dicionário para engenharia civil

Upload: mustak

Post on 07-Jul-2018

223 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • 8/18/2019 Dicionário Para Engenharia Civil

    1/105

    Dicionário para engenharia civil

    Arquit. Varanda em sacada que corre ao longo da cimalha de um prédio estético.

    Abaular

    Dar forma curva, arqueada, a uma superfície, a fim de proporcionar melhor escoamento da água ouacabamento estético.

    Abertura

    Termo genérico que resume todo e qualquer rasgo na construço, se!a para dar lugar a portas e !anelas,se!a para criar frestas ou vos.

    Abertura de valas

    Ato de fa"er valas.

    Abóbada

    Todo o teto c#ncavo pode$se chamar ab%bada. &obertura encurvada. Do ponto de vista geométrico, aab%bada tem origem num arco que se desloca e gira sobre o pr%prio ei'o, cobrindo toda a superfície doteto. As ab%badas variam de acordo com a forma do arco de origem. Ab%bada ogival, também chamadag%tica, cu!o arco tem forma de ogiva, é uma marca da arquitetura árabe. Ab%bada avia!ada tem origemnum arco cu!as e'tremidades esto em desníveis. (á ainda a ab%bada de lunetas. De menor altura, essetipo está presente nas casas de estilo colonial americano e facilita a iluminaço interior.

    Abrasão

    Desgaste causado nas superfícies pelo movimento de pessoas ou ob!etos.

    Abraçadeira

    )eça em ferro que segura as vigas do madeiramento ou parede.

    Abrigo

    *ugar onde o homem pode se proteger das intempéries. +o uso corrente, indica locais como garagem,também chamada abrigo de carro, autom%vel.

    Ação de rescisão de empreitada

     +a A- D/ 0/1&21- D/ /3)0/2TADA no meio 2mobiliário é a que o dono da obra pode e'ercitar contra o empreiteiro, com o ob!etivo de rescindir o contrato de empreitada, quando se tiver verificadomotivo legal ou inadimplemento de condiço estipulada 45 5, arts. 6.789 a 6.7:9;.

    Ação de resgate de aforamento

  • 8/18/2019 Dicionário Para Engenharia Civil

    2/105

     +a A- D/ 0/15AT/ D/ A

  • 8/18/2019 Dicionário Para Engenharia Civil

    3/105

    Aço resistente H o'idaço, independentemente das temperaturas, e resistente também H corroso por agentes químicos.

    Ac?stica

    A parte da física das construç=es que trata do pro!eto e construço de recintos com certas características,como ausLncia de eco e de reverberaço, de modo a permitir a audiço distinta dos sons produ"idos ou propagados e a assegurar a isolaço dos mesmos em relaço aos ruídos e'ternos, e vice$versa.

    Adam

    /stilo iniciado com o arquiteto inglLs 0obert Adam, que teve grande influLncia nas construç=es docolonial americano dos séculos MV222 e M2M. As casas desse estilo so altas, com detalhes leves e p%rticoselaborados a partir de elementos da arquitetura clássica. A sua maior marca é a luneta, espécie de ab%badafeita de vidro sobre a porta principal.

    Adega

    Também conhecida como cave. A palavra, provavelmente, tem origem no termo francLs caveN lugar especial da casa, em geral no subsolo, onde se guardavam os vinhos e os a"eites. A adega precisa de ter condiç=es climáticas controladas, para melhor conservar os vinhos e outras garrafas de bebidas, emcondiç=es adequadas de temperatura e umidade.

    Adobo 4ou Adobe;

    Ti!olo ou paralelepípedo feito com uma mistura de barro cru, areia em pequena quantidade, estrume efibra vegetal ou ainda crina de animais. )ossui em geral grandes dimens=es e é seco H sombra e, depois,ao sol, que difere do ti!olo por no ser co"ido ao forno. Deve ser revestido com massa de cal e areia e podem ser argamassados com barro. termo adobe vem do árabe attobi e designa, também, sei'osrolados dos leitos de rios.

    Adoçar 

     +ivelar, aplainar, desbastar saliLncias ou alisar e aplainar madeiras.

    Adro

  • 8/18/2019 Dicionário Para Engenharia Civil

    4/105

    )átio e'terno descoberto fronteiriço Hs igre!as, antigamente cercado ou muradoF pode ser plano ouescalonado.

    Adsorço

    )rocesso que consiste na adeso de um líquido ou na condensaço de um gás sobre uma superfície s%lida,em forma de tLnue camada molecular. Difere da absorço por ser um fen#meno de superfície, enquantoaquela é um fen#meno de massa.

    Aduço

    )arte do abastecimento de água que compreende o transporte da mesma desde o local de captaço até o deconsumo.

    Aduela

    )arte de arremate dos vos de portas ou !anelas que guarnece o vo , e recebe as dobradiças, composto de7 ombreiras e uma padieira, e nela se fi'am as guarniç=es ou alisares, também pode se chamar assim a pedra em forma de cunha, que se emprega na construço de arcos e ab%badas de cantaria 4pedra;.

    utra definiço antiga era o nome dado H superfície, tanto interna como e'terna, da ab%bada 4a internanada mais seria do que o intradorso;. Depois a designaço estendeu$se aos elementos constitutivos doarco da ab%bada. C o nome que se dá, ento, Hs pedras ou ti!olos em forma de cunha que entram nacomposiço de superfícies curvas de proteço. C, também, a face interior da ombreira, voltada para o voda porta ou !anela.

    Afastamento 4ou 0ecuo;

    0efere$se Hs dist>ncias entre as faces da construço e os limites do lote ou terreno.

    Aglomerado 4ou &ontraplacado;

    )laca prensada, composta de serragem compactada com cola ou resina e arrematada com duas l>minas demadeira.

  • 8/18/2019 Dicionário Para Engenharia Civil

    5/105

    Agregado

    C o material mineral 4areia, brita, etc.; ou industrial que entra na preparaço do concreto.

    Agregado leve

    C o material mineral composto por argila e'pandida, e de peso específico menor que o da água 4 flutua ;.

    Também conhecido pelo nome do fabricante V/032&B*2TA ou &2+A12TA no Orasil.

    Agrimensura

    C a 3ediço de superfície dos terrenos na qual o arquiteto se baseia para e'ecutar seu trabalho.

    Pgua do telhado

    &ada uma das superfícies inclinadas da cobertura, que principia no espigo hori"ontal 4cumeeira; e segueaté H beirada.

    Pgua$furtada

    Vo entre as tesouras do telhado. Qngulo do telhado por onde correm as água pluviais. Iuando providode !anelas, também recebe o nome de mansarda. 1%to com !anelas que se abrem sobre as águas dotelhado.

    Pgua$mestra

     +os telhados retangulares de quatro águas, é o nome que se dá Hs duas águas de forma trape"oidal. Asduas águas triangulares chamam$se tacaniças.

    Alambrado

  • 8/18/2019 Dicionário Para Engenharia Civil

    6/105

    A cerca feita com fios de arame que delimita um terreno.

    Alçapo

    )ortinhola no piso ou no forro que dá acesso a caves ou s%tos.

    Alçar 

    *evantar a parede, construir.

    Alcova

    Iuarto pequeno de dormir, sem aberturas para o e'terior, que fa" comunicaço com ante$salas.

    Aldrava 4ou Aldraba;

    Tranca de ferro para escorar portas ou !anelasF pequena tranqueta com dispositivo que permite que a porta

     possa ser aberta pelo lado de fora. Também argola que fica do lado de fora da porta e serve de instrumento para bater H porta.

    Alfaia

    b!etos, tais como paramentos, adornos e enfeites, que completam a decoraço de uma casa.

    Alicerce

    3aciço de alvenaria enterrado que recebe a carga das paredes da construço. Antiga regra práticaestabelece que o alicerce equivale H se'ta parte da altura da parede sustentada, com largura igual ao dobroda espessura dessas paredes. Ver

  • 8/18/2019 Dicionário Para Engenharia Civil

    7/105

    Alisar 

    0evestimentos das paredes, ombreiras e folhas de !anelas. 5uarniço de madeira da parte interna das portas e !anelas. 0égua fi'a na parede, para proteço, na altura do encosto das cadeiras. Ver 5uarniço.

    Alma

     +ome da parte correspondente H altura dos perfis metálicos. A parte superior é o ban"o ou mesa.

    Almofada

     +a marcenaria e carpintaria, peça com saliLncia sobreposta H superfície podendo possuir tambémreentr>ncias.

    Alpendre

    &obertura suspensa por si s% ou apoiada em colunas sobre portas ou vos. 5eralmente, fica locali"ada naentrada da casa. Aos alpendres maiores dá$se o nome de varanda.

    Alteraço de limites

    /m direito penal R &rime de usurpaço, que consiste na supresso ou deslocaço de tapume, marco ou

    qualquer outro sinal indicativo de linha divis%ria, para o agente apropriar$se, no todo ou em parte, decoisa im%vel alheia 4&%d. )en., art. 6@6 ;.

    Alto$relevo

    1aliLncia criada e definida numa superfície plana.

    Alucobond

    u outra denominaço terminando em bond, dependendo do fabricante, é composta por chapa que temacabamento de películas de alumínio com resina formando um sanduiche para revestimento de ambientesinternos ou e'ternos.C aplicada em cortes modulados pelo arquiteto sobre perfis de alumínio tipo deesquadria, préviamente colocada na fachada. 1eu custo é em BS.

  • 8/18/2019 Dicionário Para Engenharia Civil

    8/105

    Alvará de construço

    Documento emitido pela autoridade municipal onde a construço está locali"ada, que licencia a e'ecuçoda obra, para sua obtenço e'istem uma série de e'igLncias a serem cumpridas, como entrega de !ogo de plantas devidamente assinadas pelos )0/ e proprietário.

    Alvenaria

    &on!unto de pedras, de ti!olos ou de blocos R agregado ou unido com argamassa ou no R que forma paredes, muros e alicerces. Iuando esse con!unto sustenta a casa, ele chama$se alvenaria estrutural.  pr%prio trabalho do pedreiro.

    Amarraço

    ltima fiada posta num painel de alvenaria ou blocos, feita pelo pedreiro, os blocos so dispostos emgeral diagonalmente e prensando a massa, ho!e esta técnica tem sido dispensada. A maneira de dispor dosmateriais de construço de modo a formarem um con!unto coeso e estável.

    UB+TA A3A00A-. C o tipo de colocaço de ti!olos em que um trava o deslocamento do outro./'istem alguns tipos, como a !unta amarraço simples, a !unta amarraço francesa etc .

    Amianto

    Tem origem num mineral chamado asbesto e é composto por filamentos delicados, fle'íveis eincombustíveis. C usado na construço de refratários e na composiço do fibrocimento, seu p% ée'tremamente t%'ico e nocivo.

    Anaer%bica

    Tipo de processo utili"ando como principal eliminador de matéria org>nica as bactérias naturais mediantein!eço de ar e mistura mec>nica.

    Andaime

    /quipamento em forma de plataforma usada para alcançar pavimentos superiores das construç=es ee'ecutar serviços em diversos níveis acima do piso.

  • 8/18/2019 Dicionário Para Engenharia Civil

    9/105

    Anfiteatro

    /spaço teatral com palco central ou espectadores também H esquerda e a direita.

    Anodi"aço

    Tratamento químico no alumínio que lhe confere aparLncia fosca e cores variadas.

    Ante$pro!eto

    )rimeiras linhas traçadas pelo arquiteto em busca de uma idéia ou concepço para desenvolver um pro!eto.

