jornal diocese informa setembro 2009

20
Jornal da Diocese de Joinville • Nº166 • Ano 15 • SETEMBRO 2009 Na vivência da Palavra e da Comunhão nos tornamos discípulos e missionários SETEMBRO, MÊS DA BÍBLIA Pagina 20 A Bíblia e a Espiritualidade do Catequista Página 3 Depoimento real de um alcoólatra e o drama do vício Página 17 Prepara-se bem para a Semana Nacional da Vida Página 8 Mafra vai acolher o DNJ 2009 Página 16

Upload: junior-ivan-girardi

Post on 23-Mar-2016

244 views

Category:

Documents


17 download

DESCRIPTION

Jornal da Diocese de Joinville, edição setembro de 2009

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Diocese Informa Setembro 2009

Jornal da Diocese de Joinville • Nº166 • Ano 15 • SETEMBRO 2009

Na vivência da Palavra e da Comunhão nos tornamos discípulos e missionários

SETEMBRO, MÊS DA BÍBLIA

Pagina 20

A Bíblia e a Espiritualidade do Catequista

Página 3

Depoimento real de um alcoólatra eo drama do vício

Página 17

Prepara-se bempara a Semana

Nacional da VidaPágina 8

Mafra vaiacolher o DNJ 2009

Página 16

Page 2: Jornal Diocese Informa Setembro 2009

Estimados, saúdo-vos com as palavras dePaulo Apóstolo, tiradas da carta aos Filipenses,livro que deve ser lido, estudado e meditado nestemês dedicado a Sagrada Escritura, a Bíblia. Olema é: Tende em vós os mesmos sentimentos deCristo Jesus Fl 2,5. O tema deste mês da bíblia é:Alegria de servir no amor e na gratuidade.

Nós somos responsáveis pelo anúncio daBoa Notícia que está na Sagrada Escritura, Somostodos anunciadores do Evangelho da Vida.

Estamos às portas da Assembléia Diocesa-na de Pastoral, onde vamos propor um Triênio Mis-sionário para toda a Diocese de Joinville, participando assim dopedido do Documento de Aparecida em realizar no Brasil a MissãoContinental. Vamos despertar neste Ano Catequético nossa voca-ção missionária, apoiados na Palavra de Deus, sendo discípulosmissionários que querem Evangelizar.

Setembro contém a Semana da Pátria, junto a Igreja nosapresenta o Grito dos Excluídos, sabendo na certeza da fé e denossa Esperança que Deus Ouve o Clamor do seu Povo!

Gritamos em favor da vida, contra o aborto, contra asdoenças, (estamos passando pela gripe H1N1, onde percebe-mos nossa fragilidade e finitude, bem como a necessidade dasolidariedade em sermos irmãos e não um potencial transmis-

sor da gripe A.). Precisamos reaprender a viver asolidariedade, o respeito mútuo, para não sermospotenciais transmissores da gripe A. Percebo quemuitos ignoram e não respeitam regras de saúdetão necessárias para todos. Quando gritamos aDeus Ele nos escuta, porque fazemos uma prececom a vida que está ameaçada sim!

É preciso contemplar também a celebra-ção da Santa Cruz. Que fora de Jesus Cristo e semCristo torna a vida de todos nós pesada, com os far-dos do egoísmo, da corrupção, da falta de transpa-rência em nossos governantes. Vamos nós dar o

exemplo, cidadania sim, corrupção e dor ao próximo jamais!Teríamos neste mês a Romaria da Terra e das Águas, na

diocese de Blumenau que foi transferida para dia 15 de novem-bro devido ao perigo de contaminação da Gripe A. Esperamosum grande número, pois somos a diocese maior e mais próxi-ma. Não vamos nos omitir. A destruição causadas pelas chuvas,trouxe esta romaria a questão da terra em ambiente urbanizadoe pouco planejado, carente de infraestrutura e presença respon-sável do poder público. O Céu e São Pedro não são os culpa-dos, com certeza não!

A terra, a água e o planeta como um todo hoje é o pobremais pobre dentre os pobres, pois além de dar e doar-se gratuita-

mente a todo nós, não é socorrido e protegido. Então viva e deixaviver. Não mais estes rios poluídos, esse lixo nosso de cada dia etambém o "importado; o planeta é nossa casa e não um grandelixão. A água "pede água", trégua. Vamos salvar; buscar moradiasdignas, combater a especulação imobiliária. Melhorar a organiza-ção e planejamento urbano sim. Mais casas. O planeta é a casade todos. Todos temos direito a morar e morar bem nele. Este éum direito sagrado que Deus nos deu.

É hora de iniciarmos as motivações e começarmos a buscarnossas criatividades em renovar as assinaturas do nosso Jornal: ODiocese Informa, que neste ano ganhou em qualidade de impres-são, fotos, colorido, temas. Vamos renovar as assinaturas. Vamosdar de presente a alguém que queremos bem. Vamos em brevecaminhando para que o mesmo torne-se uma revista diocesana.Juntos chegaremos lá.

Em setembro, a Diocese realiza a Assembléia de Pastoral.Teremos como assessor o padre Luis Baronto, que vem acompa-nhando durante todo este ano a elaboração dos conteúdos para acatequese num novo paradigma: o da iniciação à vida cristã. Esta-mos na fase de ver esta nova realidade, que vem emergindo comoum novo pentecostes para a catequese em toda a Igreja do Brasil.Finalmente, peço a cada pároco que organize as assembléias paro-quiais e comunitárias com muito esmero e carinho, pois serão elasque vão nos orientar e planejar o próximo ano.

2 > Diocese Informa Setembro 2009

MENSAGEM DO BISPOMENSAGEM DO BISPOMENSAGEM DO BISPOMENSAGEM DO BISPOMENSAGEM DO BISPOMENSAGEM DO BISPOMENSAGEM DO BISPOMENSAGEM DO BISPOMENSAGEM DO BISPOMENSAGEM

A palavra coroinha vem do latim que tem o significadoantigo de meninos do coro. Para nós hoje, coroinha é umacriança ou um adolescente, que auxilia os sacerdotes ou bisposnas funções do altar.

Em 1994, o papa João Paulo II autorizou, pela Encíclica"Redemptionis sacramentum", que meninas também poderiam ser-vir ao altar. Por isso, atualmente, nas paróquias vemos meninos emeninas na função de coroinha. É uma bela missão.

Pessoalmente, fui coroinha muito cedo e dessa época nãome esqueço jamais. Aprendi com meu irmão mais velho a respon-der as orações da missa, quando o padre celebrava ainda emlatim. Por isso, não era fácil ser coroinha de improviso. Era necessá-rio servir o altar e responder as orações da missa em latim. Foi aíque comecei a ter vontade de ser padre. Por isso, hoje agradeço aDeus por aquele maravilhoso tempo de graça.

No Brasil, confunde-se "coroinha" com "acólito", todavia,coroinha não é um ministro instituído, isto é, ordenado pelo Bispo,característica do acólito. Há a tentativa de não usar o nome deacólito para o coroinha para evitar a confusão entre as funções decada um: Coroinha (ou acólito extraordinário), auxilia nas funçõeslitúrgicas no altar. Acólito, é uma das ordens menores anterioresao Diaconato e ao Presbiterado. É instituído para servir ao altar eauxiliar o sacerdote e o diácono. Compete-lhe principalmente pre-parar o altar e os vasos sagrados, bem como distribuir aos fiéis a

Eucaristia, da qual é ministro extraordinário.O padroeiro dos coroinhas é São Tarcísio, jovem mártir roma-

no dos primeiros séculos da Era Cristã. Alguns consideram tam-bém Santa Maria Goretti como padroeira das meninas coroinhas.E há também uma corrente que atribui modernamente a SãoDomingos Sávio, também padroeiro dos adolescentes, o título depadroeiro dos coroinhas.

Durante uma audiência geral, do dia 2 de agosto de2006, diante de mais de 40 mil coroinhas da Europa, o PapaBento XVI pediu às crianças, adolescentes e jovens servidores doaltar estar abertos à possibilidade do chamado à vocação sacer-dotal. Ele recordou que também foi coroinha, depois disse: "Hoje,vendo-vos aqui diante de mim na Praça de São Pedro, penso nosApóstolos e escuto a voz de Jesus que vos diz: ‘Não vos chameiservos, senão amigos: permanecei em meu amor, e dareis muitofruto". "Eu vos convido: Escutai esta voz! Cristo não o disse só hádois mil anos; Ele está vivo e vo-lo diz agora. Escutai esta vozcom grande disponibilidade; tem algo para vos dizer a cada um"."Talvez –continuou– a algum de vós vos esteja dizendo: ‘queroque me sirva de maneira especial como sacerdote convertendo-se assim em minha testemunha, sendo meu amigo apresentan-do aos outros esta amizade’".

Queridos coroinhas da Diocese, como é bonito vê-los ser-vir o altar quando visito vossas comunidades. Gosto muito de

vocês. Vós sois apóstolos de Jesus no serviço do altar. Ao che-garem à igreja, deveis primeiro dirigir-vos à Capela do Santíssi-mo Sacramento ou ao altar em que o sacrário contenha JesusSacramentado. Aí, deveis fazer uma genuflexão e permanecerem oração por alguns instantes, numa conversa com Jesus Cris-to. Só então vão se dirigir à sacristia, para iniciar as atividadesde arrumação do altar para a celebração. Há paróquias quepossuem um corpo de coroinhas bem preparados e se faz umaescala para o serviço do altar.

Do coroinha exigem-se piedade, postura, respeito para comos ministérios, respeito para com o sacerdote, respeito e atençãopara com os fiéis da assembléia, respeito para com a igreja, desdecedo ele deve se acostumar a tratar santamente o lugar sagrado.

Sejam sempre recolhidos, sem distrações, amáveis, servido-res do altar, de coração aberto para o chamado de Jesus, e que ovosso testemunho comova as pessoas. Vocês sempre estão muitoperto de Jesus Eucaristia, sejam seus amigos, assim como São Tar-císio que deu sua vida por Ele. Procurai descobrir sempre de novoque algo de grandioso que acontece sobre o altar, pertinho devocês, quando Deus vivo se manifesta em meio a nós.

Caros coroinhas da Diocese, sede sempre amigos e apósto-los de Jesus, sede bons em todos os lugares da vida do dia-a-dia:na família, na escola, na catequese, na missa, no tempo livre, nolazer, em todas as atividades que fizerem. Que Deus vos abençoe.

MMEENNSSAAGGEEMM DDOO BBIISSPPOODOM IRINEU ROQUE SCHERER

Padre José Irineu Victor • CoordenadorDiocesano de Pastoral

QUERIDOS LEITORES

Você pode participar:PELO RÁDIO

Difusora AM 1480 KHzPELO TELEFONE(47) 3451-3700

POR [email protected]

Coordenador: Padre José Irineu Victor Jornalista Responsável: Ruy C. F. Ferrari MTB 22251/SP Fotos: Ruy Ferrari, Juliano Fran-cener, José Fuck, Maricler Virmond. Conselho Editorial: Padre José Irineu Victor, Sandra Regina Rovigo Colaboradores: Pastoralda Comunicação Tiragem: 9.500 exemplares. Projeto Gráfico e Diagramação: Girardi Junior Editora. Responsável: Mitra Dioce-sana de Joinville – CNPJ: 84.708.478/0001-60. Redação e Correspondência: Rua Jaguaruna, 147 – Caixa Postal: 284 – CEP89.201-974 — Joinville – SC – Fone: (47) 3451-3700 E-mail: [email protected] N.B.: As matérias assinadas são deresponsabilidade dos autores. Fechamento de cada edição: no dia 20 de cada mês. Matérias entregues depois desta data serãopublicadas no mês seguinte. Colaboração de reportagens: Devem ter, no máximo, 20 linhas, em espaço duplo.

DIOCESEINFORMA

NA INTERNETwww.diocesedejoinville.com.br

Ser coroinha, bela missão

Page 3: Jornal Diocese Informa Setembro 2009

CCAATTEEQQUUEESSEE

A Palavra nos leva a encontrar DeusQuando a espiritualidade do catequista é fundamentada na Bíblia, Deus age e ilumina

Setembro 2009 Diocese Informa < 3

No cartaz do Ano Catequético 2009, a Bíblia é apresentada como símbolo importante e essencial

Com o tema: Alegria deservir no amor e na gratuidadee com o Lema: "Tende entre vósos mesmos sentimentos de Cris-to Jesus",(Fl 2,5) a Igreja nesteano, apresenta para a nossareflexão, no mês da Bíblia, a Car-ta aos Filipenses.

Esta carta é um convitepara analisar nosso modo deagir no mundo hoje, confrontan-do nossa vida pessoal e comu-nitária, com a experiência exem-plar dos cristãos da comunida-de de Filipos.

"Tende entre vós os mes-mos sentimentos de Jesus" (Fl2,5), é a recomendação e o con-vite que o Apóstolo Paulo faz atodos nós, para assumir o estilode vida de Jesus Cristo, atuali-zando-o para os nossos dias.

A reflexão da Carta aos Fili-penses é muito importante paraos catequistas, discípulos e dis-cípulas de Jesus. Nela percebe-mos o afeto de Paulo pelas pes-soas da comunidade, sentimen-to e atitude tão importante paraa vida dos catequistas. O jeitocomo Paulo se comunica com acomunidade, é um jeito cheiode carinho e esperança, queatrai e alegra.

Nesta car ta, o apóstoloPaulo expressa o valor que dá avida em comunidade: "tenhamuma só aspiração, um só amor,uma só alma e um só pensa-mento" (Fl 2,2) e o fundamentodesta vida comunitária fraternaé Jesus Cristo. "Tenham os mes-mos sentimentos que animaramJesus Cristo" (Fl 2,5)

A Palavra de Deus que estána Bíblia, alimenta a mística danossa ação evangelizadora ecatequética, pois a Palavra deDeus, "é viva, eficaz e maispenetrante que uma espada dedois gumes" (Hb 4,12)

O Sínodo dos Bispos sobrea Palavra de Deus na vida e namissão da Igreja, realizado em2008, lembrou que todossomos responsáveis pelo anún-cio da Palavra. Isto é motivo demeditação para o mês desetembro.

A mensagem do PrimeiroEncontro Latinoamericano eCaribenho de Animação Bíblicada Pastoral, realizado em Bogo-tá, nos dias 9 a 12 de julho de2009, diz que "A Bíblia é umamediação entre o autor sagrado,por quem chega a Palavra deDeus ao leitor cristão".

