dicas & harmonizaÇÕes

22
Santa Vitória DICAS & HARMONIZAÇÕES

Upload: others

Post on 22-Oct-2021

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: DICAS & HARMONIZAÇÕES

Santa Vitória

DICAS & HARMONIZAÇÕES

Page 2: DICAS & HARMONIZAÇÕES

A História 3

Principais Castas 11

A Santa Vitória 7

Dicas 18

Características e Harmonizações 20

Sobre Nós 22

Praça Jornalista Odylo Costa Filho, 1322.790-680 - Recreio dos Bandeirantes – Rio de JaneiroTel: +55 21 2323 7902 & +55 21 98187 8188Email: [email protected]

Facebook.com/cavedorbistroInstagram.com/cavedorbistro

EDITORIAL© Cavedor 2021 | All rights reservedwww.cavedor.com.br

ÍNDICE

Page 3: DICAS & HARMONIZAÇÕES

A HISTÓRIA

A Santa Vitória é uma empresa do Grupo Vila Galéque produz vinhos e azeites alentejanos dequalidade superior. Fundada em 2002, e fruto deuma paixão pelas vinhas e olival da terra que a feznascer, desde o início pretende colher e criar compaixão e rigor o que de melhor se produz noAlentejo.

A Santa Vitória oferece vinhos e azeites dequalidade, uma oferta gastronómica regional einúmeras atividades lúdicas, em plena planíciealentejana.

Os visitantes podem conhecer a vinha e o olival daSanta Vitória, que contam com perto de 327hectares de plantação. Podem ainda acompanhartoda a produção e terminar o dia com uma provados vinhos e azeites.

A Santa Vitória orgulha-se de combinar as maisavançadas tecnologias de vinificação com as maisvalias das técnicas tradicionais, preservando, porexemplo, um lagar de pisa a pé e a vindima manual.

Page 4: DICAS & HARMONIZAÇÕES

VALORES E MISSÃO

Valorização: Formar e motivar os colaboradores,dignificando o seu trabalho e dando-lhes oportunidades deprogressão.

Inovação: Procura constante de produtos inovadores,tendo em vista a satisfação das necessidades dosclientes.

Tecnologia: Utilizar as tecnologias mais avançadas, paraobter produtos atuais e de elevada qualidade.

Organização: Tudo é organizado, visando um crescimentosustentado.

Realismo: Conhecermos profundamente o mercado, osconcorrentes e os consumidores, para que os nossosprodutos sejam os preferidos.

Irreverência: Criar produtos com conceitos diferentes.

Ambição: Sempre mais e melhor na procura da melhoriada qualidade.

Page 5: DICAS & HARMONIZAÇÕES

A ADEGA

É aqui que tudo acontece: vinificação, controlo dequalidade, estágio, engarrafamento e armazenamento.

Projetada segundo um conceito moderno, tecnológico eextremamente funcional, foi concebida e equipada porforma a produzir vinhos de elevada qualidade.

O edifício desenvolve-se em três pisos:

- No piso 1 localizam-se o laboratório, a zonaadministrativa e o armazém de materiais secos.

- O piso 0 engloba a zona de cubas de fermentação,armazenagem e estabilização, sala de enchimento,armazenagem de produto acabado, expedição, sala deprovas e loja.

- No piso -1 (abaixo do nível do solo) encontram-se a salade prensas, sala climatizada de fermentação em barricas,cave de estágio de vinho em barricas e zona de estágioem garrafa.

Page 6: DICAS & HARMONIZAÇÕES

A CAVE

O estágio em barricas de carvalho promove a passagem de alguns componentes da madeira (taninos e compostosaromáticos) para o vinho, conferindo-lhe complexidade e elegância.

Os nossos melhores vinhos estagiam em barricas de carvalho francês numa cave com controlo de humidade etemperatura, possibilitando uma maturação adequada.

