diocese informa - nov 2008

20
Diocese informa Jornal da Diocese de Joinville-SC nº 157 – ano XIV- Novembro 2008 Difusora AM 1480 KHz Pelo rádio Pela internet Por e-mail Pelo telefone www.diocesejoinville.com.br [email protected] (47) 3451-3700 ( Você pode interagir: Novembro 2008 - Ano da Juventude 2 D S T 22 - Assembléia Comarca Mafra 29 - Assembléia Comarca Jaraguá do Sul 30 - Inauguração Fazenda da Esperança 7/8 - 5ª Assembléia Comarcal Sul/Jlle 8 - Assembléia Comarcal Norte/Jlle Q Q S S 3 4 5 6 7 8 1 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 30 25 26 27 28 29 DIOCESE deJOINVILLE 81 ANOS Bem-vindos à Esperança A Fazenda da Esperança São Francisco Xavier será inaugurada no dia 30 de novembro O sonho do bispo dom Irineu Scherer com o apoio da Adi- pros, tornou-se realidade. Agora, jovens e adultos dependentes de droga e do álcool têm uma nova esperança no tratamento. Na entrevista, padre César Alberto, fala da beleza deste projeto, que é coisa de Deus PÁGINA 4 Dia 15, em Joinville, dois novos diáconos serão ordenados PÁGINA 9 Veja as imagens do Dia Nacional da Juventude, em São Bento PÁGINAS 10 E 11 Matricule-se nas escolas da Diocese. Inscrições já estão abertas PÁGINA 17

Upload: diocese-informa

Post on 09-Mar-2016

240 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Diocese Informa - nov 2008

TRANSCRIPT

Page 1: Diocese Informa - nov 2008

DioceseinformaJornal da Diocese de Joinville-SC nº 157 – ano XIV- Novembro 2008

Difusora AM 1480 KHzPelo rádio

Pela internet

Por e-mail

Pelo telefone

www.diocesejoinville.com.br

[email protected]

(47) 3451-3700(

Você pode interagir:

Novembro2008 - Ano da Juventude

2

D S T

22 - Assembléia Comarca Mafra29 - Assembléia Comarca Jaraguá do Sul30 - Inauguração Fazenda da Esperança

7/8 - 5ª Assembléia Comarcal Sul/Jlle8 - Assembléia Comarcal Norte/Jlle

Q Q SS

3 4 5 6 7 8

1

9 10 11 12 13 14 15

16 17 18 19 20 21 22

23 24

30

25 26 27 28 29

DIOCESEde JOINVILLE

81 ANOS

Bem-vindos à Esperança A Fazenda da Esperança São Francisco Xavier será inaugurada no dia 30 de novembro

O sonho do bispo dom IrineuScherer com o apoio da Adi-pros, tornou-se realidade. Agora,jovens e adultos dependentes dedroga e do álcool têm uma novaesperança no tratamento. Naentrevista, padre César Alberto,fala da beleza deste projeto, que écoisa de Deus PÁGINA 4

Dia 15, em Joinville, doisnovos diáconosserão ordenados PÁGINA 9

Veja as imagensdo Dia Nacionalda Juventude,em São Bento PÁGINAS 10 E 11

Matricule-se nas escolas daDiocese. Inscriçõesjá estão abertas PÁGINA 17

Page 2: Diocese Informa - nov 2008

Coordenador: Padre Dúlcio Antônio de Araújo Jornalista Responsável:Ruy C. F. Ferrari MTB 22251/SP Fotos: Ruy Ferrari, Juliano Francener,Maricler Virmond. Conselho Editorial: Padre José Irineu Victor, SandraRegina Rovigo Colaboradores: Pastoral da Comunicação Tiragem: 12.500 exemplares. Projeto Gráfico eDiagramação: Girardi Junior Editora/Ivan Giradi Junior. - Fone: (47) 3028-4877 Responsável: MitraDiocesana de Joinville – CNPJ: 84.708.478/0001-60. Redação e Correspondência: Rua Jaguaruna, 147 –Caixa Postal: 284 – CEP89.201-972 — Joinville – SC – Fone: (47) 3451-3700 E-mail:[email protected] N.B.: As matérias assinadas são de responsabilidade dos autores.Fechamento de cada edição: no dia 20 de cada mês. Matérias entregues depois desta data serão publicadasno mês seguinte. Colaboração de reportagens: Devem ter, no máximo, 20 linhas, em espaço duplo.

Diocese Informa

OpiniãoQueridos Diocesanos

Homens novos para um mundo novoCom o chamado "Homens novos para um mundo novo", o Papa Ben-

to XVI conclama os cristãos para a oração, a reflexão e a participação.Para se renovar, o mundo necessita de homens novos que possam haurirdo amor de Cristo "a atenção, a ternura, a compaixão, o acolhimento, adisponibilidade e o interesse pelos problemas das pessoas".

A identidade mais profunda da Igreja, como graça e vocação própria,é evangelizar. Neste ano tomamos São Paulo como protótipo do evangeli-zador. Esta realidade estava muito no coração de Paulo que chegava aexclamar: "Ai de mim se não evangelizar" (1 Cor 9,16). Paulo recebeu avocação de proclamar o Evangelho aos gentios, em conformidade comquanto o Senhor lhe tinha prenunciado: "Vai! É para longe, é para juntodos pagãos que Eu te hei de enviar" (At 22,21).

"Hoje são inúmeros aqueles queesperam o anúncio do Evangelho, aque-les que se sentem sequiosos de espe-rança e de amor. Quantos se deixaminterpelar profundamente por este pedi-do de ajuda que se eleva da humanida-de, abandonam tudo por Cristo e trans-mitem aos homens a fé e o amor porEle" (cf. Spes salvi, n 8).

Muitos são os motivos bíblicos,teológicos e magisteriais que movempara a missão. Graças a Deus os cris-tãos estão se deixando sensibilizarnovamente para a missão. Em toda aAmérica Latina há uma revitalização doespírito missionário. É bonito verificar ocrescente entusiasmo pela missão. Nos-sas lideranças sentem a alegria da mis-são. No início há inseguranças emedos, mas depois tudo se transformaem coragem e alegria. A Diocese deJoinville tem dois padres que foramenviados para as missões: o Pe. Carli-nhos está na Diocese de Abaetetu-ba/PA e o Pe. Mário Hack está na Pre-lazia de Borba/AM. Mas, é um númeromuito pequeno. Precisamos enviar maismissionários para os lugares maisnecessitados do Brasil. Podem ser mis-sionários leigos, religiosos, religiosas,seminaristas e sacerdotes. São necessá-rios homens e mulheres de boa vontade.

Acolhamos a bênção e as palavras do Papa: "Todos vós, prezadosfiéis leigos que trabalhais nos diversos âmbitos da sociedade, sois chama-dos a participar na difusão do Evangelho de maneira cada vez mais rele-vante. Dai testemunho com a vossa própria vida, do fato de que os cris-tãos "pertencem a uma sociedade nova, rumo à qual caminham e que, nasua peregrinação, é antecipada" (Spe Salvi, n 4).

Dom Irineu Roque Scherer • Bispo Diocesano de Joinville

Paulo recebeu a

vocação deproclamar o

Evangelho aosgentios, em

conformidadecom quanto o

Senhor lhe tinhaprenunciado.”

“Queridos leitores

Padre José Irineu Victor - Coordenador Diocesano de Pastoral

Saúdo-vos na paz e na alegria da comunhãocom todos os santos e santas de Deus. Nossavocação primeira é a santidade, pois o nossoDeus é Santo.

Novembro nos convida a estarmos unidoscom aqueles que partiram, mas que continuamconosco. As velas, as flores, as orações nos levama perceber que não os esquecemos, mas ao mes-mo tempo, nos dão à certeza da continuidade davida em Jesus Cristo - o Ressuscitado.

Estamos também, neste mês, realizando asassembléias comarcais, paroquiais e comunitárias.Momentos importantíssimos para a vida decomunhão e integração de toda a diocese, numprocesso participativo de evangelização e decaminhada pastoral.

Aprovamos as diretrizes pastorais de 2008 a2010 que em breve estará em nossas mãos. Nasassembléias comarcais estaremos apresentandoum esboço das mesmas.

Já escolhemos o ano temático de 2009:Tema: Catequese, caminho para o discipulado elema: "Nosso coração arde quando Ele fala, expli-ca as Escrituras e parte o pão" (Lc 24, 13-35).Com certeza a catequese está passando por ummomento histórico de mudança em busca de umencontro com Jesus Cristo. Encontro profundo,transformador. A busca por uma catequese cate-cumenal, com iniciação cristã autêntica, estálevando a Igreja a voltar às fontes e rever comcoragem , discernimento e empenho para respon-der ao Senhor como discípula missionária para osdias de hoje.

É hora de Evangelizar, planejar, programar.Recebemos com alegria a Escola de Bioética para2009 com aplausos e em hora oportuna pararesponder aos problemas de nosso tempo.

Acolhemos também a escola de formação

a nível psicológico, como uma ajuda paraaqueles(as) que querem ajudar, buscando par-ceria com as Ciências Humanas, sabendo con-tudo que o Evangelho é nosso modo de agir,viver e celebrar.

A Fazenda da Esperança, já é realidade, com-promisso assumido no Ano da Juventude. Agoravamos inaugurar, no dia 30 deste mês, a Fazendada Esperança masculina São Francisco Xavier, daDiocese de Joinville. Vamos ajudar a curar as feri-das, as chagas das dependências químicas e tan-tos outros males que afetam e vitimam jovens eadultos, vazios de sentidos mas cheios de "droga"em todas as dimensões. Estes nossos irmãos "per-didos", agora são reencontrados. Que bom! QueBenção! Com certeza estaremos sendo, com estafazenda e com tantas outras casas presentes nadiocese: Casa Pe. Aloísio, Casa da Divina Miseri-córdia e tantas outras ainda não conhecidas - pre-sença viva de Jesus crucificado e desfigurado.Vamos juntos carregar esta cruz.

Aos coordenadores(as) que em toda a dio-cese estão encerrando atividades e passandosuas funções para outros, agradecemos e roga-mos ao Jesus - Missionário do Pai, que oscumule com suas bênçãos. Aos que estãoassumindo pela primeira vez, outros mudandode serviços e funções, continuem firmes namissão de Evangelizar.

Finalmente, após ler este editorial, renove suaassinatura. O “Diocese Informa” em 2009 seráem papel branco, mais bonito e continuará a evan-gelizar como um instrumental de informação. Que-remos chegar a ser revista no futuro. Estamos dan-do os passos, caminhe conosco, seja um agentede assinaturas deste nosso Jornal. Você pode aju-dar muito pois já o conhece. A melhor propagan-da é você! Ajude-nos e DEUS TE ABENÇÕE!

Mensagem do PapaA revolução Cristã é a mais profunda da história humana

No gerar os filhos, o amor conjugal "não ape-nas se assemelha ao amor de Deus, mas partici-pa desse amor". É o que ressalta Bento XVI, namensagem enviada aos participantes do congres-so inaugurado na manhã desta sexta-feira, porocasião dos 40 anos da encíclica Humanae Vitae,de Paulo VI. O encontro é promovido pelo Pontifí-cio Instituto João Paulo II para os Estudos sobre oMatrimônio e a Família e pela Universidade Católi-ca do Sagrado Coração.

"Toda forma de amor tende a difundir aplenitude da qual vive e o amor conjugal temum modo próprio de comunicar-se: gerarfilhos" _ escreve o papa, em sua mensagem,acrescentando que "excluir essa dimensãocomunicativa através de uma ação voltada aimpedir a procriação, significa negar a verda-de íntima do amor entre o marido e a mulher,

mediante o qual se comunica o dom divino".Após 40 anos da publicação da HumanaeVitae, o Santo Padre reafirma que "os filhosnão são mais o objetivo de um projeto huma-no, mas são reconhecidos como um autênti-co dom, a ser acolhido com uma atitude deresponsável generosidade para com Deus,fonte primeira da vida humana".

Na mensagem enviada aos participantes docongresso que comemora os 40 anos da Huma-nae Vitae, Bento XVI constata que hoje, muitosfiéis têm dificuldade de compreender a mensa-gem da Igreja, que "defende a beleza do amorconjugal na sua manifestação natural". A técnica_ recorda o Santo Padre _ "não pode substituir aliberdade madura, quando está em jogo o amor",e "nem mesmo a razão basta; é preciso que seveja com os olhos do coração".

2008 - Ano da JuventudeDiocese Informa - Novembro 20082

Page 3: Diocese Informa - nov 2008

Opinião

Ecumenismo

Ecumenismo - renovação futuraNas últimas semanas de outubro, os can-

didatos a cargos eletivos, na cidade e nopaís, nos brindaram com promessas genero-sas. Planos de ações renovadoras, assimcomo propósitos idealizados expressamsonhos humanos. É importante sonhar. Asociedade anseia um novo amanhã, futuromelhor, mais organizado e mais humano; égrande o desejo de uma nova cidade.

Na Igreja de Cristo experimentamos algosemelhante. A fé oferece liberdade. E ondeexiste liberdade, há também espaço parasonhos. A presença do amor de Deus alimen-ta esperanças para uma vida mais feliz eequilibrada. Os olhares voltados ao futuro nosenchem de curiosidade: como será a Igrejado amanhã? E a sociedade? A expectativa darenovação eclesial e social faz parte dosquestionamentos relativos ao futuro.

A Igreja Evangélica de Confissão Lute-rana no Brasil (IECLB) realizou, nos dias 15a 19 de outubro, o seu 26º Concílio Geral.O Concílio foi privilegiado com a presençade representantes do mundo ecumênico. Éórgão mais importante na Igreja para defi-nir suas prioridades coloca metas, avalia asua caminhada e analisa a quantidade dosseus recursos. A Bíblia e o Jornal são fer-ramentas necessárias e adequadas à mis-são da Igreja.