    Ante$sala

    Aposento que antecede uma sala.

    Apicoado

    1uperfície submetida a desbastamento do qual resulta uma te'tura rugosa, anti$derrapante. +ormalmentefeito em pedras como granitos e mármores. 1u!a mais que o flameado.

    Aplique

    rnamento. /nfeite fi'ado em paredes ou muros.

    Aprumar 

    Acertar a verticalidade de paredes , colunas ou esquadrias por meio do chamado fio de prumo.

  • 8/18/2019 Dicionário Para Engenharia Civil

    10/105

    Aquecimento central

    1istema provido de resistLncias elétricas ou de serpentinas 4se o aquecimento for feito a gás; quecentrali"a o aquecimento da água de todas as torneiras de uma casa.

    Arara

    3%vel para uso em lo!as de roupas em geral constituídas por tubos metálicos.

    Arcada

    1ucesso de arcos.

    Arco

    1emi$circunferLncia que cobre um vo. +ome dado H construço que dá origem Hs ab%badas.

    Arenito

    0ocha composta de pequenos gros de quart"o, calcário ou feldspato, usada em pisos e'ternos. +os pisosinternos, o arenito normalmente recebe polimento e re!unte de granilite.

    Prea de uso comum

    C a área que pode ser utili"ada em comum por todos os proprietários do prédio ou condomínio, sendo

    livre o acesso e o uso, de forma comunitária. e'emploN portaria , corredores etc

    Prea ?til

    C a área individual. C a soma das áreas dos pisos do im%vel, sem contar as paredes, ou se!a, restrita aoslimites. Também é conhecida como área de Jvassoura K

  • 8/18/2019 Dicionário Para Engenharia Civil

    11/105

    Prea privativa

    C a área do im%vel da qual o proprietário tem total domínio. C composta pela superfície limitada da linhaque contorna e'ternamente as paredes das dependLncias 4cobertas ou descobertas; de uso privativo e

    e'clusivo do proprietário.

    Argamassa

    3istura de materiais inertes 4areia; com materiais aglomerantes 4cimento eWou cal; e água, usada para unir ou revestir pedras, ti!olos ou blocos, que forma con!untos de alvenaria. /'.N argamassa de cal4calXareiaXágua;. A argamassa magra ou mole é a mistura com menor quantidade de aglomerante 4caleWou cimento;, responsável pela aglutinaço. Uá a argamassa rica tem o aglomerante em abund>ncia.

    Argila e'pandida

    C o agregado mineral leve, com peso específico menor que o da água 4 flutua ;. &onhecida pelo nome dofabricante V/032&B*2TA ou &2+A12TA no Orasil.

    Armadura estrutural

    &on!unto de ferros que ficam dentro do concreto e do rigide" H obra, isto é H peça depois que o concretoatinge sua resistLncia aos 7G dias, permanecendo escorada a obra obedecendo a regras bem definidas dedesforma.

    Arquiteto

    )rofissional que ideali"a e pro!eta uma construço. )ossui a arte da composiço, o conhecimento dosmateriais e suas técnicas e a e'periLncia na e'ecuço de obras.

    Arquitetura

    Arte de compor e construir edifícios para qualquer finalidade, tendo em vista o conforto humano, arealidade social e o sentido plástico da época em que se vive ou que se quer copiar. Bma das artes maisantigas. /scritos medievais so ilustrados com Deus segurando compasso e esquadro, uma aluso aoarquiteto do universo.

  • 8/18/2019 Dicionário Para Engenharia Civil

    12/105

    Arquitrave

    Viga de sustentaço ou verga principal que se apoia, em suas e'tremidades, em colunas ou pilares.&aracteri"a o sistema arquitravado de envasaduras, cu!as vergas so planas e hori"ontais. C a primeira parte do entablamento, ficando entre os capitéis das colunas e o friso.

    Arquivolta

    3oldura que acompanha o desenvolvimento de um arco.

    Arranque

    início da formaço da curvatura de um arco ou ab%bada sobre a imposta. mesmo que nascença.termo também designa o trecho da armaço de ferro que serve de espera para dar continuidade naarmaço de pilares.

    Arrasamento

    A cota de arrasamentos é chamado assim o nível adotado para corte da cabeça de estacas, fundaç=es.

    Arrimar 

    Apoiar, encostar, escorar.

    Arremate

  • 8/18/2019 Dicionário Para Engenharia Civil

    13/105

    Art Déco

    3ovimento que atinge o seu apogeu entre os anos 7E e :E. 1urge em oposiço aos e'cessos do Art +ouveau e marca a arquitetura com linhas geométricas e tons pastel. movimento concilia a produço

    industrial e as artes, influenciando os primeiros trabalhos do arquiteto franco$suíço *e &orbusier. /letornou ainda mais despo!adas as formas desse estilo, criando as bases da arquitetura funcional oumoderna. s pro!etos enfati"am vos e grandes espaços envidraçados. As colunas, antes ornamentadas,agora assumem funço estrutural e passam a ser denominadas pilotis. Art +ouveau

    A Arte +ova refere$se ao estilo arquitect%nico e de arte decorativa que marcou o final do século M2M e ocomeço do MM. 3uitos dos seus elementos retomam o 0ococ% e o 5%tico. Assim, os edifícios mostramornatos como ninfas com flores nos cabelos. +a /uropa, misturou$se a elementos regionais, ganhandodiversas vers=es. A primeira construço art nouveau foi pro!etada pelo arquiteto belga Victor (orta, em

    6G7, em Oru'elas. 3ais tarde, o metro de )aris 4

  • 8/18/2019 Dicionário Para Engenharia Civil

    14/105

    Assentar 

    &olocar e a!ustar ti!olos, blocos, esquadrias, pisos, pastilhas e outros acabamentos.

    Aterramento

    &olocaço de hastes de cobre enterradas de acordo com técnica pr%pria para se obter um ponto de terradito neutro ou sem carga que é ligado ao quadro ou equipamento.

    Aterro

    &olocaço de terra ou entulho para nivelar uma superfície irregular.

    Atravessadouros particulares

    1o as passagens que e'istem através de propriedades agrárias, também particulares, que no se dirigem afontes, pontes, ou lugares p?blicos privados de outra serventia. +o constituem servido.

    Ptrio

    )átio de entrada das casas romanas, cercado por telhados pelos quatro lados, porém descoberto. (o!e otermo identifica um pátio de entrada de uma habitaço.

    Auto&AD

    1oftYare que facilita a confecço de plantas e croquis, oferecendo ferramentas essenciais para reali"ar  pro!etos em computador.

  • 8/18/2019 Dicionário Para Engenharia Civil

    15/105

     

    O

    Oaguete

    A moldura simples, de seço redu"ida, cu!o perfil, em geral, é de um arco de círculo, em madeira, plásticoou metal, usado em aplicaç=es ornamentais, arremates, fi'aço de vidros etc.

    Oai'o$relevo

    Trabalho de escultura em que as figuras sobressaem muito pouco em relaço H superfície que lhes servede fundo.

    Oalanço

    1aliLncia ou corpo que se pro!eta para além da prumada de uma construço, sem estrutura de sustentaçoaparente.

    Oala?stre

    )equena coluna ou pilar em metal, madeira, pedra ou alvenaria que, alinhada lado a lado, sustentacorrimos e guarda$corpos. Tem origem no latim balaustium, nome da flor de rom, cu!a forma inspirouos primeiros bala?stres.

    Oalco

    /lemento em balanço, na altura de pisos elevados, disposto diante de portas e !anelas. C protegido com

    grades ou peitoril.

    Oaldrame

    Designaço genérica dos alicerces de alvenaria. &on!unto de vigas de concreto armado que corre sobrequalquer tipo de fundaço. )eças de madeira que se apoiam nos alicerces de alvenaria e que recebem ovigamento do soalho.

  • 8/18/2019 Dicionário Para Engenharia Civil

    16/105

    Oandeira

    &ai'ilho fi'o ou m%vel, situado na parte superior de portas e !anelas. )ode ser fi'o ou m%vel, favorecendoa iluminaço e a ventilaço dos ambientes.

    Oangal#

    Do inglLs bungaloY, designa as casa de campo construídas na [ndia, térreas e com grandes varandascobertas.

    Oanner 

    Termo que significa elemento de propaganda ou letreiro.

    Oan"o

    Viga onde engastam$se os degraus das escadas, tanto fi'as como m%veisF nas vigas T ou duplo T, é onome das abas normais H alma, também chamamos mesa nesse caso do perfil.

    Oarrado

    *ambris, revestimento colocado nas partes inferiores das paredes.

    Oarraco

    Abrigo ou telheiro, ou casa provis%ria, geralmente de madeira, para guardar utensílios ou depositar materiais de construço, num canteiro de obrasF barraca.

    Oarra anti$p>nico

  • 8/18/2019 Dicionário Para Engenharia Civil

    17/105

    Oarroco

    /stilo marcado pelo e'cesso de detalhes e de rebuscamentos. (istoricamente, foi uma reaço Hausteridade do período artístico anterior, o &lássico. +a arquitetura, introdu"iu novas concepç=es de

    espaço, de tempo e, principalmente, de movimento. Assim, as construç=es e'ibem um vasto n?mero deornatos, apliques e pingentes que parecem flutuar em fachadas e paredes. Tra"ido pelos portugueses, oOarroco ganhou diferentes feiç=es no Orasil. /nquanto as construç=es da Oahia copiaram o modeloeuropeu, as obras de 3inas 5erais do século MV222 apresentam soluç=es formais simplificadas, inéditas,originais.

    Oarrote

    u 5ran"epe estreita peça de madeira, chumbada com massa na la!e, que permite fi'ar através de pregos

    o piso de tábuas corridas. Tem a seço trape"oidal com a base maior posicionada no piso mede 8 a centímetros de largura e de 7. a 8. centímetros de altura.

    Oasalto

    0ocha muito dura, de gro fino e cor escura, usada na pavimentaço de estradas e na construço.

    Oasculante

    A peça que leva esse nome devido ao sistema empregado em portas e !anelas, onde as peças giram emtorno de um ei'o até atingir a posiço perpendicular em relaço ao batente ou H esquadria, abrindo vos para ventilaço.

    Oa\$]indoY

    Uanela de trLs faces, instalada no nível térreo, pro!etada para fora do prumo da construço.

    Oatente

    0ebai'o onde a porta ou a !anela encai'am$se ao fechar. A folha que fecha primeiro, na portas ou !anela.

    OD2 R Oeneficio de Despesas 2ndiretas

  • 8/18/2019 Dicionário Para Engenharia Civil

    18/105

    C o índice utili"ado pelo construtor para ter a remuneraço pelo serviço e'ecutado.

    Oeiral

    )rolongamento do telhado para além da parede e'terna, protegendo$a da aço das chuvas. As telhas dos beirais podem ser sustentadas por mos$francesas e fi'adas por arames de cobre.

    Oenfeitorias

    1o as obras ou despesas que se fa"em num im%vel visando a conservaço, a melhoria ou simplesmente, oembele"amento, tornando$o mais agradável. &lassificadas emN necessáriasN para conservar ou evitar adeterioraço 4reforço das fundaç=es;F ?teis ou proveitosasN aumentam ou facilitam o uso da coisa

    4construço de garagem;F voluptuáriasN as que no aumentam o uso habitual, se!am ou no de grandevalor 4piso em mármore, piscina;.

