diocese de itapetininga anuario 2015

158

Upload: fabio-silveira

Post on 07-Apr-2016

275 views

Category:

Documents


12 download

DESCRIPTION

Anuário Diocese de Itapetininga 2015

TRANSCRIPT

Page 1: Diocese de itapetininga anuario 2015
Page 2: Diocese de itapetininga anuario 2015
Page 3: Diocese de itapetininga anuario 2015

Sum

ário

Sumário | Diocese de Itapetininga

Apresentação do BispoMensagem aos PresbíterosDesafios da EvangelizaçãoConclusões das Assembléias ParoquiaisBiografia do PapaBiografia do BispoHistórico da DioceseDepartamentos da CúriaConselhos da DioceseSeminário Diocesano São João Paulo IIComissão dos Diáconos PermanentesDiáconos PermanentesPresbíterosAniversário DiáconosAniversario PresbíterosAbreviaturas PastoraisAssessorias EclesiásticasCoordenadores DiocesanosConselho Diocesano de PastoralComunidades ReligiosasEntidades ReligiosasParóquias Região Pastoral ItapetiningaParóquias Região Pastoral TatuíParóquias Região Pastoral SulParóquias Região Pastoral NorteParóquias Região Pastoral OesteAnúncio das Solenidades MóveisAgenda 2015Calendário 2015 | 2016Discurso do Papa Francisco

03081522293132333435383947505458596066676970819299

105112113144145

Page 4: Diocese de itapetininga anuario 2015
Page 5: Diocese de itapetininga anuario 2015

Apre

sent

ação

Apresentação | Bispo Diocesano de Itapetininga

03 ueridos irmãos e irmãs da Diocese de Itapetininga,É com grande alegria que saúdo nosso Presbitério, Diáconos, Religiosas, Seminaristas e leigos, que formam essa porção do povo de Deus a mim confiada. Com muita esperança e alegria iniciamos o ano de 2015, que será muito rico para n o ss a v i d a e c le s i a l , co m v á r i a s c e l e b r a ç õ e s e c o m e m o r a ç õ e s significativas.

“Um Concílio concentrado sobre o mistério de Cristo e da sua Igreja e simultaneamente aberto ao mundo” (João Paulo II, TMA,18). Mais adiante, São João Paulo II, sintetizou o resultado do Concílio, dizendo: “Na Assembléia conciliar, a Igreja, para ser plenamente fiel ao seu Mestre, interrogou-se sobre a própria identidade, redescobrindo a profundidade do seu mistério de Corpo e Esposa de Cristo. Pondo-se docilmente à escuta da Palavra de Deus, reafirmou a vocação universal à santidade; proveu a reforma da liturgia, “fonte e cúme” da sua vida; deu impulso a renovação de tantos aspectos da sua existência, quer a nível universal, quer nas Igrejas locais; comprometeu-se na promoção das várias vocações cristãs, desde a dos leigos à dos religiosos, desde o ministério dos Diáconos aos dos Sacerdotes e dos Bispos; redescobriu, em particular, a colegialidade episcopal, expressão privilegiada do serviço pastoral desempenhado pelos Bispos em comunhão com o Sucessor de Pedro. Na base desta profunda renovação, o Concílio abriu-se aos cristãos de outras confissões, aos crentes de outras religiões, a todos os homens de nosso tempo. Em nenhum outro Concílio, se falou tão claramente da unidade dos cristãos, do

50 ANOS DO ENCERRAMENTODO CONCÍLIO VATICANO II

Q

Page 6: Diocese de itapetininga anuario 2015

Apre

sent

ação

Apresentação | Bispo Diocesano de Itapetininga

04 diálogo com as religiões não cristãs, do significado específico da Antiga Aliança de Israel, da dignidade da consciência pessoal, do princípio da liberdade religiosa, das diversas tradições culturais no seio das quais a Igreja realiza o próprio mandato missionário e dos meios de comunicação social”. (TMA,19).

O Papa Bento XVI, na sua primeira mensagem aos Cardeais eleitores, no dia 20/04/2005, disse: “Com o passar dos anos, os documentos conciliares não perderam atualidade; ao contrário, os seus ensinamentos revelam-se particularmente pertinentes em relação às novas situações da Igreja e da atual sociedade globalizada”.

“Quero dizer-vos uma palavra e a palavra é alegria. Sempre onde estão os consagrados sempre há alegria”, palavras do Papa Francisco na Carta Circular aos Consagrados e Consagradas intitulada “Alegrai-vos”, de 2 de fevereiro de 2014. Nesta carta, o Papa Francisco, com grande alegria e fé convocou um “Ano da Vida Religiosa Consagrada”, iniciado em 30/11/2014.Despertem o mundo! Este é o chamado que o papa Francisco faz aos consagrados, às vésperas da abertura do Ano da Vida Consagrada: “Saber transmitir a alegria e a felicidade da fé vivida em comunidade, de fato, faz crescer a capacidade de atração da Igreja. É o testemunho do amor fraterno, da solidariedade e da partilha que dá valor à Igreja.”.Três sãos os objetivos que o Papa Francisco indica aos consagrados:

– “Olhar para o passado com gratidão”, para manter viva a própria identidade. – “viver o presente com paixão”, vivendo o Evangelho a fundo e com espírito de comunhão. – “abraçar o futuro com esperança”, sem perder a coragem diante das inúmeras dificuldades.

2015: ANO DA VIDARELIGIOSA CONSAGRADA

Page 7: Diocese de itapetininga anuario 2015

Apre

sent

ação

Apresentação | Bispo Diocesano de Itapetininga

05“Está na hora da sociedade brasileira dar passos no sentido de buscar uma harmonia maior no relacionamento humano. Os nossos relacionamentos estão muito desgastados”. (Dom Belisário).De acordo com os últimos dados do mapa da violência, mais de 56 mil pessoas foram assassinadas no Brasil em 2.012, sendo 27.000 jovens. No primeiro semestre de 2014, foram mais de 35.000 denúncias de violência contra a mulher, por seus próprios maridos.A violência no trânsito faz mais de 90.000 vítimas fatais por ano, no Brasil.“A violência se manifesta na forma de morte de pessoas, na falta de ética na gestão da coisa pública, na impunidade. Provém do desprezo aos valores da família, da escola na formação do cidadão, do desprezo da vida simples”.(Dom Leonardo).Por que está acontecendo tanta violência? Que atitudes nossas podem contribuir para a paz? Mansidão, paciência, diálogo, ternura, respeito, cordialidade, gentileza, valorização das pessoas. “Praticando no dia-a-dia pequenos gestos como dirigir uma palavra, trocar um cumprimento, dizer “bom dia” ou oferecer um sorriso; estes gestos que tem imenso valor e não nos custam nada, podem dar esperança, abrir estradas, mudar a vida de uma pessoa.” Papa Francisco na mensagem para o dia Mundial da Paz. A Paz é dom de Deus e compromisso nosso. Podemos e devemos fazer algo para construir a paz: nas famílias, nas escolas, nas comunidades, no trabalho, no trânsito e em toda a Sociedade.

A Campanha da Fraternidade deste ano tem como tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade”, e como lema “Eu vim para servir” (cf. Mc 10,45).

CNBB PROMOVEO ANO DA PAZ

CAMPANHA DAFRATERNIDADE 2015

Page 8: Diocese de itapetininga anuario 2015

Apre

sent

ação

Apresentação | Bispo Diocesano de Itapetininga

06 O Objetivo geral é: “Aprofundar, à luz do Evangelho, o diálogo e a colaboração entre a Igreja e a sociedade, propostos pelo Concílio Vaticano Segundo, como serviço ao povo brasileiro, para a edificação do Reino de Deus”.Para isso a Igreja quer:- Aprofundar a questão da dignidade da pessoa, da integridade da criação e da cultura da paz, em espírito ecumênico e de diálogo inter-religioso.- Incentivar as pessoas e as comunidades a exercerem seu protagonismo no contexto social em que vivem. - Identificar os fatores que constroem a paz e o bem comum, para superar as relações desumanas e violentas.A prática de Jesus nos ilumina: “O Filho do Homem veio não para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate pela multidão” (Cf. Mc 10,45).A Igreja, as comunidades de fé, os Cristãos, são ativos na sociedade. Eles, pelo diálogo e pela caridade, cuidam das pessoas que são excluídas da sociedade. Ao mesmo tempo, participam ativamente das discussões e proposições que visam o bem de todos. Como nos diz o Papa Francisco: “Prefiro uma Igreja acidentada, ferida e enlameada por ter saído pelas estradas, a uma Igreja enferma pelo fechamento e comodidade de se agarrar às próprias seguranças” (EG).O que nós, cristãos, podemos fazer no dia a dia para imitar Jesus na doação e no serviço?

“Quaresma chega-nos como um tempo providencial para mudar de rota, para recuperar a capacidade de reagir diante da realidade do mal que nos desafia sempre.A Quaresma deve ser vivida como tempo de conversão, de renovação pessoal e comunitária, mediante a aproximação a Deus e a confiante adesão ao Evangelho.Por isso, a Quaresma é um momento favorável para se converter ao amor a Deus e ao próximo; um amor que saiba fazer sua, a atitude de gratuidade e de misericórdia do Senhor” (Papa Francisco).

QUARESMA

Page 9: Diocese de itapetininga anuario 2015

Apre

sent

ação

Apresentação | Bispo Diocesano de Itapetininga

07

Dia 30 de maio faremos a Romaria Diocesana ao Santuário Nacional e traremos a Imagem Peregrina de N.S. Aparecida que visitará todas as nossas Paróquias em preparação à celebração do Tricentenário de sua aparição (1717 – 2017).

Quantos sinais de Deus em nossa vida e história. São tantas as atividades que nos esperam em 2015! Que Deus nos dê força e coragem em nossa missão. E que, de nossa parte, haja empenho, dedicação e amor em realizá-las e também disponibilidade para nos fazermos presentes na vida de nosso povo e com carinho e bondade atendê-lo em suas necessidades.Que Deus nos dê a graça da perseverança e um crescente ardor missionário! Desejamos a todos, pela intercessão de Nossa Senhora dos Prazeres, nossa padroeira, um ano repleto das graças e bênçãos de Deus, que é +Pai, +Filho e + Espírito Santo. Amém!

ROMARIA DIOCESANA À APARECIDA E AVISITA DA IMAGEM PEREGRINA DE N.Sª.

APARECIDA A DIOCESE DE ITAPETININGA

CONCLUINDO

Page 10: Diocese de itapetininga anuario 2015

Men

sage

m a

os P

resb

ítero

sMensagem aos Presbíteros | Diocese de Itapetininga

08

stamos no 17º ano de nossa Diocese de Itapetininga. Temos muitos fatos e conquistas a celebrar e agradecer a Deus. O l h a n d o o s n ú m e r o s f i c a m o s entusiasmados: No início, éramos 300.000 habitantes, 18 Paróquias, 260 Comunidades, 20 Padres, 15 Diáconos Permanentes, 04 seminaristas. Hoje somos 450.000 habitantes, 37 Paróquias, 390 Comunidades, 51 Padres, 60 Diáconos Permanentes, 31 seminaristas e Escola Diaconal preparando novos Diáconos.Também é verdade que não bastam números. Os desafios da evangelização parecem sempre maiores, e nos dão a sensação de que fazemos tão pouco: Nossas periferias geográficas e existenciais nos assombram: Tantas famílias que enfrentam dificuldades: miséria, pobreza, exclusão social; muitos jovens subjugados pelas drogas; tantas pessoas que não freqüentam nossas comunidades; tantas crianças que não são atingidas pela nossa catequese; a avalanche de uma ideologia do egoísmo: hedonista, materialista, relativista; a indiferença religiosa, o ateísmo prático, o aumento das denominações pentecostais.... Deus quer o bem de seu povo; não é indiferente aos seus dramas e sofrimentos, por isso nos escolheu e nos chamou, como outrora, Moisés e os profetas.Deus amou tanto o mundo que nos mandou seu Filho amado. Jesus veio não para ser servido, mas para servir e dar a vida. Veio “para que todos tenham vida e a tenham em plenitude”. (Jo 10,10).Em Cristo todos nós fomos chamados e participamos de sua missão. Configurados a Cristo pelo Sacramento da Ordem, incorporamos a missão do Cristo Bom Pastor que dá sua vida pelas ovelhas. Assumimos fazer de nossa vida um dom de amor,

“Em vão trabalham osoperários se o Senhornão construir a casa”

(Sl 126)E

Page 11: Diocese de itapetininga anuario 2015

Men

sage

m a

os P

resb

ítero

s

Mensagem aos Presbíteros | Diocese de Itapetininga

09que exige despojamento e entrega.Nosso Ministério também se explicita na tríplice missão: Profeta, Sacerdote e Pastor: Palavra, Sacramentos e Caridade.A nossa responsabilidade é grande e exigente e deve ser movida por duas Paixões: Por Cristo e pelo Povo.Mas nós somos de barro, carregamos este tesouro em vasos de argila. Necessitamos da Graça de Deus, de sua Divina Misericórdia, de seu Espírito de Amor e Santidade. “Sem mim não podeis fazer nada” (Jo 15,5). Precisamos dobrar os joelhos com humildade e confiança e buscar a sua face, mergulhar em seu Amor. Precisamos alimentar de sua Palavra e de sua Vida, impregnando-nos de seu Espírito. Precisamos reconhecê-Lo em nossos irmãos e irmãs, principalmente nos mais necessitados. Precisamos sentir Sua presença numa vida de comunhão fraterna em nosso Presbitério. Não somos auto-suficientes. Vivemos pela fé no poder de Deus que nos sustenta na missão. “Vinde ó Deus em meu auxílio. Socorrei-me sem demora”.

GRATIDÃO: Somos gratos a Deus que em seu imenso amor nos chamou e nos sustenta em nossa vocação e missão; que nos possibilitou realizar tantos gestos de amor e bondade. Bendito seja Deus que nos cumulou de tantas Graças e bênçãos em Cristo Jesus!Somos gratos a todos os Padres, pela dedicação e empenho em viver o Ministério recebido, pela comunhão, co-responsabilidade e participação no Presbitério e pelo ardor missionário. Vale a pena perseverar na missão.

MEU TESTEMUNHO: Completando 40 anos de minha Ordenação Presbiteral, agradeço a Deus por ter vivido numa atitude de entrega, disponibilidade, amor e doação, entusiasmo e alegria, mesmo nas dificuldades. Como Padre nunca recebi salário e não tive conta bancária. Doei totalmente minha herança, nunca disse não ao trabalho que me foi solicitado e Deus em sua Divina Providência nunca me deixou faltar o necessário para realizar todo o trabalho, mesmo tendo 150 crianças e adolescentes sob

Page 12: Diocese de itapetininga anuario 2015

Men

sage

m a

os P

resb

ítero

sMensagem aos Presbíteros | Diocese de Itapetininga

10 minha responsabilidade.Como Bispo, tenho vivido com o mesmo entusiasmo a minha doação e entrega. Durante a construção do Seminário e a partir da construção da Cúria desisti de receber salário da Diocese. No período em que recebi foi para ajudar algumas pessoas. Não tenho conta bancária e nenhum bem material em meu nome. Estou nas mãos de Deus que me dá tudo, muito mais do que eu poderia imaginar.

NESTE ANO DE 2014: Tirei férias de 13 a 22 de janeiro. Ordenamos 01 Padre, 28 Diáconos permanentes em suas respectivas cidades; Instalamos 01 Paróquia, demos posse a 06 Párocos, realizamos 55 celebrações de Crisma, 05 Dedicações de Igreja, participei das festas e novenas dos padroeiros, ministrei aulas na Escola Diaconal e no Seminário, celebrei Santa Missa todas as semanas no Seminário, realizamos as Assembléias paroquiais em todas as Paróquias, acompanhei de perto o C.A.E de Alambarí e também estive orientando o C.A.E de várias Paróquias; Reuniões com tesoureiros e atendentes Paroquiais, reuniões do Conselho de Presbíteros, reuniões do Presbitério, do C.D.P., das regiões pastorais, encontros diocesanos de pastorais e movimentos, palestras no E.C.C., Assembléia da CNBB, Assembléias do Regional, reuniões da Sub-Região de Sorocaba, acompanhamento da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa no Estado de São Paulo, Romaria a Aparecida e retiros. Curso de atualização, dia de espiritualidade, Corpus Christi, ministérios aos Seminaristas, atendimento diário na Cúria Diocesana, Santa Missa no Colégio e nas comunidades quando solicitado. Uma vez por mês visitei meus pais. Tudo o que foi possível com as Graças de Deus. CONVERSÃO PASTORAL: Olhando para o nosso Presbitério e me incluindo nele, percebo que ainda temos muito a caminhar para viver a conversão pastoral que nos pede o Documento de Aparecida. Ainda não somos suficientemente missionários, configurados com o Cristo Bom Pastor que dá a vida pelas ovelhas. Muitas vezes nos limitamos aos Sacramentos, ao Culto

Page 13: Diocese de itapetininga anuario 2015

Men

sage

m a

os P

resb

ítero

s

Mensagem aos Presbíteros | Diocese de Itapetininga

11à Liturgia, ao Ministério sacerdotal. Não vivemos a dimensão profética e a dimensão missionária. Dedicamos pouco ao ministério da Palavra e da caridade. Não temos uma presença na sociedade e nos vários segmentos como: educação, saúde, comunicação. Somos um pouco tímidos, ou nos acomodamos às nossas tarefas específicas. Não temos uma presença nas entidades, não apoiamos suficientemente as pastorais sociais. Não formamos lideranças leigas para atuar na sociedade. Não atuamos em nossas periferias.

CONVERSÃO PESSOAL: O Papa Francisco na Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, no capítulo segundo nos fala da mentalidade egoísta, individualista, materialista, hedonista deste mundo e nos adverte das tentações a que nós, os agentes pastorais também estamos sujeitos, vivendo mais em vista de si mesmos do que para os outros: Comodismo, bem estar, relaxamento, boa vida, passeios, ausência, omissões, falta de espiritualidade, desânimo, apatia e desinteresse.“Hoje se nota em muitos agentes pastorais, uma preocupação exacerbada pelos espaços pessoais de autonomia e relaxamento, que leva a viver os próprios deveres como mero apêndice da vida, como se não fizessem parte da própria identidade. Ao mesmo tempo, a vida espiritual confunde-se com alguns momentos religiosos que proporcionam algum alívio, mas não alimentam o encontro com os outros, o compromisso no mundo, a paixão pela evangelização. Assim, é possível notar em muitos agentes evangelizadores – não obstante rezem – uma acentuação do individualismo, uma crise de identidade e um declínio do fervor. São três males que se alimentam entre si” (Cf. EG 78). “É impressionante como até aqueles que aparentemente dispõem de sólidas convicções doutrinais e espirituais acabam, muitas vezes, por cair em um estilo de vida que os leva a se agarrarem a seguranças econômicas ou a espaços de poder e de glória humana que se buscam por qualquer meio, em vez de dar a vida pelos outros na missão. Não nos deixemos roubar o entusiasmo missionário!”. (Cf. EG 80)

Page 14: Diocese de itapetininga anuario 2015

Men

sage

m a

os P

resb

ítero

sMensagem aos Presbíteros | Diocese de Itapetininga

12 Nada de desânimo, pessimismo, tristeza melosa... “Não deixemos que nos roubem a alegria da evangelização!”Cuidado com a “desertificação” espiritual: esquecer Deus, não cultivar a fé, a oração, o amor a Cristo na Palavra e na Eucaristia. Não rezar o Ofício Divino. Sem Deus o egoísmo aflora forte, os instintos egoístas dominam nossa vida. Somos necessitados de conversão, para termos em nós os mesmos sentimentos de Cristo.“A falta de vocações ao sacerdócio e à vida consagrada, freqüentemente se deve à falta de ardor apostólico contagioso nas comunidades, pelo que estas não entusiasmam e nem fascinam. Onde há vida, fervor, paixão de levar Cristo aos outros, surgem vocações genuínas”. (EG 107).

COMUNHÃO FRATERNA EM NOSSO PRESBITÉRIO: É preciso viver relações novas geradas por Jesus Cristo diz o Papa. “Sentimos hoje, o desafio de descobrir e transmitir a “mística” de viver juntos, misturar-nos, encontrar-nos, dar o braço, apoiar-nos, participar... Sair de si mesmo para se unir aos outros faz bem. Fechar-se em si mesmo é provar o veneno amargo da imanência, e a humanidade perderá com cada opção egoísta que fizermos”.O ideal cristão convidará sempre a superar a suspeita, a desconfiança permanente, o medo de sermos invadidos, as atitudes defensivas que nos impõe o mundo atual.O sacramento da Ordem nos une numa comunhão que é teológica e exige plena participação e compromisso fraterno. Não deixemos que nos roubem a comunidade.“Que todos possam admirar como vos preocupais uns pelos outros, como mutuamente vos encorajais, animais e ajudais: “Por isto é que todos conhecerão que sois meus discípulos: se vos amardes uns aos outros”, (Jo 13, 35) “Que todos sejam um só... para que o mundo creia”. (Jo 17, 21). Estamos no mesmo barco e vamos para o mesmo porto! Peçamos a graça de nos alegrarmos com os frutos alheios, que são de todos.

Page 15: Diocese de itapetininga anuario 2015

Men

sage

m a

os P

resb

ítero

s

Mensagem aos Presbíteros | Diocese de Itapetininga

13FORMAÇÃO DOS LEIGOS: “Apesar de se notar uma maior participação de muitos nos ministérios laicais, este compromisso não se reflete na penetração dos valores cristãos no mundo social, político e econômico; limita-se muitas vezes às tarefas no seio da Igreja, sem um empenhamento real pela aplicação do Evangelho na transformação da sociedade. A formação dos leigos e a evangelização das categorias profissionais e intelectuais constituem um importante desafio pastoral”. (EG 102)

JUVENTUDE: “Embora nem sempre seja fácil abordar os jovens, houve crescimento em dois aspectos: a consciência de que toda a comunidade os evangeliza, educa e a urgência de que eles tenham um protagonismo maior. Alguns participam na vida da Igreja, integram grupos de serviço em diferentes iniciativas missionárias nas suas próprias Dioceses ou noutros lugares. Como é bom que os jovens sejam “caminheiros da fé”, felizes por levarem Jesus Cristo a cada esquina, a cada praça, a cada canto da terra!” (EG 106).É preciso apoiar e incentivar a participação dos jovens. Motivar os grupos de jovens e ajudá-los a serem discípulos missionários.

PASTORAIS SOCIAIS: A Missão da Igreja e nosso Ministério se explicitam em três funções: Profética (Palavra), Sacerdotal (Sacramentos) e Pastoral (Caridade). Portanto a Caridade é um dever essencial. Nasce no coração do Pai que amou tanto o mundo que nos enviou seu Filho Amado. A caridade se manifestou plenamente em Cristo que nos amou e se entregou por nós. Este amor foi derramado em nós pelo Espírito Santo que nos foi dado. A Igreja desde o início se preocupou em testemunhar a caridade, vivendo a comunhão fraterna e a partilha. Para atender a exigência da caridade foi criado o Diaconato. A Paulo, os apóstolos recomendaram que não se esquecesse dos pobres. A Igreja sempre se preocupou com os pobres. São Lourenço os apresentou como a “riqueza da Igreja”.O Papa São João Paulo II disse que “os cristãos devem ser testemunhas do Amor, vivendo a espiritualidade da Comunhão e

Page 16: Diocese de itapetininga anuario 2015

Men

sage

m a

os P

resb

ítero

sMensagem aos Presbíteros | Diocese de Itapetininga

14 a prática da caridade”. O Papa Francisco na sua Exortação Apostólica disse que “se faltar a dimensão social a evangelização fica desfigurada. Quer uma Igreja pobre para os pobres. Temos que nos preocupar com as periferias geográficas e existenciais”. Nossa Diocese de Itapetininga tem no seu Plano de Pastoral a dimensão solidária como prioritária. Precisamos implantar, incentivar e dar total apoio às pastorais sociais: Pastoral da Criança, Pastoral da Saúde, Pastoral da Sobriedade, Pastoral da Pessoa Idosa, Carcerária, Vicentinos e outras iniciativas...

PARÓQUIA RENOVADA: A partir do Documento de Aparecida e das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, se pede uma renovação da paróquia e alguns pontos são fundamentais para que isso ocorra: Setorização (pequenas comunidades), acolhida e comunhão fraterna, iniciação à vida cristã, leitura orante da Palavra, liturgia e espiritualidade, caridade, conselhos, organização paroquial e manutenção, abertura ecumênica e diálogo, formação, ministérios dos leigos, cuidado vocacional, comunicação e sair em missão.Nosso Plano de Pastoral nos pede viver a dimensão querigmática em tudo, testemunhando a presença de Cristo, no amor, na alegria, no entusiasmo, na espiritualidade, na oração, na Palavra, na liturgia, na comunhão fraterna, na caridade, nos retiros espirituais, na adoração, nos movimentos. Ajudar as pessoas a viver a experiência de um encontro pessoal com Cristo. Não somos funcionários do sagrado, mas ministros abrasados no amor de Cristo. Nosso plano também nos pede celebrar a liturgia com muita espiritualidade, também nos pede um grande empenho a serviço da Palavra, formação bíblica, e uma catequese catecumenal. Também assumimos um compromisso em promover a solidariedade e a dimensão missionária. Temos que avançar para águas mais profundas!

Page 17: Diocese de itapetininga anuario 2015

Des

afio

s da

Eva

ngel

izaç

ão

Desafios da Evangelização | Diocese de Itapetininga

15EVANGELHO: Boa notícia; grande notícia. Deus nos ama e manifestou seu infinito amor, enviando-nos seu Filho amado. Que veio “para que todos t e n h a m v i d a e a t e n h a m e m plenitude”. Que passou fazendo o bem. Que nos ensinou a amar como Ele nos amou. Que nos amou e se entregou por nós. Que através de sua morte e ressurreição destruiu o pecado e a morte e nos comunicou sua Vida, para que n'Ele vivamos uma vida nova, como filhos e filhas amados do Pai, santos e irrepreensíveis no amor. Nele encontramos a vida, o caminho e a verdade. Nele temos vida que vale a pena ser vivida – vida de amor – vida eterna. Acolhendo Jesus podemos amar divinamente.

A ALEGRIA DO EVANGELHO: Acolher o amor de Deus manifestado em Cristo e derramado em nós pelo Espírito Santo, que nos é dado. Somos amados por Deus. Crer e acolher seu amor em nós nos possibilita a viver no amor, a amar como Jesus nos amou, a viver a alegria de amar. Quem ama seu irmão passou da morte à vida.Evangelizar é comunicar e testemunhar o amor de Cristo, a Palavra da vida, que nos une em comunhão com o Pai e com os irmãos.“O Tempo se cumpriu, e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no Evangelho”. (Mc 1,15) nos pede Jesus.

