domingo, 10 de janeiro de 2016 ano 50 ediÇÃo nº 02 … · domingo, 10 de janeiro de 2016 ano 50...

24
DOMINGO, 10 DE JANEIRO DE 2016 ANO 50 EDIÇÃO Nº 02 IGREJA BATISTA DA LAGOINHA Conversão e a mudança financeira » Entenda que a salvação implica em mudança de postura na área financeira. Página 7 O Senhor chama para si uma guerreira. Veja uma linda homenagem! Oração: Ore por um novo estilo de vida » Páginas 14 e 15 » Leia e ore para que ações pecaminosas não façam parte do seu dia a dia. Página 5 2016 – O Ano da Consolidação Todos aqueles que se dis- põem a ser instrumentos úteis nas mãos do Senhor invaria- velmente se tornarão líderes. Muitos, porém, resistem à ideia de liderar. Eles se sentem in- capazes e sem qualificações e presumem que esse sentimen- to seja um sinal de Deus de que eles não receberam o dom da liderança. Mas este é o grande equívoco. Esse sentimento de desqualificação não procede de Deus. O inimigo não teme quan- do tentamos argumentar, mas ele estremece quando procla- mamos os fatos. Ele não teme quando falamos teologia, mas teme quando o lembramos de fatos. Uma coisa é pregar que Jesus é o Senhor, outra coisa é quando nos levantamos e de- claramos isso. Precisamos proclamar os fatos espirituais para que o inferno ouça. Todos os dias, você precisa declarar que o Se- nhor Jesus é mais poderoso e já amarrou o valente. Declare que o Senhor desfaz toda obra do maligno. Não amar a própria vida é não valorizar a própria habi- lidade ou força. É não confiar em si mesmo. É perceber que somos frágeis e impotentes em nós mesmos. A base de nossa vitória é o sangue de Jesus e a palavra de nosso testemunho. E a atitude que devemos ter ao usar essas duas armas é confiar inteira- mente no poder de Deus, e não em nós mesmos. » Página 6 Os mandamentos de Deus são penosos? » Saiba sobre a importância do discipulado na obediência às ordens de Deus. Página 18 Susie

Upload: vanlien

Post on 27-Dec-2018

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: DOMINGO, 10 DE JANEIRO DE 2016 ANO 50 EDIÇÃO Nº 02 … · DOMINGO, 10 DE JANEIRO DE 2016 ANO 50 EDIÇÃO Nº 02 IGREJA BATISTA DA LAGOINHA Conversão e a mudança financeira »

DOMINGO, 10 DE JANEIRO DE 2016 ANO 50 EDIÇÃO Nº 02 IGREJA BATISTA DA LAGOINHA

Conversão e a mudança financeira

» Entenda que a salvação implica em mudança de postura na área financeira. Página 7

O Senhor chama para si uma guerreira.Veja uma linda homenagem!

Oração: Ore por um novo estilo de vida

»Páginas 14 e 15

» Leia e ore para que ações pecaminosas não façam parte do seu dia a dia. Página 5

2016 – O Ano da Consolidação Todos aqueles que se dis-

põem a ser instrumentos úteis nas mãos do Senhor invaria-velmente se tornarão líderes. Muitos, porém, resistem à ideia de liderar. Eles se sentem in-capazes e sem qualificações e presumem que esse sentimen-to seja um sinal de Deus de que eles não receberam o dom da liderança. Mas este é o grande equívoco. Esse sentimento de desqualificação não procede de Deus.

O inimigo não teme quan-do tentamos argumentar, mas

ele estremece quando procla-mamos os fatos. Ele não teme quando falamos teologia, mas teme quando o lembramos de fatos. Uma coisa é pregar que Jesus é o Senhor, outra coisa é quando nos levantamos e de-claramos isso.

Precisamos proclamar os fatos espirituais para que o inferno ouça. Todos os dias, você precisa declarar que o Se-nhor Jesus é mais poderoso e já amarrou o valente. Declare que o Senhor desfaz toda obra do maligno.

Não amar a própria vida é não valorizar a própria habi-lidade ou força. É não confiar em si mesmo. É perceber que somos frágeis e impotentes em nós mesmos.

A base de nossa vitória é o sangue de Jesus e a palavra de nosso testemunho. E a atitude que devemos ter ao usar essas duas armas é confiar inteira-mente no poder de Deus, e não em nós mesmos.

» Página 6

Os mandamentos de Deus são penosos?

» Saiba sobre a importância do discipulado na obediência às ordens de Deus. Página 18

Susie

Page 2: DOMINGO, 10 DE JANEIRO DE 2016 ANO 50 EDIÇÃO Nº 02 … · DOMINGO, 10 DE JANEIRO DE 2016 ANO 50 EDIÇÃO Nº 02 IGREJA BATISTA DA LAGOINHA Conversão e a mudança financeira »
Page 3: DOMINGO, 10 DE JANEIRO DE 2016 ANO 50 EDIÇÃO Nº 02 … · DOMINGO, 10 DE JANEIRO DE 2016 ANO 50 EDIÇÃO Nº 02 IGREJA BATISTA DA LAGOINHA Conversão e a mudança financeira »

Domingo, 10 de janeiro de 2016 ATOS HOJE 3

Estamos no início de um novo ano. Não sei como foi 2015 para você, mas oro para que seu coração esteja re-pleto de expectativas para este ano e para que creia que 2016 pode e deve ser melhor do que 2015. Com Jesus cada dia é melhor do que o dia anterior. Cada semana é me-lhor do que a semana anterior. Cada mês é melhor do que o mês anterior. E cada ano é melhor do que o ano ante-rior. Jamais se esqueça disso e lembre-se sempre que o melhor de Deus ainda está por vir.

Tudo o que você já experimentou e recebeu do Se-nhor ainda não é o suficiente, pois Ele ainda tem muito mais para lhe oferecer. E, hoje mesmo, você pode come-çar a tomar posse das bênçãos que Ele tem para sua vida e ex-perimentar o que Ele preparou para você.

Neste dia tão maravilhoso você pode colocar em prática o que o apóstolo Paulo fazia. Em Filipenses 3.13-14, ele nos en-sina: “Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado, mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim. Prossigo para o alvo, para prê-mio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”.

Por meio dessa passagem podemos ver Paulo abrindo o coração e dividindo esse ensi-namento conosco, porque so-mos sua família. A igreja é uma família. Jesus não tem duas ou três igrejas, Ele tem apenas uma. E a igreja dele é formada por aqueles que o tomaram como Senhor e Salvador, que nasceram de novo e que tiveram os nomes escritos no Livro da Vida.

Querido(a), o início do ano é o tempo de esquecer os desencontros, as quedas, as decepções, os pecados, as situações que nos magoaram e ofenderam, lembranças que continuam nos machucando e as afrontas que talvez recebeu em seu local de trabalho, em sua casa. Chegou o momento de você esquecer. E pode ser que você esteja pensando: “Mas, pastor, como vou esquecer?”. Entenda, que perdoar não significa esquecer. Perdoar significa não levar em conta, porque só Deus é quem esquece. Porém,

você precisa se esforçar para esquecer o que é necessá-rio. Esqueça as coisas ruins que lhe aconteceram e procu-re, pela bondade de Deus, deixar seu coração no coração Dele.

Além de esquecer das coisas que para trás ficam, o apóstolo nos ensina a avançar para as que estão adiante. E esse avançar só será possível se você realmente esque-cer o que precisa ser esquecido e lembrar somente aquilo que precisa ser lembrado. Ou seja, além de ser um tem-po de esquecer, o início do ano também é um tempo de lembrar. Mas lembrar o que? Lembrar as bênçãos que o Senhor lhe concedeu. Lembrar que você está vivo. Quan-

tos de seus parentes, amigos e vizinhos morreram e você per-maneceu vivo?! Deus conser-vou sua vida, sua saúde. Todos os dias você teve o pão sobre a mesa, a roupa que cobriu sua nudez e um teto que o prote-geu da chuva.

Como já disse, o início do ano também é este tempo de lembrar; porém, muitas vezes lembramos somente das coi-sas ruins. Peço mais uma vez que você esqueça o que precisa ser esquecido e creia que Deus continua sendo Deus. Creia que Ele continua tendo um pla-no maravilhoso para sua vida, que Ele se importa com você, que a misericórdia Dele dura para sempre e que o melhor Dele para sua vida ainda há de acontecer.

Avance para o alvo em 2016! Conquiste! Não fique acomodado. Dê uma virada em sua vida! Faça como Paulo, es-

queça o que precisa ser esquecido, lembre-se somente o que precisa ser lembrando e prossiga, pois há um prêmio a ser conquistado. E esse prêmio é a oportunidade de, a cada dia, você ficar mais parecido com Jesus. É o prêmio de você andar dizendo: “O Senhor é meu pastor e nada me faltará”.

Deus abençoe!

� Pr. Márcio Valadão [email protected]

» Série mensagens nº 397 Adquira o seu na Seara Livraria: (31) 3429-9451.

■ PALAVRA DO PASTOR

O Jornal ATOS HOJE é uma publicação da Igreja Batista da LagoinhaPRESIDENTE: Pr. Márcio ValadãoDIRETOR DE COMUNICAÇÃO:Charles CamposJORNALISTA:Priscilla Vieira PRODUTORA EDITORIAL:Renata GioriDIAGRAMADORES:Junio Amaro e Haroldo OliveiraREVISORA:Adriana SantosCOLABORADORES:Leonardo Veiga, Eduardo Queiroz, Emerson

Caetano, Leandro Martins, Carol Malta,

Pr. Richarde Guerra, Dayane Nascimento,

Hernandes Dias Lopes, Ultimato, Marcone

Hahan de Souza, Kátia Soares, Pr. Elber Cosme e

Aluízio Antônio.

IMPRESSÃO:Sempre Editora LTDA.TIRAGEM: 20.000 exemplaresCONTATO COM A REDAÇÃO:[email protected] COMERCIAL:[email protected]

Os anúncios contidos, nesta edição, são de única e exclusiva responsabilidade dos anunciantes, não tendo a Igreja Batista da Lagoinha qualquer responsabilidade sobre o conteúdo e veracidade de tais anúncios, inclusive pelo fato de que os espaços para tais são abertos a terceiros, empresários e/ou prestadores de serviços com os quais a igreja não tem relacionamento de qualquer espécie, e sobre os quais a igreja não tem nenhuma condição de exercer fiscalização e muito menos garantir a efetividade dos produtos ou serviços anunciados. As páginas 8 e 9 são produzidas, revisadas e de inteira responsabilidade da Mocidade Lagoinha. Fica também a critério da Igreja Batista da Lagoinha selecionar os anúncios que serão veiculados de modo que sejam apenas anúncios que não firam ou contrariem a moral e os costumes cristãos ou os dizeres contidos na Bíblia Sagrada. Reprodução permitida mediante citação da fonte.

JORNAL ATOS HOJERua Manoel Macedo, 360, São Cristóvão . CEP 31110-440 | Belo Horizonte - MG

SIGA@lagoinha_com

FACEBOOKwww.facebook.com/igrejabatistalagoinha

� EXPEDIENTE

Foto

: Jea

n As

sis

Avance para o alvo em 2016! Conquiste! Não fique acomodado. Dê uma virada em sua

vida!

O melhor de Deus ainda está por vir

Page 4: DOMINGO, 10 DE JANEIRO DE 2016 ANO 50 EDIÇÃO Nº 02 … · DOMINGO, 10 DE JANEIRO DE 2016 ANO 50 EDIÇÃO Nº 02 IGREJA BATISTA DA LAGOINHA Conversão e a mudança financeira »

4 ATOS HOJE Domingo, 10 de janeiro de 2016

■ Marlon Tadeu Teixeira da Mata e Silvia Ferrei-ra Resende, 16 de janeiro (sábado), 21h, Capela – La-goinha.

■ Felipe Alexander Colácio e Lorraine Monique Soares Grizante, 16 de janeiro (sábado), 20h, Igreja Batista da Pampulha.

■ Edmar Roberto Silva da Cruz e Cláudia Márcia da Silva Santos, 16 de janeiro (sábado), 22h, Taberná-culo – Lagoinha.

■ Jesus Aparecido Ferreira Junio e Poliane Souza Carvalho, 16 de janeiro (sábado), 21h, Salão CEU – La-goinha.

Hoje somos: ovelhas na Lagoinha.