A Bíblia, na dimensão de bússola orien-tadora, serve como termômetro para a boafundamentação, comunica o amor de Deuse encoraja ao agir curador. O Jornal, amídia em geral, desafiam a Igreja para vivero seu papel de sal da terra e luz do mundo.

O testemunho e a presença pública da Igre-ja, na sociedade, correspondem aos propó-sitos de Deus.

Conscientes da própria humanidade,característica dos membros do Corpo de Cris-to, a Igreja, pessoas sempre terão um conhe-cimento em fragmentos; não existem huma-nos, donos da verdade. Em virtude da nossahumanidade e cientes da nossa capacidadede compreensão fragmentada, a identidade ea missão da Igreja sofrem leituras diferentes.Na comunidade cristã, no tempo de NovoTestamento, o evangelista João animou acomunidade cristã à unidade. "Que todossejam um, para que o mundo creia!" O sonhoda unidade dos povos espelha-se na unidadedas igrejas! Deus gosta da diversidade, mas oque deseja mesmo é a unidade.

Jesus Cristo e os seus discípulos deixa-ram à mostra a importância da vida emcomunhão. Gerados como filhos e filhas, atra-vés do batismo, que nos é comum, a Igreja épovo peregrino, vivendo a fé, praticando oamor e semeando a esperança.

Na verdadeira Igreja de Jesus Cristo nãoexiste dispersão, nem desencontros. Prevale-ce a fé, a esperança e a soma dos dons, obrado Espírito Santo. É desse jeito que ganha aunidade e serão firmados os passos peregri-nos do povo de Deus. No horizonte enxerga-mos, como se fosse um sonho, o Reino deDeus, promessa e alvo comum. Vivendo oespírito ecumênico, há ampla liberdade aoserviço comum; seu fruto tem o gosto darenovação, tanto das igrejas, como de toda asociedade humana.

Pastor Sinodal Manfredo Siegle

O Sínodo dos Bisposé uma instituição perma-nente decidida pelo PapaPaulo VI em 1965, em res-posta ao desejo dos Padresdo Concílio Vaticano II, paramanter vivo o autênticoespírito que se formou coma experiência conciliar. Nes-te mês de outubro se realizou emRoma o Sínodo dos Bispos dedica-do à Palavra de Deus.

Sínodo é uma palavra grega"syn-hodos" que significa "reunião","congresso". O significado originárioda palavra, "caminhar juntos",expressa muito bem a íntima essên-cia do Sínodo, o qual justamente é"uma expressão particularmente fru-tífera e o instrumento da colegiali-dade episcopal", como disse JoãoPaulo II. É, de fato, um local para oencontro dos Bispos entre si, emtorno e com o Pontífice, um localpara o intercâmbio de informaçõese experiências, para a buscacomum de soluções pastorais váli-das universalmente. Sinteticamente,portanto, o Sínodo dos Bispospode-se definir assim: uma assem-bléia dos representantes do episco-pado católico que tem a tarefa deajudar com conselhos o Papa nogoverno da Igreja Universal.

O Sínodo dos Bispos abertono dia 5 de outubro de 2008, naBasílica de São Paulo Fora dosMuros, tem como tema "A Palavrade Deus na vida e na missão daIgreja. O Papa Bento XVI na homi-lia inaugural do Sínodo disse:"Quando Deus fala, sempre exigeuma resposta; sua ação de salva-ção exige a cooperação humana;seu amor espera ser correspondi-do". Neste Ano Paulino escutamosressoar com particular urgência ogrito do apóstolo dos povos: «Ai demim, se eu não anunciar o Evan-gelho!» (1 Corintios 9, 16): gritoque para cada cristão deve seconverter em um convite insistentea colocar-se ao serviço de Cristo."Se faz então indispensável que oscristãos de todo continente este-jam dispostos a responder a quempeça razão da esperança que lheshabita (Cf 1 Pedro 3, 15), anun-ciando com alegria a Palavra deDeus e vivendo compromissada-mente o Evangelho." (Papa Bentona Homilia de abertura)

A Igreja católica dos cincocontinentes está representada nasquatrocentas pessoas que participa-

ram do Sínodo dos Bisposque se realizou de 5 a 26de outubro . Este Sínodoreuniu 253 padres sinodais,representantes de 13 igre-jas orientais católicas, de113 diferentes conferênciasepiscopais, de 25 organis-mos da Cúria romana e das

Uniões dos Superiores Gerais. A Bíblia dia e noite – Durante

o Sínodo da Palavra, pela primeiravez na História realizou-se umamaratona de leitura contínua dos73 livros da Bíblia em transmissãodireta televisiva. Esta iniciativa "ABíblia Dia e Noite" contou commais de 1200 leitores provenientesde mais de 52 países. O Papa deuinício à leitura no dia da aberturado Sínodo sobre a Palavra deDeus. O jornalista da televisão ita-liana RAI, Giuseppe De Carli, pro-motor desta iniciativa única ao reu-nir 16 Judeus, 20 Ortodoxos, 5Muçulmanos e 36 do mundo Pro-testante explicou: "A Bíblia conse-gue derrubar as barreiras e osmuros da indiferença, do ódio e daintolerância; é um sinal de paz por-que Roma nestes dias converte-sena capital e ponto de encontro dasgrandes religiões do Livro, isto é,Cristãos, Judeus e Muçulmanos, eisto é uma bela coisa."

Esta leitura da Bíblia aconte-ceu, sem comentários e compausas musicais, na Basílica daSanta Cruz de Jerusalém até aodia 11 de Outubro, um ciclo quefoi encerrado pelo Cardeal Tarci-sio Bertone.

No dia 7 de outubro, enquan-to se realizava o Sínodo e se faziaa leitura da Plavra foi apresentadaao Papa Bento XVI uma ediçãoespecial da Bíblia Polyglotta, quecontém o Antigo Testamento emhebreu-aramaico, grego, latim,inglês e espanhol; e o Novo Testa-mento nos mesmos idiomas exce-to o primeiro. Esta edição dasSagradas Escrituras foi pensadacomo um obséquio para o SantoPadre e os bispos que participemdo Sínodo. Embora não foi pensa-da para difundir-se popularmente,procura converter-se em um textocom valor acadêmico e exegéti-co.Trata-se de uma edição daBíblia contida em mais 3220 pági-nas. A apresentação final destaedição especial da Bíblia Polyglot-ta está avaliada e aprovada pelaLivraria Editrice Vaticano.

2008 - Ano da JuventudeDiocese Informa - Novembro 20083

O Sínodo da Palavra e a leitura da Bíblia, dia e noite, em Roma

Que ninguém vá dormir sem pedir ousem dar seu perdão. O perdão é essencialem tudo na vida. Irmãos que não se per-doam se sentem mal em casa dos pais.Pais que não perdoam acabam sem cari-nho dos netos . Quem não perdoa nãodeve formar família. Vai fazer alguém infe-liz. Casamento é para quem perdoa. Parapessoas sadias. Porque perdoar é coisa degente sadia de alma. O de alma ruim nãoperdoa. E ainda ameaça matar a mulherque reagir. Gente que se sente maior do

que Deus não perdoa. Porque Deus é infi-nito, mas perdoa. Eles não!

Sua majestade ofendida não descansaenquanto não dá o troco. Faz como o escor-pião, que se envenena, mas não aceita per-der. Perdoar faz parte do amor e da decência.Você não tem que aceitar novas ofensas, masnão pode viver das antigas. Dá para perdoare continuar bobo. E é possível perdoar e seresperto. Família que não perdoa se esboroa!E quem jamais perdoa acaba um sujeito à-toa. Tomara que a vida não lhe doa!

Perdoar e perdoar e perdoar

ReflexãoPadre Zezinho- SCJ - E-mail: [email protected]

Padre Ivanor DE ROMA

Page 4: Diocese Informa - nov 2008

Catequese4 ■ Diocese Informa - Novembro 2008 2008 - Ano da Juventude

Iniciação Cristã para a catequeseO Diretório Nacional da Catequese e o Documento de Aparecida acentuam a evangelização

88Dia 12 de novembro acontece aReunião Comarcal da Catequesedas comarcas Norte e Sul deJoinville. Agende-se e participe!!!

Por muito tempo este tema vem preo-cupando a Pastoral da Igreja, especialmen-te os catequetas e catequistas. Nos Docu-mentos da Igreja aparece, não poucasvezes, ao analisar a realidade eclesial ereligiosa, a expressão: "os cristãos sãosacramentados mas não evangelizados".Ou seja, não são "Iniciados".

Na realidade das paróquias, constata-se esta verdade, quando depois de rece-ber os Sacramentos do Batismo, da Cris-ma e da Eucaristia, há uma sensação deque, se alcançou o que se buscava, porisso, não há mais necessidade de partici-par da comunidade.

Assim, se torna claro que, esta formade catequese "preparou" para receber umsacramentos, mas não percorreu o cami-nho da Iniciação. Ora, "catequese" não sig-nifica preparar simplesmente para este ouaquele sacramento. Os sacramentos sãoconseqüência de uma adesão a Jesus Cris-to, vivida na Igreja. (DNC nº 50). Esta reali-dade está dizendo que, ordinariamente aação catequética não parte do encontrocom Jesus Cristo vivo nem leva os catequi-zandos a ser discípulos missionários. É umdesafio que se apresenta a toda a Igreja. Sefaz necessário mudar a direção do serviçoda catequese.

Tanto o Diretório Nacional de Cateque-se quanto o Documento de Aparecida acen-tuam a necessidade da evangelização quesignifica anunciar Jesus Cristo (primeiroanúncio) para despertar o desejo de seguí-lo como discípulos missionários. A cateque-se viria como momento essencial para darcontinuidade a este anúncio e tem comofinalidade, aprofundar e amadurecer a fé,engajando a pessoa na comunidade cris-

tã.(cf.DNC nº343) Tem como fruto, fazer dis-cípulos, isto é, pessoas entusiasmadas e dis-postas a uma adesão à proposta do Reino,vivida na Igreja. (cf.DNC nº34).

O que é Iniciação Cristã?

A "Iniciação Cristã" não acontece deum momento para outro. Algumas etapasse fazem necessárias e serão privilegiadasmais do que a preocupação de prepararpara os sacramentos:

1 • Encontro com Jesus Cristo.Um encontro que se constitui em umaexperiência viva que entusiasma eencanta. Um acontecimento capaz detocar profundamente a pessoa. Umencontro a partir da apresentação deJesus Cristo, sua pessoa e projeto, seugrande amor à humanidade, sua morte eressurreição e sua presença viva entre

nós. "Não se começa ser cristão por umadecisão ética ou uma grande idéia, masatravés do encontro com um aconteci-mento, com uma Pessoa, que dá umnovo horizonte à vida e, com isso, umaorientação decisiva". (DA 243)

2 • A busca da conversão. Oencontro com Jesus Cristo, o encantamen-to, leva a pessoa a olhar para o Senhor,contemplar-se e perceber que precisamudar. Converter-se. Abandonar tudo oque não é conforme a proposta de Jesus ecrescer no desejo de seguí-lo.

3 • O discipulado. O desejo do segui-mento de Jesus, é o caminho ao discipula-do. Este processo é aprofundado pela Pala-vra de Deus e na força do Espírito Santoque torna a pessoa perseverante na amiza-de com o Senhor.

4 • A comunhão na comunidadeeclesial. A amizade com o Senhor, se abre

para a comunhão fraterna com os demais ecom o universo. Esta comunhão é concreti-zada na comunidade eclesial, onde o discí-pulo se faz solidários na defesa da vida.

5 • A Missão. A defesa da vida é amissão do discípulo que encantado com oMestre, segue nos seus passos missionários.

Estas são as cinco etapas do processoda formação dos discípulos do Senhor. Umitinerário para a Catequese. Neste processo,os sacramentos não são o mais importantes.Eles apontam sim, para o que é fundamental,a fé, a VIDA CRISTÃ. Uma vida movida peloEspírito Santo, no seguimento de Jesus e suaMissão: a construção do Reino de Deus.

A Iniciação Cristã é um desafio encan-tador. O cristão iniciado vive a vida de Jesusno hoje da história na prática de justiça, dasolidariedade e misericórdia.

Irmã Celestina Zardo, coordenadora Diocesana

Grupo de catequistas que participaram recentemente da 3a. etapa da Escola Diocesana de Catequese, em Jaraguá

Gincana Bíblica em ItaiópolisDurante o mês de setembro, mês daBíblia, os catequizandos da matriz SantoEstanislau, em Itaiópolis e comunidadesvizinhas participaram de uma gincanaBíblica, respondendo a perguntas, paraas quais tiveram que se esforçar e ler aBíblia para poder resolver as tarefaspropostas, no ultimo domingo do mês,cada grupo teve que fazer a apresentaçãode uma passagem Bíblica. O que agradouas crianças. A equipe vencedora foi a 2º ano da Eucaristia da Matriz

Page 5: Diocese Informa - nov 2008

Entrevista5 ■ Diocese Informa - Novembro 2008

É complexo culpar apenas a família pelo filho ou filha que usa droga. Nãoé bem assim. É a sociedade que está viciada.“

ENTREVISTA • PADRE CÉSAR ALBERTO

Diocese Informa - Conte-nos sobre suatrajetória na Fazenda da EsperançaPadre César - Estou na Fazenda daEsperança desde 1992. Tinha um sonhode ser missionário. Depois fiquei doentee tive leucemia. Em conseqüência dotratamento fiquei na cadeira de rodas.Logo que conheci este projeto e os pri-meiros internos, fiquei muito impressio-nado com a vida destes jovens . Amaneira como eles viviam o Evangelho,na Fazenda da Esperança, em Guaratin-guetá (SP). Eu era seminarista e acheique eles viviam melhor que os padres eos seminaristas. Então, lá começou umaexperiência muita bonita, onde descobrique Deus tinha preparado para mim avocação de trabalhar com estes jovens.Não imaginei que no fundo Deus prepa-rava essa vocação para mim.