Quando a espiritualidade docatequista é fundamentada naBíblia, Deus tem condições paraagir, iluminar, corrigir e santificarcada um de nós. Porém se faznecessário esforço, dedicação,perseverança, busca, exercícioconstante de atenção e escuta. Éa prática da Leitura Orante quefavorece uma experiência vital,concreta da mensagem, comoum presente de Deus.

Algumas condições para umafrutuosa leitura da Bíblia:

• Crer que o Espírito Santo é oautor da Palavra. Pedir o domde entendê-la.

• Crer que o centro da Bíblia éJesus Cristo, que fiel ao Painos mostra o caminho.

• Deixar-se converter pela Palavra.• Ler sentindo-se em comunhão

com a Igreja.

Que neste mês da Bíblia, emespecial com a leitura da cartaao Filipenses, se firme o nossocompromisso de Catequistas e,possamos servir a comunidadecom amor, gratuidade e alegria.

Irmã Celestina ZardoCoordenadora Diocesana

3ª Semana Brasileira de Catequese (3ªSBC)O grande acontecimento doAno Catequético a nívelNacional é a 3ª SBC, de 6 a11 de outubro, em Itaici,São Paulo, com o tema"Iniciação Cristã"

7ª Concentração Diocesana de CatequistasA Concentração foi transferida por recomendação dasautoridades da saúde de Jaraguá do Sul(SC). Por diversosmotivos não será possível realizá-la neste ano de 2009.Como é um dos eventos diocesanos mais importantes, serárealizada em 2010, dia 29 de agosto, na Arena Jaraguá. Otema e o lema continua o mesmo e assim teremos aoportunidade de aprofundar este conteúdo marcante.Continuemos com o mesmo entusiasmo, dedicação ealegria diante do nosso ministério.

Page 4: Jornal Diocese Informa Setembro 2009

4 > Diocese Informa Setembro 2009

GGEERRAALL MENSAGEM DO PAPA

Bento XVI convidou todos arezarem pelos padres de nossos tem-pos; para que, seguindo o exemplode São João Eudes, sejam, tambémeles , testemunhas ardentes desteamor, seja em suas vidas, seja noministério. Em inglês, o papa sau-dou os grupos de visitantes da Índiae da Nigéria, e lhes falou algo a maissobre São João Eudes:

"Ele viveu no século XVII, na França, país que, apesardo forte anticlericalismo da época, produziu muitos exem-plos de coragem e discernimento espiritual. A contribuiçãoespecial de São João Eudes foi a fundação de uma congre-gação religiosa dedicada à tarefa de dar formação sólidapao sacerdócio diocesano. Ele encorajou os seminaristas acrescerem em santidade, confiantes no amor de Deus".

E também aos peregrinos delíngua inglesa, o papa pediu ora-ções especia is para padres eseminaristas: para que, inspiradospelo santo de hoje, possam espiri-tualmente "entrar no coração deJesus", tornando-se homens deverdadeiro amor, misericórdia,humildade e paciência, renovadosem santidade e zelo pastoral.

Já em espanhol, Bento XVI defi-n iu São João Eudes como o"apóstolo incansável da devoçãoaos Sagrados Corações de Jesuse Maria", e falou da adequadapreparação do sacerdote comoponto de partida de uma autênti-ca reforma de sua vida e de seuapostolado.

Em polonês, Bento XVI recordouque agosto é o tempo da colheita,e, portanto, devemos agradecer aDeus pelo dom do pão, seja para aEucaristia, nutrimento das almas,seja para o pão cotidiano, nutrimen-to de nossos corpos. "Que Deusabençoe a colheita deste ano eaqueles que nela trabalham. E quetodos nós abramos nossos cora-ções para dividir o pão com nossosirmãos mais carentes". Em seguida,falando aos peregrinos da Croácia,Bento XVI pediu às famílias querezem para que os sacerdotes

sejam fiéis ao exemplo do Senhor e pelas novas vocaçõessacerdotais em seu país.

Em italiano, o papa disse que a admirável personalidadede São João Eudes deve ajudar cada um de nós a progredirsempre mais no amor a Deus, que doa plenitude de signifi-cado à juventude, ao sofrimento e à vida familiar. (CM)

Papa Bento XVIVaticano

Tempo da colheita

Escola Diocesana da Juventude é preparada para 2010 Em vista a grande necessidadeda formação e capacitação dajuventude católica, o CentroDom Hélder, está trabalhandoem 2009 na criação de umaEscola Diocesana da Juventudeque tem por objetivo a forma-ção de lideranças, assessores eagentes pastorais para atuaremjunto a nossa juventude nasigrejas, capelas e comunidadesem toda a Diocese. A Escola teráinício no ano de 2010 e terá umano de duração para a formaçãode lideranças e de dois anospara a formação de assessores.

Padres, seminaristase leigos jogam bolacom a Imprensa Com o intuito de promover aintegração entre a pastoral e aimprensa joinvilense, no sába-do, 22, às 10 horas, aconteceumais uma edição do amistosode futebol de campo: PascomX Imprensa. Padres, seminaristas e leigoscorreram atrás da bola e sedivertiram nesta integraçãoesportiva. O placar ficou em 3x 3. O jogo aconteceu no cam-po do América Futebol Clube efoi transmitido ao vivo pelaRádio Cultura AM 1250, deJoinville.

Paróquia Nossa Senhora da Graça celebra sua festa anual emsetembro. A mais antiga paróquia da Diocese de Joinville comple-tará 310. A tradicional Festa de Nossa Senhora da Graça é vivida ecelebrada pelos milhares de católicos entre os dias 30 de agosto e8 de setembro. O maior evento religioso da região norte de San-ta Catarina deve atrair neste ano um público recorde. Como par-te das festividades religiosas, a organização prepara desta vez, o3 concurso voltado para os moradores de São Francisco do Sul. As10 casas mais enfeitadas para Nossa Senhora da Graça receberãoprêmios. Informações pelo telefone: 3444-5093 ou pelo email:[email protected]. Traga a sua família e participe desta gran-de festa com as bênçãos de Maria.

Festa de Nossa Senhora da Graça

A Igreja Católica está, des-de o ano passado, participandoda Campanha Ficha Limpa, queapresentará ao CongressoNacional o novo Projeto de Leide iniciativa popular quer afastarda política os candidatos com aficha suja. Em busca de ummilhão de assinaturas, a igrejalançou nesta etapa final a Cam-panha "300 em 30" (300 milassinaturas em 30 dias). Todasas organizações e redes queparticipam ou apóiam o Movi-mento de Combate à CorrupçãoEleitoral (MCCE) devem dedicaratenção especial a esta meta. Aampla coleta de assinaturas

começou no dia 7 de agosto etermina em 7 de setembro. Asassinaturas devem ser encami-nhadas ao Movimento até o dia9 de setembro. Lembramosque, na falta do título de eleitor,coletem as assinaturas com o

nome completo e a data de nas-cimento que o MCCE se respon-sabil izará por preencher osdados do título que falta. Conta-mos com a ajuda de todos.

Fonte: Assessoria de Imprensa, Diocese de Joinville

A Diocese de Joinville conti-nua usando a tecnologia dasredes sociais para evangelizar.Os canais de vídeo Youtube ede áudio Mypodcast são atua-lizados semanalmente comconteúdos que trazem even-tos, pregações, debates, reu-niões, festejos, palestras euma grande variedade deinformações de conteúdo cris-tão. Fotos podem ser encon-tradas no Flickr e o Twittertraz informações rápidassobre a Diocese. Basta secadastrar e tornar-se umseguidor. Os links de áudio evídeo podem ser acessadospelo portal da Diocese deJoinville: www.diocesejoinvil-le.com.br ou diretamente noscanais das redes sociais:

Vídeos > YOUTUBE: http://www.youtube.com/DiocesenaTV

Áudios > MYPODCAST: http://catolicosdejoinville.mypodcast.com

Fotos > FLICKR: http://www.flickr.com/photos/fotos-da-

diocese-de-joinville

Mini blog > TWITTER: http://twitter.com/diocesedejoin

Diocese está noMypodcast, Flickr e no Youtube

300 mil assinaturas em 30 dias para "-Ficha Limpa"

"...apesar do forteanticlericalismoda época,produziumuitosexemplos decoragem ediscernimentoespiritual. Acontribuiçãoespecial de SãoJoão Eudes foia fundação de umacongregaçãoreligiosadedicada àtarefa de darformação sólidapão sacerdóciodiocesano.

Page 5: Jornal Diocese Informa Setembro 2009

Aniversário de Sacerdotes e Diáconos

SETEMBRO 2009

Dia Sacerdote Anos Cidade

N 3 Donizete Henrique Pereira 45 Itaiópolis

N 5 Carlos Alberto Pinto da Silva 47 Barcarena PA

O/N 6/23 Paulo Mendes 28/67 Guaramirim

N 8 Fausto Nicomedes Schmitz 69 Joinville

N 8 Cícero Celeste Murara, SCJ 38 Corupá

O 12 Dilomar Fábio Rossi, CR 11 Garuva

N 16 Miroslaw Michalczewski 45 Barra Velha

N 16 Alberto Luiz Huber, SCJ 63 Joinville

O 20 Frei Manoel Braz da Silva Noite 29 Joinville

Diáconos

N 1 Rogério Egídio Nunes 70 Enseada

N 5 Antonio Arten 69 Mafra

O 12 Manoel B. Francisco 11 Joinville

N 24 Jose Jarbas Gugelmin 67 Mafra

N 30 Helvécio Gil Bonelli 79 São Fco do Sul

Os diáconos das Comarcas deSão Bento do Sul, Mafra e RioNegro PR, com suas esposas e fami-liares, celebraram o dia de seu Patro-no, São Lourenço, com uma missana comunidade Sagrada Família, naParóquia Nossa Senhora das Graças,em Mafra. O pároco padre Andrépresidiu a missa, juntamente com osdiáconos Hilton, de São Bento,Sebastião, de Rio Negro, Jarbas,Antonio Arten e Dorvalino, de Mafra.

Os diáconos foram muito bemrecebidos pela comunidade e peloPe. André, que na celebraçãorezou pelos diáconos e enalteceu otrabalho dos diáconos na Igreja.Fomos homenageados com florespela comunidade e pelo Pe. Andrécom um lindo cartão e a mensa-gem do Cardeal Dom CláudioHummes, prefeito da Congregaçãopara o Clero, pela passagem do diade São Lourenço diácono e mártir,

declarado pela Igreja patrono dosdiáconos. Dom Cláudio nos convi-da nesta carta a uma séria reflexãosobre o ministério da Palavra e daCaridade. Conhecer a revelação,aderir incondicionalmente a JesusCristo sem reservas.

Quanto ao ministério da Carida-de seguir o exemplo de São Lou-renço, ver nos pobres a riqueza daIgreja, conforme se referia o papaBento XVI, em homilia na Basílicade São Lourenço em 30/11/2008.

O dia do diácono foi maravilho-so, na parte religiosa rezamos portodos os diáconos e de maneiraespecial pelos diáconos Antonio deOliveira e Dionízio Hoepers, que jápartiram para a casa do Pai. Naparte social e familiar encerramoscom um almoço de confraterniza-ção. Parabéns a todos os diáconos.

Diácono Dorvalino

No mês vocacional, nossocarinho especial aos padresdiocesanos e religiosos que tra-balham em prol de todo o povode Deus.

Estamos celebrando noBrasil o mês vocacional, a Igrejapede que todos nos sintonize-mos com os padres, unindo-nosa eles com nossas preces, nos-so respeito, nossa amizade, noauxí l io dos seus ser viços eministério e apoio vocacional.Nós, do Serviço de AnimaçãoVocacional (SAV), estamos emcomunhão com toda Igreja emoração e próximos da movimen-

tação pastoral em torno desteano temático primordial para opovo de Deus.

A fidelidade de Cristo éelevada pelo papa Bento XVIcomo o grande estandarte emotivação para a fidelidadedos padres . O sacerdóc iomin i s te r i a l é um chamadoespecial para perpetuar a pre-sença de Cristo no mundo.Sabemos que o sacerdote quetem essa profunda consciênciae a testemunha no zelo peladimensão litúrgica e orante daIgreja, na f idel idade do seuchamado e consagração e no

amor dedicado no serviço pas-toral é realizado e se torna amaior expressão vocacionalque ilumina a vida de outrosjovens que sentem o mesmochamado.

Aos padres nosso amor,carinho e orações . Que SãoJoão Maria Vianney interceda acada um, em suas necessidadespessoais. Firmamos nosso com-promisso de amá-los sempre eajudá-los na missão que Cristolhes confiou. Um santo AnoSacerdotal!

Serviço de Animação Vocacional, Diocese de Joinville

Aos padres que doam sua vida ao serviço

Setembro 2009 Diocese Informa < 5

CCLLEERROO

Parabéns aosnossos diáconosDiáconos celebram o dia de SãoLourenço, na cidade de Mafra

N: Nascimento O: Ordenação

Diáconos de Rio Negro, Mafra e São Bento do Sul celebraram o dia do padroeiro com missa, em Mafra

A Capela São João Bos-co, pertencente à ParóquiaSagrado Coração de Jesus, dePirabeiraba, localizada naEstrada da Ilha (Caminho Cur-to), comemorou no dia 23/08cinquenta anos de sua funda-ção. Com a presença doPadre Lino e do Pároco PadreHumberto, foi realizada emo-cionante celebração presididapelo primeiro, que no alto dosseus 84 anos contagiou atodos com sua excelente

memória em função do inícioda comunidade São JoãoBosco. Após a Santa Missa foiservido almoço e a tarde umdelicioso café com cuca.

A comunidade São JoãoBosco agradece a todas aspessoas que prestigiaram a fes-ta, em especial ao Padre Linopela presença marcante e aoPadre Humberto pela motiva-ção e carinho.

(Pastoral da ComunicaçãoParóquia SCJ - Pirabeiraba)

Capela São João Boscocompleta 50 anos

Page 6: Jornal Diocese Informa Setembro 2009

&&

6 > Diocese Informa Setembro 2009

PPAASSTTOORRAALL MMOOVVIIMMEENNTTOOPPAASSTTOORRAALL MMOOVVIIMMEENNTTOO

Compromissos do 12ºintereclesial das Cebs

Evento reuniu milhares de católicos na cidade de Porto Velho, em Rondónia, na Amazônia

REFLEXÃO

A igreja é o lugar da esperan-ça. Deveria sê-lo. Afinal é disso quedepende a uma religião. Espera emDeus e espera no homem. E se nãoesperasse nem mereceria existir.Religiões são o lugar da esperança.Todas elas.

