opinião publica 889

24
ANO 17 • Nº 886• Gratuito DE 29 DE ABRIL A 5 DE MAIO DE 2009 DIRECTOR: JOÃO FERNANDES Coindu acusada de despedir grávidas e lactantes p. 12 A Câmara Municipal aprovou, a semana passada, uma so- lução para os lojistas do Largo 3 de Julho, em Joane, que se recusavam a sair daquele local, que vai sofrer obras de re- novação. Quatro comerciantes vão ficar instalados num novo edifício que a autarquia vai construir, um vai ser in- demnizado e outro vai para a central de camionagem. Ar- mindo Costa diz que as obras do largo 3 de Julho podem ar- rancar, só falta a Junta mudar o local da feira. Sá Machado agradece, mas promete esclarecer, em breve, “factos im- portantes ainda não públicos” deste processo. p.15 CÂMARA VAI REALOJAR LOJISTAS DE JOANE Presidente da Junta agradece resolução e fala em “volte face” da autarquia famalicense Parque da cidade terá eficiência energética pub. opinião especial Festas Antoninas suplemento ANO 17 • Nº 891 DE 3 A 8 DE JUNHO DE 2009 DIRECTOR: JOÃO FERNANDES Manuel Silva vai recandidatar-se como independente Autarca de Delães desiludido com o PS p. 3 PS acusa Câmara de interferir nas eleições das escolas Vereador da Educação nega p.12 p. 3 opinião sport Rosa Oliveira conquista o ouro no Europeu de veteranas www. opiniao publica.pt Piquenique anima ouvintes da Rádio Digital p. 13 Foto Marco António

Upload: editave-multimedia

Post on 28-Mar-2016

229 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Opinião Publica 889

TRANSCRIPT

ANO 17 • Nº 886• GratuitoDE 29 DE ABRIL A 5 DE MAIO DE 2009DIRECTOR: JOÃO FERNANDES

Coindu acusada dedespedir grávidase lactantes

pp.. 1122

A Câmara Municipal aprovou, a semana passada, uma so-lução para os lojistas do Largo 3 de Julho, em Joane, que serecusavam a sair daquele local, que vai sofrer obras de re-novação. Quatro comerciantes vão ficar instalados numnovo edifício que a autarquia vai construir, um vai ser in-

demnizado e outro vai para a central de camionagem. Ar-mindo Costa diz que as obras do largo 3 de Julho podem ar-rancar, só falta a Junta mudar o local da feira. Sá Machadoagradece, mas promete esclarecer, em breve, “factos im-portantes ainda não públicos” deste processo. p.15

CÂMARA VAI REALOJAR LOJISTAS DE JOANE

Presidente da Junta agradece resolução e fala em ““vvoollttee ffaaccee”” da autarquia famalicense

Parque da cidadeterá eficiência energética

ppuubb..

opi ni ã oespecial

FFeessttaass AAnnttoonniinnaasssuplemento

ANO 17 • Nº 891DE 3 A 8 DE JUNHO DE 2009DIRECTOR: JOÃO FERNANDES

Manuel Silva vai recandidatar-secomo independente

Autarca de Delães desiludido com o PS

pp.. 33

PS acusa Câmarade interferir nas eleições das escolas

Vereador da Educação nega

pp..1122

pp.. 33

ooppiinniiããoo ssppoorrtt

Rosa Oliveira conquista o ourono Europeu de veteranas

ww

w.o

pini

aopu

blic

a.pt

Piqueniqueanima ouvintesda Rádio Digital pp.. 1133

Foto

Mar

co A

ntón

io

02 pública: 3 de Junho de 2009 eessppaaççoo aabbeerrttoo

Objectiva Pública

CON SE LHO EDI TO RI AL:Ale xan dri no Cos me, An tó nio Cân di do Oli vei ra,An tó nio Jor ge Pin to Cou to, Ar tur Sá da Cos ta,Cris ti na Aze ve do, Fe liz Ma nu el Pe rei ra, Jo a -quim Lou rei ro, Jo ão Fer nan des.

DI REC TOR: Jo ão Fer nan des (CIEJ TE-95) jfer nan des@opi ni ao pu bli ca.pt

CHE FE DE RE DAC ÇÃO:Cris ti na Aze ve do (CPJ 5611)cris ti na@opi ni ao pu bli ca.pt

EDI TOR DE TUR NO: Mag da Fer rei ra (CPJ 4625)mag da@opi ni ao pu bli ca.ptEDI TOR DES POR TO:Bru no Mar ques (CPJ 8022)[email protected]

RE DAC ÇÃO:in for ma cao@opi ni ao pu bli ca.ptCar la Ale xan dra So a res (CICR-248), Cris ti naAze ve do (CPJ 5611), Mag da Fer rei ra (CPJ4625) e So fia Abreu Sil va (CPJ 10952).

DES POR TO: Bru no Mar ques (CPJ 8022),Jor ge Hum ber to, Jo sé Cle men te (CNID 297) ePe dro Sil va (CICR-220).

GRA FIS MO:Car la Ale xan dra So a res, Eli se te San tos, Pe dro Sil va.

APOIO À RE DAC ÇÃO:Jor ge Ale xan dre

OPI NI ÃO: An tó nio Cân di do Oli vei ra, Ave li noLei te, Car los Sou sa, Do min gos Pei xo to, Gou- veia Fer rei ra, J. Sil va Lo pes, Jo ão Ca si mi ro,Jo a quim Lou rei ro, Lu ís Pau lo Ro dri gues, Mi -guel Mo rei ra Sil va, Pau lo Cu nha e Vi ei ra Pin to.

GE RÊN CIA: João Fernandes

CA PI TAL SO CI AL:350.000,00 Eu ros.

DE TEN TO RES DE MAISDE 10% DO CA PI TALFe liz Ma nu el Pe rei raAn tó nio Jor ge Pin to Cou to

SER VI ÇOS AD MI NIS TRA TI VOS:Fran cis co Araú jo

TÉC NI COS DE VEN DAS:co mer cial@opi ni ao pu bli ca.ptAgos ti nha Bair ri nho, Ma ria Fer nan da Cos ta eSó nia Ale xan dra

PRO PRI E DA DE E EDITOR:EDI TA VE Multimédia, Lda. NIPC 502 575 387

SE DE, RE DAC ÇÃO E PU BLI CI DA DE:Rua 8 de De zem bro, 214 An tas S. Ti a go - Apar ta do 4104760-016 VN de Fa ma li cão

IN TER NETwww.opi ni ao pu bli ca.pt

CON TAC TOSRe dac ção:Tel.: 252 308145 • Fax: 252 308149

Ser vi ços Ad mi nis tra ti vos: Tel.: 252 308146 / 252 308147 • Fax: 252 308149IM PRES SÃO:Na ve prin ter - In dús tria Grá fi ca do Nor te, SAEs tra da Na ci o nal, 14 - Maia

EM BA LA GEM E ETI QUE TA GEM:Al mei da Pe rei ra - Ope ra dor de Marke ting e Im pres são Do cu men tal, LdaPar que In dus tri al do Min de loVi la do Con de

TI RA GEM DES TE NÚ ME RO:20.000 exem pla res, nº 891

NÚ ME RO DE RE GIS TO: 115673

DE PÓ SI TO LE GAL: 48925/91

FICHA TÉCNICA

AA gg ee nn dd aa

CCoonnhheeccee ssiittuuaaççõõeess qquuee ppooddeemm sseerr rreettrraattaaddaass nnaa OObbjjeeccttiivvaa PPúúbblliiccaa?? EEnnvviiee aass ssuuaass ffoottooggrraafifiaass,, aaccoommppaannhhaaddaass ddeeuumm ppeeqquueennoo tteexxttoo ccoomm oo llooccaall ee aa ddeessccrriiççããoo,, ppaarraa oo ee--mmaaiill:: iinnffoorrmmaaccaaoo@@ooppiinniiaaooppuubblliiccaa..pptt oouu eennttrreegguuee nnaass iinnssttaa--llaaççõõeess ddoo OOppiinniiããoo PPúúbblliiccaa,, nnaa RRuuaa 88 ddee DDeezzeemmbbrroo,, nnºº 221144,, eemm AAnnttaass..

Questão Pública

Quarta-feira, 3

99hh0000Caravana nacionaldo PS, com a pre-sença do candidatoàs eleições euro-peias, Vital Morei-ra, passa pela feirasemanal de Famali-cão.

2200hh3300“Comportamentosde Risco – DoençasSexualmente Trans-missíveis” é temade uma palestra naEBI de Arnoso San-ta Maria.

Quinta-feira, 41155hh0000Candidato do CDSàs eleições euro-peias, Nuno Melo, eo líder do parti-do,Paulo Portas, vi-sitam a Cooperativados Produtores deLeite de Famalicão.

2211hh0000Núcleo do PSD deJoane reúne-se emAssembleia Ordiná-ria, na sua sede.

2211hh3300Cineclube de Joaneexibe na Casa dasArtes o filme “DoOutro lado”, de Fa-tih Akin.

Sexta-feira, 52211hh0000Arranca na Casa dasArtes o Fórum de Ar-quitectura Religiosasobre o tema“Construção, Con-servação e Restau-ro do PatrimónioReligioso”. Conti-nua no sábado.

Face ao recente caso da menina russa Alexandra, o sistema judicial português tem em conta o interesse das crianças?

Maria Augusta Santosprofessora

Acompanhei este caso, como a generalidade dos portugueses, com muita preo-cupação. E as cenas que ocorreram e que foram transmitidas nas televisões, mos-trando a menina a levar palmadas da mãe biológica, incomodaram. Aparente-mente, é um caso cruel. Como cruel parece, também, a afirmação do juiz queproferiu a sentença de que teria procedido da mesma forma se tivesse de decidirsobre situação semelhante. Apesar de não ser jurista e, portanto, de não ser es-pecialista sobre matéria judicial, não me inibe de afirmar que este caso nos per-mite questionar se o interesse da criança foi ou não protegido pelo juiz que sen-tenciou. Se esta decisão é a “norma” em termos judiciais, então é necessário pôrem causa o conceito de “protecção” que o sistema judicial deve garantir às crian-ças. Se apenas se tratou de uma decisão judicial que não constitui a “norma”, en-tendo-a como um erro judicial grosseiro, dado não terem sido salvaguardados os reais interesses da criança.

Custódio Oliveiradirigente associativo

Se tivermos emconta os pode-res do EstadoDemocrá t i co(poderes legis-lativo, executivoe judicial) con-cluiu-se que osistema judicialé um órgão desoberania. Masdepois quando vemos os juízes organiza-dos em sindicatos, percebe-se que o sis-tema judicial também se assume comouma corporação que pretende, acima detudo, defender os seus interesses. A sen-sação que se tem é que quando dá jeito osistema judicial assume-se como órgão desoberania e quando o jeito é outro passa aser corporação. Esta contradição só poderesultar no desprestígio que se conhece.Quanto à decisão sobre a menina Alexan-dra a ideia que tenho é que estamos na pre-sença de uma decisão solitária de um Juiz.Nada me custa admitir que decidiu deacordo com a Lei e com a sua consciência.O problema é que o caso é mais emocionalque racional… e o coração tem razões quea razão desconhece.

Ana Maria Oliveiraautarca

Neste caso, e pelo que veio a público, tenho agora algumas dúvidas aesse respeito.

Segundo o que fui lendo durante os últimos dias, esta criança deseis anos vivia há quatro com a família adoptiva de Barcelos.

Foi entregue à mãe biológica que a levou para a Rússia, de onde, apartir de Iaroslavl, foram emitidas aquelas imagens infelizes das pal-madas. Ao que parece, o pai será figura ausente, é Ucraniano e vive emEspanha. Posto isto, formei uma opinião a favor da família adoptiva deBarcelos, que reforcei após ouvir o juiz da Relação responsável peloacórdão fazer comentários públicos completamente desnecessários so-bre a decisão. No final, ficou-me a ideia de que se a menina não fossepara Iaroslavl, um incidente diplomático seria despoletado.

A foto foi tirada na Es-trada Nacional 206, emRequião, e a situação édenunciada pelo leitorJoaquim Mesquita, que,desta forma, quer mos-trar o seu descontenta-mento por ninguém “dedireito” ter feito a lim-peza da valeta. Garrafas eoutro tipo de lixo esten-dem-se por 300 metros.Encontram-se lá desdeOutubro de 2008!

03pública: 3 de Junho de 2009cciiddaaddee

Ideia deixada após a realização dos Encontros de Ambiente

PPaarrqquuee ddaa CCiiddaaddee terá eficiência energética

Dotar alguns equipamentos eedifícios do concelho com efi-ciência energética. O anúncio foifeito por José Santos, o verea-dor do ambiente da Câmara Mu-nicipal de Famalicão no final daterceira edição dos Encontros deAmbiente que se realizaram napassada sexta-feira, na Casa dasArtes de Famalicão.

“Neste momento temos in-tenção relativamente ao Parqueda Cidade de o tornar auto-sus-tentável em termos energéticos,ou seja, a iluminação pública edos edifícios poderá ser feitacom recurso a painéis foto vol-taicos”, adiantou José Santos.

O vereador referiu que, aavançar, a ideia serve para darmais dimensão ambiental à im-portância que já tem o Parqueda Devesa em termos de meio.

José Santos acrescentouainda que a eficiência energé-tica passa também por outros lo-cais como por exemplo nos no-vos centros escolares. “Temosagora a preocupação com os no-vos projectos das escolas ondese tenta que estas tenham boasclassificações em termos ener-géticos. De resto, essa preocu-pação energética já se reflectetambém em alguns pontos da ci-

dade onde na iluminação pú-blica já há uma poupança de30%”, frisou.

De referir ainda que tambémos edifícios da autarquia serãodotados de eficiência energé-tica, pois “há a possibilidade deser feita uma auditoria em ter-

mos energéticos aos edifícioscamarários de forma a saberqual é a factura de energia quetemos e o que podemos fazerpara a fazer baixar”, salientou overeador do ambiente.

Nos dois primeiros Encontrosde Ambiente falou-se sobre re-

síduos, saneamento e águas,mas desta vez a autarquia op-tou pela eficiência energética“porque é um tema que está naordem do dia, sobretudo a ques-tão das energias renováveis”, re-feriu José Santos. Destacandoque “houve interesse por parte

das pessoas em participar e tirartodas as dúvidas e aprenderemo que já se avançou até hojecom as energias alternativas.Notou-se também um grande in-teresse de arquitectos e projec-tistas”, salientou.

