dicas importantes para máquinas reta

2
DICAS IMPORTANTES PARA MÁQUINAS RETA - GALONEIRA - OVERLOK Máquina Reta A primeira dica é tirar a chapa de agulha e fazer a limpeza dos dentes, pois, às vezes, fica muito pó e muito resíduo que vai forçando até a quebra da chapa. Tome cuidado com o tipo de agulha. Às vezes, as pessoas colocam um tipo de agulha muito grossa para uma chapa de furo fino que acaba danificando o orifício da chapa; então, a linha desfia e quebra a toda hora. Se mudar a espessura da agulha mais fina para uma mais grossa, normalmente acima do número 14, é necessário regular a lançadeira. Caso não seja feita essa regulagem, o bico da lançadeira poderá danificar-se. Tipos de agulhas. Se a máquina trabalha com a agulha DPx5 (cabo grosso) ou DBx1 (cabo fino), não tente mudar. As agulhas entram da mesma forma no encaixe, mas na hora de parafusar, o cabo pode ficar solto, o que também ocasiona falha de ponto. Outro motivo para a falha de ponto é a agulha estar torta ou com a cava colocada em posição errada; o lado correto é virada para dentro da máquina. Falha de ponto. Quando a agulha quebra e bate na lançadeira, ela danifica a lançadeira, criando uma rebarba. Isso faz com que a linha desfie ou quebre. A máquina também pode travar por falta de óleo na lançadeira se ele não estiver no nível correto ou quando a operadora deixa um excesso de linha muito grande na lançadeira e essa se enrola no espiral. Quebra de linha. A mola de tensão da caixa de bobina pode estar gasta ou estragada, o bico da lançadeira pode estar com rebarba ou a lançadeira desregulada, fora do ponto. Outro fator é o furo da chapa estar danificado, também com rebarbas. O cuidado com a lubrificação da máquina também é importante. O ideal é manter o óleo sempre no nível correto. Dependendo da vida útil do óleo e da quantidade de trabalho realizado na máquina, o prazo para a troca é de três a quatro meses. Existem alguns tipos de óleo que podem ser trocados a cada seis meses. Verifique o tipo de agulha que está usando, procurando usar agulha correta de boa qualidade e na posição certa, tomando o cuidado de sempre substituí-la quando estiver rombuda ou torta. Máquina Galoneira Limpeza da chapa de agulha. Tirar a chapa e limpa-la. O ideal seria a limpeza de todo o equipamento. Lubrificação. O mesmo procedimento de troca de óleo na máquina overlock você deverá adotar na galoneira. Verificar se o furo da agulha está danificado ou áspero, pois isso pode fazer com que a linha desfie ou quebre. O calcador da galoneira tem duas molas por onde entra sujeira e trava os guias laterais, que faz com que as molas se quebrem; outro problema é que as molas geralmente perdem pressão e quebram, o que pode fazer com que o ponto distorça.

Upload: vaniafurtado

Post on 26-Jan-2016

215 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

DICAS COSTURA

TRANSCRIPT

Page 1: Dicas Importantes Para Máquinas Reta

DICAS IMPORTANTES PARA MÁQUINAS RETA - GALONEIRA - OVERLOK

Máquina Reta

A primeira dica é tirar a chapa de agulha e fazer a limpeza dos dentes,pois, às vezes, fica muito pó e muito resíduo que vai forçando até a quebra da chapa.Tome cuidado com o tipo de agulha. Às vezes, as pessoas colocam um tipo de agulha muito grossa para uma chapa de furo fino que acaba danificando o orifício da chapa; então, a linha desfia e quebra a toda hora. Se mudar a espessura da agulha mais fina para uma mais grossa, normalmente acima do número 14, é necessário regular a lançadeira. Caso não seja feita essa regulagem, o bico da lançadeira poderá danificar-se.

