diocese informa - out 2008

20
Diocese informa Jornal da Diocese de Joinville-SC nº 156 – ano XIV- Outubro 2008 Difusora AM 1480 KHz Pelo rádio Pela internet Por e-mail Pelo telefone www.diocesejoinville.com.br [email protected] (47) 3451-3700 ( Você pode interagir: Outubro 2008 - Ano da Juventude 5 D S T 7 - Reunião Clero com secretárias/Norte Jlle 9 - Escola Diocesana de Ministros 17 - Seminário Regional de CF 2009/Lages 19 - Dia Nacional da Juventude 21 - Curso Diocesano do Clero 12 - Dia de Nossa Senhora Aparecida / Crianças Q Q S S 6 7 8 9 10 11 1 2 3 4 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 DIOCESE deJOINVILLE 81 ANOS Catequese, caminho para o discipulado A 33ª Assembléia Diocesana de Pastoral aprovou por unanimidade, em comunhão com toda a Igreja Católica no Brasil, o Ano Catequético de 2009. A intenção é dar um novo impulso à catequese em toda a nossa Diocese, que atualmente conta com cerca de 5.100 catequistas. São homens e mulheres que trabalham voluntariamente preparando adultos e crianças para receberem os sacramentos do Batismo, o Crisma e a Eucaristia. Vamos todos assumir o Ano Catequetético com muita fé e motivação PÁGINA 4 Diácono Sérgio da Silva vai ser ordenado, dia 11, em Itapoá PÁGINA 5 Diocese prepara Escola de Psicologia para 2009 PÁGINA 8 Fazenda da Esperança inicia atividades, em Garuva PÁGINAS 10 E 11 São Bento do Sul sedia o Dia Nacional da Juventude PÁGINA 11

Upload: diocese-informa

Post on 31-Mar-2016

250 views

Category:

Documents


7 download

DESCRIPTION

Diocese Informa - out 2008

TRANSCRIPT

Page 1: Diocese Informa - out 2008

DioceseinformaJornal da Diocese de Joinville-SC nº 156 – ano XIV- Outubro 2008

Difusora AM 1480 KHzPelo rádio

Pela internet

Por e-mail

Pelo telefone

www.diocesejoinville.com.br

[email protected]

(47) 3451-3700(

Você pode interagir:

Outubro2008 - Ano da Juventude

5

D S T

7 - Reunião Clero comsecretárias/Norte Jlle

9 - Escola Diocesana de Ministros

17 - Seminário Regional de CF2009/Lages

19 - Dia Nacional da Juventude21 - Curso Diocesano do Clero

12 - Dia de Nossa SenhoraAparecida / Crianças

Q Q SS

6 7 8 9 10 11

1 2 3 4

12 13 14 15 16 17 18

19 20 21 22 23 24 25

26 27 28 29 30 31

DIOCESEde JOINVILLE

81 ANOS

Catequese,caminho parao discipuladoA 33ª Assembléia Diocesana de Pastoral aprovou porunanimidade, em comunhão com toda a Igreja Católicano Brasil, o Ano Catequético de 2009. A intenção é dar um novo impulso à catequese em toda a nossaDiocese, que atualmente conta com cerca de 5.100catequistas. São homens e mulheres que trabalhamvoluntariamente preparando adultos e crianças parareceberem os sacramentos do Batismo, o Crisma e aEucaristia. Vamos todos assumir o Ano Catequetéticocom muita fé e motivação PÁGINA 4

Diácono Sérgio da Silva vai serordenado, dia 11, em ItapoáPÁGINA 5

Diocese prepara Escolade Psicologia para 2009PÁGINA 8

Fazenda da Esperança inicia atividades, em GaruvaPÁGINAS 10 E 11

São Bento do Sul sedia oDia Nacional da Juventude PÁGINA 11

Page 2: Diocese Informa - out 2008

Queridos Diocesanos

Dia de FinadosNo dia de finados temos mais uma grande oportunidade de rezar

pelos nossos entes queridos. Certamente, no futuro, seremos nós a aguar-dar a orações dos vivos. Por isso, não desperdicemos a graça deste dia.

A tradição da Igreja exortou sempre a rezar pelos mortos. O funda-mento da oração de sufrágio encontra-se na comunhão do Corpo Místi-co... Igreja do Céu, Igreja da Terra e Igreja do Purgatório estão misteriosa-mente unidas para reconciliar o mundo com Deus (Reconciliatio et poeni-tentia, 12). Por conseguinte, recomenda a visita aos cemitérios, o adornodos sepulcros e o sufrágio, a oração, como testemunho de esperança con-fiante, apesar dos sofrimentos pela separação dos entes queridos.

Desde os primeiros tempos, a Igreja honrou a memória dos defuntose ofereceu sufrágios em seu favor, em especial o sacrifício eucarístico (DS856), a fim de que, purificados, eles pos-sam chegar à visão beatífica de Deus. AIgreja recomenda também as esmolas,as indulgências e as obras de penitênciaem favor dos defuntos.

Os nossos defuntos continuam aviver entre nós, não só porque os seusrestos mortais repousam no cemitérioe a sua recordação faz parte da nossaexistência, mas sobretudo porque assuas almas intercedem por nós juntode Deus" (João Paulo II). Jamaisesqueço do testemunho de alguém,que me marcou profundamente, quan-do disse: "fui visitar o túmulo de umamigo, rezei por ele e fiquei extrema-mente feliz, pois, pude visitar alguémna terra que já está no céu, junto deDeus". É isso mesmo, visitar alguémna terra que já está no céu.

"Deus é luz e nele não há trevaalguma" (1 Jo 1,5), poder-se-ia igual-mente dizer "Deus é vida e nele não hámorte alguma". Desse Deus, portanto,não brota a morte, que é chamada,inclusive pela própria Bíblia, de inimiga da condição humana. Esta inimigafoi vencida e, portanto, não há por que temê-la. Quando Deus mesmo, oCriador, o Autor da vida entrou na história e tomou carne humana, dispôs-se a viver nossa vida com todas as suas conseqüências, inclusive, parti-lhou também conosco a morte.

Ao morrer e ressuscitar gloriosamente, e ser reconhecido pelas teste-munhas, que o conheceram e amaram, estes e estas proclamaram mara-vilhados: "Não era possível que a morte o retivesse em seu poder" (At2,24). A esse que os homens mataram Deus constituiu Senhor e Cristo.Por causa disto, então, nós podemos exclamar, cheios de esperança, comSão Paulo: "Morte, onde está a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu agui-lhão?" (Rom 8, 1 ss). Graças à vitória de Jesus Cristo sobre a morte pode-mos crer que aqueles que amamos e que já se encontram junto de Deusestão vivos para sempre em Deus, gozando da plenitude do Seu amor.

Coordenador: Padre Dúlcio Antônio de Araújo Jornalista Responsável:Ruy C. F. Ferrari MTB 22251/SP Fotos: Ruy Ferrari, Juliano Francener,Maricler Virmond. Conselho Editorial: Padre José Irineu Victor, SandraRegina Rovigo Colaboradores: Pastoral da Comunicação Tiragem: 11.800 exemplares. Projeto Gráfico eDiagramação: Girardi Junior Editora/Ivan Giradi Junior. - Fone: (47) 3028-4877 Responsável: MitraDiocesana de Joinville – CNPJ: 84.708.478/0001-60. Redação e Correspondência: Rua Jaguaruna, 147 –Caixa Postal: 284 – CEP89.201-972 — Joinville – SC – Fone: (47) 3451-3700 E-mail:[email protected] N.B.: As matérias assinadas são de responsabilidade dos autores.Fechamento de cada edição: no dia 20 de cada mês. Matérias entregues depois desta data serão publicadasno mês seguinte. Colaboração de reportagens: Devem ter, no máximo, 20 linhas, em espaço duplo.

Diocese Informa

Dom Irineu Roque Scherer • Bispo Diocesano de Joinville

Opinião

Para o homem de fé, a

vida não sóprovém de Deus,

como só neleencontra sua

fonte, seu ser.

“Queridos leitores

Padre José Irineu Victor - Coordenador Diocesano de Pastoral

Outubro, Mês missionário, mês de eleições. Dia5 primeiro turno; dia 26 segundo turno. Mês daSemana da Vida de um a sete, use a criatividade, ossubsídios nacionais para destacar, e celebrar com pro-fundidade e valor que merece a semana da vida.

Dia 8, dia do nascituro, reforçando que a vida éo fundamento sobre o qual se apóiam todos osdemais valores. Use a mídia, artigos de jornais,encontros de pais, casais, filhos, namorados; realizemdebates nas escolas, colégios, universidades, paró-quias. Homilias, missas de ação de graças: Presençade mães gestantes, enfim use a criatividade que avida agradece.

Neste momento eleitoral, vamos atuar emfavor da vida de todos os cidadãos, procurandovotar conscientemente e livremente, escolhendo damelhor maneira possível os futuros administradoresmunicipais do país, bem como os vereadores. Nãotemos tempo de esperar e errar, como já fizemosno passado. Que o futuro não nos julgue por omis-são e descaso. Tenhamos a certeza que estamosfazendo história sim, somos parte dela, hoje viva,amanhã escrita e contada para futuras gerações.Façamos o melhor!

Mês de Santa Terezinha do Menino JesusPadroeira das missões; mês de São Francisco deAssis, Santo dos pobres, da ecologia, protetor e defen-sor das criaturas; mês de nossa Senhora do Rosário ede nossa Senhora Aparecida, padroeira do nosso Bra-sil, a quem rogamos que intercedam por nossos nasci-turos, crianças, jovens, adultos e idosos, para quetenham vida plena em Jesus Cristo, que deu a vidapor todos nós.

Temos muitas responsabilidades diante da vida,da sociedade, de Jesus Cristo como Caminho de San-tidade; imitando os santos podemos dizer que elessão modelos de vida e de pastoral Evangelizadoratambém para os dias de hoje, visto sobre o prisma deque a espiritualidade que os mesmos deixaram sãotesouros de abundantes graças aonde devemos sem-pre recorrer.

Quero lembrar aqui, que no mês de outubrorezamos o terço todos os dias, tendo como intençãoprivilegiada as missões. Tão necessárias e urgentes,

também hoje e quem sabe muito mais neste nossotempo, rezemos por nossas paróquias e comunidadessão também "terras de missão".

Numa sociedade em mudança de paradigmas,podemos continuar sim com nossas paróquias tendoum novo rosto. Rosto urbano, horários de cidade, redede parcerias, lugar de refugio das violências, do stress,lugar de Oração, lugar de encontro pessoal com JesusCristo e com a comunidade, onde celebramos a vidae a defendemos em todas as circunstâncias.

Recordo com carinho que começam as assem-bléias comarcais, paroquiais e comunitárias, visto quejá assumimos para 2009 o ano catequético, vamosagora planejar, organizar e programar nossas açõestendo como prioridade os Grupos Bíblicos de reflexãoverdadeiros encontros de catequese semanal das famí-lias, dos adultos, dos homens que precisam fazer-semais presentes, das mulheres a quem a Igreja agrade-ce com carinho e ternura tantos serviços e ministériosassumidos pelas mesmas em nossas comunidades.

Convido a divulgarmos bem as coletas para asmissões, que acontece no dia 19 de outubro em todoBrasil. Nossa solidariedade e compromisso missionáriodevem chegar ao bolso, a uma oferta alegre e genero-sa, pois estaremos de alguma forma ajudando a evan-gelizar nas regiões mais difíceis do nosso pais e mun-do. Faça seu sacrifício, faça sua "poupança missioná-ria", seu investimento numa ação em favor de JesusCristo e dos irmãos.

Finalmente e não menos importante, convida-mos a todos a iniciar as assinaturas para este nos-so querido Jornal Diocese Informa, queremos terquinze mil assinantes em 2009, você continuesendo um deles, e ofereça, divulgue, convide, maisalgumas pessoas a assinar e ler o Diocese Infor-ma. Será mais bonito e com melhor qualidade nopróximo ano. Valor da assinatura R$15,00 comdireito aos dois livros dos grupos bíblicos de refle-xão. R$20,00 via Correios sem direito aos livros.Falamos tanto da importância da mídia falada eescrita, vamos agora concretizar esta nossa opçãopelo nosso jornal.

Senhor da vida, abençoai a todos que zelam pelavida e pela vida em abundância!

Mensagem do PapaA revolução Cristã é a mais profunda da história humana

Vós, queridos presbíteros, primeiros colaborado-res dos Bispos, sede pastores generosos e evangeli-zadores entusiastas! Não poucos de vós, ao longodestas décadas, partiram para os territórios de mis-são, a seguir à Carta Encíclica Fidei donum, cujo50º aniversário há pouco comemorámos, e com aqual o meu venerado Predecessor o Servo de DeusPio XII deu impulso à cooperação entre as Igrejas.Formulo votos a fim de que não definhe esta tensãomissionária nas Igrejas locais, apesar da escassez declero que aflige não poucas delas.

E vós, amados religiosos e religiosas, caracteri-zados por vocação por uma forte conotação missio-nária, levai o anúncio do Evangelho a todos, espe-cialmente aos que estão distantes, mediante um tes-temunho coerente de Cristo e um seguimento radi-cal do seu Evangelho.

Todos vós, prezados fiéis leigos que traba-lhais nos diversos âmbitos da sociedade, soischamados a participar na difusão do Evangelhode maneira cada vez mais relevante. Assim,abre-se diante de vós um areópago complexo emultifacetado a ser evangelizado: o mundo. Daitestemunho com a vossa própria vida, do factode que os cristãos "pertencem a uma socieda-de nova, rumo à qual caminham e que, na suaperegrinação, é antecipada" (Spe salvi, 4).

A coleta, que no Dia Missionário Mundialse realiza em todas as paróquias, seja um sinalde comunhão e de solicitude recíproca entre asIgrejas. Enfim, que no povo cristão se intensifi-que cada vez mais a oração, meio espiritualindispensável para difundir no meio de todos ospovos a luz de Cristo.

2008 - Ano da JuventudeDiocese Informa - Outubro 20082

Page 3: Diocese Informa - out 2008

Opinião

Ecumenismo

Em busca do Deus graciosoEm 31 de outubro, a Igreja Evangélica de Confis-

são Luterana no Brasil, entre as demais igrejas lutera-nas, lembra da afixação das 95 teses. Aconteceu nacidade de Wittenberg, em 31/10/1517. O objetivodos reformadores era de animar o mundo acadêmicoda época, a discutir a prática da venda das indulgên-cias. Desde os primórdios da história da Reforma, odia 31 de outubro corria o risco de acirrar ânimos emrazão de posições teológicas antagônicas ou de dife-renças na prática da piedade nas igrejas. Também éinegável que a pessoa de Martim Lutero foi estilizadacomo militante da fé, a quem se sobrepôs uma ima-gem nacionalista, favorecendo a cultura de um ger-manismo sectário, tanto no território alemão, comofora dele onde aportaram migrantes alemães. Duran-te décadas, as comunidades luteranas, no Brasil,foram identificadas pela sua coloração européia e ale-mã. Em conseqüência, tiveram dificuldades de inte-gração plena no contexto brasileiro. A forte influênciada tradição alemã, que acompanhou as pessoas lute-ranas, trouxe graves prejuízos e dificultou a presençada Igreja da Reforma, na sociedade brasileira. Esteestigma passa por superação. Somos testemunhasde que novas comunidades da IECLB brotam, emcontexto social brasileiro onde, até então, a Igreja daReforma não marcava presença.