MISSÃO DA IGREJA: EVANGELIZAR: “Ide por todo o mundo, fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, e ensinando-os a observar tudo o que vos ordenei. Eis que Eu estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos”. (Mt 28,19-20)Através do ministério da Palavra, dos sacramentos e da caridade, a Igreja reúne as pessoas na comunhão do Pai, do Filho

Page 18: Diocese de itapetininga anuario 2015

Des

afio

s da

Eva

ngel

izaç

ãoDesafios da Evangelização | Diocese de Itapetininga

16 e do Espírito Santo, formando comunidades de fé, esperança e amor, que unidas na oração, na Palavra, na Eucaristia e na partilha, vivam como um só corpo e uma só alma.A missão da Igreja e o desafio da evangelização sempre enfrentaram muitas dificuldades, perseguições. Muitos deram a vida pela causa do Evangelho. Mas impulsionada pelo Espírito Santo a Igreja foi revigorada pelo testemunho de muitos mártires, santos e missionários.Hoje os desafios são enormes. O mundo está em contínua mudança e apresenta muitos obstáculos à fé.Por isso o Papa São João XXIII convocou o CONCÍLIO VATICANO II, para uma adaptação da Igreja aos novos desafios. Para que pudesse responder com a mensagem de Cristo aos novos questionamentos. Um rejuvenescimento, uma atualização da Igreja.Um princípio norteador: Mergulhar nas fontes, para buscar a essência da vida cristã e poder dialogar com o mundo atual na linguagem de hoje, respondendo aos desafios atuais.Alguns destaques: Igreja = Povo de Deus; participação ativa dos leigos na vida da Igreja; hierarquia como serviço; a importância da vida de comunidade; a participação ativa dos fiéis na liturgia; a dimensão missionária de todos os cristãos; a Palavra de Deus no centro da vida e missão da Igreja, na liturgia, na catequese, na pastoral, na teologia, na espiritualidade; A Igreja a serviço do mundo, preocupando-se com toda a realidade das pessoas; A Igreja em diálogo com as religiões e as culturas; a colegialidade dos Bispos; a valorização da simplicidade; Igreja voltada aos pobres, etc.. Em 1975, O Papa Paulo VI, publicou a Exortação Apostólica “Evangelii Nuntiandi” sobre a evangelização no mundo contemporâneo, apresentando Cristo como modelo de evangelizador, a missão da Igreja, o conteúdo da evangelização, as vias de evangelização, os destinatários e os agentes da evangelização. Dizia o Papa: “hoje as pessoas seguem mais as testemunhas que aos mestres e se seguem os mestres são porque eles além de serem mestres são também testemunhas”. O sinal de que uma pessoa foi evangelizada é quando ela se torna

Page 19: Diocese de itapetininga anuario 2015

Des

afio

s da

Eva

ngel

izaç

ão

Desafios da Evangelização | Diocese de Itapetininga

17evangelizadora. Nos pedia contemplar o Rosto de Cristo e a partir de Cristo sermos testemunhas do amor, vivendo a espiritualidade de comunhão e apostando na caridade. Afirmava que “o horizonte para que deve tender todo o caminho pastoral é a santidade”. Dizia também que “seria um contra-senso contentar-se com uma vida medíocre, pautada por uma ética minimalista e uma religiosidade superficial”. E que é preciso “ir para águas mais profundas. Duc in altum!”.São João Paulo II, no México, nos pedia uma NOVA EVANGELIZAÇÃO: NOVA NOS MÉTODOS, NOVA NAS EXPRESSÕES, E NOVA NO ARDOR.O Papa emérito Bento XVI iniciou seu pontificado falando que Deus é amor e nos mostrando o dever da caridade.Em 2007 convocou a Conferência de Aparecida com o tema: Como ser e fazer “discípulos missionários de Jesus Cristo para que n'Ele nossos povos tenham Vida”.Aparecida refletiu sobre a questão e entendeu que: “Não se começa a ser cristão por uma decisão, ética ou uma grande idéia, mas através do encontro com um acontecimento, com uma Pessoa, que dá um novo horizonte à vida e, com isso, uma orientação decisiva. Um encontro de fé com a Pessoa de Jesus” (D.A 243) Portanto: é fundamental a experiência de um encontro pessoal com Cristo, experimentar o amor de Deus, manifestado em Cristo. “Conhecer a Jesus Cristo pela fé é nossa alegria; Seguí-Lo é uma graça e transmitir este tesouro aos demais é uma tarefa que o Senhor nos confiou ao nos chamar e nos escolher” (D.A 18)Como encontrar Jesus? Como fazer a experiência deste encontro, de seu amor? Os Bispos em Aparecida nos mostraram que Deus em seu infinito amor usa tantos meios, desde os mais simples: o testemunho de fé, um gesto de amor e solidariedade, a acolhida fraterna, a amizade. Uma mão estendida, a comunidade de fé, a união fraterna, a Palavra de Deus, a liturgia, a oração, a adoração, o silêncio, o sacramento da reconciliação, no apelo de Deus nos pobres e nos aflitos, nos enfermos, na devoção a Maria e aos Santos, na piedade popular, etc...Em Aparecida o Papa Bento XVI disse que a Igreja não cresce por

Page 20: Diocese de itapetininga anuario 2015

Des

afio

s da

Eva

ngel

izaç

ãoDesafios da Evangelização | Diocese de Itapetininga

18 imposição, autoritarismo ou proselitismo, mas por atração.Como uma pessoa se torna discípulo missionário de Cristo?A Conferência de Aparecida nos apresenta as cinco etapas deste processo:

1- ENCONTRO COM CRISTO: A experiência de acolher o amor de Deus manifestado em Cristo. 2- CONVERSÃO: O encontro com Cristo provoca uma mudança. Rompe-se com uma vida egoísta (na qual felicidade é satisfazer-se, levar vantagem, aproveitar, consumir) e assume-se viver para os outros (onde felicidade é servir, amar, dar a vida). Descobre-se a alegria de viver no amor-doação, compromisso, participação, entrega e disponibilidade.3- DISCIPULADO: Seguir Jesus, pegar o jeito de Cristo, ter os mesmos sentimentos de Cristo. Humildade e amor-serviço. Tornar presente na vida a bondade de Cristo. Identificar-se com Ele.4- COMUNHÃO: Quem acolhe Cristo em sua vida se une na comunidade. A vida em Cristo se vive na comunhão e participação eclesial, unidos em Cristo formamos um só corpo. Somos parte integrante do Corpo de Cristo: a Igreja.Não se é cristão isoladamente. A fé cristã se vive e expressa na vida de comunidade.5- MISSÃO: Quem acolhe Jesus em sua vida, não fica parado. Vai anunciar, vai testemunhar. O discípulo se faz missionário. Maria foi às pressas à região montanhosa da Judéia para servir Isabel. O discípulo não é indiferente aos que sofrem. Vai ser solidário, vai testemunhar o amor, vai ser missionário. Vai comunicar a alegria de ser cristão. Vai partilhar o tesouro recebido, vai ser uma fonte de bênção. “Do coração daquele que crê em Mim brotarão rios de água viva”. A Iniciação à vida cristã deve promover o desenvolvimento deste processo.Aparecida também afirmou que é urgente a renovação da Paróquia: “Sair de uma pastoral de manutenção para uma Paróquia missionária”. Quer uma Igreja missionária. Entende que a vivência de comunhão fraterna é essencial, por isso propõe

Page 21: Diocese de itapetininga anuario 2015

Des

afio

s da

Eva

ngel

izaç

ão

Desafios da Evangelização | Diocese de Itapetininga

19Paróquia: Comunidade de comunidades, a setorização da Paróquia. Pede também a prática de Leitura Orante da Palavra de Deus. A CNBB elaborou à luz do Documento de Aparecida as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2011 - 2015.No primeiro capítulo nos pede partir de Jesus Cristo, pois no encontro com Cristo a pessoa muda de vida, passa do egoísmo para viver para os outros.No segundo Capítulo apresenta uma análise da realidade com todos os desafios: individualismo, materialismo, hedonismo, violência, drogas, corrupções, imoralidades, miséria fome, exclusão social, crescimento de várias denominações religiosas, crescimento do ateísmo.Na terceira parte apresenta cinco urgências Pastorais: Paróquia - Comunidade de comunidades; Igreja em estado permanente de missão; Igreja - Casa da iniciação à vida cristã; Igreja - casa da Palavra e Igreja da caridade.Logo após tivemos a eleição do Papa Francisco, uma bênção para a Igreja. Ele nos pede uma Igreja de portas abertas, uma cultura do encontro, uma Igreja da misericórdia, uma Igreja acolhedora e uma Igreja pobre para os pobres.Como programa de seu pontificado ele escreveu a Exortação Apostólica “Evangelii Gaudium”, que nos pede viver a alegria de ser cristãos. A alegria de sermos amados por Deus, de acolher o amor em Cristo, de amar no amor de Cristo. No primeiro capítulo nos fala da transformação missionária da Igreja. Uma Igreja “em saída”, uma mãe de coração aberto. No segundo capítulo nos fala dos desafios da atualidade como a crise do comunitário e apresenta as tentações que os agentes pastorais estão sujeitos nesta cultura hedonista, individualista, consumista, materialista. No terceiro capítulo nos fala do anúncio do Evangelho e a importância da Palavra de Deus, da homilia e da necessária evangelização para o aprofundamento do querigma.No quarto capítulo nos fala da dimensão social da evangelização. Quer uma Igreja comprometida com os pobres, na vivência da caridade. Igreja pobre para os pobres. A Caridade é essencial. Se

Page 22: Diocese de itapetininga anuario 2015

Des

afio

s da

Eva

ngel

izaç

ãoDesafios da Evangelização | Diocese de Itapetininga

20 faltar o compromisso social a evangelização fica desfigurada. A caridade exige também o compromisso político, de verdadeira cidadania, buscando a bem comum e a paz social. No quinto capítulo nos fala da espiritualidade dos evangelizadores, que devem ser impulsionados por duas paixões; Por Cristo e pelo povo.A nossa Diocese de Itapetininga refletiu sobre estes documentos e na assembleia diocesana decidiu: - Queremos ser uma Igreja missionária e solidária, que testemunhe Jesus Cristo, vivendo em comunidades:- inseridas no mistério salvífico da Páscoa, celebrado na Litúrgia, iluminadas pela Palavra de Deus; - Empenhadas na promoção da dignidade humana, para que todos tenham vida plena.Para atingir este objetivo, escolhemos destacar em nossa Diocese de Itapetininga cinco prioridades ou dimensões: - Querigmática: Para que tudo expresse o amor de Deus e as pessoas possam experimentar e acolher o amor de Deus. Tudo depende de como realizamos: o acolhimento, como vivemos a comunhão fraterna, como rezamos, como celebramos, como pregamos, como testemunhamos e também promovemos o encontro com Cristo. - Celebrativa: Liturgia com espiritualidade mistagógica.- Bíblico catequético: Palavra de Deu em tudo: na vida e na pastoral. Formação bíblica, leitura orante da Palavra de Deus, catequese catecumenal que possibilite o processo de formação do discípulo missionário.Solidária: Caridade / pastorais sociais.Missionária: Visitação, acolhimento, formação de comunidade, presença na sociedade e nos vários segmentos, nas instituições, comunicação, mutirões missionários, atenção às pessoas e escuta. Presença amiga, diálogo, anúncio, amor e alegria. Em maio de 2014 a CNBB aprovou um documento sobre Paróquia renovada, e apresenta 13 Propostas Pastorais:- Comunidade de comunidades;- Acolhida e vida fraterna;- Iniciação à vida cristã;

Page 23: Diocese de itapetininga anuario 2015

Des

afio

s da

Eva

ngel

izaç

ão

Desafios da Evangelização | Diocese de Itapetininga

21- Leitura orante da Palavra;- Liturgia e espiritualidade;- Caridade;- Conselhos, organização paroquial e manutenção;- Abertura ecumênica e diálogo;- Nova formação;- Ministérios leigos;- Cuidado vocacional;- Comunicação na pastoral;- Sair em missão.Diante de tudo isso, somos questionados, enquanto Diocese: que passos podemos dar para avançar um pouco mais? Em que poderemos melhorar?

Page 24: Diocese de itapetininga anuario 2015

Conc

lusõ

es d

as A

ssem

bléi

asConclusões das Assembléias | Diocese de Itapetininga

22 Conlusões dasAssembléias Paroquiais

realizadas em 2014

1- PARÓQUIA BOM JESUS - ALAMBARIa) Promover mutirões missionários - visitaçãob) Incentivar os jovens - Grupos de jovensc) Implantar e apoiar as Pastorais Sociaisd) Sermos mais acolhedorese) Setorização e grupos bíblicos.

2- PARÓQUIA SANTO ANTONIO - PORANGABAa) Formação bíblica, catequética e litúrgicab) Grupos missionários - visitaçãoc) Acolher e incentivar os jovensd) Incentivar a Pastoral da Criança e a Pastoral da Pessoa Idosae) Setorização e grupos bíblicos.

3- PARÓQUIA BOM JESUS E SÃO ROQUE - BOM RETIROa) Mutirão e visitas missionáriasb) Incentivo os jovens: Grupos de jovens / Escolasc) Grupos de reflexão bíblica – Leitura Orante da Palavrad) Apoio às Pastorais Sociaise) Formação de novos líderes.

4- PARÓQUIA SANTA CRUZ - VARGINHAa) Visita do Divino às comunidades e festasb) Conselho Paroquial com 01 representante de cada comunidadec) Encontros de formação: bíblica, catequética, litúrgica e ministros extraordináriosd) Escolher coordenadores paroquiais de liturgia, catequese e ministrose) Visitação e união entre as comunidades.

Page 25: Diocese de itapetininga anuario 2015

Conc

lusõ

es d

as A

ssem

bléi

as

Conclusões das Assembléias | Diocese de Itapetininga

235- SANTUÁRIO SÃO JUDAS TADEU - TATUÍa) Trabalhar a acolhida - grupo de orientadores - aconselhamentosb) Grupos missionáriosc) Convidar novas pessoas para os vários ministérios d) Comunicação entre as pastorais e movimentose) Liturgia e espiritualidade. Promover a Leitura Orante da Palavra.

6- PARÓQUIA N.S. DAS DORES - SARAPUÍa) Trabalhar a acolhidab) Grupos bíblicos com formação para líderesc) Grupos missionários. Visitaçãod) Convites personalizados para novos agentes e ministérios leigos.

7- PARÓQUIA SANTA RITA DE CÁSSIA - TATUÍa) Trabalhar a acolhidab) Grupos missionários - Visitaçãoc) Setorização - Celebrações de ruad) Pastorais Sociais - especialmente: Pastoral da Criança e Pastoral da Pessoa Idosae) Caixa de sugestões.

8- PARÓQUIA SÃO PEDRO - TORRE DE PEDRAa) Acolhimento e união fraterna. Semear e cultivar o amorb) Promover a missão: Escutar e ir ao encontroc) Promover a espiritualidade de Deus misericordiosod) Incentivar os Jovense) Apoio à catequese.

9- PARÓQUIA N.S. DO BOM SUCESSO - PARANAPANEMAa) Melhorar a liturgiab) Promover a formação bíblica, litúrgica e doutrinalc) Assumir a Leitura Orante da Palavrad) Cultivar a união, diálogo, responsabilidade e comunicação entre as Pastorais.

Page 26: Diocese de itapetininga anuario 2015

Conc

lusõ

es d

as A

ssem

bléi

asConclusões das Assembléias | Diocese de Itapetininga

24 10- PARÓQUIA N.S. DAS GRAÇAS -TATUÍa) Trabalhar o acolhimento e visitaçãob) Formação de líderes: Bíblica, litúrgica e missionáriac) Fortalecimento da Comunicaçãod) Trabalhar a solidariedade – Incentivar as Pastorais Sociaise) Distribuir tarefas – Convidar novas pessoas.

11- PARÓQUIA N.S. DAS GRAÇAS - ITAPETININGAa) Viver o espírito de acolhidab) Formação para líderes nas várias áreas. Equipe de formaçãoc) Pastoral da visitaçãod) Comunicaçãoe) Leitura Orante da Bíblia.

12- PARÓQUIA S. FRANCISCO DE ASSIS - CAPELA DO ALTOa) Formação: Bíblico, litúrgica, missionária. Escola da fé. Formação nas comunidadesb) Comunicação nas comunidades e pastoraisc) Melhorar o acolhimento. Ir ao encontrod) Reestruturação dos setores.

13- SANTUÁRIO SÃO MIGUEL ARCANJO a) Trabalhar o acolhimentob) Formação de líderes e distribuição das tarefasc) Missionariedade - ir ao encontro das pessoasd) Integração das pastorais.

14- PARÓQUIA SÃO ROQUE - CAMPINA DO MONTE ALEGREa) Intensificar o trabalho missionário. Visitação. Ir ao encontro das famílias e manifestar-lhes o amor da Comunidadeb) Acolher bem. Saber ouvir. Promover a uniãoc) Melhorar a Comunicaçãod) Formação dos agentes de pastorais e incentivar os jovense) Promover a Leitura Orante da Palavra de Deus.

15- PARÓQUIA SANTA CRUZ -TATUÍa) Sair em Missão. Preparar missionários. Igreja missionáriab) Setorização. Formar novos grupos. Padronizar os gruposc) Formação: Bíblica, catequética e missionáriad) Fortalecer os jovens na fé.

Page 27: Diocese de itapetininga anuario 2015

Conc

lusõ

es d

as A

ssem

bléi

as

Conclusões das Assembléias | Diocese de Itapetininga

2516- PARÓQUIA BOM JESUS - QUADRAa) Incentivar os jovens: Encontros, alegria, missões, formaçãob) Melhorar o acolhimento: união, motivação. Amor e compromissoc) Dimensão missionária: mutirão, visitação, grupos de reflexãod) Dimensão Bíblico-catequética. Semana Bíblica.

17- PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA - GUAREÍa) Trabalhar mais o acolhimento. Sermos acolhedores, amáveis e alegres sempre. Não só na Igrejab) Dimensão missionária: Formação de grupos missionários. Ir ao encontro, visitas, testemunhoc) Melhorar a liturgia. Equipes celebrativas. Preparar antesd) Incentivar os jovense) Promover a comunicação entre as pastorais.

18- PARÓQUIA SÃO JOSÉ - CAMPOS DE HOLAMBRAa) Acolher bem. Trabalhar a acolhidab) Convidar para integrar. Ir ao encontroc) Conscientizar sobre os compromissos: pastorais, dízimo, participação, colaboração e união.

19- PARÓQUIA SANT'ANA E SANTA RITA - ITAPETININGAa) Trabalhar melhor o acolhimentob) Promover a união e o compromisso comunitárioc) Ir ao Encontro. Convidard) Incentivar os jovense) Promover a formação de lideranças.

20- SANTUÁRIO N.S. DA CONCEIÇÃO - TATUÍa) Promover e melhorar a comunicaçãob) Integração das pastorais - CPPc) Promover a formação de líderesd) Setorizaçãoe) Trabalhar melhor o acolhimentof) Apoiar as pastorais sociais. Dimensão da caridade.

21- PARÓQUIA S. JUDAS TADEU - S. MIGUEL ARCANJOa) Ir ao encontro das pessoas: Ouvir, dialogar e testemunharb) Repartir as tarefas. Convidar e indicar pessoasc) Capacitar as pessoas para as tarefas. (Formação paracatequistas, ministros, músicos, etc.. Formação a ser dada pelo

Page 28: Diocese de itapetininga anuario 2015

Conc

lusõ

es d

as A

ssem

bléi

asConclusões das Assembléias | Diocese de Itapetininga

26 Pároco, outros Padres, Diáconos e Seminaristasd) Colaboração entre as pastorais e também entre as comunidades.

22- PARÓQUIA SANTA CRUZ - CESÁRIO LANGEa) Acolhida e vida fraternab) Formação de agentesc) Dimensão missionária. Visitaçãod) Conselho Comunitário de Pastoral. Distribuição das tarefas e integração das pastorais.

23- CATEDRAL N. Sª. DOS PRAZERES - ITAPETININGAa) Promover a Leitura Orante da Bíblia – Iluminar as pastorais e encontrosb) Formação de agentes de pastoraisc) Dimensão Missionária. Acolhida e visitaçãod) Comunicação entre os membros da comunidade e entre as comunidades e pastorais - com ajuda das redes sociais.

24- PARÓQUIA DIVINO ESPÍRITO SANTO - ANGATUBAa) Trabalhar o acolhimentob) Entrosamento entre pastorais. Reunião por dimensõesc) Subsídios para formação de líderes e encontro nos setoresd) Maior sintonia das comunidades, das pastorais e dos movimentos com o Párocoe) Criação de uma nova Paróquia: São Judas Tadeu

25- PARÓQUIA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS -TATUÍa) Sermos mais acolhedores e viver a união fraternab) Conscientização, testemunho e formação de liderançasc) Comunicação e entrosamento entre as pastoraisd) Decisão de por em prática as propostase) Incentivar os jovens.

26- PARÓQUIA BOM JESUS DO BOM FIM - PILAR DO SULa) Acolher, convidar e motivarb) Formação para os vários ministérios e espiritualidadec) Sair em missão. Visitaçãod) Valorização das pequenas comunidades. Setorizaçãoe) Leitura Orante da Palavra de Deus.

Page 29: Diocese de itapetininga anuario 2015

Conc

lusõ

es d

as A

ssem

bléi

as

Conclusões das Assembléias | Diocese de Itapetininga

2727- PARÓQUIA SÃO ROQUE - ITAPETININGAa) Divulgar, convidar e motivar pessoas para participar das Pastorais Sociaisb) Viver a dimensão missionária: sendo acolhedores e indo ao encontro das pessoasc) Leitura Orante da Bíblia: pessoal, familiar, nos encontros e momentos de espiritualidaded) Incentivar a união e participação dos jovens nos grupos, nas tarefas, na missão e na Pascom.

28- PARÓQUIA SANTA TEREZINHA – TATUÍa) Acolhida, união fraterna e comunicaçãob) Apoio às Pastorais Sociais, incluindo sobriedadec) Apoio e incentivo aos jovensd) Apoiar e incentivar Grupos de Oração.

29- PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA – ITAPETININGAa) Trabalhar a acolhida - Formação para sermos mais acolhedores e viver a união fraternab) Comunicação, divulgação e entrosamento entre pastorais e movimentosc) Liturgia e espiritualidade, retiros e formaçãod) Visitação às famílias nos momentos fortes: Advento, Quaresma e Páscoa.

30- PARÓQUIA N.S. DE FÁTIMA - ITAPETININGAa) Promover encontros de espiritualidadeb) Incentivar e promover a dimensão missionária através da visitação e celebrações nas casasc) Diálogo, entrosamento e união entre as pastoraisd) Apoiar a implantação das Pastorais Sociais, entre elas a Pastoral da Saúde.

31- PARÓQUIA SÃO PAULO APÓSTOLO - ITAPETININGAa) Divulgar e Integrar as pastorais, comunidades e apoiar as Pastorais Sociaisb) Trabalhar melhor o acolhimento, que inclui o aconselhamento espiritualc) Promover a formação espiritual para que tenhamos pessoas preparadas para a missão e a solidariedaded) Promover a Leitura Orante da Palavra de Deus.

Page 30: Diocese de itapetininga anuario 2015

Conc

lusõ

es d

as A

ssem

bléi

asConclusões das Assembléias | Diocese de Itapetininga

28 32- PARÓQUIA SÃO LÁZARO - TATUÍa) Organização de grupos missionários nos setores incluindo novas pessoas e cadastramento das casasb) Sermos mais acolhedores, vivendo a união fraterna na Igreja e no dia a diac) Incentivar e organizar as pastorais e promover a Leitura Orante da Palavrad) Acolher, incentivar os jovens e distribuir tarefas para os jovens.

33- SANTUÁRIO N. Sª. APARECIDA - ITAPETININGAa) Trabalhar melhor a acolhida, a união e a Pastoral do Aconselhamentob) Desenvolver a Pastoral da Comunicaçãoc) Convidar novas pessoas para os vários ministériosd) Desenvolver a consciência missionária.

34- PARÓQUIA SÃO JOSÉ OPERÁRIO - TATUÍa) Promover a dimensão missionária, com visitas às casas e envolvimento de pastorais e movimentosb) Despertar pessoas para os vários serviços na comunidadec) Organizar a dimensão da caridade e pastorais sociaisd) Organizar a catequese e a liturgiae) Avaliar tudo no C.P.P.

35- PARÓQUIA N.Sª. DAS ESTRELAS - ITAPETININGAa) Trabalhar a acolhida e vida fraterna para maior convívio e entrosamentob) Investir na formação de novos membros e agentes de pastoralc) Planejamento, coordenação e integração das pastorais e movimentosd) Divulgar os trabalhos das pastorais e movimentos, favorecer a comunicação, utilizando os meios de comunicação.

36- PARÓQUIA SAGRADA FAMÍLIA - TATUÍa) Sermos mais acolhedores, promovendo a união fraterna e alegria da convivênciab) Convidar mais pessoas para as pastorais. Promover mais entrosamento e comunicação entre as pastorais e oportunizar o testemunho das pastorais nas celebrações.c) Promover encontros de formação e também retiros espirituais para agentes de pastorald) Incentivar a dimensão missionária, levando a Boa Nova às famílias mais afastadas.

Page 31: Diocese de itapetininga anuario 2015

Pas

tore

s

Santo Padre | Igreja Católica Apostólica Romana

29

Papa FranciscoJorge Mario Bergoglio, 78 anos, nasceu na capital Argentina no dia 17 de Dezembro de 1936, filho de emigrantes piemonteses: o seu pai Mário trabalhava como contabilista na estrada de ferro; e a sua mãe Regina Sivori ocupava-se da casa e da educação dos cinco filhos.Diplomou-se como técnico químico, e depois escolheu o caminho do Sacerdócio, entrando no Seminário Diocesano de Villa Devoto. A 11 de Março de 1958 entrou no noviciado da Companhia de Jesus. Completou os estudos humanísticos no Chile e, tendo voltado para a Argentina, em 1963 obteve a licenciatura em filosofia no colégio de São José em San Miguel. De 1964 a 1965 foi professor de literatura e psicologia no colégio da Imaculada de Santa Fé e em 1966 ensinou estas mesmas matérias no colégio do Salvador, em Buenos Aires. De 1967 a 1970 estudou teologia, licenciando-se também no colégio de São José.A 13 de Dezembro de 1969 foi ordenado Sacerdote pelo Arcebispo Dom Ramón José Castellano.No dia 31 de Julho de 1973 foi eleito provincial dos jesuítas da Argentina, cargo que desempenhou durante seis anos.

Page 32: Diocese de itapetininga anuario 2015

Pas

tore

sSanto Padre| Igreja Católica Apostólica Romana

30No dia 27 de Junho de 1.992, recebeu na catedral a Ordenação Episcopal. Como lema, escolheu "Miserando atque eligendo" e no seu brasão inseriu o cristograma IHS, símbolo da Companhia de Jesus.A 3 de Junho de 1997, foi promovido Arcebispo coadjutor de Buenos Aires. Nem sequer nove meses depois, com o falecimento do cardeal Quarracino, sucedeu-lhe a 28 de Fevereiro de 1998 como Arcebispo Primaz da Argentina. Três anos mais tarde, no Consistório de 21 de Fevereiro de 2001, João Paulo II criou-o cardeal, atribuindo-lhe o título de São Roberto Bellarmino. Em 2002 recusou a nomeação a Presidente da Conferência Episcopal Argentina, mas três anos mais tarde foi eleito para tal cargo e depois confirmado por mais um triênio em 2008. Entretanto, em Abril de 2005, participou no conclave durante o qual tinha sido eleito Bento XVI.Até ao início da sede vacante foi membro das Congregações para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, para o Clero, para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica; do Pontifício Conselho para a Família, e da Pontifícia Comissão para a América Latina.O Cardeal Bergoglio foi eleito em 13 de março de 2013, no segundo dia do conclave, escolhendo o nome de Francisco. Ele é o primeiro jesuíta a ser eleito Papa, o primeiro Papa do continente americano. Quando lhe foi perguntado, na Capela Sistina, se aceitava a escolha, disse: "Eu sou um grande pecador, confiando na misericórdia e paciência de Deus, no sofrimento, aceito".

Page 33: Diocese de itapetininga anuario 2015

Pas

tore

s

Bispo Diocesano | Diocese de Itapetininga

31

- Gorgônio Alves da Encarnação Neto, nasceu em 17 de setembro de 1949 no Município de Fartura - SP;- Filho de Januário da Encarnação e Maria Conceição Nóbrega da Encarnação;- Após concluir o Primário, Ingressou no Seminário Menor Pio X dos Padres Teatinos, onde concluiu o segundo grau, sendo em seguida admitido no Noviciado;- Cursou a Faculdade de Filosofia no Mosteiro de São Bento e Teologia no ITESP - Instituto Teológico de São Paulo;- Ordenado Presbítero no dia 22 de dezembro de 1974;- Exerceu diversos cargos na Ordem Teatina, sendo inclusive Superior Provincial por 3 mandatos;- Pároco por 21 anos da Paróquia Nsa. Sra. das Dores em Fartura;- Eleito Bispo de Itapetininga em 15 de abril de 1998, pelo Papa São João Paulo II;- Ordenado e Consagrado Bispo Diocesano da Diocese de Itapetininga no dia 19 de julho de 1998.

Dom Gorgônio

Page 34: Diocese de itapetininga anuario 2015

His

tóri

co D

ioce

seHistórico Diocese | Diocese de Itapetininga

32

A Diocese de Itapetininga foi criada por Sua Santidade Papa São João Paulo II, através da Bula “Apostolicum Munus”, no dia 15 de abril de 1998, e instalada durante solene celebração Eucarística de instalação da Sé Diocesana e Sagração Episcopal de seu primeiro Bispo, Dom Gorgônio Alves da E. Neto, no dia 19 de julho do mesmo ano, presidida pelo Metropolita de Sorocaba Dom José Lambert (In Memorian), concelebrada por dezenas de Bispos de todo Brasil, Sacerdotes, Diáconos, Seminaristas, milhares de leigos que superlotaram a recém Catedral, além das autoridades municipais.Com seu território desmembrado da Arquidiocese de Sorocaba (SP), anexada uma Paróquia da Diocese de Itapeva (SP), tem seu território conforme os limites dos municípios de Itapetininga, Tatuí, São Miguel Arcanjo, Pilar do Sul, Angatuba, Paranapanema, Alambari, Campina do Monte Alegre, Cesário Lange, Capela do Alto, Guareí, Porangaba, Torre de Pedra e Quadra.Sua extensão territorial é de 7.948 Km2, limitando-se com as Arquidioceses de Sorocaba e Botucatu e com as Dioceses de Itapeva e Registro. Juntamente com Jundiaí, Itapeva e Registro compõe a Província Eclesiástica de Sorocaba e a Sub-região Pastoral de Sorocaba no Regional Sul 1, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Sua população atual é de, aproximadamente, 450 mil habitantes.Hoje tem 37 Paróquias e seu Clero, tendo como cabeça o Bispo Diocesano, está constituído de 50 Presbíteros e 60 Diáconos Permanentes. Tendo como padroeira Nossa Senhora dos Prazeres, padroeira do Município de Itapetininga e a padroeira da Paróquia mais antiga que elevou-se a Catedral.