Page 7: DICAS & HARMONIZAÇÕES

O LAGAR

Inaugurado em 2019, o lagar Santa Vitória conjugatecnologia, inovação e qualidade para obter os melhoresazeites. Instalado na Herdade da Figueirinha, é compostopor uma linha de recessão com capacidade até 50toneladas por hora, uma sala equipada com duas linhasde extração com capacidade de laboração até 240toneladas de azeitona por dia, uma sala com 29 depósitoscom capacidade entre os 5.000 e os 30 mil litros, umalinha de engarrafamento, capsulagem e rotulagem comcadência até 1.200 garrafas por hora, uma sala de provase espaço de showcooking.

As boas práticas ambientais e a sustentabilidade tambémsão preocupações da Santa Vitória. Por exemplo, nestelagar, o caroço de azeitona que resulta da produção, servede combustível à caldeira de aquecimento de água. Já aságuas residuais são encaminhadas para fossas dedecantação e depois aproveitadas para uso agrícola.

Page 8: DICAS & HARMONIZAÇÕES

O AZEITE

No olival, com cerca de 200 hectares, algumas dasprincipais variedades de azeitona são a Galega,Cobrançosa, Cordovil, Picual, Arbequina, Koroneiki eArbosana. Graças às modernas técnicas de produção e àtecnologia dos equipamentos, o sabor, a elevadaqualidade, a riqueza nutricional e as benéficaspropriedades do azeite são asseguradas.

A Santa Vitória produz duas qualidades de azeite extravirgem: Azeite Santa Vitória Gourmet e Azeite SantaVitória Premium.

Page 9: DICAS & HARMONIZAÇÕES

VINHA

Os vinhos da Santa Vitória são produzidos a partir de 3vinhas:

Vinha da Encosta | Vinha de Albernôa | Vinha daJuliana

Castas tintas: Touriga Nacional, Trincadeira, Aragonês,Cabernet Sauvignon, Syrah, Merlot, Alfrocheiro, TintaCaiada, Alicante Bouschet e Baga.

Castas brancas: Verdelho, Sauvignon Blanc, Viozinho,Antão Vaz, Arinto e Chardonnay.

A plantação da vinha teve início no ano 2000. As vinhassituam-se à volta da adega, permitindo que as uvascheguem rapidamente sem sofrer alterações durante opercurso. A uva é transportada em caixas com capacidademáxima de 20kg para que os bagos se conservem intactosaté à zona de recessão da adega.

Page 10: DICAS & HARMONIZAÇÕES

OLIVAL

O Olival foi plantado e gerido em modo de produção integrada, garantindo assim a sua sustentabilidade e proteção domeio ambiente. Nos 200 hectares foram plantadas as variedades de azeitona que melhor se adaptam ao clima e aosolo. Para garantir a melhor qualidade do azeite, toda a azeitona é previamente selecionada.

Page 11: DICAS & HARMONIZAÇÕES

PRINCIPAIS CASTAS

Arinto

Arinto Originária de Bucelas, concelho de Loures,distrito de Lisboa, (casta também designada porPedernã na região norte de Portugal) é uma castade uva branca da família das vitis viniferacultivada, de maneira geral, em todas as regiõesde Portugal, em especial nas encostas de Bucelasque formam um micro-clima com grandesvariações diárias de temperatura, na época dematuração das bagas, e que lhes confere umespecial sabor.

Antão Vaz

Antão Vaz é uma casta branca de consensos, frutoda sua adaptação em função do clima presente,nas regiões vitivinicolas. No Alentejo éhabitualmente consistente e produtiva. Amadurecede forma homogénea e previsível.

Esta casta, se por um lado apresenta cachos deuva volumosos, por outro, caracteriza-se porserem medianamente compactos. No entanto, auva apresenta uma película dura.

