divisor deáguas - sicoobcredialto.com.br 2018/julho 2018.pdf · da sustentabilidade como for-ma de...

6
www.sicoobcredialto.com.br UMA PUBLICAÇÃO DA COOPERATIVA DE CRÉDITO DE LIVRE ADMISSÃO DO ALTO SÃO FRANCISCO ANO 18 - Nº 99 JULHO DE 2018 www. sicoobcredialto.com.br Divisor de águas PÁGINAS:3 NOVA SEDE ADMINISTRATIVA DO SICOOB CREDIALTO REÚNE EM UM SÓ ESPAÇO MODERNIDADE, ECONOMIA, INTEGRAÇÃO, BELEZA, SEGURANÇA E CONFORTO PARA TRABALHADORES E ASSOCIADOS Maquete eletrônica 3D mostra o novo complexo da cooperativa, previsto para estar concluído no segundo semestre de 2019

Upload: doanlien

Post on 10-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Divisor deáguas - sicoobcredialto.com.br 2018/julho 2018.pdf · da sustentabilidade como for-ma de preservar o planeta foi o tema de recente palestra do Sicoob Credialto aos associados

www.sicoobcredialto.com.br

UMA PUBLICAÇÃO DACOOPERATIVA DE CRÉDITO

DE LIVRE ADMISSÃODO ALTO SÃO FRANCISCO

ANO 18 - Nº 99JULHO DE 2018

www.sicoobcredialto.com.br

Divisor de águas

PÁGINAS: 3

NOVA SEDE ADMINISTRATIVA DO SICOOB CREDIALTO REÚNE EM UM SÓESPAÇO MODERNIDADE, ECONOMIA, INTEGRAÇÃO, BELEZA, SEGURANÇA

E CONFORTO PARA TRABALHADORES E ASSOCIADOS

Maquete eletrônica 3D mostra o novo complexoda cooperativa, previsto para estar concluído

no segundo semestre de 2019

Page 2: Divisor deáguas - sicoobcredialto.com.br 2018/julho 2018.pdf · da sustentabilidade como for-ma de preservar o planeta foi o tema de recente palestra do Sicoob Credialto aos associados

Associado, a nova casa é sua!Editorial

2

E X P E D I E N T E

SICOOB CREDIALTO É UMA PUBLICAÇÃODA COOPERATIVA DE CRÉDITO DE LIVREADMISSÃO DO ALTO SÃO FRANCISCO LTDA

Conselho Administrativo:Nelson Soares de Melo, Jair Modesto da Costa, Gilson Boanerges da Costa,João Soares Sobrinho, Ana Maria de Faria Costa, José Alves PintoConselho Fiscal:Renato Júlio de Faria, Fábio Rezende Santos, Edgley dos Santos Amorim,Euder Antônio Lopes, Nelson Alves de Oliveira e Deyvid Castro Arantes

EEDDIIÇÇÃÃOO//RREEDDAAÇÇÃÃOOJoão Alberto AguiarReg. MG 05068 JP

PROJETO GRÁFICO:Didi DutraREG - 070/MG

COLABORAÇÃO: Unidade de Comunicação e MKTSicoob Credialto - Bárbara Coelho - Reg. MG 12 993 JP

OONNDDEE EESSTTAAMMOOSS

PIUMHI: (37) 3371-9300- MMAATTRRIIZZ - Rua Grijalva Soares Terra, 69, CentroAAGGÊÊNNCCIIAA SSEEVVEERROO VVEELLOOSSOO – Rua Severo Veloso, 1.106AAGGÊÊNNCCIIAA DDOOMM PPEEDDRROO IIII – Rua Dom Pedro II, 540AAGGÊÊNNCCIIAA FFRRAANNCCIISSCCOO CCAAMMPPOOSS – Praça Francisco Campos, 228CAPITÓLIO: (37) 3373-2050 - Rua Coronel Lourenço Belo, 464DORESÓPOLIS: (37) 3355-1230 - Rua Pedro da Costa Lopes, 75PIMENTA:: (37) 3324-1800 - Avenida JK, 368CÓRREGO FUNDO: (37) 3322-9630 - Rua Germana da Costa Guimarães, 53