A memória do Dia da Reforma quer remeter aoeixo, em torno do qual surgiu e se estendeu o Movi-mento da Reforma. O seu enfoque é de natureza teo-lógica. A visão de Deus, na figura do Juiz severo,determinou a espiritualidade e a doutrina da Igreja,naquele contexto da Idade Média. Em determinada

situação Lutero comentou: "Só o fato de ouvir onome de Jesus Cristo, Filho de Deus, fazia com queme abalasse, profundamente, e as minhas forçasesvaíam". Fugir da ira de Deus, no juízo final, era exer-cício por demais pesado. Apesar da revelação deDeus em Jesus Cristo, continua o conceito do Deusabsconditus, agindo como se estivesse escondido. AIgreja da Reforma testemunhou Deus que em suaessência era, sobremaneira, Pai amoroso: "Deus asse-melha-se ao forno cheio de amor", uma frase queperpassa a teologia luterana.

Graças a Deus, Senhor da misericórdia, o bomespírito ecumênico tem investido numa postura dediálogo entre as Igrejas. Prevalece a vivência fraterna eapostamos no respeito mútuo. O Deus amoroso, derelacionamento gracioso, motiva ao amor recíproco,convida para celebrações conjuntas e encoraja paraatos de amor e de esperança, em nome do Evange-lho. Deus chama todas as pessoas ao arrependimentoe à vivência da fé, ativa no amor. O chamado inde-pende da cor confessional. É Deus somente quedeclara justo a quem confia no Evangelho. Cremos,conjuntamente, ser Deus o sujeito a colocar as semen-tes do Evangelho para edificar a nova humanidade. AReforma da Igreja não constitui um grito de guerra emcampo de batalha. Os seus protagonistas acentuarama prerrogativa da graça imerecida de Deus. Vidahumana é possibilidade oferecida e a dignidadehumana resulta da graça de Deus. Apesar do rosto dehumanidade que identifica a nossa vida, indicandopara falhas e limitações, somos gratos ao Deus bon-doso. Ele nos aceita e valoriza, assim como somos!

Pastor Sinodal Manfredo SiegleApós 81 anos de história, a

Diocese de Joinville agora temuma bandeira. Ela é fruto de umacampanha popular, onde a comu-nidade diocesana par ticipou,enviando sugestões. Foram maisde 30 sugestões diferentes. Obis-po da diocese de.Joinville levoutodas as sugestões ao conselho depresbíteros, que ajudou na escolha.Ovencedor foi Adriano Reinert, daparóquia São João Batista, bairroFátima, em Joinville. A entrega doprêmio ao vencedor foi feitadurante a 33ª Assembléia Dioce-sana de Pastoral, em Joinville.

Entenda o que significa cadasímbolo da bandeira: O primeiromotivo, religioso, é vinculado aopadroeiro São Francisco Xavier(1506-1552). Um Santo Missionárioque está simbolizado pela BíbliaSagrada e no seu bordão (cajado),instrumentos pessoais do Peregrino

Jesuíta, confessor e catequista. OPapa São Pio X o declarou"Padroeiro das Missões", juntamen-te com Santa Terezinha do MeninoJesus. Estas missões de São Fran-cisco Xavier estão aludidas nasduas cruzes de setas, de prata,cheias de vermelho, com uma cruzinterior e de pé aguçado. São cru-zes de missões cujas setas indicama fé de quem é enviado em nomede Deus, "fé que vence o mundo"e, os pés das cruzes aguçados indi-cam poderem ser firmadas emqualquer quadrante da terra: "Ide epregai o Evangelho a todas as cria-turas..." São de prata por levarem apaz e o amor a todos. A cor verme-lha no interior das cruzes simbolizaJesus Cristo, que deu sua vida portodos. A faixa murada identifica acidade sede e todas as cidades e

municípios que formam a Diocese,protegida pela fortaleza do santopadroeiro.

A História da Diocese dentro dabandeira - O outro motivo históri-co da cidade sede é o mantel azul,que traduz, a sua fundação. Otriângulo simboliza igualmente afamília humana, Igreja doméstica ea família divina, a mais perfeita,composta por Deus Pai, Filho eEspírito Santo, que, sobretudo,após o Concílio Vaticano II seconstituíram como o modo de serda Igreja nos tempos modernos,uma Igreja de comunhão e partici-pação. A flor-de-lis de ouro não ésó alusiva à monarquia francesa,mais é, sobretudo, o símbolo deMaria,o lírio de Deus, a "flor de Jes-sé". As coroas e as alianças deouro querem retratar as núpciasdos príncipes de Joinville. O man-tel é, ainda, filetado de cor verde e

amarelo, símbolos da Casa Impe-rial do Brasil. O gironado em azul ebranco na bandeira representaalém da água batismal – fonte detodas as vocações, a dinamicida-de, o impulso e determinação dosfiéis para a missão, iluminadospelo objetivo geral da Igreja emJoinville. "Evangelizar, sendo Igrejaserviço, diálogo, anúncio, testemu-nho de comunhão, servindo à pro-moção da dignidade da pessoahumana, a renovação da comuni-dade e a construção da sociedadesolidária, tendo por prioridade osGrupos Bíblicos de Reflexão". Eis ocomentário da simbologia da ban-deira da Diocese de Joinville.

Projeto: Adriano Reinert e Silvério José da SilvaCriação e Arte: Padre Rodrigo Catini Flaibam - Ecclesia Heráldica – HeráldicaEclesiástica Católica – Agosto de 2008.

2008 - Ano da JuventudeDiocese Informa - Outubro 20083

A bandeira da Diocese

A lei diz que não temos escolha. É punido quemnão vota. Quando a cidadania não vem pela escola oupela lar, vem pela lei. Talvez a maioria votasse, se nãovivesse tão decepcionada e se acreditasse nos políti-cos. Mas a política é uma das vocações mais exigen-tes do mundo. Mesmo feita por gente de alma peque-na e sem conteúdo, política é coisa séria e necessária.Está no mesmo nível que religião. Sem religiào ohomem não vive, mas falsos pregadores podem torná-lo arredio à idéia de Deus. Sem política também nãose vive, porém maus políticos podem tomar o cidadãoarredio à idéia de Estado.

Política é coisa boa. Com democracia, melhorainda. Torna o pais mais aberto e ensina o cidadão arespeitar as idéias do outro. Hoje ele vence, amanhãperde e outro grupo tem a chance de priorizar o queacha que deve ser priorizado. Ditadura pode até darcerto em alguma coisa por um tempo, mas mata aalma do povo. Não há torcida nem sonhos. E se hou-ver é torcida paga, forçada ou desinformada.

O político é uma pessoa contraditória. Ele vive dapalavra e briga em nome de seu grupo, bairro, cidade,

região, Estado e igreja. Às vezes, erra, por mais beminformado e sério que seja. Se não fizer alianças, nãochega. E, se chega sem alianças, corre o risco de setomar intolerante. Político precisa ouvir, aprender, infor-mar-se e responder depressa; sentir a alma do país e ado seu povo. E não pode lutar por um à custa da outro.Deve saber com quem e como fazer alianças. De vezem quando tem que brigar até com seu partido, massaber concordar com o adversário.

Político bom precisa ter uma grande paixãopela coisa pública e enorme senso de nação, paranão fazer o jogo de interesses. Tem que saberceder na hora certa. Não deve ceder nunca naquiloque pode ferir a nação amanhã. Ele não pode viverdo hoje. Político precisa pensar no amanhã: gover-no e oposição. Se em algumas cidades, atualmentenão há escolas, hospitais, nem verde nem espaçopara idosos, crianças ou doentes, é porque políti-cos indecentes e sem nenhum espírito públicoolharam apenas para seus amigos e umbigos. Ore-mos e votemos por mudanças! Por melhores políti-cas e melhores políticos.

Política é coisa boa

ReflexãoPadre Zezinho- SCJ - E-mail: [email protected]

Page 4: Diocese Informa - out 2008

Catequese4 ■ Diocese Informa - Outubro 2008 2008 - Ano da Juventude

2009 será o Ano CatequéticoAs ações diocesanas de 2009 estarão focadas na Catequese

88Nos dias 24 a 26 de outubro será realizada,na Escola de Foirmação do Sagrado Coraçãode Jesus, em Jaraguá do Sul, a EscolaDiocesana para Formação de Catequistas

A Igreja no Brasil celebra em 2009, oAno Catequético Nacional com o Tema:"Catequese, caminho para o discipulado" ecom o objetivo: Dar novo impulso à cateque-se como serviço eclesial e como caminhopara o discipulado. Nossa Diocese, em con-sonância com a Igreja, assumiu na Assem-bléia Diocesana de Pastoral, dia 13 de setem-bro, o Ano Catequético Diocesano, comoAno Temático para 2009. Assim, toda a Dio-cese, em 2009, estará voltada para estadimensão constitutiva da Igreja, a catequese.

Grande interesse já está sendo manifes-tado por parte de sacerdotes, diáconos, lide-ranças e principalmente de catequistas. Cria-tivas sugestões estão aparecendo e tudoindica que será um ano de muitas experiên-cias catequéticas e de crescimento na fé.

Alguns projetos bem arrojados já estãosendo acalentados e serão realizados sim,com empenho e alegria. O último levanta-mento feito no mês de agosto pelas paró-quias indica que a Diocese conta com maisde 5.100 catequistas que atuam na cate-quese do Batismo, da Crisma, da Eucaristia,com grupos de adolescentes e com adultosque não receberam os Sacramentos da Ini-ciação Cristã. Um dos grandes propósitos daDiocese e que está sendo pensando commuito empenho, é oferecer mais formaçãoa estes 5.100 catequistas.● De que forma? Promovendo uma forma-ção constante conforme recomenda o nº 267do Diretório Nacional de Catequese, realizada:● A nível Paroquial - Escolas Paroquias bemorganizadas. Com objetivos claros, temas,datas assessores, pessoas responsáveis paraorganizar e coordenar. Realizar a formaçãoespecífica para novos Catequistas. Paraestes, a Diocese tem material. ● A nível Comarcal – Reorganizar ondenecessário e intensificar as Escolas Comar-cais em todas as Comarcas, promovendo aparticipação dos catequistas de todas asParóquias daquela Comarca.● A nível Diocesano – Dar continuidade aEscola Diocesana. Continuar a elaboração doProjeto para um Curso de Formação a NívelMédio, possivelmente, também em outro nível.

A seu devido tempo, as atividades eações propostas, serão divulgadas e pro-gramadas. Para este mês de outubro,"Mês Missionário", o Diocese Informa falade uma proposta que chama a atenção,por que vem bem de encontro aos com-promissos da Catequese, que vai na dire-ção da prioridade da catequese, os adul-tos e a formação de comunidades cristãs

● Que proposta é esta? Sabe-se que acatequese com crianças e adolescentes,não terá êxito se os adultos não forem evan-gelizados e catequizados, se não tiver umacomunidade onde possam viver e crescerna fé e no compromisso.Então, surge a seguinte ação concreta:

Organizar e preparar em cada Paróquiauma Equipe que assuma a missão evangeli-zadora e catequética junto aos pais doscatequizandos da Eucaristia e Crisma.● Gostaria que esclarecesse melhor, porfavor? Nem sempre os catequistas dispõe detempo e condições para o fundamental traba-lho com os pais. No caso, a CoordenaçãoParoquial de Catequese e o Pároco, convi-dam um grupo de pessoas, dentre os cate-quistas, da Pastoral Familiar, dos Grupos Bíbli-cos de Reflexão, diáconos e outras. Forma aEquipe de Catequese com os pais.

Esta Equipe recebe da Diocese umaformação específica para trabalhar com ospais nas comunidades de toda a Paróquia.É ideal que sejam realizados, no mínimo,quatro encontros com os pais por ano.Nestes encontros, a Equipe faz a cateque-se com adultos, promove o engajamentona vida da Comunidade Eclesial e animapara o compromisso social. É ou não umsonho bonito a tornar-se realidade?

Irmã Celestina Zardo,Coordenadora Diocesana

No dia 14 de setembro, na ComunidadeArca da Aliança, em Joinville, um retiro espiri-tual foi direcionado aos catequistas da paró-quia São Paulo Apóstolo, envolvendo 9comunidades e 150 catequistas. O retiro foipreparado com o objetivo de divulgar o AnoCatequético de 2009 e deixar os catequistasespiritualmente prontos. Com o tema "Cate-quese, Caminho para o Discipulado" os asses-sores ressaltaram os textos bíblicos "Jesus seaproxima,caminha e escuta (Lc 24-13-24)" "-Jesus explica as Escrituras (Lc 24, 25-29)"."Eucaristia e Missão (Lc 24, 30-35)" e "OsDesafios da Catequese no mundo atual".

O encontro encerrou com a missa presi-dida pelo padre Márcio Pinotti. O Ano Cate-quético dará novo impulso à catequesecomo serviço eclesial, recuperando a con-cepção de catequese como processo per-manente de educação da fé capaz de atingira todos, não somente as crianças, adoles-centes, jovens, mas especialmente os adul-tos e que se constitua num "itinerário cate-quético permanente".

Nelson Marcos Serafim / Maria T. Serafim,Coord. Paroquial de Catequese - Paróq. São Paulo Apóstolo

Catequistas daParóquia S. Paulo

fazem retiro

Bispo dom Irineu Scherer quer toda a Diocese atenta às crianças e às famílias

● Quantos Salmos há na Bíblia?

● Os quatro Evangelistas são:

Descubra e escreva:

Catequisando

Le iaLucas 2 , 19e faça um

desenho que

represente

onde Mar iameditava a

palavra

de Deus:

Page 5: Diocese Informa - out 2008

Entrevista5 ■ Diocese Informa - Outubro 2008

Dom Pio de Freitas era um santo.Dom Krause só tinha cara de bravo.Dom Gregório era muito divertido.“

ENTREVISTA • PAULO ZIMMERMANN

Quem conhece Paulo Zimmermannnão esquece. Simpático, educado e muitolúcido Três semanas antes de completar100 anos de idade, ele nos concedeuuma longa entrevista, na sala da casaonde mora, no centro de Joinville. (Ouçaa íntegra no link áudios, no site daDiocese de Joinville). Sua memóriaimpressiona. Lembra-se com detalhes demomentos vividos há mais de 80 anos. Éalegre e tem uma fé inabalável.

Ele revela que quando chegou emJoinville, logo conheceu o primeiro bispo,dom Pio de Freitas, que me ajudou mui-to. "Ele era um santo homem. Eu andavapor tudo aí com ele. Eu era um dos pou-cos comerciantes da cidade que tinhacarro". Naquele tempo, os padres mora-vam na casa do bispo, onde hoje é oAnthurium Parque Hotel. Todo domingo,era ele que rezava a missa das 19 horas,na antiga catedral. O povo naquele tem-po tinha costume de se confessar. E eletambém ajudava os padres. Joinville

tinha nessa época 30 mil habitantes. Eleme convidou para dar aulas de latim nocolégio, mas como eu tinha minha lojade comércio, não pude aceitar.

Estudante em colégio franciscano eno seminário de Rio Negro, Paulo Zim-mermann sempre auxiliou a Igreja, sen-do uma espécie de auxiliar dos bisposda diocese. "Eles sempre perguntavamminha opinião sobre um ou outroassunto. Certa vez, dom Gregório War-meling me perguntou sobre a casa emque morava, na rua Jaguaruna. Disseque a venderia e perguntou o que euachava. Neste dia, tinha um grupo depessoas com ele. Todos empurraram aresponsabilidade para o bispo, dizendo:o senhor é que sabe. Ele virou paramim e perguntou o que eu achava."Não concordo, pois nossa Igreja tinhamuita área e não tem mais quasenada". Ele concordou comigo e desistiude vender a área onde atualmente estáo Centro Diocesano de Pastoral.