    Oeto 4)ortugal;

    3istura de água, cimento, areia e pedra britada, em proporç=es prefi'adas, que forma uma massacompacta e endurece ou ganha pega com o tempo. concreto aparente é aquele que no receberevestimentos. concreto armadoN na sua massa disp=em$se armaduras de aço chamados de vergalh=es paraaumentar a resistLncia. concreto cicl%pico tem pedras aparentes e de volume avanta!ado e de formas

    irregulares. concreto celular é uma variável que substitui a pedra britada por microcélulas de ar obtidas por uma betonagem adequada, conferindo$lhe grande leve"a e a aparLncia de espuma, servindo paraenchimentos.

    Oetoneira

    3áquina que prepara o beto ou concreto ou mistura as argamassas.

    Oica corrida

    Assim chamada determinada granulometria de material oriundo de brita, con!unto de pedra britada, pedrisco e p%$de$pedra, sem graduaço definida, obtido diretamente do britador, sem separaço por  peneiraço. Oit

  • 8/18/2019 Dicionário Para Engenharia Civil

    19/105

    Detalhe de aresta em pedras com reentr>ncia 6^6 cm na face e'terna ou que fica a vista. +o confundir com JrincoK que seria a reentr>ncia na face interna ou que fica colada.

    Oi"otado

    Vidro que recebe corte em forma de bisel nas arestas no confundir com lapidaço ou lapidado cu!adimenso é menor e serve para dar arremate nas arestas.

    Oloco

    Designa edifícios que constituem um s% con!unto construído.

    Oloco cer>mico

    u Ti!olo de Oarro elemento de vedaço com medida$padro. )ode ter funço estrutural ou no, temcomo fim a e'ecuço das paredes.

    Oloco de concreto

    /lemento de dimens=es padroni"adas. Tem funço estrutural ou decorativa, sua qualidade geralmente é

    melhor que o de cer>mica ou barro.

    Oloco de gesso

    /lemento de gesso va"ado medindo 9E'E'9, cm macho ' fLmea, assentado para e'ecutar paredes comacabamento final para pintura.

    Oloco de vidro

    /lemento de vedaço que a!uda a iluminar o ambiente, é empregado com uso de vergalh=es intercaladosna massa para dar estrutura e segurança na parede.

    Oloco sílico$calcário

  • 8/18/2019 Dicionário Para Engenharia Civil

    20/105

    3istura de areia silicosa e cal virgem. Tem funço estrutural.

    Oloquete ou bloZet

    /lementos pré$moldados de concreto altura de @ e G cm com formato de 6@ faces 4 ou menos ; de encai'eutili"ável em pavimentaço intertravada sobre colcho de pedra, pedrisco e areia, cada fabricante dá umnome.

    Oocel

    3oldura estreita, em meia$cana, que circunda a parte inferior da coluna. +os degraus das escadas, é a parte do piso que sobressai além da prumada do espelho, formando um dente.

    Ooiler 

    /quipamento e local em que a água de um sistema de aquecimento central é represada e mantida emdeterminada temperatura.

    Ooiserie

    Do francLs designa entalhe ou moldura de madeira que enfeita portas ou m%veis.

    Ooleado

    Acabamento abaulado ou torneado no contorno da superfície de madeira, pedra, plástico ou metal.Iuando o boleio completa 6GE graus chamamos de 6W7 cana.

    Oolsa

    /'tremidade de di>metro maior nos tubos ou manilhas, que serve de encai'e da e'tremidade de outrotubo.

    Ooqueta

  • 8/18/2019 Dicionário Para Engenharia Civil

    21/105

    Designa qualquer abertura em paredes divis%rias para passagem de ob!etos ou atendimento, podendo possuir esquadria ou vidro e possuir chapim, chama$se Jpassa pratoK em lo!as alimentícias.

    Oorracha de +ível

    Tubo plástico transparente que cheio de água permite tomar o mesmo nível em diversos pontos da obra Hdistancia.

    OoY$YindoY

    Uanela semicircular que se pro!eta para fora das paredes.

    Oomba

    /quipamento que aspira um fluido ou material s%lido pulveri"ado por meio de uma boca de aspiraço e oe'pulsa por meio de outra boca, de impulso, permitindo o transporte do lugar onde se acha até outro,onde deve ser despe!ado.

    Oomba aspirante

    Tipo de bomba que trabalha de modo que a altura de elevaço é ganha unicamente durante a fase deaspiraço.

    Oomba centrífuga

    Tipo de bomba em que a roda de pás gira e provoca a aceleraço radial centrífuga do fluido ou materials%lido.

    Ooneca/lemento construtivo vertical de dimens=es redu"idas, para criar complemento Arquitet#nico ou afastar  por e'emplo uma porta ou !anela de um canto. C também a saliLncia de alvenaria onde é fi'ado o marcoou grade de portas e de !anelas. mesmo que espaleta.

    Oota

  • 8/18/2019 Dicionário Para Engenharia Civil

    22/105

    Oota metro má'imo, é classificada de E a :, da menor para a maior.

    Orita corrida

    mesmo que brita.

    Orise

    Do francLs brise$soleilF quebra$sol produ"ido com peças de madeira, concreto, plástico ou metal, dispostovertical ou hori"ontalmente diante das fachadas ou muros para atenuar ou impedir a aço direta do sol,sem perder a ventilaço

    Oroca

    Ver /staca broca. Também designa um inceto que corr%i a madeira.

  • 8/18/2019 Dicionário Para Engenharia Civil

    23/105

    Oro'a

    )incel grande usado na caiaço das paredes.

    OTB

    Abreviatura da e'presso inglesa Oritish Thermal Bnit 4unidade térmica inglesa;, é a unidade definidacomo a quantidade de calor necessária para aquecer uma libra de água de 6_

  • 8/18/2019 Dicionário Para Engenharia Civil

    24/105

    &aderno de encargos

    C o con!unto de especificaç=es técnicas, critérios, condiç=es e procedimentos estabelecidos pelocontratante para a contrataço, e'ecuço, fiscali"aço e controle dos serviços e obras.

    &aiar 

    )intar com cal diluída em água, requer preparo antecipado.

    &aibro

    )eça de madeira , geralmente de seço pr%'ima ao quadrado, que !unto com outras sustenta as ripas detelhados ou de assoalhos 4 Orasil ; e soalhos 4 )T ;. +os telhados, o caibro assenta nas cumeeiras, nasterças e nos frechais. +o piso, apoia$se nos barrotes.

    &ai'a$dágua

    Dep%sito de água confeccionado em materiais como concreto armado, fibrocimento, aço ou plástico.

    &ai'a de escada

    /spaço, em sentido vertical, destinado H escada.

    &ai'a de fogo 4 ou c>mara de combusto ;

    1eço da lareira que vai do piso até a gargantaF é constituída do piso, paredes 4verticais e inclinadas;, bocae dente. C nela em que se acende o fogo que pro!eta calor para o ambiente e onde é produ"ida a fumaçaque enche a c>mara ap%s atravessar a garganta, elevando$se pelo conduto da chaminé.

    &ai'a de gordura

    &ai'a para retenço de gorduras, instalada ap%s o sifo, na canali"aço de esgoto da pia da co"inha.

  • 8/18/2019 Dicionário Para Engenharia Civil

    25/105

    &ai'a de inspeço

    &ai'a enterrada nos pontos de mudança de direço de uma canali"aço de esgotos ou águas pluviais, ouem determinados pontos ao longo de trechos intensos da mesma, que permite o acesso para limpe"a e

    inspeço. mesmo que poço de visita.

    &ai'a de passagem

    Bne tubulaç=es diversas elétricas ou hidráulicas,

    &ai'ilharia

    Designaço do con!unto de cai'ilhos.

    &ai'ilho

    )arte da esquadria que sustenta e guarnece os vidros de portas e !anelas.

    &al

    3aterial indispensável H preparaço das argamassas. C obtida a partir do aquecimento da pedra calcária atemperaturas pr%'imas dos 6EEE graus &elsius, processo que resulta no aparecimento do mon%'ido decálcio 4&a; e ganha o nome de cal virgem.

    &alafate

    &hamada assim a limpe"a grossa final de obra para entrega.

    &alafetar 

  • 8/18/2019 Dicionário Para Engenharia Civil

    26/105

    Vedar fendas e pequenos buracos surgidos durante a obra em diversos materiais, e é e'ecutada ap%s araspagem de pisos de madeira pelo JcalafateK com aplicaço de p% de serragem fina e cola, resina ouverni" poliuretano.

    &alcetar 

    /'ecutar o assentamento de pedras nas calçadas sobre base de cimento e areia a seco, o termo está ligadoa mosaico portuguLs ou pedra portuguesa que é e'ecutada pelo calceteiro.

    &álculo estrutural

    &álculo que estabelece a dimenso e a capacidade de sustentaço dos elementos básicos de uma estrutura, podendo ser esta de concreto armado, de estrutura metálica, de madeira ou de outros materiais com pedraou blocos.

    &alefaço

    Iualquer sistema de aquecimento para interiores.

    &alha

    &anal. Duto de alumínio, ferro galvani"ado, cobre, )V& , lato , fibrocimento ou concreto que recebe aságuas das chuvas e as leva aos condutores verticais.

    &amara de fumaça 4 ou de fumo ;

    )arte da lareira que serve de transiço entre a cai'a de fogo e a chaminé, encerrando a fumaça errante que passa pela garganta e ainda no tem direço certa, sofrendo os efeitos da corrente de ar descendente paradepois encaminhar$se pelo conduto até atingir o ponto culminante deste e espalhar$se pela atmosfera.2nternamente, tem a forma de um funil invertido, e nela se encontram o registro 4para regulagem da

    tiragem; e a estante de fumaça 4para aspirar e reter o ar resultante da corrente descendente enquanto sobea fumaça vinda da cai'a de fogo, atravessando a garganta;.

    &ambota

  • 8/18/2019 Dicionário Para Engenharia Civil

    27/105

    3olde de madeira usado na confecço dos arcos e que entra na composiço dos arcos simples. Também éa peça de madeira com meia volta com que se armam os tetos de estuque, nos vérticesF ou outra, em arco,que assenta hori"ontalmente no alto dos nichos, nos altares sobre a qual 4várias ve"es repetida; pousa osobrecéu.

    &amurçar 

    )rocesso de preparo ou acabamento na massa de revestimento com o uso de uma pedaço de espon!a ouespuma também chamada de camurça, que dei'a a superfície áspera e preparada para receber cola para omaterial de acabamento final.

    &andela 4 cd ;

    Bnidade de intensidade luminosa.

    &anali"ador 

    )rofissional que e'ecuta o pro!eto hidráulico do engenheiro.

    &antaria

    )edra de cantaria é a pedra esquadre!ada cantos formando esquadro E graus usada para edificar, construir muros ou casas.

    &hama$se Jfalsa cantariaK H disposiço de pedras que funcionam apenas como revestimento.

    &anteiro de obra*ocal da construço onde se arma"enam os materiais 4cimento, ferro, madeira, etc.; e se reali"am osserviços au'iliares durante a obra 4preparaço da argamassa, dobragem de ferro, etc.;

    &antoneira

  • 8/18/2019 Dicionário Para Engenharia Civil

    28/105

    )eça em forma de * que remata quinas ou >ngulos de paredes. Também serve de apoio a pequenas prateleiras.

    &apa

    Demo de tinta. &amada de concreto aplicada sobre a pedra que impermeabili"a a superfície.

    &apialçado

    Ad!etivo empregado para designar os vos cu!os sobre$arcos tLm as faces inferiores inclinadas.