Com uma adesão significa-tiva, a iniciativa promovida pelaautarquia famalicense trouxe aFamalicão perto de dezena deespecialistas nacionais emquestões de energia. Nomeada-mente, Silvina Guimarães, in-vestigadora do Instituto de En-genharia Mecânica e GestãoIndustrial que falou sobre aEnergia Eólica. Seguiu-se a in-tervenção de Pedro Monteiro daempresa SDT Renováveis queabordou o tema da Energia So-lar. Depois Rui Barros, da em-presa Enersys falou sobre Ener-gia das Ondas e Ana RitaAntunes apresentou o projecto“Ecocasa”, seguindo-se o temaSistema de Certificação Energé-tica e da Qualidade do Ar Interiordos Edifícios, com Adriana Pi-nho. Ainda a empresa Forestlandapresentou o projecto MunicípioVerde.

Estava prevista a participa-ção de Carlos Costa Neves, ex-ministro da Agricultura, mas estenão esteve presente pois ficouretido em Barcelona.

PPeeddrroo AAlleexxaannddrree SSiillvvaa

Casa das Artes recebeu terceira edição dos Encontros de Ambiente

SEF detém três mulheres

em casa de alterne

O Serviço de Estrangeiros e Fron-teiras (SEF) de Braga deteve, na ma-drugada da passada quinta-feira,numa casa de alterne de Famali-cão, três mulheres, imigrantes, porpermanência ilegal em Portugal.Das 11 cidadãs estrangeiras identi-ficadas, duas foram detidas porpermanência irregular e uma imi-grante brasileira foi detida por de-sobediência à decisão de expulsão.

A detenção ocorreu duranteuma operação da delegação regio-nal de Braga do SEF, que envolveuum total de 13 inspectores, a umestabelecimento nocturno famali-cense, conotado com a prática doalterne. A operação visou o con-trolo da situação documental de ci-dadãos estrangeiros em territórionacional.

Além das três detidas, seis ou-tras mulheres foram notificadaspara comparecer no SEF. Foi igual-mente levantado um auto de notí-cia por violação dos direitos de au-tor, na sequência do qual foiapreendido todo o equipamento desom e música.

De resto, foi ainda apreendidadiversa documentação, com vista àinstauração de procedimento con-tra-ordenacional, por a entidadepatronal empregar cidadãs estran-geiras não habilitadas a exerceruma actividade profissional subor-dinada, e cujos montantes variamentre 22.340 euros e 83.750 euros.

PS vai denunciar à DREN, vereador nega e contra-ataca

Câmara acusada de iinntteerrffeerriirr na eleição

dos directores das escolasO Partido Socialista (PS) de Fa-malicão veio, esta semana, apúblico acusar a Câmara Mu-nicipal de se intrometer abu-sivamente na eleição dos di-rectores das escolas,prometendo denunciar o casojunto da Direcção Regional deEducação do Norte (DREN).

Em nota à imprensa, o Se-cretariado do PS de Famalicãoafirma que “há situações emque a Câmara prometeu o ‘lu-gar’ de director a este ouàquele professor e em quepressionou os pais e encarre-gados de educação a votaremneste ou naquele candidato,a troco de subsídios ou luga-res futuros”.

Sem especificar em queescolas estes casos acontece-ram, o PS diz ainda “que a Câ-mara Municipal desenvolveutodo o tipo de estratégias des-tinadas a condicionar as vota-ções” e refere um caso “emque o mesmo lugar de directorfoi prometido a duas pessoasdistintas”.

Os socialistas afirmam

ainda que “são referidas ce-nas caricatas e deprimentes,com os representantes da Câ-mara nos ‘conselhos geraistransitórios’ a saírem zanga-dos e abespinhados quandoas votações não correram defeição e são relatados casosde recrutamento de concor-rentes ao lugar de director quenão têm o mínimo perfil para ocargo”.

No comunicado, o PS con-dena com veemência este tipode comporta-mentos, que“mais nãovisa senão co-locar ao ser-viço dos inte-resses dac o l i g a ç ã oPSD/PP os di-rectores dasescolas”.

De resto,os socialistas dizem que nãovão ficar pela denúncia pú-blica, mas que vão denunciarestas atitudes junto da DRENpara que sejam investigadas “e se retirem daí as necessá-rias consequências”. E avi-

sam, desde já, que se algunsdestes factos forem compro-vados, o processo de eleiçãodos directores das escolas edos agrupamentos tem queser revisto e a legalidade re-posta.

VVeerreeaaddoorr nneeggaa iinntteerrffeerrêênncciiaass

Contactado pelo OP, o ve-reador da Educação nega asacusações, que considera se-rem “um absurdo”. Leonel Ro-

cha lembra que a Câmara Mu-nicipal faz parte dosconselhos gerais transitóriose, como tal, também foi cha-mada a pronunciar-se a votarna escola do director paracada escola. “Sempre que há

mais do que um candidato, éperfeitamente natural que aspessoas escolham um doscandidatos”, afirma LeonelRocha, adiantando que foiisso que aconteceu e que nãohouve da parte da autarquiaqualquer interferência oupressão.

“Nunca houve pressão danossa parte, muito menos pro-meter cargos a quem quer queseja ou a dois candidatos”, dizLeonel Rocha desafiando o PS

a concretizaras acusa-ções, “a di-zer nomes enão a dizeras coisas co-b a r d e -mente”.

O verea-dor diz-seainda tran-quilo quanto

a uma queixa que o PS venhaa apresentar junto da DREN,desafiando mesmo os socia-listas a fazerem-no, por formaa esclarecer a situação e a“pôr a ridículo e a nu tudo oque o PS tem dito”.

CCrriissttiinnaa AAzzeevveeddoo

PS condena com veemência este tipo de comportamentos, que “mais não visa senão colocar ao serviço dos interesses

da coligação PSD/PP os directores das escolas”.

04 pública: 3 de Junho de 2009 cciiddaaddee

V. N. de FamalicãoBOLSA DE EMPREGOO Concelho de Vila Nova de Fa-malicão foi contemplado com sete“Gabinetes de Inserção Profissio-nal” (GIPS), no âmbito do con-curso realizado pelo Instituto deEmprego e Formação Profissionalpara a instalação destas estrutu-ras. A Associação Comercial e In-dustrial de Vila Nova de Famalicão(ACIF), a “Engenho” – Associa-ção de Desenvolvimento Local doVale do Este, a ACIP – Ave, Coo-perativa de Intervenção Psico-So-cial, de Joane, a Casa do Povo deRibeirão, a LIPAC – Liga de Pro-filaxia e Ajuda Comunitária, de Ca-lendário, o Centro Social Paro-quial de Vale S. Cosme e aDidáxis – Cooperativa de Ensino,de Riba d`Ave, foram as entidadescontempladas. Os Gabinetes deInserção Profissional vão desen-volver um conjunto de actividadesque passam pela informação pro-fissional para jovens e adultos de-sempregados, pelo acompanha-mento personalizado dosdesempregados em fase de in-serção ou reinserção profissional,encaminhamento para ofertas dequalificação, divulgação de pro-gramas comunitários que promo-vam a mobilidade no emprego ena formação no espaço europeu,no apoio à procura activa de em-prego, divulgação de ofertas deemprego e actividades de colo-cação e realização de sessõescolectivas de esclarecimento.

Quanto a ofertas de empregopara esta semana, seleccionámosas seguintes:Oferta nº 587632168 recruta umserralheiro mecânico, com co-nhecimentos de soldadura deferro e inox. Oferta nº 587632190 que desejarecrutar estilista com experiênciana área do têxtil e moda.Oferta nº 587632213 que procuraum técnico de manutenção de in-formática, com experiência na ac-tualização, manutenção e criaçãode páginas de Internet. Oferta nº 587632219 procura umajudante de cozinha, com ou semexperiência. Oferta nº 587632227 seleccionaum embalador, com ou sem ex-periência, para acabamentos.Oferta nº 587632233 seleccionaum serralheiro civil, com expe-riência em corte e quinagem deprodutos metálicos. Oferta nº 587632238 seleccionaum fiel de armazém, com expe-riência de 2 anos.Oferta nº 587632254 procura umoperador de supermercado, comexperiência em comércio. Oferta nº 587632259 procura umcarpinteiro de limpos, preferen-cialmente com conhecimentos noramo de marcenaria/elaboraçãode móveis de cozinha.Oferta nº 587632267 seleccionaum técnico de vendas, com co-nhecimentos na área de vendas.Oferta nº 587632275 seleccionatambém técnico de vendas, comexperiência mínima de um ano nosector da indústria da pedra.

Como sempre, tenha umacerteza: para se candidatar a es-tas e outras ofertas de emprego,basta dirigir-se ao Centro de Em-prego de Vila Nova de Famalicão.

Há sempre um técnico de em-prego disponível para o receber.

Francisco José Guimarães tomou ppoossssee no sábado

Novo comandante dos FFaammaalliicceennsseess apela à equipa O trabalho de um coman-dante depende da equipa.Esta foi a tónica domi-nante do primeiro discursodo novo comandante dosBombeiros Voluntários Fa-malicenses. No passadosábado, Francisco JoséGuimarães tomou possecomo comandante dos Fa-malicenses, sucedendo aJoão Castro Faria.

Naquela que foi a pri-meira intervenção pública,o comandante FranciscoMesquita falou no traba-lho de equipa e as razõesque o levaram a aceitar ocargo.

“Podemos ter boasequipas em planeamento,tácticas, bons veículos ematerial, mas é precisosempre a presença dos vo-luntários para dar corpopela dedicação e pela en-trega à causa do volunta-riado”, disse. E defendeuque por muito bom que sepossa ser como coman-dante, se “não tiver umgrupo de homens e mu-

lheres com forte vocaçãoe actuante de nada va-lerá”.

Para Francisco Guima-rães comandar não seráuma ciência exacta, talvez“uma forma de estar”. “Re-conheço que estou a daros primeiros passos naaprendizagem, mas é umdesafio em que conto coma vossa ajuda”, referiu.

No mesmo timbre, An-

tónio Meireles, presidenteda direcção da AssociaçãoHumanitária dos Famali-censes, também invocou oesforço da equipa dos Fa-malicenses para prosse-guir o bom trabalho quetem sido feito.

Também presente, Her-cílio Campos, ComandanteDistrital de Operações, su-blinhou a importância darelação entre comandante

e bombeiros. “O corpo debombeiros deve ser unidoem torno do seu coman-dante”, disse, lembrandoque quando chegar à horade uma decisão o “voto docomandante vale mais doque o voto do corpo debombeiros. Só assim fun-ciona e não pode ser deoutra maneira”, frisou.

Já o vereador da Pro-tecção Civil, Durval Tiago

Ferreira, reconhece que otrabalho que os bombei-ros fazem pelo municípiosignifica muito mais doaquilo que a Câmara con-tribui para as corporações.

O vereador disse quepara além dos subsídios,das campanhas de pre-venção e do terreno que aautarquia irá dar para tes-tar a operacionalidade dosbombeiros a autarquia eos munícipes são “sempredevedores do empenho,dedicação e interesse emtrabalhar para o bem co-mum”, dos bombeiros.

Já o presidente daMesa da Assembleia Ge-ral, Amândio Carvalhotambém não se esqueceude solicitar mais apoiosaos bombeiros, nomeada-mente da parte da autar-quia.

De resto, a tomada deposse do novo coman-dante contou com váriosconvidados, representan-tes de outras corporaçõese também da Liga de Bom-beiros, entre outras indivi-dualidades.

SSoofifiaa AAbbrreeuu SSiillvvaa

Ao centro, o Francisco Mesquita, à esquerda, Durval Ferreira e Amândio Carvalho, à direita

Assinatura foto

Qualquer dia nem as crian-ças na escola saberão o queé um alfaiate, pois a profis-são está em extinção. Estaé pelo menos a crença dosprofissionais que, no pas-sado domingo, se reuniram,em Seide S. Miguel, no Cen-tro de Estudos Camilianos,no XX Encontro Nacionaldos Mestres Alfaiates.

No total foram mais de100 alfaiates, oriundos devários pontos do país e quese juntaram com o objectivode conviver e falar sobre asua paixão: a alfaiataria.

Apesar do amor quepossuem pela sua profis-são, os alfaiates não têmdúvidas em afirmar que aarte está a perder força.

“É uma arte em extinçãoe, brevemente, irá acabar. Aaprendizagem de alfaiate éuma coisa demorada”, ex-plica Carlos Godinho, acres-centando que “o Estadotambém nunca se interes-sou pela arte e pela apren-dizagem da mesma”.

Apesar de não ser al-faiate, o armazenista de te-cidos, um dos membros daorganização deste encontro,explica que o alfaiate nada“tem a ver com confecção”,

porque em confecção “faz-se o desenho, introduz-seno computador e corta-se”.

Carlos Godinho diz queencomendar um serviço aum alfaiate é sinónimo devestir bem e não tem dúvi-das em classificar umapeça de vestuário de umalfaiate como uma “obrade arte”.

“Temos fatos que vêm delá de fora que são feitos emfazendas de fibra, mas atébonitas e bem armadas, en-quanto no alfaiate os teci-dos oferecem melhores ga-rantias ao seu cliente. Poruma ninharia se compra umfato hoje”, afirma. “Nãoacredito que a arte tenha fu-turo”, vaticina.

O promotor deste en-contro diz mesmo que aspessoas não terão, no fu-turo, a possibilidade devestir bem, “porque opronto-a-vestir não lhesencaixa bem”.

Os alfaiates dizem, noentanto, que continuam ater clientes fiéis, nomea-damente, “políticos e ho-mens de negócios” queapreciam o que é um pro-duto de qualidade.

SS..AA..SS..

XX Encontro de profissionaisrealizou-se em SSeeiiddee

AAllffaaiiaattee não é profissão de futuro

XV Raid CAF/Antoninas 2009Como é habitual o Clube Aventura de Fa-malicão (CAF) junta-se a mais uma edi-ção das Antoninas. Já na sexta-feira, en-tre as 17 e as 19h30, estará aberto oSecretariado. Segue-se um jantar deboas vindas. Depois, às 21h15, terá lugarum briefing. Pelas 21h30, realiza-se aprova de dificuldade, em pista de rio, nocentro de Famalicão. À uma hora da ma-nhã, acontece a prova de orientaçãonocturna. No sábado, dia 6, pelas 9h30

abre-se o Secretariado na Praça Cuper-tino de Miranda. Pelas 10 horas terá lu-gar a Prova de Orientação GPS. O al-moço volante teve lugar pelas 12h30. Àtarde será a Prova de Resistência, noParque da Cidade, às 14 horas. Pelas17h30 terá lugar a Prova dificuldade naPista Jumbo, nos terrenos junto ao hi-permercado. O dia termina às 20h30com um jantar de encerramento e en-trega de prémios e lembranças.