Ordenação presbiteral do diácono Sérgio da SilvaEstá chegando o dia... Itapoá está

em festa com a ordenação presbiteralde um dos seus filhos, o diácono Sér-gio da Silva. Natural da localidade deSaí Mirim, o jovem, filho de Abílio daSilva e Paulina Teodora da Silva,depois de 18 anos, com a infância ejuventude marcada pela cultura tradi-cional local, migrou para a cidade deJoinville em busca da realização pro-fissional. Nesse processo, encontrou-se com a sua vocação presbiteral. Aoser convidado a ingressar no seminá-rio pelo então seminarista, atual padreEdson Deretti, sentiu esse chamadodo Senhor e, ao invés de seguir oscaminhos de uma profissão promisso-ra, optou pela entrega total da vida aoserviço de Deus. Após ter feito o lon-go itinerário formativo de 10 anos noSeminário Diocesano de Joinville (pro-

pedêutico, filosofia, teologia e estágio)foi ordenado diácono em 23 de agos-to, junto com mais 4 colegas, naCatedral de Joinville. As atençõesagora se voltam para o presbiteratoque acontecerá na véspera das festivi-dades de Nossa Senhora Aparecida,dia 11 de outubro próximo, na matrizImaculada Conceição, em Itapema doNorte, em Itapoá.

Nossa Senhora Aparecida, em Itapoá

O padre redentorista, Inácio deMedeiros vai trazer a réplica da ima-gem de Aparecida, que estará pelaprimeira vez em Itapoá, também pre-sente no tríduo de preparação para aordenação, que se estenderá atédomingo, 12 de outubro.

SEMANA DE PREPARAÇÃO PARA ORDENAÇÃO, DE 5 A 12 DE OUTUBRO

11 de outubro

08:00 • Missa na Colônia dos pescadores –Pe. Inácio Medeiros (de Aparecida);13:00 • Procissão com a imagem – pelapraia, da Colônia até a Matriz;13:30 • 14:30 – Recepção da imagem e devoçãomariana com a oração do terço (novena);15:00 • Ordenação presbiteral.

12 de outubro

08:30 • Carreata com saída da Matriz;09:30 • Recepção da imagem e Oração doterço na Comunidade N. S. Aparecida;10:00 • Primeira Missa – Com. N. S. Apare-cida - Pe. Sérgio da Silva;12:00 • Almoço festivo;19:00 • Missa na Matriz – Pe. Sérgio da Silva

O homem que viu a diocese nascer...

Paulo Zimmermann foi amigo de todos os bispos, desde de Dom Pio de Freitas

Diácono Sérgio da Silva

O congregado mariano mais antigo do Brasil mora em Joinville e vai completar 100 anos de idade no próximo dia 2 de outubro. Comerciante do ramo moveleiro, Paulo Zimmermann é natural de Gaspar(SC).

Nasceu em 1908 e é o único filho vivo de uma família de 12 irmãos. Chegou em Joinville em 1939, vindo de Brusque(SC) com a esposa Sofia Kalil, com quem se casou em 1936 e teve nove filhos.

Page 6: Diocese Informa - out 2008

GBR Grupos Bíblicos de Reflexão

6 ■ Diocese Informa - Outubro 2008 2008 - Ano da Juventude

Ao todo, 138 coordenadores paroquiais,comunitários e de setores dos grupos bíbli-cos de reflexão participaram, no dia 31 deagosto, das 8h30 às 16h, do retiro daComarca Norte, que aconteceu na capelaSão José, no distrito de Pirabeiraba, em Join-ville. O tema do encontro foi a espiritualidade,baseada nos textos bíblicos de Jeremias18,1-18 Apocalipse 3,20 João 15,1-10. Opadre Jorginho e o seminarista Tiago de Limaforam os assessores. A animação ficou porconta de Rudimar e banda, ambos da paró-quia Senhor Bom Jesus, do bairro Aventureiro,em Joinville.

A Irmã Canossiana, Sandra e a senhoraBenta, da paróquia Santo Antônio, aplicaramuma dinâmica que levou os participantes arefletirem que: "todos que são chamados aassumirem algum trabalho de liderança,com o tempo, acabam se enchendo de coi-sas desnecessárias, tais como: pessimismo,a incompreensão, raiva, orgulho, desânimo,intolerância. Assim, vamos deixando nossabagagem muito pesada. Mas, podemos tro-

car isso tudo e encher nossas malas compaciência, amor, fé, perseverança, força,coragem e muita criatividade para levar aBoa Nova aos irmãos".

O padre Fábio Rossi também deixouuma pequena mensagem: "Não podemos ser

pessoas desanimadas para Cristo. Não existereceita para sermos mais animados ou não. Aprópria receita é Jesus. Quem o segue terásempre a alegria de anunciar a sua Palavra.

Pascoina M. Dieterich,Comarca Norte – Grupo B. de Reflexão

Encontro dos Círculos Bíblicos

Bom exemplo dos GBR de Mafra

No dia 31 de agosto, a paróquia Nossa Senhora de Belémreuniu suas oito comunidades para um grande encontro dos Gru-pos de Círculos Bíblicos. A Comunidade Menino Jesus, no Itinga,acolheu carinhosamente cerca de 500 pessoas. Cada grupoapresentou os trabalhos em forma de música, poesia, teatro, dan-ça e pintura. As comunidades foram mostrando o seu dia-a-dia ea sua caminhada de evangelização. Cada texto bíblico apresenta-do fazia um comparativo com a nossa realidade e o quantoDeus é presente no meio de seu povo, tornando-o forte nas difi-culdades e perseverantes na jornada. Houve participação vibran-te e calorosa dos jovens e crianças. Na poesia e no teatro apare-ceu a preocupação com a vida em risco na destruição do meioambiente, a busca de soluções através da força do evangelho deCristo que orienta e restaura a dignidade e o amor a vida emtoda a sua plenitude. (Maria Lucia Carvalho)O grupo bíblico de reflexão itinerante da capela Santos

Anjos, em Mafra vem atuando com uma idéia inovadora: Apoiar,movimentar e prestar ajuda a outros grupos. Mensalmente, ogrupo enche uma condução (Kombi ou Van) e outros veículos.Violeiros, gaiteiros e cantores anmam o encontrão. Um dos gru-pos mais visitados é o da localidade de Campo Novo, no interiordo município onde sete famílias da área rural, todos são agricul-tores, se reúnem nas casas, rezam o terço, refletem o conteúdodo livro, trocam idéias e expõem seus problemas. Nessas famíliasencontram-se dois idosos acamados e um deficiente visual quesempre pede orações, pois apesar das provações sua fé é inaba-lável. Segundo uma das senhoras que participam do grupo,antes não recebiam a visita da capelinha nem se reuniam comoagora. Isto faz com que as famílias se tornem mais unidas se visi-tem e tornem a convivência melhor. O grupo itinerante aprendecom os moradores e eles aprendem com essa novidade.

Os Grupos Bíblicose as visitações I

Dom Irineu Roque SchererBispo Diocesano de Joinville

1. O que é o ministério da visitação?Uma das funções dos Grupos Bíblicos deReflexão é o ministério da visitação. OMinistério da Visitação têm a missão deestabelecer laços de amizade com as pes-soas e as famílias. Sua primeira atividade é,como o próprio nome diz, visitar, ir aoencontro, ouvir alegrias e tristezas, ver o queé preciso, encaminhar para os demais gru-pos e serviços da comunidade. É um gestode solidariedade, imitando Jesus que, nasua missão ia ao encontro das pessoas. Suabondade e seu amor contagiavam a todos.A fraternidade é essencial nessa missão. Épreciso estar sempre disposto a fazer algobom e útil, além de ajudar os visitados.

2 - Qual é a importância desse trabalho?Os Ministros da Visitação levam a Igrejapara mais perto das pessoas, a fim de quetodos se tornem uma grande família. Todosamem e todos sejam amados. Que nãohaja necessitados. Cresçam sempre mais osvínculos de relacionamento. O anúncio doEvangelho tem uma dimensão de grupo, demassa, onde todas as pessoas se reúnemem pequenos grupos para celebrar e teste-munhar a fé. É uma Igreja doméstica.

3 - Onde acontecem as visitas?As visitas poderão acontecer nas casas, mastambém em todos os outros lugares onde aspessoas estejam, como locais de trabalho,escolas e tantos outros lugares.

4- Como deve ser o perfil dos participan-tes deste Ministério?O ideal é que os ministros e ministras sejampessoas do povo, que conhecem bem os rit-mos de vida das pessoas, que partilhem desuas alegrias e de seus problemas. Conhe-çam a partir de dentro, tenham reconheci-mento na área. Precisam ter bom testemu-nho, sejam católicos praticantes, sem pro-blemas morais que venham a afetar o tra-balho evangelizador. Importa ainda que nãotenha muitos outros serviços, pois precisamestar disponíveis para a visitação.

5 -Os padres não poderiam realizaresse trabalho?E interessante observar que os Ministros daVisitação não substituem o padre na pre-sença junto às pessoas. O problema é que,em virtude do tamanho das paróquias e dadiversidade de trabalhos, o padre, sozinho,não dá conta de tudo. Imaginemos umaParóquia com 25 ou 30 mil habitantes.Como o padre vai poder conhecer mais deperto todas essas pessoas.

Espiritualidade e liderançaCoordenadores paroquiais participaram de retiro em Pirabeiraba

88Dia 22 de outubro acontece a reunião comarcal dos GruposBíblicos de Reflexão, Comarca Joinville/Sul. O encontro sedará no salão paroquial do Santuátio Sagrado Coração deJesus, em Joinville, das 19h30 às 21h30. Participe!

Retiro ajudou participantes a refletirem sobre sua função de líderes na Igreja

Grupo de reflexão itinerante auxilia outros grupos

Comunidade Menino Jesus reuniu oito comunidades

Page 7: Diocese Informa - out 2008

Pastoral7 ■ Diocese Informa - Outubro 2008 2008 - Ano da Juventude

88Dia 25 de outubro, a partir das 19h30, tem Encontro deAdoração para Casais, na paróquia São Sebastião, bairroIririú, em Joinville. O convite é do Ministério para Família, daRenovação Carismática Católica. Mais informações pelotelefone: 47-9961-5402 com Jair ou Silvane. Compareça!

Nos dias 5, 6 e 7 de setembro de2008 no Rio de Janeiro, aconteceu o XIICongresso Nacional de Pastoral Familiar,com Palestras, Painéis, debates sobre:Defesa da Família – a Família é o berço davida e de toda vocação, propõem para osanos que seguem algumas colocaçõesconclusivas que ajudarão em nossa cami-nhada, na afirmação do valor essencial dafamília como fonte de todo bem para aIgreja e toda a comunidade . Nossa Dioce-se esteve representada com 12 pessoas. Oestudo e aplicação do Diretório da PastoralFamiliar criarão uma forte unidade emtodo o trabalho apostólico.

1 - A família, primeira Escola de vida e de fé,em nossas paróquias e dioceses, deve seralimentada pelos valores humanos e cristãosem ação evangelizadora permanente.

2 - Levar adiante o compromisso assumi-do na Campanha da Fraternidade desteano – a promoção e a defesa da vidahumana, desde a fecundação até seudeclínio natural.

3 - Priorizar o Setor Pré-matrimonial promo-vendo formação adequada com iniciativaspráticas, especialmente com a Pastoral daJuventude: intensificar a ação pastoral comos noivos, namorados e junto às escolas.

4 - As paróquias devem dar destaque àPastoral Familiar com o entusiasmo ale-gre dos padres e casais. Seja apoiando,incentivando e servindo a todas as pasto-rais familiares.

5 - Para 2009, a Pastoral Familiar traba-lhará com a catequese, no ano Catequé-tico, promovendo com clareza os temasda vida e da família junto às paróquias eescolas, firmando-se na educação, voca-ção, caridade.

6 - Que o VI Encontro Mundial dasFamílias, no México, com o tema: AFamília Formadora nos Valores Huma-nos e Cristãos inspire a valorização cris-tã do matrimônio e da família, comocaminho certo para a superação dascrises e dos problemas atuais.

7 - A Pastoral Familiar incentive oministério de evangelização da partedos pais cristãos para formar os filhospara a vida segundo a vocação recebi-da de Deus. Acompanhe-os nos anosda adolescência e da juventude. Enfren-tem com coragem as dificuldades pró-prias desta ação apostólica.

Volnei e Marivone Orthey Exterkoetter,Coord. Pastoral Familiar Sul IV

Pastoral Familiar da paróquia Nossa S. de FátimaA Pastoral Familiar da paróquia

Nossa Senhora de Fátima, no bairroGlória, em Joinville, desenvolveu umtrabalho catequético junto aos cate-quisandos de 1ª e 2ª Eucaristia, emagosto, durante a Semana da Família.

Aproveitando o Ano Paulino, ogrupo da Pastoral Familiar, com apresença da imagem do apóstoloPaulo, visitou todas as turmas paralevar uma mensagem do amor deDeus pela familia, falar da real impor-tância da familia nos dias atuais.

Trabalhou a importância da Pala-vra de Deus, utilizando uma dinâmi-ca de perguntas e respostas, atravésda Palavra. Também foi abordada aimportância de participar da missa, omomento eucarístico, do encontropessoal com Deus e também da par-tilha, além de ajudar as famíliasnecessitadas, através da doação dealimentos que, muitas vezes, deixa-seestragar, enquanto milhares de famí-lias passam fome.

O grande desafio deixado pelamensagem aos catequizandos foisua participação efetiva nas missas

do segundo domingo do mês, que élevar um quilo de alimento para serdoado durante o ofertório, aos maisnecessitados.

Esta ação foi realizada no dia7 de setembro, com presença mar-cante das catequistas e seus cate-quisandos, juntamente com a Pas-toral Familiar, neste ano dedicadoao apóstolo Paulo.

As crianças acolheram bem ainformação do Evangelho, ao qualdevemos dispôr do que temos, emprol dos mais necessitados, levandocada qual a sua oferta.

São pequenas gestos que pode-mos fazer como discípulos e missio-nários do Evangelho, que podemtransformar e melhorar a vida huma-na e a dignidade da pessoa.

No dia 21 de setembro aconteceu na paróquia ImaculadaConceição o Encontro Comarcal do Apostolado da Oração,reunindo Comarca Norte e sSul, com a presença de quase1.000 pessoas foi feito um momento de adoração ao san-tíssimo com o pároco padreOtávio, uma reflexão com opadre Ronchi, uma pausa para um café de confraternizaçãoe a missa celebrada pelo coordenador diocesano do apos-tolado da oração o Pe Ivam Macieski, foi uma tarde de mui-ta fé e oração ao Sagrado Coração de Jesus. (Coordenaçãodo Apostolado da Imaculada Conceição)

Encontro Comarcal doApostolado da Oração

12º Congresso Nacional da Pastoral Familiar contou com 12 representantes da Diocese

Pastoral Familiar em congresso no RJ

Integrantes da Pastoral Familiar da Diocese de Joinville, unidos no Congresso

Pastoral Familiar divide suas experiéncias com a Catequese

Page 8: Diocese Informa - out 2008

Pastoral2008 - Ano da Juventude

Diocese Informa - Outubro 20088

Diocese terá Escola dePsicologia em 2009

Nascido da necessidade dos leigosque pediram uma escola que abordasseos graves problemas que passam nafamília e sociedade, (baixa auto-estima,estresse, depressão, desequilíbrios diver-sos...), levamos a proposta ao EncontroDiocesano do clero e Conselho dos Pres-bíteros que deram sinal verde.