Porque acreditamos em Deus,porque cremos no perdão, porquecremos no céu, porque cremos no

futuro da humanidade, porque cremos que um dia o mun-do terá paz, porque cremos na vitória do bem, porque cre-mos na luz no fim do túnel, porque cremos, esperamos.

Ninguém espera, se não confia e não crê. Esperamosem alguém quando o amamos e nele confiamos. Se nãoconfiamos, nada esperamos dele. Confiar é entregar a fénas mãos de alguém, cum-fides depositar fé neste alguém.Esperar é ter paciência, dar tempo ao tempo, dar uma

chance à pessoa porque ela vaichegar lá. Só espera quemama. Quem perde o amor sedesespera. Quem não vê solu-ção nem sa ída a lguma, sedesespera. A pessoa que temesperança, porque tem fé, terácomportamento diferente, sepresa num túnel. As outrasentrarão em pânico. Ela não.Ela conta com alguém ou con-sigo mesma. Mesmo que issonão aconteça, terá mais forçado que as outras porque per-manecerá dona de si.A parábola das duas rãs nabarrica de leite elucidam aesperança. Caíram lá e umatinha esperança, a outra não.Entrou em pânico, e abando-nou-se à sua sor te. A outraesperneou a noite inteira eachou forças na cer teza deque se salvaria. Pela manhã, de

tanto espernear, tocou em algo sólido: salvou-se. De tantose bater, transformara o leite em manteiga.

São admiráveis as pessoas esperançosas. É por causadelas que o mundo ainda respira. Tire a esperança de umapessoa e ela não terá mais razão para viver.

Sem esperança de que consertarão a ponte não háporque prosseguir a viagem. A vida continua porque aesperança é a ultima que morre. E quando nada mais res-tar, ainda restará a esperança, escondida na última semen-te que ficou.

Na pequena semente pisada e esmagada escondem-se milhões de frutos. Só os veremos se a plantarmos. Plan-te uma esperança!

Padre Zezinho, SCJE-mail: [email protected]

Catequese da Esperança

Na pequenasementepisada eesmagadaescondem-semilhões defrutos. Só osveremos se aplantarmos.Plante umaesperança!

De volta para o aconchegodiocesano, os 9 delegados edelegadas da diocese de Joinvil-le que participaram do 12° Inte-reclesial de CEBs, trouxeram nabagagem muito entusiasmo,vigor e muitos compromisso queassumiram juntamente com osdez mil participantes na celebra-ção final do Intereclesial.

Eis alguns dos compromis-sos a serem trabalhados emtodas as dioceses:

Comprometemo-nos a for-talecer as lutas dos movimentossociais populares: as dos povosindígenas, pela demarcação ehomologação de suas terras erespeito por suas culturas; asdos afro-descendentes, peloreconhecimento e demarcaçãodas terras quilombolas; as dasmulheres, por sua dignidade eigualdade e avanço em suas arti-culações locais , nacionais einternacionais; as dos ribeirinhospela legalização de suas posses;as dos atingidos pelas barra-gens, pelo direito à terra equiva-lente, restituição de seus meiosde sobrevivência perdidos e

indenização por suas benfeito-rias; as dos sem terra, apoiando-os em suas ocupações e em suae nossa luta pela reforma agrá-ria, contra o latifúndio e os grilei-ros; as dos Movimentos Ecológi-cos, contra a devastação danatureza, pela defesa das águase dos animais.

Queremos defender e apoiaro movimento FLORESTANIA, norespeito à agrobiodiversidade eaos valores culturais, sociais eambientais da Amazônia.

Assumimos também ocompromisso de respaldarmodelos econômicos alternati-vos na agricultura, na produçãode energias limpas e ambiental-mente amigáveis; de participarna luta sindical, reforçando aação dos sindicatos do campo eda cidade, com suas associa-ções e cooperativas e sua lutacontra o desemprego, com espe-cial atenção à juventude.

Convocamos a todos nóspara o trabalho político de base,para a militância em movimentossociais e partidos ligados às lutaspopulares; para participar nas

lutas por políticas públicas ligadasà educação, saúde, moradia, trans-porte, saneamento básico, empre-go, reforma agrária e para tomarparte nos conselhos de cidadania,nas pastorais sociais, no movi-mento pela não redução da maio-ridade penal, no Grito dos Excluí-dos, nas iniciativas do 1º. de Maioe das Semanas Sociais.

Comprometemo-nos aindaa fortalecer e multiplicar nossasComunidades Eclesiais de Base,criando comunidades eclesiaise ecológicas de base nos bair-ros das cidades e na zona rural,promovendo a educaçãoambiental em todos os espaçosde sua atuação; fortalecendo aformação bíblica; incentivandouma Igreja toda ela ministerial,com ministérios diversificadosconfiados a leigas e leigos;assumindo seu protagonismo,como sujeitos privilegiados damissão; fortalecendo o diálogoecumênico e inter-religioso esuperando a intolerância religio-sa e os preconceitos.

Dulcelina Frasseto, Coord. Diocesana das CEBs

Page 7: Jornal Diocese Informa Setembro 2009

Setembro 2009 Diocese Informa < 7

&&PPAASSTTOORRAALL MMOOVVIIMMEENNTTOO

Diocese investe na formação de leigos

EDANÇAS - Escola de Dança Sacra: A escolanasceu da necessidade de formar os bailarinosque já atuam nas comunidades de Joinville e ofere-cer uma opção aos jovens que ainda não estãoligados a um grupo de dança, mais que desejamser inseridos no projeto e assim servir a sua Comu-nidade. As aulas técnicas de dança oferecidas sãoDança de Rua e Jazz, e a complementação da for-mação com: Doutrina Católica, Formação Humana,Liderança Cristã e Saúde Corporal.

• Tempo de Duração: 2 anos• Período de aulas: Março a Dezembro, no 1º

sábado de cada mês.• Ínicio das aulas: Março de 2010.• Local: Centro Diocesano de Pastoral.• Inscrições: Centro Diocesano de Pastoral.• Público-alvo: Jovens a partir de 13 anos.• Telefones: 3451-3715• Responsável: Pricila Ladorucki Feller (Mód 1) e

Rodrigo Nascimento (Mód 2)

Escola Psicologia Os assuntos serão dentro dapsicologia que atinge a convivência humana,desde o pré-natal até o fim da vida. As inscriçõesnas comarcas de Joinville serão através dos Con-selhos Paroquiais e párocos. Nas demais comar-cas da diocese, os interessados devem falar comseu pároco e vigário comarcal.

• Tempo de duração: 3 anos• Período de aulas: Março a Junho – Agosto a

Novembro (uma vez por semana, às segundas-feiras, das 19h30 às 212h30)

• Início das aulas: Primeira segunda-feira de Março 2010

• Locais: Comarca Sul: Centro Diocesano de Pas-toral / Comarca Norte: paróquia Senhor BomJesus, Aventureiro, Joinville.

• Inscrições: CPP e ou com o pároco• Telefones: 3451-3721• Responsável: padre Nivaldo Oliveira Souza

Escola Bíblica Destinada ao estudo e ao aperfei-çoamento no conhecimento da Bíblia. Durante ocurso, todos os meses, um tema do antigo ou donovo testamento são aprofundados pelos padrese leigos que ministram o curso. É importante queo aluno desta escola tenha como pré-requisito aformação dos três anos da Escola de Teologia.

• Tempo de duração: 3 anos• Período de aulas: Março a Junho – Agosto a

Novembro• Início das aulas: Primeira

segunda-feira de Março 2010

• Locais: Sant. Sagrado Coração de Jesus (Jlle)• Inscrições: nas paróquias• Telefones: 3434-1920• Responsável: Apolônia Kuskowski

Escola de Fé e Doutrina Social Busca propor-cionar formação sobre a Doutrina Social aosagentes pastorais para que possam assumir asdimensões sociais da fé, contribuindo profetica-mente com a sociedade brasileira na conquistada justiça social.

• Tempo de duração: 3 anos• Período de aulas: Em 24 etapas divididas em

três anos (2007 a 2009) com aulas ministradasno 1º sábado de cada mês, das 8h às 12h.

• Início das aulas: Março de 2009• Local: Centro Diocesano de Pastoral• Inscrições: nas paróquais• Telefones: 3451-3723• Coordenação: irmã Maria Salete Wiggers

Escola de Comunicação Preparar leigos, líderesde movimentos e pastorais para lidar com acomunicação interna e externa em suas comuni-dades ou paróquias.

• Tempo de duração: 1 ano• Período de aulas: março a novembro, todo o

3º sábado de cada mês• Início das aulas: Março de 2010• Local: Centro Diocesano de Pastoral, em Joinville• Inscrições: Nas paróquias• Telefones: 3432-7933 / 9997-4890• Coordenação: Célia Cisz

Escola Diocesana de Catequese Em ou-tubro próximo encerra a 4ª Escola Diocesanapara Formação de Catequistas com objetivode oferecer formação e, no momento atual daformação específica em 2010, uma nova Esco-la será iniciada. As inscrições serão feitas apartir de 1º de fevereiro de 2010, com fichaque será encaminhada a todas as paróquias.

• Tempo de duração: 2 anos• Período de aulas: Em seis finais de

semana nos meses de Março, Junho e Outubro.• Locais: Casa de Formação Sagrado Coração

de Jesus, em Jaraguá do Sul• Inscrições: Coordenação de Catequese• Telefones: 3451-3714• Coordenação: irmã Celestina Zardo

Escola de Liturgia Tem o objetivo decomunicar uma espiritualidade litúrgica deescuta da Palavra de Deus, bem como apri-morar e preparar melhor os leigos e os reli-giosos, que têm a vocação de celebrar omistério pascal de Cristo, conforme cadatempo litúrgico.

• Tempo de duração: 2 anos• Período de aulas: março a novembro, todo

o 4º sábado de cada mês• Início das aulas: Março de 2009• Local: Centro Diocesano de Pastoral, em Joinville• Inscrições: nas paróquias• Telefones: 3028-4473• Responsável: Benta Cardoso

Seminário de Ecumenismo Tem comoobjetivo oferecer conhecimentos e aprofun-damentos sobre o Ecumenismo para todosos fiéis das igrejas cristãs e, principalmentepara as lideranças das comunidades, dosGrupos Bíblicos de Reflexão, animadores ecatequistas.

• Tempo de duração: 1 ano• Período de aulas: A escola acontece de março

a novembro, todos os 4º sábado de cada mês,com aula de manhã das 8 às 11:30 horas

• Início das aulas: Março de 2010• Local: Centro Diocesano de Pastoral, em Joinville• Inscrições: nas paróquias• Telefones: 3025-3447• Responsável: .Irma Kniess

Escola Ministerial Diocesana (EMIDI) Oobjetivo é possibilitar a formação humana,espiritual, teológica, litúrgica e bíblica de pes-soas para atuar nos diversos ministérios daIgreja Diocesana de Joinville. Destinada paratodos os ministros que atuam nos mais diver-sos ministérios.

• Tempo de duração: 2 anos• Período de aulas: Quinta-feira à noite: (2 x por

mês) das 19h30 – 21h30, nos meses de Mar-ço a Junho – Agosto a Novembro

• Início das aulas: Março de 2010• Locais: Em todas as Comarcas da Diocese• Inscrições: nas paróquias• Telefones:3434-1091• Coordenação: padre Vilnei Carlos Pscheidt

Todas as escolas da Diocese estarão com inscrições abertas em fevereiro de 2010

Atenção senhores padres e secretários(as)Em reunião com coordenadores das esco-las da Diocese, no dia 27 de agosto, emcomum acordo com o bispo diocesano,dom Irineu Scherer, decidimos pelo retor-no de todas as Escolas da Diocese a partirdo dia 1º de setembro, nos mesmoslocais e horários. Portanto, pedimos queavise nos próximos finais de semana paraque todos os alunos não esqueçam devoltar. Todas as Escolas da Diocese volta-rão a funcionar nos dias e horários nor-mais. As escolas de Psicologia e Teologiareiniciam no dia 7 de setembro. Alunosdoentes deverão ficar em casa.

A Escola Diocesana de Comunicação é uma das mais procuradas pelos fiéis

Page 8: Jornal Diocese Informa Setembro 2009

&&

8 > Diocese Informa Setembro 2009

PPAASSTTOORRAALL MMOOVVIIMMEENNTTOO

Vamos viver a Semana Nacional da Vida

A Igreja Católica insisteem dizer: qualquer forma deatentado contra um ser huma-no é crime. O aborto é um cri-me. Para refletir no dia do nas-cituro as 10 razões, extraídasdo livro Aborto, Nunca! do pro-fessor Felipe Aquino (editoraCléofas), que defendem o direi-to à vida e condenam o aborto.Tire suas conclusões.

1º. O aborto mata umavida humana. Um bebê compouco mais de quatro meses jáconsegue sobreviver fora da bar-riga da mãe. Ele é um ser huma-no mesmo ainda na barriga.

2º A vida humana come-ça na concepção. O catecismoda Igreja Católica afirma que "avida humana deve ser respeita-da e protegida de maneira abso-luta a partir do momento daconcepção". A medicina nãonega que o embrião é um serhumano, independentemente dasua idade. Com um dia ou ummês de gestação, a mãe já trazem seu seio uma vida quemerece respeito.

3º A criança abortadamorre de maneira dolorosa.Após algumas semanas degestação o feto já sente dor.Nenhum método elimina a dor.Vários f i lmes retratam isto.Veja: "Silent Sream" (O GritoSilencioso).

4º São graves as conse-qüências psicológicas para amulher que aborta. O abortoé uma grande ofensa para amãe e também para o bebê. Édifícil para a mãe perdoar-sepor tal ato. Crises depressivassão constantes.

5º Só Deus pode decidirsobre a vida e a morte. Ohomem não é dono da vida. Avida é dom de Deus, só Elepode determinar a sua duração.

6º A indústria do aborto.A sra Carol Everett afirmou emuma entrevista: "tornei-me ricamediante o aborto". Médicosingleses vendem as criançasabortadas para as indústrias decosméticos, uma vez que a gor-dura natural é a mais indicadapara a confecção destes artigos.