Foto

s: J

ean

Assi

s

■ CASAMENTOS

Antônio Eustáquio da Silva, Caio Márcio Santos Deslandes, Daiana Rodrigues da Sil-va, Débora de Jesus Faria, Fernando Moura de Paula, Glória Seabra Souza, José Gonçal-ves Júnior, Lania Mara Martins Pereira da Silva, Leonor Ferreira Alves, Lucas Alves Oliveira, Luciene Mendes da Silva, Maria do Socorro Oliveira Ferreira, Maria Pereira de Jesus, Natanael Afonso Rodrigues Meira, Pedro Henrique da Costa Ferreira, Renata Oliveira dos Santos Freitas, Ronei Alves Ri-beiro, Vitor Cordeiro Pereira e Weverton Luiz Arcanjo

Data Hora Local

10 de janeiro(domingo)

13h e 18h Templo

18h Tabernáculo

18h Salão Ágape

17 de janeiro(domingo)

13h e 15h Templo

17h Salão CEU

"Que alegria receber você em nossa igreja. Seja bem-vindo à família de Deus!"

» PARA RECEBER A CEIA DO SENHOR EM SUA CASA, LIGUE: (31) 98793-2232.

Aleluia! 67.128

Alexandre Lima Grochowski Sabino, Ana Cristina Moura de Alcântara, Aprígio Rodrigo Vieira, Aroldo Souza Costa, Carolina Michele Lira Silva Costa, Celeste Barbosa Araújo, Civalda de Souza Costa, Eduardo Wallace Machado, Elza Maria de Castro, Estefane Regina Pinheiro dos Santos, Felipe Gomes Martins, Filipe Félix, Gardênia Pereira da Silva Machado, Isabela Ferreira Queiroz, Jo-célia de Paula Oliveira Brito, Júlia Ferreira Queiroz, Marcela Maria da Silva Ferreira, Nelcina Rodrigues Raposo, Regiane Celly Diniz, Roselaine Alves da Silva, Tâmara Carvalho Oliveira, Vanderlei dos Reis de Brito, Vanilza Consuelo de Tarso V. Feliciano e William Ga-briel de Carvalho Mota.

TELEFONES ÚTEIS

Não saia da visão10% de Belo Horizonte

■ INTEGRAÇÃO

■ FALECIMENTOCEIA DO SENHOR

■ Para se transferir para a nossa igreja: (31) 3429-

9450 / 98489-2685 / 98489-2625

■ Atualizar seus dados: (31) 3429-9450 ou secre-

[email protected]

■ Para se batizar: (31) 3429-1500 / 1350

■ Para anunciar nascimento de filho, casamen-

to ou falecimento de parente: (31) 3429-9400 /

98793-2299

■ Casa Pastoral: (31) 3429-9400

■ Telefone da Paz: (31) 3429-9550

■ Central de Inscrições: (31) 3429-9453

■ Pastores de plantão: (31) 98402-7156 (Pastor)

(31) 98402-1676 (Pastora)

■ Visita aos enfermos: (31) 98577-0320.

Você está DESANIMADO? Ligue para o TELEFONE DA PAZ (31) 3429-9550.

■ Faleceu na última quinta-feira, dia 7 de janei-ro, o Sr. Tarsicio Gonzalez Fernandez, pai do pastor Sandro Gonzalez, líder da Lagoinha São Bento. Ligue e dê uma palavra de consolo – (31) 3297-2378

■ BATISMOS

Page 5: DOMINGO, 10 DE JANEIRO DE 2016 ANO 50 EDIÇÃO Nº 02 … · DOMINGO, 10 DE JANEIRO DE 2016 ANO 50 EDIÇÃO Nº 02 IGREJA BATISTA DA LAGOINHA Conversão e a mudança financeira »

Domingo, 10 de janeiro de 2016 ATOS HOJE 5

Dia / 10 Lc 10.1-20; Gn 17; Sl 10

Dia / 11 Lc 10.21-42; Gn 18; Sl 11

Dia / 12 Lc 11.1-28; Gn 19; Sl 12

Dia / 13 Lc 11.29-54; Gn 20; Sl 13

Dia / 14 Lc 12.1-31; Gn 21; Sl 14

Dia / 15 Lc 12.32-59; Gn 22; Sl 15

Dia / 16 Lc 13.1-17; Gn 23; Sl 16

■ LEITURA DIÁRIA

Do

min

go ■ Mateus 22.37

“Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento”.

Seg

un

da ■ 2Coríntios 5.20

“De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio. Em nome de Cristo, pois, rogamos que vos reconcilieis com Deus”.

Ter

ça ■ Tiago 4.8

“Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós ou-tros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração”.

Qu

ar

ta

■ Oséias 6.3 “Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor; como a alva, a sua vinda é certa; e ele descerá sobre nós como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra”.

Qu

inta

■ Deuteronômio 30.19 “Os céus e a terra tomo, hoje, por testemu-nhas contra ti, que te propus a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência”.

Sex

ta ■ Deuteronômio 30.20

“(...) amando o Senhor, teu Deus, dando ouvi-dos à sua voz e apegando-te a ele; pois disto depende a tua vida e a tua longevidade; para que habites na terra que o Senhor, sob jura-mento, prometeu dar a teus pais, Abraão, Isa-que e Jacó”.

ba

do

■ Salmos 25.14 “A intimidade do Senhor é para os que o te-mem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança”.

Medite em um versículo

por dia

■DEUS

• ORAÇÃO

A vida cristã começa com arrependimento, que é uma mudança na mente. Toda a vida de uma pessoa precisa mudar quando ela confia em Cristo, incluindo seus valo-res, alvos e conceitos da vida. A ordem de Paulo é: “Não mais andeis como também andam os gentios”. Você é crente, sua vida precisa ser diferente. Neste início de ano, ore para que os pecados descritos abaixo não sejam cons-tantes em sua vida:

1. Mentira Uma mentira é uma afirmação contrária aos fatos, fa-

lada com o propósito de enganar. A mentira abrange toda a espécie de trapaças. O diabo é o pai da mentira (Jo 8.44). Quando falamos a verdade Deus está trabalhando em nós; quando falamos a mentira, o diabo está agindo. Os mentiro-sos, ou seja, aqueles que são controlados pela mentira não herdarão o Reino de Deus (Ap 22.15). O primeiro pecado condenado na igreja primitiva foi o da mentira (At 5.1-11). A mentira destrói a comunhão da igreja, diz o apóstolo Paulo. A comunhão é edificada na confiança. A falsidade subverte a comunhão, ao passo que a verdade a fortalece.

2. IraHá dois tipos de ira: a justa e a injusta. Precisamos ter

ira justa. A ira de Wilberforce contra a escravidão na In-glaterra. A ira de Moisés contra a idolatria. A ira de Lutero contra as indulgências. A ira de Jesus no templo expulsan-do os cambistas. Se Deus odeia o pecado, o seu povo deve odiá-lo também. Se o mal desperta a sua ira, também deve despertar a nossa (Sl 119.53). Ninguém deve ficar irado a não ser que esteja irado contra a pessoa certa, no grau cer-to, na hora certa, pelo propósito certo e no caminho certo. Paulo qualifica sua expressão permissiva, irai-vos com três negativos: 1) “Não pequeis” – Devemos nos assegurar de que a nossa ira esteja livre de orgulho, despeito, malícia ou espírito de vingança; 2) “Não se ponha o sol sobre a vossa ira” – Paulo não está permitindo você ficar irado durante um dia, ele está exortando a não armazenar a ira, pois pode virar raiz de amargura; 3) “Nem deis lugar ao diabo” – O diabo gosta de ficar espreitando as pessoas zangadas para tirar proveito da situação – Ex. Caim.

3. RouboDeus estabelece o direito de propriedade. Esse pecado

inclui toda sorte de desonestidade que visa tirar do outro aquilo que lhe pertence: pesos, medidas, salários, trabalho, impostos, dízimo, etc.

Assim como o diabo é um mentiroso e assassino, é tam-bém um ladrão (Jo 10.10). Ele fez de Judas um ladrão (Jo 12.6). Quando ele tentou Eva, ele a levou a roubar (tomou do fruto proibido). Ela fez de Adão um ladrão, porque ele também tomou do fruto. O primeiro Adão foi um ladrão e foi expulso do paraíso, mas o último Adão, Cristo, voltou-se para um ladrão e lhe disse: “Hoje mesmo estarás comigo no paraíso” (Lc 23.43). Não basta ao desonesto parar de furtar. Paulo dá mais duas ordens: trabalhar para o sustento pró-prio e trabalhar para ajudar outros. Em vez de parasita da sociedade, benfeitor!

4. Palavras torpes O apóstolo volta-se do uso das nossas mãos, para o uso

da nossa boca. A palavra torpe é “sapros”, palavra que se emprega para árvores podres e frutos podres. Palavra que prejudica os ouvintes. Um cristão pode ter uma boca suja (Rm 3.14). Quando muda o coração, a boca muda. Nossa comunicação precisa ser positiva: 1) Boa; 2) Edifi-cação; 3) Necessária; 4) Transmita graça aos que ouvem. Jesus disse que há uma conexão entre o coração e a boca. A boca fala do que o coração está cheio. Também vamos dar conta no dia do juízo por todas as palavras frívolas que proferimos (Mt 12.33-37). Nossa língua pode ser uma fonte de vida ou um instrumento de morte (Tg 3). Pode-mos animar as pessoas ou destruí-las com a nossa língua (Pv 12.18). A fala torpe entristece o Espírito, que é Santo.

5. Amargura Paulo usa seis atitudes pecaminosas nos relaciona-

mentos: 1) Amargura – é um espírito azedo e uma con-versa azeda, um espírito ressentido que se recusa a re-conciliar-se; 2) Cólera – É uma fúria apaixonada; 3) Ira – Hostilidade sombria; 4) Gritaria – Pessoas que erguem a voz numa alteração, e começam a gritar e até a berrar umas contra as outras; 5) Blasfêmia – Falar mal dos ou-tros, especialmente pelas costas, difamando e destruindo a reputação das pessoas; 6) Malícia – Desejar e tramar o mal contra as pessoas.

Essas atitudes pecaminosas devem ser substituídas pela benignidade, compaixão e perdão. Esse é o modo de andar digno de Deus, não só neste novo ano, mas em toda a nossa vida. Oremos!

� Hernandes Dias Lopes Saiba mais sobre esse tema. Ligue e converse

com o pastor Vinícius Zulato: (31) 98489-2607.

ORE POR UM NOVO ESTILO DE VIDA

Foto

: Jea

n As

sis

Page 6: DOMINGO, 10 DE JANEIRO DE 2016 ANO 50 EDIÇÃO Nº 02 … · DOMINGO, 10 DE JANEIRO DE 2016 ANO 50 EDIÇÃO Nº 02 IGREJA BATISTA DA LAGOINHA Conversão e a mudança financeira »

6 ATOS HOJE Domingo, 10 de janeiro de 2016

• “2016 – O ANO DA CONSOLIDAÇÃO”

Eles venceram

Todos aqueles que se dispõem a ser instrumentos úteis nas mãos do Senhor invariavelmente se tornarão líderes. Muitos, porém, resistem à ideia de li-derar. Eles se sentem incapazes e sem qualificações e presumem que esse sen-timento seja um sinal de Deus de que eles não receberam o dom da liderança. Mas este é o grande equívoco. Esse sen-timento de desqualificação não procede de Deus. Apocalipse 12.11 diz:

Eles, pois, o venceram por causa do sangue do Cordeiro e por causa da palavra do testemunho que deram e, mesmo em face da morte, não amaram a própria vida.

Todos esses sentimentos que nos bloqueiam e nos deixam paralisados não passam de ataque do maligno. O texto de Apocalipse nos diz que vence-mos o maligno por causa de três coisas:

■ Por causa do sangue do Cordeiro. ■ Por causa da palavra do testemu-

nho. ■ Porque, mesmo em face da morte,

não amamos a própria vida.

O SANGUE DO CORDEIRO

Primeiro, eles venceram por causa do sangue do Cordeiro. Toda a nossa vitória no mundo espiritual é baseada no sangue do Cordeiro. O sangue não é apenas para o perdão e a salvação, mas é a base pela qual vencemos Satanás.

Satanás é tentador, assassino e menti-roso, mas a sua maior atividade contra os cristãos é a acusação. No verso anterior (v.10), Satanás é chamado de acusador, e ele nos acusa de dia e de noite não somen-te diante de Deus, mas também em nossa consciência.