DI - Como é a vida junto com estesjovens?PC - Aqui na Fazenda da Esperança euvejo muito de perto a força da Palavra deDeus. Mais do que a simples oração, elescolocam em prática a vida do Evangelho.É isso que transforma a vida destesjovens. A Fazenda acolhe jovens com pro-blemas sérios de drogas. Tanto que eleschegam a zero. É aí que eu vejo a forçado Evangelho. Eles meditam e procuramcolocá-la em prática. A maioria das fazen-das é assim. Sem remédio, apenas com aconvivência fraterna, familiar e a espiritua-lidade. Eles se transformam e as coisasacontecem. Parece incrível, mas é assimque funciona. Algumas fazendas têm tra-tamento psicológico, mas a maioria nãotem. Algumas vezes na semana, eles con-tam sobre a experiência que tiveram,vivendo o Evangelho. E assim, mudam devida, por incrível que pareça.

DI - Você acha que é isso que faz real-mente o jovem mudar de vida?PC - A experiência de aceitar o outro eaceitar Deus. Nós aqui na Fazenda daEsperança acreditamos que Deus estápresente no outro. Quando eu sirvo o

outro, ajudo o outro, e ajudo a Deus.Quando alguém age assim, ele se encon-tra Deus no mais profundo de si mesmo.Aqui ele experimenta Deus na vida dooutro. Ele encontra Deus como fez o filhopródigo. Aqui nós não julgamos, apenasescutamos e o ajudamos a encontrar acasa do Pai.

DI - Como os jovens vivem a abstinên-cia da droga, quando chegam aqui?PC - Eles sentem. É claro! Mas é precisoentender que no fundo, o que levou osjovens a buscar a droga foi a falta de sen-tido da vida. Não foi a droga em si. A dro-ga é a conseqüência de uma vida semsentido. Quando o jovem descobre Deus,ele readquire sentido a vida. Dentro dalogoterapia, as pessoas reencontram senti-do para a sua vida. Por que para o cristãoa meta é o céu. Se eles entendem quenão basta viver só para essa vida terrenae compreendem que a vida tem um outrosentido transcendental, então ele vê novosentido a vida.

DI - Como é o perfil do jovem drogadonos dias de hoje?PC - Ele é resultado de uma geraçãodoente que está preocupada apenas como consumismo, o sexo, preocupada ape-nas com a cultura midiática da Internet,do cinema, das tecnologias, longe deDeus. São de uma cultura que não temlei. Aqui nós fazemos questão de darnome ao boi. Se eles querem ser felizesde verdade, então é preciso conhecerquem lhes dá esse sentido à vida – JesusCristo. Mas é preciso que nós aqui viva-mos isso tudo, pois se eu demonstro enão vivo eles também não vão acreditar enem vão querer viver isso.

DI - Vocês aceitam qualquer jovem naFazenda da Esperança? Há uma tria-gem?PC - Nós recebemos jovens a partirdos 15 anos até a velhice, com autori-zação do juizado, se é menor. A genteaté procura fazer uma triagem paraque ele entre por vontade própria. É

preciso que ele queira mudar de vida.Pois a vida aqui é de certa forma exi-gente. Ele tem de renunciar o sexo, onamoro, a televisão. Aqui é tudo aber-to, ele pode sair a hora que ele quer,mas se sair é sinal que não quer viverisso. Aqui ele fica no mínimo um ano.O sinal que ele deixou a droga é sinalque ele mudou de vida. Pois é a basedo nosso trabalho. Doar-se ao outro.Em São José dos Campos tivemos umjovem que já trouxe para a Fazendaoutros 200 jovens. E ajudou a recupe-rar todos. É só um exemplo dos muitosque temos de doar-se ao outro.

DI - O jovem usa droga por culpa dequem?PC - Por culpa da sociedade. É a socieda-de que é dependente e é drogada, vicia-da. Ele é que causa o consumo de drogase leva para as famílias que não estão bemestruturadas. É complexo culpar apenas afamília pelo filho ou filha que usa droga.Não é bem assim. É a sociedade que estáviciada em remédio, televisão, viciada emsexo, viciada em consumo, viciada emmuitas situações que acabam levando àsbebidas, cigarros e as drogas.

DI - Quando a Fazenda começa a fun-cionar? O que falta?PC - A inauguração acontecerá no dia30 de novembro. Trouxemos agorajovens que já foram dependentes,pagaram suas passagens e vieramaqui para ajudarem a preparar aFazenda para o jovem dependente serecuperar. Ainda falta a estrutura detrabalho, onde os jovens vão trabalharpara se manter. Resta pouco paraorganizar as plantações, as criações,as terceirizações de trabalhos e asacomodações que façam com que elepossa viver bem, assim como aconte-ce numa família. Vamos inaugurar jácom os jovens. Nos primeiros dias denovembro já estaremos recebendo osprimeiros 10 jovens. Nos próximosseis meses serão 25.

Droga é fruto de uma sociedade doenteA Fazenda da Esperança chegou. Outubro foi um mês especial para a Diocese de Joinville, onde o serviço

missionário transformou-se em ato concreto, praticado pela boa vontade de 15 jovens, que chegaram de São Paulo e doParaná para preparar a fundação da 56ª Fazenda da Esperança. Logo que chegaram, o jornal Diocese Informa aproveitou a

ocasião para conversar com o coordenador deste importante trabalho, o padre Cesar Alberto dos Santos, 36 anos, padre há 8

Padre Cesar Alberto: “Se eles querem a felicidade, esse é o lugar”.

Page 6: Diocese Informa - nov 2008

GBR Grupos Bíblicos de Reflexão

6 ■ Diocese Informa - Novembro 2008 2008 - Ano da Juventude

O Objetivo principal para oano de 2008 foi a formação epreparação de Equipes de Visita-dores. Com este objetivo foienviado um questionárioparatodas as paróquias e comunida-des para que colocassem osaspectos positivos, negativos eas sugestões sobre a visitaçãona formação de novos grupos:

Aspectos positivos:

● As visitas fortalecem os Grupos;● A Visitação é o caminho para

formar novos Grupos e aumentar os participantes dos quejá existem;

● Incentiva os Grupos já existentes.Aspectos Negativos:● Número reduzido de pessoas para

fazer a visita;● Falta visitas e convites aos morado-

res que chegam na localidade;● Falta equipes de visitação em algu-

mas paróquias;● Há Comunidades onde não há

retorno em relação às visitas,devido a falta de interesse daslideranças .

Sugestões recebidas das paróquias:

● Continuar a Visitação e as Celebra-ções nos Setores;

● Preparar a Comunidade antes deenviar os visitadores;

● Formar equipes de visitadores ondenão há, e que sejam permanentes;

● Visitação programada e preparada,todos usarem a mesma linguagem;

● Repetir a visitação onde se fizernecessário;

● Ter uma equipe paroquial de visita-ção;

● Envolver as pastorais, movimentos eministérios na realização das visitase atividades dos Grupos;

● Um Grupo ter como missão, visitare formar outro Grupo.

Para 2009 queremos realizar:

● Criar o Ministério da Visitação nasParóquias e Comunidades onde ain-da não existe;

● Em comunhão com a Catequese,visitar as famílias dos catequizandos(1ª Eucaristia e Crisma), para um tra-balho de Evangelização (1º Anun-cio) e criar Grupos Biblicos deReflexão.

● A 1ª Formação em nível Diocesanoserá de preparação pessoal para osAssessores dos Grupos Bíblicos deReflexão: como preparar um assun-to, onde encontrar, a postura emfrente ao publico.;

● Estamos aguardando a possibilidadede uma nova data no Centro de For-mação da Vila Nova para uma 2ªFormação, onde o enfoque será umreavivamento para os Animadoresde Grupos Bíblicos;

● Reuniões com os participantes dasformações realizadas em nível dioce-sano, para descentralizar os traba-lhos da equipe diocesana;

● Visitar as Paróquias para um diálo-go com o Pároco sobre a realida-de dos Grupos Bíblicos de Refle-xão e a Visitação;

● Cumprir o cronograma de forma-ções para Animadores e Visitadoresnas Paróquias e Comunidades;

● Encerramento do Ano Paulino, como Tríduo Paulino, em todos os Gru-pos Bíblicos de Reflexao, nos seto-res, encerrando com a Concentra-ção Comarcal nas Igrejas de todasas Comarcas, onde as indulgênciassão recebidas.

Coordenação Diocesana dos Grupos Bíblicos de Reflexão

Propostas para os Grupos Bíblicos 2009 Confira as sugestões. Procure colocá-las em prática. Há sempre algo para melhorar

88Reunião Comarcal dos Grupos Bíblicos de Reflexão, emSão Bento do Sul / Oxford. A reunião será realizada nodia 13 de novembro, às 19h30, na paróquia NossaSenhora Aparecida, em Oxford - São Bento do Sul.

Semana da Vida em Jaraguá do SulDentro da programação dos Grupos Bíblicos de Reflexão na Semana Nacionalda Vida foram distribuidos nas missas do final de semana e no Dia do Nascituroaproximadamente 6.000 folders e 750 mudas de flores, no centro de Jaraguá doSul. No Dia do Nascituro, padre Pedro presidiria a celebração de encerramentona Comunidade Nossa Senhora Rainha da Paz, às 19h30, onde todos os gruposestariam reunidos mas, devido seu falecimento, fizemos um encontro do livro.

Grupos Bíblicos de Reflexão de Jaraguá homenageiam padre PedroDia 8 de outubro - Dia do Nascituro

marcou o encerramento da "Semana daVida" os Grupos Bíblicos de Reflexão daparóquia São Sebastião, das 8h às 17hfizeram panfletagem e distribuírammudas de flores em frente a igrejamatriz, com o objetivo de criar novosgrupos e incentivar os existentes e divul-gar a vida humana tão ameaçada Às19h30m na comunidade Nossa Sra Rai-nha da Paz houve "Celebração da Vida"Os Grupos Bíblicos de Reflexão fazemum agradecimento especial ao padrePedro Paloski, grande incentivador e ani-mador dos grupos. Sua maior alegria erapresidir as missas nas casas. Nossa últi-ma atividade com sua presença foi nodia do Nascituro, momentos antes doacidente, que resultou em sua morte.

Page 7: Diocese Informa - nov 2008

Pastoral7 ■ Diocese Informa - Novembro 2008 2008 - Ano da Juventude

88Dia 10 de novembro, todo o clero diocesano estará reuni-do no Seminário Divino Espírito Santo, em Joinville. OEncontro do Clero começa às 9 horas e deverá marcar oencerramento das atividades clericais de 2008 parapadres, diáconos e seminaristas

A Pastoral Antialcoólica da Diocesede Joinville está completando 14 anos nopróximo dia 8 de novembro. E uma ale-gria que queremos dividir com todos osreligiosos e religiosas de nossa diocese,juntamente com todos os ingressados,coordenadores de grupo, coordenaçãogeral, conselho, todos os colaboradores esimpatizantes. A Pastoral Antialcoólica é aação concreta da Igreja Católica, na cons-cientização, combate e prevenção doalcoolismo. Desde 1967, o alcoolismo éreconhecido como uma doença incurável,mas que pode ser controlada, se houverboa vontade do dependente. Devemoscontinuar lutando, pois, alcoolismo conti-nua destruindo muitas famílias. São crian-

ças e mulheres sendo agredidas e passan-do necessidades por causa da bebidaalcoólica. O mais lamentável, é que amaioria dos dependentes são pessoas

boas, que cumprem corretamente suasresponsabilidades, mas sob o efeito dasbebidas, perdem o senso da responsabili-dade e do perigo.

Com a Lei Seca, o Brasil teve umganho muito grande. Centenas de vidasestão sendo salvas pelo menor númerode acidentes nas estradas e menos bri-gas domésticas. Quantas crianças deixa-ram de perder seus pais em acidentesautomobilísticos, de trabalho ou em bri-gas por estarem sob o efeito da drogamais consumida no mundo. Para os recu-perados, são quatorze anos de grandesgraças por intermédio deste maravilhosotrabalho que ressuscita mortos vivos, res-taura famílias, desperta novos sonhos,cria novas consciências, une pessoas erenova energias. PARABENS À TODOS.

Luiz Carlos Sales, secretário do Grupo S. João Batista e fundador da Pastoral

0800-6439003www.univille.br

Seletivo especial UnivilleFaça sua pré-inscrição gratuita

Para formação de professores de EnsinoReligioso emSanta CatarinaIndicadoespecialmentepara quem já fez ou estáfazendo o Cursode Teologia para Leigos.Há muitas bolsasintegrais ouparciais paraquem não puderpagar o curso.

No dia 9 de novembro das 14h às 17h acontecerá na Catedral um retiro deespiritualidade para os ministros da Comarca Sul. O encontro será conduzido pelopadre Fernando. A coordenadora Terezinha Prado convida todos os ministros aparticiparem. O término será com adoração ao Santíssimo.

Comarca Sul promove retiro para ministros

Em Joinville, lideranças preparam outdoor para conscientizar a população

Pastoral Antialcoólica completa 14 anos

Os outdoors estão espalhados por diversos bairros de Joinville, fazendo alerta

22ª Semana de Liturgia, em São Paulo

A 22ª semana de liturgia em São Paulo que aconteceu de 13 a 17 deoutubro. Foram 18 pessoas da Diocese de Joinville e mais duas dadiocese de Chapecó num total de 20 pessoas do Regional Sul IV.

Page 8: Diocese Informa - nov 2008

Primeiros casais que participaram das oficinas voltadas para casais, em Jlle

Grupo tem, em média, 30 jovens

Pastoral2008 - Ano da Juventude

Diocese Informa - Novembro 20088

Oração e Vida para os casais

No domingo, 12 de outubro, diade Nossa Senhora Aparecida, partiupara a eternidade o amigo PadrePedro Paloschi.