ASicoob Credialto funcionacomo um banco, embora sejauma cooperativa. Oferecemos

aos nossos associados todas as possi-bilidades de serviços financeiros deuma instituição bancária convencio-nal, entretanto com um custo muitomenor e ainda com distribuição das

sobras para todos no fim de cada ano. Os lucros quecontabilizamos ao término de um ano chamamos desobras e ao encerrar o exercício pagamos juros ao capi-tal que o associado tem integralizado na cooperativa.

Em seguida, na assembleia de prestação de contas,as sobras remanescentes são distribuídas de acordo coma vontade dos cooperados presentes. Por isso, é muitoimportante a participação de todos nas assembleias enão apenas quando temos eleição.

A distribuição de lucros aos cooperados é uma cons-tante ao longo dos 26 anos de existência da Credialto.Alguns associados conseguiram nesse período acumularmais de 100 mil reais em suas cotas capital. Assim, a coo-perativa cresce ao lado dos associados e da comunidade.

Justamente por meio dessas assembleias, há 21 anosconstruímos nossa sede, bonita, imponente, prática eque nos é útil até agora. Mas como nada é para sempre,chegou a hora de construirmos uma nova casa.

Essa nova sede vai acomodar melhor a grande coope-rativa que somos hoje. Vai oferecer ao cooperado estacio-namento próprio, mais segurança e conforto. Nela, pode-remos colocar todos nossos departamentos hoje espalha-dos pela cidade em diversos cômodos alugados. Isso irános proporcionar melhor gestão e redução de custos comtantos aluguéis e contas de água e luz para pagar.

Por falar em conta de energia, que só neste ano tevealta de aproximadamente 40%, a Credialto criou uma

linha de crédito, com juros bem baixinhos, que possibili-tará a você instalar um sistema fotovoltaico de produ-ção de energia, contribuindo para ajudar todo mundo aficar praticamente livre dessa despesa.

GUARDIÃ DA HISTÓRIA DE PIUMHINossa cooperativa se tornou uma instituição tão

confiável por todos da cidade que nos qualificamos a seros guardiões do livro documento do Sesquicentenário dePiumhi, que será aberto em 2068.

Ainda em 1968, quando Piumhi completou 100 anosde emancipação, foi guardado um documento seme-lhante dentro do monumento da praça centenário paraser aberto 50 anos depois. Recentemente isso aconteceu,mas lamentavelmente tal documento havia desapareci-do. Confiança é tudo que podemos oferecer a Piumhi.

NNEELLSSOONN SSOOAA RREESS DDEE MMEELLOO

Sipag é solução em Capitólio

Para incentivar o uso da maquininha Sipag peloscomerciantes de Capitólio, o Sicoob Credialto, emparceria com a Associação Comercial do município,

liderou um encontro com 50 empresários locais. Segundoa gerente da Credialto em Capitólio, Érica Santos, é cres-cente o número de turistas na região, o que justifica a dis-seminação do equipamento no mercado local.

“Há casos em que o turista precisar procurar cidadesvizinhas para sacar dinheiro, pois nem todos os estabele-cimentos oferecem a maquininha de crédito e débito, enão há caixas 24 horas.” Além do recebimento garantidodas vendas no crédito e débito, a Sipag, entre outras van-tagens, tem as melhores taxas do mercado.

Page 3: Divisor deáguas - sicoobcredialto.com.br 2018/julho 2018.pdf · da sustentabilidade como for-ma de preservar o planeta foi o tema de recente palestra do Sicoob Credialto aos associados

3

Há 21 anos, o Sicoob Credialtoinaugurou a sede adminis-trativa no centro de Piumhi.

