domingo de ramos - ano c - 20/03/2016

21
IGREJA DA COMUNIDADE METROPOLITANA DE TERESINA E REGIAO Domingo De Ramos – Ano C Pai, Perdoa-lhes! Eles Não Sabem O Que Fazem. 20/03/2016

Upload: icm-teresina

Post on 15-Apr-2017

297 views

Category:

Spiritual


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Domingo De Ramos - Ano C - 20/03/2016

IGREJA DA COMUNIDADE

METROPOLITANA DE TERESINA E REGIAO

Domingo De Ramos – Ano CPai, Perdoa-lhes! Eles Não Sabem O Que Fazem.

20/03/2016

Page 2: Domingo De Ramos - Ano C - 20/03/2016

Jesus como o profeta de Nazaré da Galiléia, o Messias, o Libertador.

O Domingo de Ramos abre por excelência a Semana Santa. Relembramos e celebramos a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém, poucos dias antes de sofrer a Paixão, Morte e Ressurreição. Este domingo é chamado assim porque o povo cortou ramos de árvores, ramagens e folhas de palmeiras para cobrir o chão onde Jesus passava montado num jumento, com folhas de palmeiras nas mãos.

Nele, a liturgia nos relembra e nos convida a celebrar esses acontecimentos da vida de Jesus que se entregou ao Pai como Vítima Perfeita e sem mancha para nos salvar da escravidão do pecado e da morte.

A liturgia deste último Domingo da Quaresma convida-nos a contemplar esse Deus que, por amor, desceu ao nosso encontro, partilhou a nossa humanidade, fez-Se servo dos homens, deixou-Se matar para que o egoísmo e o pecado fossem vencidos. A cruz (que a liturgia deste domingo coloca no horizonte próximo de Jesus) apresenta-nos a lição suprema, o último passo desse caminho de vida nova que, em Jesus, Deus nos propõe: a doação da vida por amor.

Page 3: Domingo De Ramos - Ano C - 20/03/2016

Fico FelizFico feliz em vir em tua casaErguer minha voz e cantarFico feliz em vir em tua casaErguer minhas mãos e adorar (2x)

Bendito é o nome do senhorBendito é o nome do senhorBendito é o nome do senhorPra sempre

Fico feliz em vir em tua casaErguer minha voz e cantarFico feliz em vir em tua casaErguer minhas mãos e adorar

Fico feliz em vir em tua casaErguer minha voz e cantar "Aleluia"Fico feliz em vir em tua casaErguer minhas mãos e adorar

Bendito é o nome do senhorBendito é o nome do senhorBendito é o nome do senhorPra sempre

Bendito é o nome do senhorBendito é o nome do senhorBendito é o nome do senhorPra sempre

Page 4: Domingo De Ramos - Ano C - 20/03/2016

Senhor Tende PiedadeSenhor Deus vivo, luz que rompe a

escuridão,Sol da justiça irradia salvação, ilumina

minha almaEnvolve-me com teu perdão,

Deus de amor vem curar o meu coração(2x)

Senhor tende piedade, senhor tende piedade,Piedade de nós,

Cristo tende piedade, Cristo tende piedade, Piedade de nós

Jesus Cristo salvador desta nação,Tu és o filho e nos une como irmãos

Ilumina minha alma envolve-me com teu perdão,

Deus de amor vem curar o meu coração

Senhor tende piedade, senhor tende piedade,Piedade de nós,

Cristo tende piedade, Cristo tende piedade, Piedade de nós,

Piedade de nós...

Page 5: Domingo De Ramos - Ano C - 20/03/2016

I LeituraLeitura do Livro do Profeta Isaías:

Isaías 50,4-7

Deus de Abraão, de Isaac e de Jacob, de Moisés e do Povo no qual nos acolheste, nós Te damos graças e bendizemos o teu Nome que nos

revelaste: “Eu sou”. Tu és o Deus vivo, por todos os séculos.Tod@s: Nós Te confiamos a nossa solidariedade para com todos os povos oprimidos, como outrora a descendência de Abraão no Egito.

