domhelder.g12.brdomhelder.g12.br/.../07/exercicios-complementares-1-trimestre-3-an…  · web...

28
COLÉGIO DE APLICAÇÃO DOM HÉLDER CÂMARA EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES I DISCIPLINAS : GEOG/HIST/PSF/FIS/QUIM/BIO/PORT/LIT/ MAT/GEOM/ ESP/ING/EDFIS ALUNO(A): __________________________________________________ DATA: ____/____/2011 TURMA: 4031 M SÉRIE:3º ANO SUCESSO !! Qualquer um pode contar as sementes de uma maçã, mas só Deus pode contar o número de maçãs em uma semente. Robert H. Schüller PREZADO ALUNOA[A], Você está recebendo um kit composto com os exercícios complementares referentes ao 1º trimestre / 2011. Atenção, às orientações que se seguem. 1. Responda com caneta azul ou preta. 2. Não rasure. 3. Apresente os cálculos devidos às questões necessárias. 4. Todas as respostas deverão ser entregues em folha separada - FOLHA PAUTADA por disciplina , devidamente nomeada. 5. O bloco de questões propostas não deverá ser devolvido. 6. DATA DA ENTREGA : agendada pelo professor(a). Q U E S T Õ E S P R O P O S T A S GEOGRAFIA 1. (Uece) Nascida nos anos 1950, essa Associação Internacional foi pioneira no mundo com tendência a agregar todo o continente, servindo de modelo para outros blocos de países. Tratamos do bloco regional: a) Acordo de Livre Comércio da América do Norte – Nafta b) Mercado Comum do Sul – Mercosul c) Associação de Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico – Apec d) União Européia – EU

Upload: hoangdung

Post on 08-Nov-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: domhelder.g12.brdomhelder.g12.br/.../07/Exercicios-complementares-1-trimestre-3-an…  · Web view(FGV) - A valorização do café, implementada no decorrer da República Velha,

COLÉGIO DE APLICAÇÃO DOM HÉLDER CÂMARAEXERCÍCIOS COMPLEMENTARES I DISCIPLINAS: GEOG/HIST/PSF/FIS/QUIM/BIO/PORT/LIT/ MAT/GEOM/ ESP/ING/EDFIS ALUNO(A): __________________________________________________

DATA: ____/____/2011 TURMA: 4031 M SÉRIE:3º ANO

SUCESSO !!

Qualquer um pode contar as sementes de uma maçã, mas só Deus pode contar o número de maçãs em uma semente.

Robert H. Schüller

PREZADO ALUNOA[A], Você está recebendo um kit composto com os exercícios complementares referentes ao 1º trimestre / 2011. Atenção, às orientações que se seguem.

1. Responda com caneta azul ou preta.2. Não rasure.3. Apresente os cálculos devidos às questões necessárias.4. Todas as respostas deverão ser entregues em folha

separada - FOLHA PAUTADA – por disciplina, devidamente nomeada.

5. O bloco de questões propostas não deverá ser devolvido.

6. DATA DA ENTREGA : agendada pelo professor(a).

Q U E S T Õ E S P R O P O S T A S

GEOGRAFIA

1. (Uece) Nascida nos anos 1950, essa Associação Internacional foi pioneira no mundo com tendência a agregar todo o continente, servindo de modelo para outros blocos de países. Tratamos do bloco regional:

a) Acordo de Livre Comércio da América do Norte – Nafta

b) Mercado Comum do Sul – Mercosul

c) Associação de Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico – Apec

d) União Européia – EU

2. (Ufscar-SP) Em 1993, os quinze países da União Europeia reuniram-se em Maastricht para deliberar sobre a criação da moeda européia única – o euro - o que foi :

a) Prontamente adotada por todos os integrantes do bloco, que consideram a moeda a solução dos problemas econômicos.

b) Adotada por vários países do bloco, mas encontrou sérias reservas por parte de países como o Reino Unido e a Dinamarca

c) Rechaçada por quase todos os países do bloco que exigem liberdade monetária, como é o caso da França e Alemanha.

Page 2: domhelder.g12.brdomhelder.g12.br/.../07/Exercicios-complementares-1-trimestre-3-an…  · Web view(FGV) - A valorização do café, implementada no decorrer da República Velha,

d) Considerada um estopim para divergências internas, pois os países menos ricos, como Portugal , Irlanda e Espanha, se sentiram prejudicadas.

e) Rejeitada após sua implantação, pois representou uma queda acentuada na participação do bloco no comércio mundial.

3. (UFSM-RS) Uma das manchetes a seguir não poderia ocorrer, devido ao absurdo da afirmação feita. Assinale-a:

a) Tensão! Fortes abalos sísmicos, vinculados à movimentação entre placas tectônicas, poderão devastar novamente a cidade da Guatemala.

b) Perigo! Ventos com até 300km/h poderão atingir a região do Caribe. Teme-se que o furação tropical possa provocar grandes destruições.

c) Violência! Aos gritos de “Pátria Basca e Liberdade!”, terroristas do IRA, contrariando acordo de paz, atacam grupo de protestantes em Belfast, capital da Irlanda do Norte.

d) Tragédia! Tentativa fracassada de independência da Chechênia, ponto estratégico no transporte de petròleo na região do Cáucaso, deixa milhares de vítimas.

e) Catástrofe! Monções de verão provocam fortes inundações na península da Indochina, deixando milhares de desabrigados.

4. (Cesgranrio-RJ) O Japão teria tudo para ser apenas mais um arquipélago do oceano Pacífico, compondo um arco montanhoso

e vulcânico, não fossem alguns traços que lhe conferem uma individualização em seu contexto socioespacial.

O texto sugere que há características específicas na geografia do Japão. Entre essas características, destaca-se a:

a) Condição de maior potência financeira e tecnológica asiática.

b) Instabilidade geológica marcada por vulcanismo e terremotos.

c) Elevada densidade demográfica ao longo das planícies costeiras.

d) Dieta nacional incorporando um expressivo consumo de arroz.

e) Adversidade climática provocada pelo regime monçônico.

5.Universidade Estadual de Maringá-modificada) Em países periféricos ou Subdesenvolvidos é comum a transferência de grande parcela da população de áreas rurais para os grandes centros urbanos. Esse tipo de migração é conhecido como sendo um(a):

6. (UFV-ES-modificada ) Ao dividirmos os planeta em áreas como América, Europa , Oceania e África , estamos realizando um agrupamento de países como base nos:

7. (Unicamp-SP-modificada) De acordo com a nova nomenclatura que denomina os países de acordo com o seu nível específico de industrialização e desenvolvimento social, substituindo termos como Desenvolvidos ou Subdesenvolvidos, surgem os termos Centrais ou Periféricos, bem como países do Norte ou

Page 3: domhelder.g12.brdomhelder.g12.br/.../07/Exercicios-complementares-1-trimestre-3-an…  · Web view(FGV) - A valorização do café, implementada no decorrer da República Velha,

Sul. Aponte então, somente países considerados do Norte:

8. ( Enem-modificada) O fenômeno da Globalização, tem afetado e muito a economia dos países no mundo. Ainda que de maneira diferente, países centrais e periféricos. A partir disso, pode-se afirmar com precisão, no que se refere a economia mundial que a maior parte da produção industrial e comercialização de bens e produtos está concentrada:

a. No continente americano, em virtude da entrada em vigor da Alca.

b. No continente asiático, principalmente com ênfase para os chamados “Tigres Asiáticos”.

c. Ao norte do continente africano.

d. No norte, ou seja, em países localizados ao Norte do Trópico de Câncer

(Enem-modificada) No que tange ao Mercosul, pode-se afirmar que, trata-se da mais bem sucedida tentativa de integração observada no continente sul americano. Sendo que, espelhando-se em blocos mais antigos como a União Européia, busca fortalecer ainda mais as economias latinas e se contrapor a eminente Alca que conta com o domínio e liderança norte-americana. A partir disso, responda as questões 09 e 10.