Recentemente reunimos um grupode 19 psicólogos que exercem algum tra-balho nas Igrejas e apresentamos umesboço da escola. Os profissionais psicó-logos aprovaram 500% o roteiro e já sehabilitaram a escrever o conteúdo paraformar a apostila para os alunos.

O roteiro aprovado segue as eta-pas da vida humana, suas fases, pro-blemas, desafios como: Pré-natal, Pri-meira infância, Adolescência, Juventu-de, Maturidade, Terceira idade, incluídoestresse, depressão, sexualidade, senti-mentos, doenças, introdução à parapsi-cologia e outros, terminando com labo-ratórios e a possibilidade de estágiosnas paróquias.

A nova Escola estará conveniadacom a Univille, da qual virá o certificadoao final do terceiro ano. Além disso fare-mos parceria com o CENEF – Centro de

estudos e Orientação Familiar que nosajudará nos laboratórios.

A escola funcionará nos moldes dateologia com a duração de três anos,uma aula semanal. Iniciará em março de2009 nas duas comarcas de Joinville,com 700 alunos. Em 2009 não terá tur-ma nova de teologia. Daremos seqüênciaàs turmas já iniciadas e após o términodestas, iniciarão novas turmas.

Convidamos todos os padres e lide-ranças leigas das Comarcas de Jaraguá,São Bento e Mafra, para se organizarem(ver psicólogos locais e salão), fornecere-mos o material pronto se nos comunica-rem até dezembro próximo a quantiadesejada de apostilas.

A nova escola ainda não tem nome.Está sendo estudado com a equipe depsicólogos, leigos e sacerdotes, aceita-sesugestões até outubro.

As inscrições serão feitas em cadaparóquia, mais adiante, seguindo critériosque ainda serão discutidos com ossenhores párocos, visando criar futura-mente em cada paróquia um grupo deorientação psicológica ou familiar.

Pe. Nivaldo Oliveira Souza, coordenador da Escola

Na manhã do dia 21 de setembro, noCentro Diocesano de Pastoral, cerca de120 casais reuniram-se para refletir sobrea família. A Pastoral Familiar e movimen-tos familiares promoveram este encontro,que teve o frei Manoel como assessor.

Baseado na Palavra falou da missãoda família nos dias de hoje. Nos fez sen-tir o quanto Deus nos ama e conta comcada casal que acredita na família e porela luta, apesar de todas as tribulações.

Durate o evento fomos agraciadoscom a apresentação do "Grupo TeatralVocação", que tratou de uma questãofamiliar comum, porém muito triste - oalcoolismo, um desafio a ser vencido.Frei Manoel nos relembrou que os gran-

des problemas a serem superados pelafamília são exatamente os pequenos tro-peços, que não são resolvidos e vão sen-do deixados de lado por parecerem insig-nificantes, mas que, muitas vezes, des-troem as famílias.

O cultivo de pequenos gestos: ser gen-til, educado, deixando aflorar os sentimentosajuda nossos relacionamentos. É precisoaprender a dizer ao outro como se sintediante das situações. Odiálogo sincero é abase de tudo. Também devemos rezar emfamília e em casal. Nossa gratidão ao minis-tério de música "Rosa Mãe" que nos alegroucom sua presença e animação.

Pastoral Familiar, Comarca Sul e Norte

Momento especial para as famílias

No dia 27de agosto a Paróquia Nos-sa Senhora de Fátima realizou em seusalão paroquial mais um encontro comas famílias cadastradas para receberemas cestas básicas. O encontro contoucom a presença da vice-coordenadora dapastoral Regina, da colaboradora donaCirila, vice coordenadora da liturgia, Lis-beth, o jovem Alexandre e da pedagogaMaria Tereza.

Foi um encontro de relevante teor espi-ritual e educacional. A palestra foi feitasobre a importância da água como fonte

de vida. Vários temas foram abordados,relembrando desde o nosso batismo pas-sando pela natureza predominante emágua e sua utilidade até para nosso consu-mo e higiene pessoal. O encontro finalizoucom todos cantando a musica "Eu te peçodesta água..." do padre Zezinho e a entregadas cestas básicas.Esta é mais uma semen-te que a Pastoral social plantou no coraçãoe nas mentes de cada participante, naesperança de que cresça e frutifique.

Colaboração: Lisbeth Cunha e Silva

7 de Setembro e a JuventudeNo desfile cívico do 7 de Setembro, 110 jovens da Comarca de Mafra partici-param do desfile representando a Igreja Católica. A Pastoral da Juventudeostentou um bander do Ano da Juventude, onde demonstraram muita alegria emmanifestar Jesus ao povo, que muitas vezes nos desfiles só se vê enfeites earmas. O Serviço de Animação Vocacional – SAV, que integrado à juventude,demonstrou muita alegria, carregando faixas e cartazes, com dizeres contra aviolência e o aborto, demonstrando que precisamos respeitar a vida em todos ossentidos, desde a concepção até a morte natural. A Comarca de Mafra que vemapoiando sempre as iniciativas da juventude, agradece a todos os jovens quecom muita alegria participaram desta manifestação cívica.

Auxílio aos carentes de N S. de Fátima

Escola terá duração de três anos com umaaula por semana, nas duas Comarcas

Frei Manoel estabeleceu um diálogo sincero e agradou todos os casais

Padre Nivaldo está coordenando a nova escola com ajuda de profissinais da área

Page 9: Diocese Informa - out 2008

Pastoral2008 - Ano da Juventude

Diocese Informa - Outubro 20089

Pastoral Antialcoólica celebra decisão desobriedade nas festividades da diocese

Três anos sem álcool nas festas de igreja

Parabéns à Diocese de Joinville pelostrês anos de libertação do jugo do álcool.Cada vez mais se confirma a importância dafeliz e profética decisão de 2005, na Assem-bléia Diocesana de Pastoral, quando foi eli-minada a comercialização de bebidas alcoó-licas nas festas em todas as comunidades. Éuma luta da Diocese, juntamente com aPastoral Antialcoólica, criada em 1994. SerIgreja é assim mesmo. É defender a vida, asaúde,a paz e a harmonia entre as pessoase as famílias.É também ser o primeiro exem-plo; o primeiro testemunho. Obrigado aDom Orlando Brandes, que nos auxiliou nes-ta decisão e ao nosso atual bispo, dom Iri-

neu Scherer, que continua nos apoiando. Oálcool nos leva à dependência, nos desfigu-ra, nos escraviza e nos destrói. Por outrolado, apesar da formação e da inteligênciaque possuem, alguns irmãos e irmãs aindanão entenderam a relevância desta decisão.A Diocese de Joinville com certeza, foi esco-lhida para ser o PONTO DE PARTIDA paralibertar a Igreja, do uso e da comercializaçãodo álcool em suas festas. Este procedimentoé uma grande catequese e um exemplar tes-temunho para esta e as futuras gerações,em nossa Igreja.

Onofre Tomelin, Pastoral Antialcoólica

Pastoral da Criança em Campo AlegreNa paróquia Santíssima Trinda-

de, em Campo Alegre, aconteceu ocurso de brinquedistas, organizadopela Pastoral da Criança. O cursoaconteceu nos dias 20 e 21 desetembro, na comunidade Vi laScheid. Houve muita alegria, entu-siasmo e criatividade. Os participan-tes vieram das várias comunidadesdo interior de Campo Alegre. Mesmocaminhando quilômetros, chegaramcom disposição para os trabalhos. Ocurso foi orientado pela capacitadorade brinquedistas na Pastoral da

Criança, Irmã Salete Wiggers . Opadre Jonivaldo também se fez pre-sente para uma motivação e bênçãodo grupo. A coordenadora, AnaMaria dos Santos e sua equipe orga-nizaram o ambiente com alimenta-ção e pernoite de maneira maravilho-sa. Que Deus recompense todospelo carinho e abnegação. Os brin-quedistas são líderes voluntários quedesenvolvem atividades e brincadei-ras com crianças e as famílias nascomunidades, principalmente no diada Celebração da Vida.

Nosso ministério começou naComunidade Nossa Senhora Apareci-da, no Parque Joinville, através de vigí-lias de jovens. A necessidade de evan-gelizar de uma maneira diferente brota-va em nossos corações. O MinistérioRM foi dedicado à Maria nossa Mãe eadvogada para que, com sua interces-são, nós nos dedicássemos a Deusassim como ela fez, entregando suajuventude e sua vida com humildadepara o louvor e a implantação do Reinode Deus. Depois de várias tribulações,nosso ministério encontra-se com nova

formação, onde atuamos na paróquiaSenhor Bom Jesus, no bairro Aventurei-ro. Contamos com Jacson - vocal e ani-mação, Juliana - teclado e vocal,Michele - vocal, Tiago - vocal, Juan -guitarra, Tiaguinho - contrabaixo, Rafael- bateria, Fernando - Trompete, Djeve -guitarra-vocal e Eduardo - guitarra-base.Juntos formamos o Ministério de Músi-ca “Rosa Mãe”. Contamos tambémcom o pregador Jacson.

Contato para Animação de Louvor,Retiros e encontros 8823-5813 Contato para pregação 8823-5813

Ministério de Música “Rosa Mãe”

JUNAC e JUSPA agitam o Jardim IririúO grupo de jovens JUNAC (Jovens

Unidos no Amor de Cristo) da paróquiaSão João Batista, do Jardim Iririú, em Join-ville, foram até a comunidade São PedroApóstolo e junto com o grupo JUSPA e oscatequistas da Crisma, organizaram umagincana, que foi realizada de 9 a 23 deagosto.

O evento arrecadou em torno de500kg de alimentos e 300kg em roupas.No dia 16 de agosto, os crismandos e oscatequistas, num gesto concreto, foramaté às famílias carentes do bairro paralevar as arrecadações. Neste mesmo dia,após a missa, foram participar no Centre-ventos Cau Hansen do festival de dançasacra. Lá, o grupo conseguiu o terceirolugar na modalidade dança de rua. Com o

coração vibrante, os jovens apoiados pelaspastorais foram além e fizeram as missõesda juventude, nos dias 30 e 31 de agosto.Unidos, saíram às ruas com carro de some uma multidão de jovens em visitaçãonas casas. O resultado foi simplesmentefantástico. No dia 31 de agosto, às 19hs,no espaço da igreja nova (em construção)se uniram as famílias dos jovens missioná-rios e dos jovens visitados. Uma grandemultidão encheu todo o lugar. Foi umagrande festa. Ao final da celebração, um"evangeliza show" foi até às 23:30h. Nosdias 3 a 5 de outubro, haverá retiro paraos crismandos da matriz, no centro de for-mação da Vila Nova.

Coordenação do JUNAC

Galera jovem do Jardim Iririú deu uma banho de solidariedade, garra e energia

Banda é da paróquia Senhor Bom Jesus, bairro Aventureiro, em Joinville

Page 10: Diocese Informa - out 2008

Especial10 e 11

"É com alegria que apresento oprojeto das Fazendas da EsperançaSão Francisco Xavier e Bem-aventura-da Albertina, uma masculina e outrafeminina, para Joinville/SC e região.Nos meus nove anos de bispo naDiocese de Garanhuns/PE pudeacompanhar duas Fazendas da Espe-rança, nas quais vi muitos jovens, deambos os sexos independente deraça, nação ou credo, se recuperareme retornarem com nosso espírito paraa sociedade. O trabalho é maravilho-so. Hoje, mais de 40 Fazendas exis-tem no Brasil e em outros países ecerca de 15 mil rapazes e moçasforam ajudados a se libertarem datoxicodependência. A semente lança-da por Frei Hans germinou, cresceu econtinua produzindo muitos frutosmundo afora. É importante ressaltarque os jovens recuperados, ao retor-narem ao convívio de suas famílias

tornam-se fermento de renovação nopróprio ambiente social.

O QUE É A FAZENDA DAESPERANÇA A Fazenda da Espe-rança nasceu em 1983, na cidade deGuaratinguetá/SP. Com o objetivo deapoiar pessoas dispostas a se livrarda dependência do álcool e das dro-gas. A metodologia aplicada deu tãocerto que hoje já existem 37 unida-des no Brasil, 2 unidades na Alema-nha e uma no Paraguai, na Argentina,na Guatemala, no México, na Rússia,nas Filipinas e em Moçambique.

OBJETIVO Promover a oportunidadede recuperação e re-inserção na socieda-de para pessoas dependentes de drogase álcool, por meio de uma metodologiaauto-sustentável e multiplicadora aondeo próprio recuperado torna-se agente narecuperação de outros dependentes.

Duas Fazendas na Diocese de Joinville

O projeto se divide em três fases: naprimeira serão adquiridos os terrenos ondefuncionará a Fazenda da Esperança masculi-na e feminina (já começou e finaliza em 30de setembro); na segunda fase será feita aestruturação física do local e na terceiraserão desenvolvidas as atividades. a) Fazenda Masculina São FranciscoXavier : Localizada em área de 74,3 hecta-res, situada no em Garuva/SCb) Fazenda Feminina Bem AventuradaAlbertina Berkembrock: Terreno situadoem Pedra Branca do Araquara, em Guaratu-ba/PR786.500,00 m2.

Estruturação • Prazo com início previstopara 30 de setembro de 2008 e conclusãoda primeira parte prevista para 30 de novem-bro 2008. Nesta etapa serão realizadas refor-mas e adequações das construções existen-tes e serão construídas 10 novas casas paramoradias e mais um centro de acolhimento,capela e quadras de esportes. Contamoscom parceiros na construção civil, como

arquitetos, engenheiros, construtores e lojasque comercializam materiais para construção.

Administração • Os trabalhos serão admi-nistrados por missionários oriundos deoutras fazendas da Esperança, com expe-riência, metodologia e mística desenvolvidanestes 25 anos de existência da Fazenda daEsperança, regida por estatuto e regimentointerno que garante a participação e obriga-ções de todos.

Sustentação Financeira (auto-sustentá-vel) • A Fazenda da Esperança é auto-sus-tentável, através do que é produzido peloscoordenadores(as) e recuperandos (as),não necessitando da permanente busca derecursos públicos ou privados. Em Joinville,além de outros produtos que poderão serproduzidos, se dará destaque ao cultivo dapupunha e a piscicultura, uma vez que opróprio terreno já possui este aporte e éum produto de alto rendimento, podendoser processado agregando valor.

Capacidade de acolhimento • A Fazendaterá uma capacidade de acolhimento e recu-peração de 100 pessoas por ano, em cadauma das Fazendas e a partir de um ano orecuperado volta para a sociedade e conti-nua seu trabalho contribuído para a recupera-ção de outras pessoas, abrindo vaga paraque outra pessoa seja acolhida.

Internação e Recuperação • O Inicio darecuperação se dará pela própria vontadedo dependente, que assume por escritotodos os compromissos com a metodologiae trabalhos da Fazenda da Esperança. AFazenda acolhe pessoas com idade entre15 e 45 anos dependentes de alcoolismo,drogas e outros tipos de vícios. Os portado-res de soro positivo são encaminhados peloSistema Único de Saúde (SUS), e inseridono programa de recuperação em regime deinternato. Durante 12 meses, serão propor-cionados aos internos as necessidades bási-cas, como alimentação, manutenção dascasas e assistência à saúde, valorizando à

permanência do mesmo na entidade. Apóseste período os recuperados voltam parasociedade e trabalham em comunidadecontribuindo para que outros dependentespossam ter a mesma ajuda, formado gruposde auto-ajuda com seus familiares.

