destilação simples - questionário.doc

2
Por que a destilação simples não é usada na separação de líquidos com ponto de ebulição relativamente próximos? Porque o método da destilação simples é um processo baseado na diferença entre os pontos de ebulição dos componentes da mistura E se tivermos dois líquidos com pontos de ebulição relativamente próximos, não o conseguiremos separar com o método da destilação simples. Por que é perigoso aquecer um composto orgânico em uma aparelhagem totalmente fechada? Pois se por acaso a aparelhagem estiver totalmente fechada, a pressão emitida pelo vapor do líquido cuja substância será separada, será tanta, que poderá a vir causar um acidente. Qual a fução das pérolas de vidro em uma destilação? A função decorrente das pérolas de vidro é equilibrar a energia cinética contida no balão, evitando que haja projeção da substância para fora do recipiente. Por que a água do condensador deve circular contra a corrente do destilado? Para que haja uma uma maior troca de calor entre eles,assim quando quando o destilado entra em contato com as paredes frias do condensador, condensa-se Por que no início da destilação, o balão deve estar preenchido na máximo até a metade de seu volume ? Porque se o líquido contido no balão ultrapassar a metade, ocorrerá um possível dano à experiência, pois o líquido quantido no balão será tanto que o vapor não passará pela estreita passagem que tem o balão de destilação. Em que casos se utiliza condensador refrigerado a ar? Quando o ponto de ebulição do(s) composto(s) que se quer separar são mais altos que o da água. Se se usar água, obviamente ela vai entrar em ebulição e o condensador vai pro espaço! Azeótropo é uma mistura de duas ou mais substâncias que, a uma certa composição, possui um ponto de ebulição constante e fixo, como se fosse uma substância pura. Misturas comuns não têm ponto de ebulição constante mas sim uma faixa de temperaturas na qual ocorre a mudança de fase, e nesse sentido o azeótropo é diferente, pois seu ponto de ebulição é fixo.

Upload: abel-tavares

Post on 09-Aug-2015

642 views

Category:

Documents


35 download

TRANSCRIPT

Page 1: Destilação simples - questionário.doc

Por que a destilação simples não é usada na separação de líquidos com ponto de ebulição relativamente próximos?Porque o método da destilação simples é um processo baseado na diferença entre os pontos de ebulição dos componentes da misturaE se tivermos dois líquidos com pontos de ebulição relativamente próximos, não o conseguiremos separar com o método da destilação simples. Por que é perigoso aquecer um composto orgânico em uma aparelhagem totalmente fechada? Pois se por acaso a aparelhagem estiver totalmente fechada, a pressão emitida pelo vapor do líquido cuja substância será separada, será tanta, que poderá a vir causar um acidente.

Qual a fução das pérolas de vidro em uma destilação? A função decorrente das pérolas de vidro é equilibrar a energia cinética contida no balão, evitando que haja projeção da substância para fora do recipiente.Por que a água do condensador deve circular contra a corrente do destilado? Para que haja uma uma maior troca de calor entre eles,assim quando quando o destilado entra em contato com as paredes frias do condensador, condensa-se

Por que no início da destilação, o balão deve estar preenchido na máximo até a metade de seu volume?Porque se o líquido contido no balão ultrapassar a metade, ocorrerá um possível dano à experiência, pois o líquido quantido no balão será tanto que o vapor não passará pela estreita passagem que tem o balão de destilação.

Em que casos se utiliza condensador refrigerado a ar?

Quando o ponto de ebulição do(s) composto(s) que se quer separar são mais altos que o da água. Se se usar água, obviamente ela vai entrar em ebulição e o condensador vai pro espaço!

Azeótropo é uma mistura de duas ou mais substâncias que, a uma certa composição, possui um ponto de ebulição constante e fixo, como se fosse uma substância pura. Misturas comuns não têm ponto de ebulição constante mas sim uma faixa de temperaturas na qual ocorre a mudança de fase, e nesse sentido o azeótropo é diferente, pois seu ponto de ebulição é fixo. Um azeótropo pode ferver a uma temperatura inferior, intermediária ou superior às temperaturas dos componentes da mistura quando puros. Quando é inferior, chama-se azeótropo de mínimo ponto de ebulição ou azeótropo negativo. Quando é superior, azeótropo de máximo ponto de ebulição ou azeótropo positivo. Outra característica de um azeótropo é que a composição do líquido azeótropo e do vapor em equilíbrio com tal líquido é a mesma. Por exemplo, se um azeótropo é composto de duas substâncias, A e B, com proporções respectivas de 60% e 40%, quando vaporizado resulta em um vapor com os mesmos 60% de A e 40% de B. Quando, por meio de técnicas especiais, consegue-se a purificação de um azeótropo, chama-se tal fato de quebra do azeótropo.