9. A opção em que constam somente países pertencentes ao Mercosul é:

a. Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.

b. Colômbia, Chile, Peru e Equador.

c. Brasil, Venezuela, Paraguai e Bolívia.

d. Paraguai, Chile, Venezuela e Panamá.

10. Indique portanto, os países considerados parceiros comerciais do referido bloco:

a) Bolívia, Chile e Peru.b) Colômbia e Peru.c) Chile e Equadord) Brasil e Guiana.

HISTÓRIA

1. (FGV) - A valorização do café, implementada no decorrer da República Velha, atendia aos interesses dos cafeicultores. Para tanto, utilizava os seguintes instrumentos:

a) investimentos na produção e desvalorização cambial;b) compra e queima do excedente produzido e desvalorização cambial;c) compra e queima do excedente produzido e investimentos na produção;d) financiamentos para modernização tecnológica e investimentos na produção;e) compra e queima do excedente produzido e financiamentos para modernização tecnológica.

2. A cidade é um monstro onde as epidemias se albergam dançando sabats magníficos, aldeia melancólica de prédios velhos e alçapados, a descascar pelos rebocos, vielas sórdidas cheirando mal."Nosso Século. São Paulo: Abril Cultural/Círculo do Livro, 1985, v. 1, p. 37.Era dessa forma que o jornalista Luiz Edmundo descrevia o Rio de Janeiro no começo do século XX. De fato, em 1904 eclodia na cidade a chamada Revolta da Vacina.

Page 4: domhelder.g12.brdomhelder.g12.br/.../07/Exercicios-complementares-1-trimestre-3-an…  · Web view(FGV) - A valorização do café, implementada no decorrer da República Velha,

Essa rebelião popular foi provocada:

a) pelo profundo descontentamento com a epidemia de dengue que afligia a cidade.b) pela decisão do governo de limitar a importação de vacinas contra a febre amarela.c) pela recusa do governo de promover a vacinação contra a peste bubônica.d) pelo cancelamento da vacinação contra a paralisia infantil.e) pelo decreto que tornava obrigatória a vacinação contra a varíola.

3. A respeito do movimento modernista, os críticos e os estudiosos entram em sintonia num ponto: a Semana de Arte Moderna, realizada em 1922, em São Paulo, representou um marco, verdadeiro ponto de inflexão no modo de ver o Brasil.

Sobre esse movimento é possível afirmar que

a) revelou a importância de aspectos culturais brasileiros como o folclore nordestino.b) tinha preocupações estéticas que se revelam como uma verdadeira crítica ao conservadorismo da república oligárquica.c) teve como principal inspiração os escritos de Machado de Assis, numa tentativa de reviver o esplendor da cultura do período monárquico.d) teve forte influência de correntes européias que apoiavam as idéias do pensamento positivista do século XIX.e) teve quase nenhuma importância política, visto que se tratava apenas de uma exposição de arte.

4. “Ainda em 1929, a corrente mais radical da Aliança Liberal, formada por políticos jovens como João Neves da

Fontoura, Osvaldo Aranha e Virgílio de Melo Franco, passou a admitir a hipótese de desencadear um movimento armado em caso de derrota nas urnas. Como primeiro passo, buscou-se a colaboração dos "tenentes", tendo em vista seu passado revolucionário, sua experiência militar e seu prestígio no interior do Exército. Essa aproximação já estava em curso desde o início do debate sucessório, mas os contatos desenvolviam-se com grande dificuldade devido a desconfianças recíprocas. Na Aliança Liberal estavam alguns dos principais adversários dos "tenentes", como Artur Bernardes, Epitácio Pessoa e João Pessoa - este último, como ministro do Superior Tribunal Militar (STM), julgara vários militares rebeldes. Por outro lado, para os velhos dirigentes oligárquicos da Aliança, os 'tenentes" personificavam a ameaça de derrubada do regime e, conseqüentemente, de suas próprias bases de sustentação política.”

http://www.cpdoc.fgv.br/dhbb/verbetes_htm/6365_1.asp

É possível afirmar que o movimento relacionado ao texto é:

a) a Revolução Constitucionalista de 1932.b) a Revolta dos 18 do Forte de Copacabana.c) a Revolução de 1930.d) a Intentona Comunista de 1935.e) a Coluna Prestes.

5. (FGV – 2003) - Foram características do populismo no Brasil:a) hegemonia das massas populares, no governo federal, em associação aos industriais, promovendo o aparecimento de lideranças populistas.b) soberania plena e completa autonomia do Estado brasileiro frente todos os setores sociais.c) inclusão de setores populares no processo político e a aparente identificação entre Estado e presidente da República.d) atuação do Estado nacional

Page 5: domhelder.g12.brdomhelder.g12.br/.../07/Exercicios-complementares-1-trimestre-3-an…  · Web view(FGV) - A valorização do café, implementada no decorrer da República Velha,

1ª GUERRA MUNDIAL

brasileiro como árbitro dos conflitos internacionais.e) ausência de laços entre o chefe do Estado e os interesses particulares dos diversos setores sociais.

Folha da Tarde, sexta-feira, 12 de outubro de 1956

6. (Fatec-2000) - Considere as asserções seguintes sobre o governo de Getúlio Vargas e a industrialização nacional.

I. Ocorreram incentivos ao processo de industrialização, a criação da Companhia Siderúrgica Nacional e da Companhia Vale do Rio Doce.II. Foi adotada uma política de incentivos no sistema de crédito, uma política cambial protecionista, controle de preços, incentivos fiscais e tributários e contenção salarial.III. A Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945) assegurou as condições externas para a continuidade do processo de industrialização brasileiro, pois os países em guerra investiram praticamente toda sua produção no setor militar.IV. O desenvolvimento do processo de industrialização, no período Vargas, trouxe para o trabalhador melhores condições de vida, principalmente pela política de aumentos salariais constantes, adotada pelo Estado, sempre que o setor industrial conseguisse alcançar bons lucros.