Mantenedora do projeto

ASSOCIAÇÃO DIOCESANA DE PROMOÇÃO SOCIAL – ADIPROSE-mail: [email protected] Rua Jaguaruna,147 – Centro, Joinville/SCTelefone: 47 3451-3716 / Fax: 47 3451-3724

Diretoria

Presidente da Adipros Dom Irineu R. Scherer Vice-Presidente da Adipros Padre Osmar Oliveira Procuradora da Adipros Ivone Westrupp Effting

Um belo voto deEsperança

Frei Hans conversa com a diretoria da Adipros: Ivone, dom Irineu e padre Osmar

Conta para depósitoBanco Besc – Agência 014Conta Corrente 133.846-6Adipros – Fazenda da Esperança

Page 11: Diocese Informa - out 2008

2008 - Ano da JuventudeDiocese Informa - Outubro 2008

Vem aí o DNJ 2008Tema: Juventude e Meios de Comunicação

Lema: "Queremos Pautar as Razões de Nosso Viver"O Dia Nacional da Juventude será em 19 de outubro. Neste ano, o tema é “JUVENTUDE E MEIODE COMUNICAÇÃO” e o lema: “Queremos pautaras razões de nosso viver!“ O evento pretendedenunciar toda visão equivocada sobre a juventudee colocar na pauta de discussões da mídia, dasociedade e da Igreja. Queremos anunciar ossonhos e todas as razões do viver: justiça, vida dig-na, liberdade, PAZ para todas as criaturas" Vamospensar sobre como as mídias podem e devem aju-dar a gerar vida para a juventude e, ao mesmotempo, repensar maneiras de criar nossas própriasformas de comunicação."

A RealidadeOs jovens são tratados basicamente de trêsmaneiras pelos meios de comunicação no Brasil:

a) Jovem problema - freqüentemente representadonos editoriais e colunas policiais. São inúmeras asnotícias diárias que vemos nos telejornais e jornaisbrasileiros que colocam os jovens como "deliqüen-tes", como promotores da "desordem social", de"distúrbios" e "violentos", etc;

b) Jovem classe média - retratado nas telenove-las teen, com cabeças vazias e valores distorci-dos, idealizados e pasteurizados pelo discursoda ficção;

c) Jovem símbolo - retratado na publicidadecomo símbolo de beleza, pelos ramos do capi-talismo – indústria da moda, academias, ele-troeletrônicos, bebidas - sugam os valores paragerar, na sociedade como um todo, necessida-des supérfluas e uma busca desenfreada porum ideário irreal de juventude eterna.

As PropostasÉ preciso reforçar outras imagens dos/as jovens,revelando aos meios de comunicação, aspectosque reforcem novos olhares, tais como: a capaci-dade de mobilização e a par ticipação políticainteligente, que sempre participou de movimentosestudantis, culturais e sociais, em ações mis-sionárias e em outras ações sadias, seja na música,no esporte, na educação e em toda a sociedade.

8horas Acolhida e animação8h30 Oração Inicial

9 horas Assessoria sobre o tema (Elcio Faxina – Assessor Nacional da CNBB)10 as 12 horas Oficinas:

e 13 as 15 horas 1) Juventude e fotografia 2) Juventude e expressão corporal3) Juventude e rádio4) Juventude e TV5) Roda de Conversa sobre Juventude e Comunicação

15 horas Missa16 as 18horas Show com a Banda Força Divina

Obs: No palco central haverá das 10 as 15 horas apresentações culturais, como teatro, dança, músicas apresentadospelos jovens das Comarcas. Também está previsto apresentações com a Dionisos Teatro, capoeira e hip hop.

P R O G R A M A Ç Ã O D O D N J 2 0 0 8

O Movimento de Emaús e a Comarca Jara-guá da Diocese de Joinville marcará o encerra-mento do ANO DA JUVENTUDE na Cidade deJaraguá do Sul com o show nacional da ban-da católica “ANJOS DE RESGATE”. O showserá no dia 1 de Novembro de 2008, na Are-na Jaraguá, com inîcio às 20 horas.

MUITAS ATRAÇÕES: Várias outras atrações estão agen-dadas: Banda EMANUEL - ministério de música do Movimen-to de Emaús, que fará o esquenta com a galera. Após haveráuma apresentação com Núcleo EDANÇA e ANJOS DO HIPHOP de Joinville. Após, o público será animado com um baileanimado pela banda DÁDIVA DIVINA. A expectativa é atraircerca de 10.000 jovens e coroar com muita alegria o ANODA JUVENTUDE em nossa Diocese.

INGRESSOS: Estão à venda por R$ 10, antecipado, nassecretarias paroquiais, com membros do Movimento deEmaús ou podem ser adquiridos pelo site de showswww.blueticket.com.br.

IMPORTANTE: toda a renda obtida com este evento serádestinada à construção do novo Centro de Apoio Casa PadreALOISIO BOEING, sediada em Jaraguá do Sul.

MAIS INFORMAÇÕES: no site www.emaus.org.br/joinville

Page 12: Diocese Informa - out 2008

Pastoral2008 - Ano da Juventude

Diocese Informa - Outubro 200812

Entre os dias 19 e 21 de setembro, onoviciado Nossa Senhora de Fátima, emJaraguá do Sul foi a sede do SeminárioRegional de Liturgia.

O evento reuniu lideranças de Liturgiae Catequese e foi bastante elogiado pelosparticipantes. A irmã Marlene Bertoldi,coordenadora da catequese do RegionalSul IV trabalhou o texto-base da cateque-se, no sábado pela manhã.

O encontro trabalhou a PastoralLitúrgica e o texto-base do Ano Catequé-tico 2009

O evento começou na sexta, dia 19,às 18 horas e terminou no domingo, às12 horas, com almoço. Padre Elias DellaGiustina, dom Manuel João Francisco(bispo de Chapecó - referencial da Litur-gia do Regional Sul IV) e a Irmã MarleneBertordi foram os assessores.

Padre Reginaldo Manzotti lotou o Centreventos, em Joinville

Depois de três anos a frenteda administração da Rádio Difuso-ra de Joinvil le, a ComunidadeCatólica Arca da Aliança celebroucom todos os ouvintes e sóciosamigos, no dia 6 de setembro, noCentreventos, em Joinville, o "Diado Ouvinte" que teve como tema"Evangelizar é Preciso". Para mar-car esta data, a rádio trouxe paraJoinville, o padre Reginaldo Man-zotti e sua banda - campeão deaudiência da rádio.

O evento foi um sucesso.

Começou às 13 horas e lotou oCentreventos. Mais de 10 mil pes-soas vieram rezar e louvar.

Apesar do atraso na chegadado padre, o público não desani-mou e ficou até o final, às 22h30.

Foi um dia de graças e de ale-grias. Houve momento de adora-ção, missa e a tão esperada evan-gelização musical com o padreReginaldo Manzotti, que cantou eabençoou os milhares de fiéis quevieram de diversas cidades da dio-cese, especialmente para vê-lo.

O maior portal católico deSanta Catarina, o site da Diocesede Joinville, ficará ainda mais boni-to e moderno a partir do próximodia 6 de outubro. Alteraçõesimportantes no visual e no conteú-do serão implementadas pelaAgência Católica, que é a respon-sável pela formatação do layout edo visual do portal diocesano. Asprincipais mudanças serão nota-das principalmente pelos internau-tas que gostam de acessar o sitepara ver as fotos. Um novo progra-ma será implantado, ampliandoconsideravelmente o tamanho dasfotos e possibilitando a cópia paraarquivo. O mesmo deve ocorrercom as matérias informativas,além dos espaços destinados aosGrupos Bíblicos de Reflexão, Adi-pros e Diocese. Estes camposserão facilmente alterados e admi-nistrados on-line, facilitando ainclusão de dados novos, fotos eoutras informações. O portal daDiocese de Joinville registra, emmédia, 3.500 acessos diários,alcançando em determinadasdatas, de acordo com os eventosrealizados, até 15.500 visitas pordia. Desde janeiro de 2007, o sitejá recebeu 1.580.000 visitas.

Novidades nosite da Diocese

Seminário de LiturgiaEncontro de Liturgos debateu o Ano Catequético 2009

Evento reuniu lideranças da Catequese e da Liturgia na Diocese

Padre agradou o público com seu carinho e com suas músicas

Padre Ivanor(de boné) foi estudar em Roma

Padre Ivanor, em RomaDepois de muitas despedidas, de ter sentido o

carinho dos amigos e o apoio dos mais próximos,parti para Roma no dia 24 de agosto deste ano. Oobjetivo desta viagem é estudar comunicação parafuturamente trabalhar na diocese de Joinville, nestaárea tão importante a evangelização.

Estou morando no Colégio Pio Brasileiro, umlugar criado pela CNBB, sob a coordenação dospadres Jesuítas, com o intuito de abrigar todos ospadres que das mais diversas dioceses do Brasil sãoenviados a Roma para continuarem seus estudos.Somos neste Colégio em torno de 110 padres detodo o Brasil. Cada padre, conforme a necessidadede sua diocese, faz seus estudos em áreas e universi-dades diferentes. Alguns fazem a Licenciatura, ouroso mestrado e alguns o doutorado.

Deverei fazer o curso de Comunicação Social naPontifícia Universidade Salesiana, que me encantoupela sua modernidade, praticidade e profundidadedos temas a serem abordados. No entanto é a maisdistante do Colégio em que moramos. É necessáriousar o metrô e o ônibus para chegar até lá. São umahora e meia para chegar até a Faculdade, ou seja,com ida e vinda serão diariamente três horas de via-gem pela antiga cidade de Roma.

Durante este mês de setembro, estamos junta-mente com mais 34 padres que chegaram este ano,fazendo um curso intensivo de italiano, nos preparan-do para os diversos exames de ingresso, que fazemas Universidades e é claro regularizando os docu-mentos de estadia na Itália.

Neste momento estou em fase de adaptação aesta nova vida, que em pouco se diferencia da vidados tempos de seminário. Moramos em pequenosquartos individuais, com horários pré-determinados,necessitando lavar e passar as próprias roupas e comuma enorme quantidade de livros para estudos, apro-fundamentos e leituras. Espero com a graça de Deuspoder aprender e com o conhecimento adquiridoneste tempo ajudar nossa Igreja e servir melhor aopovo de Deus.

Pe. Ivanor Macieski, Roma –setembro 2008

Page 13: Diocese Informa - out 2008

Geral2008 - Ano da Juventude

Diocese Informa - Outubro 200813

No dia 4 de setembro, quinta-feirafoi inaugurado o Centro Educacional SãoPaulo Apóstolo, com a presença do bis-po diocesano Dom Irineu Roque Scherere presidente da Adipros, Ivone Westrupp.

A inauguração aconteceu no salão doCentro de Convivência Juvenal da Cruz Soa-res, localizado ao lado da Igreja São PauloApóstolo, à rua: Amélia Valentina FernandesDias nº 170, lateral da rua João Costa, bairroJoão Costa, em Joinville. Foram momentosde alegria, emoção e gratidão. As criançascantaram e apresentaram danças para o bis-po e convidados. No final um delicioso bolopara comemorar.

As atividades do CEI estão sendodesenvolvidas desde o dia 4 de agosto etêm funcionamento diurno das: 7h30 às17h30 (três turmas no período matutinoe seis turmas no período vespertino).

O CEI é mantido pela Associação Dio-cesana de Promoção Social (ADIPRÓS) eatende a 141 crianças, de dois a cinco anos,possui uma equipe de 10 funcionários, quebuscam vivenciar os valores do Evangelhopara que as crianças convivam em umambiente educativo, cultural e religioso.

Terezinha Campos, Coordenadora da Pastoral daComunicação - Comarca Norte

Celebração do "Grito dos Excluídos"Centenas de fiéis participaram na quinta-feira, 4, do "Grito dos Excluídos".Após uma caminhada, que saiu do Santuário Sagrado Coração de Jesus, houvea celebração da Palavra, presidida pelo bispo diocesano dom Irineu Scherer.Pastorais e entidades sociais mostraram aquilo que fazem, através de cartazese faixas. O Grito dos Excluídos é uma ação popular da Igreja Católica,realizada há 13 anos, na semana da pátria. Esta manifestação é carregada desimbolismo, aberta à participação dos movimentos populares, reunindogrupos, entidades, igrejas e movimentos sociais comprometidos com as causasdas pessoas que têm sido excluídas, seja por causas econômicas e sociais.

Novos bancos na Santa LuziaNo dia 22 de setembro, às 19h30,

houve missa festiva para marcar a inau-guração dos novos bancos na igrejamatriz Santa Luzia, no bairro Paranaguá-mirim, em Joinville. Foram investidosR$ 85 mil em 140 bancos novos. Estevalor está sendo pago através da cam-panha dos bancos. "Esta campanhados bancos mostrou e está mostrandoo quanto podemos nos unir para umgrande objetivo. Desde o início de suahistória, a comunidade Santa Luzia jámostrava a união deste povo. Todas aslideranças que aqui passaram fizeramde suas atitudes exemplos para quenós hoje pudéssemos dar seqüência aeste maravilhoso projeto que se concluicom a chegada de lindos bancos",comenta Odirley da Rocha. Os bancosque estavam na igreja Santa Luziaforam doados para as comunidadesSão José e São Domingos.

Pascom paróquia Santa Luzia

Adipros celebraapoio da instituiçãoa favor das famílias

CEI São Paulo Apóstolo

Dom Irineu abençoou o CEI e se alegrou com as crianças e com a beleza do lugar

Procissão luminosa

Convidamos toda(as) para partici-par da procissão luminosa e reza doSanto Terço em honra da Nossa Senho-ra da Conceição Aparecida na Catedral,Paróquia São Francisco Xavier12/10/2008 (domingo) feriado nacio-nal, com a seguinte programação.

17:45 hrsInicio das orações do Santo Terço

18:00 hrsSaída da catedral em posição com aimagem de N. Senhora Aparecida

18:50 hrsChegada na Catedral e saldação festiva a Nossa Padroeira

19:00 hrsSanta missa (inserir no jornal da Diocese para o mês de Outubro).

Vamos com muita fé participarda festa da padroeira do Brasil, nacomunidade do Jativoca (Nova Brasí-lia). A procissão sairá da matriz SãoJosé Operário, na rua Independência,às 9 horas, com acompanhamentode carros, bicicletas e cavaleiros. Amissa iniciará às 10 horas e, emseguida, haverá almoço festivo.

Festa na comunidade

OutubroMês do Rosário

Page 14: Diocese Informa - out 2008

Seja generoso e ajude as Missões

A coleta feita no Brasil, todo ano,no Dia Mundial das Missões, é desti-nada ao Fundo Mundial de Solidarie-dade Missionária. Com estes recursossão financiados projetos para a cate-quese, evangelização, formação deagentes de pastoral, construção deIgrejas, capelas, seminários, formaçãode seminaristas e religiosos/as. Boaparte da coleta feita no Brasil ficaaqui mesmo, financiando cerca de150 projetos anuais para as dioceses

e paróquias, seminários e casas deformação. Nos últimos anos, graçasao crescimento da coleta e generosi-dade do nosso povo, os recursosfinanceiros do Dia Mundial das Mis-sões celebrado no Brasil têm ajudadoprojetos em países como a: Índia,Ruanda, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Congo, Etiópia, Indonésia,Timor Leste, Filipinas e Equador. Éum sinal e gesto concreto de nossasolidariedade universal.