O objetivo da acusação é nos tornar fracos e completamente impotentes. Ele nos acusa até o ponto de nos considerar-mos inúteis e assim perdermos a base para lutar contra ele. Não estou dizendo que devemos ser sensíveis ao pecado, o que estou dizendo é que não devemos aceitar as acusações do maligno.

Uma vez que alguém aceita as acusa-ções de Satanás, durante todo o tempo, ele sentirá que está errado. Quando se ajoelha para orar, ele pensa que está erra-do e que Deus não ouvirá suas orações. Se é convidado a falar na reunião, ele recusa porque sempre pensa que não está qua-

lificado. Ele nem ousa pensar em liderar porque se sente muito incapaz. Durante todo o tempo, pondera quão mau e indig-no ele é. Vive consumido pelo sentimen-to de incapacidade. Não existe nem um momento em que não se lembra de sua indignidade.

Tudo isso é acusação de Satanás. Se o inimigo consegue nos manter nessa con-dição, ele tem vitória. Quem está nessa situação é impotente diante do maligno. Ninguém que aceita acusações pode per-manecer na posição do vencedor.

O diabo procura disfarçar a acusação com o sentimento de humildade cris-tã e por isso muitos vivem impotentes debaixo de acusação. Mas humildade é contemplar o Senhor e se apegar à sua Palavra. Humildade é não se colocar na equação.

É verdade que muitas vezes pecamos. Mas quando pecamos, precisamos con-fessar nosso pecado e crer no poder do sangue de Jesus. Mesmo tendo pecado, não podemos aceitar as acusações do ma-ligno, pois o sangue nos purificou.

É um fato que há pessoas que não pos-suem muita consciência de pecado. Estes são inúteis para Deus. Mas há também aqueles que possuem uma consciência tão fraca que vivem debaixo de acusação. Se lhes perguntamos que pecado comete-ram, não sabem dizer, mas insistem em se sentir errados. Não há como vencer se constantemente vivemos debaixo de acu-sação.

Mas nós temos uma arma para ven-cer as acusações de Satanás: o sangue de Jesus. Eles o venceram por causa do sangue do Cordeiro. O sangue é a base de nossa vitória. Mas isso não significa que temos de clamar o sangue sobre Satanás, como fazem alguns de forma mística. Sig-nifica que, quando o inimigo nos acusar, precisamos declarar que sobre nós não há culpa ou condenação por causa do sangue de Jesus.

Se, porém, andarmos na luz, mante-mos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo o pecado. (1 Jo 1.7)

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pe-cados e nos purificar de toda a injustiça. (1 Jo 1.9)

Não há pecado tão grande e nem tão sujo que o sangue não possa perdoar. Quando o inimigo nos acusar, precisa-mos somente nos colocar debaixo da ação do sangue do Cordeiro. Você deve rejeitar as acusações infundadas e tam-bém aquelas que possuem uma causa. Se você errou, você precisa apenas do sangue de Jesus, e não de acusações.

Alguns presumem erradamente que, se eles considerem o quanto são pecadores, serão mais santos, ou se tive-rem um sentimento em relação ao pe-cado, serão mais santos. Isso nada mais é que carne e incredulidade disfarçada de zelo e humildade.

João diz que o sangue nos purifica de todo o pecado. Não importa o tama-nho e nem a quantidade de vezes que

o cometemos. Não importa se é pecado lembrado ou esquecido. Não importa se é um pecado que pensamos que não pode ser perdoado. João diz que o san-gue nos lava de “todo” o pecado.

Você deve admitir que possui peca-do, mas não precisa aceitar acusações. Não creia nas acusações mais do que você crê no sangue. Quando pecamos, desonramos a Deus, mas quando aceita-mos acusações de Satanás está negando o poder do sangue da cruz.

Nós não vencemos por causa do nos-so mérito e nem porque temos crescido ou tido experiências, mas vencemos por causa do sangue, o poder de Satanás está anulado.

A PALAVRA DO TESTEMUNHO QUE DERAM

O segundo ponto importante é que os irmãos venceram o maligno por cau-sa da palavra do testemunho que deram. O significado do testemunho aqui é tes-temunhar aos outros, e não a si mesmo. Quando temos a base do sangue, pode-mos testemunhar com ousadia diante de Deus e diante dos homens.

Testemunhar é dizer aos outros o que há em Cristo. É proclamar bem alto a vitó-ria de Cristo. Satanás teme muito quando repetimos esse fato vez após vez. É um fato que o Senhor Jesus venceu a morte e o diabo. É um fato que o valente está amarrado e legalmente está condenado. É um fato que Cristo é o Senhor e Rei para sempre. É um fato a vitória da cruz. É um fato que Cristo veio para destruir as obras de Satanás. Quando declaramos esses fa-tos, estamos liberando a palavra do teste-munho.

O inimigo não teme quando tentamos argumentar, mas ele estremece quando proclamamos os fatos. Ele não teme quan-do falamos teologia, mas teme quando o lembramos de fatos. Uma coisa é pregar que Jesus é o Senhor, outra coisa é quando nos levantamos e declaramos isso.

Precisamos proclamar os fatos espi-rituais para que o inferno ouça. Todos os dias, você precisa declarar que o Senhor Jesus é mais poderoso e já amarrou o va-lente. Declare que o Senhor desfaz toda obra do maligno.

Nós devemos orar sempre, mas há momentos em que a nossa declaração e confissão é ainda mais poderosa que a oração. Em Marcos 11.23, o Senhor disse:

Porque em verdade vos confirmo que, se alguém disser a este monte: Er-gue-te e lança-te no mar, e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele.

O Senhor não diz aqui que, se uma pessoa orar, acontecerá, mas Ele diz que o que ela disser acontecerá. Somen-te quando falamos por fé, algo pode se cumprir. Devemos orar, mas precisa-mos também proclamar. Algumas ve-zes, precisamos tratar diretamente com a situação no nome do Senhor.

Há dias em que nos sentimos fracos para orar. Nesses dias, precisamos tam-bém proclamar ao mundo espiritual que o Senhor Jesus já venceu e nós so-mos mais que vencedores n'Ele. Precisa-mos declarar que o diabo já está debai-xo de nossos pés.

O Senhor não nos deu apenas o san-gue para vencer a Satanás, mas Ele nos deu também a Palavra do testemunho, por meio da qual manifestamos a vitó-ria do Senhor.

NÃO AMANDO A PRÓPRIA VIDA

Apocalipse 12.11 diz que, mesmo em face da morte, os vencedores não ama-ram a própria vida. A palavra “vida” aqui possui dois significados. Um apon-ta para a vida física, e o outro se refere à nossa alma. Vamos analisar os dois aspectos.

Quando deixamos de amar a nossa vida, significa que abandonamos toda atitude de autopreservação na obra de Deus. Aqueles que procuram o conforto o tempo todo não são úteis a Deus. Não amar a vida é se dispor a jejuar, perder noites de sono em vigílias, deixar o la-zer para ajudar o irmão e abandonar o prazer para fazer a obra de Deus.

Outro aspecto de não amar a pró-pria vida é abandonar todo esforço pró-prio para fazer a obra de Deus. É nesse dia que aprendemos o poder da depen-dência. O problema é que muitos sim-plesmente desistem. Não entendem que o poder somente se manifesta depois que descobrimos nossa incapacidade e fraqueza.

Muitos pensam que, uma vez que sua motivação está correta, isso basta. Mas isso não é suficiente. A questão não é o que você está fazendo, mas com qual for-ça está fazendo. Qual é a fonte do seu po-der? A questão não é se a bondade é boa ou não, mas qual a fonte de sua bondade.

O trabalho da cruz é eliminar de nós aquilo que não tem origem de Deus. A cruz deixa aquilo que procede do Senhor. O que é de Deus não pode ser destruído pela cruz, mas o que procede da vida natural será abalado e cairá.

Não amar a própria vida é não valo-rizar a própria habilidade ou força. É não confiar em si mesmo. É perceber que so-mos frágeis e impotentes em nós mesmos.

A base de nossa vitória é o sangue de Jesus e a palavra de nosso testemunho. E a atitude que devemos ter ao usar essas duas armas é confiar inteiramente no poder de Deus, e não em nós mesmos.

Mas a palavra “vida” nesse versículo também significa a vida física. Isso sig-nifica que não nos importamos com o que Satanás possa fazer conosco. Mes-mo que ele nos ameace de tirar a vida, não nos curvamos diante dele, mas con-fiamos inteiramente em Deus. O ven-cedor é aquele que não nega nada ao Senhor, nem mesmo a sua própria vida.

� Pr. Aluízio Antônio

Page 7: DOMINGO, 10 DE JANEIRO DE 2016 ANO 50 EDIÇÃO Nº 02 … · DOMINGO, 10 DE JANEIRO DE 2016 ANO 50 EDIÇÃO Nº 02 IGREJA BATISTA DA LAGOINHA Conversão e a mudança financeira »

Domingo, 10 de janeiro de 2016 ATOS HOJE 7

Foto

s: R

epro

duzi

do d

a In

tern

et

■ MORDOMIA

Fale sobre esse tema com o pastor Flávio Félix (31) 98468-1789.

Conversão significa mudança de rumo. Quando se fala em conversão cristã, entende-se como mudança de vida. Isso mesmo. Mudança de vida. É clássico sabermos que uma pessoa convertida, que matava, não matará mais; que roubava, não roubará mais (Ef 4:28). Enfim, uma série de atitudes não acompanhará mais a pessoa convertida.

Mas a conversão cristã é bem mais ampla e abrange todos os aspectos da vida, inclusive, os relacionados a área financeira. Conversão implica em mudança de pos-tura na área financeira.

Neste sentido, convido-o para análise um pouco mais aprofundada da história da conversão de Zaqueu (Lc 19.1-9). O texto sagrado nos dá a entender que Zaqueu era um homem rico, trabalhava como chefe dos cobradores de impostos e, certamente, no exercício da sua profissão, extorquia os que estavam à sua volta. Com isso, e pela sua profissão, não era um homem bem visto pela sociedade. Por outro lado, ele queria muito conhecer a Jesus, a ponto de subir em uma árvore para tentar ver o Mestre.

Zaqueu teve um encontro com Jesus, ficou alegre e hospedou Jesus em sua casa. Porém, o povo começou a queixar-se que Jesus estava hospedado na casa de um pecador. Até aí, parecia que aquele encontro de Zaqueu

com Jesus estava indo bem, mas, será que Zaqueu já esta-va convertido?

O texto bíblico diz que ao ouvir as queixas do povo, Zaqueu se levantou e tomou um posicionamento, prome-tendo doar a metade dos bens aos pobres e a devolver quatro vezes mais quem ele havia extorquido/defrauda-do/roubado. Nesse instante Jesus disse: “hoje houve Sal-vação nesta casa”. Ou seja, no momento em que Zaqueu resolveu dar uma reviravolta em seu comportamento, em relação ao dinheiro, Jesus declara que a salvação ali tinha chegado. Portanto, conversão, significa, também mudança de vida na área financeira.

Para reforçar que a salvação implica em mudança de postura na área financeira lembro, ainda, da história do jovem rico (Lc 18.18-25), em que ele diz observar os mandamentos como: não adulterar, não matar, não fur-tar, não dar falso testemunho e honrar pai e mãe, mas quando Jesus tocou na área financeira - vender e dar o dinheiro aos pobres - ele ficou triste. E pelo que o texto bí-blico indica não teve uma conversão naquele momento. E você, já se converteu na área financeira?

� Marcone Hahan de Souza

Conversão e a mudança financeira

Foto

: Jea

n As

sis

Page 8: DOMINGO, 10 DE JANEIRO DE 2016 ANO 50 EDIÇÃO Nº 02 … · DOMINGO, 10 DE JANEIRO DE 2016 ANO 50 EDIÇÃO Nº 02 IGREJA BATISTA DA LAGOINHA Conversão e a mudança financeira »

8 ATOS HOJE Domingo, 10 de janeiro de 2016

A Juventude Lagoinha agora está vol-tando para a rádio Super! De segunda a sex-ta estaremos no horário de 18 às 19 horas, e no sábado de 17 às 19 horas. Queremos tra-zer a rádio para dentro da igreja e a igreja para dentro da rádio! A ídeia é que os cultos já comecem na rádio, sendo que cada dia da semana a programação será direcionada ao culto do dia. Será uma excelente oportuni-dade para consolidar nossos cultos e even-tos, em um abiente de grande alcance, onde nossa voz fará toda diferença. Todos os dias os pastores da nossa juventude estarão per-

tinho de você trazendo notícias e palavras de vida, com uma programação pensada para você que é ouvinte da Super e não abre mão de nos ouvir durante o seu des-locamento de volta para casa ou para sua faculdade. Coloque seu fone de ouvido, es-palhe a notícia para sua galera e vem como a gente! 2016 será o Ano da Consolidação e juntos vamos conquistar a nossa cidade, e vamos usar todas as nossas ferramentas para que o maior número de pessoas rece-ba as boas novas do Evangelho e faça parte da nossa grande família.

