diário oficial de barreiras - nº 246 · 1 barreiras - bahia - edição 889, segunda-feira, 23 de...

8
Edição 889, segunda-feira 23 de março de 2009 - ANO 4 Lei nº 675/2005 de 21 de junho de 2005 Página 02 Parcerias que dão certo No dia 03 de março, uma reunião, realizada no Hospital Eurico Dutra, deu início a uma nova fase na saúde de Barrei- ras e região. Prefeita, ser- vidores, médicos e o su- perintendente da Secreta- ria Estadual da Saúde dis- cutiram a municipaliza- ção do hospital, a implan- tação, já devidamente vi- abilizada, de serviços e ampliação da rede de atendimento. Os frutos desse trabalho conjunto já começam a ser colhi- dos. Verde que te quero verde O Dia Mundial da Água foi marcado pelo plantio de mudas nati- vas no coração da ci- dade. Ações de preser- vação ambiental tam- bém foram discutidas em palestras no Centro Cultural. Hemocentro, SAMU, Hospital do Santa Luzia e municipalização do Eurico Dutra. Obras e serviços assegurados pelas ações conjuntas dos governos municipal, estadual e federal e que beneficiarão toda a região Oeste Página 04 FOTO RONALDO CARVALHO FOTOS MANU DIAS/AGECOM Estão asseguradas para Barreiras três UTI’s Móveis como estas

Upload: others

Post on 08-Jun-2020

5 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

1 Barreiras - Bahia - edição 889, segunda-feira, 23 de março de 2009 ANO 4

Edição 889, segunda-feira 23 de março de 2009 - ANO 4

Lei nº 675/2005 de 21 de junho de 2005

Página 02

Parcerias que dão certo

No dia 03 de março,uma reunião, realizada noHospital Eurico Dutra,deu início a uma novafase na saúde de Barrei-ras e região. Prefeita, ser-vidores, médicos e o su-perintendente da Secreta-ria Estadual da Saúde dis-cutiram a municipaliza-ção do hospital, a implan-tação, já devidamente vi-abilizada, de serviços eampliação da rede deatendimento. Os frutosdesse trabalho conjuntojá começam a ser colhi-dos.

Verde que te quero verdeO Dia Mundial da

Água foi marcado peloplantio de mudas nati-vas no coração da ci-dade. Ações de preser-vação ambiental tam-bém foram discutidasem palestras no CentroCultural.

Hemocentro, SAMU, Hospital do Santa Luzia e municipalização do EuricoDutra. Obras e serviços assegurados pelas ações conjuntas dos governosmunicipal, estadual e federal e que beneficiarão toda a região Oeste

Página 04

FOTO RONALDO CARVALHO

FOTOS MANU DIAS/AGECOM

Estão asseguradas para Barreiras três UTI’s Móveis como estas

2Barreiras - Bahia - edição 889, segunda-feira, 23 de março de 2009 ANO 4

Lei nº 675/2005 de 21 de junho de 2005

Jusmari OliveiraPrefeita de BarreirasRegina Figueiredo

Vice-prefeitaJessé Olympio - FENAJ 1538

Assessor de Comunicação Social

Endereço: Av. Dr. Clériston Andrade, 729 - Centro – Barreiras-BA - Cep: 47.801-900 - www.barreiras.ba.gov.br

Nádia Borges - DRT 2923 - PRJornalista

Carina Cruz - DRT 3078 - DFJornalista

Editoração EletrônicaEduardo Lena

As matérias publicadas neste diário estão sob a responsabilidade da Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Barreiras, setor do Diário Oficial.

EX

PE

DIE

NT

E

Tiragem: 1.000 exemplares

DIÁRIO OFICIALEstado da Bahia - Município de Barreiras

Plantio de árvores é realizado na Baía de GuanabaraAção simbólica pelo Dia Mundial da Água abre discussões sobre a atual situação dos rios da região

“Este ato representa o cuidado espe-cial que agora o Governo Municipal terácom os recursos naturais do Oeste”, de-clarou a prefeita, Jusmari Oliveira, duranteo plantio de 190 mudas na Baía de Gua-nabara, como parte da programação co-memorativa ao Dia Mundial da Água.

Na ação simbólica promovida peloCondema – Conselho Municipal do MeioAmbiente - município e instituições pri-vadas, a exemplo da Aiba, foram planta-das cerca de seis espécies da flora nati-va do cerrado, como ipê, ingazeiro, pa-gue e xixás.