    &apitel

    )arte superior, em geral esculpida, de uma coluna. Alguns capitéis so simples, pouco ornamentados, ae'emplo dos d%ricos. utros, como os !%nicos, so arrematados com volutas.

    &asa

    6. /difício de um ou poucos andares, destinado, geralmente, a habitaçoF morada, vivenda, moradia,residLncia, habitaço. Aum.N caso, casaro, casaréuF dim.N casinha, casita, casucha, casebre, casinhola,casinholo, casinhota, casinhoto, podendo as cinco ?ltimas formas ter caráter depreciativo.7. &ada umadas divis=es de uma habitaçoF dependLncia, quarto, sala.8. *ocal destinado a reuni=es ou até H moradiade certos grupos de pessoas. /stabelecimento, firma, empresa.

    &asa de habitaço

    C aquela em que alguém habitualmente reside ou tem o seu lar, provido das coisas necessárias ao usodoméstico. &asa de moradaF domicílio.

    &asa habitada

    C toda aquela que tem morador certo e permanente, embora ausente, ocasionalmente. &asa ocupada por uma ou mais pessoas.

  • 8/18/2019 Dicionário Para Engenharia Civil

    29/105

    &argas Acidentais

    &hamamos assim todas as cargas que podem atuar sobre a estrutura de edificaç=es em funço do seu uso4pessoas, m%veis, veículos e materiais diversos.

    &argas )ermanentes

    &hamamos assim o peso de todos os elementos construtivos fi'os e instalaç=es permanentes4revestimentos, pisos, enchimentos, concretos, paredes divis%rias e outras;.

    &aramancho

    Armaço de madeira, como um pergolado, sustentada por pontaletes e coberta por vegetaço.

    &arpete de 3adeira

    &on!unto de pranchas de madeira ou laminado, em forma de tábuas, que so encai'adas eWou coladas aocontrapiso.

    &arpinteiro

    )rofissional que trabalha o madeiramento de uma obra, como formas e escoramentos.

    &ascalho

    *asca de pedra.

    &aulino ou caulim

    Argila branca, rica em carbonato de cálcio, base de e'traço de cal.

  • 8/18/2019 Dicionário Para Engenharia Civil

    30/105

    &ava

    )equeno espaço situado entre o solo e o primeiro pavimento de uma casa.

    &avilha

    )eça de fi'aço que serve para manter !untas as peças de madeira, as estruturas de alvenaria, etc. Temformato cilíndrico$c%nico, com uma cabeça numa das e'tremidades e uma abertura na outra, onde seencai'a a chaveta R um tipo de trava $, que completa a !unço.

    &elote'

    3aterial isolante, no ressonante, fabricado com serragem ou bagaço de cana de aç?car, fortemente prensado ou comprimido em forma de placas utili"ando resinas na colagem.

    &epilho

    )equena plaina usada pelo carpinteiro para alisar a madeira.

    &epo

    Tronco de madeira.

    &er>mica

    Arte de fabricaço de ob!etos de argila co"ida, tais como ti!olos, telhas e vasos. Também referese Hsla!otas usadas em pisos ou como revestimento de paredes.

    &erca Viva

    1ebe vivaF arbustos plantados para formar um elemento de vedaço e fechamento.

  • 8/18/2019 Dicionário Para Engenharia Civil

    31/105

    &erne

    )arte interna dos troncos das árvores, da qual se tira a madeira realmente utili"ável tanto na marcenariaquanto na carpintaria.

    &halé

    Do francLs chalet. &asa de campo de madeira com telhados em duas águas, bem inclinados, que avançamsobre a fachada.

    &haminé

    Duto de metal ou de alvenaria que condu" o fumo da lareira e do fogo para o e'terior da casa.

    &hanfrar 

    &ortar em diagonal os >ngulos retos de uma peça.

    &hapéu

    &oroamento do muro ou da chaminé com uma ou duas águas.

    &hapim

    )eça que arremata paredes ou vos em geral de topo.

    &hapiscar 

    *ançar argamassa de cimento e areia grossa 4proporço geralmente 6N8; contra a superfície para torná$laáspera e facilitar a aderLncia da primeira camada de argamassa.

  • 8/18/2019 Dicionário Para Engenharia Civil

    32/105

    &humbar 

  • 8/18/2019 Dicionário Para Engenharia Civil

    33/105

    argamassas. cimento de uso mais frequente ho!e é o )ortland, cu!as características so resistLncia esolidificaço em tempo curto. Desenvolvido em 6G7:, por um fabricante inglLs de cal, ganhou esse nome porque a sua coloraço era semelhante H da terra de )ortland. utros tipos surgem na mistura dessecimento com diversos compostos ou elementos, como o cimento com p% de mármore, que dá uma cor esbranquiçada ao material.

    &imento A02

    Aglomerante especial de Alta 0esistLncia 2nicial.

    &imento Amianto

    3aterial composto de cimento )ortland e fibras de amianto, com alta resistLncia H traço e H compresso,elevado poder isolante do calor e do som, alta resistLncia aos ácidos comuns, sendo imputrescível,incombustível e impermeável. )orém o seu p% é altamente cancerígeno.

    &inasita

    Ver agregado leve, mineral composto por argila e'pandida outro fabricante V/032&B*2TA no Orasil.

    &inta ou &intamento

  • 8/18/2019 Dicionário Para Engenharia Civil

    34/105

    &lapboard 1iding

    Bm tipo de revestimento e'terno para paredes, feito com tábuas sobrepostas de madeira, característico do/arl\ American, estilo dos coloni"adores dos /BA.

    &larab%ia

    Abertura no teto da construço, fechada por cai'ilho com vidro ou outro material transparente, criada paralevar iluminaço eWou ventilaço naturais aos ambientes em geral sem !anelas.

    &lássico

    0elativo H arte e H cultura dos antigos povos gregos e romanos. )eríodo marcado por construç=es de planta retangular, colunas e front=es. /ssas formas, inicialmente presentes nos templos, passaram arepetir$se nas casas, de maneira mais s%bria, e nas fachadas pouco ornamentadas. Ad!etivo para tudo oque se torna modelo ou padro em arquitetura.

    &loset

    )alavra inglesaF pequeno c#modo usado como quarto de vestir.

    &%digo de obras

    &on!unto de leis e posturas municipais que controla o uso do solo urbano.

    &oeficiente de Absorço 1onora 4+0&;

    0esultado da diviso entre a soma da energia sonora absorvida pelo material ou sistema e a energia sonoratransmitida através do mesmo pela energia sonora incidente em sua face e'posta. /ste n?mero varia entreE e 6EE, e'pressando o percentual de energia sonora absorvidaWtransmitida pelo material, e representa amédia aritmética dos valores obtidos nas freq`Lncias de 7E, EE, 6.EEE e 7.EEE(".

    &oeficiente de &onditividade Térmica 4;

  • 8/18/2019 Dicionário Para Engenharia Civil

    35/105

    2ndica a quantidade de calor 4]; que, em uma hora 4h;, atravessa um metro quadrado de camada dematerial com um metro de espessura, em estado contínuo de aquecimento, sendo a diferença detemperatura entre as superfícies de 6_&.

    &oeficiente de 2solamento Ac?stico 4&A&;

    Valor e'presso em decibéis 4dO; que indica a quantidade de energia sonora retida pelo material ousistema, ou se!a, que no é transmitida para o ambiente ad!acente

    &oeficiente de 1ombreamento

    [ndice de energia solar que é admitida pelo vidro por radiaço, estabelecido pela relaço entre o ganho decalor solar através de um determinado vidro, sob condiç=es ambientais específicas, e o ganho de calor solar através do vidro monolítico incolor de 8mm de espessura 4padro Ashrae; nas mesmas condiç=esambientais.

    &obertura

    &on!unto de madeiramentos e de telhas que serve de proteço H casa.

    &oletor de /nergia 1olar 

    )laca com células foto voltaicas que capta a energia solar e a transforma em eletricidade ou energiatérmica.

    &olonial

    Tipo de arquitetura praticada nos países que foram col#nias em )ortugal. Assim, as influLncias portuguesas esto presentes !á nas primeiras construç=es brasileiras e as espanholas marcam alguns paísesda América do 1ul, &entral e do +orte. s ingleses dei'aram a sua herança na América do +orte. Uá

    elementos da arquitetura holandesa e francesa aparecem na América &entral, sobretudo na regio das&araíbas.

    &olonial Americano

  • 8/18/2019 Dicionário Para Engenharia Civil

    36/105

    &oloni"adores espanh%is, franceses, holandeses e ingleses marcaram a arquitetura americana. +o sul do país, aparecem casas hisp>nicas, feitas em adobe e com pátios internos. s holandeses dei'aram comoherança as construç=es de pedra e os telhados de ripas de madeira. A partir de 69EE, o estilo georgianointrodu" elementos renascentistas nas construç=es. /m seguida, o estilo Adam promove um refinamentodas linhas clássicas, presente nos p%rticos elaborados com colunas e lunetas. /arl\ &lassical 0evival

    4699E$6G8E; fecha o ciclo do colonial americano com uma revista ao classicismo grego, tra"endo c?pulase front=es, sustentados por colunas d%ricas e !#nicas.

    &olonial Orasileiro

    /stilo que começa a formar$se com as casas dos bandeirantesN uma s% cobertura, sustentada por pilares eaberta nos lados. A partir do século MV22, em 3inas 5erais, a arquitetura ganha requintesN telhados dequatro águas, !anelas e portas simétricas, varandas circundando as áreas sociais. As casas so fechadas para o e'terior, e sua planta interna é ampliada com saguo, quarto de h%spedes e salo de visitas. 1urgemos ornamentos talhados em pedra. /sses elementos foram adaptados Hs diversas regi=es do país.

    &oluna

    /lemento estrutural de sustentaço, quase sempre vertical. Ao longo da hist%ria da arquitetura, assumiu asformas mais variadas e diversos ornamentos. )ode ser de pedra, alvenaria, madeira ou metal e consta detrLs partesN base, fuste e capitel. /sses elementos aparecem inicialmente nas colunas d%ricas e !%nicas dostemplos gregos. A partir da viso funcionalista do arquiteto suíço *e &orbusier, ainda na primeira metadedeste século, as colunas passaram a ser chamadas internacionalmente de pilotis e ganharam formaslimpas.

    &olunata

    &on!unto de colunas enfileiradas de forma simétrica.

    &omunicaço visual

    )odem ser letreiros, adesivos plásticos, toldos com logomarcas, ou similares.

    &ombog%

  • 8/18/2019 Dicionário Para Engenharia Civil

    37/105

  • 8/18/2019 Dicionário Para Engenharia Civil

    38/105

  • 8/18/2019 Dicionário Para Engenharia Civil

    39/105

    &ontraverga

    Viga de concreto usada sob a !anela para evitar a fissuraço da parede.

    &ontrole Tecnol%gico

    &ontrole tecnol%gico de concreto e aço, trata$se de ensaios de corpos de prova de resistLncia.

    &ordo

    )equena moldura curva numa das arestas, uniforme ou em forma de cordel, usada para arremates, taiscomo na !unço do rodapé com os pisos de madeira, nos forros de madeira, nas esquadrias, etc.

    &orian

    3aterial H base de resina clara tipo vidro usada na fabricaço de louças sanitárias, decoraço.

    &orni!a

    &on!unto de molduras que serve de arremate superior Hs obras de arquitetura.

    &orrimo

    Apoio para a mo colocado ao longo das escadas.