CONFIRA A NOVA PROGRAMAÇÃO:

DIA PROGRAMA RESPONSÁVEL

Segunda Crer para empreender Pr. Miguel e equipe

Terça É nois na Fé Pr. Hudson Meira

Quarta Do Olhar ao Altar Pr. Leandro Almeida e equipe

Quinta Coração Puro Pr. Rony Carrijo e equipe

Sexta Sexta Básica Pr. Breno Tonon e equipe

Sábadode 17 às 18 horas - Papo cabeça Pr. Wagner e equipe

de 18 às 19 horas - Lagoinha Savassi na Rádio Pr. Flavinho Marques e equipe

Novidade na Rádio Súper

2016 – Ano de Consolidar a política!

Consolidar significa tomar consistência, tornar ou ficar sólido ou mais sólido, ficar es-tável, dar ou adquirir força, reunir numa só ou num grupo forte; fundir.

Este novo ano se inicia com a oportuni-dade de nos unirmos como Igreja para trans-formação da política belo-horizontina. Como sabemos, 2016 é ano de eleições municipais e por isso, devemos ficar atentos para não vo-tarmos em políticos ineficientes ou corruptos. Além das propostas, devemos analisar o per-fil, histórico e currículo dos candidatos para sermos assertivos na escolha.

Vale lembrar que, para além das eleições, existem diversas formas influenciarmos na política, para isso busque se engajar em mi-nistérios da Igreja, como o GAP (Grupo de Ação Política) e Inconformados. Para maiores informações 31-99211-4300. Esta é a oportuni-dade de romper com a velha política e conso-lidar os princípios do reino de Deus.

Todo aquele, pois, que escuta estas mi-nhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa so-bre a rocha; E desceu a chuva, e cor-reram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. (Mateus 7:24-25)

Gilberto Souza

Articulador Político do Instituto Inconformados

BRASIL EM FOCO

Page 9: DOMINGO, 10 DE JANEIRO DE 2016 ANO 50 EDIÇÃO Nº 02 … · DOMINGO, 10 DE JANEIRO DE 2016 ANO 50 EDIÇÃO Nº 02 IGREJA BATISTA DA LAGOINHA Conversão e a mudança financeira »

Domingo, 10 de janeiro de 2016 ATOS HOJE 9

Células: Domingo, 9 horas, na Casa dos Adolescentes, e às 17 horas, no Espaço Nova Canaã. Terças-feiras, às 19 horas, sala 1 do Colégio Cris-tão Velho. Sábados, as 16 e 18 horas na Casa dos adolescentes em frente ao salão carisma.

Cultos: Domingos, 10 horas, no Salão CEU, e às 18:15, no Ta-bernáculo.

Curso de batismo: Domingo, às 10:00 e 16:00, na Casa dos Adoles-centes.

Toda semana acontece

Observações: Todo 1º domingo do mês, o culto da manhã acon-tece no Templo, às 9 horas; No 2º domingo do mês, o culto da noite também acontece no Templo, às 18 horas; Motivo: para que os ado-lescentes participem da Ceia do Senhor no Templo.

AconselhamentosPais e adolescentes, nós, os pastores dos Ado-

lescentes, estamos aqui para ajudá-los e caminhar

com vocês.

Precisando de apoio para qualquer circuns-

tância, liguem e agendem um horário para aconse-

lhamento: (31) 3270-8600 / 98489-2741 / 98402-6457 /

987930011.

Férias a toa? Só que não!

Os adolescentes da nossa igreja terão diversas programações para você que é adolescente. Fique ligado:

Page 10: DOMINGO, 10 DE JANEIRO DE 2016 ANO 50 EDIÇÃO Nº 02 … · DOMINGO, 10 DE JANEIRO DE 2016 ANO 50 EDIÇÃO Nº 02 IGREJA BATISTA DA LAGOINHA Conversão e a mudança financeira »

10 ATOS HOJE Domingo, 10 de janeiro de 2016

JOVENS ADULTOS

O programa “Para Mulheres” da Rá-dio Super reuniu um time de convida-das especiais em sua última edição de 2015: a escritora e conferencista Helena Tannure, a cantora Christie Tristão, a jornalista Ana Costa, a psicóloga Carla Campos e a pastora e psicanalista Julia-na Ribeiro. O bate papo foi ao vivo no dia 28 de dezembro e durou duas horas.

O programa, apresentado por mim, jornalista, e pela pastora Carol Malta, foi diferente das edições que vão ao ar toda segunda-feira, geralmente divido em blocos e colunas. Dessa vez, as cin-co mulheres se reuniram numa única mesa para que todas colaborassem com os temas abordados. Segundo Carol Malta, que está à frente da atração des-de o início, o objetivo foi abordar temas polêmicos, mas de grande importância para o público feminino: “Falamos de sexualidade, maternidade, padrão de beleza e carreira, dando exemplos reais para as ouvintes e mostrando o cami-nho das pedras, sempre nos baseando na Palavra de Deus”, comentou.

A escritora Helena Tannure, sempre muito divertida e com muito conteúdo a compartilhar, falou sobre a experiên-cia dela como esposa e mãe de quatro

filhos: “A vida real não é tão perfeita como vemos nas redes sociais. Ser mu-lher é se dividir entre várias funções, e a mulher nunca pode perder de vista quem ela é em Cristo e o propósito para o qual nasceu”, ressalta.

O programa, que possui a interação com o público como um grande diferen-cial, conta sempre com a participação de especialistas, pessoas com histórias incríveis, cantores, líderes de ministé-rios e outros convidados, mas que tem algo especial de Deus a dividir com os ouvintes. São mais de 80 edições, cerca de 250 entrevistados escolhidos e mui-ta gratidão ao Senhor por tudo que Ele tem feito.

Para 2016 reservamos várias sur-presas para o programa, que já se con-solidou como uma grande atração da Rádio Super. Vamos buscar entrevis-tados cada vez mais especiais, teremos novos quadros e muitas surpresas. “Em fevereiro vamos voltar com todo o gás para abençoar os ouvintes”, ressalta Ca-rol. O programa vai ao ar toda segunda--feira, das 20 às 22 horas, ao vivo, pela Rádio Super (90,1 FM).

� Kátia Soares

Time de primeira no último “Para Mulheres” de 2015

ATIVIDADE ONDE DIA E HORÁRIO

Jovens Adultos na TVNo programa “De Tudo um Pouco”,

da Rede Super de TelevisãoÀs sextas-feiras, a partir das

9:30

Programa “Para Maiores” Na rádio Super FM 90.1 e AM 1490 Aos sábados, das 12 às 13 horas

Programa “Para Mulheres” Na rádio Super FM 90.1 e AM 1490 Às segundas, das 20 às 22 horas

Culto (*) No Tabernáculo Aos sábados, das 19 às 21 horas

Células Mistas Unidade I e II do Espaço Ebenézer Aos sábados, das 17:30 às 19 ho-ras. Informações: (31) 98787-2522

(falar com Sílvio).

Células de casais casados Unidade I e II do Espaço Ebenézer

Aos sábados, às 17 horas, na sala 2, no Tabernáculo e aos domingos

nas casas. Informações: (31) 99766-7423 - Pablo ou 97349-0315 - Michele.

Curso de Batismo Espaço Ebenézer, sala 10 - 4º andarAos sábados, às 17 horas. Informa-

ções: (31) 99959-7138 (Márcio)

Reunião de oração (Tefilá)No prédio dos Jovens Adultos (Rua

Itamaracá, 90 – Concórdia)Todas as sextas, às 20 horas

Culto de Mulheres Av. Tancredo Neves, 3.785 - IBL

CasteloTerça, 20 horas

Leitura bíblica No prédio dos Jovens Adultos Terça e quinta, das 20 às 22 horas

(*) Durante esse culto existe uma sala especial para as crianças entre 3 e 9 anos (sala 7 - Unidade I). Ministério Jovens Adultos: (31) 3442-4420 / 98402-6731– (Leozão e Carol).

AGENDA SEMANAL DOS JOVENS ADULTOS

Page 11: DOMINGO, 10 DE JANEIRO DE 2016 ANO 50 EDIÇÃO Nº 02 … · DOMINGO, 10 DE JANEIRO DE 2016 ANO 50 EDIÇÃO Nº 02 IGREJA BATISTA DA LAGOINHA Conversão e a mudança financeira »

Domingo, 10 de janeiro de 2016 ATOS HOJE 11

lIÇÃO De adultos

EXPOSIÇÃO DO TEXTO:Uma das maneiras pela qual as pessoas se referiam a Jesus era

“Mestre”. Certamente Ele era digno de tal fama. Desde muito cedo Ele se destacou não só por causa de sua grande habilidade com as Escrituras Sagradas, mas também com a capacidade de transmitir para outros as suas ideias e defendê-las; portanto, um grande pro-fessor. A Bíblia nos fala que a fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus. Ela diz também que a fé sem obras é morta. Daí a preocupação de Jesus sobre o que as pessoas faziam com o ensinamento que estavam recebendo Dele. Elas estavam ouvindo e praticando? Ele compara esse processo de consolidação ao alicerce de uma casa, quanto mais consistente for esse aprendizado, mais sólidos e segu-ros serão esses alicerces contra as adversidades próprias da vida.

DISCUSSÃO:1 - Você sabe a diferença entre escutar e ouvir?2 - Para você quais são as orientações da Bíblia mais fáceis de

serem colocadas em prática?3 - Você seria capaz de citar uma orientação bíblica que acha

muito difícil de ser colocada em prática? Se sim, qual e por quê?

CONTEXTO:Diferenciar uma pessoa consolidada de uma não consolidada

a partir de um alicerce de casa facilitará muito para nós o entendi-mento e a comparação dessas duas edificações.

1. CARACTERÍSTICAS DE UM CONSOLIDADO:

Ele ouve a Palavra: existe uma diferença entre escutar e ou-vir. Ouvir indica que a pessoa realmente está prestando atenção no que é falado, essa é uma característica de uma pessoa focada e que realmente tem interesse no assunto. Precisamos fugir das dis-trações e fitar nossos olhos no que realmente o Senhor Jesus quer nos ensinar. Só assim teremos compreensão e seremos capazes de raciocinar a respeito daquilo.

Ele pratica: muitas pessoas detêm grande conhecimento so-bre a Bíblia, mas são incapazes de colocarem em prática tudo que aprenderam. João nos fala em uma de suas cartas que, o que pra-tica a Palavra de Deus o ama, portanto, colocar em prática aquilo que você tem aprendido da Palavra é prova de amor a Deus.

"Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ven-tos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha. Mas quem ouve estas minhas palavras e não as pratica é como um insensato que construiu a sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela caiu. E foi grande a sua queda" (Mateus 7.24-27).

Foto

: Jea

n As

sis

Page 12: DOMINGO, 10 DE JANEIRO DE 2016 ANO 50 EDIÇÃO Nº 02 … · DOMINGO, 10 DE JANEIRO DE 2016 ANO 50 EDIÇÃO Nº 02 IGREJA BATISTA DA LAGOINHA Conversão e a mudança financeira »

12 ATOS HOJE Domingo, 10 de janeiro de 2016

Ele não cai.: a consequência de ouvir e praticar a Palavra é que você fica cada vez mais consolidado, seu alicerce será como uma rocha e, por isso, você permanecerá de pé diante de adversi-dades ou ventos de doutrina.

2. CARACTERÍSTICAS DO NÃO CONSOLIDADO:

Ele não ouve a Palavra: como um tolo, o não consolidado deixa tudo entrar por um ouvido e sair pelo outro. Muitas vezes por distração, pois está prestando a sua atenção a outras coisas. Outras, por rebelião, só é capaz de ouvir a voz de seu próprio co-ração. A vida no pecado e o amor a ele a causa mais comum de as pessoas não darem ouvidos a Palavra.