O plantio das mudas foi realizado porestudantes das redes pública e privada deBarreiras. Para a aluna do Colégio Antô-nio Geraldo, Camila de Oliveira, a presen-ça jovem em eventos de ação social mos-tra a preocupação das novas geraçõescom questões de interesse coletivo. “Aparticipação dos estudantes de Barreiras,serve principalmente como exemplo e res-paldo para todos os que já atuam forte-mente na sociedade”.

Uma plenária marcou o encerramen-to das comemorações no Centro Cultu-ral de Barreiras. No evento foram dis-cutidas ações efetivas de preservaçãodos cerca de 32 rios pertencentes aBacia do Rio Grande.

Concientização - Comemoradodomingo, 22, o Dia Mundial da Água foicriado no ano de 1993, pela AssembléiaGeral das Nações Unidas – ONU - afim de despertar o interesse da socie-dade sobre o tema.

De acordo com a Agenda 21 - docu-mento que estabeleceu a importância decada país a se comprometer e refletir so-bre os problemas sócio-ambientais - ati-vidades concretas que promovam a cons-cientização pública sobre os recursos hi-dricos devem ser desenvolvidas para es-timular a busca de soluções.

FOTO RONALDO CARVALHO

Jovens e Poder Público em sintonia da defesa do meio ambiente

3 Barreiras - Bahia - edição 889, segunda-feira, 23 de março de 2009 ANO 4DIÁRIO OFICIALEstado da Bahia - Município de Barreiras

Atos Oficiais do Executivo3

Barreiras - Bahiasegunda-feira 23 de março de 2009

edição 889 - ANO 4

GABINETE DA PREFEITA

PORTARIA GAB. Nº 176, 13 de Março de 2009.

Exonera, a Pedido, Professor Nível IV

A Prefeita Municipal de Barreiras/BA, no uso dasatribuições que lhe confere o Art. 71 da Lei Orgânica doMunicípio de Barreiras/BA, da forma que autoriza o Art. 28e seus incisos da mesma Lei c/c o Art. 47 da Lei Municipal0572/2002 combinada com a Lei 675/2005, resolve:

Art.1º Exonerar, a pedido, Professor Nível IV, a Sra.Maiara da Cunha Xavier, aprovada no concurso públicosob a inscrição 04212.

Art.2º A Presente Portaria deverá ser publicada na formaprevista nos Arts. 25 e 26 da Lei Orgânica do Município deBarreiras/BA, e deverá ser afixada em local próprio na sededa Prefeitura e na Câmara Municipal.

Art.3º Esta Portaria entra em vigor nesta data e destituieventual nomeação anterior.

Jusmari OliveiraPrefeita Municipal

PORTARIA GAB. Nº 180, 20 de Março de 2009.

Exonera, a Pedido, AssistenteAdministrativo

A Prefeita Municipal de Barreiras/BA, no uso dasatribuições que lhe confere o Art. 71 da Lei Orgânica doMunicípio de Barreiras/BA, da forma que autoriza o Art. 28 eseus incisos da mesma Lei c/c o Art. 47 da Lei Municipal0572/2002 combinada com a Lei 675/2005, resolve:

Art.1º Exonerar, a pedido, Assistente Administrativo,a Sra. Leila Oliveira dos Anjos, aprovada no concursopúblico sob a inscrição 0305400.

Art.2º A Presente Portaria deverá ser publicada na formaprevista nos Arts. 25 e 26 da Lei Orgânica do Município deBarreiras/BA, e deverá ser afixada em local próprio na sededa Prefeitura e na Câmara Municipal.

CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

RESOLUÇÃO Nº 01/2009

Aprova o Calendário Escolar da RedeMunicipal de Ensino, para o ano letivo de2009-03-23

O CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO domunicípio de Barreiras – Bahia, no uso de suas atribuiçõeslegais, conforme Artigo 3º do Estatuto do Funcionamento,aprovado pelo Decreto nº 439/97,

RESOLVE:

Art. 1º - Em consonância com o Artigo 24 da Lei 9.394/96,aprovar o calendário letivo 2009, da Rede Municipal deEnsino.Art. 2º - A presente Resolução entrará em vigor na data desua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Barreiras, 27 de Fevereiro de 2009.

João Bosco PavãoPRESIDENTE

Comissão de Análises-Conselheiras:

Consa. Zélia da Silva Barbosa

Consa. Maria Verônica Porto

Consa. Nádia Maria Aires de Alencar Aquino

Consa. Eninéia Maria de Almeida

Art.3º Esta Portaria entra em vigor nesta data e destituieventual nomeação anterior.

