quem cuida do cuidador 2011

11
EUGENIO PAES CAMPOS PROF. DR. MÉDICO CARDIOLOGISTA 1

Upload: brigida-ribeiro

Post on 06-Feb-2016

48 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Burnout

TRANSCRIPT

Page 1: Quem Cuida Do Cuidador 2011

EUGENIO PAES CAMPOSPROF. DR. MÉDICO CARDIOLOGISTA

1

Page 2: Quem Cuida Do Cuidador 2011

1.1. O CUIDADOR SOB TENSÃO

× Lidar com o sofrimento alheio implica, muitas vezes, reviver momentos pessoais de sofrimento, pois conviver com sofrimento gera sofrimento.

× O intercâmbio entre profissionais é pequeno, pois, tradicionalmente, o relacionamento se faz diretamente e isoladamente, através da díade profissional-paciente.

× O Profissional de saúde, no seu cotidiano, vê-se compelido a suportar um conjunto de angústias, de conflitos, de obstáculos diante de cada ato e de cada pessoa com quem se defronta.

2

Page 3: Quem Cuida Do Cuidador 2011

Não é de praxe atender em equipe e mesmo quando há consciência da importância da troca entre profissionais, nem sempre existe disponibilidade de tempo.

Todos são obrigados a conviver com a doença e suas conseqüências, como emoções, sentimentos e conflitos intensos presentes nos pacientes, nos familiares e nos outros profissionais.

Psicologicamente, acabam tornando-se indivíduos estressados, exigidos, isolados, sobrecarregados, culpados, revoltados e desamparados.

O PROFISSIONAL DE SAÚDE: UM CUIDADOR

3

Page 4: Quem Cuida Do Cuidador 2011

O encontro do profissional de saúde e paciente, ou cuidador-cuidado, não é fácil nem linear.

Por que o profissional de saúde se propõe a cuidar de alguém? Solidariedade, disposição de ajudar os outros, fonte de recurso financeiro? A motivação não fica clara.

Não existe o “cuidador absoluto”, ou seja, nem sempre se colocar no lugar de cuidador significa o desejo de ajudar, muitas vezes, o que realmente motiva é o desejo de ser ajudado.

O PROFISSIONAL DE SAÚDE: UM CUIDADOR

4

Page 5: Quem Cuida Do Cuidador 2011

Considerando o estresse cotidiano em que vivem tais profissionais, no contato direto com o sofrimento e a morte, fácil é imaginar que, também eles, estejam vulneráveis à doença.

Os profissionais de saúde, tanto quanto os pacientes, demandam apoio e suporte.

Não há o “cuidador absoluto”. O cuidador também precisa ser cuidado. Precisa de alguém que lhe dê suporte, que lhe ofereça proteção e apoio, facilitando seu desempenho, compartilhando, de algum modo, sua tarefa.

O PROFISSIONAL DE SAÚDE: UM CUIDADOR

5

Page 6: Quem Cuida Do Cuidador 2011

O conceito de suporte social foi sendo construído nos campos da Psicologia Social e da Saúde Comunitária, em torno de duas idéias básicas:

- De um lado, o estabelecimento de vínculos interpessoais, grupais ou comunitários próximos, proporcionando sentimento de proteção e apoio às pessoas envolvidas e

- De outro lado, a repercussão desses vínculos na integridade física e psicológica dos indivíduos.

Bloom (1983)& Cassel (1990) = Os suportes sociais constituem importante recurso neutralizador do estresse.

Não há suporte se não há encontro.6

Page 7: Quem Cuida Do Cuidador 2011

FREUDENBERGER (1974) = SÍNDROME DE BURNOUT: Estado de esgotamento devido ao estresse ocupacional prolongado. Afeta sobremaneira os profissionais de saúde que, em seu trabalho, lidam com pessoas que sofrem.

MASLACH (1976) = BURNOUT: Síndrome de esgotamento psíquico e emocional levando ao desenvolvimento de imagem negativa de si mesmo, atitudes negativas face ao trabalho e perda de interesse pelos pacientes.

Três elementos identificam a Síndrome:1. Esgotamento físico e psíquico, também chamado exaustão

emocional;2. Despersonalização, entendida como desinteresse pelos

pacientes (alguns autores chamam de desumanização);3. Sentimento de insatisfação pessoal com atitude negativa face

a si mesmo, desânimo e retraimento. 7

Page 8: Quem Cuida Do Cuidador 2011

ALONSO & GRANADO (2001) = Prevenção do Burnout:1. Favorecer a comunicação entre os vários profissionais, 2. Melhorar a organização do serviço, com distribuição

eqüitativa e clara das tarefas assistenciais;3. Fomentar a participação de todos nas tomadas de

decisão;4. Estimular atividades lúdicas ou sociais;5. Criar grupos de reflexão e supervisão;6. Dar especial atenção aos profissionais que estejam

apresentando sinais ou sintomas da síndrome.

A dinâmica do suporte social cria condições para o enfretamento do estresse cotidiano e pode funcionar como agente preventivo da eclosão de doenças.

8

Page 9: Quem Cuida Do Cuidador 2011

Parece que uma equipe, que se reúne semanalmente, gera a possibilidade de funcionar como cuidadora de si mesma.

WINNICOTT = Conceito de holding: A dinâmica do holding mostra que precisamos ser

cuidados para “aprender” a sermos cuidadores e que, dependendo das circunstâncias, somos ora cuidadores, ora cuidados. Importante é que haja sempre, à nossa volta um segundo espaço ou círculo de sustentação, que nos dê apoio e suporte para podermos ser, ora uma coisa, ora outra.

9

Page 10: Quem Cuida Do Cuidador 2011

O desafio é romper com um modelo de atenção à saúde que, na verdade, privilegia a doença. Um modelo que idealiza o profissional, que “coisifica” o paciente e impessoaliza o relacionamento entre eles. Um modelo que quando pensa em dar atenção ao profissional, o faz tardiamente, quando o profissional já adoeceu.

O desafio é fazer com que o encontro com os profissionais de saúde, entre eles e com seus pacientes, seja um momento significativo, investido de afeto e do desejo de cuidar-ser-cuidado.

10

Page 11: Quem Cuida Do Cuidador 2011

Implica no reconhecimento, por parte dos profissionais dos seus próprios limites e na sensível percepção das aflições e fragilidades dos seus pacientes.

Implica na percepção de que um ambiente acolhedor, afetuoso e empático, vivenciado pela equipe de saúde no seu exercício cotidiano, contribui de maneira decisiva para o enfrentamento das tensões geradas pela prática profissional, desse modo, reduzindo a possibilidade de eclosão de doenças e repercutindo diretamente na qualidade e nos resultados do cuidado proporcionados aos pacientes.

11