429-9400 /

98793-2299

■ Casa Pastoral: (31) 3429-9400

■ Telefone da Paz: (31) 3429-9550

■ Central de Inscrições: (31) 3429-9453

■ Pastores de plantão: (31) 98402-7156 (Pastor)

(31) 98402-1676 (Pastora)

■ Visita aos enfermos: (31) 98577-0320.

Você está amargurado? Ligue para o TELEFONE DA PAZ (31) 3429-9550.

■ Guilherme Pinheiro Cota informa o falecimento da sua avó, Maria do Carmo Pinheiro, no dia 10 de janeiro. Ligue e console o irmão (31) 99120-6182.

■ Carla Doerl informa o falecimento do seu esposo, o diácono Cláudio Joaquim Doerl, no dia 10 de janeiro. Ligue e dê uma pa-lavra à família (31) 99789-8825.

■ Davidson Roberto dos Santos Ferreira informa o falecimento

da sua mãe, Jandira Júlia dos Santos, no dia 8 de janeiro. Ligue e console a família (31) 98535-7130.

■ BATISMOS

Domingo, 17 de janeiro de 2016 ATOS HOJE 5

Dia / 17 Lc 13.18-24; Gn 24; Sl 17

Dia / 18 Lc 14.1-24; Gn 25; Sl 18

Dia / 19 Lc 14.25-35; Gn 26; Sl 19

Dia / 20 Lc 15; Gn 27.1-45; Sl 20

Dia / 21 Lc 16; Gn 27.46 28.22; Sl 21

Dia / 22 Lc 17; Gn 29.1-30; Sl 22

Dia / 23 Lc 18.1-17; Gn 29.31 30.43; Sl 23

■ LEITURA DIÁRIA

Do

min

go ■ João 13.34

“Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros”.

Seg

un

da ■ Romanos 13.8

“A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, exceto o amor com que vos ameis uns aos outros; pois quem ama o próximo tem cum-prido a lei”.

Ter

ça

■ Romanos 13.9 “Pois isto: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não cobiçarás, e, se há qualquer ou-tro mandamento, tudo nesta palavra se resu-me: Amarás o teu próximo como a ti mesmo”.

Qu

ar

ta

■ Romanos 13.10 “O amor não pratica o mal contra o pró-ximo; de sorte que o cumprimento da lei é o amor”.

Qu

inta

■ Provérbios 3.28 “Não digas ao teu próximo: Vai e volta ama-nhã; então, to darei, se o tens agora contigo”.

Sex

ta

■ Êxodo 22.26 “Se do teu próximo tomares em penhor a sua veste, lha restituirás antes do pôr-do-sol”.

ba

do

■ 1 João 4.20 “Se alguém disser: Amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê”.

Medite em um versículo

por dia

■PRÓXIMO

• ORAÇÃO

Saiba mais sobre esse tema. Ligue e converse com o pastor Vinícius Zulato: (31) 98489-2607.

“Até agora nada tendes pedido em meu nome". Esta afirmação foi feita por Jesus aos seus discípulos em meio ao anúncio de tempos de adversidade e perseguição. Du-rante esses tempos difíceis, Jesus orientou que eles deve-riam pedir (leia também: Lucas 11.9). Mas a quem pedir? Em nome de quem pedir? Com qual objetivo pedir? Jesus traz um claro ensino para produzir alegria no coração do seu povo.

Pedido ao PaiEm primeiro lugar, o pedido deve ser feito ao Pai (“se

pedirdes alguma coisa ao Pai”) A oração de Jesus sempre foi feita ao Pai. Quando ensinou a conhecida oração do Pai nosso (Mateus 6.9), começou orientando: "Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto” (Mateus 6.6). Ao Pai ele agradeceu (Mateus 11.25), intercedeu (João 17.11) e abriu seu coração no momento mais difícil de sua vida (Mateus 26.39). Dirigir-se ao Pai exige muita confiança, razoável intimidade, total dependência e completa hu-mildade. Assim deve ser toda oração que fazemos.

Em nome do FilhoTambém recomendou que o pedido deve ser feito

em nome do Filho (“ele vo-la concederá em meu nome”).

Acrescentar as palavras “em nome de Jesus” ao final das orações não pode ser visto como uma fórmula mágica. Orar em nome de Jesus é orar segundo a sua vontade: “E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos algu-ma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve. E, se sabe-mos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que alcançamos as petições que lhe fizemos” (1 João 5.14-15). É orar com sua autoridade: “Em meu nome expelirão de-mônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e, se alguma coisa mortífera beberem, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão cura-dos” (Marcos 16.17-18). É também orar com propósito: “Vos nomeei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto em meu nome pe-dirdes ao Pai ele vos conceda” (João 15.16). É orar para glorificar ao Pai: “E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho” (João 14.13).

Com o discernimento do Espírito Santo

Por último, o pedido deve ser feito no discernimen-to do Espírito Santo (“pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja completa”). O pedido tem que ser aquele que produz alegria plena, completa e verdadeira. Com muita lucidez William Shakespeare disse: “Aprendi que deve-ríamos ser gratos a Deus por não nos dar tudo que lhe pedimos”. A verdade é que nem tudo o que pedimos nos trará alegria. Por essa razão, precisamos de muito dis-cernimento sobre como pedir. Percebendo isso, Tiago foi direto ao afirmar: “Nada tendes, porque não pedis; pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres” (Tiago 4.2-3). Por sua vez, Paulo decla-rou que não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis (Romanos 8.26). É o Espírito Santo quem guia nossa oração para que seja cheia de discernimento. Precisamos, pois, depender dele inteiramente para nos ensinar a pedir (Medite: Mateus 26.39; 2 Coríntios 12.8).

A Trindade está envolvida na oração. Pedindo ao Pai, em nome do Filho, na direção do Espírito nos levará a orações respondidas. E orações respondidas trazem ale-gria completa e contagiante!

� Rodolfo Garcia Montosa

A alegria da oração respondida

Foto

: Jea

n As

sis

“Em verdade, em verdade vos digo: se pedirdes alguma coisa ao Pai, ele vo-la concederá em meu nome. Até agora nada tendes pedido em meu nome; pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja completa” (João 16. 23-24).

6 ATOS HOJE Domingo, 17 de janeiro de 2016

• ARTIGO

Era uma vez um “colecio-nador de dias”, que descobriu em seu acervo peças muito an-tigas. Mais antigas que sua pró-pria coleção. “Senhor, tu tens sido o nosso refúgio, de gera-ção em geração”. Ele encontra misteriosa Presença, diretora e protetora, a marcar as peças herdadas dos pais e avós, como se Deus as tivesse carimbado e esse efeito passasse, de alguma forma, às peças mais recentes.

“Antes que os montes nas-cessem e se formassem a ter-ra e o mundo, de eternidade a eternidade tu és Deus”. São vários tipos de peças colecio-nadas: peça-tempo, peça-dia, peça-ano (ou peça-natalício). Todo esse repositório antigo traz uma certa marca do sa-grado. Mesmo as que estão catalogadas na seção “antes de os montes nascerem”. “Tu re-duzes o homem ao pó e dizes: Tornai, filhos dos homens. Pois mil anos, aos teus olhos, são como o dia de ontem que se foi e como a vigília da noite”.

Como guardar essa rique-za, esse legado intangível, ine-

fável, se, de repente, tudo nos escapa como se fosse o dia de ontem, “como o dia que se foi”? Será que não poderemos reter, para nós mesmos, nada dessa imensa coleção de dias?

Tu os arrastas na torrente, são como um sono, como a rel-va que floresce de madrugada; de madrugada viceja e flores-ce; à tarde, murcha e seca.

Como gozar, fruir e usu-fruir, hoje, o bem, o valor, o conforto, a alegria — de ontem, que foi levado embora, como por uma torrente? Como o galho de roseira que, podado ontem, amanhece seco? Pois somos consumidos pela tua ira e pelo teu furor, conturbados. Diante de ti puseste as nossas iniquidades e, sob a luz do teu rosto, os nossos pecados ocul-tos. Pois todos os nossos dias se passam na tua ira; acabam-se os nossos anos como um breve pensamento.

Parece que Deus está fu-rioso, e no seu furor, “somos conturbados”. Quando vamos gozar os pais que Deus nos deu, a criança que nasceu ou

o presente recebido, já é o dia seguinte — os pais se foram, a criança cresceu, o presente quebrou. Como em um breve pensamento. Sim, nossos dias são consumidos pelo fogo. Os dias da nossa vida sobem a setenta anos ou, em havendo vigor, a oitenta; neste caso, o melhor deles é canseira e en-fado, porque tudo passa rapi-damente, e nós voamos. Quem conhece o poder da tua ira? E a tua cólera, segundo o temor que te é devido?

Ai, ai. De repente, em vez de contar as peças da coleção que temos, somos tentados a contar as lacunas no álbum de figurinhas. Começamos a temer que esses espaços se preencham logo, pois acaba--se o interesse, termina a brin-cadeira. E depois, o que será? Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos co-ração sábio. Oh, graças! Existe um sentido nisso tudo! Nossa coleção pode nos ensinar sobre nós mesmos; pode nos ajudar a encaixar nossas peças nesse grande tabuleiro; pode nos tra-

zer sabedoria ao coração. Sim, Senhor, ensina-nos! Ensina--nos a examinar cada peça com os teus olhos.

Volta-te, Senhor! Até quan-do? Tem compaixão dos teus servos. Sacia-nos de manhã com a tua benignidade, para que cantemos de júbilo e nos alegremos todos os nossos dias. Sim, Senhor, que nos ale-gremos com todas as nossas peças. Que examinemos nossa coleção de dias e nela procu-remos a presença do Senhor. Ao descobrirmos, em alguma peça, nova ou antiga, uma graça, uma misericórdia, um ensino, um altar, diremos às nossas almas: “O Senhor esteve aqui”, e nos alegraremos nela. Nesse momento de revelação teremos alcançado um coração sábio! Alegra-nos por tantos dias quantos nos tens afligido, por tantos anos quantos supor-tamos a adversidade. Aos teus servos apareçam as tuas obras, e a seus filhos, a tua glória.

Quem diria, também os dias de aflição podem nos alegrar. Algumas peças especiais, pe-

ças de aflição, podem revelar a glória de Deus, se Ele nos reve-lar, na trama da coleção, onde começa a aparecer o desenho geral, “as tuas obras”. Desco-briremos então, no coração, o valor especial desses anos em que “suportamos a adversida-de”, na construção da nossa co-leção. Seja sobre nós a graça do Senhor, nosso Deus; confirma sobre nós as obras das nossas mãos, sim, confirma a obra das nossas mãos. Amém.