Tipos de agulhas. Se a máquina trabalha com a agulha DPx5 (cabo grosso) ou DBx1 (cabo fino), não tente mudar. As agulhas entram da mesma forma no encaixe, mas na hora de parafusar, o cabo pode ficar solto, o que também ocasiona falha de ponto. Outro motivo para a falha de ponto é a agulha estar torta ou com a cava colocada em posição errada; o lado correto é virada para dentro da máquina.

Falha de ponto. Quando a agulha quebra e bate na lançadeira, ela danifica a lançadeira, criando uma rebarba. Isso faz com que a linha desfie ou quebre.

A máquina também pode travar por falta de óleo na lançadeira se ele não estiver no nível correto ou quando a operadora deixa um excesso de linha muito grande na lançadeira e essa se enrola no espiral.

Quebra de linha. A mola de tensão da caixa de bobina pode estar gasta ou estragada, o bico da lançadeira pode estar com rebarba ou a lançadeira desregulada, fora do ponto. Outro fator é o furo da chapa estar danificado, também com rebarbas.

O cuidado com a lubrificação da máquina também é importante. O ideal é manter o óleo sempre no nível correto. Dependendo da vida útil do óleo e da quantidade de trabalho realizado na máquina, o prazo para a troca é de três a quatro meses. Existem alguns tipos de óleo que podem ser trocados a cada seis meses.Verifique o tipo de agulha que está usando, procurando usar agulha correta de boa qualidade e na posição certa, tomando o cuidado de sempre substituí-la quando estiver rombuda ou torta.

Máquina Galoneira

Limpeza da chapa de agulha. Tirar a chapa e limpa-la. O ideal seria a limpeza de todo o equipamento.Lubrificação. O mesmo procedimento de troca de óleo na máquina overlock você deverá adotar na galoneira.Verificar se o furo da agulha está danificado ou áspero, pois isso pode fazer com que a linha desfie ou quebre.

O calcador da galoneira tem duas molas por onde entra sujeira e trava os guias laterais, que faz com que as molas se quebrem; outro problema é que as molas geralmente perdem pressão e quebram, o que pode fazer com que o ponto distorça.

Verifique a centralização da agulha em relação à chapa, pois isso pode fazer com que quebrem a agulha, a linha e o looper, pois a agulha fica raspando no furo.Verificar o tipo de linha que está usando, pois, dependendo da qualidade, ela vai quebrar ou dar falhas no ponto; às vezes, o looper pode estar áspero, o que também gera a sua quebra. É preciso pedir ao mecânico que lixe e de uma polida no looper.Verifique o tipo de agulha que está usando, procurando usar agulha correta de boa qualidade e na posição certa, tomando o cuidado de sempre substituí-la quando estiver rombuda ou torta

Máquina Overlock

A limpeza da máquina é muito importante. Se a costureira deixar a máquina cheia de pó ou resíduos internamente, vai ocasionar muitos problemas. Um deles é quando fica muito resíduo de tecido e pó entre a chapa e o dente. O ideal é tirar a chapa e fazer uma limpeza.

Se o corte da faca estiver ruim, ela pode “mastigar” o tecido, e se a faca não estiver regulada de acordo com o

Page 2: Dicas Importantes Para Máquinas Reta

bico da chapa, sobra tecido na costura.O cuidado com a lubrificação da máquina também é importante. O ideal é manter o óleo sempre no nível correto. Dependendo da vida útil do óleo e da quantidade de trabalho realizado na máquina, o prazo para a troca é de três a quatro meses. Existem alguns tipos de óleo que podem ser trocados a cada seis meses.A passagem de linha errada não acerta o ponto, ou seja, também o faz falhar.

Verifique se não há linha próxima ao volante, pois, se houver e não for tirada, ela pode se enrolar no volante e travar a máquina. (esta observação é valida para todos os tipos de máquinas de costura)

Se a máquina travar mesmo, somente o mecânico deverá abri-la e verificar se alguma biela travou por falta de lubrificação, ou seja, fazer uma apuração mais detalhada.Verifique o tipo de agulha que está usando, procurando usar agulha correta de boa qualidade e na posição certa, tomando o cuidado de sempre substituí-la quando estiver rombuda ou torta.