Padre Pedro era um grandedevoto de Nossa Senhora. E morreujusto num dia dedicado à Ela, aPadroeira do Brasil. Quantas vezes oPadre Pedro rezou: Ave Maria... rogaipor nós pecadores, agora e na horade nossa morte...

Que Maria, nossa Mãe, Rai-nha do Brasil , a querida NossaSenhora Aparecida, interceda pelasua salvação!

Padre Pedro deixou um grandevazio na comunidade paroquial deJaraguá do Sul. Amigo dos ricos epobres. Amigo de todos. Presenteem todas as pastorais e movimentos;sempre solícito no zelo pastoral. Ani-mava os Grupos Bíblicos de Reflexãoe visitava as casas, levando a Ben-ção de Deus.

Era amigo dos idosos e dascrianças . Realmente, alegrava-secom os que se alegram e choravacom os que choram. Procurava ser"tudo para todos". Soube seguir ofundador da Congregação dosPadres do Sagrado Coração deJesus, o Padre Dehon, que dizia: "Irao povo".

Padre Pedro era um sacerdotealegre. Apreciava muito participardas festas e esportes. Nas horasde lazer, sua alegr ia era estarnuma cancha de bocha, para con-fraternizar com os amigos. Gosta-va de uma partida de canastra...Aliás, fui eu quem jogou a últi-ma par tida com ele.. . Era umvencedor na canastra! Foi umbom esportista!

Obrigado Padre Pedro! Obriga-do pelo teu sorriso! Obrigado portuas mensagens! Obrigado pela tuaentrega a Deus na vida religiosae sacerdotal! Obrigado pelasMissas que celebrastes emtua vida! Obrigado pelasvezes que trouxestes Jesusvivo no altar e o destescomo alimento espiritualao povo de Deus naComunhão! Obrigadopelas vezes que Deus,através de ti, perdoou opovo na Confissão! Obri-gado pelos Batizados,Casamentos, visitas aos

doentes onde ministrastes a Unçãodos Enfermos!

Obrigado pelas vezes que con-fortastes as pessoas na perda de umente querido! Obrigado pelo teuespírito de bom humor! Obrigadopor teu amor para com o povo deDeus! Obrigado por tudo de bomque fizestes!

Nós perdoamos as tuas fraque-zas e falhas, porque olhamos a gran-deza de tua alma! Vai em paz, Padre Pedro, intercedepor nós! Fique com Deus, com Nos-sa Senhora e com os Santos e Anjose com os seus familiares, confradese amigos que já se encontram naeternidade.

Padre Pedro, tu não morrestes!Ficarás para sempre em nossa lem-brança e nas nossas preces! Descan-se em paz!

IN TE COR IESU, COR IESU SPERAVI,NON CONFUNDAR IN AETERNUM!

Pe. Irmundo Rafael Stein, SCJ

OBRIGADO! PADRE PEDRO

As Oficinas de Oração e Vida já pre-sente em mais de 40 países evangelizan-do através de métodos de oração parajovens , adultos e agora a grande novida-de: Curso para Casais. O idealizador dasOficinas de Oração e Vida, Frei IgnácioLarranãga nos seus 50 anos de sacerdó-cio, sua grande sensibilidade e profundaespiritualidade, disponibiliza para as decomunidades de tantos países este cursoque vem coroar sua iluminada caminha-da dando uma verdadeira oportunidadepara que os cônjuges possam se presen-tear com pequenos momentos de medi-tações e diálogos esmeradamente prepa-rados para um encontro a dois.

Durante seis semanas, que é a dura-ção do curso, uma reunião por semana,oito casais de guias das Oficinas de Ora-ção e Vida se prepararam conforme o

novo manual e se capa- citaram paraaplicar o novo CURSO PARA CASAIS,que a partir de agora já estão disponíveis nas comunidades onde hoje jáestão sendo aplicadas as Oficinas parajovens e para adultos.

Poderão participar do CURSO PARACASAIS, casais casados somente no civil,casados no civil e na igreja, casais desegunda união, casais amasiados (junta-dos). sendo que para todos esses casoshaja comprovadamente uma união está-vel, ou seja, um tempo significativo derelacionamento harmonioso e exemplar.

Atualmente o CURSO PARA CASAISjá esta sendo aplicado na comunidadeSão Paulo Apóstolo no bairro Comasa doBoa Vista pelo casal de guias Sibaldo eJanete, porém este curso pode ser pro-curado nas secretarias das comunidades.

Grupo de Jovens da Catedral

Somos jovens, somos amigos, somosirmãos, somos Fraternidade. Nascemos doCoração de Deus para o coração da huma-nidade. Ser todo de Deus e todo do irmão.Momentos de alegrias, desafios, sofrimentose vitórias; partilhamos nossas vidas. Nossacompromisso e missão é: " Que ninguémpasse por minha vida sem sentir-se ama-do(a) ". Nos ajude você também nessa gran-de missão; o convite é o próprio Jesusquem nos faz: VINDE A MIM... (Mt, 11:28)

Encontro de Jovens Dias: 2º e 4º sábado de cada mês Horário: 20 horas (após a missa)Catedral de Joinville - Centro(Paróquia São Francisco Xavier)

Page 9: Diocese Informa - nov 2008

Pastoral2008 - Ano da Juventude

Diocese Informa - Novembro 20089

Em novembro, diocese terá doisnovos sacerdotes

Jesus Messias e João Ilson serão ordenadosem Joinville, no dia 15 de novembro, às 15h

Albergue completa 10 anosO atendimento a população de ris-

co de na cidade, começou no ano de1996 com orientação do Bispo DomOrlando, que sensível as necessidadesdos pobres e marginalizados, incumbiua Associação Fraterna Arca da Aliançade realizar este trabalho. Iniciou transmi-tindo-lhes a fé, ouvindo-os e provendosuas necessidades básicas e imediatasnos locais onde eles permaneciam.

Nesta época, alugamos uma Casaonde servíamos um lanche, atendíamosos necessitados, encaminhávamos parabenefícios os que solicitavam e realizáva-mos reuniões de capacitação da equipe.

Convivendo com eles, vimos umarealidade na qual precisávamos atendermais eficazmente e acolher pessoas oufamílias de baixo poder aquisitivo que seencontravam nas ruas ou em porta doshospitais por não terem local de baixocusto para permanecerem. Assim, em1998, iniciou-se a busca por uma Casaonde além de podermos prestar atendi-mento aos habitantes de rua, pudésse-mos atender com algo diferenciadoaquelas pessoas que necessitassem per-manecer em um local por tempo deter-minado para tratamento médico ou sim-plesmente para descanso. Chamamosestas pessoas de Peregrinos.

Encontramos uma Casa que forne-cia espaço adequado para o que neces-sitávamos. Em outubro do mesmo ano,iniciamos a nova etapa do trabalho,mais engajados e cooperando comuma realidade da região que não ofere-cia hospedagem para esse tipo depopulação.

Ficamos nesselocal durante seisanos e ao findo docontrato, fomosobrigados a devol-ver o imóvel.

Conseguimosencontrar um outrolocal no mesmobairro, pois o acessoe condução sãofáceis, fica próximoao centro da cidade,esta próximo aSecretaria do BemEstar Social do Muni-cípio de Joinville onde os peregrinospodem receber benefícios.

As pessoas que chegam até a Casasão encaminhadas por várias instituiçõesgovernamentais e não governamentais.Entre elas destacamos: Secretaria doBem-estar Social, Polícia Militar, Hospitaise Maternidades, Delegacia da Mulher,Centrinho, Comunidades Terapêuticas,Centro de Oncologia do Hospital São

José, e igrejas de outras denominações,etc. No momento tem como finalidades:

● prestar assistência social e psicológi-ca, atender as necessidades básicasdos peregrinos e suas famílias, emcaráter temporário;

● prestar assistência social e psicológi-ca, atender as necessidades específi-cas de doentes de baixa renda, emtratamento de saúde na cidade, esuas famílias, que não possuemparentes no município;

● atender as necessidades básicas dealimentação e higiene, dos moradoresde rua que não possuem parentes nomunicípio;

● estimular e promover a participaçãoefetiva de órgãos governamentais enão governamentais do município eregião, como forma de integrar açõese garantir a eficácia e continuidade doatendimento aos usuários;

● realizar atividades sócio-educativas,através de trabalhos individuais e emgrupo, como forma de resgatar aidentidade pessoal, a dignidade eauto-estima dos usuários.

A Casa Marta e Maria – Alberguedo Peregrino, realiza há 10 anos um tra-balho de acolhimento aos mais necessi-tados, buscando resgatar a dignidade

destas pessoas quese encontram em ummomento de fragilida-de e vulnerabilidade.E o único albergueque funciona comoabrigo temporáriopara peregrinos esuas famílias.

E s t amo strabalhando com aevangelização diáriacom todos os pere-grinos, e isso temsido fonte de mui-tas graças, poiseles não somenterecebe um teto,

uma comida, um banho, que também éimportante, mas acima de tudo elessaem do albergue com a certeza deque Deus os ama, os acolhe, os prote-ge. E tudo isso lhes trazem mais espe-rança mais alegria. Assim podemos afir-mar que o Albergue cumpre sua missãode evangelizar resgatando e restauran-do a dignidade da pessoa humanacomo filho de Deus!!!!!

Jesus Messias Natural: Umuarama/PRIdade: 39 anos1ª Missa: às 19 horas,na paróquia CristoSacerdote, emApucarana/PR.“Após longos anos depreparação ediscernimento, sinto-mepela graça de Deuschamado ao ministériopresbiteral para sercolaborador naconstrução do mundomais fraterno, justo esolidário”

João IlsonNatural: Apucarana/PR

Idade: 37 anos1ª Missa: às 19 horas,

na Igreja NossaSenhora dos

Navegantes, embalneário Barra do

Sul/SC“De familia não muitareligiosa engressei navida religiosa após tersido catequista onde avocação nasceu devido

o grande amor pelacatequese.”

Casa Marta e

Maria - Albergue

do Peregrino

Rua Urussanga, 545

Bairro: Bucarein

CEP. 89.202-400

Joinville/SC

Fone: 47 3433-9894

Page 10: Diocese Informa - nov 2008

Especial10 e 11

O dia Nacional da Juventude2008, celebrado em São Bento doSul, no domingo, 19, superou todasas expectativas da organização. Foiuma festa alegre e emocionante.Nem mesmo o frio intenso e a chuvafina fez com que cerca de três miljovens prestigiassem este encontro,organizado todos os anos, em outu-bro, pela Pastoral da Juventude.

O ginásio coberto do colégiomarista Bom Jesus, situado no cen-tro de São Bento do Sul, ficou lota-do. O evento começou por volta das9 horas e terminou com um evageli-za show, por volta das 17 horas. Abanda católica "Força Divina", deMafra, animou o evento.

Jovens e adolescentes de todasas 15 cidades que integram a Dioce-se de Joinville cantaram, dançaram,aplaudiram espetáculos de teatro edança e dividiram seus conhecimen-tos, em oficinas educativas, voltadaspara "Juventude e os Meios deComunicação"- tema central do DiaNacional da Juventude, celebradoem diversas diocese do Brasil.

Um dos momentos mais interes-santes do evento foi a palestra como jornalista e editor-chefe da TV Edu-cativa do Paraná, Élcio Faxina. Eleexplicou aos jovens que "boa partedos meios de comunicação tem simsuas segundas intenções, pois ser-vem a interesses econômicos e

empresariais, que nem sempre estãode acordo com a temática cristã ouem defesa da vida. Por isso, osjovens devem saber ler e interpretarcriticamente todos os meios decomunicação, não aceitando sim-plesmente qualquer coisa". Outroponto alto ficou por conta das apre-sentações de dança, onde o hip hope a dança sacra envolveram osjovens num clima de muita euforia,alegria e empolgação.

Durante o encontro foi ofereci-do aos jovens a oportunidade dedebater e trocar experiências emoficinas de teatro, dança, fotografia,vídeo e televisão. Cada uma durouem média uma hora e meia. Elasforam realizadas nas salas do colé-gio Bom Jesus e bastante elogia-das pelos participantes.

O Dia Nacional da Juventudetambém teve seu momento de espiri-tualidade, quando seis jovens sacerdo-tes celebraram a missa, na igrejamatriz de São Bento do Sul, que ficoucompletamente lotada. A chuva depapel picado e balões coloridosencantou os jovens na entrada da igre-ja. Mais uma vez, durante a celebra-ção, o padre Dúlcio Antônio de Araújo,lembrou que a juventude é prioridadeda Igreja no mundo e que os jovensdevem lembrar que Jesus Cristo tam-bém foi um jovem e que ajudou atransformar o mundo para melhor.

DNJ 2008 supera toEvento reuniu perto de 3 mil jovens, em São Ben

O que a gente aprende aqui é para avida toda. Principalmente a convivênciacom outros jovens. Exemplo de pessoasque tinham problemas com drogas edepois que entraram na Igreja, deixaramessa vida triste.

Luciane de Lorena, 26 anos,Paróquia N.Sra Aparecida, Mafra

Foi muito legal, porque uniu todos os jovens pra falar de Deus e se divertir.É a primeira vez que eu participo. Sou crismanda e estou gostando muito. Adorei as músicas, a dança, aspaqueras (risos). Adorei tudo! Espero que tenham outros.

Elis Luana Flor, 15 anos, Paróquia São Luiz Gonzaga, Jaraguá do Sul

Não esperava que fosse tão empolgante.Superou todas as nossas expectativas. Foimuito bom. Estamos unidos como sefizéssemos parte de uma grande família.Ajudei com uma equipe a organizar esteevento. Deu muito trabalho, mas valeudemais.