Page 35: Diocese de itapetininga anuario 2015

- MITRA DIOCESANASecretária: Carmem MorescoE-mail: [email protected]

- CHANCELARIAChanceler: Pe. Reinaldo Machado RamosSecretário: Marcos Roberto Corrêa de SouzaE-mail: [email protected]

- TRIBUNAL INTER DIOCESANO DE SOROCABACÂMARA ECLESIÁSTICAJuiz: Pe. José Benedito CardosoE-mail: [email protected]

- COMUNICAÇÃO (Site e Rádio Gaudium Domini)Responsável: Pe. André Luiz GarciaE-mail: [email protected] [email protected]

- LIVRARIA DIOCESANAResponsável: Sandra MorescoE-mail: [email protected]

- GABINETE DO BISPODom Gorgônio Alves da Encarnação NetoE-mail: [email protected]

Rua General Carneiro, 409 - Centro - Itapetininga/SP - CEP 18200-800Fones: 15 3271-2350 | 15 3272-8557

Expediente: Segunda à Sexta das 08h às 11h - dás 13h às 17h

Cúria Diocesana | Diocese de Itapetininga

33

Dep

arta

men

tos

Diocese de Itapetininga

Departamentos da Cúria:

Page 36: Diocese de itapetininga anuario 2015

Cons

elho

s da

Dio

cese

Conselhos da Diocese | Diocese de Itapetininga

34 Conselho de Presbíteros

Pe. José Benedito Cardoso

Pe. Lorival de Oliveira Pedro

Pe. Carlos Eduardo de Oliveira

Pe. Gracélio de Almeida Tavares

Pe. Sirlei Aparecido de Oliveira

Pe. Antonio João Savassa

Pe. Francisco José Lemes Gonçalves

Pe. Luiz Antonio Machado

Pe. Ademar Bortoleto,

Pe. Milton de Campos Rocha

Pe. Mario Donato Sampaio

(2015 - 2017)

Vigário Geral

Coordenador de Pastoral

Representante do Clero

Repres. da Região Pastoral Itapetininga

Representante da Região Pastoral Tatuí

Representante da Região Pastoral Norte

Representante da Região Pastoral Sul

Representante da Região Pastoral Oeste

Membros Honorários

Colégio de Consultores

Pe. José Benedito Cardoso

Pe. Edson Lúcio de Meira

Pe. Ricardo de Oliveira

Pe. Élcio Roberto de Góes

Pe. Mário Donato Sampaio

Pe. Milton de Campos Rocha

Pe. Reinaldo Machado Ramos

Pe. Narciso de Jesus Iori

Pe. Antônio João Savassa

Pe. Marco Antônio Custódio

Pe. Carlos Eduardo de Oliveira

(até agosto de 2018 - mandato de 5 anos)

Page 37: Diocese de itapetininga anuario 2015

Seminário São João Paulo II | Diocese de Itapetininga

35

Sem

inár

io D

ioce

sano

Seminário Diocesano São João Paulo IIAv. Cyro Albuquerque, 4450 - Bº Taboãozinho - CEP 18200-675 - Itapetininga/SP

Tel: (15) 3373-5509 - 3273-1396E-mail: [email protected]

Pe. Ricardo de Oliveira

Pe. Gracélio de Almeida Tavares

Pe. Edvilson de Godoy

Pe. André Viana

Pe. Mário Donato Sampaio

Dra. Regina Pissinato

Dra. Débora Felamingo

Reitor

Vice Reitor

Diretor de Estudos

Diretor Espiritual Propedêutico

Diretor Espiritual Filosofia e Teologia

Atendimento Psicológico

Page 38: Diocese de itapetininga anuario 2015

Sem

inar

ista

sSeminaristas | Seminário Diocesano São João Paulo II

36 PropedêuticoAdeildo Luan Rafael Meira Moreira

Paróquia Nossa Senhora das Graças | Itapetininga

Caio César Cerqueira SantosParóquia São José Operário | Tatuí

Gabriel Rocha Cerqueira CordeiroCatedral Nossa Senhora dos Prazeres | Itapetininga

Leonardo da Silva RibeiroParóquia Bom Jesus | Bom Retiro

Renato Felix O. dos SantosParóquia Santo Antônio | Porangaba

Sulevan Aparecido Cruz SilvaParóquia São Francisco de Assis | Capela do Alto

1º Ano de FilosofiaDanyel Lima da Silva

Paróquia São Paulo Apóstolo | Itapetininga

Diego Galante BorbaParóquia Nossa Senhora das Graças | Itapetininga

Ivan Carlos da Silva RosaParóquia Bom Jesus do Bom Fim | Pilar do Sul

Jean de Jesus VieiraParóquia São Paulo Apóstolo | Itapetininga

João Vitor de Carvalho Correa Sá FreireParóquia Nossa Senhora das Estrelas | Itapetininga

José Augusto da Silva MedeirosParóquia Nossa Senhora do Bom Sucesso | Paranapanema

Lucas Augusto Alves de OliveiraParóquia Santa Cruz | Tatuí

Tarcisio Jesus de CamargoSantuário São Miguel Arcanjo

Vitor Guilherme Domingues de OliveiraParóquia Bom Jesus do Bom Fim | Pilar do Sul

2º Ano de FilosofiaFelipe Mauricio Cavalheiro

Paróquia São Roque | Campina do Monte Alegre

Lucas Fernandes Pinheiro MendesParóquia Nossa Senhora do Bom Sucesso | Paranapanema

Page 39: Diocese de itapetininga anuario 2015

Thiago Alves RodriguesParóquia São José | Campos de Holambra

Tiago do Amaral MachadoSantuário São Judas Tadeu | Tatuí

Sem

inar

ista

s

Seminaristas | Seminário Diocesano São João Paulo II

37

3º Ano de FilosofiaCelso Cristiano Pinto

Paróquia São Lázaro | Tatuí

Ivan SoaresParóquia Divino Espírito Santo | Angatuba

Luis Fernando CarvalhoParóquia São Roque | Itapetininga

1º Ano de TeologiaJean Michel de Oliveira Campos

Paróquia Sagrado Coração | Tatuí

Orlando Gustavo FelicianoParóquia São Francisco de Assis | Capela do Alto

Rodolfo RodriguesParóquia São Roque | Itapetininga

2º Ano de TeologiaLeonardo Mendes Sonsin

Paróquia Santo Antônio | Porangaba

3º Ano de TeologiaCristiano José Benedito Chicuta

Paróquia Divino Espírito Santo | Angatuba

Márcio Mendes RibeiroParóquia Santa Rita de Cássia | Tatuí

4º Ano de TeologiaDiogo Fogaça

Santuário São Miguel Arcanjo | SMA

Leandro de Almeida FogaçaParóquia São João Batista | Itapetininga

Luiz Paulo Batista BragaParóquia São João Batista | Guareí

Page 40: Diocese de itapetininga anuario 2015

Comissão dos Diáconos Permanentes

38

Com

issã

o D

iáco

nos

CoordenadorDiác. Luis Moreira

Paróquia Bom Jesus de AlambaríTel: (15) 3271-2826 / 99708-5777E-mail: [email protected]

Vice-CoordenadorDiác. José Rafael da Costa

Paróquia São José Operário de TatuíTel: (15) 3305.3536 / 99764-8754E-mail: [email protected]

1º SecretárioDiác. Carlos Lourenço Guilherme

Paróquia São Francisco de Assis de Capela do AltoTel: (15) 3267-1551 / 99671-6751E-mail: [email protected]

2º SecretárioDiác. Durval Moreira

Paróquia Divino Espírito Santo de AngatubaTel: (15) 99701-8753

1º TesoureiroDiác. José Roberto Nanini

Santuário Nossa Aparecida do Sul de ItapetiningaTel. (15) 32734045 / 99104-7589E-mail: [email protected]

2º TesoureiroDiác. Octacílio de Araújo Guerra Netto

Paróquia São Paulo Apóstolo de ItapetiningaTel: (15) 99675-0964

Diretor: Pe. Ademar Bortoleto ArrudaVice-Diretor: Diácono Luis Moreira

ESCOLA DIACONAL

SANTO ESTEVÃO

Page 41: Diocese de itapetininga anuario 2015

Diá

cono

s P

erm

anen

tes

Diáconos Permanentes | Diocese de Itapetininga

3901 - Diác. Afonso Raul Fernandes Paróquia Nossa Senhora de Fátima - Itapetininga Av. Darci Vieira, nº. 1795, centro, Itapetininga - Cep: 18200-310 Tel: (15) 3271-2714

02 - Diác. Antonio César PiedadeParóquia Nossa Senhora dos Prazeres - ItapetiningaRua Dom Joaquim, nº. 39, centro - Cep: 18200-090 Itapetininga Tel: (15) 3271-2517

03 - Diác.Antonio Ferreira da Silva FilhoParóquia São Paulo Apóstolo - ItapetiningaRua São Simão, nº. 22, Jd. Maricota - Cep: 18214-390 Itapetininga Tel: (15) 3273-4460

04 - Diác. Agenor de Oliveira SilvaParóquia Nossa Senhora das Dores - SarapuíTel: (15) 997122216E-mail: [email protected]

05 - Diác. Agostinho dos Santos JuniorCatedral Nossa Senhora dos Prazeres - ItapetiningaTel. (15) 3373.4543 / 99790-7090

06 - Diác. Antonio Machado de Souza PrimoParóquia Santo Antonio - PorangabaRua Camargo Soares de Almeida, nº. 308 - Jd. São Luiz - Porangaba/SP

Tel: (15) 3257-1603 / 99708-4991E-mail: [email protected]

07 - Diác. Antonio Severino Vieira Paróquia Nossa Senhora das Graças - ItapetiningaRua Durval da Rocha Reis, nº. 99, - Cep: 18209-160 ItapetiningaTel: (15) 3272-6912

08 - Diác. Aurélio Machado de Oliveira (Emérito)Paróquia Divino Espírito Santo - Angatuba Rua Salvador R. dos Santos, nº. 1247 - Cep: 18240-000 Angatuba

Page 42: Diocese de itapetininga anuario 2015

Diá

cono

s P

erm

anen

tes

Diáconos Permanentes | Diocese de Itapetininga

40 09 - Diác. Benedito Carlos de Campos Paróquia Sagrada Família - TatuíTel: (15) 3305-4641 / 99771-7603E-mail: [email protected]

10 - Diác. Carlos Alberto de Almeida Paróquia Sant'Ana e Santa Rita de Cássia - ItapetiningaR. Argemiro Vieira de Moraes, nº. 11 – V. Orestes, Cep: 182012-040 Tel: (15) 3271-0828 / 99605-2540E-mail: [email protected]

11 - Diác. Carlos Lourenço GuilhermeParóquia São Francisco de Assis - Capela do AltoRua Cel. Guilherme F. Wincler, nº 77, centro - Cep: 18.195-000 Tel: (15) 3267-1551 / 99671-6751E-mail: [email protected]

12 - Diác. Carlos José MendesSantuário São Judas Tadeu - TatuíAv. Prof. Zilah de Aquino, nº. 574 - Cep: 18276-440 Tatuí Tel: (15) 3305-3253

13 - Diác. Carlos Valêncio DulciParóquia São José - Campos de Holambra - ParanapanemaTel: (14) 3769-2053 / 99656-6555

14 - Diác. Claudionor Almeida RamosParóquia São José - Campos de Holambra - ParanapanemaTel. (14) 3769-1669E-mail: [email protected]

15 - Diác. David José FerreiraParóquia São Roque - ItapetiningaRua Conde Francisco Matarazzo, nº. 30 Cep: 18208-100 ItapetiningaTel: (15) 3272-6584

16 - Diác. Dirceu Albuquerque Paróquia Nossa Senhora das Estrelas - ItapetiningaRua Cel. Joaquim Leonel, nº. - Itapetininga Tel: (15) 32726470 / 996140813

Page 43: Diocese de itapetininga anuario 2015

Diá

cono

s P

erm

anen

tes

Diáconos Permanentes | Diocese de Itapetininga

4117 - Diác. Donato Bonin MessiasParóquia Sagrada Família - TatuíTel: (15) 3259-6639 / 9700-7240E-mail: [email protected]

18 - Diác. Durval MoreiraParóquia Divino Espírito Santo - AngatubaRua José Arruda Leite Monteiro, nº. 40 - Cep: 18240-000 Angatuba Tel: (15) 99701-8753

19 - Diác. Farid Said UebeParóquia Nossa Senhora do Bom Sucesso - ParanapanemaRua Joaquim Vieira de Medeiros, nº. 1130 - Cep: 18720-000 Paranapanema Tel: (014) 3713-1480 / 99707-8350E-mail: [email protected]

20 - Diác. Hélio Paulo da CruzParóquia São João Batista - Itapetininga

21 - Diác. Francisco de Jesus Medeiros Paróquia Bom Jesus e São Roque - Dist. Bom Retiro da Esperança - AngatubaAv. Deoclides Ribeiro da Silva, nº. 333 - Cep: 18.243-000 Angatuba

22 - Diác. Jair Bacon Paróquia São Roque - ItapetiningaTel: (15) 3271-3506 / 99764-8888E-mail: [email protected]

23 - Diác. João Batista FranciscoParóquia Divino Espírito Santo - AngatubaRua José Francisco de Araujo , nº. 410 - Angatuba E-mail: [email protected]

24 - Diác. João Calil Vieira de CamargoSantuário Nossa Aparecida do Sul - ItapetiningaRua Paulo Correa, nº. 76 - Vila Aurora - Itapetininga Tel: (15) 32732584 / 997767952

Page 44: Diocese de itapetininga anuario 2015

Diá

cono

s P

erm

anen

tes

Diáconos Permanentes | Diocese de Itapetininga

42 25 - Diác. José Antonio de GóesSantuário São Miguel Arcanjo – S.M. ArcanjoE-mail: [email protected]

26 - Diác. José Aparecido de Oliveira Paróquia Bom Jesus e São Roque - Dist. Bom Retiro da Esperança - Angatuba Rua Abrahão Isaac, Vila Carolina - Cep: 18207-585 ItapetiningaTel: (15) 3307-3464 / 3527-0575 / 998167-0223E-mail: [email protected]

27- Diác. José Paulo da Rocha Paróquia São Roque - ItapetiningaTel: (15) 3275-3394 / 99662-0434E-mail: [email protected]

28 - Diác. José Augusto dos Santos Paróquia Bom Jesus e São Roque - Distr. Bom Retiro da Esperança - AngatubaRua Pe. Carlos Regatieri, nº. 71 - Cep: 18208-130 Itapetininga Tel: (15) 3372-5150 / 9773-6304E-mail: [email protected] ou [email protected]

29 - Diác. José Carlos Nogueira de Macedo Paróquia Bom Jesus do Bom Fim - Pilar do SulRua Pedro José Paes, nº. 159 – Jd. Esperança - Cep: 18185-000E-mail: [email protected]

30 - Diác. José Carlos Ribeiro Santuário São Miguel Arcanjo - S.M ArcanjoTel: (15) 3279-1808 / 99772-2225E-mail: [email protected]

31 - Diác. José Rafael da Costa Paróquia São José Operário - TatuíTel: (15) 3305.3536 / 99764-8754E-mail: [email protected]

32 - Diác. José Roberto Nanini Santuário Nossa Senhora Aparecida do Sul - ItapetiningaRua Samuel Venturelli, nº. 660, Jd.Fogaça - Cep: 18202-400 ItapetiningaTel. (15) 32734045 / 99104-7589E-mail: [email protected]

Page 45: Diocese de itapetininga anuario 2015

Diá

cono

s P

erm

anen

tes

Diáconos Permanentes | Diocese de Itapetininga

4333 - Diác. José Rodrigues da Silva Paróquia Sant'Ana e Santa Rita - Itapetininga Rua Argemiro Vieira de Moraes, 38, Vila Orestes - Cep:18.212-040Tel. (15) 3271-8404 / 9614-0814E-mail: [email protected]

34 - Diác.José Vieira de Miranda (Emérito) Paróquia Santa Cruz - Cesário Lange Rua do Comércio, nº. 797 - Centro - Cesário Lange

35 - Diác. Johnny AlexandreParóquia Santa Cruz - Cesário Lange Rua Joaquim Ribeiro da Silva, 761 - centro - Cep: 18285-000Tel: (15) 3246-1300 / 99712-3605E-mail: [email protected]

36 - Diác. Leopoldo Lourenço NunesParóquia Bom Jesus - Quadra Rua Firmo Vieira Camargo, nº. 160, centro - Cep: 18255-000 Quadra Tel: (15) 3253-1115

37 - Diác. Luis Carlos AlcântaraSantuário São Judas Tadeu - TatuíTravessa Francisco V.C. Farah, nº. 115 - Cep: 18277-030 TatuíTel: (15) 3251-5098 / 9704-1736

38 - Diác. Luís Moreira Paróquia Bom Jesus - Alambarí Rua Leonce Pinheiro, 535 - Itapetininga - Cep: 18200-500 Tel: (15) 3271-2826 / 99708-5777E-mail: [email protected]

39 - Diác. Luiz Carlos Camargo (Emérito) Santuário Nossa Senhora da Conceição - Tatuí Rua Cônego Demétrio, 194 - Cep: 18270-160 Tatuí Tel: (15) 3251-3187 / 9747-7969E-mail: [email protected]

Page 46: Diocese de itapetininga anuario 2015

Diá

cono

s P

erm

anen

tes

Diáconos Permanentes | Diocese de Itapetininga

44 40 - Diác. Luiz Carlos de Souza Barros Paróquia São João Batista - Itapetininga Rua Ignes Orsi Mazzarino, nº. 44 - Cep:18201-090 ItapetiningaTel: (15) 3527-3569 / 3373-3569 / 99151-9047E-mail:[email protected]

41 - Diác. Magin Valencia Siota Catedral Nossa Senhora dos Prazeres - Itapetininga Rua Capitão José Leme, nº. 80 ItapetiningaTel: (15) 3272-4431 / 9714-7925E-mail: [email protected]

42 - Diác. Manoel Ferreira dos SantosParóquia Nossa Senhora das Dores - Sarapuí Rua Dr. Cerqueira César, nº. 683 Cep: 18225-000 SarapuíTel: (15) 3276-1157 / 3276-6408 / 99121-7222

43 - Diác. Maurício Aparecido RibeiroParóquia Santa Cruz - Tatuí Rua Ernani Cavalcanti e Silva, nº. 320 - Cep: 18275-550 TatuíTel: (15) 3259-2565 / 99141-7005E-mail: [email protected]

44 - Diác. Mauro dos Santos Terra Santuário Nossa Senhora Aparecida do Sul - ItapetiningaRua Prof. Virgilio Silveira, 185 - ItapetiningaTel: (15) 3272-5853 / 99117-5562

45 - Diác. Natalino de Souza (Emérito) Paróquia Nossa Senhora das Estrelas - Itapetininga Rua Prof. Virgílio Silveira, nº. 185 - ItapetiningaTel: (15) 3272-5853 / 99117-5562E-mail: [email protected]

46 - Diác. Nivaldo Bianchin Santuário São Miguel Arcanjo - Distrito do Gramadão Tel: (15) 99734-2333E-mail: [email protected]

Page 47: Diocese de itapetininga anuario 2015

Diá

cono

s P

erm

anen

tes

Diáconos Permanentes | Diocese de Itapetininga

4547- Diác. Norberto Montagner (Emérito) Paróquia Nossa Senhora das Estrelas - Itapetininga Rua João Evangelista, nº. 455 - Cep:18200-250 Itapetininga Tel: (15) 3271-1158

48 - Diác. Octacílio de Araujo Guerra Netto Paróquia São Paulo Apóstolo - Itapetininga Rua Álvaro Ladeira, nº. 150 - Jardim Monte Santo - Cep: 18215-200Tel: (15) 99675-0964

49- Diác. Paulo Batista de Arruda Paróquia Sant'Ana e Santa Rita - Itapetininga Rua Major Antonio de Moraes, nº. 29 - Cep: 18212-030 ItapetiningaTel: (15) 3271-9009

50 - Diác. Paulo Dalle Luche Santuário São Miguel ArcanjoBairro Guarapema - C.P. 184 - S. M. ArcanjoTel: (15) 99707-0698

51- Diác. Paulo Nogueira Momberg Paróquia Santa Cruz - TatuíTel: (15) 3251-7723

52 - Diác. Pedro Ferraz de Camargo Santuário Nossa senhora da Conceição - Tatuí Tel: (15) 32517723 / 99700-5071E-mail: [email protected]

53 - Diác. Renê Donizeti Muncinhato Paróquia São Roque - Campina do Monte Alegre Rua Abel Pereira de Andrade, nº. 70 - CDHU - Cep:18245-000Tel: (15) 99730-7556

54 - Diác.Roque Donizetti de Proença Paróquia Santa Cruz - Cesário Lange Tel: (15) 3246-1646 / 99787-0690

Page 48: Diocese de itapetininga anuario 2015

Diá

cono

s P

erm

anen

tes

Diáconos Permanentes | Diocese de Itapetininga

46 55 - Diác. Simão Pedro RodriguesParóquia Nossa Senhora das Graças - Tatuí Rua Mário Pereira da Silva Nunes, nº. 244 - Cep: 18275-768 TatuíTel: (15) 3251-5172 / 98123-3603E-mail: [email protected]

56 - Diác. Tarcisio de Moraes RosaParóquia Bom Jesus do Bom Fim - Pilar do SulRua Josefa da Silva Guerra Maia, nº. 308 - Jd. Marajoara - Cep: 18185-000 Tel: (15) 99105-0963E-mail: [email protected]

57- Diác. Valdemir Aparecido da silvaSantuário Nossa Senhora da Aparecida do SulTel: (15) 3373-1020 / 99707-0683E-mail: [email protected]

58 - Diác. Valter Aparecido DominguesParóquia Santa Cruz - Tatuí Rua Santa Cruz, nº. 744 - Cep: 18275-130 Tatuí Tel: (15) 3251-1266 / 3259-8309E-mail: [email protected]

59 - Diác. Vicente de Paulo NogueiraEm missão na Arquidiocese de São PauloTel: (011) 3774-1129

60 - Diác. Warner AlexandreSantuário Nossa Senhora da Conceição - TatuíRua Maria Santinha de Almeida Holtz, nº. 221 - Cep: 18273-750Tel: (15) 3205-1075 / 9724-5364E-mail: [email protected]

Page 49: Diocese de itapetininga anuario 2015

Pre

sbíte

ros

Presbíteros | Diocese de Itapetininga

4701 Pe. Ademar Bortoleto de ArrudaParóquia Sant´Ana e Santa Rita de Cássia – Itapetininga/SP

02 Pe. Alexandre Pedroso ArantesParóquia Nossa Senhora de Fátima – Itapetininga/SP

03 Pe. Altair Alves de LimaParóquia Santa Cruz – Distrito Varginha – Itapetininga/SP

04 Pe. André Luiz Garcia CorrêaCatedral Nossa Senhora dos Prazeres – Itapetininga/SP

05 Pe. André VianaParóquia São José Operário – Tatuí /SP

07 Pe. Antonio João SavassaParóquia Santa Cruz – Cesário Lange/SP

08 Pe. Antonio Roberto Rodrigues PaisParóquia Santo Antonio – Porangaba/SP

09 Pe. Carlos Eduardo de OliveiraParóquia São José – Campos de Holambra/SP

11 Pe. Edson Lúcio de MeiraParóquia Senhor Bom Jesus e S. Roque – B. Retiro – Angatuba/SP

12 Pe. Edvilson de GodoyParóquia Sagrada Familia – Tatuí/SP

13 Pe. Elcio Roberto de GóesSantuário Nossa Senhora da Conceição – Tatuí/SP

14 Pe. Elias Soares JúniorParóquia Nossa Senhora das Dores – Sarapuí/SP

15 Pe. Fábio da Silveira WagnerParóquia Santa Cruz – Cesário Lange/SP

16 Pe. Fábio José de MeiraParóquia São Judas Tadeu – Angatuba/SP

17 Pe. Francisco José Lemes GonçalvesParóquia São Francisco de Assís – Capela do Alto/SP

10 Pe. Décio Fogagnolli JúniorParóquia Bom Jesus – Alambarí/SP

06 Pe. Antonio FerreiraEmérito

18 Pe. Francisco Roberto da SilvaParóquia Santa Rita de Cássia – Tatuí – SP

Page 50: Diocese de itapetininga anuario 2015

20 Pe. Giuseppe SomettiAssociação Nossa Senhora Rainha da Paz – Itapetininga/SP

21 Pe. Gracélio de Almeida TavaresParóquia São João Batista – Itapetininga/SP

22 Pe. Jânio Procópio da SilvaParóquia Nossa Senhora das Graças – Tatuí/SP

23 Pe. Jobel de OliveiraParóquia Nossa Senhora das Graças – Itapetininga/SP

24 Pe. José Benedito CardosoParóquia São Roque – Itapetininga/SP

25 Pe. José Benedito Gomes NetoParóquia São João Batista – Guareí/SP

31 Pe. Luiz Bertazzi, MSCSantuário N. Senhora Aparecida do Sul – Itapetininga/SP

26 Pe. Júlio César Machado, MSCSantuário N. Senhora Aparecida do Sul – Itapetininga/SP

29 Pe. Lorival de Oliveira PedroParóquia Nossa Senhora das Estrelas – Itapetininga/SP

30 Pe. Luis Antonio Machado de OliveiraParóquia Nossa Senhora do Bom Sucesso – Paranapanema/SP

32 Pe. Luiz Omar Batista dos ReisParóquia Santa Terezinha do Menino Jesus – Tatuí/SP

33 Pe. Marcio Giordany Costa de AlmeidaSantuário São Miguel Arcanjo – São Miguel Arcanjo/SP

Pre

sbíte

ros

Presbíteros | Diocese de Itapetininga

48

27 Pe. Júlio Ferreira de CamposCatedral Nossa Senhora dos Prazeres – Itapetininga/SP

28 Pe. Leonel Aparecido Veríssimo VieiraParóquia Bom Jesus do Bom Fim – Pilar do Sul/SP

19 Pe. Geraldo Alves Cassiano, MSCSantuário Nossa Senhora Aparecida do Sul - Itapetininga/SP

34 Pe. Marco Antonio CustódioParóquia Bom Jesus do Bom Fim – Pilar do Sul/SP

35 Pe. Marcos Donizetti de SouzaParóquia Santa Cruz – Tatuí

Page 51: Diocese de itapetininga anuario 2015

Pre

sbíte

ros

Presbíteros | Diocese de Itapetininga

49

39 Pe. Narciso de Jesus IoriSantuário São Judas Tadeu – Tatuí/SP

40 Pe. Pedro Luiz de Oliveira LimaParóquia Bom Jesus – Quadra/SP

41 Pe. Reinaldo Machado RamosCatedral Nossa Senhora dos Prazeres – Itapetininga/SP

42 Pe. Renato de Góes VieiraParóquia São Judas Tadeu – São Miguel Arcanjo/SP

43 Pe. Ricardo de OliveiraParóquia São Roque – Itapetininga/SP

44 Pe. Roberto Januário de MoraesParóquia São Pedro – Torre de Pedra/SP

45 Pe. Roberto Moreira da SilvaParóquia Sagrado Coração de Jesus – Tatuí/SP

46 Pe. Rodrigo Corrêa FeitosaSantuário São Miguel Arcanjo – São Miguel Arcanjo/SP

47 Pe. Rogério José PereiraParóquia Divino Espírito Santo – Angatuba/SP

48 Pe. Sirlei Aparecido de OliveiraParóquia São Lázaro – Tatuí/SP

50 Pe. Valdori Alexandre RosaParóquia São Paulo Apóstolo – Itapetininga/SP

49 Pe. Tarcísio Gomes LourençoParóquia São Roque – Campina do Monte Alegre/SP

37 Pe. Milton de Campos RochaSantuário Nossa Senhora da Conceição – Tatuí/SP

38 Pe. Milton Satiro de OliveiraAssociação Nossa Senhora Rainha da Paz

36 Pe. Mário Donato SampaioParóquia Nossa Senhora das Estrelas – Itapetininga/SP

Page 52: Diocese de itapetininga anuario 2015

Aniv

ersá

rio

Diá

cono

sAniversário dos Diáconos | Diocese de Itapetininga

50 JaneiroOctácilio de Araújo Guerra Netto Dia 04 – Ordenação

João Calil de Camargo Dia 04 – Ordenação

José Rodrigues da Silva Dia 04 – Ordenação

Dirceu Albuquerque Vieira Dia 04 – Ordenação

José Paulo da Rocha Dia 04 – Ordenação

Agostinho dos Santos Jr Dia 04 – Ordenação

Jair Bacon Dia 04 – Ordenação

Carlos Alberto de Almeida Dia 04 – Ordenação

Valdimir Aparecido da Silva Dia 04 – Ordenação

José Roberto Nanini Dia 04 – Ordenação

Carlos José Mendes Dia 10 – Ordenação

Luís Carlos Alcântara Dia 10 – Ordenação

Leopoldo Lourenço Nunes Dia 10 – Ordenação

Benedito Carlos de Campos Dia 17 – Nascimento

Natalino De Souza (Emérito) Dia 22 – Nascimento

Paulo Dalle Luche Dia 25 – Nascimento

FevereiroCarlos Valêncio Dulci Dia 01 – Ordenação

Claudionor Almeida Ramos Neto Dia 01 – Ordenação

José Ferreira Martins Dia 08 – Ordenação

José Carlos Ribeiro Dia 08 – Ordenação

Paulo Dalle Luche Dia 08 – Ordenação

Francisco de Jesus Medeiros Dia 09 – Ordenação

João Batista Francisco Dia 09 – Ordenação

José Aparecido de Oliveira Dia 09 – Ordenação

Mauro dos Santos Terra Dia 10 – Nascimento

Simão Pedro Rodrigues Dia 11 – Nascimento

Farid Said Uebe Dia 11 – Ordenação

Warner Alexandre Dia 14 – Nascimento

Johnny Alexandre Dia 15 – Ordenação

Roque Donizeti Proença Dia 15 – Ordenação

Antonio Machado de Souza Primo Dia 16 – Ordenação

Antonio César Piedade Dia 17 – Ordenação

Page 53: Diocese de itapetininga anuario 2015

Aniv

ersá

rio

Diá

cono

s

Aniversário dos Diáconos | Diocese de Itapetininga

51Benedito Carlos de Campos Dia 22 – Ordenação

Pedro Ferraz de Camargo Dia 22 – Ordenação

Donato Bonin Messias Dia 22 – Ordenação

Agenor de Oliveira Silva Dia 23 – Ordenação

Rene Donizeti Muncinhato Dia 23 – Ordenação

José Carlos Nogueira de Macedo Dia 25 – Nascimento

José Antonio de Góes Dia 25 – Ordenação

MarçoAfonso Raul Fernandes Dia 05 – Nascimento

João Batista Francisco Dia 08 – Nascimento

Norberto Montagner (Emérito) Dia 08 – Ordenação

José Ferreira Martins Dia 12 – Nascimento

Antonio Ferreira da Silva Filho Dia 17 – Ordenação

Valdimir Aparecido da Silva Dia 29 – Nascimento

Roque Donizeti Proença Dia 08 – Nascimento

Paulo Batista de Arruda Dia 12 – Nascimento

José Carlos Nogueira de Macedo Dia 16 – Ordenação

Valter Aparecido Domingues Dia 22 – Ordenação

Agostinho dos Santos Jr Dia 25 – Nascimento

Afonso Raul Fernandes Dia 29 – Ordenação

Luís Moreira Dia 29 – Ordenação

Abril

Durval Moreira Dia 01 – Ordenação

Luiz Carlos de Souza Barros Dia 04 – Nascimento

Aurélio Machado de Oliveira (Emérito) Dia 10 – Nascimento

Simão Pedro Rodrigues Dia 12 – Ordenação

José Rodrigues da Silva Dia 16 – Nascimento

José Augusto dos Santos Dia 19 – Nascimento

Antonio Severino Vieira Dia 19 – Ordenação

Maio

José Augusto dos Santos Dia 20 – Ordenação

Manoel Ferreira dos Santos Dia 26 – Nascimento

Magim Valência Siota Dia 27 – Ordenação

Page 54: Diocese de itapetininga anuario 2015

Aniv

ersá

rio

Diá

cono

sAniversário dos Diáconos | Diocese de Itapetininga

52 Paulo Batista de Arruda Dia 27 – Ordenação

Luiz Carlos de Souza Barros Dia 27 – Ordenação

Aurélio Machado de Oliveira (Emérito) Dia 02 – Ordenação

Francisco de Jesus Medeiros Dia 04 – Nascimento

José Antonio de Góes Dia 13 – Nascimento

Antonio Machado de Souza Primo Dia 17 – Nascimento

Dirceu Albuquerque Vieira Dia 18 – Nascimento

Magim Valência Siota Dia 21 – Nascimento

José Rafael da Costa Dia 21 – Ordenação

Junho

Luís Moreira Dia 22 – Nascimento

José Roberto Nanini Dia 27 – Nascimento

Antonio César Piedade Dia 05 – Nascimento

Pedro Ferraz de Camargo Dia 11 – Nascimento

José Carlos Ribeiro Dia 11 – Nascimento

Agenor de Oliveira Silva Dia 12 – Nascimento

José Aparecido de Oliveira Dia 20 – Nascimento

Claudionor Almeida Ramos Neto Dia 22 – Nascimento

Maurício Aparecido Ribeiro Dia 23 – Nascimento

Julho

Leopoldo Lourenço Nunes Dia 10 – Nascimento

Antonio Ferreira da Silva Filho Dia 30 – Nascimento

José Vieira de Miranda Dia 06 – Ordenação

Luiz Carlos Camargo Dia 13 – Ordenação

Warner Alexandre Dia 13 – Ordenação

Maurício Aparecido Ribeiro Dia 13 – Ordenação

David José Ferreira Dia 16 – Ordenação

Johnny Alexandre Dia 18 – Nascimento

Luís Carlos Alcântara Dia 20 – Nascimento

Agosto

Setembro

Page 55: Diocese de itapetininga anuario 2015

Aniv

ersá

rio

Diá

cono

s

Aniversário dos Diáconos | Diocese de Itapetininga

53Rene Donizeti Muncinhato Dia 04 – Nascimento

Jair Bacon Dia 07 – Nascimento

Valter Aparecido Domingues Dia 08 – Nascimento

Octácilio de Araújo Guerra Netto Dia 12 – Nascimento

Carlos Valêncio Dulci Dia 15 – Nascimento

Tarcísio de Moraes Rosa Dia 16 – Ordenação

João Calil de Camargo Dia 18 – NascimentoDonato Bonin Messias Dia 18 – Nascimento