Graça do Senhor sobre nós, finitos e indefesos navegantes do tempo, será deixar aos nos-sos filhos e netos a nossa “cole-ção de dias”; vestígios de nossa efêmera passagem pelo tempo. Será graça do Senhor, também, levar conosco nossos tesouros imperecíveis. E isso será pos-sível se o Senhor carimbar a “obra de nossas mãos” com o selo da eternidade.

� Ultimato

Fale sobre esse assunto com o Pr. Rony - (31) 98793-1561.

Domingo, 17 de janeiro de 2016 ATOS HOJE 7

Foto

s: R

epro

duzi

do d

a In

tern

et

■ MORDOMIA

Fale sobre esse tema com o pastor Leonardo Capochim (31) 98793-1570.

■■ 1. A nossa abundância é para 1. A nossa abundância é para abundar outros abundar outros

O personagem escolhido por mim para ilustrar essa

reflexão é o símbolo da avareza e egoísmo, Tio Patinhas, ele possui um depósito onde guarda todo o seu tesouro e o único prazer que tem é mergulhar, literalmente, em suas riquezas.

Sermos bons administradores do que Deus nos tem dado implica em gozarmos com nossos irmãos como tam-bém desfrutarmos do que Deus nos deu. Pois o avarento além de não repartir, não tem o prazer de desfrutar de nada que possui. Sua motivação é acumular, acumular, acumular...

■■ 2. Você trabalha para quê? 2. Você trabalha para quê? Para quem?Para quem?

E também que todo o homem coma e beba, e goze do

bem de todo o seu trabalho; isto é um dom de Deus (Ecle-siastes 3.13). Tem gente que só acumula, mas não desfru-ta de nada! Sou bancária e todos os dias vejo pessoas ricas que vivem como mendigas. Acumulam, mas não desfru-tam, são avarentas, amam ao dinheiro mais que todas as coisas, preferem a si mesmas em favor do dinheiro.

Conheço pessoas que chegam ao extremo de andarem maltrapilhas, sem cuidado pessoal pelo prazer de acu-mular. E essa situação não é um mero fruto do mundo capitalista em que vivemos, é muito mais profundo, tem muito mais a ver com a decadência da alma do homem corrompido pelo pecado, que não conhece a Deus e nem a Sua Palavra, pois a Bíblia já retratava essa cena há mi-lhares de anos. “(...) algumas pessoas têm muito dinheiro, mas fingem que são pobres” (Provérbios 13.7b).

■■ 3. Liberalidade - esta é a 3. Liberalidade - esta é a palavra-chavepalavra-chave

Em Atos dos Apóstolos temos um exemplo de despren-

dimento e liberalidade muito tocante, a Bíblia diz que os cristãos vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo a necessidade de cada um (Atos 2.45). Em um mundo individualista, capitalista, egoísta em que vivemos existem alguns que chegam a duvidar da vera-cidade desses acontecimentos, tal é nosso apego a coisas materiais. Mas me alegro em saber que esse não é o único exemplo bíblico de liberalidade em que podemos espe-lhar, basta pensarmos na viúva pobre que deu suas duas únicas moedinhas em Marcos 12.42 ou a viúva de Sarepta

(1 Reis 17), que tinha sua última porção de trigo com a qual intentava fazer um bolo e dar de comer ao seu filho para, então, morrerem, tal era a fome daqueles dias.

Mas sua obediência à palavra do profeta Eliseu ex-ternada através de sua liberalidade a salvou de morrer, pois fez primeiro um bolo para o profeta e comeu do que sobrou, com essa atitude a prosperidade entrou em sua casa e teve o que comer todos os dias. Livremente abrirás a tua mão para teu irmão, para o teu necessitado, e para o pobre na tua terra (Deuteronômio 15.11b).

■■ 4. Mordomos do céu4. Mordomos do céu Pois qual seria a intenção do Senhor de nos abençoar

se não fosse para abençoarmos outros? Onde os bens se multiplicam, ali se multiplicam também os que deles co-mem (Eclesiastes 5.11).

Temos que reconhecer que somos apenas mordomos e estamos de passagem por esta terra apenas gerencian-do o que Deus nos dá. O rei Davi conheceu como poucos a alegria de ofertar.

Na construção do templo, ao convocar o povo para le-var suas ofertas, a Bíblia diz que o povo e o Rei o fizeram com grande alegria. “(...) porque com coração perfeito, voluntariamente deram ao Senhor” (1 Crônicas 29.9b). E Davi louva ao Senhor diante de toda a congregação. “Por-que teu é Senhor, a magnificência, o poder, a honra e a vitória, e a majestade; porque teu é tudo quanto há nos céus e na terra” (1 Crônicas 29.11a).

E Davi sendo rei, se despiu da sua vaidade de ser o grande administrador daquela nação e não creditou o su-cesso de tamanha oferta aos seus méritos de gestão, mas não hesitou em afirmar diante de todo aquele povo que “(...) tudo vem de ti e da tua mão te damos” (1 Crônicas 29.14). Mais adiante ele continua sendo categórico em reconhecer sua condição de servo do Senhor, mordomo dos bens que Deus lhe confiou, quando afirma: “Senhor, Deus nosso, toda esta abundância que preparamos, para te edificar uma casa ao teu santo nome, vem da tua mão e é toda tua” (1 Crônicas 29.16).

■■ 5. Atender ao necessitado5. Atender ao necessitado Sabendo dessas verdades, devemos como bons mor-

domos dos bens que o Senhor nos confiou, abençoar com liberalidade e alegria aqueles aos quais estão com neces-sidades à nossa volta, pois o próprio Jesus nos adverte: “Dá a quem te pedir, e não te desvies daquele que lhe pe-dir emprestado” (Mateus 5.42).

� Regina Maria Nobre

Liberalidade: o dom de repartir

Foto

: Jea

n As

sis

“Pela Graça, Jesus Cristo, sendo rico, por amor de vós se fez pobre, para que pela sua pobreza enriquecêsseis. Para que a sua abundância supra a sua falta e a falta dos outros e haja igualdade” (2 Coríntios 8.9,14).

8 ATOS HOJE Domingo, 17 de janeiro de 2016

Quão Grande é seu Golias?

O jogador brasileiro Wendell Lira venceu o prêmio Puskas de gol mais bonito de 2015. Apesar de ter feito o gol no pequeno campe-onato goiano, pelo Goinanésia-GO, venceu Messi com o belo gol marcado pelo Barcelona-ESP.

Em seu discurso, ápice de sua carreira, Wen-dell creditou toda honra e glória ao Senhor Je-sus, quando citou a história de Davi e Golias. Segundo Wendell, enquanto todos destaca-vam a difi culdade de vencer o Golias (Messi) por seu tamanho, afi rmou que esse era justa-mente o motivo pelo qual seria possível acer-tar o gigante e conquistar a vitória.

Deste belo acontecimento, podemos tirar duas importantes refl exões: 1- com Deus, quanto maior o tamanho do seu Golias, mais fácil será acertá-lo; assim, não tema o enfrenta-mento! Tenha coragem. 2- Quando chegar o momento de brindar sua vitória, a quem você irá creditar? A Deus, a você mesmo, aos seus superiores?

“Pois dele, por ele e para ele são

nos 11:36)

Gilberto Souza

Articulador Político do Instituto Inconformados

BRASIL EM FOCO

“Pois dele, por ele e para ele são

• NOVO CULTO! CULTO CONSOLIDAR dia 23 de janeiro às 16h na Capela com Sedento Soul e Pr. Marquinhos.

• Nova turma de maturidade da Juventude, todos os sábados as 16h na casa da Mocidade.

Mais Informações: Pr. Marquinho ou Pra. Pricilla

(31)9 8421-4875 / (31)9 8738-3788

agenda juventude

Domingo, 17 de janeiro de 2016 ATOS HOJE 9

O Interteen 2016 está chegando! Mas esse ano temos uma novidade, será aqui no Templo da nossa igreja. Inspirado nos heróis da fé de Hebreus 11, o tema desse ano será: Triunfantes. Um evento para todas as idades! Marque na sua agenda do dia 05 a 09 de fevereiro. Venha participar e se envolver conosco. Entrada Franca.

No ano de 2015 o curso Alcançando o coração do adolescente, capacitou e formou dezenas de pais, e esse ano queremos alcançar muito mais em Deus. O curso tem como objetivo fortalecer o rela-cionamento com seu adolescente, ajudar a pre-pará-lo para a vida adulta, levar os pais a muitas refl exões, ajudando-os a descobrir respostas e a construir relacionamentos familiares saudáveis.

Inscrições e Informações (31) 32708600.

Curso: Alcançando o coração do Adolescente.

10 ATOS HOJE Domingo, 17 de janeiro de 2016

JOVENS ADULTOS

AGENDA SEMANAL DOS JOVENS ADULTOSATIVIDADE ONDE DIA E HORÁRIO

Jovens Adultos na TV No programa “De Tudo um Pouco”, da Rede Super de Televisão Às sextas-feiras, a partir das 9:30

Programa “Para Maiores” Na rádio Super FM 90.1 e AM 1490 Aos sábados, das 12 às 13 horas

Programa “Para Mulheres” Na rádio Super FM 90.1 e AM 1490 Às segundas, das 20 às 22 horas

Culto (*) No Tabernáculo Aos sábados, das 19 às 21 horas

Células Mistas Unidade I e II do Espaço Ebenézer Aos sábados, das 17:30 às 19 horas. Informações: (31) 98787-2522 (falar com Sílvio).

Células de casais casados Unidade I e II do Espaço EbenézerAos sábados, às 17 horas, na sala 2, no Tabernáculo e aos domingos nas casas.

Informações: (31) 99766-7423 - Pablo ou 97349-0315 - Michele.

Curso de Batismo Espaço Ebenézer, sala 10 - 4º andar Aos sábados, às 17 horas. Informações: (31) 99959-7138 (Márcio)

Reunião de oração (Tefilá) No prédio dos Jovens Adultos (Rua Itamaracá, 90 – Concórdia) Todas as sextas, às 20 horas

Culto de Mulheres Av. Tancredo Neves, 3.785 - IBL Castelo Terça, 20 horas

Leitura bíblica No prédio dos Jovens Adultos Terça e quinta, das 20 às 22 horas

(*) Durante esse culto existe uma sala especial para as crianças entre 3 e 9 anos (sala 7 - Unidade I). Ministério Jovens Adultos: (31) 3442-4420 / 98402-6731– (Leozão e Carol).