Rugby Open de Matraquilhos O Estádio Municipal de Fa-

malicão acolhe o III Famali-cão Sevens em Rugby. A or-ganização é do Clube deRugby de Famalicão, pelas10 horas, no sábado.

21º Grande Prémio de CiclismoUma vez mais sai para a rua o XXI Grande Prémio do Centro Ciclista de Avi-dos, pelas 15 horas. O trajecto inicia e termina em Avidos, sendo um circuitode três voltas, com passagem pelo centro da cidade de Famalicão e de al-gumas freguesias do concelho (Avidos, Lagoa, Abade de Vermoim, Seide S.Paio, Seide S.Miguel, Ruivães, Bente, Landim e Antas).

A grande novidade das Festas Antoni-nas deste ano vai para a inclusão do XGrande Prémio de Atletismo Famali-cão-Joane, na programação das festi-vidades, no dia 14, domingo.

“Esta é uma excelente forma de ce-lebrar os 10 anos desta grande prova,que é já uma marca de Famalicão nopaís”, diz a propósito Armindo Costa.

Promovido pela Associação TeatroConstrução, o Grande Prémio é umadas maiores provas nacionais de atle-tismo, movimentando vários milhares

de atletas profissionais e amadores. Aprova desenvolve-se numa extensãode 10 quilómetros e é apoiada pelaautarquia.

Em simultâneo, a AssociaçãoTeatro Construção (ATC) organizaainda o VII Vermoim-Joane e o II BikeTour Famalicão Joane, duas provasdestinadas a todos os que, não reu-nindo as condições para a prova deatletismo, queiram participar nestagrande festa desportiva. A partidaterá lugar às 9h30.

Festa do AAttlleettiissmmooFamalicão-Joane

A Federação Portuguesa de Matraquilhos or-ganiza na quarta-feira, dia 10, o Open de Ma-traquilhos. A iniciativa decorrerá até 14 de Ju-nho no antigo campo da feira, pelas 15 horas.

05pública: 3 de de 2009ppuubblliicciiddaaddee

06 pública: 3 de Junho de 2009 cciiddaaddee

pub.

Valor foi entregue, segunda-feira, a 84 alunos

Câmara entrega 93 mil euros em bboollssaasspara o ensino superior

O presidente da CâmaraMunicipal, ArmindoCosta, entregou, na se-gunda-feira, 84 bolsasde estudo a alunos doensino superior, numacerimónia que decorreuno auditório da Biblio-teca Municipal.

Esta medida envolveum investimento muni-cipal de 93 mil euros,beneficiando cadaaluno com cerca de 950euros, o valor máximoda propina aplicada aoensino superior pú-blico. Acima deste va-lor, os alunos podem re-ceber até mais 20 %, deacordo com a localiza-ção da sua universi-dade. Assim, os alunos

famalicenses que fre-quentarem as universi-dades mais distantespodem receber mais de1.200 euros ao abrigodesta Bolsa de Estudo.

Na sua intervenção,o edil famalicense des-tacou a alteração ao Re-gulamento Municipaldas Bolsas de Estudo,que entra em vigor apartir deste ano lectivoe que, segundo ele, per-mite mais justiça na dis-tribuição dos incenti-vos. “Em tempo degrave crise económica,alterámos o Regula-mento Municipal dasBolsas de Estudo, demodo a podermos sermais justos na distri-buição dos incentivos emais abrangentes ao

contemplar um maiornúmero de alunos. Deuma média de 30 estu-dantes, que eram con-templados com as bol-sas nos anosanteriores, passámos,este ano, a apoiar 84alunos. Isto significaque quase triplicámoso número de alunos be-neficiados”.

Depois de explicar ede falar nos valores daBolsa de Estudo para oEnsino Superior, Ar-mindo Costa pediu aosalunos para se aplica-rem nos estudos, refe-rindo que os mesmossão privilegiados porconseguirem estaajuda. “É tempo de vo-cês retribuírem com es-forço, dedicação e se-

riedade, para que o di-nheiro público destabolsa seja bem apli-cado. A vida não estáfácil para ninguém. Otrabalho e a dedicaçãosão a chave do vossosucesso individual e donosso sucesso colec-tivo”, acrescentou oedil.

Segundo o novo Re-gulamento, o subsídiodeixa de ser exclusivopara licenciaturasabrangendo também osmestrados. Para alémdisso, deixa de ser obri-gatório o aproveita-mento escolar a todasas disciplinas, exigindo-se apenas o aproveita-mento escolar que con-duza à transição deano.

CCaarrllaa AAlleexxaannddrraa SSooaarreess

Armindo entregou 84 Bolsas de Estudo

António Freitas

Já abriu a loja Tutti Scarpano centro da cidade

pub.

As melhores marcas de cal-çado estão agora no centro dacidade de Famalicão. Abriu,no passado dia 22 de Maio,Tutti Scarpa. É um espaço mo-derno, amplo e muito bem de-corado. No fundo, uma boaaposta que merece ser co-nhecida por si. Altos ou ra-sos, aqui encontrará calçado

feminino e masculino de qua-lidade. É calçado com a assi-natura das melhores e maisbem conhecidas marcas. TuttiScarp: tudo para si: diversi-dade, conforto, qualidade eum óptimo atendimento. NaAvenida 25 de Abril, mesmono centro da cidade de Fama-licão.

Além de Famalicão, agora é possível comer bem também emOdivelas. O Restaurante Marco abriu naquela cidade, pertode Lisboa, capital nacional. Os pratos são os de sempre,muitos e saborosos: mariscos variados, bacalhau com natas,salmão grelhado, francesinhas, prego, pizzas e muitas outrasopções. Na Rua Pulido Valente, Zona 7 Lote 1 Loja 3, 2675-670Odivelas. Telefone: 219327898. Não se esqueça que o Res-taurante Marco é uma referência há mais de 10 anos na áreade restauração, pugnando, sempre, pela qualidade, higiene,bom atendimento e um ambiente muito tranquilo. Não se es-queça em Famalicão e agora em Odivelas.

Restaurante MMaarrccoo abre em Odivelas

Caravelas da Cior alcançam lugares no pódio

As turmas de energias renováveisdos 10º e 11ºanos, ER1 e ER2, trou-xeram para a Cior o primeiro pré-mio do troféu de design e cons-trução e o segundo lugar no troféude performance em corrida, no es-calão das escolas secundárias eprofissionais, com o Barco Cior II,um trimarã da equipa “Papaon-das”. Também o barco “Corta On-das”, um trimarã da equipa “Osamigos da Lagoa” conseguiu, nomesmo escalão o 5º lugar no tro-féu performance em corrida.

A regata destinada a barcosmovidos a energia solar decorreuno lago dos espaços verdes cir-cundantes do “Visionarium”, nopassado dia 29 de Maio com cinquenta equipas inscritas.

A construção de barcos solares envolve várias áreas do conhecimento e é um excelente meio para que osalunos apliquem na prática os seus conhecimentos teóricos, desenvolvendo a sua capacidade criativa, a per-sistência, a organização e o trabalho de equipa. Pretende-se despertar o gosto pela investigação, pela tec-nologia e pelo aproveitamento das energias renováveis.

07pública: 3 de Junho de 2009cciiddaaddee

pub.

Leo Clube de Famalicão reactiva-se e começa

a trabalhar

No passado dia 23 de Maio,o Leo Clube de Vila Nova deFamalicão realizou a pri-meira actividade, após a suareactivação. Os membros doclube passaram a tarde comcrianças e jovens da Asso-ciação Teatro Construção, deJoane. A actividade arrancouao inicio da tarde na sede doLions Clube de Famalicão eprolongou-se até ao final dodia. Segundo nota enviada àimprensa, o principal objec-tivo desta actividade foi in-teragir com as crianças e

adolescentes da referida ins-tituição, proporcionando-lhes uma tarde diferente, re-cheada de bons momentos.A música, os jogos e a trocade experiências, acompa-nhados por um lanche en-cheram os participantes deentusiasmo.

Para o futuro o Leo Clubede Vila Nova de Famalicãopretende organizar novas ac-tividades, que permitam in-teragir com todos os ele-mentos da comunidade emque estão inseridos.

Rotaract Club de Famalicão na Campanha Contra a Fome

Decorreu, no pas-sado sábado e do-mingo, dia 30 e 31 deMaio, a CampanhaNacional de recolhade alimentos a nívelnacional. Para ajudarnesta campanha con-tra a fome os jovensdo Interact/ Rotaractde Famalicão reco-lheram alimentos nosupermercado Lidlda cidade. Tudo oque foi conseguidonesta iniciativa orga-nizada pelo Rotaryconcelhio foi deposi-tado no Banco Ali-mentar de Braga.

Reis Campos apoia “Centro de InvestigaçãoCientífica” da Lusíada

O candidato socialista à Câmara Municipal, ReisCampos, em nota enviada à imprensa, avançaque vai manifestar junto dos responsáveis daUniversidade Lusíada de Famalicão, o seu “in-condicional e empenhado” apoio na criação do“Centro de Investigação Científica”, propósitoanunciado pelo Professor Martins da Cruz nasessão solene comemorativa dos vinte anos daUniversidade em território famalicense.

Segundo o mesmo comunicado, o candidatodo PS diz que este propósito do responsávelmáximo da Universidade Lusíada vem de en-contro ao seu pensamento “no que respeita àimportância que a investigação científica tem

no desenvolvimento sustentável do país e dascomunidades locais”. Para Reis Campos «só odesenvolvimento assente na economia do co-nhecimento e da informação será capaz de ori-ginar um futuro mais justo e de oportunidadespara todos.»

Sendo eleito Presidente da Câmara de Fa-malicão, Reis Campos diz que vai disponibilizaros meios humanos e os recursos materiais quea autarquia está em condições de afectar aoprojecto, para que o “Centro de InvestigaçãoCientífica” seja uma realidade em Vila Nova deFamalicão no mais curto espaço de tempo pos-sível.

08 pública: 3 de Junho de 2009 cciiddaaddee

PASEC coordenanovo projecto internacional

Associação famalicense PASECcoordena novo projecto inter-nacional, o “Open Mind”, apre-sentado na passada sexta-feira, em Famalicão e queenvolve uma parceria intercon-tinental entre Portugal, Espa-nha, Argentina e Cabo Verde.

O projecto tem como ob-jectivo a criação da primeirarede internacional de gruposinformais, grupos esses quevão trabalhar com jovens dosquatro países envolvidos. O“Open Mind” tem a duraçãode um ano e até lá, os promo-tores esperam formar 500 jo-vens animadores e 50 novosgrupos informais, nos quatropaíses envolvidos. “Daremosprioridade àqueles jovens e

crianças com menos oportu-nidades sociais, geográficas,educacionais”, refere Ma-riana, membro da PASEC, res-ponsável pela coordenação doprojecto.

O “Open Mind” é finan-ciado pelo Programa Juven-tude em Acção da Agência Eu-ropeia para a Juventude. APASEC foi uma das duas insti-tuições portuguesas que viramas candidaturas aprovadas,sendo que a outra foi o Con-selho Nacional da Juventude.

Entretanto a primeira ac-ção já está programada. Seráa 6 de Junho com uma visita aMindelo, em Cabo Verde, mu-nicípio com o qual Famalicãoestá geminado.

Abraão Costa, presidente da PASEC, ao lado de Mariana, coordenadora do projectoCristina Azevedo

Jerónimo de Sousa reuniu com militantes famalicenses

O secretário-geral do PCP,Jerónimo de Sousa, veio aFamalicão, no passado sá-bado, onde jantou commilitantes comunistaspara lhes transmitir umamensagem de confiançapara a última semana decampanha às Eleições Eu-ropeias, marcadas para opróximo domingo, dia 7de Junho.

Acompanhado deJoão Ferreira, o segundocandidato da lista da CDUao parlamento Europeu,Jerónimo de Sousa desta-cou a importância do votona Coligação DemocráticaUnitária, ideia tambémvincada por Sílvio Sousa,candidato da CDU à As-

sembleia Municipal de Fa-malicão, e por DanielSampaio, candidato à Câ-mara, que também inter-vieram no jantar.

Segundo informa oPCP, foi por todos colo-

cada a necessidade de,nesta última semana decampanha, se realizaremtodos os esforços para oesclarecimento e o com-bate à abstenção.

Contrariando aquilo

que diz ser “a atitude decompleto alheamento porparte das restantes forçaspolíticas do concelho emrelação a este acto eleito-ral”, o PCP diz que “a CDU,cá como lá, é diferente”.

Nesse sentido, re-corda que, depois de já te-rem estado em Famalicãopor diversas vezes várioscandidatos da CDU ao Par-lamento Europeu e diri-gentes locais e nacionaisdo PCP e do PEV, seja emdebates, acções de rua, àporta de empresas ou emjantares comemorativos,“a CDU em Famalicão en-cara esta última semanade campanha com toda aconfiança”.

Alunos da USF convivem em FFááttiimmaa

Como já é habitual, na passadasexta-feira, decorreu o passeioconvívio a Fátima dos alunos eprofessores da Universidade Sé-nior de Famalicão, que marcou oencerramento de mais um anolectivo.

A comitiva, composta por 52alunos, saiu de Famalicão bemcedo e rumou a Fátima. Aqui, aofinal da manhã, decorreu umamissa na Capela das Aparições,onde foi oferecido um ramo deflores a Nossa Senhora de Fá-tima.

Depois duma visita livre aorecinto religioso, os alunos al-moçaram numa estalagem emFátima onde foram desenvolvi-das diversas actividades. Pri-meiro, foram entregues pela pre-sidente, Fernanda Costa, dezcertificados aos alunos que com-pletaram o primeiro ano na Uni-versidade Sénior de Famalicão.Num breve discurso a responsá-vel elogiou o trabalho desenvol-vido por todos os alunos e pro-fessores durante o ano lectivo

que agora termina. Recordo quea USF conta já com mais de cemalunos.

Durante a tarde, e ainda an-tes do regresso a Famalicão, osalunos premiaram os presentescom música.

Para o dia 19 de Junho está já

marcado um lanche/convívio queestá a ser organizado pelo grupode cantares desta universidade.A iniciativa vai decorrer numaquinta na freguesia de Requião emarca o encerramento do calen-dário de actividades da USF.

CC..AA..SS..

Fernanda Costa leu a primeira leitura da eucaristia em Fátima

António Freitas

AFPAD visita Quinta das Manas

A Associação Famalicense de Prevenção e Apoio à Defi-ciência (AFPAD) visitou na terça-feira da semana passada, aQuinta das Manas, em Guimarães. O passeio faz parte de umconjunto de actividades que a instituição tem planeadasno âmbito da Festa da Primavera. Foram 40 os utentes e co-laboradores que participaram nesta actividade. O grupo vi-sitou e conheceu os animais da Quinta, assistiu à tosquia deuma ovelha e pode desfrutar da sala de jogos e da discoteca.