Ainda hoje o prédio é um dos maismodernos e cobiçados da cidade.Com o passar do tempo, o localficou pequeno e parte da equipe,que não parava de crescer, noembalo da expansão da carteira declientes e dos negócios, precisouser transferida para outra unidade.

Nos últimos anos, os dois pré-dios administrativos, juntos, com-portam boa parte dos empregadosda instituição. Mas o espaço físico,em função da complexidade dosserviços e do aumento de pessoal,diminui progressivamente e come-ça a afetar o conforto e as condi-ções de trabalho de todos.

Essa situação, no entanto, estácom os dias contados. Até o fim de2019, o Sicoob Credialto vai inau-gurar sua nova e moderna sedeadministrativa, na rua MiguelCouto, centro de Piumhi. As obrasde terraplanagem já estão sendoexecutadas e o complexo deveráestar concluído daqui a um ano ouum ano e meio, dependendo dotipo de estrutura que será utilizada,metálica ou concreto.

Espaço é o que não vai faltar, jáque o projeto prevê a construçãode oito a dez andares, já pensandoem futuras expansões da Credialto.E cada andar terá 300 metros qua-drados de área construída.

AMPLO ESTACIONAMENTOPlanejado para provocar o míni-

mo possível de impacto no meioambiente, o edifício será diferen-ciado. Visando o conforto e a segu-rança dos associados, vai abrigarum estacionamento com quase 70vagas demarcadas, com cancela esistema de monitoramento porcâmeras.

O projeto contempla ainda umestacionamento subterrâneo, com18 vagas, para os conselheiros e osautomóveis da instituição.

Obrasa todovapor

Por se tratar de uma obra sus-tentável, será instalado um siste-ma de produção de energia foto-voltaica, capaz de reduzir o custoda Credialto com energia elétricaem até 80%. Em vez de espalharaparelhos de ar-condicionado portodos os andares, será instaladoum sistema central, com ramifica-ções para todos os ambientes.

Haverá ainda uma estrutura decaptação e armazenamento deágua das chuvas, que servirá parauso de descargas de andares maisbaixos e até para a limpeza depisos externos.

Além do conforto, economia epraticidade, os ganhos do SicoobCredialto com a nova sede são,entre outros, o crescimento dasestruturas internas de trabalho ede atendimento aos clientes, acentralização das atividades em

um só local, o que permite a redu-ção de custos com aluguéis e tam-bém uma maior interação entre osempregados. Por enquanto, ape-nas a agência central será transfe-rida para o novo prédio.

“Poder juntar a Credialto emum só lugar facilita a gestão”, ava-lia o presidente da instituição,Nelson Soares de Melo. “A aprova-ção dessa obra mostra a credibili-dade do Sicoob Credialto, o que émuito importante”, ressalta.

“Por dois anos consecutivospropusemos, em vez de distribuiras sobras, colocá-las num caixapróprio para a obra. Conclusão:criamos um fundo que já tem 1,8milhão de reais depositado.Acredito que até o fim da obranão será necessário gastar odinheiro do caixa”, comemoraNelson.

Linha de crédito assegura redução na conta de energia

Aconscientização da importânciada sustentabilidade como for -ma de preservar o planeta foi o

tema de recente palestra do SicoobCredialto aos associados. Além deabordar o assunto, a entidade apre-sentou uma linha de crédito incenti-vando a redução no consumo deenergia. Isso possibilita a pessoa con-tribuir com o desenvolvimento sus-tentável e, de quebra, economizar naconta de energia.

Essa linha já está disponível naCredialto, com uma taxa muito com-petitiva, em torno de 1% ao mês,prazo de 72 meses para pagar e carên-cia de 120 dias.

O objetivo é incentivar o associadoa substituir o valor gasto com conta deluz por um equipamento próprio (pla-cas de energia fotovoltaica, geradores etoda estrutura), capaz de gerar energiaelétrica para residências e empresas.