Missões14 ■ Diocese Informa - Outubro 2008 2008 - Ano da Juventude

88

Paróquia Santa Luzia em missãoDesde junho a paróquia Santa Luzia

está em preparação para as missões queestão acontecendo nas comunidades. Oobjetivo é evangelizar e conhecer melhor arealidade das famílias. Até o mês de agostoforam visitadas aproximadamente 600casas. "Para a comunidade São José foiuma graça receber estas missões. Ajudou arevigorar nossas lideranças, trouxe união,vamos conhecer melhor a realidade de nos-sa comunidade" comentou Fernanda Bonet-ti. Para Jair Luis Fernandes um dos coorde-nadores deste projeto o objetivo também éresgatar as pessoas que estão afastadas.

Durante as visitas os missionários levammensagens de fé e esperança e preenchemuma ficha com dados que serão usadas pelascomunidades. Dentre os dados levantadosapurou-se que existe um grande número depessoas que querem os sacramentos dobatismo, eucaristia, crisma, casamento. Várias

famílias mostraram interesse em participardos grupos bíblicos de reflexão, de receber amãe peregrina, em serem dizimistas. "Comomissionária me senti gratificada, pois a acolhi-da foi maravilhosa. Com estas visitas é que agente vê a necessidade de irmos ao encontrodos nossos irmãos" disse Sirlei Berkembrock.Cada comunidade está montando suas equi-pes para solucionar as questões levantadas.Está se organizando um grupo de visitadorespermanentes para o pós missão.

No dia 26 de outubro acontecerá mis-sões na comunidade Senhor Bom Jesus noMorro do Amaral. Terá inicio às 8h com amissa de envio celebrada pelo padre InácioGiacomelli. Às 14h está programado umlazer, às 16h acontecerá à missa, após have-rá uma confraternização e um evangelizashow com bandas da paróquia.

Maria Roseli Bramorski, Pastoral da Comunicação

A CNBB propõe a celebração da Sema-na da Vida que vai de 1 a 7 de outubro, jáque o dia 08 é o Dia do Nascituro. Vamoscelebrar esta Semana com muito carinho emtodas as paróquias e comunidades. O enfo-que é a vida humana desde seu início nafecundação até seu fim natural. Os dois está-gios mais frágeis da vida têm sido os maisatacados: a vida do embrião no útero maternoe a vida do idoso, especialmente, do idosodoente. A pastoral da criança, do Menor, daJuventude são opções em favor da vida digna.

A Vª. Conferência realizada em Apareci-da no mês de maio de 2007 foi uma clara

opção pela vida e a Campanha da Fraternida-de de 2008 teve como lema "escolhe a vida".

Os caminhos de morte são muitos,mas nós escolhemos a vida. Daí a luta pelaecologia, pelos pobres, pela inclusão social,pelos mandamentos do motorista, o mutirãode combate à fome, tudo é uma sinfoniaem favor da vida. Como não defender a dig-nidade, a humanidade, a originalidade doembrião, do feto, do nascituro? Neste muti-rão pela vida está o cuidado e atenção paracom as gestantes e a educação para oamor convocando namorados, noivos ecasais a serem promotores da vida.

Semana Nacional daVida e Dia do Nascituro

No dia 28 de setembro, na residência do padre Remo Mariani, nobairro Itinga, em Joinville, foi realizada a reunião para a implantaçãoda Ordem Comboniana em Joinville. 76 jovens com seus familiaresparticiparam. Após foi servida uma macarronada italiana. Reuniões da Juventude Comboniana acontecem no último domingode cada mês. Informe-se pelo fone: 47-3465-0174. PARTICIPE!

Page 15: Diocese Informa - out 2008

A 33ª assembléia diocesana, iniciou nodia 13 de setembro, foi aberta pelo bispodiocesano, dom Irineu Scherer que lem-brou de nossas prioridades diocesanas em2008: Grupos Bíblicos de Reflexão e Juven-tude. "Isso não quer dizer que as demaispastorais e movimentos são menos impor-tantes. Cada ano estamos focalizando umaspecto que mais precisa de atenção".

Padre Vitor Feller – “Não devemosdesanimar” • O reitor do Instituto Teológi-co de Santa Catarina (ITESC), em Florianó-polis, padre Vitor Galdino Feller, falou sobreas "Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadorada Igreja no Brasil 2008-2010". Segundoele, a CNBB (Conferência Nacional dos Bis-pos do Brasil) continuou com o mesmo esti-lo das diretrizes anteriores, mas com umtoque do "documento de Aparecida".

Ressaltando muito a situação religiosa,a partir de Aparecida, padre Vitor lembrouque estarmos numa mudança de época ede paradigmas, o que está deixando a Igrejaem crise, o que é muito bom. É uma reali-dade que está nos interpelando. Não nosdevemos desanimar. Isso deve ser matériade oração, de planejamento.

Ele enfatizou que não existe evangeliza-ção sem o serviço, diálogo, anúncio e acomunhão. Para que isso seja concretizado,é preciso a formação (a sabedoria não ocu-pa lugar) e a espiritualidade.

Curso de bioética em 2009 • PadreEdson A. Deretti, coordenador do curso debioética, falou deste novo curso que aconte-cerá em 2009, nas primeiras quintas-feirasde cada mês, com a aula magna nos dias17 e 18 de fevereiro, tendo como assessor orenomado padre Léo Pessini.

Campanha de assinaturas • Assinaturasdo jornal "Diocese Informa". A partir de feve-reiro de 2009, o jornal será impresso empapel sulfite branco, semelhante a umarevista. O novo valor da assinatura anual éde R$ 15. O objetivo é alcançar a 15 milassinaturas em 2009.

Ano da Juventude 2008 • Padre Dúlcio,coordenador do Ano da Juventude, apre-sentou a avaliação deste ano. Esta foi apre-sentada em forma de vídeo, que trouxeuma síntese das atividades realizadas. Nodia 14 de setembro, padre Dúlcio conti-nuou a apresentação da avaliação do Anoda Juventude, em nome da equipe dioce-sana. Disse que o encerramento do Anoda Juventude será com no Dia Nacionalda Juventude – DNJ – em São Bento doSul, em 19 de outubro. O tema: "Juventu-de e os meios de comunicação". Agora, é

necessário organizar as bases, as coorde-nações comunitárias e paroquial da juven-tude. Padre José Irineu, reafirmou a conti-nuação das missões jovens para 2009.

Grupos Bíblicos de Reflexão • A coorde-nadora diocesana dos Grupos Bíblicos deReflexão, Eloir Tez Batti e equipe apresentoutambém, em vídeo, uma síntese do queaconteceu neste ano nos Grupos Bíblicosde Reflexão..

Ano Paulino e as indulgências • Em2009, dar-se-á uma grande ênfase aoencerramento do Ano Paulino. Dom Iri-neu pediu aos padres para esclarecer aopovo a respeito das indulgências, pois háum grande preconceito e desconheci-mento sobre elas.

2009 será o Ano Catequético • Acoordenadora diocesana da Catequese,irmã Celestina Zardo anunciou, comemoção, o Ano Catequético Diocesano,para 2009. Chamou todos os membrosda equipe diocesana de catequese. AIgreja no Brasil declarou o ano catequéti-co nacional para 2009, tendo comotema "Catequese, caminho para o disci-pulado". Por que um ano catequético?Para celebrar os 50 anos do primeiroano catequético, em 1959; A intençãofoi aprovada por unanimidade na assem-bléia da CNBB em 2006.

Nova escola diocesana de Psicologia •Padre Nivaldo de Souza apresentou a novaescola diocesana de Psicologia. Falou dajustificativa, dos objetivos, do público-alvo,do início, da duração (3 anos), dos professo-res e das disciplinas. Na prática, no próximoano, não teremos o início de uma nova tur-ma de Teologia, mas de Psicologia. Assim,alternando entre Psicologia e Teologia. Asdemais comarcas foram motivadas a tam-bém fazerem esta escola.

Necessidade de emitir RPA • Foramapresentadas as contas da Diocese e oadministrador Ademar deu orientaçõessobre necessidade do RPA – recibo depagamento de autônomo ser emitido portodas as paróquias.

Não às bebidas alcoólicas • Dom Irineuaproveitou o momento para reafirmar queem festa de Igreja não pode haver bebidaalcoólica. Foi uma decisão já tomada em2005, em assembléia diocesana, majoritá-ria. Disse que não querer mais ouvir queixassobre isso. O responsável pela paróquia é opadre e este deve ter a capacidade de dizer"sim, sim" e "não, não".

Adipros • Apresentou o relatório anualdas atividades 2008. São 527 pontosde atendimentos. As parcerias são comos governos municipal, estadual e fede-ral. Foi revelado que estão sendo reali-

das visitas à empresários e muitas aju-das estão conseguindo. Porém, aindainsuficientes.

Cronograma Diocesano 2009 • PadreJosé Irineu apresentou o cronograma de ati-vidades para 2009. As pastorais e movi-mentos que ainda não encaminharam o cro-nograma das atividades comarcais e dioce-sanas deverão fazê-lo até dia 30 de outubro.

Diocese Informa na Rádio • O assessorde imprensa da Diocese, Ruy Ferrari, escla-receu que a partir de 2009, o programa"Diocese Informa" na Rádio Difusora estáprecisando de apoio comercial. O custo éde R$ 400/mês e não há patrocínio. Afir-mou que publicidade não é gasto, masinvestimento.

Infância missionária • Padre Remo trouxeum vídeo sobre o "Missão para a humanida-de", preparado pela Verbo filmes. Tambémpediu que a Infância Missionária estivessepresente em todas as comunidades.

1ª Jornada Ecumênica Sul • O padreDejacir Pinho. fez o convite para a 1ª Jorna-da Ecumênica Sul – Diversidade e convivên-cia: sonho ecumênico, dias 7 a 9 denovembro, em Joinville, no recanto da Paz.

Abaixo-assinado pela "Ficha Limpa" •Dois abaixo-assinados que estão acontecen-do: contra a corrupção eleitoral - "Ficha lim-pa"; o outro, sobre o projeto de emendaconstitucional que obrigaria o governo ainvestir todo o orçamento aprovado àquiloque foi destinado. Até o presente momento,não há uma lei punitiva para isso.

Bandeira da Diocese • Dom Irineu, encer-rando a assembléia, mostrou a todos a ban-deira da diocese, que foi aprovada pelospadres. Os jovens responsáveis pelo projeto,Adriano e Silvério, da Agência Católicaforam os vencedores. A paróquia que quiseradquirir a bandeira deve entrar em contatocom a Sandra, na Mitra;

GBR e Catequese: prioridades• Sinto-nia com o Sínodo dos Bispos; Apoio aoAno da Juventude; Incentivo ao AnoCatequético; Grupos Bíblicos de Reflexãoe o Ano Catequético serão prioridadespara 2009; Agilidade no repasse doscronogramas;

Novas coordenações • Com relação àstrocas de coordenação, o coodenador dio-cesano de pastoral, padre José Irineu pediumuita seriedade nestas trocas, para que aspessoas tenham carisma.

Saiba dos principais assuntos debatidos durante a 33ª Assembléia Diocesana de Pastoral

Assembléia aplaude o Ano CatequéticoGeral

2008 - Ano da JuventudeDiocese Informa - Outubro 200815

Padre José Irineu conduziu a 33ª assembléia que definiu prioridades para 2009

Page 16: Diocese Informa - out 2008

"A Palavra de Deus na vidae na missão da Igreja"

A paz, Queridos leitores! Mês passado vivemoso mês da Bíblia, mas a Palavra de Deus deve estar,todos os dias, todos os meses, sempre ao nossolado. E é esta palavra que nos dá o sustento nacaminhada que nos impulsiona na perseverança, nabusca diária de renovar o "SIM" a Deus!

Não só de pão vive o homem, mas de todapalavra que procede da boca de Deus (Dt 8,3).

Prezados irmãos e irmãs, nós do Seminário Teo-lógico Nossa Senhora de Guadalupe, em comunhãocom toda a Igreja estaremos acompanhando nestemês de outubro o Sínodo dos Bispos, que fora convo-cado pelo Papa Bento XVI. Estará acontecendo nosdias 10 e 11 de outubro no Vaticano com o tema: "APalavra de Deus na vida e na missão da Igreja".

A Igreja espera que, a partir deste Sínodo, umnúmero muito mais expressivo de católicos se abraperante essa fonte inesgotável da Palavra de Deus,familiarizando-se intimamente com ela. Familiari-zar-se com a Palavra significa fazer da Palavra umaPessoa que deseja estabelecer um diálogo profun-do com a pessoa humana. "Se alguém me ama,insiste Jesus, guardará minha Palavra e o meu Paio amará e a ele viremos e nele estabeleceremosmorada" (Jo 14, 23).

Com o salmista podemos afirmar: "Mostra-me,Senhor os teus caminhos, ensina-me as tuas vere-das". (Sl. 25,4) É justamente Deus na sua palavraque Deus nos mantém firmes, vibrantes com a von-tade de servir o Reino de Deus.

Que possamos despertar para uma vida diáriaem sintonia com a palavra de Deus na leitura oranteda Bíblia e na participação dos Grupos Bíblicos deReflexão possamos desta forma ser "praticantes dapalavra e não meros ouvintes" (Tg 1,22) Que assimSeja, Amém!

Estágio Vacional em Rio NegrinhoO Seminário São José, em Rio Negrinho(SC)realizou um estágio vocacional nos dias 12, 13e 14 de setembro. O estágio se voltou parajovens interessados em conhecer o estilo devida do seminário. O evento destinadoexclusivamente para jovens que estão cursando8ª série ou 1º ano do Ensino Médio reuniucerca de 100 rapazes. “Estive, no seminario deRio Negrinho e quero compartilhar com todosvocês os momentos maravilhosos que passei.Agora, estou com a chama de Cristo cada vezmaior. Rezem por mim. No ano que vementrarei no seminário”, disse Rodrigo Vareli.

Associação dos Seminaristas da Diocese de Joinville- ASDJ

No dia 13 de setembro, sábado, foi inauguradoo pequeno museu que reúne objetos que perten-ceram ao padre alemão, Antônio Echelmeyer (SCJ),falecido em 1985, em Nereu Ramos, Jaraguá doSul, onde trabalhou por quase quatro décadas.

O acervo é composto pela batina, casula,estolas, missais, livros, terço, máquina de escre-ver, fotos e demais objetos de utilidade de padreAntônio, que permaneceram como "relíquias" àcomunidade. Até mesmo o primeiro microfoneque adquiriu na década de 60 encontra-se entreos pertences.

A iniciativa foi de Giuliano S. Berti, autor do livro"Frutos de um sim", que conta a vida do padre, e tam-bém do Circolo Trentino di Nereu Ramos, responsávelpelo resgate da história local, sempre incentivadospelo Pároco Irmundo Rafael Stein (SCJ).

Ao final da missa do dia 13, às 19h, opadre Francisco Sehnem (SCJ) deu a bênçãosobre o pequeno museu, s i tuado atrás dotúmulo de Pe. Antônio, no interior da IgrejaNossa Sra do Rosário. Foi mais uma homenagemao religioso, neste ano de 2008, onde completam-se 95 anos de seu nascimento.

Em pleno ano da juventude, 48 jovens da diocese, esti-veram no Seminário Diocesano Divino Espírito Santo fazen-do uma experiência de encantamento vocacional e decisãode vida. O encontro dispôs de momentos de convivência,formação, descontração e encontro pessoal com Deus. Nes-se 2º estágio, do dia 13 e 14 de setembro, os vocacionados,32 cursando o ensino médio e 16 que concluíram ou cur-sam superior, demonstraram que mesmo com suas realida-des, Deus continua agindo em seus corações conduzindo-osa verdadeiros momentos de profundo mergulho naquilo queEle nos pede a assumirmos: a vocação à santidade. ComoJesus que ao ver o jovem rico, amando-o, disse para segui-lo(Mc 10,21), você, jovem, também é chamado a abrir o seucoração para o amor de Deus, partilhando sua alegria. Fiqueatento, logo chegará o próximo estágio.