Farid Said Uebe Dia 19 – Nascimento

José Vieira de Miranda Dia 29 – Nascimento

NovembroCarlos José Mendes Dia 13 – Nascimento

Nivaldo Bianchin Dia 13 – Nascimento

Durval Moreira Dia 21 – Nascimento

José Rafael da Costa Dia 21 – Nascimento

José Paulo da Rocha Dia 28 – Nascimento

DezembroTarcísio de Moraes Rosa Dia 01 – Nascimento

Nivaldo Bianchin Dia 04 – Ordenação

Luiz Carlos Camargo Dia 08 – Nascimento

Carlos Alberto de Almeida Dia 20 – Nascimento

Antonio Severino Vieira Dia 21 – Nascimento

Norberto Montagner (Emérito) Dia 01 – Nascimento

Outubro

Manoel Ferreira dos Santos Dia 21 – Ordenação

David José Ferreira Dia 23 – Nascimento

Mauro dos Santos Terra Dia 25 – Ordenação

Natalino de Souza (Emérito) Dia 30 – Ordenação

Page 56: Diocese de itapetininga anuario 2015

Aniv

ersá

rio

Pre

sbíte

ros

Aniversário dos Presbíteros | Diocese de Itapetininga

54 JaneiroPe. Jobel de Oliveira Dia 16 - Nascimento

FevereiroPe. Júlio César Machado, MSC Dia 03 - Ordenação

Pe. Renato de Góes Vieira Dia 11 - Ordenação

Pe. Luiz Antonio Machado de Oliveira Dia 19 - Nascimento

Pe. Marcos Donizetti de Souza Dia 23 - Nascimento

Pe. Renato de Góes Vieira Dia 25 - Nascimento

Pe. André Viana Dia 28 - Nascimento

Pe. Edvilson de Godoy Dia 29 - Ordenação

MarçoPe. José Benedito Gomes Neto Dia 10 - Nascimento

Pe. Giuseppe Sometti Dia 17 - Nascimento

AbrilPe. Francisco José Lemes Gonçalves Dia 02 - Nascimento

Pe. Elias Soares Júnior Dia 04 - Nascimento

Pe. Edvilson de Godoy Dia 09 - Nascimento

Pe. Pedro Luiz de Oliveira Lima Dia 28 - Nascimento

Pe. Rodrigo Corrêa Feitosa Dia 30 - Ordenação

MaioPe. Gracélio de Almeida Tavares Dia 04 - Nascimento

Pe. José Benedito Gomes Neto Dia 07 - Ordenação

Pe. Antonio João Savassa Dia 07 - Ordenação

Pe. Pedro Luiz de Oliveira Lima Dia 07 - Ordenação

Pe. Valdori Alexandre Rosa Dia 07 - Nascimento

Pe. Ricardo de Oliveira Dia 16 - Nascimento

Pe. Antonio João Savassa Dia 23 - Nascimento

Pe. Giuseppe Sometti Dia 24 - Ordenação

Pe. Narciso de Jesus Iori Dia 28 - Nascimento

JunhoPe.Élcio Roberto de Góes Dia 06 - Nascimento

Pe. Fábio José de Meira Dia 11 - Nascimento

Pe. Antonio Roberto Rodrigues Pais Dia 11 - Nascimento

Pe. Roberto Januário de Moraes Dia 23 - Nascimento

Page 57: Diocese de itapetininga anuario 2015

Aniv

ersá

rio

Pre

sbíte

ros

Aniversário dos Presbíteros | Diocese de Itapetininga

55JulhoPe. Leonel Aparecido Veríssimo Vieira Dia 05 - Nascimento

Pe. Luiz Omar Batista dos Reis Dia 14 - Nascimento

Pe. Geraldo Alves Cassiano, MSC Dia 16 - Nascimento

Dom Gorgônio Alves da Enc. Neto, CR Dia 19 - Ord. Episcopal

Pe. Carlos Eduardo de Oliveira Dia 26 - Nascimento

AgostoPe. Roberto Moreira da Silva Dia 04 - Nascimento

Pe. Rodrigo Corrêa Feitosa Dia 18 - Nascimento

Pe. André Luiz Garcia Corrêa Dia 29 - Ordenação

Pe. Francisco Roberto da Silva Dia 30 - Nascimento

SetembroPe. Milton Satiro de Oliveira Dia 02 - Nascimento

Pe. Júlio Ferreira de Campos Dia 05 - Nascimento

Pe. José Benedito Cardoso Dia 12 - Nascimento

Pe. Reinaldo Machado Ramos Dia 14 - NascimentoDom Gorgônio Alves da Encarnação Neto Dia 17 - Nascimento

Pe. Fábio da Silveira Wagner Dia 29 - Nascimento

OutubroPe. Antonio Ferreira Dia 07 - Nascimento

Pe. Décio Fogagnolli Junior Dia 10 - Nascimento

Pe. Fábio da Silveira Wagner Dia 10 - Ordenação

Pe. Jânio Procópio da Silva Dia 11 - Nascimento

Pe. Milton de Campos Rocha Dia 12 - Ordenação

Pe. Júlio César Machado, MSC Dia 19 - Nascimento

Pe. Sirlei Aparecido de Oliveira Dia 21 - NascimentoPe. Marco Antonio Custódio Dia 27 - Nascimento

Pe. Lorival de Oliveira Pedro Dia 28 - Nascimento

Pe. Milton Satiro de Oliveira Dia 30 - Ordenação

NovembroPe. André Luiz Garcia Corrêa Dia 03 - Nascimento

Pe. Mário Donato Sampaio Dia 13 - Nascimento

Pe. Edson Lúcio de Meira Dia 13 - Nascimento

Pe. Marcio Giordany Costa de Almeida Dia 15 - Nascimento

Page 58: Diocese de itapetininga anuario 2015

Aniv

ersá

rio

Pre

sbíte

ros

Aniversário dos Presbíteros | Diocese de Itapetininga

56 Pe. Geraldo Alves Cassiano, MSC Dia 17 - Ordenação

Pe. Luiz Omar Batista dos Reis Dia 22 - Ordenação

Pe. José Benedito Cardoso Dia 23 - OrdenaçãoPe. Luis Bertazzi Dia 23 - Nascimento

Pe. Milton de Campos Rocha Dia 26 - Nascimento

Pe. Alexandre Pedroso Arantes Dia 29 - Nascimento

DezembroPe. Rogério José Pereira Dia 02 - Nascimento

Pe. Roberto Januário de Morais Dia 06 - Ordenação

Pe. Tarcísio Gomes Lourenço Dia 06 - Ordenação

Pe. Élcio Roberto de Góes Dia 07 - Ordenação

Pe. Mário Donato Sampaio Dia 08 - Ordenação

Pe. Antonio Ferreira Dia 08 - Ordenação

Pe. Marcos Donizetti de Souza Dia 08 - Ordenação

Pe. Alexandre Pedroso Arantes Dia 08 - Ordenação

Pe. Jânio Procópio da Silva Dia 09 - Ordenação

Pe. Luiz Antonio Machado de Oliveira Dia 09 - Ordenação

Pe. Márcio Giordany Costa de Almeida Dia 12 - Ordenação

Pe. Narciso de Jesus Iori Dia 13 - Ordenação

Pe. Luis Bertazzi Dia 18 - Ordenação

Pe. Rodrigo Corrêa Feitosa Dia 18 - Nascimento

Pe. Tarcísio Gomes Lourenço Dia 21 - Nascimento

Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto Dia 22 - Ord. Sacerd.

Pe. Ademar Bortoleto de Arruda Dia 24 - Ordenação

Pe. Ademar Bortoleto de Arruda Dia 26 - Nascimento

Pe. André Viana Dia 27 - Ordenação

Pe. Edson Lúcio de Meira Dia 27 - Ordenação

Pe. Elias Soares Júnior Dia 27 - Ordenação

Pe. Jobel de Oliveira Dia 27 - Ordenação

Pe. Júlio Ferreira de Campos Dia 27 - Ordenação

Pe. Leonel Aparecido Veríssimo Vieira Dia 27 - Ordenação

Pe. Valdori Alexandre Rosa Dia 27 - Ordenação

Pe. Francisco José Lemes Gonçalves Dia 28 - Ordenação

Pe. Marco Antonio Custódio Dia 28 - Ordenação

Pe. Lorival de Oliveira Pedro Dia 28 - Ordenação

Page 59: Diocese de itapetininga anuario 2015

Aniv

ersá

rio

Pre

sbíte

ros

Aniversário dos Presbíteros | Diocese de Itapetininga

57Pe. Reinaldo Machado Ramos Dia 28 - Ordenação

Pe. Fábio José de Meira Dia 28 - Ordenação

Pe. Carlos Eduardo de Oliveira Dia 28 - Ordenação

Pe. Décio Fogagnolli Junior Dia 28 - Ordenação

Pe. Ricardo de Oliveira Dia 29 - Ordenação

Pe. Sirlei Aparecido de Oliveira Dia 29 - Ordenação

Pe. Gracélio de Almeida Tavares Dia 29 - Ordenação

Pe. Rogério José Pereira Dia 29 - Ordenação

Pe. Francisco Roberto da Silva Dia 29 - Ordenação

Pe. Antonio Roberto Rodrigues Pais Dia 30 - Ordenação

Pe. Roberto Moreira da Silva Dia 30 - Ordenação

Padres FalecidosCônego Luiz de MoraesMonsenhor Teotônio dos Reis e CunhaPe. José Luiz PaillardPe. Júlio HoltzPe. José Antônio SamuelPe. Paulo César Ferreira

Page 60: Diocese de itapetininga anuario 2015

Abre

viat

uras

Pas

tora

isAbreviaturas Pastorais | Diocese de Itapetininga

58 AFRO = Pastoral Afro

AO = Apostolado da Oração

CDP = Conselho Diocesano de Pastoral

CF = Campanha da Fraternidade

CNBB = Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

COMIDI = Comissão Missionária Diocesana

DP = Diáconos Permanentes

DZM = Pastoral Dizimo

ECC = Encontro de Casais com Cristo

EDIAC = Escola Diaconal

IVC = Iniciação a Vida Cristã

LGM = Legião de Maria

MCC = Movimento Cursilho de Cristandade

ME = Movimento de Emaús

MESE = Ministros Extraordinários da Sagrada Eucaristia

MMR = Movimento Mãe Rainha

MSM = Movimento Sacerdotal Mariano

PASCOM = Pastoral da Comunicação

PB = Pastoral do Batismo

PC = Pastoral da Criança

PCR = Pastoral Carcerária

PFAM = Pastoral Familiar

PL = Pastoral Litúrgica

PPI = Pastoral da Pessoa Idosa

PS = Pastoral da Saúde

SJ = Setor Juventude

SSVP = Sociedade São Vicente de Paulo (Vicentinos)

VRC = Vida Religiosa Consagrada

Page 61: Diocese de itapetininga anuario 2015

Asse

ssor

ias

Ecle

siás

ticas

Assessorias Eclesiásticas de Pastorais e Movimentos

59AFROAOASCDVCERCFCOMIDIDPDZMECCEDIACEJCISSIVCMCCMEMESEMFCMMRMSMPASCOMPBPCPCRPFAMPLPMPPIPSPSBRCCSAVSJSSVPTCTH

Pe. Luiz Omar Batista dos ReisPe. Fábio José de MeiraDom Gorgônio A. da Encarnação NetoPe. Lorival de Oliveira PedroPe. Lorival de Oliveira PedroPe. Jânio Procópio da SilvaPe. Marcos Donizetti de SouzaPe. Élcio Roberto de GóesPe. Luiz Omar Batista dos ReisPe. Élcio Roberto de GóesPe. Ademar BortoletoPe. Márcio Giordany Costa de AlmeidaPe. Gracélio de Almeida TavaresPe. Julio Ferreira de CamposPe. Carlos Eduardo de OliveiraPe. Ricardo de OliveiraPe. Elias Soares JuniorPe. Élcio Roberto de GóesPe. Francisco José Lemes GonçalvesPe. Alexandre Pedroso ArantesPe. André Luiz GarciaPe. Carlos Eduardo de OliveiraPe. Luis Antonio Machado de OliveiraPe. André Luiz GarciaPe. Lorival de Oliveira PedroPe. Elias Soares JuniorPe. Jobel de OliveiraPe. Fabio da SilveiraPe. Jobel de OliveiraPe. Tarcísio Gomes LourençoPe. Rogério José PereiraPe. Marco Antonio CustódioPe. Márcio Giordany Costa de AlmeidaPe. Luis Antonio Machado de OliveiraPe. Milton de Campos RochaPe. Narciso de Jesus Iori

Pastoral Afro-descendente

Apostolado da Oração

Atendentes e Sacristãos

Comissão em defesa da vida

Cerimônias

Campanha da Fraternidade

Comissão Missionária Diocesana

Comissão de Diáconos Permanentes

Pastoral do Dízimo

Encontro de Casais com Cristo

Escola Diaconal

Encontro de Jovens com Cristo

Irmandade do Santíssimo Sacramento

Iniciação a vida cristã

Cursilho de Cristandade

Movimento de Emaús

Ministros Extraordinários da Eucaristia

Movimento Familiar Cristão

Movimento Mãe Rainha

Movimento Sacerdotal Mariano

Pastoral da Comunicação

Pastoral Presbiteral

Pastoral da Criança

Pastoral Carcerária

Pastoral Familiar

Pastoral da Liturgia

Pastoral dos Militares

Pastoral da Pessoa Idosa

Pastoral da Saúde

Pastoral da Sobriedade

Renovação Carismática Católica

Serviço de Animação Vocacional

Setor Juventude

Vicentinos

Tesoureiros e C.A.E

Terço dos Homens

Sigla Pastoral/Movimento Assessor Eclesiástico

Page 62: Diocese de itapetininga anuario 2015

Coor

dena

dore

s D

ioce

sano

sCoordenadores Diocesanos das Pastorais

60 01 - Pastoral da Criança (PC)Assessor Eclesiástico: Pe. Luiz Antonio Machado de OliveiraCoordenador: Celso CamargoRua Rodrigo dos Santos Terra, 199 – Jd. MaricotaCep: 18214-105 Itapetininga/SPTel: (15) 3271-2508

02 - Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP)Assessor Eclesiástico: Pe. Luiz Antonio Machado de OliveiraCoordenador: Maria Cristina Rodrigues NunesRua Durval Bento de Lara, 85 – Jd. BrasilCep: 18214-520 Itapetininga/SPTel: (15) 3271-9361 / (015) 997242276E-mail: [email protected]

03 - Pastoral da Sobriedade (PSB)Assessor Eclesiástico: Pe. Tarcísio Gomes LourençoCoordenadora: Mirian Franco RodriguesRua José Bonifácio, 701 (apto. 6) – CentroCep: 18200-110 Itapetininga/SP Tel: (15) 997841919

04 - Comissão em Defesa da Vida (CDV)Assessor Eclesiástico: Pe. Lorival de Oliveira PedroCoordenadora: Joana D'arc Vittorelli PiresRua Dr. Syrius Ferreira de Almeida, 39 – Vila RosaCep: 18200-540 Itapetininga/SP Tel: (15) 3271-1125

05 - Pastoral da Saúde (PS)Assessor Eclesiástico: Pe. Jobel de OliveiraCoordenador: José MacedoRua Francisca Alves Almada, 230 – Jd. PaulistaCep:18214-012 Itapetininga/SP Tel: (15) 3373-4391 / (015) 997792200E-mail: [email protected]

Page 63: Diocese de itapetininga anuario 2015

Coor

dena

dore

s D

ioce

sano

s

Coordenadores Diocesanos das Pastorais

6106 - Pastoral da Pessoa Idosa (PPI)Assessor Eclesiástico: Pe. Fabio Wagner da SilveiraCoordenador: João LigeiroRua Seis s/ nº - Bairro CabaçaisCep:18225-000 Sarapuí/SPTel: (15) 3476-9127 / (15) 991666654

07 - Movimento Sacerdotal Mariano (MSM)Assessor Eclesiástico: Pe. Alexandre Pedroso ArantesCoordenadora: Renata da Silva QuirogaRua Antonio Leonel Leanerte, 195 – Estância ConceiçãoCep: 18213-180 Itapetininga/SPTel: (15) 3272-6440

08 - Movimento Legião de Maria (LGM)Assessor Eclesiástico: Coordenadora: Marusca Carolina Nogueira TietscheRua Hilda Reis Pereira de Moraes, 16 – Vila PradoCep: 18212-486 Itapetininga/SPTel: (15) 3373-3410 / (015) 996442519E-mail: [email protected]

09 - Movimento Mãe Rainha (MMR)Assessor Eclesiástico: Pe. Francisco José Lemes GonçalvesCoordenador: Alexandre Vieira de OliveiraRua Prefeito José Guilherme, 149 – CentroCep: 18195-000 Capela do Alto/SPTel: (15) 3267-1351 / (015) 997112040 E-mail: [email protected]

10 - Pastoral Familiar (PFAM)Assessor Eclesiástico: Pe. Lorival de Oliveira PedroCoordenadores: Nelci e RoseRua Professor Augusto Gracco, 681Vila Judith – Cep: 18201-350 Itapetininga/SPTel: (15) 3273-3605 / (015) 996999846

Page 64: Diocese de itapetininga anuario 2015

Coor

dena

dore

s D

ioce

sano

sCoordenadores Diocesanos das Pastorais

62 11 - Encontro de Casais com Cristo (ECC)Assessor Eclesiástico: Pe. Élcio Roberto de GóesCoordenadores: João e MárciaRua José Gomes de Camargo, 300 Jd. MarabáCep: 18213-640 Itapetininga/SPTel: (15) 3273-4129 / (15) 996515443

12 - Pastoral Litúrgica (PL)Assessor Eclesiástico: Pe. Elias Soares JuniorCoordenadora: Ondina Silveira de Oliveira AlmeidaRua Maestro Pedro Blóes, 48 – Vila MacielCep: 18207-430 Itapetininga/SPTel: (15) 3272-8069 / (15) 997128311

13 - Pastoral do Dízimo (DZM)Assessor Eclesiástico: Pe. Luiz Omar Batista dos ReisCoordenador: Marcos Roberto XavierRua Mário Whashington Araujo, 269 – Jd. LucilaCep: 18277-008 Tatuí/SPTel: (15) 3259-0038 / (15) 996103563 E-mail: [email protected]

14 - Ministros Extraordinários da Sagrada Eucaristia (MESE)Assessor Eclesiástico: Pe. Elias Soares JuniorCoordenador: Mauro Kiochi AdachiRua Silva Jardim, 667, Centro - Cep: 18200-010 Itapetininga/SPTel: (15) 3272-3044 / (15) 3373 7412 / (15) 991431874E-mail: [email protected]

15 - Setor Juventude (SJ)Assessor Eclesiástico: Pe. Márcio Giordany Costa de AlmeidaCoordenadores: Roque Silva e Juliana Marques Rua Urias Domingues Leite, 37 – CentroCep: 18720-000 Paranapanema/SPTel: (14) 997884439E-mail: [email protected]

Page 65: Diocese de itapetininga anuario 2015

Coor

dena

dore

s D

ioce

sano

s

Coordenadores Diocesanos das Pastorais

6316 - Encontro de Jovens com Cristo (EJC)Assessor Eclesiástico: Pe. Márcio Giordany Costa de AlmeidaCoordenadores: Rubens Moraes Bom e Pedrina Antunes Bom Rua Coronel Moraes Cunha, 54 - CentroCep: 18185-000 Pilar do Sul/SPTel: (15) 3278-2626 / (015) 3278-1195E-mail: [email protected]

17 - Movimento de Emaús (ME)Assessor Eclesiástico: Pe. Ricardo de OliveiraCoordenadora: Adriana Almeida Galvão de Medeiros SilvaRua Waldomiro de Lima, 540 – Jd. São CarlosCep:18230-000 São Miguel Arcanjo/SPTel: (15) 3279-4351 / (015) 996569479E-mail: [email protected]

18 - Iniciação a Vida Cristã (IVC)Assessor Eclesiástico: Pe. Julio Ferreira de CamposCoordenadora: Giane Raquel de Moraes Costa Rua José Antonio de Souza, 525 – Vila São LázaroCep: 18274-030 Tatuí/SPTel: (15) 997961241E-mail: [email protected]

19 - Pastoral Missionária (COMIDI)Assessor Eclesiástico: Pe. Marcos Donizetti de SouzaCoordenadora: Marina Seabra da Costa Rua Onofre Bezerra, 102 – Jd. Bela VistaCep: 18185-000 Pilar do Sul/SPTel: (15) 997534462 / (15) 981810445E-mail: [email protected]

20 - Renovação Carismática Católica (RCC)Assessor Eclesiástico: Pe. Rogério José PereiraCoordenador: José Eduardo Villaça Rua Pedro Marques, 426 – CentroCep: 18200-000 Itapetininga/SPTel: (15) 3272-4044 / (15) 997125688E-mail: escritó[email protected]

Page 66: Diocese de itapetininga anuario 2015

Coor

dena

dore

s D

ioce

sano

sCoordenadores Diocesanos das Pastorais

64 21 - Irmandade do Santíssimo Sacramento (ISS)Assessor Eclesiástico: Pe. Gracélio de Almeida TavaresCoordenador: Edi Carlos Stanoga Rua Salto de Pirapora, 123 – Vila ArrudaCep: 18212-150 Itapetininga/SPTel: (15) 3373-3296 / (15) 991042649

22 - Movimento Cursilho de Cristandade (MCC)Assessor Eclesiástico: Pe. Carlos Eduardo de OliveiraCoordenador: Rosa Maria de CamposRua Alcindo Moreira, 156 - Jardim AlvoradaCep: 18208-360 Itapetininga/SPTel: (15) 3275-1092 / 99758-9778E-mail: [email protected]

23 - Serviço de Animação Vocacional (SAV)Assessor Eclesiástico: Pe. Marco Antonio CustódioCoordenadora: Helena MontagnerRua Pedro Marques, 550 – CentroCep: 18200-270 Itapetininga/SPTel: (15) 3271-8702

24 - Pastoral dos Militares (PM)Assessor Eclesiástico: Pe. Jobel de OliveiraCoordenador: Coronel Airto Cavalheiro de QueirosRua Professor Celso de Carvalho, 103 – Vila JuditeCep: 18201-370 Itapetininga/SPTel: (15) 3273 1731 / (15) 991123616 E-mail: [email protected]

25 - Pastoral da Comunicação (PASCOM)Assessor Eclesiástico: Pe. André Luiz GarciaRua General Carneiro, 409 – CentroCEP: 18200-800 Itapetininga/SPTel: (15) 3272-8557 / (15) 3272-8557 / (15) 997136010E-mail: [email protected]

Page 67: Diocese de itapetininga anuario 2015

Coor

dena

dore

s D

ioce

sano

s

Coordenadores Diocesanos das Pastorais

6526 – Escola Diaconal (EDIAC)Assessor Eclesiástico: Pe. Ademar BortoletoCoordenador: Diácono Luis MoreiraBairro Ribeirãozinho – Caixa Postal: 918 – Alambarí/SPTel: (15) 997085777E-mail: [email protected]

27- Campanha da Fraternidade (CF)Assessor Eclesiástico: Pe. Jânio Procópio da SilvaCoordenador: Diácono Luis MoreiraBairro Ribeirãozinho – Caixa Postal: 918 – Alambarí/SPTel: (15) 997085777E-mail: [email protected]

28 – Pastoral Carcerária (PCR)Assessor Eclesiástico: Pe. André Luiz GarciaCoordenador: Adilson Vicente NogueiraRua José Alves de Oliveira, nº 46 - Jd. Nova CapelaCep: 18.195-000 Capela do Alto/SPTel: (15) 997536696E-mail: [email protected]

29- Apostolado da Oração (AO)Assessor Eclesiástico: Pe. Fabio José de MeiraCoordenadora: Terezinha Fátima SilvaRua Antonio Avelino da Costa, nº 330 - Vila VendraminiCep: 18.213-370 Itapetininga/SPTel: (15) 3373-1284 / 981391664

30 - Comissão dos Diáconos PermanentesAssessor Eclesiástico: Pe. Élcio Robertode GóesCoordenador: Diác. Luis MoreiraRua Leonce Pinheiro, nº 535 - CentroCep: 18.200-500 Itapetininga/SPTel: (15) 3271-2826 / 997085777E-mail: [email protected]

31 – Movimento Familiar CristãoAssessor Eclesiástico: Pe. Élcio Robertode GóesCoordenador: Lúcio Lera dos SantosRua 13 de Maio, nº 1.151 - CentroCep: 18.270-210 Tatuí/SPTel: (15) 3251-4530 / 991345554E-mail: [email protected]

Page 68: Diocese de itapetininga anuario 2015

Cons

elho

Dio

cesa

no d

e P

asto

ral

Conselho Diocesano de Pastoral

66 - COORDENAÇÃO:Pe. Lorival de Oliveira Pedro

- SECRETARIA:Maria Ivete Lopes PintoTelefone: (15) 997206027Alberto Carlos PintoTelefone: (15) 997261385

- TESOURARIA:Luiz Felipe Nanini (Região Pastoral Itapetininga)Rafael Rodrigues Ferreira (Região Pastoral Tatuí)

- AUXILIARES:João Francisco Rosa (Região Pastoral Norte)Geraldino Peron (Região Pastoral Sul)

- PADRES COORDENADORES DAS REGIÕES:Região Pastoral Itapetininga: Pe. Júlio Ferreira de CamposRegião Pastoral Tatuí: Pe. Milton de Campos RochaRegião Pastoral Norte: Pe. Pedro Luiz de Oliveira LimaRegião Pastoral Sul: Pe. Marco Antonio CustódioRegião Pastoral Oeste: Pe. Rogério José Pereira

O Conselho Diocesano de Pastoral (CDP) é um serviço eminentemente pastoral,

responsável pela animação e articulação pastoral que, atenta à realidade

e aos desafios da evangelização, acompanha as diferentes ações e os diversos

serviços, possibilitando que a ação da Igreja responda aos apelos do povo

de Deus, na Diocese, para que haja uma caminhada pastoral marcada pela

unidade, comunhão e participação.

Page 69: Diocese de itapetininga anuario 2015

1. ASSOCIAÇÃO NOSSA SENHORA RAINHA DA PAZEnd: Av. Cyro Albuquerque, 5014 - Cx.P: 91- Itapetininga/SPCEP: 18200-970 - Fone: (15) 3273.4188 - Fax 3273.3598Responsável: Pe. Giuseppe Sometti

2. CONGREGAÇÃO DE SÃO BENTO DAS IRMÃSMISSIONÁRIAS DE TUTZING (BENEDITINAS)COLÉGIO IMACULADA CONCEIÇÃOEndereço Rua Cel. Pedro Dias Batista, 1396 - Cx. Postal: 41CEP - 18200-350 - Itapetininga - SP - Fone: (15) 3271.0227

3. CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS DOMINICANAS DE SÃO JOSÉ - CASA DE FORMAÇÃO DOMINICANAEndereço: Rua Acácio de Moraes Terra, 17 - Vila AparecidaCEP- 18214-385 - Itapetininga/SP - Fone/fax:(15) 3273.4055

4. CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS DOMINICANASCASA SANTA ROSA DE LIMAEndereço Rua Alfredo Pinto de Paulo, 595 - Vila Aurora CEP - 18213-200 - Itapetininga - SP - Fone: (15) 3273.1781

5. CONGREGAÇÃO DAS IRMÃZINHAS DA IMACULADACONCEIÇÃOEndereço: Des. Alcides A. Ferrari, 140 - Jd.Paulista CEP: 18200-000 - Itapetininga - SP - Fone: (15) 3273.2229

6. CONGREGAÇÃO DOS MISSIONÁRIOS DOSAGRADO CORAÇÃO - MSCEndereço: R. Pedro Voss, 460 - V Aparecida - Cx Postal 63CEP - 18201-530 Itapetininga - SP - Fone: (15) 3527.1310

7. CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS DOMINICANAS DESÃO JOSÉ DE ILANZEndereço Rua Francisco Alves Almeida, 845 - V Aparecida CEP -18720-385 - Paranapanema - Fone: (14) 3713.1271

Com

unid

ades

Rel

igio

sas

Comunidades Religiosas | Diocese de Itapetininga

67

Page 70: Diocese de itapetininga anuario 2015

Com

unid

ades

Rel

igio

sas

Comunidades Religiosas | Diocese de Itapetininga

68 8. CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS DA PROVIDÊNCIALAR SÃO VICENTE DE PAULOEndereço Rua Professor Francisco Pereira de Almeida, 451CEP - 18270-000 - Tatuí - SP - Fone: (15) 3251.4286

9. CONGREGAÇÃO DAS RELIGIOSAS TEATINAS DAIMACULADA CONCEIÇÃO - CASA DO BOM MENINOEndereço: Rua Vale da Lua 145 - Bairro Tomás Guedes CEP - 18273-530 - Tatuí - SP Fone: (15) 3251.7967

10. COMUNIDADE CATÓLICA MISSIONÁRIA RECADOEnd: Rua do Cruzeiro, 511 - Centro - Tatuí / SPFone: (15) 3305-6000 / (15) 3305.6004 / (15) 3251-9833

11. FRATERNIDADE MISSIONÁRIO DO AMOR DIVINOEndereço: Rodv. Francisco José Ayub, Km 132 ( SP 264)Chácara Pe. Cícero - Bairro Ilha - 18185-000 - Pilar do Sul - SP

Page 71: Diocese de itapetininga anuario 2015

Entid

ades

Rel

igio

sas

Entidades Religiosas | Diocese de Itapetininga

691. FUNDAÇÃO NOSSA SENHORA DA DIVINAPROVIDÊNCIAGrupo de Orientadores - Acompanhamento e Orientação CristãEndereço: Rua Monsenhor Soares, 10 - CentroCEP - 18200-110 - Itapetininga Fone:(15) 3527-2413

2. CASA DE RETIRO BETHANIAEndereço: Estrada Municipal Julio Vieira, 3101 - Mato SecoItapetininga/SPFone: (15) 3273-4680

3. CASA DE RECUPERAÇÃO - PADRE PIETROComunidade Terapêutica TeixeiraEndereço: Bairro da Canguera - Capela do Alto

4. AMOR EXIGENTEEndereço: Sala Social - Centro Catéquético - Pilar do Sul - SP Rua Elias Válio, 100 - Centro - Fone: (15) 3278.1087

5. GRUPO AMA - COMUNIDADE TERAPÊUTICA MASCULINAEndereço: Est. Vicinal Benedito Brisola - Bairro PombalCEP: 18185-000 - Pilar do Sul-SPFone: (15) 99729-3670

6. COMUNIDADE TERAPÊUTICA FEMININA AMOR DÍVINO Endereço: Rdv. Francisco José Ayub, km132 - Bairro da IlhaCep: 18185-000 - Pilar do Sul/SPFone:(15) 3278.1248

7. ASSOCIAÇÃO COMUNIDADE FAZENDA SÃO MIGUELCASA DE RECUPERAÇÃO MASCULINAEndereço: Rua Cônego Francisco Ribeiro, 1.188São Miguel Arcanjo/SPFone:(15) 3279-4999 / 3279-1051E-mail: [email protected]