Participaram do evento três em -presas do segmento: Qualieng En -genha ria (Belo Horizonte e Piumhi),Cayman Solar (Piumhi) e Conect Sol(Arcos).

“Orientamos o associado interessa-do a procurar uma das nossas agên-cias com a conta de luz para o estudodo caso e a elaboração do orçamentopela empresa que ele optar”, diz odiretor de Negócios da Cooperativa,Danilo Pereira de Brito.

Segundo Danilo, gerar energia elé-trica para o próprio consumo é umatendência mundial e isso reflete naqueda significativa no valor da contade energia. A redução em 100% não épossível devido a outras variáveis naconta, como a taxa de iluminaçãopública. O prazo médio da entrega doequipamento depende da dimensãodo projeto, mas há casos em que o sis-tema é entregue de 45 a 60 dias.

Trator já iniciou o serviço de terraplanagem, que começa atransformar o panorama da rua Miguel Couto, em Piumhi

Page 4: Divisor deáguas - sicoobcredialto.com.br 2018/julho 2018.pdf · da sustentabilidade como for-ma de preservar o planeta foi o tema de recente palestra do Sicoob Credialto aos associados

4

Ideias originais e viáveis relacio-nadas a temas como coopera-tivismo, empreendedorismo,

inovação e sustentabilidade sur-giram a partir da gincana StartupsIdeia & Negócios - Cooperar paraTransformar, do Sicoob Credialto,elaborada a partir da proposta doDia de Cooperar 2018 (Dia C), daOcemg.

Lançada em 30 de junho, acompetição reuniu sete equipes,formadas cada uma delas de dez adoze participantes, todos alunosdo Programa “Cooperando para oFuturo”, que é uma parceria entre aCooperativa e a Associação deValorização aos Menores Apren -dizes de Piumhi (Avamep).

O principal desafio dos jovens,de 14 a 16 anos, nas duas semanasde gincana, levando-se em conside-ração o conhecimento que eles têmrecebido em sala de aula, era desen-volver ideias de negócios que fos-sem praticáveis e sustentáveis, alémde criativas e inovadoras. E o maisimportante: que pudessem agregarvalor nas comunidades onde os alu-nos estão inseridos.

“A gincana foi um sucesso, poisos jovens compraram a ideia”, fes-teja a consultora organizacionalDarlenia Almeida.

“Buscamos integrar outras pes-soas da comunidade, cada grupoteve o desafio de identificar umempresário para tutor, convidarfilhos de associados para fazerparte das equipes. Temos o objeti-vo de estender essa formação dastrês disciplinas (educação coopera-tiva, empreendedora e financeira)para filhos de associados também,o que deve começar no próximoano. É o jeito que achamos paracomeçar a inserir esse pessoal noprojeto”, comenta Darlenia.

Alunos criam soluçõessustentáveis para comunidadesIDEIAS SURGEM EMGINCANA VOLTADAPARA O DIA C

PROJETOS VENCEDORESO resultado final da gincana foi

conhecido no dia 14 de julho. Emprimeiro lugar ficou a equipeAmarela, com a proposta de criaçãodo aplicativo YED, um facilitador deeventos, descontos, promoções eatrativos para estabelecimentoscomerciais de Piumhi e região. Os

jovens agora precisam de investido-res para colocar a ideia em prática.

O segundo lugar pertenceu àequipe Roxo, que desenvolveu umprojeto de hortas comunitárias emlotes vagos de Piumhi. Já a equipeLaranja, batizada de Bagasse, tra-balhou em um projeto de recicla-gem de lixo eletrônico.

HONRA

AOMÉRITO

EMPIUMHI

Opresidente do Sicoob Credialto, Nelson Soares de Melo, recebeu nodia 16 de julho o título de Honra ao Mérito “pelos relevantes serviçosprestados a Piumhi”. A indicação partiu do vereador José Seabra deOliveira, que entregou a placa ao dirigente da Cooperativa.