Jusmari OliveiraPrefeita Municipal

4Barreiras - Bahia - edição 889, segunda-feira, 23 de março de 2009 ANO 4

5 Barreiras - Bahia - edição 889, segunda-feira, 23 de março de 2009 ANO 4

6Barreiras - Bahia - edição 889, segunda-feira, 23 de março de 2009 ANO 4

7 Barreiras - Bahia - edição 889, segunda-feira, 23 de março de 2009 ANO 4

8Barreiras - Bahia - edição 889, segunda-feira, 23 de março de 2009 ANO 4

Município e Estado viabilizam avanços na saúde“A unidade técnica e a afinidade políti-

ca entre governos municipal, estadual efederal, são a garantia dos avanços na Saú-de em Barreiras”. Com esta declaração, osuperintendente de Atenção Integral à Saú-de, do Governo da Bahia, Alfredo Boasor-te, explicou como Município, Estado eUnião estão trabalhando em sintonia paraoferecer à população de Barreiras e de todaa região uma saúde de qualidade. “É umaparceria altamente produtiva, principalmen-te pela disposição e entusiasmo da prefei-ta Jusmari Oliveira. Graças a esse novomomento que vive o município, foi possí-vel somarmos esforços e iniciativas. E oresultado é o SAMU, que será regional; amunicipalização do Hospital Geral EuricoDutra, a construção do hemocentro e, noSanta Luzia, a implantação do hospital, queserá uma UPA – Unidade de Pronto Aten-dimento. Vale salientar também nesse pro-cesso a excelente interlocução entre o se-cretário municipal de Saúde, Juca Galvão,o secretário estadual de Saúde, Jorge So-lla, o ministro da Saúde, José Gomes Tem-porão e os doutores Alberto Beltrame eSadi Falcão, também do ministério”, en-fatizou.

É fato. Barreiras terá hemocentro. Osúltimos detalhes para a implantação da uni-dade foram definidos na sexta-feira pas-sada, 20, em reunião da prefeita de Bar-reiras Jusmari Oliveira, com o novo dire-tor regional da 25ª Dires, João Fidelis, osecretário municipal de Saúde, Juca Gal-vão, e a presidenta da Câmara de Verea-dores, Kelly Magalhães. O hemocentro vaiser construído em um terreno doado peloMunicípio, ao lado do Hospital Geral Eu-rico Dutra.

Outro avanço concreto, diga-se, porsinal, para a região, é a municipalizaçãodo Eurico Dutra, também capitaneada pelaatual gestão municipal. O atendimento seestenderá aos 36 municípios do Oeste,ultrapassando a micro-região de Barreiras.“Antes, os gestores afirmavam em alto ebom tom que os prefeitos de municípios

circunvizinhos somente mandavam paraBarreiras ambulâncias cheias de doentes eproblemas, numa clara demonstração defalta de sensibilidade e responsabilidadesocial. Hoje, com as iniciativas a parceri-as que já trazem resultados comprovados,começamos a viver outra realidade e esta-mos nos estruturando para atender a todaessa demanda, sem qualquer distinção.Esse é o papel de uma cidade-pólo”, fri-sou a prefeita Jusmari Oliveira.

Para o diretor regional da 25ª Dires, asaúde em Barreiras e região ganha, a par-tir de agora, novo impulso na qualidade ena busca de excelência. “Está sendo bas-tante produtiva a parceira com a Prefeitu-ra de Barreiras, pois estão sendo agrega-dos vontade política, conhecimento e efe-tiva capacidade de realização. A população

é a maior beneficiada com esse trabalhoconjunto”, disse o novo diretor. Um bomexemplo dessa articulação citado por Fi-delis é a vinda do SAMU. “Na verdade,teremos três unidades intensivas de aten-dimento em Barreiras. E todo aquele mu-nicípio da nossa abrangência – 15 no total– que compactuar com essa rede de aten-dimento, terá assegurado pela SecretariaEstadual de Saúde uma unidade simplespara remoção, declarou.

O que também vai garantir o bom fun-cionamento do SAMU é a construção doHospital de Santa Luzia. A prefeitura, comapoio do Governo do Estado e do Minis-tério da Saúde, já tem assegurados recur-sos para a implantação da unidade hospi-talar no bairro mais populoso de Barrei-ras. De acordo com o secretário munici-pal de Saúde, Juca Galvão, “o municípiodesenvolve ações integradas, formandouma verdadeira rede de serviços, com vis-tas ao bem estar do cidadão. Não se podepensar e agir de forma desarticulada, prin-cipalmente numa área vital para a popula-ção”, declarou Galvão. A assinatura doconvênio para a construção do Hospitalde Santa Luzia será no início de maio. Osrecursos já estão em caixa

FOTO: ARISTEU CHAGAS/AGECOM

FOTOS MANU DIAS/AGECOM

Hemocentro vai beneficiar toda a região

O SAMU será regional. Avanço na qualida-de do atendimento