7º Não se justifica oaborto em caso de estrupo.Se a mãe não quiser ficar com acriança pode-se deixá-la numacasa de adoção. Outras conse-guem superar o trauma e criamnormalmente seu filho.

8º Não se justifica oaborto em caso de anencefa-lia. Giorgio Franche diz: "umacoisa é não viver (morrer demorte natural) outra, ser mata-do". Mesmo com deficiênciacerebral a criança ainda estáviva. Se vier a morrer depois doparto estará participando livre-mente da lei da vida.

9º A mulher não correrisco por anomalia do feto. O"aborto terapêutico" é contrárioas leis de Deus e da igreja.

10º A igreja sempre foicontra o aborto. Desde o sécu-lo I a igreja tem consciência deque o aborto é pecaminoso. Osaudoso papa João Paulo II dis-se: "dentre todos os crimes queo homem pode realizar contra avida, o aborto provocado apre-senta características que o tor-nam par ticularmente grave eabjurável".

Acredito que estas razõessão fortes o suficiente para sedefender a vida. Os detentoresdo poder querem, a todo custo,legalizar este crime. Não se cale.Divulge este texto para seuscolegas e participe de campa-nhas contrárias a legalização doaborto. Defenda a vida que éum dom de Deus.

A Igreja Católica sempre defendeu e sempre defenderá a vida, em todas as situações

Page 9: Jornal Diocese Informa Setembro 2009

Setembro 2009 Diocese Informa < 9

GGRRUUPPOOSS BBÍÍBBLLIICCOOSS DDEE RREEFFLLEEXXÃÃOO

Mês da Família é celebrado nos bairrosEm Rio Negrinho, as celebrações lembraram as famílias durante todo o mês de agosto

A Comunidade das IrmãsFilhas de Maria Auxiliadora daCasa Mamãe Margarida, situadaem Garuva(SC), tem a marca dainserção e atualmente está organi-zando sua ação pastoral.

No mês de março, em Ita-poá(SC) aconteceu o encontrointerparoquial para os Coordena-dores de Grupo Bíblico de Refle-xão da Comarca Norte. PadreHumberto trabalhou o tema: moti-vação. O diácono Geraldo traba-lhou a espiritualidade do coorde-nador. O evento reuniu 400 coor-denadores dos GBR da Comarcanorte. A Paróquia São João Batis-ta, em Garuva, trouxe 55 pessoasjunto com irmã Maria Plebani,coordenadora dos GBR. No encer-ramento do encontro houve ben-ção de envio. O padre Djacyr con-

vidou o grupo a caminhar até apraia. Leu o Evangelho da multipli-cação dos pães e no momentoem que Jesus convida todos asentar-se foi distribuído aos pre-sentes pedaços de pão.

Novos GBRs em Itapoá

Os GBRs são prioridades daDiocese. Na paróquia São JoãoBatista, em Garuva, por ocasião danovena em preparação ao Natal,foram fundados 33 grupos novos.Atualmente somam 39. Os gru-pos são formados por famílias.Elas reunem-se para rezar. Em2009, o pároco está celebrandouma missa em cada grupo paramotivar a participação e aproxi-mar as famílias e atrair novas pelacelebração eucarística.

A Pastoral Familiar da Paró-quia Santo Antônio de Pádua,com o apoio do pároco, padreJoão Sebastião Boeing, promoveucelebrações especiais em diversascomunidades pelos bairros dacidade durante todo o mês deagosto, promovendo com entusias-mo e alegria o já tradicional "Mêsda Família".

Proposto pela CNBB – Con-ferência Nacional dos Bispos doBrasil, todo ano durante o mês deagosto, mês vocacional, se celebraa Semana da Família, que esteano teve o lema; "Família, Igrejadoméstica, caminho para o disci-pulado", nos dias 9 a 15 de agos-to passado. De acordo com acoordenadora Nilce Pscheidt emRio Negrinho, há alguns anos seoptou em celebrar o "Mês daFamília", visando atingir um núme-

ro maior de fiéis em várias celebra-ções. No último domingo aconte-ceu a ultima celebração na MatrizSanto Antonio, presidida pelopadre João Boeing.

"Desenvolvemos um folderque foi entregue para todas as

pessoas presentes nas celebra-ções com os "Compromissos daFamília", no qual trabalhamos os"Compromissos do Casal", "do Pai","da Mãe" e "dos Filhos". Duranteas celebrações o padre motivava areflexão com a participação dos

casais da pastoral" – comenta Nil-ce. Disse que todas as pessoasque não participaram das celebra-ções podem retirar o seu folder nasecretaria da paróquia e assim dia-riamente ler e lembrar dos com-promissos assumidos.

Para Nilce, as celebraçõesnas comunidades foi sucesso,pois, as equipe de liturgia de cadaigreja organizou com muito entu-siasmo envolvendo famílias dobairro. "Agradecemos a todos pelaajuda, que Deus lhes pague emdobro" – se emociona.

Dando prosseguimento aotrabalho da Pastoral Familiar nosdias 5 e 6 de setembro aconteceumais um "Encontro de preparaçãopara o casamento". No dia 12 desetembro, a Pastoral está organi-zando um "Baile da Família" nosalão São Pedro, a partir das 21hcom animação das bandas Arte-mix e Amigos do Lençol. Nilceexplica que o objetivo é angariarfundos para a pastoral e ao mes-mo tempo promover um momen-to de alegria e descontração paraas famílias.

Retiro de crismandosem Schroeder

No dia 2 de agosto todaa Paróquia São Vendelino, emSchroeder, esteve reunida naComunidade Nossa Senhoradas Graças para passar umdia de retiro com 180 cris-mandos. O retiro teve início às9h e encerrou às 16h com a"missa da saúde". Foi realizadaprocissão com o Santíssimo eforam renovadas as promes-sas batismais. A missa solenefoi presidida pelo párocopadre Alfredo Treis Junior econtou com a presença detodos os pais. Nunca o espa-ço celebrativo esteve tão lota-do. A Comunidade vibroucom a visita de todos.

Paulo Tarcisio B. Coelho, Coor. Liturgia

O padre ZEZINHO (SCJ), omais famoso e pioneiro na arteda música católica no Brasil,estará em JARAGUÁ DO SUL,no dia 26 de setembro (sábado)na ARENA JARAGUÁ, a partirdas 20h.

Estarão com ele o GrupoVozes da Fé. A abertura será fei-ta com a banda “Coração Mis-sioneiro”. Tito Alionço e sua tur-ma fará uma grande participa-ção no evento. Caberá a eles aresponsabilidade de abrir a noitefestiva de muita PAZ para Jara-guá do Sul e região, na modernaARENA JARAGUÁ.

Aqueles , que quiseremgarantir seu lugar para este gran-de show podem adquirir seusingressos antecipados nosseguintes pontos de venda:

INGRESSOS ANTECIPADOS -R$ 15,00 no Posto MimeMatriz - (47) 3372 – 8887, Cen-ter Som Shopping Breithaupt –(47) 3275-2005, Loja Petuty naBarra do Rio Cerro – (47) 3376-1673, PARÓQUIA SÃO SEBAS-TIÃO, no CENTRO (47) 3371-0321/3371-0678.

EM MAFRA • Pe ZEZINHO scj,estará em Mafra, no dia 27 desetembro (Domingo), no Centrode Eventos Raízes da Tradição, apartir das 16h. Não perca!

INGRESSOS ANTECIPADOS -R$ 15,00 Lojas do Zé Alto deMafra – ACI Mafra – Hotel Ema-cite Flex – Farmácia FarmaHEN-VIDA em Rio Negro e no Centrode Eventos Raízes da Tradição.

Padre Zezinho faz showem Mafra e Jaraguá

Comunidade Mamãe Margarida em ação pastoral

Pastoral Familiar de Rio Negrinho preparou um folder com compromissos do casal, do pai, mãe e filhos

Page 10: Jornal Diocese Informa Setembro 2009

10 > Diocese Informa Setembro 2009

Pe. Danilo César dos Santos LimaArquidiocese de Belo Horizonte

A Iniciação cristã é definida peloDiretório Nacional de Catequese comoum "processo a ser percorrido, commetas, exercícios e ritos". Tal processo,envolve a catequese como parte essen-cial da iniciação, "itinerário prolongado depreparação e compreensão vital, de aco-lhimento dos grandes segredos da fé(mistérios), da vida nova revelada emCristo Jesus e celebrada na liturgia" . Apalavra processo sugere ação continuadae prolongada com unidade e regularida-de. Remete a itinerário, método, um cami-nho a ser seguido . Este supõe pontos departida e de chegada e elementos pró-prios que conduzem o caminhar. A cate-quese como elemento da Iniciação Cristãe vista a partir do Diretório Nacional, "éum processo exigente" com natureza efinalidades específicas, se diferenciandode uma "supérflua introdução na fé, umverniz ou um cursinho de admissão àIgreja". É por isso que o Diretório fala de"catequese de inspiração catecumenal" .A expressão vem do Catecumenato, pro-cesso de Iniciação Cristã que perdurouaté o século V e que foi restaurado em

A Palavra de D

CatequeseCatequese

22000099 AANNOO CCAATTEEQQUUÉÉTTIICCOO

"A catequese há de haurir sempre o seu conteúdo na fonte viva da Palavra de

Deus, transmitida na Tradição e na Escritura,porque a Sagrada Tradição e a Sagrada

Escritura constituem um só depósito inviolávelda Palavra de Deus, confiada à Igreja"

Page 11: Jornal Diocese Informa Setembro 2009

Setembro 2009 Diocese Informa < 11

1972 pelo Ritual de Iniciação Cristã deAdultos (RICA). O catecumenato, voltadopara pessoas adultas, não iniciadas na fé,é apresentado pelo Diretório como ummodelo para a catequese de crianças,jovens e adultos aptos para a eucaristiaou para a crisma. Entre as suas caracte-rísticas fundamentais estão a clara unida-de entre catequese e liturgia, formaçãodoutrinal e experiência da fé, formaçãoem etapas precisas e contínuas, envolvi-mento de toda a comunidade, entreoutras . Todas estas característicasdemonstram a importância do catecume-nato como inspiração para a catequese.

O lugar da Palavra de Deus

A Palavra de Deus ocupa lugarespecial na catequese. Ela nos vem peloconhecimento das Sagradas Escrituras epela Tradição da Igreja. Estas duas fon-tes nos possibilitam o acesso à únicariqueza da Palavra de Deus: "A cateque-se há de haurir sempre o seu conteúdona fonte viva da Palavra de Deus, trans-mitida na Tradição e na Escritura, por-que a Sagrada Tradição e a SagradaEscritura constituem um só depósitoinviolável da Palavra de Deus, confiada àIgreja" . A Palavra de Deus nos é dadapelas Escrituras e pela Tradição. É, por-tanto, elemento fundamental do proces-so catequético. Mas a inspiração catecu-menal neste processo comporta umaexigência a mais: não basta ler a Bíblianos encontros para ilustrar os conteúdosdoutrinais que transmitimos aos catequi-zandos. É necessário, antes de maisnada, educá-los para a escuta atentadesta Palavra e, a partir dela, chegar aoselementos essenciais da fé. O DiretórioNacional de catequese alerta para esse

perigo: "O texto requer sempre umaatenção especial. Às vezes, é tal a ânsiade se servir dele para expor as própriasidéias, que não se presta atenção aoque ele tem a dizer" . A aproximação dotexto exige uma metodologia adequadaque não o transforme em "cabide" ondedependuramos nossas idéias. Não setrata de uma palavra qualquer, mas daPalavra de Deus. É Ele quem nos fala.Por isso devemos ouvi-lo antes de instru-mentalizar as Escrituras para justificarnossas idéias ou necessidades.

Leitura Orante da Bíblia

A Igreja, sempre fiel ao princípio daescuta e da obediência à vontade deDeus, expressa em sua Palavra, dispôsde um método próprio: a "Leitura Oranteda Bíblia", ou como prefere nominá-lo, aLectio Divina. A Leitura Orante é ummétodo sistematizado no século XII porum monge cartuxo chamado Guigo .Corresponde ao modo de leitura dosnossos pais e mães na fé. Este métodoé brevemente descrito no artigo 111 doDiretório Nacional de Catequese. Permi-te uma aproximação da Palavra de Deusem atitude de respeito, abertura e docili-dade. Exige a postura de oração e deescuta por parte de quem participa eabre o coração e a vida para o testemu-nho e para a missão. Além disso, confe-re um caráter celebrativo à leitura daBíblia, podendo ser configurado comométodo eminentemente litúrgico. Aplica-do aos encontros de catequese, o méto-do faz manifestar a inspiração catecu-menal no processo catequético enquan-to colabora para que o catequizandoaprenda a ler a Bíblia de forma celebrati-va e piedosa. Os quatro passos do méto-

do, leitura, meditação, oração e contem-plação, intercalados por momentos desilêncio, refrãos meditativos e repetidasleituras do mesmo texto, partindo darealidade e voltando a ela, permitem aosparticipantes a interiorização da Palavra,como alimento que nutre a espiritualida-de. Fomenta para o entusiasmo para odiscipulado e envia em missão. Realizano âmbito de cada encontro o que sepropõe para o processo catequéticocomo um todo: unidade, regularidade,ação continuada, permitindo um cresci-mento ordenado e claro da fé.

Celebrações da Palavra

A catequese de inspiração catecu-menal não fará apenas encontros ampa-rados na Leitura Orante da Bíblia. Tam-bém conduzirá os catequizandos à expe-riência da Palavra por meio de celebra-ções ao longo do percurso catequético.As celebrações não têm valor somenteformal e ritualista. Seu valor pedagógicopode ser revelado pelas entregas doCreio, da Oração do Senhor, das Escritu-ras e de outras entregas que a comuni-dade desejar inserir . Demonstram ocaráter eclesial e litúrgico da leitura dasEscrituras, pois é a comunidade quemfaz as entregas por meio de celebraçõesprevistas e apropriadas. Esta entrega dolivro remete à própria liturgia onde a Igre-ja nutre os fiéis: "A Igreja,(...) principal-mente na Sagrada Liturgia, sem cessartoma da mesa tanto da Palavra de Deusquanto do Corpo de Cristo o pão da vida,e o distribui aos fiéis" . Desde a cateque-se o catequizando é chamado a celebrara Palavra de Deus. A leitura das Escritu-ras, feita na comunidade eclesial, em cli-ma celebrativo, é a forma ideal de ler a

Bíblia. A celebração colabora para que aBíblia seja ouvida e não apenas lidacomo um manual de conduta ou de ensi-no, mas como diálogo com Deus quetransforma e recria a comunidade navida em Cristo, sentido último das Escri-turas. As celebrações encontram respal-do nos encontros baseados no métododa Leitura Orante e vice versa. O mesmose dá entre catequese e liturgia, comuni-dade e ministério dos catequistas.