A homenagem partiu da Câmara Municipal, durante a “Noite das Honrarias”.Realizado no Instituto Federal de Educação,

Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, a solenidade agraciou um total de 27 personalidades de destaque na comunidade local,

incluindo a Medalha 20 de Julho e o título de Cidadão (ã) Honorário (a).

Equipe Amarela é a grande vencedora da gincana

Page 5: Divisor deáguas - sicoobcredialto.com.br 2018/julho 2018.pdf · da sustentabilidade como for-ma de preservar o planeta foi o tema de recente palestra do Sicoob Credialto aos associados

5

Manual garante transparênciae eficiência aos processos

Anecessidade de mapear epadronizar os processos orga-nizacionais incentivou o Sicoob

Credialto a montar uma espécie deguia prático para orientar todos osseus empregados (internos e dospontos de atendimento) na execuçãoe aperfeiçoamento de suas tarefas dodia a dia e também ajudá-los na exe-cução de suas competências e obri-gações, bem como atender as exi-gências do nível de maturidade emque a Cooperativa está enquadradano Programa de Desenvolvimento eGestão de Cooperativas (PDGC).

A Gestão de Processos adotadapelo Sicoob Credialto está baseadana ideologia do ex-professor e ex-consultor norte-americano WilliamEdwards Deming. Certa vez, ele afir-mou que “85% a 95% dos proble-mas nas organizações são resulta-dos de falhas nos processos e nãofalhas das pessoas”.

Isso levou a Cooperativa a buscara identificação, formalização epadronização dos seus processosinternos, prática inovadora no seg-mento de cooperativas de crédito eque reforça a capacidade de van-guarda da entidade.

A ideia é que cada uma das uni-dades e agências do SicoobCredialto disponibilize para suasequipes o chamado Manual deProcedimentos Internos (MPI),

documento que permanecerá aces-sível a todos os empregados paraconsultas tempestivas.

DE VENTO EM POPAO minucioso mapeamento de

processos, com suas atividades etarefas, teve início em 2017, e vai devento em popa. As informações pas-sadas pelo consultor organizacionalHoberg Dutra Leocádio, durantetreinamento realizado em junhocom profissionais do Sicoob Cre -dialto, na avaliação da Gerente deControles Internos e Riscos, ElisaTeixeira, foram fundamentais nosucesso do trabalho.

“Ele treinou todos os gestores etodos entenderam a importância dese ter os processos documentados”,explica. Assim, a meta é que a base deguias práticos esteja concluída até ofim deste ano.

Esse treinamento ministrado porHoberg em Piumhi fez parte do IIImódulo do Programa Estratégias deLiderança e Papeis Gerais, que abor-dou o tema Controle Estatístico deProcessos (CEP) – Aprender, Pensar eAgir na Busca de Resultados.

A partir de 2019, a intenção doSicoob Credialto é implementar osindicadores de conformidade emtodas as unidades mapeadas, garan-tindo qualidade e transparência nosprocessos internos da Instituição.

Professor Hoberg DutraLeocadio falasobre ControleEstatístico deProcessos (CEP)para gestores da Credialto

Opresidente doConselho deAdministração

do SicoobNossocrédito, de SãoSe bas tião do Paraíso,no Sul de Minas,Leonardo Diogo, visi-tou recentemente oSicoob Cred ialto.Como parte do pro-cesso deIntercooperação(sexto princípio docooperativismo), eleesteve em Piumhipara colher informa-ções técnicas sobre aCredialto, para oTrabalho Acadêmicode Conclusão deCurso (TCC) do Ópera,um curso de MBAdirecionado a dirigen-tes de cooperativas.

No TCC, Leonardovai apresentar umdiagnóstico e sugerirmelhorias para umaoutra cooperativa, nocaso a Credialto. Naocasião, ele foi recebi-do pela diretoraAdministrativa, DalilaFerreira.