Segurança na AFPADNo passado dia 28 de Maio, a AF-PAD realizou, com a colaboraçãodos Bombeiros Voluntários Fama-licenses, uma sessão de informa-ção para clientes e encarregadosde educação, colaboradores, ele-mentos dos corpos sociais e co-munidade. A iniciativa tinha comogrande objectivo de comemorar oDia do Bombeiro e formar e sen-sibilizar os intervenientes para ostemas da prevenção e modos deactuação em determinadas emer-gências e primeiros socorros. O

bombeiro que desenvolveu a ac-ção explicou a todos os presentescomo actuar em casos de aci-dente, hemorragia, convulsões,queimaduras, sufocamento/en-gasgamento, envenenamento,fracturas, posição lateral de segu-rança bem como noções de su-porte básico de vida e utilizaçãode extintores.

No final da acção utentes ecolaboradores puderam praticaro uso dos extintores no combateàs chamas.

Crianças famalicenseslliimmppaamm o concelho

A Câmara Municipal de Famalicão assinala, no próximo sexta-feira, oDia Mundial do Ambiente com a operação “Famalicão Verde”, umagrande acção de educação ambiental, que irá envolver os milhares dealunos das escolas dos 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico.

As crianças das escolas aderentes à iniciativa serão convidadas aparticipar numa actividade simbólica de limpeza de espaços públicospreviamente escolhidos pelos professores. Para o efeito, a autarquiafamalicense irá disponibilizar sacos e luvas para que todos os alunospossam participar na actividade.

No passado dia 31 de Maio,as Termas das Caldas daSaúde anteciparam o DiaMundial da Criança e come-moram esta data especialcom a abertura ao públicomais jovem. As crianças começaram o diapor se divertir com o Caça aoCaldinhas, no qual participa-ram num conjunto de jogostradicionais em busca do te-souro escondido. Os mais pe-queninos brincaram no ClubeCaldinhas, a pintar e a, jogare no meio de puzzles diverti-dos.

Depois de encontrar o te-souro, as crianças divertiram-se numa aula de hidroginás-tica. Com muita cor, sorriso eenergia, dançaram e pularam ao som da música.

A Ana Sofia Alves, de 11 anos e a Francisca Leal, de 8 anos, ganharam o concurso de de-senho.

Termas Caldas da Saúde comemoram Dia da Criança

09pública: 3 de Junho de 2009cciiddaaddee

O candidato do Bloco deEsquerda ao ParlamentoEuropeu, Miguel Portas,passou, a semana pas-sada, pela feira semanalde Famalicão. No contactocom feirantes e consumi-dores, houve quem lhepedisse ajuda, quem o en-corajasse e também a vozcrítica de Adelina, uma co-nhecida militante famali-cense do PS, que foi apa-nhada pelas câmaras epelos microfones da co-municação social, preci-samente no momento emque dizia a Miguel Portasque “devia explicar o queé o Parlamento Europeu e

não atacar os outros”.Paciente, o candidato

bloquista lá foi dizendoque não estava a atacarninguém, mas a pedir“responsabilidades sobrea crise” que o país atra-vessa. Depois prosseguiuo périplo pela feira, ou-vindo, sobretudo, muitasqueixas, dos feirantes quenão vendem, do povo quenão tem dinheiro paracomprar.

Houve até quem gri-tasse que queria um em-prego ou quem o convi-dasse a comprar qualquercoisa na sua tenda, e tam-bém quem comparasse

os dois irmãos: o Miguel,da Esquerda, e o Paulo,da Direita.

Mas o cabeça-de-listado BE, em declaraçõesaos jornalistas, preferiudirigir as baterias ao can-didato socialista, nomea-damente tecendo críticasao imposto europeu de-fendido por Vital Moreira.“Foi uma proposta trapa-lhona. Já sabemos quequando o PS prometeuma coisa é muito poucoprovável que a cumpra”,referiu.

Depois Miguel Portaspartiu para Pousada deSaramagos, onde reuniu

com trabalhadores da em-presa Riopele.

Na ocasião, o candi-dato apelou ao voto nopróximo domingo, comoforma de cada um poderdizer “através do voto, oque realmente lhe vai naalma”. Afirmando que aabstenção é “um voto es-condido naqueles quetêm mandado”, o candi-dato disse ser “muito me-lhor um homem e umamulher que são capazesde se levantar e de usar oseu voto como usam asua voz no café, do que fi-carem no café a usar a vozsem votar”.

Em campanha para as Europeias do próximo domingo

Miguel Portas ouviu pedidos de aajjuuddaa em Famalicão

A cabeça-de-lista da CDU às eleiçõeseuropeias, Ilda Figueiredo, desafiou,na passada quinta-feira, o PS a alte-rar a legislação sobre a atribuiçãode empréstimos para pagamento dedívidas, definindo como prioridadeos salários em atraso dos trabalha-dores.

A candidata comunista ao Parla-mento Europeu falava no decorrerde uma acção de campanha pelodistrito de Braga que incluiu um con-tacto com os trabalhadores da Con-tinental Mabor, de Lousado.

Durante o périplo Ilda Figueiredoouviu relatos de despedimentos e

fábricas encerradas, numa regiãopredominantemente dedicada aosector têxtil. “È preciso que o Go-verno, no imediato, estude o que seestá a passar com estas empresas,tome nota destas situações e inter-venha contra as ilegalidades queaqui estão a ser cometidas”, defen-deu, acrescentando que “os traba-lhadores não são objectos descar-táveis”, afirmou a cabeça-de-lista àAgência Lusa, em jeito de balanço àpassagem pelo distrito.

A candidata da CDU disse aindaque “está a crescer uma tragédia so-cial” que abarca toda a região do

Minho, em concreto os vales do Avee Cávado, falando de “milhares emilhares de mulheres, homens e jo-vens que estão a ser empurradospara o desemprego, para o deses-pero e para a angústia”, e reivindi-cando que o Governo intervenha deimediato.

Ilda Figueiredo insistiu nas pro-postas da CDU para que a idade dareforma seja antecipada, “no mí-nimo”, regressando à situação an-terior às alterações à lei, e que o sub-sídio de desemprego seja pago comum período menor de tempo de tra-balho.

Em campanha para as Europeias do próximo domingo

Ilda Figueiredo alerta para ttrraaggééddiiaa ssoocciiaall no Minho

Candidato a eeuurrooddeeppuuttaaddoo do PSD visitou Centro Hospitalar do Médio Ave

José Manuel Fernandes em FFaammaalliiccããoo

José Manuel Fernandes vi-sitou na passada sexta-feira o Centro Hospitalardo Médio Ave, em Famali-cão, onde conheceu os in-vestimentos nas instala-ções e os projectos para ofuturo. O candidato a eu-rodeputado do PSD indi-cado pelo distrito de Bragapara as Eleições Europeiasprometeu ainda tudo fazerpara que os jovens aspi-rantes a médicos não te-nham que abandonar opaís para tirar a sua licen-ciatura, caso seja eleito.

Recebido pelo presi-dente do Conselho de Ad-ministração do CentroHospitalar, José MariaDias, outros administra-dores e responsáveis clí-nicos, o político ficou a sa-ber as lutas travadas paraconseguir equilibrar eadaptar uma gestão con-junta que envolve dois dis-tritos, de que fazem parteFamalicão, Trofa e SantoTirso.

A renovação a que foi

sujeita a instituição temquatro milhões de euroscandidatados a fundos co-munitários e aguardaainda as verbas do Qua-dro de Referência Estraté-gica Nacional (QREN), cu-jos atrasos preocupamJosé Manuel Fernandes. Oresponsável da unidadehospitalar destacou que,apesar de o universo deabrangência ser de 245 milpessoas, o nível da produ-tividade aumentou, bemcomo a diminuição dostempos de espera e háuma melhoria radical naqualidade das instalações.

“As urgências dos an-tigos hospitais eram más eera difícil trabalhar ali”,confessou José Maria Diasque manifestou aindapreocupação pela falta declínicos em certas espe-cialidades. “Estamos con-vencidos que nos próxi-mos dois ou três anos osproblemas se vão manter,mas vamos aguardar queo número de médicos quesaem das universidadesseja um pouco maior”,disse.

José Manuel Fernan-des foi mais cáustico eacredita que Portugal corre

o risco de estar a importarprofissionais “de quali-dade duvidosa”, expor-tando, por outro lado, “osseus melhores investiga-dores e cientistas”. “As-sumi um compromisso na-cional, mas também com oMinho, e virei aqui para ar-ranjarmos formas de tra-balho no sentido de pres-tarmos cada vez melhoresserviços, actuando aindano sentido de que os nos-sos jovens não tenham desair do país para tirar ocurso de medicina”, refe-riu.

Surpreendido pelaqualidade dos equipa-mentos do Centro Hospi-talar do Médio Ave, o can-didato do PSD ouviu dosresponsáveis a forma defuncionamento e os pla-nos futuros que permitirãoao centro hospitalar res-ponder a outros desafiosque surjam, na perspec-tiva de uma constante mo-dernização.

BB..MM..

Candidato conheceu instalações

pub

pub

10 pública: 3 de Junho de 2009 cciiddaaddee

Armindo Costa e Reis Campos participaram na acção promocional

Fundação Mundos de Vida mede ttaammaannhhoo dos abraços

Se medimos a tensão, a altura, atemperatura, a visão, o coleste-rol, o peso… por que não medir-mos o tamanho do nossoabraço? É esta a proposta dacampanha que a Fundação Mun-dos de Vida, de Lousado, iniciou,esta semana, em Famalicão, comvista a divulgar a iniciativa “Pro-curam-se Abraços” destinada aangariar e formar famílias de aco-lhimento para crianças em risco.

O arranque da campanhaaconteceu segunda-feira, 1 de Ju-nho, Dia Mundial da Criança, naPraça D. Maria II, em pleno cen-tro da cidade. Os transeuntes eraconvidados a dirigir-se a um pla-car, abrir os braços e medir o ta-manho do abraço. No final rece-biam um cupão com a medida ematerial promocional sobre oprojecto “Procuram-se Abraços”,apadrinhado pelos apresentado-res de televisão Jorge Gabriel eSónia Araújo, e que já conta com40 famílias de acolhimento.

“É um dever de todos nós,enquanto cidadãos, promover eapoiar o direito de cada criançacrescer numa família. Por isso,entendemos que podíamos virpara a rua e contactar as pes-soas desafiando-as a medir o

seu abraço”, começa por explicarManuel Araújo, presidente daMundos de Vida, acrescentandoque a acção é meramente sim-

bólica, “porque na realidade osabraços não se medem, mas “éum despertar de consciências,um desafio para pensarmos nos

afectos”. Foram muitos os famalicen-

ses que quiseram medir o tama-nho do seu abraço. Entre eles es-

teve o presidente da Câmara, Ar-mindo Costa, e o candidato doPartido Socialista à autarquia,Reis Campos, que chegaram aencontrar-se.

Armindo Costa louvou a ini-ciativa, afirmando que “todosnós somos solidários, a questãoé que nos provoquem”, acres-centando que já tinha felicitadoa Mundos de Vida pela ideia eque, no final ia ter novamenteque felicitar a instituição “pelosucesso que a campanha vaiter”. O edil só ficou triste por oseu abraço não ir além de 1,65metros. “Pensei que o meuabraço fosse do tamanho do meucoração”, gracejou.

Também Reis Campos felici-tou a Mundos de Vida, uma ins-tituição cujo trabalho diz conhe-cer bem, ou não fosse ocandidato socialista natural deLousado. “São iniciativas quetêm de ser valorizadas por nóstodos”, referiu, sublinhando asua importância para as crian-ças, sobretudo as que estão emrisco. “Estou aqui hoje e estareiem todos os sítios onde eles es-tiverem”, concluiu.

Depois de Famalicão, a acçãovai percorrer as cidades deBraga, Guimarães, Santo Tirso ePorto.

CCrriissttiinnaa AAzzeevveeddoo

Reis Campos, Armindo Costa e Manuel Araújo

Cristin

a Az

eved

o

Sezures acolheu convívio VViicceennttiinnoo

No passado dia 24 de Maio, o recinto de S. Vicente, em Sezures aco-lheu 70 Vicentinos e alguns familiares das Conferências Vicentinas deS. Martinho, S. Cosme e Telhado. No total juntaram-se mais de 100pessoas.

Durante a manhã decorreu uma reunião da direcção do Conselhode zona do Vale do Pelhe, ao que se seguiu o almoço.

A tarde foi preenchida com actividades recreativas e jogos tradi-cionais, como a malha e as cartas. Segundo nota enviada à imprensa,o objectivo deste encontro foi totalmente conseguido, ou seja, for-talecer os laços que unem o grupo. “Nestes tempos que sentimoscada vez mais complicados, partimos dali com as energias renovadase convictos de que ficamos mais aptos e mais encorajados, para de-senvolvermos cada vez com maior sucesso a nossa missão junto dosmais fragilizados”, pode ler-se na nota.

O Centro Hospitalar do MédioAve (CHMA) celebrou o DiaMundial da Criança na pas-sada segunda-feira. A Urgên-cia pediátrica, assim como opróprio serviço de pediatriado CHMA, fizeram questão deproporcionar um dia de festaaos meninos internados nohospital.

Logo à entrada do hospitale do serviço de pediatria fo-ram colocados diversos pla-cares com texto alusivos aodia 1 de Junho. Já na urgênciapediátrica foram realizadasum conjunto de actividades

lúdicas, com vista a desmisti-ficar os receios e medos dascrianças aos médicos e trata-mentos hospitalares. Foiainda realizada uma visitaguiada de um infantárioàquele serviço. Durante o diaforam distribuídas camisolasbalões e guloseimas, a pre-sença de um palhaço fez asdelícias dos mais pequenos.

As crianças internadasparticiparam também em di-versas actividades lúdicas ehouve ainda a habitual en-trega de brinquedos doadospela fundação Luís Figo. Se-

gundo o responsável por esteserviço, Gonçalves Oliveira,“esta iniciativa foi muito bemsucedida devido à fantásticacolaboração do nosso volun-tariado da Gazin e da nossaequipa de enfermagem”.Esta não é a primeira vez queo serviço de pediatria doCHMA realiza este género deiniciativas, sendo que todasas datas importantes são ce-lebradas no serviço, deforma a proporcionar aosmeninos internados momen-tos de alegria e boa disposi-ção.