Domingo, 17 de janeiro de 2016 ATOS HOJE 11

lIÇÃO De adultos

EXPOSIÇÃO DO TEXTOHavia um problema histórico entre judeus e samaritanos. Estes eram con-

siderados mestiços pelos judeus, por terem se misturados a povos pagãos. Para um judeu era motivo de constrangimento ser visto com um deles. Na contra-mão desse fato, Jesus se encontra não só com uma samaritana como conversa com ela. Desse encontro se estabelece uma ótima oportunidade para entender-mos como se dá o processo de consolidação. Jesus sabia que se aquela mulher estava buscando água ao meio dia, ela não fazia parte das “boas moças” de sua comunidade, como se revelaria pouco depois. Jesus não se preocupou em ficar com má reputação ao dialogar com uma samaritana mal falada, para Ele o mais importante era se revelar àquela mulher.

DISCUSSÃO1. Você tem facilidade de puxar conversa com as pessoas?2. Conte em sua célula de uma oportunidade em que tratando de assuntos

normais (arte, política ou atualidades) você conseguiu provocar uma boa dis-cussão.

3. Você já teve que vencer uma barreira ética ou religiosa para evangelizar alguém?

CONTEXTOConsolidar leva tempo e trabalho, mas nessa curta conversa de Jesus com a

samaritana temos ricos elementos práticos desse procedimento.“Veio uma mulher de Samaria tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber”

(João 4.7).Jesus busca um assunto comum a samaritana: Jesus usou a questão do

poço, da água e da sua sede para puxar assunto com aquela mulher, dessa for-ma ele tocou na realidade dela. Se deseja envolver alguém em uma conver-sa, principalmente se você não é íntimo dele, conseguirá com maior sucesso e menos tempo esse intento tocando em assuntos do interesse da pessoa. Se você insistir em assuntos seus, que o desinteressam, essa conversa certamente não irá adiante. Na consolidação precisamos conhecer os gostos do consolidado para criar conexões com ele. Não seja exclusivamente técnico durante a con-solidação, isso criará uma barreira, uma formalidade que não é típica de uma igreja como comunidade familiar. Busque temas que envolvam o consolidado

“Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus. Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade” (João 4.21-24).

Foto

: Jea

n As

sis

12 ATOS HOJE Domingo, 17 de janeiro de 2016

e o façam mais rapidamente entrosar com você.“A mulher respondeu, e disse: Não tenho marido. Disse-lhe Jesus: Disseste

bem: Não tenho marido; Porque tiveste cinco maridos, e o que agora tens não é teu marido; isto disseste com verdade” (João 4.17,18)

Jesus mostra que conhece a samaritana: Jesus se revela para ela como profeta ao falar de fatos pessoais da vida da mulher. Durante a consolidação precisamos conhecer a vida do consolidado. Muito de sua história pode nos ajudar a entender a natureza dessa pessoa. Suas alegrias, decepções, traumas que formaram ou deformaram sua personalidade. Certas vezes ele precisará em determinados momentos mais do que um estudo, um apoio, um conselho e uma oração. Se a situação for maior do que você pode ajudar, procure seu supervisor, superintende ou pastor de área.

“A mulher disse-lhe: Eu sei que o Messias (que se chama o Cristo) vem; quando ele vier, nos anunciará tudo. Jesus disse-lhe: Eu o sou, eu que falo contigo. E nisto vieram os seus discípulos, e maravilharam-se de que estivesse falando com uma mulher; todavia nenhum lhe disse: Que perguntas? ou: Por que falas com ela? Deixou, pois, a mulher o seu cântaro, e foi à cidade, e disse àqueles homens”(João 4.25-28)

Jesus se revela: ao final do diálogo Jesus se apresenta à mulher como o Messias que as pessoas estavam esperando. A consolidação tem por propósito

central apresentar a pessoa e a obra de Cristo. Se não passar por esse fim o ensino será inútil. Portanto, certifique-se que esteja mostrando a presença de Cristo em cada aspecto da palavra.

CONCLUSÃO“Deixou, pois, a mulher o seu cântaro, e foi à cidade, e disse àqueles ho-

mens: Vinde, vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Porven-tura não é este o Cristo? Saíram, pois, da cidade, e foram ter com ele” (João 4.28-30).

Ao final da conversa a mulher se transforma em uma evangelista e leva o povo da sua cidade a ter um encontro com Cristo. Uma boa consolidação sempre produzirá ao final um novo consolidador que, com alegria irá até as pessoas apresentando o Jesus que foi apresentado a ele por você.

APLICAÇÃOApresente Jesus esta semana a alguém que ainda não o conhece, sempre

procurando entender quem é essa pessoa.

� Pr. Richarde Guerra

Deseja mais informações a respeito das células? Ligue para o pastor Richarde Guerra (31) 98489-3057.

IMPACTO VIDA PARA ADOLESCENTE

Vem aí o segundo Impacto Vida para adolescentes de 13 a 17 anos, que ainda não foram batizados. Divulgue o evento em sua célula e incentive membros e pais de adolescentes a enviarem seus filhos. Como as vagas são limitadas, não deixe para a última hora. Data: 29, 30 e 31 de janeiro de 2016. Local: Pousada do Sossego, em Juatuba. Inscrições: as inscrições já estão abertas e podem ser feitas somente na Casa de Células, à Rua Beberibe, 164 – São Cris-tóvão – Belo Horizonte / MG, das 13 às 19 horas, de segunda a sexta-feira.IMPORTANTE: AS INSCRIÇÕES SE ENCERRAM NO DIA 22 DE JANEIRO

Informações: Casa de Células (31) 3429-1350 / 3429-1355.

As inscrições para as novas turmas já estão abertas.Seja na sede ou nas Lagoinhas Bairro teremos uma turma próxima a você!Nosso contato: (31) 3429-1350 /

1360, à Rua Beberibe, 164 – São Cristóvão.

Tema: UNIDADETexto bíblico: Salmos 133Objetivo: levar a criança a perceber que a uni-dade agrada o coração de Deus e fortalece a sua igreja. Louvor: escolha uma música para todos can-tarem, tal como um coral. Líder, seja o regente (apresentar o coral como uma forma de união de vozes que levam alegria e harmonia.)PRIMEIRA DINÂMICARecurso visual: um livro grande (que possa ser descartado). Amada criança, 2016 é o Ano da Con-solidação e quero que saiba o quanto você é impor-tante para Jesus e para a Sua Igreja. Trouxe esse livro para que entenda o que quero dizer. Todos sabemos que os livros são formados por páginas compiladas e coladas na lateral, chamamos isso de lombada (mostre o livro; abra-o e mostre a lomba-da). Quando as pessoas escrevem livros, elas divi-dem o material em capítulos. Por exemplo, se eu fosse escrever um livro a respeito das igrejas que existem, dedicaria um capítulo a cada uma (mos-tre como o livro que você tem nas mãos é dividido por capítulos.)Os capítulos podem ter muitas e muitas páginas, mas podem também ser pequenos, com poucas páginas. No caso desse meu exemplo a respeito das igrejas, cada membro seria uma página de um capítulo. Haveria uma página para o José e outra para a Maria e ainda outra para João e Rosa, para os filhos do José e da Maria. E uma página para cada membro de cada família da igreja também. Cada membro da família teria sua própria página especial, porque cada um é importante para Jesus (segure o livro e destaque apenas uma folha.) Você sabe o quão importante e como pessoa, individual-mente? Você é muito importante, primeiro, porque o Senhor Jesus deu a vida por você e quando você se une aos outros membros da igreja e os membros a você, a igreja torna-se forte. Vou agora demonstrar o que estou querendo dizer. Há alguém aqui que pensa que é realmente muito forte? (escolha uma criança para tentar rasgar o livro inteiro ao meio. Obviamente a tentativa será infrutífera. Contudo, para ilustrar o que você deseja dizer, peça para a mesma criança pegar o livro e arrancar uma única página. A criança relutará em arrancá-la. Então, afirme à criança que pode fazê-lo, pois esse livro já foi usado e poderá ser descartado. Assim que a criança rasgar a página, peça a outra criança para rasgar essa folha em muitos pedaços. A ilustração

é óbvia: Quando a página é retirada do livro, ela se torna frágil e pode facilmente ser destruída. A Bíblia diz: “Como é bom e agradável quando os irmãos convivem em união!” (Salmos 133). Meni-nos e meninas, quando frequentamos as reuniões da igreja, a cada semana, e quando vivemos em comunhão com os irmãos, ajudamos a igreja a se fortalecer. Quando todos trabalhamos juntos e permanecemos perto uns dos outros, assim como as páginas de um livro devem permanecer coladas para formar o livro, então, a igreja se torna forte. Não se esqueça! Você pode ser apenas uma sim-ples página no livro de Deus, mas quando à igreja e permanece unido a ela, isso faz uma grande di-ferença. Não se esqueça! Sua vida e o testemunho que você dá como cristão contribuem para que o grande o livro de Deus (a igreja toda, que estamos representando) permaneça forte.

ATIVIDADES EM ARTES PLÁSTICAS – Cada criança faz o contorno das mãos do cole-ga do lado, depois as duas mãos são recortadas e em cada dedo se escreve uma qualidade im-portante para que haja união. Assim que termi-narem, todas as mãos deverão ser colocadas em um mural com o título: Nós, os irmãos da célu-la....... unidos para fortalecer a Igreja do Senhor Jesus. – A sala poderá ser decorada com um recorte que, depois de picotado, formará várias pessoas de mãos dadas, como uma corrente. Trabalhe com as crianças o alvo da nossa igreja e pergun-te: onde há necessidade de união?

JOGOS E OUTRAS ATIVIDADES ■ JOGO DO ESPELHO: de frente um para o ou-

tro, em duplas, cada um olhando para outro, re-petir como um espelho o movimento que o outro está fazendo como um reflexo.

■ ATIVIDADE ESCRITA: no meio de uma folha de papel escreva a palavra EU. Pense em todas as pessoas que você ama e que estão unidas a você de alguma forma. Escreva o nome daque-les que são mais próximos perto da palavra EU. Desenhe uma linha indo até você. Agora mostre ao seu parceiro sua folha e explique quem você colocou e por qual razão. Depois dessa ativida-de, discuta as seguintes perguntas com as crian-ças: Por que existe desunião no mundo? Por que tudo fica mais interessante quando fazemos as coisas juntos?