    &ooperativa habitacional

  • 8/18/2019 Dicionário Para Engenharia Civil

    40/105

  • 8/18/2019 Dicionário Para Engenharia Civil

    41/105

    rnato em forma de cru".

  • 8/18/2019 Dicionário Para Engenharia Civil

    42/105

    &ada uma das camadas de tinta ou qualquer outro líquido aplicada sobre uma superfície qualquer.

    Desaterro

    *ocal de onde se retirou um volume de terraF desterro.

    Descimbramento

    /stá ligado a cimbre e significa basicamente a retirada das formas.

    Desempenadeira

    2nstrumento de pedreiro, feito em madeira, metal ou acrílico, usado para distribuir e aplainar a massasobre as paredes.

    Desgaste

    Ver Abraso.

    Desvo

    /spaço entre as telhas e o forro dos ambientes.

    DilataçoAumento de dimenso. Aumento do volume dos corpos, principalmente a partir da aço do calor. s pro!etos de engenharia e arquitetura trabalham com previs=es de dilataço dos materiais e dos elementosenvolvidos numa estrutura de construço. Ver Uunta de dilataço.

    Divis%ria

  • 8/18/2019 Dicionário Para Engenharia Civil

    43/105

    )aredes que separam compartimentos de uma construço. Tapumes, biombos.

    Domo

    &?pula conve'a 4quando vista de bai'o para cima; ou arredondada que corre uma abertura no alto de umaconstruço, oferecendo iluminaço e ventilaço naturais.

    Dormer R ]indoY

    Abertura ou !anela sobre o telhadoF !anela de água furtada, trapeira.

    Drenagem

    /scoamento de águas por meio de tubos ou valas subterr>neas, chamados de drenos.

    Dr\$Yall

    )aredes e'ecutadas com gesso acartonado impermeável, gesso cu!o papel utili"ado é verde e perfismetálicos.

    Duto

    Tubo que condu" líquidos 4canos;, fios 4condutores; ou ar.

    /

    /dificaço

    bra, construço, do latim JaedificationeK , o edificador do latim JaedificatoreK e edificanteJaedificandiK.Iuando usado para área no construível denomina$se área J++ A/D2

  • 8/18/2019 Dicionário Para Engenharia Civil

    44/105

    /dícula

    &onstruço complementar H principal, onde, geralmente, ficam instalados a área de serviços, asdependLncias de empregados ou o la"er.

    /lemento va"ado

    )eça produ"ida em concreto, cer>mica ou vidro, dotada de aberturas que possibilitam a passagem do ar elu" para o interior da casa. &omum em muros, paredes e fachadas.

    /letricista

    )rofissional encarregado de fa"er a instalaço eléctrica pro!etada pelo engenheiro.

    /levaço

    0epresentaço gráfica das fachadas em plano ortogonal, ou se!a, sem profundidade ou perspectiva.

    /mbargo de bra

    corre a imposiço de parali"aço dos trabalhos na obra quando alguma lei é desobedecida, ou licençano autori"ada, em geral a prefeitura e os orgos fiscali"adores 4 &0/As, 2OA3A,

  • 8/18/2019 Dicionário Para Engenharia Civil

    45/105

    /mpreitada

    Bm ou mais profissionais contratados para e'ecutar qualquer tipo de obra ou serviço, sendo tratado querecebem para e'ecutar aquela tarefa e o pagamento fica pré estabelecido apenas ao término da tarefa a

    6EE, é fi'ado o pra"o com tal ob!etivo acordado entre as partes.

    /ncargos 1ociais

    /ncargos ou leis sociais, é uma relaço de impostos e ta'as, ou obrigaç=es incidentes sobre a mo deobra, varia de acordo com a contrataço, sendo menor por Administraço 4 6E,@9 0U ; e maior quandoo contrato é por /mpreitada 4 6:6,7 0U ;, varia de acordo com a regio, o serviço e a legislaço.

    /ngastado

    /ncai'ado, embutido.

    /ngenharia

    &iLncia técnica e arte das construç=es civis. 4;

    /ngenheiro civil

  • 8/18/2019 Dicionário Para Engenharia Civil

    46/105

    /moldurar, colocar o cai'ilho.

    /ntablamento

    &on!unto de molduras usadas para ornamentar a parte superior das fachadas.

    /n'aimel

    &on!unto de caibros e estacas que sustentam as divis=es da estrutura da casa. C marca registrada dosestilos normando ou germ>nico, onde fica aparente e comp=e um detalhe interessante na fachada.

    /)2

    &on!unto de /quipamentos de )roteço 2ndividual, que devem ser fornecidas pelo empregador gratuitamente para dar$lhe segurança, como botas, luvas, capacetes, %culos, uniformes etc

    /scada

    1érie de degraus por onde se sobe ou se desce.

    /scavaço

    Ato de retirar, escavar um volume de terra, areia ou barro de um local com a devida licença e registro no2OA3A e da

  • 8/18/2019 Dicionário Para Engenharia Civil

    47/105

    1ubst>ncia vítrea aplicada sobre metais, cer>micas e porcelanas. Tinta oleosa usada especialmente nasesquadrias e nos cai'ilhos de metal.

    /spelhado

    1uperfície polida, de modo a adquirir a aparLncia lisa e cristalina do espelho.

    /spelho

  • 8/18/2019 Dicionário Para Engenharia Civil

    48/105

    /squadria

    Iualquer tipo de cai'ilho usado numa obra, como portas, !anelas, etc. 1eus lados devem formar esquadro,mas emprega$se essa designaço mesmo com outras formas

    /staca

    )eça longa, geralmente de concreto armado, que é cravado nos terrenos. Transmite o peso da construço para as partes subterr>neas R e mais resistentes.

    /staca broca

    Bsada em fundaç=es de casas simples, em terrenos que suportam pouco peso e quando a perfuraço dosolo é feita manualmente, com o au'ílio de um instrumento chamado trado. A estaca do tipo broca é

    cravada em pequena profundidade, no má'imo até : metros, que sero preenchidos com concreto

    /staca flutuante

    /staca de fundaço que transmite as cargas de estrutura pelo atrito lateral do solo, sem precisar atingir uma camada resistente.

    /staca inteira

     +a topografia, a que marca um ponto do terreno cu!a dist>ncia de percurso H origem de um caminhamentotopográfico é um m?ltiplo e'ato de 7Em, e designada pelo n?mero inteiro representativo desse m?ltiplo.

    /staca intermediária

     +a topografia, a que marca um ponto situado entre duas estacas inteiras consecutivas de umcaminhamento topográfico.

    /staca pirulito e estaca prancha

    Assim denominada o tipo perfuraço até ou @ metros de pequeno di>metro cravadas lado a lado usadasdo mesmo modo que a estaca prancha, utili"ada para escoramentos afim de permitir uma grandeescavaço, a ficha varia de acordo com a altura calculada e o solo, nível dágua etc

  • 8/18/2019 Dicionário Para Engenharia Civil

    49/105

    /staca strauss

    Iuando a perfuraço é feita com um aparelho chamado strauss R daí o nome da estaca. /sse tipo de estacadeve ser cravado numa profundidade de até G metros.

    /staca "ero

    /staca inicial de um caminhamento topográfico.

    /staiar 

    1egurar e manter firme com JestaiK, emprego de um cabo ou vergalho esticado que permite equilibrar 

    uma torre ou elemento vertical em pé na obra.

    /steio

    Iuando uma peça de madeira, ferro, pedra ou outros materiais é usada para segurar ou amparar algumacoisa. estaca com que se sustenta ou escora um teto ou uma parede. Iualquer barra ou haste destinada areceber esforços de compresso na direço de seu ei'o.

    /striado

    1uperfície trabalhada em que aparecem estrias. 1emelhante ao canelado.

    /stribo

    )eça de ferro batido que une o pendural das tesouras ao tirante. +o concreto armado, so os pedaços deferro redondo colocados transversalmente H armadura longitudinal e destinados, principalmente, a

    solidari"ar esta e a absorver os esforços cortantes. mesmo que botaréu.

    /strutura

    &on!unto de elementos que forma o esqueleto de uma obra e sustenta paredes, telhados ou forros.

  • 8/18/2019 Dicionário Para Engenharia Civil

    50/105

    /studo preliminar 

    Iuando se verifica a viabilidade de uma soluço que dá diretri"es ou orientaç=es ao ante$pro!eto.

    /stuque

    3assa H base de cal, gesso, areia, cimento e água, usada no revestimento de paredes e de forros. Toda aargamassa de revestimento, geralmente acrescida de gesso ou p% de mármore. Também usada para fa"er forros e ornatos.

    /TA

    /staço de tratamento de água.

    /T/

    /staço de tratamento de esgoto.

    <

  • 8/18/2019 Dicionário Para Engenharia Civil

    51/105

  • 8/18/2019 Dicionário Para Engenharia Civil

    52/105

  • 8/18/2019 Dicionário Para Engenharia Civil

    53/105

    nea, feita de cimento ou de alvenaria, onde os esgotos so acumulados e decantados,sendo posteriormente encaminhados a uma nova fossa tipo anaer%bica ou H rede de esgotos.

  • 8/18/2019 Dicionário Para Engenharia Civil

    54/105

    )rocesso de tornar uma área com sulcos através de equipamentos especiais que retiram a capa superficialdei'ando intacta a base e ficando assim preparado para receber nova camada de acabamento, por e'emplocamada de asfalto.

  • 8/18/2019 Dicionário Para Engenharia Civil

    55/105

    )arte intermédia de uma coluna, entre a base e o capitel.

    5

    5abarito

    3arcaço feita com fios nos limites da construço antes do início das obras. encontro de dois fiosdemarca o lugar dos pilares.C feito baseado no trabalho do top%grafo, planialtimetria, 0+ etc Tambémchamada assim a peça que é e'ecutada geralmente em compensado ou papel grosso onde é marcada aforma e'ata que a futura peça irá ter no local, ou irá se encai'ar. /m urbanismo, chama$se assim H alturamá'ima que podem ter os edifícios em determinadas ruas.

    5algar 

    Alinhar, levantar, alçar, endireitar, desempenarF fa"er com que uma régua, uma tábua ou um vo 4porta ou !anela; tenham seus lados perfeitamente paralelos.

    5alpo

    Dep%sito. &onstruço que tem uma das faces aberta.

    5alvani"ar 

    Dourar ou pratear. 0ecobrir uma superfície com metal para preservá$lo da corroso.

    5ambiarras

    2nstalaç=es provis%rias numa obra, para e'ecuta$la.

    5ambrel 0oof 

  • 8/18/2019 Dicionário Para Engenharia Civil

    56/105

    &obertura composta por duas águas pequenas superiores e outras duas maiores, com grande inclinaço. Ctípica dos celeiros americanos do período colonial.

    5árgula

    &ano situado nas e'tremidades dos beirais que recolhe as águas pluviais que se acumulam nas calhasForifício por onde corre a água de uma fonte de um chafari".

    5a"ebo

    )equeno quiosque colocado no !ardim. 1ua estrutura é formada de madeira, ferro ou pedra, e ofechamento é feito com vidros ou treliças.

    5elosia

    5rade de ripas de madeira cru"adas. mesmo que r%tula, quando veda vo de !anela.

    5eminada

    0eferLncia a duas casas unidas por uma mesma parede central de meaço.

    5esso

    )% de sulfato de cálcio que misturado H água forma uma pasta compacta, usada no acabamento de tetos e paredes.