Dia Mundial da CCrriiaannççaa no CHMA

11pública: 3 de Junho de 2009ffrreegguueessiiaass

Conclusão do jardim-de-infância é pprriioorriiddaaddee na freguesia famalicense

Armindo Costaquer mmaaiiss para Telhado

O jardim-de-infância de Te-lhado deve estar concluído noinício do próximo ano lectivo.A data foi avançada pelo pre-sidente da Câmara Municipalde Famalicão, Armindo Costa,que visitou aquela freguesia,na passada quinta-feira. A jor-nada começou na Junta de Fre-guesia, onde o edil esteve reu-nido com o autarca local,Joaquim Oliveira, numa jor-nada de trabalho.

Armindo Costa visitou de-pois as obras de construçãodo novo jardim-de-infânciade Telhado, um equipamentoque vai servir mais de 30crianças e implicou um in-vestimento municipal de 401mil euros, devendo ficar con-

cluído no início do próximoano lectivo. Este foi o desejomanifestado pelo presidenteda Câmara Municipal de Fa-malicão que acredita que“com a conclusão desteequipamento, a populaçãode Telhado ficará servidacom um Centro Escolar de ex-celência, tendo em conta queo jardim-de-infância está anascer junto à escola do ciclodo ensino básico, congre-gando no mesmo espaço osprimeiros anos de escolari-dade das crianças”.

O autarca acrescentouainda que “não faz sentidoque em pleno século XXI, nummomento em que o Governoanda para aí a distribuir Ma-galhães, as crianças tenhamque funcionar com os compu-

tadores em pré-fabricados demadeira, o que não diz umacoisa com outra”, concluiu.

Por seu turno, o presi-dente da Junta de Freguesiade Telhado demonstrou a sua“satisfação” pela construçãodo novo jardim-de-infância,considerando a obra como“necessária para a popula-ção da freguesia”. “Nos últi-mos anos recebemos equi-pamentos importantes parao desenvolvimento de Te-lhado, como a nova sede daJunta e agora o jardim-de-infância”, realçou JoaquimOliveira, acrescentando que“seguindo por este caminho,a nossa freguesia vai conti-nuar a crescer”.

Depois de visitar as obrasdo jardim-de-infância, a co-

mitiva visitou o Fontanáriodo Lamas, um espaço verde,reabilitado recentemente. Deresto, o presidente da Câ-mara Municipal lembrou ou-tras obras importantes de-senvolvidas na freguesia,nos últimos anos, nomeada-mente a reabilitação da redeviária, “onde temos inves-tido vários milhares de eu-ros”, e a colocação ou subs-tituição de iluminaçãopública. Assim, segundo Ar-mindo Costa, a grande ne-cessidade de Telhado, nestemomento, passa pela colo-cação de saneamento eabastecimento de água pú-blica, “um investimento quejá está projectado, mas quesó deverá concluído emmeados de 2013”.

pub

Armindo Costa e Joaquim Oliveira na visita ao Fontanário do Lama

António Freitas

Cortejo a favor das Festas

de SSaannttaa CCaattaarriinnaaem CabeçudosNo próximo fim-de-semana, realiza-

se o segundo cortejo de angariação defundos para a festa de Santa Catarinaem Cabeçudos.

Desta vez a sua organização cabe àpopulação residente em Aldeia até àzona de Santa Catarina. No entanto, osorganizadores convidam toda a comu-nidade a participar, quer através dacontribuição de oferendas, quer na par-ticipação nos torneios ou leilão.

Durante a tarde de sábado, dia 6,haverá torneio de malha e sueca comprémios para os vencedores. No do-mingo, a partir das 14h haverá concen-tração do cortejo junto ao lugar doSouto, que seguirá em desfile até aomonte de Santa Catarina, onde se rea-lizará o leilão.

Arraial em Landim A Comissão de festas de Santa Mari-nha de Landim promove, no próximofim-de-semana, um arraial minhotopara angariar fundos para a festa. Nosábado, dia 6, há campeonato de ma-lha e no domingo há campeonato desueca. A actividade será ainda animadacom cantares do desafio.

Senhora da Soledade em Ruivães

A freguesia de Ruivães é palco, no pró-ximo fim-de-semana, das festas em honrade Nossa Senhora da Soledade. No sá-bado, pelas 21h30, realiza-se a procissãode velas. No domingo, pelas 9 horas, dáentrada a Banda de Música da Lixa, se-guindo-se uma procissão com o andor daSenhora, às 10 horas, da Igreja paroquialpara a Capela do Calvário, onde será cele-brada a missa solene. À tarde sai a pro-cissão e no final haverá a distribuição deterços pelas irmãs da Confraria.

JJoorrggee HHuummbbeerrttoo BBaassttooss

12 pública: 3 de Junho de 2009 ffrreegguueessiiaass

Bebé nnaasscceeem ambulânciados Bombeiros de Riba d’AveUm bebé do sexo masculinonasceu, no passado dia 26 deMaio, numa ambulância dosBombeiros Voluntários de Ribad’Ave. A corporação recebeuuma chamada, por volta das14h30, para transportar umaparturiente, residente da RuaEstreita, em Delães, ao hospi-tal, mas a meio do caminho amulher começou a ter contrac-ções muito fortes e o bebé aca-bou por nascer na ambulância.

“Quando chegámos ao lo-cal a senhora estava com mui-tas dores e efectuámos o trans-porte para o hospital deFamalicão. Sensivelmente nazona de Requião, a senhora co-meçou com contracções, en-costámos a ambulância e a se-nhora entrou em trabalho departo”, contou ao OP TiagoCosta, tripulante de ambulân-

cia de socorro dos voluntáriosde Riba d’Ave, que assistiu oparto, juntamente com o co-lega, o motorista.

Com 21 anos, Tiago Costadiz que esta é uma experiênciaque nunca vai esquecer. Nocurso que tirou de tripulantede ambulância teve um módulode partos mas reconhece queviveu “momentos de algumatensão”. “Tentei manter acalma e fazer com que a partu-riente também mantivesse acalma”, diz o jovem, adian-tando que o parto “foi um bo-cado complicado, porque setratava do terceiro filho e deuma gravidez de risco dada aidade da parturiente”.

Tudo acabou por correr pelomelhor, tendo mãe e filho che-gado bem de saúde ao Hospitalde Famalicão.

Em causa está o despedimento de grávidas, parturientes e lactantes

Coindu acusada de ddiissccrriimmiinnaaççããoo com base no sexo

A empresa Coindu está a ser acu-sada de discriminação com base nosexo. A Comissão para a Igualdadeno Trabalho e no Emprego (CITE) de-fendeu, na passada quinta-feira, emcomunicado, que o despedimentode 23 mulheres grávidas, parturien-tes e lactantes indicia “uma discri-minação com base no sexo”, se-gundo a agência de informação,Lusa.

A Comissão já emitiu um parecerdesfavorável à inclusão das traba-lhadoras no referido processo dedespedimento colectivo promovido

pela empresa Coindu. O documentojá foi, de resto, enviado a cada umadas 23 mulheres despedidas emcausa e também à administraçãoda empresa.

Recorde-se que a Coindu, em-presa de componentes para a in-dústria automóvel, com fábricas emFamalicão e Arcos de Valdevez, estáa proceder ao despedimento colec-tivo de 800 trabalhadores, sendoque 385 pessoas já cessaram o con-trato de trabalho. Dos 1.500 traba-lhadores que ainda mantêm con-trato com a empresa, 300 serão

também despedidos. Numa reacção a este parecer, a

empresa Coindu disse à AgênciaLusa que fará o que for melhor paraas funcionárias e se possível che-gará a um acordo.

Recorde-se que o Código do Tra-balho diz que a cessação de con-trato de trabalho de trabalhadorasgrávidas, puérperas (recém-mães)ou lactantes (a amamentar), carecesempre de um parecer prévio da en-tidade que tenha competência naárea da igualdade de oportunida-des entre homens e mulheres.

“Ganhar Saúde” foi o lema em Pedome Sendo Maio o mês docoração, o Centro So-cial de Castelões, pólode Pedome, organi-zou, entre 25 e 29 deMaio, a Semana daSaúde com o lema“Ganhar Saúde”.

O principal objec-tivo foi alertar a popu-lação para os cuida-dos a ter com aalimentação, prati-cando exercício físico,e assim evitar o apa-recimento da diabetesMellitus, hipertensãoarterial, e colesterolelevado, entre outros.Assim, durante a se-mana houve rastreiosde tensão arterial,peso, colesterol, dia-betes, cancro da prós-tata, visão, ácidoúrico, pés e salientou-se a importância doexercício físico.

Segundo a organi-zação, a adesão dapopulação superouem “muito as expecta-tivas, uma vez que aparticipação das pes-soas foi em grande nú-mero”.

Por outro lado epara a grande satisfa-ção de todos os profis-sionais responsáveispor esta iniciativa, apopulação ficou “sa-tisfeita com a inicia-tiva, referindo ser degrande interesse eaprendizagem”.

A instituição apro-veita para agradecer atodos os que tornaramesta acção possível:Farmácia de Pedome,New Look, CESPU (Po-dologistas), FarmáciaMarinho, EnfermeiraCristina Machado eProfessor José Vieira.

Manuel Silva diz-se descontente com o PS

Autarca de Delães recandidata-secomo independente

O presidente da Junta de Freguesia de Delães, ManuelSilva, vai recandidatar-se como independente nas elei-ções autárquicas deste ano. O anúncio foi feito pelopróprio, esta semana, em comunicado à imprensa.

Manuel Silva, eleito há quatro anos pelo Partido So-

cialista, diz que não vai ser candidato à Junta de Delãespelo PS ou qualquer outro partido, mas adianta queserá candidato àquela autarquia, numa candidatura in-dependente para prosseguir com o projecto que tempara a freguesia, “defendendo assim os superiores in-teresses de Delães e dos delaenses”.

Numa nota curta, Manuel Silva aponta as razõespara tal decisão, concluindo-se que se encontra des-contente com o partido pelo qual foi eleito. “As razõespendem-se quer com as constantes votações, em sedede reuniões da Câmara Municipal, contra as obras pla-neadas e por mim conseguidas para a minha freguesia,quer com a falta de solidariedade por parte dos dirigen-tes da Concelhia do PS, ao longo destes quatro anos”, ex-plica o autarca sendo que no primeiro dos motivos estásubjacente uma crítica à postura dos vereadores socia-listas no executivo camarário.

De resto, Manuel Silva diz que teve conhecimentoque há já alguns meses o PS começou a procurar na fre-guesia outro candidato, pelo que resolveu agora avan-çar como independente, não dando, porém, pormeno-res sobre essa candidatura.

Recorde-se que em Março, Manuel Silva, aquando noarranque das obras de ampliação da escola do 1º cicloda freguesia, teceu elogios à Câmara Municipal e agra-deceu a Armindo Costa outros investimentos realizadosna freguesia, como a reabilitação da Avenida AlbinoMarques.

Manuel Silva critica vereadores do PS

Dia da Criança em Delães A Associação Organismo Vivo e a Associação de Pais da Escolade Loureiro vão assinalar o Dia da Criança e o Dia Mundial do Am-biente, no próximo sábado, dia 6, com actividades para os maisnovos na Estação Arqueológica de Perrelos. Haverá caça ao te-souro e uma visita à quinta.

Escuteiros de Joane celebram 50º aniversário

O agrupamento de escuteirosde Joane celebra, no próximofim-de-semana, o seu 50º ani-

versário com um acampamento,que terá como lema “50 anos aservir os mesmos ideais”.

Engenho comemora 15º aniversário

A Associação Engenho cele-brou, nos dias 23 e 24 deMaio, o seu 15º Aniversário.A festa decorreu no campode futebol da freguesia deArnoso Santa Maria. Paraalém de da participação de400 associados e amigos,esta festa de aniversáriocontou também com a pre-sença de individualidades,designadamente o presi-dente da Câmara Municipalde Famalicão, ArmindoCosta, que deixou uma pala-vra de apreço pelo trabalhodesenvolvido pela Associa-

ção Engenho junto da comu-nidade local e, em particu-lar, junto dos grupos sociaismais vulneráveis.

“São 15 anos que cele-bram o trabalho da Associa-ção Engenho ao serviço dacomunidade no combate afenómenos de pobreza e ex-clusão social, tais como odesemprego, precaridadeeconómica, violência do-méstica, alcoolismo, toxico-dependência, abandono es-colar, entre outros”, podeler-se num comunicado en-viado à imprensa.

13pública: 3 de Junho de 2009iimmaaggeennss

NNoo ppaassssaaddoo ssáábbaaddoo,, ddiiaa 3300 ddee MMaaiioo,,uumm ppiiqquueenniiqquuee jjuunnttoouu,, nnoo rreecciinnttoo ddaa

NNoossssaa SSeennhhoorraa ddoo CCaarrmmoo,, eemm LLeemmeennhhee,, ooss oouuvviinntteess ddaa RRááddiioo DDiiggiittaall.. DDuurraannttee ttooddaa aa ttaarrddee,, ddiivveerrssooss ccaannttoorreessssuubbiirraamm aaoo ppaallccoo ee aanniimmaarraamm aa ffeessttaaddaass mmuuiittaass ppeessssooaass qquuee ssee jjuunnttaarraamm

nnoo eessppaaççoo.. PPaarraa aalléémm ddaa ccoonnffrraatteerrnniizzaaççããoo,, aass ppeessssooaass ppuuddeerraammddaannççaarr ee,, nnoo fifinnaall aabbrriiuu--ssee uumm bboolloo,,

ooffeerreecciiddoo ppoorr uumm oouuvviinnttee,, qquuee mmaarrccoouuoo pprriimmeeiirroo eennccoonnttrroo ddooss oouuvviinntteess ddaa

RRááddiioo DDiiggiittaall.. PPaarraa bbrreevvee eessttáá aa sseerr oorrggaanniizzaaddoo oouuttrroo eennccoonnttrroo!!

Piquenique junta a família da Digital fm

14 pública: 3 de Junho de 2009 ppuubblliicciiddaaddee

pub. pub.

Rádio Digital FMpremiou

os ouvintes no Piquenique

A Photofashion ofereceu uma carteira em pele personalizada

A Decoratti ofereceu um puffA Crisplantas ofereceu um vale de compras de 30€A Padaria e Pastelaria D. Pedro ofereceu um bolo ou uma tarte

O Talho Mini Preço ofereceu um Presunto As Termas Caldas da Saúde ofereceu 2 pack’s Vichy e 3 Termal Spa Os Supermercados Henrique ofereceu 1 vale de compras de 25€

A Fatipão ofereceu um bolo

15pública: 3 de Junho de 2009ffrreegguueessiiaass

wwwwww..ffaammaattvv..pptt

Junta agradece aquilo que classifica de “volte face”

Câmara aprovasolução para os lojistas de Joane

A Câmara Municipal aprovou, a se-mana passada, uma solução para oslojistas do Largo 3 de Julho, emJoane, que se recusavam a sair da-quele local, que vai sofrer obras derenovação.