ESTUDO DE CÉLULAS DE CRIANÇAS:

Já estão abertas as inscrições para o próxi-mo Impacto AdultoData: 22 a 24 de janeiro Divulgue em sua célula e incentive os membros a enviarem pessoas. Lembrando de que são vagas limitadas, portanto, não deixe para a última hora. Contamos com você!Local: Pousada do Sossego, em Juatuba. Inscrições: somente na Casa de Células (Rua Beberibe, 164 – São Cristóvão – Belo Horizonte/MG), das 9 às 19 horas, de segunda a sexta-feira.Documentos necessários: cópia da carteira de identidade e CPF, endereço e telefone de contato das pessoas a serem en-viadas. Para menor de idade, também cópia dos documentos do responsável.

Domingo, 17 de janeiro de 2016 ATOS HOJE 13

Papai e mamãe, estão à espera de um bebê? Então, vocês não podem perder a oportunidade que a Escola de Pais da nossa igreja ofe-rece. É o curso “Pais Grá-vidos”, que começará em fevereiro.

Nesse curso as au-las são ministradas por profissionais cristãos da área da saúde, tais como: psicóloga, nutricionista, ginecologista, pediatra, fisioterapeuta, fonoaudi-óloga, cirurgião dentista, enfermeiras. As aulas são teóricas e práticas. O obje-tivo do curso é ensinar as

técnicas corretas para re-alizar os cuidados básicos e essenciais que se deve ter com a gestante e espe-cialmente com o bebê, tais como: alimentação apro-priada, técnicas de ama-mentação, características e necessidades do recém--nascido, técnicas de ba-nho, higienização do bebê, cuidados com o umbigo, técnicas de respiração, massagens e relaxamento para a mamãe e bebê, saú-de bucal da mamãe e do bebê, além de orientações sobre aspectos educacio-nais, emocionais e espiri-

tuais do bebê e da família. As aulas acontecem aos domingos, das 8h30 às 12 horas, no Salão Esperança.

Inscrições: Pr. Joaquim Souza (31) 99755-7117 (WhatsApp) / 98793-1840. E-mail: [email protected], ou na Casa Pastoral 3429-9400.

Além do Curso “Pais Grávidos”, outra excelente sugestão para os pais que estão à espera de um bebê é fazer um book de gestan-te, como o casal de pasto-

res da Mocidade Leandro e Aline Almeida, conforme as fotos acima realizadas pela fotógrafa Juh Sousa. Faça como Leandro e Aline e tenha uma recordação da sua gestação.

Ligue para a fotó-grafa Juh Sousa (31) 98839-5516; email: [email protected]; face: juhsousa_fo-tografia; instagram: @juhsousa_fotografia; facebook:www.face-book.com/JuhSousaFo-tografia

■■ Participe do Participe do próximo Culto da próximo Culto da Família Família

21 de janeiro (quinta-feira), às 20 ho-ras, no TabernáculoTema: Como ficar livre das dívidasPalestrante: pastor Célio Fernando, co-ordenador do Curso de Finanças Crown da nossa igreja.

Foto

s: J

uh S

ousa

Foto

: Re

prod

ução

inte

rnet

Apoio, incentivo e aconselhamento na Palavra de Deus para casais casados.Módulo 1: entre os dias 20 e 21 de fevereiro de 2016.Inscrições: na Casa Pastoral (31) 3429-9400 ou com a Pra. Madalena (31) 98445-1473, e-mail: [email protected]

Ensinamentos para adultos e crianças sobre como lidar com o dinheiro à maneira de Deus.Início das turmas: 21 e 22 de fevereiro.Horários: adultos (individuais e casais): domingos, das 8 às 10 horas ou das 16 às 18 horas; segundas-feiras, das 19:30 às 22 horas. Crianças de 8 a 12 anos: domingos, das 10 às 12:15 horas.Local das aulas: Espaço Ebenézer. Inscrições: pessoalmente, na Casa Pastoral. Mais informações: (31) 98477-0034 – Pr. Célio Fernando

Inscrições abertas para o curso de noivos que acontecerá entre fevereiro e abril de 2016. Esta turma é destinada aos casais que pretendem se casar até janeiro de 2017. O curso é um pré-requisito para membros se casarem em um dos salões da Igreja Batista da Lagoinha, Lagoinha Bairro ou ser celebrado por um dos pastores da igreja. Vagas limitadas.Inscrições exclusivamente pelo site: www.escoladenoivos.com.br/inscricoesMais informações: Acesse o site: www.escoladenoivos.com.br/informacoes-gerais; ou o e-mail: [email protected]

Fortalecer casamentos por meio do ensino de princípios bíblicos para a vida a dois.Inscrições: toda quinta-feira, no Culto da Família, às 20 horas, no Tabernáculo ou aos domingos, das 10 às 12 horas, na Praça da Fonte.Mais informações: (31) 98488-2764 – Pr. Narciso Marques ou acesse www.casadosparasempre.net

ACAMPAMENTO DE CASAIS

CURSO DE FINANÇAS CROWN

CURSO DE NOIVOS

CASADOS PARA SEMPRE

O Ministério Vida em Família atende na Casa Pastoral, à Rua Pitangui, 527, São Cristóvão. Atendimento de segunda a sexta, das 9 às 12 horas e das 14 às 18 horas. (31) 3429-9400 / 98793-3494 – Jordânia.

Curso traz instruções para “pais grávidos”

INSCRIÇÕES ABERTAS!

14 ATOS HOJE Domingo, 17 de janeiro de 2016

Na quinta-feira, 14 de ja-neiro, a Capela da nossa igre-ja ficou lotada com os irmãos que participaram de um trei-namento ministrado por uma equipe da Gateway. Com o tema “Pilares e Valores do Vo-luntariado”, o encontro foi um momento de excelente ensino para os irmãos presentes. O pastor Márcio iniciou a reu-nião e deu boas-vindas aos participantes. Dois pastores da Gateway, Jason Gabriel e Jere-my Meister ministraram aos irmãos.

O pastor Jeremy compar-tilhou algumas crenças gerais utilizadas com os voluntários da igreja Gateway. São elas: 1 - Cada pessoa tem um lugar de serviço designado por Deus; 2 - Cada pessoa tem um dom para usar o serviço; 3 - Cada pessoa é mais importante do que a tare-fa que faz; 4 - Servimos porque seguimos o exemplo de Jesus. “Você recebeu um dom único para poder preencher seu lu-gar no reino de Cristo. Deus é louvado quando cada um de nós está no lugar que Ele nos direcionou. Se você é líder de voluntários, procure orientá--los a encontrarem o lugar que melhor que se encaixe ao perfíl de cada um; e a reconhecer os dons que o Senhor lhes conce-deu”, compartilhou.

Já o pastor Jason Gabriel mi-nistrou a respeito dos nove pi-lares do voluntariado. São eles:

1 - “Nós valorizamos pessoas; 2 - As pessoas vêm antes das ta-refas. Valorizamos o desenvol-vimento saudável de cada indi-víduo acima do cumprimento de cada tarefa. Valorizamos o crescimento saudável de cada pessoa, mais do que completar as tarefas; 3 - É uma cultura da graça: Trabalhamos na cultura da graça que faz uso dos erros sempre acreditando no melhor e tomando cada oportunidade para compartilhar em momen-tos de ensino; 4 - Encaixe certo: Nosso desejo é conectar pesso-as às oportunidades certas. O encaixe certo é a intercessão do que o ministério precisa, os dons dos voluntários: sua saú-de, tanto a saúde do time e do voluntário. Encaixe é quando desejamos conectar as pessoas para o lugar certo. É o desejo do voluntário com a necessidade do ministério; 5 - Ritmo equili-brado de vida: além de ter dons e talentos, habilidade maravi-lhosa, a vida está acontecendo. Isso significa que valorizamos onde cada indivíduo está. Os voluntários devem se comuni-car com o seu líder e vice-ver-sa; 6 - Delegação com as mãos juntas. Ninguém quer aparecer para fazer um novo trabalho que eles não foram equipados para fa-zer. Tão perigoso é tirar as mãos e não se envolver é se envolver demais. Não envolvidos demais nem de menos, mas envolvidos da maneira certa; 7 - É saúde em

longo prazo; 8 - Medição de pul-so proativa; 9 - Cremos em uma liderança expansiva para fazer o que Deus nos chamou para fazer. Como líderes precisamos tomar uma atitude proativa verificando a saúde dos voluntários e se eles estão satisfeitos e dando frutos. Os líderes devem ser treinados. Não se desqualifique. O seu passado é um combustível para o futuro”, explicou o pastor Jason Gabriel, que fez uma oração final agrade-cendo a Deus. Depois chamou à frente as pessoas que desejavam se voluntariar e os pastores ora-ram por esses irmãos. Muitos se renderam e se dispuseram a ser-vir ao Senhor.

O pastor Ryan Adams finali-zou a reunião com uma oração de agradecimento e comparti-lhou: “Somos mais fortes quan-do somos unidos. Eu acredito que a Lagoinha não conseguirá conter a quantidade de pessoas dispostas a servir. Acredito que há um rio em Belo Horizonte e ele será liderado pela Lagoinha. Vamos pescar os peixes e pre-pará-los para o grande mover do Espírito Santo nesta cidade”, concluiu Ryan.

Se você deseja mais informações a respeito do assunto, ligue para o pas-tor Richarde Guerra (31) 98489-3057.

� Priscilla Vieira

• IGREJA

Equipe da Gateway ministra em nossa igreja a respeito do voluntariado

Evento teve como tema “Pilares e Valores do Voluntariado”

Foto

s: F

ilipe

Teod

oro

Domingo, 17 de janeiro de 2016 ATOS HOJE 15

Você não sabe qual é o seu chama-do? O Seminário Teológico Carisma (STC) é uma resposta para você! Os cursos, que abordam diversos temas importantes da vida cristã, são voca-cionais, ou seja, há estudos sobre tudo o que a Bíblia diz a respeito de chama-do, dons e sua identificação.

As inscrições já podem ser realiza-das. Basta o interessado(a) acessar o site do Carisma (carisma.org.br), veri-ficar a documentação necessária, pro-videnciar a lista de documentos e fa-zer a inscrição pessoalmente, na sede, situada à Rua Araribá, 543, Bairro São Cristóvão, em Belo Horizonte (MG).

A primeira semana de fevereiro será dedicada ao Test Drive, dias nos quais interessados em estudar no Ca-risma poderão conhecer alguns pro-fessores do seminário e participar da ministração do módulo “O Grande Eu Sou: a autorrevelação da divindade de Cristo no Evangelho de João”. Com entrada franca, os encontros aconte-cerão, das 8h às 11h e 19h às 22h, no salão CEU (dependência do Carisma).