Das asserções acima estão corretas apenas:

a) I, III e IVb) I, II e IV.c) I, II, e III.d) II, III, e IVe) II e III

7. As raízes da 1ª Guerra Mundial encontram-se, em grande parte, na história do século XIX. Pode-se

citar como alguns dos fatores que deram origem ao conflito desencadeado em 1914

a) a concentração da industrialização na Inglaterra e o escasso crescimento econômico das nações do continente europeu.b) a emergência de ideologias socialistas e revoluções operárias que desajustaram as relações entre os países capitalistas.c) a derrota militar da França pela Prússia, no processo de unificação alemã, e a incorporação da Alsácia e da Lorena à Alemanha.d) o confronto secular entre a França e a Inglaterra e a crise da economia inglesa provocada pelo bloqueio continental.e) a política do "equilíbrio europeu", praticada pelo Congresso de Viena, e o fortalecimento militar da Rússia na Península Balcânica.

8. Analise com atenção:

PAÍSES ENVOLVIDOSNA GUERRA

Nº. DE MORTOSPOR PAÍS

Alemanha 1.950.000Áustria-Hungria 1.000.000

Bélgica 44.000Bulgária 100.000Canadá 62.000

Estados Unidos da América 114.000França 1.390.000

Grã-bretanha 780.000Grécia 12.000Índia 100.000Itália 530.000

Nova Zelândia 16.000Portugal 8.000Roménia 600.000Rússia 1.700.000Sérvia 400.000

Turquia 400.000Nº. TOTAL DE

MORTOS 9.206.000

Page 6: domhelder.g12.brdomhelder.g12.br/.../07/Exercicios-complementares-1-trimestre-3-an…  · Web view(FGV) - A valorização do café, implementada no decorrer da República Velha,

www.alunos.lis.ulusiada.pt/11072999/...

Observando os dados da tabela, é possível afirmar:

a) A Rússia teve um grande número de mortes, pois tinha o maior contingente de combatentes e ficou no conflito até o final.b) A Alemanha e o Império Austro-húngaro, países derrotados na Primeira Guerra Mundial, estão entre os maiores prejudicados com vidas humanas nessa guerra.c) O número de mortos da Rússia foi insignificante se compararmos ao total de mortos da Sérvia.d) A Tríplice Aliança teve um número de mortos maior do que a Tríplice Entente.e) A Tríplice Aliança não teve um número significativo de mortos, pois seus países representam menos da metade do número de países da Tríplice Entente.

9. Observe as fotos a seguir:

http://newsimg.bbc.co.uk/media/images/42761000/jpg/

_42761719_trotsky_stalin416x300.jpg

Os homens que aparecem nas imagens acima são dois ícones da Revolução Russa e protagonizaram uma luta interna pelo poder dentro do PC soviético. Tinham uma forte rivalidade e pensamentos distintos em relação ao rumo do socialismo. Sobre esses dois personagens, é correto afirmar:

a) Trotsky, representado na primeira foto, acreditava na possibilidade do socialismo existir em um só país.b) Lênin e Trotsky, respectivamente, defendiam a implantação de planos qüinqüenais para solucionar a crise soviética.c) Trotsky, representado na primeira foto, defendia que o socialismo só existiria em nível mundial, enquanto Stálin, representado na segunda foto,

acreditava que o socialismo poderia existir em um só país.d) Lênin, representado na primeira foto acreditava que a união operária aconteceria em todo o mundo, e pregava a revolução permanente contrariando o pensamento de Trotsky, representado na segunda foto.e) Stálin, representado na segunda foto, acreditava que o desenvolvimento do capitalismo na Rússia era condição necessária para o desenvolvimento da revolução, por isso implementou práticas capitalistas em seu governo depois de 1930.

10. "Mas, embora fosse uma indústria recente, não deixava de ser a mais bem equipada e a mais concentrada. O proletariado nasceu e cresceu rapidamente, tanto mais acessível à propaganda revolucionária quanto era concentrado e se encontrava em miserável situação. Até 1890 a jornada de trabalho era de, pelo menos, 12 horas. Em 1899, os tecelões de São Petersburgo, que trabalhavam 14 horas diárias, obtém, através de uma greve, a redução da jornada legal para onze horas e meia. Quanto aos salários, baixíssimos, eram reduzidos ainda mais pelo abuso das multas. Desde então os operários organizaram-se ('União dos operários russos do Norte e União dos operários da Rússia Meridional'); entram em ação os primeiros socialistas russos impregnados de marxismo (o grupo da Libertação do Trabalho de Plekhanov em 1883) e multiplicam-se as greves. Em 1898, no curso de um Congresso; a que compareceram apenas nove delegados, constituiu-se o Partido Operário Social-Democrata Russo (P.O.S.D.R)".

BRUHAT, J. História da URSS, São Paulo: DIFEL, 1966. p. 8-9

A partir da leitura do texto acima, é possível concluir:

Page 7: domhelder.g12.brdomhelder.g12.br/.../07/Exercicios-complementares-1-trimestre-3-an…  · Web view(FGV) - A valorização do café, implementada no decorrer da República Velha,

a) A Rússia, antes da Revolução de 1917, era basicamente agrária, sem um operariado expressivo para a luta revolucionária.b) O avanço na legislação trabalhista deixou os operários apáticos para uma ação revolucionária.c) Os operários se organizaram no final do século XIX, fundando o Partido Social Democrata Russo, criando as bases para a ação revolucionária de 1917. d) A organização operária do final do século XIX foi responsável por uma ação revolucionária no mesmo ano da criação do Partido Operário Social Democrata Russo.e) Os sindicatos foram responsáveis por uma ação revolucionária que transformou a legislação trabalhista russa no final do século XIX.

PRINCÍPIOS SÓCIO-FILOSÓFICOS

Fazendo um passeio pela história e, ilustrando-se através do texto abaixo, responda ao que se pede:

1. A que perigos Kant se refere ao dizer que a passagem à emancipação é “além de difícil, extremamente perigosa?

2. Quem seriam os “tutores” da consciência dos homens citados por Kant? Quem mais você acrescentaria nessa lista nos tempos atuais?

3. Pela reflexão que o texto “O que é ilustração” nos oferece, indique o tipo de violência a que o mesmo se refere? A seguir, justifique a sua opção:

a) Físicab) Simbólicac) Brancad) Passivae) Indireta

Page 8: domhelder.g12.brdomhelder.g12.br/.../07/Exercicios-complementares-1-trimestre-3-an…  · Web view(FGV) - A valorização do café, implementada no decorrer da República Velha,

2

PRIMEIRA ONDA CIVILIZATÓRIA

A história nos aponta que a PRIMEIRA ONDA foi desencadeada há cerca de dez mil anos, com a descoberta da agricultura e, mais tarde, com a domesticação de animais pelos homens primitivos. Como isto, nossos ancestrais puderam armazenar alimentos, não mais precisando percorrer terras distantes parra encontrá-los.

(...) Tudo indica que foi a

revolução agrícola que, transformando radicalmente as relações dos homens entre si e com o meio, introduziu aspectos novos a organização social. O surgimento da AGRICULTURA fez com que o homem se sedentarizasse, abandonando a vida nômade que o fazia viver temporariamente em diferentes lugares.