Page 12: DICAS & HARMONIZAÇÕES

PRINCIPAIS CASTAS

Viosinho

É uma variedade de valorização recente,igualmente apropriada para o vinho do Porto evinhos tranquilos. Infelizmente, é também umavariedade pouco produtiva, com rendimentosmuito baixos, o que ajuda a explicar apopularidade reduzida. Apesar de poucoaromática, oferece um excelente equilíbrio entreaçúcar e acidez, proporcionando vinhosestruturados, encorpados e ricos em álcool.Apresenta cachos e bagos pequenos, dematuração precoce, muito sensíveis ao oídio e àpodridão, preferindo os climas quentes esoalheiros. Dá origem a vinhos estruturados epotentes, a que, no entanto, falta habitualmentevigor e frescura. Por isso é regularmente lotadacom outras castas, capazes de acrescentar aacidez e riqueza aromática que por vezes lheparecem faltar.

Tinta Caiada

A casta Tinta Caiada encontra-se em váriasregiões vitícolas portuguesas e tem uma baixaqualidade vitícola e enológica, por isso não temsido uma aposta nos novos encepamentos. A TintaCaiada apresenta cachos e bagos de tamanhomédio.

É muito sensível à podridão e precisa de climasmuito quentes para amadurecerconvenientemente. É no Alentejo que a casta TintaCaiada tem produzido vinhos mais interessantes,devido ao clima quente e elevado número dehoras de sol, propício à correta maturação dosbagos. Estes vinhos têm cor intensa, boa acidez earomas agradáveis a fruta madura e vegetais.

Page 13: DICAS & HARMONIZAÇÕES

PRINCIPAIS CASTAS

Alfrocheiro

É uma casta vigorosa, necessitando de atençãoredobrada para controlar o vigor, revelando umapropensão natural para sofrer com o oídio e apodridão cinzenta. Produz vinhos ricos em cor,com um notável equilíbrio entre álcool, taninos eacidez. É essa notável capacidade para reter aacidez elevada, aliada à presença generosa deaçúcares, que a torna tão oportuna nas terras doSul. Aromaticamente sobressaem os aromas abagas silvestres, com destaque particular para aamora e o morango maduro. Por regra, dá forma avinhos de taninos firmes mas delicados eestruturantes.

Touriga Nacional

Touriga Nacional é uma casta de uva tinta dafamília das Vitis Viniferas originária de Portugal.

Entre as tintas é a casta mais nobre de Portugal. Éa rainha das uvas portuguesas e que pelas suasqualidades para a vinificação, começa a ocuparcada vez mais espaço nas produções europeias,australianas e californianas. Em Portugal, éplantada desde o Douro até ao Alentejo, mas é naRegião Demarcada do Dão que se revela em todaa sua plenitude.

O cacho, pequeno e alongado, possui bagosdiminutos, arredondados, de tamanho nãouniforme, com a epiderme negra-azul revestida deforte pruína; a polpa é rija, não corada, suculenta ede sabor peculiar.

Page 14: DICAS & HARMONIZAÇÕES

PRINCIPAIS CASTAS

Trincadeira

É uma casta de uva tinta da família das Vitisvinifera, cultivada essencialmente no Alentejo, naregião do Douro e no Ribatejo. É também édesignada por Trincadeira Preta (Alentejo eRibatejo), Tinta Amarela (Douro e Trás-os-Montes), Mortágua (Torres Vedras e Alenquer),Preto Martinho (Arruda e Bucelas), Espadeiro ouMurteira (Setúbal), Crato Preto (Algarve), Castiço(Aveiras de Cima) e Santarém.

Aragonês, Tinta Roriz, Tempranillo

(entre outros muitos nomes) - Originária daPenínsula Ibérica onde produz os famosos Vinhosda Rioja e de Ribeira Del Duero na Espanha; fazparte do corte do Vinho do Porto (onde é chamadade Tinta Roriz), também participa do trio de ourodo Alentejo onde divide o brilho com a Trincadeirae a Alicante Bouchet), e participa do corte emvárias outras regiões em Portugal; tem bonsresultados em várias partes do mundo (Argentina,Chile, México, estados Unidos e Austrália) tendomelhores resultados nas regiões menos quentesonde consegue manter uma boa acidez, mas seadapta também a climas quentes, onde ganhamais cor e mais fruta em detrimento da acidez.Harmoniza bem com carnes grelhadas,defumados, queijos e massas com molhovermelho. Um bom Tempranillo apresenta aromasde frutas negras e vermelhas, chocolate, seevoluído um leve aroma de couro, boa acidez,bom corpo, tanino presente, porém aveludado, ecor rubi intenso.