Ele não pratica a Palavra: a consequência imediata de não ouvir é não praticar, além de entristecer o coração de Deus, como falamos, você se torna vulnerável. Não praticar a Palavra também nos levará a uma vida de hipocrisia dentro da igreja, pois com o tempo daremos mau testemunho ao não fazermos aquilo que pre-gamos ou que é pregado. Não praticar o que se aprendeu possui sintomas de dois possíveis cenários: ou a pessoa não se envolveu nesses ensinamentos por pouco ou nenhum real interesse e por isso, é ignorante no que se refere a Palavra, ou um ato de rebeldia.

É insensato: com o tempo essa pessoa não consolidada se tor-na sem noção de seus próprios atos. Ela não percebe que sua es-colha de ir contra a vontade de Deus tem feito mal a si próprio e também aos que estão à sua volta.

Facilmente cairá: uma das características mais contundentes do não consolidado é sua fragilidade espiritual. Uma pequena cri-se é o suficiente para ele decidir sair da igreja, uma pequena situ-ação adversa já faz com que sua fé seja duramente abalada. Ele também é facilmente envolvido em falsas doutrinas e instigado a abandonar a igreja para ir para outros lugares. Uma pequena tentação já é capaz de fazê-lo abrir mão de tudo que conquistou em Deus para se sujar no pecado.

CONCLUSÃO:Em linhas gerais, a diferença entre uma pessoa consolidada

e uma não consolidada está no fato de que seus alicerces são de naturezas distintas: O consolidado constrói para si um forte alicer-ce na rocha (que representa ouvir e praticar a Palavra de Cristo), enquanto o não consolidado se coloca sobre o incerto alicerce de areia (viver pela própria vontade ou distraído, não dando ouvi-dos e nem praticando a Palavra de Cristo). Como consequência o consolidado estará muito mais preparado para as adversidades da vida, para os testes à sua fé e aos ventos de falsas doutrinas, en-quanto que o não consolidado estará muito vulnerável a tudo isso.

APLICAÇÃO:Qual tem sido o seu alicerce? Procure listar 10 mandamentos

que Jesus prega no Sermão da Montanha (Mateus 5 e 6) e veja se você tem ouvido e praticado cada um deles no seu dia a dia.

� Pr. Richarde Guerra

Deseja mais informações a respeito das células? Ligue para o pastor Richarde Guerra (31) 98489-3057

IMPACTO VIDA PARA ADOLESCENTE

Vem aí o segundo Impacto Vida para adolescentes de 13 a 17 anos, que ainda não foram batizados. Divulgue o evento em sua célula e incentive membros e pais de adolescentes a enviarem seus filhos. Como as vagas são limitadas, não deixe para a última hora.

Data: 29, 30 e 31 de janeiro de 2016. Local: Pousada do Sossego, em Juatuba. Doações: as doações podem ser entregues na Casa de Células ou aos responsáveis Raphael Lucas e Ana Cláudia. Inscrições: as inscrições já estão abertas e podem ser feitas somente na Casa de Células à Rua Beberibe, 164 – São Cristó-vão – Belo Horizonte / MG, das 13 às 19 horas, de segunda a sexta-feira.

IMPORTANTE: AS INSCRIÇÕES SE ENCERRAM NO DIA 22 DE JANEIRO

Informações: Casa de Células (31) 3429-1350 / 3429-1355.

ATENÇÃO PAIS E LÍDERES DE CRIANÇAS!Já estão abertas as inscrições para o nosso tão esperado IMPACTO VIDA INFANTO-JUVENIL, para crianças de 10 a 12 anos, nascidas em 2002, 2003 e 2004.

Data do Impacto: 12, 13 e 14 de fevereiroDocumentos necessários para a inscrição:

■ Cópia dos documentos (Identidade e CPF) dos pais ou responsável;

■ Cópia da certidão de nascimento ou carteira de identidade da criança;

■ Os pais ou o responsável pela criança deverão preencher as fichas médica e de autorização;

■ Informar o tamanho da camisa (P, M, G) da criança.

As inscrições serão feitas na Casa de Células (Rua Beberibe, 164 – São Cristóvão). Ligue e obtenha mais informações: (31) 3429-1357 / Cynara 98793-7992 / Andréa 98789-5297

IMPORTANTE: AS INSCRIÇÕES SE ENCERRAM NO DIA 29 DE JANEIRO. GARANTA JÁ A VAGA DO SEU FILHO!!!

PROJETO: EU FAÇO A DIFERENÇATema: RESPEITOTexto bíblico: “Tratem a todos com o devido respeito: amem os irmãos, temam a Deus e honrem o Rei” (1Pedro 2.17).Objetivo: desenvolver na criança atitudes de respeito pelo eu, pelos outros e principalmen-te temor a Deus.Louvor: à escolha do líder.

CONVERSA INFORMAL: inicie um diálogo com as crianças com as seguintes perguntas:- O que é respeito para você? Como respeita-mos os outros? O que é respeitar a si mesmo? (explique que a palavra respeito vem do latim “olhar em volta”. Respeitar é perceber que não estou sozinho. É ver e levar em conside-ração as necessidades, vontades e o espaço dos demais.)

SEÇÃO PIPOCA: ■ Hora de trabalhar o limite como uma for-

ma de respeitar a si mesmo e o outro. Fale com as crianças que ficar em silêncio durante a apresentação do filme é sinal de respeito.

■ Caro líder, leve um filme que tenha uma mensagem bem expressiva sobre várias for-mas de respeito ou links que mostrem a for-ma natural e organizada de algumas socie-dades do reino animal, como a das abelhas e das formigas. Pesquise no Youtube e faça uma explanação ensinando que nessas sociedades cada um tem a sua função e deve respeitar a função do outro para que todos possam con-viver em paz.

ATIVIDADES EM ARTES PLÁSTICAS: ■ Seria interessante fazer essa atividade ao

ar livre. Será necessário que leve um lençol branco ou papel mural e exponha no chão; peça as crianças para grafitar escrevendo ou desenhando palavras, frases ou maneiras que expressem respeito ou autorrespeito como, por exemplo: Dê respeito e receba respeito; Mantenha o corpo limpo; Saiba ouvir; Pense

antes de agir; Mantenha seu quarto arruma-do.

■ Importante: Amado líder, não esqueça de levar revistas, cola, tesouras, canetinhas, tin-tas e deixe a imaginação das crianças toma-rem asas....

HORA DO TEATRO ■ É importante neste momento deixar bem

claro para a criança após cada representação o sentido de cada uma delas.

■ Primeira cena: representar uma cena em que haja uma situação que geraria a perda de autorrespeito. Por exemplo: alguém grita co-migo. Como devo responder? A criança deve-rá perceber que atitudes violentas são de tudo falta de respeito a si mesma.

■ Segunda cena: representar uma cena em que haja uma troca de papéis, por exemplo: alguém uma hora é idoso, na outra, é jovem, ou alguém é empregado e outra hora, patrão. Esse jogo teatral mostrará às crianças a im-portância do comportamento respeitoso em todos os níveis.Amado líder, crie com as suas crianças outras situações de acordo com a realidade delas e ressalte que apesar de muitas vezes não re-ceberem um bom exemplo em casa, Jesus é o nosso maior modelo e podemos fazer a di-ferença com as nossas atitudes e mostrar ao mundo que Jesus vive em nós.

ATIVIDADES EXTRACÉLULA: ■ Peça às crianças para escreverem, manda-

rem um e-mail ou WhatsApp pedindo descul-pas a alguém por alguma atitude de desres-peito que tenha tido por ele.

■ Cada criança deverá orar e pedir ao Espí-rito Santo para mostrar a ela em que área da sua vida precisa desenvolver mais respeito e trabalhar aquilo durante a semana. Depois disso, a criança deverá compartilhar na pró-xima reunião.

■ Escolher pessoas que admira, observar suas qualidades e anotar para compartilhar e justificar o motivo da sua escolha.

ESTUDO DE CÉLULAS DE CRIANÇAS:

Page 13: DOMINGO, 10 DE JANEIRO DE 2016 ANO 50 EDIÇÃO Nº 02 … · DOMINGO, 10 DE JANEIRO DE 2016 ANO 50 EDIÇÃO Nº 02 IGREJA BATISTA DA LAGOINHA Conversão e a mudança financeira »

Domingo, 10 de janeiro de 2016 ATOS HOJE 13

• VIDA EM FAMÍLIA

Nesse curso as aulas são ministradas por profissionais cristãos da área da saúde, tais como: psicóloga, nutricionista, ginecologista, pediatra, fisiotera-peuta, fonoaudióloga, cirurgião dentista, enfermeiras. As aulas são teóricas e práticas.

O objetivo do curso é ensinar da maneira correta as técnicas para realizar os cuidados básicos e essenciais que se deve ter com a gestante e especialmen-te com o bebê, tais como: alimentação apropriada, técnicas de amamentação, características e necessidades do recém-nascido, técnicas de banho, higieni-zação do bebê, cuidados com o umbigo, técnicas de respiração, massagens e relaxamento para a mamãe e bebê, saúde bucal da mamãe e do bebê, além de orientações sobre aspectos educacionais, emocionais e espirituais do bebê e da família.

As aulas acontecem aos domingos, das 8h30 às 12 horas, no Salão Esperança.

■ Inscrições: (31) 99755-7117 (WhatsApp) e 98793-1840 Pr. Joaquim Souza. ■ E-mail: [email protected] ou na Casa Pastoral.

Foto

s: J

uh S

ouza

Apoio, incentivo e aconselhamento na Palavra de Deus para casais casados.Módulo 1: entre os dias 20 e 21 de fevereiro de 2016.Inscrições: na Casa Pastoral, ou ligue (31) 98445-1473 – Pra. Madalena, e-mail: [email protected]

Ensinamentos para adultos e crianças sobre como lidar com o dinheiro à maneira de Deus.Início das turmas: 21 e 22 de fevereiro.Horários: adultos (individuais e casais): domingos, das 8 às 10 horas e 16 às 18 horas, segundas-feiras, das 19:30 às 22 horas. Crianças de 8 a 12 anos: domingos, das 10 às 12:15 horas. Local das aulas: Espaço Ebenézer (antigo colégio cristão).Inscrições: pessoalmente, na Casa Pastoral. Mais informações: (31) 98477-0034 – Pr. Célio Fernando.

Destinado aos casais que pretendem se casar até janeiro de 2017. O curso é um pré-requisito para membros se casarem em um dos salões da Igreja Batista da Lagoinha, Lagoinha Bairro ou ser celebrado por um dos pastores da igreja. Início: fevereiro de 2016.Inscrições: na Casa Pastoral ou ligue: (31) 98793-2112 ou 98793-2361 – Pr. Manoel Miranda. Mais informações: [email protected] ou [email protected]

Fortalecer casamentos por meio do ensino de princípios bíblicos para a vida a dois.Inscrições: toda quinta-feira, no Culto da Família, às 20 horas, no Tabernáculo, ou aos domingos, das 10 às 12 horas, na Praça da Fonte.Mais informações: (31) 98488-2764 – Pr. Narciso Marques ou acesse www.casadosparasempre.net

ACAMPAMENTO DE CASAIS

CURSO DE FINANÇAS CROWN

CURSO DE NOIVOS

CASADOS PARA SEMPRE

O Ministério Vida em Família atende na Casa Pastoral, à Rua Pitangui, 527, São Cristóvão. Atendimento de segunda a sexta, das 9 às 12 horas e das 14 às 18 horas. (31) 3429-9400 / 98793-3494 – Jordânia.

Culto da FamíliaToda quinta-feira, 20 horas, no Tabernáculo.

Inscreva-se: “Curso Pais Grávidos”, em fevereiro 2016

Vocês estãográvidos?