Estabelecendo-se de forma definitiva em determinado sítio, o homem passou a ter um novo comportamento em relação à natureza: DEIXOU DE SER PREDADOR E TORNOU-SE PRODUTIVO.

Os grupos humanos que se dedicaram à agricultura passaram a defender o território onde haviam trabalhado e produzido, de forma a garantir a posse de frutos desse trabalho. A sedentarização trouxe consigo a noção de TERRITÓRIO e de PROPRIEDADE, ainda que inicialmente de propriedade comunal.

Com o desenvolvimento da agricultura e da indústria generalizou-se as atitudes violentas do homem em nome da posse do trabalho produzido ...

4. O desenvolvimento da civilização e de seus modos de produção fez aumentar, consequentemente, _______________ entre os homens, generalizando no planeta essa atitude de permanente violência.

a) o poder civilizatóriob) o poder nocivoc) o poder punitivod) o poder bélico

Vivenciamos uma época de grande produção e de aumento populacional que se verificou em várias regiões do mundo e, à medida que a agricultura se generalizava, a disputa pelas terras férteis colocou os grupos humanos uns contra os outros.

5.. Nesse ínterim, os homens passaram a utilizar a violência como meio de coibir e punir formas de comportamentos desviantes , objetivando :

a) A conquista de bens e punição a atitudes consideradas nocivas pela sociedade.

b) A conquista de privilégios e atitudes consideradas positivas à sociedade.

c) a atividade econômica produtiva.

d) a manutenção de direitos e deveres específicos .

6. A partir dos pressupostos estudados historicamente, podemos então afirmar que violência é?

a) Um estado de natureza do ser humano.

b) A violação da integridade física e psíquica da dignidade humana.

c) Percebida como o exercício da força física e da coação

Page 9: domhelder.g12.brdomhelder.g12.br/.../07/Exercicios-complementares-1-trimestre-3-an…  · Web view(FGV) - A valorização do café, implementada no decorrer da República Velha,

psíquica da dignidade humana.

d) As opções b e c estão corretas.

7. Opondo-se as conceitualizações estudadas acerca da violência, o sentido de sociabilidade poderá ser definido como:

a) A capacidade natural da espécie humana para viver em sociedade.

b) A tendência natural da espécie humana para viver em conflito.

c) A inadaptação dos indivíduos ou grupos às condições e exigências da sociedade.

d) Todas as sentenças finais estão corretas.

3

Violência X SolidariedadeEtimologicamente

compaixão significa “sentir com”. Pelo amor compassivo, somos capazes de nos colocar no lugar do outro, de participarmos da dor alheia, sem que precisemos experimentar esse mesmo sofrimento. Não se trata de uma identidade de emoção, mas de condição para que exista solidariedade.

Se o conceito de solidariedade nos remete à reflexão sobre o respeito que aprendemos a sentir pelos outros, a questão da violência passa inevitavelmente pela ética e pela política. Portanto, a sua diminuição só será possível quando baseada em um projeto social voltado para uma política verdadeiramente democrática e par a formação moral das pessoas. Enquanto isso, as “soluções” violentas, a repressão, a atuação policial serão apenas transitórias e infelizmente paliativas.

8. De que maneira a indústria inspirada de massa ideários

democráticos favoreceu o crescimento da violência?

9. O verdadeiro significado de Ética e Moral se confundem, mas são essenciais para uma sociedade democrática e civilizada. A Ética pode ser descrita como:

a) Conjunto de princípios e normas.

b) Comportamentos dentro de uma sociedade.

c) Estudo dos juízos e apreciação de valores que norteiam o dever-ser dos humanos e revelação de valores.

d) São normas que temos que cumprir dentro da sociedade.

10. COMENTE:

“A compaixão é a base efetiva de toda a justiça livre e de toda a

caridade genuína.”(Schopenhauer)

FÍSICA

1.1. (Direito-C.L.) O movimento de um corpo de massa 2kg é retilíneo e uniformemente acelerado. Entre os instantes 4s e 8s, sua velocidade passa de 10 m/s a 20 m/s. Qual foi o trabalho realizado, em J, pela resultante das forças atuantes no corpo?

a) 100 b) 150 c) 200 d) 250 e) 300

1.2. (DireitoC.L.-98) Um motor aplica uma força que produz um trabalho de 1,5KJ em 1min40s. A potência média desenvolvida é, em Watts, de:

a) 10 b) 15 c) 20 d) 25 e) 30

Page 10: domhelder.g12.brdomhelder.g12.br/.../07/Exercicios-complementares-1-trimestre-3-an…  · Web view(FGV) - A valorização do café, implementada no decorrer da República Velha,

2.1. (UNIPAC-97) Um automóvel cuja massa é de 900kg desenvolve velocidade de 108 Km/h (30m/s), quando o motorista pisa bruscamente no freio e, com desaceleração constante, consegue parar após 5,0 segundos. Pode-se afirmar que a variação da quantidade de movimento do automóvel foi:

a) 5,4x 103 N.s b) 2,7x 104 N.s c) 9,7 x 104 N.s d) zero

2.2. (UFV-96) um trenó, com massa total de 250kg, desliza no gelo à velocidade de 10 m/s. Se o o seu condutor atirar para trás 50 kg de carga à velocidade de 10m/s, a nova velocidade do trenó será de:

a) 10m/s b) 20m/s c) 2m/s d) 5,0m/s e) 15m/s

3. (PUC) Uma bola de tênis, de 100 gramas de massa e velocidade v1 = 20m/s, é rebatida por um dos jogadores, retornando com uma velocidade v2 de mesmo valor e direção de v1, porém de sentido contrário. Supondo que a força média exercida pela raquete sobre a bola foi de 100N, qual o tempo de contato entre ambas?

a) 4,0s b) 2,0x10-2s c) 4,0x10-2s d) zero e) 4,0x10-1s

4.1. (Uerj 2001) Um trapezista, de 70 kg, se solta do ponto de maior amplitude do movimento do trapézio, caindo verticalmente de uma altura de 9,0 m na direção de uma rede de segurança. A rede se distende em 1,8 m e lança-o de volta ao ar.

Supondo que nenhuma energia foi dissipada por forças não-conservativas, calcule a energia potencial da rede totalmente distendida.

4.2.(Ufpe 2006) Um pequeno bloco, de massa m = 0,5 kg, inicialmente em repouso no ponto A, é largado de uma altura h = 1,6 m. O bloco desliza, sem atrito, ao longo de uma superfície e colide, no ponto B, com uma mola de constante elástica k=100 N/m (veja a figura a seguir). Determine a compressão máxima da mola, em cm.