Conclusão

A Palavra de Deus na catequese deinspiração catecumenal adquire caracte-rísticas que se diferem de um esquema"conteudístico" e instrumentalizado daPalavra de Deus. Recupera seu statussacramental, pois é considerada em seucaráter simbólico e significativo, realizan-do aquilo que significa e manifestando naexistência dos discípulos a vida do Verboencarnado e glorificado que a Palavracomunica e revela. Celebrada na liturgianão deixa de ser ensino e lida nos encon-tros sob a forma da Leitura Orante nãodeixa de ser oração e experiência. Ostemas relativos à fé e propostos naorganização da catequese, seguindouma seqüência lógica e amparados porpropostas metodológicas claras, comoé o catecumentato para todo o proces-so catequético e a Leitura Orante paraos encontros, haverá de ser um cami-nho novo e frutuoso para toda a Igreja.

Deus na

e de Iniciação Cristãe de Iniciação Cristã

A celebraçãocolabora para que aBíblia seja ouvida e

não apenas lidacomo um manual de

conduta ou deensino, mas como

diálogo com Deus que

transforma e recriaa comunidade na

vida em Cristo,sentido último das Escrituras.

Page 12: Jornal Diocese Informa Setembro 2009

12 > Diocese Informa Setembro 2009

GGEERRAALLECUMENISMO

Aconteceu, em Curitiba, o Encon-tro entre Bispos da Igreja Católica Roma-na e Pastores Sinodais da IECLB. Oevento foi coordenado pela Presidênciada IECLB, e pela Comissão Bilateral deDiálogo. A Constituição da IECLB, noseu Artigo 5º § 2, afirma: "A naturezaecumênica da IECLB se expressa pelovínculo da fé com as igrejas no mundoque confessam Jesus Cristo como único

Senhor e Salvador". Na história das nossas igrejas descobrimos,com gratidão, alguns pioneiros do ecumenismo no Brasil. Entremuitos outros nomes, cito pela IECLB, o P. Dr. Ernesto Schlieper,P. Breno A. Schumann, P. Bertoldo Weber, pela ICAR, o Pe. Frede-rico Laufer S.J., D. Gregório Warmeling. Todos eles empenhados"na busca da unidade do povo cristão pelo caminho do ecumenis-mo". A motivação ao diálogo remete à vontade do próprio Cristo,

Senhor da Igreja. Ele intercedeujunto ao Pai para que haja unida-de "na família da fé a fim de queo mundo creia" (João 17. 21).

Tanto na IECLB, comona ICAR, de modo especial noespaço geográfico de Santa Cata-rina, o Espírito de tolerância e acooperação entre católicos e lute-ranos se tem manifestado ao lon-go da sua história. Em comunhãoqueremos fortalecer o diálogo,celebrar, avançar na disposiçãode cooperação e investir no estu-do de assuntos, pertinentes eatuais, que favoreçam a presençamissionária das igrejas na socie-dade brasileira. É caminhada aexigir paciência, reflexão e persis-tência.

O Pe. Jesus Hortal, pro-fessor e pessoa dedicada aospropósitos ecumênicos em nossopaís, manifestou-se sobre a vivên-cia e convivência dos luteranos

no Brasil, desde que passaram a fazer parte do panorama religio-so brasileiro. Escreve ele: "O luteranismo tem contribuído para aformação da sociedade brasileira evidenciando a persistência e apaciência em condições pouco favoráveis de uma fé que pareciaestranha, mas vivida de forma pacífica, sem maiores conflitos".

O movimento ecumênico não dilui as particularidades con-fessionais, tampouco se assemelha a um "esperanto religioso" embusca de linguagem uniforme.

Entretanto, as particularidades confessionais que nos caracte-rizam, não são entraves na busca do diálogo e no fortalecimentode objetivos comuns. O Encontro de Curitiba, de 18 a 20.08.09,sinaliza um avanço nesta busca, em favor da sociedade brasileira.Ecumenismo - Para Onde? Que possamos juntos crescer e funda-mentar melhor o espírito de caridade, respeito mútuo e de sub-missão ao Espírito do Evangelho!

Manfredo SieglePastor Sinodal

Ecumenismo, para onde?

Dom Helder Câmara temmuito a nos ensinar, nós queprocuramos mergulhar na suavida, neste ano do centenário deseu nascimento. Ele que desdea juventude mostrou-se determi-nado e comprometido com arealidade social, com os empo-brecidos, nunca se esquecendodo conselho de seu pai: "Meufilho, você sabe o que é serpadre? Padre e egoísmo nuncapodem andar juntos. Padre temque gastar-se, deixar-se devorar".

Ao deixar o Ceará em1936 para abraçar, como padrenovo, uma nova missão na cida-de do Rio de Janeiro, como técni-co em educação do DistritoFederal, recebeu um conselho doseu bispo, que lhe disse: "Meufilho, é Deus, é Deus que está lhechamando para o Rio de Janeiro.Aceite! Vá, meu filho, vá!".

Foi para o Rio de Janeiro,trabalhou, trabalhou e ficouconhecido como o bispo dasfavelas. Mas seu superior, DomJaime de Barros Câmara, nãogostava, não achava bom ereclamava do seu contato aber-to, ao se dirigir as pessoas,dizendo: "O senhor não podefazer isso. Um bispo da Igreja éum príncipe e um príncipe nãopode se misturar". Mas DomHelder adorava se misturar!"Quantas vezes eu celebro emárea de miséria e o meu povocanta: O Senhor é o mau pastor,e nada me pode faltar. Eu olhoao seu redor e vejo que está fal-tando tudo".

Dom Helder confidenciou:"Uma de minhas maiores emo-ções, em toda minha vida, foiquando da abertura da primeirasessão do Concílio Vaticano II.Em sua aula inaugural, o PapaJoão XXIII disse com força:

‘Aqui estamos para a nossaconversão’ e ele mesmo seincluía. Isso significava que nós,cristãos, padres e bispos e até oPapa, precisávamos reaprendero Evangelho. A beber novamen-te da fonte d’água da vida que éo próprio Deus de Deus".

Foi o bispo brasileiro maisinfluente em todo Concílio Vatica-no II, com grande mérito abrir,para a Igreja, o caminho de reno-vação, da Igreja povo de Deus eque a mesma tinha que ir aoencontro dos sofredores e empo-brecidos, dos "sem voz e semvez". Dizia ele: "Se eu não meengano, nós, os homens da Igre-ja, deveríamos realizar dentro daIgreja as mudanças que exigimosda sociedade. Não pense queDeus ajuda a miséria. Deus nãoaprova as injustiças. As injustiçassociais são problemas nossos".

No Século passado, DomHelder foi a pessoa, entre todos

os brasileiros, mais conhecidano exterior. Depois de EdsonArantes do Nascimento (Pelé) eJuscelino Kubitschek foi ele,sem dúvida, o nome sobre oqual mais se perguntava fora doBrasil.

Completando 10 anos dasua morte, neste 27 de agos-to de 2009, dentro do seucentenário, somos convidadosa acolher o amor como dom,como inspiração e propostade vida. É impor tante olharpara convicção vocacional deDom Helder, para o brilho desua sabedoria, com raríssimasqualidades: inteligência, cultu-ra e espírito de liderança e, aomesmo tempo, com um incon-testável amor por todas aspessoas do planeta, marcadaspela dor e sofrimento de todanatureza.

Padre Geovane Saraiva, [email protected]

10 anos sem dom Helder Ele foi o bispo brasileiro mais influente em Roma

Dom Helder mostrou-se comprometido com a realidade social

O movimento

ecumênico

não dilui as

particularidades

confessionais,

tampouco se

assemelha a

um "esperanto

religioso"

em busca de

linguagem

uniforme.

Page 13: Jornal Diocese Informa Setembro 2009

Setembro 2009 Diocese Informa < 13

IIGGRREEJJAA MMIISSSSIIOONNÁÁRRIIAAMISSÕES

Estamos atravessando um momentodelicado, de muita insegurança e violên-cia, em nossa região. Parece que asondas da maldade querem nos afogar. Aviolência está invadindo nosso cotidiano.As forças da morte estão se manifestan-do. Há um grito sufocado na garganta demuitas vitimas. Um dos juízes da cidademe falou que estamos vivendo um climade guerra civil. Costumo lembrar que a

autoridade se mantém de duas formas: com o respeito ou com omedo. O respeito é para sempre, uma vez que o conquistemos e osaibamos manter com dignidade. O medo, como depende da força,sempre acaba em algum momento. Isso serve para a sociedade civilcomo um todo, como para as relações interpessoais e familiares.Recentemente fizemos uma audiência pública no salão de nossaparóquia sobre a segurança e a situação da violência contra amulher. Numa das colocações foi lembrado que 63% dos casos deagressões contra a mulher acontecem dentro do próprio lar. Dessejeito o melhor é a pobre mulher andar na rua mesmo, porque dentrode casa ela só apanha. Foi explanado o sentido da lei Maria daPenha, que vem justamente combater esse tipo de abuso, assimcomo o machismo e aponta na garantia de relações sadias de gêne-ro. A bíblia nos indica que as mulheres precisam ser submissas aosseus esposos, mas que ele deve ser a cabeça de sua família. Ora,nenhuma mulher pode ter esse compromisso se o esposo perde acabeça ou se ele é sem cabeça. O mesmo texto fala da solicitude,do amor de entrega e da santidade. Convida à purificação pela pala-vra e não pelos tapas. Um comentário cômico diz que ao início dorelacionamento do casal ele fala e ela escuta, depois ela começa afalar e ele a escutar, no final, quando estão juntos, os dois falam e osvizinhos escutam. Sem contar que quanto mais gritamos, menossomos ouvidos. "Aquele que ama a sua mulher ama-se a si mesmo"(Ef 5,21-32). No fundo disso tudo está faltando a presença de Deusem nós, nas famílias e na sociedade. Me parece que as igrejas ecomunidades não estejamos sendo uma expressão da presença divi-na. Quanto mais igrejas temos, mais distante parece ficar o povo deDeus. Daí a necessidade de resgatarmos o espírito das ComunidadesEclesiais de Base, e hoje também dentro de uma concepção ecológi-ca, e nos voltarmos mais para a Palavra de Deus. A bíblia foi deixadade lado por muito tempo. Ela nos conduz a santidade e a salvaçãopela fé em Cristo. Nos corrige, nos educa na justiça, nos torna perfei-tos, pessoas de Deus, ajuda a refutar, a argumentar, nos prepara paratoda boa obra (2Tm 3,14-17). Lendo, meditando, orando e contem-plando a Palavra, trazemos Deus mais perto de nós. Enchemos nos-sos corações, casas e comunidades de graça, de bênçãos. Muitagente, com essa violência toda, corre pedir a bênção, porque quer selivrar do mal. Ora, a benção é para colocar o bem e não para tirar omal. Onde há benção e amor, Deus aí está. Onde existe amor eDeus, o mal não pode ficar. O que passa é que ao querermos noslivrar do mal, doenças, encostos, espíritos, esquecemos de colocarDeus e deixamos muito lugar vago em nossas almas, lares e comuni-dades. Precisamos assumir com coragem, iluminados pela Palavra,as dimensões da Igreja de Cristo, manifestas na Celebração (liturgia)que une a fé e a vida, na Catequese catecumenal que nos faz pes-soas seguidoras, discípulas e missionárias e na Caridade com solida-riedade e justiça.

Padre Carlos AlbertoMissionário na Amazô[email protected]

Respeito é para sempre!

A paróquia de S. Franciscodo Sul programou um belíssimoencontro para os assessores daInfância Missionária. Aconteceuno dia 2 de agosto. A coorde-nação da Infância Missionáriada Diocese de Joinville, junta-mente com Cristiane, Marina eLuiz, da Comunidade Santa Pau-lina, da paróquia S. João Batis-ta, no bairro Fátima, tambémestiveram participando e levan-

do seus conhecimentos, parti-lhando suas experiências. Cris-tiane assessorou a metodologiada Infância Missionária. Asirmãs Isaura e Simone, da frater-nidade de Gap, organizaramcom carinho o encontro.

Vários par ticipantes daParóquia Nossa Senhora da Gra-ça marcaram presença commuita alegria. As crianças daInfância Missionária, com muita

ternura, singeleza e espontanei-dade, apresentaram o Hino daInfância Missionária e outroscantos missionários. Foi emo-cionante, pois as crianças, emtoda a história da Infância Mis-sionária foi e é a presença ati-va e simples na Evangelização.A coordenação agradece aparóquia e todas as pessoasenvolvidas neste lindo dia deencontro e de missão.

Assessores da InfânciaEncontro aconteceu em São Francisco do Sul

Assessores e lideranças da Infância Missionária partilharam experiências e conhecimentos

Aconteceu na ComunidadeSão Francisco de Assis, dia 30 deagosto, as missões Dehonianaspopulares. A concentração dos mis-sionários foi às 8hs, no galpão dacapela. Após o café os missionáriosreceberam o envio, onde o padreFernado valorizou a disposição denós missionários visitarmos as famí-lias e a importância de sermosenviados, citando um trecho daCarta de São Paulo aos Romanoscap.10 verc.14-15 "porém comoinvocarão aquele em quem nãotem fé?e como crerão naquele dequem não ouviram falar,se não hou-ver quem pregue? e como pregarãose não forem enviados. Após oenvio formamos 14 duplas e visita-mos 170 famílias,cerca de 40 pes-soas trabalharam na missão. Encer-

ramos as atividades participandoda santa missa às 17h, celebradapelo padre Fernando, onde entrega-mos a Deus a nossa missão. Acada missão percebemos a alegriadas famílias que se sentem mem-bros da comunidade, na participa-ção das celebrações, festas na doa-ção do dízimo, no acompanhamen-

to aos filhos na Catequese, mastambém temos o desafio de con-quistar as famílias que não partici-pam da comunidade ou só apare-cem para receber os sacramentos.Peçamos a Deus mais operáriospara a sua messe. "Quão formosossão os pés daqueles que anunciamas boas novas" ( IS 52,7).