    5esso Acartonado

    )ainéis de gesso revestido por papel carto tem espessura em geral de 67 mm e é fi'ado em perfis fi'adosno teto ou piso e paredes, pode ser comum, verde impermeável e cimenticio cu!o preço é o dobro , usadano acabamento de tetos e paredes.

    5ofrado ou gofrato

  • 8/18/2019 Dicionário Para Engenharia Civil

    57/105

    Acabamento em madeira feito com tinta poliuret>nica te'turi"ada de aspecto final fosco, resistente ariscos e H maioria dos produtos de limpe"a.

    5oiva

  • 8/18/2019 Dicionário Para Engenharia Civil

    58/105

    0égua de madeira de seço trape"oidal embutida no contrapiso ou paredes sobre o qual so afi'ados ostacos ou tábuas corridas.

    5rauteamento

    Aplicaço de argamassa com aditivo especial que confere características de aumento de volume durante a pega, usada em base de máquinas.

    5rega

    Tema ornamental, feito em barrado de gesso ou madeira, caracteri"ado por linhas retas e entrelaçadas

    5rés

    3aterial cer>mico duro, denso, opaco e no$poroso, composto de argila e feldspato. 1ua dure"a variadesde a grande resistLncia ao risco e ao choque até as pedras que se esboroam com a presso dos dedos.

    5retagem

    micas, causada pela diferença de dilataço entre a massacer>mica 4chamada de base; e a camada cristalina da superfície, que protege o desenho 4chamada deesmalte;. 1eu formato é geralmente circular, espiral ou como uma teia de aranha.

    5uarniço

    )eça que arremata, ou mata a !unta com a parede fi'ado em aduelas e marcos, também chamado alisar oucercadura, se for de madeira composto de réguas ou sarrafos, podendo ser trabalhados.

    5uarda$corpo

    5rade ou balaustrada de proteço usada em balc=es, !anelas, sacados ou varandas.

    5uia

  • 8/18/2019 Dicionário Para Engenharia Civil

    59/105

    )eça de pedra ou de concreto que delimita a calçada da rua. )eça que direciona o sentido de movimentodas peças m%veis, como as portas de correr.

     

    (

    (all de entrada

    )atamar de acesso ao interior da casa.

    (abitaço

    6. 4JhabitatioK; R Direito real, personalíssimo, conferido a alguém, de morar gratuitamente, com suafamília, na casa alheia, durante certo espaço de tempo.7. &asa que a pessoa ocupa e onde vive, nomomento. 3orada, domicílio, residLncia. Ao termo habitaço também se dá i sentido de prédio, im%vel,alo!amento.

    (abite$se

    Documento emitido pela prefeitura com a aprovaço final de uma obra e para permitir que se!a habitada.

    (idráulica

    0efere$se ao sistema de abastecimento, distribuiço e escoamento de água numa casa.

    (idr%fugo

    )rodutos ou agentes químicos acrescentados Hs argamassas e tintas para proteger e preservar as paredes econstruç=es da umidade, so hidrorepelentes.

  • 8/18/2019 Dicionário Para Engenharia Civil

    60/105

    (idromassagem

    Oanheira equipada com sistema de sucço e impulso que gera movimentaço da água podendo receber agua aquecida ou ter aquecimento pr%prio.

    (ome Theater 

    &on!unto de equipamentos de áudio e vídeo que reprodu" em casa as características sonoras e de pro!eçodos cinemas.

     

    2

    2luminaço ou *uminotécnica

    Arte de distribuir lu" artificial ou natural num espaço.

    2lharga

    Denomina$se assim as peças verticais em pedra para divis%rias ou laterais de bancadas.

    2mpermeabili"aço

    &on!unto de providLncias que impede a infiltraço de água na estrutura construída, podendo ser comfilme plástico ou por aplicaço de camadas de betume ou massa impermeável chamada de manta em geralcom 8 mm. &omplemento através de proteço mec>nica com massa de cimento e areia, lembrar que essesso responsabilidade de fornecimento do contratante.

    2mplantaço

    &riaço do traçado no terreno para demarcar a locali"aço e'ata de cada parte da construço. Ver 5abarito.

  • 8/18/2019 Dicionário Para Engenharia Civil

    61/105

    2mpostos

    Denomina$se dessa forma os principais impostos incidentes sobre um serviço, os principais so 2114 8 ; &

  • 8/18/2019 Dicionário Para Engenharia Civil

    62/105

    J2n locoK

    0efere$se ao ato de e'ecutar no local.

    2no'idável

    0efere$se aos metais submetidos a processos que impedem a o'idaço ou a ferrugem.

    2nsolaço

    Iuantidade de energia térmica proveniente dos raios solares recebida por uma construço.

    2solamento

    0ecurso para resguardar um ambiente do calor, do som e da umidade.

    2nstalaço

    Trata$se, inicialmente, das primeiras providLncias tomadas para que uma obra se!a começada, como ademarcaço do canteiro de trabalho ou a construço do dep%sito, por e'emploN abrange o con!unto dasinstalaç=es elétrica, hidráulica, de gás ou de ar condicionado.

     

    U

  • 8/18/2019 Dicionário Para Engenharia Civil

    63/105

    Uanela

    Abertura destinada a iluminar e ventilar os ambientes internos, além de facilitar a viso do e'terior.

    Uanela de sacada

    Uanela aberta ao rés do pavimento, se este for em andar alto.

    Uirau

    /strado ou la!e em piso H meia altura que permite a circulaço de pessoas sobre ele e abai'o dele. +oconfundir com me"anino ou meio$piso.

    Uorramento

    C a inclinaço da parede ou muro com espessura da base superior H do topo.

    Uunta

    Articulaço. *inha ou fenda que separa dois elementos diferentes mas !ustapostos. As !untas de dilataço permitem que o material se e'panda pela aço do calor, sem danificar$se. C comum em construç=es deconcreto, no granilite, em pisos asfálticos, etc..

    Uunta de dilataço

    0ecurso que impede rachaduras ou fendas. 1o réguas muito finas de madeira, metal ou plástico quecriam o espaço necessário para que os materiais como concreto, cimento, etc. se e'pandam sem danificar a superfície.

     

     

  • 8/18/2019 Dicionário Para Engenharia Civil

    64/105

    itchenette 4inglLs;

    &o"inha pequena ou redu"ida, assim acaba também designado no modo popular 4 O0 ; o apartamentocu!a co"inha é apenas um armário.

     

    *

    * de Vidro

    3anta isolante H base fibra de vidro cor amarela e é usada para tratamento térmico e ac?stico em paredes,divis%rias e forros de gesso, dependendo da densidade e espessura é mais barato seu emprego. 0olos de6'6Em ou placas.

    * de 0ocha

    3anta isolante H base de fragmentos minerais cor marrom e é usada para tratamento térmico e ac?sticoem paredes , divis%rias e forros de gesso, porém seu preço é maior que a l de vidro. 1eu peso também égrande e seu emprego é utili"ado em casos adequados.

    *adro

    &ano ou orifício de escoamento, situado na parte superior de pias ou reservat%rios de água, que evita otransbordamento de e'cesso.

    *adrilho

    )eça quadrada ou retangular, com pouca espessura, de cer>mica, barro co"ido, cimento, mármore, pedra,arenito ou metal. &hama$se de ladrilho hidráulico quando é r?stico sem brilho e de espessura maior, emgeral com floreios, mosaicos.

  • 8/18/2019 Dicionário Para Engenharia Civil

    65/105

    *adrilho hidráulico

    Tipo de cer>mica r?stica, de espessura maior que G mm e aspecto poroso, podendo ter desenhos de flor=es pintados em relevo tem medidas em geral 7E^7E cm ou 6^6 cm.

    *a!e

    /strutura plana e hori"ontal de pedra ou concreto armado, apoiado em vigas e pilares, que divide os pavimentos da construço.

    *aminado

    Vidro composto pela sobreposiço de camadas de vidro no mínimo 7 que recebe entre as camadas butirolque é uma resina, com espessuras padro de @ mm, Gmm, ao quebrar no solta estilhaços absorve melhor 

    impacto de pro!éteis.

    *aminado 3elamínico

    *amimado 3elamínico ou 3elamina ou J

  • 8/18/2019 Dicionário Para Engenharia Civil

    66/105

    )equeno telhado sobrepostos H cumeeira que proporciona a circulaço do ar.

    *apidado

    Vidro que recebe pequeno corte 4 milimetro ; em forma de bi"el nas arestas no confundir com bi"otadocu!a dimenso é maior , este serve para dar arremate nas arestas em vidros temperados ou laminados.

    *audLmio

    0emuneraço ou ta'a que o enfiteuta alienante paga ao senhorio direto da coisa aforada, comocompensaço pela sua ren?ncia ao direito de opço na transferLncia do domínio ?til, ou de consolidar, nasua pessoa, a propriedade plena.

    *ençol freático

    &amada onde se acumulam as águas subterr>neas. 1eu rebai'amento é contratado a firma especiali"adaem solos que utili"a bombas para e'traço da água e canali"aço para bueiros sendo e'igida pela)refeitura a utili"aço de cai'a de coleta e decantaço de s%lidos antes do bota fora, sendo aplicadasmultas quando a mesma no é utili"ada, havendo embargo da obra.

    *evantamento topográfico

    0efere$se H análise e descriço topográfica de um terreno.

    *icenças de bra

    Temos várias licenças que precisam ser obtidas na prefeitura, como a *2&/+A D/ O0A, e quando for necessário a construço de tapume na frente do terrenoWobra a respectiva *2&/+A D/ TA)B3/ D/O0A, sendo renováveis periodicamente. )ara obras especiais e'istem várias licenças a serem obtidasem diversos orgos.

    *iving

    Termo que na Arquitetura é o mesmo que sala que serve para ter mobiliário como sofás e permitir reuniode familiares.

  • 8/18/2019 Dicionário Para Engenharia Civil

    67/105

    *ongarina

    Viga de sustentaço disposta segundo o comprimento de uma estrutura em que se apoiam os degraus deuma escada ou uma série de estacas.

    *ote

    Ver Terreno.

    *ugar 

    6. 4filos.; R )arte do espaço que contém um corpo.7. espaço onde uma pessoa se encontra, ou é

    suscetível de ser ocupado por alguém, ou alguma coisa. *ocal, localidade. Di"$seN a; inacessível, quandoa ele no é possível chegar, ou que somente pode ser atingido com risco de vida, ou da sa?de da pessoa. b; incerto, quando no é conhecido, ou determinado, e a seu respeito pode haver erroF c; ermo, é o lugar afastado e desabitado, onde o indivíduo no pode obter imediato socorro, em caso de perigo.

    *ugar p?blico

    Todo aquele que, alcançável ou abrangivel pela vista, se acha aberto e franqueado H multido, e onde cada pessoa pode estar e se locomover livremente. Di"$se p?blicoNa; por destino, ou interior, quando tem umfim p?blico determinado, e enquanto aberto ao p?blicoN o tribunal, o cart%rio, o cinema, o bar, o teatro, aigre!a, o veiculo que e'plora o serviço de transportes, o hotel, as repartiç=es p?blicas, etc.Fb; por nature"a,ou e'terior, o que, por sua pr%pria qualidade, se acha permanentemente franqueado ao uso e go"o do povoN a estrada, os caminhos, a rua, a praia, a praça, o !ardim ou qualquer outro logradouro p?blico,etc.Fc; acidentalmente, o que, de nature"a privada, torna$se Hs ve"es com a aparLncia de p?blico, peloacesso ou afluLncia ocasional de muitas pessoasN a lo!a, o arma"ém, o clube, etc. Aquele que, embora p?blico, somente em certos dias se acha franqueado H visitaço p?blicaN as pris=es p?blicas, os hospitais,as nea%poles, etc.