Cursos oferecidos

O seminário é interdenominacional (cristãos de qualquer igreja, de outros estados, podem ingressar) e oferece três opções de curso. Um deles é o de Teologia Bíblica Ministerial, com aulas de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã (8h às 11h) e noite (19h às 22h). O curso, com duração de dois anos, soma mais de 50 matérias, entre elas: Aliança de Sangue, Capelania Cristã, Dons Espirituais, Dons Ministeriais, En-

sino Criativo, Implantação de Igrejas, Introdução a Missões, Panorama do Antigo Testamento, Relacionamentos Interpessoais e muitas outras discipli-nas.

Outra opção é o Curso Bíblico (mo-dular), com aulas às terças e quintas--feiras, disponíveis nos turnos da manhã (8h20 às 11h), tarde (13h40 às 16h20) e noite (19h20 às 22h). Com au-las em módulos e duração de dois anos, soma 32 matérias com o mesmo conte-údo das que estão na grade do curso de Teologia Bíblica Ministerial, mas com menos disciplinas. Uma novidade este ano é que serão abertas duas novas unidades, em que esse curso será mi-nistrado: em Ribeirão das Neves, com aulas às segundas e terças-feiras, e em Lagoa Santa, às terças e quintas-feiras, nos mesmos horários. Nesses novos lo-cais também acontecerá o Test Drive.

StartTeen - Adolescentes

Há também no Carisma em BH um curso específico para adolescentes, o StartTeen. Com duração de um ano, tem nove matérias na grade. As aulas acontecem em módulos aos sábados, no turno da manhã, das 9h30 às 12h.

“O StartTeen surgiu de uma procura muito grande”, diz o pastor Leonardo Capochim, diretor do Carisma. A cada ano, muitos adolescentes mostravam o interesse em fazer o seminário, mas como a rotina de estudos nessa fase da vida é intensa, devido ao ensino médio e vestibular, viu-se a necessidade de criar um curso com aula aos sábados. “Pensamos: 'A gente precisa dar uma

resposta a esses adolescentes, porque eles querem aprender mais da Bíblia, de Deus, estão com sede de aprender um pouco sobre Teologia, e não temos nada para respondê-los', então, cria-mos esse curso”, explica o pastor. “As matérias têm duas bases: tornar o ado-lescente apaixonado por Deus e pelo estudo da Bíblia e dar a eles uma base sólida de fé”. Na grade há matérias que falam sobre identidade, Cristo, com pa-noramas bíblicos, mas que abordam a defesa da fé e cosmovisões, para que o aluno tenha “uma certa bagagem. Ele chegará a uma universidade daqui a pouco. Não precisa nem chegar à uni-versidade, no ensino médio mesmo já são discutidas questões em relação à fé cristã. […] Como que ele vai se de-fender? Que base ele terá? Então, essas bases serão passadas a ele nesse curso”, explica Léo Capochim.

Um seminário da Palavra e do Espírito

Essa é a principal característica do Carisma: “Mergulha fundo no estudo da Palavra, mas também mergulha fundo no Espírito Santo, porque o estudo sem o Espírito vai enfraquecendo. A letra mata, o Espírito é que dá vida. […] Incentiva-mos o estudo da Bíblia não como objeto, mas que seja um momento de relaciona-mento com Deus”, comenta Léo.

Segundo o pastor, algumas pessoas ainda criam barreiras em relação à Te-ologia, acham que é voltada somente

para pastores ou líderes da igreja. “Ela é para todos nós”, diz. “O Carisma tem uma proposta em que você estudará Teologia, mas nem sentirá tanto, porque nosso foco é uma Teologia bíblica e prática. As nossas matérias são fundamentadas na Palavra, mas também com foco em lide-rança”.

Durante os dois anos de curso, os alu-nos fazem estágios. Cada um pode fazer em sua própria igreja, mas os ministérios da nossa amada Lagoinha também são abertos para eles estagiarem. Existem pessoas que vêm de outros estados e países, interessadas em saber como é o trabalho realizado em nossa igreja. Na Lagoinha elas têm a oportunidade de aprender. Há, também, no Carisma, grupos de evangelismo, teatro, louvor e vários outros ministérios nos quais os alunos podem se voluntariar.

O Carisma surgiu em 2002, e uma das inspirações para o desenvolvi-mento da grade curricular foi um seminário criado por meio de uma pesquisa com vários pastores nos Es-tados Unidos. Ela visava saber o que eles aprendiam nos cursos de Teolo-gia. De 100% do conteúdo aprendido, apenas 20% era usado no dia a dia. Então, o criador do seminário decidiu fazer dos 20% um curso com 100% de aproveitamento. “Tudo que uma pessoa aprende no Carisma, ela vai colocar em prática”, finaliza Léo Ca-pochim.

� Dayane Nascimento

Mais informações ligue: Pr. Leonardo Capochim (31) 98793-1570.

• IGREJA

Foto

s: A

rqui

vo M

inis

téri

o

16 ATOS HOJE Domingo, 17 de janeiro de 2016

Lagoinha Prado realiza Impacto Evangelístico na ASMARE

Participe da inauguração do Culto CRIE na Lagoinha Industrial

• I GREJA

A ação vai se tornar um culto semanal, realizado na associação

A reunião acontecerá dia 22 de janeiro, às 19:30

A Associação dos Catado-res de Papel, Papelão e Ma-terial Reaproveitável (ASMA-RE) contou com um momento especial no último dia 7. O pastor Adão Wesley, líder da Lagoinha Prado, acompanha-do por uma equipe disposta a servir na obra do Senhor, realizou um impacto evange-lístico no local.

Durante a atividade, os funcionários da ASMARE ado-raram ao Senhor por meio de louvores, ouviram a Palavra de Deus, reconciliaram e entrega-ram suas vidas a Cristo, apre-ciaram um delicioso lanche e conheceram o testemunho do obreiro do Ministério Êxodo da nossa igreja, Vinícius Teodoro. O obreiro foi resgatado das ruas pelo Senhor e por traba-lhos sociais, realizados pela La-goinha. A história de Vinícius impactou todos que estavam na ASMARE.

Segundo o pastor Adão Wesley , a ação, que foi um mo-mento marcante para a asso-ciação, vai se tornar um culto semanal a pedido da gerente da ASMARE, Elaine de Olivei-ra: “Não há dúvidas de que re-almente essa atividade foi algo de Deus para a vida dessas pes-soas. Elas foram fortemente to-cadas pela presença do Senhor, e será um prazer atendermos à solicitação da gerente. Acre-dito que muitas vidas irão se render Jesus por meio dessa reunião”, compartilhou.

Os cultos serão realizados toda quinta-feira, às 10 horas. A ASMARE está situada à Rua Ituiutaba, 460, Prado.

Se você deseja mais informações, ligue para o pastor Adão Wesley (31) 98312-0074.

� Cristiane Soares

A Lagoinha Industrial inau-gurará o Culto CRIE (Cristãos Empresários, Empreendedo-res) na próxima sexta-feira, dia 22 de janeiro, às 19:30, à Av. Benjamim Guimarães, 1.753 – Bairro Industrial – Contagem.

Além de ensinar a Palavra de Deus, o Culto CRIE promove comunhão e troca de experiên-cias entre empresários. O CRIE na Lagoinha Industrial aconte-cerá toda 3ª sexta-feira do mês.

Você, empreendedor, empresá-rio ou que deseja montar sua própria empresa, não perca.

Para mais informações, entre em contato com Wen-dell Pascoal, responsável pelo Culto CRIE na Lagoi-nha Industrial (31) 98574-1084.

� Cristiane Soares

Foto

s: A

rqui

vo M

inis

téri

oFo

to:

Arqu

ivo

Min

isté

rio

Domingo, 17 de janeiro de 2016 ATOS HOJE 17

• IGREJA

Você sabia que nossa igreja possui um Ministério em Inglês?O English Service tem o objetivo de comunicar a Palavra de Deus para todas as nações

Dos mais de 200 ministérios que existem em nossa igreja, um deles é o English Service, vin-culado à Secretaria de Missões e com cobertura espiritual do pastor Hermes Caires. O culto do Ministério em Inglês English Service acontece todos os do-mingos, às 17 horas, no auditó-rio do Seminário Teológico Ca-risma, CEU.

O ministério atende não ape-nas estrangeiros, mas também missionários que estão de passa-gem pelo Brasil e aqueles que es-tão se preparando para o campo, estudantes que gostam de inglês, professores, amantes da língua, entre outros. Com o objetivo de louvar e adorar ao Senhor em in-glês, o ministério promove, além do culto, comunhão, evangelismo e muitas outras atividades duran-te o ano, como: o Thanksgiring (Dia de Ação de Graças), devido à festa americana comemorada em novembro, em que é feito um jantar e cada um leva um prato diferente e um amigo não crente; acampamentos, Fellowship Day (Dia de Comunhão), em que as

pessoas vão para um local e pas-sam o dia juntos, com direito a churrasco, piscina, comunhão e brincadeiras; reunião de lideran-ça, voluntários, oração, evangelis-mo e células aos sábados, às 17:30, na Casa da Mocidade; aos domin-gos, às 19:15, no CEU; terças-feiras, às 18:15, no Quiosque Lagoinha.

Os líderes do Ministério em Inglês são Mariana Assis e seu esposo André Silva. “Pretendemos em 2016 trabalhar com um evangelismo intenso por meio de células. Convidamos aqueles que gostam da língua ou estão estudando o inglês a participarem conosco. Se você conhece alguém que fala inglês, convide-o a vir também. Valorizamos muito a comunhão, pois muitos estrangeiros estão no Brasil e vivem sozinhos. Quando eles vão ao culto começam fazer amizades e interagir com outros colegas. É por meio das células que pastoreamos as pessoas, criamos vínculos e fazemos amizades”, explica Mariana Assis.

Muitas pessoas participam do Ministério em Inglês e

contam que são abençoados, como Theresa Larkai, de Gana, e que está no Brasil para fazer faculdade: “Há quase um ano moro em Belo Horizonte. Desde que tive contato com o culto em Inglês da Lagoinha fui abençoada de diversas formas. Lembro-me que a primeira coisa que me cativou no primeiro dia foi o louvor, que, de tão profundo, permitiu que eu sentisse a presença de Deus e logo decidi me tornar membro da igreja. Além disso, sempre quando vou ao culto o Senhor, por meio da Palavra e do louvor, me dá algo que enriquece a minha fé e confiança nele. A igreja é uma bênção, é minha família fora do meu país”, conclui. Rajeandra Prasad veio da Índia para trabalhar e também é grato pelo que tem aprendido no ministério: “O culto tem sido como torrentes no deserto, a comunhão é muito importante. Quando saí da Índia fiquei preocupado se encontraria um local para congregar, e glória a

Deus eu achei. Para mim não dá para viver sem esse ministério”, afirma. Arnaldo Fernandes de Paula, brasileiro e voluntário no ministério, é grato pelos ensinamentos adquiridos: “Por meio do culto em inglês o Senhor tem falado comigo e dado direções ministeriais específicas para toda minha família. Nos últimos quatro anos, tanto nos momentos de louvor quanto da Palavra tenho aprendido muito com Deus”, pontua. Emmanuelle Chaves, brasileira e voluntária no ministério, comenta que o culto tem sido uma bênção em sua vida: “Desde o primeiro dia em que participei senti uma paz inundando meu coração. É como se fosse uma família. No culto tive a oportunidade de trabalhar na obra, conhecer mais o Senhor e estar em comunhão com os irmãos. Os colegas me fazem querer ser uma pessoa melhor a cada dia”, finaliza.