Page 14: DOMINGO, 10 DE JANEIRO DE 2016 ANO 50 EDIÇÃO Nº 02 … · DOMINGO, 10 DE JANEIRO DE 2016 ANO 50 EDIÇÃO Nº 02 IGREJA BATISTA DA LAGOINHA Conversão e a mudança financeira »

14 ATOS HOJE Domingo, 10 de janeiro de 2016

Pastora Ângela e Hadassa Valadão homenageiam Susie Valadão Cintra VasconcelosNo sábado, 2 de janeiro, familiares, amigos e todo o Brasil se despediram de uma guerreira, a pastora e missionária Susie, que venceu a dor e hoje exala o seu perfume no jardim de Deus. Confira algumas palavras escritas pela mãe e uma das filhas, Ângela e Hadassa, que expressam um pouco de quem Susie foi como filha, mãe, esposa, líder e serva do Deus Altíssimo:

SusieSusie Meire, lírio agraciadoFlor perfumada do Senhor, plantada em sua igreja com muito amorFlor que marcou uma geração com sua santidade e meiguice para falar e pregarFlor que brotou para trazer esperança aos cansadosMostrando o caminho aos desalentadosCurando feridas aos machucados pelas dores do viverAbençoando famílias com conselhos práticos de amor e féAcalmando os corações atribuladosEnsinando o perdão aos que estavam desorientadosMostrando amor aos necessitados,Aceitando desafios gigantescos em tempos de deserto e dorRespondendo com alegria o questionadorAbraçando os rejeitadosEntendendo os marginalizados e estendendo-lhes as mãosLevando adolescentes ao coração do PaiTendo palavras de sabedoria e pazSorrindo sempre, animando os tristesFortalecendo os cansados na jornada e mostrando exemplo de abnegaçãoQue mais dizer da Susie?Pergunte às crianças dos gideões mirinsPergunte aos adolescentes do ApriscoPergunte aos pais dessas crianças e desses adolescentesPergunte aos jovens que, hoje, maduros, casados, formados, passaram por suas mãosPergunte a algum mendigo que, debaixo de viadutos, recebeu comida e oraçãoPergunte por alguma cidade do interior onde os “anônimos de Cristo” passaram junto dela: como foram evangelizados, como foram abençoados e tiveram a fé fortalecidaPergunte ao Kaiser, que esposa era SusiePergunte à Hadassa, à Rahissa, à Sanny e até mesmo à Camila, que tipo de mãe, que amiga, que mestraPergunte aos seus pais, que filha obediente e meiga sempre foiPergunte ao Sérgio, que tipo de irmã, que amiga, que companheira nas brincadeiras de criança, nas atividades como adolescentes, nas amizades com os jovens, e até o fim, como eternos amigosForam milhares que oraram por ela, acreditando num milagre final que a levantaria para mais batalhar e lutar e vencerO milagre veio a cada amanhecer, num toque suave do Senhor, confortando, ensinando, aprimorando o caráter que já era lindo e, cada vez, mais lindo ficava com o brilho da glória de Cristo em cada fala, em cada resposta ou atitude delaObrigado, Senhor, pelo tempo em que Susie aqui esteveObrigado, Senhor, pela convivência com teu lírio belo e meigo, pelo seu perfumeObrigado, Senhor, por nos alegrares esses anos com um pedacinho do céu, com teu favinho de mel, com a doce Susie, tua guerreira forte, destemida e vencedoraSusie venceu a dorA morte não lhe pôde apagarOs céus se alegraram com a chegada da guerreira vitoriosaObrigado, SenhorEla lhe pertence e sempre lhe pertenceuObrigado pelos frutos que deixou, e que, com sua partida, o Senhor desperte e levante outros guerreiros que receberam dela a semente eterna do amor e consagração a TiObrigado, Susie, por seu exemplo – você marcou sua geração e foi exemplo e padrão para os fiéis: no amor, na Palavra, no testemunho, na fé e na purezaObrigado pelo legado que você deixouTe amamos, princesinha do Senhor!

� Pra. Ângela Valadão

Page 15: DOMINGO, 10 DE JANEIRO DE 2016 ANO 50 EDIÇÃO Nº 02 … · DOMINGO, 10 DE JANEIRO DE 2016 ANO 50 EDIÇÃO Nº 02 IGREJA BATISTA DA LAGOINHA Conversão e a mudança financeira »

Domingo, 10 de janeiro de 2016 ATOS HOJE 15

Mamãe,No dia em que nasci você me escreveu uma homenagem, e hoje eu lhe faço uma para lhe retribuir o tempo em que se fez presente na minha vida, de forma tão especial.A vida é curta e a morte inesperada.Não sabemos quando será a nossa vez, apenas sabemos que ela virá!A Bíblia nos conta a história de algumas pessoas que foram capazes de vencer a morte de forma diferenciada.Algumas se foram sem ter que passar por ela, apenas foram levadas para mais perto do Pai (2 Reis 2.11).Outros, como Enoque, foram levados porque andaram retamente com Deus, e Este para Si os tomou, pois os queria para mais perto Dele (Gênesis 5.24).Entretanto, o principal deles foi Jesus, que, com sua morte, nos deu a vida eterna e esperança de que um dia vamos nos encontrar e morar com Ele para sempre! (João 3.16).Creio que você, mamãe, foi também como essas pessoas diferenciadas, que foi capaz de vencer a morte com seu exemplo de vida, e partir dessa vida aplaudida! Para mim, você certamente incorporou o versículo: “Combati o bom combate, completei a carreira e guardei a fé” (2 Timóteo 4.7-9).Já dizia o apóstolo Paulo: “Portanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro. Entretanto, se o viver na carne traz fruto para o meu trabalho, já não sei mais o que hei de escolher. Ora, de um outro lado, estou constrangido, tendo o desejo de partir e estar com Cristo, o que é incomparavelmente melhor” (Filipenses 1.21-23).Sei que você era como ele, que ansiava para ir morar junto ao Pai!Como você me ensinou, vou viver sempre, cada dia, cada segundo da minha vida, cumprindo o propósito do Pai e preparando a volta do Senhor Jesus!Pois, como você, também anseio me encontrar com o Pai, na esperança de que um dia nos reencontraremos para reinarmos com Ele durante toda a eternidade!

Com amor,Sua filhinha primogênita,

� Hadassa Elise Valadão Cintra Vasconcelos.

Além de pastora e missionária, Susie liderava o Ministério Gideões Mirins da nossa igreja. Ela lutava contra uma metástase óssea desde julho do ano passado e sempre testemunhava o amor de Jesus durante o tratamento. Filha dos pastores Ângela e Paulo Cintra, casada com o pastor Kaiser Vasconcelos e mãe de Hadassa, Rahissa e Sanny, Susie foi para os braços do Pai aos 45 anos de idade.

Page 16: DOMINGO, 10 DE JANEIRO DE 2016 ANO 50 EDIÇÃO Nº 02 … · DOMINGO, 10 DE JANEIRO DE 2016 ANO 50 EDIÇÃO Nº 02 IGREJA BATISTA DA LAGOINHA Conversão e a mudança financeira »

16 ATOS HOJE Domingo, 10 de janeiro de 2016

Milhares de irmãos estiveram no Mineirinho para dar boas-vindas a 2016, o Ano da Consolidação

Como tradicionalmente acontece, o Ginásio do Minei-rinho ficou lotado no dia 31 de dezembro, com muitos ir-mãos e seus convidados para a passagem do ano novo. O Culto da Virada foi uma oportunidade para os irmãos agra-decerem ao Senhor pelas vitórias alcançadas e colocarem diante Dele todos os alvos para o “Ano da Consolidação”.

O pastor Márcio Valadão conduziu toda a cerimônia, que teve oração por vários ministérios, ministração da Pa-lavra e louvor com Tião Batista, Nívea Soares, Vinícius Zu-lato e outros irmãos participantes do Ministério de Louvor da nossa igreja. A mensagem proferida pelo pastor Márcio tratou a respeito da preparação para o Ano da Consolida-ção. Houve também apresentação de dança, distribuição da Ceia do Senhor, momentos de oração realizados pelos pastores Serginho, Lucinho Barreto, Ezenete Rodrigues, Ângela Valadão, Dinamarcia e por Tio Uli. Houve um mo-mento em que todos cantaram parabéns para o filho do pastor André Valadão, Lorenzo, que completou sete anos de idade no dia 31. Ele soprou as velinhas do bolo e o pastor Márcio fez uma oração para o neto e toda sua família.

O esperado Culto da Virada terminou à meia-noite, com todos ceando, de joelhos, e orando pelos seus alvos para 2016, ao som da canção “Aleluia”, ministrada por irmãos do coral da nossa igreja.

� Priscilla Vieira

• I GREJA

Foto

: Arq

uivo

Com

unic

sção

Page 17: DOMINGO, 10 DE JANEIRO DE 2016 ANO 50 EDIÇÃO Nº 02 … · DOMINGO, 10 DE JANEIRO DE 2016 ANO 50 EDIÇÃO Nº 02 IGREJA BATISTA DA LAGOINHA Conversão e a mudança financeira »

Domingo, 10 de janeiro de 2016 ATOS HOJE 17

• MINISTÉRIOS

Batizada aos 88 anos

Visite a Lagoinha Camargos

Lagoinha Bairro das Indústrias comemora batismo da senho-ra Glória, que foi evangelizada pela enfermeira que a cuida

No dia 31 de dezembro, a senhora Glória Seabra Souza, de 88 anos, foi batizada em sua residência, no Bairro das In-dústrias, após ser evangelizada e discipulada pela enfermeira Graça, membro da nossa igreja e que frequenta a IBL Bairro das Indústrias. Depois que a senhora Glória sofreu um aci-dente doméstico que a deixou debilitada, ela necessitou de cuidados da enfermeira Graça.

Esta evangelizou toda a família e ganhou tanto a senhora Gló-ria quanto seu esposo, José de Oliveira, para o Senhor Jesus. O esposo foi batizado na Lagoi-nha Sede, no dia 13 de dezem-bro.

O pastor Carlinhos dos San-tos, responsável pela Lagoinha Bairro das Indústrias, realizou o batismo da senhora Glória e comenta sua alegria: “É mui-to edificante termos um fruto como a senhora Glória e seu esposo. A enfermeira Graça os evangelizou, falou do amor de Deus e eles foram batizados. Com isso, vemos a importância do evangelismo e os cultos nos lares. Nosso desejo é que ou-tros possam também ter essa mesma iniciativa de ganhar vidas para o Senhor Jesus”, de-clara.

A Lagoinha Bairro das In-

dústrias desenvolve diversas atividades, como: diaconato, curso de tapeçaria, cultos espe-cíficos para mulheres, homens, células, consolidação, depar-tamento infantil, atendimento pastoral, cultos nos lares, as-sistência jurídica, CFC, Jornada da Aliança – preparação para batismo e integração e evan-gelismo. Os cultos semanais acontecem aos domingos, 18 horas; quartas-feiras, 19:30; e aos sábados, 19 horas.

Faça uma visita à Lagoinha Bairro das Indústrias, locali-zada à Av. Presidente Costa e Silva, nº 50 – Bairro das Indús-trias – Contagem / MG.

Contato: Pr. Carlinhos (31) 98793-6292 / Pra. Marle-ne 98840-0531.

� Priscilla Vieira

Há seis meses nossa igreja também está presente no Bairro Camargos, sob a liderança do casal de pastores Cláudio Serafim e Elizete Lúcia.

A Lagoinha Camargos realiza Culto da Mocidade aos sábados, às 19:30; Culto de Celebração aos domingos, às 19 horas; células às segundas, quartas e quintas, 20 horas.

Faça uma visita e conheça a nossa igreja no Camargos, locali-zada à Rua José Mota Costa, 1 – Camargos – Belo Horizonte.

Mais informações: Pr. Cláudio Serafim (31) 98498-9156.

� Priscilla Vieira

Foto

s: A

rqui

vo M

inis

téri

o

agoinhalBAIRRO DAS INDÚSTRIAS

Cultos: sábado, às 19:30 horas domingo, às 19 horas

Células: segundas, quartas e quintas, às 20 horas.

PROGRAMAÇÃO

Page 18: DOMINGO, 10 DE JANEIRO DE 2016 ANO 50 EDIÇÃO Nº 02 … · DOMINGO, 10 DE JANEIRO DE 2016 ANO 50 EDIÇÃO Nº 02 IGREJA BATISTA DA LAGOINHA Conversão e a mudança financeira »

18 ATOS HOJE Domingo, 10 de janeiro de 2016

• MINISTÉRIOS

Os mandamentos de Deus são penosos?

Seja membro da nossa

igreja!

ENTRE EM CONTATO COM OS PASTORES(31) 3429 -1500 / 98878-0119

PRS. EMERSON CAETANO E LEANDRO MARTINS

ATENDIMENTO DE SEGUNDA A SEXTA, DAS 14 ÀS

22 HORAS; DOMINGO, DAS 8 ÀS 17 HORAS.

Como nosso pastor Márcio costuma dizer, os mandamen-tos de Deus são para nossa proteção. Eles nos afastam da ação e da prática do mal. Deus conhece todas as coisas e sabe o que é melhor para nós, por isso, Sua Lei é escudo e pro-teção. Sua Palavra nos guia por pastos verdejantes (Salmo 23.2) e impede que tropecemos (Salmo 119.105).