José Lúcio Gruber, 27 anos, ParóquiaPuríssimo Coração de Maria, São Bento do Sul

Page 11: Diocese Informa - nov 2008

2008 - Ano da JuventudeDiocese Informa - Novembro 2008

odas as expectativasnto do Sul. Muita música, ensinamentos e alegria

Este evento está sendo maravilhoso.Fazia dois anos que eu não vinha.Conheci um monte de gente nova. É afraternidade entre todos. Não tem essade grupinho. Nosso grupo se juntou comoutros de outras cidades pra lanchar econversar. Foi bom demais.

Sinei Pereira Lascosque, 20 anos, Paróquia Nossa Senhora de Belém, Joinville

Agora está tudo tranqüilo. No começofoi difícil, por causa da língua e doscostumes. Sou africana, de Moçambique,em Luanda. Estou morando perto dacomunidade Nossa Senhora Aparecida,no Bom Retiro. Lá pertenço a um grupode jovens. Gostei muito de tudo.

Conceição Soares Hebo, 23 anos, Paróquia Santo Antônio, Joinville

Participo do EJIC (Encontro de Jovens daImaculada Conceição). O pessoal está bemanimado, mesmo com a chuva. A oficina estava muito boa. Eu aprendi sobre rádio. Aanimação também está muito boa. Sempre sereclamava que não havia nada para os jovens,mas esse ano está bom demais. Temos quelevar o ano da Juventude para todos os anos.

Rafael Aparecido de Faria Mariano, 21 anos.Paróquia Imaculada Conceição, Joinville

Jovens de todas ascomarcas lotaramo ginásio do colégio Bom Jesus e deram umshow à parte. VIVA O ANO DAJUVENTUDE!!!

Page 12: Diocese Informa - nov 2008

A capela Senhor Bom Jesus do Ribei-rãozinho, da paróquia Nossa Senhora dasGraças, em Mafra é composta de 53 famí-lias, que vivem da agricultura, agropecuáriae outras atividades do campo. O incomumdeste povo de Deus é que ao recebermosa orientação da diocese, para não venderbebidas alcoólicas nas festas, resolvemosnão só acatar a orientação do pastor, masir além, AMAR. Resolvemos sobreviversomente do dízimo e não fazer festa popu-lar nos moldes que vínhamos fazendo.

Passamos a sobreviver do dízimo - "-sonho" de muitos cristãos maduros, quedóceis ao sopro do Espírito Santo sãoprotagonistas da história atual da IgrejaCatólica, neste cantinho da Diocese deJoinville. Porém, o que mais chama aatenção nesta comunidade é ver a união.Aqui todos são bem acolhidos, todos seentendem, todos se amam.

A nova modalidade de festa foi pos-ta em prática na festa do padroeiro "-Senhor Bom Jesus do Ribeirãozinho", emagosto deste ano. O entendimento entreos membros do CAEP e comunidade foide plena harmonia. Nós acreditamos nodízimo e fazemos acontecer entre nós oque diz a Sagrada Escritura em (Mal3,10): "Trazei o dízimo integral... "

O modo de ser da festa chamouatenção! Ela continua igual aquelas de 4anos atrás. A única coisa que mudou nafesta foi a ausência de bebida alcoólica e

a venda de qualquer coisa aos festeiros.Foi servido refrigerante de diversos sabo-res, um delicioso churrasco de carne deovelha e de boi, diversas saladas, pãofresquinho. De sobremesa foi servido umchocolate para todos. E sabem quantonos custou tudo isto? "NADA"!

Após o almoço houve sorteio de

brindes doados por benfeitores. Outrosobjetos foram doados para a capela e lei-loados, transformando-os em lucro para acomunidade. A festa continuou com umatarde dançante. É a festa dos DÍZIMISTASda comunidade, Festa da Família.

Este testemunho nos faz crer quevale a pena ouvir o Pastor e não temer

o NOVO. Se fizermos por Deus e paraDeus tudo é possível... E tudo transcor-re para o bem de todos. A COMUNIDA-DE DE RIBEIRÃOZINHO ACREDITA NODÍZIMO! E conta com as bênçãos doSenhor Bom Jesus!

Comunidade de Ribeirãozinho - Mafra

Pastoral2008 - Ano da Juventude

Diocese Informa - Novembro 200812

No dia 27 de setembro acomunidade Santos Anjos, emGuaramirim, festejou seu padroeiro.A celebração começou ás 10horas da manhã e foi celebradapelo padre Napoleão, do Semináriode Corupá. A celebração tevemomentos de emoção, onde emprocissão entraram símbolos dacomunidade, como a cultura ale-mã e italiana. Logo após foi servi-do um delicioso almoço, o quefez com que a festa de SantosAnjos fosse ainda mais bonita,Maravilhoso foi ver o empenhode todos para a realização doevento. Agradecemos a todospela participação e que os San-tos Anjos nos abençõe.

Marcos Luís Macedo

Assembléia da Pastoral da JuventudeQuerida Juventude! Estamos felizes

em comunicar a nossa Assembléia Dioce-sana da Pastoral da Juventude que nesteano será eletiva. Este é um momento fortede parada para avaliarmos a caminhada,pensarmos e projetarmos o futuro. Quere-mos recordar momentos bons e pensar noque precisamos amadurecer, traçando pro-jetos de sonhos e vida para 2009 juntos,construindo uma bonita caminhada visan-do a Evangelização da Juventude nasparóquias da nossa Diocese. A ficha deinscrição já estão nas paróquias e deverãoser entregues até dia 10 de novembro noCentro Diocesano de Pastoral.

Convidamos e contamos com aparticipação de 3(três) jovens pararepresentar a sua paróquia. Venhasonhar conosco!

Maira Cecatti, Coordenadora Diocesana da PJ

Festa dos Santos Anjos

Bom exemplo de comunidade dizimistaEm Mafra, um belo exemplo a ser seguido por todas as comunidades da Diocese

53 famílias transformaram a comunidade, dedicando todos os esforços para a boa organização do dízimo

Padre Napoleão celebrou em Guaramirim

Dia: 16 de novembro de 2008

Local: Colégio Dom Bosco(Próximo a paróquia

Santo Antônio)

Cidade: Joinville

Horário: 8:30h às 16 horas

Custo: R$ 10,00 (dez reais) por pessoa

A sua presença é muito importante para osencaminhamentos de 2009.

Page 13: Diocese Informa - nov 2008

Geral2008 - Ano da Juventude

Diocese Informa - Novembro 200813

A Coleta da Evangelização sem-pre é feita no terceiro Domingo doAdvento. Neste ano vai corresponderaos dias 13 e 14 de dezembro. Acoleta deverá ser feita em todas asmissas e será o fruto da Campanhapara a Evangelização 2008.

O resultado da coleta visa sus-tentar todas as atividades pastoraisda Diocese e de toda a Igreja doBrasil. A finalidade, portanto, é dife-rente daquela da Campanha da Fra-ternidade, realizada na quaresma, eque tem como objetivo apoiar proje-tos sociais. Assim sendo, a coletada Campanha da Fraternidade de2008, na Diocese foi aplicada naFazenda da Esperança, cujo valortotal foi de R$ 51.322,00.

A Campanha para a Evangeliza-ção deste ano traz como lema: "Aco-lhamos o Príncipe da Paz". Estará,assim, em sintonia com a Campa-nha da Fraternidade 2009, cujolema será: "A paz é fruto da justiça"e com a Campanha Missionária,cujo lema será: "Missão a serviço dapaz e da justiça". Desta forma, a

Igreja no Brasil inicia o novo anolitúrgico convidando a todos paraabrir o coração Àquele que "veiohabitar entre nós" (Jo 1,14).

Para que o leitor tenha umaidéia de como estamos aquém doque deveria ser a Coleta da Evange-lização, apresento-lhe o resultado doque entrou e do que gastamos nosustento das atividades pastorais daDiocese em 2007. O resultado totalda Coleta da Evangelização de2007, foi de R$ 45.516,61 e o totalde gastos, só na Pastoral da Dioce-se foi de R$ 83.210,75. Foi distri-buído 40% para Associação Dioce-sana de Promoção Social -Adipros,35% Conferência Nacional dos Bis-pos do Brasil – CNBB e 25% paraas Paróquias.

A colaboração de cada pessoatem repercussão em toda a Igreja.O resultado da Coleta da Evangeli-zação será partilhado solidariamen-te entre a CNBB Nacional , osRegionais e as Dioceses, para aexecução de suas atividades pasto-rais. Do contrário, a Igreja no Bra-

sil, na Diocese não tem como semanter. Portanto, somos a Igrejada partilha e da comunhão frater-na. Se formos generosos, Deusnão nos retr ibui rá apenas emdobro, mas em cêntuplo.

A comunhão f ra te rna dosbens poderá ser partilhada espiri-tua l e mater ia lmente . Ambasdevem ter um equilíbrio na nossavida. A partilha atinge os que pos-suem recursos materiais ou espiri-tuais. É dever de todo batizado.Somos convidados a "dar de nos-sa pobreza" (Puebla 368).

Por tanto, dias 13 e 14 dedezembro, em todas as missas oucelebrações, deverá ser feita a Cole-ta da Evangelização nas comunida-des, capelas e matrizes. É um apeloda Igreja, é um apelo para que atin-jamos nossas metas para que seja-mos uma Igreja mais ativa, a servi-ço de todos, com capacidade deformar novos discípulos e discípulaspara uma nova evangelização.

Dom Irineu Roque Scherer, bispo Diocesano

Nos dias 13 e 14 de dezembro, no 3º domingo do Advento, seja generoso e colabore

Ajude a Campanha para Evangelização

No dia 4 de outubro , Dom OrlandoBrandes , Arcebispo de Londrina PR ,se fezpresente na ultima etapa da escola .Foi aco-lhido com muito carinho e aplausos. Muitoentusiasmado falou da importãncia de todasas escolas de formação que a diocese pos-sui e nos motivou a continuar com estaescola a qual nos abre os horizontes e nosencoraja para um profetismo autêntico. Dis-se ainda que somos sal da terra e luz domundo.Precisamos defender a pessoa, cons-truir a comunidade e participar da constru-ção da sociedade através dos movimentossociais.Neste dia a escola estava sendoassessorada pelo Sr. Celso Loraschi, profes-

sor do Itesc-de Florianópolis SC com otema: Profetismo e Política. Falar de profetis-mo é reconhecer a centralidade do Plano deDeus para a vida do mundo e falar de políti-ca é empenhar-se na organização da cidadeterrestre, de tal modo, que se torne a casade todas as pessoas com os recursos neces-sários "para que todos tenham vida e vidaem abundância. Foi de muita riqueza aexplanação do tema. Devemos ser discípu-los encantados, convertidos, transformadose aprofundados na Bíblia.E viver a dimensãosocial do evangelho .

Pascoina Moser Dieterich,3º ano Fé e Doutrina Social

A celebração do dia de NossaSenhora Aparecida, no Bairro Bom Retiro,no dia 12 de outubro, teve seu início comum concorrido tríduo espiritual, organiza-do pelos Grupos Bíblicos de Reflexão.Todas as celebrações do tríduo acontece-ram nas casas dos membros desta comu-nidade. A principal missa em homena-gem à Padroeira do Brasil ocorreu às10h00, precedida por uma carreata queacompanhou a imagem de Nossa Senho-ra. Os organizadores estimam que compa-reçam à festa mais de 3 mil fiéis. A missa

solene foi celebrada pelo pároco, PadreRenato dos Santos, que pode contar coma participação especial dos jovens ecrianças. Neste mesmo dia foi inauguradaa nova pintura da igreja e as novasdependências do-setor-da-cozinha.

Doze de outubro foi oficializado comodia de Nossa Senhora Aparecida em 1953.A data foi transformada em feriado nacio-nal em 1980, por ocasião da visita do PapaJoão Paulo 2º ao Brasil. Segundo a tradi-ção, a imagem da santa foi encontrada norio Paraíba do Sul em 1717.

Festa da padroeira no Bom Retiro

Dom Orlando visita Escola de Fé

Imagem de N. Sra. Aparecida foi levada pelo caminhão do Corpo de Bombeiros

Nos dias 3 e 4 de outubro, o arcebispo dom Orlando Brandes esteve em Joinville

Page 14: Diocese Informa - nov 2008

Missões14 ■ Diocese Informa - Novembro 2008 2008 - Ano da Juventude

88

Missa Missionáriana Catedral

Aconteceu no dia 4 de outubro naCatedral de Joinville o encontro da Infânciae adolescência Missionária. Junto com paise animadores das paróquias, todostrouxeram muito amor a Jesus - grandemodelo para todos os cristãos.

A catedral rapidamente se encheu dealegria. Os participantes, carregando símbo-los missionários, se uniram numa só voz,cantando o belo hino da Infância Missioná-ria. A Igreja precisa de talentos missionários,pois evangelizamos do maneira simples,meiga e franca. Somos o presente e o futu-ro de nossa Igreja.

Opadre Jorginho e o padre Remo nosacolheram. Vibraram com cada participanteque foi até a Catedral. O Grupo Mauá, daparóquia Nossa Senhora de Fátima, bairroItaum, de Joinville, animaram a missa.

No final, a surpresa - uma bela dançasacra preparada pelas crianças do ParqueGuarani, da Comunidade Sagrado Coraçãode Maria.

Também foi emocionante a apresen-tação da Comunidade Nossa Sra Apareci-da, de Barra do Sul. No final, Santa Terezi-nha e São Francisco Xavier - nossospadroeiros entraram ao som do cantoardor missionário. Foi maravilhoso.