Page 15: DICAS & HARMONIZAÇÕES

Desde 1914

A visão pioneira de Venâncio da CostaLima

O fundador desta adega, Venâncio da CostaLima, nasceu em 1892 na Quinta do Anjo,terra de bom queijo, bom pão e bom vinho.

Criado numa casa agrícola, aí seestabeleceu em 1914 no comércio de vinho,azeite e cereais. Mas a sua visão levou-omais longe: decidido a levar os seus vinhosa mais apreciadores percorreu o país,estabelecendo relações duradouras comclientes fiéis.

Assim se tornou na década dos anos 30 umdos maiores produtores, estimado erespeitado na região.

Page 16: DICAS & HARMONIZAÇÕES

Santa Vitória

vinhos e azeites alentejanos

de qualidade superior

Page 17: DICAS & HARMONIZAÇÕES

Temperatura Ideal para vinhos de verãoRecomendado uma temperatura de serviço

de 6ºC a 10ºC.

Já estão disponíveismodelos modernosde taças que sepropõem a realçarcada aspecto daexperiênciasensorial do vinho!

Page 18: DICAS & HARMONIZAÇÕES

DICAS

COMO GELAR VINHOS BRANCOS E ROSÉS

Balde de gelo: 1/3 gelo e 2/3 de água - Tempo:durante 30 minutos, se o vinho estiverpreviamente armazenado em adegaclimatizada em 16ºC ou 50 minutos, se ovinho estiver à temperatura ambiente.

Geladeira: 2 a 3 horas.

Não é recomendado degustar vinhos brancos erosés excessivamente gelados: interfere napercepção da complexidade do sabor. Quantomaior a complexidade, maior a temperatura deserviço.

TIPOS DE TAÇA

As taças ideais para o consumo de vinhos brancose rosés devem considerar que a temperatura deserviço deve ser mantida baixa, assim, nãodevemos usar taças muito grandes, tão poucoservir quantidades muito grandes de vinho quefacilitem seu aquecimento!

Temperatura Ideal para vinhos de verãoRecomendado uma temperatura de serviço

de 6ºC a 10ºC.

Alguns especialistas acreditam que uma taça maisarredondada, permite mostrar o verdadeiropotencial do vinho, explorando a fundo seusaromas e sabores.

Já estão disponíveismodelos modernosde taças que sepropõem a realçarcada aspecto daexperiênciasensorial do vinho!

Page 19: DICAS & HARMONIZAÇÕES

DICAS

COMO RESFRIAR VINHOS TINTOS

Balde de gelo: 1/3 gelo e 2/3 de água - Tempo:durante 05 a 10 minutos, se o vinho nãoestiver previamente armazenado em adegaclimatizada em 16ºC ou seja, se o vinhoestiver à temperatura ambiente habitual emnosso país.

Não é recomendado degustar vinhos tintosexcessivamente frios: interfere na percepção dacomplexidade do sabor. Quanto maior acomplexidade, maior a temperatura de serviço.

TIPOS DE TAÇA

As taças ideais para o consumo de vinhos tintosdevem considerar que a temperatura de serviçodeve ser mantida, assim, devemos usar taçasmaiores, que permitam a evolução do vinhodurante o tempo de consumo.

Temperatura Ideal para vinhos de tintosRecomendado uma temperatura de serviço

De 16ºC a 20ºC.

Alguns especialistas acreditam que uma taça maisarredondada e bojuda, permite mostrar overdadeiro potencial do vinho, explorando a fundoseus aromas e sabores.