5.1. (Ufpb 2006) Um bloco de 1 kg, preso a uma mola de constante elástica 800 N/m e massa desprezível, oscila sobre um plano horizontal sem atrito com amplitude A = 0,5 m. No instante em que a energia cinética do bloco se iguala à energia potencial da mola, a velocidade do bloco vale:

a) 10 m/sb) 20 m/sc) 30 m/sd) 40 m/se) 50 m/s

5.2. (Uff 2003) O aumento do uso do capacete por motociclistas tem sido atribuído à multa imposta por lei. Melhor seria se todos tivessem noção do maior risco que correm sem a proteção deste acessório.Para ilustrar essa observação, considere um motociclista que, após colidir com um carro, é

Page 11: domhelder.g12.brdomhelder.g12.br/.../07/Exercicios-complementares-1-trimestre-3-an…  · Web view(FGV) - A valorização do café, implementada no decorrer da República Velha,

lançado, de cabeça, a 12 m/s, contra um muro.O impacto do motociclista contra o muro pode ser comparado ao choque dele próprio contra o chão, após uma queda livre, com aceleração da gravidade g = 10 m/s2, de uma altura igual a:a) 0,60 mb) 1,4 mc) 7,2 md) 4,8 x 10 me) 2,8 x 102 m

6.1. Em cada minuto, a secção transversal de um condutor metálico é atravessada por uma quantidade de carga elétrica de 6 C. Qual a intensidade da corrente elétrica que percorre o condutor?

6.2. Um condutor metálico é percorrido por uma corrente elétrica contínua e constante de intensidade de 10 mA. Qual o intervalo de tempo necessário para que uma quantidade de carga elétrica igual a 3,0 C atravesse a secção transversal do condutor?

7.1. Determine a ddp que deve ser aplicada a um resistor ôhmico de resistência 6,0 Ω para ser atravessado por uma corrente elétrica de intensidade 2,0 A.

7.2. Em uma lâmpada incandescente (60 W – 120 V), ligada corretamente, determine a intensidade da corrente elétrica que a percorre.

8. UFR-RJ Um chuveiro quando ligado a uma diferença de potencial constante de 110 V, desenvolve uma potência de 2200 W. Este mesmo chuveiro fica ligado nesta ddp todos os dias durante, apenas, 10 minutos. Se 1 kWh custa R$ 0,20 (vinte centavos), qual a despesa em reais com este chuveiro durante um mês (30 dias)?

9. Considere a associação de resistores esquematizada abaixo.

Sejam R1 = 2,0 Ω, R2 = 4,0 Ω e R3 = 6,0 Ω. A ddp U entre os extremos A e B da associação é de 36 V. Determine:

a) a resistência equivalente à associação; b) a ddp entre os terminais de R2.

10. No circuito esquematizado abaixo, determine a resistência equivalente à associação e a intensidade de cada uma das correntes assinaladas. (0,75)

QUÍMICA

1. A reação: Cu+HNO3 Cu(NO3)2+NO+H2O não balanceada, possui como coeficientes, respectivamente:

a) 1, 2, 3, 4, 5.b) 3, 8, 3, 2, 4.c) 8, 3, 8, 3, 3.d) 2, 8, 4, 2, 3.e) 5, 2, 1, 4, 4.

2. Considere a reação representada pela equação química não balanceada:

H2S + Br2 + H2O H2SO4 + HBr.

Page 12: domhelder.g12.brdomhelder.g12.br/.../07/Exercicios-complementares-1-trimestre-3-an…  · Web view(FGV) - A valorização do café, implementada no decorrer da República Velha,

Neste processo, pode-se afirmar que:

a) o Br2 é o agente redutor.b) o H2SO4 é o agente oxidante.c) a reação é de dupla troca.d) para cada mol de Br2 consumido, é produzido um mol de HBr.e) os menores coeficientes de H2S e Br2, na equação balanceada, são 1 e 4, respectivamente.

3. São dadas as equações a seguir:

Nessas condições indique o agente oxidante e o agente redutor em cada caso;

A reação entre alumínio metálico e cloreto de cobre (II) produz cloreto de alumínio e cobre metálico.

4. Escreva a equação balanceada da reação.

5. Qual é o agente oxidante e o agente redutor da reação?

Mergulha-se uma lâmina limpa de níquel em uma solução azul de sulfato de cobre. Observa-se que a lâmina fica recoberta por um depósito escuro e que, passado algum tempo, a solução se torna verde. Explique o que ocorreu:

6. na lâmina de níquel;

7. na solução.

8. Este teste se refere ao elemento galvânico esquematizado a seguir. Assinale a afirmação FALSA em relação ao que vai ocorrer quando a chave C é ligada:

a) A corrente elétrica convencional vai circular no sentido anti-horário.b) Elétrons irão circular pelo fio da esquerda para a direita.c) Ânions nitrato vão migrar, através da membrana porosa, da direita para a esquerda.d) A concentração de ZnSO4 do lado esquerdo vai aumentar.e) Cátions de zinco vão migrar, através da membrana porosa, da esquerda para a direita.

9. Escreva as equações químicas das meia-reações que irão ocorrer em cada um dos eletrodos do elemento galvânico esquematizado adiante

10. Justifique porque a frase a seguir está CERTA ou está ERRADA:

"A concentração de ZnSO4 do lado esquerdo vai aumentar."

BIOLOGIA

Praticamente, todas as atividades da célula estão, de alguma forma, dependentes da ação das proteínas. Seguramente, sem as proteínas não haveria vida. Essa certeza nos garante a afirmativa de que a vida só surgiu

Page 13: domhelder.g12.brdomhelder.g12.br/.../07/Exercicios-complementares-1-trimestre-3-an…  · Web view(FGV) - A valorização do café, implementada no decorrer da República Velha,

na Terra depois que nela apareceram as proteínas.

Você aprendeu que a síntese das proteínas é comandada por moléculas de DNA existentes no interior do núcleo das células, particularmente nos genes. Nesse processo participam também as moléculas de RNA.

1. Sabe-se que três bases do RNAm codificam um aminoácido. Se AUG codifica o aminoácido metionina, é correto afirmar que o anticódon e o DNA que deu origem a esse códon são, respectivamente:

(a) TAG e UAG(b) TAC e UAC(c) UAC e TTC(d) TAC e UUC(e) UAC e TAC

2. Considere o seguinte segmento de uma cadeia de DNA e o polipeptídeo sintetizado a partir dele:

ATA – GCA – GTG – ACA – CCTTirosina – Arginina – Histidina –

Cisteína – Glicina

Após a substituição de uma única base nitrogenada no segmento de DNA, o polipeptídeo sintetizado passou a apresentar duas Argininas. A seqüência de trincas no RNAm que pode ter codificado esse polipeptídeo alterado é:

(a) CUC – TGC – TGC – CGC – GGU

(b) TUT – CGT – CGT – TGT – GGU

(c) CGT – CGT – CAC – TGT – GGA

(d) UAU – CTU – CAC – CTU – TTA

(e) UAU – CGU – CAC – CGU – GGA

3. Com relação ao código genético, foram feitas as seguintes afirmações:

I – Cada trinca de bases nitrogenadas de uma cadeia do DNA corresponde a um aminoácido.

II – O RNA ribossômico contêm as informações para as proteínas que devem ser sintetizadas.