Nós sentimo-nos muitas vezes tão impotentes diante da sua infelicidade. Ilumina-nos.

Page 6: Domingo De Ramos - Ano C - 20/03/2016

Salmo Responsorial (21)Riem de mim todos aqueles que me veem, torcem os lábios e sacodem a cabeça: 'Ao Senhor

se confiou, ele o liberte e agora o salve, se é verdade que ele o ama!'.Meu Deus, meu Deus, por que me abandonastes?

Cães numerosos me rodeiam furiosos, e por um bando de malvados fui cercado. Transpassaram minhas mãos e os meus pés e eu posso contar todos os meus ossos. Eis que

me olham e, ao ver-me, se deleitam!Meu Deus, meu Deus, por que me abandonastes?

Eles repartem entre si as minhas vestes e sorteiam entre si a minha túnica. Vós, porém, ó meu Senhor, não fiqueis longe, ó minha força, vinde logo em meu socorro!

Meu Deus, meu Deus, por que me abandonastes?Anunciarei o vosso nome a meus irmãos e no meio da assembleia hei de louvar-vos! Vós que

temeis ao Senhor Deus, dai-lhe louvores, glorificai-o, descendentes de Jacó, e respeitai-o toda a raça de Israel!

Meu Deus, meu Deus, por que me abandonastes?

Page 7: Domingo De Ramos - Ano C - 20/03/2016

II LeituraLeitura da Carta de São Paulo aos Filipenses:

Filipenses 2,6-11

Pai, nós Te damos graças pelo teu Filho Jesus. Ele revelou-Se como o novo Moisés, que fez brotar a fonte de água viva do batismo para

nos vivificar, comunicando-nos a tua própria vida.Tod@s: Nós Te confiamos as pessoas que se afastaram de Ti. Não

sabemos como as reconduzir para Ti. Ilumina-nos com o teu Espírito.

Page 8: Domingo De Ramos - Ano C - 20/03/2016

EvangelhoAnúncio do Evangelho

Lucas 23,1-49Narrador 1: Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo Lucas.Naquele tempo, 1toda a multidão se levantou e levou Jesus a Pilatos. 2Começaram então a acusá-lo, dizendo:

“Achamos este homem fazendo subversão entre o nosso povo, proibindo pagar impostos a César e afirmando ser ele mesmo Cristo, o Rei”.

Narrador: 3Pilatos o interrogou:Leitor 1: “Tu és o rei dos judeus?”Narrador: Jesus respondeu, declarando:Pr.: “Tu o dizes!”Narrador: 4Então Pilatos disse aos sumos sacerdotes e à multidão:Leitor 1: “Não encontro neste homem nenhum crime”.

Page 9: Domingo De Ramos - Ano C - 20/03/2016

Narrador: 5Eles, porém, insistiam:“Ele agita o povo, ensinando por toda a Judeia, desde a Galileia, onde

começou, até aqui”.Narrador: 6Quando ouviu isto, Pilatos perguntou:Leitor 1: “Este homem é galileu?”Narrador: 7Ao saber que Jesus estava sob a autoridade de Herodes, Pilatos enviou-o a este, pois também Herodes estava em Jerusalém naqueles dias. 8Herodes ficou muito contente ao ver Jesus, pois havia muito tempo desejava vê-lo. Já ouvira falar a seu respeito e esperava vê-lo fazer algum milagre. 9Ele interrogou-o com muitas perguntas. Jesus, porém, nada lhe respondeu.10Os sumos sacerdotes e os mestres da Lei estavam presentes e o acusavam com insistência. 11Herodes, com seus soldados, tratou Jesus com desprezo, zombou dele, vestiu-o com uma roupa vistosa e mandou-o de volta a Pilatos. 12Naquele dia Herodes e Pilatos ficaram amigos um do outro, pois antes eram inimigos.13Então Pilatos convocou os sumos sacerdotes, os chefes e o povo, e lhes disse:

Page 10: Domingo De Ramos - Ano C - 20/03/2016

Leitor 1: 14“Vós me trouxestes este homem como se fosse um agitador do povo. Pois bem! Já o interroguei diante de vós e não encontrei nele nenhum dos crimes de que o acusais; 15nem Herodes, pois o mandou de volta para nós. Como podeis ver, ele nada fez para merecer a morte. 16Portanto, vou castigá-lo e o soltarei”.Narrador: 18Toda a multidão começou a gritar:

“Fora com ele! Solta-nos Barrabás!”Narrador: 18Barrabás tinha sido preso por causa de uma revolta na cidade e por homicídio.20Pilatos falou outra vez à multidão, pois queria libertar Jesus. 21Mas eles gritaram:

“Crucifica-o! Crucifica-o!”Narrador: 22E Pilatos falou pela terceira vez:Leitor 1: “Que mal fez este homem? Não encontrei nele nenhum crime que mereça a morte. Portanto, vou castigá-lo e o soltarei”.

Page 11: Domingo De Ramos - Ano C - 20/03/2016

Narrador: 23Eles, porém, continuaram a gritar com toda a força, pedindo que fosse crucificado. E a gritaria deles aumentava sempre mais. 24Então Pilatos decidiu que fosse feito o que eles pediam. 25Soltou o homem que eles queriam — aquele que fora preso por revolta e homicídio — e entregou Jesus à vontade deles.26Enquanto levavam Jesus, pegaram um certo Simão, de Cirene, que voltava do campo, e impuseram-lhe a cruz para carregá-la atrás de Jesus. 27Seguia-o uma grande multidão do povo e de mulheres que batiam no peito e choravam por ele. 28Jesus, porém, voltou-se e disse:Pr.: “Filhas de Jerusalém, não choreis por mim! Chorai por vós mesmas e por vossos filhos! 29Porque dias virão em que se dirá: ‘Felizes as mulheres que nunca tiveram filhos, os ventres que nunca deram à luz e os seios que nunca amamentaram’. 30Então começarão a pedir às montanhas: ‘Cai sobre nós! e às colinas: ‘Escondei-nos!’ 31Porque, se fazem assim com a árvore verde, o que não farão com a árvore seca?”

Page 12: Domingo De Ramos - Ano C - 20/03/2016

Narrador: 32Levavam também outros dois malfeitores para serem mortos junto com Jesus.33Quando chegaram ao lugar chamado “Calvário”, ali crucificaram Jesus e os malfeitores: um à sua direita e outro à sua esquerda. 34Jesus dizia:Pr.: “Pai, perdoa-lhes! Eles não sabem o que fazem!”Narrador: Depois fizeram um sorteio, repartindo entre si as roupas de Jesus. 35O povo permanecia lá, olhando. E até os chefes zombavam, dizendo:

“A outros ele salvou. Salve-se a si mesmo, se, de fato, é o Cristo de Deus, o Escolhido!”

Narrador: 36Os soldados também caçoavam dele; aproximavam-se, ofereciam-lhe vinagre,37e diziam:

“Se és o rei dos judeus, salva-te a ti mesmo!”Narrador: 38Acima dele havia um letreiro: Leitor 2: “Este é o Rei dos Judeus”.Narrador: 39Um dos malfeitores crucificados o insultava, dizendo:Leitor 2: “Tu não és o Cristo? Salva-te a ti mesmo e a nós!”

Page 13: Domingo De Ramos - Ano C - 20/03/2016

Narrador: 40 Mas o outro o repreendeu, dizendo:Leitor 1: “Nem sequer temes a Deus, tu que sofres a mesma condenação? 41Para nós, é justo, porque estamos recebendo o que merecemos; mas ele não fez nada de mal”.Narrador: 42E acrescentou:Leitor 1: “Jesus, lembra-te de mim, quando entrares no teu reinado”.Narrador: 43Jesus lhe respondeu:Pr.: “Em verdade eu te digo: ainda hoje estarás comigo no Paraíso”.Narrador: 44Já era mais ou menos meio-dia e uma escuridão cobriu toda a terra até as três horas da tarde,45pois o sol parou de brilhar. A cortina do santuário rasgou-se pelo meio,46e Jesus deu um forte grito:Pr.: “Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito”.