Seminário trabalha para cativar novas vocações

Geral2008 - Ano da Juventude

Diocese Informa - Outubro 200816

Museu é iniciativa do escritor Giuliano S. Berti

48 jovens da Diocese participaram do encontro

Em setembro, dom Irineu Roque Sherer fezuma visita pastoral aos futuros sacerdotes

Rodrigo (E) com pe. Jairson, reitor do seminário

Museu do Padre AntônioObjetos do padre falecido em 1985 estão em exposição

Page 17: Diocese Informa - out 2008

Geral2008 - Ano da Juventude

Diocese Informa - Outubro 200817

Tv Rede Vida volta ao ar no canal 29

A programação católica da TV RedeVida voltou a ser transmitida para Joinville eregião, em canal aberto, após quase 8meses fora do ar. Agora, a retransmissoraestá operando no canal 29 e não mais no28. O sinal retornou na segunda quinzenade agosto. O bispo da diocese de Joinville,dom Irineu Scherer ficou contente com oocorrido, pois foi ele que mais se empe-nhou junto à emissora e aos órgão dogoverno federal e estadual para retomar osinal para Joinville. Desde que a emissorasaiu do ar, no final de dezembro do anopassado, dom Irineu fez contatos diretoscom o Ministério das Comunicações e coma TV Rede Vida para viabilizar a volta dosinal. Contatos foram feitos também juntoao governador de Santa Catarina e comdeputados federais da região de Joinville.Tanto esforço culminou com a publicaçãono diário oficial, no dia 8 de maio, autorizan-do a emissora a retransmitir o sinal da Tv naregião. É uma excelente opção de informa-ção e entretenimento, especialmente para apopulação católica, que tanto reclama enecessita de bons meios de comunicação,éticos e voltado à vida e a Igreja.Tv Rede Vida - É a quinta maior rede dedistribuição de sinal no País e a primeira tvcatólica do Brasil. Tem potencial para alcan-çar mais de 110 milhões de brasileiros viasistema aberto. O canal está também nospacotes básicos das principais operadorasde TV paga. A programação é eclética evariada, exibindo filmes, variedades, clips,esportes e jornalismo que acompanha ofatos do dia-a-dia e também do papa e daIgreja Católica no Brasil e no mundo.

Estão abertas as inscrições à 1ª JornadaEcumênica Sul, nos dias 7 a 9 de novembro,no Recanto da Paz, em Joinville com o tema:Diversidade e convivência: sonho ecumênico.As inscrições devem ser feitas antecipada-mente, pois não haverá inscrição no local doevento. As inscrições terminam no dia 15 deoutubro. Inscrições de Santa Catarina devemser feitas através do site www.itesc.ecumenis-mo.com. A taxa de inscrição: R$ 50,00 (-Inclui alimentação, hospedagem e material).Os comprovantes de pagamento deverão serencaminhados com identificação do inscrito,também até o dia 15/10, para o fax (47)3025-3447 ou para o e-mail [email protected] ou [email protected] comnome completo, data, valor do depósito.Inscri-ções não pagas até esta data não serão con-firmadas. Os participantes deverão levar rou-pa de cama e toalha de banho.

Mais informações acesse o site:www.itesc.ecumenismo.com.br

No dia 16 de setembro, a ADIPROScompletou 41 anos. Fundada pelo bispoDom Gregório Warmeling (in memoriam)em 1967 com o nome de MODIPROS(Movimento Diocesano de PromoçãoSocial), mais tarde viria se chamar de ADI-PROS (Associação Diocesana de Promo-ção Social).

Manifestamos nossa gratidão aos fun-dadores e ao atual presidente, Dom IrineuScherer que faz da ADIPROS - braço socialda Igreja Católica em toda a diocese. 0 Fun-

do de Solidariedade e o Ministerio da Cari-dade atendem as necessidades das pes-soas, especialmente dos mais pobres, cadavez mais numerosos.

A ADIPROS, fiel a sua vocação institu-cional, têm procurado minimizar essasangústias, assistindo os mais debilitados,católicos ou não, impulsionando-os parauma vida mais digna.

Nesta oportunidade, agradecemostodos que já fizeram parte na composiçãodas diretorias, aqueles que foram e são

voluntarios e funcionários, coordenados pelopadre Osmar (vice-presidente) e Ivone Wes-trupp (procuradora).

Lembramos também a importante efundamental passagem do diácono JoséCarlos Eckstein (in memoriam), que seempenhou para readquirir e conservar otítulo de utilidade pública federal - tituloque nos permitiu resgatar o certificadodo CNAS (Conselho Nacional de Assis-tência Social) que atualmente nos trazinúmeros benefícios.

ADIPROS: 41 anos ao lado de quem mais precisa

Bodas de ouro - N.S. de FátimaO Clube da Amizade da paróquia Nossa Senhorade Fátima, na rua XV, homenageou os casaisALOISIO E MARGARIDA FELIPE (3 filhos, 8 netose 6 bisnetos) – ANTONIO E VALÉRIA HAVEROTH(10 filhos, 16 netos, e 1 bisneto). Juntoscompletaram 50 anos de vida matrimonial commuita união, amor e oração.

Bodas de ouro - Santuário SCJNo dia 13 de setembro de1958, no SantuárioSagrado Coração de Jesus, uniu-se em matrimônio ocasal Abel Rosa e Gilta Catarina Rosa. Este laçorendeu-lhes 8 filhos, 23 netos e 2 bisnetas. Todos osfilhos foram batizados no santuário. A cerimônia debodas de ouro foi realizada em 14 de setembro noSantuário Sagrado Coração de Jesus, em Joinville.

JAIRO COSTAEM NOVO CDO cantor católico JairoCosta, 40 anos, estápreparando seu 4º CD,que deverá ser lançadoem 2009. É uma belacoletânea elaboradacom muito carinho. Eletambém está preparando um CD de músicaslitúrgicas e outro com mensagens para animarpessoas depressivas. Nascido em São Francisco doSul, Jairo é Ministro da Palavra, Eucaristia eEzéquias, desde 1995. Casado com AdrianaCardoso, com que tem a fiha Gabrieli, de 3 anos,Jairo canta em missas, encontros e retiros. Seuprimeiro CD “MINHA VOCAÇÃO”, vendeu10.000,00 cópias. Seu estilo de música é leve,agradável e moderno. Jairo Costa emociona todosque ouvem suas canções. Contatos pelo e-mail:[email protected].

1ª Jornada Ecumênica SulJoinville sediará evento, entre os dias 7 e 9 de novembro

Page 18: Diocese Informa - out 2008

Serviço2008 - Ano da Juventude

Diocese Informa - Outubro 200818

Cartas deverão ser enviadas para: rua Dr.Plácido Olímpio Oliveira,n° 660 - Cep 89202-450 Fone (47) 3455-3447 Joinville/SC – Centro de Direitos Humanos Maria da Graça Braz,ou use o

e-mail [email protected]. Todas as cartas e e-mails serão respondidos.Não serão respondidas consultas por telefone.

Justiça e Direitos Humanos

O desfecho do Grito dos ExcluídosFoi amplamente debatido nos jornais o

episódio da prisão de um estudante do Movi-mento Passe Livre – MPL no desfile do último7 de Setembro. Unindo-se aos manifestantesdo tradicional Grito dos Excluídos os estudantesdo MPL acompanharam o desfile para protestarcontra os crimes da ditadura militar e pela revi-são da Lei de Anistia.

Sob a acusação de "desacato a autorida-de" o estudante foi levado por policiais milita-res por trajar uma farda militar e uma másca-ra de diabo, para simbolizar o protesto duran-te o desfile. Com a prisão a confusão foigrande, pois a população que assistia o desfi-le e os estudantes do MPL ficaram indigna-dos com a truculência da detenção.

Mesmo assim, o jovem acabou sendolevado à Delegacia de Polícia, onde foi lavradoTermo Circunstanciado e marcada audiência noJuizado Especial Criminal para responder tam-bém por "desobediência" e "resistência à prisão"

O Centro dos Direitos Humanos realizou adefesa do estudante na audiência criminal, queaconteceu no dia 25 de setembro e, apesar deconsiderar absurdo o desfecho da manifesta-ção, contou com a maturidade política doscomandos do 8º Batalhão de Policia Militar edo 62º Batalhão de Infantaria de Joinville, que

não mantiveram a representação criminal. Oprocesso foi arquivado.

Quer nos parecer que manifestação deprotesto não pode transformar-se em caso depolícia, mas como tal, deve ser tratada nabase do diálogo e do exercício da democracia.Por certo não havia a intenção de ofender oexército brasileiro, mas sim, lembrar os crimespraticados nos "anos de chumbo" e exigir apunição de torturadores e assassinos dejovens, homens e mulheres neste país e queainda vivem impunemente.

O Brasil tem uma dívida com o seu povoe com a ordem internacional. Está submetidoà jurisdição da Corte Interamericana de Direi-tos Humanos e não pode deixar de investigare punir os responsáveis pela tortura, execu-ções sumárias e desaparições daquela época,preenchendo a lacuna existente no períododa ditadura militar.

Falar de direitos humanos é falar de pes-soas que abominam as desigualdades sociais,é falar de solidariedade, repudiar a violência, afome e todas as formas de tortura que o serhumano inaugurou com o passar do tempo.Mas, mas é também, respeitar o direito aoprotesto e manifestação política, em especialquando esta atitude parte da juventude.

Dra. Cynthia Maria Pinto da Luz • vice-presidente do CMDM

Assine o Jornal Diocese InformaA campanha de assinaturas para o nosso jornal "Diocese Informa" já começou. Neste ano, o esforço de todos deve ser renovado. Mesmoporque, ele é o nosso principal meio de comunicação católico. E tem mais uma novidade. No próximo ano, a partir de fevereiro, o JornalDiocese Informa estará muito mais bonito e moderno, com papel branco e um visual ainda mais agradável. Organize em sua comunidadeou paróquia, uma equipe que possa se dedicar à renovação e a coleta de novas assinaturas. Nossa meta é alcançar 15 mil assinantes.Com isso, nos tornaremos o jornal católico com maior circulação em Santa Catarina. Vamos fazer chegar a Boa Nova de Cristo Jesus atodos. Por apenas R$ 15,00 por ano, você ajuda a evangelizar milhares de crianças, jovens, adultos e idosos. Que Deus lhe dê em dobro!

● Retirar na secretaria(tradicional): R$15,00com direito aos doislivros dos Grupos Bíblicosde Reflexão de 2009

● Via correio: R$20,00

Prazo máximo para confirmação dasassinaturas: até dia 31/12/2008mediante o pagamento. (não aceitamospedido de assinaturas sem os respectivospagamentos)

● Pedido demateriais decatequeseaté 10 dedezembro.

Sacramento eda Confirmação

(Crisma) Catequizando eFamília

● Pedido do Livro dos GruposBíblicos de Reflexão para o 1ºsemestre 2009 devem serfeitos até o próximo dia 31 deoutubro de 2008. As paróquias

que não confirmarem até estadata receberá a mesma quantidade

do 2º semestre de 2008. Os primeiros 50%deverão ser pagos antecipadamente até o dia 1ºde dezembro de 2008. O saldo restante serácobrado posteriormente descontando dasassinaturas do Jornal Diocese Informa.

Para assinar o Diocese Informa é muito simples: basta procurar qualquer IgrejaCatólica próxima de sua casa, em qualquer uma das 16 cidades da Diocese de Joinville

(de Barra Velha até Itaiópolis) das 8h às 18h e aos sábados, das 8h ao meio-dia

Jornal

Diocese

Informa

Jornal

Diocese

Informa

LivrodosGBR

Livrodos GBR

Material

para

catequese

Material

para

catequese

Paróquias...............................................................................ValorSanto Estanislau – Itaiópolis...............................................205,00Senhor Bom Jesus – Araquari...............................................89,00Divino Espírito Santo – Barra Velha .................................594,20Santíssima Trindade – Campo Alegre................................234,58São José – Corupá ...............................................................260,61São João Batista – Garuva ..................................................335,10São Pedro de Alcântara – Guamiranga .............................162,00Senhor Bom Jesus – Guaramirim ....................................1.617,00Nossa Sra. Da Medalha Milagrosa – Itaiópolis ..................144,95São Sebastião – Jaraguá Do Sul ......................................1.334,05Nossa Sra. De Fátima – Itaum..........................................1.989,40Cristo Ressucitado – Floresta...........................................1.333,25Nossa Senhora De Fátima – Rua Xv ...................................380,00São Francisco Xavier – Catedral ......................................1.080,00Nossa Sra. Imaculada Conceição – Boa Vista ....................939,50Sagrado Coração De Jesus – Pirabeiraba...........................215,31Sagrado Coração De Jesus – Bucarein ............................3.263,26Santo Antônio – Bom Retiro ...........................................1.621,75São José Operário – Anita Garibaldi..................................494,15São Paulo Apóstolo – Comasa............................................510,84São Sebastião – Iririu ..........................................................961,00Senhor Bom Jesus – Aventureiro .......................................845,90Nossa Sra. Aparecida – Mafra ............................................432,40São José – Mafra ................................................................816,90Sagrado Coração De Jesus – Massaranduba .....................775,75Santo Antônio De Pádua – Rio Negrinho .........................428,01Nossa Sra. Aparecida – São Bento Do Sul .........................677,80Puríssimo Coração De Maria – São Bento Do Sul ............947,47Nossa Sra. Da Graça – São Fco Do Sul.............................1.530,90Nossa Sra. Imac. Conceição – Itapoá .................................358,00São Vendelino – Schroeder ................................................354,00São João Batista – Fátima...................................................603,96Com. Nossa Sra. Do Rosário – Nereu Ramos .....................104,00Nossa Sra. De Belém – Escolinha .......................................355,11São Judas Tadeu – Jaraguá Do Sul ....................................593,34Nossa Sra. Das Graças – Jaraguá Do Sul ...........................534,40São Francisco De Assis – Jaraguá Do Sul ...........................574,95São João Batista – Jardim Iririú..........................................483,00São Domingos Sávio – Jardim Paraíso ..............................165,15Nossa Sra. Da Medianeira – Vila Nova ..............................562,95Nossa Sra. Das Graças – Mafra ..........................................840,70Nossa Sra. Do Perpetuo Socorro – Costa E Silva ...........1.781,33Total................................................................................31.530,97

MITRA DIOCESANA DE JOINVILLECOLETA ÓBULO DE SÃO PEDRO 2008

O PENTECOSTALISMOCATÓLICO E EVANGÉLICO

7 a 9 de outubro de 2008FLORIANÓPOLIS–SC

DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A VIDA CRISTÃ E ECLESIAL

INSCRIÇÃO: R$ 20.00

HOSPEDAGEM COMPLETA: R$ 40.00

PERNOITE COM CAFÉ DA MANHÃ

R$ 25:00

ALMOÇO: R$ 8:00

JANTAR: R$ 5.00

INFORMAÇÕES: ITESC: (48) 3234-0400/3234-2449

[email protected] CIER: (48) 3622.1631/(48)8426.5058

[email protected]

LOCAL DO EVENTOInstituto Teológico de Santa CatarinaAv. Dep. Antonio E. Vieira, 152488404-970 – Florianópolis/SC