III – O RNA mensageiro, de acordo com o anticódon que possui, liga-se a um aminoácido específico.

IV – Diversos aminoácidos são codificados por mais de uma trinca de nucleotídeos.

São VERDADEIRAS apenas as afirmações:(a) I e II (b) I e IV (c) II e III(d) II e IV(e) I, III e IV

4. O DNA é um polímero constituído por vários nucleotídeos e as proteínas são polímeros constituídos por vários aminoácidos. Um gene é constituído por um número N de nucleotídeos que codifica uma proteína constituída por P aminoácidos. Explique por que sempre encontramos N > P ?

O metabolismo celular é controlado por uma série de reações em que estão envolvidas inúmeras proteínas. Uma mutação gênica pode determinar a alteração ou a ausência de algumas dessas proteínas, levando a mudanças no ciclo de vida da célula.

5. Escreva em que situações uma mutação não altera a molécula protéica?

Page 14: domhelder.g12.brdomhelder.g12.br/.../07/Exercicios-complementares-1-trimestre-3-an…  · Web view(FGV) - A valorização do café, implementada no decorrer da República Velha,

6. A célula nervosa, o espermatozóide e o zigoto possuem, respectivamente:

(a) 46, 46 e 46 cromossomos(b) 23, 46 e 23 cromossomos(c) 23, 23 e 46 cromossomos(d) 46, 23 e 23 cromossomos(e) 46, 23 e 46 cromossomos

7. A figura a seguir representa uma célula em divisão meiótica.

a) Trata-se de célula animal ou vegetal? Justifique.

b) Que fase do processo de divisão está a célula?

c) As células-filhas resultantes terão quantos cromossomos?

d) Quantos cromossomos tinha a célula-mãe?

8. Considere os seguintes eventos:

I. Permutação ou "crossing-over".II. Disjunção de cromátides irmãs.III. Pareamento de cromossomos homólogos.IV. Disjunção de cromossomos homólogos.

A ordem em que esses eventos ocorrem no processo de meiose é:

(a) I ë II ë III ë IV.(b) II ë I ë III ë V.(c) III ë I ë IV ë II.(d) III ë IV ë I ë II.

(e) IV ë III ë II ë I.

9. A figura a seguir é característica da MEIOSE porque só nesse tipo de divisão celular acontece:

(a) separação dos centríolos.

(b) formação do fuso acromático.(c) manutenção da carioteca.(d) pareamento dos cromossomos homólogos.(e) duplicação das cromátides.

10. Um grupo de células de mesmo tecido está em processo de divisão. Algumas fases desse processo estão representadas a seguir.

a) Que tipo de divisão celular está ocorrendo? Justifique sua resposta.

b) Qual seqüência de números indica a ordem em que acontecem as etapas sucessivas no processo da divisão?

c) Em que etapa(s) está(ão) ocorrendo evento(s) que

Page 15: domhelder.g12.brdomhelder.g12.br/.../07/Exercicios-complementares-1-trimestre-3-an…  · Web view(FGV) - A valorização do café, implementada no decorrer da República Velha,

promove(m) variabilidade genética? Justifique sua resposta.

11- Considere as seguintes fases da mitose:

I. telófaseII. metáfaseIII. anáfase

Considere também os seguintes eventos:

a. As cromátides-irmãs movem-se para os pólos opostos da célula.b. Os cromossomos alinham-se no plano equatorial da célula.c. A carioteca e o nucléolo reaparecem.

Assinale a alternativa que relaciona corretamente cada fase ao evento que a caracteriza.

(a) I - a; II - b; III – c(b) I - a; II - c; III – b(c) I - b; II - a; III - c(d) I - c; II - a; III – b(e) I - c; II - b; III – a

12 O quadro a seguir apresenta algumas diferenças entre mitose e meiose. Assinale a alternativa correta.

13 "Dois tipos de divisão nuclear, mitose e meiose, são característicos da maioria das células animais e de plantas. A mitose está regularmente associada à divisão nuclear de células vegetativas ou somáticas. A meiose ocorre em conjunto com a formação de células reprodutivas (gametas ou meiósporos) nas espécies de reprodução assexuada" (Burns, 1983). Com relação a esses dois processos de divisão celular, responda:

a) Que fenômeno acontece na prófase meiótica, o qual possibilita a ocorrência de crossing-over e conseqüente formação de quiasmas?

b) Que diferença existe quanto ao número de cromossomos nas células resultantes da mitose e da meiose?

14 As figuras a seguir representam a citocinese de dois tipos de células. Os exemplos de organismos cujas células representam de maneira correta as figuras A e B são, respectivamente:

(a) alface e minhoca.(b) homem e lesma. (c) peixe e rato.(d) macaco e trigo.(e) grama e tomate.

15 Relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª:

(1) lócus

Page 16: domhelder.g12.brdomhelder.g12.br/.../07/Exercicios-complementares-1-trimestre-3-an…  · Web view(FGV) - A valorização do café, implementada no decorrer da República Velha,

(2) alelo dominante(3) alelo recessivo(4) genótipo(5) fenótipo

A alternativa que contêm a seqüência correta de cima para baixo é:

(a) 3, 1, 5, 4, 2.(b) (b) 2, 1, 4, 5, 3.

(c) (c) 2, 1, 5, 4, 3.(d) 1, 2, 5, 3, 4.(e) (e) 3, 2, 4, 5, 1.

16. mosca drosófila de olho branco apresenta a constituição XwY e não possui gene para olho vermelho, que impede a manifestação do outro gene, para olho branco. Na frase acima, os termos em negrito correspondem aos conceitos abaixo, na seguinte ordem:

(a) fenótipo; alelo; dominância; genótipo.

(b) fenótipo; genótipo; dominância; alelo.

(c) genótipo, fenótipo; dominância; alelo.

(d) genótipo; fenótipo; alelo; dominância.

(e) genótipo; alelo; fenótipo; dominância.

PORTUGUÊS

TEXTO:DESTINO DO PROVÃO

O Exame Nacional de Cursos, o Provão, mais uma vez revelou um diagnóstico ruim do ensino superior brasileiro como um todo. No geral, das 24 carreiras avaliadas, apenas em uma

(odontologia) foi registrada média superior a 50% do total de pontos possíveis. No desdobramento desses resultados, porém, é que alguns dos principais problemas do ensino superior brasileiro podem ser encontrados. Enquanto 52% das instituições públicas federais obtiveram o conceito A e B, apenas 19% das faculdades particulares conseguiram atingir esse patamar. Entre os cursos com os conceitos mais altos, 46 pertencem a universidades federais, 29 a estaduais e 11 são vinculados a instituições privadas de ensino superior.