    *uminotécnico

    C o )ro!eto ou tudo que di" respeito ao estudo de iluminaço de um ambiente, de uma obra, de um local.

    *uneta

    Abertura de forma circular, envidraçada, colocada no topo de !anelas e portas. Também é um tipo deab%bada. Ver Adam.

  • 8/18/2019 Dicionário Para Engenharia Civil

    68/105

     

    3

    3acho fLmea

    Tipo de encai'e onde uma peça tra" uma saliLncia e a outra, uma reentr>ncia.

    3ainel

    )eça guia metálica removível que serve de trilho para duas portas de enrolar metálicas.

    3anilha

    Tubo de barro, de grandes dimens=es, instalado no subterr>neo para condu"ir águas servidas.

    3ansarda

    mesmo que água$furtada.

    3o$francesa

    1érie de tesouras. /scora. /lemento estrutural inclinado que liga um componente em balanço H parede,diminuindo o vo livre no pavimento inferior.

    3aquete

  • 8/18/2019 Dicionário Para Engenharia Civil

    69/105

    0eproduço tridimensional, em miniatura, de um pro!eto arquitetonico.

    3arcaço

    )rimeira fiada de bloco ou ti!olo para marcar o alinhamento das paredes.

    3arceneiro

    )rofissional que reali"a o trabalho refinado da madeira na obra ou na confecço de m%veis.

    3arco

    )arte fi'a das portas ou !anelas que guarnece o vo e recebe as dobradiças, é considerado de dimens=esmais esbeltas como para divis%rias, composto de 7 ombreiras e uma padieira.

    3ármore

    0ocha cristalina e compacta. Tem bom polimento e pouca resistLncia ao calor. 0eveste pisos e paredes etambém guarnece bancas de co"inha e chuveiros.

    3arquise

    )equena cobertura que protege a porta de entrada. &obertura, aberta lateralmente, que se pro!ecta paraalém da parede da construço.

    3assa

    Argamassa usada no assentamento ou revestimento de ti!olos, ou para e'ecutar pisos.

    3assa &orrida

  • 8/18/2019 Dicionário Para Engenharia Civil

    70/105

    3assa a base de )VA ou acrílico, aplicada com espátula, que dá um acabamento liso H superfície a ser  pintada.

    3assa

  • 8/18/2019 Dicionário Para Engenharia Civil

    71/105

    micas e pedras, e também oencontro formando E graus de guarniç=es ou rodapés.

    3eio$

  • 8/18/2019 Dicionário Para Engenharia Civil

    72/105

    )iso intermediário que interliga dois pavimentosF piso superior que ocupa uma parte da construço e sevolta para o nível inferior com o pé$direito duplo. Atualmente construído em estrutura metálica.

    3icroasfalto

    C o material de capeamento para tráfego de vias internas usado com pequena espessura até cm.

    3onta$carga

    /quipamento eletromec>nico ou manual tipo elevador para transporte de material, deve ser aprovado o pro!eto pelo 5/3 4O0 ;, no permite transporte de pessoas, por isso pode ser aberto. /m obra quandohouver necessidade de transporte de operários deve ser previsto o aluguel de equipamento com controleautomati"ado na cabine fechada, a fiscali"aço aplica multa em caso de no cumprimento a esta +orma.

    3ontante

    3oldura de portas, !anelas, etc. )eça vertical que, no cai'ilho, divide as folhas da !anela.

    3osaico

    Trabalho e'ecutado com caquinhos de vidro ou pequenos pedaços de pedras e de cer>micas incrustadosem base de argamassa, estuque ou betume ou mesmo cola.

    3osaico )ortuguLs 4 )edra )ortuguLsa ;

    Trabalho e'ecutado com pedaços de pequenas pedras incrustadas em base de areia e cimento a seco,formando desenhos no piso o que e'ecutado pelo calceteiro, podendo depois de pronto receber polimentolocal.

    3uro de arrimo 4 peso ;

    3uro de peso usado na contenço de terras e de pedras de encostas. 3uro de contenço, comumente de pedras grandes.

    3uro de contenço

  • 8/18/2019 Dicionário Para Engenharia Civil

    73/105

    Bsado para contenço de terras e de pedras de encostas.

    3uro de testa

    )equena parede construída !unto H boca de saída de bueiro ou de comporta, para proteger contradesmoronamento ou corrente"a.

     +

     +áilon

  • 8/18/2019 Dicionário Para Engenharia Civil

    74/105

    Adotado na bra chamado 0+ uma cota determinada a que todos os pro!etos tomam como referLnciaevitando erro de nível, essa referLncia adotada é transportada através de mangueira de nível para pontoschaves da obra, geralmente com a presença de engenheiro ou técnico além de um mestre.

     +ivelar R +ivelamento

    0egulari"ar um terreno por meio de aterro ou escavaço.

    J+on AedificandiK

    Do latim JaedificationeK significa edificaço , o edificador do latim JaedificatoreK e edificanteJaedificanteK.Iuando usado para espaço onde no é permitido construir denomina$se área J++

    A/D2

  • 8/18/2019 Dicionário Para Engenharia Civil

    75/105

    giva

  • 8/18/2019 Dicionário Para Engenharia Civil

    76/105

    rnato

    Adorno. /lemento com funço decorativa.

    'idaço

  • 8/18/2019 Dicionário Para Engenharia Civil

    77/105

    )arede

    /lemento de vedaço ou separaço de ambientes, geralmente construído em alvenaria.

    )arede de 5esso Acartonado

    /'ecutada com a fi'aço de painéis de gesso e perfis metálicos, sendo mais leve que paredesconvencionais e no requer revestimento, mas precisa de mo de obra especiali"ada, é mais rápida suae'ecuço. 1ua espessura é de 9,E cm em geral ou 6E cm.

    )arede 1olteira

    )arede que no chega até o forro.

    )arquet

    )iso feito da composiço de tacos, que formam desenhos a partir da mistura de tonalidades de váriasmadeiras.

    )artido

    A opço arquitet#nica que atende fatores com topografia, clima, programa familiar, etc.

    )assadiço

    &orredor, galeria ou ponte que liga dois sectores ou alas de uma construço.

    )astilha

  • 8/18/2019 Dicionário Para Engenharia Civil

    78/105

    )equena peça de revestimento, quadrada ou he'agonal, feita de cer>mica, porcelana ou vidro.

    )atamar 

    )iso intermediário que separa os lances de uma escada.

    )atina ou )atima

    /feito o'idado, obtido artificialmente por meio de pinturas especiais ou pela aço do tempo, que dáaspecto antigo Hs superfícies.

    )átio

    /spaço descoberto no interior das casas e cercado pelos elementos da construço.

    )avifle'

    *eva assim o nome de um fabricante de piso vinílico, colado espessura de 7 ou 8 mm.

    )avimento

    Andar. &on!unto de dependLncias de um edifício situadas num mesmo nível. Ver )iso.

    )&3AT R 1econci0elat%rio emitido por profissional de 1egurança do Trabalho, em que so preenchidas uma série deverificaç=es de condiç=es de segurança e ergonomia, e'iste um custo fi'o e o custo da visita de umtécnico caso a empresa no possua um, a visita é obrigat%ria nas obras 4 : visitas em 67 meses ;. relat%rio fa" parte dos documentos de obra, !unto com licenças e pro!etos aprovados.

  • 8/18/2019 Dicionário Para Engenharia Civil

    79/105

    )eanha

    )equeno pedestal, que apoia vasos e esculturas, em balanço em relaço H parede.

    )é de moleque

    Tipo de pavimentaço que utili"ava pedras ov%ides e sei'os de rio na época do império 4O0;.

    )é$direito

    Altura entre o piso e o teto.

    )edra

    &orpo s%lido e'traído da terra, ou parte de rochedo, que se emprega na construço de edifícios, norevestimento de pisos e em peças de acabamento.

    )edra amarroada

    4D/ 3-; R )edra bruta, obtida por meio de marro , de dimenso tal que possa ser manuseada.

    )edra )ortuguLsa

    Ver 3osaico.

    )edreiro

    )rofissional encarregado de preparar a alvenaria.

  • 8/18/2019 Dicionário Para Engenharia Civil

    80/105

    )edrisco

    3aterial proveniente do britamento de pedra, de dimenso nominal má'ima inferior a :,G mm e dedimenso nominal mínima igual ou superior a E,E9 mm.

    )eitoril

    Oase inferior das !anelas que se pro!eta além da parede e funciona como parapeito.

    )ele de Vidro

    Tipo de 0evestimento de ncia com chapas de alumínio e resina4 AlucobondW 0einobond etc..; grande bele"a e moderno.

    )elículas

    /'istem diversas películas utili"adas coladas sobre vidros, algumas para diminuir insolaço etemperatura, logo sendo tipo refle'ivo, e outras completamente transparentes e com composto especial

    tipo de resina que acrescenta ao vidro dependendo da espessura de ambos a capacidade de impedir a penetraço de pro!éteis de grande calibre comprovadamente, espécie de blindagem sendo fabricadas naAlemanha e portanto de custo ainda elevado. /'iste película tipo manta usada entre o caibramento e astelhas de barro para evitar entrada de água e isolar temperatura em casas mais r?sticas.

    )endículo

    /strutura espacial curva de ligaço nos quatro vértices superiores de uma edificaço c?bica, integrada nas paredes permitindo receber sobre elas uma ogiva ou c?pula, ameni"ando e distribuindo as tens=es no

    material da construço 45récia antiga;.

    )érgola

    )roteço va"ada, apoiada em colunas ou em balanço, composta por elementos paralelos feitos de madeira,alvenaria, beto, etc.

  • 8/18/2019 Dicionário Para Engenharia Civil

    81/105

    )ersiana

    &ai'ilho formado por tábuas de madeira, tiras plásticas, metálicas ou tL'teis. 1o estreitas, hori"ontais em%veis para ventilar e regular a entrada de raios solares.

    )erspectiva

    Desenho tridimensional de fachadas e ambientes.

    )estana

    3eia calha em chapa sobre trechos do telhado abertos.

    )e' do Orasil

    nome está ligado ao sistema de instalaç=es apropriadas para paredes de gesso acartonado espessura de9, cm onde so utili"ados tubos de plástico polietileno especial vindos de 2srael e cone'=es tipo engaterápido também importadas no sendo utili"ado cola nem rosca, esse sistema é o mais moderno de

    instalaço porém requer mo de obra super treinada para sua utili"aço. As cone'=es ficam aparafusadasnas placas de gesso.

    )(

    /scala que mede o grau de acide" de diversas subst>ncias.

    )iche

    1ubst>ncia negra, resinosa, pega!osa, obtida da destilaço do alcatro ou da terebintina. 1erve paraimpermeabili"ar superfícies.

    )ilar 

  • 8/18/2019 Dicionário Para Engenharia Civil

    82/105

    /lemento estrutural vertical de concreto, madeira, pedra ou alvenaria. Iuando é circular, recebe o nomede coluna.

    )ilastra

    )ilar de quatro faces onde, uma delas está ane'ada ao bloco construtivo.

    )ilotis

    &on!unto de colunas de sustentaço do prédio que dei'a livre o pavimento térreo.

    )ináculo

    )onto mais alto de um edifício, píncaro, cume designado também "igurate 4 palavra assiriobabil#nio ;.