O Ministério está realizan-do, agora em janeiro, um curso

de apologética em inglês, gra-tuito, sempre após o Culto em Inglês, às 19:15, no CEU. Parti-cipar do Ministério em Inglês é uma oportunidade maravilho-sa para você usar os dons que Deus lhe deu. Se você tem o desejo de servir na obra do Se-nhor, faça parte do English Ser-vice. Venha e deixe o Senhor melhorar suas habilidades e também usá-lo. Não é necessá-rio falar inglês fluentemente.

Se você fala um pouco da língua norte-americana, apren-da ainda mais a se comunicar com pessoas de outros lugares do mundo. Aqueles que conhe-cem estrangeiros que estão no Brasil, ou até mesmo pessoas que gostam de falar em inglês e ainda não conhecem a Jesus, podem convidá-los.

Mais informações: Ma-riana Assis (31) 98027-3058; www.facebook.com/Lagoi-nhaNations

� Priscilla Vieira

ENGLISHministryL a g o i n h a B a p t i s t C h u r c h

Foto

s: A

rqui

vo M

inis

téri

o

18 ATOS HOJE Domingo, 17 de janeiro de 2016

• MINISTÉRIOS

Submetendo-se ao Cristo

Seja membro da nossa

igreja!

ENTRE EM CONTATO COM OS PASTORES

EMERSON CAETANO E LEANDRO MARTINS

(31) 3429 -1500 / 98878-0119

ATENDIMENTO DE SEGUNDA A SEXTA, DAS 14 ÀS

22 HORAS; DOMINGO, DAS 8 ÀS 17 HORAS.

A Bíblia nos convida a submeter nossas vidas ao senhorio de Jesus. Quando João Batista o viu testemunhou sobre a Sua divindade e missão, dizendo: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pe-cado do mundo!” (Jo 1.29) e “pois eu, de fato, vi e tenho testificado que ele é o Filho de Deus” (Jo 1.34).

Jesus veio anunciar e inaugurar o Reino de Deus, bem como apontar para o mundo o cami-nho da salvação. A Bíblia afirma que, por sua na-tureza pecaminosa, no mundo jaz no maligno, nos fazendo escravos de satanás. Porém, Jesus se manifestou para nos dar vida, desfazer as obras do inimigo, nos libertar do império das trevas e nos transportar para o Seu reino de amor.

Para desfrutarmos dessa realidade é preci-so que nos coloquemos debaixo do governo de Cristo. Não é por violência e nem por força, diz a Palavra, mas por meio da resposta ao convite do Senhor Jesus.

Talvez você tem se perguntado: “como fazer para responder ao convite do Mestre?”. A respos-ta é clara: “Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo” (Rm 10.9), e “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama” (Jo 14.21).

Se você entregou sua vida a Cristo é funda-mental que cumpra as Suas ordenanças: bati-zando-se (Mc 16.16), congregando (Hb 10.25) e fazendo discípulos (Mt 28.18-20).

Para conhecer e crescer no conhecimento da vontade de Deus é necessário ouvir a Sua voz, por isso, Ele nos concedeu a Sua Palavra! É im-portante que ela seja lida, exposta e aplicada.

Se você deseja se submeter a Cristo, tornan-do-se um discipulador ou cumprindo a ordenan-ça do batismo, ou ainda transferindo-se para a Lagoinha, procure a Jornada da Aliança. O Mi-nistério o ajudará e orientará sua decisão.

� Pr. Ronaldo Amaral Campos Júnior

Foto

s: J

ean

Assi

s

Domingo, 17 de janeiro de 2016 ATOS HOJE 19

• IGREJA

Nos dias 24, 25 e 26 de março deste ano acon-tecerá em nossa igreja o Congresso Internacional Adoração Intercessão e Missão Diante do Trono. Com o tema “Na Terra como no Céu”, o evento contará com a participação de diversos ministros das áreas de adoração, intercessão e missões.

Leia o texto da pastora e líder do Ministério de Louvor Diante do Trono, Ana Paula Valadão Bessa, no qual fala sobre o tema do congresso, os preleto-res e convidados já confirmados e a mudança do nome do evento.

“Na Terra como no Céu”Você sabe a oração do “Pai Nosso” de cor? É

bem provável que sim. Se não a conhece de cor, com certeza está familiarizado por tê-la ouvido diversas vezes. Algumas expressões bíblicas, por serem tão repetidas, parecem perder o impacto que deveriam ter em nossas vidas. São palavras poderosas, mas nos tornamos muito acostumados com elas.

Quando o tema do Congresso surgiu fiquei muito empolgada. Uma santa expectativa tomou conta de mim, pois, ao mesmo tempo em que esta expressão é bastante conhecida, não exploramos profundamente o que ela tem para nos transmitir. “Na Terra como no Céu” é uma chave que abrirá nossas vidas, famílias, ministérios, cidades e na-ções para uma nova dimensão.

Preletores e convidadosPreletores e convidadosEm nossa programação temos preletores como

o Pr. Gustavo Bessa, com sua palavra profética que sempre nos leva ao arrependimento e trans-formação; os pastores Elcio e Jackie Lodos, líderes para a língua portuguesa no IHOPKC (Casa Inter-nacional de Oração em Kansas City – um centro de adoração e oração ininterrupta há 16 anos), que nos ensinarão sobre o que acontece na Sala do Trono e que devemos reproduzir na Terra; a pastora Ezenete Rodrigues, do Ministério de In-tercessão da Igreja Batista da Lagoinha (IBL); os missionários Joshua e Sara Lingel e Maisel Rocha, fundadores do I2, que treinam a igreja ao redor do mundo para a evangelização dos muçulmanos – o maior desafio para o cumprimento do Ide.

Contaremos com a presença dos pastores João Osmar e João Gomes, da secretaria de missões da IBL, e do pastor Mario Freitas, da Missão Mais, que apoia a Igreja Sofredora. No louvor teremos o Diante do Trono, comigo, Israel Salazar, Letícia Brandão e Marine Friesen. Quem também estará conosco ministrando louvor é Fred Arrais, como mais um representante da nova geração de ado-radores que Deus está levantando em nosso país. Asaph Borba também ministrará. Além de ser um pai para os adoradores no Brasil, ele tem mais de 18 anos de ministério no mundo árabe e nos aben-çoará com o amor por esse povo que precisamos alcançar.

No sábado à noite teremos um momento de adoração muito especial. São ministros que ado-rarão em unidade. Eu, Nívea Soares, Fred Arrais, Israel Salazar, Letícia Brandão, Marine Friesen, Lu Alone, Raquel Emerick, Christie Tristão, e outros

ministros que ainda confirmarão, estaremos jun-tos conduzindo alto louvor em adoração a Deus.

Por que “Adoração, Por que “Adoração, Intercessão e Missão”?Intercessão e Missão”?

Algumas pessoas estão perguntando sobre a mudança do nome do nosso congresso. A amplia-ção do nome fala de um novo tempo de maturida-de e plenitude que Deus tem para nós. O Espírito Santo nos leva à adoração e assim nos aproxima-mos do coração do Pai. Nessa intimidade pergun-tamos qual é Sua vontade e passamos a orar e a interceder por Seus propósitos. Quando o Pai com-partilha o que está em Seu coração, respondemos: “Eis-me aqui, envia-me!”. E, assim, o movimento é completo: Adoração que leva à Intercessão que leva à Missão, até aquele Dia em que não haverá mais Intercessão nem Missão, somente Adoração, eternamente, diante do trono.

Esperamos por você nos dias 24, 25 e 26 de março de 2016, em nossa igreja, em Belo Hori-zonte (MG). Junte-se aos milhares de adoradores, intercessores e missionários que estarão reunidos para declarar: “Na Terra como no Céu!”

Para inscrever-se no Congresso Adoração Intercessão e Missão Diante do Trono, acesse www.diantedotrono.com

� Ana Paula Valadão | Adaptação Atos Hoje

Foto

s: A

rqui

vo M

inis

téri

o

Inscrições para o Congresso Adoração, Intercessão e Missão

DT ainda estão abertas“Na Terra como no Céu” é o tema do evento

20 ATOS HOJE Domingo, 17 de janeiro de 2016

Como Igreja estamos envolvidos em um projeto santo, em uma obra divina. Entretanto, para podermos ser instrumentos úteis nas mãos de Deus, precisamos ser cheios do Espírito, da unção e do poder de Deus. Muitos, porém, não valorizam um tempo como este, de jejum na pre-sença do Senhor.

Como é bom sermos cheios de Deus, acordar-mos cedinho e nos perceber tão sensíveis a Ele. Como é precioso começar a orar e já sentir o Seu toque. Quando temos um coração sedento, bas-ta começar a orar e rapidamente haverá aquela ignição espiritual, um ambiente de glória, uma formidável sensibilidade ao fluir de Deus. Se nos voltarmos para a unção de Deus, nunca mais se-remos os mesmos, antes nos tornaremos incen-diários celestiais na seara deste mundo.

Mas há alguns que não recebem porque lhes falta fome e sede de Deus. Outros tantos não têm um coração para crer que Deus pode mu-dar suas vidas em um instante. Alguns ainda não perceberam o poder de ter uma experiência com o Senhor. Todavia, nós cremos que alguém pode ser completamente mudado depois de re-ceber um toque do Senhor, depois de receber da virtude do céu.

1. A porta e o caminho“Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e

espaçoso, o caminho que conduz para perdição, e são muitos os que entram por ela), porque es-treita é a porta, e apertado, o caminho que con-duz para a vida, e são poucos os que acertam com ela” (Mateus 7.13,14).