Missões Dehonianas em São Bento do Sul

Missionários Dehonianos visitaram 170 famílias, em São Bento do Sul

Page 14: Jornal Diocese Informa Setembro 2009

Assine o Jornal Diocese InformaA campanha de assinaturas para o nosso jornal "Diocese Informa" vai começar. Neste ano, o esforço de todosdeve ser renovado. Mesmo porque ele é o nosso principal meio de comunicação católico. Organize em suacomunidade ou paróquia, uma equipe que possa se dedicar à renovação e a coleta de novas assinaturas.Nossa meta é alcançar 15 mil assinantes. Com isso, nos tornaremos o jornal católico com maior circulaçãoem Santa Catarina. Vamos fazer chegar a Boa Nova de Cristo Jesus a todos. Por apenas R$ 15,00 por ano,você ajuda a evangelizar milhares de crianças, jovens, adultos e idosos. Que Deus lhe dê em dobro!

● Retirar nasecretaria(tradicional):R$15,00com direito

aos dois livrosdos Grupos

Bíblicos de Reflexãode 2010 ● Via correio:R$20,00 Prazo máximo paraconfirmação das assinaturas:até dia 31/12/2009mediante o pagamento. (não aceitamos pedido deassinaturas sem osrespectivos pagamentos)

● Lembre-sede fazer o seupedido de

materiais decatequese.

Você tem até odia10 de dezembro. O material traz conteúdossobre Sacramento eConfirmação (Crisma)Catequizando e Família.

● Organize emsua paróquia oucomunidade oMINISTÉRIODA

ASSINATURAcom o propósito de

incentivar mais católicos aassinarem o jornal da diocese.Como prêmio aos que se dedicaremà esta missão, a Diocese dará umaBíblia e uma camiseta do AnoSacerdotal para aquele ou aquelaque conseguir 20 novas assinaturas.Lembrem de alertar aos fiéis queeste jornal está sendo renovado.

Para assinar o Diocese Informa é muito simples: basta procurar qualquer Igreja Católica próxima de sua casa, em qualqueruma das 16 cidades da Diocese de Joinville (de Barra Velha até Itaiópolis) das 8h às 18h e aos sábados, das 8h ao meio-dia

Jornal

Diocese

Informa

Jornal

Diocese

Informa

Ministério

da

assinatura

Ministério

da

assinatura

Material

para

catequese

Material

para

catequese

Programa Católico tem audiência na região LesteÈ com muita alegria que

partilho com você, leitor de nos-so jornal Diocese Informa sobreum grande veículo de evangeli-zação existente em nossa paró-quia, o programa "SemeandoEsperança" que vai ao ar diaria-mente, de segunda a sexta-feirana Rádio União, uma rádiocomunitária Legal na região Les-te de Joinville.

O programa SemeandoEsperança teve início, junto coma Rádio União FM, em setembrode 2006. O primeiro dia emque fomos ao ar, no dia 15 desetembro, para nós que éramostotalmente inexperientes neste

trabalho, foi uma agradável sur-presa. Logo percebemos a gran-de audiência e a participaçãode ouvintes . As expectativasforam sendo superadas e hoje,às vésperas de completar trêsanos no ar, continuamos comuma significativa participaçãode muitos ouvintes que todos osdias ligam seu rádio ou nosouvem pelo site da Rádio União,www.radiouniao.fm.br.

Este é um projeto, que eusempre digo, de Deus. Percebodia-a-dia o quanto tem feito adiferença na vida de muitos queescutam o programa. A partirdas mensagens ali refletidas,

encontram mais esperança paracaminhar. O próprio nome doprograma já diz: nossa missão ésemear esperança, espalhar obem e suscitar muitas alegriasem todos os corações.

At ravés do p rogramarepresentamos nossa IgrejaCatólica e nos colocamos aserviço da Diocese, sempredivulgando os eventos diocesa-nos , comarcais e de outrasparóquias que nos solicitam.Sendo assim, se você aí emsua paróquia precisar, serápara nós um grande prazer!

Isa Gonçalves – Comunicação, Paróquia São Paulo Apóstolo - Comasa

14 > Diocese Informa Setembro 2009

FFAAMMÍÍLLIIAA

Semeando Esperançacompleta 3 anos no ar

Isa Gonçalves apresenta o programa, das 11h às 12h, na União FM

Page 15: Jornal Diocese Informa Setembro 2009

Pastoral da SobriedadeDia 12 agosto aconteceu a

abertura de um novo grupo daPastoral da Sobriedade na Paró-quia São Vendelino, em Schroe-der. Os grupos da Paróquia SãoJudas Tadeu e São Sebastião sefizeram presentes para animação

desta reunião. Contamos com apresença de padre Alfredo, párocodaquela comunidade. Parabeniza-mos aos agentes do novo grupo,e pedimos a Jesus Libertador queabençõe esta comunidade. Valério e Arlete, coordenadores Diocesano

Representantes da Comar-ca de São Bento realizaram ativi-dades durante este 1° semestrede 2009.

Em abril foi celebrado oDia Mundial as Saúde com umamissa solene, onde foi falado daimportância das ervas naturaispara a nossa saúde, ao finalforam distribuídos pacotinhoscom ervas acompanhados dereceitas caseiras.

No dia 24 de maio hou-ve um retiro espiritual, e tam-bém abordagens sobre ervasmedicinais.

Dia 14 de junho houveuma reunião com a presença daequipe da pastoral da saúde deJoinville e também participaramdesta reunião Padre Kleber daParóquia Puríssimo Coração deMaria e Dona Cleia Maria BorckRoesler secretária do desenvolvi-

mento comunitário da PrefeituraMunicipal de São Bento do Sul.Frisou - se a importância da pas-toral da saúde em nossa comu-nidade, o bom trabalho que vemsendo realizado para as famíliase os esforços de cada membroda pastoral para o bem estardas pessoas.

Elvira Wünsch – Coordenadora Pastoral Saúde Comarca São Bento

Venham conhecer um dos 15 grupos da Pastoral Antialcoólica, que aDiocese de Joinville oferece a todo aquele que precisa. Quem sabe,tem um perto de você. Tenha coragem porque tudo é possível. Venha!

Pastoral Antialcoólica

GRUPO REUNIÕES HORA BAIRRODivino E. Santo domingo 19:15 PetrópolisN.S. dos Migrantes domingo 19:15 Jardim ParaísoSão João Batista segunda 20:00 FátimaBom Jesus segunda 20:00 AventureiroN.S. de Fátima segunda 20:00 ItaumS. Miguel Arcanjo terça 20:00 Estevão de MatosS. Judas Tadeu quarta 20:00 ItaumS. Paulo Apóstolo quarta 20:00 Boa VistaN.S. Auxiliadora quinta 20:00 Costa e SilvaSagrada Família quinta 20:00 GuanabaraSta. Rita de Cássia sexta 20:00 João CostaImacul. Conceição sexta 20:00 Boa VistaCristo Libertador sexta 20:00 Jardim FrancineSanta Terezinha sábado 19:00 Parque JoinvilleDivina Misericórdia sábado 19:00 S. Franc. do Sul.

Para refletir: "Todo aquele que pede ajuda hoje, é o que vai ajudar outrosamanhã". Que Deus abençoe a todos. Ligue: 3426 0298 / 9964 1500

Setembro 2009 Diocese Informa < 15

&&PPAASSTTOORRAALL MMOOVVIIMMEENNTTOO

Saúde em São BentoPastoral da Saúde cheia de atividades em 2009

Comarca de São Bento do Sul tem Pastoral da Saúde, bastante atuante junto às comunidades

Integrantes da Pastoral da Sobriedade reunidos em Schroeder

Oi! Estamos aqui novamente para falarmos dos trabalhosque desenvolvemos. E para este mês vamos conheceralguns dos nossos principais objetivo. Podemos relacionar: • Integrar, auxiliar e apoiar, as obras sociais existentes

na Diocese.• Prestar serviços de assistência integral às pessoas idosas que

dela necessitem, sem distinção de raça ou credo religioso.

• Estimular o protagonismo infantil juvenil por meio deações sócio-educativas.

• Promover e executar ações de educação e forma-ção profissional.

• Fomentar as ações de geração de trabalho e renda.• Atender o indivíduo e a família em situação de vul-

nerabilidade e risco social, priorizando os egressosdo regime prisional ou em situação de rua.

• Prestar atendimento às comunidades indígenas.• Coordenar e prestar serviços de assistência integral a pes-

soa idosa, por meio de instituição de longa permanência.• Atender grupos de idosos por meio de serviços de convi-

vência e sociabilidade.• Promover ações que assegurem segurança alimentar e

nutricional.• Firmar convênios com o poder público.

• Articular ações de promoção à saúde.• Prestar serviços de Educação Infantil.• Propiciar entretenimento cultural, esportivo, turismo e de

lazer, com a promoção de eventos. O que achou? É bastante coisa nê? E você também podeser um dos nossos parceiros ou quem sabe até ser umvoluntário! Venha nos conhecer. Teremos prazer em conver-sar e apresentar os nossos projetos. Nosso endereço é rua Jaguaruna, 147 – Centro – Joinville. Nosso contato é pelo telefone (47) 3451-3700, podendo falar com Pricila, Vanessa ouCarla. O e-mail é [email protected]. Para o mês que vem estamos preparando uma matéria para vocêconhecer a história desta grande Obra chamada ADIPROS.Lembre-se de ler. Grande abraço. Até lá. Equipe ADIPROS.

Agora!Adipros

Page 16: Jornal Diocese Informa Setembro 2009

Contra o extermínio dajuventude, na luta pela vida

"Juventude em marcha contra a violência"

Neste ano completamos 24DNJs acontecidos. Alegra-nos otestemunho e a persistência dasPastorais da Juventude ao ser vozdas multidões silenciadas; ao pau-tar temáticas na defesa da vida edos direitos juvenis, confrontandocom o modo pelo qual a juventu-de é considerada pelo estado bra-sileiro, pela sociedade, pelas famí-lias, pela Igreja.

É hora de avançar! O DNJ jánão encontra mais sentido isolada-mente. Ele se liga à Campanha daFraternidade – que acontecedurante a quaresma e às ativida-des permanentes das PJs: Semanada Cidadania – de 14 a 21 deabril e Semana do/a Estudante –9 a 15 de agosto. O DNJ é partede um todo maior que busca adignidade jovem; ele celebra aslutas anuais dos/as jovens organi-zados; é a mobilização maior, con-centrando multidões de jovensque buscam novas relações devida pautadas na justiça social, nopoder popular, na legitimidade dadiversidade, no protagonismo juve-nil, na educação libertadora, naconstrução da paz.

Este ano o DNJ ocorrerá nacidade de Mafra e desde já pedi-mos a Deus que nos abençoe nes-te grande encontro e que possa-mos em sintonia com toda a dio-cese celebrar a PAZ que é FRUTODA JUSTIÇA!

O SUBSÍDIO

Para contribuir na reflexão epreparação para o DNJ, o Setor daJuventude Nacional preparou umsubsídio contém três roteiros deencontros e uma celebração.

A nossa diocese propõe queestes encontros sejam vividos nastrês semanas que antecedem oDNJ. Foi sugerida pela equipeorganizadora uma CelebraçãoEucarística para a abertura domês da Juventude no último finalde semana de setembro. E nosfinais de semana consecutivossomos convidados a refletir nosencontros sobre as temáticas: aviolência entre os jovens e aexclusão social, o extermínio dajuventude e a redução da maiori-dade penal e jovens construtoresda paz e da justiça.

Com a intenção de disponibi-lizar um material que seja proveito-so para a reflexão do DNJ 2009,foi elaborado um subsídio compoesias, dinâmicas, músicas, cita-ções bíblicas, textos e ainda indica-ções de sites, livros e filmes. Estematerial foi construído por muitasmãos, sonhando levar a nossa

juventude uma reflexão sobre umtema que está presente em nossocotidiano. Mãos à obra! Vamos lá,agora é a nossa vez de fazer acon-tecer. Que o clamor na luta pelavida de todos seja o nosso ideal.

Sua Paróquia estará receben-do os materiais. Fique ligado!

Escola Diocesana da Juventude

Em vista a grande necessida-de da formação e capacitação danossa juventude, o Centro DomHélder neste ano de 2009 estáelaborando a criação de umaEscola Diocesana da Juventudeque tem por objetivo a formaçãode lideranças, Assessore e agentesPastorais para atuarem junto a nos-sa juventude. A Escola terá iníciono ano de 2010 e terá 1 ano deduração para a formação de lide-ranças e 2 anos para a formaçãode Assessores.

16 > Diocese Informa Setembro 2009

COLUNA DO MÚSICOPor Juliano Joaquim ( J.J ), [email protected]

Música na missa e celebrações (parte 1)

Paz e Bem , nos próximosmeses vamos estudar um poucosobre a música na missa e celebra-ções. Neste espaço, estudaremosaquela que é o ápice da vida cristã:a Celebração Eucarística.Cada músi-ca da Celebração Eucarística temseu papel e Inspiração própria decada momento litúrgico dentro dacelebração."A liturgia, como exercí-cio da função sacerdotal de Cristo,comporta um duplo movimento: deDeus aos homens, para operar asua santificação, e dos homens aDeus, para que eles possam adorá-lo em espírito e verdade." (Instruçãosobre formação litúrgica nos semi-nários, p.49). I - RITOS INICIAIS Preparação Éum momento que foi esquecidodurante algum tempo e agora estávoltando ao uso. Enquanto alguns"acolhem" os irmãos que estão che-gando para a festa da Eucaristia, oministro de música pode preenchero ambiente com um solo instru-mental. Alguns, neste momento,costumam ensaiar as canções quefarão parte da celebração. Pode-setambém colocar um CD de medita-ção, ou das músicas que se iráensaiar. O importante é criar umambiente de vida, pois é Cristo, Ver-dade e Vida, que iremos celebrar.

Entrada Toda a assembléia,unida em uma só voz, canta aalegria festiva de reunir-se comoirmãos em torno do Cristo. Estacanção deve deixar claro paratoda a assembléia, que festa, oumistério do Tempo Litúrgico (Asegunda "perna" do tripé litúrgi-co") iremos celebrar. Todo o povodeverá ser envolvido na execuçãodesta canção.

A primeira impressão sempremarca todo o relacionamento.Assim também o canto inicial mar-cará toda a celebração.