Aconteceu na Diocese de Rio do Sula Reunião do Conselho MissionárioRegional, nos dias 23 e 24 de setem-bro. A pauta foi assim desenvolvida: 1.Avaliação das atividades missionárias anível regional no ano 2008 , congressos,encontros e reuniãoes.2. Programaçãopara 2009; 3. Votação do novo coorde-nador regional do Conselho Missionário ,como também a votação do novo Coor-denador Regional da Infância e da Ado-lescência Missionária

Na Coordenação do Conselho Mis-sionário Regional foi indicado o PadreValdemar Carminatti, da Diocese de Cri-ciúma e na Coordenação Regional daInfância e Adolescência Missionária ficoucom Zenaide Busarello, da Diocese deJoinville

Houve a participação de oito das10 dioceses existentes.

Para este ano teremos o estudo dodocumento "Missão Continental” juntocom a diocese de Blumenau, no dia 4de novembro, em Indaial.

No final do encontro, dom José Bis-po - Auxiliar de Florianópois deu o envioaos novos coordenadores e suas equipescomo a todos os participantes.

Nesta oporrtunidade dom José dis-se: “a Igreja deve respirar tranqüila quan-do incentiva e promove o crescimento daInfância Missionária.

Concluiu conclamando a todos aser discípulos apaixonados,missionáriosousados a serviço da vida .

Além destas duas datas queremoslembrar que estaremos sempre em sinto-nia com as diversas atividades e progra-mação das paróquias

Zenaide Busarello, Coordenadora Diocesana -IAM.

Datas do ano 2009 que você deve guardar no coração

● Fevereiro20 a 22 – Encontro de Formaçãopara os assessores da InfânciaMissionária - Joinville - EFAIM nível1

● MarçoDia 14 – Formação para todos osassessores

Conselho Missionário define ações

No dia 8 de novembro será realizada noCentro Diocesano de Pastoral, a ReuniãoDiocesana da Infância Missionária, a partir das 19h30. Participe!

Encontro avaliou as atividades de 2008 e a programação para o ano catequético de 2009

Festa das Capelinhas e das IrmãsNo dia 21 de setembro realizou-se a

tradicional Festa das Capelinhas com ben-ção de carros e máquinas agrícolas. Tam-bém foram comemorados os 25 anos devida religiosa da Irmã Malgorzata Brodo-wiak, e a abertura das comemoraçõespelos 50 anos de Fundação da Congrega-ção das Irmãs Missionárias de Cristo ReiCelebrou-se também os imigrantes polone-ses e os 20 anos da chegada das primei-

ras missionárias ao Brasil. Na paróquiaSanto Estanislau – Alto Paraguaçu. a mis-sa foi presidida pelo bispo dom IrineuRoque Scherer e concelebrada pelospadres, Érico Scheubauer, pároco daparóquia Santo Estanisalu, padre DirceuRudnik da Diocese de São José dosPinhais e pelo padre Zbigniew Minta,provincial da Congregação dos Padres daSociedade de Cristo.

Irmãs celebraram 50 anos da Fundação da Congregação das Irmãs Missionárias

O mundo mais que professores deteologia, precisa de testemunhas de Cris-to.São Daniel Comboni a exemplo deMaria,São Paulo e de tantos Santos e San-tas foi um grande Discípulo Missionário deJesus. Ele soube entender e acolher o cha-mado e por-se a caminho de Cristo.

"Aquele que ama seu pai ou sua mãemais que a mim não é digno de mim" (MT10,37). Comboni renuncia sua casa, pai, mãee a Igreja local em favor dos mais pobres eabandonados da África. Amou tanto essepovo que chegou a dizer "Eu tenho uma vidasomente para consagrá-la ao bem dos africa-nos, mas desejaria ter mil vidas para consu-mi-las todas com essa finalidade". E Combo-ni não para por aí. Numa carta endereçadaao pai Luis e á mãe Dominga diz:" Deixan-

do-me partir fizeste um gesto heróico, que osgrandes da terra não sabem fazer" e mais tar-de ao próprio pai ele diz: "Não duvide, queri-do pai: tornei-me missionário para trabalharpela glória de Deus e dar a minha vida pelobem dos africanos".Está aberta a causa debeatificação dos pais de Santa Teresinha doMenino Jesus e também de Luigi e Domé-nica Comboni,pais do Daniel.

E assim segue o testemunho de IrmãDeisy, missionária Comboniana em Ugan-da(África): "Comboni foi um homem queme entusiasmou pela missão, pois eleentregou sua vida em favor dos africanos,.Isso me chama a atenção, e eu acreditonesse projeto", disse Deisy Adair Coelho.

Gilmar e Padre Remo

São Daniel Comboni: discípulo Missionário de Jesus

Page 15: Diocese Informa - nov 2008

CF 200815 ■ Diocese Informa - Novembro 2008 2008 - Ano da Juventude

Com muita alegria recebemos aComenda Mérito Nossa Senhora deNazaré conferida pelo Poder Legislativodo Estado do Pará. Ela se destina aagraciar personalidades brasileiras ounão, que tenham prestado reais e efeti-vos serviços ao Estado do Pará, oufaçam jus à homenagem em decorrên-cia de meritória atuação voltada para aIgreja Católica. Temos apenas quatroanos de trabalhos missionários nessaregião e nossa missão já foi reconheci-da. Essa homenagem é também para anossa Diocese e todas as pessoas quetêm nos apoiado com sua generosida-de e orações. Obrigado Pai e Mãe docéu por esse carinho. A outorga daComenda faz parte oficial da festa doCírio de Nazaré. Ele é realizado emBelém há mais de 200 anos. Mas adevoção à Santa, no Estado, começoubem antes, ainda em 1700, quando ocaboclo Plácido encontrou uma Ima-gem da Virgem no Igarapé Murutucu,onde hoje é a Travessa 14 de março,em Belém. Feliz com o achado, Plácidolevou a Imagem para a sua casa,porém, misteriosamente ela retornouao local onde fora encontrada. O fatose repetiu várias vezes e, diante disso,Plácido construiu uma pequena capelano lugar do achado, onde milhares deviajantes e romeiros passaram a vir embusca de graças e milagres da Santa,ato de devoção que originou o hojegigantesco Círio de Nazaré, a maiorexpressão de fé do povo paraense. Alifoi erguida, mais tarde, a hoje BasílicaSantuário de Nossa Senhora de Naza-ré. "Ó Virgem Mãe amorosa, fonte deamor e de fé, daí-nos a bênção bondo-sa, Senhora de Nazaré!". Esse refrão écantado entusiasticamente todo segun-do domingo de outubro, pelas ruas deBelém, em louvor à padroeira dosparaenses, durante a procissão queacontece toda a manhã do Círio. É amaior romaria em número de fiéis queacontece em um dia em todo o Oci-dente. A 216ª edição do Círio de Naza-ré levou mais de dois milhões de pes-soas às ruas no último dia 12 de outu-bro. Eram promesseiros que se vestiamdas mais variadas linguagens de fépara expressar sua gratidão pelas gra-ças alcançadas ou ainda por alcançar.Muitos puxaram a corda, um dos sím-bolos mais marcantes da procissão, que

é atrelada à berlinda com a Imagem daVirgem na trasladação e na grande pro-cissão. Milhares praticam a solidarieda-de e a caridade com quem precisadurante as longas horas da procissão.Na Basílica são acolhidas as pessoasque vêm à pé das cidades vizinhas.Algumas precisam de atendimentomédico antes de se dirigir até o altardo Santuário. A fé fez aumentar tam-bém a visita da imagem peregrina daSanta. Só este ano foi agendado 152visitas, inclusive aqui na nossa cidadede Barcarena, onde fizemos uma noitede vigília e oração. Acolhida por ricose pobres, a imagem é conduzida daperiferia ao centro da cidade, propa-gando a fé Mariana e ampliando o cli-ma do Círio. Ela é acompanhada pelaGuarda de Nazaré. Um grupo de pes-soas encarregado de cuidar da Ima-gem e que participam ativamente naIgreja e cuidam da ordem durante ascelebrações . A Imagem dispõe deuma Patente Militar. Durante a procis-são as pessoas pagam promessas dis-tribuindo água para os participantes.Levam tijolos, casinhas ou barquinhosde brinquedo sobre a cabeça parapedir ou agradecer as graças recebi-das. Os objetos feitos com a madeirade Meriti são outra peculiaridade.

Outra tradição que remonta os séculosé o Almoço do Círio. Dizem os maisantigos que partiu da vinda de romei-ros do interior do Estado trazendo, pracolaborar com o almoço, uma alegriade quintal: pato, galinha, porco, peru.Assim, a tradição se espalhou e hojenão se imagina um lar católico ondenão ocorra o Almoço do Cí r io .Momento de congraçamento da famí-l ia , dos amigos , igualmente, umahomenagem não apenas à Virgem,mas ao próprio Jesus, uma vez queela nos convoca como discípulos mis-sionários a atender o chamado de seuFi lho Jesus Cr is to . O Cír io é ummomento para os cristãos católicos dereavivamento de sua caminhada. Odeslocamento de pessoas, as manifes-tações populares, as tradições religio-sas e cu l tura is presentes nestemomento são tão marcantes que fazcom que o paraense se reencontreconsigo mesmo, com suas tradições,com sua historia e, principalmente,com a sua fé. Com a festa do Círio deNazaré nós aprendemos que o amorse realiza no céu, mas depois se con-solida na terra.

■ Pe.Carlos Alberto Pinto da Silva, missioná[email protected]

88No dia 11 de novembro haverá reunião intercomarcaldo clero de São Bento e Mafra. A reunião será rea-lizada na paróquia Santo Estanislau, no Alto Para-guaçu, a partir das 9 horas.

Trabalho missionário do padre Carlos é reconhecido oficialmente pelo Governo do Pará

O Círio e o reconhecimento da missão

Padre Carlos trabalha como missionário na Diocese de Barcarena, no Pará. Sua ação está voltada aos mais carentes.

Assembléia naPerpétuo Socorro

A paróquia N. S. do Perpétuo Socor-ro, no Costa e Silva, em Joinville se reu-niu no Centro de Formação Pastoral, paraa Assembléia Paroquial de Pastoral, nodia 28 de setembro. No início foi refletidoo ano catequético de 2009, com a pre-sença do Valdir Tromm.

Em seguida foi feita uma avaliaçãopastoral de todos os eventos de 2008.

A seguir passou-se para o planejamen-to de 2009, enfocando o tema catequesenas atividades pastorais de 2009. Dentreas atividades já existentes elegeu-se.

1. Pastoral da Visitação mensal com oobjetivo de incluir os católicos afastadosna vida eclesial.

2. Estudo Paroquial do Catecismo da Igre-ja Católica com as lideranças e o povo.

3. Momentos de espiritualidade com ospais dos catequizandos, com temas rela-tivos a fé católica.

4. Retiro para todos os catequistas daParóquia, no início do ano.

Page 16: Diocese Informa - nov 2008

Foram momentos de muita alegria e fé.A Igreja e paróquia Nossa Senhora Ima-culada Conceição, em Itapoá, ficoupequena durante a celebração. Amigos econvidados lotaram a igreja O bispodom Irineu Scherer presidiu a celebra-ção, concelebrada por dezenas depadres e diáconos. No ano da Juventu-de, a ordenação de Sérgio representauma alegre esperança, sobretudo para asnovas vocações em toda a Diocese, dis-se o bispo com entusiasmo e alegria.

Bodas de OuroWanny e Gerhard Ellmer celebraram no dia 11/10 na paróquia Nossa Sra. de Fátima, da rua XV, em Joinville, 50 anos de união matrimonial.

Bodas de DiamanteSeu zequinha (José Jerônimo, 83 anos) e dona Santa(Santa Ferreira, 76 anos) celebraram, dia 27/9, 60anos de casados. 11 filhos, 28 netos e 17 bisnetos.

Num clima de solidariedade emuita alegria no dia 12 de outubrodia de Nossa Senhora Aparecida, aparóquia São Sebastião, do Iririúvisitou o Setor São Luiz Gonzagano bairro Itinga, em Araquari, quepertence a paróquia Cristo Ressus-citado para a realização da FESTADAS CRIANÇAS. Participaram tam-bém da festa, o padre Carlos Afon-so - pároco da paróquia Cristo Res-suscitado, padre Dúlcio A. de Araú-jo - pároco da paróquia São Sebas-t ião, o grupo de teatro JeanMichel, Ministério de Música Dian-te do Rei, Coral da Infância Missio-nária, Ministério de dança Raio deLuz, Professoras do ColégioMachado de Assis e Ministério dedança Missionários de Cristo.

A festa foi abrilhantada pordiversas atrações, Teatro, Música,Dança, distribuição de cachorro-quente, pipoca, doces e brinquedos

e reuniu cerca de 700 pessoas. Agradecemos a todas as pes-

soas que fizeram parte deste momen-to que enriqueceu e alegrou todo opovo desta região, especialmente Sr.

Sadi Luiz de Freitas e Sra. Maria Alvesde Freitas que fizeram as doaçõespara que a festa pudesse acontecer.

Vera Melânia Ferrari da Silva

Semana Mariana em Pirabeiraba

Procissão seguida da celebração da missa encerrou aSemana Mariana em Pirabeiraba, Paróquia Sagrado Cora-ção de Jesus, no dia 12 de outubro. Foi uma semana deencontros com a Irmã Mirian Rosana Funck, que representaem Santa Catarina o Instituto das Irmãs "Maria de Schoens-tatt". No domingo à tarde, antes da celebração da missa osGrupos Bíblicos de Reflexão da paróquia se reuniram naIgreja Matriz para rezar o terço e ouvir as palavras da IrmãMirian. O pároco padre Humberto, motivou os paroquianosa manterem firme o exercício da oração diária do terço.Outro destaque foi a participação das crianças na procissãoe durante a coroação de Nossa Senhora Aparecida.