A trajetória da vida cristã envolve dois gran-des princípios: entrar por uma porta e percor-rer um caminho. Enfatizar um deles e excluir o outro resultará em desequilíbrio e extremismo. Entrar por uma porta significa passar por uma crise. A passagem por uma porta significa que abruptamente, depois de uma experiência, nos vemos em uma nova posição, em um novo lugar. Entrar pela porta significa que em um período muito pequeno surge uma diferença tremenda.

Todavia, o outro lado da moeda é que, além de uma experiência de mudança, precisamos também trilhar agora um caminho de mudança. O caminho estreito é o processo em que somos inseridos e no qual o Espírito Santo nos muda dia a dia.

Estreita é a porta e apertado é o caminho. A vida cristã possui esses dois padrões, ou princípios, aparentemente antagônicos e que caminham juntos. Em nossa vida cristã precisamos da experiência da porta e do caminho. Eles são as duas maneiras que Deus

usa para tratar conosco.O que é o princípio do caminho? É uma mu-

dança progressiva, um passo depois do outro. Deus começa a lhe tratar progressivamente. À medida que você responde, o Senhor muda a sua vida. Por causa da Palavra de Deus que você tem recebido, do relacionamento e da convivência com os irmãos, da disciplina do Espírito Santo e do tratamento de Deus em suas circunstâncias, você pode receber o poder de mudar e ser trans-formado gradualmente.

Há um tipo de transformação em que é ne-cessário ter um dia após o outro, pois nada subs-titui o processo de Deus. O caminho de Deus em sua vida é estreito, por causa da disciplina e da renúncia. Todos, eventualmente, seremos trata-dos e disciplinados por Ele. Nessas circunstân-cias, precisamos respondê-lo em fé e nos subme-ter, nos rendendo debaixo de Suas mãos. Esse é o caminho estreito, é um processo.

A verdade, porém, é que, além de estarmos inseridos em um processo ou caminho de mu-dança, Deus também quer fazer milagres ins-tantâneos em nós. Por isso, o texto que lemos diz que apertada é a porta. Há um caminho, mas também há experiências que são portas. O que é uma experiência de porta? São aquelas que nos mudam radicalmente, abruptamente, repenti-namente. Você chegou de um jeito e vai embora de outro por ter trocado no poder de Deus. Isso é um encontro com Deus.

Algumas pessoas marcam esses encontros com Deus. Elas esperam por isso e anseiam receber, como foi o caso de Jacó. Este quis ser mudado, por isso lutou com Deus. Ele sabia que bastava um toque, uma palavra do Senhor seria um homem transformado. Deus de fato tocou na vida de Jacó e ele nunca mais foi o mesmo. Daquele dia em diante não era mais Jacó, mas se tornou Israel, Príncipe de Deus, alguém que teve um encontro com Deus e, em um instante, foi mudado.

Jacó buscou esse encontro, mas na Palavra de Deus há outros que nem mesmo estavam es-perando por ele, como é o caso da mulher sama-ritana. Ela ia buscar água no poço todos os dias, mas um dia não foi como os demais. Jesus estava esperando por ela ao lado do poço. Naquele dia, ela bebeu de uma água que mudou a sua vida. A Água da Vida veio para dentro dela. Foi Jesus quem se ofereceu e foi a ela quando ela não es-perava.

Talvez você nem estivesse buscando, mas, ao ler este texto, o Senhor programou um encontro com você. Este texto está em suas mãos porque o Espírito Santo o trouxe até você. Se você crer, poderá ter uma experiência de porta hoje, uma

mudança instantânea e completa em sua vida.As pessoas sempre perguntam se é possível

ser mudado radicalmente e instantaneamente. Pelo poder de Deus, a resposta é sim. Esse prin-cípio pode ser visto em toda a Palavra de Deus. Uma única reunião é suficiente para mudar a sua história e o seu destino eterno. Hoje mes-mo as pessoas acharão que há algo estranho em você. As pessoas que conversarem com você per-ceberão que já não é o mesmo. Homens e mulhe-res são instantaneamente transformados quan-do tocam no fogo de Deus. Se você contemplar o Senhor, a sua vida nunca mais será a mesma.

Nós precisamos da porta e do caminho, as duas coisas são necessárias. Em algumas áreas nós somos mudados paulatinamente, gradual-mente, mas em outras áreas somos transforma-dos instantaneamente. A mão de Deus vem so-bre nós e nos muda naquela área.

A Bíblia mostra que o povo de Israel estava para entrar em Canaã e conquistá-la. Mas, antes disso, eles deveriam atravessar o rio Jordão. Esse rio é a porta, mas a conquista da terra é o cami-nho. Os israelitas tiveram que atravessar o rio, mas, depois disso, tiveram um longo processo de conquista. O rio Jordão foi uma crise, mas a con-quista era um progresso.

O progresso é importante, mas as portas pe-las quais passamos são fundamentais. Precisa-mos das experiências de caminho, mas necessi-tamos desesperadamente daquelas experiências que nos abalam e derrubam e, quando levanta-mos, somos outras pessoas na presença de Deus.

Um exemplo bíblico interessante dessas por-tas espirituais é Saul. Ele foi mudado em um novo homem em um momento, todavia, falhou em caminhar com o Senhor no processo (1 Sm 10.6).

Nós estamos habituados a crer por milagres de curas instantâneas. Isso é precioso e Deus re-almente é poderoso para fazer isso, mas por que somente a cura pode ser recebida instantanea-mente? Por que você acha que seu marido (ou sua esposa) não pode ser mudado instantane-amente? Aquela mulher faladeira de repente é tocada pelo poder de Deus e se torna outra mu-lher. Você então a desafia: “Fale alguma coisa, mulher!”. E ela responde: “Agora vou falar só o que edifica”. E você, de olhos arregalados e quei-xo caído, só pode dizer: “É um milagre!”.

Equivocadamente, muitos concluem que o pau que nasce torto não pode endireitar-se de uma hora para outra: “A vida inteira o sujeito foi um encrenca e agora virou santo”, dizem ironi-camente. É assim que o mundo diz, mas preci-samos sustentar o testemunho de que Deus tem poder, não apenas para curar qualquer enfermi-

• ARTIGO

Domingo, 17 de janeiro de 2016 ATOS HOJE 21

dade, mas para endireitar qualquer caráter torto e qualquer temperamento doente.

Casamentos podem ser mudados, pessoas podem experimentar libertação de vícios ins-tantaneamente. Deus fará por um processo, ou caminho, mas poderá também fazer instantane-amente, por uma porta. Todos nós precisamos ter marcos de mudanças e épocas. Quem sabe já não é o tempo de você passar a limpo e mu-dar a página, começando algo novo em Deus? E para começar algo novo, é necessário um portal de glória. Do lado de cá está tudo seco e morto, mas, quando você passar pela porta, verá que o ambiente mudará, há vida do lado de lá. A glória estará esperando por você e mudanças repenti-nas acontecerão. Isso aconteceu com Saul.

A Bíblia mostra que Saul se tornou rei de Is-rael. O pai de Saul se chamava Quis e certo dia as suas jumentas haviam se extraviado. Quis pediu a Saul que fosse procurá-las. Saul saiu de casa para procurar as jumentas do rebanho de seu pai, mas ele não imaginava que voltaria outro homem. Deus tinha algo para fazer em sua vida. Como ele, muitos de nós, em um dia qualquer em que apenas saímos para trabalhar, não está-vamos esperando nada de especial, Deus foi nos encontrar no caminho. Você não estava nem so-nhando, mas Deus tinha um mistério para você. Saul nem imaginava, mas Deus tinha um trono para ele. A Bíblia diz que Saul encontrou com Sa-muel e veja o que o profeta lhe disse:

“Quando dali passares adiante e chegares ao Carvalho de Tabor, ali te encontrarão três ho-mens, que vão subindo a Deus a Betel: um levan-do três cabritos; outro, três bolos de pão, e outro, um odre de vinho. Eles te saudarão e te darão dois pães, que receberás da sua mão. Então, se-guirá a Gibeá-Eloim, onde está a guarnição dos filisteus; e há de ser que, entrando na cidade, en-contrarás um grupo de profetas que descem do alto, precedidos de saltérios, e tambores, e flau-tas, e harpas, e eles estarão profetizando. O Es-pírito do Senhor se apossará de ti, e profetizarás com eles e tu serás mudado em outro homem. (1Sm 10.3-6).

Saul foi mudado em outro homem instanta-neamente porque o Espírito de Deus se apossou dele e tomou o controle de sua vida. O que mu-dará você é o Espírito Santo em sua vida, é o fogo de Deus dentro de seu coração. Não se preocupe se você não sente emoção alguma agora. Se você abrir o seu coração e buscá-lo, você entrará por

uma porta em um novo nível de vida e experi-ência.

Saul foi transformado em outro homem. Eu sei que você espera por um processo, quem sabe mais outro tratamento, disciplina ou ainda mais um tempo de discipulado. Estas coisas são boas e necessárias, mas hoje você precisa ter uma ex-pectativa santa de um milagre instantâneo em sua vida. Chega de estar onde está, de ser apenas o que é, queira mais de Deus. Ele tem mais para você.

2. A água e o fogoTodos precisamos da porta e do caminho

para crescer, mas também necessitamos de dois princípios para sermos purificados: a água e o fogo.

"Então, disse o sacerdote Eleazar aos homens do exército que partiram à guerra: Este é o esta-tuto da lei que o Senhor ordenou a Moisés. Con-tudo, o ouro, a prata, o bronze, o ferro, o estanho e o chumbo, tudo o que pode suportar o fogo fareis passar pelo fogo, para que fique limpo; todavia, se purificará com a água purificadora; mas tudo o que não pode suportar o fogo fareis passar pela água". (Nm 31.21-23).

Qual é a característica comum ao ouro, à prata, ao bronze e ao ferro? Todos eles são me-tais sólidos e devem ser lavados com água, mas somente serão definitivamente purificados pelo fogo. O que significa a água como meio de purifi-cação na Palavra de Deus?

"...para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra" (Ef 5.26).

A água da Palavra é uma maneira de sermos depurados por Deus. Jesus disse: “Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado” (Jo 15.3). É a Palavra que nos separa para Deus, pu-rifica e santifica das coisas do mundo. Cada vez que você ouve e recebe a Palavra, você é lavado por Ele. Todavia, todos nós precisamos reconhe-cer que existem áreas duras em nossas vidas, as quais, mesmo depois de ouvirmos a Palavra, pa-recem inalteradas, difíceis de ser trabalhadas e transformadas. A regra apresentada no Livro de Números é clara: “Aquilo que é macio é purifi-cado pela água, mas as coisas duras devem ser passadas pelo fogo”. Ou seja, para as áreas ma-cias de nossa vida, a água é suficiente; mas, para as áreas mais duras, é necessário o fogo de Deus.