Page 72: Diocese de itapetininga anuario 2015

Reg

ião

Pas

tora

l - It

apet

inin

gaRegião Pastoral Itapetininga - Diocese de Itapetininga

70

1 - Catedral Nossa Senhora dos Prazeres2 - Paróquia Nossa Senhora das Estrelas3 - Santuário Nossa Senhora Aparecida4 - Paróquia São Roque5 - Paróquia São João Batista6 - Paróquia Sant'Ana e Santa Rita7 - Paróquia Nossa Senhora das Graças8 - Paróquia Santa Cruz9 - Paróquia São Paulo Apóstolo10 - Paróquia Nossa Senhora de Fátima

ItapetiningaItapetiningaItapetininga

Campos deCampos de

HolambraHolambraCampos de

Holambra

ParanapanemaParanapanemaParanapanemaAngatubaAngatubaAngatuba

CampinaCampinado Montedo Monte

AlegreAlegre

Campinado Monte

Alegre

Região PastoralItapetininga

GuareíGuareíGuareí

Torre deTorre dePedraPedra

Torre dePedra

PorangabaPorangabaPorangaba

QuadraQuadraQuadra

CesárioCesárioLangeLange

CesárioLange

CapelaCapelado Altodo AltoCapelado Alto

Alambari

Alambari

Alambari

SarapuíSarapuíSarapuí

Pilar doPilar doSulSul

Pilar doSul

São São Miguel Miguel ArcanjoArcanjo

São Miguel Arcanjo

TatuíTatuíTatuí

Page 73: Diocese de itapetininga anuario 2015

Reg

ião

Pas

tora

l - It

apet

inin

ga

Paróquias | Diocese de Itapetininga

71

Nossa Senhora dos PrazeresCatedral Fundação 1770

Praça Duque de Caxias, s/n - Centro - CEP - 18200-003- Itapetininga/SP

Tel: (15) 3271-02-50

E-mail: [email protected]

Pe. Reinaldo Machado RamosComunidades

1. Nossa Senhora do Rosário (Centro)

2. Santo Antônio (Centro)

3. Nossa Senhora Aparecida (Vila Camarão

e Central Parque 4L)

4. Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

(Vila Barth e São José)

5. Sagrado Coração de Jesus (Vila Barth II)

6. Nossa Senhora das Graças (Vila Nastri II)

7. Bom Pastor (Vila Labrunetti)

8. Nossa Senhora da Conceição (Estância

Conceição)

9. Bom Jesus (Vila Apolo)

10. Santa Cruz e São Roque (Chapadinha)

11. Sant' Ana (Campo Grande)

12. N. Sª Rosa Mística (Jardim Dayse)

Pároco

Pe. André Luiz Garcia

Pe. Júlio Ferreira de Campos

Vigários

Antonio César Piedade Pinheiro

Magin Valencia Siota

Agostinho dos Santos Junior

Diáconos

Amanda Ramos

Jaqueline Maria Ventura Gonçalves

Kely Cristina Leite Martins

Atendentes

Segunda a Sábado

das 08h às 12h / 13h às 17h

Expediente

Page 74: Diocese de itapetininga anuario 2015

Reg

ião

Pas

tora

l - It

apet

inin

gaParóquias | Diocese de Itapetininga

72

Nossa Senhora das EstrelasParóquia Fundação 1966

Praça Cônego João Blóes Neto, s/n - Centro - CEP: 18200-012

Itapetininga/SP - Tel: (15) 3271-0848/ 3271-0844

E-mail: [email protected]

Pe. Lorival de Oliveira Pedro Comunidades

1. Imaculada Conceição (Irmãs Beneditinas)

2. Santa Teresinha (Vila Nova)

3. São José (Vila Rocha)

4. São Caetano (Jardim Itália)

5. Capela Nossa Senhora de Lourdes

(Hospital Regional)

6. Sagrada Família (Bairro da Rocinha)

7. Santo Expedito (Bairro dos Bernardes)

Pároco

Pe. Mário Donato SampaioVigário

Natalino de Souza - Emérito

Norberto Montagner - Emérito

Dirceu Albuquerque Vieira

Diáconos

Ana Lúcia Campos de Oliveira

Carolina Ap. Domingos de Mello

Isabel Naomi Kawakami Ito

Atendentes

Segunda à Sexta das 08h às 18h

Sábado das 09h às 13h

Expediente

Page 75: Diocese de itapetininga anuario 2015

Reg

ião

Pas

tora

l - It

apet

inin

ga

Paróquias | Diocese de Itapetininga

73

Praça Nossa Senhora Aparecida, s/n - Vila Aparecida

CEP 18.201-520 - Itapetininga/SP - Caixa Postal: 820 - TEL: (15) 3273-1110

E-MAIL: [email protected]

Nossa Sra. Aparecida do SulSantuário Fundação 1966

Pe. Júlio César Machado, MSCComunidade1. São Joaquim (Jardim Fogaça)

Reitor

Pe. Geraldo Alves Cassiano, MSC

Pe. Luiz Bertazzi, MSC

Vigários

Mauro dos Santos Terra

João Calil Vieira de Camargo

Valdemir Aparecido Silva

José Roberto Nanini

Diáconos

Estela Mira de Freitas

Monia Aparecida Alencar

Atendentes

Expediente

Segunda à Sexta das 08h às 17h

Sábado das 08h às 12h

Page 76: Diocese de itapetininga anuario 2015

Reg

ião

Pas

tora

l - It

apet

inin

gaParóquias | Diocese de Itapetininga

74

São RoqueParóquia Fundação 1978

Rua Padre Carlos Regatieri, nº 71 - Vila Rio Branco

CEP: 18.208-130 - Itapetininga/SP - TEL: (15) 3271-3211

E-MAIL: [email protected]

Pe. José Benedito CardosoComunidades

1. Bom Pastor (Jardim Bela Vista)

2. Cristo Rei (Vila Sotemo)

3. São Bento (Parque São Bento)

4. São Domingos de Gusmão (Vila Carolina)

5. São Lázaro (Vila Alves)

6. Sagrado Coração de Jesus (Vila Nastri I)

7. Lar São Vicente de Paulo (Asilo)

8. Casa da Criança São Vicente de Paulo

9. São Judas Tadeu (Bairro do Porto)

Pároco

Pe. Ricardo de OliveiraVigário

David José Ferreira

Jair Bacon

José Paulo da Rocha

Diáconos

Jerusa Carla Vieira Matias

Sonia Regina S. de Moraes Siqueira

Atendentes

Segunda à Sexta das 08h às 17h

Sábado das 08h às 12h

Expediente

Page 77: Diocese de itapetininga anuario 2015

Reg

ião

Pas

tora

l - It

apet

inin

ga

Paróquias | Diocese de Itapetininga

75

São João BatistaParóquia Fundação 1992

Rua Antônio Avelino da Costa, nº 293 - Jd. Vieira de Moraes

CEP:18.213-270 - Itapetininga/SP - TEL: (15) 3273-2387

E-MAIL: [email protected]

Pe. Gracélio de Almeida TavaresComunidades

1. Nossa Senhora do Carmo (Jardim

Marabá)

2. Sagrada Família (Vila Prado)

3. Santa Clara (Vila Paulo Ayres)

4. São Cristóvão (Jardim Mesquita)

5. São Benedito (Vila Arruda)

6. Bom Jesus (Morro do Alto)

7. Jesus Misericordioso (Boa Vista)

8. Nossa Senhora Aparecida (Bairro

Peixoto Gomide)

9. Nossa Senhora Aparecida (Bairro

Sabiá Una)

10. Santa Paulina (Vila Célia)

Pároco

Luiz Carlos de Souza Barros

Hélio Paulo Cruz

Diáconos

Luciana Firmino Dassi

Maria das Graças Soares Ribeiro

Atendentes

Expediente

Segunda à Sexta

08h às 12h / 14h às 18h

Sábado das 08h às 12h

Page 78: Diocese de itapetininga anuario 2015

Reg

ião

Pas

tora

l - It

apet

inin

gaParóquias | Diocese de Itapetininga

76

Sant’Ana e Santa Rita de CássiaParóquia Fundação 2001

Rua Lindolfo Machado de Albuquerque, nº 140 - Vila Santana

CEP: 18.210-530 - Itapetininga/SP - TEL: (15) 3275- 2550

E-MAIL: [email protected]

Pe. Ademar Bortoleto de ArrudaComunidades

1. Santa Rita de Cássia (Vila Olho D’água)

2. Menino Jesus (Vila Belo Horizonte)

3. Santa Inês (Jardim Santa Inês)

4. São Francisco (Jardim Casa Grande)

5. São José (Vila Piedade)

6. São Camilo (Estrada Velha de Tatuí)

7. Madre Tereza de Calcutá (Vila Santana)

Pároco

Paulo Batista Arruda

Carlos Alberto de Almeida

José Rodrigues da Silva

Diáconos

Anna Karoline Oliveira FrancoAtendente

Segunda à Sexta

das 08h às 11h / 13h às 16h30

Sábado das 08h às 12h

Expediente

Page 79: Diocese de itapetininga anuario 2015

Reg

ião

Pas

tora

l - It

apet

inin

ga

Paróquias | Diocese de Itapetininga

77

Nossa Senhora das GraçasParóquia Fundação 2011

Rua Durval da Rocha Reis, nº 173 - Vila Reis

CEP: 18.209-205 - Itapetininga/SP - TEL: (15) 3537-4819

E-MAIL: [email protected]

Pe. Jobel de OliveiraComunidades

1. Dívino Espírito Santo (Vila Regina)

2. Jesus Misericordioso (Jardim Leonel)

3. Nossa Senhora de Fátima e

Santo Expedito (Vila Palmeira)

4. São Francisco de Assis (Vila Mazzei)

5. Cemitério São João Batista

6. São João Batista (Fazenda Vista Alegre)

7. São Pedro (Bairro Curuçá)

8. Nossa Senhora das Dores (Pinhal 1)

Pároco

Antonio Severino VieiraDiácono

Cibelly Cristina da Costa MeachicAtendente

Segunda à Sexta

das 08h às 12h / 13h30 às 17h

Sábado das 08h às 12h

Expediente

Page 80: Diocese de itapetininga anuario 2015

Reg

ião

Pas

tora

l - It

apet

inin

gaParóquias | Diocese de Itapetininga

78

Santa CruzParóquia Fundação 2011

Estrada Municipal da Varginha - Rua 05 - Distrito da Varginha

CEP: 18.200-000 - Itapetininga/SP

TEL: (15) 3207-7117

Pe. Altair Alves de LimaComunidades

1. Bom Jesus (Bairro da Pescaria)

2. Bom Jesus (Bairro do Retiro)

3. Nossa Sra. Aparecida (Bairro dos Claros)

4. Nossa Sra. Aparecida (Bairro da Várzea)

5. Nossa Senhora Aparecida (Bairro

do Pinheiro Alto)

6. Nossa Senhora da Conceição (Bairro

da Conceição)

7. Santa Cruz (Turvo dos Católicos)

8. Santa Cruz (Bairro do Capivari)

9. Santa Cruz (Turvo dos Rodrigues)

10. Santa Cruz (Bairro do Cantagalo)

11. Santo Antônio (Bairro do Espigão)

12. São Bento (Bairro do São Bento)

13. São João e São Roque (Bairro do Areão)

14.São João Batista (Campo do Meio)

15. São Pedro (Viracopos)

16. São Roque (Bairro São Roque)

17. Nossa Sra. Aparecida (Alto do Retiro)

Pároco

Débora KorgiskAtendente

Terça à Sexta

das 08h30 às 15h30

Expediente

Page 81: Diocese de itapetininga anuario 2015

Reg

ião

Pas

tora

l - It

apet

inin

ga

Paróquias | Diocese de Itapetininga

79

São Paulo ApóstoloParóquia Fundação 2011

Rua Mariano Fabiano Alves, nº 135 - Jardim Paulista

CEP: 18.214-440 - Itapetininga/SP - TEL: (15) 3373- 3534

E-MAIL: [email protected]

Pe. Valdori Alexandre Rosa Comunidades

1. São Francisco de Assis (Taboãozinho)

2. São Judas Tadeu (Jd. Monte Santo)

3. São Roque (Chapada Grande)

4. Santa Cruz (Bairro Lagoa Vermelha)

5. Santo Antonio de Sant’Ana Galvão

(Cond. Moradas - Vila Progresso)

Pároco

Antonio Ferreira da Silva Filho

Octacílio de Araújo Guerra Neto

Diáconos

Priscila Meassyro Ferreira

Luciana de Oliveira Camargo

Atendentes

Expediente

Segunda à Sexta

08h às 11h / 13h às 17h

Sábado das 08h às 12h

Page 82: Diocese de itapetininga anuario 2015

Reg

ião

Pas

tora

l - It

apet

inin

gaParóquias | Diocese de Itapetininga

80

Nossa Senhora de FátimaParóquia Fundação 2012

Rua Pedro Orsi, nº 500 - Vila Nova Itapetininga

CEP: 18.203-180 - Itapetininga/SP - TEL: (015) 3527-3383

E-MAIL: [email protected]

Pe. Alexandre Pedroso ArantesComunidades

1. São Pedro (Vila Nova Itapetininga)

2. Santa Edwiges (Vila Serafim)

3. Nossa Senhora Rosa Mística (Vale

San Fernando)

Pároco

Afonso Raul FernandesDiácono

Ivete Cristina Leme FerreiraAtendente

Segunda à Sexta

das 07h30 às 12h30 / 14h às 17h

Sábado das 08h às 12h

Expediente

Page 83: Diocese de itapetininga anuario 2015

Reg

ião

Pas

tora

l - T

atuí

Região Pastoral Tatuí - Diocese de Itapetininga

81

1 - Santuário Nossa Senhora da Conceição2 - Paróquia Santa Cruz3 - Paróquia Nossa Senhora das Graças4 - Santuário São Judas Tadeu5 - Paróquia Sagrada Família6 - Paróquia São José Operário7 - Paróquia São Lázaro8 - Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus9 - Paróquia Sagrado Coração de Jesus10 - Paróquia Santa Rita de Cássia

ItapetiningaItapetiningaItapetininga

Campos deCampos de

HolambraHolambraCampos de

Holambra

ParanapanemaParanapanemaParanapanemaAngatubaAngatubaAngatuba

CampinaCampinado Montedo Monte

AlegreAlegre

Campinado Monte

Alegre

Região PastoralTatuí

GuareíGuareíGuareí

Torre deTorre dePedraPedra

Torre dePedra

PorangabaPorangabaPorangaba

QuadraQuadraQuadra

CesárioCesárioLangeLange

CesárioLange

CapelaCapelado Altodo AltoCapelado Alto

Alambari

Alambari

Alambari

SarapuíSarapuíSarapuí

Pilar doPilar doSulSul

Pilar doSul

São São Miguel Miguel ArcanjoArcanjo

São Miguel Arcanjo

TatuíTatuíTatuí

Page 84: Diocese de itapetininga anuario 2015

Paróquias | Diocese de Itapetininga

82

Nossa Senhora da Conceição

Reg

ião

Pas

tora

l - T

atuí Paróquia e Santuário Fundação 1822

Praça da Matriz, nº 105 - Centro

CEP: 18.270-290 - Tatuí/SP - TEL: (015) 3251- 4090

E-MAIL: [email protected]

Pe. Élcio Roberto de Goés Comunidade1. Lar São Vicente de Paulo

Reitor

Pe. Milton de Campos RochaVigário

Luiz Carlos Camargo - Emérito

Pedro Ferraz de Camargo

Warner Alexandre

Diáconos

Maria Lúcia Ferreira Machado

Vânia Cristina S. Rodrigues

Anderson Domingues Ribeiro

Atendentes

Segunda à Sexta das 08h às 19h

Sábado das 08h às 12h

Expediente

Page 85: Diocese de itapetininga anuario 2015

Paróquias | Diocese de Itapetininga

83

Santa CruzParóquia Fundação 1971

Largo Santa Cruz, nº 120

CEP: 18.275-710 - Tatuí/SP - TEL: (15) 3251- 4088

E-MAIL: [email protected] Reg

ião

Pas

tora

l - T

atuí

Pe. Marcos Donizetti de SouzaComunidades

1. Divino Espírito Santo (Centro)

2. Nossa Senhora Aparecida (Rosa Garcia 1)

3. Santo Antônio (Centro)

4. São Roque (Centro)

5. Divino Pai Eterno (Loteam. Santa Cruz)

6. São João Paulo II (Loteam. Santa Cruz)

Pároco

Valter Aparecido Domingues

Paulo Nogueira Momberg

Diáconos

Elza de Camargo

Danilo de Camargo Menuzzi

Atendentes

Expediente

Segunda, Terça, Quinta, Sexta e Sábado

08h às 11h / 14h às 17h

Page 86: Diocese de itapetininga anuario 2015

Reg

ião

Pas

tora

l - T

atuí

Paróquias | Diocese de Itapetininga

84

Nossa Senhora das GraçasParóquia Fundação 1989

Praça Moacir Mota nº 50 - Vila Doutor Laurindo

CEP: 18.271-710 - Tatuí/SP - TEL: (15) 3251-5221

E-MAIL: [email protected]

Pe. Jânio Procópio da SilvaComunidades

1. Nossa Senhora Aparecida (Jardim Lírio)

2. Nossa Senhora das Estrelas (Colina

das Estrelas)

3. São Roque (Bairro Americana)

4. Nossa Senhora do Rosário (Jardim

Bela Vista)

5. Santuário Nossa Senhora de Fátima

(Bairro dos Oliveiras)

6. São João Batista (Bairro dos Mirandas)

7. Santo Expedito (Bairro Guaxingu)

Pároco

Simão Pedro RodriguesDiácono

Maria Aparecida Bastos dos SantosAtendente

Terça à Sexta

das 08h às 11h / 14h às 17h

Sábado das 08h às 11h

Expediente

Page 87: Diocese de itapetininga anuario 2015

Reg

ião

Pas

tora

l - T

atuí

Paróquias | Diocese de Itapetininga

85

São Judas TadeuParóquia e Santuário Fundação 1993

Rua Quinze de Novembro, nº 2.480 - Bairro Valinhos

CEP:18.276-010 - Tatuí/SP - TEL: (15) 3251-3273

E-MAIL: [email protected]

Pe. Narciso de Jesus IoriComunidades

1. Santa Edwiges (Bairro Inoccop)

2. São Pedro (Jardim Lucila)

3. Santa Paulina (Vale dos Lagos)

4. São João Evangelista (Jardim São João)

5. Nossa Senhora da Anunciação

(Bairro Andrea Ville)

6. Santa Cruz e Nossa Senhora Aparecida

(Bairro Jurumirim)

7. São Benedito (Enxovia do Meio)

8. São Sebastião (Pederneiras)

9. Nossa Senhora de Fátima (Enxovia de

Baixo)

Reitor

Carlos José Mendes

Luiz Carlos Alcântara

Diáconos

Luciléia de Oliveira SilvaAtendente

Expediente

Terça a Sábado

das 08h às 12h / 13h às 16h

Page 88: Diocese de itapetininga anuario 2015

Reg

ião

Pas

tora

l - T

atuí

Paróquias | Diocese de Itapetininga

86

Sagrada FamíliaParóquia Fundação 2004

Avenida Cônego João Clímaco, nº 115 - Centro

CEP: 18.270-540 - Tatuí/SP - TEL: (15) 3251-3558

E-MAIL: [email protected]

Pe. Edvilson de GodoyComunidades

1. Santa Luzia (Vila Santa Luzia)

2. Santo Expedito (Jardim América e

São Conrado)

3. São Caetano (Jardim Tomás Guedes)

4. Divino Espírito Santo (Bairro Queimador)

5. Nossa Senhora Aparecida (Bairro

Água Branca)

6. São Roque (Bairro Campinho)

Pároco

Benedito Carlos de Campos

Donato Bonin Messias

Diáconos

Felipe Leonardo

Josana Martins

Atendentes

Segunda à Sexta das 08h às 19h

Sábado das 09h às 11h

Expediente

Page 89: Diocese de itapetininga anuario 2015

Reg

ião

Pas

tora

l - T

atuí

Paróquias | Diocese de Itapetininga

87

São José OperárioParóquia Fundação 2004

Avenida Heleonilde Maciel de Menezes, nº 115 - Vila Esperança

CEP: 18.278-005 - Tatuí/SP - TEL: (15) 3251-4082

E-MAIL: [email protected]

Pe. André VianaComunidades

1. São Paulo Apóstolo (Jardim Tókio)

2. São Cristóvão (Bairro São Cristóvão)

3. Santo Antônio de Pádua (Jardim

Europark)

4. Santa Cruz (Bairro Preto)

5. Nossa Senhora do Carmo (Residencial

Astória)

Pároco

José Rafael da CostaDiácono

Suelen GuimarãesAtendente

Expediente

Terça à Sexta

09h às 12h / 13h30 às 16h30

Sábado das 13h às 16h

Page 90: Diocese de itapetininga anuario 2015

Reg

ião

Pas

tora

l - T

atuí

Paróquias | Diocese de Itapetininga

88

São LázaroParóquia Fundação 2010

Rua José Antonio de Souza nº 154 - Bairro São Lázaro

CEP: 18.274-030 – Tatuí/SP - TEL: (15) 3259- 4032

Pe. Sirlei de OliveiraComunidades

1. Nossa Senhora Consoladora dos Aflitos

(Rosa Garcia II)

2. São João Batista (Vila Brasil)

Pároco

Mauricio Aparecido RibeiroDiácono

Juliana OliveiraAtendente

Segunda à Sexta

das 08h às 11h / 14h às 17h

Sábado das 08h às 12h

Expediente

Page 91: Diocese de itapetininga anuario 2015

Reg

ião

Pas

tora

l - T

atuí

Paróquias | Diocese de Itapetininga

89

Santa Teresinha do Menino JesusParóquia Fundação 2011

Rua Osvaldo Tavares nº 34 - Jardim Planalto

CEP: 18.278-703 - Tatuí/SP - TEL: (15) 3259-4475

E-MAIL: [email protected]

Pe. Luiz Omar Batista dos ReisComunidades

1. São Benedito (Jardim Europa)

2. São José (Água Branca)

3. São Francisco de Assis (Jd. Wanderley)

4. Nossa Senhora Aparecida e São José

(Bairro Congonhal)

Pároco

Tânia Cristina dos SantosAtendente

Expediente

Segunda à Sexta

13h às 19h

Sábado das 07h às 13h

Page 92: Diocese de itapetininga anuario 2015

Reg

ião

Pas

tora

l - T

atuí

Paróquias | Diocese de Itapetininga

Sagrado Coração de JesusParóquia Fundação 2012

Rua José Orsi, nº 430 - Vila Angélica

CEP: 18.280-200 - Tatuí/SP - TEL: (15) 3251-2959

E-MAIL: [email protected]

90

Pe. Roberto Moreira da SilvaComunidades

1. São Miguel Arcanjo (Residencial Juliana)

2. São Francisco de Assis (Residencial

Juliana)

3. São Luiz Gonzaga (Jardim Gonzaga)

4. São João Batista (Fazenda Airton Senna)

5. Nossa Senhora Aparecida (Bairro dos

Fragas)

6. São Pedro (Bairro Rio das Pedras)

7. Nossa Senhora Aparecida (Fazenda

Astória)

Pároco

Page 93: Diocese de itapetininga anuario 2015

Reg

ião

Pas

tora

l - T

atuí

Paróquias | Diocese de Itapetininga

91

Santa Rita de CássiaParóquia Fundação 2013

Rua João Abrame, nº 406 - Jardim Santa Rita

CEP: 18.274-310 - Tatuí/SP - TEL: (15) 3259-0773 / 99609-9468

E-MAIL: [email protected]

Pe. Francisco Roberto da SilvaComunidades

1. Santo Antonio de Santana Galvão

(Jardim Santa Rita de Cássia)

2. São José (Jardim Gramado)

3. São Jorge (Jardim Santa Rita de Cássia)

Pároco

Monique de SouzaAtendente

Expediente

Segunda à Sexta

13h às 17h

Sábado das 08h às 12h

Page 94: Diocese de itapetininga anuario 2015

Reg

ião

Pas

tora

l - R

egiã

o Su

lRegião Pastoral Sul - Diocese de Itapetininga

92

1 - Paróquia Bom Jesus - Alambari

2 - Paróquia Nossa Senhora das Dores - Sarapuí

3 - Paróquia São Miguel Arcanjo - São Miguel Arcanjo

4 - Paróquia Bom Jesus do Bom Fim - Pilar do Sul

5 - Paróquia São Francisco de Assis - Capela do Alto

6 - Paróquia São Judas Tadeu - São Miguel Arcanjo

TatuíTatuíTatuí

ItapetiningaItapetiningaItapetininga

Campos deCampos de

HolambraHolambraCampos de

Holambra

ParanapanemaParanapanemaParanapanemaAngatubaAngatubaAngatuba

CampinaCampinado Montedo Monte

AlegreAlegre

Campinado Monte

Alegre

Região PastoralSul

GuareíGuareíGuareí

Torre deTorre dePedraPedra

Torre dePedra

PorangabaPorangabaPorangaba

QuadraQuadraQuadra

CesárioCesárioLangeLange

CesárioLange

CapelaCapelado Altodo AltoCapelado Alto

Alambari

Alambari

Alambari

SarapuíSarapuíSarapuí

Pilar doPilar doSulSul

Pilar doSul

São São Miguel Miguel ArcanjoArcanjo

São Miguel Arcanjo

Page 95: Diocese de itapetininga anuario 2015

Paróquias | Diocese de Itapetininga

93

Bom Jesus - Alambari

Reg

ião

Pas

tora

l - R

egiã

o Su

l

Paróquia Fundação 1840

Praça Dom Joaquim José Vieira, s/n - Centro

CEP: 18.220-000 - Alambarí/SP - TEL: (15) 3274-1408 / 9 9656-2545

E-MAIL: [email protected]

Pe. Décio Fogagnolli JuniorComunidades

1. Nossa Senhora Aparecida (Bairro dos

Elias)

2. Santa Cruz e Mãe da Divina Providência

(Bairro Tatetu)

3. São Francisco de Assis (Bairro Cerrado)

4. São João Batista (Bairro Perobal)

5. São João Batista (Bairro Ribeirãozinho)

6. São Roque e Santa Catarina (Bairro

Cercadinho)

7. Sagrado Coração de Jesus e Divino

Espírito Santo (Bairro Palanques)

8. São Roque (Bairro Passa Três)

Pároco

Luiz MoreiraDiácono

Tatiana Rosa dos Santos LemeAtendente

Expediente

Terça à Sexta 12h às 16h30

Sábado das 08h às 12h

Page 96: Diocese de itapetininga anuario 2015

Reg

ião

Pas

tora

l - R

egiã

o Su

l94

Paróquias | Diocese de Itapetininga

N. Sra. das Dores - SarapuíParóquia Fundação 1844

Praça Pe. Vicente Monzilo, 45 - Centro

CEP: 18.225-000 - Sarapuí/SP - TEL: (015) 3276-1118

E-MAIL: [email protected]

Pe. Elias Soares Junior Comunidades

1. Nossa Senhora Aparecida (Vila Nossa

Senhora Aparecida)

2. São João Batista (Vila São João)

3. Abrigo Bom Pastor (Vila São João)

4. Bom Jesus (Bairro Cabaçais)

5. Nossa Senhora da Conceição (Bairro

Rio Acima)

6. Nossa Senhora das Estrelas (Bairro

Congonhas)

7. Nossa Senhora Auxiliadora

(Assentamento Carlos Lamarca)

8. Nossa Senhora de Fátima (Bairro da

Várzea de Baixo)

9. Santa Luzia (Bairro da Vázea de Cima)

10. Santo Antônio (Bairro Faxinal do Rio

Acima)

11. São Bento (Bairro do Rodeio)

12. São José (Bairro da Ressaca)

13. São Roque (Distrito do Cocaes)

Pároco

Agenor de Oliveira Silva

Manoel Ferreira dos Santos

Diáconos

Cristiane Garcia Correa MeloAtendente

Segunda à Sexta

das 09h às 12h / 14h às 17h

Sábado das 09h às 12h

Expediente

Page 97: Diocese de itapetininga anuario 2015

Reg

ião

Pas

tora

l - R

egiã

o Su

l

Paróquias | Diocese de Itapetininga

95

São Miguel Arcanjo - S.M.A.Santuário Fundação 1866

Praça Tenente Urias, s/n - Centro

CEP: 18.230-000 - São Miguel Arcanjo/SP - TEL: (15) 3279-4141 / 9 9668-4141

E-MAIL: [email protected]

Comunidades1. São João Batista (Vila São João)2. São José Operário (Cohab IV)3. Imaculada Conceição (Abaitinga)4. Nossa Senhora Aparecida (Brejaúva)5. Nossa Senhora Aparecida (Gramadão)6. Nossa Senhora Aparecida (Guararema)7. Nossa Senhora da Penha (Capão Rico)8. N. Sra. da Ajuda (Turvo dos Hilários)9. Nossa Senhora das Dores (Rincão)10. Nossa Senhora de Fátima (Facão)11. Santa Cruz (Cerrado dos Touros)12. Santa Cruz (Faxinal dos Almeidas)13. Santa Cruz (Santa Cruz dos Matos)14. Santo Antônio (Colinas)15. São João Bosco (Fazenda Cerescer)16. São Pedro (Pocinho)17. São Roque (Lavrinhas)18. São Roque (Turvo da Lagoa)19. Bom Jesus (Gramadinho20. São Miguel (Fazenda São Miguel)

Expediente

Segunda à Sexta 08h às 17h

Sábado das 09h às 12h

Pe. Marcio Giordany C. de AlmeidaReitor

Pe. Rodrigo Corrêa FeitosaVigário

José Antônio de Góes

José Carlos Ribeiro

Paulo Dalle Luche

Nivaldo Bianchin

Diáconos

Eliane Mendes Ribeiro Ximenes

Maria de Fátima L. França de Góes

Rosemeire Ap. Pires Fidélis Lopes

Atendentes

Page 98: Diocese de itapetininga anuario 2015

Reg

ião

Pas

tora

l - R

egiã

o Su

lParóquias | Diocese de Itapetininga

96

Bom Jesus do Bom Fim - Pilar do SulParóquia Fundação 1888

Praça Coronel Fernando Prestes, nº 12 - Centro

CEP:18.185-000 - Pilar do Sul/SP - TEL: (15) 3278-2360

E-MAIL: [email protected]