Page 14: Domingo De Ramos - Ano C - 20/03/2016

Narrador: Dizendo isso, expirou.Tod@s se ajoelham e faz-se uma pausa.

Narrador: 47O oficial do exército romano viu o que acontecera e glorificou a Deus, dizendo:Leitor 1: “De fato! Este homem era justo!”Narrador: 48E as multidões, que tinham acorrido para assistir, viram o que havia acontecido e voltaram para casa, batendo no peito. 49Todos os conhecidos de Jesus, bem como as mulheres que o acompanhavam desde a Galileia, ficaram a distância, olhando essas coisas.

P.: Palavra da Salvação.

Page 15: Domingo De Ramos - Ano C - 20/03/2016

Um Certo GalileuUm certo dia, a beira mar

Apareceu um jovem GalileuNinguém podia imaginar

Que alguém pudesse amar do jeito que ele amavaSeu jeito simples de conversar

Tocava o coração de quem o escutava

E seu nome era Jesus de NazaréSua fama se espalhou e todos vinham ver

O fenômeno do jovem pregadorQue tinha tanto amor

Naquelas praias, naquele marNaquele rio, em casa de Zaqueu

Naquela estrada, naquele solE o povo a escutar histórias tão bonitas

Seu jeito amigo de se expressarEnchia o coração de paz tão infinita

Em plena rua, naquele chãoNaquele poço e em casa de Simão

Naquela relva, no entardecerO mundo viu nascer a paz de uma esperança

Seu jeito puro de perdoarFazia o coração voltar a ser criança

Um certo dia, ao tribunalAlguém levou o jovem GalileuNinguém sabia qual foi o mal

E o crime que ele fez; quais foram seus pecadosSeu jeito honesto de denunciar

Mexeu na posição de alguns privilegiados

E mataram a Jesus de NazaréE no meio de ladrões puseram sua cruzMas o mundo ainda tem medo de Jesus

Que tinha tanto amor

Page 16: Domingo De Ramos - Ano C - 20/03/2016

Oferta De Amor

Venho Senhor minha vida oferecerComo oferta de amor e sacrifícioQuero minha vida a Ti entregarComo oferta viva em Teu altar.

Pois pra Te adorarFoi que eu nasci

Cumpre em mim o Teu quererFaça o que está em teu coração

E que a cada dia eu queira mais e maisEstar ao Teu lado Senhor.

Page 17: Domingo De Ramos - Ano C - 20/03/2016
Page 18: Domingo De Ramos - Ano C - 20/03/2016

Vinho E PãoNa mesa, o pão, o vinho também

No peito, uma dor, com aquilo que vemDe um lado, um sorriso, do outro, traição

Ele abençoa e parte o pãoE lava os pés daqueles fiéis

E mesmo o traidor recebe assimDeu vinho e o pão ao invés de rancor

Lavou nossos pés e enxugou com a dor

Naquele partir estava todo o meu serPartido por mim e pelo meu viver

No vinho, o amor; no sangue, o perdão

Em seu meigo olhar, a minha salvação (2x)

Um hino cantou depois de cearE era o louvor que vinha prepararA maior canção cantada na cruzEscrita na Ceia pelo meu Jesus

Naquele partir estava todo o meu serPartido por mim e pelo meu viver

No vinho, o amor; no sangue, o perdãoEm seu meigo olhar, a minha salvação (2x)

Page 19: Domingo De Ramos - Ano C - 20/03/2016
Page 20: Domingo De Ramos - Ano C - 20/03/2016

Raridade

Page 21: Domingo De Ramos - Ano C - 20/03/2016

Benção Apostólica

"A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão

do Espírito Santo sejam com todos vós".

2 Coríntios 13,14