dia do veterinário, dia de valorizar quem cuida da saúde...

1
ARAUTO | Sexta-feira, 7 de setembro de 2018 07 Dia do veterinário, dia de valorizar quem cuida da saúde dos animais Sabe aquele profissional que faz de tudo para cuidar dos animais? Seja os grandes ou os pets? Que prima pela prevenção de doenças, zela pelos cuidados e trata nos momentos de dor? É o veterinário. Neste domin- go, dia 9 de setembro, é o dia desse profissional. Os médicos veterinários são profissionais da área da saúde responsáveis por cuidar dos animais, curando e prevenindo as suas doen- ças. Esta profissão é muito antiga, e existem registros de sua existência desde 4000 a.C.. Quando as pessoas escutam a expressão médico veterinário, cos- tumam associar com aquele profis- sional que cuida apenas da saúde de seus animais de estimação, na maioria cães e gatos. Na verdade, o veterinário, além de ser o encarrega- do desta função, tem um campo de atuação muito amplo e importante que vai além de apenas zelar pelo bem-estar dos grandes amigos e companheiros do homem. O trabalho vai desde a atuação em indústrias de produtos para animais, acompanhan- do a produção de alimentos, rações, PAIXÃO PELA PROFISSÃO Cuidar da saúde, da higiene, do bem-estar dos animais move a família Wazlawik. Felipe herdou do pai, Alexandre, a paixão e a vocação e se tor- nou veterinário. “Minha realização como profissional é vê-los bem e seus donos felizes. Nada é mais gratificante que ver um rabinho abanando e um olhar de carinho como uma forma de agradecimento! Os animais transmitem amor e aquilo que é feito com amor se torna prazeroso”, frisa o profissional. vitaminas, vacinas e medicamentos, até o controle da saúde de rebanhos em propriedades rurais, dependen- do, claro, da sua especialização mé- dico-veterinária adquirida durante sua formação. A profissão de médico veterinário, bem como o seu ensino, foram nor- matizados pelo ex-presidente Getúlio Vargas, em 9 de setembro de 1932, por meio do Decreto nº 23.133. Em função disso, o dia do veterinário passou a ser reconhecido nesta data, apesar de escolas de medicina veteri- nária existirem no Brasil desde 1913. Com a modernidade e o surgimen- to de novas tecnologias, o campo de atuação e a importância do médico veterinário só aumentam, como por exemplo, a esterilização de animais de rua, que se tornou extremamente necessária devido à superpopulação destes animais, gerando os mais diversos problemas. Portanto, estes profissionais contribuem muito para aliviar o sofrimento dos animais de companhia e, só por esse motivo, um dia dedicado a eles já é totalmente merecido.

Upload: vonguyet

Post on 20-Jan-2019

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Dia do veterinário, dia de valorizar quem cuida da saúde ...admv2.sizing.com.br/projetos/arauto/images/PagMat/Pag057032/MAIS... · quem cuida da saúde dos animais Sabe aquele profi

ARAUTO | Sexta-feira, 7 de setembro de 2018 07

Dia do veterinário, dia de valorizar quem cuida da saúde dos animais

Sabe aquele profi ssional que faz de tudo para cuidar dos animais? Seja os grandes ou os pets? Que prima pela prevenção de doenças, zela pelos cuidados e trata nos momentos de dor? É o veterinário. Neste domin-go, dia 9 de setembro, é o dia desse profi ssional. Os médicos veterinários são profi ssionais da área da saúde responsáveis por cuidar dos animais, curando e prevenindo as suas doen-ças. Esta profi ssão é muito antiga, e existem registros de sua existência desde 4000 a.C..

Quando as pessoas escutam a expressão médico veterinário, cos-tumam associar com aquele profi s-sional que cuida apenas da saúde de seus animais de estimação, na maioria cães e gatos. Na verdade, o veterinário, além de ser o encarrega-do desta função, tem um campo de atuação muito amplo e importante que vai além de apenas zelar pelo bem-estar dos grandes amigos e companheiros do homem. O trabalho vai desde a atuação em indústrias de produtos para animais, acompanhan-do a produção de alimentos, rações,

PAIXÃO PELA PROFISSÃO

Cuidar da saúde, da higiene, do bem-estar dos animais move a família Wazlawik. Felipe herdou do pai, Alexandre, a paixão e a vocação e se tor-nou veterinário. “Minha realização como profissional é vê-los bem e seus donos felizes. Nada é mais gratificante que ver um rabinho abanando e um olhar de carinho como uma forma de agradecimento! Os animais transmitem amor e aquilo que é feito com amor se torna prazeroso”, frisa o profissional.

vitaminas, vacinas e medicamentos, até o controle da saúde de rebanhos em propriedades rurais, dependen-do, claro, da sua especialização mé-dico-veterinária adquirida durante sua formação.

A profi ssão de médico veterinário, bem como o seu ensino, foram nor-matizados pelo ex-presidente Getúlio Vargas, em 9 de setembro de 1932, por meio do Decreto nº 23.133. Em função disso, o dia do veterinário passou a ser reconhecido nesta data, apesar de escolas de medicina veteri-nária existirem no Brasil desde 1913.

Com a modernidade e o surgimen-to de novas tecnologias, o campo de atuação e a importância do médico veterinário só aumentam, como por exemplo, a esterilização de animais de rua, que se tornou extremamente necessária devido à superpopulação destes animais, gerando os mais diversos problemas. Portanto, estes profi ssionais contribuem muito para aliviar o sofrimento dos animais de companhia e, só por esse motivo, um dia dedicado a eles já é totalmente merecido.