Comunidades1. Soc. Benef. Bom Jesus – Asilo (Jd. Sol Nascente)2. São Cristóvão (Bairro Campo Grande)3. Nossa Senhora do Pilar (Jd. Nova Pilar)4. São Pedro Apóstolo (Vila São Manoel)5. São Vicente de Paulo (B. Santa Cecília)6. São Bento (Jardim Pinheiro)7. Imac. Coração de Maria (Jd. Campestre II)8. Bom Jesus do Bom Fim (Pombal)9. Imac. Conceição (Chácaras Reunidas)10. Nossa Senhora Aparecida (Bom Retiro)11. Nossa Senhora das Dores (Ribeirão)12. Nossa Senhora das Graças (Claro)13. Nossa Senhora de Fátima (Meia Légua)14. Sagrada Família (Cananéia)15. Santa Cruz (Pinhalzinho)16. Santa Cruz (Ponte Alta)17. Sta. Teresinha do Menino Jesus (Turvinho)18. Santo Antônio (Caxangá)19. São Francisco de Assis (Pinhal de Cima)20. São José (Cananéia)21. São Pedro Apóstolo (Chapadão)22. São Roque (Alegre)23. São Sebastião (Turvo dos Antunes)24. Nossa Senhora de La Salete (Ilha)25. Santo Onofre (Grupo Ama)

Segunda à Sexta

das 08h às 11h / 13h às 17h

Sábado das 08h às 11h

Expediente

Pe. Marco Antonio CustódioReitor

Pe. Leonel Aparecido V. VieiraVigário

José Carlos Nogueira de Macedo

Tarcísio de Moraes Rosa

Diáconos

Janete Machado B. de Campos

Marinha Nunes Rosa

Atendentes

Page 99: Diocese de itapetininga anuario 2015

Reg

ião

Pas

tora

l - R

egiã

o Su

l

Paróquias | Diocese de Itapetininga

97

S. Francisco de Assis - Capela do AltoParóquia Fundação 1970

Praça Cônego Cândido Suffia, nº 18 - Centro

CEP:18.195-000 - Capela do Alto/SP - TEL: (15) 3267-1164

E-MAIL: [email protected]

Comunidades1. Santuário Paroquial da Mãe Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt (Centro)2. N. Sra. de Lourdes (Jd. Maria de Lourdes)3. São João Batista (Bairro Culaus)4. São Pedro e São Paulo (Nova Capela)5. Bom Jesus da Paciência (Distrito do Porto)6. Rainha da Paz (Bairro Barreiro)7. N. Sraa Aparecida (Bairro Itarassú)8. N. Sra. da Piedade (Bairro Canguera)9. Santa Catarina (Bairro Correias)10. Nossa Senhora do Sorriso e Santa Teresinha (Bairro Morro)11. Santo Antônio dos Impossíveis (Bairro Iperózinho)12. São José (Bairro Jutuba)13. São Judas Tadeu (Bairro Areião)14. São Roque (Bairro Cercadinho)15. Santo Antônio (Bairro Guarapiranga)16. Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Residencial Central Park)17. São João Paulo II (Penitenciária)

Pe. Francisco José Lemes GonçalvesPároco

Carlos Lourenço Guilherme

Luiz Antonio Paes

Diáconos

Simone de Fátima GregórioAtendente

Expediente

Terça à Sexta

08h às 11h / 13h às 17h

Sábado das 08h às 12h

Page 100: Diocese de itapetininga anuario 2015

Reg

ião

Pas

tora

l - R

egiã

o Su

lParóquias | Diocese de Itapetininga

98

São Judas Tadeu - S.M.A.Paróquia Fundação 2012

Rua Zenith Galvão Terra, nº 333 - Jardim Florença

CEP:18.230-000 - São Miguel Arcanjo/SP - TEL: (015) 3279-4605

E-MAIL: [email protected]

Comunidades1. Nossa Sra. Aparecida (Vl. Aparecida)

2. Nossa Senhora das Graças (Bairro

dos Paulos)

3. São Roque (Bairro Capela São Roque)

4. São Roque (Bairro Justinada)

5. Nossa Senhora das Graças (Bairro

Ferreirada)

6. S. Pedro e S. Paulo (Bairro Rio Acima)

7. Nossa Sra. de Fátima (Bairro Retiro)

8. Nossa Senhora Aparecida (Bairro

Boa Vista)

9. S. Roque e S. Pedro (Bairro Turvinho)

10. Imaculado Coração de Maria (Colônia

Pinhal)

11. São Judas Tadeu (Colônia Tozan)Segunda à Sexta

das 09h às 12h / 14h às 17h

Expediente

Pe. Renato de Góes VieiraPároco

José Ferreira MartinsDiácono

Cassiane Seabra de OliveiraAtendente

Page 101: Diocese de itapetininga anuario 2015

Reg

ião

Pas

tora

l - R

egiã

o N

orte

Região Pastoral Norte - Diocese de Itapetininga

99

1 - Paróquia São João Batista - Guareí

2 - Paróquia Santo Antônio - Porangaba

3 - Paróquia Santa Cruz - Cesário Lange

4 - Paróquia Bom Jesus - Quadra

5 - Paróquia São Pedro - Torre de Pedra

CapelaCapelado Altodo AltoCapelado Alto

TatuíTatuíTatuí

ItapetiningaItapetiningaItapetiningaAlambari

Alambari

Alambari

SarapuíSarapuíSarapuí

Pilar doPilar doSulSul

Pilar doSul

São São Miguel Miguel ArcanjoArcanjo

São Miguel Arcanjo

Campos deCampos de

HolambraHolambraCampos de

Holambra

ParanapanemaParanapanemaParanapanemaAngatubaAngatubaAngatuba

CampinaCampinado Montedo Monte

AlegreAlegre

Campinado Monte

Alegre

Região PastoralNorte

GuareíGuareíGuareí

Torre deTorre dePedraPedra

Torre dePedra

PorangabaPorangabaPorangaba

QuadraQuadraQuadra

CesárioCesárioLangeLange

CesárioLange

Page 102: Diocese de itapetininga anuario 2015

Reg

ião

Pas

tora

l - R

egiã

o N

orte

Paróquias | Diocese de Itapetininga

100

São João Batista - GuareíParóquia Fundação 1872

Rua Cel. Andrade, nº 32 - Centro

CEP: 18.250-000 - Guareí/SP - TEL: (15) 3258-1117

E-MAIL: [email protected]

Comunidades1. Nossa Sra, Rosa Mística (Condomínio – Jardim Gumercindo)2. São Roque (Bairro Alto do Cruzeiro)3. São Judas Tadeu e Maria Rosa Mística (Cohab – Centro Comunitário)4. N. Sra, Aparecida (Bairro do Cerrado)5. N. Sra. Aparecida (Bairro do Itatig)6. N. Sra. Rosa Mística (Bairro das Pedras)7. Nossa Sra. Aparecida (Bairro da Vileta)8. Santa Cruz (Bairro dos Lopes)9. Santa Teresinha (Bairro do Jacutinga)10. Santo Antônio (Bairro Areia Branca de Cima)11. Santo Expedito (Bairro da Floresta II)12. São Bento (Bairro Areia Branca de Baixo)13. São José (Bairro dos Pereiras)14. São Pedro (Bairro Bocó)15. São Roque (Bairro da Floresta)16. São Roque (Bairro do Rincão)17. São Tomé (Bairro dos Tomés)18. São Roque e Nossa Senhora do Rosário (Bairro do Cerro019. Bom Jesus (Bairro da Vitória)20. Mãe Rainha (Bairro Floresta I)

Terça a Sábado

das 08h às 11h / 13h às 17h

Expediente

Pe. José Benedito Gomes NetoPároco

Juliana Leide Sperandio Rodrigues

Samara Aparecida M. de Oliveira

Atendentes

Page 103: Diocese de itapetininga anuario 2015

Reg

ião

Pas

tora

l - R

egiã

o N

orte

Paróquias | Diocese de Itapetininga

101

Santo Antônio - PorangabaParóquia Fundação 1898

Rua Papa João XXIII, nº 01 - Centro

CEP: 18.260-000 - Porangaba/SP - TEL: (015) 3257-1212

E-MAIL: [email protected]

Comunidades1. São João Batista

2. São Judas Tadeu (Bairro dos Nunes)

3. N. Sra. Rosa Mística (Colina Verde)

4. N. Sra. Aparecida (Bairro dos Alves)

5. N. Sra. da Conceição e Sant'Ana

(Bairro do Generoso)

6. Nossa Senhora de Lourdes (Bairro

dos Ferreiras)

7. Santa Rita de Cássia (Bairro dos Lopes)

8. São João Batista (Bairro dos Miranda)

9. Santa Teresinha (Jardim Bela Vista)

10. São José (Bairro do Adélio)

11. Bom Jesus (Bairro dos Marianos)

12. São Pedro (Serrinha de Baixo)

13. São Benedito (Serrinha de Cima)

Pe. Antonio Roberto Rodrigues PaesPároco

Antonio Machado de Souza PrimoDiácono

Susana Sousa Alves NevesAtendente

Expediente

Segunda à Sexta

08h às 12h / 13h30 às 17h

Sábado dás 08h às 12h

Page 104: Diocese de itapetininga anuario 2015

Reg

ião

Pas

tora

l - R

egiã

o N

orte

Paróquias | Diocese de Itapetininga

102

Santa Cruz - Cesário LangeParóquia Fundação 1914

Praça Pe. Adolfo Testa, nº 01- Centro

CEP:18.285-000 - Cesário Lange/SP - TEL: (15) 3246-1854

E-MAIL: [email protected]

Comunidades1. Nossa Senhora do Carmo (Vila Cruzeiro)

2. Sagrada Família e Santa Teresinha

(Haras do Sul)

3. São Roque e Nossa Senhora Aparecida

(Vila Brasil)

4. Sagrado Coração de Jesus e Sagrado

Coração de Maria (Jd. Das Flores)

5. Residencial Dom Lázaro

6. Cristo Rei (Bairro Água Branca)

7. Nossa Senhora Aparecida (Bairro Turvo)

8. São José (Bairro Torninos)

9. São Roque (Bairro Chapadinha)

10. São Roque (Bairro dos Duartes)

11. São Roque (Bairro Fazenda Velha)

12. Santa Cruz (Bairro Mato Seco)

13. São Pedro (Bairro das Pedras)

14. Barroca Funda

Segunda à Sexta

das 08h às 11h / 13h às 17h

Sábado das 08h às 11h

Expediente

Pe. Antonio João SavassaPároco

Pe. Fábio da Silveira WagnerVigário

José Vieira de Miranda - Emérito

Johnny Alexandre

Roque Donizete Proença

Diáconos

Renata da Silva Proença

Vanusa Ap. Alves de A. Barros

Atendentes

Page 105: Diocese de itapetininga anuario 2015

Reg

ião

Pas

tora

l - R

egiã

o N

orte

Paróquias | Diocese de Itapetininga

103

Bom Jesus - QuadraParóquia Fundação 1998

Praça Cel. Chico Vieira, nº 79 - Centro

CEP: 18.255-000 - Quadra/SP - TEL: (15) 3253-1224

E-MAIL: [email protected]

Comunidades1. Nossa Sra. Aparecida (Bairro Guaraná)

2. Nossa Senhora Aparecida e São Roque

(Bairro Cruz de Cedro)

3. São Judas Tadeu (Bairro Vista Alegre)

4. Divino Espírito Santo (Bairro Aleluia)

5. Nossa Senhora Aparecida e São José

(Bairro do Araçatuba)

6. São Bento (Bairro São Bento)

7. Nossa Senhora de Fátima (Bairro N.

Sª. de Fátima)

8. Nossa Sra. das Graças (Bairro Cedro)

Pe. Pedro Luiz de Oliveira LimaPároco

Leopoldo Lourenço NunesDiácono

Fabiana Aparecida VieiraAtendente

Expediente

Segunda à Sexta

08h às 12h / 13h às 17h

Page 106: Diocese de itapetininga anuario 2015

Reg

ião

Pas

tora

l - R

egiã

o N

orte

Paróquias | Diocese de Itapetininga

104

São Pedro - Torre de PedraParóquia Fundação 1998

Praça São Pedro, s/n - Centro

CEP: 18.265-000 - Torre de Pedra/SP - TEL: (15) 3252-1171

E-MAIL: [email protected]

Comunidades1. São José (Bairro Saltinho)

2. São Francisco de Assis (Bairro Cariocas)

Terça à Sexta

das 13h às 17h

Expediente

Pe. Roberto Januário de MoraesPároco

Danielle Picão MeloAtendente

Page 107: Diocese de itapetininga anuario 2015

Reg

ião

Pas

tora

l - R

egiã

o O

este

Região Pastoral Oeste - Diocese de Itapetininga

105

1 - Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso - Paranapanema

2 - Paróquia Divino Espírito Santo - Angatuba

3 - Paróquia São Roque - Campina do Monte Alegre

4 - Paróquia São José - Campos de Holambra

5 - Paróquia Senhor Bom Jesus e São Roque - Bom Retiro

6 - Paróquia São Judas Tadeu - Angatuba

GuareíGuareíGuareí

Torre deTorre dePedraPedra

Torre dePedra

PorangabaPorangabaPorangaba

QuadraQuadraQuadra

CapelaCapelado Altodo AltoCapelado Alto

TatuíTatuíTatuí

ItapetiningaItapetiningaItapetiningaAlambari

Alambari

Alambari

CesárioCesárioLangeLange

CesárioLange

SarapuíSarapuíSarapuí

Pilar doPilar doSulSul

Pilar doSul

São São Miguel Miguel ArcanjoArcanjo

São Miguel Arcanjo

Campos deCampos de

HolambraHolambraCampos de

Holambra

ParanapanemaParanapanemaParanapanemaAngatubaAngatubaAngatuba

CampinaCampinado Montedo Monte

AlegreAlegre

Campinado Monte

Alegre

Região PastoralOeste

Page 108: Diocese de itapetininga anuario 2015

Reg

ião

Pas

tora

l - R

egiã

o O

este

Paróquias | Diocese de Itapetininga

106

N. Sra. do Bom Sucesso - ParanapanemaParóquia Fundação 1859

Rua Capitão Pinto de Melo, nº 415 - Centro

CEP: 18.720-000 - Paranapanema/SP - TEL: (14) 3713-1996

E-MAIL: [email protected]

Comunidades1. Santa Teresinha (São José e CDHU)

2. São Vicente de Paulo (Lar São Vicente

de Paulo)

3. Nossa Senhora Aparecida

(Bairro Tibiriçá)

4. Nossa Senhora Aparecida (Bairro

Hélio Justo)

5. São João Batista (Bairro Serrinha)

6. São João Batista (Bairro Faxinal)

7. São Pedro (Bairro da Ponte)

8. Capim Velho

9. Fortaleza

10. São José (Vila São José)

Segunda à Sexta das 08h30 às 17h

Sábado das 08h30 às 11h

Expediente

Pe. Luis Antonio M. de OliveiraPároco

Farid Said Uebe

Kellen Cristina de Melo

Magali Aparecida de Araujo

Diácono

Atendentes

Page 109: Diocese de itapetininga anuario 2015

Reg

ião

Pas

tora

l - R

egiã

o O

este

Paróquias | Diocese de Itapetininga

107

Divino Espírito Santo - AngatubaParóquia Fundação 1874

Rua João Satiro de Almeida Leme, nº 561 - Centro - CEP: 18.240-000

Angatuba/SP Caixa Postal: 35 - TEL: (15) 3255 -1162 / 9 9688-5690

E-MAIL: [email protected]

Comunidades1. Asilo Santo Antônio (Entidade Social)

2. São Cristóvão (Vila São Cristóvão)

3. São João Batista (Vila Nova)

4. São Domingo Sávio (Jd. Domingos Orsi)

5. São Pedro (Vila Nhô Ribeiro)

6. Sant'Ana e S. Joaquim (Banco da Terra)

7. Nossa Senhora Aparecida (Buriti Mirim)

8. Sagrado Coração de Jesus (Bairro

Guareí Velho)

9. Santa Cruz (Bairro Mineiros)

10. Santo Antônio (Bairro Teodoros)

11. São Francisco de Assis (Bairro Matão)

12. São João Batista (Bairro Diogos)

13. São Pedro (Bairro Serraria)

14. São Vicente (Bairro Ribeiros)

15. S. Paulo Apóstolo (Bairro Coqueiros –

FADA - Fraterno Auxílio aos

Dependentes Químicos de Angatuba)

Pe. Rogério José PereiraPároco

Aurélio Machado de Oliveira - Emérito

Durval Moreira

Diáconos

Luci Aparecida de Oliveira

Patrícia Marins de Camargo

Rosislene Cristiana Rodrigues

Atendentes

Expediente

Segunda à Sexta

08h às 12h / 13h às 17h

Page 110: Diocese de itapetininga anuario 2015

Reg

ião

Pas

tora

l - R

egiã

o O

este

Paróquias | Diocese de Itapetininga

108

São Roque - C. do Monte AlegreParóquia Fundação 1998

Praça José Silva, s/n - Centro

CEP: 18.245-000 - Campina do Monte Alegre/SP - TEL: (015) 3256-1466

E-MAIL: [email protected]

Comunidades1. Capela Nossa Senhora da Conceição e

São Jorge (Centro)

2. São Judas Tadeu (CDHU A e B)

3. São José (CDHU C)

4. Nossa Senhora da Divina Providência

(Vila Gomes)

5. Nossa Sra. Aparecida (Distrito do Salto)

6. Nossa Sra. Aparecida (Bairro dos Aleixos)

7. Sant'Ana (Bairro Barreiro dos Italianos)

8. São José Operário (Bairro Chapadão)

Segunda à Sexta

das 08h às 12h / 14h às 17h

Expediente

Pe. Tarcísio Gomes LourençoPároco

Rene Donizete Muncinhato

Neila Maria Gomes Agapito

Fabiane Sabóia do Carmo

Diácono

Atendentes

Page 111: Diocese de itapetininga anuario 2015

Reg

ião

Pas

tora

l - R

egiã

o O

este

Paróquias | Diocese de Itapetininga

109

São José - Campos de HolambraParóquia Fundação 1999

Avenida das Posses, s/n - Distrito de Campos de Holambra

CEP: 18.725-000 - Paranapanena/SP - TEL: (14) 3769-1455

E-MAIL: [email protected]

Comunidades1. Sagrada Familia (Bairro CDHU)

2. Sta. Helena (Residencial Santa Helena)

3. Nossa Sra. Aparecida (Residencial Sapé)

4. N. Sra. Rosa Mística (Serrinha da Prata)

5. Santa Isabel (Bairro do Ferreira)

6. São Benedito (Bairro da Serra Velha)

7. São Francisco de Assis (Bairro Major)

8. São Pedro (Bairro Mato Dentro)

9. Nossa Sra. das Graças (Bairro Laranja II)

10. Nossa Sra. de Fátima (Bairro do Rincão)

11. Santa Cruz (Residencial Santa Cristina)

12. Santo Antônio) Fazenda Fumaça)

13. Santa Lúzia (Bairro Leor – Itaí)

14. Santa Bárbara (Sítio Jan de Kuay)

Pe. Carlos Eduardo de OliveiraPároco

Claudionor Ramos Neto

Carlos Valêncio Dulci

Diáconos

Regiane Domingues Cassu de Jesus

Nicole da Silva Ferreira

Atendentes

Expediente

Segunda à Sexta

07h às 12h / 13h às 17h

Sábado das 08h às 12h

Page 112: Diocese de itapetininga anuario 2015

Reg

ião

Pas

tora

l - R

egiã

o O

este

Paróquias | Diocese de Itapetininga

110

Bom Jesus e São Roque - Bom RetiroParóquia Fundação 2010

Rua Ana Januária, nº 49 - Distrito do Bom Retiro da Esperança

CEP: 18.240-000 - Angatuba/SP - TEL: (15) 3355-0474

E-MAIL: [email protected]

Comunidades1. Santa Cruz (Distrito Tupi)

2. Santo Antônio e Nossa Sra. Aparecida

(Distrito Rechã)

3. Imaculado Coração de Maria e Sagrado

Coração de Jesus (Distrito Tupi)

4. Nossa Sra. Aparecida (Bairro Moquém)

5. S. Francisco de Assis (Bairro Ita Recreio)

6. São Carlos Borromeu (Bairro Faxinal)

7. Santo Antônio e São José (Bairro

Ribeirão Grande)

8. São Roque e Nossa Senhora Aparecida

(Bairro Arealzinho)

9. São Miguel Arcanjo (Bairro São Miguel

dos Barreiros)

10 .Sagrada Família (Bairro Capim)

11. Nossa Sra. Aparecida (Granja Alvorada)

12. São José (Bairro Palmital)Segunda à Sexta

das 08h às 12h / 14h às 18h

Expediente

Pe. Edson Lucio de MeiraPároco

Francisco de Jesus Medeiros

José Aparecido de Oliveira

José Augusto dos Santos

Vânia Regina de Souza Lara

Diáconos

Atendente

Page 113: Diocese de itapetininga anuario 2015

Reg

ião

Pas

tora

l - R

egiã

o O

este

Paróquias | Diocese de Itapetininga

111

São Judas Tadeu - AngatubaParóquia Fundação 2014

Praça Elisa Volpi, nº 101 - Vila Volpi

CEP: 18.240-000 - Angatuba/SP - TEL: (15) 99823-9642

Comunidades1. Santa Terezinha do Menino Jesus (Vila Ribeiro)2. N. Sra. Aparecida (Bairro dos Nunes)3. Nossa Sesnhora Aparecida e São José (Bairro Figueira)4. Nossa Senhora da Conceição (Bairro dos Fogaças)5. Nossa Senhora das Dores e Sagrado Coração (Bairro da Batalheira)6. N. Sra. das Graças (Bairro dos Leites)7. N. Sra. de Fátima (Bairro dos Buenos)8. Nossa Senhora de Lourdes (Bairro dos Marianos)9. N. Sra. do Rosário (Bairro Bombom)10. Sagrada Família (Bairro Boa Vista)11. Sta. Cruz e S. Roque (Bairro Aguinha)12. Santo Antonio (Bairro Machadinho)13. São José (Bairro dos Tavares)14. São Roque e Nossa Senhora Aparecida (Bairro dos Modestos)

Pe. Fábio José de Meira Pároco

João Batista FranciscoDiácono

Page 114: Diocese de itapetininga anuario 2015

Agenda - Diocese de Itapetininga

112

Agen

da D

ioce

sana

Anúncio das Solenidades

Móveis de 2015

Irmãos caríssimos, a glória do Senhor manifestou-se, e sempre há de manifestar-se no meio de nós, até a sua vinda no fim dos tempos. Nos ritmos e nas vicissitudes do tempo, recordamos e vivemos os mistérios da salvação.O centro de todo o Ano Litúrgico é o Tríduo do Senhor crucificado, sepultado e ressuscitado, que culminará no Domingo de Páscoa, este ano em 05 de abril.Em cada domingo, Páscoa semanal, a Santa Igreja torna presente este grande acontecimento, no qual Jesus Cr isto venceu o pecado e a morte.Da celebração da Páscoa do Senhor derivam todas as celebrações do Ano Litúrgico:-as cinzas, início da Quaresma, em 18 de fevereiro;-a Ascensão do Senhor, em 17 de maio;-o Pentecostes, em 24 de maio;-o 1º Domingo do Advento, em 29 de novembro.Também as festas da Santa Mãe de Deus, dos Apóstolos, dos Santos, e na comemo-ração dos Fiéis Defuntos, a Igreja peregrina sobre a terra proclama a Páscoa do Senhor.A Cristo que era, que é e que há de vir, Senhor do tempo e da história, louvor e glória pelos séculos dos séculos. Amém.

Page 115: Diocese de itapetininga anuario 2015

Jane

iro 2

015

Agenda | Diocese de Itapetininga

113Janeiro

Sábado10

PFAM – Reunião com os coordenadores paroquiais para apresentação do calendário 2015 (definir local)

SSVP – Reunião do Conselho Central na Sede em Itapetininga -9h

AFRO – Missa com valores afro brasileiro comemorando nascimento de São Benedito na Comunidade São Benedito em Tatuí – 19h30PC – Reunião do Setor em Itapetininga (definir local)

ECC – Encontro Diocesano de Dirigentes de 1º, 2º e 3º Etapa na Casa de Retiro Betânia em Itapetininga – 8h às 18hLGM – Tarde de Formação na Paróquia e Santuário Nossa Senhora Aparecida do Sul em Itapetininga – 14h30MCC – Encontro para inicio das atividades no I.S.P.A.I em Itapetininga 8h às 15h

SSVP – Avivamento Vicentino das Conferências de São Roque e Nossa Senhora das Estrelas no Abrigo Nossa Senhora do Monte Serrat em Itapetininga - 19h às 22h

IVC – Reunião com os representantes das regiões na Catedral Nossa Senhora dos Prazeres em Itapetininga – 20h

IVC – Reunião com os representantes da região Sul na Paróquia Nossa Senhora das Dores em Sarapuí – 8h30

Sábado17

Sábado24

Domingo25

Terça-feira27

Sexta-feira30

Sábado31

Page 116: Diocese de itapetininga anuario 2015

Feve

reiro

201

5Agenda | Diocese de Itapetininga

114 Fevereiro

Terça-feira03

Reunião dos Padres da Região Pastoral Tatuí na Paróquia Nossa Senhora das Graças – 9h

PS – Romaria Diocesana para Aparecida – 23hIVC – Reunião com os representantes da região Tatuí na Paróquia São José Operário em Tatuí – 19h30

Sexta-feira06

PL - Reunião com os coordenadores paroquiais – Paróquia e Santuário Nossa Senhora Aparecida – 14 às 16hEDIAC – Aulas no Seminário – 13h às 18hPFAM – Reunião da Coordenação Diocesana (definir local)IVC – Reunião com os representantes da região Norte na Paróquia Bom Jesus em Quadra – 8h30PC – Assembleia Eletiva na Paróquia Bom Jesus do Bom Fim em Pilar do Sul

Sábado07

Reunião do Conselho de Presbíteros na Cúria - 9hSSVP – Avivamento Vicentino das Conferências de São João Batista e Nossa Senhora Aparecida na Sede do Conselho Central em Itapetininga - 19h às 22h

Terça-feira10

PB – Reunião do Presbitério na Cúria - 9h

Quinta-feira12

IVC – Reunião com os representantes da região Itapetininga na Paróquia São Roque em Itapetininga – 19h30PC – Aniversário da Pastoral de Angatuba

Sexta-feira13

Page 117: Diocese de itapetininga anuario 2015

Feve

reiro

201

5

Agenda | Diocese de Itapetininga

115Sábado14

IVC – Reunião com os representantes da região Oeste na Paróquia Divino Espírito Santo em Angatuba – 19h30DP – Reunião no Seminário – 8h

Domingo15

MSM – Reunião na Paróquia Nossa Senhora de Fátima – 14h

Quinta-feira19

Mutirão de Confissões – Catedral Nossa Senhora dos Prazeres (Itapetininga)Mutirão de Confissões – Paróquia São José Operário (Tatuí)Mutirão de Confissões – Paróquia São Pedro (Torre de Pedra)Mutirão de Confissões – Paróquia Bom Jesus (Quadra)Mutirão de Confissões – Paróquia São Roque (Campina do Monte Alegre)

Sexta-feira20

PL - Reunião da Equipe Diocesana (definir local) às 19h30AFRO – Reunião na Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus em Tatuí – 20hIVC – Reunião com os representantes das regiões na Catedral – 20h

Sábado21

EDIAC – Aulas no Seminário – 13h às 18hPC – Reunião do Setor na Sede da Pastoral em Itapetininga – 9hCF – Lançamento do Texto Base da Campanha da Fraternidade na Paróquia Nossa Senhora das Estrelas em Itapetininga – 14h

Domingo22

DZM – Reunião dos Coordenadores Diocesanos na Paróquia São Judas Tadeu em Tatuí -14h30 ás 16hIVC – Encontro Diocesano com os coordenadores da Catequese e Batismo adulto na Paróquia Nossa Senhora das Estrelas em ItapetiningaSAV – Convívio Vocacional Masculino no Seminário – 8h

Page 118: Diocese de itapetininga anuario 2015

Feve

reiro

/Mar

ço 2

015

Agenda | Diocese de Itapetininga

116Segunda-feira23

PB - Reunião dos Padres da Região Pastoral Oeste – 9hMutirão de Confissões – Paróquia e Santuário Nossa Senhora da Conceição (Tatuí)Mutirão de Confissões – Paróquia São João Batista (Itapetininga)Mutirão de Confissões – Paróquia Nossa Senhora das Dores (Sarapuí)

Quarta-feira25

Reunião dos Padres da Região Pastoral Norte

Quarta-feira25

Mutirão de Confissões – Paróquia Bom Jesus do Bom Fim (Pilar do Sul)Mutirão de Confissões – Paróquia Bom Jesus e São Roque (Bom Retiro)Mutirão de Confissões – Paróquia Nossa Senhora das Graças (Tatuí)

Sábado28

PC – Assembleia Eletiva do Setor ItapetiningaSSVP – Reunião do Conselho Central na Sede em Itapetininga -9hVRC – 1º Encontro de Formação sobre o Ano da Vida Religiosa Consagrada na Casa das Irmãs Beneditinas em Itapetininga – 9h

Domingo01

PC – Assembleia Eletiva do Setor Itapetininga

Segunda-feira02

Mutirão de Confissões – Paróquia Sagrada Família (Tatuí)Mutirão de Confissões – Paróquia e Santuário Nossa Senhora Aparecida do Sul (Itapetininga)Mutirão de Confissões – Paróquia São José (Campos de Holambra)Mutirão de Confissões – Paróquia Bom Jesus (Alambari)

Terça-feira03

PB - Reunião do Conselho de Presbíteros na Cúria - 9h

Quarta-feira04

PB - Reunião dos Padres da Região Pastoral Tatuí na Paróquia Santa Cruz – 9h

Março

Page 119: Diocese de itapetininga anuario 2015

Mar

ço 2

015

Agenda | Diocese de Itapetininga

117Quinta-feira05

Reunião dos Bispos da Província em RegistroMutirão de Confissões – Paróquia Santa Rita de Cássia (Tatuí)Mutirão de Confissões – Paróquia Nossa Senhora das Estrelas (Itapetininga)Mutirão de Confissões – Paróquia São Lázaro (Tatuí)Mutirão de Confissões – Paróquia São João Batista (Guareí)

Sábado07

EDIAC – Aulas no Seminário – 13h às 18hMESE – Reunião da Equipe Diocesana na Paróquia Nossa Senhora das Estrelas em Itapetininga – 14h às 16hPFAM – Reunião da Coordenação Diocesana (definir local)IVC – Reunião com coordenadores do Batismo na Catedral – 20hSSVP – Avivamento Vicentino da Conferência Nossa Senhora das Dores em Sarapuí - 15h às 18h

Domingo08

IVC – Encontro de Formação da Região Itapetininga na Paróquia e Santuário Nossa Senhora Aparecida do Sul em Itapetininga – 8h às 16hPASCOM – Encontro de Formação Diocesano na Cúria – 14h às 17h

Segunda-feira09

Mutirão de Confissões – Paróquia Santa Terezinha (Tatuí)Mutirão de Confissões – Paróquia São Judas Tadeu (São Miguel Arcanjo)Mutirão de Confissões – Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso (Paranapanema)Mutirão de Confissões – Paróquia Nossa Senhora das Graças (Itapetininga)