Pastoral da Comunicação – Paróquia SCJ – Pirabeiraba

Geral2008 - Ano da Juventude

Diocese Informa - Novembro 200816

Devotos marianos carregam andor da mãe Aparecida

Sérgio da Silva é sacerdoteEle foi ordenado em Itapoá, na tarde de 12 de outubro

Toda a comunidade prestigiou a festa e lotou o pátio da igreja

Festa das Crianças no Setor São Luiz Gonzaga

Page 17: Diocese Informa - nov 2008

Geral2008 - Ano da Juventude

Diocese Informa - Novembro 200817

Diocese oferece duas novas escolas

Escola de Bioética Destinada aprofundar a reflexão a respeito dos pro-blemas bioéticos atuais, a partir da visãocristã, a fim de se assumir a proposta de"vida digna" para todos, desde a concep-ção até a morte natural.

● Tempo de duração: 1ano● Período de aulas: Fevereiro a Novembro 2009● Início das aulas:Aula inaugural nos dias 17 e

18/2 das 19h30 às 21h30. Na primeira 1ª quin-ta-feira de do mês.

● Locais:Centro Diocesano de Pastoral - RuaJaguaruna, 147 – Centro

● Inscrições:No local.● Telefones: 3436-3997● Coordenação: padre Edson Deretti

Nova Escola (Psicologia) Osassuntos serão dentro da psicologia queatinge a convivência humana, desde opré-natal até o fim da vida. As inscriçõesnas comarcas de Joinville serão atravésdos Conselhos Paroquiais e párocos. Nasdemais comarcas da diocese, os interes-sados devem falar com seu pároco evigário comarcal.

● Tempo de duração: 3 anos● Período de aulas:Março a Junho – Agosto a

Novembro (uma vez por semana, às segundas-feiras, das 19h30 às 212h30)

● Início das aulas: Primeira segunda-feira de Março 2009

● Locais:Comarca Sul:Centro Diocesano de Pas-toral / Comarca Norte: paróquia Senhor BomJesus,Aventureiro, Joinville.

● Inscrições:CPP e ou com o pároco● Telefones: 3451-3721● Responsável: padre Nivaldo Oliveira Souza

Escola Bíblica Destinada ao estudoe ao aperfeiçoamento no conhecimentoda Bíblia. Durante o curso, todos osmeses, um tema do antigo ou do novotestamento são aprofundados pelospadres e leigos que ministram o curso. Éimportante que o aluno desta escolatenha como pré-requisito a formação dostrês anos da Escola de Teologia.

● Tempo de duração: 3 anos● Período de aulas:Março a Junho – Agosto a

Novembro● Início das aulas: Primeira

segunda-feira de Março 2009● Locais: Sant. Sagrado Coração de Jesus (Jlle)● Inscrições: nas paróquias● Telefones: 3434-1920● Responsável: Apolônia Kuskowski

Esco la de Fé e Dout r inaSocial Busca proporcionar formaçãosobre a Doutrina Social aos agentespastorais para que possam assumir asdimensões sociais da fé, contribuindoprofeticamente com a sociedade brasi-leira na conquista da justiça social.

● Tempo de duração: 3 anos● Período de aulas: Em 24 etapas divididas em

três anos (2007 a 2009) com aulas ministradasno 1º sábado de cada mês, das 8h às 12h.

● Início das aulas: Março de 2009● Local:Centro Diocesano de Pastoral● Inscrições: nas paróquais● Telefones: 3451-3723● Coordenação: irmã Maria Salete Wiggers

Escola de Comunicação Prepararleigos, líderes de movimentos e pastoraispara lidar com a comunicação interna eexterna em suas comunidades ou paróquias.

● Tempo de duração: 2 anos● Período de aulas:março a novembro, todo o 3º

sábado de cada mês

● Início das aulas: Março de 2009

● Local:Centro Diocesano de Pastoral, em Joinville● Inscrições:Nas paróquias● Telefones: 3432-7933 / 9997-4890● Coordenação:Célia Cisz

Escola Diocesana de Cate-quese A escola continua em 2009nas trêsúltimas etapas. Se houver cate-quistas interessados,estes poderão parti-cipar destas três etapas. Neste caso,entre em contato com a coordenaçãoparoquial ou comarcal ou ainda com aIrmã Celestina, na Mitra Diocesana. Valea pena participar, pois tanto o conteúdoquanto os assessores são muito bons.

● Tempo de duração: 2 anos● Período de aulas: Em seis finais de

semana nos meses de Março, Junho e Outubro.● Locais:Casa de Formação Sagrado Coração de

Jesus, em Jaraguá do Sul● Inscrições:Coordenação de catequese● Telefones: 3451-3714● Coordenação: irmã Celestina Zardo

Escola de Liturgia Tem o objetivode comunicar uma espiritualidade litúrgicade escuta da Palavra de Deus, bem comoaprimorar e preparar melhor os leigos e osreligiosos, que têm a vocação de celebraro mistério pascal de Cristo, conforme cadatempo litúrgico.

● Tempo de duração: 2 anos● Período de aulas:março a novembro, todo

o 4º sábado de cada mês● Início das aulas: Março de 2009● Local:Centro Diocesano de Pastoral,em Joinville● Inscrições: nas paróquias● Telefones: 3028-4473● Responsável: Benta Cardoso

Escola de Ecumenismo Tem comoobjetivo oferecer conhecimentos e aprofun-damentos sobre o Ecumenismo para todosos fiéis das igrejas cristãs e, principalmentepara as lideranças das comunidades, dosGrupos Bíblicos de Reflexão, animadores ecatequistas.

● Tempo de duração: 1 ano● Período de aulas:A escola acontece de março a

novembro, todos os 4º sábado de cada mês,com aula de manhã das 8 às 11:30 horas

● Início das aulas: Março de 2009● Local:Centro Diocesano de Pastoral, em Joinville● Inscrições: nas paróquias● Telefones: 3025-3447● Responsável: .Irma Kniess

Escola Ministerial Diocesana(EMIDI) O objetivo é possibilitar a forma-ção humana, espiritual, teológica, litúrgica ebíblica de pessoas para atuar nos diversosministérios da Igreja Diocesana de Joinville.Destinada para todos os ministros queatuam nos mais diversos ministérios.

● Tempo de duração: 2 anos● Período de aulas: Quinta-feira à noite: (2 x

por mês) das 19h30 – 21h30, nos meses deMarço a Junho – Agosto a Novembro

● Início das aulas: Março de 2009● Locais: Em todas as Comarcas da Diocese● Inscrições: nas paróquias● Telefones:3434-1091● Coordenação: padre Vilnei Carlos Pscheidt

Escola de Teologia (Ecotecal) Em Joinville continuará com o 2º e 3º ano.No momento não haverá novas inscrições,devido a nova escola de psicologia. Os quejá estão cursando, perseverem.

Psicologia e Bioética são as duas novas escolas, que estarão com matrículas abertas

Page 18: Diocese Informa - nov 2008

Serviço2008 - Ano da Juventude

Diocese Informa - Novembro 200818

Cartas deverão ser enviadas para: rua Dr.Plácido Olímpio Oliveira,n° 660 - Cep 89202-450 Fone (47) 3455-3447 Joinville/SC – Centro de Direitos Humanos Maria da Graça Braz,ou use o e-mail [email protected]. Todas as cartas e e-mails serão respondidos.Não serão respondidas consultas por telefone.

Justiça e Direitos Humanos

Crônicas de uma sociedade doenteEm face do trágico desfecho do seqüestro

das duas jovens da cidade de Santo André, noABC paulista, vale uma pausa para refletir. Defato, depois da exaustiva maratona de coberturajornalística do caso, dá vontade de dizer: "paremo mundo que eu quero descer"!

Não porque me indigno com o tambémjovem (também imaturo e também desorienta-do) Lindemberg Alves, menos ainda porquequestiono a atuação da polícia (pontuada porinterrogações mal resolvidas, diga-se de passa-gem). Na verdade, esse episódio nos convida air mais longe em nossas reflexões. Convida-nosa buscar resposta para outras questões que nãoas do objeto em si – o crime de seqüestroseguido de assassinato e conseqüente prisãodo autor dos fatos. Um olhar simplista indagasobre o que motivou o delito, ou o que deve-riam ter feito os policiais, ou ainda, e não é dese espantar, o que fazer com o rapaz agora queestá sob a tutela do Estado. Pois bem, o queproponho é passar adiante e investigar o con-texto no qual se desenvolveu o crime.

Ao atentar para esse acontecimento,observei que poucas pessoas estranharam ofato de uma criança de 12 anos iniciar umnamoro com um rapaz de 18. Na verdade, asfamílias de ambos tiveram três anos para pen-

sar sobre isso e me parece que também nãoestranharam. É claro, não sabemos ao certo onível de maturidade da relação do casal, masprecisamos de mais depoimento do que o san-gue, o suor e as lágrimas deste fim-de-semana?Quantos outros casais como esse seguem comdesfechos menos visíveis, mas igualmente trági-cos? Quantas adolescentes ficam presas ahomens violentos e sem o necessário apoiosocial para romper com o medo e com adependência econômica? Quantos jovens depa-ram-se, ainda púberes, com a responsabilidadesobre uma família?

Uma criança não tem estrutura psíquicapara lidar com a sexualidade, com os afetos deuma relação amorosa, com as decisões e coma dinâmica de liberdade/privação resultante deum "namoro sério". E em qual contexto paisaceitam o início de um namoro nas condiçõesem que Eloá e Lindemberg começaram o seu?Que diagnóstico podemos fazer da situação eque prognóstico podemos fazer de tantasoutras parecidas e potencialmente perigosasrelações iniciadas precocemente?

O fato que vale realmente a reflexão estáposto: nossos jovens estão, cada vez mais,pulando a fase dos ensaios amorosos e sexuaise invadindo o mundo adulto sem ter ainda

constituído uma base sólida de valores que osajudem a respeitar a vida e os sentimentos, tan-to dos outros quanto deles próprios. Uma pes-quisa do Centro de Direitos Humanos de Joinvil-le com o apoio de estagiários/as de Psicologiada ACE (2006/2007), entre adolescentes dosbairros Jardim Paraíso e Itinga, constatou que ocasamento é visto como possibilidade deascensão social. Fato preocupante! Faz-nos per-ceber que a exclusão e a desigualdade tornam-se tão pesados a determinadas camadas dapopulação que influenciam na base de seuspadrões de relacionamento criando situaçõespotencialmente patológicas e certamente pro-blemas sociais mais freqüentes, como a gravi-dez na adolescência e a violência doméstica.

Esse crime choca mais pela repercussãoe pela exploração do drama familiar brasileirodo que pela condição em que acontece. Aspessoas buscam vingança e punição porquepercebem em Eloá suas próprias crianças e,como "somos todos vítimas", não consegui-mos ver em Lindemberg – vítima também –nossos próprios jovens.

Nasser Haidar Barbosa, Psicólogo do Centro dos Direitos Humanos "Maria da Graça Bráz" [email protected]

Dra. Cynthia Maria Pinto da Luz • vice-presidente do CMDM

Assine o Jornal Diocese InformaA campanha de assinaturas para o nosso jornal "Diocese Informa" já começou. Neste ano, o esforço de todos deve ser renovado. Mesmoporque ele é o nosso principal meio de comunicação católico. E tem mais uma novidade. No próximo ano, a partir de fevereiro, o JornalDiocese Informa estará muito mais bonito e moderno, com papel branco e um visual ainda mais agradável. Organize em sua comunidadeou paróquia, uma equipe que possa se dedicar à renovação e a coleta de novas assinaturas. Nossa meta é alcançar 15 mil assinantes.Com isso, nos tornaremos o jornal católico com maior circulação em Santa Catarina. Vamos fazer chegar a Boa Nova de Cristo Jesus atodos. Por apenas R$ 15,00 por ano, você ajuda a evangelizar milhares de crianças, jovens, adultos e idosos. Que Deus lhe dê em dobro!

● Retirar na secretaria(tradicional): R$15,00com direito aos doislivros dos Grupos Bíblicosde Reflexão de 2009

● Via correio: R$20,00

Prazo máximo para confirmação dasassinaturas: até dia 31/12/2008mediante o pagamento. (não aceitamospedido de assinaturas sem os respectivospagamentos)

● Lembre-sede fazer oseu pedidode materiaisde

catequese.Você tem até o

dia10 de dezembro. O material traz conteúdossobre Sacramento eConfirmação (Crisma)Catequizando e Família.

● Organize em sua paróquia oucomunidade o MINISTÉRIO DAASSINATURA com o propósitode incentivar mais católicos aassinarem o jornal da diocese.

Como prêmio aos que se dedicaremà esta missão, a Diocese dará uma

Bíblia e uma camiseta do Ano Catequético paraaquele ou aquela que conseguir 20 novasassinaturas. Lembrem-se de alertar aos fiéis que estejornal será renovado. A partir de fevereiro de 2009ele terá um novo visual, em papel branco(sulfite).