Já estão disponíveismodelos modernosde taças que sepropõem a realçarcada aspecto daexperiênciasensorial do vinho!

Page 20: DICAS & HARMONIZAÇÕES

CARACTERÍSTICAS E HARMONIZAÇÕES

Fonte Seca

Acidez: 0,3%

Castas: Picual, Cobrançosa, Cordovil,Galega, Arbequina, Arbosana eKoroneiki

Vinificação: Extraído da primeirapressão a frio num surpreendenteblend das nossas melhoresvariedades de azeitonas. Antes doengarrafamento, é sujeito a umaligeira filtração.

Apreciação: Frutado maduro, compicante e amargo, mas muitoequilibrados. Com final de bocadistinto e suave.

Harmonização: Ideal para aperitivocom pão, mas também excelente crupara temperar saladas, peixe, massase comida tradicional.

Versátil Branco

Grau: 12,5% vol.

Castas: Arinto, Antão Vaz e Viosinho

Vinificação: Pelo método de “bicaaberta”, clarificação estática.Fermentação alcoólica durante 3semanas a 14º/16ºC.

Apreciação: Apresenta uma corcitrina. Aroma frutado onde sedestacam notas de citrinos eananás. Na boca é suave e frescocom uma acidez bem integrada coma fruta.

Harmonização: Saladas frias,marisco, pratos de peixe e sushi.

Page 21: DICAS & HARMONIZAÇÕES

CARACTERÍSTICAS E HARMONIZAÇÕES

Versátil Rosé

Grau: 13,5% vol.

Castas: Alfrocheiro, Aragonez eTrincadeira

Vinificação: Contato pelicular apenasdurante 7 horas. Clarificação estáticae fermentação alcoólica à temperaturacontrolada entre 14º e 17ºC.

Apreciação: Límpido, cor rosadasalmão. Aroma a morango, groselha emelão. Muito suave na boca, comacidez viva, boa persistência efrescura.

Harmonização: Saladas frias, marisco,pratos de peixe e salmão.

Versátil Tinto

Grau: 14% vol.

Castas: Touriga Nacional,Trincadeira, Aragonez e TintaCaiada

Vinificação: Vindima mecânica,desengace total seguido defermentação alcoólica a 28°C.Ligeira filtração antes doengarrafamento. Estágio em garrafadurante 6 meses.

Apreciação: Límpido e cor rubi.Aroma intenso a frutos vermelhos eflores silvestres. Na boca é frutado,macio com final de prova médiolongo.

Harmonização: Pratos de carne,peixes gordos, massas, queijos ouvegetais assados.

Page 22: DICAS & HARMONIZAÇÕES

Este produto é um oferecimento especial da Cave D’Or em parceria com a Santa Vitória uma empresa, reconhecidainternacionalmente e produz vinhos alentejanos que alinham tradição e tecnologia inovadora. Conheça nossos produtos esurpreenda-se!

A DOCWINE é uma jovem importadora de vinhos, localizada no Rio de Janeiro, mas que nasceu em Portugal, país que tem omais antigo sistema de região demarcada do mundo, “a do Douro”. Com a expansão para França e Itália surgiram parcerias detradição e prestigio, capazes de trazer vinhos agradáveis, de alto valor e excelente custo benefício. Nossa missão é surpreendernossos clientes com rótulos que transmitam a alma e a qualidade dos vinhos do Velho Mundo!

A Cave D'Or é um charmoso bistrô localizado no Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro. Oferecemos uma grande variedadede vinhos e bebidas finas de diversos países, além de uma deliciosa delicatessen que surpreende com as mais inesquecíveisharmonizações. Disponibilizamos cursos, festivais, confrarias, além de eventos fechados para grupos ou empresas, sempre coma qualidade da Cave D’or.

Elaborado por Cave D’Or Bistrô e Beer Garden | Contato: +55 21 98187 8188