Visita doNossocrédito

Page 6: Divisor deáguas - sicoobcredialto.com.br 2018/julho 2018.pdf · da sustentabilidade como for-ma de preservar o planeta foi o tema de recente palestra do Sicoob Credialto aos associados

I M P R E S S O

Rua Grijalva Soares Terra 69, CEP 37925-000 - Piumhi - MG

6

Lembranças para 2068FOTOGRAFIAS DE 2018 SERÃO EXPOSTAS DAQUI A 50 ANOS

Odia a dia de Piumhi em 2018,ano do sesquicentenário dacidade (150 anos, completa-

dos no dia 20 de julho), vai entrarpara a história. Daqui a 50 anos,quando soprarem as velinhas dos200 anos de vida da cidade, mora-dores e moradoras terão acesso aum livro de memórias fotográficasintitulado “Eu vivi este momento”.

A ideia é registrar fotografica-mente o atual ir e vir da comunida-de, revelando fatos cotidianos defamílias, personalidades, autorida-des, empresas, instituições, etc,contribuindo com a preservação dahistória do município.

O livro não será vendido. O pro-pósito é fazer uma publicação deexemplar único, que será entreguea um fiel depositário, o SicoobCredialto, que irá guardar o mate-rial durante os próximos 50 anos.

É interesse dos organizadoresexpor o livro, apenas por curiosida-de, pois o material não poderá seraberto. Por segurança, a publicação

irá permanecer todo esse tempoprotegida por uma espécie de caixade vidro.

Arquivo semelhante produzidoem 1968, ano do centenário dePiumhi, e que seria aberto nesteano, acabou sendo roubado docofre de um monumento de umapraça local, apesar do seu valor ape-nas afetivo, histórico e cultural.

“A grande sacada dessa vez éque contamos com a tecnologia.Teremos e exemplar físico, mas oarquivo virtual desse livro será man-dado para a nuvem (gerencia eopera o armazenamento físico dedados) e será liberado para down-load daqui a 50 anos, em 20 dejulho de 2068”, explica o produtorde vídeos e um dos idealizadoresdo projeto, junto com a equipe daTV Piumhi, Luciano Firmino.

500 FOTOS OU MAISO material, que será composto

basicamente de fotos e legendas,todas escritas no tempo passado, já

está em fase de produção. A faseatual é também de buscar parceirospara a confecção do livro.

“Estamos comercializando oproduto e buscando patrocinado-res. Alguns inclusive já toparamfazer uma parceria conosco. Aexpectativa é que o livro seja no for-mado A3 (30 x 40 cm), com impres-são de qualidade. Creio que o mate-rial terá cerca de 100 páginas, tota-lizando 500 fotos ou até mais”, pro-jeta Firmino.

EXPÔ PIUMHIA 39ª Expô Piumhi 2018, uma

parceria entre o Sindicato Rural e aPrefeitura, encerrada no dia 23 dejulho, em homenagem aos 150 anosda cidade, é um exemplo de eventoque estará retratado no “Eu vivi estemomento”. Estima-se que o públicototal nos cinco dias de festa, umamistura de exposição agropecuária,shows musicais e atrações de arena,entre outros, tenha atingido entre30 mil e 40 mil pessoas.

Além dos tradicionais comes ebebes típicos, bandeirolas,balões, música e muita ani-

mação, a festa junina de 2018 doSicoob Credialto teve um ingredien-te a mais. Para incentivar as pessoasa se vestirem a caráter nos próximos

anos, a entidade promoveu umapesquisa em que foram eleitos osempregados vestindo roupas mais

bem caracterizadas. A vencedora foia Gisele, que participou do eventoao lado da filhinha Fernanda e do

marido Juninho. Em segundo lugarficou Roselaine (foto em detalhe).

As mais bem votadas receberam umprêmio simbólico em dinheiro,

como forma de incentivo.

FESTA JUNINA PREMIA PARTICIPANTESVESTIDAS A CARÁTER