De certa forma, a divulgação da nota do Provão já cria um estímulo para que estudantes procurem as instituições mais bem avaliadas. Nos cursos que obtiveram avaliação D ou E (as piores notas) se constatou, de 1997 para 2001, uma redução de 49% do número de inscritos para o vestibular. Já nos que auferiram nota A, a inscrição no processo seletivo aumentou 6% nesse mesmo período. Mas esse tipo de seleção via mercado nem de longe esgota a necessidade de utilizar os resultados do Provão para uma política ativa em busca da qualidade do ensino público brasileiro. Instituições que reiteradamente apresentem resultado sofrível no Provão precisam ser punidas. O governo caminhou nessa direção nos últimos meses, mas talvez seja o caso de pensar numa fórmula que dificulte que instituições fechadas pelo MEC continuem a funcionar através de liminares obtidas na Justiça.

Outro aspecto relevante nesse tema é a necessidade de premiar faculdades que se destacam no Provão. O curso de letras da USP, por exemplo, tem ficado entre os melhores do país, mas nem por isso escapou, neste ano, de uma séria crise advinda de grande carência de docentes.Folha de S. Paulo, 16 de dez. 2002.

( ) Determina o mesmo fenótipo, tanto em homozigose como em heterozigose.( ) Posição que cada gene ocupa no cromossomo.( ) Cada variedade do caráter que podeaparecer no indivíduo.( ) Patrimônio genético do indivíduo.( ) Só se expressa quando está em homozigose.

Page 17: domhelder.g12.brdomhelder.g12.br/.../07/Exercicios-complementares-1-trimestre-3-an…  · Web view(FGV) - A valorização do café, implementada no decorrer da República Velha,

1. Releia atentamente o primeiro parágrafo do texto e a seguir responda: quais são, respectivamente, os sujeitos das formas verbais revelou, foi registrada e podem ser?

2. “Enquanto 52% das instituições públicas federais obtiveram o conceito A e B, apenas 19% das faculdades particulares conseguiram atingir esse patamar.” Justifique a concordância das formas verbais destacadas.

3. “Já nos que auferiram nota A, a inscrição no processo seletivo aumentou 6% nesse mesmo período.” Explique a concordância da forma verbal destacada.

4. “Outro aspecto relevante nesse tema é a necessidade de premiar faculdades que se destacam no Provão.” Justifique a concordância da forma verbal destacada.

5. Você considera o Provão uma forma apropriada de avaliar o desempenho dos cursos superiores? Que acha das iniciativas que o texto lido sugere?

6. (UERJ) Do que eu poderia dizer, resta sempre um déficit de oitenta por cento. E os vinte por cento que consigo falar não correspondem senão ao que eu não gostaria de ter dito – o que me deixa um saldo mortal de angústia.

No trecho transcrito há dois verbos cujos sujeitos expressam quantidade. Transcreva esses verbos e, com base nas regras de concordância gramatical, indique por que um está no singular e o outro no plural.

7. (FUVEST-SP - adaptada) Responda ao que se pede:

Noticiando o lançamento de um dicionário de filmes brasileiros, um jornal faz o seguinte

comentário a propósito do filme “Aluga-se moças”, de 1981: O título traz um dos maiores erros ortográficos já vistos no cinema brasileiro. O título correto do longa seria “Alugam-se moças”.

O comentário e a correção feitos pelo jornal são justificáveis do ponto de vista gramatical? Comente:.

8. (FUVEST-SP – adaptada) Ao lado de um caixa eletrônico de um grande banco, pode ser lido o seguinte aviso:Em caso se dúvida, somente aceite

ajuda de funcionário do banco.

Reescreva a frase, posicionando adequadamente o termo destacado, de modo a eliminar a ambigüidade nela existente.

(UNICAMP-SP - adaptada) Apesar de consideradas erradas, construções como “No segundo turno nós conversa”, “a gente fomos”, “Subiu os preços” obedecem a regras de concordância sistemáticas, características principalmente de dialetos de pouco prestígio social. O trecho abaixo, extraído de um editorial de jornal (portanto, representativo da modalidade culta) contém uma construção que é de fato um erro de concordância.Pode-se argumentar, é certo, que eram previsíveis os percalços que

enfrentariamQualquer programa de

estabilização (...) necessário no Brasil.

(Folha de S. Paulo, 7 de Nov. 1990)

9. Transcreva o trecho em que ocorre um erro de concordância.

10. Reescreva o trecho de forma a adequá-lo á modalidade escrita culta.

LITERATURA

Page 18: domhelder.g12.brdomhelder.g12.br/.../07/Exercicios-complementares-1-trimestre-3-an…  · Web view(FGV) - A valorização do café, implementada no decorrer da República Velha,

CADERNO DE EXERCÍCIOS (VESTIBULAR)

PÁGINAS: 313 (nº 178 e 179) 314 (nº 183, 184 e 185) 315 ( nº 187) 317 (nº 194, 195, 198 e 199)

MATEMÁTICA

1. Dados os complexos z1 = 2 + 3 i e z2 = 1 + 2i, calcular:

a) z1 + z2 =b) z1 . z2 =

2. Dados os complexos a seguir, determine:

a) m e n para que z = m + (2m – n + 1) i seja imaginário puro; b) a e b para que z = (4a - 5) + (2b + 7) i seja real; c) x e y para que z = (2x + 4)–(y – 3) seja o real z =0

3. Resolver em C as equações propostas:

a) 4x2 – 4x + 5 = 0b) 3x2 + 5 = 0

4. Obter dois números cuja soma seja 10 e cujo produto seja 40.

5. Determinar dois números que tenham produto e soma iguais a 2.

6. Expor em sua forma algébrica os números complexos:

a)

b)

c)

7. Simplifique

8. Coloque na forma a + bi o número complexo

9. Efetue :

a) (3 + 2i) (1 – i) + i48 – i19

b) (2 + i) (2 – i) + i36 – i24

10.Passe para a forma trigonométrica os seguintes números complexos:

a) z = 8ib) z = -7 – 7i c) z = 1 - d) z = -5

GEOMETRIA

1) Determine a área dos triângulos, cujos vértices têm as seguintes coordenadas:

a) A (1,2), B (0,1), C (4,-5)b) D (4,3), E (0,7), F (2,1)c) J (2, -3), L (1,2), M (4,2)d) D (3,-3), H (2,-1), I (2,2)

2) Encontre a coordenada de um dos vértices do ABC cuja área vale 8 e os vértices são A (1, yA), B (2,0) e C (3,4).