Em causa estão seis lojistas,sendo que quatro vão ficar instala-dos num edifício que a Câmara vaiconstruir no próprio Largo 3 de Julho,em terreno cedido pela Junta de Fre-guesia, e que vai ser incluído na em-preitada de renovação urbana da-quele espaço. O edifício custará àCâmara 50 mil euros.

A autarquia famalicense vaiainda desembolsar 25 mil eurospara indemnizar o quinto comer-ciante. O outro lojista, um sindicatotêxtil, aceitou ser transferido paraum espaço na Central de Camiona-gem de Famalicão.

Este foi um processo longo, ini-cialmente liderado pela Junta de Fre-guesia que pediu apoio à Câmarapara as indemnizações, algo que le-vou a alguma troca de palavras aze-das entre o presidente da Câmara,Armindo Costa, e o presidente daJunta, Ivo Sá Machado.

Recentemente, a Câmara deci-diu pegar no processo e liderar asnegociações. O acordo chega agorae vai levar a autarquia a gastar 75 mileuros. “Vamos ter os lojistas quetêm o seu negócio satisfeitos, numespaço mais moderno e cómodo, evamos satisfazer uma pretensão dajunta e da população de Joane”,disse Armindo Costa, no final da reu-nião.

O presidente considera que estátudo a postos para as obras do Largo3 de Julho arrancarem, faltando ape-nas a Junta mudar a feira semanal,que se realiza no referido largo, parao novo recinto. “A partir de hoje, euma vez que a proposta passou nareunião de Câmara, estão criadasas condições para que daqui a 45dias – o tempo que a Junta pediupara fazer a mudança para a novafeira – possamos iniciar as obras,para que Joane tenha rapidamenteaquilo que quer”, afirma.

O entendimento de Sá Machadonão é, porém, bem assim. Em notaà imprensa, o presidente da Juntadiz que os 45 dias para conclusãodos trabalhos da nova feira “come-çam a contar a partir do momentome que o senhor presidente da Câ-mara resolver definitivamente o as-sunto e assinar as respectivas es-crituras com os lojistas, o que aindanão sucedeu”.

De qualquer forma Sá Machadomanifesta-se satisfeito pelo acordoalcançado, não deixando porém denotar que tal “revela um claro volteface nas intenções e posição da Câ-mara Municipal, uma vez que atéhá bem pouco tempo referia que asolução do assunto competia àJunta”. Por isso conclui que “numaatitude inteligente”, a Câmara “re-conheceu a justeza da nossa pre-tensão”.

De resto, o autarca promete nãoficar por aqui, anunciado que aJunta, após a celebração das escri-turas marcará uma conferência“para esclarecer factos importantesainda não públicos”.

CCrriissttiinnaa AAzzeevveeddoo

pub.

Alunos da Escola da Estalagem sseennssiibbiilliizzaaddooss

para a higiene dentária

No passado dia 25 de Maio, a clínica médica Clicape esteve presentena Escola Primária da Estalagem nº 1, em Vermoim para levar a cabouma acção de sensibilização de boas práticas de higiene dentária.

Com esta acção, a Clicape visa contribuir para a melhoria, a longoprazo, dos cuidados dentários por parte da população melhorando sig-nificativamente a sua qualidade de vida. Por esta razão foi escolhidauma turma do 1º ano tentando que estas crianças percebam, o maiscedo possível, a necessidade de cuidar da sua saúde dentária.

Durante a acção de sensibilização foi visionado um filme didático-pedagógico, concluído com uma sessão de questões que de umaforma descontraída e despretensiosa ajudou os profissionais a avaliara interiorização da mensagem a transmitir. No final foram entreguesdiplomas de participação e um kit de higiene dentária a cada um dosalunos.

16 pública: 3 de Junho de 2009 ffrreegguueessiiaass

Alunos de Gavião e Vale S. Martinho sensibilizados para a segurança

GNR foi à escola no Dia da CriançaAs crianças de Gaviãoe de Vale S. Martinhoficaram, na passadasegunda-feira, a co-nhecer melhor aGuarda Nacional Re-publicana. As associa-ções de pais das esco-las do 1º ciclo e dosja rd ins -de- in fânciadestas duas fregue-sias convidaram oDestacamento de Bar-celos da GNR a reali-zar uma acção de sen-sibilização paraassinalar o Dia daCriança, que decorreujunto à escola de ValeS. Martinho e que en-volveu no total 275crianças.

A manhã começoucom uma palestra so-bre regras de segu-rança, terminandocom uma demonstra-ção dos meios usadospela GNR, desde veí-culos às equipas cino-técnicas. E foi precisa-mente, o trabalho doscães que mais animoua assistência, que vi-brou com as habilida-des dos animais, so-bretudo quando umdos cães encontrouproduto estupefa-ciente numa mala, si-mulando uma situaçãoque se poderia passarnum aeroporto.

“Estas acções sãomuito importantes,porque há uma sensi-bilização junto dascrianças sobre os cui-dados que elas devemter não só em termosde segurança rodoviá-ria, mas do interior dacasa, do trajecto paraa escola e outros fac-tores”, afirmou ao OPo chefe cabo Pinto, doDestacamento de Bar-celos.

De resto, estas ac-

ções de sensibilizaçãojunto das escolas sãojá habituais entre odestacamento de Bar-celos da GNR, a umamédia de 15 por mês,e têm dado os seusfrutos. “Quando se co-meçou a trabalharnestas acções, há seisou sete anos, era difí-cil chegar a algumascrianças, que começa-vam logo a chorar.Hoje não, quandochega o guarda, há

uma alegria, há sor-riso, há um cumpri-mento”, conta o chefecabo Pinto, ressal-vando que “o queconta mesmo é o inte-resse e o bem-estardas crianças”.

De facto, foi uma ma-nhã alegre, educativa ediferente que as crian-ças de Gavião e S. Mar-tinho viveram no dia aelas dedicado.

CC..AA.. pub.

Na passada sexta-feira, 29 de Maio, foi oficialmente inau-gurada por Paulo Cunha, presidente da secção do PSD deFamalicão, a sede do núcleo do PSD/Bairro.

Marcaram presença o deputado Virgílio Costa, presi-dente da comissão política distrital de Braga, o deputadoJorge Pereira, Carlos Reis, presidente da comissão políticadistrital da JSD, os vereadores Jorge Paulo Oliveira e LeonelRocha e vários deputados municipais, bem como cerca deduas centenas de militantes e simpatizantes

Também José Manuel Fernandes, candidato ao Parla-mento Europeu pelo PSD, marcou presença nesta cerimóniae mostrou-se muito satisfeito com o que viu porque «emBairro sente-se a social-democracia com razão, mas tam-bém com muito sentimento e emoção», pode ler-se no co-municado enviado à imprensa.

A comissão política do PSD /Bairro é liderada por JoséAlfredo Leite, professor e deputado municipal eleito pelacoligação liderada por Armindo Costa, enquanto a mesado plenário é presidida por António Alves.

Sede do núcleo do PSD de Bairro inaugurada

Crianças admiraram o trabalho dos cães

Cristin

a Az

eved

o

17pública: 3 de Junho de 2009ppuubblliicciiddaaddee

18 pública: 3 de Junho de 2009 ffrreegguueessiiaass

pub.

Câmara aaddjjuuddiiccaa centrosescolares de Joane

e RibeirãoA Câmara Municipal adjudicou, a semana passada, a construçãodos centros escolares de Joane e Ribeirão. O primeiro foi entre-gue à empresa Alberto Couto Alves, S.A., pelo valor de 3 mi-lhões 137 mil euros, enquanto o de Ribeirão foi adjudicado àfirma António S. Couto, S.A., por 2 milhões 948 euros.

Por causa da construção destes centros escolas, os primeirosdo concelho a serem edificados de raiz, a autarquia pediu um em-préstimo bancário de mais de 1 milhão e 200 mil euros, que tam-bém foi adjudicado a uma instituição bancária na mesma reu-nião. O valor do empréstimo corresponde a 75% dos 30% que omunicípio tem que despender nos custos daqueles equipamen-tos, que são co-financiados pela Comunidade Europeia.

Na altura, o presidente da Câmara informou que as candida-turas dos centros escolares de Antas, da sede nº 2 da cidade edo Louro “estão em fase adiantada”.

Festas do Divino Espírito Santo na Lagoa

A freguesia da Lagoa cele-brou, no passado fim-de-semana, as festas em honrado Divino Espírito Santo. Apar das cerimónias religio-sas, da animação musical edo fogo-de-artifício, as fes-tas este ano tiveram tambémcomo atracção a ornamenta-ção do recinto.

As mulheres, e tambémos homens, que compõem aComissão de Festas deitarammãos à obra e brindaram to-dos aqueles que visitaram afesta com um colorido mantode flores de papel. Um tra-balho de meses que levou àelaboração de 40 mil flores,

produzindo o efeito visualque se pode ver na foto.

No total, as festas ficarameste ano por cerca de 35 mileuros, aproveitando a Co-missão, para agradecer a to-dos quantos contribuíram,monetariamente ou com oseu trabalho, para a realiza-ção das mesmas. Informaainda que os números pre-miados no sorteio foram osseguintes: nos talões pe-quenos, o 1º prémio foi parao número 2166, o 2º para o73 e o 3º para o 1156; nos ta-lões grandes o 1º prémiocoube ao número 341, o 2ºpara o 97 e o 3º para o 118.

A Liga Operária Católica/Movi-mento de Trabalhadores Cris-tãos (LOC/MTC), da Conferên-cia de S. Vicente de Paulo e dosEscuteiros da Paróquia de S.Tiago de Antas, promoveram nanoite do passado dia 26 deMaio, no Salão Paroquial deAntas, um Encontro de Refle-xão sobre “A Esperança emtempo de crise”.

A actividade contou com in-tervenções de representantesdas três organizações promo-toras e de Maria Manuel Pinto,advogada e especialista emquestões de defesa do consu-midor.

“A crise que vivemos ac-tualmente deve ser vista como

um momento para cortar asamarras do passado e pergun-tar a nós mesmos, onde estãoos nossos talentos” referiu naaltura Maria Manuel Pinto eacrescentou que “não podemoscontinuar a ser joguetes de di-recção daquilo que outros que-rem de nós. Precisamos de pa-rar, ver onde estamos edelinear projectos de vida. Étempo de renascermos parauma vida nova. Tempo de assu-mir o futuro sem medo”.

No debate que se seguiu, asduas dezenas de participantesforam unânimes em considerarque nem tudo está perdido,porque existem razões de es-perança, desconhecidas da

maioria da população. “Essasrazões estão no coração decada ser humano que, sem darconta, julga não ser parte dasolução, quando ela está den-tro de si. A crise é uma etapapara a mudança”, pode ler-seno comunicado enviado à im-prensa.

O encontro terminou comum alerta para os presentes,de que no mundo actual pro-curam vender-nos imagens donegativismo. Assim ficou oconselho: “temos que contra-por com a imagem do positi-vismo, com a linguagem da es-perança, sim, porque essadá-nos sempre uma segundaoportunidade”.

LOC reflectiu sobre eessppeerraannççaaem tempos de crise

Debate decorreu em Antas

3º Grande Prémio Foraveem Corrida de Carros de Rolamento

A Forave, Escola Profissio-nal do Vale do Ave, realizaneste sábado a 3ª ediçãodo GP FORAVE - Corrida deCarros de Rolamentos. Ainiciativa terá a colabora-ção da Câmara de Famali-cão e do Lago Discount einsere-se no Programa dasFestas Antoninas. Esteano, o evento conta com apresença de alguns no-mes do Campeonato Na-cional de Ralis e do cam-peonato Nacional de Kartsque abrirão a corrida. Es-tão prevista duas provasespeciais, uma Inter-Em-presas e outra Inter-Cen-tros Novas Oportunidadesde Famalicão. A activi-dade organizada pelocurso profissional de Ma-nutenção Industrial da FO-RAVE tem a finalidade pe-dagógica de promoveresta área de formação emotivar os formandospara o curso. Pretende-se,ainda, envolver os asso-ciados do estabeleci-mento de ensino, as em-presas e outras entidadesde formação do concelhoe a população em geral.

Para mais informa-

ções, os interessados de-verão consultar o sitewww.forave.pt, onde seencontram disponíveis oregulamento da corrida ea ficha de inscrição. Con-tactos: 252 416670 e913264949; fax: 252416787 e [email protected].

O programa de sá-bado é o seguinte: 9h30 -Exposição de carros anti-gos, carros de competição

e Karts; 10h00-Treinos;11h30 - Demonstração deR á d i o m o d e l i s m o ,14h30h- Demonstraçãode perícia de carros de ralie karts e 15h00 - Corridade Carros de Rolamentos.Está prevista a participa-ção de Capela Morais(Campeonato Nacionalde Ralis); Franco Pereira(Campeonato Nacionalde Ralis), Hugo Negrais(Troféu Uno); Mário Dias

(3 Finais Mundiais RO-TAX); Paulo Marques(Paris DAKAR - a confir-mar), Tiago Moreira(Campeonato Nacionalde Kart) e ArmindoAraújo (Campeonato doMundo de Ralis - a con-firmar) e Paulo Geno(Campeonato Open deRalis). A animação dodia ficará por conta dosFORDANCE – o grupo deDança da Forave.

19pública: 3 de Junho de 2009ggeennttee ggiirraa

Café Sagres comemorou o 12º Aniversário

Esta festa teve a ajuda das seguintes empresas:Arte Líquida; Boundi; Casimira de Lima & Araújo Lda.; Lupulo Lusa Lda,; Sagres; Fernando Manuel Rodrigues

Foto

s: L

uís

Cos

ta, E

liset

e S

anto

s, Z

emak

ar e

Fer

nand

a C

osta

20 pública: 3 de Junho de 2009 ppuubblliicciiddaaddee

FFaa llee ccii mmeenn ttooss

JJooaaqquuiimm MMaarrttiinnss CCaarrnneeiirroo,, no dia 30 de Maio,com 92 anos, viúvo de Arminda Carneiro Alves,da freguesiade BBuurrggããeess ((SSaannttoo TTiirrssoo))..

MMaarriiaa JJoosséé MMaallhheeiirroo MMoorreeiirraa,, no dia 26 deMaio, com 74 anos, viúva de José Ferreira da Sil-va, da freguesia de MMoonnttee CCoorrddoovvaa ((SSaannttoo TTiirr--ssoo))..