No processo de renovação da mente corremos o risco de apenas enxergarmos o lado negativo dos mandamentos: não faça, não toques. Parece que somos impedidos de viver. E como boa parte dos praze-res que o sistema caído deste mundo nos oferece são contrá-rios à vontade de Deus, temos a impressão de que, se formos obedientes tudo será proibido. A desobediência proporciona uma ilusória sensação de liber-dade. No entanto, ela é utópica, pois a pessoa torna-se escrava do pecado e de suas consequ-ências. A Bíblia nos diz: “Não sabem que, quando vocês se oferecem a alguém para lhe obedecer como escravos, tornam-se escravos daquele a quem obedecem: escravos do pecado que leva à morte, ou da obediência que leva à justiça?” (Romanos 6.16).

Desobedecer aos manda-mentos é ignorar uma sinaliza-ção de advertência: se não leva-mos em conta sua mensagem,

nos expomos ao perigo que pode nos levar à morte. Fica-mos sujeitos às consequências de nossos atos. Ao passar por tribulações, tendemos culpar o inimigo e, até mesmo Deus, quando na realidade, elas po-dem ser o resultado da trans-gressão de um mandamento. Colhemos o que plantamos. A Palavra de Deus não mente. Ela diz: “Os mandamentos do Senhor não são penosos” (1 João 5.3). E nem pesados, são fáceis de serem seguidos. En-tão, por que a dificuldade em

cumpri-los? O novo nascimento é a pri-

meira condição para se cum-prir a Lei do Senhor (2Co 5.17).

Na regeneração recebemos um novo coração e o nosso es-pírito é restaurado, nos ligando às coisas de Deus. Recebemos a mente de Cristo, começamos a querer pensar como Jesus pen-sava e fazer o que Ele fazia. É essa transformação espiritual que faz com que os manda-mentos sejam leves. De fato, é impossível fazer a vontade de Deus sem antes nascer de

novo. Mesmo depois da con-versão, há dificuldades em cumprir a vontade de Deus. Isso acontece porque estamos num processo de crescimento espiritual. O nosso espírito foi renovado, mas nossa nature-za carnal não. E como disse o apóstolo Paulo, a carne luta contra o Espírito, pois são de naturezas diferentes (Gl 5.17). Precisamos fortalecer nosso es-pírito em detrimento de nossa carne. E nessa circunstância precisamos da ajuda do Espíri-to Santo e de irmãos mais ex-

perientes na caminhada cristã. Aprendemos que na vida cristã ninguém cresce sozinho. Esse é o discipulado.

Nosso ministério existe para dar suporte aos irmãos novos na fé. Portanto, se você deseja ser batizado, se trans-ferir para a Igreja Batista da Lagoinha ou quer ser um dis-cipulador, entre em contato co-nosco – (31) 3429-1500 / 98878-0119 – pastores Emerson Caetano e Leandro Martins.

� Pastor Elber Cosme

Foto

s: J

ean

Assi

s

Page 19: DOMINGO, 10 DE JANEIRO DE 2016 ANO 50 EDIÇÃO Nº 02 … · DOMINGO, 10 DE JANEIRO DE 2016 ANO 50 EDIÇÃO Nº 02 IGREJA BATISTA DA LAGOINHA Conversão e a mudança financeira »

Domingo, 10 de janeiro de 2016 ATOS HOJE 19

• MINISTÉRIOS

Lagoinha Centro e

Ministério UREV promovem ação

evangelística nas ruas de Belo

HorizonteAntes mesmo de inaugurar,

a Lagoinha Centro, junto ao Ministério UREV, já promove ações impactantes na cidade de Belo Horizonte, rumo à con-quista de 10% da população para Jesus. O Ministério UREV, liderado pelo Pr. Ryan Adams, é uma organização sem fins lucrativos, que visa ajudar a igreja de Cristo a ser relevante

na sociedade. Além de realizar conferências e evangelismos criativos, também possui uma escola dedicada a ensinar o evangelho e alcançar pessoas por meio da inspiração e ino-vação.

Na última quarta-feira (6/1) foi realizada a primeira “Caminhada da Cruz”, com a proposta de declarar o amor pela mensagem da cruz e des-pertar nas pessoas o interesse de conhecer essa mensagem. A ação aconteceu de maneira espontânea no centro da capi-tal mineira e partiu da ideia do próprio Pr. Ryan, que lançou um desafio nas redes sociais no último domingo. Ele fez um voto de que uma vez por sema-na fará uma caminhada pela cidade carregando uma cruz, independente se alguém for com ele. Na primeira mobiliza-

ção, 20 pessoas compareceram e decidiram caminhar carre-gando a cruz. “Vemos a cami-nhada pela legalização da ma-conha, caminhada ecológica, caminhada da conscientização negra e por aí vai. Só que nós, como juventude cristã, preci-samos entender que também temos o nosso espaço na socie-dade”, disse o pastor.

Na cruz, utilizada na ação, estava escrita a seguinte frase: “Isso era seu, mas Ele levou”. Muitos podem pensar que Jesus não está mais na cruz e não en-tender o porquê dessa atividade, mas os participantes querem mostrar o privilégio de conhecer o significado dessa mensagem tão preciosa. O significado de que Jesus tomou sobre Ele tudo que antes estava sobre nós. A “Caminhada da Cruz” não reme-te a uma procissão religiosa, mas

mostra o presente da salvação e redenção, além de causar curio-sidade nas pessoas a respeito do verdadeiro evangelho. Jéssica Adams, pastora da Mocidade IBL e esposa de Ryan, aprova a ação e compartilha: “A juven-tude cristã precisa ocupar seu espaço na sociedade e utilizá-lo para expressar o que pensamos e em que cremos”.

A atividade será realizada toda segunda-feira, às 18h30, para quem quiser participar. O local será informado antes nas redes sociais, já que a propos-ta é fazer um trajeto diferente a cada edição. A próxima “Ca-minhada da Cruz” será nesta segunda (11/1), com início na Praça 7 e término na Lagoinha Pedreira.

Os pastores Ryan e Jéssica Adams estarão à frente da La-goinha Centro, localizada no 1º

andar do Edifício Dantés, à Av. Amazonas, 491 – Centro. A pre-visão de inauguração é para fevereiro e os pastores já estão trabalhando para os início das atividades, como: cultos, reu-niões, casa de oração, células, departamento de criatividade, departamento de voluntários, departamento jurídico (para evangelismos e ações sociais), consolidação e outros. “Esta-mos com muita expectativa, essa igreja será um lugar onde focaremos evangelismos criati-vos”, concluem.

Mais informações: (31) 99143-0032 – Hugo Brito / Redes Sociais: Pastor Ryan – @Ryan_jessica ou Ministé-rio UREV – @urev.

� Renata Giori

Foto

s: A

rqui

vo M

inis

téri

o

Page 20: DOMINGO, 10 DE JANEIRO DE 2016 ANO 50 EDIÇÃO Nº 02 … · DOMINGO, 10 DE JANEIRO DE 2016 ANO 50 EDIÇÃO Nº 02 IGREJA BATISTA DA LAGOINHA Conversão e a mudança financeira »

20 ATOS HOJE Domingo, 10 de janeiro de 2016

• REDE SUPER

HORÁRIO SEGUNDA-FEIRA

06:30 Profetizando Vida

06:45 Desfrutando a Vida Diária

07:15 Culto IBL

08:30 Os Gideões

08:45 Profetizando Vida

09:00 Tio Uli e os Bonecos

09:30 De Tudo Um Pouco

12:30 Profetizando Vida

12:45 Mente Aberta

13:15 Povos e Linguas

13:45 Videos Lagoinha

14:00 Sempre Feliz

15:00 Tio Uli e os Bonecos

15:30 Fé

16:00 Culto Mocidade

17:00 Amplificador

17:30 Nívea Soares

18:00 Desfrutando a Vida Diária

18:30 Evidências

19:00 Amplificador

19:30 Sempre Feliz

20:30 Super Opinião

21:30 Plataforma

22:00 Os Gideões

22:15 Talmidim

22:30 Profetizando Vida

22:45 Nunca é Tarde

23:15 Mente Aberta

23:45 Reflexão

00:00 Clinica da Alma

01:00 Culto IBL

02:00 Impacto Vida

02:30 Profetizando Vida

02:45 Academia em Debate

03:15 Evidências

03:45 Nívea Soares

04:15 Filme Jesus

06:15 Talmidim

HORÁRIO TERÇA-FEIRA

06:30 Profetizando Vida

06:45 Desfrutando a Vida Diária

07:15 Culto IBL

08:30 Os Gideões

08:45 Profetizando Vida

09:00 Tio Uli e os Bonecos

09:30 De Tudo Um Pouco

12:30 Profetizando Vida

12:45 Videos lagoinha

13:00 Super Opinião

14:00 Sempre Feliz

15:00 Tio Uli e os Bonecos

15:30 Fé

16:00 Culto Pr. Márcio

17:00 Amplificador

17:30 Impacto Vida

18:00 Profetizando Vida

18:15 Talmidim

18:30 Alta Tensão

19:00 Eu Vou Te Esperar

19:30 (*) Culto Fé

21:30 Impacto Vida

22:00 Profetizando Vida

22:15 Institucional IBL

22:30 Falando de Amor

23:00 A Vida que Satisfaz

00:00 Clinica da Alma

01:00 Nunca é tarde

01:30 Mente Aberta

02:00 Filme Madalena

03:30 Culto IBL

05:30 Salmos

06:00 Bagagem de Mão

HORÁRIO QUARTA-FEIRA

06:30 Profetizando Vida

06:45 Desfrutando a Vida Diária

07:15 Culto IBL

08:30 Os Gideões

08:45 Profetizando Vida

09:00 Tio Uli e os Bonecos

09:30 De Tudo Um Pouco

12:30 Profetizando Vida

12:45 Mente Aberta

13:15 Os Gideões

14:00 Santa Geração

14:45 Videos Lagoinha

15:00 Tio Uli e os Bonecos

15:30 Falando de Amor

16:00 Culto Fé

17:00 Filme Jesus

19:00 Amplificador

19:30 Sempre Feliz

20:30 Evidências

21:00 Academia em Debate

21:30 Nívea Soares

22:00 Os Gideões

22:15 Talmidim

22:30 Profetizando Vida

22:45 Nunca é Tarde

23:15 Mente Aberta

23:45 Reflexão

00:00 Clinica da Alma

01:00 Nunca é Tarde

01:30 Culto IBL

02:30 Filme Jesus

04:30 Profetizando Vida

04:45 Salmos

05:15 Evidências

05:45 Fé

06:15 Videos Lagoinha

HORÁRIO QUINTA-FEIRA

06:30 Profetizando Vida

06:45 Desfrutando a Vida Diária

07:15 Culto IBL

08:30 Os Gideões

08:45 Profetizando Vida

09:00 Tio Uli e os Bonecos

09:30 De Tudo Um Pouco

12:30 Profetizando Vida

12:45 Mente Aberta

13:15 Amplificador

13:50 Videos Lagoinha

14:00 Sempre Feliz

15:00 Tio Uli e os Bonecos

15:30 Fé

16:00 Culto Cristo Vivo

18:00 Nunca é Tarde

18:30 Profetizando Vida

18:45 Talmidim

19:00 Tamo Junto

20:00 Povos e Linguas

20:30 Super Adoração

22:00 Os Gideões

22:15 Talmidim

22:30 Profetizando Vida

22:45 Nunca é Tarde

23:15 Mensagens - “A Força de Uma Visão”

00:15 Clinica da Alma

01:15 Reflexão

01:30 (*)Culto IBL

04:00 Povos e Linguas

04:30 Filme Jesus

Page 21: DOMINGO, 10 DE JANEIRO DE 2016 ANO 50 EDIÇÃO Nº 02 … · DOMINGO, 10 DE JANEIRO DE 2016 ANO 50 EDIÇÃO Nº 02 IGREJA BATISTA DA LAGOINHA Conversão e a mudança financeira »