    )intor 

    )rofissional encarregado de preparar e aplicar a tinta nas superfícies que vo receber pintura.

    )ipe$0acZ 

    &avalete metálico ou de concreto para sustentaço de tubulaç=es hori"ontais.

    )iso

    Oase de qualquer construço. nde se apoia o contra$piso. Andar. )avimento.

    )iso /mborrachado

  • 8/18/2019 Dicionário Para Engenharia Civil

    83/105

    3ais conhecido pelo nome de um fabricante )lurigoma, resulta da mistura de diversas cargasvulcani"adas, utili"ava a base de Jnegro de fumoK dai a cor negra e a resistLncia dessa subst>nciaultili"ada na fabricaço de pneus, agora e'iste em diversas cores como o cin"a, suas dimens=es so E^Ecm, tendo a face e'posta a forma de pastilhas ou frisos, podendo ser colado ou fi'ado na massa.

    )iso Vinílico

    3ais conhecido pelo nome de um dos fabricantes )avifle' da

  • 8/18/2019 Dicionário Para Engenharia Civil

    84/105

    )lano 2nclinado

    0ampa, elemento vertical de circulaço.l

    )lanta 4 bai'a ;

    0epresentaço gráfica de uma construço onde cada ambiente é visto de cima, sem o telhado. /ssadestina$se a representar os diversos compartimentos do im%vel, suas dimens=es e suas diversas aberturas4esquadrias;.

    )lanta isométrica

    Tipo de perspectiva em que o desenho reprodu" todos os elementos do pro!eto, com pontos de fuga.3uito usada para mostrar instalaç=es hidráulicas.

    )latibanda

    3oldura contínua, mais larga do que saliente, que contorna uma construço acima dos frechais, formandouma proteço ou camuflagem do telhado. Ver

  • 8/18/2019 Dicionário Para Engenharia Civil

    85/105

    )oço romano

    Tanque ou piscina de dimens=es redu"idas e circular.

    )oint list

    0elaço de pendLncias finais de obra.

    )olicarbonato

    3aterial sintético, transparente, inquebrável, de alta resistLncia, que substitui o vidro no fecho deestruturas. 5arante luminosidade natural ao ambiente.

    )olir 

    *ustrar uma superfície. 1o comuns os polimentos das pedras usadas nos revestimentos de paredes e pisos.

    )orcelanato

    0evestimento cer>mico ou H base de resina de altíssima resistLncia e grande dure"a, é bem mais cara, e possui maior qualidade, em geral de dimens=es grandes, o nome tem origem italiana.

    )orta

    Abertura feita nas paredes, nos muros ou em painéis envidraçados, rasgada até ao nível do pavimento, queserve de vedaço ou acesso a um ambiente.

    )ost$forming

    Acabamento arredondado de bordas, utili"ado com laminados plásticos colados formatados por aquecimento.

  • 8/18/2019 Dicionário Para Engenharia Civil

    86/105

    )ostigo

    )equena abertura ou fresta. )equeno vo feito a meia altura de uma parede que permite a passagem deob!ectos de uma diviso para outra. )ortinhola aberta sobre a folha de uma porta maior.

    )reço !usto

    4loc. com.; R que corresponde, real ou apro'imadamente, ao valor da coisa. Aquele que é o normal oucorrente no mercado, ou constante das cotaç=es oficiais do lugar do contrato. )reço no contrário H lei.

    )reço meta

    )reço tomado como referencia para se atingir, preço ob!etivo. )reço estipulado pelo contratante, que deveser atingido sem ser ultrapassado.

    )reço turn Ze\

    )reço adotado para e'ecutar o serviço ou obra dito fechado ou tipo pacote.

    )reparo

    Designa$se assim a aplicaço espatulada de camada de cimento e cola )VA branca sobre pisos cimentadosou a"ule!os e seu li'amento ap%s a secagem para permitir a colagem de acabamentos como placasvinilicas, carpetes, ou para recobrir a"ule!os afim de receber reboco.

    )ré$fabricado

    Iualquer elemento produ"ido ou moldado industrialmente, de dimens=es padroni"adas. seu uso tem

    como ob!etivo redu"ir o tempo de trabalho e racionali"ar os métodos construtivos.

    )0/

    Abreviatura de )rofissional 0esponsável pela bra. Toda obra deve ter um )0/ registrado por documento A0T !unto ao &0/A 4Orasil;.

  • 8/18/2019 Dicionário Para Engenharia Civil

    87/105

    )rofundidade equivalente

    C o resultado numérico da diviso da área de um lote pela sua frente efetiva.

    )rograma

    &on!unto das necessidades funcionais e sociais dos moradores que serve de orientaço ao arquiteto para aelaboraço do pro!eto.

    )ro!eto

    )lano geral de uma construço, reunindo plantas, cortes, elevaç=es, pormenori"aço de instalaç=eshidráulicas e eléctricas, previso de paisagismo e acabamentos. pro!eto arquitetonico precisa de ser  préviamente aprovado no D/D departamento de edificaç=es, no podendo ser modificado sem seuconhecimento.

    )roteço de itens prontos

    &hama$se assim o uso provis%rio até a entrega da obra de plásticos lona de terreiro preto, gesso com sisal,folhas de compensado, papelo em rolos, mantas de flanela para sinteco, etc sobre acabamentos.

    )rova de &arga ou Teste

    &on!unto de procedimentos no destrutivos e'ecutados por firma especiali"ada afim de verificar se a obraestá construída de acordo com o que foi previsto no pro!eto, o ensaio é feito utili"ando em geralrecipientes com água e so feitas mediç=es para verificar par>metros de deformaço , defletomeros eoutros. )ode ser também destrutiva feita em peça aleat%ria. 1o emitidos relat%rios ou laudos.

    )rumada

    )osiço vertical da linha do prumo. Também denomina a linha das paredes de uma construço.

    )rumo R prumada

  • 8/18/2019 Dicionário Para Engenharia Civil

    88/105

  • 8/18/2019 Dicionário Para Engenharia Civil

    89/105

    Iualidade dos materiais que apresentam resistLncia a grandes temperaturas.

    0égua

    )rancha estreita e comprida de madeira. )erfil retangular de alumínio que nivela pisos e paredes,enquanto a massa ainda está mole.

    0e!unte

    )rocedimento de aplicaço de p%s como cimento branco, cimento, serragem fina, ou granilhasapropriadas, especiais, misturadas em líquidos ou cola )VA, para calafetar cer>micas e as !untas daalvenaria ou as frestas entre os materiais de acabamento.

    0espaldar 

    Aplainar, alisar o desempenar uma superfície, que pode ser um terreno, uma parede, etc. é chamada derespaldo a ?ltima camada de ti!olos numa parede, aquela que se encontra com forroF na linguagem dos pedreiros também pode significar levantar as paredes.

    0espaldo

    ltima carreira de ti!olos de alvenaria no encontro com o forro.

    0esidLncias em série

    Aquelas que, situando$se ao longo do logradouro p?blico oficial, dispensam a abertura de corredor deacesso Hs unidades de moradia, as quais no )oderá ser em n?mero superior a 7E 4vinte;.

    0esidLncias geminadas

    /dificaç=es com duas unidades de moradia contínuas, que possuem uma parede comum.

  • 8/18/2019 Dicionário Para Engenharia Civil

    90/105

    0espiro

    )equena abertura que favorece a ventilaço em armários, dep%sitos, tubulaç=es, etc.

    0evestimento

    Designaço genérica dos materiais que so aplicados sobre as superfícies toscas e que so responsáveis pelo acabamento.

    0odapé , 0odameio e 0odateto

  • 8/18/2019 Dicionário Para Engenharia Civil

    91/105

    ;. 1aibro

    Tabatinga, barro, encontrado em !a"idas pr%prias, de cor avermelhada ou amarelo$escura. )ode ser usadana composiço de argamassas, concedendo$lhes plasticidade

    1anca

    3oldura, normalmente em gesso, instalada no encontro entre as paredes e o teto. )ode ter diversosformatos e ainda embutir ou no a iluminaço.

    1apatas

    )arte mais larga e inferior do alicerce. (á dois tipos básicosN a isolada e a corrida. A primeira é umelemento de beto de forma piramidal construído nos pontos que recebem a carga dos pilares. &omo

    ficam isoladas, essas sapatas so interligadas pelo baldrame. Uá a sapata corrida é uma pequena la!earmada colocada ao longo da alvenaria que recebe o peso das paredes, distribuindo$o por uma fai'a maior de terreno. Ambos os elementos so indicados para a composiço de fundaç=es assentes em terrenosfirmesFé também a peça de madeira disposta sobre o pilar e que recebe todo o peso sobre siF peça em ferrocolocada sobre a estaca, facilitando sua cravaço.

    1ar!eta

    Vala, valeta, escoar águas.

    1arrafear 

    Desempeno de massa com emprego de régua ou sarrafo de madeira.

    1arrafo

    0ipa de madeira, com largura entre e 7E centímetros e espessura entre E. e 7. centímetros.

    1eguro de responsabilidade civil

  • 8/18/2019 Dicionário Para Engenharia Civil

    92/105

    1eguro e'igido para algumas contrataç=es de obras, quando obrigado a reparar dano moral ou patrimonialcausado H outra pessoa.

    1eguro de Vida em grupo

    1eguro sobre a mo de obra, e'igido para algumas contrataç=es de obras.

    1eguro )erformance Oond

    1eguro e'igido para algumas contrataç=es de obras, dá a garantia de continuidade na e'ecuço da braaté o seu término em caso de imprevistos.

    1elador 

    &omponente usado para impermeabili"ar, fechar os poros de uma superfície.

    1elatrinca

    3assa cu!a composiço leva silicone, sua aplicaço principal é para fechar pequenas trincas em paredesou tetos, permite que elas desapareçam visualmente pois o silicone estica ou retrai mas a trinca ficaimperceptível ao olho mantendo a pintura contínua.

    1ervente

    Au'iliar dos profissionais que trabalham nas obras.

    1ei'o rolado

    )edra de formato arredondado e superfície lisa, características dadas pelas águas dos rios, de onde éretirada. /'istem também sei'os obtidos artificialmente, rolados em máquinas.

  • 8/18/2019 Dicionário Para Engenharia Civil

    93/105

    1haZer 

    /stilo tra"ido para os /stados Bnidos pelos coloni"adores ingleses. &aracteri"a$se pela e'tremasimplicidade das formas, !á que seus inspiradores, muito religiosos, viam a ornamentaço como pecado.

    1haft

    Vo na construço para passagem de tubulaç=es e instalaç=es verticalmente.

    1hed

    riginalmente, termo inglLs que significa alpendre. +o Orasil, designa os telhados em forma de serra,

    com um dos planos em vidro para favorecer a iluminaço natural. Oastante comum em fábricas e galp=es.

    1hingle

    &obertura feita com telhas de madeira, típica dos /stados Bnidos no século M2M.

    1ifo

    )eça formada por um compartimento que retém água, encontrado na saída das bacias sanitárias, nos ralossifonados e em cai'as de inspeço nas redes de esgotos.

    1ilicone

    3aterial usado na vedaço, na adeso e no isolamento de qualquer superfície 4cimento, vidro, a"ule!o, bloco, cer>mica, madeira, etc.; que e'i!a protecço contra infiltraç=es de água.

    1istema financeiro da habitaço

     +o Orasil é uma entidade, ou instituto que cria as condiç=es no sentido de facilitar e promover aconstruço e a aquisiço da casa pr%pria.

  • 8/18/2019 Dicionário Para Engenharia Civil