JJaacciinnttoo ddaa SSiillvvaa,, no dia 27 de Maio, com 79anos, viúvo de Gracinda Ferreira dos Santos, dafreguesia de RRoorriizz ((SSaannttoo TTiirrssoo))..

JJooaaqquuiimm PPeerreeiirraa SSiillvvaa,, no dia 1 de Junho, com 73anos, viúvo de Maria Emília de Sousa Leal, dafreguesia de RReebboorrddõõeess ((SSaannttoo TTiirrssoo))..

Agência Funerária de BurgãesSede.: Burgães / Filial.: Delães Telf. 252 852 325

JJoosséé RRooddrriigguueess PPeeiixxoottoo,, no dia 25 deMaio, com 83 anos, casado com Maria deLurdes de Freitas, da freguesia de RRiibbaadd’’AAvvee..

Agência Funerária Carneiro & GomesOliveira S. Mateus – Telm. 91 755 32 05

JJoosséé CCaarrllooss CCaarrvvaallhhoo FFeerrnnaannddeess,, no dia 28de Maio, com 70 anos, casado com MariaFelisbina Machado de Carvalho, dafreguesia de LLaannddiimm

FFrraanncciissccoo MMoonntteeiirroo SSooaarreess,, no dia 29 deMaio, com 68 anos, solteiro, da freguesiade SSeeqquueeiirrôô ((SSaannttoo TTiirrssoo))..

LLuucciiaannaa ddaa CCoossttaa,, no dia 31 de Maio, com87 anos, viúva de Bernardino da Silva, dafreguesia de LLaannddiimm..

JJoosséé MMaannuueell ddaa SSiillvvaa FFeerrrreeiirraa,, no dia 29de Maio, com 40 anos, casado com AnaPaula Valinhas Ribeiro Ferreira, da fregue-sia de SSeeiiddee SS..MMiigguueell..

Agência Funerária da LagoaLagoa – Telf. 252 321 594

JJoosséé RRiibbeeiirroo SSaallggaaddoo LLeeiittee,, no dia 26 deMaio, com 76 anos, casado com Leopol-dina Mendes de Freitas, da freguesia dePPoouussaaddaa ddee SSaarraammaaggooss..

Agência Funerária Rodrigo Silva, LdaVila Nova de Famalicão – Tel.: 252 323 176

AArrnnaallddoo PPeerreeiirraa ddee CCaassttrroo,, no dia 1 de Ju-nho, com 69 anos, casado com Maria daConceição Guimarães de Castro, dafreguesia de RRiibbaa dd’’AAvvee..

Agência Funerária de Riba D’ AveRiba D’Ave – Tel.: 252 982 032

RRooggéérriioo MMaacchhaaddoo ddee AAbbrreeuu,, no dia 31 deMaio, com 34 anos, solteiro, da freguesiade PPeeddoommee..

Agência Funerária S. JorgePevidém– Tel.: 253 533 396

Serviço Permanente

Transladaçıes(Para Portugal e Estrangeiro)

Cremaçıes / Embalsamentos

Trata-se de toda a documentaçªo

21pública: 3 de Junho de 2009pprraaççaa ppúúbblliiccaa

O seu a seu donoA importância de votar

Pelos quatro cantos da ca(u)sa

DDoommiinnggooss PPeeiixxoottoo

Uma das regras mais elemen-tares da vivência em socie-dade é que a cada um sejaatribuído o que lhe pertence,ou seja, o seu a seu dono.Sendo muito lato o sentidodesta norma, torna-se dema-siado fácil colocá-la em crisesempre que não se trate dosbens materiais, palpáveis. In-felizmente, nos dias que cor-rem, embora sempre assim te-nha sido, já é vulgar deitar-sea mão mesmo a estes a fimde criar fortunas colossais, deque são paradigma as activi-dades financeiras.

Porque já estou a divagar,vamos ao essencial que esco-lhi para reflectir e que tem aver com o uso e abuso dacausa pública em proveitopróprio.

Se Pinheiro Braga desbra-vou montes e vales pondo asmáquinas da Câmara a abrirlargos caminhos térreos,numa visão impar de que asvias de comunicação eram(são) o principal meio de de-senvolvimento para sair dosono de 48 anos, com a lógicade quem vier a seguir que dêo seguimento necessário daqualidade e do comodismo;se Antero Martins, numa vi-são desprendida da funçãoautárquica, não teve precon-ceitos de atribuir um lugar devereador a um jovem adversá-rio; Agostinho Fernandes, nãodescurando nenhuma, friso,nenhuma das vertentes do de-senvolvimento sustentado,apostou claramente no socialna educação e na cultura, nassuas mais variadas vertentes,exemplos da Casa das Artes eBiblioteca Municipal, comopólos fundamentais para ven-cer os desafios do futuro.

Pois esse trabalho, emparte, que alguns homens pe-quenos, numa visão egocên-trica, ao longo de sete anostêm vindo a depreciar, foiagora publicamente reconhe-

cido.Em cerimónia recente a Lu-

síada homenageou, entre ou-tros, Agostinho Fernandes,um ilustre famalicense que,de pouco mais que anónimoprofessor passou a vereadorda cultura e desporto onde,sob a presidência de AnteroMartins, fez um trabalho bri-lhante com o associativismofamalicense, levando-o de se-guida a ganhar a Câmara, poronde mereceu a confiançados votantes por cerca devinte anos. Aos elogios foi evi-denciado o facto de, há 20anos, não há sete ou oito,quando o Concelho era pre-nhe de todas as carências bá-sicas, quando os milhões daCEE (agora EU) ainda não ti-nham entrado no país, ter dis-ponibilizado todas as condi-ções municipais para queaquela Universidade de refe-rência criasse um pólo em Fa-malicão.

De então para cá muitacoisa mudou em Famalicão.Abriram-se novas portas à ju-ventude, passamos a convivercom algumas irreverências,muita gente ganha dinheirocom o arrendamento de ca-sas, outros aqui criaram raí-zes como alguém que co-nheço da Batalha, passamosa ter as festas dos caloiros eda queima das fitas (pese em-bora, quantas vezes uma e ou-tra com actos degradantes),tornando a Cidade e o Conce-lho como locais competitivos,aliciantes e prósperos.

Razões que, sob o lema oseu a seu dono, me permitemconcluir que há por aí muitagente fotogénica e empanteem excesso, em relação à qualnão se harmoniza a práticacom o que de si própria querdar imagem. Ao contrário, al-guns que mereciam muitomais, ficam-se pela humil-dade da partilha com os de-mais.

D’EsguelhaGGoouuvveeiiaa FFeerrrreeiirraa

No domingo é dia de votos.Aparentemente livres, comose nada os tivesse influen-ciado, os portugueses (e asportuguesas), lá vão às urnas.

As minhas vizinhas dolado acham muita graçaàquele senhor de cabelobranco e já procuraram sabercomo é que se faz para votarna criatura.

Nem sabiam que se tra-tava da corrida para o parla-mento europeu. Pensavamque era daquela coisa de de-putados. Destes de Lisboa.Fazem bem. Ao fim e ao cabo,o tratado é de Lisboa.

Já os proletas da frente,que berram, desalmada-

mente, todos os dias, com asfilhas, sendo gente muitomais “a la page”, confessa-ram-me, com o destemor, quea vida no reino das insolvên-cias lhes trouxe, que iriamtentar destronar o presidenteeuropeu, Durão Barroso, pois,sabiam muito bem porque éque isto está assim.

Lá lhes fui dizendo que ti-nham tomado uma óptima de-cisão, mas, se na hora da ver-dade se sentissembaralhados, que, ao menos,entregassem o boletim embranco.

Sempre dá menos traba-lho.

Uffffff!

XXXXXXXX?

Estamos a poucos dias demais umas eleições. Destavez é a eleição para o Par-lamento Europeu, mais co-nhecida por Europeias.

Num mundo cada vezmais globalizado, a UniãoEuropeia e as suas institui-ções, nomeadamente oParlamento Europeu, re-vestem-se de uma impor-tância cada vez maior. Assuas decisões afectam-nosde uma forma muito maisdirecta e rápida que no pas-sado. A Europa hoje nãoestá lá longe como antesse pensava e o desenvolvi-mento do nosso país estácada vez mais dependentedas decisões lá tomadas.

Pela experiência de edi-ções anteriores, esta elei-ção caracteriza-se por umagrande abstenção, causadapor vários factores. Desde odia das Eleições, à des-crença na classe política,ao desconhecimento doprogramas dos partidos,etc..

Qualquer que seja a ra-zão, a abstenção é certa-mente a pior opção. O Es-tado de Direito permite-noster direitos, mas do mesmomodo, implica o cumpri-mento dos nossos deveres,onde se inclui o dever cí-vico de votar. Se temos umdever, devemos estar pre-parados para o cumprir, de-vemos conhecer os progra-mas, as intenções e asmotivações dos candidatose partidos. Se é certo quealguma comunicação so-cial, como a televisão, porexemplo, apenas destacampormenores das campa-nhas, há hoje muitos meiosde ficarmos a conheceraquilo que os partidos de-fendem. Praticamente to-dos os partidos colocam naInternet os seus programas,há jornais e sites on-linecom todos os detalhes.Destaco alguns, comohttp://europeias.sapo.pt/ou http://eleicoes2009.pu-blico.pt/ .

Concordo que dá maisaudiências uma gafe de al-gum candidato (e houve vá-rias) que um debate emque as propostas se escla-reçam. Aceito que não é fá-cil distinguir aquilo que éuma proposta para a Eu-ropa de um assunto donosso país. Isso prova quefazemos parte cada vezmais integrante deste vastoespaço europeu e por issoo nosso voto nestas elei-ções é tão importante. To-dos os dias são vendidosmilhares de jornais des-portivos com temas e as-suntos tantas vezes repeti-dos e vazios de conteúdo,será por acaso demasiadoque num dia apenas se tro-cassem as leituras despor-tivas (ou outras) por umaleitura atenta das propos-tas dos partidos e dos mo-vimentos concorrentes?Essa aprendizagem poderáser esclarecedora e poderáalterar a decisão de se abs-ter.

Não é legítimo acusar-mos os outros, nomeada-mente tantos políticos em-penhados na construçãode uma Europa melhor, senós mesmos não cumpri-mos os nossos próprios de-veres. A responsabilidadenão é apenas de alguns,mas sim de todos quantostemos a possibilidade dedecidir, fruto da liberdadeherdada do 25 de Abril.

Só podemos edificaruma sociedade melhor seestivermos esclarecidos ese formos capazes de dar onosso contributo, não te-mos que concordar comtudo, não temos que andara fazer campanha eleitoral,mas não devemos alhear-nos daquilo que nos in-fluencia cada vez mais di-rectamente, fruto de ummundo cada vez mais glo-bal.

No próximo domingo,vá votar!

wwwwww..jjllaarraauujjoo..ccoomm

Maré AltaJJoosséé LLuuííss AArraaúújjoo

Nunca é drama!...Mas é útil dramatizar...Para que o traumaSeja trama, Parecer por aliciar,Sufragar a dama...Nem que tenha que surripiar,Ser verdade uma mentira...Agredir uma identidade,Do cântico, O verbo que gerou a minha lira...Arautos, Da substancia e do engenho,Pacto dos mais engrossados...Vender a alma ao diabo! Desdenho. (...)Jamais ser de 2ª Europeu empenhado...

AAuugguussttoo CCaanneettaass

Carta ao director

Carta ao director

Desdém

Lousado : A propósito de “Mentiras”

Conforme alertei há algum tempo, foiconsumada, no Alto de Montezelo, adestruição da primeira Escola de Lou-sado, que deveria ser preservadacomo símbolo da “história da educa-ção” da nossa terra, bem como o der-rube do carismático pinheiro manso.Lamento que o projecto elaboradopara o referido Monte não integrasseestas duas “imagens de marca” e re-ferências” de Lousado.

Adiou-se à última da hora o co-reto, da morte anunciada, para uma2ª fase, provavelmente para fazerconstar que nem tudo o que escreviacerca deste assunto era verdade.Apesar deste aparente recuo, fico, dealguma forma, satisfeito com a “men-tira”que proferi. Só lamento que asoutras situações descritas não tives-sem sido consideradas, também,”mentiras” e ainda estivessem nosrespectivos lugares para que fossem

preservadas e embelezadas.Eu sei que estamos em ano de

eleições e quem tem pouca obra feitapara mostrar, quer fazê-la apressa-damente, mesmo que seja em áreasque não estão sob a jurisdição daJunta de Freguesia.

Aliás, esta Junta já nos habituou aexecutar obras em propriedadealheia, por isso não admira que o con-tinue a fazer. Agora até pediram au-torização à Diocese de Braga, quelhes fez o favor de os deixar investir odinheiro dos contribuintes – o nossodinheiro – num recinto, propriedadeda Diocese (ver Folha Paroquial), des-viando para outras aplicações o pro-duto de venda das árvores do Alto deMontezelo que, esse sim deveria serinvestido no melhoramento e arranjopaisagístico do Monte.

Mais uma vez a Junta de Freguesiase colocou à disposição e até estando

mesmo a substituir-se às entidadesque deveriam proceder à conserva-ção, melhoramentos e arranjos urba-nísticos dos pertences da igreja e quenão o fazem, certamente por falta dedinamismo e bairrismo, e se escon-dem atrás dos outros, quando deve-riam ser os condutores de todo o pro-cesso.

A Junta de Freguesia prestou-se amais este serviço, um expedientepara “comprar votos”, mas que pre-vejo esteja a correr mal – a ver va-mos. Já agora, se houver algumas“mentiras” neste texto, e se isso be-neficiar Lousado, encontrem-nas. OsLousadenses devem estar atentos,porque esta confusão de interesses éaproveitada para auto-promoção eaproveitamentos abusivos. Será“mentira”?

JJooaaqquuiimm AArrmmaannddoo AAzzeevveeddoo PPiinnttoo

wwwwww..ffaammaattvv..pptt

A televisãona

internet

22 pública: 3 de Junho de 2009 ppuubblliicciiddaaddee

Transportesde Mercadorias Mudanças

Distr. de PublicidadeALVARÁ N.º 14030/2007

Tlm. 968 380 719 - 916 938 215E-mail: [email protected]

Futebol Clube de FamalicãoASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

CONVOCATÓRIADe acorodo com os diposto no artº 39 Alíneas (a) e (c)dos Estatutos, CONVOCO UMA ASSEMBLEIA GERALORDINÁRIA deste Clube, que terá lugar no Auditório daAssociação Humanitária dos Bombeiros Voluntárioa deV. N. Famalicão (BOMBEIROS DE BAIXO) pelas 21.30horas do dia 19 de Junho de 2009, com a seguinte:

ORDEM DE TRABALHOSPONTO Nº 1 - Assuntos de interesse do Clube

PONTO Nº 2 - Eleição de Corpos Sociais

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

Se à hora marcada (21.30 hopras) não estiver presenteo número de sócios exigido pelos Estatutos, a Assem-bleia Geral funcionará TRINTA MINUTOS DEPOIS, artº42 parágrafo único com o número de sócios presentes.Informo os associaods que só poderão participar nos tra-balhos desta Assembleia, desde que tenham as quotasem dia.