Os instrumentos terão a fun-ção de unir, incentivar e apoiar ocanto. Não deverão cobrir as vozesdificultando a compreensão do tex-to. Ninguém participa de uma cele-bração para ser admirado, ou paraaumentar seu ibope na comunida-de. "Tocar na Missa" é um serviço euma oração. Todo este canto como

a procissão do sacerdote não deve-rão ser demasiado longas. O cantodeve terminar quando o sacerdotechega ao altar.

Ato Penitencial Neste cantoaclamamos a Cristo como "NossoSenhor" e lhe pedimos perdão. Éum canto de repouso. Sua melodiadeve traduzir a contrição de quempede perdão. Todo o povo deve par-ticipar deste canto, mas admite-seum diálogo solista-povo.Não é necessário que este cantoseja muito "florido". A simplicidadeé a melhor forma de expressar oarrependimento. O instrumentistadeve traduzir este espírito de con-fiança e invocação acompanhadode modo suave, quase imperceptí-vel. Para isto pode-se até excluir apercussão deste momento.

Glória Esta é a canção da ale-gria, o canto que os anjos e pasto-res cantaram para saudar o nasci-mento do redentor (cf. Lc 2,14).Desde o século IV que os cristãoscantam. Houve uma época que sóos bispos o podiam cantar. Hojerecomenda-se que toda assembléiacante o "glória" com ânimo e ale-gria. Para isso é útil bater palmas,erguer os braços, repicar os sinosexpressando Glória a Deus nas Altu-ras... É importante não esquecerduas coisas: que o canto e suasexpressões devem seguir a realida-de da assembléia e que continua-mos com os pés no chão, e que onascimento de Cristo, hoje, depen-de de nossa boa vontade.Este can-to é excluído no advento e na qua-resma, nos outros tempos deve serexecutado e de preferência "canta-do". Não é bom que seja parteexclusiva do coral. Este poderá can-tá-lo em diálogo com o povo.O gló-ria deve ser, antes de tudo, umamanifestação do louvor a Deus-Paie ao Cordeiro.Os instrumentos têmpapel importantíssimo neste canto.A percussão poderá ser bem explo-rada. É claro que a parte não deve-rá sobressair em detrimento dotodo, mas neste canto os instru-mentos poderão destacar-se umpouco mais.

Fonte: Portal da musica católica

Quem quiser conhecer um pouco mais: Fones: (47) 9192-8413/91090102 (Diego/Maisa) e-mail: eternosadoradores@hotmail. com

&&PPAASSTTOORRAALL MMOOVVIIMMEENNTTOO

Juventude no DNJ 2009DNJ 2009 será realizado na cidade de Mafra

Page 17: Jornal Diocese Informa Setembro 2009

EENNTTRREEVVIISSTTAA

Setembro 2009 Diocese Informa < 17

Vida após o

álcoolANTÔNIO CARLOS COSTA

Alcoolismo – Com que idade começou abeber?Antonio Carlos Costa - Entre 14 e 15 anos

Alcoolismo - O que o senhor perdeu oudeixou de conquistar durante esseperíodo?Antonio - Bebi demasiadamente até osmeus 33 anos, mas não aceitava a condi-ção de alcoólatra. Nesse período minhamaior perda foi à dignidade, capotei doiscarros e etc. Perda material foi pouco, real-mente deixei de conquistar, por exemplo,uma vida mais feliz e muitas outras coisas

Alcoolismo - Ocorreram problemas comsua família e trabalho? Quais?Antonio – Vários problemas. Eram normaisas manipulações, mentiras, nunca tinhadinheiro para nada, apesar de ganhar umbom salário. No trabalho, pouco produzia,pois permanecia a maior parte do meuhorário de trabalho nos bares. Só não fuidemitido, pois sou funcionário público.

Alcoolismo - Quanto tempo o senhorlevou para aceitar que estava doente?Antonio – Depois que parei ainda fiqueiuns dois anos me questionando, apesar denão beber. É, realmente, difícil de aceitar.

Alcoolismo - É para tratar a doença,como fez?Antonio - Quando me conscientizei que eraum alcoólatra a situação ficou mais fácil.Com muita força de vontade e perseverança.

Alcoolismo - E o livro? Quando decidiuescrever e por quê? Quanto tempodemorou para escrevê-lo?Antonio - O Objetivo do livro é sinalizar aspessoas, principalmente os jovens que seencontram na garra do alcoolismo, queabandonar a bebida é para quem quer enão para quem precisa. Demorei cerca deoito meses para concluir o livro.

Alcoolismo - Fale um pouco mais sobreo livro...Antonio - O livro retrata a minha vida eexperiência no alcoolismo, como entrei e saidessa desgraça e vários depoimentos decompanheiros, de vários níveis sociais, quetambém abandonaram a bebida.

Alcoolismo - Existe um limite para sebeber? Existe "beber socialmente"?Antonio - Para o alcoólatra, bebedor proble-ma, alcoolista etc, o limite é o desmaio eapagamentos; bem como, muitos bebematé a morte.

Alcoolismo – O nome do seu livro éAlcoolismo – A doença que muitosescondem, Porque muitos escondem oalcoolismo?Antonio - Porque é uma doença que estig-matiza as suas vítimas. Ninguém quer serchamado de bêbado, por exemplo.

Alcoolismo - O senhor tem filhos? Elesbebem? Dá ou deu algum tipo de conse-lho para eles?Antonio - Sim. Tenho 2 filhos e, segundoeles, provaram e não gostaram. Pois oexemplo não é a melhor maneira de vocêtransformar alguém, mas sim a única e,talvez, pelo meu exemplo não se entusias-maram pela bebida. Eu não sou contra abebida e a doença do alcoolismo nãoestá na garrafa e sim dentro daquelaspessoas que ao ingerir uma só dose debebida alcoólica, desperta uma compul-são sem limites.

Alcoolismo - Como o senhor vê as pro-pagandas de bebidas no Brasil?Antonio - Danosas à sociedade. Observeque nas propagandas só aparecem lindasmulheres, homens sarados e de sucesso,não aparece um negro, nem ninguém inter-nado em clínicas psiquiátricas ou em hospi-

tais, lembrando que mais de 60% dos leitosdo setor de ortopedia dos hospitais, sãoocupados por vítimas diretas ou indiretas doalcoolismo. Haja visto o grande número deacidentes em trabalho e veículos, praticadospor pessoas embriagadas.

Alcoolismo - E o tratamento do alcoo-lismo. O que o senhor acha que deveser feito?Antonio - Muitos precisam de clínicasou acompanhamento médico, tal o esta-do avançado da doença como deliriumtremmes, subnutrição e outros proble-mas clínicos ou patológicos e outrosapenas com grupos de mútua ajudatipo Alcoólicos Anônimos ou igrejas,conseguem entender a sua doença eparar de beber.

Alcoolismo - Deixe um recado pra quemestá começando ou para quem escondea doença?Antonio - Abandone enquanto é tempo eevite um trilhar de desgraças e decepções,beber não é sinônimo de viver a vida, e simde desilusões e tristezas. Lembre-se que omal do protegido é o protetor, assuma deverdade a sua doença, só assim o tratamen-to fica mais fácil.

A doença que muitos escondem é o livroque conta a história de um ex-alcoolistaque hoje realmente vive a vida

Antonio Carlos Costa, autor do livro, tem 53 anos, natural da

cidade do Rio de Janeiro onde vive até hoje, conta sua traje-

tória movida a álcool até um certo momento em uma entre-

vista exclusiva para o site Alcoolismo. Antônio já usou outras

drogas como maconha, LSD, entre outras, mas conta que sua

preferida sempre foi o álcool. Confira a entrevista na íntegra.

Page 18: Jornal Diocese Informa Setembro 2009

&&FFAATTOOSS FFOOTTOOSS

18 > Diocese Informa Setembro 2009

SetembroInício Fim Hora O que Onde16-Set 19h30 Reunião Ceb´s Centro Diocesano de Pastoral16-Set 19h30 - 21h Reunião Assessores Infância e Adolesc. Missionária Centro Diocesano de Pastoral16-Set 19h - 21h Reunião Comarcal Catequese Jlle Norte e Sul Centro Diocesano de Pastoral16-Set 19h - 21h30 Curso de Libras Centro Diocesano de Pastoral17-Set 19h - 21h Reunião Mov. Regnum Christi Centro Diocesano de Pastoral17-Set 19h - 21h30 Escola Comarcal de Catequese Jlle Norte e Sul Centro Diocesano de Pastoral18-Set 19h - 21h30 Reunião Coordenadores Grupo Oração e núcleo RCC Centro Diocesano de Pastoral18-Set 14h - 17h30 Reunião Comarcal Pastoral da Saúde - Jlle Sul Centro Diocesano de Pastoral19-Set 13h30 - 22h Escola Diocesana de Comunicação Centro Diocesano de Pastoral19-Set 8h - 12h Escola Vocacional - Serv. Animação Vocacional Centro Diocesano de Pastoral19-Set 14h - 17h Reunião Com. Lumen - Leigas Consagradas Centro Diocesano de Pastoral19-Set 8h30 Reunião Diocesana Grupos Bíblicos de Reflexão Jaraguá do Sul19-Set Reunião Diocesana de Liturgia Mafra20-Set 7h30 - 12h Retiro Pastoral Familiar e Movimentos Centro Diocesano de Pastoral20-Set 8h Reunião e Formação Comarcal Pastoral Saúde Rio Negrinho20-Set 14h - 17h Retiro Ministros Norte São João Batista - Jardim Iririú23-Set 19h - 21h30 Curso de Libras Centro Diocesano de Pastoral23-Set 19h30 - 21h30 Reunão Comacal Grupos de Reflexão Jlle Sul Santuário S.C.J. - Bucarein -Jlle24-Set 19h30 - 21h15 Escola Comarcal de Catequese Jaraguá do Sul Par. Sr. Bom Jesus - Guaramirim24-Set 19h30 Escola de Ministros Centro Diocesano de Pastoral25-Set 19h30 Reunião Comarcal Pastoral Familiar Jlle Sul Par. N.S. Fátima/Itaum/Jlle25-Set 27-Set Encontro de Casais Pastoral Familiar - Com. Mafra São Lourenço - Mafra25-Set 27-Set 42ª Assembléia Regional de Pastoral Lages26-Set 27-Set Retiro Ministérios Cura e Libertação RCC Arca da Aliança26-Set 8h - 12h Seminário Ecumenismo Centro Diocesano de Pastoral26-Set 27-Set 8h Formação Diocesana de Catequese Centro Diocesano de Pastoral26-Set 27-Set 13h30 Escola Diocesana de Comunicação Centro Diocesano de Pastoral26-Set 14h - 19h Escola Diocesana de Liturgia Centro Diocesano de Pastoral26-Set 27-Set 8h Estágio Vocacional Seminário Div. Esp.Santo/Jlle27-Set 13h30 - 17h Escola Ministerial - Emidi - Com. São Bento do Sul Oxford - São Bento do Sul27-Set Encontro Comarcal Apostolado Oração - Com. Mafra Par. São José - Mafra30-Set 19h30 Reunião Comarcal Grupos Reflexão Comarca Jlle Norte Centro Diocesano de Pastoral30-Set 19h - 21h30 Curso de Libras Centro Diocesano de Pastoral

Outubro1-Out 19h30 Curso de Bioética Centro Diocesano de Pastoral1-Out 19h30 Reunião Comarcal de Liturgia Jlle Norte Centro Diocesano de Pastoral1-Out 15h Missa da Pastoral da Pessoa Idosa Par. Santo Antonio - Jlle1-Out 8-Out Semana da Vida - Dia do Nascituro Paróquias3-Out 13h30 - 22h Escola Diocesana de Comunicação Centro Diocesano de Pastoral3-Out 8h -12h Escola de Fé e Doutrina Social da Igreja Centro Diocesano de Pastoral3-Out 8h - 12h Reunião Conselho Diocesano RCC Centro Diocesano de Pastoral3-Out 13h30 - 21h Escola de Dança Sacra Centro Diocesano de Pastoral3-Out 15h - 18h Encontro Palavra de Vida- Mov. Focolares Escola Germano Timm/Jlle3-Out 13h30 - 17h Escola Comarcal de Catequese Mafra Par. São José - Mafra3-Out Reunião Diocesana dos Ministros/as Par. Sta Luzia - Joinville3-Out Dia da Vida Praça Nereu Ramos - Jlle4-Out Encontro Ministros Eucaristia - Com. Mafra Par. N.Sra. das Graças - Mafra5-Out Assembléia Comarcal Pastoral da Saúde - Mafra Mafra6-Out 14h - 17h Reunião Comarcal da Pastoral Pessoa Idosa Centro Diocesano de Pastoral7-Out Conselho Comarcal de Pastoral - Jaraguá a definir7-Out 19h - 21h30 Curso de Libras Centro Diocesano de Pastoral8-Out 19h - Reunião Pascom Jlle Sul Centro Diocesano de Pastoral8-Out 19h30 Escola de Ministros Centro Diocesano de Pastoral8-Out Reunião Comacal Ministros/as São Bento do Sul Rio Negrinho9-Out Assembléia Comarcal Pastoral da Saúde - Jlle Sul Centro Diocesano de Pastoral9-Out 11-Out Seminário Regional Campanha Fraternidade 2010 Lages10-Out Reunião Comarcal Pastoral da Saúde São Bento do Sul13-Out 8h30 Reunião Conselho Presbíteros Centro Diocesano de Pastoral13-Out 19h30 Conselho Comarcal de Pastoral - São Bento do Sul São Bento do Sul14-Out Reunião Comarcal Clero Sul Jlle Barra do Sul14-Out 19h Reunião Comarcal Pastoral Carcerária Casa Pastoral - R. São Paulo - Jlle14-Out 19h30 Reunião Comarcal Ministros/as - Jlle Sul Centro Diocesano de Pastoral14-Out 19h30 - 21h Reunião Pastoral Consolação e Esperança Centro Diocesano de Pastoral14-Out 8h30 - 17h Reunião Diocesana Pastoral da Saúde Centro Diocesano de Pastoral14-Out 19h30 Reunião Equipe Diocesana Grupos de Reflexão Centro Diocesano de Pastoral14-Out 14h30 Conselho Econômico Pastoral da Criança Centro Diocesano de Pastoral14-Out 19h - 21h30 Curso de Libras Centro Diocesano de Pastoral14-Out 19h30 Reunião Pascom Jlle Norte Centro Diocesano de Pastoral15-Out 19h - 21h30 Escola Comarcal de Catequese Jlle Norte e Sul Centro Diocesano de Pastoral15-Out 19h30 Reunião Comarcal Pastoral Familiar Jlle Norte Par. N.S. Fátima/Rua XV/Jlle

CRONOGRAMA

Paróquia NossaSenhora Medianeira

Coroaçãode Maria

O Encontro paroquial da Mãe

Peregrina, realizado na

Comunidade Nossa Senhora

Medianeira foi assessorado pela

irmã Miriam, de Florianópolis.