Terça-feira10

PB - Reunião do Presbitério na Cúria - 9hSSVP – Avivamento Vicentino da Conferência Bom Jesus do Bom Fim em Pilar do Sul - 19h às 22h

Page 120: Diocese de itapetininga anuario 2015

Mar

ço 2

015

Agenda | Diocese de Itapetininga

118Quinta-feira12

Mutirão de Confissões – Paróquia Santa Cruz (Cesário Lange)Mutirão de Confissões – Paróquia e Santuário São Miguel Arcanjo (São Miguel Arcanjo)Mutirão de Confissões – Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Itapetininga)

Sábado14

COMIDI – Reunião na Paróquia São Roque em Itapetininga – 14hPFAM – Jantar Dançante Diocesano Familiar na Casa de Retiro Betânia em Itapetininga – 20hPS – Reunião dos Coordenadores Regionais na Paróquia Nossa Senhora das Graças em Itapetininga – 9hDP – Reunião dos Diáconos permanentes no Seminário – 8h- Reunião Diocesana na Cúria – 9h

Domingo15

PC – Alimentação Saudável e Hortas Caseiras em Pilar do SulCDP – Encontro na Paróquia São Roque em Itapetininga - 7h

Segunda-feira16

Mutirão de Confissões – Paróquia São Francisco de Assis (Capela do Alto)Mutirão de Confissões – Paróquia São Judas Tadeu (Angatuba)Mutirão de Confissões – Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Tatuí)Mutirão de Confissões – Paróquia Santo Antônio (Porangaba)

Quinta-feira19

Mutirão de Confissões – Paróquia Divino Espírito Santo (Angatuba)Mutirão de Confissões – Paróquia e Santuário São Judas Tadeu (Tatuí)Mutirão de Confissões – Paróquia São Paulo Apóstolo (Itapetininga)

Sexta-feira20

PL - Reunião da Equipe Diocesana (definir local) às 19h30AFRO – Reunião na Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus em Tatuí – 20hIVC – Reunião com representantes das regiões na Catedral Nossa Senhora dos Prazeres em Itapetininga – 20h

Page 121: Diocese de itapetininga anuario 2015

Mar

ço 2

015

Agenda | Diocese de Itapetininga

119Sábado21

EDIAC – Aulas no Seminário – 13h às 18hPS – Formação para agentes da Região Norte na Paróquia São João Batista em Guareí – 14hIVC – Reunião com os coordenadores da Região Sul na Paróquia Nossa Senhora das Dores em Sarapuí – 8h30PC – Reunião do Setor na Sede da Pastoral em Itapetininga – 9hSSVP – Reunião do Conselho Central na Sede em Itapetininga -9h

Domingo22

PPI – Assembleia Diocesana – (definir local) – 8h às 16hPC – Reunião do Sub Regional em ItapetiningaSSVP – Retiro Espiritual Vicentino na Comunidade São Pedro em Itapetininga – 14h às 18hSAV – Convívio Vocacional Masculino no Seminário – 8h

Segunda-feira23

PB – Reunião dos Padres da Região Pastoral Oeste – 9hMutirão de Confissões – Paróquia São Roque (Itapetininga)Mutirão de Confissões – Paróquia Santa Cruz (Tatuí)Mutirão de Confissões – Paróquia Santa Cruz (Varginha)

Quarta-feira25

PB – Reunião dos Padres da Região Pastoral Sul

Quinta-feira26

PB – Reunião dos Padres da Região Pastoral Itapetininga - 9hMutirão de Confissões – Paróquia Sant’Ana e Santa Rita (Itapetininga)

Sábado28

PFAM – Formação Diocesana para Coordenadores na Paróquia Nossa Senhora das Estrelas em Itapetininga – 20h

Domingo29

LGM – Festa da ACIES em todas as Paróquias

Page 122: Diocese de itapetininga anuario 2015

Abril

201

5Agenda | Diocese de Itapetininga

120 Abril

Quarta-feira santa01

PB –Dia de Espiritualidade dos PresbíterosMissa Solene dos Santos Óleos na Catedral – 19h30

Sábado04

PFAM – Reunião da Coordenação Diocesana (definir local)PC – Encontro Área Itapetininga

Sábado11

ECC – 33ª Assembleia Regional Sul 1 em ItapetiningaEDIAC – Aulas no Seminário Diocesano – 13h às 18hPC – Reunião do Setor na Sede da Pastoral em Itapetininga – 9hPASCOM – Reunião Diocesana na Cúria – 9hDP – Reunião dos Diáconos permanentes no Seminário Diocesano São João Paulo II em Itapetininga – 8h

Domingo12

IVC – Encontro de Formação da Região Norte na Paróquia São João Batista em Guareí – 16hMMR – Encontro de Formação para coordenadores na Paróquia e Santuário de São Miguel Arcanjo em São Miguel Arcanjo

Terça-feira14

CNBB – Assembleia Geral em Aparecida

Quarta-feira15

CNBB – Assembleia Geral em Aparecida

Quinta-feira16

CNBB – Assembleia Geral em Aparecida

Sexta-feira17

CNBB – Assembleia Geral em AparecidaPL - Reunião da Equipe Diocesana (definir local) às 19h30AFRO – Reunião na Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus em Tatuí – 20h

Page 123: Diocese de itapetininga anuario 2015

Abril

201

5

Agenda | Diocese de Itapetininga

121

Sexta-feira24

CNBB – Assembleia Geral em Aparecida

Sábado18

CNBB – Assembleia Geral em AparecidaMSM – Reunião na Paróquia Nossa Senhora de Fátima – 14hSSVP – Reunião do Conselho Central na Sede em Itapetininga -9hSSVP – Avivamento Vicentino da Conferência Divino Espírito Santo em Angatuba- 15h às 18h

Domingo19

CNBB – Assembleia Geral em AparecidaDZM – Reunião com os Coordenadores e Agentes na Paróquia São Paulo Apóstolo em Itapetininga -14h30 ás 16h

Segunda-feira20

CNBB – Assembleia Geral em Aparecida

Terça-feira21

CNBB – Assembleia Geral em Aparecida

Sábado25

EDIAC – Aulas no Seminário Diocesano – 13h às 18hPFAM – Formação fase 1 na Casa de Retiro Betânia em Itapetininga -7h às 18hPC – Alimentação Saudável e Hortas Caseiras em Itapetininga

Quarta-feira22

CNBB – Assembleia Geral em AparecidaReunião dos Padres da Região Pastoral Norte SSVP – 98º Aniversário de Fundação do Conselho Particular da Sociedade São Vicente de Paulo de Itapetininga

Quinta-feira23

PB – Reunião dos Padres da Região Pastoral ItapetiningaCNBB – Assembleia Geral em AparecidaSSVP – Festa ao Beato Frederico Ozanan na Paróquia São João Batista em Itapetininga – 19h

Page 124: Diocese de itapetininga anuario 2015

Abril

/ M

aio

2015

Agenda | Diocese de Itapetininga

122

Domingo03

ECC – 2ª Etapa do Setor 1 em Pilar do SulSSVP – 45º Romaria Nacional dos Vicentinos à Aparecida ME – Encontro feminino na Casa de Retiro Nossa Senhora Rainha da Paz em Itapetininga

Domingo26

PFAM – Formação fase 1 na Casa de Retiro Betânia em Itapetininga -7h às 18hLGM – Tarde de Formação para Praesidiae Filiados na Paróquia e Santuário Nossa Senhora Aparecida do Sul em Itapetininga – 14h30PC – Alimentação Saudável e Hortas Caseiras em ItapetiningaSAV – Convívio Vocacional Masculino no Seminário – 8h

Segunda-feira27

PB – Reunião dos Padres da Região Pastoral Oeste – 9h

Terça-feira28

PC – Aniversário da Pastoral em Pilar do Sul

Quinta-feira30

ME – Encontro feminino na Casa de Retiro Nossa Senhora Rainha da Paz em Itapetininga

Sexta-feira01

ECC – 2ª Etapa do Setor 1 em Pilar do SulME – Encontro feminino na Casa de Retiro Nossa Senhora Rainha da Paz em Itapetininga

Sábado02

ECC – 2ª Etapa do Setor 1 em Pilar do SulPFAM – Reunião da Coordenação Diocesana (definir local)MESE – Reunião da Equipe Diocesana na Paróquia Nossa Senhora das Estrelas em Itapetininga – 14h às 16hSSVP – 45º Romaria Nacional dos Vicentinos à Aparecida ME – Encontro feminino na Casa de Retiro Nossa Senhora Rainha da Paz em Itapetininga

Maio

Page 125: Diocese de itapetininga anuario 2015

Mai

o 20

15

Agenda | Diocese de Itapetininga

123Terça-feira05

PB – Reunião dos Padres da Região Pastoral Tatuí na Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus – 9h

Quinta-feira07

PB – Reunião do Conselho de Presbíteros na Cúria - 9h

Sábado09

EDIAC – Aulas no Seminário Diocesano São João Paulo II em Itapetininga – 13h às 18hPC – Reunião do Setor na Sede da Pastoral em Itapetininga – 9hDP – Reunião no Seminário – 8h

Domingo10

IVC – Encontro de Formação da Região Tatuí na Paróquia Santa Cruz em Tatuí – 8h

Quarta-feira13

AFRO – Evento público pelo dia da abolição da escravidão em Tatuí

Sexta-feira15

PL - Reunião da Equipe Diocesana (definir local) às 19h30AFRO – Reunião na Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus em Tatuí – 20hPFAM – Dia Internacional da FamíliaECC – 2ª Etapa do Setor 2 em ItapetiningaIVC – Reunião com os representantes das regiões na Catedral – 20h

Sábado16

ECC – 2ª Etapa do Setor 2 em ItapetiningaPS – Formação para agentes da Região Sul na Paróquia e Santuário São Miguel Arcanjo em São Miguel Arcanjo – 14hSSVP – Reunião do Conselho Central na Sede em Itapetininga -9h

Terça-feiraTerça-feira1212

PB – Reunião do Presbitério na Cúria Diocesana em Itapetininga -9hDZM – Reunião com os Coordenadores Diocesanos na Paróquia São Roque em Itapetininga -20h

Page 126: Diocese de itapetininga anuario 2015

Mai

o 20

15Agenda | Diocese de Itapetininga

124Domingo17

ECC – 2ª Etapa do Setor 2 em ItapetiningaVRC – Encontro das religiosas da Sub Região de Sorocaba na Casa das Irmãs Dominicanas em Itapetininga

Quinta-feira21

Reunião dos Bispos da Província em Sorocaba

Sábado23

EDIAC – Aulas no Seminário Diocesano – 13h às 18h

Domingo24

CDP – Formação Bíblica com Pe. Shigue na Paróquia São Roque em Itapetininga SSVP – ECAFINHO – Formação para Crianças e Adolescentes em Itapetininga – 9h às 16h30SAV – Convívio Vocacional Masculino no Seminário – 8h

Segunda-feira25

PB – Reunião dos Padres da Região Pastoral Oeste – 9h

Quarta-feira27

PB – Reunião dos Padres da Região Pastoral Sul

Quinta-feira28

PB – Reunião dos Padres da Região Pastoral Itapetininga

Sábado30

PC – Capacitação, Encontro para lideres, Alimentação Saudável e Hortas Caseiras em AngatubaRomaria da Diocese à Aparecida

Domingo31

DZM – Reunião com os Coordenadores e Agentes na Paróquia Nossa Senhora das Dores em Sarapuí - 14h30 PC – Capacitação, Encontro para lideres, Alimentação Saudável e Hortas Caseiras em AngatubaSAV – Encontro para agentes das pastorais no Colégio Imaculada Conceição em Itapetininga – 8h às 16hVisita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida na Catedral

Page 127: Diocese de itapetininga anuario 2015

Junh

o 20

15

Agenda | Diocese de Itapetininga

125Terça-feira02

Reunião do Conselho de Presbíteros na Cúria - 9hVisita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida na Paróquia São Roque em Itapetininga

Quarta-feira03

PB – Reunião dos Padres da Região Pastoral Tatuí no Santuário Nossa Senhora da Conceição – 9hVisita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida na Paróquia Nossa Senhora das Graças em Itapetininga

Quinta-feira04

PB – Reunião do Presbitério na Cúria - 9hVisita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida na Paróquia Sant’ana e Santa Rita em Itapetininga

Sábado06

COMIDI – Reunião do COMIDI na Paróquia São Roque em Itapetininga – 14hEDIAC – Aulas no Seminário Diocesano – 13h às 18hPFAM – Reunião da Coordenação Diocesana (definir local)PCR – Reunião Diocesana na Cúria – 9hVisita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida na Paróquia Nossa Senhora das Estrelas em Itapetininga

Domingo07

LGM – Romaria Anual à AparecidaVisita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida na Paróquia Nossa Senhora Aparecida do Sul em Itapetininga

Terça-feira09

Visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida na Paróquia São Paulo Apóstolo em ItapetiningaCNBB - Assembleia do Regional Sul 1

Sexta-feira05

Visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida na Paróquia São João Batista em Itapetininga

Junho

Page 128: Diocese de itapetininga anuario 2015

Junh

o 20

15Agenda | Diocese de Itapetininga

126Quarta-feira10

Visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida na Paróquia Nossa Senhora de Fátima em ItapetiningaCNBB - Assembleia do Regional Sul 1

Quinta-feira11

Visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida na Paróquia Santa Cruz em VarginhaCNBB - Assembleia do Regional Sul 1

Sexta-feira12

Visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida na Paróquia São Judas Tadeu em São Miguel Arcanjo

Sábado13

MSM – Festa do Imaculado Coração de Maria – Cenáculo Diocesano na Paróquia Nossa Senhora de Fátima em ItapetiningaVisita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida na Paróquia e Santuário São Miguel Arcanjo em São Miguel ArcanjoDP – Reunião dos Diáconos permanentes no Seminário Diocesano São João Paulo II em Itapetininga – 8h

Domingo14

IVC – Encontro de Formação da Região Oeste na Paróquia São Roque em Campina do Monte Alegre – 8h ás 16hVisita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida na Paróquia Bom Jesus do Bom Fim em Pilar do Sul

Terça-feira16

Visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida na Paróquia Nossa Senhora das Dores em Sarapuí

Quinta-feira18

Visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida na Paróquia Bom Jesus em Alambari

Page 129: Diocese de itapetininga anuario 2015

Junh

o 20

15

Agenda | Diocese de Itapetininga

127Sexta-feira19

PL - Reunião da Equipe Diocesana (definir local) às 19h30AFRO – Reunião na Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus em Tatuí – 20hVisita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida na Paróquia São Francisco de Assis em Capela do Alto

Sábado20

PASCOM - Reunião Diocesana na Cúria – 9hEDIAC – Aulas no Seminário Diocesano – 13h às 18hPS – Reunião para coordenadores regionais na Paróquia Nossa Senhora das Graças em Itapetininga- 9hPC – Reunião do Setor na Sede da Pastoral em Itapetininga – 9h SSVP – Reunião do Conselho Central na Sede em Itapetininga -9hVisita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida na Paróquia Nossa Senhora das Graças em Tatuí

Domingo21

PASCOM - Encontro Regional em SorocabaLGM – 19º Aniversário do Comitium Serva do SenhorCDP – Reunião na Paróquia São Roque em ItapetiningaVisita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida na Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Tatuí

Segunda-feira22

PB – Reunião dos Padres da Região Pastoral Oeste- 9hVisita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida na Paróquia São Lázaro em Tatuí

Terça-feira23

Visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida na Paróquia Sagrada Família em Tatuí

Quarta-feira24

PB – Reunião dos Padres da Região Pastoral NortePC – Visita do Coordenador do Estado de São Paulo no Setor ItapetiningaVisita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida na Paróquia Santa Rita de Cássia em Tatuí

Page 130: Diocese de itapetininga anuario 2015

Junh

o / J

ulho

201

5Agenda | Diocese de Itapetininga

128Quinta-feira25

PB – Reunião dos Padres da Região Pastoral ItapetiningaPC – Visita do Coordenador do Estado de São Paulo no Setor ItapetiningaVisita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida na Paróquia São Judas Tadeu em Tatuí

Sexta-feira26

Visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida na Paróquia Sagrado Coração de Jesus em Tatuí

Sábado27

COMIDI – Encontro de Formação do Sub-regional de Sorocaba na Diocese de ItapetiningaVisita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida na Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus em Tatuí

Domingo28

SAV – Convívio Vocacional Masculino no Seminário – 8hCOMIDI – Encontro de Formação do Sub-regional de Sorocaba na Diocese de ItapetiningaVisita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida na Paróquia Santa Cruz em Tatuí

Terça-feira30

Visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida na Paróquia São José Operário em Tatuí

Quarta-feira01

Visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida na Paróquia Bom Jesus em Quadra

Quinta-feira02

MCC – 20º Cursilho de Cristandade para Homens na Associação Nossa Senhora Rainha da Paz em ItapetiningaVisita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida na Paróquia Santo Antônio em Porangaba

Julho

Page 131: Diocese de itapetininga anuario 2015

Julh

o 20

15

Agenda | Diocese de Itapetininga

129Sexta-feira03

MCC – 20º Cursilho de Cristandade para Homens na Associação Nossa Senhora Rainha da Paz em ItapetiningaVisita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida na Paróquia São Pedro em Torre de Pedra

Sábado04

MESE – Reunião da Equipe Diocesana na Paróquia Nossa Senhora das Estrelas em Itapetininga – 14h às 16hPFAM – Reunião da Coordenação Diocesana (definir local)MCC – 20º Cursilho de Cristandade para Homens na Associação Nossa Senhora Rainha da Paz em ItapetiningaVisita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida na Paróquia São João Batista em Guareí

Domingo05

AO – Encontro Diocesano na Paróquia Nossa Senhora das Estrelas em Itapetininga – 7h30 às 16hMCC – 20º Cursilho de Cristandade para Homens na Associação Nossa Senhora Rainha da Paz em ItapetiningaVisita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida na Paróquia Santa Cruz em Cesário Lange

Segunda-feira06

PB – Retiro Espiritual dos Presbíteros

Terça-feira07

PB – Retiro Espiritual dos Presbíteros

Quarta-feira08

PB – Retiro Espiritual dos Presbíteros

Quinta-feira09

PB – Retiro Espiritual dos Presbíteros

Sexta-feira10

Visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida na Paróquia Bom Jesus no Bom Retiro da Esperança em Angatuba

Page 132: Diocese de itapetininga anuario 2015

Julh

o 20

15Agenda | Diocese de Itapetininga

130Sábado11

Visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida na Paróquia São Judas Tadeu em Angatuba

Domingo12

PS – Formação Diocesana para Agentes na Paróquia São Roque em Itapetininga – 7h30IVC – Encontro der Formação da Região Sul (definir local)SJ – Semana Missionária da Juventude nas regiões pastoraisVisita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida na Paróquia Divino Espírito Santo em Angatuba

Segunda-feira13

Visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida na Paróquia São Roque em Campina do Monte AlegreSJ – Semana Missionária da Juventude nas regiões pastorais

Terça-feira14

PS – Dia de São Camilo de Lellis – Patrono da Pastoral da SaúdeSJ – Semana Missionária da Juventude nas regiões pastoraisVisita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida na Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso em Paranapanema

Quarta-feira15

Visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida na Paróquia São José em Campos de HolambraSJ – Semana Missionária da Juventude nas regiões pastorais

Quinta-feira16

ME – Encontro masculino na Casa de Retiro Nossa Senhora Rainha da Paz em ItapetiningaSJ – Semana Missionária da Juventude nas regiões pastorais

Sexta-feira17

PL - Reunião da Equipe Diocesana (definir local) às 19h30AFRO – Reunião na Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus em Tatuí – 20hME – Encontro masculino na Casa de Retiro Nossa Senhora Rainha da Paz em ItapetiningaDP – Retiro Anual dos Diáconos e Esposas na Casa de Retiro São José em SorocabaSJ – Semana Missionária da Juventude nas regiões pastorais

Page 133: Diocese de itapetininga anuario 2015

Julh

o 20

15

Agenda | Diocese de Itapetininga

131Sábado18

PC – Reunião do Setor na Sede da Pastoral em Itapetininga – 9hSSVP – Reunião do Conselho Central na Sede em Itapetininga -9hSSVP – Capacitação para Presidentes de Conferências na Sede do Conselho em Itapetininga – 14hME – Encontro masculino na Casa de Retiro Nossa Senhora Rainha da Paz em ItapetiningaDP – Retiro Anual dos Diáconos e Esposas na Casa de Retiro São José em SorocabaSJ – Semana Missionária da Juventude nas regiões pastorais

Domingo19

PL – Encontro Diocesano de Formação – (definir local) 8h às 17hDZM – 12º Encontro Diocesano na Paróquia Santa Cruz em Cesário Lange – 8h às 16hPC – Encontro de Lideres do Setor Itapetininga na Sede da Pastoral em ItapetiningaSSVP – Missa em Ação de Graças pelos 107º aniversário da SSVP na Catedral – 18hME – Encontro masculino na Casa de Retiro Nossa Senhora Rainha da Paz em ItapetiningaDP – Retiro Anual dos Diáconos e Esposas na Casa de Retiro São José em SorocabaSJ – Semana Missionária da Juventude nas regiões pastorais

Segunda-feira20

Missa em Ação de Graças pelos 17º aniversário da Instalação da Diocese de Itapetininga na Catedral – 19h30

Quarta-feira22

PB – Reunião dos Padres da Região Pastoral Sul - 9h

Quinta-feira23

PB – Reunião dos Padres da Região Pastoral Itapetininga - 9h

Sábado25

AFRO – Missão Afro-Diocese (definir local)

Page 134: Diocese de itapetininga anuario 2015

Julh

o / A

gost

o 20

15Agenda | Diocese de Itapetininga

132Domingo26

COMIDI – 5º Encontro Diocesano Missionário na Paróquia São Roque em Itapetininga – 8h às 16hPFAM – 4º Encontro de Formação Diocesano na Casa de Retiro Betânia em Itapetininga – 8h ás 16hMMR – Romaria Diocesana da Campanha Mãe Peregrina ao Santuário Mãe Rainha em Atibaia /SP

Segunda-feira27

PB – Reunião dos Padres da Região Pastoral Oeste – 9h

Sexta-feira31

IVC – Reunião com os representantes das regiões na Catedral Nossa Senhora dos Prazeres em Itapetininga – 20h

Sábado01

EDIAC – Aulas no Seminário Diocesano – 13h às 18hPFAM – Reunião da Coordenação Diocesana (definir local)PC – Encontro Setor Itapetininga na Sede da Pastoral em Itapetininga

Domingo02

SSVP – 17º Romaria a pé ao Bom Jesus de Alambari com saída às 5h30 da Sede do Conselho em Itapetininga

Terça-feira04

PB – Dia do Padre – Reunião dos presbíteros na Cúria – 9hSSVP – 103º Aniversário de Fundação do Lar São Vicente de Itapetininga

Quinta-feira06

Reunião do Conselho de Presbíteros na Cúria - 9h

Sábado08

DP – Reunião dos Diáconos permanentes no Seminário Diocesano São João Paulo II em Itapetininga – 8h

Agosto

Page 135: Diocese de itapetininga anuario 2015

Agos

to 2

015

Agenda | Diocese de Itapetininga

133Domingo09

MSM – Reunião na Paróquia Nossa Senhora de Fátima – 14hPFAM – Semana Nacional da Família

Segunda-feira10

PFAM – Semana Nacional da Família

Terça-feira11

PFAM – Semana Nacional da Família

Quarta-feira12

PFAM – Semana Nacional da Família

Quinta-feira13

PFAM – Semana Nacional da Família

Sexta-feira14

PFAM – Semana Nacional da Família

Sábado15

EDIAC – Aulas no Seminário Diocesano São João Paulo II em Itapetininga – 13h às 18hPFAM – Evento de encerramento da Semana da Família no Horto Religioso em Itapetininga PC – Reunião do Setor na Sede da Pastoral em Itapetininga – 9hSSVP – Reunião do Conselho Central na Sede em Itapetininga -9hPASCOM – Reunião Diocesana na Cúria – 9h

Domingo16

IVC – Encontro de Formação com a equipe de Batismo na Paróquia São Roque em Itapetininga – 8h às 16h

Sexta-feira21

PL - Reunião da Equipe Diocesana (definir local) às 19h30AFRO – Reunião na Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus em Tatuí – 20h

Page 136: Diocese de itapetininga anuario 2015

Agos

to /

Sete

mbr

o 20

15Agenda | Diocese de Itapetininga

134Sábado22

PS – Formação de Agentes da Região Oeste na Paróquia Divino Espírito Santo em Angatuba – 14hSSVP – 18º Aniversário de Beatificação de Antônio Frederico Ozanam- Reunião dos tesoureiros das Paróquias na Cúria Diocesana – 14h

Domingo23

DZM – Reunião de avaliação do encontro com os Coordenadores Diocesanos na Paróquia São João Batista em Itapetininga - 14h30LGM – Retiro Anual na Paróquia e Santuário Nossa Senhora Aparecida do Sul em Itapetininga – 14h30SAV – Despertar Vocacional Diocesano (Definir local)

Segunda-feira24

PB – Reunião dos Padres da Região Pastoral Oeste – 9h

Quarta-feira26

PB – Reunião dos Padres da Região Pastoral Norte

Quinta-feira27

Reunião dos Bispos da Província em Itapeva

Sexta-feira28

PB – Reunião dos Padres da Região Pastoral Itapetininga

Sábado29

EDIAC – Aulas no Seminário Diocesano – 13h às 18h

Domingo30

IVC – Dia do Catequista

Terça-feira01

PB – Reunião dos Padres da Região Pastoral Tatuí na Paróquia São Lázaro – 9h

Quinta-feira03

Reunião do Conselho de Presbíteros na Cúria - 9h

Setembro

Page 137: Diocese de itapetininga anuario 2015

Sete

mbr

o 20

15

Agenda | Diocese de Itapetininga

135Sábado05

EDIAC – Aulas no Seminário Diocesano São João Paulo II em Itapetininga – 13h às 18hMESE – Reunião da Equipe Diocesana na Paróquia Nossa Senhora das Estrelas em Itapetininga – 14h às 16hAFRO – Missa com valores afro-brasileiro em Louvor a N. Sra Monte Serrat na Comunidade São Benedito em Tatuí – 19h30PFAM – Reunião da Coordenação Diocesana (definir local)

Segunda-feira07

LGM – Missa pelo 94º Aniversário de Fundação da Legião de Maria na Paróquia e Santuário Nossa Senhora Aparecida do Sul em Itapetininga – 19hME – Retiro Diocesano de espiritualidade na Casa de Retiro Bethânia em Itapetininga

Terça-feira08

PB – Reunião do Presbitério na Cúria - 9hDZM – Reunião com os Coordenadores Diocesanos para elaborar agenda 2016 na Paróquia São João Batista em Itapetininga – 20h

Sexta-feira11

ECC – 3ª Etapa em Itapetininga

Sábado12

ECC – 3ª Etapa em ItapetiningaPFAM – Formação fase 2 – Setor- Pré matrimônio na Casa de Retiro Betânia em Itapetininga -7h às 18hPS – Reunião da Coordenação regional na Paróquia Nossa Senhora das Graças em Itapetininga – 9hDP – Reunião dos Diáconos permanentes no Seminário Diocesano São João Paulo II em Itapetininga – 8hPCR – Reunião Diocesana na Cúria – 9h

Domingo13

ECC – 3ª Etapa em ItapetiningaPFAM – Formação fase 2 – Setor- Pré matrimônio na Casa de Retiro Betânia em Itapetininga -7h às 18hSSVP – Encontro Anual Vicentino em Angatuba – 9h às 17h

Page 138: Diocese de itapetininga anuario 2015

Sete

mbr

o 20

15Agenda | Diocese de Itapetininga

136Quinta-feira17

PB – Confraternização dos Padres em comemoração ao aniversário de Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto

Sexta-feira18

PL – Reunião da Equipe Diocesana (definir local) às 19h30AFRO – Reunião na Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus em Tatuí – 20h

Sábado19

COMIDI – Reunião na Paróquia São Roque em Itapetininga – 14hEDIAC – Aulas no Seminário Diocesano – 13h às 18hPC – Reunião do Setor na Sede da Pastoral em Itapetininga – 9hSSVP – Reunião do Conselho Central na Sede em Itapetininga -9h

Domingo20

LGM – SARAU na Paróquia e Santuário Nossa Senhora Aparecida do Sul em Itapetininga – 14h30CDP – Reunião na Paróquia São Roque em Itapetininga – 7h às 12hSAV – Formação no Seminário – 8h às 16h

Quarta-feira23

PB – Reunião dos Padres da Região Pastoral Sul - 9h

Quinta-feira24

PB – Reunião dos Padres da Região Pastoral ItapetiningaMCC – 20º Cursilho de Cristandade para Mulheres na Associação Nossa Senhora Rainha da Paz em Itapetininga

Sexta-feira25

IVC – Reunião com os representantes das regiões na Catedral – 20hMCC – 20º Cursilho de Cristandade para Mulheres na Associação Nossa Senhora Rainha da Paz em Itapetininga

Sábado26

MCC – 20º Cursilho de Cristandade para Mulheres na Associação Nossa Senhora Rainha da Paz em Itapetininga

Page 139: Diocese de itapetininga anuario 2015

Sete

mbr

o / O

utub

ro 2

015

Agenda | Diocese de Itapetininga

137Domingo27

DZM – Reunião com os Coordenadores e Agentes na Paróquia São Pedro em Torre de Pedra -14h30SSVP – Festa de São Vicente de Paulo na Paróquia e Santuário Nossa Senhora Aparecida do Sul em Itapetininga – 16hMCC – 20º Cursilho de Cristandade para Mulheres na Associação Nossa Senhora Rainha da Paz em ItapetiningaSAV – Convívio Vocacional Masculino no Seminário – 8h

Sexta-feira02

PFAM – Semana Nacional da Vida

Sábado03

PFAM – Semana Nacional da VidaMSM – Romaria Diocesana para Retiro Espiritual no Santuário Santa Terezinha do Menino Jesus em Taboão da Serra/SP – 8h às 18hEDIAC – Aulas no Seminário Diocesano São João Paulo II em Itapetininga – 13h às 18hVRC – 2º Encontro de Formação sobre o Ano da Vida Religiosa Consagrada na Comunidade Irmãs Providência em Tatuí – 9h

Domingo04

PFAM – Semana Nacional da VidaMESE – Encontro Diocesano de Ministros (local a definir)

Sexta-feira05

PFAM – Semana Nacional da VidaAFRO – Dia de São Benedito – Missa com valores afro-brasileiro na Comunidade São Benedito em Tatuí – 19h