V. N. Famalicão, 19 de Maio de 2009.

O Presidente da Assembleia GeralDr. António José Santos Oliveira

ALUGA-SE T2Cozinha equipada

MobiladoEstac. Privado

Centro da cidadeContacto 91 996 71 09

FORMANDAS DO CURSODE MANICURA/PEDICURA

DA ACIFORGANIZAM DESFILE DE

ROUPA RECICLADAIntegrada no tema de vida:“Ambiente, Saúde e beleza” asformandas do curso de Mani-cura/Pedicura irão organizar nopróximo dia 05 de Junho pelas14 Horas no Grande Auditórioda Universidade Lusíada umdesfile de roupa reciclada, uti-lizando para o efeito vários ma-teriais recicláveis.

A ACIF convida todos os asso-ciados e população em geral aassistirem a este evento

FORMAÇÕES MODULA-RES CERTIFICADAS

JUNHO/JULHO

INTERNET NAVEGAÇÃO –25H

APROVISIONAMENTO EGESTÃO DE STOCKS – 50H

GESTÃO DA QUALIDADEÁREA ALIMENTAR – 50H

GESTÃO DA QUALIDADE –EVOLUÇÃO E NORMAS –50H

As Formações Modulares Cer-tificadas decorrem no Centrode Formação da ACIF em ho-rário pós – laboral.Inscreva-se Já.

( Rua Cupertino de Miranda,nº 239 – Vila nova de Famali-cão Telf/Fax: 252 315095 – for-maçã[email protected]

GIP DA ACIF EM PLENOFUNCIONAMENTO

O Gabinete de Inserção Pro-fissional da ACIF, encontra-seem funcionamento desde 4 deMaio de 2009, e apresentacomo objectivos principais, ainserção ou reinserção de jo-vens ou adultos desemprega-dos no mundo do trabalho, oapoio ao empreendedorismo eo apoio e colaboração comempresas/entidades comer-ciais e industriais de Vila Novade Famalicão, na captação edivulgação de ofertas de em-prego, e disponibilização deserviços e espaços para essesefeitos. Assim, ao divulgar asofertas de emprego da sua em-presa/entidade junto dos nos-sos serviços, o GIP irá divulgara oferta, apresentar possíveiscandidatos que se enquadremnos critérios exigidos na oferta,e disponibilizamos ainda onosso gabinete para realizar,se for do vosso interesse, asrespectivas entrevistas de em-prego aos candidatos selec-cionados. Para nos divulgar aoferta de emprego, poderácontactar-nos por e-mail([email protected]) ou directamenteno GIP, que se localiza na RuaCupertino de Miranda, nº 39,em Vila Nova de Famalicão

ADMITE-SETÉCNICO VENDAS (M/F)

(BRINDES PUBLICITÁRIOS)PERFILIdade entre os 25 e 50 anosHabiliatções mínimas 9º anoSentido ResponsabilidadeDinamismo, iniciativa e ambiçãoCapacidade trabalhoOFERECEMOSProdutos de Grande ConsumoComissões acima da médiaPrémios por objectivosBom ambiente de trabalhoAcesso a outras regalias da empresa

TLM.: 914 528 843

PROCURO TRABALHO

Na àrea da jardinagem

Contacto: 252 906 347

Empresa de ProdutosAlimentares da zona

de Famalicão

PRECISACOMERCIASOferece-se:Ordenado base + Co-missões + Viatura daempresaPreferência c/ experiênciaResposta ao anúnicodeste jornal nº 891

Grupo Desportivo do LouroCOMUNICADO

Informa-se a todos os sócios e simpatizantes do GD Louro, queno próximo dia 13 Junho realiza-se um jantar de comemoração35º aniversário no Restaurante Outeirinho.

A inscrição é de 20 euros que deverá ser entregue no acto damesma, na sede do clube.

Aceita-se inscrições até dia 5 Junho.

O Presidente do Grupo Desportivo do LouroManuel Rodrigues

ALUGO T1 NOVOCozinha equipada

Lugar de aparcamento

Contacto 91 996 71 09

Café Mercearia Central Sezures

Convida os clientes eamigos para o 3º Aniver-sário dia 6 de Junho c/oferta de café

No dia 20 de Junho irárealizar-se pela 2º vezuma sardinhada a partirdas 20h e a sardinha éoferta da casa.

Para qualquer informaçãocontacte: 914 907 922

PRECISA-SEFuncionário/a

Para atendimento ao públicopara loja em Vila Nova deFamalicão. 252331610

Entrada Imediata

TITULO

TEX TO

PP UU BB LL II CC II DD AA DD EE

PPEE QQUUEE NNOOSSAANNÚÚNN CCIIOOSS

Preencha es te cu pão, de vi da men te, e en vie pa ra a nos sa mo ra da

DIAS DE PU BLI CA ÇÃO

___/___/____ e ___/___/____ e ___/___/____

1 Mês ___ 2 Mês ____

Nome: ____________________________________________

Morada: __________________________________________

Localidade: ____________________ Cód. P.: _______-____

Tel.: ________________ Nº Contrib.: _______________

Valor a pa gar: € _____ Cheque sob o ban co:____________

Valor da Publicidade: € 6,00 IVA INCLUÍDO A 20%

ATENÇÃO: O Jornal OPINIÃO PÚBLICA re ser va-se o di rei to da não pu bli ca ção des seanún cio ca so o cu pão não es te ja cor rec ta men te pre en chi do com o no me, mo ra da e te le fo nedo anun ci an te, e vi o le o Código da Publicidade.

EN VI AR PA RA A SE GUIN TE MO RA DA: Jornal OPINIÃO PÚBLICARua 8 de Dezembro, nº 2144760-016 Antas S. Tiagoou Apartado 410 VN Famalicão

PPAA RRAA GGRRAANN DDEESS NNEE GGÓÓ CCII OOSS

23pública: 3 de Junho de 2009ccuullttuurraa

FFaammaalliiccããooBarbosa: Rua Santo António, Tel. 252 311 265Calendário: Rua da Liberdade, Tel. 252 378 400/1Cameira: C. Mouzinho Albuquerque, Tel. 252 323 819Central: Praça D. Maria II, Tel. 252 323 214Nogueira:Av. Marechal H. Delgado, Tel. 252 310 607Valongo: Rua Adriano Pinto Basto, Tel. 252 323 294Gavião - Ed.S. Vicente - Picoto - Telef. 252 317 301Marinho: Edif. S. José - Estalagem - Telf. 252 921 182Martins Ventura: R. C. Cerejeira - Lousado - Telf. 252 493 142Estação: Largo da Estação - Nine - Telf. 252 961 118Ribeirão: Largo de Bragadela - Ribeirão - Telf. 252 416 482Joane: Rua S. Bento, nº 217 - Telf. 252 996 300

VVaallee ddoo AAvveeAlmeida e Sousa: Covas - Oliv. Stª Maria - Telf. 252 931 365Bairro: Av. Silva Pereira, Telf. 252 932 678Delães: Portela - Delães - Telf. 252 931 216Riba de Ave:Av. Narciso Ferreira, Telf. 252 982 124Faria:Estrada Nacional 310 - Serzedelo - Telf. 252 532 346

FFaammaalliiccããooQQuuaarrttaa,, 33

QQuuiinnttaa,, 44

SSeexxttaa,, 55

SSáábbaaddoo,, 66

DDoommiinnggoo,, 77

SSeegguunnddaa,, 88

TTeerrççaa,, 99

SSeerrvviiççooBarbosaRibeirão

Cameira

Central

Calendário

Nogueira

ValongoRibeirão

Barbosa

RReeffoorrççooCalendárioMarinho

ValongoMarinho

BarbosaMarinho

CameiraMartins Ventura

CentralMartins Ventura

VVaallee ddoo AAvveeQuarta, 3Quinta, 4Sexta, 5Sábado, 6Domingo, 7Segunda, 8Terça, 9

SSeerrvviiççooFariaAlmeida e SousaBairroDelãesRiba d’AveFariaAlmeida e Sousa

Serviço de disponibilidadePaula Reis: R. José Elisio Gonçalves Cerejeira, nº 629 Calendário - Tel. 252 378 057Maceiras: Louro - Telf. 252 310 425Marques: Largo da Igreja - Fradelos - Telf. 252 458 440Oliveira Monteiro: Largo Igreja - Cabeçudos - Telf. 252 331 885Pedome:Av. S. Pedro, 1139 - Pedome - Telf. 252 900 930Pratinha: Largo do Cruzeiro - Cavalões - Telf. 252 375 423Santiago da Cruz: Vale S. Cosme - Telf. 252 911 123Arnoso:Av. Joaq. Azevedo - Arnoso Sta. Maria - Telf. 252 916 612

pub

Mostra patente na Casa das Artes até domingo

EExxppoossiiççããoo reúne trabalhos dos alunos de pintura da USF

A Fundação Cupertino de Miranda,apresentou na passada terça-feira,dia 26 de Maio, de acesso livre egratuito, o último de um conjuntode cinco Ciclos de Música e Poesia,realizados no 1º semestre de 2009.Num concerto para piano, PedroGomes, interpretou S. Prokofiev -Piano Sonata No. 7 em Si maiorOp.83 e Beethoven. Este jovem fa-malicense, tocou e encantou. A pla-teia aplaudiu-o, animando-o a umaresposta.

Quanto ao recital de poesia, soba coordenação de Isaque Ferreiraque esteve presente nos cinco Ci-clos, neste teve a companhia deJoão Tiago Martins, jovem famali-

cense, recitaram poemas de Antó-nio Maria Lisboa, Mário HenriqueLeiria, Mário de Sá-Carneiro e MárioCesariny de Vasconcelos.

O público foi unânime em con-siderar que a Fundação Cupertinode Miranda fechou em grande estesciclos, que ao longo de cinco me-ses, uma terça-feira por mês, apre-sentaram uma noite diferente compoesia e música.

Pela temporada passaram jo-vens músicos tais como PedroMeireles (violino/violeta) e Antó-nio Oliveira (piano) que interpre-taram obras de Eugène Ysaÿe, Jo-hannes Brahms e Maurice Ravel;Nuno Sousa e Francisco Reis

(piano) que interpretaram obras deChopin, Schubert e Mendelssohone Nelson Coutinho (piano) interpre-tou obras de Chopin, Beethoven eLiszt.

Sob a coordenação de IsaqueFerreira, recitais de poesia sur-realista – corrente artística queabrange a quase totalidade do es-pólio de obras de arte, bem comouma grande parte do espólio bi-bliográfico e documental da Fun-dação Cupertino de Miranda, foiacompanhado na leitura por poe-tas e declamadores de grande ta-lento tais como Rui Spranger, JoséCarlos Tinoco, João Rios e DanielMaia-Pinto Rodrigues.

Ciclos de MMuussiiccaa ee PPooeessiiaa encerram na Fundação Cupertino de Miranda

Foi inaugurada, na pas-sada segunda-feira, umaexposição de pintura dosalunos da UniversidadeSénior de Famalicão(USF).

A mostra reúne traba-lhos feitos pelos alunosque frequentam a aula dedesenho e pintura, leccio-nada por Ricardo Mirandae Joana Fernandes, e vaiestar patente até do-mingo, dia 7 de Junho. Aotodo são 41 obras que es-tão expostas no foyer daCasa das Artes e que mar-cam o final do ano lectivo

da Universidade Sénior fa-malicense.

Fernanda Costa, presi-dente da USF, destacou aqualidade e quantidadedos trabalhos expostos.“O ano passado já tive-mos bastantes quadros,mas de ano para ano nota-se uma evolução e estãocada vez mais bonitos”.Relativamente ao próximoano lectivo a responsável,sem querer adiantar mui-tos pormenores, referiuque vão surgir mais sur-presas. “Para o próximoano, certas coisas serão

feitas doutra forma, estãoa ser planeadas mais acti-vidades, convívios. A fina-lidade da nossa universi-dade é sempre essa,desenvolver todas estascoisas para os nossos alu-nos.”

A exposição foi inau-gurada por ArmindoCosta, o presidente da Câ-mara Municipal, que su-blinhou, precisamente, aintensa actividade da Uni-versidade Sénior de Fa-malicão. “Estas universi-dades seniores existemem muitas localidades, só

que há a ideia que Fama-licão é uma terrinha. Es-quecemo-nos que, dentrodos 308 municípios exis-tentes no país, Famalicãoestá dentro dos 20 maio-res municípios do país.Em criação de riqueza es-tamos nos 15 primeiros.Entre 2005 e o dia 18 deMaio de 2008 Famalicãocresceu 11 mil eleitores”,sublinhou o edil referindo-se também ao númerocrescente de alunos quequerem frequentar a USF.

CC..AA..SS..

Fernanda Costa e Armindo Costa visitaram a exposição

António Freitas

Festival de teatro homenageia Manuel

António PinaÉ já esta sexta-feira, dia 5 deJunho, que o Festival de Tea-tro Construção presta home-nagem ao poeta e escritorManuel António Pina, aquem o certame é este anodedicado.

A cerimónia inicia-se às21h30, com uma sessão dehomenagem que inclui aapresentação de um con-junto de poemas dramatiza-dos e o descerramento deuma placa no hall do CentroCultural de Joane.

Depois estreia a peça“Anão Anão, Assim Assim”,da autoria do homenageado,

pelo Teatro Construção, comencenação de Custódio Oli-veira.

Manuel Pina é um autorconhecido do Teatro Cons-trução que já levou à cenaalgumas das suas peças, so-bretudo nos anos 80. A ATCentende que “a sua obrapoética merece ser mais co-nhecida e projectada”,sendo esta também uma dasrazões da homenagem.

Entretanto, no sábado,dia 6, às 21h30, o festivalprossegue com a peça “Me-tamorfose”, pela Comédiasdo Minho.

Dino Guimarães eexxppõõee na Casa das Artes

“Fragmentação das paixões” é o título de uma exposição de pin-tura que Dino Guimarães inaugura, no próximo dia 8, no Foyer daCasa das Artes. A mostra estará patente até ao final do mês.

24 pública: 3 de Junho de 2009 ppuubblliicciiddaaddee