Page 19: Diocese Informa - out 2008

Níverdos sacerdotese diáconos

Agenda 2008 - Ano da JuventudeDiocese Informa - Outubro 2008

CRONOGRAMA 2008

Dia Horário O Quê Onde11 Out 9h - 17h Assembléia Diocesana Pastoral da Criança Centro Diocesano de Pastoral15 Out 8h30 Reunião Clero Comarca Sul Jlle Par.S. João Batista/Fátima/Jlle15 Out 19h30 Reunião Equipe Ceb´s Centro Diocesano de Pastoral16 Out 19h - 21h30 Escola Comacal Catequese Norte e Sul Jlle Centro Diocesano de Pastoral17 Out 19 Out Cursilho Misto Joinville17 Out 19 Out Seminário Regional da CF-2009 Lages17 Out 19h30 Reunião Comarcal Serv.Anim.Voc.- Norte/Sul Jlle Seminário Div. Esp. Santo/Jlle18 Out 19 Out Retiro para mulheres - Arca da Aliança Arca da Aliança - Jlle18 Out 15h Encontro de Idosos - Passt. Familiar Norte Jlle Centro Com.Dom Bosco/Jlle18/19 Out 13h30 às 22h Escola Diocesana de Comunicação/Laboratório Rádio Centro Diocesano de Pastoral18 Out 14h -17h Reunião das Leigas Consagradas - Com.Lumen Centro Diocesano de Pastoral18 Out 14h Encontrão Jovem RCC a definir18 Out 14h30 Reunião do Secretariado Emáus Centro Pastoral Sta Emília/Jaraguá Sul18 Out 14h Reunião Comarcal RCC - São Francisco do Sul São Francisco do Sul19 Out Dia Nacional da Juventude São Bento do Sul19 Out 14h Reunião CRB Noviciado/Joinville21 Out 14h - 17h Tarde Espiritualidade Ministros/as Comarca Norte/Jlle a definir21 Out 23 Out Curso Diocesano do Clero Casa Formação Vila Nova/Jlle21 Out 19h30 Reunião Comarcal Liturgia - São Bento do Sul Oxford / São Bento do Sul22 Out 8h30 - 17h Assembléia Diocesana da Pastoral da Saúde Centro Diocesano de Pastoral22 Out 19h30 - 21h30 Reunião Comarcal Grupos Bíblicos Reflexão/Jlle Sul Santuário S.C.J. - Jlle23 Out 19h30 Escola Ministros/as Diocesana Centro Diocesano de Pastoral23 Out 8h - 9h Reunião Adipros Centro Diocesano de Pastoral24 Out 13h - 18h Reunião Equipe Diocesana de Catequese Casa Formação S.C.J/Jaraguá Sul24 Out 26 Out Escola Diocesana para Formação de Catequistas Casa Formação S.C.J/Jaraguá Sul24 Out 25 Out Encontro de Casais - Encontro Matrimonial Casa Formação Vila Nova/Jlle25 Out 8h Assembléia Diocesana do Dízimo a definir25 Out 14h às 19h Escola Diocesana de Liturgia Centro Diocesano de Pastoral25 Out 8h - 12h Seminário sobre Ecumenismo Centro Diocesano de Pastoral25 Out Assembléia Diocesana Cursilho Joinville25 Out 15h Encontro Comarcal Ministros/as Comarca Norte/Jlle Par. Senhor Bom Jesus/Aventureiro/Jlle25 Out 14h Escola Missionária Emaús - setor litoral Araquari25 Out 14h30 Escola Missionária Emáus - setor planalto Campo Alegre25 Out 14h Escola Permanente Formação Jovem RCC Centro Diocesano de Pastoral25 Out 14h Escola Missionária Emaús - setor sede Centro Pastoral Sta Emília/Jaraguá Sul25 Out 19h Missa de Emaús Par. São Sebastião/Jaraguá do Sul25 Out 14h - 21h Escola Dança Sacra Centro Diocesano de Pastoral26 Out Retiro Comarcal Ministros/as Comarca Sul/Jlle a definir26 Out Retiro para Ministros/as - Comarca Sul Jlle a definir26 Out 13h30 - 17h30 EMIDI - Comarca de São Bento do Sul São Bento do Sul28 Out 14h30 Reunião Comarcal Apostolado Oração/Norte e Sul Jlle Centro Diocesano de Pastoral29 Out 19h30 - 21h Reunião Pascom Comarca Norte / Jlle Centro Diocesano de Pastoral30 Out 19h30 - 21h30 Reunião Comarcal de Catequese - Jaraguá do Sul Schroeder31 Out 19h30 - 21h30 Reunião Comarcal de Catequese - São Bento do Sul Rio Negrinho

Dia Horário O Quê Onde1 Nov 15h - 18h Reunião do Movimento Focolares Escola Bas.Germano Timm/Jlle1 Nov 13h30 Reunião Comarcal Pastoral da Saúde/São Bento Sul Par. Pur.Cor.Maria- São Bento Sul1 Nov 2 Nov Evangelização Cemitérios - Past.Consolação e Esp Comarcas1 Nov 8h30 Assembléia Diocesana de Ministros (as) Centro Diocesano de Pastoral1Nov 18h - 12h Escola Vocacional SAV Centro Diocesano de Pastoral3 Nov Reunião e Confraternização Clero Norte/Jlle a definir3 Nov Ultreya - Cursilho São Bento do Sul4 Nov 14h Reunião Comarcal Pastoral da Pessoa Idosa Centro Diocesano de Pastoral4 Nov 8h30 Reunião Pastoral da Educação Centro Diocesano de Pastoral5 Nov 19h Reunião Comarcal do Ecumenismo Centro Diocesano de Pastoral5 Nov 19h30 Reunião Equipe Diocesana Grupos Bíblicos Reflexão Centro Diocesano de Pastoral6 Nov 19h30 Curso das Cartas Paulinas Centro Diocesano de Pastoral6 Nov 19h30 - 21h30 Reunião Comarcal Grupos Bíblicos Reflexão/Norte Jlle Centro Diocesano de Pastoral6 Nov 19h30 Reunião Comarcal de Liturgia - Comarca Sul/Jlle Santuário S.C.J. - Jlle7/8Nov 19h30 5ª Assembléia Comarcal de Pastoral Com.Sul/Jlle Centro Diocesano de Pastoral8 Nov 9 Nov Festival de Artes - Arca da Aliança Arca da Aliança - Jlle8/9 Nov 13h30 às 22h Escola Diocesana de Comunicação/Labor.Oratória Centro Diocesano de Pastoral8 Nov 19h30 Reunião Diocesana Infância Missionária Centro Diocesano de Pastoral8 Nov 8h30 Reunião Diocesana da Pastoral Familiar Comarca Norte /Jlle8 Nov Ultreya - Cursilho Jaraguá do Sul8 Nov 8h - 16h Assembléia Comarcal de Pastoral / Norte/Jlle Par.Santo Antonio/Jlle8 Nov 9h Reunião dos Diáconos Par.N.S. Perpétuo Socorro/Costa/Silva8 Nov Encerramento das Atividades do Emaús Araquari8 Nov 14h Escola de Dança Sacra a definir8 Nov 9h Reunião Conselho Diocesano RCC Centro Diocesano de Pastoral8 Nov 14h Formação Comarcal RCC - Jaraguá do Sul Jaraguá do Sul9 Nov 9h - 17h Despertar Vocacional - SAV Seminário Div. Esp. Santo/Jlle10 Nov 9h Encontro do Clero Diocesano Seminário Div.Esp.Santo/Jlle11 Nov 9h Reunião Intercomarcal do Clero São Bento e Mafra Par.Sto Estanislau/Alto Paraguaçu11 Nov 19h15 Reunião Coordenadores Grupo Oração e núcleo RCC Centro Diocesano de Pastoral12 Nov 19h às 21h Reunião Pascom Comarca Sul/Jlle Centro Diocesano de Pastoral12 Nov 19h - 21h Reunião Comarcal Catequese Norte e Sul/Jlle Centro Diocesano de Pastoral12 Nov 19h30 Reunião da Pastoral do Canto Litúrgico com ensaio a definir12 Nov 19h30 Reunião Equipe Ceb´s Centro Diocesano de Pastoral12 Nov 19h30 Formação Diocesana do Dízimo Centro Diocesano de Pastoral13 Nov 19h30 Escola Ministros/as Diocesana Centro Diocesano de Pastoral13 Nov 19h30 Reunião Comarcal Pastoral Familiar Jlle Norte Par.N.S.Medianeira/Vila Nova/Jlle13 Nov 19h Reunião Comarcal Pastoral Carcerária Sede Pastoral/R. São Paulo, 882/Jlle13 Nov 19h30 Reunião Comarcal Grupos Bíblicos Reflexão/São Bento Oxford / São Bento do Sul14 Nov 19h30 Reunião Comarcal Ministros/as São Bento Sul a definir14 Nov 14h30 - 17h Reunião Comarcal Pastoral da Saúde/Sul Jlle Centro Diocesano de Pastoral

19

N= Nascimento O=Ordenação

OUTUBRO 2008

Dia Sacerdote Anos Fone Endereço Cep CidadeO 4 Luciano dos Santos 5 47 3434.1091 Av.Getúlio Vargas, 156 - Centro 89245-000 AraquariN 5 Dionisio Hülse SDB 43 47 3379.1163 Rua Madre Rosa, 146 89108-000 MassarandubaO 5 Luiz Facchini 39 47 3465.3214 Rua Universidade, 110 89235-000 Joinville O 11 Mário Wojciechosky 5 47 3642.1525 Av.Cel José Severino Maia,998 89300-000 MafraO 12 Jorge Luiz Silva 18 47 3437.1016 Rua Canoas, 543 – Jd Iririú 89227-319 JoinvilleN 12 Renato dos Santos 47 47 3435.3229 Rua Dona Francisca, 3960 89218-111 JoinvilleN 12 Alfredo Antônio Treis Júnior 44 47 3374.1411 Rua.Mal.Castelo Branco,2190 89275-000 SchroederN 14 José Napoleão L. dos Santos 56 47 3376.0559 R.Pe.Aloísio Boeing, 742 89260-200 Jaraguá do SulO 15 Venceslau Nieckasz 19 47 3435.4724 Rua Almirante Jaceguay, 2818 89218-691 JoinvilleN 15 Carison Kapelinski SDB 30 47 3435.3229 Rua Dona Francisca, 3960 89218-111 JoinvilleN 16 Jonivaldo Antônio Morriesen 52 47 3443.1555 Av.Príncipe, s/nr 89249-000 ItapoáO 16 Adalberto Donadelli Júnior 4 47 3454.4026 Rua Florianópolis, 915 Itaum 89207-000 JoinvilleN 18 Donizete Queiroz SCJ 53 47 3376.0559 R.Pe.Aloísio Boeing, 742 89260-200 Jaraguá do SulN 18 Carlos Afonso Gonçalves de Sousa 43 47 3436.0839 R.Guararapes, 100 Floresta 89212-010 JoinvilleN 30 Andre Lach,MIC 51 47 3642.8977 R. Ingracio José Correa – s/n V.Ivete 89300-000 Mafra DiáconosN 4 Francisco de Assis Braga 69 47 3436.2495 Rua Dos Engenheiros, 140 Itinga 89235-320 JoinvilleO 8 Giorgio Franz 35 47 3433.6276 Rua Aquidaban, 786 89201-760 JoinvilleO 11 Antonio Arten 9 47 3642.0210 R.Ten.Ary Rauen,692 89300-000 MafraO 26 Rogério Egídio Nunes 38 47 3449.0478 R.Rio de Janeiro, 257/309 89242-000 EnseadaO 31 Antonio de Oliveira 36 47 3642.2978 Rua 7 de Setembro,809 89300-000 Mafra

OUTUBRO NOVEMBRO

Page 20: Diocese Informa - out 2008

Especial20 2008 - Ano da Juventude

Diocese Informa - Outubro 2008

A "catedral" dos esportes deJaraguá do Sul tornou-se, no domin-go, 14, a catedral dos grupos bíbli-cos de reflexão ao unir mais de setemil fiéis católicos das dioceses deJoinville e Blumenau. O 1º Concen-tração Interdiocesana dos GruposBíblicos de Reflexão entrou para ahistória das duas dioceses. O eventocomeçou por volta das 8h30. Oimenso pátio do estacionamento emfrente à Arena Jaraguá ficou cheiode ônibus e carros vindos de dezenasde cidades das duas dioceses. Amaior caravana veio de Joinville.

O evento foi repleto de atraçõese quem esteve na Arena acompa-nhou cada uma das apresentaçõesartísticas, culturais e religiosas comalegria e empolgação. Até mesmodepois do almoço, quando o cansaçocomeçou a bater, muitos entraram nadança e a Arena se transformou numgigantesco salão de festas, animadopela banda "Diante do Rei", quealém de tocar músicas católicas, sou-be alegrar a todos com cançõespopulares sertanejas e gauchescas.

JOINVILLE E BLUMENAU

Os bispos das dioceses de Joinville eBlumenau conversaram com os fiéise enfatizaram a importância dos gru-pos bíblicos de reflexão para a Igrejae para a evangelização das famílias.O bispo da diocese de Joinville, domIrineu Scherer falou da trajetória domissionário apóstolo Paulo e suascomunidades, muito semelhantesaos atuais grupos bíblicos de refle-xão. Dom Irineu voltou a lembrar daprioridade e do compromisso dioce-sano com os Grupos Bíblicos, pedin-do a todos que multipliquem osatuais grupos para que eles estejamem toda parte.

O bispo de Blumenau, domAngélico Sândalo, reforçou o com-promisso da Igreja com os gruposde reflexão e lembrou que os cris-

tãos também devem lembrar quetêm este compromisso com a suaIgreja, de serem missionários eevangelizadores da boa nova deJesus Cristo, o ressuscitado. Asapresentações artísticas da juventu-de alegraram e fizeram toda a pla-téia refletir sobre temas importan-tes: família, afeto, amizade, frater-nidade, honestidade e fé. Valoresque precisam ser cada vez maiscolocados em prática e que a mun-do atual teima em desvalorizar.

ALEGRIA E JUVENTUDE

Os jovens deram um "show" a parteencenando peças teatrais e dançan-do. Foram aplaudidos com muitoentuasiasmo. No horário do almoço,grupos se organizaram dentro e forada Arena para compartilharem seuslanches e até almoçarem juntos.Alguns até se reuniram em lancho-netes e restaurantes da cidade deJaraguá do Sul. Algumas filas se for-maram dentro da Arena para a com-pra de lanches, mas nada desanimouos participantes, que encararam tudocom muita alegria e serenidade.

A qualidade do som foi questio-nada por muitos, por causa da arqui-tetura da Arena, que tem o teto mui-to alto e nenhum isolamento acús-tico apropriado. O ponto alto daConcentração foi a celebraçãoeucarística, às 15h15, no domingoem que a Igreja Católica do mun-do inteiro exaltou a Santa Cruz. Amissa foi presidida pelos dois bis-pos e concelebrada por mais de 40padres das duas dioceses.

A organização realizada emconjunto, com o auxílio daComarca de Jaraguá do Sul, foium dos destaques. Reuniões serãorealizadas nas próximas semanaspara traçarem planos para o próxi-mo, que vai celebrar o Ano Cate-quético 2009. Que Deus abençoeos Grupos Bíblicos de Reflexão!

Espetáculo dosGrupos Bíblicos

de Reflexão1ª Concentração Interdiocesana

dos Grupos Bíblicos foi em Jaraguá

A animação dos participantes foicontagiante. Padre Jorginho animou osparticipantes. A juventude e as famíliasderam um show à parte. Foi lindo demais