Segunda-feira28

PB – Reunião dos Padres da Região Pastoral Oeste – 9h

Outubro

Quinta-feira01

PFAM – Semana Nacional da VidaReunião do Conselho de Presbíteros na Cúria - 9h

Page 140: Diocese de itapetininga anuario 2015

Out

ubro

201

5Agenda | Diocese de Itapetininga

138Quarta-feira07

PFAM – Semana Nacional da Vida

Quinta-feira08

PFAM – Dia do Nascituro

Sábado10

PFAM – Reunião da Coordenação Diocesana (definir local)SSVP -16º Aniversário de Fundação do CP de Pilar do SulDP – Reunião no Seminário Diocesano – 8h

Terça-feira13

PB – Reunião da Região Pastoral Tatuí na Paróquia S. Coração de Jesus

Sexta-feira16

PL - Reunião da Equipe Diocesana (definir local) às 19h30AFRO – Reunião na Paróquia Santa Teresinha em Tatuí – 19hCNBB - Assembleia das Igrejas em Itaici

Sábado17

EDIAC – Aulas no Seminário Diocesano – 13h às 18hIVC – Encontro de Formação para coordenadores em ItapetiningaPC – Reunião do Setor na Sede da Pastoral em Itapetininga – 9hSSVP – Reunião do Conselho Central na Sede em Itapetininga -9hMCC – Jantar em Comemoração dos 26 anos do MovimentoCNBB - Assembleia das Igrejas em Itaici

Sábado17

IVC – Encontro de Formação para coordenadores ( definir local) MMR – Encontro Diocesano da Campanha Mãe Peregrina no seu 65ª Aniversário na Paróquia Nossa Senhora das Estrelas em ItapetiningaCNBB – Assembleia das Igrejas em Itaici

Quinta-feira22

PB – Reunião dos Padres da Região Pastoral Itapetininga - 9h

Terça-feira06

PFAM – Semana Nacional da VidaPB – Reunião do Presbitério na Cúria - 9h

Page 141: Diocese de itapetininga anuario 2015

Out

ubro

/ N

ovem

bro

2015

Agenda | Diocese de Itapetininga

139Domingo25

PC – Encontro para Lideres na Paróquia Divino Espírito Santo em AngatubaSSVP – Encontro da Juventude Vicentina em Itapetininga – 9h às 16hSJ – Dia Nacional da Juventude em TatuíSAV – Convívio Vocacional Masculino no Seminário – 8h

Segunda-feira26

PB – Reunião dos Padres da Região Pastoral Oeste – 9h

Quarta-feira28

PB – Reunião dos Padres da Região Pastoral Norte – 9h

Quinta-feira29

Encontro das Atendentes Paroquiais na Cúria - 9h

Sábado31

PASCOM – Reunião Diocesana na Cúria – 9hEDIAC – Aulas no Seminário Diocesano – 13h às 18h

Domingo01

SSVP – Inicio da Campanha da 41º Revoada Vicentina em Itapetininga – 01 a 30 de novembro

Terça-feira03

PB – Reunião dos Padres da Região Pastoral Tatuí na Paróquia São Judas Tadeu – 9h

Quarta-feira04

Reunião do Conselho de Presbíteros na Cúria - 9h

Quinta-feira05

Aniversário do Município de Itapetininga

Novembro

Sábado24

PS – Formação para Agentes na Paróquia Santa Cruz em Tatuí – 14h

Page 142: Diocese de itapetininga anuario 2015

Nov

embr

o 20

15Agenda | Diocese de Itapetininga

140Sábado07

ECC – 2ª Etapa do setor 2 em AngatubaMESE – Reunião da Equipe Diocesana na Paróquia Nossa Senhora das Estrelas em Itapetininga – 14h às 16hEDIAC – Aulas no Seminário Diocesano – 13h às 18h

Domingo08

ECC – 2ª Etapa do setor 2 em AngatubaPFAM – Retiro Diocesano da Família na Casa de Retiro Betânia – 8h às 16h

Segunda-feira09

PB – Avaliação/ Confraternização e Programação do Presbitério

Terça-feira10

PB – Avaliação/ Confraternização e Programação do Presbitério

Quarta-feira11PB – Avaliação/ Confraternização e Programação do Presbitério

Quinta-feira12PB – Avaliação/ Confraternização e Programação do Presbitério

Sexta-feira13IVC – Reunião das regiões na Catedral – 20hSSVP – 23º Aniversário de Fundação do Conselho Particular São Roque de Itapetininga

Sábado14

DP – Reunião no Seminário Diocesano – 8hDZM – Conscientização do Dízimo em todas as Paróquias da DioceseAgendamento Diocesano na Cúria Diocesana – 14hPFAM – Reunião da Coordenação Diocesana (definir local)

Domingo15

AFRO – Semana da Consciência Negra DZM – Conscientização e Evangelização do Dízimo em todas as Paróquias da DioceseCDP - Conselho Diocesano de Pastoral na Paróquia São Roque em Itapetininga – 7h

Sexta-feira06

ECC – 2ª Etapa do setor 2 em Angatuba

Page 143: Diocese de itapetininga anuario 2015

Nov

embr

o 20

15

Agenda | Diocese de Itapetininga

141Segunda-feira16

AFRO – Semana da Consciência Negra

Terça-feira17

AFRO – Semana da Consciência Negra

Quarta-feira18

AFRO – Semana da Consciência Negra

Quinta-feira19

AFRO – Semana da Consciência Negra

Sexta-feira20

PL - Reunião da Equipe Diocesana (definir local) às 19h30AFRO – Semana da Consciência Negra- Missa com valores afro na Paróquia Santa Teresinha em Tatuí – 20hPC – Dia da Oração pela Criança

Sábado21

EDIAC – Aulas no Seminário Diocesano – 13h às 18hPC – Reunião do Setor na Sede da Pastoral em Itapetininga – 9hSSVP – Reunião do Conselho Central na Sede em Itapetininga -9h

Domingo22

MCC – Reencontro dos participantes do 20º Cursilho no I.S.P.A.I em ItapetiningaSAV – Convívio Vocacional Masculino no Seminário – 8h

Segunda-feira23

PB – Reunião dos Padres da Região Pastoral Oeste – 9h

Quarta-feira25

PB – Reunião dos Padres da Região Pastoral Sul – 9h

Quinta-feira26

Reunião dos Bispos da Província em Jundiaí

Sexta-feira27

PB – Reunião da Região Pastoral Itapetininga – 9h

Page 144: Diocese de itapetininga anuario 2015

Nov

embr

o / D

ezem

bro

2015

Agenda | Diocese de Itapetininga

142Sábado28

PCR – Reunião Diocesana na Cúria – 9h

Domingo29

MSM – Retiro de Confraternização na Paróquia Nossa Senhora de Fátima em ItapetiningaPC – Confraternização de Líderes em Angatuba

Terça-feira01

PB – Reunião dos Padres da Região Pastoral Tatuí na Paróquia Sagrada Família – 9h

Sexta-feira04

SSVP – 32º Aniversário de Fundação do CP Nossa Senhora Aparecida de Itapetininga

Sábado05

PFAM – Reunião com os coordenadores paroquiais (definir local)PS – Retiro Espiritual na Paróquia Nossa Senhora das Estrelas em Itapetininga – 13h ás 20hPC – Dia do VoluntárioVRC – 3º Encontro de avaliação e confraternização do Ano da Vida Religiosa Consagrada

Domingo06

EDIAC – Retiro no Seminário Diocesano – 8h às 17hDZM – Reunião com os coordenadores e Agentes na Paróquia Divino Espírito Santo em Angatuba – 14h30SSVP – Festa à Imaculada Conceição de Maria na Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Itapetininga – 16h

Terça-feira08

Dia Nacional da Família

Quinta-feira03

Reunião do Conselho de Presbíteros na Cúria em Itapetininga -9h

Dezembro

Page 145: Diocese de itapetininga anuario 2015

Dez

embr

o 20

15

Agenda | Diocese de Itapetininga

143Sexta-feira

Domingo

Segunda-feira

Terça-feira

Sexta-feira

Sábado

Sexta-feira

11

13

14

15

18

19

25

SSVP – Missa em Ação de Graças pelos 21º Aniversário de Fundação do Conselho Central da Paróquia e Santuário Nossa Senhora Aparecida do Sul em Itapetininga – 19h30

SSVP – 12º Aniversário de Fundação do Conselho Particular Nossa Senhora das Dores de Sarapuí

SSVP – 12º Aniversário de Fundação do Conselho Divino Espírito Santo de Angatuba

PB – Reunião do Presbitério na Cúria - 9hMissa e confraternização dos presbíteros e Jubileu dos Padres Narciso, Jânio e Luiz Antônio

AFRO – Reunião na Paróquia Santa Teresinha em Tatuí – 20h

PC – Reunião do Setor e Confraternização na Sede da Pastoral em Itapetininga – 9hSSVP – Reunião do Conselho Central na Sede em Itapetininga -9h

Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo

"Até aqui o Senhor nos conduziu !"

Page 146: Diocese de itapetininga anuario 2015

Cale

ndár

ios

2015

/201

6Calendários | Diocese de Itapetininga

144Calendário 2015

Calendário 2016

Page 147: Diocese de itapetininga anuario 2015

Dis

curs

o do

Pap

a Fr

anci

sco

Discurso do Papa Francisco | Diocese de Itapetininga

145

mados irmãos,Ao final do Advento, encontramo-nos para as tradicionais saudações. Dentro de alguns dias teremos a alegria de celebrar o Natal do Senhor; o evento de Deus que se faz homem para salvar os homens; a manifestação do amor de Deus que não se limita a dar-nos algo ou a enviar-nos uma mensagem ou alguns mensageiros, doa-se-nos a si mesmo; o mistério de Deus que toma sobre si a nossa condição humana e os nossos pecados para revelar-nos a sua Vida divina, a sua graça imensa e o seu perdão gratuito. É o encontro com Deus que nasce na pobreza da gruta de Belém para ensinar-nos a potência da humildade. Na realidade, o Natal é também a festa da luz que não é acolhida pela gente “eleita”, mas pela “gente pobre” e simples que esperava a salvação do Senhor.Em primeiro lugar, gostaria de desejar a todos vós – cooperadores, irmãos e irmãs, representantes pontifícios disseminados pelo mundo – e a todos os vossos entes queridos um santo Natal e um feliz Ano Novo. Desejo agradecer-vos cordialmente, pelo vosso compromisso quotidiano a serviço da Santa Sé, da Igreja Católica, das Igrejas particulares e do Sucessor de Pedro.Como somos pessoas e não números ou somente denominações, lembro-me de maneira especial os que, durante este ano, terminaram o seu serviço por terem chegado ao limite de idade ou por terem assumido outras funções ou ainda porque foram chamados à Casa do Pai. Também a todos eles e a seus familiares dirijo o meu pensamento e gratidão.Desejo juntamente convosco erguer ao Senhor vivo nosso agradecimento pelo ano que está a nos deixar, pelos acontecimentos vividos e por todo o bem que Ele quis

DISCURSO DOSANTO PADRE

PAPA FRANCISCO

A Vaticano, 22 de dezembro de 2.014.

Page 148: Diocese de itapetininga anuario 2015

Dis

curs

o do

Pap

a Fr

anci

sco

Discurso do Papa Francisco | Diocese de Itapetininga

146 generosamente realizar mediante o serviço da Santa Sé, pedindo-lhe humildemente perdão pelas faltas cometidas “por pensamentos, palavras, atos e omissões”.E partindo precisamente deste pedido de perdão, desejaria que este nosso encontro e as reflexões que partilharei convosco se tornassem, para todos nós, apoio e estímulo a um verdadeiro exame de consciência a fim de preparar o nosso coração ao Santo Natal.Quando pensava neste nosso encontro, veio-me à ideia a imagem da Igreja como o Corpo Místico de Jesus Cristo. É uma expressão que, como explicou o Papa Pio XII, “deriva e quase brota daquilo que aparece com frequência exposto na Sagrada Escritura e nos Santos Padres”. A propósito, São Paulo deixou escrito: “Pois, como o corpo é um só e tem muitos membros, e todos os membros do corpo, apesar de serem muitos, constituem um só corpo, assim também Cristo” (1 Cor 12, 12). Neste sentido, o Concílio Vaticano II lembra-nos que, “na edificação do Corpo de Cristo, existe diversidade de membros e de funções. É um mesmo Espírito que distribui os seus vários dons segundo a sua riqueza e as necessidades dos ministérios para utilidade da Igreja (cf. 1 Cor 12, 1-11). Por isso, Cristo e a Igreja são o “Cristo total” (Christus totus). A Igreja é una com Cristo”.Faz-nos bem pensar na Cúria Romana como um pequeno modelo da Igreja, isto é, como um «corpo» que procura, séria e diariamente, ser mais vivo, mais saudável, mais harmonioso e mais unido em si mesmo e com Cristo.Na realidade, a Cúria Romana é um corpo complexo, formado por muitos Dicastérios, Conselhos, Departamentos, Tribunais, Comissões e por numerosos elementos que não têm todos a mesma tarefa, mas estão coordenados em ordem a um funcionamento eficaz, edificante, disciplinado e exemplar, não obstante as diferenças culturais, linguísticas e nacionais dos seus membros. Entretanto, sendo a Cúria um corpo dinâmico, não pode viver sem se alimentar e tratar. Com efeito, a Cúria – tal como a Igreja – não pode viver sem manter uma relação vital, pessoal, autêntica e sólida com Cristo. Um membro da Cúria que não se alimente

Page 149: Diocese de itapetininga anuario 2015

Dis

curs

o do

Pap

a Fr

anci

sco

Discurso do Papa Francisco | Diocese de Itapetininga

147diariamente com semelhante Alimento tornar-se-á um burocrata (um formalista, um funcionalista, um mero funcionário): um ramo que pouco a pouco seca e morre e é lançado fora. A oração diária, a participação assídua nos sacramentos, especialmente na Eucaristia e na Reconciliação, o contato diário com a Palavra de Deus e a espiritualidade traduzida em caridade vivida são o alimento vital para cada um de nós. Seja claro para todos nós que, sem Ele, nada poderemos fazer (cf. Jo 15, 5).Em consequência, o relacionamento vivo com Deus alimenta e fortalece também a comunhão com os outros, isto é, quanto mais estivermos intimamente unidos a Deus, tanto mais estaremos unidos entre nós, porque o Espírito de Deus une e o espírito do maligno divide.A Cúria é chamada a melhorar, a melhorar sempre, crescendo em comunhão, santidade e sabedoria para realizar plenamente a sua missão. No entanto ela, como qualquer corpo, como todo o corpo humano, está sujeita também às doenças, ao mau funcionamento, à enfermidade. E aqui gostaria de mencionar algumas destas prováveis doenças, doenças curiais: as doenças mais habituais na nossa vida de Cúria. São doenças e tentações que enfraquecem o nosso serviço ao Senhor. Creio que nos ajudará ter o «catálogo» das doenças – na esteira dos Padres do deserto, que faziam tais catálogos – de que falamos hoje: ajudar-nos-á a preparar-nos para o sacramento da Reconciliação, que constituirá, para todos nós, um bom passo a fim de nos prepararmos para o Natal.1. A doença de sentir-se «imortal», «imune» ou mesmo «indispensável», descuidando os controles habitualmente necessários. Uma Cúria que não se auto-critica, não se atualiza, nem procura melhorar é um corpo enfermo. Uma normal visita ao cemitério poder-nos-ia ajudar a ver os nomes de tantas pessoas, algumas das quais talvez pensassem que eram imortais, imunes e indispensáveis! É a doença do rico insensato do Evangelho, que pensava viver eternamente (cf. Lc 12, 13-21), e também daqueles que se transformam em patrões, sentindo-se superiores a todos e não ao serviço de todos. Tal doença deriva

Page 150: Diocese de itapetininga anuario 2015

Dis

curs

o do

Pap

a Fr

anci

sco

Discurso do Papa Francisco | Diocese de Itapetininga

148 muitas vezes da patologia do poder, do «complexo dos Eleitos», do narcisismo que se apaixona pela própria imagem e não vê a imagem de Deus gravada no rosto dos outros, especialmente dos mais frágeis e necessitados. O antídoto para esta epidemia é a graça de nos sentirmos pecadores e dizer com todo o coração: “Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer” (Lc 17, 10).2. A doença do «martismo» (que vem de Marta), da atividade excessiva, ou seja, daqueles que mergulham no trabalho, negligenciando inevitavelmente «a melhor parte»: sentar-se aos pés de Jesus (cf. Lc 10, 38-42). Por isso, Jesus convidou os seus discípulos a «descansar um pouco» (cf. Mc 6, 31), porque descuidar o descanso necessário leva ao stress e à agitação. O tempo do repouso, para quem levou a cabo a sua missão, é necessário, obrigatório e deve ser vivido seriamente: passar algum tempo com os familiares e respeitar as férias como momentos de recarga espiritual e física; é preciso aprender o que ensina Coélet: “Para tudo há um momento e um tempo par cada coisa” (3,1).3. Há também a doença do «empedernimento» mental e espiritual, ou seja, daqueles que possuem um coração de pedra e uma «cerviz dura» (At 7, 51); daqueles que, à medida que vão caminhando, perdem a serenidade interior, a vivacidade e a ousadia e escondem-se sob os papéis, tornando-se «máquinas de práticas» e não «homens de Deus» (cf. Heb 3, 12). É perigoso perder a sensibilidade humana, necessária para nos fazer chorar com os que choram e alegrar-nos com os que estão alegres! É a doença daqueles que perdem «os sentimentos de Jesus» (cf. Flp 2, 5-11), porque o seu coração, com o passar do tempo, se endurece tornando-se incapaz de amar incondicionalmente o Pai e o próximo (cf. Mt 22, 34-40). De fato, ser cristão significa «ter os mesmos sentimentos que estão em Cristo Jesus» (Flp 2, 5), sentimentos de humildade e doação, desprendimento e generosidade. 4. A doença da «planificação excessiva e do funcionalismo». Quando o apóstolo planifica tudo minuciosamente e julga que, se fizer uma planificação perfeita, as coisas avançam efetivamente, torna-se um contabilista ou comercialista. É necessário

Page 151: Diocese de itapetininga anuario 2015

Dis

curs

o do

Pap

a Fr

anci

sco

Discurso do Papa Francisco | Diocese de Itapetininga

149preparar tudo bem, mas sem nunca cair na tentação de querer conter e pilotar a liberdade do Espírito Santo, que sempre permanece maior e mais generosa do que toda a planificação humana (cf. Jo 3, 8). Cai-se nesta doença, porque é sempre mais fácil e confortável acomodar-se nas próprias posições estáticas e inalteradas. Na realidade, a Igreja mostra-se fiel ao Espírito Santo na medida em que põe de lado a pretensão de O regular e domesticar – domesticar o Espírito Santo! – Ele é frescor, criatividade, novidade.5. A doença da «má coordenação». Quando os membros perdem a sincronização entre eles e o corpo perde o seu harmonioso funcionamento e a sua temperança, tornando-se uma orquestra que produz ruído, porque os seus membros não colaboram e não vivem o espírito de comunhão e de equipe. Quando o pé diz ao braço: “Não preciso de ti”; ou a mão à cabeça: “Mando eu”, causando assim mal-estar e escândalo.6. Há também a doença do «alzheimer espiritual», ou seja, o esquecimento da «história da salvação», da história pessoal com o Senhor, do «primitivo amor» (Ap 2, 4). Trata-se de um progressivo declínio das faculdades espirituais, que, num período mais ou menos longo de tempo, causa grave deficiência à pessoa, tornando-a incapaz de exercer qualquer atividade autônoma, vivendo num estado de absoluta dependência dos seus pontos de vista frequentemente imaginários. Vemo-lo naqueles que perderam a memória do seu encontro com o Senhor; naqueles que não fazem o sentido deuteronômico da vida; naqueles que dependem completamente do seu presente, das suas paixões, caprichos e manias; naqueles que constroem em torno de si muros e costumes, tornando-se cada vez mais escravos dos ídolos que esculpiram com as suas próprias mãos.7. A doença da «rivalidade e da vanglória». Quando a aparência, as cores das vestes e as insígnias de honra se tornam o objetivo primário da vida, esquecendo as palavras de São Paulo: “Nada façais por ambição, nem por vaidade; mas, com humildade, considerai os outros superiores a vós próprios, não tendo cada um em vista os próprios interesses, mas todos e cada um exatamente os interesses dos outros” (Flp 2, 3-4). É a doença que

Page 152: Diocese de itapetininga anuario 2015

Dis

curs

o do

Pap

a Fr

anci

sco

Discurso do Papa Francisco | Diocese de Itapetininga

150 nos leva a ser homens e mulheres falsos e a viver um falso «misticismo» e um falso «quietismo». O próprio São Paulo define-os “inimigos da cruz de Cristo”, porque “gloriam-se da sua vergonha, esses que estão presos às coisas da terra” (Flp 3, 18.19).8. A doença da «esquizofrenia existencial». É a doença daqueles que vivem uma vida dupla, fruto da hipocrisia típica do medíocre e do progressivo vazio espiritual que nem doutoramentos nem títulos acadêmicos podem preencher. Uma doença que acomete frequentemente aqueles que, abandonando o serviço pastoral, se limitam às questões burocráticas, perdendo assim o contato com a realidade, com as pessoas concretas. Deste modo criam um mundo paralelo ao seu, onde põem de lado tudo o que ensinam severamente aos outros e começam a viver uma vida escondida e muitas vezes dissoluta. A conversão é muito urgente e indispensável para esta gravíssima doença (cf. Lc 15, 11-32).9. A doença das «bisbilhotices, das murmurações e das críticas». Desta doença, já falei muitas vezes, mas nunca é demais. Trata-se de uma doença grave, que começa de forma simples, talvez por duas bisbilhotices apenas, e acaba por se apoderar da pessoa fazendo dela uma «semeadora de cizânia» (como satanás) e, em muitos casos, «homicida a sangue frio», difama os próprios colegas e confrades. É a doença das pessoas velhacas que, não tendo a coragem de dizer diretamente, falam pelas costas. São Paulo adverte-nos: “Fazei tudo sem murmurações nem discussões, para serdes irrepreensíveis e íntegros” (Flp 2, 14-15). Irmãos, livremo-nos do terrorismo das bisbilhotices!10. A doença de «divinizar os líderes»: é a doença daqueles que fazem a corte aos Superiores, na esperança de obter a sua benevolência. São vítimas do carreirismo e do oportunismo, honram as pessoas e não Deus (cf. Mt 23, 8-12). São pessoas que vivem o serviço, pensando unicamente no que devem obter e não no que devem dar. Pessoas mesquinhas, infelizes e movidas apenas pelo seu egoísmo fatal (cf. Gal 5,16-25). Esta doença poderia atingir também os Superiores, quando fazem a corte a algum dos seus colaboradores para obter a sua submissão,

Page 153: Diocese de itapetininga anuario 2015

Dis

curs

o do

Pap

a Fr

anci

sco

Discurso do Papa Francisco | Diocese de Itapetininga

151lealdade e dependência psicológica, mas o resultado final é uma verdadeira cumplicidade.11. A doença da «indiferença para com os outros». Quando cada um só pensa em si mesmo e perde a sinceridade e o calor das relações humanas. Quando o mais experiente não coloca o seu conhecimento ao serviço dos colegas menos experientes. Quando se teve conhecimento de alguma coisa e guarda-se para si mesmo em vez de compartilhá-la positivamente com os outros. Quando, por ciúmes ou por astúcia, sente alegria ao ver o outro cair, em vez de levantá-lo e encorajar.12. A doença da «cara fúnebre», ou seja, das pessoas rudes e amargas que consideram que, para ser sério, é preciso pintar o rosto de melancolia, de severidade e tratar os outros – sobretudo aqueles considerados inferiores – com rigidez, dureza e arrogância. Na realidade, muitas vezes, a severidade teatral e o pessimismo estéril são sintomas de medo e insegurança de si mesmo. O apóstolo deve esforçar-se por ser uma pessoa gentil, serena, entusiasta e alegre, que transmite alegria onde quer que esteja. Um coração cheio de Deus é um coração feliz que irradia e contagia com a alegria todos aqueles que estão ao seu redor: disso nos damos conta imediatamente! Assim, não percamos aquele espírito jubiloso, bem-humorado e até auto-irônico, que faz de nós pessoas amáveis, mesmo nas situações difíceis. Quanto bem nos faz uma boa dose de são humorismo! Far-nos-á muito bem recitar frequentemente a oração de São Tomás More: “Senhor, dai-me uma boa digestão e qualquer coisa também para digerir. Dai-me a saúde do corpo e o bom humor necessário para a manter. Dai-me, Senhor, uma alma simples que saiba aprender com tudo o que é bom e não se assuste à vista do mal, antes encontre sempre o modo de colocar cada coisa no seu lugar. Dai-me uma alma que não conheça o tédio, os resmungos, os suspiros, os lamentos, e não permitais que me preocupe excessivamente com esta coisa demasiado embaraçante que se chama «eu». Dai-me, Senhor, o sentido do bom humor. Concedei-me a graça de compreender uma brincadeira para descobrir na vida um pouco de alegria e partilhá-la também com os outros. Amém”. Eu rezo-a todos os

Page 154: Diocese de itapetininga anuario 2015

Dis

curs

o do

Pap

a Fr

anci

sco

Discurso do Papa Francisco | Diocese de Itapetininga

152 dias; faz-me bem!13. A doença do «acumular», ou seja, quando o apóstolo procura preencher um vazio existencial no seu coração acumulando bens materiais, não por necessidade, mas apenas para se sentir seguro. Na realidade, nada de material poderemos levar conosco, porque «a mortalha não tem bolsos» e todos os nossos tesouros terrenos – mesmo que sejam presentes – não poderão jamais preencher aquele vazio, antes torná-lo-ão cada vez mais exigente e profundo. A estas pessoas, o Senhor repete: “Dizes: “Sou rico, enriqueci e nada me falta” – e não te dás conta de que és um infeliz, um miserável, um pobre, um cego, um nu (...). Sê, pois, zeloso e arrepende-te” (Ap 3, 17.19). A acumulação apenas torna pesado e retarda inexoravelmente o caminho! Vem-me ao pensamento uma anedota: Outrora os jesuítas espanhóis descreviam a Companhia de Jesus como a «cavalaria ligeira da Igreja». Lembro-me de um jovem jesuíta que mudava de casa e, ao carregar num caminhão os seus muitos haveres: malas, livros, objetos e presentes, ouviu um velho jesuíta, que o estava a observar, dizer para ele, com um sorriso sábio: E esta seria a «cavalaria ligeira da Igreja»? As coisas que transportamos são um sinal desta doença.14. A doença dos «círculos fechados», onde a pertença ao grupo se torna mais forte que a pertença ao Corpo e, em algumas situações, ao próprio Cristo. Também esta doença começa sempre com boas intenções, mas, com o passar do tempo, escraviza os membros tornando-se um cancro que ameaça a harmonia do Corpo e causa um mal imenso – escândalos – especialmente aos nossos irmãos mais pequeninos. A auto-destruição ou o «fogo amigo» dos companheiros de armas é o perigo mais insidioso. É o mal que fere a partir de dentro; e, como diz Cristo, “todo o reino dividido contra si mesmo será devastado” (Lc 11, 17).15. E a última: a doença do «lucro mundano», dos exibicionismos, quando o apóstolo transforma o seu serviço em poder, e o seu poder em mercadoria para obter lucros mundanos ou mais poder. É a doença das pessoas que procuram insaciavelmente multiplicar o seu poder e, para isso, são capazes de caluniar,

Page 155: Diocese de itapetininga anuario 2015

Dis

curs

o do

Pap

a Fr

anci

sco

Discurso do Papa Francisco | Diocese de Itapetininga

153difamar e desacreditar os outros, inclusive nos jornais e revistas; naturalmente para se exibir e demonstrar-se mais capazes do que os outros. Também esta doença faz muito mal ao Corpo, porque leva as pessoas a justificar o uso de todo e qualquer meio contanto que alcancem tal fim, muitas vezes em nome da justiça e da transparência! Isto faz-me recordar um sacerdote que chamava os jornalistas para lhes contar – e inventar – coisas privadas e confidenciais dos seus confrades e paroquianos. Para ele, contava apenas aparecer nas primeiras páginas, porque deste modo sentia-se «forte e fascinante», causando tanto mal aos outros e à Igreja. Coitado!Irmãos, naturalmente todas estas doenças e tentações são um perigo para todo o cristão e para cada cúria, comunidade, congregação, paróquia, movimento eclesial, e podem atingir seja a nível individual seja comunitário.É preciso deixar claro que o único que pode curar qualquer uma destas doenças é o Espírito Santo, a alma do Corpo Místico de Cristo, como afirma o Credo Niceno-Constantinopolitano: “Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida”. É o Espírito Santo que sustenta todo o esforço sincero de purificação e toda a boa vontade de conversão. É Ele que nos faz compreender que cada membro toma parte na santificação do Corpo e no seu enfraquecimento. É Ele o promotor da harmonia. «Ipse harmonia est»: diz São Basílio. E Santo Agostinho observa: “Enquanto uma parte adere ao corpo, a sua cura não é impossível; pelo contrário, o que foi cortado, não pode ser tratado nem curado”.A cura é fruto também da consciencialização da doença e da decisão pessoal e comunitária de se curar suportando, com paciência e perseverança, o tratamento. Portanto, chamados – neste período de Natal e durante todo o tempo do nosso serviço e da nossa existência – a viver segundo “a verdade no amor, cresceremos em tudo para Aquele que é a cabeça, Cristo. É a partir d'Ele que o Corpo inteiro, bem ajustado e unido, por meio de toda a espécie de articulações que o sustentam, segundo uma força à medida de cada uma das partes, realiza o seu crescimento como Corpo, para se construir

Page 156: Diocese de itapetininga anuario 2015

Dis

curs

o do

Pap

a Fr

anci

sco

Discurso do Papa Francisco | Diocese de Itapetininga

154 a si próprio no amor” (Ef 4, 15-16).Queridos irmãos! Li uma vez que os sacerdotes são como os aviões: são notícia apenas quando caem, mas há tantos que voam. Muitos criticam e poucos rezam por eles. É uma frase simpática, mas também muito verdadeira, porque esboça a importância e a delicadeza do nosso serviço sacerdotal e o grande mal que um só sacerdote que «cai» pode causar a todo o corpo da Igreja.Assim, para não cair nestes dias em que nos preparamos para a Confissão, peçamos à Virgem Maria, Mãe de Deus e Mãe da Igreja, que cure as feridas do pecado que cada um de nós traz no seu coração e que sustente a Igreja e a Cúria a fim de serem sãos e sanadoras, santas e santificadoras, para glória do seu Filho e para a salvação nossa e do mundo inteiro. Peçamos-Lhe que nos faça amar a Igreja como Cristo, seu Filho e nosso Senhor a amou e que tenhamos a coragem de nos reconhecer pecadores e necessitados da sua Misericórdia e que não tenhamos medo de deixar a nossa mão entre as suas mãos maternas.Formulo os melhores votos de um Santo Natal para todos vós, vossas famílias e vossos colaboradores. E, por favor, não vos esqueçais de rezar por mim! Do fundo do coração, obrigado!

Page 157: Diocese de itapetininga anuario 2015
Page 158: Diocese de itapetininga anuario 2015