Domingo, 10 de janeiro de 2016 ATOS HOJE 21

• REDE SUPER

HORÁRIO SEXTA-FEIRA

06:30 Profetizando Vida

06:45 Desfrutando a Vida Diária

07:15 Culto IBL

08:30 Os Gideões

08:45 Profetizando Vida

09:00 Tio Uli e os Bonecos

09:30 De Tudo Um Pouco

12:30 Profetizando Vida

12:45 Videos Lagoinha

13:00 Tamo Junto

14:00 Sempre Feliz

15:00 Tio Uli e os Bonecos

15:30 Fé

16:00 Culto Pr. Márcio

17:00 Filme Madalena

18:30 Academia em Debate

19:00 Amplificador

19:30 Sempre Feliz

20:30 Eu Vou Te Esperar

21:00 Os Gideões

21:45 Reflexão

22:00 Desfrutando a Vida Diária

22:30 Profetizando Vida

22:45 Nunca é Tarde

23:15 Mente Aberta

23:45 Reflexão

00:00 Clinica da alma

01:00 Culto IBL

02:00 Nunca é Tarde

02:30 Plataforma

03:00 Alta Tensão

03:30 Filme Madalena

05:00 Fé

05:30 Profetizando Vida

05:45 Salmos

06:15 Talmidim

HORÁRIO SÁBADO

06:30 Profetizando Vida

06:45 Videos Lagoinha

07:00 Sara-me

07:30 Tio Uli e os Bonecos

08:00 Família IBMB

08:30 Igreja Batista de Juiz de Fora

09:00 Projeto Salvação

09:15 Os Gideões

10:00 Evidencias

10:30 Fonte de Agua Viva

11:00 Exerça sua Fé

11:30 Palavra Central

12:00 Mente aberta

12:30 Portas Abertas

13:00 Profetizando Vida

13:15 Institucional IBL

13:30 Alta Tensão

14:00 Fé

14:30 Academia em Debate

15:00 Nunca é Tarde

15:30 Super Opinião

16:30 Amplificador

17:30 Tamo Junto

19:30 Culto da Mocidade

21:30 Super Adoração

23:00 Plataforma

23:30 Clinica da Alma

00:30 Palavra Central

01:00 Balaio

02:00 Videos Lagoinha

02:30 Impacto Vida

03:00 Talmidim

03:15 Profetizando Vida

03:30 Fé

04:00 Culto IBL

06:00 Filme Jesus

HORÁRIO DOMINGO

08:00 Institucional IBL

08:15 Tio Uli e os Bonecos

08:45 Projeto Salvação

09:00 Talmidim

09:15 Fé

09:45 Profetizando Vida

10:00 Culto IBL

12:30 Mente Aberta(*)

13:00 Visão da Vida

14:30 Fonte de Agua Viva

15:00 Culto Domingo Manhã

17:00 Profetizando Vida

17:15 Os Gideões

18:00 Culto IBL

20:30 Culto Cristo Vivo

22:30 Fé

23:00 Falando de Amor

23:30 A Vida que Satisfaz

00:30 Clinica da Alma

01:30 Profetizando Vida

01:45 Filme Madalena

03:15 Culto IBL

05:15 Plataforma

05:45 Bagagem de Mão

06:15 Videos Lagoinha

“Eu Vou Te Esperar”: Terça-feira, 19h

“Super Opinião”: Segunda-feira, 20h30

“Super Adoração”: Quinta-feira, 20h30.

Page 22: DOMINGO, 10 DE JANEIRO DE 2016 ANO 50 EDIÇÃO Nº 02 … · DOMINGO, 10 DE JANEIRO DE 2016 ANO 50 EDIÇÃO Nº 02 IGREJA BATISTA DA LAGOINHA Conversão e a mudança financeira »

22 ATOS HOJE Domingo, 10 de janeiro de 2016

� GRUPO VIRTUDE DA MELHOR IDADE NA IBL BAIRRO DAS INDÚSTRIAS Datas: 10 de janeiro e 13 de marçoHorário: 18 horasLocal: IBL Bairro das Indústrias (Av. Presidente Costa e Silva, 50)

Informações: pastores Carlinhos e Marlene (31) 98793-6292

� FAÇA O CURSO DE SALGADEIRA (O) NA TRIGOÁSIS Inscrições: de 11 a 15 de janeiro Previsão do início das au-las: de 18 de janeiro a 5 de fevereiroDocumentação para inscri-ções: identidade, carteira de trabalho, 1 foto 3x4, compro-vantes de endereço e escola-ridade (histórico escolar).Inscrições: na sede da Fun-dação Oásis (Rua Angico, 283 – São Cristóvão – BH), das 8 às 11:30 e das 13:30 às 16:30.

Telefone: (31) 3449-6704 (Naiara).

� CURSO DE CABE-LEIREIRO PARA INSER-ÇÃO NO MERCADO DE TRABALHOInscrições: de 11 a 15 de janeiro, das 8 às 11:30 e

das 13:30 às 16:30, pesso-almente, na sede da Fun-dação Oásis (Rua Angico, 283 – São Cristóvão – BH). Início das aulas: 8 de feve-reiroDocumentação necessária para a inscrição do curso: carteira de identidade e registro de nascimento dos membros da família que residem na mesma casa (original e xerox), carteira de trabalho (original e xerox), comprovante de pagamento de aluguel ou prestação de casa própria (original e xerox), com-provante de endereço (conta de luz ou água), sendo original e xerox, comprovante de renda de todos da composição fami-liar que trabalham com carteira assinada (último contra-cheque ou declaração de próprio pu-nho quando for autônomo ou exercer atividade informal, ou estiver desempregado (origi-nal e xerox), comprovante de recebimento de seguro-desem-prego, aposentadoria, pensão, auxílio-doença, BPC, bolsa famí-lia, auxílio-moradia ou pensão alimentícia (original e xerox), foto 3x4, comprovante de do-enças crônicas por meio de atestados ou laudos (original), comprovante de escolaridade (histórico escolar) original e xerox. Atenção: adolescente a partir dos 16 anos terá que trazer o res-ponsável e o mesmo deverá apre-sentar a carteira de identidade.

Mais informações: Naiara (31) 3449-6704

� CURSO DE INFOR-MÁTICA, POWER POINT E INTERNET DA FUNDAÇÃO OÁSISInscrições: de 11 a 15 de ja-neiroPrevisão das aulas: de 16 de fevereiro a 31 de marçoHorários dos cursos: terças e quintas-feiras, das 9:30 às 11:30 ou das 14 às 15:30Documentação: identidade, histórico escolar, comprovan-te de endereço e 1 foto 3x4.Atenção: adolescente a partir dos 16 anos terá que trazer o responsável e o mesmo de-verá apresentar a carteira de identidade.Inscrições: na sede da Fun-dação Oásis (Rua Angico, 283 – São Cristóvão – BH), das 8 às 11 e das 13:30 às 16:30.

Mais informações: (31) 3449-6704 – Naiara

� VIAGEM DA MELHOR IDADELocal: Ubatã Thermas Par-que HotelDias: de 24 a 29 de abril Incluso: transporte, hospeda-gem, café da manhã, almoço, jantar, alimentação no per-curso, festa surpresa, louvor e adoração

Lazer: ofurô, sauna a vapor, piscinas aquecidas, cachoei-ras artificiais, reserva de mata nativa com trilha ecológica, quadra de areia, campo de futebol gramado e quartos com banheiros individuais

Mais informações: Casa da Honra (Rua Joa-zeiro, 20 – São Cristóvão – BH), com a pastora Dilza (31) 3429-0550 / 3063-3739 / 98592-1368

� ESCOLA DOMINICAL EM NOVO LOCAL A Escola Dominical, que antes acontecia no Templo, agora acontece no Salão Ágape, aos domingos, das 9 às 9:40, com a pastora Nelma Jardim.

� PROJETO ABA PAINossa igreja possui um pro-jeto que apoia e incentiva famílias e pessoas que se in-teressam pela causa da ado-ção e apadrinhamento de crianças e adolescentes. Os interessados podem realizar contato com a assistente social Rosania.

(31) 3429-9400 / 3429-9401 / 98793-7217 / 99595-8803.

� ESTÂNCIA PARAÍSO Moriá: 25 a 28 de janeiro; 5 a 8 de fevereiro; 11 a 14 de fevereiro; 25 a 28 de fevereiroEscola de Intercessão In-tensiva: 20 a 23 de janeiroAcampamento do Espírito Santo: 29 a 31 de janeiroRenovo: 1 a 6 de fevereiro; 23 a 28 de fevereiroInscrições: www.estancia-paraiso.org.br

Informações: (31) 3654-3118 / 3646-7162 (Aline, Fernanda ou Lora), e-mail: [email protected]

� PALESTRA CONSA-GRAÇÃO DE FILHOSVocê que deseja consagrar seus filhos ao Senhor, precisa antes participar de uma das palestras de consagração de filhos, oferecida pela Escola de Pais da nossa igreja!Dias: no segundo ou terceiro domingo do mês Horário: 9 horasLocal: Salão dos Diáconos (Rua Joazeiro, 29 – São Cris-tóvão – esquina com Rua Pi-tangui).

Informações: Com o pastor Joaquim Souza (31) 99755-7117 (WhatsA-pp); [email protected], ou 3429-9400 com Jordânia.

Page 23: DOMINGO, 10 DE JANEIRO DE 2016 ANO 50 EDIÇÃO Nº 02 … · DOMINGO, 10 DE JANEIRO DE 2016 ANO 50 EDIÇÃO Nº 02 IGREJA BATISTA DA LAGOINHA Conversão e a mudança financeira »

Domingo, 10 de janeiro de 2016 ATOS HOJE 23

A BELEZA SAUDÁVELQUE O SEU CORPO MERECE.Rinoplastia, rugas, prótese de mama, mamas, abdome, lipoaspiração, pálpebras e orelhas em abano.

31 3222.2228 ︱ RODRIGOLACERDA.ORGRUA PROF. ESTEVÃO PINTO, 1125 . SERRA . BH . MG

ADVOCACIA - Tel.: (31) 3295-2534AÇÃO TRABALHISTA - DANO MORAL - FAMÍLIA - DIVÓRCIO

PENSÃO ALIMENTÍCIA - I. PATERNIDADE - COBRANÇAS INDEVIDAS SPC/SERASA - TELEFONIA - ACIDENTES DE TRÂNSITO - DESPEJO

AÇÃO NO JUIZADO ESPECIAL CÍVEL

SOLUÇÕES RÁPIDAS / CONSULTA GRÁTIS

Av. Augusto de Lima, 1263 - Lj. 07B - Barro PretoEm frente à Justiça do Trabalho - BH - MG

Edna Aparecida Rocha Pereira Advogada - OAB/MG: 62946

Marília Freitas Avelar Advogada - OAB/MG: 41692

‘‘Não recuarei, nada temerei, comigo está o Senhor!’’

ADVOCACIA - Tel.: (31) 3295-2534AÇÃO TRABALHISTA - DANO MORAL - FAMÍLIA - DIVÓRCIO

PENSÃO ALIMENTÍCIA - I. PATERNIDADE - COBRANÇAS INDEVIDAS SPC/SERASA - TELEFONIA - ACIDENTES DE TRÂNSITO - DESPEJO

AÇÃO NO JUIZADO ESPECIAL CÍVEL

SOLUÇÕES RÁPIDAS / CONSULTA GRÁTIS

Av. Augusto de Lima, 1263 - Lj. 07B - Barro PretoEm frente à Justiça do Trabalho - BH - MG

Edna Aparecida Rocha Pereira Advogada - OAB/MG: 62946

Marília Freitas Avelar Advogada - OAB/MG: 41692

‘‘Não recuarei, nada temerei, comigo está o Senhor!’’

Page 24: DOMINGO, 10 DE JANEIRO DE 2016 ANO 50 EDIÇÃO Nº 02 … · DOMINGO, 10 DE JANEIRO DE 2016 ANO 50 EDIÇÃO Nº 02 IGREJA BATISTA DA LAGOINHA Conversão e a mudança financeira »

NÚCLEO CORDAS

TURMAS MANHÃ E TARDE

Contrabaixo+Musicalização+Orquestra

Viola+Musicalização+Orquestra

Novo-Iniciação Musical c/Instrumento –Violino (5 anos)-só na 2ª feira

Violoncelo+Musicalização+Orquestra

NÚCLEO SOPROS(CRIANÇAS) S/ ORQUESTRA

QUINTA-FEIRA, A PARTIR DAS 15H

Clarineta s/orquestra

Flauta Transversal s/orquestra

Oboé s/orquestra

Saxofone s/orquestra

Trombones s/orquestra

Trompa s/orquestra

Trompete s/orquestra

A MATRÍCULA PODERÁ SER FEITA NA FÁBRICA DE ARTES, À RUA FORMIGA, 451, SÃO CRISTÓVÃO, BELO HORIZONTE/MG. DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8 ÀS 18 HORAS. MAIS INFORMAÇÕES: (31) 3478-2300.