Você precisa buscar o fogo de Deus. Não bas-ta termos a água da Palavra, nós precisamos do fogo do Espírito Santo. Essa combinação santa da água e do fogo é que de fato transforma todo o nosso ser.

O que é o fogo de Deus? O fogo de Deus pode vir de duas maneiras em sua vida. Como as lín-guas de fogo, as labaredas que vêm sobre você para incendiar o seu próprio espírito. Mas o fogo também pode se manifestar por meio do tratamento e da disciplina. Quando Deus disci-plina você, Ele está lhe colocando na fornalha. É o que chamamos de fornalha da aflição, da dor e da dificuldade. Deus permite que essas coisas venham para tratar com as áreas duras de sua vida.

“Pastor, eu não quero esse fogo”, você pode dizer. Então, busque o outro, porque, se não ti-ver o fogo do Espírito, precisará do outro fogo. Mas uma coisa é certa: as áreas de sua vida que tiverem que passar pelo fogo passarão de uma forma ou de outra: seja pelo fogo da unção, seja pelo fogo das circunstâncias. É melhor, portanto, deixar o fogo do Espírito incendiar a sua vida. Tudo o que vem de Deus é bom, mas nem tudo o que vem de Deus é momentaneamente agra-dável.

As áreas duras em nossas vidas ocasional-mente passam por tratamentos duros do Senhor porque não deixamos o fogo do Espírito amole-cê-las. Essas áreas serão purificadas com fogo, mas áreas mais macias e maleáveis serão puri-ficadas pela água.

A água aponta para a Palavra. Precisamos receber a Palavra e sermos purificados por ela. Mas não devemos pensar que não existam áreas mais duras e resistentes em nossa vida. Elas cer-tamente existem e serão purificadas pelo fogo. O fogo aponta para a disciplina do Espírito Santo e para as línguas de fogo do batismo. Glória a Deus porque há fogo disponível para nós. Você crê que pode passar por uma experiência de porta hoje? Então, receba do fogo do Espírito em sua vida.

� Pr. Aluízio Antônio

Se você deseja mais informações a respeito do assunto, ligue para o pastor Marco Túlio (31) 98402-1586.

22 ATOS HOJE Domingo, 17 de janeiro de 2016

� ENQUANTO O NOIVO NÃO VEMMulheres solteiras adultas, ve-nham orar por sua vida senti-mental e seu futuro noivo.Data: 23 de janeiro (sábado)Horário: 18 horasLocal: Casa Rosada (Rua Bebe-ribe, 133 – São Cristóvão)

Mais informações: Pra. Ima (31) 98421-5218

� FAÇA O CURSO DE SALGADEIRA (O) NA TRIGOÁSISInscrições: 18 a 22 de janeiroPrevisão do início das aulas: de 25 de janeiro a 12 de feve-reiroDocumentação para inscri-ções: identidade, carteira de trabalho, 1 foto 3x4, compro-vantes de endereço e escolari-dade (histórico escolar).Inscrições: na sede da Fun-dação Oásis (Rua Angico, 283 – São Cristóvão – BH), das 8 às 11:30 e das 13:30 às 16:30.

Telefone: (31) 3449-6704 (Naiara).

� CURSO DE CABELEI-REIRO PARA INSERÇÃO NO MERCADO DE TRA-BALHOInscrições: de 18 a 22 de janei-ro, das 8 às 11:30 e das 13:30 às 16:30, pessoalmente, na sede da Fundação Oásis (Rua Angi-co, 283 – São Cristóvão – BH).Início das aulas: 8 de feverei-ro

Documentação necessária para a inscrição do curso: carteira de identidade e regis-tro de nascimento dos mem-bros da família que residem na mesma casa (original e xerox), carteira de trabalho (original e xerox), comprovante de pa-gamento de aluguel ou presta-ção de casa própria (original e xerox), comprovante de en-dereço (conta de luz ou água), sendo original e xerox, com-provante de renda de todos da composição familiar que trabalham com carteira assi-nada (último contra-cheque ou declaração de próprio pu-nho quando for autônomo ou exercer atividade informal, ou estiver desempregado (origi-nal e xerox), comprovante de recebimento de seguro-desem-prego, aposentadoria, pensão, auxílio-doença, BPC, bolsa fa-mília, auxílio-moradia ou pen-são alimentícia (original e xe-rox), foto 3x4, comprovante de doenças crônicas por meio de atestados ou laudos (original), comprovante de escolaridade (histórico escolar) original e xerox. Atenção: adolescente a partir dos 16 anos terá que tra-zer o responsável e o mesmo deverá apresentar a carteira de identidade.

Mais informações: Naia-ra (31) 3449-6704

� CURSO DE INFORMÁ-TICA, POWER POINT E INTERNET DA FUNDA-ÇÃO OÁSIS

Inscrições: de 18 a 22 de ja-neiroPrevisão das aulas: de 16 de fevereiro a 31 de marçoHorários dos cursos: terças e quintas-feiras, das 9:30 às 11:30 ou das 14 às 15:30Mais informações: (31) 3449-6704 – NaiaraDocumentação: identidade, histórico escolar, comprovante de endereço e 1 foto 3x4.Atenção: adolescente a partir dos 16 anos terá que trazer o responsável e o mesmo deverá apresentar a carteira de identi-dade.

Inscrições: na sede da Fundação Oásis (Rua An-gico, 283 – São Cristóvão – BH), das 8 às 11 e das 13:30 às 16:30.

� TIO ULI NA IBL NOVO PROGRESSOData: 14 de fevereiroHorário: 19 horasEndereço: Rua Alvimar Car-neiro, 2.102 - Novo Progresso– Contagem.

Informações: Pr. Ro-gério de Souza (31) 98793-2183.

� GRUPO VIRTUDE DA MELHOR IDADE NA IBL BAIRRO DAS INDÚS-TRIAS Datas: 13 de marçoHorário: 18 horasLocal: IBL Bairro das Indús-trias (Av. Presidente Costa e Silva, 50)

Informações: pastores Carlinhos e Marlene (31) 98793-6292

� VIAGEM DA MELHOR IDADELocal: Ubatã Thermas Parque HotelDias: de 24 a 29 de abril Incluso: Transporte, hospeda-gem, café da manhã, almoço, jantar, alimentação no per-curso, festa surpresa, louvor e adoraçãoLazer: ofurô, sauna a vapor, piscinas aquecidas, cachoei-ras artificiais, reserva de mata nativa com trilha ecológica, quadra de areia, campo de fu-tebol gramado e quartos com banheiros individuais

Mais informações: Casa da Honra (Rua Joazeiro, 20 – São Cristóvão – BH), com a pastora Dilza (31) 3429-0550 / 3063-3739 / 98592-1368

� PALESTRA CONSA-GRAÇÃO DE FILHOSVocê que deseja consagrar seus filhos ao Senhor, precisa antes participar de uma das pales-tras de consagração de filhos, oferecida pela Escola de Pais da nossa igreja!Dias: no segundo ou terceiro domingo do mês Horário: 9 horasLocal: Salão dos Diáconos (Rua Joazeiro, 29 – São Cristóvão – esquina com Rua Pitangui).

Informações: Com o pastor Joaquim Souza (31)

99755-7117 (WhatsApp); [email protected], ou 3429-9400 com Jordânia.

� ESTÂNCIA PARAÍSOMoriá: 25 a 28 de janeiro; 5 a 8 de fevereiro; 11 a 14 de fe-vereiro; 25 a 28 de fevereiroAcampamento do Espírito Santo: 29 a 31 de janeiroRenovo: 1 a 6 de fevereiro; 16 a 21 de fevereiroInscrições: www.estanciapa-raiso.org.br

Informações: (31) 3654-3118 / 3646-7162 (Aline, Fernanda ou Lora), e-mail: [email protected]

� ESCOLA DOMINICAL EM NOVO LOCALA Escola Dominical, que antes acontecia no Templo, agora acontece no Salão Ágape, aos domingos, das 9 às 9:40, com a pastora Nelma Jardim.

� PROJETO ABA PAINossa igreja possui um projeto que apoia e incentiva famílias e pessoas que se interessam pela causa da adoção e apadri-nhamento de crianças e ado-lescentes.

Os interessados podem realizar contato com a assistente social Rosania (31) 3429-9400 / 3429-9401 / 98793-7217 / 99595-8803.

Domingo, 17 de janeiro de 2016 ATOS HOJE 23

A BELEZA SAUDÁVELQUE O SEU CORPO MERECE.Rinoplastia, rugas, prótese de mama, mamas, abdome, lipoaspiração, pálpebras e orelhas em abano.

31 3222.2228 ︱ RODRIGOLACERDA.ORGRUA PROF. ESTEVÃO PINTO, 1125 . SERRA . BH . MG

ADVOCACIA - Tel.: (31) 3295-2534AÇÃO TRABALHISTA - DANO MORAL - FAMÍLIA - DIVÓRCIO

PENSÃO ALIMENTÍCIA - I. PATERNIDADE - COBRANÇAS INDEVIDAS SPC/SERASA - TELEFONIA - ACIDENTES DE TRÂNSITO - DESPEJO

AÇÃO NO JUIZADO ESPECIAL CÍVEL

SOLUÇÕES RÁPIDAS / CONSULTA GRÁTIS

Av. Augusto de Lima, 1263 - Lj. 07B - Barro PretoEm frente à Justiça do Trabalho - BH - MG

Edna Aparecida Rocha Pereira Advogada - OAB/MG: 62946

Marília Freitas Avelar Advogada - OAB/MG: 41692

‘‘Não recuarei, nada temerei, comigo está o Senhor!’’

ADVOCACIA - Tel.: (31) 3295-2534AÇÃO TRABALHISTA - DANO MORAL - FAMÍLIA - DIVÓRCIO

PENSÃO ALIMENTÍCIA - I. PATERNIDADE - COBRANÇAS INDEVIDAS SPC/SERASA - TELEFONIA - ACIDENTES DE TRÂNSITO - DESPEJO

AÇÃO NO JUIZADO ESPECIAL CÍVEL

SOLUÇÕES RÁPIDAS / CONSULTA GRÁTIS

Av. Augusto de Lima, 1263 - Lj. 07B - Barro PretoEm frente à Justiça do Trabalho - BH - MG

Edna Aparecida Rocha Pereira Advogada - OAB/MG: 62946

Marília Freitas Avelar Advogada - OAB/MG: 41692

‘‘Não recuarei, nada temerei, comigo está o Senhor!’’