Liderada pelo pároco, padre Osmar,

que Nossa Senhora, Rainha e

Vencedora três vezes admirável de

schoenstatt derrame suas bênçãos

para toda esta comunidade.

A paróquia CristoRessuscitado reuniucrianças e jovensnuma bela coroaçãode Maria, no dia 18 de agosto, dia da Assunção, em Joinville.

MacarronadaVocacional Local: Seminário Diocesano Divino

Espírito Santo na Rua Florianópolis,

915 – Joinville Quando: 12 de setem-

bro. Abertura com missa às 18h. Valor:

R$ 10,00 (com direito a um copo de

refrigerante). Em prol das vocações.

Programa "Sementeiras" Produzido pelos seminaristas do Semi-

nário Diocesano Divino Espírito Santo.

Aos sábados, das 14 às 15 horas na

Rádio Difusora 1480 AM

Bodas de DiamanteO casal Mário e Deolinda Vieira, da Capela Divino Espí-

rito Santo, de Schroeder, comemoram no próximo dia

23 de Setembro as Bodas de Diamante. São 60 anos de

matrimônio, abençoados pelo nascimento de seus 7

filhos, 21 netos e 7 bisnetos. Em 1949, Mário e Deolin-

da celebraram o seu casamento. Agora, 60 anos

depois, reúnem famíliares em uma missa de ação de

graças. Ao casal Mário e Deolinda Vieira, os votos de

muita paz, saúde e amor. Muitas felicidades também

pelo aniversário de 80 anos de vida, que ambos com-

pletam ainda neste ano. PARABÉNS!!!

Page 19: Jornal Diocese Informa Setembro 2009

Setembro 2009 Diocese Informa < 19

SSEERRVVIIÇÇOODIREITOS HUMANOS

Já dizia Marx: o que nos caracterizacomo humanos é a capacidade de atuarconscientemente sobre a natureza modifi-cando-a para suprir nossas necessidades.Diante disso, não nos espanta que umapessoa tenha fugido através das gradesda nova ala do Presídio Regional de Join-ville, considerada segura. Isso nos faz pen-sar: parece que Marx estava mesmo cer-to, trata-se de um movimento próprio da

humanidade, essa evolução, essa "metamorfose ambulante" que pro-movemos na natureza que nos rodeia. E além, não importa o siste-ma ou estrutura inventados ou o grau de segurança empregado,mais cedo ou mais tarde o ser humano conseguirá achar umamaneira de ultrapassar o limite físico que lhe foi imposto.

Durante a visita de agosto do Conselho Carcerário de Joinville,em conversa com o apenado autor da proeza, os fatores motivadoresdesta situação puderam ser apurados com mais clareza.

Eu lhe perguntei se tudo que estávamos lendo nos jornais eraverdade, que o motivo de sua fugaera saudade da família. Pois bem,de fato, não foi surpresa saber queoutros fatores envolvendo agressões,ameaças, medo e o descumprimen-to da Lei de Execuções Penais semisturavam ao principal motivo: sen-timento de injustiça e desejo derever a esposa e demais familiares.

Compete a cada pessoafazer seu julgamento sobre asituação, contudo sob o ponto devista dos direitos humanos, queaqui represento, chamo a atençãopara o elemento novo nessa notí-cia. Se bem me lembro, é a pri-meira vez que entre os motivos deuma fuga destaca-se o sentimen-to. Observem que não se trata deum sentir próprio do sistema pri-sional, mas algo humano, algoque todos sentimos independentede nossa condição social.

A real novidade então vemde encontro aos nossos esforços nos últimos onze anos de ConselhoCarcerário de Joinville e de trabalho da Pastoral Carcerária para a huma-nização do sistema prisional. Isto é, noticiando e explorando o sentimen-to por trás dos motivos, admitimos que falamos de seres humanoscomo nós, pessoas e não animais como já ouvimos em outras ocasiões,seres que sentem frio, fome, dor, tristeza, raiva e saudade.

Retornando aos limites que nos são impostos, não seria exage-ro afirmar que os muros das prisões ultrapassam sua dimensão físicae adentram o mundo de nossas cabeças, exigindo um esforço coleti-vo, também como Marx já apontou, para a superação da barreira dopreconceito e da intolerância. Penso que essa lição seja mais impor-tante do que fazer grades com espaços mais estreitos.

Nasser Haidar Barbosa, Psicólogo do Centro dos Direitos Humanos de [email protected]

Dra. Cynthia Maria Pinto da Luz vice-presidente do CMDH

Sentimentos aprisionados100 anos para refletir o Ecumenismo

Com o propósito de trocarexperiências, promover a unidadecristã e expôr os avanços alcança-dos nos 100 anos de caminhadaecumênica, representantes deSanta Catartina-Sul 4, Rio Grandedo Sul-Sul 3, Paraná-Sul 2 e SãoPaulo-Sul 1, reuniram-se para o VSulão. Luteranos, Católicos, Angli-canos, Metodistas, Evangélicos,Presbiterianos, Pentecostais, Batis-tas estavam presentes no eventoque aconteceu em Indaiatuba(SP) na Vila Kostka, em Itaici entre28 e 30 de agosto.

O Sulão contou com a pre-sença do coordenador geral dacomissão ecumênica Pe. JoséBison, animação do cantor ecompositor Xico Esvael e Roy deOliveira Duarte, além dos assesso-res Pe. Rui Melati, José Carlos deSouza Rev. da Igreja Metodista,Pe. Elias Wolff, Pe. Marcial Maça-neiro-SCJ (Sagrado Coração deJesus), Revda. Margarida Ribeiroda Igreja Metodista, Pastor Mar-cos Aurélio de Oliveira-IECLB(Igreja Evangélica de ConfissãoLuterana do Brasil) e 206 cora-ções ecumênicos abertos paraaprender, compartilhar e enchera bagagem de ânimo para propa-gar o ecumenismo nas suas

comunidades de origem. Abriu oSulão um memorial de persona-lidades que dedicaram seu traba-lho missionário à unidade doscristãos desde 1910, entre elesforam citados Mahatma Ghandi,Papa João XXIII e Martim LuterKing.. Houve uma caminhada aoredor da vila Kostka iluminada aluz de velas e com entoação demantras e canções ecumênicas.

Palestras expuseram pers-pectivas históricas e teológicasque aconteceram no decorrer de100 anos, deram um panoramasobre as convergências entre asdenominações. "Tudo quantodetermina em nossa salvação nósconvergimos", diz o padre MarcialMaçaneiro SCJ. As regionais tive-ram a possibilidade de partilharsuas experiências ecumênicas edivididas em pequenos grupos,apresentar três propostas para oecumenismo no Brasil.

Campanha da Fraternidade 2010

A Revda. Margarida Ribeiro eestudantes de teologia da IgrejaMetodista, prepararam uma vigí-lia de oração pela CaminhadaEcumênica, onde cada regional

foi convidada a levar em umabreve caminhada símbolos desua região que representaram adiferença entre cada uma delas.Ao final da vigília todos os sím-bolos foram colocados ao centrode um salão unidos de formaque um completasse o outro etodos juntos rezaram o Pai NossoEcumênico.

A Campanha da Fraternida-de 2010 Ecumênica, tambémteve seu momento. Com o tema:"Economia e Vida" e lema : "Nãopodeis adorar à Deus e ao dinhei-ro" Mt 6,24, foram expostas situa-ções que necessitam ser trabalha-das com urgência no mundo intei-ro, como a questão do consumis-mo desenfreado e a falta de zelocom o meio ambiente, além deuma breve reflexão sobre os ele-mentos do cartaz da campanha,que nos coloca diante das neces-sidades: sem Deus não podemosresolver e sem dinheiro não pode-mos viver, uma espécie de súplicapara saber discernir entre comousar bem o dinheiro sem ferir asnecessidades do próximo e a von-tade de Deus.

LIZANDRA CARPES DA SILVEIRA Estudante de Jornalismo

Compete a cadapessoa fazer seujulgamentosobre a situação,contudo sob oponto de vistados direitoshumanos, queaqui represento,chamo a atençãopara o elementonovo nessanotícia.

Page 20: Jornal Diocese Informa Setembro 2009

20 > Diocese Informa Setembro 2009

EESSPPEECCIIAALLEESSPPEECCIIAALL Setembro é um mês dedicado ao estudo da Bíblia.Dos chamados meses temáticos, neste queremos ouvir aPalavra de Deus de uma maneira mais efetiva. Não querodizer que a Santa Igreja não dedique os outros onzemeses para a leitura e a reflexão da Palavra de Deus. Éque, em setembro, faz-se um grande mutirão para lem-brar aos católicos a importância da Mensagem Divina.

É importante conhecer os ensinamentos do nossoDeus. "Feliz o homem que não procede conforme o con-selho dos ímpios, não trilha o caminho dos pecadores,

nem se assenta entre os escarnecedores.Feliz aquele que se compraz no serviçodo Senhor e medita sua lei dia e noi-te. Ele é como a árvore plantada namargem das águas correntes: dá frutona época própria, sua folhagem não

murchará jamais. Tudo o que empreen-de, prospera" (Sl 1,1-3).

Assim, neste mês de setembro, quando a naturezase aflora em cores várias, acenando a mais bela estaçãodo ano – a Primavera – a Mãe Igreja abre-nos os LivrosSagrados, para que seus ensinamentos nos seduza edediquemos especial atenção ao estudo da Palavra. Nãoé apenas ler, mas abstraí-la, interpretá-la corretamente e,mais importante ainda, vivê-la. É na vivência da Palavra ena participação da Eucaristia que nos faremos discípulose missionários, evangelizadores em nosso tempo.

É momento em que, atentos à Mensagem Divinacontida na Bíblia, se definirão as orientações para arealidade em que vivemos, confundida, muitas vezes,por conceitos consumistas e hedonistas, em detrimen-to do senso moral, da ordem social e do progresso navida espiritual. É o momento de, inspirados pelos Tex-tos Sagrados, cultivarmos a caridade fraterna e experi-

mentarmos essa vivência harmoniosa e fraterna àluz das Escrituras.

A Igreja Católica se dedica, desde os temposapostólicos, à meditação da Palavra de Deus.

Foi ela – a Igreja - assistida pelo Espírito Santo,quem definiu quais livros são inspirados ou

não, em quais textos Deus se revela.A Revelação é a manifestação de

Deus aos homens, de Si mesmo e deoutras verdades necessárias para a

salvação eterna. Mas há de ter, todocristão, o cuidado nessa que, para

muitos, poderá ser uma "expe-riência nova". Primeiro na

observância da edição utiliza-da da Bíblia Sagrada. Foi a

Igreja Católica quem acodificou, ou seja, defi-

niu quais livros foraminspirados por Deus.

A Bíblia que umcatólico deve utili-

zar precisa ter o

"Imprimatur", que é a autorização da Igreja, assegurandoser, aquela tradução, conforme a "Vulgata". Só a Igreja, aquem Nosso Senhor confiou como Depósito da Fé, temautoridade para custodiá-la, ensiná-la e interpretá-la semnenhum erro.

Depois, o piedoso leitor deverá cuidar em ler os Tex-tos Bíblicos sem julgá-los com a mentalidade de nossotempo. Ora, os Livros Sagrados foram escritos, há cercade dois mil anos – alguns bem mais antigos - em hebrai-co, aramaico e grego. Ao longo desses anos, certasexpressões podem ter sofrido outras interpretações, atémesmo nas traduções que se fizeram. A mensagem divi-na e a lição moral estão resguardadas pelo Magistério daIgreja que nos orienta nesta reflexão. Daí a necessidadede a edição utilizada ter a aprovação da autoridade ecle-siástica competente e o leitor, sempre que alguma dúvidase lhe suscitar o escritor bíblico, submeter-se à explicaçãoda Igreja. "Um critério metodológico fundamental na inter-pretação das Escrituras é a sintonia com o Magistério daIgreja", nos diz o Papa. De acordo com o Sumo Pontífice,"nunca podemos ler a Escritura por nós mesmos. Encon-tramos demasiadas portas fechadas e caímos em erros".

Nestes tempos em que muitos sofrem de umvazio profundo na alma, perdendo-se num sentimentode ausência de Deus, acontece sentirem o desejo deconversão e a esse processo se entregarem. Obviamen-te, "tudo é graça", como dizia Santa Terezinha. Mas essedesejo de conversão deve ser firme, decidido e, princi-palmente, por convicção. Serão evitados os desordena-mentos afetivos, em que a pessoa permite se conduzirapenas pela emoção. Todo o processo será leviano,bem como a leitura e assimilação da Palavra de Deusimprodutiva, correndo-se, ainda, o risco de não aprovei-tar bem os méritos da Sagrada Eucaristia, o momentoprincipal na vida cristã.

O autocontrole e a busca constante de uma claracompreensão do que a Bíblia Sagrada nos ensina e oque a Igreja orienta são fundamentais para que não sepromovam experiências que mais sugerem um fenôme-no de histeria coletiva.

"Como a vida da Igreja cresce com a assídua fre-qüência do mistério eucarístico, assim também é lícitoesperar um novo impulso de vida espiritual, se fizermoscrescer a veneração pela Palavra de Deus, que ‘permane-ce para sempre’". Este foi o desejo expresso pelo PapaPaulo VI na Constituição Dogmática "Dei Verbum"(18/11/1965). Este é o desejo que a Igreja sempre mani-festou na formação de seus filhos. Isto é essencial na for-mação de missionários evangelizadores em nossos dias.

Padre Wagner Augusto Portugal

Todo cristão develer, meditar a Pala-vra de Deus e colo-cá-la em prática. Épreciso entenderque toda oraçãosem ação é morta.

Sete

mbr

o Mês da

BíbliaNestes tempos em que muitossofrem de um vazio profundo

na alma, perdendo-se numsentimento de ausência deDeus, acontece sentirem o

desejo de conversão e a esseprocesso se entregarem