Para assinar o Diocese Informa é muito simples: basta procurar qualquer Igreja Católi-ca próxima de sua casa, em qualquer uma das 16 cidades da Diocese de Joinville (de

Barra Velha até Itaiópolis) das 8h às 18h e aos sábados, das 8h ao meio-dia

Jornal

Diocese

Informa

Jornal

Diocese

Informa

Ministério

da

assinatura

Ministério

da

assinatura

Material

para

catequese

Material

para

catequese

Page 19: Diocese Informa - nov 2008

Níverdos sacerdotese diáconos

Agenda 2008 - Ano da JuventudeDiocese Informa - Novembro 2008

CRONOGRAMA 2008

Dia Horário O Quê Onde

18-Nov 8h30 Reunião Comarcal do Clero - Jaraguá do Sul a definir

19-Nov 8h - 9h Reunião Adipros Centro Diocesano de Pastoral

19-Nov 19h - 21h Conselho Comarcal de Pastoral - Jaraguá do Sul Guaramirim

19-Nov 19h30 Reunião Equipe Ceb´s Centro Diocesano de Pastoral

20-Nov 19h - 21h30 Escola Comacal Catequese Norte e Sul Jlle Centro Diocesano de Pastoral

21-Nov 23-Nov Retiro Diocesano Ministério Jovem RCC Casa Formação Vila Nova/Jlle

22-Nov 14h às 19h Escola Diocesana de Liturgia Centro Diocesano de Pastoral

22-Nov 14h -17h Reunião das Leigas Consagradas - Com.Lumen Centro Diocesano de Pastoral

22-Nov 9h Reunião Diocesana dos Grupos Bíblicos Reflexão Mafra

22-Nov 8h45 às 12h Assembléia Comarcal de Pastoral - Mafra P.Sto Estanislau/Alto Paraguaçu

22-Nov 19h Missa de Emaús Par. São Sebastião/Jaraguá do Sul

22-Nov 9h Reunião Pastoral do Canto Litúrgico Comarca Sul/Jlle Santuário S.C.J. - Jlle

22-Nov 14h Assembléia Comarcal Pastoral São Bento do Sul

23-Nov 13h30 - 17h30 EMIDI - Comarca de São Bento do Sul Oxford / São Bento do Sul

25-Nov 14h30 Reunião Comarcal Apostolado Oração/Norte e Sul Jlle Centro Diocesano de Pastoral

26-Nov Confraternização Comarcal Ministros/as Sul - Jlle a definir

26-Nov 19h30 - 21h Reunião Pascom Comarca Norte / Jlle Centro Diocesano de Pastoral

26-Nov 19h30 - 21h30 Confrat.Comarcal Grupos Bíblicos Reflexão/Jlle Sul Santuário S.C.J. - Jlle

27-Nov 28-Nov Conselho Regional de Pastoral Blumenau

27-Nov 19h30 Escola Ministros/as Diocesana Centro Diocesano de Pastoral

27-Nov 9h Reunião Diocesana do Apostolado da Oração Par. Senhor Bom Jesus/Aventureiro/Jlle

28-Nov 19h30 Conselho/Confrat Com.Pastoral Comarca Sul /Jlle Centro Diocesano de Pastoral

29-Nov 14h Escola de Dança Sacra Centro Diocesano de Pastoral

29-Nov 14h Escola Permanente Formação Jovem RCC Centro Diocesano de Pastoral

29-Nov 8h - 11h30 Assembléia Comarcal de Pastoral - Jaraguá Sul Guaramirim

2-Dez 14h Reunião Comarcal Pastoral da Pessoa Idosa Centro Diocesano de Pastoral

3-Dez 19h Reunião Comarcal do Ecumenismo Centro Diocesano de Pastoral

3-Dez 8h30 Reunião e Confrat Clero/ Secret.Comarca Sul Jlle a definir

5-Dez 13h30 - 17h Reunião Equipe Diocesana de Catequese Centro Diocesano de Pastoral

5-Dez 19h30 - 21h30 Confrat.Comarcal Grupos Bíblicos Reflexão/Norte Jlle Centro Diocesano de Pastoral

6-Dez 14h Confraternização Comarcal Infância Missionária a definir

6-Dez 14h Encontro Comarcal Past.Criança Norte e Sul Jlle Centro Diocesano de Pastoral

6-Dez 13h30 Reunião Comarcal Pastoral da Saúde/São Bento Sul Par. Pur.Cor.Maria- São Bento Sul

6-Dez 9h Reunião Conselho Diocesano RCC Centro Diocesano de Pastoral

7-Dez Confraternização dos Diáconos a definir

7-Dez 15h - 18h Reunião do Movimento Focolares Escola Bas.Germano Timm/Jlle

8-Dez 20h Formatura das Escolas Diocesanas Catedral

9-Dez 19h15 Reunião Coordenadores Grupo Oração e núcleo RCC Centro Diocesano de Pastoral

10-Dez 15h Missa de Natal - Past. Pessoa Idosa Catedral/Jlle

10-Dez Dia Declaração Universal dos Direitos Humanos

10-Dez 20h Reunião e Confraternização Ceb´s a definir

11-Dez Encerramento do Ano - Arca da Aliança Arca da Aliança - Jlle

11-Dez 8h - 9h Reunião Adipros Centro Diocesano de Pastoral

11-Dez 19h30 Reunião Comarcal Pastoral Familiar Jlle Norte Pirabeiraba

11-Dez 19h Reunião Comarcal Pastoral Carcerária Sede Pastoral/R. São Paulo, 882/Jlle

11-Dez 19h30 - 21h30 Reunião Comarcal de Catequese - Jaraguá do Sul Massaranduba

12/13-Dez 19h 5° Conselho Diocesano de Pastoral Centro Diocesano de Pastoral

12/14-Dez 19h Estágio Vocacional Seminário Div.Esp.Santo/Jlle

13-Dez 14h Escola Permanente Formação Jovem RCC Centro Diocesano de Pastoral

14-Dez Confraternização da Pastoral Carcerária a definir

27-Dez 19h Missa de Emaús Par. São Sebastião/Jaraguá do Sul

31-Dez Vígilia da Virada - Arca da Aliança Arca da Aliança - Jlle

19

N= Nascimento O=Ordenação

NOVEMBRO 2008

Dia Sacerdote Anos Fone Endereço Cep Cidade

N 6 Bertino Weber 71 47 3433.3459 Rua Do Príncipe, 746 89201-001 Joinville

O 12 Jorge Oczkovski 19 47 3433.3459 Rua Do Príncipe, 746 89201-001 Joinville

N e O 13 Adenir José Ronchi 50/20 47 3350.0326 Rua Osvaldo Niehbur, 680 88352-191 Brusque

N 14 Marcio Magno Pinotti 31 47 3434.1091 Rua Ponte Serrada, 440 – Comasa 89228-271 Joinville

N 17 Vilnei Carlos Pscheidt 33 47 3434.1091 Rua Ponte Serrada, 440 – Comasa 89228-271 Joinville

N 18 Inácio Benedito Giacomelli 59 47 3463.5647 Rua.Mons Gercino, 6695 89231-594 Joinville

N 20 Dúlcio Antônio de Araújo 41 47 3437.1195 Rua Iririú, 2163 – Iririú 89227-015 Joinville

N 20 Ademir Bauler 52 47 3436.0315 Rua Mons.Gercino, 4060 - Itaum 89230-290 Joinville

O 20 Antonio Carlos Zakir 32 47 3652.2066 Rua Dr.Getúlio Vargas, 36 Centro 89340-000 Itaiópolis

N 22 Jairson Helmann, SCJ 30 47 3644.2099 Rua Do Seminário, 245 89295-000 Rio Negrinho

N 24 Frei Adelino Lovatel,OFM Cap 79 47 3443.6053 Av.Brasil, 1652 Centro 89249-000 Itapoá

N 28 Carlos Alberto Rodrigues SCJ 42 47 3371.0321 Av.Mal.Deodoro da Fonseca, 632 89251.702 Jaraguá do Sul

O 29 Jonivaldo Antônio Morriesen 16 47 3632.2220 Rua Pe. Luiz Gilg, 334 89294-000 Campo Alegre

Diáconos

N 11 Jesus Aparecido Vieira 42 47 3027.4914 Rua Dilma Virgilino Garcia Q 81 L 9 89225-800 Joinville

O 24 Dionisio Hoeppers 35 Rua Eduardo Schwartz, 225 - Guanabara 89207-020 Joinville

O 24 Francisco de Assis Braga 35 47 3436.2495 Rua Dos Engenheiros, 140 Itinga 89235-320 Joinville

N 25 Antonio de Oliveira 78 47 3642.2978 Rua 7 de Setembro,809 89300-000 Mafra

N 28 Ovino Jönck 81 47 3463.5638 Rua Serralheiros, 100 Paranaguamirim 89231-580 Joinville

N 29 Izaac Braga 66 47 3442.3387 Rod Duque de Caxias, 8340 – Iperoba 89240-000 São Francisco Sul

N 30 Manoel B. Francisco 76 47 3454.1793 R:Da Divisa, 160 – Morro do Meio 89215-170 Joinville

NOVEMBRO DEZEMBRO

Page 20: Diocese Informa - nov 2008

Especial20 2008 - Ano da Juventude

Diocese Informa - Novembro 2008

Entenda o que é a Fazenda

da EsperançaFazenda da Esperança é o nome que se

dá às comunidades onde vivem jovens quequerem livrar-se do álcool e de tantas outrasdrogas.

O período de tratamento acontece ao lon-go de um ano. E para iniciar a terapia o depen-dente deverá fazer por escrito sua declaraçãode que é ele que deseja realmente sua recupe-ração de modo livre e sincero.

O modelo de terapia é simples. Baseadono tripé: trabalho, espiritualidade e convivênciafraterna. Normalmente, as atividades de umdia na Fazenda da Esperança seguem oseguinte roteiro: acordar, rezar o terço, leiturado Evangelho do dia e meditação. Depois,café da manhã, trabalhos até 11h30, almoço edescanso. Na tarde, às 13h30 reinício dos tra-balhos até às 17h, quando terão esportes elazer. Às 18h30 missa ou celebração da Pala-vra. No final do dia um jantar. À noite, ocupa-ções várias, sobretudo troca de experiênciasde como cada um viveu a Palavra de Vida doEvangelho do dia. Por fim, o descanso.

Este modelo simples de vida das Fazen-das da Esperança tem dado muitos frutos posi-tivos. A média de recuperação fica entre 80 a90%. O que significa que tem sido a institui-ção com maior índice de perseverança entre-seus dependentes.

No ano passado, o Papa Bento XVI visitoua Fazenda da Esperança das Pedrinhas, emGuaratinguetá/SP, no dia 12 de maio. O Papaveio para devolver a dignidade de filhos deDeus a tantos jovens excluídos da sociedade.Foi um momento extraordinário, emocionante,o Papa abraçou as crianças, jovens e adultos emostrou com seus gestos que a Igreja é mãemisericordiosa que vai ao encontro dos últimose abraça a todos.

O Papa trouxe novo clima às Fazendas epediu a todos: "Sede embaixadores da espe-rança". Hoje são mais de 300 pessoas que seconsagraram a Deus para esse trabalho, em56 Fazendas da Esperança. E sempre apare-cem novos vocacionados.

Num dos momentos do discurso, oPapa disse: "Digo aos que comercializam adroga que pensem no mal que estão provo-cando a uma multidão de jovens e de adul-tos de todos os segmentos da sociedade:Deus vai-lhes exigir satisfações". Palavrasduras, mas reais. Se pudéssemos cortaresse mal pela raiz...

Pois bem, sejamos solidários, demos onosso contributo concreto a essa obra aben-çoada pelo Papa e pela Igreja, dando vidanova àqueles que a mendigam para que atenham em abundância, de acordo com odesejo do Salvador. Nada pode representaruma barreira para o retorno à vida!

Dom Irineu Roque Scherer, Bispo Diocesano de Joinville/SC

A Fazenda da Esperança São Fran-cisco Xavier será inaugurada no dia 30de novembro deste ano. Sua presença éimportante, por ser uma obra da Diocesee da Igreja. Ela se localiza, ao lado da BR101, direção Joinville-Garuva, no ladooposto da Empresa Marsegaglia, 2 km emeio para dentro .

Desde o dia 2 de outubro temos apresença de 15 jovens e do padre César,Alberto, vindos de vários países e Esta-dos do Brasil. Estão realizando um verda-deiro trabalho missionário. São recupera-dos que se dispõem a fazer uma açãovoluntária por alguns anos ou uma con-sagração definitiva no serviço das Fazen-das da Esperança.

Eles visitam paróquias e preparamtodo o ambiente para os que prossegui-rão na administração definitiva da Fazen-da. Os demais retornarão ou para suascasas ou para o serviço em outras Fazen-das da Esperança. A próxima, depois danossa, que é a de número 57, que seráaberta em Londrina/PR, na Arquidiocesede Dom Orlando Brandes.

Percebo que há uma alegria geralem torno desta obra. De minha partetenho certeza que Deus a desejava já hámuito tempo. É simplesmente emocio-nante ver a contribuição concreta daspessoas. Parece que todos querem aju-dar sinceramente. Até o momento já vie-ram muitas contribuições de empresá-rios, lojistas, padres de diversas paró-quias, amigos, conhecidos e anônimos.Isso é bonito e animador.

Mas, temos de prosseguir. Aindahá muitas necessidades pela frente.Estamos apenas no início do pagamen-

to do valor das terras da Fazenda SãoFrancisco Xavier, orçado em R$840.000,00. Depois vêm as constru-ções e a manutenção dos jovens quevirão para se recuperar.

Além disso, queremos também con-templar o setor feminino. Já temos o ter-reno, em Garuva/SC, orçado em R$500.000,00. Deveremos instalá-la nopróximo ano. Será a Fazenda da Espe-rança Bem-aventurada Albertina. Portan-to, mãos à obra. Temos um longo cami-nho a percorrer.

Pessoalmente, gostaria que todos osdiocesanos pudessem dizer com palavrase em ações: "A Obra das Fazendas daEsperança em Joinville, é também obraminha, pois contribuí concretamente".

Obrigado a todos os colaboradorese benfeitores. Queremos continuar con-fiando em todos. Se tiver alguma contri-buição para fazer, não deixe de fazê-la.Vamos assumir juntos a recuperação denossos jovens e adultos com graves difi-culdades na vida. Nós sabemos a dimen-são destrutiva do uso da droga e doálcool. Ele, lá do alto, nos recompensará,pois, tudo o que fizermos ao menor denossos irmãos é a Ele, Jesus, que o fare-mos. Sempre há maior alegria de quemdá do que de quem recebe. E Deus nosiluminará. Aguardamos sua visita, suacolaboração e suas preces.

Dom Irineu Roque Scherer,Bispo Diocesano de Joinville/SC

Nasce a Fazenda da Esperança São Francisco Xavier

Voluntários que ajudaram a preparar a nova Fazenda da Esperança