3) O segmento cujos extremos são A (2,1) e B(6,3) é:

(A) y = 3x – 10(B) y = -2x + 10(C)y = - x + 6(D)y = 2x – 6(E) y = x – 2

4) (UFGV-SP) As retas (r) x + 2y = 5 e (s) 4x + Ky = 5 são paralelas se:

(A) k = 8

Page 19: domhelder.g12.brdomhelder.g12.br/.../07/Exercicios-complementares-1-trimestre-3-an…  · Web view(FGV) - A valorização do café, implementada no decorrer da República Velha,

(B) k = 7(C)k = 6(D)k = 5(E) k = 4

5) (UFES - ES) A equação da reta que passa pelo ponto P(2, -3) e é paralela à reta que passa pelos pontos A (4, 1) e B (-2, 2) é:

(A) x – 6x + 16 = 0(B) x + 6y – 16 = 0(C)x – 6y – 16 = 0(D)2x + 6y + 16 = 0(E) x + 6y + 16 = 0

6) (UFMG) Seja reta r de equação 2x – 3y – 5 = 0. A equação da reta s, paralela a r, que contém P (1, -2) é:

(A) 2x – 3y – 1 = 0(B) 2x – 3y – 8 = 0(C)3x – 2y – 7 =(D)3x + 2y + 1 = 0(E) 2x + 3y + 4 = 0

7) (FMJ – SP) Na figura, a área da região triangular ABC é:

(A) (B) 2 (C) 1 (D)

8) (PUC – RS) A equação da reta perpendicular à reta de equação 2x + 3y – 6 = 0 no ponto em que esta intersecta o eixo das abscissas é:

(A) y = (x – 3)

(B) y – 3 = x

(C)y = (x – 3)

(D)y – 3 = x

(E) y = - (x – 3)

9) (PUC – RS) Dados A (4,5), B (1,1) e C (x,4), o valor de x para que o triângulo ABC seja retângulo em B é:

(A) 3(B) 2(C)0(D)-3(E) -2

10) (FUVEST – SP) Dados os pontos A (2, 1) e B (6, 5), as coordenadas do ponto médio do segmento são:

(A) (2, 3)(B) (4, 3)(C) (-2, -3)(D)(3,2)(E) (-1,0)

ESPANHOL

LIVRO DIDÁTICO – CLUB PRISMA:

PÁGINA 19: EXERCÍCIOS 1,2,3,4

PÁGINA 31: EXERCÍCIOS 1,2,3

PÁGINA: 43: EXERCÍCIOS 1,2,4

INGLÊS

1. Rewrite the sentences using may or might.

EXAMPLE: I am going with you. I may/might go with you.

a) She’s playing tennis in the afternoon.

b) The boys will go to the movies tomorrow.

0-1-2 -1-2

C

B

r s

A

t

Y

X1

(E)

Page 20: domhelder.g12.brdomhelder.g12.br/.../07/Exercicios-complementares-1-trimestre-3-an…  · Web view(FGV) - A valorização do café, implementada no decorrer da República Velha,

c) My father finishes his work by six.

d) I will give him my address.e) We will stay in Chicago.

2. Write the sentences below in the interrogative or negative form as required.

a) I may bring my brother to the party.[interrogative]

b) He might come here tomorrow.[negative]

c) I must attend the class today.[negative]

d) I may arrive early. [interrogative]e) They can play tennis.

[interrogative]f) She could swim when she

was a child.[negative]

3. Put the sentences below in the correct order.

EXAMPLE: rain/might/it/tomorrow It might rain tomorrow.

a) could/come/not/she/class/tob) the bathroom/i/may/to/go?c) arrive/you/ought to/earlyd) should/bring/a bottle/i/of

wine?

4. Rewrite the sentences. Use the modals in brackets.

EXAMPLE:I am going to work late. [might]I might work late.

a) We will stay in Chicago. [must]

b) The next lesson is hard. [might]

c) She danced very well when she was a child. [could]

d) He is going to buy the tickets. [can]

e) He will finish the report by 3 p.m. [ought to]

5. Underline the correct modal according to the meaning required in the brackets.

a) [can/must] I have a word with you? [permissão]

b) [can/must] you drive well? [habilidade]

c) Students [mustn’t/can] leave the room before the end of the test. [proibição]

d) The teacher [mustn’t/could] be arriving. Let’s wait another Five minutes. [dedução]

6. Write sentences using the modal with meaning required in brackets.

EXAMPLE: You need to make e phone call. [pedir permissão] MAY/CAN I use your phone?

a) It’s very hot and your friend wants to open the window. [dar permissão]

b) You want to know if your friend can help you to move this weekend. [perguntar sobre possibilidades]

c) Your friends are allowed to leave school early. [ dar permissão]

d) A German mas is on the phone. You don’t speak German but you speak English. [perguntar sobre habilidades

e) You can’t open the window. Maybe it’s broken. [dedução]

7. Complete the conversation these people are having in a restaurant. Use modals.

Walter: _____________ I take you order, sir?Fred: Sorry but we haven’t decided yet. Elena, what would you like to drink?Elena:I don’t know. ____________ you give me the menu, Fred?

Page 21: domhelder.g12.brdomhelder.g12.br/.../07/Exercicios-complementares-1-trimestre-3-an…  · Web view(FGV) - A valorização do café, implementada no decorrer da República Velha,

Fred: Sure, here it is. Walter, ______________ . I have a beer?Walter: Yes, sir ____________. I bring the couvert?Elena: Yes, please _____________. I smoke here?Walter:Sorry, but you _____________ smoke here.Fred: What about you, Carlos? Would you like to share a bottle of wine?Carlos:No, thanks. ____________ you order a soda for me?Fred: Sure.

8- Flávia wants to know about Gustavo’s plan for the weekend but be doesn’t know what he will do yet. Write his answers using might or may. See the example.

EXAMPLE: Are you going to the movies? I might /may go to the movies.

a) Are you going to do your homework?I _________ do my homework.b) Are you going to go to Tom’s party?I _________ go to Tom’s party.c) Are you going to go swimming? I _________ go swimming.d) Are you going to study?I _________ study on Sunday afternoon.e) Are you going to visit your parents?I _________ visit them on Sunday.

9. Complete the sentences using may/might and a verb from the box.

a) She speaks French very well. She _____________ French.b) Carlos’s surname is German. His father ________ from Germany.c) Sandra buys a lot of clothes every week. She __________ a lot of money.d) Fred never goes out on the weekend. She ___________ to stay home and rest.

e) Marisa is always busy on the weekends. She __________ her mother at home.

10. Rewrite the sentences. Use to be allowed to in the correct form.

EXAMPLE:The doctor says he may go swimming tomorrow.The doctor says he is allowed to/will be allowed to go swimming tomorrow.

a) He may arrive late for class.b) She may see the horror movie tonight.c) She may not drive the car tomorrow night.d) She may not go out on Friday night.e) They may keep the bar open until 11 p.m.

EDUCAÇÃO FÍSICA

1. O que vem a ser “Anorexia nervosa”?

2. Como é considerado esse transtorno alimentar pelos cientistas?

3. Podemos encontrar terapia para essa doença?

4. De acordo com os estudos realizados, defina “Bulimia”

5. Como podermos conceitualizar “Técnica compensatória” ?

6. Cite alguns sintomas freqüentemente encontrados na Bulimia.

7. Como os pacientes com bulimia variam os métodos de indução de vômitos?

8. Cite algumas funções corporais:

9. O que vem a ser química?

HELP // HAVE // STUDY BE // LIKE

Page 22: domhelder.g12.brdomhelder.g12.br/.../07/Exercicios-complementares-1-trimestre-3-an…  · Web view(FGV) - A valorização do café, implementada no decorrer da República Velha,

10. O ano Internacional das Florestas vem com o objetivo de nos sensibilizar para a necessidade de que?